Bolinhas no fundo da língua… têm cura?


Papilas valadas BEM DE PERTO

Por algum motivo, certo dia você resolveu colocar a língua para fora e olhar bem no fundo da garganta… todo mundo já fez isso alguma vez na vida. Amígdalas (tonsilas palatinas), ok. Campainha (úvula), ok. Garganta limpa, sem aspecto de inflamação… MAS DE ONDE VIERAM ESSAS BOLHAS NO FUNDO DA MINHA LÍNGUA?

E agora, faz o quê? Agora, você vai na Internet e pergunta pra qualquer um o que pode ser isso (é ou não é?) :). Felizmente, você acabou chegando aqui, num blog de Odontologia escrito por uma dentista, e não no Yahoo! Respostas. Ufa. Vamos lá… o que são essas tais bolinhas no fundo da língua? É grave?

É natural a preocupação, principalmente se você encontra algo no seu corpo que nunca viu antes. Mas gente… calma. Essas bolinhas ou “bolhas” na verdade são papilas gustativas, as papilas valadas (ou circunvaladas). Elas são bem maiores que as demais papilas e ficam bem na base da língua, distribuídas em forma de V. E por que elas estão inchadas? Não estão. Elas são grandes assim mesmo… é que você nunca tinha percebido.

Papilas gustativas e suas funções

As papilas valadas são responsáveis por sentir o gosto amargo. Pode perceber… o amargo a gente sente bem no fundo da garganta. São elas trabalhando.

Em resumo: as bolinhas no fundo da língua não têm cura… porque não precisam de cura. Elas são totalmente normais e esperadas. De qualquer forma, sempre que você achar alguma coisa “estranha” na sua boca, não hesite em procurar um dentista pra examinar. Estamos aí pra isso.

E pode ficar tranquilo… disso você não morre! :)

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

916 comentários

  1. Boa noite Dra.
    Eu notei que ha alguns meses possuo na parte lateral da língua (precisamente do lado direito) uma linha branca de aproximadamente 3 cm, sempre escovo e nunca sai essa faixa branca, mas ela não dói e tambem não incomoda, mas creio que pode ser alguma doença silenciosa.
    Melhor blog que já vi sobre saúde bucal. Deus te abençoe.

    1. Obrigada, Samuel. :)

      Provavelmente essa “linha” é um sinal de mordiscamento (o branco seria uma acúmulo de queratina), sem maiores consequências. Observe se muda de aspecto. De qualquer forma, se você for ficar mais tranquilo, procure um dentista pra avaliar.

  2. Olá. Tem uma bolinha um pouco esbranquiçada no fundo da minha língua, achei que fosse essa papila mas ela está meio branca e não é normal… então estou preocupado. O que pode ser?

    1. Carlos, pode ser normal, sim… talvez a papila esteja esbranquiçada por causa de saburra (uma camada de resíduos, células mortas, etc.). Escove bem a língua, e se continuar assim, procure um dentista pra avaliar.

  3. Bom dia Ana, essa semana notei a existência dessas “bolhas” no fundo da língua, mas ao ler seu post vi que na minha língua elas não possuem esse formato em V, são meio espalhadas, mas são somente no fundo da língua mesmo. Existe algum problema nisso?

  4. Dra, boa tarde!
    Hoje reparei tambem essas bolinhas, que nunca tinha visto… rs… mas reparei porque estou ha uns 5 meses com um mau halito que nao passa de jeito nenhum, eu acabo de escovar os dentes, uso fio dental, limpo a lingua, passo enxaguante bucal… e em 5 minutos ja estou sentindo o gosto ruim na boca novamente. Nao é nada com os dentes, estao em boas condicoes, o dentista informou. Qual medico posso procurar para saber o que é? Pode ser algo que nao consigo limpar, no fundo da lingua?

    1. Rafaela, se a cor é a mesma da língua, bom sinal. Mas não tenho como dizer o que é ou pode ser apenas com base na sua descrição. As lesões de HPV são pápulas, mas não sei se as suas “bolinhas” são também. Enfim, pra ter certeza do que é (e se realmente é alguma coisa), procure um dentista pra avaliar.

  5. Bom dia Dra. Ana.

    Preciso de um bom estomatologista em Maringa, voce poderia me indicar? Tenho um incomodo embaixo da lingua e no soalho da boca, mas que não consigo visualizar, mas me incomoda bastante. Ja fui a 2 dentistas, mas como não são especialistas, não obtive resposta.

    Fico no aguardo, obrigado !

      1. Dra. Ana, liguei no consultório dele, mas a secretária dele disse que o Dr. agora só atende a área odontológica, não atende mais estomatologia.
        Ela falou com ele para pedir indicação de outro outro estomatologista, mas em Maringa ele não conhece.

        Voce teria outra indicação para me dar? Caso não tenha, vou marcar uma consulta com ele mesmo, para fazer um orçamento dentário e ai conto pra ele meu problema, rsrsrsrs quem sabe ele atende…

        Muito obrigado novamente pelo seu auxilio!

        1. Faça isso, Ricardo… marque a consulta. Não imagino área mais odontológica que a Estomatologia! Creio que ele não deva mais estar fazendo biópsias, mas certamente ela vai avaliar você por completo, é impossível atender um paciente sem ser “meio” estomatologista, afinal Estomatologia é Diagnóstico Bucal. Ele vai ajudar você, sim. :)

    1. Bom dia doutora Ana, meu nome é Gizele.
      E há alguns dias eu estava sentindo minha língua puxando e doía um pouco na hora e depois surgia um caroço e sumia.
      E hoje acordei com um caroço doloroso e grande do lado esquerdo com uma bolinha em cima.

      1. Gizele, caroço onde? Embaixo da língua? Pode ser várias coisas: um abscesso, uma cálculo salivar, uma mucocele / rânula… depende. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  6. Primeiro, parabéns pelo blog! Realmente é sorte nossa encontrar páginas assim na internet. Sempre que posso busco fazer o mesmo, mas no ramo do Direito, pois difundir conhecimento é iniciativa de poucos, quando deveria ser dever de todos. Então, parabéns mais uma vez!

    Quanto a postagem, ha pouco descobri que tenho uma única papila na ponta da língua, ou seja, difente da região normal, mas como a próxima visita ao dentista vai ser só próximo mês, gostaria de saber se é normal e se pode ser retirada? Obrigado!

    1. Obrigada Romário, concordo com você… conhecimento é ouro! 😉

      Pode ser só um papila inflamada, sem maiores consequências. Sendo isso, ela regride espontaneamente, nem é preciso intervir.

  7. Tenho bolhas no fundo da boca (orofaringe), bom não consigo ver direito, mas pelo o q eu consegui ver elas tem uma aparência de mucocele, e gostaria de saber se é normal. Fiquei um pouco preocupado.

  8. Olá, tenho umas bolinhas no fundo da minha língua, descobri isso faz um tempo já, nunca tive elas, elas apareceram do nada, acordei de manhã com um gosto horrível na boca, ácido, não sei mt bem como explicar, porém não sentia gosto de nada, aí orei, por ser evangélica falei com Deus, passei óleo ungido… Fui logo procurar na net, logo de cara apareceu hipóteses que poderia ser hpv, porém fui ver as fotos e não tem nada ver com as bolinhas no fundo da língua centralizadas no meio… Porém isto está me deixando com mau halito, a minha “baba” é com um cheiro ruim também… Gostaria de saber o que poderia ser, e se tem algum tratamento, não aguento mais escovar os dentes toda hora depois que como ou tomo algo! Por favor me ajude rsrs

    1. Stefanny, e não seriam as “bolinhas” das quais falo no texto? Se forem, elas são completamente normais e sempre estiveram aí… você que nunca reparou. O que pode acontecer é elas ficarem “irritadas”, talvez por alguma coisa mais ácida que você tenha comido, por exemplo. Mas só. De qualquer forma, sugiro a avaliação de um dentista ou otorrinolaringologista.

    1. Depende, José… pela sua descrição não dá pra ter certeza de que “bolhas” você fala, mas creio que seja a textura da parece da orofaringe. Deve ser normal sim, principalmente se você não tem nenhum sintoma associado (dor, inchaço, etc..).

  9. Tenho exatamente essas bolinhas no fundo da língua em forma de V, mas elas estão me causando um incômodo. Uma sensação de garganta inflamada, estou tendo dificuldades até pra comer. Ainda assim é normal? E o que posso fazer pra melhorar?

    1. É normal que elas estejam lá, Natália… o que não é normal é que elas incomodem. Provavelmente é uma inflamação na garganta. Se continuar assim nos próximos dias, procure um médico pra avaliar.

  10. Adorei o começo do texto Ana, foi bem o que aconteceu, só que eu estava esfregando a língua no céu da boca e senti as bolinhas maiores. Achei que estava com algum tipo de inflamação e fui pesquisar, e como você disse, acabei caindo aqui no blog. Muito obrigada por tirar minha dúvida.

  11. Ao findo de minha língua, bem nos cantos, essas bolinhas estão inflamadas me causando incômodo. Noto também ela um pouco amassada nos lados mais a frente.
    Dias atrás tive dores no abdomen causando gases e poucas vezes fui ao banheiro sentindo o intestino um pouco preso. No momento o abdomen encontra-se melhor, porém a lingua continua, ou está pior. Tem ligação uma coisa com a outra? O que seria?
    Desde já sou muito grato pela atenção.

    1. Marcio, uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra, não. A causa do problema na língua pode ser local ou sistêmico (de um problema de saúde geral). Sugiro a avaliação de um médico.

  12. Ola… tenho 28 anos e também tenho as bolinhas no fundo da lingua… já vi pelo texto que são normais e fico tranquilo… minha duvida é que na lateral da lingua sempre aparecem aftas, mesmo quando não tem afta eu vejo que não é lisa e sim aspera… qual medico procuro?

  13. Olá. Nunca tinha parado para reparar na minha língua, mas há umas semanas notei que as papilas gustativas de um lado da borda da língua estão um pouco maiores que as do outro lado. Elas não coçam, não ardem e não causam dor e estão do mesmo tamanho das papilas que são mais perceptíveis (não as do fundo da língua, aquelas mais pequenas que se parecem com bolinhas vermelhas). Não sei se elas foram sempre assim ou se isso é algum problema… Gostaria de saber se é normal pois estou preocupada!! Grata pela atenção :)

    1. Fany, em princípio não revela anormalidade. Elas podem ser apenas um pouco maiores, mesmo. Fique de olho, se o aspecto mudar ou se começar a doer, por exemplo, procure um dentista pra avaliar.

      1. Nossa, doutora! Eu to com esse trem na minha lingua, reparei ha 20 minutos atras, e ja fiquei doido pensando coisas, mas ja vi que isso tudo e normal e estou mais tranquilo, mas que me deu um susto isso eu nao posso negar! OBG.

  14. Bom dia,
    Estou com umas pequenas bolhas na região das papilas foliadas (ou seja na borda lateral superior da lingua). Tem de um lado, e do outro nao. Não doem. Não sei ha quanto tempo elas estão ali, pois só vi na semana passada. É uma cor vermelha, parecida com a cor da lingua. O que pode ser?

    1. Pode ser a hiperplasia dessas papilas, Glaucia. As causas vão desde o atrito com os dentes até questões hormonais. Mas, em princípio, não é algo que requeira preocupação. De qualquer forma, é bom procurar um dentista pra avaliar.

        1. Hiperplasia é, por definição, um crescimento tecidual aumentado… ou seja: as papilas estão maiores do que deveriam ser. Mas isso, em si, não é grave e nem tem a ver com bruxismo, a não ser que você esteja mordendo sem querer, recorrentemente, essa região da língua.

      1. Sim, Glaucia… pelo menos um pré-diagnóstico. Nem sempre é possível diagnosticar de forma definitiva sem uma biópsia. De qualquer forma, o profissional mais indicado pra esse tipo de avaliação, em caso de lesões em boca, é o dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal).

  15. Olá doutora, bom, tenho 19 anos e desde que me conheci por gente (infância) eu tenho uma mania incontrolável de morder a língua, sangra, dói, cria aftas e mesmo assim não consigo parar, sai até lágrima dos olhos, mas parece algo que toma conta de mim, quando vejo o estrago já foi feito… Tenho mania de morder somente a língua, ou com os dentes ou com as unhas, não sei por que tenho isso, desde criança… Fiz algumas pesquisas no tio google e não senti tanta confiança nas respostas, o que me assustou é que pode causar câncer na língua/boca, sério, acho que essa mania vai morrer junto comigo, porque não consigo parar ! Já madruguei mordendo a língua, de perder o sono e sentir uma fadiga enorme! Já passei bicarbonato, pasta de dente, até sal puro e pedra hume… não resolve. :/ Ficarei grata pela resposta :) Beijos !

    1. Thaina, me parece que a causa disso não é física, mas psicológica: estresse e ansiedade. Dessa forma, ficar passando o que for na língua não vai resolver, mesmo. Quando há lesões, ok, você pode passar alguma coisa pra aliviar os sintomas (pomadas ou fazer bochechos anti-inflamatórios), mas isso só trata as lesões, não a causa delas. Sugiro que você procure um(a) psicólogo(a) pra investigar a motivação que leva a esse hábito.

  16. Olá doutora, tenho 15 anos e tenho as papilas gustativas maiores, bem lá no fundo da lingua, onde elas são maiores, reparei na lateral da língua, bem no fundo dela, umas bolinhas que se assemelham com as papilas… o que poderia ser? São da cor da língua, não incomodam, não sangram, apenas estão lá e nunca tinha visto, o que poderia ser? Obrigado desde já… Feliz Natal

  17. Boa tarde. Há poucos dias resolvi olhar a minha língua e percebi 3 bolinhas (do tamanho de bolhas bem pequenas) na lateral direita ao fundo, do lado esquerdo não tem nada. As bolinhas tem a cor da própria língua e estão juntas, e não doem. O que pode ser?

  18. Olá! Dra. Ana, há 20 dias me apareceu debaixo da língua uma bolinha no início do freio (assoalho da boca) lado oposto das duas glandulas salivares maiores. Ela aumenta e diminui de tamanho no decorrer do dia. Já fui ao dentista, embora não seja semiologista/estomatologista disse achar ser mucocele. Ela é mais avermelhada e tem um risco branco (no início parecia ser uma massinha que soltava da ponta quando murcha). Posteriormente fui a um estomatologista que “acha” ser o mesmo e me disse para não me preocupar porque não é nada infeccioso. Me indicou um enxaguante bucal / gel para aplicação local após tê-la estourado (disse que a bolinha expulsou um liquido e havia sangue dentro da película). São vinte dias de tratamento, mas dentro de uma semana ela está crescendo novamente. Fiquei preocupado, pois o otorrinolaringologista disse que ela não tem uma ponta branca. Falei para o dentista que quando murcha, parece um caninho endurecido. Ele radiografou e verificou que as raizes estão saudáveis. Estou ficando paranóico. Acredito que terei que retornar para fazer a biópsia como proposto caso não normalizasse. :(

    1. Wellinton, parece ser mucocele, mesmo. Outra possibilidade é que seja um cálculo obstruindo o ducto salivar. Nesse caso o cálculo certamente apareceria numa radiografia panorâmica.

  19. Dra. Também tenho a língua como aquela do Marcelo, você falou em saburra e queratinização, será que não pode ter como causa e candida também? E se for saburra ou queratinização, como tratar? Pois ficam na base da língua, talvez tenha na entrada da garganta também.

    1. A minha filha de dois anos e meio tem também, mas não são várias bolinhas, é apenas uma. Percebi isso quando ela tinha um pouco mais de um ano e na época alguns médicos falaram que era preciso fazer uma cirurgia para retirar. Hoje percebo que está um pouco maior, a bolha fica no final da língua, bem no meio. Estou muito preocupada, será que é caso de cirurgia mesmo?

      1. Joyce, no caso da sua filha, se foi proposto até cirurgia, não se trata de uma papila valada, como explico no texto. É outra coisa. E eu acho que os médicos não indicariam cirurgia se não fosse necessário. Sugiro que você a leve num dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal) pra avaliar.

  20. Olá! Em mim, na volta dessas bolinhas que você disse, existem bolinhas brancas, o que pode ser?
    http://tinypic.com/r/1znadsp/9
    Ai na foto elas parecem ser quase da cor da língua, mas é por causa do flash… Na verdade são bem brancas! Perguntei pra otorrino e ela disse que não era Candida, mas será que não é um fungo? A médica estava focada em tratar minha amigdalite e nem deu bola para isso. Cheguei a usar 4 antibióticos para curar amigdalite e complicações, mas antes mesmo de usar eles, já estava com essa bolinhas. Devo me preocupar?

    1. Não me parece nada específico, Marcelo. Pode ser acúmulo de saburro (resíduos sobre a língua) ou uma maior queratinização no local que você aponta. Não acho que seja fúngico. Acho que você não precisa se preocupar.

  21. Oi Ana, estou com essas bolinhas na garganta, elas incomondam como se fossem um cabelo preso na garganta, é a primeira vez q tenho isso, estou com muito medo, e normal incomodar assim?

    1. Cintia, normal não é. Mas pode ser um incômodo passageiro, por causa de irritação / inflamação na garganta, por exemplo. Se esse incômodo não passar nos próximos dias, procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  22. Oi Ana! Tudo bem?
    Eu sempre compro umas balas depois de sair do colégio que ardem DEMAIS!! Você acha que deve ser isso? Acha que se eu parar de comer pode passar?
    Obs: as bolinhas são vermelhas e ficam lá no fundo da língua, que tu explicou.
    Desde já agradeço! =)

  23. Oi Ana! Tudo bem?
    Estou com essas bolinhas vermelhas no fundo da língua há quase 4 meses, ainda não falei nada disto para minha mãe, elas não incomodam nem um pouco, até parece que eu não tenho, elas não mudam ou aparecem mais, se eu beijar alguém pode passar para a pessoa isto? E também me explica alguma coisa que pode ter causado isto.
    Obs: tenho 12 anos
    Desde já agradeço!! =)

    1. Leonardo, pela sua descrição essas “bolinhas” são apenas papilas da língua. Todo mundo tem, inclusive você e eu. Não é preciso tratar e nem se preocupar com elas, elas são completamente normais e não-contagiosas. Pode ficar tranquilo.

        1. Tauan, difícil dizer ao certo… pode ser candidíase, por exemplo. Mas não dá pra afirmar só com base no seu relato… procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  24. Dra, há uns 2 meses minha língua começou a ser marcada pelos dentes, esses dias percebi que na lateral da língua bem lá no fundo vi uma pelinha da língua saindo, tipo uma carninha, e do outro lado também está formando, o que será? Será que estou mordendo o fundo da língua involuntariamente?

  25. Boa noite, faz alguns dias percebi no fundo da língua umas 2 bolinhas da cor da língua, bem saltadas, parecem pequenas verrugas, enfiei o dedo bem no fundo da lingua pra dentro da garganta e senti umas bolinhas tbem, isso é normal? E venho sentindo ardor na garganta, como se tivesse com dor de garganta.

  26. Olá doutora, minha filha está com a língua geográfica já tem 2 dias, ela não consegue dormir e nem comer ou tomar nada, a não ser ontem a noite que ela conseguiu com muito esforço comer banana amassada e tomar água numa seringa, ela tem 9 anos, os remédios que estou dando para ela são nistatina e mel rosado, foi o que me receitaram para dar para ela, desde já agradeço. Deus os abençoe.

  27. Boa tarde Dra. Ana, estou com umas bolinhas no fundo da garganta, parece areia incômoda, nunca tive isso antes e quando eu engulo saliva, e qnd eu como algo, parece que arde, estou com medo, queria saber o que é, pensei que fosse tireóide, obrigada pela atenção !!!

  28. Olá doutora, bom dia! Há 3 dias tenho sentido uns relevos no final da lingua como se fosse algumas bolinhas e também uma leve irritação na garganta, quando eu engulo a saliva sinto como se tivesse algo entre o final da língua e a garganta. Esses sintomas estão me deixando preocupada. Pretendo procurar uma dentista ou um otorrino antes, mas ouvir opinião de outros profissionais sempre é bom. Se possivel eu gostaria que a senhora avaliasse pelo menos por foto.
    Grata!

  29. Olá, doutora! Tudo bem?
    É normal essas papilas serem mais salientes de um lado do que do outro? Quando eu olho o fundo da minha língua, vejo duas bolinhas “saltadas” do lado esquerdo, próximas ao centro, grudadas uma na outra. Já do lado direito não vejo nada.
    Obrigado!

  30. Olá dra. Meu namorado foi ao dentista, e alguns dias depois percebeu que apareceu um caroço no fim da garganta e alguns caroços pequenos que não doem na língua. O que pode ser?

    1. Carla, difícil dizer ao certo só com base no seu relato. Os “caroços” pequenos podem ser as papilas valadas, que são normais, como explico no texto. Se esses “caroços” permanecerem nos próximos dias, diga que ele procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  31. Oi doutora, o meu namorado está com essa bolinhas no fundo da língua, após alguns dias senti a minha garganta doer, quando fui olhar eram as tais bolinhas, o que eu faço ? Meu namorado já procurou vários dentistas mas nenhum está sabendo identificar essas bolinhas no fundo da língua, por favor me ajude, estou com muito medo. Desde já agradeço.

    1. Daiane, essas bolinhas devem ser as papilas valadas, como explico no texto… você tem, seu namorado tem… até eu tenho! É normal. A sua garganta pode estar inflamada, por isso dói, mas nada tem a ver com a presença dessas papilas. Pode ficar tranquila.

  32. Olá Doutora, estou com duas feridinhas bem pequenas na lingua do lado do segundo molar, elas parecem aftas e doem muito, eu uso aparelho ortondontico, será que é por causa dele? Já é a segunda vez que elas aparecem e doi bastante, gostaria de saber sua opinião! Desde já agradeço.

    1. Marcela, pode ser por causa do aparelho, sim. Pode ser também porque, como seus dentes estão se movimentando, você está mordendo diferente, e machucando a língua de vez em quando.

  33. Ola boa tarde, minha garganta estava incomodando um pouco, ai decidi olhar e vi uns carocinhos no final da lingua, nao doi só fica que nem tivesse algo entalado na minha garganta, e normal ?

    1. Allycia, se forem as papilas valadas, como explico no texto, elas são normais, sim. Se essa sensação de algo entalado na garganta continuar nos próximos dias, procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  34. Boa tarde, Dra. Ana
    Acordei com um incomodo quando engolia, verificando a minha garganta percebi uma bolinha mais avermelhada e maior diferente das outras na base da lingua. Com o cotonete toquei nela e esta bem dolorido! Vc acha melhor procurar um dentista ou um otorrino? A unica coisa que estou fazendo é fazendo gargarejo com antisseptico bucal.

    Abs

    1. Marcia, provavelmente é uma “irritação” passageira. Aguarde mais alguns dias, se não melhorar, procure um dentista pra avaliar. Pode ser um otorrino, também.

    1. Victor, difícil afirmar apenas com base na sua descrição, mas me parece que são as papilas valadas, das quais falo no texto. Elas podem estar um pouco “irritadas”, mas são normais.

    1. Maicon, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser apenas uma irritação por causa de algo que você comeu, por exemplo. Se continar assim, procure um dentista ou otorrinolaringologista pra avaliar.

  35. Dra. ha meses vem saindo uma bolhinha embaixo da minha lingua, ela tem o aspecto branco cheio de um liquido branco liquento, ai estoura ou eu msm estouro, ai volta a sair novamente, o que o pode ser???

  36. Olá Dra. As papilas foliadas do lado direito da minha língua são mais salientes do que as do lado esquerdo. A primeira vez que reparei nisso foi há 7 meses atrás e a dentista não valorizou, disse que podia ser alguma irritação. Passados 7 meses continuam iguais, não cresceram, não diminuíram, não doem, não há ardência, não incomodam, não “saem” fora da língua. Pode ser algum sinal de algo grave? Se estiverem inflamadas por causa de um dente onde tocam é possível que inflamem durante tanto tempo e sem sintomas? Desde que reparei por observação de rotina há 7 meses que estão sempre iguais. Obrigado.

    1. Al, pode ser apenas uma característica sua… elas são maiores de um lado do que de outro. Na ausência de outros sintomas e, considerando que a dentista já avaliou, acho que você não precisa se preocupar.

  37. Olá, sinto um incomodo na garganta e vi que são cáseos. Recentemente comecei exalar um cheiro forte de odor semelhante ao dos cáseos pelo nariz, como se viesse da garganta. O que pode ser? Me ajude!

    1. George, pode ser algo na garganta mesmo, uma irritação / inflamação. Se isso persistir pelos próximos dias, procure um médico otorrinolaringologista ou clínico geral pra avaliar.

  38. Bem, é que essas mesmas bolinhas se estenderam pela minha garganta, até perto do diafragma tem. E quando eu engulo o gosto sinto como se algo estivesse entalado. Já estou com medo ??

    1. Matheus, nao sei exatamente o que seriam essas bolinhas, talvez elas até já estivessem aí antes do gengibre e você nunca as viu. Mas considerando que elas apareceram por causa do gengibre, elas devem desaparecer de forma espontânea. Se não, procure um dentista pra avaliar.

  39. Doutora, fui no otorrino e ele recomendou usar o PANTOCAL referente a essas bolinhas no fundo da lingua, o que a senhora acha? A dentista disse que sao essas glandulas.

    1. Matheus, o Pantocal é usado no tratamento de esofagite de refluxo. Pode ser que as suas papilas estejam um pouco aumentadas / irritadas por causa disso, mas elas, em si, continuam sendo normais. Use a medicação como seu médico prescreveu e, se não melhorar, ele vai reavaliar.

    1. Matheus, uma inflamação / infecção de garganta… ou só uma “irritação” mesmo, sem maiores consequências. Se continuar assim nos próximos dias, procure um médico (clínico geral ou otorrinolaringologista) pra avaliar.

  40. Oi Ana, tenho um problema que achei hoje de manhã, tem pequenas bolinhas no lado direito e esquerdo da minha língua que ardem, não sei o que é, por favor me ajude!!!

    1. Adriel, não dá pra dizer exatamente o que é apenas com base na sua descrição, mas se essas bolinhas ocorrem dos 2 lados, provavelmente são apenas papilas gustativas. Podem estar ardendo por causa de alguma coisa mais ácida ou picante que você comeu, por exemplo. Se continuar incomodando nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  41. Boa tarde, doutora. Há uns 2 dias mais ou menos notei algumas bolinhas maiores no fundo da língua, dos dois lados, são quase da cor da língua e grandinhas em relação as outras papilas. Pelo menos 3 ordenadas e juntinhas, e algumas afastadas em direção a base da língua. Acontece que esses dias vi uma matéria sobre HPV e fiquei encucada, porque nunca havia notado o fundo da minha língua, ou pelo menos essas bolinhas.
    Elas não doem, mas minha garganta está arranhando um pouco, talvez pelo fato de eu ficar checando toda hora. Tenho dentista dia 16. Espero que seja normal.

  42. Ufa!!! Ainda bem, ja estava preocupado. Por isso que eu estava com um gosto amargo na boca e fui olhar minha lingua e vi essas bolhas la no fundo. Me assustei na hora. Mas mesmo assim é sempre bom visitar um dentista. Obrigado.

  43. Olá doutora. Hoje tava doendo minha língua e quando fui ver tinha muitas bolinhas à frente e atrás que me doíam bastante. Pode me esclarecer pra saber o que é? Obg

    1. Aramis, não dá pra dizer apenas pela sua descrição… mas se há dor, sugiro que você procure um dentista pra avaliar. Podem ser papilas da língua que inflamaram, por exemplo.

      1. Oi, boa tarde dra, saiu uma bolinha próximo ao freio da língua do lado direito, e gostaria de saber o que e isso, estou muito preocupada, pois já estou achando que e um câncer bucal, por favor me responda, obrigada!

        1. Eliane, não dá pra dizer exatamente do que se trata só com base na sua descrição… mas “bolinhas próximas ao freio da língua” não costumam ser câncer, não. Procure se acalmar. Se isso permanecer pelos próximos dias, procure um dentista pra avaliar. Pode ser só uma “bolinha” mesmo, sem maiores consequências.

  44. Boa tarde… doutora ha pouco tempo 4/5 dias senti uma bola tipo um caroço no centro da lingua, nao me doi nem nada, ela ja diminuiu um pouquinho de tamanho, mas ainda sinto… e so dei fé quando me nasceu uma afta… me esclareca, obrigado.

    1. Rui, é bem estranho que haja um caroço assim no meio da sua língua, principalmente se ele apareceu, cresceu e e está diminuindo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar clinicamente. Pode ser algo inflamatório / infeccioso.

  45. Dra. Eu tenho duas dessas papilas na base da língua, elas estão com um tamanho um pouco elevadas, ficam bem no meio da língua, sendo na base, e percebi que o restante da base também estão ficando com esse tamanho elevado, como que crescendo também, estou preocupado. Isso é normal? Esse elevamento do restante da base? Elas não estão incomodando. Obrigado pela atenção.

  46. Ola dentista, minha gengiva do fundo esta doendo um pouco, principalmente quando mastigo pão e comida, até pra escovar dói um pouco, sera preciso arrancar outro dente, ja arranquei um, e sera que ficarei bangelo dps de arrancar dente, fica caindo comida neles, tenho 16 anos.

  47. Olá doutora, percebi essa semana bolinhas na parte de baixo da lingua, não são as bolinhas do freio que produzem saliva, é um pouco mais acima… São da cor da língua mesmo e não incomodam. Queria saber se é normal. Obrigada.

  48. Olá, Doutora, tudo bem? Hoje de manhã ao escovar a boca percebi várias bolinhas vermelhas pela minha língua, não só na ponta. Elas variam de tamanho, e eu acho que algumas são altorrelevo pelo meio da língua. Fiquei em pânico achando que poderia ser algo como HPV, Câncer, Saburra Língual, etc. Estou na dúvida. Seria uma alergia ou inflamação? Não havia percebido antes. Obrigado.

    1. Cleiton, difícil dizer do que se trata sem examinar você. Podem ser papilas inflamadas, por exemplo. Se sua lingua continuar assim pelos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

      1. Doutora, eu tambem estou na mesma situacao, ha umas 3 a 4 semanas essas bolinhas apareceram na minha lingua, mas em mim apareceram apenas na regiao onde na imagem acima estao marcadas as papilas conicas, e algumas tambem estao em alto relevo, me assustei muito, fui a um dentista que me passou um enxaguante bucal, mas ate agora nao houve mudanca alguma… tem como eu enviar algumas fotos para que possa analisar e me ajudar, talvez?! Por favo,r te agradeco! =/

          1. Ola doutora, enviei o e-mail com fotos pra senhora, por favor se puder me ajudar agradeceria muito =/ Pois ainda continuo com o tal problema…

  49. Boa noite, percebi essas bolinhas no fundo da minha língua ontem, mas volta e meia sinto um sabor amargo na boca, mesmo quando escovo os dentes e a língua também, mas nao é mau hálito, pois nao tem cheiro. O que pode ser isso? Parece que essas bolinhas “soltam” um sabor amargo…

    1. Lara, não acho que a causa do gosto amargo seja as papilas, pois como explico no texto, elas são normais. Se isso continuar, sugiro a avaliação de um otorrinolaringologista.

  50. Boa tarde doutora… estava apalpando a parte debaixo da língua, aquela parte molinha onde fica o freio, e percebi que tem uma bolinhas que se movem quando aperta isso, é normal todos temos ? Pois só sei que tenho elas por que apertei pois nao da pra ver. Obrigada.

  51. Olá Dra. Ana, tudo bem? Admiro bastante o seu blog e estou com uma enorme dúvida, já até marquei o dentista pra quinta, porém estou muito preocupado… Há mais de uma semana apareceram no canto direito e no esquerdo da minha língua dois carocinhos, eles são pequenos mas são maiores que os normais e sinto um incomodo no lado esquerdo ao engolir… Não sei o que pode ser isso mas estou bastante preocupado e também apareceu uma afta (não sei se é ao certo) anteontem na parte de baixo da minha bochecha… Queria pedir sua ajuda, sabes o que pode ser? Desde já, agradecido. Tenha uma ótima semana, abraços!

    1. Gustavo, podem ser lesões por mordiscamento, ou seja, talvez você esteja machucando a língua quando morde. Quando é algo mais sério, tipo o início de um tumor, nunca aparece dos 2 lados, sem pre de um lado só… então acho que você não precisa se preocupar. A afta pode ser só isso mesmo, uma afta. Converse com seu dentista amanhã e, se possível, volte pra me contar ele disse. :)

      1. Bom dia!
        Há alguns dias sinto um incomodo ao engolir, primeiramente achei que minha garganta estaria inchada, hoje percebi que esse incomodo é na língua, creio que na papila valada ou na base da língua, não dói, sinto como se estivesse algo preso ao engolir saliva, como se estivesse com tamanho maior que o normal, já tentei olhar no espelho mas não consigo ver nada, tentei colocar o dedo para sentir se tem algo errado. O que eu faço? Procuro um médico ou um dentista?

  52. Olá doutora, estou usando o aparelho hyrax desde sexta dia 31, até ai tudo bem, minha língua cortou mas foi normal. Mas hoje, terça dia 04, quando acordei e fui escovar os dentes, notei umas bolinhas vermelhas no fundo da minha língua, bem no final. E são várias mas não consigo ver direito, e a lingua tambem esta esbranquiçada nessa parte onde tem as bolinhas. Tentei limpar mas nao sai. Estou com muito medo. O que pode ser? Pode ser por causa do aparelho ou é uma doença? Me ajude!

    1. Rayssa, pela sua descrição me parece que são as papilas valadas, como explico no texto. Elas são normais, você é que nunca reparou que elas sempre estiveram lá. :)

  53. Boa noite, eu provavelmente estou com essas papilas… Só tenho uma dúvida, elas podem gerar algum incomodo ao engolir saliva? As vezes da uma sensação que tem “catarro” ao engolir a saliva, mesmo quando não estou com alguma gripe. Obrigado pela atenção.

  54. Dra. Bom dia,
    Observei em uma escovação que minha língua estava com umas manchinhas vermelhas na ponta da lingua, elas não ardem nem incomodam, e que a lingua estava levemente, mas bem levemente esbranquiçada em relação a cor que considero saudável para uma lingua, o que poderia ser isso ? Qual especialista devo procurar ? Clínico geral ou qual ? Estou preocupado que possa ser algo grave.

    Desde já agradeço.

    1. Difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição, John… se é que há alguma alteração. Pode ser apenas reação a um alimento mais picate ou ácido que você tenha comido, por exemplo. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista (pode ser clínico geral, mesmo) pra avaliar.

      1. Doutora, boa noite.

        Essa bolinhas possuem a coloração vermelha, certo? Esses dias eu observei que a minha língua está com duas bolhas vermelhas no fundo da língua. Devem ter mais, porém não consigo ver.

        E tenho outra pergunta: nas laterais da minha língua, um pouco ao fundo, percebi que tem algumas bolinhas como se as laterais estivessem machucadas. Entretanto, os locais não doem. A cor dessas bolinhas são vermelhas, mas às vezes uma fica esbranquiçada. O que pode ser?

        Desde já agradeço pela atenção.

        Abraços.

  55. Boa noite Doutora, bom, há 3 meses eu fiz uma série de exames tais como hemograma e etc, sou usuário de Maconha. Então no exame que eu fiz, deu algo alterado, não sei direito… dai o cara do laboratório de exames disse q tenho um fungo na boca, chamada lingua saburrosa, ou algo do tipo, pra eu parar de fumar pq isso pode virar um cancer ou cair a lingua… ‘-‘, fumo há 1 ano… sera que isso é verdade mesmo? Desde ja… agradecido.

    1. Isaac, a saburra é uma camada de restos alimentares, células mortas e bactérias que se forma sobre a língua, por isso se diz “língua saburrosa”. Mas essa camada é removível, basta escovar a língua regularmente que ela sai. A saburra, em si, não causa câncer, mas o fumo – qualquer tipo de fumo – é um agente co-carcinogênico, sim. Então fumar nunca é uma boa ideia. :)

  56. Dra. Ana,
    Hoje quando fui escovar os meus dentes para dormir, notei umas bolhas (bolinhas) bem no fundo da língua, nunca as tinha visto antes… Não sinto dor, nem nada… Só estou preocupada porque são um pouco grandes… Pode ser algum problema? Alguma doença?

  57. Olá doutora estive notando hoje que embaixo da língua na região perto do freio saiu algumas bolinhas que não doem, não incomodam além das duas nos freios que sei que sempre estiveram lá mais ao lado, em ambos são pequenas e vermelhas, o que pode ser, se puder me ajudar poderia até lhe enviar fotos dessas bolinhas, desde já agradeço. Jefferson

  58. Oi Ana Tokus, é normal ter mais de uma dessas bolinhas e ficarem um pouco grandes? Estou com essas bolinhas maiores e parece que toda a base da linha esta tipo que inchando, isso também é um procedimento normal das tonsilas linguais? Elas não apresentam pus e não dói. Observo ainda que continua crescendo o restante da base da língua, esta acontecendo ha mais de 30 dias depois de uma gripe que tive. Obrigado pela atenção.

    1. Alex, me parece que você pode ter uma irritação / inflamação na garganta, até porque esteve recentemente gripado. Não me parece nada de origem na língua, em si. Se permanecer assim, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  59. Dra. Ana
    Todos os dias observava minha língua ao escovar os dentes e certo dia observei umas bolinhas, umas maiores outras menores (mais nada exagerado) na minha língua lá no final, perto da minha garganta, observei também que quando escovava a língua, alguns locais onde elas se encontravam sagravam, com isso começava uma dorzinha irritante. E fiquei desesperada com medo do que seria, então resolvi procurar a ajuda de uma profissional no assunto.

    1. Nathiely, as “bolinhas” no fundo da língua, como explico no texto, devem ser as papilas valadas. Porém não é normal que elas sangrem. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  60. Olá Ana! Meu nome é Estefany, tenho 17 anos, fui ao um dentista e mostrei o que me incomodava tanto, no freio na minha língua fica como algo branco, tipo uma afta, mas não sai, as vezes me incomoda, principalmente quando eu beijo, parece que meu freio é curto, ou algo desse tipo, mas falo normalmente, o médico falou que podia ser ansiedade, ou problema no estômago, mas o que acontece e que nunca fico boa.

    1. Estefany, se o dentista não viu sinal de problema físico e mesmo assim você diz que nunca fica boa, é provável que haja o fator psicológico envolvido, sim. Não sei se o seu freio lingual é curto, pode até ser, mas se não incomoda pra falar, não deve ser algo restritivo.

  61. Dra, de vez em quando “aparece” uma espécie de bolha na minha língua, parece uma bolha, mas por dentro. Dói um pouco, nada insuportável, só incomoda quando estou comendo e mordo a língua sem querer ou algo do tipo. O que é isso? Fico preocupada. Obrigada.

  62. Entao, estou com as papilas gustativas saltadas ha mais ou menos 1 mes, ja fui ate especialistas mas nada é algo certo, falam que eu tenho que parar de comer algumas comidas mto temperadas, bebidas mto acidas, etc e eh o q estou fazendo, mas nao adianta mto, 1 mes assim e estao na mesma. Mas o que eu queria saber na vdd é se com essas papilas assim posso beijar, quero saber se é transmissivel… Obg!

    1. Henrique, depende da causa disso. Se os especialistas que você procurou não acharam que é algo de causa infecciosa (bacteriana ou fúngica), não é transmissível.

  63. Ola doutora, tudo bem?
    Estou com uma dúvida que está me deixando muito preocupado. Por favor, me responda se possível. Todos os dias de manhã têm aparecido na região triangular da ponta da minha língua, placas brancas em forma de linhas medias, nas laterais e em cima. Também, na região mais profunda (do meio para o final), a língua tem ficado toda esbranquiçada, mas nesse caso, como se fosse uma placa uniforme por toda a língua e que fica mais intensa em alguns dias. Eu limpo meus dentes pelo menos 4 vezes ao dia, e sempre escovo a língua até que ela fique totalmente rosada e limpa. Ressalto que as placas saem após a escovação. Porém, essas placas em forma de linhas, têm me preocupado muito, pois tenho tido outros sintomas na pele do corpo, e elas estão ficando mais intensas. No mês passado tive uma erupção cutânea que foi acompanhada pelo dermatologista. Ele disse que pode ter sido por estress ou alergia a algum alimento. O fato é que esse sintoma na língua apareceu após esses problemas na pele. O que pode ser doutora? Os médicos não me dizem. Só ficam mandando repetir exames de sangue e não me apontam o que pode ser. Por favor, estou muito preocupado. Até exame HIV já fiz, mas deu negativo graças a Deus. Qual o possivel diagnostico do ponto de vista odontológico. Muito obrigado.

  64. Olá doutora, ha algum tempo, não sei bem quanto, percebi essas bolinhas lá no fundo da língua, e confesso me assustei, mas andei lendo e vi que elas são normais, o que me incomoda e que as vzs eu sinto secura na garganta, ardência e sensação de algo preso na garganta, antes saia aquelas tais bolinhas brancas mas não saem mais, quando eu vomito sinto muita dificuldade em engolir e sinto como se tivesse algo fechando a passagem dos alimentos, mas essa sensação logo passa, também há umas manchinhas no palato marrons e recentemente encontrei no palato uma espécie de verruguinha, será que esses caroços no final da língua seriam HPV? E essa verruguinha tbem será que poderia ser HPV?? Também as vzs acordo com a boca azeda, outras vzs com a boca amarga e também tenho, acho, que língua pilosa, minha língua tem manchas escuras como preto e azul, o que poderia ser, doutora ??? Por favor me ajude, estou desesperada, não consigo viver em paz com essa dúvida, agradeço muito, doutora.

    1. Nininha, a verruguinha pode ser HPV, sim. Mas você descreve uma série de sinais e sintomas que não tem necessariamente um a ver com o outro. Sugiro uma avaliação mais criteriosa com médico ou com um dentista especialista em diagnóstico bucal (Estomatologia). Mas fique tranquila.

  65. Boa noite Dra. Ana, estou com essa bolha na base da língua já faz um tempo… Mas há duas semanas que a base da minha língua toda está vermelha e inchada quase igual a essa bolha, a cada dia que passa ela parece que incha mais, não sinto nada mas estou com a garganta um pouco inflamada, o que pode ser? Tenho um problema de sinusite e ha mais ou menos duas semanas estive gripado e com a garganta inflamada. Estou com uma pequena úlcera (machucado) no lado da língua segundo meu dentista, pode ser por isso ou é alguma infecção viral? Obrigado pela atenção.

    1. Antonio, pode ser algo apenas local, ou uma infecção viral ou por fungos, até. Não dá pra dizer ao certo apenas com base na sua descrição, é preciso examinar e fazer uma série de perguntas sobre sua saúde geral pra se formular um diagnóstico.

  66. Oi doutora, to com bolhas no fundo da língua, próximo a garganta, e nos lados da língua. já faz 3 semanas, o que pode ser? E agora reapareceu uma no lado da língua e dói bastante.

    1. Francisco, pode ser uma inflamação / infecção de garganta… aí fica tudo meio dloridos, incusive papilas gustativas linguais que, via de regra, são normais. Eu acho que seria interessante a avaliação de um médico otorrinolaringologista.

  67. Ola doutora, existe alguma tecnica pra tirar a saburra, eu comprei um limpador de lingua com escovinha e vi que não da resultado, limpo a 10 minutos e não sai, as vezes ta amarela, limpo fica um pouco branca, aquele spray gostaria de saber se vende em farmacia.

  68. Boa noite, doutora! Tenho notado nos últimos dias umas bolhas ou bolinhas no fundo da minha língua. Algumas são pontinhos brancos, não doem. Também tenho notado que na GENGIVA na parte de baixo da arcada dentária tem umas manchinhas brancas logo abaixo os dentes. Será que é normal?

    1. Samuel, não é normal ter bolinhas brancas nem na língua nem na gengiva. Pode ser que você esteja com algum tipo de infecção… sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário.

  69. Boa noite doutora, essa semana percebi isso também, porém tanto de um lado da língua com do outros essas papilas são de cor branco bem claro.
    É normal isso ou pode ser algum problema?
    Pesquisei sobre sapinho, porém não vi nada igual ao que está na minha lingua, quando vejo sobre sapinho aparecem apenas imagens de manchas brancas em diversas partes da boca, porém já faz uma semana que está desse jeito e não sinto nada, gosto das comidas está a mesma coisa… porém minha garganta está um pouco inflamada ainda, será esse o problema?

  70. Olá, marquei pra extrair um dente e esta um pouco amarelo, no dentista grátis sera que eles ja fazem limpeza? Meus dentes são pouco amarelos, quando eu era criança não escovava, tenho medo de perder os dentes, tbm tenho lingua branca e saliva viscosa, boca seca, toda hora eu fico cuspindo e a saliva viscosa atrapalha, e tenho mau halito, o que fazer, to sem dinheiro.

  71. Boa tarde!
    Eu ando tendo sensaçao de cabelo na língua ha uma semana, e nao tem, e vim percebendo que tenho umas bolinhas parecidas com aquelas que temos no fundo, bem no meio, só que menores. Sabe me dizer o que pode ser?

    1. Priscila, não dá pra sugerir nada apenas com base na sua descrição. Pode ser uma inflamação na garganta ou nas próprias papilas da língua. Procure um dentista e/ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

    1. Podem ser papilas gustativas inflamadas, Rafael. Mas só procurando um dentista pra ter certeza. Se permanecer assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  72. Olá doutora. Gosto bastante do seu blog e da forma bem atenciosa como você sempre responde a todos. Minha duvida é a seguinte: De um tempo para cá eu vim notando que começaram a nascer umas bolinhas por dentro da minha boca, e como eu sou corri, a minha médica que me recomendou ir a em uma clínica e lá descartaram a hipótese de ser alguma DST, e isso me aliviou. Depois disso resolvi ir em uma dermatologista e lá ela também descatou e disse que não poderia ser herpes. Fui a uma clínica de otorrinolaringologista e ela falou que é normal. Mas eu acho que não pode ser normal, não incomoda, não coça, nada! Mas eu fico preocupado, pq estão nos lábios também e acabo sofrendo muito, pois fica uma aparencia feia. Devo procurar um dentista ou um outro tipo de médico? Muito obrigado por sempre esclarecer nossas duvidas.

    1. Fabio, se não incomoda, não coça, e o otorrino não julgou ser nada importante, eu acho que você não precisa se preocupar. Converse com a dermatologista pra ver se ela sugere algum tratamento de cunho estético, pra melhorar a aparência disso.

  73. Dra, as minhas bolhinhas apareceram depois que coloquei aparelho dental, e tbm depois delas estou com mau halito, que so apareceu depois das bolhinhas… o que fazer?

    1. Maykon, se você estiver falando das papilas valadas, elas sempre existiram, como explico o texto. Você é que nunca as notou :) . O mau hálito certamente não tem a ver com elas, mas com uma maior dificuldade de higienização por causa do aparelho ortodôntico. Converse com o seu ortodontista pra ele orientar você sobre a escovação, uso do fio dental, tipo de escovas, etc. que podem auxiliá-lo na limpeza do aparelho.

  74. Olá, meu dente vivia doendo, até ja passou a dor, quebrou em 4 partes agora, ja faz tempo. Mudou de cor, ainda não apodreceu, ta meio marrom e no buraco tem uns negócios pretos que tem um cheiro horrível de podre, e a boca fica doce por causa disso e estou sem condições de pagar pra arrumar, o dentista grátis do sus esta de greve e eles não fazem restauração, e tem cheiro ruim, como arrancar ele? Obrigado.

  75. Olá, Dra.
    Li os comentários e não encontrei alguma parecida com a minha …
    Essas bolinhas avermelhadas no fundo da língua costumam aparecer sempre ou em quanto tempo pode ir e voltar?
    Reparei que a minha voltou depois de 30 dias mais ou menos .

    Obrigada
    Aguardo ,

    1. Se forem as papilas valadas, como explico no texto, elas estão presentes sempre, Aline. São normais. Se for outro tipo de “bolinha”, sugiro uma avaliação com um médico otorrinolaringologista.

  76. Boa noite, doutora. Eu estava escovando os dentes um dia desses quando resolvi ver a minha garganta que estava um pouco inflamada, quando vi uma bolha e algumas crescendo ao lado, essa bolha ta localizada na cavidade da língua próximo a garganta faz um tempo já que estou com essas bolhas e elas não doem. Procurei dois médicos otorrinos e me deram a mesma resposta, disseram que era normal esse crescimento e que pode ser que volte ao normal ou não, o que poderia ser? (Fica localizado na raiz da língua). Obrigado pela atenção.

    1. Alexandre, pela sua descrição me parecem ser as papilas que descrevo no texto. Em princípio elas são normais, mesmo que estejam um pouco “inchadas”.

  77. Boa noite doutora, tenho uma filha de 6 anos e ha 5 dias ela me reclamou de dor de garganta e pedi pra ver a boca dela, qdo percebi 3 bolhas na lingua dela, 2 pequenas e uma maior no meio, levei ao pediatra e ela me disse ser papila…
    Me pediu para observar dentro de tres meses se ira crescer, mas confesso que estou mt preocupada com isso.
    O que posso fazer para melhorar? Existe tratamento? Não acho ideal esperar crescer para tratar.
    Me ajude por favor, existe algo que eu possa fazer para desaparecer? Desde ja agradeço…

    1. Angela, leve-a a um dentista / odontopediatra pra avaliar. Se forem só papilas inflamadas mesmo, há alguns sprays e enxaguantes bucais que podem ajudar.

      1. Não dá pra dizer apenas com base na sua decrição, Matheus. Pode ser consequência apenas de uma irritação / inflamação de garganta, por exemplo. Se persistir, procure um médico ou dentista pra avaliar.

  78. Olá Dra. Hj a tarde após comer uma pipoca, senti uma coisa estranha na minha língua, achei que fosse uma feridinha por causa do sal, mas quando fui ver no espelho não era uma feridinha, é uma coisa avermelhada e tem uma textura e jeito tipo de uma veinha, é tufado, e meio brilhante, O q pode ser?

  79. Ola doutora.
    Tenho 15 anos de idade e hoje pela manha acordei com essas papilas inchadas e quando escovei os dentes elas doeram e sangraram, e eu havia beijado uma garota no dia anterior. Mas o pior e que com a dor veio tambem um mau halito que vem depois de 20 minutos apos a escovaçao, o que poderia ser isso?

    1. Pablo, me parece que pode ser apenas uma irritação com origem na região da garganta. Se isso não se resolver nos próximos dias, procure um médico ou dentista pra avaliar.

  80. Ola, por que quando eu escovo a lingua fico babando saliva, enche de saliva e toda hora cuspo e volta, ai tenho que comer um pão pra sair e mesmo assim a lingua no fundo continua meio branca e amarela, não limpa tudo, acordo com a boca cheia de agua e a lingua amarela, tenho o limpador de lingua mas nem adianta, quando saio sinto gosto de seco na boca e a garganta que ta causando mau halito, o que faço, posso escovar os dentes com bicarbonato de sodio?

    1. Carlos, salivar bastante é ótimo pra sua saúde e para os seus dentes / gengiva. Não é um problema, em si. Já a língua saburrosa (com essa camada esbranquiçada) é um problema, pois na camada de saburra há resíduos de alimentos, células mortas, bactérias, etc. que precisam ser eliminadas. Procure escovar sempre a língua, e faça isso sem usar pasta de dentes.

  81. Ola dra. Ana, tenho 11 anos, exatamente ha 2 dias contando com hoje sinto 1 bolinha embaixo da minha língua, so que e por dentro, nao da pra ver nd.
    Estou mt preocupada, nunca tive isso e foi dps de comer 1 maçã que senti, estou com mt medo, vou ter que fazer 1 cirurgia? O q fazer? Ira crescer? Pf dra. me ajude, n sei o q fazer.

    1. Larissa, não dá pra dizer o que é apenas com base na sua descrição, pode não ser nada, apenas alguma glândula salivar que você nunca percebeu que tinha, por exemplo. De qualquer forma, se continuar assim, peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar.

  82. Entendo.
    Pelo q descrevi pra minha medica da garganta, ela disse que isso seria amidalite caseosa. Sensacao de comida presa na garganta, pois sinto na parede das amidalas esse corpo estranho, nao eh exatamente um no, conforme deito se move, parece casquinha de pipoca. Queria saber se o caseum encosta no meio da lingua, pois sinto essa sensacao de casquinha de pipoca. Ela sugeriu extrair as amidalas.
    So q ainda tenho duvidas se realmente e caseum.

    1. Os cáseos ficam lá atrás, nas amídalas mesmo. Mas nada impede que vez ou outra um deles se desprenda e fique na região que você descreve. Se for cáseo e/ou amidalite, a remoção das amídalas certamente vai resolver o problema.

  83. Ola doutora Ana. Acho que tenho amidalite caseosa, porem tenho uma duvida, sinto algo atras da lingua as vezes para no meio. Outras vezes sinto ficar andando atras da lingua, bem embaixo, e nao consigo engolir. Existe amidala atras da lingua que pode formar caseum e causa essa sensacao que sinto?

    1. Bruna, as amídalas (tonsilas palatinas) estão na garganta, ao fundo, não na língua. O que você sente deve ter outra razão, pode ser, inclusive, de fundo psicológico. Essa sensação de algo “entalado” na garganta e dificuldade de engolir pode ter origem psicogênica (existe uma condição chamada “globus”, que é caracterizada exatamente por isso: um “nó” na garganta persistente) ou, ainda, pela calcificação do ligamento estilo-hióideo, comum na Síndrome de Eagle. Mas tudo isso que eu estou dizendo são suposições, o ideal é procurar um dentista e/ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  84. Doutora, antes de ontem a noite me apareceu na língua, em cima dela no lado direito, uma pequena bolinha como se fosse uma pequena espinha, ela doía quando mexia, e ontem quando escovava ela estourou e sangrou um pouco, ficou doendo e está até hoje, o que poderia ser isso? Tenho que me preocupar? Ah, e a propósito eu beijei uma garota no mesmo dia que apareceu, mas foi poucas horas atrás. Acho que não tem nada a ver. Tchau.

    1. Gabriel, se fosse em gengiva, poderia ser um abscesso… mas sendo na língua, provavelmente é apenas alguma papila gustativa inflamada. Se não se resolver de forma espontânea nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Em princípio, o beijo não tem nada a ver com isso.

  85. Boa tarde, cheguei ate seu blog após pesquisar sobre essas “bolinhas” na língua. Eu nunca tinha reparado nelas, e só fui nota-las após senti-las doloridas. Isso é normal?

  86. Tava uns 15 dias com 1 afta que tava andando na minha boca, agora ela sumiu e apareceu 1 bolinha na ponta da língua, avermelhada e dolorida, e no início a minha língua está levemente dolorida, o que pode ser ? Desde já obrigada.

  87. Ola doutora, de uns dias pra cá, me olhando no espelho, notei que na parte de dentro da minha boca havia minúsculos pontinhos como se fossem espinhas, e isso ta me deixando muito preocupada, não doem nem coçam e nem nada, como se fossem pequenas espinhas, elas ficam perto da gengiva, to com muito medo, pois pesquiso coisa e acabo encontrando relacionado com câncer, to com muito medo.

    1. Raquel, difícil dizer o que pode ser apenas com base na sua descrição… mas não me parece nada relacionado a câncer. Pode ser alguma coisa de origem inflamatória ou infecciosa. Procure um dentista pra avaliar.

  88. Olá Dra. Parabéns pelo que ajuda as pessoas. Na semana passada notei uma bolinha/caroço junto ao freio lingual, mesmo do lado do freio, que drenou pus à palpação. Estava vermelho. Começou a diminuir e só drena pus de vez em quando, mas está mais pequeno e menos vermelho. A dentista disse que pode ser alguma infecção e para ver se desaparece pois não tem características más. Gostava de saber se já viu algum caso assim. Obrigado.

  89. Boa noite Dra. Ana! Meu marido esta desesperado e nao sei o que fazer, ha mais de 1 mes ele esta reclamando que as papilas valadas dele estão inchadas, ele nem ta conseguindo trabalhar direito, esta incomodando muito, tem dia que ele sente como se elas tivessem diminuído, mas ai logo elas incham de novo , nem sei que medico devo procurar. Me ajude por favor.

    1. Priscila, creio que o mais adequado seja procurar um médico otorrinolaringologista ou um gastroenterologista. Pode ser um problema local na garganta ou, até, algo relacionado ao estômago / refluxo.

    1. Vanessa, não dá pra afirmar d que se trata apenas com base na sua descrição, mas podem sem, por exemplo, papilas inflamadas. Se isso não se resolver de forma espontânea nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  90. Olá, venho acordando com a boca salgada e a lingua branca, raspo ela sai aquela saliva salgada e de vez em quando tem gosto amargo, quando bebo agua tá amargo, sera q é a língua, e tbm tem o raspador, tem uma escovinha nele, não limpa tudo e dá ansia de vomito, o q pd ser, doutora?

    1. Gosto salgado pode ser uma sinal de pus, Carlos. Se houver pus drenando por algum local da sua gengiva, é porque há uma infecção, que pode ser na própria gengiva ou no canal de algum dente. Continue escovando muito bem a língua e os dentes e procure um dentista pra avaliar.

  91. Eu tenho duas bolinhas no fundo da minha lingua, uma em cada lado, quando vou escovar a lingua somente o lado direito dói e incomoda na hora de escovar, o que isso pode ser ? Desde já agradeço.

    1. Luiz, não dá pra afirmar o que é apenas com base na sua descrição. Pode ser uma papila da língua inflamada, por exemplo. Se persistir dessa forma, procure um dentista pra avaliar.

  92. Olá, tenho os mesmos sintomas da materia, mas o que me preocupa é que alem de ter na lingua essas “bolas vermelhas”, tenho uma mancha vermelha na úvula também, o que pode ser ? Obrigado.

    1. Felipe, pode ser uma inflamação na garganta, ou alguma infecção, por bactérias ou fungos, por exemplo. Se persistir, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  93. Obrigado doutora Ana. Muito ótima essa sua pagina, tira muitas dúvidas ! Mas no meu caso eu fazendo gargarejo diário vai deixar de aparecer esses “CÁSEOS” ? Ou sempre vai ficar entrando resíduos de comida na amígdala já que o buraquinho não de fecha ? Boa tarde !

  94. Bom dia, doutora.
    Ha uns dois dias comecei a sentir dificuldade em engolir, mas comida e líquidos são normais, o problema é a saliva… É como se minha rinite estivesse atacada (depois do que li acredito que seja), e percebi essas “bolinhas” que sinceramente nunca tinha reparado, mas queria saber se elas só dão no final da lingua ou tem a existência delas um pouco abaixo, como se estivesse descendo pra garganta… Estou com medo!
    Desde já agradeço!

    1. Pode haver mais atrás sim, Débora. De qualquer forma, se houver, elas são normais, não incomodam. Se incomodam, provavelmente há alguma irritação na garganta. Se isso nãos e resolver espontaneamente nos próximos dias, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  95. No fiozinho embaixo da lingua, acho que e freio que se chama, no lado… Achei estranho e to com muita dor de garganta em razao da gripe tambem… Estranho isso. Faz uns 3 dias que apareceram.

  96. Olá Ana, a minha amígdala tem dois furinhos e quando eu como entra resíduos de comida nela, que ocorre aquela tal de fermentação e sai uma massinha amarela com o cheiro muito desagradável, gostaria de saber se esse buraquinho pode se fechar ou se tem algum tipo de tratamento ? Agradeço desde já !

    1. Eduardo, essas massas com cheiro ruim se chamam “cáseos”, uma das causas do mau hálito. Não há como fechar as reentrâncias que as amígdalas têm, ou se indica a remoção das amígdalas ou faz-se gargarejos diários pra ajudar a remover esses cáseos.

  97. Ola, hoje fui no dentista, não tem condiçoes de pagar, o dentista gratis disse que faz a limpeza mas não restaura o dente, tem um dente no fundo do lado que ta furado e ele ta com mau cheiro de podre quando boto o dedo nele, sera que eu posso arrancar? Ja faz tempo, eles não restauram, se eu arrancar sera que vai cair comidas nele e vai doer, e por que sera que acordo com a boca cheia de agua e com a lingua amarela, dps ela vai ficando branca?

    1. Se o dente pode ser restaurado, não acho que você deva extrair, Gabriel. Se você extrair vai precisar de prótese, e vai ficar mais caro ainda. Quanto à saliva, já falei pra você, não é algo ruim. Já com relação à língua, procure escová-la mais vezes.

  98. Boa noite! Ocorreu comigo uma situação muito parecida com a descrita por vocês acima. Ao ir escovar os dentes, percebi varias bolinhas vermelhas no fundo da língua. Elas não doem, não coçam. Eu mal tinha percebido a existência delas. Como uso aparelho fixo, vou frequentemente ao dentista e ele nunca comentou nada sobre. Será que podem ser as papilas gustativas???

    1. Amanda, estou certa que sim. É muito comum que a pessoa nunca tenha notado a existência das papilas valadas e, quando nota, leva um susto! Por isso o post. E se seu dentista vê você todo mês, certamente ele teria notado se houvesse alguma anormalidade. De qualquer forma, na próxima consulta, mostre pra ele.

  99. Olá, dra. Já faz alguns meses, ou até mais tempo que isso, não me recordo, que notei bolinhas como essas da matéria na minha língua, tanto sobre ela como na lateral. Sobre a língua, bem ao fundo, elas começam bem pelas extremidades, meio que formando um ziguezague de cada lado, não consigo ver se se juntam. Já nas laterais consigo notar bem ao fundo 3 bolinhas de cada lado. Detalhe, nem as bolinhas sobre a língua nem nas laterais doem. Seria o mesmo caso da matéria? Obrigado.

    Se estiver complicado imaginar o que descrevi, posso fazer upload de uma imagem.

    1. Pela sua descrição são as papilas valadas sim, Anderson. Acho que você não precisa se preocupar. Se quiser tirar a “cisma”, procure um dentista pra avaliar.

  100. Ola dra. Tenho umas bolinhas ou bolhas no fundo da lingua parecidas com a explicação. Mas as vezes elas somem e quando reaparecem doem como se fossem aftas. O que pode ser ?

  101. Ola doutora, essas coisas, o dente furado no fim da boca e a lingua branca e muita saliva de ficar cuspindo, podem atrapalhar no primeiro bjo? Como eu posso tirar o mau halito, sera que uma bala extra forte resolve se eu chupar uma todo dia?

    1. Enrique, a dica é só uma: escove muito bem os dentes e a língua. Use fio dental direitinho. Essas aço~es costumam ser suficientes pra manter um bom hálito. Geralmente o “branco” sobre a língua é saburra, uma camada de restos de alimentos, células mortas e bactérias que é facilmente removida com a escovação, e essa camada geralmente dá mau hálito. Bala não resolve.

  102. Olá doutora, sei que as duvidas são repetitivas, mas não custa eu tentar. Do lado direito da minha língua, no fundo, notei hoje 3 bolinhas, uma atrás da outra, e no direito 2. Parecem aftas só que no formato de bolhas pequenas. É algo simples?

        1. Difícil afirmar do que se trata, Monteiro. Como elas apareceram agora, seria bom aguardar mais uns dias pra ver como elas vão se comportar… é provável que elas desapareçam de forma espontânea. Se isso não acontecer, procure um dentista pra avaliar.

  103. Bom dia!
    Hj acordei com uma uma pelinha perto da minha amidala, ela tem a pontinha escura, quando vou engolir fica roçando e incomoda, não doi mas incomoda, é meio aspera ela, tipo uma verruguinha parece, o que pode ser?
    Juliana

    1. Juliana, não dá pra dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Pode ser um pontinho de pus, o que revelaria uma infecção. Mas pode ser outro tipo de lesão, também. Procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  104. Olá Dra. Estou DESESPERADA, notei ontem uma manchinha vermelha não ceu da minha boca, pesquisei e só achei algo relacionado a cancer :(
    Não bebo e nunca fumei na vida, tenho 18 anos, tive somente um namorado e ambos éramos virgens (DSTs) O que pode ser? Estou DESESPERADA :(
    Obrigada.

    1. Barbara, compreendo sua ansiedade a respeito, mas CALMA. Manchas podem significar um monte de coisas, e a maioria delas não tem nada a ver com câncer. Sugiro que, se a mancha permanecer mais alguns dias, você procure um dentista pra avaliar. Mas, reitero: não precisa ficar desesperada, pode ser uma alergia, uma queimadura (mesmo que você não se recorde de ter queimado, acontece), um trauma, uma reação a algo que você comeu, etc.. A Internet é o lugar onde os desesperados se encontram 😉 , então não leve muito a sério o que você lê por aqui quando a fonte não for confiável.

  105. Ola doutora, tenho um pouquim de caries e bafo, mau halito, fiqueí sabendo q a agua oxigenada tira o mau halito e pd deixar meus dentes brancos, sera vdd, tenho 15 anos, vc aconselha usar?

    1. Gabriel, a água oxigenada é um péssimo antisséptico bucal e não tem a concentração necessária pra clarear dentes. O que você ouviu a respeito é lenda, coisa de quem não entende nada do assunto. Não aconselho o uso de forma alguma, até porque a água oxigenada é um agente carcinógeno promotor, ou seja, ela potencializa o efeito de indutores de câncer de boca, como o tabaco e o álcool. Imagina fazer bochecho com isso? Eu escrevi um texto só sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/12/sobre-agua-oxigenada-e-clareamento-dental.html

  106. Dra. eu to sentido um peso na lingua, não é dor, é só um peso mesmo, mas incomoda, aí fui olhar e encontrei essas bolhas maiores que as normais e achei que fosse isso, tem sentido esse meu pensamento?

  107. Ola, o dente quebrado pode causar mau halito? Pk eu pus o dedo nele e tem chero ruim, e tenho um probleminha, que enche de saliva toda hr e cuspo e torna voltar, eu acordei hj e tava com a boca cheia de saliva, eu acordo todo dia assim, hj acordei e tava com gosto de podre junto com a saliva, ficou um cheiro podre na boca, o que eu faço?

    1. Sim Cesar, dentes quebrados podem causar mau hálito. Isso porque começa a juntar resíduos de comida no dente, e a comida “apodrece”, por isso o cheiro de “podre”. Procure um dentista pra restaurar o dente.

  108. Ola, tenho um dente quebrado e passo a lingua nele, é uma mania, e tbm fico passando na frente dos dentes, mas quando coloko no dente quebrado fica com gosto de sangue, e quando acordo to com a lingua amarela, escovo ela com a escova, fica as bolinhas grandes no fundo da lingua e dps de um tempinho fica branca, dizem que é falta de saliva, mas minha boca baba demais, muita saliva, quando escovo os dentes fico babando saliva toda hr, o que fazer nesse caso, vou no dentista gratis, o q se pode fazer?

    1. Carlim, a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista pra resolver o problema do dente quebrado. Dependendo do tamanho da fratura pode ser suficiente restaurá-lo, se não, pode ser preciso bloco ou até coroa. Quanto à língua, procure escová-la após cada refeição pra remover o amarelado, que provavelmente é acúmulo de saburra, uma camada de resíduos, células mortas, bactérias, etc.. As “bolinhas” talvez sejam as papilas valadas, que são completamente normais, como explico no texto.

  109. Mas uma vez Obrigado Dra. Ana. E que Deus continue te abençoando, pena que uma profissional tão dedicada e solidária mora longe, se seu consultório fosse no RJ já estava lá. Deus te abençoe, abraços!

  110. Ola, tenho varios poblemas nos dentes, ta muito sujo, cuspo demais, quando eu tinha 13 anos eu fiquei um ano sem escovar os dentes, dps que resolvi escovar escovo uma vez por dia, agr quero escovar tres vezes mas ta muito sujo na parte de cima, e embaixo o dente ta amarelo, ta quebrado, com cheiro ruim, e passo a lingua la toda hr, lingua branca e bolinhas no fundo da lingua, eu posso fazer uma limpeza gratis? Tenho um video que gravei mostrando os dentes onde posso mandar ele, to muito nervoso quando vejo.

  111. Dra. Ana, Boa Noite! Obrigado pelo Respaldo! Acontece que essas bolinhas estão me incomodando, parece que arranham a garganta e estão mexendo com o meu psicológico, em virtude disso estou fumando cigarro que nem um doido, pois tenho mania de pensar que tudo em mim é incurável e etc… Pois bem, a garganta agora esta ardendo como se fosse uma sensação de que vai inflamar, estou desesperado, eu passei um e-mail pra Sra, eu tenho gingilone e estou passando, faz mal? Pois uso muito pelo fato de sempre ter ardência na língua, mas o que me desesperou foram essas bolinhas, elas são perigosas? Ela somem ? É normal? E a sensação de que tem algo na garganta é comum? O que devo fazer Dra., já deu pra perceber meu desespero !!! Qual a especialidade que devo procurar? Desde já muitíssimo obrigado e que DEUS vos Abençoe SEMPRE!

    1. É como eu disse, Abel… desconfio que sejam apenas as papilas valadas, que são normais, todo mundo tem. Eu tenho, também. Não, elas não somem. A Gingilone é uma pomada pra infecções / inflamações bucais… em se tratando das papilas que menciono no texto, não que faça mal, mas é desnecessário. A sensação de que tem algo na garganta pode ser psicológica, mas seria bom consultar um médico otorrinolaringologista pra tirar a dúvida. Não fique em casa pensando “bobagem”, procure um médico ou dentista pra avaliar e afastar esse monte de possibilidades ruins que estão na sua cabeça.

  112. Dra. percebi na minha língua lá no finalzinho umas bolinhas, e uma bolinha também em cima na lateral, e a sensação de que tem alimentos na garganta, essas bolinhas são indolores, parece um calo, e me incomodou muito, estou preocupado a ponto de eu ir no medico de emergência e ter que ouvir dele a seguinte resposta: NÃO SEI O QUE É! Me ajude, estou desesperado!!!!

    1. Abel, não seriam as papilas valadas, como explico no texto? A “em cima na lateral” pode ser uma série de lesões comuns em boca, não dá pra dizer do que se trata apenas com base no seu relato. Se ela continuar aí, o ideal é removê-la pra fazer um exame histopatológico, aí pode-se ter certeza do que se trata. Mas fique tranquilo, a grande maioria das lesões em boca é benigna, pela sua descrição não penso em nada mais grave.

  113. Ola, cabei de acordar e tava com a boca toda cheia de saliva e fui na janela cuspir. Se nao, nao consigo falar. E pus. Nos dentes no fundo da lingua, e tava com bolinhas, a lingua amarela. De vez em quando fica branca. Ja deu 1 minuto q acordei. E juntou muita saliva. De novo ta dando ate ansia de vomito quando encosta na garganta. O que eu faco?

    1. Gabriel, bastante saliva não chega a ser um problema… pelo contrário. A falta dela é que é. Não entendi se você tem pus ou se você pôs a língua em algum lugar e sentiu bolinhas… me explique melhor. Dá ânsia de vômito quando encosta o quê na garganta? Porque encostar na garganta costuma dar ânsia, mesmo…

  114. Doutora, por favor, há uns 2 dias apareceu ao lado direito da língua um espécie de verruguinha ou saliência da cor da própria língua, ela não dói muito, mas parece resultado da fricção da língua com os dentes do fundo. É possível que seja isso? Pode me ajudar por favor? Obrigado.

  115. Dra. Estou com o problema citado, mas gostaria de saber se é normal elas ficarem inchadas e meio amarelas, sinto uma dificuldade em engolir liquidos, será que são aftas? Nunca tive na lingua.

    Obrigada.

  116. Doutora: faz dois dias que apareceu uma bolha no lado direito da lingua, ela esta no final da lingua, perto da garganta, ela e grande, achei estranho e pesquisei na internet, me assustei com o que vi. Entao encontrei seu blog. Entao doutora, o que pode ser essa bolha dolorida e grande na minha lingua???

    Nossa, vc e minha anja, fiquei com muito medo, serio ja ia pedir pra mae olhar minha lingua quando encontrei vc… nossa vlw Ana. Continue sendo essa dentista exemplar.

  117. Como limpar essa parte de trás da língua, já que com o limpador de lingua normal pode ferir a parte de trás onde ficam essas “bolinhas”, gostaria de saber como faço uma boa limpeza nessa parte da língua.

    1. Difícil dizer apenas com base nessa informação, Mateus. Pode não ser nada, pode ser resultado de alguma coisa mais ácida que você tenha comido, pode ser que tenha diminuído seu fluxo salivar por alguma razão. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  118. Faz alguns dias que as tais “bolinhas” na minha língua estão mais inchadas que de costume. Sinto elas até tocarem nas minhas amídalas.
    Sou alérgica a carne suína mas comi pouquissimo. Então não acredito que seja disso. Mas tenho o costume de comer muita pimenta. Pode ser disso?
    Estou tomando anti-alérgico e parei com a pimenta. Fiz certo?

    1. Pode ser a pimenta sim, Mariana. Você fez bem em parar com a pimenta, e o anti-alérgico deve ajudar se o problema for a carne de porco. Certamente é um problema passageiro que deve se resolver nos próximos dias.

  119. Dra. por favor, gostaria de saber o que é uma bolinha vermelha que saiu na minha língua do lado direito, no fundo, e que ao contrário das pessoas ela dói muito, parece que está em carne viva, faz cinco dias. Vc pode me ajudar, por favor? Sei que não é uma afta.

    1. Gabriel, o amarelado da língua provavelmente é saburra, uma camada que contém restos alimentares, bactérias, células mortas, etc.. Se com “cheia d’água” você quer dizer que saliva muito, isso é ótimo, uma bom fluxo salivar diminui as chances de cáries e outros problemas bucais. Já a dor na língua ao escová-la não pode ser considerado normal… pode ser que haja algum problema associado, como candidíase, por exemplo. Enfim: procure um dentista pra avaliar e identificar a causa disso, só assim será possível determinar um tratamento.

  120. Bom Dia Ana,

    Há umas 2 semanas nasceu um caroço dentro da minha garganta e tambem alguns carocinhos.
    Ontem apos jantar senti minha lingua inchada/doendo/estranha.
    E hoje acordei com algumas bolinhas embaixo da lingua.

    Meu ceu da boca esta esbranquiaçado, assim como minha lingua.

    Você poderia me dizer se é normal?

    1. Beatriz, normal não é. Uma possibilidade, por causa do esbranquiçado, é que seja candidíase, por exemplo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  121. Eu raspei a lingua com o raspador de lingua, e eu costumo beber café, fica aquela lingua branca, vai saindo um negocio branco e começa a sair muita saliva e começo a ficar cuspindo a saliva, ter muita saliva e bom mas acumula demais quando eu to dormindo.

    1. O acúmulo de resíduos pode formar essa camada branca sobre a língua, chamada “saburra”. Ao raspar a língua ela é removida, mas não é incomum que estimule a salivação, pela sensação de “secura” da língua que pode ficar.

  122. Dra., ha uma semana vi varias bolinhas assim, até então eu nao tinha essas bolinhas, acredito que estejam inchadas, pois se já tinha, elas eram bem pequeninas que não se via, para mim não é normal. Bom, elas ardem e deixam a base da lingua um pouco dolorida, o que pode ser? É normal, elas podem ter inflamado ou algo do tipo? Obrigado!

    1. Brunno, pode ser apenas uma irritação passageira, por causa de alguma coisa que você comeu ou bebeu, por exemplo. Porque as papilas valadas são completamente normais.

      1. Dra, tomara que seja, mas se persistir irei procurar um médico, pois elas doem quando como algo, é como se ardessem. Enfim, espero melhorar logo e elas voltarem logo ao normal, pois quando escovo o fino da lingua até sangra, como se machucasse, algo assim… mas espero que melhore logo. Obrigado dra!

        1. Brunno, você não tinha mencionado sangramento. Nesse caso pode haver alguma alteração, mesmo. Sugiro que você procure um dentista ou médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  123. Odontologa Ana, notei hoje uma bola igual a um nodulo localizado no interior da lingua, do lado esquerdo, tem formato oval, e como se tivesse inflamado um musculo, fica dentro da lingua, nao doi, mas gera um desconforto.

    1. Daniel, sugiro que você procure um dentista especialista em diagnóstico bucal (estomatologia) pra avaliar. Dependendo do que for será preciso remover, até pra não incomodar mais você.

  124. Olá doutora, percebi esses dias muitas bolinhas no fundo da minha lingua, e tem duas na garganta, por vezes sinto coçar um pouco. Pode ser algo mais grave? Ou trata-se do que a senhora publicou acima? Desde já agradeço.

    1. Cleice, eu não tenho como afirmar que se trata do que eu publiquei apenas com base no seu relato, mas sim, pode ser isso. Se forem as papilas valadas, são completamente normais.

  125. Bom dia, doutora… notei hoje as papilas gustativas na minha boca, porém, as minhas são muitas e vão indo até mais pro fundo da garganta. Isso é normal? Obrigada.

  126. Olá, eu tenho problema de mau halito. Limpo a lingua com um raspador e ela fica limpa. A pergunta é: a saburra também se forma nessa região da lingua das papilas valadas em diante? E se a saburra também se forma na garganta?

      1. Então não adianta muito fazer a limpeza da lingua se a parte das papilas valadas não pode ser limpa? Vai ficar um mau cheiro de todo jeito. Não sei mais o que fazer por causa desse problema, quase não saio de casa e arrumar namorada é bem complicado, porque sou muito complexado com isso. Aqui no meu bairro tem uma garota que esta a fim de mim ha muito tempo e eu já estou desesperado por isso!

          1. Obrigado mais um vez por responder! Acho muito legal esse seu trabalho de responder as duvidas. Tem muitos sites que não fazem isso.

  127. Ana, obrigada pela resposta. Vc tem tambem essas papilas? Sao varias no começo da lingua. Fiquei mais tranquila com sua explicação, é que nunca tinha visto isso antes, sao um pouco grandes. To com medo de morrer. Ja tentei arrancar uma vez mas saiu sangue, quase caiu, mas ai nasceu de novo.

  128. Ola,
    1- Tenho inchaço na lateral direita da lingua e outro em forma de mordedura, ja durante 1 mês, o que posso fazer para tratar esta situação?
    2- No fundo na minha língua tem bolinhas vermelhas, não doem mas é estranho, nunca tivera visto antes, o que é ? O que fazer ?
    Estou preocupado com esta situação.

    1. Ferreira, não dá pra afirmar do que se trata apenas com base no seu relato, e sem saber o que é, não dá pra tratar. Pode estar inchado justamente porque você mordeu, e as “bolinhas” podem ser as papilas valadas, sobre as quais explico no texto, que são completamente normais. Então você precisa procurar um dentista pra avaliar clinicamente.

  129. Ana me ajuda, estou desesperada. Ha uns dois anos atras resolvi olhar minha lingua e vi que tem varias bolinhas no fundo, tipo bem perto da garganta, e umas no meio da lingua (tipo umas carnes em formato de bolinhas), algumas sao grandes e outras pequenas, elas tem desde o comecinho da lingua. Quando como alguma coisa as vzs fica nessas bolinhas, o q é isso? Sera que é grave? Nao sinto dor, mas fico com mau halito as vezes la no fundo da garganta. Me ajuda pf.

  130. As bolinhas são dentro da boca e não doem, não coçam e não saem nada delas. Na verdade não me incomoda em nada, elas só continuam nascendo e estão sempre lá. Meio estranho né!? Rs. Obrigado pela ajuda!

    1. Então acho que não há muito o que resolver, Fábio. Se elas só “estão lá” e não há característica de nenhuma doença específica, apenas fique de olho. Se os sintomas mudarem ou começar a aparecer um monte delas, procure um dentista pra avaliar.

  131. Oi, eu percebi quando eu acordo 1 hrs da tarde e acordo com a boca cheia de saliva, e a lingua amarela, dps de escova os dentes fico cuspindo, tenho q comer um doce pra tirar o sabor da boca, e dps eu começo a a ficar passando a lingua dos dentes e deixa a boca toda amarga, o que fazer sobre o limpador de lingua, onde encontro um pra comprar?

  132. Olá doutora. Eu amo o seu blog e tô sempre acompanhando. Faz um tempo que nasceram umas bolinhas nos cantos da minha boca, e eu gostaria de saber o quê poderia ser? Já fui em diversos médicos e todos eles dizem que não tem características de DST, mas nunca resolvem nada. Obrigado 😀

  133. Olá doutora,
    Em março do ano passado eu tive uma crise de hipertensão e passei a tomar atenolol de 25mg, depois disso eu sentia minha lingua muito seca, meses depois por volta de agosto eu percebi que do lado direito da minha lingua ao fundo próximo das amígdalas tinha algumas bolinhas da cor da lingua e muitas veias, um aspecto horrível. Fui ao dentista e ele disse que poderia ser pelo remédio ou por refluxo, mas que eram as papilas foliadas ou foliáceas e as valadas, como não dói nem sangra nem nada eu achei que tudo bem, Mas agora em janeiro meses depois de parar de tomar o remédio elas continuam e o pior dos dois lados, o que pode ser? Só encontro material em espanhol dizendo que pode ser papilite foliada ou hipertrofia das papilas foliadas, não sei o que fazer ou qual médico ir… Obrigado, doutora.

    1. Igor, você continua com a língua seca? Dói ou há algum outro sintoma importante? Porque se não há outros sintomas importantes e o que incomoda mais é o aspecto da língua, talvez nem requeira tratamento. Se qualquer forma, consulte um médico otorrinolaringologista.

  134. Dra, Boa noite!

    Apareceram duas bolinhas no canto lateral direito da minha lingua e fiquei muito preocupado. Pelo fato de meus dentes estarem nascendo eu achei que seria isso, eu poderia estar mordendo a lingua de noite, porem pesquisei na internet e achei muitas coisas. Sera que eu poderia te mandar fotos por email?? Estou muito preocupado pois ate DST falaram que podia ser. Por favor me ajude.

    1. Bruno, certeza que elas “nasceram” agora? Porque se forem as papilas valadas, como explico no texto, elas sempre estiveram lá! Quanto ao paladar, depende… as razões dessa alteração podem ser várias. Se isso não se resolver nos próximos dias, procure um dentista e faça uma avaliação.

  135. Dra., é normal ter carocinhos embaixo da língua? Eles parecem fazer parte dela, não doem, nem nada, são bem pequenos, da cor da língua, não incomodam nem nada, mas é que vim reparar ha alguns dias, queria saber se a estrutura embaixo da língua tem que ser lisa ou se possui alguns carocinhos que fazem parte da mesma. Aguardo resposta, obg !

    1. Não Maria, a língua não é totalmente lisa nessa região. Você pode estar falando de pequenas glândulas salivares ou da carúncula sublingual, duas “bolinhas” que ficam no freio da língua. Todas essas estruturas são normais. Mas se você não está bem certa de que se tratam dessas estruturas, procure um dentista pra avaliar.

    1. Edvaldo, se estão no local que descrevo no texto e com aspecto similar, são as papilas sim. E, se forem, não têm nada a ver como mau hálito. Procure um dentista (melhor, por causa da questão do hálito) ou médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  136. Olá, já faz algum tempo que tenho uma pequena bolinha branca bem na ponta da minha lingua, penso que seja um sapinho, “candidíase oral”, mas pelo tempo que se passou acredito que já deveria ter sumido. Fiquei preocupado, será que é alguma doença grave que não demonstra sintomas? E se não for nada grave, tenho como remover essa bolinha?

    1. Lucas, sendo uma bolinha só, não acho que seja candidíase. Provavelmente é uma papilite, que a inflamação de uma papila gustativa. Não penso em nada grave, pela sua descrição. Se persistir por mais alguns dias, seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  137. Boa noite, tenho saburra lingual e até por esse motivo procuro fazer uma higiene bucal completa: fio dental, escova, escova interdental, já que uso aparelho, etc… escovo a lingua, passo o limpador e a lingua fica pouquissimo tempo limpa… logo forma a saburra novamente… o que devo fazer? Ou o que deveria fazer e não estou fazendo? Fico incomodado porque parece que o problema é cronico…

    1. Gomes, essa saburra provavelmente tem mais a ver com a qualidade da sua saliva e da sua alimentação do que com problemas de higienização. Procure tomar bastante água e estimular o fluxo salivar. Mascar chiclete – sem açúcar, de preferência, claro 😉 – é uma boa estratégia.

  138. Ola, tenho muita saliva, sei la, quando eu acordo ja acumulo muita agua na boca, eu vou na janela e cuspo dps escovo os dentes e fico cuspindo, minha boca seca durante um tempim e me disseram que tem cheiro de pasta, fico cuspindo aquele cuspe seco, branco, o que sera?

    1. Que bolinhas, Nivea? Em que local da língua? Se forem no fundo, como explico no texto, são apenas papilas gustativas normais, e elas não ficam cada vez maiores… sempre foram grandes.

  139. Ola, tenho um dente quebrado dos lados, ta com um cheiro podre, ruim, e eu tenho costume de passar a lingua no dente, ae fica com mau cheiro, não tenho condiçoes de pagar pra restaurar o dente, o que eu faço?

    1. Carlos, só um dentista pode resolver o seu problema… não há nada que você possa fazer por conta própria pra solucionar o caso, o dente já está quebrado e retendo resíduos alimentares, por isso o mau cheiro. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma avaliação, sem nunca ter feito isso você não tem como afirmar que “não não tem condições pra restaurar o dente”. Você pode procurar uma Unidade de Saúde, uma Universidade com faculdade de Odontologia, sindicatos, associações, etc.. Falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  140. Ola, quando escovo os dentes dos lados ele doi, ae passo a escova bem devagarinho, do outro lado da pra escovar normal. E outra duvida, apos escovar os dentes começa a encher de saliva, e cuspindo, quando escovo de noite num consigo dormir, tenho que engolir a saliva, a minha lingua ta amarela e fui tentar tirar no fundo da lingua dá asia de vomito.

    1. Leticia, a dor à escovação pode revelar uma sensibilidade dentinária. Experimente trocar a pasta de dentes por uma para dentes sensíveis (mais sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html ). Quanto à salivação, não é um problema em si… ter bastante saliva ajuda em muitos aspectos (diminui a chance de cáries, por exemplo. Mais sobre o tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/pra-que-serve-a-saliva.html . Quanto à escovação da língua, é essencial, mesmo. Falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/04/como-escovar-a-lingua.html

    1. Não dá pra saber sem avaliar você, Gabriel. É preciso verificar o tamanho do “buraco”, digamos assim. Talvez seja caso só de restauração, talvez seja preciso bloco, talvez a fratura tenha atingido o canal… depende. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  141. Depois de escovar os dentes minha boca enche de saliva muito, tenho que cuspir toda hora, e tenho um dente só quebrado, esfregando o dedo nele o cheiro é de esgoto, do outro lado esfrego num tem cheiro nenhum, normal, pk tenho esse cheiro despois de esfregar o dedo no dente? É um cheiro ruim de esgoto, como resolver?

    1. Gabriel, como o dente está quebrado, deve estar retendo restos de comida, e essa comida tem ficado retida por muitos dias, pois removê-la, mesmo com a escovação, é difícil. O cheiro não é de esgoto, mas de comida “podre”. Pra resolver, é preciso procurar um dentista pra restaurar o dente.

  142. Olá, resolvi olhar minha garganta no espelho usando uma lanterna, e notei q ela n é totalmente rosada como as outras, ela é um pouco acinzentada nos cantos, e tem uma feridinha pequena avermelhada em volta que lembra afta e tb possui algumas veias, eu não sinto nenhuma dor, mas sempre estou com catarro na garganta.

    1. Victor, você fuma? Bebe? Pode haver variação na coloração da mucosa da garganta, dependendo dos hábitos da pessoa. Sugiro que você procure um médico otorrinolaringologista pra fazer uma avaliação, principalmente por causa da ferida que você relata.

  143. Olá, Ana.

    Bom, vamos lá. Tenho 20 anos, e ano passado fui diagnosticada com HPV genital. Fui medicada e desde então não apareceram mais sintomas. Este ano (há um mês) fui diagnosticada com esofagite erosiva grau A e comecei a tomar os remédios. Comecei a notar o aparecimento de pequenos carocinhos nos lados, ao fundo e embaixo da minha língua. São bem pequenos, avermelhados e não doem. Mas há 2, 3 dias apareceram dois bem na pontinha da frente da língua e estes sim estão doendo e incomodando, apesar de serem bem pequenos. Você acha que pode ter relação com a esofagite e os remédios ou pode ser a DST se manifestando na boca? Estou muito preocupada…
    Desde já, obrigada.

    1. Difícil dizer apenas com base no seu relato, Bruna. Mas a esofagite – me parece, não é minha área – não costuma causar lesões em boca, como você descreve. Pode ser que tenha a ver com a DST, então. De qualquer forma, não fique “imaginando” o que pode ser, procure seu médico pra avaliar e tratar de acordo.

    2. Brun, desculpa o incômodo, mas só pra reforçar sua tese, eu tenho esofagite erosiva grau A e estou com sintomas parecidos.
      Bolinhas no final da lingua que só aumentam.

      1. Ana, depende de que “bolinhas” são essas. De forem as papilas valadas, como explico no text, elas não vão sumir, porque são normais. A dificuldade de engolir pode ter outra causa. Procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  144. Ola, quando acordo minha boca esta cheia de agua e fico cuspindo toda hora, meu nome é Gabriel e tenho umas bolinhas no fundo da lingua, acho q são vermelhinhas e de vez em quando a lingua fica branca e começo a ficar cuspindo, o que pode ser?

    1. Gabriel, você relata vários sintomas, mas eles não têm relação, necessariamente. Ter muita saliva é bom, em princípio não é algo que deva preocupar você. As bolinhas no fundo da língua, como explico no texto, podem ser apenas papilas normais da língua. A língua pode estar esbranquiçada por causa de acúmulo de saburra (camada de resíduos, células mortas, bactérias, etc.) sobre ela, que pode ser eliminada com uma correta higienização.

      1. Ola, vou dizer, tem um só dente quebrado e amarelinho um pouco, não consigo escovar que doi e sou viciado em comer unhas, fica com gosto amargo e todo os dias acordo com a boca toda amarela, ai tenho que escovar a lingua, mesmo escovando a lingua ainda fica meio branca e dps acumula muita saliva, acordo com a boca cheia de saliva, gosto ruim, queria me livrar dessa acumulação de saliva, pois tenho preguiça, só escovo os dentes uma vez quando acordo e o gosto ruim na boca, o que devo fazer, me ajuda rsr

        1. Gabriel, procure um dentista pra verificar esse dente quebrado e orientar você quanto à higienização dos dentes e da língua. Ter bastante saliva não é algo ruim, pelo contrário, a saliva ajuda a limpar os dentes, diminui o mau hálito, etc..

  145. Oi, tudo bem…

    Estou com umas bolinhas no fundo da lingua perto da garganta e quando estou com a boca fechada fica sentindo elas no céu da boca é muito ruim… é melhor eu procurar um dentista ou um otorrino… o que deve ser…

    1. Oi Ana, Boa tarde!
      Foi designado esofagite erosiva grau A e gastroduodenite, só que estou com algumas bolhas no fim da lingua e um gosto amargo na boca. Uma sensação terrivel de algo parado na garganta… Minha dúvida é: volto ao Gastro, um dentista ou otorrino?
      Obrigado pela atenção.

        1. Muito obrigado pela atenção, esqueci de ressaltar que já tinha mostrado esses exames a ele, e ele iniciou um tratamento com coquetel e pouco tive melhora… Farei como falou, voltarei nele e depois deixo notícias aqui!

        2. Oi Ana, boa noite!
          Como te falei voltei para dar notícia… Fui ao gastro e ele olhou a lingua e disse que essas placas estão parecendo alguma reação do organismo à medicação, stress ou outra coisa que ela desconhece.
          Daí ela disse que ja teve essas bolinhas na língua e que não era pra eu me preocupar porque não está inflamado nem está dolorido… Me indicou uma nova endoscopia, só que vou procurar um otrorrino… porque pra mim isso não está normal! Um Abraço e depois apareço rs

  146. Ana, de uns dias para cá, eu comecei sentir um gosto estranho no fim da língua. Bem onde ficam essas papilas maiores em forma de “V”, sinto até um pouquinho de mau hálito.
    Pode até ser falta de higiene mesmo, mas fazia muito tempo que eu não sentia esse gosto estranho… O que pode ser ?
    Não consigo escovar nessa região pois sinto vontade de vomitar…

    1. Francisco, não dá pra afirmar o que pode ser apenas com base na sua descrição. Pode até ser apenas um incômodo passageiro, o mau hálito talvez não tenha nada a ver com isso. Se persistir, procure um dentista e/ou médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  147. Oi Ana, apareceu uma bolinha bem pertinho da garganta do lado direito, ela tinha sumido mas voltou novamente, e sinto um leve dor de ouvido do mesmo lado, o que pode ser?

    1. Claudio, não dá pra sugerir o que seja apenas com base na sua descrição… “bolinha” é algo bem vago. Inclusive essa bolinha pode não ter nada a ver com a dor de ouvido e ser, até, apenas uma papila gustativa. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  148. Ola, o meu nome é Simone, o meu problema começou com uma faringite e tomei muito antibiotico ha 3 meses e não melhorei, mas eu sinto a lingua e o buraco por dentro do nariz, falaram que pode se alergia.

  149. Oie Ana, meu nome é Renata e estou com umas bolas branca debaixo da língua, são duas q estão se juntando e está aparecendo outra bem embaixo delas, elas são parecidas com uma afta, porem são mais grossas e com a cor mais embranquiçada, e não ardem só doem quando eu encosto ou dobro a lingua do lado, to preocupada, morro de medo de ser câncer :( e também é muito constrangedor. Imagina o que pode ser?

  150. Olá, Ana. Li esse post pois estava procurando a resposta pra uma duvida minha, há um tempinho, 3 ou 2 dias, tenho sentido um incomodo leve e quando fui olhar vi uma bolinha pequena branca no meio da lingua e também ha uma do lado, não dói e nem arde, só senti que tinha alguma coisa ali quando estava de boca fechada, o que será que pode ser ?
    Obrigada beijoos.

    1. Marileide, pode ser um monte de coisas… inclusive nada. Não dá pra sugerir muita coisa apenas com base na sua descrição, talvez uma papila inflamada. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

  151. Entao doutora, bem proximo a garganta e ja tem alguns dias, mas nao sumiram ainda… estava com muito medo e hj procurando saber na net encontrei seu blog e to menos preocupado… obrigado.

  152. Nunca tinha tido essas bolhas no fundo da língua, ontem senti um incomodo e olhei e tinha bolhas no fundo… Isso pode ser uma DST, ou algo normal do organismo ? Preciso que tire minha duvida.

  153. Ana!! Eu tbm tenho esss bolinhas na lingua, mas ha dois dias atras eu olhei minha lingua na frente do espelho e ela estava com o aspecto amarelado… e sempre de manha apos escovar os dentes eu sinto um incomodo muito grande na lingua quando vou conversar com alguem, ja cheguei até a fazer vomitos e eu ja estou assim ha muito tempo, o que pode ser isso? É muito ruim, ja esta me atrapalhando ate a conversar!

    1. Wemerson, a língua amarelada pode ser apenas acúmulo de saburra, que é uma camada de restos alimentares, bactérias, células mortas, etc.. O incômodo que você sente pode ter várias razões, pode ser um problema na garganta ou até algo psicossomático (com origem psicológica, mas que se manifesta d forma física). Enfim… é preciso avaliar com mais critério. Sugiro a avaliação de um dentista e de um médico otorrinolaringologista.

  154. Eu estou com umas bolinhas no fundo da lingua, bem no fundo, fiquei preocupada com isso, será que tenho que procurar um especialista ou não? Isso é grave? preciso tomar algum remedio? Tem cura?

    1. Kawane, você leu o texto? Se forem as papilas valadas, é algo normal, que todo mundo tem e que não requer tratamento algum. Se não forem, procure um dentista pra avaliar.

  155. Ana Tokus, fiz tratamento para mau halito na clinica Halitus, antes não tinha saliva, hj em dia engulo saliva demais, é normal isso, pq as pessoas do meu serviço veem eu engolindo e ficam reparando em mim sabe, trabalhando e disfarçando pra ver se vou engolir.

    1. Jonas, é ótimo ter bastante saliva… faz bem pra você, para os seus dentes, para o seu hálito, etc.. Não se preocupe, as pessoas não devem estar “reparando” não, engolir bastante saliva é normal.

    1. Pode ser uma papila gustativa inflamada, Carol. Mas pode sr outra coisa também, não dá pra afirmar apenas com base no seu relato. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  156. Olá! Obrigada pelas informações, pelo que estou vendo, essas bolinhas assustaram muitas pessoas, rsrsr, inclusive eu… Esses dias meu namorado estava me perguntando o que eram essas bolinhas na lingua dele… eu falei que nao sabia e que eu nao tinha, logo nao era normal… de repente olhei bem no fundo da minha lingua e lá estavam elas… rsrs… me apavorei… mas ainda bem que encontrei este site… e tudo se acalmou novamente… rsrsr

  157. Olá Ana. Tenho 20 anos e ha pouco tempo tenho tido problemas com cáseos, gosto ruim na boca e também tenho notado que pouco tempo após a escovação se acumula um pouco de saburra na minha língua. Qual pode ser uma provável causa para o aparecimento desse problema logo agora? Pois higienizo minha boca do mesmo jeito que antes. Também tenho a preocupação porque li em alguns sites que os cáseos podem favorecer o aparecimento de algumas desordens sistêmicas, como doença periodontal, halitose, amigdalites e a saburra que já estou tendo. Isso é verdade?

    1. Ariane, é provável que a qualidade da sua saliva e os seus hábitos alimentares tenham mudado ao longo do tempo. A presença de cáseos têm íntima ligação com a halitose. Não vejo muita relação entre cáseos e doença periodontal, a não ser que consideremos que ambos possam ser consequência de de problemas de higienização.

      1. Como assim qualidade da saliva? Devo procurar algum profissional? E outra coisa doutora, não consigo remover os cáseos só com o gargarejo. Posso utilizar jatos de água morna com auxílio de uma seringa?

        1. Características da sua saliva, como quantidade, viscosidade, etc.. Procure um dentista especialista em halitose (mesmo que você não tenha um problema específico de halitose, pode ser interessante uma opinião com relação à saliva, higienização, os cáseos, etc.). Você até pode usar o jato da seringa, se ajudar, ótimo. Mas cuidado pra não se engasgar.

  158. Olá, percebi hoje que estava com algo incomodando minha garganta… Li seu artigo sobre as papilas valadas, só que o que achei estranho em mim é que apenas uma está “inchada” roçando na minha garganta, isso é normal ?

    1. Isabel, pode ser uma papilite, ou seja, a inflamação de uma papila. Não que seja normal, mas é algo que costuma se resolver de forma espontânea. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

    1. Iranilda, talvez não seja nada, apenas um aspecto “diferente”. Você notou isso quando? Tem certeza que já não era assim antes? Como os pontinhos são nos dois lados da língua, pode ser normal (geralmente quando há problema, aparece de um lado só). Se persistir, na dúvida, procure um dentista pra avaliar.

  159. Tomei duas injeções pra desinflamar a garganta e sobre a língua ela me perguntou se tava com alergia. Fui em outro clínico e ele disse q não era nada demais, q as papilas abriram por causa da inflamação na garganta e q tinha sabura também. Ele receito mel rosado e um anti-alérgico (hoje foi o quarto dia que tomei, mas não notei melhora). O vc acha, Ana? Estou muito preocupada. Com medo que seja algo grave.

  160. Oi Ana!
    Há duas semanas notei minha língua diferente. A lateral tem marcas (não sei se marcas de dentes ou feridas q não doem). E na ponta e superfície da minha língua tem pontos q mais parecem listras vermelhas. No centro da língua sinto um incomodo, principalmente ao tocar o céu da boca, já na ponta da língua a impressão que tenho é que vai sair os pedaços da língua. Fui na emergência e a médica disse q a garganta tava com pus.

  161. Olá, é na língua mesmo… sempre fica encostando no dente do lado esquerdo e incomoda demais… mas não sai nenhuma secreção e nem aparenta ter, mas incha muito, da coceiras na língua e meu maior desespero é quando ela incha, pq me sufoca, como se fosse engolir a língua… Estou com problemas no estômago… será que tem alguma ligação?

  162. Boa noite! Bom, eu li a postagem, mas acho que meu problema é diferente… pois o que acontece comigo é que sempre sai uma bola bem grande, dura e me causa muito incomodo no lado esquerdo da minha língua, perto da garganta… Quando engulo a saliva parece que minha língua também vai ser engolida, uma sensação horrível… arde e coça muito… fico desesperada cada vez que esta bola sai… ela é duas vezes maior que uma ervilha… estou preocupada com isso, mas é difícil procurar um médico e mostrar a ele porque ela some em algumas horas, mas sempre acaba voltando no mesmo lugar…

    1. Seu problema é outro mesmo, Thais… as características são de um abscesso ou algo de origem inflamatória. É na língua mesmo? Ou na garganta? Sai alguma secreção / pus quando a “bola” diminui? Tem gosto de alguma coisa?

  163. Boa noite!
    Bom, to desesperado ha mais ou menos 3 semanas, estou com a base ou raiz da língua (não sei como se chama) inchada. Quando eu abro a boca consigo ver ela encostando na úvula. Quero saber se tem a ver com as papilas gustativas que podem esta inflamadas ou pode ser algo mais grave?

    1. Pode ter a ver, sim. Dói? A garganta está avermelhada? De qualquer forma, pode ser algo local e de origem inflamatória, pelas características descritas não parece algo grave. Procure um dentista ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

      1. Oi Ana
        Não doi não, só notei porque fui ver o que tava incomodando o céu da boca (eram as papilas) e vi esse inchaço, parece um pouco avermelhada ou rosa, não sei direito. Para comer não empata, é como se eu tivesse nada lá.

        Desde já agrecido pela ajuda!

  164. Oi Ana!
    Ha mais ou menos uma semana nasceu umas bolinhas na minha língua lá no fundo, e parece que lá no fundo esta inchando e esta incomodando a úvula.
    Queria saber se é mesmo papilas gustativas e quando tempo demora para volta ao normal?
    OBS: Não comi nada de diferente, só um abacaxi, mas já tinha comido antes e que me lembro nunca aconteceu isso.

    1. Wagner, se as bolinhas nasceram há uma semana apenas, não devem ser as papilas valadas, porque já nascemos com elas. Mas pode ser que você só as tenha notado há uma semana (isso acontece muito)… e como você comeu um abacaxi, elas ficaram mais inchadas / aparentes. Se for isso mesmo, em alguns dias volta ao normal. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

    1. Renita, uma possibilidade é que essas “bolinhas” sejam só papilas da língua, como eu explico no texto. Se for esse o caso, tudo normal. Já se forem “verrugas” mesmo, podem ser papilomas. Enfim, é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário tratamento.

  165. Ana, vi este site ontem e assim, pq nao aguento mais, faz 4 meses que estou com as papilas valadas inchadas, nao desincham, e isso ta me deixando em depressão. Engordei, pq toda hora quero colocar algo na boca e nao ficar sentindo esse caroço na minha garganta. Ja fui em 2 otorrinos e os idiotas só faltaram rir da minha cara. Eu estou com problemas hormonais, acho que endometriose ou começo de menopausa, nao sei ainda, vou fazer a retirada do utero dia 11 de setembro. Entao assim, o que mais posso fazer a nao ser ir nestes idiotas que nao sei como conseguem se formar, e retirar coisas picantes (mesmo pq nao como) e acidos… o que mais posso fazer pra conseguir resolver esse meu problema?
    Por favor me ajude.

    1. Ivani, você sente dor ou como se houvesse um “nó” na garganta? Pergunto porque essa sensação de algo “entalado” na garganta pode ter origem psicogênica (existe uma condição chamada “globus”, que é caracterizada exatamente por isso: um “nó” na garganta persistente) ou, ainda, pela calcificação do ligamento estilo-hióideo, comum na Síndrome de Eagle. Mas tudo isso que eu estou dizendo são suposições, o ideal é procurar um dentista pra avaliar. Nesse caso, as papilas não teriam nada a ver com o problema. Elas são grandonas mesmo, talvez não estejam inchadas (embora pareça).

  166. Ola, li seu post sobre as bolinhas na lingua, bem interessante, mas ha uns 10 dias estas bolinhas estão me incomodando, como se estivessem inflamadas, uma hora de um lado outra hora de outro lado, devo me preocupar?

    1. Alex, não acho que você deva se preocupar, provavelmente essa sensação é resultado de alguma coisa mais ácida ou picante que você comeu. Se não passar nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  167. Ana Tokus, já faz mais ou menos cinco meses que minha garganta apresenta uma sensação de estar alguma coisa nela e ha umas semanas atras apareceu os caroços na minha língua, na parte de trás, meio vermelho, o que é isso, me ajude por favor, estou desesperado, sera que é câncer de garganta ou de lingua?

    1. Caaaaaalma, Guilherme! Pode ser apenas uma irritação na garganta, não pense no pior… não há razão pra isso. Procure um médico (otorrinolaringologista) pra avaliar, assim você fica mais calmo.

  168. Tenho essas tais bolinhas no fundo da minha lingua, as minhas sao bem visiveis, sao maiores que a da minha mae, por exemplo, quando as vi pela primeira vez essa semana corri para o dentista e ele examinou minha boca e disse que estava tudo bem e que as bolinhas eram papilas e que era normal, ja tem duas semanas que as notei e elas continuam do mesmo tamanho, eu estou com medo, sera que devo confiar nesse medico, me ajuda Dra.

  169. Boa noite. Tenho uma bolinha na língua do lado esquerdo, próximo a garganta, mas na língua do lado esquerdo. Ela e um pouquinho grande na lateral da língua. Obrigado doutora.

    1. Rafaela, provavelmente é uma papilite, a inflamação de uma ou mais papilas da língua. Não costuma trazer maiores consequências e a regressão é espontânea, em 2 ou 3 dias.

  170. Ola, eu estava desesperada por causa dessas bolinhas no fundo da minha lingua. Mas eu notei tbm pequenas dessas bolinhas no fundo do ceu da minha boca, é normal tambem?
    Agradeço desde ja.
    Bjo

    1. Provavelmente sim, Jackeline. Se não há dor, vermelhidão, etc., essas “bolinhas” devem apenas ser parte da textura normal da sua garganta. Caso doa ou elas se alterem, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  171. Quase morri quando vi essas bolinhas, pensei em tudo que é coisa ruim, e procurava na internet e não achava nada. Cheguei até a chorar, mds do céu é câncer, é tudo, eu to morrendo, ai eu achei esse post me ajudou muitoooo! haha

    1. Que bom, Ge! A ideia era essa. Muita gente, como você, fica preocupada quando “descobre” as papilas valadas… mas elas sempre estiveram lá, é que vocês nunca olharam! 😉

  172. Oi, eu sinto umas bolinhas no fundo da lingua, nao sao tao grandes mas tambem nao da para ver, eu so percebi quando começou a me incomodar, ai eu coloquei o dedo e quase vomitei, ai depois eu fiz isso de novo e senti umas bolinhas, e quando engulo parece que tem um fio de cabelo na minha garganta, o que e isso, se souber por favor me ajude, estou ficando preocupada.

  173. Oi Ana… minhas papilas valadas estao sangrando, sinto a lingua bem salgada e doce, tem gente reclamando que estou com cheiro de bosta… sera que tem a ver com minha saúde bucal? Me ajude por favor.

    1. Fernando, você comeu / bebeu alguma coisa “diferente”, ácida ou picante? Quente? Esse tipo de sangramento não é normal, é preciso avaliar com mais critério. O cheiro ruim pode vir das amígdalas, muitas vezes se prendem nas suas reentrâncias massas formadas por restos alimentares, células mortas, etc., chamadas “cáseos”. Os cáseos têm cheiro bem ruim. Procure um dentista pra avaliar.

  174. Oi Ana, meu caso é o seguinte, faz uns 5 meses que minhas papilas gustativas da ponta da lingua e da lateral aumentaram de tamanho, as vezes elas ardem pouco, mas o q tem me preocupado e que quando como algo mais duro lesiona alguma delas e sangra um pouquinho, mas nao demora pra sarar nao!! Nao tenho dificuldades para comer e nem pra sentir o gosto dos alimentos! Quando como alimentos mais acidos elas ardem bastante!! Percebi tbm pequenas fissuras no meio da lingua e ela tbm esta um pouco aspera!! Devo procurar um medico para avaliar, estou preocupada com isso !

  175. Ana,

    Só hoje de manhã que eu reparei que tinha essas bolinhas no final da boca, fiquei bastante preocupado, mas seu post me ajudou a esclarecer o que era.

    Muito obrigado.

  176. Boa noite Dra., comigo foi o seguinte, comecei a tomar todos os dias suco de um limao logo ao acordar, pois disseram a mim que limpava o organismo de toxinas, ai ao inves de ficar so de manha comecei a tomar o suco de manha, no almoço, na janta, espremer limao na comida, fiz isso por umas duas semanas, ai começou me dar uma nevralgia do lado esquerdo, com uma pequena dor no ouvido e uma dor na lingua, fui ao espelho e vi essas bolinhas vermelhas no final da lingua, fiquei super assustado, ai passei gengilone melhorou a dor, achei que fosse aftas, fiz gargarejo com leite de magnesia, ai passei cataflan gel no pescoço e proximo do ouvido, sumiu a dor, e tava ate hoje com muito medo de ser alguma coisa pior.
    Estou tomando vitamina C 1g por dia e complexo B, isso ajuda ou e normal isso por causa dos limoes tomados?
    Parei de tomar o limao ja faz 4 dias e estou usando bismujet.

    So esclarecendo, tenho gastrite e parei de tomar omeprazol, tem relaçao com acidez do estomago?

    1. Fernando, muito provavelmente a dor que você sente é sensibilidade dentinária, além de alguma agressão que sua gengiva / língua tenha sofrido por conta da acidez do limão. As bolinhas no final da língua são papilas gustativas normais, talvez apenas estejam um pouco irritadas ou inflamadas, não acredito que seja nada mais grave. A acidez no estômago pode colaborar para o quadro, também.

  177. Ana, obrigado por suas orientações… Agora vou ao dentista pra ver o que eu tenho… Mas pensando melhor vou te fazer uma ultima pergunta. Depois que eu como tenho algumas dores no pescoço, na região das minhas amígdalas e atras do pescoço… Será que eu posso estar com amigdalite aguda, com uma irritação na garganta, gripado e com catarro na garganta ou talvez com infeção nas amígdalas?
    Também sinto incômodos na parte do meio da minha garganta.
    O que pode ser?

  178. Ana, estou com um caroço no final da língua do lado direito, e o lado esquerdo parece estar normal. Estou um pouco preocupado porque tenho dificuldades na hora de comer. Não sei se são papilas gustativas. Quando engulo tenho um pouco de dificuldades, isso prejudicou minha alimentação porque estou comendo mais lentamente, ou não sei se é porque como com a boca cheia ou se é porque agora fiquei gripado e com catarro na garganta ou se são minhas amígdalas. Estou com esse caroço já faz uns 5 meses. Depois que eu como me sinto um pouco incomodado. Parece até que é uma casquinha de pipoca no final da língua e esta me incomodando. Quando engulo algum alimento minha garganta arranha. Por favor me ajude.

    1. Juan, geralmente esses “incômodos” se resolvem de forma espontânea… mas considerando que já faz 5 meses que você convive com esse “caroço”, é essencial procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Pode não ser nada, pode ser um infecção local por causa de algum trauma mecânico ou químico, pode ser alguma coisa mais séria (não se alarme, geralmente não é). É importante examinar.

  179. Ola dra. Estou mt mal, passei dois dias chorando muito, eu fui ver no espelho minha lingua e na parte de tras da minha lingua esta com umas bolhas, sei lá, grandes. eu posso considerar que eu nunka tinha visto elas, sao meio vermelhas da cor da lingua e tem tbem do dois lados da lingua… e so na parte do fundo da lingua, do meio p tras, e do lado. Me ajuuudeeee, minha mae esta preocupada tbem…

    1. Karoline, pela sua descrição me parece que são só papilas gustativas, mesmo. Ou seja: nenhuma razão pra se preocupar. Se você quiser tirar a “cisma”, procure um dentista pra avaliar.

  180. Ana, não precisa se desculpar de maneira alguma. Tivemos o carnaval aí no meio e aprecio muito sua atenção e a sua resposta.
    Realmente isso que acontece comigo é MUITO específico, mesmo procurando na internet você não encontra nada a respeito (olha que ja procurei muito em fóruns e sites específicos).
    O que mais me intriga é o fato de que a cerveja não causa qualquer efeito adverso em meus dentes, confesso que inicialmente pensei que havia algum tipo de relação com a graduação alcoólica da bebida. Essa suposição porém foi por água abaixo assim que descobri que com ICE (aproximadamente mesma graduação alcoólica da cerveja) o mesmo também acontece.
    Respondendo a sua pergunta, sobre os enxaguantes bucais, não ocorre nenhum tipo de efeito. Imagino que talvez nao ocorra porque o tempo de exposição do dente com o produto é baixo. Claro, é apenas uma suposição.
    Por hora, vou evitar essas bebidas que causam o desconforto, ja que o tratamento de canal é algo que prefiro evitar o quanto for possível.
    Quero mais uma vez agradecer a sua atenção e deixar claro que continuarei a visitar essa seção em especial, caso ocorra alguma outra idéia de diagnóstico para meu estranho problema.

    Att,

    1. Confesso que estou intrigada, Luiz… vou continuar pesquisando sobre o seu problema, quero conversar com alguns colegas, também. Caso eu descubra alguma coisa a respeito, te aviso por aqui. :)

  181. Sempre que bebo qualquer bebida alcoólica que não seja cerveja, no dia seguinte eu não consigo nem mastigar nada e nem escovar os dentes, pq se algo tocar dói demais. Isso nunca aconteceu, mas nesses ultimos 2 anos sempre que bebia qualquer coisa que não fosse cerveja, no dia seguinte tava lá eu sem poder comer mais nada por não poder mastigar. Qual a explicação para isso ???

    Detalhes adicionais
    Após ler todas as respostas, digo-lhes:

    1 – Eu como de tudo, independendo de temperatura e nunca sinto dor de dente. Escovo meus dentes numa boa sem doer nadinha nadinha. No dia que eu bebo não sinto dor nenhuma quando vou mastigar, mas no dia seguinte não dá nem pra tocar que eu dou um pulo. Outro detalhe importante é que com cerveja nada acontece, nem no dia seguinte. Mas se já mudo para um Ice, aí já começa a complicar… mas sempre no dia seguinte. Essa dor dura uns 3 dias, decaindo até sumir. Não é problema de dentes sensíveis, porque se não eu não conseguiria comer sorvete, ou coisas muito quentes. O problema é com o álcool (sem ser cerveja).

    Tenho que salientar que ja fui ao dentista para tentar descobrir a causa sem sucesso. Foi sugerido um diagnostico de que o dente estaria com uma micro trinca, realizei um tratamento para “remineralização” do local que nao surtiu efeito algum.

    PS.: mais uma informação, nao são todos os dentes que sofrem com esse problema, sao apenas dois (um de cada lado da boca), sendo que um deles tem obturação e o outro nao tem.

    Gostaria muito de uma ajuda pois isso me incomoda demaisssssss.

    Obrigado.

    1. Luiz, demorei pra responder sua pergunta porque fiquei um tempão aqui pensando em como te ajudar. Seu caso é muito específico e incomum… confesso que é a primeira vez que ouço uma queixa desse tipo, de sensibilidade dentinária tardia relacionada apenas a bebidas alcoólicas. Por curiosidade, e no caso de enxaguantes bucais com álcool… dói também? A possibilidade de uma micro trinca realmente é a explicação mais simples e a única que me ocorre, o que chamamos de “síndrome do dente gretado” (veja aqui –> http://odontodivas.com/2011/08/sindrome-do-dente-gretado.html ). Se não houver solução menos invasiva, o jeito é partir para o tratamento de canal, mesmo… assim esses dentes não responderão mais a qualquer estímulo sensitivo.

  182. Dra. nasceu uma bolinha em mim na bochecha, no lado de dentro da boca, ela não doí e é transparente, não é grande. Depois nasceu uma nessa mesma pele da bochecha, mas mais acima (na parte do lábio onde tampa os dentes superiores) e depois nasceu outra acima da 1a bolinha. O que pode ser? Estou preocupada.

    1. Você sente esse gosto de forma contínua, Thais? Porque senti-lo é normal, senti-lo SEMPRE não. Se for algo contínuo, seria bom procurar um dentista pra avaliar, provavelmente algo está causando isso.

  183. Confesso que fiquei muito preocupado com essas bolhinhas na minha lingua. Pensei em procurar o médico na mesma hora, 4h30 da manha, kkkkkkkkkkk. Mas fiquei com medo da resposta do médico. Hoje resolvi pesquisar antes, para me preparar melhor. Mas agora estou bem mais tranquilo. Isso não passa de uma parte muito importante da minha língua. Ufa, estou aliviado :)

  184. Olá Dra, minha lingua esta apresentando algumas mudanças, sinto ela mais áspera e com uma mucosa meio branca, apareceu umas bolinhas tb no fundo, não me preocupei no começo pq era uma, hj são 3, tem risco de ser fungos? Candidíase?

    1. Pode ser candidíase sim, Adriano. Essa camada branca sai quando você escova a língua? Sangra em algum momento? Procure um dentista pra avaliar, pode ser que seja só saburra lingual (uma camada formada por células mortas, bactérias, resíduos alimentares, etc.).

      1. A camada branca sai quando escovo sim, mas tenho q escovar bem forte a lingua, e nunca sangrou não, graças a Deus, vou por uma pomada antifungica, não tá me incomodando ou ardendo, mas é o caso de abrir a boca mesmo para escovar os dentes, é acho que vou procurar um dentista para avaliar, ando meio preocupado, obrigado!

    1. Letícia, pode ser uma pequena fibrose ou outro tipo de lesão. Difícil dizer apenas com base no seu relato, é preciso examiná-la. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Dra., meu dente de siso do mesmo lado (direito) do “caroço” acho que esta inflamado, pq esta doendo muito, todo lado direito da minha boca esta doendo, inclusive a língua. O “caroço” pode ter algo a ver com o siso?

  185. Nossa, obrigada, pensei que ja tava morrendo, achei que estivesse com cancer já kkkk
    Tenho as amidalas super grandes, e estas bolhinhas na língua, incomoda na hora de engolir, obrigada pelo artigo. Bjus

  186. Oi Ana Tokus, nasceu uma bolinha no meu céu da boca do lado esquerdo próximo aos últimos dentes, ela é meio que transparente e bem pequena, as vezes ela murcha e depois volta. Sera que é motivo de preocupação???
    Desde já agradeço…

    1. Thais, embora as características que você descreve não me levem a pensar em nada sério, é preciso procurar um dentista pra avaliar. Provavelmente será preciso remover a lesão, a não ser que seja apenas uma reação alérgica e/ou provocada por alguma coisa que você ingeriu.

      1. Obrigada Dra. Ana Tokus, meu dentista esta de ferias mas assim que ele voltar vou marcar uma consulta. Eu queimo esse local direto com comida quente, sai ate a pelinha kkk, será que tem alguma coisa a ver?

        1. Provavelmente tem a ver sim, Thais! Aliás, bolhas (você relata que murcha e depois volta, como uma bolha) são as lesões mais comuns em caso de queimadura, então faz muito sentido se for essa a causa.

          1. Dra., como você me falou que poderia ser uma bolha pq eu queimei, achei que não era necessário ir ao dentista, mas essa bolha sai por um dia, fico feliz, mas no outro ta de volta. Já estou começando a ficar preocupada pq pra eu ir ao dentista tenho que falar com a minha mãe e não quero deixar ela preocupada. Será que pode ser uma mucocele?

          2. Pode ser mucocele sim, Thais. Se for, não há razão pra preocupação, nem sua nem da sua mãe. Mas será necessário procurar um dentista, porque a bolha não vai desaparecer sozinha… então, converse com a sua mãe e bora resolver isso aí! 😉

    1. Aline, “bolinhas” é uma descrição bem genérica, difícil especificar do do que se trata. Podem ser apenas papilas gustativas normais, porém inflamados ou “irritadas” por cause de alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha ingerido.

  187. Olá, meu marido esta com um buraco preto no lugar onde tinha um dente furado, é normal? Minha filha esta com algumas bolinhas de baixo da lingua, o que pode ser?

    1. Adriane, o dente do seu marido foi extraído por um dentista ou a coroa dele apenas quebrou? Quanto às “bolinhas” embaixo da língua da sua filha, apenas pela sua descrição não dá pra dizer do que se trata, nem se é normal ou não.

  188. Olá Dra. Ana
    Tenho uma bolinha branca na lateral da língua, bem no fundo.
    Fui a um dentista especialista em doenças bucais e ele me disse que não é nada e disse o nome que me parece: cistici… pode me dizer o nome completo?
    Em tempo: Parabéns pelo espaço.

    Grato

      1. Olá Dra Ana

        É exatamente igual ao da foto.
        Qual sua sugestão?
        Retirar? Deixa como está para ver como fica?
        Não preciso me preocupar então?
        Grato
        Nilmar

        1. Pra se ter certeza de que tipo de cisto se trata, só fazendo biópsia. Mas se for mesmo um cisto linfoepitelial, mal não vai fazer a você. O ideal seria remover e mandar pra exame histopatológico. Mas se o seu dentista preferir apenas acompanhar por enquanto, ok.

    1. Imagina, Denis… já me perguntaram isso tantas vezes (sobre a “normalidade” das papilas valadas) que eu tive que fazer um texto a respeito. Assim como você, muita gente nunca percebeu que elas sempre estiveram ali. 😉

  189. Estou com minha lingua meio branca no final e cheio de bolhas vermelhas, acho q umas 5, ja faz uns umas semanas, estou com medo, pode ser o q? Ah, nesses dias eu tive uma forte dor de garganta!

    1. Se as “bolhas” forem na língua, provavelmente nada mais são do que as papilas valadas, mesmo (como explico no texto). A língua fica branca por causa da saburra, uma coleção de resíduos alimentares, bactérias, células mortas, etc.. Escove-a bem!

  190. Ana, você me salvou, eu acordei hj de manha e quando fui escovar os dentes vi as bolhas! Eu não perdi tempo e fui procurar na internet, nao achava nada, eu ia marcar até consulta!! Até que achei esse blog, muito obrigada!!!! Bjs

  191. Bom, eu estou com a garganta inflamada, sinto como se tivesse um caroço nela, ai fui em frente ao espelho e abaixei a lingua o maximo que pude, como se fosse vomitar, reparei que tem varias bolinhas mais ou menos na cor da garganta, bem no fundo, acho que é o começo da faringe, isso se dá por conta da inflamaçao? Depois sai? Pode ser hpv?
    OBS: Sentindo apenas a garganta doer.

    1. Cláudia, essas bolinhas podem ser consequência de uma inflamação, sim. Mas não dá pra afirmar isso apenas pelo seu relato, assim como não dá pra associar com HPV de forma direta. Sugiro que você procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  192. Parabéns pelo post bem esclarecedor! Realmente quando vi a minha (que são muitas, fiquei apavorada). Mas nao é isso que esta me preocupando (depois de seu post), estou com uma ferida no meio da lingua, avermelhada, e está dolorida. Nao sei de onde ela veio, nao lembro de te-la mordido ou algo do tipo. Não sei se tem algo a ver, mas ela começou a aparecer depois que experimentei sushi. Por favor dra, me ajude! Obrigada!

    1. Pode ter a ver sim, Julia… difícil saber. O importante é que, caso essa lesão permaneça pelos próximos dias, você procure um dentista pra avaliar. Se desaparecer, provavelmente foi apenas algo com origem local.

  193. Dra, tenho manchas vermelhas na borda da lingua e no meio das manchas esta aparecendo uma espécie de nervo branco. Na bochecha tenho as mesmas manchas. No maxilar tenho uma ingua há meses que vem crescendo. O fundo da minha garganta está mudando a cor (roxo avermelhado). Não tenho dor. Pode ser cancer? Obrigada.

    1. Simone, não creio que seja. Me parece alguma coisa benigna, mas não saberia sugerir o quê apenas com base na sua descrição. É preciso procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Mas vá tranquila, câncer de boca não é assim tão comum (a grande maioria das lesões em boca NÃO SÃO câncer), e a sua descrição não me fez pensar nessa possibilidade.

  194. Apareceu uma bolha dentro da minha boca, bem no fundo da bochecha, estou preocupada pois ja é a segunda vez, aconteceu depois de comer… da primeira vez ela apareceu, mas logo esqueci e ela sumiu, mas agora voltou de novo no mesmo lugar, parece uma bolha de agua bem durinha, estou muito preocupada, por favor me diga o que pode ser? Obrigada.

    E agora estourou essa bolinha, ficou uma marquinha de sangue no lugar, nao me incomoda agora, mas estou tao preocupada!

    1. Aline, é na bochecha ou na gengiva? Se for na bochecha, provavelmente você deve ter mordido e causado uma lesão ali, algo que se resolve de forma espontânea. Se for na gengiva, pode ser uma fístula, que é um local por onde o organismo elimina pus, o que revelaria uma infecção.

    1. Ter papilas é completamente normal, Gabriel. A dor pode ser resultado de uma papilite, que é a inflamação de uma ou mais papilas gustativas. Não é grave, mas incomoda. O problema costuma se resolver de forma espontânea mas, se persistir, seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  195. Olá!
    Eu já passei em vários médicos por causa disso e um deles me passou Bismu-Jet, mas não comentou direito o que era.
    Acredito que elas não doem, mas ficam bem no fundo da língua e quando eu a coloco pra fora ficam bem visíveis, são levemente avermelhadas e umas ficam até no canto da língua bem no “nervo”. Elas tem um tamanho de meio centímetro cada mais ou menos, tem umas 7, 8. Isso é normal? Elas são tão grandes assim? Sabe, não são pontinhos são bolinhas mesmo.

  196. Boa tarde, eu percebi uma bolinhas ha um tempo atrás, estou muito preocupado, agora de tarde, eu coloquei o dedo bem no final, quase na garganta e percebi uma bolinha maior, é motivo para eu me preocupar? O que eu devo fazer?
    E quando eu escovo a lingua lá no fundo, a espuma deixa de ficar branca e fica um pouco mais escura, é normal?

    1. Lucas, me parecem ser as papilas valadas, das quais falo no texto. Mas claro, o ideal é procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Se forem elas, não há razão pra preocupação. A espuma muda de cor quando você escova provavelmente porque resíduos que estavam na língua são removidos. Normal.

  197. Muito obrigado, eu ja estava me desesperando, eu coloquei uma lanterna de led e vi as bolinhas aumentadas no final da lingua… Incomoda ao ingerir tudo, a não ser água. Eu ja estava achando que estava com câncer, nossa, você caiu do céu! Nunca ouvi falar nisso.

  198. Boa tarde, eu gostaria ke me tirasse uma duvida, eu tenho uma bola ainda um bocado grande no fundo da lingua, mas no meio, e tenho uma sensaçao de ter na parte de baixo do queixo inchado, é normal doutora, qual o seu conselho? Obrigada.

    1. Fabiana, difícil opinar com base numa sensação que você tem. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, é mais seguro… qualquer coisa que eu diga é “chute”.

      1. Bom dia doutora, eu hoje fui ao centro de saude e eles viram um caroço no fundo da lingua e disseram-me para ir ao hopital, mas estou com muito medo, isto esta a mexer com o meu sistema nervoso, pode me ajudar em algum sentido? Obrigada.

        1. Fabiana, foi um médico ou um dentista que examinou você? Ele deu algum tipo de sugestão sobre o que seria esse caroço? Enfim, qualquer lesão em boca precisa ser investigada, mas posso tranquilizá-la no sentido de que a maioria delas não tem nada a ver com câncer. Vá ao hospital (ou procure um dentista estomatologista) e faça qualquer exame necessário, até pra você ficar menos ansiosa com relação a isso.