Rá! Enganei o dentista!

Você resolveu que quer por aparelho. Entenda: eu não disse que você procurou um dentista, fez uma avaliação e ele disse pra você que você precisa. Você apenas QUER e resolveu que vai colocar. Mas como não tem outro jeito, você procura um dentista mesmo. Por ironia do destino, você realmente precisa usar aparelho. Sorte, hein?!

Exames feitos, chega o grande dia de instalar a parafernália. Você fica lá de boca aberta umas 2 horas, feliz da vida porque está realizando o seu sonho. Tem quem queira casar de branco ou ter uma piscina no quintal… você quer trocar a cor da borrachinha todo mês. Sonho é sonho.

Quanta cor! Quanta alegria!

Pois bem. Aparelho instalado, orientações dadas (higiene, alimentação, etc..) e você sai do consultório, já com a próxima consulta agendada, pra nunca mais voltar. Sim… você queria usar aparelho e não fazer um tratamento ortodôntico, oras! Será tão difícil de entender isso?

Chegando em casa, preenchido com aquele sentimento de ter passado a perna no chato do dentista, a primeira coisa que você faz é buscar na Internet onde é que se compram aqueles elastiquinhos coloridos… oferta é o que não falta. Você pensa: “Vou trocar todo dia!” Embora esse seja um material de uso exclusivo do cirurgião-dentista, tem gente que vende “por debaixo dos panos”… é só saber procurar.

Depois de uns 3 meses ignorando as ligações vindas do consultório do dentista, sua gengiva começa a ficar meio estranha… é só encostar que sangra. Isso não acontecia antes, e de uns tempos pra cá é toda hora. Além disso, parece que ela está meio inchada e até que “cresceu”. O que será isso?

Mais 3 meses se passam e agora a sua gengiva parece que está “subindo nos bráquetes”. Aí você começa a ficar preocupado e vai procurar na Internet alguém que lhe diga o que está acontecendo. Descobre que você deve estar com gengivite e, como já está ficando feio e a a sua namorada anda reclamando do bafo, resolve procurar um dentista. Outro, não aquele do qual você fugiu… teria que dar muita explicação!

O novo dentista examina você e concorda com o “diagnóstico” do Yahoo! Respostas. Agora, só escovando direito e cortando fora a gengiva que cresceu. O dentista lhe dá o veredito e recomenda a remoção do aparelho até que o problema da gengivite esteja resolvido. Você pensa: “Pooooooxa! Mas fazer o quê, né?! Depois eu ponho de novo”. Após a remoção, você percebe que seus dentes estão cheios de manchas brancas e marrons. O dentista então informa que também há muitas cáries. Você pergunta quanto vai custar pra arrumar a bagunça toda. Ele lhe passa o valor, e você percebe que com esse dinheiro dava pra pagar o tratamento ortodôntico completo, durante o qual você teria supervisão constante e nada disso aconteceria (além de, efetivamente, desentortar seus dentes). Prejú.

Higiene x Aparelho
Oops!

Quem é o trouxa agora?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

7 comentários

  1. Cada coisa… auhauhauhauhauha
    Na minha época odiava usar elastico, que dirá colorido… e esse povo com tudo isso colorido auhuahauhauahuaha
    Pior que se ve gnt assim msm na faculdade.

  2. Isso quando eles (pacientes) vão ao dentista, pois hj em dia andam comprando os bráquetes e colando com super-bonder! Um absurdo!

  3. Aparelho ortodontico nao é brinquedo, e deve ser levado a sério, as complicacoes podem ser muito maiores que as meramente visíveis, podem haver danos em níveis ósseos, periodontais e tantas outras estruturas. Como qualquer outro tratamente, sim porque aparelho é uma parte do tratamento, deve ser conduzido por um profissional qualificado e o paciente tem responsabilidades também. O paciente deve ter os cuidados com alimentacao, higienizacao e cumprir com os horários marcados pelo dentista, com isso feito garanto que nao havera problema, nem insatisfacao de ambas as partes.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista