Estou com alveolite. E agora?

Muito prazer. Eu sou o alvéolo.

Alveolite é nome que se dá à infecção / inflamação do alvéolo, o “buraco” onde estava um dente que foi extraído. É só fatiarmos o termo: alveol (de alvéolo) + ite (sufixo que significa “inflamação”). Outro nome ainda mais metido que esse é osteíte pós-operatória. Existem 2 tipos de alveolite, a seca e a purulenta (ou úmida). Mas antes de falar deles, deixe-me explicar rapidamente o que é um coágulo e pra que ele serve.

Lembra quando você era criança e vivia de joelho ralado? Quando a gente corta ou esfola nossa pele forma-se uma crosta sobre ela, a famosa “casquinha”, que é um tecido de cicatrização que visa proteger o local do ferimento. Da mesma forma, quando se extrai um dente o nosso organismo procura fechar o alvéolo para protegê-lo de possíveis infecções e, também, da entrada de resíduos alimentares. E o que fecha o alvéolo é exatamente o coágulo, que é uma massa de sangue coagulado (faz sentido) que aos poucos vai dando lugar ao tecido normal da região. O coágulo só não é uma “casquinha” porque o ambiente bucal é úmido.

Agora sim. Os tipos de alveolite são:

Alveolite seca:

  • Aspecto: o alvéolo fica vazio, ou seja, as suas terminações nervosas ficam expostas, o que causa muita dor.
    .
  • Causa: é causada pela perda do coágulo. Por isso, quando o dentista diz que não é para cuspir, bochechar ou beber de canudinho depois de uma extração dentária, não é frescura nem exagero. Qualquer movimento que exija sucção (é, qualquer, inclusive esse que você está imaginando ;)) pode remover o coágulo do alvéolo e causar uma alveolite seca. Por isso, também, é importante que o dentista sempre dê pontos depois de uma extração, mesmo nas mais simples. O ponto, na verdade, não serve para fechar o buraco onde o dente estava, mas para formar uma “rede” e proteger o coágulo.
    .
  • Tratamento: procure um dentista. Ele irá prescrever um medicamento analgésico e certamente terá que intervir, anestesiando, irrigando e aplicando no alvéolo uma substância cicatrizante e antinflamatória que sirva de barreira física e auxilie para a cicatrização.

Alveolite purulenta:

  • Aspecto: o alvéolo se apresenta cheio de pus. O paciente apresenta mau hálito.
    .
  • Causa: a infecção do alvéolo. Geralmente a alveolite purulenta ocorre depois da alveolite seca.
    .
  • Tratamento: procure um dentista. Será preciso tomar um antibiótico além do analgésico, ambos específicos e prescritos pelo dentista. Será também preciso intervir, anestesiando, irrigando e fazendo uma curetagem.

Ou seja: nos 2 casos é OBRIGATÓRIO procurar seu dentista para tratar, remédio não é suficiente. E, para prevenir (o que dói bem menos ;)), siga à risca as orientações do seu dentista, mesmo que elas pareçam bobas. Pessoas que fumam e mulheres que usam contraceptivos orais (pílula) têm mais chances de desenvolverem alveolite.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: , ,

1 trackback

Sintomas Comuns Após a Extração dos Sisos | Medo de Dentista
7 de agosto de 2013 às 9:06 am

446

  1. E tem colega que diz que só faz exodontia pelo convênio. Depois da exo que pode durar uma meia hora ou mais, o profissional ainda tem que fazer a tomada radiográfica no meio do sangue e ainda por cima,”rezar” pro coitado não ligar no meio da madrugada com isso ai que a Ana mostrou.

    Ainda bem que os planos pagam as consultas da curetagem, da prescrição, da sutura e dos retornos. Vamos torcer pra película estar bem fixada e revelada porque dali uns 30 dias, é possível que o Dr. receba seus 25 reais por todas as consultas.

    Como se pode só executar exo pelo convênio? Só louco!

    Abs.

  2. Olá, eu desenvolvi alveolite, tem 3 dias q foi feito a curetagem, estou tomando antibiótico, meu dentista disse para tomar durante 3 dias uma dosagem muito forte. Eu ainda sinto dor e gostaria de saber ate quando vai continua doendo?

    • Anne, geralmente leva de 1 semana a 10 dias para a resolução completa da alveolite. Mas felizmente a dor vai diminuir bastante já no começo do tratamento.

    • Pode-se fumar quando se tem uma alveolite ? E é normal ficar com a gengiva branca e inchada ?

      • Esmeralda, não. O fumo pode, inclusive, causar ou piorar a alveolite. O inchaço e a coloração “estranha” pode estar presentes, sim.

      • Quando tempo depois podemos fumar ?

        • Depois do quê, Ana? Da extração ou de uma alveolite? Em ambos os casos, fumar nunca é seguro… é por sua conta e risco.

  3. Desenvolvi uma alveolite seca que me causava dor e agulhadas no olho, garganta, ouvido e cabeça do lado da extração superior direito do siso. Voltei ao dentista após 4 dias e ela disse ser alveolite, hoje é o terceiro dia que é aplicado medicação direto no local, já consigo passar o dia sem analgésico mas ainda ao fazer bochecho na escovação e tomar água que cai no buraco ainda sinto dor. Quantas aplicações de medicamento é preciso para esse problema, e quanto tempo leva para fechar esse buraco, segundo a minha dentista vai fechar e eu não vejo a hora, pois com medo de sentir dor não faço mais bochechos e tomo água com todo cuidado para não cair no local é muito incomodo.
    Desde já agradeço a atenção.

    • Carla, não sei exatamente que medicação foi utilizada em você, mas se você já não precisa de analgésicos é porque o tratamento está funcionando. Em até 10 dias a alveolite deve estar resolvida. Procure não fazer bochechos vigorosos, ok?! Essa é uma das causas da alveolite, pois pode causar a remoção do coágulo que fecha o alvéolo.

      • Que bom saber disso, fiquei assustada com o ocorrido, agora sinto sensibilidade no local e quando faço esforço causa dor na ossatura do maxilar, mas somente do lado da extração, ainda tenho um dente para extrair mas fiquei com medo, tem algo que possa ser feito para tentar diminuir a chance de isso ocorrer de novo?
        Obrigada pela resposta da pergunta anterior, Drª Ana.

        • Por nada, Carla. O que previne a alveolite é evitar bochechos (principalmente nas primeiras 48 horas após a extração), não fumar e procurar seguir as orientações pós-operatórias do seu dentista.

  4. Eu fiz uma cirurgia no ultimo dente faz 17 dias, fiz curetagem e ainda sinto dor o que eu faço, estou tomando os analgesicos mas não passa a dor.

    • Geraldo, entre em contato com o seu dentista. Pode haver uma infecção, e aí seria preciso tratar de acordo, com antibióticos, inclusive.

  5. Fiz uma extração no dia 08 de outubro e depois de 2 dias comecei a sentir muita dor e a fui diagnosticada com alveolite, e no dia 17 de outubro fiz uma curetagem e a dentista suturou e colocou um cimento cirurgico. Isso é certo? Estou tomando antibiotico e a dor passou totalmente. Quanto tempo agora vou melhorar totalmente? Desde de já agradeço a informação.

    • Sim Tatiana, o procedimento que a sua dentista fez visa limpar o local e proteger a área da cirurgia. Geralmente uma alveolite leva de 7 a 10 dias para se resolver por completo.

  6. Extrai um dente faz 7 dias, era o ultimo do lado direito, estava quebrado e só precisava tirar a raiz, pois a gengiva já havia encoberto o dente. Dois dias depois senti dores insuportaveis, voltei ao dentista e disse que era alveolite, os pontos se soltaram e eu havia feito buchechos com plax diluido em agua, não sabia que não podia. O dentista retirou os pontos fez uma raspagem e deixou aberto, mas as dores eram continuas e analgésicos e antinflamatórios não passam a dor, no dia seguinte voltei la. O dentista anestesiou e fez uma raspagem, mas em nenhum momento irrigou com soro ou outra substancia. Deu os pontos novamente, senti muita dor, não senti anestesiado. Bom ele fechou novamente e disse que o coagulo estava se formando, isto faz um dia e ainda estou com dor que as vezes se irradia a outros dentes, os analgésicos não fazem nem cosquinhas e também esta inchado, gostaria de saber se é correto o procedimento que ele fez, já que li que geralmente se faz irragação com soro, o que ele fez foi usar bastante o sugador e raspar. Tem algum antibiótico que posso tomar? Estou desesperada com medo de voltar ao dentista e sentir toda aquela dor.

    • Patricia, pelo seu relato você teve uma alveolite seca, pela perda do coágulo. Nesse caso, seu dentista fez um procedimento visando formar um novo coágulo, o que é padrão nesses casos. O antibiótico só é necessário quando há uma infecção em curso, mas talvez seja necessário adequar a dose da medicação analgésica que você está tomando. Entre em contato com o seu dentista pra isso.

      • Oi Ana!
        Troquei de dentista pois senti muitas dores da ultima vez. O novo dentista abriu novamente, retirando infecção com raspagem e também retirou o osso, ele acha que pode não ser alveolite, pois o alveolo estava com sangue e não seco, não foi tão dolorido, pois desta vez a anestesia pegou, sai de lá com menos dor, e estou tomando clavulin há 4 dias, porém ontem os pontos se soltaram e as dores voltaram, e está irradiando para os dentes vizinhos e de cima, estou muito preocupada, será que o procedimento esta correto ? Ele havia passado uma medicação dentro , fez um novo coágulo e fechou, mas acho que o coagulo se soltou, pois os pontos abriram e esta doendo muito. O antibiótico parece não estar adiantando. Ele até me falou pra mudarmos para o cefalexina ou amoxilina, estou insegura e com medo do que pode estar acontecendo.

        • Se o alveolo estava preenchido é um bom sinal. Não vejo problema no procedimento que meu colega adotou. Você está medicada, agora é acompanhar a reação do seu organismo para tomar (ou não) uma nova atitude ou mudar a medicação.

  7. Extrai meu dente ha exatamente 7 dias, ainda sinto dores, nao consigo abrir a boca que doi muito, alem de estar inchado o local, menos q antes mas ainda esta, e estou viajando, por isso n posso ir ao meu dentista, é normal ? O q faço? Por favor me ajudemm.

    • Raisa, procure um outro dentista em caráter de urgência. É importante avaliar, pra ter certeza se isso não se trata de uma alveolite. Se for, é preciso intervir.

  8. Arraquei um dente dia 29, hoje e dia 1, mas o dentista nao me deu remedio para tomar, também deu um ponto mas nao falou para voltar para tirar.

    • Silvani, se você não estiver com dor ou outro sintoma relevante, não se preocupe com remédios. Quanto ao ponto, o ideal é retirá-lo depois de 1 semana. Entre em contato com o seu dentista e marque um horário pra isso.

      • Boa noite, eu arranquei um dente que tinha um cisto, passado um dia da extraçao comecei a sentir muitas dores e a gengiva inchada, voltei à minha dentista e ela disse que tinha uma alveolite, mas nao me fez curetagem, receitou me só os seguintes medicamentos –
        - exxiv, um por dia
        - dalacing, 2 comp. de 6 em 6 horas
        - amoxicilina + acido clavulanico de 12 em 12
        - e o ibuprofeno e dafalgan para as dores

        Ja passou 3 dias que estou a tomar isso e ainda sinto muita dor nao vejo melhoras :( estou desesperada :(

        Sera que ela devia ter limpado o buraco do dente ter feito curetagem, é que varias pessoas ja me disseram que so com antibiotico nao vou ficar curada, que a dentista devia ter feito curetagem…
        Eu ja nao sei o que pensar, ajude-me, acha que com esses medicamentos vai passar ou ela devia mesmo ter feito uma curetagem no local ?

        • Susana, eu, particularmente, teria feito a curetagem. Eu não sei exatamente que tipo de alveolite é a sua mas, nos dois casos (seca ou purulenta), a intervenção direta do dentista costuma ser mais eficaz. Não que os remédios não possam resolver a alveolite, mas assim ficamos à espera, apenas, da reação do seu organismo.

          • Mas a dentista nao receitou os medicamentos, e eu agora nao sei se vou ficar boa so com isto… acha que so com os remedios vai passar ?

          • É como eu disse, Susana… pode passar. Mas o ideal é o dentista intervir.

  9. Oi Ana!
    Hoje já faz 12 dias que arranquei um dente, e que logo deu complicações como escrevi acima. Estou acompanhando com o 2 dentista que fez a limpeza e a retirada do osso, no primeiro dia as dores diminuiram bem, porém no 2 dia alguns pontos se soltaram e começou a dor novamente com irradiações para os dentes vizinhos, voltei ao dentista e ele disse estar bonito e que vai melhorar, já faz 5 dias que foi feita esta ultima limpeza e retirado o osso, a dor diminuiu pouco, o que esta me incomodando é dor nos dentes ao lado e no de cima ao que foi arrancado, é uma certa pressão que as vezes é fraca e outras mais acentuada, porém quase sempre é continua, as vezes passa o dia inteiro com uma leve dor e as vezes dói a noite toda, até o pé do ouvido. Quando isto vai passar? É normal? E quanto ao osso que foi arrancado, me prejudicará em alguma coisa? Essa pressão ou dor nos dentes vizinhos é normal? Não sinto mais gosto e nem cheiro ruim.

    • Patricia, difícil definir pra você “quando isso vai passar”, pois a resolução do problema depende, também, da resposta do seu organismo ao tratamento. O osso removido, em princípio, não causa problema algum a você. Poderia ser um problema se, no futuro, você precisasse usar uma prótese que se apoie na gengiva, mas nem vamos considerar essa possibilidade, né ;)?! A pressão nos dentes vizinhos que você relata é um sintoma relativamente comum, que costuma desaparecer gradualmente.

    • Bom dia !
      Fiz uma extraçao de siso no dia 14. Meu siso estava incluso e mal posicionado no lado esquerdo na parte inferior. Como era uma cirurgia complicada, fui orientada a procurar um cirurgião buco maxilo facial. A cirurgia foi super tranquila, não tive trismo nem dores nos primeiros dias. Depois de 3 dias o inchaço não diminuia e comecei a sentir dores a ponto de não conseguir dormir. Voltei no medico e ele disse que estava infeccionado. Tirou os pontos drenou o pus e irrigou com soro. O inchaço diminuiu bastante, comecei a tomar amoxicilina de 500, mas a dor so piorou . Estou sentindo dor forte na garganta e uma dor insuportavel no ouvido do lado da cirurgia. Fiz novamente uma limpeza no buraco da extraçao e estou tomando Nimesulida, Tylex, Amoxicilina e Metronidazol . Gostaria de saber se é normal essa dor no ouvido e na garganta pois choro de tanta dor.
      Desde já agradeço .
      Beijo.

      • Dada a proximidade anatômica do local da extração com o ouvido e a garganta, sim, é “normal” que a dor irradie pra esses locais, Jéssica. Alveolite é MUITO chato mesmo, dói pra caramba. Mas controlada a infecção, os sintomas vão amenizar de forma gradual.

  10. Muito obrigada Dr° Ana, estive numa cirurgiã dentista hj a tarde e ela disse que se tratava de trismo, entao indicou bochechos com flogoral 5 vezes/dia durante 7 dias e 2 comprimidos diariamente (por 3 dias) de betametasona, para uma reavaliação… mt obrigada pela ajuda, bjs

  11. Olá Dr Ana!
    Há 6 dias fiz cirurgia para retirada do dente queiro inferior (terceiro molar se não me engano), não sinto mais dores constantes mas estou com dificuldade para engolir e estou com a lateral de extração e pescoço inchados e não consigo abrir a boca completamente porque doí. Mas o que está me preocupando bastante é uma secreção amarelada que sai do local da extração do dente. Ontem retornei ao dentista mas ele não retirou os pontos porque ñ consegui abrir a boca, relatei a ele tudo acima ele disse que é normal no pós-cirurgico que pode acontecer… Estou tomando Nimesulida e Cipro ha 6 dias, me prescreveu ontem Periogard para limpeza e me mandou retornar para ele quinta-feira para retirar os pontos. Pela sua experiência posso estar com alveoltite puruleta ou algo mais grave? Estou extremamente preocupada porque ja vou ao sétimo dia tomando antibiótico. Fico grata se puder me informar.

    • Mara, não acredito que você esteja com alveolite, não. Esse líquido provavelmente é apenas um exsudato inflamatório, o que é esperado. E os sintomas que você descreve também são muito comuns, veja: http://medodedentista.com.br/2012/10/sintomas-comuns-apos-a-extracao-dos-sisos.html

      • Ola tudo bem?
        Eu fiz uma extração da presa inferior esquerda no dia 18 de outubro e com 7 dias eu retornei novamente com muitas dores, o Dentista falou que eu tive uma infecçao porque caiu restos de alimentos, ele suturou com soro usando os procedimentos necessarios e falou para mim retornar com 2 dias para observar como estava, dai retornei, ele falou que tava indo bem e relatou também que a esculiose demora a passar mas que ia ficar bom. Dai eu já estou com 16 dias e não doi mais, porém ainda está inchado e sinto melhoras e volta a inflamar novamente, ja tomei nimesulinda e piroxan, e ainda não sarou tudo, é normal? O que devo fazer, estou com 16 dias que não como alimentos duros, como arroz feijão, só como Miojo, tomo suco e como feijão, só que passado no liquidificador, gostaria de saber quanto tempo demora para desinflamar e sarar de vez. Detalhes: a minha presa estava sadia, eu extrai para colocar aparelho ortodontico.

        • Apoliano, se não há dor é um ótimo sinal, parece que a infecção foi controlada. O inchaço pode permanecer mais um pouco, mas pelo seu relato parece que o quadro está se resolvendo. Prever quanto tempo demora para sara de vez é difícil, já que cada organismo se comporta de forma diferente.

  12. Ola Dra.
    Extrai meus dois sisos superiores no dia 08/11 e estou sentido entrar ar no local da extraçao do lado direito quando falo, coloquei meu dedo e senti que tinha realmente ar entrando… Sera que estou com alveolite?? Dor tenho so leve e bem perto do ouvido, vou ter retorno no medico dia 16/11.
    Estou um pouco assustada.
    Fico grata se puder me informar.

    • Gabriela, não se entendi bem o que você quer dizer com “entrar ar”. De qualquer forma, certamente não se trata de alveolite pois, se fosse, você teria MUITA dor.

  13. Ana, boa noite!

    No dia 16/11 extraí os sisos superior e inferior esquerdos, com relação ao superior posso dizer que sua recuperação foi tranquila, afinal já não sinto mais nada estando pendente apenas a retirada do ponto, já o inferior me fez passar pela pior dor que já senti, do terceiro ao sexto dia sofri com uma dor intensa e pulsante que parecia passar para os dentes da frente, para o maxilar, para o ouvido e a cabeça; nestes três dias dormi apenas duas horas por noite e tomava dipirona em intervalos de tempo muito inferiores ao recomendado devido à severa dor que sentia.

    Quando olhava no espelho percebia sinais de infecção, pois via um buraco profundo coberto por uma crosta acinzentada vindo até a parte de fora da gengiva que por sinal parece ter sido em parte corroída, então por volta do quarto dia comecei a tomar amoxicilina por conta própria; no sexto dia procurei o dentista que me recomendou continuar com a medicação e fez curetagem no local com gaze e água oxigenada “sem anestesia” e fechou a maior parte do buraco com cimento cirúrgico deixando um pequeno pedaço descoberto dizendo que era para drenagem da secreção; hoje quatro dias após o início do uso da amoxicilina ainda percebo a infecção que parece ter tido a intensidade reduzida, apesar de parecer que expandiu para um pedacinho da minha bochecha, sendo assim quero saber se é normal a área afetada pela infecção ter expandido um pouco, mesmo fazendo o uso da amoxicilina; o fato de ainda estar cuspindo um pouco de pus e se há a possibilidade de ter ocorrido necrose no osso da minha mandíbula? (com relação à necrose acredito que não, pois caso ela tivesse ocorrido eu provavelmente estaria sentindo dor e odor fétido na boca).

    Ressalto que em nenhum momento no início da infecção tive febre, o que é característico em processos infecciosos – acredito que isso pode ter ocorrido pelo fato de estar fazendo uso intenso de dipirona -, hoje não tenho febre e também não sinto dor, então não uso analgésico.

    Antecipadamente agradeço a disponibilidade.

    • Leandro, inchaço é comum quando há uma infecção e/ou uma manipulação grande nos tecidos. Mesmo tomando antibiótico, às vezes o inchaço persiste. Quanto à necrose, certamente não é o caso… isso seria muito incomum e totalmente inesperado num paciente sem qualquer problema sistêmico relevante. Acredito que, agora, é só ter paciência e aguardar o seu organismo responder ao tratamento.

  14. Boa noite Dra. Ana,
    Fiz a extração dos quatro sisos ha 5 dias, estou seguindo corretamente o pós operatório, o lado direito não está mais inchado e não sinto dores, mas o lado esquerdo principalmente inferior ainda sinto dores e com a sensação que a anestesia desse lado está começando a passar porque sinto formigamento nesse lado. Minha preocupação é se ainda teria que estar sentindo dores já que estou medicada com antibiótico, anti-inflamatório e analgésico? E na radiografia panorâmica feita após a extração ficou um elemento desconhecido do tamanho de uma ponta de lápis em minha gengiva que segunda a cirurgiã não era um pedaço de osso mas que não deu para tira-lo por estar próximo do nervo mas que faríamos acompanhamento de 6 em 6 meses e que meu organismo iria expulsa-lo. É normal isso acontecer? A dor que sinto pode estar relacionado a esse ser estranho que ficou em minha gengiva? Muito obrigada!!!

    • Cristiane, os sintomas que você relata são bem comuns no pós-operatório, mesmo tomando os medicamentos. Esse “elemento estranho” pode ser um pedacinho da raiz do dente, que sua dentista julgou melhor manter onde está pra não arriscar uma lesão no nervo. Essa é uma manobra comum e visa o beneficio do paciente. Não acho que sua dor tenha a ver com esse fragmento, certamente faz parte dos sintomas comuns de um pós-operatório.

  15. Olá, extrai um dente do siso, o 38 incluso, foi uma cirurgia complicada, demorada, foi no último da 22, meu rosto lábios incharam, o que sei ser previsível, mas continuo tendo dor, o lado esquerdo da minha língua está dormente, a chamada parestesia, mas minha dor só melhora a base de analgésicos, na primeira semana me foi prescrito cefalexina e por 5 dias e nimesulida por 4, estendi ambos até o 6 dia mas a dor persistiu, na última quinta dia 29, tive retorno e meu dentista disse que isso é assim mesmo e por meu dente ter sido difícil de extrair, esses acontecimentos eram esperados, prescreveu tylex de 12 em 12 horas se dor forte e miosan de 12 em 12 horas que é um relaxante muscular pra ajudar, porém só tomando o miosan e tylex 2 vezes ao dia a dor ficou insuportável, então passei a tomar o tylex de 6 em 6 horas, o que tem amenizado a dor, não tira completamente e quando está vencendo as 6 horas a dor aumenta bastante, só que agora desenvolvi uma alergia, grosseiras no tórax, braços, associados com uma vermelhidão, agora a noite parei de tomar o tylex, pois desconfio que seja ele o causador dessa alergia, mas só dipirona não será suficiente para amenzar minha dor, ah já ia me esquecendo, tomei 50 mg de fenergan v.o. para combater essa alergia… Estou receoso o que devo fazer?? Ah, na primeira semana me foi prescrito dipirona gts se houvesse dor, de 6 em 6 horas…
    Ah ia esquecendo, sinto muita dor e não consigo abrir muito a boca e meus pontos não foram retirados.
    Agradeço desde já sua atenção.

    • Rogério, alguns pós-operatórios são mais “sofridos” mesmo… parece ser o seu caso. Não há muito o que fazer além de adequar a medicação (seja trocando-a ou aumentando a dose), considerando que não há infecção. E pra isso, seu dentista ainda é o profissional mais indicado, já que ele conhece o seu caso e tem mais dados do que eu para sugerir alguma mudança na medicação que você está tomando.

    • Bom dia !
      Ha cinco dias eu extrai os sisos superiores 18/28, e no terceiro dia em diante sinto tanta dor que nem durmo a noite. A minha bochecha direita ta dura e não consigo abrir a boca direito. O remédio que o dentista passou já não faz efeito, lisador é o que tenho tomado, e sinto tanto latejar que foi todo o lado direito tomado pela dor. E normal sentir esses sintomas ou pode estar infeccionado? Obrigado.

      • Nubia, um pouco de dor é normal, mas não na intensidade que você relata. Pode ser uma infecção ou pode ser apenas que o analgésico prescrito não esteja dando conta, então seria o caso de trocá-lo ou adequar a dose. Entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas, pra que ele possa orientar você a respeito.

  16. Drª, boa noite
    Veja bem, já tem 10 dias que tirei meu siso inferior direito, mas desde o terceiro dia q sinto dor no buraco onde estava o dente e nos dentes vizinhos. No terceiro dia voltei pra o dentista e ele fez um curativo por 3 dias, mesmo assim a dor ainda continua. Ele extraiu meu siso e ñ deu ponto. Será que isso é alveolite? Não esta inchado. Grata!

    • Alzira, acredito que não. A dor da alveolite é muito forte e geralmente há inchaço também.

  17. Doutora Ana,
    Por favor me ajuda! Fiz a retirada do ciso no dia 28/nov/12 e estou com muita dor ainda! Fui no doutor ontem e ele falou que é alveolite. Ele fez curetagem, explicou do coágulo etc. Mas ainda sinto muita dor! Tenho uma amiga médica que tomou cefalexina quando ela estava com dor devido ao mesmo problema e resolveu! O que eu faço??!!!!???

    • Anita, depende do tipo de alveolite que você tem. Se é uma alveolite seca (pela falta do coágulo), não é necessário antibiótico. Seria necessário no caso de uma alveolite purulenta, o que eu acho que não é o seu caso, considerando que seu dentista não prescreveu antibiótico.

  18. Doutora Ana, dia 26 de novembro retirei o siso direito, ate ai tudo bem, a dentista falou que com sete dias podia voltar para a retirada dos pontos e assim o fiz, so que nos dias sofri muita dor e quando fui tirar constatou-se uma alveolite seca, porem a dentista disse que tinha necrosado o osso, entao ela lavou, passou um remedio e disse para eu voltar em tres dias, mas a dor foi muita, com dois dias voltei, ela entao colocou cimento cirurgico, as dores diminuiram, acho que vai curar, porem minha duvida e a seguinte: e esse osso necrosado nao tem problema fechar assim? E se essa necrose se espalhar? Por favor doutora, me responda, estou muito preocupado, a dor ta bem mais amena, nao to nem malhando, o que adoro fazer, por quanto tempo vai durar esse sofrimento? Desde ja agradeço.

    • Samir, mesmo que tenha necrosado parte do osso (o que eu acho improvável), sua dentista nunca fecharia o local com o tecido necrosado dentro. Como você mesmo relatou, ela lavou a região e aplicou uma medicação, portanto eu acho que você pode ficar tranquilo com relação a isso. Se a dor diminui é um ótimo sinal… provavelmente agora é só questão de tempo para o seu organismo se recuperar por completo.

  19. Extrai dois dentes do siso inferior e superior do lado esquerdo ha 8 dias atrás numa sexta feira, onde foram medicados o Nisulid e Toragesic e analgésicos, devido ao inchaço e a dor retornei ao consultório do meu dentista e ele realizou um procedimento muito doloroso devido a uma infecção grave que havia ocorrido no local (siso inferior). Logo receitou Novamox e Flagil que deveriam ser administrados juntamente com os demais medicamentos já receitados. O local ficou aberto. Retornei no dia seguinte e já sentia melhoras no local, porém com ressalvas de dores intensas. 7 dias após a extração retornei ao consultório para retirar o ponto do siso superior e ele me disse que no siso inferior já está havendo melhora no tratamento, porém ainda iria sentir dor que deveriam ser controladas pela medicação. Continuo tomando a medicação acima referida e ainda sinto muita dor 8 dias após a extração e o ferimento do siso inferior continua aberto. Gostaria de saber por quanto tempo mais ficarei sentindo essas dores? Desde já obrigado pela atenção!

    • Eneida, uma alveolite dura de 7 a 10 dias, geralmente.

  20. Doutora, ela mesmo disse que tinha necrosado, mas acredito que ela se enganou, pois deu algumas aftas e comprei um medicamento e usei durante a noite, retirei o siso inferior e as aftas estavam localizadas na gengiva na parte superior do mesmo lado, no dia seguinte acordei e minha lingua estava com uma mancha escura acredito que o remedio desceu e entrou em contato com o osso, o qual se escureceu tambem, dai ela pensou que tinha necrosado, bom assim acho, ne. O medicamento que usei pras aftas é aftine gotas. A dor quase sumiu ja, mas ainda sinto agulhadas, segunda vou tirar o cimento cirurgico, sera que nao seria o caso de ir em outro dentista doutora? E se isso piorar, pode virar coisa seria?

    • É um direito seu procurar outro dentista… mas, pelo seu relato, não vejo motivo. Você já está em tratamento.

  21. Oi, estou com alveolite seca, não consigo nem dormir a noite, estou tomando amoxilina, tilex, colocando soro no local e bochechando com água oxigenada, a dor não passa, ta enchado, latejando, é insuportável, meu dentista só me passou esses remédios mas não ta adiantando, a dor está alastrando, arranquei o dente terça feira dia 4/12, o que devo fazer? Não aguento mais essa dor. Obrigada.

    • Camila, você está medicada de acordo. Fale com o seu dentista, talvez seja o caso de trocar o analgésico ou aumentar a dose. Procure apenas não bochechar com a água oxigenada… use-a sim (deixe-a na boca sobre o local), mas não bocheche.

  22. Ana,

    Boa tarde.

    Fiz uma extração de três dentes sisos e nos dias anteriores a retirada dos pontos, e já fazem dois dias, continuo sentindo dor na arcada inferior.
    A dor não é exatamente no local da extração, mas sim irradia por metade da arcada inferior.
    Já fazem 12 dias da cirurgia e 1 dia da retirada dos pontos e ainda dói. Vi que bochechos muito fortes podem prejudicar a recuperação, porém quando a cavidade está aberta qual é a sugestão para que não ocorra acúmulo de alimentos?

    • Rafael, nesta fase você já pode fazer bochechos mais vigorosos, não vai prejudicá-lo. Você pode usar, também, uma seringa (sem agulha, claro) com água , soro ou enxaguante bucal pra limpar a cavidade (que vai cicatrizando lentamente).

  23. Boa tarde doutora. Ja tirei algumas duvidas com a Sra e realmente eu estava com alveolite, porem estava necrosado dentro e um pouco inflamado, o dentista limpou tudo, fez raspagem e colocou um novo ponto, só que a noite senti muita dor e voltei la hoje. Ele colocou um remedio dentro do buraco com analgesico e um cicatrizante, mas meia hora depois eu ja estava com a dor insuportavel novamente. Gostaria de saber se essa dor vai permanecer ainda por um tempo? Ou tem mais alguma coisa a ser feito?

    • Simone, uma alveolite dura de 7 a 10 dias. Fora as medidas que você e seu dentista já tomaram (e a medicação), não há muito o que fazer além de aguardar a sua recuperação.

  24. Bom dia, mesmo depois de sete dias de recuperação da extração dos sisos inferiores inclusos, eu estou com uma cavidade enorme que não consigo ver onde termina na lateral da gengiva, bem perto da bochecha. Não estou sentindo dores, mas também a cavidade não está coberta por um coágulo. Não fiz bochecho, só colocava por um tempinho o antisséptico na boca e depois cuspia devagar. Essa situação é normal? Não sinto dores e nem estou com um grande inchaço, só a região está ainda dolorida. Estou com medo de comer porque a região está aberta, é como se faltasse um pedaço da gengiva, tenho medo que entre comida dentro da cavidade. O que devo fazer?
    Obrigada!

    • Joyce, pode ficar tranquila. Esse aspecto é totalmente esperado. Apenas procure manter a higienização e seguir as recomendações pós-operatórias do seu dentista, o “buraco” vai fechar gradualmente.

  25. Boa tarde, doutora. Há quase um mês extrai dois sisos do lado direito. Nos dois primeiros dias foi a dor normal de uma extração, estava tomando analgésico, anti-inflamatório e antibiótico, mas estava me sentindo muito tonta e com o coração acelerado, e não conseguia nem dormir, e tomei também por 3 dias um remédio para não inchar. Fui ao dentista e ele mandou parar com os remédios no 4 dia. No 5 dia comecei a sentir dores horríveis, liguei para o dentista e ele mandou voltar com o antibiótico e o anti-inflamatório, e a dipirona de 6 em 6 horas. A dor quase me deixou louca. Passei a tomar Tramol, mas mesmo assim ainda sentia dor. Voltei ao dentista no dia para tirar os pontos e ele me falou que tive um alvéolo seco. A dor hoje passou, mas na parte inferior ainda está dormente e inchado, e estou com esses dois buracos na boca, e ainda com trismo. Tudo que como entra nesses buracos. Esses buracos irão se fechar? O dentista não fez nenhum procedimento que vc relatou anteriormente. E esse inchaço?

    • Elaine, os buracos vão se fechar, sim. Se você não tem dor agora é porque a alveolite se resolveu, não necessitando mais de intervenção do seu dentista. O inchaço vai melhorar gradualmente, em 1 semana certamente já vai bem melhor.

  26. Ola dra., to com muita dor e vejo o osso, o que faço, ja to tomando remedio mas nao ta ajudando, me ajude.

    • Eliana, se for uma alveolite mesmo, não adianta apenas tomar remédio. Você precisa procurar o seu dentista pra reavaliar e, se for o caso, tratar de acordo (como descrito no texto).

  27. Olá Drº Ana, no dia 08/01 fiz uma extração do dente 24 (sendo que ele estava quebrado após ter feito um canal), no dia seguinte comecei a sentir dores horríveis e odor, no dia 10 voltei ao dentista, tive que ser anestesiada pra fazer a retirada do ponto e curetagem. Ele me receitou amoxicilina de 500 mg e dexametasona de 4 mg.
    Hoje 11/01 graças a Deus tô bem melhor, além dos remédios faço bochechos com antisséptico bucal oral b (ajudou bastante a eliminar o odor) e intercalo com Água Rabelo.
    Gostaria de saber + ou – quantos dias demora pra fechar o “buraco” que ficou, pois não estou me alimentando direito pra evitar que caia alimentos. Aguardo retorno. Obrigada.

    • Vanessa, em 1 semana o alvéolo (o “buraco”) já deve estar suficientemente cicatrizado para não juntar mais resíduos alimentares. A cicatrização completa leva um tempo maior.

  28. Olá Dra. Ana,

    Retirei meus quatro sisos na ultima segunda-feira, dia 07, e na quarta-feira acordei sentido fortes dores, voltei ao dentista e ele me disse que era alveolite. Seu procedimento foi limpar a area e depois aplicou algo que parecia uma palha, carne seca e me recomendou continuar com os mesmos medicamentos e frequencias de uso (toragesic 8 em 8, dipirona 6 em 6 e tylex 4 em 4). Portanto, tirando o procedimento descrito acima nao foi recomendado nada em adicional e nem mesmo uma volta ao consultorio, exceto pelo retorno que sera na quinta, dia 15, e ja estava agendada desde a extracao. As minhas duvidas sao as seguintes, continuo com fortes dores sem qualquer diferenca de intensidade, ainda que tomando os remedios e bochechando com soro fisiologico, nao consigo comer nada que nao seja pastoso e estou viajando para o exterior no dia 25. Devo me preocupar ? O dentista adotou os recursos corretos e suficientes para a minha recuperacao ? Em quanto tempo ficarei boa novamente ? Em quanto tempo a dor deve passar ? O que devo fazer para agilizar o processo de recuperacao ? Muto obrigada. Atenciosamente, Marina

    • Marina, se você teve uma alveolite seca (o que parece, pelo seu relato), o procedimento é realmente esse. Quanto à medicação, me parece adequada, também. Alveolite é um quandro agudo que dói MUITO mesmo, e a dor vai diminuindo de forma gradual… não há muito o que fazer além de seguir as orientações do seu dentista e tomar o medicação direitinho. A resolução completa do quadro leva de 7 a 10 dias. Se sua viagem é no dia 25, dá tempo. ;)

      • Ok Dra. Ana !! Vou aguardar os dias passarem entao !!! Muito obrigada pela atencao !!!

  29. Dra., fiz uma extraçao de dente muito complicada, machucou muito minha boca, e depois de terminar, e sem orientaçao do dentista, acabei fazendo muito bochecho com agua, e acabou sangrandoo muito, passados 4 dias estava com o lado do rosto muito inchado, fui a outro dentista e ela disse que estava com alveolite… não lembro qual, me passou antibiotico com potassio, um mais forte, e ninesulida anti-inflamatorio, meu problema eh que num sinto uma dor tao intensa no buraco do dente extraido, mas sim nas feridas do lado, onde fica o ponto, até agua naum consigo beber direito, existe alguma pomada que possa cicatrizar mais rapido esse monte de ferida que ficou, no ceu da boca, do lado, porque a extraçao foi muito complicada, sentia os ossos quebrando dentro do rosto, desde ja agradeço.

    • Rafael, algo que pode ajudar com a lesões é um enxaguatório bucal chamado Malvatricin. Tem na versão spray, também. Apenas não faça bochechos muito vigorosos, ok?

  30. Doutora,

    Há sete dias extrai os dois dentes sisos inferiores. Achei a cirurgia tranquila, mas no quarto dia senti dores horríveis (o dente latejando e doia os dentes do lado. Alem disso, dores horríveis no ouvido). Fui parar na emergencia para tomar Voltarem na veia por tres vezes. Ontem, voltei à dentista que fez a cirurgia. Ela disse que estava com alveolite, retirou os pontos, anestesiou o local, fez uma raspagem EXTREMAMENTE dolorosa (nunca senti tanta dor na vida) e irrigou com soro. Receitou dexametasona, toragesic e continuei com o antibiótico, já que sai pus. Hoje senti melhoras na boca, sem muitas dores, principalmente nos dentes vizinhos. Mas a dor de ouvido continua MUITO forte. A minha pergunta é: essa dor de ouvido está relacionada com o siso e por que? Estou muito tenso e arrependido de ter operado.

    Obrigado.

    Leonardo.

    • Leonardo, certamente a sua dor de ouvido tem a ver com a cirurgia sim, por uma questão de proximidade anatômica. A região da cirurgia está causando uma dor irradiada, que se espalha, e aí fica até difícil identificar a causa primária da dor (que no seu caso, sabemos ser o extração). Você está corretamente medicado, passou pelo procedimento correto para tratar a alveolite… agora é aguardar a recuperação do seu organismo. Fico aqui torcendo pela sua rápida melhora.

  31. Dra., a dentista disse que estou com alveolite, e desde sexta passada tomo antibiotico e anti-inflamatorio, porem de ontem pra hoje a dor ao lado do buraco aumentou, esta cheio de coisinhas brancas, parece mini-aftas e estou com dor de garganta é decorrente da alveolite? Desde ja agradeço.

    • Rafael, pode ter a ver com a alveolite como pode ser uma infecção local paralela… a dor de garganta é um sintoma relativamente comum, também, até pela proximidade anatômica entre a garganta e o local da cirurgia. O importante é que você está medicado de acordo, agora é aguardar sua recuperação.

  32. Olá Dra! Fui ao dentista realizar a extração do meu siso inferior direito, que apesar de ja estar todo formado e quase todo ja p/ fora, estava me incomodando bastante. A extração foi tranquila, saiu com bastante facilidade, mas senti dor no momento da aplicação da anestesia. No período da cirurgia eu estava gripada, entao acabo tendo q cuspir de vez em qnd por conta das secreções decorrentes da tosse.
    A questão é: meus remedios foram tomados direitinho (não recordo os nomes), mas mesmo assim continuei sentindo dores.
    Ja fui ao dentista, ja retirei meus pontos… ainda ta o buraco aqui e sinto umas sensações estranhas q estão me incomodando bastante: uma especie de dormencia, misturada com pontadas, que vai desde o queixo até o ouvido. Tou preocupada com o que seria isso. Como diagnosticar? Li algo sobre uma parestesia desse nervo. Fiquei preocupada! Ou seria essa alveolite? Como diagnosticar?
    Ah, tb estou com as amigdalas inflamadas. Nao sei se tem a ver, mas estou relatando.

    • Simone, parece que você está com uma pequena parestesia, mesmo. Essas sensações estranhas que você relata são bem características disso. Esse costuma ser um quadro passageiro e ocorre, geralmente, pelo inchaço da região, o que acaba comprimindo o nervo. Com a cicatrização e resolução do processo inflamatório, deve voltar tudo ao normal. Creio que você não precise se preocupar.

  33. Dra, tirei um dente faz 4 dias, mas no mesmo dia em que o dente foi retirado fiz bochecho (não sabia que não podia fazer), sinto apenas algumas pulsadas quando deito… grande parte do buraco fechou, mas ainda tem um micro buraquinho que ainda não fechou, é normal ?

    • É assim mesmo, Larissa. A cicatrização completa do alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) leva algumas semanas. As pontadas quando você se deita são comuns, também.

  34. Olá doutora Ana,

    Fiz cirurgia de extração de 2 dentes terceiros molares (os dois inclusos e um estava “deitado”, de modo que a cirurgia foi meio complexa, pois senti bastante dor, principalmente na extração da raiz do dente inferior) no dia 15.01.13 e segui todas as recomendações do pós-operatório à risca. Entretanto no 1º dia pós cirurgia senti bastante dor, a qual melhorou um pouco com o uso dos medicamentos (predinisona e tylex), e nos dias seguintes, além de ainda sentir dor (na parte inferior), sinto uma secreção amarelada e de gosto ruim no local da cirurgia. Também senti um pouco de caimbra no lado da cirurgia e para ajudar a aliviar venho colocando compressa e tomando relaxante muscular, o que as vezes alivia. Bom, não sei se consegui explicar direito, mas gostaria de saber se esses sintomas são comuns do pós-operatório ou indicativo de complicações.

    • Lori, os sintomas que você relata são comuns, sim. A dor controlável com analgésicos, a secreção (que deve se tratar apenas de um exsudato inflamatório), o gosto/hálito ruim, a cãimbra e a rigidez muscular (sinal de trismo). A boa notícia é que a tendência é disso tudo se resolver em breve. :)

      • Oi doutora, retornei para agradecer e dizer que melhorei bastante! A dor passou uns 99,9% (tirar os pontos também ajudou) e eu realmente tava com trismo. Só resta ainda o exsudato, que esta diminuindo gradativamente! Me sinto cada vez melhor. Breve farei outra cirurgia para mais dois dentes, mas estou bem mais tranquila em relação ao pós-operatório! Agradeço muito sua colaboração e paciência em ouvir nossos desesperos, rsrs. E parabéns pelo seu trabalho neste blog, tem nos ajudado muito. Bjs

        • Fico feliz em saber, Lori! Abração!

  35. Ola Dra. Ana, retirei meu siso ha duas semanas. Tive alveolite seca 2 dias depois, mas hoje, mesmo depois de tanto tempo, ainda sinto muita pressão no local, dores (nao tao terriveis quanto antes) e muita, muita sensibilidade nos dentes da boca. Isso e normal depois de tanto tempo ? Quanto tempo mais terei que suportar isso ? Nao aguento mais !
    Outra coisa, nesse fds tive algumas festas e acabei bebendo algumas bebidas alcoolicas, senti uma piora. E normal ? Foi culpa do alcool ?
    Muito obrigada pela atencao.

    Maria

    • Maria, uma alveolite costuma levar de 7 a 10 dias pra se resolver, se tudo der certo. Então a dor, mesmo passadas duas semanas, não é algo tão surpreendente. E sim, a bebida certamente “cortou” o efeito da medicação, por isso a piora (e a recomendação de nunca misturar bebidas com remédios).

  36. Ola ,
    Moro na região sudoeste do Parana, pois estou no litoral PR ha 1 mes e nao fui ao dentista, nao tem problema ???
    Obgda

    obs: Sou surda auditiva (nao sei como explicar)

    • Cristevely, você teve ou está com alveolite? Se não, não há problema algum. Você ainda está com os pontos? Aí seria bom procurar uma Unidade de Saúde pra removê-los.

  37. Dra.

    Após 05 dias de extração passei a sentir dores alucinantes. Após consultar com o dentista, o mesmo retirou os pontos (que já estavam soltinhos), limpou o local e, constatando a existência de uma alveolite aplicou uma medicação com gosto de cravo, receitando antibiótico, anti-inflamatório e analgésico (amoxicilina, torsilax e paracetamol), juntamente com higienização com enxaguante bucal. No mesmo dia essa medicação saiu do local da extração e hoje permanece apenas o “buraquinho” em que aparece o osso.

    Fazem 03 dias que estou nessa medicação mas não deixei de sentir dor nem por 1 seg. O local parece estar limpinho e percebo que a ferida está fechando, o que me tira de órbita são as dores. Vi que a alveolite demora de 07 a 10 dias para melhorar, mas é normal sentir toda essa dor?

    Grata.

    • Raquel, infelizmente, em caso de alveolite, essa dor é “normal” sim. Pelo seu relato, a sua alveolite é do tipo seca, ou seja, as suas terminações nervosas estão expostas ao meio bucal por causa da falta do coágulo para proteger o alvéolo (o “buraco”) onde estava o dente.

  38. Oiii Ana, fiz duas extrações no mesmo e dia e o meu dentista disse que sangro mais que o normal, isso facilita para eu ter alveolite? O que faço para evitar ter?

    • Pelo contrário, Márcia… é até mais difícil que você tenha uma alveolite, principalmente a seca. Pra evitar, é preciso seguir à risca as orientações do seu dentista (guardar repouso, não fumar, evitar alimentos quentes e duros, tomar direitinho a medicação e não fazer bochechos pelo menos nas primeiras 48 horas).

      • Obrigada Ana! E parabéns pelo seu trabalho…

  39. Olá, Dra. Ana.
    Na quinta-feira (14/02/13) extraí o 38 e o 48 com um cirurgião buco-maxilo-facial. O 48 foi rapidamente extraído, já o 38 deu um pouco mais de trabalho (foi necessária remoção de osso). Ele me receitou amoxicilina durante 7 dias de 8/8hs, nimesulida durante 3 dias de 12/12hs e dipirona em caso de dor de 4/4hs. Segui as recomendações: no primeiro dia nada quente ou morno, só gelado e pastoso (sorvete \o/) e nada de bochechos nas primeiras 48hs. Na noite do quarto dia (17) bochechei muito levemente no momento do enxágue da escovação pois me incomodava não poder higienizar devidamente (mas não escovei o local). Aproveitei pra dar uma olhadinha e vi que, dos dois lados, havia um buraco no local da extração, ou seja: nada de coágulo e alvéolo exposto. Fiquei preocupada que fosse alveolite, mas como não doía eu deixei. Em geral não sinto dor, mas desde esse dia percebo que entra alimento e água, e quando isso acontece dói. Se faço bochecho com água para higienizar dói, mas o estranho é que se faço com periogard não dói. Sempre higienizo o local com periogard a noite e evito alimentos duros. Percebi que a gengiva está com uma aparência saudável, nenhum tecido esbranquiçado ou acinzentado no local ou região. Será que tenho alveolite seca? O que devo fazer? Estou viajando e não posso ir ao meu dentista no momento. Procuro outro ou espero voltar de viagem?
    Muito obrigada desde já e desculpe pelo longo texto.

    • Letícia, pela sua descrição vai tudo muito bem. Certamente você não tem alveolite, o “buraco” que você vê é “normal” e esperado, e ele vai cicatrizar, de dentro pra fora, nas próximas semanas. Pode ficar tranquila, é assim mesmo.

      • Muito obrigada, Dra. Ana!
        Fico muito mais tranquila agora.
        Parabéns pelo blog.

  40. Olá Dra. Ana, tudo bem?
    Meu caso é o seguinte: extraí meu terceiros molares inferiores no dia 15. Segui todas as recomendações pós-cirúrgicas mas a partir do dia 18 comecei a sentir muitas dores. Fui em outra dentista (extraí os dentes na minha cidade natal, por isso n pude voltar ao dentista que fez as exodontias) e ela disse que eu estava com alveolite seca, provavelmente porque o primeiro dentista não havia dado tantos pontos quanto eram necessários (ela disse que tinha muito espaço perto da bochecha por onde o coágulo pode ter saído). Enfim, ela curetou o alvéolo, colocou uma medicação com gosto de própolis e fechou (desta vez muito bem fechadinho). A dor melhorou, mas não acabou totalmente. Estou tomando amoxicilina e toragesic 10 mg 6/6hs para controle da dor, mas nem sempre adianta. Estou me alimentando somente com alimentos pastosos e com muito cuidado. Nada muito quente (nas primeiras 48hs só comida gelada ou fria) e por enquanto nada de bochechos. A curetagem foi feita dia 20. É normal ainda sentir dores? Por quanto tempo ainda as sentirei? Voltarei à dentista dia 27 para retirada da sutura e avaliação.

    Obrigada

    • Catarina, a resolução de uma alveolite dura de 7 a 10 dias (um pouco mais, às vezes). Considerando que você teve 2 (ai!), é esperado que você ainda tenha dores. A boa notícia é que a dor só tende a diminuir e vai passar… mas é preciso ter paciência (o que eu compreendo que, nessa situação, não é fácil).

  41. Dra., eu extrai o pre-molar, o antes do siso, hj faz 3 dias sai um líquido com gosto muito ruim, a senhora pode me explicar o q é isso ??? Pode estar inflamado ?

  42. Olá, eu tenho um dente incluso na parte superior da boca (em cima) e vou extraí-lo, o dentista disse que irá extraí-lo pelo ceu da boca, e estou com muito medo, dói ? E depois ? Nao posso comer coisas quentes, isso é verdade ? Estou com muito medo …

    • Priscila, pelo que entendi você tem um dente incluso e mal posicionado dentro do osso. Por isso, é preciso abrir uma “janelinha” no osso pra tirá-lo de lá. Não dói nada, já que tudo é feito com anestesia. O pós-operatório pode ser um pouco “chato”, mas isso acontece em qualquer extração dentária. E sim, é bom evitar alimentos muito quentes em seguida da cirurgia, pra que não inche.

  43. Estou fazendo curetagem bucal superior e inferior, depois desse tratamento intenso essa doença na gengiva pode voltar?

    • Pode, Cristiane. A periodontite precisa de acompanhamento periódico do dentista e de muita disciplina sua com relação à higienização. Se acumular tártaro novamente, ela vola.

  44. Olá Drª, me ajude, há um mês extrai os sisos do lado esquerdo e não tive problemas com eles, entretanto dia 22/02, extrai os dois do lado direito, tomei as medicações prescritas (Azitromicina 500mg/1comp 24/24 por 3 dias, Dipirona 8/8, e nimesulida 8/8), utilizei periogard na limpeza, segui as mesmas orientações das primeiras extrações. Para meu desespero no 4 dia pós operatório (26/02) comecei a sentir dores na região operada e percebi a saída de secreção purulenta na região dos pontos (a mesma não está com mal cheiro, mas mesmo assim me preocupa muito), voltei ao cirurgião dia 27/02 que diagnosticou “alveolite purulenta”, comecei a tomar no mesmo dia (amoxilina 500mg 8/8 por 7 dias, continuo com a nimesulida, e agora toragesic), suspendeu o periogard e agora tô utilizando água morna + água oxigenada na limpeza após a escovação cuidadosa, estou com medo, ele não comentou sobre curetar o local, e agora??? A medicação tá correta, a conduta tbm??? Após o uso dessa medicação as dores diminuiram um pouco, o que faço???

    • Danielle, não vejo problema na medicação prescrita. É comum que se faça a curetagem, mas se o seu dentista não julgou necessário, ok.

  45. Eu tenho pavor de dentista, medo extremo, só vou em ultimos casos. Pode me explicar o porque não só eu, mas muitas pessoas tem medo de dentista?

    • É uma questão bem ampla, Fabiana. Há não muito tempo, na época dos nossos pais e avós, ir ao dentista era “um mal necessário”. Ou seja: não havia a cultura de prevenção como hoje em dia, e os tratamentos consistiam, basicamente, em arrancar dentes… e isso quando a situação já estava “preta”. Aí já havia muita dor e a anestesia “não pegava” (por causa da inflamação dos tecidos e do próprio dente), então imagine…

      Essa época já se foi, mas a “fama” do dentista continua. Muito do medo que se tem hoje foi transmitido pelas pessoas mais velhas, que realmente “sofreram” na mão dentista. Hoje as condições são outras, é possível oferecer todo o conforto para o paciente, mas mesmo assim as pessoas ainda se apegam a “fama” do dentista. Claro que, muitas vezes, a origem do medo é um trauma da própria pessoa… uma experiência ruim pela qual ela passou, e quase sempre isso acontece justamente pela demora em se procurar ajuda, em se ficar postergando a visita ao dentista. Por isso é importante visitar o dentista regularmente, no mínimo 1 vez por ano, pra que não dê tempo de haver problema algum e nem haja motivo pra sofrimento.

  46. Retirei um dente do siso, porem o buraco nao fechou e sinto uma dor nao muito forte, mas uma dorzinha chata no local, o meu medico falou pra fazer bochechos com Listerine sem alcool ou agua mesmo, faz 8 dias q retirei ele, continuo tomando remedio pra dor de 8 e 8 horas, nimesulida. Pode ser algo grave ?

    • Wellington, tanto o “buraco” não ter fechado ainda quanto à dor são sintomas comuns. A cicatrização completa do local pode levar semanas (até meses em nível ósseo) e, enquanto isso, o importante é manter tudo limpo. Já a dor e o desconforto, pode ser considerada “normal” desde que controlável com analgésicos. Já que você descreve como “uma dorzinha chata”, creio que não há com o que se preocupar. É esperado.

  47. Olá Dra., dia 28/02 extrai os quatro sisos, após 48 horas comecei a sentir fortes dores no inferior direito, que antes da extração sempre inflamava e já havia sido medicada com amoxilina e nimesulida duas vezes anteriores. 24 horas antes da extração iniciei a mesma medicação pre-operatória. Após três dias de dores, o dentista disse que era alveolite seca com áreas de necrose, fez a curetagem e pediu para prolongar o uso da amoxilina 500mg 8/8 horas e analgésicos. No mesmo dia percebi que as dores que antes eram muito fortes tornaram-se moderadas para brandas. Inclusive consegui ficar sem analgésicos por longas horas. Hoje faz quatro dias pós curetagem, não sinto dores, mas sinto latejar muito e tem uma área avermelhada no local, liguei para o dentista para perguntar se seria necessário trocar o antibiótico, pois estou com 11 dias de amoxilina, ele disse que não e que continuasse escovando em cima dos pontos e além dos bochechos com Periogard e irrigar com uma seringa no local com Periogard. Gostaria de saber se continuar latejando assim é comum nesses casos?

    • É comum sim, Ana. Mas você está medicada de acordo, passou por todos os procedimentos necessários… agora é só aguardar seu organismo se recuperar, o que deve acontecer em breve.

  48. Fiz a extração de um siso, no terceiro dia após o procedimento uma dor horrível começou, fui no atendimento de emergência e foi constatada uma alveolite seca, a dentista então abriu, limpou e colocou uma pastinha verde no local e fechou novamente, receitou que eu continuasse com o Tilex de 6/6 horas, Nimesulida e entrou com Amoxicilina, por dois dias após este procedimento novo não senti mais nenhuma dor, mas agora a dor começou novamente, bem mais leve mas parece estar aumentando… continuo tomando os medicamentos receitados, estou apavorada que aquela dor horrivel volte novamente, é possível? É normal que volte a doer mesmo após a limpeza ? Quanto tempo demora p parar qualquer dor e curar uma alveolite?
    Muito obrigada.

    • Luisa, certa dor/desconforto após qualquer extração dentária é algo esperado, ainda mais se você tem/teve uma alveolite, mas não creio que a dor vá voltar com aquela intensidade. Uma alveolite leva de 1 semana a 10 dias pra se resolver.

  49. Dra., voltei no dentista hj e estou msm com alveolite, mas agora ele me passou mais antibiotico, eu nao consigo dormir direito, comer, nao consigo fazer nada ate pentear o cabelo doi, agora ele pediu pra tomar medicação ate sexta, se nao melhorar vai ter q fazer outra cirurgia pra ver a causa, isso é comum e pode me explicar pq abrir de novo, mexer, e se tiver msm vai doer? E essa dor, o q fazer, analgesico nao ta tirando mais a minha dor, to a ponto de ficar louca. E Dra. o que vou fazer é curetagem, como é esse procedimento? E doi?

    • Amanda, a curetagem serve ou para remover o pus (em caso de alveolite purulenta) ou criar um novo coágulo (em caso de alveolite seca). É uma “limpeza” que o dentista faz no “buraco” onde o dente estava, não é bem uma cirurgia (embora vá precisar de anestesia local). A alveolite é uma complicação pós-operatória relativamente comum. Converse com o seu dentista pra trocar a medicação analgésica ou aumentar a dose da que você está tomando.

  50. Oi, boa noite! Uso aparelho e tive que arrancar dois dentes pré-molares. Fiquei uma semana com pontos, tirei, mas em um lado só continuo com muita dor e sempre sai um liquido transparente amargo, só que hoje olhei e tinha uns pontinhos amarelos, parecido com pus… já tem 2 dias que tirei os pontos e to sentindo muita dor. O que pode ser? É grave? Tem um ponto escuro tbm no buraco.

    • Thaís, pode ser uma alveolite ou uma infecção local apenas na área onde estavam os pontos, por isso os pontinhos de pus. Se for uma alveolite, seria bom seu dentista reavaliar, talvez seja preciso curetar (fazer uma “limpeza”) no local e entrar com a medicação adequada.

  51. Fui hoje na dentista, ela disse que não tinha nada, mas mesmo assim irrigou e deu pontos de novo e passou medicamentos. Mandou eu colocar água oxigenada, devido colocar no ponto sinto que acabo engolindo um pouco junto com a saliva, tem algum problema isso?

    • Não Thaís, em pequena quantidade não há problema algum.

  52. Bem, arranquei um dente q já tinha feito canal, daí ele quebrou… fui no dentista e extrai… senti muitas dores, depois de tomar de tudo e as dores continuarem voltei ao dentista, fiz curetagem e as dores não passam… estou tomando tylex e nada… posso usar o q no buraco? Obgd

    • Vanessa, pelo que parece você teve uma alveolite. Não há muito o que você possa fazer por conta própria. Se o dentista fez a curetagem e você está tomando remédio, é preciso aguardar a resolução da alveolite, o que costuma durar de 7 a 10 dias. Converse com o seu dentista para, quem sabe, mudar a medicação analgésica ou aumentar a dose da que você está tomando.

  53. Olá!

    Arranquei um dente na sexta dia 08/03, senti muitas dores e no dia 12/03 o dentista me receitou cefalexina/nimesulida e dipirona, mas as dores continuaram… no dia 14/03 fui novamente ao dentista e ele fez uma curetagem, fechou bem os pontos e disse que eu melhoraria, no sábado 16/03 não aguentei de dor e voltei, ele trocou o antibiótico que estava acabando pelo Clavulin 1000mg, hoje 18/3, os pontos estão bem frouxos e ainda sinto muitas dores…
    Pode ser necessário mais que uma curetagem? A intensidade da dor não diminui…

    • Pode ser necessário sim, Nyra. Você parece ter uma infecção mais resistente, considerando a dor intensa e a troca do antibiótico. Talvez seja o caso, também, de trocar a sua medicação analgésica por outra mais forte. Converse com o seu dentista sobre isso.

  54. Drª, arranquei o dente há sete dias, não sinto dores e já consigo abrir quase que normalmente a boca. Porém, por curiosidade, hoje fui olhar no espelho e a região onde foi feito a sutura (pontos) está coberta com uma camada amarelinha de pus. Isso é indício de que estou com alguma infecção seria (início de uma alveolite) ou faz parte do processo de cicatrização? Depois que arranquei o molar, me foi receitado um antibiótico, que já tomei. Att. Yuri!
    PS: Daqui a dois dias voltarei ao dentista para retirar os pontos! Mas, confesso, ao olhar e ver essa camadinha amarelada eu fiquei preocupado e com medo.

    • Yuri, se você tivesse uma alveolite você teria MUITA dor. Creio que não seja o caso. Essa camada amarelada pode ser placa bacteriana (comum, dada a dificuldade de higienização nessa fase) ou até pontinhos de pus mesmo, mas não no alvéolo (o “buraco” onde estava o dente), e sim em algum ponto. Isso às vezes acontece e não é, necessariamente, um problema.

  55. Ola ANA TOKUS, terça-feira dia 19/03/2013 arranquei 2 cisos, o 36 e o 46, tive que arrancar porque os 2 dentes se abriram no meio, cada um foi pra um lado, dai ficaram 4 pedaços, arranquei e ñ levei ponto, ela disse que depois de 15 dias cicatrizam, hoje dia 20/03/2013 comi maçã raspada com colher, e aquela maçinha raspada ficou um pouco por cima. Será q vai cicatrizar? Desde ja agradeço!!

    • Pauliana, vai cicatrizar sim, pode ficar tranquila. Você tem que comer, né?! Por isso, o importante é manter uma boa higienização, e não se privar de alimentação. Apenas evite alimentos muito duros ou muito quentes… no mais, é uma questão de bom senso.

  56. Esqueci também de perguntar, depois da extração quantos dias pra recomeça a fazer sexo, pois meu marido num aguenta esperar. E também ja no segundo dia começei a arrumar a casa, lava louça, varre a casa, lavar roupa. Tudo devagar, graças a Deus nada deu, so estou com a bochecha esquerda um pouco inchada, doi um pouco… Dra. Ana eu fiz mal? Obgda.

    • O ideal é guardar repouso, mas tudo é uma questão de bom senso. Apenas haja com bom senso, que é o que você tem feito: um pouco de tudo mas SEM EXAGERAR. Quanto ao sexo, da mesma forma: pode, mas vá com calma. Deixe a “movimentação” mais por conta do marido… ;)

  57. Ta bem, obgda!

  58. Há 17 dias arranquei os dois sisos inferiores.
    Há 4 dias arranquei os pontos.
    Hoje acordei com dor e qnd olhei no espelho, a gengiva esta cobrindo o dente da frente.
    Já escovei e fiz bochecho com antisseptico.
    O que devo fazer até segunda?! Pq o dentista fica fechado fds…

    • Mariana, a gengiva está cobrindo o dente da frente porque está inchada. Apenas mantenha uma boa higienização, massageie com cuidado a área com a escova de dentes. Isso, por si só, deve diminuir o inchaço.

  59. Dra. há 9 dias extrai todos os dentes superiores, fazendo uso de anti-inflamatorio e antibioticos, o rosto inchou, fui retirar os pontos ainda com dor muito intensa, pois fez curativos em todos os buracos, mas não senti melhora nenhuma, o que devo fazer, porque dói muito, mesmo com todo procedimento que o dentista fez, que medicação devo tomar, por favor me oriente, faço uso de anti-depressivos, como fluexetina 20mg, rivotril 2mg, olgadil 2mg, depakote 500 mg, isto pode interferir na recuperação, por favor me ajuda. Obrigado.

    • Vitor, considerando que você extraiu vários dentes, é compreensível que o pós-operatório seja mais “sofrido”. É possível que você tenha desenvolvido uma infecção em um ou mais alvéolos (os “buracos” onde estavam os dentes), o que explicaria a dor intensa. Alveolites demoraram de 7 a 10 dias para se resolverem, durante esse tempo a dor pode ser constante. Entre em contato com o seu dentista, talvez seja o caso de aumentar a dose ou mudar a medicação analgésica que você vem tomando, de forma a oferecer maior conforto pra você nessa fase. Os medicamentos que você toma, em princípio, não devem ter a ver com a demora na sua recuperação.

  60. Faz 8 dias que tirei o siso. No 3 dia o Dr. disse que estava com alveolite seca, abri tres vezes o dente para fazer curetagem e raspagem. Quase morri de dor nestes dias… Pior que a dor continua, não estou mais aguentando a dor. Estou com os pontos ainda, pois o Dr. disse que seria melhor pra fazer o coagulo. A dor vai passar quando? Estou tomando remedio de 4/4. Sera que se o Dr. tirar os pontos nao melhora a dor ? Bjos.

    • Aline, alveolite dói MUITO. Por isso, é importante que você tome um bom analgésico. Se o que você está tomando não está ajudando, seria bom conversar com o seu dentista pra trocar. A resolução de uma alveolite leva de 7 a 10 dias. E não, a presença dos pontos é importante nessa fase, como o seu dentista explicou, para proteger o alvéolo e ajudar a reter o coágulo (pois é justamente a falta dele, do coágulo, que causa a alveolite seca).

  61. Olá Dra. Ana!!
    Extraí meu dente do siso inferior esquerdo em fevereiro, e fiz tudo o que não era pra fazer (que até então não sabia que não podia), aliás o que eu mais fiz foi bochecho, pensei que seria ótimo e faço uso de contraceptivo. Enfim, não foi de imediato como li acima, mas dps de uns 20 dias comecei a sentir dor no local da cirurgia e meu rosto inchou, fui ao dentista ele disse que era só uma infecçãozinha, alguma coisa que eu comi, e receitou Amoxilina que não adiantou nada, daí fui ao médico, o médico receitou Alivium 400 (acho que é isso), melhorou a dor e meu rosto desinchou um pouco, passado uma semana começou tudo de novo, daí voltei ao dentista, foi aí que ele tomou uma providência, tirou Raio X pra ver se não ficou nada lá dentro e dps abriu, fez a curetagem e colocou no local algodão com remédio (que está aqui até agora, isso foi há 4 dias), amanhã eu volto para retirar o algodão e estou tomando novamente os medicamentos receitados, porém notei pouca melhora, meu rosto continua inchado e eu preocupada!
    Minha dúvida é: continuo tomando o contraceptivo oral, isso pode retardar a melhora ou até mesmo bloqueá-la??
    Estou com medo!!

    Obrigada desde já!

    • Tamy, alveolites ocorrem geralmente logo após a extração. O interessante é que o seu relato é compatível com alveolite, mas o problema começou só depois de 20 dias… enfim. Foi feita curetagem, você está medicada, isso é importante. Anticoncepcionais orais podem colaborar, sim, pra ocorrência de alveolite. Se você puder usar outro método contraceptivo (camisinha, por exemplo) neste mês, seria bom.

  62. Ola ANA, faltam 2 dias pra cicatrizar meu dente, ja cicatrizou antes dos 15 dias, graças a Deus, num via a hora de comer tudo q posso rsrsr

    • :D

  63. Olá Dra. Ana, é verdade que durante o tratamento da alveolite tomar anti-inflamatório (como dipirona, magnopyrol) retarda a cicatrização? Meu dentista receitou azitromicina e disse que poderia tomar dipirona ou algo do tipo se sentisse alguma dor.

    • Depende, Thais. Quando se prescreve um anti-inflamatório é porque ele pode beneficiar de alguma forma, pois os sintomas da inflamação talvez estejam muito acentuados. Nesse caso, tomar um anti-inflamatório é algo que pode até ajudar na cicatrização. Mas, no seu caso, ele deve ter falado nesses medicamentos mais por causa do componente analgésico, mesmo.

      • Obrigada pela atenção, Dra. Ana!
        O dentista fez toda a limpeza do alveolo e colocou no “buraco” uma massinha de remedio a base de propolis ontem a tarde. Ele avisou que a massinha do remédio iria cair, mas ela já caiu hoje a noite. Quanto tempo esse remédio deveria ficar no “buraco”? Meu “buraco” então está desprotegido ou não devo me preocupar? (o antibiótico que estou tomando já dá conta?) Estou apavorada com esse “buraco” destampado, rs, e com a possibilidade daquela dor horrível voltar. E ah, tenho visto nos seus comentários que é importante fazer a higienização. Mas o dentista não falou nada sobre isso. Tentei limpar com o cotonete mas dói só de encostar.
        Obrigada mais uma vez.

        • Esse medicamento acaba caindo mesmo, mas o tempo que ele agiu já deve ter sido suficiente. Mas você está medicada de acordo, a dor parece que deu uma trágua… acho que agora é questão de tempo. A higienização é importante sim, mas no caso de alveolite o simples toque pode doer MUITO. Então, faça o possível, mas é totalmente compreensível que não dê pra limpar direitinho.

          • Dra. já estou bem melhor! Mas no buraco, bem lá dentro, ainda tem esse remedinho de própolis, eu tiro (pro buraco não cicatrizar com essa massinha dentro) ou a cicatrização expulsa essa massinha?
            A partir de quando (fiz o curativo na segunda, dia 04/04) posso fazer bochechos? (Já que o dentista disse pr’eu não fazer, mas estou preocupada com restos de comida que podem cair lá)
            Muito obrigada!

          • Não, não tire o remédio. Seu próprio organismo se encarrega disso. E evite os bochechos por enquanto… não é que você não possa usar um enxaguante bucal, você só não pode bochechar de forma vigorosa. Mantenha a higiene do jeito que der, mastigue do outro lado, mas não bocheche.

  64. Dra. Ana, bom dia!!

    Há uns dias vim te perguntar sobre minha alveolite, fui ontem ao dentista e ele tirou o algodão com remédio do local da cirurgia, e disse que está indo ao caminho certo, que a tendência é melhorar, o inchaço ele disse que pode demorar até um mês pra ficar 100% pq é uma inflamação no osso, mas desde ontem estou com bastante dor no maxilar, onde está inchado sabe?!
    Estou achando que é pq tomei muita chuva, e passei muita friagem… faz sentido isso? rs

    Enfim, não aguento mais essa tortura :/

    Obg, tenha um bom dia!!

    • Faz sentido sim, Tamy. Alveolite é complicado, dói pra caramba e é uma dor que não desaparece de uma vez, é gradual. Mas, me parece, o seu caso está se resolvendo.

  65. Ana, arranquei um dente vai fazer uma semana e onde foi aplicado a anestesia ta dano afta e doi muito, o que posso fazer, nao aguento mais, posso usa algum remedio pra acaba com afta, pq to usando um remedio pra afta e nem sei se posso.

    • Cyane, pode sim. Use alguma pomada ou bochecho pra afta, apenas evite aqueles produtos tipo “pó branco” que só fazem arder e pouco resolvem pra aliviar os sintomas.

  66. Dra., arranquei um dente ha oito dias, os pontos estao bem fechados mis tem um buraquinho q ta aberto no cantinho e branco dentro, e qd deito lateja, é normal?

    • Elisangela, é assim mesmo. O “buraco” vai fechar normalmente, mas pode levar algumas semanas. O latejamento ao deitar ocorre porque, nessa posição, aumenta o fluxo sanguíneo na região da extração. Fique tranquila, pela sua descrição parece estar tudo ok. :)

  67. Muito boa tarde Dra. Ana, depois de ter lido as suas respostas e conselhos, recomendacoes, direi, estou extremamente preocupado! Ja para nao dizer com medo. É o seguinte, cheguei do dentista ha 2 horas e fiz quase tudo o que nao se deve fazer, excluindo o exercicio fisico. Apenas li, deixei de bochechar e cuspir, assim como fumar, apenas 1 cigarro, mas fumei. Voce acha, pensa que poderei ter algum problema?? Desde ja agradeco a sua atencao, o meu muito obrigada!!

    • Não João, fique tranquilo. Geralmente é a insistência no erro que leva a consequências mais sérias. Apenas descanse, tome a medicação de acordo com o prescrito, evite alimentos e bebidas quentes, e evite os bochechos e cuspir nas primeiras 48h. E se você puder não fumar, é uma ÓTIMA ideia. :)

  68. Olá Dra. Ana, extrai o siso dia 03/04, então meu dentista receitou Tandrilax e Bezenzitrat, mas após 3 dias comecei a sentir fortes dores (no ouvido, garganta, meu rosto estava inchado e não conseguia abrir a boca direito), e meu dentista me disse que era alveolite, creio que da purulenta. Ele receitou tetraciclina, mioflex e benzitrat. Porém, hoje faz 5 dias que estou tomando os remédios, senti melhoras em relação as dores e ao inchaco, mas ainda não consigo abrir a boca direito, é como se o nervo estivesse contraído. Será que é normal? Estou muito preocupada, pois li que a alveolite dura de 7 a 10 dias! E já estou no quinto dia e não consigo abrir minha boca direito. Quando irá voltar ao normal? Desde já, agradeço a sua atenção. Bjos

    • Rafisa, a alveolite dura até 10 dias, mas o “trismo” (a dificuldade de abrir a boca) pode levar mais tempo (1, 2, 3 semanas). E o trismo é um sintoma comum após extrações de sisos, não tem, necessariamente, a ver com a alveolite.

  69. Olá, extrai os sisos há 6 meses e de lá pra cá a gengiva inferior vem inflamando, saindo pus, ai cicatriza e volta, o dentista fez uma limpeza, que melhorou, mas voltou… o que pode ser este problema? Pode isso ter influenciado em um problema no ouvido? Sei que não é o assunto principal. Mas se puder responder, agradeço.

    • Daniel, ou você tem apresentado infecções recorrentes ou a primeira infecção que você teve não se curou por completo, apresentando episódios agudos de tempos em tempos. Sim, dada a proximidade anatômica, a sua dor de ouvido pode ter a ver com isso. Enfim, é preciso tratar a infecção, e é provável a necessidade de ter que tomar antibiótico.

  70. Bom dia dra., extrai 4 dentes de uma só vez, os molares, depois de 2 dias comecei a sentir uma dor insuportável, fui diagnosticada com alveolite, meus dias tem sido muito sofridos, não consigo comer nada e tudo q como vai pro buraco, o que eu posso fazer em casa pra evitar q alimentos caiam, se não vou morrer de de fome, e não me peça pra ir no dentista, to um pouco traumatizada, e fora q agora to com halitose, pq isso acontece?

    • Graziela, considerando a infecção e a proliferação de bactérias na sua boca, certo mau hálito é esperado. Mas é passageiro. Procure, nessa fase, colocar uma gaze sobre a área da extração quando for comer. Deve ajudar a evitar o contato de resíduos alimentares com o local.

  71. Bom dia Dra, extrai um dente há três dias. A recomendação era de tomar analgésicos, anti-inflamatório e antibiótico. Optei, por conta e risco, não tomar antibiótico. Os dois primeiros dias foram tranquilíssimos, hoje parece que esta mais sensível, devo me preocupar ? O sintoma de alveolite por infecção costuma se manifestar qto tempo depois da extração ? Muitíssimo obrigada !

    • Diana, a alveolite geralmente aparece nas primeiras 72 horas após a extração. Apenas por estar “sensível” não acho que você deva se preocupar. Se o quadro mudar (aparecer dor intensa, inchaço, febre, etc.), procure o seu dentista.

  72. Ola doutora… tenho uma duvida que me atormenta a cabeca dia e noite… tenho sido acompanhada numa clinica dentaria aqui na minha zona… tratei de limpezas, restauracoes que precisava, fiz moldes, rx , fotografias tudo para poder colocar o aparelho dentario, uma vez que tenho os dois dentes da frente (caninos) mais atras do que em relacao aos dois principais da frente, se é que entende… pensei que com o aparelho podia corrigir o meu caso… mas a minha medica dentista disse-me agora que o meu caso nao ficara resolvido com os aparelhos (em cima e em baixo), diz que o meu caso é cirurgico e só isso resolveria o meu problema… ela disse-me que essa operacao me ficaria em 15.000€, ou seja, os dois dentes caninos com o aparelho nao iam ao lugar… eu queria saber se realmente pode ser possivel o aparelho dentario corrigir-me os dentes ou se ela tem razao… eu sei que nao tem os meus rx nem conhece a minha boca, mas como doutor acha possivel o meu caso ser impossivel de resolver com os aparelhos ? Agradecia muito uma resposta… obrigado.

    • Carmen, muitos pessoas têm problemas de mordida em que a solução ideal é a cirurgia. Porém, a maioria dessas pessoas não está disposta a se submeter a uma cirurgia ortognática, tanto pelo valor quanto pelo procedimento, em si. Nesses casos , geralmente é possível tratar só com p aparelho, mas é preciso que o paciente esteja ciente que dá pra fazer o melhor possível e ficar “muito bom”, só que a falta da cirurgia é um fator limitante pra ficar “excelente”. Creio que a cirurgia que a sua dentista propôs é mais útil pra encaixar os arcos de cima e de baixo, não propriamente pra alinhar os seus dentes. Ou seja (lembrando que eu não conheço o seu caso, estou teorizando): os seus caninos devem ir para o lugar mesmo sem cirurgia (se houver espaço), mas a sua mordida não vai encaixar. Aí é questão de pensar se você ficaria satisfeita dessa forma, o que, esteticamente, poderia ficar muito bom… se sim, daria pra fazer só o tratamento com o aparelho. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

  73. Olá Dra. Ana,
    Tive o siso inferior extraído e após cinco dias com muitas dores que não passavam com o analgésico e um gosto muito ruim na boca, meu dentista disse que estava com alveolite seca. Após abrir novamente a cavidade, procedimento onde senti as piores dores da minha vida, e fazer a limpeza, ele receitou Periogard com agua morna, Perioxidin gel no local e Deocil de 6h em 6h para as dores. Mas após dois dias da curetagem, ainda sinto dores muito fortes, iguais às de antes, e que estão irradiando para o ouvido. O analgésico só segura a dor por mais ou menos 3h, não aguento mais acordar toda a noite com dores fortíssimas. Ele não receitou antibiótico, mas estou tomando amoxicilina de 8h em 8h por conta própria. Sei que não é indicada a automedicação, mas estou desesperada. É normal continuar sentindo fortes dores após a curetagem? O que posso fazer para melhorar? Obrigada pela ajuda.

    • Stephanie, enquanto a alveolite não estiver totalmente resolvida, a dor vai persistir. Isso pode levar de 7 a 10 dias, e durante esse período os analgésicos ajudam a controlar a dor. Quanto à amoxicilina, quando a alveolite é seca não é caso pra antibiótico, já que a causa do problema é a perda do coágulo e a exposição do alvéolo (o “buraco” onde estava o dente) ao meio bucal.

      • Muito obrigada pela resposta, doutora. Mas você acha que a medicação prescrita está correta? Li na bula que não posso tomar o Deocil por mais de cinco dias.

        • O Deocil é um anti-inflamatório de forte ação analgésica. Na bula realmente diz que “a duração máxima do tratamento não deve ser superior a 5 dias”, sob pena de um “aumento da incidência de reações adversas”. Seu dentista deve ter julgado que você teria dor por mais tempo (o que faz sentido, em se tratando de uma alveolite). Mas se você estiver ok, pode interromper o uso aos 5 dias.

  74. Olá, estou com aparelho fixo desde novembro e minha boca é sem espaço, por isso meu dentista do aparelho disse que eu precisaria arrancar os dentes pre molares, arranquei 2 de cima ha duas semanas, tirei os pontos e ficou tudo bem, sem dores sem problema algum… Quinta passada o dentista arrancou os outros 2 de baixo, e até hoje 21/04 esta doendo só o lado direito, a dor é tao forte que nem sei onde esta doendo, se é no buraco ou no dente do lado, dói embaixo do local onde arrancou, esta meio avermelhado, e dói tambem minha presa, estou evitando de comer pra nao ir comida no local, estou tomando paracetamol e a dor para, depois de umas 3 horas a dor volta, ontem tomei o remedio 2 vezes no dia e a noite tomei 1 vez, hj continuou doendo! Estou com medo de ser algo grave, li alguns comentarios e vi que as vezes é preciso mexer no local, e eu odeioo anestesias, apesar de sempre que precisar eles aplicam, mas dessa vez nao aguento mais essas agulhadas!!! O que eu faço? RESUMINDO: Dói, se for tratar nao aguento mais as anestesias, e estou preocupado!!!
    *Amanha (Dia 22) vou voltar pra tirar os pontos!!!
    Por favor me ajude! Obrigado!

    • Thiago, pela sua descrição pode ser uma alveolite (como descrito no texto, e aí o dentista teria que intervir) OU é o seu canino que está sensível por ter sido usado como apoio durante a extração do pré-molar. Sendo o segundo caso, é passageiro e a dor vai diminuir de forma gradual. Relate o problema ao seu dentista amanhã, pra que ele possa avaliar.

      • Muuito obrigado Drª. Acho que é o meu canino que está sensivel! E eu dei uma olhada no espelho e vi que esta avermelhado embaixo do local onde retirou o dente! Vou perguntar pro meu dentista o que será, pois as vezes dói, hoje a dor ja passou um pouco… muito obrigado!!!

  75. Bom dia Dra. Ana. Estou com uma dúvida. Minha mãe tem 84 anos e estava com 3 dentes ruins, só no caco mesmo e já estava formando abscessos direto. Ela extraiu os 3 de uma vez só, já que tem uma ótima coagulação, foi muito simples e rápido, não sentiu nada nem antes nem depois. Foi feito na 3ª feira passada (16.04.2013) e ela deveria voltar amanhã, uma semana depois, mas como é feriado só vai poder voltar na 4ª feira. Só que de sábado para domingo um dos buracos de onde foi extraído o dente está com pus e eu não sei o que fazer, o que colocar até 4ª feira. Ela está tomando Amoxicilina 500 desde uma semana antes da extração e continua a tomar até voltar lá. Gostaria que a senhora me orientasse no que fazer. Obrigada desde já!

    • Rosa, ela está com dor? Se não estiver, pode ser uma inflamação de algum ponto e não em si do alvéolo (o que caracterizaria uma alveolite). Se houver dor, o ideal seria que o dentista fizesse uma curetagem… mas se não for possível ir antes ao consultório, considerando que ela já está tomando antibiótico, não há muito o que fazer além de tomar analgésicos que deem mais conforto a ela durante essa fase.

  76. Olá, tenho 22 anos, fiz uma extração bastante complexa no siso inferior (estava deitado e comprometendo a raiz do dente ao lado). Sou fumante, mas o pós-operatório transcorreu bem, sem sangramentos ou grandes inchaços. Porém, 2 dias depois da remoção dos pontos sinto dores intermitentes mas bem agudas, principalmente quando fico exposto ao frio que está aqui em São Paulo… olhei no “buraco” que ficou e no fundo dele ele está branco, isso é sinal de alveolite?

    • Não Eduardo, não creio que você esteja com alveolite (a dor da alveolite é intensa e não cessa). O “buraco” da cirurgia demora pra fechar, pode levar algumas semanas a cicatrização completa.

  77. Estou no sexto dia da cirurgia de extração do siso e também o segundo molar, ainda está inchado, e n consigo abrir a boca toda, isto é normal? Também tem um pequeno pedacinho de osso arranhando a minha língua n consigo ver pois a boca não abre, pode ser algum pedacinho que ficou solto lá dentro e agora está saindo? Amanhã tenho consulta com o dentista, vou ou remarco até que eu consiga abrir a boca?

    • Mikaella, sua cirurgia é bem recente, é “normal” que ainda haja dificuldade pra abrir a boca. Sim, pode ser que tenha ficado um pedacinho solto de osso OU os pontos estão espetando você (acontece quando o fio usado é de nylon, não sei se é o caso). Eu acho que você deve ir à consulta sim, é uma oportunidade do seu dentista reavaliar o seu quadro, alterar medicação (se necessário) e de você tirar quaisquer dúvidas.

  78. Olá, Ana! Fiz a extração do meu siso inferior e a cirurgia foi beeem complicada, durou mais de 2 horas. A dentista, então, me receitou amoxicilina, spidufen e qualquer analgésico. No terceiro dia, comecei a sentir muuitas dores e a dentista, então, mandou tomar mais uma caixa de spidufen, mas nem quis me atender. No dia seguinte, liguei novamente pq as dores estavam insuportáveis e ela, entao, disse que provavelmente, eu não estava higienizando o local da cirurgia direito e me mandou colocar soro fisiológico numa seringa e jogar com toda força no buraco e depois fazer bochecho com listerine. Depois disso, as dores ficaram piores ainda e nem o tilex estava resolvendo. Somente depois disso ela resolveu me atender e disse que estava tdo bem e que era para esperar mais dois dias. As dores pioraram e no sétimo dia, fui lá sem marcar horário e exigi que ela me atendesse. Só então ela disse que poderia ser uma alveolite e fez uma curetagem. Nessa noite senti dores horrorosas a noite inteira e acabei exagerando nos analgésicos e quase fui parar no hospital pq o meu coração começou a bater muito rápido e não voltava ao normal. Liguei novamente para a dentista e ela disse que as dores eram normais depois da curetagem. Passei os dois dias seguintes na cama gemendo de dor. No décimo dia, fui em seu consultório de novo e exigi que fizesse algo e ela resolveu me encaminhar para um colega. Fui lá e ele me disse que era alveolite seca, que o meu osso estava sem coágulo em volta e que uma parte estava necrosada. Ele fez uma nova curetagem e me passou os mesmos medicamentos e mais o metronidazol, todos por sete dias.
    Continuo sentindo dores, mas nem se compara às dores fortíssimas que senti durante os dez dias após a cirurgia. A minha dúvida é: quanto tempo mais vou sentir essas dores?? Elas são normais após a curetagem?? Estou com medo de voltar à minha dentista pq acho que ela me deixou na mão por muito tempo e me deu orientações totalmente erradas e esse outro que me atendeu não quer me atender de novo pq disse que é anti-ético para ele. Será que é interessante procurar algum outro para me avaliar de novo??
    Obrigada.

    • Harumi, que “calvário”, hein?! Se tem uma coisa que dói é alveolite, mas agora parece estar tudo sob controle: foi feita a curetagem, você foi medicada de acordo e a dor está cedendo. A resolução completa de uma alveolite leva de 7 a 10 dias. Eu acho que, no momento, você não precisa de uma nova avaliação. Não havendo uma nova complicação, em mais ou menos 1 semana você vai estar ótima. A tendência agora é só melhorar.

  79. O meu caso é que sou uma paciente gestante, já estou no 2 trimestre e na segunda tirei o siso, só que ontem quarta, um ponto saiu sozinho e hoje saiu outro, o meu dentista disse que fez quarto pontos, na segunda e terça doeu bastante, mais as dores esperadas pra uma extração, até pq não posso fazer o uso ser anti-inflamatório por conta da gravidez. Hoje eu tô bem melhor, a minha dúvida é que, é normal os pontos caírem sozinhos antes de uma semana?

    • Moysi, acontece. Às vezes os pontos se soltam, mesmo. Se você estiver ok, não há problema.

  80. Ola Dra.

    Faz 16 dias que tirei um siso incluso. Foi complicado, levou mais de 1 hora e machucou muito minha boca. 2 dias depois eu não aguentava de tanta dor, ficando até alucinada. Voltei ao dentista, que me disse estar com uma alveolite seca. Fiz curativos por 3 dias, tomei nimesulida e paracetamol por dois dias, mas nada adiantava. Ela mudou os medicamentos para azitromicina e dorflex. Esperei mais um dia, ja louca de tanta dor, ela me receitou o tylex. Este sim amenizou bastante. Porem não dava pra tomar de 6 em 6 horas. Com umas 4 horas ja ia passando o efeito. Hoje esta fazendo 4 dias que não estou tomando tylex, mas ainda sinto dores. Percebo que ainda não cicatrizou, acho que tem uma afta na gengiva também. Todos os meus dentes estão sensíveis. Depois da mastigação doi muito. Está normal? É assim mesmo?
    Acho que vou procurar outro dentista. Ha, o dente do lado de onde foi retirado o siso parece que saiu um pouco de lugar, percebo na mordida, os dentes não estão se encontrando mais. E agora?

    • É assim mesmo, Graciane. Alguns pós-operatórios são bem mais complicados que outros, ainda mais se você teve uma alveolite. A dor, nesse caso, é muito maior e bem mais difícil de controlar. A sensibilidade em outros dentes também é comum, pois a dor irradia do local (além desses dentes, provavelmente, terem sido usados como apoio durante a extração). A “mordida diferente” também é comum, o dente ao lado da extração provavelmente está “mais alto” do que normal, por causa de uma inflamação nos tecidos em volta dele. Enfim, felizmente tudo isso é passageiro.

  81. Ola doutora, eu tirei o dente do siso inferior esquerdo no dia 27-4-13, ficou inchado mas nao senti dores, porem a partir do dia 29-4, segunda, a dor começou muito forte, entao comecei a tomar torsilax por conta porque a dipirona nao estava resolvendo, porem eu tinha que tomar a cada quatro horas para resolver, voltei ontem na dentista e ele me disse que era alveolo seco, fez uma limpeza me receitou ibuprofeno a cada 8 horas, porem muito antes de dar o horario do remedio ja comeca a doer muito… eu gostaria de saber se tem alguma coisa que anestesie o local e diminua a dor… também li que o anticoncepcional atrapalha a cicatrização, eu tenho que começar o meu amanha, sera que é melhor eu não tomar esses mes??? Obrigada pela atencao.

    • Ana Carolina, não tem nada, infelizmente, que você possa colocar no local, além do próprio procedimento realizado pela sua dentista. Alveolite é assim, DOI mesmo, a questão é adequar a dose do analgésico pra oferecer o máximo de conforto pra você até que o problema se resolve. Converse com a sua dentista sobre isso. Quanto ao anticoncepcional, não é que ele atrapalhe na cicatrização, mas ele aumenta a chance da pessoa ter uma alveolite. Mas você já teve, né?!

  82. Boa noite, nossa!! Depois de tanto relato estou com medo de voltar ao dentista, pois tbm tem uns 19 dias que eu retirei dois sisos, e eu sinto muita dor, não consigo comer direito e minha boca quase não abre, tenho dificuldades para mastigar e até mesmo para falar, sinto minha gengiva inchada e dolorida. E agora??? O que faço?? Pois estou com medo dessa curetagem. Ela doí?? É anestesiado!! Afff

    • Elaine, se você tiver uma alveolite mesmo, o dentista tem que intervir. Senão a dor não vai embora. Sim, é anestesiado. :)

  83. Olá,
    Eu extraí os dois dentes do siso superiores na última sexta-feira, mas hoje (domingo) os pontos de um lado começaram a sair. Tem algum problema se os pontos saírem? Devo ir na minha dentista antes da nova consulta (na próxima sexta)? E quanto aos buracos que ficam, como eu posso higienizar corretamente sem fazer bochecho? Se puder fazer um bochecho de leve pode ser só com água?
    Obrigada.

    • Tabata, depois de 72h já é seguro bochechar, mas devagar, sem exagero na força. Pode ser só com água, sim… essa é uma boa forma de higienizar. Quanto aos pontos, se você estiver bem, sem dor, não há problema.

  84. Boa noite.
    Extrai o dente inferior do ciso há quase 2 semanas e no buraco onde extrai o ciso apareceu-me uma especie de granulado meio amarelo e ensanguentado, mas como achei que eram restos de comida, retirei-o. Fiz bem? Obrigada,

    Joana

    • Joana, se você retirou o “granulado” e está bem, sem dor, devia ser algum resíduo alimentar, mesmo.

  85. Fiz um cirurgia parar retirar o dente queiro, ja faz 1 semana e 2 dias e ate hoje doi, doi quando fala, quando come, da pra mastigar de um lado so. Sinto dores no ouvido, e ficou um bola inchada ao lado, e por debaixo dessa bola um buraco. O que pode ser, estou preocupada.

    • Deisiane, sua cirurgia é recente, ainda. Então, um pouco de dor e/ou inchaço são comuns. Não há nada errado necessariamente, mas se você acredita que pode haver algo mais sério, procure seu dentista e relate esses sintomas.

  86. Boa noite!
    Retirei meu dente ciso direito inferior dia 8, no dia 11 comecei a sentir dores fortes no local, cabeça e ouvido direito, dia 13 voltei ao dentista que retirou os pontos e disse que essa dor era normal e que era pra fazer bochecho com listerine para ter melhoras, porem não melhorou, então voltei dia 15 com as mesmas queixas e ele me receitou bochecho com água morna, colher media de bicarbonato, sal e 1 tampinha de água oxigenada vol 10 pra fazer bochecho de 3 a 7 vezes ao dia, esse bochecho é eficaz ?
    Obrigada.

    • Bruna, não vejo muito benefício nesse tipo de receita caseira. Ele mencionou qual seria a causa do problema (mesmo sendo “normal”)? O local da extração está inflamado, inchado?

  87. Boa tarde.
    Extrai meu siso inferior do lado direito ha 16 dias, foi uma extração muito dolorosa e complicada, pois meu siso nasceu deitado empurrando os demais dentes. No quinto dia após a extração parte dos meus pontos se romperam. No sétimo dia após a extração comecei a sentir muita dor que irradiava para outros dentes. Acho que a dor começou tardia pelo fato de que eu ainda estava utilizando a medicação que minha dentista tinha receitado. Fui ao dentista e ele disse que era alveolite seca, ele limpou a área e fez um curativo. Fui por quatro dias ao dentista para que ele fizesse a troca desse curativo, porém horas depois que ele o retirou senti uma dor muito forte que nem os medicamentos ajudaram. Achei que depois que não fosse mais necessário trocar o curativo a dor iria diminuir/acabar, faz 6 dias que estou em tratamento e não consigo passar o dia sem um remédio para dor. Gostaria de saber doutora, quanto tempo demora para curar totalmente a alveolite, fechando totalmente o buraco aonde estava meu dente? O tratamento do meu dentista está sendo correto? E o que posso fazer se a dor não melhorar?

    • Juliana, a resolução de uma alveolite pode durar de 7 a 10 dias. Nesse tempo, é essencial o uso de medicação analgésica. Mas o fechamento do buraco, em si, pode levar semanas (isso mesmo sem a ocorrência da alveolite, pois a cicatrização ocorre por segunda intenção, ou seja, de “dentro para fora”).

  88. Ola Drª
    Extrai um dente pré-molar dia 19/05, hoje dia 23/05 ainda dói muito, foi feito sutura após a extração, estou ha 3 dias tomando Amoxilina, Metronidazol e Nimesulida… mas o efeito do analgésico que é pra tomar de 12 em 12 hrs não dura nem 4 hrs, no 2º dia voltei ao dentista, ele retirou os pontos e disse pra fazer bochecho com agua oxigenada e listerine, e disse estar normal… mas sinto muita dor no maxilar, queixo… vendo no espelho vi uma coisa branca que meu dentista diz ser osso e que a gengiva cobrira posteriormente! Esta correto tudo isso? Obrigado.

    • O aspecto clínico é esse mesmo, Israel. A cicatrização se dá “de dentro pra fora”, então o “buraco” vai levar algumas semanas pra se fechar por completo. Você disse que os pontos foram removidos no segundo dia… é isso mesmo? Sugiro que você não faça bochechos muito vigorosos nessa fase, pode prejudicar a cicatrização.

  89. Dra., arranquei o dente no dia 29/05. No dia 31/05 retornei com muita dor. O dentista disse se tratar de alveolite. Fez curetagem, deu ponto, que coagulou. Porém a dor nao parou. Voltei dia 02/06 fez nova curetagem e raspagem. Estou tomando amoxicilina 875mg com clavulanato de potássio e toragesic 10mg, e fazendo bochecho com periogard 0,12%. De dia está bem, mas a noite lateja. E assim mesmo?

    • É isso aí, Heliney. Você está medicado de acordo e passou pelos procedimentos de urgência. A alveolite deve levar de 1 semana a 10 dias pra se resolver.

  90. Boa tarde!
    Extrai um dente siso inferior há quatro dias atrás. A cirurgia demorou duas horas e meia e foi bastante complicada porque o danadinho do dente, segundo o dentista, estava “dançando” na minha gengiva. Eu já havia extraído os sisos inferior e superior do lado direito, entretanto nesta ocasião minha boca não inchou tanto. Desta vez, extraindo apenas um dente, minha bochecha inchou muito, e hoje, ao quinto dia após a cirurgia, ela ainda estava inchada, mas não tanto quanto nos primeiros dias. Além disso, mesmo hoje, sinto como se a minha boca ainda estivesse anestesiada pois sinto boa parte da minha boca dormente. O dentista me receitou três remédios, uma analgésico (anador), um anti-inflamatório (celebra) e o antibiótico (amoxilina). Tomei todos menos o celebra pois não tive como comprar pois as farmácias exigiam a receita e eu perdi a receita ‘-’.
    Quanto a dor, eu quase não sinto dor, porém sempre que sinto (e quando sinto é uma dor de leve) tomo analgésico e ela passa. Resolvi ir ao dentista hoje pela manha, e ele disse que eu estou com alveolite. Disse para aplicar água oxigenada fator dez na região onde o dente foi extraído após o almoço e o jantar, e para continuar tomando os remédios por mais três dias.
    Devo começar a tomar o anti-inflamatório (fiquei sem graça de contar ao dentista rssss)? E será que é mesmo alveolite o que tenho, pois não estou sentindo tanta dor como li nos relatos.
    Obrigado!

    • Natália, realmente, alveolite costuma doer MUITO, não deixando dúvidas de que se trata de alveolite. Você disse que não está tomando o anti-inflamatório pela falta da receita, não seria o antibiótico (amoxicilina)?

      • Não, é o anti-inflamatório! (é este aqui http://www.bulas.med.br/bula/5523/celebra.htm)
        Olhei em duas farmácias e nas duas eles disseram que era um calmante (não entendi porquê), e por ser remédio controlado não vendiam sem a receita. Como falaram que era calmante, eu não dei muita importância, mas hoje ao procurar na internet vi que não é calmante.. =s
        Se não for alveolite, a Dra. tem ideia de qual outro tipo de infecção seria?

        Muito obrigado pela atenção Dra. Ana!

        • Tô vendo aqui, os medicamentos anti-inflamatórios inibidores da enzima ciclooxigenase (Cox-2), como o Arcoxia, Prexige e Celebra, exigem retenção de receita. Perguntei porque os antibióticos (como a Amoxicilina) sabidamente necessitam de retenção de receita pra venda. :)

          Se não for alveolite, pode ser uma infecção mais superficial (na gengiva, mesmo).

  91. Olá Dra. Ana
    Fiz uma extração do terceiro molar inferior na quinta-feira dia 13/06/13, só que na hora da extração a raiz quebrou, depois disso a minha dentista tentou retirar a raiz, só que não conseguiu, doia muito, então ela deu ponto e me passou nimesulida mais um paracetamol, depois que sai do consultório tive muita dor, foi insuportavel a dor, cheguei em casa, tomei o remedio medicado e passou um pouco, só que ainda sinto dores no ouvido, olhos e no pescoço, e o meu pescoço está inchado e continuo sentindo dor, será que isso pode ser por conta da raiz que ficou ou pode ser alveolite? Estou desesperada!

    • Nem uma coisa nem outra Jamile, provavelmente é reflexo da dificuldade da cirurgia, mesmo. Quanto mais o dentista “mexe”, mais “chato” tende a ser o pós-operatório. Essa raiz que ficou não vai trazer problemas pra você necessariamente. É questão de reavaliar periodicamente e considerar se realmente haverá um benefício pra você em removê-la agora ou no futuro.

  92. Dra. Ana, passei por uma extração do dente nº 26. Ele já estava passando por um processo inflamatório por conta de uma fratura. O meu dentista ao ver o Raio – X, disse que o dente estava fraturado em 3 partes e sugeriu extrair, pois não havia outro jeito. A extração foi feita no dia 04/06. Dois dias depois, senti dores muito fortes, que o analgésico não aliviava, no dia seguinte percebi secreção fétida. Hoje fui no meu dentista e ele fez uma raspagem e colocou no local um tipo de curativo com própolis. A dor melhorou 80%. Tenho medo que ele caia e que eu volte a sentir dor, por este motivo, estou até evitando me alimentar corretamente. Como devo proceder? Devo manter uma alimentação líquida? Se este curativo cair, voltarei a sentir dor? Peço sua ajuda, Dra para me tirar esta dúvida.
    Um abraço, Ana Paula

    • Ana, você teve uma alveolite, que foi tratada de acordo. O curativo vai ser eliminado gradualmente do alvéolo em até 30 dias, à medida que ocorre o seu preenchimento com o tecido de cicatrização. Procure se alimentar bem sim, é importante nessa fase de recuperação. Mesmo que o curativo se desprenda, não quer dizer que você vá ter problemas, pois pode ser que, naquele momento, você nem precise mais dele.

  93. Obrigada, Dra. Ana! Estou bem melhor hj e sem dor nenhuma. Me alimento normalmente. Apenas evito ao máximo deixar encostar alimento no alvéolo. O curativo já saiu 60%, digamos assim rsrs… Um abraço!

    • Bom saber, Ana! :)

  94. Oi Dra. Ana, hoje faz uma semana que foi extraído meu dente do siso, quatro dias após ter extraído sentia muita dor, procurei o dentista, falei os sintomas que estava sentindo, disse a ele que latejava no local que foi extraído e sentia uma fisgada que vinha dos lábios até a cabeça, com sensação de dor de ouvido, ele só me disse que eu estava com uma infecção, jogou com uma seringa malvatricin, trocou meu antibiótico e os remédios para dor, me receitou dois tipos de antibiótico e um antinflamatorio, e pediu para eu fazer bochecho com malvatricin. Hoje faz uma semana e ainda sinto dores fortes, eu liguei para o dentista e ele pediu para esperar mais 3 dias, se não passar a dor ele vai abrir e passar um medicamento dentro, estou com medo, não sei se devo voltar ao mesmo dentista, ele não fez as orientações devidas eu não sabia que não podia fazer bochecho e agora espero os 3 dias não sei o que fazer…

    • Cristina, alguns pós-operatórios são mais “sofridos” mesmo, não vejo problema na conduta do seu dentista. É provável que ele não tenha detectado uma alveolite no primeiro instante, por isso não procedeu com a curetagem… mas você está medicada de acordo. Quanto ao bochecho, depois de 3 ou 4 dias já é seguro fazer, embora não haja necessidade de fazê-lo de forma muito vigorosa (até pra prevenir uma alveolite seca, por exemplo). Enfim, é preciso ver como seu organismo vai reagir nesses próximos 3 dias… se não for de forma “boa”, será preciso curetar e fazer o curativo / medicação intra-alveolar.

  95. Olá Ana,
    Fiz uma cirurgia buco-maxilo para colar uma peça em um canino incluso, já é a segunda vez q faço, porém, desta vez ela não deu ponto, deixou aberto, pois a orto pediu para expor o dente, só q ele está dentro do buraco no céu da boca e eu n consigo ver, criou uma massa branca no buraco e está doendo mt e to com mt dor de cabeça, já tem 1 semana q fiz. Estou passando o Perioxidin desde o dia da cirurgia e ela receitou Ibuprofeno 600mg, mas por 4 dias, posso continuar tomando?
    Será q vai infeccionar?
    To sentindo mt dor, n consigo comer direito, nem quente, nem gelado.

    • Tainara, pode continuar com o ibuprofeno sim, MAS comunique esses sintomas ao seu dentista. A dificuldade de fazer a limpeza (até por estar aberto) pode levar a uma infecção, sim… então é bom não descuidar. Seria bom que ele reavaliasse a área da cirurgia.

  96. Tenho 66 e retirei um dente que a minha antiga dentista estava tratando o canal, mas depois de 2 meses ela condenou o dente para retirada. Procurei outro dentista e retirei o dente. Mas tive uma dor terrível e voltei e ela disse que ele tinha secado e ela tinha que fazer uma raspagem para ele poder melhorar. Estou tomado amoxilina e tylenol, mas a dor continua forte. Estou muito congestionada e puxo muito o catarro da garganta, vc acha que isso está prejudicando a cicatrização, por favor me ajude porque não consigo dormir e ter uma vida normal há mais de 15 dias.

    • Ivanete, parece que você teve uma alveolite seca, que é caracterizada pela perda do coágulo que protege o “buraco” onde estava o dente. O ato de puxar o catarro e de cuspir pode colaborar pra remoção dessa proteção, então pode ter a ver, sim. Mas pelo que percebi você já fez uma curetagem e está medicada de acordo… então, é aguardar a recuperação do seu organismo. Uma alveolite costuma durar cerca de 10 dias pra se resolver.

  97. Ooi queridaa!
    Extrai o dente do siso no sabado, dia 1 de setembro faz 7 dias, e nesses 7 dias senti muita dor, nao consigo comer nada nem mastigar, mal abrir a boca! E hoje percebi que estou com um buraco aonde foi extraido o dente, quando tomo agua ou qualquer outra coisa ou ate mesmo como algo, doi muito. Fui no meu dentista e ele disse que entre 30 dias o buraco vai se fechar! Nao levei muita fé, nao! O que eu faco? É normal sentir essa dor? Tenho que ficar 30 dias com esse buraco na boca aberto? O que posso tomar para tirar a dor, pois ele nao me passou nada para tirar a dor! Obrigada pela atenção :0

    • Amandinha, se estamos falando de um siso inferior, o “buraco” pode levar alguma semanas pra se fechar por completo. Em nível ósseo, até meses. Não, não é normal sentir dor, a não ser uma dor leve e controlável com analgésicos. É essencial que você tome algum analgésico nessa fase, pra que você possa enfrentá-la com mais conforto. Converse com o seu dentista sobre isso.

  98. Dra., muito obrigada! Mas sinceramente, estou com muito medo desse buraco pegar alguma bacteria e ficar pior! Ah, é um siso inferior que foi extraído. Dra, meu dentista pode ta colocando um cimento cirurgico para isolar o local? E será que vai ser necessario uma limpeza com raspagem nesse local? Obrigada !

    • Não, não há necessidade de cimento cirúrgico. Pelo contrário, a esta altura o ideal é deixar a gengiva cicatrizar normalmente. Compreendo seu medo, esse é um receio muito comum de quem passa por esse tipo de cirurgia. Mas é assim mesmo, pode ficar tranquila que o “buraco” vai fechar normalmente, sem necessidade de alguma intervenção por parte do dentista (raspagem, inclusive).

  99. Drª. Ana,
    Extrai um dente (acho que nº 26) em 30/08/13, não senti dores na extração, apenas muito sangramento, o que me fez voltar na minha dentista no mesmo dia. Ele me deu mais uns 8 pontos e mandou comer sorvete e evitar comidas solidas e quentes.
    3 dias depois (02/09) tive uma inflamação muito grande e voltei ao consultório. Foi atendido por outra dentista que nem me examinou, apenas baseada na minha reclamação de fortes dores me receitou Amoxilina 500, Nimesulina 100 e dipirona. Mandou também que limpasse com água oxigenada. Como a inflamação não passava voltei na minha dentista em 06/09, ela bateu uma radiografia e disse que não havia “pedacinhos” de dente, que estava tudo bem e que o processo de cura era este mesmo. Ontem 08/09 percebi “pedacinhos” de algo que parece ser dente (ou osso?). Voltei hoje (09/09) e fui atendido (muito mal diga-se passagem) por uma 3ª profissional que bateu uma nova radiografia e disse que não há nada. Acontece que sinto com a língua, com os dedos e inclusive (sei que não era pra ter feito isso) “cutucando” com um palito de dentes quebrei um pedacinho e parece muito com dente. Estou tentando confiar nos raios-x e sobretudo no serviço das profissionais, então pergunto: se não for pedaço de dente o que pode ser? Obs.: Continua inflamado mas a dor não é de matar!

    • Márcio, quando há fragmentos soltos, ou é osso (geralmente) ou é dente. Na radiografia, dependendo da localização e do tamanho desses fragmentos, é bem difícil de se ver, mesmo. Esses fragmentos costumam ser expulsos pelo organismo de forma espontânea mas, se isso não acontecer, sua dentista vai ter que intervir. Alguns pós-operatórios podem ser BEM desconfortáveis, sem que, necessariamente, haja uma infecção em curso (inflamação sim, mas não infecção). Nesse caso, pode ser o caso apenas de adequar a medicação (dose, tipo) pra proporcionar maios conforto para o paciente durante o período de recuperação.

  100. Olá Doutora!
    Fiz uma cirurgia para tirar os 4 sisos, no dia 30/8, tirei os pontos nos dia 6/9, passei por muita dor, pois tive reação ao enxaguante, e eu tive alveolite, meu dentista cuidou e me passou mais antibióticos, tomei todos e a amoxilina terminou na sexta dia 13/9, mas ele não fez a curetagem pois disse que já tinha fechado uma camada.
    As duvidas que queria tirar com você são:

    1) em relação a o buraco que ficou em um dos dentes inferiores, meu dentista disse que é normal, que ele vai fechar, mas queria saber em quanto tempo?
    2) no mesmo lado desse dente que ficou o buraco ficou um pedaço do osso para fora pela gengiva do lado perto da lingua, como se fosse um osso que a gengiva tampasse e agora ele passou pela gengiva (foi mais ou menos o que meu dentista disse), esse pedaço me incomoda fica raspando na lingua e as vezes doi, é normal doutora, ele vai voltar a ficar “atras” da gengiva?
    3) depois desse tempo de cirurgia tenho que voltar no dentista para olhar os dentes que arrancaram ?

    Muito obrigada!
    Amanda

    • Amanda,

      1) O “buraco” pode levar várias semanas até fechar por completo, é assim mesmo. A gengiva vai fechando aos poucos.

      2) O “pedaço de osso”, creio eu, seja uma região óssea que ficou num formato desfavorável, “pontuda”. A tendência é a gengiva cobri-la normalmente.

      3) Se estiver tudo ok, não necessariamente. Mas como é bom um check up periódico no dentista pelo menos 1 vez por ano, na próxima consulta seu dentista pode reavaliar.

      • Olá doutora!!!
        Muito obrigada!

        Abraços!!

  101. Boa tarde, Dra. Ana!
    Primeiramente, quero lhe dar os parabéns pelo blog e por ajudar tantas pessoas!
    Estou desesperada, peço sua ajuda e orientação, por favor.
    Fiz extração de raízes no local onde ficava o último dente, aquele antes do siso, da parte superior direita (o dente antes dos siso que não existia mais). A dentista não deu ponto (disse que não havia necessidade de dar ponto). Me deu as orientações básicas de não fazer esforço, de não bochechar, etc. Tal extração tem quase 1 semana (fiz no dia 11/09/2013). No entanto, ainda estou com muita dor, não consigo comer direito, quando escovo os dentes sinto dor no local apesar de não escovar diretamente onde está o “buraco” e não bochecho tanto pois a dor é imensa. Liguei para a dentista que me receitou anti-inflamatório nisulide de 12h em 12h, isso no 2º dia após a extração por cinco dias. Ainda com dor liguei no quarto dia após a extração, continuava com dor. Liguei para ela novamente que me receitou bochechar com periogard 3 vezes ao dia após a escovação, disse para eu ir consultório dela para me ver no dia seguinte. Ela viu o local da extração e disse que o osso está exposto, que meu osso é duro e por isso não estava cicatrizando… fiquei de voltar lá no dia seguinte (amanhã) para ela fazer uma curetagem, mas me receitou antibiótico para eu tomar por 7 dias (amoxicilina) de 8 em 8h. Voltarei lá amanhã, mas estou desesperada, não aguento mais sentir dor! Por favor o que ocorreu é normal? Se ela tivesse dado os pontos isto teria ocorrido? Por favor te peço uma orientação, pois já não sei se confio mais na dentista. Por favor me ajude. Desde já agradeço imensamente pela valiosa ajuda. Obrigada!!!!

    • Alessandra, certamente os sintomas que você relata não podem ser considerados normais, mas não são incomuns. Algumas pessoas têm pós-operatórios mais complicados, mesmo fazendo tudo o que o dentista recomenda. Cada organismo responde de forma diferente quando é “agredido” (e uma cirurgia é algo agressivo, invasivo). Enfim… me parece que você teve / tem uma infecção e, considerando isso, os sintomas que você relata são esperados. Mas você me parece bem amparada, está medicada… agora seu organismo tem que reagir ao tratamento. Quanto a ausência de pontos, não dá pra afirmar que isso, em si, tenha causado o problema. Os pontos em extrações dentárias, quando não há necessidade de incisões, serve mais para proteger o local do que pra fechar a ferida. Se sua dentista não julgou necessário, ok.

  102. Oi doutora!
    Estive acompanhando seu site, comentários e respostas e descobri através do mesmo que estava desenvolvendo uma alveolite seca após extrair os sisos inferiores. Fui ao dentista para tirar os pontos e ter certeza que seria isso no outro siso extraído.
    Pois bem. O dentista não fez curetagem nem aplicou nada no local. Apenas esguichou aguinha e constatou a alveolite seca. Prescreveu amoxicilina e toragesic. Mas acabei de ler em um dos comentários que você menciona não haver necessidade do amox por ser uma alveolite seca… entao por que ele prescreveu? O procedimento de “não fazer nada” foi certo?
    E sim, as dores são insuportavelmente terríveis. Da vontade de morrer… vou trocar o toragesic pelo tylex, ele disse que já que o toragesic não está surtindo muito efeito, eu tenho essa opção. Não vejo a hora de ficar boa!
    Desde já obrigada pela atenção e parabéns pelo seu trabalho :)

    • Andressa, boa pergunta :). Oficialmente, o procedimento para alveolite seca é o que descrevi no texto: analgésico, irrigação e aplicação no alvéolo de uma barreira física. É possível também fazer uma pequena curetagem com a intenção de criar um coágulo no local. O antibiótico, no seu caso, eu vejo mais como uma precaução.

      E obrigada :). Espero que tudo se resolva rápido, porque alveolite… ninguém merece!

      • Obrigada, doutora!
        Estou bem melhor, as dores agora são bem menores comparadas ao início… acho que em uns três dias tô boa! AINDA BEM!!!
        Sucesso!

        • ;)

  103. Boa tarde, Doutora Ana,

    Minha esposa esta com alveolite, fez o procedimento de curetagem na terça feira dia 24/09/2013, esta tomando amoxilina e 2 remedios para dor e ainda complexo B, gostaria de saber como é feito a “irrigação e aplicação no alveolo de uma barreira fisica”, minha esposa sente dores mesmo feito o procedimento, isso é normal?
    Grato desde ja, não aguento ver minha esposa sofrendo.

    • Claudinei, em caso de alveolite seca as terminações nervosas do alvéolo ficam expostas ao meio bucal, sem a proteção do coágulo, por isso é que dói tanto. O procedimento consiste em limpar o local e colocar dentro do alvéolo uma “pastinha” feita de uma substância anti-inflamatória (própolis, por exemplo) que serve como uma “tampa”, protegendo as terminações nervosas. Mas, mesmo assim, deve doer um pouco ainda, aí é uma tarefa para os analgésicos. Alveolite é “brabo” mesmo.

  104. Boa tarde, doutora Ana !!!
    Extrai um siso inferior há 14 dias, ele estava incluso e houve a necessidade de serrar o osso para tirá-lo. Há 7 dias estava com dores fortíssimas, eu estava tomando 2 paracetamol de uma só vez e depois troquei para paracetamol de 500 mg + 30 mg de codeína, e mesmo assim as dores estavam muito fortes. Ontem fui ao dentista e ele não sabe ao certo o motivo da dor, segundo ele é pq a raiz do siso estava muito próxima ao nervo. Como eu reclamei bastante, ele tirou radiografia e estava tudo certo. Depois ele abriu novamente o local da extração, raspou e fez a curetagem, colocando uma massinha dentro, em nenhum momento ele irrigou com soro. Quando perguntei se era alveolite ele disse que achava que não era… As dores melhoraram de ontem pra hj… ele me receitou um antibiótico pq estava com duvida se poderia ter uma infecção no local. Queria saber: vc acha que é alveolite ? Preciso tomar algum anti-inflamatório ? Tem dessa massinha pra comprar na farmácia ? Pq acho que ela amenizou bastante a dor. Bochecho com água oxigenada diluída na água comum ajuda a cicatrizar ?
    Desculpe-me pelo texto cansativo e obrigada desde já !

    • Mirela, PARECE que é alveolite, sim. E a julgar pelo procedimento que o seu dentista fez, do tipo “seca” (pela ausência do coágulo). Não, a “massinha” é de uso exclusivo odontológico, não tem na farmácia, é um curativo intra-alveolar que só o dentista pode aplicar. Ele cria uma barreira mecânica que evita que as terminações nervosas do alvéolo fiquem expostas, por isso a dor diminui. Se o seu dentista não prescreveu nenhuma medicação, não há necessidade. E NÃO: não faça nenhum tipo de bochecho neste momento (com água oxigenada muito menos, não haveria benefício algum), isso poderia remover o curativo e a dor começar de volta.

  105. Boa tarde, fiz uma extração do antepenúltimo dente tem 10 dias, no meu caso foi bem complicado, pois sou gestante, mas era o procedimento necessário já que o dente havia quebrado e ja tinha canal. Conversei com a dentista e com o meu ginecologista sobre o procedimento e ambos me tranquilizaram, fiz uso da seguinte medicação: 4 comprimidos de Ibuprofeno de 12 em 12 horas, 8 comprimidos de Paracetamol de 6 em 6 horas e 7 dias de Amoxicilina. Senti dores, mas suportáveis, a minha dúvida é a seguinte: quanto tempo demora para o “buraco” fechar? Sinto uma dorzinha de leve no local da extração e nos dentes ao lado, é normal? Tem um tempo certo para passar? Desde já agradeço o excelente trabalho realizado por vc Ana, parabéns me ajudou muito ;)

    • Wal, deve levar alguns dias, em nível ósseo até meses! Mas é assim mesmo, a gengiva vai fechando de “dentro pra fora”, é diferente de um corte na pele, onde a ferida superficial se fecha mais rápido, de “fora pra dentro”. Sim, dor local e nos dentes ao lado é algo esperado no pós-operatório, são sintomas passageiros.

      E obrigada, que bom que pude ajudar de alguma forma. :)

  106. Oi Dra., estou com alveolite, fiz extração do dente siso, gostaria de saber que podemos comer normal ou tem que ter cuidado p n cair alimento n buraco, e estou tomando antibiotico, e bochecho com Clinexidin, se pode? E faço bochecho de leve, isso dura quanto tempo? Isso é normal??? :(. Muito grata!! Bjs.

    • Jas, alveolite não é normal, é uma complicação pós-cirúrgica. Você pode comer normalmente, desde que consiga… se não, dê preferência a alimentos mais pastosos e mornos. Mesmo tomando cuidado pra não cair alimentos no “buraco”, algum resíduo sempre cai… então é questão de higienizar sempre após as refeições. O bochecho, imagino, deve ser com clorexidina. Pode sim, apenas evite bochechos vigorosos (que é o que você tem feito). Uma alveolite dura de 7 a 10 dias pra se resolver.

  107. Muito obrigada Dra por tirar minhas dúvidas, agora estou despreocupada ;). Bjs tudo d bom!!!

    • :)

  108. Drª estou com medo, agora estou com alveolite purulenta, acho pq n buraco encontra uma coisa branca, acho que é isso, sinto muita dor nos dentes que fica perto do local, e dor no ouvido, estou tomando antibiótico, gostaria de saber se so com isso vai resolver, estou assustada. O bochecho, qual a melhor maneira de fazer? Pois estou fazendo bochecho de leve, se pode ou não? Desde ja agradeço a sua atenção! :)

    • Jas, seu dentista disse que você está com alveolite purulenta ou você acha isso? Se for mesmo, uma curetagem (limpeza do local) deve ajudar, além do antibiótico. Quanto ao bochecho, como já mencionei, apenas evite bochechar muito forte… apenas deixe o líquido sobre o local e depois cuspa (sem fazer muita força, também).

  109. Olá, Ana estou no 4º dia de pós-operatório, retirada de quatro sisos, porém um siso inferior estava próximo ao osso, esse deu muito trabalho, desde o dia da cirurgia venho sentindo muita dor nesse lado, ainda estou com a face um pouco edemaciada, foi prescrito nimesulida e amoxacilina de 800mg, porém a nimesulida não melhorou a dor no 1º dia e comecei a tomar lornoxican por conta própria, pois não consegui contato c a dentista, estou tomando de 6/6 hs e msmo assim nada de parar a dor, comprei deocil é o que está melhorando um pouco, observo ainda sangramento, e a dor vem pela manhã, tarde e noite doi todo o lado até o ouvido e os dentes próximos, e os pontos se deslocaram, gostaria de saber se isso faz parte do processo de cicatrização ou pode ser uma alveolite. Obrigada!

    • Flavia, certa dor / desconforto é algo esperado no pós-operatório. Mas quando os analgésicos não dão conta é porque, provavelmente, há alguma complicação, como uma alveolite (ou a medicação precisa mudar). O ideal é que sua dentista reavalie, se você não consegue contato com ela, fale com outro dentista.

  110. Oi Ana Tokus, eu estou com um buraquinho na minha gengiva no meio do penultimo dente que eu obturei, quando bebo algo gelado doi um pouco, isso incomoda e vou colocar aparelho, mas antes quero falar com meu dentista sobre esse buraquinho, o que pode ser ?

    • Diego, se esse dente apresenta retração gengival, pode ser até a parte que fica entre as raízes do dente, que se chama “furca”. Se for na gengiva mesmo, pode ser uma fístula, um local por onde sai o pus de uma infecção (que pode ter origem num dente ou na própria gengiva). Enfim, são só teorias… é preciso avaliar você clinicamente pra ter certeza. Converse com o seu dentista.

  111. Oi… olha, arranquei meu ciso numa quinta feira, na sexta estava sentindo muita dor ao tomar agua, até pra comer alguma coisa liquida doia… liguei pro meu dentista e ele disse que era infeção, ai me passou amoxilina, nimesulida, dipirona pra dor… na segunda feira fui lá pra ele olhar e ele disse que tinha uma alveolite. Quando eu olhei tinha tipo uma carninha branca na gengiva onde tinha tirado o dente, mais era pequena, ele disse que ia fazer uma curetagem, mexeu la tirou os pontos e me deu uma gaze, mandou eu mastigar 5 minutos para formar o coagulo… e ficou o buraco aberto na gengiva… perguntei pra ele ate quando era pra eu tomar os remedios, ele disse até quando eu ver que não tinha mais dor… achei isso estranho… amanha, sexta feira (irá fazer 9 dias) acaba meu remedio amoxilina e a nimesulida… o que vc acha, devo tomar mais nimesulida ?? Eu achei estranho que ele nem mandou eu voltar la pra ele olhar pra ver se melhorou… e no cantinho do buraco tem uma bolinha branca… ainda estou com um pouco de mal cheiro, ainda esta meio dolorido o que devo fazer???? Desde ja obrigada…

    • Michelle, é que alveolite é MUITO dolorido. Pela melhora dos seus sintomas ele já consegue saber se a alveolite está se resolvendo ou não… e parece que está. Se você ainda sente um pouco de dor, e a recomendação do seu dentista foi tomar a medicação enquanto houvesse dor, tome a Nimesulida por mais uns 2 dias. A Amoxicilina não precisa mais.

  112. Olá Dra.!
    Extraí os sisos tem 12 dias e ainda sinto muita dor, voltei ao dentista no 10º dia para tirar os pontos e ele disse que era alveolite. Limpou o local com um liquido salgado e fez curetagem para o sangue coagular novamente, passou mioflex e azitromicina de 8 em 8 horas (eu já havia tomado amoxilina por 7 dias e diclofenaco 8 dias) mas agora meu estomago está sofrido, estou com azia e tudo mais… tenho que diminuir as doses do medicamento para melhorar o estomago e a dores não passaram ainda, será que essa alveolite demora muito para curar? Acho que o coagulo saiu novamente pois olhei no espelho e não vejo sangue nenhum lá, vejo o osso com tipo uns 4 furinhos. Vi o pessoal falando acima em necrose… dra., estou com medo de ter um problema maior com esse dente… a dor se espalha pelos outros dentes, pescoço e ombro esquerdo. A sorte é que desta vez está um pouquinho menos forte do que antes da curetagem. Tomar muita agua e vitamina C é bom para cicatrizar? Por favor dra. me diga hábitos naturais, alimentos que ajudem na cicatrização, obrigada!

    • Camilla, uma alveolite dura de 7 a 10 dias, geralmente. Tomar bastante água e vitamina C é bom de forma geral para o seu organismo, mas não necessariamente influencia na cicatrização do local da extração. Não tem nada de necrose não, pode ficar tranquila… alveolite é assim mesmo, dolorosa e de resolução lenta. Apenas procure manter o local limpo e tomar a medicação como prescrita, em breve você vai estar bem.

  113. Dra.
    Retirei um siso inferior esq. sexta feira, 2 dias atras, senti uma dor leve, porem agora no domingo acordei com uma dor severa, nao consigo identificar se tenho ou nao esse coagulo. Nao bochechei, nem comi nada quente. Mas estou desconfiando que estou com alveolite, por causa da dor e piora no terceiro dia. Tomo toragesic de 8 em 8 hrs e lisador de 6 em 6 e nao esta mais resolvendo. Como hj é domingo não sei o q fazer. Tomo pilula e li aqui no blog q isso pode piorar, qual é a relacao?

    Obrigada.

    • Pode ser alveolite mesmo, Karla… combina com o seu relato. Anticoncepcionais orais aumentam a chance de alveolite porque o estrogênio que eles contêm interfere na atividade fibrinolítica (assim a formação e manutenção do coágulo, o tecido de cicatrização que se forma sobre o alvéolo, fica prejudicada). A alveolite é justamente a ausência do coágulo, combinada ou não com a infecção do alvéolo). (segundo Sweet & Butler, 1977). Sugiro entrar em contato com o seu dentista.

  114. Muito bom dia, arranquei um molar que estava desvitalizado, mas como estava com abscesso provocado por um quisto da raiz, este teve de ser arrancado, contudo a dentista disse-me que ainda ficou o quisto, se o mesmo não for absorvido, uma vez que estou a tomar antibiotico, terei que ir para cirurgia. Pode-me explicar como se procede a cirurgia uma vez que a minha dentista me disse para eu procurar um otorrino se o quisto n for absorvido. Estou confusa pode-me ajudar?

    • Alexandra, se estamos falando de um cisto de origem dentária, não vejo muita razão pra procurar um otorrino… até porque seria uma cirurgia em boca, que é área de atuação do dentista. Será que há algum envolvimento de vias aéreas? Ela deu mais alguma informação? Minha sugestão é que você procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial para avaliar.

  115. Ola,

    Fiz a extração de um dente do siso semi incluso ha 06 dias, logo após a cirurgia a dor era pouca, mas uns 3 dias após comecei a sentir bastante dor, isso pode ser alveolite? Como devo proceder?

    • Pode ser sim, Marcus. Procure o seu dentista e relate esses sintomas, se for alveolite mesmo ele vai precisar intervir.

      • Obrigado, marquei consulta amanhã, vamos ver no que dá.

  116. Dra Ana,

    Deixe-me fazer outra pergunta por favor.

    Durante a cirurgia o dentista teve muito trabalho, pois segundo ele a anatomia do dente era bem diferente e tinha uma raiz a mais, ele precisou cortar o dente para remover também devido a localização ruim.

    Após remover ele ficou procurando por mais alguma raiz pois não tinha certeza se tinha removido tudo, será possível que essa dor e sinais de inflamação que estou sentindo agora sejam por que algum pedaço do dente ficou permaneceu dentro ?

    OBS: Estou fazendo compressas mornas porque está visivelmente inflamado, isso está correto ?

    • Marcus, é uma possibilidade. Uma radiografia confirmaria (ou não) a existência de um fragmento, mas se seu dentista não requisitou uma é porque ele não acredita nessa possibilidade. De qualquer forma, levante essa possibilidade quando for conversar com ele. Quanto às compressas, se não houver edema (inchaço), elas podem até ajudar. Mas se você não percebe melhora, não é necessário continuar.

  117. Boa tarde…
    Acho que estou com princípio de alveolite…
    A cicatrização não esta 100% e estou sentindo um gosto ruim quando passo a língua no local, mas não sinto dores… Tomei amoxil de 875mg durante 1 semana.

    O que fazer ? O cirurgião só vai estar no consultório na segunda-feira (28/10)

    • Certamente você não tem alveolite, Vinicius… se tivesse, teria muitas dores. O gosto ruim provavelmente se deve a um exsudato inflamatório, um líquido proteico que é liberado em caso de inflamação (o que é comum e esperado em caso de extrações dentárias). Em princípio, pelo seu relato, não há razão para preocupação.

  118. Dra. Ana,

    Periogard é antibiótico? Porque estou com alveolite e comprei esse antisséptico bucal por conta própria e estou usando.

    • Não Camilla, é um antisséptico que reduz temporariamente o número de bactérias na boca. Se você tem alveolite, procure seu dentista… certamente ele precisa intervir. Não estão indicados bochechos nesse caso (não o líquido em si, que pode até ajudar, mas o ato de bochechar).

  119. Obrigada pelas informações dra.!! A Sra. ajuda muitas pessoas “desesperadas” com a dor, com certeza.. :) Eu fui ao dentista de novo e ele fez uns curativos com uma pomadinha de sabor azedo, foi o que melhorou, e agora estou tomando nimesulida e limpando com soro, água, e o periogard, e rezando para chegar o dia de acordar totalmente sem dor… ainda to tomando um suplemento vitamínico! Muito obrigada!!

    • Bom saber, Camilla! Melhoras! :)

  120. Olá, extrai meu segundo molar ha exatamente 20 dias. A extração foi tranquila, porém no quarto dia eu senti dor intensa que refletia pra outros dentes, e vinha até o pé do ouvido. Minha mãe me passou um analgésico, por achar que fosse por causa do ferimento, já que ainda não havia cicatrizado completamente. Depois disso a dor passou, porém, de uns 3 dias pra cá, tenho percebido sensibilidade nos dentes proximos e dor ao encostar alimentos gelados/quentes. Essa noite, antes de dormir, fiz bochecho com colgate plax (não havia feito desde a extracao) e acordei com o “buraco” latejando, a mesma dor que eu senti alguns dias após a extracão, que eu disse acima. Passado esse tempo todo, o que pode ser? A alveolite poderia se desenvolver depois de tanto tempo apos a extração? (no “buraco” não tem sinais de inflamação, a gengiva está saudavel.

    • Não me parece alveolite, Cecília, creio que você está passando por um quadro de sensibilidade generalizada, relativamente comum após extrações dentárias. Isso ocorre, geralmente, por causa da pressão que os outros dentes sofrem durante a extração. Mas é algo passageiro. Se a dor aumentar o persistir, procure seu dentista para mais orientações.

  121. Extrai um dente, não é siso, e retirei os pontos… mas tá um buraco, não doi, vai fechar? Ou vai cicatrizar assim?

    • Com certeza vai fechar, Jéssica. Pode levar mais alguns dias ou até semanas para a gengiva fechar por completo. Mas fecha.

  122. Boa noite, Dra.! Parabéns pelo site.
    Fiquei alguns meses com uma dor fraquinha, que ia e voltava, no meu dente do siso inferior esquerdo.
    No entanto, na sexta-feira a dor aumentou rapidamente e tornou-se insuportável. Consegui que um dentista me atendesse no sábado. Ao me examinar ele disse que eu deveria tirar meu dente do siso, que ainda estava totalmente incluso.
    Extrai o dente no sábado e a cirurgia foi bem dolorida. Hoje, 3 dias após a cirurgia, ainda sinto dores no local onde estava o dente, que irradia para a bochecha, na parte do osso do rosto. O que pode ser? Estou tomando amoxicilina 500 e dipirona. Bjos

    • Sua cirurgia é bem recente, Aline. Não me parece que há algum tipo de complicação, apenas dores comuns ao pós-operatório. Você está medicada de acordo, então apenas procure não fazer esforço físico e manter o local da extração limpo, certamente a dor vai ceder. Se não ceder ou até aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  123. Bom dia! Arranquei um dente dia 22/09, terça feira agora, com dois dias os pontos quebraram e começou uma dor insuportável, eu voltei la e ela disse que eu estava com alveolite, não sei de qual tipo, mas inchou e ficou embranquecido ao redor, eu voltei la e ela fez uma curetagem, ai foi que doeu mesmo, que não estava pegando anestesia, ai ela me passou um antibiótico e um analgésico mas continuou doendo, ai voltei la e ela me passou mais um antibiótico, esta com três dias que estou tomando mas já estou melhor da dor intensa, mas ainda doi so que menos, tenho que trabalhar, gostaria de saber quando posso trabalhar, trabalho como domestica, tudo isso já tem 10 dias e preciso trabalhar, gostaria muito de saber sua resposta, e desde já agradeço, e seu site e ótimo, adorei…

    • Ediane, uma alveolite costuma levar de 7 a 10 dias pra se resolver. Vai muito de como você está se sentindo, mas seria bom evitar, pelo menos nessa fase, esforço físico intenso. Então aconselho atividades mais leves, nada de “faxina pesada”.

  124. Boa noite Dra. Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo site.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Fiz a retirada do siso no dia 24/10/13, extrai o superior e o inferior, ambos do lado direito, até a retirada do ponto foi muito tranquilo, nem tive dor sequer alguma, porém no dia 03/11/13 fiz a retirada dos pontos, e no mesmo dia começou uma dor insuportável, mas somente quando bebo agua, agua natural mesmo, fora isso não tenho dores. Isso pode ser sinal de alveolite? Minha dúvida é que só tenho dores no momento de beber agua, fiz bochecho com agua e sal e ajudou bastante, devo me preocupar?

    • Não Valdinei, essa dor não é característica de alveolite. Certamente isso se deve a uma sensibilidade tanto no local quando na raiz do dente ao lado, que deve ter sido usado como apoio durante a extração e, muitas vezes, fica com um pouquinho da raiz exposta até que a gengiva cicatrize por completo. Quando a água encosta ali, sente-se uma dor aguda. Mas isso é passageiro e tende a diminuir de forma gradual.

  125. Olá Dra.
    Fiz uma cirurgia do 3o molar inferior do lado direito já faz uma semana, ele ainda nao fechou e to fazendo limpeza com soro e clorexidina, minha duvida é se ele fechar com restos de alimentos q estão fora do meu alcance para limpar, tem algum problema?

    • Carol, isso não deve acontecer… pode ficar tranquila. Seu próprio organismo “dá um jeito” de expulsar esses resíduos.

  126. Bom dia, extrai um siso segunda-feira, inchou um pouco, e n foi passado medicamento, voltei ao dentista e ele passou analgesico, na quinta fui em outro dentista pois vi que estava inchando muito, e descobri ser um alveolite, ele tratou, não estou sentindo muita dor, e passou antibiotico, mas o inchaço na garganta e acho que nas glandulas está me deixado com muito medo, esta muito grande, como se fosse uma papada! O que faço?

    • Dada a alveolite e a cirurgia recente, é comum a ocorrência de edema (inchaço), Larissa. Da mesma forma, o surgimento de “ínguas”. Mas se você já foi tratada da alveolite e está tomando a medicação adequada, é questão de tempo pra se recuperar.

  127. Extrai um dente na segunda-feira e, como a dor não passava, procurei novamente a dentista que disse que eu estava com alveolite. Hoje ela abriu, limpou e deu ponto novamente. Estava evitando falar, mas acabei fazendo um esforço indevido. O coração acelerou e a dor está se mantendo. A dentista só prescreveu Tylenol 750g. Esse esforço de hoje, horas após o procedimento, poderá piorar muito a situação? O que fazer para diminuir a dor? Amanhã terei de trabalhar, falando. Tem problema?

    • Mona, pode piorar sim… o ideal é manter repouso (em termos de esforço físico, pelo menos) em caso de alveolite. O Tylenol está ajudando na dor? Se sim, apenas continue tomando. Você pode falar, mas vá com calma e sem abrir a boca com muita amplitude… é mais bom senso, mesmo.

  128. Alem do medicamento, como ja informei pouco acima, tem algo para o inchaço diminuir? Acabei indo à emergencia, de dor por falta de alimentação, pois nao consigo comer nada.

  129. Oi Doutora, ainda responde a dúvidas? Aguardo resposta.

    • Claro Lucas, todo dia tô por aqui. É só perguntar!

  130. Oi, é o seguinte… eu extrai meu dente de tras (não sei dizer qual o certo mas é um de tras) eu só vou ao dentista talvez segunda que vem para a retirada dos pontos. Meu dente extraido não doi onde ficou o buraco porque ela deu 4 pontos… arranquei quarta feira passada, ainda não melhorou é normal? Está nascendo uma “massa/pele” branca onde foi extraido, é normal ? O que pode ser essa “massa”? Só como coisas geladas, o buraco não doi igual aquela dor forte, só dói um pouco mas não é insuportavel… só praticamente lateja um pouco, parece que só sinto os pontos… está inchado ainda, também é normal? Eu colocar chá de malva e malvatricin, pode? E um saquinho de gelo no rosto… só como coisas liquidas ou pastosas… estou de repouso também. Minhas dúvidas são: 1- a “massa branca” que está nascendo o que é? 2- como saber se ta infeccionado? 3- o buraco não dói tanto e está inchado, 4- chá de malva e malvatricin, posso continuar colocando (não faço bochechos, apenas coloco de leve balançando a cabeça), 5-quanto tempo irei ficar assim +/- ? 6- irei retirar meus pontos na próxima segunda-feira, dói a retirada dos 4 pontos? 7- na dor do buraco não dói… parece que só sinto os pontos nele, é normal também? Obrigado desde já! Por favor esclareça todas minhas dúvidas, se for possivel :D

    • Noooossa Lucas, quanta pergunta. ;)

      1. A “massa/pele” branca ou é placa bacteriana ou é apenas uma coloração “diferente” que a gengiva em cicatrização assume. É bem comum e não é motivo pra preocupação.

      2. Se estivesse infeccionado doeria MUITO. Se não dói assim, não está. Um pouquinho de dor é comum nessa fase inicial do pós-operatório, principalmente considerando que os pontos não foram removidos, ainda.

      3. Inchaço é comum, também. Mas é passageiro, pode ficar tranquilo.

      4. Sim, pode usar tanto o chá de malva quanto o Malvatricin. Nem precisa ser os 2.

      5. Ao completar 1 semana da extração você já vai estar BEM melhor. A tendência, quando não há nenhum tipo de complicação, é melhorar sempre. Algumas pessoas ficam bem logo, outras demoram mais… mas você me parece ótimo, considerando seu relato.

      6. Não, é bem tranquila a remoção dos pontos. É só cortar o fio e puxar o nó. A parte mais chata geralmente é abrir a boca, mesmo, porque à vezes ainda está meio inchado.

      7. Aham, tudo normal.
      :)

      • Muito obrigado! Ainda existem pessoas maravilhosas nesse mundo :D obrigado mesmo!

        • ;)

  131. Bom dia, extrai um siso e foi posteriormente detectado alveolite, fui medicada e tratada, porem tem mais de uma semana já e agora estou sentindo diminuir o inchaço embaixo do queixo, porem estou sentindo muita dor no ouvido, principalmente quando engulo, e estou com muito muco na garganta (o que acho normal), mas essa dor no ouvido principalmente quando engulo algo e depois do medicamento (dor infernal), fiquei preocupada, se pode ser normal, ou se pode estar tudo isso acarretando outro problema, se tem algum canal, onde eu bebendo liquido possa não estar indo p o lugar certo.

    • Victoria, os sintomas que você descreve são relativamente comuns (inchaço, dor local, dor de garganta e de ouvido), ainda mais considerando a alveolite. Não acho que haja mais algum problema que esteja piorando a situação. É questão de tempo e do seu organismo se recuperar, mesmo.

  132. Dra., é normal dor de garganta após a extração há uns 6 dias? Como é o processo da retirada dos pontos? Dói muitooo? E o que fazer após a retirada dos pontos? Após retirar os pontos irá ficar o buraco e irá doer?

    • Jorge, sim, dor de garganta é um sintoma relativamente comum, mesmo depois de 6 dias. A remoção dos pontos costuma ser bem tranquila, é preciso cortar o fio e puxar o “nó”. Após a remoção dos pontos provavelmente você vai sentir até menos incômodo / dor. Apenas procure manter a região limpa. O “buraco” vai se fechar por completo em algumas semanas.

      • OK \O/, Dra. após a retirada dos pontos pode se colocar malva / malvatricin ? Como o amigo Lucas citou. E na retirada dos pontos irá ficar um buraco?

        • Sim, ainda vai ficar um “buraco”. Como disse, leva algumas semanas pra gengiva se fechar por completo. Você pode usar Malvatricin, sim.

  133. Olá Dra. Ana, tudo bem? Extrai o segundo molar inferior direito ha 4 dias e este formou uma fina camada amarelada, parece pus! Voltei ao dentista e ele disse ser normal, apenas lavou com soro e disse para ter cuidado com a alimentação e limpeza. Porém continuo fazendo assepsia com PerioGard e comendo apenas alimentos liquidos, e tomando os medicamentos, mas este aspecto amarelado permanece, tento limpar com o cotonete mas por doer bastante nao aguento muito e então essa “camada” estranha mexe do lugar, mas nao sai. Vale ressaltar que o osso ficou um pouco exposto. Estou com muito medo de nao cicatrizar, esta camada amarelada é mesmo normal?
    Posso fazer bochecho com cha de folha de plantas?
    Abraços.

    • Flávia, esse aspecto amarelado da gengiva geralmente é só uma coloração “diferente” que o tecido em cicatrização assume. Não é algo pra se preocupar, e não tente remover (até porque você relatou dor ao tentar fazê-lo). Continue fazendo uma boa higienização, apenas. Pelo seu relato, parece estar tudo bem. Não há necessidade de nenhum outro tipo de bochecho se você está usando o Periogard.

    • Boa tarde Dra.

      Muito obrigada por sua atenção, fiquei mais aliviada! A coloração esta mudando de cor, está ficando mais escura, parece ter pigmentos marrons a pretos. Estranho né?! A dor persiste, mesmo tomando os medicamentos.
      No caso, é só aguardar mesmo, né?!

      Abraços.

      • Ah sim, a gengiva pode ficar BEM estranha. Em princípio, é só aguardar, mesmo. Se a dor aumentar ou mudar algum coisa com relação ao aspecto da gengiva, inchar, etc., procure seu dentista.

  134. FUI TRATADA POR CONTA DE UMA ALVEOLITE NA QUINTA PASSADA, E DESDE LA, ESTOU TOMANDO OS REMEDIOS, E FIZ CURETAGEM E IRRIGAÇÃO NO LOCAL, CONTUDO O INCHAÇO NÃO DIMINUIU, JÁ ESTOU QUASE COM DUAS SEMANAS E A GARGANTA MAL, MUITO MAL TBM, AGORA ACHO QUE ESTA SAINDO UM LIQUIDO VERDE QUANDO CUSPO, NÃO SEI SE É O MUCO DA GARGANTA OU SE É PUS, O QUE FAÇO ANTES DE VOLTAR AO DENTISTA? POSSO FAZER ALGUMA COISA EM CASA? PANO QUENTE OU ALGO ASSIM?

    • Não tenho como afirmar do que se trata esse líquido sem um exame clínico… pode ser pus, realmente. Se for, compressa quente pode não se ruma boa ideia, pois poderia causar uma fístula (uma passagem por onde seu organismo expulsaria o pus) pelo lado de fora do rosto. O ideal MESMO é procurar seu dentista pra orientações mais específicas, apenas sabendo o que é o tal líquido verde com certeza será possível tratar de acordo.

  135. Oi Dra. Eu removi os pontos… fui ao dentista hoje de tarde, ela mandou eu apenas manter a região limpa… estou lavando com malva… pego um cotonete ou algodão e banho na malva e limpo o “buracão” kk pode isso? Quais as recomendações e como limpar a região ? O que posso colocar? Tem uma coisa preta… acho que sangue coagulado, posso mexer ali ou melhor não?

    • Lucas, limpe a área apenas SUPERFICIALMENTE, pode ser com o cotonete úmido, sim. Não introduza nada no “buracão”, deixe ele quieto. A “coisa preta” é um coágulo mesmo, e é bom que ele esteja ali. Não o remova, pode sangrar e causar uma alveolite (inflamação / infecção da região).

  136. Dra., extrai meu dente e tirei os pontos terça, e ainda estou com uma dor de garganta, é normal? Está inflamada. O que fazer ? Não posso comprar antibióticos.

    • Matheus, sim, dor de garganta é um sintoma comum após a extrações dentárias, principalmente se estivermos falando de sisos ou outros dentes posteriores (pela proximidade da garganta com o local da extração). Não deve se tratar de uma infecção, então não há necessidade de antibiótico. A dor vai passar de forma gradual.

      • Dra. Fui ao dentista e ela me receitou um antibiotico para garganta, pois ta inflamada também… é um parecido com amoxilina mas tem só 5 comprimidos e é forte pelo jeito… vai fazer mal para o dente? Essa inflamação vai demorar a passar? :/

        • Não Matheus, não tem motivo pra medicação fazer mal para os seus dentes (pelo contrário). Mas se foi prescrito antibiótico, o problema não é inflamação, é infecção. Após o controle da infecção (que deve levar pelo menos os 5 dias em que você vai tomar o remédio), o problema deve estar resolvido.

  137. Oi Ana,
    Tem 10 dias que retirei 2 sisos do lado esquerdo, não sinto dor, sendo que quando entra água no buraco, a mesma sai pelo nariz. Gostaria de saber se é normal, e quanto tempo demora para o buraco se fechar por completo. Obrigada.

  138. Olá. Devo dizer desde já que fiquei seu fã. Acho muito simpático e prestável da sua parte responder a todas as duvidas que os leitores têm.
    Encontrei este blog porque estive a pesquisar sobre o meu possível “problema”. O meu dentista é cinco estrelas (só por curiosidade, sou português e vivo em Portugal mas o meu dentista é brasileiro), já fiz um pouco de tudo com ele e nunca tive problemas. Já arranquei 6 dentes (4 deles, infelizmente) e nunca tive dor depois de passar a anestesia, nunca inchou e nunca precisei de tomar analgésicos, nem com os do siso… sempre tive sorte com isso (ou o médico é mesmo muito bom).
    Eu sempre que chegava a casa ia bochechar agua bem fria (embora não com muita força) porque sempre pensei que ajudasse a passar o sangramento… e na verdade nunca tive problemas, o dentista também nunca me disse que era algo que eu não devia fazer e nunca falámos sobre isso até ao último dente que tirei, já que foi o único que se portou de maneira diferente.
    Ele nunca doeu mas eu estava sempre com um sabor amargo na boca e um hálito um pouco mau, e o buraco era bem grande e fundo… pensei que estivesse a ficar infectado e fui lá 3 dias depois sem marcação só para ele ver se estava mesmo. Ele me disse que não, que era normal e que o buraco era maior porque a raiz deste dente também era maior que as outras que tinha tirado e que podia estar descansado.
    Cerca de 3 ou 4 dias depois fui lá para tirar os pontos e reconstruir outro dente… o sabor ruim ainda existia mas já era menos e ele disse que estava a cicatrizar bem.
    Desde que ele tirou os pontos que o sabor e o mau hálito acabaram por desaparecer, o que me faz confusão é o facto de embora o buraco já não esteja tão fundo, ainda está bem aberto.. com os outros dentes que arranquei, passado uma semana ambos os lados da gengiva já se tocavam, mas neste caso parece ainda estar muito longe de isso acontecer.
    Eu tenho receio que seja alveolite, mas pelo que li, tinha que doer bastante e esse nunca foi o caso. Ainda não fez duas semanas que o tirei e embora eu nunca tivesse falado com o médico sobre ser possível ser uma alveolite, ele sempre me deixou tranquilo e me disse que estava tudo bem… eu claro que acredito nele e de certa maneira sei que é parvo estar aqui a perguntar e a falar de algo que ainda nem teve tempo de se compor, mas como a achei tão prestável, decidi vir perguntar se não haverá outro tipo de complicação que possa existir e impedir a gengiva de fechar..(?)
    Tanto texto para perguntar algo tão simples, que vergonha.
    Agradeço desde já!

    PS: não sou hipocondríaco.. hehe :P

    • Obrigada, Miguel. Fico feliz em ajudar. :)

      Pelo seu relato, me parece tudo muito bem, dentro do esperado. Certamente não há alveolite ou infecção, os sintomas que você descreve não apontam pra isso. Realmente, não se recomenda bochechos até 72 horas após uma extração dentária, pois pode causar sangramento e alveolite (pelo desprendimento do coágulo, um tecido de cicatrização que se forma no “buraco” onde o dente estava). Quanto ao local da extração aberto, isso é comum também, principalmente em se tratando de sisos (você não me especificou que dente era, mas suspeito que seja inferior). A cicatrização nesse caso se dá “de dentro pra fora”, diferente do que acontece na nossa pele, onde as bordas do ferimento se juntam já de começo. Seu papel é apenas manter tudo limpo e aguardar seu organismo fazer o resto. Abraço!

  139. Olá Dra. Ana, fiz uma cirurgia para retirada do siso em maio deste ano e nunca tive nenhum tipo de infecção após a cirurgia nem nos meses seguintes, acontece que comecei a tomar isotretinoína em novembro e na segunda semana do tratamento (que teria o período esperado de 5 meses ininterruptos) senti um incômodo no local da cirurgia, mas não conseguia ver nada, dois dias depois olhei de novo porque estava dolorido e saiu pus, estava com um cheiro ruim, nem a dermatologista nem o dentista souberam me dizer se a isotretinoína poderia ter causado a infecção, já que o remédio deixa o organismo com a imunidade baixa; meu dentista disse que a parte do osso que foi desgastada demora mais pra “regenerar”, fiquei preocupada, pois achei estranho após mais de 5 meses apresentar uma infecção no local. Dra., a senhora acha que o medicamento pode ter correlação com a infecção? É possível curar a infecção sem precisar tomar antibiótico (amoxicilina)? Estou fazendo uso somente do Periogard. Grata.

    • Krys, se considerarmos que a parte óssea do local da extração ainda está em processo de reparação (o que leva meses, mesmo) e que a isotretinoína pode causar baixa de imunidade, faz até sentido que a infecção tenha a ver com o uso da isotretinoína. É preciso acompanhar pra ver como o seu organismo vai se comportar, mas constatada a infecção mesmo, o ideal seria entrar com antibiótico (estariam contraindicados os da família da tetraciclina, mas a amoxicilina, que é uma penicilina, em princípio poderia ser utilizada).

  140. Dra. Minha dentista mandou eu ligar para uma clinica chamada Crio na outra cidade e marcar para fazer a pasta… eu irei ligar assim que você me responder. Eu ligo pra lá e falo o quê pra eles?

    • Que você quer agendar um horário pra fazer a documentação ortodôntica (os exames pra colocar aparelho). Eles provavelmente vão perguntar o nome da sua dentista, cada dentista pede um tipo de exame (ou conjunto de exames). Sua dentista fez alguma requisição por escrito? Se sim, leve junto no dia agendado.

  141. Oi Dra! Fiz a cirurgia para retirada de terceiro molar dia 04/10, fiz a extração dos 4 dentes. Um terceiro molar inferior deu um pouco de trabalho para retirada, precisei ser anestesiada mais de uma vez, ele precisou “abrir” um pedacinho da gengiva, tirou uma parte do dente e depois a outra, enfim, esse dente foi mais “mexido”. Meu pós operatório foi super tranquilo e sem nenhuma dor. Os buracos dos dentes ainda não fecharam por completo, mas noto que já diminuíram um pouco, acredito que isso seja normal. Agora depois de 1 mês da cirurgia, às vezes sinto uma dorzinha chata neste dente que foi mais mexido (apenas nele), parece que dói o buraco, o osso, não sei. A dor não é forte, apenas chata, qualquer anti-inflamatório como diclofenaco já resolve. Não está inflamado, infeccionado, nada. Essa dor é normal? E quanto tempo pode durar?

    • É sim, Suelem… não me parece ser por causa de nada mais sério. A gengiva leva algumas semanas pra fechar, mas a parte óssea tela até meses pra se reparar por completo… e essa reparação envolve um processo inflamatório, que pode causar esses sintomas leves que você descreve. À medida que o tempo passa, essa dor “chata” vai diminuir de forma gradual, pode ficar tranquila. Mais uns dias e você deve estar ótima. :)

  142. Oi!! Estava aqui desesperada pois tenho pavor de ir ao dentista… em uma visita ao dentista recebi a triste noticia q teria q colocar aparelho para correção da minha arcada dentaria. Ate ai tudo bem mas, o pior estava por vir… teria q tirar um dente…. comecei a suar frio, enrolei o maximo possivel, mas hj tive q ir. Confesso q sofri muito, nao pela dor, mas sim pelo medo e nervosismo, e o dentista aplicou 3 anestesias! Pro meu desespero, ai veio outra noticia… ele nao deu ponto devido ha uma inflamaçao e eu nao sabia o q fazer para parar o sangramento… comecei a chorar, cuspir sem parar, minha boca tava torta, coloquei uma gaze, enfim, ai encontrei vc e comecei a ler suas respostas. Me foi bastante util. Mas se eu comer e voltar a sangrar o q eu faço ? To c muito medo! Obrigada pela atençao.

    • Se voltar a sangrar, NÃO CUSPA nem faça bochechos, Leyde… tome água gelada, apenas. Cuspir e bochechar só aumenta o sangramento, provavelmente por isso é que demorou tanto pra parar de sangrar na vez anterior.

  143. Casca de banana clareia os dentes?

    • Não, Matheus. Essa informação está na Internet mas é um hoax (uma “pegadinha”) que algum espertinho inventou pra rir das pessoas enquanto elas esfregam casca de banana nos dentes. ;)

  144. Olá Dra. No dia 20 de novembro extrai um pré-molar para colocação de aparelho, cerca de 4 dias depois passei a ter dores horríveis, isso era domingo, na segunda fui ao dentista e fiz uma curetagem, q nada adiantou, resumindo em cinco dias fiz 3 curetagens, na sexta achei q estava melhorando nas a noite a dor voltou… Estou tomando antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos que costumam não resolver… Estou entrando em colapso, não sei mais o q fazer… me dê uma luz… obrigada.

    • Marina, pela sua descrição você tem alveolite, como explico no texto. Alveolites costumam ser MUITO doloridas, mesmo com a medicação analgésica, que ajuda mas não resolve, infelizmente. O tempo total de resolução é de até 10 dias depois da sua última curetagem. Procure não fazer bochechos nessa fase, a dor geralmente é causada pela ausência do coágulo, um tecido de cicatrização que deveria se formar no local do dente extraído e, ao não estar presente, deixa as terminações nervosas expostas. O que ajudaria: um analgésico mais forte e a colocação de uma barreira física (um curativo intra-alveolar). Mas nos 2 casos, só quem pode ajudar é o seu dentista.

  145. Olá Doutora…
    Faz oito dias que arranquei uma raiz, foi bem complicado, e começou a doer mais que antes, voltei ao medico e ele disse que tava infeccionado, talvez por residuos de alimento, ele limpou, irrigou e colocou uma especie de “massa” e melhorou, mas depois q essa “massa” caiu ,meu Deus, ta doendo pra caramba, ta inchado e tal, os medicamentos nao estao fazendo efeito…
    To com muiiito medo, o que posso fazer?

    • Ana, a sua descrição é clássica de alveolite seca. A “massa” que o seu dentista colocou é um curativo intra-alveolar, que serve como uma proteção pra que as terminações nervosas não fiquem expostas (por isso é que dói tanto e por isso que, com o curativo, melhorou). A alveolite seca é consequência da perda ou da não-formação do coágulo, que é um tecido de proteção / cicatrização que se forma no “buraco” onde o dente estava (alvéolo). Sugiro que você procure seu dentista pra fazer um novo curativo. A alveolite dura de 7 a 10 dias.

  146. Estou com alveolite seca, troquei a amoxicilina por Clavulin, o dentista já curetou, já irrigou, lavou com um negócio que ardeu muito e está irrigando, porém não fechou com curativo, pois estava há 24hs com um, ele disse que já tinha feito o que era pra fazer e a dor sumiu e voltou neste tempo, agora disse que vai deixar aberto para cicatrizar de dentro para fora, me deu um líquido para passar que ajuda na cicatrização. Mas desde q mudei pro Clavulin e que está aberto passaram-se dois dias e meio e sinto muita dor ainda. Está correto? Já estou com medo! Obrigada!

    • Mariane, a alveolite dói MUITO e leva até 10 dias pra se resolver. Portanto, a dor que você sente é esperada. O importante é que você tome um analgésico pra passar com mais conforto por esse período. Seu dentista prescreveu algum? Se não, entre em contato com ele.

  147. Extrai meu dente semana passada, sou gestante e completei 6 meses, a dentista disse que meu dente estava anquilosado, só que ela só conseguiu tirar uma raiz, a outra quebrou e ela nao tirou td, ela medicou com amoxicilina e paracetamol, voltei com ela, mas tinha muito pus, ela tentou curetar mas a anestesia nao pegou, entao ela colocou um curativo no alveolo e suturou, mas quando cheguei em casa sinto uma dor que fica pulsando, nao estar passando. Doi muito.

    • Talita, você está medicada e com curativo. Além disso, o procedimento é bem recente. Aguarde mais um pouco, a tendência é a dor ir diminuindo. Se isso não acontecer, sua dentista vai ter que reavaliar.

  148. Dra., após minha extração, que faz 1 mês mais ou menos, o buraco está fechado normal, não dói nem nada… mas hoje percebi que nasceu uma coisinha branca, dói (tipo umas fisgadas), o que pode ser? Dizem que é normal e não é dente novo.

    • Lucas, pode ser uma pequena afta ou uma coloração “diferente” da própria gengiva em cicatrização. Em princípio, não deve ser nada pra se preocupar.

  149. Ana, errei o primeiro texto ao enviar. Bom, estou fazendo um tratamento de implantes. É frontal, pois os meus dentes estavam moles. Não vou comentar aqui, no passado passei por um pseudo dentista. O meu dentista disse que o meu tratamento é gravíssimo, passei pela primeira cirurgia, acho que até o dentista quebrou partes de ossos, injetou uma proteína para formar osso. Fez enxerto de gengiva, foram três implantes. Recentemente no raio x ele viu que a minha presa havia perdido muito osso, estava até se afastando, não teve jeito, outro implante. Neste implante foi feito um novo enxerto de gengiva e ósseo, pois a minha gengiva estava muito fina. Deu uma pequena infecção, ele me disse que pela gengiva estar fina. Bom, doeu na parte deste implante onde ele fez um novo enxerto. Tem cinco dias desta cirurgia, na área do implante esta normal; agora na área que ele fez um novo enxerto esta um pouco infecionado. Somente sexta-feira ele vai avaliar a cirurgia. O que vc me diz ? Abraços, ah, estou usado malva, e menos o periogard que ele me receitou.

    • Francisco, talvez nem seja uma infecção, mas apenas uma inflamação, o que é esperado em qualquer processo de cicatrização (ainda mais numa cirurgia mais invasiva como a sua). Mas só avaliando clinicamente pra dizer ao certo do que se trata. Use o Periogard, é um antisséptico apropriado pra essa fase pós-operatória e ajuda muito na prevenção de uma possível infecção (ou no controle de uma infecção já instalada).

  150. Ana, obrigado pelas dicas; vou retornar ao Periogard, Deus ajude que seja apenas uma inflamação mesmo para eu não ter que fazer uma nova cirurgia agora. Amanhã é o meu retorno, vamos ver o que o meu dentista vai dizer. Abraços e obrigado.

    • Fico aqui na torcida. ;)

  151. Olá dra., preciso de uma ajuda. Tirei o siso inferior direito há 10 dias. No pós operatório tudo correu normal, apenas no quinto dia fiquei com dores, mas tomei dipirona e passou. Porém, depois que eu retirei os pontos (na segunda feira agora) a dor aumentou demais, demais mesmo, chego a chorar de tanta dor. Sinto uma secreção saindo e as vezes tem sangrado. Retornei hj mesmo a clinica q me operou, e eles insistem em dizer que não é alveolite, mas não há outra explicação para essa dor absurda que sinto. Mesmo retornando ao antibiotico e tomando o analgésico sublingual toragesic, passada as 8 horas de efeito do remédio volta uma dor violenta, não sei mais o que fazer, realmente preciso de uma ajuda. Devo tirar radiografia? Será que é alveolite purulenta? Estou com mau hálito e essa secreção nitidamente é pus. Por favor, espero uma opinião.

    ps: tomo anticoncepcional e tomei junto aos remédios do pós operatório. Pode ter sido a causa? Porque fui tão cuidadosa, fiz bochecho, tomei os medicamentos certinho… enfim, é uma dor tão forte que mal tenho conseguido ter um dia a dia normal.

    • Natalia, se você tem certeza de a secreção é pus, seus sintomas parecem ser de alveolite purulenta, mesmo. Se fosse uma secreção mais transparente e de gosto amargo, seria apenas um exsudato inflamatório, comum em processos de cicatrização, e aí seria algo esperado. “Dor violenta” como você relata não é normal. Por outro lado, você está medicada de acordo, talvez o que falte é apenas uma curetagem / limpeza do local da extração. Uma radiografia, em princípio, não traria dados importantes.

      Se você toma anticoncepcional oral, a chance de alveolite aumenta consideravelmente. E deve-se evitar bochechar nas primeiras 72 horas da extração, justamente pra preservar o coágulo (um tecido de cicatrização que se forma no local onde estava o dente. Sua ausência é a causa da alveolite seca).

  152. Passando apenas para dizer que não foi nada, fiz o retorno hoje e meu dentista disse que esta tudo bem. Ele me falou que aquele aspecto amarelo na região do enxerto é normal, não é inflamação, tão pouco alguma infecção. Segundo o doutor na região vai se formando pequenos vasinhos que vão irrigando o sangue na região, e aquele aspecto amarelo na região é pela formação de novos tecidos da gengiva que vão se constituindo aos poucos. Ele me recomendou até fazer uma escovação de leve na região operada da gengiva. Ana, o meu tratamento ainda vai até o meio do ano que vem; se não me engano, cinco meses de tratamento. O doutor me disse que ainda fará uma nova cirurgia de enxerto de gengiva total na parte superior onde fiz os implantes. No mais, abraços e obrigado pelos esclarecimentos, bjs de feliz natal.

    • Bom saber, Francisco. Um ótimo Natal pra você também! :)

  153. Boa noite, doutora!!
    Fiz uma extração do siso no dia 05/12 e quando fui retirar os pontos ficou constatado que eu estava com alveolite. A dentista fez a raspagem do local, que por sinal foi a PIOR dor que já senti na vida, pois mesmo com anestesia ainda sentia dor… A dentista orientou que eu continuasse tomando o antibiótico e o remédio para dor.
    Em relação ao remédio para dor, só tomei no dia que fiz a raspagem, já que no dia seguinte estava bem menos dolorido. Hoje é o terceiro dia após o procedimento e sinto o local sensível, dolorido apenas ao toque e e em alguns momentos sinto como se tivesse algo pulsando no buraco do dente, isto é normal??

    Obrigado!!

    • Wagner, é assim mesmo… na verdade, é até melhor, geralmente as pessoas não conseguem nem ficar sem um analgésico nessa fase de recuperação da alveolite. Seu problema deve ser resolver em alguns dias, parece que vai tudo bem. ;)

  154. Olá, fiz a extração dos dentes inclusos na ultima sexta, tava indo tudo bem, até que na tarde do terceiro dia comecei a sentir uma dor horrorosa que no decorrer das horas só foi aumentando e se tornou uma das piores dores que já senti. Meu dentista disse que estou com alveolite e passou medicamentos. Sou fumante e tomo anticoncepcional (receita para o desastre) e fumei no segundo dia após a cirurgia porque já me sentia melhor, depois da dor não fumei mais, devo fazer o mesmo com o anticoncepcional? Devo parar de tomá-lo durante o tratamento? Ah, ele disse que vou precisar ir lá pra ele fazer uma limpeza no local e blá blá blá mas acho que vai ser impossível porque minha boca não abre de jeito nenhum :) não aguento mais a dor, to com medo de que não passe tão cedo por que fiz tudo errado durante o pos-operatório, não fiquei de repouso, n parei de fumar, etc.

    • Rafaela, gostei da sua definição: “receita para o desastre” ;). Infelizmente, é mais ou menos por aí… tanto o uso de anticoncepcional oral quanto o fumo aumentam drasticamente a chance de alveolite. A curetagem é necessária e faz parte do tratamento, seu dentista vai ter que “se virar” com o espaço disponível. Parar com o anticoncepcional é uma boa, mas esteja ciente dos riscos de uma gravidez em caso de relação sexual (use outro método contraceptivo neste mês, pelo menos). Enfim… seu problema tem solução, mas é “doído” pra caramba e vai levar de 7 a 10 dias pra se resolver.

  155. Boa noite Dra.

    Faz umas 3 semanas que fiz uma extração de um siso superior do lado direito. A extração correu sem problemas e pensava eu que me livrava das dores, e o buraco está a cicatrizar lentamente.
    Faz uns 3 dias que estou com dores alucinantes e posso lhe indicar que uma noite tomei 2 tramadol e nem assim me passaram as dores.
    Fui no estomatologista que me fez a extração que me falou em uma alveolite seca e que teria que tomar Diclofenaco 12-12 horas e amoxicilina mais acido clavulanico 8-8 horas.
    Gostaria de saber se está correto ou se poderei fazer algo mais, pois nao aguento estas dores que me irradiam para o ouvido e para a cabeça.
    Obrigado
    António Costa

    • António, alveolite é assim mesmo, dói muito e leva até 10 dias pra se resolver. Você está medicado de acordo, talvez nem precisasse do antibiótico por ser uma alveolite seca, mas se seu dentista julgou necessário, ok. Seria importante um bom analgésico pra oferecer o máximo de conforto pra você nessa fase mais crítica. Foi feito algum procedimento ou você está apenas tomando a medicação? Pergunto porque, em caso de alveolite seca, um curativo alveolar pode ajudar bastante a controlar a dor.

  156. Olá Dra. Ana, fiz uma extração do siso inferior esquerdo dia 10/01 sex. Na segunda feira trabalhei durante o dia com muita dor, tava tão forte que doia o ouvido e a cabeça! Quando cheguei em casa abri minha boca e olhei no espelho, tomei um susto tão grande quando me deparei com aquele buraco enorme e os pontos tinham se soltado. Retornei ao Dentista, ela me disse que era alveolite seca! Mas so me passou um antibiótico (amoxilina) nem sequer olhou a minha extraçao! Eu vou tomar a medicação que ela passou, mas tem algum risco de infeccionar mesmo eu tomando as medicações? Desde ja lhe agradeço Dra. Ana, um abraço!

    • Robson, em caso de alveolite seca eu nem prescreveria antibiótico… mas considerando que você já está tomando, isso previne uma possível infecção. A alveolite seca se dá pela perda do coágulo, um tecido que se forma dentro do “buraco” onde o dente estava e protege o local. Sem o coágulo, os terminais nervosos ficam expostos ao meio bucal, por isso a dor… e aí vale pensar num bom analgésico.

  157. Hola amiga, me siento muy mal por que me saque una muela del juicio y despues de 4 dias me egui doliendo, el medico me dijo que era alveolitis, es un dolor orrible, todo el dia y la noche, el medico me iso limpiesa y nuenamente tengo un cuajulo de sangre, pero todacia me sigue doliendo. Cuando para este dolor? Siento miedo por que los dolores son tan fuertes que me pueden rebentar el oido. No se que hacer, me da miedo ir nuevamente al medico por que esa limpieza que me iso me dolio demaciado, que otro analgesico es bueno para calmar el dolor?

    • Yenny, alveolitis se tarda de 7 a 10 días para resolverse. No que analgésico su dentista le recetó, pero tal vez es sólo un caso de ajuste de la dosis / tipo que usted ya está tomando. Si tiene que sustituir por otro más fuerte, su dentista va a sugerirlo.

  158. FIZ UMA EXTRAÇÃO DE UM SISO HOJE NA PARTE INFERIOR, FOI UM POUCO COMPLICADA PORQUE DEPOIS DA RETIRADA DO DENTE AINDA FICOU UM PEDAÇO E FOI UM TRABALHINHO PRA RETIRAR, ASSIM QUE SAI TOMEI LOGO UM TILEX COM MEDO DA DOR, PARA MINHA SURPRESA, EXTRAI 15:30 E AGORA SÃO 22:57 E NÃO ESTOU SENTINDO DOR. SÓ ESTOU SENTINDO UM DESCONFORTO, UM PESO, MAS ACHO QUE É NORMAL. QUANDO CHEGUEI EM CASA BANHEI COM ÁGUA ELA, NÃO CUSPI, USEI ALGUMAS GAZES E SEQUEI A BABA, NÃO SEI SE É O CERTO, TENHO UM POUCO DE NOJO POR CAUSA DO SANGUE, MAS ESTOU ENGOLINDO A SALIVA E SINTO QUE A GARGANTA DOI, LOGO NO PRIMEIRO DIA ISSO PODE ACONTECER?

    • Mileide, pela sua descrição me parece que vai tudo muito bem. Isso mesmo, evite cuspir nas primeiras 72 horas após a extração, isso previne sangramentos e alveolite. Pode limpar com a gaze, sim. Dor de garganta é um sintoma comum nessa fase.

  159. Ola, fiz uma extraçao de dente na segunda dia 24/02/14. E ate agora sinto dor, a dentista nao passou nenhum anti-inflamatario, analgesico, nada. Ñ havia mais dente, estava na raiz. A gengiva esta meio inchada, e com uma cor meio esverdeada. Ñ tenho comido nada, so bebo agua, suco ou refri. E sorvete. Todos bem gelados. Escovo os dentes todos dias. Mas a dor, o inchaço e a cor esverdeada é normal ?

    • Os sintomas não “normais” Bianca, considerando a extração recente. O problema é que você tem que tomar pelo menos um analgésico pra passar com mais conforto por essa fase do pós-operatório. Entre em contato com a sua dentista pra que ela prescreva algo.

  160. Ola dra., extrai um dente ha 5 dias, mas no terceiro dia surgiu uma crosta amarelada no local, voltei pra o dentista e ela receitou amoxicilina de 500 de 8 em 8 hr, tem dois dias q tomo e agora a cor ta mudando, ficando branco, isso é normal? To gestante de 6 meses e 15 dias, to assustada.

    • É normal sim, Josi. O importante é que você tome a medicação pelo tempo prescrito pelo seu dentista (que deve ter sido 7 dias), mesmo que o problema pareça se resolver antes desse tempo. Quando se toma antibiótico, é essencial tomá-lo pelo tempo recomendado.

  161. Dra. tive alveolite purulenta, fiz a curetagem e o dentista pos uma massinha pra proteger, só que ela caiu no outro dia… sera que é normal… pelo menos parou de sair aquele liquido fedido que tava saindo…

    • Andreia, a “massinha” é um curativo intra-alveolar, o objetivo é criar uma barreira mecânica que proteja o “buraco” onde o dente estava, além de conter substâncias anti-inflamatórias. Depois de um tempo ele cai, mesmo. Se você estiver ok, não tem problema.

  162. Olá Dra, uso aparelho e fiz a extração de 3 pré molares, 2 superiores e um inferior. No mesmo dia após a cirurgia eu bebi com canudo (não sabia que não podia). No dia seguinte, não senti nada dores fortes, só um leve incomodo, 2 ou 3 dias depois a dor era insuportável, latejante, por toda cabeça. Continuei tomando a medicação (amoxilina, Spidufen e Toragessic), estou no quinto dia após a cirurgia, sinto dores em outro dentes, o buraco está coberto por uma camada de cor estranha, estou com aftas na boca inteira, o céu da boca e gengiva bem vermelhos e sensíveis. Pode ser alveolite? Comparei os sintomas com os de outros casos, aqui. Minha dentista está viajando, só retorna daqui uns 3 dias. Estou preocupada!!

    • Liliane, parece ser alveolite, sim. Seria bom procurar um outro dentista em caráter de urgência, pra confirmar (ou não) o problema e tratar de acordo.

  163. Dra., esse buraco que ficou vai demorar muito pra fechar?
    Já tem 18 dias e ele ainda continua bem aberto, entrando comida… é normal ?

    • É assim mesmo, Andreia. Vai levar algumas semanas para a gengiva fechar.

  164. Olá doutora, fiz a extração do siso inferior faz duas semanas, e agora comecei a sentir um mau cheiro e um gosto ruim na boca, que causam um certo desconforto. Dores eu não sinto mais, senti apenas nos 2 ou 3 primeiros dias, só estou com esse mau hálito e esse gosto ruim na boca, isso é normal?

    • Isso é bem comum sim, Fernando. Provavelmente o gosto ruim é causado por uma secreção que o processo inflamatório libera (normal em processos de cicatrização) e pela própria dificuldade de higienizar, o que favorece a proliferação bacteriana.

  165. Olá Dra, ha 10 dias atrás tive que extrair o penúltimo dente, com os dias os pontos se soltaram de um lado e ficaram apenas do outro, na parte em que os pontos ficaram estava mais difícil a higiene, comecei a sentir muita dor apenas desse lado da gengiva, inchaço e vermelhidão, voltei ao dentista e ela falou que era uma infecção por má higienização do local, me receitou periogard 3 vezes ao dia, colocar um algodão com o periogard em cima por alguns minutos e fazer bochecho também, isso por 10 dias, e disse se eu não melhorasse era pra voltar lá que ela iria ter que tirar o sangue que tá dentro e dar ponto, será que isso vai me ajudar mesmo ? Será que essa infecção vai atrapalhar a cicatrização ? Já faz 10 dias que extrai e ainda não fechou o “buraco”, e percebo uma camada meio amarelada no fundo do buraco e em volta, até mesmo algum tempinho após eu fazer a higiene, é normal ? Estou com muito medo.

    • Andreza, o Periogard vai ajudar, com certeza. O que sua dentista propôs, se necessário, foi uma curetagem, tratamento comum em caso de alveolite (infecção). Sim, a infecção prejudica a cicatrização, mas o “buraco” às vezes demora pra fechar mesmo, ainda que a cicatrização esteja ok. A camada amarelada pode ser apenas consequência do processo inflamatório (normal em qualquer cicatrização).

  166. Dra. boa tarde, hj faz exatamente 4 dias que arranquei os 2 sisos inferiores e não tive grandes inchaços, mas do 3º para o 4º dia a minha garganta está muito irritada e apareceu uma afta gigante na minha língua. Gostaria de saber se:
    - posso utilizar algum tipo de spray para a garganta, pelo menos aqueles a base de propolis?
    - quanto a afta, é normal a existência da mesma e que tipo de inibidor posso utilizar para acabar com a mesma?

    Grato.

    Paulo

    • Sim Paulo, essas “aftas” costumam ser resultado do atrito do instrumental durante a cirurgia. São comuns e de resolução rápida. Se você quiser, pode usar o spray, sim.

  167. Ola, bom, eu tinha feito tratamento de canal no dente 37 por duas vezes, o qual não tive sorte, então a dentista fez a extração dia 14 e não deu pontos, ao passar a anestesia fui na emergência, eles irrigaram e deram pontos, me passaram amoxilina de 500 e ibubrofeno 600, mas dia 17 agora começou a dor terrível, lateja muito, nem analgésicos estão funcionando, fui tirar os pontos hoje e não fizeram curetagem, so medicamentos, falaram que melhora em 10 dias, sera que melhora mesmo? Em 10 dias so com remédios, doutora? obgdu ;)

    • Provavelmente não foi necessária uma nova irrigação / curetagem, Priscilla. Em 10 dias, com a medicação adequada, você deverá estar bem, sim. :)

      • E AO REDOR DA GENGIVA TEM OSSO APARECENDO, E ASPERO E DOI AO TOCAR, SERA Q A GENGIVA PREENCHE ESSA PARTE EXPOSTA? A DOR AINDA E FORTE, MAS AO MENOS AMENIZA UM POUCO AO TOMAR ANALGESICO, MEU MEDO E QUANDO PARAR O REMEDIO FICAR MAS INTENSA AINDA !!!!! Desde já obgdo pelas respostas ;)

        • Se for um pedacinho de osso solto, sua gengiva deve expulsá-lo. Se não for solto, a gengiva certamente vai cobrir.

  168. Olá, me chamo Gustavo. Eu desenvolvi uma alveolite seca, só que sem querer, arranquei a casca com um palito de dente e passando fio dental, estou com mais ou menos uma semana sem a casca, só que quando toco o lugar onde estava a casca dá sangramento, ainda é alveolite ?

    • Gustavo, parece que não. Se não houver dor (ou houver pouca dor), certamente não é alveolite.

  169. Ola Dra. Ana, meu marido fez extração do molar, creio que o segundo, há 16 dias. O dentista não receitou nenhum anti-inflamatorio, somente tylex. Na verdade achamos que o tylex era o anti-inflamatorio e como doia muito, mesmo tomando o tylex, meu marido também tomou mais um comprimido de paracetamol 750mg, ou seja, chegou tomar mais de 1000 mg de paracetamol de 6/6hs, durante três dias. Fiquei muito preocupada depois de ler sobre os efeitos intoxicantes do paracetamol na Internet, mas na verdade apenas descobri por pesquisar “resistência a paracetamol” por entender q o remédio não fazia efeito pro meu marido. Resumo: depois de seis dias da cirurgia sentia muita dor, teve crise de dor de cabeça também, e para piorar deu no feriado prolongado. Fomos atendidos em emergência num hospital e o médico aplicou antibiótico Amoxilina + clavulanato 875… já tem sete dias que meu marido está tomando, a dor no local da cirurgia passou no segundo dia mas as dores de cabeça não passam, ele diz q dói até o couro cabeludo… ele não teve nenhum outro sintoma de intoxicação mais grave, apenas forte dor de cabeça! E normal tanta dor de cabeça depois de um pos-cirúrgico? Ele tbm perdeu apetite e passou a ter náuseas, estou dando soro em casa… e vitamina e pouca comida… daqui três dias termina o antibiótico, há risco da infecção voltar?

    • Cassia, a dose máxima de Paracetamol (que é um analgésico que também tem propriedades anti-inflamatórias), segundo a bula, é de 5 comprimidos/dia. Então seu marido “passou da conta”, mesmo. Possivelmente as dores de cabeça são reflexo desse “exagero”, certamente não é normal nem esperado esse tipo de sintoma, mesmo com infecção (que já está sendo tratada com o antibiótico).

  170. Bom dia, eu estou com alveolite, ja tem 10 dias que estou a base de medicamentos e não resolve, meu dentista não falou nada em fazer curetagem. Ele disse q não adiantaria mais suturar.
    Se tratar a alveolite apenas com medicamento (no meu caso estou tomando ibuprofeno, clavulin, paracetamol) quanto tempo demora mais ou menos para ela se curar totalmente? E doi muito fazer curetagem? Pois soube que não tem anestesia.
    Agradeço desde já.

    • Luziane, a alveolite demora de 7 a 10 dias pra se resolver, com curetagem ou não. Não deve haver secreção, por isso seu dentista não sugeriu curetagem. A curetagem é meio dolorida sim, porque tecidos que estão muito inflamados geralmente não “pegam” anestesia.

  171. Ola Dra. Ana, na sexta feira ele foi num neurologista e já fez uma ressonância. Vou acompanhar e pesquisar tudo. Como ficamos inseguros com o dentista, procuramos outro que pediu novo rx para ver se não ficou nada no local… (foi isso q nos explicou)… além da medicação excessiva, tbm me preocupa pensar que ele pode ter tido a tal da alveolite e não ter sido tratada da forma q a senhora expõe… pergunto: quais as conseqüências de uma alveolite q não foi tratada? E se houve, há risco de voltar depois dele parar com antibiótico? Desculpa incomoda-la, mas preocupo-me em cercar de todos os lados… hoje a dor de cabeça parou, mas ele continua sentindo muito mal estar e dor no corpo todo… chegou a dizer q parecia q a dor tava caminhando no corpo dele… o antibiótico terminará na terça feira! Essa “simples extração” acabou tornando um calvário para ele…! Agradeço atenção!

    • Mas se ele tomou antibiótico, pode-se considerar que a alveolite foi tratada, mesmo sem curetagem. As consequências seriam as da infecção, mas geralmente isso se torna um problema apenas em pessoas com baixa imunidade, pois o próprio organismo “se esforça” pra se defender.

  172. Doutora, fiz uma extração do siso inferior esquerdo no dia 23/04/2014, foi uma cirurgia complicada e dolorosa, pois meu siso estava deitado, ela desgastou bastante o osso e ainda “beliscou” meu nervo, daí 2 dias depois acordei com uma dor insuportável do lado da cirurgia e no ouvido, no 3º dia voltei ao consultório, falei com a doutora (que não foi a mesma que fez a cirurgia) sobre a dor, ela viu a região da cirurgia, ela disse que estava bem suturada, que não poderia ter entrado comida, e me passou para dor spidufen 600mg de 6 em 6 horas e só, remédio muito bom que aliviava a dor quase que instantaneamente, porém o efeito só durava 3 horas, depois fui a farmácia, comprei outro remédio que segundo o farmacêutico era mais eficiente, que era o flexalgin de 8 em 8 horas, mas só passava momentaneamente a dor, mas com ela voltava, voltava com tudo, quando deu o 7º dia retornei com a dentista que fez minha cirurgia para tirar os pontos, falei sobre a dor, daí ela falou que eu poderia sentir essa dor ate 2 meses, que é o tempo da cicatrização (devido ter desgastado osso e beliscado o nervo), e falou que a dor era normal, mas no 9º dia não aguentei a dor e fui no pronto socorro, lá havia um dentista, ele falou que era alveolite, me anestesiou e provocou o sangramento no local e deu outro ponto, e também tomei uma benzetacil com voltaren, se passaram 2 dias, o ponto esta solto e o local esta meio aberto, estou com um pouco de dor, estou tomando ainda o flexalgin e quero saber qual cuidado devo tomar, se dá pra escovar normalmente o local e quanto tempo devo sentir dor já que tomei a benzetacil, e se posso continuar tomando esse remédio enquanto estiver com dor, e tambem como posso comer sem que a comida entre no buraco?

    • Jessica, o Flexalgin é um relaxante muscular… até pode ajudar, mas eu ainda acho o Spidufen mais adequado. Aliás, o balconista da farmácia não tem que dar palpite, ele não é dentista nem conhece os aspectos clínicos do seu caso. Sim, higienize o local, se conseguir, com a escova. Se não conseguir, use um cotonete umedecido em água. Não te problema se o ponto se soltou. Alveolites levam de 7 a 10 dias pra se resolverem. Procure mastigar do lado oposto ao da extração.

  173. Doutora Ana… Tirei os dentes sisos (30-04) do lado esquerdo (superior e inferior) ambos estavam inclusos… foi um processo doloroso… desgaste de osso e tudo mais… No dia 04-05 comecei a sentir fortes dores no ouvido, cabeça, latejando sem parar… no dia 07-05 o ponto soltou, na hora que lavei com a seringa saiu muito resto de alimentação… muito mesmo… hoje já faz dez dias e não suporto mais de tanta dor latejando… ontem fui ao dentista, ele fez uma lavagem mas nada saiu… não esta vermelho… segundo o dentista esse processo de cicatrização é muito dolorido… no meu caso esta ao extremo… não estou suportando… choro o tempo todo… não consigo fazer nada… estou tomando antibiotico Amoxilina com clavunato, paco (paracetamol com codeína), profenid… nada adianta… o buraco esta super aberto… não estou tendo febre, mas com tanta medicação que estou tomando… ontem tive que tomar calmante pra dormir… praticamente dopada… Na noite anterior fiquei em claro chorando… as vezes saí um líquido um pouquinho amarelo… mais pra claro… pensei em ser alveolite seca, minhas terminações nervosas devem estar expostas… o por isso dessa dor sem fim… o que você acha, Ana? Existe alguma pomada que eu possa colocar no buraco ? Ontem meu dentista falou que se fosse alveolite por fora estaria muito vermelho… sera? Toda vez que uso a seringa pra lavar quase desmaio de tanta dor… fica latejando sem parar… por favor me responda… não aguento mais… obrigada desde já. Bjossss

    • Tatiana, parece alveolite seca, mesmo. Se for, o ideal seria usar um curativo alveolar, que serviria como barreira mecânica pra isolar as terminações nervosas expostas. Mas se o seu dentista diz que não é alveolite…

  174. Dra. Ana… tive que ir em outro Dentista, o meu parecia que não levava minha dor a sério… o outro dentista abriu e retirou vários tecidos inflamatórios, limpou, fez a raspagem e fechou, como no fundo tava dolorido a anestesia teve que ser funda… me deu parestesia, ele falou que poderia acontecer pela profundidade… fiz o procedimento segunda 12/05… é normal continuar sentindo dor ? Por quanto tempo ainda vou sentir ? É uma dor que irradia pro ouvido, fica essa dor latejante… é horrível demais… tem hora que o rosto esquenta de tanta dor… desde já obrigada.
    Tatiana

    • Tatiana, enquanto o tratamento de canal não estiver concluído, pode doer. Você se encontra numa fase aguda da pulpite (a inflamação do nervo do dente), por isso a dor. Com os procedimentos que o seu dentista fez e a medicação, deve melhorar. Se você achar que a dor é demais, procure seu dentista pra reavaliar e trocar o curativo.

  175. Dra, boa noite, extrai dois dentes no dia 10/05, sendo um deles bem mais complicados por terem nascido deitados. Hoje termino de tomar o antibiotico, como foi receitado (5 dias) e as vezes o local operado doi, somente o inferior que foi o mais complicado. Sinto que é algum tipo de sensibilidade, pois aparece mais quando falo muito ou bebo agua gelada.

    Porém tbm há outra coisa, o meu rosto desinchou um pouco, só que sinto como se fosse uma pressão nele que vai desde o dente extraido até um pouco do ouvido, é como se latejasse um pouco. Ainda não consigo abrir a boca direito então não sei se é alguma alveolite. É normal isso? Algo incomodando o queixo, pesado…

    Tomei todos os remedios como receitado e até por tanto receio só venho tomado liquido e comida pastosa, comecei o uso do PerioGard ontem…

    Obrigado desde já!

    • Felix, os sintomas que você relata são bem comuns após extrações de siso, não me parece ser caso de alveolite.

  176. Bom dia, Dra!
    Arranquei um dente ha 13 dias, no 3º dia os pontos soltaram e o buraco ficou aberto, vejo o osso, tenho dores terriveis, a dentista me passou para tomar amoxilina e ibuprofeno, fiquei 4 dias sem sentir dores, mas essa noite tive muitas dores mesmo tomando o medicamento, e sinto que a gengiva ainda não cresceu nada para tampar esse osso, o que pode ser Dra., estou muito preocupada, pois onde arranquei esse dente a minha gengiva era escura devido um dentista ha anos atras ter queimado ela, avisei a dentista que arrancou que tinha medo de arrancar e não fechar o buraco devido essa gengiva escura, mas ela me disse que não teria problemas, que fecharia sim. E agora?

    • Pode ficar tranquila, a gengiva vai fechar sim, Andreia! A cicatrização gengival é um pouco diferente da que acontece na nossa pele, por exemplo, ela acontece “de dentro pra fora”, as bordas do ferimento demoram pra se juntar. Visto que o “buraco” pode demorar semanas pra fechar (e isso é normal), sua dor deve ter outra origem, como uma infecção, por exemplo. Mas você já foi medicada de acordo. Se a dor continuar forte, procure sua dentista pra reavaliar.

  177. Bom dia Drª, apos arrancar um dente que estava destruído por causa de carie fui diagnosticada com alveolite, meu medico colocou uma pasta amarelada na minha boca no local onde foi arrancado, porem, como não tinha nenhuma capa para tampar, ela saiu, por ser um dos dentes do fundo sinto muita dor na garganta, por MANIA fico passando a língua no local onde arranquei o dente e já ferrei minha boca, e por isso tenho machucado ate no fundo da língua. Minha duvida é: meu medico não deveria ter tampado o dente afinal ele disse que por descuido (ele não me explicou nada nem me deu remédio para tratar quando arrancou meu dente) EU tinha tirado a “capinha” que protegia a gengiva e que por isso tive alveolite? Estou um tanto assustada porque agora ele me avisou que preciso tomar vários remédios, mas sabendo que sou aluna de primeira viagem não tampou o local e nem quis me dar um remédio para os machucados que ele mesmo criou quando arrancou meu dente. A dor na garganta mesmo com remédio não diminui, e quando falo mordo minha língua, e agora para ajudar passei a morder também minha bochecha. Isso é normal, pq por fora parece que não esta inchado, porem por dentro nem posso falar direito pq como todo canto da boca e a língua bem no fundo.

    • Não Luana, é assim mesmo… os pontos não fecham o alvéolo (o “buraco” onde o dente estava), apenas formam uma “rede” pra protegê-lo enquanto ele cicatriza. E o grande responsável pela cicatrização é o coágulo que se forma dentro do alvéolo, e foi esse coágulo que, no seu caso, se perdeu. Resultado: uma alveolite seca. Você está mordendo a língua e a bochecha porque a região ainda deve estar inchada, e a dor de garganta é um sintoma comum após extrações dentárias. Enfim: tome a medicação direitinho, procure não fazer atividades físicas muito intensas, evite bochechos e descanse. Vai melhorar.

  178. Oi Dra. Ana, gostaria de esclarecer uma dúvida… Extraí um molar ha 10 dias atrás… depois de 2 dias de extração comecei a sentir dores… Não estava tomando antibióticos porque vinha de um tratamento de canal, seguido de outra cirurgia que já havia tomado por 3 vezes antibióticos dentro de 2 meses. Tomei apenas nimesulida e dipirona. Voltei ao dentista 5 dias depois e ele disse que eu estava com alveolite, estava muito vermelho, inchado e tinha cheiro ruim… Ele retirou os pontos, limpou, usou muito soro, depois fechou novamente e entrou com o antibiótico, clindamicina 300 mg, e continuei com a nimesulida. 5 dias após a curetagem ainda sinto dor… hj não tomo mais a nimesulida pq ele achou melhor suspender… estou só com o antibiotico e lisador de 6 em 6 hrs. Quando esta aproximando as 6 hrs começa a doer muito… sinto dor no rosto, no lado da cabeça e onde estava o dente… ainda vejo bem vermelha e inchada a gengiva perto do buraco. Não tem mais cheiro e gosto ruim. Será que o tratamento está correto? É normal ainda doer depois de quase 5 dias de antibióticos? Pode ser alguma coisa mais grave? Desde já agradeço, Dra.

    • Bianca, é assim mesmo. Os sintomas que você descreve são comuns e esperados em alveolites, e você já foi tratada e medicada de acordo. A gengiva avermelhada é “normal”, já que existe uma inflamação em curso (toda cicatrização envolve inflamação, sem problema).

  179. Sétimo dia pós-cirúrgico. Dores intensas há 3 dias.
    Sem coágulos em 2 dos 3 dentes extraídos.
    Coberta por amoxicilina 875mg desde primeiro dia da extração.
    Trocou por Clavulin+lisador+profenid.
    Aplicado cimento em um dos dentes. Não fez curetagem.
    Dor de cabeça, pescoço e face. Sem inchaço.
    Se não abusei, não fiz bochechos, nem fumo, não tomo anticoncepcionais, não tomei nada de canudinho, como perdi os coágulos que estavam se formando?
    Dúvida: estou com alveolite seca? Por que a dentista não me deu este diagnóstico?

    • Paty, a alveolite seca é caracterizada pela ausência de coágulo. Então, se não há coagulo, é alveolite seca. COMO você perdeu os coágulos, não sei. Quem dera a gente compreendesse totalmente o corpo humano e tivesse explicação pra tudo… se você fez tudo direitinho, foi “azar”. A sua dentista pode não ter dito pra você que era alveolite seca (não com essas palavras), mas ela certamente verificou isso ao examinar você.

  180. RETIFICANDO COMENTARIO ANTERIOR PATY
    Processo complicado de implantodontia.
    Primeira cirurgia: Há 30 dias passei por enxerto ósseo e implantes no lado esquerdo. Administração de amoxicilina (7 dias)+lisador+profenid. TUDO OK!
    Segunda cirurgia: extração de 3, primeiro e segundo pré-molares e primeiro molar. Nada OK!!! Sétimo dia pós cirúrgico. Dores intensas há 3 dias.
    Sem coágulos em 2 dos 3 dentes extraídos.
    Coberta por amoxicilina 875mg desde primeiro dia da extração.
    Trocou por Clavulin+lisador+profenid.
    Aplicado cimento em um dos dentes. Não fez curetagem.
    Dor de cabeça, pescoço e face. Sem inchaço.
    Se não abusei, não fiz bochechos, nem fumo, não tomo anticoncepcionais, não tomei nada de canudinho, como perdi os coágulos que estavam se formando?
    Dúvidas:
    1- Estou com alveolite seca? Por que a dentista não me deu este diagnóstico? O tratamento sem curetagem é correto?
    2- Ter sido administrado em menos de 15 dias mais uma dose de amoxicilina teria tornado o organismo menos resistente? Neste caso, não seria melhor na segunda cirurgia ter optado por outro antibiótico?

    • Pelo seu relato a dentista não fez curetagem, mas colocou uma barreira mecânica. É adequado em caso de alveolite seca. E sim, o antibiótico poderia ter sido trocado, mas não dá pra afirmar que houve prejuízo pra você no sentido de desenvolver resistência à certas bactérias. Em alveolites secas, geralmente, nem se prescreve antibiótico.

  181. Boa noite, Ana… Eu tirei o meu dente do siso quinta passada. E hoje faz 3 dias desde a cirurgia. Logo quando passou a anestesia, começou a dor no dente. E antes até estava amenizando com os anti-inflamatorios e remedios, agora não está mais. Uma duvida, logo depois que tirei a gaze no primeiro dia, fui escovar o dente e mesmo sem fazer bochecho, quando percorri a agua pela boca e cuspi, vi um amontoado de sangue bem vivo se desfazer na pia. Aquilo ali era um coagulo ja se formando? E como o sangue ainda estava saindo, preciso me preocupar se nao se formou outro coagulo? E as dores? São normais? Nao devo escovar perto do local?

    • Leandro, não sei se era “o” coágulo, talvez apenas “um” coágulo. Mas as dores que você sente podem ser decorrentes de uma alveolite seca, que é caracterizada justamente pela ausência do coágulo (ou seja, se não há um coágulo é pra se preocupar, sim). Se for uma alveolite, você nem vai conseguir escovar o local, pois a exposição dos terminais nervosos no local da extração causa muita dor. Enfim… acho que seria bom entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

    • Boa tarde, Dra.

      Extrai os dentes do siso (lado direito) no dia 11/07.
      No dia 18/07 voltei ao dentista porque estava com alveolite seca na parte inferior.
      O dentista limpou o local e fez pontos novamente.
      Vou retirar os pontos amanhã.
      Estou com um gosto horrível na boca.
      Já posso usar a seringa para fazer a limpeza? Tenho medo de deslocar o coagulo e deixar o osso exposto.
      Obrigada.

      • Em princípio, pode. Mas como você já vai remover os pontos, aguarde a avaliação do seu dentista pra verificar se realmente já é seguro utilizar a seringa.

  182. Oi doutora,
    Há 4 dias extraí o 38, ainda hoje sinto umas pontadas, a dentista me receitou o paracetamol, mas acho que já é uma alveolite pelo tamanho do buraco e ainda não se fechou, estou muito preocupada, amanhã vou falar com ela, faço limpeza com soro e estou usando própolis pois não achei o óleo de cravo.
    Isso vai sarar? Obrigada.

    • Nah, não parece ser alveolite, já que a dor não é intensa. O “buraco” em extrações de sisos inferiores é grande mesmo, e leva algumas semanas pra se fechar.

  183. Ana, fui falar com outro dentista pra ver se eu tive alveolite. Ela me disse que está tudo ok, porem me disse
    que ainda tem um pedacinho de dente em cima e que só da pra tirar quando o processo de cicatrizacao e desinchaço ja estiverem concluidos. E me passou periogard para fazer bochechos, eu ja posso fazer bochecho sem medo do coagulo sair? Tirei o dente na quinta feira…

    • Pode fazer bochecho sim, a fase mais crítica é até 72 horas depois da extração, agora é seguro. Mas faça o bochecho de leve, sem forçar muito.

  184. Mto obrigada doutora…
    Ainda não fechou e é dolorido, mas c é normal já me alivia mto.
    bjos *-*

  185. Olá Dra Ana, retirei o dente do siso dia 17/06, hoje 10/07 ainda não fechou o buraco. Lendo as perguntas e suas respostas estou com a seguinte duvida… se estou com a tal alveolite porque o buraco esta lá ha quase 1 mês, estou com muita dor interna no lado direto onde foi extraido, chega a ir até a orelha a sensibilidade. Por dentro esta bem inchado, porem consigo escolhar até dentro do buraco que não tenho dor nenhuma, é mais o inchaço, chego até a não conseguir mastigar desse lado da boca pq parece que o inchaço não deixa juntar os dentes de baixo com o de cima. Para abrir a boca é dificil, mas como falei não doi o buraco em si, parece mais uma dor interna. Isso é sintoma de alveolite ? Ah, estou tendo que usar a seringa com água para limpar o buraco pois ele é bem fundo e bochecho não é suficiente para tirar tudo. Só mais uma pergunta, se for alveolite ela se cura sozinha ? Ou preciso marcar novamente uma consulta com o dentista para ele colocar algo para fechar o buraco ? Desde já agradeço.

    • Iza, não deve ser alveolite, o “buraco” demora pra fechar mesmo, principalmente se estivermos falando de um dente inferior. Sua dor me parece pós-operatória mesmo, já que você relata ainda ter inchaço. Se fosse uma alveolite seca, até se curaria sozinha, mas doeria MUITO. Se fosse uma alveolite purulenta, além da curetagem, seria preciso antibiótico, também.

  186. Boa tarde Dra. Ana,

    Fiz a extração de dois dentes do siso (inferiores) no dia 5. Entretanto tive algumas dores, mas sobretudo mau hálito e um sabor amargo na boca. Quando fui tirar os pontos o meu dentista disse que tinha ganho infeção. Tirou os pontos e desinfetou ambos os locais e disse para bochechar com um antibacteriano algumas vezes por dia. Tenho bochechado com eludril 4 vezes por dia e tomado paracetamol, uma vez por dia, às vezes duas quando não consigo dormir com as dores. Entretanto o sabor amargo na boca e o mau hálito regressaram e continuo com dores, que se intensificam quando me deito ou quando acordo. Será que voltou a infetar? Deverei ir ao dentista outra vez? Agradeço desde já a sua atenção.

    • Rute, o gosto amargo e mau hálito não revelam, necessariamente, infecção. O gosto amargo costuma ser por causa de um líquido proteico que a inflamação libera, o mau hálito pela proliferação de bactérias (anaeróbias, principalmente) e as dores ao deitar pelo aumento do fluxo sanguíneo ao assumir essa posição, o que exacerba os sintomas inflamatórios. Mas, se você achar que há alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  187. Antes de tudo parabens, Doutora.

    Minha duvida é a seguinte, extrai um dente inferior do lado direito, um dente antes do ciso, faz 4 dias, não está inchado e nem dói muito, as vezes é uma dorzinha mas suportavel, o que dói mesmo é quando estou bebendo algo, agua ou refrigerante, isso é normal, sentir dor ao ingerir alguma bebida?? Será que é alveolite??
    E o buraco no lugar onde estava o dente, em média quanto tempo demora para fechar?? Ele esta com uma parte com uma coloração branca e bem lá no fundo esta com uma coloração preta, isso é normal?? Existe algum medicamento para ajudar a não sentir dor ao ingerir liquidos? Parece que esta bem sensivel a liquidos mais gelados, pois quando tomo café não dói, tudo isso é normal??
    Desde ja agradeço e parabens pelo ótimo trabalho.

    • Alex, a dor da alveolite é constante e intensa, não me parece que seja o seu caso. A dor ao ingerir líquidos frios é um sintoma relativamente comum no pós-operatório, e geralmente a causa é a sensibilidade do dente ao lado, que foi usado como apoio durante a extração. De qualquer forma, essa sensibilidade deve passar aos poucos. É possível tomar um analgésico pra que você tenha mais conforto nessa fase do pós-operatório, converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  188. Boa tarde Dra.
    Extrai o siso e a raiz de um molar na sexta feira dia 18, tive apenas dores ao extrair o siso. Apenas tenho um pouco o rosto inchado e uma ligeira dor. O que me preocupa e um liquido amarelado, o mau gosto na boca e o mau halito. Sera alvolite? Pelo que li quer a alvolite seca ou umida as dores são horriveis, o que sinto é apenas desconforto e dor no inchaco e so ao tocar.

    • Bruno, certamente não é alveolite, realmente a dr seria intensa. O líquido amarelado é provavelmente apenas um exsudato inflamatório, um líquido protéico que a inflamação libera, comum e esperado em processos de cicatrização. O mau hálito e o gosto ruim têm a ver com a liberação desse exsudato e, também, com a proliferação bacteriana nessa fase do pós-operatório. Enfim: parece que vai tudo bem, dentro do esperado. :)

  189. Dra. Ana,

    Ha sete dias extrai os dois sisos esquerdos e ha quatro voltei ao consultório após dores fortíssimas no local do inferior. Minha dentista constatou a alveolite e afta, limpou o local, costurou novamente. Ate ai ok, acontece, agora o buraco esta fechadinho, mas a dor esta insuportável! A pressão nos outros dentes, dor de ouvido e cabeça so pioram e se estendem; parece uma dor na raiz. A dipirona que me foi recomendada melhora em determinados momentos, mas não anula as dores nem por um minuto. Entendo que a inflamação dure ate dez dias, mas não era para ir aliviando? Hoje esta pior que ontem, que foi pior que anteontem… O que faço? Volto na dentista? Aumento o analgésico? Mudo? Me ajude por favor!!!!

    • Nesses casos, sempre entre em contato novamente com a sua dentista, Mariana. Pode ser necessário mudar a medicação, por exemplo.

  190. Olá!
    Preciso muito de um conselho uma ajuda por favor!
    A minha mãe tinha um dente “estragado” que inchou e nos pensávamos que era um abcesso… ela foi ao dentista que lhe tirou uma radiografia e que lhe disse que era um cisto que seria um tipo de quisto benigno, uma “bolsa” fechada.
    E sugeriu cirurgia para tirar, porque poderia drenar mas iria crescer novamente.
    Mas eu to com um medo enorme… isso é grave? Pode ser câncer?? Ou indicar algum câncer?? Ajude me por favor!
    Obrigada.

    • Patricia, considerando seu relato, não é grave e não tem nada a ver com câncer, pois é um problema de origem inflamatória / infecciosa. Esse tipo de cisto, na pontinha da raiz do dente, é muito comum.

  191. Boa noite!
    Fiz uma extração do dente 26 no dia 24/07 e o mesmo estava muito inflamado, a extração demorou mais de 1 hora e agora estou sentindo que esta saindo uma secreção com mau cheiro, porem não sinto dor, somente quando me alimento, pode ser alveolite?

    • Não, Francisca. Alveolite dói MUITO, se fosse, você saberia ;) . A secreção provavelmente é apenas um exsudato inflamatório.

  192. Oi, apareceu um “buraco” la no canto da minha bochecha, mas eu nao extrai nenhum dente, tambem pode ser alveolite ? Ou o que pode ser ?

    • Ariclenis, não tenho como sugerir alguma coisa só com base na sua descrição, mas certamente não é alveolite. Procure um dentista pra avaliar.

  193. Bom dia, estou muuuuito preocupada!! Extraí os sisos do lado direito (em cima e embaixo) numa sexta, no que o dentista receitou 10 comprimidos de Toragesic, bochechei Listerine, e dois dias depois a dor insuportável e um cheiro muito ruim, sendo que esse mau hálito vem de um líquido que sai do buraco…

    Não durmo direito, n consigo fazer nada direito e o remédio passa a dor instantaneamente (graças a Deus), mas depois das seis horas volta com muita intensidade, a dor irradia pros outros dentes, a gengiva tá muito dolorida mesmo sem ser na região do siso e sinto como se a mandíbula desse lado inferior direito estivesse machucada, inflamada.

    Voltei no dentista na quarta, ele tirou os pontos mas doeu muito e saiu sangue (ele disse que isso era bom) e depois fui lá na sexta de novo (portanto já faz sete dias da extração) e ele disse que é alveolite e me receitou amoxicilina + clavulanato de potássio e disse que se não melhorar faria a curetagem na terça. O procedimento está correto? Ele n fez nenhum curativo, nem soro, nem esses medicamentos que relataram aqui que se coloca no próprio local.

    Li na internet que se coloca óleo de cravo no local ou se aplica seringa com orajel líquido, sendo que meu dentista nunca fez ou falou nada disso, estou com medo, já chorei horrores pois li que pode necrosar, me ajuda por favor!!! A minha alveolite é seca ou purulenta?

    Ah, seria o caso de pegar um atestado médico? Trabalho num local onde subo e desço muitas escadas e tenho medo de que esforço físico atrapalhe o tratamento.

    • Parece que é uma alveolite purulenta, Aline. Não vejo problema na conduta do seu dentista, você está medicada de acordo, também. Cuidado com o que você lê na Internet, entre uma informação geral qualquer e a opinião / conduta do seu dentista sobre o seu caso em específico, é óbvio o que é mais confiável, não é mesmo? Se for necessário afastamento do trabalho, seu dentista irá fornecer o atestado.

  194. Bom dia, Dra!

    Fiz uma cirurgia de sisos na sexta-feira dia 01/08, e foi super tranquila.
    Até mesmo no sábado estava muito bem, porém no domingo começou a doer horrores, então retornei na minha dentista na segunda-feira, ela removeu os pontos e receitou um antibiótico.
    O que me incomoda é o “buraquinho” que ficou tanto na parte inferior como superior, pois sempre que entra ar dói muito, e como ele está aberta é possível até ver o osso inferior.
    Com seu conhecimento, seria o caso de curetar esse local que ficou aberto ou até mesmo pontear ele?
    Obrigada.

    • Não, Adriele. O “buraco” da extração pode ficar grande mesmo, principalmente em se tratando de dentes inferiores. Apenas tome a medicação prescrita e procure manter o local bem limpo.

  195. Ola dra. estou com quinze dias que extrai um dente, não sei o nome, mas DOI muito, foi no lado direito o ultimo dente, e esta inchado e sinto arranhar, do lado q esta inchado sangra e o buraco esta fundo, o q faco, já tomei nimesulida e nada de parar a dor.

    • Pode ser alveolite, Mara. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

  196. Olá meu nome é Bianca, fiz uma extração ha 9 dias, inflamou e senti muita dor, estou tomando antibióticos e já quase ñ sinto dor, o q me preocupa é q o buraco ainda está aberto, a dentista deu um ponto mas ela ñ apertou, deixou bem aberto, e agora o ponto soltou, estou com medo de ficar aberto o buraco, isso pode acontecer? E o q fazer p fechar?

    • É assim mesmo, Bianca. O “buraco” não está bem aberto porque sua dentista “não apertou o ponto”, a cicatrização da gengiva é diferente mesmo da que ocorre na nossa pele, é “de dentro pra fora”. Isso quer dizer que o “buraco” vai fechar aos poucos, pode levar semanas pra isso. Mas fique tranquila, vai fechar.

  197. Olá,
    Fiz a extração duas semanas atrás dos sisos do lado direito. Tive alveolite nos dois.
    Durante esse período sofrido frequentei o blog e vim aqui dessa vez mostrar meu apoio às pessoas que estão passando pela mesma situação. Depois de uma semana tomando morfina e de 15 dias sofridos, graças a Deus hoje estou ótima e com a cicatrização muito boa.
    Apesar de parecer que a dor nunca vai passar, no final fica tudo bem. Façam o máximo para seguir as recomendações do seu dentista. Não fume, não fale além do necessário e não coma nada que vá prejudicar o tratamento.
    Boa sorte a todos.

    • Obrigada pelo testemunho, Juliana. Abraço! :)

  198. BOA NOITE ANA, PELO QUE EU ESTAVA LENDO SOBRE OS RELATOS DOS PACIENTES EU ESTOU COM O MESMO PROBLEMA, EU EXTRAI MEU DENTE DIA 11/08 E DOIS DIAS DEPOIS MINHA DENTISTA FALOU QUE EU ESTAVA COM ALVEOLITE, BEM, ELA RETIROU OS PONTOS E DEIXOU ABERTO E ME MEDICOU IBUPROFENO 600MG, TOMAR 1 A CADA DIA, POREM DOI BASTANTE A NOITE, E QUE TIPO DE ENXAGUANTE POSSO UTILIZAR ? MTO OBRIGADO.

    • Alexandre, alveolite dói MUITO mesmo. E você no deve utilizar NENHUM enxaguante até a alveolite se resolver. Se a sua alveolite for do tipo seca (perda do coágulo), como explico no texto, muito menos.

  199. SÓ MAIS UMA DÚVIDA DOUTORA, MINHA DENTISTA RETIROU OS PONTOS ANTES DA HORA PORQUE ESTAVA COM UMA APARENCIA BRANCA EM CIMA DO PONTO, ELA COLOCOU UM LIQUIDO COM UMA SERINGA E DEIXOU LIMPA A ÁREA, FICOU UM BURACO DANDO ATE PRA VER O OSSO, ISSO É ALVEOLITE PURULENTA PORQUE ESTOU COM MAU HALITO ? EM QUANTOS DIAS ISSO MELHORA ? MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ .

    • Não, Alexandre… o mau hálito é comum no pós-operatório, deve diminuir e sumir em alguns dias. Isso, em si, não determina que você tenha alveolite purulenta.

  200. Boa tarde Dra. ANA, o meu dentista falou que eu estava com alveolite, ele limpou a area com um liquido em uma seringa, deixando o local limpo e aberto, ele não fechou mais ate então, doi mais a noite, e quando eu tomo remedio ibuprofeno 600mg passa a dor, eu sempre mantenho limpo o local, antes de dormir escovo bem o buraco que por sinal não doi, depois de 3 dias eu acordei com uma substancia meio branca amarelada dentro do buraco,eu pensei que era resto de alimento mas não era, pois fui dormir com a higiene feita no dia anterior, passando a escova só nas pontas, parece alimento mas não sei. Essa substancia é do meu organismo ? E devo remover essa substancia que cobre o buraco ? Mto obrigada desde ja.

    • Sueli, se não dói, não deve ser pus. Provavelmente é apenas um aspecto da sua própria gengiva em cicatrização, a formação de um tecido de granulação.

  201. Boa noite!

    Eu fiz uma extração do 1° molar e o dente pre molar está doendo muito do lado, proximo ao que extrai. Fui ao medico, ele fez uma limpeza com 5 dias e tirou os pontos, colocou uma massa cirugica, mas eu ainda sinto a dor muito forte no dente vizinho, bem no canto. Eu ja tomei azitromicina, nimesulida, dipirona… muita dor. Eu sinto meu rosto do lado da extração inchado, e meu olho do lado da extração amanhece todos os dias inchado. Tem 6 dias hoje que extrai… estou com um medo dessa dor não passar ou de ter acontecido algo de errado. Onde foi retirado o molar não doi nada, a dor é somente no dente vizinho e bem no canto.

    • Ana, é comum que o dente ao lado de um local de extração fique dolorido por um tempo. Isso geralmente acontece porque esse dente é usado como apoio durante a extração, ou porque parte do comecinho da raiz dele fica exposta durante a cicatrização. A tendência e a dor diminuir aos poucos e tudo voltar ao normal.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>