Sintomas Comuns Após a Extração dos Sisos


Muita gente (mas MUITA mesmo) procura orientação aqui no blog por causa dos dentes do siso. Ou porque precisa extrair e quer saber se dói, ou porque já extraiu e quer saber se os sintomas apresentados durante o período pós-operatório são normais. Portanto, acho que seria bastante útil falar um pouco sobre o que acontece depois que os sisos já se foram…

Eu acho meio inapropriado dizer que sentir dor ou ficar com a cara inchada é “normal” depois de uma cirurgia de siso (assim como dizer que medo de dentista é normal)… mas sim, certos sintomas são esperados e comuns. Mas, por uma questão didática, usarei o termo. Vamos lá então!

Pós-operatório: Sisos

É normal ficar com o rosto inchado após extrair os sisos?

É, principalmente quando são os de baixo. Claro, cada organismo se comporta de forma diferente, mas a regra é mais ou menos essa: quanto mais o dentista “mexe”, maior a possibilidade de inchar. Então, se a sua cirurgia foi demorada e o dentista teve que cortar o dente e/ou remover osso para o dito cujo sair, provavelmente seu rosto está inchado agora.

É normal ficar com o segundo molar sensível?

Você extraiu o terceiro molar (siso) e agora o seu segundo molar está sensível… como é que pode? Pois é, pode. Isso acontece porque o segundo molar fica numa região de apoio para a extração do siso, então ele acaba tendo que suportar bastante força durante a extração e pode ficar dolorido. Mas fique tranquilo, essa sensibilidade é passageira.

É normal o buraco onde estava o dente ficar “aberto”?

Sim, e isso é muito mais visível nas extrações de sisos inferiores. A nossa gengiva cicatriza de forma diferente da nossa pele. Quando a gente corta o dedo, por exemplo, as bordas da ferida se unem para fechar a ferida. Já quando se extrai um dente, ocorre uma cicatrização por segunda intenção, ou seja, o alvéolo (o buraco onde o dente estava) não é fechado pelos pontos, mas se forma dentro dele um tecido de cicatrização (granulação). Por isso é tão importante não fazer bochechos nas primeiras 48 horas após a cirurgia, para não correr o risco de remover o coágulo e acabar tendo um alveolite.

É normal eu não sentir a língua ou a bochecha dias depois da extração?

Definitivamente, não. Essa sensação de “prolongamento” da anestesia se chama parestesia, que é uma complicação pós-operatória relativamente comum. Tem tratamento e, na maioria das vezes, é reversível. Tudo o que você precisa saber sobre parestesia está neste texto.

É normal ter mau hálito após extrair os sisos?

Sim, acontece. A higienização no pós-operatório é mais difícil, e muitas vezes se acumulam resíduos alimentares e placa bacteriana na região da extração e sobre os pontos. Ainda, como a tendência é da pessoa ficar mais tempo sem abrir a boca e falar, por exemplo, o ambiente fica mais “confortável” para as bactérias, principalmente as anaeróbias. E aí, o hálito fica ruim.

É normal não conseguir abrir a boca direito após extrair os sisos?

É, e o nome disso é trismo. O trismo ocorre por causa do inchaço e, também, por uma rigidez muscular causada pelo fato do paciente ter ficado muito tempo de boca aberta. Tende a melhorar de forma espontânea, mas muitas vezes o dentista precisa prescrever relaxantes musculares, além de recomendar fisioterapia. Alguns pacientes relatam, também, dor na articulação da mandíbula (ATM) e a ocorrência de estalidos.

É normal sair um líquido amarelo-transparente e de gosto ruim do local da extração?

Sim, é normal. Esse líquido é o exsudato inflamatório, ou seja, uma “aguinha” cheia de proteínas que sai dos vasos e se deposita na superfície dos tecidos. É uma consequência esperada do processo inflamatório. E só para esclarecer: a inflamação (dor, calor, vermelhidão e inchaço) da região da extração também é normal, pois é uma forma que o nosso organismo tem de se defender de uma possível infecção (essa sim, um problema). Portanto, inflamação = defesa do organismo e infecção = ataque de bactérias, ok?! E claro, não confunda o tal líquido amarelado com pus… pus é sinal de infecção.

É normal ter dor de garganta depois de extrair um siso?

Muitos pacientes relatam dor de garganta e dificuldade de engolir, assim como dor de cabeça e dor de ouvido (as duas últimas, geralmente, antes da extração). A garganta, os ouvidos e os meios bucal e nasal são regiões muito próximas, não é à toa que existe uma especialidade médica chamada otorrinolaringologia, o médico que cuida do ouvido/nariz/garganta. Portanto, uma inflamação ou infecção na região dos sisos pode sim causar dor de garganta.

É normal ficar com o canto da boca machucado depois de extrair um siso, ou o meu dentista é um troglodita?

Acontece. Considere a localização dos sisos… eles ficam lá no fundo da boca. Quando seu dentista faz uma extração, ele precisa enxergar o que está fazendo. Pra ajudar, ele usa um instrumento para afastar a bochecha, e esse afastador estica tudo! Por isso, é tão comum ficar com a comissura labial machucada… acredite, não é por falta de cuidado.

Lembrando que as recomendações pós-operatórias que valem para qualquer extração dentária também valem para os sisos, ok?! Boa recuperação pra você e, se você achar que tem alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista! 🙂

Compartilhe:

Categoria: Cirurgia

Marcadores:

3.619 comentários

  1. Dra, há cinco dias extraí o primeiro e o terceiro molares, ambos no lado direito, na parte inferior da boca. O segundo molar, que estava em bom estado, foi preservado. Sendo que agora esse segundo molar está meio mole e a gengiva do lado dele (parte externa, perto da bochecha) está alta (da altura do dente) e “solta”. De onde veio essa gengiva que não era alta antes? Ainda estou com pontos nos dentes que foram extraídos, mas a gengiva do lado desse segundo molar não foi suturada, entende? Vou retirar os pontos daqui a três dias. Será que o dentista vai cortar esse excesso de gengiva? Ou vai suturar? Estou com medo. Será que vai doer? Devo esperar até a sexta quando for retirar os pontos ou devo ir logo lá resolver? Não estou com dor e a cicatrização onde tem os pontos está boa. Agora esse excesso de gengiva está bem vermelho e solto. É muito estranho e estou preocupada. Agradeço se puder me responder.

    1. Milena, não precisa procurar seu dentista antes da data agendada, parece que vai tudo dentro do esperado, exceto por essa gengiva “sobrando”. Mas creio que não será preciso removê-la, ainda há inchaço, inflamação (normal no período de cicatrização) e ela deve “grudar” novamente no dente.

  2. Olá, tenho 15 anos e ontem extrai os sisos superiores (era pra ter extraído todos, entretanto quando ele foi aplicar a anestesia nos inferiores me deu uma tremedeira e palpitação).
    Ontem mesmo ele me disse que poderia haver um pequeno sangramento ou algo do tipo, entretanto não teve, foi tranquilo, e não senti dor alguma.
    Hoje fui limpar os pontos de acordo com que ele me falou que fizesse (passar a gaze molhada com água nos pontos), entretanto o lado esquerdo sangrou e doeu, já o direito (que está mais inchado, não sangrou nem doeu). O que devo fazer ? É normal ?

    1. Maria, nada… em princípio, tudo normal, dada a cirurgia recente. Pequenos sangramentos podem acontecer, desde que em pouca quantidade e de resolução rápida.

  3. Boa noite doutora. Extraí os 2 sisos do lado esquerdo ha exatamente uma semana. Quando a medicação para dor acabou, comecei a sentir umas dores agudas na parte inferior, e essa dor acontece sempre que como. Isso é normal? Ah, e eu já posso tentar mastigar os alimentos pelo lado operado? Estou mastigando só com o outro lado. Obrigado e parabéns pela página!

    1. Sim Eduardo, as extrações são recentes e é esperado que haja alguma dor pós-operatória. Se você estiver se sentindo ok, já pode começar a mastigar do lado das extrações, sim.

  4. Boa noite Doutora, retirei o siso inferior dia 08/07, hoje, uma semana depois, ele esta doendo muito, não consigo nem dormir. Até já voltei no dentista e contei minha dor e ele falou que é normal, pois foi um dente dificil de arrancar, e o motivo da dor pode ser o nervo, mas que logo passa. Estou tomando todas as medicações prescritas e a dor não passa, só alivia com água gelada e assim que a água esquenta volta a doer. Isso é normal? Ou tem algum outro problema?

    1. Diego, pelo alívio com a água gelada desconfio que possa ser um problema de canal no dente ao lado do local da extração, que serviu de apoio durante a cirurgia. Converse com o seu dentista, seria bom reavaliar.

  5. Olá Dra.! Boa tarde!
    Extraí meu siso inferior esquerdo há uma semana. Inchou bastante (sofri demais!) e agora, mesmo desinchado, estou com muita dificuldade para abrir a boca. Certas coisas não consigo comer (tipo, um hambúrger) pois preciso ficar picando para colocar na boca.
    O que pode ser isso? É normal?

    1. Loys, essa dificuldade de abrir a boca se chama “trismo”. É um sintoma pós-operatório bem comum, que vai melhorando com o passar dos dias. Pode levar até algumas semanas pra abertura da sua boca ficar totalmente normal.

  6. Olá doutora, fiz uma cirurgia de retirada do siso e passei super bem na semana seguinte, porem quanto tirei os pontos comecei a sentir muita tontura, a ponto de não poder ficar com a cabeça muito abaixada, isso é normal ou seria outra coisa ?

  7. Boa tarde doutora Ana, eu extrai meus 4 sisos ha uns 6 anos, porém volta e meia o local que foi retirado o siso inferior direito inflama, doi o ouvido e tenho dificuldades de engolir a comida (é uma sensação como se o siso estivesse nascendo), já fui ao dentista e fiz um raio X, porém o dentista disse que não era nada… Há uns três dias estou com o local que foi retirado o siso muito inflamado, sentindo muita dor no local da inflamação e também no ouvido e com dificuldades para engolir, incomoda, só que desta fez o inchaço é tanto que dá para perceber no meu rosto. (Ah, já fui no hospital e foi descartado a hipótese de caxumba). O que pode ser? Isso é normal? A que especialista posso recorrer para ter um diagnóstico?

    1. Raianne, parece um abscesso. Talvez não tenha nada a ver com a extração do siso, embora você esteja associando as coisas. Sugiro a avaliação de um periodontista (dentista especialista em gengiva) e de um endodontista (dentista especialista em tratamento de canal).

  8. Bom dia, Doutora. Fiz a extração dos sisos do lado esquerdo há 14 dias. A partir do 4º dia comecei a sentir uma dor latejante, porém o local está cicatrizando bem, a gengiva está com uma coloração normal e quase fechada… Lendo os comentários vi que é normal, qual foi o caso mais demorado de cicatrização que você já atendeu? Obrigada e parabéns pelo blog!

    1. Gizelle, se não houver uma boa cicatrização inicial em até uns 10 dias, é porque deve haver alguma alteração, como uma infecção, por exemplo. Mas cada pessoa é diferente, é preciso considerar isso, também.

  9. Olá, Drª! Fiz as extrações dos 4 sisos há 2 dias (02/07), tenho sentido um incomodo suportável, mas me preocupo com a limpeza da área, ainda tenho receio de escovar… Os pontos e o “buraco” possuem uma massinha amarelada que não sei se é algum tipo de sujeira proveniente da alimentação ou algo normal do processo de cicatrização, devo me preocupar?

      1. Olá, Dra. Fiz a extração dos 4 sisos ha 19 dias (21/06), os sisos inferiores deram mais trabalho, pois estavam deitados e tortos, o dentista teve q tirar bastante osso para remover, do lado direito foi oq mais demorou a sair e oq teve mais desgaste do osso. Ja se passaram 19 dias e ainda sinto meu rosto um pouco inchado e com uma bolinha por dentro, e esta saindo um liquido branco de gosto muito ruim com algumas “casquinhas” escuras… Porém, não sinto nenhuma dor, so umas pulsaçoes qdo faço algo que tenha mais esforço fisico. Eu quero saber se isso é normal ?

  10. Dra. Arranquei 3 sisos ha mais de um mês, sinto a boca seca o tempo todo e gosto amargo em tudo que como ou bebo, ou até na propria saliva, o que pode ser?

    1. Claudia, geralmente é por causa de um líquido cheio de proteínas que fica saindo do local em cicatrização. Não é um problema em si, fora o gosto ruim. De qualquer forma, seria bom seu dentista reavaliar pra afastar a possibilidade de algum outro problema.

  11. Boa noite, doutora. Retirei o siso incluso no passado dia 27/06, inchou muito, mas agora o inchaço está a passar e já se nota muito menos, levei pontos e o local da extração parece-me bem, apenas um pouco avermelhado. Só vou tirar os pontos dia 11/06. Porém, dia 30 comecei a massagear de leve o inchaço e lá dentro no local da extração começou a sair um liquido amarelado, mesmo liquido sem ser espesso com o sabor um pouco ruim, é normal? Será que é pus? Para além disso algumas vezes sinto o local da extração a latejar e a pulsar e fica doendo durante algum tempo, é normal? Estou preocupada porque ainda não consigo trincar nada sólido, a partir de quando posso mastigar? Só depois de tirar os pontos?
    Obrigada, beijos.

    1. Mariana, esses podem ser sintomas normais do pós-operatório, em princípio não dá pra dizer que há uma infecção, por exemplo… só inflamação, e toda cicatrização envolve um processo inflamatório. O líquido amarelado deve ser só um exsudato, um líquido cheio de proteínas, normal dada a situação. Você pode mastigar a partir do momento em que se sentir confortável pra isso, mesmo antes da remoção dos pontos. Só evite alimentos muito duros ou pedaços muito grandes.

  12. Olá, doutora! Boa tarde.

    Extrai meus sisos esquerdos na terça (28/06), e apesar de ambos estarem inclusos, foi bem rápido, principalmente o siso superior, que saiu em cerca de 3 minutos.
    Como sou alérgica à amoxilina e a azitromicina me fez mal, a dentista suspendeu meu antibiótico e recomendou que eu usasse apenas o Periogard, 3x ao dia, e o anti-inflamatório.
    Não sinto dores, mas desde ontem (30/06), tenho sentido uma pressão no osso onde estavam os sisos. Não dói, é apenas um incômodo, como se eu pudesse sentir minha pulsação por ali, principalmente no superior. Tenho escovado os dentes após todas as refeições, feito bochecho, e limpado a região suavemente com cotonetes embebidos no enxaguante.
    Gostaria de saber se é um sintoma comum de pós-operatório ou se pode ser sinal de algo mais grave, como uma infecção, uma vez que não estou tomando antibiótico.

    Obs.: não tive febre, apenas um gosto ruim na boca. Hoje (01/07), comecei a espirrar e ter coriza, com vezes saindo uma secreção meio amarelada pelo nariz, mas também tenho sinusite, embora eu não saiba dizer se pode haver ou não uma ligação com a “pulsação” no lugar em que estava o siso.

    Muito obrigada pela atenção!

    1. Giovanna, em princípio, deve ser só um incômodo pós-operatório, mesmo. Os sintomas que você relata são comuns e não representam, necessariamente, alguma alteração relevante.

  13. Boa tarde doutora, faz 6 meses que arranquei um siso incluso da mandíbula inferior do lado direito. De vez em quando o molar que se encontrava ao lado dói ao carregar, parece que o siso ainda está dentro da gengiva. Hoje essa dor está forte demais e não passa. O que poderá ser? Obrigada.

    1. Hayley, difícil dizer… talvez nem tenha mais a ver com o siso extraído. Seria bom seu dentista reavaliar, pode ser uma dor periodontal (nos tecidos em volta do dente) no segundo molar, pode ser uma inflamação, infecção… depende.

  14. Doutora, onde retirei meu siso ta meio branco, tipo sujeira, e um pouco dolorido, nada que incomode muito, mas quando tirei do outro lado não deu isso, devo me preocupar?

      1. Olá! Bom blog!
        Tenho 2 dúvidas!
        1 – Já tinham passado umas boas horas, como 18 ou 19 e fumei 1 cigarro com 2 dentes extraídos do mesmo lado! Será que fez mal?
        2 – No 4º dia (hoje) ainda tenho uma dorzita, suportável não incomoda, mas tenho e uma das extrações os pontos romperam e tenho como se fosse espécie de “crosta” muito pequenina no meio do mesmo. Devo tentar limpar com algo?

        1. Vasco, obrigada. 🙂

          1. Fumar não é seguro em qualquer fase do pós-operatório, ainda mais com a extração tão recente. Pode fazer mal, sim.

          2. Essa crosta provavelmente é só o aspecto da gengiva em cicatrização. Limpe apenas superficialmente, com um cotonete umedecido. Se não der pra remover, deixe onde está.

  15. Boa noite! Fiz a cirurgia dos sisos direitos há seis dias e desde o 4º dia de pós operatório venho sentindo muita dor nos dentes do lado direito. Pelo que conversei com a dentista e li aqui nos comentários, a dor é normal. Ela prescreveu analgésicos, mas gostaria de saber quanto tempo essa dor especificamente demora para passar, pois tem sido muito incômoda.

    Muito obrigada.

    1. Isso varia de pessoa pra pessoa, Ana… algumas pessoas nem sentem essa dor nos outros dentes. Mas, geralmente, isso se resolve em alguns dias… talvez uma 2 semanas.

  16. Dra. Ana, extrai meu siso de cima do lado esquerdo terça-feira passada, dia 21/06/2016. Na hora da extração o dentista disse que o dente estava muito fundo! E mesmo assim ele tirou, ao decorrer de 1 uma semana após a extração observei que a dor não passou e nem o buraco dava sinal de que iria fechar (os meus 3 últimos deram sinal de que iriam fechar em uma semana e pararam de doer dps de 4,5 dias). Hoje fui no dentista e ele olhou e disse o nome desse efeito, de quando se tira o dente que está bastante fundo e depois da um baita de um buraco enorme! E também ele disse que iria continuar doendo!
    Doutora, qual o nome desse efeito? E como agilizar o processo? A dor não para com os remédios (Dipirona, Nimesulida) e eu estou praticamente sem rumo com essa dor insuportavel!

  17. Boa tarde doutora, fiz a extração dos meus dois dentes sisos do lado direito, o superior e o inferior, já faz 6 meses, e sábado dia 25/06/16 a tarde o local da cirurgia do dente siso inferior começou a doer quando coloca a língua ou quando come alguma coisa em cima, hoje dia 27/06/16 ele incomodou um pouco pela manha e esta inchado e com manchas transparentes, minha cirurgia foi super rápida, durou 20 minutos para a extração dos dois sisos… Isso pode ser normal ou pode ser alguma coisa grave? Desde já agradecida, abraços!

    1. Raíla, é provável que isso nem tenha a ver com a extração, já que já faz 6 meses. Se a dor não é espontânea, acho que você não precisa se preocupar. Se continuar assim nos próximos dias, procure seu dentista pra avaliar.

  18. Dra. Boa tarde !
    Favor poderia tirar uma duvida minha?
    Eu extrai o siso inferior esquerdo no dia 13/05/2016. Ainda tomo remédio para essas extrações.
    O problema é que já faz 43 dias que extrai o siso e ainda não consigo mastigar direito porque o outro dente doi e está mole.
    Já fui na médica e ela informa que isso é normal.
    O senhora pode me ajudar, é isso mesmo ? A informação da médica está correta ??
    Qual é o verdadeiro prazo para a recuperação de uma extração e siso?

    1. Wallace, é complicado falar em “verdadeiro prazo” porque cada pessoa reage de forma diferente. Algumas pessoas estão ok em 1 semana, outras levam várias semanas pra se recuperar totalmente da extração. Sim, é comum que o dente ao lado do que foi extraído fique sensível e dolorido, pois ele é usado como apoio durante a extração.

  19. Ola, Bom dia !! Drª. Extrai um siso incluso e impactado dia 10/06/2016, foi uma cirurgia tensa pra mim, tirei os pontos dia 24/06/2016 e o dentista disse que estava tudo normal. Porem ainda hoje, 17 dias depois, eu sinto dor, é uma dor latejante, e as vezes sinto umas pontadas finas e sinto ainda um pouco inchado. Sera que esta normal? Essa dor sera da cicatrização?

    1. Creio que sim, Juvercina. Os sintomas que você relata são comuns no pós-operatório. Mas se você achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  20. Bom dia! Tirei os dois sisos do lado esquerdo da boca no dia 15/06, há 12 dias. O lado inferior ficou um buraco enorme, mas não estou sentindo dor, apenas uma sensibilidade. Porém, como o buraco ficou muito fundo, percebi há dois dias que havia agarrado alimento. Foi muito difícil para higienizar… retirei parte do alimento (com muito custo) com um cotonete, mas não consegui retirar tudo e ficou bem dolorido e até sangrou um pouco. Qual a melhor maneira de fazer a higienização? Corro risco de alguma infecção com o restante do alimento que não consegui retirar? Estou muito preocupada e até desmarquei a retirada dos sisos do lado direito para não ficar com buracos enormes dos dois lados da boca!

  21. Bom dia !
    Doutora, arranquei 2 sisos (lado direito) na quarta feira, não sinto dor, estou tomando os medicamentos, mas o que me incomoda e que do lado que arranquei ainda está inchado… é normal durar em média quanto tempo? Tem algo que posso fazer pra ajudar, coloco compressa de gelo?
    Obrigada!

    1. Sueli, o inchaço pode levar entre 1 e 2 semanas pra se resolver. Como já faz mais de 3 dias da extração, você até pode fazer compressas mornas, pra ajudar a resolver o processo inflamatório (compressa fria ajudaria nas primeiras 72 horas).

  22. Olá Dra., boa noite, eu extrai meu siso superior esquerdo dia 14/06, com retirada de pontos dia 21/06, fui no meu dentista pois estava com muita dor, repuxante, ele disse que o local da extração estava fechando, só que ainda sinto dores, só estou com muito medo pois já faz 10 dias que eu extrai e percebi quando fui bocejar que sai um pouquinho de sangue quase não notável, será que é normal?

  23. Olá Dra, bom dia.

    Faz uma semana que eu extrai um siso inferior e a dor voltou com tudo. Dói a garganta, o ouvido e o local da extração, mas não na superfície. Durante a semana estava tudo ok, quando eu tirei os pontos começou tudo de novo. Será que houve alguma complicação ou é normal?
    Obrigada.

  24. Doutora, cheguei aqui cheia de duvidas, mas lendo todo o conteudo e um pouco dos relatos e comentarios, eu esclareci minhas duvidas! Mto obrigada e parabens pelo site!

    1. Meu filho tem 16 anos. Arrancou o siso inferior esquerdo, cheguei em casa e ele reclamou de dor, fui olhar e percebi um machucado no céu da boca. É normal?

      1. Juliana, como a extração foi de um dente inferior, não se espera que haja uma lesão no céu da boca. Provavelmente o machucado foi causado pelo instrumental durante a cirurgia. Acontece.

  25. Oi boa tarde,

    Eu fiz extração de siso incluso inferior há 3 meses, depois disso eu tive 2 abscessos no local da cirurgia, alguma explicação para isso? Meu dentista nao souber dizer… mas o que mais me incomoda é que bem mais pra frente da cirurgia foi feito incisão envelope e mais a frente ficou uma bola dura que doi e nunca sai, o q eu poderia ser essa bola? Uma espécie de fibrose? Como melhora isso… meu dentista nao consegue me ajudar com minhas duvidas!

    1. Eliza, é que nem sempre a gente tem a explicação. 🙂 Mesmo fazendo tudo direitinho, às vezes infecciona. A “bola dura” faz parte do processo inflamatório, inerente à cicatrização, que às vezes leva muitas semanas pra se resolver, mesmo.

  26. Dra. Ana, boa tarde. Meu esposo fez a extração de 4 sisos no dia 10 de junho (sexta-feira passada), os 2 inferiores estavam inclusos. Porém, há 4 dias apareceu um amarelado-esverdeado na pele do maxilar que desce um pouco para o pescoço dele. Vi algumas postagens dizendo ser normal essa coloração na pele após a extração dos sisos, mas não vi uma explicação mais objetiva… o por quê isso acontece. É normal esse amarelado na pele? Agradeço desde já sua atenção! Abraço!!

    1. É sim, Suyanne. Isso se chama equimose e ocorre pelo extravasamento de um pouco de sangue dentro dos tecidos. Geralmente no começo fica um roxo leve e, com o passar dos dias, esse roxo vai ficando amarelado, até desaparecer.

  27. Oi, tudo bem!!!

    Retirei meu siso dia 10/06/2016, a cirurgia foi tudo bem, o pós operatório até quarta feira (15/06) também, não inchou e nem sangrou, mas a partir daí minha boca parou de abrir, fiquei preocupado pois dia 17 retiraria os pontos, o dentista conseguiu tirar, mas minha boca abre muito pouco, mal consigo passar meu dedo da mão pelos dentes. Agora quando mastigo com o lado que foi extraído o dente, o dente da frente dói bastante, mesmo tomando nimesulida 100mg e paracetamol 750mg. Será que deu algum problema no dente da frente ou é normal isso também?

    Obrigado pela atenção!!

    1. Lucas, em princípio esses sintomas fazem parte do pós-operatório normal. Não é incomum que haja essa “inflamação tardia”, que tudo pareça ótimo e comece a doer um pouco. Mas via de regra, tudo isso é passageiro.

  28. Boa tarde dra., faz uma semana e 1 dia que extraí os 4 dentes de siso, td ocorreu bem… não inflamou ate agora, ja retirei os pontos e o dentista falou que estava td bem… porém estou com uma dor no dente ao lado do que eu arranquei.. somente de um lado de baixo… é uma dor local com latejamento, só que não tem pus nem nada… só tem uma bolinha na gengiva que acredito que é o buraco que vai fechar ainda. Devo me preocupar ? Desde ja agradeço.

  29. Bom dia Dra.

    Arranquei o siso inferior faz duas semanas. Não sinto dor alguma, mas o buraco ainda permanece um pouco aberto. Isso é normal? Quando arranquei os superiores eles fecharam rapidamente.

  30. Doutora, bom dia. Ha 6 dias realizei a extração dos meus sisos, tive uma recuperação muito boa, sem inflamação, segui todas orientações, tudo muito tranquilo. No quarto dia começou meu sofrimento, estou sentindo uma dor insuportável nos dentes, o local da cirurgia ta perfeito, já retirei ate os pontos. Falei com meu dentista, o mesmo informou que os dentes estao se acomodando e gera um leve desconforto, passou medicacao, mas mesmo assim a dor e insuportável, no período da noite e pior ainda, quando não está doendo sinto um formigamento ao redor dos dentes, a dor e tao forte que eu acordo no meio da noite. Não vejo ninguém falando dessa dor insuportável nos outros dentes, quando eu falo para o dentista ele pensa que e exagero mas não e, e muita dor. Isso e normal, demora muito a passar? Obrigada.

    1. Su, dor insuportável nunca é normal. Mas se o local da cirurgia está ok, provavelmente a dor é periodontal, ou seja, da “acomodação” da qual seu dentista falou. Isso passa mas, enquanto não passa, é importante tomar pelo menos um analgésico. Converse com o seu dentista.

  31. Oi, gostaria muito que me ajudasse!
    Eu fiz a cirurgia do siso inferior do lado direito tem exatamente 15 dias, ainda não retirei os pontos, mas no local criou uma coisa que não sei o nome exato, mas é um tipo gengiva a mais, kkk sei la o nome, mas cobriu a metade dos pontos, creio que não da pra retirar os pontos. Queria saber se é normal, se com alguns dias começa a diminuir e os pontos aparece? Se tem algum problema?

    1. Elvis, ou é um tecido inicial de cicatrização (acho que é) ou uma hiperplasia gengival. Mas fique tranquilo, seu dentista “dá um jeito” de tirar os pontos. 😉

  32. Bom dia Dra. Ana,
    Fiz a extração dos quatro dentes do siso na sexta dia 10/06/2016, senti dor no dia mas logo aliviou, passei o domingo de repouso e ontem retornei para o trabalho, mas após ingerir um miojo frio, minhas bochechas ficaram avermelhadas e o lado direito queimando.
    Retornei com meu dentista e ele me disse que iria fazer a retirada dos pontos, e para continuar com o uso de dexametasona e amoxilina. Agora estou sentindo a bochecha e a gengiva do lado direito um pouco inchadas, sem sangramento e sem dor é comum ?!
    Semana que vem tenho minha festa de aniversário, sera que estarei boa ?

    Grata desde já,

  33. Olá, retirei meu siso já faz 2 meses, e como ficou um buraco no local da extração a comida se acumula e quase sempre tenho que retirar com ajuda de um cotonete. Além do que acredito que está me dando mau hálito, pois quando passo o dedo sinto um gosto e cheiro estranho. Isso é normal? Como posso higienizar e lidar com isso? Obrigada.

  34. Ola, boa tarde doutora, eu tirei o siso inferior do lado direito junto com o molar da frente, pois perdi ele por conta de uma carie e uma fistula nele no dia 03/06, ja faz 12 dias, e hoje dia 13/06 vou tirar os pontos, mas ainda sinto dor no local onde tirou os dentes, e normal ainda sentir dor ou pode ser algo errado? Ainda estou tomando antibiotico, o dentista pediu para suspender o anti-inflamatorio e analgesico, mas não consegui por conta da dor.

    1. Rafael, se ainda dói, continue tomando o analgésico. Dada a extração recente, pode ser considerado normal que haja alguma dor, ainda. Não dá pra afirmar que há algo errado segundo os sintomas que você relata.

  35. Oi doutora, hoje faz 4 dias que retirei o siso inferior do lado direito. Foi um processo bem demorado. Dois dias antes eu não estava sentindo muita dor, mas agora percebi que tem uma bolinha branca no local onde está ponteado, as dores estão mais fortes, minha garganta inflamou e estou com dificuldade para engolir. Gostaria de saber se eu estou com uma possível infecção no local. Irei retirar os pontos nessa Quinta 23, só que estou bastante apreensivo. Por favor me ajude. Agradeço desde já.

    1. José, em princípio, esses são sintomas comuns após a extração de um siso. Pode até haver infecção, mas não dá pra afirmar isso só com base no seu relato. Não é incomum que a dor pós-operatória aumente um pouco depois de alguns dias, justamente pela inflamação (que é algo esperado no processo inflamatório).

  36. Bom ! Extrai dois sisos ontem (do lado direito), fiquei mto feliz pq nao senti nada (algo q pelo meu historico me surpreendeu mto, ja q até então em todos os procedimentos mais invasivos que precisaram de anestesia eu sofri mto), mas não senti nada! Como falei no consultório: “nossa, essas suas droguinhas são boas, hein?!!”, mas enfim, indo ao ponto, apesar da dor em si não está me incomodando, eu estou sentindo um incomodo no ouvido do lado da extração (ouvido direito), é como se… tivesse ar dentro do ouvido, estou desde ontem com essa sensação, ja fiz de um tudo pra ela melhorar e mesmo assim necas, é a unica coisa q esta me deixando incomodada, pq a dor está tranquila, e tbm quase nem inchou… é comum esse tipo de incomodo no ouvido? Ou devo procurar um otorrinolaringologista?? E obrigada!

    1. Maria Juliana, é uma queixa não muito comum, mas acontece. Em princípio tem a ver com a extração mesmo, não há necessidade de procurar um otorrino. Mas fique de olho, se essa sensação de “ar no ouvido” não desaparecer nos próximos dias, entre em contato com o seu dentista e relate isso. Se ele achar necessário, pode encaminhar você pra um otorrino.

  37. Olá, dra. Ana!
    Retirei o siso dia 01/06, hoje faz uma semana. Não tenho inchaço e nem sangramento, mas estou com muita afta no local dos pontos, dor de garganta, dificuldade para engolir e sinto bastante dor local, e uma sensação de ouvido entupido. Além da sensação de que meus dentes estão sensíveis e “fora do lugar que estavam antes”, minha mordida está diferente. Isso tudo é normal? É normal sentir dor tantos dias após a retirada? Estou bem preocupada, pois tenho medo de inflamar… Me ajude!

  38. Bom dia Dra.

    Extraí o siso inferior há 1 mês. A remoção foi agressiva pois o dente estava completamente na horizontal. Entretanto não senti nenhuma sensibilidade ou formigamento e o inchaço diminuiu após 10 dias. Apesar da dor, tudo ocorreu bem. No entanto agora voltou a inchar (moderadamente) e no local do inchaço está duro. Não sinto nenhuma dor no local interno da boca, porém externamente (no local do inchaço) está dolorido. E está começando a afetar a amidala esquerda.
    Esta é uma reação normal ou devo me preocupar?

    1. Em princípio são sintomas inflamatórios, William. Às vezes acontece essa “inflamação tardia”. Mas, em princípio, isso se resolve com o passar dos dias. Creio que você não precisa se preocupar.

  39. Ola Doutora, gostaria de uma ajuda… dia 01/06 eu extrai o dente do siso inferior, porem ficou um pedaço da raiz quebrada… hoje, mesmo tomando antibióticos, estou com dor… não sei se é o dente do lado ou por causa do pedaço da raiz que ficou, porque toda vez que eu fecho a boca, aperto os dentes, doí… e também quando estou com a boca normal, sinto uma dorzinha fina… o que pode ser?

  40. Doutora, eu tirei o dente siso por conta de uma inflamação, tirei os dois sisos, são exatamente 08 horas que fiz a operação. Só que ainda está sangrando, na parte de cima não tomei ponto, mas na parte de baixo tomei ponto… É normal?

    1. Se forem pequenos episódios de sangramento, pode ser normal sim, Nanda. Não faça bochechos, não cuspa, não beba de canudinho. Essas ações estimulam o sangramento.

  41. Bom dia,

    Fiz a extração dos meus 4 sisos e hoje já estou com 12 dias da cirurgia. Só que no lado esquerdo inferior estou sentindo uma incomodação enorme. Fui na dentista, ela comentou que no processo de cicatrização o osso não retornou e ficou essa ponta incomodando a gengiva. Comentou que o procedimento é simples, mas vai dar anestesia e lixar a ponta do osso. Poderia me explicar melhor esse procedimento?

    1. É exatamente isso, Lilian… você receberá anestesia local, a parte óssea vai se exposta e “lixada”, pra remover essa aresta que está incomodando. Depois pontos, e pronto.

  42. Boa noite, doutora!! Eu retirei meus 4 sisos dia 26/05, foi bem traumatico, os de baixo estavam inclusos, até na segunda nao senti dores, mas logo que meu rosto desinchou começou dores latejantes no lado direito, onde foi mais dificil a remoção, mesmo com antibiotico sinto muitas dores, isso é normal? Doer assim depois de 4 dias depois, e só um lado? Eu achei que pudesse ter inflamação, pedi ao dentista para olhar e esta tudo certo no local da cirurgia, nao tem pus nada, ela me disse que esta cicatrizando bem, mas minha duvida é se é normal sentir tanta dor so de um lado desse jeito, por favor me ajude a esclarecer, to com medo. Obrigada!!

    1. Daniela, se a sua dentista avaliou e não vi problema, é porque está tudo bem. Mesmo com a dor. É esperado que haja alguma dor no pós-operatório, que deve ser controlada com analgésicos.

  43. Boa tarde, Doutora.

    Extrai meus sisos inferiores há uns 10 dias, e já retirei os pontos. Gostaria de saber quanto tempo leva em média pra cicatrizar, e se a gengiva fica lisinha de novo. Tenho medo de ficar com buracos na boca, kkk
    Obrigado.

    1. Octavio, sim, a gengiva vai ficar lisinha, pode ficar tranquilo. Mas isso pode levar semanas. Em nível ósseo, por exemplo, a cicatrização dura meses.

  44. Boa tarde doutora, tirei no dia 30 de maio o dente do siso de cima do lado direito e hoje ainda tenho a cara muito inchada e não consigo abrir a boca, e sinto a gengiva inchada também, a minha duvida é se o inchaço vai demorar muito a passar e porque sangro pela narina do mesmo lado onde extrai o dente? Obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Helder, sim, esses sintomas são esperados, sua cirurgia é bem recente. O inchaço geralmente melhora muito em até 1 semana. O sangramento pelo nariz não é normal, pode ser sinal de uma comunicação buco-sinusal. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

      1. Doutora, estou numa situação bem desesperadora, retirei os meus 4 dentes ciso há exatos 20 dias, nos primeiros dias tudo correu bem, mas a partir do 4 dia e até hoje, venho acordando na madrugada de tanta dor que sinto somente no lado direito inferior, e durante o dia a dor não aparece e se aparece não é com tanta intensidade, e as vezes sinto dor de cabeça no lado direito, tambem de intensidade alta, mas não estou conseguindo dormir uma noite inteira desde que começou essa dor, sensaçao horrivel, estou a base de analgesico ha 20 dias já, tomei antibiotico, anti-inflamatorio, nao sei mais o que fazer…

        1. Patrick, esse tipo de dor (que piora à noite) costuma ser de natureza inflamatória, pelo aumento de fluxo sanguíneo na região da cabeça quando deitamos, o que exacerba os sintomas inflamatórios (dor, inchaço, etc.). Você está medicado, aparentemente não há infecção… é preciso que seu organismo se recupere.

  45. Boa noite!!
    Extrai meu siso inferior esquerdo há 7 dias, sendo que no 4º dia os pontos começaram a repuxar, me dando um desconforto (sendo que estava ainda tomando a medicação prescrita), e a partir do 6º dia começou uma sensibilidade (incomodo) nos dentes próximos ao siso extraído, sendo que um dos dentes é canal, sinto esse incomodo nele também. Isso é normal ou devo me preocupar?

    1. Jéssica, são sintomas normais, dada a situação. A dor no dente com canal é periodontal, não tem a ver com o canal, em si. Todos esses são sintomas passageiros.

  46. OLÁ DOUTORA, EU COMO TODOS AQUI TAMBÉM PASSEI PELA REMOÇÃO DOS SISOS ESQUERDOS DE CIMA E DE BAIXO. BOM, EU PESQUISEI MUITO MESMO E SO ESTOU PERGUNTANDO PORQUE NÃO ENCONTREI NADA QUE RESPONDESSE A MINHA QUESTÃO. DOR DE CABEÇA MUITO FORTE MESMO APÓS 4 DIAS DE EXTRAÇÃO, É O QUE ESTOU SENTINDO. FORA AS OUTRAS DORES QUE JÁ VI AQUI SEREM NORMAIS. SOBRE A MINHA CEFALÉIA SEI QUE É NORMAL ANTES DA EXTRAÇÃO, MAS NINGUÉM DISSE QUE PODERIA SER NORMAL APÓS TAMBÉM. TIRE MINHA DÚVIDA POR GENTILEZA, MEU RETORNO SERÁ NA SEXTA DIA 03/06 PARA RETIRADA DOS PONTOS, ALIÁS … FORAM 8 PONTOS E ESTOU ENORME, TIPO QUICO MESMO.
    Trabalho com cobrança via telefone e voltei normal ao trabalho após 2 dias, os analgésicos fazem um bom efeito pra mim, fiz errado? Deveria ter esperado a remoção dos pontos?
    Tenho um casal de bebes com 2 anos, quando vou poder pegá-los novamente?
    Admiro seu trabalho, excelencia, parabéns.

    1. Wemily, se você considerar que a dor de cabeça antes da remoção dos sisos era por causa deles, faria sentido que ela não existisse mais, agora. Mas pelo seu relato, não dá pra afirmar que era. Ainda, há a dor pós-operatória, que pode irradiar do local da extração para áreas próximas, como a têmpora. Não acho que você se precipitou não, creio estar tudo dentro do aceitável. Se der pra esperar até 1 semana da extração pra pegar os bebês, melhor. Procure fazer isso sentada, por enquanto.

  47. Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida.
    Dia 17 desse mês, fiz a cirurgia para retirada de siso, tirei do lado direito os dois, pois uma semana antes, meu lado direito da boca começou a doer, e só foi intensificando, fui no dentista, ele pediu pra fazer uma radiografia do sisos, e nela ele constatou que ambos os sisos inferiores estavam inclusos, meio que encaixados no 2 molar, e nesse lado direito estavam começando a formar um cisto. Bem, tirei eles, o de baixo foi mais complicado, teve que cortar o dente, pois ele tava meio que preso, ele fez os pontos, fui pra casa…
    No dia seguinte, ele deu aquela inchada, tinha um pouco de dor, no segundo dia, não tinha mais dor, e o rosto já tava começando a voltar ao normal.
    Dia 23, tirei os pontos, normal sem complicação, só que uns dias depois notei que apareceu um buraco do lado da gengiva, na parte de baixo, onde tinha os pontos…
    Digamos, o desenho da arcada dos dentes é em U, então, imagine no final desse desenho do lado, em baixo… As vezes incomoda, algum resto de comida, fica lá e fica aquela sensação na boca.
    Só queria saber se é normal e vai fechar com o tempo?

    1. Maicon, considerando a ausência de sintomas mais relevantes, acho que você não precisa se preocupar… faz parte da cicatrização. Vai fechar com o tempo, sim, mas pode levar algumas semanas.

  48. Olá Boa tarde dra.
    Eu fiz a extração do meu siso inferior, foi bem dolorida a extração, depois de alguns dias, comecei a sentir dores fortes e voltei ao dentista, ele notou que o machucado da cirurgia infeccionou e me receitou antibiótico. Porem sinto um tipo de uma verruguinha no machucado da extração com a ponta amarela, essa verruguinha pode ser da inflamação ou pode ser uma deformidade da cirurgia?
    Já estou no segundo dia de antibiótico, a sra preve quanto tempo para minha recuperação, pois as dores são constantes, apesar de controlada pelo remédios.
    Muito obrigado!

    1. Cezar, certamente é da inflamação / infecção. A gengiva vai cicatrizar aos poucos (pode levar semanas) e vai voltar a ficar lisa. Já nos próximos dias a dor vai ceder (você está tomando analgésico? Se não, deveria), mas tome o antibiótico até o “fim”, como o seu dentista prescreveu.

      1. Muito obrigado pela atenção, estou tomado dipirona, teria um melhor?! Hoje estou um pouco melhor, disseram que inflamou pois eu comi carne de porco e camarão, isso procede? (última dúvida). E mais uma vez obrigado, lendo as respostas das outras perguntas já me livrei de várias questões, vc é excelente!

          1. Bom dia, dra! Tudo bem?
            Olha eu novamente… eu senti melhoras na inflamação/infecção, porém ainda sinto dores, que são controladas pelo analgésico, é uma dor latejante que irradia para a bochecha, maxilar e deixa a orelha um pouco rígida, a dor maior mesmo é na justa inflamação, lembra que eu disse que ela estava parecendo uma verruga, no começo ela estava bem inchada, agora ela esta meio murcha, já tentei arrancar com a língua, pois parece que ela vai sair, mas desisti e evito de passar a língua. Enfim… essas dores são normais depois de tantos dias de tratamento? (lembrando que as dores diminuíram de intensidade, não está tão agressiva como no começo). A extração foi no dia 23/05 muito, mas muito dolorida, o retorno ao dentista por causa da infecção e início do tratamento com antibiótico foi no dia 30/05, e também estou higienizando com enxaguante bucal, pois o dentista liberou o uso. Daqui uns dias o antibiótico acabará, e eu tenho medo de não ter sarado.

            Muito obrigado! 🙂

          2. Sim, Cezar. Você está tendo um pós-operatório mais “chato”, mas dentro do razoável. Está medicado, higienizando de acordo… é questão do seu organismo se recuperar.

  49. Boa tarde Drª Ana, tudo bem? Fiz a extração de 3 sisos no dia 25/05. Até agora tudo bem, tudo dentro do esperado. Amanhã irei retirar os pontos, mas estou com uma dúvida. Do lado direito do meu rosto (tirei 2 sisos deste lado) ainda sinto calor e fica uma enorme vermelhidão, porém sem dor. Sinto coçar no local da cirurgia também. Estes sintomas são normais?
    Desde já agradeço pela resposta, e pelo blog que é ótimo! 🙂

  50. Em primeiro lugar, eu vi vários tópicos do seu site e como você tem a agilidade de responder TODOS os comentários mesmo que a página seja de anos atrás. Parabéns por isso, é uma dedicação extremamente louvável.
    Eu fiz a extração dos 4 sisos e tive uma complicação já resolvida de trauma acidental na garganta (escapou um aparelho e cortou minha garganta, sim, foi bem tenso), nos 2 da esquerda que eu tirei em março, e tirei os 2 da direita agora em maio, 2 semanas atrás.
    Esses foram mais difíceis de tirar pq não haviam aparecido ainda, então a invasão foi maior e teve que cortar mais. Enfim, 2 semanas pós a extração eu já não tenho nenhuma dor e o de cima já está 100% cicatrizado.
    Ai vem o problema, o de baixo eu diria que cicatrizou 90%, ainda tem um buraco na carne (que não está muito afundada) que pelo que da pra ver no espelho vai 0,5 cm + – de profundidade, e esse desgraçado acumulou alguma comida, queijo provavelmente. Eu não estou com mau hálito, mas puta que pariu, se eu pressionar com o dedo e cheirar a saliva, é o cheiro exato de putrefação, aquele que desmaia a sua vó fácil. Como eu faço pra me livrar dessa entrada para o inferno? Se cicatrizar com resquícios de comida dentro vai se tornar uma infecção grave? O meu corpo vai absorver? Não vai cicatrizar?

    1. Obrigada, Rafael. <3

      Na extração de sisos inferiores a gengiva demora bem mais pra fechar, o que facilita a retenção de resíduos, como você - tão bem 😛 - descreve. Use uma seringa com água pra borrifar o local, ajuda bastante a remover isso (eu explico sobre higienização aqui --> http://medodedentista.com.br/2015/01/como-limpar-o-local-da-extracao-de-um-dente.html ). Não vai cicatrizar com esses resíduos dentro da gengiva, pode ficar tranquilo.

      1. Comprei uma seringa 5 ml e entortei a ponta pra ficar mais fácil de mirar. Saiu o alimento e agora depois de toda refeição eu uso e limpa totalmente. :). Obrigado pelo feedback.

  51. Boa tarde!

    Foi feita a extração do meu siso inferior esquerdo no dia 24/05, foi o último dos 4, porém foi muito mais doloroso, foi uma cirurgia complicada, levou quase 1 hora e meia para finalizar, mesmo com várias anestesias eu ainda sentia dores e os movimentos todos que a dentista fazia (das outras vezes isso não ocorreu), a dentista ainda tentou desgastar o osso mas eu chorava de dor, então ela parou e deu os pontos, aliás desta vez foram mais pontos. Os remédios foram prescritos para tomar até ontem e enquanto tomei estavam razoáveis os sintomas, hoje meu ouvido esquerdo ainda dói bastante e hoje estou sentindo muito peso, cansaço no maxilar, como se estivesse exercitando muito, mas não estou.
    Por favor, gostaria de saber se esse cansaço no maxilar e os estalos são normais?
    Obrigada!

  52. Doutora, meu siso inferior direito tava nascendo, mas tinha uma metade fora e outra metade com gengiva em cima, me causava mau halito, eu arranquei o dente e apos 6 meses ainda ta com mau halito e um gosto ruim na boca, nao aguento mais !!!!!!!

    1. Marlon, depois de 6 meses esse mau hálito já não deve mais ter a ver com a extração. Procure seu dentista pra avaliar, pode ser que haja alguma cárie ou local retendo resíduos de comida que explique o mau hálito.

  53. Bom dia, Doutora! Fiz uma cirurgia e arranquei o siso inferior do lado esquerdo no dia 25/05 – Quarta feira, já tem 4 dias e parece que não melhorou nada! Sinto um gosto amargo na boca, minha garganta dói, não consigo engolir nada direito, e está com uma massa amarela em cima dos pontos, a gengiva está vermelha e inchada, passei o final de semana preocupada, pois acho que inflamou e deu pus. Amanhã irei na dentista, pois estou fazendo a higienização e tomando Paracetamol e Nimesulida. Pode ter infeccionado? Já chorei de dor, e não consigo comer nada, tirei o siso superior antes e foi bem tranquilo, nada disso aconteceu.

    1. Esses sintomas podem ser só do pós-operatório mesmo, Mariana… não dá pra afirmar que há infecção só com base no seu relato. O pus pode ser dos pontos, por exemplo. Dor é um sintoma comum, controlado com analgésicos. Enfim… seu dentista vai esclarecer.

  54. Boa noite Dra.
    Na última terça feira (24/05) fiz a extração dos 4 sisos, todos inclusos.
    Hoje, 28/05, o inchaço do meu rosto diminuiu bastante e a dor diminuiu consideravelmente, embora ainda haja grande desconforto.
    O que está me deixando preocupada é que ontem eu engoli uma parte do ponto do siso inferior esquerdo, aquela “pontinha” da linha que fica “pra fora”, sabe? E hoje eu comecei a sentir os pontos do superior direito, inferior direito e inferior esquerdo como se estivessem “frouxos”, “saindo”. Gostaria de saber se é normal.
    Além disso, sempre que vou higienizar os pontos com cotonete embebido em enxaguante bucal, minha pressão cai e eu sinto bastante dor, queria saber se é normal já que eu só faço essa limpeza superficialmente, não enfio o cotonete no buraco que ficou nem nada.
    Também queria saber quando eu posso voltar a comer carne e alimentos mais consistentes.
    E é normal não conseguir escovar os dentes que não sejam os da frente e os caninos? Eu até consigo abrir a boca, mas tenho medo de que, ao escovar os dentes “pra trás” dos caninos, eu machuque a ferida ou arranque o ponto. Mas isso está me incomodando muito pois estou sentindo meus dentes todos sujos, fora o mau hálito.
    Obrigada.

    1. Todos os sintomas que você descreve são comuns nos primeiros dias de pós-operatório, Giulia. Os pontos pode afrouxar e até se soltar, a limpeza deve ser superficial, mesmo, e sim, você já pode comer alimentos mais consistentes se estiver se sentindo bem. Mau hálito é comum também, pela dificuldade de higienização e pela maior proliferação de bactérias anaeróbias nesse período.

    1. Manuela, pode acontecer, provavelmente pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. São sintomas passageiros e de resolução até espontânea.

  55. Boa noite !
    Doutora, há 11 dias que fiz a remoção do siso inferior. Porém ao tirar os pontos a dentista informou que o local estava um pouco inflamado e ela passou ibuprofeno. Dores eu não sinto, mas sinto fisgadas, dificuldade para mastigar bem, principalmente no local da cirurgia, e tem horas que parece que meu ouvido está tapado, isto é muito fatigante! É normal estes tipos de sintomas?!

  56. Boa tarde, hoje (29/03) completam 5 dias que tirei os 2 sisos do lado esquerdo, e segundo o dentista, o dente de baixo estava com uma inflamação mas msm assim fez a extração. E até hoje sinto dores no local dos sisos, sinto muita dor na bochecha seguindo para os lábios, dores de cabeça e as vezes pontadas no olho e ouvido. Lembrando que nos primeiros dias saiu um líquido meio salgado do lugar. Gostaria de saber se é normal isso acontecer, pq tomei os remédios certinho e na extração dos sisos do lado direito não aconteceu isso. Obrigada!

    1. Karen, a extração é bem recente ainda… e no pós-operatório as dores que você relata podem ser consideradas normais. Cada cirurgia é uma história diferente, mesmo com o mesmo dentista, mesmo sendo o mesmo paciente. De qualquer forma, se você acha que pode haver alguma alteração, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  57. Olá Doutora, fiz a cirurgia de extração ha 33 dias. Extrai o siso superior e inferior do lado direito. Apesar de minha dentista dizer que está tudo bem nos exames que ela faz, eu ainda sinto muita dor, que vai na orelha, as vezes em uma parte da bochecha, no local da cirurgia. A dentista tirou raio x e disse que está tudo bem, que as dores são normais. Será que são mesmo? Tendo em vista que já se passaram 33 dias da extração?

  58. Boa tarde, Dra. Ana. Extraí meus 4 sisos há exatamente 1 mês. Tudo correu bem, e apesar de ter sentido muito desconforto nas duas primeiras semanas, passado esse período me sinto ótima. Só tem um sintoma que não está desaparecendo e que está me preocupando: depois da extração fiquei com uma sensibilidade ao gelado no ultimo dente inferior do lado direito. Sempre que tomo sorvete, água gelada, ou qualquer alimento mais frio, sinto uma dor típica de quando se está com canal. Acabei de tratar de canal do mesmo dente do lado oposto da boca (e foi até este tratamento que motivou a extração) e estou em pânico de pensar em ter que fazer a mesma coisa do outro lado. Estou certa de que o sintoma apareceu somente após a extração. Isto é comum no pós-operatório e tende a desaparecer, ou pode mesmo ser um canal?

    1. Natalia, esse é um sintoma bem comum após a extração de um siso. O segundo molar fica dolorido tanto por ter siso suado como apoio durante a extração, quanto por uma possível exposição do comecinho da raiz dele, o que a cicatrização deve resolver com o tempo. Em princípio, não é caso pra tratamento de canal.

      1. Muito obrigada pelo pronto retorno, Dra. Uma ultima pergunta: essa cicatrização completa costuma demorar quanto tempo? Em outras palavras: devo me preocupar com essa sensibilidade, se não tiver passado, dentro de quanto tempo?

  59. Bom Dia Dra. Ana Tokus!

    Fiz a extração do dente do siso na parte superior do lado direito e na parte inferior do lado direito a cirurgia, só que agora depois de cinco dias esta saindo um liquido amarelo com um odor forte e esta duro o inchado, sinto dor e do lado, e no ouvido direito e esta pesando.
    Isso e normal ? Só estou tomando Floxicam de 6 em 6 horas. Devo tomar outro medicamento ? O que devo fazer?

    1. Adryane, se a cirurgia é recente, esses devem ser apenas sintomas inflamatórios esperados no pós-operatório, já que toda cicatrização envolve inflamação. Mas se você achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  60. Ola, Dra. Ana.
    Fiz uma cirurgia para remoção do meu siso incluso inferior na quarta de manhã, ele ja estava um pouco desgastado pois estava encostado no meu osso e no molar, as vezes sentia uma dor na mandibula, e como uso aparelho, foi necessaria a retirada dele… Mas ainda sinto muita dor, forço a boca para abrir e conseguir escovar os dentes e para me alimentar também, meu dentista recomendou antibiotico apenas para os 3 primeios dias, tomei amoxilina, dipirona e ibuprofeno, e agora estou sentindo um incomodo na garganta mas somente do lado que fiz a extração, estou usando compressas de gelo no local ainda… Tem algum problema em ficar forçando muito a boca para escovar os dentes ou comer? Devo continuar tomando algum remedio para dor como o ibuprofeno? Essa dor dura muito? Devo evitar comidas remosas como o chocolate, bacon…? Estou sentindo uma formigação no queixo e na boca apenas do lado da extração, é normal? Tomar sorvete ajuda a melhorar? Tenho uma cirurgia agendada para dia 1° para extrair o meu outro siso incluso na parte inferior também, até la sera que tenho condições para fazer a extração?

    1. Camila, os sintomas que você descreve me parecem do pós-operatório normal… ou seja, são esperados. Não há problema em forçar um pouco pra abrir a boca, serve até como uma “fisioterapia”. Se há dor, use remédio pra dor, sim. Quanto ela dura, depende… cada pessoa sente de forma diferente. Geralmente isso não passa de uma semana. Pode comer normalmente, apenas com cuidado, não há proibição quanto a tipos de alimento. O formigamento é um sintoma pós-operatório relativamente comum, via de regra passageiro. Sorvete ajuda apenas nos 3 primeiros dias, depois não. No dia 1o, provavelmente, você já estará bem pra fazer a outra extração… mas se não estiver, converse com o seu dentista.

  61. Olá Dra. Ana,
    Arranquei o siso inferior no dia 23/03, no primeiro dia foi muito tranquilo, não sangrou, porém começou aparacer uma massa mole e amarela que tem um mau cheiro no buraco da extração, sinto leves dores no local e ouvido.
    Obs: Retirei o siso, pois estava causando inflamação e não levei ponto no local.
    Estou com receio referente a isso. O que poderia ser ?

    1. Caroline, me parece um quadro pós-operatório normal. Essa “massa” provavelmente é placa bacteriana, e as dores que você descreve são esperados, inclusive no ouvido, pela proximidade anatômica.

  62. NAO estou com dificuldade de abrir a boca, NAO esta inchado, apenas mais duro um lado, extrai 1 só, mas sinto algumas fisgadas e um pouco de dor que chega até a regiao da fonte, do lado do olho uma pressão, tirei os pontos faz 1 dia, é normal essa dor ao lado do olho e essas fisgadas doloridas???

  63. Doutora, arranquei os sisos inferiores há mais de um mês e a sensibilidade é insuportável, os buracos estão abertos ainda, voltei há uns 10 dias no dentista e me passou enxaguante e anti-inflamatório, já terminei de tomar e nada mudou, a sensibilidade continua terrível, pode ser porque os buracos estão abertos ainda? Já faz mais de um mês, quando tempo mais para fechar os buracos, é normal estarem tão abertos ainda? Muito obrigada.

    1. Sim Lais, é normal que a gengiva não tenha fechado ainda, isso pode levar semanas. A sensibilidade provavelmente é nos segundos molares, porque eles foram usado como apoio durante a extração, além de, eventualmente, parte da raiz deles ficar exposta enquanto a gengiva não cicatriza bem.

  64. Olá, Dra. Boa tarde!
    Extraí meus sisos do lado direito há exatos 20 dias, mas até hoje não consigo abrir a boca. Estou com muita dificuldade para me alimentar e para higienizar a região. Tomei um relaxante muscular por 4 dias, mas interrompi o uso da medicação, por 2 motivos: ele não fez muito efeito e há 3 dias surgiu um bolota na parte de baixo do local da extração do siso inferior. Então, quando retornei à dentista, ela suspendeu a medicação e me passou um outro anti-inflamatório (diferente do que eu havia tomado no pós-operatório), que apesar de ter amenizado os sintomas no primeiro dia, não tem me trazido melhora alguma na questão da abertura da boca. Não sinto mais dores, mas também não forço a abertura da boca porque tenho medo de piorar o problema. Queria saber se isso é normal e se tem alguma previsão de melhora?

    1. Sim Michele, o trismo (o nome técnico dessa dificuldade de abrir a boca) é um sintoma comum após a extração dos sisos. Geralmente isso se resolve em até 1 mês… mas o importante mesmo é que a cada dia melhore, mesmo que o problema dure por mais tempo. Faça compressas mornas sobre o rosto, deve ajudar.

  65. Olá Dra. e muito obrigada pelo site maravilhoso, que muito me ajudou a encarar meu medo.
    Bom, meu problema é o seguinte. Fiz a extração dos meus 4 sisos na quinta-feira (17/03). Porém no sábado estava sentindo um incômodo muito forte na garganta, e depois de pesquisar (até mesmo aqui no site), vi que era normal ficar com a garganta irritada. Porém ficava cada vez pior, e cada vez eu conseguia abrir menos a boca e tinha mais dificuldade em engolir. Na segunda de manhã fui em um hospital e eles me encaminharam para uma otorrino. Ela examinou e viu que meu problema era na verdade a cirurgia no local inferior direito que tinha infeccionado, e não na garganta.
    Ela me deu medicação na veia para aliviar a dor e me passou antibiótico e anti-inflamatório. Porém assim que o efeito da medicação na veia passou a dor voltou com tudo e eu não conseguia nem pensar direito de tanta dor.
    Voltei para o hospital e eles me recusaram atendimento, já que não havia dentistas no local. Fui para a minha dentista e ela me disse que ia demorar um pouco devido ao consultório estar muito cheio. Ela me indicou um consultório de atendimento de urgência que ficava no mesmo prédio. Fui até lá e a médica fez um raio x panorâmico (já que eu não conseguia abrir a boca por nada) e viu que não constava nada, nem um resto de dente nem de raiz. Ela me disse que como foram os 4 ao mesmo tempo pode ter sido algum trauma causado pela cirurgia devido a proximidade do osso e do nervo. Me pediu para continuar tomando o antibiótico e me passou um analgésico e anti-inflamatório mais forte em pó, já que eu não estou conseguindo engolir nem a minha saliva direito.
    Infelizmente dra, saí do consultório da mesma forma que entrei. Desde sábado estou com muita dor para engolir e falar. Não consigo me alimentar direito nem tomar a medicação corretamente. Estou com medo pois li que infecção pós-cirúrgica odontológica pode ser grave, e a cada dia que passa parece que eu me sinto pior.
    Será que esses sintomas pós-cirúrgicos são normais mesmo? Os outros 3 locais de cirurgia estão ótimos, sem dor e sem inchaço.
    O que eu devo fazer para aliviar essa dor que não me deixa dormir, me alimentar e muito menos falar?
    Muito obrigada desde já Dra!
    E parabéns pelo ótimo site!!

    1. Obrigada, Tamires. 🙂 Você foi diagnosticada com infecção e está medicada de acordo… talvez o que falte é um analgésico “diferente”. O que funciona pra minha dor, por exemplo, pode não funcionar pra controlar a sua dor. E se o que a dentista prescreveu não está adiantando, vale uma reavaliação a respeito. Normais esses sintomas não são, já que há infecção… mas algum incômodo pós-operatório é sempre esperado.

  66. Oi Dra. Ana, tudo bem?

    Extrai um molar inferior em Dezembro de 2015. Passei por todos os sintomas pós operatórios.
    Se passaram três meses e eu continuo com uma massinha no rosto, logo abaixo da mandíbula. Ao apertar esse local ainda dói. Ela disse que esse “abscesso” no rosto irá desaparecer durante 6 meses. É normal isso?
    Poderia me dizer o nome desta tal massa?
    Obrigado por responder e parabéns pelo site.

  67. Oi Drª, tem 20 dias que extrai os sisos inferiores, um dos lados do meu rosto esta com mancha roxa e um caroço (ambos na mandibula) e esta saindo dentro da boca (próximo a bochecha) um liquido meio marrom e sem cheiro, não sinto dor nenhuma, será que depois de tanto tempo que fiz extração esses sintomas são normais? E o que pode ser esse líquido?

    1. Como a cirurgia é recente, pode ser sim, Franklin. Observe se esses sintomas vão diminuindo… se isso não acontecer com o passar dos dias, procure seu dentista.

  68. Oi Doutora, eu fiz minha cirurgia sexta 11-03 e estou com dificuldade ainda para abrir minha boca, eu to exercitando, mas ainda não abre totalmente, é normal? Já está diminuindo o liquido amarelo, mas estou com medo de ficar com a boca assim, o que fazer?

    1. Kamila, sua cirurgia ainda é recente, então o trismo (essa dificuldade de abrir a boca) é esperado. Você não vai ficar assim pra sempre, pode ficar tranquila… mas pode levar algumas semanas pra ficar ok.

  69. Bom dia Doutora,

    Retirei dois dentes do siso (inferiores) e com intervalo de 2 meses um do outro – isso em 2014.
    No primeiro dente que retirei, deu-me uma convulsão durante operatório, e de seguida vomitei, isto com o “buraco” ainda aberto. Tive uma recuperação um pouco mas recuperei das dores pós operatórias. O estranho é que ainda hoje o “buraco” ainda se encontra meio aberto, nunca recuperou totalmente, pelo que ainda me dá algumas dores. É normal visto ter sido retirado em 2014?
    O segundo dente foi uma benção, tanto o operatório como o pós-operatório. O buraco está totalmente fechado e não deu dores nenhumas.
    Ainda tenho que retirar 2 sisos superiores.

    1. Pois é, Sofia… cada extração é uma história diferente, mesmo que o dentista seja o mesmo, mesmo que o paciente seja o mesmo. Mas ter dores depois de quase 2 anos não é normal… sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Doutora, me ajude, arranquei meu siso inferior na segunda, hj é quinta e sinto algo duro, tipo na minha mandíbula, entre a bochecha e o dente. E uma dor horrível, doi meu ouvido, minha garganta, hoje de manha saiu uma secrecao amarela pelos pontos, nao posso andar muito q pesa meu rosto, oq pode ser, hj tomei benzetacil e parece q piora.

          1. Sim o dentista receitou doutora, o benzetacil, sinto q tomo antibiótico piora, a glandula endurece no meu pescoço e sinto muita falta de ar. O dentista disse q e da minha garganta q ta muito inflamada, depois de tomar a benzetacil passei mal, fui pro PSC e foi aplicado um anti-alérgico e um anti-inflamatorio, amanheci bem melhor. Mas fui tomar ibuprofeno de 600 pra garganta e a glândula voltou a ficar dura. Minha cirurgia do siso durou quase 1 hora, me ajude.

          2. Essa rigidez / inchaço é do processo inflamatório, o que é esperado, até certo ponto, no pós-operatório. Se há infecção, parece que você não pode tomar Benzetacil e derivados de penicilina, é preciso tomar outro tipo de antibiótico.

    2. Oi doutora, extrai meu siso inferior ha 6 dias, sinto muita dificuldade de engolir, garganta muito inflamada, a noite piora bastante, tem tipo uma bola na minha mandíbula q incomoda quando abro muito a boca ou boto pra fora. Mas o q mais incomoda é a dor na garganta, não consigo comer quase nada, e normal ter isso no 6 dia?

      1. Sim Kaka, esses são sintomas inflamatórios, comuns no pós-operatório. A garganta pode ficar inflamada também, dada a proximidade anatômica com a região da extração. Em princípio, tudo dentro do esperado.

  70. Boa noite Dra, hoje é meu quinto dia da extração dos meus sisos do lado direito. No terceiro dia comecei a sentir uma dor insuportável quando bebo água gelada, ou qualquer coisa gelada. É uma dor entre a gengiva e o dente na parte de fora no lado direito. As vezes a dor é tão grande que me dá pontadas na cabeça e bem fortes, estou aguentando até agora porque venho tomando remédio. Tirei do lado direito primeiro, porque minha dentista me disse que o inferior estava bem próximo ao nervo, pode ser um caso de parestesia?

    1. Acho que não, Isabela. Parece mais com sensibilidade dentinária pela exposição de parte da raiz do segundo molar (o que se resolve com a cicatrização), além de uma sensibilidade generalizada pela força que os outros dentes – principalmente os mais próximos – receberam durante a extração.

    2. E a questão da falta de ar e dor de cabeça dor e no ouvido e normal? E como se tivesse algo furando, dando pressão no meu pescoço e garganta. As vezes sinto muita dor no peito do lado esquerdo… To com muito medo. O dentista pediu pra eu esperar ate segunda pra tirar os pontos e esperar q a benzetacil faça efeito. Nao to tomando nenhum remédio e vejo q só piora, nao sei mais os fazer.

  71. Bom dia, Doutora. Extrai dois dentes do siso de baixo na ultima sexta-feira (11/03), a cirurgia foi tranquila, não senti dor e assim que acabou comprei os remédios (amoxicilina, nimesulida e deocil) e fui pra casa. Nos dois primeiros dias sangrou muito mesmo, de eu ter que ficar levantando de cinco em cinco minutos pra cuspir o sangue. Logo em seguida formou um “bife” de coágulo em cima da gengiva (em cima dos pontos) que fez com que o sangramento parasse, depois esse coágulo ficou branco. Agora, eu já não sei mais se é o coágulo branco ou a minha gengiva, mas meu rosto ainda está muito inchado e não consigo fechar a boca. Ainda não consigo mastigar nada, o máximo que consegui comer ontem foi uma batata cozida amassada (coloco na boca e engulo direto). Sempre que tento fechar a boca sinto os dentes superiors encostando no inchaço e tenho medo de abrir os pontos e por isso acabo ficando o dia inteiro com a boca aberta, o que cansa muito. Os meus dentes estão sensíveis, sinto isso quando forço pra fechar a boca (não só o 2º molar, mas outros depois dele também). As vezes sinto um gostinho azedo, não é sempre mas acontece. Tudo isso pode ser uma infecção ou é normal? Estou sendo muito neurótico em ficar preocupado com esse inchaço? Rsrsrs

    1. Inchaço é esperado, Matheus… algumas pessoas incham mais, outras menos. Em princípio, não parece haver infecção, os sintomas que você relata são inflamatórios.

  72. Doutora, é normal ficar uma “massa amarela” no buraco? Antes era branca, vi aqui no site que era normal e deixei pra lá. Agora a “massa” tem mais volume e está amarelada. Não sinto dor ou incomodo, mas estou com medo de ser uma infecção ou comida que ficou presa. Já bochechei bem e não saiu.

    1. Provavelmente é placa bacteriana, Milena. Faça o possível pra remover, mas também não precisa ficar “neurótica” a respeito… se for preciso, seu próprio organismo se encarrega de eliminar isso.

  73. Boa noite, Doutora
    Fiz a cirurgia de retirada dos dois sisos do lado direito, hoje faz 17 dias da cirurgia e ainda sinto muita dor, dificuldade de abrir a boca e etc, nesse período procurei vários dentistas, todos dizem q é assim mesmo. O dentista q operou receitou eritromicina 500mg de 8 em 8, nimesulida 12 em 12, tomei por 7 dias e não houve resultado, outro dentista passou mais uma caixa de eritromicina, tomei mais dois dias e nada de resultado, outro dentista passou azitromicina 500 mg por 5 dias, tomei esse e mais uma caixa de nimesulida, todos esses remédios tomei em conjunto com paracetamol 750 e dipirona 500, foram os piores 15 dias q já tive no meus 33 anos de vida, hoje 17º dia ainda doi, fiz exame de sangue e não tenho infecção, vou partir para o 5º dentista para q me receite tramol, Doutora o q a senhora acha que pode ser ??? Já não sei o q fazer.

  74. Olá Doutora,
    Retirei o dente do siso esquerdo, que estava deitado embaixo da gengiva na segunda feira (07/03), e até agora (12/03) quando bebo algo e o liquido encosta no lugar da retirada/buraco/ponto sinto uma dor que lembra muito a dor de dente sensivel.
    Isso é normal?
    E quanto tempo leva pra que pare totalmente de sangrar, pois acho que ainda está sangrando bem pouquinho, quase que imperceptível.
    Obrigado!

    1. Kauê, é um sintoma comum. O que dói é o seu segundo molar, que serviu como apoio durante a extração, e por isso está sensível. Também, pode ser por uma pequena exposição radicular dele, o que deve se resolver com a cicatrização. Quanto a sangramentos, podem ocorrer pequenos episódios, sem maior importância. Não precisa se preocupar.

  75. Boa noite Dra. Ana,

    Venho mais uma vez recorrer a si para obter mais informação. Uma vez que é mais prestável que o meu dentista e entende que quem não é dentista fica muito preocupado e sem saber bem o que fazer e nem o que se passa.
    Como já relatei em outro post, retirei o dente do “siso” inferior direito no passado dia 4 de Março. E a retirada dos pontos ocorreu dia 11. Mas coloquei algumas questões ao meu dentista que diz que para ele é tudo normal e nada dá importância ao assunto, mas também diz que problemas de ATM só existem se existir dor forte.
    Relatei que não consigo abrir a totalidade da boca (abro metade e por vezes, só por vezes, um pouco mais de metade, mas não consigo aceder à parte detrás da língua que sempre limpei), que tenho dores na bochecha e zona de articulação mas sem saber se é a articulação ou se são os músculos, e que sinto dificuldade em engolir, como se os músculos estivessem presos. Relatei ainda a sensação de língua queimada e está bem vermelhinha e até a falar noto alterações, como se língua ou o músculo da língua esteja preso, tenho esta sensação em determinadas palavras, por vezes como se falasse e vou usar uma expressão bem portuguesa “falar à sopinha de massa” como se a língua não se desenrolasse bem.
    A minha preocupação prende-se com todas estas questões. Estou tão preocupada que não consigo comer regularmente se não for pastoso ou liquido. Estou sempre com receio de não conseguir engolir alimentos mais densos.
    Esta manha tive dificuldades e depois de mais uma vez insistir com a clínica acabei por dirigir-me à farmácia e seguindo as indicações da farmacêutica trouxe para casa um calmante leve e um analgésico com relaxante muscular. Depois de tomar melhorei, mas ainda sinto que a boca não abre toda e que os alimentos a serem mastigados na boca não viram como devem e depois a engolir é um problema, como se a garganta também não esteja bem e não tem espaço para tudo.
    Ou seja, não sei se tenho algum problema ou se acabei por desenvolver alguma paranóia. Sei que a cirurgia foi há pouco tempo, mas o médico diz que não devo ter dores e devo forçar a boca para abrir normalmente e fazer a vida como sempre. Pois não sinto como se estivesse tudo bem. Sinto a mandíbula como se estivesse cansada, embora não seja sempre. É um problema muscular? Passa em breve ou é algo que necessito ter mais atenção?
    Eu estava calma, mas não estou mais porque o médico diz que nada se passa porque o tempo de recuperação já passou e que é tudo da minha cabeça.
    Desculpe doutora, mas não parecem da minha cabeça todos os sintomas, podem estar a dar comigo em doida é verdade, mas nunca fui doida, e não sei o que pensar ou sentir. Neste momento estou tão nervosa que não como e assim não consigo tomar mais medicação e até choro com os nervos. Porque adoro comer e falar e trabalho com comida e pessoas e não sei o que fazer!!!
    Obrigada pela atenção e por ajudar-me. Mas estou mesmo no limite. Bem Haja doutora.

    1. Oi Cristina. Não acho que esses sintomas todos sejam “coisa da sua cabeça”… eles certamente existem! Mas estão exacerbados por um certo grau de ansiedade associado. Procure ficar tranquila, tenha em mente que eles todos são passageiros. Pelo seu relato me parecem todos sintomas inflamatórios, comuns considerando a cirurgia recente, embora um pouco mais severos… e como são vários, o quadro geral piora. Parece haver um problema muscular sim, o trismo (dificuldade de abrir a boca) é comum no pós-operatório, e o motivo costuma ser a rigidez muscular e algum “inchaço” na região da articulação, até pelo tempo em que se fica de boca aberta durante o procedimento. Sei que não é assim tão fácil, mas tente conter a ansiedade e confie na recuperação… dia após dia, você vai melhorar.

      1. Obrigada Dra, pela ajuda. Agradeço muito a sua amabilidade. Mas hoje recebi um telefonema da assistente da clínica que me deixou preocupada. Ela relembrou a minha consulta na semana passada e telefonou para informar que a minha língua pode estar um pouco inchada uma vez que apresenta-se mais vermelha que o habitual e também porque relatei que está sensível e com sensação de queimada e por vezes essa sensação é de ardência na ponta. A assistente estava presente na consulta quando informei o médico destes sintomas e também que ao falar tinha dificuldades porque a língua parece maior ou não tão flexível como antes da cirurgia e que ao deglutir por vezes tenho a sensação que ou a garganta aperta e trava ou a língua não mexe o suficiente e não empurra os alimentos para baixo e parece que fica parado a meio caminho. Relatei também que parece que não tenho a mesma sensibilidade ao provar a comida e a assistente disse que posso ter problemas na língua que afete as minhas papilas gustativas. Eu tenho Síndrome do Intestino Irritável há 15 anos e como é um problema crônico posso ter problemas de outros níveis, segundo ela na boca. E então a assistente disse que eu tinha que ir fazer um exame para saber o nível de ferro no meu organismo e se estava tudo bem e não tinha anemia ou se os sintomas passam com o avançar do tempo relativamente à cirurgia de extração. E que problemas na língua são detetados por médicos dentistas. Ora o meu médico dentista que é um excelente profissional a tratar cáries e a realizar cirurgias, é uma pessoa que não consegue ter empatia por ninguém. Não explica nada e se não são cáries ou extrações então não se interessa e diz que não existe e está tudo na cabeça dos pacientes. Por essa razão a assistente pediu para que eu consultasse outro profissional para ter uma segunda opinião. Já marquei consulta precisamente na Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa. Mas fiquei preocupada. Existe algum tipo de fundamento no que falou a assistente? Só tenho consulta daqui a uma semana e claro que estou ansiosa. Parece que vou tornar-me a melhor amiga do Valdispert, quando até à cirurgia só tomava probióticos e carvão vegetal. Qual a sua opinião Dra? Mais uma vez obrigada. Atenciosamente. Continuação de bom trabalho.

        1. Sensação de língua inchada e de ardência / queimação é sintoma de parestesia, Cristina. Não vejo relação direta com qualquer alteração nas papilas gustativas ou com a Síndrome do Intestino Irritável.

  76. Olá, dra. Ana! Retirei os 4 dentes do siso, retirei 2 de um lado dia 24/02 e os outros dois dia 04/03!! O lado retirado primeiro já está cicatrizando e ficando tudo “bonitinho”, porém o outro lado que tirei depois, minha bochecha na parte inferior ficou endurecida, como se tivesse com uma dobra dura (fazendo um buraco), e quando eu apalpo, sinto uma dor, um incômodo!! Hoje 11/03 fui retirar os pontos, e o dentista falou que tudo irá voltar ao normal em breve, porém ele não me explicou muito bem!! Estou com muito medo que minha bochecha fique assim pra sempre 🙁

    1. Fique tranquilo João, sua gengiva vai voltar ao normal, sim… é que a cirurgia ainda é recente, os sintomas que você relata são inflamatórios e têm a ver com a cicatrização.

  77. Ola, retirei os dois sisos da parte de baixo ha 15 dias… porem os dentes do fundo estao com um sensibilidade terrivel… e normal mesmo apos 15 dias?

  78. Dra. Ana, fiz a cirurgia de extração de dois dentes siso do lado direito e já retirei os pontos hoje, com 07 dias da cirurgia. Ontem estava sentindo muita dor no osso maxilar e também na parte frontal da cabeça, uma dor que mais parece uma pressão. Retornei ao consultório para verificação e o dentista retirou os pontos e limpou o local com um liquido de gosto horrível. Passou um remédio no local e me disse pra continuar com a medicação para dor. Queria saber se é normal essa dor nos ossos e quanto tempo vou ficar sentindo isso. Hoje a dor diminuiu, mas ainda tem essa pressão na cabeça. Ele disse que essa dor era causada por uma inflamação no osso, por causa dos resíduos de sangue e saliva que acabam ficando no local.
    Obrigada.

    1. Sim Aline, é esperado que haja alguma dor no pós-operatório. Cada pessoa sente de um jeito, mas geralmente em até 1 semana isso se resolve (ou, pelo menos, a dor diminui bastante).

  79. BOM DIA!
    Há quatro meses tirei meus 5 sisos, todos inclusos!
    Os inferiores alem de inclusos estavam totalmente deitados.
    Fiz a cirurgia e ocorreu tudo certo, mas há dois meses que esta saindo pus em um local e apenas um lado.
    Comecei jogando agua oxigenada e nada adiantou, comprei periogard e tbm nao esta adiantando, quer dizer, diminuiu a quantidade de pus, mas nao deixa de sair.
    Minha gengiva nesse local esta bastante inchada, e sinto incomodo quando passo a lingua, principalmente nos lados (lingual e vestibular na regiao do 3° molar inferior).
    Devo tomar algum medicamento?
    Obrigada pela atenção, Doutora.

    1. Dra. Na quinta feira extrai os dentes do siso do lado direito… Na cirurgia ocorreu td bem… No entanto na quinta à noite qdo passou o efeito da anestesia senti uma dor terrível… Que foi aliviada com o paracetamol e o diclofenaco que o cirurgião receitou por 3 dias e tbm estou tomando amoxicilina! Na sexta passei o dia sem dor. A noite veio a dor aguda novamente. Mas tomei a medicação receitada e aliviou… Hj novamente a noite. Ela está aqui latejante e quase q insuportável… Isso eh normal?? Não sinto gosto ruim na boca. Estou com rosto inchado e não consigo abrir a boca… O que pode ter acontecido?

      1. Ju, essa dor que “vai e vem” e piora à noite é típica do processo inflamatório. À noite nos deitamos, e isso aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e da face, exacerbando os sintomas inflamatórios (dor, inchaço, vermelhidão, etc.).

  80. Boa dia doutora, retirei meus 4 sisos em dezembro, entre dezembro e esse mês de março aconteceu algumas coisas. Logo quando fui tirar os pontos, o lado esquerdo inferior estava com uma afta enorme, meu dentista me indicou uma pomada em orabase para passar e melhorou, depois de um mês de cirurgia começou a sair pus no mesmo local onde se encontrava a afta, fui ao meu dentista e disse que tinha entrado alimento, que era so fazer limpeza com seringa com periogard, isso foi no começo de fevereiro. Entretanto ja fiz de tudo, agua oxigenada, periogard, fiquei uns dias ate sem sair o pus, mas essa semana voltou, minha gengiva esta super inchada, avermelhada. O que você acha que é? O que eu posso fazer? Estou com medo de ter que fazer uma outra cirurgia.

    1. Sara, considerando que faz 3 meses da extração, me parece que há um pequeno abscesso. Não acho que seja o caso de nova cirurgia, mas talvez seja preciso intervir sim, pra drenar esse pus. Converse com o seu dentista.

  81. Bom dia, Ana! Tudo bem?
    Pois bem, eu retirei os meus 4 dentes do siso na terça-feira, dia 08.
    Estou tomando todas as medicações que o cirurgião me recomendou. Até agora não senti nenhuma dor no pós-operatório.
    Porém, estou com uma dúvida que está me torturando. O meu dente do siso inferior do lado esquerdo (destaco que foi o que mais demorou pra sair e o dentista teve que quebrá-lo aos poucos pra sair) está com a gengiva maior próximo ao dente extraído. Observei o dente do lado direito e a gengiva não teve alteração. Ainda estou com os pontos e só vou tirar na terça-feira que vem. É normal o dente ficar com a gengiva maior, sabendo que é o lado onde a bochecha está inchada? Estou com essa dúvida. Por favor, me ajude. Estou preocupado.

  82. Olá Dra. Bom dia…
    Na sexta feira dia 04/03/2016 retirei os 4 sisos de um vez só com um bucomaxilo facial, ele disse que seria melhor assim e que sofreria só uma vez, ocorreu tudo bem na cirurgia, tirei os dois de cima e logo em seguida os de baixo, que demorou um pouco mais porque começou a doer, então ele aplicou mais anestesias (conforme o limite do meu peso), depois de muita força ele saiu. Durou em torno de 30 min a cirurgia. Achei que até foi tranquilo, logo em seguida fiz uma sessão a laser para que não inchasse tanto e não tivesse tanta dor no pós operatório, e realmente funcionou, não inchei nada, nem durante e nem depois a cirurgia, na segunda fui fazer mais uma sessão a laser e comentei com o Dr. referente a minha garganta que estava muito dolorida e que não tava conseguindo comer direito, ele disse que era normal devido a quantidade de anestesia que foi usado e causou reação. Até ai tudo bem, continuei tomando spidufen conforme ele tinha receitado, porém ontem e hj não estou conseguindo engolir nem a saliva, minha garganta inchou (infecionou) não to conseguindo abrir um dedo da minha boca, liguei a lanterna do meu celular e mirei na boca pra eu ver se conseguia ver alguma coisa, e vi um inchaço enorme do lado esquerdo, bem avermelhado e com as veinhas bem vermelhas, acho que de tanto fazer força pra abrir um pouco a boca ela está ficando cada vez mais avermelhada com manchas amarelas na garganta. Resumindo, todos os meus dentes estão doendo próximo da onde foi retirado os sisos, não to conseguindo nem engolir a saliva muito menos comer algo, isso desde ontem… e hoje vou ter que tirar os pontos daqui meia hora, e não faço ideia como ele vai tirar se não consigo abrir minha boca. Dra. sabe me dizer o pq dessas complicações toda?

    1. São todos sintomas inflamatórios, Simone… e são esperados em maior ou menor grau. Eu não chamaria de complicações, mas de sintomas um pouco mais severos, de uma inflamação generalizada. Tudo deve se resolver em breve.

      1. Então Dra. Ana, fui pra retirar os pontos e estava com dor quase insuportável, então o dentista teve que abrir minha boca com muita força pra poder analisar, pra ser sincera chorei de tanta dor, pois mal conseguia engolir a saliva. Disse ele que realmente formou-se um edema muito grande, mas não estava inflamado e isso era muito estranho pra ele, pois nunca viu esse tipo de reação ainda mais que o edema estava no começo da garganta e estava evoluindo muito rápido, pra ajuda ainda disse que isso além de não ser normal não era nada bom. Então ele passou antibióticos pra caso fosse um princípio de infecção pra gente ja ir tratando, e passou um remédio injetavel, disse que era pra voltar as 18:30, caso não tivesse nenhuma melhora teria que me internar. Não imaginava que no 7° dia iria passa por tudo isso!

  83. Dra. Ana, bom dia!

    Meu caso é o seguinte, tem exatamente 7 dias que retirei dois sisos do mesmo lado. Ontem (08/03), retirei os pontos. Minha bochecha já desinchou, porém minha mandibula ainda dói quando eu abro toda minha boca e as vezes na hora de mastigar dói um pouco também. É bem nessa “bolinha”, do maxilar, deve ser a articulação, e com isso dá impressão que ainda estou com minha boca inchada. Minha dentista disse que é normal porque como o siso de baixo estava incluso, teve que rasgar a gengiva, quebrar o osso e td. Mas ainda estou com receio disso ficar pra sempre. Ela disse que posso comprar soro na farmácia e uma seringa pra amenizar e ter uma recuperação mais rápida. Me oriente por misericórdia. Um bom dia e bom trabalho.

    1. Rodrigo, me parece tudo dentro do previsto. Os sintomas que você relata são esperados nessa fase do pós-operatório. Faça como sua dentista sugeriu e fique tranquilo, não é pra sempre. 🙂

  84. Dra. Boa noite, eu tenho um pequeno problema de ATM, um desgaste do lado esquerdo que me incomoda na mastigação, eu retirei o siso direito e não tive muitos problemas, com uma semana me recuperei, mas esse siso esquerdo q eu tirei faz um semana e meia e parece q o dentista fez esforço pra retirar ele e minha ATM piorou, a noite sinto dores horríveis e sinto dores na garganta tmb pra engolir alimentos tmb. Vc acha que devo me preocupar? Devo procurar algum profissional, vc me indica algum? Pq eu já fui em um bucomaxilo e ele não conseguiu resolver meu problema de ATM, sinto muitas dores de cabeça e dificuldades de mastigar ainda, ela só piorou agora, desde já agradeço, boa semana 🙂

    1. Paulo, pelo seu relato me parece que você jé tem um problema de ATM e, com a cirurgia, os sintomas pós-operatórios “se misturaram” com esse problema causando um quando bem incômodo. Você vai melhorar, mas para o problema de ATM sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pra um diagnóstico mais preciso e alguma sugestão de tratamento com base nesse diagnóstico.

  85. Ana, parabéns pelo trabalho aqui no site!
    Bom, eu extraí um siso inferior do lado direito na segunda-feira, dia 29/02. Fez uma semana hoje. Precisei pois estava inflamada a região, que por ter uma proximidade e um buraco com o dente ao lado, acumulava alimentos e inflamava.
    A cirurgia demorou 1h15, foi bem complicada, precisou partir o dente e fizeram bastante força. Estou com a mandíbula do lado do dente com dor ainda, mas em recuperação. Estava com dor e sensibilidade na região, e hoje, ao retirar os pontos, o dentista disse que está cicatrizando bem, mas que provavelmente esta sensação era de um dos pontos. De fato, ao tirar, deu uma aliviada na sensação, mas na hora da retirada sangrou um pouco. A região segue doloridinha e o dente ao lado está bem sensível. Meio mole, até. Agora há pouco, precisei subir uma escada e senti o dente e a região pulsando.
    Isso é normal? Tenho uma viagem sábado e tô bem preocupada com a minha recuperação.
    Quais as chances da gengiva seguir inflamada pelo primeiro motivo?

    Desde já, muito obrigada pela atenção.

    1. Isadora, os sintomas que você relata são todos comuns nessa fase… não me parece haver qualquer alteração. A inflamação que você apresenta é inerente à cicatrização, é esperado que ela esteja presente. Apenas continue se cuidando e higienizando o local, vai dar tudo certo.

  86. Olá Doutora, retirei meus dentes sisos inferiores há 5 anos. E logo nos primeiros dias fiquei com uma sensação estranha que não parava, voltei ao dentista e foi detectado parestesia do nervo lingual. E tenho isso até hj! No local onde foi retirado o siso esquerdo, passando pela parte baixa da língua até a sua ponta esquerda, uma sensação de formigamento, de anestesia, de ter queimado a língua com um liquido quente mas o “efeito” não passa, às vezes eu esqueço dessa sensação. Por causa desse trauma não tirei meus sisos superiores. Enfim, logo nos primeiros dias fiz algumas sessões de laser, mas não adiantou. Fiz muitas pesquisas na internet acerca desse assunto e são desanimadores… Durante esses 5 anos tive 3 “crises de dor de siso” mesmo sem te-los, o local onde ele foi extraído dói, incha e incomoda muito. Fui a dentista e ela pediu raio x dos dentes, mas não detectou nada. Fez uma limpeza e disse que poderia estar doendo por causa do acumulo de restos de comida, mas não adiantou. Depois a dor passa… hj fui a outra dentista de emergência, estava doendo muito e ela disse que em relação ao espaço que o dente siso esquerdo foi tirado, a pele está um pouco mais avantajada… talvez seria o caso de uma micro cirurgia para retirar essa pele. Receitou nimesulida. Voltando pra casa resolvi pesquisar mais sobre o assunto e acabei caindo no neuroma traumático, lesão do nervo, etc. Acho que tenho um neuroma, vi nesse site e é isso que sinto!

    http://www.sigcins.com/como-diagnosticar-neuroma-traumatico/

    Coloquei images de neuroma traumático na internet e tem uma que me identifiquei: o siso superior atritando com a pele do siso extraído inferior, ambos do mesmo lado, veja:

    http://www.mojzobar.si/modrostni-zobje/

    Socorro! Me ajude! Queria muito saber o que eu tenho para resolver o problema e sanar essas dores! Parabens pelo trabalho!!! Um grande abraço.

    1. O seu relato combina com neuroma traumático sim, Fernanda. Sabe quando a pessoa amputa a perna e continua sentindo o dedão do pé coçar? É mais ou menos isso… a “coceira” não existe, é claro, assim como o dedão… mas o nervo se “confunde” e interpreta dessa forma. É um problema em nível nervoso, já não tem mais a ver com o dente. Converse com o seu dentista pra um diagnóstico mais preciso e sugestão de tratamento (laser, medicação, bloqueio do nervo, etc.).

  87. Ola, Dra!
    Eu passei por duas extracoes de sisos inferiores ha 10 anos (eu tinha 14 e eles ainda nao haviam nascido). Lembro que em uma das extracoes cheguei a ficar 2h 30min com a boca aberta, usaram uma ferramenta para me forcar a continuar com a boca aberta, inclusive.
    O fato e que tive trismo, e com 22 anos (2 anos atras), comecei a ouvir um estalo todas as vezes em que bocejava. Qualquer pessoa ao meu redor consegue ouvi-los… Essa semana, comecei a sentir um pouquinho de dificuldade de abrir a boca o suficiente para, por exemplo, escovar meus dentes e morder uma banana ou hamburguer.
    Alem desse dolorido, que parece ser quase dentro do ouvido, sinto um pequeno estalo, algum tipo de movimentacao dos ossos, nao sei explicar…!
    Estou bem preocupada, pois ja recorri ao “Dr. Google” (quem nunca fez isso e se desesperou ainda mais?!) e vi casos em que as pessoas precisam fazer uma cirurgia chamada artroplastia, caso seja patologia da ATM. Enfim, moro nos Estados Unidos e a familia do meu marido diz horrores sobre os dentistas daqui. Estou com medo por tudo!
    O que pode ser que esta acontecendo comigo agora, depois de 10 anos? Sinto um profundo arrependimento do dia em que aceitei fazer a extracao desses sisos que estavam bem quietinhos, la dentro… no cantinho deles! Fui aconselhada a extrai-los porque poderiam “estragar” o trabalho feito pelo aparelho ortodontico.

    1. Viviane, estalidos na articulação não são um problema, em si. O problema começa quando há dor… aí pode haver alguma alteração articular, mas nem por isso o tratamento envolve cirurgia. Depende do caso. O ideal é a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra ver o que está acontecendo, mas não fique pensando em cirurgia, nesse momento.

  88. Boa tarde doutora, extrai meu siso hoje e gostaria de dicas de como fazer a higiene do local, se devo usar enxaguante bucal e qual no caso. Muito obrigado pela atencao.

  89. Olá Dra. retirei meu siso inferior em 27/02/16 (seis dias atrás) mas a dor é horrível, meu rosto ta inchado e para piorar um dos meus pontos saiu no dia seguinte, fui ao dentista e ele viu que eu estava com uma inflamação, disse que eu tinha duas opções, ou dava pontos novamente ou entrava com medicação, preferi a medicação, estou tomando amoxilina de 8 em 8 horas, mas ainda sinto muita dor e aquela “aguinha” continua saindo, estou usando também periogard e fazendo bochechos com agua morna. Não aguento mais sentir dor, pois ele estava semi-incluso e inflamou antes da sua retirada. Existe alguma outra coisa que eu possa fazer?

    Grata, Joana.

    1. Depende, Joana. Se seu dentista sugeriu dar pontos, talvez seja uma alveolite… e aí deve ser necessário o dentista intervir, não vejo a situação como uma escolha entre remédio ou procedimento. E se for uma alveolite seca (por falta do coágulo), bochechar água morna (pra quê, seu dentista sugeriu isso?) é pior ainda. Enfim… converse novamente com ele, é preciso reavaliar e ver o que está acontecendo.

  90. Olá doutora!
    Tirei os dois sisos superiores no dia 15/02/2016, tomei os remédios certinhos, não tive sangramentos e nem muita dor, mas fiquei bastante inchada. Já tirei os pontos e segundo o meu dentista está cicatrizando bem. Porém até hoje estou um pouco inchada depois de tantos dias. Queria saber se isso é normal, pois estou preocupada. Tem algo que eu possa fazer em relação a isso?
    Desde já agradeço.

    1. Roberta, às vezes o inchaço demora a desaparecer, mesmo. Faça compressas mornas no rosto, deve ajudar a resolver o processo inflamatório e, por consequência, o inchaço.

  91. Olá Dra, fiz extração no meu siso direito inferior, que demorou bastante e teve que mexer no osso, depois de sete dias é normal sentir dor na mandibula do lado da extração ?

  92. Bom dia Dra.
    Extrai um dente extra entre o 26 e o 27, só que estava nas raizes dos dentes. A cirurgia demorou cerca de 3 horas e agora fiquei com um buraco enorme na boca, e ainda por cima aparecendo as raizes. O cirurgião me informou que vai levar em torno de 30 dias para esse buraco fechar. Não sinto dor na região, só quando tomo liquido gelado. Tomei o amoxicilina de 875 por 7 dias e agora ja faz 10 dias da cirurgia e estou com dor de garganta, principalmente no lado que foi operado. Sem contar as aftas que apareceram. Tem algum problema se eu tomar diclofenaco de potássio pra tratar essa dor de garganta, com relação ao buraco na gengiva?

    1. Camila, todos esses sintomas são comuns no pós-operatório. O diclofenaco pode ajudar na inflamação, de forma geral, então se a garganta estiver inflamada, pode até ser útil. Mas eu sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra orientações mais específicas em vez de se automedicar.

  93. Olá Doutora, boa tarde !
    Fiz a extração do meu siso ha 8 dias atrás, retirei os pontos, porem eu sinto muita dor a noite principalmente quando vou descansar, sinto incomodo na gengiva e nos dentes do lado que foi retirado o dente (lado direito), é como se eu sentisse a pressão de extração, eu queria saber se é normal sentir essas dores, tomei os anti-inflamatorios conforme foi prescrito, é estranho porque uma hora dói e outra não, e a gengiva coça muito, estou tomando tandrilax pra amenizar essas dores, ajuda muito, mas quando passa o efeito dói muito e nos primeiros dias da cirurgia eu sentia dor e muita ardencia nos pontos. É normal sentir tudo isso ?

    1. Gabriela, todos esses sintomas são inflamatórios, e é comum que eles estejam presentes na fase de cicatrização. Eles pioram quando você se deita porque aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que exacerba os sintomas inflamatórios. Mas, em princípio, tudo ok.

  94. Olá doutora. Fiz a extração dos dois sisos superiores no dia 15/02/2016, o dentista me passou remédios anti-inflamatórios e de dor pra tomar de 8 em 8 horas. Tomei os remédios certos, não tive sangramento, nem muitas dores, apenas dificuldades para abrir a boca e muito inchaço (muito mesmo). Tirei os pontos uma semana depois e o dentista disse que estava cicatrizando bem. Porém o inchaço não acabou completamente. Ainda estou um pouco inchada depois de tantos dias. Queria saber se é normal esse inchaço ainda, pois estou muito preocupada. Tem algo que eu possa fazer em relação a isso? Será que vou ficar inchada para sempre agora? Me ajuda por favor.

    1. Você não vai ficar inchada pra sempre, pode ficar tranquila, Roberta. É que o processo inflamatório ainda deve estar se resolvendo… às vezes demora, mesmo. Ainda mais se você ficou BEM inchada. Fazer compressas mornas pode ajudar a desinchar.

  95. Doutora, q bom q ainda existem anjos como vc, parabéns pela dedicação e atenção com os leitores, bom, eu extrai os quatro cisos ha sete dias atras, não sangrou muito e tbm não foi complicado, meu dentista disse q não havia necessidade de tomar anti-inflamatorio, e realmente não inflamou, mas estou sentindo uma leve dor no local dos cisos inferiores, q apos a retirada dos pontos ficou um buraco, leve incomodo nas bochechas e dores de cabeça, esses sintomas vão permanecer por muito tempo? É normal? O q posso fazer para retirar os alimentos q entram nos buracos dos cisos inferiores, pois somente com bochechos não consigo tirar tudo, obrigada!!!

  96. Olá, há 3 semanas eu extrai os 4 dentes do siso e durante a 1 semana tudo ocorreu como o esperado, a não ser por hematomas que começaram a surgir já no mesmo dia, quando fui retirar os pontos 7 dias depois, meu dentista disse que a causa poderia ser fragilidade capilar.
    Durante a segunda semana, o lado direito do rosto ficou mais rígido impedindo a abertura total da boca e o local doía bastante, meu dentista já havia me alertado sobre isso e recomendou mascar chiclete.
    Até aí estava aparentemente tudo normal, o problema começou mesmo quando essa rigidez parou e percebi que a dor que sentia, no lado direito do rosto, aumentou e a área dolorida também, percebi também que não sentia normalmente todos os dentes deste lado desde os dentes de trás até os da frente. Liguei para o dentista na 3a semana e ele falou para eu marcar sessões com laser, as quais ainda vão fiz, mas estão marcadas. Porém, ontem comecei a sentir meu lábio inferior do mesmo lado, meio estranho, uma alteração pequena da sensação, mas acho que era para estar reduzindo e não piorando os sintomas. Ultimamente ando retirando com um cotonete uma massinha amarelada do buraco, não sei se isso é resto de comida ou outra coisa. Diante disso, fica aqui algumas dúvidas.
    Tive uma parestesia pequena, ou isso está um pouco mais sério?
    Esse tratamento a laser que vou fazer, eu que terei que arcar com as despesas, ou isso é de responsabilidade do dentista e será gratuito?
    Ainda estou com hematomas, os do lado esquerdo saíram mais rápido, mas os do lado direito estão grandes e fortes ainda (verdes), mesmo eu usando a pomada hirudoid, que ele receitou, há 2 semanas 2x ao dia. É normal demorar tanto assim, ou pode ser indício de algo?
    O que pode ser essa massinha? Quando eu a retiro vejo o buraco um pouco menor, mas bem fundo, devo tirá-la ou não ?

    1. Camilla, seus sintomas me parecem todos inflamatórios, e cicatrização envolve inflamação, mesmo. Eu não me preocuparia. A pequena alteração de sensibilidade que você relata provavelmente é por causa do edema, sem maiores consequências. Os hematomas / equimoses vão desaparecer, pode ficar tranquila. A “massinha” é uma mistura de placa bacteriana e de exsudato inflamatório, algo esperado nessa fase. Quanto às sessões de laser, é um tratamento à parte, se fosse eu, cobraria. 😉

  97. Boa tarde Doutora, realizei a extração do meu 3° molar há 1 semana e meia, não houve sangramento e retirei os pontos dia 26/02, mas até o momento quando realizo bochecho na escovação ou bebo liquido gelado, apresento uma enorme sensibilidade no 2° molar, devo me preocupar?

  98. Boa tarde doutora, após retirar os pontos (1 semana depois da extração) é possível reintroduzir uma dieta de alimentos sólidos, ou o ideal seria manter em sopas e pastosos?

  99. Olá doutora, dia 24/02 fiz a extração de 2 sisos, o superior e o inferior do lado esquerdo. Não sinto dor e não sangra mais. Só que ainda estou com o rosto inchado e um pouco de dor nos pontos quando rio ou falo muito. Quanto tempo demora este inchaço? O que eu posso fazer para amenizar?
    Adoro seu blog. Abraços.

  100. Extrai meu siso ha 10 dias, tomei o antibiótico certinho por 7 dias e desde que passou a anestesia comecei sentir muita dor (bem mais do que quando extrai o primeiro siso), e estou com dor durante todos esses dias… Voltei no dentista apos 1 semana para tirar os pontos e ele disse que se a dor continuasse era para eu voltar la para tomar mais antibiótico, pois poderia estar querendo infeccionar e o antibiótico estava segurando (mas não tinha nenhum sinal de infecção aparente), ele falou pra eu tomar tandrilax e esperar mais uns dias para ver se melhorava, continuo com dor (as vezes forte) e o tandrilax segura a dor, mas assim que passa o efeito do remédio a dor volta)! Doi como se fosse uma dor de ouvido e dor de garganta.
    É normal sentir dor após tantos dias?? Devo tomar mais antibiótico?

    1. Luana, a dor pode persistir, sim… depende da pessoa. Não acho necessário antibiótico, você precisa de um analgésico, mesmo. O Tandrilax é uma boa opção (e você diz que tem funcionado).

  101. Boa tarde Doutora, tudo bom?
    Extrai um molar no dia 01/02, a recuperação está boa, minha preocupação é a retirada dos pontos. Posso esperar que caiam sozinhos?

    1. Não aconselho, Gabriela. O ideal é remover os pontos mais ou menos 1 semana depois da extração. Nem sempre eles se soltam sozinhos, e a presença deles junta muita placa bacteriana, dificultando a higienização.

  102. Tirei meu siso inferior ha 9 dias, tomei o antibiótico certinho durante os 7 dias, e estou ainda sentindo dor todos os dias! O Dentista disse que não havia nenhum sinal de infecção no dia que tirei os pontos, e me orientou a tomar tandrilax e se continuar com dor voltar para tomar mais antibiótico. Quando estou sob o efeito do remédio fico bem, mas assim que passa vem uma dor (as vezes forte). Estou preocupada, vou fazer uma viagem na próxima semana e estou com medo de infeccionar e eu não ficar bem!
    É normal sentir dor durante quanto tempo? Sinto uma dor como se fosse dor de garganta e de ouvido e as vezes dor no dente da frente.
    Desde já agradeço a atenção!
    Parabéns pelo trabalho realizado no blog!!!

    1. Luana, a intensidade dos sintomas pós-operatórios é diferente pra cada pessoa (ou pra cada dente de cada pessoa). Geralmente pode haver dor por até 2 semanas, sempre diminuindo. Mas os sintomas que você descreve são comuns e esperados, então acho que você não precisa se preocupar.

  103. Olá, Doutora Ana, extrai meus sisos do lado esquerdo no dia 22/01/2016, o siso inferior estava impactado, “deitado”. Tive um pequeno sangramento que parou por si mesmo na tarde do terceiro dia após a extração. O lado esquerdo do meu rosto na parte da mandíbula começou a inchar logo após a cirurgia. Dei compressas geladas e no quarto dia o inchaço já tinha diminuido bastante, no entanto, estou preocupada, pois já estou no oitavo dia após a extração e um pequeno inchaço permanece perto do primeiro molar. Ele ficava visível quando sorrio e sinto um aumento do volume nessa parte da mandíbula quando percorro a mão por ela. Não tem inchaço nenhum na parte da extração. Não sinto dor. Tem um ponto de sutura entre o primeiro e o segundo molar que eu não sei porque foi feito. Não vi nenhum corte na área. Esse inchaço pode ser algo grave? A extração do meu siso pode ter prejudicado a raiz do meu primeiro molar provocando esse inchaço? Ainda não tirei os pontos. Só serão tirados no dia 02/01.

    1. Cristiane, a cirurgia é bem recente e todos os sintomas que você relata são comuns nessa fase do pós-operatório. O ponto na região do primeiro molar se dá porque a gengiva foi “descolada” ali, então é uma forma de estabilizá-la. Há um processo inflamatório em curso, por isso o inchaço. Acho que você não precisa se preocupar.

  104. Boa tarde, drª fiz a extração do siso inferior direito 4 dias atras e ontem no terceiro dia senti uma dor a noite, e eu não estava sentindo nos primeiros dias, hoje a dor permanece, não é uma dor muito forte, mas não cede com a dipirona, estou receosa em ser alveolite, porem estou seguindo as orientações passadas pelo dentista e tomando amoxilina e arflex (ja estava tomando uma semana antes da extração).

  105. Oi Dr° Ana, faz 5 dias que extrai meu dente siso, sendo que sinto fortes dores no local, fisgadas bem doloridas, o ponto ainda não caiu e não consigo comer ou beber direito, pois a dor me incomoda muito. Estou tomando Cefalexina e um anti-inflamatório. A questão é que a dor não quer passar, e tem uma mancha branca, fui ao dentista e ele disse que era pus, mas que era normal. Não estou achando nada normal sentir essas dores fortes. A mancha branca é pus mesmo ? É realmente normal ? Estou ficando muito preocupada, pois minhas dores são muito intensas. Desde já agradeço.

  106. Olá Doutora. Dia 18/12/15 operei os 4 sisos (sim, sou louco hehe) e passei por todo aquele processo de recuperação e as dores passaram, mas hoje dia 29/01/2016, pouco mais de um mês da cirurgia, a região onde estava o siso direito da parte de baixo começou a inchar e a doer novamente. Isso é algo normal ou devo me preocupar? Desde já muito obrigado.

  107. Olá, já faz 2 semanas que eu tirei meu siso e tomei nos primeiros dias nimesulida e azitromicina que eram por 6 dias, porém eu tomei apenas por 4, atacou muito forte meu fígado, enfim, passou os dias dos medicamentos e eu sentia uma sensibilidade no local da extração, achei que fosse sumir com o tempo, só que hoje a sensibilidade é muito grande, agora dói quando qualquer tipo de líquido encosta na gengiva, quente, frio ou neutro, tanto faz, agora dói bastante 🙁
    Tenho que voltar ao dentista? Essa quarta feira dia 27/02 fiz uma restauração, e citei esse problema, ela disse que é normal até 20 dias, esse prazo está na reta final e nem sinal de melhorar a sensibilidade.

    1. Rafael, se sua dentista (a que fez a restauração) não viu problema no local da extração, o que você tem é apenas a dor pós-operatória, mesmo. De qualquer forma, se ele não vem diminuindo, seria bom que você procurasse seu dentista pra reavaliar. Pode ser necessária alguma medicação analgésica ou procedimento local.

  108. Bom dia Dra.
    Parabens pelo blog !!

    No dia 20/01 extrai meu dente do ciso inferior do lado direito, nos primeiros dias nao senti dor. Fui indicada a tomar dexametazona por 2 dias. Há 3 dias sinto umas fisgadas fortes, uma dor chata durante a noite. Sempre a noite, tenho que dormir de barriga pra cima pois dos dois lados me incomodam muito. O que devo fazer ? Estou tomando Nimesulida de 100mg de 12h/12h. A garganta tambem esta arranhando um pouco. E um gosto ruim (saliva) é normal ? Muito obrigada.

    1. Esses são sintomas comuns no pós-operatório, Nathalia. Não me parece que haja alguma alteração relevante. Continue seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista.

      1. Boa noite!! Gostaria de tirar uma dúvida.
        Fiz a extração do siso há 3 dias, a cirurgia levou 1 hora, pois estava incluso e “enraizado” no osso.
        Fiquei com o rosto bem inchado, q creio ser bem normal pela manipulação.
        Mas no inchaço ficou um caroço q qdo toco doi. Esse caroço é normal?

  109. Olá. Fiz a cirurgia no dia 21/01, retirei os dois dentes do siso do lado direito. O dentista foi um amor e muito rápido. Fiquei com a cara inchada, mas já esperava que isso fosse acontecer. A única coisa que está me deixando preocupada é a dorzinha que venho sentindo na maçã do rosto. Não sinto dor onde está os pontos e tal, mas sinto no local que falei. É como se eu tivesse batido o rosto em algum lugar. Não é uma dor de morrer, mas é bem chatinha. Sentir isso é normal ou seria um alerta de que algo está dando errado no meu pós-operatório?
    Ontem voltei a trabalhar (que é longe de minha casa e envolve pegar vários ônibus, subir e descer escadas e ficar de pé um tempo) e fiz coisas como: falar bastante, mastigar (mesmo com a boca não abrindo direito ainda) e subir e descer escadas. Isso pode ter contribuído para minha dor?

    1. Pode ter contribuído sim, Aline. Mas não dá pra dizer que haja alguma alteração relevante com base no seu relato… me parece a dor pós-operatória normal. Como você extraiu um dente superior também, pode ser uma pequena sinusite. Mas, em princípio, você não precisa se preocupar.

  110. Gostaria de parabenizar a doutora Ana Tokus pelo incrível trabalho que está fazendo, extraí dois sisos do lado direito no dia 21/01/2016 e possuía algumas dúvidas quanto ao pós operatório, graças a esse post consegui sanar tais dúvidas. Mas o mais espetacular foi ver que desde 2013, nesse post, a doutora esclarece dúvidas postadas até hoje, já que no pós operatório ficamos perdidos por falta de orientação e com medo de que algo possa dar errado. Parabéns, continue com esse excelente trabalho!

  111. Boa noite doutora,
    Extrai meus sisos inferiores faz 11 dias e não estou sentindo dores no local da extração, e sim estou sentindo um incomodo na bochecha do lado esquerdo em uma veia da bochecha e que está me deixando com dor de cabeça…
    Estou achando que é o siso superior que está machucado… pq sinto um dente machucando a suposta veia… rsrs seria possível ? Ou é um sintoma normal ainda da extração do siso?

    Quanto tempo posso passar sem extrair os superiores sem ocasionar danos ?

    Abraços.

    1. Um pouco pode ser, Patricia… desde que sejam episódios curtos de sangramento e sem maior relevância. Em princípio, esses sangramento ocorrem apenas nos 3 primeiros dias após a extração.

    2. Olá doutora, tenho uma dúvida, retirei um dente do siso no dia 16/01 e estava indo bem na recuperação, até que no quarto dia meu rosto ficou inchado e com dores. O inchaço parece estar diminuindo e as dores praticamente sumiram, mas há 2 dias está saindo um líquido meio branco do lugar onde estava o dente. Isso é normal? Tenho medo de demorar para melhorar, visto que não estou conseguindo abrir a boca. 🙁

      1. Juliam provavelmente esse líquido é só um exsudato inflamatório, comum no período de cicatrização. Mas se achar necessário, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  112. Boa noite,
    Extrai o siso inferior esquerdo faz 8 dias, removi os pontos faz 2 dias, mas ainda sinto dor na regiao onde removi o siso e tb sinto dor de ouvido, isso é normal? O que devo fazer?

    1. Mirelle, provavelmente é a dor pós-operatória ainda, que é esperada. A garganta e o ouvido podem ficar doloridos, também, pela proximidade anatômica com a região da extração. Se você já parou de tomar analgésicos, talvez deva tomar mais uns dias. Converse com o seu dentista.

  113. Olá Dra. eu extrai meu siso, o 38, na sexta passada (dia 15 de janeiro), e hoje sexta (22 de janeiro) fui retirar os pontos. O que acontece, é que hoje após retirar os pontos estou sentido uma dor em todos os dentes inferiores do lado esquerdo (mesmo lado que extrai o dente do siso), que não é muito forte, mas que está incomodando bastante, isso é normal? Se sim vai continuar doendo por muito tempo? E outra pergunta, tenho um aniversário no dia 24 (domingo) em uma churrascaria, gostaria de saber se posso ir e mastigar normalmente?

    1. Juliana, é comum que essa sensibilidade generalizada ocorra no pós-operatório. Isso pode levar mais alguns dias. Sim, você pode comer normalmente no domingo.

  114. Boa tarde, doutora! Fiz uma extração de um siso inferior há 2 meses e 10 dias porque estava me causando muitas dores de cabeça que irradiavam para o rosto e pescoço (dente incluso, na horizontal, a cirurgia foi terrível, demorou 3 horas). Depois desse tempo ainda estou sentindo dor de cabeça e rosto (principalmente no osso atrás do ouvido). Essa dor é normal? Será influência do outro siso inferior que ainda não extrai? Desde já agradeço!

  115. Olá doutora, sou estudante de odonto, estou indo para o segundo ano. Extrai o 28 hoje (quinta feira), trabalho com uma banda sertaneja e temos um show no sábado, como vamos ficar em hotel e comer em restaurantes, minha duvida é: Posso mastigar (pedaços menores e do lado direito) ou ainda devo ficar na dieta da sopinha e caldos?

    1. Pode comer, Roger! É importante que você se alimente bem, até pra se recuperar logo. Apenas tenha bom senso, coma com cuidado, evite alimentos muito duros e pedaços grandes (mais por uma questão de conforto, mesmo).

  116. Olá doutora, primeiramente parabéns pelo site. Extraí o superior e inferior de um lado e agora após 6 dias (parando com os remédios) tenho sentido dores e está latejando. O problema é que o dentista marcou pra retirar os pontos só na proxima terça, ou seja, 12 dias após a cirurgia. Isso é normal? As dores são normais? Quero tirar logo esses pontos… Obrigado.

    1. Wallace, os pontos podem ser removidos quando o seu dentista julgar ok… em 1 semana, antes disso, ou quase 2 semanas. Depende do caso. Geralmente é mais uma questão de agenda, mesmo. As dores, em algum nível, são esperadas, sim, no pós-operatório.

  117. Boa noite Dra. Ana, tudo bem? Extrai alguns de meus terceiros e quarto molar inferior e superior direito hoje. Meu lábio superior está ok, todavia o de baixo está bem sensível e aparentemente inchado. É comum esse sintoma? Ademais, precisarei viajar na quinta-feira pela manhã, sendo dois voos ao total, um de curta e outra de longa duração, existe algum problema? Quais dicas poderia me dar para ter uma viagem mais tranquila possível? Desde já, grato!

    1. Igor, sim, esse é um sintoma comum, provavelmente uma leve parestesia (alteração de sensibilidade) do lábio, o que costuma se resolver mesmo espontaneamente, com o passar dos dias. Como a cabine do avião é pressurizada, você não deve ter problemas.

  118. Olá doutora, meu caso não é sobre siso, mas também é sobre extração.

    Há 6 dias retirei meu primeiro molar inferior esquerdo, desde então apareceram 4 aftas próximas a região, estou com uma íngua no pescoço do lado esquerdo também e com excesso de baba, tirando as dores de cabeça, estou preocupado e gostaria de uma orientação já que ainda não chegou o dia de retorno no Dr.

    Grato.

    1. Gian, em princípio esses sintomas podem ser considerados normais, dada a situação. As aftas ocorrem pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. Pode haver aumento de salivação, dores de cabeça e até de garganta.

  119. olá doutora, me chamo Marcos.
    Tirei um dente de siso e depois de um dia não sinto meu labio e nem meu queixo. Fui na emergencia e me indicaram amoxilina e complexo b. Pesquisei na internet e vi que não tem prazo para isso sair, vai depender do nervo. To muito preocupado, me indicaram acupuntura. Porém trabalho falando, tem algo que possa fazer para parar isso?

    1. Marcos, isso se chama “parestesia” e é preciso ter paciência. Pode levar dias, semanas ou meses pra sensibilidade voltar, mas via de regra ela volta. Sua cirurgia é muito recente, a chance da sensibilidade voltar a qualquer momento é grande… então, procure ficar tranquilo (sei que não é fácil) e converse com o seu dentista pra ver se ele recomenda algum tipo de tratamento (complexo vitamínico, laserterapia, etc.). Eu falo mais sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  120. Olá, doutora. Fiz uma extração na terça. Ontem notei que a linha utilizada p fazer os pontos estava solta. Agora há pouco, percebi que ela n esta mais na minha boca. Acho que engoli!! Há algum problema?? Estou preocupada…

  121. Olá, na terça-feira eu tirei os dois sisos do lado direito e na quinta-feira um ponto caiu no lado de baixo, deixando solta uma parte da carne. Tem problema ele ficar assim? Vai fazer a cicatrização normal? Obrigada.

  122. Bom dia!
    Fiz uma extração agora, porem o dente quebrou e o dentista não conseguiu terminar, deixou o dente aberto, me passou um anti-inflamatorio e um analgesico. Me mandou ir para casa e pediu para voltar depois. Estou com dor e muito preocupada. Estou pensando em ir em outro dentista. O que devo fazer?

  123. Dra. Ana, bom dia!

    Há 3 meses retirei os sisos inferiores, há dois dias estou com a gengiva inchada do lado direito, está doendo um pouco e estou com dor de cabeça do mesmo lado. O que pode ser esse inchaço e dor?

  124. Olá, Doutora Ana!
    Antes de mais nada seu site é incrível, ajuda muitas pessoas com certeza e fiquei com menos medo de extrair o siso ao ler, parabéns!

    Tenho 24 anos e quando tinha 20 retirei três dos meus sisos, porém o inferior direito deu muito trabalho, até quebrou na extração. Apesar de tudo a recuperação foi tranquila o dentista não deu ponto e me recuperei bem apesar da dor… NOTA* No primeiro dentista eu retirei os dois de cima e o inferior direito sem remédio ou pontos, incrível!! Bem, passados 5 anos não deu para evitar tive que retirar o inferior esquerdo restante e fui em outro dentista recomendado que conversou e me explicou dos remédios e afins. Retirei na segunda passada com pontos, antibiótico e anti-inflamatório. Hoje faz 9 dias que extrai, passou os 5 dias do antibiótico e do anti-inflamatório e o rosto inchou e doeu muito, o dentista retirou dois dos três pontos e me receitou outro anti-inflamatório além de bochechos e gargarejos com Listerine, o buraco parece estar igual sem fechar, a pele está esbranquiçada ao redor e tive que tomar outro anti-inflamatório. Sinto uma dor ao tocar no rosto por estar inchado, dor nos dentes “vizinhos” do mesmo lado e uma dor de “canal aberto” quando tomo água que é bem difícil. Isso é normal? Obrigado, doutora Ana!

    1. Parece que você só está tendo um pós-operatório mais rigoroso que das outras vezes, Igor. Em princípio, tudo ok, aos poucos você vai se recuperando e os sintomas vão ficando mais amenos.

      E obrigada. 😉

  125. Olá, dra! Primeiramente, ótimo trabalho com o blog! Seus posts são bastante esclarecedores e me passam segurança.
    Fiz uma cirurgia de extração de um siso incluso e “virado” na sexta-feira (08/01) mas, devido a uma infecção na garganta que tive no domingo (03/01), já estava tomando Azitromicina 500 (sou alérgica a amoxilina). Tomei duas cápsulas no domingo e estava tomando 1 por dia ao longo da semana. Expliquei tudo à minha dentista, mas ela disse para eu continuar tomando. Porém, ela disse para eu tomar 1 cápsula de 500 de 8 em 8 horas por mais 7 dias. Chegando em casa, pesquisei em vários sites e li nos próprios comentários deste post que a Azitromicina deveria ser tomada por apenas 3 dias, uma cápsula ao dia. O mesmo que diz na bula do remédio. Acredito que minha dentista possa ter se confundido e, como já vinha tomando há cinco dias, tomei por apenas 3 dias depois da cirurgia, seguindo a posologia que a minha dentista indicou (8 em 8 horas). Fiquei com medo que uma carga tão excessiva de antibióticos pudesse me fazer mal. Fiz bem? Minha cirurgia levou aprox. uma hora e tiveram que raspar meu osso. Estou com medo de que possa infeccionar. Segui todas as outras recomendações e não senti quase nenhuma dor, meu rosto já está totalmente desinchado. Porém, uma ponto na gengiva onde ficaria o siso está vermelho, e meu segundo molar dói quando mastigo/mordo. Será que devo me preocupar? Deveria ter continuado a tomar os antibióticos? Agradeço desde já pela atenção!

    1. Parece que está tudo bem, Gabriela… não acho que você precise se preocupar. Sempre que você tiver alguma dúvida sobre a medicação, entre em contato com o dentista e esclareça, porque pode ser que seja um protocolo “diferente”, específico pra determinada situação.

  126. Bom dia, senhora doutora.
    Desde já agradeço o seu blog que ajuda e muito pessoas como eu.
    Gostaria de lhe colocar três questões se mo permitir. Mas antes queria-lhe explicar um pouco da minha vida.
    Até aos 17 anos eu não me preocupava muito com a higiene oral. Só a partir dos 18 anos é que comecei mesmo a lavar os dentes regularmente. Quando fui ao dentista o sr. Doutor disse-me que devido ao meu maxilar os primeiros molares batiam um nos outros quando trincava, o que causou uma destruição acelerada deles. Eu já nao tenho primeiros molares.
    E tenho apenas 1 dos 4 segundos molares.
    Estive 3 anos sem ir ao dentista porque, para ser sincero, tenho mesmo medo. Sei que não dói nada, mas começo sempre a suar e a tremer… Mas com 21 anos vou ter que ser Homem e compor, a bem ou a mal!
    Vou ter que arrancar 7 dentes e depois usar aparelho.
    As perguntas são:
    – Depois de arrancar os 7 dentes vou usar aparelho, mas os meus outros dentes já foram algumas vezes reconstruidos (com massa), será que o aparelho pode fazer com que um dente quebre?
    – Aconselha-me a depois de usar o aparelho fazer implantes nos 7 locais onde perdi os dentes?
    – Será que alguma vez eu irei olhar para o espelho e em vez de chorar… rir? Será que alguma vez terei dentes “normais”, depois de todos os tratamentos?

    Pronto… era isto… desde já agradeço pelo seu blog e pelo seu tempo.
    Cumprimentos sra. doutora Ana.

    1. João, vamos lá:

      1. Sim, mesmo dentes restaurados podem ter bráquetes colados neles e serem movimentados ortodonticamente.
      2. Sim, acho uma ótima ideia fazer implantes, é a solução que mais devolve a função mastigatória. Pode-se pensar, também, em prótese fixa ou removível.
      3. SIM. É tudo uma questão de planejamento e paciência, mas tudo o que você relatou tem tratamento e reabilitação. 🙂

  127. Olá Doutora!
    Gostaria que me tirasse uma duvida, retirei meus dois dentes do siso somente do lado esquerdo faz uns 4 meses, de umas semanas pra cá notei que meu rosto esta mais fino na bochecha, tipo eu tinha a bochecha mais cheinha antes e agora esta nítido que esta mais magro até as pessoas me falam, poderia ser pela falta desses dois dentes desse lado ?

    1. Cristina, não é algo comum, a não ser que esses sisos estivessem “virados pra fora”… mas mesmo assim. Uma possibilidade é que, durante a cirurgia, tenha sido removido (não de propósito, isso simplesmente saiu com a incisão) um depósito de gordura que há na bochecha chamado “bolas de Bichat”. Estou apenas supondo, mas converse com o seu dentista.

  128. Oi Dra. Ana tudo bem? Obrigado mais uma vez por responder sobre o meu pós operatório.
    Mas tenho mais dúvidas.
    Antes de extrair o terceiro molar inferior, eu fiz uma Profilaxia com um dentista no período da manhã. À tarde a minha garganta queimou muito, e ficou assim por três semanas. Lembrando que o sugador não estava funcionando bem, no qual eu engoli a saliva.
    Fui ao Otorrino e ele disse que certas substâncias não agridem a boca devido ao muco proteger esta área, mas na garganta não existe esta proteção. Fui medicado, resolvido e após 3 semanas extrai o molar.
    Faz 27 dias e sintomas do pós operatório dentro da normalidade. Exceto que agora tenho um pigarro, uma produção de muco branco em uma quantidade chata, que tenho que fazer “rum rum” na minha garganta sempre.
    As dúvidas são:
    – Que produtos são usados na Profilaxia além do Bicarbonato?
    – Um dentista sem ética pode usar outros produtos ilegais? Quais?
    – Este pigarro pode ter a ver com a extração? Se sim, quantos dias ele pode durar e se existe alguma recomendação para o alívio.
    Obrigado.

    1. Alan, na profilaxia usa-se uma pasta profilática (parecida com as pastas de dente comuns) e on jato de bicarbonato, obviamente, pó de bicarbonato. Só. Não há necessidade nem vantagem alguma em se usar produtos “ilegais” (não saberia nem pensar em um exemplo de produto ilegal) pra esse fim. O pigarro pode ter a ver com a irritação na garganta, e a irritação na garganta com o pós-operatório da extração, já que são locais anatomicamente próximos. Geralmente é algo que leva apenas alguns dias pra se resolver.

  129. Ola Dra,

    Tirei um siso posterior faz hoje 8 dias e não levei pontos, uma vez que a médico disse que o local não o permitiu. Foi mau no primeiro dia por causa dos coagulos, mas depois parou.

    Já acabei a medicação de antibiotico e Nimed mas desde que parei com o Nimed, sinto uma inflamação do lado que tirei o dente e uma dor fraca.

    O que devo fazer: Voltar ao Nimed? Esperar que passe a inflamação?

    Muito obrigado.

    1. Rui, inflamação é algo esperado, pois toda cicatrização envolve um processo inflamatório. Da mesma forma, um pouco de dor. Se o tempo pelo qual seu dentista prescreveu o anti-inflamatório já passou, em princípio, você não precisa fazer nada.

  130. Dra. fiz uma cirurgia de extração de dois sisos no lado esquerdo há duas semanas. Eles estavam inclusos, mas a raiz não estava totalmente formada. Não houve complicações e as extrações foram bem rápidas. Minha dúvida é sobre o pós-operatório. A gengiva no local da extração não dói, mas algumas vezes, quando tomo água por exemplo, ocorre um leve ardor onde o dente estava. Isso é normal?

  131. Oi *-*
    Extrai meu dente do siso inferior ha cerca de 2 meses e voltou a doer o buraco, o que pode ser? Isso é normal..? Tinha passado a dor e tudo mais, porem cerca de 3 dias atrás voltou a doer a região onde o dente do siso foi extraído, ñ é uma dor muito forte nem está saindo sangue, mas incomoda principalmente quando eu vou mastigar, sei lá, parece que o buraco estava se fechando e do nada voltou a abrir… enfim tenho medo de ser uma infecção.

    1. Mateus, provavelmente é só uma inflamação, comum no processo de cicatrização. Acontece. Acho que você não precisa se preocupar mas, se piorar, procure seu dentista pra reavaliar.

  132. Olá, eu tirei meu siso do lado esquerdo dia 08/12 e dia 15/12 eu retirei os pontos, até ai estava tudo bem, mas chegou na quinta-feira dia 17/12 e do lado que eu retirei o dente inchou novamente e ficou uma semana inchado, até hj esta bem pouquinho ainda, e meio dura a gengiva, mas não esta doendo e nada. Não tem como falar com a minha dentista pq agr ela entrou de férias, mas gostaria de saber se isso é normal?

    Agradeço a ajuda.

    1. Giovane, esses sintomas são comuns no pós-operatório, sim. Essa sensação de “caroço” vai diminuir aos poucos, com a resolução do processo inflamatório.

  133. Boa noite, fiz uma extração do siso (48) no dia 18/12. Inchou muito, tomei azitromicina, nimesulida, e tylex. Fiz compressa com gelo 2 dias. Me deu trismo muito forte, estava doendo moderado, voltei no dentista e ele disse que esta tudo normal, não abriu e nem limpou, me deu uma seringa de alveolex e falou que se doesse eu mesmo aplicava, pq final de ano ele entrou de ferias e eu estou viajando. Ontem tive uma dor muitooooo forte no meio da noite, eu acordei esterilizei uma tesoura e tirei os pontos, saiu sangue e um pouco de pus, fiz bochecho com agua e sal e coloquei o alveolex, deu uma amenizada, comecei a tomar o relaxante muscular e o trismo melhorou um pouco, mas ainda estou com dor, e deu um nodulo bem duro e delimitado do tamanho de uma bola de gude, o nódulo dói muito e o dente 47 também dói demais! Sinto meu rosto pegando fogo. Não posso tomar agua gelada, to com dificuldade para engolir. O nódulo é da cicatrização? Vai melhorar? Não parece ser pus, pq esta bem duro mesmo, quantos dias em média ele some? Essa dor nos meus dentes vai melhorar? Faço compressa com gelo ou quente? Não tem como eu ir em nenhum dentista pq estou viajando. Obrigada!!!!

    1. Daniela, me parece que você tem uma inflamação local – o que é inerente à qualquer cixatrização – e tem / teve alveolite, associada. Dada a situação, essa sensação de “caroço” que você relata é comum, é um sintoma inflamatório passageiro (pode levar mais de 1 mês pra se resolver sempre melhorando), assim como o rosto quente. A dificuldade de engolir se dá pela proximidade anatômica do local da extração com a garganta, ficando toda a região inflamada. Enfim… você vai melhorar com o passar dos dias. Você pode fazer compressa morna, pra ajudar a resolver o processo inflamatório e o trismo.

  134. Bom dia!! Extrai o penúltimo dente, antes do siso, sábado 19/12!! Esse dente é resultado de um canal não concluído que gerou uma infecção e fratura no dente, o dente quebrou e estava aberto!! O dentista decidiu extrair e durante o procedimento a anestesia não pegou totalmente e senti dor, devido a uma bolha de pus que havia!! Sinto dores até hoje e notei que minha gengiva está meio branca!! Além disso, por conta das festas de fim de ano, meu dentista pretende tirar o ponto amanhã, com apenas cinco dias!! Estou tomando dipirona para as dores resolver e amoxicilina!! É normal essas dores?? A gengiva está assim?? Posso tirar os pontos antes sete dias??

    1. Fernada, um pouco de dor no pós-operatório é algo esperado, ainda mais sendo a extração tão recente. O aspecto da gengiva pode variar, mas em princípio, ok. Os pontos podem ser removidos em qualquer momento, mesmo antes de 7 dias, desde que seu dentista julgue possível.

  135. Olá, doutora. Há mais ou menos 2 semanas fiz a extração dos 4 sisos. Ultimamente venho sentindo uma dorzinha chata na mandíbula, embaixo do queixo. Está bem chata e me incomoda bastante. Essa dor é no mesmo lado onde tem um local de extração que está me incomodando também.
    Além disso, às vezes sinto uma pressão nos dentes e tenho medo que eles se afastem, apresentando assim a possibilidade de usar aparelhos. Procede?
    Obrigada.

  136. BOM DIA! Fiz uma extração do siso inferior esquerdo que estava com 10 a 15% exposto, mas até ai tudo bem. Porém da noite para o dia seguinte nasceu uma espécie de inflamação na gengiva para o lado de dentro, bem atrás da cirurgia do siso removido. E para piorar nasceram também aftas bem na ponta deste corpo na gengiva. Retornei hoje no dentista que fez a operação e ele me confirmou que é apenas inchaço e com o passar dos dias irá diminuir e sumir, li algo a respeito sobre “hiperplasia” (é com o que mais assemelha-se), enfim, não obtive uma resposta definitiva do que pode ser, apenas recomendações de manter a higiene e continuar tomando as medicações. Contudo, é bom sempre ter uma opinião a mais. O que acha doutora?

    1. Sinclayr, é incomum hiperplasia nesse caso. Pode ser uma irregularidade da gengiva em cicatrização, e ela deve levar alguns meses até ficar “lisa”. Inflamação sempre há, faz parte do processo de cicatrização.

  137. Boa noite, arranquei os 4 ao msm tempo, o dente saiu com parte da carne, axo q é a gengiva, isso é normal? Formou um monte de feridas na minha boca e está meio amarelo, devo procurar um hospital?

    1. Rafa, os sintomas que você descreve são comuns, as feridas geralmente ocorrem pelo atrito do instrumental durante a cirurgia e a gengiva pode ficar com um aspecto “diferente”, até amarelado. A “carne” estava em volta do dente ou na pontinha da raiz? Se for na pontinha da raiz, era um cisto periapical, e é esperado que ele tenha saído junto com o dente.

  138. Olá, faz 7 dias que foi feita a extração dos 4 sisos, o inchaço nas bochechas já não existe mais, o sangramento cessou, porém, reparo que ficou uma “bola” dura na mandíbula, no canto direito, como se fosse direto no osso, ontem fiz minha volta ao cirurgião para tirar os pontos, ele disse que isso era normal, e que iria sair, e que foi causada pela anestesia… mas quero uma segunda opinião, o que é essa bola dura? Quando coloco a mão, sinto que é no osso mesmo, bem no meio do canto direito da mandíbula. E o mais estranho é que não sinto dores, só sinto uma dificuldade de abrir a boca totalmente, como se fosse uma coisa emperrando o lado direito da minha mandíbula, na hora de abrir nesse mesmo canto, é normal?

  139. Boa noite Drª, fiz a extração dos dois sisos superiores ontem, senti uma dor intensa na articulação temporomandibular após a cirurgia, que só passou após o uso de várias medicações analgésicas, isso é normal? E gostaria de saber se em todos os casos é necessário repouso, pois o dentista orientou que poderia retornar ao trabalho imediatamente. Hoje a gengiva está muito edemaciada.

    1. Bia, a região da articulação pode ficar dolorida, sim. Repouso (no sentido de descanso, mesmo) é sempre bom no pós-operatório, mas não necessariamente repouso absoluto. Se suas atividades não envolvem esforço físico, você pode trabalhar normalmente.

  140. Boa tarde doutora Ana, sou fumante ativo (não fumo o tradicional tabaco), extrai dois sisos segunda dia 14/12, foi tudo tranquilo e muito rápido, n foi 20 min para extrair o siso superior esquerdo e o inferior esquerdo, posso fumar de leve tomando sorvete ou colocando gelo ?

  141. Bom dia Dra. Fiz a extração do siso na segunda feira 14/12/15… tive um pouco de dor logo após a cirurgia, mas logo passou com os medicamentos que o dentista me receitou. Só que as vezes sai um pouquinho de sangue durante o dia, nada absurdo, mas gostaria de saber se é normal, é como se fosse uma secreção. E tbm estou sentido um pouco de dor de cabeça do lado onde retirei. É normal ?

  142. Bom dia dra. Ana,

    Extrai meus dois sisos, o superior e inferior, na ultima sexta feira 11/12, e continuo com muita dor nos pontos, o siso de cima deu muito trabalho para sair, pois como estava podre só havia praticamente a raiz.
    Gostaria de saber se eh normal essa dor nos pontos mesmo depois de quase 5 dias.

    Bjs

    1. Pode ser, Natália… a extração ainda é bem recente. Provavelmente é apenas a dor pós-operatória, esperada nessa fase. Se a dor aumentar ou você notar qualquer outro problema, procure seu dentista pra reavaliar. Mas a tendência é diminuir.

  143. Boa tarde, Dra. Ana Tokus,
    Extrai meus dois sisos inferiores ha 15 dias e o siso inferior direito não para de latejar e doer. É normal esse latejamento e essa dor aguda que me atrapalha a dormir? Estou muito aflita porque dói muito e lateja até o ouvido direito. O que posso fazer para essa dor e latejamento passarem? E quanto tempo essa dor e latejamento duram? Essa dor e latejamento mesmo com 15 dias da extração pode ser sinal de que há pedaços do siso ainda na gengiva?

  144. Prezada Dra., depois da extração dos sisos 18 e 48 ha 3 dias exatos, consigo abrir a boca normalmente, não observo sangue no local, faço a higienização com os cuidados conforme orientação. Porém percebo o gosto ruim na boca e observo traços de sangue na saliva, principalmente ao acordar. Isso significa que não houve coagulação ou é o que a Sra. identificou como o exsudato inflamatório? Quanto tempo leva até cessar esta sensação/exsudato?

    1. Nem uma coisa nem outra, Flavio. Podem ocorrer pequenos microssangramentos, isso pela tração da mucosa, principalmente se você ainda tem pontos. Mas não é algo com que você precise se preocupar. Com a remoção dos pontos isso deve cessar.

  145. Olá Dra.!

    Tirei o dente faz seis dias. Tive um problema na hora da extração porque o primeiro dentista abriu a gengiva, mas não conseguiu tirar o dente, pois eu tenho uma abertura de boca muito pequena. Corri para um buco-maxilo, que conseguiu tirar o dente sem maiores problemas. Os dois primeiros dias após a cirurgia correram conforme o esperado, contudo, a partir do terceiro dia comecei a sentir uma dor muito forte que se irradia pela mandíbula até próximo do ouvido. Já voltei ao buco, mas ele disse que está tudo ok. O problema é que a dor é insuportável, nem dormir estou conseguindo. Posso fazer algo?

    Obrigada desde já pela atenção.

    1. Ircia, se não há infecção, não há muito o que fazer além de tomar analgésico pra controlar a dor. A dor que você sente parece ser a pós-operatória mesmo, mesmo que mais severa.

  146. Dra, fiz a extração de 3 sisos dia 3/12 e junto com o um dente inferior saiu um pedaço do osso do meu maxilar quase do tamanho do dente, dói muito na hora de mastigar e nao estou conseguindo mastigar comidas solidas, isso é normal? Qual seria o melhor a fazer nesse caso?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Cryslane, sempre que se “mexe” em osso, o pós-operatório é mais “chato”. Então dá pra dizer que, no seu caso, pode ser normal todo esse incômodo. Em princípio não há nada especial que precise ser feito além de higienizar bem, repousar, tomar a medicação como prescrita e aguardar que seu organismo se recupere.

      1. Olá Dra. Ana. Tirei um dente do siso inferior faz 9 dias, não sinto dor nem inchaço (só no segundo molar que pelo que li é normal) e ja parei de tomar os remédios indicados, só apareceu o “buraco” e lá dentro consigo ver algo branco que não sei se é comum, além disso notei que to com excesso de saliva e desde ontem tive febre mas não sei se isso tem a ver com a cirurgia.

        1. Paola, todos os sintomas que você relata podem ser considerados comuns no pós-operatório. O “branco” que você vê provavelmente é o osso da sua mandíbula, mas não se preocupe, é assim mesmo. Sua gengiva vai levar algumas semanas pra se fechar.

          1. Eu arranquei faz 2 semanas, em um dos lados tb ficou um buraco e hj notei algo branco. Olhando melhor vi que era comida acumulada e só consegui tirar com o palito pois o buraco é fundo. Fui no dentista e ele disse q era normal e me receitou periotrat p fazer bochecho.

  147. Ola boa tarde, extrai o ultimo dente inferior do lado esquerdo, ja faz cerca de 6 horas que arranquei. É normal sentir pequenas pontadas no local do dente?? Minha boca ta normal, nao sinto dor nao ta inchado… a raiz do dente ja estava morta, o que devo fazer, pedir uma raio-x do local do dente??

  148. Boa tarde Doutora,

    Extrai os sisos totalmente inclusos inferior e superior do lado direito em 28.11.2015. Já retirei os pontos e parei com os antibióticos e anti-inflamatórios. Meu rosto já desinchou por completo, mas hoje ao escovar os dentes me deparei com um buraco na região da extração inferior. Gostaria de saber se é normal ou se devo me preocupar. Minha bochecha também está bem machuchada próximo ao local da extração.

    O buraco irá se fechar por completo algum dia? Em quanto tempo?

    Obrigada!

  149. Olá Ana, extrai o siso superior direito e em todos os fóruns que o pessoal fala sobre extração de siso falam que levaram ponto, no meu caso não foi dado ponto, o que eu estranhei, visto que o buraco que está na boca é imenso. Há essa necessidade de levar ponto ou o procedimento de deixar sem também está correto?

    1. Alessandra, via de regra são dados pontos, mas os pontos não servem pra fechar a gengiva, mas pra proteger o local da extração e estabilizar o coágulo (um tecido inicial de cicatrização). Então, se fosse eu, faria sutura, mas se seu dentista não julgou necessário, ok. Mantenha uma boa higienização.

  150. Oi Dra. Ana, extrai meus dentes do siso dia 01/12/15, do lado direito o de cima ocorreu tudo bem, mas o de baixo foi dificil porque na hora que a dra. deu o primeiro puxão a raiz quebrou lá dentro, e teve que mexer muito no dente, bem, segundo ela conseguiu tirar tudo, mas minha boca ficou muito inchada, foi quase 1 hora de cirurgia e hoje ja é dia 09/12/15, nao consigo abrir a boca para comer, doi muito quando tento comer, voltei para tirar os pontos e ela disse que era normal, pediu para fazer compressa de agua morna e parar com a medicação. O que devo fazer para desinchar a boca e voltar ao normal ?

    1. Evandro, esperar. É preciso aguardar seu organismo se recuperar, e os sintomas que você relata são esperados dada a dificuldade da cirurgia. A compressa morna vai ajudar a resolver logo o processo inflamatório, e o inchaço vai diminuir.

  151. Bom dia, doutora. Removi meu siso inferior esquerdo no dia 05/12, e ainda hoje não consigo encostar os dentes superiores nos inferiores. Acontece que o siso superior desse lado que eu não removi, encosta na pele de baixo, dai não consigo morder com medo de machucar, e mesmo forçando pra baixo, os dentes não se encostam por causa disso. Isso é normal?

    1. Gabriel, dada a cirurgia recente, pode ser considerado normal, sim. Os tecidos ainda estão inchados, a “mordida” pode estar um pouco alterada, também. A tendência é isso se resolver com o passar dos dias.

  152. Olá Dra, boa tarde!
    Na sexta dia 04/12 tirei os sisos do lado direito, não senti muita dor nos dias seguintes ao contrario da outra cirurgia, mas notei que a extração do dente de baixo ainda está bem aberta comparado a quando fiz a cirurgia do lado esquerdo, e dentro do buraco tem como se fosse uma espuma branca que não consigo limpar, não sai quando faço bochecho nem quando passo a gaze.
    É normal essa sujeirinha ou devo me preocupar ?
    Obrigada.

  153. Oi, eu tenho uma duvida, tirei meu siso faz 9 dias, o de cima e o de baixo do lado direito, minha recuperação ocorreu tudo bem, tirei o ponto na sexta feira, e no momento não ficou buraco nenhum, ontem na hora que fui escovar os dentes notei que tem um buraquinho não muito grande do lado do dente, ele e pequeno, mas fico com medo de entrar alimentos no “buraquinho”, e o pior que não tem como eu limpar com seringa pq o buraco é pequeno e não tem como o alimento sair pelo outro lado, isso pode acontecer algo? Inflamação?

    1. Larisse, higienize da melhor maneira possível. De forma “perfeita” é difícil, algum resíduo acaba ficando, mas não se preocupe, seu próprio organismo se encarrega de expulsá-lo. A seringa ajuda sim, independente do tamanho do “buraco”… o alimento, se houver, vai sair pelo mesmo lado.

  154. Doutora,

    Tenho 6 dentes que precisam ser arrancados, 4 dentes queiros que não nasceram e 2 estragados, ou seja 3 de cada lado, o medico tirou os 3 do lado direito e deu ponto, no 7 dia, no caso ontem, tirei os pontos, porém não consigo mover direito a boca e nem abrir direito e sinto, doutora, como seu meus dentes não encaixassem como antes no mesmo lugar, isso é normal ? Minha boca vai voltar ao normal ? Obrigada!

    Att,

    Amanda

    1. Amanda, todos os sintomas que você relata são comuns no pós-operatório, ainda mais se foram extraídos vários dentes. Você vai melhorar aos poucos, é questão do seu organismo se recuperar.

  155. Bom dia, fiz a retirada dos 4 sisos no dia 30/11/2015, meu rosto não está muito inchado, estou sentido meu dentes muitos sensiveis na hora de comer e escovar os dentes, fica formigando também, minha lingua doi um pouco, são normais esses sintomas? Meus dentes estão muitos sensiveis para mastigar alimentos e escovar os dentes.

    1. Andre, como as extrações são bem recentes, esses sintomas, em maior ou menor grau, são esperados. A tendência é de todos eles irem diminuindo e desaparecerem, com o passar dos dias. Se isso não acontecer, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Dra., extrai o dente faz 3 dias, e em cima dos pontos tem uma gosma amarelada… Pode ser pus??? Eu posso mexer pra tirar essa gosma? Não to sentindo dores, só os incômodos dos pontos…

        1. Acredito que não, Carlla… deve ser apenas um exsudato inflamatório, comum na cicatrização. Você pode limpar a área superficialmente com um cotonete umedecido. Na ausência de outros sintomas importantes, acho que você não precisa se preocupar.

  156. Olá Doutora, no dia 17 fiz a extração dos sisos superiores. Nos primeiros dias não senti dores, apos o 5° dia comecei a sentir dores de um lado do rosto. No 7° dia fui ao dentista para a retirada dos pontos, comentei sobre as dores, ele disse ser normal. Apos o 10° dia as dores começarem a ficar insuportaveis, dor no rosto, na regiao perto siso, toda a minha cabeça doendo, nao conseguia colocar a cabeça no travesseiro de tanta dor, mesmo tomando os remedios que ele me passou, um anti-inflamatorio e um analgesico. Voltei ao dentista, ele fez uma “curetagem” e me passou analgesico mais forte, o Tylex. Porem faz 6 dias que estou tomando esse analgesico e 20 dias da cirurgia e ainda sinto dores insuportaveis. O que eu posso fazer ?
    Obrigado.

    1. Vinicius, dor insuportável nunca é normal. Se o seu dentista fez uma curetagem, é porque provavelmente você teve / tem um alveolite, que é a inflamação / infecção do alvéolo, o “buraco” onde estava o dente. A alveolite costuma levar de 7 a 10 dias pra se resolver… se a sua começou no décimo dia após a cirurgia, deve pelo menos começar a ceder no vigésimo. Se isso não está acontecendo, procure seu dentista pra reavaliar.

  157. Dra. Ana td bem?
    Extrai os 4 dentes do siso, os 2 do lado direito em fevereiro/2014 e os outros 2 do lado esquerdo em nov/2014, o superior esquerdo foi muito difícil de extrair, senti muita dor durante a semana, mas depois ficou tudo bem. Em ago/2015 comecei a sentir dores no dente que ficava em frente ao siso que deu problema (achei que fosse o dente, mas não era), achei q fosse problema de canal e fui ao dentista, ela me disse que não era canal, mas sim uma inflamação e me passou nimesulida e foi resolvido o problema, porém essa semana a dor voltou e eu comecei a tomar nimesulida por conta própria e não esta resolvendo. O que pode ser isso? Pode ser trismo com mais de um ano após a extração?

    1. Rafaela, o dente ao lado do extraído muitas vezes fica dolorido, porque é usado como apoio durante a extração. Mas isso geralmente se resolve em alguns dias ou até em 1 mês. No seu caso, em que a extração já foi feita há meses, isso não deveria mais estar acontecendo. Se na primeira ocasião a dor se resolveu com anti-inflamatório, é porque a causa era inflamatória… mas e preciso identificar onde é essa inflamação: no canal (pulpite)? Na gengiva? Converse com o seu dentista. Trismo é a dificuldade de abrir a boca, não se aplica ao seu caso.

  158. Bom dia, doutora !
    Ontem retirei um dente do siso do lado esquerdo de baixo, na hora não me doeu, mas depois senti umas dores horriveis, incluindo a garganta, tenho dificuldade em dormir com as dores e a cara tem inchado, e cada vez tenho mais dores, tou tomando a medicação certinha e tenho feito gelo. Não consigo abrir muito a boca, sinto umas dores horriveis, tenho a boca a saber mal, tenho cuspido para fora um pouco de sangue. É normal ??
    Gostaria de saber se já poderia lavar os dentes ? Ainda não o fiz pois tenho de mexer com os pontos ou de me doer mais, se lavar os dentes já nao sentirei mau halito ?
    O meu dentista diz que os pontos saiem por eles, será que saiem mesmo ?

    Obgd !

    1. Sofia, “dores horríveis” não são normais, não. Pequenos sangramentos podem ocorrer, mas evite cuspir e fazer bochechos por enquanto pra não estimular isso. Inchaço e dificuldade de abrir a boca são esperados. Escove os dentes sim, é preciso higienizar, isso vai ajudar com o mau hálito. Os pontos precisam ser removidos, eu não aguardaria eles caírem… depois de 1 semana, já deve ser possível removê-los.

  159. Boa tarde Drª Ana, tirei o siso inferior esquerdo na sexta (27/11) e já no dia seguinte percebi a parestesia e um grande inchaço.
    O que me preocupa é uma mancha verde amarelada que vai do local cirurgiado até parte do pescoço e uma mancha roxa (equimose?) na altura da garganta.
    O que pode ser isso – tenho 50 anos, isso implica?
    Grato!

      1. Boa tarde Drª Ana, tirei os pontos hj (04/12), após 07 dias da intervenção, e o dentista gostou da rapidez da cicatrização.
        Sobre a parestesia, ele irá iniciar o laser amanhã com prováveis 08 aplicações.
        Na equimose, indicou-me a pomada “hirudoid – polissulfato de mucopolissacarídeo” para acelerar a melhora – sobre a mancha no pescoço comentou q era normal e breve irá sumir.
        Uma colega que estuda homeopatia indicou-me “arnica” para ajudar a reduzir o inchaço – vou mandar fazer para iniciar – pode ser uma boa dica para essa questão.
        Grato!

  160. Bom dia, Dra. Ana!
    No dia 25/11 (quarta-feira) tive que extrair meu molar inferior, o 37; ocorreu tudo bem no procedimento, a dificuldade da dentista foi só que meu dente quebrou um pouco, pois estava bastante sensível (já havia um canal e uma fratura). Nos 4 primeiros dias senti apenas aquele incômodo normal, porém, ontem comecei a sentir bastante dor na gengiva e arredores do dente extraído, e percebi que minha gengiva está bastante inchada, isso é normal? O que fazer para diminuir um pouco essa dor (estou tomando Dipirona)? Como os pontos ainda não caíram, vou ter que retornar amanhã ao dentista para retirá-los.

    Desde já agradeço a atenção! Abraços!

    1. Fabrinne, considerando que a extração é recente, os sintomas que você relata são esperados. Se a Dipirona não está dando conta, converse com o seu dentista pra trocar o analgésico.

  161. Olá boa tarde Doutora, extrai os 4 sisos e mais 4 molares no dia 26, não sinto dor no local das extraçoes, mas desconforto nas bochechas por estarem inchadas. Ainda sangra pouca coisa, mas minha preocupação é engolir essa secreção que sai juntamente com pouco de sangue, faz mal ao organismo? E eu posso usar água oxigenada para a higienização? Ahh e também o céu da minha boca e a minha língua do lado estão machucados, o que dificulta a alimentação, é normal?

    1. Michele, não, não faz mal. Não recomendo água oxigenada, é um péssimo antisséptico. Os machucados provavelmente se devem ao atrito do instrumental durante a cirurgia, então podem ser considerados normais.

  162. Olá, tudo bem? Dia 09 deste mês eu tentei extrair um siso incluso, transverso e inferior, fiquei 4 horas na cirurgia, mas o dentista não conseguiu remover o siso, fechou e voltei para casa. Uma semana depois comecei a sentir um dor intensa. Fui em em outro dentista que finalmente passou antibióticos e nebuprofeno 600.
    Não está mais inchado o local, mas não consigo abrir a boca (acredito que seja o trismo). O problema é que continuo a sentir dor na região da cirurgia, dificuldade para mastigar e tem saído exsudação do local, embora em menor quantidade agora. Será que esta dor eu irei sentir para sempre? Estou preocupado porque já faz uns 20 dias e tenho tomado os analgesicos para controlar a dor, faz mal o seu uso continuo? Como ir ao dentista se a boca não abre? É possivel deixar este dente no local onde está? Ou seja, não mexer mais nele? Grato.

    1. Júlio, certamente a dor não será pra sempre, mas a partir do momento que a extração foi iniciada, ela precisa ser terminada (ou pelo menos parte do dente removido, só a coroa, por exemplo, dependendo do caso). Assim que o inchaço e o trismo diminuírem, seu dentista vai ter que fazer uma nova intervenção ou encaminhar você pra um dentista especialista em cirurgia. Nunca é bom tomar medicação analgésica continuamente, mas se o analgésico é necessário, ok.

  163. Ola Doutora, primeiramente parabéns pelo blog.
    Vai fazer 1 mês que retirei meu siso e o outro molar superior (colado a este), não sinto dor ou incomodo, mas sinto uma ponta branca, como se fosse um dente, é normal ?

  164. Boa tarde Dra.
    Tirei 2 sisos do lado direito ha 11 dias, a cicatrização vai indo bem (eu acho), mas agora surgiu umas dores/ pequenos latejamentos na tempora… isso é normal? O que poderia ser? Noto que se coloco a lingua no buraquinho do siso de cima a dor esta “conectada”. Quando mordo também sinto essa dor na tempora… tem alguma relação? Isso surgiu recentemente.
    Obrigada pela atenção.

    1. Aline, provavelmente tem relação, sim. É comum que haja um pouco de dor no pós-operatório e, no seu caso, a dor deve estar irradiando para a têmpora. O fato de ficar muito tempo com a boca aberta durante a extração também pode causar esse tipo de desconforto e certa rigidez muscular. Mas esses são sintomas passageiros e que costumam se resolver até de forma espontânea.

  165. Olá, doutora. Eu extrai os quatro sisos há 5 dias. Não estava sentindo dor mas hoje comecei a sentir o rosto latejar e doer um pouco do lado direito, parece que tem algo pressionando. Também está com uma mancha roxa que antes não tinha. É normal ?

    1. Esses são sintomas comuns no pós-operatório (dor, inchaço, hematoma), Mariana. Principalmente considerando que é recente e foram 4 dentes. Em princípio, tudo como esperado.

  166. Olá Dra.
    Fiz uma cirurgia do siso há 9 dias, irei retirar os pontos no décimo dia (amanhã), mas sinto uma dor na bochecha, na verdade não sei direito identificar, abro e fecho a boca normalmente, estou comendo normalmente também, porém essa dor incomoda um pouco. Acho que é na articulação. É por causa dos pontos ou é normal?
    Obrigada.

    1. Lysia, dada a situação, esse incômodo é esperado. A remoção dos pontos costuma aliviar isso. Sim, pode ser dor na articulação, também. De uma forma ou de outra, a tendência é esse incômodo diminuir e desaparecer com o passar dos dias.

  167. Boa noite.
    Eu arranquei meu siso faz uma semana, não estou escovando os dentes da parte em que fiz a cirurgia, noto que da mau hálito. Doutora, eu já posso usar enxaguante bucal? Não retirei os pontos, e tem um pequeno buraco na minha boca.

  168. Olá, ja fiz pergunta, mas vou fazer outra… Então, na minha primeira pergunta eu disse que meu rosto estava inchada pq o siso que extrai estava dentro do osso, então fui na minha dentista e ela disse que era o osso que estava aberto e está parecendo que está inchado. Então minha pergunta é: o osso vai voltar ao normal ou eu vou ficar com o rosto deformado ??? 🙁 (faz duas semanas da extraçao)

  169. Boa tarde.
    Drª Ana.

    Primeiro quero agradecer a este canal em podermos tirar nossas dúvidas e sua disposição em respondê-las.
    Fiz uma cirurgia para extração de um dente incluso. Fiz na segunda, dia 16/11. Após estes dias com rosto inchado, hoje acordei com rosto um pouco inchado e roxo.
    Isso é normal ? Devo ir a uma emergência ?
    Não está doendo.
    No aguardo de um retorno.
    Grata,

    Danielle Benício.

  170. Bom dia Doutora, hoje faz 6 dias que fiz a cirurgia do siso superior e inferior direito. O superior estava incluso e não tinha espaço nem para o médico retira-lo. Percebi que a cicatrização do inferior está ótima, mas o do superior tem tipo um “bola de carne” (meio amarelada/branca) do lado da gengiva, não está doendo, mas incomoda um pouco e meu rosto está inchado, além do gosto horrível em minha boca. Isso é normal? O que essa “bola” ao lado da minha gengiva?

  171. Olá Doutora, faz quase duas semanas que extrai meus quatro sisos, sendo que o inferior direito teve que raspar o osso pq o dente estava embaixo… Então este lado do meu rosto ainda está um pouco inchado e dolorido, a abertura está bem grande… Isto é esperado pela dificuldade da cirurgia ou há algo errado???

  172. Ola Doutora, boa noite!
    Eu arranquei meu siso ha uns 5 dias atrás, hoje eu notei que ficou um buraco na boca, mesmo não tendo tirado os pontos. Será que minha dentista não costurou direito minha boca? O buraco não é muito grande. Quando eu abro a boca dá pra ver, o buraco abre. Será que cicatriza ? Não sinto dor, e minha boca está quase 100% em relação a inchação.

  173. Boa noite Doutora,

    Fiz a extração do siso faz uns 7 dias, no quarto dia comecei a sentir um gosto meio salgado na boca e saia um liquido amarelado.
    Removi os pontos hoje porem esse liquido ainda sai e também um pouco de sangue, isso é normal ou devo retornar ao dentista?

    1. Rafael, na ausência de outros sintomas, creio não haver razão pra preocupação. Provavelmente esse líquido é apenas um exsudato inflamatório, comum em processos de cicatrização.

  174. Olá Dra. Ana, boa noite.
    Mais uma vez venho aqui solicitar auxilio, até pq na primeira vez seus conselhos foram de mais serventia do que os da minha própria dentista.

    Enfim, fiz a extração dos dois sisos lado direito, superior e inferior, isso no dia 08/Setembro/2015. Foi preciso retirar um pedaço do osso ou a quebra do osso, não sei qual termo correto, do dente inferior, tive uma recuperação demorada, aproximadamente 15 dias pra desinchar, até que houve a “melhora”. No entanto Dra. Ana, venho sofrendo inchaços aleatórios, fico duas semanas bem, depois volta a inchar novamente, daí vou até a dentista, ela me enche de antibióticos, fico boa, depois volta a inchar novamente e assim sucessivamente. Ja me tiraram raio X e a dentista diz não ter nada de estranho, apenas é notório o osso se refazendo.

    O que pode estar ocorrendo no meu caso? Será que é realmente o osso se refazendo ou alguma infecção que ela não está conseguindo detectar?

    Desde já obrigada.

    1. Jessica, me parece um processo inflamatório recorrente, e toda cicatrizaçao envolve inflamação. Não é incomum o que você relata, e não tem necessariamente a ver com infecção. Em princípio, é o seu organismo trabalhando pra formar osso e cicatrizar a gengiva.

  175. Boa noite.
    Quanto tempo após a extração do siso poderei voltar a praticar exercícios físicos? Eu retirei meu siso dia 14/11 e tenho um jogo de basquete dia 20/11.
    Será que estarei bom até esse dia? Ou é necessário esperar mais?
    Obrigado.

  176. Boa tarde doutora, extrai meu segundo molar dia 10//11, nao sinto dor, porem sinto em cima na gengiva onde foi a extração inchada, sera q e o siso querendo ja sair ou sera q é inflamação??? Estou muito preocupada, nao tive dor febre nada… nem gosto ruim na boca.

    1. Marcelle, dada a extração recente, creio que é a inflamação, que está presente em qualquer processo de cicatrização. Na ausência de outros sintomas, acho que você não precisa se preocupar.

  177. Olá Dra. Extrai o siso inferior há 6 dias e desde então não consigo viver tranquilamente, pois doi muito o lado direito inteiro até o ouvido, garganta, ainda não consigo abrir a boca direito, estou tomando antibióticos, anti-inflamatórios, remédios para dor e nada resolve, não consigo comer nada sólido, estou desesperada com isso. Me ajude por favor!

    Esqueci de dizer que fico o dia todo com a bolsa térmica gelada no rosto e só assim q consigo dormir um pouco.

  178. Boa tarde,
    Extrai os meus quatro dentes siso ha mais ou menos um ano. Na primeira cirurgia do lado direito, eu tive parestesia que durou mais ou menos uns 6 meses, e o meu dente inferior estava incluso, o superior já estava crescido igual aos outros. Passado esses ¨6¨ meses eu ainda sinto uma sensação meio estranha como se as vezes minha gengiva estivesse meio dormente do CANINO até o SEGUNDO MOLAR, e os dentes ficaram muito sensíveis ao gelado e ao quente. Já do lado esquerdo na parte inferior, que a cirurgia foi muito pior, pois o siso estava deitado, eu não tive nada. Há alguma coisa que pode ser feito ou é normal?
    Desde já eu agradeço.

    1. Adilson, parestesias como a que você descreve podem levar vários meses até se resolverem, e é esperado que isso ocorra do canino até o segundo molar, pois o nervo afetado (nervo alveolar inferior) é o mesmo. Embora do lado esquerdo a posição do dente fosse pior, do lado direto certamente o siso estava mais próximo do nervo, por isso a parestesia. Existem terapias sim, mas a parestesia pode se resolver até de forma espontânea. Eu falo especificamente sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  179. Boa tarde Dra. Ana, eu enviei uma pergunta e já faz algum tempo e não obtive nenhum tipo de resposta, sendo que o prazo para tal é de mais ou menos 72 horas, e segundo as regras de privacidade da página eu não escrevi nada de descumpra as regras.
    Sei que o trabalho de responder as perguntas é voluntário, sei também que são muitas para responder, mas eu fiz a pergunta porque tenho uma grande dúvida e gostaria muito de uma resposta, seja ela o que gostaria de saber ou uma negativa informando que não poderá responder. Desde já eu agradeço.

    1. Adilson, fiz uma busca aqui e não há nenhuma pergunta sua aguardando moderação, não ser que você tenha usado outro nome / e-mail. De qualquer forma, no momento tenho 21 perguntas aguardando resposta e, a mais antiga delas, é de ontem às 19h. Então, sua pergunta, por algum motivo, não chegou aqui… porque eu sempre respondo. Peço, por favor, que você a envie novamente.

    1. No mínimo até a remoção dos pontos, Patricia, o que leva pelo menos 1 semana. Mesmo assim, volte aos poucos, respeitando seus limites, ainda mais se foam extraídos 4 dentes de 1 vez só.

  180. EXTRAI MEU SISO INFERIOR HA DUAS SEMANAS, NOS PRIMEIROS DIAS TIVE DIFICULDADES AO ABRIR A BOCA, MAS ISSO FOI UM SINTOMA PASSAGEIRO, POREM DE HOJE PRA CÁ QUANDO EU ABRO A BOCA DÓI… A TENDENCIA NÃO É MELHORAR AO INVÉS DE PIORAR? JÁ FAZ DUAS SEMANAS, PARECE QUE O BURACO ESTÁ FICANDO MAIS LARGO, SERÁ QUE TEM ALGUMA COISA ERRADA?

    1. White, se a dor é só ao abrir a boca, é esperada, pois o processo inflamatório – presente em qualquer cicatrização – ainda está se resolvendo. Não me parece que há nada errado, mas entre em contato com o seu dentista se achar necessário.

  181. Ei Ana, boa tarde!
    Extraí meus sisos do lado esquerdo, e pelo menos o inferior foi um tormento do começo ao fim, devido a dificuldade para extração. O dente precisou ser cortado em 5 pedaços e precisei ser anestesiada várias vezes. A recuperação foi difícil, mas ainda sim, mais tranquila… No entanto, passados 12 dias eu ainda tenho sentido bastante dor e sensibilidade no segundo molar, de forma que até tomar água incomoda, sem falar na ferida que me apareceu próximo ao local da extração e na dificuldade para abrir a boca, que chega ser estressante. Queria saber quanto tempo permanecendo esses sintomas, ainda possam ser considerados comuns? E também saber se preciso extrair os outros sisos, não gostaria, estão inclusos e até hoje não me apresentaram nenhum problema. Obrigada! Ahh, seu blog é nota 10!!!

    1. Danniele, a velocidade de recuperação varia de pessoa pra pessoa mas, geralmente, esses sintomas permanecem por até 1 mês, sempre melhorando. Pode ou não haver indicação de extração dos outros sisos, cada caso é uma situação diferente e que precisa ser avaliada individualmente.

  182. Bom dia Dr Ana,

    Meu esposo tirou os sisos e esta sentindo incomodo nos dentes da frente de baixo. Isso é normal?

    Parabéns pelo blog.

    Agradeço a atenção.

  183. Oi doutora, é normal sair um pouco de sangue no buraco onde o siso foi extraído? Já faz 14 dias que eu extrai e dentro do buraco sai um pouco de sangue, nada alarmante porem dói muito, principalmente quando eu acordo pela manhã, durante o dia eu praticamente não sinto dores, só a noite. Eu já parei de tomar remédios anti-inflamatórios para dor etc., remédios que minha dentista tinha receitado, ultimamente eu tenho tentado comer alimentos mais consistentes, porem dói, creio que isso é pelo simples fato de eu fazer o movimento de mastigar e isso pode explicar o sangramento, tenho medo de isso afetar minha cicatrização.

    1. Henrique, pequenos sangramento geralmente estão associados à inflamação, presente em qualquer cicatrização. Durante à noite ficamos mais tempo deitados, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça / face, o que exacerba os sintomas inflamatórios. Por isso é que dói mais. Fique tranquilo, a cicatrizaçao está acontecendo, leva um tempo, mesmo.

  184. Olá, extrai meu siso inferior dia 17/10/15 e ainda sinto dores.
    Na lateral da minha gengiva em cima do buraco onde o dente foi extraído parece estar um pouco inchado, quando eu mastigo minha gengiva atrapalha, meus dentes do canto até o superior do mesmo lado estão doloridos, isso são sintomas normais? Já faz mais de 10 dias que eu extrai meu siso e ainda estou muito limitado ao mastigar qualquer alimento. Sera que vou ter que voltar tomar remédios para dor e anti-inflamatório?

    Boa Tarde.

    1. Lorenzo, esses sintomas são comuns, sim. Converse com o seu dentista, continuar a tomar analgésicos por mais uns dias vai trazer mais conforto pra você passar por essa fase mais “chata”.

  185. Olá Dra.! Primeiramente parabéns pelo site. Muito bom!!
    Tirei os 4 dentes do siso na sexta-feira dia 23.10.15 e gostaria de saber se existe a possibilidade dos pontos caírem sozinhos? Se sim em quantos dias isso pode acontecer?
    Obrigada.

  186. Oi. Eu extrai meu dente do siso inferior lado esquerdo que estava doendo, fui a dentista e ela extraiu ele, eu estou no processo de recuperação ainda, porem eu acabei percebendo que o superior do mesmo lado está machucando a gengiva, porem não dói, tenho que extrair esse também? É recomendado mesmo não doendo extrair esse dente?

  187. Extrai meu dente do siso inferior direito, já tirei os pontos, a dentista falou que está tudo bem, porém sinto uma leve dorzinha as vezes e um líquido com gosto estranho saindo do local, e também ficou um pequeno buraquinho aberto que cabe a ponta de um cotonete, entre a bochecha e a gengiva… é normal sair esse líquido? Quantos dias demora para parar de sair esse líquido? Esse buraquinho irá fechar com o tempo?

    1. Angélica, sim, isso é um exsudato inflamatório, comum em qualquer cicatrização. Ele vai diminuindo aos poucos, leva alguns dias. O “buraquinho” vai levar algumas semanas pra se fechar.

  188. Eu extrai um siso da parte de baixo, isso pode prejudicar outros dentes? Entortar, por exemplo: percebi que minha mordida se alterou e meus dentes estão doloridos, já faz 12 dias que eu extrai meu siso.

    1. Não Matt, os sintomas que você descreve são passageiros. É comum que durante alguns dias após a extração os outros dentes fiquem doloridos ou que haja uma sensação de mordida alterada, como você relata.

  189. Bom dia / tarde / noite…
    Extrai meu dente do siso ha 10 dias, já tirei os pontos mas ainda sinto dores ao abrir a boca ao mastigar e pela manhã quando eu acordo, tirei o siso de baixo lado esquerdo e percebi que minha gengiva está vermelha e alguns dentes ainda estão doloridos. Já passei por todo o processo de retirada dos pontos, volto na dentista e não sei o que fazer, o buraco ainda me parece bem fundo, isso é normal? Um dente pode atrapalhar ou machucar a gengiva no processo de cicatrização? Pois tem um que a gengiva está até um pouco machucada por causa dele. Algumas pessoas me informaram que refrigerante, suco de laranja, limão, eu não posso tomar pq não faz bem isso, é verdade ou mito?

    1. Henrique, o “buraco” vai levar semanas pra se fechar, é assim mesmo. Se o local estiver inchado, o dente do arco oposto pode tocar na gengiva e machucar, sim. Não há qualquer contraindicação do consumo de sucos e refrigerantes.

  190. Olá doutora,
    Extrai um siso inferior na terça-feira, dia 20/10, e foi uma extração meio chata porque meu dente estava deitado ao invés de em pé. Me deu uma íngua em baixo do pescoço e meu rosto inchou bastante, hoje o inchaço já deu uma diminuída.
    Ontem os pontos começaram a doer um pouco e estão incomodando um pouco. No primeiro e segundo dia após a extração eles não estavam me incomodando. Isso, agora, pode ser sinal de inflamação?
    Obrigada.

  191. Olá! Tenho uma dúvida… faz 8 dias que fiz a extração dos 4.
    Gostaria de saber se é normal sentir dor na maçã do rosto, dos dois lados, e dor de cabeça o dia inteiro… tá bem chato e doloroso.
    Grata.

  192. Oi,

    Eu extrai 1 dente do siso, esse eu sentia dores antes da extração, minha dentista disse que eu tenho que extrair o de cima, eu não sinto dor alguma no de cima, mas enfim, é comum extrair sisos apenas de 1 lado do outro não? E extrair um dente do siso mesmo eu não sentindo dores, é comum? Estou meio com receio, pois sofri muito nesses últimos 10 dias e vou te que fazer esse procedimento de novo.

    Obrigado desde já…

    1. Mateus, quando se extrai um siso, o correspondente a ele no arco oposto costuma ter indicação de extração também, porque um dente sem antagonista não tem função alguma, ele não “mastiga”. E como o siso não tem função estética, o ideal costuma ser extrair, mesmo. Sim, pode haver indicação de extração dos sisos de um lado só, e não do outro.

  193. Olá! Extrai o siso superior direito na segunda dia 19/10, não estou sentindo dores, o que me incomoda é esse gosto horrível na boca que desde o segundo dia estou sentindo. Será que é o exsudato inflamatório mesmo ou será pus? Minha bochecha e a gengiva ficaram bastante inchadas e estou tomando nimesulida de 12/12h. Desde já agradeço!

    1. Joelma, creio ser o exsudato mesmo, além de uma maior proliferação de bactérias anaeróbias, inerente a essa fase. Não me parece haver infecção, pela sua descrição.

  194. Olá doutora, já faz 8 dias que eu tirei meu siso, já retirei os pontos, o fedor já passou etc… porem ainda tenho dores ao abrir a boca e mastigar qualquer tipo de alimento, até os mais moles, dói muito, isso é normal?
    E outras duas perguntinhas…
    Apesar do pior já ter passado, ainda corro risco de ter uma alveolite?
    Existe remédios que ajudam a aceleração da cicatrização?

    1. Arthur, a extração ainda é recente, a dor é esperada. Não acho que você ainda possa ter alveolite, já que os pontos já foram removidos e parece estar tudo ok com a cicatrização. Também não há como acelerá-la, é preciso dar tempo para que seu organismo se recupere.

  195. Olá! Retirei um siso incluso dia 16/10, tive uma recuperação tranquila e sem dores durante o fim de semana, porém na segunda feira tive dificuldade para dormir, nos dias seguintes a mesma coisa, mas só na hora de dormir. Ontem voltei ao dentista para retirar os pontos e ele disse que havia restos no buraco, ele fez a limpeza com uma seringa, tirou os pontos e passou perioxidin para eu aplicar no local pra limpar, mas não me deu nenhum remédio… mesmo com tudo limpo sinto latejar e durante a noite doi da mesma forma que nos outros dias… isso é normal mesmo depois de limpo? Pode ter inflamado e preciso de outros cuidados?

    1. Bruna, certamente está inflamado, mas isso não é um problema em si, a inflamação faz parte do processo de cicatrização. Acho que você não precisa se preocupar.

  196. Bom dia, realizei uma cirurgia no dia 16/10, sendo que ficou um pedaço do dente, onde o dentista informou que não iria ter problema e que uns 10 a 15 anos o pedaço iria subir e dai eu poderia procurar um dentista e ele da uma anestesia local e retira, só do dia 19/10 pra cá eu venho sentindo muitas dores fortes e nem consigo dormir de tantas dores, gostaria de saber se essa dor pode ta sendo causada pelo pedaço do dente que ficou.

    1. Poder, pode, Jessica. Mas se for um fragmento pequeno, não acho que seja a causa. Provavelmente é a dor pós-operatória normal, ainda que mais severa. Se achar necessário, procure sua dentista pra reavaliar.

  197. Tirei meu siso ha 6 dias e ainda dói, isso é normal? A partir do 3o dia de recuperação eu senti um alivio na dor, mas de ontem pra cá tenho sentido dores que vem e passam, também ao escovar os dentes e fazer o gargarejo saiu uma camada branca e preta do buraco, isso pode ser uma infecção ou sujeira? Meus pontos arrebentaram mas minha dentista falou que isso é comum.

    1. A extração ainda é bem recente, Teus… pode haver dor, sim. A camada que se desprendeu certamente é de resíduos / sujeira. Os pontos às vezes se soltam sozinhos, mesmo.

  198. Olá! Tirei dois sisos do lado direito, no dia 06/10. O dentista não me passou antibiótico, apenas anti-inflamatório. Tomei até o domingo, dia 11/10, tive pouco inchaço e quase nada de dor. Porém, na quinta-feira, dia 15, dois dias depois de ter tirado os pontos, comecei a sentir leves dores no local da cirurgia. Comentei com o dentista, pois comecei a sentir dores no ouvido e na cabeça, não muito fortes, só incomodo. Ele me passou antibiótico por 7 dias e faz dois dias que estou tomando, mesmo assim ainda sinto algumas dores na parte de baixo da cirurgia e no ouvido também. Estou achando muito estranho. Devo me preocupar com isso ou é apenas cicatrização?
    Obrigada.

  199. Retirei os quatro dentes siso no dia 08/10, no quinto dia após a extração comecei a sentir dores fortes e fui no dentista. Ele retirou os pontos e me informou que estava com alveolite. Foi receitado que tomasse nimesulida por sete dias, no entanto as dores continuaram. No 12º dia retornei ao dentista e ele informou que a cicatrização estava boa e que as dores eram normais, a medicação acabou e ainda estou sentindo dores. Estou apenas realizando a limpeza dos alveolos jogando água com a seringa após as refeições e fazendo bochecho com água, sal e vinagre. Os buracos que ficaram acumulam muito alimento e ainda doem. Será que estou com alguma inflação/infecção?

  200. Boa tarde Doutora, meu namorado tirou o dente do siso e o dentista não receitou nenhum antibiotico antes e nem depois do procedimento, apenas analgesico caso ele sinta dor. Achei estranho, isso é normal? Ele está com um pouco de sagramento no local, o sagramento dura em média quantos dias?

    1. A prescrição de antibiótico não é obrigatória, Tatiane… pelo contrário, é exceção, só em casos em que o dentista detecta a necessidade. Pequenos episódios de sangramento podem ser considerados normais, desde que curtos. Sangramento contínuo não é normal e nem deve durar “dias” (no máximo, no mesmo dia ou no seguinte à extração). Diga ao seu namorado que não faça bochechos e não cuspa por enquanto, isso favorece o sangramento.

  201. Oi dra., na sexta feira comentei que havia extraido meus dois molares e tinha sido bem tranquilo, notei hoje que na minha bochecha tem um tipo de mancha quase imperceptível de cor amarela e há um pouco de inchaço ainda, não estou sentido dor nenhuma, estou mantendo minha boca sempre limpa mas confesso que a mancha me deixou um pouco preocupada, e pra piorar não consigo falar com meu dentista :/ essa mancha amarela é comum? O que devo fazer?
    Hoje está completando 5 dias da cirurgia.

  202. Olá, doutora!

    Fiz a extração de apenas um dente do siso do lado esquerdo faz 6 dias, foi uma extração um pouco dificil, mas até hoje não tive grandes problemas.

    Tive pouco inchaço nos 2 primeiros dias, no terceiro dia já estava praticamente sem inchaço nenhum. Sem dor ou dificuldades para abrir a boca, e sem sangramentos.

    Porém, hoje, no sexto dia, houve um sangramento e fiquei preocupada.

    Liguei para o dentista, e ele falou que poderia ser porque está cicatrizando e a linha do ponto pode machucar um pouco, e que eu não preciso me preocupar.

    Vou retirar os pontos em 6 dias, mas fiquei preocupada por causa deste sangramento.

    É normal, mesmo?

    Muito obrigada!

  203. Doutora,

    Boa tarde,

    Ha duas semanas retirei os 4 sisos, foram 2 semanas dificeis lutando para recuperar, retirei os pontos ha 2 dias e um dos locais esta sangrando após beber liquidos ou comer. Sangra pouco mas estou com medo da possibilidade de uma inflamação. Isso é normal?

    Grata,

    1. Karen, toda cicatrização envolve inflamação… então um pouco inflamado deve estar, mesmo. O sangramento pode ser por isso. De qualquer forma, se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  204. Bom dia Dra. Ana, retirei os dois sisos do lado direito da boca na sexta feira passada, tive vários sintomas desses ai descritos, minha boca ficou bem machucada, por ser pequena e pela posição que os dentes estavam, porém desde ontem estou com a pele amarela, no lado da boca que foi a cirurgia, isto é normal ? Não tenho dores, apenas o incomodo dos pontos e a dificuldade de abrir muito a boca.

    Obrigado e parabéns pelo ótimo texto.

  205. Boa noite Dra!

    Retirei dois dentes do siso há uma semana. O superior foi bem tranquilo, já o inferior bastante complicado. Depois que retirei os pontos e um “fragmento” que havia ficado no local, ainda continuei sentindo muitas dores e retornei ao dentista para verificar o motivo. Ele fez uma limpeza e disse que saiu pus. Por cima do local da extração, sempre acumula uma espécie de massa amarela espessa. Ele me disse que é um processo que não é tão normal, mas pode ocorrer, e aí leva de 15 a 20 dias pra melhorar. Confere? Se ele falou que retirou pus do local, não é possível que seja infecção? Esta “massa” amarela é normal?

    Desde já muito obrigado!
    Renato

    1. Boa noite Doutora, faz 5 dias que tirei o siso inferior e meu dentista receitou 3 dias de analgésico, mas hoje ainda estou com dor estou tomando mesmo assim, pode ? Esta bem inchado e amarelo na bochecha, sera que pode ser de eu ter falado muito e rido também ? Ficar ou passar no sol também prejudica ? Quanto tempo após a remoção de um dente pode ficar doendo em média? Parabéns pela qualidade desta página e pelos comentários todos respondidos. Muito obrigada Doutora, e aguardo retorno.

      1. Camila, pode. É comum que haja equimose / hematoma, falando muito ou não. E dar risada é ótimo, recomendo. 🙂 É bom evitar sol nos primeiros dias, mas agora já é seguro. Quanto a dor, depende muito da pessoa, geralmente entre 1 e 2 semanas a dor já vai embora.

        E obrigada, fico feliz em ajudar. 🙂

  206. Olá Dra. bom dia, fiz a extração do siso inferior esquerdo dia 10 de outubro. A cirurgia foi tranquila e durou menos de 10 minutos, já o pós operatório não está sendo tão tranquilo, não consigo abrir a boca direito, sinto um gosto ruim na boca, e tem uma massinha branca perto dos pontos e não consigo tirá-la, o bom é que meu rosto não inchou quase nada e tbm não doeu muito, só estou sentindo umas repuxadas chatinhas, e não consigo ver o tal coagulo na gengiva, isso é normal? Quando devo voltar ao dentista para retirar os pontos? E a partir de quantos dias vou poder mastigar normalmente? Não aguento mais comer só coisas liquidas e pastosas rs. Obrigada desde já.

    1. Stefanny, todos os sintomas que você descreve são comuns após a extração dos sisos. Me parece que está tudo dentro do esperado. Você pode comer normalmente, apenas evite alimentos muito duros e procure cortar em pedaços menores. Os pontos geralmente são removidos depois de 1 semana da extração.

  207. Boa noite Dra. Ana. Fiz a extração do siso inferior direito segunda feira e estou sentindo dor muito intensa desde a cirurgia, inclusive ela tem piorado consideravelmente desde quarta. Ontem fui ao dentista devido à dor insuportável e ele disse que não há inflamação, que está tudo certo, retirou um dos pontos e receitou remédios mais fortes. Gostaria de saber se é normal eu estar sentindo tanta dor após 4 dias da cirurgia.

    Att,
    Bianca Dufloth.

    1. Bianca, a dor pós-operatória é praticamente inevitável. Pra algumas pessoas é moderada, pra outras mais intensa. Considerando a cirurgia recente, é esperado que ainda haja dor.

      1. Olá Doutora, eu estou sentindo uns odores devido a retirada do siso de baixo, e eu estou sentindo uns odores horriveis, o que seriam eles ? Eu n sei se o ponto afroxou ou abriu, só sei q estou com bala direto na boca, e eu só vou no dentista daqui 3 dias, isso é devido a que ? Poderia me ajudar ? Estou um pouco preocupado com isso… Obrigado pela atenção.

        1. Vitor, é comum que haja mau hálito e odor ruim no pós-operatório de uma extração de siso, tanto pela dificuldade de higienização quanto pela maior proliferação de bactérias anaeróbias nessa fase. Mas é uma situação passageira.

  208. Oi, doutora Ana.

    No finalzinho de setembro removi o siso inferior direito e foi um cirurgia bastante complicada e muito demorada. Sou portadora de fibrose e meu siso estava incluso e levou muito tempo para que minha cirurgiã conseguisse chegar ao dente, ela inclusive teve que chamar outra cirurgiã para conseguir abrir a gengiva, que estava rígida, pelo que ela me disse, durante a cirurgia, minha gengiva apresentava características decorrentes da fibrose. Inclusive, na hora da aplicação da anestesia, tive que receber alguns tubetes a mais, porque parte da anestesia entrava e a maior parte vazava do furinho da agulha e se acumulava perto da lingua. Para retirar o siso, foi necessário retirar osso e nervos e fazer um grande corte na gengiva.
    Minhas cirurgiãs me receitaram anti-inflamatórios e compressas geladas, o antibiótico não foi necessário pois estou fazendo o uso do sulbatam/amoxicilina para tratamento de uma doença pulmonar.
    Amanhã (exatos sete dias após a cirurgia) irei fazer a remoção dos pontos e estou muito preocupada porque não consigo de forma alguma abrir a boca. É possível receber anestesia durante esse processo?

    Desde já agradeço pela atenção e parabenizo pelo excelente trabalho.

    Boa noite.

    1. Dani, não há necessidade de anestesia pra retirada dos pontos, é um procedimento simples. A abertura de boca limitada dificulta um pouco, mas geralmente o dentista consegue remover os ponts mesmo assim. Se não, aguardam-se mais alguns dias, sem problema.

  209. OBRIGADO, DOUTORA !!!
    ASSIM FICO MAIS TRANQUILO…
    E PARABÉNS PELO ÓTIMO BLOG, O CONTEÚDO REALMENTE ESCLARECE INÚMERAS DUVIDAS QUE NÓS PACIENTES TEMOS EM RELAÇÃO OS PROCEDIMENTOS QUE SOMOS SUBMETIDOS DURANTE O TRATAMENTO DENTÁRIO!!!

    SUCESSO… GRANDE BEIJO!!

  210. Boa Tarde Dra.
    Retirei os pontos da minha cirurgia do siso faz 10 dias, e estou sentindo umas bolhas no lado interno da bochecha e no fundo onde foi retirado o siso. Não sinto dores, mas sinto uma coceira que nao chega nem a incomodar, mas quero saber se isso é normal. Ou devo ficar preocupado e procurar minha dentista? Obrigado. Abraço

    1. David, em prícipio é normal, sim. Podem ser pequenas lesões causadas pelos pontos (quando o fio é de nylon, muitas vezes ele “espeta” a bochecha) ou aftas decorrentes do atrito do instrumental durante a cirurgia. Devem desaparecer em breve.

  211. Olá doutora, fiz a extração de um siso incluso ha mais ou menos 15 dias. Já tirei os pontos, já acabei os medicamentos. Eu vacilei em não ter colocado gelo no primeiro dia de extração e no segundo dia só botei 2 vezes, então o inchaço foi dificil de controlar, fora que eu falei muito nos 2 primeiros dias e tive que andar um pouco porque o consultorio era longe. No entanto, eu ainda apresento o rosto levemente inchado, porém sem dores ou incomodos. Só a bochecha fica rígida e esse leve inchaço incomoda esteticamente. Gostaria de saber se para resolver essa situação eu coloco mais compressa gelada ou se eu faço compressas quentes? Obrigado.

  212. Dra. arranquei meus quatros dentes sisos dia 30/09, e hoje 05/10, fui em um dentista, um segundo dentista, nao foi o mesmo que fez a minha cirurgia, pois tive que voltar pra cidade onde faco faculdade, esse segundo dentista tirou todos os meus pontos, disse que ta tudo bem, mas estou com um buraco, e estou bem preocupada, fiz umas perguntas e esse dentista nao me passou muita confianca nas respostas, esse buraco fecha sozinho com o tempo? To com medo…

    Obrigada.

  213. Ola Dra. Retirei o siso inferior interno. Apareceu todos os sintomas pos operatorios postados acima. Porem, o que me preocupa, que foi necessario usar a broca para partir o dente ao meio. Infelizmente a broca quebrou e esta presa em meu osso. Pois isso constou no Raio-X local. Nao sei dizer o tamanho, aparentemente no Raio-X parecia ser apenas a ponta (sou leigo no assunto). O Dr. me disse que o proprio corpo ira expelir esse material. Verdade ou mentira? Desde ja agradeço sua atençao e meus parabens por sua dedicao e bondade para auxiliar todos que aqui se encontram.

      1. Ola Dra. Ana

        Muito obrigado pelas informaçoes. Por gentileza, alguma dica como prosseguir daqui pra frente? Devo procurar outras clinicas para saber opiniao de terceiros? O material que se encontra em meu corpo, isso pode causar algum tipo de infecçao? Estou bem receoso. E mais uma vez muito obrigado. Tenha uma otima semana.

        1. A tendência é de você não ter qualquer problemas com esse fragmento. Ele vai ficar lá, “quietinho”. Pode haver algum tipo de inflamação / infecção? É improvável, mas pode. Se o fragmento de broca estiver em posição fácil de remover, talvez seja o melhor. Se não, basta acompanhar.

  214. Após a minha extração, tirei os pontos no tempo determinado, porém ficou um buraco no local. É possivel dentro desse buraco ter alguma sutura? Porque eu to com medo do dentista ter esquecido algum ponto aqui. Se ele esquecer ponto no buraco, esse ponto vai sair sozinho? Não tenho como ver, estou preocupada, pois sinto “gosto de ponto” quando vou comer.

  215. Boa tarde Dra.
    Fui extrair um siso incluso ha 5 dias e a dentista não conseguiu retirar pq estava colado no osso e muito pra “dentro da bochecha”, e poderia me machucar se ela continuasse, disse que somente o bucomaxilo conseguiria fazer essa extração. Deu um ponto no local e passou medicação. É normal o dentista não conseguir extrair um siso? O bucomaxilo conseguira? Fiquei chateada com a situação e dor desnecessária!
    Grata.

    1. Acontece, Camila. Mas o cirurgião bucomaxilofacial é especialista em cirurgia, então pode estar certa de que, se for possível extrair o dente, ele conseguirá.

  216. Dra. bom dia. Tivemos nas noticias recentes uns 2 ou 3 casos de infecção generalizada resultando em obito dos pacientes, apos extraçao.
    Falando em porcentagem, mesmo que tomando os cuidados necessarios, como higiene impecavel, ou profilaxia com antibioticos, antes e depois, voce diria que qual é a chance real em porcentagem de uma pessoa vir a desenvolver esse quadro apos uma extraçao de dente? E se desenvolver, qual é a chance de se curar?

    1. Fellipe, infecções generalizadas são quadros gravíssimos, a chance de óbito é enorme. Se o problema começou numa extração dentária ou em qualquer outra cirurgia é irrelevante, não interfere na chance de resolução do problema. Mas a chance disso acontecer devido a uma extração, ainda mais com todos os cuidados de higiene e profilaxia antibiótica, é muito muito muito pequena. Sério, não se preocupe com isso.

  217. Olá Dra.
    Retirei dois sisos ha 17 dias e ha 4 retirei os pontos, voltei a fazer exercício após 1 dia de retirada dos pontos, porém sinto algumas pontadas no local após me exercitar, isso é normal?
    E ainda não consigo abrir totalmente a boca, quanto tempo mais ou menos volta ao normal? Pois já não estou tomando nenhum remédio, e ainda sinto dificuldades ao engolir minha saliva, pode ser garganta inflamada?
    Obrigada.

    1. Thays, quando você faz exercícios aumanta o fluxo sanguíneo no seu corpo, e no local da cirurgia também. Isso faz com que os sintomas inflamatórios fiquem mais evidentes, por isso as pontadas. A dificuldade de abrir a boca vai dminuindo aos poucos, pode levar 1, 2, 3 semanas… depende. A dificuldade de engolir é um sintoma comum também, até porque não é incomum que a garganta inflame no pós-operatório, dada a proximidade do local da cirurgia e a garganta.

  218. Ah, eu esqueci de mandar mais uma duvida no ultimo comentário. Então, no dente a frente do local da extração, o 2º molar, percebi que ele está com uma coloração marrom claro, parecendo uma sujeirinha. Eu passo a escova, a coloração marrom sai, porém umas horas depois retorna. Estou com medo de ser carie, porém eu estou usando o enxaguante bucal Periogard e a coloração apareceu uns 6 ou 7 dias após eu começar a usar e eu ouvi falar que esse enxaguante pode deixar uma pigmentação nos dentes. Antes da extração, eu tomei até o cuidado de ir ao dentista fazer uma limpeza completa e não havia nenhuma carie e os dentes estavam perfeitos. Isso pode ser carie ou não?

    1. Não acho que seja cárie nem manchamento, principalmente porque sai na escovação. Deve ser apenas alguma secreção que sai do local da extração, sem maiores consequências.

  219. Oi, eu fiz uma extração de um dente siso incluso faz 9 dias, está marcado para eu tirar os pontos com 11 dias. Não tenho dores, febre, já terminei as medicações e aparentemente está tudo normal. Mantenho minha higiene normalmente. A unica coisa que me incomoda é esse liquido que sai com gosto ruim e cheiro ruim, não tem gosto salgado, como umas pessoas disseram, então acho que não é infecção, até porque não tenho sintomas, só bafo mesmo. Eu gostaria de saber se até chegar o 11º dia e continuar saindo esse liquido ruim, eu vou poder tirar os pontos? Ou o dentista só pode tirar quando parar esse liquido? Outra pergunta é, se doer pra tirar o ponto, quer dizer que ainda não pode tirar?

    1. Mayara, esse líquido é só um exsudato inflamatório, comum durante a cicatrização. Ele tem gosto ruim, mas não é algo com o que você precise se preocupar, é normal. Dá pra tirar os pontos mesmo com a presença dele. A remoção dos pontos não dói, é só cortar e puxar o fio.

  220. Oi Doutora. Tirei meus sisos do lado esquerdo na sexta. No entanto, meu dentista não conseguiu tirar toda a raiz do inferior, devido ao ângulo q ela ficou, e, com medo de afetar a raiz do outro dente, “deixou um pequeno pedaço” na boca. Ele me disse q isso pode acontecer em algumas extrações e não me trará problemas. Confere?

    1. Confere, Rodrigo. Às vezes é menos prejudicial para o paciente deixar o fragmento onde está do que fazer uma cirurgia bem mais invasiva só pra retirá-lo. Aí o pedacinho de raiz fica “sepultado”, bastando acompanhar o caso por um tempo.

  221. Ola Doutora, eu arranquei meus 4 sisos de uma vez, mas na hora de tirar os pontos fiquei com medo q doesse muito, entao ja tem uns 20 dias que estou com eles. De um lado direito enquanto eu mascava chicletes grudou e saiu, ja o lado esquerdo ainda esta com os pontos. O que pode acontecer se eu não tirá-los?

  222. Olá, Dra. Tudo bem?
    Há cerca de 6 anos, extrai meus quatro sisos, sendo um deles um siso duplo (possuía duas coroas).
    O procedimento foi relativamente tranquilo e não tive nenhum problema no pós operatório.
    Recentemente, fiz uma radiografia geral dos dentes pra um check up de rotina e a dentista me informou que uma das raízes do siso não foi removida. Salvo engano, a mesma raiz desse dente que tinha duas coroas.
    Ela me indicou que procurasse o buco pra remoção dessa raiz, mas não sinto nenhum tipo de dor ou incomodo.
    Seá mesmo que é necessário eu passar novamente por toda a inconvêniencia da cirurgia da remoção? O dentista pode ter deixado essa raiz por alguma dificuldade ou foi apenas falta de atenção?
    Obrigada pela ajuda!

    1. Gabriela, certamente o dentista viu que a raiz ficou. Ou ele não conseguiu tirar, ou ele deixou “de própósito”, pois julgou que tentar remover seria pior pra você do que deixar o fragmento onde está. Isso se chama “sepultamento radicular”, é às vezes é o melhor a ser feito. O erro dele foi não ter avisado você, porque aí acontecem esses “mal entendidos”. Na minha opinião, se esse fragmento de raiz não estiver incomodando e nem colocando outros dentes em riscos, o melhor é deixar ele onde está.

  223. Oi dra. Eu arranquei meu siso faz 2 semanas. 1 semana (9 dias) após a extração, retirei meus pontos, vi que no local do siso inferior há um pequeno buraco, porém ele é bastante fedido, as vezes eu noto que sai um liquido amarelo bastante desagradável. Esse buraco irá cicatrizar? Estou preocupado :/
    Grato

    1. Ferreira, me parece que está tudo dentro do esperado. O líquido amarelo é um exsudato inflamatório, presente em cicatrizações. O odor também é esperado. A gengiva vai fechar, não se preocupe, mas pode levar algumas semanas.

  224. Olá Dra.
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Extraí o dente siso superior direito, há mais ou menos 1 ano.
    A extração correu bem.

    Nas últimas semanas, surgiu um inchaço, um caroço muito parecido com um novo dente no mesmo local… Está com aquela pressão, dor na gengiva…

    Um dente novo pode nascer no mesmo local extraído ou não?
    O que pode ser então?

    1. José, é improvável que seja um novo dente. Pode ser uma inflamação tardia ou um pedacinho de osso que está querendo sair pela gengiva… ou nem uma coisa nem outra, apenas uma grande coincidência da dor ser exatamente no local do dente extraído. Procure um dentista pra avaliar.

  225. Há quase um mes retirei quatro sisos, em uma unica vez, sofri um pouco mas já estou melhor, tirei os pontos, porém no local da cirurgia sai uma secreção amarela com cheiro forte, eu limpo com algodão, queria saber se é normal e quanto tempo demora para fechar esse buraco e se posso usar algo para tirar esse pus. Desde já agradeço.

    1. Tainá, não me parece ue seja pus, mas apenas um exsudato inflamatório, comum na cicatrização. A gengiva vai levar algumas semanas pra se fechar, enquanto isso continue higienizando direitinho.

  226. Boa Tarde, Dra Ana.

    Dia 16.09.2015 fiz uma cirurgia para extração do dente do siso incluso inferior. Hoje, após quase 07 dias, ainda estou sentindo muita dor e a região esta bem inchada. Foi uma cirurgia bem complicada pois o mesmo estava abaixo do osso e o cirurgiao dentista fez muita força para tira-lo. Como viu que nao ia sair inteiro, ele cortou o dente em algumas partes e fez muito esforço para tirar a raiz. Não estou conseguindo abrir a boca direito pois sinto muita dor E esta muito inchado (mesmo fazendo compressa gelada). Isso é normal? Pois ja terminei o anti-inflamatorio e amanha termino o antibiótico.

    1. Bom dia, Dra.! Extrai os dois sisos do lado direito na sexta feira, onde a anestesia não pegou, no inicio senti umas dores, mas logo ele aplicou novamente e esperou. A partir disso, senti apenas a “pressão” para arrancar o siso. Até hoje, estou com a bochecha inchada e não consigo abrir muito a boca, mastigar então nem se fala! Enfim, ontem apareceu um esverdeado próximo ao meu queixo, o que pode ter ocorrido?

      1. Fernanda, todos os sintomas que você relata são comuns após a extração dos sisos, inclusive o hematoma. Acho que você não precisa se preocupar, você vai se recuperar aos poucos… mais alguns dias e você já deve estar bem.

  227. Olá bom dia,
    Minha sogra tirou um dente do siso e está sentindo pontadas agudas muito fortes na cabeça, perto do ouvido. Isto tem relação com o dente que foi extraido?

  228. Bom dia, fiz a extração do siso há 5 dias. Nos primeiros dias eu não senti dor, mas de domingo para cá, tenho sentindo uma dor muito chata e um incomodo perto do ouvido, e as vezes quando tomo alguma coisa gelada, dói bastante. Meus pontos estão com uma secreção grudada neles, mas não parece ser amarela. Estou com dúvida de estar inflamando. Estou marcada para ir quinta feira no dentista retirar os pontos.

    Desde ja, obrigada!!!

    1. Rayanne, toda cicarização envolve inflamação, então pode estar inflamado, sim. Na quinta seu dentista vai reavaliar e ver se é necessária alguma intervenção ou medicação.

  229. Ola doutora, extrai dois sisos do lado direito e apos 5 dias estou com muita dor de garganta que parece cortar ao engolir, e estou com um caroço debaixo do maxilar, não sei se é ingua devido a garganta ou inchaço do dente, não consigo abrir a boca devido a um trismo relatado pelo dentista, ele não me receitou nem um remedio apos a extração e quanto ao trismo ele falou para mascar chicletes, mas o que esta incomodando mesmo é a dor na garganta. Qual a opinião da senhora em relação ao trismo e a dor de garganta? Desde já agradeço.

    1. José, são sintomas comuns aós a extração dos sisos, principalmente pela proximidade anatômica entre o local da extração e a garganta e a articulação. A tendência é esses sintomas irem diminuindo com o passar dos dias.

  230. Ola, tudo bem?
    Tirei dois sisos faz 5 dias e desde ontem estou com a sensação que tem uma linha na minha garganta e não consigo parar de tentar engolir e incomoda bastante, é normal?
    Vou tirar os pontos daqui dois dias.
    Obrigada.

  231. Boa tarde Dra! Arranquei o siso superior esquerdo está com 8 dias, tomei 7 dias de antibiótico e hj vi uma bola de pus nele, tenho que procurar urgente meu dentista ou posso esperar para a próxima consulta que será daqui a 4 dias? Desde já agradeço.