Restauração sem motorzinho?

Vez ou outra aparece uma notícia que faz brilhar os olhos dos odontofóbicos de plantão. Desta vez, pesquisadores da Leeds University’s Dental Institute, que fica no Reino Unido, anunciaram o desenvolvimento de uma proteína fluida que promete regenerar tecido cariado. Sim, chega de motorzinho!

Já se falou em laser de érbio como opção à temida broca e até em fones de ouvido que anulam o som da alta rotação. Mas é a primeira vez que se fala em fazer uma cárie regredir (sem o uso de flúor, pelo menos). Ou seja, a cárie não é removida: é curada. Aleluia, irmão! 😉

Tecidos dentários: esmalte, dentina e polpa

De acordo com a professora Jennifer Kirkham, que lidera o estudo, “… os dados já analisados demonstram benefícios claros, pois as lesões cariosas foram reparadas em apenas um mês após a aplicação da proteína. Os resultados são muito significativos”. Segundo consta, o método de “restauração sem motorzinho” (que nem seria uma restauração, na verdade, mas uma regeneração) mimetiza as condições que promovem o formação original do esmalte dentário, e deve chegar aos consultórios odontológicos, promete-se, em 3 anos.

Pois bem, coloquemos os pés no chão. Lendo sobre o estudo achei, do ponto de vista experimental, super interessante. Mas o tal fluido protéico, segundo dados disponíveis, só é capaz de regenerar cáries em processo inicial de formação, ou seja, que só atingiram o esmalte dentário. Inclusive, a atividade do gel que se forma após o contato do fluido com o tecido cariado seria atrair íons cálcio. Em resumo: quanto mais mineralizado o tecido, mais eficiente o gel. Caros pacientes que temem a broca do dentista: não tenham cáries que atinjam a dentina. E a maioria das cáries que chegam até nós, dentistas, envolvem também a dentina (quando não chegam na polpa!). 🙁

Explicando melhor: a coroa de um dente é formada por 3 tecidos: o esmalte, a dentina e a polpa. O esmalte é a parte superficial, mais mineralizada, transparente e que dá brilho ao dente. A dentina vem logo abaixo do esmalte e representa a maior parte da coroa. A polpa é o “nervo”, ou seja, fica alojada num espaço dentro do dente e é protegida pelo esmalte e pela dentina.

Se você já pode ficar feliz? Sim, pois está se procurando uma alternativa aos procedimentos mais desconfortáveis que um consultório odontológico pode oferecer. Mas não solte rojões ainda… pelo jeito, o milagre só funciona se você procurar um dentista logo no início da formação da cárie, coisa que quase nenhum paciente faz. Se você quer mesmo evitar o motorzinho, a estratégia mais eficiente é caprichar na higiene bucal. A prevenção ainda é a melhor arma contra o medo de dentista. 😉

Fonte: Daily Mail

Fonte da imagem: OdontoPédia

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

17 comentários

  1. Olá dra. Ana! Estou com 4 dentes cariados bem pequenos em estágio inicial. Sao pontinhos muito pequenos mesmo. Gostaria de saber se a Dra. já está utilizando desse novo procedimento de tratamento de cárie sem o uso de broca que faz regenerar os dentes, estou interessada em procurá-la caso utilize esse novo método, pois não consegui achar nenhum dentista aqui na minha região que utilize essa nova técnica. Sou de Londrina – Paraná.

    Gostaria muito de realizar esse novo procedimento, achei milagroso não precisar perder parte dos dentes para remover a cárie. Conforme essa matéria que é de 2011 essa nova técnica chegaria em 3 anos, e ja estamos em 2016. Não deveria já estar disponivel esse novo método nos consultórios odontológicos?

    Muito obrigada.

    1. Carol, este post é de 2011 e, nos últimos 5 anos, ainda não apareceu nada efetivo no sentindo de regenerar o esmalte como o estudo em questão propõe. A estratégia continua sendo remover o tecido cariado e restaurar o dente, isso aqui no Brasil e no resto do mundo.

  2. Doutora, queria lhe peguntar, um dente de trás está totalmente furado, tem jeito de restaurar nesse ponto drástico ou não tem mais jeito..?
    So tenho 14 anos… Queria ter cuidado melhor dos meus dentes. Mas estou cuidando escovando três vezes ao dia.

    1. Wilson, ainda que seja uma cárie grande, é possível restaurar (direta ou indiretamente – o chamado “bloco”). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  3. Doutora, me ajuda?

    Tenho bruxismo (acho que aperto muito os dentes à noite, eles estão desgastados), eu fui ao dentista e ele me disse que vários dentes estão parcialmente sem esmalte.

    O que eu devo fazer? Eu não vou mais pode comer doce, ácido??

    Dente sem esmalte significa “somente” DOR ou pode se agravar para algo mais sério?
    Tenho até medo da resposta =( Estou muito preocupada.

    Obrigada.

    1. Bruna, dente sem esmalte significa, em princípio, sensibilidade dentinária e prejuízo estético. Mas o bruxismo pode levar a vários problemas além desses, desde problemas periodontais (no osso e na gengiva em volta dos dentes) até necessidade de tratar o canal de alguns dentes. Mas com relação à alimentação, não muda nada pra você, a não ser que, por causa da sensibilidade, você deixe de comer / beber alguma coisa ácida / gelada. No momento, caso o siagnóstico seja de bruxismo mesmo, o ideal seria usar uma placa rígida pra dormir, tanto pra proteger os dentes quanto e periodonto. Dessa forma, evitam-se mais danos. Procure um dentista pra avaliar. Eu falo só sobre esse assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

        1. Os dentes ficam desgastados, mais curtos, perde-se a harmonia do sorriso, ele fica mais feio. Veja a foto do post sobre bruxismo que sugeri.

  4. Oi amigos beleza? Em janeiro fui a boston (estados unidos) tratar do meu canal. Paguei como se fosse 7000 reais pelo tratamento dentario. Achei ate muito barato porque sei que no brasil o tratamento dentario é um mais baratos do mundo. Vao a boston pessoal, dentistas bons extracao de dente, se liguem tchau.

    1. Ir a Boston e pagar R$ 7.000,00 por um tratamento de canal que é muito bem feito aqui no Brasil por 1/10 desse valor? Acho que não, né?! Mas valeu a “dica”. 🙂

  5. Ana, tenho trauma terrível de dentista, tenho pavor só de pensar, mas já arranquei em ultimas instancias 3 dentes e agora tô tentando arrumar coragem para ir ao dentista, pois não quero mais arrancar nenhum, pois os dentes da frente são o reflexo acho do sorriso, o que voce me sugere? Só de perguntar já tô suando frio. Obrigada.

  6. Ô Dra., sabe que admiro tua ironia nos assuntos escolhidos? Mas depois observei no seu curriculo que vc tambem é formada em outra área. Alem de se dedicar ao blog, ainda faz dele uma matéria engraçada de se ler.
    Meus parabens pela dedicação e por tornar seus comentários bem irônicos.

    1. Sim Marcelo, eu sou formada em Design de Produto também. E acho que tudo com humor fica mais fácil de entender… as pessoas aprendem e nem percebem. Obrigada e abraço! 🙂

  7. Achei bem interessante a pesquisa… Mas realmente não há segredo algum não é Tokus… Nada que uma boa escova de dentes e um fio dental não resolvam… Sabes que sempre passo aqui pra ler o teu blog… Mas na correria não consigo comentar… Saiba que adorooo! Beijão.

    1. Exato, Lica! As pessoas ficam esperando um milagre enquanto tudo o que elas precisam está no armário do banheiro… 😉

      Obrigada pela presença constante!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista