Sintomas Comuns Após a Extração dos Sisos

Muita gente (mas MUITA mesmo) procura orientação aqui no blog por causa dos dentes do siso. Ou porque precisa extrair e quer saber se dói, ou porque já extraiu e quer saber se os sintomas apresentados durante o período pós-operatório são normais. Portanto, acho que seria bastante útil falar um pouco sobre o que acontece depois que os sisos já se foram…

Eu acho meio inapropriado dizer que sentir dor ou ficar com a cara inchada é “normal” depois de uma cirurgia de siso (assim como dizer que medo de dentista é normal)… mas sim, certos sintomas são esperados e comuns. Mas, por uma questão didática, usarei o termo. Vamos lá então!

Pós-operatório: Sisos

É normal ficar com o rosto inchado após extrair os sisos?

É, principalmente quando são os de baixo. Claro, cada organismo se comporta de forma diferente, mas a regra é mais ou menos essa: quanto mais o dentista “mexe”, maior a possibilidade de inchar. Então, se a sua cirurgia foi demorada e o dentista teve que cortar o dente e/ou remover osso para o dito cujo sair, provavelmente seu rosto está inchado agora.

É normal ficar com o segundo molar sensível?

Você extraiu o terceiro molar (siso) e agora o seu segundo molar está sensível… como é que pode? Pois é, pode. Isso acontece porque o segundo molar fica numa região de apoio para a extração do siso, então ele acaba tendo que suportar bastante força durante a extração e pode ficar dolorido. Mas fique tranquilo, essa sensibilidade é passageira.

É normal o buraco onde estava o dente ficar “aberto”?

Sim, e isso é muito mais visível nas extrações de sisos inferiores. A nossa gengiva cicatriza de forma diferente da nossa pele. Quando a gente corta o dedo, por exemplo, as bordas da ferida se unem para fechar a ferida. Já quando se extrai um dente, ocorre uma cicatrização por segunda intenção, ou seja, o alvéolo (o buraco onde o dente estava) não é fechado pelos pontos, mas se forma dentro dele um tecido de cicatrização (granulação). Por isso é tão importante não fazer bochechos nas primeiras 48 horas após a cirurgia, para não correr o risco de remover o coágulo e acabar tendo um alveolite.

É normal eu não sentir a língua ou a bochecha dias depois da extração?

Definitivamente, não. Essa sensação de “prolongamento” da anestesia se chama parestesia, que é uma complicação pós-operatória relativamente comum. Tem tratamento e, na maioria das vezes, é reversível. Tudo o que você precisa saber sobre parestesia está neste texto.

É normal ter mau hálito após extrair os sisos?

Sim, acontece. A higienização no pós-operatório é mais difícil, e muitas vezes se acumulam resíduos alimentares e placa bacteriana na região da extração e sobre os pontos. Ainda, como a tendência é da pessoa ficar mais tempo sem abrir a boca e falar, por exemplo, o ambiente fica mais “confortável” para as bactérias, principalmente as anaeróbias. E aí, o hálito fica ruim.

É normal não conseguir abrir a boca direito após extrair os sisos?

É, e o nome disso é trismo. O trismo ocorre por causa do inchaço e, também, por uma rigidez muscular causada pelo fato do paciente ter ficado muito tempo de boca aberta. Tende a melhorar de forma espontânea, mas muitas vezes o dentista precisa prescrever relaxantes musculares, além de recomendar fisioterapia. Alguns pacientes relatam, também, dor na articulação da mandíbula (ATM) e a ocorrência de estalidos.

É normal sair um líquido amarelo-transparente e de gosto ruim do local da extração?

Sim, é normal. Esse líquido é o exsudato inflamatório, ou seja, uma “aguinha” cheia de proteínas que sai dos vasos e se deposita na superfície dos tecidos. É uma consequência esperada do processo inflamatório. E só para esclarecer: a inflamação (dor, calor, vermelhidão e inchaço) da região da extração também é normal, pois é uma forma que o nosso organismo tem de se defender de uma possível infecção (essa sim, um problema). Portanto, inflamação = defesa do organismo e infecção = ataque de bactérias, ok?! E claro, não confunda o tal líquido amarelado com pus… pus é sinal de infecção.

É normal ter dor de garganta depois de extrair um siso?

Muitos pacientes relatam dor de garganta e dificuldade de engolir, assim como dor de cabeça e dor de ouvido (as duas últimas, geralmente, antes da extração). A garganta, os ouvidos e os meios bucal e nasal são regiões muito próximas, não é à toa que existe uma especialidade médica chamada otorrinolaringologia, o médico que cuida do ouvido/nariz/garganta. Portanto, uma inflamação ou infecção na região dos sisos pode sim causar dor de garganta.

É normal ficar com o canto da boca machucado depois de extrair um siso, ou o meu dentista é um troglodita?

Acontece. Considere a localização dos sisos… eles ficam lá no fundo da boca. Quando seu dentista faz uma extração, ele precisa enxergar o que está fazendo. Pra ajudar, ele usa um instrumento para afastar a bochecha, e esse afastador estica tudo! Por isso, é tão comum ficar com a comissura labial machucada… acredite, não é por falta de cuidado.

Lembrando que as recomendações pós-operatórias que valem para qualquer extração dentária também valem para os sisos, ok?! Boa recuperação pra você e, se você achar que tem alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: , , ,

2241

  1. Dra. eu fiz uma cirurgia para arrancar o dente siso superior, só que deu errado, ele sumiu dentro da minha boca e meu dentista [meu primo], não conseguiu achar ele mais, ele pediu um raio x novamente, e irá fazer outra cirurgia agora para arrancar ele, eu tou com um certo medo, porque odeio cirurgia, e eu queria uma explicação de como poderá ser a cirurgia para a remoção do siso já que ele se perdeu em minha boca, eu pesquisei muito e não achei quase nada sobre casos iguais aos meus.
    Abraços e esse site é bom, demorei pra achar um assim.

    • Renato, o seu primo lhe deu alguma justificativa para o “sumiço” do dente? Considerando se tratar de um dente superior, uma possibilidade é que ele esteja na região de seio maxilar (áreas “ocas” que existem acima dos nossos dentes superiores). Ou não é nada disso, apenas ficou um pedacinho de raiz lá dentro que o seu primo/dentista preferiu remover só depois de fazer uma radiografia, até por questão de segurança pra você. Mas pra saber, só analisando os seus exames… a melhor pessoa para explicar o que aconteceu pra você ainda é o seu primo, que conhece o caso.

      • Ele disse que na hora de puxar o siso, ele “escapuliu”, e ele falou que ele está em uma parte meio oca da gengiva, algo assim, ele disse que até tinha a possibilidade de o dente sair pelo nariz, mas é isso, vou esperar agora a radiografia.
        Mas muito obrigado de qualquer forma.

        • Então é exatamente o que eu pensei, o dente (ou parte dele) está no seio maxilar.

          • Uhm, mas muito obrigado pela explicação doutora, é sempre bom ouvir alguém a mais além do nosso próprio dentista.

      • Doutora, arranquei o meu siso ontem, e foi um processo muito dolorido, fiquei quase 3 hrs nessa cirurgia que foi feita por um dentista bucomaxilo. O meu siso estava deitado, e ele disse que só deixou um pedaço da raiz, isso é normal? Depois de uma cirurgia dessa o meu dente não teria quer ter saído todo? Mas ele disse que esse pedacinho que ficou vai virar osso, é verdade? E quantos dias demora pro meu rosto desinchar? Obrigada.

        • Jéssica, às vezes o dentista opta por deixar um pedaço pequeno de raiz até pra preservar o paciente… tentar remover poderia ser pior, causando alguma lesão. E considerando que no seu caso a cirurgia foi demorada, é possível que ele tenha julgado que você já tinha “sofrido” demais. A tendência é o seu organismo dar conta disso e você nunca mais ter que se preocupar com esse fragmento. Pra desinchar, varia de pessoa pra pessoa. Geralmente depois de 1 semana o rosto já está, pelo menos, QUASE normal. ;)

    • Ana, bom dia, fiz uma cirurgia de enxerto osseo dia 03/12/12 retirando osso da regiao do queixo e ate hoje sinto os dentes sensiveis e um leve inchado no local, e tambem uma certa dificuldade em movimentar a boca, isto e normal. Obs: uso aparelho fixo

      • Valdo, o enxerto é relativamente recente, então alguns sintomas pós-operatórios ainda são esperados. Mas não hesite em procurar o seu dentista pra reavaliar caso você ache necessário.

    • Doutora, eu retirei os pontos hoje e ficou um buraco, minha dentista solicitou que eu tomasse antinflamatorio por mais 4 dias e que eu permaneça comendo de um lado por mais 15 dias… so que hoje automaticamente eu comi do lado q n podia e estou com medo de ter entrado comida dentro do buraco… o que eu faço? Obrigada.

      • Naiara, é difícil mesmo conseguir mastigar apenas de um lado, tem uma hora que “escapa” ;). Tente visualizar se entrou algum resíduo de comida. Se sim, você pode usar uma seringa (sem agulha) com água ou soro pra ajudar a limpar.

      • Extrai meu dente siso tem cinco dias e ainda esta doendo muito, a dor é insuportável, é normal doer tanto assim?

        • Não Almir, dor insuportável nunca é normal. Pode ser que haja alguma infecção em curso. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

    • Arranquei um dente vai fazer duas semanas e ontem começou a sangrar, isso é normal ? To um pouco assustada.

      • Esmeralda, não é normal, não. Mas o sangramento pode ter varias razões… seria bom procurar seu dentista pra reavaliar (caso persista).

    • Boa noite, ja faz 10 dias que fiz a extraçao dos sisos inferior e superior, porque eu usava aparelho e precisei tira-lo, só que no quarto dia um dos pontos caiu e no sexto dia mais um ponto caiu, e hoje olhei no espelho e vi um buraco na bochecha perto da gengiva com uma ponta branca dentro, fiquei apavorada, gostaria de saber se é normal. Tenho 17 anos.

      • Dayane, os pontos às vezes se soltam, mesmo. O “buraco” vai levar algumas semanas pra fechar por completo. A “ponta branca” deve ser o seu osso, e ele aparece justamente porque o “buraco” ainda não fechou por completo. Pelo seu relato, não vejo nada incomum.

    • Renato, vi sua postagem de um ano atrás rs e agora tá acontecendo exatamente a mesma coisa comigo. O siso superior sumiu. Fiquei umas 2 horas de manhã com a dentista tentando tirar, ele estava incluso e era bem pequeno, aí se deslocou. De tarde tirei outra radiografia e voltei lá pra ver se ela acabava, ela chamou o marido dela que é implantodontista, algo assim, pra tentar, fiquei mais umas 3 horas, e ele também não conseguiu. Teve que fechar sem tirar. Hoje voltei lá para tirar os pontos e ela me disse que um professor dela, especialista da área, vai fazer a cirurgia pra mim, daqui a algumas semanas. Que ele vai cortar a gengiva na frente, exatamente onde o dente estiver, e extraí-lo. Ela está achando que o dente se deslocou ainda mais pra algum seio, então terei que tirar mais uma radiografia. Mas com essa história toda tive ATM, trismo, minha boca machucou… enfim, foi bem difícil. Eu queria saber de você, Renato, como foi, se no final deu certo… E Ana, o que você acha que eu deveria fazer? Que especialista procurar? Ou simplesmente deixar esse dente como está? Porque foi bem traumático. Obrigada! Abraços!!

      • Fernanda, no momento é preciso determinar se o dente se deslocou mesmo para o seio maxilar. Se for esse o caso, considerando que 2 dentistas já tentaram a remoção, o ideal seria que um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial realizasse o procedimento. Já se o dente não estiver no seio e não houver um motivo realmente importante pra removê-lo, talvez seja o caso de mantê-lo onde está.

  2. Olá Dra., extrai no sábado 06/10/12 2 sisos (p/ colocar aparelho fixo), o inferior direito e o superior esquerdo… A cirurgia foi boa, não senti dor, não inchou e nem sangrou muito. Só que hoje 10/10/12 meus dentes estão um pouco sensíveis, como estivessem se alinhando novamente, as vezes tenho até a sensação que o dente está mole (talvez seja até impressão minha :p) isso é normal?

    • Melina, todos os seus dentes estão sensíveis ou é algum em específico? Se forem os dentes próximos ao local da extração, essa sensação pode ser pela proximidade mesmo, pelo apoio que o dentista pode ter feito nesses dentes durante a extração.

  3. Boa noite,

    Doutora, extrai o siso superior dia 2 de outubro, o dentista me disse que ficou um pequena parte da raiz, algo em torno de 2mm, e quando respiro percebo que, no local, esta dando passagem de ar entre a boca e o nariz. O proprio dentista me explicou que estava com essa entrada de ar, mas na hora eu estava tao incomodado com o sangramento que nem entendi direito o que ele disse. Semana que vem tem o retorno. Quero saber se essa entrada de ar eh normal? Obrigado.

    • Junior, essa “entrada de ar” entre a boca e o nariz se chama “comunicação bucosinusal”. Não, não é normal, mas é algo que pode acontecer durante a cirurgia. Seu dentista fez bem em avisá-lo a respeito. O pedacinho de raiz, em princípio, não deve trazer problemas pra você. Agora, é preciso acompanhar o caso e há grande possibilidade de seu dentista ter que intervir novamente para fechar essa comunicação.

      • Doutora,

        Provavelmente vou ter que fazer essa cirurgia buco-sinusal.

        Ela é muito complicada? E quanto a recuperação?

        • Não Henrique, a “mecânica” é simples, é preciso fechar a comunicação com a própria gengiva / mucosa e/ou com o auxílio de um enxerto ósseo. O pós-operatório costuma ser tranquilo, embora possa inchar bastante.

  4. Olá Drª, arranquei o dente do siso superior lado direito. Considerei a cirurgia um sucesso, nao sangrou depois, nao senti dor, nao inchou…
    Só que hj os pontos que estavam marcados pra retirada em 15/10, os pontos estao caindo.
    É normal?

    Obrigada
    Solange
    Itu/SP

    • Acontece Solange, fique tranquila. Mas mesmo que os pontos caiam por completo antes do dia marcado para o retorno, compareça ao consultório do seu dentista. É uma oportunidade dele verificar se está tudo bem com o seu pós-operatório.

  5. Ana, sabe mais ou menos quantos dias cicatriza o buraco aonde foi extraido ? E com quantos dias mais ou menos tira os pontos ? E com quantos dias ja da pra comer qualquer coisa… obrigado.

    • Rodrigo, em 1 mês já vai estar bem cicatrizado, embora a reentrância possa demorar mais um pouquinho para desaparecer por completo. Os pontos são removidos, geralmente, depois de 1 semana da extração. Se você estiver bem, pode ir introduzindo alimentos mais sólidos na alimentação, vai do bom senso mesmo, apenas evite ingeri-los muito quentes nos primeiros dias.

  6. Eu fiz uma cirurgia para extração de dois dentes faz 10 dias, alguns pontos ja cairam e outros ainda permanecem, eu queria saber se é normal sair um liquido amarelo? Parece pus, um gosto horrivel, chega que me da ansia, não aguento mais esse gosto, quanto tempo isso permanece?

    • Fernanda, se for pus não é normal, é sinal de infecção. Se for um líquido mais transparente, é um exsudato inflamatório, o que é comum durante o período de cicatrização, como eu cito no texto.

  7. Drª eu extrai o dente do siso na parte inferior do lado esquerdo, bem nao sinto dor, só as vezes dolorido, mas acho q devido a medicação esta tudo sob controle, so que inchou meu rosto, estou no 3º dia e vejo pouco melhora, a minha pergunta: quanto tempo demora pra desinchar?? E quais cuidados pra melhorar isso devo tomar?

    Desde já obrigada!

    • Tamires, cada organismo responde de forma diferente… mas geralmente em 1 semana o inchaço, se não tiver sumido, já estará bem menor. Você pode fazer compressas frias para ajudar a desinchar.

      • Olá doutora!
        Meu dentista é um bucomaxilo, retirei o siso com ele, mas na hora de puxar o dente ele escorregou a mão e fez um pequeno corte na minha garganta. Está doendo muito, a cirurgia foi feita hj, estou tomando antibiótico, anti-inflamatório e remédio pra dor. É comum isso acontecer? Acha que eu devo me preocupar muito?

        • Acontece. Mas isso não traz mais riscos pra você, apenas vai ficar mais dolorido. É questão de aguardar a recuperação do seu organismo.

  8. Olá Drª. Ana,
    Já analisei algumas informações aqui, e comigo parece que aconteceu tudo. Sinto muitas dores e por conta própria aumentei dosagem do remédio após analisar a bula, minha bochecha inchou, não consigo abrir a boca direito, dor de garganta. Se eu soubesse que pra retirar o siso seria pra ficar doente não havia retirado. Retirei os dois do lado direito (superior e inferior) e pergunto-lhe, em quanto tempo estarei bem novamente sem todos estes sintomas? Lembrando que estou pensando muito para retirar os do lado esquerdo.

    • Luiz, geralmente esses sintomas persistem por 1 semana. Mas depende muito do paciente, cada organismo se comporta de forma diferente. Inclusive, um mesmo paciente pode “sofrer” com as extrações de um lado e “tirar de letra” as extrações do outro. Já vi muito isso acontecer… depende do caso.

  9. Dra. boa tarde. Extrai os dentes do siso lado esquerdo, e meu dentista comentou que poderia sangrar um pouco o nariz deste lado após a cirurgia. Realmente sangrou um pouco, mas parou no segundo dia. Agora faz 5 dias que fiz a extração, e às vezes saem alguns coágulos deste mesmo lado do nariz. É normal?

    • João, não é um sintoma muito comum, não. Seu dentista chegou a explicar o motivo desse sangramento?

      • Doutora, ele me disse que a raiz do dente superior estava muito presa no osso (não nestas palavras, mas não lembro as que utilizou, esta foi a maneira que entendí), e por isso acabou sendo um pouco mais invasivo do que o normal. Realmente a raiz era enorme, e dividida em três partes. Não sai sangue mais, somente os coágulos e está diminuindo bem a quantidade. Devo tirar os pontos amanhã.

        • Entendi. Talvez tenha havido uma pequena comunicação entre a boca e o seio maxilar (uma região “oca” que fica logo acima dos dentes superiores). De qualquer forma, seu dentista vai reavaliar no dia da consulta de remoção dos pontos.

  10. Boa Noite Dra.

    Extrai o siso há exatos 7 dias, a cirurgia foi longa com duração de 2hs30min, o dente estava deitado forçando o 2º molar, a minha dentista precisou cortar a gengiva, o osso e por fim remover o dente, mas antes disso ela tentou levantar o dente para tentar remove-lo. O processo todo foi muito dolorido. Retornei hoje para remoção dos pontos e ela me disse que não dava para remover os pontos pois, não estava bom ainda, me receitou outro anti-inflamatório ARCOCOX (acho que é assim que se grafa).

    Dúvidas:

    É possível ter algum fragmento de osso na cavidade? E por este motivo esta doendo muito e inflamando?
    O que pode acontecer se esta cirurgia ficar infeccionada? É preciso outra cirurgia?
    O que posso fazer para saber se o remédio está tendo efeito desejável?
    Desde já agradeço muito a atenção.

    • Diego, até pode haver um fragmento de osso, mas pela sua descrição não me parece que há. Como você relatou, a cirurgia foi longa e trabalhosa, então um pós-operatório mais difícil é algo esperado. A inflamação local é, na verdade, o sistema de defesa do seu organismo trabalhando para evitar uma infecção, por isso às vezes fica bem inflamado, mas não quer dizer necessariamente que haja uma infecção. A inflamação vai diminuir aos poucos, até pela ação da medicação.

  11. Bom dia Dra.

    Minha dúvida é a seguinte: meu dentista falou que os meus sisos inferiores estão inclusos e deitados, de forma que é possível que eu tenha parestesia. Minha dúvida é: se fizer a cirurgia com anestesia geral diminui o risco de parestesia? E nesse caso de inclusos deitados, é mesmo muito raro a possibilidade de ser permanente a parestesia? Desde já obrigado.

    • Victor, não: o fato da cirurgia ser feita com anestesia geral não interefere em nada na possibilidade de haver uma parestesia. Quanto pior o posicionamento dos dentes, mais o dentista precisa “mexer” e quanto mais se “mexe” maior a chance alguma complicação. Mas isso também depende da sua anatomia, se as raízes dos seus dentes estão muito próximas ao nervo alveolar inferior. Uma parestesia permanente geralmente ocorre em caso de rompimento completo do nervo.

    • Ola Boa tarde. Doutora, extrai meus dentes sisos dia 9/11, ate hoje ainda sinto dor é normal?? Hoje ja é 15/11. Ah abri a boca e vi algo branco no local q foi retirado o siso :(.

      • Gessica, a extração ainda é muito recente, então um pouco de dor (controlável com analgésicos) é esperado. O “algo branco” pode ser placa bacteriana ou até o osso no fundo do “buraco” onde o dente estava, pois a gengiva ainda está em cicatrização, e vai demorar algumas semanas ainda para fechar.

    • Obrigada Dra. Ana, vou na sexta falar com ele e retirar os pontos.

  12. Olá, doutora Ana. Fiz extração do dente siso eixo 18 superior. E a doutora disse que houve fratura de 1/3 da raiz vestibular palatina. Fiz a extraçao, e esse pedaço de raiz ficou. Tem algum problema?

    • Valmira, necessariamente não. Às vezes, dependendo da dificuldade de remover um pedaço de raiz, o dentista pode optar por deixá-lo onde está, porque tentar remover pode ser pior para o paciente. Sua dentista fez bem em avisá-la. Agora é bom acompanhar durante uns meses, mas não creio que você deva se preocupar.

  13. Dra., extrai os sisos do lado esquerdo ha uma semana e já havia feito a extração do lado direito ha uns anos com outro dentista. Da primeira vez a gengiva ficou baixa, lisa e plana. Dessa vez a gengiva ficou um pouco maior e parece que tem um pedaço sobrando e encostando na língua, o que me incomoda. Na retirada dos pontos hoje a dentista me disse que a gengiva vai retrair. Em quanto tempo posso notar essa retração? Tem como tirar a parte q esta sobrando?

    • Elias, ao final do processo de cicatrização a gengiva deve ficar bem mais plana sim, isso pode levar algumas semanas. Se ficar alguma sobra (o que geralmente não acontece), a gengiva excedente pode ser removida sim, com uma nova cirurgia.

  14. Olá doutora Ana. Olha, o meu dente superior o pré-molar quebrou, o que aconteceu, olha eu descuidei e não ia ao dentista, o meu dente foi corroendo por dentro e virou como a gente fala um panelão, um buraco nele, ai com esse buraco no meio do dente a parte de fora dele se quebrou rente a gengiva, a nivel dela, a parte de dentro ficou, o que o dentista tera que fazer pra melhorar ele, arrumar, uma protese, colar, fazer um enchimento. Gostaria de ter uma ideia. Obrigado??

  15. Doutora eu extrai meu ciso de baixo e no dia seguinte acordei com muita febre e a minha doutora disse apenas pra mim tomar o remedio. Eu arranquei numa terca feira e hoje ja eh sexta e eu ainda sinto dor, e detalhe: eu nao consigo comer absolutamente nada. Estou apenas bebendo chas e sucos e nem a sopa eu estou tomando por q esta me fazendo mal.

    • Delis, talvez seja necessário trocar a medicação ou alterar a dosagem. Converse com a sua dentista.

  16. Ana, extrai um siso direito inferior, já está com 15 dias e sinto o queixo dolorido, tá vermelho ao redor e está muito dolorido, o meu dentista nao passou nada pra mim ir tomando, está normal isso? Em quanto tempo vai ficar normal?

    • Raimundo, seria interessante você entrar em contato com o seu dentista para reavaliar, já que já se passaram 2 semanas da extração e há dor. Ele não prescreveu nenhum tipo de analgésico?

  17. Doutora extrai um dente do siso já faz umas 2 semanas, e até hoje sinto dentro uma camada mole, quando toco com o dedo sinto como um pedaço de carne mole e quando olho no espelho ela tem a cor meio amarelada, [anormal]. Queria saber se isso é normal. Me ajuda.

    • Rosangela, o tecido de cicatrização que se forma no local de onde o dente foi extraído às vezes tem um aspecto meio estranho mesmo. Mas se não há outro sintoma importante associado (dor, inchaço, etc.), creio que você não tem com o que se preocupar.

  18. Doutora, extrai três dentes sisos já faz 4 dias, desde então meu rosto está inchado e tenho a impressão de minha língua também está inchada, isso é normal? Quanto tempo leva para desinchar? Também há outro problema. Não consigo abrir minha boca, e estou com medo de voltar ao dentista para retirar os pontos. O que posso fazer para resolver esse problema? E até quando tempo isso dura?

    • Rhulyane, como eu disse no texto, os sintomas que você descreve são relativamente comuns. O inchaço vai diminuir e o “trismo” (a dificuldade de abrir a boca”) também, pois isso pode ter muito a ver com o inchaço. Converse com o seu dentista sobre esses sintomas quando você for remover os pontos, pra que ele reavalie você.

  19. Doutora muito obrigada pela sua gentileza de me responder…
    Hoje tem 8 dias que arranquei meu dente siso, ontem eu senti uma leve genre que por sua vez passou bem rapido, nao liguei muito para a febre e hoje eu sai com a minha cunhada e ajudei ela a carregar varias coisas pesadas, desde as duas da tarde meu dente começou a sangrar e agora qualquer movimento diferente eu comeco a cuspir sangue, mas em poucos min para de sair e depois volta de novo. Ainda nao estou me alimentando direito, nao como quase nada e estou com o corpo todo doendo e todo dolorido, sensivel a qualquer toque de maos e chatinha tambem. Estou me sentindo fraca demais e ainda sinto dores no local, nao ligo mais pra minha doutora porque ela nao esta nem ai pra mim e o descaso dela eh total com os pacientes, tbm neh coitada, recem-formada aposto que nem ela sabe o que fez aqui na minha boca. Poxa doutora, sera que tudo isso que eu estou sentindo eh por causa desse dente ainda ??? Sera possivel ?? Obrigada pela paciencia. Doutora !
    Att Delis Cristina

    • Delis, sangramento e dor no pós-operatório, considerando que você teve febre e não ligou e, também, carregou peso quando não devia, não tem nada a ver com a experiência do dentista que atendeu você. Você exagerou e agora está pagando por isso. A extração ainda é recente e, considerando os sintomas (que certamente têm a ver com a cirurgia) eu aconselho fortemente que você guarde repouso.

  20. Oi, Ana!
    Removi meu siso inferior do lado direito na sexta-feira passada. (Hoje faz exatos 5 dias). Ele estava incluso, e a cirurgia demorou cerca de 1h. Achei que minha recuperação estava indo bem: não sangrou, não inchou muito, não ficou roxo. Mas no domingo inchou e começou a ficar roxo (hoje já está “amarelando” a cor). O problema é que minha articulação está doendo, como se estivesse “cansada”. Está difícil comer, porque ela dói muito. E até mesmo quando eu estou parada, ela esta doendo. É como se houvesse uma “pressão” na região da mandíbula e também dos pontos. Aparentemente, não apresenta pus ou sangue. Mas é muito incômodo, e até minha cabeça chega a doer junto.
    Também estou com parestesia em metade da língua (do lado direito), e minha boca abre pouco.

    O que você poderia me aconselhar nesse caso? Alguma compressa quente/fria? Porque está muito difícil trabalhar, me alimentar, etc… porque a dor e pressão na articulação e na região da mandíbula do lado direita é frequente e incômoda.

    Obrigada!

    • Aline, compressas frias podem ajudar a diminuir o inchaço, embora possam piorar a sua dificuldade de abrir a boca (que é causada, em parte, por certa rigidez muscular). Compressas quentes, o contrário. Converse com o seu dentista quando você for remover os pontos, ele pode prescrever um relaxante muscular.

  21. Arranquei os dois dentes sisos ha 4 dias. Posso pedalar a pequenas distâncias?

    • Hugo, seria prudente aguardar pelo menos 1 semana.

  22. Ola doutora, gostaria de tirar uma duvida, retirei o meu dente siso na regiao superior e faz tres dias hoje, esta um pouco inchado, nao sinto dor, so um leve incomodo devido aos pontos, mas a minha dentista me recomendou tomar um antinflamatorio por 5 dias, e depois devo parar? Mesmo se estiver inchado ainda? E posso cantar depois de 6 dias, nao vai me prejudicar? Aguardo sua resposta, obrigada.

    • Rosemery, se sua dentista recomendou tomar o antinflamatório por 5 dias, você pode interromper o uso, mesmo inchado. O inchaço vai diminuir gradativamente. Sim, se você estiver se sentindo bem e apta para isso, você pode cantar.

      • Boa noite, hoje faz 10 dias que eu arranquei, mas está doendo muito, o que eu faço?

        • Cleide, entre em contato com o seu dentista e relate o problema. É importante reavaliar pra ver se não há nenhuma infecção.

          • Olá Ana,
            Olha fiz a extração dos 4 sisos ha exatamente 15 dias (contando hoje 29/03/2013) e ainda sinto dor pra abrir muito a boca, os pontos foram retirados 7 dias exatamente após a cirurgia e houve uma inflamação no dente inferior direito, meu dentista me receitou periogard, enxaguante bucal e compressa morna pra aliviar a dor ao abrir a boca. É normal essa dor continuar mesmo após 15 dias??? Não consigo nem bocejar por exemplo. O resto está bem cicatrizado.

          • Ynah, essa restrição de abertura da boca se chama trismo, e é bem comum após extrações de siso (ainda mais se foram os 4). Pode levar algumas semanas pra normalizar, você vai perceber que melhorará com o tempo. A causa costuma ser um inchaço da região da cirurgia e na articulação da mandíbula, bem como certa rigidez muscular.

  23. Doutora, arranquei o siso sexta feira passada. Hoje percebi que no local há uma coisa estranha, parece um pedaço de pele grosso e escuro. Tentei tirá-lo com agua, mas parece que está fixo na gengiva. O que pode ser isso? Além disso estou com mau hálito e a região está um pouco dolorida. Ah, vou tirar os pontos segunda feira.

    • Ana Celia, provavelmente esse tecido escuro é o coágulo, e você NÃO DEVE removê-lo de forma alguma. Ele é responsável por proteger o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente) de uma possível infecção, e tem papel fundamental na cicatrização. O mau hálito e um pouco de dor (controlável com analgésicos) são sintomas esperados.

  24. Bom dia doutora… Meu nome é Danielle e tenho 22 anos… Tenho que arrancar 4 dentes sisos, marquei ja pra sexta-feira… Só que estou morrendo de medo, o dentista me deu a sugestão de arrancar os quatro de uma vez, mas estou morrreeeeennnnndo de medo… afinal, nem anestesia no dente nunca levei na vida… To com medo de inchar, e tal… Parece que alguns estão com a raiz em cima do nervo, e acho que precisa tipo de um alargador na hora da cirurgia… o que vc me aconselha, os dois de uma vez, ou é muito perigoso os 4 de uma vez???

    • Danielle, extrair todos os sisos de uma vez não é algo perigoso… mas pode ser cansativo, é mais tempo de boca aberta. Da mesma forma, o pós-operatório pode ser mais “sofrido”, considerando que vai ser mais chato para mastigar, pode inchar dos 2 lados, etc.. A anestesia é muito tranquila, você vai ver. E depois que ela é aplicada, você só vai sentir o dentista mexer, mas dor não. A vantagem de fazer os 4 de uma vez só é que resolve-se tudo logo, mas fazendo 2 de cada vez pode ser mais confortável pra você. Enfim, depende se você está disposta e da avaliação do seu dentista.

  25. Doutora, extrai o dente siso superior esquerdo ha mais de 26 dias, foi mais ou menos uma hora de cirurgia, inchou pouco e sangrou pouco, cicatrizou rapido, entretanto, agora estou sentindo dores de cabeça incomuns que eu nunca tinha e nao posso colocar nada em cima do segundo molar, doi muitissimo, lembrando que era para mim ter repousado no minimo sete dias e eu fui trabalhar no quinto dia, o que vc acha disso?

    • Lenice, sugiro que você procure um dentista para avaliar. 2 situações às vezes acontecem: o segundo molar costuma servir de apoio para a extração do siso, e isso pode deixá-lo sensível por algum tempo. Também, às vezes, parte da raiz do segundo molar pode ficar “descoberta” pela gengiva, na parte de trás, e isso causa sensibilidade também.

  26. Boa tarde dra., eu extrai meu dente ciso inferior há 11 dias mas ainda estou com muita dor, tomo remédio mas quando passa o efeito volta a doer. Eu não sei mais o que fazer, se continuo tomando o medicamento que o dr. passou que foi nisulid ou se eu procuro o dentista, pode me ajudar? Obrigada.

    • Fernanda, procure seu dentista para reavaliar. Pode haver algum problema, uma infecção, por exemplo. E mesmo que não haja, talvez seja necessário trocar a medicação ou adequar a dose.

  27. Olá Dra. Ana!
    Arranquei 3 sisos hoje e tenho uma conclusão, arrancar esses dentinhos é chato demais!!! rs Confesso que não existe dor, pelo menos eu não senti.
    Mas pelo menos já me livrei de todos que eu tinha de uma vez só. Enfim… tinha um inferior que tava crescendo e empurrando meu dente vizinho, inclusive ele estava um pouco inflamado até e dentre os 3 foi um dos mais chatinhos pra extrair. Enfim, hoje fiquei com todos aqueles sintomas que já eram esperados, a boca não abre muito, sem poder falar direito, boca inchada… mas o único sintoma que me deixou em dúvida se era normal ou não, foi que esse inferior que estava crescendo, a parte de fora que ficou inchada, eu percebi que está com um leve hematoma roxo. Levando em conta que ele foi o mais trabalhoso, e já estava inflamado, seria isso normal?
    Beijos e adorei o seu site ;)

    • Suzana, hematomas são comuns sim. Fica roxo, depois verde, depois amarelo… mas desaparece, pode ficar tranquila. Abraço! :)

  28. Faz duas semanas (15 dias) que arranquei 2 sisos inclusos, sendo um inferior e o outro superior do lado direito. Gostaria de saber se passou da hora de retirar os pontos ou está no momento correto? Só o que me incomoda agora são os pontos, a parestesia lingual e o trismo.

    Parabéns pelo site.

    • Polly, em princípio já é possível remover os pontos. Entre em contato com o seu dentista.

  29. Ola doutora Ana
    Faz 4 dias q extrai os dois sisos do lado direito(inferior e superior).
    Queria saber se vou ter muitas complicações se eu for trabalhar. Sendo que vou ao trabalho de bicicleta e sou diarista. A recuperação esta indo bem e a cirurgia nao durou mais q meia hora e o local não esta muito inflamado. E meu dentista falou que eu poderia retornar as minhas tarefas com 3 dias após a cirurgia.
    Obrigada e parabéns pelo site!

    • Carla, eu acho que não seria prudente. Pode dar tudo certo e você não ter problema algum, mas pode, também, ocorrer dor e inchaço. Se der pra você fazer serviços um pouco mais “leves”, então, melhor.

  30. Dra., eu extrai o siso inferior do lado esquerdo já faz uns 26 dias, mas ainda sinto um certo mau hálito. O q devo fazer?

    • Alana, o mau hálito no pós-operatório geralmente está associado à dificuldade de higienizar e ao fato do paciente permanecer mais tempo de boca fechada (evitando falar muito, por exemplo), o que favorece a proliferação de bactérias anaeróbicas. Mas isso não é um problema em si, procure escovar os dentes mais vezes (não esqueça da língua) e tomar mais água, certamente é um quadro passageiro. Converse com o seu dentista para ver se ele indica algum enxaguatório bucal para esse período.

  31. Dra., eu extrai um dente meu na parte inferior faz 6 meses e resulta que a zona está cicatrizada, mas sinto ainda dor muitas vezes, o que devo fazer ja ?

    • Divino, procure seu dentista para reavaliar. É preciso verificar se a dor está ligada a algum tipo de infecção, se é no local da extração ou na articulação da mandíbula, etc..

  32. Boa noite, Ana!!!

    Arranquei meu dente siso superior, sendo que a cirurgia demorou um pouco. Vi que o dentista quebrou meu dente e retirou por pedaços, lembro que eu cuspi vários cacos de dente na cuspideira e muito sangue tbm. Eu não vi se ele realmente tirou tudo, acho que ficou a raiz pois eu sinto agora, depois de uns 15 dias, um pedaço de dente na gengiva bem no local onde estava o meu dente siso. Estou sentindo um pouco de dor. Eu passo minha lingua no local, passo tbm meu dedo e sinto algo parecido mesmo com osso amolado, tipo osso quebrado mesmo. Aperto um pouco minha gengiva e sinto uma dorzinha chata. Quando eu retirei os pontos, eu falei para o dentista sobre isso e ele me disse que é normal. Só que eu to achando que não é não, até pq agora eu to sentindo esse pedaço de osso pontudo aqui na minha boca. Eu to achando que ele não fez a coisa certa. E agora, o que eu faço? Eu volto lá com ele novamente e digo o que está acontecendo?? Ou isso é normal? Eu só tirei meu dente pq vou usar aparelho fixo. Obrigada!!! Miriã

    • Miriã, essa “ponta” provavelmente não é um pedaço de dente, mas de osso. Se for um pedaço solto, seu organismo deve se encarregar de expulsá-lo. Mas, pelo seu relato, me parece que é fixo, e que o osso ficou “afiado” embaixo da gengiva após a extração. Sendo isso, a tendência é o formato do osso ir melhorando com a cicatrização. Se isso não acontecer em 1 ou 2 meses, entre em contato com o seu dentista. Pode ser necessário fazer uma pequena cirurgia para corrigir.

  33. Olá, Ana! Boa noite!! Querida, extrai três sisos, dois superiores e um inferior na quarta dia 14/11 no final da tarde. A cirurgia não foi tão demorada, até porque o siso inferior estava bem complicado. Mas correu tudo bem! Mas fiquei com o rosto inchado e abaixo do meu olho direito esta roxo (neste lado direito dois sisos foram retirados) é normal esse roxo? Falei com meu dentista ele disse para fazer compressas mornas, apenas mornas. O que você me diz a respeito desse local roxo, porque aconteceu isso?

    • Ronéria, hematomas depois da extração dos sisos são muito comuns, às vezes em locais inusitados (como, no seu caso, abaixo do olho). Se você tivesse levado uma anestesia no local, faria mais sentido que o local estivesse roxo… mas imagino não ser o caso. Provavelmente isso é consequência na manipulação dos tecidos mesmo, daquele “estica e puxa” que o dentista faz pra ter acesso ao dente do siso. Mas é passageiro, certamente.

  34. Boa noite Dra.,
    Extrai o dente do siso na sexta-feira, hoje esta fazendo 6 dias, sinto ainda muita dor no local e a garganta doendo, estou tomando remedios ha 5 dias, nao estou sentido melhoria, fui no clinico geral e ele me informou que esta cicatrizando normal, ao passar a lingua no local sinto raspando, pode ser o osso ou um pedaço do dente? Em quantos dias melhora? Agradeço, obrigado.

    • Alexandre, difícil dizer em quantos dias melhora, pois cada organismo se comporta de forma própria. Se está cicatrizando normalmente e você está medicado de acordo, é preciso aguardar a resposta do seu organismo ao tratamento.

  35. Dra. dia 14/11 extrai os quatro dentes sisos, tive pouco sangramento nas primeiras 24hs, hematoma e inchaço. Desde o terceiro dia da cirurgia percebi que do lado esquerdo inferior tem tipo um “caroço” duro por debaixo da gengiva, parece que é no osso, sinto pouca dor quando apalpo o local, nada demais, mas tenho aparentemente minha bochecha está inchada no local. O que pode ser? Será que volta ao normal naturalmente?

    • Kate, essa região mais “dura” é bem comum, e volta ao normal naturalmente, sim.

  36. Oi xará! Então tirei o ciso da arcada inferior há 8 dias e percebi que há um pedaço branco e durinho bem em baixo, me pareceu um pedacinho de dente. Meu dentista é bom e renomado, eu e minha família tratamos com ele há anos e ele disse que havia arrancado o dente inteiro, será um osso ou o próprio dente? Outra coisa tenho sentido um gosto muito ruim, isso passa em quanto tempo? Ele me indicou o Periogard durante tres dias… é o suficiente?

    • Ahauahuahua, oi Ana. :)

      Esse pedaço branco deve ser o seu osso mesmo, mas isso é comum. Quando a gengiva cicatrizar por completo, vai desaparecer. Certamente não se trata de um pedaço de dente. O gosto ruim é passageiro, deve levar pelo menos 1 semana (mas varia). O Periogard serve mais para compensar a dificuldade de higienização nesse período, nem é por causa do gosto ruim (até porque o gosto dele não é tão bom assim). 3 dias é suficiente, sim.

  37. Dra. extrai 2 dentes do siso na segunda a noite (1 incluso e outro não). Hoje ja estou indo pro 3 dia. Fiz tudo certinho, repouso, comida gelada, gelo, mas mesmo assim meu rosto inchou e não percebo melhora. Hj percebi uma mancha esverdeada bem em cima do local da cirurgia. Minha pergunta, quando esse inchaço vai diminuir e esse roxo é normal. Quando posso voltar a vida normal?

    • Josy, o inchaço quando se extraem sisos inclusos é praticamente inevitável. Incha mesmo. Em mais ou menos 1 semana isso deve estar resolvido. O hematoma é muito comum e também é passageiro. Pelo seu relato, parece estar tudo bem, é só aguardar o seu organismo se recuperar, mesmo.

  38. Dra. Ana, extraí meus cisos faz uma semana. Hoje comecei a ouvir estalidos, sempre que falo, como, pronto, sempre que movimento a boca. Não sei se isso é normal.

    • José, pode ser um reflexo da cirurgia. Se for esse o caso, deve ser passageiro. Estalidos, em si, não significam um problema, muitas pessoas têm (eu, inclusive ;)). Se houver dor em associação, procure um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) pra avaliar.

      • Obrigado Dra. Espero que passe. É muito desconfortável ouvir sempre estalidos ao mexer a boca.

  39. Boa Dia Dra. Ana
    Há 10 dias retirei os dois dentes do siso do lado esquerdo. Faz uns 3 dias, a gengiva ao redor está bem inchada e sinto dor para engolir. Ontem estive com a dentista, que fez uma boa limpeza no local, retirou os pontos, disse que a cicatrização está um pouco retardada e me passou novamente amoxil (que eu já havia tomado por 7 dias pós cirurgia) e Flagil e pediu que eu retorne na segunda-feira para ver como evoluiu. Posso estar com infecção? Ou é uma inflamação? Por que está tão inchada a gengiva? Estou muito preocupada!

    • Luciana, parece ser uma infecção sim, considerando o atraso na cicatrização e que a sua dentista prescreveu antibióticos. Mas você já está sendo tratada de acordo e a região da cirurgia está limpa… agora é manter assim e aguardar a resposta do seu organismo ao tratamento.

      • Boa noite Dra. Ana.. Sendo uma infecção, não teria que dar febre? Ou uma dor mais forte? E como eu já tomei este antibiótico, ela não teria que prescrever um antibiótico mais forte?

        • Nem sempre uma infecção é acompanhada de febre, e dor é um conceito relativo… cada pessoa sente de forma diferente. O antibiótico prescrito é aquele que a sua dentista achou mais adequado para o seu caso, baseada no exame clínico e anamnese. Não é nem questão de tomar um “mais forte”, mas de tomar o mais efetivo para o seu tipo de infecção.

  40. Bom dia.
    Eu tirei os dois cisos do lado esquerdo ha exatamente 1 mes, dia 24 de outubro de 2012. E ontem quando eu estava jantando senti uma dorzinha quando a comida tocou la no fundo da parte inferior. Ao olhar no espelho percebi algo estranho, parece que saiu um nervo (não sei se é um nervo) do local onde está ocorrendo a cicatrização, parece com uma pele fina esticada e com ponta branca, e quando relo doi um pouco, além que parece que estou com uma comida presa la fundo =s. O que pode ter acontecido? É normal?

    • Letícia, apenas pela sua descrição não tenho como saber do que se trata essa “pele esticada”. Pode ser um pedacinho solto de osso, pode ser algum resíduo alimentar ou fragmento de gengiva… depende. Procure um dentista pra avaliar.

  41. Boa tarde Drª fiz a retirada do meu siso ontem e apos a retirada minha dentista falou que estava infeccionado por dentro e estava saindo muito pus, hoje no meu segundo dia esta saindo esse líquido amarelado e ela não deu pontos isso esta correto ?

    Obrigado

    • Camila, os pontos em extrações dentárias servem mais para proteger o local do que para unir as bordas do ferimento. De qualquer forma, é sempre bom dar os pontos, por uma questão preventiva. Mas, por algum motivo, sua dentista não achou necessário.

  42. Oi tirei meus dois sisos inferores dia 20 mesmo tomando os remédios meu rosto tá muito inchado e sinto muita dor é normal ?

    • Isabela, certo inchaço e um pouco de dor são esperados. Mas MUITO inchaço e MUITA dor, não. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista para reavaliar.

  43. OLA DOUTORA, EU FIZ UMA CIRURGIA HA UM MES, EU ACHO QUE ERA O DENTE CANINO SUPERIOR, PROXIMO AO MEU NARIZ. GOSTARIA DE SABER SE E NORMAL O DENTE QUE ESTAVA ABAIXO DO QUE FOI EXTRAIDO FICAR ROXO, E EU NAO SINTO A MINHA GENGIVA PROXIMO A ESSE DENTE. ESTOU NO AGUARDO.

    • Edivania, em princípio uma coisa não tem nada a ver com a outra. Sugiro que você procure um dentista para avaliar e ver o que está acontecendo.

  44. Bem… tirei os meus dois sisos inferiores… ja faz 1 ano e o lado esquerdo logo abaixo de onde se fechou o buraco siso parece que ficou um caroço… tem consistencia meio rigida e meio mole… se apertar um pouco inflama e dói… ja avisei pro dentista mas eu ele sempre diz q é normal… aff…

    • Erik, é preciso reavaliar. Foi feita alguma radiografia depois da extração?

  45. Dra. Ana, bom dia! Ao ver a atenção com que você responde às perguntas das pessoas, resolvi expor minha situação e pedir sua orientação. Na última sexta-feira (23/11), fiz a extração de 3 sisos: os dois superiores e o inferior direito. Como os superiores estavam perfeitamente erupcionados, a extração foi rápida e o pós-operatório está bem tranquilo. Já o siso inferior está tirando meu sossego: ele estava com inclusão horizontal e, pelo que vi, o dentista o extraiu aos pedaços. Acredito que devido a isso o pós-operatório tem sido dificil: estou com inchaço abaixo do local da extração, sinto a região latejar durante quase o dia todo, sinto dor ao abrir a boca… Segui toda orientação do cirurgião e tomei corretamente a medicação (dipirona de 4 em 4h por um dia e ibuprofeno de 6 em 6 horas por quatro dias), mas me pergunto se é normal que esses sintomas persistam. Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo seu trabalho.

    • Adriana, os sintomas que você relata são bem comuns. E sim, quanto mais o dentista manipula os tecidos do paciente, maior é a tendência do pós-operatório ser mais “chato”. Pelo seu relato, você tem tomado todos os cuidados recomendados, então creio ser apenas questão de tempo para a sua recuperação completa.

  46. Ana, extrai os 4 sisos ha cerca de 12 dias, o inchaço já sumiu, mas ainda está um pouquinho roxo, na verdade meio amarelado, em uma das bochechas. É normal isso?

    Grato pela atenção.

    • Isso é totalmente esperado, Luís. O hematoma pode levar um tempo pra sumir, mas pode ficar tranquilo que some! :)

  47. Dra. Bom dia!!
    Fiz a extração do ciso lado esquerdo no dia 19/11, sinto o meu rosto um pouco inchado e proximo ao dente extraido a minha gengiva ou boca esta bem durinho, alem disso o que mais me preocupa e que ficou um bolsinha inchada proximo ao meu labio. Isso é normal, quando dou risada essa bolsinha proximo do labio fica cheia… Me ajuda Dra, estou muito preocupada.

    • Karina, não sei se consegui “visualizar” a tal “bolsinha inchada”… como assim?

      • Dra. Boa tarde!!!
        Hoje voltei na dentista apos 11 dias da extração do meu ciso… meu rosto ainda esta inchado, a dentista disse que esta inflamado, ela fez uma drenagem e abriu o canal que ainda esta por fazer e solicitou que eu voltasse a tomar Amoxilina 500 por mais 7 dias. Mas o que esta estranho e que na parte inferior do labio, acima do queixo criou uma bolsa tipo inchaço. É normal, vou ficar assim até qdo. Aguardo seu retorno..Obrigada

        • Karina, você tem uma infecção, e infecções nunca são “normais”. Mas foi feita a drenagem do abscesso, você está tomando antibiótico… então é preciso que seu organismo, agora, responda ao tratamento. Você citou a extração do siso depois falou que a dentista “abriu o canal que ainda esta por fazer”… estamos falando de outro dente agora?

  48. Bom dia doutora… Primeiramente otimo post… Assim, fiz extraçao de um dente, foi uma cirurgia bem complicada, hj faz seis dias apos a extraçao, marcaram pra mim tirar os pontos amanha, mas ainda me sinto dolorido quanto encosto no ponto onde foi feito a extraçao, queria saber se isso e normal… Obrigadoo.

    • Daniel, seus sintomas são bastantes comuns. Às vezes demora um pouco para a dor e o incômodo passarem por completo, principalmente em cirurgias mais complicadas.

  49. Entao, eu arranquei 2 dentes sisos meus ha uns 3 dias… venho sentindo tonturas, ja comuniquei o meu dentista, ele disse que pode ser algum estresse… emoçao, só que achei isso estranho né rs… mas então queria saber se isso é normal mesmo… mas sinceramente acho que é porque eu não venho abaixando muito a cabeça e fico mais deitada repousando… mas queria saber se essa tontura é normal…

    • Ana Karla, não é um sintoma assim tão comum, mas alguns pacientes relatam, sim, tonturas após cirurgias dentárias. Pode ser de cunho emocional e também pelo fato, como você sugeriu, de ficar mais tempo em repouso. Você tem pressão baixa? Isso pode colaborar, também. Mas não acho que você deva se preocupar.

  50. Dra.
    Como havia reportado acima, extrai o dente do ciso no dia 19/11, meu rosto ainda esta inchado, ontem fui novamente na dentista para retirar os pontos, e ela me disse que esta inflamado, voltei novamente com o antibiotico (Amoxilina 500), só que de segunda-feira para cá, criou um inchaço na parte abaixo do labio e acima do queixo, como se fosse 2 bolsinhas der ar, qdo aperto é molinho… O que será isso, é normal? Estou muito preocupada que o meu rosto fique assim… Me ajuda Dra. Obrigada

    • Karina, essas bolsinhas provavelmente estão cheias de pus. Como eu disse, não é normal… é uma infecção. Mas você está medicada de acordo. Seu rosto não vai ficar assim, apenas é preciso tratar.

      • Dra. muito obrigada pela sua ajuda, agora estou mais aliviada.
        Gostaria de seu contato e onde a Sra. atende, pois estou um pouco traumatizada com a clinica onde trato.
        Muito obrigada mesmo…

        • Eu atendo em Curitiba-PR, Karina.

  51. Doutora,

    Faz duas semanas que arranquei meu siso inferior do lado esquerdo. Ele estava deitado e incluso, a cirurgia não foi longa, mas teve que cortar osso. Tive um pouco de dor no ouvido durante a recuperação. Agora, passando-se duas semanas, meu ouvido (do lado onde estava o siso) e o dente antes do siso arrancado estão muito sensíveis, assim como minha garganta do lado esquerdo. Sinto dor ao comer (no dente antes do siso), e meu ouvido doi algumas vezes, principalmente quando abro a boca. Isso ainda é resultado da recuperação?

    p.s a cicatrização foi muito boa e o local está todo fechado e quase todo desinchado.

    Obrigada pela atenção.

    • Thayra, certamente isso tudo é ainda parte do pós-operatório. Pelo seu relato parece estar tudo bem, e esses sintomas vão diminuir gradativamente. A dor no dente antes dos siso deve ser por ele ter sido usado como apoio durante a extração, recebendo uma força maior que o normal.

      • Obrigada doutora pela resposta!

  52. Dra. Muito Obrigada… mas ainda continuo preocupada..
    O canal foi aberto devido a inflamação da retirada do siso, a Dentista disse que é para ajudar a drenagem, o canal ainda não foi mexido, porem o que esta me incomodando é o inchado abaixo do labio e acima do queixo, não doi, mas esteticamente esta feio… Dra o que sera esse inchaço abaixo do labio? Isso volta ao normal ? Quanto tempo demora, ja que esse inchaço não é proximo ao dente extraido ? Gostaria de saber se preciso procurar um especialista e qual seria?

    • Karina, você já está em tratamento, não há necessidade de procurar outro profissional, a não ser que você queira isso. Como eu já disse, o inchaço é por causa da infecção, é um abscesso.

  53. Olá Drª, extrai meu dente inferior (o 36) e ficou um espaço muito grande sabe, e me disseram que com o aparelho não iria ficar com essa espaço, porém acho um pouco menos provavél porque o dente 36 é largo, será que ficarei com o espaçozão na boca ou o aparelho irá resolver ? :(

    • Amorim, se houver osso suficiente para movimentar esse dente, é uma tentativa válida. Mas nem sempre esse tipo de movimentação é possível. E, se não for no seu caso, pode-se fechar o espaço com prótese (fixa ou removível). Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  54. Dra. Olá!

    Retirei o dente do siso inferior há 9 dias. No buraco tem algo amarelo e com cheiro bem ruim. Não é comida, pois já acordo com isso. Eu tirei com um cotonete e o cheiro é bem forte. Não estou com dor, febre, nem nada, mas estou com o cheiro disso na boca. Será que é pus? Ou é do processo de cicatrização? Posso tirar do buraco ou deixo lá? O que eu posso fazer? Obrigada,

    Jaqueline

    • Jaqueline, provavelmente é um exsudato inflamatório, que faz parte do processo normal de cicatrização. Considerando que você não sente dor ou qualquer outro sintoma importante, na dúvida, é melhor não remover.

  55. Ola doutora, meu dentista extraiu um dente siso q estava inflamado, a cirurgia durou uns 30 minutos e parece q foi um pouco dificil, hoje esta fazendo 5 dias e esta muito inchado, acho q ate inflamado pq doi, minha boca esta abrindo so um tiquinho, so dá pra tomar liquido no canudo, isso e normal??
    Estou tomando amoxicilina de 6 em 6 horas e nimesulina de 12 em 12 horas, gostaria de saber se esta normal ou se eu posso fazer mais alguma coisa, tipo bochechar com agua morna e sal?
    Boa noite, doutora!

    • Renata, dependendo do inchaço, a sua dificuldade em abrir a boca é esperada. Com a diminuição do inchaço (e você está medicado de acordo para isso), a amplitude de abertura de boca vai aumentando. Não creio que seja necessária nenhuma “solução caseira” pra bochecho.

  56. Boa tarde Dra.!
    Meu noivo fez a extração do siso superior esquerdo, isso já tem doze dias, depois de uma semana ele tirou o ponto, e mesmo com a retirada do ponto ele continua com um hálito horrivel, muito forte mesmo, ele nunca teve nenhum problema com mau hálito, mas depois da extração ele está com serios problemas, nesse caso que ele deve fazer?
    Aguardo respostas.
    Desde já agradeço.

    • Luana, geralmente o mau hálito depois de extrações dentárias está ligado à dificuldade de higienização e a maior presença de bactérias anaeróbias na boca. Diga ao seu noivo pra procurar escovar os dentes criteriosamente e conversar com o dentista dele, talvez um enxaguante bucal específico possa ajudar nesse período.

  57. Boa noite doutora, fiz uma extração do siso no dia 16/11/2012, so que desde entao nao consigo abrir a minha boca direito, e normal ou devo procurar o meu dentista? As vezes penso que ele costurou alguma coisa, pq arranquei o siso de cima e de baixo ai ele fez um corte de cima em baixo.

    • Thamirys, dificuldade de abrir a boca (trismo) é um sintoma comum após a extração de sisos. Deve melhorar gradativamente, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se você achar necessário.

  58. Ana, eu extrai meus sisos essa semana, os 4 de uma vez. Foi bem tranquilo a cirurgia foi realizada com analgesia, como a cirurgia foi realizada na segunda hoje estou me sentindo bem melhor, mas reparei que o meu siso de baixo do lado esquerdo que é o que mais está me incomodando parece que uma parte dos pontos abriu. Não abriu porque não sangrou mas soltou mesmo, tanto que tem duas pontinhas do fio usado na sutura soltas e elas estão incomodando um pouco porque atritam na bochecha. Preciso ir no dentista novamente para ele de repente dar um nó ou posso deixar do jeito que está já que a sutura em si não soltou?

    • Luiza, se não dói nem há outro sintoma importante, você pode aguardar o dia da remoção da sutura, não precisa procurar o seu dentista antes disso. Às vezes parte dos pontos se solta mesmo, é comum.

  59. Ola! Retirei meu dente siso ha 4 dias e meu rosto ainda esta muito inchado. É normal? O que posso fazer ?

    • Sim Patrícia, isso é muito comum. Continue tomando a medicação recomendada pelo seu dentista. Compressas frias podem ajudar a diminuir o inchaço.

  60. OIIIIII, EU JA CONVERSEI COM VC MAS TENHO DUVIDAS
    EU FIZ UMA CIRURGIA NO DENTE CANINO QUE ESTAVA PRÓXIMO DO MEU NARIZ, DEPOIS DE UNS DIAS QUE FOI FEITO A CIRURGIA O DENTE QUE ESTAVA ABAIXO DO QUE FOI EXTRAIDO ESTA PRETO. VOLTEI NO DENTISTA QUE REALIZOU A CIRURGIA, ELE ME FALOU QUE ELE CORTOU O NERVO DO MEU DENTE QUE ESTA PRETO POR ISSO PEÇO A SUA OPINIAO DE PROFISSIONAL. ELE ME PASSOU PRA OUTRO DENTISTA DE CANAL, VOU LA NA SEMANA QUE VEM, MAS O MEU DENTISTA FALOU QUE VAI TER QUE COLOCAR UM PRODUTO NO MEU DENTE PRA CLAREAR, VC ACHA ISSO CORRETO OU EU ESTOU CORRENDO O RISCO DE PERDER MEU DENTE, MAS SE EU FIZER O CLAREAMENTO MEU DENTE VAI FICAR FRAGIL OU ESTA CORRETO O QUE ELE ME PASSOU. AGUARDO SUA RESPOSTA.

  61. Boa noite, Dra.,

    Realizei a extração de 3 sisos (só havia 3 mesmo) há uns 6 ou 7 meses. A cirurgia foi tranquila, bem como o pós operatório. Fiz raio x após, e não havia nenhum fragmento. Mas ultimamente tem me incomodado muito os lugares das extrações. Dói e incomoda. Seria normal mesmo após esse tempo?

    Muito obrigado.

    Boa noite!

    • Mattheus, dor nunca é normal… e depois de todos esses meses, é bem incomum. Sugiro que você procure seu dentista para reavaliar e identificar o motivo da dor.

  62. Doutora extraí 2 sisos inclusos faz 15 dias hoje. Passado uma semana comecei a ouvir estalidos sempre que mexia a boca. Esses estalos desapareceram mas agora ouço um zumbido no ouvido, principalmente à noite. Poderá ser disfunção de atm?

    • Carlos, pode. Mas esse tipo de sintoma costuma ser passageiro, por causa da cirurgia e do tempo que você teve que permanecer de boca aberta por causa dela. Persistindo os sintomas, procure um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial.

  63. Dra o que poderá ser sensibilidade num dente apenas ao quente?

    • Sofia, geralmente é problema de canal. Procure um dentista pra avaliar.

  64. Doutora, arranquei os quatro cisos dia 27 de novembro. Hoje, dia 09, ainda sinto um buraco em um deles, o mais complicado… entra comida nesse buraco, isso é normal? Eu to limpando com cotonete… mas queria saber quanto tempo vai demorar pra fechar o dito buraco, se eu parar de comer ajuda fechar esse maldito… preciso aproveitar minhas férias sem esse buraco, me ajudaaaa!!

    • Tainara, não tem como você parar de comer, né?! A estratégia é limpar o “buraco” sempre depois de comer. Use uma seringa (sem agulha) com água, pode ajudar. O local só vai cicatrizar por completo em algumas semanas.

  65. Boa noite Dra. Fiz uma extração de Siso na sexta dia 07. Hoje, dia 09 esta inchado ainda. Então resolvi fazer uma pequena drenagem facial para diminuir o edema, percebi que após a drenagem, voltou a sangrar, pouca coisa… mais percebi o sangramento. Estou tomando Ibuprofeno 600. Questão é.. tenho uma formatura na quinta, será que vai ficar inchado… e tbm vou fazer uma viagem de avião, pode ser prejudicial? Fique preocupada agora. rs Muita obrigada.

    • Gis, é possível que na quinta-feira ainda esteja um pouco inchado, sim. Quanto à viagem, não deve interferir (a não ser que a cirurgia tenha sido de um siso superior, com algum envolvimento sinusal, aí poderia doer pela pressão).

  66. Para fazer compressa quente o ideal é fazer quanto tempo? Estou a 72 horas após a cirurgia e ainda está inchado.

    • Compressas quentes podem aumentar o inchaço! O ideal é fazer compressas frias neste primeiro momento.

  67. Boa noite Dra. Estou com uma duvida, arranquei um dente, o terceiro molar. O mais estranho é que não saiu quase nada de sangue, foi colocado enxerto no buraco, e apos isso inflamou. Isso e normal ?

    • Simone, você fuma? Em pacientes fumantes, geralmente o sangramento é bem menor. Que tipo de “enxerto” foi colocado no “buraco”?

  68. Nao sou fumante, foi colocado osso em pó, daqui 3 meses vou implantar um dente.

    • A inflamação, em si, faz parte do processo de cicatrização. Certo processo inflamatório é até esperado. O que não pode haver é infecção, nesse caso é interessante procurar seu dentista pra reavaliar.

  69. E como eu posso saber se está com infecçao? Quais sao os sintomas? Muito obrigado Dra. É normal nao sangrar como aconteceu comigo? Já estou tomando antibioticos desde ontem.

    • Geralmente, muita dor. A falta de sangramento pode levar uma alveolite seca, também (pela não formação do coágulo, uma proteção que fica sobre o alvéolo do dente removido). Mas se você já está medicada de acordo, creio não haver motivo pra preocupação.

  70. E essa alveolite seca vai sarar se eu tomar os antibioticos certinho? Ou é preciso ser feito mais alguma coisa?

  71. Ola Doutora, estou muito preocupada, pois meu noivo arrancou os 4 sisos ontem e levou 20 anestesias, agora hoje ainda esta reclamando que nao esta sentindo o queixo. Isso é normal??? Me responda por favor. Obrigada.

    • Mariana, a falta de sensibilidade provavelmente não tem nada a ver com a quantidade de anestesias que o seu noivo tomou. Ele deve estar passando por uma parestesia passageira, que é essa sensação de prolongamento do efeito anestésico. Você pode ler mais a respeito aqui: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  72. Boa madrugada, Ana.
    Extrai um dente de uma só raiz na arcada inferior. Era um dente que tinha sido feito canal e estava com um bloco que veio a cair posteriormente depois de dois anos. Fiquei sem tratá-lo durante uns 10 meses, o que acabou por ocorrer sucessivas inflamações (o motivo de levar muito tempo para tratar foi porque eu tive repetida crises de rinite alergica e sinusite, ou outras doenças que surgiram). Quando estive melhor procurei vários especialistas que indicaram a possibilidade de canal com posição de pino e bloco, mas que devido as inflamações e a manipulação dele ser extensa com fragilidade do dente, eu provavelmente ia sentir dor novamente sobre ele. Preferi extrair. A odontologa clinica geral prescreveu ibuprofeno durante 5 dias, com a marcação da extração no quarto dia (o dente ainda estava dolorido). Na extração, mesmo com aplicação de 4 doses de anestesia, ainda senti muita dor entre o dente e osso da mandibula. Ela conseguiu extrair fazendo serragem do osso com broca para auxiliar na extração. A cirurgia demorou cerca de uns 50 minutos.
    Ela prescreveu a continuação do ibuprofeno, sem nenhum antibiótico. Após 4 dias voltei na dentista, me queixando das dores e de uma crise de rinite que se instalou com esta medicação.
    Prescreveu outro anti-inflamatório: DEOCIL por 3 dias. No quarto dia fui parar no pronto-socorro com uma imensa dor, e mesmo com pontos que foi dado, na região apresenta pontos de pus. Voltei na dentista, ela me disse que era assim mesmo e que continuasse com o deocil até ontem. Continuo com dor, com gosto ruim por causa da pus, e por isso estou nesta madrugada pedindo ajuda.
    Dúvidas: não era necessário ter passado em conjunto antibióticos e o anti-inflamatório? Não deveria ter feito uma anamnese para saber quais tipos de doenças ou restrições eu tinha? É normal sentir tanta dor a ponto de não dormir direito e pus, mesmo após 8 dias de extração? Quase não houve sangramento, tenho 4 pontos os quais serão tirados hoje. Devo procurar uma segunda opinião, com exame de raio X para avaliar o caso. Ajude-me por favor e peço desculpas pelo texto tão longo.
    Muito obrigada pela atenção.

    • Ilda, me parece que você tem uma alveolite (reitero: me PARECE, lembre-se que eu não a examinei). Sobre isso, há um texto mais específico: http://medodedentista.com.br/2012/08/estou-com-alveolite-e-agora.html

      Você pode procurar uma segunda opinião, é um direito seu. Creio que nem é caso para radiografia, pois é um processo infeccioso bem característico clinicamente. Se os pontos serão removidos hoje, converse com a sua dentista sobre a possibilidade de tomar um antibiótico, o que, pela sua descrição (considerando a presença de pus), parece ser adequado.

  73. Nossa, o garoto da primeira foto eu conheço…

    SOU EU!

    huauhuhuhahua

    aiai.

  74. Bom, eu não extrai meu sisos, mas ha 3 dias extrai meus 4 pré-molares, tomei todos os cuidados devidos, limpei o local com soro, mas a minha gengiva esta com uma aparência estranha, está se formando uma capinha meio amarela com cinza, parece sujo, mas eu limpei o local e fiz enxague bucal… é normal ficar assim?

    • Lays, essa aparência meio “estranha” do local de onde o dente foi extraído é bastante comum. Se não há outros sintomas importantes (dor, inchaço), creio que não há motivo pra você se preocupar.

  75. Boa noite,

    Doutora hoje é o quinto dia que retirei o ciso e ainda sinto muito desconforto, meu rosto ainda está inchado e com um pouco de mau halito, estou tomando os remedios receitados pelo dentista e estou passando bastante gelo por fora e chupando um pouco também, mas estou ficando gripada e quando vem o espirro sinto doer tudo, devo continuar com o gelo?

    • Tamile, se você não estiver com muita dificuldade de abrir a boca (trismo), pode continuar com as compressas frias. Isso ajuda a diminuir o inchaço.

      • Dra., extrai raiz podre da parte de cima da boca, estou com medo pq saiu sangue e tem uma coisa estranha la, tipo um sangue no lugar da cirurgia nos pontos, isso normal ???

        • Juliano, é normal sim! Esse “sangue” se chama “coágulo”, e ele deveria estar aí mesmo. É a presença dele que garante que o alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) fique protegido. Pode ficar tranquilo.

  76. Bom dia Ana Tokus,

    Retirei meu ciso na segunda, foi uma operação bem sucedida, porem meu rosto esta bem inchado. Hoje é quinta-feira e ele continua inchado. Com muitas pessoas com quem conversei falou que foi bem rapido o desinchaço e outros comentaram que nem inchar, não ocorreu. Estou tomando o analgesico, as vezes quando tem dor aquele sachezinho spedofeel e estou fazendo o bochecho. Os pontos estão marcados para retirar na proxima sexta. Tem alguma coisa que eu possa fazer para acelerar esse desinchaço?

    Muito Obrigado Doutora.

    • Oi Magnno. Sua extração é bem recente, é esperado que ainda haja inchaço, cada organismo se comporta de forma diferente. Você pode fazer compressas frias (coloque gelo numa sacola e enrole a sacola numa toalha de rosto, colocando a toalha sobre a bochecha), isso ajuda a desinchar.

  77. Doutora, extrai os 4 sisos, porem antes disso tive que fazer um canal em um dente muito proximo ao siso inferior, e ele acabou quebrando, meu dentista disse para eu colocar o bloco apenas depois de extrair os sisos, sem falar que meu pos operatório esta muito dificil, to sentindo muita dor, um inchaço muito forte como se fosse uma parte nova da minha bochecha, nao consigo nem fechar a boca, me ajude por favor !!!!!!
    Meu dentista teve que viajar para fora do país no mesmo dia da cirurgia !

    • Brenda, você já tirou os sisos, então? Pode ser que haja uma infecção (alveolite), o que explicaria a dor forte. Procure outro dentista pra avaliar, pode ser que seja preciso intervir.

  78. Ola doutora, retirei meu dente do siso do lado esquerdo faz 5 dias, não consigo abrir a boca nem pra colocar uma colher e pra comer só tomo liquidos, meu dentista passou Spidufen 600 de 8 em 8 horas, ja tomei uma caxinha disso corretamente e me passou também Azi por 6 dias, amanha é o ultimo dia, sou cantora e não consigo cantar pq nao consigo abrir minha boca, o que faço? Quero abrir minha boca.

    • Ana, o trismo geralmente vai diminuindo gradativamente. Ele geralmente é causado pelo inchaço da região e porque a musculatura da área fica mais rígida. Talvez seja o caso do seu dentista prescrever algum relaxante muscular pra ajudar você. Converse com ele a respeito.

  79. Boa noite doutora, extrai um siso inferior do lado esquerdo da boca ontem de manhã, senti dor depois que passou o efeito da anestesia e ainda sinto quando chega perto de tomar os remédios que minha dentista me receitou. Pois estou tomando de 8 em 8 horas. O local ainda está muito dolorido, não sei se fez mal eu ter pego no colo o meu irmãozinho de apenas 3 meses hoje. Ta vermelhinho no local e dói quando eu como miojo que é só o que consigo comer. Será que vai infeccionar e por isso ta dolorido? Ou é assim mesmo? Fico no aguardo da resposta. Ah, e tive só um pouquinho de inchaço.

    • Liliane, não creio, pelo seu relato, que o local da cirurgia esteja infeccionado ou vá infeccionar. Os sintomas que você descreve são bem comuns. Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista e converse com ele pra, se for o caso, diminuir o intervalo da medicação analgésica.

  80. Boa noite Dra., fiz uma extração do terceiro molar superior e ele estava normal, quero dizer não incluso, a extração ocorreu as 15:00 horas de hoje, ja são 19:00 horas e ainda esta sagrando, gostaria de saber o que devo fazer? Desde ja agradeço.

    • Sérgio, é importante que você não cuspa esse sangue (o que é uma atitude natural), pois o ato de sucção pode causar mais sangramento. Beba água gelada para tirar o gosto de sangue da boca, isso, em si, já vai ajudar a diminuir e parar o sangramento.

  81. Ana, retirei meu siso faz 7 dias, durou exatamente 3 horas e meia pra retira-lo… foi bem dolorido, pq o dentista nao tirou a radiografia antes, quebrou o dente todo, depois tirou o raio x pra saber pq o dente nao saia… foi ai que ele viu que a raiz era torta… ai ele retirou… mas ate hj sinto muita dor, como se ainda tivesse com o dente na boca, tomo os remedios e as vezes tomo dois de uma vez, pq a dor nao passa… amanha vou retornar pra retirar os pontos… será que sao eles que estao me fazendo sentir tanta dor assim??? Ou esta inflamado?? Nao esta inchado nem nada, só dor mesmo… mal consigo abrir a boca, nao consigo comer direito… o remedio faz efeito depois de umas 2 horas, e mesmo assim ainda sinto uma leve dor… o que faço?

    • Ana, os pontos podem estar causando parte do incômodo, sim. Se não está inchado é um bom sinal. A dificuldade de abrir a boca é muito comum, e é passageira. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de mudar a medicação ou aumentar a dose.

  82. Dra., meu filho extraiu um dente do siso inferior em julho, mas segundo a dentista a cicatrização não foi boa. Segundo ela a cicatrização foi retardada e ele começou a aplicar rifocin no lugar para ver se melhorava. Aguardamos umas 4 semanas e em setembro ele tirou o outro inferior também. O mesmo problema aconteceu, a cicatrização foi muito lenta. Ele havia feito um exame de sangue neste período e tudo deu normal. Após 3 meses a cicatrização está melhor, mas ainda não completa. O que poderá ser isto? Devo pesquisar alguma deficiência de vitaminas ou alguma coisa imunológica?

    • Lila, isso pode ter uma série de razões, inclusive simplesmente ser uma característica pessoal do seu filho. É preciso investigar causas sistêmicas, também. A saúde geral do seu filho está ok? A dentista sugeriu alguma causa?

  83. Doutora, eu extraí meu dente Sexta-Feira agora, só que meus pontos caíram ontem (Domingo) e assim que os pontos caíram eu comecei a sentir a região onde eu extraí o dente ficar dolorido e quando eu fui hoje eu percebi que o buraco está com uma coisa dentro, meio vermelho, mas não é um vermelho normal é um vermelho quase preto, e no local onde o meu dentista passou os pontos ficaram brancos tipo uma massinha eu acho. Queria saber se está infeccionado ou algo do tipo, pois eu estou com muito medo! Me ajuda com isso, Ana?

    • Anderson, essa área vermelho escuro provavelmente é o coágulo, um tecido que se forma no “buraco” de onde o dente foi tirado, e é completamente normal. A parte branca deve ser placa bacteriana, pois a presença dos pontos favorece a sua formação. Apenas continue higienizando direitinho, parece estar tudo normal.

  84. Boa noite Doutora, fiz a cirurgia de extracao do siso no dia 15/12, hoje é dia 17/12, nao sinto muita dor, mas as vezes quando cuspo vejo que sai um pouco de sangue, ou sinto gosto de sangue na minha boca, fora isso acho que estou um pouco febril, isso tudo e normal? Fora isso gostaria de saber em quanto tempo estarei apta a fazer musculacao novamente, obrigada.

    • Liziane, o ato de cuspir pode causar mais sangramento. Evite. Beba água gelada pra tirar o gosto ruim da boca. É prudente aguardar pelo menos 1 semana pra voltar com as suas atividades normais e, mesmo assim, de forma gradual. Não force, ok?!

  85. Ah ta, obrigado Ana! Outra duvida: é normal sentir dor na região onde extraí o dente? E tem outro probleminha, tem uma pequena pele que sem querer bebi água com muita força essa pele saiu, e hoje ela está branca e com o coagulo, eu acho, e dói muito sempre que bebo água… o que é isso?

    • Sim, certa dor pós-operatória (controlável com analgésicos) é comum. Essa “pele” provavelmente é um pedaço de gengiva mesmo, que deve cicatrizar normalmente.

  86. Olá Doutora,
    Há duas semanas retirei o dente do siso no lado esquerdo inferior, como ele estava deitado, a cirurgia foi um pouco cansativa e ainda o dentista descobriu que o dente proximo ao do siso estava cariado. Então, ele retirou a cárie e preencheu o espaço com um curativo. Na sexta, dia 14/12, voltei para obturar o dente. Tudo parecia normal até a noite se sábado, meu rosto começou a inchar, pensei que poderia ser devido à extração e não me preocupei. Resultado, acordei na manhã de domingo com mais inchaço e recorri a um dentista 24 horas, ele abriu o dente para drenar, prescreveu antibiótico e analgésico. Porém, hoje, dia 18/12, ainda estou com o rosto bastante inchado e com dificuldade para abrir a boca. Gostaria de saber se nesse caso o período de 1 semana para o rosto voltar ao normal é válido. E se há algo que eu possa fazer para acelerar o processo de cicatrizacão.
    Grata.

    • Débora, 1 semana é um prazo razoável, sim. Além de seguir as recomendações do seu dentista e tomar a medicação à risca, não há muito o que fazer. Compressas frias sobre o local podem ajudar a diminuir o inchaço.

  87. Boa tarde Dra., fiz há dois meses atrás duas extrações no mesmo dia, dos cisos inferiores. Aparentemente cicatrizou normal, porém há uma semana o local de um deles, o qual o cirurgião teve grande dificuldade pra arrancar, inchou e começou uma dor que irradia pro ouvido, e minha amídala tbm inflamou. Tem idéia do que possa ser ? Grato.

    • Neto, pela proximidade anatômica entre a região da extração e a garganta/ouvido, às vezes eles doem, mesmo. Mas a tendência é a dor diminuir.

  88. Boa tarde Dra.
    Eu extraí 1 dente siso na sexta dia 14/12/12. Tudo correu bem, mas hj eu sinto um gosto ruim na boca, parece algum liquido saindo do local do dente. Meu dentista não quis fazer sutura mas está tudo cicatrizando normal, não está inchado e eu quase não tenho dor. É só esse gosto estranho que está me incomodando, pq está me deixando com hálito ruim, o que é e o que eu posso fazer?
    Obrigada!

    • Camila, esse líquido deve ser apenas um exsudato inflamatório mesmo, que é parte do processo de cicatrização normal. Procure escovar os dentes mais vezes e tomar bastante água.

      • Ok. Muito obrigada.

  89. Olá Doutora, eu fiz a extração de um dente do siso no dia 12/12/2012, bom, não inchou. Mas estamos no dia 18/12 e a boca continua doendo, de um modo muito irritante, e eu não consigo abrir muito a boca, o máximo que consigo é enfiar o dedo na boca, e só. Queria saber se isso é normal, pois eu não estou achando, minha irmã já arrancou os dois dentes do siso e isso não aconteceu com ela, já é uma semana de dor, não sei mais o que fazer, se puder me ajudar, por favor responda.
    Beijos

    • Isadora, cada caso é um caso. Pra algumas pessoas, o pós-operatório é mais chato. Mas vai passar, viu?! Converse com o seu dentista pra ver se é preciso mudar a medicação analgésica ou a dosagem. Compressas quentes e relaxantes musculares (converse com o seu dentista, também) podem ajudar a melhorar o problema do trismo (a dificuldade de abrir a boca).

  90. Doutora, extrai meus 4 dentes sisos ontem. Bem, aqui estão as seguintes duvidas: sinto dores na garganta, é normal? Não consigo tomar agua direito, e normal? O que fazer para aliviar isto? É normal sangrar pelo nariz? O medico disse q n vai tirar os pontos, sai sozinho? Responde por favor.

    • Matheus, como disse no texto, dor de garganta (por causa da proximidade anatômica) é um sintoma comum após a extração dos sisos. A própria dor de garganta explica a sua dificuldade de beber água. Para aliviar, existem os analgésicos que o seu dentista deve ter prescrito. Não, não é normal sangrar pelo nariz (não como consequência direta das extrações, pelo menos). Os pontos podem até cair sozinhos, mas o ideal é removê-los… você pode fazer isso num posto de saúde, se for o caso.

      • Mas ai no caso se eu for tirar no posto de saúde, eu retiro com quantos dias doutora? O meu profissional nao disse.

        • Geralmente, 1 semana.

  91. Bom dia, Dra Ana!!! Extrai meu siso superior direito no sábado 15/12 e meu dentista me receitou Trilax 8/8h e Amoxilina 8/8h. Porém, passei a sentir muitas dores na região, como se estivesse “pulsando”, além de dores na cabeça. Retornei no dentista no dia 18/12, que me disse que provavelmente estava com alveolite, ele fez um procedimento que deveria trazer melhoras no dia seguinte. Isso não aconteceu e hj dia 19/12 continuo sentindo muita dor e nem mesmo consegui trabalhar. Passei novamente com ele e fui informada que devido ter sido difícil retirar o dente por causa de sua raiz, o nervo pode ter sido atingido causando tamanha dor. Ele me receitou agora Decadron 24/24h e Citoneurin 12/12h. Gostaria de saber se isto realmente pode acontecer e se a recuperação é demorada nestes casos. Grata.

    • Jucileia, pode acontecer, sim… embora seja mais comum esse tipo de problema (com o nervo) quando a extração é de siso inferior. A tendência é essa dor diminuir de forma gradual, depende muito da resposta do seu organismo ao tratamento.

  92. Boa tarde dra.
    Dia 18/12 retirei meus sisos superior e inferior direitos, o superior foi tranquilo mas o inferior deu um pouco de trabalho, e foi preciso quebra-lo… acontece que ate hj minha lingua esta dormente e estou com crises periódicas de soluço… gostaria de sua opinião. Grandes abracos e boas festas.

  93. Boa Tarde. Doutora retirei o meu dente ontem, não tive inchaço, mas sinto um ligeiro desconforto. Parece que me estão a apertar a gengiva. É normal? Quantos dias demora até o incomodo passar?

    • Filipa, essa pressão que você relata é um sintoma relativamente comum. O desconforto deve diminuir de forma gradual, não saberia precisar quando ele estaria totalmente resolvido. Mas em 1 semana já deve estar bem melhor.

  94. Doutora, retirei um siso inferior hoje que foi muito complicado, segundo o dentista (demorou quase 3 horas a cirurgia). A cirurgia terminou 19h30 e agora, 22h20, após ter passado o efeito da anestesia, mesmo tendo tomado dois comprimidos Tylenol 750mg e estar fazendo compressa gelada regularmente, eu estou com uma dor beirando o insuportável na região do dente extraído e no ouvido, além de estar sangrando muito ainda. É normal isso? Eu sempre me considerei forte para dor no geral, mas confesso está insuportável mesmo, não consigo sequer ficar deitado por muito tempo, muito menos cair no sono.

    • André, dor nunca é normal… embora, após uma cirurgia complicada, é algo até certo ponto “esperado”. Procure beber água gelada e NÃO CUSPA (nem faça bochecho), ok?! Cuspir pode provocar mais sangramento.

  95. Olá Ana,
    Eu arranquei os 4 sisos tem mais ou menos uns 20 dias e essa terça fui ao dentista retirar as suturas. Todas foram retiradas normalmente e eu nao senti nada, mas de uns 2 dias pra cá eu notei a existencia de um “buraco” no meu siso de baixo do lado direito entre a parte da gengiva que foi emendada no ultimo molar e a parte interna da bochecha. Toda vez que vou comer fico apreensiva com medo de entrar comida por esse pequeno buraco e com medo de infeccionar também. Todos os locais onde os sisos foram retirados estão normais, sem nenhuma abertura, esse “buraco” é normal? É necessário retornar ao dentista e ele emendar a bochecha nessa parte? Desde já muito obrigada!

    • Luana, esse “buraco” é assim mesmo, não precisa se preocupar. Ele vai fechando aos poucos. Procure, apenas, manter o local limpo.

  96. Obrigado, doutora. Eu tomei Lisador e melhorou um pouco. Outra coisa que eu esqueci de perguntar: Formou-se o que eu acho ser sangue coagulado na região, mas uma “massa” relativamente grande, porque está entre praticamente todos os meus dentes laterais (no lado em que se tirou o siso). O que eu devo fazer em relação a isso? Não sei se é normal. Eu consigo mover a “massa” de sangue coagulado, mas ela está presa a algum lugar, não sei se aos pontos ou outra coisa.

    • Considerando que houve sangramento, é normal que haja sangue coagulado. Procure escovar bem os dentes vizinhos pra eliminar esses resíduos. Já o coágulo que se forma sobre a região da extração é pra ficar exatamente onde está, é justamente ele que protege o local e ajuda a evitar uma infecção.

  97. Oi Doutora!
    Extrai meu siso inferior esquerdo faz mais de um mês. Após a cirurgia, inchou bastante, mas logo passou. Os pontos começaram a cair sozinho e não retornei ao consultório. Depois de uma semana, quando não tinha mais pontos, começou a doer e sair infecção já… Retornei ao dentista que fez minha cirurgia, e ele só aplicou alguma coisa aonde estava doendo e saindo pus. Me receitou um antinflamatório e antibiótico novamente, porque antes da cirurgia eu já havia tomado. Tomei o que ele receitou, enquanto tomava não estava incomodando e tinha parado de sair pus. Mas acabou a medicação terça-feira, e ontem (quinta-feira), saiu infecção de novo com um pouco de sangue e está doendo. O que pode ser? Estou preocupada.
    Mais uma coisinha, antes mesmo de extrair o siso, o dentista falou que meu dente do lado (do siso), a restauração estava muito profunda, e quase encostando no nervo, ele disse que precisaria fazer tratamento de canal. Ele não sabia me dizer se era meu dente ou siso que estava incomodando. Aí optei por extrair o siso, aí aconteceu tudo isso que expliquei acima.

    • Maiara, se há pus realmente deve haver uma infecção (o que faz sentido, já que seu dentista prescreveu antibiótico). A causa deve ser local… uma infecção resistente. Mas não adianta ficar preocupada, é preciso, apenas, tratar.

  98. Meu filho retirou o ciso inferior ontem, hj amanheceu com 39 de febre, é normal?

    • Febre nunca é normal, Marcia, mas considerando que ele passou por um procedimento cirúrgico recentemente, é até esperado. Se a febre persistir (ou aumentar) não hesite em entrar em contato com o dentista pra mais orientações. No momento, basta seguir as recomendações pós-operatórias, guardar repouso e procurar manter higienizada a região da cirurgia.

  99. Olá Doutora, arranquei os sisos do lado esquerdo na terça (dia 18) e meu rosto ainda está um pouco inchado. De lá pra cá estou fazendo compressa gelada o dia inteiro. Será que até segunda (dia 24) já desinchou? Vou tirar os pontos na quarta (dia 26) depois disso posso comer camarão ou caranguejo?? (Mesmo que seja mastigando do outro lado).

    • Patrícia, talvez não desinche por completo… mas certamente vai estar BEM melhor. Sua pele pode ficar com uma coloração estranha também (esverdeada, amarelada), por causa do hematoma… mas isso é esperado. E sim, você pode comer frutos do mar normalmente.

  100. Olá Dra.

    Eu extraí dois sisos do lado direito no dia 19 e correu tudo bem. Minha cara ficou bem inchada como desse garoto da foto hehe, mas já sei que é normal.

    Fui ao meu dentista 48 horas depois. Ele disse que estava a ir muito bem e que tava tudo normal. Para deixar de por gelo e por compressas de agua morna, bochechar com agua morna e sal, eludril e até receitou um gel para por nas feridas para ajudar a cicatrizar.

    Hoje o inchaço diminuiu bastante, mas sinto dor principalmente de noite, assim como se estivessem mechendo no buraco e umas puxadinhas fortes, um pouco de comichão também, dor no ouvido. Ainda não consigo abrir a boca completamente, mas vejo que tem melhorado. Amanhã é o meu ultimo dia com brufen e as dores continuam. Pelos vistos vou ter que me apoiar com o S.O.S (clonix)

    Tudo isso é normal?
    Obrigada.

    • Denise, o seu relato apresenta sintomas muito comuns, não vejo nada que esteja fora do esperado pra fase pós-operatória. É continuar seguindo as orientações do seu dentista e aguardar a sua recuperação total.

  101. Doutora… extrai o dente ciso inferior no lado esquerdo faz 4 dias, desde a cirurgia e analisando o local vi q a gengiva perto do local da extraçao tava meia q fofa e escorrendo um liquido… o que sera isso? É normal ou pode ser uma infecçao… meu rosto nao esta inchado, ta tudo normal e dor so as normais, estou tomando medicação… me ajuda, linda, fico mui preocupada…

    • Raquel, considerando que você não apresenta nenhum sintoma mais agudo, esse líquido deve ser apenas um produto inflamatório, muito comum nesse caso. Creio que você não precisa se preocupar.

  102. Dra., extrai o molar 17 e o ponto abriu totalmente deixando exposto o algodão. Como me alimento, o algodão esta esverdeado e com mal cheiro posso tira-lo? Trocá-lo ? Tenho lavado a boca com antisséptico, mas nao sei se é suficiente.

    • Jeissa, que algodão? Quando o dentista extrai um dente ele não deixa nenhum algodão no local de onde o dente foi tirado. Será que você não está confundindo com um tecido “diferente” que se forma no “buraco” do dente? Seu dentista DISSE que deixou um algodão ali ou você apenas concluiu isso pela aparência? De qualquer forma, na dúvida, não remova nada. Se for mesmo o coágulo (o tecido que falei) e você mexer, pode ter muita dor e até uma infecção.

      • Pelo visto que confundi então. Bem, o fato é que o local esta doendo, passa quando tomo remédio, não tenho febre. Mas devo admitir que a dor esta me incomodando. Tenho medo de infeccionar, já sofri tanto com este dente. Muito obrigada

        • Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista, Jeissa. Quanto à dor, talvez seja só o caso de adequar a dose da medicação analgésica, por exemplo. Converse com o seu dentista sobre isso.

  103. Doutora, extrai o 3°molar inferior esq há 11 dias, a cirurgia foi bastante demorada, em torno de 2h, e o dente totalmente retirado. Nos primeiros dias apresentei os sintomas esperados como dor, edema e trismo, até aí tudo bem. No 4° dia apresentei um certo mal estar, tontura, cefaleia, otalgia e zumbido, desde então escuto esse zumbido bilateral todos os dias e as vezes sinto dor de ouvido. Meu dentista examinou e disse que estava tudo bem com a cirurgia, disse que eu aguardasse e se os sintomas não melhorassem eu procurasse um otorrino. Eu gostaria de saber se tem alguma coisa a ver com a cirurgia, pois eu nunca havia apresentado nenhum problema em meus ouvidos.
    Desde já agradeço,

    • Taciane, o que me causa estranheza no seu relato é a dor e o zumbido no ouvido de forma bilateral. Se fosse só do lado da cirurgia, eu acho que seria mais óbvio de correlacionar. Ou isso tudo é uma grande coincidência, ou a dor tem a ver com a proximidade anatômica da ATM (articulação da mandíbula) com o ouvido (do lado da cirurgia) e o zumbido pode ser, até, por uma queda de pressão arterial. Você tem pressão baixa?

  104. Doutora Ana, boa tarde.
    Extrai os 4 sisos ha pouco mais de 1 mês, correu tudo bem, porém essa semana comecei a sentir dor, não em um dente específico, mas na região só do lado direito, as vezes dói até em cima do olho. Tenho a impressão que o siso superior direito nao fechou o buraco totalmente e as vezes entra água por exemplo. Tem idéia do que poder ser ?

    Obrigado.

    • Marcelo, pode ser que isso seja uma dor reflexa da região da ATM (articulação temporomandibular), considerando o tempo que você ficou de boca aberta durante a cirurgia. Se persistir, procure um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial. O “buraco” costuma demorar um pouco pra cicatrizar completamente, mesmo.

      • Doutora Ana, estou com medo de ser um problema buco-sinusal, já que dói muito na parte das bochechas e até em cima do olho, mas se fosse pra inflamar ou infeccionar o seio da face nao era pra acontecer tanto tempo depois, ou isso pode acontecer?

        Obrigado.

        • Marcelo, realmente, a comunicação buco-sinusal é uma possibilidade (você pode ler mais a respeito aqui: http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html ). E sim, poderia ocorrer uma infecção ou sinusite tardia. Procure o seu dentista pra ele reavaliar e verificar se existe uma comunicação.

          • Doutora, a identificação da comunicação buco-sinusal é difícil de ser feita? É feita visualmente ou precisa de radiografia ?

            Muito obrigado.

          • Geralmente é feita pelos sintomas do paciente, Marcelo. Relato de sinusite, líquido saindo pelo nariz quando se bebe água (por exemplo), um “buraquinho” na gengiva com cheiro ruim, mau hálito, etc. (esses são sintomas gerais, nem toda pessoa com comunicação buco-sinusal possui todos eles). Em alguns casos é possível confirmar pela radiografia, também.

  105. Olá Dra Ana!! Já faz 12 dias desde a extração dos 3º molares, nas duas partes inferiores ainda tem dois buracos enormes, a 4 dias atrás voltei ao dentista porque notei que tinha dentro do ” buraco” uma camada amarela, que quando eu colocava uma pontinha de algodão dentro saia um liquido amarelo com um poco de sangue. Meu dentista olhou e repetiu a mesma medicação que eu havia tomado na semana da cirurgia. Perguntei pra ele se era pus e ele disse que era um líquido pujoso. Hoje já terminei o antibiótico e ainda tem o mesmo liquido dentro, coloquei novamente uma pontinha de algodão dentro e saiu sujo com esse liquido amarelo sem cheiro e um pouquinho de sangue. Apesar de não estar sentindo dor, estou muito preocupada, não como alimentos sólidos com medo que entre comida no “buraco”. Como posso saber a diferença entre pus e exsudato? Quanto tempo vai demorar pra essa cavidade se fechar? Já se passaram 12 dias e nada muda!!!
    Obrigada!!!

    • Joyce, pela sua descrição (e ausência de sintomas) esse líquido é apenas um exsudato inflamatório, mesmo. A cicatrização completa do local da cirurgia pode levar bem mais tempo, até 3 meses.

  106. Dr° extrai o dente já tem umas 3 semanas, o siso inferior do lado direito, e nas limpezas que eu fazia vi que tinha algo branco, é como se fosse um pedaço da raiz que eu não vi, realmente quando ela me mostrou o dente ela tinha me falado q ficou no meio d umas gazes depois que extrai, fui lá umas 4 vezes falei com ela q tinha algo que não queria sair na limpeza ela falou que não era nada de mais, tenho sentido muitas dores no maxilar até o ouvido, o q faço não estou comendo direito, não consigo nem falar direito?????

    • Elisama, dor na mandíbula, dor de garganta e até dor de ouvido (controláveis com analgésicos, claro) são sintomas relativamente comuns após cirurgias de siso. Se sua dentista verificou 4 vezes e não viu nenhum fator local que esteja causando essa dor, creio que esteja tudo bem (pelo menos com o local da extração). Converse com ela sobre aumentar a dose da medicação (ou trocá-la) se for o caso. A tendência é a dor diminuir à medida que o seu organismo se recupera.

  107. Gostaria de saber se é normal depois de dois dias apos a cirurgia do dente do siso retirar os pontos ??

    • Não é muito comum, geralmente se aguarda em torno de 1 semana. Mas se depois das 48 horas o dentista avaliar que a cicatrização está ok, tudo bem. Às vezes essa antecipação é por causa das festas de final de ano, férias, etc.. ;)

  108. Oi Dra., boa noite! Parabéns pelo site me ajudou bastante com algumas respostas. Dia 13.12.2012 extrai o dente 38. Deu um pouco de trabalho, pois tinha 2 raizes, o medico me receitou amoxicilina por 7 dias e nimesulid por 5 dias, ambos de 12/12 hs e um analgesico caso viesse a sentir dor. Hoje ainda sinto muita dor no local e na gengiva também, porque ele usou bastante força para retirar o tal dente, além das dores sinto também dor de cabeça e dor de garganta. Tomo o analgesico mas demora pra fazer efeito. Não sei mais o que fazer porque o buraco já está se cicatrizando e minha duvida é: será que essas dores são normais? Já que o dente não levou ponto e já está quase fechado. Obrigada pela atenção.

    • Essas dores são esperadas sim, Ana. Claro, cada pessoa reage de forma diferente no pós-operatório, algumas “sofrem” mais, outras é como se nem tivessem tirado um dente. Mas o importante é que essas dores sejam controladas com analgésicos pra oferecer conforto ao paciente. Se o que você está tomado não está sendo suficiente, converse com o seu dentista.

  109. Hoje estava doendo muitoo mesmo, ai eu fui na emergencia e lá tiraram um raio x e ficou um pedaço da raiz e a Dr° da emergencia falou que lá não tinha recursos para isso e mandou eu voltar na dentista que me atendeu para ela tirar ou ir num especialista, e me passou mais remedios anti-iflamatorios e me deu uma injeção, com tudo isso quando vou comer ainda doi e já esta bem fechado, e agora ? Vou ter que esperar até ano que vem?? Ou eu posso fazer algo em casa?

    • Não há nada que você possa fazer em casa, além de tomar a medicação recomendada e procurar sua dentista assim que possível. Mesmo considerando o pedaço de raiz detectado na radiografia, a sua dor provavelmente não tem nada a ver com isso, sendo algo comum no pós-operatório.

  110. Dra. retirei o siso inferior do lado esquerdo dia 17.12, vou retirar os pontos na quarta-feira dia 26.12… então, eu gostaria de saber se apos a retirada dos pontos eu posso voltar a comer dos dois lados normalmente? Ou continuo só me alimentando do lado oposto do dente? Tendo em vista q a gengiva ainda ta meio sensivel devido ter sido cortada, pois uma parte do meu dente tava inclusa, ai teve esse corte. Por favor ajuda-me.

    • Raquel, vai muito do bom senso. Se você estiver bem e conseguir mastigar em ambos os lados, você pode mastigar com o lado de onde o dente foi extraído, sem problema.

  111. Dra. me ajude!!!
    Tirei os sisos inclusos do lado esquerdo dia 11-11-12 e os do lado direito 12-12-12. Há quatro dias percebi que meu rosto do lado esquerdo estava inchado e minha gengiva também, quando olhei no espelho e apertei com algodão saiu pus, para minha surpresa do outro lado também. Como ja tem mais de um mes que tirei um deles fique muito preocupada, eu achava que ja estava até cicatrizado e desde ontem estou com a garganta inflamada, acho que deve ter alguma ligação, não?? Meu dentista passou apenas ibuprofeno. Eu não teria que tomar um antibiótico????

    • Carolina, esse pus deve ser proveniente de uma inflamação localizada, na região em cicatrização, não necessariamente uma infecção que exija antibiótico como uma alveolite (pelo menos é o que eu concluo pelo seu relato e pelo fato de você não ter dor forte).

  112. Boa Tarde

    Há duas semanas arranquei 3 dentes, porem gerou uma alveolite, tomei 6 dias de amoxicilina só que no sexto dia tomei cerveja, passando dois dias começou a incomodar, esta vermelho em volta e me parece quente e dolorido, não esta latejando e sim uma dorzinha que pega o ouvido, meu dentista viajou e só retorna dia 07 estou um pouco assustada! O que devo fazer ?? Obrigadaaa!!!

    • Andrea, se a dor não aumentar provavelmente não haverá necessidade de nenhuma intervenção. Calor, dor, vermelhidão e inchaço são os sinais clássicos de inflamação, mas qualquer tecido em cicatrização apresenta um processo inflamatório, o que não representa necessariamente um problema. Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias e, em caso de dor, tome a medicação analgésica/anti-inflamatória prescrita anteriormente pelo seu dentista.

  113. Boa noite.
    Há alguns anos atrás fiz o tratamento de canal, colocando coroa (acho que é esse o nome) no último dente (antes do siso). Semana passada, dia 20/12, retirei os sisos do mesmo lado desse canal tratado. O que acontece é que minha mordedura ficou desnivelada, além de os pontos estarem saindo. Só retornarei ao dentista no fim da primeira quinzena de janeiro. Quais as opções para a correção da mordedura, dra.? Desde já, agradeço!

    • Raphael, provavelmente a sua mordida vai se corrigir sozinha. É possível que, ao dentista usar o dente da frente do siso como apoio pra extração, criou-se um processo inflamatório “inchaço interno” nele que o deixou um pouco mais “alto”. A tendência é isso se resolver de forma espontânea. Se não se corrigir, é possível fazer um ajuste com um pequeno desgaste e eliminar interferências.

      • Boa noite!
        Aconteceu exatamente como a sra. previu. Tudo correndo tranquilamente. Dia 10/01 retirei os sisos restantes, mas agora, depois da primeira experiência, e da leitura de quase todas as questões aqui do site, fico bem mais despreocupado com a recuperação. Enfim, retornei para agradecer sua atenção com todos. Parabéns pelo seu trabalho, e por levar a palavra “Profissional” ao pé da letra!!!

        • Fico muito feliz em saber, Raphael. E obrigada. ;)

  114. Dra. Ana,
    No dia 20 de dezembro extrai o 3º molar inferior, a cirurgia durou 30min e o dentista recomendou amoxicilina, nimesulida e dipirona. A medicaçao terminou ontem e ainda continuo sentindo dor no local da cirurgia como também nos dentes proximos ao dente extraido, isso é normal de acontecer? No terceiro dia após a cirurgia na hora da escovação percebi que caiu um ponto, isso é normal? Hoje tomei um suco de laranja com abacaxi e logo em seguida a dor na região da extração aumentou, foi errado eu ter tomado um suco de fruta acida? Aguardo resposta.

    • Talita, a extração ainda é recente, por isso certo desconforto ainda é esperado. Continue tomando a dipirona, se você achar necessário. Às vezes algum ponto se solta, isso é comum, não precisa se preocupar. Eu não diria que foi errado você ter tomado um suco ácido, não fez mal algum a você, mas realmente pode arder. Apenas por isso, até que a cicatrização esteja melhor, é bom evitar.

  115. Dra. Ana,

    Extrai meus dentes do ciso, superior e inferior do lado direito, faz 7 dias que fiz a cirurgia e minha gengiva na parte inferior próximo onde foi retirado o dente está descolada e inchada. Sinto muita dor, estou tomando diclofenaco potassico e amoxicilina, quanto tempo será que vai demorar para voltar ao normal minha gengiva?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Juliana, não havendo nada mais sério, creio que em mais 1 semana você já deva estar bem melhor. Mas lembro que isso é só uma estimativa, cada caso é um caso.

  116. Extraí meu ciso e minha lingua se encheu de aftas, e esta irritada ate agora, 8 dias apos a cirurgia, por que isso acontece, ha algo que eu possa fazer para aliviar este sintoma até meu organismo terminar de se recuperar ?

    • Arnaldo, é possível que essas aftas tenham surgido pelo contato dos instrumentos durante a extração (principalmente alguns afastadores usados pra manter a língua longe do local da cirurgia). Bochechos com Malvatricin podem ajudar.

      • Uma afta grande, parece ter sido feita a partir dos ferimentos que o ponto estava causando na lingua. As vezes eu acho que exagerei no sorvete e acabei queimando a lingua, não ria é sério !

        Muito obrigado pela dica, ja comprei o Malvatricim, so queria saber quantas vezes ao dia devo fazer os bochechos, um abraço !

        • Não creio que tenha sido o sorvete, não (juro que não tô rindo! ;)). Podem ter sido os pontos, como você disse, ou o afastador, como eu sugeri. Mas certamente é uma lesão por contato. Você pode fazer bochecho com o Malvatricin umas 3 vezes ao dia (de manhã, à tarde e à noite).

  117. Doutora, fiz minha cirurgia da retirada do dente do siso dia 19-12, foi tao dificil e demorou duas horas e meia, sofri muito pois a raiz estava presa no osso e ainda por cima deitado. O dentista tirou a coroa e quando retirou a raiz nao conseguiu tirar tudo, deixou um pedaço la e falou que daqui seis meses vai tirar outra panoramica pra ver onde esta a raiz.
    Hoje é dia 28-12 e sinto muita dor no local, isso tem a ver com a raiz que ficou ? Estou tomando Postan de tanta dor que sinto, estou com medo disso virar um cisto. Fora o buraco que esta aberto, é normal ?
    Estou muito preocupada.

    • Sheila, a dor pode ser apenas um sintoma comum do pós-operatório, não tem a ver, necessariamente, com a presença desse pedaço de raiz. Às vezes, quando a cirurgia é muito complicada, o dentista opta por deixar um pedaço de raiz mais complicado de tirar, por uma questão de custo-benefício para o paciente (ou seja: tirar a raiz pode gerar mais problema que benefício). O “buraco” é assim mesmo, ele vai fechar aos poucos. Fique tranquila e enter em contato com o seu dentista para relatar a dor, é possível que ele mude a sua medicação ou a dose dela.

  118. Olá, fiz a extração dos sisos e atualmente fui fazer novas radiografias para tratamento de DTM e apareceu na parte inferior um objeto, que não foi identificado. A dentista responsável pelo atual tratamento, pediu que eu levasse as radiografias novas e a de antes da extração para o dentista que fez a extração ver, ele me disse que isso era normal aparecer, que era pó de broca (têmpera), isso existe??? Parece um pedacinho de palito de dente… estou preocupada. Obrigada.

    • Angélica, se parece um palito de dente pode ser uma ponta de broca (“pó” acho meio estranho). De qualquer forma, isso não causa, necessariamente, prejuízo pra você. É mais um achado radiográfico do que um problema, e um acompanhamento periódico deve ser suficiente.

  119. Ola Doutora, tirei o ultimo siso inferior esquerdo ha 3 semanas. Estava tudo certo, mas no natal eu bebi e comi bastante, depois disso começou a inchar e sair um liquido com gosto estranho, esta bem inchado. Estou tomando nimesulida, eu tenho que voltar a tomar o antibiotico tbm, Amoxilina ??? Esta bem inchado e nao consigo falar com o dentista pois esta de ferias. Obrigado !!

    • Neto, em princípio não há necessidade de voltar com o antibiótico. Apenas prossiga com a Nimesulida e, assim que possível, converse com o seu dentista. Mas deve ser apenas um inchaço passageiro (considerando que você não relata dor) por causa do “exagero” do Natal. ;)

  120. Dra. Ana ja faz mais de um ano que foi feita a retirada dos meus 4 sisos, e agora esta aparecendo umas pequenas feridas nas regiões de onde foram feitas as cirurgias para a remoção, o que poderia ser?

    • Anderson, doi ou está inchado? Você comeu alguma coisa ácida nos últimos dias? Sai alguma secreção?

      • Sim, doi quando bebo ou como algo e está um pouco inchado, e não comi e nem bebi nada ácido , e não sai nenhum secreção. Esqueci de avisar também que estou com algumas aftas na boca mas as feridas não se parecem com as aftas.

        • Considerando que já faz bastante tempo que os dentes foram extraídos, provavelmente essas feridas não tenham a ver com as extrações, Anderson. Quem sabe sejam resultantes de baixa imunidade ou até lesões resultantes da sua própria mordida (às vezes, quando a região fica inchada, a própria pessoa se fere ao morder de forma repetida). Mas confesso que não estou certa do que pode ser… é bom procurar um dentista pra avaliar.

  121. Olá Dra, dia 24 de outubro extrai os dois sisos do lado esquerdo, o superior estava incluso e foi um pouco dificil de ser extraido, mas fora isso não tive grandes complicações, não senti dor no pós-operatorio, só bastante sensibilidade no ultimo dente superior. Estava tudo bem, mas após umas 3 semanas eu comecei a sentir uma dor bem chata e persistente onde o siso superior foi extraido, eu voltei no dentista e ele disse que não via motivos para tal dor, me falou pra fazer uma boa higienização, usar Sensodyne e tomar um analgesico, mas não resolveu e agora a dor não para mais. Preciso voltar lá mas o doutor está de ferias, o que pode ser? Obrigada.

    • Andressa, uma possibilidade é que o seu segundo molar, por ter sido utilizado como apoio na extração do siso, esteja um pouco “inflamado” (afinal, ele recebeu uma força muito maior do que o normal). Pergunto: quando você morde, esse dente bate no arco oposto antes do que os outros dentes? Se sim, é possível que fazendo um ajuste oclusal, ou seja, um pequeno desgaste nesse dente, a força sobre ele seja aliviada e a dor se resolva. Mas é apenas uma teoria. :)

  122. Olá… fiz uma extração ha 4 dias. Logo após a extração quando cheguei em casa percebi que o meu rosto estava inchado e tinha uma mancha verde. Ainda hoje essa mancha ta no meu rosto. Gostaria de saber se é normal? E no dente ao lado do que foi extraido apareceu um caroço mole na gengiva, logo após da extração também. Gostaria de saber se também é normal, eu ñ sinto dor nessa região, só sinto dor quando abro a boca (quando abro um bocão) e ñ é nessa região, é atrás do siso. To com muito medo de que seja algo grave. Com esse feriado só poderei ir na Dentista depois do dia 01/01. Por favor me ajude.

    • Rayssa, essa coloração verde no seu rosto é um hematoma (semelhante àqueles “roxos” que aparecem quando a gente bate alguma parte do corpo), e é algo esperado, sim. Caroços, gengiva com cor estranha, dificuldade de abrir a boca, etc. são sintomas / sinais clínicos comuns após extrações dentárias. Se você não sente dores fortes (que não possam ser controlados com analgésicos), provavelmente tudo isso faz parte de um pós-operatório normal. Não vejo motivo pra preocupação pelo seu relato.

  123. Dra. eu esqueci de mencionar que eu extrai o dente por causa de um abscesso, meu medo é que esse abscesso não tenha curado e tenha passado para o dente ao lado. Por que esse caroço aumentou de tamanho? Não sinto dor no dente em que ele esta instalado, só sinto pontadas atrás do siso quando eu mastigo. Meu medo é de infecção, medo de que se espalhe. O meu nervosismo é porque eu nunca passei por isso. Obrigada pela atenção !

    • Na dúvida, Rayssa, é sempre bom procurar seu dentista pra avaliar. Mas mesmo que seja uma infecção, se a sua imunidade estiver ok o seu organismo é capaz de lidar com ela até que seja introduzido algum tipo de tratamento. Ou seja: infecção não devem ser subestimadas (procure seu dentista!) mas também não precisa ficar assustada. O importante é não “deixar pra lá” e procurar uma avaliação profissional.

  124. Oi Dra. boa tarde, gostaria de saber… se é normal, eu extrai um dente já tem um mês e no lugar do dente apareceu uma bolsa de pus e não apresenta dores. O que deve ser?

    • Maria Isabel, eu não diria que é normal… parece haver uma infecção. Como não há dor, não deve ser uma alveolite (o que é uma boa notícia). Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar a região da extração, determinar a causa desse pus e tratar de acordo.

  125. Boa noite, Dra Ana. Antes de tudo um feliz 2013.

    Em novembro extrai meus 4 dentes do siso, em uma cirurgia retirei o superior e inferior do lado direto, a cirurgia foi muito simples e no dia seguinte já não sentia incomodo algum, não inchou e nem nada. Uma semana depois extrai o superior e inferior do lado esquerdo, o superior saiu com facilidade, mas o inferior, segundo a dentista, estava “deitado”, pegando o nervo, foi bem complicado, ela teve que abrir bastante meu alveolo e abrir um rasgo na minha gengiva para quebrar o dente com a broca e retira-lo por pedaços. Meu rosto ficou muito inchado, feio demais, inchou muito mesmo, até na região da “papa”, fiquei com dor de cabeça, febre, e começou a melhorar depois de uns 5 dias. Uns 10 dias após a cirurgia o inchaço quase que sumiu, ficou apenas um caroço meio duro, meio que por debaixo da gengiva, quase não notável, porém em um mês e meio esse caroço não some, fui ao consultório da dentista que realizou a cirurgia, e ela me falava que ia sumir, que o processo é demorado pois a cirurgia foi complicada. Fui passar a virada de ano na praia, tomei aquele sol forte, e meu rosto voltou a inchar (o tal caroço). Isso é normal, Dra.? Já faz quase dois meses e nada. O que posso fazer? Me indica algum remédio? Não aguento mais, é muito desconfortável ficar com o rosto assim!

    Obrigado!

    • Willian, às vezes esse “caroço duro” demora pra desaparecer mesmo. A cicatrização completa do local (em nível ósseo, inclusive) pode levar meses. Não é caso, necessariamente, pra algum tipo de remédio. Seria legal procurar novamente a sua dentista pra reavaliar mas, não havendo infecção, você poderia voltar a tomar o anti-inflamatório prescrito na época da cirurgia por algum tempo, de forma a ajudar a desinchar. Compressas frias podem ajudar, também.

  126. Ana, eu to com dor de cabeça ha muito tempo, tirei tomografia n deu nada, fui ao dentista e ele pediu o raio-x da face (dos dentes), tirei, o meu terceiro molar estava deitado, n tinha como nascer, faz 10 dias que extrai ele, e minha dor n parou ainda, será q a causa da dor pode ser o dente ? E pode levar mais tempo ? Tenho 16 anos, a cirurgia foi complicada.

    • Bruno, sua dor de cabeça pode ter origem dentária, muscular, articular… depende. Seria legal se você procurasse um dentista especialista em Dor Orofacial pra avaliar.

  127. Dra. Ana arranquei meu ciso inf. direito, meu dentista estava muito apressado, nao quis tirar minhas duvidas, ele nao deu ponto, isso e normal, pode me prejudicar em algo?

    • Bruno, o ideal é dar pontos, mais até por uma questão de proteger o local. Mas se seu dentista não julgou necessário, ok. Apenas procure manter o local limpo, comer alimentos mais mornos e pastosos e tomar a medicação recomendada.

  128. Olá,
    Gostaria de tirar dúvidas sobre umas dores que estou tendo no lado esquerdo do meu rosto, doí muito o osso na parte de cima, como se a ali tivesse uma pressão algo assim, fiz extração dos sisos, já faz 3 meses, fui na dentista ela tirou raio x mas não achou nada, disse que ta inchado a gengiva, mas a dor persiste, só passa tomando remédio forte, essa parte que doí eu fiz tratamento de canal, não sei se devo ir ao médico, aguardo sua resposta.

    • Fabieli, se sua dentista não encontrou nada que esteja causando essa dor PODE SER que a dor não tenha origem dentária… que seja fruto de uma sinusite, por exemplo. Pra ter certeza, seria legal procurar um endodontista (dentista especialista em tratamento de canal) pra verificar se o dente que teve o canal tratado não é o que está causando a dor e, descartada essa possibilidade, um médico otorrinolaringologista.

  129. Olá Dra, extraí meus dentes sisos do lado direiro no dia 20 de dezembro de 2012, a cirurgia foi bastante dolorida e tive trismo durante a sutura. O trismo só melhorou no dia 1º, o que me possibilitou olhar o local com a boca aberta. Percebi que do lado de dentro da gengiva do dente inferior extraído está bastante pontudo, até meio esbranquiçado, e o buraco da extração está bem grande. Será que ficou resíduo do dente? Não sinto dor, mas algo me incomoda como se o buraco estivesse cheio de comida. O que pode ser? Obs: faço bochechos com malvona.

    • Claudia, o “buraco” pode demorar algumas semanas pra se fechar por completo, é assim mesmo. Nesse tempo, você precisa tomar o cuidado de manter a região o mais limpa possível. Não acho que tenha ficado um pedaço de dente não, essa “ponta” pode ser o próprio rebordo ósseo (que tende a ficar menos pontudo com a cicatrização) ou um pedacinho de osso solto, que o seu organismo deve se encarregar de expulsar (se for o caso).

  130. Olá Ana,
    Extraí meu 3º molar inferior do lado direito em novembro, retirei os pontos uma semana depois e o dentista avaliou minha cicatrização como rápida. No dia 08/12/12 retirei o terceiro molar esquerdo inferior, o dente estava incluso, a cirurgia demorou 40 minutos mas segundo o dentista o dente estava numa posição mais “complicada” do que o outro. Após 6 dias retirei os pontos e voltei a ingerir sólidos. O inchaço e o incômodo ao comer desapareceram na semana seguinte mas no dia 20/12 comecei a sentir algumas dores na mandíbula controláveis com analgésico. Como iria viajar no dia seguinte voltei ao dentista que ao observar a cicatrização afirmou que estava tudo normal e sem infecção aparente. Ele afirmou que se a dor piorasse eu deveria tomar o antibiótico por precaução. Então, com medo da situação piorar durante a viagem, tomei os 5 dias de antibiótico receitados por ele mais anti-inflamatório e analgésico. A dor diminuiu mas não passou por completo. Tem dias que essa dor volta e parece ser uma “dor no osso” da mandíbula, mais próxima do queixo do que do local da extração do siso. A dor que sinto não é muito forte, passa com analgésico mas me incomoda. Estou preocupada pois estou longe da minha cidade e do meu dentista. Não sei se esse tipo de dor é normal mesmo após um mês da realização da cirurgia. Não sei se vale a pena ressaltar mas tenho DTM, uso placa para dormir mas desde que tirei o siso ainda não voltei a usar com medo de prejudicar a cicatrização. Muito obrigada pela sua atenção!

    • Talita, considerando que a sua dor ocorre longe do local da cirurgia em si (próxima ao queixo), não creio que a origem seja uma infecção, até porque você está medicada de acordo e não tem outros sintomas importantes. Uma possibilidade seria uma dor reflexa, como se o nervo que passa abaixo dos dentes (nervo alveolar inferior), considerando a proximidade dele com a região do dente que foi removido, estivesse meio “confuso”, enviando informações “estranhas” para o cérebro… seria uma espécie de “parestesia”. Geralmente esse tipo de sensação é passageira, e creio que você não precise se preocupar a respeito. Claro, se começar a doer o local da cirurgia ou ocorrer inchaço, procure seu dentista pra reavaliar.

  131. Muito obrigada, Ana!
    Antes da cirurgia o dentista avisou que poderia acontecer essa parestesia. Disse que existia a possibilidade de eu perder a sensibilidade no local por algum tempo mas não havia falado dessa “dorzinha”. Existe algum tratamento?? Algo que eu possa fazer para que isso passe mais rápido? Se sim, vou procurar outro dentista por aqui pois só volto para minha cidade em fevereiro. Mais uma vez, muito obrigada pela sua atenção. Estou mais tranquila agora principalmente sabendo que isso geralmente é passageiro.

  132. Olá! Extrai meu siso inferior esquerdo hoje, minha cirurgia durou 1:30min e meu siso era incluso. O médico receitou amoxi por 7 dias, mas não disse quantos dias deveria usar ibuprofeno. A senhora tem ideia de quanto tempo será necessário ou varia conforme o organismo? Além de ser incluso, ele não havia nascido ainda, estava bastante dentro da gengiva. Outra dúvida: Por que a comida deve ser fria? Claro, não pretendo comer nada recém tirado do fogo, mas morno quase frio pode?

    • Denise, o Ibuprofeno você pode usar por uns 3 dias. Interrompa o uso e, se você sentir dor ou desconforto, pode voltar usá-lo por mais uns 2 dias. A comida deve ser ingerida preferencialmente fria porque o calor pode potencializar o processo inflamatório e o seu rosto inchar ou começar a doer mais do que o esperado. É apenas uma precaução, na verdade. Sim, você pode ingerir alimentos mornos, só não MUITO quentes.

      • Bom dia Dra. ^^
        Pois então, hoje acordei e tomei um iogurte e já estava na hora de tomar o atb, só que quando tomei fiquei muito enjoada. Será por causa do uso do ibuprofeno que pode estar prejudicando meu estômago? Depois de uns 10 minutos tomei uma batida de mamão com água e passou. Obrigada pelo esclarecimento! Sucesso!

        Obs: Trabalho na área da saúde (farmácia – estudante de ensino superior) e como tive esse desconforto pela manhã, diminui pela metade a dosagem dos analgésicos, sendo que tomei 200mg de ibuprofeno e de paracetamol hoje. Não senti mais dores, será que posso continuar tomando assim ou devo parar de vez com o ibuprofeno?

        • Ah, sem dúvida… anti-inflamatórios de vez em quando causam esse tipo de efeito no estômago (cê sabe, né?! ;)) Pode diminuir a dose sim… se é suficiente pra livrar você das dores, melhor.

  133. Dra, retirei dois dentes do siso na sexta feira 04/01/2013, e hoje 06/01/2013 está inchado ainda o lado que eu retirei. O melhor para desinchar são compressas frias ou mornas?

    • Frias, Fernando… porque o inchaço é fruto do processo inflamatório, e uma das características do PI é justamente causar calor na região. Num segundo momento a compressa quente pode ajudar também, pois aumenta a circulação sanguínea na região e, em caso de “trismo” (dificuldade de abrir a boca), pode colaborar pra amenizar o problema.

  134. Dra. Ana, retirei dois dentes do siso na sexta-feira, e hoje segunda-feira ainda está bem machucado o canto da boca. Vi através de sua explicação que isso é normal. Qual a melhor medicação para esse machucado? Tenho usado pomadas como Nebacetim e Omcilon, mas nao tem melhorado.

    • Fernando, o Omcilon é um medicamento anti-inflamatórios que, em tese, deveria ajudar. A Nebacetin é mais antibacteriana. O seu machucado no ângulo da boca não tem um componente fúngico como o da “boqueira” comum, então manter o local hidratado com um simples protetor labial (como a manteiga de cacau) já é de grande ajuda pra que o ferimento cicatrize logo. É mais uma questão de paciência, mesmo. :)

  135. Dra. Ana, extrai meu siso inferior na sexta passada 04/01/2013, nada de inchaço, nada de dor, o que mais me doi é a lingua, onde tem uns ferimentos iguais ex: (AFTA), que mal consigo falar e me alimentar! Minha duvida é…
    Isso é normal após uma extração do siso???

    • Pode acontecer, Natanael. Durante a cirurgia a língua precisa ser afastada, e os instrumentos usados pra isso ficam atritando com a língua, o que pode levar ao aparecimento de feridas no pós-operatório.

      • Ok, eu tava lendo logo ali acima e vi um paciente com o mesmo problema. Vc recomendou a ele o remedio MALVATRICIN. Tenho os mesmos sintomas dele, posso usar esse medicamento tambem? Obrigado por tirar as duvidas. Muito grato!

        • Pode sim Natanael, deve ajudar! :)

          • Muito obrigado Dra. Ana ! Ja comprei aqui, alivia a dor bastante. Muito obrigado.

  136. Dra, arranquei os quatro sisos de uma vez dia 19/11/2012, ainda não retornei ao médico que realizou a cirurgia pois sou muito ocupado durante a semana, sou muito cuidadoso e zeloso e a cicatrização estava muito boa. Porém nas ultimas semanas venho observando uma protuberância como se fosse um dente nascendo no local onde eu arranquei um deles (inferior direito) isso esta me preocupando muito porque esta inchado e dói como um dente que esta erupcionando. Você têm alguma ideia do que seja? Estou tentando marcar uma nova consulta com o meu médico, será que vou ter que fazer uma nova cirurgia? Desde já agradeço.

    • Reinaldo, pode ser um espícula óssea solta que o seu organismo está expulsando. É bom que o seu dentista avalie.

  137. Dra. Ana, arranquei um dente siso inferior dia 16 de outubro e ainda nao tirei o unico ponto que foi feito, agora esta me incomodando, sei que deveria ter ido tirar mas nao tive tempo, agora estou com medo da dor. Qual sera o procedimento pra tirar esse ponto?

    • Camila, é super simples e não dói nada: seu dentista vai apenas cortar o ponto e puxar o fio. Leva uns 10 segundos. :)

  138. Ola, ótimas informações! Parabens! Mas tenho tbm uma super duvida… Fiz a extração do siso inferior esquerdo na quarta passada (02/01/13) e demorou 40min. para o buco conseguir tira-lo… No dia da extração senti muita dor, q foi aliviando ao passar do tempo. Mas, ontem a noite comecei a sentir uma dor insuportavel e ela esta persistente (até agora) mesmo com o analgesico preescrito. O Buco marcou a remoção dos pontos para amanhã de manhã e eu não sei se está inflamando ou algo de errado aconteceu!… Bem, será normal essa dor? O antibiotico e o antinflamatorio preescritos tbm finalizaram ontem! Será que a falta deles está me fazendo sentir dor?… Não desrespeitei nenhuma instrução dele e agora estou perdida!!!… desde já agradecida. Deborah

    • Deborah, dor nunca é normal. Pode ser uma alveolite, por exemplo (considerando a dor forte)… mas é difícil dizer ao certo sem examinar você. Fique tranquila, eu tenho certeza que você seguiu as instruções pós-operatórias à risca… mas às vezes, mesmo assim, alguma coisa dá errado. Se houver a necessidade de algum procedimento pra que a dor diminua, além dos remédios, seu dentista certamente o fará amanhã.

  139. Boa noite Dra. Ana Tokus, vi que es bastante atenciosa e tem prazer em ajudar as pessoas… Primeirante parabéns pela sua iniciativa e ajuda com todos… Então, o meu caso já vem desde de novembro, todos os meus sisos nasceram, sendo que só o inferior esquerdo que doía muito pois estava inflamado, tomei nimesulida (que não estava dando resultado e o dentista alterou para amoxicilina), biprofenid e decadron 4 mg de 8 em 8hs. A dor passou, qdo foi em dezembro próx ao natal voltou o tormento de novo… Passei a tomar todos esses remédios e mais 1 injeção de profenid, como minha cirurgia já estava marcada p dia 07/01 resolvi parar os remédios que já ñ estavam adiantando de nada e me fazendo muito mal (isso dia 01/01/13). Qdo foi dia 07/01/13 extrai dois dentes inferiores o do lado esquerdo que foi super rápido, o dente estava na posição correta e o do lado direito que o dente estava deitado, foi mais demorado, o Dr. teve que serrar o dente em várias partes p/conseguir removê-lo. Até aí tudo bem. No dia seguinte percebi que o lado direito se encontrava bastante inchado e com muita dor e dificuldade de abrir a boca, tive dificuldade p dormir com falta de ar. Hj dia 09 amanheceu meu rosto mais inchado, mal conseguindo abrir a boca, sentindo muita dor, dor de sair lágrimas nos olhos, e com um região do maxilar como se tivesse um caroço, e dentro da minha bochecha está super inchado, minha garganta doendo muito. Fui no dentista, ele disse que estava infeccionado ou abscesso, ñ entendi direito o que ele falava, uma hora ele dizia uma coisa, outra hora já dava p entender outra. Enfim, eu e meu marido ñ sentimos firmeza no que ele falou. Ele mudou a amoxilina para clindamicina 300 mg, estou tomando de 8h em 8h e Profenid 150 mg de 12 em 12 hs. Por conta própria estou tomando dorflex, gargarejando Periogard e água morna com sal. E fazendo que compressa de água quente na bochecha e apertando para sair o pus, até agora não vi pus sair, só ficando cada vez mais dolorido meu rosto isso sim. Ahhh e o Dr. fez um drenagem tbm, retirou os pontos e deixou aberto, a compressa de água quente foi ele que mandou. Não sei mais o que fazer, a minha dor só aumenta, o inchaço do meu rosto tbm, o caroço cada vez mais duro, minha garganta cada vez mais inflamada e até a minha língua tá doendo agora. Qdo olho com muito sacrificio a cirurgia vejo que está tudo vermelho e inchado principalmente a parte inferior da bochecha. E aí Dra. o que a Sra. acha? Meu medo é que se realmente for um abscesso ele estoure p/fora. Desde já agradeço sua atenção.

    • Debora, a sua descrição é de uma infecção, mesmo. Sugiro que você cuide com os bochechos… pode até usar o Periogard, mas sem bochechar, pra não prejudicar na cicatrização (principalmente se você está sem pontos). Pare de apertar, também… se o pus tiver que sair, ele vai sair. E se não sair, seu dentista vai ter que drenar de novo. Interrompa um pouco as compressas quentes, dependendo do quadro inflamatório pode até ser pior.

      • Muito obrigado pela resposta Dra.. Ontem fui em outro dentista e ele realmente confirmou ser uma infecção, tirou o Biprofenid e substituiu por Decadron 4 mg de 8 em 8hs, continuo com o antibiótico. Parei com as compressas de água quente e tbm ñ estou mais apertando. Continuo com os gargarejos. O inchaço por fora diminuiu. mas interno continua tudo inchado, a dor insuportável, agora doí tudo até o céu da boca, todos os ossos do rosto e dentes. Dra. a Sra. acha que infecção desse tipo o melhor é tomar corticoide ? Já li que corticoide p/ dente faz é inflamar mais… Ainda ñ comecei a tomá-lo…

        • Débora, não acho que a medicação vá fazer sua gengiva “inflamar mais”. O cuidado que se tem que tomar com corticóides é adequar a dose e não usar por tempo prolongado. Se o seu dentista prescreveu dessa forma, não há problema.

          • Boa tarde Dra., mais uma vez muito obrigado… Dra. por favor me tira só mais essa pulga atrás da orelha, por favor… Hj já ñ tenho mais inchaço e outro dentista que fui me informou que ñ tem mais pus… e que parece que não está mais infeccionado, mas sim inflamado… Já ñ estou mais tomando anti-inflamatório, só antibiótico e analgésicos (por sinal bastante)… Qdo o efeito do analgésico passa sinto ardor e latejando muito no local onde foi extraído o dente, isso é normal? Faz parte do processo de cicatrização? O Dr. que fez minha cirurgia viajou e só chega dia 17.01.12… por favor Dra., me tira mais essa dúvida… desde já muito obrigado.

          • Debora, se a dor é controlável com analgésicos pode-se até considerar “normal”. O importante é que a infecção foi controlada e não há mais pus ou inchaço.

  140. Doutora, faz uma semana q fiz a cirurgia no dente quero inferior, foi uma cirurgia muito complicada pois ele tava incluso e com bolsas de pus. Mal consigo abrir a boca pra nada, estou sentindo muita dor na região da cirurgia no ouvido e garganta, não sei mais o que fazer de tanta dor, ainda estou com os pontos, estou com medo da retirada pq não consigo abrir a boca. Estou tomando Amoxilina q acaba hoje, pra dor estou tomando Dorflex. Não consigo dormir nem comer até engolir água me incomoda. Estou com mau halito pq nao consigo escovar a lingua e os dentes de trás, estou preocupada de estar tudo inflamado.
    Agradeço sua atenção.

    • Sarajane, pode ser que haja uma infecção. Na remoção dos pontos seu dentista vai reavaliar, e se for necessário algum procedimento (ou mudar/continuar/aumentar a dose de medicação), ele o fará.

  141. Drª, faz umas duas semanas que meu ultimo dente de baixo do lado direito esta quase que coberto pela gengiva e doi muito, esse negocio que esta cubrindo ele, até para engolir agua doi, o que será o que a senhora me recomenda fazer?

  142. Boa tarde doutora, eu queria que a senhora me tirasse uma dúvida, eu estou querendo fazer o clareamanento de meus dentes, em casa com aqueles kits de clareamento, porem não sei se funciona mesmo e qual o mais recomendado, gostaria de saber se realamente funciona e se uns dos kits mais recomendaveis é
    clareamento 16% luxo
    clareamento 22% luxo

    • Sildineia, mesmo o clareamento caseiro deve ser feito sob supervisão do seu dentista. Eu não saberia dizer se o o kit que você está pensando em usar funciona, pois existem várias marcas e tipos no mercado. 16% e 22% se referem à concentração do gel clareador.

  143. Olá, eu extrai o dente do siso no dia 04/01/13 e hoje dia 11/01/13 ainda esta doendo no local, é normal, e tbm sinto um gosto horrivel de sangue qualhado na boca e um cheiro de dar ansia no interior do nariz, isso tbm é normal?

    • Éder, certa dor (controlável com analgésicos) é esperada. O gosto ruim e o cheiro podem ter relação com a dificuldade de higienizar o local. O dente era superior ou inferior?

      • Olá Dra, o meu dente era o superior esquerdo, hoje esta doendo muito, vou seguir suas orientações de tomar analgesico… tem algum que vc indica?

        • Você pode tomar o analgésico que o seu dentista prescreveu para o pós-operatório, Éder. Perguntei sobre qual dente era porque você falou em cheiro ruim no nariz, e esse é um sintoma de comunicação buco-sinusal (veja o que é isso aqui: http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html ). Veja, eu não estou dizendo que essa comunicação aconteceu, apenas que esse sintoma, no seu relato, me chamou a atenção. Seria bom procurar o seu dentista pra reavaliar.

  144. Olá Dra., extrai o meu siso superior direito, até ai tudo bem, estou lendo seu blog,, um ótimo blog. Bom minha dúvida é essa: extrai o dente e sangra um pouco, sinto que saem bolos de sangue meio duros, como se fosse gualado, isso e normal??? Espero sua resposta.

    • Jaelson, quanto tempo faz que o dente foi extraído? Se foi recente (ontem, por exemplo), algum sangramento pode não ser necessariamente um problema. Já se faz mais de 3 ou 4 dias, é bom procurar o seu dentista e relatar isso.

  145. Ola, fiz uma extração do siso inferior ha 1 mês e até agora esta um buraco da gengiva, e fica um incomodo, tenho q limpar toda hora com um cotonete quando cai comida dentro, queria saber se isso é normal a demora pra fechar o buraco onde estava o dente?

    • Marcio, isso é comum sim. O “buraco” demora um tempo pra fechar por completo, pode levar mais algumas semanas.

  146. Olá Dra., fiz uma extração de de dois sisos no dia 19 de dezembro, e apesar da limpeza que tenho feito percebo que a gengiva na parte inferior está preta, algo parecido com tecido necrosado, isso é possível?

    • Emanuelly, a gengiva costuma assumir uma coloração “estranha” mesmo durante a cicatrização. Mas se você ão tem nenhum outro sintoma relevante (dor, inchaço, etc.), creio que não há motivo para se preocupar (e também não acho que seu tecido esteja necrosado). Qualquer mudança no quadro, entre em contato com o seu dentista e relate isso.

  147. Como faço pra diminuir o mau hálito após a extração do dente do siso? Posso fazer bochecho com água e sal? Extrai meu dente faz 6 dias e a minha cirurgia ocorreu td bem, porém meu dentista não fez sutura, então estou com um buraco no local, o que faço, odeio mau hálito :(
    obg

    • Aline, um pouco de mau hálito é comum após extrações dentárias, pois há um processo inflamatório em andamento, sem contar a dificuldade de higienização do local da cirurgia e o fato de que a pessoa costuma ficar mais tempo de boca fechada nessas condições, o que propicia um ambiente ideal para a proliferação bacteriana (de bactérias anaeróbias, principalmente). Bochechar com água e sal não faz diferença com relação ao mau hálito, mas é possível usar um enxaguante bucal como o Periogard ou o Noplak, que são à base de clorexidina (não use por mais de 1 semana). Quanto ao local da cirurgia em si, procure higienizar o melhor possível e não se preocupe com o “buraco”, pode demorar algumas semanas, mas ele vai fechar.

      • Muito obrigada, Doutora :)

  148. Olá doutora, tudo bem? Olha só, eu extrai o meu siso sexta-feira (11) daí agora estou com esse mau hálito muito desagradável e um gosto horrível na boca. Queria saber mais ou menos quantos dias eu vou ficar assim, nem saio de casa mais, estou em confinamento por causa disso.

    Abraços.

    • Nébio, o mau hálito e o gosto ruim têm muito a ver com a dificuldade de higienização no período pós-operatório. Também, por causa da proliferação bacteriana, o que é esperado já que a pessoa costuma ficar mais tempo de boca fechada nessa fase. Procure beber bastante água, isso ajuda a diminuir o problema. Em 1 semana, após a remoção dos pontos, já deve melhorar bastante.

  149. Olá, extrai meu dente já tem 2 dias e nada da dor passar, e também está muito inchado, tomo sorvete e nada, estou só no líquido porque não consigo comer nada, estou tomando também antibiótico e nada de desinchar, o que faço? Posso comer sopa morna ou é mito que tenho que toma tudo gelado ? Me ajudem, estou mal e ainda tenho outro siso superior para extrair.

    • Michelle, você está medicada de acordo… então é preciso que o seu organismo reaja à medicação. Pra ajudar a desinchar, você pode fazer compressas frias. Sim, você pode tomar sopa morna, não precisa ser tudo gelado. Apenas evite alimentos ou bebidas muito quentes.

  150. Muito obrigado por responder. Até mais.

  151. Olá Dra. Ana.
    Uma vez um dentista me disse que eu teria que extrair os sisos por falta de espaço. Na verdade, apenas os inferiores por falta de espaço, mas eu teria que tirar os superiores tb, pois eles ficariam sem apoio. Enrolei anos pra fazer essa cirurgia, e realmente, meus dentes de baixo entortaram (principalmente os caninos), os de cima não. Minhas dúvidas são: É realmente necessário extrair os 4 dentes? Essa cirurgia pode ser feita por gestante ou por quem amamenta?
    Desde já obrigada, e parabéns, seu blog é ótimo!

    • Patrícia, quando um dente não possui seu antagonista, há indicação de extração. No seu caso, os dentes de cima ficariam sem apoio mesmo, e a tendência deles seria descer em direção ao espaço dos dentes inferiores extraídos. Mas isso é uma tendência, não uma certeza. Em princípio, pode-se fazer a extração dos inferiores e acompanhar periodicamente os superiores pra ver como eles não se “comportar”. Mas se os superiores já tiverem nascido e estiverem em posição favorável, talvez seja uma boa já se “livrar” de deles de uma vez. Vale a avaliação do seu dentista e se você está disposta a isso. Veja esse texto sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  152. Olá doutora! Achei o seu blog muito interessante e encontrei algumas dúvidas iguais as que eu tenho agora: a extração dos sisos. Tirei os quatro de uma vez só, na sexta-feira, e agora estou com os cantos da boca machucados, e muito, principalmente o lado esquerdo, formou até pequenas bolhas e não tá melhorando. Vou usar uma pomada à base de dexpantenol, vi que cicatriza. Será que funciona? Já estou sem comer direito, imagine com essa situação, agradeço a resposta.

    • Juliana, eu acho que pode ajudar sim, já que esse tipo de pomada acelera a regeneração tecidual. Esses machucados são bastante comuns em cirurgias em que o paciente fica muito tempo de boca aberta e pela própria instrumentação do dentista.

  153. Olá!

    Fui aconselhada a arrancar meu dente do siso inferior, por ele ter nascido deitado, ter dificil higienização e estar começando a cariar… Eu disse que preferia fazer a obturação e manter o dente, pois tenho medo dos outros dentes começarem a se movimentar quando ele tiver sido arrancado! Tenho medo de desalinhar ou outros da frente que estão tão certinhos! Existe este risco? Fui avisada de que com a idade os dentes realmente irão se desalinhar, mas será que o dente do siso não ajudaria a mantê-los no lugar? (tenho 30 anos)

    • Com relação a isso você pode ficar tranquila, Cristiane. Seus dentes não vão entortar por causa da falta do siso.

      • Obrigada doutora!
        Agora arrancarei meu siso mais tranquila!
        Abraços!

  154. Eu fiz a extração do meu dente siso ha uma semana, meu ponto caiu. Ficou uma linha apenas, bem grande por sinal na minha gengiva, do lado de dentro, tentei puxar pra poder retira-la mas dói um pouco, bem pouco, posso continuar puxando, pois ela me incomoda muito e fica indo pra minha garganta toda hora.

    • Paula, o problema de continuar puxando é que talvez haja algum nó que não vai soltar só pelo puxão. O ideal é que o seu dentista avalie, provavelmente é só questão de achar o nó, cortá-lo e aí sim puxar a linha.

  155. Por favor, estou muito angustiada. Não tinha a menor noção que a recuperação era tão dolorosa. Foi tudo tranquilo durante a cirurgia e nos 2 primeiros dias. Hoje faz 1 semana que retirei 2 sisos e as dores melhoraram 40%. Isso é normal? Sinto que é muito lenta a recuperação. Sinto muita dor de cabeça, trismo. Sinto os sintomas tardios. Não entendo. Estou com fraqueza por não estar me alimentando bem. Sinto também enjôos, parece que minha cabeça vai simplesmente explodir. Só quero saber quando vou começar a me sentir melhor. Não sou do tipo ¨Corpo Mole¨mais realmente chego a chorar escondido porque a dor está realmente insuportável. Obrigada!

    • Danielle, a velocidade da recuperação é realmente muito variável… depende de como foi a cirurgia (de quanto o dentista “mexeu”), da resposta do seu organismo à medicação, até a situação da sua imunidade pode fazer diferença. A boa notícia é que a tendência, agora, é só melhorar (e de forma mais rápida que na primeira semana). Fico aqui na torcida. ;)

  156. Olá Dra., estou preocupada, ontem fiz extração dos 3os molares do lado direito. Após o bloqueio superior o cirurgiao pediu para eu abrir a boca e fechá-la e relatou que eu tinha desvio (e não, eu nao tenho, pq ja avaliei isso antes… nao tinha nem desvio ou deflexão). Ao fim das 2 extraçoes nao conseguia abrir a boca direito e o inferior estava num angulo ruim (mais pra distal). Quando cheguei em casa e como ainda conseguia abrir um pouquinho a boca, notei essa restrição, desvio para a direita e estalido. Isso vai passar?? Eu estou desesperada! Obrigada.

    • Camylla, provavelmente se trata de um desarranjo momentâneo da ATM por causa do tempo que você ficou de boca aberta, do inchaço, da anestesia, etc.. Deve passar, sim. Caso o quadro persista por mais de 1 mês ou 2, seria interessante procurar um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular).

  157. Bom dia Drª, retirei meu dois sisos superiores há 10 dias, estava tudo bem, no entanto, há 2 dias o meu dentista tirou os pontos, quando ele tirou os pontos saiu restos de comidas, isso é normal?? Outra coisa, desde quando ele tirou os pontos, o segundo molar do lado direito dói muito quando eu bebo algo gelado, parece que a raiz ou o nervo dele está à mostra, isso é normal?? Vai voltar ao normal ou eu tenho que fazer outra cirurgia?? Desde já agradeço.

    • Nícolas, acontece ;). Às vezes ficam alguns resíduos alimentares, mas se eles foram agora removidos e nem causaram algum problema mais sério, não há com o que se preocupar. Quanto à sensibilidade no segundo molar: é possível, sim, que parte da raiz dele esteja exposta, e isso causaria dor. Mas pode ser que ele apenas esteja “abalado” pelo fato de ter sido usado como apoio durante a extração do siso ao lado. Ou seja: se a dor persistir pelos próximos dias, é bom que você procure o seu dentista pra reavaliar.

  158. Oi Dra., tirei meu dente do siso faz 7 dias, o dentista tirou os pontos e não me falou que tinha ficado aberto, e normal sinto um pouco de dor na região?

    • Um pouco de dor, controlável com analgésicos, é comum sim, Karem. Foi um siso de baixo? Se sim, o local da cirurgia pode ficar aberto por algum tempo ainda, a cicatrização completa deve levar algumas semanas. Apenas procure manter a área limpa.

  159. Boa tarde doutora!!
    Eu extrai meu siso faz 6 dias ja e ainda sinto dores no local! Nao sao dores fortes, porem como falo muito em meu trabalho, ao final do dia eu sinto latejar na regiao onde o siso foi extraido… Meu dentista disse que eu sofreria um pouco mais na recuperaçao ja que minha raiz era enorme…. Não precisou fazer pontos… Só quero saber se dores assim sao normais, sao dores passageiras, que vao e voltam e cada vez com menos intensidade!!

    Obrigadaa!!

    • Isso é bem comum, Angelica… pode ficar tranquila. Faz parte do processo de recuperação do seu organismo.

  160. Dra. tem 2 meses que extrai os 4 terceiros molares, e hoje acordei com o local da extração do siso inferior inchado, o que pode ser?

    • Gabriela, difícil dizer apenas pela sua descrição. Pode ser uma irritação local por algum alimento/bebida que você tenha ingerido, pode ser uma pequena infecção… varia. Se persistir, procure seu dentista pra avaliar.

  161. Oi Dra, faz 7 dias que tirei dois sisos do mesmo lado e na parte inferior está com um caroço duro e dolorido (palpável pela parte de fora na bochecha). O que será? Fora isso a gengiva do dente vizinho ao siso inferior está descolando, fica um buraco, quando eu mexo somente que dá para ver, isso é normal?!
    Obrigada.

    • Amanda, a ocorrência desse “caroço” é bem comum, e ele deve diminuir de forma gradual, faz parte do processo de cicatrização. Esse “buraco” que você vê também vai se fechar aos poucos… a cicatrização completa pode levar algumas semanas. Em princípio, pelo seu relato, não há nada de anormal.

  162. Ola doutora!!!

    Extrai meus dentes do siso ja faz uma semana! Não precisei fazer pontos e a extraçao foi rapida! Porem o inferior tinha uma raiz enorme, a qual meu dentista disse que poderia me incomodar um pouquinho mais! Vamos la, hoje ainda sinto dores, sao dores passageiras e nao muito fortes! Como no meu trabalho tenho que falar bastante sinto latejar ao final do dia, mas é uma dor que passa e volta, como se o local da extraçao e seus dentes proximos ficassem doloridos!
    É normal isso acontecer mesmo depois de uma semana???
    Obrigada!!!

    • Priscila, isso é bem comum, sim. Creio que você não precisa se preocupar… a tendência é melhorar de forma gradual.

  163. Bao tarde Dra., vou fazer uma cirurgia dia 23/01 e vou retirar os quatro, pois meu dentista achou melhor. O que me aconselha? Tiro os quatro ou tiro um lado de cada vez?? Desde já agradesco a atenção…

    • Débora, se fosse em mim ou em algum paciente meu, eu faria primeiro 2 de um lado e depois 2 do outro. Não há problema algum fazer os 4 de uma vez só, eu só acho que pode ser um pouco mais “sofrido” para o paciente, tanto a cirurgia (pelo tempo que pode levar, anestesias, etc.) quanto pelo pós-operatório. Mas se você prefere “resolver tudo de vez”, estiver disposta a isso e o posicionamento dos seus sisos estiver favorável, pode fazer de uma vez só. Fica a seu critério.

  164. Boa tarde,

    Dra., ha mais ou menos dois anos eu fui a um dentista e fiz a extração dos sisos, porém o siso do meu lado esquerdo inferior dói até hoje e na parte interior da gengiva tem uma ponta pra fora como se fosse um osso. A cirurgia do siso do lado direito inferior foi ótima, e eu vi o dente junto com a raiz, já o outro (do lado esquerdo inferior) eu fiquei duas horas com a boca aberta e o dente saiu só em cacos, eu não vi a raiz do dente. É possível essa raiz estar aqui e por isso tá doendo, fica latejando estou um pouco preocupada.
    Obrigada.

    • Ana Paula, é possível sim. Mas essa é uma dúvida fácil de sanar, basta tirar uma radiografia… se houver um pedaço de raiz, ela vai mostrar. Procure um dentista pra verificar isso.

  165. Boa tarde dra.

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de ficar um pedaço, ou seja, na hora da extração do dente do siso, ele pode quebrar e ficar um pequeno pedaço da ponta na gengiva ainda? Se sim, isso pode prejudicar em algo?
    Obrigada.

    • Daph, possível é. Mas geralmente, quando fica um pedaço, ele é pequeno e mais profundo, e exatamente por causa disso e da dificuldade de removê-lo, o dentista acaba deixando-o onde está. Portanto é improvável que esse pedaço esteja aparecendo na gengiva. Nesse caso, pode ser um pedacinho solto de osso, e não de dente. Se for osso, o próprio organismo costuma expulsá-lo, mas é bom procurar seu dentista pra avaliar e ver se é preciso tirá-lo.

  166. Olá doutora, fiz a extração do siso incluso o meu Dentista disse q ficou um pedaço da raiz em torno de 4mm, o local está tranquilo não sinto dor nem inchaço, é normal esse pedaço de raiz? Ele me trará algum problema?

    Obrigado.

    • Bruno, certamente seu dentista julgou que a remoção desse pedaço teria mais custos que benefícios pra você, portanto resolveu deixá-lo onde está. Ele não deve causar problema algum, é bom apenas acompanhar por algum tempo pra se ter certeza, mas não acho que você deva se preocupar.

  167. Boa Tarde Dra,

    Arranquei meu siso exatamente ha uma semana e ainda sinto muita dor, parece que o remedio não esta adiantando mais. Queria saber se tem algum problema deixar cair agua quente por fora da boca, pois isso me alivia bastante a dor.

    Obrigada .

    • Manoela, em princípio não há problema algum. Mas é interessante que isso alivie sua dor, não é muito comum… a não ser que o seu problema seja mais de rigidez muscular ou na articulação, aí faria sentido. De qualquer forma, em caso de persistir essa dor é bom procurar o seu dentista pra reavaliar.

  168. Adorei o Blog! Parabéns….
    O quadro que colocou com os principais sintomas do pós operatório já me respondeu praticamente todas as minhas dúvidas… E estou com todos eles, dor de garganta, dificuldade de abrir a boca, um mau hálito que meu Deus (nem eu aguento, mesmo conseguindo fazer a higienização)…

    Mas acredito que muitos, assim como eu, ao se deparar com as bochechas iguais ao do Fofão e com uma dorzinha no mínimo desconfortável, ficam desesperados para saber quando é que vai passar e o que fazer para melhorar?

    Coitada da minha dentista, lá foi eu hj pedir socorro pois não aguentava com as dores latejando.

    Eis a minha pergunta, e que pode ser comum a mais pessoas.

    Eu trabalho com o público, e preciso me comunicar constantemente no meu trabalho. Retirei apenas 1 siso, que levou 1 hr e meia. Ganhei um dia de atestado para descansar. No entanto ao voltar para o trabalho piorei. Hj mesmo tive que ir embora. Quantos dias de repouso recomenda-se em uma extração de siso?
    Quem trabalha com público e portanto tem que se esforçar mais para falar é prejudicial?

    Obrigada e sucesso.

    • Mariana, a forma como o organismo do paciente reage no pós-operatório varia muito… e depende de uma série de fatores. Tem gente que não sente nada, tem gente que sente de tudo. O principal é seguir as orientações do dentista com relação a evitar esforço físico, alimentos muito quentes e duros e seguir à risca o protocolo de medicação. Compressas (frias num primeiro momento – nas 48 primeiras horas – e depois quentes) podem ajudar. 1 dia costuma ser suficiente como repouso absoluto, mas durante a primeira semana, no mínimo, não se deve fazer esforço físico. E sim, o fato de falar bastante pode ser um fator prejudicial no pós-operatório.

  169. Dra.,

    Tirei o siso faz 12 dias, tive muita dor na ultima semana e meu dentista disse que estou com alveolite. Como pretendo viajar, me receitou antibiótico e antinflamatorio. Medicada nao sinto dor, mas estou com medo de postergar uma semana para fazer a curetagem. Vc acha que pode causar algum problema, viajar só com medicação e resolver na volta? Sinto meus gânglios na garganta um pouco inchados, mas ele disse que é do antibiótico…

    • Debora, se a medicação está efetivamente agindo na dor e na infecção, creio que está tudo sob controle. Os gânglios infartados são “normais” na sua condição, por causa da infecção, é uma reação natural do organismo a ela.

  170. Estou com medo de esperar uma semana e desenvolver um abscesso… Corro esse risco?

    Obrigada.

    • Com a medicação, é improvável.

  171. O Dra, obrigada pela resposta! E gengiva soltando está só do lado de fora (lado virado para a bochecha), pelo lado virado para a lingua ta normal a gengiva. Fiquei com medo pois puxei e a gengiva veio… achei que poderia ser uma inflamação ou sei lá. A cor da gengiva está normal, só está meio “torta” onde ta descolando, meio retraída e formando partes brancas perto do dente, que acredito ser gengiva também. Isso só na gengiva dos dois dentes ao lado do siso, a gengiva onde está os pontos está ok! E o caroço não é bem no lugar do siso, mas sim mais para frente entre o queixo e o maxilar sabe? Bem no meio do rosto, na direção da arcada dentária. Ele dói para abrir a boca, comer, dar risada, apalpar e as vezes sozinho, é uma dor em pressão, chata mas não terrivel…
    É normal o caroço ali mesmo e essa dor?
    É bom passar algum remédio como Gengilone ou enxaguante bucal Periogard? Tenho medo de dar gengivite rs
    Obrigada, desculpe todo drama, mas é a minha 1ª extração e achei que passando o inchaço na bochecha (que durou 2 dias só) tudo ia passar, até por que tava mastigando bem no quarto e quinto dia e depois começou a doer…

    • O inchaço e o “caroço” são esperados sim, Amanda. Pela sua descrição não percebi nada que estivesse fora do que geralmente ocorre no pós-operatório. Não há necessidade de nenhuma medicação (ou enxaguatório) além do que o seu dentista prescreveu. A gengiva vai “colar” de volta, pode ficar tranquila.

  172. Oi, tirei quatro dentes ciso, isso ja tem 3 meses, foi muito doloroso, fiquei sem sentir parte da boca e lingua, procurei meu dentista e ele disse que isso iria parar, realmente parou, mas agora estou sentindo muitas dores no lado esquerdo aonde ele forcou mais, essa dor tomou conta do meu maxilar, pescoco e vai ate o peito, apenas do lado esquerdo, quando abro a boca tenho a sensacao que ela esta travando, estive no consultorio dele e ele me mandou procurar um ortorrino porque isso nao era da retirada dos dentes, como estou com dor no peito do lado esquerdo fui ate o cardiologista, fiz um eletrocardiograma 2 vez, gracas a Deus esta tudo normal, por favor me ajude, estou tomando ibuprofeno receitado por meu cardiologista, mas não esta tendo resultado, nao sei o que fazer, me ajuda, desde ja agradeco.

    • Flavia, que bom que está tudo ok com o coração, quando você falou em “dor no peito do lado esquerdo” eu já ia sugerir que você procurasse um cardiologista… ;)

      Eu acho que você pode ter algum problema na articulação da mandíbula, mesmo que passageiro. Isso é comum em casos de extração de sisos, onde o paciente fica muito tempo de boca aberta e “forçando” essa área. Sugiro que você faça uma avaliação com um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) e/ou Dor Orofacial.

  173. Prezada Dra. Ana,
    Tenho 43 anos e fiz a exodontia do meu siso inferior esquerdo no dia 04/01/2013. A cicatrização corre muito bem, não sinto dores, não tenho sinais de infecção. Os pontos foram retirados ao sétimo dia da cirurgia. Após o quarto dia a minha bochecha começou a inchar, sinto um caroço rígido e um pouco dolorido ao ser palpado que se estende da bochecha até a articulação da mandíbula, este também pode ser percebido ao toque na minha face. Lhe pergunto: Isto lhe parece normal após 15 dias de cirurgia? Pode ser alguma complicação relacionada ao músculo masseter, uma contratura por exemplo? Lhe faço estas perguntas pois a minha dentista está de férias e incomunicável, baseado na sua opinião, desejo de saber se aguardo seu retornar (em 20 dias) ou procuro um outro especialista para uma avaliação. Em tempo a abertura da minha boca está normal, não tenho sintomas de trismo.
    Agradeço antecipadamente pelo retorno e aproveito para parabenizá-la pelo blog.
    Lhe desejo muito sucesso profissional.
    Alexandre

    • Alexandre, essa sensação da presença de um “caroço” é bastante comum, sim… e está presente em boa parte dos pós-operatórios, tem a ver com o curso da cicatrização e com o processo inflamatório, em si. Se você não tem sintomas de trismo, não deve ser devido à rigidez muscular. Não creio que você deva se preocupar, mas sim, seria interessante que sua dentista reavaliasse na sua volta das férias, até para afastar qualquer possibilidade de problema.

      E muito obrigada. :)

  174. Boa noite! Tive que extrair dois dentes, o 14 e o 24, estou colocando aparelho, e o meu dentista, devido a falta de dois dentes de baixo que ja tinham sido extraidos quando eu tinha meus doze anos, optou por retirar esses dois de cima, te confesso que fiquei muito assustada, mas ele não me deu outra opção, gostaria de saber se foi realmente necessario isso, e quanto tempo colocando o aparelho meus dentes vai fechar, e é normal ficar umas manchinhas brancas, parecem como se estivesse formando uma camada de pele por cima onde tirou os dentes, e quanto tempo demora pra cicatrizar totalmente, obrigada!

    • Elizangela, não saberia dizer com certeza se foi necessário sem examinar você, mas não tenho motivos pra duvidar do seu dentista… faz muito sentido e é bem comum esse tipo de procedimento pra garantir o encaixe do arco de cima com o de baixo. O fechamento do espaços geralmente leva de 6 meses a 1 ano. A coloração esbranquiçada é esperada, também. A cicatrização completa (em nível ósseo, inclusive) pode levar várias semanas, mas em 2 semanas as feridas já estarão visualmente cicatrizadas.

  175. Doutora veja bem, tenho 14 anos irei fazer 15 este ano, ja deve fazer aproximadamente um ano que os meu dentes caninos, aqueles que parecem de ‘vampiro’ caíram, e não nasceram até hoje. Um apontou mas foi coisa de 1 milimetro sabe ? E nao nasce mais. Os de baixo caíram, e nasceram muito rapidamente, alias todos meus dentes são assim, menos os dois de cima, uso aparelho etc, fui ao dentista semana passada e disse pra ele se nao tinha nada que ele pudesse fazer pra que esses dentes nascessem mais rápido, ela disse que não, mas também nao se mostrou muito interessada no caso e disse só pra esperar, pra minha idade acho que ja devia ter nascido ha muito tempo, me ajude doutora, o que eu faço ?

    • Taís, realmente: os seus dentes já deveriam ter nascido. E se as raízes deles já estiverem completamente formadas dentro da gengiva, eles não nascem mais sozinhos, ou seja, seria preciso “puxá-los” lá de dentro com o aparelho. Sugiro que você converse com a sua dentista e pergunte isso, se eles vão nascer sozinhos ou não. Se não forem, é preciso pensar no que fazer, então.

  176. Olá, retirei dois sisos ha mais ou menos um mês, porém com esse período de férias e tudo mais ainda nao retirei meus pontos. Há problema em eu ter ficado com esses pontos todo esse tempo? Eu tinha ficado acertado de tirar com outro dentista na cidade que eu estava, porém não fui. Vou marcar o quanto antes com o dentista para tirá-los, só gostaria de saber se vou levar uma mijada dele hahaha.

    • Delano, o problema é só que a presença dos pontos é um fator retentivo, ou seja, junta sujeira. Fora isso, não tem problema em si. Já a mijada, não sei dizer se você vai levar… acho que não. ;)

  177. Olá, Ana!
    Extraí meu siso inferior esquerdo, que estava incluso, há pouco mais de 24 horas. O inchaço é grande (pareço o fofão hahah), a dificuldade em abrir a boca melhorou um pouco depois de tomar dorflex, mas noto que segundos depois de toda vez que abro a boca começa a sangrar. É normal? O que devo fazer?

    • Julia, eu não diria que é “normal” esse sagramento… mas se ele cede logo em seguida, creio que você não precise se preocupar. Provavelmente tem algum ponto mais apertado que, quando você abre a boca, estica a bochecha e causa o sangramento.

  178. Prezada Doutora, boa noite! Fiz uma extraçao do dente siso ha 03 dias, estou vendo que tenho pontos ate no ceu da boca e o tecido esta meio esbranquiçado, isto e normal ? Vou retirar os pontos em 02 dias, estou tomando amoxilina de 08 em 08 horas. Muito obrigada!

    • Ana Cristina, às vezes o tecido de cicatrização assume uma cor “estranha” mesmo, isso é comum. Se você não tem outros sintomas relevantes, creio que não precise se preocupar com relação a isso.

  179. Retirei meus dois dentes do siso hoje 22/01/13 (os de baixo), mal consigo abrir minha boca pois sinto muita dor ao fazer qualquer movimento, outro fato que me preocupa é que ja faz mais de 15 horas que os tirei e o sangramento nao para, é normal?
    Meu dentista nao me receitou nenhum anti-inflamatorio, e sinto que devo precisar desses remedios, o que devo fazer em relaçao a tudo isso?
    Obs: tenho medo de me engasgar com o sangue ao dormir se ele nao parar, estou estampando com gaze, pode?
    Desde ja obrigado pela atençao e aguardo ansiosamente sua resposta.

    • Guilherme, o sangramento ocorre o tempo todo, sem parar? Você tem algum distúrbio de coagulação sanguínea, diabetes ou está tomando aspirina de forma contínua? Enfim, tudo isso que eu citei poderia explicar esse sangramento. Quanto ao anti-inflamatório, seu dentista não deve ter julgado necessário. Mas ele deve ter prescrito um analgésico, certo? E sim, você pode usar uma gaze pra conter o sangramento. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

  180. Olá, Ana,

    Tirei os dois sisos esquerdos na segunda passada. Até domingo tomei Amoxicilina e Decadron, de 8 em 8 horas (por 7 dias). A cicatrização parece estar indo bem. Mas agora, depois de ter parado com os remédios, sinto que meu rosto está inchando de novo (pele mais rígida) e pareço estar com uma alergia nas costas (a pele está pipocada). É possível/natural esse inchaço e a alergia pode estar relacionada com a parada dos remédios? (tomarei Polaramine agora).

    Gratidão.

    • Ana Luiza, o inchaço pode ter a ver sim com o fato de você não estar mais tomando os remédios, mas a alergia eu creio que não seja por isso. Ou há outra causa envolvida ou é uma reação tardia aos medicamentos.

  181. Olá Dra…

    Estou eu aqui novamente e com mais uma dúvida.
    Tirei um siso apenas, o mesmo foi bastante dolorido… hj tirei os pontos… parecia tudo bem.
    Mas sabe aquela sensação de mau hálito ainda? Então… de noite, ao chegar em casa, fui ver como estava, e percebi que tem um buraco, parte cicatrizou ficou bem fechadinho, mas daonde o dente efetivamente foi retirado ficou um buraco grande e é dali que está vindo o mau cheiro. É normal isso? Eu pensei que fechasse integralmente depois que cicatrizado. Nâo está doendo… mas vou ficar com este buraco aberto entrando resíduos de comida e tudo?

    Socorro…

    • Mariana, o “buraco” vai fechar por completo. Mas pode levar algumas semanas. Enquanto isso, procure mante o local limpo… uma seringa (sem agulha) com água ou soro pode ajudar na higienização.

  182. Olá Drª, amanha faz uma semana que extrai o siso inferior direito, sinto um leve desconforto na língua do lado em que foi extraído o dente e uma dorzinha chata ao engolir. É normal ?

    • Morgana, esses são sintomas bem comuns.

  183. Olá, Dra., tirei os sisos inferiores no inicio de junho. A dentista disse que correu tudo bem. Foi rápido. Mas de um tempo pra cá venho sentindo dores no local, inchaço, temperatura mais alta, dor. Hoje não consegui nem dormir. Minha cabeça pulava! Então me dei conta da elevação em demasia, olhei no espelho e parece um pedaço de dente. Como fui sozinha, só quando cheguei em casa que minha mae me lembrou de olhar o dente. Portanto não os vi. O que pode ter ocorrido? Seria um pedaço de raiz? Eu posso confiar em uma dentista que deixa um pedaço da raiz sem me deixar ciente? Ela afirmou que correu tudo perfeitamente… Estou frustrada! Obrigada desde já! BOM DIA =)

    • Gabriela, você está SUPONDO que há um pedaço de dente. Pode ser? Pode. Mas não dá pra afirmar sem examinar você e fazer uma radiografia, essa dor/inchaço pode ter outras causas, também. Ou seja: procure a sua dentista (ou outro dentista, se preferir) pra verificar.

  184. Bom dia Ana…
    Parabens pelo blog… entao, tenho 28 anos e realizei a cirurgia de retirada de siso inferior e superior na ultima segunda-feira, ate o momento esta tudo correndo bem, estou tomando a medicaçao e repouso, volto ao trabalho amanha…
    Gostaria de saber se exite algum problema em estar indo para a praia no proximo domingo, quais as recomendaçoes??? E posso tirar os pontos antes de completar os 7 dias?? Obrigada aguardo resposta.

    • Solange, obrigada :). Você pode ir à praia, apenas aconselho que você não pegue sol de forma direta no local (use um boné, um chapéu). E sim, é possível tirar os pontos antes se a cicatrização estiver ok, antecipar 1 ou 2 dias não tem problema.

  185. Bom dia, retirei meus dois dentes do siso (de baixo) ontem 22/01, o meu dentista nao me receitou nada, o que me causou estranheza, meu maxilar esta doendo muito e o local dos dentes, ou seja, os buracos, ainda continuam sangrando (pouco) e tbm doem, gostaria de saber qual remedio poderia tomar. E se posso fazer a limpeza do local com enxaguante bucal comum (Cepacol)??
    É normal ter dor de ouvido e garganta fortes??
    Ele apenas fechou um dos buracos, é correto???
    Desde ja muito obrigado.

    • Guilherme, geralmente se prescreve pelo menos uma medicação analgésica, por uma questão de conforto para o paciente. Não tenho como dizer exatamente que remédio você pode tomar, até porque não examinei você nem conheço o seu quadro clínico geral, sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate que está sentindo dor, certamente ele vai sugerir algo. A dor de ouvido e de garganta são sintomas comuns (que podem ser amenizadas, também, com o analgésico). Sim, você pode higienizar o local com enxaguante bucal, mas prefira passá-lo num cotonete e limpar superficialmente, pois bochechos, até 48h depois da cirurgia, pode ser mais prejudicial que benéfico pra você. Quando você diz “fechou” se refere a dar pontos? Porque se houver um “buraco” aberto, isso é esperado… esse “buraco” só vai se fechar por completo daqui a algumas semanas.

  186. Olá Dra,
    Extrai um molar há 2 meses. Não senti dor durante ou após a extração, mas lembro da dentista dizer que havia sido uma extração difícil. Acontece que, qd passo a língua no local, sinto um “buraco”. Sei que isso é normal por algum tempo, mas é normal depois de quase 3 meses?
    Obrigado,
    Bruno

    • Bruno, creio que o que você sente ao passar a língua não é um “buraco”, mas uma depressão. Até a cicatrização total (que pode sim levar meses), isso pode persistir. Mas a tendência é do rebordo alveolar ficar mais nivelado.

  187. Boa noite, obrigada Ana por se tao receptiva…
    Acabei ficando com uma afta agora, e ainda tenho a impressao que minha gengiva esta anestesiada, uma sensaçao estranha, é normal?
    Bjim

    • Pode ser uma pequena parestesia, que é um prolongamento da sensação de anestesia. Costuma ser algo passageiro.

  188. Dra. Ana, boa noite,

    Extrai um dente siso inferior direito, há 16 dias, e continua com um buraco que dói um pouco. As vezes quando lavo este buraco com soro através da seringa, e quando cuspo percebo que sai uma massinha redonda amarelada com forte odor. Na primeira semana quando fui retirar os pontos, ainda doía e o dentista deu uma lavada que saiu sangue e uma substância preta, e disse que eu tava com alveolite. Quando o dente foi extraído, o dentista me receitou ibuprofeno 600mg que não adiantou. Com a alveolite ele me receitou amoxicilina 500mg de 8 em 8 horas. Porém, ainda incomoda, o local está seco, mas dói e saiu essa massa com odor.
    Obrigado pela atenção.

    • André, considerando que você teve uma alveolite é até esperado que ainda haja um pouco de incômodo no local. Mas você foi medicado de acordo e a “massa” a que você se refere pode ser apenas resíduos de alimentos ou algum produto da própria inflamação. Me parece, pelo seu relato, que as coisas vão indo bem… é uma questão do seu organismo se recuperar, mesmo.

      • Boa noite, doutora!

        Arranquei o dente siso inferior, faz uma semana e um dia hoje, minha pergunta é:
        É normal doer os dentes da frente, gengiva, mesmo depois de uma semana ainda? Estou tomando amoxilina e paracetamol 750 faz mais de uma semana já, e mesmo assim está muito dolorido, a alveolite doi toda hora? Ou pode ser em periodos esporadicos? Pois minha dor vem e vai em periodos do dia.
        Muito obrigado pela atenção!

        Ricardo

        • Ricardo, a alveolite é uma dor muito forte e constante, não creio que seja o seu caso considerando o seu relato. E sim, às vezes outros dentes ficam sensíveis também, e até a gengiva, mas a tendência é o desconforto diminuir de forma gradual.

  189. Boa noite doutora Ana :)
    Extrai o dente siso inferior esquerdo ha exatos 7 dias atras, e ainda doi muuito, mas a dor vem e vai durante periodos esporádicos do dia, ontem fui fazer a retirada dos pontos, minha dentista disse que estava cicatrizando normalmente, porém não soube me explicar, inclusive desconhecendo o caso que relatei a ela, que quase toda a gengiva em baixo doi, os dentes da frente de baixo doem muuito… e essa dor começa fraquinha e vai aumentando, e dentro de 5 min apos iniciar… so tende a aumentar, estou tomando paracetamol 750, alivia, mas nao passa totalmente, o que fazer (alem de consultar outro dentista)? É normal doer todos os dentes de baixo? Alveolite não iria doer direto? Ao inves das dores virem e irem durante o dia? Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!

    • Ricardo, dependendo da carga que os outros dentes receberam durante a extração (principalmente os bem ao lado do siso) ao serem usados como apoio, pode haver uma dor/sensibilidade generalizada. Ainda, pode estar havendo uma leve parestesia, que significa um “conjunto de sensações estranhas” (o que inclui a dor, também), já que você relata que a gengiva também dói. Isso pode estar sendo causado pelo inchaço da região e até pela anestesia que foi dada. O bom é que na maioria dos cados isso é passageiro e diminui com o tempo. Ah, e certamente não é alveolite, a dor seria intensa e sem interrupção.

  190. Doutora, hoje faz exatamente 3 dias que retirei os dois dentes do siso (os de baixo), ainda sinto uma dor insuportavel, no proprio local, ouvido e garganta, estou tomando dorflex, mas nao esta adiantando pois a dor ainda insiste em continuar, para aliviar essa dor, qual analgesico é o mais recomendado, o q eu faço ? Inclusive ja retornei ao dentsta me queixando dessas dores, mas ela nao passa… Me ajuda, existe algo que eu possa passar no local para anestesiar??
    Obrigado.

    • Guilherme, Dorflex é um relaxante muscular… se a sua dor não estiver relacionada à rigidez muscular, não adianta muito, mesmo. Fica difícil eu especificar algum medicamento no seu caso apenas baseada na sua descrição (muita dor), até porque eu não examinei você. Você comunicou à sua dentista que está tomando o Dorflex? Ela prescreveu outra medicação ou sugeriu algum motivo pra persistência e intensidade dessa dor?

  191. Olá Dr. Ana, tirei o siso e hoje é o 6º dia, tenho dores apenas no final da tarde, a recuperação esta sendo boa, meu dentista falou que meu organismo esta respondendo rapido, pois a cirurgia demorou cerca de 1h30 apenas para tirar o inferior do lado direito, era para eu estar mais inchado, com sintomas e dores mais fortes, mas nao fiquei inchado em nenhum dia… Enfim, sempre depois das refeições faço bochecho apenas com água para limpar o local do ponto, e hoje quando após comer macarrão notei que tinha algo branco debaixo dos pontos, ja fiz varios bochechos mas não sai essa tal coisa branca, se for um pedaço de macarrão, poderei ter infecção ou inflamação ? 1 dos meu antibióticos ja acabou os dias, o cetoprofeno, era ate o 5º dia, e estou tomando amoxilina ate o 10º dia. Outro detalhe, irei tirar os pontos sabado.

    • Acho que você não precisa se preocupar, Álvaro. Se for mesmo um pedaço de macarrão, ou ele vai sair de lá sozinho ou o seu dentista pode removê-lo no dia que você for tirar os pontos. Você está medicado de acordo e respondendo bem ao tratamento, não creio que vá ter uma infecção.

  192. Eu tirei meus dois sisos de baixo e faz 7 dias hoje, e eu ainda tenho dor no local e mta dor de cabeça. Mas a cirurgia foi demorada. É normal esses sintomas?

    • Daiane, quanto mais demorada e difícil é a cirurgia, a tendência é do pós-operatório ser mais chato mesmo. Mas a tendência é a dor diminuir de forma gradual.

  193. ARRANQUEI O ULTIMO DENTE TEM 3 DIAS, A BOCHECHA ESTA INCHADA, MAL CONSIGO ABRIR A BOCA, MINHA GARGANTA DOI E TO COM FEBRE, É NORMAL?

    • Isis, a maioria dos sintomas que você descreve estão no texto e sim, são bastante comuns. A febre nem tanto, mas se ela ceder logo não creio que seja motivo pra preocupação. Caso ache necessário, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra orientações mais específicas.

  194. E tambem é como se tivesse uma bolinha no local e normal????

    • Que tipo de bolinha? Na gengiva? No “buraco” onde estava o dente? De pus? Grande? Pequena? Um caroço?

  195. Ola doutora Ana! Hoje já faz 6 dias que retirei o meu dente do lado direito, e ainda continuo sentindo dor principalmente dor de cabeça e no maxilar, fui ao medico e ele disse que não esta infeccionado, mas aplicou um liquido e colou um algodaozinho e disse que iria melhorar, estou tomando antibiótico de 8 em 8 horas e para a dor Aleve, fiz 3 dias de repouso mas agora eu voltei a trabalhar… Quando vai passar essa dor? Até sinusite estou tendo… Aqui aonde eu estou (Richmond, VA, USA) esta nevando há dois dias, será porque esta fazendo muito frio?

    • Difícil dizer, Vívian… mas se está tudo bem e não há infecção (o que é o mais importante), sua dor deve diminuir de forma gradual. Você está medicada de acordo, então agora é preciso aguardar o seu organismo se recuperar.

  196. Oi, Dra.!
    Quarta-feira (dia 23) tirei os quatro sisos, e no dia seguinte, além da dor suportável, comecei a sentir bastante coceira nos cantos dos lábios, como se fosse uma alergia. Não está vermelho nem com feridas, apenas coça bastante. Será que é o caso de usar alguma pomada? Estou com medo de que eu mesma acabe por criar feridas de tanto coçar.
    Além disso, gostaria de saber quando posso passar dos alimentos líquidos para alguns mais sólidos, visto que não tenho nenhum lado livre para mastigar. E quando posso trocar a compressa fria pela quente?
    Obrigada!

    • Nathália, quanto à dor, se está insuportável, é bom que você entre em contato com o seu dentista pra reavaliar. A coceira provavelmente é uma reação tardia ao atrito tanto da luva do dentista quanto do instrumental usado durante a cirurgia. Um protetor labial comum certamente vai ajudar bastante. Quanto à alimentação, vai muito do bom senso: quando você estiver se sentindo bem e achar que pode introduzir alimentos mais sólidos, pode fazê-lo. Não há uma regra pra isso. Apenas evite alimentos muito duros e muito quentes. Se você estiver com rigidez muscular (o que dificulta a abertura da boca), já pode usar compressas mornas.

  197. Ola doutora, tudo bem? Entao, extrai meu dente de siso no dia 07/01 e minha dentista disse que os pontos cairiam sozinhos, boa parte dele saiu, porém outra parte ainda esta fixa na gengiva. Vai fazer 1 mes, é normal durar todo esse tempo ate que todos os pontos caiam? Obrigada desde ja! :)

    • Não é normal não, Camila. O ideal é remover, até porque eles ficam juntando sujeira, às vezes dá mau hálito também. Procure a sua dentista ou uma Unidade de Saúde pra remover os pontos que não caíram.

  198. Ola doutora
    Eu tirei 2 sisos inferiores dia 18/01, os dois estavam no osso. Foi uma cirurgia que durou das 09:30 as 11:00.
    Meu dentista me receitou amoxilina, diclofenaco e paracetamol. Inchou e roxeou. Dias depois da cirurgia desinchou um pouco e percebi que no local surgiu uma bolinha, e desde entao sinto muita dor. E essa dor parece que vai me deixar louca, pois doi o ouvido e a cabeça tambem. E os remedios acabaram ontem.
    O que eu faço?
    É normal essa dor?
    E a dor de cabeça é normal, sendo que começou desde a cirurgia?
    Continuo os remedios?
    Para piorar minha situaçao minha dentista viajou!
    O que faço?
    O que tomo para passar essa dor terrivel?????????
    Me ajude por favor!!!! Obrigada

    • Daiane, continue com a medicação analgésica, sim! Senão a dor vai piorar, e a ideia do analgésico é exatamente oferecer conforto pra você durante o período pós-operatório. O inchaço e a dor de cabeça são sintomas comuns, que variam de intensidade dependendo da pessoa. Se você achar necessário, procure outro dentista pra avaliar e orientar você (trocar ou aumentar a dose da medicação), não dá pra ficar esperando com dor a sua dentista voltar de viagem, né?!

  199. Dra. arranquei os sisos, os 4 de uma vez só, o dentista não me deu nenhuma receita, resultado: tive uma infecção violenta, fui parar varias vezes no pronto socorro com muita dor e até morfina tive que tomar. Depois de procurar outro dentista fui medicado e realizada varias drenagens e curativos. Minha pergunta é, esse primeiro dentista que fez as extrações agiu certo em não me dar nenhuma receita?

    • Tyessa, a necessidade de medicação quem define é o dentista, considerando o quadro paciente. Mas eu costumo prescrever pelo menos um analgésico pra fase pós-operatória, por uma questão de conforto para o paciente.

  200. Ola dra., arranquei um siso do lado esquerdo dia 19/01, ate ai tudo bem… fui tirar os pontos 23/01 e senti uma dor na gengiva que cobre o dente ao lado do que foi arrancado, o meu dentista disse que doi por causa da agulha da anestesia… só que hoje 25/01 to com um tipo de afta que doe muito nesse local… estou com um pouco de medo de se tornar algo mais grave… é normal aparecer algum tipo de afta?
    Desde ja agradeco pela atenção!

    • É comum, sim, a aparecimento de aftas e machucados na região. Pode ter a ver com o local em que foi aplicada a anestesia (como o seu dentista sugeriu), pode ser uma reação tardia ao atrito do instrumental usado na cirurgia, pode ser por causa de algum alimento mais ácido, duro ou picante que você tenha comido. Mas não me perece ser motivo pra preocupação.

  201. Boa noite. Doutora, faz 10 dias que extrai o siso, e hoje ao termino do jantar percebi que caiu um pouco de alimento no local onde ficava o dente e nao consigo retirar mesmo escovando o dente. Devo me preocupar com isso? O outro siso retirado, lado esquerdo, percebi a presença de algo semelhante a uma massinha amarelada, ao redor. Devo me preocupar com isso? Obrigada.

    • Bia, não acho que você precise ficar preocupada. Enquanto a cicatrização não estiver completa (o que pode levar algumas semanas) pode acontecer de entrar comida no “buraco” onde estava o dente, mas esses resíduos geralmente saem sozinhos (ou você pode usar uma seringa – sem agulha – com água ou soro pra ajudar) e não causam maiores problemas. A massa amarelada que você descreve provavelmente se trata apenas de um produto da inflamação local, o que é comum e esperado.

  202. É normal sentir dor quase 3 semanas apos ter arrancado o siso, neste caso falo de uma dor muito intensa nomeadamente quando ingiro liquidos, e essa dor localiza-se na região onde o dente foi arrancado!!

  203. Ola! Doutora, retirei meu siso do lado esquerdo dia 21, a dentista nao estava conseguindo rancar, quebrou ele pra ficar mais facil, uma parte ela tirou facil, a outra custou, assim msm pq ela chamou uma outra dentista pra retirar pq ela nao estava conseguindo ou ja estava cansada, pois devo ter ficado mais ou menos umas 3 horas fazendo a cirugia, o engracado q ela fazia força pra tirar o dente do lado esquerdo e minha mandibula do lado direito q sentia a dor rs… e ela nao deu ponto. Pois bem, hj e sabado e minha boca ainda esta td machucada tanto por fora qto por dentro, sinto mt dor ao engolir qlq coisa, sinto mt dor onde foi retirado o dente e pior morro de dor na garganta, pq???

    • Rejane, basicamente pela proximidade anatômica entre a região da extração e a garganta. Esse tipo de sintoma é comum.

      • Doutora, era pra ter escrito ouvido no fim, sinto mt dor no ouvido esquerdo, ao ponto de nem conseguir dormir, desculpa pela garganta, a garganta tb sinto mas o ouvido ta pior.

        • Mas não muda muita coisa, Rejane. O ouvido está ali pertinho também, e se a cirurgia foi mais longa e você ficou muito tempo de boca aberta, pode haver algum problema na articulação da mandíbula, que fica ao lado do ouvido. Pode ser uma dor irradiada dessa região.

  204. Boa tarde Drª!

    Tirei três sisos ontem, dois superiores e um inferior, sendo que o inferior teve que ser quebrado para sair, resultado? Meu rosto tá bem inchado do lado direito. O lado esquerdo não me incomoda, mas a face está bem vermelha e sensível. É normal?

    • Mel, inchaço, dor e vermelhidão são sintomas bem comuns após a extração de sisos.

  205. Olá, fiz a extração de 4 cisos, estou no 4° dia, sinto terriveis dores de um lado só, o esquerdo, lado direito esta tranquilo, será que esta inflamado ?? Posso esperar até ir no dentista de novo vou daqui a 3 dias ??

    • Gisele, se você “pode esperar” depende mais de como você está se sentindo do que de outra coisa. Se a dor estiver realmente terrível, talvez seja o caso de você entrar em contato com o seu dentista antes ou procurar algum serviço de urgência em Odontologia. A existência de uma infecção é uma possibilidade real, mas não há como afirmar isso apenas pelo seu relato.

  206. Boa tarde,
    Fiz a extração dos dois sisos do lado esquerdo, e já se passaram 4 dias e ainda tá muito inchado. Demora +/- quanto tempo para desinchar? Obg! :D

    • Geralmente em 1 semana o inchaço já está bem menor. Mas para desinchar por completo, pode até levar um pouco mais… depende do caso.

  207. Doutora, fiz uma cirurgia de siso do lado esquerdo e extraí os dois de cima. O do lado direito está completamente na horizontal e eu preferi não mexer com ele agora. Acontece que essa cirurgia foi feita há mais ou menos um ano e meio e há algumas semanas eu senti minha gengiva do lado de dentro ficando dura e branca bem na direção da cirurgia, senti como se fosse nascer um dente, mas não botei fé… Agora saiu um “pedaço de dente” pra fora e está incomodando um pouco, bem pouco. Será que ficou um pedaço de raiz lá que está sendo empurrado? Vou ao dentista nesta semana, mas gostaria de saber o que você pensa sobre isso. Obrigada!

    • Alessandra, embora não seja algo comum (principalmente depois de tanto tempo), pode ser um pedacinho de dente ou de osso que o seu organismo está expulsando, sim. Se for isso e o pedaço for bem pequeno, seu dentista deverá removê-lo sem problemas.

      • Obrigada, doutora. Já conversei com um dentista e amanhã ele irá me atender. Vamos ver o que ele fala!

  208. Oi Ana, td bom? Arranquei um dente ontem a noite… era um canal. Fiz de tudo para nao arrancar, mas o unico dentista aqui da cidade disse q nao tinha mais jeito, q o unico jeito era extraindo… alegando q estava todo cariado por dentro… aceitei, extrai pq ele nao me deu outra alternativa, e eu estava morrendo de dor, ja nao aguentava mais. Enfim… queria saber se tinha algum outro jeito a nao ser extraindo o mesmo? E ele deixou aberto, ta um buracao, estou com medo dele infeccionar… isso e normal, doutora?

    • Jose Vitor, apenas pela sua descrição não tenho como opinar se era necessário ou não. Mas não vejo motivo pra duvidar do seu dentista. Se a cárie atingiu a estrutura do dente e inviabilizou sua presença na boca, o jeito e extrair mesmo.

  209. Olá Drª.
    Há exatamente 8 dias que fiz 2 cirurgias inferiores, no 7º dia (ontem) retirei os pontos, acontece que agora há pouco (no almoço) caiu um “pedaço” de caroço de arroz no pequeno “buraco”, minha pergunta é: há perigo nisso? Ele (o caroço) sairá normalmente, ou será necessário a procura de um especialista?

    • Isso acontece bastante, Bell. O grão de arroz deve sair de lá sozinho, não creio ser motivo pra preocupação. Algo que pode ajudar é irrigar a região usando uma seringa (sem agulha) com água ou soro.

      • Obrigada Drª, ajudou muito!!!
        Parabéns pelo blog!!!

  210. Doutora, no buraco que ficou após a cirurgia está saindo esse tal liquido, eu passei um cotonete molhado e é um liquido de coloração amarelada e tem hora que aparenta ter um pouco de sangue e tem um cheiro ruim, devo procurar a dentista?

    • Ronaldo, só se você tiver dor ou outro sintoma importante em associação. Se for só a presença do líquido, provavelmente se trata de um produto da inflamação mesmo, não haveria necessidade de preocupação.

  211. Oh Ana, obrigado pela disponibilização… ja estou no terceiro dia pos-operatorio, ja posso comer arroz, feijao, carne? Estou com medo de entrar alguma coisa e infeccionar ou doer. Esta aberto?

    • Pode comer sim! Apenas evite alimentos muito duros ou muito quentes. E procure manter a região sempre limpa, é difícil evitar que entre algum resíduo de alimento no “buraco”, por isso é importante ficar sempre de olho e higienizar direitinho.

  212. Doutora, hoje faz exatamente uma semana que retirei os dentes do siso (de baixo), o buraco de ambos ainda esta em aberto, e ainda sinto dores, que vem sendo diminuidas com remedios, creio que consigo mastigar normalmente mas tenho medo de residuos de alimentos entrarem nos “buracos”, o q faco ? Posso voltar a comer alimentos quentes??
    Abrcs

    • Guilherme, os “buracos” vão levar ainda algumas semanas pra fechar, enquanto isso é importante que você fique sempre “de olho”. Não dá pra evitar que entrem resíduos mas, se entrarem, será preciso removê-los. Algo que pode ajudar a limpar é você usar uma seringa (sem agulha) com água ou soro. Se você estiver bem, já pode introduzir alimentos mais quentes na dieta.

  213. Oi Aninha, uma duvida…
    Hoje faz 13 dias q arranquei um dente siso inferior semi-incluso, teve q usar broca no danado tb e tomei varias anestesias, umas 8… estou sem sentir parte da boca e do queixo ainda, q ja vi q poderia acontecer.
    Tomei 7 dias de antibioticos pq inflamou a garganta, enfim… mas ficou um inchaco como se fosse uma papa. A cicatrizacao esta boa por dentro. Mas ta parecendo q to com caxumba. Isso eh normal? O q eu faco?
    Muito obrigada pelo seu carinho com a gente e pela paciencia.
    Ah e esqueci de falar q nao consigo abrir a boca ainda tambem depois de 13 dias… eh normal?
    Bjaoo.

    • Geysa, fico feliz em ajudar. :)

      Às vezes o inchaço persiste, mesmo. Neste momento, considerando que já se passaram 13 dias da extração, você pode fazer compressas mornas sobre a bochecha. Pode ajudar. Quanto à sua dificuldade de abrir a boca, esse também é um sintoma bem comum e que costuma diminuir com o passar do tempo. As compressas mornas também podem ajudar nesse sentido, considerando que pode haver certa rigidez muscular.

      • Oi Aninha, eu outra vez… hj faz 22 dias q tirei o danado do siso… O inchaço diminuiu e a “caxumba” ta bem menor haha, mas ainda tah. O trismo q ainda ta brabo, mal consigo colocar o dedo mindinho dobrado na boca… eh normal depois de tantos dias?
        Muito obrigada por tudo :)

        • Geysa, não é normal, mas acontece… e olha, vai melhorar, ok?! Converse com o seu dentista, talvez tomando um relaxante muscular o trismo diminua.

          • Ta bem… brigadaoo Ana, vou falar com ele… e bom carnaval pra vc =)
            Bjao

  214. Boa noite Dra. Realizei a cirurgia do siso inferior incluso, a extração foi meio complicada, mas não causou problemas, hoje faz 11 dias que fiz a cirurgia, tirei os pontos, está tudo tranquilo, mais notei que existe um buraquinho la, tenho duvidas se esse buraco vai permanecer ou se ele vai fechar completamente, e sobre os resíduos de alimentos que ficam la se causam algum problema? É só esperar ele fechar ou tenho sempre que ficar tirando esses “restos”? Obrigado.

    • Bruno, o “buraco” vai fechar por completo, mas isso pode levar algumas semanas. Procure apenas manter o local limpo, embora seja verdade: não há como evitar completamente que entrem resíduos alimentares ali.

      • Tenho mais uma duvida, esses alimentos não impedem o fechamento do “buraco” por exemplo, né?

        Obrigado doutora pela atenção!

        • Não Bruno, até porque eles não ficam lá dentro, em algum momento esses resíduos são expulsos.

  215. Olá Dra Ana!!
    Eu fiz uma cirurgia para a retirada de dois cisos, um superior e outro inferior, do lado direito. Isso foi no dia 23 de agosto do ano passado!! Mas até hoje o meu rosto do lado direito embaixo está inchado! Tem tipo uma bola que deixa o meu rosto desse lado como se tivesse uma papada sabe? Tá dolorido, é visível o inchaço! Isso me incomoda muito! Eu voltei no dentista que fez a extração e ele me disse que isso é trauma da cirurgia. Mais um mes de passou e o inchaço continuou. Voltei nele que me indicou um endodontista porque o problema era canal. O endo verificou e disse que nao tinha canal nenhum. Fiz uma tomografia do local e apareceu linfonodos enfim… ja se passaram 5 meses desde que fiz a cirurgia e nao entendo porque o lado esquerdo do meu rosto tem essa protuberância, esse inchaço. Isso é normal ou devo ter desenvolvido alguma doença mais grave?

    • Nem é normal nem acho que você desenvolveu alguma doença, Danielle. Deve ter a ver com a cirurgia sim, pode ser algum distúrbio na cicatrização, alguma infecção mais resistente… é preciso investigar. Sem examinar você não tenho nem como pensar em mais alguma coisa.

      • Dra. Ana

        Obrigada pelo feedback. Permita-me enviar-lhe o laudo da tomografia por email? Não confio no dentista que fez a cirurgia! Ele acha tudo normal.

  216. Olá, Cirurgiã-dentista Ana!

    Realizei cirurgias para a remoção dos sisos (internos) do lado direito no dia 9/1, tive uma recuperação razoável e após duas semanas o inchaço era praticamente nulo. A remoção do dente inferior foi mais complicada e a remoção dos pontos foi realizada no dia 23/1.
    A partir do dia 26 voltou a ocorrer inchaço na região próxima ao maxilar onde foi retirado o siso inferior. A região ficou rígida e com dores ocasionais ao toque. Entrei em contato com o cirurgião-dentista e ele recomendou que mantivesse boa higienização da boca, fizesse bochechos e limpasse a área da cirurgia com cotonetes.
    Hoje a bolha inchada estava tão proeminente que cobria parte dos dentes mais afastados (próximos à região onde foi realizada a cirurgia). Agora ha pouco ela estourou liberando um pus amarelado e sangue… Não sei o que fazer pois não sei quando conseguirei marcar retorno ao cirurgião. Poderia me dar algum conselho sobre medidas a tomar e informar se um cirurgião geral de postos de saúde estariam aptos a recomendar medicamentos??

    Grata,

    Ana Paula.

    • Oi Ana Paula! Você pode (e deve) procurar uma Unidade de Saúde sim (ou outro serviço de urgência em Odontologia) caso o seu dentista não esteja disponível. Parece haver uma infecção, é importante controlá-la o mais rápido possível. Os dentistas que atendem em Unidades de Saúde estão aptos, como qualquer outro, a prescreverem qualquer medicação indicada que seja necessária.

      • Obrigada, Ana!

        Fui a uma unidade de saúde e não havendo dentista fui orientada por uma médica a fazer uso de antibiótico (amoxicilina) e anti-inflamatórios, uma vez que só terei a oportunidade de retornar ao dentista na segunda semana de fevereiro. Mas pelo menos agora já posso contar com os antibióticos para controlar a infecção.

        Grata pela orientação e parabéns pelo trabalho aqui realizado!

  217. Doutora, retirei meus dentes do siso (de baixo) ha exatamente uma semana, desde que tirei se formou uma bolhinha na gengiva no dente do lado do extraido e toda vez que cai algo gelado doi muito, e ao escovar os dentes tambem sempre sangra, e nesse local sinto uma dor latejante, com q faz q doa tbm meus ouvidos, nao sei o que fazer, pois ja fui ao dentista e ele disse para tomar meus remedios e focar na limpeza, porem tenho medo de algo que possa complicar, abrcs

    • Guilherme, “bolinha na gengiva” pode ser várias coisas… desde uma afta até uma fístula (um local por onde o seu organismo expulsa o pus de uma infecção). Considerando que você passou por uma cirurgia, pode ter a ver com isso. Mas se o seu dentista examinou e não percebeu nada, o problema talvez seja até em outro dente, e coincidentemente se manifestou agora. Ou seja: é preciso investigar.

  218. Boa tarde,
    Qual tipo de dentista faz profilaxia?
    E qual tipo de dentista olha / extrai os incisos?
    Obrigada!

    • Joyce, qualquer dentista realiza esses procedimentos. Você pode procurar um clínico geral.

  219. Dra. Ana!
    Parabéns pelo site! Achei incrivelmente útil! Bom, tenho uma dúvida, há cerca de 2 anos extrai os 4 dentes do siso num único dia. O cirurgião dentista me convenceu de que era melhor, pois desta forma, o corpo sofreria apenas um trauma. A extração dos dois dentes do lado esquerdo e do superior do lado direito, apesar da sensação desagradável, ocorreram normalmente, mas o inferior do lado direito tinha a raiz por baixo de mais dois dentes, o cirurgião teve muita dificuldade pra remover, tendo que despedaçar o dente pra conseguir. Enfim, o resultado foi péssimo e perdi completamente a confiança no dentista, que acredite, desapareceu do mapa, o consultório fechou e eu não tive suporte. Por 2 semanas fiquei afastada do trabalho tomando antibiótico, anti inflamatório e analgésicos, senti muita dor. Do lado esquerdo, perdi parcialmente a sensibilidade da língua, que até hoje não voltou e atualmente estou sentindo muita dor no lado esquerdo, que eu suspeito ser porque há ainda algum pedaço da raiz dentro da gengiva, mal consigo abrir a boca. Me arrependi muito de ter removido os dentes, eles não me atrapalhavam em nada e estavam nascendo normalmente, mas fui convencida, pois tenho bruxismo e o dentista disse que os dentes do siso pioravam muito o meu quadro, não consigo enxergar a relação, mas como não sou especialista, acreditei. Enfim, atualmente estou desempregada e sem dinheiro pra custear um novo tratamento, por esta razão, apesar de estar sentindo dor há mais de uma semana ainda não procurei um especialista. Com toda sua experiência, qual acredita ser o motivo da dor? É possível ter ficado um pedaço da raiz, mas somente agora, após 2 anos eu sentir dor? Muito obrigada!!

    • Raquel, é possível sim. Mas se seu dentista não comentou que isso teria acontecido, creio não ser o caso. De qualquer forma, uma simples radiografia panorâmica é capaz de revelar se existe ou não um pedaço de raiz ainda presente. Havendo, uma possibilidade é que a raiz tenha sido deixada de propósito mesmo, por uma questão de preservar você e evitar algum dano mais sério (que no fim nem foi evitado, já que você acabou ficando com uma parestesia). Enfim, a dor pode estar sendo causada por uma infecção local (mesmo depois de 2 anos) ou até pela “confusão” com que o nervo afetado percebe os estímulos… sabe aquela coisa da pessoa que teve a perna amputada mas sente o “pé” coçando? Mais ou menos por aí.

      • A parestesia é do outro lado, não creio que tenha relação com a dor, mas agradeço muito a resposta. Vou procurar um dentista e ir atrás da panorâmica, que é a única que vai realmente confirmar minhas suspeitas. Postarei aqui assim que souber! Muito obrigada!! Bjos

  220. Olá Drª Ana,
    Tirei um dente no dia 23/1/2013 (não foi o Ciso, foi um molar), porque há mais de 4 anos que este dente vinha incomodando (já por 3 vezes, em diferentes épocas, que o dente foi desvitalizado e voltou sempre a doer, algumas vezes fiz antibiótico). Agora a minha médica resolveu também a meu pedido tirar o dente. Acontece que já faz hoje uma semana (terminei o antibiótico ontem) e o “dente” continua a doer. Tomo paracetamol há cerca de 10 dias e comecei a alternar com o ibuprofeno há 4 dias. Sob o efeito deles passo bem, mas quando termina o efeito voltam as dores. Até quando poderei tomar estes analgésicos? Entretanto voltei à minha médica há 2 dias atras e ela disse-me que não tenho infecção, mas sim inflamação. Tenho muito medo de ter uma alveolite ou outro qualquer problema, pois não percebo porque continuo com dores.
    Atenciosamente.

    • Mafalda, certamente você não tem uma alveolite, se tivesse as dores seriam muito piores. Você deve tomar os analgésicos até que perceba que eles já não são necessários. A sua extração é recente, é possível que você precise dos remédios por alguns dias ainda. A inflamação, que é uma reação do organismo a uma agressão, é algo esperado neste momento.

  221. Olá Dra., bom dia!

    Em novembro fiz extração da raiz residual do molar, que foi feito um canal mal feito e a raiz ficou ali inflamada. Normal, pontos cairam e ficou aquele buraco e tal, até então tudo bem. No inicio do mes comecei a sentir uma dor no osso do local e o local meio sensivel, mas já estava fechado o local. Porém essa dor vem piorando e estou ficando preocupada porque a dor no osso esta mais forte.
    O dente do siso nasceu e parece q está aproximando do local que estava o “buraco”.
    Será que esta movimentação do siso pode provocar esta dor? Será que ficou algum residuo ou carie no dente de siso (o dente está aparentemente perfeito)
    Agradeço a atenção.

    • Diane, considerando que o local da extração ainda está cicatrizando (a cicatrização completa, inclusive da parte óssea, pode levar alguns meses), a dor pode ter a ver com o nascimento do siso, sim. Procure um dentista pra avaliar.

  222. Olá. Boa tarde doutora. É possível ficar com folga entre os outros dentes após e extração dos sisos?

    Obrigada.

    • Adriana, é uma possibilidade. Quando se extrai um ou mais dentes, a mordida acaba mudando e os dentes podem se movimentar um pouco por conta disso.

  223. Doutora, como dito antes retirei meus dentes dos siso, os inferiores, os buracos deixados pelos dentes ainda estao abertos pois faz 9 dias, o que me preocupa é em que um deles aparenta ter algo branco e duro como se fosse osso, ou dente msm, o q me estranha é que me lembro do dente desse lado ter saido por inteiro e nao quebrado, o q pode ser ? E é normal nao se dar ponto ou seja fecha-lo?

    • Guilherme, como a gengiva está aberta, é possível que você esteja vendo o osso mesmo. Mas não se preocupe, isso é normal nessas condições, até que o tecido se cicatrize (o que pode levar algumas semanas). É assim mesmo.

  224. Olá doutora, meu pai extraiu 6 dentes e faz 2 dias que ele esta com dores no corpo e febre, é normal?

    • Não é normal não, Denise. Ele está tomando alguma medicação?

  225. Doutora, ha mais ou menos 2 meses eu retirei meus 4 sisos, porém a retirada dos meus sisos inferiores gerou um buraco, não em cima de onde ele estava, mas sim na lateral dele, entre minha gengiva e a bochecha, sempre cai uns pedacinhos de comida lá, eu retiro mas sempre da a impressão de que ainda tem mais alguma coisa, com isso eu lhe pergunto: é normal esse buraco neste local? Caso seja, ele sai? Quanto tempo mais ou menos? Existe alguma coisa que eu possa estar tomando pra sair mais rápido?

    • Lydia, os “buracos” estão onde estavam os sisos de baixo? Se sim, isso é “normal” sim, e devem se fechar por completo em algumas semanas. Não há muito o que fazer além de manter o local sempre limpo.

      • Sim Doutora, na lateral onde estava os sisos, entre a gengiva e a bochecha. OBS: Fiquei preocupada depois da esposa do meu padrinho ter me dito que o buraco do dela nunca saiu.

        • Os “buracos” vão fechar sim, Lydia! Pode demorar umas semanas, mas eles vão acabar cicatrizando por completo. No caso da esposa do seu padrinho pode ter ficado alguma depressão, mas certamente o “buraco” não está aberto.

  226. Olá, Dra.,

    Faz agora duas semanas e meia que eu tirei os dois sisos do lado esquerdo. É normal que eu esteja ainda a sentir dor? É uma dor mais óssea, digamos, na mandíbula, um desconforto forte e doído.

    Obrigada.

    • Ana Luiza, acontece. Mas certamente a dor vem diminuindo, não?

      • Então, Dra, eu estava sem dores. Depois que eu parei de tomar os anti-inflamatórios, passou dias, e essa dor que eu te descrevi começou. Principalmente próximo ao ouvido, na junção da mandíbula, e ela vai se prolongando. Estou com ela assim constante faz já uns quatro dias. Estou seguindo à base de Deosil, rs

        • Pode ser que a dor seja na articulação da mandíbula (ATM), o que até certo ponto é “esperado”, considerando o tempo que o paciente fica de boca aberta durante a cirurgia de extração dos sisos. Mas essa dor costuma ser passageira. Caso não diminua nas próximas semanas, seria interessante procurar um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial para avaliar.

          • Obrigada, Dra.

  227. Oi, doutora Ana.

    Tirei meus quatro sisos na quarta-feira da semana passada e hoje senti um gosto ruim na boca, aí percebi que um dos locais que o siso estava (que ainda estão fechados com ponto) estão com um cheiro ruim. Não dói nada, nem nada parecido, mas tentei higienizar e não consegui. O cheiro continua. O que eu faço?

    • Luan, pelo seu relato não há infecção. Esse cheiro ruim provavelmente é por causa de um exsudato inflamatório (um líquido amarelado, geralmente), o que é esperado principalmente durante o início do processo de cicatrização. Procure apenas manter o local limpo, um cotonete pode ajudar a limpar a área superficialmente.

  228. Olá Drª. tirei o siso esses dias, e ta bem inchado, ta um caroço em baixo do queixo, e quando eu aperto ou coloco o gelo, da um gosto muito ruim em minha boca. Obrigada, beijos.

    • Débora, é possível que quando você aperta a bochecha você ajuda a eliminar um exsudato inflamatório, ou mesmo pus (o que acredito que não, pois pelo seu relato não há infecção, só inchaço, e não há dor). Por isso o gosto ruim.

  229. Boa noite…
    Ana mais uma vez estou aqui para tirar uma duvida, como ja relatei acima retirei os dois sisos do lado esquerdo ja se passaram 10 dias e ainda sinto dor, nao sei dizer direito, mas as vezes parece ser o dente do lado as vezes parece ser no buraco, como a dor e forte estou tomando nimesulida 1 vez por dia e que estou viajando (praia) e meu dentista é em outra cidade nao tenho como falar com ele, queria sua ajuda…
    Sempre observo e o buraco ta bom, agora que esta um pouco branco por dentro, o que faço… So vou embora no sabado, posso continuar com a medicação… Obrigada.

    • Solange, nunca é bom tomar anti-inflamatório de forma contínua. Me parece que você está bem, não há infecção. Dessa forma, é melhor que você tome apenas um analgésico (seu dentista deve ter prescrito um, não?!)

  230. Olá doutora. Já falei consigo, mas fiquei preocupada. Eu nos meus 15 anos utilizei aparelho e fiquei muito feliz com o resultado. Há uns tempos para cá comecei a observar que os meus dentes estavam a ficar tortos. E entretanto, fui a uma consulta. O doutor aconselhou-me a retirar os dois dentes inferiores do siso, visto que a causa devia-se ao crescimento e pressão dos sisos. Então, há 3 dias retirei o siso inferior esquerdo. Apesar de alguma dor o que me preocupa realmente é vir a ficar com folgas entre os dentes. Nunca tive os dentes assim, mesmo antes de utilizar o aparelho. De qualquer forma tenho sempre receio. Acha que é uma possibilidade muito grande de os dentes se movimentarem muito?? É porque agora falta retirar o outro siso, mas tenho receio. Obrigada.

    • Adriana, não creio que você vá ter espaços entre os dentes por causa da retirada dos sisos. Acho que você não precisa se preocupar quanto a isso.

  231. Obrigada doutora.

  232. Olá doutora. Extraí o siso inferior direito há mais de 5 meses e ainda até hoje, às vezes sinto uma sensibilidade. É normal? Sinto que dói mais ainda quando estou com a garganta um pouco irritada. Ou o meu dentista cometeu algum erro?
    Obrigada.

    • Lizandra, em alguns casos isso acontece. Seria bom seu dentista reavaliar, mas não creio que haja infecção ou algo assim. Também não vejo problema, pelo seu relato, na conduta do seu dentista.

  233. Olá doutora Ana, li muitas das perguntas e suas respectivas respostas, para ver se alguma se enquadrava com a minha, mas apesar de alguns sintomas serem normais, acho q os meus estao um pouco agravados. Pois bem, fiz a cirurgia de siso terça-feira, o meu dente estava incluso e horizontal, ah estou falando do dente inferior. Bom, fiz essa cirurgia dia 29 de jan, terça-feira as 8 hrs da manha, hj já é sex dia 01 de fev 16:40hrs. já se passaram quase 4 dias e eu me encontro com muita dificuladade de engolir, dói ao fazer o movimento com a garganta para engolir, minha boca tb não se fecha, tipo os labios sim, mas os dentes nao encostam superiores e inferiores, devido ao inchaço, e hj o inchaço do rosto, olhando externamente, melhorou um pouco pq ate ontem quinta-feira tava muitissimo inchado. Esses dias todos nao me alimentei, a não ser com iorgutes, agua e tal, mas mesmo assim poucas vezes, pois nos dois primeiros dias saia sangue e nos dias posteriores ainda tinha essa dificuldade de engolir tb devido a dor para engolir. Mas com tudo isso o que mais me assustou foi que apenas hj consegui abrir a boca diante ao espelho, e vi q minha garganta está torta devido ao inchaço e um grande hematoma que esta roxo, bem roxo, e tb a bochecha e a gengiva estao com hematomas saliente e roxos. Doutota, depois disso tudo a pergunta é: isto é normal? Vc acha que o procedimento poderia ter sido aliviado na hora da cirurgia? Eu li aquelas instruçoes que dao pra gente pós-operatorias, e lá tem uma parte assim: no primeiro dia ingerir apenas comidas liquidas ou pastosas… e por ai vai. No meu caso, no primeiro dia mal eu podia por agua na boca, só hj vim a conseguir abrir um pouco mais a boca, mesmo assim nas condiçoes que falei. Desde já agradeço Doutora.

    Jefferson Nascimento, 27 anos

    • Jefferson, embora pelo seu relato os seus sintomas sejam mais exacerbados, eles ainda assim são sintomas comuns. A forma como eles se manifestam dependem muito de como o organismo da pessoa reage no período pós-operatório. Às vezes não importa o quanto o paciente se esforce em cumprir as recomendações do dentista, mesmo assim a recuperação pode ser mais “chata”.

  234. Olá doutora, realizei a extração dos sisos superior e inferior direito hoje, às 16 horas. A extração do superior transcorreu rapidamente, apesar de este estar completamente incluso. Já quando o dentista foi realizar a retirada do siso inferior, observou que necessitaria efetuar a raspagem do tecido ósseo local para deslocação do dente, que apresentava a raiz com as pontas unidas, em formato de gancho. No entanto, o dentista não cortou o dente, deslocando-o inteiro após raspar com a broca. Senti um estalido no ouvido quando o dente saiu. Seria possível ter ocorrido um fratura mandibular? Se sim, a dor seria insuportável ou não seria notada?
    Após o procedimento, o dentista retirou duas radiografias dos dentes em questão, uma do superior, e outra do inferior. Nessa radiografia pequena seria possível visualizar alguma intercorrência ou o ideal seria retirar uma radiografia da face?
    Mesmo com o uso de Amoxicilina, Dexametasona e Lisador sinto a mandíbula inferior dolorida. O sangramento do dente inferior ainda não cessou. Qual seria a melhor providência a ser tomada?
    OBSERVAÇÃO: Realizei a extração dos dois sisos esquerdos em Dezembro/12 com outro dentista. A raiz do dente inferior era igual a deste de agora (gancho) e o profissional cortou o dente em diversos pedaços para retirá-lo. No entanto este dente estava horizontal e impactado, posição que dificultou sua extração. O profissional atua deveria ter segmentado o dente? Visto o formato de sua raiz.
    Atenciosamente, grata desde já

    • Priscilla, até seria possível uma fratura mandibular, mas eu não pensaria nisso em princípio. Se isso ocorresse você provavelmente sentiria bastante dor e poderia haver um desnível entre os seus outros dentes, como se a mordida não encaixasse. Creio que as radiografias que o seu dentista tirou em seguida das extrações foram para verificar se os dentes saíram por inteiro, não tendo nada a ver com uma suspeita de fratura de mandíbula. Até porque, nesse caso, seria necessário fazer uma radiografia panorâmica (e esse aparelho dificilmente existe dentro dos consultórios odontológicos, é preciso encaminhar o paciente para uma clínica de radiologia). A dor que você relata é comum no pós-operatório. O sangramento, nem tanto. É importante que você não cuspa o sangue, pois o movimento de sucção provoca mais sangramento. Beba água gelada em vez de cuspir pra tirar o gosto ruim da boca. Não tenho como afirmar a necessidade de cortar seu dente em pedaços para removê-lo, mas se ele saiu por inteiro me parece que não havia necessidade de seccioná-lo.

  235. Boa noite!

    Hoje arranquei o meu siso (01/02/13), tô tomando anti-inflamatório, vou viajar de avião dia 06/02/13, quarta feira; meu dentista falou q posso ir tranquilamente, só vou ter q ir com pontos. Será que vou sentir dor ? É aconselhável eu viajar realmente? Sinceramente estou com medo por causa da pressão… Gostaria de uma segunda opinião. Obrigado!

    • Mileide, também não vejo problema. :)

  236. Oi doutora, extrai o dente do siso 28 e o dente 25 também ha 3 dias, esta um pouco inchado e saindo sangue pelo nariz, é normal isso?

    • O inchaço sim, Rosangela, mas o sangue pelo nariz não. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate isso, pra ele reavaliar e ver se esse sangue é apenas uma coincidência ou se tem relação direta com as extrações.

  237. Doutora, obrigado por me responder, bom hj sabado dia 2 de fev 14 hrs, quinto dia depois da cirurgia, percebi q o motivo pelo qual eu nao consigo fechar a boca encostando os dentes, não era o inchaço, ou pelo menos não era só ele. Bom doutora, a pele/gengiva, que foi cortada para extraçao do ciso e do cisto q o envolvia, inchou/inflamou, e está por cima do meu dente, do ultimo dente. Isso me impede de fechar a boca, sendo assim nem do outro lado da boca consigo mastigar. Bom, de qualquer jeito vou voltar na doutora q fez a cirurgia na terça feira dia 05, mas se ler essa msg antes disso ja me ajudará. A Srª ja viu algum caso assim, será q terei q fazer outra cirurgia pra retirar essa gengiva q foi pra cima do dente? E por ultimo me permita fazer uma pergunta. A Srª é de onde, atende aonde? Desde já agradeço!

    • Já vi sim, Jefferson. Geralmente, quando a gengiva desincha ela volta para o lugar, e aí você vai parar de morder sobre ela e vai conseguir fechar a boca normalmente. Eu atendo em Curitiba-PR.

  238. Boa noite, Ana!

    Hoje faz 8 dias que extrai 2 sisos no lado esquerdo. Um deles incluso. Ontem retirei os pontos e o dentista disse que pelo tempo a cicatrização tá boa. Não consigo abrir completamente a boca para fazer a higiene do local e isso me preocupa. A bochecha ainda está um pouco inchada como se fosse uma bola dura e dói. Levando em conta o tempo da cirurgia esses sintomas são normais? Como faço para melhorar a higienização mesmo não conseguindo abrir completamente a boca e ver o local da cirurgia?

    Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Júnia, seus sintomas são esperados sim, e a severidade deles vai diminuir de forma gradual. A higienização fica complicada mesmo nesse período, principalmente se você ainda tem dificuldade de abrir a boca. O importante é você fazer o possível, com a própria escova, com um cotonete, com uma seringa (sem agulha, com água ou soro) pra eliminar quaisquer resíduos alimentares.

      • Ana,

        Amanhã faz 15 dias da extração e ainda está inchado. O inchaço é pequeno mas estou preocupada porque já se vão 2 semanas. As vezes sinto dor de ouvido e cabeça que passa com dipirona e já consigo comer normal. No local da extração (dente inferior) não visualizo buraco algum apenas uma pele mole da cor da gengiva, acho q o inchaço ainda atrapalha eu ver esse local direito. Ta normal? Como não estou tomando mais nenhum medicamento continuo, posso ingerir bebida alcoolica no carnaval? Obrigada.

        • Júnia, pela sua descrição vai tudo bem. O inchaço, às vezes, é persistente, mesmo. Mas quando não é acompanhado por outros sintomas importantes, não é um problema em si. E sim, se você não está tomando nenhuma medicação, pode beber. Mas não exagere, hein?! ;)

          • Oi Ana!

            Está fazendo 1 mes e meio da extração e estou preocupada. Não sinto dores, entretanto o local continua um pouco inchado, com aquela bola dura e incômoda. Segundo a minha dentista não é inchaço e sim excesso de pele devido ao inchaço da extração, e que era para eu aguardar mais um tempo e caso não voltasse ao normal teria que cortar esse excesso de pele. Estranho que na noite passada dormi do lado onde foi feito a extração e quando acordei, senti que o inchaço tinha aumentado, isso é normal mesmo neste tempo? Quanto este corte de pele, é comum, pois já estou com parestesia no queixo e labio e tenho medo de ser irreversivel, uma vez que me disseram que este corte do excesso de gengiva também causa parestesia.

          • Júnia, esse “inchaço interno” ou “bola dura” é comum, sim. A gengiva excedente costuma regredir durante o processo de cicatrização mas, se precisar ser removida, ela é mais superficial, não creio que leve ao risco de uma parestesia.

  239. Oi Doutora, fiz uma cirurgia para retirar um dente queiro a cinco anos atrás, no entanto o local do dente de tempos em tempos infecciona, parece uma gengivite, incomoda muito, além de dar dor na garganta do lado do dente, e debaixo do queixo incomoda até quando baixo a cabeça. Gostaria de saber se é normal.

    • Não é normal não, Michely. Seria bom procurar um dentista pra avaliar, até porque infecções recorrentes colocam o seu organismo inteiro em risco.

  240. Oi dra Ana, tudo bem?
    Extraí um dente ha aproximadamente 1 ano, era um dente com canal tratado mas que depois de anos começou a incomodar e foi realizada apicectomia que não foi bem sucedida e tive que extrair. Acabei não retornando mais ao dentista pois foi bastante traumático o dia da extração, cheguei achando que faria uma nova apicectomia e saí sem o dente, o dentista falou que estava bastante inflamado… mas em nenhum momento me falou que arrancaria… cada vez que lembro me dá um nó na garganta… bom, depois disso só retornei para fazer o provisório e até hoje estou com este provisório que consigo tirar e colocar e com a ajuda de um espelhinho reparei que a gengiva no local da extração está bem vermelha, como se não tivesse cicatrizado completamente, sinto um certo incomodo no osso ou na gengiva da região, é uma sensação estranha, mas não é dor… isso é normal? Vou procurar um dentista em breve pois preciso de um implante, mas… Um grande abraço, e obrigada!!!!

    • Níura, parece ser uma gengivite localizada, considerando a vermelhidão da gengiva e a ausência de dor. Normal, não é. É bom que você procure um dentista pra avaliar.

  241. Dra., retirei meus 4 cisos de uma unica vez, foi tranquilo, isso ja faz uns 6 meses, mas do meu lado esquerdo embaixo notei que ficou um carocinho que fica me incomodando porque sempre fico apertando ele pra ver se ta crescendo ou algo assim kkk ja viu né? Ele nao doi… eu sinto ele por fora e tambem por dentro, bem no fundo. Ele é rigido, mas parece que esta solto entre a carne, algo assim… gostaria de saber se isso pode ter alguma ligação com a extração dos sisos? Porque vim a notar isso so depois que arranquei os sisos.

    • Serginho, é possível que tenha ligação com a extração, sim. Pode ser que o seu organismo tenha englobado e encapsulado algum fragmento de osso, de dente e até de alimento. Não é algo que vá prejudicar você, além desse pequeno incômodo. Seria bom procurar seu dentista pra reavaliar, quem sabe fazer uma radiografia.

  242. Olá,
    Doutora, já faz 3 anos que extrai os sisos (os 4 de uma vez só), só que de vez em quando minha gengiva incha no local onde foi retirado o siso. Sempre é a gengiva dos dentes de baixo, do maxilar que incham. É normal?

    • Liliane, não estou certa que esse inchaço tenha a ver com a extração… pode ser uma gengivite, pode ser que você esteja mordendo sobre a gengiva… depende. Seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  243. Olá,
    Doutora, extrai o dente do ciso inferior esquerdo, só que ficou um pedaço da raiz, faz duas semanas e ainda sinto dor (latejamento )muito forte, só que não é continua. O meu dentista me passou nimesulida e amoxicilina, ele disse que é normal pois é um processo de cicatrização, pois foi uma cirurgia muito extensa.

    É normal essa dor (latejamento)? Posso ter problemas?

    Aguardo resposta
    Obrigado!

    • Felipe, essa sensação de latejamento e a dor são sintomas comuns, sim. A regra é mais ou menos essa: quanto mais complicada a cirurgia (quanto mais o dentista “mexe”), maior a chance de um pós-operatório mais “chato” e prolongado. Mas a tendência é você melhorar de forma gradual.

  244. Dra., fiz a cirurgia dia 1/02/13 dos 2 sisos de baixo. Estou tomando anti-inflamatorio td certinho, mas o unico problema é que sinto que to com vários nós nas partes das costas, ombro peito, isso é normal? To toda dolorida, isso é por causa dos remédios ou por conta da cirurgia ??

    • Gabrielle, esses não são sintomas comuns. Ou esses nós são uma grande coincidência ou eles têm origem tensional, por causa do estresse envolvido na cirurgia. Não creio que isso tenha a ver com a medicação.

  245. Bom dia, Doutora!

    Extrai meu siso inferior esquerdo na segunda-feira dia 04/02/13, ele estava cariado e com uma inflamação. É normal a sensação de dor no dente ao lado do siso?

    • É sim, Bianca. Esse dente muitas vezes é usado como apoio para a extração, por isso pode ficar um pouco sensível durante alguns dias.

  246. Ana, quanto tempo posso ficar com os pontos na boca? No dia marcado para tirar os pontos, estarei viajando. O Dentista sugeriu que eu tirasse antes de viajar, mas estou com medo de não estar bem cicatrizado…

    • Nina, se ele mesmo sugeriu, não há problema nenhum em remover um pouquinho antes. Até porque a cicatrização completa, mesmo, só vai ocorrer depois de semanas.

  247. Eu tenho um dente do siso que esta deitado, minha dentista aconselhou a não extrair ele enquanto ele nao sair para fora da gengiva, mas pelo que eu entendo se ele esta deitado ele não vai sair, se eu nao remover ele eu posso ter algum problema? E como faço pra remover um dente que esta incluso na gengiva?

    • Thiago, realmente: se o siso está deitado, não vai nascer nunca. É preciso avaliar se realmente há necessidade de extração, nem sempre há. Será necessário caso haja dor ou esse siso esteja ameaçando o dente da frente dele (segundo molar). Pra extrair um dente incluso, é necessário fazer um corte na gengiva para expor ele, o resto é igual à extração de um dente que já nasceu.

  248. Arranquei dois sisos na sexta-feira 01/02/2013, e ontem dia 05/02/2013 a noite o ponto desamarrou, isso é normal? Ou tenho que ir na dentista para ela amarrar de novo? Sexta-feira dia 08/02/2013 ja estava agendado para retirar os pontos.

    • Thiago, se estiver tudo bem não há necessidade de refazer os pontos, não. Mas é importante que você compareça à consulta de remoção dos pontos mesmo assim, pra que sua dentista possa avaliar como está a sua cicatrização.

  249. É comum sentir como se todos os dentes do lado onde foi feita a extração estivessem moles? Tô no quarto dia e não consigo mastigar nadinha, nem mesmo fechar a boca completamente. Quando os dentes superiores tocam os inferiores sinto uma agonia…

    • Nina, eu não diria que é normal, mas é uma queixa relativamente comum após extrações de sisos. Geralmente isso acontece porque esses dentes são usados como apoio no momento da extração, recebendo muita força. Dessa forma, pode-se causar um pequeno processo inflamatório que os deixa mais “altos”, criando contatos indesejados com os dentes do arco oposto e mais sensibilidade. Enfim, a tendência é de tudo isso melhorar de forma gradual.

      • E posso usar o periogard ou só com orientação do meu dentista? Preciso da receita para comprar? Desde já, agradeço a atenção. Desde que descobri o site, criei coragem para iniciar meu tratamento. Muito esclarecedor. Parabéns!

        • Até pode, Nina, não precisa de receita pra comprar. Mas o Periogard é à base de clorexidina, e não é bom usar de forma contínua (altera o paladar, “bagunça” a flora bucal, mancha dos dentes, e por aí vai). Fico feliz em ajudar, fico à disposição.

  250. Boa Noite, Dra!
    Há 2 semanas tirei 2 sisos, do lado esquerdo da boca, tive uma pequena inflamação que foi resolvida com amoxicilina, hoje no dia 06.02 fui retirar mais dois, porém não aguentei de dor, e só retirei o de cima, o qual estava com a raiz com um anzol no osso, foi muito dificil de retirar ele, senti praticamente tudo e a anestesia não funcionou, decidi não retirar o siso de baixo, pois realmente a dor era imensa, saí do consultório com a boca latejando de dor e quando cheguei em casa, só tomei um sorvete e o ibupofreno e não estou sentido dor alguma, nem parece que sofri tudo aquilo, isso é normal? E gostaria de saber se a tetraciclina corta o efeito da anestesia? Tomo ha bastante tempo esse antibiótico, o de 500mg, e quando fui retirar os 2 anteriores não havia tomado e a anestesia funcionou perfeitamente, até com a boca dormente eu fiquei, porém agora, nem isso, parecia que nem tinha levado anestesia no local.
    Obrigada.

    • Flávia, em princípio não há relação alguma entre a Tetraciclina e anestésicos locais usados em Odontologia.

  251. Fiz a extração tem quase 24 hs… to com muita sensação de mau gosto na boca. E quando olhei tem um negocio estranho amarelado… tipo um residuo perto do pontos… será q preciso procurar o dentista?

    • Jessica, se não há outro sintoma importante, não há necessidade. Provavelmente é só um exsudato inflamatório (como descrito no texto).

  252. Bom dia.
    Doutora eu extrai o siso de emergencia, pois estava inchado faz dois dias e no segundo e terceiro dia tive febre, dor de cabeça e dor no dente da extração, é normal ??? Vou voltar depois de 10 dias para retirada dos pontos, o que posso fazer…

    • Talita, normal não é. Você está tomando alguma medicação? É importante entrar em contato com o seu dentista e relatar esses sintomas.

  253. Doutora, retirei meus dentes do siso inferiores, praticamente há um mês, e tenho uma bolha em um dos lados, e essa bolha dói demais, principalmente ao cair agua ou algo gelado, parece ter pus nesse local, o q eu faço? E os ” buracos” ainda nao fecharam, isso é normal ? Sendo que ja se faz um mês?
    Abrcs

    • Guilherme, se há pus no local deve haver infecção. Seria bom seu dentista reavaliar. Os “buracos” podem levar semanas pra cicatrizarem por completo, é assim mesmo.

  254. Olá doutora. É normal após uma semana da retirada dos pontos ainda permanecer com dores de ouvidos? E em toda a parte lateral da cara?

    Obrigada.

    • Normal não é, Adriana… mas acontece. Esse costuma ser um sintoma passageiro… se persistir, entre em contato com o seu dentista.

  255. Oi Drª,

    Dia 05/02 extrai os dentes 18 e 28 (siso), não sinto dor, o rosto esta levemente inchado, um pouco de mau hálito, mas o que me deixou preocupado foi ter olhado no espelho e ver que onde ficava o dente 18 além do “ponto” dado pelo cirurgião há uma certa camada escura de cor preta, isso é normal?

    Estou fazendo uso de “Dicoflenaco-50Mg – 8h / 8h”

    Aguardo retorno – Obg!

    • Nivaldo, onde está essa camada? Na gengiva (em volta) ou dentro do “buraco”? Se for dentro, provavelmente você está falando do coágulo, que é uma massa vermelho-escura que serve como uma proteção para o alvéolo (o “buraco”). O coágulo é totalmente normal e não deve ser removido, faz parte do processo de cicatrização.

      • Drª, é revestindo o alvéolo mesmo!! Obg.. Só mais uma pergunta, observei novamente ha pouco tempo uma especie de “hematona” proximo onde ficava o dente 18 na regiao do “palatina” uma mancha rocha, tambem é normal?

        Aguardo

        E desde já agradecendo sua atenção!

        • Sim, Nivaldo. No pós-operatório é comum esse tipo de hematoma, no rosto pelo lado de fora, também.

  256. Drª, removi 2 sisos do lado esquerdo, inchou, mas não tive dores e após uma semana estava tudo normal. Após um tempo, removi os do lado direito, depois de 1 semana, passou o inchaço. Depois de 18 dias, meu rosto voltou a inchar, e estou sentindo dores, sei que a bucomaxilo mexeu no meu osso, pois tive pontos também na lateral do dente da parte de baixo. Por qual motivo o meu rosto inchou após 18 dias e começou a doer?

    • Queli, provavelmente há uma pequena infecção ou QUASE, e o seu organismo está lutando contra ela (por isso o inchaço, que é um dos sintomas que a inflamação causa). É bom que você procure o seu dentista pra reavaliar, talvez seja necessário entrar com antibióticos.

  257. Ah tenho outra dúvida, meu médico não falou nada para evitar o bochecho e fiz, e acabou alterando alguma coisa no coágulo ou nos pontos. Acontece que agora de vez em quando quando abro a boca um pouco mais começa a sangrar um pouco. É preocupante? Como faço pra evitar isso? Obrigado novamente!

    • Você ainda tem os pontos, Julio? Se sim, talvez o sangramento seja apenas porque, ao abrir a boca, a mucosa da sua bochecha estica e “puxa” os pontos.

  258. Olá Doutora!!! Não sei porque mas deu erro e minha pergunta anterior não chegou. Bom, queria tirar uma dúvida, já extrai os dois sisos esquerdos e essa semana extrai os sisos direitos. Acontece que estranhamente minha “mordida” tá deslocada, como se os dentes inferiores ficassem mais à direita do que os superiores ao fechar a boca, bem diferente de antes da extração dos sisos, entende? Enfim, isso tem me causado muita dor ao tentar abrir e fechar a boca, queria saber se é um sintoma comum ou é algo diferente. Muito obrigado!

    • Julio, provavelmente isso é fruto de um desarranjo interno ou de um inchaço na articulação da sua mandíbula. Esse tipo de sintoma é relativamente comum após a extração de sisos (ainda mais se você tirou os 4), principalmente pelo tempo que o paciente permanece de boca aberta durante as cirurgias. A tendência é o problema regredir sozinho e, com isso, a sua mordida “encaixar” de volta. Caso isso persista por mais de 1 mês, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar e/ou um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular).

      • Obrigado Ana!!! Tava um pouco tenso aqui porque eu ia retirar os pontos hoje, mas ocorreu um imprevisto na clinica e a mesma só vai abrir pós-carnaval. Confesso que não tô 100% tranquilo, mas bastante aliviado com sua resposta! Como ainda estou com os pontos imagino que o sangramento seja isso que você falou mesmo, até porque não parece que tá infeccionado! E sobre o “encaixe” eu vou esperar mais um tempinho mesmo como você sugeriu! Só uma coisa, o que é recomendado para diminuir esse sangramento, só evitar abrir e fechar a boca mesmo ou tem algo a mais? A compressa gelada é boa pra isso? Obrigado.

        • Como é um sangramento provocado, não há muito o que fazer além de “não provocá-lo”, Júlio. Creio que apenas tomar cuidado com movimentos mais amplos já seja suficiente, compressas podem ajudar no caso de inchaço, mas se não é o caso, não ajuda.

  259. Oi Drª,
    Fiz uma cirurgia de siso ja faz dois meses, e agora estou percebendo que esta saido uma pontinha que parece um pedacinho de dente ou de osso, e é um pouco dolorido. O que sera? Sera que tem algum problema?

    Natacha

    • Natacha, possivelmente é uma espícula óssea, um pedacinho solto de osso que o seu organismo está expulsando. Procure o seu dentista e relate o problema.

  260. Dra., tirei o quatro cisos de uma vez, confesso que não sofri nada, nem dor senti, fiquei impressionada porque todos falaram que eu ia sentir muita dor e tal, mas foi super tranquilo, o meu dentista super caprichoso na cirurgia, ficou inchado uns 4 dias apenas, cicatrizou super rápido, isso depende de cada pessoa? Ou eu tive sorte mesmo? rsrsrs
    Desde já agradeço! Boa tarde!!!

    • As duas coisas, Débora ;). Cada pessoa reage de forma diferente, mas é sempre bom contar com uma pitada de sorte, não é mesmo?!

  261. Dra. Ana, fiz uma extraçao no dia 04/02/2013. O dente seria o vizinho do siso inferior, agora passando a lingua sinto um pedaço do dente que ainda ficou no lugar. Estou sentindo dores, rosto um pouco inchado e a lateral da minha gengiva ficou machucada. Estou tomando dipirona e antinflamatorio por conta do dentista. Mas estou preocupada, esse pedaço sai sozinho e essa ferida é normal?

    • Jacqueline, seu dentista disse que ficou um pedaço do dente? Se não, creio que essa ponta que você sente ou é uma espícula óssea (um pedaço solto de osso) ou o rebordo da sua gengiva, que ficou mais “pontudo naquela região (mas que deve normalizar com a cicatrização). Sendo um pedacinho de osso, é possível que ele saia sozinho sim, embora, geralmente, o dentista acaba removendo. O machucado na lateral da gengiva pode ser consequência do instrumental usado durante a extração para afastar a bochecha. A ferida vai sarar, mas você pode usar uma pomada anti-inflamatória pra ajudar (do tipo Omcilon A).

  262. Olá! Arranquei meu siso superior direito ontem (08/02/2013), foi muito tranquilo, sem dor, sem muito sangue, sem pontos e hj, dia 09, ñ sinto mais nada, porém ainda ñ posso mastigar dos dois lados, gostaria de saber quanto tempo até eu poder mastigar dos dois lados de novo?

    • Leslie, depende… cada pessoa sente de um jeito. Mas em 1 semana esse problema já deve estar resolvido.

      • Muito obrigado ^-^

  263. Olá Doutora, ja li em outras respostas suas que e normal sair um liquido de gosto ruim durante a cicatrizaçao, mas no meu caso ja estou ficando preocupada pois tirei meu dente siso inferior do lado direito no dia 21 de janeiro e tirei os pontos dia 28 de janeiro e ainda esta saindo esse liquido la do buraco onde estava o dente, ai fico mais preocupada pois na semana em q tirei o dente não pude tomar a amoxilina durante os 7 dias pois me deu alergia ao medicamento no quarto dia, ai nao tomei mais antibiotico nenhum, so fiquei tomando o anti-inflamatorio ate a retirada dos pontos, meu dntista falou nesse dia q tava tudo bem, mas ate hoje, dia 9 de fevereiro, ainda esta saindo liquido do local, mas nao sinto nenhuma dor. Sera q posso estar com alguma infecçao ? Quanto tempo é normal sair esse liquido?

    • Lilian, creio que não haja infecção, até pela ausência de dor. Esse líquido é um produto da inflamação, e inflamação nada mais é do que uma reação do nosso organismo a alguma agressão externa, no seu caso, a própria cirurgia. Além disso, o processo de cicatrização ainda está em andamento. Enfim, a tendência é esse líquido diminuir e sumir, mas pode levar mais alguns dias.

  264. Ola Dra. Ana,

    Estou com uma dúvida. Eu moro na Dinamarca (e o sistema odontológico europeu é horrível), entao sempre que eu preciso ir ao dentista, eu vou qdo eu viajo ao Brasil. A minha pergunta é a seguinte: em 2009 eu fiz a extracao dos 4 cisos de uma vez só e a cirurgia foi super tranquila. Agora, faz umas 2 semanas que eu percebi que está um buraquinho na minha gengiva lado de baixo direito), bem onde o dente foi extraído. Nesse buraquinho eu nao sinto absolutamente nenhuma dor, mas o problema é que eu estou sentindo mau hálito que vem exatamente desse buraquinho. Não sei como fazer a higienizacao desse buraquinho, e nao sei como e nem porque, ele apareceu depois de quase 4 anos. O que a Dra. sugere que eu faca ?

    Te agradeço desde já.

    • Luiz, é uma espécie de depressão na gengiva ou um buraco MESMO? Porque, após quase 4 anos, é bem incomum esse tipo de ocorrência. Uma possibilidade é que seja uma fístula, um local por onde o seu organismo está expulsando o pus de uma infecção. Sendo isso, a infecção pode ter origem na gengiva/osso ou em algum outro dente próximo ao local. O melhor a se fazer, mesmo considerando a sua cisma como a Odontologia daí, é procurar um dentista pra avaliar e entender o que é esse buraquinho. Só assim será possível tratar de acordo.

      • Obrigado pela dica Dra. Ana! Eu agendei uma consulta com o dentista a semana que vem.

  265. Ola Dra. boa noite, extrai meu siso dia 01/02, ja fez uma semana mas eu sinto dores no local da extraçao e no canino inferior, quando eu abro a boca sinto doer como se fosse na raiz e estou tomando medicamento, mas sinto como nao estivesse fazendo efeito, ja fui ao dentista novamente, ele me disse que seria sujeira pois eu nao estava conseguindo escovar o lado que estava com os pontos, ele passou um enxague bucal, pois estou escovado ja o lado e fazendo todo o processo de higienizaçao, pois as dores nao passam e sinto o lado da cabeça doendo tambem, gostaria de saber se esses sintomas sao normais. OBS: O MEU DENTISTA RETIROU OS PONTOS COM 4 DIAS, ISSO É NORMAL? OBRIGADA PELA ATENÇAO.

    • Laize, dor no pós-operatório é comum, mas essa dor geralmente é controlável com medicação. Você está tomando analgésicos? Talvez seja o caso de trocar a medicação ou aumentar a dose. Converse com o seu dentista a esse respeito. A remoção dos pontos geralmente é feita em 1 semana, nas não há problema em se fazer antes se o seu dentista julgar seguro.

  266. Estou com um negócio branco no buraco do siso mas só consigo ver esse negócio com uma lanterna (tá lá atrás do buraco), isso é o osso ou pode ser resto de comida? Já bochechei e não sai, estou com medo pensando ser resto de comida e pode infeccionar, né?!
    O que eu faço?

    • Renato, deve ser o osso mesmo. O “buraco” vai demorar umas semanas pra fechar, durante esse período você vai ver o osso, mesmo. O importante é limpar direitinho o local pra não ter problemas.

  267. Olá, Dra.,

    Estou preocupada. Tirei os sisos esquerdos há quatro semanas e há 1 semana venho tendo uma forte dor na mandíbula, partindo do ouvido, uma dor óssea. Mas agora essa dor está bem localizada, e hoje percebi que parece ter um inchaço, como uma bolinha calcificada no lado esquerdo da mandíbula, próximo de onde estava o siso, e de onde está partindo a dor.

    Visualmente, no interior da boca, a cicatrização parece estar excelente, sem infecção nem nada. Só completando, essa bolinha eu não vejo, só consigo apalpá-la por fora, na base lateral da mandíbula. É como uma elevação óssea.

    É preocupante?
    Obrigada.

    • Não Ana, creio que não é preocupante. Essa elevação óssea é algo muito relatado no pós-operatório. Provavelmente faz parte do processo normal de cicatrização. A dor pode ter a ver com a articulação da sua mandíbula. Seria bom procurar seu dentista e relatar esses sintomas (ou um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial).

      • Obrigada, Dra., mas veja, mesmo que acompanhada de inchaço? Estou percebendo um certo inchaço no rosto, nessa região da mandíbula.

        • Depende do inchaço, Ana. É algo perceptível, que causa assimetria na face, ou é um inchaço localizado na tal “bolinha”? Se for generalizado, é bom o seu dentista reavaliar.

  268. Dra., boa noite!
    Fiz a extração de dois sisos inclusos (lado direito) na terça feira dia 05/02. Tudo correu bem, fiquei um pouco inchada mas tudo certo. Acontece que, de ontem (dia 09) pra cá, venho notado que o lado em que os sisos foram extraídos me parece mais “encaixado” que o outro ao morder. Uso placa para dormir, mas desde o dia da cirurgia não venho usando. Isso vem me preocupando, já que usei aparelho por anos e não queria ter de voltar a usar. Seria isso normal? Digo, a sensação estranha da mordida? Obrigada!

    • Larissa, isso pode acontecer, sim. Um motivo provável é um pequeno inchaço na articulação da mandíbula, o que “desconfigura” um pouco a sua mordida, de forma passageira. Outro motivo é a falta de uso da placa que você usa pra dormir, pode ser que os dentes tenham se movimentado um pouco e, realmente, alterado a sua mordida. Mas isso não quer dizer que você precise usar aparelho novamente, apenas é uma rearranjo dos seus dentes que, em princípio, pode causar estranheza.

  269. Dra. Retirei os meus 2 últimos sisos do lado esquerdo, tenho os mesmos sintomas citados acima e que aconteceu na retirada dos dois primeiros. Entretanto, nessa última extração (que foi na quinta-feira passada), apareceu uma mancha meio amarelada no lado lesionado, porém, bem perto do queixo, estranhei muito essa mancha, to com medo que seja alguma inflamação.
    Se for alguma inflamação como devo proceder?
    Obrigada desde já.
    Tatiane.

    • Tatiane, você diz mancha na pele da região do queixo? Hematomas são muito comuns, e às vezes aparecem em lugares “estranhos”. Mas não acho que você deva se preocupar, certamente é passageiro e não há necessidade de nenhuma ação da sua parte.

  270. Sim Dra., estou sim tomando medicamento, mesmo assim doi !! Como eu disse acho que o medicamento nao esta fazendo efeito, mas por conta propria pequisei o outro medicamento popular e ai eu troquei, li a bula e vi que ele serve para operaçao dentaria e tambem ja tenho o costume de tomar essa medicaçao, eu acho que esta resolvendo mas a gengiva esta um pouco grossa, quando eu passo a lingua sinto ela diferente e a garganta um pouco doendo, mas é so do lado da extraçao, com quanto tempo se fecha o buraco onde estava o dente? Ja estou com um pouco mais de uma semana e ainda esta aberto e fico com medo de comer as coisas e entrar no buraco e eu nao conseguir tirar os resto de alimento.

    • O “buraco” vai levar algumas semanas ainda pra fechar. Enquanto isso, procure apenas mantê-lo limpo. Algo que pode ajudar é usar uma seringa (sem agulha) com água ou soro pra irrigar o local e remover restos de comida.

  271. Doutora,
    Fiz a extração do siso inferior direito e durante a extração pareceu ser bem tranquilo, não demorou, após a extração não tive inchaço e 5 dias depois fui retirar os pontos (sentia muita dor). Meu dentista me disse que a cicatrização estava ótima e que as dores são piores pois os pontos estavam sendo repuxados pela bochecha. Ele tirou os pontos e me deu alta. Mas hoje, 9 dias após a cirurgia ainda sinto muitas dores e os analgésicos não estão dando conta. Aparentemente não há infecção, não há inchaço e durante a higiene sempre uso a seringa o que tem mantido o buraco onde estava o dente sempre livre dos vestígios de alimentos. O que faço?

    • Luciana, se clinicamente está tudo ok e os remédios não estão dando conta, certamente é o caso de trocar os remédios (ou aumentar a dose). Converse com o seu dentista sobre isso.

  272. OBRIGADA DOUTORA, apesar de tudo ja fico um pouco tranquila com a sua ajuda !!!

  273. Ola Dra, td bem?
    Bom eu arranquei o meu dente de siso inferior do lado direito, mas ficou com um buraco mto mto grande, desde sexta passada (08/02) que eu soh estava comendo mingau e tomando vitaminas e iogurte, mas ninguem consegue ficar sem comer neh, hj fui almoçar e entrou arroz, fiz de td pra tirar, joguei mta agua, passei um palito de dente com algodão, joguei mais agua e soh consegui tirar um pouco, ainda tem arroz no buraco, não sei como posso tirar, meu “dente” ta doendo de tanta agua q eu jah joguei e nd de sair o resto de comida. O que eu posso fazer? Obrigada :D

    • Alaíde, isso pode acontecer mesmo… não adianta ficar muito “neurótica” a respeito. Procure mastigar do outro lado e, pra ajudar na limpeza, use uma seringa (sem agulha) com água ou soro. Se entrar algum resíduo, alguma hora vai sair. :)

      • Humm sim, vou ver se consigo então, mas fico preocupada, se caso ficar os residuos de comida, se num vai inflamar, entrar bacterias e inflamar e isso prejudicar a minha recuperação… Tenho medo de não conseguir tirar os restos de comida e sei lah, estragar dentro do buraco, ah sei lah, bem nojento :/ :S Obrigada pela atenção! hehe

  274. Doutora, extraí o siso direito inferior dia 31/01. A cirurgia demorou talvez uns 40 min., pois o dente estava um pouco inclinado. Meu dentista passou nimesulida e eu tomei por 1 semana. Acontece que um dia antes de tirar os pontos a parte de baixo do meu maxilar, na gengiva, do lado que tirei o siso, começou a doer bastante. Não dói na área da extração do siso, nessa área está tudo bem, dói uns dois dente à frente, como se fosse na raiz do dente. Quando tirei os pontos a dentista disse que estava tudo ok com a cicatrização e que essa dor passaria, que se devia talvez a anestesia ou a pressão exercida para a retirada do dente. Só que hoje ainda permanece doendo. Quinta-feira que vem fará 15 dias que extraí o dente e essa dor está incomodando bastante. Estou tomando ibuprofeno pra controlar a dor, mas não sei mais o que faço.

    • Maria Cecília, essa dor na parte de baixo da mandíbula (muitas vezes acompanhada de um “caroço duro” na região) é um sintoma muito relatado no pós-operatório e, geralmente, não significa que há uma infecção ou alguma coisa mais séria. Faz parte do processo de cicatrização em algumas pessoas. Talvez seja preciso trocar a sua medicação analgésica (ou aumentar a dose), converse com o seu dentista.

  275. Eu tirei o siso ta com 6 dias e ainda doi e tem um pedaço de osso isso, e normal ou o que é, pensei de eu mesmo puxar ja que esta doendo ou é normal ter isso?

    • Valdenir, eu não diria que é normal, mas acontece. Provavelmente se trata de uma espícula óssea, um pedacinho solto de osso. Procure seu dentista pra remover (ou puxe por sua conta e risco, o que eu não recomendo ;)).

  276. Doutora, li coisas horríveis sobre a amálgama, que é totalmente nociva à saúde. Estou com muito medo, pois tenho 4 obturações a fazer à dessa substância. O que faço? Recentemente fiz uma extração do dente siso na parte superior. Na hora correu tudo bem, segui as recomendações do dentista, mas passado mais ou menos 50 minutos tirei o algodão que o dentista colocou no local da extração e minutos depois começou a sangrar a ponto de eu ter que ir ao posto médico com a pressão a 15 X 9. A profissional que me atendeu no setor de odontologia colocou algumas gazes no local, para estancar o sangramento, e em seguida me encaminhou para o clínico geral para que ele passasse um medicamento para controlar a minha pressão e posteriormente voltar nela, (odonto) para continuar tentando estancar o sangramento. O que pode ter acontecido? Tenho que fazer mais algumas obturações, extrações, mas estou com muito medo. E essa amálgama venenosa?

    • Elias, o amálgama consiste numa mistura de limalha com mercúrio. O mercúrio realmente é tóxico. Mas a quantidade usada e a própria mistura diminuem essa toxicidade… não conheço sequer um caso de alguém com restaurações de amálgama que tenha sofrido intoxicação por mercúrio. Ou seja, não vejo motivo algum pra preocupação. Quanto ao sangramento após a cirurgia, considerando que a sua pressão subiu, não é surpreendente. Se você não tem nenhum distúrbio de coagulação, problema sistêmico ou está tomando alguma medicação que aumente o tempo de sangramento, controlando-se a pressão deve-se diminuir a possibilidade de sangramento, também.

      • Obrigado pelos valiosos esclarecimentos, doutora Ana! Que Jesus te abençoe mais e mais. Que bom ter descoberto o seu blog. Posso divulgá-lo para os meus amigos do Facebook?

        Tchau!

        • Por favor Elias, eu agradeço! :)

  277. Doutora,
    A dentista tentou extrair meu siso mas ele se partiu em vários pedaços, ela usou broca cirurgica, fez várias coisas que agrediram muito minha boca e ela só conseguiu retirar a parte superior. Então ela deu pontos na minha boca mandou tomar anti-inflamatorio e me encaminhou para outro dentista para depois de 5 dias fazer outra cirurgia, não é muito recente? Pois sinto ainda muitas dores. Gostaria de saber também o que fazer com este mau cheiro enorme que está na minha boca.

    • Andressa, não problema nenhum em fazer a cirurgia em seguida, a não ser que você esteja com dores (como você relata). Nesse caso, seria bom falar com a sua dentista pra aguardar um pouco, por uma questão de conforto pra você. O mau hálito é um sintoma comum, por causa da dificuldade de higienização após a cirurgia de extração. Procure limpar bem a área e tome bastante líquido.

  278. Bom Dia Dra. Ana, tudo bem?
    Tirei meu siso na sexta-feira (dia 08) e ainda sinto dores em minha articulação como se ainda estivesse retirando o dente na cirurgia, e sinto como se a articulação estivesse “cansada”. Quando estou parada aumenta ainda mais a dor, sinto uma “pressão” entre a mandíbula e os pontos e gostaria de saber se esta dor é normal e até quando pode permanecer ?
    Tomei o medicamento Spidufen 600 e tomo com frequencia Dipirona Sódica em gotas para tentar amenizar a dor, mas ela volta com intensidade, chego a ficar impaciente com a dor.
    O local onde estava o dente não está amarelado e nem dolorido, apenas um pouco inchado, faço bastante bochechos após a escovação para evitar a entrada de resíduos no “buraco” que ficou. Apenas essa dor mesmo que me incomoda, você então saberia me dizer qual outro medicamento que me ajudaria a cessar a dor? E até quanto tempo ela vai durar?

    • Giovanna, os sintomas que você relata são muito comuns, são passageiros e não vão diminuir de intensidade de forma gradual. O tempo que vai lecar pra isso acontecer varia de pessoa pra pessoa… 3 dias, 1 semana, 2 semanas. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra confirmar a necessidade de trocar a medicação (ou aumentar a dose do remédio que você já está tomando).

      • Entendi Dra… muito obrigada pela ajuda!!!!
        Bom… entrei em contato com minha dentista e ela disse que eu poderia mudar os analgésicos e optar por nisulide ou medicamentos mais fortes para anestesiar a dor, o problema mesmo é o desconforto que a dor causa, pois na verdade qualquer dor é terrível!
        Uma outra dúvida Dra. se me permite… Tirei a radiografia panorâmica devido a irritação que tive na gengiva devido ao siso que me incomodava, e notei que ele estava crescendo certinho (o siso do lado esquerdo – que já foi extraido na sexta dia 08). Minha dentista analisou a radiografia e notou que o outro siso, o do lado direito está nascendo inclinado, porém não me traz dor nenhuma, mas ela disse que há necessidade de arrancá-lo também. Já utilizei o aparelho fixo durante 2,5 anos e creio que este dente que vem a nascer torto possa atrapalhar o tratamento feito, desta forma a Sra. sabe me dizer se a extração desde outro dente (torto – do lado direito) traga mais complicações tanto na cirugia quanto para a recuperação por ele estar inclinado?
        Agradeço desde já, adorei sua atenção neste site :)

        • Em tese poderia ser um pouco mais complicado, sim. Mas é algo que não dá pra prever, porque tem outros fatores envolvidos, também. Mas mesmo que seja um pouco mais complicado, pra você não muda muito… só vai dar um pouco mais de trabalho pro dentista. :)

  279. Boa tarde Dra. Ana,
    Realizei a extração de todos os meus terceiros molares na sexta-feira dia 08/02/13. Hoje não sinto dor alguma, e consigo comer quase qualquer tipo de comida, porém, de vez em quando sinto uma espécie de “pressão” no céu da boca e em outros dentes. A sensação é como se os dentes ou gengiva estivessem se movendo por conta própria. Isso é comum? O que poderia ser ou causar essa sensação?

    Obrigado.

    • Yvis, isso pode acontecer, sim. Quando se extrai um dente, a sua mordida toda pode mudar pra se adaptar à nova situação. Essa “reacomodação” é muito sutil, nada visível, mas pode causar esse efeito que você relata.

  280. Logo após a retirada dos pontos pode-se ter relações sexuais?

    • Pode sim, Jader. Não tem muito a ver com a presença dos pontos, mas com o seu estado geral. Se você estiver bem, pode fazer sexo. Só VÁ COM CALMA e evite sexo oral, ok?!

  281. Oi, fiz uma cirurgia dia 04/02, arranquei um canino que não nasceu certo! Ele ficou dentro do céu da boca e não aparecia nenhum pedaço e no lugar do dente era inchado! Peguei 5 pontos, ele teve que abrir minha gengiva do lado esquerdo pra procurar o dente. A cirurgia foi um sucesso. Como teve o carnaval era pra eu tirar os pontos em 1 semana, mas passei 3 dias a mais, vou retira-los amanhã, 4 pontos caíram e minha gengiva ficou com marcas e no lugar do dente ficou roxo, isso é normal? E a minha gengiva começou a sangrar do nada 2 vezes é normal também? Obrigada (:

    • Dayane, pelo seu relato, parece estar tudo bem. Os pontos às vezes caem sozinhos e a gengiva pode ficar com um aspecto “estranho” até que o processo de cicatrização se complete. O sangramento pode ser por causa de uma pequena gengivite pelo acúmulo de placa (porque é difícil limpar a área direitinho nessa fase).

  282. Dra, bom dia, eu extrai meu siso, e já tem uns 15 dias ele ainda esta com o “buraco” aberto e eu sinto saindo dele um gosto ruim, e as vezes doi o que esta ao lado dele e esta um pouco inchado, a minha dentista falou que é normal, e eu gostaria de saber com quanto tempo posso voltar a malhar.

    • Luana, você já pode voltar aos poucos… só não force muito nos exercícios logo “de cara”, respeite os limites do seu próprio organismo. Mas, depois de 15 dias, já é possível fazer exercícios, sim.

  283. Fiz uma cirurgia do siso superior já tem 8 dias, ainda está um pouco inchado e na minha bochecha está por dentro como se fosse um caroço que dói bastante! É normal?

    • Jucilene, os sintomas que você relata são bem comuns e passageiros. Pra dor, continue tomando os analgésicos prescritos pelo seu dentista.

  284. Boa noite.

    Extraí três sisos e não inchou, nem doeu. Já retirei os pontos e agora o que tá doendo é o dente que ficava ao lado do siso inferior.
    É normal? Essa dor passa?

    • Jéssica, isso é comum e costuma ser passageiro, sim. Esse é um dente que é usado como apoio para a extração do siso, então ele acaba recebendo uma força maior do que está acostumado, por isso a sensibilidade.

  285. Gostaria de saber porque nao pode se expor ao sol depois que se extrair os dentes sisos, e o que pode acontecer se for a praia apos 24 hrs de extrair? obg