Falta um dente… posso usar aparelho?

Essa é uma dúvida muito comum de quem quer usar aparelho. Será que a ausência de um ou mais dentes impede que a pessoa se submeta a um tratamento ortodôntico? Não apenas não impede como, em alguns casos, é mais um motivo pra isso.

O aparelho ortodôntico serve, basicamente, para posicionar os dentes no lugar onde eles deveriam estar. Essa reposicionamento dentário gera uma série de benefícios para o paciente, tanto estéticos quanto funcionais. Quando a pessoa tem todos os dentes é até fácil de entender como o aparelho funciona, mas… e quando não tem? Quando não tem… funciona do mesmo jeito! A ideia é a mesma: os dentes que existem tem um lugar certo para ficar. E o tratamento ortodôntico visa colocá-los exatamente nesse lugar.

Você deve estar se perguntando: mas não vai ficar um buraco no lugar onde falta o dente? Depende do plano de tratamento. Em alguns casos, o melhor para o paciente é guardar o espaço de um dente perdido para, posteriormente, se colocar um implante. Em outros casos, o ideal é fechar esse espaço colocando um outro dente no lugar, ou seja, “juntando” os dentes.

Veja os 2 casos abaixo. Em ambos, o paciente nasceu sem 2 dentes, 1 incisivo lateral de cada lado, o que é algo bastante comum. Porém, as soluções foram diferentes: no primeiro caso, optou-se por fechar os espaços. Já no segundo, os espaços foram abertos para que coubessem 2 implantes, 1 de cada lado, que substituíssem os dentes faltantes. Eis 2 soluções opostas e 2 pacientes totalmente satisfeitos. ;)

Caso 1:

  1. As setas indicam onde deveriam estar os incisivos laterais
  2. Aparelho recém-instalado
  3. Caso finalizado, com o fechamento do espaço onde deveriam estar os incisivos laterais
  4. Caninos remodelados para se parecerem com incisivos laterais

Agenesia de laterais, caso 1

Caso 2:

  1. As setas indicam onde deveriam estar os incisivos laterais
  2. Aparelho recém-instalado
  3. Prótese provisória usada durante o tratamento ortodôntico
  4. Caso finalizado, mantendo-se o espaço dos dentes faltantes, para posterior instalação de implantes

Agenesia de laterais, caso 2

Outra situação recorrente é a perda precoce de um primeiro molar. E aí… dá pra puxar o segundo molar e fechar o espaço deixado pelo primeiro? Pode ser que dê. Mas quem vai avaliar a viabilidade disso é o ortodontista, que precisa verificar uma série de condições pra que isso dê certo: há quanto tempo o dente foi extraído, a quantidade de osso que se perdeu, a inclinação do segundo molar, etc..

Portanto, não se preocupe: a falta de qualquer dente não contra-indica o uso de aparelho ortodôntico. Tendo você nascido sem um dente ou extraído algum pelo caminho, procure um ortodontista e faça uma avaliação. Solução sempre há.

Fonte das imagens: CABRERA, Carlos Alberto G.; CABRERA, Marise de Castro. Ortodontia Clínica, 2a edição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Ortodontia | Marcadores: , ,

2 trackbacks

Quem fez canal do dente pode colocar aparelho ortodôntico?
5 de agosto de 2013 às 12:32 pm
Tenho incisivos laterais conóides. O que fazer? | Medo de Dentista
5 de novembro de 2013 às 9:01 am

559

  1. Parabéns ao blog, é bastante didático e esclarecedor e leigos no assunto conseguem entender facilmente. Eventualmente as pessoas adquirem uma espécie de “trauma” por terem a infelicidade de encontrar algum “profissional” despreparado… que não são maioria, ainda bem! O problema é que muitas vezes toda a categoria é generalizada por culpa desses “profissionais”… recomendadíssimo esse blog a todos que têm medo de dentista.

    • Obrigada! :)

  2. Muito show o blog, como sempre foi. Acompanho o blog pelo Twitter e resolvi visitar agora. Quero saber se quando há canal no dente e ele fica mais frágil, há problemas em colocar aparelho? Creio que não, mas temo a quebra parcial do dente e isso seria bem ruim. Se puder responder e colar a resposta no e-mail, fico feliz. Valeu

    • Rafael, tendo o dentista que fez o canal liberado a movimentação ortodôntica, não há problema nenhum. O aparelho, em si, não fragiliza o dente… aliás, nem o tratamento de canal faz isso. O que acontece é que muitos pacientes não restauram o dente logo que o tratamento de canal é concluído e, sem a restauração, a chance do dente se quebrar aumenta bastante.

      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      • Eu coloquei aparelho, agora tem que ser extraidos uns dentes e no local a dentista falou que eu não iria pagar por arranca-los, e no dia outro dentista atendeu e quis 50 reais, sendo que tinha a guia da dentista, e é pelo tratamento, teve ambiguidade nisto, queria saber quem esta certo ?

        • Rodrigo, são procedimentos diferentes, independentemente da extração ser por razão ortodôntica. Na minha opinião, é correto cobrar, sim, afinal, é trabalho.

  3. Uso aparelho fixo e tive que extrair o meu penúltimo dente por outros motivos, gostaria de saber se ao colocar o dente provisório ele vai ficar “pendurado” somente no aparelho fixo ou se existe algum outro tipo de sustentação para que ele não fique bambo dentro da boca. Também gostaria de saber se posso utiliza-lo até o término do tratamento ortodôntico. Grata.

    • Beatriz, em caso de dentes posteriores deixar o provisório só preso no aparelho não devolve a função do dente, então acho meio improdutivo (e muito fácil de soltar). Com dentes anteriores isso é até bastante comum.

      Uma forma de substituir esse dente durante o tratamento ortodôntico é usando uma prótese removível provisória que, dependendo da movimentação ortodôntica, vai sendo ajustada pelo ortodontista. Não dá pra ser nada fixo, pois impediria a movimentação dos dentes. Ao término do tratamento, o ideal seria fazer uma prótese nova (removível, fixa ou implante).

  4. Boa tarde!
    Usei aparelho removível e não obtive os resultados desejados. Usei mais tarde aparelho fixo e os dentes ficarão direitos. Tirei o aparelho e o dentista disse-me que não precisava de usar aparelho durante a noite nem arrinquei dentes quando meti aparelho. Hoje passado sei anos de ter tirado o aparelho tenho os dentes tortos e o dentista fala em colocar novamente um aparelho. Eu penso que houve um erro da parte do dentista em não ter arrancado dentes, logo não houve espaço para os dentes do ciso nascer e entortaram toda a dentição assim como não ter usado aparelho durante a noite. Será que estou correcta?

    • Oi Maria! Eu sou a favor de sempre usar a contenção (o aparelho removível) por pelo menos 1 ano depois de removido o aparelho fixo. Claro, cada dentista tem seu próprio protocolo, e o seu avaliou que não havia necessidade.

      A recidiva (a fato dos dentes voltarem a entortar um pouco) é algo extremamente comum na ortodontia, por isso a necessidade de uso de contenções. Extrair ou não extrair dentes não muda essa possibilidade, essa é uma decisão que tem mais a ver com o plano de tratamento e com o espaço disponível mesmo. Ainda: essa história de que os sisos são capazes de entortar os demais dentes é lenda. Isso não acontece. O que acontece é que entre os 22 e 24 anos ocorre o crescimento terminal da mandíbula, e isso pode sim levar a apinhamentos dentários no arco inferior.

  5. Parabens pelo blog é otimo. Parece q vc esta falando de mim, srrs eu tenho agenesia dos laterais e do dente 15, optei por transformar os caninos em laterais e fazer implante dos caninos, usei aparelho por quase 3 anos, ja fiz o implante, nao foi preciso fazer do dente 15 pois puxou um pouco os de tras. estou na fase de clareamento e irei fazer facetas para transformar o canino em lateral ate pq um dos dentes escureceu um pouco… Dra. eu sonhava em ver meus dentes perfeitos, tinha muita vergonha, graças a bons profissionais estou no caminho certo. Sofrendo horrores com clareamento q doe muitoooo mas espero conseguir terminar, rsrs. Ter os dentes bonitos nao é so estetica e sinal de saude tb, é uma pena o brasileiro nao entender isso, achar q qlq dor extrair e mais facil, sei q muito mais barato isso é, pq odontologia não é nada barato, é uma area com custos elevados desde a faculdade, alem de ser tratamento longo e doloroso é ainda caro. Mas a satisfaçao de olhar nos espelho paga qlq valor e dor. Mas acredito que essa concepçao que a maioria tem de dentista ira mudar, igual muitas coisas ja mudou. E qd essa mudança chegar vcs bons profissionais da area terao um papel muito importante nesse processo. Parabens.

    • Carolina, muito obrigada pela opinião e pelo carinho. Este blog é pra isso também: valorizar o cirurgião-dentista e ajudar a desenvolver uma cultura de prevenção. Um grande abraço!

  6. Não sera importante arancar dentes para colocar aparelho?

    • Nem sempre é necessário. Depende do perfil facial do paciente, do espaço disponível para alinhar os dentes e do plano de tratamento proposto pelo dentista.

  7. Olá, hoje conversei com minha dentista e fiquei um pouco decepcionada, estou na fase final do tratamento com aparelhos, porém eu perdi os ultimos dentes inferiores um de cada lado há alguns anos,
    aí ela me falou que preciso fazer um implante ou usar um implante móvel, pois se não os dentes tendem a se separar ou os superiores descerem na tentativa de buscar encontrar os dentes inferiores (e desta forma eu poderia perder tmb), enfim de uma forma leiga é isso q entendi, minha duvida é se eu não fizer vou correr esse risco mesmo, vou prejudicar vou perder oq eu consegui com o tratamento?

    • Rosiane, concordo com a sua dentista. Se ficarem espaços sem reabilitação protética os outros dentes tendem a querer fechar esses espaços, e podem ocorrer movimentações dentárias indesejadas. O ideal, terminado o tratamento ortodôntico, é usar uma prótese, que pode ser removível, fixa ou implante + prótese sobre implante. Depende do caso. Entenda aqui como são essas próteses: http://medodedentista.com.br/2011/03/protese-em-odontologia-um-guia.html

  8. Boa Noite!
    Tenho 23 anos e um grande problema com meu dente.
    Meu incisivo lateral esquerdo superior não nasceu, quando era criança quase não dava para notar, pois meus dentes eram muitos separados, então o canino parecia que era o incisivo… Aos treze anos coloquei o aparelho fixo, foi então que o meu dentista disse que esse meu dente não iria nascer…
    Quando estava quase terminando meu tratamento com o aparelho fixo tive então que usar um dente falso para disfarçar o espaço que ficou… depois optei por fazer um implante. O implante foi um fracasso, tive que fazer dois enxertos, mesmo assim não deu certo. Fiquei muito chateada, pois sempre sonhei com um sorriso bonito. Hoje uso um aparelho movel onde o dente prosisorio fica preso, a estetica é muito ruim e tenho muita vergonha de sorrir. Não gostaria de colocar proteses fixas ou aquelas adesivas, sei que prejudicaria meus dentes bons. Enfim andei pesquisando sobre dentes ausentes no google e acabei por achar seu blog, achei muito interessante, foi que surgiu um fio de esperança em minha vida rsrs. Gostaria de saber se posso usar aparelho fixo para fazer o fechamento desse espaço… mesmo que o resultado estetico não fique perfeito, não me importo, hoje em dia procuro mesmo por conforto e estabilidade. Aguardo sua reposta, deste ja agradeço sua atenção.

    • Patrícia, é uma possibilidade. Mas realmente não sei se a estética ficaria favorável. Talvez se o espaço fosse fechado e o canino transformado em lateral através de uma coroa… pode dar certo. Sugiro que você avalie a questão junto a um especialista em ortodontia (para verificar a viabilidade da movimentação) e em dentística (para um melhor resultado estético).

  9. Boa noite! Sou eu novamente!!!
    Dra, em quanto tempo é possivel fazer o fechamento desse espaço com o uso do aparelho fixo?

    • Depende muito da resposta do seu organismo ao tratamento. Alguns meses, possivelmente.

  10. Depois de 2 anos de tratamento ortodontico minha dentista disse que eu teria que fazer cirurgia ortognatica, ate ai tudo bem optei pela cirurgia, e ela começou a fazer o preparo com os dentes para mim fazer a cirurgia, ela acabou extraindo meus 2º pre molares, foi mais 6 mes de tratamento e ela não conseguiu fechar esse espaço, foi ate que desisti de fazer o tratamento para o tratamento, depois de 2 anos procurei outra profisional, ela me disse que não precisava extrair meus 2º pre molares e sim os dentes da frente na parte inferior, agora ela esta tentando fechar esse espaço, vamos tentar ela disse e se nao der vamos ter que partir para extração dos dentes da frente e mais pra frente depois da cirurgia ortognatica fazer o implante dentario, fiquei traumatizada com dentista, vou todo mes fazer a manutenção mais vou tremendo de medo. kkkkkkkkkkkkkk e agora to ai vendo o que vai dar…
    Será que é possivel fechar esse espaço?

    • Katisuki, provavelmente é possível fechar esse espaço, sim. É necessário todo um novo planejamento já que o objetivo do tratamento mudou, mas agora é trabalhar pra isso!

      • Obrigada, Ana. =D

  11. Quanto é um aparelho?

  12. OI QUERO ESCLARECER UMA DUVIDA!
    TENHO UM DENTE DO LADO DIRETO… ELE FICA, TEM O CANINO, ENTAO CONTA UM DEPOIS… ELE TA COM UMA RESTAURAÇAO, MAS O PROBLEMA Q ELA QUEBROU UM PEDAÇO… SERA Q SE EU ARRANCAR POSSO COLOCAR APARELHO, POIS NAO NAO QUERO FICAR COM FALHA! ISSO SERIA POSIVEL?
    FICO AGUARDANDO A RESPOSTA!
    OBRIGADA!!!!
    BOA NOITE!

    • Renata, você pode usar aparelho sim. Mas o fato da restauração ter quebrado não é motivo para extrair o dente… procure um dentista para avaliar, a solução provavelmente é mais simples do que você imagina. ;)

      • Entao mas se eu arrancar… eu posso colocar um aparelho pra ajuntar pra q nao haja falha rs!!!! obrigada beijos

        • Desculpe Renata, acabei não respondendo a sua pergunta… sim, é possível fechar esse espaço com o aparelho. Mas, mais do que a minha opinião (que não examinei você), vale a opinião do dentista / ortodontista que vai atendê-la. Em princípio, não há impedimento.

  13. Boa noite, estou sofrendo muito, fiz 2 implantes em setembro de 2010 e logo fiz clareamento dental e comecei a sentir dor, perdi os implantes, o dentista falou q foi por causa do clareamento, fiz enxerto ósseo em junho de 2011 e em junho de 2012 coloquei os implantes, o dentista colocou uma membrana e colocou mais osso e esse osso só fica saindo (parece umas pedrinhas) já fui no meu dentista várias vezes e ele fala q fica saindo pq é o excesso, pq ele colou muito e agora estou com medo de não dar certo de novo, não consigo comer, to muito preocupada, o q devo fazer?

    • Aline, implantes e clareamento dental não têm nada a ver. Se os implantes caíram, ou houve algum problema na instalação deles ou você teve uma perimplantite, que leva os implantes a ficarem moles da mesma forma que acontece na periodontite (com dentes naturais). Ainda: o enxerto ósseo não pode ficar “saindo” assim, em pedacinhos. Se ele foi colocado e fechado, deve ficar lá dentro. Por acaso o local da cirurgia está aberto? Enfim, leve essas suas inquietações ao seu dentista, principalmente a questão do enxerto. Se ele insistir na justificativa, talvez seja o caso de procurar uma segunda opinião.

  14. Oi Ana, em primeiro lugar parabéns!
    Bom Ana, estou muito na dúvida, tenho 23 anos e quando pequena extrai os 1° molares inferiores pois os meus pais não tinham condições de pagar o canal. Hoje, adulta vou colocar aparelho pois os meus dentes estão tortos estou com mordida cruzada. Porém, estou na dúvida em escolher o meu dentista, pois um falou que o melhor seria preserva esse espaço para posteriormente colocar implantes e outro disse que como já faz mais de 12 anos que perdi esses dentes os segundo molar já meio que ocupou esse espaço e como os meus cisos já nasceram estão na posição correta esse segundo dentista falou que o melhor a fazer e empurra o 2° molar para o espaço e o ciso ficaria no lugar do 1° molar. Realmente o espaço que existe hoje nao cabe um dente. Qual procedimento a senhora acha melhor?
    Obrigada

    • Raiani, obrigada. :)

      Tudo depende do dentista que avalia… o que sugeriu os implantes deve ser implantodontista, enquanto o que sugeriu terminar de fechar os espaços deve ser ortodontista :D. São duas soluções legítimas e que podem funcionar. Se o espaço já está meio fechado, eu particularmente tentaria fechar de vez. Aí vale a avaliação do seu dentista / ortodontista, já que eu não examinei você. Se ele achou que dá, deve dar. A única ressalva fica por conta da quantidade de osso que você tem disponível, já que, quando perdemos um dente, o osso “vai embora”… e, pra se puxar um dente para a posição de outro, vai ser preciso osso disponível.

  15. Oi Ana, muito obrigada pela atenção!!
    Acho que vou procurar uma terceira opinião, assim vou me sentir mais segura, pois não sei qual dos dois está correto em relação ao meu caso, mas muito obrigada pela informação!

    Parabéns!

  16. Parabéns pelo blog :)
    Lendo essa postagem, me surgiu uma dúvida. Coloquei o aparelho há dois meses, e antes disso, tive que fazer algumas cirurgias para liberar a movimentação das raízes. Uma delas foi a extração de um canino que estava incluso, ‘deitado’, na minha mandíbula, logo abaixo dos incisivos. Não havia a menor possibilidade de ‘subir’ esse dente. E agora, estou só com o canino esquerdo. Minha dentista disse que ‘juntaria’ os dentes da direita e desgastaria o canino que sobrou para um efeito estético melhor. Mas isso não trará diferenças para a minha ‘mordida’? Penso que seria melhor deixar o espaço e implantar um canino no local. Fiz essa sugestão, mas ela me disse que, em todo caso, se juntar não desse jeito, faríamos a extração do canino direito. Porém, não acho que seja interessante extrair mais um, pois já extraí 8 dentes. O que me sugere para o meu caso?
    Grata.

    • Jéssika, obrigada. :)

      Todas essas possibilidades são válidas, tudo depende da relação custo/benefício pra você. Sua dentista deve estar pensando em fechar o espaço do canino porque, provavelmente, isso já deve ter acontecido parcialmente de forma natural, então, é a solução mais óbvia. A questão estética, no arco inferior, não é tão complexa quanto no arco superior, onde um canino a menos faria MUITA diferença. Como eu não examinei você, fica difícil de dar uma opinião mais embasada… mas eu acho que, se for possível abrir o espaço e você tem condições financeiras de fazer o implante, seria uma boa. Mas lembre-se: vale, também, a avaliação da sua dentista. Nem sempre o que a gente quer é o que dá pra ser feito. :)

  17. Eu nao tenho os incisivos laterais, mas eu tenho um carocinho na gengiva acima dos caninos, eu fui uma vez no dentista e disseram que provavelmente nao teria dentes ali dentro, ainda nao tirei o raio x. Tenho os dois dentes da frente separados, os caninos sao separados dos da frente, tambem tenho os dentes de baixo certos, so a minha mordida que é ruim, eu sinto eu mordendo torto, às vezes me da dor de cabeça qual opção eu uso? Colocar o implante ou lixar, minha mãe quer que eu lixe, mas eu quero o melhor para os meus dentes !!!! o que eu faço?

    • Rebeca, imagino que com “lixar” você está querendo dizer “transformar seus caninos em laterais”. Sim, isso é possível. Da mesma forma, também é possível implantar os 2 laterais, caso haja espaço. Eu acho que o melhor MESMO é fazer uma avaliação com um ortodontista para verificar o que é mais fácil pelo atual posicionamento dos seus dentes: fechar os espaços e “lixar” seus caninos OU abrir os espaços e fazer implantes. As duas soluções são válidas e legítimas.

      • Obrigada !!!

  18. Eu não tenho os dentes incisivos laterais, se eu os transformar os caninos em laterais sou obrigada a colocar um implantes de caninos?

    • Não Mariana, pelo contrário. Quando se opta por transformar os caninos em lateriais, geralmente é porque o espaço foi fechado e os pré-molares acabam “virando” caninos.

  19. Oi, tenho uma duvida! Ha mais de um ano uso aparelho ortodontico e um de meus primeiros molares superiores ñ desceu ficando numa posição de dificil acesso para pucha-lo para baixo. No caso, meu dentista disse q será preciso remove-lo e colocar um implante depois, mas enquanto isso fica um espaço que me contrange e não me deixa a vontade para sorrir. O que faço?

    • Ruth, enquanto o dente estiver aí, não há muito o que fazer. Se fosse um espaço vazio, você até poderia pensar numa prótese provisória. Mas acredite: um primeiro molar superior geralmente não interfere muito na estética do sorriso, a não ser que o seu sorriso seja MUITO largo. Provavelmente você está enxergando essa imperfeição mais do que qualquer outra pessoa.

      • Obg. :) ^^

  20. Olá Doutora! Tenho 17 anos e agenesia dos incisivos laterais… uso aparelho fixo há 4 anos e optei por realizar o fechamento dos espaços com o uso do mesmo. Meu fechamento já encontra-se no segundo pré molar, e agora restam puxar os dois últimos molares, pois meu siso ainda nao nasceu. Porém não aguento mais usar o aparelho e gostaria de saber em quanto tempo mais ou menos você acha que seria realizado o fechamento total dos espaços. E outra coisa, se eu tirasse o aparelho e começasse a usar um móvel, mesmo assim você acha que poderia correr o risco de os dentes se separarem e voltarem a ser espaçados? Grata desde já.

    • Carla, realmente não tenho como sugerir um tempo de tratamento sem examinar você. E até examinando é difícil… porque o fator biológico está envolvido, tudo depende muito da resposta do seu organismo ao tratamento.

      O aparelho removível serve como contenção, ou seja, pra manter estável o resultado obtido com o tratamento ortodôntico. Se você usar a contenção após remover o fixo, não há motivo para os dentes se separarem novamente. Mas potencial de recidiva, sempre há.

  21. O meu dente incisivo lateral caiu e não nasceu e o dente canino que esta nascendo ta em cima dele. Então eu vo poder usar aparelho?

    • Jéssica, em princípio você pode sim. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  22. Quando eu era pequena bati meus 3 dentes da frente e eles nao cairam, ainda são de leite. Quero colocar a protese no lugar deles mais o espaço é pequeno para colocar a protese pq os dentes de leite sao pequenos o que fazer nesse caso? Colocar apenas 2 proteses e não 3?

    • Alaine, pra quê prótese? Você não tem os dentes permanentes? Qual a sua idade? Em princípio, não há motivo para isso… a não ser que esses dentes tenham anquilosado (“grudado” no osso) por causa da batida e por isso os permanentes não nasceram (ou até nem existem). Você chegou a fazer uma avaliação com um dentista? Dependendo do caso, é possível “puxar” os dentes permanentes pra fora com o aparelho.

  23. Olá, tenho uma filha de 7 anos com agenesia unilateral do incisivo central superior, confirmado por radiografia. Ela esta para colocar um aparelho na semana que vem que é fixado no ceu da boca para abrir a mordida cruzada, e conversando com a dentista sobre a anomalia, tais as opções disponiveis:

    1º “Colar” um dente falso entre o central e o lateral; (o ruim disto é que a gengiva vai ficar um “burraco” e terá que fazer cirurgia de enxerto osseo ,para depois fazer o implante, mas e até la será que fica muito evidente o dente falso e a gengiva?);
    2º Extrair o central e fazer dos laterais os centrais e “gastar” a pontinha dos caninos.
    3º Aumentar (alargar) os 2 laterais e o central com resina e manter entre eles um pequeno espaço para futuramente remove-las e fazer o implante, pois segundo ela ja na adolescencia é dificil a movimentação e falta de espaço para abrir-lo para implante.

    Segundo ela, disse que se fosse filho dela ela faria a extração do central como na 2ª alternativa que expus e corrigiria os espaços com aparelho. Na minha opinião inicial eu não gostei de cara desta opção, que desperdicio extrair um dente tão bom… mas analizando agora, talvez seja a opção mais economica e com resultados mais rapidos ja que para fazer implante, ainda tem que esperar muito. Gostaria de uma segunda opiniao profissional, porque não quero me precipitar e la na frente olhar para trás e dizer… deveriamos ter feito diferente!
    No segundo caso manteve-se a protese movel não é? Mas e a gengiva? Qual era a idade da paciente na epoca em que foi tirada esta foto?

    • Grasiele, são 3 soluções legítimas.

      No primeiro caso, não creio que o problema estético gengival vai ser grande (se é que haverá um). Essa solução é boa porque preserva todos os outros dentes e o espaço para um futuro implante. O ruim é será preciso esperar entre 10 e 12 anos para a sua filha fazer o implante, ou seja: ela será uma adolescente / jovem com um dente faltando. Para meninas isso costuma ser mais crítico, mas se ela for bem resolvida com relação a isso… e também, ninguém precisa ficar sabendo ;).

      No segundo caso, você tem razão: é uma solução mais rápida, pois não há necessidade de se aguardar longos anos para resolver a questão de vez. O problema, nesse caso, é a estética: esses dentes precisarão parecer outros dentes, caninos devem ter cara de lateriais e laterais, cara de centrais. Embora isso possa ser feito com desgastes e restaurações, ficaria mais bonito e mais “convincente” se fossem feitas coroas.

      No terceiro caso, tenho sérias dúvidas com relação à estética. Eu não faria.

      Enfim, eu acho que você tem que pensar em como a sua filha encararia crescer sem um dente, em conviver com uma prótese. Fazer essa prótese se parecer com um dente de verdade é o menor problema, e o implante, no futuro, resolveria bem a questão e sem necessidade de mexer em nenhum outro dente. Se você acha que essa espera seria um problema pra ela, vale a segunda opção.

      Com relação à paciente da foto: sim, manteve-se a prótese removível até que ela fizesse os implantes. A estética gengival se manteve. Não tenho bem certeza da idade dela, mas me parece em torno de 17 anos.

      Espero não ter confundido você mais ainda. :)

      • Estou muito grata pelo sua atenção, eu realmente não sei… quero o melhor para ela, mas minha maior preocupação é com relação ao psicológico dela na fase pré e adolescencia… não quero que ela tenha problemas de relacionamento na escola e com amigos… que seja uma mocinha retraída e isolada dos outros… ja conheço esta historia… :( tenho medo de errar e mais tarde ela cobrar de mim. Obrigado mais uma vez você me ajudou muito!

        * so mais uma coisinha… vc acha que colar um dente falso entre o central e o lateral é bem seguro e resistente, ou seria melhor uma protese movel que desse para “colar com fita ou algo parecido como tem no mercado ou fixar em outro dente como uma *ponte*? Desculpa tantas duvidas, mas é que quero estar certa do que fazer. Grata mais uma vez!

        • Eu acho que durante o tratamento ortodôntico essa prótese tem que ser removível, pois algo fixo restringiria a movimentação dos dentes. Depois disso, é possível pensar numa prótese que se fixe nos dentes ao lado do espaço, uma ponte adesiva, por exemplo. Principalmente no período da adolescência essa é uma solução mais interessante, pois assim ela até “esqueceria” que usa prótese… seria mais confortável e discreto.

  24. Ola, tenho 24 anos e nao tenho o meu primeiro molar na parte inferior (aqueles de tras). Acontece que ele era grande e ficou um buraco enorme onde ele ficava, o que posso fazer para melhorar isso? Existem quais soluçoes para esse problema? Obrigado.

    • Existem 3 formas de se fechar o espaço com prótese: uma ponte removível (com armação que se apoia nos outros dentes), uma ponte fixa (que é colada nos dentes ao lado espaço) e implante + prótese sobre implante. As três soluções são legítimas. A prótese removível é a mais barata e o implante a mais cara. Funcionalmente, até por se tratar de 1 dente só, o implante é a melhor solução. Mas qualquer uma delas vai resolver o problema. :)

  25. Oi Ana tenho uma duvida, eu ja to terminando meu tratamento ortodontico, ja ta certinho os dentes, so que po meu ultimo molar ainda ta torto ele ta um pouco virado e minha dentista falou que nao tem problema algum deixar ele assim, ai eu queria saber se nao vai ter algum problema futuramente por ele ta assim.
    desde ja agradeço.

    • Lais, acredito que não. Quando o tratamento é feito colando os bráquetes (ou bandas) até apenas o primeiro molar é comum o segundo molar ficar meio “fora” do alinhamento. Pra que ele ficasse alinhado, teria que bandar ele também desde o começo. Mas, do ponto de vista estético e funcional, isso não trará problemas futuros pra você.

  26. Ola alguem pode tirar algumas duvidas para mim? Eu começei a fazer um tratamento dentario, porém eu tinha 4 dentes cariados e quebrados pois só um deles daria para fazer canal, os tres teria que arrancar porém precisa colocar aparelho. Pus aparelho e arranquei os 4 dentes permantes no fundo no lado debaixo só que a dentista não me disse nada que eu teria que colocar os dentes que ranquei o mais rapido possivel, porque os dentes de cima estão descendo para baixo e agora o que eu faço me ajudem !!!!!

    • Eu posso o/. Michele, isso acontece mesmo… porque a tendência dos dentes que ficam é tentar preeencher os espaços deixados pelas extrações, então eles migram em direção a esses espaços (veja como aqui: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html). Se você está de aparelho, ele mesmo serve para conter essa migração (a não ser que o dente que está descendo não esteja incluso no tratamento ortodôntico). Enfim, é importante que você coloque pelo menos uma prótese removível para substituir esses dentes, pode ser acrílica e provisória mesmo. Aí, quando você tirar o aparelho, pode pensar numa solução fixa e até implantes.

  27. Ola, preciso tirar uma duvida: o meu ultimo dente (superior direito) nasceu muito torto, virado para bochecha, fui ao dentista para ver uma possibilidade de acerta-lo. Ela disse que como eu nao tenho outro dente atras dele (meu siso nao nasceu ainda) eu precisaria colocar dois mini implantes perto desse dente para acerta-lo. Queria saber se isso esta correto ou se talvez tenha outra soluçao. Eu poderia esperar o siso nascer para usa-lo no processo? Ou isso so sera possivel se ele (o siso) nascer reto?

    • Rose, usar mini-implante pra isso é uma boa solução. Seria até possível usar o siso para ajudar a desentortar esse dente no futuro, mas vai depender, basicamente, se esse siso vai nascer (às vezes não há espaço) e, se ele nascer, se vai nascer reto. Se o seu segundo molar (o dente que você diz estar torto) já está virado pra fora, é possível que não haja espaço para o siso (estou supondo, já que não examinei você).

  28. Dra. Ana, primeiramente parabéns pelo post, muito esclarecedor, principalmente pelo cunho didático.

    Minha situação é que há 7 anos atrás tive que me submeter a fazer um canal no dente da frente (superior), no qual foi restaurado, e seguiu aparentemente tudo bem, sendo que, há um ano, o mesmo quebrou muito próximo a raiz, fui a um dentista e o mesmo me deu três opções, um pivô, uma coroa, ou uma PPR (visto que tinha mais dois espaços na parte de trás), devido a falta de recurso, optei pela PPR, na qual uso ha um ano, mas a raiz do dente não foi extraída, apenas o dente foi desgastado para acomodar a prótese com 3 elementos. Mas nos últimos tempos venho notando um possível problema na ATM, e meus dentes, tanto da arcada superior quanto inferior estão afastando, virando ou um ficando na frente do outro, deixando evidente a necessidade do uso do aparelho ortodôntico.

    Gostaria de saber qual o melhor procedimento, que provavelmente a ortodontista ira me indicar:

    1º Colocar uma coroa. E qual o tipo da coroa, visto que a mesma deverá ser trocada ao fim do tratamento? E quanto tempo leva para a confecção da mesma?

    2º Colocar o aparelho sobre a PPR, que é de acrílico, e só depois do tratamento confeccionar a coroa?

    3º Extrair a raiz do dente e colocar um falso colado ao aparelho, visando um implante após do tratamento?

    4º Ou colocar uma peça provisória, que será substituída pela coroa ao retirar o aparelho?

    • Eli, todas são soluções válidas, mas eu particularmente colocaria um pino / núcleo na raiz do seu dente e uma coroa provisória, que poderia ser de resina mesmo. O bráquete do aparelho vai colado nessa coroa e então, ao remover o aparelho, você trocaria a coroa por uma de material mais nobre (uma coroa metalocerâmica, por exemplo).

  29. Ola doutora, anteriormente fiz uma pergunta sobre meu segundo molar que esta torto, e se ao inves de mini implantes poderia esperar o siso nascer para acertar o segundo molar. A senhora respondeu que talvez nao fosse possivel pois talvez ele nao tivesse espaço para nascer. Eu esqueci de falar, mas ele esta começando a nascer, porem queria saber se posso usa-lo mesmo se ele nao nascer reto. Caso nao puder usa-lo no processo, existe outra tecnica diferente de mini implantes? Essa tecnica de mini implantes fica na mesma faixa de preço que um implante dentario?

    • Se ele nascer reto, é possível usá-lo sim (em tese, lembre-se que eu não examinei você). Existem algumas possibilidades de mecânicas sem usar os mini-implantes, mas o caso teria que ser estudado. Os mini-implantes costumam ser mais baratos que os implantes, pois são menores e a instalação é mais simples.

  30. Ola. Sobre a pergunta que fiz anteriormente: meu dente siso esta começando a nascer atras do segundo molar que esta torto e virado para bochecha. Gostaria de saber se so posso usar esse siso para acertar o molar somente se ele nascer reto. Caso nao puder usa-lo, existe outro jeito de acerta-lo sem mini implantes? Esses mini implantes estao na mesma faixa de preço que um implante dentario?

  31. Eu tenho um dente que sustenta o roach, porém talvez precise extrair e não posso ficar sem o roach pois é dentes da frente. Pode ser colocado um provisório para sustentar até fazer outra prótese para incluir o dente extra? É possível fazer isso no mesmo momento que extrai? Preciso de uma orientação a respeito pois foi uma amiga que falou. Obrigada.

    • Etiene, a sua prótese tem armação metálica ou é inteira feita de resina? Se ela for toda de resina a adaptação é mais fácil. Sim, é possível usar a mesma prótese por um tempo de forma provisória, considerando que uma nova será confecionada. Mas é necessário moldar você previamente e enviar essa prótese para o laboratório de prótese para fazer as adaptações necessárias e você poder sair com ela já “consertada” no dia da extração.

  32. Boa Tarde, Ana Tokus!

    Bom, eu perdi os meus dentes penultimos, um de cada lado da parte de cima, o meu dentista sugeriu colocar o aparelho para abrir espaço e para o ultimo dente ficar reto e colocar implante, mas tenho que fazer enxerto antes pois não tenho osso para realiza-lo… Porem eu tenho medo de fazer o implante, ai ele falou que então nem devo colocar o aparelho. Ai eu te pergunto, o aparelho poderia ajudar mesmo que eu não coloque o implante? E outra duvida: se eu posso colocar um dente colado no outro, se eu não irei comprometer esses 4 dentes onde irei colar os dentes…
    Desde ja grata!

    • Oi Lucia! Me parece que os seus últimos dentes estão inclinados na direção dos espaços dos dentes perdidos, certo? Nesse caso, considerando que você não tem osso suficiente para implantes, você não tem osso suficiente também para fechar esse espaço com o aparelho (porque para movimentar um dente, é preciso osso). O implante é uma solução mais moderna, mas você não precisa necessariamente usá-la: é possível colocar próteses fixas que se apoiem nos dentes ao lado do espaço dos dentes faltantes, porém teriam que ser feitos desgastes nos dentes de apoio, não há como fugir disso (a não ser que você optasse por uma ponte removível). O aparelho pode ajudar a desinclinar os últimos dentes, dessa forma adequando o espaço para as próteses, fixas ou removíveis.

  33. Oi! É pq na parte superior ja foram extraidos 5 dentes e na parte inferior 2, gostaria de saber se mesmo assim posso usar aparelho ortodontico, é ki por isso eu tenho muita vergonha de mostrar minha boca pra alguem, ate mesmo para um dentista, por isso nunca procurei saber si poderia ou nao usar aparelho, isso é um constrangimento muito grande para mim, tenho muita vergonha de rir.

    • Fran, você pode usar aparelho sim. A falta de dentes não contraindica um tratamento ortodôntico, pelo contrário. Procure um ortodontista para avaliar!

  34. Ola dra, eu contando do dente da frente para o lado direito em cima, meu quarto e quinto dentes foram extraidos, pois quebraram e minha dentiçao é torta, sera que posso fechar esses espaços com aparelho fixo? To desesperada, nao tenho dinheiro para protese… obrigada.

    • Carla, por serem 2 dentes juntos, o espaço que ficou deve ser bem grande. Fechar com o aparelho é uma possibilidade, mas dado o tamanho do espaço talvez seja complicado e demorado. Não que não dê, mas é preciso avaliar. Você pode fechar esse espaço, pelo menos de forma provisória, com uma prótese removível. Ela é mais barata e, pelo menos, você não fica com esse espaço aí incomodando você.

  35. Bom dia doutora. Estou com pontos pretos bem pequenos nos dentes pre molares, o dentista disse que sao sulcos pigmentados e que eu poderia deixar assim. Ele disse que a carie tentou entrar nesse dente e ate mesmo desmineralizou um pouquinho o esmalte dele, assim ele disse que meu dente se “defendeu” dessa carie formando um selante natural que sao essas manchas pretas. Doutora, e isso mesmo? Posso fazer algo para isso nao progredir?

    • É isso aí, Rose. Em princípio, mantendo a escovação regular, esses pontos não vão mais progredir… é como se a pequena cárie que estava se formando tenha entrado num estado crônico, e dali não passa.

  36. Olá Dra. Ana Tokus!
    A senhora acabou de me responder acima, tenho mais uma duvida, então é melhor colocar mesmo o aparelho pois ira abrir o espaço e ajudar a ficar reto o ultimo dente… Porem a protese fixa compromete os dentes de apoio, posso vir a ter problemas com ele?
    Se eu optar por protese removivel ela ira ficar aparecendo no ceu da minha boca? Pois são os penultimos dentes de cada lado da parte de cima da boca, e se ha outro material a não for aquele de metal…

    Obrigada pela atenção que Deus te ilumine sempre!

    • Sim Lucia, exato. O aparelho seria útil, de qualquer forma, para desinclinar os últimos dentes e deixar o espaço certinho para as próteses. Sempre que se desgasta um dente, pode haver problema com ele no futuro, mas nessa hora não há porque ser pessimista… a prótese serve pra ajudar você, não pra prejudicar mais dentes.

      Existem próteses removíveis mais estéticas, que não têm armação metálica. Informe-se com o seu dentista sobre as de material flexível.

  37. Olá Dra. Ana!
    Tenho 17 anos e há 10 meses descobri que meu dente canino da direita era de leite e o permanente estava nascendo torto em cima dele no lado de dentro. Tive então que arrancar o de leite e colocar o aparelho fixo. Ou seja, estou aparentemente sem dente e esperando nascer totalmente o permanente. Tem como puxar o dente permanente todo logo? Já nasceu mais ou menos 1/3 do dente. E posso já puxá-lo para frente? Obrigada!

    • Thainá, se o dente já está com 1/3 dele pra fora é um ótimo sinal. Na sua idade a raiz dele já está completamente formada, o que serve de “aviso” para ele “parar de nascer”. Portanto, certamente será preciso colar um bráquete ou botão nele pra ajudá-lo a vir para a posição correta.

  38. Ola doutora Ana. Queria saber se para garantir que esses pontos pretos no meus dentes “cáries adormecidas” não progridam eu poderia usar selante por cima ou se isso pode não ser recomendado já que não vai haver como vê-las diretamente.

    • Rose, essa é uma possibilidade, pois eliminaria o fator retentivo (pequenas depressões por onde podem entrar resíduos alimentares). Mas é preciso que seu dentista avalie a real necessidade disso. O uso de selante em adultos não é comum.

  39. Olá, tive que extrair um dente (primeiro molar inferior) e agora estou com um espaço desagradável entre os dentes, posso usar aparelho, mesmo com os demais dentes totalmente regulares? Abraços e obrigada.

    • Pode sim, Ananda… nada impede. É importante, também, que você preencha esse espaço com algum tipo de prótese, que pode ser provisória durante o tratamento ortodôntico.

  40. Boa noite.
    Ha uns 3 anos atrás fiz um canal no 2° molar, porém a dentista não fez o procedimento correto, sofri muito com esse dente e depois que eu coloquei aparelho fixo descobri através de um raio x com outra dentista que estava com um cisto nesse dente, a solução foi extrair o 2° molar e o cisto e colocar um mini implante para ancoragem, e assim puxar os dentes de trás pra frente.
    Minha duvida é qual é o tempo aproximado para juntar os dentes com a utilização do mini implante ? E eu uso aparelho fixo só nos dentes superiores, no inferior ela preferiu deixar só os mini implantes e quando eles juntarem mais colocar o aparelho fixo nos dentes inferiores é correto esse procedimento ?
    Obrigada.

    • Camila, difícil sugerir o tempo para que seus dentes se “juntem”, já que depende do tamanho do espaço e da resposta do seu organismo ao tratamento. Mas o uso de mini-implante costuma diminuir esse tempo, por se tratar de uma ancoragem absoluta (que não se apoia em dentes). Quem sabe 6 meses… quem sabe 1 ano. Cada ortodontista planeja e executa a movimentação ortodôntica de forma diferente, mas segundo o seu relato não tenho motivos pra duvidar do procedimento adotado pela minha colega.

  41. Oi Ana Tokus, meu nome é Ricardo tenho dez anos, meus dentes da frente são tortos, eu quero muito colocar aparelho mas uns dos meus dentes ainda estão pequenos. Eu posso por aparelho?

    • Oi Ricardo,

      Para colocar aparelho fixo (aquele em que as pecinhas são coladas nos dentes), considerando que você já tem 10 anos, seria legal esperar mais um pouquinho… até uns 12, pelo menos. Isso porque aí você já terá todos os dentes de “adulto” na boca e nenhum mais de leite. Se você colocar agora, o seu tratamento pode ficar mais longo apenas.

  42. Bom Dia dra Ana Tokus!!!

    Depois que a senhora tirou minhas duvidas coloquei o aparelho para abrir espaço, pois não tenho os dois penultimos dentes de cima um de cada lado, e tbm para implante tenho que fazer o enxerto mas tenho medo, então pesquisei e achei uma protese fixa adesiva com material de vidro e resina, uma coisa assim, gostaria de saber se eu colocar prejudicarei os meus dentes igual aos da prótese fixa. E se um dia com a Graça de Deus eu tiver coragem de fazer o enxerto tem como tirar?
    E tbm o meu dentista falou em 1 ano para eu ficar com aparelho é isso mesmo? É de suma importancia relatar que não doeu para colocar o aparelho pois so tive que colocar na parte de cima, para comer que incomoda um poco.
    Obrigada de coração, ja tive um grande progresso, estou vencendo o medo de dentista ate coloquei aparelho rrsrsrrsrrsr…

    • Lucia, essa prótese pode ser removida, sim, caso um dia você resolva fazer o implante. Mas aí é bom que ela seja a adesiva mesmo, que apenas se apoia nos dentes ao lado, e não uma ponte fixa de 3 coroas (que exigiria desgastes severos nos dentes de apoio). Quanto ao tempo de tratamento ortodôntico, realmente não tenho como opinar sem examinar você… mas 1 ano costuma ser um tempo bem curto.

      Fico feliz em ajudar. :)

  43. Olá Dra Ana Tokus !
    Sou eu te incomodando novamente, hoje ta doendo um pokinho depois que colokei o aparelho, mais acho que é normal, tomei um remedio para passar a dor…
    Porem a senhora falou que 1 ano é um prazo curto (acima), gostaria de saber se quando der 1 ano o meu dentista achar que tem que ficar mais tempo, eu posso retirar o aparelho e colocar um movel, é que irei me casar, planejei depois de 1 ano por que no calculo do dentista seria isso e agora, o que a senhora acha?
    Fique com Deus!

    • Oi Lucia, não incomoda não. :)

      Bom, vamos torcer para o seu tratamento terminar nesse prazo de 1 ano mesmo. Eu passei por isso também: na época do meu casamento eu usava aparelho, e não tive dúvida: pedi para o dentista tirar e recoloquei depois da lua de mel. No seu caso, dá sim pra remover e recolocar depois, mas imagine só se for questão de 2 meses a mais… não que não dê, mas você recolocaria o aparelho por muito pouco tempo, pro finalzinho do tratamento mesmo. O melhor seria nem ter que recolocar, né?! Já partir pro removível como contenção de uma vez!

  44. Fiz um implante no dente do fundo, mas a Dra não colocou o provisório, isso é normal? Quanto tempo devo esperar para colocar?

  45. Então…. isso que eu gostaria de saber, se no dia que ela colocou o implante já era pra ter colocado o provisório também, sendo que eu já até paguei por ele no mesmo dia.

    • Se for um provisório sobre implante, acredito que não. Não sei que acordo sobre o pagamento vocês fizeram e que tipo de provisório (fixo ou removível) está previsto, mas costuma funcionar como eu descrevi antes. Se o provisório já está pago, ótimo. Mas sobre quando colocá-lo, só quem pode responder com conhecimento de causa é o seu dentista… entre em contato com ele e peça que ele lhe explique o que está planejando.

  46. Olá Dra Ana Tokus!!!

    Sou eu de novo :) bom eu tbm preferia ter posto depois, mas como estou lutando contra esse medo de dentista não tive escolha, aquele dia estava bem calma e medicada, porem quando ele falou que seria 1 ano só, e era isso mesmo, daqui 1 ano e dois meses irei casar…
    Mas o meu dentista é pelo meu convenio de plano de saude, eles so colocam o aparelho, e ele nem mencionou removível como contenção, mais enfim se falta poko mesmo para terminar o tratamento espero alguns meses a mais, so falta saber se o noivo espera rsrsrrssr brincaderinha…

    Que Deus te ilumine sempre Dra, profissional, amiga e ate psicologa e assim que os dentistas deveriam ser, humanos…
    To puxando para a senhora não me xingar rsrrsrsrs brincadeirinha

    Abraços.

    • Ahauahauahauahauaha! Lucia, não vou te xingar não! :D

      Sempre depois do tratamento ortodôntico é preciso usar o aparelho removível durante um tempo, para manter por mais tempo o resultado obtido com o aparelho fixo. Há uma tendência dos dentes se “reacomodarem” depois que o aparelho fixo é removido, e isso pode causar algumas movimentações dentárias indesejadas. É pra evitar isso.

  47. Adivinha que eu de novo :)
    Bom Dra Ana fiquei na duvida, depois que eu retirar o aparelho tenho que colocar o removivel certo? Mas mesmo com a falta do dente penultimo um de cada lado ou tenho que primeiro colokar a protese adesiva? (como é feito esse aparelho)
    O que eu achei estranho no meu dentista que ele colocou a banda depois de 5 dias o aparelho e um ferrinho e apertou, e nem me falou como devo escovar e nem da borrachinha que todo mundo fala de cor, e ai só marcou depois de 2 meses para eu voltar… liguei para a secretaria e perguntei, ela me respondeu que é bastante paciente por isso que demora, ai fiko na duvida sera que o prazo de 1 ano que ele deu vai ser impossível, pq o aparelho so faz efeito se aperta então se for isso literalmente to na roça rsrrsrs…
    Dra Ana a senhora atende em que cidade?

    Um grande abraço fica com Deus, obrigada pela paciência, quem deveria me responder era meu dentista mas nem todo mundo é humano e olha que ele sabe do meu medo de dentista…

    • Certo! Bom, mas como você pretende colocar as próteses fixas, é preciso pensar bem nisso na hora de mandar fazer o aparelho removível, que terá que ser adaptado após a colocação da próteses (ou até feito outro, mas acho que nem chega a tanto). Esse aparelho é feito no laboratório de prótese, a partir de um modelo dos seus dentes, e consiste numa placa acrílica que vai no céu da boca e de um arco que passa pela parte da frente dos dentes.

      A questão dos 2 meses de espera pode ser que seja até uma exigência do convênio (pra pagar o ortodontista só a cada 2 meses)… não sei se é por isso, mas eu não me surpreenderia se fosse.

      Eu atendo em Curitiba. :)

  48. Oi Ana, perdi meus dois molares quando tinha uns 11 anos, hj tenho 22 anos e fui a um dentista e ele disse q daria pra fechar os espaços q ficaram com o aparelho, porem fui na minha atual dentista e ela falou q pelo q avaliou eu ñ tenho mais o osso para movimentar esses dentes, qual seria a melhor opção eu tentar fechar com aparelho ou desistir? E a falta de dois dentes molares em minha boca implica na perda de mais dentes?

    • Alisiane, eu acho que sempre vale a pena tentar… mas a sua dentista apontou para um detalhe importante: sem osso o dente não se movimenta. É possível que o outro dentista tenha avaliado de forma diferente por ser mais otimista. Mas, pra mim, é difícil opinar sem avaliar você. A falta dos molares não implca a perda de mais dentes necessariamente, mas é muito importante que você feche os espaços dos dentes que você perdeu para que não haja nem chance disso acontecer. Veja no texto seguinte a falta que um dente (imagine 2) faz: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

  49. Olá, gostaria que vc me tirasse uma duvida, usei aparelho durante 3 anos, agora estou usando o movel, se eu quisesse colocar o aparelho novamente poderia ou não??

    • Dandara, poderia. Mas se você terminou o tratamento ortodôntico (e está usando o aparelho removível) por que colocar de novo?

  50. BOA TARDE, HA ALGUNS ANOS ATRAS PERDI UM DOS DENTES DA FRENTE EM UMA QUEDA, OU SEJA PERDI TOTALMENTE ESSE DENTE, NÃO FIZ EXERTO PARA SUSTENTAR ESSE DENTE PERDIDO, TIVE QUE FAZER CANAL UTILIZANDO UM DENTE DE CADA LADO PARA DAR SUSTENTABILIDADE, NUNCA USEI APARELHO MAIS SEI QUE PRECISO, POIS TENHO 30 ANOS, ATE HJ NÃO TIREI OS SISOS, TENHO OS DENTES MUITO PARA FRENTE E HJ PRETENDO USAR APARELHO, O MEU MEDO É SE PARA USAR O APARELHO VAI SER NECESSARIO SE AUSENTAR DO DENTE FIXO PROVISORIO, OU TEM COMO EU USAR O APARELHO SEM PRECISAR MEXER NO DENTE DA FRENTE NA SITUAÇÃO QUE RELATEI, OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTA.

    • Ana, depende. Se for necessário movimentar os dentes de apoio da sua prótese (o que geralmente é necessário) o ideal seria usar uma prótese removível durante o tratamento ortodôntico, que poderia ser uma ponte removível ou uma coroa presa ao próprio aparelho através de um bráquete.

  51. Olá dra. Ana Tokus!!

    Ja estava com saudades de incomodar a senhora rsrrs…
    Que pena, em Curitiba, estamos muito longe sou do interior de São Paulo :(
    Bom, estou com aparelho, ai com 5 dias começou a soltar acho que bracktes (acho que é assim que se escreve), soltaram 2, ai liguei no dentita e disse que não tem problema para eu aguardar a próxima consulta só que é só no final de outubro que é pelo convenio como mencionei acima, e ainda perguntou se eu estava comendo coisa dura, porem nem dá pra comer na 1 semana estou a base de papinha rsrrs assim emagreço rsrrsrrs, o que a senhora acha?
    Fique com Deus!!!

    • Ahauahauaha, não incomoda não, Lucia. :)

      Eu acho que se esses bráquetes soltos não estiverem machucando você, dá pra esperar.

  52. Bom dia, Ana!
    Eu estava bem entusiasmado para colocar aparelho (1ª vez), mas a dentista me disse que terei que extrair 3 dentes (2 em cima e 1 em baixo) para que o alinhamento ficasse perfeito, isso porque tive um dente extraído quando criança, na parte inferior. Confesso que fiquei chateado já que conforme ela meus dentes são perfeitos e saudáveis. Será necessário mesmo tirar 3 dentes em perfeito estado? Não seria melhor recolocar os dentes movimentos pela extração no lugar e fazer um implante no espaço aberto? Grato.

    • Marcelo, depende. Provavelmente, no seu caso, o espaço do dente extraído já deve ter se fechado em parte, por isso sua dentista sugeriu novas extrações (e também porque talvez não haja espaço para alinhar no arco todos os dentes + o implante do dente perdido). Mas sim, em tese é possível abrir o espaço para fazer um implante. Eu sei que “dá pena” extrair dentes sadios, eu mesmo já extraí vários por motivos ortodônticos e toda vez me dá pena ver aqueles dentes lindos na minha mão… mas é uma decisão puramente estratégica. :)

  53. Gostaria de tirar uma dúvida, por quanto tempo o mini implante para tratamento ortodontico pode permanecer na gengiva? Estou usando aparelho e há um ano o ortodentista colocou um mini implante, o meu periodentista me falou que isso pode causar sérios danos ao meu seio maxilar e caso tiver uma inflamação grave, pois no meu RX deu uma gengivite crônica no 36 e 27, No caso do 27 fiz um canal onde tem uma prótese fixa e o dentista que fez me informou que havia uma pequena bolsa que após a retirada do aparelho deveria tratar, pedi para ele retirar o mini implante, pois fiquei com medo, mas ele falou que só quem pode retirar o mini implante foi quem colocou. por favor, me dê sua opinião fiquei muito preocupada.
    Um abraço.

    • Dina, em princípio o mini-implante pode ficar pelo tempo que for necessário, não há um limite de tempo. Mas pela sua descrição seu problema de gengivite não tem nada a ver com o mini-implante… seu periodontista explicou por qual motivo o mini-implante “pode causar sérios danos ao seu seio maxilar”? Ele está mal instalado? Enfim, se for necessário removê-lo mesmo, quem deve fazer isso é o seu ortodontista (ou o dentista que fez a instalação).

  54. Meu 1º sonho é colocar aparelho e o meu 2ºsonho é voar.

    • Pro primeiro dá-se um jeito. :D

  55. Boa noite Ana, parabéns pelo blog, muito bacana. Tira uma duvida please…. Não possuo os incisivos laterais, no lugar deles estão os caninos e no lugar dos caninos tenho dois dentes de leite. Qual a melhor solução?
    1. Arrancar os dentes de leite, empurrar os caninos para o lugar deles e implantar os dois incisivos laterais ou
    2. Transformar os caninos em incisivos laterais e implantar dois dentes no lugar dos dentes de leite… muito obrigada !!!

    • Mariana, são 2 soluções válidas. É possível, também, transformar os caninos em laterais e fechar o espaço dos dentes de leite com o aparelho ortodôntico.

      • Obrigada pela gentileza em responder !!!

  56. Boa tarde,
    Gostaria de saber se para colocar o implante total superior fixo (protocolo) precisa extrair os caninos e o qual o tempo para esse tratamento?

    • Fernando, se será usado um protocolo é porque o paciente já não possui nenhum dente no arco. Se ainda houver os caninos, ou eles estão condenados à extração ou, estando viáveis, o tratamento protético seria outro. O tempo de tratamento varia, pois é preciso considerar os implantes, a necessidade (ou não) de enxerto, o tempo de cicatrização, a confecção da prótese… possivelmente uns 6 meses (pelo menos).

  57. Bom dia! Parabéns pelo site.
    Coloquei uma prótese fixa (adesiva), é feita de resina e um material metálico para substituir dois elementos dentários. Minha dúvida é a seguinte: no lado de fora que compõe a estética está normal, mas no lado de dentro ele fica com uma pequena diferença entre a gengiva e a parte metálica isso é normal?

    Obrigado!

    • Saulo, se você estiver falando de uma dasadaptação entre a borda da prótese e a gengiva, não é o ideal… podem entrar resíduos alimentares por ali e causar problemas (cárie, mau hálito). Converse com o seu dentista a respeito, é bom ele verificar.

      • Eu conversei com ele e disse que era normal, mas realmente fica entrando alimentos, mas na escovação sai. Muito obrigado pela resposta. Vou procurar outro dentista.

  58. Olá, tenho 18 anos e ainda não arrumei meus dentes =( meus dentes são pra frente mas a gengiva não!! Queria arranca-los, os 4 dentes da frente, para colocar implantes!! Mas todo mundo fala “porque voce não coloca aparelho”? Mas essa é a questão, se eu colocar aparelho meu dentista me disse que vou ficar de 2 a 3 anos!! E vou fazer um teste na Malhação daqui a 6 meses. E aparelho vai demora muitoo e não vai arrumar com 6 meses né? Ja o implante acho que sim, ficara com um aspecto mais bonito… obs: meu sonho é entrar pra Malhação… então doutora, uso aparelho e deixo meu sonho de lado, ou coloco o implante, e realizo meu sonho de entrar pra malhação? obs: bom pra mim tanto faz se são dentes originais ou falsos, o que importa é a felicidade e a saúde bucal !!

    • Lucelia, dentes saudáveis não são extraídos assim “por nada”, a não ser que exista indicação ortodôntica (ou outra indicação). Você tem 18 anos… extrair os seus 4 dentes da frente é do que você menos precisa no momento, acredite. Mesmo que isso fosse feito, existe um período de cicatrização pra a colocação das próteses, o que pode levar 6 meses. Portanto, eu acho que a melhor alternativa pra você é começar um tratamento ortodôntico JÁ, pois em 6 meses, dependendo do desalinhamento dos seus dentes, dá pra melhorar bastante o aspecto do seu sorriso… e sem tomar nenhuma decisão mais invasiva e precipitada.

  59. BOA TARDE, ESTOU COM UMA DUVIDA, POIS MEU SOBRINHO DE 4 ANOS PERDEU OS DENTES 11 E 21, E USAVA UMA PLACA DE EXPANSSOR, E AGORA A MAE DO MEU SOBRINHO QUER QUE EU COLOQUE DOIS DENTES NA PLACA PARA ELE NAO FICAR COM AS JANELINHAS… CHEGUEI A CONCLUSAO QUE E MAIS POR VAIDADE DE SUA MAE, POIS EM MEU ENTENDER ELE PODE PERDER OSSO, E AGORA QUE DEVO FAZER? PODE ME AJUDAR, AGRADEÇO DOUTORA.

    • Ivair, nessa idade eu imagino que você deva estar falando do 51 e do 61, certo?! Ele perdeu esses dentes como? Normalmente ou numa queda (por exemplo)? Eu acho que, em princípio, não há problema em colocar 2 dentinhos no aparelho… mas imagino que em pouco tempo esse aparelho será removido, e aí os dentes vão junto. Não sei se valeria muito a pena, mas também não vejo prejuízo.

  60. Ola Ana, gostaria de saber se com aparelho odontologico tem com corrigir um lugar de um dente que foi extraído? Foi assim, quando estava gravida sentia muiiita dor de dente, apesar de estarem todos muito bem cuidados, ai tive que extraí-los. Pois foi o numero 23, sera que com aparelhos pode arrastar o outro dente pro qual esta faltando? Aguardo resposta.

    • Marta, é possível sim fechar o espaço de um dente extraído com o uso de aparelho, desde que haja osso suficiente na região para movimentar esse dente. Procure um dentista / ortodontista para avaliar.

  61. Oi Ana! Tenho 17 anos, como adolescente me preocupo bastante com a estética e por isso achei que ja estava na hora de arrumar meus dentes, fui até a dentista e ela avaliou e nessa avaliação percebeu que eu tinha um dente de leite que ainda não tinha caido, assim pediu que eu fizesse uma radiografia, fiz e quando levei a ela, notou que não caiu porque não tem o outro para nascer e disse que se eu puser o aparelho a raiz dele não vai aguentar e vai cair, fiquei chateada e não voltei mais lá, só que meu dente incisivo lateral me incomoda muito, queria muito conserta-lo. Por isso eu queria saber os riscos que eu corro de por um aparelho e se eu posso coloca-lo.

    • Gabriele, uma possibilidade, se o seu dente de leite estiver bem posicionado, é “transformá-lo em dente permanente” através de uma restauração. Nesse caso, seria possível melhorar a estética sem movimentá-lo ortodonticamente, apenas os outros (dentes permanentes). Os dentes de leite não são preparados para ficar por muitos anos na nossa boca, por isso é uma possibilidade real que algum dia seu organismo comece a reabsorver a raiz desse dente e você o perca. Mas aí é possível então fazer um implante (considerando que os outros dentes já estariam bem posicionados por causa do uso do aparelho).

  62. Olá Dra Ana Tokus…

    Sou eu novamente, mas faz tempinho o ultimo acima foi dia 1/9/12 hein rs…
    Bom, como mencionei soltaram 2 brackets, logo depois o arco quebrou de um lado, ai fui no dentista antes do meu dia pois iria demorar um mes e meio (inicio quando coloquei 21/08/12 proxima consulta 27/10/12). Ai eu liguei, falou que não dava para atender, agenda lotada (convenio) mas estava doendo aquele ferro me machucando, fui ate la pessoalmente, ele cortou e pediu que retornasse na proxima consulta… só que hoje cortou o outro lado do arco os dois lados, eu acho que deve ser pela falta do dente pois fica um buraco, ai o brackets soltam e ficava correndo no ferrinho, ai acabou estourando…
    Só que agora eu to triste, nervosa e com vontade de tirar o aparelho e colocar com outro dentista, ai espero o começo do ano, pq o meu dentista falou que eu era a errada, que não tive cuidado, a forma como ele me falou me deixou insegura sabendo que eu tenho medo de dentista, por isso eu tomo todo cuidado do mundo para não atrapalhar o meu tratamento…
    Se eu tirar meus dentes ficaram tortos ?
    E qual a sua opinião Dra. Ana Tokus :(

    • Lucia, é aquela história: o seu dentista só vai ser bom se ele for bom pra você. Não questiono, de forma alguma, a competência dele… mas se você não está se sentindo segura e à vontade com ele, talvez seja o caso de trocar de profissional mesmo. Se você remover o aparelho agora, os seus dentes vão ficar apenas como estão, não devem entortar mais. Essa questão de convênio é complicada, os convênios não tratam os dentistas direito e quem acaba “pagando o pato” são os pacientes… :(

  63. Olá!

    Usei aparelho durante 2 anos. Mudei de cidade e meu siso nasceu. Fui em um dentista – que não coloca aparelho – e ele me disse que eu precisava tirar. Tirei. Agora meus dentes estão se movendo, pois ele tbm tirou o siso que já existia na época em que eu coloquei aparelho. Uso contenção, mas toda a noite é uma briga pois ele mal encaixa. Tenho que forçar ele. O que faço?

    • Andressa, você ficou algum tempo sem usar a contenção no período que fez a cirurgia pra extrair o siso? Às vezes ficar 3 ou 4 dias sem usar a contenção já é o suficiente pra não entrar mais, pois os dentes tendem a se “reacomodar”. Dependendo do caso, seria interessante até confeccionar um novo aparelho de contenção. Procure um dentista/ortodontista para avaliar.

  64. Não estou sabendo como colocar o aparelho móvel.

    • Letícia, em tese é só encaixar. Se ele não está encaixando ou está “caindo”, seria interessante procurar o seu dentista para verificar se é preciso fazer algum ajuste.

  65. Oi, eu tenho um dos meus dentes incisivos tortos, ele é pra frente, e o resto dos meus dentes estão todos alinhadinhos, teria outra técnica além do aparelho que pudesse arrumar ele? Não seria melhor arrancar e colocar uma prótese?

    • Jana, se apenas esse dente estiver torto há a possibilidade de criar a ilusão de “desentortá-lo” através de uma restauração, faceta ou coroa. Mas é preciso ver se há espaço pra isso. Se não, o melhor é usar aparelho.

  66. Oie, tenho 23 anos e minha pergunta é a seguinte: arranquei meu primeiro molar da parte superior e meu dentista tambem arrancou o siso, gostaria de saber se o aparelho tem como fechar o espaço desse dente. Beijos.

    • Aline, tem. Mas é preciso avaliar se no seu caso isso é possível e se há osso suficiente na região para esse tipo de movimentação. Mas possível, de forma geral, é.

  67. Ola, em primeiro lugar muito bom seu blog, eu gostaria de esclarecer uma duvida, ha uns 12 anos extrai o primeiro molar, meu terceiro nasceu em seguida e fiquei com uma falha de um meio molar, agora vou usar aparelho por causa da mordida cruzada e meu outro primeiro molar tem a sua maior parte restaurada, e o terceiro molar esta qse todo de fora, não tenho o espaço suficiente, o dentista q vai instalar o aparelho me disse q pra mim vai ser bem melhor extrair o primeiro molar e tracionar o segundo e o terceiro com o aparelho, fikei na duvida entre o primeiro restaurado ou o terceiro sadio, mesmo a falha de um lado nao sendo muito grande, sinto muito nao ter o primeiro molar, mas o dr. disse q as falhas fikaram pequenas o q a senhora me aconselha, obrigado…

    • Rafael, se o seu dentista acha que é possível puxar o segundo e o terceiro molar para fechar o espaço do primeiro, é uma ideia válida! Num tratamento ortodôntico, geralmente as opções de mecânica são várias… talvez seja mais fácil, no seu caso em específico, fechar o espaço do que abrir para colocar um implante no lugar do primeiro molar. Se você está de acordo e o seu dentista diz que dá, é possível.

  68. Olá, tenho uma duvida e minha dentista nao consegue me esclarecer, o meu dente incisivo lateral superior esta meio de perfil, dai eu falo pra ela virar eles e ela fala que é devido a minha arcada dentaria, e se virar eles de frente vai ficar tipo dentadura… na Verdade como funciona?
    Desde já, obrigada!

    • Patricia, acredito que sua dentista quis dizer que não há espaço disponível pra girar esse dente para deixar ele “de frente”. Ou seja, você teria que usar aparelho para abrir o espaço pra isso no seu arco dentário. Outra forma de tratar seria mudar o formato do dente através de uma restauração, faceta ou coroa, criando a ilusão de que esse dente não está mais girado… mas nem sempre dá pra fazer isso, por uma questão de espaço também. Procure um dentista especialista em ortodontista e outro em dentística e/ou prótese para avaliar.

  69. Olá, tive que extrair os dois dentes pimeiro molar da parte inferior, você acha que tem como preencher a vaga com o uso do aparelho?

    • Patrícia, tem sim. Mas é preciso avaliar se há osso suficiente na região para “puxar” os dentes de trás.

  70. Olá Dra. Ana!
    Tudo bem? Encontrei esse site hoje e achei o máximo… Preciso de ajuda com algumas dúvidas… rs

    É o seguinte, tenho 28 anos, e por questões financeiras não consegui fazer canal, acabei perdendo três dentes há poucos meses. Um dente é o 1º pre-molar superior (dente nº 14), o segundo dente é o 2º pre-molar inferior (dente nº 35) e o terceiro é o 1º molar inferior (dente nº 46).
    A falta desses três dentes está me deixando muito constrangida para sorrir. Como não tenho condições de implantar, preciso saber se o aparelho dentário poderia juntar os meus dentes??? Será que usando aparelho na parte superior e inferior é uma boa opção para corrigir essa falta???
    Se for possível o uso do aparelho, durante o período do mesmo, eu posso usar uma prótese móvel pelo menos no 1º pre-molar superior (dente nº 14) que é mais aparente? O uso dessa prótese não iria dificultar a junção dos dentes???

    Por favor, me ajude tirando essas dúvidas! Sei que são muitas, mas quero chegar no dentista sabendo mais ou menos o que posso fazer.
    Desde já agradeço a atenção!!!

    • Daniela, é possível que o aparelho feche esses espaços, sim! Mas é preciso que haja osso suficiente na região para que seja viável “puxar” os outros dentes, portanto um dentista/ortodontista precisa avaliar o seu caso. Durante o tratamento ortodôntico você poderia usar uma prótese removível (desde que toda acrílica, para que o dentista vá desgastando ela à medida que os dentes se movimentam) ou as coroas podem ser unidas ao próprio aparelho, através dos bráquetes.

  71. Dra. perdi os dois penultimos dentes inferiores, o meu dentista anterior falou que com o uso do aparelho os ultimos dentes substituiriam os buracos deixados pelos outros. Mas fui ao dentista recentemente e ele me falou que o uso do aparelho não iria fazer fechar essa brecha, pois o osso de baixo é bem mais duro, se fossem os superiores, as chances seriam melhores. E me indicou um implante. Qual seria a melhor solução pra o meu caso? Desde já, obrigada!

    • Priscilla, na verdade não é nem a “dureza” do osso da mandíbula o problema (e realmente, o osso da parte de baixo é mais duro mesmo), mas a quantidade de osso presente. Dependendo de há quanto tempo você perdeu esses dentes, o osso “diminui”, e pra movimentar dentes é necessário osso suficiente. Enfim, vale a tentativa de movimentá-los… mas pode ser, realmente que não dê certo. Se você não quiser nem tentar, o implante é garantido.

  72. Ana me da uma dica, fala agora.

    • Dou! O que você quer saber, Kassia?

  73. Num acidente perdi 3 dentes da frente perto dos caninos, estou sem condição de colocar implantes, sou jovem, 24 anos, não posso ficar banguela, posso colocar aparelho para puxar os dentes de trás até cobrir as falhas? Detalhe foi um dente da esquerda e dois da direita, me ajude acabei de casar e não quero usar dentadura, preciso de uma solução rápida e barata, obrigada, sempre acompanho o site.

    • Lúcia, com aparelho até é possível fechar os espaços, mas só se forem dentes de trás (você falou que perdeu “dentes da frente”), e essa não seria uma solução rápida, pelo contrário. A solução mais rápida é colocar uma ponte removível ou fixa. A mais barata é a removível.

      • Obrigada, vc deve ser uma ótima dentista.
        Gostaria que fosse vc a minha dentista.
        Sucesso sempre.

        • Obrigada, Lúcia. :)

  74. Eu tenho uma ponte movel, agora quero trocar, so q ela é presa nas presas, so q uma das presas ta ruim, vou ter q extrair, eu gostaria de saber se da para fixar a ponte em uma presa só. Espero uma resposta, obrigado.

    • Se a “presa” for o único dente a segurar a ponte nova, eu acho que seria muita carga para ele, e ele poderia também ficar mole. É questão de um dentista avaliar, mas geralmente, nesses casos, acaba-se extraindo o único dente e fazendo-se uma prótese total (dentadura).

  75. Meu caso é parecido com a da pergunta anterior, estou sem dois dentes um de cada lado, não sei o número ou nome dos dentes, tipo depois do canino o próximo, posso usar aparelho para fechar ou disfarçar a falha?

    • Nilton, é preciso que um dentista avalie se há osso suficiente para “puxar” esses dentes. Se sim, seria possível fechar esses espaços com o aparelho. Procure um ortodontista para avaliar.

  76. Ola tudo bem?!
    Bom, uso aparelho ha 5 meses, mas só uso na parte de cima. Agora pra colocar o aparelho na parte de baixo vou precisar extrair o dente q fica atras do canino (que eu nao sei o nome). E tenho medo pq nunca extrai dente no dentista, e esses por ser de osso… nao sei como é… se vai doer… se preciso levar ponto… Vou extrai-los sabado (dia 06) e to morrendo e medo… Me ajuda muito ao responder rsrs
    Obrigada!!

    • Adryellen, a extração é feita com anestesia, por isso não vai doer… você vai sentir apenas o dentista mexer, mas não dor. Sim, será dado um ponto. Vá tranquila, não há motivo pra ter medo.

  77. Olá doutora, bom dia, hehe.
    É o seguinte, eu uso aparelho há 2 anos e meio já, e faz uns 4 meses que extraí dois dentes na parte superior (pré-molar de um lado, e o outro foi o de trás do pré-molar porque ele quebrou, então a minha dentista resolveu tirar ele mesmo ao invés do pré-molar também). Agora ela já está fazendo a manutenção normalmente e disse que vai preencher os espaços das extrações e puxar minha mordida pra trás, pq tenho a mordida exagerada. Até aí tudo bem. Mas, antes das extrações meus dentes eram tortos, e melhoraram com o tempo por causa do aparelho, e ficaram retinhos, sem espaço algum, mas a mordida continuava exagerada. Agora, depois das extrações estou uns espaços nos dentes, inclusive na frente. Eu acabo ficando com vergonha de sorrir porque o espaço da frente é justamente o maior. Já disse pra minha dentista que estou me sentindo feia. Ela disse que é normal, e que ainda vão separar mais até a próxima consulta, e ela vai por alguma coisa aqui pra não separar mais. Isso é comum? Desde já agradeço a atenção!

    • É comum sim, Juliana. Às vezes durante o tratamento ortodôntico, os dentes parecem “entortar” mais, ou criam-se esses espaços que você citou. Mas isso é transitório, e será resolvido em seguida.

  78. NA MINHA GESTAÇAO MEU DENTE QUEBROU UM PEDAÇO, AGORA O OUTRO PEDAÇO TA MOLE E QUASE CAINDO, SE EU EXTRAI E COLOCAR APARELHO ELE PODE JUNTAR OS DENTES PRA NAO FICAR COM FALHA?

    • Dena, pode. Mas é preciso avaliar com um ortodontista pra saber se no seu caso isso é possível. Geralmente é.

  79. OBG ANA, FICA NA PAZ…

  80. O que posso fazer para clarear os dentes? Fui procurar um tratamento pra clarear, so que o mais em conta que encontrei foi R$ 800,00. Tem como fazer alguma outra coisa??? Desde ja agradeço!!!

    • Não Pedro, pra clarear, só fazendo clareamento… e clareamento, só no dentista. Mas existe a modalidade de “clareamento caseiro”, que é feito em casa pelo paciente, apenas sob supervisão do dentista. É muito bom e costuma ser mais em conta. Veja os tipos de clareamento aqui: http://medodedentista.com.br/2011/04/clareamento-dental-um-guia.html

  81. Tive que arrancar meu dente vizinho ao quexal por conta dele estar estragado… depois de algum tempo, sinto umas dores no quexal. A dentista falou que o meu quexal ta ficando torto, por conta do apoio que ele não tem ! & vou ter que usar aparelho ! Acho feio.
    Sera mesmo necessario ?

    • Janielly, quando se perde um dente, o dente do lado às vezes “tomba” em direção ao espaço que ficou, isso é bem comum. O “quexal” é o terceiro molar, ou seja, o dente do siso. Geralmente esse dente nem entra no tratamento ortodôntico, mas no seu caso talvez a ideia da sua dentista seja puxá-lo para frente para fechar o espaço do dente que você extraiu. Não que isso seja necessário, mas pode ser uma ótima ideia, pois resolveria vários problemas de uma vez só.

  82. Em breve vou colocar o aparelho de contenção, mas me falta um canino, preciso fazer um implante, o implante pode ser colocado dps do aparelho de contenção ja estar pronto?

    • Pode sim, Juliana. Se for preciso, o aparelho de contenção pode ser ajustado depois do implante feito.

  83. Ola! Primeiramente parabéns pelo seu blog é realmente muito interessante e de grande ajuda. Tenho que colocar aparelho pois depois que retirei os dentes sisos de cima os dentes começaram a se separar e por esse motivo indo ao ortodontista descobri também que tenho o problema da mordida profunda. Então tenho uma dúvida: Fiz um canal em um dente ao qual o dentista me informou que posteriormente teria que colocar uma peça. A pergunta é: posso colocar o aparelho e depois colocar a peça ou este processo tem que ser feito antes?
    Desde já muito obrigada!

    • Rosiane, se você vai usar aparelho o melhor é colocar uma coroa provisória nesse dente e, depois de remover o aparelho, fazer uma coroa definitiva, que pode ser de uma material mais durável/estético. Como terá que ser colado um bráquete (ou tubo) no seu dente, a remoção dele depois pode estragar a prótese. Portanto, o melhor é fazer a prótese “oficial” só depois do término do tratamento ortodôntico.

  84. Boa tarde doutora,
    Eu perdi 3 dentes e a minha dentista me falou que eu posso colocar aparelho pra diminuir o espaço, isso pode ajudar no meu caso doutora?
    No aguardo, obrigada.

    • Roseli, se sua dentista avaliou ser possível fechar os espaços dos dentes perdidos, isso pode ajudar sim. Outras opção são implantes e próteses fixas ou removíveis.

  85. Olá! Perdi o dente lateral direito, e uso uma prótese removível. Gostaria de saber se posso usar aparelho ortodôntico, pois sou um pouco “gangula” . obg!!

    • Graciete, em princípio nada impede que você use aparelho. Você pode realizar o tratamento ortodôntico normalmente e depois fazer um implante para substituir o seu dente perdido, ou outra solução protética.

  86. Oi Drª , eu uso aparelho vai fazer dois anos (mas antes já havia usado) e o meu dente canino da parte superior é incluso (acho que é assim que chamam quando o dente não fica exposto) e essa semana a dentista disse que talvez fosse melhor eu extrair um dente e fechar o espaço do canino com outro dente, mas eu fiquei meio que sem entender esse procedimento, e também fiquei pensando que talvez esteticamente ficaria um pouco “estranho”, pois de um lado teria canino e no outro não, ai eu queria saber o que a senhora acha.

    • Matheus, o dente que sua dentista sugeriu extrair é o canino do outro lado? Se sim, dependendo de como os seus dentes estiverem posicionados (se o lado sem o canino que está incluso já tiver os espaços quase fechados), pode ser uma opção, embora a extração de caninos não seja uma conduta muito comum. Dessa forma você teria um sorriso simétrico, e seus pré-molares poderiam assumir o papel dos caninos.

  87. Oi parabens, sao respostas muito boas… eu kria saber se posso colocar aparelho… mas faltam dois dentes um ao lado do outro entre a “presa” e os dois ultimos dentes de trás, perdi ha uns 3 anos, extrai pork a obturaçao caiu e começou a doer, e na epoca os meus pais nao tinham condiçoes de fazer um canal… sera q eu vou ter ke fazer implante ou o aparelho repara ?

    • Katia, o aparelho pode fechar espaços de dentes extraídos sim. Mas pra saber se isso é possível no seu caso, é preciso procurar um dentista para avaliar. Se houver osso suficiente na região, pode ser uma opção.

  88. Bom primeiramente parabens, dra. Eu extrai 4 dentes em regiões diferentes, uns do lado de cima, outros do lado de baixo na parte de tras, longe uns dos outros. Será possivel o uso de aparelho????? Obrigado.

    • David, é possível sim. Talvez alguns desses espaços possam ser fechados com o próprio aparelho e, os que não puderem, serão adequados para uma futura reabilitação protética (implantes, por exemplo).

  89. Bom dia!
    Retirei meu aparelho fixo ontem, e estou usando a contenção movel, posso restaurar meus dentes da frente, quero apenas trocar a resina, pq essas minhas já estão escuras, isso não influencia nada nos meus dentes não neh, já que retirei meu aparelho ontem.

    • Marilia, pode fazer as restaurações sem problema algum.

  90. Oi boa tarde, sou Geovana tenho 24 anos, gostaria de tirar algumas duvidas, perdi 4 dentes devido a algumas obturaçoes que fiz, as obturaçoes cairam e meus dentes foram quebrando, fiquei sem 4 dentes, dois em cima e 2 embaixo e na frente tenho 2 obturaçoes, gostaria de saber se eu usasse aparelho se iria fecha os espaços que ficaram, e se essas obturaçoes que tenho na frente tem algum problema em usar. Preciso de sua resposta, estarei lhe aguardando. Boa tarde.

    • Geovana, nada impede que você use aparelho, nem a falta de dentes nem as restaurações que você tem nos dentes da frente. Sim, o aparelho pode fechar esses espaços, mas é preciso que você procure um dentista para avaliar se no seu caso isso é possível, se há osso suficiente para isso.

  91. Primeiramente parabéns por tirar nossas duvidas. Dra meus dentes caninos eram em cima dos outros, estou com aparelho fixo há quatro anos, por motivo de saúde na familia fiquei sem fazer manutenção há um ano, e recentemente perdi dois dentes, um deles o canino direito que não deu mais pra fazer canal e estavam muito moles por conta da perda ossea. Minha duvida, eu posso tirar o aparelho sem finalizar o tratamento e colocar uma protese no lugar do dente canino? Ou continuo o tratamento com outra dentista que me falou que vai tirar esse aparelho, colocar novamente e colocar um dente no aparelho e depois colocar um implante, só que o implante é caro e meu receio é de não poder pagar o implante e ficar sem o dente da frente, estou inconformada da perda do meu dente, ainda mais da frente. Me ajude, preciso imensamente do seu conselho, espero ansiosa sua resposta.

    • Gineide, se você perdeu 2 dentes por perda óssea é porque você deve estar com uma doença periodontal ativa. Meu conselho é: remova o aparelho (não importa se o tratamento ortodôntico não terminou, depois você pensa se pretende retomá-lo) e procure um dentista/periodontista para tratar o mais urgente, que é a sua gengiva e os tecidos de suporte dos seus dentes. Se você tem uma periodontite ativa (infecção na gengiva, no osso) você não deve prosseguir com o tratamento ortodôntico.

  92. Estou com mais uma duvida, coloquei meu aparelho de contenção movel na quarta-feira, o aparelho encaixa perfeitamente no ceu da boca, mais o ferrinho da frente fica um pouco acima do meio certinho dos dentes, será que esta moldado errado, ou é assim mesmo? Ele não precisa ficar necessariamente centralizado nos dentes?

    • Isso não é um problema em si, Marilia. Se não estiver pegando na sua gengiva e machucando, não há problema.

  93. Olá doutora, tenho 18 anos, e não tenho os caninos por causa de uma má formação chamada de agenesia, queria saber se tem como fechar esses espaços através do aparelho?

    • Vinícius, tem como fechar sim, mas é preciso avaliar. Procure um dentista/ortodontista e faça uma avaliação.

  94. Ola, gostaria de saber se é possivel usar aparelho, pois arranquei o penultimo dente do lado direito e o dente de nº 26 do lado esquerdo fiz canal e coloquei uma coroa de ceramica… é possivel??

    • É possível sim, Samy. A falta de dentes e/ou a presença de coroas protéticas não contraindicam o uso de aparelho ortodôntico.

  95. Olá.
    Gostaria de tirar uma duvida.
    Eu tenho 16 anos, usei aparelho fixo durante 1 ano e 2 meses, pois só 2 dentes eram um pouco desalinhados e meus 2 caninos eram um pouco encavalados.
    Meu dentista falou que eu não precisaria usar a contenção, mas o que resultou foi que 1 dos meus dentes caninos subiu, não como antes, coisa pouca, se nota muito pouco.
    Gostaria de saber se posso usar algum tipo de aparelho sem ser o fixo, só para conseguir alinhar os dentes que sairam do lugar, pois eles não estão tortos.
    Obrigada pela atenção !

    • Carolaine, sem aparelho fixo fica difícil de corrigir. Uma possibilidade é o Invisalign, uma técnica que usa moldeiras sequenciais e que é própria para casos como seu (pequenas correções de alinhamento dentário), só que custa umas 5x mais do que o aparelho fico convencional.

      • Oi, uns 2 dentes então um pouco desalinhados, mais coisa minima. Gostaria de saber se posso usar só um aparelho movel para alinhar?!

        • Thais, pode. Mas depende da avaliação do dentista e não é qualquer tipo de aparelho removível que faz esse tipo de movimentação.

  96. Olá, estou muito confusa, perdi dois dentes da frente quando tinha 15 anos, hoje tenho 44, uso uma prótese removível, mas a prótese que é feita de silicone hoje não consegue ficar bem fixa, e quando vou comer ela sai e me deixa muito constrangida, fui ao dentista e falei que assim que puder gostaria de fazer o implante, fiz a documentação e ele disse que tenho osso suficiente,m as seria preciso primeiro colocar o aparelho para alinhar o dente da frente, que por causa do espaço ficou torto, ele sugeriu colocar dois dentes presos no aparelho, mas outra dentista me disse que estes dentes ficam soltos e girando, e seria um desconforto. O primeiro dentista disse que manter a prótese não seria viável, pois ele precisa acertar o dente, e com a prótese ele não teria este movimento. Volto a dizer que a minha prótese é móvel e fica segura pelo silicone que fixa na gengiva. Dra. estou muito aflita, tenho medo de colocar o aparelho, e ficar com este dentes soltos na boca, e ficar insatisfeita, também sei que se não colocar o aparelho e resolver fazer o implante não ficará tão bom, pois o dente da frente está torto, e o espaço está muito grande, me ajude, o que fazer?

    • Eliane, geralmente os ortodontistas usam 2 tipos de solução quando o paciente usa prótese e se submete a um tratamento ortodôntico. Uma delas é a que o primeiro dentista sugeriu, ou seja, colocar as coroas presas por bráquetes no próprio aparelho. A segunda dentista tem razão, é possível que essas coroas não fiquem tão firmes quanto você gostaria e a deixem insegura e insatisfeita. A outra possibilidade é fazer uma nova prótese parcial removivel, inteira acrílica, prevendo já o posicionamento que se deseja para os implantes e instalar o aparelho normalmente, colando bráquetes inclusive na prótese (pra “disfarçar”), só que o arco não passaria nos bráquetes da prótese, pra que você pudesse colocar e tirar, como você faz hoje. Como você relata que o espaço hoje é grande, a nova prótese deixaria espaços, até que o aparelho colocasse seus dentes naturais na posição desejada. (ficou meio complexa a minha explicação, se você não entender alguma coisa, pergunte!).

  97. Doutora Ana, vim fazer perguntas em outro lugar agora! Muito muito MUITO obrigada pela sua atenção.
    Então, irei colocar aparelho assim que minhas extrações acabarem. Porém, aos 13 anos (tenho 23) caí na educação física e quebrei a obturação de um dente da frente (só que não percebi). Algum tempo depois fui ao dentista e havia tido uma infiltração, acarretando um tratamento de canal. Nisso, perdi uma parte do meu dente com a retirada da parte prejudicada e ele atualmente é restaurado com resina, e é mais escuro que os outros (tenho trauma disso). Minha dentista disse que não há risco de quebrar na movimentação do aparelho, e meu ortodontista disse o mesmo, porém disse que na retirada pode ser que se quebre. Estou um tanto desesperada, pois não queria que se quebrasse, pois pretendo fazer nesse dente a aplicação de uma lente de contato dental e corrigir o problema da cor dele. Só vou mesmo colocar aparelho porque meus dentes estão apinhados e tortos, e portanto é necessário.
    O que a doutora acha? O Ortodontista pode fazer algo diferente para que meu dente não se quebre ou estou mesmo correndo riscos? :(

    Obrigada!

    • Erika, mesmo que essa restauração se solte ao remover o bráquete, ela pode ser refeita. Dessa forma, mesmo que tudo “dê errado”, você igualmente poderá aplicar a lente de contato como deseja. A chance de quebra na remoção do bráquete é pequena… mas como ela existe, o ortodontista achou por bem avisar você.

  98. Esqueci de dizer: devido a esse problema com meu dente da frente, sequer mordo usando ele. Daí me preocupo, pois se não posso nem morder, a “força” do aparelho não vai prejudicá-lo?

    Era só isso hehehe (você merecia uma cesta de bombons pela paciência, Ana!).

    • Não, pode ficar tranquila. A força aplicada em ortodontia é leve (embora pareça pesada para o paciente). E quanto à cesta de bombons… aceito, obrigada. :D

  99. Ana, muito obrigada MESMO por sua atenção. Estou meio surtada com tudo (já deu pra perceber) e você me deixou bem mais calma. Estou confiante que nada vai dar errado durante esse tratamento. Que Deus abençoe sua carreira e sua vida, sempre! Parabéns.

  100. Doutora, eu entendi sua explicação, hoje fui ao dentista, e acabei optando em colocar o aparelho, que virão com os 2 dentes fixos nele. Gostaria de saber se para comer, ou mesmo falar, haverá algumas restrições. Existe alguma forma de deixar este dentes mais fixos? É possivel ficar com este aparelho por muito tempo, com este dentes digamos “postiços”? Desculpe tantas perguntas, mas a dentista não me deixou muito a vontade para questioná-la. Agradeço muito sua atenção. bjs

    • Não existe nenhuma restrição “oficial”, é uma questão de bom senso. Lembre-se sempre que esses dentes são próteses e que nenhuma prótese é tão resistente quanto um dente de verdade, ainda mais se a única fixação dela for o bráquete do aparelho. Para falar, não vejo prejuízo. Não, não há como deixar os dentes “mais fixos” sem interferir na movimentação do aparelho. Sim, é possível usar esses dentes até o fim do tratamento ortodôntico. E precisando, pergunte. :)

  101. Oi doutora. Tenho 18 e possuo 2 dentes de leite, em um deles tenho carie. Fiz um tratamento de canal em fevereiro (1 sessão apenas) depois de uns meses notei que a massa que tinha no dente tinha caido e retornei a outro dentista pra saber o q tinha acontecido, passei por mais 2 que disseram que eu n tinha feito canal nenhum. Creio que o primeiro dentista me enganou, sei la. Ai desde entao to tentando tratar esse dente. N sinto dor nele, mais sinto que ele ta bem fragil. Alguns dentistas que eu passei recomendaram que eu tirasse, pq eu vou perde-lo a qualquer momento. Mas eu uso aparelho e meu dentista disse que eu n posso perder esse dente de jeito nenhum pq corro o risco de n fechar o buraco. Mas é o meu penultimo dente e n fica nenhum braket nele. Entao eu to mt confusa se eu tirar e botar um implante eu vou ter que parar de usar aparelho? Ta mt dificil de encontrar um dentista que faça canal em dente de leite e isso piora mt mais as coisas. To botando massinhas provisorias so pra o dente n ficar aberto. Mas quero logo que isso se resolva. Bjs e obrigada desde já.

    • Alana, acontece muito do dentista fazer um curativo endodôntico e o paciente achar que foi feito um tratamento de canal completo. Em se tratando de um dente de leite, é preciso considerar quanto de raiz esse dente tem, se ela está inteira. Se ela está inteira, certamente vai aguentar um bom tempo na boca ainda. O seu ortodontista não quer que você tire esse dente por enquanto para manter o espaço “reservado” pra um possível implante no futuro. Se você extrair esse dente e colocar um implante você pode continuar o tratamento ortodôntico normalmente, mas tenha em mente que implantes não podem ser movimentados… uma vez instalados num lugar, ficam nesse lugar pra sempre. Ou seja: o melhor é esperar tirar o aparelho para pensar num implante. E para tratar o canal do dentinho, procure um odontopediatra… eles vivem fazendo canais em dente de leite, tenho certeza que você vai encontrar alguém pra fazê-lo.

  102. Olá, Doutora Ana.
    Inicialmente gostaria de agradecer pela iniciativa de tirar dúvidas, afinal não é todo profissional que tem essa gentileza com seus pacientes.
    O meu caso é o seguinte:
    Já tenho 20 anos de idade e sempre sonhei com um sorriso bonito e uniforme, uma vez que os meus dentes são separados.
    Procurei alguns ortodontistas mas nenhum me recomendou o uso de um aparelho, mas sim preenchimento, apenas.
    Como preenchimento custa muito caro, estou aguardando me formar e conseguir um emprego para pagar o meu tratamento.
    Há algum tempo atras, por conta de uma restauração mal feita perdi o primeiro molar do lado direito, da arcada superior.
    Por conta de medo de não alterar a minha estética por localizar-se num local não visível ao sorrir, resolvi não implantar.
    No dia 01.11.2012 aconteceu um fato que vem me tirando o sono.
    Ao comer uma pipoca, quebrei metade do dente segundo molar do lado esquerdo, também da arcada superior. Ao procurar a minha dentista, ela me disse que a quebra afetou a raiz do meu dente e que eu deveria extraí-lo. Acontece que eu não tive coragem ainda. Pedi que ela colocasse uma massinha nessa metade que quebrou, que eu voltaria em algumas semanas para extrair definitivamente e adiantar o processo do implante.
    A minha pergunta é a seguinte: existe a possibilidade de arrastar os dentes do fundo para frente a fim de preencher esses dois espaços abertos (primeiro molar, arcada superior lado direito e segundo pré-molar, tambem arcada superior e lado esquerdo)?
    Penso que se for possível, essa será a minha opção, afinal tenho repulsa total a cirurgias bucais. Alem de preencher esses espaços, ainda corrigirei esses meus dentes separados e melhorarei a minha estética.
    Desde já, agradeço a sua atenção!

    • Lorena, teoricamente é possível. Mas é preciso avaliar o seu caso com critério, e principalmente verificar se há osso suficiente no local para fazer esse tipo de movimentação. Procure um ortodontista.

  103. Boa tarde, tenho 20 anos, tenho agenesia dos incisivos laterais, com isso meus dentes tinham grandes espaços entre eles, então coloquei aparelho há dois anos atras 11/2010 , gostei bastante do dentista, agora estou no final do tratamento, e esta surgindo muitas duvidas, em agosto fiz os implantes dos incisivos, não precisei de enxerto osseo, parece estar tudo bem, vou colocar o cicatrizador em janeiro 2013, para em fevereiro colocar as proteses fixas de porcelana zirconia, no momento estou usando dentes falsos fixados no aparelho dentario, mas a minha duvida é o que fazer entre esse periodo em que vou tirar o aparelho, pois precisarei fazer clareamento para dai o dentista saber qual a cor extata das proteses fixas, pois ao mesmo tempo terei que usar contenção, fazer clareamento, e não entendo ficarei sem dente neste período? Não posso ficar, trabalho, estudo, não da mesmo. O que fazer, preciso de sugestões para falar para o meu dentista. Por favor peço ajuda.

    • Thays, uma boa solução nesse caso é anexar as duas coroas no aparelho removível que você vai usar como contenção, aí esse aparelho serviria como contenção e como prótese removível. Depois, quando você for instalar as próteses fixas, esses “dentes” podem ser removidos do aparelho removível.

  104. Doutora Ana, desde já agradeço, mas também tenho outra dúvida, ao utilizar a contenção qual a mais adequada para o meu caso, devo usar somente na parte superior onde é a agenesia e na parte inferior devo também usar aquela contenção fixa, o que vc me sugere, os meu dentes na parte inferior sempre foram bem alinhados.
    Obrigada.

    • Você terá que usar ambas as contenções, Thays (geralmente, removível em cima e fixa embaixo). É uma forma de garantir a estabilidade do posicionamento obtido com o tratamento ortodôntico.

  105. Obrigada Dr Ana, é sempre bom ouvir a opinião de outros profissionais. Vou converssar com meu dentista, ele já havia me sugerido isto, acho que é mesmo a melhor solução.

  106. Doutora, tenho doença periodontal mas ja estou fazendo o tratamento, esta bem melhor, so que quero colocar o aparelho de correçao, eu posso colocar enquanto eu faço o tratamento, desde ja agradeço, um abraço.

    • Não Luciane, de jeito nenhum. Primeiro o problema periodontal tem que estar totalmente controlado, pra só depois colocar o aparelho.

  107. Doutora, nos exemplos acima faltava apenas dois dentes, gostaria de saber se pode acontecer de faltar mais de dois dentes, e se existe a possibilidade de corrigir os dentes apenas com aparelho sem ter quer fazer implante? Gostaria de saber tambem a quantidade de dentes que uma pessoa deve ter.

    • Edinaldo, podem faltar mais dentes sim, embora não seja comum, a não ser em casos de múltiplas perdas dentárias. Nesse caso o uso do aparelho é importante para adequar os espaços, mas dificilmente seria possível fechar todos eles com o aparelho, teria que ser usada algum tipo de prótese pra isso. De qualquer forma, não precisa ser implante, poderia ser prótese fixa ou removível.

  108. Ola dra… vou colocar aparelho mas estou com uma dúvida, ha um ano fiz um canal no dente da frente e logo depois um clareamento onde a dentista colocou um pino de fibra de carbono pra nao correr o risco de quebrar, sera q posso por o aparelho mesmo assim ? Corro o risco desse dente vir a quebrar? Esqueci de comentar isso com meu dentista… obgado.

    • Dener, você pode colocar aparelho normalmente. A força aplicada na movimentação ortodôntica é muito leve (embora para o paciente não pareça), o seu dente não vai quebrar por causa dela. O fato de haver um pino de carbono no dente até o reforça. E o seu dentista certamente já sabe desse fato (ou vai saber, se ainda não analisou sua documentação), baseado nos seus exames radiográficos.

  109. Bom dia Dra. Ana,
    Estou com aparelho fixo ha um ano e meio, eu tinha os dois dentes da frente superiores cruzados, eles alinharam, porem fiquei bicudo, os dentes projetaram para frente, minha dentista optou por extrair os dois pre-molares (dentes apos os caninos, nao sei se estou certo) para puxar tudo para tras e alinhar com a arcada de baixo, que por sinal é menor que a superior. Me sugeriu a colocação de mini-implantes para acelerar o processo. Umas das extrações o dente saiu inteiro, em outra ficou um pedaço de raiz que ela nao conseguiu tirar e ficou com medo de quebrar o osso, no dia seguinte me levou no buco-maxilo, apos duas horas ele conseguiu retirar o pedaço, tava agarrado, porem parte do osso se quebrou, meu medo agora é que se isso atrapalhe a movimentação dos dentes, disseram que nao foi muito e sobrou osso pra colocação do mini-implante, mas me bateu uma insegurança danada, perco dois dentes bons e se os da frente nao preencherem o espaço vou ficar doido.

    • Sandro, algumas extrações, mais complexas, exigem a remoção de osso, algo que não é desejável quando se está em tratamento ortodôntico, pois para um dente se movimentar é necessário osso suficiente. Mas geralmente extrações de pré-molares não necessitam da remoção de tanto osso assim… eu acredito que não vá ser problema pra você e pro seu tratamento. Creio, também, que sua dentista levou em conta o espaço disponível e a possibilidade de fechar por completo todos os espaços das extrações, senão ela nem teria as proposto (muito menos realizado). Agora é trabalhar para fazer esse fechamento, acho que você pode ficar tranquilo quanto a isso.

  110. Obrigado Doutora, fico mais tranquilo, é que achei que pela movimentação dos dentes não poderia haver uma quebra do osso, fora que ainda vai entrar os mini-implantes, mas pelo visto nao quebrou muito nao.

    • Certamente vai se formar osso no local da extração… mesmo quando não é preciso remover osso durante uma extração, o alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) acaba sendo preenchido por tecido ósseo durante a cicatrização. É um processo normal do organismo.

  111. Obrigado, me tranquilizou muito, para variar perdi todos os pontos hoje, a cirurgia fo aberta e suturada duas vezes e a gengiva rasgou, nao aguentou, que luta danada por um aparelho.

  112. Dra. tive que arrancar o dente molar superior, devido a um canal mal feito, perdi o outro molar do outro lado, superior tambem, gostaria de saber se tem jeito de usar aparelho, pois a falha esta depois dos dois dentes pre-molares, e aproveitando que meus dentes sao um pouco para fora. Sera que o buraco tem jeito de fechar?

    • Luiza, de forma geral, é possível sim fechar esse espaço com aparelho. Mas pra saber se é possível no seu caso, é preciso procurar um dentista pra avaliar. Se houver osso suficiente na região pra “puxar” os outros dentes, pode dar certo.

  113. Bom dia, eu tenho 21 anos e coloquei aparelho este ano pq não nasceu um dente no lado esquerdo bem na frente, e na parte de baixo meus dentes são muito pequenos com isso sobrou muito espaço, só que com a movimentação o espaço está cada vez mais visível e a dentista falou que ainda não está na hora de colocar o dente postiço. To apavorada com medo de sorrir converso tentando o máximo não mostrar os dentes e confesso que to ficando deprimida já, o espaço quase cabe meu dedo e não aguento mais as pessoas perguntando se eu arranquei um dente, minha dúvida é eu tenho que esperar o tratamento todo de alinhamento pra colocar um dente? Não tem como colocar um disfarce enquanto aguardo? To morrendo de vergonha na faculdade e no serviço a pior coisa que tem é não poder sorrir direito.

    • Flaviane, se cabe 1 dedo, cabe 1 dente. Converse com a sua dentista e exponha o seu constrangimento. Um dentinho em resina preso com um fio ortodôntico (uma solução SUPER simples) certamente deixaria você bem mais segura pra sorrir. A questão é que nem sempre o dentista percebe que o paciente está passando por esse tipo de problema… por isso vale a pena conversar.

      • Dra. Ana,

        Tenho um problema semelhante ao da leitora acima. No caso, eu perdi um canino inferior, vou colocar aparelho e preciso de um dente “falso” preso ao aparelho para ocupar o espaço do dente faltante. Gostaria de saber se o dente falso é colado diretamente no arco ou é colado um bráquete no dente falso para posteriormente este braquete colado ao dente falso ser ligado ao arco.

        Na minha visão de leigo, acho que o braquete preso ao dente falso daria mais ancoragem a esse dente falso, minimizando a descolagem dele do arco. Estou correto no meu raciocínio? Posso pedir que seja feito esse procedimento ao meu ortodontista?

        Ah, só pra complementar… no meu caso, como estou em início de tratamento, o arco será aquele fininho e os braquetes são metálicos e bem pequenos.

        Grande Abraço e parabéns ao blog!

        • Sim, Paulo, seu raciocínio está correto. No dente é colado um bráquete e é o bráquete que se une ao arco. Converse com o seu ortodontista, essa é uma estratégia bem comum.

          • Só mais uma coisa Dra. Ana,

            Meu ortodontista verificou que necessito de uma extração em um dos molares inferiores e também um tratamento de canal em um superior, e para isso indicou outros especialistas para a tarefa. Ocorre que não tenho condições para arcar com tantos procedimentos. Procurei faculdades de odontologia que atendem a comunidade e me disseram que o meu dentista precisa fazer o encaminhamento.
            Pergunta: meu ortodontista pode se recusar a me encaminhar ou isso é direito meu? Gostaria muito de saber a opinião de uma profissional como a sra, antes de pedir o encaminhamento a ele.

            Grande abraço (e obrigado por responder á minha primeira pergunta).

          • Paulo, não vejo razão alguma pra ele negar esse encaminhamento pra você. As condições são claras, você não dispõe dos recursos, e se há a possibilidade de um atendimento com custo reduzido (ou até sem custo), por que não? Não que ele seja obrigado a isso (não me ocorre nenhuma norma que trate sobre isso no momento), mas estou certa de que ele vai fornecer o encaminhamento sem problemas.

          • Muito obrigado Dra. Um feliz natal e ótimo 2014 pra sra e todos os leitores do blog!

          • Por nada! Pra você também! ;)

          • Então Dra,
            Em primeiro lugar quero te agradecer pelas tuas opiniões, pois acho vc uma profissional ética por tudo o que li no teu blog. O fato é que após a consulta com meu ortodontista, o simples fato de eu estar apreensivo quanto à colocação do postiço, já gerou nele um nervosismo que eu fiquei até humilhado (tenho 34 anos, não sou criança)…

            Eu cheguei no consultório apreensivo, pois como perdi meu canino e tenho dentes separados, o melhor caminho seria alinhar, pra depois ir pra o implante… (logo na primeira consulta, após perder meu canino, ele me disse que o “dente postiço não seria problema”)…

            Aí, quando fui conversar com ele sobre o canino postiço ele veio cheio de pedras na mão… disse que eu (…) “estava questionando muito… , que estava atrapalhando o trabalho dele… (…)”

            Eu fiquei “P” da vida… porque logo ele foi colocando aquela coisa de plástico na minha boca… e eu ali… totalmente indefeso… me sentindo um idiota… como assim? O paciente não pode ser questionador? É UM DIREITO MEU!!… Eu não discuti (pois sou um cara educado e calmo… não gosto desse tipo de coisa…), mas achei errado ele falar isso… “Paciente que questiona muito atrapalha…”…

            Bom, não confio mais nesse cara…

            Essa é uma questão ética dra. Jà estou com o aparelho na boca… como devo proceder?

            Acho um absurdo isso…

            E só pra complementar… quando perdi meu canino, logo após isso eu o consultei e ele me disse que a melhor forma seria colocar aparelho, mas que ele iria colocar um “dente postiço” no arco… (eu trabalho com publicidade… sou um desenhista que lida com clientes… não posso ficar sem dentição na área estética… eu tenho TODAS AS DÚVIDAS, pois nunca coloquei aparelho… não sou uma criança… meu deus! O cara vem me dizer que “(…) paciente que questiona muito… atrapalha o tratamento (…) …

            WHAT?

            Gostaria da tua opinião, Dra…

          • Paulo, concordo com você… questionar é um direito do paciente. Eu acho que meu colega não estava num dia “muito bom”… s
            o pra eu entender: você pretende trocar de ortodontista? Se sim, também vejo como um direito seu…

          • Realmente Dra. Ana, fiquei indignado com o comportamento do meu ortodontista, pois nesse e em tantos sites de odontologia que pesquisei, há unanimidade quanto ao fato de ser direito do paciente questionar. È uma pena que as coisas tenham ocorrido assim.

            Eu paguei o aparelho integralmente, no caso de eu encontrar um outro ortodontista, terei que retirar o aparelho e perder o dinheiro pago? Como funciona esse tipo de coisa, Dra Ana? No caso, eu não tenho contrato formal com esse ortodontista (apenas contrato verbal).

          • Cada ortodontista trabalha com técnica / filosofia próprias e com marca / tipo específicos de bráquetes. Se você encontrar um outro ortodontista que trabalhe com os mesmos critérios que o seu, não haverá necessidade de trocar de aparelho. Mas não é muito comum, geralmente o novo profissional vai querer, sim, remover esse aparelho e instalar um novo (até pela questão de peças de reposição, etc.).

  114. Olá, boa noite! Meus dentes são pequenos e meio separados e como se ja não bastasse isso a parte inferior é mais pra fora que a superior. Vou colocar aparelho… Me disseram que não posso usar esses aparelhos convencionais, e que eu teria que usar o aparelho extra bucal. É isso msm?
    Estou aguardando a resposta… desde ja mt obg!

    • Não necessariamente, Fran. Tudo depende da avaliação do seu dentista. E mesmo que você usasse um aparelho extra-bucal, certamente usaria o fixo convencional também. É uma questão de avaliar você e seus exames pra saber.

  115. Ola tenho 18 anos e tirei meu aparelho hoje, fiquei dois anos com ele, e fiz 2 extrações, 1 dos espaços fechou certinho e outro faltou bem pouco pra fechar, tem problema deixar assim? Ou deveria colocar de novo até fechar?

    • Bruna, se esse espaço não incomoda você esteticamente, pode ficar assim mesmo. Seria um problema se começasse a entrar comida ali, por exemplo, e isso machucasse a sua gengiva. Mas, se não é o caso, você não precisa colocar aparelho de volta só por causa desse espaço.

  116. Doutora, aos 18 anos perdi dois penultimos dentes de baixo um em cada lado, dai meu dentista disse pra mim usar protese móvel, ai os dentes q ficam colados neles vindo pra frente ele disse q por eles ainda serem de leite nao suportariam a pressao do grampo, dai tinha q extrair, extrai e fiquei com um espaço enorme na minha boca, posso usar aparelho ortodontico? Ha poucos dias uso ponte movél, mas me incomoda bastante, tenho 25 anos e fico constrangida mesmo usando ponte móvel posso usar aparelho? Me responda por favor, estou tao angustiada, pois nao tenho condiçoes de colocar implante.

    • Léia, em princípio, pode sim! Apenas é preciso avaliar se é possível fechar os espaços que você relata com o uso de aparelho… se houver osso suficiente para puxar os dentes de trás, pode dar certo.

  117. Oi Dra. eu perdi 4 dentes e tenho apenas 16 anos, 2 superiores e 2 inferiores, tenho que fazer um tratamento para obturar alguns, ai queria saber se no meu caso tem como eu usar o aparelho! Pois nao tenho muitas condiçoes… e tenho medo de perder meus dentes no tratamento que vou fazer…

    • Katiane, a falta de dentes não contraindica o tratamento ortodôntico. Portanto, você pode usar aparelho sim… procure um dentista/ortodontista para avaliar. E não se preocupe, você não vai perder os seus dentes no tratamento (afinal, tratamentos servem para salvar os dentes, não é mesmo?! ;))

  118. Oii, queria saber se eu colocasse aparelho nos dentes sem fazer manutenção eu corro o risco de no futuro meu dentes caiirem??

    • Geniclecia, não há benefício nenhum em colocar aparelho e não comparecer ao seu dentista mensalmente para as consultas, pelo contrário. Além disso, sem supervisão profissional, você estaria sujeita à cáries, problemas de gengiva, etc.. Eu não recomendo.

  119. Oi, duvida, meu dente da frente tava com um obiseso e ele tava descendo, minha dentista pediu que eu fizesse um canal para resolver o problema, mas ele continua descendo, ela me pediu que eu colocasse o aparelho. Quero saber se ele vai voltar ao lugar.

    • Tatiane, se o canal está tratado, e tese, é possível movimentar o dente com o aparelho. Se você usar aparelho, sim, o dente deve voltar para o lugar.

  120. Oi doutora, eu ñ tenho os dentes de cima, ja perdi dois e quando eu vou sorrir aparece as brexas, sinto muita vergonha de sorrir abertamente, quero saber se os dentes de tras que tenho dá de arrastar no lugar que esta a brexa usando o aparelho.

    • Enildo, depende de quais dentes você perdeu e de quanto tempo faz isso. Mas, via de regra, havendo osso suficiente para puxar esses dentes, é possível, sim. Procure um dentista/ortodontista para avaliar.

  121. Olá, eu usei a contenção móvel, por um tempo, depois parei. E meus dentes estão se movendo (ficando tortos novamente) tem algum problema eu voltar a usar a contenção?? Essa coisa de ficar usando, parando e voltar a usar novamente, prejudica os dentes ??

    • Sirleide, se a contenção ainda encaixar, você até pode usar. Mas dependendo de quanto tempo você está sem usá-la, ela possivelmente não vai nem entrar. Não deve haver prejuízo, mas não force!

  122. Boa tarde Drª.
    Vou colocar aparelho fixo, os meus dentes sao meio tortos mas nao tenho uma dentiçao assim muitoooo feia. Gostava de saber se alguem ja teve de arrancar um dente da frente para colocar o aparelho? Ou se ja o fez a algum paciente? Segundo o meu dentista terei de arrancar um dente da frente em baixo. O que nao me agrada muito e acho estranho uma vez que sempre que oiço falar em extracções sáo dos pre molares para traz e nao para frente. Estou com tanto receio que nao sei que hei de fazer e tenho consulta quarta feira :S
    Pode me ajudar? Obrigada!!

    • Tania, é comum esse tipo de extração, sim, quando não há espaço para alinhar os dentes da frente e de baixo, isso em pacientes com um padrão facial mais alongado. Esse espaço, embora seja de um dente da frente, costuma fechar relativamente rápido.

  123. Ola doutora, eu fui hoje colocar o aparelho e tenho o ultimo dente de cima e do outro lado tambem, então ela colocou o aparelho ate onde tenho e no utimo ela ñ colocou, pois é assim devido eu ñ ter o dente de cima? E sera que ela pode arrasta os dentes la de tras para onde ñ tem, e tem 6 meses que tirei eles.

    • Jessica, nem sempre todos os dentes entram no tratamento ortodôntico… às vezes os dentes maiores, lá de trás, ficam sem aparelho mesmo, depende do caso. E sim, pode ser possível puxar seus dentes de trás e fechar os espaços, tudo depende da avaliação da sua dentista e da quantidade de osso presente no local de onde os dentes foram tirados.

  124. Parabens… doutora me tira uma dúvida… tenho um dente muito tronxo pra trás, sera q tem como ele voltar pra frente colocando aparelho? Ou nao tem solução ?

    • Jader, pode ser que sim. Mas só pela sua descrição não saberia dizer ao certo… procure um dentista/ortodontista pra avaliar!

  125. Doutora todos os de cima são bons exceto um q fica depois dos dentes grandes da frente… ele é muito feio, muito pra trás… dai minha dúvida é só se ele tem como voltar para frente ou os demais dentes irem um pouco pra trás… so para ele nao ficar muito la pra trás… obg

    • Jader, tem sim… mas só usando aparelho ou fazendo coroas ou restaurações estéticas. Procure um dentista pra avaliar.

  126. Boa tarde,
    Bem Dra. eu já extrai os dois primeiros molares inferiores e consultei o ortodontista e ele disse que eu tinha 2 soluções, ou implante ou aparelho para tentar aproximar, ele disse q o implante seria melhor e mais rápido, mas q eu posso usar o aparelho tbm, eu prefiro o aparelho, para ajudar a juntar os outros molares com os da frente, o q vc indicaria Dra? As extrações tem menos de 3 anos, então ele disse q quanto mais recente, mais fácil!! E quanto tempo mais ou menos demora pra aproximar os dentes? Obrigada desde já!

    • Mariana, se realmente for possível a movimentação ortodôntica (e imagino que seja, senão seu dentista nem sugeriria isso) e você estiver disposta a usar aparelho, tentar fechar o espaço é uma boa… mas é um tratamento mais demorado. Creio que será preciso pelo menos 2 anos de aparelho, mas tudo depende da mecânica que seu dentista vai usar e da resposta do seu organismo ao tratamento.

  127. Oiii Drª Ana lindona! :D
    Certeza de que você já se cansou de olhar pro meu avatar.
    Pois bem. Sexta vou montar o aparelho da parte superior. Há algum tempo atrás te fiz uma pergunta aqui no blog sobre meu medo de um dos meus dentes da frente superiores (que foi tratado o canal há 10 anos atrás) se quebrar durante o tratamento ortodôntico. Eu perdi uma parte desse dente por conta de uma cárie, então foi feito canal e ele é reconstruído com resina, porém a raiz dele é perfeita e bonitinha. Além disso, a parte onde o bráquete irá ser colado, não será em cima da área com resina. Enfim. Minha dentista clínica disse que o dente não se parte, e o orto disse o mesmo, porém ressaltou que ao retirar o aparelho isso pode vir a acontecer. O caso é que não noto MUITA atenção dele para com esse dente, de me explicar com calma porquê ele não irá se quebrar durante a movimentação, pra eu ficar tranquila, sabe? Ele é considerado o melhor orto da minha cidade, então presumo que eu deva confiar. Além disso, ele olhando minhas radiografias, já sabe de cor e salteado sobre esse assunto, não é? Estou extremamente preocupada, de num dia importante, esse dente rachar do nada e me prejudicar num dia que isso não poderia acontecer. Nem mordo com esse dente, e tenho medo de a movimentação parti-lo.
    Estou meio psicótica com isso, até escrevi demais.

    Muito obrigada doutora Ana, a santa da paciência.

    • Ahauahauaha, cansei não! :)

      Erika, fique tranquila… a força aplicada sobre o dente numa movimentação ortodôntica é muito suave (embora para o paciente pareça mais forte). Seu dente não vai se quebrar por causa disso. Tanto é que o seu ortodontista parece “não ligar” muito para o problema, porque ele também pensa como eu. ;)

  128. Olá Dr(a), sofri um acidente ha alguns anos, perdi os dois dentes da frente, os incisivos, quero fazer um implante dos mesmos, mas não tem espaço suficiente, tenho que usar aparelho por um tempo para poder implantar, minha dúvida é o seguinte, esse espaço, o que seria o certo fazer durante o tratamento? Colocar dois dentes postiços no aparelho junto para fins de estética?

    • Alan, você usa que tipo de prótese atualmente? Se for uma prótese removível, talvez seja possível continuar usando a mesma, e o dentista ir ajustando (desgastando) conforme os seus dentes se movimentam. Mas a solução que você popôs também é bastante usada, podem ser fixas 2 próteses provisórias através dos bráquetes do próprio aparelho.

  129. Ana, tenho muitas falhas na boca, e estas falhas me causam muita dor de cabeça, no caso vou colocar ponte movel na parte de cima e na de baixo, neste caso para arrumar a mastigação e parar as dores do maxilar, mesmo depois das pontes colocadas eu poderia ainda colocar um aparelho ortodontico?

    • Sim, Sandra. Mas aí as prótese removíveis teriam que se ser totalmente acrílicas, pra que o dentista possa ajustá-la (realizar desgastes) à medida que os seus dentes se movimentam.

  130. Ola Ana ,
    Aos 8 anos cai e bati com os dentes da frente no chão, com passar do tempo, um dos dentes (incisivo central) ficou mais em cima que os outros dentes, em relação à gengiva (ficou colado ao osso, segundo um dentista, pela diferença de som ao tocar no dente comparando com os outros dentes). É possivel com aparelho descer um dente nestas condições? Sem tirar o dente, o que é possivel fazer? Obrigada.

    • Sofia, o fenômeno que você relata se chama “anquilose”. O normal é que entre o dente e o osso haja uma série de fibras chamada “ligamento periodontal”. Por causa da batida, o seu dente acabou perdendo essas fibras e agora está fixo diretamente no osso. Isso, via de regra, impede que o dente seja movimentado com aparelho. Mas até vale a tentativa, considerando ser uma movimentação pequena.

  131. Ola doutora, tudo bem… quero tirar uma duvida. Tenho 18 anos, fiz um canal e ele quebrou com 2 anos, ai eu comecei um tratamento de implante mas ainda nao terminei por causa de condiçoes financeiras… agora, mesmo assim posso por aparelho ? E ainda tenho algumas caries e tenho que fazer um canal no dente canino, mas queria colocar aparelho primeiro, e depois terminar o tratamento com os dentes sera que posso?

    • Jaqueline, não é o ideal. O melhor é terminar o tratamento clínico (canais, restaurações, etc.) e só depois colocar o aparelho. Apenas o implante é melhor fazer depois de tirar o aparelho.

  132. Doutora, tenho agenesia dos dentes incisivos laterais, os caninos nasceram perto de onde os incisivos laterais deveriam ter nascido, mas tem 2 fendas, uma de cada lado do canino, mas os caninos estao bem perto dos incisivos da frente, vou prestar um concurso militar, a senhora acha que isso pode me prejudicar no exame odontologico, queria saber se e possivel que a senhora me explique o que e: “Falhas dentarias na bateria labial inferior ou superior nao reabilitadas atraves de protese fixa movel ou definitivas”, vi no edital que isso reprova. No caso da agenesia dos incisivos laterais seria enquadrado nessas falhas citadas nas aspas, senhora Ana Tokus ficaria muito feliz se fosse possivel a senhora me responder, muito obrigado por todas as informaçoes que a senhora nos passa, desejo muito sucesso na sua carreira.

    • Rony, a falta dos incisivos laterais até configura “falha dentária”… mas eu acredito que, se tratando de agenesia, isso não deve significar prejuízo pra você, afinal de contas não algo sobre o que você pudesse ter controle. Se você tivesse perdido esses dentes por causa de cárie, por exemplo, e não os tivesse substituído, aí sim seria a situação explicada no edital. No seu caso, como você relatou, os caninos acabaram fechando esse espaço de forma espontânea e, para abrir o espaço correspondente aos dentes faltantes, seria preciso usar aparelho antes de pensar numa prótese. Eu acho que você pode ficar tranquilo.

  133. Ola doutora,

    Mais uma vez venho aqui tirar uma duvida. Um dos meus mini implantes ficou mole. Se eu for num dentista para ele desinstalar e instalar outra vez sera que posso utilizar o mesmo mini implante ou terei que colocar outro?

    Desde ja agradeço.

    • Renata, dependo do motivo do problema… mas seria mais prudente instalar um novo.

  134. Ola, parabens pelo blog, gostaria de tirar uma duvida, usei aparelho por mais de 4 anos, ja tirei semana passada e agora estou usando o movel, meus dentes estao alinhadinhos, porem os 2 da frente, os maiores de cima, continuam bem grandes, bastante, e como tenho o rosto fino quando falo so aparecem eles, nao estao pra frente mas me incomoda o tamanho, acaba sendo maior que os outros, como ja tirei o fixo – a função do fixo é apenas alinhar, ne, nao diminui o comprimento dos dentes – o dentista nao quis lixar, isso é normal, eu ter tirado e eles estarem grandes e tal?

    • Aline, os 2 dentes da frente costumam ser “mais compridos” mesmo… isso é normal. Se o seu dentista não quis “lixá-los”, é mais uma razão pra pensarmos que o seus dentes não estão fora do normal.

  135. Tenho 13 anos, vou colocar aparelho, mas ainda tenho dentes de leite, qual aparelho devo usar ? Vou ter que rancar meus dentes de leite ?

    • Gustavo, depende. Os seus dentes permanentes que vão substituir os de leite estão bem posicionados pra nascer? Talvez eles já estejam quase nascendo, por isso o seu dentista optou por instalar já o aparelho fixo (aquele com bráquetes).

  136. Meu dentista colocou os separadores e depois de 15 dias colocou quatro bandas nos molares, só que ainda não montou o aparelho vou ficar quase um mês so com essas bandas. Ele está me enrolando?
    Obrigada!

    • Milene, ele está montando o aparelho por partes. Muitas vezes se faz isso por uma questão de conforto para o paciente (pra que a consulta não seja tão longa). Certamente na próxima consulta ele vai colar os bráquetes e colocar o fio/arco.

  137. olá, uso aparelho fixo há 2 anos e meu tratamento está no final, porém meu canino não existe, o que minha dentista fez foi colocar um provisório preso no aparelho, quando eu tirar o aparelho, para colocar o móvel, enquanto espero para colocar o dente do implante, é possível colocar um dente provisório preso nos meus dentes, e não no aparelho móvel de modo que não prejudique o encaixe do móvel?

    • É possível sim, Stephane. Mas aí será preciso fazer alguns desgastes nos dentes que estão ao lado desse espaço (pra apoiar a prótese), o que não é uma boa ideia se você pretende fazer um implante no futuro.

  138. Olá Doutora,
    Eu tive que extrair meu 2º pré-molar ha um tempo atras, gostaria de saber se é possivel corrigir esse espaco com aparelho ortodontico, pois tenho meus incisivos um pouco tortos e sei que será mesmo necessario a colocaçao do aparelho, mas gostaria de saber mesmo se em relaçao a essa extraçao do 2º pré-molar que fiz é possivel corrigir esse espaco sem precisar de implante? Desde já obrigada.

    • Mariane, em princípio é possível, sim. Havendo osso suficiente na área de onde o dente foi extraído, seria possível “puxar” os outros dentes pra fechar o espaço. Procure um dentista/ortodontista e faça uma avaliação.

      • Obrigada Doutora, e parabens pelo blog, ele é otimo.

  139. Coloquei aparelho falso, aperta um pouco, sera q pode causar algum problema nos meus dentes?

    • Luana, como assim “aparelho falso”? Explique melhor, por favor…

  140. Bom dia… adorei seu blog e tenho uma duvida. Estou no 6 modulo de ortodontia e tenho uma caso simples de apenas alinhamento, sendo que meu paciente nao possui o elemento 14, como faço pra manter esse espaço para futuramente o uso do implante. Que metodo usar ou algum tipo de aparelho… para manter o espaço… Obrigada…

    • Oi Klicia, eu não sou especialista em ortodontia mas, ao meu ver, se for só uma questão de manter o espaço, o próprio aparelho fixo se encarrega disso, impedindo que os dentes posteriores mesializem ou se inclinem em direção a esse espaço. Caso seja preciso pode-se usar uma mola, passiva mesmo, só pra garantir a manutenção do espaço.

  141. Oi! Boa tarde, achei muito interessante o fato de você nos ajudar tirando nossas dúvidas. Obrigado! Bem gostaria de saber se pessoas que não tem os dentes de trás podem usar aparelho?

    • Andreia, podem sim. A falta de 1 ou mais dentes não contraindica o uso de aparelho. Procure um dentista/ortodontista pra avaliar.

  142. Olá… perdi meu 1° molar do lado direito, como seria para utilizar aparelho ortodôntico? Teria q extrair o do lado esquerdo ou fazer implante? Poderia usar o invisalign? Muitas dúvidas.

    Desde já, obrigada!

    • Gabrielle, você pode usar aparelho normalmente, a falta de um ou mais dentes não contraindica o uso (inclusive, do Invisalign). Mas se será feito implante ou se o aparelho vai fechar o espaço do dente que falta, depende do plano de tratamento que seu dentista/ortodontista preparou. Seria muito improvável que fosse necessário extrair o dente correspondente do outro lado.

  143. Ana, boa tarde, uso aparelho ha dez meses, so que no maxilar frontal me falta cinco dentes e uso uma protese presa ao aparelho, so que sinto um incomodo muito grande, estamos preparando o local para receber os implantes, so que a protese é muito instavel, frouxa, existe uma forma de amenizar este problema ?

    • Valdo, só se você usar uma prótese parcial removível totalmente acrílica, o que o pessoal chama popularmente de “perereca”. Essa também é uma possibilidade pra quem usa prótese + aparelho. Converse com o seu dentista.

  144. Meu dente de baixo é um pouco torto, sera que posso usar aparelho ??

    • Samantha, se você pretende corrigir isso, pode. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  145. Bom dia, Dra!
    Meu caso é o seguinte: extrai um dente, pelo que me lembro é o 16, e como sabido de tempos atras, precisaria extrair para poder colocar o aparelho os dois dentes após os caninos né, que geralmente se faz. Só que agora o meu outro dente, igual ao 16 só que ao lado esquerdo tb está me dando problema, e pelo visto será tratamento de canal, igual foi esse extraido, que estava com rachaduras na raiz e tive que extrair. Agora pergunto: será que ja não seria melhor extrair esse tb que necessita de tratamento de canal, ja que eu teria que extrair de qualquer forma os 2 da frente? E outra questão que me pergunto, como sera feita a implantação do aparelho ja que nao terei os dentes principais pra colocação dele? Obrigada!

    • Sua dúvida é legítima, Fernanda. Dependendo do caso, talvez o mais interessante pra você seja extrair o primeiro molar e fechar os espaços com o aparelho. Vale aí a avaliação do seu dentista / ortodontista. O aparelho poderá ser instalado normalmente, e as bandas (os “anéis metálicos”) podem ser colocadas nos segundos molares.

  146. Eu não tenho os incisivos laterais, fui no dentista, coloquei aparelho mas o dentista falou que eu poderia implantar ou juntar os dentes e lixá-los, só que ele disse que eu teria que extrair 2 dentes da parte de baixo se eu fosse juntar e lixar, ai minha mãe me levou em outro dentista e ele disse que ele nunca ouviu falar que precisa extrair 2 pela ausência de 2… e agora, será que é preciso extrair mesmo 2 dentes da parte de baixo se eu for juntar é lixá-los??

    • Tamires, depende do caso. Quando se faz extrações de pré-molares na parte de cima, uma das formas de tratar é também fazendo extrações na parte de baixo. Claro, no seu caso não foram extraídos pré-molares, mas como você não tem 2 incisivos laterais, pode-se considerar da mesma forma. Não é obrigatório extrair 2 dentes de baixo quando não se tem 2 dentes em cima, mas dependendo do seu perfil facial, pode ser uma boa ideia. Depende da avaliação do seu dentista / ortodontista.

  147. Boa tarde Dra. Ana,

    Estou fazendo o tratamento ortodontico ha quase 5 meses, e já tirei algumas dúvidas com a senhora. Minha orto só colocou braquetes na parte inferior, mas ainda não colocou nenhum arco, ela me pediu para eu colocar um microparafuso para abrir espaços (já extrai 4 sisos), pois ela alega que não vai abrir espaço sem extrair 2 dentes laterais (1 em cima e outro embaixo) ou fazer o tal microparafuso, mas estou com medo de fazer este microimplante, pois dizem que doi muito. Isto é verdade? Para que serve este tipo de implantes, é para diminuir o tempo de tratamento?
    Aguardo resposta, e já te agradeço.

    • Margarete, a instalação do mini-implante é rápida e feita com anestesia local, não dói não. Esse tipo de implante promove uma ancoragem absoluta, ou seja, possibilita que se “puxe” um dente sem que seja preciso usar outro dente pra isso, o que é ótimo porque evita movimentos dentários indesejados. Partindo desse princípio, pode-se dizer que o uso de mini-implantes diminui o tempo de tratamento, sim.

  148. Olá querida Drª!!! Há um tempo atrás extrai um dente molar inferior e com isso o dente de cima que apoiava nele está descendo. Será que com aparelho ele volta para o lugar?? E quanto ao dente extraido, ficou uma falha… o aparelho tbm resolve?? Ou só com implante?? Tbm tenho um canal no dente da frente. Caso coloque o aparelho, pode danificar esse dente?? Obrigada pelo carinho… bjus!!

  149. Olá, primeiramente, mais uma vez, parabéns pelo site.
    Gostaria de tirar uma dúvida com você.
    Uso aparelho há 3 meses e reparei hoje que o meu primeiro molar superior, quando eu mordo, está meio bambo, nada exagerado, mas também nada que pra mim não seja desconsiderado, na verdade estou preocupado. O meu outro primeiro molar superior (direito) não está com esse problema. Um detalhe é que o aparelho termina nele, que possui um tubo no lugar do anel.
    Gostaria de saber, se esta mobilidade logo nesse molar, uma vez sendo um dente firme e forte, é normal?
    Muito obrigado antecipadamente.
    OBS: Quando mordo e o dente se move, ele se move pra fora, ficando na sua posição ideal de mordida perfeita. Na posição em que ele está sem eu morder, quando fecho de leve, os primeiros molares superior e inferior não se encaixam de forma perfeita, não se encaixam.

    • Álvaro, pelo seu relato me parece que, com a movimentação ortodôntica, criou-se um contato prematuro nesse dente, ou seja, ele está “batendo” no dente do arco oposto de uma forma desfavorável e antes do que os demais dentes do mesmo arco. Isso coloca uma força exagerada sobre 1 dente só, o que explica a mobilidade que você descreve. Converse com o seu dentista, um pequeno ajuste oclusal (desgaste do dente) deve eliminar essa carga indesejada e resolver o problema.

      • É exatamente isso o que está acontecendo. Depois que eu lhe enviei o post acima percebi que era isso. Apenas com poucas explicações minhas você conseguiu descrever perfeitamente o que está ocorrendo. É uma excelente dentista. Além de ajudar pessoas como eu por exemplo, não ganha nada em troca fazendo esses favores. O meu primeiro molar superior esquerdo está tendo um contato prematuro com o dente oposto do arco inferior, antes mesmo
        de os outros dentes se encontrarem. Espero que a minha dentista seja tão boa o suficiente como você para sugerir o ajuste oclusal também.
        Muitíssimo obrigado pela ajuda!

        • Que bom que eu acertei e pude ajudar, Álvaro! Certamente a sua dentista vai notar isso também, até porque ela tem mais subsídios que eu pra isso (a sua presença ;)) mas, se ela não sugerir isso, comente com ela que conversou comigo e que eu levantei a hipótese.

  150. Olá, primeiramente quero parabenizar o site, bom vou contar meu caso, eu quebrei meu dente incisivo central superior e alguns dentes entortaram, o que eu quero saber se tem como usar aparelho com um dente provisório ? Desde já agradeço !!

    • É possível sim, Rubinho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  151. Bom dia, doutora
    Faz uma semana q arranquei o meu penúltimo dente superior, no entanto gostaria de ocupar este lugar vazio, só que ainda não possuo condições de fazer um implante. Gostaria de saber se com aparelho ortodôntico há uma possibilidade de ocupar este espaço. Obs: tenho 17 naos, e ainda não possuo os dentes queiros.

    • Larissa, sim, em tese é possível “puxar” os dentes de trás com aparelho para fechar esse espaço. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar se é possível no seu caso em específico.

  152. Oi, meu caso e complicado, eu tenho 16 anos, estou para fazer 17 anos, meu dente canino superior ainda é de leite, eu nao arranquei, me arrependo muito pois ninguem da minha idade fica “banguelo”, ainda mais com o dente e na frente, se eu arranca-lo ira me causar um certo constrangimento, o que eu devo fazer? Tem algum modo de colocar um dente provisorio ate o permanente nascer? Quanto tempo demora pra ele nascer? Me ajuda por favor, nao quero passar por esse constrangimento!

    • Bruna, o canino permanente nasce entre os 11 e 12 anos de idade. Se você tem 17, alguma coisa está errada… ou você não tem o dente permanente (por isso o de leite não caiu) ou ele está dentro da gengiva, em uma posição que não consegue nascer (e, considerando a sua idade, nem vai mais nascer sozinho mesmo, já que a raiz dele, a essa altura, está completamente formada… quando isso acontece, o dente não tem mais “força” pra sair). Enfim: sugiro que você procure um dentista pra fazer uma avaliação e uma radiografia panorâmica… assim, dá pra saber qual é o seu caso. Se o dente não existe, pode-se pensar numa prótese ou implante. Se o dente existe, uma possibilidade é “puxá-lo” com o uso de aparelho. Porque simplesmente extrair o seu dente de leite não é garantia de que o seu dente permanente vai nascer, então não é uma boa ideia.

  153. Bom eu uso aparelho fixo ha 6 meses, superior e inferior, e to percebendo que meus dentes inferiores estão afastados e antes não eram, eu gostaria de saber se preciso usar fio trançado em baixo pra juntar, ate agora meu dentista ainda não colocou… ta certo ou ta errado Dra. ? (:

    • Josivaldo, é que depende da fase do tratamento. Num primeiro momento, é feito o alinhamento e nivelamento dos dentes. Se ficarem espaços entre os seus dentes passada essa fase, certamente o seu dentista usará algum dispositivo para uni-los, que pode ser até o “fio trançado”.

  154. Obg Dra… Amo seu Blog, muito bom, aqui ja tirei varias duvidas. Parabens (:

    • :)

  155. Boa tarde Dra,
    Dra., tenho um dente do lado direito na parte superior que estou colocando um implante, fiz inxerto ósseo e já estou com o pino, mas agora meus dentes estão tortos, estou com provisório colado nos dentes vizinhos, a pergunta é: posso colocar aparelho mesmo assim, sem ter colocado o dente fixo? O pior agora é que não tenho mais coragem, pois nunca tive problema de dentes tortos. Agradeço desde já.

    • Taciane, em princípio, se o dentista / ortodontista julgar possível, dá pra instalar o aparelho. Mas eu acho que seria melhor aguardar a colocação da prótese definitiva, já que a sua prótese provisória, por se apoiar em outros dentes, vai limitar a movimentação ortodôntica.

  156. Olá, usei aparelho por 2 anos, ai tive um problema, meu dentista disse que não podia usar mais pois arriscaria perder esses dentes, sera que agora posso usar novamente já se passaram 3 anos…

    • Alexandra, depende do motivo que levou você a interromper o tratamento ortodôntico. Se foi por causa de um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva), se o problema estiver controlado, é possível, sim, usar aparelho novamente. Procure um ortodontista, se ele julgar necessário vai encaminhar você para um periodontista (dentista que cuida da gengiva) pra avaliar e liberar você para um novo tratamento ortodôntico.

  157. Oi, o que eu entendi na época é que era um tecido que envolve os dentes… vou procurar logo um ortodontista pois fiquei com os dentes meio ralos e acho muito feio…

    • Então deve ser algo periodontal, mesmo.

  158. Olá doutora, Ana. Primeiramente venho parabenizar o blog, e reiterar a importância dos esclarecimentos cedido pela senhora.
    A minha pergunta é a seguinte: Recentemente fiz minha radiografia panorâmica, e o resultado acusou o 3º molar (siso), mais precisamente o nº 18, de estar com “supra-oclusão”, e estar “meio torto”. Não queria extraí-lo, uma vez que meus dentes estão em perfeita sintonia, inclusive todos os outros 3º molares. Um dentista que fez uma avaliação preliminar disse que não tem como “empurrá-lo” ou nivelar com os demais.
    Queria saber se essa informação procede? E se há alguma forma de nivelá-lo.

    Desde já, agradeço a atenção.

    • Fábio, pelo siso ser o último dente do arco, nivelá-lo aos demais é BEM difícil. Se fosse qualquer outro dente, a mecânica seria mais simples. Essa supra-oclusão não é necessariamente um problema, mas seria bom avaliar esse dente periodicamente para verificar se não vem aumentando a supra-oclusão, o que ocorre, provavelmente, porque não há um dente antagonista (o siso de baixo ou não nasceu ou está “longe” do de cima, eles não ocluem).

  159. Olá. Eu perdi um dente da frente e gostaria de fazer um implante, porem minha mordida é um pouco aberta, vai ter problemas futuros se fizer o implante? Ou devo usar um aparelho?

    • Monica, em princípio a mordida aberta não impede que você faça o implante. Mas, se você pretende passar por um tratamento ortodôntico, sugiro que você o faça antes de instalar o implante pois, uma vez instalado, o implante não se movimenta como os dentes naturais. Uma vez instalado numa posição, nessa posição ele ficará.

  160. Olá, gostaria que você me tirasse uma dúvida, coloquei ontem aparelho fixo, só que minha dentista colocou o ferrinho entre os brackets em forma de x, não o ferrinho reto, e não entendi? Tá certo, coloquei pros meus dentes voltarem para o lugar, mais uma dúvida, ela colocou o aparelho so em cima, os de baixo é verdade que eu so posso colocar depois da terceira aplicaçao? Eles nao sao tao desalinhados quanto os de cima, por favor me tire essa dúvida, grata.

    • Mary, tudo depende do plano de tratamento que a sua dentista idealizou para o seu caso. Às vezes se instala o aparelho primeiro em cima e depois embaixo, às vezes o contrário, às vezes os dois juntos… depende. O tipo de fio (arco) e o uso de amarrilhos, da mesma forma: depende da mecânica pretendida. Não existe essa regra de “colocar aparelho embaixo só depois da terceira consulta”. Enfim, converse com a sua dentista e pregunte pra ela o que ela pretende.

  161. Olá Drª! Boa noite. Bom, meu caso é o seguinte: Tenho dentes de “vampiro”, os outros são certos. Mas, de um tempo pra cá tenho sentido algo no céu da boca, como se fosse a pontinha de um dente. Queria saber se posso pôr aparelho e depois fazer a extração desse dente, quando o tratamento tiver sido concluído? Pois não pretendo tracioná-lo. A intenção é essa, pôr o aparelho para arrumar os “vampirinhos” e depois do tratamento pronto, extrair o dente que tá no céu da boca… Parabéns pelo site, muito esclarecedor! Abraços.

    • Letícia, depende. Se esse dente não estiver “no caminho” da movimentação dos demais, é até uma possibilidade deixar a extração pra depois. Mas o ideal e o mais seguro é, caso esteja indicada a extração mesmo, fazê-la antes da instalação do aparelho.

  162. Boa tarde Dra.! Por favor tire uma duvida minha. Eu tenho 2 canais nos 2 primeiros molares. Porem eles deram infiltração e minha dentista disse q corro o risco de perde-los. Se eu os extrair, posso corrigir as falhas com o aparelho ortodontico? Obs: meus 2 terceiros molares estão nascendo!

    • Gabriela, em princípio, pode. Procure um ortodontista pra avaliar.

  163. Doutora… quando estava gravida meu dente da frente começou a doer por causa de um canal mal feito, fui a dentista ela disse que nao podia fazer o canal pq eu estava gravida, ela apenas fez um furo no dente para sair o pus e acabar o inchaço. Detalhe, ela nao fechou o furo, e agora meu dente caiu, ficou apenas a raiz na minha boca, estou apavorada, pq trabalho em um mercado, o que posso fazer para esteticamente poder trabalhar?

    • Katiusse, é possível fazer uma coroa provisória, tanto removível quanto fixa. O dentista pode fazer uma na hora mesmo, com um dente (prótese) pronto.

  164. Parabéns pelo blog, muito explicativo!
    Doutora, tenho dentes com “falhas”, são um pouco separados, há uma separação entre os incisivos laterais e incisivos centrais e sem esquecer que eles são um pouco “para frente”. Tenho também um problema no meu pré-molar esquerdo, estou pensando em extrai-lo. Gostaria de saber se eu extrair ocorrerá algum problema quando colocar o aparelho por causa dos meus dentes serem separados? E se caso há algum problema, também, por causa dos meus terceiros molares ainda não terem nascido?

    • Michele, se você já tem espaços entre os dentes, extrair um dente provavelmente não é boa ideia. Se já há sobra de espaço no arco, nada garante que esses espaços possam ser fechados, depois, com o uso de aparelho. O fato dos seus terceiros molares ainda não terem nascido, em princípio, não interfere.

  165. Boa tarde
    Primeiramente, parabéns pelo BLOG, excelente!!
    Doutora,
    Tive que arrancar meu penúltimo dente da parte superior, e tenho sentido que meus dentes andam se movimentando, posso colocar aparelho para suprir este espaço?

    • Pode sim, Rafael. Esse tipo de fechamento de espaço é bem comum na ortodontia. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  166. Boa noite! Tenho 26 anos e tive agenesia do lateral esquerdo, meu canino está posicionado no lugar do lateral e no lugar do canino ficou um espaço (grande, pois meus dentes eram separados). O lateral do lado direito nasceu, mas acho ele pequeno e um pouco desproporcional (mais ou menos 2/3 do tamanho do canino, é parecido com um dente de leite, meus dentes inferiores também são assim).

    Há mais de dois anos iniciei o tratamento ortodôntico, pois meus dentes eram um pouco afastados. No início o ortodontista falou que tive agenesia e transformaria o canino em lateral. Segundo ele, se abrisse o espaço do lateral não iria ficar esteticamente legal o espaço logo na frente, mesmo que temporariamente. Eu aceitei a sugestão dele, pois já estava muito incomodada com o espaço no lugar do canino, imagina esse espaço na frente?!! Atualmente, meus dentes inferiores já estão bem posicionados, os superiores do lado direito estão quase e no lado esquerdo ainda há o espaço onde seria o canino. Recentemente, ele me disse que puxaria o pré-molar para o lugar do canino (antes eu pensava que seria necessário fazer um implante pra preencher o espaço do canino), segundo ele, pré-molar e canino possuem estrutura parecida, então não precisaria fazer o implante e sim puxar o pré-molar. Mas ele disse que o canino ao ser transformado em lateral não iria ficar muito semelhante. Então eu questionei a possibilidade de abrir o espaço do lateral e fazer um implante lá, ele disse que também seria possível e que eu pensasse e decidisse entre essas duas opções.

    Já li vários artigos sobre o assunto e ainda não me decidi, pois a maioria trata de agenesia bilateral e o meu caso é diferente, não vi exemplos específicos com fotos sobre agenesia do lateral unilateral. Então, tenho várias dúvidas. Gostaria se possível, que você me esclarecesse e me ajudasse, ou sugerissem a melhor opção no meu caso.

    Tenho medo de ao fechar o espaço, a diferença entre canino (mesmo com a restauração) e lateral ficar muito discrepante e da mordida (do lado onde foi fechado o espaço) não encaixar… Com relação ao implante, minha dúvida é se ao abrir o espaço tem como disfarçar de alguma maneira ou se só é possível quando o espaço estiver totalmente aberto? Pois o espaço do canino já me incomoda muito. Também me pergunto se mesmo com o implante haverá muita discrepância, visto que o lateral natural é pequeno? Ao longo do tempo o que pode acontecer com o implante, ele se desgasta? Mas minha maior preocupação é com o espaço que será aberto, isso está mexendo muito com minha autoestima, seria possível disfarçar de alguma maneira durante o período em que o espaço estiver sendo aberto???. Gostaria de saber o que você recomenda no meu caso, o melhor tratamento entre essas duas opções. Obrigada!!!

    • Mércia, a abordagem quando a agenesia é unilateral não muda muito: ou se abre o espaço e se faz um implante ou se fecha o espaço de vez (e o que o seu dentista sugeriu, de se “puxar” o canino e o pré-molar, é uma solução legítima). Porém você relata ter um lateral “conóide” (com formato mais estreito que o normal), então ter um canino “transformado” de um lado e um lateral conóide do outro pode ficar meio estranho, mesmo. Claro, tudo depende de um planejamento estético, mas o resultado de aspecto mais natural acho que seria abrir o espaço para o implante do lateral esquerdo (e mesmo assim teria que ser feita uma restauração estética no lateral conóide). Sim, dá pra disfarçar enquanto se abre o espaço para o implante com uma prótese removível, mas essa prótese terá que ser ajustada a consulta.

      • Obrigada pela resposta, dra. Ana!!! Mas ainda estou na dúvida :(… Essa prótese removível só pode ser usada quando o espaço estiver totalmente aberto? Caso contrário a partir de quando eu posso usá-la??? Não entendi quando a senhora falou que “a prótese terá que ser ajustada a consulta.” Se a opção for o fechamento dos espaços, será necessário extrair algum dente inferior para que a mordida possa encaixar?… Como falei ainda estou na dúvida, também acho que o implante vai ficar mais harmônico, mas a ideia do espaço bem na frente está tirando meu sono… definitivamente não sei o que fazer!!! Obrigada novamente!

        • Não Mércia, a prótese pode ser usada durante a abertura do espaço também… por isso falei que ela terá que ser ajustada a cada sessão, porque o espaço vai abrir. Pode-se, por exemplo, colar um bráquete num dente de estoque (um dente “falso” de resina) e deixá-lo preso ao arco do aparelho, cobrindo o espaço. Em princípio, não há necessidade de extração de dentes inferiores.

          • Que ótimo doutora!!! Fiquei animada agora!!! Qual o nome específico da prótese??? Pq até hoje sofro com o espaço na região do canino (bem largo por sinal, visto que meus dentes eram separados) e o meu ortodontista disse que só poderia colocar um dente suposto quando estiver utilizando o fio retangular, senão o dente fica balançando… como falo pra ele sobre essa outra opção? E se ele não utilizar ou desconhecer, seria o caso de mudar de dentista?

          • As opções protéticas seriam a PPR (prótese parcial removivel, uma prótese acrílica que embora colocasse um dente no espaço não se apoiasse nos dentes ao lado, pra não impedir a movimentação ortodôntica) ou o “dentinho” do qual eu falei, preso no fio. E seu dentista tem razão, enquanto não se chegar ao fio retangular esse dente não vai ficar muito firme, seria apenas uma forma de “disfarçar” durante a movimentação.

          • Ai doutora, eu sei que já estou ficando chata. Mas prometo que é a última pergunta. A senhora acha melhor então eu esperar até ele chegar no fio retangular pra poder fazer essa movimentação contrária (puxar o canino de volta) e assim eu poder usar essa PPR?

          • Mércia, é uma possibilidade. Mas eu acho que quem tem que avaliar a melhor hora pra isso é o seu dentista, porque tem outras movimentações ortodônticas em paralelo a se considerar. Se der pra fazer isso, melhor.

  167. Doutora, eu nasci sem o incisivo lateral esquerdo superior, tenho 15 anos, e penso em fechar o espaço, para transformar meu canino no incisivo… o espaço q tem eh pouco, porem os meus dentes de cima tem mais espaço no lado esquerdo, pela falta no incisivo, já os meus dentes inferiores tem pouco espaço, meus dois incisivos laterais inferiores sao para tras. Eu comecei meu tratamento com uma dentista que fez eu começar com o aparelho móvel, abrindo minha arcada, pelo fato dos meus dentes inferiores serem tortos por falta de espaço. Só que os superiores tem um pouco de espaço entre os dentes, no meu lado esquerdo, pelo fato de eu nao ter o incisivo lateral esquerdo, resumindo, tive que abrir mais um pouco os meus dentes superiores para a mordida sempre continuar junta e ajeitar os meus dentes inferiores. Depois desse tratamento do móvel ela ia colocar em mim o fixo, para deixar mais certinho os de baixo, e juntar os meus dentes superiores, e principalmente colocar o canino no lugar do incisivo lateral q eu nao tenho… só que eu toco trompa, toco em orquestra e tals… o posicionamento do instrumento com a minha boca e pressionando o bocal na face do meu dente, o q iria cortar muito minha boca, pois eu estaria com o aparelho fixo… entao, larguei o tratamento, senao teria q parar de tocar… preciso de ajuda, qual um aparelho q a senhora me recomendaria doutora? Espero ter resposta… Obg! (=

    • Glenda, se você não gostaria de usar um aparelho fixo, sugiro que você procure um ortodontista que trabalhe com o sistema Invisalign, que consiste numa série de placas removíveis transparentes capaz de fazer certas movimentações dentárias. É preciso avaliar pra ver se, no seu caso, o Invisalign funcionaria.

  168. Boa noite ! Eu tenho uma duvida, eu estou com um dente que não tem como aproveitar mais, acho que vou ter que arrancar, ele é o quinto depois dos 2 da frente, tenho medo de quando eu for sorrir possa aparecer, o que eu faço ? Tem como junta-lo com aparelho ??

    • Patricia, fechar o espaço com aparelho é uma possibilidade. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar se isso é possível no seu caso.

  169. OI FOI MUITO BOM PARA O MEU DENTE BEIJOOOOOOOO

  170. Oi! Eu estava pesquisando sobre dentes e vi o seu blog e resolvi te perguntar. Fui ao dentista para colocar aparelho, chegando la descobri que eu não tenho os dentes incisivos no lado direito e esquerdo e alem disso tenho os dois dentes da frente separados; ela me propôs colocar o aparelho fixo, extrair os dois pre molares lado direito e esquerdo, transformar o canino em incisivo e os dois pre molares em incisivos e implantar, e a outra opção foi implantar os dentes sem extrair os meus.
    O que acha disso, por favor me ajude.
    Tenho 21 anos.

    • Silvaneide, não entendi muito bem a necessidade de extração dos seus pré-molares, já que você relata ter até espaço sobrando (por não ter os 2 incisivos laterais e ter espaço entre os incisivos centrais). Está faltando ou sobrando espaço?

  171. Adorei o blog, gostaria que me explicasse uma coisa, extrai meu penultimo dente e preciso por aparelho, será que com o tempo o aparelho pode corrigir o espaço que falta? Porque no espaço a gengiva fica pequena, nao pode segurar muito, será que o dente vindo p tras nao pode cair? Agradeço desde já.

    • Amanda, sim, o fechamento desse espaço com aparelho é uma possibilidade. Procure um ortodontista pra avaliar se isso é possível no seu caso.

  172. Obrigada Doutora, vou perguntar.
    Gostaria de perguntar outra coisa, tenho 18 anos, e esse meu dente que extrai foi se quebrando todinho, ao ponto que só ficou pedaços, pesquisei algumas coisas e vi que era possivel ainda ter dente de leite aos 18, minha mãe disse que nau, mas nau me recordo desse dente ter caido quando menor ou nao, quando fui extrair, ela tirou um pedaço e disse “Olha o tamanho do dente que você achava que era pequeno” e depois foi costurando e bateu outro Raio X, ai a ajudante dela veio e disse “Ué, o dente ainda está aqui”, ai tirou o que estava costurando, e falou algo como a raiz, mas Doutora, será que esse dente nau era de leite?

    • Me parece que ao dizer que o dente ainda “estava lá” o auxiliar se referia a um pedaço de raiz. O seu penúltimo dente, considerando a sua idade, deve ser o primeiro molar (ou o segundo molar, se o seu siso já nasceu). Nesse caso, certamente o dente não era de leite, pois o primeiro e o segundo molar permanentes são dentes que nascem atrás dos dentes de leite, e não no lugar de qualquer um deles. Você pode entender isso melhor nesse post: http://medodedentista.com.br/2011/11/como-saber-se-o-dente-e-de-leite.html (veja a imagem em verde, o primeiro molar permanente seria o dente em rosa).

  173. Obrigada Doutora, e parabéns pelo seu Blog, desejo mais e mais sucesso.

  174. Estou sem saber o que fazer, alguém pode me ajudar? Perdi o 1° molar do lado direito, o dente 16, devido a uma fratura na raiz do dente, sofri muito com isso… perder um dente tão nova, com apenas 24 anos, foi horrível… A solução para esse problema é um implante, o qual já estou pagando srsrs.
    Fui ao ortodontista porque tenho a mordida errada, ela me deu três opções para solucionar meu problema. 1° opção: Lixar entre os dentes e tentar puxar um pouco para trás (informou que talvez não daria o resultado desejado). 2° opção: Arrancar um pré-molar do lado esquerdo e colocar um mini-implante, puxando os dentes para trás. 3° opção: Seria arrancar os dois pré-molares (informou que seria a melhor forma de resolver meu problema) Após os dentes certinhos e cada um no seu devido lugar colocaria o implante.
    A minha duvida é: Coloco o implante e faço a extração dos dois pré molares?
    Não queria extrair mais dentes ainda mais sabendo que eles estão saudáveis, mas o resultado sendo positivo talvez possa valer a pena.
    Desde já agradeço.

    • Rosiane, as 3 opções são válidas. Pelo que percebo, seus dentes de cima são projetados para frente e, por causa disso, os arcos de cima e de baixo não encaixam corretamente. Nesse caso, estando você disposta a fazer o implante do 16, creio que a melhor opção é mesmo a extrações dos 2 prés. As outras soluções provavelmente deixarão alguma coisa “pra trás”, como a ocorrência de um desvio de linha média ou a permanência da projeção, mesmo que mais suave.

  175. Olá, gostaria de saber se é normal colocar o aparelho so na metade dos dentes, meus dentes de cima são para frente, os quatro primeiro bem mais, e são separados para a frente os dois primeiros, os demais sao certos e posicionados certo, a dentista colocou aparelho ate atras, faltando dois dente para chegar no canto, e nao senti dor alguma ao colocar e no proximo mês vai colocar nos de baixo, mas nao entendi…

    • Shirley, alguns dentes podem não entrar no tratamento ortodôntico, depende do caso e do plano de tratamento que a sua dentista idealizou pra você. A instalação do aparelho não dói mesmo, pode haver algum desconforto algumas horas depois. Mas algumas pessoas, como você, não sentem nada.

  176. Eu tirei o 3o dente de tras pra frente do lado direito e coloquei aparelho agora, para poder puxa-los e não separar os dentes na parte da frente, mas eu tenho uma duvida, os dois dentes de la de tras sera que eles vem no lugar aonde não tem ? E eu tenho um dente de leite embaixo, do lado esquerdo, sera que se eu colocar o aparelho ele não vai cair ? Minha dentista falou que tem possibilidade dos dentes não virem aonde não tem dente, e é possivel o dente de leite cair.
    Estou MUITO preocupada com isso.

    Obrigaado !

    • Kathleen, acho que sua dentista já respondeu suas perguntas: essas são possibilidades reais (tanto do espaço não fechar quanto do dente de leite cair). Mas se você está disposta a fazer o tratamento ortodôntico, vale a tentativa de fechar o espaço. Quanto ao dente de leite, o bráquete do aparelho nem é colado nele… mas se você já é adulta, sempre há a possibilidade dele ficar mole e cair, pois dentes de leite não têm estrutura pra permanecer por muito tempo na boca.

      • É eu estou porque eu não quero ficar com o dente aberto na frente.
        É eu ja tenho 17 anos, mas se ele cair ele nasce de novo ne ?
        Ai mais TOMARA que eles se ajuntem.

        • Na sua idade, possivelmente não. Não sei de que dente de leite estamos falando, mas se o permanente não nasceu até agora é porque há algo impedindo ou, simplesmente, ele não existe. Pergunte à sua dentista, a radiografia que você fez antes de colocar o aparelho mostra se esse dente existe ou não e, se ele existe, como ele está posicionado.

  177. Olá, Dra. Ana! ^^’
    Tenho 21 anos. Há quatro meses extrai os 4 sisos. E também comecei a tratar canal no primeiro molar inferior. Só que o tratamento de canal não deu certo por um erro médico, será necessário extrai-lo… Um outro dentista, da mesma clínica, me aconselhou a colocar um implante no lugar desse molar, já minha dentista sugeriu arrastar o segundo molar pro lugar desse primeiro com o uso do aparelho. Eu já pretendia mesmo colocar aparelho… Só porque um incisivo incomoda um pouco, esteticamente falando, pois é um pouco mais pra frente. No meu caso, o melhor seria o implante, tentar fechar esse espaço com aparelho, ou deixar um espaço pra no final do tratamento ortodontico colocar um implante? É possível mesmo arrastar o segundo molar? Em média, vai demorar mais de 2 anos? Eu ainda vou conversar com meus dentistas, mas quero primeiro me informar sobre o assunto pra debater com eles. Obrigado pela atenção!

    • Danielly, as duas opções são viáveis. Caso você opte por fechar o espaço com o aparelho, o tratamento ortodôntico será um pouco mais longo. Caso você opte pelo implante, geralmente instala-se o implante só depois da remoção do aparelho, a não ser que o seu ortodontista julgue que o espaço para a colocação do implante já está adequado.

  178. Bom… tenho um dente no céu da boca, porém não dá para extraí-lo, ele terá que ir para seu devido lugar. Mas para que isso aconteça terei que extrair dois dentes. Em média quanto tempo para ele ir para o lugar?
    Obrigada desde já!

    • Gleice, pela sua descrição, parece se tratar de um canino e seu dentista sugeriu a extração de 2 pré-molares (não sei se é isso mesmo, mas parece). O tempo para o dente “descer” depende bastante do posicionamento dele dentro da gengiva. Se tudo for favorável, deve levar de 6 meses a 1 ano.

  179. É o vizinho do canino que é pra voltar para o lugar. Mas dependendo do meu organismo esse tempo pode diminuir ou aumentar, não é?
    Tenho 21 anos, isso dificulta em algo?

    • Sim, cada organismo reage de forma diferente ao tratamento. Não, a sua idade não interfere, necessariamente.

  180. Oi, estou com os dentes 25, 36 e 46 estragados (restos radiculares). Fui ao dentista e ele me disse que preciso extraí-los. Coloquei o aparelho (há uma semana) nos dentes superiores do 1º pré-molar esquerdo ao 2º pré-molar direito. O dentista me falou que depois irei colocar nos dentes inferiores. Certo, mas estou com algumas dúvidas…
    (1) Quando eu fizer a extração do dente 36, os dentes 37 e 38 tendem a entortar para ocupar o espaço deixado?
    (2) Quando eu fizer a extração do dente 46, os dentes 47 e 48 também tendem a entortar para ocupar o espaço deixado?
    (3) Quando eu fizer a extração dos dentes 36 e 46, há risco de haver extrusão dos dentes 26 e 16?
    (4) E quando eu extrair o dente 25, quais outros dentes tendem a entortar ou extruir?
    (5) Será que depois de todas essas extrações, o aparelho superior e inferior impedirão que esses problemas ocorram?
    Estou em dúvida se faço logo essas extrações ou se deixo para fazer somente depois que tirar o aparelho. O que você me indicaria?
    Obrigado.

    • Fernando, pras questões 1, 2 e 3 a resposta é sim. Risco, sempre há. Pra pergunta 4, o raciocínio é o mesmo, tendem a “entortar” os dentes ao lado e o dente de baixo. Mas se você estiver usando aparelho, os dentes não vão se movimentar de forma inadequada, pois eles estarão unidos pelo aparelho e se movimentarão segundo a mecânica utilizada pelo seu dentista, de forma programada. Pelo que entendi, você já usa aparelho, certo? Então faça as extrações já. Assim, ao fim do tratamento, os espaços ficarão adequados pra fazer as próteses (prótese removível, fixa ou implante, o que você quiser). Mas se você remover o aparelho e não fizer nenhum tipo de prótese, aí sim, a tendência é dos dentes entortarem.

      • Certo.
        Sim. Estou usando o aparelho somente na parte de cima por enquanto.
        Para que não ocorram essas movimentações, existe algum suporte que segure os outros dois molares inferiores?
        Porque, penso eu, que o aparelho é colocado até o 2º pré-molar inferior de cada lado (já que vou extrair o 1º molar inferior em ambos os lados), aí ficam livres os outros molares. Este é o meu medo! Se o aparelho for colocado somente até o 2º pré-molar, o 2º e 3º molar vão entortar de todo jeito para ocupar o espaço deixado pelo 1º molar. O mesmo raciocínio é para quando for extrair o dente 25 (2º pré-molar), o aparelho foi fixado somente até o 1º pré-molar (dente 24) deixando o 1º molar superior (dente 26) livre para entortar e até extruir. O certo não seria, independente dos espaços dos dentes extraídos, fixar o aparelho até o 2º molar tanto na arcada de cima como na de baixo?
        Obrigado.

        • Seu raciocínio faz muito sentido, Fernando. Se os dentes mais posteriores não forem incluídos no tratamento ortodôntico, a tendência é eles entortarem. Portanto, o “suporte” que você busca seria o de próteses provisórias ou um aparelho removível que mantivesse os espaços preservados. Aí depende do que seu dentista / ortodontista planejou para o caso.

          • Muito obrigado pelas informações Doutora.
            Falei com o dentista e ele me recomendou realizar os implantes, mas disse que só podia ser feito ao final do tratamento ortodôntico.
            Só mais umas questões…
            (1) Existe a possibilidade de realizar os implantes logo depois de extrair o dente? Ou precisa esperar para que o “buraco” do dente feche?
            Acho que o problema de esperar para realizar um implante logo depois do uso do aparelho ortodôntico (que é demorado) é a perda óssea que ocorre ao longo do tempo na região.
            (2) Doutora, o processo de perda óssea após a extração de um dente é rápido?
            (3) Esse tal de enxerto ósseo é seguro?
            Obrigado.

          • Sim Fernando, o ideal é fazer os implantes depois da remoção da aparelho (por causa da adequação dos espaços). Sim, é possível fazer o implante na mesma sessão em que se extrai o dente, isso se chama “carga imediata”, mas não é possível em todas as situações, depende do caso e da avaliação do seu dentista / implantodontista. A velocidade de perda óssea após uma extração varia muito de pessoa para pessoa, e na parte de baixo (mandíbula) costuma ser maior do que na parte de cima (maxila). Há pessoas que ficam 3 ou 4 anos sem um dente e, mesmo assim, ao fazer o implante têm osso suficiente. E sim, o enxerto ósseo costuma ser um procedimento bem seguro. Dois textos que podem interessar: http://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html e http://medodedentista.com.br/2012/05/enxerto-osseo-em-odontologia.html

  181. Eu queria botar aparelho na minha boca, aquele de enfeite, mas eu tenho um problema, tenho tres dentes faltando, 2 no lado direito e 1 no lado esquerdo, posso botar?

    • Leonardo, porque você não faz um tratamento ortodôntico de verdade? Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação, se você precisar usar aparelho pode unir um benefício real com a sua vontade de usar aparelho.

  182. Olá doutora Ana, ha cinco anos atrás perdi os 2 pre-molares, 1 da arcada de cima e outro de baixo, mas de lado diferentes, gostaria de saber se mesmo tendo deixado passar tanto tempo ha possibilidade de eu colocar aparelho para puxar os de trás pra frente ocupando esse espaço? É que tenho medo do implantes, ah tbm estou com o ciso nascendo atrás empurando os dentes para frente! Obrig, Vanessa.

    • Vanessa, possibilidade há. Mas considerando que já faz bastante tempo, pode ser que você tenha perdido bastante osso nessas áreas e, pra movimentar os dentes, é preciso que haja osso suficiente nesses locais. Ou seja: você precisa procurar um ortodontista pra avaliar.

  183. Oi… to na duvida e no medo, tenho que colocar aparelho… tenho 20 anos e sou mto medrosa… e o seguinte, preciso usar o aparelho no ceu da boca mais vi que pela minha idade nao e recomendado, sera que posso nao querer usar ele e so optar pelo uso do outro fixo… mas nesse caso falta dente atrás p segurar o aparelho, sera que tenho que implantar ele?

    • Kamyla, você até pode não usar o disjuntor, mas aí fica ciente de que o resultado do tratamento fica limitado. Não é que na sua idade esse aparelho não seja recomendado, é que não se tem certeza se vai funcionar, então é uma tentativa (que muitas vezes dá certo). Dá pra usar esse aparelho mesmo sem dentes na parte de atrás.

  184. SEU BLOG É MUITO BOM! PARABÉNS POR SER TÃO PRESTATIVA E APROVEITANDO DISSO QUERIA SABER SUA OPINIÃO SOBRE MEU CASO. TENHO 24 ANOS, QUANDO CRIANÇA TIVE 2 DOIS DENTES ARRANCADOS, QUANDO OS DEMAIS NASCERAM ELES VIERAM PARA FRENTE OCUPANDO O ESPAÇO VAZIO, MAS AINDA ASSIM TENHO 2 ESPAÇOS DEPOIS DOS CANINOS INFERIORES E ISSO ME INCOMODA MUITO, POR ISSO RESOLVI COLOCAR APARELHO PARA FECHAR OS ESPAÇOS (O DO LADO DIREITO TEM UNS 2MM E DO LADO ESQUERDO 5MM +OU-) MAS A DENTISTA DISSE QUE UM ESPAÇO DA PARA FECHAR E O OUTRO SUGERIU IMPLANTE, POIS SE FECHAR DISSE ELA QUE POSSO CORRER O RISCO DE FICAR COM OS DENTES SUPERIORES PARA FORA. MAS MEU PRIMO QUE TAMBÉM É DENTISTA DISSE QUE NÃO, QUE POSSO FECHAR OS DOIS ESPAÇOS SEM A NECESSIDADE DE IMPLANTE. AGORA ESTOU NA DUVIDA, O QUE FAÇO?

    • Carine, se você quer fechar os espaços e o seu primo diz que consegue, acho que a solução é simples: faça o tratamento com o seu primo :). Em princípio esse tipo de fechamento é possível sim, havendo osso suficiente para a movimentação dos dentes. Se esteticamente é a melhor solução, aí é outra história…

  185. Ola doutora Ana, eu gostaria de saber uma coisa, é que eu tive que colocar aparelho e o dentista teve que arrancar dois dentes e esses dentes foram os da frente, eu gostaria de saber se eles vao ficar sem nada ou os outros dentes vao tomar conta dos dois que eu arranquei, vc poderia me responder essa pergunta????

    • Jessica, depende do plano de tratamento que o seu dentista idealizou. Vocês combinaram o quê? Que o espaço ia ser fechado ou que seriam colocados implantes? As suas soluções são possíveis.

      • Foi idealizado que ele tiraria os dentes e com o aparelho dentário poderia me ajudar a recolocar os dentes que foram arrancados no lugar; e os outros dentes ele ira repor novamente com o passar do tempo!!! Mas muitas pessoas me falam que eu vou ficar banguela, que onde que eu arranquei iria fica puro, sem dente nenhum, e me falam que os outros dentes nao iriam tomar conta do lugar onde que eu arranquei, vc poderia me responder essa pergunta, doutora???

        • Jéssica, se o seu dentista afirma que os espaços serão fechados e “pessoas” dizem que não, você vai acreditar em quem? Não examinei você, mas eu acreditaria no dentista, afinal ele tem a formação necessária pra opinar com muito mais propriedade.

          • Voce poderia me dizer quanto tempo vai durar para os meus dentes voltar para o lugar certo e ficar normal???

          • Geralmente esse tipo de fechamento leva de 6 meses a 1 ano, desde que ou outros dentes já estejam mais ou menos alinhados.

          • Dra. Ana, muito obrigado pelas suas informaçoes, quero muito te agradecer desde ja pelas minhas perguntas, que Deus possa cada dia mais e mais estar te abençoando e abençoando o seu trabalho, continue sempre assim, uma mulher guerreira que vc e. Nunca desista dos seus sonhos, segue em frente e tenha fé que ainda um dia Deus vai realizar todos eles, na hora certa e no momento certo, e que vc venha ser uma mulher vitoriosa nessa terra, que Deus te abençoe e que ele venha te dar a vitoria…
            Vc esta de parabens pelo seu trabalho, continue assim.
            Muito obrigado por tudo. Deixo ai pra vc uma msg:
            O Senhor é o meu pastor e nada me faltara. Saiba de uma coisa, que nada na sua vida ai de falta…

          • Amém Jessica, obrigada. Fico feliz em ajudar. Que Deus a abençoe igualmente. Abraço!

  186. Olá Ana tudo bem?
    Tenho uma duvida, me falta o incisivo esquerdo e recentemente coloquei um aparelho para corrigir a postura dos dentes, beleza até aqui. Porém eu usava uma prótese móvel que foi tirada ao colocar o aparelho, porém o dentista está usando apenas o próprio aparelho para segurar a prótese, e ela ficou muito bamba. Ai vem minha dúvida, tem outra forma de prender a prótese sem ser apenas pelo aparelho? Se a resposta for complexa tudo bem, apenas me indique um site que eu possa ler e estar mais integrado do assunto, desde já agradeço a você e te parabenizo pelo seu blog.

    • Danilo, sim, você pode usar uma prótese removível parecida com a que você usava, só que feita apenas em acrílico (talvez a que você tinha até fosse assim). O problema, nesse caso, é que essa prótese terá que ser ajustada (desgastada) a cada consulta e possivelmente ela irá restringir a movimentação ortodôntica. Portanto, dá muito menos trabalho e problema se a prótese for fixa ao aparelho, mesmo.

  187. Entendi Dr. Ana me ajudou bastante rsrsrs. E aproveitando de seu conhecimento e boa vontade posso fazer um implante dentário enquanto estou a usar o aparelho ou tenho que esperar o tratamento acabar que está estimado a mais ou menos um ano e meio a dois.

    • Se o espaço para se instalar o implante estiver adequado, pode. O problema é se não estiver, aí seria necessário terminar a movimentação dos dentes e fazer o implante depois, pra não arriscar instalar o implante na posição errada.

      • Muito obrigado Dr. Ana me ajudou demais.

        • :)

  188. Boa noite!!!
    Gostaria de saber da senhora sobre um assunto peculiar que acabou acontecendo comigo. Sabe, eu entrei em um sistema de convenio que não me favoreceu em nada, só eu arranquei um dos meus dentes de juízo do lado de cima da minha boca, só que quando ele foi depois de uma semana arrancar o outro meu dente, a minha boca deu caimbra, ai porque ele aplicou demais anestesia, ai a boca ficou dura, não dava direito para abrir a boca, sera que eu posso arrancar os outros 3 dentes que me faltam do juízo com um recurso de convenio ou seria melhor paga caro e ter um bom serviço, ou poderia eu continuar num plano odontológico deste ou poderia pagar um plano particular?

    • Anderson, esse “travamento” da boca durante (e principalmente após) extrações de dentes do siso é relativamente comum e se chama “trismo”. O trismo não é consequência, necessariamente, de alguma coisa errada que o seu dentista tenha feito. Geralmente a causa é um inchaço na região da articulação da mandíbula ou uma rigidez muscular. Enfim, em princípio, você pode continuar sendo atendido através do convênio, a não ser que você prefira mesmo trocar de dentista.

  189. Boa noite Dra.
    Eu tenho a ausência dos incisivos laterais, sendo que em um dos lados eu possuo o incisivo mas ainda é um “dente de leite”, estou prestes a iniciar um tratamento parecido com o caso 2, mas ao analisar as fotos eu fiquei com uma dúvida, a foto 4 do caso “2″, as partes circuladas de vermelho, onde está o espaço entre os dentes, não seria o lugar dos dentes caninos? Grato e no Aguardo

    • Sim, Raphael, muito bem observado. Nesse caso, optou-se por trazer os caninos para o lugar dos incisivos laterais e, posteriormente, fazer implantes nos locais onde deveriam estar os caninos. Não é um caso meu, então não sei exatamente o motivo. Imagino eu que seja porque os dentes já estavam nessa posição (ou mais próximos dela).

  190. Dra. Ana, parabéns por ajudar esclarecendo um monte de duvidas do pessoal, a minha pergunta é a seguinte: perdi 1 incisivo central da parte de cima e queria fazer implante, porem o medico recomendou colocar aparelho para alinhar os dentes e ficar melhor o implante… porém essa protese no aparelho é segura ? Ele tirou o molde, pelo q eu entendi vai um dente preso no armação do aparelho, estou com receio desse dente soltar do aparelho durante o dia a dia ! Posso ficar confiante ou esse risco é grande mesmo?

    • Carlos, pode acontecer de soltar, sim. Mas qualquer prótese pode soltar, não é por ela estar presa ao aparelho que essa chance aumenta. Só que essa prótese será mais estética que funcional, é bom preservá-la de alimentos duros, pegajosos, etc..

  191. Olá Dra. Ana, meu caso é parecido, só que eu não possuo apenas 1 dente incisivo lateral, e estou usando aparelho para fechar os espaços, e a minha dentista falou que iria transformar o canino em um incisivo, porém não ficaria diferente um do outro? (do incisivo que eu possuo), porém ele é menor que o canino?!

    • Daniela, é possível que ele fique um pouco diferente sim, porque o canino é um dente maior e mais robusto e, também, porque a gengiva do canino é mais “alta” do que a do incisivo lateral. Mas, mesmo assim, pode ficar MUITO parecido, principalmente se for feita uma coroa.

  192. Boa noite Doutora !
    Estou cheia de duvidas em relação a agenesia. Eu não tenho o incisivo lateral permanente direito, é hereditário . A dentista me deu 2 escolhas: esperar o dente de leite cair e fechar o espaço que ficou e depois “remodelar” os dentes do lado ou ficar com uma prótese até os meus 18 (tenho 14) para fazer um implante. Minhas dúvidas: se eu escolher o implante, vou ter que ficar com o aparelho até os 18 ? Se eu quiser fechar o espaço, quanto tempo foi ficar com o aparelho ? Por favor me ajude, estou um pouco confusa.

    • Anna, as duas soluções são válidas. Esteticamente, o implante é mais interessante (embora “remodelar” o canino para fazer o papel do lateral também possa ficar bom). Não, não será necessário usar aparelho até os 18 anos. Você alinharia os dentes, preservaria o espaço adequado, removeria o aparelho e aguardaria a época certa pra fazer o implante (lá pelos 18 ou 19 anos). Se você optar por fechar esse espaço, deve usar aparelho por uns 2 anos (varia, depende).

  193. Ola, tenho uma duvida, tenho 22 anos e tirei meu 1° molar inferior ha algum tempo, o espaço fechou um pouco, ai tive q tirar o outro 1° molar inferior, o dentista falou que com uso de aparelho fecharia os espaços que ficaram, mas fui no dentista que colocaria o aparelho e ele disse não tem como fechar, tenho que fazer implante em cada espaço, porque ate o mais antigo q eu tirei q fechou um pouco ele me mostrou o RX e os dentes de cima deitaram, é necessário mesmo eu fazer implante ou tem como fechar com o uso do aparelho? Pois já nasceram meus sisos.

    • Erlane, a possibilidade de fechar os espaços com aparelho existe, mas se o ortodontista avaliou e não julgou possível, minha tendência é concordar com ele. Nem sempre dá, e isso depende muito da quantidade e da qualidade do osso presente no local de onde o dente foi extraído.

  194. Olá! Tenho que fazer mais um tratamento de canal, porém vou optar por extrai-lo pois não tenho condições de pagar mais um tratamento (seria o 3° em menos de 5 meses). O dente é o antepenúltimo e eu uso aparelho fixo, se eu extrair o dente vou ter que parar de usar o aparelho (não pretendo por implante)? Os dentistas sempre dizem para visita-los a cada seis meses certo? Então fui ao dentista fazer um tratamento de canal, e ja aproveitei para restaurar outro dente, segundo ele não havia mais caries. Botei aparelho (fiz raio X) passaram-se 3 meses e um dente começou a incomodar, fui la e me disseram que era canal, enquanto eu ainda estava tratando o canal mais um dente começou a incomodar (os dois de trás) e o dentista me diz que era mais um canal, que eu teria que fazer (não aguento mais fazer tratamento de canal, tanto pelo dinheiro quanto pela dor) como pode isso, em menos de 5 meses? (escovo sim meus dentes e passo fio dental todos os dias).
    desculpa pelo textão (rsrs) muitas dúvidas…

    • Maia, não, mesmo que a extração seja feita não é preciso interromper o tratamento ortodôntico. Mas se for feita, será preciso pensar em algum tipo de prótese (mesmo que não seja implante), pois a falta de um dente pode levar a uma série de consequências. Veja: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

      Sim, se fala que o dentista deve ser visitado a cada 6 meses, mas isso é uma média, tem pessoas que precisam ir de 3 em 3 meses e outras só 1 vez por ano. Depende dos hábitos da pessoa, principalmente. Dentes sem cáries também podem ter necessidade de tratamento de canal, embora seja uma situação menos comum.

  195. Olá, então tenho 15 anos e meio, quando era pequeno tive uma carie no dente 45 e como minha mãe estava sem dinheiro na época optamos por arrancar o dente, e depois o espaço fechou… Como sempre tive diastemas entre todos os incisivos superiores decidi por colocar um aparelho ortodôntico em julho do ano passado… Enfim, eu tinha mordida profunda e antes de colocar o aparelho fixo, tive que usar um móvel para resolver esse problema… Esses dias fui ao meu ortodontista e ele disse que já poderia colocar o fixo, embora ele só faria o tratamento comigo com o aparelho autoligado, pois senão corre muito risco de eu ter que fazer extrações como aconteceu com minha mãe, irmã e irmão e como eu já tenho a ausência do dente numero 45 (e eles não), ele optou apenas pelo aparelho damon… Ele disse que quando o tratamento chegasse ao final eu ficaria com um “buraco” pela ausência do dente, como o tratamento dura mais ou menos dois anos, o tratamento acabara quando eu estiver com quase 18 anos, onde o 3º molar começa a nascer… Minha duvida é se o siso poderá substituir esse pré-molar (45), ou realmente terei que futuramente fazer um implante dentário?

    • Marcio, pelo que entendi o planejamento do seu ortodontista é no sentido de preservar o espaço do 45 para um futuro implante. O fechamento desse espaço com o aparelho é uma possibilidade, sim, mas seria bom que você conversasse com ele sobre isso, porque aí o plano de tratamento é outro.

  196. Olá Ana,
    Parabéns pelas informações aqui postadas, nelas consegui esclarecer quase 100% das minhas dúvidas. Tenho 33 anos e me falta um canino. Observo que ele está no céu da minha boca e por algum motivo ele não nasceu. Infelizmente sempre fui displicente com dentistas e resolvi consultar com o especialista. No primeiro disse que não era possível fazer as correções porque os dentes já tinham calcificado. Bom, meus dentes se ajustaram com uma mordida relativamente boa, entretanto, meu rosto está torto, meus dentes estão apresentando as raízes e alguns dentes estão me incomodando. Nesse caso é possível o tratamento ortodontico?

    • Sim Alan, é possível. O tratamento ortodôntico de adultos, atualmente, é algo habitual nos consultórios odontológicos. Você relata algumas recessões gengivais, é preciso avaliar a causa delas e se o uso de aparelho não poderia agravar isso. O seu canino, provavelmente, teria que ser extraído. Mas, em princípio, não há impedimento para o tratamento ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

  197. Oi Ana, tenho que fazer dois implantes, mas meu dentista disse que primeiro tenho que usar aparelho pois meus dentes estão tortos e fora do lugar. Mas tenho medo porque uso prótese. Nesse caso e possível, Ana? O que vou usar? Aquele dente preso no aparelho é seguro? O espaços são canino e 1° pre-molar. Me ajude. Obrigada.

    • Rosy, você usa que tipo de prótese? Removível ou fixa? De qualquer forma, é possível, sim, usar o aparelho fixo convencional. A coroa presa ao aparelho é uma alternativa muito comum em pacientes que usam prótese, e tem mais função estética que funcional (ou seja: é bom evitar mastigar alimentos duros ou pegajosos no local).

      • Ana é removível. Muito obrigada, estou mas tranquila.

  198. Ola, tudo bem Ana, extrai dois dentes na parte inferior, por causa disso um dos meus dentes superiores abaixou e meu dentista disse que usando apenas o aparelho não vai resolver, preciso por dois pinos no osso para a borracha puxar de volta, dois na parte de fora e um dentro, e como não conheço ninguem que ja tenha feito isso estou com receio… voce saberia me dizer se e mesmo nescessario?

    • Gisele, imagino que a proposta do seu dentista é usar mini-implantes para intruir (“puxar” pra dentro da gengiva) o seu dente. Mini-implantes são pequeno parafusos que são colocados na gengiva e servem de apoio para elásticos, fios, etc., de forma a ajudar a movimentar um ou mais dentes. Hoje em dia é bastante comum o uso de mini-implantes em tratamentos ortodônticos.

  199. De fácil entendimento e prático, adorei a dica. Estou com dois dentistas marcados, um cirurgião para a extração de meus sisos e outro para restauração. Penso em usar aparelho de novo, fiz a extração de meus dois pre-molares superiores, o que deixou um espaço entre os dentes. Nesse caso, o tratamento ortodôntico é aconselhável?

    Obrigado pela atenção, sucesso no blog e na carreira, Ana!

    • Obrigada, Rodrigo! É sim… se ficaram espaços pós-extração, em muitos casos (havendo osso suficiente no local para a movimentação) eles podem ser fechados com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  200. Ola doutora. Td bem?
    Bom, ha alguns anos (4) eu estava comendo aquelas roscas de padaria que vem com torresmos e tal… e qdo fui morder quebrei meu primeiro molar…
    Meu dente não tinha nenhuma carie, apenas quebrou. Mordi com tanta vontade… parecia mais uma pedra… e ai acabei quebrando. A doutora disse que não era possível restaura-lo, pois quebrou bem onde faz a força para triturar os alimentos… e q se colocasse resina, quebraria de novo, então ela optou por tirar o pedaço que ainda tinha e fazer uma prótese, colocando uma coroa de porcelana e tal… a estética ficou boa. Mas umas dúvidas.
    Como ela não extraiu o dente, uma parte ainda continua? Sei la a raiz do dente…
    Eu sei que você precisaria avaliar, mas gostaria de saber se é possível puxar meu segundo molar no lugar do primeiro e meu terceiro molar no lugar do segundo?
    Sei q a estética talvez não fique mto boa, pois a forma do primeiro molar é diferente com o segundo, mas é possível?
    Pois futuramente poderia colocar um implante no espaço q ficaria do terceiro molar…
    Ah… detalhe, q tenho um siso que não nasceu… ele está em cima do terceiro molar… se eu conseguisse puxa-los, talvez esse siso nasceria e nem precisaria de implante…
    Eu sei que cada caso é um caso… mas o q a senhora acha? É possível?

    • Carlos, sim, a raiz do seu dente (primeiro molar) continua aí. O que foi feito foi uma coroa com pino (ou núcleo), a qual se apoia na raiz do seu dente. Dessa forma, você não perdeu o seu dente… então, embora em caso de perda dentária seja possível fechar o espaço com aparelho, isso não se aplica ao seu caso, a não seu que a sua raiz + coroa fossem removidos. Mas se está tudo ok, pra quê remover?

      Quanto a fazer um implante de terceiro molar (siso), funcionalmente (considerando que você tem os demais dentes) é desnecessário. Tanto é que as pessoas costumam extrair os sisos, e não implantá-los. Pode ser que você esteja confundindo o segundo molar com terceiro, até porque você fala em um siso que não nasceu ainda. Enfim, se você tiver todos os dentes até o primeiro molar (ou seja, mesmo que não tivesse todos os segundos e terceiros molares), sua função mastigatória seria considerada normal, não haveria razão pra implante nem funcional nem esteticamente (a não ser que o seu sorriso fosse BEM largo).

      Você não me disse sua idade, mas os sisos nascem lá pelos 20 ou 21 anos. Se houver espaço e eles estiverem bem posicionados dentro do osso, eles nascem sozinhos. Mas se você já é mais velho, eles não devem mais nascer sozinhos, mesmo que haja espaço.

  201. Doutora, quero colocar aparelho nos dentes mas vou colocar uma peça de grampo movel, teria como eu colocar um aparelho fixo?

    • Em princípio, dá sim, Alec. Procure um ortodontista pra avaliar.

  202. Boa tarde, tem idade minima para colocar aparelho?

    • Jane, oficialmente, não. Para tratamentos com aparelhos ortopédicos (que mexem com a parte óssea), crianças de 6 ou 7 anos já pode usar aparelho. Para instalar o aparelho fixo com bráquetes, costuma-se aguardar o nascimento de todos os dentes permanentes, o que ocorre lá pelos 12 anos.

  203. Eu perdi meu incisivo central e junto com ele minha raiz, devido a isso meu dentista teve que colar ele nos outros dois dentes. Queria saber se posso colocar aparelho fixo mesmo assim?

    • Pode, Bianca. A falta de dentes e/ou a presença de próteses não contraindica o tratamento ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

  204. Dra. Ana, boa noite
    Valmir, 54 anos
    Tinha 3 pivos juntos ha 20 anos… quebrou o do meio… fui ao dentista e o mesmo bateu uma radiografia e disse que para recoloca-lo eu precisaria ter 5 mm e tenho 4 mm, pergunta… pode se fazer um implante entre os pivos? 4 mm é suficiente ou precisarei de enxerto?
    Muito obrigado.

    • Valmir, não entendi bem a sua pergunta… 4 mm de quê? De osso ou de espaço entre os 2 outros pivôs?

  205. Boa noite, Ana!

    Uso uma ponte adesiva no dente 12 ha muitos anos, resolvi fazer implante pois foi a melhor solucao encontrada para esta falta, ja que eu nao rio ha anos com vergonha deste dente da frente. Duvida: vou ter que tirar esta adesiva e meu ortodontista indicou uma dente preso ao aparelho, mais pra estetica, entende? É seguro? Nao corre risco de se soltar com facilidade? Estou com medo. Esta adesiva que uso nao posso mais usar devido ao desgaste estar grande e esta opcao dada pelo dentista, nao me sinto segura. O que voce acha desse procedimento? Fico pensando um dente preso a um fio de aparelho, aguenta?? Me ajude, estou cheia de duvidas.
    AMEI seu blog. Parabens!

    • Catarina, essa é uma solução muito comum sugerida pelos ortodontistas quando há a falta de 1 dente anterior. Esteticamente costuma ser satisfatório, embora a prótese não tenha função além dessa. É colado um bráquete na coroa e ela é fixada ao arco do aparelho. É seguro sim, não tem motivo pra ficar caindo. Mas se “pode” cair? Pode, como qualquer prótese. Enfim… para o bom desenvolvimento do tratamento ortodôntico, é a melhor opção, por outros tipos de prótese podem restringir a movimentação dos dentes.

  206. Fiz duas coroas fixas com tratamento de canal nos dentes da frente, só que esteticamente não ficaram bons, porque todos os dentes estão desalinhados, posso corrigir com aparelho e depois fazer novas coroas? Obrigada.

    • Pode sim, Giselli. Procure um ortodontista pra avaliar.

  207. Ola Dra., queria saber se posso usar aparelho sem problema, pois nao tenho 1 dente da frente e uso uma protese provisoria.
    Obg.

    • Jenifer, pode sim. Como é um dente só, provavelmente seu ortodontista vai colocar outra prótese provisória, fixa através de um bráquete ao arco do aparelho.

  208. Ola Dra. obrigada pela resposta, entao, tenho outra duvida, nao tem perigo de cair a protese do aparelho???? Posso comer, morder normalmente?? Pois com essa protese que estou nao posso fazer nada disso e sinto falta… e tenho medo tbm… posso ficar tranquila quanto a isso???

    • Pode Jenifer, mas sem esquecer que ainda assim será uma prótese, ou seja, é bom evitar morder coisas muito duras com ela (até porque, nesse caso, o papel dela dela será mais estético do que funcional, mesmo).

  209. Olá Ana…
    Tenho 25 anos, e meu caso é parecido com o caso 1. Não tenho os laterais, porém meu canino direito ainda é de leite. Ele só está “preso” nos dos lados, e por uma raiz pequena, e o canino definitivo também não tenho. A proposta do Ortodontista é manter o espaço, implantar o lateral, e transformar o canino esquerdo em lateral. Mas, lendo alguns posts acima, vi que há a possibilidade de má formação óssea onde nunca teve nenhum dente “de verdade”, digamos assim. Coloquei o aparelho superior, e após 1 mes vou por o inferior. Devo questionar meu dentista sobre essa possibilidade? Obrigado desde já…

    • Geovani, a proposta do seu dentista é válida. Mas sim, eu acho que você pode e deve levar a ele as suas dúvidas e questioná-lo sobre outras opções de tratamento. Vale a conversa!

  210. Olá Dra., estou preocupada pois fui ao dentista e o mesmo sugeriu que eu fizesse uma gengivoplastia, só que eu tenho sopro no coração, não uso nenhum medicamento para o problema, é viavel eu tomar algum antibiotico antes e depois? Obrigado.

    • Giselli, se houver necessidade de profilaxia antibiótica, seu dentista vai prescrever… pode ficar tranquila. Mas se você não toma nenhuma medicação contínua, certamente é um problema sem maior gravidade. A gengivoplastia é um procedimento pouco invasivo, feito com anestesia local e muito seguro.

  211. Dra, parabéns! Muito bom…
    Tenho 24 anos, perdi alguns dentes e provavelmente tenho que usar prótese, posso usar aparelho mesmo ao ter perdido boa parte dos dentes?

    • Em princípio pode, Gaby. É questão de avaliar a necessidade e o benefício disso. Procure um ortodontista!

  212. OI DOUTORA. TENHO UM PROBLEMA QUE PRA MIM PARECE RUIM… USO APARELHO E TENHO UMA GRANDE RESTAURAÇÃO NO MEU INCISIVO LATERAL ESQUERDO SUPERIOR. ELE ESTA DOENDO MTO, JA VAI PRA 3 MESES QUE FIZ ESSE PROCEDIMENTO, E NO PRIMEIRO MES FALEI A DENTISTA E ELA DISSE QUE ERA NORMAL, MAS AINDA ESTA DOLORIDO… NÃO SEI SE TEREI QUE FAZER CANAL OU O PROBLEMA É INFILTRAÇAO, POIS A RESTAURAÇÃO FOI FEITA NA PARTE DE TRAS E ELA DEIXOU A PARTE DA FRENTE SEM FAZER E FEZ DEPOIS! PODE ISSO, FAZER UMA RESTAURAÇÃO EM DUAS SESSÕES?? QUE SAIBA NÃO, NEH? TENHO OUTRAS RESTAURAÇOES QUE FIZ COM OUTRA DENTISTA E ATE AGORA NÃO ME INCOMODARAM, SOMENTE AS DESSA OUTRA DENTISTA…

    PARECE QUE A DOR SOBE PRA RAIZ, FICA LATEJANDO, LOGO APOS TOMAR ALGO GELADO OU ALGO MUITO QUENTE, MAS LOGO PASSA A DOR, MAS TEM DIAS QUE FICA ATE 3 HORAS INCOMODANDO…

    • Allison, 3 meses é bastante tempo pra durar uma sensibilidade, mesmo. Geralmente até uns 40 dias, considera-se uma sensibilidade comum mas, mais que isso, é bom reavaliar. Três coisas que você me disse e que me fazem pensar em canal: a dor “sobe para a raiz”, dura bastante tempo e você relata dor ao comer / beber coisas quentes… esses não são bons sinais, parece ser caso de canal, sim. Quanto à restauração, é possível fazer 2 restaurações no mesmo dente, uma na frente e outra atrás dele, em sessões diferentes. Agora, a mesma restauração em “2 vezes”, é bem fora do padrão.

      • Obrigada! E outra vez parabéns por esclarecer dúvidas de tantas pessoas…

        • :)

      • Ola dra, fui a outro dentista (odontlogia estética), ela não quis me mostrar mto, mas é o seguinte, ela disse que simplesmente vou ter que refazer as restaurações que tenho, pois ficaram com infiltrações e estão propicias a carie, acreditei nela pois ela disponibilizou na hora um espelhinho pra eu poder ver. Ela falou que estava muito meia boca as restaurações e disse tmbm que deveria sair da dentista, pois tenho aparelho fixo e se ela fez esse tipo de restaurações [meia boca] poderia fazer algo de errado na movimentação ortodontica… Ps: ela somente trabalha com implantes e odontologia estética… e tmbm optou por falar pouco, somente sobre o que teria de fazer e tmbm me mostrou :D

        • Alisson, é um direito seu fazer o tratamento com outra dentista. Não avaliei você, não sei se as restaurações realmente estão “meia boca”, mas olha… a dentista não pode afirmar que “se ela fez esse tipo de restaurações [meia boca] poderia fazer algo de errado na movimentação ortodôntica”… isso é presumir, não dar o benefício da dúvida, e com intenções claras de “ganhar” o paciente (o que o Código de Ética da nossa profissão condena). Enfim, que você tenha feito a melhor escolha e que seu tratamento seja bem sucedido! :)

  213. Bom, tipo ela falou que devo avaliar o que e melhor… ela mesmo disse “na estética eu consigo e faço”, mas a manutenção do seu aparelho eu não faço pois me especializei mais em protese e implantes e tmbm não recomendo dentistas para vc pq não conheço mtos aqui da cidade! Pediu para eu avaliar bem a dentista… o problema e que essa dentista do primeiro consultorio so atende 2 vezes ao mes aki, no resto do mes é outra!!!

    • É como eu disse Allison, é uma decisão sua. Se você gostou da nova dentista e gostaria de fazer o tratamento estético com ela, é um direito seu. Quanto ao aparelho, pode fazer o tratamento com a dentista anterior ou até com outro profissional.

  214. Olá Dra. Ana, usei aparelho fixo por dois anos e parei com o tratamento, e agora resolvi tirá-los, ao retirar as bandas meus dentes estão podres e agora vou precisar arrancá-los, porque eles apodreceram? Será que as bandas foram mau colocadas? Estou muito triste o que posso fazer? E normal isso acontecer?

    • Roberta, como assim “podres”? Você ACHA que precisa arrancá-los ou algum dentista disse isso pra você? Às vezes acontece, mesmo, de resíduos alimentares e placa bacteriana entrarem por baixo de desadaptações das bandas, mas é altamente improvável que se chegue ao ponto de destruir a coroa inteira. Procure um dentista o mais rápido possível, inclusive pra remover o aparelho… não vá inventar de fazer isso sozinha, ok?!

  215. Ola,
    Tenho um dente canino inferior que esta incluso (mas deitado) quero colocar o aparelho e a dentista disse que temos que remover o de leite e colocar um implante, pois ela não pode juntar os dentes para tampar o buraco que irá ficar… é isso mesmo ou podemos tirar o de leite e colocar o aparelho para juntar os dentes tampando assim a vaga do de leite que não tem permanente p/ tracionar?!

    • Tamara, fechar esse espaço com aparelho é uma possibilidade… mas se isso é possível no seu caso em específico, depende da avaliação da sua dentista (às vezes não é, mesmo). A ideia é extrair o canino incluso? Se não for, não dá pra movimentar os dentes no sentido de fechar o espaço.

  216. Ola…
    Bom, comecei meu tratamento ha pouco tempo, quero colocar aparelho nos meus dentes, pois não nasceu o meu incisivo do lado esquerdo, o meu dentista me deu duas opçoes, ou colocar uma protese ou fechar o espaço e juntar a presa com os dentes da frente (que não sei o nome) rsrsr, bom, a questão é que não quero usar protese, gostaria de saber se eu juntar os dentes tem alguma maneira de deixar a presa meio quadrada, para parecer com o incisivo? Pois não sei se ele faz esse procedimento… e uma coisa me deixou curiosa, ele so me pediu para tirar uma panorâmica sem laudo. Será que só é necessario so esse exame?

    • Sim Letícia, o canino, nesse caso, teria que ser reanatomizado (desgastado pra ficar com o aspecto de um incisivo lateral). Veja o caso 1 no texto / imagem acima, é exatamente isso (só que o rapaz não tem os 2 laterais e você só não tem 1). Se seu dentista não fizer esse procedimento, certamente vai indicar um colega que faça. Quanto ao exame, em princípio, não há necessidade de mais do que uma panorâmica.

  217. Ola Ana, a ideia é extrair sim o canino incluso com uma mini-cirurgia. O implante dentário é um pouco caro, por isso questionei se não era possivel extrair o dente de leite e colocar o aparelho para fechar essa extração que não tem o dente permanente =/. A idade influencia na “recuperação” e bom resultado do aparelho ortodontico?!

    • Em tese é possível sim mas, pra movimentar os dentes com o aparelho pra fechar o espaço, será preciso extrair o canino incluso, pois ele poderia atrapalhar na movimentação se ficasse. A idade não costuma ser problema para movimentações apenas ortodônticas (de dentes), seria um fator dificultador no caso de tratamentos ortopédicos (que “mexem” com a parte óssea), o que não é o seu caso.

  218. Olá, gostaria de tirar uma duvida, tenho que por aparelho por motivos da mordida cruzada, só que 2 dentes molares superiores foram extraidos por outros motivos, tem como eu fechar esse espaço ou devo por um implante ??

    • As duas situações podem servir como solução, Camila. Pra fechar o espaço com aparelho, é preciso que haja osso suficiente na região das extrações pra movimentar os dentes de trás e ocupar o espaço. Mas isso demanda tempo e é preciso avaliar se esse tipo de movimentação se aplica ao seu caso. O implante, por outro lado, é uma solução mais rápida. Enfim: procure um ortodontista pra avaliar o que é melhor no seu caso.

  219. Dra., eu finalizei meu tratamento, porem a dentista falou que no meu caso nao da para colocar aparelho porque tenho a mordida muito aberta e nao tenho os dentes de apoio. Sera que se eu for em outro dentista posso obter a mesma resposta?

    • É provável que sim, Marcos. Mas é um direito seu procurar uma segunda opinião. É preciso avaliar o benefício que um tratamento ortodôntico traria, em alguns casos, em que é preciso cirurgia, por exemplo, o uso apenas do aparelho pode até piorar o problema se a cirurgia não for feita. Mas não sei se esse seria o seu caso.

  220. Olá,

    Perdi o primeiro pré molar superior, pois não cuidei de um canal… Porém tenho diastema, e preciso usar aparelho. Tenho receio de fazer o implante, pois os molares estão tortos… Existe a possibilidade de extrair esse pré molar e usar aparelho e os dentes se alinharem normalmente? Ou é realmente preciso um implante?

    Agradeço desde já.

    • Ingrid, pela sua descrição você tem espaço sobrando no arco. Isso facilita o alinhamento dos dentes, mas certamente ainda vai sobrar espaço depois do alinhamento. Sim, uma possibilidade é extrair esse pré-molar e, OU fechar o espaço com aparelho OU fazer o implante do pré-molar. Mas isso apenas se o seu dente estiver condenado mesmo, às vezes é só questão de colocar pino e coroa… mantê-lo é melhor e mais barato. Ou seja: o implante não é obrigatório mas talvez seja a melhor solução. Vale aí a avaliação do seu dentista / ortodontista.

  221. Olá Ana, bem vamos lá a minha história, tenho 31 anos e desde os 9 perdi meu incisivo central esquerdo numa queda, desde então por falta de recursos nunca coloquei aparelho, daí os outros dentes foram tomando o espaço dele!! Hj uso uma protese móvel para disfarçar a abertura na frente. Porém, está totalmente desproporcional um dente do outro, é tipo um grosso e um fino. Meu sorriso é horrivel, gostaria de uma solução para isso. O uso de aparelho seria ideal?? E por quanto tempo deveria usar já que estou com a idade bastante avançada?
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog.

    • Natalia, aos 31 anos você é uma “menina”… hoje em dia tratamento ortodôntico não tem idade, tem até velhinho de aparelho. Os tamanhos dos seus incisivos centrais estão diferentes porque, certamente, o espaço disponível para a prótese era menor do que o necessário. Então, uma opção seria usar aparelho pra abrir o espaço adequado e, depois, fazer uma prótese do tamanho certo, que pode ser removível – como você usa hoje – fixa ou um implante.

  222. Olá Doutora, tenho a arcada superior torta, os dentes pré molares são posicionados para dentro, assim como meus caninos superiores nasceram em cima. Como meus sisos estão nascendo agora (atualmente tenho 14), os mesmos estão completamente tortos e nasceram só a metade. Quero muito colocar aparelho ortodôntico e a minha dúvida é: será que quando os sisos nascerem completamente será necessário arrancá-los para dar espaço para os caninos descerem? Um abraço doutora, adoro seus posts, sempre respondendo a todos com muita simpatia :) OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!

    • Dani, talvez haja indicação de extração dos seus sisos por causa da posição desfavorável deles, mas não pra dar espaço para os caninos. Geralmente, quando falta espaço para o alinhamento dos dentes anteriores, os dentes escolhidos para extração são os pré-molares (embora possam ser outros, também). Os sisos nem costumam fazer parte do tratamento ortodôntico, apenas em situações bem específicas.

      E obrigada, fico feliz em ajudar. ;)

  223. Olá, coloquei um aparelho fixo ha pouco mais de 1 mês, é normal alguns brackets serem colocados tortos? E tbem é normal aquele ferrinho q vai entre os brackets em alguns pontos apenas um lado estar dentro da trava do bracket e outro forçando a borracha pra fora?

    • Rafael, os bráquetes não foram colados tortos… eles seguem a posição dos dentes e, estando os dentes tortos, a impressão que se tem é que os bráquetes estão tortos também… mas não estão. É justamente uma colagem criteriosa dos bráquetes que vai permitir que os dentes desentortem. O arco deve sempre passar dentro do slot (“trava”) do bráquete, mas pode ser que em um outro dente não passe porque o dente está muito torto. Desentortando um pouquinho, isso se corrige.

  224. Olá. Tenho aparelho há mais de um ano e possuo um canino incluso. A dentista pediu uma panorâmica para decidir se vai tracionar o canino ou arrancá-lo. Porém, se for comprovado que tracionar impactaria os outros dentes e ele for arrancado, tem como movimentar o molar para que o espaço fique corretamente fechado ? Digo, quando sorrio, os outros dentes ficam alinhados mas no espaço onde o molar ocupa o lugar do canino sobra um lugarzinho vago na ponta… ele tem como ser preenchido ?

    • Ana, duas possibilidades em caso de extração do canino: abrir o espaço adequado pra um implante do canino OU fechar o espaço de vez trazendo o pré-molar (não é o molar, ele fica lá atrás) para o lugar do canino. As duas alternativas são válidas… se são possíveis no seu caso e qual delas é a melhor pra você, depende da avaliação da sua dentista e do que você deseja também, é claro.

  225. Tenho como ajeitar meus dentes, falta o dente canino e não cabe o provisorio, usar aparelho, jogar pra trás e fazer dois implantes, tem com tapar essa falha??

    • Tem como sim, Daniel. Se no espaço do canino não cabe uma prótese, as opções são: abrir o espaço com aparelho e fazer um implante OU fechar o espaço totalmente e deixar o pré-molar no lugar do canino. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  226. Extrai um 1 molar ha um ano. Tenho oclusao moderada e apinhamento. Tenho os sisos ainda e nao ha espaço para movimentaçao, por isso devido ao estado do dente optei pela extraçao do 1 molar, mas so extrai 1 e falta o do lado esquerdo, e isso ja tem 1 ano.

    Minha duvida é: ainda vai dar pra fechar o espaço mesmo depois de 1 ano feita a extraçao ou ja nao vai dar mais pelo tempo da extraçao feita?

    Grata

    • Em princípio dá sim, Fabiana. A não ser que nesse tempo tenha havido muita reabsorção óssea nessa região. Mas acredito que não seja o caso, 1 ano não é tanto tempo.

      • Muito obrigada, estava angustiada com essa duvida, a impossibilidade total de tentar rearranjar os dentes sem recorrer a implante, ainda vai fazer 1 ano na vdd. Mas de todo caso observando pelo espelho vejo q o osso ainda esta na altura dos outros dentes vizinhos. Vou correr pra resolver isso antes q seja tarde demais. O caso é a grana curta, mas nd paga a perda de dentes.

  227. Olá Dra. Ana,
    Coloquei o aparelho ortodôntico há 2 meses e de um dia para o outro apareceu uma mancha branca (acredito que seja início de cárie) que fica no cantinho do dente entre o central superior esquerdo e o lateral esquerdo. Desde criança sempre sofri muito com os dentes, por mais higienização que faça sempre aparecem cáries, acredito que meus dentes sejam “fracos” e por isso estão sempre susceptíveis a cáries. Com a colocação do parelho aumentei ainda mais a higienização. Escovo 4 vezes ao dia, utilizo enxaguante bucal, fio dental, escova ortodôntica e mesmo assim as cáries insistem em me perseguir. A minha pergunta é se mesmo com o aparelho ortodôntico posso fazer restaurações nos “dentes da frente”? Obrigada pela atenção e um abraço!!!

    • Pode fazer restaurações sim, Miley, principalmente quando se tratam de cáries.

  228. BOA TARDE DRA!
    Usei aparelho ha 5 anos atrás, achei que não ficou como eu gostaria… e ao passar dos 5 anos, um dente da parte de tras (dente de cima) fui comer um amendoim e ele quebrou mais do que na metade do dente. Estou usando um dente provisorio, poderia usar o aparelho fixo mesmo com o provisorio por enquanto ????
    Obrigada.

    • Pode sim, Julia. É até melhor, pois colar o bráquete numa prótese pode estragá-la… então o melhor é ficar com a provisória e trocar por outra de melhor material depois de tirar o aparelho.

  229. Olá Dra. Ana,
    Muito obrigada pela resposta…
    Deixa eu te fazer outra pergunta !!!
    Tem algum problema eu colocar o aparelho fixo com um dente siso, por enquanto eu não quero arrancar pq nao me incomoda, ele ainda nao nasceu, so vi no raio x mesmo, tem algum problema ?
    Obrigada Dra…

    • Sim Julia, dá pra instalar o aparelho. Talvez nem seja preciso extrair o siso, só se houver indicação e seu dentista julgar necessário.

  230. Oie, eu tenho um dente super pequeno (ele esqueceu de crescer kk), sera que dar pra botar aparelho ?

    • Amanda, é preciso avaliar o motivo do seu dente ser pequeno, se há alguma alteração, se ele é de leite ou se apenas é pequeno, mesmo. Sendo o último caso, dá pra usar aparelho, sim. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  231. Uso prótese de um dente na frente mas tenho q colocar aparelho e ñ quero usar essa prótese com o aparelho. Queria saber se tem como eu parar de usar ela e colocar um dente junto ao braquete do aparelho dental sem me preocupar ?

    • Dá sim Bruninho, e essa é uma solução bastante usada. Converse com o seu ortodontista a respeito.

  232. Oi Ana… Amei seu blog!
    Bom, tenho trinta anos e fui ao dentista pelo menos 3 vezes (em toda minha vida), mas sempre cuido dos meus dentes… Já nasceram em 80% 3 dos 4 meus sisos… e como extraí um dente na parte inferior (o 3 º depois do siso) quando eu tinha 17 anos, foi aí que começou meus dentes da parte superior (principalmente os caninos) irem pra frente, e o outro canino ir para trás, sucessivamente o restante dos dentes… Tenho PAVOR de dentista e ainda mais quando tem que extrair… mas como sou blogueira e agora o dente canino está incomodando um pouco (machucando meus lábios na parte de dentro) a pergunta é… mesmo que tenha que extrair algum dente e eu não quiser… tem jeito só para endireitar, mesmo que vá um pouco pra frente por falta de espaço usando aparelho? Minha arcária dentária é “grande” se pode dizer-se assim… Posso colocar aparelho sem tirar os sisos ou nenhum dente mesmo que precise? Tem jeito para mim apenas usando aparelho? :) Bjus

    • Tatiana, amei o seu blog também! :)

      Então… não consigo afirmar apenas pelo seu relato que haja necessidade de extrair dentes, mas PARECE que não. Nem sempre é necessário extrair os sisos, isso varia bastante. Se for necessário extrair dentes para fazer o tratamento ortodôntico e você não quiser, aí o melhor é nem instalar o aparelho, pois isso poderia piorar o problema. Enfim… procure um ortodontista pra avaliar, às vezes a solução é mais simples do que se imagina.

  233. Dra., boa noite e parabéns pelo site. Realmente enriquecedor!
    Perdi o 1º molar inferior direito e o 1º molar superior esquerdo há mais de 30 anos. Em relação ao superior, o ciso e o 2º molar ocuparam praticamente o espaço deixado pelo dente perdido. Já o inferior há um buraco razoável entre os dentes (confesso que nunca me senti constrangido). Não tenho cáries há mais de 20 anos e todas minhas restaurações (do 2º pré-molar para trás) são de amálgama.
    Tenho duas perguntas:
    1) em relação às restaurações (que ainda estão boas, sem infiltração), percebo uma polêmica entre manter ou trocar as restaurações por resina. Sei que há prós (o dente perde a aparencia de cinza, sai o sorriso metálico) e contras (durabilidade menor, risco maior de infiltração e perda de pequena parte da dentina boa na hora da troca) na troca, mas gostaria de sua opinião se deveria trocar ou aguardar dar problemas nesses dentes posteriores com amálgama.
    2) em relação ao buraco no molar inferior, tanto para o implante qto para colocar aparelho, será preciso ter osso? Se colocar implante, depois é possível colocar aparelho (p/ deslocar um pequeno deslocamento do meu incisivo inferior)? Há movimento do dente implantado usando-se aparelho? O meu segundo molar inferior está um pouco deitado e o dente acima do 1º molar desceu um pouco.
    Estou muito em dúvida em relação aos assuntos acima. Muito agradecido.

    • Silinha, vamos lá:

      1. Se você não se importa com a questão estética e as suas restaurações estão boas, eu sugiro que você não as troque, pois a única razão pra isso seria a estética. Além disso, restaurações em resina precisam ser trocadas de tempos em tempos, enquanto as de amálgama, talvez, nunca.

      2. Sim, pra movimentar um dente é necessário que haja osso no local. Para fazer implante também, às vezes é necessário até fazer enxerto ósseo. Sim, quem tem implante pode usar aparelho pra movimentar outros dentes, mas o implante não pode ser movimentado (uma vez instalado num local, lá ele fica).

      Dois posts que podem ajudar você: http://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html e http://medodedentista.com.br/2011/10/resina-ou-amalgama-o-que-e-melhor.html

  234. Ana Tokus, eu não tenho os meus dois dentes de trás (baixo) pois tive que tirar… Mas sempre precisei por aparelho ortodontico, tem algum problema ? Grata :)

    • Não Julianna, a ausência de dentes não contraindica o uso de aparelho ortodôntico. Em princípio, você pode por sim. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

      • Ana. Muito agradecia… seu blog é muito ajudativo :)

        • ;)

  235. Oi, bom, meu segundo molar tem uma cárie e a cárie já acabou com uma parte (não fez muito estrago AINDA, só cerca de 1/4 do dente, pois tive q fazer intercambio e não tive tempo pro dentista, agora q voltei o dentista falou q eu vou ter q colocar aparelho fixo, já coloquei até os separadores (amanhã vou lá pra retira-los) e queria saber a resposta pra 3 perguntas:
    * Esse segundo molar vai fazer uma restauração com resina, um implante ou vou arranca-lo e colocar o aparelho para fechar o espaço ? obs: só tenho o segundo molar pk o terceiro ainda não nasceu, só saiu as pontinhas do terceiro molar mas não nasceu nem a metade.
    * O Dentista coloca as bandas, os brackets (não sei como escreve rs’) e o fio metálico na mesma consulta ?
    * Que cor de borrachinhas combina com negros (as) ?
    (Perguntas totalmente diferentes mais quero saber essas respostas) Bjos :D , Ah e muito bom seu blog viiu ‘

    • * Se perdeu-se 1/4 de tecido do dente, certamente não é caso nem pra implante, nem pra extração. Uma restauração deve resolver.

      * Geralmente se coloca os bráquetes (cada um escreve de um jeito diferente! ;) ) e o fio numa mesma sessão e as bandas em outra. Como você já está usando separadores, talvez coloque só as bandas nessa primeira sessão. Mas dá pra colocar tudo junto, também.

      * Acho que isso vai muito do gosto pessoal e, se não gostar da escolha, pode trocar no próximo mês. Mas se considerarmos a questão do contraste com a cor da pele, eu sugiro cores mais claras e vibrantes. Tem um texto sobre isso aqui –> http://odontodivas.com/2011/05/moda-e-odontologia-a-cor-das-borrachinhas.html

  236. Boa tarde Dra., nasci sem os incisivos laterais, o lado esquerdo por recomendação do dentista alguns anos não extrai o dente de leite, do outro lado o espaço esta quase fechando, vou colocar aparelho fixo com um dente pois terei que tirar o de leite que esta sangrando e doendo, e sendo posicionado para frente, acredito que o espaço esta se fechando… o que a Dra me indica, abro espaço para os dois e coloco implantes ou fecho e faço a remodelagem dos caninos para incisivos?
    Obrigada.

    • Ana, se você tiver condições de colocar implantes – e estiver disposta a esperar pelo término do tratamento ortodôntico pra isso – o resultado estético é melhor. Mas fechar os espaços e transformar caninos em laterais também é uma solução boa.

      • Muito Obrigada Dra., na verdade meu dentista esta vendo para no término do tratamento colocar uma prótese fixa desgastando dois dentes próximos, mais acho que o custo pode ser bem alto, pode ser mais caro que implantes? Tenho um pouco de medo, ja soube de casos que não deram certo.

        • Dependendo do caso, pode ser mais caro sim. O implante é uma solução mais moderna e funcional, mas a ponte fixa também é uma opção.

  237. Olá, usei aparelho por 9 anos, quando tirei o aparelho fixo o dentista recomendou o aparelho removível para contenção, aí usei um ano direto, depois passei só pra noite. Depois uma noite sim uma não… Hoje tem 4 anos que parei de usar e os dentes entortaram um pouco. Posso voltar a usar o aparelho removível ? Ele serve mas não encaixa perfeito, mas só ir usando ele vai se encaixando direito, corre o risco de abalar os dentes ?
    Obrigada pela atenção.

    • Carol, se o aparelho entrar você pode usar sim, DESDE QUE ele entre sem um esforço muito grande, ou seja, fique apertado mas nem tanto.

  238. Então doutora, eu arranquei um dente na arcada inferior, o segundo molar, mas me disseram que eu não poderia mas coloca o aparelho porque o dente que falta é o que coloca o anel pra segurar o aparelho, sei la não entendi direito, isso é verdade ? Estou muito triste com isso, pois queria bastante ajeitar meus dentes que sinceramente precisam.

    • Não é verdade não, Kadigia. A falta de dentes não contraindica o uso de aparelho. Se houver necessidade de bandas (os “anéis metálicos”), elas serão colocadas em outros dentes. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

      • Doutora, olhe, a senhora mesmo disse em uma postagem que as bandas, que são os anéis metálicos, são encaixados nos primeiros molares, então pude entender que ele é colocado no segundo molar, que fica “entre” dois dentes, mas esse dente eu ja não tenho mais, como vai ser esse procedimento ? Então, o médico que fui consultar fez eu fazer os exames quando ainda tinha o segundo molar, eu fiz os exames mas eu ja tinha uma obturação mal feita, então tive que arrancar, pois estava sentindo muito dor, ele cobrou muito caro por um canal, então no dia decidiu arrancar, ele mesmo arrancou e depois disse que eu não podia mais colocar o aparelho por causa desse bendito dente arrancado, pois era onde o anel iria ficar, mas não sei se é verdade, então estou indo pedir uma segunda opinião com outro dentista, pois desde a primeira vez ele pareceu desinteressado com meu caso, mas só falta esse dente, não acredito que por causa desse não vou poder ajeitar meus dentes, o que a senhora acha ? Me dê uma resposta precisa, devo procura outro médico mesmo ?

        • Continuo afirmando: a falta de qualquer dente (independentemente se ele receberia banda ou não) não é motivo ou razão que impeça um tratamento ortodôntico. Se você quiser procurar outro dentista pra opinar, é um direito seu.

  239. Olá Dra. boa tarde !
    Tenho uma dúvida… Fui em um dentista que não foi bem intencionado e acabou colocando um material de péssima qualidade em uma obturação… Com o passar do tempo meu dente quebrou e infelizmente eu tive que retira-lo.
    Meu dentista (outro dentista) me deu a opção de colocar um implante de dente ou de colocar aparelho para puxar o dente do siso. Gostaria de sabe se é possível puxar o dente do siso ou se realmente este é um dente que nasce pobre ?

    Muito obrigada desde já.

    • Draaaaaaa. pelo o que estava lendo no seu blog, existe a possibilidade de perder a parte óssea dos dentes ?? O dente que eu extraí seria o penultimo dente, depois já é o siso.

      Ah! E nunca precisei usar aparelho, pois sempre tive uma mordida certinha. E faz um ano que extrai esse dente e percebo que os dentes de cima deram uma leve entortada.

      AIIIII MEU DEUS >.<
      Já estou com medo !! …

      E parabéns pelo blog !! ((:

      • É verdade, Verônica. O osso alveolar serve pra “segurar” os dentes. Quando se perde um dente e não se usa nenhum tipo de prótese ou implante, a tendência é do osso da região diminuir.

    • Dá pra “puxar” o siso sim, Verônica, como qualquer outro dente. Se o dentista já avaliou e julgou que no seu caso dá, deve dar. ;)

  240. Tenho ausência dos dentes de trás no lado direito embaixo, teria possibilidade de ainda assim usar o aparelho em cima e embaixo da arcária dentária?

    • Sim, Eveline. A falta de dentes não contraindica o uso de aparelho ortodôntico. É questão de avaliar.

  241. Ana Tokus, meus dois incisivos laterais superiores não nasceram, porem, no lado esquerdo permaneceu no lugar um dente de leite, ja no lado direito o canino que esta ocupando o lugar, gostaria de saber se ha algum método que durante o tratamento ortodontico essa falha não fique exposta, evitando que no decorrer do tratamento haja algum constrangimento.

    • Depende da movimentação dentária que seu dentista pretende fazer, Bruno. Os espaços serão apenas fechados ou você pretende fazer implantes?

  242. Olá, Dra. Ana! ^^’
    Não tenho o primeiro molar inferior, extrai um ano atrás + ou -. Estou usando aparelho. Meu dentista disse que era possível puxar o segundo molar pra fechar o espaço, pois tem osso suficiente, com a ajuda de um mini-implante. Minhas dúvidas são: quanto tempo em média duraria essa movimentação? Ou seria melhor partir para um implante no final do tratamento ortodontico?
    Agradecida :*

    • Daniely, isso varia de pessoa pra pessoa. Se seu dentista julga ser possível o fechamento do espaço do seu dente perdido, isso deverá ser feito, obviamente, até o término do tratamento ortodôntico, o que em média leva uns 2 anos. Claro que o fechamento deve acontecer um pouco antes disso e, com o uso de mini-implante, a movimentação deve ser mais rápida. Eu acho que 1 ano é um prazo razoável, mas lembro que isso é apenas uma previsão – e feita por mim, que não examinei você -, pode ser mais, pode ser menos. A melhor pessoa pra lhe dar um prazo médio pra isso é o seu dentista. Converse com ele.

  243. Ola, meu nome é Lucas, meu caso é diferente, eu tenho todos os dentes .-. mas nasci com um incisivo lateral esquerdo para “dentro” da boca, um pouco mais para dentro, minha dentista falou que o incisivo lateral esquerdo nao vai ter espaço, entao ela esta juntando meus dentes, ela me disse se der certo de juntar os dentes ela vai retirar o incisivo lateral esquerdo. Mas eu tenho medo, porque meus dentes n vao ficar com uma aparência estranha? Faltando um incisivo lateral esquerdo? Porque vou ficar com 3 incisivos apenas… desde ja obg.

    • Lucas, seu incisivo lateral “mais pra dentro” é de cima ou de baixo? Se for de baixo ok, é comum, dependendo do perfil do paciente, a extração de 1 incisivo inferior pra se ganhar espaço para o alinhamento dos demais dentes. Não fica estranho, não. Já se for um dente superior, pode ficar BEM estranho. Aí o dente escolhido para a extração poderia ser outro, como um pré-molar.

      • É o de cima, tenho q conversar com a minha dentista mesmo entao :( .Vai ficar muito estranho. Muito obrigado.

  244. Eu tenho dentes abertos na frente, eu preciso usar aparelho ? Tenho dez anos, qual e a idade certa para usar aparelho?

    • Leticia, o ideal é aguardar todos os seus dentes permanentes nascerem pra usar aparelho… e isso é logo logo, com uns 12 ou 13 anos. Talvez esse espaço que você tem entre os dentes se feche sozinho até lá.

  245. Ana, queria saber o seguinte: onde faço meu tratamento ortodontico a colocação do aparelho é grátis, mas uso uma prótese d apenas um dente e quero colocar um pivô junto ao braquete no lugar da prótese, meu dentista disse que vai fazer isso. É possivel que a clínica queira cobrar por esse pivô ???

    • É possível sim, Bruninho. Depende do que você e seu dentista combinarem a respeito.

  246. Meus dentes sisos nasceram corretamente. Mesmo assim pode prejudicar na colocação do aparelho ? Ou ele é utilizado tbm no tratamento ?

    • Jadson, os sisos geralmente não entram no tratamento ortodôntico. Se eles nasceram corretamente e não há intenção de “puxar” seus outros dentes para trás, em princípio não há necessidade de extraí-los.

  247. Bom dia!
    Eu coloquei aparelho somente por causa dos dentes inferiores, quando o dentista colocou no superior nunca fez nada, porque disse que tinha colocado em cima só por causa das ligas, acabou que eu nem precisei usar as ligas, agora vou tirar o aparelho em agosto e o dentista falou para eu usar o móvel na parte superior, questionei com ele já que não fez nada nos dentes superiores, do mesmo jeito que estava os dentes superiores eles continuam, nada foi feito nos dentes, concordo plenamente que tenho que usar a contenção nos dentes inferiores, mas não concordo em usar o aparelho móvel nos superiores, já que nada foi feito nos dentes superiores, tenho as fotos, os raios x e continuam do mesmo jeito, o que você pode me dizer sobre isso, lembrando que usei o aparelho só 8 meses, foi uma correção minima nos dentes inferiores.

    • Gizelia, se você não quiser usar a contenção superior, não use. Apenas tenha em mente que se seus dentes superiores “se mexerem”, você optou por isso. Mesmo que não tenha havido nenhuma grande movimentação dos seus dentes superiores durante o tratamento, eles se movimentaram sim, mesmo que só um pouco.

  248. Boa noite, eu tenho dois dentes muito ruins na boca, o segundo pre molar do lado esquerdo superior, e o primeiro molar do lado direito superior, ja tentei algumas vezes fazer canal mas por varios problemas não consegui, gostaria de saber se eu extrair os dois e puser aparelho, ha alguma chance de fechar os espaços? Obrigado! E parabens pelo blog.

    • Chance há, Erci. Mas é preciso verificar se isso é possível no seu caso, talvez a melhor solução seja fazer implantes em vez de tentar fechar os espaços. Procure um ortodontista pra avaliar.

  249. Boa noite!
    Eu tenho DTM, e gostaria de saber se colocar implantes pode dar algum problema?
    E quanto em média seria o valor de um implante?
    Muito obrigada!!

    • Não Barbara, uma coisa não interfere na outra. Pra ter noção de valores, é preciso procurar um dentista / implantodontista e fazer uma avaliação. Cada caso é um caso.

  250. Ola doutora, antes de tudo, parabéns pelo blog e por ser tão prestativa conosco. Tenho umas perguntas pra te fazer. A minha situação é a seguinte: Eu tenho mordida aberta e a parte superior da minha arcada dentária é bem mais a frente que a inferior, tanto que meu lábio superior é a frente do inferior, não são iguais. Eu estava com meu primeiro molar cariado e optei por extrai-lo, mas me arrependi pois deveria ter procurado a opinião de um especialista. Hoje estou com o espaço do dente que extrai do primeiro molar, mas um dentista falou que terei que extrair outro do outro lado para poder fechar a mordida, enquanto outro falou em fazer implante. Gostaria de saber se há problema em ter só um molar superior mas a mordida estar fechada ou se seria o caso de colocar um implante no molar e extrair um pré-molar de cada lado! Obrigada desde ja!

    • Natalia, já que você já extraiu um dente, se há necessidade de fazer a retração dos seus dentes anteriores (“puxá-los” pra trás), o melhor seria extrair 1 dente do outro lado e aproveitar o espaço já existente… mas isso EM TESE. Cada caso é um caso, e o molar é um dente mais largo que o pré-molar, que é o que geralmente se extrai em caso de falta de espaço ou necessidade de retração… poderia criar-se, aí, um desvio de linha média. Então, talvez, o ideal seja mesmo fazer um implante e extrair 1 pré de cada lado. Há várias formas de se fazer a mesma movimentação dentária, é preciso conciliar as necessidades do paciente com as condições do tratamento.

  251. Dra. Ana, o mini-implante tem que ser ativado no dia seguinte ou pode esperar alguns dias? É que vou fazer o procedimento, mas meu ortodontista estará viajando e só voltará uns 5 dias depois da colocação. Devo escolher outra data? Obrigada! :3

    • Pode esperar sim, Daniely. Não se preocupe quanto a isso, se a espera fosse um problema seu dentista mesmo recomendaria que você alterasse a data. :)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>