Hiperplasia gengival: por que a gengiva cresce?

A hiperplasia gengival é uma das lesões mais comuns de boca. Diferentemente de lesões neoplásicas, que possuem crescimento autônomo, a hiperplasia pode ter seu crescimento interrompido se conhecido e retirado a agente causador. O termo hiperplasia significa um “super crescimento”, ou seja: a gengiva cresce a partir de um estímulo, ficando “gordinha” e muitas vezes cobrindo os dentes.

Os tipos mais comuns de hiperplasia gengival são:

Dentadura com câmara de sucção

Hiperplasia por trauma: quem usa prótese sabe bem o que é isso. Tem gente que acha que é normal que as dentaduras machuquem a gengiva até “fazer calo”, como se isso fizesse parte da adaptação do paciente à prótese. Mas não, essa é uma ideia errada e que pode levar ao desenvolvimento de uma hiperplasia, além de causar feridas e muito sofrimento. Portanto, se sua prótese nova estiver machucando, não hesite em entrar em contato com seu dentista para ajustá-la.

Ainda: antigamente se usava um “truquezinho” para deixar a dentadura de cima mais firme, chamado câmara de sucção, que era uma espécie de baixo relevo que se fazia na prótese, na área do palato. Até funcionava para manter a prótese no lugar… mas criava uma hiperplasia bem no centro do céu da boca. O tal “truque” não é mais usado (e se oferecerem pra você, fuja!).

Hiperplasia medicamentosa

Hiperplasia medicamentosa: é o crescimento gengival causado pelo uso de certos remédios, entre eles:

  • Difenil-hidantoinatos (Fenitoína): podem causar hiperplasia em 20% dos usuários
  • Imunossupressores (Ciclosporina): podem causar hiperplasia em 10% dos usuários
  • Anti-hipertensivos bloqueadores dos canais de Ca2+ (Nifedipina): podem causar hiperplasia em 5% dos usuários

Este tipo de hiperplasia gengival é muito semelhante a observada em pacientes com leucemia. Por isso é importante que o dentista, observando esse tipo de manifestação em pacientes que não tomam quaisquer dos medicamentos acima, peça um hemograma para verificar a possibilidade da doença. A presença de placa bacteriana pode agravar os casos de hiperplasia medicamentosa.

Hiperplasia por placa bacteriana

Hiperplasia induzida pela presença de placa bacteriana: esse é um tipo muito comum de hiperplasia gengival, principalmente em pacientes que usam aparelho e se esquecem que quem usa aparelho precisa ser muito mais rigoroso com relação à higiene bucal. A presença constante de placa bacteriana causa um processo inflamatório na gengiva marginal, conhecido por gengivite. Além do crescimento da gengiva, de forma local ou generalizada, pode haver também sangramento espontâneo. E não adianta ficar bravo com o ortodontista… isso é falta de escovar os dentes! A hiperplasia induzida por placa bacteriana pode acorrer também em quem não usa aparelho… o aparelho é apenas um fator complicador.

Como tratar:

O tratamento consiste, em princípio,  na remoção do agente causador da hiperplasia. Se for uma prótese mal adaptada, ela não deve mais ser usada; se for uma medicação, seu uso deve ser interrompido (nunca sem o conhecimento do seu médico); se for pela presença de placa bacteriana, é preciso melhorar a higienização. Dessa forma, a lesão diminui e fica mais fibrosa. Caso não haja uma regressão completa (o que é bastante comum), é preciso remover o excesso de gengiva cirurgicamente pois, embora seja algo assintomático (não dói), criam-se nichos de proliferação bacteriana.

E não: lesões, feridas e hiperplasias causadas por próteses mal adaptadas não causam câncer. De qualquer forma, nada impede que um câncer se desenvolva sobre a lesão (e não por causa dela) quando associados fatores de risco como o fumo e o álcool, e quando há a formação de feridas de forma recorrente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Diagnóstico Bucal | Marcadores: , ,

137

  1. Ai meu Deus, nao conhecia isso. E nunca vou querer usar aparelho, por mais que a minha dentista tenha insistido, porque so de olhar o que pode acontecer as pessoas que usam aparelho ja fico apavorada.

    • Erika, isso não acontece “com as pessoas que usam aparelho”. Na verdade, esse tipo de problema acontece na minoria dos pacientes e é consequência direta de uma escovação dentária deficiente.

  2. Depois de remover o excesso da gengiva fica alguma ferida, fica doendo, e não dói nada mesmo, porque eu estou com medo porque vou ter que fazer essa cirurgia.

    • Talles, como em qualquer cirurgia será feita uma sutura (pontos) para fechar a ferida. Para que não haja dor no pós-operatório, o seu dentista vai prescrever analgésicos.

  3. Gostaria de saber se a hiperplasia é contagiosa, porque o meu marido tem e não quer tratar? Obrigada.

    • Não Judite, não é contagiosa, pode ficar tranquila.

  4. Existe alguma maneira de regredir essa hiperplasia sem ter que recorrer a cirurgia? Obrigada.

    • Infelizmente não, Juli. Só recorrendo à cirurgia mesmo.

  5. Estou com muito sangramento na gengiva e esta tambem inchada. Eu tenho uma protese so em um dente, fica um pouco infeccionado… como faço para resolver meu problema. Comprei a pasta Oral B, não resolveu nada.

    • Rosa, se a prótese está causando infecção é porque ela deve estar mal adaptada… nesse caso, nenhuma pasta de dente vai resolver. A solução é fazer uma prótese nova, eliminando assim o que causa a infecção (espaços por onde entram resíduos alimentares).

  6. Olá, há dias estou com esse problema na gengiva, ta bastante alterada, nâo escovo porque sai muito sangue… sou usuario do medicamento fenitoina, antes minha dosagem era de 100 mg diario, mas a meu medico aumentou para 200… devo logo procurar o médico?

    • José, a fenitoína é um medicamento que está associado à ocorrência da hiperplasia gengival. Mas é importante que você não deixe de escovar os dentes, mesmo com o sangramento… o sangramento certamente é consequência de uma gengivite, e não da hiperplasia em si. Sugiro que você converse com o seu médico e relate o problema (pra que ele possa adequar a dose ou mudar a medicação) e que procure, também, um dentista. Certamente será necessário intervir.

  7. Ola, eu uso aparelho e escovo os dentes certinho, e so na frente minha gengiva estufou, oke devo fazer, sera q ela vai diminuir ou vou ter q operar ?

    • Jonathan, esse tipo de crescimento gengival quando se usa aparelho costuma estar ligado à presença constante de placa bacteriana na região. Não duvido que você esteja escovando os dentes assiduamente, mas possivelmente está tendo dificuldade pra remover toda a placa bacteriana (aquela sujeira esbranquiçada que fica sobre os dentes). Converse com o seu dentista para orientá-lo quanto à técnica e quanto a outros tipos de escovas que você pode usar pra ajudar (de tufo, interdental). Dependendo do caso, é possível que, só com a higienização correta, a sua gengiva volte ao normal.

  8. Boa tarde,
    Minha mãe esta fazendo uso do remédio Besilato de Anlodipino = Roxflan 5mg, 2 vezes ao dia e está sentindo muita dor no rosto que começa na gengiva. Essa dor está se tornando insuportável para ela. É possivel que essa dor esteja relacionada com o uso deste remédio para hipertensão? Já a levei ao dentista e a vários especialistas que pedem exames mas não acusam nenhum problema que poderia causar essa dor.

    • Eduvirgem, a bula desse medicamento diz: “Os efeitos adversos mais comuns incluem: dor de cabeça, inchaço, cansaço, sonolência, náusea, dor abdominal, rubor, palpitações e tontura”. Ou seja, talvez a dor da sua mãe possa entrar na categoria “dor de cabeça”. Portanto, pode ser o remédio, sim (principalmente porque os exames físicos e de imagem não detectaram nada relevante).

  9. Uso aparelho, minha gengiva cresceu bastante e meus dentes ficam parecendo que pequeno, ja falei p minha dentista, ela fala q e má escovação, eu juro que escovo tanto, de todo jeito q chega as vezes sair sangue, so q nao volta a normal, tenho ate vergonha de sorrir muito.

    • Carina, se você não usa nenhum medicamento que causaria esse crescimento gengival nem tem nenhum problema mais sério de saúde, isso deve estar sendo causado por uma escovação deficiente, sim. O próprio sangramento gengival é uma característica de gengivite, que é causada pela má higiene. Não quero dizer com isso que você não esteja se esforçando ou que esteja mentindo pra mim, talvez você só precise de orientação, pois deve estar fazendo alguma coisa errada. Minha sugestão é que você converse com a sua dentista e peça que ela explique com detalhes pra você como você deve escovar os dentes e usar o fio dental. Acho que esse texto (e os vídeos, principalmente) podem ajudar: http://medodedentista.com.br/2011/08/como-escovar-os-dentes-usando-aparelho.html

  10. Minha gengiva ta inchada. No inicio q eu comecei usar aparelho nao tava assim, ai la pra depois de 2 anos e meio inflamou e eu fico com vergonha até de rir porque é mesmo na frente, eu perguntei ao dentista se isso tinha q operar, mas ele disse q quando tirar o aparelho desinflama. Será?

    • Valeria, eu não esperaria tirar o aparelho pra ver se desinflama… se está inflamado, é porque você não está conseguindo limpar tudo direitinho quando escova os dentes. Aí ficam resíduos de placa bacteriana e essa placa faz a gengiva inflamar. Meu conselho é: capriche na escovação, pergunte ao seu dentista como fazer e o que você pode estar fazendo errado. Aí a sua gengiva vai melhorar.

      • É verdade q agua oxigenada ajuda a desinchar??

        • A gengiva, Valeria? Não, não é verdade. O que ajuda a desinchar é escovar os dentes e usar o fio dental com bastante critério.

  11. Boa noite, Drª., uso aparelho já ha algum tempo, e percebi que minha gengiva cresceu somente na parte inferior da boca, chegando a encostar no aparelho, isso tá me incomodando muito, enquanto não chega a data da minha manutenção gostaria que me auxiliasse de alguma forma para q minha gengiva retorne ao que era.

    • Tarcila, geralmente o que causa isso é a presença de placa bacteriana. Ou seja, o melhor conselho que eu posso te dar é: capriche na escovação. Use o fio dental, a escova interdental e a sua escova comum também, de forma a eliminar a placa bacteriana, pois é ela que causa gengivite e esse crescimento gengival que você observa. Se sangrar não tem problema, é assim mesmo, continue escovando. A sua gengiva deve regredir (pelo menos até certo ponto).

  12. Ola, há algum tempo perdi 2 dentes inferiores, restando apenas as estruturas. Hoje acordei com uma bolha no dente da frente do que perdi, e notei que apenas sai sangue, e esta mesma bolha inchada praticamente cobriu este dente que até entao nunca tive problemas!! MORRO de medo de ir ao dentista, o que pode ser?

    Sei que terei de ir ao dentista, mas antes disso gostaria de saber o que pode ser.

  13. Ana, fica ao lado, na parte interior da gengiva. Os dois dentes que perdi são os ultimos do fundo, a bolha apareceu na lateral interior do dente da frente, não do que perdi.

    • De qualquer forma, Carlos, só avaliando clinicamente pra se ter certeza do que é.

  14. Boa noite, Dra.
    Há cerca de 7 meses notei o surgimento de um inchaço na gengiva, bem perto do dente, e que depois de um tempo passou a apresentar uma ferida como se fosse uma afta. Não dói, não cresceu e só sangra se escovar muito forte. Tenho tendência a placa bacteriana. Fiquei aliviado ao ver as fotos de hiperplasia, pois acho bem parecido e estava com medo de ser outra coisa pior. Esses sintomas são mesmo de hiperplasia? Ou devo realizar biópsia?

    • Thiago, pode se tratar de uma fístula, um local por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção. Se você costuma acumular placa bacteriana e descreve um crescimento gengival, é provável que essa fístula (caso seja uma fístula mesmo, estou apenas me baseando na descrição que você forneceu) tenha origem em algum local da gengiva / periodonto. O crescimento gengival pode ser um reflexo da gengivite. Não me parece caso pra biópsia, mas sugiro que você procure um dentista logo pra verificar se realmente o caso é de gengivite (com evolução para periodontite).

  15. Olá, eu tenho aparelho fixo e desde quando eu coloquei ha um ano atras o meu dentista empurrou a banda de uma forma q ela ficou encostada na gengiva, e isso sempre dificultou minha limpeza, mas eu sempre limpava, até que ela inchou e está vindo a cobrir a banda, não está vermelha mas está crescendo e não consigo mais passar a pequena escova pq ela está doendo e sangra, isso ta me incomodando, vc acha q será preciso tirar o aparelho? E se tirar o aparelho até desinflamar a minha gengiva vai vir junto?

    • Marisa, não chega a ser necessária a remoção do aparelho, mas talvez seja uma boa ideia remover a banda. Dessa forma, e com uma boa higienização, a sua gengiva deve melhorar. Converse com o seu dentista e chame a atenção dele para o problema na próxima consulta. Não sei entendi o que você quis dizer com “a gengiva vir junto”, mas se o seu medo é que a gengiva esteja “grudada” na banda, não se preocupe, ela não está.

  16. Uso aparelho e apareceu bolhas de sangue entre os dentes na gengiva, o que devo fazer, me ajude!

    • Clara, é preciso que você procure um dentista pra verificar a origem dessas bolhas. Possivelmente é algum problema gengival, aí seria preciso uma raspagem (uma limpeza mais profunda).

  17. Tenho um dente de porcelana que já caiu uma vez, se ficar muito tempo sem o dente a gengiva cresce? Quais as consequências?

    • Pode crescer sim, Jota. A gengiva pode invadir o espaço da coroa, impedindo que ela seja recimentada. Nesse caso, seria necessário fazer uma pequena cirurgia pra remover o excesso de gengiva antes de colocar a mesma (ou outra) prótese.

  18. Olá Dra.

    Estou tratando a minha gengiva pois estou com uma gengivite forte. Já fiz duas sessões de limpeza de tártaro e tenho mais uma marcada para a próxima semana. O que está me afligindo é que estou com buracos negros (pequenos espaços entre os dentes) em quase todos os dentes da frente de alguns do fundo tbém. Meus dentes não estão moles, meu problema parece ser somente na gengiva, já que meu dentista disse que eu tenho dentes muito fortes. Será que a gengiva volta a ficar normal entre os dentes? Se não, existe alguma maneira de tapar estes buracos sem precisar de cirurgia? Aguardo. Muito obrigada.

    • Maira, essa é uma consequência bem comum de raspagens periodontais: a recessão gengival. Esses “buracos negros” aparecem porque a papila interproximal (aquele pedaço de gengiva em forma de triângulo que fica entre os dentes) se perdeu. A gengiva se apoia no osso que está por baixo dela e, quando há perda óssea (consequência da periodontite), há uma consequente “perda gengival”. Enfim, é uma situação que merece a avaliação de um dentista especialista em estética além do próprio periodontista.

      • Muito obrigada pelo retorno Dra., mas ela não voltará mais naturalmente? Eu estou bem chateada com esta perda da gengiva. Eu morro de medo de cirurgia, não tem uma forma de disfarçar esteticamente estes buracos com alguma resina de restauração ou algum outro procedimento não cirúrgico? Muito obrigada.

        • Então Maira, por isso sugeri a avaliação conjunto do periodontista e de um especialista em estética: pra ver as alternativas de resolução do problema no seu caso em especial. Mas se não houver osso suficiente entre os dente pra dar suporte à papila, ela se perdeu, mesmo.

  19. Dra. apareceu na parte interior da minha gengiva, atras dos dentes de baixo, umas alterações, alguns nós, ou crescimento da gengiva, porem, não doi. Será que pode ser hiperplasia?

    • Pode ser sim, Jinaldo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar a causa e tratar de acordo (se necessário).

  20. Obg Dra.

  21. Dra. Eu tinha a gengiva saudável, bem antes de colocar o aparelho. Depois que eu coloquei, minha gengiva inchou… Falei com a minha dentista e ela falou que era por falta de escovação, mas eu chego a escovar até 5 vezes ao dia e parece que sempre piora. Ela me recomendou a fazer a cirurgia, mas tenho muito medo de cirurgias. E eu queria saber se existe alguma pasta de dente, ou um fluor que diminui o inchaço, ou eu preciso mesmo fazer a cirurgia? Acontece que eu tenho medo da dor, medo dos pontos, e medo de que fique alguma cicatriz, ou depois da cirurgia a gengiva volte tudo de novo, o que eu faço Dra. me ajuda :(

    • Gabriele, a cirurgia, em si, não vai diminuir o inchaço da sua gengiva, vai só remover a parte da gengiva que cresceu. O inchaço generalizado é por causa da gengivite, que é a inflamação da gengiva. E a gengivite é causada diretamente pela presença constante de placa bacteriana. Eu acredito em você quando diz que escova os dentes 5 vezes por dia, mas eu creio que o problema não é a quantidade de vezes, e sim a forma como você o faz. Converse com a sua dentista pra ela orientar você sobre a técnica de escovação / uso do fio dental e os tipos de escovas que podem ajudar você nessa tarefa (que com o uso do aparelho é bem mais difícil). Porque, se o acúmulo de placa continuar após a cirurgia, a gengiva pode crescer de volta, sim.

      • Então, o que é o melhor a fazer? É eu fazer a cirurgia ou esperar completar o tratamento do aparelho para que quando eu ficar sem ele eu começar a escovar melhor? Porque até então meus dentes são bem pequenos, e os brackets do aparelho ocupam quase todo o dente, e sim, fica difícil para escovar. Eu não queria fazer a cirurgia, pois tenho medo. E se eu, após de tirar o aparelho, remover o acúmulo de placa, fazendo outro tipo de tratamento, a gengiva pode desinchar e voltar ao formato normal ou ela só desincha?

        • Não Gabriele, se você já tem uma hiperplasia gengival grande, mesmo melhorando a escovação a gengiva não vai retroceder… vai apenas desinchar. A “sobra” vai ter que ser removida via cirurgia, não dá pra escapar. Mas você não deve aguardar a remoção do aparelho pra escovar bem os dentes, pelo contrário, dessa forma a sua gengiva pode crescer até mais. Entendo que você não queira fazer a cirurgia, mas agora não é mais opcional, infelizmente.

          • Ok, muito obrigada Dra. Tirou todas minhas dúvidas. Só que eu to no meio do processo do aparelho, eu quero tirar ele agora, e tratar TUDO o que tiver pra tratar, e não quero pôr ele novamente. Será que eu posso deixar de usar o aparelho agora, e quem sabe mais adiante eu volte a usar? Ou espero todo tratamento?

          • Gabriele, dado o problema gengival e a sua vontade de interromper o tratamento, acho até melhor tirar o aparelho, mesmo. Assim você faz a cirurgia, resolve toda a parte clínica e, se um dia quiser colocar aparelho novamente, coloca.

  22. Dra., essa cirurgia da gengiva, pode causar hemorragia?

    • Samanta, só no caso do paciente ter um problema sistêmico prévio (problema de coagulação sanguínea, diabetes, pressão alta, estar tomando algum medicamento de uso contínuo que aumente o tempo de sangramento). Mas essas condições são detectadas pelo dentista, através da anamnese (aquele monte de perguntas que ele faz), antes de sequer se pensar em cirurgia. Ou seja, a possibilidade de hemorragia é baixíssima.

  23. Bom dia Dra. Gostaria de saber por que minha gengiva no ceu da boca de um lado é normal, do outro super inchada encobrindo um pouco o dente. É alguma coisa séria?

    • Fabiola, pode ser apenas uma característica anatômica. Sua gengiva sangra ao escovar ou mesmo de forma espontânea?

      • Não Dra., nunca sangrou, só é inchada mesmo.

        • Procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar. Se houver sobra de gengiva mesmo, é possível remover (caso esteja incomodando você e/ou dificultando a higienização).

  24. Oiii Ana, tudo bem ?
    Eu estou começando a colar o aparelho fixo nos dentes…
    Semana passada eu extrai os pré molares porque mesmo eu usando o hyrax não consegui espaço para acomodar dois dentes…
    Então, nem uso banda ainda e nem tenho todos os tijolinhos…
    Eu escovo meus dentes por enquanto de forma desleixada, porque tenho que ter cuidado ao escovar onde eu extrai os dentes, e ta bem recente, estou com pontos ainda, e notei que bem na frente a minha gengiva cresceu…
    O que eu posso fazer pra isso sumir ? Fica horrível para sorrir…
    Obrigada

    • Thaise, parece ser uma hiperplasia gengival causada pelo acúmulo de placa bacteriana. A única forma do problema regredir e se evitar uma cirurgia é escovando os dentes de forma BEM criteriosa e usando o fio dental a cada escovação. A tendência é da gengiva regredir. Se estiver havendo sangramento não há problema, continue escovando e o sangramento vai diminuir até sumir.

      • Oiii, notei que está diminuindo um pouco… sangrou pouco hoje… foi só de eu escovar os dentes com mais força, bem em cima e por baixo dos tijolinhos… bem direitinho… que bom.
        Obrigada pela atenção !

        • É isso aí Thaise, continue nesse ritmo e vai dar tudo certo. :)

  25. Ola Dra., estou ha 1 ano usando aparelho e ha 6 meses atras mais ou menos percebi que a minha gengiva estava crescendo em cima do dente e sangrava quando passava fio dental, minha gengiva esta do tamanho do meu dente. Gostaria de saber se tem reversão pra este problema sem precisar fazer cirurgia, pois tenho pavor de procedimentos cirurgicos.

    • Thais, quando a gengiva cresceu só um pouco, geralmente ela regride com a melhora da escovação. Mas se “a gengiva está do tamanho do dente”, certamente será preciso remover o excesso. Converse com o seu dentista.

  26. Doutora, há cerca de um mês fiz restauração no último dente superior do lado direito. Algumas semanas depois, a gengiva desse dente inchou, porém não notei vermelhidão e ela não sangra. Uso fio dental e escovo corretamente. Fui ao dentista, ele fez radiografia e nao apareceu nada, então ele disse que não era nada grave, mas tb nao me explicou o que poderia ser. Ele deu uma examinada, talvez isso tenha machucado a gengiva, pq por um ou dois dias, a gengiva sangrava quando escovava, mas isso passou. Ela desinchou um pouco, pois durante esse tempo usei Periogard, oxigenada e anti-inflamatório.
    Acontece que parece q empacou, ela nao desincha mais, e o lado da gengiva que fica perto da bochecha é onde está mais inchado, inclusive encobrindo um pouco do dente anterior.
    O que pode ser? É estranho pq nao sangra e nao dói. Estou preocupada.

    • Fernanda, se não sangra e não dói é um ótimo sinal. Creio que você não deva se preocupar. Esse inchaço deve regredir de forma espontânea. Caso isso não ocorra nos próximos dias, procure novamente seu dentista pra reavaliar, pode ter ocorrido uma hiperplasia gengival estimulada por um processo inflamatório.

  27. Drª Boa noite, estou super preocupada pois estou gestante, uso aparelho ortodôntico e justamente no espaço entre um dente e outro surgiu uma hiperplasia, e também sangra. O ortodontista logo no início retirou o excesso da gengiva, mas não retiramos o aparelho e retornou o inchaço junto com o sangramento. Estive em uma periodontista, recomendou que eu retirasse o aparelho parte inferior (retirei), recomendou o uso do Periogard, já usei dois vasos, estou mantendo a higiene o melhor que posso e a hiperplasia continua a crescer e sangra… estou gestante… Me ajude!!!

    • Ana Paula, a hiperplasia deve estar sendo causada pelo acúmulo de placa bacteriana, o que é favorecido pela presença do aparelho. Talvez seja uma boa ideia remover o aparelho agora e retomar o tratamento apenas após o controle do problema (hiperplasia + sangramento).

  28. Olá drª, eu uso aparelho há uns 4 meses e ontem reparei q minha gengiva cresceu um pouco em algumas partes da boca (nao em todas) em uns lugares cresceu mais, outros menos… não dói nem está vermelha ou inchada, apenas cresceu e cobre um pedacinho do dente… Eu nao sei o que fazer, estou muito preocupada, desde q percebi isso melhorei minha escovação, mas tenho medo que minha gengiva fique assim “grande” pra sempre, e tb n gostaria de ter q fazer cirurgia, será q tem alguma coisa pra fazer pra ela voltar ao normal? Ah, outra coisa que esqueci de falar é estou com uma “bolinha de resina” no penultimo dente, que segundo minha dentista é um levante, será q isso influencia? Obrigada.

    • Rafaelle, a forma de evitar uma possível cirurgia é caprichar MUITO na escovação e no uso do fio dental. Esse tipo de crescimento gengival, principalmente em quem usa aparelho, costuma estar ligado à presença constante de placa bacteriana. Se a hiperplasia é pequena, ela costuma regredir com a correta higienização. Converse com o seu dentista pra ele orientar você sobre como fazer a limpeza. O levante não influencia no problema.

      • Muito obrigada, conversei hoje com a minha dentista e ela disse que minha gengiva está saudavel e que por nao estar vermelha ainda n havia inflamação, mas para garantir era melhor escovar bem os dentes e passar fio dental. Obrigada pela atenção mais uma vez =)

        • :)

  29. Bom… Uso aparelho e não tinha acontecido de inchar minha gengiva, na segunda manutenção coloquei as bandas (que no caso ontem :s)… E agr minha gengiva está inchada, e quando passo o fio dental sai sangue.. Enfim, tb dói… :/

    • Gabrieli, se isso não regredir nos próximos dias seria bom procurar seu dentista pra reavaliar. Pode ser necessário algum ajuste nas bandas.

  30. Ola Ana.
    Eu uso aparelho e a minha ortodontista disse que eu tinha que retirar o freio que fica em cima da gengiva, eu fui para a cirurgiã dentista pra ela dar uma olhada, ela disse que tb teria que retirar um pouco da minha gengiva. Eu perguntei pra minha ortodontista se era realmente necessario tirar a gengiva, e ela disse q não era tão necessario.
    E agora o q eu faço?

    • Afonso, a remoção de gengiva que sua dentista sugeriu provavelmente têm função apenas “visual”. Não é uma necessidade e nem vai interferir no tratamento ortodôntico, mas poderia favorecer a estética. Tem um texto sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/05/recontorno-gengival.html .

  31. Ói eu de novo.
    Mas depois de ter feito a cirurgia na gengiva, como é pra escovar os dentes, sera que ira machucar a gengiva?

    • É Afonso… por alguns dias vai ser meio difícil de escovar bem os dentes. Muitas vezes o dentista coloca um cimento cirúrgico (como se fosse uma “massa protetora”) sobre a gengiva pra protegê-la, aí fica mais fácil de escovar.

      • Muito obrigado doutora Ana por sua ajuda ,estou mais confiante, e mais calmo pra fazer essa cirurgia.

        vlw

        #muitograto

        • ;)

  32. Então, eu uso aparelho só que faz uns 2 meses que não vou ao dentista, porque eu moro em outra cidade e não deu pra eu ir tirar, no fundo da boca uma pecinha esta entrando dentro da gengiva, a gengiva esta mole e morta parece, o que deve ser ? O que devo fazer ?

    • Gabriela, se você não pretende dar prosseguimento ao tratamento ortodôntico e está difícil de ir até a outra cidade, procure outro dentista, então, e remova o aparelho. O aparelho pode causar uma lesão mais séria na sua gengiva, além de sua presença dificultar bastante a higienização, o que pode levar a cáries, gengivite, etc.. Não fique com ele “de enfeite” não!

  33. Meu tratamento já acabou, o problema é que estou sem tempo pra ir tirar, esse é o problema, mas assim que der vou pra minha cidade e converso com a minha dentista, não compensa eu ir em outro dentista, beeijos e obrigada.

    • Não demore, ok?! ;)

  34. Boa noite dra.
    Uso 2 proteses ha mais ou menos 10 anos, uma em cima outra embaixo, quase que na mesma direcao, todas do lado esquerdo, ha mais ou menos 2 anos troquei-as por porcelana, mas ha muito tempo noto nas laterais, embaixo da linha so que nas laterais da propria gengiva, uma alteracao como se fossem 2 bolinhas, uma de cada lado, nao doi e nem incomoda, uma vez fui a um outro dentista, pois uma dessas proteses tinha caido, e ele me disse que eram calos… que se um dia eu viesse a usar dentaduras isso seria um problema, mas como nao era o caso. Ja faz uns 10 meses que ele me falou isso, mas o meu dentista mesmo eu nunca perguntei, o que sera isso??? Sera que tenho que operar?? Me AJUDE.

    • Debora, pelo seu relato me parece que você tem “tórus”, que é um crescimento ósseo. Não é uma doença, é só uma variação anatômica. É como seu dentista disse, pode ser um problema se, no futuro, você precisar usar uma prótese que se apoie nesses tórus, pois pode machucar e prejudicar a adaptação da prótese. Se não for o caso, problema algum. Você pode ler mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/08/o-que-e-torus.html

  35. Ana ,
    Uso aparelho ha um ano, agora apareceu duas bolinhas na gengiva, proximo ao dente que prende a banda, sinto a gengiva mais alta do que o outro lado, o que pode ser?

    • Sai alguma secreção dessas “bolinhas” ou é apenas um inchaço, Rosa?

  36. Bom, eu notei q depois de certo tempo eu usando aparelho fixo minha gengiva cresceu. Na parte inferior e superior.
    Quando percebi o crescimento, perguntei ao meu dentista (sem entender o que estava acontecendo) se eu tinha que operar, ele respondeu q nao, q era nornal para quem usa aparelho e depois q eu tirasse voltava ao normal. Com o crescimento da gengiva, eu tenho até vergonha de rir, porque a principal gengiva q está crescida e a da frente.
    Bom, tirei o aparelho depois de 4 anos e 7 meses, faz uns 20 dias.
    Tentei melhorar na escovação e percebi q a gengiva diminuiu, POUCO, mas diminuiu. Ela ainda está bastante crescida. Será q ela volta ao normal?? Ou mesmo assim precisará de operar?

    Tem algum remédio q eu possa tomar, para ajudar?
    Bicarbonato diminui?

    • Valeria, considerando que já se passaram 20 dias e você está higienizando bem melhor (a ausência do aparelho facilita muito), é possível que sua gengiva não regrida mais, que o máximo já tenha sido atingido. Sugiro que você aguarde pelo menos completar 1 mês e, se a gengiva ainda estiver assim, procure seu dentista novamente. Pode ser que seja necessário cirurgia, mesmo.

      Não, bicarbonato não tem nenhuma influência com relação a hiperplasia gengival.

  37. Eu uso aparelho e minha gengiva esta inchada. Minha dentista mandou eu escovar melhor, mas mesmo assim minha gengiva continua inchada e sangrando quando eu escovo… Sera que vou ter que fazer essa cirurgia?

    • Thamiris, depende de quanto a sua gengiva está inchada. Mas independentemente disso continue escovando com disciplina, vai chegar uma hora em que o sangramento vai diminuir até parar, e sua gengiva vai desinchar. Aí é preciso seu dentista avaliar se ela voltou ao normal ou se será necessário remover alguma hiperplasia.

  38. Tenho um inchaço enorme na gengiva, bem entre os meus 2 dentes da frente. Ele inchou a primeira vez quando eu sem querer machuquei e depois não voltou mais ao normal. Já fiz 2 cirurgias para retirada do inchaço, mas sempre volta a inchar. Uso aparelho ortodôntico e faço uso regular do fio dental. Não sei mais o que fazer!

    • Roger, alguma coisa está estimulando esse crescimento gengival. Geralmente é placa bacteriana. Converse com o seu dentista pra ver se ele aconselha alguma escova (interdental, por exemplo) ou tipo de fio diferente que auxilie na remoção da placa.

  39. Dra, há um mês atras caiu um pedaço do dente do lado de baixo, no começo da boca lado esquerdo, e ficou um buraquinho, sempre estou escovando depois de comer qualquer coisa, mas agora a gengiva começou a inchar e cobrir o pedaço que ficou, mas não dói, nem sangra. O que faço?

    • Lincoln, procure um dentista pra verificar se essa raiz ainda é capaz de suportar pino + coroa. Se não for, o melhor a fazer é extraí-la, pois ela, do jeito que está, representa um foco de infecção no seu organismo. Se for o caso de extrair mesmo, esse dente poderá ser substituído depois com prótese (ponte) fixa, removível ou implante (+ prótese sobre implante).

  40. Olá, Tudo bem? Preciso de uma ajudinha…
    Coloquei aparelho odontológico há 5 meses, e faz cerca de 1 mes e um pouquinho que percebi que minhas gengivas estão “crescendo” entre os dentes inferiores, fiz manutenção no começo desse mês e perguntei pra minha dentista o que era, ela me respondeu que tenho facilidade em inflamação na gengiva e pra eu passar fio dental 3x ao dia e fazer limpeza de 3 em 3 meses. Confesso que não passava o fio dental antes com tanta frequência, mas sempre escovei meus dentes 3 x ou 4 x ao dia, agora eu to passando e sangra as vezes. E meu namorado me disse que pegou isso de mim, ele usa aparelho ha mais tempo que eu e nunca teve isso, e agora a gengiva dele começou a crescer também. Tenho algumas perguntas: isso passa de uma boca pra outra, realmente ele pegou de mim? Se eu passar o fio dental realmente 3x vezes ao dia esse excesso de gengiva entre meus dentes vai sumir? Se não sumir, o que eu faço pra voltar ao normal?

    Muito obrigada, aguardo retorno.

    • Júlia, o acúmulo de placa bacteriana na região causa uma gengivite e, a gengivite, estimula o crescimento da gengiva. É essencial, mesmo, o uso do fio dental pra remover quaisquer resíduos entre os dentes. Sim, em princípio, fazendo isso, a gengiva deve regredir. Quanto ao sangramento, dada a gengivite, é algo esperado… não deixe de usar o fio ou escovar os dentes por causa disso, uma hora o sangramento vai diminuir e parar. E NÃO, esse tipo de problema não é transmissível, você não passou isso para o seu namorado. Você é responsável pelo seu acúmulo de placa e e ele pelo dele. ;)

  41. Olá, Dra., me ajude
    Eu tinha dentes e gengivas saudáveis, mas fui morar no interior e acabei não cuidando mais, devido a distância de tudo!
    Daí criou uma cárie, onde ficou um buraco em meu dente! Cresceu uma gengiva dentro do meu dente… e doi muito, a gengiva ultrapassou os dentes, e quando escovo sangra às vezes, isso me incomoda muito, realizo uma boa escovação, estou indo para a cidade semana que vem para ir ao dentista, mas tenho medo de algo bem grave, poderia me ajudar?
    Obrigada.

    • Gabriella, pela sua descrição me parece que você tem um “pólipo pulpar”, que é uma hiperplasia (crescimento) do próprio “nervo” do dente. Sendo isso, seria preciso removê-lo (o nervo) e tratar o canal do dente. Não que seja grave, mas o dente aberto e o nervo exposto significam um foco de infecção no seu organismo, o que nunca é uma boa ideia (além da dor que isso causa). Veja um texto só sobre isso aqui: http://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html

  42. Ola, retirei meu aparelho fixo (de cima) hoje.
    Os dentes estao certinhos, porem, como tive que arrancar anteriormente 2 dentes (ao lado dos caninos) ficou um espaço entre os dentes (dos dois lados), ai a gengiva cresceu (abaixou, se é que me entende).
    Sei que estao um pouco inchadas e doloridas. Porem gostaria de saber como faço para amenizar isso. So com cirurgia?
    Ps: Meu dentista qndo retirou o aparelho disse para eu escovar as gengivas pq ela cresceu um pouco. Mas como faço isso?

    • Maria, depende de quanto as suas gengivas “cresceram”. A estratégia é essa mesmo, escovar bem pra eliminar a placa bacteriana, assim a gengiva regride. Mas é preciso observar se a gengiva já não cresceu muito, porque às vezes foi tanto que ela só regride até certo ponto… e aí, só fazendo cirurgia pra remover o excesso, mesmo. “Escovar a gengiva” é escovar os dentes, até porque a placa bacteriana se adere aos dentes e não à gengiva, em si. Escove direitinho, use o fio dental e observe nos próximos dias o que ocorre, se a gengiva não regredir totalmente, procure seu dentista pra reavaliar.

  43. Oi.
    A minha gengiva tá crescendo e cobrindo o meu dente na parte inferior esquerda, o ultimo dente, e dói. Como resolvo isso? Só com cirurgia?
    Obrigada, Ana.

    • Luisa, se a gengiva já cobriu parte do dente, só com cirurgia. Será preciso remover a gengiva excedente e em seguida restaurar o dente ou colocar uma coroa, pra evitar que a gengiva cresça de novo.

  44. Ola, eu uso aparelho ha tres anos e minha gengiva ta muito inchada e ta cobrindo os meus dentes q ja são muito pequenos, agora estão ficando menores ainda… quando eu escovo doi muito… e ta tipo desgrudada do dente a gengiva inchada. Estou com medo disso… e incomoda muito. :(

    • Leticia, esse tipo de crescimento gengival geralmente é consequência de uma higienização inadequada, já que o aparelho dificulta bastante essa tarefa. Converse com o seu dentista pra que ele oriente você sobre a escovação e uso do fio dental, escovas auxiliares, etc.. Com uma boa escovação, a gengiva deve regredir. Se não regredir por completo, a solução, infelizmente, é remover o excesso cirurgicamente. Não demore.

  45. Olá, eu fiz cirurgia na gengiva, a tal da plastica na gengiva, porque a gengiva cobria parte dos meus dentes, meus dentes eram muito pequenos, só que a gengiva começou a crescer, eu gostaria e saber se nao tem uma cirurgia que faça a gengiva parar de crescer, porque eu nao quero fazer cirurgia todo ano, dói muito.

    • Mylena, se a gengiva está crescendo de volta é porque algo está estimulando isso. Alguns medicamentos fazem esse tipo de reação, mas se você não está tomando nada provavelmente esse crescimento gengival é motivado pela presença de placa bacteriana. Então agora não é nem questão de cirurgia, é questão de preservar os resultados obtidos com a cirurgia. E isso se faz com controle de placa bacteriana, ou seja, uma higienização rigorosa. Converse com o seu dentista pra que ele oriente você sobre como fazer isso de forma eficiente… assim sua gengiva não deve mais crescer.

  46. OI DRA., TENHO 3 FILHOS, ELES USAM APARELHO FIXO E A PERIODONTISTA EM QUE EU CONSULTEI ME DISSE QUE ELES TEM HIPERPLASIA GENGIVAL, QUE E UM PROBLEMA QUE ELES TEM ADQUIRIDO NA GENETICA DOS PAIS, E AGORA O QUE DEVO FAZER, POIS OS TRES TEM QUE USAR APARELHO POR UM BOM TEMPO.

    • Lana, é preciso identificar a causa da hiperplasia… causa “genética” é uma explicação vaga, a não ser que o caso seja de haver parte das coroas dentárias “escondidas” sob a gengiva, mas aí não seria bem uma hiperplasia. Enfim: em princípio, será preciso remover a gengiva excedente cirurgicamente… mas isso, em si, não impede o uso de aparelho (a não ser em caso de hiperplasia gengival pelo acúmulo de placa bacteriana, aí é preciso adequar a higiene antes de pensar em usar aparelho).

  47. Olá Dra.

    Estou com gengiva muito inchada, quase do tamanho do dente.
    Acontece o problema entre os dentes da frente.
    Procurei o dentista que não soube diagnosticar e informou que não era gengivite. Pode me ajudar ?
    Não doi muito, mas incomoda. Também não consigo mais sorrir por vergonha.
    Quando procurei a 1° vez o dentista, ele passou uma pomada e lavar com frequência com água oxigenada; isso ajuda realmente ?

    Obrigada.

    • Evelyn, se não é gengivite, deve ser alguma lesão específica ou resultado de um trauma químico ou mecânico. Não, não use água oxigenada, não ajuda e ainda atrapalha. É preciso considerar a necessidade de remover isso… procure um dentista bucal / estomatologia pra avaliar.

  48. Uso protese ha mais 30 anos, troquei ela faz dez anos, agora a lateral da lingua esta ferida, mas nao doi, so que ha umas duas semanas a noite vou no banheiro para cuspir e estou com sangue, e parece que esta com pus tambem, mas nao doi, o que pode ser, tenho medo de ir ao dentista e ele me falar que pode ser doença ruim, o que faço?

    • Elza, compreendo sua ansiedade, mas você TEM QUE IR ao dentista pra avaliar, principalmente em se tratando de uma lesão que sangra. Pode ser só por casa da prótese mesmo, mas é bom confirmar e, se for, ajustar a prótese.

  49. Olá,
    Eu uso aparelho odontologico ha alguns anos, e a minha gengiva aumentou, tanto no dentes superiores e inferiores. Eu tenho uma duvida se devo fazer a cirurgia para a redução ou tirar o excesso dela, e qual é a faixa de preço dessa cirurgia?

    Obrigado!

    • Leonardo, se há hiperplasia gengival deve haver indicação de cirurgia pra remover o excesso, sim. Procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar, inclusive pra ter ideia de valores.

  50. Olá, eu uso aparelho e minha gengiva esta aumentando, a minha dentista diz que devo passar o fio dental, mas se eu tirar o aparelho voltara ao normal? E se eu fizer a cirurgia tem perigo do problema voltar depois?

    • Francielle, esse tipo de hiperplasia se deve à dificuldade de higienização, e remover o aparelho pode ajudar você a higienizar, mas não resolve o problema por si só. Dependendo da severidade da hiperplasia, pode voltar ao normal, sim. Sim, se você fizer a cirurgia e não escovar / usar o fio dental direitinho, o problema pode voltar.

  51. Dra, o inchaço e a vermelhidão da gengiva pode ser por eu ter puxado muito forte o fio dental ou batido a escova nela e ter machucado?
    Ou todo inchado e vermelhidão são sintomas de gengivite?
    Minha gengiva, atrás dos dentes da frente, está muito vermelha e inchada há uns 3 dias. Não dói e não sangra. E sempre faço uso do fio dental e escovo os dentes 5 vezes por dia além de usar Malvona.
    Agradeço a atenção desde já.

    • Lis, realmente, nem toda vermelhidão na gengiva é gengivite. Traumas e lesões podem causar esse tipo de problema, também. A vermelhidão e o inchaço da gengiva na região que você relata são relativamente comuns, e geralmente a razão é alguma coisa mais ácida / apimentada que você tenha comido. Acontece comigo sempre. ;)

  52. Ola,
    Tenho aparelho ha 3 anos, e ha 1 ano vi que minha gengiva começou a inchar, doi e sangra um pouco quando passo fio dental, por isso nao passo com frequencia.
    Minha dentista falou que pode ser alergia ao aparelho e que quando tirar pode desaparecer, mas nao acreditei muito. Estou querendo fazer a cirurgia, mas nao queria retirar o aparelho para nao prolongar mais o tratamento, pois nao aguento mais usar ele… a gengiva meio q “estabilizou” no tamanho, e minha dentista falou q ate o fim do ano ja tiro o aparelho, sera q eu espero? Teria algum problema? A cirurgia eh mt cara? Prejudica de alguma forma os dentes?
    Agradeço desde ja :)

    • Pamella, se sua gengiva sangra e cresceu AÍ SIM é que você deve usar o fio dental com frequência. Sangramento generalizado e hiperplasia gengival são sintomas característicos de gengivite, que é muito mais comum que alergias bucais. É possível fazer a cirurgia mesmo sem remover o aparelho, mas aí terá que haver um comprometimento muito forte seu em caprichar na higienização, pra que a gengiva não volte a crescer. A cirurgia não prejudica os dentes e, com relação a valores, varia muito, depende da severidade do quadro, das regiões atingidas… é preciso fazer uma avaliação com um periodontista.

  53. Boa tarde Doutora, eu uso aparelho ha alguns anos e estou na reta final para retirá-lo. O meu problema inicial (do ponto de vista consumidor) seria uma separação entre os dois dentes da frente. Coloquei aparelho com um dentista, fiz o tratamento, porém, ao retira-lo ele não colocou o móvel e ocasionou a volta da separação e um leve desvio central dos dentes, procurei um outro dentista, pesquisei e estou fazendo o tratamento novamente há um tempo, estou na reta final, os dentes visivelmente estão certinhos, só que eu sinto no freio (central) entre esses dois dentes da frente, um certo incomodo, e um pouco inchado, já há algum tempo, principalmente na parte de dentro que não é “visível”, mas tem o inchaço.
    Consultei esse meu dentista e o outro que eu passei, se não teria que fazer a remoção do mesmo. Entretanto, ambos informaram que não seria necessário. Como estou na reta final, gostaria de saber se e normal esse incomodo no freio? Visto que conheço diversas pessoas que fazem essa remoção. O meu maior medo é tirar o aparelho e ser esse o problema.

    Afinal, é seria “normal” esse incomodo a ponto de não precisar dessa remoção? Agradeço desde já a atenção !!

    • Milena, não examinei você mas, considerando o seu relato (o “inchaço” e a volta do diastema depois do primeiro tratamento), eu acho que a “culpa” pode ser do freio, sim. Seria legal você consultar um periodontista pra avaliar.

  54. Bom dia, Drª Ana!

    Meu marido fez o implante (carga total superior) há oito meses. Há um mês a gengiva começou a inchar e ele disse estar sentindo que a prótese faz pressão na gengiva e esta incha. O dentista receitou antibiótico e antiflamatório por 7 e 5 dias respectivamente. Ainda não houve melhora (4º dia de medicação). E em outro ponto está ocorrendo uma nova hiperplasia. O que pode ser feito? Obrigada!

    • Regina, é preciso identificar a causa. Se é uma infecção, ele já está medicado de acordo, é preciso aguardar que o organismo reaja. Se não reagir, a medicação deverá ser trocada e o quadro reavaliado. No momento não há muito mais o que fazer a não ser aguardar.

  55. Estou com a gengiva quase cobrindo o aparelho e já estou fazendo a escovação adequada. Só queria saber se essa cirurgia deve ser feita somente apos a retirada do aparelho ou pode ser feita durante o tratamento?

    • Pode ser feita mesmo com o aparelho, Nathália. Desde que o paciente se comprometa em melhorar a higienização.

  56. Estou com 24 semanas de gestação, uso aparelho e uma única gengiva cresceu muito, o que fazer? Grávidas podem fazer essa retirada ?
    Não entendo pois sempre limpo constantemente os dentes, o que acontece ?

    • Itana, depende da urgência, mas o ideal é aguardar o nascimento do bebê pra realizar a cirurgia. A hiperplasia gengival pode ocorrer por várias razões, como explico no texto. É possível que no local onde ocorreu em você a dificuldade de higienização seja maior.

  57. Uso aparelho e tive este problema em dois dentes. Porém, já o apresentava antes mesmo de usar, agora só foi acentuado. Fiz a cirurgia ontem, foi simples e tranquila. Não estou sentindo dor alguma, nem precisou fazer pontos. Ela apenas removeu o excesso. Só que ontem mesmo, no fim do dia, já senti que ela tinha crescido novamente. Não sei se é porque estava ansiosa demais para retirar, mas estou um pouco frustrada. Parece que ela teve um inchaço e voltou ao normal. É normal isso logo após a cirurgia? Este aumento? E se sim, ela pode permanecer deste tamanho ou vai retrair?

    • Julianne, creio que a gengiva agora está inchada por causa da cirurgia, é apenas um sintoma pós-cirúrgico. Deve voltar ao normal.

  58. Boa noite,
    Meu canino inferior direito quebrou, após exames meu dentista notou que a raiz do dente estava boa e que dava para restaurar, então iniciou o processo de tracionamento do canino, porem a medida em que o dente subia a gengiva foi acompanhando, então agora tenho a parte da frente do dente (ele está no lugar correto) porem atrás (parte quebrada) foi preenchida com esta gengiva que foi subindo a medida em que o dente foi tracionando. Meu dentista cuida apenas de aparelho e pediu para eu procurar outro dentista para cuidar deste caso. Minha duvida é, qual será o procedimento a ser realizado? Que tipo de especialista devo procurar? Preciso saber disto para poder procurar e marcar a consulta com o profissional certo.

    • Fernanda, se a gengiva “cresceu”, ou seja, ocorreu algum tipo de hiperplasia, o procedimento seria remover o excesso de gengiva. Procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar e tratar de acordo.

  59. Ola Dra.
    Uso aparelho ha um ano e 3 meses…
    E só agora que minha gengiva foi inflamar, após o ultimo dente da parte de baixo da boca, próximo a banda, inchou muito a gengiva, parece que foi cortada e só tem um pedacinho grudada, esta doendo muito.
    O que posso fazer, é necessário cirurgia?
    Desde ja obrigada.

    • Karol, seu dentista precisa avaliar pra ver qual o motivo dessa inflamação. Não dá pra afirmar que haja necessidade de cirurgia, depende do caso. Talvez removendo a banda e limpando bem o local, o inchaço regrida.

  60. Olá dra… Eu uso aparelho ha dois anos, minha gengiva desceu só um pouco nos três últimos dentes na parte de cima, no lado direito, senti dor só nos primeiros dias, só quando eu ficava mexendo demais, corro risco de ter alguma coisa séria? O q eu faço?

    • Erica, a “coisa séria” que pode acontecer é ser preciso remover a gengiva que cresceu. Procure escovar bem o local e relate o problema para seu ortodontista na próxima consulta.

  61. Boa noite,
    Queria tirar uma pequena duvida, pois ja faz uns meses que uso aparelho e msm antes de usar percebi que minha gengiva e bem maior que os meus proprios dentes, porem depois de usar aparelho piorou mais ainda, meus dentes de certa forma ficaram menores por causa do inchaço da gengiva, sexta-feira vou fazer uma cirurgia para tirar sobras de gengiva, isso é correto???

    • Kely, se houve hiperplasia gengival ou se você, mesmo antes de usar aparelho, já tinha a gengiva “crescida”, está indicada a remoção do excesso, sim. O nome do procedimento muda dependendo do caso, pode ser uma gengivoplastia ou uma gengivectomia mas, de qualquer forma, a ideia é a mesma: remover a gengiva que está escondendo a coroa do seu dente.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>