E até a dentadura ficar pronta… fico sem dente?

Uma dúvida recorrente com relação às próteses totais aparece quando, geralmente por doença periodontal, o paciente perde todos os dentes aos poucos. Ou seja, chega um momento em que os dentes que sobraram estão tão moles que não conseguem mais segurar aquela prótese parcial (PPR, Roach, perereca… whatever!) que ele tem. A pergunta que sempre escuto é: “Doutora, eu tiro esses dentes e fico sem até a dentadura ficar pronta?”

Dentadura imediata

Respondo: não. Via de regra, você nunca sairá do dentista sem dentes. Quando ocorre uma situação assim, a opção é uma dentadura imediata, ou seja, uma dentadura que é instalada no mesmo dia em que as extrações dentárias são feitas. É uma questão de planejamento.

Quando o dentista avalia que os seus dentes não têm mais suporte ósseo e, portanto, estão condenados, é possivel moldar você antes para obter um modelo em gesso da sua boca. Esse modelo vai para um laboratório de prótese, onde o protético (o técnico que confecciona próteses odontológicas) vai simular as extrações dentárias. Ou seja: o dentista arranca os dentes de verdade, e o protético “arranca os dentes” de gesso! Aí, com base nessa simulação, é possível criar uma dentadura que se aproxima muito de como ficará a sua gengiva após a cirurgia. Assim, feitas as extrações de todos os dentes e dados os pontos, a dentadura é apoiada sobre a gengiva e você vai embora, “cheio de dentes” na boca.

Esse tipo de solução é válida, mas tem um porém: essa dentadura geralmente não fica bem certinha, afinal ela foi confeccionada baseando-se num modelo de gesso, e não na sua boca. Então, provavelmente, ela precisará de muitos ajustes, principalmente depois que sua gengiva começar a cicatrizar e “murchar”. Por isso, depois de passado o período de cicatrização (que costuma durar uns 90 dias) essa prótese deverá ser reembasada ou, melhor ainda, taí um bom momento para fazer uma dentadura nova. Dessa vez sim, baseada na condição real da sua gengiva.

Por isso, não fique bravo com o seu dentista quando, depois de alguns dias, a dentadura imediata começar a ficar frouxa. É que a sua gengiva está cicatrizando e mudando de formato. Procure usar fixadores de prótese como o Corega, por exemplo, enquanto passa por essa fase. O importante mesmo é que você não ficou sem dentes e o uso de uma prótese de forma imediata à extração previne que seu organismo dê sumiço no resto de base óssea que você tem (porque osso serve para segurar dente, certo?! Se não há dente, pra quê osso?). Ou seja, no futuro, se você for fazer uma outra dentadura ou optar por implantes, vai ter base óssea para segurá-los, e não precisará de enxerto ósseo. Bão, né?! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Prótese | Marcadores: ,

292

  1. Infelizmente irei sair de férias em jan/2015 para ir ao dentista extrair os ultimos dentes que tenho. Tive vários problemas periondontais e vou ter que usar prótese para no futuro fazer implantes.
    Resumindo:
    – Estou com medo de não de adaptar a prótese, pois irei precisar retornar ao trabalho dois ou três dias após a colocação da prótese.
    – Sempre tive a impressão de que ela sai da boca a qualquer momento.
    – Tenho 49 anos.
    Qual a orientação que você pode me dar?

    Muito obrigado.

    • Edson, como você vai fazer uma prótese imediata e a gengiva ainda estará em cicatrização, é possível que a prótese fique um pouco “frouxa” em algum momento. Nesse caso, é possível usar fixadores de dentadura (Corega) e, após uma boa cicatrização da gengiva, reembasar a prótese, ou seja, melhorar a adaptação dela pra que o fixador de dentadura não seja mais necessário. Converse com o seu dentista.

  2. Que simpatia percebi ao ler suas respostas aos questionamentos por parte de algumas pessoas !!! Que carinho para com os internautas, dificil ver tanto carinho, somado com PROFISSIONALISMO, ainda mais nos dias atuais, onde a preocupaçao e tao somente monetaria !!!! Parabens !!!! Continue e seras mais bem sucedida, financeira, espiritual e com certeza pessoalmente !!!! Felicidades !!!!

    • Obrigada, Cicero… gentileza sua. Fico feliz em ajudar de alguma forma. :)

  3. Dra, os meus 4 dentes da frente na parte superior são muitos tortos e gostaria de saber se é possível serra-los e fazer implantes alinhados aproveitando a raiz dos mesmos?

    • Ronaldo, até é possível. Mas se a estrutura deles estiver ok, usar aparelho para desentortá-los deve ser mais rápido e menos invasivo. Procure dentistas especialistas em estética (dentística) e ortodontia (aparelho) pra avaliar você antes de tomar qualquer decisão.

  4. Dra., extraí um dente ontem, dia 23/10, quando posso colocar uma prótese? Pois não queria ficar sem dente, pois é logo na frente.

    • Kelly, pode sim. É possível fazer uma prótese imediata, provisória. Essa prótese deve perder a adaptação com a cicatrização da sua gengiva, e terá que ser trocada. Converse com o seu dentista.

  5. Tenho uma dúvida, eh q odeio escovar meus dentes e odeio tb sentir a dor de ter q obturar meu dente, entao tive q extrair 2 ou 3 dentes no ano de 2009 e um foi extraído com cirurgia, e atualmente estou com 1 dente furado q vai precisar extrair e eu quero muito q o dentista extraia todos meus dentes, pois quero usar aparelho e ja to ha 1 semana sem escovar os dentes to sem escovar os dentes de propósito pra eles ficarem ruins pra ter q extrair, minha dúvida eh qtos meses tenho q ficar sem escovar os dentes pra todos os dentes ficarem ruins pra serem extraídos? E minha outra dúvida eh se mesmo q meus dentes nao estejam ruins, mas se eu pedir pro dentista extrair todos meus dentes q estao saudaveis, o dentista extrai?

    • André, se você parar de escovar os dentes é provável que seus dentes caiam antes de estragarem, por problema periodontal (nos tecidos que suportam os dentes, osso e gengiva). Mas não preciso nem dizer: é uma PÉSSIMA ideia. Seu depoimento vai contra tudo o que os dentistas defendem, é muito triste ouvir de alguém que essa pessoa quer perder todos os dentes de forma proposital… não faz sentido. Diariamente recebo perguntas e testemunhos de leitores lamentando a perda dos dentes, a necessidade de prótese, a dor e a falta de autoestima por se sentir mutilado. Mas você quer exatamente isso. Se algum dentista extrairia seus dentes se você pedisse? Espero, sinceramente, que não. Reflita um pouco mais.

  6. Bom dia, uso pontes removiveis ou roth, uso em cima 3 dentes e embaixo 3 dentes ha 20 anos, gostaria de saber se para eu fazer implante vou ter que ficar sem dente?

    • Leonardo, não será necessário ficar “sem dente”. Dá pra continuar usando suas próteses ou, pelo menos, fazer novas próteses provisórias pra usar no período em que sua gengiva estiver cicatrizando.

  7. Ao se extrair todos os dente, qual o tempo normal e natural para se colocar uma prótese total sem forçação de barra? Em quanto tempo a gengiva vai estar completamente cicatrizada e desinchada?

    Obrigado.

    • Correia, um tempo razoável é 1 mês. Nesse tempo, já há uma boa cicatrização. Um tempo ótimo é 3 meses. Mas não é preciso ficar sem dentes nesses períodos, dá pra usar uma prótese total imediata.

  8. OLA DOUTORA ANA!
    Eu fiz implantes na parte superior, pois estou aguardando muito tempo a minha prótese protocolo, provei três vezes e já faz quase um mês e nada de ir buscar a prótese, ficou combinado que me avisariam, ate agora nada isso e um procedimento correto para com paciente? Estou preocupada com a minha prótese antiga, pois esta em cima dos pinos. O que a doutora acha disso? Obrigada.

    • Lidia, deve ter havido algum atraso no laboratório de prótese. Entre em contato com o seu dentista e verifique se é esse o problema. Se for, que ele estabeleça um novo prazo.

  9. Olá doutora, estou com problemas, bem, seria de periodontite. Pois gostaria de saber se posso usar pontes, pois estou com bastante perda óssea, nossa sou nova e ja passo por isso, é muito desconfortavel.

    • Solange, depende sobre quais dentes a prótese removível se apoiaria. Esses dentes teriam que ter bom suporte ósseo além, claro, da periodontite de forma geral ter sido tratada ou estar em tratamento.

  10. Olá Doutora, primeiramente gostaria de lhe parabenizar e agradecer pelo belo serviço que está prestando em responder cada dúvida que lhe é enviada. A minha dúvida é que vou colocar uma prótese do tipo Roach, eu não tenho os dois primeiros molares superiores, sendo assim, minha dentista desgastou entre o segundo molar e o ciso alegando que é para os pinos da prótese encaixarem melhor. Isso procede? Fiquei assustada com o desgaste dos dentes apesar dela garantir que foi superficialmente, só no esmalte e que não há risco de infiltração ou sensibilidade futuras.

    • Sim Catia, esse é um procedimento comum e necessário. Esses desgastes se chamam “nichos”, e servem como apoio para a estrutura metálica da prótese.

  11. Olá doutora, eu tenho sindrome de Crohn, e por conta disso minha saliva é muito acida, nos ultimos 03 anos estou perdendo os meus dentes, eles simplesmente viram farelo, quebram sozinhos, e eu tenho uma boa limpeza, porém estou perdendo todos, já perdi 06 e tenho outros quebrados na boca, isso me incomoda muito, pois não consigo sorrir, é possivel fazer a extração da arcada inteira, uma vez que ja quebram sozinhos e no mesmo dia colocar a protese?

    • Maria, mesmo que você tenha várias coroas dentárias comprometidas, é preciso avaliar se as raízes dos seus dentes ainda são viáveis. Se forem, é possível fazer prótese fixa, por exemplo. Então talvez o seu caso não seja de extração. Mas respondendo à sua pergunta: sim, como explico no texto, é possível extrair todos os dentes e colocar uma prótese imediata, desde que isso tenha sido previamente planejado pelo dentista.

  12. Gostaria de saber se pode usar corega em roach?

    • Iara, pode. Mas esse tipo de prótese geralmente não precisa de fixadores como o Corega, já que ela se apoia em dentes. Então, possivelmente ela está mal adaptada e precisa ser substituída. Procure um dentista pra avaliar.

  13. Dra. Ana,
    Tenho 54 anos, e sou de uma época em que alguns profissionais preferiam extrair nossos dentes, a nossa água não era tratada e alguns pais não insistiam tanto na nossa higiene bucal. Por esses motivos e também por motivos financeiros perdi muitos dentes. Nunca tive dentes bonitos e já sofri demais com próteses, pontes fixas e removíveis. A última se quebrou e eu resolvi fazer alguma coisa bem radical para ter um sorriso bem bonito, afinal estou numa idade que mereço tudo de bom rs rs. Ainda tenho 8 dentes na arcada superior com raízes saudáveis. Vi vários implantes na internet tipo protocolo de Branemarck, dentaduras com barra-clipe, overdenture, carga imediata… Gostaria de saber se em algum desses tratamentos vão ser aproveitados as minhas raízes ou vou ter que extraí-las ? Outra coisa, material nacional pode baratear ? Quero dentadura fixa total e não precisa ser de porcelana.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Ana

    • Ana, com 8 raízes viáveis é possível, com um bom planejamento, fazer pontes fixas. Aí não seria dentadura (com gengiva protética, também). No caso de extração dessas raízes, seriam necessários de 4 a 6 implantes pra apoiar uma dentadura, e essa dentadura poderia ser fixa (protocolo) ou removível (overdenture). Aí é questão de avaliar junto ao seu dentista o que é mais interessante estética, funcional e financeiramente falando. Sim, material nacional pode baratear e resultar numa prótese igualmente excelente.

      • Dra. Ana
        Após uma grande pesquisa, eu optei por fazer o método protocolo na arcada superior, porque não tenho dentes bonitos e acho que a ponte fixa sairia caro e esteticamente não me daria a mesma satisfação que o acabamento da protocolo dá. Minha dúvida agora é a seguinte. Aqui no RJ esses tratamentos são muito caros, mesmo com materiais nacionais como comentei com a Dra. Vi vários vídeos na internet, depoimentos. E queria da Sra. uma opinião… O que é mais seguro, mais em conta e confiável: uma clínica como a ImplanteRio, Arcata, VocêImplante ou consultórios particulares com uma pequena equipe ??
        Porque esses consultórios particulares geralmente são na Zona Sul do Rio e muito, mas muito caros. E os dos pequenos bairros não consegui nenhum depoimento.
        A Sra. me recomenda algum consultório, Cirurgião Dentistas com Especialidade em carga Imediata protocolo ou alguma dessas clínicas que eu informei ?
        Aguardo anciosa sua resposta e opinião.
        Desde já agradeço.
        Um abraço
        Ana Santos

        • Ana, eu procuraria um consultório ou clínica menor. Digo isso porque em clínicas grandes a tendência é de que os pacientes sejam atendidos de forma menos personalizada, justamente por causa da demanda. Talvez você faça avaliação com um dentista, faça os implantes com outro, remova os pontos com um terceiro e faça a prótese com um quarto. Não que isso não possa acontecer num consultório, mas a chance é bem menor. Acho importante que o paciente saiba quem é o SEU dentista, e não que apenas seja atendido por qualquer dentista disponível. Enfim, é só a minha opinião.

  14. Oi, uso prótese na frente com cinco dentes, fiz o canal em um e esta amarelo e torto embaixo, so tenho 6 dentes e os do meios sao afastados, em cima quero extrair e colocar protese mesmo, agora outra pergunta, é possivel usar aparelho ortodontico e protese ao mesmo tempo?

    • Sim Lucia, é possível se a prótese for removível e permitir desgastes para ajustá-la à medida que os dentes vão se movimentando. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  15. Doutora, sofri um acidente e quebrei 06 dentes da parte inferior da boca, posso colocar uma ponte fixa?

    • Antonio, se pelo menos as raízes desses dentes estiverem íntegras, dá até pra fazer coroas unitárias (com pino) nos 6. Se não, aí seria preciso extrair e fazer ponte fixa (sim, dá) ou implantes.

  16. Doutora, retirei todos os meus dentes ha 10 dias e vou por uma protese depois de amanha, e estou apavorada porque tem muitos ossos na minha boca e estao rasgando minha gengiva, o q devo fazer, desse jeito nao vou aguentar por a protese e ja estou muito envergonhada de estar sem dentes, o q devo fazer, me ajude por favor.

    • Paola, como assim “ossos”? Tem pedaços soltos de ossos saindo da sua gengiva? Seu dentista precisa ver isso então, será preciso removê-los antes de instalar a prótese.

  17. Ola doutora! Eu to com um dente que quebrou-se todo e so tenho a raiz, gostaria de saber, na sua opinião, se tem como colocar uma prótese sobre ele ou sera necessário extrair a raiz? To com muito medo. Obrigada pela atenção.

    • Veridiana, se a raiz estiver viável, dá pra aproveitá-la sim! Seria preciso tratar o canal, colocar um pino encaixado na raiz e, sobre o pino, uma coroa. Isso devolveria a estética e a função do seu dente. Procure um dentista pra avaliar.

  18. Com 35 anos de idade (hoje com 66 anos) sofri um acidente com a panela de pressão que esfacelou minha mandíbula da parte inferior, abalando os dentes da parte superior, restando 13 na parte superior, arranquei os mesmos seis meses depois na Faculdade de Odontologia do Fundão, colocando as próteses no mesmo dia. Desde então, não consigo me alimentar direito, pois não tenho gengiva suficiente para fixar a dentadura, estando escrava de pó fixador. Gostaria de orientação e ajuda para o meu caso.
    Abraços
    Nelza

    • Nelza, pra “se livrar” dos fixadores de dentadura, a solução é o implante. Com de 4 a 6 implantes é possível instalar uma prótese total, tanto removível (overdenture) quanto fixa (protocolo), com retenção excelente (sem ficar caindo ou necessitando de fixador). Procure um dentista / implantodontista e faça uma avaliação. Tem um post que explica melhor sobre isso aqui: http://medodedentista.com.br/2011/03/protese-em-odontologia-um-guia.html

  19. DRª ANA, GOSTARIA MT QUE VC ME ACONSELHASSE SE POSSÍVEL, ARRANQUEI TODOS OS DENTES SUPERIORES (8) POR DOENÇA PERIODONTAL, COLOQUEI DENTADURA IMEDIATA, ENFIM NÃO GOSTEI DA PROTESE, ACHEI QUE FICOU HORRIVEL, NÃO CONSIGO COMER E SINTO QUE JAMAIS IREI ME ADAPTAR, PENSO EM PROCURAR UM NOVO DENTISTA E COLOCAR A OVERDENTURE OU SILICONE, QTO TEMPO DEVO ESPERAR PRA FAZER ISSO PODE SER JÁ? Estou mt triste e decepcionada, parece a dentadura de outra pessoa, o q fazer? OBRIGADA.

    • Katia, sua insatisfação é compreensível… usuários de próteses imediatas geralmente têm essa sensação que você descreve: estar mastigando com os dentes de outra pessoa. Mas essa estranheza é algo difícil de se evitar num primeiro momento, ainda mais após múltiplas extrações. O ideal é aguardar de 1 a 3 meses pra só então trocar a prótese ou fazer implantes, pois aí a gengiva e a parte óssea já estarão com uma cicatrização satisfatória.

  20. Olá, estava no tratamento de um pre-molar, e a ultima consulta foi fazer o molde para a prótese fixa, passei natal, ano novo, com essa banguela me trazendo desconforto, esta me dando raiva desse doutor, pois o mesmo nem se preocupou com o meu estado de pelo menos por um dente provisório, e já estou com 26 dias e nada deles fazerem a prótese fixa. Doutora, o que tenho que fazer ?

    • Alessandra, em que fase do tratamento você está? A prótese fixa é uma ponte ou apenas uma coroa do pré-molar? Foi colocado pino, já? (perguntas pra eu poder entender e te ajudar melhor).

  21. Olá Doutora, no dia 05/11/2013 vou extrair 18 dentes de uma só vez, a minha dentista falou que tem que fazer esse procedimento porque meus dentes estão moles e osso não tem mais. Estou com medo e preocupada, 02 dias antes começo tomar amoxilina de 500mg, no dia 1 hora antes tomo profenid de 100mg e 40 gotas de lisador, está certo esse procedimento, vou fazer um implante de 05 na parte inferior e na parte superior vou por uma móvel. Eu tenho colesterol, trigricerides, tomo atorvastatina calciostaria de 20mg e puran de 50mg e clonazepam de 1 mg e atenolol de 12,5. Gostaria de saber se está certo esse procedimento. Pois tomo muito remedio e fico com medo, corro algum risco. Desde já agradeço… Beijos…

    • É assim mesmo, Rosangela. Sua dentista viu a necessidade de realizar uma profilaxia antibiótica, ou seja, de entrar com a medicação antibiótica antes mesmo do procedimento, de forma preventiva. O mesmo raciocínio serve para o anti-inflamatório (visando que você “inche” menos) e o analgésico (pra que você tenha um pós-operatório mais confortável). Sua dentista sabe que você toma todos os outros medicamentos, certo? Se sabe, fique tranquila, ela já considerou as possíveis interações entre os remédios e prescreveu pensando nisso.

  22. Olá doutora, uso uma prótese fixa que depois da primeira vez que descolou deixando a raiz à mostra, não teve mais jeito, ela cai, cai e cai, então resolvi ir a um dentista extrair o canino e em um protético fazer uma prótese removível daquelas de ferrinho. Fiz uma boa escolha? Um abraço.

    • Angelica, é uma opção! Você já foi ao dentista e a extração já foi feita? Se sim, provavelmente seu dentista considerou que a raiz não era mais viável pra manter a prótese fixa. Quanto à prótese removível, quem a confecciona em laboratório é realmente o protético (técnico em prótese), mas toda a parte de moldagem e planejamento quanto ao tipo da prótese quem faz é o dentista… então, você não tem (e nem pode, pois protéticos não têm permissão para atender pacientes de forma direta) que procurar um protético. Já se sua ideia era procurar um dentista protesista (especialista em prótese), aí sim. ;)

      • Muito obrigada pela sua resposta. Eu fui a uma dentista, ela fez a extração, moldou minha boca e três dias depois eu fui buscar a prótese provisória. Estou super feliz e com dentes, rsrs um forte abraço e obrigada por tudo!
        Amei esse site.

        • Fico feliz em saber e em ajudar de alguma forma, Angelica. :D

  23. Boa noite doutora, li suas dicas e gostei muito do blog. Extrai os 4 dentes da frente, na quinta, hje está com 4 dias, ja sai de lá com a protese provisória, mas depois q passou o efeito da anestesia, doeu muito p coloca-la após a limpeza, não aguento de dor, sem contar com o céu da boca q é muito grosso, é de acrílico, e me impede de falar e comer, por esse motivo, não estou usando, gostaria de saber se tem algum jeito de melhorar essa “parte grossa” da protese, e quanto tempo eu tenho que usar-la, pois farei uma protese com grampo, acho que esse é o nome. Aguardo sua resposta.

    • Tayanna, essa fase de adaptação após a instalação de uma prótese imediata é BEM chata, mesmo… principalmente pra quem nunca usou prótese antes. Pelo que entendi, você está usando uma prótese totalmente acrílica que será substituída por uma com estrutura metálica, em seguida. Essa última é mais fina, delicada, deve incomodar bem menos. Já a acrílica, embora até possa ser desgastada pra um maior conforto, o mínimo de desgaste possível provavelmente não será o suficiente pra agradar você… como disse, é uma questão de adaptação, e uma adaptação nem sempre fácil. Você deve usar essa prótese no mínimo um mês, pode ser mais que isso, depende da indicação do seu dentista. A dor é esperada, considerando que sua gengiva ainda está em cicatrização… afinal de contas a prótese faz pressão sobre a gengiva. Converse com o seu dentista sobre que tipo de analgésico tomar pra enfrentar essa fase com mais conforto. É importante que você use a prótese, pra que sua gengiva vá se adaptando a nova situação e pra prevenir a perda óssea.

  24. Ola doutora,
    Antes de mais nada quero agradecer a sua generosidade pelo seu blog.
    Pequena pergunta.
    É possivel ir pela primeira vez a um consultorio e remover 3 dentes partidos da frente e no mesmo dia nao sair sem dente ??
    Parti ontem no treino e nao sei que fazer…
    Obrigado.

    • Pedro, obrigada. Fico feliz em ajudar de alguma forma. :)

      Sim, é possível. Mas é preciso avaliar o que realmente aconteceu… se apenas as coroas quebraram, se houve fratura de raiz e se é necessário extração. Se for caso de extração é possível fazer uma ponte removível provisória, nesse caso seria preciso moldar você e encaminhar o modelo para o laboratório de prótese. Em casos de urgência, o protético pode fazer a prótese de um dia para o outro. Outra possibilidade é o dentista mesmo improvisar uma prótese temporária com dentes de estoque e fio de ortodontia, pra depois vocês combinarem um tratamento mais definitivo.

  25. Perdi o segundo pré-molar do arco superior da boca, não quero fazer um implante, minha dentista me deu duas opções: O Roth e uma ponte dentária, qual seria o mais indicado e a diferença entre eles?

    • Aparecida, o “roach” é uma ponte removível, e a outra ponte a que sua dentista se refere deve ser a fixa. A prótese removível é mais barata e mais fácil de higienizar, mas se a perda for de um dente só, o melhor seria fazer uma fixa. A prótese fixa é um pouco mais cara e exige mais cuidados na higienização, mas a estética é melhor.

      • Bom dia, Doutora.
        Restam 4 dentes na arcada superior, e 2 deles da frente e um último de trás será necessário colocar coroa para que eu possa utilizar a prótese flexível usando eles como apoio.
        Estou com muitas dúvidas em relação a isso e fico pensando em arrancá-los para tentar uma prótese sobre implante, mas não sei qual seria a melhor solução.
        Caso eu mande fazer as coroas queria saber se com o tempo elas podem cair devido ao fato de sustentarem essa prótese ou o melhor para o meu caso seria o implante?
        Conversei com uma dentista recém formada que me disse que os dentes naturais se desgastam com o tempo por causa dessa prótese, e coroa seria uma questão de tempo para também acabar caindo. O que você acha?

        • Simone, se os seus dentes estiverem viáveis, a prótese parcial é uma opção. Porém, é preciso pensar que esses dentes receberão toda a força mastigatória a partir de agora… então eles têm que estar MUITO bons. Você diz que eles precisam de coroas, o que revela que já há extensa destruição coronária. Eu não sei como você perdeu os demais dentes, mas se foi por problema periodontal, realmente fico em dúvida se esses 4 dentes serão capazes de sustentar a prótese removível por muito tempo. E sim, é preciso considerar que as coroa vão receber bastante carga e o movimento de colocação e retirada da ponte fixa pode deslocá-las. Eu sugiro que você procure um dentista especialista em prótese pra avaliar se esses 4 dentes realmente são capazes de suportar um prótese removível.

          • Obrigada Doutora, já agendei consulta e queria mais uma opinião pessoal sua.
            A overdenture é uma boa opção?

          • É sim. Mas aí já estamos falando em extrair seus dentes restantes e fazer uma prótese total removível sobre implantes.

        • Doutora, como havia dito, tenho ainda 4 dentes na parte superior da boca e todos na parte inferior.
          Caso eu mantenha esses 4 dentes e resolva fazer as coroas, quais seriam as opções de implante pra mim mantendo esses 4 dentes?

          • Aí a opção seria fazer pontes fixas, e não coroas unitárias. O dentista / protesista vai ter que avaliar se apenas esses 4 dentes são capazes de suportar as pontes ou se será necessário fazer mais 2 ou 3 implantes para ajudar na tarefa.

  26. Então Dra., ele me disse que meu organismo não aceitou o implante. Mas também não me deu outra opção a não ser aquela ponte fixa que eu mencionei que ficava feia, escura. Já pensei em radicalizar, tirar tudo, mas não ao mesmo tempo, fico pensativa pois todos os meus outros dentes são perfeitos, bonitos. Gostaria muito que tivesse algo que chegasse perto da aparência natural, pois tenho só 30 anos e preciso de um sorriso bonito. Obrigada pela atenção…

    • Não há benefício algum em “radicalizar”, Adriana… até porque, da mesma forma, a solução seria protética, só que em vez de uma coroa, você teria uma prótese total, o que, acredite, teria um efeito bem menos natural. Se o seu organismo está rejeitando o implante, é como eu disse (e seu dentista sugeriu): ou ponte fixa ou removível. E sim, é possível fazer uma ponte fixa com aspecto natural, vai muito da técnica e do talento do protético (o técnico do laboratório de prótese) parceiro do seu dentista.

  27. Dra. meu caso é delicado, perdi meu dente da frente há muito tempo. Eu usava uma ponte fixa, mas me incomodava muito, por causa daquele metal meu sorriso ficava sempre escuro. Então resolvi fazer um implante; quando fui fazer o implante fiquei sabendo que teria que fazer um enxerto. Fiz o enxerto, depois fiz o implante, quando passou os seis meses que teria que esperar pra fixar o pino, voltei ao dentista e descobri que o implante não tinha dado certo, aí meu dentista disse que não era muito comum, mas poderia acontecer, e que iríamos fazer tudo novamente, então fizemos o enxerto e o implante. E novamente não deu certo, fiquei muito frustrada, e estou usando um provisório móvel, que não me agrada, depois de tudo isso tem alguma solução pro meu caso ? Me ajude por favor.

    • Realmente não é muito comum, Adriana. Seu dentista explicou a razão? Uma infecção? Peri-implantite? Porque é uma situação complicada mesmo, se o implante não se integrar ao osso, as opções que sobram são a prótese fixa ou a removível.

  28. Preciso arrancar todos os dentes de cima, mas tenho a gengiva muito grande, possso por dentadura? Sempre tive complexo, quando eu dou risada aparece mais a gengiva, me ajude, só tenho condições de dentadura, bjo.

    • Maria, sem dúvida que pode! E a própria dentadura pode ser feita de forma a corrigir o seu sorriso gengival.

  29. Olá dra., estou extraindo meus dentes superiores por problemas de periodontite, estou com uma duvida, falei para a minha dentista que vou usar protese imediata mas estou com medo de doer e ter que retirá-la antes de 24 horas, tenho muito medo de hemorragia, o que fazer, me ajude a entender, obrigada.

    • Renata, se sua saúde geral está ok, não há razão nenhuma pra pensar em hemorragia. Quanto à dor, é importante que você tome a medicação analgésica que sua dentista vai prescrever, ela deve dar conta de controlar a dor nessa fase. Prótese imediata não é fácil mesmo, pode doer no início (mas é controlável, como eu disse), é desconfortável (porque você terá na boca “dentes que não parecem ser seus”) mas, por outro lado, você não vai precisar ficar “sem dentes”, o que é bom pra manutenção do remanescente ósseo e pra sua autoestima também. Vá tranquila.

  30. Obrigado Drª Ana, mais uma pergunta, será que tenho chance de fazer aquele implante de 4 furos? A Dra. me falou que só com tempo para me responder, mas tb me falou que tive perda ossea horizontal, que fica mt difícil de colocar implantes. Isso é verdade. Obrigado!

    • É verdade sim, Ana. Quanto menos osso, mais complicado de instalar implantes. Acredito que o “implante de 4 furos” a que você se refere seja um protocolo (uma dentadura fixa sobre implantes). Há chance, sim, de que seja possível esse tipo de solução no seu caso. Tem um texto só sobre implantes no blog, pode ajudar você: http://medodedentista.com.br/2012/04/implantes-dentarios-um-guia.html

  31. Boa noite! Drª Ana, tenho 38 anos e sofro de odontofobia, por causa desse medo corria sempre de ir ao dentista. Com 34 anos o meu dente canino que ainda era de lente caiu. Com isso ao passar dos anos os meus dentes começaram a andar para o lado e estufar e ficar moles. Fui ao dentista, quando eu tive a pior notícia da minha vida: tenho que arrancar todos os meus dentes superiores. Tirei Rx que constatou que estou com perda ossea. Mas estou muito mal com essa notícia, pq sou mulher e todas nós temos vaidade e eu não me conformo de usar uma prótese. Implante talvez eu também não poderei fazer, porque tive perda ossea horizontal, com isso dificultando. Mas eu gostaria de saber se eu posso retirar aos poucos os dentes e colocando roach, pq para mim tá muito difícil de retirar todos os dentes de uma vez só. Se sim, queria também saber se tem como já sair com o dente provisório ou sai sem. Obrigado!

    • Ana, se os seus dentes estão condenados à extração eles não têm como suportar uma prótese parcial, infelizmente. Portanto, não dá pra colocar um “roach”, tem que ser uma total, mesmo. Compreendo perfeitamente sua tristeza, é até uma questão de autoestima, ainda mais sendo mulher… mas agora é hora de pensar na sua saúde: extraindo esses dentes e colocando uma prótese, você elimina uma fonte de infecção no seu organismo. E seus “dentes” vão ficar até mais bonitos… tente pensar de forma prática (se é que é possível nessa hora). Agora não vai ser fácil, mas em pouco tempo você estará habituada à sua nova prótese. Não fique pensando “não tenho dentes”, pense “estou saudável”. No que eu puder ajudar, fico à disposição.

  32. Dra. Ana,
    Fui ao dentista hj porque meus dentes estão muito ruins na parte superior, e ele me indicou arranca-los para colocar uma ponte rosa temporária. O que significa ponte rosa? Começarei a arrancar amanhã. Estou menstruada, tem algum problema??
    Att. Adriana

    • Adriana, imagino que seu dentista se refira a uma prótese removível, daquelas que têm “gengiva” também… isso explicaria o termo “rosa”. E não, não há problema com relação ao fato de você estar menstruada.

  33. Doutora, preciso decidir se coloco uma coroa de porcelana pura ou com metal, qual tu me recomendaria? Até onde consegui pesquisar, a de metal é mais resistente, mas a de porcelana pura a estética fica melhor. Essa nova tecnologia com zircônia elimina o problema da estética, certo? Ela é muito mais cara que a a porcelana pura?
    No aguardo.
    Grata.

    • Priscila, a zircônia na verdade é um tipo de porcelana, só que bem resistente. Então ela alia resistência e estética, é um material bem moderno e bastante utilizado atualmente. Uma coroa estética costuma custar uns 40% mais caro do que uma metalocerâmica, por exemplo.

  34. Boa tarde, doutora! Extrai meus dentes em maio, e coloquei a dentadura provisoria (superior), isso aconteceu em maio, há uns dias notei q tenho um caco ainda, e é o único lugar que ainda sinto dor para mastigar. Será q ficou algum dente?

    • Pode ser, Kelly. Mas geralmente o que ocorre é ter ficado uma “ponta” no seu rebordo ósseo por baixo da gengiva, e isso acaba causando dor pela pressão que a prótese exerce na área. Seria bom seu dentista reavaliar pra identificar a causa.

  35. Estou com quase todos os dentes estragados, queria extrai-los e colocar dentadura imediata no mesmo dia… quanto custa?

    • Procure um dentista e faça uma avaliação, Sandra. Cada caso é um caso.

  36. Dra. Ana, meu caso esta ruim, tenho cacos de dentes na boca, em cima e embaixo estão inflamados, saindo pus e inchados e pra completar tenho pavor de dentista desde criança, já cheguei a desmaiar na cadeira do dentista mas tenho que enfrentar esse medo de uma vez por todas, mas não gostaria de voltar outra vez, tem como um dentista extrair meus dentes de uma vez no mesmo dia ? Claro, depois que tomar os remedios que passar para desinflamar os dentes!

    • Marcia, depende da complexidade dessas extrações, mas sim, é possível fazer várias extrações numa mesma sessão.

  37. Bom dia, Dra. Ana.
    Gostaria também de saber se posso colocar implantes individuais, dente por dente (os que faltam). Desculpe a falta de ética, mas acho que vou terminar o que comecei com esse meu médico, mas depois eu quero fazer implantes, se eu puder fazer novamente, mas com outro médico, por isso te pedi indicação de outro médico. No final do ano quero ver se já faço esses implantes, se minha estrutura aceitar esse tratamento. Agradeço e aguardo sua resposta.

    • Difícil dizer se daria pra aproveitar esses implantes, Rosangela… porque eles foram instalados com a intenção de colocar uma prótese total, então o planejamento (tipo e tamanho do implante, localização) foi diferente de um planejamento para implantes individuais.

      • Olá Dra. Ana

        Ok, tudo bem sobre não aproveitar os pinos dos implantes que ainda estou fazendo. Na verdade pra você saber se eu posso fazer implante individual eu teria que fazer algum tipo de exame, como por exemplo, a panorâmica? No caso, ainda não posso pagar pra fazer os implantes individuas, mas eu estou providenciando recursos para isso. O problema é que pelo o que o meu médico disse quando estava fazendo a implantação dos pinos, que o meu maxilar superior era fraco para suportar os implantes, era verdade, e dos 06 pinos que implantei, 03 não calcificaram. Posso estar falando alguma bobagem, mas nesse caso seria necessário fazer um enxerto ósseo no local antes de implantar o pino? Ou essa minha situação não tem jeito mesmo? Gostaria muito de fazer os implantes individuais.
        Ia me sentir mais realizada.

        • Sim, seria fundamental fazer novos exames de imagem (uma tomografia, preferencialmente). Até porque, seria um planejamento todo novo. Se não houver suporte ósseo suficiente, certamente será preciso enxerto antes de novos implantes. Apenas com base na sua descrição não saberia dizer se “tem jeito” ou não, é preciso levar em conta muitas variáveis… e, principalmente, considerar a extensão desses enxertos. Em casos como o seu dificilmente se usam implantes unitários, por causa da extensão e invasividade dos procedimentos.

          • Ok Dra. Ana. Entendi tudo, pode ser ou não que eu possa fazer os implantes unitários, vai depender do diagnóstico do médico através dos exames que vou ter que fazer. Muito obrigada, pela orientação. Fica com Deus.

  38. Bom dia Dra. Ana Tokus.

    Ainda estou na peleja para terminar meus implantes, o problema é a falta de dinheiro, por isso não terminei de fazer os implantes e estou nunca situação muito constrangedora, mas espero que tudo acabe bem. Então Dra. Ana, de 06 pinos ficaram 03, e o meu médico disse que isso não é problema para colocar o implante fixo. Ele me trata bem, mas quanto ao seu trabalho, acho que deixou muito a desejar. Gostaria de saber se você pode indicar um cirurgião-dentista de sua confiança e que trabalhe com implantes aqui em Itanhaém, cidade do litoral sul de SP ou na cidade de SP.

    • Puxa Rosangela, não conheço nenhum dentista nessa região. Mas vou fazer um apelo nas redes sociais e, caso encontre um profissional com esse perfil, entro em contato por e-mail.

  39. Boa tarde, Ana!!!

    Eu extrai 4 dentes inferiores na segunda feira dia e coloquei a dentadura em seguida. Ainda esta dolorido e com os pontos. A dentista disse que eu já poderia começar a mastigar, só que não estou conseguindo porque a protese sai do lugar, parece que esta folgada, posso usar corega, mesmo estando com os pontos ainda?
    Obrigada pela atenção.

    • Pode, Dora. Apenas use sobre locais na gengiva que não estejam em cicatrização.

  40. Olá Ana!!!

    Muito obrigado pela ajuda, que Deus possa recompensar você por toda ajuda, não só a minha pessoa, mas a todo povo que você carinhosamente não mede esforços para ajudá-los.

    Tenho um serviço de implante feito na parte inferior, onde foram colocados 4 pinos, e na hora de colocar a coroa o dentista utilizou apenas 3 pinos… Quando fiz um novo exame foi constatado que tinha um pino sem uso, como eu não sabia dessa estrategia do dentista, o questionei e ele disse que isso é normal. Que esse implante é como uma reserva técnica… que fica a disposição para uma eventual necessidade…

    Pergunto: Doutora Ana, isso é normal? Realmente isso faz parte do processo?? Eu nunca imaginei que pudesse fazer um implante e ele não ser utilizado…

    Já até briguei com meu dentista, por conta disso… agora quero uma posição de quem entende do assunto para que eu possa questioná-lo, sem, é claro mencioná-la. Até porque, seria falta de ética de minha parte.

    Muito agradecido,

    Elizeu

    • Elizeu, implante não é muito a minha “praia”, mas conversei com uma colega aqui, implantodontista, que me falou o seguinte: um implante “reserva” pra nunca ser usado não faz nenhum sentido. Um implante só é válido se tiver carga (uma prótese que vá em cima dele). Que tipo de prótese você vai usar? São várias coroas unitárias ou esses 4 implantes vão apoiar 1 prótese só (uma prótese total, por exemplo)? Se for 1 prótese só, hipoteticamente, seu dentista pode ter feito um protocolo imediato com só 4 implantes, carregado 3 e 1 ficou pra mais tarde. Converse com ele, pode ser isso!

  41. Dra. Ana Tokus!

    Tenho 51 anos, usei dentadura na parte superior por mais de 20 anos, agora procurei o dentista e combinei com ele um enxerto dentário para a colocação de provavelmente 6 a 8 implantes…

    Há oito dias atras fiz a cirurgia com anestesia geral, pois tenho problema de pressão arterial, o material para o enxerto é sintético.

    O que me intriga é esses pedaços de enxertos brancos que estão soltando…
    A pergunta que eu faço e gostaria da sua ajuda é?

    Será que esses pedacinhos de enxertos que estão soltando irão fazer falta?
    Será que lá por dentro tem mais enxerto que não estão visíveis??

    Na verdade, só em pensar que esses pedacinhos que estão soltando vão fazer falta, fico irritado.

    Muito Obrigado.

    • Elizeu, imagino que o enxerto usado tenha sido o liofilizado, que é uma espécie de “pó de osso” em matriz gelatinosa. São fragmentos bem pequeninhos, mesmo. Imagino que os pedacinhos que você está observando são uma “sobra”, ou seja, um excesso superficial que está se desprendendo dos locais em que a gengiva ainda não está bem cicatrizada. Não acho que vá fazer falta não, mas se isso persistir, seria bom procurar seu implantodontista pra reavaliar.

  42. Dra. Ana Tokus, preciso fazer um molde para substituir uma protese em tres dentes superiores, tenho verdadeiro pavor dos moldes tradicionais, com gesso. Entro em panico quando o excesso do gesso escorre pela garganta, deixo de ir ao dentista em função disso. Existe alguma forma de se moldar sem utilizar o gesso? A senhora tem alguma forma para tirar moldes em pessoas como eu? Desde já agradeço.

    • Na verdade não é com gesso, Wagner. O nome do material usado é “alginato” e, dependendo da consistência, pode escorrer mesmo. Mas existem outros materiais de moldagem (siliconas) que não escorrem. Converse com o seu dentista sobre a possibilidade de usar um material diferente.

  43. Dra. Ana, durante 10 anos venho tentando usar prótese (com longos intervalos) e não consigo me adaptar de maneira nenhuma com as dentaduras por vários motivos.
    Vendo os anúncios sobre dentadura com implante, me animei muito, acho que finalmente poderei recuperar minha autoestima e voltar a viver. Gostaria de mais informações sobre o assunto, principalmente em relação a valores. Sei que não pode me falar de um valor exato, mas queria ter uma noção, a partir de quanto eu consigo fazer uma de dois pinos, por exemplo?
    OBS: TENHO 41 ANOS
    Obrigada pela atenção,
    Catia

    • Catia, existe a dentadura sobre implante do tipo protocolo (fixa) e overdenture (removível). A prótese tipo overdenture precisa de pelo menos 3 implantes, a protocolo no mínimo 5. Com relação a valores, eu realmente não sei, porque não trabalho com prótese sobre implante. Mas eu imagino que cada implante vai custar pelo menos uns R$ 1.500,00, e a prótese em torno de R$ 1.000,00 (tô chutando, sério, o ideal é procurar um dentista implantodontista e/ou protesista e fazer uma avaliação). Tem um vídeo BEM legal aqui mostrando um protocolo: http://www.youtube.com/watch?v=-3fixz4AskU

  44. Ola doutora, fiquei feliz de achar seu blog. Queria saber se apos os 30 dias fazendo a dentadura ela ja eh permanente ou se futuramente sera necessario fazer outra? Desde ja obrigado… abraços.

    • Vanderlei, se a cicatrização da gengiva for boa durante esses 30 dias, é bem possível que não haja necessidade de trocar a prótese depois. Pode ser que seja necessário, apenas, fazer um reembasamento (um “ajuste” da prótese, mas não uma prótese nova).

  45. Oii tirei um dente para fazer um implante, colocaram em mim um provisório mas não estou conseguindo ficar com ele porque ele possui um tipo de placa no céu da boca que me da ânsia, gostaria de saber se posso ficar sem o provisório até o implante.

    • Não é o ideal, pois sem o provisório os dentes ao lado do espaço pode invadi-lo. Converse com o seu dentista pra, talvez, mudar o tipo de provisório.

  46. Doutora, já uso protese removivel há mais de 20 anos. Resolvi procurar um dentista para colocar uma dentadura fixa, e foi constatado que não tenho osso suficiente para colocar os implantes na parte frontal. Vou precisar fazer então enxerto de osso…
    Foi sugerido para fazer o enxerto através do banco de ossos, para que não fosse necessária cirurgia para retirada de osso em mim.
    O osso do banco de ossos é seguro? A cirurgia é complicada? Outra coisa que tenho pavor é depois de fazer o enxerto ficar sem dentes… Posso usar a protese removível por cima do enxerto até que o mesmo esteja pronto para o implante? Estou muito preocupado e conto com uma opinião sua.
    Obrigado.

    • Sérgio, sem dúvida, o osso do banco de ossos é seguro, sim. Sim, você pode usar uma prótese removível por cima do enxerto até que se dê a cicatrização completa, o que é preciso verificar é se vai dar pra usar a mesma que você já usa. Talvez ela precise ser ajustada (desgastada) ou até trocada por outra provisória. Depende muito do caso e do tipo de prótese removível que você usa.

      • Obrigado Doutora, já me deixou mais tranquilo. E quanto a cirurgia de enxerto, ela não é complicada? Obrigado.

        • Sempre que se “mexe” com gengiva e osso o pós-operatório costuma ser “chato”. Mas a cirurgia, em si, não é complicada, não. Seria preciso abrir a gengiva, colocar o osso lá (que pode ser em fragmentos ou um bloco) e fechar. Tem um texto (com vídeo) que fala só sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/05/enxerto-osseo-em-odontologia.html

  47. Doutora, minha mae colocou a prótese e eu achei estranho, achei que a parte de baixo ficou muito cheia atrapalhando a estética, lembrando que ela ficou um tempinho bom sem dentes (uns 5 meses), ela tem 54 anos e sempre teve dentes ruins. O que vc acha doutora, vai ficar melhor ainda, se ajeitar, por favor estou com medo de nao ajeitar!
    Obrigado desde ja :)
    (Prótese removivel)

    • Wilker, essa “estranheza” que você relata é muito comum após a instalação de uma prótese nova, principalmente se a pessoa ficou algum tempo sem dente algum. É como se ela estivesse com a “boca cheia” ou “inchada”. Sugiro que sua mãe converse novamente com o dentista pra uma reavaliação estética, talvez seja necessário, mesmo, algum ajuste. Mas geralmente é uma questão de hábito à nova estética.

  48. Doutora, bom dia! Tenho uma dúvida, pois ontem arranquei o ultimo molar, no fundão (acho q é esse o nome) kkkk, então… vi o dentista suturando, mas hj passei a lingua e não sinto linha do ponto e nem as vejo no espelho.O q sera q aconteceu?

    • Kelly, provavelmente os pontos caíram e você engoliu. Se você não tiver nenhum sintoma importante (dor, inchaço), tudo bem. :)

  49. Dra. boa noite… hj extrai os 8 dentes q tinha na parte superior da boca, e coloquei a dentadura provisória. Mas estou sentindo muita dor, e está sangrando muito. É normal? Já se passaram 4 horas q sai do consultorio do dentista, tentei tirar a protese, mas não consegui! Me oriente, por favor.

    • Kelly, certo sangramento é esperado, desde que controlado. O ideal é que você não remova a prótese mesmo, só pra higienizar. Assim a sua gengiva vai “pegando o formato” da prótese. A dor, neste momento, é por causa da pressão sobre o ferimento e, também, porque sua gengiva deve estar inchada (o que explica a dificuldade de remover a prótese. Converse com o seu dentista pra adequar a medicação analgésica.

      • Obrigada doutora, mas e essa ansia, principalmente na hora de falar piora muito, tem como diminuir esse céu da boca, é o q está pior.

        • Infelizmente não tem como mexer no céu da boca, Kelly. É justamente o céu da boca que oferece retenção à prótese e evita que ela fique frouxa.

  50. Dra., seguinte, eu tive que extrair um dente para fazer um implante, porém ficarei aproximadamente 6 meses sem dente, até cicatrização, colocação do pino, etc. Existe algum tipo de dente provisório que eu possa colocar nesse buraco até o implante? Obrigada!

    • Marcia, dá pra usar uma ponte removível acrílica enquanto isso. Converse com o seu dentista a respeito.

  51. Obrigada Dra. por responder, pena que pra mim é difícil por que moro no interior de São Paulo se fosse em SP eu ia más aí fica longe, mas obrigada e boa sorte… Sucesso!!

  52. Oi doutora, muito obrigada por ajudar.
    Dra. me ajuda, arranquei um dente que estava como perdido, tinha so um pedacinho, venho acompanhando seu blog e li que enquanto houver osso, da pra usar o aparelho pra puxar os de trás pra frente, ok, mas ai arranquei hoje 03/05/2013, só que tenho que fazer 3 canais e minha preocupação é de se até lá ainda haverá osso pra o dente vir pra frente ficar nesse espaço, então eu queria saber mais ou menos quanto tempo fica osso depois de extrair ? Dá tempo de eu fazer esses canais, arrumar umas resinas e colocar pra puxar, vai existir osso até lá…? Muito obrigado, se puder me ajudar, beijuus :*

    • Ana Paula, geralmente quando falta osso é porque o paciente extraiu o dente já há 2 ou 3 anos. No seu caso, acho que dá pra aguardar, sim, o tratamento clínico pra só depois usar o aparelho pra fechar o espaço.

  53. Boa tarde Dra. Ana, gostei muito do seu blog, ajuda muito as pessoas como eu leigas no assunto. Fiquei 3 anos com artrite, artrose e fibromialgia sem saber o que tinha, fiquei tempos sem nem conseguir escovar meus dentes direito e como já tinha problemas, agora ficaram mais graves, eu preciso urgente extrair meu dentes pq já nem consigo mastigar, pois os dentes da frente são pivo e estão completamente moles e uso uma protese que se sustenta neles, então não tem mais jeito, mas o meu medo era justamente tirar o dentes e sair sem eles do dentista, quando acordo meus dentes estão doloridos, aí que percebi que eles foram amolecendo porque tenho bruxismo, eu acordo com dor porque sinto o incomodo com os dentes cerrados e doloridos. Como também tenho medo por causa de outros dentistas gostaria de saber o endereço que a senhora atende e telefone para agendar, qualquer coisa pode mandar para o meu e-mail. Muito obrigada pelos esclarecimentos, aguardo.

    • Sueli, eu atendo em Curitiba-PR.

  54. Ola Drª Ana
    Primeiramente quero lhe dar os parabens pelo seu blog, pois antes de conhece-lo eu tinha pavor de dentista. Devido a isso acabei perdendo 3 dentes da frente na parte superior. Iniciei um tratamento para extrair eles e + 5…

  55. Olá Doutora,
    A minha dúvida é a seguinte:
    Durante muito tempo perdi os dois dentes da frente e usava uma ponte móvel, recentemente fiz o implante dos mesmos dentes e já estou com a prótese no lugar, porém tenho dificuldades para falar corretamente as palavras, isso vai passar? é questão de costume? Ou o que poderá ser?

    • Edson, em princípio é questão de hábito, sim.

  56. Ola Dra. Ana, como todos relataram, eu também tenho problema periodontal, já fiz 2 consultas com dentistas diferentes, ambas disseram que tenho que extrair todos os superiores por estarem muito infeccionados, minha duvida é: um dentista diz que por não ter mais osso a prótese não ficará segura porque não terá altura suficiente para fixar, talvez nem com corega ficará seguro e que também não terei como fazer enxerto de osso pela infecção estar muito grave e ter prejudicado meus ossos. O outro diz que ficará bom e que após toda cicatrização e a prótese definitiva ficar pronta não terei problema… o que a Dra. poderia dizer em meu caso? Mesmo depois de total cicatrização e com a prótese definitiva ainda terei o problema de cair a prótese quando conversar, rir ou comer? Tem algo que possa fazer para fixar a prótese com mais segurança? Agradeço desde já e parabéns pelo blog!!!

    • Wagner, eu acho que o primeiro dentista é pessimista e o segundo é otimista :). Ou seja, as duas coisas podem acontecer. Por se tratarem de dentes superiores, geralmente a retenção da prótese é mais fácil (embaixo o osso “some” mais rápido). Não sei o tamanho da infecção (parece ser grande), mas eu acho que se as extrações forem feitas e você já instalar a dentadura em seguida (de preferência na mesma sessão das extrações), previne-se uma grande reabsorção óssea e deve haver retenção suficiente, sim (nem que seja preciso uma “ajudinha” do Corega). Num futuro próximo, com a sua gengiva saudável e bem cicatrizada, você pode pensar em fazer implantes, o que daria uma retenção excelente e deixaria você mais seguro pra comer, conversar, etc..

  57. Bom dia Dra. Ana!

    Tenho uma questão que esqueci de perguntar a você, fiz cirurgia do maxilar superior (trouxe ele um pouco mais pra frente) em janeiro/2012, desde então comecei a perceber que meu olho esquerdo não lacrimejava mais, nem mesmo quando chorava, questionei o cirurgião e ele disse que não tinha ligação com a cirurgia, mas gostaria de saber sua opinião sobre o caso, porque meu esposo falou que se o olho não lacrimeja pode até perder o olho. Vou no oftalmo, mas de repente se você souber algo sobre isso, seria bom saber mais a respeito. Obrigada, Rosângela.

    • Rosângela, é verdade: a lágrima (a umidade do olho, de forma geral) serve de proteção. Não dá pra ficar com olho seco, sob pena de algum dano mais sério. Algumas vezes acontece da anestesia odontológica paralisar momentaneamente uma pálpebra, o que também é ruim porque o paciente fica um tempo sem piscar. Mas a ausência de lágrima não é algo que eu já tenha visto acontecer após uma cirurgia ortognática. Eu sugiro que até que você se consulte com o oftalmo, procure manter esse olho fechado… coloque uma proteção, um tampão, um esparadrapo que seja. Dessa forma, seu olho fica protegido de qualquer agressão externa.

      • Bom dia Drª Ana!!!

        Agradeço muito a sua orientação e atenção. Muito obrigada mesmo. Deus te abençoe grandemente e realize na sua vida e através da sua vida tudo aquilo que vai te fazer mais realizada e feliz.

        • Amém! :)

  58. Olá dra. Eu cai com a boca no chao e um dos meus dentes da frente ficou meio mole e sangrando. Sera que vou perder esse dente ? Ou tem alguma forma dele voltar a ficar normal ?

    • Edimilson, é possível que ele volte a ficar firme novamente. Mas recomendo fortemente que você procure um dentista pra avaliar se houve algum dano mais sério.

  59. Olá Ana, boa tarde! Estou lendo o seu Blog e achei super interessante o trabalho que você faz ajudando a tantas pessoas, parabéns. Também tenho problemas sérios com os meus dentes. São traumas de infância, quando a minha mãe me segurava na cadeira do dentista para o tratamento, naquelas cadeiras que parecia uma nave espacial (Há uns 45 anos atras). Por esta razão estou ha 27 anos mais ou menos sem encarar a cadeira do dentista, mas por uma questão de estética e saude tenho que encarar. Tenha uma protese com 11 dentes e gostaria de extrair os quatros que ainda restam da arcada superior e colocar uma dentadura, mas não posso ficar mais de 15 dias sem dente, poderei coloca-la logo após 15 dias?

    • Fico feliz em ajudar, Kleber :). Como descrevo no texto, você pode colocar a prótese nova já no dia das extrações, não é preciso ficar “sem dentes” por tempo algum. Mas se você preferir e puder, pode aguardar 15 dias pra colocar a dentadura. O problema vai ser de adaptação da prótese, pois a gengiva, nesses 15 dias, vai mudar de formato (por causa da cicatrização). Por isso, talvez seja melhor colocar a prótese de forma imediata mesmo, de a forma a ir dando “formato” à gengiva em cicatrização.

  60. OLA ANA, MINHA MÃE QUER COLOCAR UM PRÓTESE NA PARTE INFERIOR DA BOCA, GOSTARIA DE SABER SE E PRECISO POR UMA PROVISORIA, ANTES ELA VAI EXTRAIR CINCO DENTES?

    • Renata, se ela pretende fazer as extrações e já sair no mesmo dia com a prótese, é preciso fazer uma prótese intermediária (imediata). Ela não precisa ser provisória, necessariamente, mas certamente terá que ser ajustada (reembasada) depois que a gengiva da sua mãe cicatrizar por completo.

  61. Ola doutora.
    Ha 20 dias extrai todos os dentes superiores, e tres dias dp coloquei uma protese provisoria, so q a noite eu nao conseguia retirar ela e ate recorri a 2 agulhas de croche p retirar ela, pois doia muito. No outro dia de manha tentei por varias horas coloca-la novamente, mas a dor era insuportavel no ceu da boca e regiao do canino direito, ate chorei de dor. No outro dia fui ao dentista p ele colocar ela novamente, mas nao aguentei a dor. Entao ele enlargueceu ela muito, a ponto de nao ter nenhuma pressao e colou com corega. Agora ela esta muito frouxa e se move quando tento mastigar, mesmo usando corega, PERGUNTA: posso continuar com essa ainda por mais algum tempo? Ela pelo menos nao doi. Ou já devo tirar o molde da definitiva? E como colocar e retirar a protese definitiva sem machucar ou doer?

    • Jane, seria bom aguardar pelo menos 2 meses (melhor 3) do dia que você fez as extrações para começar a fazer a prótese nova. Isso garante uma boa cicatrização. Enquanto isso, você vai usando a prótese imediata, com Corega. Quando for feita a prótese nova, não vai doer pra por nem pra tirar, pode ficar tranquila. Antes doía por causa das extrações recentes, mas depois da cicatrização completa não haverá mais esse problema.

  62. Olá…
    Por gentileza, tire minha dúvida: coloquei facetas de porcelana nos meus 4 dentes anteriores, mas depois de cimentadas, os dentes ficaram muito sensíveis, parece que o osso está constantemente gelado… há algum procedimento que possa amenizar?
    No aguardo.
    Grata.

    • Priscila, certamente é uma sensação passageira. O cimento usado pra fixar as facetas pode “irritar” o nervo do dente, bem como o ácido usado para condicionar a superfície do dente, o adesivo, e por aí vai. Acho improvável que alguma coisa ajude nesse momento, mas como se trata de uma sensibilidade dentinária, você pode tentar pastas de dente específicas para esse fim e bochechos com flúor.

  63. Dra. Ana, muito obrigada pela resposta, mas agora estou preocupada pq eu estava com 06 pinos e na 4a. feira (20-03-2013) o meu cirurgião tirou 03 pinos, disse que esses pinos não tinham se sustentado e que os 03 pinos q ficaram no maxilar superior podiam receber a prótese total fixa. Tenho q retornar à clínica dia 03-04 para fazer a prova da base, mas estou preocupada, pois ñ entendo bem do assunto, infelizmente. O que eu faço, pois só decidi fazer esses implantes porque precisava corrigir a mordida. Mais uma vez agradeço a sua ajuda e atenção.

    • É uma questão de avaliação por parte do seu dentista. Oficialmente, seria necessário um quarto implante para dar maior segurança em caso de prótese fixa, mas se o seu dentista julgou que não há necessidade…

      • Bom dia Dra. Ana!!!!
        Sinceramente, estou com dúvidas sobre isso e não quero ter problemas por colocar a prótese fixa só com 03 pinos. É possível colocar mais um pino para ficar com 04 pinos e fazer tipo uma recarga imediata? Outra dúvida é: existe algum exame que diagnostique se o osso vai ou não sustentar os pinos antes mesmo de colocá-los? Bom Dra. Ana, é muito importante esse trabalho social que você faz, tirando dúvidas, trazendo soluções pra questões do nosso cotidiano. Deus te abençoe grandemente por ser humana, prestativa e uma profissional que cuida bem dos seus pacientes!!!! Obrigada. Quem sabe um dia Deus me presenteia com uma dentista tão digna de exercer essa profissão como você é. Fica com Deus!!!!

        • Imagina Rosangela, por nada. Fico feliz em ajudar. :)

          Não existe um exame específico, na verdade conta muito a interpretação do seu dentista dos exames de imagem que você já deve ter feito. Sim, em tese é possível colocar um quarto implante… eu acho que você deve levar essa dúvida diretamente para o seu dentista, pra vocês discutirem essa possibilidade.

          • Olá Dra. Ana!!!

            Ok, vou falar com meu dentista sobre isso também. Mais uma vez muito obrigada. Até breve!!!

  64. Extrai um dente (sendo o dente depois do canino) dia 14/02/13, ja completou mes e ainda é um pouco dolorido no local extraido, é normal? Sou diabetica, mas ta controlado…

    • Um pouco de dor pode ser esperado, Elisangela. Em princípio, considerando o seu relato, não há problema. Mudando o quadro, procure o seu dentista.

      • Obg dra por me responder, fico mas tranquila, esqueci de falar que coloquei um protese ppr, sinto uma dorzinha no lugar do dente extraido, é normal?? PARABENS PELA SUA ATENÇAO CONOSCO.

        • Isso é bastante comum, Elisangela. A “dorzinha” vai ceder aos poucos. E por nada, fico feliz em tranquilizá-la. :)

          • Bem Dra., tenho mais uma pergunta: tenho 33 anos e meu siso ainda esta nascendo, a gengiva em volta dele as vezes inflama é normal? Sera que vai terminar de nascer ou tenho que extrair, obs: nao doi… obg

          • Elisangela, certamente, considerando a sua idade, seu siso não vai nascer mais. O que acontece é que parte dele deve estar pra fora da gengiva, e resíduos alimentares acabem entrando por baixo dessa gengiva e causando inflamações recorrentes. A solução pra isso, depende: pode ser a remoção de parte da gengiva ou até a remoção do dente, em si. Por enquanto, procure higienizar muito bem o local.

  65. Dra., perdi meus dentes superiores, principalmente os que seguravam uma protese. Agora a protese está querendo sair. Tem jeito de se colocar um protese que não caia mesmo que não tenha mais dentes naturais?

    • Arlindo, se a sua prótese se apoiava em dentes e os dentes não existem mais, é preciso fazer uma nova. Nesse caso, seria uma prótese total (dentadura). E sim, dependendo de quanto osso você ainda tenha disponível pra segurar a prótese, é possível que ela fique muito bem adaptada e sem qualquer necessidade de usar adesivos (do tipo Corega) pra ajudar na fixação.

  66. Olá Dra. Ana Tokus!!!

    No implante, quando o pino não fica firme depois do período de 6 meses e o dentista o retira, esse pino pode ser reaproveitado para outro paciente? E 3 pinos é o suficiente para sustentar uma prótese dentária completa do maxilar superior? Obrigada pela sua atenção.

    • Rosangela, infelizmente não é possível reutilizar o implante porque ele recebe um tratamento de superfície, e esse tratamento se perde quando ele é removido, não dá pra usar em outra pessoa. 3 implantes podem sustentar uma prótese total do tipo overdenture (removível), mas não uma do tipo protocolo (fixa).

  67. Oi tudo bem?
    Gostaria de saber uma relação de custo de um implante dentario, roth, dentadura e qual a diferenças entre eles.

    • Oi Joice, tudo e você?

      Os valores variam muito, pois depende do caso, do material, do dentista, do laboratório de prótese… enfim, não faltam variáveis. O implante, que nada mais é que um “parafuso” que vai no osso e onde vai encaixada uma coroa protética, é o mais caro, mas é a solução que mais devolve função à mastigação. O “roach” é uma prótese PARCIAL removível (substitui ALGUNS dentes perdidos) e a é dentadura uma prótese TOTAL removível (substitui TODOS os dentes). Você pode ver melhor as diferenças entre esses tipos de prótese aqui: http://medodedentista.com.br/2011/03/protese-em-odontologia-um-guia.html

  68. Dra. Ana.

    Muito legal essa página de esclarecimentos.
    Você se apresenta como uma pessoal especial, generosa, atenciosa.
    Gostariamos todos de adotá-la como “nossa dentista” !!!!! (rsrsrsrs)
    “PARTILHAR É UM GESTO DE AMOR”
    Parabéns !

    • Obrigada, Cida <3 ! No fundo, vocês todos são meus pacientes, né?! :)

  69. Drª Ana, recentemente optei na realização de implantes e utilização da prótese protocolo. A cirurgia ocorreu tranquilamente, meu dentista colocou 5 implantes e logo após colocou uma prótese provisória. O problema Drª Ana é que ao chegar em casa não suportando o incomodo retirei a prótese para dormir e agora não consigo colocar mais, pois sinto muitas dores, tento forçar mas a dor é muito intensa e desisto. O que pode ter ocorrido e como proceder? Fico grato se tiver uma solução pra isso, já que só irei ver meu médico na quinta.

    • Jean, estamos num impasse… e não vejo solução além de procurar o seu dentista pra que ele coloque novamente a prótese em você. E é importante que você não fique muito tempo sem ela, justamente pra não alterar a sua trajetória de inserção.

  70. Olá doutora Ana
    Tenho 20 e já tenho quase todos meus dentes de cima perdidos… doutora, tenho um polipo pulpar em um deles… devo me preoucupar ? É muito grave? Corro algum risco ?
    Obrigado.

  71. Puxa mto obrigado, fico mais aliviado…

  72. Dra. Ana, bom dia! Mto obrigada por responder minhas questões. Vc é mto gentil, por se preocupar com problemas de pessoas que nem conhece. MTO OBRIGADA MESMOOOOO. Amamos mto vc. Deus te abençoe sempre.

    • Puxa Francisca, obrigada você. :)

  73. Cara doutora, fiz um implante no dente de cima bem na frente pois nao queria ficar banguelo, so q na hora o dentista me falou q tinha um dente dentro da gengiva, extraiu ele e fez um enxerto, ja faz uma semana q fiz, so q ao abrir a boca depois de tirar os pontos tem um negocinho branco, é o enxerto?? Esqueci de perguntar se ele colocou o pino, se ele nao colocou quanto tempo demora mais ou menos pra colocar? Ate ia ligar pra perguntar, mas fiz numa escola pq é bem mais barato, entao eles nao atendem todo dia, so dia 21 e to mto preocupado pq tem um negocio branco onde fiz o enxerto e to morrendo de medo de ter dado algo errado… grato… e adoro vc, pq responde sempre a todos com mta simpatia… valeu!!

    • David, provavelmente o “negocinho branco” é o enxerto, sim! E seu dentista não deve ter feito o implante, nesse caso é preciso aguardar de 4 a 6 meses pra poder fazer (que é o tempo do enxerto “pegar”). Durante esse período, você pode usar uma prótese provisória (fixa ou removível). Pelo que me parece, está tudo bem… sem motivo pra preocupação.

      E obrigada. Fico feliz em ajudar. :)

  74. Dra. Ana, fico mto feliz em saber que vc está empenhada nesse meu problema, que as vezes penso ñ haver solução. O problema do Cleber, meu filho, ele está disposto até a retitar todos os dentes e colocar uma prótese total, os dentes estão todos comprometidos, eu penso, ele fala pouco, ñ comenta o que está sentindo. De vez em quando eu vejo ele tirar uma ponte horrorosa da boca, eu faço de conta que ñ vejo. O dente que segurava a ponte caiu, ele fica com aquela coisa mais feia, conversa segurando a ponte. Ele é um homem bonito, de 1,80 de altura, só que ñ tem dente, nem dinheiro, nem esposa pra cuidar dele, está sem emprego. Existe mulher que vai querer homem pobre sem emprego? Como é triste ver um filho sofrer sem poder ajudar. Desculpe eu ficar falando os meu problemas, vc ñ merece ficar ouvindo ladainhas de velha pobre. A única coisa que tenho é fé, Deus vai abrir uma porta onde ñ há porta. Eu creio que Deus pode fazer um milagre. Obrigada minha querida, Deus te abençoe ricamente.

    • Bom, se eu tiver alguma sugestão de dentista em Uberlândia, aviso por aqui.

  75. Dra. Ana, estou mto aflita por causa de meu filho. Ele procurou em vários lugares pra conseguir fazer o tratamento de dentes, a resposta é sempre: pode demorar até cinco anos. Será que nesse país não encontro alguem que possa me socorrer? O pobre do meu filho sai de manhã em busca de ajuda, chega desiludido, entra no quarto tranca a porta, ñ fala com ninguem. O assunto dele é: não tem saída, só a morte. Não estou conseguindo dormir, de medo que ele faça uma besteira. Moro em Uberlândia-MG. Será que não há ninguém que possa me ajudar??????

    • Francisca, de que tipo de “tratamento de dentes” o seu filho precisa? Aparelho? Não conheço dentistas / ortodontistas em Uberlândia, apenas em Belo Horizonte e Ilicínea. Mas, se for esse o caso (aparelho), posso me informar pra ver se encontramos um que possa ajudar.

  76. Boa noite, entrei no seu site pela primeira vez, gostei muito, terça extrai 3 dentes da frente, esta horrível, pois eu não sabia que podia sair do dentista com uma dentadura, alias sou muito leiga neste assunto, já marquei uma consulta com uma dentista que faz prótese, fiz uma pesquisa pele net e me agradou uma de silicone, a senhora pode me explicar mais sobre essa prótese de silicone, e outra coisa, quando eu for na dentista da prótese eu posso pedir uma provisória ou tenho que aguardar os 30 dias. Obrigada.

    • Luisa, creio que você está se referindo à prótese parcial flexível. A diferença dela para a convencional é que a resina usada na sua confecção não é rígida, então ela tende a ser mais confortável e, também, mais estética, pois não ficam grampos de metal aparentes. E sim, é possível fazer uma prótese imediata provisória pra que você possa aguardar “com dentes” a confecção da “oficial”.

  77. Meu problema é com meu filho com cinquenta anos, desempregado, fuma mto, os dentes estão todos caindo, ele tem horror a dentista, está com depressão, só fala em suicidio. Estou desesperada, sem saber o que fazer pra salva-lo. Vivo com um salário minimo, nada posso fazer. Alguem pode me aconselhar? O que devo fazer. Na cidade onde moro ñ encontro nada de graça, nem preço ao meu alcance, pra eu pagar parcelado. (por favor ñ deixem meu filho morrer)

    • Francisca, está bem claro que seu filho precisa de ajuda. Mas ele tem que querer ser ajudado, também (tanto psicológica quanto odontologicamente). Em que cidade vocês estão? Uma opção é buscar atendimento em faculdades, associações, sindicatos… veja esse texto a respeito: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  78. Ola Dra., eu tenho 11 dentes em cima mas estao todos condenados. Ja tenho uma ponte removível na frente. Seria possivel eu tirar todos de uma vez e sera possivel colocar uma dentadura no mesmo dia? Existe alguma maneira de nao ter nada no ceu da boca? Como funciona a protese com grampo? Obrigada.

    • Lucimara, como eu descrevi no texto, é possível extrair todos os dentes de uma vez só e, também, já instalar a prótese na mesma sessão. Mas, pra isso, primeiro é preciso moldar você pra que a prótese esteja pronta no dia das extrações. Sendo uma dentadura (prótese total) sem o uso de qualquer implante para fixação, não há como ela não ter o céu da boca… se assim fosse, ela não ficaria firme. A prótese com grampos só é usada em caso de haver outros dentes, pois os grampos se apoiam exatamente nos dentes remanescentes. Em caso de prótese total, não dá.

  79. Obrigada!
    Dra. Ana, vou realmente procurar um odontopediatra!!

  80. Dra, criei coragem e resolvi fazer o tratamento completo odontológico, que não é uma coisa simples: Primeiro retirei 2 dentes superiores, os da frente, coloquei uma prótese provisória, e não demorou muito tempo, de tanto colocar e tirar acabei deixando ela cair, e pum, quebrou. Depois resolvi ficar assim por um tempo, sem estes dentes, minha autoestima já estava baixa, baixou mais ainda. Fui até a UNIP, e lá constatou-se o que eu já sabia, problemas na gengiva, não compensando o tratamento, pois com o tempo tudo iria acabar amolecendo ainda mais os dentes e cair, então resolvi extrair mais 10 dentes superiores, e mais, extraí outros 3 dentes inferiores (mandíbula). Esta extração dos dentes superiores foi muito trabalhosa e pós extração, doeu muito, inchou muito. Saí de lá já com uma prótese superior, está desinchando, faz 5 dias das extrações, mas para comer, está muito difícil, ela se movimenta aperta a arcada superior, machuca a gengiva, não consigo mastigar direito, apesar de que no aspecto visual, ficou muito boa. É assim mesmo ou ainda dará para se fazer ajustes nela???? Vou ter que fazer enxerto na parte superior (maxila), para se fazer este enxerto o Dentista vai abrir de novo minha gengiva, que até lá já deve estar cicatrizada???? Como é isto??? Segundo ele o enxerto se fará daqui a uns 2 meses!! Quanto aos dentes inferiores vou fazer implantes individuais (5 implantes), parece que nestes não haverá necessidade de enxerto, TOMARA!!! Feito tudo isto, ainda devo colocar as coroas nos 5 implantes, quanto tempo após o implante dos pinos, se colocam estas coroas (dentes)???? Depois do enxerto já consumado na maxila, só aí deverei fazer os implantes dos pinos, para depois colocar uma prótese total sobre 8 implantes, é isto mesmo??? O tratamento geral deverá ficar pronto segundo minhas contas de 12 a 15 meses, é isto mesmo??? Eu fumo, e ele me falou que as cicatrizações e a recuperação da gengiva tendem a ser mais lentas em função disto, tem algum risco????? GRATO POR SUA ATENÇÃO!!!

    • Luiz, como você fez uma prótese imediata superior, depois de uns 3 meses será possível reembasá-la, ou seja, reajustá-la ao novo formato da sua gengiva após a cicatrização. Aí ela deve ficar mais firme. Sim, para se fazer o enxerto ósseo é preciso abrir a gengiva novamente. Após os implantes dos dentes de baixo, será necessário aguardar de 4 a 6 meses pra se fazer as coroas (existe a possibilidade de carga imediata, ou seja, de se colocar coroas provisórias já em seguida do implante. Mas isso só é possível em casos bem específicos, depende da avaliação do dentista). Sim, após o enxerto é necessário aguardar uns 6 meses pra só depois fazer os implantes (e mais os 4 a 6 meses pra colocar as próteses, como eu citei anteriormente). As suas contas fazem sentido, seu tratamento deve levar de 1 ano a 1 ano e meio… isso se tudo der certo, e ajudaria MUITO se você parasse de fumar. O risco que você corre, além da questão da cicatrização, é do seu organismo “rejeitar” os implantes, pois o hábito de fumar pode interferir na osteointegração deles.

  81. Dra. Ana, meu filho teve que extrair os dois dentinhos da frente quando ele tinha quase 3 aninhos, hj ele tem 5, gostaria de saber se vai demorar muito para nascer ja que eles não cairam naturalmente e foram extraido? Estou muito preocupada com isso. Me esclareça por favor, desde já muito obrigada!!

    • Suzana, a época em que esses dentes nascem é entre os 6 e os 7 anos. Mas como o seu filho perdeu os dentes de leite bem antes do tempo, é possível que os permanentes venham antes disso. Na dúvida, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar.

  82. Obrigada Dra. Ana, tudo de bom pra a senhora, saiba que esse blog nos ajuda muito, Deus te abençoe.

    • :)

  83. Obrigada pelo esclarecimento, e irei sim colocar a protese, só queria saber mais uma coisa, meus dentes inferiores são tortos e alguns para trás, mesmo assim posso usar aparelho???

    • Pode sim, Soraia. É pra isso mesmo que serve o aparelho, pra posicionar os dentes adequadamente.

  84. DRA.,BOA NOITE, EU ESTOU COM 3 DENTES NA PARTE SUPERIOR DA BOCA E VOU ARRANCA-LOS PARA COLOCAR UMA PRÓTESE, ESTOU AGORA COM UMA PROVISÓRIA, POSSO POR FAVOR MUDAR DE IDÉIA E PEDIR AO DENTISTA PARA FAZER UM ROACH? MEUS TRES DENTES CONSEGUEM SEGURA-LO? OBRIGADA.

    • Andrea, depende muito de que dentes são esses e de quais são as suas condições periodontais (do osso e da gengiva em volta deles). Em princípio, 3 dentes parece ser pouco pra segurar uma prótese removível. Vale a avaliação do seu dentista.

  85. Arranquei alguns dentes, fiz restauração na frente e to precisando colocar aparelho nos dentes inferiores, sera possivel mesmo sem os dentes na parte inferior?

    • É possível sim, Soraia. A falta de dentes não contraindica o uso de aparelho e é até possível usar algum tipo de prótese durante o tratamento ortodôntico pra fechar esses espaços.

  86. Obrigado Drª Ana…
    Excelente final de semana.

  87. Olá boa noite!!
    Recentemente extraí todos os dentes superiores e meu dentista pediu pra eu tirar o molde terça feira (29/01/13), porém preciso retornar ao trabalho dia 01/02. Quero saber se até lá (01/02) minha prótese estará pronta?
    Desde já agradeço!!

    • Luciano, acho que o tempo é meio curto… mas não que não seja possível. Se for pedida certa urgência ao protético (que é quem confecciona a prótese), creio que dá. Mas deixe claro esse prazo para o seu dentista.

  88. Oi, tenho uns dentes estragados na parte superior, que so ta os pedacinhos, e tenho fobia de dentistas e quero saber se tem como tirar todos de uma so vez, morro de medo mas tenho que tirar para melhorar o sorriso.

    • Adriana, depende da dificuldade na extração desses dentes, o dentista precisa avaliar. Mas, em princípio, é possível tirar todos de uma vez só, sim.

  89. Oi tudo bem, gostaria de saber se pode colocar protese dentaria removivel mesmo ainda estando com pontos na boca, pois doi muito. Obrigada.

    • Izelma, pode. O ideal é que você use a prótese mesmo, dessa forma a gengiva já vai se acostumando com a prótese e cicatrizando no formato adequado.

  90. Oi Dra Ana, gostaria de saber se pode me ajudar, tenho mtas dores na nuca e nas têmporas, e dores de cabeça mto fortes, li que o dentista pode tratar isso pq pode ter relação com os dentes. Já procurei mtos médicos pra dor de cabeça, fiz exames, nunca deu nada errado na cabeça, e já sofri demais, tomei muitos remédios, a dor é fortíssima. O fato é que de noite aperto os dentes enquanto durmo, não é rangimento, mas acho que pode estar relacionado com essa dor. Até usei uma plaquinha q um dentista fez pra mim e não resolveu. Tomo Rivotril pra dormir e é o único remédio que resolve, mas já cheguei a ficar 3 dias com dor constante, sem poder trabalhar. Vc pode avaliar meu caso? Ou indicar algum profissional aqui no MS ? Grata.

    • Luciene, sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e/ou Dor Orofacial. A dor pode ter origem no apertamento dentário que você realiza.

  91. Dra. Ana, graças a este blog consegui enfim iniciar meu tratamento dentário. Quero registrar aqui que é muito mais tranquilo do que eu estava imaginando. Já extrai os 5 dentes inferiores, em duas sessões e tirei o molde da protese imediata hoje, para enfim extrair em uma sessão os sete superiores, frontais, que estão em estado lastimável. Não tive dor nenhuma nem na hora nem pós extrações. Acho que perdi o medo de dentista, embora ainda fique bem nervoso naquela cadeira, mas gostaria de saber: a colocação da protese imediata me trará muitas dores pós cirurgia? em quantos dias devo estar adaptado a elas? Obrigado pela paciência que nos atende neste blog. Abraços.

    • “Quero registrar aqui que é muito mais tranquilo do que eu estava imaginando”. Viu?! ;)

      Carlos, se você não teve dor até agora, provavelmente não terá problemas com a instalação da prótese. Sim, pode ser chato de se adaptar e é provável que a prótese necessite de alguns ajustes/desgastes, mas mesmo que ela não fosse imediata provavelmente também necessitaria. O tempo de adaptação depende muito da pessoa, mas a adaptação inicial geralmente leva de 1 semana a 1 mês. Abraço!

  92. Oi doutora, eu extrai quatro dentes da frente da parte de cima e outro do lado da presa, gostaria de saber quanto tempo eu tenho que esperar para por um provisorio e qual seria o valor para por um removivel.

    • Sirlei, se você for esperar a cicatrização completa da gengiva, é preciso aguardar no mínimo 1 mês. Mas é possível colocar uma prótese provisória antes disso (até de forma imediata seria possível)… converse com o seu dentista.

  93. Ola doutora… estou usando uma protese total na parte superior e minha dentista extraiu 6 dentes na parte de baixo, ela falou q vai extrair mais 4 dentes em baixo e colocar roth, vou ficar so c 6 dentes… ela me sugeriu optar pelo implante, so q nao teenho condicoes… ela ainda me disse q roth nao fica muito bom… o q vc acha, coloco roth ou acabo de arrancar todos os dentes e coloco protese em baixo tambem…

    • Marcelino, eu acho que se você não pode arcar com implantes e os outros dentes que você tem embaixo são viáveis, você deveria colocar o “roth” sim. Não há motivo pra extrair dentes que ainda são funcionais, e a prótese parcial removível, além de ficar mais “segura” que uma dentadura, é uma solução boa.

  94. Doutora, tenho uma prótese dentária de 9 dentes roth na parte superior mais há 15 dias venho sentindo dor no canino que segura á prótese, será que é indicado um canal como a doutora sugeriu ou extrair os cinco que ainda me restam, pois estou com medo de fazer o canal e depois o dente quebrar, tem como colocar um roth tendo apenas 3 dentes naturais na parte superior se extrair os 2 caninos, me oriente por favor, boa noite.

    • Fábio, acho que vale a pena tratar o canal do canino se houver indicação pra isso mesmo. Assim você não precisa trocar a sua prótese. Não há motivo pra esse dente quebrar, desde que seja restaurado logo em seguida do tratamento de canal ser finalizado. E sim, um “roth” pode se apoiar em apenas 3 dentes, mas depende muito do caso e de que dentes são esses… se a ideia é extrair os 2 caninos, acho que fica bem difícil de outros dentes manterem por si só a prótese. Mas vale a avaliação do seu dentista.

  95. Ola tudo bem, preciso arrancar todos os dentes porque nenhum presta mais, mas nenhum dentista quer arrancar, preciso arrumar logo, está muito feio e nao tenho condiçoes, me ajuda, me de uma soluçao.

    • Maria Cristina, se nenhum dentista quer arrancar eu imagino que seus dentes não têm indicação pra isso, ou seja, eles podem ser tratados e continuar na sua boca. Se o problema for financeiro, procure atendimento nas faculdades de Odontologia e nos cursos de pós-graduação em Odontologia, o atendimento é feito pelos alunos e geralmente não tem custo algum (ou um custo muito inferior que o normal). Veja esse texto, acho que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  96. Doutora eu to fazendo uma coroa no dente da frente, mas eu percebi que este dente ta um pouquinho mole. Sera que posso ta perdendo meu tempo e so jogando dinheiro fora?

    • Juarez, certamente seu dentista notou isso quando começou a preparar o seu dente para receber a coroa. Portanto, acho que não é perda de tempo pois, se o dente tivesse indicação de extração, ele nem teria começado. Se o dente tem alguma mobilidade é importante determinar o motivo e tratar de acordo, se necessário. Na próxima consulta chame a atenção do seu dentista para o fato, até para que ele possa explicar pra você qual o motivo disso.

  97. Minha dentadura de cima quebrou e fiz 1 nova, só que do lado esquerdo dói, o protético desbastou ontem, mas ainda dói, ele disse que vou acostumar com o tempo e se desbastar mais vai sair do céu da boca, quanto tempo demora para não doer ou não tem jeito, obrigado preciso de resposta urgente doutora, por favor.

    • Jose, é preciso ir ajustando até que fique confortável pra você. Procure um dentista pra isso. O importante é você não deixar de usar.

  98. Oi
    Fiz um tratamento de canal ha mais ou menos 10 anos atras… bem a dentista restaurou meu dente e ha mais ou menos um més a restauração caiu… e 2 dias depois um pedaço do meu dente quebrou… eu não sentia dor mas agora tenho dores insuportáveis em dente que foi feito canal… bem fui ao dentista e ele falou que não adianta restaurar esse dente, tenho que colocar um bloco, infiltrou e deu uma cárie … pois bem, eu quero saber que se ele serrar o meu dente para colocar o bloco ou se eu resolver extrair esse dente que fica do lado, eu quero colocar um bloco no mesmo dia ou saio sem o dente do consultorio… porque isso eu não quero.
    Obrigado pela atenção

    • Lu, depende de qual dente estamos falando. A confecção de um bloco leva pelo menos 2 sessões: na primeira o dentista vai preparar o dente e moldar e, na próxima, com a peça pronta (vinda do laboratório de prótese), será feita a cimentação. Se for no dente da frente, certamente será colocado algum tipo de provisório, você não vai sair sem dente.

  99. Dra. extrai todos os meus dentes de cima, faz uns 2 meses e coloquei uma protese (dentadura), só que dói muito a gengiva, não consigo retira-la porque sinto doer, é normal? Gostaria de saber se preciso ficar retirando-a para limpar, ou algo assim, e quanto tempo demora pra essa “dor” passar? Obrigada.

    • Luana, é preciso remover a prótese para limpá-la sim! E o ideal é dormir sem ela também. O tempo para o incômodo passar varia, vai muito da adaptação da sua gengiva à prótese. Mas tenha em mente que a prótese nunca pode ficar machucando (causando feridas)… se isso estiver acontecendo, procure o seu dentista e relate o problema.

  100. Estive lendo o guia de próteses odontológicas, e fiquei curiosa em saber sobre a prótese fixa unitária. É um procedimento muito caro? E é um processo demorado (o de moldar a prótese)? Senti que meu dente “bambeou”, será que ainda assim seria um procedimento possível? Obrigada.

    • Helen, a coroa metalocerâmica (que é a mais comum) custa de 2 a 3 vezes mais barato do que um implante + prótese sobre implante, por exemplo. Esse é um dos motivos que faz os dentistas sempre tentarem manter o dente, nem que seja só uma raiz… já que essa raiz pode ser muito útil. Sugiro que você procure um dentista para avaliar a mobilidade dentária que você relata… se for um problema periodontal (gengival e/ou ósseo) é importante tratá-lo o mais rápido possível. Dessa forma, seria possível fazer um prótese fixa nesse dente.

  101. Olá Dra. Ana
    Parabéns pelo blog, nem estou acreditando que estou aki lendo isso, acho que meu dente até parou um pouco de latejar! Estou feliz mesmo pq li que não saio do dentista sem dente, é verdade isso? Pq tenho um medo enorme de dentista e mais ainda se tenho que fazer um canal, e por conta desse medo adiei um tratamento de um dente da frente a ponto de não dar mais para fazer o canal. Agora ele está fragmentado e tenho dores terríveis, mas além do medo me falta coragem de procurar um dentista, pois não consigo imaginar ficar sem o dente um dia sequer. Qual seria a solução? Teria como o dentista mandar moldar um dente provisório até a ponte fixa ficar pronta? E com exceção do implante existe alguma outra alternativa que não desgaste meus outros dentes? Obrigada.

    • Helen, é verdade: você não precisa ficar sem dente nem um dia. É possível instalar um prótese provisória de forma imediata. Pra isso, é necessário moldar você antes da extração, confeccionar a prótese e, no dia da cirurgia, instalá-la logo após o procedimento. A única opção (fora o implante) que não exigiria qualquer desgaste dos dentes ao lado do espaço deixado seria uma prótese removível.

  102. Dra Ana,

    Estou com implantes superiores fixados na boca porém sem os dentes, estão tampados e já cicatrizados por opção minha. Meu dentista não fez um bom trabalho de curetagem e eu tive sérios problemas com bactérias na gengiva, fui tratada na APCD onde resolvi o problema. Porém até hj, 5 meses após a colocação das tampas nos
    implantes, minha gengiva dói e arde: a cada três ou quatro dias tenho esse problema. Já passei por outros três dentistas que resumem isso como sensibilidade. Mas sensibilidade do que ? Não querem que eu faca ressonância e dizem que não preciso ir a um periodontista pq a cor da gengiva esta normal. Seria o osso o causador da dor, mesmo com os implantes fixados ha 10 meses já ? Por favor me ajude com alguma recomendação. Obrigada.

    • Dani, tô meio de “mãos atadas” aqui. Se vários dentistas examinaram você e não viram problemas periodontais, não tenho motivo pra desconfiar disso. Pode ser que essa dor que você relata seja uma nevralgia, ou seja, uma dor irradiada com origem em algum nervo próximo aos implantes, por exemplo. Para investigar, uma tomografia ou uma ressonância magnética (exame que mostra tecidos moles) poderia ajudar.

      • Agradeço muito pela sua resposta e atenção. Vou insistir com o meu dentista sobre a ressonância magnética como uma última chance antes de retirar o implante. Ele também disse que não ia dar nada no resultado… se eu ainda nem o fiz… pois diz que não é coisa do tecido mole que está me causando essa dor. Só espero que se for o caso, a retirada do implante não seja sofrida demais…

  103. Olá Dra. Ana Tokus
    Então, estou com os meus dentes da parte superior todos quebrados e os da frente estão tortos, esta faltando 2, nossa horrivel mesmo (cacos) e tenho muito medo de dentista. Não sei por que, acho que aquele aparelinho apavora muito, e estes dias pra cá comecei a ter crises de ansiedade, pânico, nossa pra piorar minha situação, mas estou com muita vontade de extrair os de cima e colocar a protese imediata (provisoria) pois meu maior medo e vergonha tbm é ficar sem dentes. Me ajude Dra. Ana, por favor. Só de penasr em ir no Dentista me dá crise de ansiedade, o que fazer?

    • Renata, não tem muito pra onde “correr”: você precisa procurar um dentista. Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html

      • Olá Dra. Ana
        Moro em Diadema e gostaria que me indicasse um bom dentista e se ele após extrair todos os meu dentes superiores coloca a protese provisoria, pois morro de medo de ficar sem os dentes, e nem tem muitos, pois quase todos estão quebrados, será que dá pra arrancar eles mesmo assim?

        • Renata, não conheço nenhum dentista em Diadema. E sim, se for necessário extrair todos os seus dentes (o que só um dentista após avaliação pode confirmar) é possível colocar uma prótese imediata.

  104. Esse blog esclarece muita coisa, depois que li todas as perguntas e respostas sei que posso me tratar e levantar minha autoestima, obr.

  105. Oi Dra., fiz a cirugia hj d manha… pensei q ia extrair 17 dentes mas extrai 11 e tem mais 6 pra extrair na parte d baixo no dia 29. Nao doeu nada, agora so esperar a protese ficar pronta pra sorrir a vontade… rsrs…. Dra. Ana obrigado por ter tido atencao comigo… vc é muito legal… que Deus ilumine seu caminho sempre… (desculpe os erros de digitação).

    • Fico feliz em saber, Marcelino. Tomara que você volte logo a “sorrir à vontade”. :)

  106. Dra, tenho algumas faltas de dente e o último extrai há 2 meses, ja posso tirar o molde para colocar a protese? Qual a melhor protese na sua opinão?

    • Ba, 2 meses já é tempo suficiente para uma boa cicatrização da gengiva, portanto você já pode fazer a moldagem, sim. Pelo que entendi, você não tem alguns dentes apenas, então estaria indicada no seu caso uma prótese parcial removível, algumas pontes fixas ou alguns implantes. Do ponto de vista funcional, o implante é a solução que devolve melhor a função mastigatória. Mas as 3 soluções são boas e podem resolver o seu problema. A prótese removível é a mais barata e o implante a mais cara.

  107. Desculpe mais o que é saude sistêmica?

    • Eu é que peço desculpa por “complicar”, Marcelino. Saúde sistêmica é a saúde do organismo todo, não só “da boca”.

  108. Ola doutora… minha cirugia ta marcada pra quinta feira e terei q extrair 17 dentes em um so dia… vou ter q tomar 4 amoxilinas, 1 lexotan e 1 decadron uma hora antes da cirugia. Esses medicamentos sao necessarios antes da cirugia? Estou com muito medo. Obrigado pela atençao!

    • Nossa Marcelino… quanto dente! :o Por ser uma cirurgia grande (e dependendo também da sua saúde sistêmica), seu dentista preferiu prescrever alguns medicamentos de forma preventiva. É uma conduta comum, pode ficar tranquilo.

  109. Dra. gostaria de saber, pois estou com um dente da frente na parte de cima que estou fazendo tratamento de canal pois ele acabou quebrando. Gostaria de arrancar e colocar um roach mas a minha dentista falou que não é o certo, era melhor colocar uma coroa, o que devo fazer?

    • Angélica, eu concordo com a sua dentista. Se o seu dente está viável, por que extrair? A raiz dele pode ser usada para encaixar um pino e, sobre o pino, uma coroa, que é uma prótese fixa, ou seja, você não ter que ficar tirando para escovar e é mais bonito. Claro, compreendo que tem a questão financeira também, uma prótese removível (o “roach”) é uma solução mais barata, mas garanto pra você: no fim das contas você vai ficar mais feliz (e com a autoestima mais elevada) com a coroa. Se der pra você fazer um esforço nesse sentido, agora, seria bem melhor que extrair seu dente.

  110. Ola doutora… meus dentes estao todos moles… fui na dentista e ela falou q estou c uma infeccao muito grave e preciso extrair todos os dentes e colocar uma dentadura, so q ele disse q eu terei q ficar 30 dias sem dentes ate a gengiva cicatrizar.

    • Marcelino, como eu disse no texto: dá pra fazer uma dentadura imediata para ser instalada no dia da extrações. Mas é certo que ela irá ficar frouxa depois de um tempo e precisará ser reembasada (ajustada). Se você aguardar os 30 dias de cicatrização, a dentadura vai ficar mais justa. Se você puder ficar sem os dentes durante esses 30 dias, ok. Se não, converse com a sua dentista sobre a possibilidade de fazer uma dentadura imediata.

  111. Fiz cirurgia, nao posso usar dentadura, existe algo que posso disfarçar a falta de dentes?

    • Jacira, que tipo de cirurgia você fez? Você tem dentes naturais na boca ou já extraiu todos?

  112. Bom dia, achei muito bom o seu blog. Recentemente, o meu dentista me aconselhou a extração dos dentes da maxila e a colocação da dentadura. Já fiquei aliviado em saber que não sairei sem dentes, o que seria constrangedor no meu trabalho. A minha pergunta é quanto à dicção nos primeiros dias, e na própria alimentação. Fico inseguro quanto a almoçar com colegas nesses primeiros dias, e se terei que me contentar apenas com alimentos líquidos e/ou semi-sólidos.
    Agradeço desde já.

    • O processo de adaptação à prótese pode levar algumas semanas. Sim, você poderá ter dificuldade para falar, pois terá que aprender a usar seus “novos dentes”. Quanto à alimentação, vai muito do bom senso: se você conseguir comer alimentos mais sólidos, poderá fazê-lo sem problemas, não há uma restrição específica quanto a isso. Você pode usar um fixador de dentaduras (como o Corega) para sentir-se mais seguro, já que próteses imediatas podem ficar frouxas a medida que a gengiva cicatriza.

  113. Bom dia Drª, fiz uma extração de todos os dentes superiores há 9 dias, por motivo de doença periodontal meus dentes estavam amolecidos, saí do consultório com dentadura e a dentista me pediu para que eu não tirasse nas primeiras 24 horas. Mas infelizmente não consegui, fiquei apenas 12 horas, pois meu rosto começou a inchar e eu senti dores insuportáveis, além de hemorragia. Passado este susto, não consegui mais colocar a prótese por uma semana, retornei ao consultório, eles tiraram os pontos a cicatrização foi muito boa, minha gengiva está desinchando (apenas a região do canino continua inchada), tentaram desgastar minha prótese, mas mesmo assim não consigo colocar pois dói muito e ela parece não ser minha pois está “frouxa”. O que faço? Você pode me ajudar? Estou aflita, pois quero retomar as minhas atividades e não consigo.

    • Tatiana, agora complicou… pois sua gengiva está cicatrizando sem a prótese para “moldá-la”. A “frouxidão” da prótese é algo esperado em casos de dentaduras imediatas, o que pode ser melhorado com o uso de fixadores como o Corega.

  114. Drª meu esposo após muito tempo que retirou todos os dentes colocou dentadura, “as 2″ de baixo e de cima, mas está caindo o que ele deve fazer? Obrigada.

    • Rosa, se ele ficou muito tempo sem qualquer prótese, a quantidade de osso deve ter diminuído, o que oferece muito menos suporte às próteses e elas acabam ficando soltas. O ideal é usar algum tipo de fixador (como o Corega) ou pensar em fazer implantes (é possível, com cerca de 6 implantes apenas, fixar a dentadura).

  115. Doutora bom dia…
    Estou em tratamento dentário para um implante de dente, já foi colocado o pino de titânio, mas devido a esse pino, o dentista teve que desgastar minha prótese móvel, para não ficar em contato com o pino. E hoje por um azar quebrou a prótese, e o dente de porcelana que será colocado, vai demorar alguns meses, devido a cicatrização do pino. O que faço estou sem dente, e o pior que é o dente da frente, socorro!!!!!!

    • Marcos, dá pra consertar a sua prótese (que imagino, seja acrílica). Você tem que procurar um dentista pra avaliar, talvez seja possível consertá-la na hora, talvez seja preciso enviá-la para o laboratório de prótese (aí ela ficaria pronta no dia seguinte, por exemplo).

  116. Que alívio Drª e muito obrigado pelos esclarecimentos. Abraços

  117. Olá, tive perda de um dente, ai tive que extraí-lo, o dente estava bastante quebrado, quase todo pra dentro da gengiva, o dentista removeu ha uns 15 dias, quando foi hoje senti com a língua restos de dente cerrando quando passa a língua, esta bem dolorido o local e um pouco latejando, fui o dentista e ele removeu dois caquinhos minúsculos, mas agora passando a língua tem mais caco cerrando e está bem dolorido, quero saber se é normal restar estes cacos, se é culpa do dentista que pode ter errado, devo pedir que ele radiografe para ter certeza? Estou com medo, o que devo fazer?

    • Priscilla, quando o dente está muito destruído (vários pedaços) pode acontecer de ficar algum fragmento que o dentista não percebeu, e esses fragmentos, quando superficiais, o próprio organismo se encarrega de expulsar (que é o que você relata). Não precisa ficar preocupada, acontece. Caso mais algum fragmento “apareça”, entre em contato com o seu dentista para remover.

  118. É possivel moldar um dente por cima de outro dente, sem precisar tira-lo?

    • Eu não sei se eu entendi bem a sua pergunta… seria “é possível moldar um dente antes de extraí-lo para mandar fazer a prótese que será colocada depois da extração?”? Se for essa a pergunta, a resposta é sim.

  119. Dra. obrigada pela atenção que me deu pergunta que fiz anteriormente: tenho que extrair meus dentes de cima e colocar dentadura devido doença na gengiva, estão moles. Os de baixo estou tratando, fazendo limpeza e trocando as restaurações, o meu dentista está colocando resina branca, estranhei, perguntei a ele, disse que tb é muito boa, nunca vi com ninguém. Tb tenho embaixo 2 dentes moles que ele quer extrair e fazer implante, não quero pq é caro, vou colar os 2 e levar + um tempo. O que vc acha disso?

    • Fátima, se esses 2 dentes têm indicação para extração é melhor extrair logo… senão eles ficam na sua boca sem função e você mantém dentes infeccionados na boca… não é legal. Se você acha implantes caros, você pode colocar uma prótese fixa (que se apóia nos dentes ao lado do espaço do dente extraído) ou até uma prótese removível, que é mais em conta. A “resina branca” é bastante comum, mais comum, atualmente, que as restaurações metálicas. E elas são boas, sim. :)

      • Boa noite Dra., estou no processo de tratamento de um dente da frente e ele tem que ser extraído, e a Dra. falou que eu usaria uma prótese e aparelho, isso durante 8 dias depois da extração, esse prazo é válido mesmo e que tipo de prótese seria o ideal ?

        • Neto, não entendi… você usaria a prótese por 8 dias ou só depois de 8 dias? Enfim, o que vale é a avaliação da sua dentista. O tipo de prótese varia, pode ser fixa (apoiada nos dentes ao lado do dente extraído) ou removível.

  120. Tem possibilidade de uma dentadura de uma pessoa ser modificada para outra pessoa usar? E se isso acontecer o que a pessoa deve fazer!!!! Eu queria saber se isso existe!!! Obrigada!!!!

    • Não Pryscylla, as dentaduras são feitas “sob medida”, não dá pra reaproveitar de uma pessoa para a outra.

  121. Preciso extrair todos os dentes de cima por motivo de doença na gengiva, estão moles e infeccionados. Tenho que colocar dentadura por questão financeira, é mais barato. Posteriormente posso fazer implante? Essa doença não prejudicará meu osso? Se sim, ele volta a restabelecer?
    Estou apavorada. A dentadura pode ser feita exatamente como são meus dentes hoje? mesmo tamanho e cor? Me ajude por favor. Tenho vergonha de perguntar tanta coisa para meu dentista.

    • Fátima, não precisa ter vergonha de perguntar pro seu dentista. Mas, de qualquer forma, tô aí pra isso. :)

      Sim, você poderá fazer implantes no futuro. Mas, considerando que a doença periodontal ataca exatamente o osso que dá suporte aos dentes, pode ser que você precise de enxerto ósseo quando for fazer os implantes. É só uma possibilidade, mas é importante deixar isso claro porque o osso perdido não se restabelece mais.

      Sim, a dentadura pode ser feita como são os seus dentes hoje. Mas pra isso é essencial que o técnico em prótese faça parte do processo, de preferência estando presente quando você for moldada. Nem sempre fotos dão a perspectiva real do formato dos dentes, embora possam ajudar bastante. A cor é mais fácil, é só escolher.

      Qualquer outra dúvida, fico à disposição.

  122. Olá DRA. ANA

    Há muito tempo não vou ao dentista por medo. Da última vez tive que extrair um dente que me fez sentir muita dor depois da extração. Hoje estou com alguns dentes estragados e quebrados, onde resta apenas um pedaço. É possível recuperar um dente neste estado? Ou seria melhor extrair mesmo, sendo que parte do dente estrá quebrado abaixo da gengiva?
    Eu tenho 28 anos e tenho muita vergonha de ir ao dentista, mas sei que é necessário e gostaria de poder resolver esses problemas e voltar a ter um sorriso de verdade…
    Obrigado!!!

    • Ronaldo, cada caso é um caso. A decisão sobre a recuperação de um dente depende muito da quantidade de tecido perdido. Mas, se houver ao menos a raiz (ou raízes) viável, é possível usá-la para apoiar uma coroa. Para restaurações diretas, é necessário que a destruição coronária não seja tão grande. Quando o dente quebra abaixo da gengiva, nem sempre é caso perdido também… ás vezes é necessário remover um pedacinho da gengiva para se ter acesso e restaurar, mas muitas vezes é viável. Ou seja: procure um dentista para avaliar. Assim você vai saber exatamente do que precisa. E não precisa ter vergonha, nós dentistas estamos aí pra isso mesmo… ajudar você a resolver seus problemas bucais e orientar pra que eles não mais ocorram. Nosso papel não é “julgar”. E acredite: geralmente, os pacientes têm uma visão pior do que a própria realidade… às vezes a situação nem é assim tão precária.

  123. Dra Ana,
    Também sou uma dessas pessoas que tem medo e pavor de dentista, razão pela qual a situação dos dentes chegou ao ponto máximo da precarização. Por ter sido, até há dois anos, fumante pesado (seis maços de cigarros diários), adquiri a famigerada doença periodontal que veio gradativamente provocando a soltura dos dentes da estrutura óssea. Os poucos que ainda restam já estão muito vulneráveis e, além do desprendimento das obturações, estão com as respectivas raízes praticamente soltas considerando que gengiva nem existe mais. Portanto terei mesmo que partir para o procedimento do implante total, mas estou temeroso de ter que sair sem dentes do consultório. Tem como me assegurar que isso não ocorrerá?

    • Gerson, até que sua gengiva cicatrize totalmente é possível usar uma prótese imediata e provisória. Não há necessidade de ficar totalmente sem dentes. O tipo de prótese depende do caso e do que seu dentista vai sugerir, mas pode ficar tranquilo quanto a isso.

  124. Gostaria de um endereço de um boom dentista.

    • Mario, tem um monte por aí. Peça indicação pra um amigo seu, é uma boa estratégia.

  125. Dra, tenho 54 anos. Meu pavor de dentista chega a ser absurdo. Embora tenha alguma condição de poder tratar os dentes perco noites de sono só de imaginar que algum dia terei que encarar. O pior é que só vai piorando a situação, e hoje tenho alguns que viraram somente cacos, o que faz juntar a vergonha ao medo. A extração desses cacos é muito mais difícil do que se tivesse os dentes? Posso ainda sair com uma provisória se extrair todos de uma vez? Nos dias de hoje os dentistas ainda vêem pacientes com a boca numa situação tão ruim quanto a que estou relatando? Em quanto tempo será a recuperação?

    • Carlos, para o paciente não muda nada o fato de serem “cacos” ou dentes completos… e muitas vezes nem para o dentista, as extrações não serão, necessariamente, mais complicadas. O procedimento é o mesmo, a anestesia é local, assim por diante.

      Sim, é possível extrair todos os dentes de uma vez só e ir embora com uma prótese imediata. Mas é preciso avaliar se isso é possível no seu caso, quantos dentes são, pra que você não precise ficar muito tempo na cadeira… cansa, né?! A cicatrização completa da mucosa pode levar até 3 meses (quando a prótese precisará ser ajustada), mas em 1 ou 2 semanas é “vida normal”.

      Carlos, acredite: nós dentistas já vimos de TUDO e geralmente não nos assustamos com o que vemos. É muito comum uma pessoa que tem alguns problemas bucais, como você, achar que a sua situação bucal está muito ruim… mas, na maioria das vezes, a visão do paciente é pior que a do dentista. Ainda: nosso papel como profissionais de saúde é o de ajudar e orientar o paciente, nunca de julgar as suas condições bucais. Se está ruim, seja por qual motivo for, vamos melhorar juntos, ok?!

      Quanto à sua fobia… você já procurou um dentista na sua cidade que trabalhe com sedação? Existe a endovenosa, a oral e a feita com “gás” (óxido nitroso)… acredito que seria muito apropriado no seu caso.

  126. Eu fiz uma cirurgia para colocar os implantes e meu dentista disse k tenho k ficar 21 dias sem dentes e depois vai fazer uma protese removivel e terei k ficar com ela durante 6 meses ate que se firmem os implantes. Isso é normal?

    Obrigada

    • É sim, Cida. A integração do implante no osso leva mais ou menos 6 meses, para só aí ser possível fazer a prótese fixa. Ficar os 21 dias sem nenhuma prótese não é o padrão, depende do seu caso em específico. Geralmente é usada alguma prótese provisória logo em seguida da cirurgia.

  127. Oi Dra Ana. Morro de medo e tenho pavor de dentista. Meus dentes estao todos ruins, nem da para arrumar. Acho que a melhor coisa é arrancar tudo e colocar uma protese. Mas tenho medo de sair sem dente de tudo. Ja ta tudo um horror, mas ficaria pior. E outra, nao tenho condiçoes para fazer esse tratamento ai de rancar tudo e sair com uma protese e depois de 3 meses fazer outra nova. Qto sairia esse tratamento? Mais ou menos.

    • Mi, você chegou a consultar um dentista para fazer uma avaliação? Porque essa ideia de que “tá tudo ruim, não tem conserto e é melhor arrancar de uma vez” é bastante comum… e, na maioria das vezes, não é verdade. Sugiro que você, antes de qualquer coisa, faça uma avaliação pra saber quais as reais condições da sua boca. Só depois se preocupe em como fazer e como pagar. Ainda, só pela sua descrição não há como sugerir valores, nem “mais ou menos”.

      Uma forma de você receber atendimento sem nenhum custo ou a custo muito baixo é procurando faculdades de Odontologia, sindicatos, etc.. Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  128. Dra. tenho uma prótese fixa que caiu e a raiz está exposta, já desisti disso. Eu posso por uma prótese removível? Para isso terei que extrair outro dente?

    • Mazinho, se a raiz ainda estiver viável é sempre melhor mantê-la e usar uma prótese fixa. Talvez ela esteja caindo por alguma interferência na hora de morder ou por ser de material provisório ainda. Vale a pena avaliar os motivos antes de decidir por extrair um dente viável. Quanto à sua pergunta: sim, é possível usar uma prótese removível. Nesse caso, faz-se necessária a extração dessa raiz.

  129. Ola doutora a minha dúvida é igual a da maioria dos paciêntes: Tenho um grave problema de periodontia e por conta do mesmo já perdi alguns dentes e estou com mobilidade em outros. A arcada inferior, tenho a impressão de que esta condenada (além dos dentes que perdi os que restam estão com mobilidade) . Li que hoje , com planejamenro não se sai do dentista sem dente, o que me alivia. Mas arrancar TODOS os dentes da boca é extremamente agressivo. Leva-se anestesia geral? Pois se não é capaz de eu morrer de susto durante o procedimento. Outra dúvida. Quanto ao problema da periodontia? Trata-se mesmo com o uso de proteses ou dentaduras. Li que a dentadura provisória acaba ficando “bamba” por conta do encolhimento da gengiva. Depois de quanto tempo, leva-se uma vida normal?

    • Ana, mesmo em caso de extrações múltiplas é tudo feito com anestesia local, no consultório mesmo. Dentes com doença periodontal geralmente não impõem muita dificuldade na extração. De qualquer forma, é possível sim fazer isso em ambiente hospitalar e com anestesia geral, basta que seu dentista ofereça esse tipo de atendimento e, é claro, você arque com os custos.

      O tratamento periodontal tem que ser feito em tempo hábil. Quando o paciente chega ao dentista/periodontista já com a doença em estágio avançado, não há muito o que fazer… e a solução acaba sendo a prótese mesmo. E é verdade: como a gengiva entra em processo de cicatrização após a extração, ela tende a diminuir de tamanho e a prótese pode ficar solta. Por isso, depois de uns 3 meses é importante reembasá-la (ajustá-la) ou fazer uma prótese nova.

      O tempo para a “vida normal” depende muito do paciente… mas em alguns meses, estando a gengiva cicatrizada e a pessoa adaptada ao uso da prótese, é bola pra frente. :)

  130. OLA EU TOMO UM REMEDIO PARA ANSIEDADE SOMENTE A NOITE, SE CHAMA RIVOTRIL, TENHO QUE ARRANCAR UM DENTE DE MANHA. POSSO TOMAR NORMALMENTE? POIS TENHO RECEIO POREM PRECISO TOMAR.

    • Ana Maria, converse com o seu dentista a respeito, é essencial que ele tenha conhecimento de qualquer medicação que você esteja tomando. Caso haja alguma restrição, ele pedirá que seu médico forneça uma carta de liberação ou qualquer outra orientação necessária para realizar o procedimento.

  131. Boa Noite, Dra.

    Meus dentes estão péssimos, tenho protese removivel e dois pivos no dente da frente, preciso trocar tudo quero saber se posso tirar esses dez dentes de cima que restarem de uma so vez e providenciar uma protese fixa ou dentadura.

    Obrigada

    • Silvana, se esses 10 dentes tiverem indicação de extração, pode. Nesse caso, as extrações seriam feitas no mesmo dia e você sairia do consultório com uma prótese total (dentadura) imediata.

  132. Algum tempo atras tive um acidente de moto cai e quebrei os dentes logo da frente. Queria saber o que seria melhor fazer.

    • Bruno, depende. Você apenas quebrou os dentes ou os perdeu por completo (com raiz e tudo)? Se os quebrou, é preciso verificar quanto das coroas sobrou… pois a solução pode ser de uma restauração a uma coroa protética. Se você perdeu os dentes com raiz e tudo as soluções possíveis são: implante + prótese sobre implante (mais caro) OU ponte fixa OU ponte removível (mais barato). Todas essas são soluções legítimas. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  133. Dra. estou desesperada pois tenho verdadeiro pavor de dentista! Depois que uma dentista fez uma coisa errada em minha boca, agora tenho medo de ir ao dentista, estou precisando tirar 2 dentes da frente, meu maior medo e de ficar sem dentes! Mas como vc explicou ninguem sai do dentista sem dente. Gostaria de saber o seguinte: da pra colocar uma ponte fixa no mesmo dia em que extrair os dentes? Obrigada desde ja. Aguardo resposta.

    • Maria, até dá. Mas não é muito comum que se faça isso e eu, particularmente, nunca fiz. Uma ponte fixa exige preparo (desgaste) dos dentes remanescentes (os que vão segurar a ponte). Então, pra que a ponte encaixe direitinho, é preciso moldar você já com os desgastes feitos. Teria que ser feito tudo no mesmo dia: preparos, extrações e a ponte fixa provisória.

      Enfim, com planejamento é possível, ao menos, você sair do consultório no dia das extrações com uma ponte fixa provísória. Porém, eu não faria dessa forma. Eu faria uma prótese removível pra você usar durante alguns dias, no período de cicatrização. Depois pensaria em fazer a ponte fixa, com todos os passos clínicos que ela exige. Mas, certamente: sem dente você não fica. :)

      Se houver mais alguma dúvida, fico à disposição.

      • Eu arranquei dente dia 15/02/2013 e levei ponto, eu gostaria de saber se é normal ficar todo hora a vazar saliva, toda hora, e fica mau cheio nesta saliva.

        • Camila, eu acredito que esse líquido ao qual você se refere não seja saliva, mas um exsudato inflamatório, ou seja, uma “aguinha” que o seu organismo libera e tem a ver com o processo de cicatrização. Isso é assim mesmo… vai diminuir e sumir. Enquanto isso, mantenha o local da extração bem limpo.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>