Erosão Ácida: Causas e Prevenção

Os nossos dentes são formados por 3 tecidos: esmaltedentina e cemento. Na coroa do dente, que é a parte que nós vemos na boca, há o esmalte, que é a parte mais externa e brilhante, e a dentina, que está por baixo do esmalte. Existem várias formas de se “perder tecido” de um dente: uma cárie, uma fratura, o bruxismo (hábito de ranger os dentes que leva ao desgaste dentário) e, também, a erosão ácida.

O que é erosão ácida?

É um desgaste nos dentes causado pela ação química dos ácidos presentes em diversos alimentos e bebidas, assim como por condições como refluxo gástrico e bulimia (por causa dos ácidos do estômago). 

Erosao ácida

Por que ela ocorre?

Pode ser causada por refluxo gastroesofágico. Ainda, quando ingerimos de forma exagerada bebidas ácidas (como sucos de limão ou de laranja e refrigerantes) e alimentos ácidos (frutas cítricas e saladas com muito vinagre, por exemplo), os ácidos presentes nesses alimentos podem provocar desgastes nos nossos dentes, “dissolvendo” principalmente o esmalte dentário.

Erosão ácida: infográfico
Erosão ácida: infográfico

Quais problemas a erosão ácida pode causar?

O desgaste químico dos dentes pode ser leve ou mais severo. Em casos mais sérios, leva ao “arredondamento dental” (como se vê na imagem acima). Pessoas que apresentam erosão ácida geralmente também têm sensibilidade dentinária, já que o desgaste dos tecidos do dente deixam a polpa (seu “nervo”) menos protegida dos estímulos externos, principalmente da temperatura. Como os dentes ficam mais frágeis ao perder tecido há, também, o risco de trincas e fraturas.

Como evitar a erosão ácida?

  • Procure diminuir a quantidade de alimentos e bebidas ácidas. Não precisa ficar com medo de beber refrigerantes e sucos, lembre-se: o problema é a exagero. E procure não manter esses líquidos na boca por muito tempo, engula logo.
  • Evite escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas.  Quando o ácido atinge os dentes, a escovação pode causar mais desgaste dentário. Por isso, aguarde pelo menos meia hora para isso.
  • Use sempre uma escova de dentes macia e uma pasta de dentes pouco abrasiva.
  • Ao ingerir bebidas ácidas, use um canudinho. Isso diminui a área de contato do líquido com os dentes.

Qual o tratamento?

Os danos causados ao esmalte dos dentes são irreversíveis. Portanto, caso a perda de tecido dentário seja muito grande, o tratamento será através de restaurações e até coroas protéticas.

Existem pastas de dente que prometem prevenir a erosão ácida, mas se o principal (que é a ingestão frequente de alimentos e bebidas ácidas) não for controlado, pouco adiantam. O principal creme dental que está à venda para esse fim  é o Sensodyne Pró-Esmalte. A Colgate e a Oral-B chegaram a lançar produtos similares mas, considerando que a erosão ácida não é um problema bucal tão comum assim (embora nos comerciais a intenção tenha sido convencer o consumidor do contrário), as vendas, pelo jeito, não corresponderam à expectativa… e suas pastas de dente saíram de circulação.

Você acha que está com erosão ácida? Procure um dentista e faça uma avaliação. Como tudo na Odontologia, o melhor é prevenir.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

43 comentários

  1. Olá Doutora, quando eu era pequeno tive refluxo e sempre fui muito doente, pois tinha baixa imunidade e acabei por ter que ingerir muitos antibióticos líquidos. Hoje, aos 18 anos de idade possuo dentes muito amarelados, as pontas dos dentes frontais estão transparentes e tenho sensibilidade a determinados alimentos. Para piorar a situação, quando eu tinha 8 anos de idade, gastei a ponta de um dos meus dentes frontais superiores por ter apenas raspado com os inferiores uma única vez, aparentando estarem muito frágeis, e quando coloquei aparelho, esse mesmo dente que gastou veio a ter necrose e o dentista não descobriu a causa. Diante disso, fico com dúvida se posso fazer clareamento dental, colocar faceta em porcelana ou se existe algum outro tratamento melhor, levando em consideração que um dos dentes superiores da frente podem ficar mais escurecidos devido a necrose e o tratamento de canal, e também se existe a possibilidade, devido a esses clareamentos, de os dentes ficarem ainda mais frágeis. Obrigado!

    1. Junior, em princípio nada impede o clareamento nem a colocação de facetas. O clareamento não enfraquece os dentes.

  2. Doutora eu sou bulímica, só agora notei a corrosão nos meus dentes, eu parei de vomitar há um tempo… a corrosão vai estacionar?

    1. Marianna, sim… se você parar com os episódios recorrentes de vômito, o dano causado aos seus dentes se estabiliza.

  3. Boa noite doutora… os meus dentes da frente estao a ficar transparentes nas pontas…
    Acha que é erosão acida ?

  4. Ola doutora, faz um tempo notei que meus dentes estao com a parte de baixo transparente, tem como resolver? Qual seria a solução?

    1. Camila, alguma transparência é normal, pois nessa região (incisal) há só esmalte, que é translúcido. De qualquer forma, você pode diminuir a ingestão de bebidas e comidas mais ácidas (frutas cítricas, por exemplo) e usar um creme dental pró-esmalte, como explico no texto. Pode ajudar.

  5. Boa noite Dra! Parabéns pelo blog. Estou preocupada com meu filho de 3 anos. Ele gosta de escovar os dentes na parte externa e inferiores internos, mas os superiores ele grita, não deixa, é sempre um stress. Já levei na dentista e identificamos que os dentes que ele não quer escovar estão com desgaste no esmalte, mas ela nos orientou que devemos forçar e escovar e que não há nada que se possa fazer. Não acredito que não tenha e tb não posso todos os dias passar por estes escândalos e lágrimas. Ele não come muito doces, não bebe refrigerante, mas faz uso de mamadeiras e bebe bastante sucos, muitas vezes de laranja que é o preferido dele. Meu marido tem bruxismo e meu filho algumas vezes durante o dia parece estar quebrando pedras. Estou muito chateada com isto e gostaria de uma opinião do que fazer, como fazer, se tem alguma solução para o problema. Se puderes me ajudar, me guiando e me dando uma luz, será ótimo. Moro em Recife.

    1. Leticia, me parece que ele tem erosão ácida, e provavelmente isso tem a ver com a grande consumo de suco de laranja. A erosão ácida causa um desgaste químico do esmalte, expondo a dentina, e pode causar bastante sensibilidade. Dada a pouca idade do seu filho, é complicado mesmo… o que poderia ajudar seria a aplicação de um dessensibilizante local e/ou de flúor, o que costuma diminuir a sensibilidade. Porque é preciso escovar os dentes dele, se não ele vai começar a ter outros problemas dentários e gengivais. Converse com a dentista.

  6. Oi, sou bulímica também, não há mto tempo, mas sou. Uso aparelho e estou com medo de danifica-lo vomitando com o ácido. E possível ?

  7. Tenho uma amiga bulimica e ela colocou os braquetes… há como não danificar os dentes com isso… e ela pergunta também se não fará mal ao tratamento ou ela tem k deixar a bulimia até estar boa… olá doutora, agradeceria a resposta… obgada.

    1. Lina, a presença dos bráquetes, mesmo com bulimia, não “estraga” mais os dentes. O problema MESMO é a bulimia e o ambiente bucal ácido que ela proporciona, levando à erosão de esmalte e outros problemas. A urgência é tratar a bulimia.

  8. Ana, parabéns pelo blog!
    Tenho erosão ácida e sensibilidade dentinária, a qual é controlada com o uso constante da pasta Sensodyne. Posso fazer clareamento dental? Ou isso pioraria ainda mais a erosão e a sensibilidade?
    Desde já, obrigada!

    1. Pode, Paula. Não pioraria a erosão, não. Mas você está muito propensa a ter bastante sensibilidade durante o clareamento.

  9. Olá, Ana! Parabéns pelo blog!!
    Deixo esse comentário p/ esclarecer uma dúvida: o que eu conhecia sobre erosão ácida estava sempre relacionado á erosão das faces lisas do dentes (vestibular e lingual). Mas, vi que na imagem de ilustração, está bem destacado como sendo na oclusal. Isso é tb comum na erosão ácida? Grata!

    1. Elaine, pode ser em qualquer face do dente, na oclusal não é o mais comum, geralmente é por lingual. Vai depender muito da causa da erosão.

  10. Olá. Eu usei aparelho fixo por quase 4 anos. Eu não via nada errado com meus dentes quando estava com o aparelho mas quando tirei percebi meus dentes transparentes nas pontas, pensei q o dentista tivesse lixado muito meu dente, pois ele estava com um relevo (tipo uma onda) de um lado q não tinha antes e os outros dentes estavam com a superficie bem reta e perto da gengiva normais. Falei pra ele e ele disse q não podia ser pq o aparelho q ele utiliza não estraga o dente. Dai pesquisei e vi que dentes transparentes são ocasionados por desgaste do esmalte. Queria uma terceira opinião se não pode ter sido por ter “lixado” muito.

    1. Creio que não, Suelyn. Mesmo seu dentista tivesse desgastado o esmalte dos seus dentes pra remover o aparelho – o que eu não acho que ele fez -, ele não teria removido esmalte das pontas dos dentes, e sim da região central, onde fica colado o bráquete. Sua descrição me parece mais com erosão ácida mesmo, como explico no texto. Você tem o hábito de tomar muito refrigerante, sucos cítricos, etc.? Pode ser essa a causa.

  11. Boa tarde, doutora!
    Quem tem erosão dentária pode fazer a limpeza profissional dos dentes? Ou existe outra técnica menos invasiva?

    1. Gabriel, pode sim. A limpeza profissional dos dentes não é uma técnica invasiva, a integridade dos tecidos dentários é totalmente preservada.

  12. Ana, tinha aparecido uma mancha, uma bolinha bem escura quase da cor preta no dente de baixo, 31, isso em fevereiro desse ano 2013, ai fui fazer limpeza aqui no Japão onde eu moro, mas só que não saiu a bolinha preta, até pensei que estava com cárie, ai depois de uns 5 meses fui em outro dentista fazer limpeza e ai a bolinha saiu, mas onde a mancha preta se encontrava ficou com uma cor esbranquiçada ?

    1. Renan, parece que essa região escura era tártaro, e não cárie (já que foi removida na “limpeza”. A mancha branca, se brilhosa como o resto do esmalte do dente, pode ser uma cárie que começou e regrediu. Nesse caso, não há motivo pra preocupação.

  13. Eu acho que tenho bruxismo, meus dentes de baixo estão meio desgastados, e quase todos os meus dentes estao com umas manchas esbranquiçadas e antes não tinha, e a cada mes ta ficando pior, e quando os dentes ficam desidratados fica pior ainda, os esbranquiçados aparecem mais. Eu moro no Japão e os dentistas daqui falaram que pode ser por causa do bruxismo, dentista daqui todo mundo fala que não é bom, eu estou até com sintomas de depressão, to com fraqueza, sem fome, dores no corpo, triste, qualquer coisa quero chorar, me sentindo um lixo ! Fico pensando que quero parar de viver.

    1. Renan, manchas assim generalizadas e que ficam mais evidentes quando os dentes desidratam podem ser fluorose. Veja aqui sobre o assunto: https://medodedentista.com.br/2012/05/fluorose-como-tratar.html . O bruxismo não causaria manchas nos dentes, mas desgastes. Você já procurou um médico pra verificar se há algum problema sistêmico (do organismo todo, não só dos dentes)? E um psicólogo? Não fique pensando em parar de viver, não… porque tudo o que você me relata têm solução, desde que diagnosticada a causa. Força aí!

  14. Boa noite e parabéns pelo blog…. Quanto à matéria da erosão química, achei que falar que ingerir frequentemente alimentos ácidos causa erosão seja um pouco exagerado, pois pode dar a impressão que não se deva ingerir este tipo de alimento. Acredito ser mais apropriado falar em consumo exagerado, e hábitos como chupar frutas cítricas. Quanto ao refluxo, acredito ser o fator mais importante na erosão dentária, já que a perimólise é uma doença, e como tal deve ser tratada. Parabéns pela iniciativa….

    1. Heleno, eu disse que PODE, não que causa, e até friso mais adiante que “… não precisa ficar com medo de beber refrigerantes e sucos, lembre-se: o problema é a exagero”. Mas troquei a palavra “frequente” por “exagerada”, como você sugeriu. Acrescentei o refluxo gastroesofágico. Abraço!

      1. Ana,
        Acredita q meu problema foi restauração mal feita? Agora vou ter q procurar outro dentista (que com certeza não será o mesmo q fez minha restauração) e fazer canal, pra ver se resolve meu problema, mas pelo menos aliviou minha dor retirando a “restauração” e colocando cimento cirúrgico no lugar, pode ter ctz q vou ser frequentadora assídua do seu blog!

  15. Olá, sou bulimica como já mencionei, uso aparelho e notei que os brackets estão se descolando com facilidade, pode ser por causa do desgaste do esmalte, tem alguma relação? Obg

  16. E eu que tenho bulimia, o jeito é realmente parar? Tem como vomitar sem agredir os dentes? É, que parar ta realmente difícil.

    1. Anonimo, o jeito é parar. E, você deve saber, a consequência do vômito nos seus dentes é até uma questão secundária… a bulimia é um problema sério que exige tratamento. Quanto à sua pergunta, não há como vomitar sem que os ácidos provenientes do estômago entrem em contato com seus dentes. Ou há? 😉

    1. Eduardo, não há benefício algum em se fazer bochecho com a pasta de dente. A limpeza precisa ser mecânica, ou seja, é preciso realmente escovar os dentes para limpá-los. Mas, respondendo à sua pergunta: nesse caso, não seria preciso aguardar e o efeito abrasivo da pasta não seria importante.

  17. Parabéns pelo blog, muito interessante! 🙂
    Sou dentista também, graduada pela Universidade Estadual de Londrina.

    Muito sucesso pra vc! 😉

  18. Soy de Argentina, vivo en la provincia de Tucumán y como odontólogo me interesa su sitio por la muy buena información que tiene. Además mis amigos de Brasil me lo recomendaron. Gracias por su atención.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista