Estou com alveolite. E agora?


Muito prazer. Eu sou o alvéolo.

Alveolite é nome que se dá à infecção / inflamação do alvéolo, o “buraco” onde estava um dente que foi extraído. É só fatiarmos o termo: alveol (de alvéolo) + ite (sufixo que significa “inflamação”). Outro nome ainda mais metido que esse é osteíte pós-operatória. Existem 2 tipos de alveolite, a seca e a purulenta (ou úmida). Mas antes de falar deles, deixe-me explicar rapidamente o que é um coágulo e pra que ele serve.

Lembra quando você era criança e vivia de joelho ralado? Quando a gente corta ou esfola nossa pele forma-se uma crosta sobre ela, a famosa “casquinha”, que é um tecido de cicatrização que visa proteger o local do ferimento. Da mesma forma, quando se extrai um dente o nosso organismo procura fechar o alvéolo para protegê-lo de possíveis infecções e, também, da entrada de resíduos alimentares. E o que fecha o alvéolo é exatamente o coágulo, que é uma massa de sangue coagulado (faz sentido) que aos poucos vai dando lugar ao tecido normal da região. O coágulo só não é uma “casquinha” porque o ambiente bucal é úmido.

Agora sim. Os tipos de alveolite são:

Alveolite seca:

  • Aspecto: o alvéolo fica vazio, ou seja, as suas terminações nervosas ficam expostas, o que causa muita dor.
    .
  • Causa: é causada pela perda do coágulo. Por isso, quando o dentista diz que não é para cuspir, bochechar ou beber de canudinho depois de uma extração dentária, não é frescura nem exagero. Qualquer movimento que exija sucção (é, qualquer, inclusive esse que você está imaginando ;)) pode remover o coágulo do alvéolo e causar uma alveolite seca. Por isso, também, é importante que o dentista sempre dê pontos depois de uma extração, mesmo nas mais simples. O ponto, na verdade, não serve para fechar o buraco onde o dente estava, mas para formar uma “rede” e proteger o coágulo.
    .
  • Tratamento: procure um dentista. Ele irá prescrever um medicamento analgésico e certamente terá que intervir, anestesiando, irrigando e aplicando no alvéolo uma substância cicatrizante e antinflamatória que sirva de barreira física e auxilie para a cicatrização.

Alveolite purulenta:

  • Aspecto: o alvéolo se apresenta cheio de pus. O paciente apresenta mau hálito.
    .
  • Causa: a infecção do alvéolo. Geralmente a alveolite purulenta ocorre depois da alveolite seca.
    .
  • Tratamento: procure um dentista. Será preciso tomar um antibiótico além do analgésico, ambos específicos e prescritos pelo dentista. Será também preciso intervir, anestesiando, irrigando e fazendo uma curetagem.

Ou seja: nos 2 casos é OBRIGATÓRIO procurar seu dentista para tratar, remédio não é suficiente. E, para prevenir (o que dói bem menos ;)), siga à risca as orientações do seu dentista, mesmo que elas pareçam bobas. Pessoas que fumam e mulheres que usam contraceptivos orais (pílula) têm mais chances de desenvolverem alveolite.

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: Cirurgia

Marcadores:

1.009 comentários

  1. Olá! Extraí dois sisos hoje, os inferiores. Infelizmente os coágulos caíram quando eu me alimentava. Como o cirurgião deu pontos, é possível que parte do coágulo esteja ainda dentro do buraco, protegido pelos pontos, ou o fato de ter saído o que havia por cima significa que, de fato, o alvéolo está exposto?

    1. Carla, mesmo que o coágulo tenha se desprendido, ele costuma se formar novamente, sem problemas. A presença do ponto ajuda nesse sentido, estabilizando o coágulo. Se você não sente dor (fora do esperado para um pós-operatório), não se preocupe.

  2. Olá dra. Tudo bem?
    Primeiramente, agradeço pela atenção em responder a todos os comentários.
    Extraí os 2 sisos do lado esquerdo na segunda dia 13. Hoje já faz 5 dias e por fora da minha bochecha, embaixo, ainda está inchada e amarelada. Creio ser normal pois não foi muito simples a extração do dente inferior. O que me preocupa é que ainda sinto dores. Tomei nimesulida por 3 dias e agora sigo com probenxil e paracetamol. A dor pega desde a altura do ouvido até o local da extração. Parece que tem algo pesado, sabe? E dá pontadas também, mais fracas e mais fortes. Até a cabeça está doendo. É suportável mas bem incômoda. E os pontos creio que estão soltando. O local da extração está muito avermelhado mas fora isso e o cheiro ruim, não notei mais nenhuma alteração. É normal tudo isso? Segunda que vem 20, vou ao dentista retirar os pontos. Obrigada mais uma vez.

    1. Lis, em princípio esses são sintomas pós-operatórios comuns. Não dá pra dizer que há qualquer alteração mais relevante com base na sua descrição.

  3. Boa tarde Dra., faz 2 semanas que eu extrai meus sisos e faz uma semana que apareceu uma bolinhas na minha gengiva bem abaixo do local onde o dente foi retirado. Quando eu passo o dedo nessa bolinha eu sinto um pedaço de osso, so a pontinha do osso saindo dessa bolinha, e ela é muito dolorida, quando a língua encosta eu quase morro de dor. Fui no dentista e ele bateu um raio x e disse que nao tinha resto de dente. E disse que era uma alveolite. É normal Dra. eu sentir esse osso exposto ? Eu nao vejo nenhuma melhora.

  4. Doutora Ana… Extrai um pré molar esquerdo superior em uma quarta, o dentista não quis colocar ponto, saiu bastante sangue… Na sexta extrai o pré molar direito superior e foi ponteado, ainda não retirei, no mesmo dia meu dentista colocou dois separadores nos queixares superiores um de cada lado. Desde então minha boca arde, minha gengiva está inchada, minha boca está ferida com afta no final da boca, na bochecha e no lábio… Senti muita dor de cabeça, dor na garganta dor no ouvido. Meu dentista pediu que eu tomasse nimesulida de 8/8, mas ainda estou sentindo que não melhorou. Está muito difícil pra comer. O que pode ser ? Uma infecção? O que eu faço?
    Atenciosamente, obrigado.

    1. É uma combinação da dor pós-operatória com o dor dos separadores… não me parece ter nada a ver com infecção. O ideal seria aguardar o pós-operatório pra colocar os separadores, por uma questão de conforto pra você. Converse com o seu dentista.

  5. Olá Doutora, parabéns pelo site.
    Bom, hoje faz 8 dias que retirei meu molar, ontem fui retirar os pontos, depois da retirada dos pontos foi possível começar a fazer a higienização do local, mas ha algo que me preocupa muito, estou com um mau hálito muito forte, dei uma olhada no local da extração e alem de estar branco e amarelo, ao lado esta um buraco na gengiva e esse buraco esta preto, e quando passo o cotonete para limpar aos poucos vem um cheiro muito forte do local, um cheiro horrivel.
    Gostaria de saber o que posso passar para melhorar o aspecto do local e também o cheiro que é insuportável.
    Devo procurar meu dentista?

  6. Extrai 2 sisos ha 7 dias, estava tudo bem, até que nos últimos 2 dias eu comecei a sentir umas dores, muito parecida com garganta inflamada, mas não é na garganta. É perto dos sisos, parece que é na parte da língua que fica do lado dos pontos. Ela tá inchada. Voltei a tomar o anti-inflamatorio, mas não sei o que é. Me ajuda!!

    1. Ana, é inflamação. Dada a situação, é algo esperado. Não é incomum que ocorra essa “inflamação tardia”… em princípio, faz parte da cicatrização.

  7. O dentista extraiu um dente da frente e optou por não dar pontos (tem 4 dias) só que ela está aberta verticalmente, “como uma rachadura” bem na frente mesmo, passando ar com facilidade. É normal!? Vai fechar sem maiores problemas? Ou tem algo errado?

  8. Dra,

    Extrai um dente há mais de 40 dias e a dor não deixa de existir. Nos 3 dias seguintes a extração, senti umas dores tão fortes, praticamente insuportáveis, só aliava com remédio. Não sei precisamente explicar precisamente qual foi o dente, é superior, é o segundo depois do canino. Já fiz essa extração pq estava sofrendo muito com um canal que não foi bem sucedido. O que pode ter ocorrido?

    1. Dáci, não dá pra afirmar o que há só com base no seu relato… inflamação, infecção. Já passados 40 dias, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar.

  9. Boa noite, doutora!
    Retirei meus dois sisos esquerdos no dia 20 de maio. Fiquei bem nos primeiros dias, nem inchei. Tomei dexametasona, azitromicina, arflex e deocil. Quando eles acabaram cerca de 6 dias depois começou meu inferno. Uma dor torturante, insuportável. Voltei no dentista, deu nimesulida e passei bem a semana, mas td voltou dps. Voltei hoje nele de novo, ele abriu a area que tinha enxerto ósseo e descobriu uma alveolite. Nada de coagulo, nem para o enxerto. Ele limpou e raspou, botou cicatrizante e deu ponto. Passou diclofenaco e deocil, mas nada de antibiotico. Foi hoje e ainda estou sentindo a mesma dor. É normal? Até quando? E é normal não ter passado antibiotico? Eu deveria tomar? Obrigada.

    1. Márcia, alveolite é assim mesmo… dói MUITO e leva uns 10 dias pra se resolver. Em caso de alveolite seca (ausência do coágulo) não há necessidade de antibiótico.

    2. Doutora,
      Vc falou q são até 10 dias para melhorar. Então ainda é normal mesmo após a curetagem sentir a mesma dor?! Fiz a curetagem ha dois dias. Ainda está muito dificil, muita dor.

  10. Boa tarde doutora, estou para fazer uma extração do dente 15 e estou terminando uma curetagem. A minha dentista me colocou para tomar FLAGYL 250 MG durante 7 dias antes da cirurgia. Gostaria de saber se está correto e porque estou tomando este remédio. Qual o objetivo dele…

    1. Rodrigo, o Flagyl (metronidazol) costuma ser usado em casos de periodontite crônica. Se a “curetagem” que você cita for uma raspagem periodontal, o motivo deve ser esse.

  11. Boa noite, doutora!
    Olha eu mais uma vez. rs
    Então, fiz a extração do meu siso inferior direito no dia 25/05 (quarta-feira). E hoje, passados 5 dias, estou sentindo dores. Consigo beber agua normal, mas quando abro a boca sinto dor no local da extração, e quando engulo sinto dor também. E as vezes aparecem uma resíduos brancos dentro do “buraco”, mas não consigo saber se é comida ou se é algo relacionado a cicatrizacao. São sintomas normais do pós operatório?
    Desde já fico agradecido pela atenção!

  12. Oi, extrai meu dente e tive alveolite, aí tomei remédios e cuidado agora depois de semanas. Já cicatrizou bem, só que tá com tipo uma coisa branca no meio que tá dentro e não dá pra tirar com a limpeza. Isso é normal? Pode ser algum nervo ou algo do tipo?

    1. Francielle, se não dá pra tirar, deixe onde está. Pode ser só o aspecto da gengiva em cicatrização. Se você não tem nenhum sintoma mais importante, pdoe ficar tranquila. Higienize o melhor que puder.

  13. Doutora, extraí dois dentes faz 4 dias e o meu dentista não deu pontos no local, no primeiro dente que retirei esta se fechando, mas a gengiva abaixo esta um pouco que escura (ficando tipo preta), tem algum perigo?… Já no segundo esta fechando também, mas sangra não muito, mas na gengiva abaixo esta avermelhada e uma bolinha branca (tipo um sapinho), pode ser uma infecção?

    1. Alysson, a gengiva pode mudar de cor e ter um aspecto “estranho” durante o processo de cicatrização, mesmo. Pela sua descrição, não me parece que haja infecção.

  14. Ola Doutora Ana, gostaria de fazer uma pergunta.

    Ha sete dias atrás fiz uma cirurgia de colocação de protese, e no sexto dia fui ao dentista para retirada dos pontos, no sétimo dia notei que bem onde estava o ponto do meio a gengiva abriu, ou melhor descolou do dente, não está sangrando, apenas uma leve dor, mas como teve uma cirurgia naquele local estou com medo. Vai cicatrizar assim mesmo, que cuidados posso tomar para não infeccionar? Sei que não posso fazer gargarejos por causa da cirurgia, existe algum perigo de danificar o implante, mesmo porque tive que fazer enxerto ósseo ?

    Obs: Não retornei ao dentista porque ele saiu de viagem por alguns dias.

    Desde já agradeço \o

    1. Gilson, em princípio tudo normal. A gengiva leva algum tempo pra cicatrizar, então pode haver esse “descolamento”. Na ausência de sintomas relevante, eu não me preocuparia. Apenas procure manter uma boa higienização.

      1. Muito agradecido Doutora, me deixou mais confortável quanto a isto. Se me permite, gostaria de saber se posso fazer esta higienização aplicando água oxigenada com um cotonete no local do ferimento. Mais uma vez agradeço pela atenção e parabéns pelo excelente blog \o

        Um abraço.

        1. Por nada, fico feliz em ajudar. 🙂 Não embeba água oxigenada no cotonete, a água oxigenada não é um bom antisséptico, use soro fisiológico ou enxaguante bucal sem álcool.

          1. Ok… Muito obrigado mais uma vez, e me desculpe por te atrapalhar neste feriado. Tenha uma ótima tarde \o

  15. Dra.,
    Fui submetida a uma extração do penúltimo dente de baixo. Após a retirada dos pontos o coágulo caiu e comecei a sentir uma dor ABSURDA!
    O dentista detectou alveolite seca, fez curetagem e deu pontos.
    Já faz 04 dias da curetagem, estou tomando amoxilina, flagyl e cataflan, mas nos intervalos das medicações tenho MUUUITA dor (chega a doer o maxilar todo).
    Isso dói assim mesmo?! Quanto tempo deve começar a melhorar (prognóstico)?
    Acordo todos os dias esperando por alguma melhora…
    Muito obrigada pela ajuda!!!

  16. Boa noite dra… extrai meu siso ha 5 dias… ainda doi, estou tomando ibuprofeno e amoxilina, porem estou com medo pq a dentista nao conseguiu tirar toda raiz do dente… sera q a dor pode ser por causa desta raiz? Pode haver complicacoes em razao desta raiz ter ficado? Ou sera que é alveolite? Doi bastante como se eu nao tivesse arrancado ainda o dente, dor parecida com antes de extrai-lo. Obrigada.

    1. Denize, o motivo da dor pode ser tanto a raiz quanto uma alveolite… mas considerando a extração recente, pode ser só a dor pós-operatória, mesmo. Procure sua dentista pra reavaliar.

  17. Extrai meu dente e tive uma alveolite, voltei ao dentista e ela colocou curativo, tomei amoxilina. Voltei lá pra tirar e agora depois de dois dias o local parece estar com pus, posso limpar com cotonete? Faço a higienizaçao com soro em uma seringa. Não sinto dores.

  18. Olá, eu extrai um dente no dia 19/05, aí no dia 23/05 eu voltei ao dentista porque tava com dores e o local tava muito estranho, e a dentista disse que eu tava com alveolite, aí ela limpou e colocou um curativo, e disse pra voltar na próxima semana, ou seja, hoje. Fui lá, ela tirou o curativo, limpou tudo e disse que agora eu só tenho que esperar curar sozinho, tá com um buraco grande, pra comer tô colocando uma gazezinha. Pra n entrar comida. Isso é certo?

    1. O que é certo, Francielle? Colocar a gaze? Eu acho que mais incomoda do que ajuda, mas se você prefere, pra ajudar a evitar a entrada de resíduos, ok.

  19. Olá doutora.
    Arranquei um dente faz mais de 1 mês e hoje qs todo cicatrizado percebo passando a língua como se fosse uma pontinha de dente que ficou, ou a impressão q o dentista não arrancou tudo… e a gengiva esta cobrindo isto tb… É necessário voltar ao dentista para tirar isto ou deixa como está quieto e indolor? Ps: não parece ser espicula ossea (não sei se assim q se escreve)… pois tentei tirar e está mt bem firme lá dentro!!! Grato.

    1. Osvaldo, se não está incomodando, ok. Provavelmente é só uma aresta óssea, que com o progresso da cicatrização vai ficando mais plana. Acho que você não precisa se preocupar.

  20. Dra. Boa noite!!
    Eu fiz a extração do 2 molar inferior ha mais ou menos 10 dias, só que logo no terceiro dia eu comecei a sentir muita dor e retornei a dentista, lá ela retirou os pontos pelo fato de q tinha muita comida por baixo deles e eu não conseguia fazer a higienização sozinho e receitou um antibiótico, só que após esse fato eu ainda sinto muitas dores e vejo que o local onde estava o dente está muito branco no meio e vermelho em volta (acredito que seja inflamação). Como devo proceder? Pois sigo a risca tudo que a dentista recomendou e nada melhora? É demorado assim mesmo a recuperação em casos parecidos com o meu?

    Abraços

    1. Wesley, a recuperação pode levar vários dias, mesmo. A inflamação é esperada nessa fase, faz parte do processo de cicatrização. Mas se você acha que pode haver alguma alteração relevante, procure novamente sua dentista pra reavaliar.

  21. Olá Dra. Extrai meu siso faz uma semana, porém, tive alveolite e estou tratando com antibióticos e anti-inflamatórios, minha boca só abre a distancia de um dedo, é normal isso? Li na internet sobre trismo e tétano, estou confusa e com medo de ficar com sequelas, não aguento mais sentir dor e ficar de repouso, o repouso é mesmo necessário?? Outra coisa, compressas aliviam a dor? Compressa fria ou quente? Desculpa o turbilhão de perguntas, mas estou em desespero!! Obg pela atenção.

    1. Thatiane, isso é trismo, não tem nada a ver com tétano. E sim, esse é um sintoma comum no pós-operatório. Não vai haver sequelas, pode ficar tranquila. O repouso ajuda, mas não precisa ser total. Faça compressas mornas no rosto, vai ajudar a resolver o processo inflamatório e, consequentemente, o trismo.

      1. Olá doutora,
        Tirei meu siso quarta feira, desde então não aguento de dor, já voltei no dentista e ele falou que está tudo e me passou amoxilina, quando foi ontem a noite fui abrir a boca pra ver como estava e meu ponto caiu sozinho, a dor não passa, está um buraco e com uma espécie de massa branca dentro parecida com pus, nao sei mais o que eu faço, ja coloquei compressa com gelo, fiz bochecho com água e sal, tudo no desespero, tenho duas crianças pra cuidar, me dá uma ajuda por favor.
        Obrigada.

        1. Thayane, seu dentista falou que “está tudo” o quê? Pode ser alveolite, como explico no texto. Se for, talvez seja o caso de fazer uma curetagem (“limpeza” local). Converse com o seu dentista.

          1. Eu falei com ele e ele falou que está com pus, nao sei mais o que fazer, estou com muita dor e muito preocupada, ele viu por foto porque não vai estar no consultório essa semana, estou desnorteada.

          2. Então procure outro dentista pra avaliar… se for preciso algum procedimento de urgência, ele faz. Depois você conversa com o seu dentista.

  22. Dra, fiz uma extração do siso inferior ha 1 mês atrás e ainda sinto dor local e mais ainda dor de ouvido, quando falo muito repuxa para todo pescoço, já falei com meu dentista e ele fala que é normal. Tomei antibiotico, somente depois de uma semana, pq não aguentava de dor e pedi muito para que ele me receitasse, ele argumentava que iria melhorar somente com analgésico. O local ainda está aberto e sinto gosto de pus, quando limpo com cotonete e água oxigenada as vezes sai uma pontinha de sangue. O que faço?

    1. Valquiria, você está medicada e higienizando bem o local. Não há muito o que fazer além de aguardar que seu organismo se recupere. Pra algumas pessoas o pós-operatório é mais “chato”, mesmo.

  23. Eu retirei o siso faz 20 dias e quando fui tirar o resto de comida com palito de dente hj, saiu um pouco de sangue. Sera que ainda tem possibilidade de uma infecção?

    1. Nunca introduza NADA no local da extração, Karla. Você pode se machucar. Dada a situação, é natural que tenha sangrado. Não tem nada a ver com infecção.

  24. Olá doutora, hoje faz 6 dias que extrai dois sisos, um superior e outro inferior, os dois do lado direito. Porém o local onde o inferior foi retirado tem me incomodado muito, com dor, hoje ao realizar a higienização com cotonete como recomendado pelo meu dentista, observei que ao redor do local existem algumas bolinhas meio amarelas, será inflamação? Eu estou tomando antibiótico e analgésico, estou preocupada, devo contatar meu dentista? Desde já obrigada.

    1. Caroline, podem ser pequenas aftas, por causa do atrito do instrumental durante a cirurgia. Você está medicada em sem sintomas relevantes, creio que não precisa se preocupar.

  25. Olá, dra. Ana. Me desculpe se essa for uma pergunta repetida, mas tem tanto comentário aqui que é difícil encontrar algum que seja mais específico. rs Tive alveolite por causa de extração de siso, o dentista tratou com curativos por 4 dias seguidos e aquela dor horrorosa já passou. Ele disse que agora é só bochechar com água e sal ou com antisséptico bucal, mas que eu não preciso tampar o “buraco”. Mesmo não tendo motivos para desconfiar da competência do meu dentista, eu estou um pouco insegura com isso, com medo de entrarem restos de comida, não limpar direito e acabar infeccionando ou coisa do tipo. O procedimento é esse mesmo? Eu posso comer normalmente e apenas fazer bochechos para limpar? Não preciso manter o “buraco” fechado nem fazer uma limpeza mais direta nele? Obrigada!

  26. Dra. Ana como vai?

    Faz 1 semana que extraí um dente e talvez por descuido meu no terceiro dia comecei a sentir dores e percebi o buraco que não fechava. Meu dentista me receitou antibioticos e analgésico e no quarto dia fez uma curetagem, curativo e depois outros pontos. Já passararam 10 dias, estou tomando o resto do antibiotico e nao sinto dor alguma e tampouco inchaço… os anti-inflamatorios já deixei de lado faz mt tempo e foi bom sinal. No entanto hj tirei os pontos e percebi q o buraco ainda é grande com ainda pouca cicatrização… É normal esta demora de fechar este buraco?
    Mt obrigado!

    1. Osvaldo, pelo seu relato você teve uma alveolite. Sim, é normal que a gengiva ainda esteja aberta, e ela vai levar algumas semanas pra se fechar por completo.

  27. Bom dia Dra. Ana Tokus!
    Extraí os quatro dentes do siso dia 07/04, hoje completa 8 dias em situação de pós-operatório. Graças a Deus não sinto nenhum tipo de dor, porém os pontos (na parte inferior da maxila) não foram removidos, segundo meu dentista tirarei com 10 dias pós-operatório.
    A queixa maior é referente ao mau halito, desde o principio quando começou, entrei em contato com meu dentista e ele recomendou um Listerine sem álcool ou Malvona. Hoje estou fazendo escovação após cada refeição e logo após bochecho com Malvona com água bem gelada. A partir deste momento começou a sair umas secreções esverdeadas tipo “limo de pia”, isso é normal? Ou tenho algum problema?
    Outra queixa é referente aos dentes que não foram mexidos, sinto coçar forçando a maxila a mastigar, não sinto dor, apenas sensação de coceira na parte interna da gengiva. Está situação é considerada normal?

    Desde já agradeço pela devida atenção!
    Abraço 🙂

    1. Os sintomas que você descreve são comuns no pós-operatório, Sandra. O mau hálito se dá pela maior proliferação de bactérias anaeróbias própria desse período. O “limo” provavelmente é apenas o acúmulo de resíduos, que se desprendem quando você faz os bochechos. A coceira tem a ver com a resolução do processo inflamatório e pode ser, também, uma pequena parestesia. Mas esse, todos, são sintomas passageiros.

  28. Extrai meu siso inferior esquerdo faz 6 dias, vou amanhã retirar os pontos, mas estou preocupada pq comecei a sentir um incomodo nos dentes vizinhos ao siso e não consigo fazer a higienização correta, e quando olho no espelho vejo uma massinha no buraco com a cor meio escura, quase marrom. Pode ser alveolite?

    1. Não, Karla… se fosse alveolite haveria muita dor. O incômodo que você sente nos outros dentes é um sintoma pós-operatório relativamente comum. O aspecto do “buraco” deve ser apenas o da gengiva em cicatrização.

  29. Boa noite!
    Extrai meu siso dia 5/4. A cirurgia foi tranquila, no pós operatório foi tranquilo, quase não senti dores. No 4 dia, comecei a comer arroz e feijão. Como o grão do arroz sempre entrava no buraco e não fui orientada pela minha dentista a realizar a higienização, limpava com cotonete, o q sempre acabava sangrando e doendo. No sexto dia, antes de retirar os pontos, comecei a sentir dores do lado do dente extraído. Até aí, pensei que era normal, porém essa dor só se intensifica. Agora dói a boca, maxilar, cabeça e testa… As dores são fortes, todo o lado esquerdo doi. Fui tirar os pontos e relatei sobre essa dor com a dentista. Ela dez pouco caso e disse que é normal… mas essas dores não diminuem. Pode ser alveolite?
    Oq devo fazer?

    1. Pode, Paula. Mas se sua dentista avaliou e não viu alteração, dificilmente é. Provavelmente é o a dor pós-operatória mesmo, embora um pouco mais severa. Você está tomando algum analgésico?

  30. Boa noite! Eu extrai meus dois dentes sisos, mas um deles o ponto soltou, esta um buraco grande, doi muito, chega a arder. Esse buraco ele fecha ? Ou tenho que voltar ao dentista para ele fazer novamente o ponto ? Estou tomando amoxicilina, está muito inflamado, não estou aguentando nem tomar líquido direito.

    1. Boa tarde Dra. Fiz duas extrações do siso inferior ha 7 dias, mas não secou bem, sempre que fazia a higienização saia uma secreção amarela e vermelha. Estive no dentista e ele disse que eu não estava limpando direito e achou melhor já retirar os pontos. Ele me mandou fazer compressas de água quente e fazer movimentos de abrir e fechar a boca pq eu não estou abrindo muito bem. Acontece que com esses movimentos fica saindo secreção, e agora qualquer movimento brusco que faço sai secreção. Será que deu alguma complicação maior? Se continuar saindo secreção dá a impressão de nunca vai cicatrizar. Estou com muito medo, evito comer e falar.

      1. Essa secreção deve ser um exsudato inflamatório que faz parte do processo de cicatrização, Tatiana. Em princípio, você não precisa se preocupar com ele.

  31. Oi dra. Ana, tudo bem! Depois de 10 dias de ter arrancado meu ciso inferior direito e minha dor não ter zerado resolvi pesquisar um pouco e cai no seu blog! Na verdade minha cirurgia foi um pouco dolorida, pois meu ciso era grande e estava enraizado, teve que quebrar o dente todo para retirar! Ate ai tudo bem, tomei amoxilina 850 durante 3 dias… Não tive inchaço (nem externo, nem interno), minha gengiva no local esta otima, rosa clarinha, os pontos, tudo ok! Portanto tenho uma dor que não passa… Esta melhorando a intensidade mas não passa e me deixa louca! Rsrs venho conversando com meu dentista e para ele esta dentro da normalidade, venho tomando o ibuprofeno 600 mg para acalmar a dor… Ela vai do ouvido a garganta, maxilar inteiro inferior, queimação etcetcetc… Tem horas que passa, mas aí ela de repente volta com tudo!!! É louco não é? Essa cicatrização realmente é assim dolorida??? Ja tem 10 dias… Obrigada!

    1. Samantha, realmente, os sintomas que você relata podem ser considerados normais nessa fase pós-operatórias. Estão se estendendo um pouco, mas ainda assim não significam que haja alguma alteração importante. São sintomas inflamatórios, e toda cicatrização envolve inflamação.

  32. Bom dia Dra. fiz um tratamento de canal e estava bastante inflamado, após fiquei com uns caroços duros na bochecha, e me passou antibioticos e anti-inflamatórios, voltei ao dentista, pois continuo com estes caroços duros, me deu mais antibioticos e anti-inflamatórios, já faz 8 dias e não diminuem. Não dói. Que posso fazer para diminuir estes caroços?

    1. Nada além do proposto, Claudete. Provavelmente esses “caroços” provêm do processo inflamatório, então, a medida que a inflamação vai se resolvendo, os “caroços” vão diminuindo. Mas tenha paciência, isso pode levar semanas… o importante, apenas, é que você perceba que eles diminuem.

  33. Olá, boa noite.
    Eu extrai meu 1º molar hoje, já tem umas 10 horas e ainda sangra, toda hora cuspo sangue, não tanto quanto antes, mas ainda sai sangue, to com medo, não to sentindo dor, só se eu pressionar com a boca mesmo, tem um ponto e o dentista pediu para eu voltar para tirar daqui a três dias, mas ele não me avisou de todos os cuidados e eu cuspi bastante nas primeiras horas, estou com um pouco de dor de cabeça, quero saber se isso é normal ou tem algo de errado ? E se o sangramento, mesmo de leve, persistir ate 24 horas depois, o que eu faço ? Desde já, agradeço.

    1. Lary, não cuspa… cuspir só estimula o sangramento. Beba água gelada, mas não bocheche (pelo mesmo motivo). Mas, em princípio, podem haver episódios de sangramento nas primeiras horas sim, sem maiores consequências.

  34. Boa tarde, Doutora Ana, tudo bem ? Retirei meu siso quinta feira, até ai tudo bem ! Porém ontem começou uma dor insuportável que sobe até meu ouvido, sera que é alveolo seco ? Vale lembrar que ontem fiquei menstruada, será que a menstruação pode ter ajudado a causar o alveolo ?

    1. Não Cinthia, a menstruação não tem nada a ver com isso. Já a dor pode ser uma alveolite sim, mas não dá pra afirmar isso só com base na sua descrição, podem ser apenas os sintomas pós-operatórios, mesmo que mais severos. Na dúvida, se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

    2. Boa noite, Doutora Ana. Ha alguns anos atras fiz um canal nos dentes de tras, so que esse canal depois de um tempo deixou um buraquinho no dente, no começo não me importei. Hoje alguns anos depois a parte de cima do canal quebrou e o dente saiu e sobrou apenas a parte das pontas, e a parte do meio saiu toda, e com isso ficou uma coisa preta muita estranha nele, não sinto dor nenhuma, mas o que posso fazer para tirar isso? Algum tratamento especifico?

      1. Mateus, você fez canal mesmo ou uma restauração que caiu? De qualquer forma, o tratamento é restaurar seu dente, ou seja, fechar esse “buraco”. Caso você não tenha feito tratamento de canal, possivelmente será necessário. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Olá Dra, tirei meu primeiro molar 26, ontem, ja se passaram 24 horas. Não sinto dores, mas não consigo fazer a limpeza do 2 molar 27, pois tenho medo da escova pegar no ponto, tbm não to conseguindo fazer a limpeza do 2 pré molar 25, pois tbm tenho medo de pegar no ponto, tem uma massa amarela ao lado do dente 25 chegando até os pontos, posso retirar essas massas ? Ou é o processo de cicatrização da gengiva? E posso apenas fazer a limpeza com antisséptico ? Obrigada, aguardo a resposta.

      2. Dra. Ana, bom dia.
        Fiz uma extração quinta passada dia 17.03, hj dia 21.03 ainda está um pouco inchado, se trisco na gengiva está “duro”, a questão é que sinto latejar muito, o que está me deixando um pouco preocupada, quantos dias eu sentirei esse latejar? E o médico não disse pra voltar pra retirar os pontos.

        1. Mayara, esses são sintomas inflamatórios, que vão diminuindo com o passar dos dias… em até 1 semana você já deve estar bem melhor. É preciso remover os pontos sim, o que geralmente se faz depois de 7 dias. Entre em contato com o seu dentista.

  35. Dra., retirei um siso de baixo, e o dente antes dele, dois no total, pq o siso estava na horizontal, foi uma cirurgia de 1:30, isso na sexta feira dia 11/03, no domingo dia 13/03 comecei a sentir dor muito, mas muito forte mesmo, na região da cirurgia, tomei TROLOL, PACO, duas injeçãos, e ontem dia 15/03 fui ao dentista, e falou pra continuar tomando os remédios que um clínico geral me passou, hoje dia 16/03 pela manhã achei que iria melhor, mas começou muita dor na garganta, no ouvido, e ainda sinto choques vindos da área onde aconteceu a cirurgia, e um mau hálito horrível, espero ou procuro outro médico, tenho medo que seja uma infecção e que possa passar pro ouvido ou garganta, já que está doendo também, obrigado.

    1. Mateus, não há necessidade de procurar outro dentista… procure o seu, mesmo. É preciso reavaliar. Os sintomas que você descreve podem ser apenas os sintomas esperados no pós-operatório, embora mais severos. Ou há alguma complicação, como uma infecção, por exemplo. Só avaliando pra saber.

  36. Boa noite, extrai dois sisos do lado direito dia 04/03, o inferior estava incluso e a cirurgia demorou 1:40 h, até ai tudo normal, porém após 4 dias comecei a sentir uma dor de cabeca terrivel, de chorar de dor a noite, fui ao medico que me receitou remedios que não resolveram, retornei a outro dentista que me disse que estava com alveolite (acho q é isso) seca, me receitou um antibiotico e um anti-inflamatorio, porém NAADA melhora essa dor, não durmo a dias chorando de dor na cabeça somente do lado direito, e agora dor de ouvido também, estou muito preocupada, pois nada melhora, eu estou enlouquecendo a noite de dor… O que faço para aliviar a dor?

    1. Lari, alveolite é assim… dói MUITO e leva de 7 a 10 dias pra se resolver. A dor na alveolite seca se dá porque não se forma o coágulo sobre o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente). O coágulo é um tecido inicial de cicatrização em sem ele, os terminais nervosos ficam expostos. O ideal seria fazer uma barreira mecânica, ou seja, colocar uma proteção dentro do alvéolo (existem curativos intra-alveolares. Converse com o seu dentista).

  37. Doutora Ana, boa noite. Olha eu novamente. Depois daquele dia que perguntei sobre o problema do maxilar, graças a Deus voltou ao normal. Ainda sinto um pouco de desconforto mas nada de mais. Agora meu problema é outro, faz duas semanas que retirei (sisos e ponto) e o meu 2° molar ainda está bem sensível. Fui mascar chiclete ontem, nossa cuspi na hora. Parece que tenho o dente podre. Li seu artigo sobre a sensibilidade do segundo molar, mas até quando mais ou menos eu vou sentir tal desconforto??? Mais uma vez, muito obrigado.

    1. Boa noite! Arranquei um siso, o 48, no dia 11/03, ele estava nascendo torto e incluso e estava me incomodando, a cirurgia foi tranquila, só que depois que tirei o ponto cheguei em casa, olhei a boca e vi que há um buraco no canto da bochecha, eu não sei se houve erro na hora de fazer o ponto, só que tenho sentido dor inclusive pra mastigar, eu não consegui ir ao dentista está semana pra ver isto, vou ter que aguardar até segunda, queria saber o que posso usar pra higienizar, tenho medo de ter alguma complicação devido a isso!

    1. Certeza mesmo, só com a avaliação do seu dentista, Leticia. Mas se não há dor, inchaço ou outros sintomas relevantes, não deve ser pus, apenas algum exsudato inflamatório (o que é normal) ou o aspecto da própria gengiva em cicatrização.

  38. Dra. Extrai o siso inferior direito na segunda-feira dia 07, notei que saiu muito sangue no dia. No dia seguinte senti uma dor pulsando mas que passou rapido, o dentista disse que usasse indobufeno durante três dias de seis em seis horas. Mas durante alguns momentos do dia a dor pulsando voltava, principalmente nos momentos que eu me deitava, mas com os momentos depois passava. Até que foi aumentando. Na quinta feira dia 10 retornei ao dentista pois estava com muita dor, ele disse que provavelmente seria rejeição ao ponto e que isso era normal. Pois bem retirou os pontos e mandou eu usar listerine tres vezes ao dia. Pois bem a dor só foi aumentando que até quando a agua bate doi. O buraco da extração está uma crosta amarelada com umas partes pretas, porém nao sei avaliar se há presença de pus. Estou com medo de ser alveolite. A dor está muito forte agora, e tenho que aguardar para poder retornar ao dentista.

    Existe realmente rejeição aos pontos? E no caso de ser alveolite só o uso de amoxicilina trata?

    1. David, não existe “rejeição dos pontos”, o que ocorre é dos pontos mais atrapalharem que ajudarem, por juntar resíduos e incomodarem. Aí é melhor removê-los logo. Pode haver alveolite sim, e talvez nem seja o caso de antibiótico, mas de um procedimento de “limpeza” local. Converse com o seu dentista.

  39. Doutora, extrai os dois sisos inferiores faz 17 dias e ainda sinto dor e sensibilidade nos dentes perto, dói quando bebo água, pensei em infecção, mas não tem odor nem líquido desagradável nenhum, mesmo assim pode ser alguma infecção? É esperado que doa mesmo depois de tantos dias? Obrigada pelo espaço.

  40. Sra. Dra. Ana Tokus.
    Aproveito desde já para a parabenizar pelo seu cuidado em difundir informação e em tranquilizar pacientes.
    A minha questão prende-se com o seguinte: fiz extração do chamado “dente do siso” inferior direito no passado dia 4 de Março. Foi a segunda tentativa de extração, tendo a primeira sido gorada por inflamação no local segundo informação do médico. Uma vez que o médico que acompanha-me teria que ausentar-se para o exterior, a extração foi remarcada com outro cirurgião. No dia 4 a extração foi simples, apesar de sofrer de DATM. A medicação continuou a ser a mesma que tinha sido prescrita no dia 2 de Março, dia da primeira tentativa, antibiótico de 24 em 24 horas e ibuprofeno de 8 em 8 horas, mais o paracetamol em caso de dor, e Elugel para colocar no local 2 a 4 vezes por dia. A única alteração após a extração foi o ibuprofeno para 12 horas. Mas a medicação foi somente até ao dia seguinte. O que tenho então sentido é um escalar da dor. Deixei de ter medicação em termos de antibiótico e foi-me dito para suspender o ibuprofeno. Mas enquanto tive estes dois, sentia o desconforto e um pouco de dor mas nada que considerasse fora do normal, embora tenha desenvolvido trismo, o que admirou o médico. No dia seguinte ao término da medicação, ou seja, dia 6 de Março, comecei a sentir dores fortes e trismo um pouco mais acentuado e dores muito fortes ou bastante relevantes nos músculos zigomáticos e masseter e até na zona do temporal. Não consigo passar sem paracetamol de 8 em 8 horas. Tenho dores na face até perto do olho direito, nos dentes da arcada superior, sensação de músculos presos, por vezes dificuldades em engolir, dores de ouvido, e claro que no local da extração, embora na maioria das vezes seja o local que menos doi. A face fica quente e noto muita sensibilidade ao beber líquidos frios, como água, e depois a dor marca a sua presença em crescente, cada vez mais. Não faço bochechos, não cuspo, não passo sequer a língua no local. E faço a higiene cuidadosa sempre que alimento-me, seja a líquida ou pastosa como papas de iogurte. Mas reparei que o coágulo não ocupa todo o local que estava inicialmente. Ou então poderei só conseguir ver em parte. Estou preocupada porque sinto mais dores agora do que no dia depois da extração e até no dia seguinte, e tenho receio que possa estar a desenvolver alveolite, uma vez que consigo ver uma parte do buraco que aliás é imenso e não consigo nessa parte ver coágulo e portanto só vejo o coágulo em algumas partes. E para o trismo o médico disse para colocar gelo na face durante 20 minutos e depois fazer exercícios na mandíbula imaginando que estou a comer pastilha elástica para ajudar a “soltar” os músculos. Mas não devem ser antes compressas quentes? Estou de repouso em casa, mas basta ir à varanda ou apanhar frio na face e as dores ficam piores. Como é que o frio vai ajudar? Grata desde já pela sua atenção e cuidado. Mas para quem não é médico dentista estas questões causam um pouco de confusão e ansiedade. Obrigada mais uma vez. Cumprimentos.

    1. Cristina, como a dor que você relata não é mais severa exatamente no local do dente extraído, creio não haver alteração mais séria, como uma infecção ou alveolite. Quanto ao trismo, na minha opinião compressas quentes são muito mais eficientes que frias, já que o trismo é causado por certa rigidez muscular, e compressas frias tenderiam a aumentar essa rigidez. Além disso, o calor ajuda a acelerar a resolução do processo inflamatório, nesta fase. Quanto à medicação, talvez seja o caso de voltar para o Ibuprofeno, me parece que ele estava sendo mais efetivo que o Paracetamol. Converse com o seu dentista sobre isso.

      1. Muitíssimo obrigada doutora pela sua pronta resposta e em ajudar os pacientes a terem ideias mais claras do que está a suceder. Vou seguir as recomendações quanto às compressas quentes. Fazem mais sentido. Em relação ao ibuprofeno, voltei a falar com a assistente uma vez que o médico só estará na clínica daqui a dois dias. O retorno foi a mesma ordem, sem medicação e somente paracetamol em caso de dor forte. Isso não compreendo. Considero muito cedo para ficar sem medicação, mesmo sendo a favor de utilizar medicação no mínimo. Não estamos a falar de uma simples dor de cabeça. Mais uma vez obrigada e continuação de bom trabalho. Muitas felicidades. Cumprimentos respeitosos de Portugal.

  41. Oi. Extrai o siso quarta passada, dia 24/02. Os tres primeiros dias foram normais, senti dor, mas dor local. Agora depois d uma semana sinto mtas dores na cabeça, fisgadas no rosto e na cabeça. O q pode ser? To mto preocupada.

    1. Rayane, esses são sintomas que podem ocorrer, sem que haja qualquer alteração relevante. Parece um pós-operatório normal, embora mais severo. Mas se você achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  42. Olá doutora… Fui retirar o dente do siso e o dentista não conseguiu retirar tudo, até aí estava tudo bem, depois de 4 dias comecei sentir um incômodo que evoluiu pra uma dor de querer arrancar a cabeça fora, fui em outro dentista e ele disse que era alveolite, limpou e passou remédio, o que melhorou em 100 % a minha dor na hora e receitou ibuprofeno. Passou 2 dias, voltei no primeiro dentista pois tinha consulta e ele passou periogard e disse que a dor é uma dor comum, mas agora estou com medo do periogard diminuir a minha cicatrização e eu sofrer muito mais tempo com essa alveolite. O que eu faço, uso ou não uso o periogard? Por favor, me ajude a dor é muito forte. Estou com muito medo… obrigado!

  43. Olá doutora, fiz a exodontia ha 4 dias de dois dentes sisos do lado direito, o de baixo e o de cima (não sei se falei certo mas são os dentes que nascem por ultimo), o de cima esta bom mas o de baixo apareceu uma bolha branca, acho que deve ser alveolite purulenta (ela doi principalmente quando tento comer mas não é tão forte e causa mau hálito), estou tomando anti-inflamatório (nimesulida), acho que ela apareceu depois que bocejei no segundo dia, deve ter prejudicado a cicatrização. Bem, não sei se os cuidados que eu tomei vão resolver. No caso se realmente for alveolite purulenta, como proceder?

    1. João, se a dor não é muita, não deve ser alveolite. Alveolite dói MUITO. Se há pus, provavelmente não é do alvéolo, mas superficial, de algum ponto, por exemplo. Ou, o próprio aspecto da gengiva em cicatrização… parece pus mas não é. Caso fosse alveolite purulenta, seu dentista teria que intervir.

      1. Olá, boa noite! Mandei minha pergunta pelo e-mail mas estou com medo de não ser respondida! Hoje faz 3 dias que tirei os meus 4 sisos… Até ontem eu não estava sentindo dores fortes, mas hoje senti dores muito fortes, de chorar… E não dói só no lugar da cirurgia, e como se passasse por dente em dente! Estou a base de remédios, a dor passa mas depois de uma certa hora volta muito forte, posso está com Alveolite?! No primeiro dia fiz bochecho com água, pois não sabia que não podia! E sai um líquido meio amarelado do lugar da cirurgia, com um odor! Minhas bochechas ainda estão inchadas… Devo me preocupar?! Consulta o meu dentista?

        1. Milenna, por aqui os leitores são respondidos SEMPRE, em até 72 horas. Por e-mail eu não garanto, porque não tenho dado conta do número de dúvidas que chegam e priorizo este espaço, que é público, e as respostas que dou aqui podem resolver as dúvidas de outros leitores também.

          Sim, pode ser alveolite. Mas não estou certa de que seja, pois os sintomas inflamatórios que você relata são comuns no pós-operatório e não representam uma alteração da normalidade nessa fase. De qualquer forma, se você acha que tem alguma coisa errada, entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

          1. Doutora, hoje fui limpar meus pontos com um pequeno pedaço de algodão e água, e saiu um líquido amarelado meio queimado e com um odor do lugar esquerdo da extraçao, o que pode ser ?!

          2. Milenna, provavelmente apenas um exsudato inflamatório, comum na fase de cicatrização. Na ausência de outros sintomas, não acho que você precise se preocupar.

  44. Antes de mais nada, muitos parabéns pelo blog e pela prontidão e qualidade das respostas! A minha situação é a seguinte: há cerca de 4 meses surgiu-me um pequeno caroço na mandibula, sem qualquer dor. Como coincidiu com uma gripe, tomei antibiotico pra gripe, no entanto como foi por pouco tempo, o caroço não passou. Pelo contrário, continuou a crescer. Fui à minha médica que me mandou fazer raio x, com receio de algo pior. Nisto, como tive de fazer o tal raio x noutra clinica, acabei por trocar de médica. Esta encontrou uma infecção (porque entretanto o papo na cara era notório e bastante incómodo na articulação) e receitou antibiótico adequado por 10 dias. Passado pouco mais de uma semana fui novamente ao consultório pois a infeção tinha provocado um inchaço entre a gengiva e a bochecha, realmente incómodo, que teve de ser lancetado e drenado. Continuei com antibiótico por mais duas semanas até a consulta seguinte. Aí tentamos “desentupir” os canais (entenda-se que o dente era reconstruido e que não estava desvitalizado pois o nervo havia sido queimado há muitos anos!). Ao “desentupir” a médica deparou-se com um canal dificil de abrir e adiamos o procedimento, até pelo facto de a infeção ainda estar presente e precisar drenar. O certo é que ela piorou depois da consulta e eu desisti! Ontem fui ao consultório e optei pela exodontia. A médica extraiu o dente sem dificuldades (2° molar) e limpou a infeção no osso que por sinal era bem grande. Ora a questão: sou fumadora e evitei ao máximo fumar, mas não durou! O local da extração parece-me bem, com os sintomas habituais… No entanto a infeção que deu início a tudo isto parece estar a voltar! Só consigo contactar a minha médica (que é fantástica!!!) às sextas e sábados… Tenho dor na articulação, gosto mau, e agora inchaço no interior e exterior da face. O coágulo parece estar bem, felizmente sempre cicatrizei com facilidade! O regresso do caroço e a pressão no lugar do dente quando toco é que me preocupa. Tenho razões para isso?
    Obrigada Dra!

  45. Doutora, boa tarde
    Arranquei o molar e tive mais de 12 horas de hemorragia.
    Tomei pontos novos e agora no quarto dia eles sairam e sinto uma dor insuportavel.
    Estou tomando Amox, nimesulida e lisador. É alveolite? É normal sairem os pontos? Eu fumei e acho que isso acabou causando.

  46. Olá doutora!
    Primeiramente gostaria de dar parabéns pelo blog!
    Tenho 19 anos, e hoje faz 4 dias que extrai 4 sisos inclusos. Na hora do almoço, ao beber um suco de limão, senti dor no lado esquerdo inferior que me fez correr para o banheiro para ver o que estava acontecendo. O pouco que consegui abrir a boca me fez perceber um líquido marrom escuro e com gosto ruim saindo da onde extrai o dente. Fui ligar para o dentista, mas ele não estava no consultório aquele dia. A assistente que me atendeu, e que acompanhou todo meu procedimento, disse que era normal. Desliguei um pouco mais aliviada, porém ainda um pouco desconfiada. Ao voltar para o espelho e puxar a bochecha, percebi que o líquido continuava a sair em pouca quantidade. Fui ver o outro lado inferior também puxando um pouco a bochecha, e tinha um pouco do mesmo líquido. Entrei em pânico! Tomei uma dipirona, me deitei com a cabeça um pouco elevada e com um saco de gelo para tentar parar esse líquido. Depois de um tempo voltei para ver como estava e vi que continuava a sair o líquido quando abria a boca. Resumo: estou em pânico e coloquei minha família em pânico tambem! Sou uma hipocondríaca e paranóica assumida! Fui procurar na internet e agora acho que estou com alveolite. Estou tomando amoxilina 500 mg e beserol de 8 em 8 horas no horário certinho! E dipirona de 4 em 4 horas nas primeiras 48 horas para dor. Ainda estou um pouco inchada, mas está melhorando devagar. Não sinto dores fortes, mas estou com medo. Checo minha temperatura de minuto a minuto pensando que ela vai subir e terei que ir para o hospital correndo. Minha mãe acha que é paranoia minha, porque “a vizinha da mesma idade minha e que extraiu 3 sisos disse que saia esse mesmo líquido dela até o dia de tirar os pontos”. Por favor, me manda uma luz! Devo me preocupar com isso? Não quero esperar sentir dor forte para procurar ajuda se for mesmo isso!

    1. Danielle, se você não tem dores fortes, não tem alveolite. O líquido certamente é apenas uma secreção inflamatória, e toda cicatrização envolve inflamação. Então, CALMA.

  47. Olá, doutora.
    Extraí meu dente siso inferior há uma semana, retirei os pontos hoje e estou com um imenso buraco no lugar. Não sinto dores fortes, apenas sinto a área dolorida, tenho mau hálito. Quando olho o buraco, vejo que há um tecido com aparência granulada. A doutora que me atende receitou uma limpeza com água e água oxigenada 10 volumes, mas tenho medo de estar infeccionado. O que acha?

  48. Dra., hoje faz 1 semana que fiz a extracao do dente inferior direito, no momento da extracao eu senti muita dor, a dentista teve que quebrar o meu dente inteiro e tirou ele aos pedacos, ela disse que saiu ate pedaco do osso junto, na quinta feira fui na dentista pois ja estava desde segunda feira com muita dor, os pontos estavam quase saindo e via no buraco umas bolinhas brancas como se fossem pus, um odor forte e a maior dor que ja senti, isso que eu estou tomando amoxilina e nimesulida, hoje ainda doi, ela deu anestesia que nao pegou e costurou novamente sem anestesia, quase morri, hoje ainda doi, estou a base de spidufen e nimesulida, comecei a tomar azitromicina e paracetamol, a dor intensa passa somente por algumas horas e vejo que tem um buraco novamente, sai um gosto ruim e odor, nao sei mais o que fazer doutora, me ajude, o que eu faco, tenho consulta com outra dentista mas so dia 8 de marco, posso ficar ate la à base de remedios ? Posso esperar esse tempo todo? Sera que isso vai fechar? Me ajuda doutora, o que eu faco?

    1. Fernanda, me parece que você tem alveolite, como explico no texto. Você não vai ficar com dores até 8 de março, uma alveolite leva de 7 a 10 dias pra se resolver… mas dói bastante, mesmo.

  49. Boa noite, obrigada pelo retorno. Faço tratamento de restauração, coroa, etc…. com uma Dra., a extração foi com Dr. bucomaxilofacial q ela marca qdo necessário e a revisão ficou sob responsabilidade dela, ao tirar os pontos, e o q ela visualizou estaria perfeito, como ela não sabe a causa da dor, primeiro tomei outro antibiótico, nada, recomendou o RX. Antes da sua resposta, comentei com ela da Alveolite e q não achava necessário o RX, ela discorda da infecção e q deveria fazer RX. A dor hoje já está mais aliviada, vou esperar até retornar o trabalho, nada tá funcionando!!! Acontece de conviver com a dor até um dia passar (desde do dia 19/01/16 e tanto antibiótico) e se passa ainda fazer algum procedimento local???

    1. Sem dúvida um dia a dor passa. Mas até lá você precisa do mínimo de conforto… continue tomando o analgésico, até porque você diz ajudar. Quanto à infecção, pode nem ser o caso mesmo. Na alveolite seca, por exemplo, a dor se deve à exposição dos terminais nervosos, já que o alvéolo está vazio (sem o coágulo e/ou tecido de cicatrização)… nao é uma infecção, em si.

  50. Dra., depois de 4 extracoes, na quinta, nao estou tendo resposta do profissional para as dores que sinto, tomei antibiotico ao extrair por 7 dias e alguns dias comecei sentir dor sem conseguir definir o local, só sei que é o lado esquerdo (a extracao foi um molar superior esquerdo), comeca dor leve em dente que nao tem nada a ver, até mesmo os inferiores esquerdos, e segue pra outro e outro até doer o osso, subindo pra vistas, cabeca, depois passa e depois volta, o profissional recomendou antibiotico mais forte e nada de passar a dor, só a base de de deocil ou tylenol, termina o efeito volta a dor (as vezes evito suportando a dor e passa sem remédio, mas volta logo), foi recomendado RX da regiao pra definir o que está acontecendo, mas pelo que li da sua orientacao acho que contrai a alveolite. Pelo tempo (19/01/2016) o local já está cicatrizado, o que pode ser feito já que o profissional nao identifica o problema e qual o especialista que pode tratar (curar o mal que ta feito)???? Por favor me orienta…

    1. Marta, pode ser alveolite, mesmo. Em princípio nem é preciso radiografia (quem recomendou?), o diagnóstico é clínico. Se seu dentista não está disponível, procure outro em caráter de urgência, pra fazer algum procedimento local necessário, depois você conversa com o seu dentista. Em princípio, é uma complicação pós-operatória comum, nem é o caso de procurar um especialista.

  51. Olá Drª Ana, excelente blog, otima contribuição!
    Drª retirei meus sisos (os 4 por sinal), ha três dias atras. Hoje um dos meus locais do siso (inferior, direito) saiu um pouco dos pontos, saiu sangue, deu dor (pulsátil), e ainda tem umas sujeirinhas (creio que seja, mas to com medo de ser placas rsrs) que eu não consigo limpar, e está saindo uma aguinha com um gosto muito ruim (não tá inchado), mas ao caminhar ou ao conversar eu sinto uma pressão no local, isso pode ser uma infecção?
    Outra coisa, no local do siso (inferior, esquerdo) está com um buracão srsrs, esse buracão já apareceu no 1 dia depois da cirurgia (os pontos ainda estão), eu não consigo limpar o buraco todo (fico com receio), limpo até onde eu consigo. Esse meu limpar pela metade é o suficiente?
    Desde já agradeço,
    Abrss!

    1. Larissa, os sintomas que você descreve me parecem apenas inflamatórios, não acho que haja infecção. O líquido que sai é um exsudato inflamatório, comum na cicatrização. Limpe o melhor possível, mas não fique “neurótica” a respeito, nem sempre você vai conseguir remover todos resíduos. Do que não for possível, seu organismo se encarrega.

      1. Drª Ana, hoje amanheceu com ínguas debaixo do queixo, e eu limpei uma secreção mais consistente no siso (inferior, direito), o que pode ser? Ainda nao estou neurotica kkkkkk mas tá quase rsrsrs. Pelo sim ou pelo não, voltarei a dar uma passada no dentista.
        Valeu Drª,
        Abrss

  52. Olá, Dra Ana. Extrai meus sisos no dia 22/01 e retirei os pontos no dia 02/02. Estava tudo bem antes da retirada dos pontos, mas um pequeno inchaço na gengiva, abaixo do segundo molar, permanece. Depois de retirar os pontos voltei a minha rotina normal: mastigar alimentos do lado operado, baixar a cabeça e movimentá-la normalmente e também trabalhar, o que significa me expor ao sol por alguns minutos. Depois que comecei minha rotina normal, já no dia 03/02 comecei a sentir dores que eu pensava ser do local da extração (siso inferior esquerdo que tava “deitado”, semi-incluso), mas que agora tá me parecendo ser do segundo molar. Dói toda vez que bate água gelada ou alimentos (principalmente doces). Além disso, tem esse pequeno inchaço que não dói na gengiva (parte externa) próxima a esse dente. Tenho medo que tem ocorrido algum deslocamento da raiz do 2º molar pra fora e esse “inchaço” nunca mais saíra, pois já é o 13º dia pós-extração. Além disso tenho medo que que tenha havido outros danos ao 2º molar ou que o local da extração na verdade não esteja bem. Durante a retirada dos pontos meu médico garantiu que a cicatrização tava indo muito bem, mas como estou com esses problemas já não tenho tanta certeza. É normal está assim após todos esses dias?

    1. São sintomas esperados, Cristiane (o inchaço, inclusive, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo). A dor me parece a pós-operatória, normal. O segundo molar costuma ficar mais sensível, mesmo, incômodo que pode durar alguns dias.

  53. Boa noite, doutora Ana! Fiz a extração do siso inferior direito. Era incluso e o buco maxilo disse que estava fixado perto de inervação. O dente saiu aos pedaços e era muito grande. Os primeiros dias de PO foram normais, só que no quinto dia comecei a sentir muita dor, pulsátil, os dentes ao redor sensíveis, aquele gosto estranho na boca, e como os pontos estavam frouxos acabei tirando achando que eram eles. Enfim, a dor continua forte e está aquele buraco preto. Como fui eu que tirei os pontos estou com medo da bucomaxilo me xingar, mas sinto alívio da dor com dois comprimidos de dipirona 500 + nimesulida. Estou lavando o buraco com soro fisiológico e enxaguando com listerine. Não tenho febre… será alveolite? Preciso me preocupar?

    1. Lidia, pode ser alveolite, sim. Os pontos ajudar a manter o coágulo estável nos primeiros dias após a extração, mas quando você removeu os pontos já havia dor… então acho que isso não interferiu. O buco não vai xingar você… diz pra ele que caíram. 😛 E, assim que der, procure-o pra reavaliar.

  54. Dra.,
    Extrai os sisos no dia 22/01, um deles estava incluso, a cirurgia levou 4 horas, e dias após foi afta atrás de afta… Porém desde aproximadamente 30/01 estou com essa dor “pulsátil” no rosto, do lado operado. Pode ser alveolite? Estou com receio de que alguma parte do dente tenha ficado lá, pois ele teve que ser tirado em pedaços.

    Obrigada.

    1. Pode ser alveolite sim, Agatha. Mas a dor da alveolite é bem forte, se for mais pulsação que dor, deve ser um sintoma inflamatório, o que é esperado no pós-operatório e no processo de cicatrização.

  55. Doutora, gostaria de saber depois de qtos dias após a extração do siso ainda pode ocorrer alveolite? Outra coisa, tem cincos dias que tirei o siso, hoje começou a sair um líquido com umas plaquinhas, massinhas sei lá, não é pus, mas também fede bem pouquinho. Acho que não seja restos alimentares, pois tou só nos líquidos. O que a senhora acha?
    Posso tirar os pontos com 6 dias, é pq devido ao carnaval o posto de saúde não irá funcionar e eu fico com medo de ficar com esses pontos por mais dias.

    1. Angelica, a alveolite costuma acontecer entre 5 e 7 dias após a extração. O líquido que você descreve deve ser um axsudato inflamatório, comum em cicatrizações. Sim, se o dentista julgar ok, os pontos podem ser removidos em 6 dias.

  56. Olá, eu retirei o siso ha seis dias e por descuido acabei passando a escova forte demais, e agora os pontos parecem que estão soltos, e mau halito, o que vai acontecer agora, o dentista vai dar pontos de novo?? Ou não? Pq ta aberto o local, ah e nos primeiros 5 dias eu tive fortíssimas dores de garganta e ouvido, e normal ? Obg desde já.

    1. Janaína, se não há dor (além da esperada para um pós-operatório), você não precisa se preocupar. Não deve ser necessário fazer novos pontos. É assim mesmo, a gengiva cicatriza “de dentro pra fora”, o “buraco” leva semanas pra fechar. Dores de garganta e ouvido podem ocorrer, por causa da proximidade do local da extração com eles.

  57. Oi Ana, querida hj faz 8 dias que eu arranquei o siso, tomei ampicilina durante 5 dias, so que eu estou achando estranho porque no buraco tem uma carne com o que parece pus, ta me dando mau halito, so que essa cuja pelinha ou massinha eu noto q ta soltando, me indique algo sobre como eu posso resolver e cuidar.

    1. Carla, se não há dor, eu acho que você não precisa se preocupar… esse é apenas o aspecto da sua gengiva em cicatrização. Apenas continue higienizando bem.

  58. Faz 4 dias que extrai um dente, está doendo, tipo umas pontadinhas como se fosse um coração batendo, tá com gosto ruim e mau cheiro, o que pode ser?

      1. Olá Dra. Fiz cirurgia dia 25/01, estou normal, nada de dor, inchaço, nem nada incomodando. Mas no lugar da cirurgia não vejo coágulo nenhum, só vejo o buraco. Pensei na alveolite seca, mas não sinto nada, apenas estou achando estranho esse buraco muito limpo sem coágulo.

        1. Jéssica, se você tivesse alveolite sentiria MUITA dor. Pode ficar tranquila, o “buraco” às vezes é profundo, mas na ausência de sintomas relevantes, está tudo ok. 🙂

  59. Ola, eu extrai o siso e o molar anterior a ele, isso já faz 15 dias, ainda há um buraco no local e sai um liquido de dentro do mesmo, quando abaixo a cabeça sai um liquido do nariz tambem, com muito mau cheiro, isso é normal ?

    1. Pedro, eram dentes superiores? De qualquer forma, normal não é. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar, uma possibilidade é que tenha ocorrido um comunicação buco-sinusal (entre o céu da boca e o seio maxilar).

  60. Bom dia Dra,

    O meu comentário foge do tema, porém é uma questão que tem me deixado muito preocupada desde sexta 15/01/16 quando eu fiz a extração dos meus sisos. O meu pós operatório foi bem tranquilo, porém em uma parte da minha boca a sensibilidade não volta. É uma sensação de anestesia no lábio inferior, dentes e queixo do lado onde foi a cirurgia. Após questionar o meu dentista ele me informou que eu estava apresentando um quadro de parestesia, porém não soube me dizer ao certo o que eu devo fazer para recuperar a minha sensibilidade. Estou muito preocupada sobre o assunto e tenho medo de não voltar ao normal. O que devo fazer nesse caso ? É normal a fala ficar embolada quando se tem isso? Existe algum tratamento que acelera o processo de recuperação ? Agradeço desde ja pela atenção.

      1. Oiii dra. Ana, andei lendo muito aqui a ajuda que a senhora dá, e gostaria de saber de devo procurar um dentista, pois arranquei meu siso inferior e ele estava grudado no osso, e já se tem 3 dias q estou com muito mau hálito e onde está os pontos parece ter uma camada de pus, não sai, fica lá, mas peguei trauma e estou com medo de voltar ao dentista, mas o q a senhora acha ? Ainda estou tomando amoxilina 500 e nimesulida.

        1. Nayda, mau hálito é comum nessa fase. Se houver dor (que os remédios não dão conta de controlar), procure seu dentista, sim. Se não, provavelmente essa camada que você vê não é pus, é apenas o aspecto “estranho” da gengiva em cicatrização.

  61. Olá Dra. Ana!!

    Fiz a extração do siso inferior direito hoje. Estava incluso. Após cerca de 3 horas da cirurgia, já em casa, tomando sorvete, senti uma placa vermelho escura sair do local. Não parecia um coágulo, mas como se fosse uma casca de feijão (exemplificando). Senti dor que após tomar água gelada foi aliviada. Sinto dor mas apenas local ao encostar. Gostaria de saber se perdi o coágulo e se há risco de alveolite. Também gostaria de saber se é possível que um novo coágulo se forme, caso eu tenha perdido.
    Muito obrigada!

    1. Ana, talvez não tenha sido O coágulo, mas UM coágulo. E mesmo que tenha sido O coágulo, sim, ele pode se formar novamente. Procure não fazer bochechos e nem cuspir por enquanto, pra estabilizar o novo (ou o antigo) coágulo.

  62. Doutora, falando do siso, eu arranquei os meus quatro sisos faz alguns anos, tipo, uns 13 anos. Tenho hoje 35 anos e percebo que no local dos sisos inferiores ainda tem um buraco que parece estar exatamente atrás do último dente (meus sisos eram inclusos), Daí tenho tido halitose por conta desse buraco instalado atrás do que é agora o meu último dente. Como faço para limpar está área com mais eficácia, além do fio dental que já uso diariamente? Existe algum outro método melhor que o fio dental? Já pensei em comprar uma seringa e “tacar” água com pressão neste buraco para retirar qualquer sujeira que possa ter ficado ali, mas não sei se isso é bom.

      1. Tive alveolite infecciosa, o dentista viu, não fez nada, agora faz seis meses e não cicatrizou, entra alimento e parece ter cacos, estou correndo risco de bactérias entrarem no sangue porque tenho que limpar p não apodrecer meu rosto, e agora o que faço?

        1. Maria, se há sujeira e “cacos”, você tem que ir ao dentista pra resolver isso logo. Não que você esteja correndo risco imediato de alguma coisa mais séria, mas em caso de infecção (ou foco de infecção), não é bom ficar aguardando muito.

  63. Boa tarde doutora. Removi meus dentes do lado esquerdo ontem e correu tudo bem. Não senti dores mas estou com medo da alveolite. Estou a produzir muita saliva e o que eu queria saber (pode ser um absurdo mas preciso tirar essa dúvida) é se engolir constantemente a saliva ou o ato de comer pode fazer o coágulo se deslocar? Além disso, tossir também pode provocar esse deslocamento? Acho que a ansiedade piora a tosse, mas está meio difícil de controlar e sinto uma pressão na mandíbula, não conseguindo abrir direito a boca (tenho a sensação de que se abrir os pontos se rompem), é normal? Agradecida.

    1. Não Érica, engolir não aumenta o risco de deslocamento do coágulo, nem a tosse. Evite apenas bochechar e usar canudinho pra beber. A “pressão” na mandíbula e a dificuldade de abrir a boca são sintomas comuns nessa fase.

  64. Oi Dra. Ana,
    Primeiramente parabéns pelo seu site/blog e por tentar responder todas as dúvidas dos leitores.
    Bem, eu tenho 36 anos e extrai o terceiro molar inferior esquerdo semi incluso e sub lingual no dia 18 de Dezembro de 2015. Ele estava um pouco inflamado e a cirurgia durou cerca de 40 minutos. Ela conseguiu extrair o molar inteiro, sendo que segundo ela, teve que serrar e raspar a minha mandíbula, mas ela consta que nenhum resquício ficou no alvéolo.
    Tomei todas as medicações iniciais prescritas (amoxicilina 500, tilex). Mas no terceiro dia a minha cara do lado da extração ficou como a cara do Kiko ou do Fofão, como preferir. Ela teve que viajar, Natal e etc, e tive todo o suporte através do Whats, foi super atenciosa. Tive febre entre 38 graus e trismo… Mudamos o antibiótico para Clavulin BD, anti-inflamatório e remédio para controlar a dor.
    Diminuiu o inchaço e etc. Hoje completando 16 dias após a cirurgia, sem as suturas, com o tradicional buraco, sinto uma leve dor quando bebo certos líquidos que entram neste local, sinto uma leve dor no dente vizinho e em mais alguns dentes inferiores do outro lado, meu trismo ainda permanece, sendo que quando abro a boca com vontade ainda dói a bochecha, e passando a mão no rosto ainda está levemente inchado com uma protuberância rígida, como uma massa próxima do local da extração. Não tomo mais nenhuma medicação, estou apenas mantendo a higiene bucal escovando e usando Malvatricin, não consigo passar o fio dental em todos os dentes devido ao trismo que está com 75% de abertura…
    É normal ter estes sintomas mesmo após 15 dias? Ter sensibilidade e leve dor é normal? E o trismo, dura quanto tempo? E ainda sinto um pouco de dormência no lado esquerdo e inferior da boca, normal estes sintomas? Obrigado Dra.

    1. Alan, todos os sintomas que você descreve são esperados no pós-operatório sim, em maior ou menor grau. O trismo vai melhorar em alguns dias e a sensibilidade também. A protuberância rígida é um sintoma inflamatório inerente à cicatrização. Eu acho que você está em franca recuperação e não precisa se preocupar.

  65. Bom dia Dra. Ana, aqui estou eu novamente, há dois anos fiz a retirada dos dois sisos do lado direito, na ocasião tive alveolite, senti dores que não desejo pra ninguem. No dia 07 fiz a retirada do meu siso inferior esquerdo, foi um procedimento demorado, trabalhoso segundo a dentista, os dois primeiros dias foram normais, porem hj senti uma dor mais intensa no local, tbm estou muito preocupada pq minha lingua está cheia de aftas, o que já gera dor, estou usando uma pomada para as aftas (OMCILON), porem não sei se é recomendado. Já estou tomando antibioticos e anti-inflamatorios há 7 dias, comecei antes da cirurgia. O que vc acha, doutora?

    1. Simone, considerando a cirurgia recente, tudo dentro do esperado. Essa é a fase mais “chata” do pós-operatório, mesmo. Pode usar o Omcilon sim, ajuda com as aftas. Enfim… você está medicada e seguindo as orientações pós-operatórias, agora é só aguardar a recuperação do seu organismo.

      1. Obrigada Dra. ontem pedi pra minha dentista dar uma olhada, ela disse q estava normal, que a alveolite não estava descartada, mas tudo corria bem. Tbm disse que poderia usar o Omcilon, fazer bochechos leves com periogard e mudou minha medicação para cefalexina e diclofenaco de potassio de 8 em 8 horas, e caso sinta dor no intervalo das doses, tomar lisador. Acho q estou no caminho certo, né? Estou repousando bastante, não quero sofrer com uma alveolite novamente, só eu sei as dores que senti há dois anos. Muito obrigada novamente e parabens pela iniciativa.

  66. Sra. Ana… Lembra do meu caso ne?
    Então, melhorei muito… os antibioticos acabaram ontem… mas ainda sinto uma dorzinha como se fosse uma pressão no local qnd converso muito… a mandíbula onde mexeu no osso so esta dolorida qnd toca… isso é sinal de melhora? Já não tomo analgésicos ha 4 dias… seria esse incomodo ao falar devido aos dentes do lado da extração ? Sinto que estão sensíveis… como se estivessem moles…
    Olhei dentro do buraco, não vejo coágulo… já estou com 6 dias de cirurgia da retirada do implante, os pontos serão retirados daqui 3 dias… lá dentro só um buraco escuro q as vezes vejo um branquinho lá no fundo… nas laterais uma massa branca meio amarelada… estou fazendo os bochechos de leve…
    Tenho muito medo de demorar fechar e eu pegar alguma infeccao mais seria, doutora!!!! Infecção sempre causa muita dor?

    1. Istelamaris, me parece que está tudo bem no seu pós-operatório… os sintomas que você relata são comuns e a cicatrização, segundo o seu relato, está dentro da normalidade. Apenas continue higienizando bem, acho que você não precisa se preocupar. Infecção, via de regra, causa muita dor, sim.

  67. Olá Dra… não sei se lembra do meu caso… mas minha saga contínua…
    Voltei ao dentista apos 4 dias da última curetagem q ele diagnosticou alveolite e vc com td razão desconfiou q não era… enfim… ao tirar os pontos ele informou q estava inflamado e q não havia fechado… aí td de novo… curetagem… dor insuportável… anestesia q não pega… suturou de novo… sugeri se não era alguma reação de rejeição do implante e se não era bom fazer uma radiografia… ele se recusou… disse q o implante estava firme e q iria apenas retirar tdo o inxerto osseo q havia feito…
    Pra completar me falou q eu devia estar com alguma doença auto imune q não deixava cicatrizar e me encaminhou pro hospital…
    Cheguei no hospital assustada, com dor, achei q ia morrer q tava com alguma doença…
    O buco maxilo do hospital me atendeu… fez exames de sangue, do qual eu não tinha nenhuma doença nem infeccao no sangue… e na tomografia da mandíbula viu uma inflamação la no pezinho do implante… como eu estava muita assustada e dolorida (pois a outro dentista deu tanto ponto que estava machucando ate minha lingua) me deixou internada durante a noite para remover o implante no outro dia de manhã no centro cirurgico e com sedação… foi feito isso! Ocorreu td bem… retirou o implante…
    Já tem 24 hs q foi retirado… estou tomando nimesulida e antibiótico clindamicina… o rosto ainda tá inchado e dolorido… mas segundo o buco é normal pois mexeu muito durante um pouco espaço de tempo.
    Segundo ele agora meu organismo vai cicatrizar… e q não vencia a inflamação pois havia um corpo estranho q era o implante… e meu organismo o rejeitava.

    Estou muito preocupada… será q agora vai cicatrizar? O outro dentista me assustou muito… como se meu caso fosse único…
    Na sua opinião… o melhor mesmo foi retirar o implante?

    1. Istelamaris, sim, as coisas devem se resolver agora. Se o implante estava causando a infecção, com a sua remoção, problema resolvido. Isso não é tão incomum assim, acredite, você não é caso único.

  68. Bom dia, Doutora. Meu caso é o seguinte, ha 7 dias extrai 2 dentes que não se tratavam de cisos. A partir do quarto dia comecei a sentir uma dor no local da extração, passei 3 dias com essa dor insuportável que doia cabeça e ouvido, e me dava até febre, Ontem voltei ao dentista, ele disse que era alveolite seca, então ele abriu, curetou, irrigou e colocou medicação no local, e fechou bem fechado o local. Ontem passei o dia sem dor, mas agora pela manhã ja estou sentido dor forte novamente, depois desse procedimento todo é normal ainda eu sentir dores? Estou tomando amoxilina e paracetamol. Ainda vai durar quanto tempo?

      1. Oi Doutora, há uma semana tirei os 2 sisos do lado esquerdo, a cirurgia demorou quase 2 horas, bastante dolorida. Sinto pulsação e dor forte na parte inferior, umas 4 vezes ao dia, não o tempo todo. Também sinto um gosto ruim na boca. Tomei a medicação por 5 dias, conforme a orientação.
        Estou preocupada. Você acha que pode ser alveolite? Também sinto dor no maxilar inferior e dor de ouvido.

        1. Hellen, em princípio essas são apenas dores pós-operatórias. Como você parou de tomar analgésico, a dor fica mais forte. Converse com o seu dentista, talvez seja apenas o caso de tomar analgésico por mais alguns dias.

  69. Ola dra…

    Extrai um 1 molar ha 6 dias atras, pois estava com lesão na furca… foi feito um implante imediato… tomei nimesulida por 3 dias e amoxicilina 500 mg de 8 em 8hs…
    2 dias apos a extracao comecei a sentir uma dor pulsante e constante. Voltei ao dentista… ele fez um raio x constatando que estava td ok com o implante… E fez laser.
    Eu continuei com dor constante q só passava com toragesic… hj 6 dias apos a extracao e eu ainda com dor voltei no dentista, ele retirou os pontos e disse que eu estou com alveolite… trocou o antibiótico por clavulin bd e mais 3 dias de nimesulida… Isso depois de aplicar 3 tubos de anestesia q não pegou… curetar para formar o coagulo (qual eu sentindo toda a dor)… ele tbm disse q estava começando a ficar amarelo em volta do implante… ele tirou td o tecido para ficar bem limpo. E segurou novamente… E pediu para voltar lá tds os dias para ele olhar e fazer o laser…

    Agora fiquei com muito medo… seria mesmo uma alveolite? Seria seca ou umida? Ele falava q o osso estava seco… mas em volta do implante estava começando a amarelar… mas q não tinha pus ainda…
    A dor maior q eu sinto é do lado de fora da gengiva em direção à raiz q foi extraída… no osso em si ela limpou e a anestesia até pegou.

    Será isso grave? Ainda sinto dor agora, mas já entrei com os medicamentos…

    1. Istelamaris, acho que o termo alveolite não se aplica, já que ele é mais usado para o alvéolo vazio, e você diz ter feito um implante imediato. Pode haver uma infecção sim, ou só uma inflamação… como a cirurgia é recente, difícil dizer só com base no seu relato. Enfim: seja o que for, você já está em tratamento e a tendência é esses sintomas irem amenizando.

  70. Boa tarde doutora, tem 7 dias q arranquei o antepenultimo dente superior, tive sangramento nos 2 primeiros dias, tem um gosto muito ruim na boca, e uma baba tipo amarela no buraco, o q devo fazer fazer, nao sinto mta dor, so tou com a gengiva inchada, meu pontos cairam, mas nao vejo o coagulo, sera que nao tenho?

    1. Aurita, depois de 7 dias você não veria mais o coágulo, mesmo… já há um tecido de cicatrização. O gosto ruim e a secreção que você descreve são sintomas comuns após a extração. Em princípio, pela sua descrição, tudo como esperado.

  71. Boa tarde Dra, eu queria saber se na complicação de uma exodontia a alveolite tem duração de 3 a 6 dias?
    E a qual é a principal característica da alveolite?

  72. Olá, tudo bem?
    Faz seis dias que extrai o primeiro molar esquerdo, sendo que a abertura não fechou ainda, tem pus e um mau cheiro muito forte e gosto ruim, isso me prejudica pois trabalho com pessoas diretamente (hospital). Extrai num dia e já fui no outro dia pro trabalho, faço a higiene normal do local com anti séptico, três vezes ao dia, o q eu posso fazer pra diminuir o mau hálito? Pois sei q não é nem uma infecção.
    Obrigado!

    1. Tony, se não há infecção, é questão apenas de higienizar, mesmo. Mas o mau hálito é comum nessa fase, pela maior proliferação de bactérias anaeróbias inerente ao pós-operatório. Isso vai diinuindo aos poucos.

  73. Boa tarde,
    Dra.

    Fiz uma extracão ha mais de um mês, tomei amoxilina de 500 MG, nimesulida de 100, o mesmo estava inflamado no ato da extraçao, porem ainda sinto muita dor, dor esta que não me deixa dormir, o ouvido então, não sei mais o que fazer, pois já foram feitos 3 raios X, e não tem nada, mas sinto muita dor, principalmente na hora de dormir, o que faço, por favor?

    1. Leandro, procure seu dentista pra reavaliar, talvez seja o caso de mudar a medicação analgésica. Mas é provável que seja apenas a dor pós-operatória, embora mais severa. Ela piora à noite porque você se deita, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e deixa os sintomas inflamatórios (toda cicatrização envolve inflamação) mais fortes.

  74. Dra, boa noite. Há 7 anos atrás fiz um canal. 3 anos depois o dente esfarelou e caiu. Sendo que sempre senti uma bolha aparecer e sumir da minha gengiva. De um tempo p cá essa bolha fixou se na gengiva, e ao fazia diminuir e aumentar as vezes. Essa bolha era de carne, as vezes secreção tipo pus. Fiz um raio x e verifiquei q havia uma raiz no dente q fiz o canal. 🙁 após a retirada da raiz e da bolha, a bolha voltou novamente. Sexta dia 13/11 refiz a cirurgia para retirar o suposto abscesso q voltou a surgir. Ontem e hj vi q ao lado dos pontos estavam saindo umas massinhas em torno dos pontos. Não eh de aspecto de secreção. Eh uma espécie de massa mesmo. Removi com cotonetes e enxaguatorio. Eh normal essa massinha sair? Ou pode ser uma espécie de infecção? Os pontos estao td OK. Sexta volto p retirada deles. Devo procura-lo antes? Obg, aguardo resposta ansiosa.

    1. Gessica, com a remoção da raiz, o abscesso deve se resolver. A “massa” provavelmente se tratar apenas de placa bacteriana e resíduos alimentares, o que é normal nessa situação. Na ausência de outros sintomas relevantes, acho que você não precisa se preocupar.

  75. Doutora,
    Hoje arranquei meus dois sisos inferiores, a dentista disse que ia colocar uma massinha que o próprio organismo dissolve para que o dente não sangre, isso é normal? Essa massinha tem um nome?

  76. Dra, a minha Dra. me explicou que se fazemos exercicios fisicos depois da extração, acelera o metabolismo, e dai pode estourar o coagulo, predispondo a uma alveolite… em alguns sites vejo pessoas falando de 1 semana sem exercicios, em outros vejo 15 dias… no meu caso, é um exercicio leve (bike)… o pos operatorio esta tranquilo, quando poderei voltar as pistas? Grande beijo.

    1. Felipe, pra voltar à atividade física é preciso aguardar no mínimo 1 semana da cirurgia e a remoção dos pontos. Depois disso, dá pra ir voltando aos exercícios aous poucos, sempre respeitando seus limites.

      1. Certo… mas o que exatamente acontece? O coagulo depois de uma semana nao tem mais risco de romper com exercicios? Quais sao os estagios de uma recuperação pós-extração?

        1. Felipe, depois de 1 semana o coágulo já se incorporou à gengiva, formando um tecido inicial de cicatrização. Mas ainda assim pode haver dor, sangramento, etc..

      2. Boa noite Dra. Ana Tokus. Fiz a retirada dos quatro dentes sisos tem exatamente duas semanas. Não sinto dor intensa, não tenho mau hálito… mas, os buracos dos dentes inferiores ainda estão grandes, e minha maior dúvida e preocupação é: “O QUE É ESSA COISA BRANCA MEIO AMARELADA Q TAMPA O FUNDO DO BURACO? ÀS VEZES QUANDO ACORDO ESTÁ MAIS EM CIMA E NOS LADOS, AÍ ESCOVO OS DENTES E GARGAREJO COM PERIOGARD E ESSA MASSINHA FICA LÁ NO FUNDO DO BURACO NOVAMENTE”.
        Por favor, me ajude doutora Ana. Vai demorar fechar esse buraco? A massinha pode ser pus (alveolite úmida)??
        Grata.

        1. Larissa, ou são resíduos alimentares ou é o aspecto da própria gengiva em cicatrização. E lá BEM no fundo, é o osso da sua mandíbula. É assim mesmo, não se preocupe. Vai levar semanas pra que a gengiva se feche, apenas continue higienizando bem. Se fosse alveolite, você sentiria MUITA dor, o que não é o caso.

  77. Olá Dra,
    Há 2 semanas atrás tirei os sisos do lado esquerdo, 1 semana dps tive hemorragia e foram feitos novos pontos, só que foram bastante. Qd fui tirar os pontos não pude pq sangrou um pouco, a cicatrização não foi completa. Juntou uma massinha branca q cheira mal e estou higienizando e o cheiro amenizou, ao lado minha gengiva ta um pouco branca. Isso é normal? Eu corro perigo de ter outra hemorragia dps de tanto tempo?

    1. Natali, creio que não há mais chance de sangramento, pelo menos não sangramento abundante (a não ser que você tenha algum distúrbio sanguíneo ou de coagulação).

  78. Olá doutora, tudo bem? Dia 28 outubro fiz a extração de 2 sisos inferiores, 1 incluso e outro já estava quase todo fora. Hoje dia 4 de novembro estou só com um dorzinha no lado do que estava quase todo fora, e notei que o ficou um buracão no que estava fora e tem tipo uma camada amarelada com uns pontinhos pretos, e não sai com seringa e soro, no outro também, mas o buraco do que estava estava incluso não dói e mal da pra ver buraco. Ah, e AS VEZES sinto que sai algo de dentro dos 2 locais, um gostinho ruim e a saliva sai só um pouquinho amarela, bem pouquinho, quase imperceptível. Devo me preocupar com essa dorzinha só de 1 lado, o buracão e essas camadas amarelas? Obrigado. Parabéns pelo artigo e o blog.

  79. Dra.
    Sábado (31 de outubro) extrai um siso inferior, fiz compressas com gelo, estou tomando anti-inflamatório, hoje é quinta feira (05/11) e ainda sinto dores no local, voltei ao dentista e ele disse que estava tudo bem, os pontos fechados e que eu iria sentir dor mesmo, mas é normal essa dor por quantos dias? Estou fazendo tudo certo, higienizando, compressas quentes agora, tomando o remédio, mas doi muito ainda. O que eu faço?

    1. Bárbara, é preciso ter paciência. Se está tudo ok, ótimo… agora é questão do seu organismo se recuperar. Algumas pessoas sentem pouco ou nenhuma dor no pós-operatório, outras “sofrem” mais. Geralmente em até 1 mês não há mais qualquer dor.

  80. Bom dia,

    Extrai um dente do siso inferior direito há 5 dias. O dentista não deu pontos, ficando a cavidade aberta. Há 3 dias sinto um gosto muito ruim na boca e muito mau hálito. Devo procurar o dentista com urgência?

    1. Se esse for o único sintoma, não, Ana. É comum que haja mau hálito nessa fase do pós-operatório, pela restrição de higienização e pela maior proliferação de bacterias anaeróbias.

  81. Boa noite!
    Fiz uma cirurgia ha mais ou menos um mês de extração de siso um superior incluso e um interior já metade pra fora.
    A cirurgia durou cerca de 15 a 20 minutos os dois. O pós operatório foi tranquilo. Pouca dor.
    Agora está um buraco grande muito desconfortável. Toda hora entra alimento. Meu dentista mandou usar listerine, para fazer bochecho. Porém de uns três dias para ca está doendo sempre que tomo água gelada, e normal?

    1. Graziele, os sintomas que você descreve são todos comuns no pós-operatório. A gengiva vai levar semanas pra se fechar, e a sensibilidade ao gelado é no dente ao lado, porque a raiz desse dente deve ainda estar um pouco exposta, o que vai se corrigir com a cicatrização.

  82. Dra.
    Retornei ao dentista hoje e ele retirou os pontos e disse que está tudo normal, pediu somente para eu usar uma seringa e soro fisiológico para lavar os “buracos” aonde estavam os sisos de baixo.
    Posso usar água oxigenada vol. 10 para higienizar o local também? Hoje (quinta-feira) faz uma semana que fiz a cirurgia, será que domingo já posso voltar a fazer atividade física (ciclismo)?
    Desde já obrigada por tirar minhas duvidas sobre alveolite.

  83. Ola Dra.
    Extrai os 4 sisos no dia 22/10, correu tudo bem durante a cirurgia, o pós operatório foi tranquilo até o dia 26/10, nesse dia um dos pontos começou a latejar e doer muito (a dor não chega ser insuportável mas incomoda muito). Não da mau cheiro nem pus, o buraco parece estar se fechando bem, porem uma parte da gengiva está doloria só de passar a língua por cima (faço o mesmo com os outros três pontos é não sinto incomodo algum). Desde o quarto dia pós operatório eu faço bocejo, pois o dentista disse que no 4° dia já estava liberado. Estou com medo de ser alveolite.

    1. Não acho que seja alveolite, Melissa. Se fosse, a dor seria enorme. Me parece, apenas, que um dos pontos está mais inflamado que os outros. Acho que você não precisa se preocupar.

  84. Boa tarde, retirei os 4 sisos de uma vez na segunda e hoje quarta-feira minha boca inchou muito, creio que seja normal é claro, porém o anti-inflamatório toragesic que foi me indicado não está segurando a dor ultimamente, será que posso trocar pelo nimesulida?

    Outra questão, também foi receitado azitromicina por 3 dias, onde já acabou, e dexametasona, onde tomei apenas 1 hora antes da cirurgia, percebi que depois que passou seu efeito meu rosto inchou, será que posso tomar mais alguma comprimido de dexametasona ?

    Obrigado desde já.

    1. Robert, discuta a alteração de medicação com o seu dentista, é ele quem sabe os pormenores do caso e pode prescrever com segurança. Mas o Toragesic costuma ser mais efetivo no controle da dor que a nimesulida. A dexametasona é um anti-inflamatório, até pode ajudar, mas o inchaço no pós-operatório é algo esperado, praticamente inevitável.

  85. Olá doutora, tirei o siso superior do lado esquerdo no dia 15/11, segui toda a recomendação do dentista, não tive dores, quando foi no dia 22/11 os pontos cairam e sangrou um pouco, na verdade o fio estava solto e pensei que tivesse caido e ao puxar sangrou um pouco e depois parou, não senti dor alguma, no dia 24/11 senti um leve incomodo como se fosse doer, estou preocupada. Sera que terei alguma complicação?

    1. Marcelle, me parece que está tudo bem. O sangramento faz sentido, já que você puxou o ponto e no local ainda há um processo inflamatório, comum em toda cicatrização. Não acho que você precise se preocupar.

  86. Doutora, extraí meu siso quinta feira e desde a terça feira estou com uma latejação no local constante. Meu dentista retirou os pontos e me mandou bochechar com água e sal e tomar analgésicos apenas se a dor fosse muito forte, a latejação não cede e a dor está insuportável. O que devo fazer e quais podem ser as causas dessa dor horrível ?
    Obrigada.

  87. Boa noite! Fiz uma extração dia 08/10, dois dias depois comecei a sentir muita dor, percebi que o coagulo não existia mais, ficou apenas um buraco que começou a dar mau cheiro, gosto ruim e uma secreção amarelada (meio esverdeada) e a dor só aumentava. Usei paracetamol e nimesulida como a dentista havia recomendado, porem a dor não passava nem o inchaço que só fazia aumentar. Por conta própria troquei o paracetamol pelo ibuprofeno e compressas com gelo, um dia depois o inchaço desapareceu e hoje ainda sinto pouca dor (que controlo assim que tomo o ibuprofeno), a secreção ainda existe, em menor quantidade mas existe, quanto tempo ainda vai ficar esse “buraco”? Se eu for novamente na dentista ela vai ter me mexer novamente ou apenas retirar os pontos e aguardar?
    Grata, Tatiana.

    1. Tatiana, me parece que você tem alveolite, do tipo purulenta. Sugiro que você procure seu dentista, pode haver necessidade de intervir, sim. Alveolites geralmente levam de 7 a 10 dias pra se resolverem.

  88. Olá doutora, extraí 2 sisos (superior e inferior direito) no dia 30/09 e desde o dia 05/10 estou com fortes dores no inferior, que estava incluso e hoje tem um buraco próximo a bochecha, e a cicatrização (coágulo) está crescendo dentro desse buraco, porém do lado para dentro e não de baixo para cima. Consigo enxergar alguns pontos brancos nesse buraco e sei que não são restos de alimento, pois tenho utilizado uma seringa para fazer uma limpeza mais profunda. As dores passam quando tomo Toragesic, porém estou preocupado quanto a recuperação. Essas dores são normais de um pós-operatório mais complicado?
    Obrigado, Leonardo.

    1. Leonardo, podem ser as dores normais de um pós-operatório mais “chato”, sim. De qualquer forma, não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

      1. Doutora, fui em uma outra dentista (por suspeitar de canal no dente ao lado do dente retirado), pois um raio x indicava uma possível lesão e após alguns testes ela se recusou a abrir o meu dente, pois julgou o mesmo saudável. Assim ela realizou 02 sessões de limpeza do “buraco da cirurgia” e laserterapia para auxiliar na cicatrização, e as dores desapareceram. Há uma semana que não sinto mais nada e a cicatrização está evoluindo muito melhor.

  89. Boa tarde. Dra. tirei um siso inferior do lado esquerdo ha 10 dias atrás, porém desde o 2o dia após a extração sinto um cheiro e gosto muito ruins na boca. Perguntei ao meu dentista, ele disse que nao era nada de mais. Porém percebi que próximo aos pontos tinha um buraco com algo amarelado dentro. Pesquisei na internet e vi que poderia estar com alveolite. Procurei meu dentista, e pelo fato de não conseguir abrir a boca direito, ele me receitou apenas um anti-inflamatório neosulida. Disse que só precisava ficar 2 dias tomando. Mas hoje após 10 dias sinto muita dor no local (como se estivesse dilatando), e continuo com cheiro ruim e gosto, estou fazendo por conta própria bochecho com Malvona e intercalando com periogard. Isso é certo? O que eu posso fazer? Quanto tempo esse buraco cicatriza?

    1. Rafaella, não acho que a esta altura seja alveolite… mas pode haver inflamação, o que ocorre em qualquer processo de cicatrização, em maior ou menor grau. Você pode até fazer bochechos, mas DE LEVE, sem exageros, ok?! Se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar, mas me parece que está tudo dentro do esperado, embora você esteja experimentando um pós-operatório mais “chato”.

  90. Olá Dra! Extraí dois sisos na quarta feira dia 07/10, até agora me parece que está indo tudo bem! Tenho medo de ter alveolite ou de infeccionar, eu sempre olho e verifico como estão os locais da extração, mas como não estou sentindo dor e os coágulos parecem bem vermelhos, acredito que não vou ter nada do tipo… No inferior consigo ver os pontos, mas no superior não, parece que o coágulo cobriu, isso é normal? Quanto tempo fico com esse coágulo? Queria saber também sobre o uso do Periogard, minha dentista não receitou, mas fui na farmácia procurando algo pra higienizar e me recomendaram… Posso usar sem medo? Ou é melhor água oxigenada ou outra coisa? Desde já obrigada! Um abraço.

    1. Esther, pelo seu relato, também acho que está tudo bem. O coágulo vai virando um tecido de cicatrização e “se misturando” à gengiva. O Periogard não deve ser usado por mais de 14 dias, e evite fazer bochechos vigorosos por enquanto, ok?! Vá de leve.

  91. Olá! Dra.
    Eu extrai um dente dos fundos, o 1 grande, sexta-feira dia 02, e sinto muita dor ainda, dói na mandíbula, parece que vai quebrar, e a dor se estende pra debaixo do queixo e esquenta muito o lado aonde eu arranquei e fica vermelho. E quando a dor vem dói a cabeça também, é uma dor insuportável, a minha dentista disse que é porque foi uma cirurgia complicada, teve que arrancar um pedaço do osso, e percebi que tem um negócio amarelo dentro do buraco que parece pus, a dentista falou que n é pus, que é a cicatrização. Só que sinto muita dor constante no lado da extração e estou me preocupando, são muitos dias com dor. O que eu faço?

    1. Laisa, se sua dentista avaliou e não viu sinal e infecção (pelo menos até aquele momento), deve ser só a dor pós-operatória mesmo, embora mais intensa. Você está tomando algum remédio pra dor / inflamação? Se não, converse com a sua dentista pra ela prescrever.

  92. Boa noite, arranquei um dente antes do siso as 11 da manhã e agora a noite ainda sangra, não escorre sangue, mas se puser gaze ainda molha de sangue. Isso é normal, estou preocupada.

    1. Ana, já deveria ter parado de sangrar, mas não me parece uma hemorragia ou algo assim. Pra parar logo de sangrar, pare de por as gazes, beba água gelada (sem bochechar), NÃO CUSPA e NÃO BOCHECHE, porque essas ações costumam estimular o sangramento.

  93. Oi,
    Eu nunca arranquei (foi meu corretor) um dente no local onde se encontra o “machucado”. N é bem um machucado, na verdade eu achei que fosse uma espinha e tudo mais depois de bater a escova e sair pus e sangue. Agora tem um buraco (pequeno) que ainda tem um pouco de pus e que me dá mau halito. Não sei oq fazer.

    1. Se você bateu nesse local com a escova, provavelmente não passa de um trauma local que vai se resolver, até espontaneamente. Mas considerando que você diz sair pus e sangue, seria prudente procurar um dentista pra avaliar. Pode ser um abscesso (uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva), o que revelaria uma infecção.

  94. Olá,
    É o seguinte, nunca arrepiei dente no local que se encontrava o machucado, mas nessa semana senti uma dor incomoda (que não era insuportável), e logo depois quando fui escovar os dentes a escova bateu sem querer e saiu sangue e pus. Agora tem um certo buraco e eu estou apavorada.

    1. Ju, não entendi bem o caso… “nunca arrepiei dente no local que se encontrava o machucado”… como assim? Você fez uma extração? Me explique melhor, por favor.

    1. Adriana, se não dói, não deve ser pus. Provavelmente é o aspecto da gengiva em cicatrização. De qualquer forma, fumar aumenta muito a chance de você ter uma complicação mais séria, como uma alveolite. Então sugiro que você não fume.

  95. Olá Doutora,
    Extrai o siso inferior na sexta passada, dia 25 de setembro. A sexta foi horrível, tive muita dor após o efeito da anestesia e sangrou bastante, mas antes de anoitecer já havia parado o sangramento e eu acreditei que estaria melhor no sábado. Na tarde do sábado (não sei o que fiz) voltou a sangrar e eu, no desespero, troquei varias gazes tentando estancar. A partir desse momento não parou mais de doer de forma bem intensa e latejando bastante. Fui na emergência odontológica no domingo e recebi o diagnóstico de alveolite, porém o médico não pode mexer na minha boca pois estou com trismo forte e mal consigo abri-la. Ele me receitou Azitromicina, Pantogard e Toragesic, mas até hj ainda sinto muita dor, principalmente quando consumo algo gelado. Queria saber se em toda alveolite é necessário fazer curetagem ou só com a medicação dá para tratar, como no meu caso que não consigo abrir a boca pra manipulação do local.
    Obrigada.

    1. Nem sempre é preciso fazer curetagem, Camila. No caso de alveolite seca (me parece que é o seu caso), muitas vezes o dentista “mexe” apenas pra provocar sangramento e a formação de um novo coágulo. Mas se não dá pra acessar o local, vamos aguardar o efeito da medicação.

  96. Boa tarde Dra.!
    Extrai 2 sisos há 9 dias e tive uma alveolite úmida em uma das extrações (a inferior), o que me causou bastante dor. Voltei ao dentista ontem e foi feita uma curetagem e nova sutura. Continuo com dor, mas bem moderada, nada comparado ao que estava antes, porém o dentista me orientou a manter apenas analgésicos, pois não há indícios de infecção, isso é normal? Para fazer a limpeza, posso usar água oxigenada (10 vol, diluída ou não)? Obrigada!

    1. Viviane, o dentista prescreve a medicação segundo o que achar necessário. Faça a higienização apenas superficialmente, basta um cotonete umedecido, não há necessidade de água oxigenada.

  97. Olá, doutora, primeiramente queria agradecer por essa oportunidade de resposta sincera. Eu arranquei o siso no dia 21 de setembro, ha tres dias atras, nao senti nenhuma dor ate agora, nada mesmo, e já até fumei meu cigarro enrolado (com cautela), enfim… como nao sinto nada, as vezes eu me empolgo e acho que comendo uma sopa os pontos sairam… mesmo assim nao sinto nada nem sangrou nenhum dia ainda, voce acha isso normal? Sera que se for normal eu ja posso ir a praia e ficar na sombra na cadeira?
    Obrigado, Doutora Ana.

    1. Lucas, em fumantes é esperado que haja menos sangramento, tanto durante a cirurgia quanto depois, porque o cigarro provoca um efeito de vasoconstrição. Embora seja totalmente não recomendável fumar no pós-operatório, me parece que você está ótimo. Boa praia, apenas procure não ficar muito no sol. 🙂

  98. Ola Dra… extrai 3 sisos sexta (18), mas so sinto o de baixo com sintomas… do lado q arranquei 2, ainda esta um pouco inchado, tenho edema… e sinto mau halito q tenho certeza q vem do de baixo… no local onde extrai esse, onde esta o ponto, vejo q gengiva esta alta (nao a ponto de me atrapalhar a fechar a boca, comer…), isso proximo ao final da boca mesmo, exatamente onde o dente estava, e mais embaixo vejo o ponto (perto do outro dente q ficou)… nao vejo buraco nenhum onde houve a extracao, apenas vejo os pontos com a gengiva alta do lado… nao sinto dor continua, nao sei se pq to tomando analgesico, apenas mau halito e o edema q sinto, cada vez menos dolorido qd encosto e q esta diminuindo… sera q eh alveolite? Obrigada dra.!!

    1. Com certeza não é alveolite, Aline… se fosse, doeria MUITO. Me parece que está tudo dentro do esperado para um pós-operatório normal. Acho que você não precisa se preocupar.

  99. Boa tarde,
    Removi o dente do siso inferior esquerdo no dia 7 e as dores continuam fortes. Como sei se tenho alveolite? Como não sabia, no primeiro dia cuspi pois sentia o sabor de sangue, e no segundo dia também usei uma palhilha (canudo) para beber leite. Será que isto fez com que o coagulo desaparecesse?

    Obrigada

    1. Isa, só com a avaliação do seu dentista dá pra ter certeza se é alveolite. Mas pode ser. Sim, cuspir e usar canudinho cria uma pressão negativa que pode levar à perda do coágulo.

  100. Doutora,

    Bom dia.
    Eu tive alveolite seca depois da extração do dente.
    Estou sendo medicada, fui na emergencia e a dentista limpou com oxigenada e colocou uma pomada forte. Além disso me passou um enxaguante da colgate para usar de manha e a noite.
    Além disso Nimesulida em 12 em 12 horas, e Amoxilina em 8 em 8hrs.

    Estou no segundo dia, a dor melhorou bastante, mas ainda esta dolorido.
    Quantos dias começo a ver a melhor (sumiço da pus seca) ?
    Quero saber pois senão melhorar vou novamente no dentista.

    Aguardo seu retorno.
    Muuito obrigada.

    Fico feliz de saber que o medicamento que o medico passou é o correto.

  101. Olá. Bom dia,
    Fiz a extração de um siso há uma semana, estou com dores ainda, porém esse não é meu único problema. Estou com um buraco onde extraiu o siso, a cirurgia foi complicada, demorou cerca de uma hora, o dentista teve que cortar em cima e ao lado, o dente estava entre o osso. Passada a cirurgia, estava com um hálito horrível, e aí voltei ao dentista 5 dias após a cirurgia pra ele ver se tava infeccionado, porque no segundo dia da cirurgia havia caído alguns pontos do lado. Ele retirou os pontos que restaram e disse que estava normal. Me receitou periogard que estou tomando e perioxidin. Eu não aguento mais esse cheiro ruim e principalmente o gosto péssimo que sai desse buraco quando eu sugo ele. Posso escovar, posso passar antisséptico posso fazer o que for, esse gosto amargo não sai! Mesmo após escovar os dentes.
    Eu não sei mais o que fazer. Esse cheiro vai demorar a sair? Esse cheiro é causado pelo o que? O buraco demora quanto tempo para fechar totalmente? O que posso fazer para acelerar esse fechamento? O que posso fazer para inibir de vez esse cheiro e gosto ruim? Me ajuda, estou desesperada, até mesmo meu namorado não aguenta nem ficar perto de mim.
    Muito obrigada.

  102. Boa noite doutora,
    Extraí um siso inferior há 11 dias. A cirurgia foi demorada, o dente estava incluso e próximo ao nervo. Correu tudo bem, passei os dois dias seguintes muito bem, não sangrou NADA e dor normal. Ocorre que alguns dias depois passei a ter muita dor, os pontos caíram e tive um pequeno sangramento. Permaneço com a dor, é latejante, irradia por todo o queixo e lateral da mandíbula. A dor vai e vem. Ontem não tive dor em nenhum momento, porém hoje ela voltou, já tive duas crises de dor hoje. Retornei ao dentista e ele me disse que não há sinal de infecção, mas que se não melhorar em 4 dias, ele irá abrir novamente. Minha dúvida é: será que tenho alveolite? Estou insegura, pois a senhora disse que em caso de alveolite não pode usar enxaguante bucal, mas meu dentista não suspendeu o uso do enxaguante, tenho limpado o buraco com jatos de agua com seringa, conforme orientação dele. Será que isso não está piorando o quadro? Não consigo dormir uma noite inteira, pois acordo com fortes dores. Paracetamol não resolve. Hoje voltei a tomar ibuprofeno e toragesic. Obrigada.

    1. Maria, não é que não se possa usar enxaguante, é que no caso de alveolite seca, ou seja, pela perda do coágulo, fazer bochechos dificulta a formação de um novo coágulo. Mas não me parece que seja o seu caso.

      1. Doutora, obrigada pela resposta. Ontem comecei a melhorar, as dores fortes cessaram, nem estou mais tomando o Toragesic. Meu dentista orientou a tomar o Spidufen até amanhã. Sinto que a região ainda está um pouco inflamada, mas como não tenho mais dores fortes, creio que esteja melhorando. Espero que quando eu parar com o Spidufen não piore tudo de novo… espero que essa fase difícil passe logo. Não esperava que o pós-operatório seria tão sofrido. Obrigada novamente pela atenção.

  103. Ola Dra. Excelente trabalho, parabéns pelo site, gosto muito das suas opiniões e conselhos, desde ja também gostaria de tirar minhas duvidas quando a essa questão. Extrai um dente dia 30/08 e gostaria de saber com quantos dias pos-extração poderei voltar as atividades fisicas tipo: futebol, academia e etc??
    E tambem se é normal não doer, porque ate agora não sentir dor.

  104. Dra, e quando o coagulo fica muito grande dentro da boca, o que fazer quando ele quer sair pra fora, e cuspi sangue mais de cinco dias, é normal quando se extrai o siso? Ah, dra: e sabe me dizer se as receitas caseiras também ajudam, como pedra ume e chá de aroeira? Obg pela atenção 🙂

    1. Francisco, se você fica cuspindo, o coágulo é removido e se forma outro de forma recorrente. Ou seja: não cuspa, aí vai parar de sangrar. Receitas caseiras são sempre uma dúvida, algumas têm validade, outras não. O sulfato de alumínio (substância que corresponde à pedra hume) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas. Pode ajudar, mas não espere que por causa disso a cicatrização será mais rápida. Se está tudo ok, não vejo necessidade de receitas caseiras.

  105. Boa noite, doutora!
    Fiz extração do siso do lado esquerdo da parte inferior na Sexta – dia 21/08, foi complicado, teve que quebrar o dente que já estava inflamado e quebrado. Não escovei os dentes até o Sábado como meu dentista pediu. Mas quando fui ver o buraco estava com uma pele esbranquiçada amarelada junto com os pontos. Fiquei com medo e coloquei um pouco de água oxigena e água, mas não fiz bochecho. Depois disso comecei a sentir dor e acabei colocando listerine sem álcool, o que depois acabou causando mais dor. Hoje Segunda dia 24/08, acordei com uma dor intensa. Estou tomando a amoxilina, nimesulida e dipirona de 8/8 hrs como ele pediu, mas acordei com essa dor. O buraco continua igual… com as pelezinhas em cima… as gengivas meio inchadas da boca inteira e muito inchada perto da extração, tem partes avermelhadas, outras meio roxas. Durante a tarde não usei mais listerine e nem água oxigenada e a dor intensa parou, mas continuo com dor na nuca e pescoço, inchaço da bochecha e doi moderadamente com latejamento no local. Também estou sentindo dor de cabeça, e minha pressão tem estado baixa. Só tenho comido papinha de nenem, sem pedaços, sorvete, suco e leite. Estou com medo de estar com alguma coisa anormal, infecção, a tal alveolite. É normal sentir muita dor e todos esses sintomas mesmo depois de alguns dias que extraiu? Tenho retorno marcado só para sexta dia 28 para retirar os pontos, seria melhor ir antes? Obrigada!

    1. Elaine, já é dia 28, só agora consegui responder sua pergunta. Mas sim, o ideal teria sido entrar em contato com o seu dentista antes. Talvez seja só um pós-operatório mais “chato”, mas pode haver infecção, sim. É preciso reavaliar.

  106. Doutora, Boa Noite. Extraí um dente na sexta passada, e vi que a minha recuperação não estava sendo a desejada. No quarto dia após a extração eu voltei ao dentista e ele retirou os pontos e fez uma curetagem, depois colocou uma pasta de cheiro bem forte no lugar onde fez-se a curetagem. Fiz isso por volta das 15h de terça, hoje, às 20:3oh, está latejando muito. Tô fazendo tudo conforme ele me falou, após todo coisa que eu como, eu com a ajuda de uma seringa, limpo o local com soro fisiológico, depois escovo bem os dentes. É normal esse latejamento? Desde já agradeço demasiadamente! Boa noite.

    1. É sim, Romero. Parece que você teve / tem uma alveolite, que leva de 7 a 10 dias pra se resolver. Durante esse tempo pode haver dor e incômodo, além desse latejamento.

  107. Olá doutora, fiz uma extração dia 10/08/15 e até hoje dia 17/08/15 continua um buraco enorme no local e continuo com dores, na dependência de um remédio (naproxeno sódico), quando acaba a dor volta com tudo, tem algo errado?

    1. Marco, pode ser que tenha… mas pode ser apenas um pós-operatório mais “chato”. Sugiro que você procure seu dentista pra afastar a possibilidade de infecção.

  108. Boa noite doutora, arranquei o molar n 16, no dia 4 de agosto, hj dia 13/08 ainda sinto muita dor, latejando, fui no dentista ele disse q eu estava com alveolite classica. E nao passou nenhum remédio e disse q vai passar a dor com 15 dias e pediu para eu lavar com periogard enxaguante bucal, e disse para eu ter paciência, porém doi muito, tomo analgésico todo dia!! Ja faz quase 10 dias e nada da dor diminuir, apesar q a dor é forte, mas assim q eu tomo analgésico passa a dor, mas minha preocupação é estar tomando analgésico todo dia… Ele n passou nenhum remédio e nao fez curetagem nada!! Estou preocupada, é normal? Nao aguento mais sentir dor e ter q tomar analgésicos todo dia!! Me ajuda pf… Muito obrigada!!!

    1. Priscilla, alveolite é assim mesmo: dói MUITO. Se você consegue controlar a dor com analgésicos, ótimo. Nem sempre é necessário curetagem, às vezes a conduta é aguardar, mesmo.

  109. Doutora, parabens pelo blog !
    Eu fiz a extração de dois dentes de tras da parte de baixo do maxilar e hoje fazem sete dias da extração e ainda não cicatrizou e sangra muito e a dor ate que é suportavel, pois estou tomando nimesulida e o parecetamol.
    Hoje retornei ao meu dentista e o mesmo não soube me explicar o que estava acontecendo, pois por ter passado sete dias ja era para estar bem cicatrizado, então ele receitou bochechos com agua oxigenada e a amoxilina e também retirou os pontos…
    Minha pergunta é: o que pode estar acontecendo e o fato dele ter tirado os pontos não estará comprometendo ainda mais a formação do alveolo?
    Estou com um buraco aberto na boca de dois dentes e não cicatriza, meu dentista não soube me explicar, por isso estou lhe pedindo uma segunda opinião, pois sangra muito.

    Obrigado.

    1. Diego, não faz sentido esse sangramento constante depois de mais de 1 semana. Você tem diabetes ou algum outro problema de saúde? Acho que seria interessante uma avaliação de saúde geral, porque a causa disso pode ser sistêmica, e não local.

  110. Fiz a extração ontem, e eu tinha um abscesso do lado da gengiva e tava doendo muito, ao retirar o dente cinco minutos depois comecei a sentir dor e está doendo até agora, só passa com o remédio nimesulida que a dentista receitou, pode ser uma infecção já que já estava infeccionado antes?

    1. Thales, um pouco de dor o pós-operatório é normal e esperado. Se a dor é controlada sem problema pela medicação, não acho que você tenha infecção. Deve ser apenas a dor pós-operatória.

      1. Boa noite.
        Minha filha extraiu o siso há 7 dias (dia 3), apresentou os sintomas de dor 3 dias depois (dia 6), sendo detectado por seu dentista alveolite seca. Está tomando analgésicos para dor e seu dentista está aplicando curativos, com ligeira melhora.
        Pergunta: ela tem passagem marcada para o exterior daqui 4 dias (dia 14). Existe algum problema com a pressurização?

  111. Olá, fiz uma extração antes do dente ciso do lado esquerdo parte de baixo e deu muito trabalho rra retirar esse dente pq ele já foi mt inflamado, ja tinha criado bolhas no buraco pq ele estava quebrado. E quando fui extrair doeu muito, que ela aplicou 3 anestesias, achei que n ia aguentar, até que ela cortou o dente pra poder tirar, pq ela disse que a raiz dele estava debaixo do ciso, ae ficou meio dificil, so que hoje, segundo dia de extração, percebi uma manchinha branca na gengiva e n vejo coágulo de sangue, so os pontos, o que pode ser, mas não sinto dor?

    1. Leeh, deve haver um coágulo sim, já que você não sente dor. Se não houvesse seria uma alveolite, o que dói muito. Na ausência de dor, creio que você não precisa se preocupar.

  112. Boa noite, doutora ! O coagulo volta a se formar mesmo se for retirado ?
    Fiz a extração dos dois pré-molares 28/07/015, não sinto dores, mas se eu passar a mão em volta do queixo sinto minha gengiva um pouco dolorida onde ocorreu a extração.

  113. Olá Dra. Boa noite!!! Também fui vítima da alveolite. Fiz a extração do último dente inferior sem ser o siso, pois esse já havia sido extraido. Na verdade esse dente foi feito canal, mas havia necessidade de uma coroa e por conta da falta de verba acabei não fazendo e acabei perdendo o dente. Amanhã faz 1 semana que extrai o dente. Foi uma cirurgia difícil pois o dente estava quebrando todo e as raízes foram saindo separadas. Depois disso, já com muitas dores até antes da cirurgia, levei alguns pontos. Quando o efeito da anestesia passou a dor só intensificava. Falei com minha dentista da dor e ela pediu pra eu ir no consultório verificar. Ela me disse que era início de alveolite. Retirou os pontos, anestesiou o local mas a anestesia não pegava. Ela disse que tinha resíduos de alimentos, fez a limpeza e novamente deu pontos, mas ela queria dar mais mas eu não aguentei de tanta dor. Foi um procedimento muito doloroso. Faz um dia q fiz isso mas a dor ainda persiste. As vezes parece que a dor atinge um ápice! É normal essa dor intensa????? Nem anti-inflamatório dava jeito. O q ameniza ainda é o analgésico? A dor irradia para o ouvido. Comecei a tomar hoje amoxilina e diclofenaco. É assim mesmo essa dor? Quantos dias ainda vou sofre com isso? As vezes bate um desespero só em pensar de ter q fazer limpeza de novo. Agora estou só no líquido e sólido pra não correr mais o risco. E parabéns pelo site. Tenho lido todos os depoimentos! Só quem passou ou está passando por isso sabe o quanto é doloroso. Desde já obrigada.

    1. Dor de alveolite é assim mesmo, Isabella… nem analgésico dá conta. A boa notícia é que, se tudo correr dentro do esperado, a alveolite se resolve em até 10 dias.

  114. Olá Dra,
    Como sei se estou com alveolite? Não sinto dor e não tenho secreção no local, mas no dia da minha cirurgia eu estava com muito nojo do sangue e fiquei lavando a boca e saiu um sangue duro. Quanto tempo sei se estou ou não?

    1. Angelica, alveolite dói MUITO. Se você não tem dor, não tem alveolite. Mesmo que você tenha cuspido algum coágulo, ele certamente se formou novamente.

  115. Olá Dra. Um dentista extraiu meu penúltimo dente inferior direito e não suturou. Isso foi no sábado dia 11/07/2015. Três dias depois da extração notei q tinha dois pedaços de dente presos na gengiva, um buraco e um líquido amarelado com um cheiro muito ruim. Tomei diclofenaco de potássio por 2 dias e 2 comprimidos de nimesulida por conta própria pois o Dentista não me receitou nada. Sinto dor principalmente quando cai restos de alimento no buraco e um pouco de incômodo quando abro a boca. Faço gargarejo com listerine sem álcool. Será se isso é alveolite? O que vc sugere Dra?

    1. Em princípio não me parece alveolite, Thiago. O líquido deve ser apenas um exsudato inflamatório, comum na cicatrização. Já os “pedaços de dente” não são algo normal ou esperado, imagino, inclusive, que nem se trate disso, mas de espículas ósseas. De qualquer forma, acho que você deveria procurar seu dentista e relatar isso.

  116. Olá Doutora Ana, em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog, muito bom! Na terça-feira passada 07-07 extrai dois sisos inferiores, até na quinta-feira correu tudo normal, todavia na quinta a noite começou uma dor forte que não cessava, procurei meu dentista na sexta-feira e ele estava de atestado, uma outra dentista que atende junto com ele disse que a dor era normal, porém me passou tylex para normal, a dor não cessou e entrei em desespero de tanta dor, liguei para o meu dentista, ele não me deu nenhuma assistencia, disse que não poderia me atender! No sábado d manhã corri para outro consultório, relatei as dores e quando a dentista abriu, descobriu-se uma alveolite purulenta bilateral e mais ainda, o meu segundo molar estava descolado ela disse algo sobre ligamento periodontal. Tratou-se da alveolite, curetou e a dor passou, porém na segunda o segundo molar doia muito, a dentista abriu o consultorio a noite e abriu os canais deste dente, tirou os nervos e colocou uma massinha temporária, terei que fazer canal. Desde o dia que ela me mexeu sinto uma dor que não cessa na gengiva, ela acredita que é pelo fato de estar todo descolado e ter mexido muito no dente na segunda-feira, estou tomando novamox, nimesulida e spidufen. Ela disse que meu dente está solto e que demorara uns dias para melhorar… Isso é normal? Essa dor na gengiva vai mesmo passar?
    Desde já, muito obrigada pela atenção.

    1. Franciele, como o segundo molar foi usado como apoio durante a extração, a força usada sobre ele foi grande. Por isso a dor, é provável que parte do ligamento periodontal (fibras que unem a raiz do dente ao osso) tenha se rompido. Em alguns dias ele deve se fixar novamente, mesmo, e a dor deve ceder.

  117. Doutora faz um mês que extraí um dente ciso inferior do lado direito. Nos primeiros dias após a extração senti uma dor pulsátil que não parava, tinha a sensação que estava indo para o ouvido, cabeça e nuca. Tomei anti-inflamatório e antibióticos durante uns 15 dias. Após a medicação a dor parou. Agora estou desesperada porque os mesmos sintomas que senti no inicio voltoram depois de 30 dias. As vezes não consigo nem encostar a cabeça do lado direito porque sinto um desconforto e o buraco não fechou até agora. Isso é normal? O que devo fazer?

  118. Ola Doutora, fiz uma extração de um dente antes do siso na parte debaixo do maxilar, isso ocorreu antes de ontem, e não levei pontos no local da extração. Graças a Deus eu lendo seu post fiquei muito informado sobre o tal chamado coagulo, ele se formou certinho apos um dia depois da extração. Gostaria de saber se é normal não levar pontos no local ? Quais tipos de refeiçoes é recomendadas apos a cirurgia? É normal o local onde estava o dente estar inchado e com uma camada esbraquiçada? Em quantos dias vou me recuperar completamente? Agradeço desde ja Dra. 😉

    1. Abner, a regra é dar pontos. Mas a razão não é nem pra fechar a gengiva, mas pra formar uma proteção sobre o coágulo. Se seu dentista não julgou necessário, ok. Até os 3 primeiros dias após a cirurgia, é bom evitar alimentos muito quentes, muito duros, fazer bochechos e cuspir (os 2 últimos pra não remover o coágulo). Inchaço é comum, e a camada esbranquiçada provavelmente é placa bacteriana (capriche na limpeza, como explico aqui –> http://medodedentista.com.br/2015/01/como-limpar-o-local-da-extracao-de-um-dente.html ). Geralmente em 1 semana já há uma boa cicatrização inicial e você já estará ok.

  119. Olá doutora, boa noite, fiz uma extração no dente do fundo, o maior, não sei dizer o nome mas é o maior, antepenúltimo, extrai ha 4 dias atras, ele ta incomodando um pouco como se tivesse puxando, verifiquei que no local tem tipo uma nata branca, estou fazendo gargarejo com antisséptico sem álcool e tbm estou sentindo um líquido saindo do local, meio salgado / amargo, esquisito, chegou a soltar um dos pontos, minha dentista esta viajando volta daqui uma semana só, o que faço doutora, obrigado pela ajuda e parabéns pelo canal.

    1. Richlinde, e dor (maior do que o esperado num pós-operatório), você sente? Porque se não há dor, provavelmente esses são apenas sintomas comuns e esperados. A “nata” pode ser apenas placa bacteriana, procure limpar superficialmente como explico aqui –> http://medodedentista.com.br/2015/01/como-limpar-o-local-da-extracao-de-um-dente.html . O líquido até pode ser pus, mas a ausência de outros sintomas deve ser apenas um axsudato inflamatório, comum nessa situação.

  120. Olá, extrai dois dentes do siso no dia 30/06, ontem (08/07) senti uma dor chatinha na extração superior (incomodava se eu fechasse a boca), hj tbm, passei um cotonete de leve e saiu amarelo. É normal? Eu machuquei algo? Ou posso limpar assim sem problemas?

  121. Olá doutora! Ha exatos 15 dias extraí o dente inferior do siso e 4 dias depois meus pontos cairam e comecei sentir dores terríveis, meu dentista entrou com amoxilina por 7 dias, antes tomei 3 dias de nimesulida receitado por meu dentista. Com 8 dias tirei os pontos, ainda com dores terríveis, só toragesic e tylex de 4 em 4 hrs, intercalava eles, no dia seguinte não suportando as dores fui ao dentista, onde provocou sangramento e disse q estava com alveolite seca, a partir dai quase uma semana de dor, comecei a ler td sobre alveolite seca, não para saber de medicamentos, mas p saber se eu não estava sozinha nesse “barco”, e achei seu site q me ajudou muitooooo mtoo, com 12 dias apos a extração, 2 dias atrás rs as dores cessaram, nem acredito nisso, passei um inferno com essa dor, a pior q senti na minha vida, entrava em desespero, não sabia o q era dormir, pensar, viver… Mas acabou, ainda sinto leve dor, meu dentista mandou tomar mais 3 dias de nimesulida que acaba amanhã. Dra. isso pode voltar ? Morro de medo dela voltar, ta lindo lá dentro, se quiser mando fotos de todo meu processo rsrs, pois acompanhava td com fotos, o coágulo formou mas ainda há um buraco enorme. Mas estou tranquila quanto a isso, pois vi em relatos da Dra q isso normal dentro do quadro. Mto obg Dra. por esse site mara q me ajudou d++++ Bjs e sucesso !!!!!!!!!

  122. Olá doutora!
    Ha 15 dias arranquei 4 molares.
    No 14º dia, o local de onde se extraiu um deles apareceu uma massa mole (como se fosse uma gengiva mole… Muito mole mesmo. Parece até que se mexer ela vai soltar.) Bem inchada e roxa.
    Não dói, não arde e nem nada.
    Porém está saindo bastante pus.
    Fui ao dentista e ele me disse que é normal. Estou preocupado.
    Já viu algo parecido?

    1. Paulo, vi a foto que você mandou por e-mail. Na ausência de outros sintomas, me parece ser apenas um tecido de granulação, inflamatório. O pus deve ser apenas local e superficial, não acho que seja uma infecção. Continue “de olho”, se os sintomas mudarem ou o pus continuar drenando, procure seu dentista pra reavaliar.

  123. Ola dra, estou aqui novamente. Tirei os pontos ontem e hoje toquei no local da extraçao do dente inferior esquerdo e senti atras da gengiva, perto da lingua, uma parte dura bem rigida, como fosse uma ponta de algo. O que pode ser? Gengiva rigida ou um pedaço de dente?
    Uma outra pergunta, neste mesmo local, em cima da gengiva, tem um pequeno buraquinho, nada de mais, mas tem um pouco de tartaro (acredito eu que seja) ali, como posso limpar? Passo de leve a escova mas parece nao sair. Tirei os pontos com outro dentista que nao foi o que extraiu meu dente e ele nao falou nada sobre como estava a gengiva e etc.
    Obrigada.

    1. Pode ser uma aresta óssea mesmo, Alicia. Não acho que seja um pedaço de dente, embora até possa ser. Quanto ao tártaro, não tem como você remover sozinha, depois que a placa bacteriana mineraliza só o dentista, com o instrumental específico, consegue remover. Converse com o seu dentista.

  124. Meu, formou um coagulo da altura do dente tem problema… e ainda assim sangra, posso colocar algo p estancar… ah detalhe, arranquei o siso de baixo… obrigado.

    1. Michel, o coágulo é pra ficar exatamente onde está, não é um problema, não mexa nele. Se os sangramentos são pequenos e passam logo, não precisa colocar nada. Não cuspa e não bocheche pra não causar mais sangramento. Beba água gelada.

  125. Olá doutora, tudo bom? Bem, já fiz um comentário aqui no blog em fevereiro e me respondeu super bem, muito obrigada! Enfim, venho aqui de novo tirar uma dúvida, rs. Dia 18/06 extrai (na verdade, o dentista extraiu kkkk) o siso inferior do lado esquerdo. Passada a anestesia senti uma dor fora do comum, mas tomando os remédios não senti mais dor alguma, apenas dolorimento ao abrir a boca. No terceiro dia bem tarde da noite estava mexendo no notebook quando começou a sangrar bastante, mas como recomendado caso isso acontecesse, eu coloquei gaze e tudo voltou ao normal. Quero saber, por eu ter colocado a gaze no local não tem perigo do coágulo que se formava ali ter saído, certo? E eu como com o maior cuidado do universo (pessoa medrosa dá nisso kkk), porém nos pontos (na linha mesmo) tem uma espécie de “coisa” meio esbranquiçada, assim como na gengiva. Isso é normal acontecer nos pontos? Desculpe escrever demais, rs. Muitíssimo obrigada e parabéns pelo ótimo trabalho no blog! Beijos!

    1. Você fez certo sim, Fabiana… a gaze não remove o coágulo não, pelo contrário, a manobra que você fez ajudou a estancar o sangramento. A “coisa esbranquiçada” provavelmente é placa bacteriana, o que é normal dada a situação. É só questão de higienizar superficialmente. Um cotonete umedecido pode ajudar na tarefa.

  126. Doutora, arranquei os sisos do lado esquerdo no dia 14/06 e tenho notado o amolecimento dos dentes inferiores, ao lado do siso que foi removido. É normal a ocorrência citada, juntamente com o mau hálito e um gosto salgado na região operada? Posso bochechar um pouco de água com sal? Obrigado!!

    1. Renato, um pouco de mobilidade desses dentes é um sintoma relativamente normal, dada a força que foi colocada sobre eles na ocasião da extração dos sisos. O mau hálito, também, por causa da dificuldade de higienização nessa fase e pela maior proliferação de bactérias anaeróbias. O gosto salgado pode ser sinal de pus, e aí pode haver uma infecção, por isso seria bom que seu dentista reavaliasse o local da extração. Não vejo vantagem alguma em fazer bochecho de água com sal, use um antisséptico bucal – sem álcool – se for fazer bochecho.

  127. Ola dra, extrai os dois sisos do lado esquerdo quinta (18/06) e hoje notei que os pontos de cima subiram, estao muito pra cima da gengiva, quase em cima do ultimo dente. Estou preocupada, é normal? Nao esta doendo nem nada, ja inclusive comi carne e pizza hoje.

  128. Olá… Minha esposa fez uma cirurgia pra retirar dois dentes caninos inclusos. Fez na quarta passada. Um dente estava muito incluso, precisou ser extraído e o outro depois vai ser puxado pro lugar do canino de leite. O local ainda está inchado e sente os dentes mais sensíveis. Mas ela sente no céu da boca um líquido amarelo com um gosto meio salgado. Isso é normal? Ela está tomando apenas o antibiótico, pois não está sentido dor além da sensibilidade nos dentes. Não teve febre. Mas está preocupada com esse líquido. Pode ser pus? Ou é normal sentir esse líquido?

    1. Pode ser pus, Vagner, mas considerando a ausência de outros sintomas, creio ser apenas um exsudato inflamatório, um líquido protéico presente em processos inflamatórios que, portanto, pode estar presente em cicatrizações normais também. Diz pra Amanda dicar tranquila e, se achar necessário em qualquer momento, que ele procure o dentista pra reavaliar.

  129. Ola…
    Arranquei dente hj e com os pontos tudo certinho, e agora a noite depois de comer fui limpar os dentes e vi o coágulo de sangue por cima dos pontos.
    To apavorado rs

      1. Ola de novo…
        Acordei hoje com o coágulo acima dos pontos e bem maior, da altura e largura do dente, fui no dentista e ele estava dando palestra em uma escola, acho que nao deveria estar acima dos pontos e sim embaixo (buraco) dos pontos. Meu medo é cicatrizar assim e dar outros problemas…

          1. Passei no dentista hoje, ele limpou… era sangue de quando eu fui dormir e quando acordei tava ali seco. Nao forcei quando tentei limpar pra nao mexer muito e acabei me preocupando demais por nada rs. Tomar chá de malva pra nao acontecer de novo.

  130. Dra. Ana, fiz uma extração dos cisos inferiores dia 05/06 e dia 08/06 eu tirei meus pontos sozinha porque estava me incomodando, só que o inferior esquerdo está com uma leve dorzinha e ele está com o buraco aberto, o direito não dá pra ver porque está fechado. Eu quero saber se o inferior esquerdo com esse buraco aberto sem nenhuma proteção cicatriza?

  131. Boa noite Dra,
    Extrai o terceiro molar dia 3/06/2015 e percebi hoje 9/06 que minha pele está amarelada no local onde ainda se encontra ainda um pouco inchado, descendo pra garganta, o inchaço parece ser bem “duro” na parte onde se localizava o siso. Isso é comum? Tanto o inchaço quanto a pele amarelada?

    1. Sim Nathália, os 2 sintomas são bem comuns. O amarelado é um hematoma, que vai desaparecer aos poucos, assim como a sensação de “caroço”, que faz parte do processo inflamatório presente em qualquer cicatrização.

  132. Boa tarde, Dra!
    Extrai 2 sisos na sexta-feira 22/5 e hoje, 29/5 retirei os pontos, o médico disse que eu estava com alveolite seca, e que duraria de 3 a 4 dias essas dores que sinto passarem, pois era o período de latência. Perguntei-o sobre medicação, e ele disse que não seria necessário me prescrever nada. Está correto isso ?

    1. Jéssica, antibiótico e anti-inflamatório realmente não são necessários. Mas como há dor, uma analgésico pode ser bem útil. Converse com o seu dentista.

      1. Sim. Um anagélsico ele prescreveu, mesmo não ajudando muito, pois a dor vai e volta depois, rsrs. Ele disse ser normal isso, hoje está bem menos, graças a Deus! Sinto um gostinho margoso na saliva, o que poderia ser doutora? Muito obrigada pela atenção.

        1. O gosto ruim provavelmente é por causa de um exsudato inflamatório, um líquido cheio de proteínas que sai do local, mas que pode ser considerado normal, dada a situação.

  133. Dra Ana, primeiramente parabéns pelo blog e pela atenção de responder a todos! Gostaria muito de saber o que é esse líquido com gosto amargo/metálico que sai do local da alveolite. Já me disseram que era normal, mas extraí meus sisos há duas semanas e ainda sinto esse incômodo, mesmo ja tendo tomado antibiótico e anti-inflamatório. É normal mesmo? Pq isso acontece? Obrigada pelo espaço!!

    1. Lais, você teve alveolite mesmo? Se sim, geralmente o que sai é pus, embora o pus não tenha gosto metálico, mas salgado. Se não, é um exsudato inflamatório, um líquido protéico presente em processos inflamatórios e que pode ser considerado normal quando há uma cicatrização.

  134. Extrai meu siso inferior direito em 22/05, segui todas as recomendações do cirurgião. Ontem foi o ultimo dia dos anti-inflamatórios e ainda continuo com o antibiotico. Porém hoje amanheceu com uma leve dor no local que irradia para o maxilar, subindo, e sinto um sabor adocicado saindo do local, e ainda esta um pouquinho inchado. Nos pontos me parece tudo bem, eu acho, estão sequinhos, sem secreções e alimentos. Mas o que pode ser esta dor?

    1. Fernanda, os sintomas que você relata são muito comuns após a extração de um siso, inclusive a dor. Sua cirurgia é bem recente, e não me parce, pelo seu relato, que haja alguma alteração. A dor é inflamatória, ou seja, pós-operatória, portanto, esperada nessa fase.

      1. Muito Obrigada por me responder. Parabéns pelo Blog! Ontem senti muita dor e então tomei Ibuprofeno em gotas, a dor passou logo e hoje me parece que não irá doer. Ainda não consigo mastigar bem. Sexta retorno para tirar os pontos. Espero que passe logo esta fase, eh mto desconfortável.

  135. Boa noite dra.! Ha dois anos atrás fiz dois canais, um do lado direito e o outro do lado esquerdo, o do lado direito caiu faz um ano.
    Assim que ele caiu voltei na dentista e ela colocou um curativo com remédio para desinflamar, e pediu para eu voltar uma semana depois, e eu com medo das picadas da anestesia e as dores que sentia não voltei mais, eu não sinto dor, mas no lugar nasceu uma carne meia branca meia rosada, não sei explicar, e tem um cheiro muito forte no lugar, e sinto que tenho mau hálito :'( .
    Tenho até vergonha de falar, mas ainda não tenho coragem de voltar, morro de medo pq sentia muita dor, será que pode ser perigoso?

    Me explique o que pode ser, obrigada.

    1. Pâmela, canais não caem, imagino que você esteja falando de uma restauração. Essa “carne meia branca meia rosada” nasceu onde? De dentro do dente? O curativo caiu, é isso? Me explique melhor, por favor.

  136. Dra. Ana, por favor me ajude… extraí os sisos inferiores há 5 dias, e após 3 dias da cirurgia me apareceu uma dor latejante que segue desde o ouvido aos dentes inferiores frontais, na região da mandíbula do lado esquerdo… retornei ao dentista e ele disse que era devido a não formação do coágulo, o que dificultou a cicatrização e fez uma limpeza com antibiótico… no entanto, a dor ainda prevalece! Tbm sinto um gosto amargo e “metálico” na boca, além de um leve inchaço na gengiva… isso é uma alveolite com abcesso? Até quando a dor pode perdurar? Agradeço muito pela atenção!

  137. Boa noite, doutora!
    Realizei ha 3 dias atrás a extração de dois pré-molares inferiores, segui com as recomendações da minha dentista em relação ao repouso, alimentação e higienização, porém agora me surgiu uma íngua no lado direito do pescoço, inchada e dolorida que consigo amenizar com anti-inflamatório. O ponto do lado direito me parece normal pois está sem inchaço, porém formou-se uma camada levemente amarelada por cima dele e apresento mau hálito. Será infecção?

    1. Não creio haver infecção, Sandro. A “íngua” inchada diz de que seu organismo está justamente se defendendo pra não ter uma infecção, não é sinal de problema, necessariamente, e ela deve desinchar com o passar dos dias. A camada amarelada sobre o ponto é placa bacteriana, então procure higienizar bem o local, um cotonete umedecido pode ajudar. O mau hálito é passageiro e característico dessa fase, vai diminuindo aos poucos.

  138. Retirei o siso inferior esquerdo segunda (dia 11), nos dois primeiros dias eu comi tudo pastoso e em temperatura ambiente, depois voltei a comer normalmente, nesses 6 dias ainda nao senti dor no local, mas no sábado (dia 16) passei a sentir um gosto muito ruim saindo do local da extração (li aqui mesmo que poderia ser exsudato inflamatório), essa agua que sai do local vai continuar saindo, ou é só ate a retirada dos pontos?

    1. Manoel, deve ser o exsudato inflamatório, sim. Ele pode continuar mesmo após a remoção dos pontos. Mas não se preocupe, não é um problema, em si, embora o gosto seja ruim. Apenas continue higienizando bem.

  139. Bom dia doutora, fiz a 2 extração dos dois primeiros pré-molares superiores, 1 fechou certamente e formou o coágulo, tudo certinho, e o outro formou um coágulo grande que tapou todo o buraco e ficou pra fora grande parte desse coágulo, é normal… obs não sinto dor alguma.

  140. Olá, boa noite !
    Arranquei um dente ha 3 dias atrás, e esta doendo muito e muito inchado e ta criando uma gosma fedorenta (parece pus) e o dentista não deu ponto… o que eu faço, não aguento mais as dores.

    1. Douglas, entre em contato com o seu dentista. Pode ser uma infecção (alveolite), como explico no texto. Talvez seja necessário entrar com medicação e fazer uma curetagem (limpeza) no local da extração.

  141. Olá,
    Dia 22/04 fiz duas extrações, tomei todos os cuidados descritos acima pela senhora, mas depois do quarto dia, um dos dos buracos começou a retrair, mas o segundo criou uma especie de carne branca onde estava o coagulo vermelho, não estou sentido dores, só um leve inchaço do lado de fora da gengiva, meu ponto soltou sozinho também. A minha pergunta é: essa espécie de “carne” branca é normal?

    1. Alan, na ausência de outros sintomas importantes, pode ser normal sim. Apenas continue higienizando bem e, se começar a doer ou inchar, procure seu dentista pra reavaliar.

  142. Olá doutora Ana,
    Extrai meu pré molar há dois dias, no primeiro dia ele apresentou um coágulo vermelho. Segui todas as recomendações da dentista, porém no segundo dia, no lugar do coágulo, ficou uma massa branca, de gosto ruim e cheiro ruim. Será que está infeccionado? É normal? Estou tomando apenas diclofenaco sódico.

    1. Vivian, pode ser apenas um aspecto “diferente” da gengiva em cicatrização. Se começar a doer, inchar, etc., procure sua dentista pra reavaliar. Se não, tudo bem. 🙂

  143. Dra. tenho uma dúvida, dia 13/04 arranquei um dente e até hoje 24/04 o alvéolo ainda não fechou, após quase uma semana dia 18/04 eu entrei em contato com a minha dentista porque percebi que não havia coágulo e nem formação de tecido novo, além da dor que eu sentia toda vez que comia alguma coisa, ela olhou o alvéolo e disse que não era avéolo seco, mas fez um procedimento para irrigar a região e colocou alveolex por cima, hoje não sinto mais dor, a pasta (alveolex) já saiu, mas percebo que ainda tem um “buraco” grande que não foi preenchido e bem no fundo dele, tem uma coloração meio amarelada, além de um gosto estranho que sinto de vez em quando. Poderia ser alvéolo úmido já que depois desse tempo todo esse “buraco” ainda não fechou? Desde já, agradeço.

    1. Eva, pra fechar totalmente ainda é cedo, isso pode levar semanas. A coloração amarelada pode se apenas por causa de um exsudato inflamatório, comum nessa fase de cicatrização. Pela sua descrição, não me parece ser alveolite purulenta.

  144. Olá doutora. Extrai um dente hj, dia 22/04, às 11h30, mas o meu dentista não me informou que eu não poderia cuspir e nem tomar de canudinho. O fato é que eu fiz essas coisas achando que fosse o correto, e agora, às 23h00 (momento que lhe escrevo), vejo pelo espelho que há um buraco oco por baixo dos pontos, não há aquela coagulação que você descreveu no site. Ainda não estou sentindo nenhuma dor e estou fazendo uso de Nimesulida, que o dentista receitou. Depois de ter lido aqui as informações, não estou mais cuspindo. Ainda há tempo dessa coagulação se refazer ou eu devo retornar ao dentista o mais rápido possível? Grato.

  145. Boa noite!
    Extraí os 4 sisos, os inferiores estavam inclusos e depois da cirurgia a pele das minhas bochechas e do pescoço ficou roxa, depois ficou verde, depois amarela e com 15 dias finalmente voltou ao normal.
    Apareceram muitos cravos e espinhas no meu rosto após a cirurgia.
    Gostaria de saber se essas colorações são normais e se o aparecimento desses cravos tem a ver c a cirurgia, pq tenho 23 anos e nunca tive tanta espinha.
    Obrigada!

    1. Sim Melissa, essa mudança de coloração (hematoma) é normal no pós-operatório. Quanto às espinhas, em princípio é coincidência, mas pode ter a ver com a medicação pós-operatória, por exemplo.

  146. Ola! Na sexta feira extrai uma raiz do dente canino, aqueles mais pequenos, estou com pontos, a dentista receitou me antibiotico para tomar de 12/12h e brufen 600 de 8/8h, o problema é que ainda sinto dores horriveis a minha cara ficou um pouco inchada ao pe do nariz, e doem me os dentes de lado sem estarem com caries! Tenho um paladar assim esquisito, e faço limpeza com cotonete com agua, ainda sai um pouquinho de sangue e deita um pouco de cheiro! Sera que e normal???

    1. Rita, os sintomas que você descreve, em princípio, são normais. Continue tomando a medicação e higienizando, o inchaço, a dor e o gosto ruim vão diminuir aos poucos. De qualquer forma, se achar que há algo errado, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  147. Ola, doutora! Bom dia!
    Extraí meus 4 sisos no dia primeiro de abril e tomei as medicacoes corretamente (amoxilina e ibuprofeno). No momento em q fui tirar os pontos sangrou bastante a gengiva do lado esquerdo inferior e o medico disse q estava inflamado e mesmo assim não me receitou nada.
    Tive q viajar p capital e não pude mais voltar no dentista q fez a extração.
    Hoje faz 21 dias q extraí os dentes e o rosto ainda está um pouco inchado e notei que nos “buracos” q ficaram na gengiva doa dentes inferiores está com uma secreção purulenta. Liguei para meu dentista e ele mandou eu tomar amoxilina por 7 dias e fazer o bochecho com periogard por 5 dias e pediu p q eu procurasse um dentista da confiança dele aqui.
    Eu tomo anticoncepcional e no pos-operatório bebi os líquidos de canudo p evitar q caísse sujeira nos pontos. Sem contar que ha dois dias venho limpando os “buracos” com cotonete, algodão e água pq achei q o pus fosse sujeira. Isso tudo pode ter provocado essa complicação? Devo parar de tomar os anticoncepcionais até q se resolva ? O rosto vai desinchar completamente? É possível q essa alveolite comprometa aquele canal que passa os nervos?
    Obs: não chega a doer, mas sinto um desconforto no lado que sangrou qndo os pontos foram tirados.
    Muito grata.

    1. Sarah, algo que você não deveria ter feito é usar canudinho pelo menos nos 3 primeiros dias do pós-operatório, isso, bochechos e cuspir são as 3 grandes causas de alveolite nessa fase, mas na forma seca. Como a sua é purulenta, a razão deve ser outra… o uso de anticoncepcional pode ter colaborado, sim, mas não há como saber. Até por isso não sei se interromper o uso vai ajudar mas, se você for fazer isso, apenas não esqueça de usar outro método anticoncepcional se for ter relações. Sim, o rosto vai desinchar, e o nervo, em princípio, está seguro. Pode ficar tranquila, agora é tratar e aguardar a resposta do seu organismo ao tratamento.

  148. Ola, tirei meu siso ha uma semana e os pontos soltaram, percebi que tem algo la dentro do buraco tipo uma gaze, e normal o dentista fazer isso e vou ter que ir la pra retirar??

    1. Ritiele, é improvável que seja uma gaze, talvez seja uma esponja que o dentista colocou para conter o sangramento e, se for, você não deve mexer. Mas, na dúvida, seria bom procurá-lo pra verificar.

  149. Boa noite doutora, extraí meu siso há 4 dias, não tenho dor, somente um desconforto que acredito que seja normal da manipulação; mas estou com uma duvida quanto à higienização do local. O buco-maxilo que me operou me orientou a partir do 7º dia usar a seringa com jatos de agua limpa no local, mas um dentista amigo meu me disse que essa manobra pode levar à alveolite, e que o ideal seria limpar com um cotonete com agua oxigenada e enxaguatório sem álcool em bochechos suaves. Li suas orientações sobre a higienização, mas é impossível manter o local limpo sem a introdução do cotonete no alvéolo. Por favor me de uma orientação… seringa ???? Enxaguatório???? Cotonete???? O que uso???? Não quero ter complicações…

  150. Bom dia Dr°, eu arranquei o segundo molar inferior por não conseguir terminar o tratamento de canal (dores fortes) e hoje faz 3 dias que arranquei, tenho sentido fortes dores dos dentes dos lados e acima, a noite não consegui dormir mesmo tomando remédios para dor, já venho tomando remédio ha mais de um mês para não ter grandes complicações, mas a dor é demais. Fui à dentista e ela falou que é assim mesmo. Ah, e ela falou que ficou um pedacinho do dente perto do osso, pois quebrou e que o organismo iria absorver. Estou preocupada. Por favor me dê um norte?! Obrigada!

    1. Leny, sua dentista não detectou nenhum problema? Uma infecção? Porque não é normal que haja a dor que você relata sem nenhuma alteração. Quanto ao “pedacinho”, se for pequeno, seu organismo reabsorve ou “sepulta”, sim.

    2. Oi doutora, estou vivendo um drama ha aproximadamente 50 dias. Extrai um dente antes do siso dia 23/02 e desde então começou meu drama. No momento da extração ja senti uma forte dor no ouvido. Sai do consultorio com muita dor. Ja na primeira semana sentia muita dor no ouvido e um cheiro terrivel na boca. Quando foi retirado os pontos a dor intensificou. O dentista que fez a cirurgia não me deu suporte e devido a isto procurei o hospital. O Plantonista me atendeu e receitou uma benzetacil e amoxilina com clauvinil por 7 dias… Durante este tratamento não senti dor, mas assim que terminou, o local começou doer. Fui a outro dentista e ja foi realizado tres curetagens, a ultima foi sexta-feira. O dentista disse q se trata de um processo infeccioso, mas q não é alveolite. O gostinho ruim ainda continua não tão forte, mas ainda está um pouqinho. A dor no ouvido nao com tanta intensidade, mas ainda doi e tbm o maxilar. Ja não sei mais o que fazer. O que a senhora me aconselha?

      Não tive quadro forte de febre… apenas dor latejante e o gosto salgado e ruim que ainda persiste, mas nem tão forte como antes. A ultima curetagem ele fez e provocou o sangramento para coagular e fechar. Será que se fechar tdo isto passa? Obrigada.

      1. Sara, a descrição é de uma infecção, realmente. Você já fez vários procedimento, está medicada… creio que no momento é rpeciso aguardar que sei organismo se recupere, não há muito a fazer além de acompanhar e controlar os sintomas.

  151. Oi doutora, extrai o terceiro molar sabado e ate hoje meu queixo esta anestesiado e sinto muita dor nos dentes de baixo, é normal? O dentista me deu dois diagnosticos, alveolite e parestesia, sera isso mesmo? Qual seria o tratamento, estou desesperada.

  152. Boa Noite, Doutora!

    Extrai um molar superior há 3 dias, o dentista não deu pontos, segui as instruçoes de repousar e comer coisas liquidas nos primeiros dias, mas hoje o coagulo saiu do local da extraçao, houve sangramento, mas agora parou, não houve dor, a minha duvida é: vai se formar um novo coagulo? É possivel eu ter Alveolite?
    Ah, e parabéns pelo site, muito informativo!

    1. Em princípio sim, Douglas… não temos razão pra duvidar disso. Se não se formar, pode resultar numa alveolite seca. Fique de olho, qualquer problema, entre em contato com o seu dentista.

  153. Dra. Vi em muitos comentários que a alveolite seca dura de 7 a 10 dias. Fiz curativos por três dias, após o terceiro o dentista deixou sem curativo. Chegando em casa a dor voltou. É necessário retomar os curativos, porque o dentista viajou e não sei. Ou a dor é normal e devo esperar diminuir sozinha com o tempo? Estou tomando analgésicos. Gostaria mesmo de saber se é normal depois da retirada dos curativos a dor voltar e se devo apenas esperar.

    1. Gracielle, na alveolite seca os terminais nervosos do alvéolo em cicatrização ficam expostos, por causa da ausência do coágulo. Por isso é que dói tanto e, também por isso, dói mais sem o curativo intra-alveolar. Então, considerando a situação, dá pra considerar essa dor “normal”. Em princípio, é preciso apenas esperar e, enquanto isso, tomar os analgésicos pra passar por essa fase com mais conforto.

      1. Agora estou com dor de garganta e ouvido, e mesmo com a seringa acho que ainda fica resto de comida no buraco que parece bem profundo. Após 7 dias de antibiotico, amoxilina 875 mg, é normal ainda a dor de garganta ? Fico com medo de estar inflamado e eu não saber. Não tem pus.

        1. O antibiótico age na infecção, mas isso não quer dizer que a inflamação – que é uma respostado organismo à infecção – é eliminada de uma hora pra outra. Sua garganta ainda pode ficar “irritada” por alguns dias. Quanto à higienização, procure fazer o máximo, mas não fique “neurótica” a respeito, sem sempre dá pra remover absolutamente todo resíduo, aí seu próprio organismo se encarrega disso.

  154. Dra, extrai 3 sisos, o inferior era semi incluso. Foi receitado analgesico e anti-inflamatório durante 7 dias. Notei que os pontos soltaram, mas continuei com a medicação, no quarto dia fiz uso do periogard, pois estava com odor muito forte e tinha que retornar ao trabalho. No setimo dia minha dentista disse que o ponto abriu antes da hora, que o buraco estava bem profundo, suspendeu o anti-inflamatorio… disse pra continuar usando o periogard e observar se vai fechar.

    Minha duvida: estou com um buraco enorme no lugar do dente e com muita dor… nos dentes vizinhos e as vezes doi todo o maxilar inferior, mesmo tomando medicação pra dor, medo desse buraco nao fechar. Quando cai residuo de comida e uma luta pra sair, nao sei como limpar, nem se devo, como devo proceder? E so esperar pelo tempo?

    1. Israel, inchaço é um sintoma comum no pós-operatório, e a inflamação faz parte do processo de cicatrização. Quando você fez essas extrações? Dói?

  155. Ola doutora , eu arranquei 4 sisos e 2 supranumerarios de uma vez só , eu queria saber como eu posso estar higienizando a minha boca pois ainda estou com os pontos ?

  156. Dra. extrai dois pre-molares superiores e o lado esquerdo está bem inchado por dentro, tipo no céu da boca, nao há dor mas ardencia e incomodo quando falo e bebo liquidos de qualquer especie. Ainda nao consigo comer devido a essa ardencia. É normal? Estou preocupada q possa ser infecção. Hoje faz 5 dias que fiz a extração desses dentes, ainda estou com os pontos.

    1. Marilia, esses podem ser apenas sintomas pós-operatórios, ligados à inflamação local. Se você ainda está com os pontos, o incômodo é maior, mesmo. Aproveite a consulta de remoção dos pontos pra que seu dentista avalie se isso faz parte da cicatrização normal ou se há algum tipo de complicação, como uma infecção.

  157. Bom, fiz uma extração de siso incluso do lado direito no dia 11/03, no outro dia quase não senti dor, mas do dia 13/03 pra ca não estou nem conseguindo comer direito, detalhe q o dentista teve q usar o motorzinho para tirar um pedaço da cabeça do dente para ele poder sair, ele apenas me mandou tomar ibuprofeno 600 de 8 em 8 hrs e mais nada…. A dor esta tao forte q parei no hospital pra ver se me ajudavam de alguma forma já que é final de semana, mandaram eu tomar amoxilina, dipirona e dicoflenaco e parar o com ibuprofeno…. Minha bochecha está toda cortada pelo lado de dentro perto da gengiva, e do lado se fora esta um ovo duro na parte de baixo do maxilar, o dentista pelo jeito não vai me atender mais, pois ate mandou eu procurar outro dentista para a retirada dos pontos… Agora não sei se volto nele mesmo assim ou se vou em outro…. Não suporto mais sentir dor, parece q meu lado direito do rosto vai cair e não sei o q esta acontecendo ao certo, se é dor pq retirei o dente ou se é por causa da bochecha cortada, nem a lingua eu consigo encostar de tanta dor na bochecha… O que sera q esta causando esta dor terrível, isso é normal ou deu alguma complicação?

    1. Michelly, como assim seu dentista disse pra “procurar outro dentista para a retirada dos pontos”? Salvo em alguma situação muito específica em que realmente ele não esteja disponível, é responsabilidade dele atendê-la no pós-operatório. É preciso verificar se não há uma infecção em curso, embora nessa fase não seja incomum que haja dor. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

  158. Dra. Eu estou com alveolite, antes mesmo de saber o que era, é uma dor insuportável. Extrai os 4 dentes e nos dois inferiores deu isso. Faz 1 semana, estou indo no dentista fazer limpeza, porem não consigo comer, o gosto na minha boca é terrível, isso passa? A dor vai passar depois de quanto tempo ? Mesmo eu tomando tramal, antibiótico e remédios para dor, não passa de jeito nenhum.

    Estou aguardando sua resposta ansiosamente.

  159. Olá doutora, arranquei meu último dente superior antes do siso há 8 dias e a dentista colocou apenas um ponto, só que acho que ela não deu o “nó” direito e o ponto caiu no terceiro dia, e agora o buraco ele n dói, só que tá meio fundinho. Eu quero saber se quando ele cicatrizar totalmente vai ficar com esse buraco, apesar de a área parecer não está doendo eu evito comer do lado do buraco pra não entrar algo e doer. Mas o buraco vai ficar lá? Se ficar e cicatrizar, se cair algo dentro vai doer?

  160. Dra. Ana,

    Muito obrigada pela retorno!!!
    Já fiz o procedimento e estou seguindo as orientações, foi super tranquilo, com certeza seu blog é de grande ajuda a todos nós, com muitas informações úteis.

    Parabéns excelente profissional!!!
    Abraços

  161. Dra. Ana, bom dia,
    Fiz duas vezes tratamento de canal no mesmo dente e em ambos a prótese parcial que eu tinha caiu, a raiz havia sido preservada. Acreditando que eu apenas faria uma nova prótese, consultei uma nova dentista especialista em prótese e clínica geral, ela resolveu tirar um raio x panorâmico para averiguar se estava tudo ok internamente, foi quando ela percebeu que a raiz estava toda comprometida e o dente deveria ser extraído. Hj ja iniciei a medicação com antibiótico e anti-inflamatorio, pois amanhã além da extração será feita uma curetagem, e havendo boas condições, ja a prótese. Estou receosa por todo este tratamento, estas medidas são comuns? E que medidas posso tomar pra não ocorrer complicações? E quais seriam as possíveis complicações?
    Desde já agradeço.
    Abraços.

    1. Thalita, sim, o que você relata é comum. Se o dente não tem condições de ser mantido, deve ser extraído. A medicação prévia é uma medida preventiva, e a necessidade dela quem julga é a sua dentista. Apenas siga as orientações dela, não vejo razão pra nenhuma complicação pelo seu relato, principalmente se sua saúde geral está ok.

  162. Olá Doutora. Extrai os sisos ontem, meu dentista não deu pontos, pois segundo ele cicatriza melhor. Apesar de sangrar bastante, fiquei bastante em repouso até a hora de dormir. Mesmo tendo cuidado com a posição a noite, acordei com sangramento e com uma gosma, parecia carne mole do lado que ocorreu a extração. O que é isso? Parece que to com gase na boca, uma gosma mesmo de sangue. Eu tiro ou deixo lá? Faço algum bochecho? Não to sentindo dor e tomando amoxilina e ibuprofeno certinho. Mas isso ta me incomodando. Até pra comer sovete, da medo de engolir.
    Obrigada desde já.

    1. Tamara, imagino que a “gosma” seja o coágulo, que é um tecido inicial de cicatrização que se forma no “buraco” onde o dente estava. Não faça bochechos, não cuspa e NÃO O REMOVA. É assim mesmo, se você remover o coágulo, vai sangrar novamente e você pode até acabar tendo uma alveolite seca, o que dói demais. Apenas mantenha o repouso, coma bastante sorvete – não SÓ sorvete, claro – e tome bastante água (sem bochechar), isso pelo menos nos primeiros 3 dias.

  163. Olá dra,
    Em novembro 2014 extraí dois dentes do siso (superior e inferior do lado direito), em 06/fev/2015 extraí os outros sisos (superior e inferir do lado esquerdo). Nesta última cirurgia do lado esquerdo foi fácil extrair o dente inferior, mas o superior demorou cerca de 3 horas, a recuperação não foi problema! Mas em exatamente 20 dias após a cirurgia (26/02 – dia em q eu precisava sair do país pra fazer intercâmbio por um ano) percebi um ponto branco meio amarelado do lado interno da gengiva na mesma altura do buraco do siso, mas do lado de dentro da gengiva! Corri na minha dentista q também é bucomaxilo (antes de ir ao aeroporto), mas ela disse q era um osso e também tentou tirar com o dedo, ela passou varias vezes o dedo forçando o osso mas não conseguiu tirar, isso deixou o local doendo bastante, ela também me disse q era pra eu notar se o osso saísse da gengiva era pra eu pegar uma gaze e quebrar a ponta do osso, mas ela disse somente pra fazer isso se saísse o osso! Agora é 02/03/15, estou fora do Brasil, não tenho como voltar na dentista e estou com o local super vermelho, doendo bastante e ainda sinto esse osso, a gengiva esta muito fina mas o osso nao saiu e nem posso comprar qualquer remédio aqui sem uma receita de um médio ou dentista irlandês, sensação horrível e dolorosa! Por favor, me ajude, estou fora de casa e muito preocupada!
    Minha pergunta: o osso sair da gengiva e ficar encostando na língua é normal? Isso pode infeccionar? Se o osso não sair da gengiva o q devo fazer se isso continuar? Ou se a ponta do osso sair da gengiva devo seguir a orientação da minha dentista, de tentar raspar com uma gaze pra tirar a ponta do osso? Quais são as variáveis? O que eu posso ou não posso fazer o osso saindo ou não? Desde ja agradeço!

    1. Andressa, faça como sua dentista disse: se a “ponta” sair, use uma gaze pra puxar. Se não sair, não há muito o que fazer…

      Pode infeccionar: pode, mas não é algo frequente. Se continuar doendo, você vai ter que procurar um dentista aí na Irlanda.

  164. Ola doutora!

    Extrai um dentre superior central devido a trauma e instalei um implante no local. Os pontos foram dados. Estou observando que uma pequena parte da gengiva está branca, em contraponto ao redor, que está avermelhada / roxa. O que significa esta pequena parte branca bem embaixo, bem proxima do buraco fechado pelos pontos?

    1. Cleber, ou é uma coloração “diferente” da gengiva em cicatrização ou os pontos estão um pouco apertados, criando uma isquemia (diminuição do fluxo sanguíneo).

  165. Bom diaaaaaa, tenho lábio leporino e fenda palatina, e fiz enxerto osseo alveolar, e sou fumante e não aguento mais a vontade, mas em pesquisas vi que é proibido? Me esclareça.

    1. Nanci, o fumo causa vasoconstrição (diminui o fluxo sanguíneo) e pode prejudicar seriamente o processo de cicatrização. Compreendo sua vontade, mas sugiro fortemente que você não fume.

  166. Bom dia Dra. Muito feliz por este site, li tudo e ainda estou lendo. Bom, vou resumir: extracao dente siso há 9 dias. Depois 2 dias dores horriveis. Fui no PS do plano de saúde de madrugada, me deram um injecao de dipirona para dor. Depois de 6 dias apos a extracao fui no dentista e fez curetagem. Morri de dor. Depois de 2 dias voltei com dor, e pouco de febre noturna. Dor no pescoco, dor no ouvido. Fez irrigacao, formou o coagulo e aqui estou ainda com pouco de febre noturna, dores comecando a amenizar (tomando amoxicilina, tomei injecao de dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona. E ainda tomando Ibuprofeno de 4 em 4 horas e tambem Flagyl, metronidazol, de 8 em 8 hrs). O coágulo tá bonitinho, quase fechadinho e de “bom aspecto”. O que tenho que fazer agora? Esperar? E a febre? Eh normal? Estou tentando ficar o maximo de tempo sem analgesico mas eh complicado. Estou emocionalmente abalado, depressivo, 9 dias sem sair de casa, sem comer e com dor.

    1. Leandro, em princípio você apenas tem que aguardar que seu organismo se recupere. Você fez curetagem, está medicado e procurando se cuidar. Um pouco de febre não revela necessariamente algum problema, provavelmente é o seu sistema imunológico “brigando” com a infecção. Tome o analgésico, não há razão pra evitá-lo, assim você passa por essa fase com um pouco mais de conforto e vai começar a se sentir melhor mais rápido.

  167. Olá Dra.
    No dia 20 extrai um dente do siso inferior e os pontos sairam, agora estou com uma dor muito forte, tomando analgésico e anti-inflamatorio, etc.
    Quanto tempo mais sera que doer?

    1. Wilson, você já entrou em contato com o seu dentista pra afastar a possibilidade de infecção? O tempo de dor pós-operatória varia de pessoa pra pessoa, algumas pessoas não têm dor alguma. Enfim: acho importante que seu dentista reavalie você.

  168. Olá Dra, eu arranquei meus 4 sisos na última terça (dia 24), no primeiro dia havia muito sangramento, que persistiu a noite inteira, na manhã do dia 25 havia um pouco de sangramento mas passou. Estou tomando os remédios prescritos, mas sinto muita dor no local dos dentes inferiores extraídos, estou com um pouco de dificuldade de abrir e fechar a boca. Queria saber se isso é normal? Por ainda ter pouco dias da extração.
    Estou colocando gelo em cima das cicatrizes para aliviar as dores, está saindo limpida a àgua, em um momento saiu um pouco de sangue, será que a cicatrização está indo bem?

    1. Gabriela, me parece que está tudo dentro do previsto para a fase pós-operatória, ainda mais sendo ainda tão recente a cirurgia. Pequenos sangramentos que cessam em seguida podem ser considerados “normais”.

  169. olá doutora, extrai o 1 molar ha 2 dias e sinto um pouco de dor, por ser o molar superior não consigo ver direito, mas pelo que vi não aparenta ter criado coágulo, pois há um buraco enorme e fundo e o ponto em forma de x ta como se nada tivesse relando nele, é assim mesmo, percebi só um amarelado, mas não consigo ver bem, tenho muito medo de alveolite, como saber se criou o coágulo onde aparentemente não tem, e com qnto tempo percebo que pode vir a ser alveolite?

    1. Mayara, alveolite dói MUITO. Se você não tem muita dor, você não deve ter alveolite. O “buraco” às vezes fica mais profundo mesmo, mas não quer dizer que o coágulo não tenha se formado.

  170. Oi doutora! Retirei o siso inferior esquerdo no dia 04/02, retirei os pontos após uma semana de dor todos os dias. Depois de retirar os pontos parou de doer. Mas ontem dia 16/02 passei a língua por cima do lugar onde foi tirado e senti uma “crosta”, retirei a crosta e acredito que tenha sido resto de comida, pois tinha odor forte. Depois disso fui olhar no espelho e vi que ainda estava um buraco aberto. Não sinto dor nenhuma, apenas me incomoda saber do buraco ali. As vezes sai um liquido de gosto horrível. Os meus sisos ainda não haviam nascido ou ameaçado nascer, ela cortou a gengiva para tirar e esse ultimo direito inferior (já havia tirado 3) foi o mais doloroso, que ela usou mais força e o mais demorado. É normal o buraco ainda estar ali?

  171. Olá Dra, estou sofrendo ha mais de 20 dias depois da cirurgia. Extraí 3 sisos, porém o que deu mais complicação pra sair foi justamente no local, e no rosto sinto fortes dores, extraí o siso inferior e os dentes superiores é que estão doendo, nao sei mais o que fazer de tanto tomar antibiótico. Me ajude, nao aguento mais ficar deitada, sem dormir e sentindo fortes dores que parecem sufocar meu rosto. Desde já agradeço.

    1. Marcelina, você já entrou em contato com o seu dentista? Me parece que pode ser uma alveolite… se for, será preciso intervir. O antibiótico serve pra combater uma infecção, não para o controle da dor. Pra isso, o ideal é um analgésico.

  172. Oi, preciso de ajuda! Extrai uma dente inflamado, faz 4 dias, e tem um cheiro meio estranho, e ficou um buraco, só que ainda não cicatrizou bem, e do lado esta um pouco inflamado, tipo uma balinha meio amarela, só que ela não esta inchada, e um pontinho de sangue. O que será?? Infecção??

    1. Adriel, na ausência de outros sintomas importantes, não acho que seja infecção. Esses são sintomas inflamatórios, comuns em todo processo de cicatrização. E a sua cirurgia é bem recente, ainda.

  173. Boa tarde Dra, primeiro parabéns pelo site, cheio de informação é muito bem explicado. Bom, extrai os sisos inferiores no dia 06/02. Uma cirugia meio traumática para mim, já que eles eram inclusos. O problema é que no quarto dia comecei a sentir dores no lado direito, uma dor latejante que irradiava para o ouvido, e um líquido meio amarelo-transparente de gosto ruim saia do buraco que estava aberto. Entrei em contato com minha dentista e ela me aconselhou a fazer bochechos com água + água oxigenada. No começo até que deu uma aliviada, mas sempre uma hora a dor voltava. Pedi para me encontrar com minha dentista um dia antes de tirar os pontos , já que eu estava ficando preocupa. No consultório ela avaliou e falou que não havia sinais de infecção e a cicatrizacao estava ótima e até retirou os pontos. Comentei sobre o líquido amarelado, foi aí que ela pegou uma seringa com agulha com uma solução salina e jogou dentro do buraco. A solução que era transparente saiu amarela-transparente , ela efetuou umas 10 vezes até que a solução saiu límpida … A dor passou na hora. Ela me receitou um antibiótico, continuar com o anti-inflamatório e pegar a seringa com água + água oxigenada e jogar lá dentro depois que eu comer. Resumindo: a dor passou, sinto as vezes algumas dores , mas nada comparada às que eu sentia. O que eu tenho duvida e se eu tenho ou tive alveolite? E outra coisa a ponta da gengiva entre o último e o penúltimo dente soltou quando estava comendo. Isso é normal? Ficarei muito grata pela sua resposta.

    1. Karen, não acho que tenha sido alveolite. Me parece que você tinha apenas sintomas inflamatórios, mesmo. Quanto à gengiva, ela vai cicatrizar normalmente, pode ficar tranquila.

  174. Oi Dra., tirei meu dente siso nessa segunda feira, dai me passaram Astro e ibuprofeno por 4 dias. Dai hoje, sexta, ela retirou meus pontos, eu vi na net q tem que esperar pelo menos 7 dias para tirar os pontos, e ela retirou com 4 dias, tem problema? Esta meio sensível e meio dolorido, mas nada demais.

  175. Dra. Ana, boa noite! Extrai os sisos do lado direito há três semanas, sendo que o inferior era incluso. O pós operatório foi bem tranquilo. Uma semana depois retirei os pontos. Nesse momento, o dentista falou que havia um pouco de processo inflamatório, mas que a cicatrizaçao estava ocorrendo bem. Porém, ele identificou que havia um pedaço de osso exposto na parte inferior em contato com a lateral da língua. Na hora que ele examinou, não estava doendo. Hoje duas semanas após a retirada dos pontos, está incomodando um pouco, principalmente quando a escova de dente toca essa região. Gostaria de saber se essa região será coberta pelo tecido. Não tenho percebido que esteja ocorrendo isso. E teria algo que possa fazer para acelerar o processo? Grato.

    1. Se esse pedaço for fixo (e não uma espícula solta), a gengiva vai cobrir sim, pode ficar tranquilo. Não há o que fazer pra acelerar o processo, Paulo… cada organismo tem seu tempo próprio.

  176. Oi dra. Extraí meu siso inferior esquerdo há 25 dias e um osso do maxilar (regiao que encosta na lateral da lingua) continua me incomodando. Ao redor desse pedaço de osso (fixado, não solto) parece estar cicatrizando, embora esteja formando tipo uma bola de gengiva. Porem, mesmo depois de quase 1 mês, esse osso não é coberto pela gengiva, o que me incomoda bastante saber e sentir um osso exposto. Tenho medo de causar infecção ou mesmo ser a tal da osteonecrose / osteomielite. Não sinto dor forte, mas a região meio dolorosa / inflamada. Debaixo do queixo (prox. ao lado esquerdo do pescoco) sinto dolorido também. Meu dentista insiste em dizer que vai cobrir. MAS NAO TA COBRINDO. :/ O que pode ser? Obrigado.

    1. Luis, é assim mesmo! O “buraco” em caso de extrações de sisos inferiores pode ficar bem grande, dando pra ver o osso da mandíbula, mas ele vai fechar… embora possa demorar algumas semanas. Apenas continue mantendo uma boa higienização.

  177. Olá doutora. Extrai um dente dia 04/01, e até hoje está doendo e um gosto estranho na boca… será se estou com alveolite? Sinto um cheiro meio desagradavel também quando passo o cotonete no local. O outro lado que também fiz uma extração está tudo bem… por favor me ajuda, to com mt medo de ser alveolite. :(((((((((((((((((

    1. Rebeca, pode ser… mas os sintomas que você descreve são relativamente comuns no pós-operatório, também. Pode ser apenas que de um dos lados esteja mais inflamado. Se qualquer forma, se você acha necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  178. Olá dra. São 4:38 da manhã agora e eu dei uma leve desesperada. Estava deitada com dor intensa por horas, que me impediam de dormir e, de repente, sinto um coágulo na língua. Vou ao banheiro e vejo tudo banhado em sangue, o que significa que eu perdi o coágulo, mesmo com os pontos. Como consegui estancar o sangramento, não fui a uma emergência, mas gostaria de saber se isso significa que os pontos foram estourados e também que, agora que o coágulo saiu, eu consequentemente terei alveolite? O sangramento estancou e a dor está normal por enquanto…

    Obrigada

    1. Bom, “acordei” lá pelas 8 com o inchaço e a dor normal, só que menor… Agora comi e tomei um analgésico e a dor está bem controlada, quase nada. Ainda posso ter alveolite?

      Também esqueci de perguntar se o coágulo é capaz de se formar novamente, ou se, uma vez perdido, só com a intervenção do dentista o processo de cicatrização prosseguirá?

      Desde já, grata!

      1. O coágulo pode se formar novamente sozinho sim, Thais. E aí o processo de cicatrização segue normalmente. Se a dor e o inchaço diminuíram, creio que você não vai ter problemas.

    2. O coágulo certamente se deslocou, Thais, mas com o estancamento do sangramento deve ter se formado outro, então isso não tem como consequência certa uma alveolite. Também não significa que os pontos se soltaram.

  179. Olá, eu fiz a retirada de um dente do siso inferior dia 02/02, fui tranquilo na retirada, só que quando cheguei em casa e retirei a gaze começou a sangrar bastante e tive que voltar ao dentista, ele estancou o sangramento e fui para casa novamente, ele me deu umas gazes para eu ir trocando de hora em hora, até que eu retirei e não coloquei mais (pois o sangramento parou), fiquei o dia 3 e 4 na sopa e danone e leite, depois comecei a ingerir umas bisnaguinhas, aqueles pãozinhos macios, quinta feira (05) eu percebi que não havia mais nada no alveolo (eu já tinha retirado um dente e aconteceu o mesmo, e não houve complicações, então achei normal), ok, pensei que havia normalizado a situação, até que sexta, eu notei uma secreção branca dentro do alveolo que cheirava muito mal, mas sem dor, pensei que fazia parte do processo de cicatrização e não contactei meu dentista, até que ontem sábado, a secreção tomou o alveolo inteiro, continuando com o mal cheiro mas ainda sem dor, fui pesquisar isso agora e me deparei com a alveolite aqui, tenho consulta marcada pra amanha (segunda) para retirada dos pontos, eu sei que quando eu for lá ele vai descrever certinho o que eu tenho, mas queria saber se possivelmente estou com alveolite.

  180. Bom dia, faz uma semana que fiz extração do siso inferior direito e correu tudo bem, porém depois que parei de tomar remédio indicado (amoxicilina e spidufen 600) por 7 dias comecei a sentir umas fisgadas e quando olho no local da extração, mesmo com os pontos, tem um certo buraco, e creio que esta acumulando alimentos, e pior não consigo fazer uma correta limpeza no local, só bochechos, pois quando passo a escova dói, alem de ficar com medo de romper os pontos, gostaria de saber se é normal. Grato!!

  181. Olá doutora, tudo bem? Extrai o siso ha 5 dias, estava doendo antes, mas hoje no quinto dia começou doer muito e dar umas fisgadas, tomo a dipirona que foi o recomendado, mas não está resolvendo, o que pode ser? Obrigado.

    1. Sandra, se não for a dor esperada do pós-operatório, pode ser uma infecção. Mas não dá pra ter certeza só pela sua descrição. Seria bom procurar seu dentista pra reavaliar.

  182. Ola dra. Ana, tirei meu último siso ha uns 15 dias, peguei um dentista novo, ele me machucou muito e agora ficou um buraco bem grande no local, quando abro vejo q ele é preto e tem um pontinho branco, não sei se é sujeira mas creio q não, pq faço mto bochecho com água e um enxaguante bucal (Malvatricin), nao sinto dor, apenas um desconforto e a sensação de entrada de ar nesse buraco, será q preciso procurar um dentista mais experiente? Quando fui tirar os pontos o dentista q tirou o meu dente disse q era um desgaste de osso, q iria fechar, mas nao confio nele depois do q ele me faz passar! Obrigada.

    1. Danubia, os sintomas e o aspecto do local da extração que você descreve são comuns. Na ausência de dor e de outros sintomas relevantes, acredito que está tudo ok… não acho que você precise procurar outro dentista. Às vezes o “buraco” fica grande mesmo, isso independe da experiência do dentista.

  183. Oi Dra., fiz uma extração do segundo molar ha 3 dias, mas não cuidei, fumei bastante e no mesmo dia comi normal, claro que não com a parte que havia sido extraída, ontem fui higienizar e tirei um restinho de alimento… só que parece que na volta do dente em um lado so está com um pouquinho de pus, é dentro, por baixo dos pontos, mas não bem em cima, está meio amarelado tipo uma massa amarelada… meu dentista saiu de férias, não sei o que fazer, dói moderadamente :/ Obrigada Dra., aguardo um retorno.

    1. Liliana, pode ser apenas a dor pós-operatória, já que a extração é recente, mas pode ser um princípio de alveolite, também. Se a dor persistir e, principalmente, se aumentar, sera preciso procurar seu dentista pra intervir.

  184. Boa noite Dra Ana, fiz uma extração dia 22 e retirei os pontos hoje, voltei para casa e depois de algum tempo percebi que do “buraco” saiu um pouco de sangue escuro e denso (me desculpe pelo teor da palavra mas parece uma gosma), liguei para o dentista e ele disse que é normal, gostaria de saber a sua opinião.

  185. Boa tarde doutora,
    Acabei de arrancar dois dentes do siso do lado esquerdo… e o dentista nao deu ponto, porém cortou a minha gengiva. Gostaria de saber de esse procedimento é normal?

    1. Andréa, “cortou” em que sentido? No sentido de machucar? Se ele fez uma incisão, tem que dar ponto. Se ele fez e não deu, você certamente estaria sangrando… não faz muito sentido.

    1. João, tome apenas o que o dentista prescreveu. Antibiótico é pra infecção, o que parece que você não tem. Se você está com dor e não está tomando um analgésico (que é o medicamento que controla a dor), entre em contato com o seu dentista pra ele prescrever um.

  186. Olá Dra, eu extraí um dente molar superior no dia 22 de janeiro, e o Dentista deu pontos como uma espécie de rede, e o buraco não foi fechado. Nos 2 dias seguintes não senti nenhuma dor, mas 5 dias se passaram, começou a doer muito e latejar, tambem estou tendo febre e to percebendo que o buraco está se abrindo mais, e dentro uma cor branca, e nao sei se é pus ou o que é, mas fui ao Dentista e me foi receitado amoxilina, ibuprofeno e dipirona. Quero saber se é algum sinal de alveolite? E se uma alveolite grave causa algum risco à saúde? Obrigado. Aguardo resposta.

    1. Hudson, pode ser alveolite, sim. A gravidade está no fato de ser uma infecção, e toda infecção merece atenção pra não levar a consequências mais sérias.

  187. Dra. Ana,

    Fiz na segunda (19/01) a extração de um siso inferior esquerdo. Foi rápida a operação e logo após sair do consultório, tomei os remédios indicados (amoxicilina + decadron + lisador) e passei a beber muita água gelada, conforme solicitado. Na quarta (21/01), comecei a sentir umas “fisgadas” entre o queixo e a bochecha e um gosto muito ruim na boca e, as vezes quando bebo água gelada, o buraco do dente dói. Ao olhar a situação, não vejo nada de anormal, a gengiva está um pouco inchada, mas nada de muito grave, não sangra e não há inchaço no rosto. O que pode ser? Seria alveolite? Por que sinto essa dor?? Grato.

  188. Boa tarde!!!

    Ana, eu tive pericoronarite no inferior direito e a gengiva estava muito inchada, procurei um dentista e receitou tylex e nimesulida, tomei durante uma semana e a dor passou e logo procurei o cirurgião para extraí-lo, e enquanto aguardava a data para extração o dente siso apareceu por uma abertura feita pelo próprio dente, entre o dente e a pele da bochecha, e ficou bem exposto. Logo após a extração continuei tomando tylex durante cinco dias e tirou pouco da dor. Um dia antes de tirar os pontos e indo escovar os dente percebi um corte entre os pontos e a pele da bochecha, e puxei a pele e consegui ver um grande buraco e parecia ser ate o osso. Apos tirar os pontos, mesmo assim sinto dores, e é normal ter essa fenda aberta??? Tenho medo dos alimentos causarem algum tipo de infecção. Liguei pro cirurgião tres vezes perguntando e ele disse que é normal.

    Desde ja agradeço a atenção!

    1. Bruno, tanto a dor pós-operatória quanto o “buraco” que você vê são normais. A gengiva, principalmente em extrações de sisos inferiores, pode ficar aberta várias semanas, é assim mesmo. Ela vai cicatrizar “de dentro pra fora”, diferente do que ocorre na nossa pele, por exemplo.

  189. Ola doutora, eu tenho algumas duvidas q gostaria de esclarecer… eu gostaria de saber se alveolite seca e alveolite purulenta, se em ambos os casos causam “dor” ou é só na alveolite seca? Eu tive q extrair 5 dentes, 4 ficaram normais mas 1 sangrou a noite inteira, a gaze q eu tava na boca formou o coágulo, ae parou de sangrar… ae agora ta com aparência tipo “pálida” mas não sinto dor, queria saber se devo me preocupar com essa aparência “pálida” q esta ? obs: não sinto dor, como extrai ha 2 dias ta inchado mas pouco, e essa aparência “palida” ao redor do coágulo… obg pela atenção e a segunda vez que venho no seu site, e é muito bom, já me ajudou bastante 🙂

    1. Fabiano, alveolite sempre dói, não importa o tipo. Portanto, certamente você não tem alveolite. O aspecto da gengiva às vezes fica diferente, mas isso se dá pelo processo de cicatrização normal. Em princípio, parece que vai tudo bem. 🙂

  190. Boa tarde Dra., retirei 2 sisos do mesmo lado dia 16/01, os dois primeiros dias estava tranquilo, porém no terceiro parece que voltou a inchar, sinto uma dor pulsante que vai até o ouvido, tenho um gosto e cheiro muito ruim na boca… que mesmo ao escovar ainda fica, ele me disse que em alguns casos é normal ainda ter dor e gengiva inchada mesmo depois de 5 dias! Meu médico receitou para dor desde o ínicio Toragestic 10mg + anti-inflamatório… porém a bula informa não tomar mais que 5 dias o Toragesic, e ele me diz que é pra tomar enquanto tiver dor!!! E não me disse nada que não podia cuspir… então lendo aqui fiquei preocupada quanto a alveolite!!! Dúvidas: posso continuar tomando o Toragesic enquanto tiver dor? Esse cheiro e gosto ruim é normal? Com o passar dos dias a gengiva não deveria desinchar? Obrigada desde já.

    1. Isabelle, às vezes ocorre esse “inchaço tardio”, mesmo… mas o ideal é que seu dentista reavalie você pra afastar a possibilidade de alveolite, porque pelos seus sintomas, pode ser infecção, sim. Quanto à medicação, faça como o seu dentista prescreveu.

  191. Dra., eu gostaria de saber quantos pinos são necessarios pra ficar bacana o implante da parte superior? Tive doença periodontal e quero muito implantar, ja q n tive adaptação com protese!
    Desde já fico grata se puder me responder.

  192. Ola, no dia 06/01/15 extrai o segundo molar superior por conta de uma infecçao, porém o dentista deixou o buraco aberto dizendo que seria melhor para drenagem do local, haviam 3 raizes e nao me receitou antibiotico porque segundo ele o meu propio organismo se encarrega disto e caso venha a ter alguma inflamaçao, entao sim, ele dara tal medicação (obs: Dentista Sueco). O local esta um pouco inchado e com uma coloraçao palida e sinto um desconforto que nao chega a ser uma dor, posso ficar tranquilo com o método escolhido pelo dentista? Muito obrigado!

    1. Em princípio, pode sim, Almir. Nem toda extração dentária exige antibiótico, depende do caso. Quem determina a necessidade é o dentista, com base no exame clínico, anamnese (perguntas que ele faz pra você sobre sua saúde) e no próprio procedimento.

  193. Dra, boa noite !

    Desde o dia 2/01/2015 comecei a sentir dores no dente do siso inferior e meu rosto começou a inchar, as dores começaram a aumentar, e como era final de semana fui a um dentista 24 horas que me receitou diclofenaco potássio e Amoxicilina, solicitaram a extração urgente do dente pois do contrário não iria desinchar nem parar de doer.
    Na segunda dia 05/01 fiz a extração do dente, mesmo com a gengiva inflamada e com o rosto inchado, não sei se foi por isso que a dor na hora da anestesia foi intensa mas depois não senti nada.
    O problema é que quando passou a anestesia senti dores terriveis que eu não aguentava e fui até no hospital pra tomar medicação, agora aliviou estou tomando paracetamol e amoxicilina, mas quando está perto de dar o horário da próxima dose a dor começa a aumentar de novo.
    Para piorar fiz a cirurgia as 13h mais ou menos de ontem e ainda hoje estou sentindo que a anestesia não passou do meu lábio inferior e queixo, sinto formigamento, liguei para a dentista e ela disse que era normal e que eu deveria aguardar que voltaria sozinho.
    Estou muito preocupada, não conheço essa dentista e estou com muito medo, será que estou com alguma infeccção?
    Estou pensando em procurar um outro dentista pra dar uma segunda opinião, fiquei sabendo que o dentista pode receitar vitamina B para agilizar a volta da sensibilidade dos labios e queixo, mas ela não comentou nada disso.
    Não sei o que fazer.
    Gostaria de uma ajuda quanto a essa minha situação.
    Obrigada.

    1. Camila, não me parece que haja infecção, mas a dor inerente ao pós-operatório, que pra algumas pessoas é mais rigorosa, mesmo. Lembre-se que você já chegou à dentista com dor e infecção, então não são surpreendentes os sintomas que você relata… e se eles são controláveis com analgésicos, ok. A perda de sensibilidade temporária é um sintoma relativamente comum, ainda mais considerando que sua cirurgia é bem recente. Se há formigamento, pode ser sinal do nervo se recuperando. Eu particularmente não acho necessário entrar já com medicação pra isso.

  194. Olá, no dia 17/12/14 eu extrai o dente do siso do lado esquerdo e o outro ao lado que tbm estava danificado, a Dra. me prescreveu toda a medicação, fiz td certo, porém o dente de cima quando eu mastigava batia próximo a cirurgia, que começou a doer, e acabei a medicação no dia 23/12, porém após essa data eu tomei bebida alcoólica e piorou muito, ai resolvi tomar toda a medicação que ela havia passado de novo e estou fazendo, aliviou, porém esse dente continua batendo na parte inferior, o que parece que machucou… O que fazer???? O que posso tomar de medicamentos???

    1. Marcia, o dente de cima encosta no local da extração embaixo por causa do inchaço, certamente. Não há muito o que fazer além de aguardar que o inchaço diminua.

  195. A dra, boa noite! Fiz uma extração do siso em 11/12, tive alveolite, fui depois de 5 dias no dentista e ela retirou 2 pontos, aplicou uma seringa com soro e colocou um medicamento e passou um analgésico e um antibiótico devido a dor que eu estava sentindo, após dois dias eu retornei e ela retirou os pontos restantes e fez curetagem e colocou novamente uma medicação! Disse que em dois dias estaria melhor. Como de fato a dor do local passou, mas a dor de ouvido e de cabeça piorou! Hoje apos 18 dias não sinto mais dor, somente um incômodo, pois parece que a minha gengiva e bochecha estão machucados! Agora eis a questão, por estar sentindo esse tipo de incômodo, dia 10/01 irei fazer um salto de paraquedas, tem algum problema?

    1. Lilian, considerando que o avião não terá pressurização, que você teve uma complicação pós-extração e toda exigência do salto, em si, se der, é melhor adiar. Depende muito de como você vai estar se sentindo na ocasião do salto.

  196. Boa noite. Fiz a extração dos dois dentes do siso do lado esquerdo no dia 12/12, já no dia da extração tive problemas pois o sangue não estancava, apareceram coágulos na minha língua. Muita dor de cabeça, ouvido. Na segunda-feira 15/12 acordei várias vezes de madrugada com dor, sentia uma secreção na boca com um gosto horrível e mau hálito. Fui ao dentista e ela me disse que não tinha nada de errado que eram apenas aftas. Pois eu continuo sentindo dor, a boca amarga o dia todo e mau hálito. O que devo fazer?

    1. Nathalia, os sintomas que você descreve não são incomuns no pós-operatório. As aftas podem aparecer por causa do atrito do instrumental durante a cirurgia, a dor de cabeça e de ouvido se devem à rigidez muscular e à proximidade dessas regiões com o local da cirurgia, o gosto ruim costuma ser causado por um exsudato inflamatório liberado pela ferida, comum em processos de cicatrização. E o mau hálito, além de ser causado pelo exsudato que eu citei, pode derivar da maior proliferação bacteriana nessa fase pós-cirúrgica. Portanto, me parece que você está tendo os sintomas pós-operatórios comuns, mesmo que um pouco mais fortes. Isso varia de pessoa para pessoa.

  197. Olá dentista. Minha dentista extraiu meu dente molar dia 05/12 e caíram dois pontos no dia 09/12, é normal cair dois pontos logo após 5 dias da operação? E hoje dia 11/12, estou com um buraco no local da operação, e ele está cheio de coágulo de sangue. O que devo fazer?

    1. Bianca, sim, às vezes os pontos caem. Se estiver tudo bem com você, não tem problema. O coágulo é pra estar exatamente aí, isso é normal e esperado. Não o remova, isso poderia causar uma série de problemas.

  198. Bom Dia, Dra!
    Tirei 2 sisos no dia 02/12 e desde o dia 05/12 venho sentindo dores, parecem pontadas no dente ao lado de onde eu tirei e na gengiva ao lado deste dente também, ontem tirei meus pontos e o dentista disse que esta td bem e que eu deveria usar periogard, essa dor que sinto é normal? Quanto tempo ainda vou sentir isso? Preciso mesmo usar periogard?

  199. Doutora… fiz ontem uma extraçao de um dente que estava quebrado e nao havia como recupera-lo. Sinto ainda pequenas pontadas mesmo com o remedio e com gelo. Fiz todo o procedimento certinho. Tenho repousado constantemente. Algumas vezes senti tontura e quase desmaiei, nao sei se tem a ver com a cirurgia. Hoje levei um susto ao ver que onde era o dente esta meio amarelado. A gengiva continua com a mesma cor. Devo me preocupar com esse amarelado?

    1. Acho que não, Rebecca… os sintomas que você relata são comuns após extrações de sisos. Acho que, na ausência de sintomas mais importantes, você não precisa se preocupar.

  200. Boa tarde, extrai o dente ha 15 dias, dente do siso inferior, o dentista não deu ponto, não cicatrizou e o osso ficou exposto, tomei antibiotico, pois fui ao hospital e a medica receitou. Fui ao dentista e o mesmo colou uma pomada no buraco, mas não admitiu a infecção, agora a pomada que era marrom ficou branca, já faz 2 dias que ela está lá, é normal ficar branca? Dá a impressão que esta espumando, isto também é normal?
    Por favor me ajude, estou aflita.

    1. Natali, você está com dor ou inchaço? Algum outro sintoma importante? Se não, não deve haver infecção, mesmo. Eu não sei que tipo de curativo intra-alveolar (a “pomada”) seu dentista usou, mas ela pode mudar de cor, sim.

  201. Ola, estou com dor de ouvido e tem um dente meu que quebrou, mas eu ainda nao tirei todo, mas apareceu uma massinha de sangue dentro do dente, parece inflamado e nem consigo encostar, sinto gosto de sangue, doendo quando mexo. O q é essa massinha e se o ouvido tem alguma ligaçao??? Aguardo ansiosamente a resposta.

  202. Extraí meu dente que fica ao lado direito do canino e do lado direito do rosto, devido a um erro de uma dentista de emergência perdi esse dente (foi com a broca onde não deveria ir, comentário da endodontista que extraiu)… mas tudo bem passou, estou com meu refluxo atacado e tá ficando saburra lingual no local, posso remover a saburra com gaze ou é melhor deixar? A única orientação que ela me deu foi Deocil por 6 dias e não falou mais nada, e voltar na quarta pra tirar os pontos. E também vejo no espelho, quando olho, algo que parece um restinho de dente, mas quando passo a lingua não sinto, ela tirou raio x quando terminou o procedimento, se fosse dente ela veria no raio x, né? Ou será que ela esqueceu cotoquinho de dente mesmo? Extraí o dente ontem, dia 13/11.

    1. Daniele, pode remover os resíduos com gaze úmida sim, mas apenas superficialmente, não introduza nada no “buraco”, ok?! Não acho que a sua dentista tenha deixado um pedaço de dente, nada no seu relato me fez pensar nisso. Sim, se tivesse deixado, ela veria na radiografia.

  203. Olá Ana, tudo bem?
    Me chamo Italo, e no dia 10/11 fiz a extração de um dente que estava com cárie e que não teve chances de restauração. Pois bem, a extração ocorreu tudo bem, pelo menos é o que eu acho, porém, hoje dia 14/11, depois de 3 dias com praticamente poucas dores, estou sentindo uma dor muito intensa e forte, li muito sobre alveolite (desculpa se escrevi errado), e acho que posso estar com a mesma. O coagulo de sangue que se formou quando extrai já não tem mais, observei que o “buraco” deixado pela extração esta com aspecto meio esbranquiçado/amarelado, e minha gengiva apresenta a mesma coisa. Hoje, lavei o local com soro fisiológico, aqueles que encontramos em farmácia, junto com uma gaze, e já sinto grande diferença, pois sinto pouquíssima dor (diria que a mesma que sentia nos primeiros dias), a minha pergunta é se o dentista deixou a raiz do dente lá no buraco, eu saberia disso, digo, teria alguma forma de saber disso com um aviso do organismo? Esse aspecto da gengiva esbraquiçado, junto com o local da extração, é normal? Posso continuar lavando o local como estou fazendo com soro e água boricada? Tenho retorno ao dentista na segunda-feira dia 17, é quase certeza que eu irei precisar de uma curetagem? Ou fica aval do dentista tal escolha?. Sei que são muitas perguntas Ana, mas creio que são de muitos que assim como eu, nunca fizeram extração. Desde já, fico imensamente agradecido. Excelente final de semana.

    1. Italo, quando você começou seu relato pensei em alveolite, também… mas como você disse que a dor cedeu após você higienizar o local, creio que não seja o caso. Não acho que o dentista tenha deixado alguma raiz, não vejo no seu relato razão pra achar isso. A gengiva pode tomar aspectos “estranhos”, cores diferentes, durante o processo de cicatrização, isso é esperado. Sim, pode continuar lavando o local, apenas não tente remover nada de dentro do “buraco”, limpe apenas superficialmente. Não acho que será necessária curetagem, mas quem decide isso é o dentista, com base no quadro clínico e em seus sintomas.

  204. Bom dia Dra,

    Extrai o meu dente do ciso do lado inferior esquerdo no dia 8 de novembro de 2014 e por muita medicação que tomei (até já me receitaram Zladiar), a dor pouco diminui. Durante a semana fui por duas vezes ao dentista e disseram que está tudo bem, que a cicatrização está a correr muito bem. Contudo, continuo com muitas dores, por vezes mais até do que nos primeiros dias após a extração. Vou amanhã retirar os pontos e estou preocupada que com a retirada destes a dor possa ser ainda pior, uma vez que ainda sinto estas dores todas. O que acha que poderá estar a provocar estas dores? Há momentos que me sinto desesperada… Muito obrigada.

    1. Patrícia, a remoção dos pontos será uma oportunidade pra que seu dentista reavalie seu quadro. Por isso é importante que você relate esses sintomas. Pode ser que sejam apenas reflexo do pós-operatório, mas pode haver, por exemplo, uma alveolite em curso. A remoção dos pontos costuma ser tranquila, não é um procedimento dolorido.

  205. A pilula anticoncepcional, doutora. Li que tem a algo a ver… bom, alem de fazer uso do medicamento, o que mais poderei fazer? A dor aliviou, porém a inflamação e o gosto ruim na boca persistem. Tenho dificuldades para dormir. Devo procurar o dentista que fez minha cirurgia? Estou assustada. Peço esclarecimento. Obrigada.

    1. Tem a ver sim, Cecinha. A pílula anticoncepcional aumenta a chance de alveolite, mas essa é uma complicação pós-cirúrgica, e a sua cirurgia já tem 2 anos… então não estou vendo relação entre uma coisa e outra. Parece que você tem uma infecção por outra razão, e o fato de ter tomado a pílula é uma grande coincidência.

  206. Ola, ha dois anos extrai um siso e hoje ao tomar uma pilula tive dores horríveis no local da cirurgia, com inchaço e inflamação. Fui a uma dentista e ela receitou amoxicilina por sete dias e disse para fazer bochechos com agua oxigenada vol 10. Isso esta correto?

  207. Nossa, fiquei mais aliviada, pq como da primeira vez não senti dor achei que fosse anormal, mas se vc está dizendo que é vou acreditar kkk, muito obrigada pela ajuda!

  208. Dra. Ana, extrai meu siso dia 11/10/14, ele estava torto, foi quase uma hr para conseguir retirar, depois disso meu rosto do lado q foi retirado o siso inchou muito, praticamente deformado o rosto, diminuiu o inchaço mas continuo com o inchaço, ja retirei os pontos, porem o dentista q arrancou so diz q é normal esse inchaço, q ja dura quase 3 semanas, procurei outro dentista pra saber pq, estava preocupada com o inchaço e a dor, e ele me disse q nao era normal o inchaço durar tanto e pediu um novo raio x panoramico pra saber se tinha ficado resto de dente na raiz, ou afetado o dente do lado, porem nao aconteceu nenhum dos dois casos, ele desconfia q seja alveolite seca, pq o inchaço esta doendo muito e está duro na bochecha, estou controlando a dor com amoxicilina 875mg e spidufen para dor, só q o inchaço nao sai do rosto. Esse inchaço na alveolite é normal? Não consigo abrir mto a boca entao nao pude iniciar o tratamento ontem quando fui ao dentista, pq ele disse q anestesia nao pegaria pq esta infeccionado, então ele pediu para q eu voltasse semana q vem la para iniciar o tratamento de alveolite, estou muito preocupada com este inchaço q nao sai de mim. Se puder me ajude, por favor.

    1. Amanda, se há alveolite o inchaço persistente é esperado. Mas ele vai ceder, pode ficar tranquila. Se for alveolite do tipo seca, em 1 semana é provável que ela até se resolva sozinha nesse tempo. Mas o ideal seria “mexer” agora, pra aliviar a sua dor. Enfim… de qualquer forma, eu acho que quem tem que tratar disso é o dentista que fez a cirurgia, não vejo razão pra ir em outro. Converse com ele e diga que você desconfia da alveolite, pra ele verificar o que ocorre.

  209. Oi, dia 17/10 extrai meu siso de baixo e hj, dia 21/10, ainda sinto dor, sei que faz pouco tempo mas no primeiro q tirei em 3 dias já não sentia mais dor e essa minha dor é aquela chatinha que não passa, ele me receitou amoxilina e dipirona e eu tomo certinho. Quando tomo dipirona em 4 hrs o efeito já passa e a dor volta e ela parece que se estende para o ouvido. Será q e alveolite? Eu não fiz nada de errado, não como desse lado, não faço bochecho, não cuspi nem o sangue que tava saindo quando terminou a cirurgia. Outra coisa que achei diferente foi que ficou saindo sangue por quase 3 dias, mas eu só o engolia e sinto uma secreção com gosto estranho no local. Eu to desesperada. Será que espero os 7 dias pra tirar os pontos ou corro pra lá pq é sim alveolite?

    Ps: pelo q eu vejo no espelho não tem nada de anormal, tá inchado mas não tem buraco visivel nem nada.

    1. Andressa, não acho que você tenha alveolite. Sua dor me parece ser a do pós-operatório, o que é esperado, ainda mais com a extração recente. A secreção deve ser apenas um exsudato inflamatório, comum nesse caso. Parece que vai tudo bem.

    1. Max, antibiótico não é analgésico, e o que controla a dor é o analgésico. Seu dentista prescreveu algum? Se não, procure ele e relate o problema pra que ele possa fazer isso.

  210. Boa noite,
    Tirei o meu siso inferior esquerdo faz 15 dias, ainda tenho uma dor chata, alem disso tenho um “buraco” bem grande e fundo, será normal? O meu dentista disse que tinha uma alveolite quando tirou os pontos e irrigou com soro fisiológico e mandou continuar com os analgésicos. Quanto tempo vou ficar com este buraco e o que devo fazer? obg

    1. Sandra, sim, considerando a alveolite, é esperado que doa. Quanto ao “buraco”, é assim mesmo, vai levar semanas pra ele se fechar por completo. Apenas mantenha a higienização e, se não notar melhora na dor com o passar dos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  211. Ola, Dra. Ana! Primeiro parabens pelo site! Gostaria de saber se a parestesia lingual sempre melhora, e qual o prazo comum… pois ja extrai o molar inferior ha quase 3 meses e ainda mordo a bochecha e sinto um incomodo na parte esquerda da lingua… tive tbm alveolite, mas creio q ja cicatrizou. Apenas a lingua incomoda bastante… creio q o nervo nao tenha sido completamente seccionado… mas tbm nem sei se eh isso… essa conclusao eu mesmo tirei. Gostaria por fvr da sua opiniao. Desde ja obrigado pela atencao!

    1. Max, nem sempre a parestesia é reversível mas, felizmente, é reversível na grande maioria dos casos. Porém pode levar meses para a sensibilidade voltar.

  212. Boa noite, Dr(a) Ana!
    Está com 11 dias que extrai o 1º molar inferior direito, pois uso aparelho ortodôntico e foi necessário a extração de 4 dentes, este foi o último, porém desde o dia em que extrai este dente sinto um dor no meu maxilar indo em direção ao ouvido, já voltei ao médico e ele me disse que era normal e passou Periogard, mas a dor continua e já estou ficando preocupada! Aguardo sua resposta.

    1. Jannyelle, a dor pode persistir por alguns dias, mesmo. Se seu dentista avaliou e não viu problema, sua dor deve ser aquela esperada para o pós-operatório.

  213. Extraí dente molar há 8 dias, ainda tem sangramento, mau hálito e dor intensa. O alvéolo não foi suturado. Mas está fechando lentamente. Durante estes dias tenho enxaguado c/ agua e sal e aplico gelo na cara do lado que arranquei. Liguei para dentista mas está ausente, o funcionário que me atendeu diz que é normal em se tratando de um molar que tinha a raiz bem grande, a cicatrização demora um pouco mais. Se continuar com uma boa higienização do alvéolo e tomar analgésico, a alveolite acaba por passar por si mesma, ou tem mesmo que ir no dentista? Grata.

  214. É possível desenvolver a alveolite depois da retirada dos pontos? Retirei os meus pontos ontem, e segundo o dentista a cicatrização estava boa, mas a noite comecei a sentir muita dor.

    1. É menos provável, Bruna, porque a retirada dos pontos geralmente é feita depois de 1 semana da cirurgia, quando já há uma boa cicatrização, e a alveolite costuma se instalar antes desse prazo. Mas sim, pode acontecer, provavelmente do tipo purulenta. Mas a dor pode ter outra causa, também. É questão de avaliar.

  215. Bom dia, Doutora! No quinto dia após a extração dos sisos do lado esquerdo fui diagnosticado com alveolite seca (dor insuportável). Procurei meu dentista e o mesmo optou em não fazer curetagem nesse momento, aumentou o analgésico e fará nova avaliação no dia que eu for retirar os pontos, já que está tudo limpo, a cicatrização vai bem e não existe sinal de infecção. Percebo que a dor vai diminuindo (quando estou sem o analgésico, só tomo em caso extremo), mas esqueci de tirar uma duvida: percebo que os pontos incomodam bastante, será que eles podem estar aumentando a dor? Será que com a retirada dos pontos haverá um alívio? Tenho essa impressão. Muito obrigado.

    1. Sim Vinicius, a presença dos pontos aumenta a dor. Eles incomodam, “puxam” a gengiva e a mucosa e, pra quem está com alveolite, é pior ainda. Então pode ficar tranquilo, a remoção dos pontos vai trazer alívio, sim.

  216. Oi Dra!
    Retirei 3 sisos (dois superiores e o inferior direito, todos inclusos e o inferior de lado) no dia 08.09, tomei nimesulida por 5 dias, amoxilina por 7 e paracetamol 750mg qdo havia dor. Fiquei com o rosto bastante inchado no lado direito na primeira semana e sem conseguir abrir a boca, pois este lado doía bastante.
    7 dias depois voltei para retirar os pontos, porém não foi possível, pois abria a boca muito pouco e sentia latejar do lado direito. O dentista me pediu para fazer bochecho com água morna e sal e retornar em 4 dias.
    Retornei no dia 19.09, a dor não havia melhorado, embora com paracetamol cessasse e a boca abria um pouco mais. O dentista diagnosticou alveolite, colocou um remédio (Alveolex) e me pediu para retornar quarta-feira (24.09). A dor melhorou bastante no final de semana, a média de paracetamol que tenho tomado desde então é de 1 comprimido por dia, geralmente a noite. Retornei ontem (24.09), os pontos superiores já haviam caído e ele tirou os de baixo e não colocou mais medicamento. Hoje (25.09) tenho sentido latejar leve e a boca permanece sem abrir totalmente. Minha dúvida é: o tratamento e a evolução lhe parece o adequado? Porque será que ainda não consigo abrir a boca normalmente?
    Obrigada!
    P.S. Tenho lido suas respostas todos esses dias e me tirou grandes dúvidas enquanto estava na fase mais aguda do tratamento.

    1. Camila, me parece que a evolução é boa. Alveolite é MUITO chato, dolorido e de resolução relativamente lenta. A dificuldade de abrir a boca (trismo) é consequência do inchaço e de certa rigidez muscular comum nessa fase pós-operatória.

  217. Boa tarde, doutora Ana!

    Tirei meus dois sisos superiores no dia 19, pois os dois estavam com pericoronarite. Após retirar os sisos tive uma dor intensa no local e que irradiava para a mandibula e parte temporo-frontal da cabeça. No dia fui em uma clinica odontologica de emergência e me falaram que estava com alveolite seca, a dentista colocou um curativo com vaselina e analgesico e pediu para voltar para colocar outro curativo caso a dor continuasse. Hoje dia 23, voltei na clinica para colocar outro curativo e outra dentista deu o mesmo diagnostivo e pediu para tomar amoxilina e voltar todos os dias para trocar o curativo até eu tirar os pontos.

    Estava tomando desde o dia 19 somente nimesulida e paracetamol.

    Gostaria de saber se a alveolite pode virar uma infecção grave, passar para o sangue??? Ou esse tratamento que estou fazendo vai curar a alveolite?

    1. É altamente improvável que isso aconteça, Natália. Nada no seu relato me faz considerar essa hipótese. O tratamento certamente vai curar a alveolite, pode ficar tranquila.

  218. Oi, não sei se estou com alveolite, mas extrai o meu siso ha mais ou menos uns 2 meses e ficou um buraco enorme, e sinto muita dor com doce ou gelado, tenho que esquentar água para poder tomar, isso é normal, pois meu dentista disse que é e não passou nada pra tomar nem colocou nada pra cicatrizar.

  219. Dra. Ana, boa tarde!

    Extrai o siso inferior em 15/08. Recuperação ok, tudo caminhando bem, ate que dia 05/09 começou a inchar novamente no local da cirurgia e a doer. Nada desesperador, uma dor chata. 5, numa escala até 10. Fui em outra dentista (pq a minha dizia q tudo era normal) e ela me disse que havia uma infecção por eu não ter limpado o buraco. Ela me ensinou a limpar com uma seringa (a outra dentista não havia ensinado) e me receitou uma semana de Clavulin. Voltei nessa nova dentista depois de uma semana. Ela disse que o buraco estava limpinho, cicatrizado legal, tudo certo. O problema eh que a bochecha continua inchada e continuo com dor. Ela me disse que não sabe o que pode ser. Fui em uma terceira dentista e a mesma coisa. Tudo esta lindo e ela não sabe o que pode ser esse inchaço e essa dor. Me receitou mais uma semana de Clavulin, segundo ela, “por desencargo de consciência”. E agora? O que eu tenho afinal?

    1. Christina, não é incomum o relato de “inflamações tardias”, digamos assim. Tá tudo ótimo e, depois de um tempo, o local da cirurgia inflama de volta. Não quer dizer que haja alguma coisa errada, como uma infecção em curso, às vezes é só uma inflamação, mesmo. Você está medicada, sob supervisão… realmente, não há muito o que fazer além de aguardar que seu organismo responda ao tratamento.

  220. Boa tarde, doutora!
    No ultimo sábado fiz uma extração no dente anterior ao siso. Ainda no sábado e no domingo não senti dor nenhuma. Mas na segunda-feira senti dores fortes. Então, voltei ao dentista e o mesmo fez uma raspagem e pediu para que eu ficasse de repouso, pois parecia ser alveolite. Confesso que está sendo muito horrível, sinto dores fortes demais que só diminuem com água gelada no local. Hoje voltei ao dentista, e ele disse que não pode fazer mais nada e pediu que eu esperasse até sexta-feira. Me ajude!! O que faço? Espero? Procuro outro dentista? Estou tomando amoxilina, nimesulida, dipirona e ponstan. Espero respostas, obrigada!!!!

    1. Ari, alveolite dói muito mesmo… mas você está medicada de acordo e já fez a curetagem. Você até pode procurar outro dentista, é compreensível, mas creio que ele não poderá fazer muito mais por você além de mudar a medicação analgésica e, se constatar necessidade, fazer nova curetagem. Seu organismo precisa, agora, responder ao tratamento.

  221. Doutora, quando você diz que a alveolite leva de 7 a 10 dias pra melhorar, é a partir do momento que o dentista faz o procedimento de raspagem? E é normal ainda sentir dor depois que é feita essa raspagem?
    Um dia depois de fazer a curetagem eu usei Periogard, mas não bochechei, so usei como se fosse água. Isso pode me prejudicar? Obrigada.

    1. É o “ciclo completo” dela, digamos assim. Como a pessoa costuma procurar o dentista assim que a alveolite surgem dá pra considerar que é a partir da curetagem. Sim, é normal sentir dor depois do procedimento, alveolite dói muito. Ok com relação ao Periogard, só evite bochechar, mesmo.

  222. Bom dia, Dra Ana.
    Extrai meu dente siso incluso no dia 28/08. Não senti dores e tive um excelente pós operatório, apesar de ter sido uma cirurgia difícil, pois meu dente estava completamente deitado e encostado no dente a sua frente e no nervo. Retirei os pontos depois de 10 dias e comecei a sentir um certo desconforto nos dentes do mesmo lado da cirurgia e um pouco de dificuldade para abrir a boca por completo. Relatei a dentista e disse que isso é normal e que vai passar com o tempo. Será que estou com trismo? E essa desconforto nos dentes também é normal?

    Obrigada, Lídia

  223. Olá! Extraí dois dentes, #34 e #44 (ao lado do canino) da parte inferior ha exatos 5 dias, e no segundo dia após a extração apareceram algumas aftas na gengiva, próximo a extração, e uma afta no lábio. O que poderia ser? Grata desde já.

  224. Ola, tudo bem, gostaria de tirar uma duvida, faz 12 dias que retirei o meu siso de baixo, quando fez uma semana da cirurgia retirei os pontos e quase morri de dor nesse dia, mas ainda sinto um pouco de dor, e nos outros dentes que ficam perto uso aparelho, não sei se é por causa disso, mas e normal ainda sentir dor depois desse tempo?? Quando retirei o de cima não foi assim, ainda estou tomando o ibuprofeno. Ah, fiz tratamento com amoxilina por 7 dias e tomei ibuprofeno, mas como ainda sinto dor estou tomando. Aguardo resposta, obrigada.

    1. Paula, certa sensibilidade é comum, sim, por alguns dias / semanas após a extração dos sisos. Caso persista ou você ache que há alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  225. Olá Ana…
    Fiz uma extração dentária do penúltimo dente na mandíbula há 7 dias hj. A dor iniciou exatamente após a anestesia. Desde então estou sentindo dor irradiada para ouvido e nos dentes próximos. Tomei amoxicilina por 5 dias sem melhora e analgésicos.
    Meu dentista disse que estou com alveolite seca, ontem ele curetou, lavou com soro e suturou, mas mesmo assim disse q sangrou muito pouco.
    Após ter passado o efeito do anestésico as dores voltaram mais fortes que antes, então ele colocou um medicamento com nome de alveolex dentro do buraco deixado pele dente e suturou novamente.
    HA 2 dias estava tomando metronidazol, mas parei pois estava tendo muita intolerância gástrica com ele e não estava percebendo melhora com ele…
    Agora estou tomando ibuprofeno pra dor, mas apenas alivia, nao cessa totalmente e usando clorexidine para bochecho, mas apenas colocando no local como ele orientou.
    O q posso fazer pra melhorar, pq estou assim ha 7 dias sem melhora.
    Obrigada !

    1. Então, Daiane… você está medicada e realizou o tratamento de acordo. Quisera eu dizer pra você “faça tal coisa” de forma que isso diminuísse sua dor… mas agora é hora de aguardar a reação do seu organismo ao tratamento. Pelo que percebi o seu pouco sangramento dificulta a formação do coágulo, e aí dá alveolite seca. Pergunto: você fuma? Usa anticoncepcional oral?

  226. Bom dia Ana,

    Extrai o siso 48 faz 14 dias e quando tomo algo gelado dói como se fosse no osso, porém uma dor suportável. Algumas vezes quando mastigo também doi no dente vizinho. O buraco ainda esta profundo e muitas das vezes fica com resto de alimentos. Pergunto: isso é normal de acontecer?

    Desde já agradeço

    Ednaldo

    1. Ednaldo, os sintomas que você relata são bem comuns (o dente ao lado sensível, a dor com gelado). Sim, enquanto a gengiva não fechar – e isso pode levar semanas – é preciso higienizar com bastante critério.

  227. Doutora, fiz extração de um dente, tem 15 dias e não fechou ainda, um pouquinho só, está avermelhado, um pouco inchado o local, é normal acontecer isso? Ou tenho que voltar ao dentista e o que devo fazer? Estou com medo de não fechar, por ajude-me, nem dormir mais eu consigo de tanto medo.
    Obrigada!! Aguardo sua resposta o mais rápido.

    1. Pelo seu relato, tudo normal, Regiane. A gengiva cicatriza diferente da nossa pele, é “de dentro pra fora”, então pode demorar semanas pra fechar por completo. Pode ficar tranquila, vai fechar.

  228. Olá,

    Fiz uma extração de siso dia 14/08 e meu dentista falou para eu retornar em 10 dias para retirar os pontos. A cirurgia foi complicada, mexeu no osso e teve que quebrar o dente. Inicialmente a recuperação foi normal (sentia dor e os dentes vizinhos doloridos, mas acredito que foi devido à cirurgia ter sido complicada). Após 5 dias, interrompi o uso das medicações (nimesulida e amoxicilina). Porém, estou sentindo uma dor latente no maxilar (às vezes passa e depois de um tempo volta) e às vezes sinto um gosto amargo na boca. A cirurgia não está inchada, apenas há um buraco perto do último dente. Ao colocar uma gase e pressionar (morder) por um tempo, a gase sai com um pouco de coloração. Essa coloração é pus ou secreção da cirurgia? Liguei no consultório do meu dentista e ele só está lá quinta feira que vem. O que vc me sugere? É uma alveolite? Ou uma exsudato inflamatório? Devo procurar outro dentista, até que o meu retorne? Retomo as medições (nimesulida e amoxicilina)?

    Caso seja alveolite, posso esperar esse tempo todo para procurar o dentista?

    Obrigada…

    1. Carmem, pela sua descrição está tudo dentro do esperado. Não há alveolite, se houvesse, haveria MUITA dor. O gosto amargo e a secreção na gaze certamente são por causa do exsudato inflamatório. Acho que você não precisa procurar outro dentista nem retomar a medicação, parece que vai tudo bem.

  229. Boa noite!

    Eu fiz uma extração do 1° molar e o dente pre molar está doendo muito do lado, proximo ao que extrai. Fui ao medico, ele fez uma limpeza com 5 dias e tirou os pontos, colocou uma massa cirugica, mas eu ainda sinto a dor muito forte no dente vizinho, bem no canto. Eu ja tomei azitromicina, nimesulida, dipirona… muita dor. Eu sinto meu rosto do lado da extração inchado, e meu olho do lado da extração amanhece todos os dias inchado. Tem 6 dias hoje que extrai… estou com um medo dessa dor não passar ou de ter acontecido algo de errado. Onde foi retirado o molar não doi nada, a dor é somente no dente vizinho e bem no canto.