Sintomas Comuns Após a Extração dos Sisos

Muita gente (mas MUITA mesmo) procura orientação aqui no blog por causa dos dentes do siso. Ou porque precisa extrair e quer saber se dói, ou porque já extraiu e quer saber se os sintomas apresentados durante o período pós-operatório são normais. Portanto, acho que seria bastante útil falar um pouco sobre o que acontece depois que os sisos já se foram…

Eu acho meio inapropriado dizer que sentir dor ou ficar com a cara inchada é “normal” depois de uma cirurgia de siso (assim como dizer que medo de dentista é normal)… mas sim, certos sintomas são esperados e comuns. Mas, por uma questão didática, usarei o termo. Vamos lá então!

Pós-operatório: Sisos

É normal ficar com o rosto inchado após extrair os sisos?

É, principalmente quando são os de baixo. Claro, cada organismo se comporta de forma diferente, mas a regra é mais ou menos essa: quanto mais o dentista “mexe”, maior a possibilidade de inchar. Então, se a sua cirurgia foi demorada e o dentista teve que cortar o dente e/ou remover osso para o dito cujo sair, provavelmente seu rosto está inchado agora.

É normal ficar com o segundo molar sensível?

Você extraiu o terceiro molar (siso) e agora o seu segundo molar está sensível… como é que pode? Pois é, pode. Isso acontece porque o segundo molar fica numa região de apoio para a extração do siso, então ele acaba tendo que suportar bastante força durante a extração e pode ficar dolorido. Mas fique tranquilo, essa sensibilidade é passageira.

É normal o buraco onde estava o dente ficar “aberto”?

Sim, e isso é muito mais visível nas extrações de sisos inferiores. A nossa gengiva cicatriza de forma diferente da nossa pele. Quando a gente corta o dedo, por exemplo, as bordas da ferida se unem para fechar a ferida. Já quando se extrai um dente, ocorre uma cicatrização por segunda intenção, ou seja, o alvéolo (o buraco onde o dente estava) não é fechado pelos pontos, mas se forma dentro dele um tecido de cicatrização (granulação). Por isso é tão importante não fazer bochechos nas primeiras 48 horas após a cirurgia, para não correr o risco de remover o coágulo e acabar tendo um alveolite.

É normal eu não sentir a língua ou a bochecha dias depois da extração?

Definitivamente, não. Essa sensação de “prolongamento” da anestesia se chama parestesia, que é uma complicação pós-operatória relativamente comum. Tem tratamento e, na maioria das vezes, é reversível. Tudo o que você precisa saber sobre parestesia está neste texto.

É normal ter mau hálito após extrair os sisos?

Sim, acontece. A higienização no pós-operatório é mais difícil, e muitas vezes se acumulam resíduos alimentares e placa bacteriana na região da extração e sobre os pontos. Ainda, como a tendência é da pessoa ficar mais tempo sem abrir a boca e falar, por exemplo, o ambiente fica mais “confortável” para as bactérias, principalmente as anaeróbias. E aí, o hálito fica ruim.

É normal não conseguir abrir a boca direito após extrair os sisos?

É, e o nome disso é trismo. O trismo ocorre por causa do inchaço e, também, por uma rigidez muscular causada pelo fato do paciente ter ficado muito tempo de boca aberta. Tende a melhorar de forma espontânea, mas muitas vezes o dentista precisa prescrever relaxantes musculares, além de recomendar fisioterapia. Alguns pacientes relatam, também, dor na articulação da mandíbula (ATM) e a ocorrência de estalidos.

É normal sair um líquido amarelo-transparente e de gosto ruim do local da extração?

Sim, é normal. Esse líquido é o exsudato inflamatório, ou seja, uma “aguinha” cheia de proteínas que sai dos vasos e se deposita na superfície dos tecidos. É uma consequência esperada do processo inflamatório. E só para esclarecer: a inflamação (dor, calor, vermelhidão e inchaço) da região da extração também é normal, pois é uma forma que o nosso organismo tem de se defender de uma possível infecção (essa sim, um problema). Portanto, inflamação = defesa do organismo e infecção = ataque de bactérias, ok?! E claro, não confunda o tal líquido amarelado com pus… pus é sinal de infecção.

É normal ter dor de garganta depois de extrair um siso?

Muitos pacientes relatam dor de garganta e dificuldade de engolir, assim como dor de cabeça e dor de ouvido (as duas últimas, geralmente, antes da extração). A garganta, os ouvidos e os meios bucal e nasal são regiões muito próximas, não é à toa que existe uma especialidade médica chamada otorrinolaringologia, o médico que cuida do ouvido/nariz/garganta. Portanto, uma inflamação ou infecção na região dos sisos pode sim causar dor de garganta.

É normal ficar com o canto da boca machucado depois de extrair um siso, ou o meu dentista é um troglodita?

Acontece. Considere a localização dos sisos… eles ficam lá no fundo da boca. Quando seu dentista faz uma extração, ele precisa enxergar o que está fazendo. Pra ajudar, ele usa um instrumento para afastar a bochecha, e esse afastador estica tudo! Por isso, é tão comum ficar com a comissura labial machucada… acredite, não é por falta de cuidado.

Lembrando que as recomendações pós-operatórias que valem para qualquer extração dentária também valem para os sisos, ok?! Boa recuperação pra você e, se você achar que tem alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: , , ,

2514

  1. Olá Dra,
    Extrai 01 dente do lado direito superior na sexta (hoje faz 05 dias), fui para tirar o superior e inferior, mas senti tanta dor na hora do procedimento que pedi para o dentista não tirar o de baixo, apesar dele já ter aplicado anestesia 2 vezes. Agora ao invés de estar melhor, estou sentindo mais dor a cada dia que passa, principalmente embaixo onde ele aplicou a anestesia. Parece que formou até um “caroço” e está um pouco inchado e quando vou falar ou sorrir, sinto um repuxado bem incomodo na bochecha, além de dor de cabeça só de um lado. Isso é normal? Todos que conheço que extrairam o siso não sentiram tanta dor por tanto tempo assim. Estou bem preocupada! Obrigada!

    • Eu não diria que é normal, Vika. Pode ser apenas um pós-operatório mais intenso, mas pode ser, também, que haja uma infecção. Seria bom entrar em contato com o seu dentista e relatar esses sintomas.

  2. Olá Dra, muito legal seu espaço e sua abordagem sobre o assunto. Estou fazendo tratamento ortodôntico e foi necessário a extração dos 4 sisos. Para 3 sisos foi normal, retirados cada um em consultas diferentes e com intervalos de 1 mês, entretanto, o último, inferior direito, estava incluso e horizontal, a cirurgia demorou mais de 3hrs, foi bastante complicada, a dentista quebrou o dente em diversas partes e por fim conseguiu retirar. Já faz 4 dias, estou com parestesia nos músculos do queixo e lábios inferiores e com trismo – espasmos musculares (que já me tranquilizei por suas respostas aos outros comentários de ser algo aparentemente comum e normalmente reversível), mas no canto do lábio da extração ficou MUITO machucado, estou passando Triancinolona Acetonida desde o primeiro dia, mas parece que esta tardando a cicatrizar, teria outra pomada cicatrizante mais eficiente que possa ser aplicada nos lábios interna/externamente? A cicatrização do local da cirurgia parece estar ocorrendo perfeitamente, como foi com todas as outras extrações de siso, mas o inchaço do lábio e esse corte no canto dos lábios são o que dificulta a alimentação e poder higienizar sem tanta dor.

    • Douglas, a Triancinolona Acetonida é uma ótima opção, é que não dá pra apressar o processo de cicatrização, e cada organismo tem seu tempo próprio. Fique tranquilo, aos poucos o ferimento vai melhorando.

  3. Oi dra, tudo bom? Retirei os 4 sisos faz duas semanas. Tive um pós-operatório bem doloroso, e agora está saindo uma secreção amarela, tipo pus, do local das cicatrizes. O que eu devo fazer, é infecção? Eu tomei os antibióticos corretamente.
    Obrigada.

    • Jack, não posso afirmar que essa secreção é sinal de infecção, pode ser só um exsudato inflamatório. Procure seu dentista e relate os sintomas.

  4. Bom dia, doutora

    Eu extraí os sisos superiores na segunda feira de manha, e hoje passados 2 dias ainda deito, em pequenas porções, sangue da cicatriz do lado esquerdo e doi-me ainda um pouco o osso da cara, e tambem parece que sinto um liquido que sabe mal a sair de la, a cicatriz do lado direito esta completamente normal e praticamente não me doi, é normal?

    • Sua cirurgia é bem recente ainda, Luis… os sintomas que você descreve são comuns nessa fase.

  5. Boa tarde, Doutora!
    Arranquei meu último ciso (inferior esquerdo) há 20 dias, o procedimento e a recuperação foram rápidos e tranquilos, porém de dois dias pra cá percebi que o buraco está mais aberto do que já estava e que está acumulando comida dentro, estou agoniada e só consegui marcar consulta com o meu Bucomaxilo para daqui a dois dias… Gostaria de orientação para fazer a higienização interna o quanto antes.
    Admiro muito o seu trabalho! Desde já grata!

    • Bruna, não introduza nada no “buraco”, ok? Use uma seringa (sem agulha) com água pra ajudar a remover os resíduos alimentares.

      • Muito obrigada! :-)

  6. Bom dia dra., extrai o siso superior esquerdo ha exatos 16 dias e meu olho esquerdo em seu entorno está inchado e muito vermelho, além da dor de cabeça que passa somente com dipirona. Quatro dias depois da extração comecei a sentir isso e procurei um ps, o plantonista me receitou keflex e scaflam, o que melhorou tal condição e voltou ao normal meu olho, porém passados os 7 dias de tratamento, voltei a sentir dor de cabeça, e o olho está vermelho e muito inchado. O que pode ter acontecido??

    • Daniele, o Scaflam é um antibiótico e o Keflex um anti-inflamatório. Se o problema diminui durante a vigência da medicação, parece que a causa é inflamatória ou infecciosa. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  7. Oi Dra. Ana, bom dia
    Entao, fiz a extração dos sisos na quinta, porem só tirei 2, os outros vao ser no dia 27, eu n tive nenhum problema no pós operatório, no 1 e 2 dia eu tava muito cansado/fraco n sei se teria algo a ver com a alimentação limitada, mas nao senti nenhuma dor ou coisa do tipo ta bem tranquilo.
    Só que ontem eu comi estrogonofe, tomei refrigerante (tudo da lado oposto aos pontos) e hoje acordei com os pontos de cima e de baixo nao soltos, mas ja tem umas pontinhas da linha soltas, tem alguma ligação? Eu tomei o maior cuidado pra comer, n foi nada quente, mas ai fiquei com essa dúvida!

    Abraço, Rafael

    • Rafael, sua fraqueza certamente teve a ver com a alimentação limitada, sim. Quanto aos pontos, às vezes ele vão se soltando, mas se não há sangramento, dor, etc., não tem problema.

  8. Dra, boa noite.
    Fiz a extração de 3 sisos no dia 11/11. Estava tudo bem, até que agora a noite eu comecei a sentir um incômodo no dente superior próximo ao siso extraído. Sei que é comum que ocorra a sensibilidade, mas ela aumentou muito de hoje a tarde para noite e agora a dor está bem aguda, principalmente depois que eu escovei os dentes.
    O que eu posso fazer para aliviar essa sensibilidade? Sou bem tolerante a dor, mas está incomodando além do normal. Já estou tomando dipirona 500. Infelizmente, é sexta a noite e só conseguirei falar com a minha dentista na segunda.

    Desde já, agradeço.

    • Gabriella, não há muito o que fazer além de tomar um analgésico. Depois que você conseguir falar com a sua dentista, pode ser que ela indique a aplicação local de um dessensibilizante.

  9. Olá Doutora, extrai os dois sisos do lado direito no dia 06/11 e no momento estou com inchaço mais na para frente do rosto e no lábio inferior direito do que no local da extração do siso. Isso é normal?
    Parabéns pelo seu site e os esclarecimentos das dúvidas.

    • É inesperado, Thiago. A não ser que seja um “inchaço generalizado”, que acomete tanto a parte posterior quanto a anterior. Aí acontece.

  10. Oi Drª. Ana.
    Minha dúvida é sobre o líquido amarelo (exsudato).
    Faz mais de uma semana que retirei o siso e formou o “buraquinho”, o que é normal. Mas desde então tenho problemas com esse líquido, que até me deu enjoo nos últimos dias.

    • Renato, se for o exsudato mesmo, não há muito o que fazer. É preciso aguardar que o processo inflamatório se resolva.

      • Obrigado pela resposta. Abraços!

        • ;)

  11. Oi Dra. Ana,
    Primeiro eu queria dizer: que site bacana hahahah to ha quase uma hora lendo vários posts e achando super divertido e leve o seu jeito de abordar os temas, ta de parabens!!
    To com a extração dos meus 4 sisos marcada pra próxima quinta as 17:00 e to com aquele frio na barriga, eu sei que o pós-operatório não vai ser nenhum mar de rosas, mas ta me preocupando a questão da alimentação… o que eu vou conseguir comer, por exemplo? Só sorvete? Só coisa gelada? O que pode e o que definitivamente não pode?

    Desde já agradeço a atenção! Abraços!!

    • Obrigada, Rafael. :)

      Você vai ter que evitar alimentos quentes (mornos pode) e muito consistentes. Isso não quer dizer que você tem que viver de papinha e sorvete, é importante que você se alimente bem pra se recuperar bem. Então prefira massas a carnes, por exemplo, e deixe esfriar um pouquinho antes de comer. Sorvete tá liberado! As pessoas acham que estão proibidas de comer certas coisas depois de cirurgias dentárias, mas não é por aí… é mais questão de bom senso, mesmo.

      • Olá!!! Já faz quase dois anos q fiz uma extração de siso, o dente estava deitado. Desde então metade da minha lingua do lado direito ficou amortecida, que foi onde foi extraido o dente. Já fui várias vezes ao dentista falar desse problema, mas sempre me diz que é normal e vai passar. Sempre me receita relaxante muscular. Gostaria de saber se é mesmo normal, será que vai mesmo passar, há uma possibilidade de eu ficar com a lingua amortecida pra sempre? Cirurgia resolveria o caso?

  12. Dra Ana, boa noite!

    Hoje extraí meu siso inferior direito e o cirurgião dentista só prescreveu o antiflamatorio Nimesulida e recomendou que eu evitasse coisas quentes e muitos sólidas. Eu não teria que tomar um antibiótico, ou fazer algum tipo de limpeza na região dos pontos?

    Att,
    Caroline

    • Não, Caroline. Vale a avaliação do seu dentista quanto à necessidade de qualquer medicação ou procedimento.

  13. Oi Dra. Ana, tudo bem, meu nome é Amanda, eu tenho 17 anos, minha pergunta é: há 2 meses arranquei meus dois dentes sisos de baixo, e ha umas semanas atrás eu estou sentindo dor em um dos lados, como se fosse meu osso que saiu do lugar, eu estou com medo de ir ao meu dentista e ter que abrir tudo de novo, isso é normal? Ficarei super grata se você me responder, beijos.

    • Amanda, eu não diria que é normal… mas também não acho que é razão pra “abrir tudo de novo”. Procure seu dentista pra reavaliar, é o melhor a fazer.

  14. Boa noite Dra.
    Na última sexta-feira 7/11/14 extraí o dente do siso inferior esquerdo, porém por causa da anestesia mordi a bochecha, o que causou uma ferida.
    Posso passar OMCILON-A na ferida da bochecha?

    (Estou tomando azitromicina, diclofenaco e analgésico.)

    • Alessandra, em princípio, pode. Deve ajudar.

  15. Boa noite, retirei meu dente siso inferior há 10 dias, fiquei com parestesia na lingua do lado direito, nao consigo abrir a boca direito, e alem de tudo fico sentindo dor no dente proximo, parece que tem algo empurrando esse dente, doi muito, se eu soubesse das consequencias apos a extração desse dente não teria extraído. Então gostaria de saber quanto tempo demora a passar essa parestesia, qual o tratamento para acabar com ela, e se esse sintoma de dor de dente empurrando o outro é normal. É horrivel ficar assim.

    • Ranielle, sua cirurgia é bem recente ainda, então, até certo ponto, esses sintomas são esperados. A parestesia é via de regra totalmente reversível, mas pode demorar dias / semanas / meses pra ela se resolver. A dor vai diminuir aos poucos, você pode tomar um analgésico enquanto isso. Sobre parestesia você lê aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  16. Dra. Ana, o meu mau cheiro após a cirurgia de extração dos 4 terceiros molares está me deixando intrigada. Hoje eu primeiramente usei a seringa sem ponta, inserindo jatos d’água nos alvéolos, depois, bochechei com sanativo. Escovei os dentes, passei fio dental, bochechei com periogard. Passou 10 minutos e o mau cheiro ainda estava lá. De ontem pra hoje percebi que ele tem saído pela minha respiração pelo nariz e não quando abro a boca. Acredito que ou esse líquido amarelado ou pus esteja se depositando no canal que liga boca-nariz, pois quando cuspo eu vejo, e sinto o mau cheiro. A minha boca tá com um bom hálito, mas não paro de sentir esse cheiro. O que fazer?

    • Jade, uma possibilidade é que tenha havido uma comunicação buco-sinusal na extração de um dos terceiros molares superiores, os sintomas que você descreve têm a ver. Veja –> http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html . Seria bom procurar seu dentista e relatar esses sintomas.

      • Muito obrigada pela resposta. Depois que fiz a pergunta, li esse artigo que você me recomendou. Acredito que esteja sim, mas acho que é bem pequenininha, porque quando faço o teste que tem recomendado no texto, não sai ar pelo alveolo.
        Muito bom o seu trabalho aqui, dra. Ana. Continue assim!
        Mais uma vez, obrigada.

        • ;)

  17. Olá Dra Ana.
    Pois bem, extrai o meu siso superior direito e inferior direito ha 14 dias. Há algumas coisas que preciso esclarecer, e vou ser bem direta em determinadas expressões pois estou abafada. rs
    Os meus segundos molares estão sensíveis até hoje, ao escovar sinto incomodo, to com medo dele ter arrancado alguma raiz do meu dente ou sei lá.
    E no meu rosto do lado que foi feito a cirurgia, ta ficando roxo. E outra coisa que mais esta incomodando é que o “buraco” esta acumulando comida, ontem tentei limpar com um palito e senti um odor muito forte, sabe. E eu preso muito pelo bom hálito e uma boa escovação, mas mesmo assim não resolve. E ta deixando um gosto ruim na boca.
    Liguei para o dentista hoje, e a secretaria dele que atendeu, e disse que era normal, e que não era para ficar mexendo no local, pois se não ia atrapalhar a cicatrização.
    Estou fazendo os bochechos ainda com o Periogard.
    Será que essas coisas são normais?

    • Luana, não vi nada na sua descrição que não se enquadrasse nos sintomas comuns após extrações dentárias. Sensibilidade no dente ao lado, hematoma, certo mau hálito, dificuldade de higienização, o “buraco” meio aberto, etc.. Procure apenas higienizar da melhor forma possível… “perfeito”, nessa fase, é difícil mesmo. Parece que vai indo tudo bem.

  18. Dra., fiz cirurgia para retirar os 4 sisos na sexta passada pela manhã. Saiu tudo ok, não inchou nada até agora e nem sangrou, creio que ta indo bem. Eu treino ciclismo, e não posso ficar muito tempo parado. Quando posso voltar a treinar forte? {Irei tirar os pontos na sexta-feira (07/11) ou na segunda (10/11)}.

    • Pedro, no mínimo é necessário remover os pontos antes de retomar suas atividades. E não seria bom treinar forte já de início, o ideal é ir aos poucos.

  19. Retirei o siso ha quase dois meses, e o local voltou e doer e ficar inchado da mesma forma que estava antes! Isso é normal ?

    • Não Breno, não é normal. Procure seu dentista e relate o problema.

  20. Olá Dra. eu extrai um siso semana passada e hoje fui retirar os pontos, mas a dra. dentista falou que já tinha caído, só que ela ficou mexendo muito com a sonda e agora esta sangrando muito, não dói, só sangra, isso vai me prejudicar? E o que faço para parar esse sangramento?

    • Natália, em princípio, não. Apenas não faça nada que estimule o sangramento, como bochechar e cuspir. Beba água gelada.

  21. Drª, boa tarde! Extrai os sisos do lado direito faz 5 dias e a cirurgia foi rápida e tranquila. Porém, sinto que tá saindo um liquido da parte superior e um pouco de sangue ainda que está ocasionando mau halito. Devo me preocupar ou faz parte da cicatrização? Meu medo é de ter entrado algum alimento e apodreceu e não sai… Rs Desde já, agradeço!

    • Ana, provavelmente esse líquido – mesmo que haja um pouco se sangue – é um exsudato inflamatório, comum em processos de cicatrização. O mau hálito também é comum por causa da proliferação bacteriana, e é passageiro. Na ausência de outros sintomas importantes, acho que vai indo tudo bem. :)

  22. Boa tarde… eu extrai tres dentes dia 24/10/2014, sendo entre eles dois sisos… no primeiro dia (no caso sabado) eu estava super bem, parecia que não tinha feito nada… só que domingo a tarde a dor começou… é uma dor que parece ser na garganta, não consigo abrir a boca, ate pra escova de dente entrar tá dificil… isso é normal ? Tá doendo, não consigo comer direito… essa dor na parte da garganta, vai passar ? Vou poder abrir a boca normalmente ? Nem sei como vou fazer pra tirar os pontos. Obrigada.

    • Thamires, os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório. A dor vai passar, sim. Mas se a dor aumentar ou você achar que há algo errado, não hesite em entrar em contato com o seu dentista.

      • Obrigada, só mais uma pergunta… eu acho que to com ingua, mas to limpando bem os locais da extração, faço bochecho entre outros remedinhos, só que não passa e nem alivia, ja nem sei o que é comer ou dormir, tá mt dificil, é melhor eu procurar um medico, para ele ver essa inflamação ou só a dentista ja está bom ? Grata.

        • “Ínguas” são linfonodos infartados, ou seja, sinal de que seu sistema imune está trabalhando pra evitar uma infecção. Isso é esperado em situações como essa. Mas se você tiver qualquer dúvida ou, como já disse, achar que tem alguma coisa errada, procure sua dentista. Não há necessidade de procurar um médico, ele ajudaria no mesmo sentido que um dentista, mas se for necessário algum procedimento específico, ele não estaria apto a realizá-lo.

  23. Olá Doutora,

    É normal o trismo se manifestar 15 dias após a extração do siso?

    Removi os dois dentes do siso inferiores no dia 09/10, senti um pouco de parestesia no lábio inferior que já está acabando, mas na última quinta-feira, 23/10, minha língua ficou muito dolorida, na sexta tive muita dificuldade de mastigar e engolir, e hoje, sábado, passei o dia em silêncio pra fazer repouso, a língua melhorou bastante mas praticamente não consigo colocar um dedo na boca.

    Obrigado!

    • Acontece, Manoel. O problema provavelmente é fruto de um inchaço na região da articulação da mandíbula. Deve se resolver aos poucos.

  24. Olá, Dra.,
    Essa semana, terça feira, eu extraí os 4 sisos de uma vez. Houve inchaço, principalmente do lado direito, como meu médico disse que iria acontecer, pois deu muito trabalho para retirar o siso inferior direito. Mas o problema é que está sangrando e ontem, sexta para sábado, eu acordei sentindo algo estranho na minha boca, e quando tirei parecia fio com pedaços de carne e bastante avermelhado e com bastante sangue na minha boca. Não senti dor e nem estou sentindo, mas onde ficava meu siso superior direito tem bastante pele também. Queria saber se isso é normal?

    Nota: Nos primeiros dias acredito que os pontos do lado superior esquerdo cairam, mas está tudo normal… somente esse lado direito me preocupa, que parece haver pele pendurada e coisa preta kkk

    A quantidade de pele parece ser muito grande, e no fio que saiu tinha pedaços pretos também.

    • Mateus, me parece que o fio possa ser o fio dos pontos, mesmo, que devem ter soltado. A “pele pendurada” provavelmente está assim por causa disso. Como há sangramento persistente, sugiro que você procure seu dentista pra verificar a necessidade de dar novos pontos. E procure não fazer bochechos nem cuspir, isso poderia aumentar o sangramento.

  25. Olá, Dra.
    Eu retirei os 2 sisos ontem e, além do inchaço e uma dor suportável, está tudo bem.
    Porém, o dentista me passou amoxilina e um anti-inflamatório para tomar. Eu não comprei o anti-inflamatório por ele ser líquido, eu não consigo tomar, sempre acabo vomitando.
    Por fim, gostaria de saber se ele é realmente necessário ou se posso substituí-lo por outro? Eu estava tomando Prednisolona e pensei em continuar, mas não sei se ele tem o mesmo efeito para essa cirurgia.
    Você tem alguma indicação de remédio para tomar? Como o fds está aí, fiquei com receio de ficar sem tomar anti-inflamatório por tantos dias.

    Obrigada.

    • Annie, o anti-inflamatório é mais pra não deixar inchar muito e pra ajudar no controle da dor. Se você está bem, ok. Que anti-inflamatório foi prescrito? Geralmente há versões em comprimido, também.

  26. Dra., há uma semana retirei um siso inferior, hoje retirei os pontos, que inclusive doeu muito, mas acho que ficou um pedacinho do ponto sem retirar, preciso voltar ao dentista ou ele sai sozinho? E se não cair sozinho, pode infeccionar?

    • Renato, se não cair sozinho pode infeccionar, sim. Sugiro que você procure seu dentista pra remover.

  27. Oi Ana!

    Gostaria de tirar uma duvida, retirei o siso faz 1 mês e meio, ainda esta aberto o buraco (siso inferior), porem cicatrizando aos poucos.

    Minha duvida é… é normal sentir a lingua repuxando (quando se coloca a lingua ao maximo pra fora) do lado que foi extraido?!

    Quando tirei ficou bem sensivel, é sinal que ainda esta se recuperando?!

    Obrigada, bjs, bom fds.

    • Mariana, considerando a cirurgia recente, essa sensação pode ser atribuída à cirurgia, ainda. Sim, a diminuição da sensibilidade é sinal de que tudo está correndo como o esperado. Um bom final de semana pra você também. :)

  28. Dra. Bom dia,

    Estou com o meu dente do ciso inflamando e sinto dores na cabeça, “chamada fonte”, será que é por conta do dente?

    • Pode ser sim, Karina. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  29. Doutora, arranquei dois dentes ontem e já tinha parado de sangrar, hoje um dos lados já esta fechado, mas o outro começou a sangrar, é normal? O que eu faço ? E agora criou um tipo de coagulo / bolha de sangue.

    • Taynara, se for um sangramento rápido, que se resolve depois de alguns minutos, ok. Você não precisa fazer nada, apenas não faça bochechos ou cuspa, essas coisas podem provocar sangramento. ÓTIMO que o coágulo tenha se formado, deixe ele onde está, ele deveria estar aí, mesmo.

  30. Doutora, arranquei dois dentes ontem, já havia parado o sangramento, hoje um dos locais já esta fechado, mas o outro começou a sangrar, é normal ? O que eu faço ?

    • Não devera estar sangrando, mas se for um sangramento breve, que cessa depois de um tempo, ok. Evite cuspir e bochechar, isso pode levar a sangrar novamente.

  31. Boa noite Dra… Tenho 16 anos. Fiz uma extração há 2 dias atrás, arranquei 4 dentes (2 de um lado e 2 do outro), os meus do siso estão nascendo ainda e minha dentista disse que eu tinha q fazer essa extração pra quando os do siso nascerem por completo, nascer tudo certinho sem que os outros dentes sejam prejudicados… Ok ! Foi um processo super rápido, coisa de 7 minutos ou menos… até eu me surpreendi comigo mesma! Estou tomando os remedios sugeridos pela Dra. e sinto dores raramente, limpo com o maior cuidado.
    Mas nao estou me alimentando direito por medo de machucar o local… e está começando a aparecer um tipo de liquido amarelo, é normal ?
    Desde já agradeço se puder responder !!!! Beijos…

    • Shirley, você não está proibida de comer nada… é questão de bom senso. Apenas evite alimentos muito duros neste momento. O líquido amarelo provavelmente é um exsudato inflamatório, comum em processos e cicatrização. Em principio, está tudo ok.

  32. Doutora, fiz a extraçao do meu siso inferior direito, a cirurgia foi um pouco tranquila, chegou a demorar uns 50 minutos, porém não sei se e normal, mas durante o procedimento teve que aplicar a anestesia pelo menos mais 8 ou 10 vezes, no inicio ele falou que caso eu sentisse alguma dor era so levantar a mão que ele ia perguntar aonde doia, bom pelo menos nos 20 primeiros minutos foi tranquilo, depois comecei a sentir dor quando ele mexia, ele ia lá parava e aplicava mais anestesia e continuava, passavam-se mais 5 minutos de novo eu sentia a dor e ele aplicava de novo, no final da cirurgia ele fez um ar de preocupaçao e falou que sangrou muito, bem mais do que pra ele era muito, ele tentou me tranquilizar me deu gaze e pediu pra morder por 5 minutos e ia trocar a cada 5 minutos para ver se estancava o sangramento, ele tambem disse que usou um medicamento, nao sei se esse e o nome, mas e algo como hemoglobol, e pediu 2 exames de sangue / hemoglobina para fazer, acontece que ate o momento cerca de 2 horas depois da extraçao esta sangrando muito, mas muito mesmo, de encher a boca e eu sentir o gosto, ja usei todo o pacote de gaze que ele ofereceu e ele me disse que com esse medicamento eu não precisava me preocupar, que assim que chegasse em casa nao ia ter sangramento algum, estou muito preocupado, pois ele levantou alguma suspeita que tenho algum problema com a circulacao do sangue, que e preciso o acompanhamento, pois tenho que remover mais 3 sisos e ele nao quer fazer a remocao dos outros ate um laudo medico do que ocorre com meu sangue :(

    • Douglas, considerando o seu relato, esse sangramento não parece normal, mesmo. Pode haver algum problema sistêmico (de saúde geral), e seu dentista tem toda razão de não fazer mais nenhuma extração sem exames de sangue. Neste momento, apenas evite bochechar e cuspir – beba água gelada (sem bochechar!) – o sangramento deve parar.

  33. Muito obrigada pela resposta,agora estou mais tranquila.
    Tenha uma ótima tarde.

    • ;)

  34. No dia 15-10 eu tirei um siso na parte inferior e ele estava incluso e deitado, no dia 18-10 saiu um ponto e no dia 19-10 subiu uma pele que esta incomodando bastante, parece um pedaço da gengiva, mas esta solto dos outros pontos.
    Isso é normal ou vou ter que fazer outros pontos para cicatrizar da forma correta?

    • Lidiane, em princípio você não precisa se preocupar. Podem ficar “rebarbas” de gengiva por um tempo, até a cicatrização completa, que pode levar semanas. Mas a gengiva vai ficar lisa de volta, pode ficar tranquila.

  35. Drª Ana valeu pelos conselhos ;) , gostamos sempre de ter a opinião de outras fontes =D , tirou uma duvida diretamente de Portugal ;)
    Valeu!

    • :D

  36. Olá dra. tudo bem?

    Extraí dois sisos inclusos ontem (ainda tenho q extrair os outros 2) e achei a cirurgia bastante incomoda. Depois da cirurgia foi feita aplicação de laser que segundo a dentista diminuia a dor e o risco de infecção. Cheguei em casa bem, só fiquei colocando gelo e ela disse pra eu não cuspir, mas que deveria escovar os dentes, escovei com cuidado mas sangrou um pouco. Quase não sinto dor nas gengivas (onde foi operado), só na bolota roxa de inchaço do lado de fora (igual a do menino da foto) mas é uma dor suportável. Acontece que eu achei que do dia da cirurgia (ontem) pra hoje ia melhorar, mas piorou, estou sentindo uma dorzinha, bastante incomodo pra falar/abrir a boca e o rosto está mais inchado e roxo, porém na hora de escovar os dentes já sangrou menos.

    É normal piorar do dia da cirurgia para o seguinte? Dra., estou morrendo de fome e já passei a odiar sorvete, que dia posso começar a comer comida sólida?

    Obrigada pelo site, você me ajuda muito a enfrentar o meu PAVOR de dentista.

    • Sim Deborah, os sintomas – e os sintomas que você relata são esperados no pós-operatório – podem ficar mais fortes do dia da cirurgia para o seguinte. Não me parece que haja algum problema, como uma infecção, por exemplo. Quanto à alimentação, é mais questão de bom senso, mesmo… você não precisa comer apenas coisas pastosas. Evite, por enquanto, apenas comidas muito consistentes (que possam machucar o local da cirurgia) e muito quentes.

      • Muito Obrigada :)

      • Oi doutora, sou eu de novo.

        To desesperada porque hoje é o sexto dia depois da cirurgia (fiz na sexta) e ainda sinto dor. O inchaço do rosto já quase sumiu, mas hoje entrei em desespero porque parece que está abrindo um buraco no lugar, estou com medo de ter caido o coagulo, fico o tempo todo achando que estou com alveolite, ainda estou tomando analgésicos. A dor passa quando tomo o analgésico mas volta qdo passa o efeito, estou com medo de ter estragado a cirurgia pq ontem não aguentava mais de fome e comi uns paezinhos molhados na sopa e hoje um acarajé (tava molinho o bolinho ai eu comi).
        A aparência está estranha, tem esse “buraco” abrindo, as coisinhas pretas que não sei se é o coagulo ou pontos e uma coisa branca em cima da gengiva inchada (é tipo pele, não sai escovando).

        Será que devo voltar na dentista antes do dia de tirar os pontos ou estou me desesperando a toa?

        • Deborah, parece que você está se desesperando à toa. Se você estivesse com alveolite a dor seria muito forte e provavelmente os analgésicos não dariam conta. O aspecto do local da extração muitas vezes dica estranho, mas isso é assim mesmo… faz parte do processo de cicatrização. Estou certa de que os pãezinhos não “estragaram a cirurgia”, a essa altura você já pode comer coisas mais consistentes. Aliás, é importante que você coma bem! Acho que você não precisa procurar seu dentista antes do dia da remoção dos pontos.

  37. Ola Drª Ana, meus parabéns por todas as respostas que tem dado no site =D.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, tirei um dos sisos inferiores, faz mais ou menos 9 dias. Ha 2 dias atrás fui ao dentista e ele não retirou os meus pontos, visto que a gengiva não estava cicatrizada conforme o esperado. Tenho estado com umas dores bem fortes, e uma sensibilidade enorme na boca, e esta ligeiramente inchada, estou a tomar o antibiotico e o anti-inflamatório Brufen, mas este não alivia muito. Não sei se a idade interfere na cicatrização, tenho 28 anos, e se é normal durar tanto tempo.

    Cumprimentos

    Daniel

    Drª Ana, esqueci de referir que existe uma dor constante no perto do ouvido, e esta bem dificil comer :/ E quanto tempo irá durar essa dor?

    • Daniel, creio que a razão pela qual seu dentista não removeu os pontos nem seja a cicatrização, mas a dificuldade de acesso, pois você relata dor e inchaço. A idade não tem a ver, necessariamente, com a rapidez da cicatrização. Se não há infecção, sua dor é apenas pós-cirúrgica. Converse com o seu dentista pra trocar a medicação analgésica ou adequar a dose, de forma que você tenha mais conforto nessa fase. Quanto tempo vai durar a dor é uma questão relativa, depende da resposta do organismo de cada indivíduo. Algumas pessoas nem dor sentem no pós-operatório e, quando sentem, a fase mais crítica dura mais ou menos 1 semana.

  38. Olá doutora!
    Retirei o siso inferior esquerdo no dia 19/09, foi uma cirurgia muito complicada pois o dente estava incluso e acabou demorando mais de 3h pra ser tirado. Estou preocupada pois até hoje dia 17/10 não consigo abrir a boca direito, o que chamam de trismo né? Quanto tempo isso dura? Estou fazendo fisioterapia e bolsa de água quente no local pra ver se melhora, mas percebo pouca melhora conforme os dias! Essa situação está me irritando muito hahahaha, é normal demorar tanto assim pra voltar? Ou melhor, será q vai voltar ao normal? Hahaha

    • Li, o trismo pode levar algumas semanas pra se resolver, e vai melhorando aos poucos. É um sintoma pós-operatório comum. Melhora sim. :)

  39. Dra. Por favor me ajude se possível. Faz 8 dias que meu dentista extraiu meu siso esquerdo inferior, ontem retirei os pontos, ele falou que a cicatrização esta boa, mas sinto muita dor ainda. Gostaria de saber se é normal? A cirurgia foi complicada, durou 1 hora. Só fico sem dor a base de analgésicos fortes. São dores no local onde estava o dente e um pouco mais pra baixo (pra dentro do buraco). É normal 8 dias com dor? O que devo fazer? Compressas ajudam? Obrigado!!!

    • Rafael, algumas pessoas “sofrem” mais no pós-operatório, mesmo. Se seu dentista viu que está tudo ok com a cicatrização, a sua dor deve ser apenas pós-cirúrgica, mesmo. Continue com os analgésicos, pra passar com mais conforto por essa fase. Compressas mornas podem ajudar a resolver mais rápido o processo inflamatório.

  40. Aiiii, obrigada, ja tava pensando em ir numa emergência. Kkkk
    Parabéns mais uma vez!!!

    • ;)

  41. Dra, parabéns pelo site! Informações muito úteis e de facil entendimento!
    Por favor, fiquei preocupada hj, rs. Eu extrai dois sisos direitos no dia 29/09, tomei todos os cuidados e medicamentos que o dentista passou. Com uma semana meu rosto ja estava normal e os desconfortos ja melhoraram bastante. Com 10 dias tirei os pontos e o medico disse q estava tudo bem. Hoje qndo fui escovar os dentes como de costume, fui olhar mais a fundo e a regiao estava cicatrizada. Ai veio o susto, tem um buraco no lugar q tirou o dente e aparenta ter vestigios do ponto ainda… vi tb algo meio esbranquiçado, tentei remover com um palitinho mas nao consegui. Isso eh normal? Como eu vejo se tem restos nesse buraco? Vou ficar com ele pra sempre? Rs
    Obrigada e desculpa o desespero! Estou fora de minha cidade e não consigo falar com meu dentista.

    • É assim mesmo, Priscila. O “buraco” vai levar algumas semanas pra fechar (em nível ósseo leva meses), mas fecha sim. Não introduza nada ali, o “algo meio esbranquiçado” pode ser até o osso da sua mandíbula, então não vai sair nunca (ainda bem! :D ). Procure higienizar normalmente, não se preocupe com pequenos restos de alimento que eventualmente possam estar presentes no “buraco”, eles vão sair e vai ficar tudo bem. Só justificaria ficar preocupada em caso de sintomas importantes como dor, inchaço, sangramento, etc.. Por enquanto, parece que está tudo ok.

  42. Bom dia,

    Fiz a extração dos dois sisos do lado esquerdo ha 2 semanas atrás, e ontem começou uma dor de garganta chata, como se estivesse inflamada, assim como também apareceu uma ponta branca, onde estava o inferior e isso fica roçando na minha língua, e está machucando um pouco. O buraco ainda não fechou e ainda sinto muita sensibilidade no local, tudo isto é normal? Obrigado.

    • É sim, João. Os sintomas que você relata são relativamente comuns. Mas se você achar que algo está fora do esperado, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar.

      • Obrigado, só mais uma pergunta, posso tomar café sem problemas? Estou com um pouco de receio de tomar café…

        • Pode sim!

          • Bom dia Dra, prometo que esta é a minha última pergunta (rs), no dia da cirurgia o médico precisou abrir tanto a minha boca que o canto direito da boca ficou machucado, e até hoje não cicatrizou, quando ele começa a cicatrizar eu abro a boca um pouco mais e volta a machucar, o que posso fazer? Ou o que posso usar no local? Obrigado.

          • João, nesse caso um protetor labial deve ser suficiente, pra hidratar o local. Aplique várias vezes ao dia.

  43. Olá, Ana.
    Farei a extração de um dos sisos quinta. Porém estou com um pouco de dor de garganta e às vezes sinto pontadas nos ouvidos. Também estou menstruada.
    Você acha que devo adiar?

    • Clara, se você não estiver se sentindo bem, pode adiar. Mas, considerando suas informações, não diria que há necessidade.

  44. Boa tarde,
    Tirei o dente do siso inferior, 3 dias depois começei a sentir dor e inflamou, estou tomando amoxicilina ha 3 dias e continuo sentindo dor, e já faz 5 dias que extrai o dente, isso é normal? O que faço? Volto no dentista pra tirar os pontos quando completar os 7 dias?

    • Bruna, a Amoxicilina é um antibiótico, não um analgésico. Se você não está tomando nenhum analgésico, é esperado que você sinta dor no pós-operatório. Entre em contato com o seu dentista pra que ele prescreva um analgésico. A remoção dos pontos geralmente é feita depois de 7 dias, sim. Converse com ele.

  45. Boa noite Dra. Ana Tokus, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho com o site e sua disposição para responder tantas perguntas. Isso só mostra o quão é responsável e ama sua profissão!

    Tenho duas dúvidas, se puder me ajudar, ficaria agradecido…

    1) Fiz a extração de um dente superior (2º pré-molar), irei realizar um implante, até pensei que poderia ser feito um implante imediato, porém devido a uma pequena infecção, não foi possível, e foi marcado para realizar esse implante, quatro dias depois, após a utilização de um antibiótico no local. Após a extração do dente, o Dr. não deu pontos.
    Hoje seria o dia de voltar ao dentista para realização do implante, porém por problemas pessoais, ele teve que adiar os atendimentos para daqui uma semana. Estou um pouco com receio, pois ficou o buraco pós-extração, sem pontos e não foi me receitado nenhum antibiótico.
    Será que tem algum problema ficar mais uma semana com esse buraco? O correto não seria tomar um antibiótico para prevenir? Por qual motivo você acha que ele não realizou pontos no local?
    Desde já, obrigado!

    • Dancan, se o dentista não detectou motivo no seu exame pra prescrever antibiótico, tudo bem, não é obrigatório. Com relação aos pontos, o ideal é que se faça, pois os pontos servem como uma proteção local. Mas da mesma forma: quem julga a necessidade é o seu dentista. Pelo seu relato parece que está tudo bem, não há problema em aguardar mais uma semana.

  46. Dra, é normal os pontos se romperem no mesmo dia da retirada? Tirei dos dentes do siso, um do lado direito e o outro do esquerdo faz uma semana hoje, um dos lados lateja bastante, o outro não lateja desde o dia da cirurgia, mas hoje os 2 latejam e doem e tive fraqueza 2 vezes na semana, é normal, pois me alimentei e não tinha porque da fraqueza, obrigada desde já.

    • Juliete, sua pergunta ficou confusa, não sei se entendi… “os pontos se romperem no mesmo dia da retirada” em que sentido? A gengiva abrir na retirada dos pontos? Os pontos soltarem logo depois da retirada dos dentes? Quanto à fraqueza, é relativamente comum. Enfim… esclareça pra mim o que você quis dizer pra eu poder ajudar.

  47. Dra., após 10 dias de cirurgia para retirada do siso ainda sinto um pouco de dor e sinto que a região esta um pouco inchada, com uma camada branca. Há 3 dias atrás estive no dentista para retirar os pontos, estava bem pior e a dentista disse que era normal, devido ao medo do paciente em higienizar o local. Classificou como uma afta e não me indicou nenhum tipo de cuidado especial. Contudo, ao escovar os dentes, as vezes o local fere e sangra. Estou colocando um medicamento normal para feridas na boca (gingilone). A sra. me indicaria alguma outra coisa?

    • Não Karine, o Gingilone deve ajudar. Os sintomas que você descreve são realmente bem comuns, inclusive o sangramento, que pode tanto ser pela afta, em si, quanto por uma pequena gengivite local.

  48. Ola Drª, fiz uma cirurgia para extrair os dentes sisos e o inferior esquerdo a dentista nao conseguiu arrancar as raizes, primeiro o dente estava mole, depois ela tirou a coroa e o dente ficou duro novamente, entao ja fazia 3 horas que eu estava la ela resolveu fechar. É necessario retirar as raizes que ficaram ou nao, pode deixar sem problemas ?? Qual a complicação que isto pode causar ??

    • Henrique, depende do caso e do tamanho do fragmento de raiz que ficou. Se em 3 horas não foi possível removê-lo, é provável que o melhor seja deixar esse fragmento onde está, pois tentar tirá-lo pode causar sequelas. Sua dentista disse o quê? Pra deixar a raiz e acompanhar o caso? Se sim, faça como ela orientou.

  49. Dra. me disseram q não posso comer fritura e nem peixe, porco, queijo, durante a cicatrização toda rsrsrs, eu achei isso muito errado mas achei melhor te perguntar, ja posso voltar a comer de tudo (tirei dia 26 09 14 e hoje é dia 04 10 14, sendo q passou 8 dias) não esta inflamado e nem estou mais com pontos.

    • Isso é lenda, Debora. As pessoas chamam de comidas “remosas”, que supostamente fariam mal nesse período de cicatrização. Mas não tem nada a ver, você pode comer normalmente. O que se pede é que, pelo menos nos primeiros dias após a extração, a pessoa evite alimentos muito quentes e consistentes, pra não machucar o local e pra diminuir o inchaço. Só.

  50. Olá dra.
    Fui ontem ao meu dentista, ela retirou os pontos e ta tudo certo, só vejo um negocinho branco bem pequeno, e as dores sumiram quase q completamente rsrsrs ta um pouco vermelho, tenho medo de comer ainda, sei la acho q pode voltar a sangrar, isso é possível? E quando posso voltar a comer normal, porque dia 18 agora tenho um casamento e vai ser em uma churrascaria, posso comer a vontade ou melhor nem ir?
    E obrigada por me ajudar viu, sobre os estralos vou procurar um especialista em (DTM). Ah e antes q eu me esqueça, nessa semana q passou li o dia todo as perguntas e as respostas q a sr. respondeu a todos, muitas dúvidas e medo q tive, me ajudou demais ta, bjoss e q continue sempre assim rsrsrs

    • Não acho que vá ocorrer sangramento, pelo seu relato está tudo bem! Pode comer normalmente, dia 18 ainda demora e até lá sua gengiva já estará bem mais cicatrizada. Você leu os quase 2400 comentários??? Nossa! ;)

  51. BOA TARDE DRA.
    TENHO DUVIDA…
    TIREI MEU DENTE SISO INFERIOR DO LADO DIREITO, ELE ESTAVA DEITADO, PORÉM JA HAVIA NASCIDO, FOI EXTRAIDO NO DIA 26 DO MES 09 2014.
    FOI BEM TRANQUILA A EXTRAÇÃO, ASSIM Q SAI DE LÁ JA COMPREI UM SORVETE RSRSRS E O RESTO DO DIA SÓ CHUPEI SORVETE MESMO.
    E NO DIA SEGUINTE SO SORVETE E GELATINA, FOI BEM RUIM E SINTO NAS GENGIVAS TANTO DO LADO Q TIREI E AS DE CIMA DO LADO RETIRADO, TA SUPER RUIM, MUITO SENSIVEL, SEM BEBER NADA DOI, QUASE NÃO TENHO DOR NOS PONTOS MAS NAS GENGIVAS MEU DEUS, É UMA DOR LATEJANTE, SERA Q É PQ COMI SÓ COISAS GELADAS OU É ALGO Q A DENTISTA FEZ?
    HOJE É DIA 02 DE OUTUBRO DE 2014 (6 DIAS) E AMANHA VOU TIRAR OS PONTOS, SEJA O Q DEUS QUISER, AH E TOMEI POR 3 DIAS SÓ NIMESULIDA E AMOXICILINA E TOMO AS VEZES PARACETAMOL PRA ESSA DOR NA GENGIVA Q NÃO TEM NADA A VER COM O DO DENTE RETIRADO, OBGD DESDE JA.

    QUERO TE FAZER OUTRA PERGUNTA…
    JA TIREI 4 SISOS E TENHO APENAS ESTRALOS, NÃO TENHO DOR, QUANDO EU ABRO MINHA BOCA ELA ESTRALA DO LADO ESQUERDO, O Q FAÇO, REALMENTE TENHO Q POR APARELHO? SE FOR CERTEZA Q TENHO Q USAR CLARO Q COLOCO, MAS MEU MEDO É DE POR E DEPOIS NÃO SEI SE VAI SUMIR ISSO, E NA VERDADE ME INCOMODA MUITO ESSE BARULHO, TODOS OUVEM, É CHATO E ME PREOCUPA PQ TODOS DIZEM “NOSSA CUIDADO LOGO SUA BOCA TRAVA OU VAI CAIR” RSRSRS TENHO PANICO SOBRE ISSO, ENTÃO VIM TE PEDIR AJUDAR, O Q FAÇO E QUAL DENTISTA DEVO PROCURAR A RESPEITO DISSO (ATM)? ACHO Q É ESSE MEU CASO, GRATA.

    • Debora, não sei se a dor na gengiva não tem nada a ver com a extração… pode ter, sim. Seu dentista precisa reavaliar pra ver o que está acontecendo.

      Não há uma relação direta entre problemas de mordida / alinhamento dos dentes e DTM (disfunção temporomandibular), então não dá pra dizer que o uso de aparelho ortodôntico vai resolver o problema. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e faça uma avaliação.

  52. Dra. Boa tarde! Eu fiz ontem a extração dos 4 sisos de uma só vez! Não estou sentindo dor, não estou tendo sangramento, mas minha bochechas incharam demais! Há uma bola de cada lado na parte inferior! Gostaria de saber se poderia fazer drenagem facial para melhorar esse inchaço, visto que tenho evento importantíssimo sábado! Desde já, obrigada por sua atenção!

    • Michele, o inchaço é um sintoma pós-operatório bem comum, ainda mais se você extraiu os 4 sisos de 1 vez só. É uma consequência do processo inflamatório inerente à cicatrização. Nesse momento, o melhor pra diminuir o inchaço é fazer compressas frias.

  53. Ana, boa tarde!
    Em julho removi os sisos do lado direito e, por descuido meu, acabei pegando alveolite. Tratei por duas semanas e ficou ok. Semana passada removi os sisos do lado esquerdo e desta vez não desenvolvi nada, tudo normal, recuperei até melhor. Removi os pontos tem 5 dias e agora sinto um incomodo constante, como se tivesse restos de alimentos entre os dentes, mesmo eu fazendo uso do fio dental, listerine e escovando os dentes após cada refeiçao. Não esta inchado como da vez que tive alveolite, mas esta incomodando. Decidi retornar o uso do celestone 2mg, que o dentista havia me passado. É o caso de eu procurar o profissional novamente ou esperar mais alguns dias?
    Parabens pela matéria!

    • Inácio, acho que o incômodo é resultado da cirurgia recente, dentro de um pós-operatório normal. Não me parece que haja nada fora do esperado. Mas não hesite em procurar seu dentista se você achar que há alguma coisa errada.

  54. Oi doutora Ana.
    Eu extrai dois sisos do lado esquerdo na terça-feira passada dia 23/09, e ontem dia 30/09 retirei os pontos, só hoje consegui olhar um pouco dentro da boca para ver como está e percebi q na parte da bochecha por dentro as “veias” (não sei se é esse nome) estão mais salientadas do q o outro lado onde não foi extraído, isso é normal? Às vezes tbm sinto uma sensação estranha, como se sentisse o nervo ou os nervos, morro de medo de ter dado alguma coisa errada e ter acertado o nervo da sensibilidade :/ tbm esqueci de perguntar pro dentista q retirou meus pontos se estava tudo bem :S
    Como posso saber q está tudo ok com a minha extração?

    Desde já agradeço! beijos =D

    • Karine, durante o processo de cicatrização há, concomitantemente, um processo inflamatório, o que significa um maior fluxo sanguíneo no local da cirurgia. Alguma sensibilidade pode ser considerada normal, dada a cirurgia extração recente. Parece, pelo seu relato, que vai tudo bem. Mas se você tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  55. Bom dia, doutora!
    Fiz a extração de 2 sisos superior e inferior. A recuperação foi normal, não senti dores e só ficou inchado mesmo. Ontem retirei os pontos, e começou uma dor insuportável, latejando… o q pode ser?

  56. Olá, doutora. Tirei os 4 sisos há 4 dias e ontem comecei a sentir pontadas agudas periódicas do lado direito superior da cabeça. Pode haver alguma ligação? As dores vêm e vão por uma meia hora, passam, e voltam depois de algumas horas.

    • Pode ter a ver sim, Barbara. Suas cirurgias são bem recentes e é comum que a dor do pós-operatório irradie para áreas anatomicamente próximas.

  57. Bom dia Drª!
    Extrai os 4 dentes do siso, acabei de ler aqui que sentir dor e sensibilidade nos molares é normal. Mas to sentindo muita dor e sensibilidade no molar que fiz tratamento de canal ha sete anos atrás, como é possível? A minha dentista disse que dentes com esse tratamento não dói mais…

    • Gisélia, o canal (nervo) do dente não dói mais, mesmo (até porque o nervo foi removido no tratamento de canal). Mas todos os tecidos em volta do dente continuam vivos, e a dor que você sente não é do canal, mas do periodonto (peri = em volta / odonto = dente). Então, é possível, sim. A dor deve diminuir aos poucos.

      • Obrigada Drª!

        • ;)

  58. Boa noite, doutora.

    Faz 1 semana que extrai os dentes e ja tirei os pontos. O superior esta praticamente cicatrizado mas o inferior ainda tem um buraquinho.

    As vezes entra comida e incomoda um pouco uma dorzinha e faço bochecho e sai.

    Demora muito pra cicatrizar esse buraco do dente?!

    Obrigada, teu site é otimo, muito atenciosa pra responder =)

    • Mariana, obrigada. :)

      A gengiva pode levar algumas semanas pra fechar. Em nível ósseo, a cicatrização leva meses. Apenas continue mantendo uma boa higiene e vai dar tudo certo. ;)

  59. Doutora… jah faz 2 semanas que extrai meu dente siso…
    E sinto dor nos 2 dentes ao lado do siso que extrai, estou me medicando com spidufen, tomo 2 vezes ao dia por conta propria, que é a unica coisa que me alivia da dor… minha pergunta é a seguinte… eu posso tomar esse remedio diariamente por quanto tempo?? Qual o risco? E se eu nao posso, que fazer para acabar com essa dor ?
    Grato pela atençao.

    • Marcelo, o ibuprofeno (princípio ativo do Spidufen) é um analgésico e anti-inflamatório não-esteroidal. Não é bom tomá-lo de forma contínua (mais de 1 semana), como qualquer medicamento. As reações adversas mais comuns são de origem gastrintestinal (náusea, vômito, dor epigástrica, desconforto abdominal, diarreia, constipação intestinal). Converse com o seu dentista pra ver se ele prescreve outro analgésico ou se recomenda que você continue com o Spidufen.

  60. Boa noite, fiz duas extrações dos sisos, um superior e outro inferior do mesmo lado na segunda-feira. Hoje ainda sinto dor, porém atrás dos molares superiores até mais ou menos o dente canino, próximo ao céu da boca, está muito vermelho e arde muito quando bebo ou como qualquer coisa, como se tivesse ferido. Tem alguma coisa relacionada?
    Obrigada.

    • Debora, é provável. Às vezes a gengiva e as mucosas ficam machucadas por causa do atrito do instrumental durante a cirurgia. Possivelmente é isso.

  61. Bom dia Doutora, ontem retirei os pontos dos meus sisos, na hora não sangrou nem nada, quando foi de madrugada, começou a sangrar de um lado, isso e normal?
    Se não o que devo fazer?
    Obrigado!

    • Se foi um pequeno sangramento que se resolveu rápido, sem problema, Paulo.

  62. Boa tarde, Doutora. Gostaria de tirar uma duvida. Extrai um dente ha seis dias e ainda DOI. Não DOI muito, sabe? Mas e aquela dorzinha chata que DOI ate a cabeça, ouvido. Ainda estou com os pontos. Essa dor e normal? 6 dias hoje. Preocupada. Obrigada.

    • Feeh, pode ser normal, sim. Varia a forma como as pessoas se sentem no pós-operatório, algumas não sentem nada, algumas se incomodam bastante. Mas, pelo seu relato, não parece haver nada muito fora do padrão. A tendência é a dor diminuir. Se a dor aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  63. Dra, extrai dois sisos na parte de cima e de baixo há 5 meses mais ou menos, o de cima está normal, mas o de baixo teve complicações. Gostaria de saber se é normal ficar um buraco ao redor do dente, fica acumulando restos, sinto gosto ruim. O que pode ser feito além da higienização?

    • Como assim “buraco ao redor do dente”, Leandro? O dente não existe mais, certo? Seria um buraco NO LOCAL onde estava o dente? Se for isso, a gengiva às vezes demora pra fechar por completo, em nível ósseo leva meses. Se não houver outros sintomas importantes (dor, inchaço, etc..), basta uma boa higienização. Se você for ficar mais tranquilo, procure seu dentista pra reavaliar.

  64. Boa noite Dra, tudo bem?

    Retirei o siso inferior esquerdo na quinta feira passada, tudo correu muito bem, e vem correndo até hoje. Só tenho duas dúvidas, são elas: 1º minha bochecha está inchada e eu venho mordendo ela, algo que me incomoda e machuca (motivo pelo qual busquei o dentista e removi o siso) teria algo a ser feito para diminuir esse inchaço interno? 2º Estou com um gosto e um cheiro bem estranho no lado em que eu retirei o siso, isso é algo normal ou eu posso estar com a alveolite?

    Vou voltar essa terça ao dentista para verificar se está tudo certo.

    Obrigado.

    • Tudo bem, Fred! O inchaço vai diminuir aos poucos, não há muito o que fazer pra acelerar o processo. Não acho que você esteja com alveolite, se estivesse a dor seria BEM intensa. Provavelmente o odor / gosto se deve à proliferação bacteriana, comum nessa fase do pós-operatório.

  65. Dra, boa tarde, li diversos artigos seus aqui e por conta disso decidi junto com o meu dentista arrancar os 4 sisos de uma vez, foi uma decisão corajosa (kkkk) e muito esperta, pois eu sabia que o incomodo é muito chato então dificilmente voltaria para arrancar os sobressalentes. Arranquei eles dia 18/09 e hoje ainda tenho os dois lados embaixo inchados e com hematomas, o que já constatei ser normal… Porém, ontem eu fiz um pouco de esforço físico (caminhada) e a noite senti gosto de sangue na garganta e hoje pela manhã uma extrema fraqueza e tontura, ao olhar no espelho percebi que minha gengiva está muito branca, o que pode ser isso?

    • Que bom, Sthefanie… problema (4 problemas) :) resolvido!

      A sua gengiva de forma geral está esbranquiçada ou é só nos locais das extrações?

      • Ela estava de modo geral, mas percebi que após uma escovação leve sobre ela saiu tudo, agora estou com outra duvida…. tirei os pontos na sexta feira e hoje percebi que na lateral do ultimo dente de baixo apareceu um vão que mostra uma parte da continuação dele (acho que é parte da raiz) é normal?

        • É sim, a gengiva vai cicatrizar e preencher esse espaço.

  66. Boa noite Dra.,

    Venho com mais um questionamento. Quinta tirei os pontos que restavam e o dentista aplicou no “buraco” uma massinha marrom com gosto de cloro. Hoje, limpando com água e a seringa, vi que tem uma “bolinha” marrom/amarelada solta dentro do ‘buraco’. Não sei se é a massinha do dentista, comida ou secreção que acumulou ali dentro. Não consegui retirar essa bolinha. Será que devo tentar retirá-la? Fiquei com medo de machucar!

    • Na dúvida, não tente remover. Pode se tratar de um tecido de cicatrização.

  67. Boa tarde Doutora,

    Eu fiz a cirurgia de extração de sisos, e retirei o inferior e superior do lado direito da boca, a cirurgia ocorreu normal, a recuperação também, sem muitas dores ou complicações. Mas eu notei logo no segundo dia após a operação que eu estava escarrando uma secreção marrom da garganta, e após perguntar ao meu pai, que é médico, ele sugeriu que era sangue coagulado, e que deveria passar após a cicatrização. Porém já faz 12 dias que fiz a cirurgia, e continuo expelindo essa secreção, que antes era marrom forte, e agora um um pouco mais claro, queria saber se isso é normal e se realmente tem a ver com a cirurgia? Pois se não tiver nada a ver, pode ser alguma complicação respiratória, mas quero frizar que começou a ocorrer logo após a operação. Obrigado!

    • Thiago, acho que tem a ver com a cirurgia, sim. Realmente, pode ser que ainda haja pequenos sangramentos, isso causaria essa secreção marrom que você relata, uma mistura de sangue e saliva. Se não há dor ou outro sintoma importante, acho que você não precisa se preocupar.

  68. Olá Dra,
    Extraí meu siso faz uma semana, no 4º dia os pontos caíram e ficou um buraco aberto. Após isso comecei a usar antisséptico PerioGard pra limpar o local e seringa (sem agulha) com água para retirar os restos de alimentos que ficam por lá. Se eu continuar limpando dessa forma, pode demorar mais tempo para fechar o “buraco”? Qual a forma certa de limpar o local sem agredir?

    • Não Gabriela, não vai atrasar a cicatrização. Você pode continuar higienizando da mesma forma. O “buraco” vai levar umas semanas pra se fechar por completo e, em nível ósseo, pode levar meses. É assim mesmo.

      • Muito Obrigada Dra. :)

  69. Olá, Doutora! Há mais de 4 anos retirei os meus dois sisos inferiores. Só que de um ano para cá estou sentido um incomodo em um dos lados, onde ficava o siso… Essa semana a minha gengiva amanheceu dolorida e vermelha. Parece que o local esta mais durinho, como se tivesse algo lá e quisesse sair. Isso é normal? O que pode ser? Obrigada!

    • Jéssica, é possível que isso não tenha nada a ver com a extração do siso, embora o local seja o mesmo, pois faz bastante tempo da cirurgia. Deve ser uma gengivite local com outra causa, algum resíduo alimentar que tenha invadido o espaço da gengiva rente ao segundo molar (uma casquinha de pipoca, por exemplo) ou uma irritação por ação química ou física. Se não regredir nos próximos dias, procure seu dentista pra avaliar.

  70. Oi Doutora. Qual a melhor forma de higienização nas primeiras 48hrs?!

    Obrigada.

    • Escovação normal (até onde der), evitando bochechos. Cotonete pra remover resíduos superficiais. No começo a higienização é BEM complicada, mas vai melhorando.

      • Obrigada, doutora!

  71. Depois de quanto tempo esse gosto ruim na boca some?

    • Depende da pessoa, Bruna. Geralmente entre 1 e 2 semanas.

  72. Olá doutora Ana, tudo bem? Espero que sim…
    Eu tive que retirar o siso e após 2 dias começou a sair aquele tipo de pus que li que se chama exsudato inflamatório. Como o gosto daquilo não é bom eu fiquei de hora em hora limpando fazendo pressão na bochecha do lado de fora para sair aquilo e logo após fazia bochecho com água e sal pra ficar limpinho rs. Agora que li sobre a alveolite. Como não sabia acabei fazendo, corro o risco de ter alveolite agora? E se possível responda uma curiosidade, por que não pode após 24 horas usar mais a água gelada como compressa e sim a quente? Doutora, queria parabenizar sua atitude em responder todo mundo num post de anos atrás. Parabéns mesmo!!! Abraço doutora Ana, tenha um lindo dia!!!

    • Oi Evandro, tudo ótimo. E você?

      A chance de alveolite é maior nas primeiras 72 horas… se esse período já passou e está tudo ok, não vejo muito risco pra você desenvolver alveolite. Não é que não pode fazer compressa fria, é que a compressa quente, nessa fase, ajuda a resolver o processo inflamatório, ou seja, favorece a cicatrização. A compressa fria é mais eficiente pra combater o inchaço.

      E obrigada, gentileza sua. :)

  73. Olá dra, já faz 6 dias que extraí o segundo siso inferior, meu rosto ainda esta inchado e dolorido e toda vez que vou comer dói muito e quanto faço qualquer coisa sinto um peso muito grande na cabeça e tontura, e não consigo abrir a boca direito e tenho que tirar os pontos depois de amanhã, o que eu faço se eu nao tiver melhor até lá? E preciso tirar os 2 superiores e estou com medo, a é cirurgia é pior do que a dos inferiores?

    • Bianca, espero que você já esteja melhor. Enfim… os sintomas que você relata são relativamente comuns. Quanto a remoção dos pontos, nem sempre é preciso uma abertura muito grande pra que o dentista consiga fazê-lo. A cirurgia dos sisos superiores geralmente é bem mais tranquila do que a dos sisos inferiores, inclusive o pós-operatório.

  74. É normal uma cor meio que amarela perto dos pontos do dente siso? Não sinto dor, nao está inchado e não sangra. Tirei dia 04/09 hoje é dia 08/09.

    • Considerando a ausência de outros sintomas, deve ser apenas uma coloração “diferente” da gengiva em cicatrização, Rafaela. Não parece ser motivo pra preocupação.

  75. Boa noite Dra. Minha esposa extraiu o dente do siso inferior lado direito. Ela estava com dores no local e enxaqueca. Ela extraiu em 03/09/14 as 15:00 Hs. a cirurgia demorou 1 hora. O rosta dela não esta inchado. Porem no “buraco”, proximo aos pontos, começou no 2º dia a aparecer um “negocio” bem branco, e hoje no dia 07/09/14, ja toma todo o buraco que ficou. Ela esta sentido dor. Ela tomou azitromicina e nimesulida. Será que esta infeccionado ou inflamado? Obrigado pela atenção.

    • Alexandre, pode ser infecção sim, embora possa haver certa dor no pós-operatório mesmo sem a presença de infecção. O “negócio branco” pode ser pus ou o próprio osso da mandíbula, já que a gengiva leva algumas semanas pra se fechar por completo. Enfim… seria bom sua esposa procurar o dentista pra reavaliar.

  76. Olá, eu extrai dois sisos na ultima sexta feira… Ate então o processo de cicatrização esta normal! Mas do lado esquerdo notei hoje que tem uma bolinha meio amarelada e as vezes sai uma agua branca, e no dente da frente do extraido tem um voluminho de gengiva meio solta que tambem esta amarelada, mas na parte interna onde encosta no dente… Sinto alguns desconfortos e esta sensível, mas tudo suportável… Esta infeccionado? Esse pedacinho de gengiva pode causar algo no meu dente? Obrigada!!!

    • Luana, tudo o que você relata são sintomas / sinais comuns após a extração dos sisos. Não acho que haja qualquer problema.

  77. Olá doutora! Obrigada por ter me respondido anteriormente!
    Fiz a cirurgia e dessa vez a agulha nao encostou no nervo, retirei os 2 sisos do lado esquerdo. Agora estou com a gengiva da parte superior perto de onde o siso foi extraido aberta, como se fosse uma tampinha! O dentista abriu a minha gengiva p retirar o dente será ? bju

    • É provável que sim, Samara. Mas pelo seu relato, está tudo como esperado.

  78. Parabéns pelo post, muito claro para os pacientes.

  79. Doutora, surgiu uma elevação, especie de caroço no meu rosto ao lado do maxilar, acredito que seja resultado da extração do siso.
    Esteticamente esta me incomodando.
    A Doutora teria alguma dica para este inchaço?
    Será que tem ligação com os sisos?
    Obrigado.

    • Stéphano, provavelmente o “caroço” ainda é por causa da extração. Esse “inchaço interno” pode levar semanas pra ceder, é assim mesmo. Compressas quentes podem ajudar a resolver mais rápido o processo inflamatório.

  80. Doutora, como vou saber que estou com alveolite? Já arranquei o terceiro molar ha uma semana, fui ao meu dentista por muita dor no quarto dia, ele viu e estava tudo bem, falou que a dor era na ATM mesmo… No sexto dia uma parte dos pontos saiu e a outra ficou, esta frouxa o que é muito bom, mas tem um buraco MUITO grande na parte vestibular, estou no começo da faculdade de Odontologia e sou muito sistemática e gosto de ficar observando, vejo que a parte que esta mole esta um pouco machucada, foi um buraco muito grande, já que era um dente semi incluso angular, a cirurgia demorou muito… É possivel ter alveolite no quinto dia ou mais? A dor da alveolite pode ser confundida pela dor da ATM?

    • Camila, até é possível ter alveolite depois do quinto dia do pós-operatório, mas se o dentista avaliou e, considerando seu relato, não me parece que seja isso. A dor da alveolite é insuportável, portanto, difícil de confundir com qualquer outra coisa. E dor na ATM também é comum após cirurgias de terceiros molares.

  81. Dra, boa noite
    Extrai um pre molar do lado esquerdo na parte de cima da boca tem 1 semana. Nesta terça feira tirei os pontos e só hoje (quinta feira) começou a sair um liquido meio esverdeado do dente e com gosto muito ruim. Mas nao sinto dor nem nenhum incomodo. Minha preocupação é esse liquido. O que será?

    • Dada a ausência de outros sintomas, é só um exsudato inflamatório, Juliana. Um líquido proteico comum em processos inflamatórios e de cicatrização. Não é algo com que você precise se preocupar.

  82. Bom dia Dra.
    Já faz duas semanas que retirei os meus dois dentes siso do lado direito. Porém o buraco está doendo bastante ainda… e a gengiva até a metade da boca também está doendo muito, e quando encosto debaixo do pescoço doi bastante também. Gostaria de saber se e normal. Mas está doendo muito mesmo, já tomei, anti-inflamatorio, antibiotico, remédio para dor, mas não está resolvendo. Gostaria da sua ajuda.

    • Quezia, é comum a dor que você relata, ela não significa, necessariamente, que haja algum problema. Mas se você achar que a dor está além do normal, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar.

  83. Dra. O meu ponto ficou no ato da retirada dos pontos e ficou com uma abertura na parte inferior. E meus dentes próximos estão doendo bastante. Eu comi e vi que tinha uma comida próxima e mexi com o cotonete, apos latejou, é normal? O que posso fazer? Aguardo resposta. Obrigada desde já.

    • A gengiva vai demorar algumas semanas pra fechar, Rayanny… é assim mesmo. A dor nos dentes próximos também é um sintoma comum após extrações de sisos. Não introduza o cotonete no “buraco”, ok?! Você pode se machucar. Enfim… esses sintomas vão diminuir com o tempo.

  84. Dra, bochechos de clorexidina no pré e no pós-operatório reduzem a incidência de alveolite. Isso já foi comprovado por um revisão Cochrane.

  85. Boa tarde doutora,
    Retirei o dente do siso e não desincha, posso usar rama de mandioca ? Obrigado.

    • Não vejo benefício algum, Nilton. Para diminuir o inchaço é mais produtivo fazer compressas (frias nas primeiras 72 horas e, depois disso, quentes).

  86. Oi, obrigada pelo post! Ajudou a me tranquilizar de certa forma, extraí um siso faz dois dias e estava preocupada por conta do inchaço, mas como vi que é relativamente normal e não sinto dor fiquei bem mais calma.

    • Bom poder ajudar de alguma forma, Brenda. :)

  87. Boa tarde doutora,
    Bom, extrai dois dentes na parte superior ha uns 5 dias, caiu uma parte dos pontos, mas ontem ao olhar no espelho percebi que a raiz e ate o osso estão aparecendo, e o pior é que a gengiva não esta cobrindo nada, esta um buraco enorme, isso e normal…?

    • Fabio, dói? Está inchado ou há algum outro sintoma importante? Se não houver, me parece estar tudo ok. A gengiva demora pra fechar mesmo, pode levar algumas semanas.

  88. Doutora:
    Fiz uma extração de siso superior direito. Após 10 dias percebi que tive comunicação da boca com o nariz. Fui ao dentista e ele disse que era para aguardar, pois a cicatrização resolveria isso. É normal, pode acontecer isso ou em todos os casos precisa de nova intervenção cirúrgica? Obrigado.

  89. Olá doutora :) Olha, eu fui ao dentista pois precisei extrair meus sisos, eles estão entortando os outros, vou retira-los pois preciso por aparelho também, bom, fui ao dentista e como eu estava um pouco ansiosa, o dentista resolveu tirar um de cada vez, tirei o inferior esquerdo e a retirada foi super tranquila, mas antes de retira-lo, na hora da aplicação da anestesia eu senti um choque na cabeça, tonteira, zumbido no ouvido e arrepio na cabeça também, que durou uns segundos (eternos segundos rs), queria saber se o que eu senti é normal, ainda faltam 3 para serem extraidos e estou com muito medo de sentir a mesma coisa que senti, o que pode ter acontecido para que eu tenha sentido isso? Obrigada, beijos !

    • Samara, é provável que a agulha tenha tocado diretamente algum nervo na hora da anestesia, por isso o “choque”. Mas esse tipo de sintoma é exceção, nada indica que você vai sentir o mesmo numa próxima anestesia.

  90. Olá, extrai meu ciso superior sábado e hj, segunda feira, ao sentir muita dor, tive a curiosidade de olhar e notei uma bolha amarela (com pus), isso é normal ou devo procurar um dentista de emergencia para tomar algum remédio??????

    • Não é normal não, Nelma. Dor e pus podem significar infecção. Procure seu dentista pra reavaliar e tratar de acordo, se necessário.

  91. Bom dia,
    Arranquei o dente do siso ja faz uma semana e ainda esta bastante inchado, é normal ?

    • Pode ser, Raphael. Se o sintoma for basicamente o inchaço, não significa que haja algum problema. A tendência é o inchaço diminuir com o passar dos dias.

      • Esta bastante inchado meu rosto e tambem quando passo a mão no meu rosto sinto tipo um caroço no osso onde foi extraido o dente, é normal ?

        Obrigado.

        • Sim, como disse, esses são sintomas comuns após a extração.

  92. Olá, arranquei os caninos de leite tem 3 dias, tenho 35 anos, estou com a gengiva roxa e a boca inchada, queria saber se é normal e quanto tempo ficará assim? E depois de quanto tempo posso voltar a praticar relações sexuais? E voltar a comer normal? E vou poder comer sem eles? Até os outros descerem? Não quero colocar prótese para não retardar o nascimento dos permanentes.

    • Carol, aos 35 anos os seus caninos permanentes não devem mais nascer sozinhos, mesmo que eles existam dentro da gengiva. Você fez radiografia? O que seu dentista falou?

      A extração de dentes de leite costuma ter pós-operatório muito tranquilo, a dor e o inchaço devem passar em poucos dias. Você pode comer sem eles, mas evite alimentos muito duros e quentes e, quanto a relações sexuais, evite muito esforço físico e beijos, por enquanto.

      • Sim, ela colocou um “tensor”, estou fazendo acompanhamento com uma ortodontista, aparelho dentário, tudo certinho. Meu receio é q ainda está roxa a gengiva e isso me preocupa. O inchaço tem diminuído e a dor, na verdade, é mais incomodo pelo ferro. Ele passou um granulado de ibuprofeno. Fica roxo tantos dias assim, já faz 4 dias, só queria saber se é normal essa roxidão!

        Obrigada!

        • Sim, Carol… dá pra dizer que é “normal”. O aspecto roxo da gengiva não indica nenhum problema, necessariamente.

          • Obrigada!! Me deixou mais tranquila! E acredito q é bom ter uma segunda opinião! Não é falta de confiança.
            Obrigada!

          • Claro, é um direito seu. :)

  93. Olá Dra.!

    Arranquei os sisos superior e inferior do lado direito, deu trabalho, doeu bastante o maxilar mas não houve sangramento excessivo e nem febre. Porém 6 dias depois da extração estou sentindo muita dor de ouvido, dor e pressão na região do maxilar e leves tonturas. O que seria isso?

    • Jaqueline, esses podem ser apenas sintomas pós-operatórios comuns, porem mais severos. Não revelam, necessariamente, algo mais sério, como uma infecção. Mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar se achar necessário.

  94. Dra., eu arranquei os 2 dentes do siso esquerdos, só q percebi q ficou um buraco no siso inferior e esta acumulando comida, tento tirar um pouco, mas o buraco é fundo, tem como fechar mais ele, pois to com medo de ficar com mau halito devido às comidas acumuladas.

    • É assim mesmo, Zilaine. A extração de sisos inferiores deixa esse “buracão”, mesmo… não há necessidade de fechá-lo mais que isso. É que a cicatrização da gengiva é diferente da cicatrização da nossa pele, é “de dentro pra fora”, pode levar semanas pra gengiva fechar. Use uma seringa (sem agulha) com água e borrife o local pra limpar. Vai ajudar bastante.

  95. Dra. Ana,

    Extraí o siso inferior direito há exatos 15 dias. Estava incluso e bem angulado. A cirurgia ocorreu bem. Está bem cicatrizado por dentro, ainda um pouco sensível, mas por fora ainda há um edema e está bem dolorido quando pressiono… Tenho passado diclofenaco em pomada no local, e isso tem ajudado bastante. Só me preocupo pelo tempo que faz desde que fiz a cirurgia… O que pode ter acontecido? Essa dor é normal? Estou em viagem e sem poder procurar meu dentista. Muito obrigada!

    • Marianna, sua cirurgia ainda é relativamente recente. Pela sua descrição, parece que está tudo dentro do esperado. A dor e o edema devem diminuir aos poucos.

  96. Bom dia doutora. Ontem extrai 3 sisos, o de baixo ficou uma pontinha pequena da raiz dentro porque quebrou na hora de puxar, eu acho, a dentista tentou tirar e disse que saiu, mas que depois é bom fazer uma radiografia pra confirmar. Eu quero saber se tem problema ficar algo lá dentro, se isso é normal? Sou muito preocupada, doutora! Agradeceria se me ajudasse. Obrigada desde já!

    • Camila, acontece. Se for um pedacinho pequeno, muitas vezes “não compensa” removê-lo, no sentido de que seria necessária uma cirurgia bem mais invasiva pra pouco ou nenhum benefício. Em princípio, basta acompanhar. Mas muito provavelmente isso não trará problema algum.

  97. Obrigada, doutora. Mais uma duvida… rs tem 5 dias que tirei os 4 sisos, nesse período existe restrição no caso de relação sexual?

    • A restrição é pra qualquer atividade física. Seria bom evitar pelo menos por 1 semana. E evitar MESMO beijar e fazer sexo oral.

  98. Poxa, que blog legal!! ???? Excluíram a minha pergunta.

    • Não excluíram não, Felipe. Ela está na fila pra ser respondida. Aguarde.

  99. Olá Dra., tudo bem?
    Preciso de uma ajudinha… Extraí os dois sisos inferiores na sexta-feira pela manhã (há dois dias). A cirurgia, sem contar o tempo para a anestesia fazer efeito, não durou 10 minutos. Acontece que estavam infeccionados e tomei antibióticos por uns 4 dias antes de extrair. Agora, um dos lados está muito mais inchado e dolorido. Praticamente só sinto dores de um lado (que, coincidentemente, era o lado que mais doía e tinha pus antes de extrair). Vi que o dentista “limpou” o local depois da cirurgia. Retirou uns pedacinhos de gengiva infeccionada. Estou tomando a medicação certinho e as dores não são insuportáveis. Mas pergunto… Será que a infecção pode ter piorado? Observo um liquido amarelado em cima dos pontos, nao sei diferenciar se é resto de comida (sorvete, batata) ou se é pus. Como saber? É normal após extrair o dente infeccionado? Muito obrigado! Abraços e sucesso para vc!

    • Felipe, pelo seu relato não me parece que a infecção piorou, pelo contrário. O líquido amarelado provavelmente é um exsudato inflamatório, comum em cicatrizações. Sim, quanto mais inflamado / infeccionado o local de uma extração, maior a chance de um pós-operatório mais “chato”.

  100. Olá dra. Já havia falado com vc antes rs. Então, extrai os sisos na quarta feira (os 4). E n foi nenhum bicho de sete cabeças, estou tomando os cuidados recomendados: nos dois primeiros dias n escovei os dentes e nem fiquei lavando a boca, foi desagradável ficar engolindo, mas como o dr. disse que se fazia necessário, estou tomando os remédios nos horários… ontem dei uma escovada de leve nos dentes da frente pq voltei ao trabalho e sou recepcionista, e fiz bochechos com Listerine, tentei comer alguma coisa mais sólida porém macia e meu maxilar ficou dolorido e me deu um pouco de dor de cabeça. Minhas duvidas são as seguintes: sentir dor de cabeça e no maxilar é normal? Quando vou poder escovar td a boca e usar fio dental? Hj estava olhando o buraco (pesquisei a respeito e é normal, né, ficar um buraco) e demora muito tempo pra fechar? Qnd já posso comer comida quentinha? Li em um outro blog de uma paciente q depois de dois dias já pode comer coisas quentes que ajudam na cicatrização… É verdade? Desculpe por tantas perguntas rs e desde já agradeço pela atenção!

    • Joceleni, sim, dores de cabeça e em lugares próximos ao local da extração são comuns. Você já pode escovar os dentes e usar o fio dental, desde que consiga… não há proibição, é questão de bom senso, mesmo. O “buraco” pode levar semanas pra fechar. Agora (passadas pelo menos 72 horas) você já pode comer alimentos mais quentes. Sim, nessa fase compressas quentes podem ajudar a resolver o processo inflamatório.

  101. Olá Dra. Ana, tudo bem?
    Extrai meu siso inferior há 1 semana e ontem tirei os pontos, ficou um buraco bem grande e meu dentista disse para eu cuidar pra não entrar comida. Porém eu olho no espelho e já tem comida, hoje fiquei bastante tempo tentando limpar com um palitinho de dentes, mas não consigo tirar tudo e tenho medo de machucar muito, pois sangra um pouco quando eu mexo… É normal ficar um pouco de comida no local? Como devo higienizar? Só o bochecho e o palitinho não estão resolvendo!
    Obrigada!!

    • Caroline, não introduza NADA no “buraco”, ok? Você pode se machucar e causar problemas. É comum a entrada de resíduos alimentares, o que você pode fazer pra ajudar a remover é usar uma seringa (sem agulha) com água e borrifar o local.

      • Obrigada pelo esclarecimento! Estou usando a seringa também, mas ainda sobram resíduos… Vou continuar somente com a seringa e amanhã vou ao dentista para ele dar uma olhada!

  102. Bom dia,
    Doutora, o meu namorado fez a extração dos 4 sisos, o pós-operatório ocorreu normal, depois desinchou e ocorreu tudo bem, ele ja falava, ele ja conseguia abrir a boca e comia melhor, acontece que ontem às 16:00 ele retirou os pontos e ontem a noite inchou muito novamente e sangrou um pouco, isto é normal?

    • Normal não é, Talita. Dói? Se não dói, eu não me preocuparia, é parte do processo inflamatório. Mas não hesitem em procurar o dentista pra reavaliar se acharem necessário.

  103. Olá Ana, tudo bem?
    Estou com caroço também e já vi que é algo bem normal de aparecer, gostaria de saber se eu colocar uma compressa morna no local, o caroço pode diminuir?

    • Oi Monica, tudo e você? Sim, se já faz algum tempo da extração, compressas mornas podem ajudar a acelerar o processo inflamatório e diminuir o “caroço”.

  104. Dra. Ana, olha eu aqui novamente, rsss!

    Fiz a retirada dos pontos e ficou o buraco. Meu dentista disse que eu deveria apenas fazer a higiene normal do local e comer normalmente do outro lado. Só que eu ando preocupada com os restos de alimento que podem cair no buraco superior e principalmente no inferior, é um pouco extenso e mesmo usando seringas com jatos de agua e periogard, tenho muito medo de ficar restos e gerar mau hálito e infecção! Esse medo é considerável ou apenas paranóia?

    Bjs

    • É um medo comum e, ao mesmo tempo, meio paranóico. ;)

      Não se preocupe… apenas continue higienizado do jeito que você tem feito. Os “buracos” demoram um pouco pra fechar, mesmo.

  105. Eu arranquei os dois sisos tem 1 mês e 10 dias, porem estou achando a minha bochecha um pouco inchada, e normal? E as vezes sinto um fisgada no local dos sisos.

    • Yuri, às vezes fica um inchaço persistente, mesmo… demora a sumir. Mas, em princípio, não há nada errado. Assim como as “fisgadas”. De qualquer forma, se você achar necessário, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar.

  106. Olá Dra. Ana!! Eu fiz a cirurgia de extração do siso há 7 dias e estava lendo os comentários a respeito de dor e vejo que tudo o que sinto é normal… porém, eu tenho uma dúvida: no meu caso de extração, o doutor nao colocou pontos no buraco onde ele retirou o siso. Isso é normal?

    • Aline, geralmente se dá pontos… mas mais por uma questão de proteger o local, e não com a intenção de fechar a gengiva. Portanto, se o seu dentista não julgou necessário, ok.

      • Obrigada ^^

  107. Boa tarde, doutora! Fiz extração de 4 sisos, sendo que dois deles eram inclusos. O problema é que umas 5 horas depois da extração percebi uma espécie de bolha/cisto branco amarelado, no local do siso inferior esquerdo (que era incluso). Tomei analgésico e anti-inflamatório e compressa de gelo apenas. Hoje ao acordar percebi que este cisto/bolha estava maior e mais dolorido. O que pode ser? Uma infecção?

    • Lucas, o siso era inferior mesmo? Pergunto porque a sua descrição parece ser de um fenômeno que pode ocorrer na extração de sisos superiores, o surgimento de uma massa adiposa chamada “bola de Bichat”. Mas se é do siso inferior, certamente não se trata disso. Pode ser apenas uma afta causada pelo atrito do instrumental durante a cirurgia, por exemplo. Se houver outros sintomas importantes ou se piorar, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar.

  108. Rsss. Obg Dra. Ana!

    Mas tenho outra duvida… mesmo apos 5 dias da cirurgia, vez em quando ainda cuspo um pouco de sangue, não aquele sangue vivo, é uma saliva misturada com sangue mais claro.
    Pelo q percebi ta tudo fechadinho, cicatrizando numa boa, os pontos não romperam.
    Tenho usado o Periogard toda manhã e noite para evitar uma infecção, to usando com muita cautela.

    • Às vezes ocorrem pequenos sangramentos na região dos pontos, não é sangue do local da extração, em si. O próprio ato de cuspir aumenta a chance de sangramento, seria melhor evitar e, em vez disso, beber água pra tirar o gosto de sangue do boca.

      • Obg Dra. Ana! Me ajudou muito!

  109. Dra. Ana, boa noite!

    O caso é o seguinte, ha 4 dias atrás extrai o siso inferior e superior de apenas um lado, foi uma cirurgia delicada pelo fato de o dente ter uma raiz já formada, cometi o erro de retirar apenas com 27 anos! RSS

    Bom, o fato é que desde então estou sofrendo de fome, de comer coisa salgada e que me satisfaça. Ainda esta um pouco inchado e a gengiva ta inflamada, mas as dores já diminuíram muito. A minha dúvida é: posso comer coisas tipo, coxinha e lasanha?

    Desculpa essa pergunta boba, mas eu to morrendo de fome, preciso comer algo que me de segurança q não vai infeccionar a extração do dente superior. Me ajudaaaaa! Rssss

    Obg

    • Não só pode como deve, Raquel. É um importante que você se alimente bem no pós-operatório. Apenas evite comer alimentos de consistência muito dura… coxinha e lasanha tá ótimo! É mais questão de bom senso, mesmo.

  110. Obg… eu tenho mais um duvida… em relaçao aos pontos, ainda n posso tirar devido a minha boca nao abrir. Pode haver algum problema se caso passar 15 dias com os pontos? E outra duvida é em relacao a comidas “remosas” no dito popular: posso comer carne de porco, camarao, qualquer tipo de peixe? Isso pode me prejudicar?

    • O problema de ficar muito tempo com os pontos é que a presença deles dificulta a higienização. Então o cuidado, nesse sentido, tem que ser redobrado. Quanto à alimentação, as comidas “remosas” são lenda. Pode comer sim, apenas evite alimentos de consistência muito dura e, nos primeiros dias, muito quentes. Vai muito do bom senso e de como você está se sentindo.

  111. Eu fiz uma cirurgia para extraçao do siso inferior… no momento da cirurgia foram aplicadas varias anestesias por conta de eu ainda esta sentidor dor… ja esta com oito dias que fiz essa cirugia… nao estou conseguindo abrir a boca direito, e minha lingua esta dormente… sinto as vezes uma queimaçao. A minha pergunta e a seguinte: quanto tempo vou levar pra conseguir abrir a boca normalmente e essa queimaçao da lingua vai diminuir? Existe a possibilidade de nao voltar ao normal? Estou com muito medo, pois tenho dificuldade de mastigar, devido minha boca nao conseguir abrir direito.

    • Raquel, você parece estar passando por um quadro de parestesia. A possibilidade de ser irreversível existe, embora seja muito baixa. Não há como dizer quanto tempo essa sensação vai demorar pra passar, pode ser dias, semanas, meses. Quanto a abrir a boca, isso deve se normalizar em alguns dias. Sobre parestesia leia aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  112. O dentista podia ter me avisado que o ponto iria abrir e eu poderia ver o osso. Hoje, no quarto dia depois da cirurgia abri a boca e levei um susto quando vi meu próprio osso no buraquinho onde ficava o dente… Então isso é normal mesmo, né dra?

    • É sim, Guilherme. Se você não apresenta sintomas importantes (dor, inchaço, febre), está tudo ok.

  113. Olá, doutora.
    Com relação a retirada dos pontos, qual é o tempo minimo que precisamos ficar com eles?
    Meu dentista marcou a retirada para daqui 15 dias depois da minha cirurgia. Nao é muito tempo?
    Obrigado.

    • Elinton, depende da avaliação / indicação do dentista. O comum é ficar com os pontos por até 1 semana, mas isso varia com o caso.

  114. Boa tarde,
    Extraí meu siso inferior há uns quatro dias, a extração não durou mais que dez minutos, ficou um pedacinho do dente no local que a dentista disse que poderia tirar quando for retirar os pontos, não estou tendo problemas no pós operatório, inchou um pouco mas não sinto dor, acho que por isso acabei abusando um pouco, a dentista me passou remédio somente se eu sentisse dor e como não senti não tomei, ela também me recomendou cuidados apenas nos dois primeiros dias, sendo assim estou me alimentando normalmente, só que hj eu percebi que os pontos estão caindo e há um buraco no lugar, tenho medo de cair algum alimento pq como ainda tem alguns pontos n consigo visualizar direito e não tenho como higienizar direito tbm, isso é normal?

    • Beatriz, parece que está tudo bem. Os pontos às vezes se soltam, e o “buraco” em extrações de sisos inferiores é grande assim mesmo. Vai levar semanas pra gengiva fechar, então, nesse período, apenas procure manter uma boa higiene. Você pode usar uma seringa (sem agulha) com água pra borrifar o local e ajudar a remover resíduos alimentares.

  115. Dra., gostaria de saber se para ajudar a desinchar o rosto após a retirada de dente siso além de fazer compressas com gelo eu também posso aplicar cataflan em uma tolha molhada como faço para outros tipos de lesões musculares que tenho quando jogo futebol?

    • Não Cesar, não acho que vá ajudar. O melhor, nesse caso, é tomar o Cataflan (se ele tiver sido prescrito pelo seu dentista, claro).

  116. Ola, doutora eu retirei meu dente do siso no dia 29/07 e estamos no dia 02/08, ainda estou com os pontos, mas sinto uma dor chata e ainda nao consigo abrir muito a boca q doi, isso é normal?

    • A extração ainda é recente, Emilly. O sintomas que você relata são comuns nessa fase do pós-operatório, ainda mais se você ainda não retirou os pontos.

  117. Olá doutora. Tenho algumas dúvidas. Ficarei muito agradecida se me responder.
    Faz três dias que extrai dois sisos um superior e o outro inferior do lado direito. O superior foi bem tranquilo mas o inferior ainda dói. Não inchei e não sangrei muito também. E normal doer depois de três dias? E normal criar uma “gosma” branca e fétida nos pontos? Tento tirar com o cotonete mas não sai tudo, posso continuar tirando? A minha dentista não falou nada sobre tomar anti concepcionais. Eu tomo em pílula e li meio de relance que faz mal. Posso continuar tomando ou isso pode gerar algum problema? Muito obrigada pela atenção. :)

    • Bruna, se a dor não é intensa, controlável com analgésicos, é algo esperado, sim. A “gosma” também é comum, uma mistura de resíduos alimentares e produtos do processo inflamatório. Use o cotonete apenas superficialmente, sem introduzi-lo em lugar algum, ok?! Anticoncepcionais orais aumentam a chance de ocorrer alveolite, mas é só a probabilidade, não é uma certeza. Como você já fez as extrações, não acho que precise interromper o uso, agora.

  118. Olá, Dra.
    Foi extraído meu siso esquerdo inferior e incluso há uma semana. Não sinto dor, nem tenho sangramentos, está praticamente tudo normal, a não ser por um “buraquinho” formado entre o local dos pontos da cirurgia e o dente vizinho. Não consigo enxergar se tem algum resíduo alimentar lá dentro, pois é um pouco profundo. Minha dúvida é: como limpar o local para prevenir mau hálito? Estou com medo de ter…
    Obrigada desde já.

    • Beatriz, use uma seringa (sem agulha) com água ou enxaguante bucal e irrigue o local. Deve ajudar.

  119. Olá, doutora…
    Gostaria de saber se é normal o ponto do dente de baixo ser ligado com o tecido da bochecha.
    Estou quase sem poder abrir a minha boca!
    Achei um tanto quanto estranho, e nao vi nada relacionado a isso na internet (ou nao procurei direito rs).
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    • É sim, Juliana. Dependendo da cirurgia, o dentista precisa fazer uma incisão pra remover o dente, e essa incisão se estende até a bochecha. Se não fosse assim, haveria perigo de seccionar um nervo importante. Questão de anatomia. ;)

  120. Boa tarde dra, fiz a cirurgia do 3 molar do lado direito inferior e foi tranquilo, passado uns 3 meses retirei o lado esquerdo também inferior, mas este estava mais complicado devido a localização da raiz, mas mesmo assim o dr. conseguiu retirar toda a raiz sem que ficasse nenhum fragmento segundo ele, o pós operatório foi bem mais complicado, inchou bastante, vazou bastante exsudato, mas depois de uma semana melhorou e desinchou, fiz a limpeza com a seringa pois depois da refeição ficava bastante resto de alimento devido ao grande tamanho do buraco… passado 4 semanas percebi que ficou um bola no local (perto do arco da mandíbula, algo que quando passo a mão consigo sentir com muita nitidez (inchado) e agora quando tento irrigar percebo que não sai mais pedaços de alimentos etc… e parece que formou uma gengiva nova, algo parecido no local, mas minha preocupação mesmo é com essa (bolinha), esse inchado que esta ente o queixo e o arco da mandibula, entre o ângulo e a linha oblíqua da mandíbula.

    • Lucas, essa sensação de “caroço” é bem comum e não revela, necessariamente, algum problema. Sua mandíbula vai desinchar aos poucos, mas pode levar algumas semanas.

  121. Dra. Ana, boa noite!

    Extrai um dos sisos há 2 dias e no lugar da extração (entre os pontos que a doutora deu mais precisamente) está saindo um liquido viscoso de gosto e cheiro muitíssimo ruim de cor meio amarelada e branqueada. Não sei se é pus ou o líquido que falaste no post. Tenho tomado anti-inflamatório e começa a doer quando passa o efeito do remédio. Tem algum método pra saber se é pus? Se for é problema, né? Não está inchado, só meio dolorido e neste exato momento sinto um pouco de febre.

    • Charles, só o dentista avaliando pra afirmar se é pus. Se for, pode haver infecção. A ocorrência de febre pode ser sinal de infecção, também. Ou seja: é bom procurar seu dentista pra reavaliar, ou pelo menos entrar em contato com ele e relatar os sintomas.

      • Ana, aconteceu o que eu já temia: o coágulo não existe mais e está uma cratera enorme na minha boca. Minha dentista brigou muito comigo pois foi descuido meu. Ela disse que infeccionou o osso e me receitou “Amoxilina” . Mas tenho uma dúvida: Esse buraco enorme que ficou no lugar da extração fechará? Se fechar vai ser a gengiva que cobrirá ou o osso que vai crescer? Tem algum material pra fechar o buraco até ele se fechar por conta?

        • Vai fechar sim, pode ficar tranquilo. Não há necessidade de colocar nenhum material, a não ser que haja dor. É a gengiva que fecha, embora, internamente, também haja formação de osso.

          • Obrigada, Ana!

            Você é 10.

          • ;)

  122. Olá Doutora, tudo bem?

    Gostaria de saber se não há nenhum medicamento ou produto para evitar/reduzir esse exsudato inflamatório, ele tem um gosto estranho e está me incomodando bastante (unido à salivação excessiva) pois não importa o quanto eu escove os dentes, em poucos minutos já sinto novamente o gosto.

    Agradeço desde já.

    • Luiz, como esse é um sintoma inflamatório, um anti-inflamatório pode ajudar. Mas lembro que a liberação desse exsudato é normal durante o processo de cicatrização, não é um problema que necessite de intervenção do dentista ou medicação. Converse com o seu dentista.

  123. Olá doutora,
    Bem, tenho 57 anos e foi extraido ha 3 meses o dente siso inferior esquerdo, foi meio dificil porque os dentes estavam muito juntos ao outro e a dentista teve que desbastar um pouco o dente para entrar com a ferramenta para tirar, mas ela conseguiu tirar o dentão, só que ha 1 mes atrás apareceu na mesma linha abaixo desse dente extraido, pelo lado de dentro e logo abaixo da lingua, uma ponta como se fosse um osso, voltei lá e a dentista pediu uma panoramica, levei o rx, ela disse que não aparecia nem dente nem osso e que talvez fosse uma acomodação do maxilar, então resolveu fazer uma pequena incisão e desbastou com a broca esta ponta, mas não pode fazer sutura por ser ao lado logo debaixo da lingua, mandou tomar os remédios, mas quando paro os remédios volta a inflamar e dói e não fechou o corte ainda, o que será que é isso? Achei até que possa ser um cancer? Devo voltar lá mas estou com medo dela não resolver isto, por favor me de sua opinião mesmo sem ver. Obrigado.

    • Carlos, pelo que entendi, depois da extração o osso da sua mandíbula ficou com uma “aresta”, digamos assim. Sua dentista fez o indicado, removeu a aresta pra que não incomodasse mais. Esse é um problema local e consequência da extração, certamente não é câncer. Sim, acho que você deve procurar novamente a sua dentista pra uma reavaliação, se houver necessidade de alguma nova orientação ou medicação pra que a gengiva / mucosa cicatrize logo, ela vai esclarecer.

      • Boa noite, Doutora,
        Venho agradecer sua atenção. Fui a dentista e ela tirou outro rx local, desta vez e com este não detectou nenhum dente no local e o buraco que ficou da extração já estava formando o osso novamente, e a ponta que tinha incomodado realmente era uma aresta, estou tomando antibiótico e o corte na gengiva está cicatrizando, graças a Deus. Obrigado Doutora, seu site é uma benção. Fique com Deus.

        • Imagina, Carlos… por nada. Fico feliz em ter ajudado Abraço! :)

  124. Dra.
    Extrai um dente do siso ha duas semanas atrás, o dentista demorou aproximadamente 01:30h para extrair apenas um dente. No processo, senti dores, apesar dele ter dado várias anestesias. No processo de melhora sofri muito com dores, não conseguia nem falar. O inchaço demorou 4 dias para começar a sumir, sendo que tenho uma bolaaaa na bochecha. Extrai o dente em uma segunda feira, na sexta feira as dores começaram a ficar insuportáveis, no domingo começou a sangrar, mas parecia um sangue coagulado, sei la. Depois disso senti um grande alivio até da bola que tinha na bochecha e da dor. Na segunda feira quando fez uma semana que tinha extraido o dente, fui retirar os pontos, meu dentista não retirou os pontos porque tinha uma buraquinho segundo ele para cicatrizar e ele queria deixar mais uma semana. Hoje, estou no sábado, tenho dores, mas não o tempo todo, a bola em minha bochecha continua, sendo que é muito dolorida! O curioso é que tenho pontos do lado do dente perto da bochecha, hoje fui olhar com o auxilio de um palito de picolé para ver como estava, e tinha um buraquinho ali. Gostaria de saber se é normal isso, inclusive as dores?!?
    Aguardo sua resposta, estou muito preocupada.

    • Jéssica, algumas pessoas têm pós-operatórios mais “intensos”, digamos assim… outras, não têm problema algum além de um ligeiro incômodo. Pelo seu relato não dá pra afirmar que há ou houve algo mais sério, talvez apenas sintomas pós-cirúrgicos normais, porém mais fortes. Os pontos na bochecha são normais, seu dentista provavelmente teve que fazer uma incisão, por isso os pontos.

  125. Doutora, tirei meu siso inferior há 3 semanas e ainda continua um pouco inchado embaixo do osso da mandíbula e com trismo, é normal depois desse tempo todo? Grata!

    • É sim, Julia. O inchaço inicial do rosto, aquele maior, passa rápido… mas esse inchaço mais localizado, uma sensação de “caroço”, pode levar mais tempo, algumas semanas.

  126. Dra. Ana, parabéns pelo blog, é um sucesso!
    Eu gostaria de tirar uma dúvida. Tirei 2 sisos há 3 semanas. Não tive parestesia, nem trismo, não infeccionou, o pós-operatório está ocorrendo muito bem. Não estou mais tomando remédios.
    Vou realizar um tratamento com o Roacutan (isotretinoína). Dizem que um dos possiveis efeitos colaterais é retardar um pouco a cicatrização. Há algum problema em começar logo esse tratamento, ou melhor esperar mais?

    • João, o Roacutan, realmente, parece criar algumas dificuldades de cicatrização, possibilidade de cicatrizes hipertróficas, manchas de pele, etc.. Mas suas extrações já vão completar 1 mês, já se passou da fase mais crítica. Creio que você não terá problemas.

      • Dra. Ana, muito obrigado pela atenção. :)

  127. Olá!

    Extrai o dente do siso inferior esquerdo, dia 03/07/14, ele estava deitado, mas a cirurgia durou uns 40 minutos. Estava um pouco inchado e o dentista recomendou gelo de 2 em 2 horas e Lisador se eu estivesse com dor, além de continuar tomando Nimesulida e Amoxilina. No primeiro dia eu ingeri apenas alimentos líquidos, e fiz higiene com enxaguante bucal. A partir do segundo dia comecei a ingerir alimentos sólidos (moles), mastigando apenas do lado direito. Após uma semana, retirei os pontos. O dentista recomendou tomar Amoxilina novamente e fazer compressa morna para estimular a região. Minha preocupação, é em relação ao “trismo” não estou abrindo a boca completamente, isso passa? Ainda sinto uma sensação estranha, como se estivesse anestesiada. Isso tudo é reversível? Obrigada, abraços.

    • Passa sim, Flávia. Sua cirurgia é bem recente ainda, o trismo pode durar semanas e vai desaparecendo aos poucos. Quanto à sensação de anestesia, da mesma forma, pode demorar mais um pouco mais costuma ser algo passageiro e reversível.

  128. Olá Doutora,

    Fiz a cirurgia para a remoção do siso superior e inferior do lado direito ha exatamente 6 dias, a remoção do superior foi tranquila, mas o inferior estava incluso e foi necessário mexer no osso, no momento não ha dor nem sangramento, apenas um pequeno inchaço e uma tensão no músculo da mandibula que não me possibilita mastigar, sinto também um gosto ruim na boca, mas faço a higienização umas 4 vezes por dia pois tenho muito medo de infecção, não consigo mais ver os pontos não sei se caíram ou estão dentro da gengiva. Gostaria de saber se meus sintomas são normais e se a remoção dos pontos sera dolorida?

    Obrigado, boa noite.

    • Sim Lucas, todos os sintomas que você relata são comuns após a extração dos sisos, principalmente em caso de dentes inclusos. A remoção dos pontos é muito simples e não é dolorido. Se você não os vê, talvez até já tenham caídos sozinhos (mesmo assim, compareça no dia agendado para a remoção, é uma oportunidade para o seu dentista verificar se está tudo bem com a cicatrização).

  129. Boa tarde!
    Fiz uma extração de dois sisos há cinco dias.
    O primeiro foi o superior e esta ok. O segundo foi um siso inferior incluso e é este que esta dando um pouco de trabalho.
    Nos dois primeiros dias não senti quase nada de dor, porém no terceiro dia começou a doer bastante, não chega a ser uma dor insuportavel, mas incomoda muito, principalmente na hora de dormir.
    Estou tomando os remédios certinhos e fazendo compressa com bolsa de água quente para ajudar a aliviar.
    A minha duvida é a seguinte: é normal demorar todos esses dias pra parar de doer? E por que a dor vai e volta, principalmente de madrugada?

    • Raquel, suas extrações são bem recentes, não dá pra dizer que são “muitos dias” de dor. Algumas pessoas levam 1 semana ou 2 pra se recuperar, até mais. A dor de madrugada é por causa do processo inflamatório, pois o fluxo sanguíneo na cabeça aumenta quando nos deitamos, o que exacerba os sintomas da inflamação (e todo processo de cicatrização envolve inflamação). Me parece que vai tudo bem, mas se os sintomas piorarem, procure seu dentista pra reavaliar.

  130. Estou com o dente ciso doendo, o superior, eu sei que é ele que esta doendo, mas tem hora que parece que os dentes de baixo que estão doendo, pergunto a dor do superior dá reflexo nos dentes de baixo parecendo que eles que estao doendo?

    • Sim Quinho, a dor em um dente pode irradiar para o dente do lado ao para os dentes do arco oposto.

  131. Arranquei um siso normal, só que ficou sangrando durante 15 horas, isso é normal ou é algum problema de sangue, falta de vitamina por exemplo. E tenho outro siso para arrancar, sem estar incluso, esta doendo, uma dor chata, pergunto: o siso pode dar carie e ficar doendo como outro dente qualquer?

    • Quinho, um sangramento pequeno, que é interrompido e volta, pode ser “normal”, sim. O que não é normal é um sangramento intenso e duradouro, aí pode haver algum problema de coagulação sanguínea ou alguma condição sistêmica – uma doença, como diabetes, por exemplo – que aumente o tempo de sangramento. O uso de certas medicações, como a aspirina, também aumentam o tempo de sangramento. Quanto ao outro siso: sim, o siso é como qualquer outro dente, pode ter cárie, doer, etc..

  132. Olá, tirei dois dentes do siso, superior e inferior do lado esquerdo da boca, no dia 02-07, hoje 04-07 está relativamente tranquilo, apenas um pequeno inchaço e uma dor praticamente nula, a minha dúvida é em relação à higiene, estou com muita dificuldade em escovar os dentes (compreendo que é normal), mas gostaria se possível que senhora me dê algumas dicas para eu fazer a higiene necessária do dia a dia corretamente. Ficarei esperando uma resposta, abraço.

    Agradeço desde já, a sua AJUDA.

    • Luciano, até a remoção dos pontos a higienização é mais complicada, mesmo. Procure usar um cotonete umedecido pra limpar os pontos superficialmente. Pra eliminar resíduos maiores, use uma seringa (sem agulha) com água e borrife o local das extrações. Deve ajudar.

  133. Olá doutora!

    Faz 5 dias que tirei os sisos de cima e de baixo, de um lado só. Ainda estou com o rosto um pouco inchado, e também não consigo abrir a boca, sinto uma dor grande ao tentar fazer isso. O que devo fazer? É normal?

    • Considerando a cirurgia recente, é algo esperado, sim, por causa do próprio inchaço e da proximidade anatômica entre a região da extração e a articulação da mandíbula. Procure massagear a bochecha, isso deve ajudar a diminuir a rigidez muscular que causa o trismo (dificuldade de abertura da boca).

  134. Oi Ana!

    Fiz a cirurgia do siso na sexta-feira passada, voltei na segunda-feira para a dentista verificar se estava tudo bem e ela disse que sim…
    Porém hoje a minha gengiva está bem grande, mais pro lado da língua e não da bochecha, e por conta desse inchaço estou sentindo ela bem pesada…
    Tomar anti-inflamatório ajudaria a melhorar esse inchaço e voltar ao normal?

    Muito obrigado!

    • Heitor, provavelmente sim, mas talvez nem seja necessário. Considerando a cirurgia recente, é esperado esse inchaço. Procure sua dentista e relate esse sintoma, se for necessário ela irá prescrever a medicação.

  135. Olá Doutora,

    Retirei o siso inferior há exatamente uma semana, e ainda não consigo mastigar direito dos dois lados. Sinto uma dor irradiando, tanto embaixo quanto em cima (em cima eu ainda não tirei o outro siso). Há dois dias sinto uma dorzinha no ouvido, que me parece vir da extração. Quando ando, o impacto faz doer tanto a região da cirurgia, quanto o ouvido. Vou tentar adiantar a remoção dos pontos para que ele veja se está tudo certo, mas estou achando estranho pois no primeiro que tirei, não senti nada disso.
    Sabe se essa dor no ouvido pode ter relação com a cirurgia? Pois o que li até aqui é que ela costuma aparecer antes da remoção, não após.
    Outra coisa que achei curiosa foi que a raiz do dente era maior que o que aparecia na panorâmica, o que fez com que o dentista tivesse um pouco de dificuldade. Ele me explicou (até mostrou o dente), mas como pode não aparecer td na panorâmica?? Apesar disso, foi uma cirurgia rápida.

    Obrigada pela atenção.

    • Lívia, parece que a sua dor no ouvido tem a ver com a cirurgia, sim. Pode acontecer, por causa da proximidade anatômica da região da cirurgia com o ouvido. Quanto à diferença entre a imagem da panorâmica e o dente extraído, depende do ângulo de incidência do feixe de raios X. Como a radiografia é uma imagem bidimensional, como uma foto, as estruturas anatômicas se sobrepõe e ficam “escondidas”. Sabe aquelas publicidades em jogos de futebol que ficam ao lado do gol? Se você olha pelo ângulo da câmera de TV, elas parecem proporcionais. Se você olhar por qualquer outro ângulo, vai perceber que a mensagem está “esticada”. É mais ou menos isso. ;)

      • Obrigada, doutora.
        O dentista falou exatamente a mesma coisa. A dor continua, principalmente quando ando. Quanto tempo devo esperar para que passe? Tenho medo de ter afetado o nervo ou alguma outra estrutura que precise de um tratamento depois, pois já faz 10 dias e ainda continua…

        Obrigada.

        • Cada organismo se comporta de forma diferente, mas em 1 ou 2 semanas você já deve estar recuperada.

  136. Olá Dra…
    Eu arranquei 2 cisos faz 3 dias. Minha dentista não deu ponto pois eu sou de outra cidade e não poderia voltar para tirar. Está tudo bem, tirando uma parte BRANCA com cheiro PODRE no lugar onde foi extraído o dente. Sério, não aguento mais esse gosto azedo na boca. O que faço??? Escovo os dentes toda hora e segundos depois já sinto o gosto e CHEIRO HORRÍVEL!
    Muito obrigada!

    • Mariana, essa parte branca deve ser resíduo alimentar que, se não removido periodicamente, “fede” mesmo. Eu acredito quando você diz que escova os dentes toda hora, mas parece que você não está conseguindo higienizar a contento. Procure usar um cotonete úmido (apenas superficialmente, ok?!), pode ajudar. Um enxaguante bucal pode ser útil, também.

  137. Brigada Ana! Acabei de ver hoje o local da cirurgia e realmente a cor rosa tá voltando… *-* Brigada mesmo pela ajuda :3 Ah, uma última pergunta, mastigar meeesmo igual antes só depois de uma semana de operada? To doida pra comer uma batata frita T.T

    Brigada Ana, beijão!

    • Pode comer batata frita sim, mas as fritas mesmo, não as de saquinho (tipo Ruffles). Apenas evite as mais durinhas e deixe esfriar um pouquinho. Vai muito do bom senso, não tem uma regra fixa do tipo “NÃO PODE comer isso ou aquilo”.

  138. Oi Ana! Adorei seu blog, muito legal! Nunca tive medo de dentista e retirei meu ciso esquerdo inferior tem 2 dias (24/06/14). Pelo que li no seu blog, tudo está indo bem. Meus pais não estão “confiando” na minha higiene, e eu estou seguindo à risca TUDO que o dentista me passou. Mandei notícias pra ele e ele me respondeu que se eu não estou com dor é pq tudo está certo. Mas estou irritada porque tem uma espécie de “gengiva branca” nos locais onde fui operada e levei os pontos. Detalhe que não é sobre os pontos, estes estão completamente limpos! Já limpei com cotonete e não saiu nada, eles continuam lá como se fossem gengiva. Descobri no seu blog que esse tecido é a cicatrização que está ocorrendo, mas gostaria de saber se essa cor branca vai persistir por muito tempo… Estou segura com a higiene na minha boca, mas estão me perturbando muito aqui em casa pois acham que é placa!!! Queria uma explicação mais completa dessa “massa branca” pra fazer eles pararem de me pertubar! Beijocas e obrigada!

    • Isabela, o esbranquiçado não sai justamente porque é da própria gengiva, não é placa. Esse tipo de apresentação da gengiva é comum após extrações por causa da cicatrização e também pelo manuseio do instrumental durante a cirurgia, o que pode criar pequenos machucados e até aftas. Aos poucos a coloração da gengiva vai normalizando. Enfim: pessoal, NÃO PERTURBEM a Isabela, ela tá limpando direitinho. ;)

  139. Olá Dra. Amanhã irei arrancar um dente do siso que esta com uma carie e esta inflamado. Estou tomando antibiótico e amanha irei tomar 1 hora antes um analgésico intravenoso e depois na hora um local, o medico diz que tera que ser desse jeito, pois o dente esta inflamado. Nunca tinha ouvido falar em injeção intravenosa, estou muito nervosa, é comum? Tem efeitos secundarios? Parabêns pelo blog!

    • Ana, dependendo do caso o dentista pode pedir que o paciente tome uma injeção anti-inflamatória pouco antes do procedimento, visando um melhor pós-operatório (menos dor e menos inchaço).

  140. Boa tarde Dra. Fiz uma extração de dente siso inferior direito dia 18/06, correu tudo bem, mas a parte de dentro da minha bochecha está muito inchada e estou mordendo do lado. Ta doendo bastante já que até pra falar fico mordendo nela. O que posso fazer para amenizar isso?
    Obrigada desde já.

    • Marina, isso é relativamente comum, e a causa é o inchaço, mesmo. Converse com o seu dentista sobre a possibilidade de fazer um pequeno ajuste (desgaste) nos dentes que estão causando o machucado na bochecha. Outra possibilidade: um protetor temporário (parecido com uma moldeira de clareamento), de forma a impedir que você morda a bochecha até que os tecidos desinchem.

  141. Doutora, arranquei os dentes do siso direitos dia 16/06, o dente inferior deu muito trabalho pra sair, o médico avisou que por conta disso a recuperação seria mais difícil, o que acontece é que nos dias 20, 21 tive tonturas e dor de cabeça. Isso é normal?

    • É sim, Danielle… considerando que a cirurgia foi mais difícil, alguns sintomas são comuns, como: dor local (e de cabeça, de ouvido), inchaço, hematoma, trismo (dificuldade de abrir a boca), etc..

  142. Olá. Fiz a cirurgia há dois dias e o canto da minha boca ficou muito esfolado, como se fosse uma ferida. Li que é normal isso, mas o que posso passar para ajudar a melhorar e sarar? Obrigado.

    • Mitch, vai melhorar de forma espontânea. Apenas mantenha a região bem hidratada, use um protetor labial.

  143. Dra., eu não tenho o segundo molar esquerdo inferior, o siso pode ficar no lugar dele? E se caso ele não tiver força para sair, o que devo fazer?

    • Juliana, é uma possibilidade, isso se ele estiver bem posicionado. Caso ele não nascesse, seria possível tracioná-lo com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar isso se aplica ao seu caso.

  144. Boa noite Dra, eu extrai o segundo molar inferior direito ha pouco mais de dois anos, apos um tempo, depois de sarado, quando eu passava a lingua por cima dava pra sentir uma pontinha. Ela sempre ficou ali, mas agora ela ficou incomodando e acho que mexi demais nela. É uma pontinha branca, parece ser osso. Então abriu um buraquinho ao redor dela e acho que isso ta causando mau halito. O que pode ser isso? Devo me preocupar ? Se eu ficar mexendo posso tirar (como um dente de leite)?

    Desde já obrigado.

    • Jack, pela sua descrição parece ser uma espícula óssea solta, ou seja, um pedacinho de osso solto que ficou por baixo da gengiva depois da extração. Está espetando porque o seu organismo está tentando expulsar esse fragmento. Sim, eventualmente pode sair “como um dente de leite”, mas o ideal é que você procure seu dentista pra avaliar, pode ser necessário um procedimento mais específico.

      • Obrigado pela dica. Então na próxima manutenção do meu aparelho vou pedir pra meu dentista dar uma olhada, porque está muito fundo e não quer sair. Será que pode ser já o começo da maxilar ?

        • Pode ser, sim, uma “ponta óssea” e não um fragmento. Um local onde o osso criou uma aresta após a extração. Seu dentista vai esclarecer isso.

          • Ok, e muito obrigado pelos esclarecimentos.

          • Por nada. ;)

  145. Descobri que inflamou a gengiva, e estou tomando amoxilina e nimesulida, mesmo assim inflamou, o que faço para desinflamar? É um processo normal?

    Desde ja agradeço.

    • Diego, inflamação é um sintoma comum e que faz parte do processo de cicatrização, não revela, necessariamente, um problema. O que não pode haver é infecção. Se você está em dúvida se há infecção, procure seu dentista pra verificar… mas você já está tomando antibiótico (amoxicilina), então está medicado de acordo.

  146. Dra, adorei seu site, mto útil!
    A propósito, fiz extração de dois sisos do lado direito há uma semana e está tudo normal, porém não consigo abrir a boca de jeito nenhum e estou com medo de tirar os pontos, isso pq dois já sairam. O que fazer? Isso é normal?

    • Nada, Juliana. É assim mesmo… essa dificuldade de abrir a boca se chama “trismo” e é muito comum na fase pós-operatória. Quanto à falta dos pontos, se não houver sangramento, sem problema.

  147. Bom dia Dra, gostaria de tirar uma duvida… Dia 16 eu extrai o siso inferior, ele estava deitado e foi uma cirurgia de uma hora, a dentista teve que cortar minima coisa da gengiva e do osso… A minha duvida é que tem umas pintinhas brancas na gengiva cortada, e sinto algo arranhando, algo aspero que ate arranha a lingua e a bochecha, o que seria?

    Quando devo me preocupar com a tonalidade da gengiva?

    • Diego, a coloração da gengiva em cicatrização fica “diferente”, mesmo… se não houver outros sintomas importantes (dor, inchaço, sangramento), sem problema. O “algo áspero” pode ser o próprio rebordo ósseo por baixo da gengiva ou até um ponto.

  148. Bom dia,

    Doutora, realizei a extração dos 4 dentes do siso ano passado, 3 deles fecharam normalmente e não doem, mas 1 do contato inferior esquerdo sempre me incomoda, já esta cicatrizado mas é só eu comer algo pequeno como por exemplo bolacha que meu dente acaba sempre batendo onde tinha o dente do siso e acaba inchando a gengiva, às vezes acontece de eu nem comer nada e do nada começo a sentir um certo incomodo na gengiva e ela começa a inchar, é normal ficar com esse tipo de sensação após tanto tempo de ter tirado o siso?

    • Fernando, pelo seu relato me parece que a gengiva ficou um pouco “alta”, talvez haja uma “sobra” dela. Se não estivesse incomodando você eu até diria ser normal, mas se incomoda seria bom que seu dentista verificasse, até, a possibilidade de remover parte dessa gengiva excedente.

  149. Doutora, não sei mais o que fazer, fiz a extração de um dente na quarta-feira, já tem 4 dias e eu tô com mau hálito descomunal. Tem alguma forma de amenizar este problema?

    • Keli, o mau hálito deve ser proveniente do maior número de bactérias anaeróbias na sua boca, o que é comum na fase pós-operatória, até pelo de se ficar mais tempo de boca fechada. A forma de amenizar isso é com a higienização e o auxílio de enxaguantes bucais.

      • Obrigada Doutora pela ajuda. Eu já estava ficando preocupada. Bjs

  150. Bom dia, retirei os 4 sisos na sexta, lógico que está muito inchado. Uma dentista amiga me orientou bater laser, o que vc acha? Desde já agradeço.

    • Nayara, o inchaço é esperado, considerando que você removeu os 4 sisos. Eu acho desnecessário o laser, o inchaço vai diminuir aos poucos, e o benefício é discutível. Mas mal, se você optar por fazer, não fará.

  151. Muito obrigada, Dra. Ana! Hoje vou dormir mais tranquila… para uma pessoa ansiosa e com medo de doenças esse foi um processo difícil, ainda mais que os dentistas costumam achar tudo “normal” e parecem ter pouca paciência para explicar coisas que o paciente tem todo direito de saber (esquecem que não passamos pelo curso de odontologia e não sabemos tudo que eles sabem). Por isso estou mudando de dentista, em busca de segurança. Até deixo esse recado aqui, já que vejo que as pessoas vêm no seu site se informar e ler seus textos e recados: quem for extrair sisos analise direito o profissional que vai escolher. VALE A PENA pesquisar direito e, se for o caso, pagar um pouco mais caro tendo a certeza que se submeterá a um procedimento seguro (as preocupações depois da cirurgia e até possíveis complicações pedem um profissional capacitado e paciente para nos apoiar no momento mais difícil – além de evitar que um problema grave de parestesia possa ocorrer). Depois dessa experiência (e da insatisfação com o dentista que tirou meus primeiros sisos) aprendi que o dinheiro mais bem pago no mundo é um dentista, pois nossa saúde realmente pode ser afetada num procedimento desses… qualidade é fundamental. Dra. Ana, li muito seus textos e respostas, você merece muita energia positiva e agradecimento por toda atenção que dá e pelo seu jeito paciente e respeitoso. Um exemplo de profissional que tive a oportunidade de conhecer por aqui… esse espaço me ajudou e me dará forças a enfrentar a extração dos outros dois sisos agora que estou mais informada e preparada, tanto para a escolha do profissional quanto para todos os passos que irei enfrentar! Um abraço!

    • Obrigada pelo testemunho e pelo carinho, Bianca. Fico aqui na torcida pra que dê tudo certo pra você! :)

  152. Dra., ando muito angustiada desde que fiz a cirurgia do siso e ficaria muito agradecida se tirasse minha dúvida.

    Extrai dois sisos do lado esquerdo há duas semanas. Depois que retirei os pontos pensei que todo meu medo de infecções e coisa parecida iam acabar, afinal o dentista disse que a cicatrização está ótima.

    Só que poucos dias depois de tirar os pontos, quando estava escovando o 2° molar, meu dente sangrou e fui observar melhor e vi que a gengiva ao redor do 2° molar está aberta. Quando abro um pouco a bochecha com a ajuda de um cotonete vejo o buraco da gengiva que está aberta ao redor do 2° molar.

    Isso me deixou muito preocupada porque não estou mais tomando o antibiótico da primeira semana (a prescrição foi de 8 dias) e imagino que esse buraco entre o dente e a gengiva seja lugar propício para infecção bacteriana. Corro algum risco com isso? Devo voltar com urgência para algum dentista me prescrever novamente antibiótico já que existe esse buraco?

    Assim que vi essa gengiva aberta fui a um hospital que tinha urgência odontológica (pois trocarei de dentista, já que os procedimentos e explicações dele não me agradaram) e a dentista limpou o local e orientou que, com uma seringa, lave o buraco com Periogard. A orientação dela, no geral, foi fazer a limpeza do espaço aberto e disse que irá cicatrizar normalmente.

    Minha dúvida é:

    – Não entendo como o buraco vai fechar se todo dia eu passar periogard e escovar perto (isso não atrapalha a cicatrização? O correto não seria esperar criar um coágulo como ocorreu no siso e não colocar nada perto de lá?). Por outro lado, se não higienizar pode infeccionar. Afinal, qual é o procedimento correto pra fazer com essa gengiva aberta?

    – Não deveria está protegido com algum curativo ou novos pontos? E estando aberto eu não deveria está medicada com antibiótico??

    – Pode ocorrer uma alveolite também nesse caso da gengiva aberta ou o risco de alveolite era só no espaço do dente extraído? Nos últimos dias senti um líquido de gosto ruim que parece vir do espaço aberto, não sei se isso é indicativo de infecção ou se é processo de cicatrização. Porém, hoje, já não senti mais esse gosto.

    Sinto que esse buraco pode me deixar vulnerável a doenças e isso tem me deixado muito preocupada. O novo dentista que marquei só consegui atendimento para daqui a uma semana, por isso estou pedindo sua opinião sobre essa gengiva aberta e se isso é perigoso.

    OBS: Faz dois dias que venho sentindo dores no ouvido esquerdo. Essas dores não são fortes a ponto de eu não suportar, mas venho sentindo com frequência. Tenho medo que já seja uma infecção ou seria porque estou fazendo movimento para exercitar a abertura da mandíbula? (apesar de que tenho ctz que a dor é dentro do ouvido).

    Muito obrigada desde já e parabéns pelo seu lindo trabalho de ajuda e profissionalismo.

    • Bianca, pode ficar tranquila quanto ao “buraco”: é estranho esse espaço aberto, mas é assim mesmo. A gengiva cicatriza diferente da nossa pele, é “de dentro pra fora”, portanto o “buraco” vai demorar algumas semanas pra se fechar por completo. Nesse tempo, apenas faça como a outra dentista sugeriu, use a seringa com Periogard. E não, isso não vai atrasar / prejudicar a cicatrização. Você não corre mais risco de alveolite por causa disso, até porque já se passaram 2 semanas, é bem improvável uma infecção agora. Portanto, não há necessidade de antibiótico. A dor que você sente pode ter a ver, sim, com a dificuldade de abrir a boca (trismo). Enfim: me parece que vai tudo muito bem. Se as coisas mudarem (aparecer inchaço, dor, etc.), procure seu dentista pra reavaliar.

  153. Olá Ana,
    Eu extrai 4 sisos ontem, hoje estou bem inchada e com um pouco de dor na garganta, mas o que me preocupa é a sensação que estou tendo no lado direito, estou sentindo minha bochecha “pregada” ao lugar do dente, pode ter acontecido da dentista ter costurado minha bochecha junto? Porque é realmente isso que parece, e se for o caso isso vai me causar algum problema?

    • Alessandra, provavelmente não “parece”, é mesmo! Dependendo da incisão que foi feita na sua gengiva, os pontos que são dados pegam na bochecha, mesmo. Mas isso é normal e, ao serem removidos os pontos e com a cicatrização, fica tudo normal novamente.

  154. Olá Dra, fiz a extração no dia 04/6 do siso inferior esquerdo, foi bem simples a cirurgia, rápida até, tomei a medicação prescrita e a minha dúvida é que ficou um buraco – do tamanho do dente – e no fundo dele está escuro, preto mesmo, isso seria só o coágulo de sangue, ou não é nada normal isso? E mesmo fazendo bochechos (com enxaguante bucal sem álcool como orientou o meu dentista) e escovando os dentes, 5 min depois o gosto ruim volta, ainda dói, mas só quando falo demais (no trabalho) ou tento bocejar (por que não consigo abrir a boca direito), também é normal?

    • Hannah, parece que vai tudo bem… vos sintomas que você descreve são bem comuns. A coloração diferente do local da extração é normal, visto que a cirurgia é recente e a gengiva ainda está “aberta”, em fase de cicatrização.

  155. Ola Dra. Ana Tokus, fiz uma cirurgia segunda-feira para arrancar os sisos, não estou sentindo dor, mas ontem eu achei que um ponto tinha soltado, e normal não sentir dor e ficar mesmo uma ponta grande dos pontos, me da uma dica se o tratamento esta indo tudo bem com a cicatrização.

    • Parece que está tudo bem sim, Graiciane. E os pontos às vezes se soltam, mesmo… se não houver nenhum sintoma importante (dor, inchaço, sangramento, etc.), sem problema.

  156. Olá Dra!
    Passei por uma extração de um siso incluso do lado direito no dia 15/5. Esse foi o último e o pós está sendo o pior de todos. Já faz 13 dias e meu rosto ainda está um pouco inchado e sinto dores. Após a cirurgia o dentista só me receitou anti-inflamatório (5 dias) e dipirona em caso de dor, porém as dores só aumentavam e ao notar um quadro de inflamação ele receitou mais 5 dias de anti-inflamatório, 5 dias de dipirona e 7 dias de antibióticos. Tomei os medicamentos certinho mas as dores não cessaram, apenas diminuíram. Vejo o “buraco” mas li que é normal, porém as dores e o inchaço incomodam bastante. Devo continuar sendo paciente e aguardar a recuperação completa ou é possível que tenha alguma coisa errada?

    • A tendência é dos sintomas irem diminuindo, Adriana. Você já foi medicada de acordo, parece que está tudo sob controle. Aguarde mais um pouco, se os sintomas piorarem procure seu dentista pra reavaliar.

      • Olá doutora, como vai?
        Agradeço pela primeira resposta, mas infelizmente ainda não estou 100%! :( … Já tem 1 mês da cirurgia e praticamente não sinto mais dores, o único problema agora é o inchaço. Todos os dias pela manhã meu rosto fica muito inchado e durante o dia melhora um pouco, mas nunca volta ao normal! O que pode estar causando toda essa demora?
        O dentista que fez a cirurgia só atente as quintas-feiras, e as ultimas e a próxima será feriado aqui em SP, é aconselhável procurar um outro profissional? Não aguento mais ver meu rosto desse jeito! :(
        Obrigada!

        • Se não há dor é um bom sinal, Adriana. Se você for ficar mais tranquila, procure outro dentista pra verificar. Mas me parece que esse inchaço ainda é consequência do pós-operatório, não revela nenhum problema, necessariamente.

  157. Boa tarde, doutora! Extrai 2 cisos na segunda-feira e nao estou conseguindo me alimentar muito bem, ficando assim mais tempo sem comer e mais fraca. Então hoje de manha senti as vistas, uma fraqueza e calafrios e depois nao vi mais nada, desmaiei. Isso e normal?

    • Gilcineia, certamente não é normal, mas faz sentido se considerarmos a fraqueza que você relata. Procure se alimentar melhor, não precisa ficar só nas “papas”, apenas evite alimentos muito duros e/ou muito quentes.

  158. Olá Dra. Fiz uma cirurgia faz 2 dias para retirar poeira óssea que tinha ficado de uma extração de siso feita ano passado, a cirurgia foi bem profunda e hoje percebi que no local dos pontos está com um hematoma roxo é normal??

    • É “normal” sim, Ricardo, considerando que sua cirurgia é ainda recente. Espera-se um pouco de dor (controlável com analgésicos), inchaço e hematoma.

  159. Dra., faz 5 dias que arranquei os dois dentes do siso do meu lado esquerdo… e ainda doi muito… ja sou traumatizado com dentistas e essa dor que nao passa, ja penso em nao tirar os outros dois…
    Demora mesmo assim pra passar???

    • Renato, certo incômodo / dor pós-cirúrgicos são comuns na primeira e na segunda semana após a extração, é assim mesmo, mas dá pra controlar com analgésicos. Se a dor for muito forte, converse com o seu dentista pra adequar a medicação analgésica.

  160. Boa tarde Doutora, fiz a extração na segunda feira e hoje ja é sexta e vi que a linha dos pontos está solta e o buraco está bem visível, tenho que refazer os pontos?? Está marcado para eu ir retirar os pontos na proxima segunda feira. Espero ate segunda para ir retira-los de uma vez ou ja vou hoje pedir para refazer os pontos?

    • Augusto, em princípio não é necessário dar novos pontos, não. Às vezes eles se soltam antes mesmo… se não estiver doendo, inchado, etc., não há problema. E mesmo que todos se soltem até segunda-feira, é importante que você compareça à consulta, pra que seu dentista possa avaliar como vai a cicatrização.

  161. Olá Dra, tudo bem?
    Preciso tirar uma duvida que sempre esqueço de perguntar pra minha dentista. Não tem muito a ver com este post, mas lá vai…
    Eu tenho um problema de calcificação nos dentes e bruxismo. O fato é que meus dentes (principalmente os do fundo) quebram muito… despedaçam, é horrível… extraí um dente hoje que estava todo despedaçado e, daqui 20 dias, vou ter q extrair outro.
    O que eu faço pra não perder meus dentes??? Tenho 4 canais e, coincidência ou nao, são esses dentes q ficaram fracos…
    Cuido deles, to fazendo um tratamento agora pra depois colocar aparelho, mas tenho medo de ficar banguela cedo… só tenho 25 anos ! :(

    • Renata, sem problema, eu respondo qualquer dúvida em qualquer post. :)

      Então… taí uma questão complicada. Seria preciso entender a razão dos seus dentes se “despedaçarem”. Se fala muito em problemas de calcificação, mas geralmente não é isso que causa o problema, mas fatores locais. Se for isso, se trata de alguma coisa que aconteceu lá na sua infância, na época em que os dentes permanentes estavam se desenvolvendo ainda dentro da gengiva. Não vejo razão pra você perder seus dentes se continuar mantendo uma boa higienização e supervisão periódica da sua dentista.

  162. Doutora, há 15 dias eu e meu marido fizemos cirurgia do siso superior, mas na panorâmica dele a Dra. que fez a cirurgia viu que havia um siso bem escondido do lado esquerdo, tentou retirá-lo mas desistiu no meio do caminho, fecharam com pontos.

    A minha recuperação foi tranquila, mas a dele não, teve ar que passava da boca pelo nariz, ficou com o canto da boca toda machucado e agora é que preocupa, ele já tirou os pontos faz duas semanas pra mais até, o ar que passava parou, mas tem sentindo um cheiro de pus, no local possui um branquinho estranho…

    Sabe me dizer o que pode ser ?

    • Michele, pela sua descrição houve uma comunicação buco-sinusal, ou seja, formou-se um “caminho” entre a boca e as vias aérea superiores. Esse tipo de comunicação não costuma se fechar de forma espontânea, tanto que, quando percebida durante a cirurgia, o dentista já faz o fechamento. O cheiro pode ser um indício de que realmente a comunicação ainda está lá e, pra fechá-la, é preciso nova cirurgia. Procurem a dentista e relatem esses sintomas. Sobre o tema –> http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html

  163. Olá Dra, boa noite.
    Hoje faz 7 dias que arranquei um siso inferior, fui ao dentista e retirei tbm os pontos hoje. Em geral estou bem, sem dores intensas.
    Minhas dúvidas são: observei que o buraco é bem fundo, estou preocupada com o acumulo de alimentos ali dentro, depois que retirei os pontos a doutora disse que o alveolo nao fechou por completo ainda, o que isso significa? Ainda sinto uma dorzinha de leve, ela pediu pra continuar com o diclofenaco por mais 5 dias e usar Malvona pra limpeza.
    E em quanto tempo posso voltar a malhar?
    Obrigada pela atenção!!

    • Lidiane, “alvéolo” é o “buraco” onde o dente estava, e ele leva algumas semanas pra se fechar por completo (em nível ósseo pode levar meses), então é totalmente normal que ele não tenha fechado ainda. Se não há mais pontos, pode voltar a malhar, apenas vá com calma, respeitando seus limites.

  164. Ola Dra., sou eu novamente, fiz a cirurgia dos sisos no Natal, acho que vc deve estar lembrada que teve problemas depois com uma parte do siso superior, tendo que ser extraida posteriormente por outro dentista.
    Bem… eu ainda sinto muita rigidez na garganta principalmente no lado direito, onde foi retirado os sisos superiores e inferiores, por se tratar de um tempo grande já que foi feito a cirurgia, a primeira dos sisos normal em dezembro e em março foi feita a da retirada do restante do dente que tinha ficado da primeira cirurgia, eu queria saber se os sintomas de tensao na garganta, as vezes engasgos, fora a bolinha que ainda sinto na garganta, se essa tensao na garganta ainda é proveniente de alguma sequela deixada pela extração do siso inferior direito mesmo, lado onde ainda de vez em quando dói, e a garganta fica rígida, principalmente na regiao de um nervo que fica bem no final da orelha (parte de tras).
    Gostaria que me esclarecesse. Grato!
    Fabio

    • Fabio, pode ser… mas já faz bastante tempo. Seria bom que seu dentista reavaliasse. Também, pode ser útil fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

      • Um buco maxilo resolveria ou tem que ser esse especialista em DTM?

        • Um bucomaxilo pode ajudar também, mas o especialista em DTM é um profissional mais específico pra esse caso.

  165. Oi doutora.
    Tirei meu siso ontem, agora tem uma “pelinha” saindo dos pontos e de vez em quando sangra, e agora esta muito inchado.
    O que é essa pelinha? E o que posso fazer para diminuir esse inchaço logo (tenho que apresentar um trabalho segunda e outro terça, não queria faltar).

    PS: o email é o da minha mãe (ela trabalha com florais e tal) kkkkkkkk

    • Yuri, evite bochechos e cuspir, abuse do sorvete / água gelada e faça compressas frias na bochecha. A “pelinha” provavelmente faz parte da própria cicatrização, talvez em “rebarba” de gengiva.

      Quanto ao e-mail: isso explica muita coisa. :D

  166. Ola, ha 2 dias fiz a extração dos sisos superior e inferior do lado esquerdo, sem nenhuma complicação, não deu ponto, e hoje percebi que no inferior onde ficou o buraco tem tipo uma linha grossa amarela, seria a raiz do dente? É normal? Depois desaparece ou tem que remover ? obg.

    • Adriano, provavelmente é apenas um aspecto “diferente” que a gengiva em cicatrização assume. Se não houver dor, inchaço, sangramento, etc., não é preciso se preocupar.

  167. Olá dra.
    Tentei ler os comentários todos para que não repetisse a pergunta, mas não consegui (são muitos ahah) peco ja desculpa se repetir alguma dúvida.
    Entao, removi o siso inferior direito (ja tinha retirado o superior, tranquilo, sem pontos, quase sem dor na recuperacao). Bem, agora foi horrivel, a cirurgia nem durou 10 minutos (e o meu dente estava incluso) doeu demais a aplicação da anestesia (pois o meu dentista nao me aplicou nenhum gel ou algo para amenizar a dor da aplicação, quase chorei), demorou muito a passar a anestesia, tudo normal. No dia a seguir a remover, quando acordei estava com a cara super inchada, cheia de dores, horrivel. Aguentei com o antibiotico e medicamentos para as dores (mas sofri), no dia seguinte piorou, pensei que ia rebentar, fui de urgencia para o hospital (pq era feriado e n podia ir a clinica que estava fechada), onde nao me ajudaram, mas enfim. No dia seguinte fui a clinica onde me foi mudada a medicação. Medicacao forte que me deu efeitos secundarios horriveis, fiquei por tomar so o antibiotico e esquecer os das dores, ja estava a passar mal com os efeitos secundarios. Tudo bem, desinchou a cara mas ainda tem um alto, parece uma bola (pq é duro) dentro do maxilar. Doi ! E estou com medo que seja alguma complicacao (depois do que passei) o que sera, dra? Neste momento tenho mais dois dentes para retirar mas n vai ser tao cedo, estou traumatizada ahah! Obrigada desde ja, beijinho.

    • Sofia, extrações de sisos inferiores geralmente são mais complicadas que as dos superiores, mesmo. Portanto, o pós-operatório costuma ser mais “sofrido”, sem que, necessariamente, haja alguma complicação mais séria. Pelo seu relato, me parece apenas que o analgésico “não deu conta do recado”… a “bola” que você descreve é comum e vai sumir aos poucos, faz parte da inflamação, o que é normal em qualquer processo de cicatrização.

  168. Boa tarde Dra. Ana,
    Antes de mais nada parabéns pelo conteúdo, muito didático.
    Extrai o siso inferior há 6 dias, a minha recuperação estava correndo tranquilamente. Percebi inchaço e trismo bem forte. Acontece que hoje, de uma hora pra outra, começou a doer intensamente e neste momento toda a região está completamente inflamada, inclusive garganta, abaixo da língua e estou com uma forte dor de dente, sendo que o dente ja foi extraido. Isso é normal?

    • Não é normal não, Benedito… parece ser uma infecção. Entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas.

  169. Boa noite, Doutora!

    Retirei os dois sisos inferiores há 4 dias (6/4), segui todas as recomendações do pós-operatório. Porém, ontem tentei voltar a me alimentar e sinto uma dor intensa quando cai comida perto dos pontos e sensibilidade nos outros dentes. Não estou conseguindo me alimentar corretamente, a não ser com sorvete, sem que seja torturante. Detalhe: tenho sensibilidade nos dentes. Como posso me alimentar sem doer?

    Abraços

    • Vivian, por isso é que o ideal é extrair dentes de um lado só – quando possível – pois assim o lado oposto fica livre para a mastigação. Converse com o seu dentista pra ver se é necessário mudar a medicação analgésica ou alterar a dose, isso deve dar mais conforto pra você nessa fase mais crítica do pós-operatório.

      • Obrigada, Doutora.

        Agora os pontos já “sumiram”, acho que engoli. Mesmo com analgésicos e outros remédios mais fortes a dor persiste. Quando vou espirrar ou tossir, sinto que minha alma sai do corpo. rs

        Amanhã é dia de consultar e espero que nada grave tenha ocorrido. :)

        • :)

  170. Olá, meu marido tirou o dente siso faz uma semana hj… só q o dentista não fez pontos… e ele ainda continua com dor e inchado, é normal não fzr pontos?

    • Viviane, o comum é dar pontos, que servem até como uma proteção local, mas se o dentista não julgou necessário, ok.

  171. Boa noite Dra. Ana Tokus fiz uma cirurgia de extração de siso e retirei os dois, o meu rosto de um lado não desinchou e faz 27 dias, já tomei amoxicilina, clavulin, faço compressa de gelo, bochecho com periogard e nada, minha dentista tirou raio x e falou que não tem inflamação ou infecção, não entende porque ainda não desinchou, sinto as vezes dor no local, poderia me ajudar, o que eu poderia perguntar a ela, o que esta acontecendo?

    Obrigada, me ajude.

    • Solange, algumas pessoas demoram mais pra se recuperarem, mesmo. O inchaço é um sintoma de inflamação, e inflamação existe em qualquer processo de cicatrização. Ou seja, certamente ainda está inflamado, mas isso não quer dizer que haja infecção ou outro problema mais sério. É só o seu organismo trabalhando pra “curar” a região das extrações. Portanto, não precisa ficar aflita.

  172. Boa noite Dra.

    Não tive coragem ainda de retirar os meus sisos e por causa disso o siso inferior direito quebrou e ta doendo muito, não consigo comer nada daquele lado e tem dia que é uma dor muito forte que não consigo nem engolir a saliva, o que eu poderia fazer para amenizar essa dor até eu ir no dentista??
    OBS: Estou borrifando Hexomedine, mas não esta adiantando nada.

    Obrigada.

    • Dayane, por mais que eu compreenda sua ansiedade a respeito, não tem jeito: é preciso procurar um dentista pra, se não ainda realizar a extração, tratar a inflamação / infecção do local. A dor não vai passar se não for removida a causa dela.

  173. Bom dia, Dra.

    Hoje faz 10 dias que extrai os 4 sisos. Não senti nenhuma dor, graças a Deus, só o incomodo de não conseguir me alimentar direito, mas enfim… hj pela manhã foi a primeira vez que tomei uma café um pouco quente e logo após fui escovar os dentes e o local de um dos sisos superiores sangrou um pouco, fiquei preocupada, esse sangramento pode prejudicar a cicatrização ou causar ainda a alveolite? Pode passar a escova de dentes no local operado? O noplak é capaz por si só de evitar a infecção nos buracos?

    Nossa, dra, obrigada desde já pela sua resposta, meu dentista viajou e to nervosa.

    • Não Danielle, a essa altura já não deve haver alveolite… já há uma boa cicatrização. O sangramento deve ser só local mesmo, você ainda têm os pontos? Se sim, é bem comum pequenos sangramentos, por causa da inflamação (normal em qualquer processo de cicatrização). Sim, você pode passar a escova, mas com MUITO cuidado. O Noplak, que é à base de clorexidina, ajuda sim a prevenir uma infecção. Fique tranquila, parece que está tudo ok. ;)

  174. Oi Dra., queria saber se é verdade que caso não extraímos os dentes de sisos eles apodrecem e caem. É verdade isso ou alguém pode viver com dentes de siso sempre, a menos que não incomode?

    • Não é verdade não, Silvia. Os sisos são como quaisquer outros dentes, estando em boas condições podem permanecer por toda a vida. Eles são dentes permanentes, portanto não “caem”.

  175. Bom dia!
    Removi os sisos inferiores dia 17, hoje dia 21 pude notar que nos 2 lados existe uma espécie de pedaço ósseo ou lasca de dente. Peguei os dentes removidos e eles estão intactos, ou seja creio que seja ósseo. Está solto dentro da gengiva, não dói e nem incomoda até o momento, mas gostaria de saber se isso é normal e pode acontecer? Caso sim, haverá calcificação?
    Desde já agradeço!

    • Jhonny, possivelmente são espículas ósseas soltas, às vezes acontece. A tendência é da sua gengiva “expulsar” esses fragmentos.

  176. Boa tarde.
    Tirei os meus dois sisos do lado direito no dia 14 ao final do dia. No dia seguinte parou de sangrar e inchou muito. Hoje, dia 17, já está a diminuir o inchaço. O dentista recomendou que colocasse compressas com Elugel umas 3 vezes ao dia. É normal que tenha saido com uma pintinha de sangue, ne? E é normal sentir também por vezes um ligeirinho ardor no local dos pontos ao beber água muito fria?
    Muito obrigada :)

    • Sim Joana, os sintomas que você relata são bem comuns. Parece que vai tudo bem. :)

      • Muito obrigada pela sua resposta :)
        Só mais uma questão… acha que ainda há grande possibilidade, 4 dias após a extração, de vir a ter uma alveolite? Levei pontos e nem consigo ver o local do buraco. lol
        Obrigada.

        • Sim. A alveolite pode aparecer depois de 3 ou 4 dias da extração.

      • Hoje (4 dias depois) comecei a sentir uma dor… nao e muito forte… umas vezes parece na bochecha, outras vezes nos maxilar de baixo… será da cicatrização? Me disseram que sim mas na dúvida…
        Até agora não tinha sentido praticamente nada e nem foi necessário tomar analgésico em nenhum dia. Observei o local e não me parece estar tudo ok.

        Obrigada doutora por nos esclarecer :) sua disponibilidade é top :)

        • Em princípio, se a dor for leve e não acompanhada de outros sintomas importantes, é parte do processo de cicatrização, sim.

  177. Olá Dra!

    Extraí dois sisos há 14 dias. Um deles cicatrizou bem e rápido, o outro continua doendo. Fui ao dentista hoje e ele pediu uma radiografia, desconfiando que poderia ser alveolite ou até uma trinca ou fratura no osso. Ao ver a radiografia, ele visualizou uma mancha preta na área e concluiu que o que eu tenho é um cisto bacteriano. Lá vamos nós com mais antibióticos e corticoides. Você já viu algum caso parecido? É comum esse aparecimento de cisto? Fiquei encucada, porque eu tomei amoxilina por 7 dias. Em todas as minhas pesquisas não encontrei nenhum caso semelhante, por isso minha dúvida.

    Obrigada!

    • Gabriela, imagino que seu dentista se refira a um pequeno abscesso, uma “bolsinha” de pus proveniente de uma infecção. Nesse caso, é algo relativamente comum quando há infecção.

  178. Olá Ana,

    O uso de antibiótico logo após a cirurgia de extração é obrigatória ou uma recomendação?

    Abraços,

    José Carlos

    • Provavelmente é profilático, uma recomendação. Em alguns casos o paciente começa a tomar antibiótico mesmo antes do procedimento, depende muito da situação e do que foi revelado sobre a saúde dele durante o exame clínico e a anamnese.

  179. Olá Doutora!
    Hoje completa 28 dias da minha extração, fiz duas extrações, dois sisos inferiores, ficou um buraco no lugar dos dentes, ainda não voltou ao normal, um dos lados tem um buraquinho pequeno, no outro um buraco maior que dá pra ver que está um pouco fundo, esse buraco é meio escuro, mas percebo que quando me alimento ele fica maior, mas o alimento sai dali quando escovo os dentes ou bochecho, procurei o meu dentista e ele disse que está dentro da normalidade, perguntou se eu sinto dor, mas não, não sinto dor alguma, desde o 4o dia pós extração a minha preocupação é com relação a gengiva voltar ao normal, ele me disse que meus dentes eram muito grandes e tenho pouca carne na região, por isso ainda o buraco grande, me explicou que essa cicatrização é de dentro pra fora e também falou que depende do organismo de cada pessoa, pediu pra eu retornar daqui alguns meses pra ver como está. Ainda fico aflita em pensar nesses buracos, tento evitar, já extrai outros dentes para usar o aparelho e a cicatrização foi super rápida, só do siso está diferente, mas fato não sinto dor, não sinto nada estranho na boca, tomo todo cuidado e faço a higienização, fio dental, uso palito de dente se for preciso, caso algum alimento insista em ficar, uso Periogard para o bochecho, cuido mesmo! Quando acordo pela manhã aparenta estar menor todos, mas pós-alimento eles ficam maiores, ele disse que algumas pessoas chegam a levar meses pra ficar perfeito o local, um amigo me falou que o dele levou 3 meses, mesmo assim fico preocupada, existe possibilidade de ficar assim? Já perguntei isso a outros dentistas, me disseram que não, volta ao normal, mas mesmo assim é algo que me dá medo.

    • Christiane, pode ficar tranquila, pelo seu relato vai tudo bem! Os “buracos” em extrações de sisos às vezes ficam grandes e podem levar semanas pra fecharem, mas vão fechar. É assim mesmo, você não precisa se preocupar, apenas continuar fazendo uma boa higienização.

  180. Dr(a) Ana, fiz a retirada dos sisos esquerdos, porem ja faz 5 dias e hoje quando vi alguma coisa incomodava do dente de baixo, e percebi q o ponto dado se soltou e olhei onde estava o dente e estava com aparencia branca, e aberto, ai me preocupei e comprei agua oxigenada volume 10 pra limpar a boca… e normal? Terei que dar outro ponto pra fechar? To meio que apavorado agora.

    • Rodrigo, se não houver outros sintomas importantes (dor, inchaço, etc.), você não precisa se preocupar. Não deve ser necessário dar um novo ponto, não. Fique tranquilo. Não precisa de água oxigenada.

  181. Olá Ana, tudo bem?
    É o seguinte: tirei meus quatro sisos há uns 2 meses. E uma semana após a extração dos mesmos eu voltei ao consultório para extrair os pontos. Só que hoje percebi que ainda tem um ponto na minha gengiva. Ele não me incomoda, mas gostaria de saber: É normal ou devo me preocupar?
    Obrigada :)

    • Oi Karla! Não é motivo pra preocupação, mas é importante remover o ponto porque ele representa um local de retenção de resíduos, placa bacteriana, etc..

  182. Olá Dra. Ana! Quanta paciência com esses internautas, rs… Parabéns!

    Tirei os dois sisos do lado esquerdo há quase 72 horas. Não senti dor na cirurgia e muito pouco depois. Mas hoje a dor apareceu com tudo. Tenho tomado Ibuprofeno 600mg – além de antibiótico e anti-inflamatório. Será que é normal a dor intensificar ao invés de diminuir? Como posso saber se é uma dor normal ou é uma dor de infecção no alveolo? Existe algum remédio que seja mais eficiente para a dor do que o Ibuprofeno? Sinto que ele não tem me ajudado muito… Obrigada! :)

    • Viu como eu “sofro”, Gabi? :P

      Não, não é normal a dor intensificar depois de 3 dias. Há a possibilidade de infecção, sim. Seria bom que seu dentista reavaliasse, pra ver o que está acontecendo e, se necessário, trocar a medicação.

  183. Dra, fiz a cirurgia no dia 1 pela manhã, e hoje, dia 3, um dos pontos parece ter se soltado, vejo que tem uma “fenda”. Nao dói, não sangra, não me incomoda. Mas está se formando uma “pasta” amarela sobre a ferida e não sei o que fazer. Devo voltar ao dentista ou está tudo normal? Obrigado!

    • Pedro, às vezes um ou mais pontos se soltam mesmo. Se não há outros sintomas importantes, está tudo ok. Apenas procure fazer uma boa higienização.

  184. Olá Dra. Fiz uma cirurgia para extração dos sisos que estavam muito próximos ou em cima do nervo, e estou com sintomas da parestesia, já tem 9 dias que fiz a cirurgia, sinto dores (estão mais leves), a parte inferior ainda continua inchada e dormente, e na parte superior sempre sinto sair um líquido com um gosto estranho, também não consigo abrir minha boca direito, eu sei q o meu dentista teve que quebrar os dente dentro da minha boca para tirá-los e que eles não iriam nascer, só que estou com receio de fazer a próxima devido à dormência, isso é normal? O que devo fazer?

    • Anne, sua cirurgia é recente e, nessa fase do pós-operatório, a parestesia pode ocorrer com mais frequência. Geralmente ela se resolve espontaneamente depois de alguns dias / semanas, com a cicatrização e diminuição do edema (inchaço). O gosto ruim provavelmente é por causa de um exsudato inflamatório, líquido comum em processos de cicatrização.

  185. Ela disse que tinha de ser feito antibiotico e anti-inflamatório juntos (a combinação) porque o anti-inflamatório ativa o processo inflamatório ou qualquer coisa do gênero.

    • O anti-inflamatório diminui os sintomas da inflamação, que são: dor, edema (inchaço), calor local e vermelhidão. Mas se ainda não há inflamação, não há sintomas, também. É prática prescrever anti-inflamatório 1 dia ou algumas horas antes de uma cirurgia, mas não mais tempo que isso.

  186. Bom dia Dra., por que é necessário começar a tomar antes de extrair um siso inferior, que não está incluso mas passa por cima do nervo, tomar 4 a 5 dias antes antibiotico + ibuprofeno juntos (sem sentir dor)?

    O Ibuprofeno não pode ser tomado um dia antes da cirurgia? Para quê sobrecarregar o organismo e estomago sem ter dor?

    É que já tive uma gastrite derivado de ibuprofeno…

    • Vitor, concordo com você… não vejo razão pra tomar analgésico na ausência de dor. O antibiótico sim, é uma medida profilática. Converse com o seu dentista pra que ele justifique a razão.

  187. É NORMAL O DENTISTA NÃO DAR PONTO? QUANTOS DIAS DEMORA PARA FECHAR O BURACO QUANDO NÃO É DADO PONTO? SE DEPOIS DE 7 DIAS COMEÇAR A DOER, PODE SER UMA INFECÇÃO?

    • Mara, geralmente o dentista dá ponto sim… é o mais comum. Mas se ele não julgou necessário, ok. O tempo de cicatrização com pontos e sem pontos costuma ser o mesmo, porque os pontos, quando um dente que já nasceu é extraído, serve mais pra proteger o local, e não pra “fechar o buraco”, em si. Sim, se começar a doer / inchar / sair alguma secreção ou pus, pode ser sinal de infecção.

  188. Boa noite!
    Retirei o siso tem 5 dias, não consigo abrir a boca, doí bastante quando forço para abrir, e deu parestesia numa parte da lingua, estou muito preocupada, o que devo fazer?

    • Em princípio nada, Diâny. Sua cirurgia ainda é bem recente e esses devem ser sintomas passageiros, tanto o trismo (a dificuldade de abrir a boca) quanto a parestesia. Se persistirem, entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

  189. Olha eu aqui de novo!!! Bem Dra., minha recuperação foi boa, mas fui retirar os pontos dia 19/03 e um ponto foi meio difícil a remoção… sangrou um pouco, mas depois disso percebi que o buraco ficou aberto e dá pra ver uma coisa branca, nao ta inflamado. Meu medo esse buraco ficar pra sempre…

    • Fique tranquila, Jisenilda, é assim mesmo. O “buraco” fica assim aberto porque a gengiva cicatriza “de dentro pra fora”, mas ele vai fechar, sim. Pela sua descrição está tudo bem, a “coisa” branca deve ser o osso da sua mandíbula.

  190. Dra. Tirei o SISO inferior ha 18 dias, e até hoje estou com mau hálito, passo a lingua lá onde ficou o buraco do dente e sinto gosto ruim. Dessa vez sangrou muito após a cirurgia e o dentista colocou uma esponja dentro antes de dar ponto, disse que o organismo ia absorver. Já não sinto dor e não consigo ver nada inflamado, é normal?

    • É sim Silvio, o mau hálito é consequência da proliferação bacteriana (normal, dada a situação) e da própria dificuldade de higienizar o local na fase pós-operatória. Certamente é um problema passageiro e não revela, necessariamente, qualquer problema.

  191. Dra,
    Eu extrai dois dentes, meu rosto ficou inchado, meu olho roxo e dentro do olho muuito vermelho, estou preocupada. O que pode ser?

    • Provavelmente nada demais, Thays… apenas sintomas do pós-operatório. O inchaço e os hematomas vão desaparecer de forma gradual. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  192. Drª Ana, há 3 dias fui no dentista retirar os 2 sisos do lado esquerdo, o de cima foi bem tranquilo. O de baixo ele passou mto trabalho pra retirar, fez mta força. Hoje estava olhando o local e vi que o outro dente ao lado do siso inferior esta com a metade dele quebrada. O que eu faço?
    Obrigada.

    • Procure seu dentista e relate o problema, Angela!

  193. Olá, dia 7 de março fiz a extração do siso inferior do lado direito, ele estava incluso, a principio fiquei com muito medo… quase nao dormi quando o dentista disse que era necessaria a remoção. A cirurgia em si foi tranquila, a recuperação está sendo boa, msm pq estou seguindo direitinho a dieta e os cuidados, amanha dia 14 irei tirar os pontos, ainda dói…(hora dói, hora não), até a secreção hoje parou. Limpo com cuidado a cirurgia com agua oxigenada vol. 10 embebido em cotonete depois das refeiçoes, deixei agua com sal na boca sem bochechar e ajudou muito. Cada dia que passa vai melhorando gradativamente. Tomei os remedios certinho, anti-inflamatorios e antibioticos, o inchaço diminui. Só a dor que incomoda um pouco, mas vai e volta. Mas não é forte.

    • Parece que vai tudo bem, Jisenilda. Em pouco tempo você já deve estar totalmente recuperada.

  194. Doutora, arranquei meus 4 sisos há mais de 1 mês, mas hoje pela manhã notei que a parte de cima da minha gengiva (no local de extração) parece estar “aberta”. Gostaria de saber se faz parte do processo de cicatrização normal ou se é algum sinal de inflamação.
    Grata desde já.

    • Mariana, considerando que não há outros sintomas importantes, certamente faz parte do processo de cicatrização normal. Às vezes a gengiva demora pra fechar mesmo (especialmente onde estavam os sisos de baixo, pode levar semanas).

  195. Dra., boa noite
    Fiz a minha cirurgia ontem de manhã… Foi meio complicada por conta da estrutura óssea, o procedimento durou mais de 5 horas. Todos os sisos tiveram q ser partidos ao meio. Estou muito assustado, não está doendo pq estou tomando mto analgésico e antibiótico. Meu rosto está deformado. E normal ainda sangrar no dia seguinte ???

    • Teodoro, o inchaço, considerando o tempo de cirurgia e a dificuldade do procedimento, é esperado. Seu rosto deve estar bem alterado mesmo, mas essa é uma consequência natural dada a situação. Se não está doendo, ótimo, mantenha a medicação e deve dar tudo certo. O sangramento eu não diria que é normal, mas não significa necessariamente problema… às vezes acontece. O importante é que ele não seja contínuo e nem em grande quantidade. Pra inibir sangramentos: não cuspa (tome água gelada, se sentir vontade de cuspir), não faça bochechos e procure repousar e não pegar sol no rosto. Isso pelo menos nas primeiras 72 horas, ok?!

  196. Dra., boa tarde!

    Fiz a cirurgia para tirar dois sisos há 4 dias.
    Ontem já não estava inchado, contudo comecei sentir dor ao fazer qualquer movimento com a boca ou língua.
    É uma dor fina, não constante. Mas incomoda (arde o local) quando como ou bebo algo frio ou gelado. É normal?

    • Sim Jacqueline, considerando que as extrações são recentes, esse tipo de sintoma não é incomum. Deve ser resolver espontaneamente em mais alguns dias. Se persistir, é bom que seu dentista avalie (o que ele pode fazer até na consulta pra remoção dos pontos). Relate esses sintomas a ele.

  197. Dra, extrai o meu dente do siso inferior ha 7 dias, mas a partir do 4 dia de extraçao tem vindo a criar aftas na boca na zona de onde extrai o dente, inclusive ao pe da garganta, e normal ?

    • João, isso é bastante comum, tanto pelo atrito dos instrumental com a mucosa / gengiva durante a cirurgia (por isso as aftas “tardias”) quanto pela proliferação bacteriana local. Deve se resolver de forma espontânea. Se persistir, seria bom seu dentista dar uma olhada.

  198. Dra. eu extrai os 4 sisos e estou no 5º dia de recuperação. Ainda não consigo abrir muito a boca e sinto um pouco de dor na parte inferior do lado direito e as vezes no esquerdo também, onde ele extraiu os sisos. Nesse do lado direito ele teve que fazer raspagem no osso para poder extrair o siso. É normal esse dolorido e o fato de eu ainda não conseguir a boca mesmo após 5 dias? Pois eu li em alguns sites que com 4 dias a pessoa já estava abrindo a boca normal. Obrigada!!

    • Tudo dentro do esperado, Sabrina. Cada caso é um caso, algumas pessoas se recuperam mais rápido, outras mais devagar, e tudo depende de como foi o procedimento e do próprio potencial de reação do organismo do paciente. O trismo (essa dificuldade de abrir a boca) pode levar até semanas pra se resolver por completo.

  199. Olá Dra. Ana,

    Retirei dois dentes do siso sábado passado e na quarta feira com 4 dias apos a cirurgia o dentista já retirou os pontos e minha recuperação está ok sem dor, nem nada.
    Ontem comecei a fazer alguns bochechos não muito vigorosos com água e hoje com periogard sem alcool, mas notei que além de algumas sujeirinhas saiu também umas plaquinhas que parecem tecido em formação e elas já estavam grossinhas, estou na dúvida se continuo fazendo os bochechos para higienizar? Sei que é necessário limpar a região, mas fico com receio de retirar esses tecidos em formação e demorar mais para cicatrizar. Mesmo após 5 dias, existe algum risco de sair o alveolo fazendo bochecho?
    Desde já agradeço a atenção,
    Natália

    • Natália, depois de uns 3 dias da extração já é seguro fazer bochechos, dificilmente você terá uma alveolite seca, por exemplo, pela perda do coágulo local, até porque o coágulo já está bem formado a essa altura. Mas, mesmo assim, se for manter os bochechos (que realmente ajudam a higienizar), continue fazendo isso “de leve”, pra não arriscar.

      • Ok, vou continuar os bochechos com mais cuidado como recomendado :o) Muito obrigada!!!
        Natália

  200. Doutora, retirei um siso inferior ontem. Hoje estou me sentindo febril, porem não aparenta está infecionado. Também sinto enjoada.
    É normal?

    • É sim Juliana, você provavelmente está um pouco debilitada, o que é esperado nessa fase inicial do pós-operatório. Procure manter repouso, beber bastante água e se alimentar bem (não precisa ficar só na “papinha” não, apenas evite alimentos muito duros e/ou muito quentes).

  201. OI DOUTORA, PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELO BLOG! OLHA SÓ, EU TENHO 19 ANOS E O MEU DENTE SISO INFERIOR DIREITO JÁ NASCEU… SOFRI MUITO COM A DOR, MAS AGORA ELE JÁ ESTA QUASE TODO PRA FORA E AS DORES DIMINUÍRAM MUITO… SÓ QUE FAZ DOIS DIAS QUE A GENGIVA, NO LUGAR ONDE FICA O SISO INFERIOR ESQUERDO, ESTA MUITO INCHADA E DOENDO MUITO, ATÉ A LÍNGUA DESSE LADO ESTA DOENDO, A GARGANTA TAMBÉM ESTA DOENDO O QUE ME FEZ SUSPEITAR QUE SERIA O INFERIOR ESQUERDO QUE ESTARIA NASCENDO PORQUE A GENGIVA EXATAMENTE NO LOCAL DO SISO ESTA MUITO INCHADA E DOLORIDA! DENTISTA TA MARCADO PELO PLANO PRA DAQUI A UM MÊS, E ATÉ LÁ GOSTARIA DE UMA RESPOSTA SUA, PELOS SINTOMAS QUE EU DESCREVI PODE SER O OUTRO SISO QUE ESTARIA NASCENDO? PORQUE QUANDO O MEU INFERIOR DIREITO NASCEU EU COMECEI A SENTIR AS DORES QUANDO ELE JÁ HAVIA DADO SINAL DE VIDA, OU SEJA, EU CONSEGUIA ENXERGAR QUE TINHA UMA PONTINHA BRANCA JÁ RASGANDO MINHA GENGIVA, JÁ NESSE, EU NÃO CONSIGO VER NENHUMA PONTINHA BRANCA, SÓ MUITO INCHAÇO, VERMELHIDÃO E DOR NO LOCAL! OBRIGADA DESDE JÁ… FIQUE COM DEUS!!!

    • Heloísa, parece que é o outro siso nascendo, mesmo. Você está na idade e os sintomas são bem característicos. Procure manter o gengiva no local bem limpa pra que não haja maiores problemas.

  202. BOA TARDE DOUTORA!
    SOU DE NATAL RN, FUI COLOCAR O APARELHO ORTODONTICO, E FIQUEI SURPRESA AO SABER QUE IRIA TIRAR UM DENTE QUE ESTAVA INTERNO PARA PODER COLOCAR O APARELHO. FIZ A POSSÍVEL EXTRAÇÃO DIA 31 DE JANEIRO, O DENTISTA NAO ENCONTROU O DENTE APÓS MEXER QUASE TRÊS HORAS, PRIMEIRO QUEM MEXEU FOI UMA ALUNA DO CURSO DE CIRUGIA E DEPOIS DE MAIS DE UMA HORA E MEIA FOI O PROFESSOR. CORTOU MINHA GENGIVA EM VÁRIOS LUGARES (ACIMA DO LABIO SUPERIOR) PEGOU 8 PONTOS. ACHEI UM ABSURDO! APÓS TRÊS DIAS INFECCIONOU E FUI AO PRONTO SOCORRO. A DENTISTA DE PLANTÃO PASSOU AMOXILINA DURANTE 7 DIAS E PERIOGARD DUAS VEZES AO DIA. O DENTISTA QUE FEZ A CIRURGIA PEDIU PRA EU IR RETIRAR OS PONTOS AMANHA DIA 12 DE FEVEREIRO. ESTOU COM MEDO, POIS JÁ TERMINEI O REMÉDIO E AINDA DOI. E TEM UM BURACO EM UM DOS PONTOS. É POSSÍVEL RETIRAR PONTO DE ONDE AINDA NAO FECHOU.? OBS.: ONDE FIZ ESSE PROCEDIMENTO FOI NUMA FACULDADE DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA POR NOME DE CPO. GRATA.

    • Elisangela, a gengiva dificilmente fecha por completo antes de algumas semanas. Então dá pra tirar os pontos sim, ela vai cicatrizando “de dentro pra fora”.

  203. Pra quem tinha dúvidas básicas a serem sanadas sobra a extração dos sisos, e eu me incluo nessa, o texto é bastante informativo e objetivo. Excelente.

    Não tenho nem o que comentar perguntando, só restou agradecer mesmo. Obrigado, doutora.

    • ;)

  204. Dra,
    Fiz uma cirurgia para retirar o siso inferior, correu tudo bem até o 7° dia quando da retirada dos pontos.
    Comecei a sentir muita dor, resolvi então verificar o que estava acontecendo. Com uma mini lanterna e um cotonete umedecido em antisséptico bucal empurrei a parte interna da bochecha e percebi que o local que foi costurado estava aberto. Isso é normal? O que fazer para diminuir a sensação de dor? Desde já agradeço. Abraço!

    • Robson, esse “buraco” leva um tempinho pra se fechar mesmo, algumas semanas, talvez. A dor pode ser apenas uma sensibilidade pelo local estar aberto. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico pra você passar com mais conforto por essa fase.

  205. Bom dia, Doutora
    Fiz uma cirurgia um pouco complicada no dente que estou fazendo canal e estou com o rosto todo inchado e agora ficou roxo em volta do olho, isso é normal e posso colocar bastante gelo no rosto?
    Obrigado.

    • Leandro, quanto mais o dentista “mexe”, maior a chance de inchaço, hematoma, etc.. Portanto, esses sintomas / sinais são esperados, sim. Nas primeiras 72 horas você pode fazer compressas frias pra ajudar a desinchar, depois desse prazo pode fazer compressas quentes, que ajudam a resolver o processo inflamatório. Tem um texto sé sobre o tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/05/compressa-fria-ou-quente-para-dor-de-dente.html

  206. Doutora, faz 1 mes que arranquei os 4 sisos inclusos, mas hoje quando acordei meu rosto estava inchado novamente, olhei para ver se enxergava algum sinal de infecção, mas não há. Gostaria de saber se depois de 1 mes ainda é possivel que a genviva tenha “descolado” da bochecha??

    • Possível é, Julia. Dói? Se não dói, não deve haver infecção, o inchaço é sintoma de inflamação, o que é comum em todo processo de cicatrização. Se começar a doer ou inchar mais, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar.

      • Apenas está inchado, não doi. O que devo fazer? Existe a necessidade de levar pontos novamente???

        • Em princípio não é preciso fazer nada, deve ser algo passageiro. Não, não é preciso novos pontos. Se começar a doer ou ficar mais inchado, seria bom seu dentista avaliar.

          • Ok, obrigado ^^.

  207. Olá doutora.
    Tenho 15 anos e faz um mês que arranquei meus 4 sisos inclusos, mas meu rosto não desinchou totalmente, gostaria de saber se isso é normal e quanto tempo leva em média para desinchar totalmente o rosto.

    • Renata, considerando que foram os 4 sisos, é esperado que demore um pouco mais para o rosto voltar ao normal. Não existe média, já que depende muito de como o organismo da pessoa se comporta no pós-operatório.

  208. Doutora, e possivel meu siso nascer debaixo do meu ultimo dente da parte de cima, pq ele ta doendo muito e esta ficando um pouco mole, nao consigo comer do lado direito da boca por causa disso ! O meu dentista disse que esta nascendo um dente debaixo do outro ! O q a senhora acha ?

    • É possível sim, João. Embora, se o dente está embaixo do outro, ele nem deve vai nascer… mas pode causar bastante incômodo e até ameaçar a presença do dente da frente na boca. Seria interessante fazer uma radiografia panorâmica (se você já não fez) pra confirmar isso tudo, e é quase certa a necessidade de extrair esse siso. Vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  209. Doutora, arranquei meus 4 sisos inclusos no mesmo dia. Amanhã dia 3/02/2014 fará 1 mês da cirurgia, meu rosto desinchou em mais ou menos 2 semanas, porém minhas bochechas continuam esbranquiçadas e inchadas na parte interna, falei com meu dentista e ele me disse que era algo normal, mas não me senti satisfeita com a resposta dele. Enfim, gostaria de saber o que você acha que é, para que eu possa procurar algum tipo de tratamento se for o caso.

    • Bruna, a gengiva em cicatrização às vezes assume cores “estranhas”, aspectos diferentes. Se seu dentista não viu problema e você não tem nenhum outro sintoma importante associado, não há razão pra se preocupar.

  210. Dra, extrai dois sisos, um superior e um inferior, na terça-feira. Hoje já é sábado, e quando vou cuspir ainda sai um pouco de sangue. Confesso que acordei de madrugada com essa neura, fui cuspir na pia e saiu sangue! Acontece que em ambos os dentes vejo grandes pontos de coágulo, ou seja, como pode estar sangrando? Há a possibilidade de eu desenvolver alveolite seca? Fora isso, não sinto dor alguma e só tomo amoxicilina. E segui à risca tudo que o pós-operatório requer.

    Na verdade não chega a ser sangue “corrente”, é um líquido vermelho-claro misturado com a saliva (que só pode ser sangue, creio eu). No mais, não tenho diabetes, problemas de coagulação nem nada (que eu saiba).

    • Raul, esse líquido é saliva com sangue. E desconfio que só está saindo sangue porque você tem cuspido de forma contínua. Os coágulos parecem sempre novos porque o ato de cuspir favorece o sangramento por criar uma pressão interna negativa no meio bucal, então seu organismo está sempre formando novos coágulos. Sim, se você continuar a cuspir, há a possibilidade de uma alveolite seca. Então, PARE DE CUSPIR, ok?! Se der vontade por causa do gosto de sangue, etc., tome água gelada.

      • Dra, hoje fui no dentista, tirei os pontos e ele disse que a cicatrização ta boa, me liberou para comer sólidos, e assim o fiz. Já como de tudo, faço bochecho, falo bastante, e NADA faz sangrar. Acontece que quando fico muito tempo sem comer, por exemplo quando acordo, ainda reparo algo meio vermelho na minha saliva. É possível ser sangue, mesmo com o dente já cicatrizado e inclusive sem pontos? O que devo fazer? Detalhe que em nenhuma outra situação eu vejo esse líquido vermelho, só quando fico algumas horas sem comer mesmo.

        • Pode ser que seja sangue sim, Raul. Mas fique tranquilo, só seria um problema se fosse em grande quantidade e/ou de forma contínua.

  211. Bom Dia Drª,

    Realizei uma cirurgia dos dentes do siso do lado direito (inferior e superior), no dia 16/01/2014, e hoje após 14 dias ainda sinto muitas dores, e percebi um “buraco” na boca ao lado da cirurgia inferior e neste esta havendo um acumulo de alimentos, os quais não estou conseguindo remover.
    O que devo fazer? A clinica disse que a doutora não realiza limpezas, apenas faz a cirurgia e que o buraco é normal…
    Mas como irei retirar esta comida? Não pode infeccionar?

    Obrigada,

    • Shirlei, geralmente esses resíduos alimentares acabam saindo de forma espontânea. O “buraco” é normal mesmo, e deve levar algumas semanas pra se fechar por completo. Uma dica é usar uma seringa (sem agulha) com água ou soro e borrifar a região, ajuda bastante na limpeza.

      • Obrigada Drª,

        Realizei este procedimento e realmente ajudou muito.

        Muito obrigada.

        • ;)

  212. Boa noite, Dra.
    Arranquei o meu dente do siso superior esquerdo na 2f, mas tenho dores nos molares e não no sítio onde o dente foi retirado. Será normal?
    Obrigada.

    • Ana, sim, é bem comum. Os molares receberam força, também, durante a extração, ao serem usados como apoio. Por isso essa sensibilidade. É algo passageiro e que vai melhorando aos poucos.

  213. Extrai dois sisos ha 5 dias, minha boca inchou muito, um dos dentes estava incluso e o dentista teve q cortar o dente e TB fez muita força e eu to sentindo muita dor nesse local, inclusive o segundo molar TB ta doendo e tem uma coisa q ta me preocupando, tem uma bola dura na minha bochecha e ta doendo tb…

    • Thamiris, tudo o que você relata são sintomas comuns no pós-operatório: dor no local e no dente ao lado, a sensação de “caroço” (ou “bola dura”), etc.. Converse com o seu dentista, não me parece que você esteja com infecção, mas seria bom rever o analgésico que você está tomando pra que você passe por essa fase com mais conforto.

  214. Boa noite, Ana! Retirei os dois sisos inferiores há nove dias. A cirurgia foi rápida, o dentista disse que foi tranquila e de fácil remoção. Nos primeiros dias pós-cirúrgicos sangrou pouco, mas inchou bastante, principalmente do lado direito. Porém, já tirei os pontos e apenas esse lado continua um pouco inchado, dolorido, verde por fora (na bochecha) e no local sai um líquido azedo, amarelado e com um pouco de sangue ‘ralo’ várias vezes ao dia. Isso é normal? Significa o que? O que eu posso fazer pra melhorar? Obrigada desde já :) (tô muito preocupada!!!)

    • Considerando o inchaço, esse líquido deve ser apenas um produto da inflamação, Pothira. E como toda cicatrização envolve um processo inflamatório, pelo seu relato está tudo dentro do esperado. Com a diminuição do edema (inchaço), os sintomas vão amenizando.

  215. Dra, extrai o siso inferior direito há 14 dias, o buraco ainda esta aberto, mas não dói mais… porém, quando tomo água gelada, sinto um pouco de dor, é normal? Indica algum outro problema?

    • Tudo normal, Adriana. Até a gengiva fechar por completo, o que pode levar mais algumas semanas, essa sensibilidade pode ocorrer.

  216. Extraí os dois sisos do lado direito no dia 12/12/2013. Após a cirurgia e durante a cicatrização, não senti absolutamente nada no local do siso superior. Na verdade, nem no local do siso inferior, apesar de ter sangrado bastante. Porém, fiquei 10 dias com uma espécie de nevralgia, tive q mudar de anti-inflamatório, doía bastante meu maxilar inferior. No sétimo dia após a cirurgia, voltei ao dentista pra retirar os pontos. Foi tranquilo no de baixo, mas, qdo o dentista foi tirar um dos pontos de cima, o ponto não saiu de primeira e ele puxou com mais força e senti doer muito. Saí de lá e fiquei alguns dias com a gengiva superior bem dolorida (justo a q eu nunca havia sentido nada, nem parecia q tinha arrancado dente ali). Agora, uns 40 dias após a cirurgia, venho sentindo um incômodo qdo mastigo em cima da gengiva superior. Não sinto dor normalmente, apenas um dolorido qdo mastigo em cima. Ontem passei o dedo no local e senti um caroço enorme (uma bola) duro. Pesquisei no Google e vi falar sobre pedaço de osso q fica, mas não vejo e nem sinto nenhuma ponta pra fora. Qdo passo o dedo ou a língua em cima do tal caroço, é totalmente liso, não tem ponta nenhuma. Gostaria de saber o q pode ser. Obrigada.

    • Christine, não deve ser uma espícula óssea não, senão seria pontuda. Provavelmente é uma pequena inflamação local, até pelo impacto constante do alimento quando você mastiga. Em princípio é algo que regride de forma espontânea. Se der pra você evitar mastigar desse lado por enquanto, pra interromper o trauma, melhor. O caroço deve sumir.

  217. Olá Dra! Tenho três perguntas.
    Minha namorada retirou os quatro sisos dia 21/01/14, acontece que ela esta sentindo um pouco de enjoo por conta do gosto de sangue na boca, azia, creio que é por conta dos remédios. Agora a noite ela tomou Schweppes citrus e disse que não sentia o azedo na língua e quando foi ao banheiro sentiu um pouco de tontura, isso é normal? Outra pergunta. Nos somos de Goiânia e estamos morando no Rio, retiramos o siso dela pois tinha uma carie e acabou ficando muito em cima da hora, a viagem de volta é segunda agora, dia 27/01/14. A pressurização do avião pode prejudicar a cirurgia? Ela pode procurar um posto de saúde para retirar os pontos ou isso tem q ser feito cor um dentista?

    • Marcus, às vezes a pessoa fica um pouco debilitada no pós-operatório, então tontura, mal estar, etc. podem acontecer. O gosto alterado é comum, também. Não há prejuízo pra ela em viajar de avião. Sim, ela pode procurar uma Unidade de Saúde pra remover os pontos, isso depois de pelo menos 1 semana da cirurgia. Se ainda na segunda, antes de vocês embarcarem, o dentista puder vê-la, também dá pra remover os pontos.

      • Obrigado pela atenção Dra.

  218. Dra., vou ter que fazer uma cirurgia para remover os três dentes sisos dia 07/02. Tenho 18 anos e fui ao dentista que disse que os meus estão inclusos. É perigoso tirar ? Estou com muito medo de cirurgia, a sensação de deitar sangue e de estarem a mexer me assusta muito. Já vi em um site sobre pessoas que morreram após extrair o siso. Não tenho problemas de saúde, vou tomar uns remédios antes de cirurgia. Pedi para ele fazer uma anestesia, então não vou ficar sentindo nada quando ele arrancar, como se fosse meio adormecido?

    • Jessica, é mais fácil você morrer num acidente de avião (com o avião caindo em cima de você) do que numa cirurgia de siso ;). Brincadeiras à parte, quando esse tipo de coisa acontece sempre há alguma razão que não foi levantada antes do procedimento, um problema de saúde mais sério, por exemplo. Portanto, pode ficar tranquila, ainda mais se você vai tomar medicação prévia. E sim, você ficará com a boca “adormecida” durante as extrações, vai sentir que o dentista está mexendo mas não vai sentir dor alguma.

  219. Olá Doutora,

    Obrigado pelo esclarecimento e pelo seu comprometimento. Agora continuado a pergunta da resposta que você me deu no dia 18/01/14: Esta demora do que pode ser uma pequena parestesia pode ser ainda maior que estes 6 meses que já se passaram? A minha dentista já pensou até em abrir o lado esquerdo que eu retirei os meus sisos novamente, mas confesso que estou meio na dúvida. O que você indicaria para mim neste caso para que eu possa resolver esta situação? O incomodo na minha bochecha não é diário, mas tem horas do dia que sinto (parece uma pressão) maior no local. Na verdade eu acredito ser na bochecha porque é estranho, porém suportável. Devo procurar algum tratamento ou algo do gênero? Ou abrir novamente o local seria ainda uma alternativa?

    Grato do retorno.

    • Wesley, sua dentista especificou a razão pra uma nova cirurgia? Eu, em princípio, não vejo benefício… talvez fosse melhor investigar com exames de imagem antes de tentar algo mais invasivo. Se identificada a causa com mais precisão, é possível tentar uma terapia mais específica (medicação, laserterapia, etc.).

  220. Olá! Bom dia! Fiz a cirurgia de extração de dois sisos há uma semana. O direito inferior está ótimo, mas ainda sinto muita dor no inferior esquerdo. Este estava incluso e impactado e a cirurgia foi demorada e bastante complicada. O dentista disse que ambos estão com uma ótima cicatrização e, realmente a dor que sinto não é no local da cirurgia, mas entre a gengiva e a bochecha, onde criou um caroço muito dolorido. O dentista disse que é uma afta, mas fico em dúvida pelo fato de não ter aquela aparência amarelada, é só um caroço. O que me diz que pode ser?

    • Karine, uma certa sensação de “caroço interno” é bastante comum nessa fase, e às vezes leva semanas pra esse “caroço” sumir por completo, mas os sintomas vão se amenizando. Essa sensação é provocada pelo processo inflamatório (comum em qualquer cicatrização) que ainda está se resolvendo e, em associação com uma afta, por exemplo, incomoda bastante.

  221. Dra, hj faz 9 dias que retirei um siso inferior, estou tomando Toragesic 10mg pra dor, mas não esta resolvendo, tomo a cada 6 horas, mas qdo passadas umas 4 horas ja volta a doer. A sra. poderia indicar algo mais eficaz? Não consigo contatar meu dentista e sinto dores muito fortes.

    • Adriana, o Toragesic é excelente no controle da dor. Se depois de 9 dias da extração você sente dores assim tão fortes, alguma coisa está errada. Você precisa procurar seu dentista pra reavaliar e verificar o que está acontecendo, talvez seja uma alveolite (infecção). Se seu dentista não está disponível, procure outro em caráter de urgência.

      • Sabe Dra., qdo ele tirou os pontos disse que estava conforme o esperado, um ponto de inflamação, mas que era normal e com os remédios que estou tomando a inflamação cessaria, e sobre as dores disse q é normal. Não sei o q fazer, pois como disse, o efeito do Toragesic passa muito rápido.

        • Faz tempo que você removeu os pontos e que o seu dentista fez essa avaliação (que estava tudo ok)?

          • Foi na quinta feira 16/01.

          • A dor aumentou ou diminuiu nesse período? Se aumentou, tem cara de infecção…

  222. Olá Dra., o dentista recomendou três remédios: lisador, dexametasona, amoxicilina. E também o periogard (colgate). Tenho que tomar esses três antes da cirurgia. Não vou ficar sentindo nada na boca quando ele arrancar? Mas o problema é que não sinto nada de dor nem incomodo nos dentes sisos. Ele disse que é melhor arrancar, senão entortam os outros dentes e terá futuros problemas. Posso comer e tomar remedio antes de cirurgia ou é o risco ? E o almoço, o que posso comer ? E a escova de dentes, não pode passar no ponto ?

  223. Boa noite, doutora !
    Faz exatamente 9 dias que tirei dois dentes do siso do lado esquerdo da boca, já retirei os pontos e tudo ocorreu bem, minha duvida seria na higienização, eu tenho os famosos “buracos” e sempre escovo os dentes direito e faço bochechos para limpar eles, como sempre do lado oposto mas as vezes algum pedaço pode escapar para o lado deles, os buracos, sempre dou uma olhada e vejo uma camada amarela, leve, não parece pus, mas sim a cicatrização ocorrendo, tenho essa duvida tbm, se ficar bem pouca sujeira tem algum problema ? Ou como posso fazer para retirar a sujeira, essa “pele” amarelada do buraco, é normal ?
    E o meu “buraco” da parte superior está sangrando, mas bem pouco, só consigo ver se eu coloco o dedo, não sai o sangue vermelho, mas sai bem pouco com a saliva, o famoso sangue meio “marrom”, isso é normal agora ? Deve parar mais pra frente ? Obrigada e desculpe pelo incomodo.

    • Ângela, me parece que vai tudo bem. Os sintomas que você descreve são comuns e vão se atenuando até sumir. Não precisa tirar a camada amarela não, faz parte da cicatrização. É difícil de evitar que entrem resíduos alimentares nos “buracos” e, quando entram, eles acabam saindo sozinhos. O que pode ajudar é usar uma seringa (sem agulha) com água e borrifar o local após as refeições.

  224. Olá,

    Faz mais ou menos 5 meses que eu fiz a retirada dos sisos do lado esquerdo. O lado direito ficou 100%, porém, o lado esquerdo eu sinto um desconforto que parece ser na bochecha (parte inferior) as vezes. Parece que os nervos da bochecha ficaram um pouco juntos e sinto um leve desconforto. Fui adiando o retorno a minha Dentista e com 3 meses ela fez mais uma sessão de laser mas este desconforto ainda incomoda um pouco. O que pode ser?

    • Wesley, provavelmente é uma pequena parestesia, o que significa que um nervo sensitivo está se comportando de forma anômala. Isso ocorre por vários motivos, o trauma local, inchaço que comprime o nervo, etc.. Costuma ser totalmente reversível, mas realmente pode levar um bom tempo pra que tudo volte ao normal.

  225. Dra., é normal a gengiva onde estavam os pontos ficar meio branca? Ontem tirei os pontos de uma cirurgia de extração do siso inferior, e noto que tem essa coloração.
    Obrigada!

    • É sim, Adriana. A gengiva em cicatrização às vezes assume colorações meio “diferentes”, mas não significa problema necessariamente. Apenas continue mantendo uma boa higienização.

  226. Olá, doutora. Primeiramente, muito obrigada por um site tão esclarecedor e por tanta paciência. Há exatamente uma semana extrai os 4 sisos (convencida pelo meu dentista d q seria um pos-operatorio só. Usei um gás p me ajudar, pois tenho verdadeiro pavor de dentista). Não senti dor nos dentes em momento algum, apenas para abrir a boca, mas isso vc já explicou. Tb tive pouco inchaço e sangramento. A extração aconteceu na 5a. Domingo eu não conseguia me alimentar pois estava com uma ferida no canto da boca (devido à minha abertura ser mt pequena, de acordo com meu dentista) q não parava de aumentar e ardia quando o alimento entrava em contato. Meu dentista, mesmo em outro estado, viu uma foto q enviei por email e me receitou Omcilon Orabase e o alívio foi quase imediato. De um dia para o outro a ferida começou a diminuir. Na 2a eu já conseguia comer com menos dor, mas na 3a eu acordei com uma dor de garganta insuportável. Não conseguia engolir absolutamente nada. Tive muita febre e dores no corpo. Achei q era por causa do ar condicionado e muita compressa de gelo (esse tipo de coisa sempre me deixa mal). Meu noivo observou com a lanterna e estava com placas brancas na garganta. Eu fiquei desesperada e tomei antibiotico (azitromicina 1 comp 3 dias) por minha conta, pois fiquei pensando que a infecção poderia passar pros meus dentes (e eles estavam seguindo como esperado). Li aqui q até infecção na garganta é normal no pos-operatorio. Sei q a automedicação é um perigo terrível e td fica pior pois tenho facilidade em obter medicação. A azitromicina pode me trazer consequências nesse caso? Hoje tirei os pontos e não senti dor alguma, sinto apenas o gosto estranho do tal líquido, mas já consigo me alimentar lentamente de quase tudo. Ah, esqueci. Tomei Ibuprofeno durante 4 dias e Novalgina nos 2 primeiros dias. Grata desde já.

    • Caroline, você descreveu uma série de sintomas que são bem comuns após a extração dos sisos. A dor de garganta provavelmente é por causa da proximidade anatômica da garganta com os locais das extrações… difícil dizer se há infecção, é uma possibilidade, mas geralmente não passa de uma irritação. Se as placas brancas forem pus, aí sim, o antibiótico seria útil pra combater a infecção. Enfim… como você mesma ressaltou, automedicação nunca é uma boa ideia, ainda mais com antibióticos. Mas pode ser que você tenha acertado. ;)

  227. Olá Dra. Ana, boa noite.
    Faz 7 dias que eu extrai um siso do canto do lado direito, amanhã vou retirar os pontos, meu dentista me receitou ibuprofeno 600 MG de 6 em 6 horas, estava tomando tudo direitinho, só que no 3° dia o remédio ficou na casa de um colega meu e só pude pegar pela manhã, tomei e regulei o horário, quando foi ontem novamente esqueci de tomar e quando foi hoje pela manhã quando acordei estava doendo muito, com um gosto ruim na boca, e sai um liquido amarelo coisa que não tinha acontecido em dias anteriores.
    Até que quando tomei o remédio com +/- 30 mim aliviou a dor, + continuei com o mau gosto na boca e quando cuspia vinha esse liquido da boca, o curioso que durante o período que tomei o remédio com +/- 5 horas novamente começa a doer, gostaria de saber se e normal doer assim, e esse liquido se e pus de alguma infecção? Mesmo tomando o remédio indicado, ou pode ser porque ainda estou com os pontos ou passei do horário do controle da tomada da medicação.

    • Luis, o Ibuprofeno é um anti-inflamatório e analgésico. Enquanto você tomou direitinho, ele “deu conta do recado”, digamos assim. Como houve um período em que você não esteve sob efeito do medicamento, os sintomas inflamatórios (comuns e esperados em qualquer pós-operatório) ficaram mais evidentes. O líquido amarelado deve se tratar apenas de um exsudato inflamatório, uma “aguinha” amarga e cheia de proteínas que a inflamação libera, mas ela não é um problema em si, é um sintoma da inflamação (e toda cicatrização envolve inflamação). Enfim, pelo seu relato não me parece haver infecção, apenas volte a tomar a medicação no intervalo correto e tudo deve se normalizar.

  228. Olá, Drª =) Eu me submeti a 2 extrações de sisos (inferior e superior) do lado direito e 2 dias após à cirurgia eu não consigo mexer esse lado, tenho medo de que eu esteja com parestesia e o medo é maior quando penso que pode ser permanente… O dente inferior estava deitado e parece que houve mta dificuldade em tirá-lo pois demorou 40 minutos, enquanto que o de cima demorou uns 5… senti mta dor durante a cirurgia, mesmo com anestesia. Estou tomando amoxicilina 875 mg a cada 12 horas, tive reação alérgica ao Tenoxican e suspendi e estou tomando dipirona, mas não sinto dor, posso parar? E na receita tem Decadron 4.0 mg tomar 2 comprimidos de 08/08 hs, são 2 ao mesmo tempo? Não há perigo de toxicidade? Eu já liguei tanto para o dentista que ele já não me atende mais =/ Estou com inchaço, mas não me incomoda tanto assim, será q posso ficar sem tomar o Decadron ou é necessário? Pq ele é anti-inflamatório né? Obrigada pela atenção.

    • Emannuelly, eu acho que você deveria tomar a medicação da forma que o seu dentista prescreveu. Se não há dor, você até pode suspender a Dipirona… mas lembre-se que talvez não haja dor justamente porque você está tomando o remédio, e aí pode vir a doer. Quanto ao Decadron, a dose de toxicidade / superdosagem é bem maior, então pode ficar tranquila (segundo a bula, a dose inicial usual varia de 0,75 a 15 mg por dia). Sim, é pra tomar 2 ao mesmo tempo. Quanto à dificuldade de abrir a boca (entendi que é isso quando você fala em “não mexer esse lado”) é bem comum e não tem a ver com parestesia (a parestesia ocorre me nervos sensoriais, não motores). O problema se chama trismo, tem a ver com o inchaço e certa rigidez muscular. Tende a diminuir de forma gradual.

  229. Dra., boa tarde! Venho aqui novamente tirar as minhas dúvidas, pois dessa vez extraí o siso superior direito que no ano passado o dentista tentou extrair, mas não conseguiu. A cirurgia demorou quase 1 hora, e a dentista fez bastante força pra extrair o siso, mas conseguiu extrair. O problema é que hoje faz 6 dias que extraí o dente, e o meu rosto continua inchado! Nos 3 primeiros dias, meu rosto dobrou de tamanho, e a partir do 4o. dia diminuiu, mas fiquei com ínguas no pescoço e uma “bola” na bochecha, que também parece uma íngua. Hoje é o 6º. dia, as ínguas no pescoço desapareceram, mas a da bochecha não diminui. Isso tudo é normal? A medicação terminou ontem e não consegui falar com a dentista (estou sem tomar remédio nenhum). Vou tirar os pontos na 2ª. feira. Desde já agradeço pelos esclarecimentos que puder me dar!

    • Tudo dentro do esperado, Graziela. Em cirurgias mais longas / difíceis é comum um inchaço maior e mais persistente. As ínguas eram sinal que o sistema de defesa do seu organismo estava trabalhando pra proteger você de uma infecção, o que é ótimo. O “caroço” na bochecha vai desaparecer também, mas esse pode levar algumas semanas. Se você estiver bem, não precisa mais de remédio, mesmo. Aproveite a consulta de remoção dos pontos pra tirar quaisquer dúvidas com a sua dentista.

  230. Boa noite Dra.
    Extrai o meu 3º molar hoje (10/01/2013), o Dr. recomendou q eu tomasse TORAGESIC 10Mg sublingual de 8/8 hs por 3 dias, sendo que verifiquei na bula que quem tem alergia a anti-inflamatórios (AINES) não pode tomar, sou alérgico a AINES, DIPIRONA e AAS, fiquei com medo de tomar, então estou tomando paracetamol,
    o que faço Dra? Paracetamol sempre tomei, tá me ajudando muito, é o mais indicado pro momento?
    Obg pela atenção Dra., que Deus te abençoe sempre!!!
    Parabéns pelo trabalho. Desde já agradeço.
    Wesley Santos.

    • Wesley, se o Paracetamol está ajudando, ótimo, continue a tomá-lo. Mas entre em contato com o seu dentista pra informar sobre essa mudança. Você havia informado anteriormente seu dentista quanto à sua alergia a esse tipo de medicação? De qualquer forma, considerando a alergia, o Paracetamol seria o medicamento de escolha, mesmo.

      • Boa noite Dra. Ana, fui encaminhado por uma buco para ele fazer extração do siso inferior, informei que tenho alergia à AINES, AAS e a DIPIRONA, tinha tbm na carta de encaminhamento essa informação, mesmo assim ele mandou eu tomar o TORAGESIC 10 mg, fiquei com medo de tomar, enfim Dra, hoje percebi que minha bochecha está ficando um pouco inchada e está uma pequena dor no local na extração, fica “latejando”, antes de arrancar esse dente sofri muito com um inchaço ao lado do dente (na gengiva), notei que estou sentindo as mesmas dores que sentia, os mesmos sintomas, nesse dia marquei uma buco e ela me passou amoxicilina, foi “tiro e queda” Dra, melhorou e muito. Dra Ana, tá incomodando a dor, estou em dúvida se inflamou de novo, tenho quase certeza disso, quero tomar amoxicilina, mas estou em dúvida, Dra. por favor me ajude, tenho que esperar até segunda pra ir para o médico e sexta feira tirar os pontos, daqui pra lá vai ficar incomodando…
        Vou continuar o uso do Paracetamol até amanhã… ou tomo logo a amoxicilina (7 dias de 12 em 12 horas).
        Muito obg pela agilidade na resposta.

        • Wesley, melhor aguardar, porque não dá pra dizer que haja uma infecção em curso, e a amoxicilina é um antibiótico. Possivelmente os sintomas que você relata são apenas inflamatórios, e não provenientes de infecção.

          • Boa noite Dra. Ana, fiz a extração do dente do siso inferior, chegou a inflamar, mas tomei amoxicilina e resolveu, estou ótimo, só que notei que ficou um buraco ao lado de onde arranquei o dente, isso é normal?
            Como faço pra retirar os restos de alimentos q ficam dentro do buraco? É preciso botar ponto ou posso ficar fazendo a higienização? Como faz a higienização? Corre o risco de inflamar de novo?
            Como sou alérgico a anti-inflamatório, qual o remédio ideal para resolver a inflamação?
            ATT:
            Wesley Santos

          • O próprio paracetamol, que você disse que estava tomando, é analgésico e anti-inflamatório. Mas se não estiver doendo, não precisa tomar, não… toda cicatrização envolve um processo inflamatório, é normal, e se não há sintomas importantes não há necessidade de tomar medicação. Quanto à higienização, o “buraco” é assim mesmo, e vai levar algumas semanas pra se fechar por completo. Enquanto isso, você pode usar uma seringa (sem agulha) com água pra limpar a região de resíduos alimentares.

  231. Oi Dra! Extrai meu 3 molar ha 8 dias e tenho observado um “buraco” grande e consigo ver o osso. Vou tirar os pontos amanhã. É normal? Como faço a limpeza? Estou fazendo com enxaguante bucal, ta certo? Obrigada.

    Foi o dente inferior.

    • É assim mesmo, Michelle. A gengiva vai levar algumas semanas pra se fechar, pois ela cicatriza “de dentro para fora”, diferente do que ocorre na nossa pele, por exemplo. Até lá, você pode fazer a escovação normalmente e, no local, pode usar um cotonete pra limpar superficialmente (não insira o cotonete no “buraco”, só por cima, mesmo!) e uma seringa (sem agulha) com água ou enxaguante bucal pra irrigar a área a ajudar a remover resíduos alimentares.

  232. Obrigado Ana! Voltei à dentista. Ela limpou o local e aplicou remédio (acho que foi Amoxilina). Ela também me orientou a continuar o bochecho com água oxigenada intercalando com o bochecho de Listerine, ambos 3 vezes ao dia. Me receitou Amoxilina e um anti-inflamatório. Tudo certo? Quanto tempo você acha que essa inflamação acaba? Obrigado.

    • Tudo certo! Agora depende da reação do seu organismo ao tratamento e à medicação, mas de 3 a 7 dias você já deve estar ok.

  233. Boa tarde, Ana!

    Extraí os dois sisos inferiores. Hoje está completando 3 semanas da cirurgia. O meu rosto já não está mais inchado. No entanto ha 3 dias percebi que começou sair aquele líquido amarelado, no qual já li a sua explicação aqui no blog. Percebi que meu rosto começou a inchar novamente (só o lado direito, o mesmo lado da secreção). Liguei para a dentista e ela me orientou a bochechar meio copo de água morna com uma colher de sopa de água oxigenada volume 10, 3 vezes ao dia. Resolveu, a secreção parou e o rosto desinchou, porém o local está bastante dolorido. Hoje após eu tomar o café da tarde a secreção voltou e a gengiva e bochecha continuam inchados. O lado esquerdo já não dói mais. Detalhe, no lado direito a cirurgia foi mais complicado, pois a dentista teve que fazer remoção de osso. É normal esses sintomas? Obrigado.

    • É sim, Daniel. São comuns relatos como o seu de “inflamações tardias”, digamos assim. O edema (inchaço) provavelmente é apenas um sintoma inflamatório, inerente à cicatrização, não me parece ter nada a ver com infecção.

  234. Ola Dra. Ana, arranquei meus 2 sisos do lado direito no dia 27/12, senti muita dor na hora da anestesia, fora isso não senti dor mais, o meu dente inferior estava incluso, eh dificil de ser extraido, ela cortou meu dente, acho que deixou a raiz, gostaria de saber se tem algum problema? Não senti dor nos primeiros dias, a partir do 5 dia comecei a sentir uma dorzinha chata que vai doendo ate a cabeça, e minha lingua que parece q esta anestesiada ate hoje, e ja faz uma semana que arranquei, não estou sentindo gosto, é uma sensação muito ruim, fui hoje tirar os pontos, so que a dentista que arrancou meus dentes não estava la, entao a dentista que retirou meus pontos comentou que não é muito normal ficar com a lingua assim, mas que isso pode demorar uns 6 meses para passar, gostaria se saber se isso é verdade e se não tem um outro jeito de adiantar esse processo? Ja tem uma semana, gostaria de saber se ja posso comer direito? Se ja posso pegar peso? Sol? Ter uma vida normal? Estou com um certo medo de arrancar os outros 2. Obrigada.

    • Thainara, uma “dorzinha chata” é comum nesse período pós-operatório, inclusive que ela irradie para as áreas próximas à região da extração. Essa sensação de anestesia que você sente se chama “parestesia”, e é uma consequência relativamente comum nos primeiros dias após uma extração de siso. Sim, pode levar de horas a meses para o problema se resolver, mas geralmente regride de forma espontânea. Falo mais sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

      Se você se sentir confortável, pode comer normalmente. Só evite alimentos muito duros ou muito quentes, por precaução. Pegar peso, com moderação, já que você ainda tem dor. Sol é bom evitar, pelo menos de forma direta (um boné / chapéu pode ser útil).

  235. Boa noite! Em abril fiz uma cirurgia para remoção do meu siso inferior que estava semi-incluso. O dentista removeu apenas a coroa do dente, pois alegou que estava muito próximo ao meu nervo… só que essa semana comecei a ter uma dor insuportável na região e um inchaço enorme. Fui na emergência… na radiografia a dentista me falou que o sepultamento das minhas raizes não tinha dado certo pois não formou osso por cima destas raizes, me receitou anti-inflamatório e antibiótico e me encaminhou para um especialista buco-maxilo. E agora, será que o especialista consegue melhorar o sepultamento? Esse inchaço vai melhorar só depois disto ou com a medicação melhora um pouco? Grato.

    • Bruno, se não houve formação óssea, creio que o buco não vai “melhorar o sepultamento”, mas fazer a extração dessa raiz. A medicação já vai tratar a inflamação / infecção, então deve melhorar… mas sempre há a possibilidade do problema retornar se a causa não é removida.

  236. Boa tarde, Dra!
    Fiz a retirada do siso há 26 dias e comecei a sentir uma dorzinha no local (buraco que ainda está um pouco aberto). Estou preocupada. É normal sentir dor após esse tempo?
    Obrigada!

    • Acontece, Poliana. Algumas pessoas relatam esse tipo de sintoma tardio, que geralmente é uma pequena inflamação local, apenas. Se os sintomas piorarem, procure seu dentista pra reavaliar.

  237. Bom Dia Dra.
    Fiz a cirurgia de extração dos 4 sisos no dia 6 de Dezembro.
    Depois de 23 dias após a cirurgia, ontem (28) começou inchaço repentino no local do siso inferior esquerdo retirado. E ao amanhecer (29) meu rosto já estava coberto pelo inchaço, bem maior do que previsto no início da recuperação da cirurgia.
    Como o dentista que fez a cirurgia está de férias, to sem saber quem procurar…
    O que pode ser isso Dra.? Alguma inflamação? Qual remédio posso estar tomando?

    Grato,

    • Rafael, dói? Se não, deve ser apenas uma inflamação, e não infecção. Seu dentista prescreveu algum anti-inflamatório na época da cirurgia? Se sim, tome-o novamente por alguns dias. Se você conseguir que outro dentista avalie antes do retorno do seu dentista, melhor ainda, é mais fácil de determinar o que está acontecendo e tratar de acordo. Essa de fim de ano é complicada, mesmo…

  238. Dra, boa noite,
    Eu fiz uma extração do dente do siso inferior esquerdo segunda feira (16/12/2013) hoje faz 7 dias, durante o dia o dente não doi nadinha, mas basta cair um pouco de agua la que doi demais, normal isso?? Sempre que vai agua da uma dor de imediato, tipo um choque, e em questao de minutos ja passa.

    • É bem comum, Gustavo. O esforço feito sobre o sente em frente (o segundo molar) durante a extração e uma possível exposição de parte da raiz dele enquanto a gengiva não termina de cicatrizar podem explicar essa sensibilidade. Felizmente, na maioria das vezes é algo passageiro e que vai diminuindo aos poucos.

  239. Fiz a cirurgia terça em que foram extraídos 2 dentes siso e tudo ocorreu bem, não senti dor e não houve nenhum inchaço, só que hoje, quinta, estava cv e senti uma dor que foi passageira, e observei que o ponto abriu um pouco e esta um buraco no local do dente siso inferior que foi tirado, o que fazer ??

    • Lima, esse “buraco” é assim mesmo, e vai levar algumas semanas pra gengiva fechar (a gengiva cicatriza diferente da pele, “de dentro pra fora”). Em princípio não há necessidade de dar novo ponto, é só procurar manter o local limpo, mesmo. Se doer / inchar, procure seu dentista pra reavaliar.

      • Obrigado, mas haja paciência viu… Não sabia que tirar siso dava tanto trabalho… um feliz natal e um prospero ano novo.

        • Ahauahauha, verdade Lima! Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo pra você também. :)

  240. Drª. Extrai no último sábado meus dois dentes do lado direito, pois o superior estava quebrado e com carie e o inferior não tinha nascido totalmente o que incomodava e doia muito. A cirurgia foi tranquila e não senti nada. Chegando em casa, procurei tomar os remédios recomendados. Vejo todo mundo comentando sobre dor no pós operatório, mas até o momento não senti nada, apenas um desconforto ao abrir a boca e ao tentar mastigar coisas leves. Irei retirar meus pontos no sábado, mas observei que ainda existe um buraco escuro do lado inferior e algumas aftas o que acredito ser normal. Gostaria de saber se posso comer tipo arroz e feijão, pois tenho consumido somente sopa, macarrão… coisas leves, e tenho passado fome rs.

    • Janaina, tanto o “buraco” quanto as lesões (aftas) são comuns no pós-operatório. Pode comer arroz e feijão sim, apenas não os ingira muitos quentes e procure higienizar bem depois. Evite os alimentos duros.

  241. Dra, já faz 5 meses que retirei os sisos, sendo que um deles da parte inferior ficou com uma pequena pele que recobre uma pequena parte do dente ao lado do qual ele estava. Gostaria de saber se ainda há alguma chance desse excesso de pele retroceder ou terei de fazer uma nova cirurgia para retirada dessa pele, tendo em vista que já faz 5 meses da extração do siso?

    P.S.: Ainda costuma entrar um pouco de resíduos alimentícios debaixo dessa pele, os quais costumo retirar com o auxílio de palitos de dente.

    Desde já agradeço.

    • A gengiva deve retroceder, sim. Às vezes leva meses pra isso acontecer. Mas se estiver incomodando você (e parece que está), é muito simples de remover esse excesso. Procure seu dentista.

  242. Olá Dra. Ana!!!

    Já estou eu aqui de novo com minhas dúvidas. Ontem fui ao dentista e foi comprovada a alveolite. A dentista fez irrigação com soro no local e prescreveu uma benzetacil e um voltaren, e pediu pra que eu voltasse mais dois dias para limpeza e medicação do local. Só que preferiu não fazer a curetagem por estar muito proximo do nervo. A minha preocupação é que a doutora vai entrar de férias e só volta muito depois do ano novo. Estou com medo de não ser suficientes as 3 intervenções pra sanar a alveolite… o que a doutora acha do procedimento e do tempo de tratamento? Quero só frisar que a dor ja diminuiu bastante após a limpeza. Mas ainda sinto.

    • Simone, na verdade uma curetagem (limpeza) apenas já costuma ser suficiente. Pode doer de volta? Pode. Mas você está medicada de acordo e sua dentista cumprindo o protocolo de tratamento pra esses casos, então não temos razão pra pensar que pode piorar, até porque, pelo seu relato, parece que vai tudo bem.

  243. Doutora!!!

    Obrigada pelas dicas. Também suspeito de uma alveolite, gostaria de saber se está certo eu fazer bochechos com Periogard que foi indicado por uma outra colega dentista.

    No momento estou tomando amoxicilina de 8 em 8;
    Tandrilax de 8 em 8;
    Lisador de 6 em 6;
    E faço bochechos com Periogard depois do almoço e do jantar.

    Porém essa medicação nem faz cosquinha na dor, é muito forte, o dia quase todo, e não consigo abrir a boca toda. As dores geralmente vem depois da alimentação. Por favor doutora, me ajude.

    • Sim, pode usar o Periogard, apenas evite bochechos vigorosos… deixe o líquido em suspensão na boca por alguns segundos e depois cuspa (da mesma forma, sem muito esforço). Bochechar e cuspir são ações que podem até prolongar a alveolite, então, vá de leve. Você está medicada de acordo, o problema é que alveolites realmente costumam ser MUITO doloridas…

  244. Olá doutora.

    Removi os dois cisos do lado direito, isso foi na segunda feira dia 09-12, a retirada do superior foi tranquila, rápida, o dente estava todo exposto. No entanto o inferior tinha uma carie muito grande e demorou mais de 1 hora p ser retirado. O proprio cirurgiao afirmou que foi uma cirurgia muito dificil. O problema que ja faz 6 dias e sinto muita dor, mas muita dor msm. Ja tomei varios tipos de analgesicos e não pára. Tbm vi um pouquinho de pus no local, que o dentista disse ser normal. Estou apavorada, ja não aguento mais sentir tanta dor.

    • Simone, eu não diria que a presença de pus é normal… a não ser que seja alguma coisa na superfície da gengiva, como uma afta causada pelo atrito do instrumental com a gengiva durante a cirurgia. De qualquer forma, isso não explica a dor que você sente. A regra é: quanto mais o dentista “mexe” durante a cirurgia, maior a chance de um pós-operatório mais rigoroso… o que me parece o seu caso. Os sintomas (dor, inchaço, etc.) são os “mesmos de sempre”, mas mais fortes. Sendo um pouco pessimista, o pus que você relata pode revelar uma alveolite, e aí a sua dor estaria explicada. Falo mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/08/estou-com-alveolite-e-agora.html

  245. Dra. Ana Tokus,
    Boa tarde,
    Após retirar os sisos a bcchecha está com umas bolinhas que estão doendo um pouco, o que posso colocar ou fazer para essas dor passar e essas bolinhas melhorarem o mais rápido possível? Parecido com uma afta.

    • Marcos, provavelmente são aftas mesmo, consequência do atrito do instrumental com a mucosa / gengiva durante a cirurgia. Você pode usar uma pomada pra proteger o local (como o Omcilon A) e/ou fazer bochechos com Malvatricin. Deve ajudar.

  246. Dra. Ana Tokus,

    Parabéns pela iniciativa, clareza e agilidade nas respostas acima.
    Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas no conteúdo deste site.
    Fiz a cirurgia de remoção dos dois sisos esquerdos, sendo o inferior incluso no dia 3/12. Estou me recuperando bem e as informações acima me deixaram mais calmo.

    Só passei mesmo para agradecer… muito obrigado.

    • Obrigada Levi, fico feliz em ajudar. :)

  247. Dra., na proxima quarta-feira tenho a cirurgia marcada para a retirada do ultimo siso (UFA!! :)) mas ainda sinto dor na região da ultima cirurgia que aconteceu ha 12 dias. A sra. acha melhor remarcar pra depois, estou com receio de ter que passar as festas de fim de ano, com dor e sem poder comer! hehehe…

    • Você que sabe, Adriana… mas eu acho que dá tempo tranquilo de você se recuperar até as festas. Só se houver alguma complicação, mas complicações são exceções, né?! ;)

  248. Dra. Boa noite, já não aguento mais sentir dor :(

    Na quarta-feira, dia 04/12/13, fui fazer a extração dos meus 2 dentes do siso do lado esquerdo, o de cima era fácil, estava numa posição boa, formato bom, porém o de baixo, conforme tomografia feita, estava deitado, com as raizes abraçando o nervo, e com um formato diferente… Demorei 5 meses para tomar coragem e extraí-los, tinha medo que algo acontecesse com o nervo e eu ficasse com a face paralisada… Bom, tomei coragem e fui fazer, ele começou com o de baixo, teve que aplicar várias anestesias, pois na medida que ele mexia eu sentia dor, o dente foi quase todo quebrado, as raízes ele conseguiu tirar inteiras… Fez a limpeza, deu os pontos, durou 2 horas e meia… No final preferi deixar o de cima para outro dia… saí de lá me sentindo bem, o rosto inchado mas sem muitas dores, até porque passei horas com ele anestesiado. Ele me passou amoxilina e sedilax, para tomar de 8 em 8 horas. Comecei a tomar, nas primeiras 24h segui todas as recomendações, quando foi na quinta-feira senti muita dor, e o rosto queimando, então voltei ao dentista, ele disse que estava inflamado, fez limpeza e fui embora… Quando foi na sexta, voltei a ter dores latejantes, e mesmo com os remédios, então voltei nele mais uma vez, ele fez raio x e disse que tava tudo normal mas que havia infeccionado, trocou o medicamento, de amoxilina para Dalacin C, + O SEDILAX, conclusão, tenho problemas sérios de estômago e esôfago, os remédios me fizerem muito mal, comecei a ter vômitos, então suspendi por conta própria o Sedilax, sinto muita dor no peito, acho que na parte do esôfago, por conta do remédio, não tô conseguindo comer, e até agua dói para engolir… Além desse problema a região onde foi extraído o dente, está latejando, não para… Não sei mais o que fazer!!! Na familia tenho casos de alveolite, mãe e irmã… Será que eu tenho tb??? O dentista falou que se eu tivesse teria visto no raio x… Por favor! Me dá uma luz, estou com muito medo e dor, já não sei que medicamento tomar… Obrigada desde já!!!!

    • Talita, considerando a sua descrição, parece alveolite, sim. Essa constatação é feita clinicamente, a radiografia não ajuda muito nesse diagnóstico. É preciso identificar qual medicação está fazendo mal para o seu estômago e substituí-la por outra ou adicionar um remédio específico para o trato gastro-intestinal. Caso seja alveolite mesmo, todo o processo deve levar de 7 a 10 dias pra se resolver.

  249. Olá.
    Fiz a retirada dos 4 cisos há um mês e meio… Percebi que ficou um buraco mas já li um pouco a respeito da cicatrização. No entanto ontem acordei e notei que houve um inchaço no segundo molar inferior direito, a gengiva está praticamente cobrindo parte do dente, principalmente na lateral do dente, sinto uma leve sensibilidade também… Isso é normal? O que pode ter acontecido?
    Obrigado.

    • Leonardo, parece ser uma pequena gengivite localizada, o que geralmente ocorre pela dificuldade de higienização da gengiva, principalmente no período pós-operatório. Procure manter a região bem limpa, a gengiva deve regredir.

      • Muito obrigado, Dra. Ana!

        • ;)

  250. Olá, tirei os sisos já faz 5 meses, sendo que um desses sisos da parte inferior estava atrás de um molar incluso, no qual a dentista teve de cortar a pele para que ele ficasse exposto para só após poder tirar o siso. A questão é a seguinte, a dentista não retirou a pele, apenas retirou o siso e abriu espaço para o molar “crescer” como ela tinha dito, só que parece que a pele não retrocedeu totalmente, ficou um pedaço que fica cobrindo a pontinha do dente e se eu encosto nessa pele com um palito de dente eu noto que ela não está tão rígida, ela sobe e desce. Gostaria de saber se mesmo depois de 5 meses essa pele ainda pode retroceder ou terei de fazer outra cirurgia para que esse pedaço que cobre a ponta do dente seja retirado e o dente fique exposto? Desde já agradeço.

    • Sim, a gengiva ainda deve retroceder, até porque, pelo que entendi, a ideia é que o dente seja trazido pra posição dele, e isso em si já eliminaria essa porção excedente de gengiva.

  251. Dra., é normal depois de retirar os pontos ficar um buraco de cor escura? Quanto tempo demora mais ou menos pra parar de doer sem uso de analgésico?
    Obrigada.

    • Sim Adriana, esse “buraco” vai fechar aos poucos, mas pode levar semanas pra isso. Quanto à dor, depende muito de como foi a cirurgia e da própria pessoa, algumas pessoas nem tomam analgésicos. Mas geralmente depois de 1 semana já dá pra parar de tomar ou diminuir a dose… depende dos seus sintomas e da orientação do seu dentista.

  252. Tirei um siso inferior, inchou, tava melhorando nos dias seguintes mas fui fazer atividade física e piorou tudo, o que posso fazer agora ?

    • Marina, repousar. Se a dor aumentar ou inchar mais, procure seu dentista pra reavaliar.

  253. Olá Dra, eu tirei meu ciso dia 2 de dezembro, tirei os 2 do lado direito. E no dia seguinte, minha gengiva começou a ficar branca. É normal isso? Eu li que vc escreveu que pode ser uma placa bacteriana e que podia ser retirado com um cotonete, que foi o que eu fiz, e saiu uma parte. Mas tem partes brancas bem onde está os pontos, e dói se eu passar o cotonete lá… Também é uma placa isso? É sinal de infecção ou inflamação? Se eu não fizer nada e deixar ela ali ela vai sair sozinha quando terminar de cicatrizar?

    • Karina, ou é placa ou é uma “coloração diferente” que faz parte do processo de cicatrização. Se for isso, não precisa ser removido, é assim mesmo. Não é sinal nem de infecção, nem de inflamação. Sim, isso vai desaparecer depois de cicatrizado.

  254. Dra., o que eu quis dizer por estar com esse “buraco” na gengiva, embora não sangre mais, se é possivel pegar uma doença grave como HIV (caso a pessoa esteja) pelo beijo… tenho essa duvida.

    • E foi o que eu lhe respondi, Renan ;). Se você tem uma ferida aberta (mesmo que não esteja sangrando) e a outra pessoa tiver HIV e alguma lesão em boca que sangre, sim, você pode se contaminar ao beijá-la. É uma possibilidade remota, mas existe.

  255. Dra. Faz oito dias que extrai um siso inferior. Nos três primeiros dias não senti dor, mas agora sinto dores muito fortes, e só passa com o remédio, tomo o remédio a cada 6 hs, mas ainda assim qdo o efeito vai passando sinto dores horríveis. Já comprei 4 cx de Toragesic, que meu dentista recomendou, mas a dor não diminui. Me ajude por favor, o q posso fazer pra aliviar? É normal doer assim? Não faz mal tomar tanto remédio assim?

    • Adriana, não é normal, não. Sugiro que você procure seu dentista e relate esses sintomas, é preciso avaliar pra afastar (ou confirmar) a possibilidade de uma alveolite, por exemplo, e tratar de acordo. Se nem o Toragesic está “dando conta” de controlar a dor, possivelmente há alguma complicação.

      • Ontem eu tirei os pontos, e ele disse que estava perfeito, tudo conforme o esperado e pediu que eu aumentasse o intervalo do Toragesic pra 8/8, mas não estou obedecendo pq qdo vence as 6 horas começa a doer.

        • Então o Toragesic está “dando conta”, sim… mantenha o intervalo de 6 horas. Se clinicamente está tudo ok, a dor vai diminuir, certamente.

  256. E o que faço para o meu rosto desinchar devido extração do siso, há 3 dias?

  257. Oi Dra., extrai meu siso na segunda, foi mt complicado, hj no terceiro dia meu rosto esta mt inchado, isso é normal? E quando ele vai desinchar?

    • Inchaço é um sintoma comum sim, Kelly. Em 1 semana você já não deve mais ter inchaço aparente.

  258. Dra .
    Ficou um buraco dps que extrai o dente… agora para beijar corro algum risco de pegar alguma doença por causa desse buraco?

    • Renan, o “buraco” vai fechar, pode ficar tranquilo. Mas isso pode levar algumas semanas, porque a gengiva cicatriza diferente da nossa pele, de “dentro da fora”. Claro que, enquanto isso, sim, fica ali um local mais susceptível a infecções… mas o fato de beijar, e si, não causa isso (a não ser que a pessoa que você vai beijar esteja com alguma doença).

  259. Doutora, boa tarde, arranquei três dentes do siso tem mais de duas semanas, dois superiores e um inferior. Após a retirada dos pontos, a odontologista constatou que a cicatrização do local onde ficavam os sisos superiores foi ótima, o siso inferior não fechou totalmente. Seguindo a recomendação dela, faço bochechos três vezes ao dia com Noplak, o siso inferior desinchou bastante, mas ainda continua um pouco inchado e parece que não diminui mais, como só passou uma semana e ela disse para fazer o bochecho por duas vou aguardar, agora o local de onde foi removido o siso superior também inchou um pouco. Penso em pedir um anti-inflamatório, será que ajuda?

    • Diego, esses “inchaços tardios” acontecem, e não representam problema, necessariamente. Pela sua descrição parece que vai tudo bem, não vejo razão pra anti-inflamatório nesse momento. Mas se você for se sentir mais seguro, converse com o seu dentista pra ver se ele prescreve algum medicamento.

  260. Dra. me ajude por favor!! Tirei um siso inferior na quarta 27/11, não tive nenhum sintoma horroroso, além do incomodo, mas ontem pela prescrição do meu dentista eu diminui a dose do remédio Toragesic 10mg, que de 6/6/passou pra 12/12, só que desde então estou sentindo dores horríveis, que só passa quando tomo o remédio. Posso voltar a administrar de 6/6 como antes? Será que há algo de errado?
    Obrigada.

    • Converse com o seu dentista antes, Drika, mas pode sim. O importante é que você atravesse essa fase mais crítica do pós-operatório com maior conforto.

  261. Dra. posso usar uma seringa pra poder enxaguar? E poderia usar enxaguante bucal ou apenas agua? O ponto que passava entre o 1º e 2º molar realmente esta solto.

    • Sim Mari, uma seringa com água ou enxaguante bucal (tanto faz, pois a ideia é aproveitar o líquido pra atingir regiões mais difíceis) pode ajudar bastante pra remover resíduos alimentares.

  262. Dra. ontem extrai um siso inferior, e tenho pontos passando pelos 1º e 2º molares, há algum problema se eu puxar um pouco a bochecha pra poder escovar esses dentes? Percebo que a linha que passa entre esses dentes parece que está levantando, sei lá é essa impressão que dá! Há algo de errado?

    • Pode puxar sim Mari, mas com cuidado, ok?! Até porque provavelmente vai doer um pouquinho fazer isso.

  263. Dra., arranquei um dente que havia quebrado ha uns 3 anos atrás, o problema e que esse dente estava totalmente podre já e eu estava sem tempo de ir no dentista fazer a extração, porem fiz e depois de 2 dias da extração o local começou a soltar pus, senti minha garganta coçar como se tivesse algo la, quando abro minha boca tomei um baita susto, na parte direita e na parte esquerda esta com um monte de sei-la, parece afta mas não é não, o ceu da minha boca esta amarelado, isso esta me dando medo, sera que depois que arranquei o dente posso ter desenvolvido cancer de boca ? Ou sera que ele já estava lá e depois da extração se manifestou ? Ou sera uma simples inflamação ? Por favor me responda. Abraço.

    • Rodrigo, provavelmente você desenvolveu uma infecção, tanto no local da extração quanto na garganta (o que às vezes acontece, considerando a proximidade entre os locais). Não, não vejo características de nada maligno, segundo a sua descrição. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

      • Muito Obrigado Dra., um forte abraço. E aproveite as promoções da na minha empresa, agradeço a atenção novamente.

  264. Oi Doutora, boa tarde

    Fiz a extração do siso inferior direito na sexta feira dia 22. Graças a Deus mesmo ele estando inclinado e o processo ter sido difícil (pois ele estava encostado na raiz do segundo molar e ter demorado um tempo para extrair) não senti dor durante nem depois da cirurgia. Hoje já faz 5 dias da extração e só sinto um incomodo na bochecha e no local onde estão os pontos (ficam tipo pinicando minha bochecha), estou também com o local dos pontos dolorido e a garganta nesse lado também, até tenho uma sensação estranha no ouvido. Isso é normal?
    Outra coisa: vou ter que arrancar outro siso (inferior esquerdo), quanto tempo dura a recuperação para que eu possa fazer a outra extração (e passar tudo de novo)? Ela disse no mínimo 30 dias…

    • Sim Vanessa, os sintomas que você relata são muito comuns no pós-operatório. Se você pretende “dar um tempo” pra uma recuperação completa, 1 mês é adequado. Mas geralmente nesses casos dá-se um intervalo de 1 semana entre as cirurgias, já é suficiente (tendo sido tudo ok na primeira, claro).

      • Obrigada Doutora, me ajudou muito, graças a Deus já tirei os pontos e deu tudo certo.
        Agora a minha garganta esta me “matando”, muita dor ao engolir!!! Tem alguma solução caseira para aliviar a dor?

        Outra coisa: quando abro a boca escuto um barulhinho no local onde foi feita a extração, como se estivesse aberto. Perguntei isso a minha dentista que disse que é normal e que vai fechar com o tempo, me pediu para limpar com um cotonete caso entre comida. Depois que ela tirou os pontos realmente dá para ver que tem um buraquinho no local da extração mas não sinto dor nenhuma. Devo me preocupar com isso?

        Obrigada e parabéns pelo site.

        • O “buraco” é assim mesmo Vanessa, vai fechar em algumas semanas… você não precisa se preocupar, só manter tudo limpo. A dor de garganta é bem comum nessa fase, justamente pela proximidade anatômica entre a garganta e o local da extração. O que pode ajudar são medidas paliativas, as mesmas usadas pra inflamações de garganta: pastilhas e bochechos.

  265. Dra., amanhã tenho que retirar um dos sisos inferiores, estou com medo, embora os superiores tenham sido bem tranquilos. Tenho alguns amigos que tomaram amoxilina, entre outros, dias antes da cirurgia pq de acordo com o dentista ajudaria no processo, meu dentista não falou nada a respeito disso, e não falou muita coisa, a não ser que precisaria de tempo pra fazer com calma e de minha parte tranquilidade, para retirar os inferiores devido a posição.
    Devo me preocupar? É tão dificil assim a extração? Estou um pouco apreensiva.

    • Adriana, nem todo mundo precisa tomar antibiótico antes da extração, na verdade a maioria das pessoa não toma. Depende da avaliação do seu dentista quanto à necessidade, com base no exame clínico e na anamnese (perguntas sobre a sua saúde em geral). Portanto, embora o posicionamento dos seus dentes possa dificultar um pouco, não acho que você deva se preocupar.

      • Obrigada Dra. daqui a pouco estarei indo pro “matadouro” kkk… brincadeirinha!!!

        • Ahauahauaha! Vai tranquila, depois você me conta… :)

          • Dra… que horror é essa dor que sentimos qdo a anestesia passa!! Por favor, tire uma duvida minha, meu dentista me receitou três tipos de medicamentos: Dexametasona 4mg, Toragesic 10mg e Amoxicilina 500mg, disse pra eu tomar dois dexametasona assim que comprasse. Minha duvida é: depois de qto tempo posso tomar o restante? Posso administra-los juntos? Meu dentista não me atende…
            Muito obrigada!

          • Adriana, em princípio, pode. Veja quais são os intervalos entre os medicamentos e tente adequar melhor à sua rotina, pra que você não tenha que acordar de madrugada pra tomar remédio. A Amoxicilina é de 8h em 8h, por exemplo, então daria pra tomar junto com o Toragesic (aí depende se seu dentista prescreveu de 8h em 8h ou de 6h em 6h).

          • Olá Dra. Ana, gostaria de dividir minha experiência, até o momento retirei 3 dos 4 sisos, e, de verdade, não esta sendo tão ruim assim!! Ontem retirei o primeiro e tão “temido” siso inferior, a cirurgia durou cerca de 1h:10 mas ta tranquilo… consigo dormir, não inchou, não esta “roxo”, esta dando pra comer (claro, comida pastosa em temperatura ambiente)… A unica dificuldade tem sido a higienização, pois não consigo abrir muito a boca.
            A sra. poderia me indicar alguma maneira de higienizar o local da cirurgia? Posso usar uma seringa com enxaguante bucal? Apenas água?
            Muito obrigada!!

          • Sim Adriana, uma seringa com água ou enxaguante bucal (tanto faz, pois a ideia é aproveitar o líquido pra atingir regiões mais difíceis) pode ajudar bastante pra remover resíduos alimentares.

  266. Bom dia Drª, fiz a extração do siso há 9 dias. Hoje acordei sentindo um gosto ruim na boca, parece que mau cheiro, mas não é de mau halito, você saberia me dizer o que pode ser ?

    • Aline, se está tudo ok com o pós-operatório, provavelmente o gosto ruim é por causa de uma secreção que sai do local da extração, um exsudato inflamatório (um líquido cheio de proteínas que pode estar presente em qualquer inflamação, e todo cicatrização envolve um processo inflamatório, portanto…), que é comum nessa fase. Não é um problema, mas pode fazer você sentir esse gosto ruim que você relata.

  267. Olá Dra., faz 21 dias que extrai os sisos superiores e ainda sinto dor quando mexo a bochecha, é normal? Também percebo que as vezes parece que sai um liquido do lugar onde estavam os dentes, pois do nada sinto um gosto estranho na boca, que vem dessa região.
    Obrigada.

    • Sim Adriana, tanto o incômodo quanto o gosto ruim são sintomas comuns. A dor é por causa do da cicatrização, que ainda não está concluída, e que envolve um processo inflamatório (pode ser, também, por uma certa rigidez na musculatura e sensibilidade na articulação da mandíbula). E é justamente o processo inflamatório que libera um líquido protéico que tem gosto bem amargo, o que explica o gosto ruim que você sente.

  268. Olá, Dra.
    De sábado para cá meu dente siso começou a incomodar. Quando olho no espelho, percebo que há uma gengiva solta (presa apenas em uma pequena parte) em cima do dente. O dente já está grande e aparecendo, porém percebo uma coloração um pouco escura. Está doendo muito e, inclusive, estou com dor de garganta deste lado. Gostaria de saber se, neste caso, eu precisaria fazer a cirurgia para extrair o siso, ou apenas essa gengiva que está cobrindo? Ah sim, e gostaria de saber se ela coloração mais escura é normal ou se pode ser indicativo de alguma cárie.

    • Caroline, é preciso avaliar, não dá pra afirmar a necessidade de extração sem considerar outras variáveis. O que você descreve é uma pericoronarite, que é inflamação / infecção na gengiva em volta do siso que está nascendo, geralmente causada pela dificuldade de higienização. Se houver espaço para o dente nascer e ele estiver bem posicionado pra isso, o siso deve nascer normalmente. Outra possibilidade, é a remoção dessa gengiva excedente sobre o dente. Tem um testo em que falo só sobre isso: http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

      A coloração mais escura pode ser cárie, sim (mas repito, não dá pra afirmar sem uma avaliação clínica). Procure um dentista pra avaliar!

  269. Olá Dra.

    Eu tirei 2 dentes do siso na segunda feira 18-11-2013 e hoje domingo (24-11) ainda esta inchado e por fora esta ficando amarelado, é sinal de infecção? Também estou com dúvidas porque tem ponto até na minha bochecha, e não sei se é normal? Os pontos caem sozinhos? Até agora os meus não, e tenho uma consulta amanhã para tirar, doi tirar os pontos?
    Estou com muito medo, porque senti muita dor ao tirar os dentes e ainda faltam mais dois.

    Att

    • Nathália, sua cirurgia ainda é recente, portanto o inchaço e o hematoma (o “amarelado”) são esperados, não têm nada a ver com infecção. Pelo seu relato, vai tudo muito bem. Os pontos devem ser removidos sim, embora, às vezes, um ou outro se solte sozinho. Sim, é comum que haja pontos inclusive na bochecha. Não, tirar os pontos não dói, o dentista vai apenas cortar o fio e puxá-lo, é bem rápido.

  270. Olá Dra.

    Há vinte dias atrás extraí meus 4 dentes sisos, ontem notei um pedaço de dente do lado esquerdo inferior no local do ponto. Desde então este pedaço de dente dói muito, machuca minha boca e só me alimento de líquido. Será que meu dentista terá que fazer outra cirurgia para retira-lo? Não entendi como ele não percebeu que ficou sobrando um pedaço de dente, sendo que eu tive que voltar para tirar os pontos. Poderia me explicar?

    • Érica, não deve ser dente, não… mas um pedacinho solto de osso. É relativamente comum que, se tiver ficado uma espícula óssea solta, depois de um tempo o seu organismo comece a expulsá-la pela gengiva… e dói um pouco, mesmo. Entre em contato com o seu dentista e relate o problema, talvez ele precise remover.

  271. Eu tinha 5 dentes do siso e tirei os 5 de uma vez e agora já passaram duas semanas e ainda tenho a zona inferior um pouco inchada e o maxilar inferior duro, acha isso normal?

    • Samuel, sua extrações são bem recentes ainda. Essa sensação de “caroço” na mandíbula é bem comum e vai desaparecer gradualmente.

      • Quanto tempo acha que pode demorar a passar?

        • Pode levar mais alguns dias. Ou semanas.

          • Aconselha alguma coisa? Por gelo ou assim?

          • Nesta fase, compressas quentes podem ajudar a acelerar a resolução do processo inflamatório. Se fosse lá no começo e ainda estivesse inchado, eu aconselharia compressas frias.

  272. Bom Dia Dra.

    Coloquei aparelho odontológico ha mais ou menos 1 mês e na na quinta feira passada (14/11/13) retirei 4 dentes devido a não haver espaço para efetuar as manutenções necessárias.
    Na terça-feira (19/11/13) retirei os pontos dos 4 dentes extraídos, pelo que o Dr. me falou esta tudo ótimo, só devendo eu melhorar um pouco a escovação nos locais da extração.
    No inicio desta semana comecei a notar que parece que cria uma pelinha meio cor de pele no local, essa é a cicatrização ? Ou é resíduo de alimento ? Eu passo a escova mas não sai, e tenho medo de forçar demais e acabar saindo sangue e prejudicando a cicatrização. Eu noto que é uma coisinha meio mole.

    Agradeço a atenção e fico no aguardo.

    • Rui, a gengiva em cicatrização às vezes fica com um aspecto “estranho”, mesmo. Essa camada pode ser resíduo de alimentos ou apenas o tecido em cicatrização. Na dúvida, é melhor não remover, mesmo. Uma dica é usar um cotonete umedecido pra limpar o local superficialmente.

      • Oi Dra.

        Acredito ser mesmo o tecido de cicatrização então, pois hoje pela manha após o cafe escovei os dentes e tentei retirar esta camada com a escova UNITUFO, no qual saiu um pouco somente e ficou um vermelho cor de sangue. Antes de comer outra refeição, olhei novamente e notei que a parte que eu havia retirado pela manha estava novamente com este tecido, sendo que eu não havia ingerido nenhum alimento que pudesse haver ficado resíduos.
        Obrigado por sua ajuda.

        Abraço.

        • Certamente se trata disso, Rui. :)

  273. Dra, to tomando antibiotico, amoxicilina (capsula) e hj pela manhã deixei cair no chão o comprimido e ele estava meio sujo, mas lavei o comprimido e tomei, sera que pode fazer algum mal ? Dar alguma infecção ? Logo em seguida fiz bochecho com antisseptico.

    • Não Raphaela, você não deve ter nenhum problema. :)

  274. Oi dra,

    Fiz minha cirurgia do siso inferior apenas, quase nao saiu sangue no primeiro dia, mas no segundo, acabei me engasgando com o comprimido e tossi muito forte, acho que um ponto caiu e agora toda vez que eu cuspo sai um sangue… isso é normal ? Pode ter alguma complicação?

    Notei tb que me sinto febril, na casa dos 37.5.

    • Bruno, considerando o esforço que você fez durante a tosse, não é surpreendente que um ponto tenha soltado. E se soltou, pode sangrar. Em princípio, não há necessidade de um novo ponto. Mas sugiro que você PARE DE CUSPIR, pois isso estimula mais sangramento. Em vez disse, quando tiver vontade de cuspir, beba água gelada pra tirar o gosto de sangue da boca. A febre pode ser apenas resultado de uma baixa de imunidade ou do seu organismo “lutando” contra uma possível infecção. Se você notar alguma mudança no quadro (dor, inchaço, mais sangramento), procure seu dentista pra reavaliar.

  275. Olá, bom dia!
    Dra, eu passei por uma remoção do siso há 2 dias atrás. Era um siso inferior e parece que foi meio complicado de retirar… Até agora eu não fiz nenhuma compressa – como de gelo – no local, mas está bem inchado, pareço o Quico suahsuahsuhasu. O que eu posso fazer pra reduzir o inchaço?

    • Dionathan, o inchaço é esperado. Nas primeiras 72 horas, compressas frias podem ajudar. Depois disso, compressas quentes são mais eficientes pra ajudar a resolver a inflamação (normal em qualquer processo de cicatrização).

  276. Ola, boa tarde…
    Queria saber quais os riscos de tirar os 4 dentes do siso de uma vez só… vou tirar os meus e estou com muito medo.

    • Tudo depende da complexidade dessas extrações, Ana. E a complexidade está diretamente ligada ao posicionamento e anatomia desses dentes. Se o o seu dentista propôs fazer as 4 extrações de uma vez só, é porque ele julga que elas não serão tão complicadas. Perigo pra você não há, pelo menos não mais do que haveria ao remover 1 ou 2 ou 3 sisos ao mesmo tempo. Vá tranquila. :)

  277. Boa noite…
    Arranquei dois sisos, superior e inferior, do lado direito, faz amanha 8 dias. O que acontece é que já não tenho dores fortes, apenas uma dor que provoca incomodo até ao queixo, para além disto não consigo abrir a boca mais que dois dedos. Fui ao meu dentista ele disse que seria trismo e receitou uma medicação que faz hoje 3 dias que tomo e não noto quaisquer diferenças. Será normal esta situação? Quanto tempo irei permanecer assim? Será ainda normal que eu não consiga ver os pontos?
    Agradeço a sua atenção, obrigada.

    • Andreia, pela sua descrição não há nada muito fora do esperado. O trismo pode persistir por vários dias, até semanas, e a tendência é ele ir se resolvendo gradualmente. Como você não abre bem a boca, também não é surpreendente que você não enxergue os pontos.

  278. Olá Dra. Ana, no final deste mês vou extrair um dos sisos inferiores. Meu dentista me disse que demoraria mais para tirar os de baixo pq são inclusos, mas não me falou nada sobre essa tal parestesia que muitos acabam tendo depois da ciru… Meus sisos estão com as pontas visíveis.
    Todas as pessoas com sisos nessa situação correm o risco de ficar com parestesia? Isso demora pra passar? Estou com receio!!
    Obrigada.

    • Mari, se parte dos seus sisos já aparece na gengiva é porque eles não estão tão “profundos”, digamos assim… até por isso seu dentista não deve ter tocado no assunto “parestesia”, pois seus dentes devem estar longe do nervo. Portanto, pode ficar tranquila, não deve haver risco grande de parestesia no seu caso.

  279. Boa tarde, Dra. Ana.
    Eu gostaria de saber se é normal um dente siso incluso não possuir raiz?
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    • Ana, depende da idade da pessoa. As raízes dos sisos se formam completamente só depois que eles nascem, lá pelos 19 ou 20 anos. Quando o dente fica incluso / impactado, ou seja, quando há um obstáculo que não permita que ele nasça, a raiz acaba se formando por completo dentro da gengiva / osso, mesmo. Mas numa criança de 12 anos, por exemplo, embora seus sisos estejam em pleno desenvolvimento intraósseo, eles ainda não têm raízes. Já num adulto (e talvez a sua dúvida seja essa) é altamente improvável que um siso incluso não tenha raiz. Eu nunca vi um assim.

  280. Olá Dra., estou com um dos pontos soltando, e gostaria de saber se teria algum problema se ele soltar e eu sem querer engoli-los?

    • Nenhum, Gustavo. Se engolir, engoliu. E isso é até comum, muitas vezes o paciente vai remover os pontos e o dentista informa que um ou mais deles já não estão lá… provavelmente, foram embora com a refeição. :)

  281. Olá Dra. Parabéns pela postagem.
    Eu irei extrair meus sisos na quinta-feira que vem e gostaria de saber em quanto tempo posso retornar a fazer alguma atividade física, mesmo que leve. E a musculação? Meu dentista disse que depois da retirada de pontos dependendo da minha cicatrização posso fazer caminhada leve. Qual a sua opinião sobre isso?

    • Concordo com seu dentista, Jéssica. Até a remoção dos pontos (1 semana, mais ou menos) é melhor não praticar atividade física. Depois disso, você pode ir voltando aos poucos, procurando respeitar os seus limites… sem “forçar”.

  282. Ola doutora,
    Removi o dente do SISO há duas semanas, agora ja melhorou a dor e ja ta bom, mas perto da garganta saiu um CISTO, caroço vermelho mole, gosto ruim, mas nao doi,
    o que sera que pode ser? Tem a ver com a extração do siso?

    • Andressa, provavelmente é apenas uma irritação na garganta, o que é comum após extrações de sisos pela proximidade anatômica. Se isso não diminuir espontaneamente nos próximos dias, sugiro que você procure seu dentista pra avaliar.

  283. Hj faz uma semana que extrai os sisos superiores. Ainda sinto o “céu da boca”, próximo de onde foi feita a extração, um pouco inchado e dolorido, dependendo da movimentação que faço com a boca sinto dor ainda. É normal Dra. Ana??

    • É sim, Adriana. Pode levar mais alguns dias para a dor e o inchaço cederem por completo. O importante é que o analgésico que seu dentista deve ter prescrito dê conta do recado e você passe com o máximo possível de conforto por essa fase “chata”.

  284. Dra., meu marido extraiu o siso inferior direito ontem e hoje disse que continua sentindo dor como se o dente ainda estivesse lá. Disse que sentiu “pancadas” de dor. Isso é esperado, acontece?
    Não sei o que fazer, pois qdo extraí os meus não tive nada.
    Obrigada.

    • Giselle, algumas pessoas “sofrem” mais no pós-operatório, mesmo. Talvez seja só questão de adequar a dose (ou alterar) da medicação analgésica que o dentista prescreveu. Entrem em contato com o dentista e relatem o problema.

  285. Dra., em média quanto tempo demora a recuperação após a retirada dos sisos inferiores, sendo um de cada vez? Os meus se encontram com uma pequena ponta aparente, e estão posicionados meio na horizontal. Vou retirar um deles no final deste mês e estou um pouco receosa por tantos comentários “negativos” a respeito da cirurgia e do pós-operatório.
    Por favor me ajude!!
    Agradeço sua atenção e parabéns seu blog, é SHOW!!! *—*

    • Drika, obrigada. :)

      Em 1 semana, com a remoção dos pontos, a pessoa já deve estar bem, com pouca ou nenhuma dor e/ou inchaço (isso para cada um dos sisos). Em 2 semanas, não havendo nenhuma complicação, já está tudo ok… os cuidados ficam limitados à uma boa higienização, mesmo.

  286. Ola Dra., eu retirei o siso superior hj e nao tive pontos e tb nao me receitaram nenhum antibiotico, apenas remedio pra dor, tylenol. Isso eh normal?

    • É sim, Jociene. O antibiótico só é prescrito quando o dentista julga que há risco de infecção. Quanto aos pontos, o ideal é suturar, até para proteger o local. Mas a ausência dos pontos não representa problema, necessariamente. Se seu dentista não julgou necessário, ok.

  287. Bom dia Ana,

    Extraí meu siso inferior esquerdo ha exatos 18 dias e, de ontem à noite pra hoje de manhã, comecei a sentir um gosto ruim na boca.

    Os pontos foram retirados na segunda-feira passada (04/11). Nos dois primeiros dias, senti um gosto muito salgado na boca por uma secreção que esqueci o nome. Isso durou até quinta-feira e tudo normalizou. Estava higienizando com Listerine (sem álcool) e estava tudo ótimo.
    O Listerine acabou na última sexta (08/11) e no sábado fui à farmácia comprar outro antisséptico bucal. Como ainda não havia utilizado Periogard e sei que é recomendado pelos dentistas no pós-operatório, resolvi comprá-lo. Estou utilizando 2 vezes ao dia e, a cada uso, também coloco o antisséptico em uma seringa pra higienizar direto no buraco.

    Não sei se o Periogard é muito forte mas, de ontem pra hoje comecei a sentir o gosto salgado novamente, e hoje de manhã até percebi um líquido amarelado junto com a saliva. Não estou sentindo latejar (como inflamação), mas estou sentindo uma leve “lembrança” de que recentemente fiz uma cirurgia na boca.

    Isso pode ser inflamação ou é uma reação normal?

    Muito obrigado!

    • Cayo, gosto salgado na boca pode ser pus, e pus é sinal de infecção. Mas pode ser que a secreção seja apenas um exsudato proveniente da inflamação (o que é esperado num processo de cicatrização). O Periogard é à base de clorexidina, e a clorexidina pode alterar um pouco o paladar. De qualquer forma, pela sua descrição, não me parece que há infecção.

  288. Dra., extrai os sisos superiores há 5 dias, e hoje percebi que está fazendo um barulhinho estranho do lado esquerdo quando abro a boca. Isso é normal?

    • Pode acontecer, Drika. Às vezes a articulação da mandíbula fica dolorida, inchada e com estalidos logo depois de extrações de sisos, tanto pela proximidade com o local da extração quanto pelo tempo que o paciente precisa ficar de boca aberta durante a cirurgia. Mas esses costumam ser problemas passageiros.

  289. Doutora, retirei meus dois dentes do siso… um pouco complicados. Retirei os pontos há algumas horas… sangro um pouco, ainda está inchado e estou com um pouco de dificuldade na fala, minha lingua fica um pouco presa. É normal?

    • As extrações são recentes, Adrieli? Se os pontos já foram removidos, imagino que deva fazer 1 semana mais ou menos… o inchaço pode ainda persistir, não representando problema. Sangramento, nessa fase, é incomum. A dificuldade na fala é “normal”, considerando o inchaço, um pouco de dor, etc.. Mas certamente é um problema passageiro.

  290. Olá Dra. Ana, meu nome é Fernando.
    Foi extraido meu siso inferior direito há uma semana, e hoje ainda está doendo muito, assim que passa o efeito do analgésico, e não está melhorando. Observo o local, e os pontos estão fechadinhos, a Sra acha que esta dor exagerada no local é normal? Qto tempo dura esta dor na pior das hipóteses?
    Muito obrigado.
    Fernando

    • Dor exagerada nunca é normal, Fernando. Mas certa dor, é esperada nessa fase. Minha sugestão é que você procure seu dentista pra reavaliar e relate esses sintomas, pra afastar a possibilidade de uma infecção, por exemplo. Caso não seja esse o problema, talvez seja só questão de trocar a medicação analgésica ou aumentar a dose, dependendo do caso. Depois de 1 semana você não deveria estar com uma dor que não seja controlável com analgésicos.