Grávida pode ir ao dentista?


Gestante no dentista

Há algum tempo o Dr. Sérgio Braga da Cruz nos falou sobre os efeitos da gravidez no organismo da gestante, principalmente das consequências bucais da gestação. Aquela história de “a cada filho vai-se um dente” é coisa do passado e qualquer interferência hormonal nas condições bucais da mulher durante a gravidez pode ser controlada com medidas preventivas. E sabe qual é a melhor forma de prevenir? Indo ao dentista!

Pode ou não pode ir? 

Não só pode, como deve! Existe uma grande penumbra acerca do tratamento odontológico durante a gravidez, e diz a lenda que é proibido realizar qualquer procedimento no dentista quando se está esperando um bebê. Não, não é. Taí um momento ótimo pra você procurar seu dentista e manter a saúde em dia. O aumento da vascularização e da permeabilidade da gengiva durante a gravidez, por exemplo, podem deixar a gengiva mais vulnerável ao ataque bacteriano e facilitar a ocorrência de sangramento. Se a mulher descuidar com a higienização durante esse período, a probabilidade de se instalar um problema gengival ou periodontal é maior. Por isso é importante que haja avaliações odontológicas periódicas. Grávida, vá ao dentista!

Pode extrair dente? E fazer tratamento de canal?

A dúvida maior que as pessoas têm não é nem com relação a uma visita de rotina ao dentista, mas aos procedimentos mais invasivos, como extrações e tratamentos de canal. A gravidez, em si, não contraindica esses procedimentos. Apenas prefere-se, por uma questão preventiva, não submeter a mãe e o bebê a tratamentos que possam ser adiados.

E se a gestante estiver com dor?

Nem sempre um tratamento pode ser adiado. Aí é urgência, e urgência não admite espera, até porque passar dor ou manter uma infecção no seu organismo durante a gestação certamente é mais prejudicial do que qualquer atendimento pelo qual você venha a passar. Quando dói alguma coisa ou o dente da frente quebra e deixa a pessoa “banguela”, tem-se uma urgência. E se uma gestante estiver com dor de dente ou quebrar o dente da frente, faz-se o quê? O óbvio: procura-se o dentista e faz-se o tratamento necessário. Mas não vai fazer mal para o bebê? Não. Você acha que seu dentista submeteria você e seu bebê a um risco desnecessário? Pode confiar!

Grávida pode tomar anestesia?

Sem dúvida que pode! Se há dor e urgência no atendimento, não há absolutamente nada que justifique não usar anestesia. A anestesia odontológica é local e muito segura. Se ela não faz mal pra você, por que faria para o bebê? Além disso, existem opções de anestésicos de uso específico para gestantes (prefere-se a lidocaína em vez da prilocaína ou da mepivacaína). (FERREIRA, 1998)*

Grávida pode fazer raio X?

Pode, mas não deve. É aquela história: precaução. Embora o feixe de raios X passe longe da barriga quando se faz uma radiografia no dentista e a paciente use um colete de chumbo durante a tomada radiográfica, se der pra evitar, melhor. Por isso é que não se costuma fazer tratamentos de canal durante a gravidez, o que exigiria algumas radiografias. Mas isso não quer dizer que aquele seu dente com uma cárie enorme, que já deu canal, deve ficar aberto aguardando o bebê nascer. Limpá-lo e fazer um curativo seria uma ótima ideia, para diminuir a chance de uma infecção ainda pior.

Qual a melhor época da gravidez para ser atendida pelo dentista?

A melhor época para uma grávida se submeter a um tratamento odontológico, se necessário, é o segundo trimestre, ou seja: 4o, 5o e 6o meses de gestação. Mas a época certa de procurar o dentista é qualquer uma! A questão é: você não deve ficar em casa sofrendo e se perguntando se deve ir ao dentista. Se o tratamento do qual você precisa será feito de imediato ou se será realizada uma ação paliativa (um curativo, por exemplo) visando aguardar um melhor momento para o tratamento em si, é uma decisão conjunta entre você e seu dentista. Se houver necessidade de opinião ou liberação médica, o próprio dentista requisitará que você procure seu médico obstetra para isso.

Assista uma reportagem sobre o tema:

E sobre tratamento ortodôntico na gravidez, você lê no Ortodontia Para Todos

(*) FERREIRA MBC. Anestésicos locais. In: Fuchs FD, Wannmacher L (eds). Farmacologia clínica. Fundamentos da terapêutica nacional. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1998. p.15-64.

Compartilhe:

Categoria: Mitos da OdontologiaPeriodontia

Marcadores:

202 comentários

  1. Boa tarde dra., estou desesperada, tenho dois dentes pra extrair, primeiro molar e um siso, mas essa cidade que moro e triste porque estou gravida de quase 5 meses, alguns medicos falam que nao posso extrair mais um dentista nao vê problema algum, agora o siso doeu que criou um bolso no ceu da boca, a medica nao me da uma carta com sua autorizacao, nao aguento mais essa situacao. Sem falar que fui tirar um raio x e a medica falou que nao ia fazer porque estava com 3 meses, veja quanto tempo ja, sem falar nesse bolso que nasceu no ceu da boca, ja estou com medo.

    1. Mauricelle, então ou o dentista assume o “risco” e faz a extração, ou sua médica que dê um jeito de tratar o seu dente. É inadmissível que você fique sofrendo sem nenhuma solução. Em caso de urgência, o que me parece ser o seu caso, gestantes podem fazer extrações sim, especialmente no segundo trimestre da gestação (seu caso). A hora é agora, depois fica mais complicado.

  2. Estou gravida de 8 semanas e quando estava de 7 semanas tirei raio x e arranquei dente, pode ter causado algum problema pro meu bebê? Me responda por favor, estou muito preocupada.

      1. Boa tarde, estou gestante de 33 semanas tomei sem querer um comprimido de diclofenaco, o comprimido é bem parecido com o ferro, tomei muito leite e água, devo me preocupar?

          1. Boa noite doutora, estou gestante de 10 semanas, extrai o dente siso da parte inferior do meu lado direito há uns 8 dias, mas retirei os pontos e vi que esta um buraco e ainda esta doendo muito, sera que nao tem algum medicamento que posso tomar pra nao fazer mal a minha gestação, pq o dentista nao me prescreveu nenhum, falou que nao posso tomar anti-inflamatorio.

  3. Dra, iniciei um tratamento de canal hoje e quando o dentista estava abrindo o meu dente antes de iniciar o canal tive a impressão de ter engolido algo, quando acabou senti muita queimação e enjôo, posso ter ingerido “pedacinhos” do dente com as bactérias e isso pode fazer mal ao bebê ? E quando acabou também, tinha uns pedacinhos amarelinhos na minha boca que imagino que seja a parte de dentro do dente, logo que percebi cuspi, porém não sei se posso ter ingerido… Por isso fiquei mais cismada que poderia ter ingerido aquilo e fazer mal para o bebê.

  4. Dra, estava com muita dor de dente e a gengiva inchada. Minha médica prescreveu amoxicilina, porém inchou o céu da boca também, a dor melhorou um pouco, mas o inchaço foi aumentando! Fui na emergência do meu plano odontológico, e na hora que o dentista viu o dente, ele extraiu imediatamente. Pois disse que estava com uma infecção séria! Me explicou que a anestesia é aquela própria para gestante, cardíaco e diabético. Mas mesmo assim estou preocupada, pois estou grávida de 8 semanas. Meu bebê corre perigo? Não consegui falar com minha médica para me ajudar! Obrigada.

  5. Dra. muito obrigada por sempre me responder, vc me passou confianca na sua opiniao como dentista, o dente estando inflamado, pode ser feita a extracao? Estou entrando na 12 semana de gestacao agora, doi tbm a garganta, ja nao suporto as dores, posso extrair mesmo inflamado, teria algum problema?

  6. Ola, estou gravida de 10 semanas e estou com uma forte dor no dente, fui ao dentista ele abriu e fez um curativo, mas msm assim esta doendo mto, sera que faz mal ao bb eu fazer o canal?

    1. Camila, essa é uma questão complicada. O melhor período para atendimento odontológico de gestantes é o segundo trimestre da gestação, que começa nas 12 semanas. Só que pra fazer o canal você terá que fazer radiografias, o que é contraindicado no seu estado (embora eu garanta pra você que não faria mal algum ao seu bebê, acredite, eu sou especialista em Radiologia). Converse com o seu dentista, a troca do curativo deve aliviar a dor.

  7. Obrigada por me responder, esse dente ja vem incomodando antes da gravidez, tenho medo de extrair, as pessoas falam que pode dar hemorragia e nao tem o que fazer, pois o dente esta quebrado, dra. o que faco, estou com muito medo de extrair e acontecer algo comigo e com o bebe.

    1. E por que você teria hemorragia? Não vejo qualquer razão. Não ouça o que “as pessoas” dizem, preste atenção apenas no que diz o seu dentista e o seu médico.

  8. Boa noite, estou gravida de 10 semanas, estou sentindo dor de dente que chega a doer minha garganta, o dente esta muito inflamado, posso extrair mesmo assim?

    1. Mauricelle, se houver indicação de extração e o dentista julgar necessário e possível, pode. Se não, ele vai prescrever um remédio pra diminuir a inflamação antes de qualquer procedimento. Como você está grávida, se não for um procedimento de urgência, costuma-se aguardar até o início do segundo trimestre da gestação para atendimento (mas procure um dentista JÁ, ele vai orientar você a respeito e medicá-la de acordo).

  9. Ola dra., estou com uma grande duvida com relação a restauração de amalgama. Eu estou gravida de 11 semanas e tenho somente uma restauração grande de amalgama no dente molar ha uns 10 anos. Porem li muitos artigos de profissionais condenando a amalgama por ser toxica com mercurio, desde entao ando muito preocupada se isso pode prejudicar o meu bebe, pois dizem que o mercurio da amalgama é liberado a cada mastigação e que tbm a retirada é perigosa devido ao vapor e residuos que podem ser engolidos. Não sei o que fazer, se retiro ou se permaneço com a restauração, pois tenho medo que eu ja esteja intoxicada ao longo desses anos e isso faça mal ao bebe. Eu tinha outras 3 restaurações de amalgama, porem foram trocadas por resina ha mais ou menos um ano e so ficou essa. Se puder me ajudar eu agradeço obg.

    1. Ana, nesse post eu falo só sobre as restaurações de amálgama e se elas podem fazer mal à saúde –> http://medodedentista.com.br/2016/05/amalgama-dentario-faz-mal-a-saude.html

      Não, na minha opinião você não tem que mexer nessa restauração e ela não traz (nem trouxe) nenhum mal nem pra você nem para o seu bebê. Pode ficar MUITO tranquila quanto a isso. Minha opinião é embasada em ciência, e eu explico meus motivos pra pensar assim bem direitinho no link que eu passei.

  10. Oi, minha menstruação está atrasa e não sei se eu estou gravida porque eu já fiz duas vezes o exame de farmácia e dão negativo, e vou colocar aparelho e vou fazer o exame de radiografia, se eu estiver grávida prejudica o bebê?

  11. Estou tentando engravidar, mas esse mês precisei finalizar um canal onde tive que tirar 2 radiografias no mesmo dia (usei o colete de proteção), esse procedimento foi feito no dia 24/08 como minha menstruação está atrasada, estou com medo de estar gravida e esse procedimento fazer mal ao bebe.

  12. Olá Dra. Tudo bem? Estou com 8 semanas de gestação e estou sentindo muita dor de dente, meu ouvido “E” também dói, acho que devido a infecção no dente. Queria saber se posso extrair, já que o canal não é o melhor procedimento! Desde Já agradeço!

    1. Geysi, como assim “canal não é o melhor procedimento”? É tudo uma questão de indicação: se há indicação de extração, ok, se há indicação de tratamento de canal, trata-se o canal. Extrair um dente viável significa usar prótese pelo resto da vida sem nenhuma necessidade. Procure um dentista pra avaliar, se não for possível tratar agora, é possível, pelo menos, fazer um curativo endodôntico e aguardar o nascimento do bebê.

  13. Estou grávida de 26 semanas e meu dente da frente quebrou em mais da metade dele. Tenho prolapso da válvula mitral leve (nao preciso fazer uso de antibioticos para procedimentos odontologicos) e minha gestação é de risco, faço repouso relativo, pois tenho insuficiência istmo cervical.
    Posso realizar tratamento? Estou tão triste com essa situação, pois perder o dente da frente nessa condição é desesperador.

    1. Pode, Tatiana. Em caso de urgência (dor ou estética), o dentista pode e deve intervir. Procure um dentista pra avaliar. Se não der pra fazer algum tratamento mais invasivo, dá pra fazer algum procedimento provisório que resolva o seu problema até que o bebê nasça.

  14. Estou com 15 semanas, sinto as vezes uma dor muito forte no dente e acho que é no nervo.
    Já fui no dentista mas não tem nada no meu dente.
    As dores começam muito fortes, quando as vezes tomo algo gelado e morno não sinto dores.
    Ai costumo aperta um pouco o dente com um pano e a dor some. O que eu posso fazer?

  15. Boa tarde, sou gestante de 14 semanas e minhas gengivas sangram muito a cada escovação, e ao passar fio dental então nem se fala, eu fazia o uso de Periogard 2x na semana, pois sei que mancham os dentes, mas agora com a gravidez eu não sei o que fazer sem este medicamento, pq ele reduz na hora o sangramento.
    Posso continuar utilizando ao menos 1x na semana?

    1. Angela, o uso contínuo do Periogard (Gluconato de Clorexidina) pode manchar os dentes, mesmo. No seu caso não seria contínuo, mas 1 ou 2x por semana… então, você poderia usar. Mas sugiro que você converse antes com o seu dentista.

  16. Dra. me chamo Rosa e tenho um dente pra fazer canal, desde as 33 semanas de gestação que vinha sentindo dor no dente furado e tomava diclofenaco pra desinflamar o dente. Mas como não tava resultando tive que procurar um dentista quando ja estava com 35 semanas, 8 meses ainda, e ele realizou procedimento de urgência. Anestesiou, abriu o dente, limpou e fez o curativo. Só que agora com 36 e 6 dias voltei a sentir dor novamente no mesmo dente. O pior é que ta muito inflamado e ta latejando todos os dias, tou tomando diclofenaco pra desinflamar, mas porque sei que o dentista não vai querer mais fazer nada agora porque ja entrei no 9 mês. Agora so depois que eu ter bb… o que devo fazer pra que o dente pare de latejar?

    1. Rosa, se o dentista fez o curativo às 35 semanas, pode trocá-lo às 36! Ele vai “querer”, sim. Procure seu dentista, não há o que fazer por conta própria.

  17. Dra. Estou com 31 semanas e um dente da qual já estava com curativo terminou de quebrar. Trata se do primeiro pre molar do lado esquerdo. Posso fazer algum tipo de prótese? Colocar um dente provisorio ? Obrigada, estou desesperada. Essa semana farei as fotos de gestante e só choro.

    1. Susana, se for um procedimento de urgência, ok. Se não, melhor aguardar o segundo trimestre da gestação, que é uma época mais segura, em que o bebê já está completamente formado. Converse com o seu dentista.

    1. Vá ao dentista, Simone. É preciso identificar a causa da dor pra sugerir alguma forma de aliviá-la. Se o problema for uma cárie, por exemplo, pode ser feita a remoção da cárie e um curativo, o mesmo se for caso de canal. O importante é fazer algum procedimento de urgência pra que você tenha mais conforto. Se não for possível tratar agora, você faz o tratamento, em si, depois que o bebê nascer.

  18. Estou gravida de 28 semanas e esse mês passado a dentista arrancou três dentes e levei várias anestesias porque ela arrancou um a cada semana, eu falei da gravidez e ela disse que não ha mal algum arrancar. Mas eu estou um pouco com medo de fazer algum mal ao bebê, porque na mesma semana que arranquei tomei vacina de tétano e coqueluche.

    1. Lucilene, 28 semanas de gestação significa que você está no terceiro trimestre. Não que seja proibido o atendimento no terceiro trimestre, mas se não for em caso de urgência, o ideal é fazer tratamentos odontológicos no segundo trimestre, que já passou. Mas ok, se você já fez as extrações e se sente bem não se preocupe, seu bebê já estava completamente formado lá no começo do segundo trimestre, só “amadurecendo”. Fique tranquila.

  19. Drª tudo bem?
    Então, estou com as gengivas muito inchadas e estou com duas bandas de aparelho odontológico para retirar e estou gestante de 4 meses e queria muito retirar essas bandas e fazer uma limpeza, será possivel?

  20. Ola, meu bebê tem 4 meses, e comecei a sentir muita dor no dente, e durante a gestação não pude extrair, com quantos meses após o nascimento eu posso fazer esse procedimento, a dor é tanta, que chega a sangrar, aguardo resposta!

  21. Ola Ana, eu estou gravida de 2 ou 3 meses e tava sentindo muito dor de dente, fui ao dentista e ele disse que eu nao poderia arrancar o dente, mas eu nao aguentava de dor, acordava às 3 da manha sentido dor de dente, ai eu mandei arrancar e nao falei que estava gravida, nao passei pela minha enfermeira ainda e estou comedo de perder o meu bebe, pois tomei 3 anestesias e todo dia eu faço vomito, e hoje nao deu vontade de vomitar, o que devo fazer, pois a dor era insuportavel!

  22. Bom dia, Dra. Ana!
    Acabei de descobrir que estou grávida. (5 semanas)
    Tenho um dente que está quebrado e que precisa fazer um tratamento de canal. Só que por falta de dinheiro mesmo tenho adiado, pois não doía. (Sei que fiz errado!)
    Acontece que agora ele está doendo muito e mais outro dente que ja fiz várias radiografias e a dentista sempre me disse que era mancha.
    Gostaria de saber se posso fazer algum procedimento para alívio da dor (quando fui no dentista do postinho, pedi para ele colocar pelo menos um curativo no meu dente, ele disse que não podia, pois tem um pedaço de gengiva por cima) ou tenho que esperar passar as 13 semanas mesmo? Tenho medo de ficar tomando paracetamol direto e fazer mal pro meu bebê.

    Muito obrigada desde já!

  23. Dra.
    Estou com 11 semanas de gestação!!! Estou fazendo um canal… porque a dor e insuportável e meu dente esta sangrando ate… Conversei com meu dentista, ele me disse que seria seguro fazer o tratamento… mas olhando os comentários fiquei assustada porque hoje fiz uma radiografia, usei um avental pesado, acho que e de chumbo… Deixei porque a sensibilidade me impedia de fazer as refeições, o que faz mal, da mesmo fome. Fiquei preocupada agora!!! O que devo fazer, parar com o tratamento?

    1. Caroline, se seu dentista sabe que você está grávida e não vê impedimento, ok. Quanto às radiografias, o colete que você usou protege completamente o abdome, onde está o bebê.

  24. Oi, estou gravida de 11 semanas e tive q passar por anetesia para fazer um curativo no dente, tem algum problema com meu bebe? Por favor responde, Dra. Ana.

  25. Oi Dra, a minha esposa é gestante de 20 semanas e há uma semana que vem sentindo muita dor num dente quase todo quebrado (que antes da gestação nunca doeu); será que ela pode extrai-lo? Ou existem outros procedimentos alternativos? Por favor, preciso da sua ajuda.

    1. Se houver indicação e urgência, pode sim, Nelson. Procurem um dentista pra avaliar, talvez nem seja o caso de extrair, mas de fazer algum procedimento de urgência, como um curativo endodôntico. Isso já deve resolver o problema, pelo menos por enquanto.

      1. Dra. Estou com 6 semanas de gestação, porém antes de saber q estava grávida comecei a dar andamento ao meu tratamento dentário, bati até raio x sem saber q estava grávida, agora estou com muitaaaaa dor de dente por conta dos 2 canais q tenho q fazer, gostaria de saber se tem algum problema eu levar anestesia? E o raio x q bati da boca pode prejudicar o bebê?

        1. Seu bebê está seguro, fique tranquila, Jessica. Se for uma situação de urgência, você pode tomar anestesia, sim. Apenas avise seu dentista da gestação.

  26. Olá, dra. Ana! Estou gestante, com 20 semanas, e ontem comecei a sentir uma dor terrível no dente. Fiz um canal nesse dente ha menos de um ano e ao lado desse dente é o siso q não nasceu, e por isso, na época, o médico disse q eu teria q fazer uma pequena cirurgia para extrai-lo. Não fiz essa retirada do siso e agora essa dor aparece. Fui a dentista ontem, mas ela disse q não podia fazer nada e que eu tinha que tomar paracetamol para aliviar a dor. Hoje, a dor melhorou, porém percebi que tem uma bolha ao lado do dente que eu tinha feito tratamento de canal. O que vc me orienta a fazer? O que pode ser? E será que é no dente do canal ou no siso?

    1. Ana, pode ser tanto o dente do canal quanto o siso… só avaliando pra saber. E sem saber qual é, fica difícil sugerir alguma solução, mesmo que temporária. A dentista acha que o problema está em qual dos dentes?

      1. Ela achou que poderia ser o siso, mas a dor é mais forte no dente do canal, ele está intocável, muito inflamado! Tenho medo de ter que tomar antibiótico. Isso não prejudica o meu bb não?

  27. Estava fazendo tratamento de canal e engravidei de gêmeos, e não tá sendo uma gravidez muito saudável, tenho que fazer muito repouso, assim mandou o médico, pq já tive sangramento e meu útero tá muito baixo, sendo que não voltei mais no dentista, o curativo caiu e coloquei algodão para tapar o buraco do canal, só que já estou completando 6 meses de gravidez e estou me sentindo incomodada com esse algodão, o que eu posso fazer ?

  28. Ola dra., estou de quase 11 semanas de gestação e tenho muita dor de dente que reflete no ouvindo, meu dente esta quebrado, gostaria de saber se posso extrai-lo, porque ele já esta feio e muito dolorido!

    1. Michelle, numa situação de urgência, pode. Mas não é o melhor momento pra isso. A melhor época pra intervir em gestantes é no segundo trimestre de gestação. Mas se for muito necessário, ok. Procure um dentista pra avaliar.

  29. Bom dia Ana, ontem as 8 horas realizei 2 implantes dentarios com exerto osseo, mas hoje descobri que estou gravida, estou sentindo muita colica, fiquei 2 horas ou mais anestesiada e com sedativo, sera que posso perder o bb? Preocupada com a cirurgia não me dei conta de que estava em atraso.

  30. Olá doutora estou grávida de 4 meses e meu dentista me anunciou que precisava tirar os sisos, na hora fiquei com medo, perguntei a ele se não faria mal estando grávida, ele disse que não. Então confiei nele e extrai 2 sisos esquerdos. Ele deu anestesia local e em 10 min ja estava pronta, colocou gaze, disse pra tomar sorvete de massa e me liberou. Quando passou o efeito da anestesia senti dor e fui na emergência e o dentista de la falou pra eu tomar paracetamol de 6 em 6 e fazer compressa de gelo, disse tbm que foi a melhor hora para arrancar o siso. Hoje faz 5 dias que arranquei o siso, mas ainda tenho dúvidas pq o povo fica falando na minha cabeça e me faz ficar com consciência pesada. Será que fiz mal ao meu bebê? Me ajude por favor.

    1. Não Fabiana, pode ficar tranquila. Se realmente havia necessidade de intervir agora – e não tenho razão pra duvidar -, o melhor momento é no segundo trimestre de gestação, que é o seu caso.

  31. Olá dra. Ana,

    Estou há 1 mês com muita dor na gengiva, dente, ouvido e nariz. Estou grávida com 33 semanas, hoje fui ao cirurgião dentista e me observou, o problema todo é meu siso inferior que está metade fora e a outra metade não tem espaço para nascer, então está apertando tudo, causando uma terrível dor que me deixa sem dormir. Ele me fez uma carta pedindo autorização ao médico para me submeter a uma extração de urgência, pois continuar com esta dor será insuportável. Eu faço meu pré natal com vários médicos diferentes, realmente não tenho um específico. A que hoje consegui ver não quis me observar, diretamente me falou que não posso tomar anestesia durante a gravidez que a única coisa que posso fazer é tomar antibiótico e depois do parto fazer a cirurgia.
    Dra., amanhã irei falar com o meu dentista para ver o que podemos fazer, pois assim não posso passar. E também não acho certo ficar tomando antibióticos por 2 meses.
    O que a senhora me recomenda fazer? Estou muito nervosa, não consigo dormir, nem me alimentar direito, estou muito nervosa mesmo, chorando o tempo inteiro porque dói muito, especialmente à noite.

    1. Sofia, realmente é uma fase da gestação ruim de intervir. O ideal teria sido no segundo trimestre. Se o médico não liberou, não dá pra fazer a cirurgia… mas dá pra fazer algum procedimento local (e não, não dá pra tomar antibiótico por 2 meses). Pelo seu relato você tem uma pericoronarite, que é a inflamação / infecção da gengiva ao redor do siso que está nascendo. Uma “limpeza” local e algum anti-inflamatório deve resolver por enquanto. Converse com o seu dentista.

    1. Fazer canal é complicado agora porque seria necessário radiografia, Marcelle… e na gestação elas são contraindicadas. Mas você pode – e deve – procurar um dentista pra fazer um curativo, por exemplo, e algum procedimento estético provisório necessário. Depois que o bebê nascer, você faz o tratamento adequado.

  32. Dra. Ana, estou com quase 7 semanas de gestação, e precisei levar anestesia local no dente, para retirada de algumas caries e por conta da obturação encontrar-se rachada.

    A minha dentista solicitou-me procurar uma cirurgiã dentista, para aplicação de um bloco, devido a profundidade que encontrava-se o dente. Porém a cirurgiã dentista não quis fazer o procedimento por conta da minha gravidez, pois segundo ela, os componentes da anestesia passariam pela placenta e poderiam causar danos ao bebe. E pediu para eu aguardar o bb nascer, para fazer o procedimento necessário.

    Estou desesperada, achando que fiz mal ao meu bb. E por conta de não ter avisado a minha dentista que estava gravida, porem estava com muita sensibilidade no dente, por conta da obturação rachada.

    Meu bb pode ter sofrido algum dano?

    1. Não, Ellen… pode ficar tranquila. Não há qualquer relato de dano causado ao bebê porque a mãe tomou uma anestesia dentária. O fato da anestesia atravessar a placenta não quer dizer que ela vai fazer mal. Evitar procedimentos estritamente necessários no primeiro semestre da gestação é uma precaução, apenas. Converse com o seu obstetra, se for preciso ele pode fazer um encaminhamento para a dentista.

  33. Booa Noite!
    Eu tenho um tratamento no dentista ha uns 7 meses atras, só que ainda nao terminei, porque nesse tempo eu fiquei gravida, ai fiquei com medo de prejudicar o meu bebe e isso se passou, e hj estou com 7 meses e preciso terminar, mais quero informaçoes seguras! Então tenho 3 dentes pra extrair, 5 obturaçoes e remover tartaros, o que devo fazer ?

    1. Leticia, considerando sua condição, e se você não estiver com dor, por agora eu acho uma boa ideia remover pelo menos o tártaro. Depois que o bebê nascer, você faz os demais tratamentos.

  34. Doutora, estou com 26 semanas e fui ao dentista, e meu dente já é um caso de extração, não tem mais jeito, posso arraca-lo com a anestesia com vasoconstritor ? E meu dentista informou que após a extração terá que me receitar amoxilina, é seguro tomar essa medicação estando gestante?

    1. Natália, eu sinceramente não vejo problema em se usar vasoconstritor e nem quanto ao antibiótico. De qualquer forma, converse com o seu obstetra pra ver se ele tem alguma recomedação especial considerando o seu caso. Outra questão é que você está entrando no terceiro trimestre da gestação, o ideal seria evitar qualquer procedimento odontológico que não seja de urgência. Se for uma urgência, ok.

  35. Ola doutora! Estou grávida de 19 semanas, há mais ou menos 1 semana atras comecei a sentir uma dor insuportável de dente, a princípio nem sabia se era realmente de dente ja que a dor era muito forte na bochecha, ouvido e cabeça, fui a dentista e ela fez só um curativo, pediu que pedisse uma autorização do meu obstetra, pois o dente precisa de tratamento de canal. Mas depois que ela fez esse curativo a dor ficou ainda pior, nunca senti dor tão forte, passei 2 dias sem dormir, sem comer, a unica coisa que aliviava era ficar com agua gelada na boca, ja nao aguentava mais, ate que acabei cochilando alguns minutos e quando acordei ja nao era necessário o uso da agua (nao podia ficar 3 segundos sem agua gelada), fui na emergência duas vezes, so me passavam Dipirona e nem isso fazia efeito, chorava de desespero por tanta dor. O meu obstetra pra completar sumiu, nao consegui falar com ele. Hoje fui novamente na emergência e consegui falar com um obstetra que não só autorizou o procedimento, como também indicou que fosse feito, me disse que não tinha nenhuma contraindicação, a única observação é que não seja feito o uso de adrenalina. Porem liguei para a dentista e marquei para amanhã, mas ela quer fazer outra, so uma drenagem parece, tirar a polpa do dente e esperar o nenem nascer para fazer o canal. Porem estou com medo de fazer e voltar a doer do mesmo jeito que ficou depois que ela fez o curativo, pois era desesperador. O que você acha ? Devo insistir para ela fazer logo o tratamento de canal ? Ou sera que isso realmente irá parar a dor até depois do nascimento ? E qual seria a diferença desse novo tratamento para um curativo ?

    Obrigada desde já pela atenção, beijos.

    1. Elloeny, sua dentista é quem decide o que é melhor neste momento. O problema de fazer o tratamento de canal completo é que será preciso fazer várias radiografias, o que é contraindicado em gestantes. Mas a drenagem do abscesso, a medicação intracanal e o curativo devem resolver o problema provisoriamente, até que o bebê nasça. O que a dentista está propondo é começar o tratamento de canal (limpeza do interior do dente e medicação), mas concluí-lo só após o nascimento do bebê.

    1. Se for realmente necessário, pode Beatriz. Já se não for urgência, costuma-se aguardar o parto. Se preciso, a melhor época pra intervir é o segundo trimestre da gestação.

      1. Dra. Minha esposa está com 2 semanas de gestação e apareceu essa dor no dente insuportável, a dentista disse que só faz o canal com a autorização do médico, ela deve fazer esse canal ou não ??

        1. Humberto, nem deve ser preciso fazer o tratamento de canal completo nesse momento, mas sim abrir o dente e fazer um curativo endodôntico. Isso, em si, já deve aliviar a dor. Eu particularmente não vejo problema em se fazer o tratamento de canal, mas aí o melhor é esperar pelo segundo trimestre da gestação (depois da 12a semana), que é a época mais adequada pra esse tipo de intervenção.

  36. Olá, Dra. Ana. A minha dentista me ligou e pediu para eu voltar no consultorio para tirar o raio x de um canal, tratamento este que eu fiz sem saber que estava gravida, pois o plano de saúde está solicitando. Estou gravida de quase 7 meses e estou com medo. Volto lá ou não?

    1. Volte sim, Christiane. Converse com a sua dentista, diga que está grávida (até porque ela vai perceber 😉 ). Provavelmente ela nem vai fazer a radiografia, considerando a situação, até porque não me parece haver urgência nisso. Mas é bom fazer uma reavaliação.

  37. Boa noite, estou precisando urgente ir ao dentista, sinto dor no dente, é o dente do fundo, já me conformei que ele não tem mais jeito e sei que a solução é extrair. Mas estou gestante de 30 semanas, sinto muita dor no dente.. O que eu devo fazer?? Ele está com carie e com um buraco, toda vez que me alimento preciso usar o palito de dente. Dra Me dê um conselho…

    1. Anali, vá ao dentista. Se não for possível extrair seu dente agora (se é que é necessário, pelo seu relato não tenho tanta certeza), pelo menos algum procedimento de urgência (curativo) pode ser feito. Pra “economizar” tempo: converse com o seu obstetra e pergunte se ele tem alguma recomendação no atendimento odontológico (algum medicamento que você não pode tomar, etc..) e peça isso POR ESCRITO pra ele. Aí vá ao dentista.

  38. Oi doutora, ontem descobri que estou grávida, mas há umas duas semanas atrás arranquei o siso, nem eu nem o dentista sabíamos, então foi do jeito tradicional, com anestesia normal e tudo, e agora?

  39. Olá boa noite!
    Bom, ha exatamente um mês atras estava gravida, porem eu extrai dois dentes em menos de 15 dias tomei uma cartela e meia de amplacilina e 20 comprimidos de IBUPROFENO, fora os 20 de cefalexina que tomei, pois tive infecçao urinaria. Tinha tomado tb fluconazol, enfim eu queria saber se pode ter sido esses remedios e as anestesias que ocasionaram o fato? O bebê n se desenvolveu, quando extrai e tomei esses remedios acredito que tava bem no comecinho da gravidez… Nossa, sofri tanto, o medico disse que era gravidez anembrionaria, quando o bebe n se desenvolve, mas ainda tenho duvida e acredito que tenha sido realmente os remedios… me ajudem a esclarecer por favor 🙁 🙁

  40. Olá. Descobri hoje que estou grávida. Não sei ao certo com quantas semanas estou, imagino que de 6 a 8 semanas. Comecei tratamento da minha gengiva tem 3 semanas, fiz gengivoplastia superior e inferior e ontem arranquei dois sisos. Tomei anestesia pra tudo e agora estou com medo, imaginando que fiz mal ao bebê, pois como não sabia, não avisei nada pro meu dentista. Venho tomando desde então Nimesulide 100mg a cada 12h. Devo continuar? Pode causar algum mal na formação do meu bebê essas cirurgias e o medicamento?

    1. Fique tranquila, Flavia. Evitar certos procedimentos e medicações é uma ação preventiva quando se SABE que está grávida… se você não sabia, ok. Não há nada que indique que seu bebê possa ter qualquer prejuízo. Entre em contato com seu médico e seu dentista e informe a gravidez, pra que eles possam tratá-la de acordo a partir de agora.

  41. Ana, estou com 21 semanas de gestação e com um dente doendo, o dentista me receitou IBUPROFENO mas estou com medo de tomar por causa da contraindicação. É aconselhavél ou não?
    Obrigada.

    1. Leticia, qualquer medicamento traz na bula que é contraindicado para gestantes, isso é meio padrão. Se seu dentista prescreveu o ibuprofeno, não vejo problema. De qualquer forma, converse com o seu obstetra.

  42. Olá Dra., eu gostaria de saber se eu posso fazer uma radiografia panorâmica para eu continuar meu tratamento com aparelho.
    Eu estou grávida de três meses, só que 2 semanas atras tive um sangramento, minha placenta tinha descolado, ai ainda estou sangrando um pouco estou tomando remédio. Será q posso? Me disseram q não, tenho medo de acontecer algo com meu bebe.

    1. Joeny, oficialmente não pode. Embora o feixe de Raios X passe longe da barriga e o uso do colete de chumbo durante o exame proteja totalmente a região onde está o bebê, as normas a respeito são de que gestantes não devem se submeter a exames com radiação ionizante durante a gestação (a não ser em situações de emergência, o que não é o caso). Em resumo: seu bebê não correria perigo algum, mas mesmo assim não pode.

  43. Bom dia, eu estou de 20 semanas e tenho uma coroa no dente, porem a protese caiu, eu gostaria de saber se o produto que usuam para a fixação do dente não prejudica o bebê, se posso realizar esse procedimento normalmente?

  44. Oi Dra, então minha história é um pouco complicada. Parei de tomar anticoncepcional em abril para engravidar, mas até o mês passado estava vindo minha menstruação, só que como eu não ficava grávida resolvi começar um tratamento nos dentes, estava esperando a menstruação desse mês vir para voltar a tomar o remédio e fazer o tratamento tranqüila, só que agora que desencanei da gravidez minha menstruação está atrasada 15 dias, acho que agora estou grávida. Mas ha uns 5 dias atrás fiz o teste da farmácia e seu negativo, mas ainda sim desconfio, pelo tempo de atraso. Mas enfim acabei saindo do foco da minha pergunta rs, não quero interromper o tratamento. O que faço ? Li sobre o colete de chumbo, é seguro esse colete ? Pois vou ter que tirar rx. Me ajude, não sei o que fazer.

    1. Continue o tratamento sim, Thaís (até porque você ainda nem tem certeza se está grávida). O colete de chumbo é seguro sim, e deve ser usado em qualquer tomada radiográfica feita no consultório, em gestantes ou não.

  45. Muito bom o texto… descobri que estou gravida esta semana, e estou de pouco tempo, acho que nem 01 mês. Estava terminando um tratamento com aparelho, sexta feira vou terminar de tirar a parte de baixo, e o dentista disse que estou com uma carie enorme. Tem problema de fazer obturação? E de fazer limpeza após a retirada do aparelho? Obrigada.

  46. Olá dra. eu estou com 33 semanas de gestaçao, fiz uma canal ano passado só que ele esta doendo muito e quando doi a cabeça, o ouvido também doi, posso tomar anestesia para tratar o dente dolorido? Qual tipo de anestesia recomendada ?

    1. Beatriz, pela fase da sua gestação o ideal é evitar tratamentos invasivos. Mas isso não significa que você tenha que ficar com dor… procure um dentista pra avaliar e fazer algum procedimento de urgência, pra resolver a sua dor. Um curativo, por exemplo. Quanto à anestesia, se preciso, seu dentista pode usar uma mais específica, sem vasoconstritor, por exemplo. Mas não se preocupe com isso, ele sabe o que está fazendo e vai você tratar de acordo com a sua condição.

  47. Estou com tres meses de gravida, a dor ta insuportavel, posso extrair o dente? Estou com medo afinal existe essa que dentista não extrai dente de gravida pois a criança pode nascer cega ou a gravida pode ter uma hemorragia grave… Verdade o mito????

    1. Layanny, numa situação de urgência, pode sim. Mas não fique em casa sofrendo e imaginando se pode ou não, procure um dentista pra avaliar e orientar você. Não ligue pra essa bobagens que você ouviu, seu bebê está seguro e quem decide se dá ou não pra extrair o dente é o dentista.

  48. Oi Ana, estou gravida de 4 meses, meu dente de numero 36 esta me dando dor de cabeça, dor de ouvido! Juro q a dor é insuportável. Fui no PSF no bairro, duas vezes já, e o dente não para de doer.

    Acabo de chegar do dentista de novo com muita dor, a dentista usou um remedio no meu dente que tinha o nome de folmol no vidro, e juro que estou morrendo de medo, pois estou gravida e nao quero de jeito nenhum que afete meu bebé!

    Me ajude por favor e tire essa minha duvida, se esse medicamento que eu mencionei pode prejudicar meu bebé?

    Att: Stephane

    1. Stephane, seu bebê, aos 4 meses de gestação, já está completamente formado. Pode ficar tranquila, o efeito desse remédio (formocresol, creio eu) é apenas local, e a quantidade usada é irrisória, uma gotinha. 🙂

    1. Mary, não que seja proibido, mas o terceiro trimestre de gestação não é a melhor época pra uma extração dentária que não configure urgência. Procure um dentista pra avaliar, talvez apenas um procedimento local e medicação resolvam o problema por enquanto, aí quando o bebê nascer, se o seu dente tiver mesmo indicação de extração, você extrai.

  49. Oi Ana, eu posso arrancar meu dente? Eu tou com 6 meses de gravida, meu dente só tá com um pedaço e tá inflamado e também minha gengiva tá sangrando quando eu escovo os dentes… me ajude, bjoooss.

    1. Regilma, o segundo trimestre da gestação (que é a fase em que você está) é o melhor momento pra você se submeter a um tratamento odontológico, caso seja necessário. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível, porque quanto mais próximo do nascimento do bebê, menos indicado está intervir.

    1. Eu falaria em “risco”, Maria… mas o ideal, se essas extrações não puderem esperar o parto, é fazê-las no segundo trimestre da gestação (a partir da 12a semana). Já se for algo urgente, uma infecção com muita dor, por exemplo, o melhor é fazer as extrações logo, pra proteger tanto você quanto o bebê. É questão de conversar com o seu dentista e com o seu obstetra.

  50. Olá, meu nome é Jhenifer. Estou de 11 semanas de gravidez, meu dente da frente quebrou mas ainda ficou um pedaço na gengiva, será que tem como dar jeito?
    Está muito feio, não sei qual atitude tomar, me ajude por favor.

    1. Jhenifer, tem jeito, sim. Você precisa procurar um dentista pra avaliar a extensão dos danos e tratar de acordo. Se a raiz do seu dente ainda estiver boa, dá pra tratar o canal, fazer pino e coroa. Se não, pode ser caso pra extração, mas ainda assim há formas de se usar prótese. Enfim: procure um dentista o mais rápido possível.

  51. Bom dia! Estou grávida de 19 semanas de um menino. Passei a sentir uma dor de dente insuportável, dessas de não comer, nem dormir. Faço compressas com gelo e tomo paracetamol, o dente parece que vai cair, de tão pesado. Fui ao dentista e ele me receitou AZITROMICINA, tomar 1 comprimido por dia, durante 3 dias. Para que ele possa abrir, colocar o medicamento dentro e so depois dar inicio ao canal. Mas estou morrendo de medo de tomar, porém, morrendo de dor. Posso tomar a azitromicina sem medo de prejudicar o meu bebe? Desde já, muito obrigada!

  52. Boa noite Dra. Ana, estou com muita dor de dente já faz uma semana, já tomei paracetamol, novalgina, e como não resolveu, o dentista passou amoxilina e diclofenaco de sódio, estou tomando com medo pois li q anti-inflamatorio na gravidez causa problema no bb e tbm não resolveu, só dura o efeito dos remédios por umas 5 horas, 3 fico chorando com muita dor, queria parar d tomar mas se não tomar não como e nem durmo, o q eu faço, já estou desesperada, por favor me ajude, desde já agradeço.

    Estou com 8 semanas de gestação.

    1. Suelen, mas qual a causa da sua dor de dente? Porque, independente do que for, o dentista tem que intervir… não adianta só tomar remédio. Se for um problema de canal, por exemplo, é preciso pelo menos abrir seu dente e fazer um curativo.

  53. Oiii Dra, então eu descobri minha gestação ha 2 dias, estou com 6 semanas… Mas meu dente está doendo muito e só passa com sedilax, o problema é que tenho tomado muitos por dia, meu dentista volta de férias segunda feira 23/02, quero saber se eu posso fazer a extração mesmo estando no primeiro trimestre da gestação, não aguento a dor e o dente está totalmente quebrado, só tem uns pedaços na verdade! Estou com medo que possa acontecer algo por eu estar no início… aguardo a resposta! Beijoooooos

    1. Liliana, considerando a situação, provavelmente seu dentista vai prescrever a medicação adequada e, caso realmente seja caso para extração, ela pode ser feita no segundo semestre da gestação, que é quando o bebê já está completamente formado, sendo mais seguro pra vocês dois.

  54. Realmente medo de dentista se combate com informacao! Muitas respostas esclarecedoras até pro meu caso, mas se possível responder, desde já, agradeço.
    Farei um teste para confirmação da gravidez nesta semana. Porém ontem (09.01) me submeti a um raio x para verificar a profundidade de uma obturação e o porquê o dente doi (principalmente à noite), eu informei a dentista sobre a suspeita de gravidez, ela disse q seria mínima a exposição. Tudo bem, tranquilo. O fato, e se realmente for tratamento de canal, é indicado esperar o segundo trimestre da gestação? Se um curativo resolver, será que aguento até o final? Em outra ocasião, para retirada de um canino de leite, mesmo adulta, passei mal durante a anestesia, porém depois fiz outros procedimentos sem intercorrência. Grata!

    1. Valkiria, sim, o ideal é aguardar o segundo trimestre da gestação pra fazer qualquer tratamento odontológico. Mas como é um tratamento de canal, o que exige várias radiografias, geralmente se faz um curativo e se aguarda o nascimento do bebê. O curativo costuma ser o suficiente pra garantir que não haja dor até que seja possível concluir o tratamento.

      1. Muito obrigada.
        Estou esperando passar em consulta para ela falar o resultado do raio x. Neste tempo ela indicou o sensodine alivio rapido, tem ajudado na parte da manhã… o problema é a noite e as vezes de madrugada que incomoda muito, será que pode ser a posição?

  55. Estou muito aflita, pois precisei fazer uma anestesia no dentista, pois estava com muita dor, estou de 2 meses, ha algum problema? Ele disse que não mas estou preocupada. Obrigada.

    1. Estou de 22 semanas de gestação, quebrei o dente siso, logo no inicio o dentista fez uma restauração que quebrou ha uns dois meses, entao fui novamente e ele disse que nao poderia mais fazer outra restauração pois o dente esta cariado demais, e orientou arrancar, so pude agendar a consulta para o dia 20 de janeiro… minha duvida seria se ja sinto sensibilidade ao beber e sinto dores em todos os dentes, não só o quebrado, há riscos de infectar o bebe até o dia 20, e quais seriam meus riscos de aguardar até essa data para extrair ??

      Desde ja agradeço!

      1. Susy, nunca é prudente manter uma infecção no organismo, ainda mais estando grávida. Mas não acho que seu bebê será “infectado”. Se não der pra conseguir atendimento antes do dia 20, será preciso aguardar.

  56. Ola… estou grávida de 7 semanas… estou com muita dor de dente. Fui ao dentista e ele me passou Amoxicilina, tomei 7 dias… não adiantou de nada… ele disse q não pode mexer… mas num aguento mais. Alguém arrancou dente nesse período da gravidez?

    1. Renata, realmente, essa é a pior fase pra uma gestante ser atendida no dentista. O ideal é que isso seja feito no segundo trimestre da gestação, ou seja, depois da 12a semana. Claro que, se é uma questão de urgência, não há como adiar. Não dá pra tratar canal neste momento (pela necessidade de radiografias), mas talvez um curativo endodôntico resolva a sua dor até que seja possível tratar. Converse com o seu dentista.

    1. Lizi, se for um atendimento de urgência, pode sim. Seu dentista apenas precisa estar ciente da sua gravidez, se for preciso anestesiar ele vai aplicar o tipo de anestesia mais adequado.

  57. Oi, estava com uma desconfiança de estar gravida, pois esqueci dois dias o contraceptivo, fiz o BHCg o resultado foi negativo, sendo assim passaram-se 15 dias e extrai um siso, e no dia seguinte comecei a sentir umas dores no pe da barriga, o que pode ser isso ?
    Aguardo resposta!!

  58. Ola, estou gravida de 22 semanas e comecei a sentir muita dor de dente… fui ao dentista e foi constatado q nasceu um dente do siso e ele já nasceu comprometido, com bactérias…
    Ela disse p eu extrair o dente, mas estou com medo de alguma complicação, medo de dar hemorragia ou coisa mais seria. E também se continuar com essa infecção, tenho medo de passar p o meu bebe. O q vc me orienta. bjos

    1. Jocilene, se esse dente tem indicação de extração e representa um foco de infecção no seu organismo, o melhor é extraí-lo já. Você está na melhor época da gestação (segundo trimestre) pra receber atendimento odontológico, caso realmente necessário. Se você não tem problemas sanguíneos, de coagulação ou algum problema de saúde geral como diabetes, não vejo razão alguma para hemorragia.

    1. Pamela, se for uma urgência – e o dente tiver indicação de extração, claro -, pode. Mas se não for, o dentista fará qualquer procedimento necessário pra que você tenha mais conforto e, depois do parto, você faz a extração.

  59. Ola! No caso da gravida estar com um abscesso periodontal, o que fazer? Qual o antibiótico ideal a ser recomendado?
    Obs: Considerando que ela esteja no 5 mes gestacional e seja alérgica a penicilina e macrolídeo.

    1. Às vezes nem é o caso de prescrever antibiótico, Guilherme… depende. Talvez drenar o abscesso, fazer raspagem e prescrever bochechos com Periogard seja suficiente. Assim que cicatrizar um pouco, outra raspagem. Seria bom conversar com o obstetra sobre a questão da alergia, às vezes não é bem como o paciente conta, ele – o médico – poderia sugerir algum antibiótico.

  60. Ola tudo bom? Estou com muita dor de dente e com minha gengiva inflamada e estou completando 4 meses de gestação. O dentista me pediu pra pedir autorização para fazer um raio x e que preciso extrair dois sisos. Queria saber se devo fazer as extrações ou se não posso fazer? E se posso tomar cataflan para desinflamar? Muito obrigada.

    1. Cibele, em caso de urgência, o segundo trimestre da gestação é a época ideal pra você se submeter a um procedimento odontológico. Por outro lado, é só em caso de urgência, mesmo… se der pra aguardar, dada a sua condição, é melhor. Pra fazer essas extrações realmente você vai precisar fazer pelo menos 1 radiografia panorâmica, o que é contraindicado em gestante. Portanto, se seus sisos não estiverem abertos / muito cariados, o ideal seria tratar a pericoronarite (a inflamação da gengiva em volta dos dentes), o que provavelmente é a causa da dor. Converse com o seu dentista sobre a medicação, é provável ter que entrar com antibiótico.

  61. Olá! Estou grávida de 6 meses e hoje fui ao dentista por causa de uma dor no dente com inflamação e descobri que estou com um abscesso. O dentista me receitou Amoxilina e comecei a tomar hoje. Faço caminhadas regulares de 30 min / 3 vezes por semana. Há alguma contra indicação da atividade nesse meu caso? Obrigada.

  62. Estava grávida de cerca de 4 semanas, sem saber da gravidez, quando fiz várias radiografias com vista à desvitalização de um dente. Quais as consequências que podem advir para o meu bebé. Neste momento estou grávida de 7 semanas. Obrigada.

    1. Ana, em princípio, nenhuma consequência. O feixe de raios X em tomadas radiográficas bucais passa longe do ventre, então não há com o que se preocupar (principalmente se você usou proteção adequada, como colete de chumbo).

  63. Muito obg Doutora pela resposta. Irei sim… só mais uma coisa, mesmo com o dente inflamado e até doendo só em tocar a anestesia funciona? Grata! Fique com Deus.

  64. Boa tarde doutora Ana Tokus, primeiramente quero agradecer por ter tirado tantas dúvidas com essas informações. Preciso de sua ajuda para esclarecer uma dúvida, estou tentando engravidar há dois anos e atualmente estou fazendo tratamento, porém estou com um dente (37) que foi refeito um canal sem sucesso, pois fraturou. Fui encaminhada para extração, pois não tem mais jeito, e ha três meses que estou tomando medicamentos para dor. Estou com medo de extrair pois faltam 4 dias pra eu confirmar se consegui ou não engravidar. A minha pergunta é: posso ir sem medo extrair este dente? Desde já lhe agradeço pela ajuda prestada. DEUS A ABENÇOE.

    1. Erika, pode sim. Caso você esteja grávida mesmo, é importante eliminar qualquer foco de infecção / inflamação no seu organismo. É um procedimento muito seguro e que vai beneficiar você.

  65. Olá, estou grávida de 35 semanas, e um dente do siso superior quebrou e esta doendo, acredito que inflamou. Eu estava começando as consultas para a extração dos sisos quando engravidei, com isso, resolvi esperar o nascimento, mas agora estou com dor. Devo fazer a extração ?
    Obrigada

    1. Jaqueline, se houver indicação de extração dos sisos, você deve extrair, sim. Porém seu bebê já está quase nascendo, não é uma boa hora pra fazer isso. Converse com seu médico e com o seu dentista pra que eles prescrevam medicações adequadas para o controle da dor / inflamação / infecção e, após o parto e a sua recuperação, você faz as extrações.

  66. Olá. Estou ha mais ou menos 3 semanas sentindo uma dor insuportável na gengiva (não sei bem definir se é na gengiva ou nos dentes). Já conversei com o GO e ele me mandou ao dentista, fui ao dentista e ela olhou e não quis mexer, disse pra esperar o bebe nascer! Me passou um remédio por 4 dias (Toragesic), mas como todos os outros remédios não posso usar por muito tempo. Estou de 30 semanas e ninguém quer me atender, não sei mais o que fazer com tanta dor e agonia que sinto.

    1. Fernanda, antes de qualquer coisa é preciso descobrir o porquê da sua dor… se é na gengiva, se é nos dentes (e se for, em qual / quais) e qual a causa. Não consigo nem sugerir alguma coisa sem essas informações. É preciso investigar melhor.

  67. Estou com um dente para arrancar, mas estou em uma época que estou tentando engravidar, caso eu esteja grávida em menos de uma semana de gravidez posso arrancar esse dente normalmente ?

  68. Olá, boa tarde Dra. Ana… Estou com duvidas em relação a extração, e preciso de uma ajudinha sua. Algum tempo atras eu fiz um canal em um molar, só que ele quebrou todo e está exposto (aberto), e ta doendo muuuito, não durmo direito de tanta dor. Estou gravida de 20 semanas, devido a boatos de que extrair dente por causa da anestesia pode de algum modo fazer mal para o bebê, por me fazer liberar adrenalina, que pode causar ate aborto. Eu tenho um certo receio quanto a isso. O que me diz? Posso mesmo extrair sem preocupações?

    1. Thayna, em caso de necessidade a gestante pode receber atendimento odontológico. E a melhor época pra isso é justamente o segundo trimestre da gestação, que é o seu caso. Minha sugestão é que você procure um dentista pra avaliar, ele lhe informará sobre a necessidade de alguma intervenção (a extração, inclusive). Se preciso, seu dentista pode conversar com seu obstetra, também. Quanto à anestesia, ela é MUITO segura. Não há qualquer estudo (que eu conheça) que relacione a anestesia odontológica com a ocorrência de aborto.

  69. Oi Ana!
    Muito obrigado pelas informaçoes valiosas, só que infelizmente estou começando a sentir o dente pulsar e tudo indica que ele vai começar a doer novamente. Tratar um canal agora com 16 semanas seria prejudicial pro meu bebê? Tô aflita com essa situação, devo ou não devo fazer o canal?!

    1. Marcela, se a situação é de urgência, a coisa muda de figura. Não é porque você está grávida que você tem que ficar sofrendo e mantendo uma infecção no seu organismo (até porque isso faria mais mal pra você e pro bebê do que qualquer risco eventual que um tratamento de canal traga). Em princípio, nesse momento, eu apenas trocaria o curativo, deve aliviar a sua dor. O problema do tratamento de canal é a necessidade de radiografias, o que é contraindicado no seu estado. Agora, opinando sem levar muito a sério a conduta oficial ;), se você estiver usando colete protetor durante as tomadas radiográficas não há chance dos raios X passarem nem perto da sua barriga. Se eu estivesse grávida e precisasse de radiografia, faria numa boa. Aí vai de você e do seu dentista conversarem e decidirem o que fazer.

  70. Olá Ana!
    Estou grávida de 16 semanas e tenho que fazer um canal. Estou preocupada pois as pessoas ficam falando que não se pode mexer no nervo do dente por causa do bebê, além do mais não poderia estar tomando ANESTESIA e muito menos fazer RAIO X dentário. O que é que devo fazer?! Não quero sentir novamente dor de dente pois fui parar numa emergência e agora estou com um curativo. Me ajude…

    1. Marcela, você está com dor de dente no momento? Se não estiver, o ideal é aguardar o nascimento do bebê pra tratar o canal, ficando apenas com o curativo até lá. A anestesia, em si, não é problema, não há comprovação alguma de que uma anestesia local possa causar qualquer problema pra você ou pro bebê (considerando que sua saúde geral está ok). Já no caso de tomadas radiográficas é melhor evitar, a não ser num caso de extrema necessidade. Enfim, você está no segundo trimestre, que é a época ideal em caso de necessidade de intervenção odontológica mas, em se tratando de um tratamento de canal, que é um procedimento que necessita de radiografias, é melhor adiar.

  71. Este tipo de información es muy importante y bienvenida siempre, para descartar muchos mitos que existen alrededor de este tema (atención odontológica a gestantes)… muchas gracias.

    Moyobamba-Perú

  72. Boa tarde Sra. Ana,
    Agradeço que me esclareça o seguinte:
    Minha irmã que está com 4,5 meses de gravidez e tem abscesso causado por um dente que se encontra partido. O médico recomendou uma extração. Ela não é hipertensa nem diabética. Pode extrair?

    1. Renato, eu acho que no caso dela, considerando que ela está no segundo trimestre da gestação (o momento ideal pra qualquer intervenção do dentista) e um abscesso representa uma infecção importante, ela pode extrair, sim. Vai ser melhor pra ela e para o bebê.

    1. Miriam, se for mesmo necessário fazer o atendimento agora, o seu dentista vai orientar você. Não é preciso temer a anestesia, não há qualquer evidência que sugira que ela possa prejudicar o bebê.

  73. Muito interessante o texto, parabéns!
    Descobri minha gravidez ontem e acredito que tenha ficado grávida “sem querer” no meio de um tratamento dentário (troca de restaurações, com anestesias), bem entre duas consultas. Ia começar o tratamento para engravidar pois tinha sido diagnosticada com síndrome de ovários policistícos após o tratamento dentário e eis que ontem me deparo com um positivo no beta HCG. Mesmo o texto tendo me tranquilizado um pouco sinto um pouco de culpa… Será que prejudiquei alguma coisa sendo tão no início??? Obrigada!

    1. Márcia, parabéns :)! Pode ficar tranquila… os anestésicos locais são muitos seguros e não há nenhuma relação conhecida entre eles e más formações fetais. Deixe de lado essa culpa!

  74. Quanto à medicação de gestantes, prefiro solicitar parecer médico. Uma paciente tomou Nimesulida (por conta própria) e teve ressecamento de líquido amniótico. Mesmo sem saber se existe uma relação direta, prefiro uma opinião médica. Normalmente só prescrevo paracetamol e peço o parecer. =)

    1. Marc, se a bula não indica um risco específico associado à gravidez, pode-se utilizar os medicamentos “de costume”. Todo remédio vem com aquele alerta clássico às gestantes: “não utilizar sem o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista” ou “usar apenas por períodos curtos durante a gravidez”. Para esses, é uma questão de bom senso e de relacionar com o exame clínico e anamnese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista