Se era o barulho que incomodava…

… não incomoda mais. Pesquisadores britânicos do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University desenvolveram um dispositivo que anula o barulho do motorzinho do dentista. Não se trata de uma alta-rotação que não faz barulho, mas de uma forma que se encontrou para que o paciente não precise ouvir o temido motor.


Funciona assim: ao mesmo tempo que o som da alta-rotação é filtrado, o paciente pode ouvir suas canções preferidas em mp3. E por “filtrado” entendam que o aparelho seleciona os sons do ambiente que serão ouvidos. O paciente pode, por exemplo, ouvir a voz do dentista normalmente, algo imprescindível durante a maioria dos procedimentos odontológicos.

O aparelhinho é, basicamente, um fone de ouvido capaz de cancelar ruídos. Ele capta os ruídos do consultório e os transforma em sinal digital. Esses sinais são, então, analisados e comparados ao barulho do motorzinho do dentista. O que coincidir com os dados de áudio do barulho da broca é neutralizado pelo dispositivo. Tcha-nan! Veja:


Ou assista aqui: http://www.videolog.tv/video.php?id=682557

Tá… mas não sairia mais em conta apenas enfiar uns roletes de algodão nos ouvidos da vítima do paciente? Segundo os pesquisadores, não. Isso porque a percepção do som não seria eliminada por completo, ou seja, a pessoa ouviria, mesmo que baixinho. O cérebro continuaria sendo capaz de reconhecer o desconfortável e irritante som responsável por boa parte do medo que se tem do dentista.

O negócio agora é correr atrás de investidores para que os “super fones de ouvido” sejam transformados em realidade. Vamos fazer uma vaquinha? 🙂

Fonte: Folha.com

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Curiosidades

Marcadores:

3 comentários

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista