Recontorno Gengival

Quando você pensa em sorriso bonito certamente pensa em dentes bonitos. É inevitável e faz muito sentido. Mas um sorriso bonito não depende só da aparência dos dentes… mas da harmonia da gengiva. E dá pra mexer na gengiva? Em alguns casos específicos, dá.

Algumas pessoas acham que têm dentes curtos. Mas não é que os dentes sejam curtos mesmo… é que uma parte da coroa deles está escondida embaixo da gengiva, junto com a raiz. Ou seja: não é uma questão de pouco dente, mas de muita gengiva.

Recontorno gengival

Quando isso acontece, é possível remover a gengiva excedente através de uma cirurgia chamada recontorno gengival. O recontorno gengival é uma gengivoplastia, ou seja, uma plástica na gengiva que altera o seu formato. Basicamente, a regra é a seguinte: os caninos e os incisivos centrais precisam ter a mesma altura gengival, enquanto os incisivos laterais, que são menores, têm a gengiva um pouco mais baixa. Repare na linha amarela na imagem acima, ela demarca a altura pretendida.

Para fazer isso, o dentista anestesia o paciente (ainda bem ;)) e faz pequenas marcações na gengiva, pra saber onde cortar. Aí, com um gengivótomo (mais usado) ou um bisturi, ele remove a faixa de gengiva que está sobrando. Lembrando que essa cirurgia só é possível quando há gengiva sobrando mesmo, e quem avalia isso é o cirurgião-dentista, geralmente um especialista em Periodontia (o dentista que cuida dos tecidos de suporte dos dentes, entre eles a gengiva). Veja abaixo como é feito o recontorno gengival, agradeça a mim porque o vídeo está legendado em português:


Ou assista aqui

Depois da cirurgia não é dado nenhum ponto no paciente, mas geralmente o dentista cobre a área com um cimento cirúrgico, que ajuda a proteger a gengiva durante o começo da cicatrização. Se o profissional julgar necessário, esse cimento pode ser trocado depois de alguns dias. Depois de uma semana a gengiva já deve estar com uma boa cicatrização, mas a cicatrização completa demora mais ou menos 3 meses (se você não aprontar muito durante esse período, tipo fumando feito uma chaminé, né?!).

Ah, não custa ressaltar: gengivoplastia é diferente de gengivectomia. A gengivectomia é necessária quando a gengiva cresce por causa de algum estímulo, como o uso de certos medicamentos ou uma reação inflamatória decorrente da presença constante de placa bacteriana (leia-se: gengivite), por exemplo. Coisa muito comum de acontecer em quem usa aparelho e esquece de escovar os dentes…

Quer saber se você é um candidato a uma gengivoplastia? Consulte um periodontista!

Com assessoria técnica, via DM, da Dra. Camila Guimarães 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Periodontia

Marcadores:

370 comentários

  1. Oie Ana, tudo bem ?
    Eu tenho umas dúvidas bobas em relação ao procedimento. Após a gengivectomia é necessário fazer o clareamento ? O procedimento é realizado somente em 4 dentes ou mais ? Qual a faixa de preço ?

    1. Necessário não é, Barbara. Só se a pessoa quiser. A gengivectomia pode ser feita em quaisquer dentes, geralmente é feita dos 6 dentes anteriores. “Faixa de preço” não há, porque varia muito, é preciso avaliar caso a caso.

  2. Boa tarde Dra! Parabens pelo trabalho! Fiz a gengivoplastia há 7 dias, minha gengiva apresenta uma boa recuperação, mas achei que meus dois dentes incisivos centrais ficaram MUITO GRANDES e não gostei, queria saber se tem algum procedimento para fazer a gengiva “descer” um pouco mais 🙁 ?? Fiquei bastante triste… com o tempo a gengiva tende a descer um pouco?

    1. A gengiva tende a ficar onde está, Aline. É esperado que você ache seus dentes compridos, afinal havia gengiva “sobrando”. Seu(ua) dentista removeu apenas o necessário, há um local certinho pra fazer a incisão, nem mais, nem menos. Se sua reclamação fosse pra menos, até poderia ser removida mais gengiva… mas como é pra mais, não tem como “colocar” gengiva. Se seu(ua) dentista tivesse tirado muita gengiva, a raiz do seu dente estaria exposta, o que não é o caso.

  3. Olá, Drª Ana.
    Há algum tempo, assim que realizei a retirada do aparelho fixo, minha dentista optou por fazer a gengivoplastia. Eu não tinha ideia do que era, e nem de quais procedimentos eram necessários, ela inclusive não chegou a me consultar sobre fazer, simplesmente decidiu. Não houve marcação na gengiva, ela não receitou nada e nem passou o “cimento” (sei que não é necessário, mas não me foi apresentada a opção). No texto são citados 6 dentes frontais nos quais a cirurgia é realizada, mas, no meu caso, a gengiva foi reduzida em 8 (na verdade 7, porque mesmo com muitas anestesias, eu continuava sentindo a dor insuportável do bisturi e não consegui aguentar até o final), estou me sentindo lesada pela dentista, porque nem ao menos sei se ela era qualificada (com especialização em gengiva) para isso. Eu já frequentava a clínica há 5 anos, e os gastos da gengivoplastia não foram inclusos em nenhum orçamento, você acha que ela pode ter feito o serviço de maneira descuidada porque não cobrou?

    1. Thaís, a dentista não precisa ser especialista em gengiva (periodontista) pra fazer cirurgia gengival embora, claro, seja desejável. Mas não é obrigatório. Não entendi o motivo da gengivoplastia… você não queria fazer e ela não cobrou… então por que foi feito? Não, não acho que ela tenha feito de maneira descuidada, apenas não entendi por que fez. Ela não deu nenhuma justificativa? Você tinha alguma hiperplasia (crescimento) gengival? Se queixava da estética gengival?

  4. O meu dente canino não descia, era como se tivesse feito uma fibra embaixo dele e ele não descia, então eu fiz uma gengivectomia para ele descer, quando eu fiz o dente já apareceu um pouco mais, mas que quero saber quanto tempo demora para o dente descer completamente, PFV me responda, eu quero saber muito.

    1. Ana, depende do caso. Se o dente já apareceu, ótimo, deve ser mais rápido… talvez uns 3 meses. Vai depender do espaço disponível pra alinhá-lo com os demais dentes.

  5. Boa noite, Ana Tokus!
    Fiz uma gengivectomia há cerca de 1 mês.
    Assim que a dentista terminou, me mostrou como ficou e percebi que um incisivo estava maior que o outro, mas ela afirmou que era necessário aguardar a cicatrização.
    Ao retornar semana passada, ela avaliou que serão necessários retoques nos incisivos centrais, afirmando que nada poderia ser feito em relação aos incisivos laterais, visto que o que ficou menor já estava “na raiz” e por um dente ter uma posição diferente do outro, conforme palavras dela.
    Fiquei um pouco receosa, com vontade de ir a outro profissional, já que penso que ficará estranho deixar um dente pequeno e os outros maiores, esteticamente falando.
    O que acha?
    Ficarei muito grata!

    1. Cecília, difícil opinar só com base na sua descrição… mas a explicação da sua dentista faz sentido. Se você quiser uma segunda opinião, é um direito seu.

  6. Boa noite, Dra.
    Fiz minha gengivectomia há 3 dias e o cimento caiu sozinho hoje. É normal?
    Tenho os dentes gastos e queria aumentar o tamanho. Ouvi dizer que facetas desgastam muito o dente e aumentar em resina quebra muito! Qual vc acha menos pior para fazer apenas o aumento pra baixo do dente? Estou com muita dúvida!
    Obrigada desde ja e parabéns!!

    1. Ana, sim, normal. Sugiro facetas, restaurações diretas não vão suportar a força mastigatória. Existem facetas bem finas, chamadas “lentes de contato”, que exigem pouco ou, até, nenhum desgaste dentário, dependendo do caso. Procure um dentista pra avaliar.

  7. Olá, fiz o procedimento faz uma semana, ela teve que cortar o freio. Só que ainda tem partes inchadas e mesmo escovando de leve sai sangue. Passo fio dental sem forçar tbm sai sangue. O freio, a pelezinha que prende o lábio, tá pro lado. E tem um buraco. Um dente ta maior que o outro.

    1. Calma Charlotte, 1 semana é muito pouco tempo pra uma boa cicatrização inicial, principalmente em se tratando de cirurgia gengival / frenectomia. É preciso pelo menos 1 mês pra se ter noção de como vai ficar, e 3 meses pra uma cicatrização já avançada.

  8. Olá Dr.ª, fiz a gengivoplastia há 4 dias, e fui informada que em determinado local (canto inferior esquerdo) ficaria mais sensível pois havia sido necessário a retirada de “bastante” gengiva (cobria quase meu dente inteiro). Hoje, no 4º dia encontra-se bastante dolorido, estou com dificuldades até em falar, pois quando movimento a língua incomoda. tenho tomado antibiótico e anti-inflamatório receitados pelo dentista. Toda essa sensibilidade é normal, mesmo as outras áreas estando com uma boa cicatrização?

  9. Olá, eu vou fazer a cirurgia de gengivoplastia pois depois do aparelho ortodontico a gengiva ficou com hiperplasia, o dentista nao fez nenhuma limpeza durante todo o tratamento, e então tive gengivite. Ao trocar de dentista, ele me passou um tratamento, disse para usar apenas a escova curaprox, uma semana de periogard e fio dental depois de todas as refeições. Estou fazendo o tratamento a risca, ja faz dez dias, porém, vejo que apesar da minha gengiva ter desinchado bem, as pontinhas ainda continuam com um rosado um pouco mais escuro, não sai disso. Tem algo mais q posso fazer? Preciso fazer logo essa cirurgia e daqui 5 dias vou de novo ao dentista para ele ver se ja da para fazer a cirurgia, e eu queria estar apta!

    1. Marcela, você já deve estar apta, sim, pra cirurgia. Não há muito mais o que fazer, apenas continue com a boa higienização. O tratamento é basicamente esse.

      1. Olá Ana ! Então, estou usando aparelho ha um bom tempo, e final desse ano eu já tiro, posso fazer a cirurgia assim que eu tirar o aparelho fixo ?

  10. Olá Dra. Ana! Primeiramente parabéns e obrigada por esse trabalho voluntário!
    Meus dois incisivos centrais superiores são completados/aumentados com resina, pois anteriormente usei aparelho ortodôntico e eles eram muito pequenos para o mesmo. Isso já faz cerca de 12 anos.
    Agora quero fazer um clareamento e a dentista me indicou a fazer o clareamento para ver até qual cor chega e, após, trocar a resina dos incisivos para a nova cor.
    Porém, mesmo com a resina, eles ainda são pequenos. Acredito que seria o caso de contorno gengival. Mas tenho medo porque acho que na parte onde a gengiva será removida, ficará um espaço vazio entre os dentes rs desculpa pelos termos, não sei se estou me explicando corretamente, mas espero que tenha dado para entender.
    Enfim, eu posso fazer o clareamento e, no dia que for fazer o contorno gengival, já trocar a resina, levando ela até a gengiva?
    Obrigada!

    1. Gabriela, obrigada. 🙂 Eu acho que a primeira coisa é procurar um periodontista (dentista especialista em gengiva) pra avaliar. Se houver indicação de recontorno gengival, ótimo… não vai ficar nenhum espaço vazio. Sugiro fazer o recontorno e só depois de pelo menos 1 mês a restauração, pra que haja uma boa cicatrização inicial. Em resumo, eu faria assim: 1. Recontorno gengival (aguarda-se idealmente 3 meses); 2. Clareamento (aguarda-se pelo menos 15 dias) e 3. Troca da restauração.

  11. Bom dia, Doutora!
    Estou procurando opiniões diferentes de dentistas, meu caso é um pouco complicado e simples ao mesmo tempo. Poderia me ajudar? Se sim, me manda teu email pra eu te explicar detalhadamente e a senhora me ajudar no que for possível!
    Desde ja, agradeço.

    1. É, Karol. Mas não aconselho, o ideal seria terminar o tratamento ortodôntico, antes. Depende da avaliação do periodontista (dentista especialista em gengiva)… se ele disser ok, então ok.

  12. Doutora, fiz a gengivoplastia há cerca de dois meses. Um mês depois, voltei para fazer uma pequena correção. Mas acho que minha gengiva está voltando como era antes. Corre esse risco, realmente? Se sim, o que devo fazer?

  13. Bom dia, fiz a gengivoplastia ontem e gostei do resultado, porém ela inchou um pouco, mas acho que seja normal e que depois de 1 mês a estética fique melhor. Minha principal dúvida é sobre a escovação, de como deve ser feita para que não prejudique! Ah, minha cirurgia depois de feita não foi colocado nada em cima para proteger, é normal? Pois ela nem citou que precisaria colocar algo por cima!

    1. Victor, você não vai conseguir escovar muito bem, porque vai doer. Mas faça o possível. Nem sempre o dentista coloca uma proteção (cimento cirúrgico), depende do caso. Não é uma regra.

  14. Olá Dra, eu tenho um sorriso que não mostra os meus dentes, já marquei consulta mas vai demorar, qual a melhor solução para o meu caso? Colocar próteses??

    1. Julia, depende da causa disso. O tratamento pode envolver prótese, cirurgia gengival, cirurgia no freio labial, etc..

    2. Mas eh possível aumentar os dentes sem ter que vender o rim pra isso? Pois vi na internet que facetas de porcelana custam em média 1000 reais por dente… E gostaria muito de aumentar o tamanho dos meus, mas não tenho tanto dinheiro. Existe algum aparelho que empurre os dentes superiores pra frente?

      1. Não, você vai ter que vender pelo menos 1. (brincadeirinha) 😀

        É como eu disse… formas de aumentar os dentes existem, mas é preciso identificar a causa disso. Pode ser que realmente você tenha dentes curtos, aí facetas podem resolver. Mas pode ser que você tenha muita gengiva, e as coroas dos seus dentes estejam “escondidas” sob esse excesso. Aí a indicação seria de recontorno gengival. Ainda, pode ser um problema de posicionamento dentário, e não de tamanho (dentes muito “altos” ou muito para dentro, fazendo com que eles pareçam curtos)… e aí o tratamento envolveria aparelho. Entende como é complexo? É preciso avaliar. Sim, existe aparelho que empurra os dentes superiores pra frente, isso se empurrar os dentes pra frente for uma necessidade no seu caso.

  15. Olá doutora, meus dentes são pequenos. Optei por fazer a gengivectomia, a dentista que irá fazer me cobrou 600,00, mas estão um pouco tortos meus dentes, sera que tem problema eu fazer antes do aparelho? Afinal de contas estou tão ansiosa. Eu perguntei pra dentista, ela disse q posso fazer antes. Mas é sempre bom ouvir mais de 1 profissional.
    Obs: que Deus abençoe a vida de todos vcs dentistas. São verdadeiros anjos ! Gratificante ver as pessoas sorrir. Amo todos vocês em Cristo Jesus.

    1. Debora, dá pra fazer antes, sim. Claro que o ideal é fazer depois do tratamento ortodôntico, é mais fácil de determinar o quando de gengiva remover. Mas se sua dentista não vê impedimento, tudo bem.

  16. Dra. Parabéns pelo blog! Por favor me ajude.
    Meu casamento será em 48 dias.
    Se eu fizer uma plastia para contorno gengival de 1mm imediatamente, daria para fazer o clareamento a partir de quando? (caseiro combinado com o laser).
    Não tá muito curto o tempo para eu fazer essas duas coisas?
    Dra eu conto com seu parecer técnico. Estou intranquila. Me ajude por favor esclarecendo essa dúvida.

    1. Monica, o prazo tá BEM apertado. Eu sempre sugiro fazer o clareamento depois de uns 3 meses da cirurgia gengival. Quem sabe, se seu dentista concordar, dê pra começar o clareamento depois de 30 dias da cirurgia (que é o MÍNIMO), aí você faz umas 2 semanas de clareamento. Converse co m ele.

      1. Obrigada pela resposta. Quais são os riscos de um intervalo de 10 dias entre a plastia e o clareamento?
        Por favor doutora conto com sua opinião.
        Não posso correr riscos às vésperas do casamento.

  17. Olá Doutora!
    Quero usar aqueles aparelhos invisíveis (alinhadores Invisalign), pois tenho mordida profunda. Mas minha gengiva incomoda bastante. É melhor fazer a gengivoplastia antes ou depois dos alinhadores?

    1. Silvana, a gengivoplastia. Quando a gengiva estiver completamente cicatrizada (o que leva uns 3 meses), você pode fazer o clareamento.

  18. Fiz uma plástica gengival com pontos ha 11 dias, e por dentro da boca ficaram ums altinhos com se a gengiva estivesse enrrugada, é normal? E também ficaram uns buraquinhos entre os dentes, queria saber quanto tempo para gengiva cobrir esses buraquinhos negros ? Ou vou ter que fazer restauração com resina ? Grata.

    1. Daniela, é muito cedo pra prever o resultado final da plástica gengival. É preciso aguardar pelo menos 1 mês da cirurgia pra se ter ideia, a tendência é a gengiva ficar lisa novamente.

  19. Dra, bom dia, fiz aumento de coroa e gengivectomia ontem, e a gengiva está inchada, o que pelo visto é muito normal, mas algumas partes da gengiva estão com bolinhas pretas, me parece sangue! É normal? Depois elas saem? E qual é o tempo de recuperação?

    1. É assim mesmo, Thalisson, são pequenos coágulos. Eles saem. Pra que a gengiva fique com um aspecto de normal, pelo menos 1 mês.

      1. Doutora, fiz o mesmo procedimento de aumento de coroa no dente 47 e observei a presença de uma massa, carne não sei, algo molinho esverdeado, não sei o que é. E não sai com facilidade. Devo me preocupar?

        1. Na ausência de sintomas importante, não acho que você precise se preocupar. Provavelmente é apenas o aspecto da gengiva em cicatrização.

  20. Boa tarde Dra. Tudo bem? Fiz a minha cirurgia na nessa quinta feira dia 11, e minha boca ainda está inchada, particularmente, nos lábios e buço. Com um pouco de dor nas maçãs do rosto. É normal?

  21. Se voce extrair um dente no dia, quantos dias se recupera da extraçao pra aplicaçao do aparelho? Obrigada!!

  22. Oi Dra, eu fiz uma gengivoplastia ontem e estou achando que ela tirou muito pouca gengiva, disse que era o máximo que podia tirar, se tirasse mais ia complicar e poderia até ter q fazer uma cirurgia mais complicada, e meus dentes eram bem quadrados, a única coisa que ela fez foi contornar por cima, quando vou sorrir ainda vejo bastante gengiva. Me ajude o q devo fazer !?

    1. Franciele, há uma “quantidade” certa de gengiva a se remover… não dá pra tirar mais ou menos gengiva de acordo com a vontade do dentista ou do paciente. O que ocorre no seu caso, me parece, é que você tem sorriso gengival, e esse sorriso gengival provavelmente tem causa óssea, ou seja, o problema está nas bases ósseas, e não na gengiva. Nesse caso, talvez a única solução seja uma cirurgia ortognática (falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/o-que-e-cirurgia-ortognatica.html ).

  23. Dra., faz uma semana q fiz uma reposição de gengiva e ainda ta muito branca e solta, sinto q ainda n colou, isso é normal?

    1. Pode ser normal sim, Mayra. Em se tratando de uma cirurgia gengival, ainda é muito cedo pra se ter ideia dos resultados.

  24. Dra., fiz um aumento de coroa dia 07/07/16 e hj 13/07/2016 caiu, vou pra dentista dia 19/07, tem algum problema ficar com o dente sem esse curativo?

    1. Tem, Sulamita. Sem o curativo a gengiva pode “crescer” de volta sobre o dente, e aí seria necessário um novo aumento de coroa. Procure sua dentista o mais rápido possível.

  25. Dra., fiz minha cirurgia na parte inferior faz 5 dias, mas a massinha foi caindo no 2 dia, no 3 dia ja estava sem a massinha, é normal sentir muita dor ao comer, beber, mesmo comendo e bebendo coisas frias? Obrigada!

    1. Priscila, pode doer, sim. Por isso é bom tomar um analgésico. Se você não está tomando nenhum, converse com o seu dentista.

    2. Fiz uma gengivoplastia para poder colocar aparelho, minha dentista disse que não dava pra colocar o aparelho antes porque meus dentes eram muito pequenos e minha gengiva aparecia bastante… Fiz a cirurgia e deu tudo certo, só que ao sorrir minha gengiva ainda aparece e eu não fiquei muito satisfeita por esse motivo. Já vai fazer 2 meses, da pra fazer outra gengivoplastia pra tirar mais um pouco?

      1. Não Monique, porque o seu sorriso gengival, agora, já não é mais pelo excesso de gengiva, mas por alguma outra razão (posicionamento do freio labial, inadequação da parte óssea, etc..). Não creio que seja possível remover mais gengiva. Existem formas de tratamento, uma delas é a aplicação de toxina botulínica em certos músculos do lábio superior pra que ele não “suba” tanto. Converse com o seu dentista sobre as opções.

  26. Olá,
    Minha gengiva está crescendo e cobrindo os dentes, eu uso aparelho e está começando a doer (bastante), acredito que a parte metálica do aparelho fica pinicando. Estou em semana de prova e não posso ir no dentista no momento. Estava dando uma pesquisada e parece que vai ter que ser no método cirúrgico mesmo. O q vc diz a respeito, dói? Existe tratamento por medicação?

    1. Se o motivo da hiperplasia for gengivite por acúmulo de placa bacteriana, o tratamento imediato é a higienização criteriosa, Vitor… antes mesmo de pensar em cirurgia. Capriche na escovação e no uso do fio dental até o dia da próxima consulta. Aí seu ortodontista vai avaliar o caso. Em caso de necessidade de cirurgia, é tudo feito com anestesia, portanto não dói.

    2. Fiz uma gengivoplastia ha 15 dias, meus dentes eram muito pequenos, e quando o cimento caiu até gostei, mas agora parece que voltou ao normal, será que precisa fazer essa cirurgia novamente?

      1. Erineuda, certeza que voltou a ser como era? Será que você já não se habituou à “nova” gengiva? Porque se a cirurgia foi bem indicada e realizada, não vejo razão pra hiperplasia gengival. Tenha em mente que o resultado às vezes é sutil, e outra: em 15 dias ainda há muito inchaço, não dá pra ter certeza de como vai ficar. Será preciso aguardar pelo menos um mês pra se ter noção do resultado final, e até 3 meses pra se ter certeza disso.

  27. Olá, Dra.
    Gostaria de saber se após feita a cirurgia gengivoplastia a gengiva pode voltar a crescer ou ser como era antes.
    Desde já agradeço!

  28. Oi, tenho os dentes bem pequenos e pouca gengiva, será q da p fazer a gengivoplastia p aparecer mais os dentes? Desde já obrigada.

    1. Patricia, se você tem pouca gengiva, o problema é ao contrário… o recontorno gengival se faz quando há gengiva “sobrando” e escondendo as coroas dos dentes. Se for esse o seu caso, pode estar indicada a gengivoplastia, sim. Procure um dentista especialista em Periodontia pra avaliar.

  29. Ooi Dra. Entao, eu gostaria de fazer uma cirurgia para remover um pouco da minha gengiva, mas eu gostaria de saber se eu devo colocar o aparelho primeiro e dps fazer a cirurgia ou eu posso fazer a cirurgia e colocar o aparelho depois?

    1. Se você não tiver dentes muito desalinhados, pode fazer antes, Raína. Depende da avaliação do periodontista (dentista especialista em gengiva).

  30. Doutora a gengivectomia pode ser realizada antes de colocar aparelho? Não existe interferências em fazer a cirurgia com os dentes cavalados e fora do lugar?

    1. Pode, Caroline. Se for gengivectomia mesmo (remoção de hiperplasia gengival), é até melhor fazer antes, diferente do recontorno gengival, aí o ideal é fazer depois.

  31. Olá Dra. Ana, boa noite! Parabéns pelo seu blog, li muito a respeito antes de fazer a minha gengivoplastia, e como fiz hoje minha cirurgia, sei que devo aguardar em torno de um mês para ver o resultado final. No entanto, logo após a cirurgia, verifiquei que um canino ficou muito grande em relação aos outros dentes, ele ficou bem pontudo e mais alto que os dentes do meio. A minha dentista disse que a gengiva irá descer, mas eu achei que depois de desinchar a gengiva, ela somente sobe, e não desce. Estou um pouco confusa, poderia me dar um auxílio por gentileza? Muito obrigada desde já, e parabéns pelo seu trabalho.

    1. Michelle, pode descer, sim. De sua dentista obedeceu o limite da coroa (e não tenho razão pra duvidar disso), a gengiva vai “parar” no lugar certo. O que pode acontecer é do dente estar posicionado mais acima que os outros, e aí a gengiva iria junto. Mas aí o problema é de posicionamento dentário, não gengival.

  32. Comecei a fazer tratamento dental e meu dentista recomendou gengivoplastia. Depois disse que achava melhor não. Tirei o aparelho fixo e ele disse que eu deveria fazer gengivoplastia. Fico confusa, porque tenho medo de ficar dentuça! Mas ao mesmo tempo, se for o caso, sei que ficaria muito bonito. Enfim! Poderia dar uma opinião? Obrigada pelo texto!

    1. Danielle, nunca vi uma gengivoplastia que tenha levado a um resultado estético pior do que era antes do procedimento. Se há sobra de gengiva (e só se faz a gengivoplastia se houver sobra) você não vai ficar dentuça, pelo contrário, seu sorriso vai ficar bem mais harmônico. 🙂

  33. Olá, tudo bem?
    Então, eu tenho um sorriso em que a gengiva é bem evidente, no entanto tenho os dentes grandes. Queria saber o que devo fazer?
    Não gosto da gengiva aparecendo, acho desconfortável e feio, mas se eu fizer essa cirurgia os dentes ficarão maiores ainda.

    1. Nayara, a cirurgia de recontorno gengival não pode ser feita em qualquer pessoa, só em quem tem gengiva “sobrando”, ou seja, pessoas em que parte das coroas dos dentes estão sob a gengiva. Se não é o seu caso, não dá pra fazer essa cirurgia. Seu problema, provavelmente, é de posicionamento ósseo, suas maxilas devem estar numa posição mais baixa que o normal, por isso aparece tanta gengiva quando você sorri. Nesse caso, pode estar indicada a cirurgia ortognática, mas pode-se obter bons resultados com a aplicação de toxina botulínica, também. Procure um dentista pra avaliar.

  34. Olá doutora! Fiz a cirurgia em janeiro, e agora estou tendo a impressão de que está voltando tudo como era antes da cirurgia, é possível? Estou preocupada, pois não tenho condições de fazer outra (meu dentista cobrou muito caro). E você teria alguma sugestão para isso não acontecer? Aguardo a resposta!!

  35. Retirei o excesso de gengiva ontem e a dentista deu pontos, entre eles vi o resultado e o dente estava super grande e bonito, hoje pela manhã ja vi aos meus olhos que ele estava menor, será que deve ser por que a gengiva esta inchada ? Ou eu vou ter q fazer novamente a cirurgia ??

    1. É pelo inchaço da gengiva sim, Ana. Leva pelo menos 1 mês pra uma boa cicatrização inicial, aí você vai ter uma melhor ideia de como ficou sua gengiva.

  36. Olá Dra. Ana,
    Parabéns pelos esclarecimentos prestados neste espaço.
    Fiz gengivoplastia em 12/05/2016. Tenho uma filha de 1 ano e 6 meses que me pede muito “colo”… gostaria de saber quanto tempo após a cirurgia posso carregá-la? Ela tem o peso de 12Kg.
    Agradeço a atenção.

    1. Alina, como a cirurgia é recente, apenas evite ficar muito tempo com ela no colo… e prefira fazer isso sentada. Mas seria um maior problema se você tivesse feito uma extração, por exemplo. Para cirurgias gengivais isso não é tão crítico.

  37. Boa noite,

    Eu gostava de fazer a gengivoplastia porque acho que a minha gengiva tapa o meu dente. A questão é que eu gostava saber como iria ficar para ver se me gosto sem a gengiva…
    Acha que o dentista me pode fazer um antes e depois? Uma foto ou assim?

    1. Inês, é possível fazer esse estudo, sim. Com Photoshop. Mas se realmente há gengiva “sobrando” sobre os seus dentes, acredite, removê-la vai deixar seu sorriso muito mais bonito. 🙂

  38. Olá Doutora! Fiz aumento de coroa e o dentista colocou curativo no meu dente, só que caiu um pedacinho. Queria saber em quanto tempo pode crescer a gengiva?
    Obrigada!!

  39. Oi, queria tirar algumas dúvidas… Então, desde pequena sempre não gostei muito do meu sorriso pq sempre que eu sorria minha gengiva mostrava bastante além dos dentes tortos, usei aparelho por 3 anos e fiz a gengivoplastia hoje! Adorei! Não senti nada e tal. Porém eu só tenho 16 anos, fiz por total estética. A dentista disse que precisaria tirar um pouco do meu osso, mas minha mãe não deixou, ficou com medo, eu também até pq eu precisei tomar 9 furados de anestesias até não sentir nada. No fim das contas eu fiz só o procedimento de gengivoplastia invés de tirar um pedaço do osso tbm. E minha dentista ficou falando que minha gengiva depois de uns meses iria volta igual ela era antes no final do procedimento porque não tirei o tal do pedaço do osso. Agr estou com medo de realmente voltar! O q você acha? Volta mesmo? Se volta e a partir de quantos meses?! Estou com o cimento cirúrgico somente, demora muito pra cicatrizar?!

    1. Ingrid, se tinha que remover osso, tinha que remover osso. Sua dentista alertou vocês, não? Então, pode acontecer da gengiva voltar. Só esperando pra ver se vai ou não vai acontecer. A cicatrização total pode levar até 3 meses, mas depois de 1 mês já haverá uma boa cicatrização inicial.

  40. Oie doutora, reparei esse ano que meu dois dentes da frente estavam diferentes em seu tamanho. Resolvi fazer a cirurgia de gengiva em um dente da frente pra aumentar o seu tamanho. Já faz quatro dias que fiz a cirurgia. Meu dentista colocou uma massa no dente, disse que duraria no máximo 2 dias. Mas não caiu então eu resolvi tirar por conta própria. Mas no 4 dia senti que um lado está maior que o outro. Ele disse que se meu dente retrair um pouco irá ser necessário colocar facetas para não expor a raiz do dente. Estou com mt medo de acontecer isso é não ter resolvido meu problema, que é a correção da gengiva. O que eu faço, tem solução o meu problema?

    1. Elaine, ainda é muito cedo pra se ter ideia do resultado final da cirurgia, sua gengiva está em franca cicatrização. Depois de 1 mês, mais ou menos, os resultados ficarão mais claros. Por enquanto, é preciso esperar. Se depois for necessário algum tipo de restauração, seu dentista vai orientar você.

  41. Boa tarde Dra. Ana, já estive aqui para tirar outras dúvidas e agradeço muito sua atenção desde o início.
    Vamos lá, há 5 meses estou fazendo um tratamento odontológico para enfim colocar o aparelho ortodôntico. Em novembro do ano passado foi feito um aumento de coroa no elemento 11. O tempo passou e ficou notório a diferença entre os dentes da frente. Estive com uma endodontista e ela me encaminhou para fazer o aumento de coroa do elemento 21 para igualar. Pois bem fui fazer uma avaliação com outro dentista bucomaxilofacial e ele me disse que vai dar o melhor de si, mas que as chances dos dentes ficarem desiguais são grandes (lembrando que o tal dentista que fez o aumento não foi ele). Sinto que ele está desconfortável com esta situação. Eu tenho muita confiança neste Doutor que é Bucomaxilo, ele é muito experiente e amável com os pacientes. A pergunta é: Doutora, há chances de outro procedimento resolver isto? Não queria ficar com o sorriso torto, andei lendo que o tal aparelho ortodôntico poderia resolver… não sei como proceder, só quero ficar bem… obrigado… 🙁

    1. Josiene, sim, há chance desse aumento de coroa clínica resolver a questão estética. Problema nenhum em você fazer essa cirurgia com um cirurgião bucomaxilofacial, mas por acaso você já foi avaliada por um periodontista (especialista em gengiva)? Seria legal. Seu sorriso não vai ficar torto, o aparelho deve cumprir bem o papel de alinhar seus dentes, mas essa parte da estética gengival é complicada, mesmo… por isso sugiro a avaliação de um especialista, que costuma ter o “olho” mais treinado pra esse tipo de questão.

  42. Boa tarde, gostaria de uma informação…
    Moro em São Paulo, tenho 23 anos e sofro do problema que tenho a gengiva muito exposta, e isso me incomoda muito, o problema é que aqui em São Paulo não acho nenhum destista que possa fazer esse procedimento de gengivectomia e genvivoplastia através de sedação. Aceito contato de dentista de confiança.

    1. Maria Elisa, vou fazer uma busca aqui nos meus contatos, se puder indicar alguém, aviso você por e-mail. Sugiro que você procure primeiramente por periodontistas, depois você seleciona se eles atendem com sedação ou não (um periodontista pode encaminhar você para um colega que atenda, ou levar até o consultório o equipamento e um colega habilitado pra atender você).

  43. Oi, Dra. Obrigada por tanta atenção com seus leitores. Tenho 35 anos e usei aparelho recentemente por 5 meses para corrigir, principalmente, os dentes da frente, pois um ficava em cima do outro, dando a impressão de terem tamanhos diferentes. Depois que tirei o aparelho, notei que não está mais um em cima do outro, porém ainda há a impressão de que um deles deveria ter “descido” mais. Minha dentista acha que preciso fazer gengivoplastia em cima do que está mais para baixo e desgasta-lo um pouco embaixo e que o aparelho não adiantaria mais. Já outro dentista, acha que eu deveria usar o aparelho por mais um tempo. Estou muito em dúvida… Algum deles está errado ou é possível que as duas técnicas sejam mesmo indicadas? Por qual devo optar?
    Muuuito obrigada.

    1. Ana, as duas soluções podem ser válidas, mas apenas uma se aplica ao seu caso. Pelo seu relato, não tenho como saber qual delas é a que se aplica. O ideal é a opinião de um periodontista, que o dentista especialista em gengiva. Se houver necessidade de gengivoplastia nesse dente, ele vai confirmar. E aí sua dentista tem razão.

    2. Olá, Dra. Obrigado pela atenção com cada um de nós, então é porque eu fiz minha “gengivoplastia” e eu queria saber se eu posso escovar da maneira mais eficaz. Que no caso é uma escovação bem adequada complementando com o fio dental, e eu queria saber se realmente eu posso ter essa escovação, já que minha cirurgia está basicamente recente!

      1. Wanderson, fico feliz em ajudar! 🙂 Você até pode escovar, mas com muito cuidado e com uma escova BEM macia. Pode usar o fio, também. Vá com calma e com muito cuidado.

  44. Olá gostaria de saber, coloquei uma protese fixa em porcelana, quero saber quanto tempo leva para que a gengiva cubra o dente para igualar os outros.

  45. Oi boa noite, vou realizar aumento da coroa no elemento 46, isso doi? Estou com medo. E quanto tempo dura o procedimento, o trabalho do dentista?

    1. Renan, não dói porque você estará anestesiado. É uma cirurgia relativamente rápida, de 30 minutos a 1 hora.

  46. Boa tarde, Dra! Estou muito preocupada! Fiz gengivectomia no começo de fevereiro. A gengiva em cima de 1 dente (da parte superior, dente do lado do central) está muito vermelha, e essa vermelhidão não sai. O que pode ter acontecido?? O que posso fazer pra sair esse vermelho??
    Na mesma data, fiz a gengivectomia nos dentes de baixo, e entre eles ficou um buraquinho (na papila) e agora fica acumulando comida, que antes não acumulava. A papila volta a crescer e fecha esse buraquinho ou tem algum procedimento que eu preciso fazer para resolver isso??? Estou bem chateada e preocupada! Por favor me responda! Muito obrigada pela atenção!

    1. Juliana, a cirurgia é recente ainda… sua gengiva não está completamente cicatrizada. Então pode haver, ainda, alguma vermelhidão e o contorno dela não estar ainda bem definido. De qualquer forma, se você acha que há alguma alteração, entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

      1. Muito obrigada pela resposta, Dra. Eu voltei no dentista, ele me disse que sairia em 1 mês esse vermelho. Mas já vai fazer 2 meses e continua muito vermelho! A ponto de perguntarem se machuquei a gengiva. Não doi. Mas está vermelho. Queria sua opinião sobre o que pode ter acontecido, para que eu possa procurar um dentista e faça o procedimento correto. Sou completamente leiga no assunto, mas me parece que está inflamado. Não sei se isso é possível e se for, como devo proceder? Quanto as papilas, ele tbm me disse que “provavelmente” cresceria, mas em 2 meses não mudou nada. Por isso gostaria de uma opinião, se ela pode demorar tanto assim para crescer ou se ela não cresce mais uma vez que foi retirada… e nesse ultimo caso se tenho alguma alternativa. Pois agora estou com esse problema de acúmulo de comida, que antes eu não tinha! Estou preocupada!! Mais uma vez, muito obrigada pela importantíssima atenção! Abs

        1. Vermelhidão geralmente significa inflamação. Se o processo inflamatório está se prolongando, pode haver algum fator local associado. De sua parte, continue higienizando muito bem. Quanto à papila, difícil opinar sem examinar você.

          1. Muito obrigada, Dra. Já marquei uma avaliação. Espero que esse vermelho suma, pois minha preocupação é mesmo um processo inflamatório. Parabéns pela sua dedicação em responder as dúvidas e pelo profissionalismo. Precisamos de mais pessoas assim! Abraço.

  47. Bom dia, Dra. Fiz a gengivoplastia há uns dias e entre o dente incisivo central e o lateral ficou um pequeno espaço onde não há gengiva e onde os dentes também nao se tocam, ou seja, um pequeno buraquinho. Gostaria de saber se com o tempo a gengiva passa a ocupar esse espacinho ou se ficará esse buraquinho mesmo e não há o que fazer. Obrigada.

    1. Andreza, ainda é cedo pra dizer, mas, em princípio, isso deve se resolver com a cicatrização. Com uns 30 dias de pós-operatório já será possível ter uma ideia próxima do aspecto final da gengiva. Mas, se os dentes não se tocam, não deve haver papila interdental.

      1. Caso tenha ocorrido um erro do dentista – que tenha tirado a mais -, existiria algum procedimento para corrigir a falta da papila interdental? Obrigada pela resposta!

        1. No seu caso não me parece um erro, porque você diz que há espaço entre os dentes… então acaba não havendo papila, mesmo. Pra que ela exista, seria preciso aproximar esses dentes ortodonticamente.

  48. Dra., só estou escrevendo para parabenizá-la pela paciência em responder tantas dúvidas iguais!!! As pessoas não leem os comentários e perguntam a mesma coisa!
    De verdade, NUNCA VI uma página que o adm respondesse a tudo como você.
    Procurei sobre gengivoplastia pq a minha está marcada para 4ª feira (que medoooooo!) e queria saber se seria bom tomar algo antes (como nimesulida).
    O que acha?

    1. Obrigada, Luciana. Eu mesma me acho meio “doida” às vezes por responder tantas vezes a mesma pergunta. 😛

      Bom, agora é quarta à noite e eu acabei de ler a sua pergunta. Espero que você esteja ok. De qualquer forma, respondendo: não há necessidade de medicação prévia se o seu dentista não prescreveu. Essa é uma cirurgia em que não há muito edema (inchaço), então o anti-inflamatório prévio não é necessário.

  49. Boa tarde, Doutora! Então, fiz a gengivoplastia ontem, hoje amanheci com vários coágulos de sangue em alguns dentes, posso retirar?! Se sim como fazer? Não sinto dor, então gostaria de saber se posso escovar os dentes normalmente? Ou só depois de retirar os pontos até porque não estou com cimento cirurgico.

    1. Rayanne, os que estiverem se soltando, sim… mas não force a remoção deles, pode estimular o sangramento. Escove sim, mas com muito cuidado e usando uma escova BEM macia.

  50. Dra. Eu realmente não sei o que fazer, fiz cirurgia para remover o inchaço e excesso de gengiva pois cobria meus dentes e isso sempre me causava vergonha de sorrir, realizei a cirurgia faz 7 dias e ainda estou com o cimento, antes do dentista por o cimento havia tirado uma foto para eu mesma ver o resultado, até aí tudo bem, amei o resultado, ele ponteou aproximadamente 11 pontos, ao decorrer do tempo minha gengiva começou a inchar muito, eu sentia na parte interna com a língua, hoje tirei com cuidado um pouco do cimento para ver como estava e vi que estava pior do que antes da cirurgia estou muito preocupada, será que tenho que refazer a cirurgia ?

    1. Não Eduarda, fique tranquila. Sua gengiva está apenas cicatrizando, e durante esse período o aspecto pode não ser muito bonito… mas vai melhorar MUITO.

  51. Dra. Ana, estou usando aparelho fixo ainda, mas meus dentes não são pequenos, embora minha gengiva mostre bastante, gostaria de saber se tem como fazer a gengivoplastia e depois lixar os dentes para não ficar muito grande ?? Porque acho eles grandes, mas acredito que fazendo a remoção vai ficar feio por ficar grande demais.

    1. Jefferson, se você acha que tem dentes grandes, por que fazer a gengivoplastia? Não dá pra “lixar” os dentes não, isso alteraria a sua mordida. Sugiro uma avaliação conjunta com um periodontista e um especialista em estética (dentística).

  52. Vou precisar fazer a gengivoplastia, pois irei precisar usar aparelho, e minha dentista disse que meus dentes são muito pequeninos e as pedrinhas do aparelho não irão caber, mas na minha família quase todos tem dentes pequeninos, é realmente necessário esse procedimento?

    1. Leticia, se a gengiva é tão “grande” que não há espaço para os bráquetes serem colados, é realmente necessária a gengivoplastia.

  53. Dra, uso aparelho e semana que vem irei fazer a remoção. A dentista recomendou que eu fizesse a gengivoplastia, porém em um dos dentes da frente, eu tenho um canal e por enquanto esse dente está com uma resina para, quando eu tirar o aparelho, fazer uma coroa. Há problemas em fazer a cirurgia nesse dente? Se nao, ela deve ser feita antes ou depois da coroa? Morro de medo pois minha outra dentista diz que ele é sensível e preciso tomar bastante cuidado com ele. Agradeço desde já.

  54. Oi Dra.
    Fiz uma gengivoplastia e a dentista tirou um pouco do osso, infeccionou e ela passou antibiotico, tem 50 dias e ainda a gengiva está inchada a ponto dela ter que refazer a cirurgia, sendo q procurei um protesista e ele falou q o dente estava com mobilidade e que devemos aguardar a cicatrização total. Dra. estou muito confusa e com medo, pois tenho medo de ter q fazer implante. O que vc acha ?

    1. Simone, não me parece que sua dentista ou o protesista tenham condenado esse dente… apenas é preciso aguardar a cicatrização. Sua preocupação é compreensível, mas agora é ver como o seu organismo vai reagir pra então poder fazer a prótese.

  55. Minha gengiva está inchada, eu uso aparelho faz seis meses. Porém meus dentes sempre foram pequenos, e isso me incomoda. Já que minha gengiva está inchada e meus dentes são pequenos devo fazer Gengivectomia ? Pq acho que meus dentes não são muitos pequenos, mas há um pouco de gengiva cobrindo… O que você acha, Dra?

    Ah, Desculpa eu esqueci… queria saber se no meu caso é melhor Gengivectomia Ou Gengivoplastia, pq as pessoas falam que tem diferença, lembrando que não tenho tanta gengiva assim. Mas me incomoda pois a que tenho deixa meu dente menor. Qual a melhor solução?

    1. Kalyne, o primeiro passo é um diagnóstico preciso: você tem dentes pequenos / curtos mesmo ou parte da coroa deles está embaixo da gengiva? Outra coisa: você tem hiperplasia gengival ou sua gengiva está apenas inchada? Nos dois casos, gengivectomia e gengivoplastia, será removida parte da gengiva… só que no caso da gengivectomia, é porque a gengiva “cresceu” (por acúmulo de placa bacteriana + gengivite ou outra razão), já na gengivoplastia é porque sempre houve gengiva “a mais” sobre a coroa dos dentes. Na verdade é mais uma questão de nomenclatura, e pra você não faz muita diferença na prática: seu dentista vai avaliar a causa e indicar o melhor procedimento. Talvez, no seu caso, os dois procedimentos se apliquem.

  56. Doutora, estou usando aparelho ortodôntico mas tenho uma desarmonia causada pelo excesso de tecido gengival que me incomoda muito esteticamente. Esse excesso recai sobre 3 dentes apenas. Será que precisarei obrigatoriamente esperar retirar o aparelho para fazer a cirurgia? Obrigado!

    1. Obrigatoriamente não, Arthur. É questão de avaliar junto ao periodontista. Se o arco do aparelho for removido , dá pra fazer… o que é preciso verificar é se o momento é adequado.

  57. Olá doutora, fiz a gengivoplastia há 4 dias, e estou sentindo o cimento cirúrgico mole, além de ele estar causando mau hálito na minha boca, apesar de eu estar escovando corretamente, estou muito incomodada e só retornarei ao dentista daqui a 3 dias. Se eu retirasse meu cimento hoje causaria algum problema ?

    1. Laene, o uso do cimento nem é obrigatório. Então, removê-lo não é um problema, em si. A questão é COMO você vai fazer isso… é complicado remover sem o conhecimento e algum instrumental adequado. Enfim… se estiver caindo, ok. Mas cuidado ao “puxar” pra não se machucar.

  58. Dra, fiz minha gengivoplastia há 5 dias e não está do jeito que eu queria, parece que o dentista cortou a mais e estou com medo, será que vai ficar assim mesmo? O que recomenda que eu possa fazer? Procurar outro periodontista?

    1. Tenha paciência, Fernanda. O aspecto logo após a cirurgia não é dos melhores, e o dentista só remove a gengiva que está sobre a coroa dos denets, “escondendo” elas. Ele não removeu demais, pode ficar tranquila. Se tivesse removido, as raízes apareceriam. Por enquanto sua gengiva está inchada e não dá pra ter uma boa noção de como vai ficar depois de cicatrizado. Além disso, se você tinha muita gengiva “sobrando”, é natural que você esteja achando os dentes grandes e ache que foi removida “muita gengiva”, porque foi mesmo! 😉 Mas acredite, não foi removido mais que o necessário.

  59. Dra., fiz minha cirurgia ontem, mas meu dentista não colocou cimento, estou fazendo a higiene do local somente com enxaguante bucal mas tem resto de sangue, como faço pra retirar !?? Tentei passar algodão umedecido, mas ta muito sensível… Só vai sair quando puder escovar!? Como fica exposto o corte todo mundo pergunta se tá sangrando… ele disse que sem cimento cicatriza mais rápido.

    1. Valeria, são coágulos, e eles deveriam estar aí, mesmo… não os remova. Eu sei, incomoda, é feio… mas é assim mesmo. Na minha opinião, também, sem o cimento a cicatrização é mais rápida. Mais uns 2 ou 3 dias e os coágulos viram tecido normal de cicatrização.

  60. Bom dia Dra! Estou em duvida se devo mesmo fazer a cirurgia gengivoplastia ou não. Estou prestes a tirar o aparelho dentário e meu dentista disse que eu teria que fazer esta cirurgia. Na verdade não é normal quando se usa aparelho no final do tratamento parecer que a gengiva esta cobrindo mais os dentes? É necessaria mesmo esta cirurgia?

    1. Sonia, não é sempre que, depois de usar aparelho, a gengivectomia / gengivoplastia é necessária. Se houve hiperplasia gengival, costuma ser preciso, sim. Não, não é normal que a gengiva cubra os dentes de quem usa / usou aparelho. Isso costuma acontecer pelo acúmulo de placa bacteriana, que estimula o crescimento gengival.

  61. Oi Dra., gosto muito do seu blog, está de parabéns!
    Fiz uma gengivoplastia no dente 25 e 26, dentes esses que tem uma canal, o canal pode ter sido prejudicado por essa gengivoplastia? Pois tem 10 dias que fiz a cirurgia e ainda dói, esta sensivel e a gengiva um pouco inchada, e um espaço escurecido entre um dente e outro. Foram dois pontos que levei e a dentista falou q teve que mexer no osso. Estou esperando a cicatrização, pois um dente vai ser restaurado e no outro provavelmente sera colocado um pino e coroa. Obrigada.

    1. Simone, não, o tratamento de canal não pode ser prejudicado pela gengivoplastia. Se a dentista teve que “mexer” em osso, é esperado que a cicatrização demore um pouco mais.

  62. Olá, boa tarde.

    Fiz gengivoplastia ontem de tarde e meu dentista disse que posso tirar o cimento cirúrgico hoje, em casa mesmo, para que a cicatrização seja mais rápida. Porém estou com medo de tirar o cimento e acabar machucando a gengiva, ainda não vi como está. Posso retirar hoje mesmo?

    1. “Em conta” é meio subjetivo, Paula. Ela tem liberdade pra fazer seus próprios honorários. Já vi cobrarem mais (especialistas em periodontia cobram mais caro, por razões óbvias), já vi cobrarem menos.

  63. Olá Dra. tudo bem ?! Fiz minha gengivoplastia ha 2 semanas e ocorreu tudo bem durante e depois da cirurgia, só que ainda estou com cimento cirúrgico. Minha dentista me disse que o único problema d eu retirar sozinha e que pode sangrar e eu me assustar (não me assusto hahaha) vi que o cimento é usado mais como uma proteção, então não vejo motivos pra não tirar antes, ontem fui na clinica trocar o cimento e minha gengiva está bem pouco vermelha. Gostaria de saber qual antibacteriana que devo usar depois de retirar o cimento, e se posso usar fio dental já na primeira escovação?

    Muito obrigada.

    1. Cristiane, após a remoção do aparelho você pode escovar os dentes e usar o fio dental normalmente. Não há necessidade de enxaguante bucal, a não ser que a sua dentista prescreva um.

  64. Oi, fiz a cirugia para retirada de gengiva esta com quinze dias, minha recuperaçao foi otima, minha gengiva esta otima, quando posso fazer o clareamento?

  65. Boa tarde!! Fiz a gengivectomia há 4 dias e no segundo dia o cimento cirúrgico caiu! Assim que caiu fiquei muito impressionada com o resultado (fiz de canino a canino superior), porém percebi uns pontos esverdeados e esbranquiçados nos dentes 11, 21, 22 e aparecendo estar maior do que outro isso é normal?

    1. Sim Fernanda, é normal. Sua gengiva está bem inchada, em franco processo de cicatrização. Não deve estar muito bonita no momento, mas vai melhorar bastante, pode ficar tranquila. Os pontos esverdeados e esbranquiçados são cicatrização, mesmo.

  66. Boa tarde,

    Gostei muito do vídeo! Explica bem!
    Eu fiz uma gengivoplastia ha 3 dias, o dentista colocou o cimento cirurgico, ela disse que podia cair, mas, ate agora não caiu, acontece que está incomodando muito, e eu nao queria esperar mais 4 dias pra poder retirar o cimento. Posso retirar em casa?

    1. Não Aline, não remova. Eu sei que incomoda bastante, mas é importante pra que sua gengiva cicatrize direitinho. Se realmente você não estiver aguentando, entre em contato com o seu dentista pra ele fazer isso (se der).

  67. Ana, eu gostaria de fazer esse procedimento pq acho meus dentes mt pequenos e q a gengiva aparece mt, mas ouvi dizer q algumas pessoas ficaram com uma alta sensibilidade nos dentes e n toma mais nada gelado, isso é verdede? Pode ocorrer esse problema?

    1. Victória, sensibilidade dentinária não costuma ser um problema causado por esse tipo de cirurgia, porque ela não expõe a raiz do dente, apenas remove-se a “sobra” de gengiva por cima da coroa.

  68. Amanha 14/01 faz uma semana que fiz minha gengivoplastia, e percebo que em algumas partes da minha gengiva esta inchada, isto é normal?

    1. Sim, Vitoria. A cirurgia é bem recente, ainda. Haverá uma boa cicatrização inicial apenas com 1 mês, mais ou menos.

  69. Dra, bom dia.

    Adorei o texto e estou muito mais aliviada apos ler suas explicações. Irei realizar a Gengivoplastia superior com Osteotomia no dia 22/01/2016.
    Conheci meu dentista ha pouco tempo, porém ele é especialista nesse procedimento, o que me deixa mais tranquila.
    Gostaria de saber sobre a recuperação, como é um procedimento mais especifico, se o pós operatório é mais dolorido e demorado ?
    E tambem se há algum risco de ficar “deformada” a gengiva ou ela voltar a crescer.
    Estou um pouco receosa ainda.

    Desde já muito obrigado.

    1. Geicy, sempre que se “mexe” em osso (osteotomia) o pós-operatório costuma ser mais “chato”. Mas nada muito fora do normal, deve inchar um pouco mais. Não, a gengiva não vai ficar “deformada” e só deve voltar a crescer em caso de acúmulo de placa bacteriana, então é preciso manter um boa higienização sempre.

  70. Ola doutora,

    Fiz uma cirurgia na gengiva no dia 14/12/2015, ao lado em cima da gengiva, pois estava em cima de um dente que tem pino, ou seja, de um dente que não e mais meu, devido ao tempo o dente ja bem desgastado, após a cirurgia foi colocado cimentação, mas apos cair fui ao dentista, pois estava muito inflamado e ele não tinha me receitado nada, por o dente com pino estar muito desgastado ele completou com resina, acho que esse foi o procedimento, não sei dizer bem pois não entendo, mas percebi que ficou um espaço muito largo entre os dois dentes, queria saber se é assim pq ainda vai haver a regeneração da gengiva, se sim quanto tempo leva pra isso? Pois não consigo comer direito pois tenho medo de o alimento ir para esse grande espaço e eu não conseguir fazer a higienizacão correta. Por medo de machucar a gengiva.

    1. Elis, sua gengiva ainda está cicatrizando, então esse espaço deve se corrigir. Se isso não acontecer, seu dentista precisa reavaliar.

  71. Ola doutora!
    Fiz uma cirurgia no dia 14/12 na gengiva, vizinho a um dente que nao e meu e tem pino, o dente que não e meu estava bem desgastado, a gengiva estava cobrindo o pouco que restava, depois da cirurgia o dente que nao e meu ficou menor ainda e a gengiva bastante aberta, ele fez tipo um enxerto de mais dente, desculpa não dizer o procedimento correto, pois nao sei o nome que se da, mesmo assim achei que entre os dois dentes ficou um buraco meio amarelado, gostaria de saber se e normal e a gengiva vai regerando com o tempo, e se sim o prazo para essa regeneracao. E se ja posso comer normalmente, pois tenho medo entrar residuos de alimento e eu nao higienizar bem, depois da cirurgia colocou a cimentação.

  72. Olá Doutora! Primeiramente, gostaria de te parabenizar! O texto é bem explicativo é claro! Vou fazer a cirurgia de gengivoplastia na semana que vem! Estou super tranquila quanto à cirurgia e quanto ao meu dentista também! Ele é ótimo! Porém, estou com uma dúvida e gostaria muito de saber sua opinião. Eu tenho pino no dente da frente, tem algum problema em fazer essa cirurgia nesse local? Isso pode influenciar em alguma coisa? Muito obrigado!

    1. Não, Aparecida. O pino está dentro da raiz, não interfere na cirurgia. O que pode acontecer é o término da coroa ficar mais aparente, mas seu dentista certamente está a par do fato e vai levar isso em conta na cirurgia.

  73. Oi, meus dentes estão com a gengiva inchada e uso aparelho, minha dentista falou que eu poderia fazer a cirurgia depois de tirar o aparelho e falta um ano, você acha que devo fazer depois ou paro o tratamento do aparelho para a cirurgia?

    1. Isabelle, você pode fazer já, desde que se comprometa com a correta higienização até a remoçao do aparelho. Se não, a gengiva vai “crescer” de novo.

  74. Boa tarde Dra. Ana, fiz minha gengivoplastia na terça feira passada, meu dentista não fez uso da massa protetora e sim de pontos…
    Na sexta feira eu fui ao consultório para colocar minha contenção nos dentes inferiores e o mesmo achou que já estava bom para tirar os pontos (tinha apenas três dias de cirurgia), isso é certo? Hoje completam 06 dias, e minha gengiva esta inchada, com aspecto estranho, meio enrugada e como se tivesse crescido, quero saber se é comum ou se pode ter ocorrido pelo fato de tirar prematuramente os pontos.
    Desde já agradeço.

    1. Marina, seu dentista é quem decide o melhor momento de remover os pontos. Se ele julgou ok, sem problema. A gengiva fica inchada e com um aspecto “feio”, mesmo. Com o passar dos dias vai melhorar bastante.

  75. Boa tarde Dra,

    Fiz gengivotomia ontem, e não consigo escovar os dentes, uso aparelho e to com medo, tentei escovar ontem e sangrou, e hj não consegui pq doeu! O que devo fazer?! Tenho que voltar no dentista, colocar os brackets que faltavam!

    1. Jessica, é esperado que doa e que seja difícil de escovar. Faça o possível, com uma escova bem macia, mas tenha em mente que você não vai conseguir escovar 100%.

  76. Olá,
    Eu fiz a cirurgia do contorno gengival faz 3 dias, e estou reparando que minha gengiva já esta crescendo outra vez e rapidamente, é normal? Ela vai sempre crescer? Terei que fazer a cirurgia mais uma vez? Obrigada !

    1. Jacke, sua gengiva certamente não está crescendo, ela apenas está inchada. O que é esperado, dada a cirurgia recente. Em até 1 mês sua gengiva já deve estar normal.

  77. Fiz minha gengivectomia dia 18/11 e a doutora disse que após 7 dias poderia ir ao consultório para retirar os pontos. Faz 7 dias amanha, mas sinto minha gengiva muito inchada ainda.
    Posso tirar amanha ou é melhor marcar para o próxima semana?

    1. Karine, compareça à consulta amanhã. Se seu dentista achar melhor manter os pontos, você marcam um novo horário. Mas não vejo razão pra não ser possível remover os pontos, inchaço gengival é normal dada a situação.

  78. Gostaria de saber se há risco de a gengiva ficar pigmentada após a cirurgia de contorno gengival? Procurei uma periodontista querendo fazer o peeling gengival para retirada de uma pigmentação, mas a dentista recomendou a gengivoplastia, mas fiquei preocupada de ficar com a área que será cortada escurecida. Outra dúvida: após a cirurgia é necessário o uso de antibióticos ou somente analgésicos?

    1. Vanessa, não, a gengiva deve voltar à coloração normal com a cicatrização. Quanto à medicação, depende no caso, não é obrigatório o uso de antibiótico.

  79. Dra. Eu quero muito fazer uma gengivoplastia, mas me falaram que só dava pra eu fazer se minha gengiva tivesse um certo tamanho! Isso é verdade mesmo?
    Eu quero muito fazer porque tenho o sorriso torto (estou usando aparelho), e em relação a minha gengiva um lado da gengiva aparece mais do que o outro, e todos notam isso. Não me sinto bem com isso, por isso sinto um pouco de vergonha de sorrir :/

    1. Tamires, a gengiva só pode ser removida se ela realmente estiver “sobrando”, ou seja, se houver coroa dentária “escondida” por baixo da gengiva. Sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar.

  80. Oi bom dia, fiz a cirurgia na segunda, hj faz 3 dias e vejo uma diferenca bem grande no tamanho dos meus dentes, um ficou maior que o outro, e fora que um ficou parecendo que a raiz ta esposta, o q eu faco? Não sei se volto la pra consertar o erro ou se vou em outro dentista pra consertar o erro,
    tenho que esperar quanto tempo pra fazer a cirurgia pra aumentar o dente que ficou menor que o outro?

    1. Lisa, CALMA. A cirurgia é muito recente e sua gengiva ainda está bem inchada, ela não vai ficar do jeito que você está enxergando agora. Se for necessária alguma correção, ela pode, sim, ser feita depois. Procure sempre o SEU dentista, não faz sentido procurar outro, até porque se houver mesmo necessidade de correção, ele certamente vai querer resolver isso.

  81. Olá. Há um mês atrás mais ou menos, tive periconarite. Fiz hj a cirurgia pra remoçao de capus/gengivoplastia na gengiva do siso esquerdo inferior. Não está doendo mt, estou tomando analgésico, mas a gengiva está inchada e com uma bolinha branca. É normal? Mantendo uma boa higiene bucal com limpeza e fluor regular no dentista terei novamente esse problema ou as chances diminuem?

    1. Os sintomas que você descreve são normais, dada a situação, Carol. Com a remoção da gengiva, você não deve mais ter pericoronarite.

  82. Oi Dra.
    Vou fazer a gengivectomia e a restauração em um dente somente.
    Isso pode ser realizado juntos?
    O dente é o da frente.
    Obg

    1. Vanessa, provavelmente não. A gengivectomia envolve sangramento, e pra se fazer a restauração é necessário que a região esteja seca. O ideal seria fazer uma procedimento em cada sessão, a não ser que a restauração possa ser feita antes da gengivectomia. Aí, sim. Converse com o seu dentista.

  83. É normal inchar todo o rosto apos a gengivectomia? Incluindo o nariz, tive um alargamento leve e está inchado, as bochechas também! Fiz ha dois dias… Estou preocupada. Obrigada.

  84. Bom dia, uso aparelho e preciso fazer o procedimento, pois acho que meu segundo pre molar (extrai o primeiro) e o primeiro molar estao muito cobertos pela gengiva, e quero aumentar tbm o 2 incisivo superior D. E minha duvida e pq trabalho falando e estou sem tempo, posso fazer pela manha e ir trabalhar normalmete a tarde? E o cimento cirurgico pode me atrapalhar, meu organismo é maravilhoso quanto a cicatrização. Como funciona a gengivectomia por sextante? Obrigada.

    1. Lia, o recontorno gengival por sextante é o procedimento que eu descrevo no texto, “sextante” é apenas um grupo de dentes, assim como “hemiarcada”, por exemplo. O ideal seria você fazer a cirurgia de manhã e descansar à tarde, pra evitar dor e sangramento, mas poderia ir trabalhar no dia seguinte. O cimento pode atrapalhar um pouco a dicção, mas nem sempre ele é usado.

  85. Olá, fiz minha cirurgia ontem. Uso aparelho, então estou sem o “cimento” e sim com 6 pontos. Na hora em que sai do dentista gostei do resultado, mas agora tenho a impressão de que a gengiva está “crescendo” novamente, é normal?

    1. É que está inchado, Carol. O aspecto, no momento, não deve ser muito agradável. Mas é assim mesmo, a gengiva vai cicatrizar e voltar a parecer como logo que você saiu do dentista.

  86. Olá Dra. bom dia!!

    Meu filho de 12 anos fez a cirurgia para remoção da gengivite ontem, a laser, e a gengiva está escura, quase preta, é normal??
    Em quanto tempo vai desaparecer esse tom escuro, feio??
    A periodentista recomendou não escovar a parte superior por sete dias, mas ele usa aparelho e tenho receio de acumular sujeira. Ele está usando apenas o enxaguante receitado.
    Não foi utilizado o cimento, isso atrapalha a cicatrização?? Ele está com medo de comer, tem alguma restrição alimentar nos primeiros dias??

    1. Paula, sim, a gengiva pode ficar com um aspecto bem feio, mas vai melhorando dia a dia. Em 1 mês deve estar ok. Nem sempre é necessário usar o cimento e, como seu filho usa aparelho, por isso a periodontista deve ter optado por não usar. Não há restrição alimentar, apenas diga a ele que evite alimentos muito quentes, prefira os mornos / frios (nos 3 primeiros dias).

  87. Olá dra, como vai ?
    Eu fiz ontem a gengivectomia na parte de cima. E o meu dentista disse para somente tomar líquidos gelados como sorvete, açaí e não comer nada que possa machucar, só que hoje quando terminei de comer o açaí na parte que estava avermelhada ficou da cor do açai. Esse açaí (cor) vai sair ou o que a senhora me aconselha?

      1. hahahahaha, que isso, sem problemas.
        Agora que você falou isso, vindo de você estou até mais tranquilo, obrigado e bjuus !

  88. Fiz minha gengivoplastia ontem, e quando terminou meus dentes estavam grandes do jeito que queria. Porém, hoje comparando com as fotos que fiz da boca depois da cirurgia, percebi que minha gengiva está maior. O inchaço é normal? Gostei do resultado imediato mas hoje está pior. Queria saber se a gengiva vai voltar a ficar com o contorno do pós-operatório ou se ela vai se estabilizar do jeito que está hoje.

    1. Não necessariamente, Jessica. Mas o ideal seja aguardar o término do tratamento ortodôntico, quando os dentes já estiverem devidamente posicionados.

  89. Olá, boa noite, fiz uma cirurgia na gengiva e foi obrigatório tirar o aparelho, tem 4 dias que fiz, com quanto dias posso ir colocar o aparelho?

  90. Olá doutora! Fiz a cirurgia ha 5 dias e nesses dias a dor e a ardência foram razoáveis, porem nesse último dia a dor ficou in su por ta vel! Minha gengiva ta inchada e com contorno amarelado, minha dra. não usou esse cimento nem nada, pode me indicar algum remédio ou alguma coisa? Estou com muita dor mesmo.

    1. Carol, entre em contato com a sua dentista pra reavaliar, é preciso verificar se é apenas a dor pós-operatória normal (embora, mais forte) ou se há alguma infecção, por exemplo.

  91. Olá,
    Primeiramente queria te parabenizar pelo seu site, gostaria de saber quais os procedimentos antes para ser realizada a gengivectomia pois tenho que fazer limpeza e obturação.
    Gostaria de saber se a limpeza é feita antes ou depois da cirurgia e se o dentista avaliar eu já posso fazer ela e depois realizar a limpeza.
    Tenho tartaro e gengivite e o dentista me recomendou essa cirurgia.
    Obrigada.

  92. Olá doutora, como vai? Eu tive uma pericoronarite na semana passada e isso deixou minha gengiva bastante inchada e depois de tratada foi feita a gengivectomia para corrigir. A cirurgia foi há quatro dias e a cicatrização está indo muito bem e praticamente não tive dores. Acontece que não sei se posso retornar aos exercícios físicos, qual o prazo recomendado de repouso nesse caso?

    1. Leonardo, em princípio, pode sim. Seria mais complicado se fosse uma extração. Apenas vá com calma, respeite seus limites, se achar que há algo errado, pare.

  93. Olá, Dra. Como está?
    Então, eu tenho essa cirurgia para fazer (gengivectomia), mas os vídeos no qual assisto são sempre uma equipe de médicos (dois a três kk). É necessário isso? Porque onde faço tratamento é apenas um dentista e a auxiliar. Estou com muito medo de fazer por dois motivos.
    – DOR/SANGUE
    – Não ter um resultado bom.
    O dentista no qual faço tratamento é um dos melhores cirurgiões de estética da região, mas mesmo assim estou insegura, poderia me responder se é necessário uma equipe de médicos ou só ele resolve?
    Muito obrigado. Fica com Deus!

    1. Scarllet, em ambiente ambulatorial (consultório), o dentista e um auxiliar já tá ótimo. É que em vídeos tem um pra filmar, outro pra afastar a bochecha, outro pra auxiliar… mas não precisa, não. 🙂

  94. Olá dra,
    Eu fiz a cirurgia de recontorno gengival hoje, estou com cimento cirúrgico, quero saber em média quanto tempo esse cimento vai ficar na minha boca?

  95. Boa noite, dra!
    Usei aparelho durante alguns anos e agora que tirei alguns dentistas recomendaram fazer a gengivoplastia. Mas tenho uma dúvida… será que posso fazer a cirurgia usando a placa de contenção móvel superior? Pois ela tem dois ganchinhos na altura da gengiva, mas nao encostam nela… a dúvida é pelo fato do uso de cimento cirúrgico.

    Obrigada pela atenção!

    1. Larissa, junto com o cimento cirúrgico realmente não dá… mas nem sempre se usa o cimento cirúrgico após a cirurgia de recontorno gengival. Depende da indicação do dentista / periodontista.

  96. Olá ! Dr.ª tudo bem, gostaria de expor meu problema e verificar qual sua opinião, eu fiz uma cirurgia de aumento de coroa quinta-feira 03/09/2015 no dente nº 18, ultimo parte superior, para troca do meu onlay feita pela 2º vez em out 2014, eu mudei de dentista, então esse seria o 3º onlay no mesmo dente. A dr.ª verificou no raio x fissurra no onlay interno ou na protese, por isso ela retirou a gengiva externa e interna em volta do dente e depois retirou o onlay, que estava com defeito, tinha carie dentro do dente, esse dente possui canal, ocorre que ela ao retirar a gengiva acho que tirou também pouco no dente da frente, esta um buraco, e eu não aguento mais de dor, o retorno e dia 16, eu percebi que quando coloco agua gelada melhora a dor, estou usando pasta para dentes sensíveis, pois acredito que devido ao corte expôs o meu dente do lado, hoje coloquei pasta de dente com o dedo, na hora senti um alivio a dor parou imediatamente, mas ao lavar com água voltou a dor, o que a sr.ª acha, sera que um fluor gel ajudaria ou o fluor resina para essa parte exposta,? Eu estou assustada porque li que a cicatrização demora meses e esse meu dente que também deu uma diminuição da gengiva, não sei se vou conseguir aguentar meses com essa dor, tem horas que ela espalha por todos os dentes, sensibilidade absurda, obrigada.

    1. Paty, você não tem que ficar meses com dor, e a cicatrização de um aumento de coroa clínica não leva meses. Se está um “buraco” no dente, é porque houve perda de tecido dentário, seja por cárie, seja por outra razão. E independente da razão, o dente precisa ser restaurado, pois a ausência da restauração deixa o nervo do dente mais próximo do ambiente externo, o que explica a sensibilidade que você vem sentindo. Uma coisa que você falou não é um bom sinal, que é o alívio com água gelada… geralmente isso é indicativo de necessidade de tratamento de canal. De qualquer forma: procure sua dentista pra resolver essa dor, seja qual for o motivo.

  97. Olá, doutora Ana! Tenho uma dúvida: não gosto do meu sorriso, porque acho meus dentes extremamente pequenos. Quero muito fazer a gengivoplastia. No entanto, tenho um incisivo lateral que é conóide, mas já fiz a reconstrução! Mas visto que os conóides são mais pequenos, ainda assim é possível eu fazer a gengivoplastia? Gostaria muito de saber! Muito obrigada!

    1. Sim, Alana. Mesmo tendo um conóide restaurado, é possível fazer a gengivoplastia. Procure um periodontista pra avaliar.

  98. Oi Ana, eu gostaria muito de ajuda, 5 anos atras usei aparelho, minha gengiva é bem maior que o meu dente, sempre tive o sorriso gengival, mas percebi que ela está bem maior, tenho muita vergonha de sorrir, sempre coloco a mão na boca pra tirar foto, faço um sorriso bem falso, o meu sonho é sorrir com livre espontanea vontade, um sorriso natural, eu gostaria de saber se no meu caso é uma gengivectomia ou uma gengivoplastia? Posso enviar uma foto dos meus dentes?

    1. Loyane, pela sia descrição me parece que houve hiperplasia gengival, aí seria uma gengivectomia. Mas é questão de avaliar e, na prática, acaba sendo a mesma coisa, pois a ideia é remover a gengiva excedente (tendo ela crescido ou sempre ter sido “grande”). Sugiro que você procure um dentista especialista em gengiva (periodontista) pra avaliar. Se quiser mandar a foto –> [email protected]

    1. Sim, Vitoria. Se não hoyver a higienização adequada, a gengivite pode causar nova hiperplasia gengival.

  99. Bom dia, Dra!
    A dentista da minha filha de 8 anos indicou a gengivectomia da distal dos elementos dentários 36 e 46, pois não conseguiu colocar o anel para o aparelho inferior, devido a excesso da gengiva. Gostaria de saber se esse procedimento para uma criança é comum? Muito dolorido? Estou muito insegura pois acho ela ainda muito pequena. Aguardo resposta por gentileza. Muito grata.

    1. Carla, sim, se é necessário pra que as bandas possam ser instaladas, ok. O procedimento não é dolorido, pois é feito com anestesia local.

  100. Boa noite, dra. Ana. A cirurgia de gengivectomia seria indicada para se fazer antes ou depois de colocar o aparelho ortodôntico?

    1. Maria, se for apenas uma gengivoplastia, pode ser feita antes ou depois. Se for uma genvivectomia mesmo, porque houve hiperplasia gengival, sugiro fazer antes. Procure um dentista / periodontista (especialista em gengiva) e faça uma avaliação.

  101. Cara Ana, bom dia!

    Eu tenho, segundo minha dentista, biprotusão, no entanto, com perfil harmônico. Pelo que li aqui, parece qua há casos em que não se aplica a gengivectomia, que é o recontorno, correto? O caso, é que na minha cidade, que é Juiz de Fora, já fui a quatro dentistas e tive dois sins e dois nãos! Eu poderia te enviar uma foto em boa definição para sua opinião apenas, para me ajudar com minha indefinição? É que, acompanhando o blog, seu julgamento me parece muito ajuizado e sensato!
    Muito obrigado, aguardo retorno!

  102. Dra, fiz a gengivoplastia, estou com o cimento ha 5 dias e notei que meu dente esta sensivel e está com um pouco de pus, isso é normal?

    1. Kah, deve ser só da cicatrização, mesmo. Converse com o dentista quando você for remover o cimento, mas acho que você não precisa se preocupar.

  103. Bom dia dra.

    Ja fiz clareamento dentario, posso fazer a cirurgia?? Corro algum risco de os dentes ficarem em tonalidade diferente??

    Obrigada.

    1. Não há “média”, Maria. Cada caso é um caso, é preciso procurar um dentista (periodontista) e fazer uma avaliação.

  104. Drª
    Queria parabenizá-la pelo texto muito esclarecedor e pela gentileza em responder a cada comentário. Eu fiz a gengivoplastia ha 2 dias e como meu dentista só atende uma vez por semana vim para a internet em busca de resposta para algumas dúvidas. No ato da cirurgia foi retirado em torno de 3mm de gengiva (nem eu sabia quanto dente “havia escondido” por baixo dela) e fiquei muito satisfeita no final da cirurgia. O Dr. colocou cimento cirúrgico e mesmo eu tendo tomado os cuidados necessários o cimento começou a cair no dia seguinte. Acontece que parece que a gengiva “se estendeu” no processo de cicatrização. No entorno do dente há uma pele de tom claro, meio amarela/branca que encobriu a área de onde a gengiva foi retirada. Minha dúvida é a seguinte: após a cicatrização essa área será novamente coberta por gengiva? Se for, considerarei que a cirurgia não alcançou êxito. Ou essa parte clara se retrai e o contorno da gengiva será de fato o recorte no ato da cirurgia? E a outra dúvida é em relação ao uso do cimento e do ponto. Isso teria alguma influência no processo de cicatrização? Achei que meu cimento caiu muito rápido e não sei se isso pode interferir no resultado.
    Obrigada desde já!
    Um abraço!

    1. Obrigada, Sarah 🙂 . A sua gengiva deve estar inchada ainda, então ela deve “voltar” um pouquinho, ainda. Dificilmente esse tipo de cirurgia não logra êxito, até porque o dentista faz as medições necessárias pra fazer a incisão no lugar certinho. O cimento às vezes cai no dia seguinte, às vezes depois de uma semana, às vezes nem cai e precisa ser removido pelo dentista… isso varia e não é um problema, em si.

  105. Boa noite Dra,
    Fiz a gengivectomia ha 4 dias, estou sentindo muita ardência e uma dor que incomoda muito, e esta muito dolorido para escovar, isso é normal ? Uso aparelho, isso dificulta também a escovação ?

    Abç,
    Dayane Oliveira.

    1. Sim Dayane, dada a situação, é esperado que esteja dolorido e que doa pra escovar. O uso de aparelho ortodôntico dificulta a escovação sim, por isso quem usa aparelho deve ter cuidado redobrado com a higienização.

  106. Olá doutora.
    Gostaria de saber se é normal um pequeno sangramento após a realização da gengivectomia, eu estou usando o cimento cirúrgico e na medida que estou salivando, percebo esses “pequenos sangramentos”.

  107. Oi Ana! Coloquei aparelho faz 3 meses… tem uma coisa que aconteceu com as pessoas que eu conheço que colocaram aparelho. A gengiva parece que aumentou e os dentes ficaram com um ar infantil… pequenos. Eu observo isso pq eu acho feio. Nao quero que os meus fiquem assim.

    1. Vanessa, nesses casos, quase sempre, a gengiva cresce por causa da gengivite, o que tem relação direta com uma má higiene. Pra isso não acontecer com você, portanto, basta escovar os dentes e usar o fio dental direitinho.

  108. Olá. Bom, fui fazer a manutenção do aparelho essa semana e o dentista dias que os dentes de cima já estão juntos, mas preciso fazer remoção de gengiva, pq pelo o que aparece, ta afastado. Eu queria seu email, se pudesse, pra mandar uma foto e meio que me tranquilizar, eu acho, pq to com muito medo de fazer isso. E eu queria saber se posso fazer usando o aparelho, pois eu to ansioso também e to em um período de “férias”, daí queria aproveitar pra fazer logo. E tenho um medo enorme das anestesias, nunca tive que usar e agora to com mais medo, pq terei. E os dentes de trás, quando eu sorrio, aparece gengiva demais, na minha opinião. Queria mandar fotos para você dá uma olhada assim por alto e me tranquilizar, se possível. Gostei muito do seu blog. Obrigado!

  109. Minha gengiva ficou assim depois de colocar aparelho. Preciso fazer cirurgia ou depois de tirar o aparelho volta ao normal?

    1. Henrique, a causa da hiperplasia gengival não é o aparelho, mas a higienização deficiente. Claro que o aparelho dificulta a limpeza, mas não dá pra dizer que remover o aparelho resolve o problema. Por enquanto, o que você tem que fazer é melhorar a escovação e usar criteriosamente o fio dental, assim a sua gengiva já deve regredir um pouco. Aí, se ela continuar “crescida”, só com cirurgia. Converse com o seu dentista.

  110. Olá,
    E quanto ao alinhamento dos demais dentes, pré-molares e molares. Eles devem acompanhar qual “linha”.
    Espero que responda, obrigada.

    1. Gabriele, não sei se entendi a sua pergunta… você quer saber a “altura” da gengiva de prés e molares em comparação aos dentes anteriores? A gengiva deles é mais “baixa”, mais ou menos na mesma altura em todos.

  111. Boa noite !
    Preciso fazer a gengivectomia devido ao uso de aparelho ortodôntico, e tenho que fazer a extração do siso, gostaria de saber depois da extração em quanto tempo poderá ser feita a gengivectomia ?

    1. Ulica, pode ser logo em seguida, mas pra não “judiar” muito de você, seria bom aguardar a remoção dos pontos e uma boa cicatrização inicial… então, pelo menos umas 2 semanas.

  112. Olá, eu fiz hoje uma gengivectomia e foi mexido no osso, o dentista não deu ponto mas colocou o cimento, mas meu dente esta roxo, isso e normal? O que pode ter acontecido? Será que ele vai ficar assim ?

    1. Silaine, o dente mesmo ou a gengiva é que está roxa? Porque a gengivectomia não tem nada a ver com o dente, ela não faria um dente mudar de cor…

  113. Olá, Drª! Estou pensando em realizar essa cirurgia mas gostaria de saber se, geralmente, ela precisa ser refeita esporadicamente. O que eu quero saber é: caso eu faça, após algum tempo a gengiva voltara a crescer (pq gengiva cresce ne rs) a ponto de ter que refazer o recontorno (para fins esteticos)? Pergunto isso para ter uma noção financeira mesmo, o que teria que ter de $ de x em x meses. Adorei o blog!

    1. Mara, não, o recontorno gengival para fins estéticos não é uma cirurgia que precise ser refeita. O que algumas vezes requer uma nova cirurgia – uma gengivectomia, no caso – é a hiperplasia gengival motivada por placa bacteriana, que é aquilo que acontece, por exemplo, quando a pessoa usa aparelho e não higieniza bem, aí a placa se acumula, causa gengivite, e a gengivite motiva uma hiperplasia. A diferença é que no recontorno gengival a gengiva sempre esteve saudável (o seu caso) e os fins são estéticos, já na necessidade de gengivectomia pode haver alguma alteração envolvida… por isso a chance de recidiva.

  114. Até que enfim, encontrei um site que eu possa ter respostas.
    Fiz a gengivectomia hoje e estou desesperada, fiz com um dr. bom, mas mesmo assim estou preocupada. Eu acho que ele não colocou o cimento cirurgico, pois eu saí do consultório com sangue entre os dentes e sangrou muito, fiquei bastante tempo num supermercado ao lado, tomei sorvete, mas ficou muito feio e inchado e com aquele sangue escuro, aspecto esmagado, muito muito feio, queria saber se isso é normal…
    O corte da gengiva também, parece que fiquei sem gengiva e com dentes enormes, a gengiva tá bem inchada.
    Como sei se o dentista tirou gengiva além no necessário?
    Esse cimento cirurgico q ele não usou em mim, tem algum problema em não usar?
    Estou bem tensa, parece que dá pra ver a raiz… não tenho mais quase gengiva.
    Estou desesperada.
    Agradeço desde já.

    1. Liliam, não é surpresa que você esteja achando seus dentes muito grandes, essa sensação é comum após uma gengivoplastia. Mas não acho que seu dentista tenha tirado gengiva demais, ele não faz isso no “chute”, há critérios pra isso. Nem sempre é necessário usar o cimento cirúrgico. Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias e aguarde, sua gengiva ainda está inchada e com aspecto ruim, durante o próximo mês ela vai cicatrizar bem e você poderá ficar mais tranquila quanto aos resultados.

  115. Oi, eu tenho que fazer essa plastica gengival. Mas gostaria de saber se leva ponto? Pq fui em dois medicos e um me disse que sim e outro que não… A que disse que não falou que só leva ponto quando tem que mexer no osso também.

    1. Natália, depende. Às vezes a decisão de dar ou não pontos é tomada apenas na conclusão da cirurgia. Cada caso é um caso, mas realmente, se for “mexido” em osso, vai ser necessário dar pontos.

  116. Olá Dra.!
    Depois de algumas buscas na Internet encontrei seu site! Percebi que responde todos os comentários, espero que possa tirar minha dúvida!
    Fiz a gengivoplastia na terça feira, não senti coceira, nem ardência, estou passando o gel antibacteriano em torno e no cimento cirurgico, tudo ok. Mas já está soltando pedaços do cimento, tenho q voltar na terça feira na minha periodontista para remover, segundo recomendações dela, mas ja saiu quase tudo. Posso remover em casa? Por não ter tido nenhuma reação acredito que o processo de cicatrização já está suficiente. E se sim, como seria essa remoção? Só umidificando mesmo?? Obrigada!

    1. Maria Luiza, melhor não remover por conta própria, você não tem o instrumental adequado e pode se machucar. Se cair, ok, mas o que não cair, sua dentista removerá na terça, com mais segurança.

  117. Olá Ana, amo seus blogs!
    Tenho 16 anos e estou aqui pois tenho uma dúvida, ou melhor medo rsrs… meu dentista me disse que terei que passar por esse procedimento, gengivectomia, e tenho muito medo, não da cirurgia gengival, mais odeio anestesia… e tenho pensado em pedir pro meu dentista para fazer isso logo, pois odeio pensar demais. Ai eu quero te perguntar se vc acha melhor fazer agora enquanto eu estou usando aparelho, ou depois que tirar ? O que vc acha ? E quanto quanto ao medo que tenho de anestesia, o que eu faço ? Meu dentista já utilizou 3 vezes anestesia em mim… quase morri rsrs não quis abrir a boca, esse medo me persegue, eu cismo que dói… 🙁 :'( quero vencer esse medo! Me ajuda 🙂

    1. Thalia, <3

      Você precisa fazer a gengivectomia mesmo ou uma gengivoplastia? Sua gengiva cresceu durante o tratamento ortodôntico ou é uma questão estética, de dar uma melhor contorno a ela? Se for uma hiperplasia, sugiro fazer agora. Se for por estética, sugiro fazer depois de concluído o tratamento ortodôntico. Quanto ao medo da anestesia, é uma questão complicada, mesmo... mas tenha em mente que a ideia é justamente que você não sinta dor durante o procedimento. É um pouco desconfortável? É, ninguém gosta de tomar anestesia, mas é uma "picadinha" totalmente suportável. Muita gente vê a anestesia como uma injeção comum, porém a agulha gengival é finíssima, flexível, muito menos dolorida do que uma agulha comum. Não sei se essas informações vão ajudar você de alguma forma, porque medo não é algo que se apegue à razão... mas eu acho que se você procurar racionalizar, pode ajudar. Vá tranquila!

      1. Ana, é uma questão de estética! É gengivectomia mesmo, meu dentista já disse… Ai quero fazer isso logo, não quero esperar, quero que passe esse sofrimento rápido, apesar do medo, estou ansiosa! 🙁 OMG

        1. Não que não dê pra fazer já… dá. É que é mais fácil de fazer e de higienizar sem o aparelho… mas converse com o seu dentista, aí vocês combinam o que ficar melhor.

  118. Olá, eu fiz uma gengivoplastia e eu já finalizei o tratamento ortodôntico há 3 meses e estou usando a contenção, todos os dias. Mas eu fiz a cirurgia e quando eu fui recolocar a contenção ela não entrou, ficou frouxa. Gostaria de saber o que eu devo fazer, devo ficar sem usa ela ou coloco frouxa mesmo? Tem perigo dos meus dentes entortarem? Vou ter que fazer outra contenção ou é só ajustar essa?

    1. Use assim mesmo, Thais. Mas seria bom que seu dentista verificasse, muitas vezes dá pra ajustar a contenção pra que ela fique mais firme, sem necessidade de fazer outra.

    1. Ana, apenas evitar grande esforço físico até a remoção dos pontos (se houver). Mas repouso propriamente dito, não.

  119. Oi Dra.
    Fiz a gengivoplastia em outubro e realmente deu uma diferença, mas entre os dentes a gengiva continua um pouco inchada, e em um dente ela voltou a crescer um pouco, você tem uma medicação pra que ela desinche?
    Muito obrigada!

    1. Juliana, se for inchaço mesmo, provavelmente é por causa de gengivite, já que a cirurgia foi feita há mais de 3 meses. Apenas escove muito bem a região inchada, mesmo que, eventualmente, sangre. O inchaço deve diminuir.

  120. Bom dia, dra.
    Ontem fiz a operação para redução de gengiva nos dois dentes que ficam entre os caninos e os centrais, mas tive impressão de que um deles ficou maior que o outro. Isso é normal? Vai igualar com a cicatrização? Obrigada.

    1. Victoria, pode ser só impressão por causa do inchaço. É melhor aguardar uma boa cicatrização inicial pra avaliar melhor.

    1. Paula, aguarde pelo menos a remoção dos pontos (se houver) ou cimento cirúrgico. Se você estiver se sentindo bem, 1 semana deve ser suficiente.

    1. Roberta, considerando a gengiva em cicatrização, esses sintomas são esperados sim. Você está com pontos? Se não, pode malhar sim, mas vá devagar.

  121. Olá Dra.
    Gostaria de saber qual o custo mais ou menos da gengivoplastia?? Uso aparelho há 3 anos e 2 meses e cresceu a gengiva, e agora esta cobrindo quase todos os meus dentes… Queria ter pelo menos uma base do custo!
    Desde de já agradeço!!!

    1. Joseane, isso varia muito… tem dentistas que cobram por grupo de dentes, outros por dente, outros por arco ou hemiarco. A melhor forma de saber quanto esse tipo de procedimento pode custar é procurando um dentista (preferencialmente um periodontista, que é o dentista especialista em gengiva) e fazendo uma avaliação. Enquanto isso, procure fazer uma higienização bem criteriosa, ok?!

  122. Olá, fiz ontem a gengivoplastia que foi um sucesso e ja estou com o cimento cirurgico, porem hoje eu percebi que tem varias bolhas de agua embaixo do meu lábio superior onde fica o cimento, queria saber o motivo.
    Obrigada.

    1. Leticia, ou é alguma irritação da mucosa da sua boca devido ao contato com o cimento ou, da mesma forma, pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. De qualquer forma, deve se resolver de forma espontânea nos próximos dias.

  123. OLA, FIZ ESSA CIRURGIA CHAMADA GENGIVECTOMIA, MINHA GENGIVA ESTA UM POUCO INCHADA, MAS TENHO DIFICULDADES DE ESCOVAR POR CONTA DOS PONTOS E DO APARELHO Q USO. QUAL A MELHOR MANEIRA PARA A ESCOVACAO?

    1. Maiane, procure escovar suavemente, com uma escova BEM macia. Não tem jeito, enquanto a gengiva estiver cicatrizando, vai haver essa dificuldade de escovação.

  124. Meu dentista colocou o cimento cirúrgico antes de fazer qualquer coisa (parece que limpar), realmente não sei que procedimento ele fará na próxima consulta. Isso faz algum sentido? Existe algum uso do cimento antes, e não depois de uma cirurgia?

    1. Não Carlos, o cimento é colocado apenas depois da cirurgia. Talvez o que ele tenha usado não seja um cimento cirúrgico. Você vai ter que conversar com ele pra ver o que ele pretende.

  125. Olá, vou fazer gengivoplastia, porém estou com muito medo da anestesia. São feitas quantas infiltrações por dente? E dói muito? Pode ser aplicada xilocaína pra amenizar?

    1. Laura, não é nem por dente, mas por área da gengiva. Então depende da abrangência da gengivoplastia. A anestesia em gengiva superior anterior pode ser um pouco chata sim, mas é rápido e isso garantirá a ausência de dor no procedimento. Sim, pode ser aplicado anestésico tópico. Converse com o seu dentista.

  126. Oi, tenho uma dúvida.
    Fiz esse procedimento no incisivo lateral ontem, pois a gengiva cobria mais o dente do que no outro incisivo lateral. Só que parece que o dentista tirou muito, pois está mais alto que os outros dentes. Queria saber se ele tirou a mais porque a gengiva volta um pouco depois da cicatrização completa ou se ela costuma ficar do jeito que está logo após a cirurgia.

    Obrigada.

    1. Marcia, com a cicatrização a gengiva deve ficar melhor posicionada, sim. Mas tenha em mente que a sua estranheza é, em parte, por causa da nova estética da sua gengiva.

      1. Ah tá,
        Fiquei com medo dele ter tirado a mais, a linha da gengiva desse lateral ficou acima da linha do central.

        Obrigada.

        1. Marcia, não tenho como afirmar se ele tirou a mais, mas acho improvável. Se tivesse tirado, a raiz do seu dente estaria aparecendo. Existe uma porção correta de gengiva a ser removida nesses casos, se esse dente estiver mesmo com a linha da gengiva acima dos demais, pode ser que os demais dentes também precisem de gengivectomia. É questão de avaliar com critério. Converse com o seu dentista.

  127. Olá, também sou dentista e recentemente fiz uma gengivectomia e uma gengivoplastia em um paciente, o qual necessitou de repouso e da entrega de um atestado em seu trabalho, foi aí que me surgiu a seguinte duvida, qual CID10 utilizar nesta situação? Coloco referente a presença de hiperplasia?
    Desde já grato pela atenção.

  128. Olá doutora,

    Gostaria de saber se há idade mínima para realizar o procedimento?
    Além disso, se o paciente fica com o cimento cirúrgico durante os 3 meses de cicatrização.

    Obrigado!

    1. Leonardo, em princípio, se todos os dentes permanentes já tiverem nascido, é possível fazer o procedimento. E não, o cimento cirúrgico geralmente fica só na primeira semana após a cirurgia.

        1. Até onde for preciso. Geralmente, de canino a canino. Mas pode ser feito em dentes posteriores também (embora a estética, nesse caso, não seja tão influente).

  129. Ana,

    Como faço pra saber quantos milímetros devo tirar de gengiva? No meu caso é só estética mesmo, acho meus dentes pequenos e penso que ficaria mais bonito se eu tirasse 1 mm de gengiva. E se eu me arrepender de ter tirado, tem algum procedimento que faz a gengiva crescer novamente? O que vc sugere? Obrigado.

    1. Lucas, essa medição é feita com uma sonda milimetrada. Com ela o dentista consegue verificar se há coroa dentária “escondida” pela gengiva, e só dá pra fazer a cirurgia se realmente estiver sobrando gengiva. Se não estiver (ou seja, se os seus dentes forem curtos mesmo), não dá, aí se exporia o começo da raiz do dente. Sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar. E pode ficar tranquilo, não conheço nenhum paciente que tenha se arrependido, pelo contrário. 😉

  130. Olá Doutora, bom dia!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo texto. Bem “entendível” para leigos, assim como eu rs. Vamos lá: Você já falou a respeito do preço, que isso depende de honorários do dentista, quantidade de dentes, etc. Fiz um orçamento em duas clínicas aqui de Indaiatuba-SP e para minha surpresa, os orçamentos foram bastante discrepantes. Uma clínica cobraria R$ 67 reais por dente, outra cobraria R$ 120,00 (quase o dobro). Sendo que as clínicas têm o mesmo padrão aparentemente e utilizam do mesmo método (convencional; bisturi). Diante disso, gostaria de uma opinião: O que vc achou do preço de ambas? Está dentro do “normal”?

    Muito obrigado, Pedro Bellone – SP

    1. Pedro, embora eu não trabalhe com cirurgia gengival, tenho uma colega que trabalha e, se não me engano, cobra entre R$ 150,00 e R$ 200,00 por dente. Então, por comparação, eu achei os valores passados pra você bem em conta.

  131. Olá, doutora.
    Como o dentista faz a avaliação pra saber se tem ou não gengiva pra ser tirada? Eu comecei a usar aparelho ha um mês, e os meus incisivos laterais desceram até a altura dos centrais. Entao, agora, a gengiva aparece demais, inclusive na parte dos dentes de tras. O meu caso é II de angle, tenho a arcada superior muito a frente da inferior. Isso interfere no meu problema? E o problema pode sumir quando a minha mordida for corrigida?

    1. A avaliação é clínica (visual) e também através de um instrumento (sonda) que verifica se há sobra de gengiva, ou seja, se há coroa dentária “escondida” sob a gengiva. A correção da mordida não garante a solução do problema.

        1. Não necessariamente, não dá pra relacionar as coisas assim. Mas pode ser que você tenha as maxilas “mais para baixo” mesmo, o que leva a um sorriso gengival. Nesse caso, a cirurgia ortognática pode estar indicada (embora existam outras opções menos invasivas, como a aplicação de toxina botulínica).

  132. Faço uso de aparelho ha 1 ano e sempre tive o sorriso daqueles que chamam de triste (que aparece gengiva no fundo), só que depois que coloquei o aparelho minha gengiva em alguns dentes da frente cresceu, não sei pq, já que me higienizo da maneira correta.
    Gostaria de fazer a remoção da gengiva, só que seria ideal esperar a retirada do aparelho ou já fazer ? Qual é a média de valores deste procedimento?

    Obrigada!!!

    1. Bruna, se a hiperplasia da gengiva for motivada por placa bacteriana, é melhor fazer a gengivectomia logo (ainda com o aparelho), até pra facilitar a higienização. Não existe uma “média” de valor, depende muito do caso e do profissional em questão.

  133. Vou ter q fazer extração de um dente para posicionar meus dentes no lugar, quero fazer a gengivectomia antes da extração, será q quando meus dentes sairem do lugar vai ficar ruim o resultado?

    1. Sabrina, o ideal seria que seus dentes já estivessem pelo menos alinhados pra se fazer a gengivectomia / gengivoplastia. Mas se seu dentista julgar que dá, ok. Não vai ficar ruim o resultado, não (não por causa disso, pelo menos).

    1. Silvia, consiste numa avaliação clínica feita pelo dentista. Ele vai considerar a necessidade de gengivectomia e/ou gengivoplastia e vai recomendar ou não que você faça o procedimento (e em que regiões da gengiva). É questão de procurar um dentista (o especialista em gengiva é o periodontista) pra avaliar.

  134. Bom dia Doutora,
    Como sempre, excelente texto. Parabéns!
    Eu uso aparelho ortodôntico, que deve ser retirado no próximo mês.
    Fiz o procedimento de gengivoplastia há uma semana.
    O Dr. utilizou o método tradicional, usando bisturi, pois ele não tem o equipamento a laser, que dizem ser menos invasivo.
    Gostaria de registrar aqui que não senti dor alguma, apenas uma ardência durante a cirurgia e que logo foi amenizada com a colocação do cimento cirurgico.
    Fico impressionada porque realmente está sendo zero dor, tanto que o medicamento para dor que o Dr. recomendou eu nem precisei tomar por não ter nenhum desconforto sequer.
    A unica incomodação no momento é realizar a escovação. Pois tem que ser de forma muito cuidadosa.
    Gostei bastante do resultado até então, porém minha gengiva ainda está bastante inchada.
    Quanto tempo, em média, demora para ela desinchar e voltar ao normal?
    Abraços, Karina.

    1. Obrigada, Karina (pelos parabéns e pelo testemunho, que tenho certeza que será muito útil para outros leitores do blog).

      A recuperação total da sua gengiva deve levar de 1 a 2 meses. Mas em mais 1 ou 2 semanas você já vai estar BEM melhor, é uma questão de dar tempo ao seu organismo pra se recuperar.

      1. Dia 23Out13 fui submetida a gengivoplastia e adorei o resultado. Fiz na Fac. Uniban com o aluno do 4º ano Welderson, não senti nenhuma dor e incomodo nem antes, durante e depois da cirurgia. Uma hora antes do procedimento o professor havia prescrevido 04 comp. de amoxilina de uma vez só. Pessoal foi e está sendo tão bom, que no mesmo dia eu comi normalmente e andei muito. Agora quanto a escovação tem que se tomar muito cuidado pois durante uns 03 dias fica um pouco sensível, e quanto ao inchaço eu não tenho é como se não tivesse feito. Bom, isso ocorreu comigo e espero que quem fizer venha a ter a mesma reação que o meu organismo teve.

    2. Eu provavelmente terei de fazer uma gengivoplastia e espero que meu sorriso seja realmente sem a gengiva aparecendo.
      Por gentileza, quanto vc pagou na sua cirurgia? Vc está contente com o resultado?
      Grata,

      Rosa

  135. Oi dra, acho que vou ter que fazer a gengivectomia pela hiperplasia gengival, fiz a raspagem mas nao resolveu, gostaria de saber o preço em media deste procedimento. Obrigada.

    1. Thais, reitero: procure um periodontista pra avaliar! Cada profissional faz seus próprios honorários, depende do número de dentes, etc..

  136. Eu já fiz isso!! Ahaha e sou muito grata ao meu dentista, porque o resultado foi ótimo e o melhor, não doeu nem incomodou nadinha depois… fui obrigada a fazer, mas se pudesse voltar atrás faria de novo.

  137. Olá doutora! É o seguinte, ontem eu fui na minha dentista para apertar o aparelho odontológico e ela me disse que eu poderia futuramente fazer uma gengivoplastia, por causa que um lado do meu sorriso é mais “aberto” do que o outro. Fui eu mesmo quem percebi isso e disse a ela. Resumindo, um lado do meu sorriso é mais “baixo” e o outro é mais “levantado”.
    O meu dente canino esquerdo é mais “baixo” do que o dente canino do lado direito, porém só tenho 15 anos e coloquei meu aparelho ha uns 5 meses. Você acha que meu dente canino ainda pode descer mais um pouco com o tempo?

    Se for algum caso de fazer uma gengivoplastia, os meus dentes vão ficar todos alinhados e proporcionais?

    Adorei o seu site, parabéns! Rio de Janeiro

    1. Diogo, os seus dentes podem estar realmente desalinhados (uns mais “altos” e outros mais “baixos”) ou isso ser apenas uma impressão por causa da estética gengival. Sugiro uma avaliação criteriosa da sua dentista pois, se o problema for de posicionamento dentário, não há necessidade de gengivoplastia. Se ao término do tratamento ortodôntico (ou do alinhamento / nivelamento dos dentes, pelo menos) for notado que a gengiva ainda interfere na estética, aí vocês podem pensar numa gengivoplastia.

    1. Não tem “média”, Juliana. É preciso procurar um dentista / periodontista pra avaliar o seu caso em específico. Cada caso é um caso.

  138. Faz muitos anos q extrai meus dentes, quase tudo, a gengiva ja desgastou, acho q nao segura mais a protese, o q eu faço, tem jeito?

    1. Francisco, se não houver osso suficiente, a prótese pode ser fixada com fixadores de dentadura do tipo “Corega”. Mas Sempre há a possibilidade de fazer um enxerto ósseo (“colocar” osso) pra se instalar implantes, que são como “parafusos” que servem para segurar a prótese (que pode ser removível ou fixa). Ou seja, jeito sempre tem! Procure um dentista pra avaliar.

    1. Tatavitto, considerando que o público do blog é leigo no assunto, até que tá detalhado demais! 😉 Você gostaria de alguma informação específica sobre o assunto?

      E obrigada. 🙂

  139. Excelente texto como sempre!
    Faremos anexo com fotos reais mto em breve!
    Inclusive tenho gengivectomia e gengivoplastia! hahaha
    bjooooooo

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista