Sobre flúor, Bela Gil e açafrão

Se você não esteve em coma nas últimas 72 horas, sabe que a apresentadora Bela Gil alvoroçou a dentistaiada ao sugerir para seus seguidores no Instagram e Facebook que usassem cúrcuma em pó para escovar os dentes, pois essa supostamente seria uma opção mais natural, principalmente pela ausência de flúor. O post está abaixo:

Bela Gil e Cúrcuma

A cúrcuma serve pra escovar os dentes?

Cúrcuma é uma planta herbácea da família do gengibre, e de sua raiz seca e moída se extrai o pó conhecido como açafrão, utilizado como condimento e corante. Eis que, na opinião da moça, escovar os dentes com açafrão é um ótima ideia, por causa de suas propriedades “antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias”. E o açafrão tem essas propriedades? Sim. Não ele especificamente, mas uma substância que ele contém chamada curcumina. Isso significa que colocar o pó na escova e esfregar os dentes é melhor que usar pasta de dente? Não. Explico.

A curcumina é tudo de bom, mas o açafrão contém apenas 2% dela. Isso significa que pra se obter curcumina suficiente pra ser proveitada pelo nosso organismo (biodisponibilidade), seria preciso uma quantidade enorme de açafrão… tipo, um caminhão do condimento. A alternativa seria utilizar a curcumina purificada, que tem alto custo (10g = US$ 1,000.00) e não se acha pra vender no mercado… é coisa de pesquisador. Não bastasse a quantidade enorme de curcumina necessária pra fazer alguma diferença na sua utilização como dentifrício, ela é altamenta insolúvel, o que significa que, mesmo que houvesse quantidade suficiente dela, o nosso organismo não a absorveria (a curcumina não entraria nas células). Quem explica isso é a Nanda Moura, que está estudando pra ser dentista e é bióloga, além de mestre em Biologia Celular e Molecular. Ela conta que durante 2 anos teve a oportunidade de trabalhar junto à sua equipe numa pesquisa com o objetivo de desenvolver um nanocarreador capaz de colocar a curcumina dentro de células cancerígenas com o objetivo de destruí-las. Me parece que ela entende do assunto. 😉

Compreenderam o que isso significa? Que por mais que a curcumina tenha propriedades incríveis, esfregar açafrão em pó nos dentes não beneficia você em nada. É em vão.

Isso entendido, falemos do flúor.

Pra que serve o flúor da pasta de dente?

Vou tentar explicar da forma mais simples possível: o esmalte dos dentes é composto por cristais (hidroxiapatita) que contêm cálcio e fosfato. Esses cristais trocam cálcio e fosfato com a saliva o tempo todo: às vezes eles ganham e às vezes eles perdem. De forma geral há equilíbrio nessa troca, mas quando a boca fica mais “ácida” (e o que deixa a boca ácida é principalmente a ingestão de açúcar), o esmalte perde mais fosfato e mais cálcio do que o normal, o que o deixa mais solúvel, ou seja, mais suceptível à perda de cálcio e fosfato. O nome disso é desmineralização, que é a causa da cárie, em si. Porém quando há flúor presente na saliva, a chance de desmineralização diminui, porque o flúor deixa o esmalte menos solúvel e mais resistente à cárie, portanto. De que forma? Ao favorecer a deposição de cálcio e fosfato nos dentes e ao se ligar ao esmalte formando cristais de fluorapatita e hidroxiapatita fluoretada, mais resistentes que os cristais apenas de hidroxiapatita.

O flúor presente nas pastas de dente é tóxico?

Numa segunda publicação no Instagram, Bela Gil disse o seguinte:

Bela Gil no Instagram

Segundo a apresentadora, a ingestão do flúor presente nas pastas de dente pode causar um monte de problemas. E ele está certa! A questão é: pastas de dente não foram feitas pra serem ingeridas. Você escova os dentes e cospe, e o que fica é apenas o flúor que interessa, agindo por um certo tempo da forma que eu expliquei anteriormente. Já o flúor adicionado à agua de abastecimento é de fato ingerido e tem papel fundamental na manutenção da concentração de flúor na saliva, mas gente, há normas rígidas de biossegurança quanto a isso. O flúor em excesso é tóxico sim, isso nunca esteve em discussão!

Experimenta quem quiser!

Sim! Você é livre pra escovar os dentes com açafrão, com babosa, com água de salsicha. Pra usar pasta de dente com flúor, sem flúor ou nem usar pasta de dente. Bela Gil – que fez questão de frisar que não é dentista – escova os dentes com cúrcuma. É um direito que ela tem. Então qual o problema? Os problemas são dois, a meu ver: a influência desse tipo de publicação e usar experiências pessoais como base pra argumentação. Estou certa de que a apresentadora não esperava que seu post tivesse a repercussão que teve. Mas teve. E assim milhares de pessoas que admiram o trabalho da moça como orientadora alimentar tendem a acreditar, sem questionar, que cúrcuma é melhor que pasta de dente. Bela Gil afirma que só teve cárie uma vez na vida, e quando ainda usava pasta de dente com flúor. Isso prova que a cúrcuma combate cáries ou que o flúor não combate? Não. Considerando que a apresentadora vem de uma família com bom poder aquisitivo, esclarecida e com acesso a meios de prevenção, acho coerente que ela tenha tido uma cárie só. Infelizmente essa não é a regra no Brasil… para o brasileiro comum, pasta de dente com flúor faz muito mais sentido que escovar os dentes com açafrão. Mas experimenta quem quiser.

Veja também:

A polêmica da cúrcuma para escovar os dentes no Dicas Odonto

A cúrcuma ou açafrão serve para escovar os dentes? no Profissão Dentista

A moda natureba na Odontologia no OdontoDivas

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Higiene Bucal

Marcadores:

77 comentários

    1. “Se fosse bom o governo não colocava na água”. Belo augumento, Rodolfo. 😀

      Todo mundo que está com cárie certamente não escova os dentes direito.

      Os países europeus que proibiram a fluoretação pertencem a outro contexto cultural e sócio-econômico. Eles proibirem não é razão suficiente para nós proibirmos.

  1. Boa tarde Dra. Ana. Olha, extrai um incisivo inferior ha 4 dias, mas uma extração super tranquila inclusive no pós extração. Agora q estou banguelo temporariamente haha, deu pra notar o quanto de placa q acumulou no meu 42, o q saiu era colado nele, mesmo passando fio dental, fazendo limpeza com ultrassom nem a dentista viu, tava bem escondida devido aos dentes estarem apinhados. Como extrai um agora tenho espaço pra instalar o aparelho em baixo. Não sei a qto tempo estava formando placa camuflada, mas é muita placa mesmo na lateral do 42. Só devo fazer limpeza de novo ano q vem, pq fiz uma 7 meses atrás e outra ha exato 1 mês. Queria sugerir uma matéria sobre desgaste interproximal (q não achei por aqui), inclusive ja estou fazendo na arcada de cima pq preciso de pouco espaço pra alinhar certinho, não foi necessário extração, aliás meus sisos nasceram todos sem problemas e bem posicionados. Espero te-los até o fim da vida sem problemas… rsrs… Queria tb agradecer a indicação da escova ortodôntica q vc disse, comprei a Curaprox Ortho com canaleta e ela é SENSACIONAL… valeu mesmo… Seu blog é D+, indico pra todo mundo q conheço… E obrigado sempre pela atenção.

  2. Dra, boa tarde!
    Há exatamente 01 ano fraturei um dente da parte inferior. Logo procurei um dentista, fui avaliada e fui recomendada a fazer canal. Como o dente e toda área estava inflamada, foi me receitado medicamentos para cessar a dor/inflamação. Por desleixo, não retornei ao dentista, mas fui surpreendida recentemente com uma dor aguda e severa nesse mesmo dente, e uma bolhinha ao lado do mesmo. O que pode ser ? E qual remédio devo tomar para suportar essa dor, até o retorno no dentista.
    Agradeço, abs

    1. Uilma, é a infecção no canal desse dente que está se manifestando, a bolhinha é uma fístula, por onde está saindo pus. Você precisa tratar o canal desse dente e, até lá, embora seja compreensível que você tome algum analgésico a que esteja habituada, nenhum remédio é garantia de controle da dor.

  3. Olá doutora, recentemente tenho sentido dores nos dentes após a escovação e também após o uso de fio dental, além de doer alguns dentes sangram, queria saber se é porque uso aparelho e tenho cáries, ah a dor é na superfície dos dentes. Grata.

    1. Gessica, o sangramento gengival é um sinal clássico de gengivite. E a dor nos dentes pode ser tanto pelas cáries quanto por sensibilidade dentinária. Procure um dentista (ou converse com o seu ortodontista) pra avaliar e tratar de acordo.

  4. Olá Doutora, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de dizer que adorei o artigo. Parabéns!
    Tenho uma dúvida, se puder responder, agradeço:
    Sinto as laterais e o centro da minha língua ácidos, já há uns 04-05 dias. Faço uso de um enxaguante bucal manipulado em farmácia com 0,05% de fluoreto de sódio. Percebi a acidez após o inicio do uso, logo, tentei obter informações se o fluoreto de sódio pode deixar a língua mais ácida ou não. Foi apenas uma coincidência ou tem alguma relação? Se não, o que poderia ser?
    Obrigado.

    1. Joaquim, em princípio é apenas uma coincidência. O fluoreto de sódio não costuma causar esse efeito… mas cada organismo é único. Se continuar assim nos próximos dias, entre em contato com o seu dentista.

  5. Doutora, boa tarde.

    Acompanho sempre seu blog! Fui hoje ao dentista, e ao final da consulta ele me recomendou a compra de um enxágue bucal (que ele vende, feito sob encomenda) com flúor dizendo que seria bom para mim. Disse para ele que eu já usava o Oral-B complete, com flúor, mas ele disse para comprar mesmo assim. Comprei o enxágue, e vi que ele contém solução aquosa de fluoreto de sódio 0,05%. Olhando a composição do Oral-B complete vi que o ingrediente ativo é, justamente, sodium fluoride 0,05%. Os dois não são a mesma coisa? Saberia dizer se existe diferença entre estes dois enxágues?

    Obrigado,

    Márcio

    1. Do ponto de vista do teor de flúor, os 2 são iguais sim, Márcio. Mas não sei com relação a outras propriedades.

  6. Olá Doutora, gostaria de saber se posso usar qualquer tipo de pasta de dente??? Ou tem que usar uma marca especifica que é melhor, tipo da colgate, oral b… e ela precisa conter flúor ou não?? Ou tanto faz qualquer tipo e marca pode usar sem problemas? Ah, mais uma coisa, devo usar enxaguante bucal com ou sem álcool ??? Com flúor ou não??? Posso usar todos os dias??? Não estraga o esmalte do dente??? Fazer bochecho de vez em quando com bicarbonato causa algum problema nos dentes???
    Obrigado e aguardo sua resposta.

    1. Bru, desde que a pasta de dentes não seja muito abrasiva e contenha pelo menos 1100 ppm (partes por milhão) de flúor, pode ser de qualquer marca. Enxaguate bucal só sem álcool, pode usar com flúor. Não indico o uso contínuo, não há necessidade e nem benefício, eu mesma não uso enxaguante bucal nunca. Não, não estraga o esmalte dos dentes. Não vejo vantagem alguma em se fazer bochechos com bicarbonato e, em hipótese alguma, esfregue bicarbonato nos dentes (como tem gente que recomenda por aí), pois causa desgaste dentário.

  7. Ana, me tira uma dúvida: quando tomamos refrigerante, quanto tempo temos que esperar para escovar os dentes? Ou podemos escovar em seguida?
    Grata desde já.

    1. Seria bom esperar meia hora, Amanda. Assim dá tempo da acidez do meio bucal diminuir, e a chance de haver perda de esmalte na escovação (o mínimo que seja), também.

  8. Dra. esqueci de perguntar só mais uma coisa… Fui na dentista hj e ja marquei pra segunda feira fazer a radiografia ortodôntica completa pra colocar o aparelho. Meu sisos são nascidos normais. Minha arcada é completa com um dente q nasceu a mais. Esse é certo q vai tirar, nasceu por dentro da arcada inferior, tipo inclinado de lado, quase por baixo da língua. Será q vou ter q tirar os sisos tb? Meus frontais inferiores estão apinhados e os superiores desalinhados. Será q tem espaço pra colocar aparelho sem tirar os sisos? Espero q não mude muito minha face, meus sisos são bem grandes. Mesmo tamanho dos molares.

  9. Ana, boa noite! Queria saber se limpar a língua com limpador de língua desses q vem acoplados atrás da escova da no mesmo q escovar com a escova? Pq a escova q eu uso não tem limpador, ai eu não queria trocar de escova. Uso a Colgate Slim Soft Black, é bem macia, fininha, não machuca a gengiva, mas não tem o limpador =/

    1. Esses limpadores de língua acoplados à escova são bem ruins, Luiz. Na minha opinião, não é nem preciso limpador de língua, basta escová-la. Mas se você quiser, use um limpador em separado.

  10. Oi doutora, estou com um probleminha, rs. Eu escovo minha língua, uso o limpador e ela fica limpinha, mas não demora muito tempo pra ela voltar a ficar branca. O que eu faço pra manter ela limpa por mais tempo? Ou não tem jeito, tem que limpar toda hora (digo no mínimo 2 vezes ao dia)?

    1. Tem que limpar sempre mesmo, Giovanna. Pode ser que a sua alimentação e a qualidade da sua saliva proporcionem que a língua fique branca antes, mas a remoção da saburra é mecânica (escova, limpador, etc.).

  11. Olá doutora, estou com uma dúvida. Há um anos atrás eu tive uma fístula no pé de um pivô q está grudado de um lado a outro pivô, e do outro a uma ponte de dois dentes, o dentista removeu a fístula e disse que não havia nada no canais que já haviam sido tratados, só que até hoje eu sinto dor, embora tenha diminuído bastante. Agora recentemente fui em outro dentista e ele me pediu a panorâmica, no raio x a base desses 3 dentes apareceram escuras, então ele falou que estou com as 3 raizes comprometidas e que não há outra coisa a fazer a não ser implante. Mas será que não existe a possibilidade de retratar esses canais? Eu não tenho condição financeira de fazer implantes, tb não queria perder as raízes, fora o incômodo de passar alguns meses com uma ponte móvel até fazer os implantes. Obrigada!

    1. Depende do caso, Paula. Dependendo do tamanho dessas lesões, pode ser que o tratamento de canal não seja suficiente pra revertê-las. Mas há dentistas mais otimistas, outros mais realistas… acho que vale a avaliação de um especialista em tratamento de canal (endodontista). Talvez seu próprio dentista possa indicar um colega que faça essa avaliação.

  12. Eu vi a polemica causada pela Bela Gil. Inclusive acabei discutindo com uma pessoa, sobre a existencia de fluor na agua também, ele disse que bebia agua mineral por causa disso, eu disse na agua mineral também tem mas que é controlado, inclusive tem gente que diz que a acidez de algumas aguas também são prejudiciais e optam pelas alcalinas.

    Doutora, voce também tem blog sobre rx? Gostaria de pedir um favor se for possivel. Fiz uma panoramica pra tentar descobrir se o inchaço e ingua no pescoço são decorrentes de algum problema com o siso inferior esquerdo, e se o canal feito no molar esquerdo precisa ser retratado, porque agora vou colocar a coroa, já esta marcado. Mas gostaria de saber se voce pode ver minha panoramica e me dar sua opinião, porque tem dentistas que mesmo quando o problema nao tem ligação com o ciso, querem extrair. Eu tenho ela digitalizada.

  13. Pelo fato de ter quebrado um pedacinho do dente. Mas foi uma coisa minima, sabe? O dente ainda está com muita estrutura. E não, o bloco ainda não estava pronto, mas assim que tirei o curativo ela já disse “ih, não vai dar pra pra fazer uma restauração indireta (que é o bloco, né) o dente quebrou um pedacinho”. Dai ela pôs uma massinha bem dura, que as vezes sai um gosto estranho. Eu estou com tanto medo desse dente quebrar que nem do lado direito eu mastigo mais! Eu vou aguardar as próximas consultas e se ela não falar mais nada a respeito desse dente eu irei procurar outro consultório. É o certo? Obrigado!!!

    1. Clayton, é que não faz muito sentido. Se quebrou mais um pedaço do dente, pode ser, então, que agora não dê pra colocar o bloco porque será necessária uma coroa completa, pois o bloco não seria suficiente pra oferecer a resistência que seu dente precisa.

  14. Por quanto tempo é recomendável usar o PerioGard? Fiz cirurgia de remoção de siso há 12 dias, e no 9º dia perguntei a dentista se poderia bochechar com o enxaguante, e ela disse que sim, porém esqueci de perguntá-la por quanto tempo deveria usar, e ela viajou, então fiquei sem contato com ela. Ainda sentia muita dor na cabeça e no ouvido, e estava sem conseguir abrir a boca (ontem que comecei a conseguir abrir um pouco mais), entao ela tambem receitou amoxicilina, mas a minha dúvida mesmo é por quanto tempo posso usar o PerioGard pra limpar a cavidade do siso. Estou usando tambem uma seringa com agua morna sempre após as refeiçoes. ps.: depois do tratamento de 7 dias com antibiótico, como devo proceder com a limpeza, pra evitar que infeccione novamente? Só usando a seringa ou continuar com o PerioGard? (li que o PerioGard deve ser usado por um período restrito)…

  15. Olá doutora, não conheço muito sobre seu blog, mas estou com uma dúvida que está me matando há muito tempo. Então, eu usei aparelho durante 1 ano e 5 meses, não foi um aparelho fixo normal, eu usei o aparelho autoligado (e já estou usando o móvel desde que eu tirei o autoligado). A dentista que me atende é muito simpática, ela fez 2 tratamentos com o aparelho na minha família (o do meu irmão e o da minha mãe), e os dentes dos dois da minha família ficaram alinhados. Só que em mim, eu continuo sentindo que meus dentes estão desalinhados, mas não são todos, nos de baixo são os 4 da frente e no de cima, o segundo do meio pra direita. E isso acaba me dando um certo desconforto porque eu prezo muito o sorriso de uma pessoa.
    Então eu queria saber, será que eu falo com minha dentista e tento botar aparelho de novo ? Ou você acha que o melhor é eu tentar ver o meu caso em outro dentista ?

    Obrigado desde já 🙂

    1. Fale primeiro com a sua dentista, Matheus. Deve haver uma razão pra esses desalinhamentos que você relata, aí ela vai explicar o motivo. Se ela achar que isso pode ser corrigido com um novo tratamento ortodôntico, ok, se ela achar que não, você pode procurar uma segunda opinião.

  16. Tenho 21 anos, fiz cirurgia para remover 2 sisos há 8 dias e ainda sinto uma dor insuportavel no ouvido e do lado da cabeça. O unico remedio que o dentista me receitou foi diclofenaco de sodio 50mg, mas ja tomei a cartela inteira de 20 comprimidos. Agora estou tomando ibuprofeno 600mg sem prescriçao medica. Ja tomei 5, posso continuar tomando? Nao tenho contato com meu dentista esses dias. Continuo sem conseguir abrir a mandibula e está difícil me alimentar.

    1. Rayanne, o ideal seria reavaliar você pra verificar se está tudo ok, se não há uma infecção, por exemplo. A partir daí seria possível indicar um analgésico mais adequado. Se seu dentista não pode atendê-la, consulte outro no momento, aí quando seu dentista estiver disponível, você conversa com ele.

  17. Doutora, então… Tenho 1 dúvida.
    Estava com um dente cariado, essa cárie já tinha atingido o canal, então fiz o tratamento endodôntico. Fiquei com o curativo, a restauração provisória por mais ou menos 2 semanas, só que hoje quando a doutora foi tirar o curativo quebrou um pedacinho do dente, bem pequeno, e ela disse que não daria pra fazer a colocação do “bloco”. Será que não dá mesmo? Terei que ficar com meu dente assim com uma simples restauração correndo o risco de se quebrar ainda mais? Estou bastante preocupado. O dente é o pré-molar superior!

    1. Clayton, ela disse a razão pela qual não daria pra por o bloco? Por acaso o bloco já estava pronto e era só cimentar?

  18. Olá doutora, então eu tenho 13 anos e estou sem um dos dentes, um dos incisivos laterais, se você souber alguma outra coisa para eu por no lugar desse dente, pois o implante é só quando eu tiver 18, e passar a adolescência sem esse dente é muito dificil.

    1. Gabriel, se o dente existe dentro da gengiva, ele poderia ser “puxado” pra fora com o uso de aparelho. Se o dente não se formou e, portanto, não existe, o espaço pode ser fechado com aparelho ou aberto pra que, no futuro, você faça um implante. Até lá, você pode usar uma prótese removível, por exemplo, bem discreta.

    1. Acho puro marketing, Gabriela. Não inventaram ainda alguma coisa que efetivamente faça o que esse creme dental promete, que é regenerar o esmalte dentário. Os 6 estudos “científicos” que são usados pelo fabricante nao são independentes, e só 1 é clínico. Segundo consta, o creme dental age nos estágios iniciais e “invisíveis” da cárie… como é que a gente avalia estágios invisíveis? Enfim… ao meu ver, em vez das pessoas se preocuparem em regenerar o esmalte perdido, melhor é fazer uma boa higiene e nem perder o esmalte! 😉

  19. Boa tarde Dra.!

    Excelente vosso texto e explicação ponto a ponto. Realmente, não dá para comparar a ciência embasada em evidência com o que coloca a pessoa em questão. Fico sempre com o que minha dentista diz para mim e ponto. Quem estudou e tem os argumentos científicos que explica que A+B=C e não fica no “achismo” ou no mínimo, de expor sua opinião que vai atrair a atenção de centenas ou milhares de pessoas, sem a mínima pesquisa sobre o que se propõe.

    O seu último parágrafo simplesmente arrasou. Quem dera essa Bela Gil pudesse lê-lo!

    Dra. Ana, aproveito para pedir sua opinião sobre a questão que vem martelando minha cabeça (claro que também vou expor a minha dentista, é que minha consulta é só daqui a 15 dias).

    Uso aparelho ortodôntico, que por enquanto está apenas na arcada inferior (há 2 meses). Na superior ainda faço uso do Hirax.

    Sou muito disciplinada quanto a higienização após as refeições. Escovo os dentes duas vezes, depois uso a escova interdental, em seguida o fio dental, depois escovo novamente e por fim, o enxaguante bucal. Esse ritual em todas as escovações. Porém meus dentes estão muito amarelados e isso me incomoda bastante. Há alguma coisa que eu possa fazer para melhorar este amarelamento? Obrigada.

    1. Obrigada, Priscilla. 🙂

      Pra branquear os dentes, com exceção das soluções restauradoras, só com clareamento dental. Mas como você usa aparelho fixo, não dá pra fazer por enquanto, porque o gel clareador precisa entrar em contato com toda a superfície do dente, e como há bráquetes colados, não é possível. A cor amarelada dos dentes não tem a ver necessariamente com higiene, e certamente não é o seu caso, algumas pessoas têm os dentes mais amarelados, mesmo. Da mesma forma, com o clareamento, algumas pessoas conseguem dentes bem brancos, outras menos. Cada organismo é diferente e responde ao tratamento de forma distinta.

  20. Olá Ana, gostaria de saber se existe algum método caseiro de clareamento dental que realmente funcione. Costumo defender que só a escovação é o método caseiro eficaz, o resto é balela… já vi pessoas falando para esfregar (acredite) carvão e casca de laranja nos dentes… o que você pensa sobre isso?

    Parabéns pelo site!

    1. Não Igor, o clareamento dental que funciona é o feito pelo dentista. Nem a escovação clareia os dentes, apenas os mantém limpos. As pastas “clareadoras” não clareiam os dentes, embora possam, por abrasão, remover manchas superficiais.

  21. Olá, bom dia. Desculpe a pergunta sem relação com o post, mas é que eu extrai um dente na sexta, e estou me sentindo enjoado e com um leve mal estar. Não sinto dor no local, nem gosto ruim, nada. Mas sinto um mal estar e esse enjoo e um leve cansaço. Minha temperatura está 36.3. Gostaria de saber se é comum, se devo me procurar e se tem relação. Sou meio neurótico com a saúde, na verdade estou** rs desde já agradeço.
    PS: amei o seu trabalho aqui, parabéns.

    1. Rodolfo, o mal estar que você sente pode ter a ver com o fato de você estar um pouco debilitado ainda em decorrência da extração, assim como pode ser efeito da medicação que você deve estar tomando. Em princípio, esses sintomas podem ser considerados normais do pós-operatório.

  22. Boa noite Doutora Ana,

    Gostaria de saber duas coisas que não estão relacionadas a este post:

    Primeiro: Sempre que como alguma coisa muito doce, noto que um de meus molares doem. Ele já é obturado com amálgama, não está tratado com canal, mas sinto que é uma obturação profunda (não sou Especialista). Precisarei fazer canal nesse dente ou essa dor é apenas uma hipersensibilidade?

    Segundo: O molar inferior é meu unico dente que tenho uma faixa escura na face interna da arcada (parte da Língua). Não é fratura nem rachadura e sim sujeira. Já pedi meu dentista para limpar essa faixa escura mas ele disse que não precisava. Minha duvida é a seguinte: Preciso remover essa faixa na face interna do meu molar ou devo mante-la evitando uma raspagem e perda de material do dente?

    Obrigado desde já, gostaria de lembrar que tenho todos os dentes no lugar e uma saúde bucal não perfeita mas razoável…

    Beijo.

    1. Glauber, dor ao contato com doce costuma ser sinal de cárie ou infiltração. É preciso avaliar se sua restauração de amálgama não está com infiltração. Não vejo razão, pelo seu relato, pra tratamento de canal. Quanto à “faixa escura” no outro dente, certamente não é sujeira, se fosse seu dentista não diria que não é preciso remover. E se fosse, a raspagem não exigiria que fosse removido tecido dentário junto. Então eu acho que é uma mancha, uma pigmentação, por isso seu dentista disse não ser necessário remover.

  23. Acho importante frisar que além do uso da cúrcuma, a apresentadora Bela Gil tem uma alimentação essencialmente natural, livre de açúcar refinado, que como a própria autora do post afirmou, muito contribui para a formação de cáries. Acho muito bom a iniciativa de pessoas que buscam alternativas mais naturais pra o dia a dia, porém, pra quem quer seguir a dica da Bela, tem que repensar também outros hábitos.

  24. Minha pergunta não tem nada a ver com o assunto, mas enfim… fiz cirurgias de extração dos 2 sisos do lado direito na quarta feira (22), e o dentista, seja por indelicadeza ou porque foi difícil arrancar o dente de baixo, acabou machucando o canto da minha boca, entre o lábio superior e inferior. Deu uma feridinha nada agradável, e está amarelada, creio que seja pus. Eu dei uma limpada com cotonete e agua boricada e retirei boa parte do pus, mas, horas depois, o pus voltou novamente. Eu devo retirar de novo e continuar limpando o pus, ou deixar como está, só passando o cotonete com a água antisseptica?

    1. Não é indelicadeza não, Elisa… são bem comuns machucados no canto da boca depois de cirurgias de siso, porque o instrumental atrita ali, é preciso puxar o lábio, esticar a bochecha… então pode machucar mesmo. Continue limpando, sim!

  25. Parabéns pelo post, gostei muito. Você foi muito gentil, contribuindo com a discussão e atuando pela argumentação científica, embasada. Acho que ciência e naturalismo poderiam andar juntos!! :). Não se trata de mudar a alimentação e nos tornarmos mais sadíos, para um mundo altamente industrializado, pasta de dentes!!

    1. Não, Juliana. O dente com canal tratado não tem mais sensibilidade, então não precisa nem de anestesia: o dentista vai preparar seu dente (fazer um desgaste nele), moldar, mandar fazer o bloco e depois, estando ele pronto, cimentá-lo.

  26. Existem milhares de páginas na net influenciando pessoas com dicas prejudiciais ou sem sentido. O grande problema desta apresentadora é que ela inflama ainda mais o mal dito com argumentos infundados. Ainda bem que ela não é CD, ufaaa!!!

  27. Legal dizer que seria muito difícil absorver curcumina usando açafrão-da-terra para escovar os dentes e que ela não estaria nas células, só é importante lembrar que o fluor também não está nas células depois que você escova os dentes com colgate ou faz um bochecho com listerine, e o fluor tem sim uma ação bactericida (mesmo não estando nas células) sabe porque? Porque as bactérias também não estão nas células, as bactérias são seres vivos que estão na nossa boca! Por não esclarecer esse ponto e induzir os leitores a pensarem primeiro que curcumina não tem ação bactericida, depois que as bactérias vivem dentro de nossas células considero essa publicação um tantinho desonesta e bastante tendenciosa. De resto, louvável reconhecer que o ponto principal na limpeza é a escovação e se você escova com cúrcuma, com pasta sem fluor ou com nada o que muda é o gosto que você sente na boca e o quanto você contribui para contaminação da água e para o crescimento de uma indústria que se apoia no consumo irrefletido de creme dental (que parece bobagem mas dado que todas as pessoas sempre compram pasta de dente esse mercado deve movimentar uma grana) quando na verdade o creme dental tem a mesma função de uma goma de mascar sem açúcar (dar gostinho de menta) e muito menos eficiência já que o tal gostinho não dura nada.

    1. Laura, eu expliquei direitinho a ação do flúor (que não precisa entrar da célula) e da curcumina (que precisa entrar na célula). E eu concordei que a curcumina pode ter ação antibiótica / bactericida… leia de novo, por favor. Só que ela não está biodisponível no pó de açafrão, então não adianta. Este é um texto de opinião, e a opinião das pessoas está intimamente ligada a quem elas são. Eu sou dentista, eu escovo os dentes com pasta de dente que contém flúor exatamente porque ela contém flúor (e os benefícios do flúor estão bem explicadinhos nos texto) e sugiro aos meus pacientes que façam o mesmo. Você e a Bela Gil não são dentistas, e podem escovar os dentes de vocês com o que quiserem, inclusive podem não escovar. Entenda que “opinião neutra” não existe, a minha não é, a sua não é e a da Bela Gil também não. Então, só porque minha opinião é diferente da sua, é no mínimo indelicado me chamar de tendenciosa e principalmente de desonesta. Repense sua forma de se expressar, porque até aqui sempre me expressei com todo respeito com relação à Bela Gil e aos meus leitores.

  28. Não tenho nenhuma pergunta de fato, só queria elogiar o texto. Nunca comento nada que leio, mas achei um texto muito sensato e não tendencioso, informativo. Ótimo. Parabéns. Gostaria de mais gente que escrevesse com essa clareza.

  29. A pergunta que não quer calar é: quanto de cúrcuma é necessário para clarear os dentes igual aos da Bela Gil??? kkkkkk Fala sério, estufa o peito pra dizer que não usa paste de dente e flúor mas faz clareamento dentário todo mes…. quanta hipocrisia!

  30. Usando fio dental e uma boa escovacao, acho que nem precisa pasta. Tenho uma amiga que usa bicarbonato na escova. Pouquíssima quantidade.

    1. Ligia, realmente, o mais importante é a escovação em si, a remoção mecânica da placa. A importância do uso da pasta está na presença do flúor. O bicarbonato é um agente abrasivo e não deve ser usado pra escovar os dentes, mesmo em pequena quantidade, pois desgasta a superfície do esmalte.

  31. Ela ainda fez mais um post com links sobre o assunto, escreveu no blog e no instagram, essa insistência dela no assunto, achei que passou um pouco do limite!!
    Ela ja tinha dado a ” dica”, agora era aceitar as críticas dos profissionais e os elogios dos seguidores. Ate acho que pra quem leva um estilo de vida saudável, uma pasta organica, até mesmo sem fluor pode ser bom, mas achei cúrcuma radical demais!

  32. Muito esclarecedor! Jamais cogitei a hipótese louca de usar cúrcuma ao invés da pasta de dente por causa de uma apresentadora de TV. Vou a uma excelente dentista, que estudou para exercer a profissão, e ela nunca me recomendou usar isso. Eu confio na minha dentista. Mas é legal esse artigo porque posso passar para as pessoas que ficam nessa obsessão natureba e não se informam antes de usar qualquer porcaria que tenha o selo de “orgânico”.

  33. “Água de salsicha” hahahahaha. Realmente, no pensando dela qualquer coisa poderia ser.

    Eu não sou dentista (minha área de de ciência alimentar) fiquei horrorizado com as alegações dela (normalmente já fico). Imagino quem é profissional da saúde bucal.

  34. Excelente texto! Informativo e sem ofensas a ninguem! Esse deve ser o posicionamento da nossa classe! Parabéns! Somos pesquisadores e embasados em evidencia mas não podemos esquecer que o paciente tem o poder de decisão na mão dele de seguir ou não o nosso conselho quanto ao uso do fluor ou qualquer outro tratamento odontologico.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista