A Falta Que Um Dente Faz

Quando um dente dói, o primeiro ímpeto do paciente é querer arrancá-lo, o que é até compreensível. Extrair um dente, sem dúvida, resolve a dor que ele causa. Mas o que parece ser a solução de todos os males marca o início de um outro problema: o buraco que fica.

Quem dera a questão fosse apenas decidir se você vai usar uma prótese ou se vai ficar com o espaço vazio mesmo. A perda de um dente tem implicações sérias e envolve a boca toda: a sua mordida, os outros dentes, a sua gengiva e até os seus ossos! Gostaria que você assistisse o vídeo a seguir. Está em espanhol, mas eu fiz o favor ;) de legendá-lo (basta clicar em CC no player que as legendas aparecem):


Ou assista aqui

Explicando melhor…

Os dentes servem para mastigar, e fazem isso indo de encontro uns aos outros. Quando falta um dente embaixo, por exemplo, a comida é pressionada pelo dente de cima sobre o espaço vazio. E o que tem lá? Gengiva, que pode acabar ferida. E quando machuca, o reflexo da pessoa é mastigar apenas do lado oposto, sobrecarregando e causando maior desgaste dentário daquele lado. É instintivo: se não dá de um lado, joga-se a comida para o outro.

Quando há um espaço vazio na boca, os dentes se comportam como se quisessem fechar esse espaço. Ou seja, os dentes logo ao lado se inclinam em direção ao buraco e o dente antagonista (o correspondente ao dente faltante na arcada contrária) “cresce”, buscando tocar em alguma coisa. Esse crescimento se chama extrusão, e faz com que a quantidade de osso que segura esse dente diminua.

A falta que um dente faz...

Em resumo: por causa de um dente faltante, todos os outros próximos a ele podem entortar!

Dentes tortos causam vários problemas. Deixam espaços onde a comida fica presa (o que aumenta a possibilidade de cáries), a escovação e o uso do fio dental ficam mais complicados (o que contribui para o aparecimento de gengivite e periodontite) e o osso, que tem como função básica segurar os dentes, vai sumindo na região da extração. Sabe o que isso significa? Se algum dia você for fazer um implante, certamente precisará de enxerto ósseo. Problemão.

Ainda: os contatos dentários que existiam antes do tal dente ser extraído são totalmente alterados pelo novo posicionamento dos outros elementos. Isso bagunça todo o equilíbrio da sua mordida, dá mais trabalho para os dentes que ficaram e pode levar, inclusive, a problemas gengivais e periodontais (recessões, perdas ósseas, dentes moles)… o que põe em risco a permanência dos demais dentes na boca.

Enfim… se você perdeu um dente ou “optou” por extraí-lo, tenha em vista os problemas que isso pode gerar. E pense seriamente em colocar uma prótese para substituí-lo. Os dentes que ficam agradecem. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Periodontia, Prótese | Marcadores: ,

5 trackbacks

A Relação entre a Doença Periodontal e o Mal de Alzheimer | OdontoDivas
15 de abril de 2012 às 9:58 am
Por que os dentistas não gostam de arrancar dentes? | OdontoDivas
22 de maio de 2012 às 1:57 pm
Dentes são órgãos. Cuide bem dos seus! | OdontoDivas
5 de junho de 2012 às 11:06 am
AS CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DE 1 DENTE | Dentista
23 de outubro de 2013 às 9:01 am
Consequências da Perda de um Dente | Profissão Dentista
19 de novembro de 2013 às 12:42 pm

34

  1. Parte de um principio q o paciente é leigo no assunto, então cabe ao Dentista orientar o mesmo sobre esse risco.
    Adorei o video.

    • Exato Júlia, é nisso que eu acredito. Obrigada e volte sempre! :)

  2. Parabens, fizeram um otimo trabalho, vigiarmos sempre pois as bacterias e microrganismos nao escolhem lugar.

  3. Adorei as orientações, mas estou assustada estou em plena situação de extrair 7 dentes superiores que me restam, sendo franca por puro medo. Aos 20 anos tive um trauma terrivel! Me arrancaram um dente na marra por causa de um problema de articulação. Desde então, eu so ia ao dentista gritando de dor, resultado ainda faltam 7 dentes p/ serem extraidos mas c/ ou sem medo tenho que encarar a razão principal dessa escrita é dizer q c/ ou sem trauma não adianta fugir uma hora vc vai ter q encarar é meu caso hoje, como isso me desespera! Mas ja não posso fugir! Me desejem boa sorte! E p/ os medrosos como eu, queridos não adianta, se não for agora, como eu lá na frente seu medo ainda vai estar te esperando, e se voce não quiser ser uma aberração na sociedade, vc vai ter que encarar e arrumar seus dentes! Que droga não tenho mais como fugir…

    • É isso aí Patricia, coragem. Fico aqui torcendo por você… você vai ver, vai dar tudo certo. ;)

  4. Perdi um dente, a quase um ano atrás e mesmo depois de tratar o canal, ele rachou, e então o dentista teve que extraí-lo. Porém, ao fazer uma tomografia para implante, meu dentista disse-me que eu tenho pouco osso para implantar (algo tipo 5 mm). Me recomendou outro dentista, que também falou que eu teria que fazer encherto osseo. Não sei que faço. Depois que assisti o video fiquei preocupado. Obrigado.

    • Ronaldo, se sua intenção é fechar esse espaço com implante e 2 dentistas concordam com a necessidade de enxerto, me parece que é o que tem ser feito. De qualquer forma, existem outras possibilidades protéticas também, como uma ponte fixa ou removível. É claro que o implante, no caso da perda de 1 dente só, é a solução mais completa, mas todas as 3 são legítimas.

      • Obrigado pela resposta, mas me falaram que a ponte estraga os dentes anteriores e posteriores, isto é verdade?

        • Não é que “estrague”, mas a ponte fixa precisa se apoiar nos dentes ao lado do espaço deixado pelo dente extraído e, para isso, são necessários alguns desgastes nesses dentes.

          • Mais uma vez agradeço a resposta. Uma boa semana.

  5. Bom dia! Pôxa como é terrível esse medo de ir ao dentista. Por exemplo, eu: cuido do corpo em academia sou bem alto e em forma “me cuido”, Casado, 44 anos, dois filhos, sou advogado, e tenho um grande problema dentário, tinha um “pino”(onde encaixa o dente) na frente, soltou um dia e fui colocá-lo, consequência, quebrou a raiz e com o passar desses tres anos foi abrindo, e hoje está horrível cabe uns dois dentes no local(vizinho as caninos), não consigo falar por não me sentir bem, não tenho mais interesse em trabalhar! o que construí fui gastando para manter a casa e os filhos, e pior, não encontro uma saída! Que trauma de tratamento dentário eu me encontro!!!
    Obrigado e um afetuoso abraço.

    • Ricardo, por ser um dente só creio que a solução não será nem tão cara nem tão complicada. E sendo um dente anterior, a questão estética é afetada de forma drástica! Você já procurou uma opinião profissional? Em caso de perdas unitárias, as soluções mais comuns costumam ser a prótese fixa ou o implante, e ambos devolveriam sua estética, função e, principalmente, autoestima. Procure um dentista!

  6. Boa Tarde!!!
    Bom, tenho 2 faltas de dentes em cima, um em cada lado, sendo o penultimo de cada lado, e ja fazem 25 anos e o dentista disse que tenho que colocar aparelho para abrir espaço pq o ultimo dente deitou e fechou o espaço, e depois do aparelho tenho que fazer o implante se não volta de novo… e o tempo do aparelho é mais ou menos 1 ano, tenho muito medo se eu ficar assim sem o tratamento corro algum risco?

    Desde ja grata!

    • Lucia, o problema de não colocar uma prótese quando se perde um ou mais dentes é que os outros dentes tentam invadir o espaço livre, e isso causa uma série de problemas que colocam os outros dentes em risco. Porém, você diz que faz 25 anos que sua boca está assim. Como dentista, é minha obrigação alertá-la quanto aos riscos dessa condição, mas não há certeza que você terá problemas mais sérios. Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

  7. Obrigada Dra. Ana Tokus por ter respondido a pergunta acima, tem mais uma duvida. Além do medo do dentista rsrrs, esteticamente meus dentes são bonitos, uma pequena separação… somente os ultimos que deitaram pela falta do dente nos dois lados, tem uma outra solução ou somente o aparelho? E como é um em cada lado tem outra solução sem ser o implante, pq eu tenho pavor de dentista, imagine colocar o implante, ate o aparelho tenho medo.
    Fique com Deus, obrigada por dividir essas informações conosco, assim é feito profissionais de Luz, seres humanos…

    • Por nada, Lucia. :)

      Para desinclinar esses dentes, só com aparelho mesmo. Mas após desinclinados, é possível colocar um ponte fixa, apoiando essa prótese nos dentes do lado. O implante é uma solução mais funcional, mas a ponte fixa (e até uma removível, por que não) também é uma solução válida.

  8. Extrai o segundo molar superior e estava pensando em usar aparelho, tem como meu siso (ainda não nasceu) com o uso do aparelho ficar no lugar desse dente extraído?

    • Sim Caroline, essa é uma possibilidade. Se no seu caso específico isso é possível, depende da avaliação do seu dentista.

  9. Dra. eu não tenho os dentes de tras, do lado direito tenho o canino, uma falha, e so mais um dente, do esquerdo, depois do canino, tenho mais 1 pra tras, nada na parte superior. Na inferior do lado direito falta os 3 ultimos dentes, do lado esquerdo tenho uma falha e falta o siso, gostaria de saber se tem como colocar aparelho para fazer implantes! Grata.

  10. Oi, tenho 24 anos e recentemente passei por uma extração dentária, o terceiro dente depois do canino, estou muito triste pq esse dente está fazendo falta, meu sorriso já não é mais o mesmo, o que eu posso fazer? Nesse caso fui obrigada a arrancar, pois não tinha mais solução, pois estava com um abscesso e muito quebrado e não tinha mais jeito, sabe como é depender dos órgão públicos né?! Tanta espera, manda pra cá, manda pra lá, faz isso, toma isso e nada adiantou, demoraram tanto que acabei perdendo, ganho muito pouco, e não da pra fazer tratamento particular, mas faço o que posso, quando sobra um dinheirinho guardo para poder ver um dentista pra ver o que ele diz, mas sua opinião será muito importante. Moro no Ceará sabe como é né?! Abraços e espero que me ajude.

    • Nayara, por uma questão estética e funcional é importante que você substitua o dente perdido. A forma mais “em conta” de se fazer isso é a prótese removível. Você pode usá-la até que tenha recursos pra fazer uma prótese fixa ou um implante, tratamentos que você pode fazer numa faculdade de Odontologia, por exemplo, sem custo (ou a custo baixíssimo). Veja esse texto, acho que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  11. Assisti o video acima e vi que meus dentes sao bem igualzinhos aos do video, bem tortos pra frente por falta de outros dentes (molares) da parte inferior de minha boca. Se eu colocar aparelho ortodontico, consigo arruma-los??

    • Adriana, em princípio, consegue sim! É possível colocar um dente “para dentro da gengiva” com o uso de aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  12. Eu perdi dois dentes da frente e um ta so a metade, e os dentes de tras esta so os pedaços, pode entortar a face e causa dor no nariz? Estou muito fraco e doente, como que faço pra tratar dos dentes… obrigado por voces fazerem um otimo trabalho.

    • Danilo, dependendo da infecção, você pode sentir dor em outras partes do corpo, sim (o nariz, por exemplo). Se você já está debilitado, é mais importante ainda tratar os dentes. Qual a sua dificuldade pra tratar os dentes (deslocamento, $$$)? Procure um dentista pra avaliar.

      • Amanha vou na policlinica aqui da minha cidade pra fazer uma triagem… um pouco de medo, nao sei, quando sento na cadeira e fico calado parece estar tranquilo, mas fico me sentindo mal, nao sei por que, mas agora a dificuldades sao muitas. Obrigado.

        • Procure ficar tranquilo, Danilo. Pense que, por agora, será só a triagem. Aí sim você vai ter ideia de que tratamentos precisa, e aí é outra fase. Não adianta se preocupar antes da hora.

  13. Olá, Ana!
    Há muitos anos extrai um dente inferior. Então, de trás para frente, tenho o ciso, mais um dente, e não tenho o terceiro. Estou com a seguinte duvida: vou usar aparelho ortodontico e não sei se extraio o ciso, endireito o dente que esta logo ao lado dele e depois faço um implante ou se, ao invés disso tudo, endireito os dois dentes, inclusive o ciso para fechar o buraco do dente falante. Meu dentista me deu essas duas possibilidades. Mas estou em duvida. Qual sua opinião sobre isso? Pode me ajudar?

    • Marina, se as duas coisas são possíveis no seu caso, eu acho que, se der pra evitar o implante, melhor. Mas certamente, sem o implante, o tratamento ortodôntico será mais longo. Portanto, depende da sua motivação.

  14. Doutora, boa noite, isto é só um desabafo, tenho um filho com 35 anos que sofre com esquizofrenia e por descuido meu, remédios, internações, perdeu todos os dentes superiores, menos um, como os de baixo estão bons levei ao dentista que recomendou a extração para colocação de uma dentadura na parte superior, mas pasme, minha filha, minha esposa e ele são contra a extração do bendito dente, expliquei sobre a mastigação os perigos de se engolir tudo inteiro, mas nada adianta, estou indo à psicóloga para poder conviver com tamanha insensatez. Obrigado.

    • Realmente, Ney… não faz sentido manter 1 dente só, já que ele sozinho não tem função alguma, nem sequer é capas de reter uma prótese. A solução mais óbvia é a extração e a instalação de uma prótese total. Se eu puder ajudar de alguma forma, fico à disposição. medodedentista@gmail.com

  15. BOA TARDE?
    NÃO SEI O Q FAZER, POIS USEI APARELHO ORTODONTICO 4 ANOS E MEIO, O DENTISTA PEDIU P EU EXTRAIR 2 DENTES P ABRIR ESPAÇO, SÓ QUE DURANTE O TRATAMENTO ESSE ESPAÇO FOI PREENCHIDO, MAS LOGO DEPOIS DO TERMINO DO TRATAMENTO ABRIU UM ESPAÇO DE NOVO. PIOR, VOLTEI LÁ ELE FALOU Q NÃO TINHA MAIS O Q FAZER. JÁ FIZ VARIAS AVALIACÕES E TODOS DIZEM Q NÃO TEM ESPAÇO P POR IMPLANTE E NÃO TEM COMO COLOCAR APARELHO DE NOVO, POIS A MINHA GENGIVA ESTA MUITO BAIXA E UM DESGASTE NOS OSSOS, ME SINTO MUITO MAL, E CADA DIA Q PASSA O ESPAÇO FICA MAIOR E OS DENTES JÁ ESTÃO BEM TORTOS…

    • Edina, me parece que você tem um problema periodontal (na gengiva e no osso) ativo. Isso realmente impede o uso de aparelho e explica esses espaços que estão abrindo. Sugiro que você procure um periodontista pra tratar e controlar o problema, só depois disso é que você poderá colocar aparelho novamente pra fechar os espaços que abriram.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>