Fitas Clareadoras para os Dentes. Funcionam?

Se você é dentista, leia esse texto também.

Já falei aqui no blog sobre as pastas de dente que prometem clareamento e deixei claro: não funciona. Mas a novidade da vez são as tiras de clareamento dentário que a Oral-B está lançando no Brasil, o sistema 3D White/Whitestrips, que promete clarear “em 3 dimensões”. Não faço ideia do que isso significa, mas na próxima vez que eu encontrar a Gisele Bündchen eu prometo que pergunto. 🙂

Embalagem

Vários leitores já me questionaram sobre o produto e, por isso, resolvi tocar no assunto. A P&G (fabricante) não me pagou pra isso e nem pediu a minha opinião. Aliás, eles andam escondendo o “milagre” dos dentistas. Tubinhos de pasta de dente para distribuir aos pacientes e fazer propaganda de graça tem de monte, mas do tal sistema de clareamento não tem amostra grátis pra dentista algum. Estranho.

A minha intenção era fazer o clareamento em mim, fotografar e tal. Mas achei um desaforo pagar pra isso, e apenas lendo a embalagem dá pra saber do que se trata. No YouTube tem um monte de gente mostrando os “antes e depois” e suas impressões sobre o produto, então achei que ia perder tempo (e dinheiro).

Vamos ao que interessa: o sistema clareador funciona? A resposta é sim. Partindo do princípio de que o produto utiliza o peróxido de hidrogênio, a mesma substância usada pelos dentistas em clareamentos em consultório, estou certa de que funciona.

Por respeito a você, leitor, não vou ficar aqui de choradeira, dizendo que você vai perder seus dentes se usar as tais fitinhas. Não vai. Mas acho importante lembrá-lo de algumas questões e tentar montar uma tabela de prós e contras da utilização desse método. Vamos lá:

Prós:

  • É mais barato que um clareamento dental profissional.

Contras:

  • O resultado é imprevisível (dentes QUANTO mais brancos?);
  • Pode trazer sensibilidade dentária transitória;
  • Não clareia restaurações e próteses;
  • Só clareia de canino a canino (o clareamento profissional geralmente engloba até os segundos pré-molares);
  • Não é indicado pra quem usa aparelho;
  • Não é indicado pra quem tem gengivite ou problemas periodontais.

Nooooooossa, quantos contras! Pois é. Mas a maioria dos fatores desfavoráveis que eu citei constam na embalagem do produto e são comuns ao clareamento feito pelo dentista. E a questão é exatamente essa: qual a diferença crucial entre usar o método das fitinhas e fazer um clareamento supervisionado pelo dentista? O DENTISTA, ora! O dentista não vem dentro da caixinha azul. Você está sob seus próprios cuidados e, no máximo, sob os cuidados do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da P&G. Acredite, eu já procurei o SAC da P&G, e não foi legal. Boa sorte.

Eu tenho o pé atrás com essas soluções que servem pra todo mundo. Pra mim, Odontologia é personalização. Por exemplo, se a pessoa tem os dentes alinhados, as tirinhas provavelmente vão aderir bem à superfície do esmalte vestibular. Mas se houver 1 ou mais dentes BEM desalinhados, a chance deles ficarem de fora do “tratamento” aumenta. Uma moldeira feita sob medida (que é o método que o dentista usa) resolveria o problema.

O que me preocupa mas com um certo sentimento de “bem feito” é que vai ter um monte de gente com os dentes manchados porque não foi capaz de escová-los antes de aplicar a tirinha. Pessoas sem entender o motivo daquela coroa do incisivo central ter ficado mais escura que os outros dentes. Gente que nem lembrava que tinha uma restauração entre dois dentes da frente, mas agora consegue enxergar a mardita direitinho. Pessoas com recessões gengivais enormes que vão aplicar o produto diretamente na raiz do dente e vão entrar em desespero pela sensibilidade dentária que vai aparecer. Ah, vai ter gente satisfeita também, claro.

As contraindicações do método, como eu citei, estão na embalagem. Mas todo mundo sabe: a maioria das pessoas não lê as letras míudas. Se você lê, você faz parte da resistência :D.

Minha opinião é: o clareamento profissional é melhor, pelos motivos que externei. Há um maior controle do resultado, o dentista tem meios de amenizar e prevenir uma provável sensibilidade dentária e, acima de tudo, só o dentista pode garantir que você está apto a fazer um clareamento, sem prejuízos para a sua saúde e para o seu bolso. É, para o bolso! Para aqueles que argumentam que os dentistas estão todos ~~desesperados~~ porque de agora em diante ninguém mais vai procurar por um clareamento profissional, fiquem sabendo que isso não nos preocupa. Vai ter tanta restauração e prótese tendo que ser trocada depois do clareamento 3D, e tanta gengiva parecendo couve-flor, que paciente  não vai faltar. Não que eu esteja comemorando :(.

Para refletir: em algum momento você viu a Gisele Bündchen USANDO o 3D White/Whitestrips em qualquer comercial? Pense nisso.

O DicasOdonto falou sobre isso também!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

144 comentários

  1. Oi Ana, meus dentes são mais amarelados por natureza mesmo, tenho pensado em fazer um clareamento, mas muitas pessoas que conheço e fizeram disseram que sofreram muita sensibilidade, teria algum produto não tão abrasivo que eu possa usar ou é melhor fazer o clareamento ? Desde que tirei o aparelho fixo, eles estão um pouco mais amarelos que o normal.

    1. Marla, todo clareamento pode trazer sensibilidade, não tem jeito, é um risco que se corre. Mas o gel clareador não é abrasivo, e a sensibilidade é passageira. Então, se você quer clarear os dentes, faça o clareamento. Converse com o seu dentista.

  2. Boa noite,

    Gostaria de saber se você indica fazer a limpeza dos dentes (remoção de tartaro) antes a aplicação das fitinhas ou se fizer antes da limpeza irá dar os mesmos resultados.

  3. Doutora, utilizei uma única vez e percebi uma boa clareada, o problema é que fiquei com algumas pequenas manchinhas brancas nos dentes. Elas irão sair? Tem algum método para acelerar o desaparecimento das mesmas?
    Obrigada, e parabéns pelo site.

    1. Kamila, geralmente essas manchinhas vão desaparecendo e a cor uniformizando. Não há como acelerar esse processo.

  4. Oi Ana, eu fiz um clareamento com essas fitas e quando olhei meus dentes depois estavam com umas manchas brancas, essas manchas brancas saem ?

    1. Eduarda, provavelmente essas manchas apareceram pela desidratação passageira dos dentes. Nesse caso, sim, essas manchas desaparecem com o tempo.

  5. Ola, tirei o aparelho fixo e coloquei contencao, queria saber se usar a fitinha ira afetar por estar usando contencao…?

  6. Olá Dra.,
    Parabéns pela postagem e explicação da mesma! Tirei muitas dúvidas com o post, mas sempre teremos aquele receio rs. Então eu tenho restauração com resina nos 4 dentes superiores da frente… a fita irá clarear eles?
    Obrigado! Bjs

    1. Só o que for dente… o que for restauração, não, Thomas. Nesse caso, as restaurações vão parecer mais escuras do que os dentes, e aí terão que ser trocadas.

  7. Boa tarde, eu usei a primeira fita, e após retirar eu reparei que aparecem duas manchas brancas nos dentes. É normal? E será que desaparecem ? Obrigada.

    1. Lia, não que seja “normal”, mas podem aparecer manchas durante o clareamento, que desaparecem com o passar dos dias. Uma razão pra isso é a desidratação passageira dos dentes durante o clareamento.

  8. Boa tarde Doutora,
    Obrigada pela matéria sobre as fitinhas clareadoras da Oral-B.
    Possuo todos os dentes, sem nenhum prótese. Porém 1 dente da frente tem uma mancha amarelada…
    Logo que caiu meu dente de leite, quando era criança, e começou a nascer o dente permanente, essa mancha existia.
    Segundo todos os dentistas que fui, é uma mancha causada por excesso de flúor, ou antibióticos ou batida…
    Gostaria de saber se com essas fitas é possível clarear essa macha, ou caso contrário ficaria um contraste muito grande, e muito mais perceptível, por conta dos outros dentes mais brancos.
    Muito obrigada.

    1. Simone, se é em um dente só, fluorose não é. Eu acho mais provável ser uma hipoplasia de esmalte, e a causa pode ser uma batida no dente de leite, o que é não é incomum. Considerando que essa mancha não seja só uma mancha, mas um “defeitinho” no esmalte mesmo, o clareamento não deve ajudar, porque ele atua na dentina, que é o tecido que fica abaixo do esmalte. No seu caso eu sugiro microabrasão ou restauração, mesmo. Converse com o seu dentista.

  9. Olá, então! Mês que vem irei retirar meu aparelho fixo e gostaria de saber se eu vou poder usar essas fitinhas após retirar o fixo ?

    1. Em princípio sim, Pamela. Apenas tenha em mente que se você tiver restaurações em dentes anteriores, elas podem ficar com aspecto amarelado, porque não clareiam como dentes naturais, e aí você terá que trocá-las.

  10. Oi Ana, parabéns pela dedicação ! Muito atenciosa em responder as perguntas !

    Gostaria de tirar uma dúvida, referente as bisnagas de clareamento whiteness perfect, tem de 10%, 16% e 22%, e o que eu vi é que quanto mais porcentagem mais peróxido de carbamida e assim maior risco de sensibilidade. E a minha dúvida é: então se os dentes são mais amarelados, para obter mais clareamento, tem que ser a de 22%, correto ?

    1. Obrigada, Dhi. 🙂

      Não necessariamente. Pode-se aumentar o tempo de tratamento, também… utilizar o gel por mais tempo (mais uma semana, por exemplo). Mas mesmo assim não se garante que os dentes vão clarear mais, isso só vai acontecer se os dentes do paciente não tiverem chegado a seu limite de clareamento, e esse limite varia de pessoa pra pessoa.

  11. Olá Dra. Ana… Meus dentes são meio amarelados, com manchas brancas, como se fosse excesso de calcificação deles… Gostaria de saber qual o melhor tipo de clareamento para se fazer e que meus dentes fiquem com uma cor uniforme.
    Desde já agradeço =D

  12. Olá dra. Ana!
    É normal sentir a mordida torta depois de tirar o móvel para as refeições? Antes sentia todos os dentes encostar na parte superior, depois so os caninos encostavam na parte inferior, já fui na minha dentista e ela sempre fala q está corrigindo minha mordida, ela até vai fazer outro móvel para eu tirar isso da minha cabeça, nesse intervalo a mordida voltou ao normal. Ha dois dias estou usando a moldeira para clareamento e quando tiro novamente sinto minha mordida torta. Não consigo entender. O que pode ser isso?

    1. Maycon, assim que você remove a contenção removível, seus dentes se movimentam um pouco… por isso essa sensação de “mordida torta”. Isso contece com todo mundo, com uns mais, com outros menos. Por isso é que não dá pra remover o aparelho fixo e ficar sem contenção nenhuma, a tendência é dos dentes se “reacomodarem”.

      1. Dra. Ana,
        Eu acho que me expressei errado, na verdade usando o aparelho movel sinto minha mordida torta do tipo só os caninos da parte de tras encostam na arcada inferior deixando brecha, quando fico um dia sem usar sinto a mordida normal do tipo todos os dentes inferiores encostam na parte de trás do superior. Antes eu disse que sentia a mordida torta quando tirava o movel, mas é ao contrário na verdade.
        Desde já muito obrigado.

        1. Ah bom, aí pode ser que o aparelho esteja interferindo na sua mordida durante o uso. Entre em contato com o seu ortodontista pra verificar se é isso.

  13. Olá Ana, acho q não precisa encontrar a Gisele pra entender o pq do 3D… rsrs!
    Na real eles quiseram dizer q o produto deles “clareia” o dente por completo. 2D representa o plano X, Y. 3D o espaço X, Y, Z.
    Penso q quiseram dizer q outras formas de clareamento seriam apenas 2D, fazendo efeito apenas superficial, logo, menos duradouro.
    Enfim, prefiro pagar 10x mais por algo eficiente e seguro vindo de um ortodontista! Abraço!

    1. Pode ser! Coisa de marketeiro… 😉

      Mas por que um ortodontista? Pode ser um clínico geral mesmo, ortodontistas trabalham mais com aparelhos mesmo, alguns nem fazem clareamentos. De qualquer forma: é isso aê, pra um clareamento seguro, supervisão profissional é fundamental.

  14. Dra. Ana, em primeiro lugar, MUITO OBRIGADA!! Foi por causa do seu blog que eu finalmente perdi o medo de dentista (que me impedia de ir ao “doutor dos dentes” por anos… Não vou nem falar quantos, senão você vai ficar chocada! hahaha). Hoje, para mim, é uma super alegria ir ao dentista! Incomoda um pouquinho e os barulhinhos são bem chatos, mas a sensação de alívio e de dever cumprido superam qualquer coisa. Até minha dentista ri quando eu falo “nem acredito que estou feliz por te ver de novo aqui”! hahahahaha

    Bom, Dra. Ana, a minha dúvida é a seguinte: estou fazendo um tratamento de canal e com certeza também precisarei de aparelhos. Por isso, é meio óbvio que é melhor fazer o clareamento só depois do tratamento do canal e da retirada do aparelho, senão o clareamento vai todo embora, né?

    Acontece que eu tenho duas manchas nos dentes incisivos centrais superiores (acho que é esse o nome deles rsrs são os dois dentes da frente, os principais). Uma delas é bem grande e muito amarelada, e a outra é pequena e muito branca. Os dois tipos de mancha se repetem nos dentes de baixo. O meu sorriso é amarelado também, por “alimentação vadia”, como brinca a minha mãe. Sei que para clarear geral, o clareamento é válido e o melhor, mas gostaria de saber se há algum método para tirar a mancha amarela do dente, a que é mais forte. Morro de vergonha de sorrir por causa dela e queria arrumar um jeito de fazê-la sumir. É muito feia e muito forte 🙁

    Aguardo sua resposta e, mais uma vez, muito obrigada por tudo! Os dentistas são mais legais do que eu pensava!! 🙂

    1. Que bom poder ajudar, Gabriella! Seu relato é um incentivo pra continuar trabalhando, todo o esforço vale a pena! 🙂

      Sim, o clareamento deve ser feito depois do tratamento clínico, só não depois de restaurações. Nesse caso as restaurações ficam por último porque o clareador só clareia dentes naturais, então é preciso que a cor dos dentes se estabilize pra fazer as restaurações da cor certa. As manchas que você tem podem ser tratadas basicamente de 2 formas: micro-abrasão, que é um desgaste superficial do esmalte, OU restaurações. Aí é preciso que seu dentista avalie o tipo e a severidade dessas manchas, pra decidir qual o melhor tratamento. Se for preciso restaurar, isso fica pra depois do clareamento.

      1. Muuuito obrigada, Dra. Ana! Segunda próxima, dia 26, tenho outra consulta com a dentista e vou comentar com ela. Ainda que eu tenha que esperar o tratamento clínico, dá uma sensação de alívio saber que vou conseguir acabar com o que me incomoda, que tem solução pro meu caso! hahahaha Grande abraço!

  15. Olá, tudo bem?

    Antes de mais nada, parabéns pelo site.

    Sei que as fitas não clareiam resinas, mas você saberia se elas ajudam a diminuir manchas nas resinas?

    Fiz restaurações com resinas há algum tempo e elas escureceram um pouco (principalmente entre duas resinas, bem perto da gengiva), pois tomo muito café.

    Quero esperar para trocar minhas resinas quando eu voltar a morar no Brasil por volta de julho, mas tenho um casamento no qual serei madrinha e queria dar uma clareada nos dentes, especialmente as manchas que ficaram nas resinas. Será que essas fitas não adiantam para dar uma disfarçada e fazer com que as minhas resinas voltem um pouco à cor original ou corro o risco de as manchas continuarem lá e os demais dentes clarearem muito (e ficar ainda pior nas fotos)?

    Agradeceria muito por uma resposta, pois tenho uma prótese em um incisivo lateral (que não manchou nada com o tempo) e as minhas duas resinas são nos incisivos frontais, de modo que as manchinhas me incomodam muito. Não faço tratamento com dentistas no exterior (péssimas experiências) e antes de julho não volto ao Brasil, por isso tinha pensado em usar essas fitas que comprei no Brasil agora no natal. Não quero fazer um clareamento propriamente dito, mas apenas melhorar um pouco o sorriso antes de trocar as resinas.

    Agradeceria muitíssimo por uma resposta.

    1. Oi Catarina,

      Não, as fitinhas – ou qualquer outro tipo de clareamento – não vão disfarçar manchas em resina. Pelo contrário, se os seus dentes clarearem, as resinas vão parecer mais manchadas e/ou escurecidas. E se você tem coroa no incisivo lateral, certamente vai parecer que essa coroa “escureceu”, também. Portanto se você não pretende trocar essas resinas agora, desaconselho um clareamento neste momento.

      1. Muitíssimo obrigada, Ana. Você realmente me ajudou muito. Acho que vou aproveitar esse ano para fazer clareamento e trocar as duas resinas por facetas e trocar a coroa também quando retornar ao Brasil.

        Aproveito para lhe desejar um excelente 2015!

  16. Oi, eu tenho uma dúvida, tenho uma pequena erosão em um dos dentes inferiores bem pertinho da gengiva, nao incomoda nem nada, mas seria onde as fitinhas entrariam em contato. Tem algum perigo de a erosão aumentar???

    Obrigada!

    1. Graziela, em princípio não, porque o clareamento é passageiro. O que pode acontecer é você ter sensibilidade dentinária durante o clareamento, as chances são maiores nesse caso.

  17. Oi Ana td bem ? Adorei seu post, achei super esclarecedor e interessante. Comecei a usar a fitinha hoje, usei como indicado, duas vezes ao dia. Porém na segunda aplicação notei que a minha gengiva ficou meio branca entre os dentes da frente superiores. Isso é normal ? Fiquei preocupada, no mais tudo esta normal. Mas por via das dúvidas resolvi marcar com o meu dentista para perguntar se devo continuar a usar. Aguardo sua resposta ! Obrigada.

    1. Isabella, considerando que as fitinhas não são personalizadas para a pessoa, de forma a proteger a gengiva, é esperado que o gel “vaze” e o clareador provoque esse efeito na gengiva. É passageiro, mas pode irritá-la localmente. Reitero que a melhor opção ainda é o clareamento assistido pelo dentista.

  18. Olau. Logo qeue surgiram as white strips fui correndo comprar (na época paguei mais de R$85,00). Pois bem, usei certinho e fiquei super satisfeito com o resultado. Mas aviso: tem que ter paciência com as fitas porque elas desgrudam e saem facilmente com a saliva. Também não dá pra esquecer de escovar os dentes logo apos remover a fita se não dá manchas brancas (somem com o tempo). Outra coisa: dá crises terríveis de sensibilidade (as vezes da vontade de chorar). Ja fazem mais ou menos dois anos que usei e ate hoje tenho o tom dos meus sonhos (mas sempre cuidei a alimentação).

  19. Amei a postagem, irei tirar o aparelho ortodontico proximo mes e irei comprar para fazer o teste das fitinhas! Espero que de certo.

  20. Ana, acompanhei suas postagens e muitas respostas já esclareceram a minha duvida, parabéns pela atenção.
    Se possível me esclareça se o clareamento Whiteness pode utilizar a noite toda, percebo que tem um tempo adequado, porém se eu utilizar por um tempo maior será que prejudica ou ajuda?

    Obrigada!

    1. Andressa, nem prejudica nem ajuda. Apenas não é necessário, basta utilizar o gel pelo tempo sugerido pelo fabricante.

  21. Olá Dra Ana. Tenho uma prótese no incisivo lateral. Ja li que essas fitinhas nao clareiam proteses. Mas sem duvida quando eu colocar a fitinha ela vai entrar em contato com essa prótese. Sei q nao clareia… mas o fato de entrar em contato com a protese pode manchar ela? Ou terei que cortar a fitinha e pular esse dente? Bj

    1. Não Samia, a fitinha não vai estragar a prótese em contato com ela. Mas, realmente, a prótese não vai clarear… aí você vai ter que fazer outra ou ficar com ela mais escura que os outros dentes.

  22. Boa tarde Dra. Ana,
    Eu estava pensando em usar as fitinhas, mas infelizmente fiz fechamento de diastema e mais algumas “correções” com resina, que pelo jeito não seriam clareadas.
    Há, profissionalmente, alguma maneira de fazê-lo?

    Obrigada!

    1. Não, Julia. A única forma de adequar a cor das restaurações com a dos dentes clareados é trocando-as, mesmo.

  23. Bom, todos os contras citados também servem para o consultório dentário…
    Ou clareamento no consultório é indicado pra quem usa aparelho?
    Já fui em 3 consultórios e nenhum dentista quis me garantir que meus dentes iam ficar branquinhos… nesse ponto também o resultado imprevisível, segundo os próprios dentistas!
    Ademais, a sensibilidade pelo clareamento em consultório é muito maior, pois o produto é mais forte!

    Então achei sua matéria ao menos tendenciosa…

    1. Gilberto, leia direitinho. Eu digo exatamente isso: “… mas a maioria dos fatores desfavoráveis que eu citei constam na embalagem do produto e são comuns ao clareamento feito pelo dentista”. Você está “discordando” de mim enquanto repete o que eu já disse. 🙂

      Quanto à sensibilidade, não há essa a correlação direta de que quanto mais forte o produto, maior a sensibilidade, isso nem em se tratando da mesma pessoa. Imagina em pessoas diferentes…

      1. Bom, em primeiro lugar fiquei impressionado com a rapidez na resposta, parabéns!

        Segundo, só pra concluir, comecei a usar a fita ontem e ela alcança até o primeiro pré-molar.

        Obrigado.

        1. Ahuahuahua! É que o seu comentário chegou bem quando eu estava “dentro” do blog, respondendo as perguntas dos leitores. Aí foi “bate-pronto”. 🙂

  24. Ola gente. Eu usei essas fitas da oral b por 1 dia, vi até que ficou um pouco mais claro, mas como q eu já estava usando creme dental clareador por 1 mês e meio, sendo o da sensodine o ultimo. Não tinha visto diferença não. Mas depois da fita de um dia já notei. Eu vou parar pq tenho medo dessa coisa de câncer e pq doeu muito os meus dentinhos. Tou até com medo, será q vai parar de doer e se vai ter problemas no futuro?! Se voltarão a ser sensíveis meus dentes?! Mas pelo o que eu pude ler isso acontece com os feitos no consultório tb. Então como eu tinha acabado de fazer uma avaliação com o dentista (DE GRAÇA) e esse me aconselhou um clareamento a laser, então pensei que não deveria ter problemas. Entao acho importante as pessoas verem com o dentista, isso não custa quase nada ou talvez saia de graça, faça os exames, uma foto dos dentes coisa e tal. Aí acho mais seguro a pessoa seguir com o que o médico indica ou usar por conta própria. Abraço. Só espero que meus dentes parem de doer 🙁

  25. Ola Ana, gostaria de saber as contraindicações dos clareamentos, gravidas podem fazer? Pessoas que possam possuir caries ou nao, podem fazer?
    Desde já, obrigada!

    1. Carol, grávidas não devem fazer clareamento. Não por algum motivo específico, mas na gestação tudo o que não for procedimento de urgência, ou que interfira diretamente na saúde da mulher, pode ser deixado pra depois do parto. É uma questão preventiva, mesmo. Pessoas que têm cáries também não devem fazer clareamento, até porque existe uma questão clínica mais importante pra se resolver: a cárie, que é uma infecção. O clareamento é um procedimento estético, bem menos importante.

  26. Olá Ana, sou eu novamente, com algumas dúvidas rs, continuei então o tratamento deixando as fitas de lado, já que não deram resultado e prosseguindo com o whiteness perfect 22% na primeira semana, usei 4 dias mas usei 2 dias sim e 2 dias não para não ter sensibilidade, mas agora consegui fazer dia sim e dia não sem sensibilidade e estou nesse ritmo, mas isso não vem ao caso, enfim, a minha dúvida é que os dentes inferiores parecem que continuam no mesmo nível de sempre, parece que não ficam mais claros, principalmente a parte mais próxima a gengiva, e eu muito curiosa me aproximei da lampada do banheiro para ver se realmente os meus dentes estão mais brancos e notei que estão bem mais brancos sim, mas notei umas listras nos dentes, que sem a luz forte ficam imperceptíveis, umas listras fininhas, em dois dentes, principalmente na ponta, isso após o uso do whiteness, isso é normal? Pois não estou sentido dores na gengiva nem sensibilidade alguma !! Muito obrigada desde já!!!

    1. Camila, essas “listras” certamente já existiam antes do clareamento, você é que nunca deve ter notado. O próprio clareamento pode ter deixado essa característica dos seus dentes mais evidente. Mas, em princípio, não há razão pra se preocupar.

  27. Quando vc fala restauração vc fala daquelas resinas que os dentistas colocam no nosso dente depois de algum tratamento?

  28. Olá Ana, gostaria que tirasse uma dúvida minha, eu comprei o kit whiteness perfect 16% e mais uma seringa de 22% e o kit da Oral b, ai eu muito ansiosa que iria dar o kit para a minha mãe, mas descobrimos que não clarearia dentes não-vitais, acabei usando esse da Oral b e senti que clareou muuuuito pouco, e eu senti uma sensibilidade meio chata, mas ai usei a pasta Sensodyne alívio rápido e deu uma boa segurada nisso, e eu gostaria de saber quanto tempo devo esperar para fazer o tratamento com o whiteness perfect, já que esse eu não obtive um resultado satisfatório. Muito obrigada desde já!!!

    1. Em princípio você nem precisa aguardar, Camila. A não ser que você prefira que a sensibilidade desapareça pra continuar o clareamento… mas, de qualquer forma, o clareamento com o Whiteness também deve trazer alguma sensibilidade.

  29. Se der errado com o dentista, você procura o dentista.
    Se der errado com as fitas, você procura o dentista.

    Se der certo com o dentista, você pagou uma fortuna.
    Se der certo com as fitas, você pagou 50 reais na promoção.

    Simples assim.

    1. É simples mesmo! Aí vai da disposição da pessoa ao risco. Mas se der errado com as fitas, pode ser, ainda, preciso gastar ~uma fortuna~ no dentista… tomara que não, né?!

  30. Ana, conheci seu site hoje e estou adorando aprender um pouco sobre tudo. Também já fui enrolada por maus profissionais e estou aqui na luta para consertar os erros. Parabéns pela iniciativa! Muitas vezes, mesmo pagando, não te dão a devida orientação. Voltarei aqui com minhas perguntas, hehe.

  31. Ana, vc falou mto bem e alertou a tds nós… A hr q a dita cuja se der mal… vai ser a primeira a aparecer no seu consultório kkk Se vc diz isso é pq estudou e sabe o que é melhor… eu não sou profissional…. vc é e tem autoridade para falar… mas tem gente que quer ter mais autoridade que um profissional kkkk abraços… Jeová ilumine seu trabalho…

    1. Obrigada, Marcelo. A minha intenção é justamente alertar. Se a pessoa não acredita na minha intenção, por que “perder tempo” comigo e com o meu texto, não é mesmo? Que vá no mercado, compre as tirinhas e use! Tomara que dê certo. 😉

      Abração!

  32. Se deu algo errado é só ligar na Oral-B que eles atendem você pelo telefone e mandam procurar aquele profissional que disseram que não precisava ir fazer o clareamento.

  33. Uma dentista na minha cidade me cobrou 800 reais para tres sessões de clareamento. Fez uma e disse que não precisaria a segunda, mesmo sem eu ter notado muito resultado. Fez a segunda com muita insistencia minha e clareou um pouco mais. O combinado antes do pagamento seriam 3 sessões, mas como paguei tudo na hora, ela só queria fazer uma. Me decepcionei. Infelizmente é o segundo profissional que me enrola.

  34. Ola, eu estou aqui de novo para lhe fazer uma pergunta, resolvi optar pelo clareamento no dentista, porém n achei o branco q da pra chegae ao nível do branco q eu queria, ele me flw q dava pra chegar no B1, q dizem q é o mais claro, porém ouvi dizer q com técnicas avançadas de clareamento é possivel chegar a uma cor B0,5, saberia me responder se isso é verdade e quais seriam essas técnicas avançadas? Desde ja agradeço =)

    1. Josimar, na verdade as técnicas não mudam… o que pode ser feito é a combinação delas (clareamento caseiro + clareamento em consultório, por exemplo). Mas tenha em mente que chegar a uma cor assim não é garantido, já que cada organismo se comporta de forma diferente os próprios dentes têm um limite de cor.

  35. Oi, eu tenho uma amiga que comprou um clareamento na internet, e ela diz que funcionou muito bem, que em 6 dias, os dentes estavam mais claros.

    Mas isso não é perigoso?, o meu dentista disse para eu não comprar que não era seguro, mas quis logo me vender um no consultório por 600R$, o que ele mostrou e era quase a mesma coisa que a minha amiga usou, por isso não comprei

    Acham que vale a pena, e que não é perigoso?

    Me ajudem por favor, beijo

    1. Deize, eu acho que, em qualquer clareamento que não haja supervisão de um dentista, o paciente assume pra si os riscos. O clareador que você enviou no link, eu não conheço. Apenas vi que ele é à base de peróxido de carbamida, que a substância usada pelos dentista. Mas achei a concentração meio alta (35%), mais chance de haver sensibilidade dentinária.

  36. Obrigado pela resposta Dra. Ana, vou dar um tempinho com tanto clareamento, agora estão brancos até d+ kkk!!!

  37. Olá Dra. Ana! (:
    Bom, eu fiz um clareamento dentário a laser ha 2 anos atrás, obtive um bom resultado, porém hoje eles estão um pouquinho amarelados.
    Pretendo fazer outro clareamento, mas dessa vez pretendo fazer com o uso da moldeira. Existe algum problema de agredir meus dentes ou a gengiva? Obrigada!

    1. Não Renata, 2 anos é um intervalo seguro pra repetir o clareamento. O clareamento com moldeira é muito bom porque ele é feito de forma mais lenta e gradual, o que diminui a possibilidade de sensibilidade dentária, e o gel é diferente daquele usado em consultório (embora o princípio ativo seja o mesmo, só a forma de liberação do peróxido de hidrogênio é que é diferente). Em algumas pessoas pode haver alguma irritação gengival, mas é exceção.

  38. Gostei do Post Dra. Ana, então, sou viciado em clareamento, fiz o clareamento a laser no consultório, depois de terminado o tratamento c/ o dentista comprei as fitinhas, e terminei o tratamento c/ as fitinhas, e comprei novamente outra caixa, tudo isso em menos de 1 mês, minha gingiva está um pouco inchada, e não sinto dor nos dentes, por conta que escovo com pasta anti-sensibilidade, porém tenho medo de por ventura ter cancer, e melhor parar com tando clareamento, ou isso não faz mal???

    1. Nossa Rodrigo, você gosta mesmo de clareamento, hein ;)?! Então, eu acho que por enquanto já tá bom, né?! Seria uma boa dar um tempinho pra sua gengiva, e deixar um próximo clareamento pra daqui a 1 ano e meio ou 2. Não, não dá pra dizer que você vá ter câncer por causa da insistência no clareamento, mas estudos tem demonstrado que o peróxido de hidrogênio é um co-carcinógeno (como a bebida, o cigarro, etc.). Então, melhor não exagerar.

  39. Ola, antes de mais nada gostei muito da sua opinião sobre o produto… enfim, estou usando as fitas e estou no terceiro dia, de fato clareia, isso no terceiro dia realmente se percebe ja a diferença, porém estou com a gengiva inchada e doendo muito, a ponto de não conseguir abrir a boca ou comer direito, ela dói no fundo mas só na parte inferior do lado esquerdo, e começou no mesmo dia q eu começei a usar o produto, não sei se aguentarei os 4 dias q faltam… se puder me dar sua opinião ficarei grato.

    1. Josimar, pode ser uma reação alérgica local, uma gengivite localizada… depende. De qualquer forma, como você relacionou o aparecimento desses sintomas com o início do uso das fitas clareadoras, acho melhor interromper o uso, pois a tendência é de piorar. O gel clareador usado nas fitas é o mesmo usado no consultório do dentista, só que o dentista usa uma barreira gengival, ou seja, um produto que impede o contato do gel com a gengiva. Comprovada a sua hipersensibilidade, acho que a melhor opção pra você é fazer um clareamento em consultório.

    1. Ágata, o princípio ativo do gel (peróxido de hidrogênio) é um co-carcinógeno, ou seja, pode predispor o paciente a desenvolver um tumor maligno (o que é diferente de dizer que o gel causa câncer de forma direta). Outros co-carcinógenos conhecidos são a bebida, o cigarro, etc.. É por isso que, quando se faz o clareamento em consultório o dentista usar uma barreira gengival, ou seja, usa um produto que isola totalmente a gengiva, protegendo-a do contato direto com o gel clareador. Já no caso das fitas, o contato é direto.

  40. Eu estou com um dente mais escuro que o outro, mas nao tenho canal, gostaria de saber se tem algo que eu poderia fazer pra clarear esse meu dente!

    1. Sim, Cintia, um clareamento! Procure um dentista pra avaliar (até pra entender o motivo do seu dente estar mais escuro que os demais).

  41. Já fiz o clareamento com dentista e a pouco usei as fitas, resultado: IGUAL, por um custo infinitamente menor. Os ” contras” a que se refere, são para quem já tem algo, logo não são as fitas que irão causar danos para quem esta com tudo ok. Com respeito, o teu comentario esta bem tendencionista, procurando desmerecer o produto. A minha pergunta fica: se as fitas dão um otimo resultado, pq o clareamento no consultorio e 10x mais caro???

    1. Karina, certamente que as fitas não vão causar danos pra quem está com tudo ok. A questão é: como é que a pessoa vai saber se está tudo ok? Ela pode ACHAR, mas certeza mesmo só se um dentista examinar antes. Ela pode ir “na cara e na coragem”, e aí 2 resultados diametralmente opostos são possíveis: a satisfação completa ou muita dor de cabeça. A minha opinião é influenciada pelo fato de eu ser dentista tanto quanto a sua é pelo fato de você não ser. Não existe “opinião neutra”, nossas impressões são altamente influenciadas por quem somos e pelas nossa experiências. A minha experiência diz que, dadas os possíveis efeitos colaterais de um clareamento (qualquer um, caseiro ou feito em consultório), é essencial a supervisão de um cirurgião-dentista. Mas se a sua experiência diz que vale o risco pra economizar um pouquinho, manda ver, uai.

  42. Oi Ana, em primeiro lugar Parabens pelo post. Realmente muito bom.
    Apenas gostaria de saber porque não é recomendado utilizar para quem tem aparelho fixo?
    É pq as fitinhas nao vao encaixar e provavelmente nao terá um bom resultado? Ou tem algum perigo?
    Sei que quando tirar o aparelho terei que fazer um clareamento com o meu dentista de qualquer maneira (ao menos eu pretendo).
    Porém ate isso acontecer, realmente me incomoda os dentes ja nao estarem tao brancos como antigamente.
    Abraços, Karina.

    1. Karina, obrigada :). É porque o produto que as fitas contém clareia por contato, ou seja, só onde ele “encosta”. Dessa forma, se a pessoa tem bráquetes ortodônticos, o clareamento só se daria em volta deles, aí o resultado seria dentes brancos com um “quadradinho” amarelo no meio ;)… e também pelo que você falou, a adaptação aos dentes seria prejudicada. O melhor é pensar em clareamento depois de remover o aparelho, mesmo.

      1. Entao Ana, eu ja imaginava que iria clarear apenas as partes onde nao tem o bráquete. Mas depois quando eu tirar o aparelho vou fazer um clareamento com o dentista, nesse caso o quadradinho amarelo nao vai sair e o dentes não ficarão na mesma tonalidade?
        Abraços. 🙂

        1. Eu não recomendo, Karina. Em tese sim, os dentes vão “amarelando” novamente e a cor igualaria. Mas sabe como é… em se tratando de biologia, não dá pra considerar as coisas assim tão exatas. Pode ser que seus dentes acabem manchados. Se for MUITO importante pra você fazer o clareamento agora, eu sugiro remover o aparelho, fazer o clareamento e colocar o aparelho de volta.

  43. Eu comprei, usei, e gostei do resultado.
    Nem todo mundo tem de 500 a 800 reais para gastar com estética de dentes.
    60 reais, comprei usei, e deu uma aparencia bem melhor aos meus dentes que estavam com uma cor amarelada que me incomodava bastante.

  44. Olá Dra. Ana, tudo bem?!
    Então meus dentes são amareladinhos naturais, não tomo café, refrigerante, enfim… rs… Só que os meu caninos são beeem mais destacados o amarelo, inclusive do lado do canino tenho uma prótese de porcelana… será que existe alguma forma de clarear apenas os caninos ? Vc recomendaria ? Ou melhor deixar assim mesmo? Até pensei de colar essas fitinhas apenas nos caninos, mas dá um medo da emenda ficar pior que o soneto… rs… É só os caninos que incomodam… Um abraço. Karina

    1. Karina, os caninos são dentes bem robustos, eles possuem mais dentina que os outros dentes. Como é a dentina que dá cor ao dente, eles acabam sendo mais amarelos que os demais, isso é normal. Uma possibilidade é fazer o clareamento em todos os dentes e, depois, fazer apenas nos caninos pra tentar deixá-los um pouquinho mais brancos. Só é preciso saber dosar, não exagerar pra não prejudicar os dentes nem causar sensibilidade dentária. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  45. Oi Ana,

    Eu ja fiz clareamento com acompanhamento de um dentista, não obtive grandes resultados pelo fato de não ter paciência de dormir com eles, porém, estou usando as fitas clareadoras e to impressionada, em 2 dias ja tive resultados que eu queria e nem preciso dormir com elas, é ótimo e todas minhas amigas usam, recomendo… A Oral B é uma marca reconhecida ha anos, tenho o site se alguém quiser onde la você tira todas as sus dúvidas com especialistas, dentistas e até químicos que explicam tudo DETALHADAMENTE… meu dente ta LINDOOOO

  46. Ana, muito legal e explicativo o post. Mas essa semana me veio algumas dúvidas sobre um outro produto muito falado nos comerciais: Anti-séptico bucal funciona? Realmente “Mata os germes que causam Mau Hálito, Placa Bacteriana e Gengivite”? Existe alguma contra indicação? O uso diário pode ser prejudicial? Cada um deve utilizar um anti-séptico diferente ou tanto faz?

    Não consegui encontrar nada aqui no blog sobre o assunto, talvez eu não tenha procurado direito. Se não existir, poderia fazer um post sobre o assunto?

    Obrigado pela atenção. 😀

    1. Leandro, há pelo menos 3 posts que abordam o assunto:

      Mitos da Odontologia: Higiene Bucal –> https://medodedentista.com.br/2012/07/mitos-da-odontologia-higiene-bucal.html

      Bochechos: 5 razões pra não utilizá-los sem indicação –> https://medodedentista.com.br/2011/12/bochechos-5-razoes-para-nao-utiliza-los-sem-indicacao.html

      Bochechos: quanto mais forte melhor, verdade ou mito? –> https://medodedentista.com.br/2011/12/bochechos-quanto-mais-forte-melhor-verdade-ou-mito.html

      Acho que eles podem responder todas sua dúvidas a respeito. De qualquer forma, fico à disposição se houver mais alguma.

  47. Ana, estou em duvida, tenho um canal no dente da frente, se eu utilizar as fitas, este vai clarear também ou ficará diferente dos outros?

    Obrigado
    Lucas

    1. Lucas, dentes com canal são sempre uma “surpresa” quando são clareados… a gente nunca sabe como eles vão reagir. Certamente vai clarear, mas não há certeza que ele vai clarear da mesma forma que os outros. Nesse caso, seria necessário complementar com um clareamento interno só desse dente.

  48. Até que enfim uma opinião sincera de um profissional! Sinceramente não dou credibilidade a quem só fale mal do produto como se o o clareamento em consultório também não oferecesse riscos. Parabéns, Ana! Meu maior medo é em relação aos efeitos colaterais que o produto poderia causar, já li em algum lugar que pode causar até câncer! Isso se confirma? Você sabe de algo sobre o assunto? Um beijo!

    1. Lore, tá rolando uma reportagem no Facebook que traz a informação de que “peróxido de hidrogênio dá câncer”. Eu achei aquilo HIPER sensacionalista, não gostei da forma como foi colocado, com a intenção clara de desacreditar as tais “fitinhas” que utilizam essa substância. Por outro lado, o potencial carcinogênico existe sim! Por isso é que, quando se faz o clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio, o dentista usa uma barreira que isola totalmente a gengiva do contato com o gel, e isso é importantíssimo. A concentração do produto usado nas fitas clareadoras da Oral-B é menor, mas a substância é a mesma e sem nenhuma proteção pra gengiva, e isso realmente não é legal. Em clareamentos caseiros, os dentistas costumam usar o peróxido de carbamida, o que minimiza esse efeito sobre as gengivas. Um grande abraço!

  49. Ana, fiquei apaixonada pelo seu texto, foi muito esclarecedor. Tenho os dentes muito amarelados, na verdade eles nunca foram branquinhos, me lembro bem que na minha infância já tinha os dentes mais escuros do que os da Gisele Bundchen rsrs, principalmente os caninos. O sorriso é nosso cartão de visita, muitas e incontáveis vezes deixei de sorrir, pra fotos e de boas histórias que ouvi devido ao fato de sentir vergonha dos meus dentes. Procurei uma dentista e ela me aconselhou fazer o tratamento com a moldeira e os produtos que posso usar em casa.
    Vou tomar coragem, pois eu tenho recessão na gengiva e tenho dentes muito sensíveis. Obrigada, vc não sabe, mas me ajudou bastante.

    1. Maria, fico feliz em ajudar. As caninos são dentes que têm uma estrutura mais robusta, têm mais dentina neles. Como é a dentina (que está abaixo do esmalte) que dá cor ao dente, eles geralmente são mais amarelados que os outros dentes, mesmo.

  50. Minha dúvida é: se gestantes podem usar, procurei todas as instruções na embalagem e internet e não achei nada que desabonasse, acabei adquirindo e usei uma única vez e parei, pois fiquei com medo, estou com 5 meses e uma semana de gestação e gostaria de saber se posso continuar usando.
    Sandra

    1. Sandra, melhor não utilizar durante a gravidez. Os clareadores profissionais, usados em consultório, são contraindicados para esse período, portanto o princípio deve ser o mesmo.

    1. Também acho, Marcos. Mas “sucesso” é relativo… clarear, sem dúvida, clareia. Mas quanto? Se a pessoa ficar satisfeita, bom pra ela.

    2. Concordo com vc Marcos! Todos os “especialistas” estão detonando o produto e “garantindo” que clarear dentes com um profissional é satisfação certa! Mas e quanto a todos os erros, tratamentos mal feitos, infecções (causadas no próprio consultório), estética “meia boca” e até óbito já foram causados também por “profissionais” da área? Concordo que o tal resultado esperado pode não ser o mesmo de um tratamento no consultório, mas daí a desacreditar totalmente o produto, dizendo que “caso vc tenha um bom resultado foi mera sorte…” também já é exagero! Se os “bons e perfeitos” resultados fossem encontrados somente nas mãos de profissionais (de qqr área), não se vendia mais tinta pra cabelo, esmalte, maquiagem, remédio em farmácia e até mesmo comida…Pois todos os seres humanos só se sentiriam seguros e satisfeitos se fossem ao salão de beleza, manicure profissional, restaurantes com os melhores chefes, etc… Com todo respeito aos odontologistas e em especial a profissional que postou sobre o assunto… Orientar, responder as perguntas, aconselhar e tudo mais é válido! Mas torcer (citado e riscado acima: “com um certo sentimento de “bem feito””…) para que um paciente se dê mal ao utilizar um produto que não seja no “seu consultório”, tbm já é um pouquinho macabro né?!

      1. Fabrícia, eu deixei bem claro que as tais fitinhas funcionam, não?! “Detonar” e “desacreditar” são verbos que não cabem aqui (não com relação ao meu texto, pelo menos). Também não me recordo de algum caso de paciente que foi a óbito por causa de um clareamento, mas enfim…

        Não tem ninguém aqui torcendo para os pacientes se darem mal… e isso está bem claro (achei que estava, pelo menos) no final do penúltimo parágrafo quando eu digo “não que eu esteja comemorando :(“. A ideia aqui é deixar claro que fazer clareamento sem supervisão profissional pode ser perigoso e, se der errado ou se a pessoa não gostar do resultado, o problema é só dela. Somos todos adultos e, se fazemos escolhas, temos que arcar com benefícios e malefícios que elas podem nos trazer. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

        1. Bom, então neste caso, talvez seu texto devesse ser analisado ou interpretado de forma mais minuciosa… Pois, ao mesmo tempo em q vc diz que deixou muito claro que não está “comemorando…” , também fica muito claro para todos os que têm olhos para ler (na mesma penúltima frase, um pouquinho antes) o quão contraditória é sua opinião: “Vai ter tanta restauração e prótese tendo que ser trocada depois do clareamento 3D e tanta gengiva parecendo couve-flor que paciente não vai faltar.” (Se isto não é desacreditar o produto, então acho que precisamos nos especializar em interpretação de texto..rs). Enfim, sra Ana, respeito sua opinião como profissional e agradeço pela tentativa de utilidade pública, mas infelizmente a minha é de que seu texto foi muito contraditório e alguns comentários e frases riscadas “com um certo sentimento de BEM FEITO!” foram bem infelizes!

          1. Não há contradição alguma, Fabricia. Em nenhum momento no texto eu desacredito que o produto clareie dentes. Ele clareia. Só que o pessoa que utiliza qualquer clareador sem supervisão profissional está sujeita às consequências dessa escolha… e pode muito bem, no fim, acabar na cadeira do dentista: ou porque houve alguma reação gengival, ou porque alguma restauração anterior (agora “amarela”) vai precisar ser trocada, ou por sensibilidade dentinária (se a pessoa aplicar o produto sobre uma raiz exposta por recessão gengival, por exemplo, a sensibilidade pode ser ENORME). Este texto visa alertar para os benefícios da supervisão de um dentista para esse tipo de tratamento, por isso me vejo obrigada a citar possíveis efeitos colaterais. O “bem feito” que tanto incomoda você é apenas uma expressão que estabelece a relação escolha/consequência. Eu acho que o texto tem utilidade pública sim, passei o recado que eu queria.

          2. Bom, é bem visível a sua aversão em receber uma opinião contrária e pontos de vista diferentes dos seus, certo? Então vamos esclarecer, mais uma vez agradeço e respeito SUA opinião em dizer que tratamento dentário não supervisionado pode ser arriscado ok?! Mas da próxima vez q a sra. quiser passar uma mensagem de utilidade pública, pensando SOMENTE no bem estar dos pacientes e NA DA MAIS, escolha melhor suas palavras. Meu recado também foi dado!

          3. Se eu tivesse aversão a opiniões contrárias nem abriria a possibilidade das pessoas comentarem meu texto, Fabricia. Eu posso escolher as palavras por horas, mas certamente sempre haverá alguém insatisfeito… as pessoas são diferentes e leem e entendem o que quiserem. Não entendo o motivo da ironia, achei que a nossa conversa estava num nível legal… mas se for pra ambas nos desgastarmos, acho melhor parar por aqui. Não se dê ao trabalho de comentar mais, ok?!

  51. E o que dizer dos pacientes fumantes, com dentes cariados, com histórico de câncer de boca ou grávidas???? Um perigo!

  52. Bom dia, Ana,
    Parabéns pela atitude, as pessoas se iludem muito com marketing, gostei muito da sua opinião, e por favor, você poderia me indicar um dentista de verdade aqui em Sorocaba, porque está difícil ultimamente, só encontrei picareta.
    Abraços e que DEUS te abençoe sempre.

  53. Ok, vc pode ter um bom resultado, e pra mim, usar a tal fita tudo bem, mas pense:
    Vc acha mesmo que, se comprar uma caixa de tinta da marca que tingiu o cabelo a Xuxa ou o da Claudia Raia, e aplicar em casa, vai ter o mesmo resultado?
    Se acha que sim, boa sorte!!!

  54. Ana,
    Que post maravilhoso! Muita gente está me perguntando sobre este produto. Mas, eu ainda não tive tempo para analisar.
    Vou indicar esta leitura.
    Bjssssssssss

  55. Oi Ana, diz pra mim qual a concentração da bagaça e se a largura da fita se ajusta em todos os seis mosqueteiros. Imagina o cara ficar com a linha de frente com uma tira clara e a outra naturalmente amarela. Como vc citou, cabe até um processinho na fabricante se a mesma não avisou que aquelas coroas antigas não vão nem dar bola pro peróxido.

    Outra coisa é o cara sorrir literalmente “meia boca”. Pré molar não merece.

    Post que vc deve espalhar nas midias sociais porque enganação custa caro. Depois vão pentelhar a gente pra consertar a caca e ainda desacreditarem no que é realmente eficaz.

    Abraço e belo tema.

    1. Marcelo, ótima pergunta a sua… não consegui achar em lugar nenhum da Internê qual a concentração de peróxido usada no whitestrips da Oral-B. A frase recorrente é “uma concentração mais baixa de peróxido de carbamida do que a usada pelos dentistas” mas, com exatidão, ainda não descobri. Certamente consta na embalagem, mas ainda não peguei uma na mão…

  56. Excelente postagem! A empresa se isenta quando disponibiliza na embalagem, mesmo em letras minúsculas, um aconselhamento ao consumidor pra visitar o dentista regularmente, além é claro das contraindicações. Estou ansioso para receber a visita do representante em meu consultório… rs. Gostei muito, Parabéns!

    1. Obrigada, Rafael. Não esqueça de ler o texto do link lá na primeira linha, também. Aí você vai ficar mais ansioso ainda… 😛 Abraço!

    2. Gente fiz o teste uma vez so, estou com uma sensibilidade horrivel, essa fita não funciona, so lhe traz dor e incomodo.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista