A Falta Que Um Dente Faz

Quando um dente dói, o primeiro ímpeto do paciente é querer arrancá-lo, o que é até compreensível. Extrair um dente, sem dúvida, resolve a dor que ele causa. Mas o que parece ser a solução de todos os males marca o início de um outro problema: o buraco que fica.

Quem dera a questão fosse apenas decidir se você vai usar uma prótese ou se vai ficar com o espaço vazio mesmo. A perda de um dente tem implicações sérias e envolve a boca toda: a sua mordida, os outros dentes, a sua gengiva e até os seus ossos! Gostaria que você assistisse o vídeo a seguir. Está em espanhol, mas eu fiz o favor 😉 de legendá-lo (basta clicar em CC no player que as legendas aparecem):


Ou assista aqui

Explicando melhor…

Os dentes servem para mastigar, e fazem isso indo de encontro uns aos outros. Quando falta um dente embaixo, por exemplo, a comida é pressionada pelo dente de cima sobre o espaço vazio. E o que tem lá? Gengiva, que pode acabar ferida. E quando machuca, o reflexo da pessoa é mastigar apenas do lado oposto, sobrecarregando e causando maior desgaste dentário daquele lado. É instintivo: se não dá de um lado, joga-se a comida para o outro.

Quando há um espaço vazio na boca, os dentes se comportam como se quisessem fechar esse espaço. Ou seja, os dentes logo ao lado se inclinam em direção ao buraco e o dente antagonista (o correspondente ao dente faltante na arcada contrária) “cresce”, buscando tocar em alguma coisa. Esse crescimento se chama extrusão, e faz com que a quantidade de osso que segura esse dente diminua.

A falta que um dente faz...

Em resumo: por causa de um dente faltante, todos os outros próximos a ele podem entortar!

Dentes tortos causam vários problemas. Deixam espaços onde a comida fica presa (o que aumenta a possibilidade de cáries), a escovação e o uso do fio dental ficam mais complicados (o que contribui para o aparecimento de gengivite e periodontite) e o osso, que tem como função básica segurar os dentes, vai sumindo na região da extração. Sabe o que isso significa? Se algum dia você for fazer um implante, certamente precisará de enxerto ósseo. Problemão.

Ainda: os contatos dentários que existiam antes do tal dente ser extraído são totalmente alterados pelo novo posicionamento dos outros elementos. Isso bagunça todo o equilíbrio da sua mordida, dá mais trabalho para os dentes que ficaram e pode levar, inclusive, a problemas gengivais e periodontais (recessões, perdas ósseas, dentes moles)… o que põe em risco a permanência dos demais dentes na boca.

Enfim… se você perdeu um dente ou “optou” por extraí-lo, tenha em vista os problemas que isso pode gerar. E pense seriamente em colocar uma prótese para substituí-lo. Os dentes que ficam agradecem. 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Periodontia, Prótese | Marcadores: ,

5 trackbacks

A Relação entre a Doença Periodontal e o Mal de Alzheimer | OdontoDivas
15 de abril de 2012 às 9:58 am
Por que os dentistas não gostam de arrancar dentes? | OdontoDivas
22 de maio de 2012 às 1:57 pm
Dentes são órgãos. Cuide bem dos seus! | OdontoDivas
5 de junho de 2012 às 11:06 am
AS CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DE 1 DENTE | Dentista
23 de outubro de 2013 às 9:01 am
Consequências da Perda de um Dente | Profissão Dentista
19 de novembro de 2013 às 12:42 pm

130

  1. Oi Dra.
    Venho passando por um problema não muito comum.
    Possuo uma ponte fixa nos 3 últimos dentes superiores.
    Estava tudo bem até que caiu um bloco, fui ao dentista pra refazer. Ele insistiu que eu deveria fazer canal pois ia dar problemas e etc. Resolvi fazer pelo método que isola o dente com um plástico, tipo balão de gás. Achei 1 palhaçada.
    Terminei o processo fechou o dente e no dia seguinte se iniciou terrível dor.
    Voltei lá, pela radiografia disse que o dente a frente que fiz o canal estava com bactérias de furca e retirou o dente molar. O de tração. Continuou a dor, eu desesperado deixei ela retirar o outro, ou seja, uma barbeiragem atrás da outra.
    Todos dentes retirados tinham canais tratados. Insisti pra retratar o canal feito com outro dentista, ele retratou mas condenou o dente da ponte fixa de cima, dizendo “este sim que tinha que ser retirado”.
    A dor continuou, eu fiquei sem meus dentes e a dentista ainda me levou mil reais.
    Em casa resolvi usar água oxigenada de 10 vol. Em cima da ponte fixa e em toda escovacao e a dor sumiu. Estou pesquisando outro profissional pra ver o que fazer já que perdi 2 dentes e estou com a ponte fixa condenada.
    Qual a sua opinião, doutora???

    • Alexandre, só com base no seu relato eu nem posso opinar. Eu teria que examinar você, pois não seu da real condição dos dentes com canal tratado e/ou extraídos. Dor logo após tratamento de canal acontece. Sobre o isolamento, não sei a razão de você ter achado uma “palhaçada”, porque a técnica manda usar isolamento absoluto em qualquer tratamento de canal, pra evitar a contaminação do interior do dente ao abri-lo. Que bom que sua dentista usou.

  2. Ola doutora, eu perdi 2 dentes da frente da parte superior, um eu extrai ha uns 20 anos, e o outro eu uso como base para uma ponte fixa, e a raiz dele esta bem danificada, qual o procedimento devo tomar para fazer um implante?

    • Luis, a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista pra verificar a necessidade de implante. Havendo necessidade, se esse dentista não for implantodontista, ele vai encaminhar você pra um. E aí você fará alguns exames pra planejar a cirurgia. Então, procure um dentista pra avaliar.

  3. Olá, bom dia. Doutora, minha mãe tem um pino no dente da frente, só que hoje ele quebrou. E ela teve que remover total, a dentista dela colocou uma prótese e tal, quero saber se minha mãe vai poder por outro pino no lugar de novo? Ou vai ter que ficar com a prótese pro resto da vida??

    • Thaynara, o que foi “removido total”? O pino ou a raiz do dente? Se foi o pino, provavelmente dá pra colocar outro. Se for a raiz do dente, será preciso usar prótese parcial ou implante para o resto da vida. Diga pra sua mãe conversar com a dentista sobre as possibilidades de tratamento no caso dela.

  4. Olá Doutora, uso aparelho fixo ha mais ou menos 2 anos (por mordida aberta e cruzada), estou quase terminando o tratamento. Extrai meus dois 1° molares inferiores ha uns 6 anos, e o aparelho não fechou o espaço, e não quero fazer implante, por ser muito caro. Quando eu tirar o aparelho os dentes vão entortar de novo, por causa desse espaço? Os 1° molares superiores podem descer?
    Desde já agradeço, muito bom o post.

    • Cristina, você não precisa fazer implantes, mas se não usar algum tipo de prótese, a tendência é os dentes ao lado espaço o invadirem. Os de cima vão descer, os do lado vão se inclinar. Você pode fazer uma ponte removível ou fixa.

  5. Boa noite!
    Tenho um pivô nos dois dentes da frente superiores desde os 18 anos! Hoje tenho 44 anos e pivô nunca deu problema, porém queria atualizar a estética…
    Fazendo RX, descobri que foi colocado pivô, sem fazer canal e até hoje (ha 21 anos) nunca deu problemas, nunca caiu etc…
    Tenho medo de mexer e a raiz não suportar!!
    O que faço?

    • Siomara, se não há pino (imagino que não haja, se não foi tratado o canal), seria só o caso de remover essa coroa e fazer outra. Não vejo razão pra “raiz não suportar”. Procure um dentista pra avaliar.

  6. Boa noite doutora, bem, eu extrai um molar da parte de baixo, como o dente de cima fica sem apoio isso pode ocasionar dor? E ele vai crescendo ou vai saindo do osso?? Pois comecei a sentir dor nesse dente! Ele tava com uma carie, mas eu obturei! Queria saber tb se isso ocorre pq o dente ta sem apoio ou pq vou precisar fazer canal? Obrigado.

    • Sim Otavio, como explico no texto e você pode ver no vídeo, essas coisas acontecem, sim. Por isso é preciso sempre usar algum tipo de prótese pra substituir o dente perdido.

  7. Olá, Dra.
    Como vai?
    Gostei muito da matéria. Contudo, fiquei com uma dúvida. Poderia me auxiliar?
    Perdi o segundo molar com 13 anos de idade, pois precisava fazer um canal que meu pai se negou a pagar. Hoje tenho 20 anos e minha arcada dentária está idêntica a do vídeo, meus dentes eram certinhos até essa extração. A unica diferença, que o siso do mesmo lado nasceu por completo.
    A dúvida que tenho é, seria possível usar aparelho para trazer o terceiro molar para ocupar o lugar do segundo e o siso do terceiro molar? Tendo em vista que não tenho este dente ha 7 anos, acredito que a substituição neste momento seria bem mais dificil do que essa movimentação, porém sou leiga neste assunto rs.
    Aguardo resposta e desde já agradeço.

  8. Entendi. Obrigada Ana. Ao meu ver eu tenho apenas dois / tres dentes que estao desalinhados… causando a mordida cruzada. O dentista também comentou que outra maneira seria a extraçao de dois dentes na parte superior, porém ele nao recomenda. Tenho 24 anos e a mordida nunca me incomodou. Você acha que se eu interromper o tratamento, vou ter algum problema no futuro? Obrigada mais uma vez.

    • Não dá pra afirmar isso. Se você quiser interromper o tratamento, é um direito seu.

  9. Oi Ana, eu tenho mordida cruzada e meu dentista optou por colocar o aparelho APM, porém quero tirar por nao conseguir me acostumar com ele. Existe outra maneira de arrumar a mordida sem ter que usar o APM? E há algum problema em nao arrumar a mordida? Sendo que nunca sofri nada por causa dela. Obrigada.

    • Luiza, existem inúmeras maneiras pra se “arrumar a mordida”, não depende do caso, não sei exatamente qual é o seu problema. Se você está usando o APM, é porque sua mandíbula deve estar pra trás, e o APM estimula que ela “cresça” e vá mais pra frente. Talvez a única solução pra você, fora esse tipo de aparelho, seja uma cirurgia ortognática, mas nem todo mundo está disposto a esse tipo de intervenção. Se você não corrigir sua mordida, ela vai ficar “errada”, mas você não é obrigada a corrigir… aí é só interromper o tratamento. Se algum dia essa incorreção vier a causar problemas, você pode tratar novamente.

  10. Doutora Ana, por favor me ajude. Estou em um tratamento ortodontico ha três anos. O meu dentista extraiu dois dentes meus, um primeiro pre molar do lado direito e do lado esquerdo um segundo pré molar. Até hj eu não consigo mastigar do lado em que foi arrancado o segundo pré molar. Eu só consigo mastigar de um lado, não bastasse isso agora começou a me aparecer estralos na mastigação, dor na mandíbula tipo no ligamento do osso com a mandíbula. Tenho a sensação de sorriso cruzado. Falei para o dentista e ele não me fala nada! Agora ele colocou uma borrachinha no dente canino superior com os dentes de baixo isso só do lado esquerdo. Confesso que estou frustrada, muito triste, pois não tenho muitas condições para procurar ajuda, não sei o que fazer! Por favor me da uma orientação, o que devo fazer? ?????? Aguardo retorno.

    • Alana, por que você não consegue mastigar do lado esquerdo? De qualquer forma, o fato de você estar há tanto tempo mastigando de um lado só pode ser a causa da dor e dos estalidos na articulação da mandíbula. O ideal é a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  11. Ana, tenho apenas 19 anos e por preguiça, juntamente com a procrastinação e medo de ir ao dentista, deixei minha saúde bucal praticamente de lado. Já se faz 3 anos que não busco ajuda de um especialista, mesmo tendo plano dentário. Agora vem o problema. Acabei perdendo dois dentes molares e quebrando um acidentalmente no meio… Tendo em vista a minha pouca idade, ainda é possível correr atrás do prejuízo? Um aparelho dentário, corrigiria os espaços dos dentes molares? O dente quebrado terá que ser feito uma coroa ou a resina resolve o problema? Percebo o quão ignorante e razinza eu fui… Uma simples higienização bucal teria me privado desses problemas… Acredito que isso não seja comum entre jovens da minha idade e é aí que fico muito preocupado… A autoestima cai e tento melhorar muito tarde.

    P.s: Muito provavelmente não terei condições de pagar uma coroa dentária. E meus dentes são tortos.

    Agora, o que mais importa é poder ter um sorriso decente.

    Desde já agradeço e parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Paulo, infelizmente não é comum que jovens como você tenham perdas dentárias precoces. Mas sim, é possível correr atrás do prejuízo. Quanto ao dente partido ao meio, é preciso verificar se a raiz dele foi comprometida, se foi, deve ser caso de extração. Se não foi, depende do tamanho do pedaço quebrado… se realmente foi ao meio, havendo 50 % de perda da coroa, seria caso, no mínimo, de bloco. Quanto aos dentes perdidos, fechar os espaços com aparelho é uma opção, mas depende do caso, nem sempre é possível. Sugiro que voc~e procure um ortoodntista pra avaliar. Mas não se preocupe, alguma solução sempre há.

  12. Olá, irá fazer três anos que extrai o primeiro molar e até agora não senti e nem percebi nenhum problema descrito no texto. Tá tudo certo até agora. Esses problemas gerados pela extração de dentes permanentes é generalizado ou existe excessões?

    • Lia, é a regra. Mas não acontece com algumas pessoas sortudas como você :) . Mas não acontece POR ENQUANTO, com a idade a tendência é isso tudo acontecer. Então, resolva agora, que tá “fácil”.

  13. Boa noite, Ana! Adorei o texto!!
    Tenho uma dúvida, meu dentista sugeriu para mim a colocação de um implante na parte inferior esquerda onde não nasceu o dente de siso, pois o siso superior futuramente irá cair, ja que não ocorre o toque com outro dente. Eu queria tirar o siso superior, mas ele disse que não recomenda extração do siso superior, está correto? Realmente a melhor alternativa é o implante?

    • Fabiana, o mais fácil e óbvio é extrair o siso. Não entendi o raciocínio do seu dentista, a não ser que eu desconheça alguma informação relevante sobre o caso.

  14. Perdi o primeiro molar e não sei se ele é permanente, ele é permanente??

    • Qual a sua idade, Ana? É o primeiro molar mesmo? Descreva a posição do dente pra mim, por favor.

  15. Dra. Boa tarde, então, minha filha extraiu um dente faz dois dias, ela tem 18 anos… Qual seria o melhor agora? E quanto tempo ela tem que esperar para um implante?

    • Geralmente se aguarda de 4 a 6 meses pra fazer o implante, José. Mas há a opção de ponte fixa ou removível, também.

    • Oi Ana,
      Preciso de ajuda, estou agoniada, sem saber que caminho seguir. Tenho 55 anos, sou da época que se mandava as crianças para o dentista para se extrair os dentes com carie, pois bem, faltam-me os elementos 35, 36, 45, 46 e 47. Em uma tomografia que fiz consta inclinação para mesial dos elementos 37, 38 e 48. Nunca senti falta desses dentes, até ha pouco tempo, tanto que não me preocupei com prótese, nunca usei. Há algum tempo comecei a sofrer, qdo converso parece que o som sai justamente onde se encontra a falta dos dentes, as pessoas não conseguem me entender, há quase dois anos, procurei um implantologista e ele me disse que conseguiria fazer os implantes sem necessidade de enxerto (achei estranho), sei que a gengiva esta fina como uma lamina, não falou nada de tratamento ortodontico (pelos dentes que se apinharam), enfim deixei p/ lá, só que as minhas sensações foram piorando, procurei um outro profissional agora no inicio do ano e ele pediu p/ começar pelo aparelho p/ abrir espaço p/ implante (falou em enxerto), e disse que faria um trabalho (umas molinhas) que poderiam engrossar um pouco a gengiva e talvez eu conseguisse de um enxerto menor ou poderia colocar menos pinos, coloquei o aparelho, não aguentei 04 meses, acho que esqueci o que sofria antes do aparelho e simplesmente na minha cabeça achava que estava sofrendo só por causa dele (minha boca murchou com a idade e a falta dos dentes, os braquetes eram muitos grossos, não sei se existem mais finos), no dia que tirei que maravilha, agora não aguento mais, parece que minha arcada dentaria inferior tem vida própria rs, acho que a mordida esta cruzada, os caninos estão certinho nos cantos dos labios, é um tormento, não consigo falar direito, às vezes uso pomada anestesica nos lábios, parece que a gengiva onde falta os dentes abaixa cada vez mais, os lábios raspando cada vez mais nos dentes, não sei se tem questão psicologica, e quando tento explicar essas sensações parece que ninguém nunca ouviu falar dessas sensações todas, isto esta me atrapalhando na vida profissional e social, e muito. Por favor, por onde começo? Desculpe por todo esse imenso relatório, enfim foi um desabafo, pois realmente da vergonha de conversar a respeito com pessoas leigas no assunto. Abraços.

      • Lucia, considerando o tempo passado desde que você extraiu esses dente, é 99% certa a necessidade de enxerto. Acredite, seu arco inferior tem vida própria, mesmo! A presença de espaços sem reabilitação protética “diz” aos outros dentes que eles são livres para invadirem esse espaço, e é isso mesmo que costuma acontecer. A falta de dentes prejudica a função mastigatória, a fala, a estética… tudo o que você descreve é real. Se você não tem intenção de fazer um tratamento ortodôntico antes dos implantes, então é questão de planejar junto ao implantodontista a melhor forma de compensar os dentes inclinados… talvez até fazer mais algumas extrações em prol da melhora do conjunto.

  16. Minha filha faz dois dias que extraiu um dente, o terceiro de tras para frente , o dentista disse que o outro dente vai ocupar o lugar, agora estou confuso, ela tem 18 anos.

    • José, se isso acontecer, vai ser pela inclinação do dente posterior em direção ao espaço que ficou. E isso não é desejável. Sua filha precisa de prótese ou de fechar esse espaço com aparelho, por exemplo. Procurem um ortodontista pra avaliar.

  17. Obrigado pelo artigo. Foi muito esclarecedor, estava com essa dúvida.

    • :)

  18. Olá, Ana.

    Estou com problemas com o segundo e o terceiro molar inferior.
    Meu caso é o seguinte, meu siso está nascendo, mas ele está muito próximo ao nervo e está completamente deitado. As chances de eu ficar com parestesia são enormes e estou assustado.
    Então um dentista me recomendou extrair o segundo molar e esperar o terceiro nascer um pouco para que ele possa extrair futuramente e então colocar um implante. Eu gostei da proposta, porém minha preocupação é sobre o tempo que vou ficar sem o segundo molar.
    Se eu ficar sem o dente durante uns 2 ou 3 anos, seria ruim? Traria problemas?

    Grato.

    • Thiago, por que extrair o segundo molar? Qual o problema com ele?

      • Oi, Ana.
        Desculpa, já resolvi o problema. Tomei coragem e vou tirar o dente siso normalmente.
        Sei que aqui não é o tópico ideal, mas se puder responder eu agradeço.
        – Eu tenho um dente (1° pré-molar) pouco torto e eu estou fazendo a famosa mordida cruzada. Ficou assim por causa do aparelho que usei. Mordida cruzada causa quais problemas?
        Thiago

        • Acho que faz mais sentido, também. :)

          Mordida cruzada significa que o dente de baixo está “mais pra fora” que o de cima. Quando a mordida cruzada é de um lado só, pode lecar a dores, problemas na articulação da mandíbula (ATM), etc.. Mas a pessoa pode ter mordida cruzada e absolutamente nenhum sintoma doloroso, também… cada pessoa sente de forma diferente, às vezes o organismo simplesmente se adapta a situação. No seu caso, me parece que apenas 1 dente está cruzado… dessa forma, o problema, provavelmente, não passa de estético (se é que isso incomoda você esteticamente).

  19. Boa noite, perdi todos os dentes inferiores do lado esquerdo, sinto que agora estou apertando meus dentes quando durmo, sinto até eles sensíveis. O que eu faço?

    • Wilson, procure um dentista pra avaliar. Pode ser algo passageiro, mas se você não usa nenhum tipo de prótese pode ter problemas.

  20. Olá doutora, muito bom seu post.
    Tenho uma pergunta (problema), realizei um tratamento de canal ha 1 ano e meio no 2º molar inferior, mas por meu plano não cobrir a coroa e por não ter na época o $$ para comprar, não coloquei, agora ha 2 dias o que restava do dente perdi totalmente (caiu) por estar muito enfraquecido, agora estou com o espaço onde ele fica totalmente aberto, gostaria de saber qual a melhor opção para tratar este problema, será que poderia ser um implante fixo? Só faz dois dias que perdi o dente, mas já estou com medo que os outros comecem a preencher este espaço, é muito grave esta questão doutora, o que me aconselha a fazer?

    • Thomas, se a raiz do seu dente estiver ainda viável e o tratamento de canal ok, agora é a hora de fazer a tal coroa. Compreendo a questão financeira, mas o que você poderia fazer é um pino e uma coroa de material mais barato (apenas resina, por exemplo) e, daqui a um tempo, quando puder, faz uma coroa de material mais nobre (metal, porcelana) sobre o mesmo pino. Isso resolveria o problema imediato e não seria tão caro. Converse com o seu dentista assim que der, quanto mais tempo com o dente assim, pior (em 30 dias com o canal exposto, por exemplo, já há indicação de retratamento de canal por causa da recontaminação do interior do dente).

  21. OLA BOA TARDE, O MEU CASO E O SEGUINTE, O MEU PRIMEIRO MOLAR NAO ESTA BOM, SERA NECESSARIO UMA COROA, MAS EU ESTAVA PENSANDO EM EXTRAIR, POIS TAMBEM VOU COLOCAR APARELHO, GOSTARIA DE SABER SE EU EXTRAIR ELE POSSO TER ALGUM PROBLEMA COM ISSO, MESMO USANDO APARELHO, DESDE JA AGRADEÇO E VOU FICAR NO AGUARDO.

    • Ueslei, se seu dente é viável ainda, o melhor é mantê-lo. Fechar o espaço com aparelho é uma opção, mas nem sempre é possível, depende do caso, e não é uma movimentação tão fácil ou tão rápida. Ainda, é preciso considerar que o primeiro molar é um dente importantíssimo na oclusão (mordida), então não é uma boa ideia extraí-lo. Enfim: se fosse o MEU primeiro molar, eu manteria. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  22. Ola, perdi o meu segundo molar numa extração, pois ele estava muito deteriorado, a minha dentista tirou a panorâmica e falou que vai puxar o siso, mas tem algum problema eu ficar sem este dente até o siso nascer, estou preocupado pois estou usando aparelho e tenho medo do tratamento ser em vão.

    • Não vejo razão pra seu tratamento ser em vão, Luiz… basta que o siso nasça pra que ele seja, então, “puxado” para o lugar do segundo molar (o que não é uma movimentação tão rápida e simples, mas que, se sua dentista julga possível no seu caso, ok). Sem problema ficar sem o segundo molar até lá, isso vai até facilitar o nascimento do siso, já que haverá espaço de sobra.

  23. Olá Ana!
    Ana, uso aparelho devido a um canino que não nasceu, porém ele existe… Para alinhamento dos dentes, eles estão sendo pressionados para direta, porém um dos dentes da frente está torto, e o do lado fica volumoso, na hora que falo a língua bate nele… Com o tratamento vai melhorar, estou preocupada com o procedimento, meu dentista falou que é normal… Mas estou preocupada! Você pode me ajudar? Obrigada…

    • Vai melhorar sim, Eliane. Durante o tratamento ortodôntico às vezes parece que os dentes ficam mais tortos do que no começo, mas é assim mesmo, isso tudo será corrigido até a remoção do aparelho.

  24. Dra.,

    Tenho um problema dentario meu confuso, faltou dois dentes na parte inferior e tenho bruxismo, preciso usar a placa, porem meus dentes na parte de baixo ja estao bem pra dentro (murcha), gostaria de saber se eu optasse por uma protese total a minha boca voltaria ao normal e minha boca melhorava o aspecto ja que preciso de dois implantes e mais a placa… Aguardo uma opinião.

    • Sim Fania, uma prótese total poderia resolver o que incomoda você. Mas se você tem a falta de apenas 2 dentes, não acho que seja a solução mais adequada. Você precisa de reabilitação bucal, um bom planejamento de prótese, mas não acho que seja o caso de extrair todos os seus dentes e colocar dentadura. Sugiro que você procure um dentista especialista em prótese e faça uma avaliação.

  25. Bom dia Dra. Ana, fiz tratamento de canal no ultimo dente, lado esquerdo superior, e como o dente estava bem danificado o dentista restaurou ao redor do que sobrou, porem começou a me incomodar, nao o dente em si, mas a gengiva no meio… fui no dentista e ele refez, deixando um espaço maior para poder limpar com o fio e nao entrar residuos na gengiva, porem sempre que me alimento entram grandes residuos e ao limpar com o fio saem, mas sempre machuca a gengiva e sangra… sendo que fica latejando, neste caso, afetaria algo retirar este dente? Obrigada.

    • Elis, se der pra manter a raiz do dente, que já tem canal tratado, e fazer pino + coroa, melhor. Assim recupera-se a estética, a função e a sua gengiva vai parar de incomodar, já que a causa é a impactação da comida no local. Se você remover o dente, vai ter que substituí-lo com algum tipo de prótese, pra evitar todos os problemas que descrevo no texto (e no vídeo).

  26. Olá Dra. O mesmo dente do vídeo que caiu é o meu, só que na parte superior.
    Eu estou com um dente meio troncho, será que o de baixo vai subir mais um pouco igual no vídeo (foi o de cima que desceu no vídeo) ? Queria saber o processo que tem que fazer para arrumar a minha boca, a dentista disse “vai doer um pouco quando este for nascer, tem que tirar a raiz” e até agora eu não tirei. Como ele é um molar, n sei se vai nascer mesmo outro no lugar.
    Tenho alguns dentes com uns pontinhos verdes, e não sei o que é. Tenho 13 anos. Gostei muito do seu site :)

    • Alan, sim, o dente de baixo pode “subir”, embora seja mais comum o contrário, que na falta de um dente inferior, o correspondente de cima “desça”. Aos 13 anos, imagino que esse espaço que você tem seja temporário e que logo nascerá um dente permanente no local… então não haveria o que “arrumar” na sua boca… mas sugiro que você peça a um responsável pra acompanhá-lo ao dentista pra avaliar e ver se é isso mesmo. Os pontinhos verdes podem ser cárie ou tártaro… o dentista vai esclarecer e tratar de acordo, dependendo do que for.

  27. Dra. utilizei aparelho durante 4 anos, depois desisti de permanecer nessa clinica, pq tive um abscesso, fiz o canal, porem o dente nao estava cariado e tive q extrair um 2o molar do lado direito, pois ja tinha um canal feito. Enfim… estou com medo pq terei que extrair um dente que é bem proximo ao canino esquerdo, estou com medo do canino amolecer, pq o outro esta puxando para frente… e o pior, o canino esta com reabsorcao externa. Tenho apenas 21 anos, mt nova para ter tantos problemas dentarios, help!

    • Ana, o canino não vai amolecer por causa da extração do dente ao lado… mas se ele está com reabsorção externa, é bom verificar a causa junto ao dentista e se essa reabsorção está estabilizada ou ativa.

  28. Olá Dra. A minha dúvida é:
    Faz 2 meses que extrai 2 dentes… quanto tempo depois de extrai-los preciso me preocupar com implantes? Para que os dentes vizinhos não entortem. Obrigada!!!!!!

    • Mayara, nenhum prazo é seguro, nesse caso. Os dentes vizinhos podem invadir o espaço do dente extraído já em seguida. Mas isso não quer dizer que você tem que fazer os implantes imediatamente, o importante é usar algum tipo de mantenedor de espaço, como uma prótese removível provisória, por exemplo, o que devolveria a função da sua mastigação e também protegeria a gengiva do impacto da mastigação.

  29. Dra. Ana Tokus,
    Parabéns pela sua espontaneidade e atenção dispensada nas dúvidas. Estou fazendo um tratamento de canal no ultimo dente inferior do lado esquerdo. Porém a dentista fez algo errado e dói demais. Gostaria de saber se posso extrair esse dente, uma vez que é o ultimo do lado direito inferior e não afetaria muito os outros. Outra dúvida, ja tenho outros 2 canais em outros dentes e me disseram que não é recomendado ter muitos canais na boca, pois são fonte de possiveis contaminaçoes de bacterias com o tempo, mesmo sendo feito por bons profissionais. Existe um médico alemão que diz que é melhor arrancar os dentes com canais para evitar contaminaçoes e até cancer, do que ficar com eles. Minha dúvida, posso arrancar somente este dente que mencionei acima sem maiores prejuizos?

    • Carlos, como você deve ter lido no post e visto no vídeo, eu não aconselho a extração de um dente viável. Dentes com canal BEM tratado não são fontes de contaminação, são dentes saudáveis. Essa “teoria” se apoia na vida e obra de um dentista chamado Weston Price (1870-1948) que defendia a “Odontologia Holística”. Os experimentos de Price são superficiais e sem método científico algum. O tratamento de canal não causa infecção, ele remove uma infecção pré-existente. E em caso de insucesso na remoção da infecção, ainda assim não foi o tratamento de canal que causou a infecção. Eu acho que os médicos que estão sugerindo a extração de dentes com canais bem tratados deveriam se manter no âmbito de atuação deles, e deveriam, claro, pagar pelas próteses que os pacientes vão precisar.

  30. Dra, meus dentes da frente estao moles, tantos os de cima como os de baixo, so que agora estao tao moles q dificulta o mastigar, nao to em condiçoes de ir em um dentista agora e nao quero ficar sem dentes, to perdida e nao sei o q fazer, me ajude!!

    • Francisca, se o problema é financeiro, eu até compreendo… mas isso não muda a realidade: se você não procurar um dentista logo, pode perder esses dentes, sim. Procure uma faculdade de Odontologia, uma Unidade de Saúde, o que for, mas vá logo ao dentista.

  31. Olá Dra.
    Bom, extraí dois dentes na parte inferior (os primeiros molares de cada lado), tendo em vista que os segundos molares estão lá, e mais os terceiros, o terceiro molar do lado direito ainda está erupcionando. Enfim. Há a possibilidade de usar aparelho ortodontico a fim de preencher estes espaços?!
    Desde já agradeço atenção!

  32. Olá doutora, gostaria de uma orientação. Meu segundo molar superior, aquele que fica ao lado do dente do siso, quebrou totalmente, só ficou um pedacinho de dente, o dentista já restaurou várias vezes e a última restauração não durou nem dois meses, gostaria de retirá-lo, porque ele não aguenta mais restauração, teria algum problema eu ficar sem? Não tenho o dente do siso que fica ao lado dele. Obrigada!

    • Gi, problema tem… você assistiu o vídeo do post? Pela sua descrição não acho que seja caso pra extração, se pelo menos a raiz do seu dente estiver viável, dá pra tratar canal, colocar pino e coroa.

      • É que o dentista disse que não dá para fazer nem coroa e nem implante , porque a gengiva é curta.

        • Imagino, então, que haja pouca espessura óssea pra um implante e pouco espaço pra uma coroa com pino. Seu dentista sugeriu o quê, então?

  33. Boa noite! Se o dente a ser retirado foi o ciso, acontece a mesma coisa? Sempre achei que o ciso fosse um dente que está “sobrando” então a retirada dele não iria interferir tanto nos outros dentes.

    • Jéssica, aí é um pouco diferente. O siso é o último dente do arco, então ele não deixa espaços ENTRE os dentes. Mas a extração de um siso pode obrigar a extração do siso correspondente a ele no arco oposto, pois este pode “caminhar” em direção ao espaço da extração. Por exemplo, se um siso inferior é extraído, pode acontecer do siso superior “descer”. Mas a necessidade de extração depende sempre da avaliação do dentista.

  34. Olá! O meu dentista desgastou o meu dente e colocou um dente de porcelana, só que o dente ficou fino e quebrou, e agora? Será que o dentista consegue colocar um pino metálico e fazer um novo dente de porcelana? No aguardo, abraço!

    • Tiago, quebrou o seu dente ou a prótese de porcelana? Se foi o seu dente e a fratura não tiver comprometido a raiz, sim, seria possível confeccionar um pino e uma nova coroa a ser fixada nele.

  35. Olá Dra. Ana, eu perdi 2 dentes molares, eu queria muito colocar a prótese móvel, mas sendo q um dos dentes ja desceu, o que devo fazer ? Ah, gostei muito das suas redes sociais, curti todas :)

    • Juci, em princípio, ainda dá pra fazer a prótese, mesmo que o dente tenha “descido”. Procure um dentista pra avaliar. E obrigada por curtir as redes sociais do blog. :)

  36. Ó as ideia do cara kkkkkkkkkkkkkkk

    • Que cara? Que ideias?

  37. Fiz um canal no terceiro molar, não tenho problemas na mastigação, mais pratico futsal com alguma frequência, é recomendado no meu caso um protetor bucal? Já que existe a possibilidade de contatos mais fortes ou boladas na região da boca?

    • Ademar, o protetor bucal pra quem pratica esportes de contato ou com bola é SEMPRE uma boa ideia. Mas o fato de você ter feito canal no terceiro molar não é uma razão, em si, pra usar um protetor bucal.

  38. Quando os dentes chegarem desse jeito que ta no vídeo tem jeito de resolver, tem solução????

    • Pode ser que sim, mas pode ser que não, Claudio. Se der pra tratar, é uma ação conjunta de periodontista, ortodontista, etc.. É bem menos complicado não deixar chegar nesse ponto.

  39. Brigado Dra. Hein dra., quanto tempo demora pro dente ficar desse jeito que ta no vídeo??

    • Depende da pessoa, Claudio. Alguns meses, provavelmente.

  40. Meus dentes de baixo precisam de espaço, ia cobrir esse espaço do dente que eu extrai mas eu acho que vai ficar ruim minha mastigação, porque o pré-molar vai entrar no lugar dele (primeiro molar), o implante aki custa entre 1500 a 2000! E isso!!

    • Procure um dentista (ortodontista e/ou implantodontista) pra avaliar, Claudio. Ele vai aconselhar você sobre as alternativas de tratamento.

  41. Olá dra., tenho 17 anos e tive que extrair o primeiro molar inferior direito, eu quero que vc me de uma opinião, fecha esse espaço com aparelho fixo ou implante ???

    • Claudio, as duas possibilidades existem. Com implante certamente fecha, já com aparelho é preciso avaliar se é possível no seu caso. E mesmo se for possível, é uma movimentação dentária que pode demorar bastante.

  42. Olá dra., tenho um dente pra obturar, é o molar esquerdo… qual o material de melhor aparência e melhor durabilidade pra se fazer essa obturação? Abraço… Bjos…

    • Depende, Sam. É uma restauração pequena ou foi perdido muito tecido dentário? Se for relativamente pequena, a restauração direta com resina composta tem boa durabilidade e estática. Já se for uma restauração grande, o ideal seria uma restauração indireta, ou seja, o dentista molda seu dente e manda fazer uma pecinha (onlay) no laboratório de prótese, depois cimenta essa pecinha no seu dente. Essa peça pode ser de resina ou de porcelana. Mais sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html

  43. Bom dia!! Não sei se devo considerar meu problema como grave… mas acontece que preciso fazer um canal no ultimo dente de cima do lado esquerdo, mas agora estou sem total condição financeira, e estou sentindo muitas dores. Pensando em arranca-lo. E queria saber se traria muitas complicações esse dente faltando?? Considerando que tenho todos os outros dentes no lugar. Desde já, obg!!

    • Mariana, se o último dente em questão for o siso, creio que o melhor é extrair, mesmo. Se for o segundo molar, as consequências estéticas e funcionais são poucas… é uma questão de avaliar a relação custo-benefício. O problema maior é se o dente inferior extruir (“andar”) em direção ao espaço vago do superior… mas isso é mais incomum em se tratando de dentes inferiores, geralmente o maior risco é do superior extruir pela falta do inferior. Enfim: converse com o seu dentista e decidam juntos qual a melhor solução.

  44. BOA NOITE, HA VINTE E CINCO ANOS POR UM ERRO MEDICO TIVE A EXTRAÇÃO DE DOIS DENTES DA PARTE INFERIOR DA BOCA, MEUS DENTES QUE ESTÃO EM VOLTA ESTÃO DEITANDO, VOU PROCURAR UM DENTISTA MAS QUERIA SUA OPINIÃO, PARA PREENCHER O VAZIO DE UMA VEZ E PARA SEMPRE.
    OBRIGADO (UM DENTE DE CADA LADO).

    • Cristiano, como são só 2 dentes, o ideal é fazer 2 implantes + coroas sobre implantes. Próteses fixas exigiriam desgaste de outros dentes e uma prótese removível, embora a opção mais barata, não traria o mesmo resultado estético e funcional.

  45. TENHO MEDO DE ANESTESIA, O QUE FAÇO?

    • Paty, ficar ansiosa a respeito da anestesia é algo bem comum. Mas é preciso pensar que a anestesia é justamente o que tira a possibilidade de dor durante o atendimento, então ela, embora, sim, possa ser um pouco incômoda, é para o seu bem. Tem um texto que fala mais especificamente sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2010/09/cqdm-02-anestesia-agulha-do-dentista.html

  46. BOA TARDE?
    NÃO SEI O Q FAZER, POIS USEI APARELHO ORTODONTICO 4 ANOS E MEIO, O DENTISTA PEDIU P EU EXTRAIR 2 DENTES P ABRIR ESPAÇO, SÓ QUE DURANTE O TRATAMENTO ESSE ESPAÇO FOI PREENCHIDO, MAS LOGO DEPOIS DO TERMINO DO TRATAMENTO ABRIU UM ESPAÇO DE NOVO. PIOR, VOLTEI LÁ ELE FALOU Q NÃO TINHA MAIS O Q FAZER. JÁ FIZ VARIAS AVALIACÕES E TODOS DIZEM Q NÃO TEM ESPAÇO P POR IMPLANTE E NÃO TEM COMO COLOCAR APARELHO DE NOVO, POIS A MINHA GENGIVA ESTA MUITO BAIXA E UM DESGASTE NOS OSSOS, ME SINTO MUITO MAL, E CADA DIA Q PASSA O ESPAÇO FICA MAIOR E OS DENTES JÁ ESTÃO BEM TORTOS…

    • Edina, me parece que você tem um problema periodontal (na gengiva e no osso) ativo. Isso realmente impede o uso de aparelho e explica esses espaços que estão abrindo. Sugiro que você procure um periodontista pra tratar e controlar o problema, só depois disso é que você poderá colocar aparelho novamente pra fechar os espaços que abriram.

  47. Doutora, boa noite, isto é só um desabafo, tenho um filho com 35 anos que sofre com esquizofrenia e por descuido meu, remédios, internações, perdeu todos os dentes superiores, menos um, como os de baixo estão bons levei ao dentista que recomendou a extração para colocação de uma dentadura na parte superior, mas pasme, minha filha, minha esposa e ele são contra a extração do bendito dente, expliquei sobre a mastigação os perigos de se engolir tudo inteiro, mas nada adianta, estou indo à psicóloga para poder conviver com tamanha insensatez. Obrigado.

    • Realmente, Ney… não faz sentido manter 1 dente só, já que ele sozinho não tem função alguma, nem sequer é capas de reter uma prótese. A solução mais óbvia é a extração e a instalação de uma prótese total. Se eu puder ajudar de alguma forma, fico à disposição. medodedentista@gmail.com

  48. Olá, Ana!
    Há muitos anos extrai um dente inferior. Então, de trás para frente, tenho o ciso, mais um dente, e não tenho o terceiro. Estou com a seguinte duvida: vou usar aparelho ortodontico e não sei se extraio o ciso, endireito o dente que esta logo ao lado dele e depois faço um implante ou se, ao invés disso tudo, endireito os dois dentes, inclusive o ciso para fechar o buraco do dente falante. Meu dentista me deu essas duas possibilidades. Mas estou em duvida. Qual sua opinião sobre isso? Pode me ajudar?

    • Marina, se as duas coisas são possíveis no seu caso, eu acho que, se der pra evitar o implante, melhor. Mas certamente, sem o implante, o tratamento ortodôntico será mais longo. Portanto, depende da sua motivação.

  49. Eu perdi dois dentes da frente e um ta so a metade, e os dentes de tras esta so os pedaços, pode entortar a face e causa dor no nariz? Estou muito fraco e doente, como que faço pra tratar dos dentes… obrigado por voces fazerem um otimo trabalho.

    • Danilo, dependendo da infecção, você pode sentir dor em outras partes do corpo, sim (o nariz, por exemplo). Se você já está debilitado, é mais importante ainda tratar os dentes. Qual a sua dificuldade pra tratar os dentes (deslocamento, $$$)? Procure um dentista pra avaliar.

      • Amanha vou na policlinica aqui da minha cidade pra fazer uma triagem… um pouco de medo, nao sei, quando sento na cadeira e fico calado parece estar tranquilo, mas fico me sentindo mal, nao sei por que, mas agora a dificuldades sao muitas. Obrigado.

        • Procure ficar tranquilo, Danilo. Pense que, por agora, será só a triagem. Aí sim você vai ter ideia de que tratamentos precisa, e aí é outra fase. Não adianta se preocupar antes da hora.

  50. Assisti o video acima e vi que meus dentes sao bem igualzinhos aos do video, bem tortos pra frente por falta de outros dentes (molares) da parte inferior de minha boca. Se eu colocar aparelho ortodontico, consigo arruma-los??

    • Adriana, em princípio, consegue sim! É possível colocar um dente “para dentro da gengiva” com o uso de aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  51. Oi, tenho 24 anos e recentemente passei por uma extração dentária, o terceiro dente depois do canino, estou muito triste pq esse dente está fazendo falta, meu sorriso já não é mais o mesmo, o que eu posso fazer? Nesse caso fui obrigada a arrancar, pois não tinha mais solução, pois estava com um abscesso e muito quebrado e não tinha mais jeito, sabe como é depender dos órgão públicos né?! Tanta espera, manda pra cá, manda pra lá, faz isso, toma isso e nada adiantou, demoraram tanto que acabei perdendo, ganho muito pouco, e não da pra fazer tratamento particular, mas faço o que posso, quando sobra um dinheirinho guardo para poder ver um dentista pra ver o que ele diz, mas sua opinião será muito importante. Moro no Ceará sabe como é né?! Abraços e espero que me ajude.

    • Nayara, por uma questão estética e funcional é importante que você substitua o dente perdido. A forma mais “em conta” de se fazer isso é a prótese removível. Você pode usá-la até que tenha recursos pra fazer uma prótese fixa ou um implante, tratamentos que você pode fazer numa faculdade de Odontologia, por exemplo, sem custo (ou a custo baixíssimo). Veja esse texto, acho que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  52. Dra. eu não tenho os dentes de tras, do lado direito tenho o canino, uma falha, e so mais um dente, do esquerdo, depois do canino, tenho mais 1 pra tras, nada na parte superior. Na inferior do lado direito falta os 3 ultimos dentes, do lado esquerdo tenho uma falha e falta o siso, gostaria de saber se tem como colocar aparelho para fazer implantes! Grata.

  53. Extrai o segundo molar superior e estava pensando em usar aparelho, tem como meu siso (ainda não nasceu) com o uso do aparelho ficar no lugar desse dente extraído?

    • Sim Caroline, essa é uma possibilidade. Se no seu caso específico isso é possível, depende da avaliação do seu dentista.

  54. Obrigada Dra. Ana Tokus por ter respondido a pergunta acima, tem mais uma duvida. Além do medo do dentista rsrrs, esteticamente meus dentes são bonitos, uma pequena separação… somente os ultimos que deitaram pela falta do dente nos dois lados, tem uma outra solução ou somente o aparelho? E como é um em cada lado tem outra solução sem ser o implante, pq eu tenho pavor de dentista, imagine colocar o implante, ate o aparelho tenho medo.
    Fique com Deus, obrigada por dividir essas informações conosco, assim é feito profissionais de Luz, seres humanos…

    • Por nada, Lucia. :)

      Para desinclinar esses dentes, só com aparelho mesmo. Mas após desinclinados, é possível colocar um ponte fixa, apoiando essa prótese nos dentes do lado. O implante é uma solução mais funcional, mas a ponte fixa (e até uma removível, por que não) também é uma solução válida.

  55. Boa Tarde!!!
    Bom, tenho 2 faltas de dentes em cima, um em cada lado, sendo o penultimo de cada lado, e ja fazem 25 anos e o dentista disse que tenho que colocar aparelho para abrir espaço pq o ultimo dente deitou e fechou o espaço, e depois do aparelho tenho que fazer o implante se não volta de novo… e o tempo do aparelho é mais ou menos 1 ano, tenho muito medo se eu ficar assim sem o tratamento corro algum risco?

    Desde ja grata!

    • Lucia, o problema de não colocar uma prótese quando se perde um ou mais dentes é que os outros dentes tentam invadir o espaço livre, e isso causa uma série de problemas que colocam os outros dentes em risco. Porém, você diz que faz 25 anos que sua boca está assim. Como dentista, é minha obrigação alertá-la quanto aos riscos dessa condição, mas não há certeza que você terá problemas mais sérios. Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

  56. Bom dia! Pôxa como é terrível esse medo de ir ao dentista. Por exemplo, eu: cuido do corpo em academia sou bem alto e em forma “me cuido”, Casado, 44 anos, dois filhos, sou advogado, e tenho um grande problema dentário, tinha um “pino”(onde encaixa o dente) na frente, soltou um dia e fui colocá-lo, consequência, quebrou a raiz e com o passar desses tres anos foi abrindo, e hoje está horrível cabe uns dois dentes no local(vizinho as caninos), não consigo falar por não me sentir bem, não tenho mais interesse em trabalhar! o que construí fui gastando para manter a casa e os filhos, e pior, não encontro uma saída! Que trauma de tratamento dentário eu me encontro!!!
    Obrigado e um afetuoso abraço.

    • Ricardo, por ser um dente só creio que a solução não será nem tão cara nem tão complicada. E sendo um dente anterior, a questão estética é afetada de forma drástica! Você já procurou uma opinião profissional? Em caso de perdas unitárias, as soluções mais comuns costumam ser a prótese fixa ou o implante, e ambos devolveriam sua estética, função e, principalmente, autoestima. Procure um dentista!

  57. Perdi um dente, a quase um ano atrás e mesmo depois de tratar o canal, ele rachou, e então o dentista teve que extraí-lo. Porém, ao fazer uma tomografia para implante, meu dentista disse-me que eu tenho pouco osso para implantar (algo tipo 5 mm). Me recomendou outro dentista, que também falou que eu teria que fazer encherto osseo. Não sei que faço. Depois que assisti o video fiquei preocupado. Obrigado.

    • Ronaldo, se sua intenção é fechar esse espaço com implante e 2 dentistas concordam com a necessidade de enxerto, me parece que é o que tem ser feito. De qualquer forma, existem outras possibilidades protéticas também, como uma ponte fixa ou removível. É claro que o implante, no caso da perda de 1 dente só, é a solução mais completa, mas todas as 3 são legítimas.

      • Obrigado pela resposta, mas me falaram que a ponte estraga os dentes anteriores e posteriores, isto é verdade?

        • Não é que “estrague”, mas a ponte fixa precisa se apoiar nos dentes ao lado do espaço deixado pelo dente extraído e, para isso, são necessários alguns desgastes nesses dentes.

          • Mais uma vez agradeço a resposta. Uma boa semana.

  58. Adorei as orientações, mas estou assustada estou em plena situação de extrair 7 dentes superiores que me restam, sendo franca por puro medo. Aos 20 anos tive um trauma terrivel! Me arrancaram um dente na marra por causa de um problema de articulação. Desde então, eu so ia ao dentista gritando de dor, resultado ainda faltam 7 dentes p/ serem extraidos mas c/ ou sem medo tenho que encarar a razão principal dessa escrita é dizer q c/ ou sem trauma não adianta fugir uma hora vc vai ter q encarar é meu caso hoje, como isso me desespera! Mas ja não posso fugir! Me desejem boa sorte! E p/ os medrosos como eu, queridos não adianta, se não for agora, como eu lá na frente seu medo ainda vai estar te esperando, e se voce não quiser ser uma aberração na sociedade, vc vai ter que encarar e arrumar seus dentes! Que droga não tenho mais como fugir…

    • É isso aí Patricia, coragem. Fico aqui torcendo por você… você vai ver, vai dar tudo certo. 😉

  59. Parabens, fizeram um otimo trabalho, vigiarmos sempre pois as bacterias e microrganismos nao escolhem lugar.

  60. Parte de um principio q o paciente é leigo no assunto, então cabe ao Dentista orientar o mesmo sobre esse risco.
    Adorei o video.

    • Exato Júlia, é nisso que eu acredito. Obrigada e volte sempre! :)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*