Bolinhas no fundo da língua… têm cura?

Papilas valadas BEM DE PERTO

Por algum motivo, certo dia você resolveu colocar a língua para fora e olhar bem no fundo da garganta… todo mundo já fez isso alguma vez na vida. Amígdalas (tonsilas palatinas), ok. Campainha (úvula), ok. Garganta limpa, sem aspecto de inflamação… MAS DE ONDE VIERAM ESSAS BOLHAS NO FUNDO DA MINHA LÍNGUA?

E agora, faz o quê? Agora, você vai na Internet e pergunta pra qualquer um o que pode ser isso (é ou não é?) :). Felizmente, você acabou chegando aqui, num blog de Odontologia escrito por uma dentista, e não no Yahoo! Respostas. Ufa. Vamos lá… o que são essas tais bolinhas no fundo da língua? É grave?

É natural a preocupação, principalmente se você encontra algo no seu corpo que nunca viu antes. Mas gente… calma. Essas bolinhas ou “bolhas” na verdade são papilas gustativas, as papilas valadas (ou circunvaladas). Elas são bem maiores que as demais papilas e ficam bem na base da língua, distribuídas em forma de V. E por que elas estão inchadas? Não estão. Elas são grandes assim mesmo… é que você nunca tinha percebido.

Papilas gustativas e suas funções

As papilas valadas são responsáveis por sentir o gosto amargo. Pode perceber… o amargo a gente sente bem no fundo da garganta. São elas trabalhando.

Em resumo: as bolinhas no fundo da língua não têm cura… porque não precisam de cura. Elas são totalmente normais e esperadas. De qualquer forma, sempre que você achar alguma coisa “estranha” na sua boca, não hesite em procurar um dentista pra examinar. Estamos aí pra isso.

E pode ficar tranquilo… disso você não morre! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Diagnóstico Bucal | Marcadores: , , ,

459

  1. Oi Ana!! Li esse post e lembrei das minhas aulas de anatomia, onde é preciso saber de cada detalhezinho da nossa língua… rss Sou estudante de Odontologia da UFF e estou no 1º período ainda. Acabei achando esse blog de vocês, e sempre que dá dou uma passada aqui!! Parabéns, adoreii o blog!! :D Bjoss

    • Obrigada, Ingrid! É verdade, pra saber se tem alguma coisa errada a gente precisa conhecer o que é o “certo”. Diagnóstico é isso.

  2. Oi Ana! : )
    Morri de rir com o post de hoje, kkkkkkkk!!!
    Mas as fotos… Essas fotos não são para analistas de sistemas, só o pessoal da saúde pra aguentar, rsrsrsrs!

    Sempre tive uma cisma com essas bolinhas… Feiosas! rsrs

    Mas qdo li o título pensei q vc ia falar daquelas bolinhas de pus que as vezes vem para a boca (raramente)…
    Se diz cada coisa sobre aquilo!
    Vc tem uma explicação? rs

    Bjos!
    Mari

  3. Pô, meu, e ainda a gente quando beija nem imagina que as fungiformes se enrolam com as piriformes da garota e as valadas dão o desfecho final. Tinha que ter um microscópio antes de sair com alguém, pra depois não reclamar que o negócio ficou muito amargo demais.

    • Verdade, Marcelo! Mas se o tal do microscópio estivesse sempre disponível (ou viesse acoplado nas pessoas), eu acho que a humanidade estaria em sério risco de extinção! :)

  4. Antigamente eu me perguntava mesmo o que eram essas bolinhas na minha lingua, e por que “apenas eu” as tinha…Isso era o que eu pensava…

    • Pois é, Erika… muita gente pensa assim! :)

  5. Assim como a Mariana eu também morri de rir com este post… na verdade eu to sempre rindo quando leio seu blog rsrsrsrs.
    Agora peguei carinho por essas bolinhas rsrs
    Bjos

  6. Eu tive uma crise de riso ao ler. Vi essas bolinhas semana passada e desde então fiquei preocupada. Fiz algumas pessoas que conheço colocar a lingua pra fora só pra ver se eu não era a única, kkkkkkkkkk. Obrigada por me aliviar, hehe.

    • Ahauahaha! Por nada, disponha sempre. :)

  7. Bem, eu estou com uma dúvida, ha exatamente uma semana essas “bolinhas” lá no final da garganta começaram a me incomodar, sei lá ficar inchadas e roçando na minha garganta, parece até que um comprimido ficou agarrado e isso está me INCOMODANDO MUITA COISA, não sei mais o que fazer, elas não estavam assim sabe, e não sei o que é.

    • Nana, como diz o texto, essas bolinhas são papilas gustativas, portanto são normais. Elas podem estar inchadas devido a algum alimento mais ácido que você tenha comigo, por exemplo. Pode ser, também, que você esteja com a garganta inflamada mesmo… e uma coisa associada com a outra causa mais incômodo. A tendência é isso diminuir, mas se os sintomas não melhorarem, procure um médico.

  8. Muito obrigado pela essa informacao das bolinhas no fundo da lingua, tambem as tenho, a primeira vez que as vi fiquei em panico, mas com esta informacao da para ficar calmo.

    • Que bom Juvencio, era essa a intenção. Tem bastante gente que tem essa dúvida.

  9. Eu estou com assas bolinhas no fundo da lingua, isso tem cura sem ir ao medico?? Estou com muito medo disso, por favor me da uma resposta ta, beijos aii para vcs.

    • Amanda, essas bolinhas são papilas gustativas. São perfeitamente normais e não precisam de nenhum tipo de tratamento, todo mundo tem. Pode ficar tranquila. :)

  10. Oi Ana, obrigada pelas informacoes no seu site, o que acontece comigo é o seguinte, minha lingua esta com a base inchada, e sinto um incomodo na minha garganta, noto algumas bolinhas que descem pela lingua ate a garganta. Sinto como se essas papilas estivessem maiores do que o normal, estao me causando um tremendo desconforto na garganta. Fui em um clinico geral e ele disse que o que tenho é sinusite. Voce acha que as papilas podem estar inchadas devido a uma reacao do meu corpo à sinusite?
    Obrigada.

    • Sabrina, em princípio são duas coisas que não tem a ver. A sinusite é a inflamação dos seios da face (regiões “ocas” que existem dentro do nosso crânio), e não tem ligação direta com a garganta ou as papilas gustativas. Veja esse post –> http://medodedentista.com.br/2011/05/correndo-da-dor-de-dente.html

  11. Ola, estou um pouco preocupada, pois notei na minha lingua umas bolinhas vermelhas no fundo proximo da garganta e tmb nas laterais da lingua, é pouco doloroso onde fica essas bolinhas o q poder ser isso ?

    • Sandra, não parece nada grave pela sua descrição. Podem ser apenas papilas gustativas normais meio “irritadas” por causa de alguma coisa mais ácida que você comeu e nem se lembra, por exemplo. Se isso persistir, procure um dentista para avaliar.

  12. Olá Ana, essas bolhas vieram aparecer depois que eu comi um peixe chamado “sardinha”, não é aqueles de lata.
    Depois que eu comi esse peixe essas bolhas apareceram, não sei se foi pq ficou com uma espinha enfiada na minha amigdala, ou se foi pq partes desse peixe permaneceram na minha garganta por um tempo.
    Eu fiquei bem preocupado quando as vi, mas não senti interesse de procurar um médico, hj uma amiga da minha mãe está internada com câncer de boca, e eu fiquei preocupado.
    Essas bolhas não me incomodam, eu as toco com o dedo (algum problema?), elas são visiveis ao final da lingua mas eu sei que tem mais pra baixo.
    Há a necessidade de eu procurar um médico?
    Se sim, clinico geral, dentistas ou o que?

    Obrigado pela atenção.

    • Raul, parece que essas “bolhas” são as suas papilas valadas mesmo, não creio que você deva se preocupar. Mas se você quiser tirar a cisma, procure um dentista pra avaliar.

  13. Voce previu minhas ações, percebi algumas bolinhas no final de minha garganta durante a madrugada; perdi o sono pensando em milhões de coisas que poderiam ser.
    Não consegui dormir mais, fui pesquisar na internet, apos buscar algumas respostas felizmente cheguei aqui, onde pude relaxar e curtir minhas ate então desconhecidas PAPILAS VALADAS.
    Valeu Ana

    • Ahauaha, fico feliz em ajudar, Sergio! Essas papilas são difíceis de enxergar, então é bem comum que as pessoas se assustem quando as veem pela primeira vez… e pensem em um monte de possíveis doenças. Por isso achei que valia a pena falar delas. Curta as suas! :D

  14. Oi, as vezes me aparece umas bolinhas no meio da língua e parece que ali fica mais aspero, o que poderia ser ?

    • Ingrid, só pela sua descrição não dá pra saber. Procure um dentista e faça uma avaliação.

      • Obrigada ANA, eu ja estava mesmo assustada com isso.

        BEIJOS

  15. Oi Ana,
    Ha mais ou menos 3 dias estou sentindo um incomodo na lingua. Acho que são as papilas valadas… sinto como se tivesse uma coisa presa na garganta, do lado direito. Papilas podem inchar e de um só lado? Será quem também tem a ver com dor de ouvido e garganta? Desde já agradeço a atenção!!

    • Fátima, as papilas podem até inchar (inclusive de um lado só), e isso geralmente acontece por causa de algo mais ácido que você tenha ingerido, por exemplo. Mas não acho que isso causaria dor de ouvido… de garganta até poderia, pela proximidade anatômica. Procure um médico pra verificar.

  16. Oh Ana, eu fiquei preocupada porque eu vi umas bolhas na minha lingua, mas eu botei a lingua da minha mae pra fora e vi que ela tambem tem, eu posso me preocupar ou isso e normal?

    • Tainale, certamente são as papilas valadas. Fica tranquila.

  17. Bom Dia,
    Eu to com um problema e espero que vcs realmente possam me ajudar, pois eu to ficando louco com isso já!
    Uma vez vi uma reportagem sobre saliva, vi que se você passar saliva na parte de cima da mão e sentir algum tipo de cheiro não é normal. Pois bem, fiz o teste e senti e tal cheiro, é um cheiro ruim, tipo algo meio amargo, e isso está me atrapalhando muito na minha vida social, achei que fosse mal hálito, fui em vários dentistas diferentes e eles me disseram que não é mal hálito, achei que fosse xerostomia, mas também não é… não sei mais oq fazer, por favor me ajude ?
    Agradeço desde já pela sua atenção
    Obrigado.

    • Esse “teste” da saliva não é um bom indicativo de halitose. Todos nós temos mau hálito em algum período do dia, se eu fizer esse teste agora, provavelmente também não vou gostar do que vou “cheirar” ;). Se vários dentistas examinaram você e não verificaram mau hálito, não tenho motivo pra duvidar deles. O cheiro que você sentiu provavelmente é resultado de um mau hálito transitório, mas não de uma halitose propriamente dita. Mas se você quer mesmo “tirar a cisma”, procure um dentista especialista em halitose e faça um teste de verdade, existe um aparelho que faz essa medição.

  18. Eu tbm to com esse problema que o anônimo descreveu ai em cima, minha lingua fica um pouco esbranquiçada pouco tempo depois de escovar os dentes. Quando eu como alguma coisa na hora esse cheiro na saliva some, mas no máximo em 45 minutos, esse cheiro volta! Andei pesquisando na internet e achei um cara que descreveu exatamente o que ta acontecendo comigo esse é o link http://www.saudalito.com.br/2009/03/06/cada-caseo-e-um-caseo/ por favor veja o que o CAIO escreveu em 21 de junho de 2009, mas só que eu não tenho certeza se é cáseo, eu tbm ja expeli essa “massinha branca” de vez em quando ainda expilo essa coisa, será que pode ser cáseo ?
    Muito obrigado pela sua atenção!

    • Fernando, nesse post aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/04/o-que-causa-o-mau-halito.html a Dra. Paula Rollemberg, autora do Saudálito, responde algumas das perguntas mais comuns sobre halitose. Pela sua descrição, essas massinhas podem ser cáseos sim.

      • Estava lendo sobre os cáseos e vi que eles se alojam nas amidalas, mas eu tentei achar essas “massinhas” e não consegui, mas de vez em quando eu expilo elas… essas massinhas podem ficar escondidas sem que a gente consiga vê-las ?

        • Sim Fernando, nem sempre é possível visualizá-las.

  19. Estou com umas bolinhas grandinhas vermelhas no fundo da lingua e as amidalas inflamadinhas, e olhei na lingua do meu marido e ele nao tem estas bolinhas que falam que são proprias da lingua.

    • Val, ele tem sim. Mas deve estar mais para o fundo da garganta, por isso você não conseguiu enxergar.

  20. Que remedio tomar, obrigada.

    • Nenhum, Val. Essas bolinhas são as papilas valadas, todo mundo as têm, e é absolutamente normal.

  21. Oi Ana, estou com uma bolinhas no fundo da lingua, as quais descem pela garganta, ha umas 4 semanas atras eu não as tinha e de repente elas apareceram e não estão saindo, e é horrível quando engulo, parece que tem uma casquinha de pipoca intalada ou alguma coisa… Vc acha normal? Não tenho dormido noites e noites pensando que pode vir a ser alguma coisa… Obrigada

    • Fernanda, se está incomodando não acho que seja normal. Mas não adianta ficar em casa pensando “bobagem”, procure um médico pra avaliar. Provavelmente se trata apenas de algum quadro transitório.

  22. Minha lingua deveria ser estudada… Que coisa horrorosa!! :)
    Ontem a noite abrindo bem a boca e colando a lingua toda… detalhe que ela deve ter um metro + ou – … pude verificar essas tais bolinhas… imagina a cena Doutora… a lingua geográfica… toda para fora.. :P
    Estou mais aliviada…

    • :D :D :D

  23. DRA ANA, TAMBEM ESTOU COM ESTA IRRITAÇÃO NO FUNDO DA LINGUA, PODERIA SER O LIMÃO PURO ESPREMIDO QUE ESTOU TOMANDO DE UMA SEMANA P/ CÁ ?

    • Rogerio, doi? Se sim, pode ter a ver com o limão sim… se não, como disse no texto, essas bolinhas são apenas papilas gustativas, portanto totalmente normais e esperadas.

  24. Ufffa já tava ficando preocupado com essas bolinhas no fundo da garganta, pensando que era grave, mas não é nada anormal!… muito obrigado!!!!

  25. Olá, gostei muito da sua reportagem, pois esse mes de novembro tive uma forte infecção de garganta e depois disso comecei a sentir algo na minha lingua, no fundo perto das amigdalas. Então coloquei a lingua para fora e vi essas bolhas, que nunca havia visto antes. Isso é normal? Porque antes eu não as sentia? Sera que foi por causa da infecção de garganta? Obrigada.

    • Claudia, provavelmente você apenas nunca tinha visto essas bolhas… mas elas sempre estiveram lá, pode ter certeza. Pode ser que com a infecção de garganta tenha havido um pequeno inchaço e elas ficaram mais aparentes… mas só. Elas são totalmente normais, são apenas papilas gustativas.

  26. Bom dia pessoal! Minha língua esta cheia de bolinhas desdo fundo da garganta ao meio da língua, elas doem e ardem um pouquinho e ultimamente minha língua está com umas machinhas avermelhadas e branca que aparecem, passa uma semana e desaparecem. Ai depois elas veem de novo e que ardem e doi um pouco. Mas não sinto dificuldade para comer e nem pra sentir o gosto, ta tudo ok graças a DEUS. Mas fico um pouco preocupado…
    Sinto muita dor de estômago com azia pode ser devido a isto? E às vezes sinto a boca um pouco áspera…

    Me ajude pessoal, pois estou preocupado…
    Aguardo resposta. Um forte abraço do Jaelson Bezerra…

  27. Olá doutora, tudo bem? Achei super interessante sua matéria sobre isso, também tenho as papilas super elevadas, antes quando eu não sabia o que era, fiquei desesperada e fui ao médico, mas ele me disse que é normal. Mas enfim, a minha dúvida é a seguinte, essas bolinhas elevadas dá para levantar tipo a pelinha delas? Tipo, eu tenho uma no fundo da lingua que, eu consigo tipo, meio que levantar uma parte da pelinha dela, tenho muita dúvida quanto a isso! Obrigada pela atenção.

    • Jackeline, geralmente não. Mas, no seu caso, pode ter havido uma hiperplasia (um crescimento) da papila, até por ficar mexendo. De qualquer forma, isso não costuma gerar nenhum tipo de problema.

  28. Muito obrigada por tirar minha dúvida, pois isso estava me preocupando muito. Pois eu havia pesquisado aqui mesmo na internet, e eu via cada coisa que me assustava. Até hpv falam que isso é. E também já vi varias fotos, e todo mundo tem, só fiquei preocupada por conta dela parecer meio “solta” digamos assim! Mas muito obrigada, muito obrigada mesmo pela sua atenção.

  29. Olá Ana,
    Tudo bem? Estou com medo de ser sapinho ou alguma doença, pois estou com a garganta doendo e essas bolhas estão muito maiores do que normalmente. E sexta-feira bebi e apenas beijei um menino. Será?
    Obg :}

    • Creio que não… “sapinho” é algo que dá geralmente em crianças bem novas ou em pessoas com problemas de imunidade. Se não é o seu caso, creio que pode ser apenas uma inflamação na garganta. Caso isso persista, procure um médico pra avaliar.

  30. Olá Dra., estou com alguns caroços estranhos no fundo da língua e uma sensação de garganta inflamada. Dói muito, o dia inteiro, já faz alguns dias e até pra salivar está difícil. Pensei ser inflamação na garganta mesmo, mas esses caroços estão me parecendo o motivo. O que pode ser?
    Obrigado.

    • Onde estão os caroços, Erick? Na língua ou na garganta? Se forem na língua, como expliquei no texto, podem ser apenas papilas gustativas, completamente normais. Provavelmente o seu problema é na garganta mesmo, uma irritação/inflamação ou infecção, até. Procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  31. Sinto um mau cheiro vindo dessas tal bolinhas, escovo bem os dentes, passo o limpador de lingua, mas continua a mesma coisa, sinto tbm algo incomodar na garganta ? O que sera, Dra ?

    • Eduardo, o mau cheiro não deve ser das “bolinhas”… mas é possível que venha das amígdalas. Às vezes se prendem lá restos de alimentos / bactérias / células mortas formando massas brancas bem fedidas chamadas “cáseos”. Seria bom procurar um dentista especialista em halitose pra avaliar.

      • Tambem estou assim Dra., estou preocupada! Pois, muito mau cheiro, e realmente percebi essas bolinhas na lingua.

  32. Olá doutora, tudo bem? Então, estou tipo com umas elevações no lado da lingua, dos dois lados. Fui ao médico e ele disse que é totalmente normal, mas não achei nada a respeito, só coisas ruins, mas tenho dúvida, é normal ter isso? Agradeço a atenção.

    • Amanda, não sei dizer se é normal apenas pela sua descrição. Eu teria que entender melhor o que são essas “elevações”. Mas se o médico examinou e não viu problema, creio que você não deva se preocupar. Se o aspecto dessas elevações mudar ou começar a doer, procure um dentista pra avaliar.

  33. Dra, percebi que o mau cheiro vem la de tras da boca, tambem sinto algo incomodar na garganta, devem ser os “cáseos” como você mencionou acima. Mas o que eu posso fazer para melhorar, ja fiz gargarejo com agua morna e não resolveu muito, poderia me ajudar ?

    • Eduardo, além do gargarejo não há muito o que fazer. A não ser que você pretenda remover as amígdalas…

  34. Bom dia drº, as minhas bolinhas doem quando como algo mais duro, tipo “pão de sal” e fico sentindo elas, não é sempre, as vezes nem percebo, mas hj elas parecem esta alteradas… isso é normal? Estou preocupada! Estava pensando em procurar um médico e não sabia que podia procurar um dentista. aguardo sua resposta.

    • Vanessa, dependendo do que você come, as papilas gustativas podem ficar alteradas sim, “irritadas”, digamos assim. Mas isso não significa necessariamente um problema.

  35. Obrigada doutora!

  36. Olá Dra! Ha algumas semanas minhas papilas gustativas estão muito inchadas. Antes observei que tinha apenas uma, mostrei ao médico e ele disse que era normal, isso ha uns seis meses e ha umas duas semanas todas estão inchadas, dando uma sensação que tem algo na minha garganta, e sinto uma sede enorme. Estou com muito medo.

    O que pode ser???

    • Maiara, me parece que o seu problema possa ter alguma causa local não identificada ainda: alguma coisa (picante, ácida) que você comeu, algum creme dental que você está usando e causando esse efeito (pergunto: você usa pastas de dente da Oral-B? Há relatos nesse sentido). Não precisa ficar com medo, é questão de identificar a causa.

      • Não, estou usando Colgate, Dra., eu tenho uma gastrite leve, mas minha garganta e região do pescoço doem quando pressiono um pouco. Tenho a sensação que ela está inflamada, mas não tenho sinais de inflamação. O que faço?

        • De qualquer forma troque a pasta de dente, Maiara. É uma tentativa pra ver se o problema é esse… se o desconforto diminuir, taí a causa.

  37. Estou com uma bolha bem inchada há uns 2 dias, tem me incomodado muito. Parecendo que tem algo preso. Da pra ver isso, é normal? O que devo fazer?

    • Bolha onde, Diana? Na língua? Eu sugiro que você procure um dentista pra avaliar, apenas pela sua descrição não tenho como sugerir uma causa pra isso.

  38. Bom dia Dra.
    Parabéns pelo site.
    Estou com uma dúvida, há mais ou menos 10 dias que sinto uma bolinha no fundo da língua, bem na curva que chega a garganta, fui ao espelho e puxei a língua e vi uma bolinha mais elevada do que as demais, sinto ela quando engulo, fiquei muito preocupada. Li também em suas respostas que pacientes tiveram problemas com a pasta Oral-B, eu só utilizo essa marca, será por esse motivo, estou preocupada, por favor me informe a respeito. Grata.

    • Érica, as tais “bolinhas” no fundo da língua são papilas gustativas, totalmente normais e esperadas. Pode ser que alguma delas esteja inchada, por alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha comido, por exemplo. A pasta de dentes pode ser um motivo, também. Procure trocar de marca pra ver se o desconforto diminui. Veja esse texto sobre o assunto: http://odontodivas.com/2012/06/eu-tenho-alergia-a-oral-b.html

  39. Oi tudo bom? Então, ha algum tempo notei que nas bordas da minha lingua há umas elevações, bem parecidas com as papilas que ha em cima da lingua, e quando eu passo o dedo sobre elas, meio que levanta, não sei se você entende. A médica que fui disse para eu não me preocupar, mas tenho medo. Procurei aqui na net, dizem que pode ser várias coisas, até mesmo o hpv. Tenho medo disso.

    • Jackeline, se você já foi foi avaliada por uma profissional (médica ou dentista), creio que você pode ficar tranquila. Na Internet tem muita gente leiga falando do que não sabe… e falando errado, claro. ;)

  40. Muito obrigada, muito obrigada mesmo. Fiquei super tranquila agora por ler sua resposta. =D muito obrigada

  41. Estou com uma bolha no meio da lingua, ja faz meses, as vezes ela ta bem pequena e agora ela está grande, o que será?

    • Laise, não saberia dizer apenas pela sua descrição, pode ser uma papila gustativa inflamada. Procure um dentista pra avaliar.

      • Estou com umas bolinhas grandes no fundo da lingua, e quando ao engolir a saliva sinto um bolo bem embaixo da garganta, o que pode ser?

        • Izabel, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser algo na língua ou uma irritação na garganta, por exemplo. Se persistirem os sintomas, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  42. Eu tenho bolsoes de pus amarelo mas é na garganta, não sinto dor, incomodo ou mau cheiro mas quando vejo faringes saudáveis elas não possuem esses bolsoes, o que podem ser, sempre que vou ao otorrino esqueço de perguntar.

    • Lucas, poderia ser uma infecção, mas se você não sente dor, não deve ser. Poderiam ser cáseos, também, que são massas formadas por resíduos alimentares que se prendem nas amígdalas, mas elas não BEM mal cheirosas… o ideal é que o otorrino examine mesmo pra se ter certeza.

  43. Boa Tarde Dra.

    Há umas duas semanas comecei a sentir um desconforto na garganta, como se tivesse algo engatado. Sumia e voltava até que ficou permanente. O desconforto estava tamanho que coloquei o dedo pra tentar sentir algo. Foi quando percebi umas bolinhas e uma bem maior mais dentro, vindo da lingua pra garganta. No momento me desesperei e corri pra net pra pesquisar achando que pudesse ser cancer. Logo marquei um médico que me disse que era normal e que essa bolinha eram as papilas gustativas. Elas estão salientes inclusive nas lateriais. Continuo não achando normal pois esse incomodo não passa. Parece que tem algo engatado na garganta. O que poderia ser? Pode ser um indicio de cancer de boca? Obrigada.

    • Luana, pode ficar tranquila! Se o médico avaliou e viu problema, certamente não é câncer de boca. E câncer de boca, além de não ser tão comum assim (felizmente), geralmente não dói. Se está incomodando você, é um “bom sinal” ;) . Provavelmente você comeu alguma coisa ácida ou picante e as suas papilas ficaram irritadas, só isso. O desconforto deve diminuir.

  44. Ola DRª ANA, faz uma semana que sinto um gosto estranho na boca, algo parecido como se eu tivesse colocado agua oxigenada na boca, e quando eu tomo agua esse gosto passa pra agua tambem e minha lingua esta meio esbranquiçada porem não tenho mau halito, o que poderia ser isso? Estou ficando preocupado já que isso deixa a agua que bebo com gosto estranho, como se tivesse sabão junto.

    • Alexsandro, apenas pela sua descrição não saberia dizer, também. Me parece que o seu paladar está alterado, você se lembra de ter comido alguma coisa diferente do habitual ou está tomando algum tipo de medicação ou fazendo bochechos com enxaguatórios bucais de forma contínua?

  45. Ufa, que bom que tem vc na net, estava preocupado, obrigado.

  46. Oi Drª, parabéns pelo site.
    Estou com uma dúvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar.
    Ontem comi pipoca e aquela casquinha ficou enroscada na minha garganta. Já comi de tudo e tentei tirar mas não consigo. Sei que ainda esta lá como se estivesse fincada. O que posso fazer para tirar? E perigoso infeccionar?
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Dri

    • Dri, não creio que vá infeccionar. Nesses casos, mesmo que demore um pouco, a casquinha acaba descendo. Tente comer alimentos mais pastosos, tome bastante líquido… uma hora vai. ;)

  47. Drª Ana, obrigada pela sua atenção.

    Estou com muito incomodo com a casquinha e acho que ela esta fincada na garganta. Teria algum profissional que consegue tirá-la?
    Obrigada.

    • Seria bom que um médico otorrinolaringologista avaliasse, Dri.

  48. Obrigada drª Ana, vou tentar marcar um otorrino. Espero que consiga ainda esta semana.
    Abraços, Dri.

  49. Olá doutora, tudo bem? Então, ha pouco tempo nasceu meu dente ciso na parte de baixo, só que parece que ele ainda não nasceu totalmente, mas enfim… ha um tempo tenho notado que quando passo a lingua um pouco atrás dele sinto uma bolinha… até ai nem liguei… só que achei entranho não ter sumido e resolvi olhar… peguei uma lanterna, quando vi, é uma bolinha branca, meio durinha, e ta meio que em cima do meu dente. Tô meio preocupada com isso.

    • Amanda, só pela sua descrição não saberia dizer exatamente do que se trata. Pode ser que seja apenas uma “sobra” de gengiva. Procure um dentista pra avaliar.

  50. Ola, saiu umas pipoquinhas na minha língua e arde demais, eu tenho que ficar com uma garrafa de água gelada pra parar de arder! E o engraçado é q as pipocas estão na ponta da minha língua. O que será que é isso?

    • Gabrieli, você comeu alguma coisa ácida ou picante que possa ter causado isso? Você usa contenção ortodôntica fixa nos dentes de baixo? Esses são alguns fatores que podem ter causado essa “ardência”. Geralmente a causa é local mesmo, uma irritação que leva à inflamação das papilas gustativas naquela região.

  51. Ola, a minha eh uma bolha meio que grande, deve ter uns 0,3 de diametro, pode ser considerada este tipo de bolha citado no texto?

    Obrigado.

    • Se for 1 só não, Lucas. Se forem várias, pode ser que sejam só as papilas valadas, mesmo. Procure um dentista pra avaliar.

  52. Doutora Ana, há alguns dias percebi em minha lingua uma bolinha da mesma cor da lingua, dura e um pouco alterada, pode se dizer que é grandinha, parece que no fundo da lingua tem mais algumas o que pode ser isso doutora ? Fiquei muito preocupada. Aguardo a resposta.

    • Grazi, essa bolinha está ONDE na língua? As do fundo podem ser simplesmente as papilas valadas, como esclarece o texto.

  53. A bolinha esta localizada mais ou menos depois do meio da lingua, mais voltada para o lado direito, meio que no fundo doutoura. E as papilas valadas voltam ao normal com quanto tempo? Obrigada.

    • As papilas valadas são normais, Grazi! Não há motivo pra se preocupar (se a tal bolinha for uma papila valada, mesmo).

  54. Oi doutora, eu tenho umas bolinhas brancas atras da lingua e me sinto esquisita, tipo meio seca, e uma irritacao. Fui ao otorrino e ele nao viu nada na minha garganta, devo ver outro medico ?? (a branco nao sao se tento tirar)

    • Procure um dentista pra avaliar! Principalmente pra verificar se a sua salivação está menor.

  55. Oi Ana,
    Hoje fui ao dentista, pois estou com um enorme desconforto na lingua. É um sensação de queimadura e ardencia nas laterais da lingua, mais da metade pro fundo da lingua, acompanhada de bolinhas vermelhas em baixo da lingua que incomodam muito. Estou com dificuldade pra comer, com a alimentação arde e doi. Meu dentista não conseguiu dar nenhum diagnostico. Quero ir a um clinico geral. Os sintomas começaram depois de comer uma espiga de milho, não sei se tem haver. Estou bem preocupada, devo ficar tão preocupada?

    • Andressa, provavelmente é apenas uma reação passageira, talvez pelo sal do milho, por exemplo. Ou até por alguma outra coisa que você ingeriu e nem associou com o fato. Outra possibilidade é de você estar desenvolvendo uma língua geográfica, que não é nada sério, é um despapilamento passageiro da língua que causa ardência também (você pode ler sobre aqui: http://medodedentista.com.br/2012/06/o-que-e-lingua-geografica.html ). De qualquer forma, não acho que você deva se preocupar… certamente é alguma coisa com causa local e de caráter transitório.

  56. Oie Ana,
    Alguns dias notei uma especie de bolha atras da minha, lingua perto da garganta, e apresenta esta alterada… uma só no final da lingua perto da garganta… Isso tem me incomodado muito… sinto um desconforto… estou tomando remedio para garganta inflamada… o que pode ser isso ???

    • Lili, apenas pela sua descrição não saberia sugerir uma razão pra essa bolha. O ideal é procurar um dentista pra avaliar clinicamente, mas se for apenas uma papila inflamada, deve regredir nos próximos dias.

  57. Olá doutora, estou com um sério problema na minha garganta, já faz uns dois anos, e os médicos não encontram o meu problema, cada um fala uma coisa, estou desesperada, eu sinto uma queimação muito forte e a sensação que tem um bolo na minha garganta, e a minha amigdala do lado direito também me incomoda como se estivesse algo pegando nela, e dá a impressão que as papilas valadas encostam nela e dá essa sensação que tem algo preso nelas e não sai de jeito nenhum, o que pode ser ? Não aguento mais me ajude por favor.

    • Lidia, quisera eu dar uma explicação que satisfizesse você, mas pela sua descrição não identifico nada em específico. Pode ser uma simples irritação na garganta, infecção nas amígdalas, inflamação das papilas, algo ácido ou picante que você tenha comido e que causou esse efeito… enfim, os motivos podem ser vários. Essa queimação que você relata é exatamente onde?

  58. Bom, eu estou com uma duvida, quinta-feira a noite eu estava conversando normal quando de repente comecei a tossir muito e minha garganta começou a ficar irritada, bom tomei um remédio para alergia que a medica me indicou quando a minha rinite estiver atacada, depois tomei uma inalação, nisso comecei a sentir minha língua estranha, como se ela estivesse inchada e minha garganta estava meio que doendo, no outro dia quando acordei fui ver no espelho as bolinhas no fundo da minha língua estava grandes e minha garganta ainda dói um pouco, e a minha língua esta meio estranha, como se estivesse inchada, mas ela não esta, e estou conversando, comendo normal, mas estou com um pouco de medo o que pode ser?

    • Michele, difícil dizer apenas pela sua descrição. Você relata uma série de sintomas, mas nem certeza quanto a eles você tem. Me parece alguma irritação local por causa de alguma coisa que você comeu, ou um problema na garganta, mesmo. Eu acho que isso vai passar e, se não passar nos próximos dias, seria bom consultar um dentista ou um médico.

  59. Olá doutora, eu me esqueci de relatar que essa queimação é na garganta em toda a extensão do pescoço. Obrigada pela a atenção.

    • Mesmo com essa informação, ainda a causa é “obscura”. A sua salivação está normal? Você sente a boca seca?

  60. Ola… ha mais ou menos um mês e meio tive uma afta na ponta da lingua que doia muito, porem com uma certa demora ela sarou, mas no local alguns dias depois percebi que apareceram umas papilas inchadas e avermelhadas e que se mantêm ate hoje. Tem dia que toda a ponta da minha lingua esta avermelhada e ardendo e sinto como se tivesse alguma coisa no local. Ja fui em 2 dentistas e 3 medicos e me falaram que nao é nada. So para lembrar, tenho gastrite e refluxo, pode ter alguma coisa a ver?

  61. Olá Ana…
    Esse assunto serve para as bolinhas que nascem embaixo da língua também? Porque de vez em quando nasce uma bolinha embaixo da minha língua, e eu não sei o que é, e muitas vezes ela me incomoda.
    Você sabe me dizer o que pode ser?
    Desde já agradeço! bjos..

  62. Olá!
    Adorei seu blog, muito bom mesmo!
    Está de parabéns!
    Adorei a postagem sobre as bolinhas da garganta!!
    Beijos…

    • Obrigada, Faby. :)

  63. Ola doutora… estou com varias bolhas inchadas no final da lingua e ao lado, incomodando quando fecho a boca. Parecia uma infecçao de garganta. Com antibioticos melhorou a dor na garganta, mas o inchaço e os varios carocos nao diminuem nem doem. Estou usando Oral-b. tem a ver? Sao papilas inchadas?

    • Bruna, pode ser que sejam só papilas inchadas, sim. Mas é difícil dizer com base apenas na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar. Várias pessoas têm relatado “alergia” e reações associadas ao uso das pastas de dente da Oral-B, veja esse texto: http://odontodivas.com/2012/06/eu-tenho-alergia-a-oral-b.html

      • Vdd, isso é assim mesmo.

  64. Doutora, já li diversas coisas a respeito destas bolinhas no fundo da garganta, mas acho que meu caso é um pouco mais serio, elas me incomodam tanto que fico forçando minha garganta o tempo todo para expeli-las, e todos os dias elas estão na minha garganta… vira e mexe estou mexendo na minha garganta para tira-las, e hoje mesmo fui olhar minha garganta e cutuquei no fundo do canto direito da minha garganta com cotonete e quando penso que não, sai uma bolinha, fiz isso 3 vezes e nas 3 vezes sairam bolinhas da minha garganta… entrei em panico, meus pais me disseram que até me levariam ao psicologo que ja não aguentam mais me ver fuçando a garganta. Preciso de uma orientação, pois sei que mais cedo ou mais tarde, vou ferir minha garganta, isso ja virou um tormento, elas não param, as vezes a impressão que tenho é que tem um buraco na minha garganta cheia delas. Por favor me ajude!

    E outra, elas podem causar problemas futuros como cancer de garganta ou qualquer outra doença?

    • Juliane, mas aí nós estamos falando de outro tipo de “bolinha”, não às que me refiro no texto. Pelo que entendi, você fala de cáseos, que são massas que se prendem nas amígdalas. Essas massas são formadas por restos alimentares, células mortas, etc.. Não, não há qualquer relação delas com câncer, pode ficar tranquila. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar. A solução pode ser, inclusive, a remoção das amígdalas.

      • Entendi Doutora, fiquei, e ainda estou assutada porque já vi alguns videos pela internet de pessoas com esses cáseos, porém em excesso extremo. Fiquei muito preocupada, já marquei uma consulta com um Otorrino, mas não sei se resolve… Tudo que já procurei a respeito não esclarece totalmente minhas duvidas, acredito que possa me esclarecer. Por que as amígdalas ? Se remove-las posso me ver livre destes cáseos? O excesso destes restos de comida podem, como eu te falei que vi no video (em excesso), causar danos a minha saude?
        Existe outra forma eficaz, que não seja retirar a amígdalas… ?

        • As amígdalas têm pequenos “buraquinhos”, que são locais em que se prendem facilmente esses restos alimentares. Se não há amígdalas, não há cáseos. A presença dos cáseos não causa um dano direto à saúde, mas eles são uma das principais causas de mau hálito. Se você não remover as amígdalas, gargarejos vigorosos frequentes podem remover os cáseos. Mas não é uma solução, seria algo paliativo.

          • Existe uma solução caseira? Sem precisar remover as amigdalas?

            Doutora, dá uma olhada neste video : http://www.youtube.com/watch?v=KdhpNzXUfK0

            A Senhora vai entender por que entrei em panico. Meu medo é que isso aconteça comigo.

          • Pois é, Juliane, a “solução caseira” seria exatamente os gargarejos constantes pra remover os cáseos.

            Fiquei ABISMADA com o vídeo, e sim, compreendi o seu pânico. Mas creio que não se tratem de cáseos (embora não consiga definir a consistência dessa massa branca apenas pelo vídeo). Acho que são tonsilólitos, que são calcificações que se formam nas amígdalas. A questão agora é saber se você tem cáseos ou tonsilólitos, porque esses últimos também são uma possibilidade real. De qualquer forma, mesmo que o vídeo seja chocante, ele está no ar justamente por ser uma situação extrema… é exceção. Portanto, não fique pensando “bobagem”. Procure um otorrino pra tirar a cisma.

  65. Eu notei alguns caroços, uma sensação de sede intensa e como se tivesse algo preso a garganta. Neste caso, preciso procurar um especialista, sim ou nao ? No caso, se for, tem que ser o dentista?

    • Paula, no seu caso, por ser especificamente em garganta, talvez seja mais apropriado consultar um médico otorrinolaringologista.

  66. Muito Obrigada, Doutora!

  67. Boa tarde Ana,
    Recentemente (ontem 12/03/13 às 22 hrs.) notei uma bolinha na lateral da minha língua, localizada na mesma direção das papilas valadas. Notei isso depois que troquei a marca do creme dental, não sei se isso tem alguma ligação, ou, se pode ter sido algum alimento diferente que comi. Estou bem preocupada, mas pensei em esperar um dia antes de consultar um médico, para ver se diminui, o que poderia ter causado a bolinha e por que?

    • Natasha, difícil dizer com base apenas na sua descrição. Pode ser, apenas, uma papila valada que inflamou. Há relatos de reações adversas com o uso do creme dental Pró-Saúde, da Oral-B. Você está usando essa pasta de dentes? Veja: http://odontodivas.com/2012/06/eu-tenho-alergia-a-oral-b.html

  68. Boa noite,
    Como disse, a bolinha se localiza na lateral da língua no sentindo da papila valada. Duas do lado direito, uma com um volume maior que a outra, e alguns do lado esquerdo porem pequenos, sem dor, halito continua normal. Apareceu depois que mudei para close up triple hortelã, sei que foi depois da mudança do creme dental porque uso aquele limpador de língua, então sempre estou de olho. Nesses dois últimos dias, comi algumas coisas um pouco acidas, o que você acha? Pode ter sido o creme dental e a comida? Estou preocupada e me mudei ha poucos dias, então ainda não sei onde tem um dentista, por isso estou recorrendo a sua ajuda.

    • Eu acho que essas lesões tanto podem ter a ver com a alimentação mais ácida quanto com o creme dental. Se fosse alguma coisa mais séria, provavelmente não ocorreria bilateralmente. Procure evitar comidas/bebidas ácidas e interrompa o uso, pelo menos por enquanto, da pasta de dente. A tendência é dessas lesões sumirem.

  69. Ana desculpe pelo incomodo, mas as tais “bolinhas” estão no meio da minha lingua, o que faço ?

    • Gabriel, as papilas valadas são sempre no fundo da língua, perto da garganta. Se você tem “bolinhas” no meio da língua, deve ser outra coisa. Procure um dentista pra avaliar.

  70. Obrigada Ana,

    Descobri após consulta com uma dentista que tenho alergia ao creme dental Close up. Meu problema evoluiu causando inflamação na amígdala, mas já estou em fase de tratamento, realmente precisei interromper o uso do creme como explicou. Bjos.

  71. Já tem uns 4 meses que me da uma bolha de pus e sangue no ceu da boca, e essa bolha estoura e some e depois de algum tempo aparece de novo, e minha lingua é toda fissurada e rachada, o que pode ser essa bolha de pus e sangue q sempre aparece com frequência???

    • Monalisa, parece ser uma fístula, que não tem nada a ver com a língua fissurada/rachada. A fístula é um local por onde o seu organismo expulsa o pus de uma infecção. Ou seja: é preciso verificar de onde vem o pus e tratar o dente (e/ou a gengiva) de acordo. Procure um dentista pra avaliar.

  72. Olá, me deparei com umas feridas do lado direito na ponta da língua, e dói bastante quando toco nelas, são transparentes e parece sair sangue quando tento tirar. O que é?

    • Danielle, apenas pela sua descrição não há como saber ao certo. Podem ser papilas gustativas inflamadas, aftas, ferimentos causados por atrito, reação a algum alimento que você comeu… enfim, só procurando um dentista pra ter certeza e tratar de acordo.

  73. Eu não aguento mais, tenho mau halito há anos, quando engulo saliva eu sinto mau cheiro sair pelo nariz e as pessoas notam de longe, me ajude, pois ja tentei de tudo.

    • Marcia, você precisa procurar um dentista pra verificar a causa do mau hálito. Só conhecendo o motivo, será possível tratar e acabar com isso.

  74. Boa noite. Como pode, para uns é engraçado e para outros é serio? Eu fui examinar a minha boca e enxerguei algumas bolinhas uma ao lado das outras, que nunca havia visto. Também me apavorei e, como disseste no inicio, fui para o Google. Mas, a tua explicação é exatamente fantástica. As bolinhas (papila valada) é a resposta. Fico tranquilo e agradeço por pessoas como tu que são profissionais e destinam tempo para ajudar aos outros. Essa é a frase, ajudar aos outros.

    • Obrigada, Andre. Que bom que eu pude ajudar. As papilas valadas são totalmente normais e esperadas, mas é como você falou: um “belo” dia a pessoa as enxerga (e elas sempre estiveram lá ;)) e fica preocupada. Por isso o post, é muito comum essa curiosidade e a ansiedade a respeito das tais “bolinhas”. Abraço!

  75. Doutora, tenho o dente ciso torto. Um dia tive uma afta na língua. A língua estava muito dolorida e a gengiva também inflamou. A inflamação da gengiva pode ter sido pela afta, ou pelo dente torto, ou os dois ao mesmo tempo? Usei uma pomada que aliviava a dor e dai conseguia dormir. Afta é bucha…
    Obrigado.

    • Andre, pode ter sido pelos dois motivos, com o agravante da dificuldade de higienização que qualquer dente torto proporciona. Deve ter ocorrido uma gengivite localizada e, talvez até, um princípio de pericoronarite (a inflamação da gengiva que recobre parte de um dente).

  76. Olá Doutora, desde de ja agradeço, me ajudou muito com as postagens anteriores.
    O meu caso demonstra ser as tais papilas gustativas inflamadas, as perguntas são:
    *QUANTO TEMPO (MÉDIO) PARA QUE ELAS VENHAM A DESINFLAMAR ?
    *O INCOMODO É PASSAGEIRO ?
    *ELAS SÓ SE DESTACAM PORQUE ESTÃO INFLAMADAS, ISSO ?!
    *EXISTE ALGO QUE POSSA ACELERAR O PROCESSO DE DESINFLAMAÇÃO DAS MESMAS ?!

    Sou músico profissional, trombonista, e vivo disso.
    E estão me incomodando muito. Mas pelas suas descrições, vejo que é algo normal!

    • Diego, creio que em 1 semana a inflamação já tenha passado. Mas tudo depende, também do motivo que levou a isso. Dessa forma, o incômodo é passageiro, sim. As papilas valadas se destacam sempre, independentemente de estarem inflamadas, elas são bem maiores que as outras papilas, mesmo. Para acelerar o processo de resolução da inflamação, seria preciso entender o que causou a inflamação e tratar de acordo. Você pode procurar um dentista ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  77. Olá Doutora, peguei uma baita gripe e minha garganta está inflamada… notei que surgiram 2 ou 3 bolinhas na lateral esquerda da lingua… e acordei com duas manchinhas vermelhas na bochecha (interna) uma de cada lado… o q pode ser ? Obrigada desde já.

    • Lais, pela sua descrição não tenho como sugerir alguma coisa. Essas manchas / bolinhas podem ser um reflexo da inflamação da garganta. Se persistir, procure um médico pra avaliar.

  78. Ola Ana, tdo bem? Estou com essas tais bolinhas no final da lingua, do nada elas apareceram e estão inchadas, n sao bolhas e sim bolinhas mais resistentes… Pelo q li, deve ser msm essas tais papilas gustativas, elas estao inchadas, talvez estejam irritadas por causa d algo q comi sei la… ainda n estao me incomodando n graças a Deus, ameem!! O q tenho notado tbem é uma cor esbranquiçada da minha lingua, parece um sebo, sei la, estranho, mas tenho uma higiene bucal excelente! Duas perguntas… Essas bolinhas n continuam assim inchadas e tomam conta do resto da lingua e da garganta n ne? E essa cor esbranquiçada e sebosa na minha lingua, tem como resolver isso, Doutora? Aguardo resposta, grato!!!

    • Gilson, certamente estamos falando das papilas valadas, mesmo. Elas são bem maiores que as outras papilas da língua, mas isso não significa que elas esteja inchadas. É assim mesmo. Mas sim, elas podem até estar “irritadas” por alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha comido. A camada esbranquiçada na sua língua se chama saburra, é composta por resíduos alimentares, células mortas, bactérias, etc.. Pra removê-la não tem segredo: basta escovar a língua regularmente. Existem raspadores linguais que ajudam nessa tarefa, mas a limpeza da língua com a própria escova de dentes (sem pasta) costuma ser suficiente.

      • Dra. Ana, essa papilas valadas sao desse tamanho msm? Elas n diminuem n? E sobre o tal sebo na minha lingua, ja está melhorando depois q passei a escovar minha lingua diariamente (coisa q n fazia com tanta frequencia). Mas as minhas papilas continuam grandes! Agradeço por vc tirar tantas duvidas da galera aki! Parabens pela otima profissional!!! Abraço!

        • Não Gilson, elas não diminuem. Elas são grandonas assim mesmo! :)

  79. Olá Ana! Sensacional seu blog!!! Além de dicas de higiene, trata-se de orientações médicas sobre saúde bucal. Sempre leio, encontrei ele através do artigo sobre mau-hálito. Mas vamos lá Aninha, veja se pode me orientar:
    Tenho notado bolinhas “elevadinhas” no centro da minha língua. Elas são da cor da própria língua, porém parecem estar mais destacadas no sentido de relevo. Elas ficam mais ouriçadas quando higienizo minha língua, pois ficam com as pontinhas pra cima, como espetinhos… Não há muitas, mas é notável. Já analisei a figura onde vc explica sobre as papilas, mas é como se fossem papilas maiores, pontudinhas, como escaminhas que deixam a língua mais áspera nessa região. Às vezes faço bochecho com água oxigenada, uso muito enxaguatório bucal, como cuidados de higiene em relação aos dentes, gengivas, hálito, etc. Será que elas estão inflamadas? Seriam verruguinhas? Te aguardo. Abçs, obg.

    • Mariana, podem ser papilas inflamadas, sim. Mas achei interessante a sua descrição como “verruguinhas”. Sim, podem ser verruguinhas, nesse caso seriam papilomas (não se assuste com o nome ;)). O tratamento, nesse caso, é cirúrgico (remoção da lesões). Procure um dentista pra avaliar.

  80. Como na descrição do seu post, vim parar aqui por meio de uma busca no Google. Ainda bem! :)
    Seguinte doutora, vamos ao meu histórico: recentemente tive uma inflamação na garganta que ainda não está 100% curada. Tenho febre reumática e já fumei por um período considerável. Por esses motivos passei a me preocupar mais com relação a inflamações na garganta ou qualquer outro sinal “estranho” que apareça na minha boca (morro de medo de me aparecer um câncer). Fora isso, eu canto, e não faço nenhum exercício vocal (eu sei, sou relaxada demais). Agora, estou estranhando umas bolinhas doloridas no céu da boca. Isso pode ser por conta da inflamação?
    Vou aproveitar pra saber outra coisa. Fui à dentista e ela me disse que teria que extrair quatro dentes que ficam na parte de trás, para que os terceiros molares inferiores possam nascer. Disse que pra fazer o procedimento preciso primeiramente levar um exame do coração pra que ela possa fazer as extrações. Isso é realmente necessário? Porque estou tendo dores de ouvido e cabeça, além de dormir e acordar surda de vez em quando, creio que por causa dos dentes.
    É muita coisa né doutora? kkkkkkkkkkkkk
    Adiantando meu sincero agradecimento pela atenção, e parabenizando sua iniciativa com o blog (ajuda muito ter informações concedidas por profissionais da área).
    Um abraço!

    • Jessyga, as bolinhas no céu da boca podem ter a ver com a inflamação na garganta, sim. Podem ser, também, resultado de alguma coisa mais ácida ou picante que você comeu. Considerando que você tem febre reumática, sua dentista tem razão em pedir exames mais específicos. É tudo preventivo, mas a ideia é proteger você de qualquer possível complicação decorrente das extrações. :)

  81. Bom dia, doutora… estou com uma bolhinhas um pouco avermelhadas na base da lingua… gostaria que a senhora pudesse me ajudar a descobrir o que é… tem mais ou menos duas semanas, nao coça, mas sinto elas tocando no palato as vezes, o que será? Agradeço a senhora…

    • Fagner, difícil dizer apenas pela sua descrição. Podem ser, simplesmente, as papilas valadas que eu cito no texto (e que são completamente normais).

  82. Mas essas papilas valadas podem permanecer até quanto tempo para desaparecerem? Fui ao clinico geral mas ele falou q era normal, mas acho que esta demorando para desaparecerem… estou suspeitando que foi em decorrência de um procedimento que realizei, tratamento de canal, onde a dentista esterilizou o meu dente com um soro, talvez esse soro tenha caido na lingua… agradeço a senhora…

    • Fagner, aí é que está… elas não vão sumir nunca. Elas deveriam estar aí mesmo, e são grandes assim mesmo. Não se preocupe com elas, elas são normais (se forem realmente as papilas valadas, claro).

  83. Sempre me questionei sobre elas, mas ao ir no dentista esquecia de perguntar. Muito obrigada pelo esclarecimento, me tirou uma dúvida de anos! hahaha.

  84. Dra., tem umas bolinhas na minha garganta que fedem muito, quando gargarejo sai tudo, fico com medo, disso é normal?

    • Essas bolinhas são cáseos, Juciara. São massas bem fedidas formadas por restos alimentares, bactérias, células mortas, etc. que se prendem nas amígdalas. Os cáseos são a causa de muitos casos de mau hálito. Se você consegue se livrar deles ao fazer gargarejos, ótimo. Continue fazendo isso. Veja mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2011/04/o-que-causa-o-mau-halito.html

  85. Estou com uma pequena irritação na garganta. Além disso, ontem raspei a escova de dente na lingua, e pensei que isso tivesse causado o incômodo que está até hoje. Acontece que fui ver como ela estava, e encontrei duas bolas “amareladas” bem nos dois lados da lingua, lá no fundo, que não doem.
    Procurei no google, vi resultados assustadores e desesperei. Isso pode ser só uma reação da irritação na garganta, imunidade baixa, ou qualquer coisa, ou é um sinal grave mesmo?!

    • Tais, difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Mas “coisas ruins” geralmente não vêm aos pares, ou seja, se está dos dois lados, provavelmente não é algo com que você deva se preocupar. Na dúvida, seria bom consultar um médico otorrinolaringologista.

  86. Boa tarde, estou com medo, apareceu umas bolinhas no final da minha lingua, meus pais falam que pode ser infecção mas não ta doendo, o que seria, ta bem no final da lingua, estou com medo.

    • Matheus, não dá pra dizer exatamente o que seriam essas bolinhas com base apenas na sua descrição. Mas podem ser simplesmente as papilas valadas que eu cito no texto, que são completamente normais e não causam problema algum.

  87. Ola Dra. Ana,
    Nossa, amei seu blog, parabens. Bom, gostaria de tirar algumas duvidas, ha mais ou menos uns anos sinto como se eu tivesse uma esponjinha entalada entre a lingua e garganta. Sofro de refluxo… procurei varios medicos, ja fiz varios exames, naso e laringoscopia.. Meu medico me falou que e normal, mas este desconforto nao some. Ai para tirar todas as minhas duvidas ele me pediu uma ressonancia, bom, eu ja fiz, mas ainda nao saiu o resultado. Gostaria de saber se e normal sentir isto por anos… as vezes nao sinto.
    Obrigada, Regiane.

    • Regiane, não dá pra dizer que é normal. Mas parece que, fisicamente pelo menos, não há nada que explique essa sensação de algo “entalado” na garganta. Nesse caso, esse sintoma pode ter origem psicogênica (existe uma condição chamada “globus”, que é caracterizada exatamente por isso: um “nó na garganta” persistente).

  88. Bom dia !
    Me chamo Roberto.
    Faz dois anos que me trato de esofagite de refluxo tipo A e pangastrite moderada e tenho observado nesse tempo que minha língua fica esbranquiçada e fico sentindo aquele gosto ruim, e apareceu ja faz uns dois meses tipo um caroço no final da lingua e há duas semanas mais dois caroços, estou muito preocupado, creio que até o final do mês estarei indo em um gastro para fazer uma nova endoscopia. Depois de ter visto o diagrama acho que se tratam apenas das papilas mesmo, é porque nunca tenha observado.

    • As papilas ficam numa região difícil de observar, Roberto. Tem muita gente que nunca as viu, por isso o “susto” quando elas são percebidas pela primeira vez. :)

  89. Olá, Dra. Tenho a seguinte dúvida: sempre escovo meus dentes após as refeições e, inclusive, tenho o hábito de passar o fio dental.

    Entretanto, quando passo o fio entre os dentes “de trás” ele sempre fica com forte odor, independente da frequencia que escovo. Acho estranho, pois tenho escovação regular e tomo os devidos cuidados.

    Associado a isso, tenho constante mau hálito, com preponderância ao acordar, quando realmente é notório o odor.

    Eu tenho as tais papilas e são bem grandinhas.

    Grande abraço e obrigado.

    • Luan, o seu mau hálito, parece, é por causas locais. Provavelmente a anatomia dos seus dentes favorece o acúmulo de resíduos, ou seja, devem existir reentrâncias, espaços entre os dentes, etc. onde se acumulam resíduos alimentares e, nem sempre, mesmo procurando fazer a higienização de forma correta, você consegue remover. Resultado: esses resíduos permanecem, “apodrecem” e está explicado o mau hálito. Minha sugestão é que você converse com o seu dentista para orientá-lo a respeito, principalmente pra que ele indique, se julgar necessário, escovas auxiliares (como a interdental, unitufo, etc.).

  90. Bom dia. Ha mais ou menos três meses reparei umas bolinhas do lado direito, bem no fundo da língua, e achei estranho, mas elas sumiam e reapareciam. Agora elas apareceram do lado esquerdo também, estão em ambos os lados, quase em linha reta, do lado msm da língua. Na campainha tbm apareceram, e ardem de vez em quando, dá uma sensação de fermentação, que só passa após a escovação, que é feita inúmeras vezes por dia. O que pode ser?? Não tenho amigdalas, as retirei há muitos anos, ainda criança, e quando acordo pela manhã, tenho sensação de estar “entalada”, o que no decorrer do dia, desaparece. Como e bebo normalmente, sem dificuldades, mas essa fermentação, sensação de calor na lingua, não passa de forma alguma. O que pode ser?????

    • Cristina, eu ia sugerir língua geográfica (por causa da ardência), mas você falou que na úvula também existem essas bolinhas… então não deve ser o caso. Parece alguma coisa generalizada, uma alergia ou algo de origem fúngica. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  91. Uffa… Que alivio! Pensei q era só em mim!

    • :)

  92. Olá. Boa tarde. Eu estou sentindo alguma coisa estranha como se tivesse algo parada na língua, la no fundo da garganta. E hoje resolvi olhar e vi essas bolinhas. Porem elas estão incomodando. Tenho medo, pois se são normais da língua não deveriam começar do nada a incomodar. O que pode ser? Existe a possibilidade de ser DST ???

    • Patricia, as papilas valadas são normais, sim. Você diz que sente algo estranho no fundo da garganta, que é próximo do local onde as papilas estão, mas nem por isso a causa da sua “estranheza” são as papilas. Sugiro que você procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar. Nada sugere DST no seu relato.

  93. Hoje de manha eu acordei com a garganta seca e doendo, como se fosse garganta inflamada, ficou doendo desde as 05 hs até as 09 hs + ou -, agora só incomoda e tipo ta um pouquinho quente no fundo da garganta. O que pode ser só uma garganta inflamada… neh?

    Mas minha pulga atrás da orelha é que essas bolinhas eu vi hoje, porem sinto esses desconfortos ha um tempo, não é de hoje. Ai fiz uma pesquisa e li sobre Herpes e etc… Enfim, não sei o que é, e tenho que procurar mais de um médico pra me tratar, pois sempre é bom mais de uma opinião. Muito obrigada…

  94. E quando as bolinhas no fundo da língua estão maiores, é normal?

    • É sim Barbara, elas são bem maiores que as outras papilas, mesmo.

  95. Olá, minhas papilas estão muito protuberantes. Não são as do fundinho, são as da ponta da língua e da lateral. Eu fui em um dentista uma vez, ai ele falou que não tinha nada demais, que era pra eu trocar o creme dental. Eu troquei, porém não resolveu nada, doutora. E agora aumentou o numero de papilas assim. Gostaria de saber o que posso fazer para pelo menos amenizar, pois minha língua fica bastante áspera, arde um pouco e as papilas não desincham nunca. Elas ficam bem vermelhas e bastante inchadas. Muito obrigada pela atenção, muito mesmo.

    • Essa imagem parece mostrar papilas linguais hipertrofiadas… quem sabe uma papilite lingual transitória (um inflamação aguda e passageira das papilas gustativas).

  96. Não é língua geográfica não, doutora… acho que está mais para papilite mesmo. Só que a minha não está sendo transitória… rs Acho que é melhor eu ir a outro dentista para ele avaliar direitinho né? De qualquer forma, muito obrigada pelas informações e pela atenção. É muito difícil encontrar profissionais que se dediquem assim.

  97. Boa tarde!
    Meu problema é o seguinte: nasceu um ponto branco na lateral da minha lingua e este ponto é um pouco dolorido, mas as vezes parece que quer sumir ou diminuir de tamanho, faço bochecho, parece melhorar, mas volta. O que poderia ser isto?
    Agradeço!

    • Fátima, pode ser uma papila gustativa inflamada. Mas o ideal é procurar um dentista pra avaliar.

  98. Olá. Estou com um problema que esta me deixando louco, ha pouco tempo tive herpes genital, tomei um remédio chamado acicliv, depois que as feridas começaram a cicatrizar, apareceu pequenas bolinha vermelhas no final da língua, sinto que eles vão descendo para a garganta, eu sinto como se fosse uma azia no peito, e um mal estar, e sinto febre, percebi essas bolinhas ha 2 dias atrás.

    • Junior, se você notou vesículas de herpes em genital, certamente as “bolinhas” que você relata não têm a ver com isso… A NÃO SER que você também tenha herpes oral (o que pode ser transmitida por via sexual). De qualquer forma, esse tipo de lesão é mais comum em lábio. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  99. Dra. preciso muito da sua ajuda, entrei numa situacao de risco, e o que esta me amedrontando sao umas bolinhas o fundo da lingua como se fossem pequenas verrugas umas perto das outras to cheio de medo. Caso permita enviarei fotos, obrigado.

    • João, pode mandar as fotos para medodedentista@gmail.com. Mas pela sua descrição, parecem ser as papilas valadas, mesmo.

  100. Olá, estou muito preocupada, surgiram bolhas no final da minha língua, mas não em cima e sim ao lado. Elas não doem, uma já secou e não deixou ferida. E duas bem pequeninhas abaixo da língua. Elas não doem, não coçam, não ardem nada. Fiquei preocupada porque vi que meu novo namorado estava com algo no lábio que era igual a uma afta, mas não quis perguntar nada. Será que é herpes? Elas ocorrem dentro da boca? Elas necessariamente deixam feridas?

    • Amanda, não deve ser herpes. Pode ser apenas a inflamação de alguma papila gustativa (papilite), o que não requer, necessariamente, tratamento. Deve ser passageiro.

  101. Tenho essas bolhas tambem, mas o que ta me preocupando é uma massa branca que nasceu sobre essas bolhas, eu escovo e não sai. O que você indica pra acabar com esse esbranquiçado?

    • Msg, essa “massa” provavelmente é saburra (uma coleção de células mortas, bactérias, resíduos alimentares, etc.), e a sua remoção é mecânica, ou seja, com a escova de dentes (sem pasta). Veja esse texto a respeito: http://medodedentista.com.br/2013/04/como-escovar-a-lingua.html

      • Tem algum antissepico ou outra coisa para ajudar na remoção dessa saburra?

        • Não, a remoção precisa ser mecânica mesmo… esfregando.

          • Uma vez eu fui na farmacia e la me passaram nistatina pra que eu tomasse, pois eles falaram que isso era um problema no meu estômago… Disseram pra eu evitar alimentos acidos… você acha que é verdade, por exemplo, refrigerante aumenta mais ainda o tamanho dessas bolhas?

          • Msg, não vejo relação entre uma coisa e outra. A Nistatina é útil em caso de infecções de origem fúngica (como a candidíase, por exemplo).

  102. É verdade que alimentos acidos, aumentam o tamanho dessas bolhas?

    • Não, embora qualquer papila gustativa possa, sim, ficar “irritada” pelo contato com alimentos mais ácidos ou picantes.

  103. Oi, tudo bem?
    Então eu tenho algumas “bolinhas” embaixo da língua. Não dói. Não é na parte de baixo da língua e sim embaixo. No lado esquerdo. Eu toco com a ponta da língua e levanto um pouco e sinto essas “Bolinhas”. É normal? É só algo do meu corpo ou é algum problema?

    • Bruna, pela sua descrição me parece que você se refere à carúncula lingual, que é um local por onde sai saliva. É totalmente normal, é assim mesmo, ao passar a língua se nota “bolinhas”. :)

  104. Essas papilas causam mau hálito?

    • As papilas, em si, não.

  105. Dra,
    Estou com uma bola na parte da frente da lingua, lateral esquerda, que esta me incomodando ha 2 dias. Percebo que ela esta avermelhada e um pouco inchada em comparacao às outras, mas ta incomodando. O que faço?

    • Lara, pode ser uma papila gustativa inflamada. A tendência é isso se resolver de forma espontânea.

  106. Dra, só me explique…
    Eu comecei a sentir estranhas pontadas na língua quando engolia qualquer coisa, começou ontem, mas eu achei que só havia mordido a língua. Hoje as pontadas já estavam se tornando insuportáveis, e fui ao espelho olhar se poderia ser até algo preso ou alguma coisa do tipo… mas na linha central da minha língua, há quatro dessas bolinhas na vertical, além das quatro ao fundo como você explica aqui… o que pode ser isso?

    • Melissa, você diz mais pra frente (não tão no fundo), no meio da língua? Pode ser algum tipo de lesão em fase inicial ou a inflamação de alguma papila gustativa. Se estiver incomodando mesmo, seria bom um dentista avaliar.

  107. Oi Doutora, tudo bem?
    Eu sei q essas bolinhas vermelhas no final da lingua são normais, mas eu tenho umas bolinhas ñ muito vermelhas mas meio parecidas ja ha muito tempo, talvez até anos, ficam no fundo da garganta na faringe, ñ sei se la chama faringe mas deve ser rsrs, isso ñ me incomoda p/ nada e ñ doi, eu tenho alergia de vez em quando de poeira e outras coisas, ñ sei se essas bolinhas vão embora depois voltam pelo caso de eu estar com alergia, mas vejo elas la direto, fui no medico clinico geral e ele me mandou p/ otorrinolaringologista, mas me falou q aparentemente ñ é nada grave, eu te pergunto doutora, isso é normal? O q pode ser isso?

    • Thiago, difícil sugerir alguma coisa apenas com base na sua descrição. Mas pode ser alguma coisa de origem alérgica, sim. Ou, ainda, essas bolinhas serem apenas uma característica anatômica diferente sua, sem representar um problema, em si.

  108. Olá Doutora, gostaria de esclarecer uma dúvida com a senhora, hoje acordei com uma bolinha na garganta, que está me causando muito desconforto. Na hora de engolir sinto um amargo, azedo junto, estou bebendo muita água. Fui observar a bolinha e percebi que tem várias e é no final da língua próx das tonsilas palatinas (que, no caso, nao tenho mais) e com um cheiro desagradável, consegui tirar fotos pra vc ver, nao sei por onde posso te mandar… acredito que sejam as papilas, mas nao comi nada ácido ou azedo nos últimos dias, e definitivamente não está normal. Como poderia lhe mostrar as imagens? O e-mail pra enviar as fotos é esse medodedentista@gmail.com? Vi esse endereço eletrônico em uma resposta acima. Posso enviar? Obg. Agradeço muito.

    • Pode enviar, Maria Luiza!

  109. Olá Ana! Estou com bolhas grandes e vermelhas perto da garganta, quando abro minha boca e coloco a língua pra fora eu consigo vê-las. Elas doem muito quando engulo algo, principalmente café, já tem cinco dias que estou com essas bolhas e elas não param de doer e nem desaparecem de minha boca. Estou muito preocupada, me ajuda Ana! O que devo fazer?

    • Ediane, as bolhas estão na língua ou na garganta? Se for na língua, podem ser as papilas que menciono no texto, que podem estar irritadas com alguma coisa que você comeu ou bebeu. Se for na garganta, persistindo, seria bom procurar um médico pra avaliar.

  110. Dra. tem alguma relação bolinhas na garganta com o HPV? Pois essas bolinhas persistem, e em momentos estão mais numerosas e em outros momentos mal são percebidas. Só da pra ver algumas no fundo da língua, próximo a garganta.

  111. Ótimo Dra. Satisfeita e aliviada, pois não parecem com o tal HPV. Acredito que seja as papilas valadas mesmo.

    • Ainda bem! :)

  112. Estou com um resfriado forte há 4 dias. Ontem minha língua começou a doer nas laterais, principalmente na lateral esquerda. Sinto como se tivesse mordido forte a língua. Mal consigo fechar a boca, pois dói quando a língua encosta nos dentes.
    Como tive uma alergia, anos atrás com os mesmos sintomas, tomei um antialérgico. Melhorou um pouco, mas continua o incômodo. Uso creme dental Closeup e não comi nada diferente, não tive contato com nada fora do costumeiro…
    Pode ser do resfriado (tomei ibuprofeno para a febre e loratadina para diminuir a coriza)? Será que meu dente siso cortou minha língua durante o sono? A sensação é de que a língua não cabe entre os dentes. falar e engolir é desagradável…

    • Ilvanete, se melhorou com o antialérgico (e você relata algo similar anteriormente), é provável que o problema seja alérgico, mesmo. É possível que a sua língua esteja “inchada” devido a essa alergia e, durante o sono, você tenha mordido as suas laterais (é como você mesma descreveu, a língua “não cabe” na boca e invade a área dos dentes). A língua fica bem sensível, eu mesma já passei por algo semelhante. Certamente é algo passageiro que vai se resolver de forma gradual. Faça bochecho com Malvatricin ou Flogoral, deve ajudar e oferecer mais conforto até sarar.

  113. Oiii doutora, estou muito preocupada, estava com um desconforto na garganta, tipo que eu estava entalada, ai fui no clinico geral ele me passou uma injeção e disse que era rinite, ai melhorei, só que depois comi um peixe com pimenta e apareceu essas bolinhas vermelhas e minha língua ficou áspera e escura, acho que é por causa da pimenta do reino, são bolinhas no canto da linqua e bem no fundo dá lingua, estava desesperada, mas vi alguns comentários igual ao meu e estou mais aliviada, obrigada.

    • Que bom, Priscila. Certamente o problema foi causado por uma irritação local por causa da comida apimentada. Vai passar e não é motivo pra desespero. :)

  114. Oi, hoje descobri as tais bolinhas e entrei em panico, mas em seguida esse blog, uffffa que alívio. Obrigada por sossegar o coração de tanta gente.

    • Bom saber, Tercia :). Abraço!

  115. Oi Ana, tudo bem?

    Estou com uma bolinha avermelhada embaixo da língua na parte direita da boca, dói so de fazer qq movimento e estou sentido febre, o que pode ser?

    • Eduardo, se você não estivesse com febre eu diria que pode ser uma rânula (que é uma mucocele –> http://medodedentista.com.br/2012/06/mucocele-a-tal-bolha-no-labio-inferior.html que dá embaixo da língua). Mas se há febre (e também é preciso considerar a possibilidade da sua febre não ter nada a ver com a bolinha), deve haver uma infecção. Então, a “bolinha” pode ser a saída de fístula, por onde seu organismo expulsaria pus. Enfim, pra ter certeza e saber como tratar (dependendo do que for), só procurando um dentista.

  116. Oi Ana, seguinte, eu estou com uma bolinha no centro da lingua um pouco mais elevada, e ela me da um grande incomodo para me alimentar ou beber alguma coisa e doi, além disso eu estou com bolinhas vermelhas ou pontinhos vermelhos no ceu da boca, o que pode ser ? O que fazer p aliviar ??

    • Matheus, na língua pode ser uma inflamação de uma papila gustativa, isso é bem comum. No céu da boca depende, pode ser algo ocasionado por trauma, a manifestação de uma doença sistêmica ou até consequência de de uma faringite! Enfim, as possíveis razões são várias, e me parece que as 2 coisas não têm relação entre si (a não ser que sejam consequência da reação a algo mais ácido / apimentado que você comeu). Enfim, se persistir, é bom procurar um dentista pra avaliar.

  117. Ola Ana, minha lingua esta frequentemente saindo uma afta ou bolha na ponta e doi muito, e sempre sai no mesmo lugar e volta, e ta saindo bastante afta na minha boca, e aconteceu que minha namorada pegou HPV, tem a ver algo assim se eu fiz sexo oral com ela, sera que estou com HPV na boca ? E que medico que eu procuro ?

    • Felipe, aftas não costumam ser lesões comuns em quem tem HPV. Tem um texto só sobre HPV aqui: http://medodedentista.com.br/2013/06/a-relacao-entre-hpv-e-cancer-de-boca.html . Se sua namorada tem HPV e vocês fizeram sexo oral sem proteção, é possível, sim, que você também tenha o vírus, embora não seja certeza. Você pode procurar um médico clínico geral, se houver necessidade de algum exame mais específico, ele mesmo vai encaminhar (e daqui pra frente, sexo oral só com proteção, ok?!)

  118. Dra. Ana,
    Esse texto caiu como uma luva para mim, realmente nós às vezes ficamos encontrando coisas no corpo que parece que nunca estiveram lá e ultimamente estou com pequenas bolinhas brancas, tipo fungo no fim da língua, perto da garganta. Sei que essas manchinhas, eu realmente nunca tive, mas as bolinhas vermelhas eu achei que era algo, e graças ao seu post estou mais aliviada. Quanto às bolinhas brancas, ja procurei na internet e vejo muitas respostas para isso, então só indo mesmo ao dentista ne? Obrigada pela colaboração com a sociedade, transmitindo seu conhecimento.

    • Sara, é tanta informação (boa e ruim) na Internet, que as pessoas acabam ficando mais ansiosas ainda quando percebem alguma coisa “diferente” em seu corpo. Por isso o bom mesmo é procurar um profissional médico ou dentista e fazer um exame. Aí, vão-se as dúvidas.

  119. Ana, eu quero te fazer uma pergunta, é que jogo muito games no PC e por 2 dias eu amanheci e acho que meu sistema imunologico ficou baixo e depois disso me deu uma coceira na garganta e congestionamento nasal, mau halito, saburra lingual e muito baixa a produçao de saliva, e parece que estou com umas bolinhas na parte lateral da lingua, e estou apavorado pensando que pode ser um cancer, ja estou com isso mais de 4 semanas e vou hj marcar uma consulta, vc pode me dizer se é cancer msm, me tire a duvida por favor, tenho 14 anos e estava escondendo isso da minha familia para eles nao gastarem dinheiro comigo, estou desesperado!!!

    • Max, calma. Câncer de boca não e assim TÃO frequente… quando a gente acha alguma coisa “diferente”, dá pra imaginar um monte de possíveis causas antes de pensar no pior. Você tem outros sintomas além das bolinhas na lateral da língua, então eu pensaria em algum problema sistêmico (de saúde geral), alguma coisa mais ácida ou picante que você comeu e que pode ter causado essas bolinhas, etc.. Procure um médico ou um dentista logo e pare de ficar sofrendo ao pensar nas possibilidades. E tome bastante água.

      • Ana, eu falei com um farmaceutico amigo da minha mãe e ele disse que por eu ter faringite minhas amidalas ou algo do tipo estão atacadas pelo o tempo aqui da cidade estar bem seco, mas eu esqueci de dizer que estou com uma dormencia que vem as vezes na boca e na garganta, tipo se bloqueasse a saliva a hidratar, entende, tipo secura, ja marquei uma consulta e espero que não seja grave, e se for e eu morrer eu deixo uma menssagem, que vc continue com o site para ajudar mais e mais pessoas. OBRIGADO, lembrarei sempre dos que me ajudaram como vc, adeus Dra. Ana, muita saude para a senhora :)

        • Max, você não vai morrer (pelo menos não disso). Prometo. :)

  120. Ana, tem vezes que quando eu dou uma tosse sai uma bolinha pequena, menor que um grão de arroz, nem 1 centimetro tem, e as vezes sai quando nem dou tosse, o que é??

    • Fábio, podem ser cáseos, que são massas que se prendem nas reentrâncias das amígdalas e têm esse aspecto que você descreveu. Os cáseos costumam causar mau hálito.

  121. Dra. Ana, bom dia .

    De um mês para cá apareceu duas bolas de carne nas raizes da minha lingua, essa duas bolinhas de carne não doem e não tem aspecto de couve flor, é da cor da carne da lingua, gostaria de sabe o que é ? Pois estou preocupada. Estas bolas vão sair ou ficar para sempre na minha língua? Elas parecem dois calombinhos e bem atras da raiz da lingua tem umas soltinhas. Elas não doem, como tudo e não sinto dor nenhuma e adoro comer pimenta. Sera que são essas tais bolinhas que a senhora citou ? Favor me responde. Obg.Favor me passe uma resposta, obg Giselle Lira

    • Giselle, se for uma ao lado da outra, bem no centro, possivelmente se trate apenas da carúncula sublingual, que um local por onde sai saliva. Nesse caso, é totalmente normal, e talvez você simplesmente nunca tenha notado antes que elas estão ali.

  122. Dra. Ana.

    Eu não tinha estas bolinhas, elas apareceram de um mês para cá, estão situadas de um lado e do outro na lingua, na superfice, será que foi causada porque eu comi pimenta ? Mas antes eu não tinha e sempre comi pimenta, e elas nunca ficaram como bolinha de carne. Será que um dia elas vão sair, todos os dias quando escovo os dentes, vejo elas. Me diz algo, dra.

  123. Dra, acho que não é mucocele não, pois se localiza nos dois lados da superficie da lingua, nas grande papilas, são com se fossem dois calombinhos de um lado e do outro, eles não doem. Queria saber se vão sair.

    • Não tem jeito Giselle… com base só na sua descrição a gente vai ficar um tempão imaginando o que podem ser esses “calombinhos”. E sem saber ao certo o que é, não dá pra saber se eles vão sumir. Procure um dentista pra avaliar!

  124. Doutora, na minha garganta tem caseos, o que fazer para tirar esse amargo da garganta e queimaçao e baixa salivaçao?

    • Rayane, você tem mau hálito? A baixa salivação e os cáseos podem colaborar pra isso. A queimação pode ser por causa de refluxo gastroesofágico, por exemplo. Seria bom avaliar com um dentista especialista em halitose e com um médico, também.

  125. Sim, tem dia que da um halito muito ruim, mas existe algum remedio para caseos, baixa salivaçao e queimaçao na garganta? Ja fui ao medico, eles passam remedio mas nada adianta… nao sei o que fazer, e muito ruim a boca amargando o dia todo… eu tomo omeprazol e ranitil, mas nao adianta.

    • Rayane, esses remédios que você citou são para o estômago, me parece que o médico considerou seu mau hálito como de origem estomacal. Pode ser… mas a maioria dos casos de mau hálito são causados por problemas bucais mesmo, geralmente ligados à higienização e à presença dos cáseos, além da baixa salivação. Sugiro que você procure um dentista, de preferência um especialista em halitose. Provavelmente nem é o caso de nenhum remédio, mas de tomar algumas atitudes práticas.

  126. Muito bom, doutora, esse blog, as vezes me afasto um pouco das pessoas por isso, mas conversar assim com voce foi muito bom, outra coisa, existe remedio para caseos? Ou deixar de comer alguns alimentos melhoraria, o que voce me sugeri? Ja fui a alguns dentistas, so que eles me disseram que caseos nao têm cura..

    • Não Rayane, infelizmente não tem remédio nem cura, mesmo. Mas como os cáseos se prendem nas amídalas, dependendo do caso, pode estar indicada a remoção delas. Seria bom consultar um médico otorrinolaringologista.

  127. Doutora a minha garganta amarga muito e sai um odor muito fedido, o que faço??

  128. Estou com uma glândula que fica abaixo da língua vermelha e um pouco inchada, além disso apareceram manchas avermelhadas por dentro do meu lábio inferior e um caroço pequeno na curva da língua, bem de lado, e na minha amígdala direita placas brancas. Já usei gargarejo, tomei azitromicina e nada. A médica disse que era resto de alimento, mas nunca havia aparecido isso na minha garganta. O que pode ser?

    • Placas brancas na região das amígdalas podem ser cáseos, pequenas massas formadas por restos alimentares, células mortas, etc. que se prendem nas reentrâncias que ali existem. Você sente dor? Se não, talvez seja isso. Quanto aos outros sintomas, podem ou não ter relação com essas placas… se tiverem, é possível que você tenha uma infecção de garganta, uma mononucleose… depende.

  129. Boa tarde, Doutora. Retorno ao seu blog para tirar uma outra dúvida. Estou com uma inflamação, acho que é isso, entre o dente e o céu da boca. Inicia na gengiva e vai uns 3 mm (milímetros) até o céu da boca. Se me lembro bem, já estava com um desconforto quando das escovações, mas terça passada (16/07) fiz um frango empanado que ficou crocante e QUENTE, e machucou bastante. Dói quando mastigo e a comida pega em cima, dói para escovar. É uma “feridinha” cor da pele como quando sai a pele por queimadura na boca. O que pode ser? Posso passar algo? Sugere uma visita ao dentista? Obrigado pelas informações.

    • Andre, é exatamente o que você descreveu: uma queimadura. Isso é bem comum. Em princípio, não há necessidade de procurar um dentista por isso, em 2 ou 3 dias o problema deve desaparecer sem qualquer tratamento. Porém, como você relata certo desconforto na higienização (antes mesmo da queimadura), seria bom que um dentista avaliasse. Aí você já tira a dúvida das 2 coisas.

  130. Olá, estou com essas malditas bolinhas ! Queria saber se há algo que eu possa fazer para que elas saiam, ou se é so com o tempo mesmo ????

    • Milena, se as bolinhas às quais você se refere forem as papilas que eu cito no texto, elas não vão sair nunca. Fazem parte da anatomia normal da nossa língua.

  131. Oi Ana, tudo bem?
    Então, nasceram uma bolinhas bem no fundo da minha boca ha algum tempo, mas não doía, é como se nem existissem… Depois de algum tempo essas bolinhas ficaram bem vermelhinhas e da a impressão que minha língua ta inchada, fui no médico, me passaram um antibiótico (amoxicilina), mas não resolveu nada, essa bolinhas me causam muito desconforto ate para engolir saliva, a dor e insuportável. Nem estou me alimentando porque não consigo engolir a comida… vc pode me ajudar por favor?

    • Thaislane, “bolinhas bem no fundo da minha boca” onde? Garganta? Língua? Bochecha?

  132. Dra.
    Ultimamente (1 ano pra cá) tem surgido de vez em quando uma bolinha na boca, meio durinha, quase transparente e incomoda, não de dor, mas por senti-la ao passar a língua. Aparece e fica por algumas horas e depois desaparece, sempre próximo à mordida do maxilar ou um pouco mais ao fundo. O que pode ser?

    • Onde aparece essa bolinha? Bochecha? Lábio? Pela sua descrição (de aparecer e desaparecer) pode ser uma mucocele. Veja: http://medodedentista.com.br/2012/06/mucocele-a-tal-bolha-no-labio-inferior.html . Procure um dentista pra avaliar.

      • Aparece na bochecha, ao fundo, próximo à garganta, quase no fechamento do maxilar. Bem pequena e durinha, não tem sinal de nenhum liquido dentro. Fica por um tempo, incomoda um pouco, como disse anteriormente não por dor e sim pelo incomodo dela na boca.
        Pelas fotos que vi, não se assemelham às da mucocele e sempre que aparece não dá tempo de ir ao dentista mostrar, pois some antes.

        • Pode ser um trauma por causa de mordida. Faz sentido, se considerado o local.

  133. Obrigada, Doutora!

  134. Olá… sinto uma sensação que tem cabelo ou pelos no final da minha lingua, do lado direito… quase chegando na garganta… passo o dedo… escovo e continua a sensação… o que pode ser?

    • Talita, difícil dizer com base apenas no seu relato. Seria bom procurar um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  135. Olá, bom dia.

    Doutora estou com uma bolinha no fundo da minha língua, exatamente no local da papila valada e exatamente igual, porém já tem tempo e ela não aumenta e não diminui. Só que é apenas uma, e não tem mais. É normal apenas aparecer uma?? Ainda, gostaria de informa-la que já consultei dois médicos e uma dentista e informaram que era papila só que estou cismada por ela não diminuir e estar sempre do mesmo e ser apenas uma.

    Abraços.

    Obrigada

    • Camila, se for uma papila valada (e parece que é) ela não vai nem aumentar nem diminuir, mesmo. Você certamente tem outras, mas essa é maior (ou está mais para frente), por isso é mais fácil de visualizar, pois elas não são tão fáceis de ver. Pode ficar tranquila.

  136. Olá Drª. Não sei se em meio a tantas mensagens, conseguirá ler a minha. Caso positivo, eu gostaria de agradecer pela matéria. Eu estava desesperada, inclusive enfiando os dedos nessas tais bolinhas para sentir o que poderiam ser, se eram ásperas ou de alguma outra forma. E para minha tranquilidade encontrei a sua matéria, que por sinal é muito clara. Meus olhos encheram d’água seguido de um “Deus seja louvado”. É horrível quando sentimos a vida ou a saúde ameaçadas de alguma maneira, porém quando descobrimos que na verdade não existe ameaça, é fantástico. Fica aqui o meu sincero agradecimento. Que Deus a ilumine e que a senhora tenha sucesso na sua vida, em todos os sentidos. Até logo.

    • Eu sempre leio (e respondo), Natasha. Fico feliz em ajudar de alguma forma. Abração! :)

  137. Olá Dra.

    Eu estava vendo minha língua, porem em baixo dela. Passei papel higiênico e a sequei logo percebi que tenho alguns tipos “tentáculos” embaixo da língua e uma bolinhas em sua base. Isso é normal ? Esses “tentáculos” são tipo pequenininhos pedacinhos de pele ligados ao freio.

    Pode me ajudar ? Estou com medo.

    • É assim mesmo, Gustavo. Essas projeções fazem parte da anatomia da sua língua. As “bolinhas”, também.

  138. Boa Tarde Dra. Ana,
    Bom, eu sinto como uma lixinha da lingua, fiz varios exames achando que era na garganta. Mas os exames deram normais, entao procurei um Dentista e ele me examinou e falou que estou com as papilas salientes… mandou procurar um bucomaxilo.
    Realmente no fundo da lingua do lado direito tem uma bolinha bem grande, nao sei mais o que fazer, o dentista me falou que e normal… gostaria de saber se existe uma pomadinha para usar e se tenho que procurar outros dentistas… Obrigado!!

    • Regiane, se o dentista avaliou ser normal, não vejo razão pra procurar um bucomaxilo. A não ser que ele tenha ficado em dúvida… mas mesmo assim, pode apenas se tratar de uma papilite transitória (por causa de alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha comido, por exemplo). Se for procurar um especialista, acho mais apropriado procurar um dentista estomatologista, especialista em diagnóstico bucal.

  139. Olá Ana?
    Sera que vc podia me falar sobre isso… no final da minha lingua tem uns caroços que da pra eu sentir eles com o dedo quando eu os toco, estou com muito medo desses caroços?? Agradeço!

    • Wellington, não seriam apenas as papilas valadas sobre as quais eu falo no texto? Pela sua descrição, parece… e se forem mesmo, é completamente normal. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  140. Eu tenho um lugar na lateral, quase na ponta da língua, que tem um bolinha, parece uma carne pra fora, tenho ha muito tempo, não arde, não dói, não tem nada, apenas me incomoda por tê-las ali. Gostaria de saber o que poderia ser isso, e se tem como retira-las da língua.
    Desde já, agradeço!

    • Difícil dizer ao certo só com base na sua descrição, Lucas… pode ser uma papila gustativa que cresceu, pode ser uma hiperplasia (crescimento tecidual) ou outro tipo de lesão. Em princípio, se é algo que incomoda você, é possível remover sim. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  141. Olá Ana, tudo bem?

    Há alguns dias tenho sentido, na parte lateral esquerda da ponta da língua, um pontinho dolorido, principalmente quando meu dente toca.
    Visivelmente, não há nenhuma alteração. A cor da língua, como um todo, está em um tom rosa/esbranquiçado, que julgo ser normal. No local que dói, não há (pelo menos imediatamente aparente) nenhuma alteração. A dor, na verdade, é o que tem me incomodado.

    Há uns dias atrás, tomei um suco de uva extremamente ácido, que “machucou” minha língua e o céu da minha boca imediatamente. No entanto, só essa ponto “invisível e doloroso” persistiu.

    Vou ao dentista regularmente, e por coincidência, tive uma consulta há duas semanas, antes da dor. O que de certa forma, poderia descartar qualquer doença que se desenvolve a longo prazo.

    O que acha que pode ser? Penso em uma papila gustativa inflamada, pela dor localizada e nenhuma alteração perceptível. Estou certo?
    Como posso fazer para “curá-la”?

    Desde já agradeço.

    • Eu acho que você está certo sim, José. Deve ser uma papila inflamada mesmo, uma papilite transitória, que é bastante comum e costuma se resolver de forma espontânea, em poucos dias. A língua é um local complicado de se aplicar qualquer medicação (uma pomada, por exemplo), então talvez a melhor indicação no seu caso seja um enxaguante bucal, como o Malvatricin. Mas é como eu disse, vai “sarar” mesmo que você não faça nada a respeito.

  142. Olá, boa tarde! Estou angustiada, faz 3 semanas que adoeci, crise de rinosinusite, tomei amoxilina e depois azitromicina… e sempre com tosse com secreção, sem febre… bem, a crise melhorou com os antibióticos, mas a tosse continua, o médico receitou expectorante e ainda a tosse persiste, ele disse que meu pulmão está limpo… mas não olhou minha garganta, que faz 5 dias que sinto doer quando engulo e hoje eu mesmo olhei e vi no final da lingua uns carocinhos avermelhados… fiz um gargarejo com agua morna e vinagre e notei q a tosse melhorou… o que pode ser isso? Me ajude, estou angustiada. Obrigada.

    • Gildete, dado o quadro geral, parece que você tem apenas uma irritação na garganta associada à rinossinusite. Os “carocinhos” que você relata, se forem apenas na língua, devem se tratar das papilas valadas, que cito no texto… nesse caso, um achado totalmente normal.

  143. Muito obrigado Dra. Fiquei muito preocupado, muito obrigado mesmo, estava pronto para ir ao médico ver o que poderia ser isso. Toda a felicidade do mundo pra você!

    OBRIGADO!!!!

    • Por nada, Wagner. Fico feliz em ajudar de alguma forma.

  144. Ola, estou sentido um gosto amargo qdo como algo, é um gosto tipo de dipirona e sinto minha lingua grudenta. Dei uma olhada e descobri essas bolinhas no fundo da lingua, tomei um susto, pois parecem enormes e vermelhas. Coloquei o dedo e senti aquele gosto amargo de sempre. Q será…

    • Guil, os motivos do gosto amargo podem ser vários… difícil dizer sem um exame mais detalhado. Mas as papilas valadas são exatamente as responsáveis por sentirmos o gosto amargo… então é normal que você o amargo nessa região.

  145. Dra, em primeiro lugar, parabens pelo blog!! Como o mundo seria melhor se existissem profissionais tao competentes como a sra!!
    Em segundo lugar, gostaria de saber se quando as papilas estao inflamadas é normal sentir um desconforto ao engolir saliva? Sinto como se a bolinha “raspasse” no ceu da boca! Ao engolir saliva sem a lingua, nao sinto nada! Desde ja, muito obrigada pela atençao!!!

    • Rafaella, obrigada. Gentileza sua. :)

      Sim, é normal. As papilas inflamadas ficam doloridas, e o atrito delas com o céu da boca causa maior desconforto.

  146. Dra. parabéns pelo blog, hj percebi que uma papila no início da língua esta um pouquinho inchada, ela ta um pouco maior que as normais da língua. Acho que não ta inflamada, pois não dói nem incómoda, só percebi pq fui escovar a língua e vi, antes não era assim. Vc acha que é normal? Obrigada pela atenção.

    • É comum sim, Thais. A papila deve voltar ao tamanho normal em breve, principalmente se você não sente dor. É certamente passageiro.

  147. Olá drª.
    Me chamo Hellen e gostaria por favor que a senhora me esclarecesse uma dúvida. Eu estou com uma espécie de “verruga”, que nasceu embaixo da língua. Nunca tive isso, mas quando fiz sexo oral com meu namorado, com 4 dias apareceu. Seria uma DST? Faço bochechos com vinagre e sal e a “verruga” fica toda branquinha. Obrigada pela atenção.

    • Hellen, as lesões em boca mais parecidas com verrugas são os papilomas. Os papilomas podem ter ou não associação com o vírus HPV (vírus do papiloma humano)… quando têm, podem ser considerados manifestações bucais de uma DST, sim. Mas 4 dias é um prazo bem curto pra essa manifestação… se o HPV estiver envolvido, você deve tê-lo contraído antes disso. Tem um texto bem completo sobre o tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/06/a-relacao-entre-hpv-e-cancer-de-boca.html (não se assuste com o título, você não tá com câncer não, ok?!) ;)

      Ah, e procure um dentista pra avaliar assim que possível. E seria bom que tanto você quanto seu namorado investigassem junto a um médico se é HPV mesmo, é totalmente tratável.

  148. Boa tarde, eu gostaria ke me tirasse uma duvida, eu tenho uma bola ainda um bocado grande no fundo da lingua, mas no meio, e tenho uma sensaçao de ter na parte de baixo do queixo inchado, é normal doutora, qual o seu conselho? Obrigada.

    • Fabiana, difícil opinar com base numa sensação que você tem. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, é mais seguro… qualquer coisa que eu diga é “chute”.

      • Bom dia doutora, eu hoje fui ao centro de saude e eles viram um caroço no fundo da lingua e disseram-me para ir ao hopital, mas estou com muito medo, isto esta a mexer com o meu sistema nervoso, pode me ajudar em algum sentido? Obrigada.

        • Fabiana, foi um médico ou um dentista que examinou você? Ele deu algum tipo de sugestão sobre o que seria esse caroço? Enfim, qualquer lesão em boca precisa ser investigada, mas posso tranquilizá-la no sentido de que a maioria delas não tem nada a ver com câncer. Vá ao hospital (ou procure um dentista estomatologista) e faça qualquer exame necessário, até pra você ficar menos ansiosa com relação a isso.

  149. Muito obrigado, eu ja estava me desesperando, eu coloquei uma lanterna de led e vi as bolinhas aumentadas no final da lingua… Incomoda ao ingerir tudo, a não ser água. Eu ja estava achando que estava com câncer, nossa, você caiu do céu! Nunca ouvi falar nisso.

    • É uma dúvida bem comum, Marlon… por isso achei que tocar no assunto seria útil. :)

  150. Boa tarde, eu percebi uma bolinhas ha um tempo atrás, estou muito preocupado, agora de tarde, eu coloquei o dedo bem no final, quase na garganta e percebi uma bolinha maior, é motivo para eu me preocupar? O que eu devo fazer?
    E quando eu escovo a lingua lá no fundo, a espuma deixa de ficar branca e fica um pouco mais escura, é normal?

    • Lucas, me parecem ser as papilas valadas, das quais falo no texto. Mas claro, o ideal é procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Se forem elas, não há razão pra preocupação. A espuma muda de cor quando você escova provavelmente porque resíduos que estavam na língua são removidos. Normal.

      • Muito obrigado Ana, é de pessoas como você que o Brasil precisa, me aliviou muuito!!

        • ;)

  151. Olá!
    Eu já passei em vários médicos por causa disso e um deles me passou Bismu-Jet, mas não comentou direito o que era.
    Acredito que elas não doem, mas ficam bem no fundo da língua e quando eu a coloco pra fora ficam bem visíveis, são levemente avermelhadas e umas ficam até no canto da língua bem no “nervo”. Elas tem um tamanho de meio centímetro cada mais ou menos, tem umas 7, 8. Isso é normal? Elas são tão grandes assim? Sabe, não são pontinhos são bolinhas mesmo.

    • É assim mesmo, Thay. Você acabou de descrever as papilas valadas, com detalhes. Elas são normais, você não precisa se preocupar.

  152. Ola Ana! Estou com papilas gustativas ha meses, e parecem estar inflamadas porque doem, pode ser algo grave? O que devo fazer pra melhorar?

    • Ter papilas é completamente normal, Gabriel. A dor pode ser resultado de uma papilite, que é a inflamação de uma ou mais papilas gustativas. Não é grave, mas incomoda. O problema costuma se resolver de forma espontânea mas, se persistir, seria bom procurar um dentista pra avaliar.

      • Muito obrigado :)

  153. Apareceu uma bolha dentro da minha boca, bem no fundo da bochecha, estou preocupada pois ja é a segunda vez, aconteceu depois de comer… da primeira vez ela apareceu, mas logo esqueci e ela sumiu, mas agora voltou de novo no mesmo lugar, parece uma bolha de agua bem durinha, estou muito preocupada, por favor me diga o que pode ser? Obrigada.

    E agora estourou essa bolinha, ficou uma marquinha de sangue no lugar, nao me incomoda agora, mas estou tao preocupada!

    • Aline, é na bochecha ou na gengiva? Se for na bochecha, provavelmente você deve ter mordido e causado uma lesão ali, algo que se resolve de forma espontânea. Se for na gengiva, pode ser uma fístula, que é um local por onde o organismo elimina pus, o que revelaria uma infecção.

  154. Dra, tenho manchas vermelhas na borda da lingua e no meio das manchas esta aparecendo uma espécie de nervo branco. Na bochecha tenho as mesmas manchas. No maxilar tenho uma ingua há meses que vem crescendo. O fundo da minha garganta está mudando a cor (roxo avermelhado). Não tenho dor. Pode ser cancer? Obrigada.

    • Simone, não creio que seja. Me parece alguma coisa benigna, mas não saberia sugerir o quê apenas com base na sua descrição. É preciso procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Mas vá tranquila, câncer de boca não é assim tão comum (a grande maioria das lesões em boca NÃO SÃO câncer), e a sua descrição não me fez pensar nessa possibilidade.

  155. Parabéns pelo post bem esclarecedor! Realmente quando vi a minha (que são muitas, fiquei apavorada). Mas nao é isso que esta me preocupando (depois de seu post), estou com uma ferida no meio da lingua, avermelhada, e está dolorida. Nao sei de onde ela veio, nao lembro de te-la mordido ou algo do tipo. Não sei se tem algo a ver, mas ela começou a aparecer depois que experimentei sushi. Por favor dra, me ajude! Obrigada!

    • Pode ter a ver sim, Julia… difícil saber. O importante é que, caso essa lesão permaneça pelos próximos dias, você procure um dentista pra avaliar. Se desaparecer, provavelmente foi apenas algo com origem local.

  156. Bom, eu estou com a garganta inflamada, sinto como se tivesse um caroço nela, ai fui em frente ao espelho e abaixei a lingua o maximo que pude, como se fosse vomitar, reparei que tem varias bolinhas mais ou menos na cor da garganta, bem no fundo, acho que é o começo da faringe, isso se dá por conta da inflamaçao? Depois sai? Pode ser hpv?
    OBS: Sentindo apenas a garganta doer.

    • Cláudia, essas bolinhas podem ser consequência de uma inflamação, sim. Mas não dá pra afirmar isso apenas pelo seu relato, assim como não dá pra associar com HPV de forma direta. Sugiro que você procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  157. Oi, eu tenho uma dessas bolinhas, ela aparenta branca e no fundo da minha língua, isso é normal??

    • Se for uma papila valada, como explico no texto, é totalmente normal, Felipe.

  158. Ana, você me salvou, eu acordei hj de manha e quando fui escovar os dentes vi as bolhas! Eu não perdi tempo e fui procurar na internet, nao achava nada, eu ia marcar até consulta!! Até que achei esse blog, muito obrigada!!!! Bjs

    • ;)

  159. Nossa, eu vi essas bolinhas e achei que estava com cancer de boca kkkkkkkkkkkk Obrigado em, me acalmou.

    • ;)

  160. Estou com minha lingua meio branca no final e cheio de bolhas vermelhas, acho q umas 5, ja faz uns umas semanas, estou com medo, pode ser o q? Ah, nesses dias eu tive uma forte dor de garganta!

    • Se as “bolhas” forem na língua, provavelmente nada mais são do que as papilas valadas, mesmo (como explico no texto). A língua fica branca por causa da saburra, uma coleção de resíduos alimentares, bactérias, células mortas, etc.. Escove-a bem!

  161. Muito obrigado… nunca tinha olhado minha garganta de perto e fiquei apavorado pensando que era alguma doença… não sei como te agradecer…

    • Imagina, Denis… já me perguntaram isso tantas vezes (sobre a “normalidade” das papilas valadas) que eu tive que fazer um texto a respeito. Assim como você, muita gente nunca percebeu que elas sempre estiveram ali. ;)

  162. Olá Dra. Ana
    Tenho uma bolinha branca na lateral da língua, bem no fundo.
    Fui a um dentista especialista em doenças bucais e ele me disse que não é nada e disse o nome que me parece: cistici… pode me dizer o nome completo?
    Em tempo: Parabéns pelo espaço.

    Grato

    • Nilmar, boa pergunta. :D

      As duas possibilidades que me ocorrem pela sua descrição (tipo isso? –> http://revodonto.bvsalud.org/img/revistas/occ/v9n3/a19fig01.jpg ) são: cisto sebáceo e cisto linfoepitelial (mas ambos não são lá muito comuns em língua).

      • Olá Dra Ana

        É exatamente igual ao da foto.
        Qual sua sugestão?
        Retirar? Deixa como está para ver como fica?
        Não preciso me preocupar então?
        Grato
        Nilmar

        • Pra se ter certeza de que tipo de cisto se trata, só fazendo biópsia. Mas se for mesmo um cisto linfoepitelial, mal não vai fazer a você. O ideal seria remover e mandar pra exame histopatológico. Mas se o seu dentista preferir apenas acompanhar por enquanto, ok.

  163. Olá, meu marido esta com um buraco preto no lugar onde tinha um dente furado, é normal? Minha filha esta com algumas bolinhas de baixo da lingua, o que pode ser?

    • Adriane, o dente do seu marido foi extraído por um dentista ou a coroa dele apenas quebrou? Quanto às “bolinhas” embaixo da língua da sua filha, apenas pela sua descrição não dá pra dizer do que se trata, nem se é normal ou não.

  164. Oi Ana Tokus, eu estou com algumas bolinhas avermelhadas na ponta e no meio da língua, o que sera, que pode ser isso, é motivo de eu ficar preocupada?

    • Aline, “bolinhas” é uma descrição bem genérica, difícil especificar do do que se trata. Podem ser apenas papilas gustativas normais, porém inflamados ou “irritadas” por cause de alguma coisa mais ácida ou picante que você tenha ingerido.

  165. Oi Ana Tokus, nasceu uma bolinha no meu céu da boca do lado esquerdo próximo aos últimos dentes, ela é meio que transparente e bem pequena, as vezes ela murcha e depois volta. Sera que é motivo de preocupação???
    Desde já agradeço…

    • Thais, embora as características que você descreve não me levem a pensar em nada sério, é preciso procurar um dentista pra avaliar. Provavelmente será preciso remover a lesão, a não ser que seja apenas uma reação alérgica e/ou provocada por alguma coisa que você ingeriu.

      • Obrigada Dra. Ana Tokus, meu dentista esta de ferias mas assim que ele voltar vou marcar uma consulta. Eu queimo esse local direto com comida quente, sai ate a pelinha kkk, será que tem alguma coisa a ver?

        • Provavelmente tem a ver sim, Thais! Aliás, bolhas (você relata que murcha e depois volta, como uma bolha) são as lesões mais comuns em caso de queimadura, então faz muito sentido se for essa a causa.

          • Dra., como você me falou que poderia ser uma bolha pq eu queimei, achei que não era necessário ir ao dentista, mas essa bolha sai por um dia, fico feliz, mas no outro ta de volta. Já estou começando a ficar preocupada pq pra eu ir ao dentista tenho que falar com a minha mãe e não quero deixar ela preocupada. Será que pode ser uma mucocele?

          • Pode ser mucocele sim, Thais. Se for, não há razão pra preocupação, nem sua nem da sua mãe. Mas será necessário procurar um dentista, porque a bolha não vai desaparecer sozinha… então, converse com a sua mãe e bora resolver isso aí! ;)

  166. Nossa, obrigada, pensei que ja tava morrendo, achei que estivesse com cancer já kkkk
    Tenho as amidalas super grandes, e estas bolhinhas na língua, incomoda na hora de engolir, obrigada pelo artigo. Bjus

    • ;)

  167. Dra. Estou com um caroço pequeno no começo da língua, o que pode ser? E não dói.

    • Letícia, pode ser uma pequena fibrose ou outro tipo de lesão. Difícil dizer apenas com base no seu relato, é preciso examiná-la. Procure um dentista pra avaliar.

      • Dra., meu dente de siso do mesmo lado (direito) do “caroço” acho que esta inflamado, pq esta doendo muito, todo lado direito da minha boca esta doendo, inclusive a língua. O “caroço” pode ter algo a ver com o siso?

        • Se o caroço é na língua, creio que não tem nada a ver, Letícia. É lá perto do siso? Você tem mordido a língua no local?

          • Dra., ele não é muito perto não, acho que queimei, agora o caroço já saiu e o local ta meio vermelho e se toca doi.

          • Então não tem nada a ver com siso MESMO, Letícia.

  168. Olá Dra, minha lingua esta apresentando algumas mudanças, sinto ela mais áspera e com uma mucosa meio branca, apareceu umas bolinhas tb no fundo, não me preocupei no começo pq era uma, hj são 3, tem risco de ser fungos? Candidíase?

    • Pode ser candidíase sim, Adriano. Essa camada branca sai quando você escova a língua? Sangra em algum momento? Procure um dentista pra avaliar, pode ser que seja só saburra lingual (uma camada formada por células mortas, bactérias, resíduos alimentares, etc.).

      • A camada branca sai quando escovo sim, mas tenho q escovar bem forte a lingua, e nunca sangrou não, graças a Deus, vou por uma pomada antifungica, não tá me incomodando ou ardendo, mas é o caso de abrir a boca mesmo para escovar os dentes, é acho que vou procurar um dentista para avaliar, ando meio preocupado, obrigado!

        • Isso Adriano, procure um dentista pra avaliar. Mas não vejo necessidade de pomada anti-fúngica por enquanto, tá parecendo ser só saburra mesmo.

  169. Confesso que fiquei muito preocupado com essas bolhinhas na minha lingua. Pensei em procurar o médico na mesma hora, 4h30 da manha, kkkkkkkkkkk. Mas fiquei com medo da resposta do médico. Hoje resolvi pesquisar antes, para me preparar melhor. Mas agora estou bem mais tranquilo. Isso não passa de uma parte muito importante da minha língua. Ufa, estou aliviado :)

    • ;)

  170. Ola, voce citou o gosto amargo. Tem algo para aliviar tal gosto?
    Obrigada.

    • Você sente esse gosto de forma contínua, Thais? Porque senti-lo é normal, senti-lo SEMPRE não. Se for algo contínuo, seria bom procurar um dentista pra avaliar, provavelmente algo está causando isso.

  171. Dra. nasceu uma bolinha em mim na bochecha, no lado de dentro da boca, ela não doí e é transparente, não é grande. Depois nasceu uma nessa mesma pele da bochecha, mas mais acima (na parte do lábio onde tampa os dentes superiores) e depois nasceu outra acima da 1a bolinha. O que pode ser? Estou preocupada.

  172. Sempre que bebo qualquer bebida alcoólica que não seja cerveja, no dia seguinte eu não consigo nem mastigar nada e nem escovar os dentes, pq se algo tocar dói demais. Isso nunca aconteceu, mas nesses ultimos 2 anos sempre que bebia qualquer coisa que não fosse cerveja, no dia seguinte tava lá eu sem poder comer mais nada por não poder mastigar. Qual a explicação para isso ???

    Detalhes adicionais
    Após ler todas as respostas, digo-lhes:

    1 – Eu como de tudo, independendo de temperatura e nunca sinto dor de dente. Escovo meus dentes numa boa sem doer nadinha nadinha. No dia que eu bebo não sinto dor nenhuma quando vou mastigar, mas no dia seguinte não dá nem pra tocar que eu dou um pulo. Outro detalhe importante é que com cerveja nada acontece, nem no dia seguinte. Mas se já mudo para um Ice, aí já começa a complicar… mas sempre no dia seguinte. Essa dor dura uns 3 dias, decaindo até sumir. Não é problema de dentes sensíveis, porque se não eu não conseguiria comer sorvete, ou coisas muito quentes. O problema é com o álcool (sem ser cerveja).

    Tenho que salientar que ja fui ao dentista para tentar descobrir a causa sem sucesso. Foi sugerido um diagnostico de que o dente estaria com uma micro trinca, realizei um tratamento para “remineralização” do local que nao surtiu efeito algum.

    PS.: mais uma informação, nao são todos os dentes que sofrem com esse problema, sao apenas dois (um de cada lado da boca), sendo que um deles tem obturação e o outro nao tem.

    Gostaria muito de uma ajuda pois isso me incomoda demaisssssss.

    Obrigado.

    • Luiz, demorei pra responder sua pergunta porque fiquei um tempão aqui pensando em como te ajudar. Seu caso é muito específico e incomum… confesso que é a primeira vez que ouço uma queixa desse tipo, de sensibilidade dentinária tardia relacionada apenas a bebidas alcoólicas. Por curiosidade, e no caso de enxaguantes bucais com álcool… dói também? A possibilidade de uma micro trinca realmente é a explicação mais simples e a única que me ocorre, o que chamamos de “síndrome do dente gretado” (veja aqui –> http://odontodivas.com/2011/08/sindrome-do-dente-gretado.html ). Se não houver solução menos invasiva, o jeito é partir para o tratamento de canal, mesmo… assim esses dentes não responderão mais a qualquer estímulo sensitivo.

  173. Ana, não precisa se desculpar de maneira alguma. Tivemos o carnaval aí no meio e aprecio muito sua atenção e a sua resposta.
    Realmente isso que acontece comigo é MUITO específico, mesmo procurando na internet você não encontra nada a respeito (olha que ja procurei muito em fóruns e sites específicos).
    O que mais me intriga é o fato de que a cerveja não causa qualquer efeito adverso em meus dentes, confesso que inicialmente pensei que havia algum tipo de relação com a graduação alcoólica da bebida. Essa suposição porém foi por água abaixo assim que descobri que com ICE (aproximadamente mesma graduação alcoólica da cerveja) o mesmo também acontece.
    Respondendo a sua pergunta, sobre os enxaguantes bucais, não ocorre nenhum tipo de efeito. Imagino que talvez nao ocorra porque o tempo de exposição do dente com o produto é baixo. Claro, é apenas uma suposição.
    Por hora, vou evitar essas bebidas que causam o desconforto, ja que o tratamento de canal é algo que prefiro evitar o quanto for possível.
    Quero mais uma vez agradecer a sua atenção e deixar claro que continuarei a visitar essa seção em especial, caso ocorra alguma outra idéia de diagnóstico para meu estranho problema.

    Att,

    • Confesso que estou intrigada, Luiz… vou continuar pesquisando sobre o seu problema, quero conversar com alguns colegas, também. Caso eu descubra alguma coisa a respeito, te aviso por aqui. :)

  174. Ola dra. Estou mt mal, passei dois dias chorando muito, eu fui ver no espelho minha lingua e na parte de tras da minha lingua esta com umas bolhas, sei lá, grandes. eu posso considerar que eu nunka tinha visto elas, sao meio vermelhas da cor da lingua e tem tbem do dois lados da lingua… e so na parte do fundo da lingua, do meio p tras, e do lado. Me ajuuudeeee, minha mae esta preocupada tbem…

    • Karoline, pela sua descrição me parece que são só papilas gustativas, mesmo. Ou seja: nenhuma razão pra se preocupar. Se você quiser tirar a “cisma”, procure um dentista pra avaliar.

  175. Ana, estou com um caroço no final da língua do lado direito, e o lado esquerdo parece estar normal. Estou um pouco preocupado porque tenho dificuldades na hora de comer. Não sei se são papilas gustativas. Quando engulo tenho um pouco de dificuldades, isso prejudicou minha alimentação porque estou comendo mais lentamente, ou não sei se é porque como com a boca cheia ou se é porque agora fiquei gripado e com catarro na garganta ou se são minhas amígdalas. Estou com esse caroço já faz uns 5 meses. Depois que eu como me sinto um pouco incomodado. Parece até que é uma casquinha de pipoca no final da língua e esta me incomodando. Quando engulo algum alimento minha garganta arranha. Por favor me ajude.

    • Juan, geralmente esses “incômodos” se resolvem de forma espontânea… mas considerando que já faz 5 meses que você convive com esse “caroço”, é essencial procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Pode não ser nada, pode ser um infecção local por causa de algum trauma mecânico ou químico, pode ser alguma coisa mais séria (não se alarme, geralmente não é). É importante examinar.

  176. Ana, obrigado por suas orientações… Agora vou ao dentista pra ver o que eu tenho… Mas pensando melhor vou te fazer uma ultima pergunta. Depois que eu como tenho algumas dores no pescoço, na região das minhas amígdalas e atras do pescoço… Será que eu posso estar com amigdalite aguda, com uma irritação na garganta, gripado e com catarro na garganta ou talvez com infeção nas amígdalas?
    Também sinto incômodos na parte do meio da minha garganta.
    O que pode ser?

    • Pode ser isso sim, Juan. Uma infecção / inflamação na garganta pode afetar áreas próximas, língua, gengiva. Questão de investigar.

  177. Boa noite Dra., comigo foi o seguinte, comecei a tomar todos os dias suco de um limao logo ao acordar, pois disseram a mim que limpava o organismo de toxinas, ai ao inves de ficar so de manha comecei a tomar o suco de manha, no almoço, na janta, espremer limao na comida, fiz isso por umas duas semanas, ai começou me dar uma nevralgia do lado esquerdo, com uma pequena dor no ouvido e uma dor na lingua, fui ao espelho e vi essas bolinhas vermelhas no final da lingua, fiquei super assustado, ai passei gengilone melhorou a dor, achei que fosse aftas, fiz gargarejo com leite de magnesia, ai passei cataflan gel no pescoço e proximo do ouvido, sumiu a dor, e tava ate hoje com muito medo de ser alguma coisa pior.
    Estou tomando vitamina C 1g por dia e complexo B, isso ajuda ou e normal isso por causa dos limoes tomados?
    Parei de tomar o limao ja faz 4 dias e estou usando bismujet.

    So esclarecendo, tenho gastrite e parei de tomar omeprazol, tem relaçao com acidez do estomago?

    • Fernando, muito provavelmente a dor que você sente é sensibilidade dentinária, além de alguma agressão que sua gengiva / língua tenha sofrido por conta da acidez do limão. As bolinhas no final da língua são papilas gustativas normais, talvez apenas estejam um pouco irritadas ou inflamadas, não acredito que seja nada mais grave. A acidez no estômago pode colaborar para o quadro, também.

  178. Ana,

    Só hoje de manhã que eu reparei que tinha essas bolinhas no final da boca, fiquei bastante preocupado, mas seu post me ajudou a esclarecer o que era.

    Muito obrigado.

    • ;)

  179. Oi Ana, meu caso é o seguinte, faz uns 5 meses que minhas papilas gustativas da ponta da lingua e da lateral aumentaram de tamanho, as vezes elas ardem pouco, mas o q tem me preocupado e que quando como algo mais duro lesiona alguma delas e sangra um pouquinho, mas nao demora pra sarar nao!! Nao tenho dificuldades para comer e nem pra sentir o gosto dos alimentos! Quando como alimentos mais acidos elas ardem bastante!! Percebi tbm pequenas fissuras no meio da lingua e ela tbm esta um pouco aspera!! Devo procurar um medico para avaliar, estou preocupada com isso !

  180. Oi Ana… minhas papilas valadas estao sangrando, sinto a lingua bem salgada e doce, tem gente reclamando que estou com cheiro de bosta… sera que tem a ver com minha saúde bucal? Me ajude por favor.

    • Fernando, você comeu / bebeu alguma coisa “diferente”, ácida ou picante? Quente? Esse tipo de sangramento não é normal, é preciso avaliar com mais critério. O cheiro ruim pode vir das amígdalas, muitas vezes se prendem nas suas reentrâncias massas formadas por restos alimentares, células mortas, etc., chamadas “cáseos”. Os cáseos têm cheiro bem ruim. Procure um dentista pra avaliar.

  181. Parabéns Ana, vc é dez!!! Faz 3 dias que tava sentindo como se tivesse um cabelo na garganta !! Sera que é pq ta inflamada, doutora????

    • Pode ser, Fernando. A inflamação pode levar à dor, sensação de coceira, incômodo, etc..

  182. Oi, eu sinto umas bolinhas no fundo da lingua, nao sao tao grandes mas tambem nao da para ver, eu so percebi quando começou a me incomodar, ai eu coloquei o dedo e quase vomitei, ai depois eu fiz isso de novo e senti umas bolinhas, e quando engulo parece que tem um fio de cabelo na minha garganta, o que e isso, se souber por favor me ajude, estou ficando preocupada.

    • Pode ser apenas uma irritação na garganta, Gabriele. Procure um médico pra avaliar.

  183. Quase morri quando vi essas bolinhas, pensei em tudo que é coisa ruim, e procurava na internet e não achava nada. Cheguei até a chorar, mds do céu é câncer, é tudo, eu to morrendo, ai eu achei esse post me ajudou muitoooo! haha

    • Que bom, Ge! A ideia era essa. Muita gente, como você, fica preocupada quando “descobre” as papilas valadas… mas elas sempre estiveram lá, é que vocês nunca olharam! ;)

  184. Muito bom o site… vc descreve exatamente como me senti e por onde procurei… hahah

    Obrigado.

    • ;)

  185. Ola, eu estava desesperada por causa dessas bolinhas no fundo da minha lingua. Mas eu notei tbm pequenas dessas bolinhas no fundo do ceu da minha boca, é normal tambem?
    Agradeço desde ja.
    Bjo

    • Provavelmente sim, Jackeline. Se não há dor, vermelhidão, etc., essas “bolinhas” devem apenas ser parte da textura normal da sua garganta. Caso doa ou elas se alterem, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  186. Estou com uma bolinha na ponta da lingua, e como se eu tivesse queimado a lingua, ai as bolinhas ficam pra cima, e uma só inchou. O que é isso?

    • Rafaela, provavelmente é uma papilite, a inflamação de uma ou mais papilas da língua. Não costuma trazer maiores consequências e a regressão é espontânea, em 2 ou 3 dias.

  187. Boa noite. Tenho uma bolinha na língua do lado esquerdo, próximo a garganta, mas na língua do lado esquerdo. Ela e um pouquinho grande na lateral da língua. Obrigado doutora.

    • Áquila, dói? Pode ser uma papila inflamada, algo que, geralmente, se resolve espontaneamente em 2 ou 3 dias.

      • Obrigado. Mas doutora, já tem alguns meses que eu estou com essa bolinha média, de uns quatro meses, não doi.

        • Então é bom procurar um dentista pra avaliar clinicamente e ver do que se trata.

          • Obrigado…

  188. E mesmo se essas bolinhas virem pelo lados da lingua e causarem um pouquinho de dor?

    • Aí pode ser outra coisa, Stefanie. Procure um dentista pra avaliar.

  189. Tenho essas tais bolinhas no fundo da minha lingua, as minhas sao bem visiveis, sao maiores que a da minha mae, por exemplo, quando as vi pela primeira vez essa semana corri para o dentista e ele examinou minha boca e disse que estava tudo bem e que as bolinhas eram papilas e que era normal, ja tem duas semanas que as notei e elas continuam do mesmo tamanho, eu estou com medo, sera que devo confiar nesse medico, me ajuda Dra.

    • Mary, todo mundo tem essas papilas… umas são maiores, outras menores. Pode ficar tranquila, é normal. ;)

  190. Obrigada, muito obrigada pela atenção, que Deus te abençoe :)

    • ;)

  191. Ana Tokus, já faz mais ou menos cinco meses que minha garganta apresenta uma sensação de estar alguma coisa nela e ha umas semanas atras apareceu os caroços na minha língua, na parte de trás, meio vermelho, o que é isso, me ajude por favor, estou desesperado, sera que é câncer de garganta ou de lingua?

    • Caaaaaalma, Guilherme! Pode ser apenas uma irritação na garganta, não pense no pior… não há razão pra isso. Procure um médico (otorrinolaringologista) pra avaliar, assim você fica mais calmo.

  192. Oi, tem uma bolinha dessas na minha lingua que arde quando eu como, o que eu faço?

    • Cassiana, em que lugar da língua está a “bolinha”?

  193. Ela esta no fundo, perto da garganta, mas n tao perto.

    • Pode ser só uma papila inflamada, Cassiana. Se permanecer assim ou piorar, procure um dentista pra avaliar.

  194. Ta bom, muito obrigado…

  195. Ola, li seu post sobre as bolinhas na lingua, bem interessante, mas ha uns 10 dias estas bolinhas estão me incomodando, como se estivessem inflamadas, uma hora de um lado outra hora de outro lado, devo me preocupar?

    • Alex, não acho que você deva se preocupar, provavelmente essa sensação é resultado de alguma coisa mais ácida ou picante que você comeu. Se não passar nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  196. Ana, vi este site ontem e assim, pq nao aguento mais, faz 4 meses que estou com as papilas valadas inchadas, nao desincham, e isso ta me deixando em depressão. Engordei, pq toda hora quero colocar algo na boca e nao ficar sentindo esse caroço na minha garganta. Ja fui em 2 otorrinos e os idiotas só faltaram rir da minha cara. Eu estou com problemas hormonais, acho que endometriose ou começo de menopausa, nao sei ainda, vou fazer a retirada do utero dia 11 de setembro. Entao assim, o que mais posso fazer a nao ser ir nestes idiotas que nao sei como conseguem se formar, e retirar coisas picantes (mesmo pq nao como) e acidos… o que mais posso fazer pra conseguir resolver esse meu problema?
    Por favor me ajude.

    • Ivani, você sente dor ou como se houvesse um “nó” na garganta? Pergunto porque essa sensação de algo “entalado” na garganta pode ter origem psicogênica (existe uma condição chamada “globus”, que é caracterizada exatamente por isso: um “nó” na garganta persistente) ou, ainda, pela calcificação do ligamento estilo-hióideo, comum na Síndrome de Eagle. Mas tudo isso que eu estou dizendo são suposições, o ideal é procurar um dentista pra avaliar. Nesse caso, as papilas não teriam nada a ver com o problema. Elas são grandonas mesmo, talvez não estejam inchadas (embora pareça).

  197. Bom dia ! Doutora, estou com bolinhas na lingua perto da garganta, uma especie tipo verruga, nao doi e tem mais ou menos UM MES, ME AJUDE.

    • Renita, uma possibilidade é que essas “bolinhas” sejam só papilas da língua, como eu explico no texto. Se for esse o caso, tudo normal. Já se forem “verrugas” mesmo, podem ser papilomas. Enfim, é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário tratamento.

  198. Oi Ana!
    Ha mais ou menos uma semana nasceu umas bolinhas na minha língua lá no fundo, e parece que lá no fundo esta inchando e esta incomodando a úvula.
    Queria saber se é mesmo papilas gustativas e quando tempo demora para volta ao normal?
    OBS: Não comi nada de diferente, só um abacaxi, mas já tinha comido antes e que me lembro nunca aconteceu isso.

    • Wagner, se as bolinhas nasceram há uma semana apenas, não devem ser as papilas valadas, porque já nascemos com elas. Mas pode ser que você só as tenha notado há uma semana (isso acontece muito)… e como você comeu um abacaxi, elas ficaram mais inchadas / aparentes. Se for isso mesmo, em alguns dias volta ao normal. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

  199. Boa noite!
    Bom, to desesperado ha mais ou menos 3 semanas, estou com a base ou raiz da língua (não sei como se chama) inchada. Quando eu abro a boca consigo ver ela encostando na úvula. Quero saber se tem a ver com as papilas gustativas que podem esta inflamadas ou pode ser algo mais grave?

    • Pode ter a ver, sim. Dói? A garganta está avermelhada? De qualquer forma, pode ser algo local e de origem inflamatória, pelas características descritas não parece algo grave. Procure um dentista ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

      • Oi Ana
        Não doi não, só notei porque fui ver o que tava incomodando o céu da boca (eram as papilas) e vi esse inchaço, parece um pouco avermelhada ou rosa, não sei direito. Para comer não empata, é como se eu tivesse nada lá.

        Desde já agrecido pela ajuda!

        • Deve ser algo passageiro, então. Se continuar assim, procure avaliação profissional.

  200. Boa noite! Bom, eu li a postagem, mas acho que meu problema é diferente… pois o que acontece comigo é que sempre sai uma bola bem grande, dura e me causa muito incomodo no lado esquerdo da minha língua, perto da garganta… Quando engulo a saliva parece que minha língua também vai ser engolida, uma sensação horrível… arde e coça muito… fico desesperada cada vez que esta bola sai… ela é duas vezes maior que uma ervilha… estou preocupada com isso, mas é difícil procurar um médico e mostrar a ele porque ela some em algumas horas, mas sempre acaba voltando no mesmo lugar…

    • Seu problema é outro mesmo, Thais… as características são de um abscesso ou algo de origem inflamatória. É na língua mesmo? Ou na garganta? Sai alguma secreção / pus quando a “bola” diminui? Tem gosto de alguma coisa?

  201. Olá, é na língua mesmo… sempre fica encostando no dente do lado esquerdo e incomoda demais… mas não sai nenhuma secreção e nem aparenta ter, mas incha muito, da coceiras na língua e meu maior desespero é quando ela incha, pq me sufoca, como se fosse engolir a língua… Estou com problemas no estômago… será que tem alguma ligação?

    • Pode ter ligação sim, Thais. Sugiro que você procure um médico otorrinolaringologista ou gastroenterologista pra avaliar.

      • Sim, tenho que fazer outra endoscopia tbm aí já falo disso lá… obrigada!

        • ;)

  202. Oi Ana!
    Há duas semanas notei minha língua diferente. A lateral tem marcas (não sei se marcas de dentes ou feridas q não doem). E na ponta e superfície da minha língua tem pontos q mais parecem listras vermelhas. No centro da língua sinto um incomodo, principalmente ao tocar o céu da boca, já na ponta da língua a impressão que tenho é que vai sair os pedaços da língua. Fui na emergência e a médica disse q a garganta tava com pus.

  203. Tomei duas injeções pra desinflamar a garganta e sobre a língua ela me perguntou se tava com alergia. Fui em outro clínico e ele disse q não era nada demais, q as papilas abriram por causa da inflamação na garganta e q tinha sabura também. Ele receito mel rosado e um anti-alérgico (hoje foi o quarto dia que tomei, mas não notei melhora). O vc acha, Ana? Estou muito preocupada. Com medo que seja algo grave.

    • Não creio em nada grave com base nos sintomas que você relata, Jéssica.

  204. Por que tem bolinhas no fundo da língua?

    • São papilas gustativas, Phamilla. Como explico no texto.

  205. Olá dra., por favor me esclareça, estou com pontinhos escuros nos dois lados da língua e qdo levanto a lingua algumas veias estão escuras, o que é isso?

    • Iranilda, talvez não seja nada, apenas um aspecto “diferente”. Você notou isso quando? Tem certeza que já não era assim antes? Como os pontinhos são nos dois lados da língua, pode ser normal (geralmente quando há problema, aparece de um lado só). Se persistir, na dúvida, procure um dentista pra avaliar.

  206. Olá, percebi hoje que estava com algo incomodando minha garganta… Li seu artigo sobre as papilas valadas, só que o que achei estranho em mim é que apenas uma está “inchada” roçando na minha garganta, isso é normal ?

    • Isabel, pode ser uma papilite, ou seja, a inflamação de uma papila. Não que seja normal, mas é algo que costuma se resolver de forma espontânea. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

  207. Olá Ana. Tenho 20 anos e ha pouco tempo tenho tido problemas com cáseos, gosto ruim na boca e também tenho notado que pouco tempo após a escovação se acumula um pouco de saburra na minha língua. Qual pode ser uma provável causa para o aparecimento desse problema logo agora? Pois higienizo minha boca do mesmo jeito que antes. Também tenho a preocupação porque li em alguns sites que os cáseos podem favorecer o aparecimento de algumas desordens sistêmicas, como doença periodontal, halitose, amigdalites e a saburra que já estou tendo. Isso é verdade?

    • Ariane, é provável que a qualidade da sua saliva e os seus hábitos alimentares tenham mudado ao longo do tempo. A presença de cáseos têm íntima ligação com a halitose. Não vejo muita relação entre cáseos e doença periodontal, a não ser que consideremos que ambos possam ser consequência de de problemas de higienização.

      • Como assim qualidade da saliva? Devo procurar algum profissional? E outra coisa doutora, não consigo remover os cáseos só com o gargarejo. Posso utilizar jatos de água morna com auxílio de uma seringa?

        • Características da sua saliva, como quantidade, viscosidade, etc.. Procure um dentista especialista em halitose (mesmo que você não tenha um problema específico de halitose, pode ser interessante uma opinião com relação à saliva, higienização, os cáseos, etc.). Você até pode usar o jato da seringa, se ajudar, ótimo. Mas cuidado pra não se engasgar.

  208. Olá! Obrigada pelas informações, pelo que estou vendo, essas bolinhas assustaram muitas pessoas, rsrsr, inclusive eu… Esses dias meu namorado estava me perguntando o que eram essas bolinhas na lingua dele… eu falei que nao sabia e que eu nao tinha, logo nao era normal… de repente olhei bem no fundo da minha lingua e lá estavam elas… rsrs… me apavorei… mas ainda bem que encontrei este site… e tudo se acalmou novamente… rsrsr

    • Stefani, pois é, muita gente nunca se deu conta de que tem as tais “bolinhas”, por isso escrevi o post. Assim todo mundo fica mais calmo. ;)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>