Ah, se eu soubesse…

Tenho 23 anos e desde criança fui assim (com medo de dentista), começando mais ou menos nos meus 8 anos, quando precisei extrair 4 dentes de leite. Eles estavam praticamente soltos e eu não conseguia tirar sozinha em casa com medo da dor… porém os dentes novos já estavam nascendo e foi necessário que eu fosse ao consultório realizar o procedimento. Hoje lembrando chega a ser engraçado. Na primeira dentista, formada lá na minha cidade, a Dra. Enira, aplicou a anestesia e logo eu já estava com vontade de ir no banheiro… levantei da cadeira centenas de vezes até meu pai enlouquecer e me levar para a casa. Fiquei de castigo, óbvio, depois de tanto fiasco. Minha mãe, muito paciente, resolveu me levar em outra dentista, dizendo que era “dentista de criança” e que seria bem legal lá.

Fui muito corajosa na primeira consulta, claro… foi apenas uma conversa. Depois veio o meu tormento. Cheguei decidida e uma vez só pedi para ir no banheiro (depois da anestesia, rsrsrs), daí a dentista pediu que a minha mãe ficasse na sala de espera e fechou a porta. Trancou e colocou a chave pendurada no pescoço! O desespero dentro de mim só aumentava e comecei a bater as pernas, a chorar… a gritar!!! Ela chamou o filho dela para que segurasse minhas pernas e braços então eu vencia no grito! Logo, ela colocou um pano na minha boca, abafando o choro… tive que calar e deixar que fossem extraídos os meus dentes. Reconheço que não senti dor, mas foi a pior sensação que tive na infância, visto que me senti sozinha e “sem defesa”.

O tempo passou e as minhas visitas ao dentista foram poucas… até chegar à adolescência para começar o procedimento da colocação do aparelho dentário. Ia tudo bem, com uma dentista super legal… foi falado sobre a retirada dos sisos inclusos, beleza! Mas ia demorar, porque tenho diversas alergias e precisava antes de tudo, fazer um tratamento para isto. Na mesma época, estava me formando  no curso técnico e logo depois da formatura mudei de cidade. Com tanta coisa acontecendo, os dentes, claro… foram deixados para trás.

Medo de dentista?

Eu sempre quis ter os dentes bonitos, alinhados… mas nunca fiz nenhum esforço em função do meu medo de dentista… sempre foi aos empurros da minha mãe. Só que agora, em um emprego “estável”, resolvi me presentear e arrumar os meus dentes, me sinto constrangida em sorrir, gargalhar, por causa dos meus dentes “acavalados”. Pois bem, fui à dentista começar o tratamento… para a minha surpresa eu estava com 8 cáries (micro-pontos, como ela classificou), mas eu jamais imaginava que estava com tudo isso, afinal cuido da higiene, mas isto também foi resultado da minha pouca frequência ao especialista, né?! Superei este medo e já terminei as sessões de restauração, e antes do aparelho preciso extrair os 4 sisos inclusos, e pra isso ela me indicou procurar um cirurgião bucomaxilo.

Depois de encontrar… O primeiro dia, tranquilo… conversamos e eu deixei claro para ele o meu medo. Um rapaz muito bonito, inclusive (eu brinco que ele escolheu a profissão certa, porque nos deixa de boca aberta!), explicou que hoje não é mais como antigamente, a tecnologia renovou o processo e não é possível mais sentir dor… porém o pós-operatório que é mais chato. As radiografias estão prontas e os sisos inferiores estão deitados.

Comentei no trabalho sobre o dentista, brincando por ser bonito, fui atacada por opiniões do tipo: “Tu vai fazer esta cirurgia com um dentista um pouco mais velho que tu?? Sem experiência??” Aconteceu comigo tal coisa por causa da inexperiência de um dentista… e etc.. Fiquei com um pé atrás por causa disso, mas no consultório ele me pareceu um cirurgião muito esclarecido, afinal ele é formado para isso!

Minha mãe sempre diz que devemos sempre pensar positivo e acima de tudo ter fé. Há pessoas com problemas bem piores do que o meu, aliás, dentista não é um problema, e sim a solução dele (acho que ela deveria ser psicóloga!)! Mas enfim, esta é a história do meu grande medo: dentista. E pior… a cirurgia dos sisos! Desde que marquei o dia, sonho todas as noites com isso!!

Enfim chegou o grande dia… as extrações de 2 deles foram tranquilas, depois que acabou eu pensei: “Se eu soubesse já tinha feito isso há muito tempo”, e se possível já tiraria os outros dois também! hehehehe!!! Meu dentista “novo” está de parabéns, um cara calmo e muito profissional! O siso inferior deu um certo trabalho, levou uns 50 min, já o superior, 5 minutos!!! Não inchei… a recuperação tbm foi ótima. Em seguida vou fazer os outros 2 que faltam e me livrar de uma vez desse problema! Não vejo a hora de colocar o aparelho e ficar com os dentes lindos. 😀

Depoimento

O texto acima foi enviado pela Paula*, e conta sua relação com o consultório do dentista desde a infância. Achei muito interessante e pedi para publicá-lo no blog, pois acredito que possa ser útil pra ajudar quem tem medo de dentista.

(*) nome fictício

Quer contar a sua história? Envie-a para [email protected] ou utilize o formulário de contato.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Depoimentos

Marcadores:

16 comentários

  1. Boa tarde doutora, sou eu novamente, o vídeo está indisponível no momento, teria outro para me indicar? Desde já obrigado pela atenção. O seu site é maravilhoso, adorei as dicas, espero que continue sempre assim, esta perfeito, parabéns.

  2. Tenho um dente intra-ósseo por falta de espaço no arco dentário e outro atrás dos dentes incisivos, causado por um odontoma composto e que já foi retirado, estou usando aparelho ha quase 3 meses e precisarei extrair um dente canino, pois o que esta no osso esta acima dele, precisarei também usar um fio para chega-los para o lugar, este fio será colocado com uma intervenção cirúrgica. Gostaria de saber se para colocar o fio ortodôntico custa muito caro, desde já agradecerei se me responder, estou prestes a fazer a minha cirurgia e precisarei me preparar para os gastos que estão por vir, por favor me ajude! Quanto pode custar a cirurgia para colocar o fio e como ele é, fica muito feio ?

    1. Juliana, os honorários de uma cirurgia para tracionamento de um dente incluso variam muito de profissional para profissional, além de dependerem, também, da dificuldade do caso. Você precisa procurar um dentista (um cirurgião bucomaxilofacial, preferencialmente) e fazer uma avaliação personalizada. Esteticamente, vai ficar apenas um fiozinho aparecendo para fora da gengiva, e esse fio vai preso ao aparelho que vai fazer o tracionamento, como visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=hDmEpWzxTDc

  3. Nossa, a minha historia e da Paula é praticamente a mesma rsrs só o que muda é que eu não tenho medo de dentista… Mas o fato da parte dos dentes encavalados, a demora em procurar um especialista, e o cirurgião-dentista muito bonito são exatamente os mesmo rs.

  4. Óla doutora (:, meu nome é Isabella, tenho 18 anos.
    Nunca fui muito de ter medo de dentista, até que mês passado tive que fazer uma obturação de carie no meu dente. A carie parecia pequena e era msm. Depois de a minha dentista, Dra Angela, tirar toda a carie, eu já muito nervosa (tenho muito medo do motor), ela foi arredondar meu dente para fazer o acabamento e colocar a resina, só que começou a doer muito e eu já estava com 3 tubos de anestesia o.o’. Eu estava praticamente em pânico… Então ela colocou o curativo e pediu pra eu voltar na outra semana que eu estivesse mais calma, feito isso, ainda estava doendo e novamente ela pois o curativo e me encaminhou pra outro dentista que usa um tipo de calmante. Lendo seu blog em relação aos sisos, percebi que a gengiva onde fica o siso está doendo bastante, na verdade já está doendo faz um tempinho, será que o nascimento do meu siso que esta empurrando o dente da frente (que é o que estava cariado) pode estar causando dor a ele ao fazer a restauração??? Estou com medo .-.

    1. Isabella, eu acredito que não. A dor deve ter sido por “mexer” no dente, mesmo. Dizer que “dor é psicológico”, claro, é subestimar o problema… mas a percepção da dor pode sim aumentar quando ficamos nervosos e ansiosos. Percebo que você está bem apreensiva a respeito do seu tratamento. O uso de algum tipo de sedação/calmante realmente pode ser bom pra você… volte aqui, depois, pra contar pra gente como foi. 🙂

  5. O dente quando está cariado e doendo não é porque atingiu o nervo? Nesse caso não seria preciso fazer o canal? Dos 3 dentes cariados um tá quebrado, o outro n vejo nem sinto nada diferente e o ultimo está com um buraco no meio que não é visível, mas ao colocar um palito nele percebe-se. Eu tenho trauma de dentista, tive muito medo de ir em um com esse dente doendo tanto, pois certamente ele iria mexer e doer mais ainda. Me entupi de todos os remédios para aliviar essas dor, agora sinto ainda umas pontadas e tomo remédio. Pode ser pus dentro do dente? Porque tomei em 12 horas de um dia dois ibuprofeno de 600mg, um tandrilax, um nimesulida de 100mg, dipirona de 1g e dois diclofenaco de 50mg. O dipirona e o diclofenaco que aliviaram! Meu caso não tem solução, né? Vou ter ir ao dentista ver esse dente mesmo. Se só fosse a obturação seria perfeito!

    1. Eduardo, o seu dente tem solução sim… e ela se chama “dentista” :). Se o seu dente está doendo, o dentista vai acabar com a dor e não fazê-lo doer mais. Sério mesmo. Remédios, no máximo, aliviam a dor de forma temporária… mas não curam nada. Não, quando o dente dói não significa que o nervo foi atingido… e só é preciso tratar o canal quando nervo é atingido de forma irreversível. No seu caso, talvez, uma restauração seja suficiente.

  6. Infelizmente tratamentos mal sucedidos “detonam” com a pessoa. Fico feliz em saber que a sua história foi bem “compreendida” pelo profissional.
    Infelizmente fiquei anos (muitos) sem coragem e com muito sacrifício consegui uma profissional que me compreendesse e se dispôs a me ajudar. Realmente não tem como ficar sem consultar um dentista por muito tempo. Fiquei 12 anos sem conseguir ir (por fobia) e agora pago caro por isso… e olha que eu nem digo pelo dinheiro. 🙁

  7. Olá Dra. Tenho 24 anos e até então nunca tinha tido uma cárie. Há 5 anos atrás coloquei aparelho ortodontico. Tirei ano passado e a região onde ficavam aqueles anéis ficou muito aberta. Qualquer coisa que eu como entra com facilidade. Além de escovar os dentes tenho usado milhares de palitos e fio dental, mas tenho a sensação de que sempre tem algo entre os dentes ainda. Dias atrás comecei a sentir muita dor em uma dente e os tres dentes que faziam parte da regiao onde ficava o anel do aparelho estão cariados… voce acha que esse espaço entre os dentes pode ter facilitado as cáries? Tenho panico de ter que fazer algum procedimento odontológico. No caso de fazer um canal, existe a possibilidade de se anestesiar a região afetada com alguma pomada ou spray antes de aplicar a anestesia? E por último, eu tinha 4 dentes de leite, extrai dois. Tem algum problema em n extrair os outros dois? Se eu n me engano são os caninos.

    1. Eduardo, sim: se esse local entre os dentes retém muitos resíduos alimentares, essa é uma região mais propensa à cárie SE não for higienizada com mais critério. Sim, no caso de necessidade de anestesia, é possível usar um anestésico tópico que “disfarça” a picada da agulha. Mas, pelo seu relato, não creio que seja caso para tratamento de canal (nem pra restauração, pra falar a verdade). E não, você não precisa necessariamente extrair esses dentes de leite… mas há a possibilidade de que eles algum dia venham a cair sozinhos.

  8. Assim doutora, eu inicialmente estava com uma carie aparentemente pequena, mas ela era profunda, ok minha dentista comecou a fazer a restauraçao, entre uma secao e outra a ponta do meu dente quebrou e ela chegou a conclusao que estava chegando perto da polpa do dente, entao ela disse que eu teria que fazer canal, entao ela me encaminhou para outro dentista pois ela n fazia canal. Ok, fui ao dentista para comecar o canal, entao ele analisou meu dente e me disse que meu dente estava limpo, sem carie, e eu n precisava fazer canal, mas so fechar o dente, entao ele me encaminhou novamente para a minha antiga dentista e ela acabou aceitando e fechou meu dente com resina, so que agora esta doendo para mastigar e a restauracao esta meio alta. Eu gostaria de saber se vou ter de tratar o canal mesmo ou esta doendo pois esta alta a restauracao… obs: a restauracao foi feita ontem.

  9. Ainda bem que a segunda colega era dentista de criança o.O
    Mas que bom que os outros colegas foram capazes de eliminar o trauma.
    Respeito muito o paciente fóbico e enfrentar o problema já é um grande começo.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista