O que é aumento de coroa clínica?


Aí você foi ao dentista e ele(a) informou que você precisa fazer uma cirurgia chamada aumento de coroa clínica. Você não entendeu nada e veio procurar na Internet o que isso significa, afinal você só queria restaurar aquele dente que quebrou perto da gengiva… pra que cirurgia?

Pra entender a necessidade dessa pequena cirurgia gengival, primeiro vamos compreender o conceito de…

Espaço Biológico Periodontal

O espaço biológico periodontal é uma região que fica entre a base do sulco gengival e o topo da crista óssea alveolar, tendo de 2 a 3 mm. É importante que, ao se restaurar um dente ou fazer uma coroa, esse espaço seja respeitado, pois disso depende a saúde da gengiva. Não dá pra simplesmente “enfiar” uma restauração num dente quebrado abaixo da linha da gengiva e achar que vai ficar tudo bem, porque não vai. Antes do dente ser restaurado é preciso recuperar o espaço biológico.

Espaço biológico
Espaço biológico periodontal

Isso entendido, é possível explicar…

O que é aumento de coroa clínica?

É uma cirurgia (geralmente) que precisa ser feita pra recuperar o espaço biológico periodontal. Só que o aumento de coroa clínica não é uma cirurgia específica, mas uma série de possíveis procedimentos de levam à recuperação do espaço biológico (aqueles 2 a 3 mm entre a margem da restauração ou coroa até o topo da crista óssea). Cada caso é um caso, então é preciso avaliar cada situação separadamente pra se decidir qual estratégia será usada.

Quais os tipos de aumento de coroa clínica?

A recuperação do espaço biológico pode exigir vários tipos de procedimentos. Pode ser necessário remover só gengiva, pode ser necessário remover gengiva e um pouco de osso em volta do dente e, ainda, o dente pode ser “puxado” pra fora da gengiva com aparelho ortodôntico. Às vezes a osteotomia (remover osso em volta do dente) é contraindicada por questão estética, e isso é comum em dentes anteriores, por exemplo. Nesse caso, em vez de remover osso e gengiva, pode-se fazer a extrusão ortodôntica do dente / raiz. Durante o processo de extrusão (quem faz isso é o ortodontista), o periodontista realiza sessões de fibrotomia e raspagem, com o objetivo de manter a margem gengival e a crista óssea em suas posições.

Em resumo, as técnicas de aumento de coroa clínica são:

  • Gengivectomia
  • Gengivectomia + osteotomia
  • Reposicionamento apical de retalho
  • Cunha distal
  • Tracionamento ortodôntico.

Não é uma questão de escolher entre essas técnicas, mas de indicação. Seu dentista vai explicar pra você qual delas é a mais indicada no seu caso.

Veja também:

Espaço Biológico – O que é isso? no DicasOdonto 

Excelente vídeo demonstrativo – Periodontia – Aumento de Coroa Clínica no Ortoblog 

Compartilhe:

Categoria: Periodontia

Marcadores:

24 comentários

  1. Boa tarde,
    Tive inicio de osteonecrose ha 4 anos atras… devido tratamento com Zometa… Tive CA. Suspenso o uso tratei com antibióticos por 2 meses. Sarou. Agora
    dentista disse que precisa fazer aumento coroa clínica. Corro risco de osteonecrose? Tomando antibiótico durante o tratamento? Não tem outro modo de restaurar sem esse procedimento? Muito medo.

    1. As chances são bem menores, Izabel… mas existem. Esse aumento de coroa clínica envolve remoção de osso, também? Pergunto porque nem sempre é preciso “mexer” em osso, depende do caso. Se não precisar, ótimo.

  2. Olá, fiz aumento de coroa e a doutora falou que tenho que fazer a restauracao no máximo 4 dias, pq diz ela que se não fizer acabo perdendo a pequena cirurgia que fiz. Mas esta com meu ponto, o doutor que for fazer a restauracao irá tirar o ponto?

  3. Dra. Ana,
    Fiz uma cirurgia para aumento da coroa. Já faz 6 dias. Está me incomodando muito. A dor e intermitente. Estou tomando amoxilina e nimesulida. O antibiótico comecei tomar 3 dias depois e o anti-inflamatório também. Só que está me incomodando muito. Lateja. O dente já foi tratado de canal há muitos anos. Há possibilidade de que a raiz do dente tenha sido fraturada na hora da cirurgia? Achei que o procedimento foi muito agressivo. Estou muito ansioso. Fiz a cirurgia no dia 30 de novembro. Hoje já é dia 6 de dezembro. Há possibilidade de a dentista ter ofendido algum nervo e eu ficar com sequela?

    1. Luiz, o aumento de coroa clínica é uma cirurgia gengival / periodontal. Nenhuma chance de fratura de raiz ou de dano direto ao “nervo” do dente, tanto porque nem a raiz nem o nervo estão envolvidos no processo, quanto pelo fato de que seu dente já teve o canal tratado anteriormente. A dor que você sente certamente é periodontal. Enfim… converse com a sua dentista, mas acredito ser apenas a dor pós-operatória, mesmo.

      1. Agradeço muito, Dra. Ana. Fiquei tranquilo. Pensei até que estivesse havendo os problemas citados, já que a região próxima doía muito. Hoje, 11 de dezembro, estou bem melhor.
        Abraço.

  4. Dra, fiz aumento de coroa no dente do fundo, tem 10 dias que fiz, gostaria de saber quantos dias para voltar a comer comidas normais… digo remosa, como feijoada, peixe, comida baiana… etc? Nao aguento mais comer salada, frango grelhado e outras comidas sem graça. Kkkkkk
    Obrigada…

  5. Boa tarde, fiz uma restauração em um dente na parte inferior e esta ficou alta, comentei com a dentista no término do procedimento, ela usou aquele papel para verificar se estava alto, porém ela falou que estava normal, pois pelo “teste do papel” não estava dando esta diferença, então fui embora, no mesmo dia voltei e falei que continuava alto, ela falou para aguardar 2 dias que era normal eu sentir estar alto, passados esses dois dias continuo sentindo alto, o que posso conversar com minha dentista, sendo que ela não acreditou muito nas duas vezes que falei?

    1. Valeria, é que não é uma questão de acreditar… ela fez o teste com o papel carbono e constatou que não estava alto. Uma possibilidade é que, deitada na cadeira, quando você morde, não esteja, mesmo. Ai quando você se levanta, a posição da mandíbula muda um pouco e ocorre essa interferência. Sugiro que o teste com o carbono seja feito com você sentada, ou até de pé, mesmo. Se o problema for esse, vai ficar claro.

  6. Boa tarde, quanto tempo é a recuperação de um aumento de coroa clínica, pra voltar ao trabalho?

    Agradeço a resposta.

  7. Dra. Meu dentista me disse que teriei que fazer uma raspagem na gengiva e no osso para colocar uma coroa, mas não explicou disse que será tranquilo mas estou com medo… Será que doi ?

    1. Acredito que essa “raspagem” seja um aumento de coroa clínica, como explico no texto, Bianca. É um procedimento relativamente simples, com anestesia local. Pode ficar tranquila.

  8. Dra. A massinha que estava em dois dentes meus saiu e os dentes são em lados diferentes da boca, eu fui a uma dentista 2 vezes e pedi para ela pelo menos tapar os buracos e ela não me deu atenção nessas duas vezes e preferiu fazer outras coisas do que fazer meu pedido, e para comer eu tenho que usar os dentes da frente porque os abertos doem. O que eu faço ?

    1. Pode ser que essas coisas fossem mais urgentes. Se não eram, converse com a sua dentista. Se mesmo assim ela não resolver isso, vá em outro dentista.

  9. Dra, vou fazer uma restauração num dente que quebrou, a dra. olhou e colocou uma massinha com gosto de pasta dental. Ela está saindo aos poucos. Se sair o que eu faço? E essa massinha é tão frágil assim?

    1. É um pouco frágil sim, Pietro… a resistência mecânica é baixa. Se sair, ou você faz logo a restauração definitiva ou faz outro curativo igual a esse… só não dá pra ficar sem.

  10. Prezada Dra. Ana,
    Fui colocar uma coroa no dente 37 (que estava com um canal) e após colocar o pino o dentista afirmou que se somente o pino não estava permitindo eu fechar a boca, quanto mais se colocasse um dente (que seria a coroa) ali, apesar de ter desgastado muito o dente com a broca bem como dente de cima. Sendo assim, ele fechou o dente com o pino e disse que ficaria como se fosse uma restauração, permitindo assim a mastigação. Eu não entendo, sou leigo, mas fico inseguro de que este procedimento não esteja correto. Se o pino fechando o dente funcionaria como uma restauração, por que ele não mandou restaurar o dente ao invés de dizer que precisaria de uma coroa? Não teria como ele prever (antes de colocar o pino) que ali não caberia uma coroa? Qual a sua opinião? Muito obrigado pela atenção e pela ajuda. Cordialmente, Paulo.

    1. Paulo, seu questionamento faz sentido. Se não cabe a coroa, não cabe a restauração. Se o problema for o material da coroa, existem materiais que não exigem tanto espaço (pode-se fazer uma coroa em resina em vez de uma metalocerâmica, por exemplo). Enfim… converse com o seu dentista.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista