Dente com tratamento de canal pode doer?


Dente cujo canal já foi tratado não dói mais, não é? É, quando tudo dá certo não dói mais mesmo.

Antes de qualquer coisa, vamos entender como e porquê é feito um tratamento de canal. Toda vez que bactérias (de cárie, de saliva ou de qualquer outro tipo) entram em contato com o nervo do dente, este não suporta a presença delas e morre. O mais comum são bactérias de cárie, mas pode acontecer de ter contaminação em um acidente (uma queda, uma batida), ou o nervo não suportar a pressão em casos de bruxismo severo. O canal também pode ser tratado, em alguns casos, sem que o nervo do dente tenha morrido, para a colocação de próteses. Depende do plano de tratamento escolhido pelo paciente e pelo dentista.

O dente e o seu nervo (polpa)

E como é feito o tratamento de canal? Todo o nervo do dente é removido, vivo ou morto. O nervo fica alojado dentro da raiz do dente, e o número de raízes e canais pode variar dependendo da localização do dente na boca. Os dentes posteriores podem ter mais de 4 raízes, por exemplo. Daí é feito o alargamento dos canais (que é o tubinho por onde o nervo passava), as paredes são limadas para remoção de qualquer bactéria ou célula contaminada, e toda a extensão do canal é preenchida por um material obturador, que veda os condutos e deixa o dente em condições de receber o tratamento reabilitador, que pode ser uma restauração, peça ou coroa, dependendo do caso. A partir daí, o dente não deve doer mais.

Agora, tratado o canal, o dente ainda dói. O que pode causar essa dor?

  1. Sobre-instrumentação: é quando o instrumento pra limpeza dos canais (a lima) ultrapassa o final do canal e atinge as estruturas em volta da raiz (ligamento, gengiva ou osso). Se o canal foi corretamente limpo, essa situação causa desconforto durante alguns dias, mas é controlável com analgésicos e passa entre 3 a 7 dias após o fim do tratamento.
    .
  2. Sobre-obturação: é quando o material pra obturação ultrapassa o final do canal. Caso aconteça, é bom que o dentista acompanhe. Alguns pacientes não sentem nenhum tipo de desconforto, mas pode causar sensação de “cutucão”. Em situações bem específicas pode ser necessária uma cirurgia para remoção desse excesso.
    .
  3. Extravasamento do cimento obturador: dependendo do tipo de cimento pode incomodar bastante. Se é à base de óxido de zinco e eugenol pode ser irritante aos tecidos em volta do dente. Alguns pacientes podem desenvolver dor crônica por alergia a esse tipo de cimento. Nesses casos o canal deverá ser retratado e o cimento trocado por um, de preferência, à base de hidróxido de cálcio.
    .
  4. Problemas na restauração: às vezes, depois do tratamento pronto, a restauração fica alta (ou a peça, ou a coroa), ou com algum problema de adaptação. Nesses casos, um ajuste oclusal ou alguma melhoria na restauração já diminui o desconforto.
    .
  5. Deficiência na instrumentação ou na obturação: nesses casos, todo o canal deve ser retratado. O desconforto não passa com analgésicos nem anti-inflamatórios, e em muitos casos aparecem bolhas parecidas com espinhas na gengiva do lado do dente que foi tratado. Essas bolhas são chamados de fístulas, e mostram que ainda existe algum tipo de infecção dentro do dente. Se a fístula existia antes do tratamento e não desapareceu após, procure seu dentista para que ele lhe oriente a respeito.
Guest Post

Texto da Dra. Elaine Batista, cirurgiã-dentista especialista em endodontia (tratamento de canal).

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: Endodontia

Marcadores:

1.221 comentários

  1. Olá Dra. Ana! Tenho um canal antigo no dente da frente, vizinho ao canino esquerdo, que foi feito há mais de 10 anos, nos ultimos meses tenho observado que a gengiva na altura dele esta um pouco escura e nos 2 ultimos dias, o dente começou a doer bastante. O que pode ser?

  2. Ola, Doutora Ana!
    Realizei um tratamento de canal em um segundo molar superior, ja faz alguns anos. Ele chegou a me atrapalhar um pouco depois, quando um pequeno pedaço da massa caiu, mas nunca voltei ao dentista para refazer – desde então não ha incomodo algum.
    Entretanto ele está me incomodando faz alguns dias. Hoje parei para dar uma olhada mais precisa e vi que a massa que está cobrindo o dente está esverdeada, assim como a lateral dele. O dente não deveria ‘estar morto’? O tártaro pode atacar a massa e causar este desconforto? Escovo os dentes e não sinto dor, mas hoje enquanto comia um sanduiche a dor foi tremenda. Agora ela continua latejando, mas quando faço pressoes no dente para tentar identificar de onde vem a dor, não identifico nada. O que pode estar causando esta dor?

    Muito obrigado!

    1. Thiago, o “nervo” do seu dente está “morto”… mas todos os tecidos em volta dele continuam vivos, e a dor que você sente, provavelmente, é periodontal (desses tecidos). Você precisa restaurar adequadamente esse dente e, por ter ficado tanto tempo com ele aberto, é muito provável ter que retratar o canal, pois ele já está contaminado. Procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  3. Dra. Ana, boa noite!
    Fiz canal no dente e depois de 8 dias foi feita a restauração nesse dente, isso tem uma semana… desde de ontem sinto como se o dente estivesse pesado e uma leve dor, como se ainda tivesse infeccionado, na verdade todo o lado esquerdo está dolorido, já chorei muito, pois não acho normal. Estou com medo, pois não consegui falar com a minha dentista e nenhum outro profissional, pois todos só atenderão na próxima segunda, o q devo fazer Dra. Ana? Tenho medo de complicações nesse dente.

    1. Angela, como o tratamento de canal é bem recente, é preciso considerar que seu dente ainda está se curando… há um processo inflamatório se resolvendo. Em princípio essa é uma situação comum, e o incômodo deve diminuir aos poucos, com o passar dos dias. De qualquer forma, se você for se sentir mais tranquila, converse com a sua dentista assim que possível.

      1. Muito obgda pela sua atenção. Dra, só mais uma dúvida, essa dor é normal mesmo q o tratamento do canal tenha sinto terminado há uns 15 dias e que esse incomodo só aconteceu depois da restauração, q foi feita uma semana depois do canal?

        1. A dor pode ser tanto do canal, em si, quanto pela possibilidade dessa restauração estar um pouco “alta”, o que cria um contato prematuro e carga adicional sobre o dente. Se for o segundo caso, um pequeno ajuste / desgaste oclusal resolveria o problema. Converse com a sua dentista.

  4. Olá doutora, hoje fiz o tratamento de um dente com uma cárie profunda. O dentista tirou uma obturação antiga e encontrou infiltrações. Não foi um tratamento de canal. Agora a tarde ainda sinto uma sensibilidade dentro do dente. Será que a cárie foi toda removida? Será que será necessario abrir essa obturação que foi feita hoje? É normal sentir essa dorzinha profunda dentro do dente depois de uma obturação sem canal?

    1. É comum a sensibilidade num dente recém-restaurado, Carolina. Não tenho razão pra achar que a cárie não foi toda removida. Com o passar dos dias, o incômodo tende a diminuir.

  5. Olá. Realizei um tratamento de canal ha alguns anos (+ ou – 4). E gradativamente ele foi piorando. Começou com uma sensibilidade muito forte quando eu tomava água. Agora está dando fisgadas insuportáveis, o que só resolve quando eu tomo anti-inflamatório.

    O que pode ser? Qual a especialidade de dentista devo procurar para esse caso?
    Obrigado!

    1. Mathias, esses não são sintomas de quem realizou um tratamento de canal completo. OU você fez um curativo endodôntico apenas (“abriu” o dente pra tratar canal mas não finalizou) OU foi feita uma restauração mais profunda (por isso a sensibilidade agora) OU a dor é em outro dente está irradiando para a região do dente com canal tratado. Um dentista clínico geral pode ajudar, mas se você quer um especialista, procure um endodontista.

  6. Ola, fiz um tratamento de canal ha 3 meses atras, mas hoje sinto um desconforto e doi ao tocar, gostaria de saber se é normal sentir isso, pois fiquei com trauma de dentista.

      1. Eu fiz um canal faz uns 6 anos, agora o dente está sensível ao toque e à mastigação, está doendo, uma dor de cárie e não aquela dor latejante do canal. O que pode ser ? Um dente com canal que apresenta cárie pode doer assim ? Ao apertá-lo ou simplesmente mastigar algo ? Obrigada desde já !

        1. Simeire, é inusitado que um dente com tratamento de canal tenha a sensibilidade que você relata. Ou você não teve o canal tratad (e seim foi feito u curativo endodôntico, a confusão é comum) ou a dor é periodontal (nos tecidos de suporte do seu dente, osso e gengiva), e não no dente, em si. Enfim, nos 2 casos, é preciso procurar um dentista pra avaliar.

  7. Bom dia Doutora, fiz ha 3 meses um tratamento de canal… só que agora sinto um desconforto e sensibilidade ao tocar, até mesmo ao passar fio dental, ele não doi constatemente, mais ao tocar sim, e aquela vontade de ficar cutucando.

    1. Tânia, deve ser uma pequena pericementite, um processo inflamatório não no canal, em si, mas nos tecidos em volta da raiz do dente. Isso é comum após o tratamento de canal e geralmente se resolve de forma espontânea em alguns dias ou semanas.

  8. Olá, fiz a primeira sessão de um tratamento de canal hoje. A dentista disse que a minha infecção estava bem profunda, atingindo quase o osso e por esse motivo, provavelmente teria uma cicatrização difícil. Agora estou sentido um pouco de dor no dente e não consigo mastigar próximo a ele, pois dói ao encostar. A dentista me receitou antibiótico (amoxilina) para tomar durante 7 dias e já deixei a consulta para finalizar o canal agendada daqui a 10 dias. Gostaria de saber se essa dor é normal, se posso escovar esse dente que está com a massinha branca e se é indicado tomar uma Dipirona quando a dor piorar. Obrigada!

    1. Rute, sim, o incômodo é esperado. Você pode escovar os dentes normalmente. Caso precise de um analgésico, você pode tomar, sim. Converse com a sua dentista.

  9. Ola Dra. Ana Tokus, td bem?
    Doutora, estou fazendo um tratamento de canal, segundo o dentista que esta tratando, ele ja removeu todo nervo do dente e so falta cimentar o dente e restaura-lo. Porem eu estou sentindo muita dor quando encosta um dente no outro, mesmo que de leve. Apos a ultima visita ao dentista doeu muito, mas no outro dia ele nao doeu nada durante o dia, mesmo mastigando, ou encostando um dente no outro, porem a noite eu senti uma dor absurda que perdura ate agora, e normal esse tipo de dor? O que pode ter ocorrido?

    Muito obrigado pela atencao.
    Deus te proteja !

    1. Dado o tratamento recente, é esperado algum incômodo sim, Rafael. É um sintoma inflamatório (normal dada a situação), e piora à noite porque é um período em que se fica mais deitado, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça.

  10. Cara Dentista Ana,

    Fiz um tratamento de canal no dia 21, ontem. Ainda estou no curativo, com o bloco marcado para colocar. O dente não está doendo normalmente, porém qualquer coisa que encoste nele dói muito. A dentista que fez o meu canal me informou que poderia haver um desconforto e prescreveu um anti-inflamatório, o qual estou fazendo uso. Essa dor extrema ao toque é o que ela chamou de desconforto e é comum de acontecer, ou é uma dor incomum e que precisa ser reavaliada?
    Grata.

    1. Amanda, creio que é o incômodo comum, mesmo que mais forte. Tem gente que não sente nada após o tratamento de canal, outras pessoas tem mais sensibilidade, que certamente é passageira e deve se resolver com a restauração adequada do dente.

  11. Olá Drª Ana
    Bom dia! Em setembro de 2015 meu dente superior do lado direito quebrou. Não sei o número do dente, para identifica-lo ele é o 2º dente depois do ciso, vindo de trás para frente. O dentista falou que seria necessário fazer uma peça. Me indicou a E – Max “porcelana liquida”. O dentista me informou que estava bem próximo ao nervo do dente, que poderia ser necessário fazer o canal. Como o processo de provas junto ao laboratório era demorado ele disse que era para observar se o dente iria doer, ou apresentar algum incomodo. Durante minhas primeiras semanas no consultório o doente não estava doendo. Já mais para o final do tratamento o dente estava muito sensível, principalmente a temperaturas frias. Então o dentista disse que quando o dente está aberto é normal. Toda semana era colocado curativo no dente que caía rapidamente. Nesse sentido o dente ficou exposto. No foi feito canal, a peça foi colocada no final do mês de novembro e desde então sinto dores no dente, principalmente ao mastigar. Quando mastigo alguma coisa que seja macia, como banana, pera, arroz… o dente fica doendo mais de uma hora. Com alimentos líquidos e sólidos, frios também, sinto bastante dor. A dor parece ser mais de um lado do dente, mais próximo a gengiva. Sinto como se o meu maxilar estivesse rígido. Tem horas que o incomodo reflete nos dentes de baixo. Não tenho mastigado nada do lado direito da boca. O que pode está ocorrendo? Tem um prazo que seja considerado normal para a dor passar? O tratamento terminou há dois meses. O que pode acontecer? Tenho medo de uma inflamação, infecção… Pode ocorrer a queda da peça? Mesmo com algum problema a peça permanecerá no local e terá que ser removida? Tem algum exame que pode diagnosticar o que está acontecendo? Peço por gentileza suas orientações. Sem mais, atenciosamente. Cláudia.

    1. Cláudia, os sintomas que você relata são de uma pulpite, ou seja, a inflamação – que pode ser passageira ou não – do “nervo” do dente, a polpa. No seu caso, parece que é um processo ainda reversível… mas se os sintomas não forem diminuindo, pode haver indicação de tratamento de canal. Aí seria preciso remover a peça, tratar o canal e fazer uma peça nova.

  12. Olá, Drª. No dia 15/01 fiz um canal no dente, acho que 36, que estava com uma cárie profunda, antes da virada do ano, estava sentido dor. Até hoje (19/01) estou com uma dor muito aguda, principalmente quando algum alimento encosta no dente. Já tomei anti-inflamatórios e nada adianta. Hoje voltei à minha dentista para terminar os outros dentes, e ela me disse que o dente de cima, acho que 26, também seria preciso canal, porém não sinto dor alguma e a cárie não está perto do nervo, está quase na metade do dente (este estava restaurado antes), e que a dor que eu estava sentido era uma dor reflexo desse dente. Repito que não sinto dor alguma neste dente. Apenas no dente que foi feito canal. Hoje nem consegui comer, pois doía muito quando mastigava.
    Isso pode acontecer?? Se não for essa dor reflexo, o que poderia ser?

    1. Sim Matheus, às vezes a dor irradia de um dente vizinho ou antagonista (o correspondente no arco oposto) e é sentida “no dente errado”, digamos assim. Se não for uma dor reflexo do 26, significa problema no 36, mesmo.

  13. Boa tarde, Doutora!

    Acabei de encontrar esse site e achei bem interessante. Há um ano atrás eu precisei fazer um tratamento de canal em um dos meus dentes. Mas recentemente a restauração desse dente ficou comprometida, a ponto de eu sentir dificuldades em encaixar o aparelho móvel nos dentes.
    Eu fui ao dentista, ele retirou a restauração que estava danificada e após a radiografia ele me recomendou um implante, pois de acordo com ele, o dente estava bastante comprometido e qualquer outro tratamento seria paliativo nesse caso. Essa seria a melhor opção realmente? Minha preocupação também é o custo, já que não é barato.
    O atendimento foi ontem, mas hoje acordei sentindo umas fisgadas no local, não chega a ser dor realmente, mas isso é normal? E por último, como eu estou finalizando o tratamento ortodôntico, pensei em esperar alguns meses até o término, antes de pensar em um implante (se for o caso). Enquanto isso eu poderia procurar um profissional para fazer a restauração desse dente, por questão estética e também para evitar deixa-lo exposto. Essa seria uma boa opção?

    1. Marcelo, pelo que entendi seu dentista está pessimista com relação a manter desse dente… mas ele mesmo deu a entender que, caso você queira algo paliativo – que nao é o ideal -, pode ser feito. Se você optar por aguardar o término do tratamento, ok… só vamos torcer pra seu dente não doa.

  14. Boa tarde… estou com um problemão no meu dente 37… o dentista abriu e fez tratamento de canal ha dois anos atrás, mas ha 9 meses atrás esse dente voltou a doer e ela retratou o 4 canal que surgiu… agora faz 1 semana que não aguento mais de tanta dor… ela rediografou e, segundo ela, o dente não melhorou uma lesão que tem nele… na quinta retratou todos os canais e colocou uma medicação… hoje é segunda e não aguento de tanta dor e lateja muito, isso é normal??? Ela falou que se não parasse de doer somente com cirurgia na gengiva para abrir e limpar a inflamação.
    Não sei se mudo de dentista ou o que fazer… qual melhor remedio para acalmar e essa inflamação e dor??

    Muito obrigada… ótima semana!

    1. Juceli, normal não é. Há uma inflamação / infecção em fase aguda, por isso a dor. Você falou em 4o canal, o problema deve ser esse “novo” canal, então. Não sei se sua dentista e especialista em canal (endodontista) mas, se não for, seria bom ver um especialista. Ela mesma pode indicar um.

  15. Boa tarde Doutora, queria muito tirar uma dúvida. Ontem (15/01/2016) fiz a terceira e ultima sessão de canal do penúltimo dente inferior do lado direito (acho que o 47), e hoje estou sentindo muita dor, mas o estranho é que a dor não é no dente tratado, estou sentindo dor onde eu tinha o siso inferior direito que já foi extraído há quase 1 ano, e irradiando para o ouvido. No dente tratado mesmo sinto só um pequeno desconforto, acho que devido ao procedimento ainda ser recente. Minha dúvida é a respeito dessa dor onde eu tinha o siso. Será que esta relacionada com o canal ou será que já é algum outro problema odontológico? Ah!! Nunca havia sentido essa dor antes, só após iniciar o tratamento de canal. Obrigada Dra.

    1. Gessica, deve ser uma dor irradiada, pois é estranho que o local de um dente extraído há uma ano venha a doer agora, bem quando você está em meio a um tratamento de canal… pode ser, mas seria uma GRANDE coincidência. Provavelmente a dor irradia do 47, e via de regra é passageira, até que o processo inflamatório se resolva.

  16. Olá, estive no dentista, tinha uma carie muito profunda, então quase chegou no nervo do dente, ele restaurou, então já faz 3 dias e tenho uma sensibilidade muito grande quando faço bochecho com água gelada, pois e um dente mais do fundo, será que essa sensibilidade irá passar ou como chegou perto do nervo do dente irei ter que fazer tratamento de canal?
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  17. Bom dia Dra. Ana,

    Refiz um canal porque estava com uma pequena infecção no dia 12/01, depois que passou a anestesia fica latejando, estou tomando analgésico a cada 6 horas e quando passa já começa a latejar de novo… isso é normal, pode ficar até 07 dias assim??? As vezes tenho a sensação que até os outros dentes estão assim também… o que posso fazer para amenizar???? Obrigada!!!

    1. Vânia, o dente pode incomdodar alguns dias após o tratamento de canal, sim. Há um processo inflamatório se resolvendo, ainda. Enquanto isso, o analgésico ajuda.

  18. Oi Drª. Tudo bem? Eu fiz um tratamento de canal há cerca de 7 anos atrás, no entanto em dezembro de 2015 o meu dente doeu de forma constante e lancinante, por isso, fui a um consultório odontológico e a minha dentista me encaminhou para uma especialista em endodontia, chegando lá, ela radiografou e disse que seria necessário o retratamento do canal, que foi feito em 4 sessões. Entretanto, na última sessão, a endodontista disse que em um canal do dente, a inflamação não cedeu totalmente, mas que havia colocado uma medicação e que eu já poderia colocar um bloco nesse dente sem problemas. Eu estou cheia de dúvidas e receios, o dente não doi mais, porém fico com medo de colocar o bloco e depois de algum tempo, eu voltar a sentir dor, pois ficou um resquício de inflamação. Esse procedimento é o correto? O que devo fazer? Será que se pode concluir um canal, sendo que a inflamação não cedeu totalmente? E se a inflamação aumentar?

    1. Mirla, o processo inflamatório só vai se resolver com o tempo. O importante é que a infecção esteja eliminada, e me parece que isso já foi obtido. Se sua endodontista “liberou” o bloco, você já pode fazer.

  19. Bom dia.
    Fiz o tratamento do canal do dente incisivo superior ha mais de 6 anos. Durante todo esse tempo, algumas vezes sentia uma dorzinha bem leve, mudei de cidade e dentista. A dorzinha começou a ser mais frequente e mais forte. Ja tirei 4 raio-x, agora fiz uma panorâmica e nada consta. Fui ao dentista, ele disse que teria que abrir novamente o canal e refazer. Quando ele começou a mexer no dente, senti dor. Abriu o canal, não encontrou nada, fez outro raio-x, tudo normal, fez a aplicação de antibióticos, agora diz que vai fechar, porque não encontrou nada. Fez o teste com “gelo” e doeu muito. O dente esta muito dolorido quando coloco a mão. Disse que devo, então, fazer uma cirurgia, onde separa a raiz do dente (não me lembro qual o termo). Gostaria de uma orientação, devo procurar outro profissional, para um segundo parecer? Ele disse que “pode ser canal lateral”.
    Agradeço sua atenção e tenha um abençoado novo ano.

    1. Isa, pode ser um canal acessório, sim. Nem sempre o dentista acha todos os canais do dente. Nesse caso, se o seu dentista não é especialista em tratamento de canal (endodontista), seria interessante a opinião de um. Pergunte ao seu dentista se ele não pode indicar um colega especialista em Endodontia pra avaliar.

  20. Olá, doutora Ana.
    Senti uma dorzinha fina no molar inferior e procurei o dentista que disse precisar canal. Fizemos. Saí de lá com ótimo curativo e sem nenhuma dor. Ao procurar o protesista, decidi por uma coroa de porcelana. Do dia do canal até o dia do desgaste do dente, molde e um provisório se passaram 17 dias. Enquanto com o provisório, fizemos o molde para o definitivo, prova da peça de metal, prova da peça definitiva (que ainda não coloquei), claro que em cada procedimento desse foi tirado e recolocado o dente provisório. Neste meio do caminho, entre o molde e a prova em metal, começou a doer levemente, todos os dias, mas não contínuo. Falava ao meu dentista da dor, e ele dizia que não sabia o por quê.
    Enquanto ele não sabia o por quê, eu continuava com dor. Ora, todo mundo, creio, sabe que qualquer dor não é bom sinal, é alerta pra fazer uma investigação, correto?
    Bem, o definitivo veio e pedi pra devolver ao laboratório pra refazer a cor que destoava um pouco dos meus originais. Veio Natal e Ano Novo, enquanto aguardo chegar a prótese definitiva falei ao dentista que não dá mais pra continuar com essa dor e nada ser feito. Foi então que ele me orientou a procurar o endodontista que fez o canal, “por que com o pino e o provisório estava tudo ok, não havia problema”. (Deveria ter-me orientado ha mais tempo). Fui ao do canal, ele olhou, tirou uma radiografia e disse que não havia nada com o canal, que fora bem feito e mandou um bilhete ao outro sugerindo “ajuste no provisório que estava macerando a gengiva”. De volta, o protesista alegou que com o serviço dele não havia nada de errado, mas retirou a peça e deu uma lixada, se assim posso dizer. A partir daí, a dorzinha já não é temporária, mas contínua, e tenho a sensação de que o dente está mergulhando suavemente, aquele típico sinal de começo de infecção.
    Minha pergunta é: já que estou no meio, entre as duas pontas que jogam uma para a outra, o que eu faço? Qual dos dois tem de rever com responsabilidade e respeito o procedimento feito? Tenho até medo de perder o dente, inclusive pago pela coroa de porcelana que ainda nem foi colocada.

    Desculpe pelo longo texto, mas tbm é um desabafo.

    Muito obrigada pela atenção e resposta que sei, breve virá.
    Beijos.

    1. Complicado isso, Mlisa. Um diz que é o canal e o outro falou em gengiva. Como é essa dor que você sente? Dá pra afirmar que é no dente mesmo ou poderia ser na gengiva? Dói com bebida gelada / quente? A gengiva está avermelhada ou sangrante? Quanto à responsabilidade, os dois têm, mas a origem da dor é duvidosa, realmente.

      1. Olá, doutora.
        A dor não é na gengiva, é de um lado interno do dente, não aguda. Incomodativa, mas não é nevralgia nem sensibilidade. Não há sangramento nem mudança na coloração da gengiva. Se dou um toque sobre a peça, sinto abalo, oco, acho que é normal, pois não está cimentado. Um fato importante, que não descrevi antes, o dente provisório ficou inclinado, em direção ao 44 e mais baixo que o dente original (46 e 47 são faltosos). Depois do tal ajuste, ele o deixou ainda mais baixo, não alcançando os seus pares superiores, dificultando a mastigação e provocando má oclusão.
        Não dói com água gelada ou quente, nem com mastigação. Às vezes tenho a impressão que dói ao contrair o músculo (mandíbula). Tomei 2 comprimidos anti-inflamatórios com corticóide (12/12h) receitado pelo endodontista e nada resolveu. Duas doses de dipirona há dois dias fez-se uma trégua, porém, uma vez ou outra sinto ameaça de dor. Mesmo assim, tenho receio, pois tira-se a dor e não elimina a raiz do problema, a causa. Agora eu travei, conscientemente me recuso a colocar a coroa em porcelana, ainda que a colocação seja provisória pra teste de 1-2 semanas, com medo de mais tarde vir a sofrer até com a perda da raiz do dente. No meu entender, a peça definitiva deverá seguir o mesmo modelo (tamanho) da provisória, mas não, a definitiva, porcelana, está mais larga (igual o 47, 48); ele disse que era porque o dente era inclinado (girado para um lado). Neste caso, a coroa provisória não devia ter a mesma simetria? Estou achando isso estranho. Penso que deveria ser refeita esta coroa provisória, para ver se com a nova iria sentir dor. Caso positivo, então partiríamos para retratamento de canal, mesmo que este afirme que está perfeito. Agora mesmo que escrevo, senti uma agulhada no dente, um leve latejar, e garanto que não é na gengiva.

        Mais uma vez, muito obrigada.

        Abraços,

        1. Bom… se o provisório estivesse “macerando a gengiva”, a gengiva doeria. Se você tem certeza de sentir a dor no dente, é mais provável algum problema no canal. Por outro lado você fala em dor muscular, e aí talvez haja bruxismo, DTM… é preciso investigar. O provisório e o a coroa definitiva podem ser bem diferentes, isso varia, mesmo.

  21. Dra, em outubro passado eu realizei um canal do dente e foi feito o fechamento do canal para receber uma coroa, pois a lateral do dente danificou (quebrou). Foi colocada a protese e depois ficou tudo tranquilo. Porém agora em janeiro comecou a sangrar muito a gengiva quando eu passo o fio dental e sinto um choque no dente (protese). Nao é o dente todo e sim apenas um lado dele… como se fosse a pontinha do dente e me parece que é justamente o lado aonde eu passo o fio dental. O que pode ser?

    1. Telma, provavelmente há algum lugar entre a prótese e a gengiva em que estão se acumulando resíduos alimentares. Outra possibilidade é que a coroa esteja um pouco “alta”, prejudicando os tecidos de suporte do seu dente. Procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

    2. Dra. Estou com uma super dúvida, seguinte: Fiz um canal ha uns 15 anos atrás, muito bem sucedido por sinal, nunca tive problemas com ele, o q ocorre é q a mais ou menos 1 mes atrás quebrou um pedaço desse dente, fui rapidamente ao dentista, ele restaurou e ficou ótimo por uns 15 dias, agora começou a doer com coisas frias e quentes, o que pode ser?

      1. Luciana, não faz sentido que um dente com canal tratado doa com coisas frias e quentes. Ou a dor é num dente próximo e está irradiando pra esse dente, ou o dente não tem canal tratado (foi apenas restaurado, por exemplo). Converse com o seu dentista.

  22. Boa tarde,
    O que fazer quando a dor permanece após o canal? Fiz canal há 4 meses e sinto exatamente a mesma dor, em cima do dente. Minha dentista está com dificuldade de encontrar a razão da dor e estou tomando decadron. Minha vontade é rachar a cabeça na parede e arrancar o dente…

    1. Mariane, investigar. Pode ser uma infecção resistente, um canal “a mais” que não foi encontrado (portanto, não tratado) quando você tratou os canais do dente… é preciso avaliar.

  23. Boa tarde! Fiz um tratamento de canal, mas continuo sentindo exatamente a mesma dor de dentes. Estou com curativo, pois a restauração quebrou após um mês da restauração. Arrancar o dente vai fazer a dor passar?

    1. Mariane, provavelmente. Mas se ainda dá pra manter o dente tratando-o adequadamente, é o melhor. Extrair o dente fará você precisar de algum tipo de prótese pelo resto da vida.

  24. Olá doutora fiz tratamento de canal no dente 46 há dois dias e após a anestesia passar ele ficou doendo quando mastigo, não tirei o curativo ainda. Devo obturar o dente e ver se a dor passa ou devo voltar ao médico que fez o canal?

    1. Jéssica, o tratamento de canal é bem recente, então pode haver algum incômodo, ainda. Converse com o seu dentista, se ele achar que está tudo ok, pode restaurar.

  25. Doutora, eu fiz canal em um dente e um certo dia ele doeu muito de madrugada, no outro dia fui ao dentista de emergência e ela tirou a obturação e colocou a massa de curativo, depois consegui marcar com minha dentista e ela tirou raio x, disse que não havia nada de errado e obturou novamente. Meses depois ele escureceu muito e continuou a doer. Eu já fui em outros dentistas e dizem a mesma coisa “não há nada de errado no dente com canal”, eu sei que é ele, porque eu pego nele e ele dói. Quero saber o que fazer em relação a dor e ao escurecimento, pois gosto de dentes brancos e ele fica bem na lateral, quando sorrio ele aparece, me sinto mal com isso.

    1. Você sente esse dente “alto”, Thalita? Porque a dor pode não ter nada a ver com o canal, mas ser periodontal (nos tecidos de suporte do dente: osso e gengiva).

      1. Fiz uma obturação no dentista, e sinto ela um pouco grosseira. Até um pouquinho afiada, será que tem como eu ir na dentista só para ela dar uma arrumada sem ter que retirar toda obturação? Ficarei super feliz com sua resposta…

    1. Thassia, não faz sentido que um dente com canal tratado tenha sensibilidade ao frio. Ou o problema é num dente próximo e a dor está irradiando para a região desse dente, ou você fez um curativo endodôntico, não um tratamento de canal. De uma forma ou de outra, procure um dentista pra avaliar.

      1. Dra. Ana, boa tarde!
        Fiz canal ha 10 meses. A princípio tudo normal… porém do nada começa a latejar e fica assim por uns 3 dias… e do nada… aí fica bem 2 meses e do nada nas escovações sangra e fica assim por uma semana e do nada passa… e fico bem por mais 2 meses e tem ido assim desde que fiz esse bendito canal… fui viajar nas férias pra Patagonia (frio de -3 a 0 graus)… estava bem e começou a latejar… Não sei o que faço… fui no dentista e ele disse que vou ter que refazer o canal… tô com muito medo… ele fez uma radiografia e disse que o canal está normal mas não tem como saber se tem alguma complicação interna… me aconselhe por favor.

        1. Andressa, um problema no canal, em si, não causaria sangramento gengival. Ou a restauração do dente está com problema ou já há um problema gengival / periodontal instalado. Seu dentista vai reavaliar e ver o que está acontecendo.

  26. DRA, fiz um canal ha uns 7 meses e nao coloquei o bloco, meu dente esta aberto so com curativo, ja troquei esse curativo umas 3x pq esse dente sempre doi quando tomo gelado ou como algo remoso, é normal doer depois de ter tratado canal? Ou pq ele nao foi tampado? Ai esta sensivel. OBS: estou gestante, to com medo de ir no dentista.

    1. Helen, se o canal está tratado não faz sentido doer quando você bebe gelado. Será que foi finalizado mesmo? Não seria apenas um curativo endodôntico? O fato dele não estar restaurado, com o canal tratado, não causaria dor. Enfim… mesmo grávida, você deve procurar um dentista pra avaliar.

  27. Olá, Doutora. Fiz um clareamento dental em Fev/2015. Na ocasião, meus dentes, que são naturalmente sensíveis, ficaram muito mais. Minha gengiva também não reagiu bem, pois ficou esbranquiçada e com uma espécie de descamação. Apesar do desconforto, foquei no resultado e segui com o procedimento. Cerca de 10 dias após o fim do tratamento, não havia mais dor ou desconforto. Para o tratamento, o profissional me deu 4 bisnagas e disse que eu poderia utizilizá-las todas ou deixar uma para o final do ano a fim de reforçar o resultado. Foi esta minha opção. No último mês de Dezembro, resolvi fazer o tal reforço. Caprichei na pasta e no enxaguante Sensodyne para minimizar a dor por cinco dias antes. Acontece que, cerca de 10 min após a colocação da moldeira, senti a dor mais terrível de toda a minha vida: a sensação era de zilhões de agulhas finíssimas espetando a raiz de cada um dos meus dentes. Minha boca encheu de saliva e, imediatamente, retirei a moldeira e não voltei a usá-la. Passei dias sentindo desconforto. Hoje, 30 dias após a “tentativa” do tal reforço, ainda sinto um latejar irregular (não é sempre no mesmo dente, nem é o tempo todo; é quase sempre ao ingerir quente ou gelado e às vezes, sem estímulo externo). E sinto muita nevralgia ao atrito entre os elementos 17 e 47. O que devo fazer??? Desde já, obrigada.

    1. Verusca, todo clareamento tem potencial de causar sensibilidade dentinária transitória, pra alguma pessoas mais, pra outras menos. No seu caso, bochechos com flúor devem ajudar. Converse com o seu dentista.

  28. Boa noite, eu retirei 3 dentes de ciso inclusos faz anos, e deixei um de cima do lado esquerdo, esse dente nasceu há muito tempo, so que ele nasceu torto e esta cariado e doi um pouco, tipo uma pressão que faz na bochecha, por isso que deve estar doendo, a medica disse que tem que extrair, tem que tomar antibiotico antes de extrair e pode ter infecção depois de extrair esse dente, ja vi varios comentarios na internet de pessoas que extraem o dente e pode ter complicações graves, pois a infecção se espalha, me esclareça um pouco sobre isso, ja vi ate comentarios de medicos sobre isso, confesso que fiquei assustada.

  29. Oi Doutora, como vai? Eu fiz um canal no ultimo dente na parte superior do lado direito, ele tinha quebrado bastante, ai a dentista fez tipo de uma restauração, tirou o molde, não lembro o nome direito, so que a gengiva fica inchada e depois melhora, fui numa outra dentista e ela disse que ta tendo infiltração, porque conforme ele estava quebrado pode ser que a restauração nao ficou ajustada certa, ele disse que tem que retirar e fazer outra, será que isso vai resolver ou pode ser preciso colocar uma coroa ou algo assim, ele pode estar infeccionado, tenho que tomar remedio antes de mexer ou se estivesse ela teria visto no exame? Obrigada.

    1. Marisa, não me parece haver infecção, até porque, se houvesse necessidade de medicação, certamente sua dentista teria prescrito. A possibilidade de ter que fazer um bloco ou uma coroa existe, sim.

  30. Dra. Ana, fui fazer um canal no dia 15/12, voltei para casa e o curativo estava se quebrando e acabou ficando um furinho e ficou doendo, agora no dia 29 eu disse ao dentista, ele abriu e viu que tinha nervo, so que no mesmo dia eu senti uma dor como se tivesse colocado os separadores, detalhe ele nao fez o isolamento absoluto, e normal essa “dor”? E o fato de ele nao ter feito o isolamento implica na dor?

    1. Enquanto você estiver apenas com o curativo, seu dente pode doer, Luan. O isolamento absoluto é o ideal, mas não acho que a presença de dor tem a ver com isso e nem sei em que contexto você foi atendido.

  31. Dra. Ana,
    Fiz um canal 15 anos atras, e nunca tinha sentido dor, porem faz 1 semana que estou sentindo uma pressão nesse dente / gengiva, após ter mordido com força sem querer. Também notei que o dente esta mais escurecido que os outros (acredito que seja normal), no dente, perto da gengiva, tem uma mancha meio preta, parece que foi pintado em relevo… é normal?
    Irei marcar uma consulta, mas estou com duvida em qual especialidade ir, endodontia, periodontia ou cirurgião… pode me auxiliar, por favor?
    Obrigada!!!

    1. Yumi, a mancha pode não passar disso: uma mancha. Pode ser tártaro, também… difícil dizer ao certo só com base na sua descrição. Sugiro a avaliação de um endodontista.

  32. Bom dia Dra. Ana,
    Tenho retração gengival e estou em tratamento há 1 ano, porém nos últimos dias tenho sentido um incomodo num dente da frente que foi tratado canal por duas vezes há mais de 10 anos, pode ter alguma ligação? Estou usando creme dental específico para aliviar mas não está adiantando. Grata.

    1. Edneia, ligação entre a recessão e a o incômodo? Não. O dente com canal tratado não é mais sensível, pois o “nervo” dele foi removido. Por outro lado, pode haver um trauma oclusal (esse dente pode estar “batendo” de forma errada com o seu correspondente no arco oposto), e isso pode causar dor periodontal (em volta da raiz do dente, não nele, em si) e recessão gengival. Procure seu dentista pra avaliar.

      1. Dra. Ana, fiz um tratamento de canal há 02 anos e agora ele esta doendo, dando uns cutucões, e a gengiva entre dentes esta doendo também. O que pode ser?

  33. Olá Dra, fiz um tratamento de canal há 9 anos atrás, e após o tratamento tudo ficou bem. Porém, recentemente ao palitar esse dente, comecei a sentir um incomodo e notei que o espaço entre o dente teve um pequeno aumento, justamente por esse hábito de palitar. Passei então a usar fio dental, entretanto, como o espaço entre os dentes ficou maior, restos de alimentos se acumulam com facilidade, e a minha atenção com a utilização do fio dental se tornou mais frequente. Ontem, ao passar o fio dental, talvez com força, senti a gengiva dolorida. Hoje, ao utilizar novamente o fio dental, a gengiva ficou bastante sensível, causando uma pequena dor que nem sei se é o no dente ou na gengiva. O que pode ser, pois agora ao pressionar o dente dói?

    1. Jady, provavelmente é dor gengival, mesmo. A ausência de ponto de contato entre os dentes (que se perdeu quando o espaço abriu) deixa a gengiva desprotegida do impacto dos alimentos (bolo alimentar) durante a mastigação. Aliado a isso, há o trauma local, ou seja, o fato de você ter machucado quando foi passar o fio dental. Se esse incômodo não diminuir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

      1. Parabéns pelo blog! Estou tratando um canal do último molar inferior. O dente não doia, até que numa consulta de rotina o dentista refez uma parte da obturação desse dente. A partir desse dia começou uma dor muito forte. Ele me orientou a procurar um endo pois deveria ser canal. Feito isso a dentista constatou o problema de canal e iniciou o tratamento. Na 1a. sessão quase morri com aquela anestesia dada dentro da raiz. Ela encontrou 3 raízes, fez o que deveria ser feito e retornou após 1 semana pra terminar… só que passei a semana com dor e novamente ela deu a anestesia horrorosa, e me orientou a fazer uma placa de silicone pois achou que eu estava apertando os dentes ao dormir, por isso a dor. Feito isso comecei a usar a placa. Melhorou bastante. Mas ainda doia, ela apenas passou uns medicamentos mas nao tratou o canal. Só após 3 sessões ela conseguiu tratar os canais(3) para finalizar com a obturação nesta semana. Só que a dor voltou com tudo. Nem usando a placa tem melhorado. Tomei nimesulida por 3 dias e agora estou tomado analgésicos direto.
        Aí minha dúvida: o dente poderia ter mais uma raiz que a dentista não tenha visto pelo RX?
        O que poderia ser essa dor?
        Estou desesperada pois nunca havia sentido uma dor de dente.
        Aguardo sua resposta.

        1. Dilma, sim, pode haver um canal acessório que não foi localizado, por exemplo… mas é só uma suposição. O bruxismo complica bem a situação, porque coloca força excessiva sobre os dentes, então a dor pode nem ser do canal, mas do periodonto (os tecidos em volta da raiz do dente: osso e gengiva).

  34. Bom dia, Dra…
    Fiz tratamento de canal há uns 3 meses, e de duas semanas pra cá estou sentindo dor, nos ultimos dias as dores pioraram. Remédio pra dor as vzs nem faz efeito. Fica latejando, o que pode ser?

  35. Boa tarde, Dra. Ana,
    Fiz um canal no meu dente já faz alguns anos, e ele foi fechado com resina, so que ha mais ou menos uns quinze dias percebi que ao mastigar sinto um incomodo no dente, como se fosse um choque. Dei uma olhada e percebi que na parte inferior bem atrás do dente a resina esta com um quebradinho, perto da gengiva. Essa dor pode estar associada a essa pequena quebra? Pode ser infiltração? Desde já muito obrigada!

    1. Cintia, como o dente tem tratamento de canal, ele não é mais sensível, pois não tem mais “nervo”. Então essa pequena fratura não causaria a dor que você relata. Ou há uma nova infecção ou um contato prematuro (os dentes estariam “batendo errado”) causando dor no periodonto (nos tecidos em volta do dente, não no dente em si). Enfim… procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  36. Bom dia dra. Ana, comecei a sentir muita dor em um dos dentes da frente quando tomava algo gelado. A dor foi evoluindo até que se tornou insuportável e procurei um dentista. Ela identificou a necessidade de fazer um canal, não por uma cárie mas sim por um trauma. A dentista retirou o nervo que já estava “morto”, fez um curativo e marcou a continuação do tratamento para o dia 14/12, sendo que a primeira sessão foi dia 7/12. Desde então tenho sentido bastante dor e só consigo um alívio por estar tomando Nimesulida e paracetamol, durante o período em que os remédios fazem efeito tenho uma vida “normal”. Hoje dia 09/12 notei um inchaço no lábio superior e na parte da gengiva que “protege” o dente em tratamento . Gostaria de saber se as dores entre as sessões são normais e se esse inchaço também é algo dentro da normalidade .

    Desde já agradeço a atenção.

    1. João, sim, considerando que o tratamento de canal ainda não foi concluído. Até lá, pode haver episódios de dor e inchaço e, se isso acontecer, procure seu dentista pra – provavelmente – trocar o curativo.

  37. Bom dia,
    Há cerca de um ano fiz tratamento de canal em um dente, só que ultimamente ando sentindo muita dor nele quando ingiro líquidos quentes. O que pode ser? Pode haver a necessidade de refazer o canal?

    1. Ana, dor ao quente não é um bom sinal… pode ser que haja uma nova infecção. Nesse caso, pode haver indicação de retratamento de canal, sim. Procure seu dentista pra reavaliar.

  38. Olá, doutora.
    Há questão de 2 meses, ou pouco mais — ou menos —, terminei meu tratamento de canal. Ele foi feito no vão do terceiro dente com o quarto (de trás pra frente, não contando o siso, pois não o tenho mais), ok? Até ontem estava tudo ok, mas hoje comecei a sentir um desconforto irritante nesse vão quando mordo. Se não toco nem fecho a boca, não sinto nada. Mas se mordo, incomoda o vão e esses dois dentes. Ah! O canal foi feito no terceiro!
    O que pode ser?

    1. Ali, o desconforto pode ser gengival ou no próprio canal, talvez ainda haja um processo inflamatório em curso, já que os tecidos em volta da raiz do dente levam certo tempo pra se curar depois do tratamento de canal. Se achar necessário, procure seu dentista pra reavaliar.

  39. Olá, Dra. Estou em um tratamento de canal muito complicado, primeiro: foi urgência e ela só fez retirar o nervo. Segundo: com todo respeito e não repara a falta de ética, mas acho ela meio maluquinha, não entendo o que ela faz, mas beleza… terceiro: como foi urgência, tive q voltar para finalmente iniciar o canal. Bom, hoje fui na terceira consulta, mas nesse caso ainda é a segunda sessão, pelo fato da primeira ser urgência e não contar, marcamos a próxima e ela disse: é a última, beleza… O tratamento é de canal mas eu não consigo entender o que ela faz no meu dente, só sei que ela mexe dizendo que está tirando o nervo, depois quando passa o efeito da anestesia vem uma dor chata, mas só fica um dia, dois no máximo. Sou muito medrosa quando o assunto é algum dente meu, minha boca. Enfim, é normal essa dor, Dra? Grata.

  40. Ola. Tenho 2 canis para fazer e estou com muito medo, porem meus dentes nao estao doendo, vc poderia me falar a verdade, se mesmo que meus dentes nao estejam doendo na hora do tratamento eles vao dor mesmo dando anestesia ?

    1. Fabio, se os seus dentes não estou doendo agora, não vejo razão alguma pra eles doerem durante o tratamento de canal. O tratamento de canal não faz o dente doer, pelo contrário, é ele que elimina a dor quando ela existe.

  41. Ola doutora, eu fiz canal ja tem quase um ano, recentemente o dente que eu fiz o canal começou a doer quando mordo, mas é uma dor momentanea, a hora que mordo, o que seria isso?

    1. Almir, pode ser problema no canal (endodôntico) ou na gengiva e no osso em volta do dente (periodontal). Procure um dentista pra avaliar, de preferência o que tratou o canal.

  42. Olá doutora, olha eu de novo.
    Agora que o doutor já fechou o canal e restaurou quero saber mais uma coisa.
    Quando mastigo alguma coisa fica parecendo que quer doer, mas não dói (só um incômodo ao mastigar)
    Mas isso não tem nada a ver com o canal, está ótimo, não sinto mais nada. Só dói como se fosse a cabeça do dente, em cima mesmo, onde põe o cimento antes da resina, não dentro do canal, lá no final.
    Só que como ele mexeu para tirar o curativo com aquele motor estou pensando que pode ser isso?
    Será que poder ser por causa daquele motorzinho chato?
    Espero resposta.

  43. Ola Dra, fiz um tratamento muito complicado de canal no ultimo dente inferior antes do ciso… para comecar, como estava inflamado, foi um tratamento doloroso… apos obturar e fechar com resina tive dor e foi necessario retratamento… diversas sessoes e antibioticos, mas nada de melhora, ate que ha algumas semanas encaminhada para outra especialista foi descoberto um 4o canal e depois deste tratamento em aprox 5 dias de dores intensas foi melhorando… hoje estou ha 10 dias com o dente tratado e estou 90 % melhor… cenario que nunca estive antes de tratar o 4o canal… o dente nao doi sozinho como antes… mas tenho uma dorzinha… um choquezinho e incomodo na mordida… o dentista ja fez alguns ajustes na altura do curativo mas continuo com este choque / incomodo… ele acha que com esta melhora podemos fechar com resina… mas estou preocupada porque foi um tratamento muito complicado… o que acha q pode ser esta dor ? Nao sinto q esta alto… mas pode ser q esteja pegando um pouco e isso esteja causando ainda? Acredita que esta correto fechar o dente tendo este residuo de dor ? Obrigada.

    1. Claudia, é esperado que o dete fique incomodando um pouco por uns dias depois do tratamento de canal, isso porque ainda há um processo inflamatório se resolvendo. Parece que o problema era o quarto canal mesmo, os sintomas que você descreve, agora, não são sinal de problema, necessariamente. Se seu dentista julgar ok restaurar, sem problema.

  44. Olá, tenho um dente molar com o canal tratado já há alguns anos. Há um tempo a restauração quebrou em uma lateral do dente e demorei um tempinho pra restaurar. Uma dentista fez um raio x e disse que o canal estava bom, cavocou um pouco e restaurou. Só que a restauração nova sempre quebrava, eu ia lá e ela fechava de novo. Há alguns dias a restauração lascou e quebrou e comecei a notar um cheiro muito ruim quando passo fio dental e quando mastigo. Fui lá e ela restaurou de novo e disse que não era daquele dente. Só que o gosto e cheiro ficaram insuportáveis, não sentia nada de dor, voltei lá e pedi pra ela arrancar todas as restaurações e limpar e deixar somente com curativo, pois eu tinha certeza que era daquele dente. Quando ela abriu exalou um cheiro horrivel, ela disse que tinha amálgama por baixo e retirou tudo. Passou o cheiro. Fez um curativo de ionômero e fui pra casa. Só que quando cheguei em casa me deu uma dor insuportável, coisa q eu não tinha antes. Será que vou ter que retratar o canal…

  45. Ola dra, eu fiz uma cirurgia no ceu da boca para tirar um cisto (tumor), mas o cisto atingiu o dente 22, perdi a sensibilidade desse dente, precisei fazer canal, fiz o canal nem deu anestesia nao porque o dente estava sem sensibilidade, acabou o canal, ficou uma semana normal sem doer, mas agora sinto esse dente tipo umas fisgadas, voltei na dentista, ela pediu seis meses para aguardar…

    1. Se forem só fisgadas e não dor contínua, aguarde, Alif. Pode haver algum incômodo mesmo depois do dente com o canal tratado, pois os tecidos em volta da raiz do dente ainda estão e processo de cura / cicatrização. A tendência é dessas fisgadas diminuírem e desaparecerem.

  46. Olá doutora,
    Quero saber uma coisa
    Tô com dois canais pra fechar
    Eu comecei um no lado esquerdo numa sexta pela manhã e na segunda a tarde ele limpou mais uma vez e fechou (seriam 3 sessões).
    Na quinta ele fecharia, mas como estava doendo eu falei com o doutor e ele não fechou, começou o outro do lado direito.
    Esse esquerdo que eu comecei ainda dói um pouquinho quando mastigo.
    É normal? Me parece que ele não vai melhorar mais daqui pq estou tomando remédios desde quinta.
    Ele pode fechar com a resina assim mesmo?
    E se ele fechar assim. Pode doer e melhorar dias depois?
    Obrigada desde já!!

    1. Iara, pode haver algum incômodo ainda depois do canal concluído, pois os tecidos em volta da raiz do seu dente aida estão cicarizando / se curando. A tendência é o incômodo desaparecer. Se seu dentista julgar ok, já é possível restaurar.

      1. Obrigada Dra.
        Espero ser só isso mesmo.
        Já pensou que ele tiver de mexer de novo nesse dente ? :(
        Depois de tanto trabalho que ele teve, e eu também.
        Vou torcer, ele é um dentista tão bom.
        Muito obrigada pela resposta.

  47. Olá, Dra. Ana.
    Eu estava com uma cárie enorme no penúltimo molar inferior esquerdo, tanto que ela quase chegou até o canal. O dentista tirou a cárie, fez o curativo e pediu pra eu esperar alguns dias pra ver se precisaria tratar o canal ou não. Passado algum tempo, voltei no dentista pra fazer a restauração definitiva, porque eu não sentia mais dor. Acontece que já se passou uma semana desde que fiz a restauração definitiva, e AGORA o dente dói quando mastigo… Quando estava com o curativo, não doía. Agora, com a restauração definitiva, dói. Pode isso? Ainda corro o risco de precisar tratar o canal?

    1. Matheus, restaurações profundas podem causar incômodo por alguns dias, mesmo. O risco de canal existe, depende de como o seu organismo vai se comportar. Questão de acompanhar.

  48. Boa noite.
    Eu fiz um tratamento de canal com um excelente endodontista ha mais de 15 anos. Acontece que há uns 4 anos começou a doer quando eu comia algum alimento mais duro e quando pegava em determinado ponto do dente. Agora esta doendo até com água gelada. Já fui em endodontista, ele tirou o rx e disse que eu não posso estar sentindo dor naquele dente, pois todos os canais foram tratados de forma perfeita. Eu não sei o que fazer. Já pensei em extraí-lo, pois incomoda muito. Já fui no periodontista e no dentista, todos falam que eu não deveria estar sentindo dor e não sabem o que fazer. Um dente com canais tratados pode voltar a doer depois de tanto tempo?

    1. Realmente, Loide… não faz sentido que a origem da dor seja o canal desse dente. Ou a dor é no periodonto (nos tecidos em volta do dente) ou é no canal de um dente próximo (o do lado ou o correspondente a ele no arco oposto) e está irradiando para esse dente, por isso você sente dor nele. Pode ser, também, uma dor neuropática, e se for um dente superior, pode ser até o reflexo de uma sinusite. Enfim… é preciso investigar.

    1. Delma, se o tratamento de canal é recente, é esperado certo incômodo. E se só dói à mastigação, ok, a dor deve diminuir e passar. Se isso não acontecer nos próximos dias (pelo menos a dor diminuir), procure seu dentista pra reavaliar.

  49. Doutora. Adorei o blog. Parabéns!
    Bom, meu caso é o seguinte. Semana passada mordi algo duro que estava na comida justo em um dente já com restauração. Na hora doeu muito e ficou sensivel a água fria, doce e mastigação. Não tomei nada, só comecei a usar pasta para dente sensivel.
    Após uma semana voltou a doer muito, latejando. Estou fora do Brasil, é dificil explicar para o dentista aqui. Tomei nimesulida que tinha e melhorou, mas não consigo prosseguir tomando sem receita. O dentista daqui me passou amoxicilina, e estou tomando, mas continua latejando. Pelo que entendi ele não achou nenhuma fissura na restauração. Será que terei que fazer canal? Só tenho essa restauração até hoje e não queria mesmo fazer algo mais sério, ainda mais sem entender o que o dentista fala (rs).

    1. Fernanda, se o dentista não percebeu nenhuma fratura nem no dente nem na restauração, ótimo. Em princípio é só um incômodo passageiro causado pelo trauma da mordida.

  50. Ola, fiz um canal ontem, quando sai de lá estava doendo mt no local, mas depois a dor diminuiu um pouco, ate agora. Está uma dor insuportável… isso é normal ou só vai parar quando eu for lá colocar o bloco ?

  51. Oi Doutora,

    Em 2010 fiz um canal num dente superior perto do canino. Faz uns dois meses começou a pulsar e quando eu sorrio ou aperto o labio superior ou mexo no nariz ele ativa uma pulsação.
    Fui ao dentista, a orto pos medicação e ontem terminou o canal, faltando apenas a restauração. Ainda pulsa um pouco quando ando e a dor ao tocar o labio ainda ativa a pulsação porem mais fraca, mas ainda ocorre. Eh normal sentir essa dor de tocar no labio e no nariz em volta do dente? Ela tende a diminuir? estou esperando ela diminuir pra fechar o canal.
    Agradeço se puder me responder.

    1. Sim Marcela, com o canal tratado, a tendência é a dor diminuir e sumir. Se o dente ainda não está restaurado, evite mastigar alimentos duros com ele, pois sem a restauração adequada ele se encontra frágil.

    1. É verdade, Cristian. O hábito de chupar chupeta impõe forças que entortam os dentes e, também, a parte óssea, fazendo ela crescer “errada”. O resultado costuma ser um céu da boca profundo e mordida aberta anterior (os dentes da frente não se encostam). O ideal é que a criança chupe chupeta apenas em situações específicas (antes de dormir, por exemplo) e que deixe o hábito antes dos dentes permanentes nascerem, preferencialmente até uns 3 ou 4 anos de idade.

  52. Ola Ana!!! Tenho algumas perguntas para fazer:
    1. Fiz uma restauração que comecou a doer com agua gelada ou quente DEPOIS da restauração, pode ser canal??
    2. E outro dente que também restaurei e que doi só quando mastigo… esse faz pouco tempo que restaurei. Obrigado!!!!!

    1. Ramon,

      1. Sim, principalmente porque sói com água quente. Esse costuma ser um sinal de problema de canal.
      2. Nesse caso, a dor não é espontânea, mas provocada, o que não indica, em si, necessidade de tratamento de canal.

      Converse com o seu dentista!

  53. Bom dia, Dra! Fiz um tratamento de canal há dois dias no dente 26. O dente estava em processo de necrose mas foi possível finalizar em somente uma sessão (falta somente a restauração). Senti dor no procedimento e a dentista explicou que passou um pouquinho da raiz do dente com a lima e por isso eu poderia sentir dor nos próximos dias. Algumas horas depois saiu o líquido utilizado na limpeza e um pouquinho de sangue escuro pela narina do mesmo lado do dente e fiquei assustada. Retornei ao consultorio e a dentista receitou 7 dias de clindamicina (pois sou alérgica a amoxilina) para evitar uma sinusite já que o líquido entrou nos seios maxilar/nasal. Meu dente está doendo quando encosto nele ou tento mastigar, fora isso não doi. Devo me preocupar com o está situação? É normal doer para mastigar devido ao incidente? Posso restaurar na próxima semana ou é melhor esperar a dor passar? Obrigada.

    1. Natália, é esperado que o dente fique meio dolorido, mesmo. Esse incômodo vai diminuindo com o passar dos dias. Em princípio, ele pode ser restaurado na próxima semana, sim.

  54. Bom dia Doutora. Parabens pelo seu trabalho. Retirei um nervo no dia 21 de Outubro, e o segundo no dia 28 de Outubro, e a medica marcou a ultima sessao para dia 4 de Novembro. Mas o processo esta sendo muito doloroso de la para ca, nao consigo dormir de tanta dor, e mal me alimento. Gostaria de saber se e normal, e se poderia extrair o dente, porque ja nao aguento tamanha dor.

    1. Nilsa, enquanto o tratamento de canal não é concluído, pode doer, sim. Se a dor é tanta, o ideal é trocar o curativo. Extrair o dente resolve só o problema imediato, mas cria outro: a necessidade de usar prótese. Então, se o dente tem tratamento, é uma péssima ideia (embora eu compreenda seu desejo).

  55. Boa noite, dra!
    Estou super triste! Há dois dias levei um tombo em casa à noite e quebrei os dentes 11 e 12. Na manhã seguinte consegui ir a um dentista, que avaliou e me mostrou os pontinhos vermelhos na coroa do dente, falando então que os canais estavam expostos e eu teria que trata-los. Até entao eu só tinha uma obturação na boca, nem sabia como fazia canal, até limpeza de tártaro levo anos pra fazer e sempre a dentista diz que nem tinha aquela necessidade porque é bem pouco mesmo. Tenho um cuidado super grande com eles. Chorei na cadeira do cara… ele fez uma restauração com os pedacos de dente que eu tinha levado, tirou meu nervo e me recomendou fazer o canal logo pra não contaminar. Marquei p amanhã de manhã com uma especialista. Fiquei muito assustada com o que li aqui. Não quero ter problema na boca a vida toda. Cuidei todos esses anos – tenho 32 – direito dos dentes pra agora ter risco de ficar refazendo canal direto. Queria tirar umas duvidas: o fato de não ter sido em consequência de uma cárie faz com que o meu canal tenha menos probabilidade de infeccionar e ter que retratar? Existe uma probabilidade grande do meu dente escurecer? Ele me recomendou um pino e coroa pro lateral, que quebrou muito, mas não me agrada ter algo na minha boca que fique exigindo esse tipo de manutenção e probabilidade de dar problema. Posso ir levando com essa restauração?
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog, é ótimo!

    1. Theisa, o retratamento de canal não é a regra… é a exceção. Não se assuste muito com o que você lê nos comentários de outras pessoas, porque elas acabam chegando aqui justamente quando alguma coisa dá errado. E dar errado é exceção. Nao vejo razão alguma pra você ter problemas com o tratamento de canal ou com a coroa, até porque a indicação de tratamento é por um trauma, e não uma infecção. O escurecimento do dente é uma possibilidade, que é bem menor em casos como o seu, em que o tratamento é feito rapidamente. Se a restauração adequada para o seu lateral, por causa do tamanho da fratura, é pino + coroa, é preciso fazer pino + coroa… não dá pra restaurar de forma direta, seu dente ficaria frágil e com possibilidade de uma fratura maior, que poderia levar até à perda dele.

      1. Dra., muito obrigada pela resposta rápida! Hoje fiz o canal de um, amanhã farei do outro, e na terça já faço a restauração. Na ocasião vou ver a questão da coroa com ele, como ele tb é especialista em implantes acredito que seja uma opção certeira continuar a tratar com ele, que foi o único que pode me atender de emergência entre 4 dentistas que procurei (meu dentista “titular” é de outro estado). Esse acidente serviu pelo menos pra conhecer o seu blog e aprender bastante com ele (efeito pollyana… rsrsrs). Beijos e parabéns pelo trabalho!

  56. Ola dra. Fiz o tratamento de canal ha 15 dias, foi fechado o canal porem nao foi restaurado o dente ainda, esta com o curativo e sera restaurado semana que vem… isso faz 5 dias, ontem comecei a sentir uma certa sensibilidade ao bater nele, mas nao doi com frio nem calor… é normal?

    1. Dado o tratamento recente, é sim, Lorena. Os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se curando, há um processo inflamatório se resolvendo. Esse incômodo vai diminuir aos poucos.

  57. Vendo a sensibilidade do dente, o dentista bateu com um ferramenta no dente e doeu, após 3 dias, batendo com a escova de dente sinto a mesma dor, sendo um pouco mais leve, isso é normal Dra?

  58. Bom dia Dra. Já faz 19 dias que meu tratamento de canal foi concluído, porém desde que ele foi concluído sinto umas dores incomodas do lado do dente tratado e tipo umas fisgadas no dente… e uma irritação gengival, isso é normal? Doer tanto tempo após o tratamento? Obrigada.

    1. Diangeles, não faz tanto tempo. Seu tratamento é bem recente. E sim, pode haver certo incômodo por um tempo após a conclusão do tratamento de canal, afinal os tecidos em volta do dente estão ainda em processo de cura. A tendência é a dor diminiur e desaparecer.

  59. Boa tarde, doutora Ana. Muito obrigado pela explicação. Realmente meu dente não está doendo como antes. No sexto dia a dor diminuiu. Mas ainda estou sentindo um incômodo e gastura nesse dente. As vezes ele dói um pouco. E quando aperto um pouco com o dedo ele doi. A obturação ficou baixa. Seria a causa desses problemas? E futuramente também posso ter problemas nesse dente com essa obturação baixa? O que devo fazer? Agradeço desde já. Parabéns pelo belo trabalho.

  60. Dra, fiz o tratamento de canal no dente 15. O dente inflamou, mas deu tudo certo depois. Só que perdi muita estrutura de dente e uma restauração poderia não ser resistente o suficiente. Então, o dentista me aconselhou fazer uma coroa. Só que antes de identificar esses problemas nos dentes, eu usava aparelho. Interrompi o tratamento para poder cuidar e retomar com outro ortodontista, já que usei por 4 anos e meio e não resolveu muita coisa. Meus dentes estão alinhados, mas não estou usando contenção nem nada e sei que ainda preciso continuar o tratamento ortodôntico. Neste caso, como vou recolocar o aparelho, o dentista disse que é melhor não colocar a coroa definitiva e deixar só a provisória enquanto eu estiver com o aparelho. Minha dúvida é: esse provisório é resistente? Seria melhor fazer uma restauração de 3 faces e depois do tratamento ortodôntico colocar a coroa? Ou usar somente o provisório é a melhor opção nesse caso? Não quero perder meu dente, mas não sei qual a melhor opção nesse momento. Temo colocar a coroa provisória e ela quebrar ou algo assim e o custo acabar sendo bem maior. Obrigada, doutora !

    1. Eu faria como seu dentista sugeriu, Lissa. A coroa provisória é feita de resina, é bem resistente e segura pra ser usada pelo tempo do tratamento ortodôntico. Restaurar o dente de forma direta não é mais seguro nesse caso, pelo contrário.

  61. Olá Doutora, nessa segunda feira irei fazer um canal no dente 21 e estou com receio de que ele caia, pois eu sinto muito sensível e um pouco dolorido, não é uma dor tão grande, mas sim suportável. Há alguns anos atrás sofri um pequeno acidente onde meti a cara no chão e quebrei esse, fiz um raio x e não deu nada, porém depois de algum tempo o dente começou a escurecer, e todas as vezes que eu bebi água eu sentia ele latejando. Este ano fui ao dentista para restaurar a parte perdida e descobri que deveria fazer o canal, pois o dente esta morto, além disso o médico pronunciou o clareamento interno após o canal.
    A minha dúvida é bem simples, se o meu dente é sensível é possível ocorrer a queda do dente e doer durante o procedimento?
    Desde já lhe agradeço se responder hoje.

    1. Fernanda, sempre peço 72 horas pra responder as dúvidas, pois meu trabalho aqui depende da minha disponibilidade. Não, seu dente não vai cair durante o tratamento de canal, teria que haver um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente) gravíssimo pra isso acontecer, o que não é o caso. Quanto à dor, se o dente não estiver inflamado (e parece que não está, pelo seu relato), a anestesia vai agir sem problemas e você não terá dor alguma.

  62. Ola, dra. Ana 😀

    Meu caso é o seguinte: precisei fazer um canal no elemento 27 e senti a pior dor do mundo para abrir este dente. Durante a instrumentação eu senti dor mas era algo suportável. A pior dor da minha vida foi para abrir este dente, é normal isso???

    Fato é que eu preciso fazer canal em um outro molar e estou com muito medo de sentir esta dor novamente!!! Será que devo trocar de profissional? Será que o problema foi a anestesia fraca? Meu procedimento foi todo realizado em sessão única e com uma maquininha que o dentista disse ser bem moderna.

    Obrigada!

    1. Jéssica, não é a regra, mas acontece. Tudo depende da inflamação / infecção do dente no momento da abertura, assim como de outras questões técnicas. Seu medo é compreensível, mas cada dente é uma história diferente.

  63. Doutora Ana. Boa tarde. Fiz um canal no dente ha 4 dias devido uma pancada do alicate de extração que bateu nesse dente usado para extração do dente posterior. Ele trincou com essa pancada. E quando tomava frio ou gelado o dente doía. Esse dente já era obturado. Então ha 4 dias fiz canal, ainda esta doendo. Fiz no mesmo dia e o dentista já obturou.
    Estou tomando nimisulida mas não passa.

    1. Um pouco de incômodo / sensibilidade é esperado nos dias seguintes ao tratamento de canal, Alexandra. Isso deve diminuir e passar. Se não, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Olá, doutora Ana. Em setembro quando fiz o canal o dentista obturou o dente, hoje meu dente quebrou um pedacinho. O que deve ser feito? Fazer novamente a obturação nesse pedacinho quebrado ou fazer uma coroa de porcelana? Até hoje tenho sensibilidade nesse dente. Obrigada pela atenção.

          1. Muito obrigada, doutora Ana. Hoje fui na dentista e ela trocou a restauração inteira. Fico feliz pela atenção e pelo belo trabalho. Que Deus abençoe sempre.

  64. Dra, por gentileza, se puder ajudar, tenho algumas dúvidas. Fiz uma panorâmica que mostrou uma cárie muito próxima a polpa de um dente já restaurado e que há muitos anos tenho um pouco de sensibilidade (inclusive já foi renovada a restauração após essa sensibilidade). Minha consulta ao dentista clínico está marcada para a próxima semana. Meu receio é que ele abra, não seja apenas restauração e precise marcar com endodontista, o que não será possível pois, no mesmo dia, viajarei. Se isto ocorrer, o que pode ocorrer com o dente neste tempo: haverá progresso do processo pelo qual ele tem passado, poderá inflamar, doer, etc? O dente ficará só com curativo todo este período ou ele coloca algum medicamento ou alguma outra coisa? O curativo se mantém no dente por longos períodos, sem necessidade de renovar? É melhor fazer o tratamento na cidade em que eu estiver ou é possível esperar o retorno à cidade que moro? Desde já, agradeço a atenção.

    1. Alinne, se o dente for aberto pra canal, o dentista vai colocar uma medicação dentro dele e fazer um curativo até que você procure o endodontista. Pode doer depois disso? Pode, é um risco que você corre. Mas se isso acontecer, você pode procurar um outro dentista durante a viagem e fazer um novo curativo. O curativo pode ficar por até 6 meses, mas essa é uma situação limite o ideal é tratar o canal assim que possível, pra evitar episódios de dor e que o dente acabe fraturando, por exemplo, já que apenas com o curativo ele se encontra frágil. Evite morder com ele.

  65. Olá, Dra. Ana, boa tarde!

    Doutora, estou desesperada e com muito medo de perder meus dentes, fiz um canal ha muitos anos atras, aproximadamente uns 10 anos, de uns anos pra cá de vez em quando ao tocar a gengiva onde tem o canal ficava meio dolorido, e parece estranho dizer, mas tbm parece que “coça” entre os dentes, tbm doi um pouco qdo passa liquidos gelados neles, esses dentes são os dois da frente inferiores, e apenas um deles tem canal, o outro tem uma obturaçao antiga tbm. Também ha pouco tempo, uns 2 meses, devido a fortes dores na mandibula, descobri que aperto os dentes e tbm devido a má oclusão estou com disfunção da ATM, e continuo sentido dores na mandibula, acontece que num exame de rx panoramico para descobrir sobre a ATM saiu que estou com uma lesão nesse dente que não tem canal e que esta passando tbm para o dente do lado. Ultimamente venho sentido muitas dores nesses dentes e aquela “coceira” entre eles (mas nao sei se é da ATM ou dos dentes), o dentista que viu o rx disse que tenho que retratar o canal e fazer um canal no dente do lado, mas que tenho que fazer logo senão posso perder esses dentes, agora estou desesperada e com muito medo pois não quero perder meus dentes e tbm não quero estar com nada de grave, por favor me ajude, será que vou perde-los e é algo muito grave?! Me ajude Dra. por favor. Obrigada.

    1. Patricia, me parece que o diagnóstico está bem definido, assim como o tratamento. Não acho que isso tenha a ver com a DTM, esse é um problema diferente. Não vejo razão alguma pra você perder seus dentes, mas é preciso fazer o tratamento.

  66. Caríssima Dra. Ana Tokus, Boa tarde!

    Fiz um tratamento de canal há aproximadamente 10 anos, nesses últimos dias tem apresentando um crescente desconforto ficando sensível ao quente e gelado (tem coroa) e dores na raiz. Inclusive existe um leve inchaço do lado direito do rosto próximo ao nariz, acredito que em consequência dessas dores.
    O dente que possui o canal é o pré molar alojado no lado direito da parte superior da arcada dentária.

    Qual a tua opinião neste caso?

    Desde já grato pela atenção dada. abraço!

    1. Almir, dor espontânea, dor ao quente e dor à palpação são mau sinal… pode haver infecção. Mas o problema talvez nem seja nesse dente, mas em algum ao lado dele, por exemplo, considerando que ele já foi tratado há 10 anos. Procure um dentista pra avaliar e identificar a origem dessa – suposta – infecção.

    1. Como o tratamento de canal é recente, pode ser “normal” sim, Cintia… ainda há um processo inflamatório se resolvendo. O incômodo deve diminuir aos poucos.

  67. Doutora, terminei um canal no final de julho, até aí tudo bem. Mas, agora em setembro, ele está com um incomodo, doendo bem fraco e as vezes dando umas fisgadas bem leves. O que será?
    Tenho que ir no no meu dentista de novo ver o que é?
    Obrigada!

  68. Boa tarde !
    Tenho 23 anos, ha mais ou menos 4 meses fui fazer uma restauração no dente, mas antes reclamei com a dentista de dores, a mesma indicou fazer um canal após o raio x. Fui em outro dentista pois essa não fazia canal, a outra dentista me aconselhou colocar um ionomero de vidro (algo assim) e se em um mês eu não sentisse dor, não precisaria fazer canal, e ela fecharia o dente com resina, passou um mês eu coloquei a resina, mas após isso as dores voltaram. Essa dentista se mudou e eu fui pra outro.
    Ha mais ou menos 3 semanas iniciei o tratamento de canal, instrumentei, fiz a limpeza, irriguei mas não fechei o dente, só coloquei o curativo. Passou uns 4 dias eu voltei ao dentista e reclamei que tinha sentido algumas dores, então ele instrumentou de novo, irrigou de novo. Voltei pra casa e começou as dores novamente, só melhora com anti-inflamatório. Eu tomo o anti-inflamatório e fico um dia inteiro sem dor nenhuma, melhora completamente, depois de umas 30 horas q eu tomei o remédio a dor volta, aí eu tomo e melhoro, aí depois volta. Na semana passada ela me receitou amoxicilina de 500 g por 5 dias de 8 em 8 hr. Já tomei e estou assim, com anti-inflamatório sem dor, quando o efeito passa volta a doer.
    Estou desesperada achando q pode ser algo grave e eu tenho muito medo de perder meu dente.

    1. Catharina, não que seja grave, até porque você já está em tratamento, mas me parece que há uma infecção um pouco mais resistente. Não vejo razão pra você perder seu dente, é questão, apenas, do seu organismo reagir bem ao tratamento.

  69. Boa noite Dra.
    Fiz um tratamento de canal há exato um ano.
    E comecei a sentir uma sensibilidade no meu dente.
    Meu médico me recomendou que eu voltasse após seis meses, mas como moro em outra cidade, acabei nao indo.
    É uma dor ardida, o que pode ser?
    Consigo mastigar tranquilamente, é apenas essa ardencia mesmo. Será que preciso fazer outro tratamentou ou apenas trocar a resina do dente??

    1. Marilia, pode ser uma infecção resistente, pode ser um problema periodontal (na gengiva)… depende. Procure seu dentista pra reavaliar, não dá pra propor uma solução sem identificar a causa do problema.

  70. Doutora, tudo bem?

    Fiz o tratamento de canal no dente 15 há 7 dias, o doutor só colocou a massinha e disse que eu deveria fazer a restauração. Como meu plano não cobre a restauração na mesma clínica e demoraria muito para marcar pelo plano em outra, resolvi marcar particular na mesma clínica do canal. O problema é que nos últimos cinco dias venho sentindo uma pontada muito forte e ajuda quando como algo gelado. Dói bastante. Queria saber se é porque ainda não fiz a restauração e estou com a massinha. Estou comendo somente coisas moles com medo de quebrar o dente, como aconteceu com o meu dente 25, por estar com a massinha.

    Muito obrigada !

    1. Lissa, não faz muito sentido que um dente com canal tratado, restaurado ou não, doa com alimentos gelados. A dor deve ser num dente próximo, e pode ser só sensibilidade dentinária mesmo, sem maiores consequências. Realmente, enquanto o seu dente não estiver adequadamente restaurado, melhor evitar mastigar coisas mais duras com ele.

      1. Pois é, doutora ! Fiquei assustada com a dor. Fui ao dentista para fazer a restauração do dente 15 e falei sobre a dor. Ele apertou o dente e doeu na hora, então ele disse que seria uma inflamação. Passou anti-inflamatório por 5 dias. Estou no terceiro dia tomando o remédio, mas ainda sinto dor, só que não com a mesma intensidade. Espero que seja só uma inflamação mesmo.

        Doutora, estou pensando seriamente em extrair os dentes. Sei que pode parecer algo drástico, mas para quem nunca teve problema sequer com cárie, estou bem assustada. Meu dente 25 quebrou e estou aguardando para fazer o canal e colocar a coroa. E o 15 já está com o canal tratado, mas dando essa dor aguda. Já vi que as coroas não são tão resistentes, tenho medo de pagar caro e as coroas quebrarem. Uso aparelho ortodôntico há quase 5 anos e meu dentista sequer me indicou para tratar cáries, etc. O pior é que na arcada superior eu não tenho sisos. Seria um problema grande extrair os dois segundos pré-molares superiores sendo que nem os sisos eu tenho? Desculpa tantas perguntas, mas estou realmente preocupada com meus dentes, logo eles que sempre procurei ter muito cuidado.

        1. É comprensível seu desejo de extrair os dentes e acabar com a dor. Mas pondere um pouco mais, isso vai exigir uso de prótese pelo resto da vida! Sim, coroas também são próteses, mas com as raízes do dente viáveis, é só questão de fazer pino e coroa. Sem as raízes, será preciso implante ou ponte (fica ou removível). Coroas são resistentes sim, via de regra elas duram longos anos (em se tratando de coroas de porcelana ou metalocerâmicas). A falta dos sisos pode ser um problema sim, pois seus segundos molares inferiores, caso os dentes superiores posteriores sejam “puxados” pra frente pra fechar os espaços dos prés, vão ficar sem antagonista, portanto sem função, com chance de extrusão (de “sairem” da gengiva).

  71. Olá doutora, fiz um canal no dente 26, e faz 2 meses que sinto sensível ao toque, fora uma pressão nele ao mastigar algo grudento, no entanto não é uma dor, é apenas um incomodo, voltei ao dentista e tirei vários raios x, porém está normal o dente e o canal feito com sucesso, isso não foi apenas um especialista que falou que está ok. No entanto eles não falam o motivo de eu sentir essa sensação estranha ao toque e a tal pressão. Por gentileza, vc poderia me explicar o que ocorre? Estou com medo de sentir isso a vida toda, e essa semana irei colocar um bloco sobra a restauração. De lá pra cá houve melhoras mas muito pouco e gradativamente.

    1. Thiago, é que os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se curando, provavelmente ainda há um pequeno processo inflamatório. Dado o tratamento de canal recente, esse incômodo é, até certo ponto, esperado.

  72. Boa tarde Dra, ha 6 meses fiz um tratamento de canal e até então tudo certo, porém nos ultimos dias estou sentindo dor ao tomar liquido quente, café, chá etc… O que devo fazer? Devo procurar o profissional que fez? Dói somente na hora, depois passa, agradeço a resposta. Abraço.

  73. Olá doutora, estou fazendo um tratamento de canal, mas o dentista abriu o dente, fez um corretivo por dentro e fechou, só que começou a crescer uma bolha na gengiva. A minha próxima consulta ainda é em 10 dias. Devo esperar a consulta ou devo já tentar ir resolver? Existe algum remédio que possa tomar para que isso diminua?

    1. Pedro, a “bolha” na gengiva é uma fístula, por onde sai o pus de um abscesso (infecção). Se você não tem dor, pode aguardar a consulta. A resolução disso, só com a finalização do tratamento de canal.

  74. Olá, primeiro gostaria de falar que a matéria foi muito esclarecedora e objetiva, parabéns! O meu caso é o seguinte, fiz tratamento de canal há 45 dias, o dente não estava inflamado nem doendo antes disso, no entando começou a doer insuportavelmente após o tratamento, apesar da dor a dentista preferiu fechar o canal, pois segundo ela não havia nenhuma irregularidade. O problema é que o dente continuou doendo, não tão forte como antes, mas incomoda bastante. Tomei nimesulida 2 vezes na tentativa de melhorar, mas não mudou nada, agora parece que o dente está meio mole, mas de acordo com a dentista, não há nada de errado no raio-x. A minha pergunta é o que poderia ter causado esse problema? Devo insistir com a dentista que refaça o canal ou é melhor aguardar mais um tempo?

  75. Dra. Estou fazendo um retratamento de canal ha duas semanas, toda vez que o dentista tenta trocar o algodão pela massa eu sinto muita dor no dente, e ele acaba retirando a massa e deixando o dente so com o algodao (ja aconteceu duas vezes). Agora estou com a massa e esta doendo bastante… Devo aguentar a dor por alguns dias? Ou voltar ao dentista e novamente deixar o dente aberto (so com o algodao?). Ja tomei duas caixas de amoxilina junto com 5 dias de nimesulida! Obs. Quando ele remove a massa e deixa so o algodao a dor para eu fico bem… o problema é que nao posso ficar com esse dente aberto sempre, ne? O que devo fazer? Obrigada!

    1. Daniela, o melhor é fechar o dente com o curativo, mas nem sempre dá. Seu dente deve estar na fase aguda de um abscesso, então há secreção saindo dele e também gases do metabolismo bacteriano, por isso a dor quando ele é fechado. Mas uma hora isso vai diminuir, e vai dar pra fechar. Volte no dentista.

  76. Ola Doutora,
    Realizei tratamento de canal em um dente que já estava quebrando devido a uma carie profunda. Meu dentista disse que após o procedimento, precisaria colocar os pinos e encaixar uma nova coroa porque parte do dente está muito quebrado. Por causa do orçamento apertado, só consegui pagar parte do tratamento e meu dente ficou aberto com um curativo provisório. Esse curativo ja não existe mais e o meu dente está muito exposto. Dói muito e por longas horas, principalmente quando tomo ou bebo algo gelado.
    O que pode ser? Seria a exposição ou o canal mal feito?

    1. Daniel, há quanto tempo o dente está sem curativo? Se fizer mais do que 30 dias, há indicação de retratamento de canal, porque o canal se recontamina com bactérias do meio bucal. A dor pode ser por isso ou pode ser gengival, já que o dente estava fraturado. Corra no dentista pra, no mínimo, refazer esse curativo.

  77. Ola doutora… estou fazendo tratamento de canal, falta apenas a restauração final. Porém nessa última sessão o dentista limpou novamente, tirou um raio-x e fechou o canal. Não senti dor alguma, só um leve incomodo quando usava a lima, mas dor nada. Mas depois de horas que voltei para casa sinto um desconforto do dente, uma pressão e pequenas fisgadas… será que o tratamento não deu certo? Até antibiótico tomei! Vou ter que retratar tudo novamente?

    1. Aline, é comum esse incômodo, considerando que o tratamento de canal é recente e os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando.

  78. Oi, Dra. Ana, achei o post muito esclarecedor, mas queria tirar uma dúvida. Tenho um canal há um ou dois anos, não lembro ao certo. Há algum tempo começou a doer, fiz um raio-x e não apareceu nada, logo após apareceu uma fistula, voltei ao dentista e com um novo raio-x foi diagnosticado a necessidade de um retratamento desse canal. Iniciei o retratamento e a minha dúvida é se diante da existência de uma fistula é necessário o uso de algum antibiótico ou outro medicamento? Pois até o momento minha endodontista não receitou nenhum.

  79. Oi, ha algum tempo fiz um tratamento de canal, realizei todos os procedimentos mas não realizei a obturação do meu dente, agora ele começou a doer e está preto, será que fica muito caro para arrumar? Sei que é difícil responder, mas já deve ter passado por situações parecidas.

    1. Andressa, ele está pelo menos com um curativo? Ou ficou aberto durante esse tempo? Porque se ficou aberto, pode estar indicado até o retratamento do canal. O fato dele estar escurecido não é um problema em si, a não ser pela estética. Enfim: é preciso procurar um dentista pra avaliar se o tratamento de canal está ok, se estiver, talvez seja só o caso de fazer a restauração.

  80. Ola Dra. Ana
    Fui fazer um canal ha dois dias, mas quando a anestesia passou, toda vez que encostava no dente ou pressionava o dente contra um outro (superior contra o inferior), fechando a mordida, ele da uma dor aguda que vai desde o dente ate a gengiva, isso é normal? Se fiz canal o dente nao esta “morto”? Como ele pode doer? A dor e no dente mesmo que acaba subindo pra gengiva ?

    1. Deborah, o “nervo” do seu dente foi removido, então o dente está “morto”. Mas todos os tecidos em volta da raiz do seu dente então vivos, então eles continuam com a sensibilidade normal. E como seu tratamento de canal é recente e esses tecidos ainda estão se recuperando, é esperado algum incômodo.

  81. Bom dia Dra. Ana, estou fazendo um tratamento de canal, e já estou no final do tratamento, foi preciso passar por umas 3 ou mais seções de medicamentos para a finalização, ainda não foi colocado o pino / coroa, mas terei de colocar, pois houve um grande desgaste no dente, e o que esta acontecendo é que o meu dente está balançando um pouco, gostaria de saber se isso é normal ?? Pois estou com medo de meu dente cair, sendo que apos o termino do tratamento ainda terei de colocar aparelho fixo dentário. Desde já, muito obrigada.

    1. Aline, não é incomum a sensação de mobilidade dentária após um tratamento de canal. Isso, via de regra, é passageiro, pois os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando. Se o endodontista (ou o dentista que fez o tratamento de canal) não vir problema, esse dente pode ser movimentado com o aparelho normalmente.

  82. Ola Dra.
    Fiz um canal no dia 14/08/2015, e hoje no dia 15/08 estou sentindo meu dente quando bato nele, não sinto dor ao comer algo frio ou quente. mas esta dor ao toque do dedo quando bato, é normal?

    1. É sim, Keila. Os tecidos em volta do seu dente ainda estão se curando, o processo inflamatório ainda está se resolvendo. Esse incômodo deve desaparecer aos poucos.

  83. Olá Dra. Fiz um tratamento de canal há 20 dias e voltei quinta passada pra fazer a restauração, só que ele não fez pq eu falei que ainda sentia dor. Ele me passou nimesulida e marcou pra próxima quinta a restauração. Comecei a tomar nimesulida e estranhamente estou com uma dor mto forte, muiiiiito maior que antes de fazer o canal. E agora só segunda vou ligar pra lá pra ver se tem outro remédio pra tomar pq pelo visto com essa nimesulida não vai passar. Fui num ótimo dentista, paguei particular, tenho mto medo de ficar com essa dor dps da restauração. Tenho medo de ele ter feito errado alguma coisa, apesar de eu achar ele um ótimo dentista, seguro etc. Muito ruim isso, ele disse que era normal e que a dor ia se dissipando, mas já se passaram 20 dias e nada, e hoje não consigo nem mastigar do lado que fiz o canal. :(

    1. Diego, como o tratamento de canal é recente, difícil dizer se é apenas o processo inflamatório ainda se resolvendo ou se é uma infecção resistente ou um abscesso, por exemplo. Converse com o seu dentista.

    2. Passei pela mesma situação do Diego, procurei outro dentista só que dessa vez do SUS, fiz uma radiografia, que apontou a causa da dor, é porque o medicamento ultrapassou a raiz. A dor só diminuiu após 6 meses, preferi não mexer mais nesse dente, pois gastei muito dinheiro e me causaram esse problema, eu não tenho coragem de deixar o mesmo dentísta que fez o canal mexer, pois ele mesmo me disse que a solução seria extraí-lo. Muito cômodo para ele essa solução, porque não foi na boca dele!
      Mas torço por você Deigo, tomara que essa dor passe logo, pois sei o quanto sofri. Também não é bom você tomar muito tempo a Nimesulida, pois esse remédio me atacou o fígado, estou com uréia e creatinina baixa, e agora tenho que gastar para tratar esse problema, causado por falta de atenção do suposto profissional que me atendeu.

  84. Doutora, fiz um tratamento de canal ha exatamente 5 dias, quando ando de carro ou de moto ou algo que balance sinto dores no dente, isso é normal ?
    Será que ainda nao cicatrizou?
    Obrigado.

    1. Pode ser normal sim, Idelfran… principalmente se for um dente da parte de cima. Aguarde mais alguns dias, seu dente ainda está em processo de cura, é esperado algum incômodo dado o procedimento tão recente.

  85. Olá, Dra. Ana!! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho e carinho para com todos os leitores!!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, estou fazendo tratamento de um canal, no último molar inferior direito. Após muitos dias sentindo dor e tomando analgesico e anti-inflamatório, fiz a primeira sessão. O médico fez o curativo e mandou eu voltar 1 semana depois. O problema é q 2 dias depois, voltou a doer muito, passei a noite sem conseguir dormir, mesmo tomando os medicamentos. No outro dia procurei o dentista, na esperança de ele passar algum outro medicamento. Sem anestesiar, ele retirou o curativo e começou a fazer tipo uma limpeza, até q em certo momento, ele tocou no finalzinho do dente e eu não aguentei, senti uma dor insuportável. Após isso, ele fez um novo curativo e disse q o meu dente tem 3 canais e q o ultimo e tbm maior, estava com um pouco de sangramento e que quando eu fosse fazer a segunda sessão, ele faria uma nova radiografia, para saber se ía ser necessário a extração. Fiquei aflita e mudei de dentista. Vou fazer tratamento com uma dentista com quem já fiz um procedimento desses em um outro dente. Mas só vou na quarta-feira desta semana. Enquanto isso, estou tomando antibiotico, hoje é o ultimo dia, a dor melhorou, mas ainda não passou. Queria saber o q pode ser esse sangramento. Terei msm q extrair? Pq msm com antibiotico, o dente ainda dói? Obs: a raiz deste dente tem uma curvatura no final. Será por isso, essa dor persistente ?

    1. Ana, o interior do nosso dente é vivo e tem sangue nele, então se o dente foi aberto para canal, é esperado que ele sangre. O antibiótico é adequado no controle da infecção, mas não no controle da dor, pra isso é precios um analgésico. Em princípio não vejo razão pra extração, pelo menos não com base no que você me relatou. Converse com o seu dentista.

  86. Dra. Boa tarde. Tudo bem?

    Já havia comentado em um post seu sobre canal, pois estava há seis meses tratando um no último molar inferior que nunca sarava. Pois bem, esse canal foi fechado há um pouco mais de um mês, e já no começo eu sentia dor, não recorrente, mas não podia mastigar em cima, por exemplo, pois havia ficado uma “fenda” entre os dentes e entrava comida, isso retraía a gengiva demais, então a dentista tirou um pedaço da restauração e refez deixando essa fenda menor, mesmo assim ainda doía, assim ela me passou nimesulida e disse que melhoraria em alguns dias, até que melhorou, mas eu só podia mastigar coisas moles. Há alguns dias o dente voltou a doer, e ontem quando fui passar o fio dental, sangrou muito entre o dente do canal e o do lado, e o fio dental também se partia como se o dente tivesse enroscando nele. Hoje está doendo mais, antes doía apenas quando mastigava, hoje dói sem eu eu fazer nada e sinto como se estivesse “pulsando”, quando mexi no dente, senti ele mole, não sei se é impressão. Dra, você sabe o que pode ser? Será que está inflamado ou o canal não foi devidamente tratado?

    Muito obrigada mais uma vez pela sua atenção.
    Sue

    1. Sue, pode ser um problema tanto no canal quanto periodontal (na gengiva), mas pela sua descrição me parece que está mais pra periodontal. Acho que a restauração pode não estar legal ainda, antes ela estava “apertada”, agora não está protegendo o periodonto porque não há ponto de contato com o dente vizinho. Mas não sei, é apenas uma suposição minha baseada no seu relato. Converse com a sua dentista.

  87. Olá, como vai?! A minha filha de 15 anos fez um canal no dente e até uns meses estava tudo bem. Ontem ela começou a sentir dor e hoje ela amanheceu com a parte do rosto inchado (bem na parte do dente) e tem uma bolinha que dá pra sentir na parte de baixo. Ela está sentindo muita dor. O que eu faço?

  88. Olá doutora!

    Fiz o procedimento das sessões para tratar um abscesso no molar inferior esquerdo e aí os curativos para terminar o canal. Foram 3 sessões pois a infecção estava muito grande de acordo com meu dentista. Ontem então ele fechou a obturação e no outro dia quando acordo, fico com o rosto todo inchado e o abscesso volta muito maior, com sangue dentro, quando fui escovar os dentes ele explodiu e encheu a boca de sangue… aí voltei urgente ontem para o consultório porque estava com muita dor também, estava inflamado pois já estava sentindo as inguas no pescoço, tive que tomar tylex para a dor. Então ele me alegou que o canal estava direitinho, mas era a infecção que havia ainda ficado. Então ele me passou remedio para dor e antibiotico de azitromicina e ele disse se não passar terei que cortar o abscesso e raspar o osso, isso procede doutora? Agora com o antibiotico e o remedio para dor aliviou, mas estou bem preocupada.

    Obrigada!

    1. Procede, Carol. Vamos torcer pra que o restante desse secreção drene e a infecção se resolva com o antibiótico. Se não, será preciso intervir novamente.

  89. Boa noite!

    Fiz um tratamento de canal ha aproximadamente duas semanas e foi muito tranquilo por sinal, depois de trocar o curativo e fazer uma obturação definitiva, comecei a sentir uma sensibilidade muito forte, principalmente quando bebo alguma coisa gelada ou escovo os dentes, dói muito. Pode me orientar sobre uma possível causa?

    1. Marques, não faz sentido que um dente com canal tratado seja sensível ao frio. Converse com o seu dentista, o problema pode ser num dente próximo ou na restauração, embora ainda assim a restauração, nesse caso, não causaria sensibilidade ao frio.

  90. Boa tarde, doutora!

    Fiz um tratamento de canal ha aproximadamente duas semanas, praticamente indolor, as dores sentidas foram as normais de qualquer tratamento desse tipo, foi concluido no mesmo dia (segundo a dentista), e colocado o curativo, na outra semana que voltei foi feita a obturação. Só que alguns dias depois comecei sentir uma sensibilidade muito forte, principalmente com coisas geladas, quando escovo os dentes, mastigo normalmente e não sinto dor, mas com coisas geladas sofro bastante. A doutora disse ser impossivel esse dente doer pois ela fez todos os procedimentos, pode me orientar sobre uma possivel causa dessa dor?

    1. Realmente Anderson, a dor com gelado é totalmente inesperada em se tratando de um dente com canal tratado, já que esse dente não é mais vital, não tem mais sensibilidade. Então, as possibilidades são: 1. A dor é em um dente próximo, e não nesse; 2. Se esse dente tem mais de 1 canal, pode ter ficado um “escondido”, sem tratamento. Neste caso, seria preciso reavaliar… se sua dentista não for especialista em canaç (endodontista), seria interessante a avaliação de um especialista, que ela mesmo pode indicar.

  91. Olá doutora. Tratei canal em um molar faz uns 4 ou 5 anos. Faz alguns dias que sinto um desconforto nele. Tenho dentista marcado para sexta feira… mas já li várias coisas aqui no blog e formei algumas hipóteses a partir de relatos de outras pessoas que se parecem com o que venho sentindo. Gostaria de saber se caso a restauração desse canal tenha infiltrado é possível somente trocar a restauração ou é preciso retratar o canal?? Espero ansiosamente sua resposta. Obrigada!!

  92. Ola Dra! Ha 4 meses fiz um canal com um especialista. Aparentemente tudo ocorreu normalmente. O dentista desgastou muito o dente e me recomendou fazer uma protese. Estou no processo de colocar a protese, mas meu dente tem tido muita sensibilidade ao toque com a lingua ou se “aperto” o dente. Sinto isso especialmente a noite e definitivamente esta mais forte ao acordar. Meu dentista responsavel pela protese nao entende o que possa ser, ja que as radiografias mostram que o canal foi bem feito, e pediu uma segunda opiniao a uma especialista de canal, que após suas proprias radiografias também nao encontra nada errado. Já tentamos anti-inflamatórios e antibioticos, um tratamento com fluor na gengiva (que ajudou um pouco, mas depois a dor voltou), mas nada. Descartamos bruxismos depois de alguns testes. Essa semana devo colocar a protese, mas estou receosa de ter que abrir esse dente novamente depois disso. Alguma ideia do que essa dor possa ser? Obrigada!

    1. Simony, me parece algo inflamatório, porque você descreve que a dor é pior ao acordar, e quando ficamos muito tempo deitados o fluxo sanguíneo na regiaõ da cabeça aumenta, o que deixa os sintomas inflamatórios mais fortes. Creio que há um processo inflamatório em curso, o que não é incomum após tratamentos de canal, pois a cicatrização dos tecidos em volta da raiz do dente envolve inflamação.

  93. Boa noite!
    Fiz um canal ha mais ou menos 2 meses e desde então meu dente sempre dói, então eu tomo analgesicos e passa, mas depois volta.
    Eu fiz 2 sessões de canal e na epoca meu dente ja doia antes mesmo das sessões, pensei que com o canal eu não sentiria mais o dente, tem dias que não suporto de dor.
    Não acho que é normal, o que pode ser?

      1. Ola, eu fiz um canal ja faz uns 3/4 meses e ele está sensivel, com coisa quente doi mais do que com coisas geladas. Falam que quando termina o canal não é normal doer, e agora eu estou preocupada porque provavelmente vou ter que refazer o canal :/

  94. Boa noite, doutora! Fiz canal no dente da frente tem cerca de 15 dias, mas como o dente ao lado está passando por um processo de enxerto osseo pra fazer implante, o provisório está agarrado no dente do canal e não pude botar a coroa ainda, está uma espécie de massa que está protegendo até eu conseguir terminar o implante e fechar de vez. As vezes sinto um pequeno incomodo que não chega a ser dor, mas uma sensibilidade no dente do canal, pode ser normal por não estar com a coroa? Ou pelo tempo curto de recuperação? Devo me preocupar? Quanto tempo posso ficar sem finalizar com a coroa sem prejudicar o dente do canal?
    Obrigada desde já!

    1. Essa sensibilidade é “normal”, Carla, dado tratamento de canal recente. O ideal é restaurar o dente apropriadamente assim que possível, mas, em tese, é possível ficar com o curativo até 6 meses.

  95. OLA. TO COM UM CANAL AQUI NO DENTE PRA FAZER, FUI NO DENTISTA ELE ABRIU MEU DENTE E FALOU Q ERA CANAL, AI ELE FEZ UM CURATIVO E TAMPOU MEU DENTE, EU IA VOLTAR LA PRA FAZER, SO QUE EU MORRO DE MEDO DE DENTISTA, NA VERDADE N DO DENTISTA, É DA DOR MSM, AI FIQUEI DOIS MESES SEM IR, HOJE QUANDO FUI COMER PAO DE QUEIJO, O CURATIVO SAIU E TA O BURACO, E TAMBEM ANTES DISSO ELE QUEBROU UM PEDAÇO , SERA QUE ELES VAO QUERER ARRANCAR O DENTE ? VAI DOR MUITO PRA FAZER O CANAL ?

    1. Izabela, compreendo seu medo, mas é preciso que você decida fazer algo a respeito… você percebe que a situação só está piorando? Você precisa procurar seu dentista o mais rápido possível! Parte do seu dente já quebrou, o que significa que provavelmente será necessário um bloco pra restaurá-lo depois do tratamento de canal (se você tivesse resolvido isso antes, quem sabe apenas uma restauração direta resolvesse). Tratamento de canal não dói, é um procedimento feito com anestesia local. Vá tranquila.

  96. Boa noite Doutora,

    Estou fazendo um retratamento de canal devido a uma infecção na raiz do dente número 12. Sentia a sensação de dente crescido e quando pressionava atras do dente no céu da boca, sentia um incômodo.

    Bem, tive a primeira sessão do tratamento, no qual o dentista retirou todo o material do canal antigo, colocou um tipo de remédio pra limpar o canal. Falou que apenas na segunda sessão que iria entrar pra área da infecção. O que acontece após essa primeira sessão, o dente está muitoooo mais sensível, latejando e começa a aparecer uma fístula no céu da boca, na parte superior atras do dente citado. Está normal essa situação ?

    Abs

    1. Considerando que há uma infecção, os sintomas que você descreve fazem sentido. Agora é preciso instrumentar novamente o canal, a secreção deve parar e, então, será possível obturar o canal novamente.

      1. Bem, fui pra outra sessão. O dentista realizou uma instrumentação do canal, realizando a limpeza e colocando a medicação na área infectada. Tb realizou o corte da fístula que havia aparecido no céu da boca, retirando todo a secreção ali existente. Já passaram-se dois dias, não sinto mais as dores, latejamento e incômodos todos foram solucionados. Ele solicitou que fosse daqui mais dois dias, permanecendo o diagnóstico de normalidade atual, seria realizado o fechamento do canal.
        E ai doutora tudo, correto, dentro do esperado ??

        Abs

  97. Dra. Ana, fiz um canal ha um ano atras, nos ultimos dias este canal voltou a doer só com gelado e agora está continuamente… Ja levei o raio x em dois dentistas e eles dizem que não tem nada, mas não faz sentido… o que pode ser?

    1. Erica, não faz sentido que um dente com canal tratado apresente sensibilidade ao frio. Eu acho que o problema pode ser no dente ao lado ou no correspondente a ele no arco oposto. É preciso considerar essas possibilidades.

  98. Olá, eu tenho dois canais nos dentes de cima no lado direito, não sei os números mas é o penúltimo e o antepenúltimo dente, este foi esse ano, é o seguinte toda vez que como algo quente ou gelado me dói a região desses dentes, só que não consigo localizar a dor de qual dente é, pra mim é interna, mas o último dente não é canal, mas fiz uma obturação recente o dentista falou que não é preciso fazer canal, mas essa dor vem de onde, dos canais ou desse ultimo dente, será eles estão com sensibilidade? É possível, mas essa dor e só nessa região, doutora uma dica.

    1. Geferson, não tenho como dizer ao certo, mas é mais provável que a dor seja do dente recém restaurado. Não faz sentido que dentes com tratamento de canal apresentem dor ao frio e ao calor. A dor pode estar irradiando para a região dos dentes tratados.

  99. Doutora, realizaram um tratamento de canal em um dos meus dentes, e aparentemente com resultados excelentes. Mas eis que agora uma parte deste dente está quebrada. Ainda não está doendo. Na verdade, nem sei quando se quebrou, pois não senti nada. Notei recentemente. Precisarei extraí-lo? Será que não há salvação possível? Minha mãe afirma que o dentista terá que arrancá-lo, e eu estou apavorada. Devo ressaltar que tenho muito medo de dentista, e quando o doutor fez o canal, eu tremi muito, foi horrível. Nem sei como não desmaiei. Terei que ir ao dentista de qualquer maneira, e ele dirá se é necessário extrair o dente ou não, mas gostaria que a senhora me dissesse se é verdade que quando se quebra um dente no qual foi feito um canal, a extração é necessária.

    A página é excelente. Muito obrigada.

    1. Erika, a extração de qualquer dente, com tratamento de canal ou não, sé é necessária em último caso, quando uma fratura ou cárie, por exemplo, compromete inclusive as raízes do dente. No seu caso não me parece que isso tenha acontecido, não vejo razão alguma pra extração pelo seu relato. Basta restaurar o dente adequadamente, fazendo um bloco, por exemplo. Converse com o seu dentista.

  100. Bom dia Doutora,
    Fiz um tratamento de canal na segunda 13/07 e no dia não houve dor e esse dente está inteiro, pela radiografia o canal do dente está ok, sinto bastante dor e esta inchado, tomo analgesico e a dor melhora bastante, gostaria de saber em que casos depois de fazer o canal ha a necessidade de extrair o dente. Muito obrigada pela atençao.

    1. Ingrid, a extração é realmente o último caso, quando realmente o dente não pode ser mantido (quando há uma fratura de raiz, perfuração de canal, infecção resistente, reabsorção grande de raiz, muita perda óssea, etc.). No seu caso, em princípio, não há necessidade… mas é preciso verificar o que está acontecendo. Procure seu dentista pra reavaliar.

  101. Doutora, tive que fazer canal em um dente necrosado, o tratamento foi finalizado no dia 30/7… mas as vezes sinto uma pequena dor espontânea nele. É normal?

    Outra pergunta, fiz uma radiografia panorâmica para ver todos os dentes, principalmente um, que eu sinto raramente dor espontânea, só que não foi constatado nada na radiografia, pode ser de pressionar, pois tenho DTM?

    Obrigada, Bruna.

    1. Bruna, pode ser “normal”, sim, já que a conclusão do tratamento é recente e os tecidos em volta da ponta da raiz do seu dente ainda estão se curando. Quanto ao outro dente, nem sempre a radiografia traz alguma informação relevante, pode ser por você fazer bruxismo / apertamento (ranger os dentes), sim. DTM é outra história, aí seria um problema articular.

  102. Dra. boa tarde.
    Fiz tratamento de canal no pré molar ontem (13/07/2015) e ele ainda dói se tocar ou mastigar. No local da anestesia também esta doendo e tenho dor na articulação por ter ficado com a boca muito tempo aberta. Tudo isso é comum? Obrigada.

  103. Olá!
    Dra. Ana.
    Meu nome é Jblimas.
    Já conclui o tratamento do canal em meu dente só que ele não pode levar nada de liquido frio nem quente que doi muito, e muitas das vezes ate a comida que como causa uma dor enorme. O que pode ter ocorrido?

    obg.

    1. Jblimas, são sintomas que não fazem muito sentido considerando o tratamento de canal concluído. Você não estaria apenas com um curativo endodôntico?

  104. Oi Dra. Ana,
    Eu fiz um tratamento de canal ha 3 semanas, e eu estava com dor no dente quando fiz, após o tratamento ele doeu durante 3 dias e parou, agora voltou a doer (incomodar). Ele está com curativo, pois irei fazer uma restauração (bloco). O que devo fazer pra controlar essa dor ? E essa dor é normal ?

    Desde já agradeço pela atenção.

    1. Vinícius, como o tratamento de canal é recente, esse incômodo pode ser “normal”, sim. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de tomar um anti-inflamatório ou analgésico. Outra possibilidade é que o curativo esteja “alto”, algo que seu dentista pode resolver com um pequeno ajuste / desgaste. Fale com ele.

  105. Oii, boa noite! Dra. faz três meses que fiz um canal no ultimo dente inferior, estava tudo bem não sentia nada, agora faz duas semanas que o meu dente está dolorido ao toque, e quando vou comer ou beber coisas quentes sinto uma dor forte, e logo passa, só dói com coisas quentes, quando tomo frio, gelado, não dói, já marquei dentista para segunda feira, mas gostaria de saber por que isso está acontecendo???

    1. Mary, pode ser só um sintoma inflamatório, mas pode ser, também, sinal de reinfecção. Seu dentista precisa avaliar pra ver o que está acontecendo.

  106. Oi Dra. Ana. Bom dia!

    Gostaria muito de sua ajuda,
    Eu fiz um canal em março, restaurei, ficou tudo perfeito… não senti dor. Porém agora (depois de 3 meses) sinto uma dor, principalmente a noite… em todo o maxilar do lado do dente, parece que até o ouvido dói. Isso é normal? Essa dor não é constante, o que pode ser?

    1. Elaine, dores que pioram à noite geralmente têm a ver com processos inflamatórios, pois à noite ficamos mais deitados, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e deixa os sintomas da inflamação mais pronunciados. Como você tratou o canal desse dente e a dor é do mesmo lado, é bem possível que a causa disso seja ele. Mas inflamação não é algo necessariamente ruim, é uma defesa do organismo… pode ser que seja apenas uma inflamação tardia, sem maiores consequências. De qualquer forma, seria interessante que você procurasse seu dentista pra reavaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  107. OLÁ DRª, BOM DIA!
    A MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE, EU INICIEI O CURATIVO DO CANAL, ESTOU USANDO AQUELA MASSINHA PROVISÓRIA, JÁ TEM DATA MARCADA PRA FAZER O TRATAMENTO DO CANAL, SÓ QUE O MEU DENTE DÓI MUIIIITO. TEM POSSIBILIDADES DE UMA DESISTÊNCIA E RANCAR O DENTE, OU NECESSARIAMENTE EU TENHO QUE CONCLUIR A SEGUNDA ETAPA?

    1. Sheila, até é possível extrair o dente, mas eu realmente desaconselho. A dor é esperada e pode ser controlada tanto com medicação quanto com a troca do curativo. Se você simplesmente extrair o dente, resolve só o problema imediato, que é a dor. Mas vai ter que usar algum tipo de prótese para o resto da vida… então pense bem. Gostaria que você lesse (e visse o video) –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

  108. Ola tudo bem, fiz um canal ha dois anos atras, mas varias x sinto uma dor chata, e a vezes parece que pulsa meu dente la dentro, ja fui no dentista e ele fez raio x, mas nao mostra nada, isso pode ocorrer ??? Sera que vou ter que fazer canal de novo nesse dente ??

    1. Walquiriaa, essa””pulsação” não deveria ocorrer… pode ser sinal de infecção, e aí pode estar indicado um retratamento de canal, sim. Mas são só suposições, pra ter certeza é preciso que seu dentista reavalie.

  109. Olá Dra!
    Fiz um tratameto de canal tem 07 dias em um pre molar… primeiramente fiz uma tomo para ver se nao havia fratura no elemento e nao acusou nada… o procedimento foi feito com microscopia, localizador apical, clinica mega higienica, foram feitos testes com corante para ver se nao tinha nada q comprometesse o tratamento, profissional com muita experiencia, enfim… continuo com dor e sensibilidade… nao consigo mastigar nada em cima…
    Estou muito preocupada achando q tinha fratura no dente e nao foi visto… o dente ja está restaurado… aparentemente tá lindo, porem segue com sintomas… o que posso fazer e o q pode ser, Dra?

    1. Paloma, creio que a dor vai diminuir aos poucos… considere que os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão em recuperação. Se houvesse fratura, a tomografia teria mostrado… pode ter certeza.

  110. Doutora, por favor, preciso mto da sua opinião!
    No ano passado, fiz um tratamento de canal no 2° de trás pra frente sem o siso (acho q o nome é molar). Pois bem, qdo acabou o tratamento avisei a dentista que ainda sentia dor, incômodo, principalmente pulsação e algumas vezes dor com gelado. Ela radiografou e disse que tava tudo certo, me deu amoxicilina e disse que o próprio organismo ia resolver. Meses depois nada melhorou, e ela continuou se negando a ver o que tinha dizendo que o dente tava bom. Enfim, em março desse ano cansei do incômodo e procurei outra dentista, ela abriu e começou um retratamento, pq disse que tinha bastante secreção. 3 meses depois indo toda semana tomando mto antibiótico e anti-inflamatórios, mesmo com o retratamento, novamente continuo sentindo dor, pulsação e essa sensibilidade com gelado, ou quando faço buchecho e parece que da uma fisgada. Ela diz que não tem mais nada pra fazer, que os canais estão limpos e começou a fechar. Mas parece que ta piorando ainda mais!! A mesma história ta se repetindo, eu digo que tenho dor, elas dizem que não tem nada, e meses depois qdo abre tem secreção. O que pode ser isso doutora? Tratamento de canal não é barato, já pensou se daqui uns meses eu tiver que pagar pra retratar de novo pq a dentista foi teimosa em dizer que ta bom, mesmo com a dor que eu sinto? Você sabe o que pode estar acontecendo pra esse dente dar tanto problema e não sarar? Não seria certo ela me e caminhar pra um especialista ao invés de cobrar e não resolver nada? Obrigada!!

    1. Renata, me parece uma infecção resistente. Ela cede durante o tratamento, mas o abscesso retorna depois de um tempo. Eu acho que o ideal é a avaliação de um dentista especialista em endodontia, mesmo. Sua dentista pode sugerir um colega especialista, mas mesmo que ela não sugira, você pode procurar um pra uma avaliação.

  111. Fiz tratamento de canal para colocação de coroa e estou no momento com dente provisório, mas dói sempre que mastigo, e também se aperto em cima dele com o dedo. Sozinho ele não dói. O que poderá ser?

    1. Clemência, é provável que o provisório esteja um pouco “alto”. Nesse caso, um pequeno ajuste / desgaste resolveria o problema. Converse com o seu dentista.

  112. Olá, tinha uma obturação no dente 26 que caiu, fui ao dentista que disse que era canal e tirou uma radiografia e ficou com dúvida de fratura na unidade, pediu uma tomografia cone beam que não mostrou fratura, então encaminhou para a especialista em canal, que tirou outra radiografia que mostrou a mesma “sombra” que parece fratura, mas como não tinha nada na tomo, continuou o tratamento de canal. É possível uma tomografia computadorizada não mostrar a fratura ? E haver tanta dúvida em relação a isso, pois 3 dentistas já viram os exames e continuaram com a dúvida se era melhor extrair ou fazer canal, e mesmo depois que o canal terminar, tenho que esperar para ver se vai doer ou não para saber se era fratura mesmo ?

    Muito obrigado pela atenção !

    1. Felipe, a tomografia é um exame em 3D, é como se o dente estivesse “na mão” do dentista pra ser avaliado… acho altamente improvável que uma fratura não seja percebida numa tomografia. Radiografias são exames 2D, em radiografias realmente nem sempre é possível visualizar uma fratura, porque depende do ângulo com o qual ela foi feita. Minha tendência, considerando o seu relato, é achar que não há fratura.

  113. Olá doutora, fiz um canal há mais ou menos 2 anos, e ontem à noite esse dente começou a doer, mas tão forte, pensei q fosse enlouquecer, tomei vários comprimidos de ibuprofeno de 600mg, só aliviou depois de muito tempo, e hj voltou a doer, só posso ir ao dentista amanhã de manhã. Tem algum remédio q a senhora possa me indicar pra aliviar até amanhã?

    1. Ro, só estou lendo seu comentário agora. Já é “amanhã de amanhã”, então acredito que você já deve ter ido – ou está indo – ao dentista. Me conte o que ele disse, ok?! Talvez seja uma reinfecção ou até o problema seja em outro dente… é preciso avaliar.

  114. Dra, boa tarde.
    Fiz, um canal há 1 ano e 2 meses e de três dias prá cá este dente está doendo muito, sensível a alimentos quentes, dolorido ao toque, parece estar maior que o normal, impossível mastigar do lado deste dente, o que pode ser?
    Tenho consulta apenas daqui a 6 dias, até lá o que posso fazer para aliviar?
    Obrigado.

    1. Amanda, parece um novo abscesso / infecção. Se seu dentista não pode atendê-la procure outro – em caráter de urgência – pra avaliar e fazer algum procedimento necessário, não dá pra esperar 6 dias com dor de dente.

  115. Boa tarde, Dra. Ana. Tudo bem?
    Retratei o canal de um dente ontem e hoje ele está doendo. Sinto ele “pulsando” e dói quando mastigo em cima. Gostaria de saber se é o normal o dente doer após o retratamento de canal. Pois antes de retratar, ele não doía.
    Muito obrigada pela atenção.
    Att
    Tamara Gallas.

    1. Tamara, pode ser normal, sim. Quando o dentista instrumentou o dente, criou-se um processo inflamatório, então leva um tempo para os tecidos ao redor da raiz do dente se recuperarem. O incômodo deve diminuir pouco a pouco com o passar dos dias. Se isso não acntecer, procure seu dentista pra reavaliar.

      Gostei do seu blog. :)

  116. Oi dra., iniciei um canal ha 10 dias, estou com aquela massinha do curativo, mas estou sentindo muita dor, o dentista tinha me garantindo q nao sentiria mais nada, o que pode ser?

    1. Aline, dentista algum pode garantir isso… a chance da dor desaparecer com a conclusão do tratamento de canal é grande, mas o dente ainda pode ficar dolorido uns dias, nem sempre a resolução da dor é imediata. Se o tratamento já foi concluído, tenha em mente que seu dente ainda está se curando de um processo inflamatório. Se ainda não foi concluído, seu dente pode doer, sim.

  117. Olá Doutora!
    Fiz um canal em um dente que ja estava morto por dentro ha algumas semanas, de princpio nao sentia nada, mas agora quando como algo duro ou ranjo os dentes sinto a raiz doendo um pouco, uma pressão forte. Como ele ja esta com canal, nao deveria doer nao é mesmo?

    1. Andressa, o que dói não é o canal, é o periodonto, ou seja, os tecidos em volta da raiz do dente (osso, gengiva). Esse incômodo é comum, e vai passar aos poucos.

  118. Olá, fiz canal por causa de uma sensibilidade que incomodava um pouco, indicada por uma dentista, segundo ela a restauração era profunda demais. Só que já faz um ano e 6 meses e ainda sinto algumas vezes um desconforto, como se o dente estivesse alto, e lateja um pouco quando esta nesse período e, se estiver assim e eu tomar algo quente sinto pulsar. Esse canal é no primeiro molar e notei que uma restauração que existia entre ele caiu, é possível que essa sensação seja por isso? Fiz um m RX e no laudo diz dente totalmente obturado, mas o desconforto as vezes aparece.

    1. Renata, os sintomas que você descreve são de uma pericementite, que é quando há um “inchaço interno” na pontinha da raiz do dente, digamos assim, que deixa ele mais “alto”. Assim ele bate antes que os outros nos dentes do arco oposto, dói, só piora com o tempo. Um sintoma ruim é a dor com bebidas / alimentos quentes, pode ser sinal de infecção e, talvez até, de necessidade de retratar o canal. A falta da restauração, em tese, não deve ser a responsável por isso. Enfim… procure sua dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

  119. Oi, doutora. Quando eu tinha de sete para oito anos, sofri uma queda na escola. Meu dente de leite ficou preto e precisei extrair, coisa de criança. Extrai e não tive problema por um bom tempo. Há cerca de dois anos, quando eu tinha quinze, eu tive um cisto que, segundo os dentistas que visitei, foi decorrente do trauma sofrido na queda. Formou-se uma bola de pus (abscesso) no céu da minha boca que foi, de longe, a pior dor que senti na minha vida. Foram dias terríveis, o dentista me indicou que eu fizesse o canal, mas a dor foi tanta que somente o alívio do abscesso estourar me fez esquecer do canal. Há um ano atrás, lá para junho, eu tive novamente o abscesso (mais uma ou duas vezes) e fiz dois canais (no dente da frente e no dente ao lado). Em dezembro tive um desconforto e achei que pudesse ser alguma coisa, corri para a dentista que tirou um raio-x e disse que eu estava traumatizado, que não havia nada. Passou. Hoje novamente senti este desconforto que agora está beirando a dor. Como devo proceder? Devo trocar de dentista? Caso haja pus na minha boca, é possível que o raio-x mostre? Tenho muito medo, pois sei que um abscesso é uma infecção e que infecções são perigosas.

    1. Daniel, se o abscesso causar destruição óssea, ele aparece na radiografia, sim. Mas nem sempre isso acontece. Eu acho que, se agora há – quase – dor, é importante reavaliar. Até porque não é só a radiografia que determina o diagnóstico, mas uma série de exames, testes e sintomas.

  120. Boa tarde Ana,
    Meu dente vinha doendo ha muito tempo, não tinha cárie, mas já tinha sido obturado. Após o dentista fazer o teste do toque no dente e identificá-lo, resolvi fazer o canal. Já faz seis meses, mas o dente ainda continua doendo, ja retornei no dentista que fez o canal duas vezes, ele refez o procedimento mas continua doendo. Será que o dente está com infecção?

      1. Obrigado por responder, Ana. Vou voltar na dentista segunda feira. Minha impressão é que cada vez que a dentista faz o procedimento a dor diminui. É uma dor muito intensa, que parece que pega o nervo do dente e irradia para o olho que tbm dói. Vc acha que devo procurar outro especialista?

  121. Boa tarde, fiz um tratamento de canal há 7 dias e ainda estou com aquela massa provisória, não fiz a restauração ainda, é normal eu sentir um choquinho quando os dentes batem um no outro, o mesmo acontece se eu bater com a parte rígida da escova no dente. Não sinto nenhuma dor no dente. Este choquinho é normal após o tratamento canal?

  122. Dra. Ana, boa noite.
    Fiz um canal ha muitos anos, foi colocado um bloco de metal. Só que hoje percebi um incômodo ao mastigar. E vi que tem um furinho próximo ao bloco e que ele está solto. Não doi, mas incomoda a movimentação dele. Se eu tirar ocorrerá dor ou acarretará algum desconforto?

    1. Robertson, ele deve ter se soltado por causa de alguma infiltração, o que expkica o “furinho” ao lado dele. Suguro que você evite mastigar sobre esse dente por enquanto, e procure um dentista o mais rápido possível. Deve ser necessário fazer um novo bloco.

  123. Boa noite, Dra. Ana.

    Tenho uma duvida e gostaria de pedir uma opiniao sua. Fiz um tratamento de canal (não havia carie, apenas sentia muita dor) e depois de umas 3 semanas apareceu uma fistula. Deixei passar um tempinho pois achei que ela fosse sumir, dai voltei na dentista, ja que apos quase 3 meses a fistula persistia. Ela me indicou um outro dentista, dai fiz a retratacao do canal e ele fechou o dente mesmo com a fistula ainda presente, que reapareceu apos umas 2 semanas. Na tomografia diz que houve reabsorcao radicular e que o dente 42 (o canal foi no canino 43) ja estava comprometido tb. O dentista sugeriu a curetagem e como esta havendo perda ossea, o plasma rico em plaquetas. Estou na duvida se é o melhor procedimento, pois a forma com o tratamento foi conduzido (parece que no retratamento ele extravasou o canal), os precos e tal me fazem duvidar da boa fe do dentista. Vc acha que posso esperar algum tempo e torcer para a regeneracao ossea espontanea ou a raspagem seria mesmo a indicada? Conhece alguma tecnica bem avancada para tratar esse tipo de problema sem que eu precise fazer um implante? Agradeco a atencao.

    1. Bianca, não sei exatamente o que você quer dizer com “curetagem”, seria uma apicectomia (remover a pontinha da raiz do dente, onde está a infecção, via cirurgia)? Se for isso, acho que pode haver indicação, sim. Fiquei em dúvida porque você fala em precisar de implante e, em princípio, não vejo razão pra extração desse dente, a não ser que a reabsorção radicular se tão grande que inviabilize manter o dente. Ou estamos falando de uma raspagem mesmo, periodontal? Enfim: aguardar e ver como seu organismo vai se comportar é uma opção, sim. Mas eu não esperaria muito, no máximo de 3 a 6 meses.

      1. Oi Dra. Ana. Obrigada pela resposta. O dentista disse curetagem, para limpar a area, disse que nao seria necessaria a apicetomia. Estou na duvida pois ninguem me diz a causa do canal. Nao tinha carie, nunca bati com o dente… eu tenho sobremordida, travo muito a boca para dormir… sera que pode ter sido por trauma oclusal… imagino que tratar a causa seria mais eficiente do que o problema em si, a principio… pois como aconteceu nesse dente pode vir a ocorrer nos outros… o que a senhora acha… devo tomar antibiotico para ajudar a conter a infeccao. Muito obrigada pela atencao.

        1. Pois é, Bianca… às vezes um dente é hígido, nunca foi batido, nunca foi restaurado, nunca doeu… mas mesmo assim tem indicação de tratamento de canal. Você tem toda razão – embora independentemente da causa seja necesário tratar – é essencial determinar a origem do problema, pra prevenir que ocorra novamente. Não, se seu dentista não prescreveu antibiótico, não é necessário tomar.

  124. Fiz algumas obturações e troquei algumas que estavam quebradas, conforme ia fazendo, um dente por dia, teve alguns dentes que depois senti um pouco de dor ao mastigar, mas isso em alguns dias passou, mas sinto sensibilidade em um deles a quente e frio e um pouco de desconforto quando como algo duro, isso é normal? Apos terminar o ultimo dente sentia uma dor forte ao mastigar, tipo um choque, aí esperei 1 semana e essa dor não passou, então resolvi voltar na dentista que falou que eu tinha que fazer um canal e já estou indo para terceira sessão, pois ela disse que terminaria em duas sessões, mas meu canal e muito fino e curvo e ela precisaria de mais uma sessão, e eu não sei se isso é normal, mas ainda sinto um pouco de choque quando como alguma coisa crocante como um simples biscoito, fandangos, e estou com medo de comer, então mastigo bem devagar. O dente melhorou, pois não estava conseguindo nem fechar um dente no outro com força, e agora não sinto mais essa dor, mas o que me preocupa é se eu vou poder voltar a comer normalmente e se esses choques vão parar.

    1. Carolina, sensibilidade ao morder e ao frio pode ser considerado normal em até uns 30 dias após feita a restauração. Já sensibilidade ao quente, pode ser problema de canal, o que se comprovou no seu caso. É normal, que você sinta o dente um pouco sensível durante o tratamento de canal. Você vai voltar a comer normalmente, sim, os choques devem parar.

      1. Oi Dra. Ana, meu caso é parecido, tinha a “mordida cruzada” e bruxismo, e por conta disso os dentes desgastavam muito nas extremidades. Não tinha restauração que parasse no lugar e a sensibilidade (principalmente ao frio) era terrível. Coloquei aparelho aos 34 anos sem levar muita fé; minha dentista garantiu que a mordida foi para o lugar certo e que o bruxismo melhoraria, o que de fato aconteceu. Desculpe se as palavras não são adequadas, não é minha profissão. Comecei a refazer as restaurações quebradas mas a sensibilidade (choques) estão cada vez maiores e parece que os desgastes continuam. Penso em fazer tratamento de canal nos quatro molares, será que resolve? Um deles tem uma restauração enorme que fiz há 20 anos (inclusive o profissional que fez nem me cobrou pois não havia qualquer garantia de sucesso, e está durando todo esse tempo), mas tenho receio que quebre a qualquer momento. Fico até constrangido pelos questionamentos, mas é que os dentistas aqui da cidade onde moro são muito dinheiristas e não gostam de divulgar seus diagnósticos. Abraço.

        1. César, você diz que o bruxismo melhorou com o tratamento ortodôntico… mas você fez algum tratamento específico para o bruxismo? Usa alguma placa oclusal? Porque tratar esses canais pode até resolver em parte a questão, mas não garante nem o controle do bruxismo – que é a causa primária do problema – e nem protege seus dentes e o periodonto dos efeitos do bruxismo.

  125. Por volta de um mês e meio atrás fui a uma dentista e ela encontrou uma pequena cárie no dente 22, e na hora de colocar a resina ela não ficava, e depois de três tentativas ela disse que tinha mais cárie para o fundo e foi abrindo até abrir o dente, ela colocou a anestesia dentro (doeu bastante), fez alguns procedimentos e pos o curativo e disse que eu teria que tratar o canal, marcando para 25 dias depois, no dia seguinte comecei a sentir um pouco de dor que foi aumentando a ponto deu passar muito mal e ter febre, e ela me orientou a ir a uma emergência e lá começaram a tratar o canal, a dor melhorou um pouco no dia e voltou a doer no dia seguinte, com isso procurei outro dentista para não ter que esperar tantos dias com dor. Fui nessa outra dentista que tratou e obturou. Mas eu continuei com bastante dor depois disso, voltei lá para tratar outro dente que estava com sensibilidade extrema e tive que tratar o canal também… só que eu estava com bronquite e ela me orientou que poderia ter alguma influencia eu ainda sentir dor. Tratei este outro dente que ficou um pouco dolorido, mas nada comparado ao 22…

    Voltei depois para polir e comentei que ainda estava doendo, ela fez algumas verificações e disse que o dente estava com um pouco de mobilidade e poderia ser por conta do tratamento e da infecção. Que se não passasse em duas semanas para voltar lá. Faz 2 dias, mas o problema é que está latejando e doendo demais… mas não sei o que mais fazer.

    1. Daniela, se o canal já foi tratado, realmente é preciso aguardar alguns dias pra ver como o seu dente vai se comportar. A tendência é a dor diminuir e sumir, pois os tecidos em volta do dente (gengiva, osso) ainda estão em processo de cura / cicatrização.

      1. Dra. Ana, muito obrigada pela resposta! Na verdade o meu medo mesmo é que não fosse algo “normal” ainda estar com a dor tão forte depois do tratamento, até porque tem horas que para a dor espontânea e horas que fica muito intenso, e fiquei com medo de ser algo mais sério… Mas vou aguardar então. Obrigada de coração.

          1. Olá, continuei com dor neste canal todo este tempo, ele diminui a dor e a frequência, mas ainda dói e ainda tem mobilidade =/, fui em outros dentistas, olharam as radiografias e disseram que o canal está certinho e não tem nada mais grave para se preocupar. Demora muito tempo para passar essa dor e mobilidade?

            O problema é que eu preciso por aparelho, como vou por num dente que dói e tem mobilidade? :(

            Adicionando uma informação, notei que a dor ocorre geralmente depois que eu passo o fio de alguma forma (não sempre) e passa da mesma hora, eu fico passando o fio para “ajeitar”, será que é a posição do dente?

          2. Daniela, seria interessante a avaliação de um periodontista, considerando que há mobilidade. O problema pode não ter nada a ver com o canal, mas com os tecidos em volta do dente. Se o periodontista der ok, é possível instalar o aparelho. Esse alívio que você sente com o uso do fio dental, ao movimentar levemente o dente, pode ser sinal de problema periodontal, mesmo.

  126. Olá Dra. Ana, boa noite, tudo bem?
    É o seguinte. Fiz um canal há mais de 25 anos, o dente nº 46. Nunca me incomodou, mas de uns tempos pra cá parece que “acordou”. No final de semana ao passar o fio dental senti uma fisgada latejante, parecia que havia caído uma bomba. Mas foi uma fisgada muito forte. Só que é assim. Alguns anos atrás foi extraído três sisos. Fui ao dentista em uma universidade e no raio x panorâmico, a radiologista notou que ficou um pedaço do nervo. Desde esse tempo sinto meu palato latejando. Já fui a vários dentistas e ninguém acha nada. Depois que meu dente (46) começou a latejar e dar umas ferroadas que pega todo o lado direito do rosto o palato tb entrou na dança. São umas ferroadas que duram uns cinco minutos e dps param. De 0 a 10 a dor é 11. Qdo eu estava almoçando a dor veio tão forte, que se irradiou para meu braço direito. Minha dentista por enqto só me receitou ibuprofeno e diripona, só entrará com anti-inflamatório após o resultado do raio x. Que tipo de dor pode ser essa?
    Ps: foi solicitado fazer raio x periapical dos dentes 46 e 47.

    1. Lizzy, difícil dizer o motivo da dor só pelo seu relato… talvez a origem dela nem seja o 46… talvez não seja nenhum dente, mas uma nevralgia, por exemplo. É preciso avaliar muito criteriosamente, ir eliminando as possibilidades pra se chegar um diagnóstico… e isso não é fácil e pode não ser muito rápido.

  127. Olá, Ana.
    Eu fiz um canal há 2 anos, ele foi fechado com uma especie de massinha branca, porque eu fiquei de voltar outro dia para colocar o bloco (e nunca voltei). E agora comecei a “senti-lo”. Ele não dói, mas as vezes lateja, e fica um pouco “pesado”. O que poderia ser?

    1. Wenna, pode ser uma infecção resistente, pode ser um problema periodontal (na gengiva e no osso)… depende. De qualquer forma, é essencial que você procure seu dentista pra fazer o bloco… aí ele já avalia pra ver o que está acontecendo.

      1. Obrigada, Dra. Ana. Infelizmente só poderei ir ao dentista no próximo mês e por isso continuo preocupada. Ele pode doer caso ocorra uma infiltração?

  128. Boa tarde, Ana. Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar por sua publicação e prestatividade. Fantástica a sua postura! Segundo, se possível, gostaria muito que você também sanasse uma dúvida minha. Iniciei um canal (acho que na verdade só falta colocar o “bloco”) há quase dois meses, porém sinto o dente doer quando é colocada a massinha (curativo), fico uns três dias sem sentir nada e depois a dor volta (obs.: somente na 3 vez q fui ao dentista, ele resolveu tirar o curativo, limpar o dente e tampou novamente o “buraco”). Ao redor do dente estava roxo até a semana passada, não conseguia encostar um dente no outro. Nesta última sexta fui pela 4 vez ao dentista, ele achou por bem deixar sem o curativo e me passou diversos medicamentos (como em outros momentos). O simples fato de ter tirado o curativo aliviou muito a dor. Sinto grande sensibilidade em uma das “pontas” do dente. Diante disso, minha dúvida é: pode as raízes ou uma das raízes do meu dente (inferior ao canino) ainda estar “viva”? Estou morrendo de medo de fechar o “buraco”, ter um abscesso e resultar na perda do meu dente :(… Em aguardo por sua resposta. Desde já agradeço. Diana

    1. Diana, pela sua descrição o tratamento de canal ainda não foi concluído e, enquanto isso não acontecer, pode sempre voltar a doer. Sim, pode haver algum resíduo do nervo ainda, mas creio que não, considerando que o tratamento já começou faz certo tempo. A dor deve ser pelo processo inflamatório, mesmo. NAda no seu relato me faz pensar num desfecho em que você acabe perdendo seu dente.

      Fico feliz em ajudar. :)

      1. Muito obrigada pelo esclarecimento, Ana! Foi de extrema importância para mim! 😀 Que Deus te ilumine e dê sempre muita sapiência! Grande abraço! Att. Diana

  129. Dra, eu fiz um canal no ano passado em dezembro, aparentemente perfeito. Em fevereiro eu senti dores no dente, infeccionou, inchou o rosto todo. Dores terríveis, tomei medicação durante duas semanas. Voltei ao medico, ele tirou um RX e não apareceu nada demais, entao ele resolveu abrir… estava infeccionado. Desde o mês de fevereiro que ele coloca remédio e quando volto esta inflamado um pouco. Nessa ultima semana esta somente incomodando um pouco. Estou preocupada com isso faz três meses.

  130. Dra. fiz um tratamento de canal há quase 8 anos. Sobrou muito pouco do dente, por fora me arrisco a dizer que 90% é restauração e o restante é o que sobrou. Sempre senti esse dente com muita sensibilidade a pancada ou coisas geladas, mas de uns meses pra cá tenho sentido muita dor, um pouco de inchaço e vermelhidão, quase roxo. Fui a um dentista que me passou amoxilina e ibuprofeno, passou, mas dois meses depois voltou a doer, latejando, tudo de novo. É possível que esteja infeccionado e possa piorar? Ou pode simplesmente inflamar de vez em quando?

    Desde já, muito obrigada.
    Amanda

    1. Amanda, não é normal que um dente com tratamento de canal há tanto tempo “de repente” comece a doer. Pode haver um novo – ou reincidente – problema de canal, pode ser um problema periodontal (uma infecção na gengiva). Não acho que você deva esperar que inflame de vez em quando, é preciso diagnosticar e tratar o problema de acordo.

  131. Dra. Fiz um tratamento de canal, porem ficou um ponto a fazer… nao entendi mto bem, sei que o dente nao foi restaurado, pq a dentista nao conseguiu descer a carie. Porem depois que comecei com esse tratamento minha rinite que era controlada ficou quase que cronica… existe a possibilidade do canal ter afetado minha rinite ? Nao melhoro nunca, nem com remedio nenhum, e a unica coisa diferente que eu fiz foi esse tratamento… obg !

    1. Não entendi bem, Naiara… você está em tratamento de canal ou ele já foi concluído? Como assim “descer a cárie”? Me explique melhor, por favor.

  132. Dra, fiz uma obturação no meu siso, que ficou bem grande e precisaria de um bloco. O dentista colocou um curativo para esperar o bloco ficar pronto, fiquei 15 dias com este curativo e não tive problema algum. Voltei para terminar o tratamento, coloquei o bloco e três dias depois comecei a sentir dores, as dores irradiavam para o ouvido, cabeça e olho, tinha uma pequena íngua em baixo do meu pescoço. Voltei ao dentista, falei para ele o que tinha acontecido e que a sensação que eu tinha era que, a dor vinha da gengiva. Os dois dentes após esse pareciam que estavam doendo também. Ele limpou a minha gengiva e me deu um anti-inflamatório para tomar por sete dias. Já tem cinco dias que estou tomando. Quando estou sob o efeito do anti-inflamatório não sinto dor alguma, mas quando está passando o efeito e já está na hora de tomar o outro, percebo que ainda dói e o gânglio ainda está no meu pescoço, mas já diminuiu. O que pode estar causando isso? E se não passar no sétimo dia, vou voltar nele, mas o que pode ser? Por quantos dias pode permanecer a dor de um dente tratado com cárie profunda?

    1. Nina, parece ser uma pulpite transitória, ou seja, o “nervo” do seu dente não reagiu bem à cimentação do bloco, o cimento usado “irritou” ele. Isso, via de regra, é passageiro. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  133. Doutora, gostaria de uma ajuda quanto aos fatos que vou lhe apresentar: há uns dois meses atras comecei a sentir uma dor no dente latejante, e o dentista me encaminhou à endodontista, q examinando o raio x disse q não tinha nada. Voltei pro meu dentista e ele cv c a endodontista e insistiu q era canal. O meu dentista é de muito tempo e a endodontista é de confiança dele. Então ela abriu o dente, e em uma unica sessao tratou o canal. Após isso, o dente não parou de doer, e a cada semana retornando pra terminar c meu dentista, fui medicada com um novo anti-inflamatório (naproxeno, flancox, etc), foi um mes tomando remedio, e o dente ainda dolorido. Nao era mais uma dor latejante e sim ao encostar no dente. Foi feito raio x e mostrava que o canal estava perfeito. Semana passada a endodontista fez uma ultima tentativa aplicando uma injeção no local (celestone), dose unica, e disse que se tivesse ainda alguma infeccao iria sarar. Tive reação ao medicamento, c forte rubror e vermelhidao no corpo. Mas esperei o efeito desejado. Nada. continuou a ser dolorido. Essa semana então retornando na endodontista, ela resolveu abrir o dente e retratar o canal.
    Disse que colocou medicamento até a raiz do dente, e um curativo. Hoje com dois dias, a dor aumentou bastante, mas não sei se é pq ela mexeu… e voltou a latejar. E agora, o que vc acha, estou aflita e insegura e com medo dessa dor não passar. Li que retratar um canal não é tão seguro, ainda não quis procurar outro profissional, pq já paguei todo o tratamento até o final e o meu dentista q está acompanhando me garantiu q a endodontista é de confiança. O que vc me aconselha? Acha que o procedimento está correto?

    1. Joana, não vejo qualquer desvio na conduta da endodontista… o que se tem é um dente que, parece, “não quer” responder ao tratamento… coisas de organismos biológicos. Nem sempre esses sintomas têm explicação num primeiro momento, por isso uma investigação mais criteriosa é essencial, porque é fato: se dói, há uma causa. Por exemplo, às vezes a dor é sentida num dente mas a origem dela é em outro dente, ou na gengiva… ou num nervo. Enfim: seus dentistas terão que “quebrar a cabeça” aí pra descobrir o que está acontecendo e poder ajudar você.

  134. Ola Dra., bom, é que fui a dentista e ela fez apenas uma limpeza no meu dente pois tinha carie, ela disse que a carie estava um pouco profunda e se o dente doesse iria ser (canal), depois de uma semana senti uma dor de dente, avisei a ela, ela falou que e pq ele esta muito sensivel, me receitou nimesulida e eu tomei, entao dai o dente nao ficou tao sensivel como antes, entao depois de um mes o dente da uma dorzinha, depois de segundos passa, ai volta, passa novamente e as vezes dá um choquezinho bem fraco que faz contato nos outros, foi o q disse a Dra., entao o que acha? Pode ser canal? A Dra. disse que nao, pq o nervo esta vivo. E tbm e por isso que esta sensivel? Mas e ai o que vc acha?

    1. Luana, quando foi feita essa limpeza / curativo? De qualquer forma: nem sempre o “nervo” do dente precisa estar “morto” pra haver necessidade de canal, às vezes ele está “vivo”, mas não tem mais chance de ser recuperado… e aí, fica indicado o tratamento de canal. Portanto, embora me pareça, pelo seu relato, que no seu caso isso ainda possa ser evitado, não dá pra desconsiderar a possibilidade.

      1. Nao foi com resina, mas a Dra. me garantiu que nao precisa de canal. Ela mexeu no meu outro dente do canal e agr da sensibilidade meio forte nesse dente que fez limpeza, pode ser o canal ou o dente feito limpeza? Mas estou usando sensodyne, antes de ontem nao estava dando sensibilidade, mas foi justamente depois que ela mexeu no canal que começou tudo novamente, pode ser o do canal? Ou o feito limpeza?

        1. O problema pode ser tanto num dente quanto no outro, e se começou a doer novamente depois que foi mexido no dente do canal, talves o problema seja ele. É preciso avaliar.

  135. Boa noite dra, meu dente tem um canal ha mais de 11 anos, agora estou sentido ele pesar, uma sensação de dor, poucas as dores, muito poucas, mas que estão causando incômodo, gostaria de saber o que é ?

    1. Vitor, se a dor tiver origem nesse dente mesmo – e digo isso porque pode ser uma dor irradiada de outro dente ou local -, provavelmente é uma reinfeção ou infecção resistente. Nesse caso, pode estar indicado o retratamento de canal. A dor, também, pode ter origem na gengiva, por exemplo. Enfim: procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  136. Olá Dra., fiz um tratamento de canal já faz algum tempo, e estou sentindo uma dorzinha, principalmente quando pulo, abaixo a cabeça parece que pesa… Se a restauração do dente ficar grande pode causar dor? Mesmo que meu dente já tenha feito o tratamento? *Uso aparelho Ortodôntico*. Obrigado.

      1. Olá Dra., eu estou meio gripado, talvez seja isso mesmo a causa da dor… Quando eu estava fazendo as sessões de tratamento com minha dentista, quando ela mexia em certa região eu sentia essa mesma dor… lá no finalzinho do meu dente… e em outras regiões (canal?) não… Por que eu sentia dor mesmo ela “retirando a raiz do meu dente”? E parece doer exatamente ali… Acho que já faz 1 ano. Obrigado!

        1. Durante a instrumentação do canal pode doer um pouco sim, Emerson. O “nervo” do dentente foi removido, mas os tecidos em volta dele e na pontinha da raiz continuam inervados e, portanto, podem doer.

  137. Drª Ana, boa noite!

    Tinha uma prótese de porcelana – 2 anos – que estava frouxa, em razão disso procurei o dentista que me disse que havia algo de errado, pois não é normal ficar assim com tão pouco tempo.
    Fiz radiografia e havia infiltração com mau odor. Há uma semana tratei novamente o canal e nessa consulta ele reutilizou, provisoriamente, a minha porcelana. Ocorre que ficou alto e começou a doer muito. Voltei e ajustaram de modo que ficou bom, até que seja fixado o novo pino.
    Contudo, desde então estou com dor inclusive nos dentes subjacentes e só passa com medicamento. É normal isso, mesmo após uma semana?
    O que devo fazer? Está tudo dentro do esperado?
    Muito obrigada pela sua atenção.

    1. Patricia, em princípio está tudo dentro do esperado, sim. A dor, se não tiver a ver com o canal, pode vir do periodonto (da gengiva e do osso em volta do dente), já que você está usando a sua própria prótese de forma provisória, por mais que seja a mesma, ela nunca fica no lugar certinho (tanto é que foi preciso ajustá-la). É questão, em parte, de adaptação e, claro, de concluir o tratamento de canal e fazer uma nova prótese.

  138. Bom dia!
    Fiz um tratamento de canal, ja tem uns 2 meses, e hoje, amanheceu doendo muito, sem ressaltar, logo apos o final do tratamento senti inumeras vezes dores na região dentaria, retornei ao meu dentista, segundo ele, era apenas a restauração alta, se passaram os dois meses, e aqui estou, sentindo uma dor insuportavel. O que devo fazer?

    1. Voltar ao dentista, Weskley. É preciso reavaliar pra ver o que está acontecendo. Pode ser uma infecção resistente, pode ser necessário um novo ajuste oclusal, pode ser que o problema nem seja esse dente, mas outro próximo… depende.

  139. Olá, Dra. Ana. O canal do meu dente já foi tratado, falta a restauração, ele está com um curativo no momento. A restauração farei com outra dentista, pois a anterior não foi muito educada comigo. Já se passou uma semana do tratamento. De vez em quando dói, mesmo não mastigando do lado deste dente, e sinto um pouco de sensibilidade a calor/frio. Se ocorreu algum erro no tratamento de canal, quando a próxima dentista for realizar a restauração (pino + coroa), ao abrir o dente, ela poderá detectar o erro e repará-lo, sem que seja necessário retratar o canal?

    Esqueci de dizer: não sei se é curativo ou restauração provisória que está no meu dente. E a respeito do canal, foi terminado o tratamento, isso é visível pela radiografia. Só não sei se foi feito corretamente, se ficou alguma infecção etc.

    Desde já agradeço. Abraço.

    1. Paulo, não vejo razão pra pensar em erro no tratamento de canal. Um pouco de sensibilidade é algo esperado logo após o tratamento. De qualquer forma, antes de restaurar o dente, peça que a outra dentista faça uma radiografia pra ver se está tudo ok, ao remover o curativo não há como avaliar o tratamento de canal, só radiograficamente.

    1. Não, Izabeli. Geralmente não se “pega” infecção, quase sempre é a mesma infecção de antes, que não foi controlada por ser mais resistente. No post foram dadas várias razões para o dente doer depois do tratamento de canal, você leu? Então sim, um dente pode doer após o tratamento de canal.

  140. Dra. Ana, quando finaliza o tratamento canal depois de um tempo pode doer? É raro ou facil ter uma infcçao ou algo do tipo? E como fazer para que isso não aconteça? Um dente durante o tratamento, se demorar muito pra terminar, pode piorar em 3 dias? Fiz duas seções do canal, e a Dra disse que na proxima finaliza, queria saber se na proxima ela vai trocar o remedio ou terminar? Pois ela disse que na proxima ira terminar, mas eu faltei 3 semanas. Eu também queria saber se ela ja retirou a polpa ou nao? Pois meu dente esta dando choque. Também queria saber pq isso acontece?

    1. Luziane, como explicado no texto, sim, um dente com tratamento de canal pode ficar dolorido depois da conslusão do tratamento. Infecções persistentes são exceção, não regra. Difícil garantir que isso não aconteça, se fosse possível essa garantia, o dentista a daria. Sim, um dente pode doer durante o tempo de tratamento, em 3 dias inclusive. Se a dentista disse que na próxima ela vai finalizar, é porque ela vai terminar, e não trocar o curativo, mesmo que você tenha faltado 3 semanas (isso se, nesse tempo, o curativo vedou bem o dente). A essa altura do tratamento certamente já não há polpa, a remoção dela é uma das primeiras coisas que o dentista faz, embora possa haver algum resquício. O “choque” pode ser por causa desses resquícios, por causa de um curativo “alto”, etc.. Depende.

  141. Dra. Ana. Fiquei sabendo que quando o canal é finalizado doi ou dá sensibilidade, queria saber se é quando preenche os canais ou quando restaura o dente, ou seja, fechar o buraco com resina, no meu caso. E como amenizar a sensibilidade e a dor?

    1. Glauce, depende. Se a restauração ficar “alta”, por exemplo, a dor pode ser de uma pericementite, algo que não tem a ver com o tratamento de canal em si, é uma dor dos tecidos em volta do dente e não do canal. A obturação dos canais, quando o material passa um pouco do limite, por exemplo, pode causar dor também.

  142. Dra. Ana, como faltei o dentista quase duas semanas meu dente dá sensibilidade, mas nessa sensibilidade vem acompanhada de um choquezinho nao tao forte, mas queria saber se esse choque pode aumentar, pfv me ajude, como parar esse choque ate quinta feira que vem? Queria saber se nimesulida alivia a sensibilidade de canal?

    1. Enquanto o tratamento não for concluído, pode aumentar a dor, sim. Nimesulida é um anti-inflamatório, em tese pode ajudar, mas dependendo da dor, não adianta muito.

  143. Dra. Ana, queria saber se um dente faz contato com outro, tipo o que era pra dar a sensibilidade era o do canal, mas o que da a sensibilidade é outro que nao tem carie nem nada, isso pode acontecer ? Queria saber se quando o canal é finalizado pode comer de tudo que é remoso que nao pode doer? Me ajude pfv.

    1. Luana, nem sempre a dor que se sente num dente tem origem nesse dente… às vezes ela irradia de outras regiões / dentes. Sim, depois do tratamento de canal você pode comer normalmente.

  144. Dra. Ana, como meu dente da uma dorzinha e a sensibilidade a noite queria saber se pode ficar pior se a pessoa faltar duas semanas, pois faltei 1 semana e meia, nao fui pra seçao, so vou quinta que vem, eu queria saber se pode piorar, pfv me ajude.

    1. Luana, pode piorar sim, pois a dor só vai se resolver mesmo com a conclusão do tratamento de canal. Se o tratamento atrasa, maior a possibilidade de doer.

  145. Olá Dra. Ana. Iniciei um tratamento de canal ha alguns dias, pois o dente apresentava uma dor leve. Achei que em duas ou três sessões já estaria resolvido. Mas sempre que o dentista mexe no dente com a ferramenta, um dos canais dói um pouco. Em nenhuma sessão foi usado anestesia, isso é comum? Saindo da sessão ele não dói espontaneamente, só quando ele mexe mesmo. Ele disse ontem (quarta, dia 22) que tava inflamado e receitou Nimesulida, de 6 em 6 horas e que eu retornasse na sexta (dia 24) pra fechar, a próxima visita será a 5a ou 6a sessão. Li sobre esse anti-inflamatório na net e vi que alguns médicos não recomendam devido algumas reações adversas, inclusive sendo o mesmo proibido em alguns países? Esse tratamento está dentro do esperado ou a algo de errado no procedimento?
    Desde já agradeço.

    1. Ao meu ver, está dentro do esperado, Tais. Toda medicação pode ter efeitos adversos, mas a proibição da Nimesulida em outros países tem mais a ver com lotes específicos em que foram constatadas irregularidades na fabricação. De qualquer forma, aqui no Brasil ela ainda é amplamente utilizada, sem maiores problemas.

  146. Oi dra. Realizei a segunda sessao de endo hj no elemento 45. Na primeira sessao nao senti nada, mas hj apos obturado estou sentindo muita dor, a obturacao passou 1mm do apice mais ou menos.
    Eh normal?

    1. Pode ser, Fernanda. Se a dor não for diminuindo com o passar dos dias – e com a cicatrização dos tecidos em volta da raiz do dente – procure seu dentista pra reavaliar.

  147. Dra. Ana. Toda noite meu dente dá uma dorzinha e sensibilidade, pois fiz a segunda sessao, mas ainda nao terminei o canal. Queria saber se ele pode dar um choque forte! Pois tenho medo desse choque horrivel, me ajude?

    1. Luana, enquanto o tratamento de canal não for concluído, seu dente pode ficar sensível, mesmo. E é pior à noite porque quando deitamos o fluxo de sangue na cabeça aumenta, o que piora os sintomas inflamatórios. Mas nada fora do comum, é assim mesmo. Não acho que você vá ter um “choque forte”.

  148. Ola, boa noite !!!
    Há uns dois meses que fiz canal em um dente, pois sentia muita dor neste dente ao mastigar, e também muita sensibilidade… durante esses dois meses não senti mais nada, mas agora este mesmo dente começou a doer novamente quando mordo ou mastigo algo mais duro… chega ser impossível mastigar… não está mais sensível, somente muita dor ao mastigar, o que é isto ??? Por favor me dê uma resposta. Desde já muito obrigada.

    1. Ivanete, depende… pode ser cárie, pode ser uma restauração infiltrada, pode ser uma fratura… é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  149. Boa tarde,

    Fiz o canal em 2 sessões, o médico achou meu caso caro e complicado, tanto é que a segunda seção durou 2 horas.

    Tem já 2 semanas, não para de doer, é normal?

    1. Priscila, um pouco de dor, controlável, pode ser normal por alguns dias. Mas se você achar que a dor é maior do que deveria, entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

  150. Dra. Ana, boa tarde.
    Fiz um canal no dente molar há um ano mais ou menos e de um tempo pra cá venho sentindo uma dor leve ao ingerir algum alimento quente e em algumas ocasiões, gelado também. Digamos que seja uma dor suportável e momentânea mas pesquisei na Internet e não vi nenhum site ou blog dizendo que isso seja normal. Pelo que vi é comum sentir dor logo após o tratamento e não depois de ter passado um certo tempo. Isso é comum? O que devo fazer para não mais sentir essa dor? Obrigado.

    1. Anderson, não é comum esse tipo de sensibildiade que você relata. Dentes com canal tratado não costumam ser sensíveis à variação de temperatura. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo. O problema pode nem ser nesse dente, mas em um dente ao lado, por exemplo.

  151. Oi dra. Ana, fiz a segunda seçao do canal e venho tendo ssensibilidade por vento, mas o canal nao terminou ainda e tomei sorvete de coco, queria saber se inflama mais e pode doer?

  152. Olá Doutora, fiz tratamento de canal em um molar em 2008 e retratei em 2010. Há uma semana venho sentindo desconforto, leve dor que foi se agravando. Neste feriado de páscoa a dor ficou muito forte e latejando, mesmo sem mastigação. Com pressão da mastigação a pontada é aguda e insuportavel. Estou com anti-inflamatório de 6h em 6h para conseguir me alimentar até o atendimento depois do feriado. Pode ser uma inflamação ou abscesso? A dor é específica no dente tratado, sem irradiação. Desde já, meu muito obrigado.

  153. Oi Dr. Ana. Tudo bem? Meu namorado tem um dente no qual foi feito o canal ha uns anos. Nesse dente tinha sido colocada peça (acho que de porcelana). No final do ano passado ele fez um raio x em uma outra dentista e ela viu que em uma das raízes não foi feito o canal. Na época ele não pode refazer o tratamento pq estava tratando outros. Agora esse dente está doendo mto, está inchado e com bolinha do lado da fístula. Ele está tomando antibiótico e anti-inflamatório que uma dentista receitou pra ele aguentar passar o feriado. Estamos muito preocupados em como será feita com a peça. Ele vai perder essa peça? Esse dente tinha quebrado a coroa msm. Ou dá pra perfurar a peça, tratar e depois fechar com resina?

    1. Daiane, se a peça é de porcelana, será preciso removê-la, tratar o canal e fazer uma nova. Não dá pra fechar com resina. Se for uma peça em resina, até dá pra fazer isso de forma provisória, mas será preciso uma nova, também, pra garantir que a vedação seja adequada.

  154. Fiz um tratamento de canal ano passado, e de alguns meses pra ca tenho fortes dores no mesmo, que passam quando uso remedio pra por debaixo da lingua, as vezes sinto uma leve dormencia no meu maxilar.

    1. Joicimara, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar, não é normal essa dor depois de tanto tempo. Pode ser um abscesso, que causou um “inchaço interno” e está comprimindo algum nervo, ou a dormência é resultado direto da infecção. Enfim… qualquer coisa que eu diga será “chute”, é preciso avaliar você e fazer alguns exames.

  155. Na primeira consulta de tratamento de canal o dente já muda sua coloração ?? Fica amarelado ?

    No dia 24/03 comecei a fazer um tratamento de canal no dente 41, este calcificado, a dentista conseguiu chegar até a raiz do dente, porém me informou que na próxima consulta irá terminar o canal. Entretanto, o dente ficou meio com um aspecto amarelado de imediato, é normal ?

    Ótimo trabalho, Dra !!

    Parabéns !!

    1. Camila, nem sempre um dente muda de cor com o tratamento de canal… mas acontece. E pode acontecer já de começo ou ficar mais escuro com o tempo. Nesses casos, sempre há a possibilidade de fazer clareamento interno / externo algum algum tipo de restauração estética.

  156. Boa tarde, Dra.! No final do ano passado, eu passei por uma consulta de emergencia em que o Dr. abriu o dente, matou o nervo e fechou com curativo, uma coisa bem provisória para passar as festas de final de ano. Por relaxo meu, eu não voltei mais. O curativo caiu, o dente quebrou e eu fiquei com ele aberto por uns 3 meses. Ontem tomei vergonha na cara e fui começar o tratamento… por pouco eu não perco esse dente… enfim. Ontem fiz a primeira sessão, e depois que passou a anestesia, tive (e estou tendo) uma dor insuportável. Dói o maxilar todo, não consigo tocar nesse dente que agora está com o curativo. Já tentei Nimesulida, Paracetamol.. ameniza a dor por 1h, depois volta tudo novamente. Agora a dentista me receitou um remedio que coloca debaixo da lingua, mesma coisa… 1h de efeito, ótimo. Depois, toda a dor novamente. Isso é normal?

    1. Thássia, considerando que o dentista “mexeu”, pode ficar um pouco dolorido, mesmo. Dor insuportável não seria o caso, mas pode ser que você esteja na fase aguda de um abscesso… e aí dói MUITO e, via de regra, remédio algum controla a dor totalmente.

  157. Oi tudo bom, olha fiz um tratamento de canal em duas etapas. Na primeira não tive nada, mas na segunda tive muita dor a noite após o termino do tratamento a boca inchou muito por 4 dias, tomei o medicamento indicado pelo dentista. Mas o inchaço voltou e com ele a sensação de dormência, boca ruim, sem poder sentir gosto dos alimentos, será que tenho alergia a essa tal cimento que é colocado no canal?

  158. Olá Dra, qual a melhor radiografia para avaliar se um tratamento de canal no dente pré molar foi realizado com êxito? “Terminei” um tratamento que foi realizado em duas sessões (quinta feira 1ª e segunda feira a 2ª). Hoje, passados mais de 60 horas, estou com uma dor estratosférica no dente tratado, sonhando com o filme “Náufrago”, graças a Deus eu não tenho uma bota de patinação e uma pedra neste instante. Sou um paciente bem paciente (as duas sessões duraram duas horas cada), resistente a dor, não tenho nenhum medo de tratamento nem problema com medicações (no meu caso não foi indicado nenhuma pós-tratamento). Acabei de automedicar com Beserol. Gostaria de chegar com esta radiografia para evitar perder tempo e prolongar a dor (opa, remédio surtindo efeito, está passando ????).

    1. Pedro, não é incomum um pouco de dor após a conclusão do tratamento de canal, afinal de contas, mesmo que o dente não tenha mais “nervo”, todos os tecidos em volta da raiz dele continuam inervados e ainda em processo de cura. Se com a medicação a dor diminuiu, talvez só faltasse isso mesmo, um analgésico / anti-inflamatório que oferecesse mais conforto pra você nessa fase. O ideal pra avaliar um tratamento de canal é fazer uma radiografia periapical, aquela pequenininha que o próprio dentista faz no consultório, estou certa de que seu dentista fez algumas durante o tratamento. Pelo seu relato, não tenho razão pra duvidar de que o tratamento foi concluído. Converse com o seu dentista, peça pra ver a radiografia final (se ainda não foi feita, é só fazer).

  159. Ola Dra, como vai? Bom, há uns 3 / 4 anos atrás eu fiz um canal no terceiro molar superior do lado esquerdo. Até há algum tempo atrás, não tinha dado nenhum problema, agora ele voltou a doer, incomodar, na verdade. Porém sempre que mastigo ou encosto o dente no dente inferior, dói. Não sei se tem ligação, mas minha ATM tem apresentado algum desconforto também. O que pode ser?

    1. Gabriella, pode ser uma pericementite, uma inflamação na pontinha da raiz do seu dente. Por se tratar de um terceiro molar, talvez seja o caso de pensar em extraí-lo. Procure um dentista pra avaliar.

  160. Olá doutora, fiz um tratamento de canal faz um mês que durou três sessoes, e logo apos a terceira sessão foi feita restauração do dente, nas duas primeiras semanas não doía, mas depois começou a doer quando tomo liquido gelado e quente, e quando mastigo qualquer alimento é uma dor insuportável. A dentista na qual fiz tratamento disse que iria passar, mas acho que não deveria estar tão sensível como ele está. Queria q a senhora me orientasse e me dissesse por que sinto essa dor. Obrigado.

    1. Alef, a dor que você descreve realmente não é normal após a conclusão de um tratamento de canal. Pode haver um infecção resistente. Sua dentista precisa reavaliar, e também prescrever a medicação adequada. Converse com ela.

  161. Boa tarde Dra., fiz um tratamento de canal, foi terminando no sábado, eu estou sem dor, sem nenhum problema, no dia seguinte o dente doeu e o meu rosto inchou, foi prescito azitromicina e eu n tomei, voltei la e a dentista mandou q eu tomasse a medicacao e voltasse com 5 dias, é normal esse inchaço após a obturação do canal?

  162. Ola dra., fiz um canal ha 4 dias e desde então estou tendo muita dor, tomei remedios que a dentista indicou, mas não para só ameniza, fui hoje na dentista e ela só disse que estava alto o curativo e abaixou, mas ainda esta doendo, latejando, isso é normal?

    1. Vanessa, se o tratamento foi concluído e o curativo estava “alto”, provavelmente com o ajuste a dor deve diminuir e passar. Mas sugiro que você não demore pra fazer a restauração, apenas com o curativo o seu dente fica frágil.

  163. Doutora,

    Fiz tratamento de canal exatamente uma semana hoje, e estou sentindo dor no dente e os demais estão sensiveis, tomei anti-inflamatorios por 3 dias e depois comecei a tomar Astro, hoje é o quinto comprimido. Gostaria de saber se esta dor é normal e por quanto tempo se prolonga.

    1. Schenia, um pouco de sensibilidade não é incomum após a conclusão do tratamento de canal. Se a dor não for diminuindo com o passar dos dias (em mais uma semana, por exemplo), procure seu dentista pra reavaliar.

  164. Ola, dra. Como vai? Irei fazer um retratamento de canal na próxima semana mas estou com muito medo de perder o dente, afinal o dente ja está com a coroa (bloco) quebrado. Sendo assim, depois do retratamento seria preciso colocar um pivot pra segurar a coroa (bloco). É realmente mto arriscado colocar pivot em dente retratado?

  165. Ola dra., gostei muito do teu texto, muito bem explicativo, mas estou com uma duvida que vc nao relatou, fiz um tratamento de canal no segundo molar na parte inferior da arcada ja faz um mes, o dentista fez o tratamento em duas sessoes e sem o uso de raio x, de la pra ca meu dente esta muito sensivel, ele doi um pouco, quando coloco alguma coisa de quente em cima começa a dor bastante, agua fria tambem incomoda, mas pouco, falei com o dentista e ele me disse que isso nao pode acontecer, e que iria passar com o tempo, agora estou em duvida se aguardo suportando ou se procuro outro dentista, desde ja agradeço se puder me tirar essa duvida.

    1. Não pode mesmo, Idalmar. Não faz sentido que um dente com canal tratado tenha sensibilidade à variação de temperatura. Ou há algum problema no tratamento de canal, ou a dor é de algum dente ao lado, irradiando pra esse. É preciso reavaliar.

  166. Oi Doutora. Fiz um tratamento de canal há um mês e não senti dor na primeira semana. Porém, na segunda semana comecei a sentir como se ele estivesse sensível, não tenho segurança para mastigar com ele e ainda dói embaixo do dente, por isso a outra dentista não quis colocar o bloquinho e pediu que eu retornasse na que tratou o canal. Voltei lá, ela tirou outra radiografia e disse que o canal está perfeito. Me passou nimesulida, mas até hoje sinto dor e não fechei o dente por medo de ter que abri-lo mais pra frente. Ela disse que a dor pode ser por causa do lugar onde a cárie estava, que era entre os dentes e ela precisou retirar um pedaço do dente nessa área. Será que é isso mesmo? Vc aconselha que eu faça a restauração logo?

    1. Ana, se você ainda não está segura, aguarde mais um mês pra fazer o bloco, a dor deve diminuir. Mas evite mastigar sobre esse dente, tenha em mente que ele está frágil sem a restauração adequada.

  167. Olá Dra.,

    Fiz um tratamento de canal hj, após o término o dentista tirou um raio-x e disse que a material q substituiu a polpa vazou um pouco além do canal, q isso me traria um certo desconforto mas q era normal, passaria após alguns dias. Isso realmente pode acontecer ou eu terei q refazer?

  168. Bom dia Dra. Ana,
    Gostaria de tirar uma dúvida, estou fazendo um tratamento de canal, a dentista me falou q na próxima sessão iria fechar, mas teve o feriado do carnaval e não foi possível, durante esse período não senti nada no dente a não ser ao tentar mastigar em cima dele, não consigo, DOI muito, isso é normal mesmo matando o nervo do dente !? Bom dia.

    1. Debora, pode acontecer, já que os tecidos em volta da raiz do seu dente continuam vivos, em processo de cura / cicatrização. A dor provavelmente não é do canal, mas do periodonto, e costuma ser passageira.

  169. Boa noite Ana Tokus,

    No dia 8 de março de 2012 eu fiz um tratamento de canal do dente molar superior direito, a dentista me disse que o dente possuía 4 canais para serem tratados e assim foi feito. Porém logo após o tratamento (feito em 2 etapas) senti uma forte dor no dente tratado (nao conseguia nem mastigar), o que me fez retornar ao dentista, que me receitou uma medicação para a dor (não me lembro mais qual remédio) e a dor foi melhorando, logo apos a dor passou mas o dente ficou dolorido, não sinto dor de dente (o tipo de dor que leva a pessoa a tomar remedios ou ter q ir ao dentista), mas sinto um dolorido como se o dente estivesse “machucado” e isso não passa com o tempo (ja faz 3 anos de tratamento), gostaria de saber, sera que isso e resultado de um canal mal feito ? Estou pensando em retratar esse canal com outro profissional.

    Abraço.

    1. Não posso afirmar que o canal não foi bem tratado só pelo seu relato, Marcos… mas pode ser. Acho essencial uma reavaliação ou que outro dentista avalie, pois após 3 anos não é normal que ainda haja incômodo.

  170. Boa tarde Dra. Ana, como vai?
    Há dois anos realizei um tratamento de canal e desde então não tive problemas com este dente. Acontece que, de um mês pra cá, venho tendo uma dor contante neste dente, independente do frio ou calor. Fui ao dentista e, apos um raio-x, ela concluiu que teria que fazer o retratamento do canal. Como a minha dentista iria entrar em licença maternidade, procurei outra clínica para realizar o tratamento. Chegando lá e após outro raio-x, o dentista me aconselhou a não mexer no dente, pois eu correria o risco de perdê-lo (segundo ele o problema estava fora do dente, onde o tratamento do canal não chegaria). A dor hora ou outra some, mas logo volta. Vou procurar uma 3° opinião, mas confesso que estou amedrontada com o que o ultimo dentista me falou. Essa possibilidade de perder o dente ao fazer o retratamento realmente existe ?
    Desde já, agradeço muito.
    Jamile

    1. Jamile, não acho que retratar o canal vá causar a perda do dente, o que ocorre é que o retratamento pode não resolver a dor / infecção e, dependendo do caso, pode estar indicada a extração posteriormente (pode ser uma infecção resistente, por exemplo). Talvez o que o segundo dentista esteja propondo seja uma cirurgia paraendodôntica, ou seja, a remoção da infecção através de uma pequena cirurgia chamada apicectomia. Enfim… converse com os seus dentistas pra considerar todas as possibilidades de tratamento.

  171. Dra., Obrigada Mesmo Por Ter Paciência De Responder A Todos, Vc Está Fazendo Um Ótimo Trabalho, Continua Assim. Valeu Mesmo…
    E Sabe Dra., Fui Ao Endondentista Porque Sinto Dor Abaixo Do Dente Que Fiz O Canal, e Esse Canal Fiz Ha Mais De Dois Anos, E A Gengiva Em Volta Dele Ta Um Pouquinho Inchada… E No Primeiro Ano Q Fiz O Canal Fiz Radiografia E Deu Uma Pequena Infecção Abaixo Do Canal, Dai Qndo Fui A Endondontista Falei Pra Ela Da Dor Abaixo Do Dente, Expliquei Que Fiz A Radiografia E Deu Uma Pequena Infecção Abaixo Do Canal, E Tmb Falei Q Tenho Um Caroço Abaixo Da Mandibula. Ela Disse Q Pode Ser Uma Infecção No Canal Ou Pode Ser O Dente Do Siso… dai Ela Pediu Uma Raio X Panoramica… Estou Pensando Em Arrancar Esse Dente Do Canal Porque Desde Q Fiz Ele Me Encomoda Muito, Sinto Não Dor No Dente, Mas Abaixo Dele, Repuxamento Muscular, Formigamento, e Pra Me Assustar Apareceu Esse Caroço Que Quando Toco Nele Não Doi, Dai Estou Com Medo.

    1. Lilian, parece que há uma infecção resistente, já que esse canal já foi tratado. Vamos ver se a panorâmica traz alguma informação nova que possa ajudar a identificar a real causa do problema.

  172. Boa noite,

    Doutora, gostaria muito de umas orientações. Sou portadora de hipertiroidismo e faço tratamento ha uns tres meses, aliado a isso estou com uns problemas dentarios (caries profundas, infiltração), relatei isso ao meu endócrino e ele me disse que não deve fazer nenhum tratamento dentario agora. Não teria nenhum tratamento possivel pra nós que sofremos com o hipertiroidismo?

    1. Cíntia, pessoas com hipertireoidismo podem fazer tratamento dentário normalmente. Seu médico justificou a proibição para tratamento odontológico agora? De qualquer forma, essa restrição deve ser momentânea, não faz sentido “proibir” alguém de receber tratamento odontológico. Converse com ele e pergunte quando é que você poderá começar o tratamento odontológico.

  173. Ola, dra estou com muita dor de dente e já não sei mais o q fazer.
    Sex fui num dentista, falei q um dos meus dentes tava com um leve incomodo. Ele falou q era melhor abrir o canal logo pra eu não sentir incomodo novamente. Já tinha tratado um canal com ele, então OK. Conforme ele enfiava os trequinhos ele falou; “ih esse nervo tava vivo e sangrou, vai ficar um pouco dolorido”, só q qnd eu sai de lá passou 10min começou a doer horrores, voltei lá e ele me passou deocil. Só q não ta resolvendo. Hj ja é dom e a dor nao ta melhorando nada. Continua doendo muito e latejando, e ta refletindo nos dentes de baixo. Os meus dentes de baixo da frente da boca tao doloridos. Com certeza deve de ser reflexo.

    O remedio nao ta servindo. Ele alivia um pouco a dor uns 30min depois de eu tomar e o efeito dura por umas 6h, mas qnd passa, volta a doer como antes ou pior. Ele ta servindo como uma especie de anestesia, mas nao acho q esteja curando o problema. Falei com ele e ele disse q não tem nada errado. Q é pra eu continuar com o remédio. Mas não aguento mais a dor. Ta tao intensa q se fosse no corpo eu ja teria ido pro hospital pedindo por favor pra ficar internada. Pq ta muito, muito forte. É a pior dor q ja senti. E olha q nao sou de me incomodar com dor, mas essa ta me matando.
    Tem algo q eu possa fazer ? Acha q ele fez algo errado e não quer admitir ? Acha q eu devo procurar outro dentista ? Se puder me ajudar agradeço muito.

    1. Lívia, remédio não cura dor de dente. Nunca. Dor de dente é um sintoma, não uma doença, sinal de que há alguma alteração que precisa ser detectada e tratada de acordo. No seu caso, essa alteração é na polpa, o “nervo” do dente, e você na fase aguda de uma pulpite. O que vai curar o seu dente é tratar o canal dele. No momento, pra aliviar um pouco a dor, além da medicação, seria uma boa ideia trocar o curativo. Isso costuma aliviar bastante.

  174. Olá doutora.
    Estive lá na clinica Bucalle e conversei com a Dra. Adriana, que me esclareceu algumas coisas sobre a minha doença periodontal que tenho que fazer o controle. Para isso ela sugere que eu faça uma raspagem em campo aberto, o que me deixa apavorada, porque já fiz uma vez há muitos anos atras e sofri muito no pós-operatorio, se bem que junto foi extraído um siso então não sei por qual dos dois procedimentos que foi ruim. Enfim, tenho a opção de fazer pelo meu convenio (ICS) mas quero um profissional de confiança e caso não me sinta tranquila, prefiro fazer particular. Então tenho alguns nomes e gostaria de saber se a doutora conhece algum deles para me indicar …
    Marisa Akimi Chonan, Cassius Augusto Tramontina, Ana Paula Alpendre Silveira Martins, Carlos Eduardo Massabki, Cintia Eliane Orlandi, Marcelo Bizineli Gubert, Priscila Azevedo Luizaga, Geysa Cristina Fronza, Lilian Bortolini Ramos Forlin.

    Desde já agradeço

    1. Não conheço nenhum dentista dessa lista, Eliane. Se a Dra. Adriana recomendou raspagem em campo aberto, estou certa de que é necessário… confio nela totalmente. Compreendo a questão do convênio, mas não é muito fácil você encontrar em profissional de confiança via convênio. Não que os profissionais não sejam bons, é que confiança é algo bem subjetivo, a gente sente ou não. E uma lista de convênio restringe as opções. Eu, particularmente, confio na Dra. Adriana.

  175. Bom dia Dra.

    Tenho uma grande dúvida e achei você muito atenciosa. Então vou começando explicando meu problema.

    2 anos atrás, tive pela primeira vez na vida uma dor de dente… e posso dizer que é horrível, procurei um dentista imediatamente e após bater um raio x panorâmico, ele constatou que era preciso realizar um canal, pois a cárie estava muito profunda, quando criança fiz uma restauração nesse mesmo dente e tinha massinha cinza, quando me tornei adulta, por estética quis trocar a massinha cinza por resina branca, e assim o fiz. O dentista falou, que nessa troca, o outro dentista não limpou corretamente, e deve ter deixado resquícios de cárie, o que transformou em canal. Confiei nele, e fizemos o canal, acho que demorou 2 sessões para terminar, e desde o dia que ele abriu, até o dia que ele terminou, nunca mais tive nenhum tipo de dor, então achei que tivesse sido um sucesso. Exceto o desconforto que senti quando ele refez a restauração, pois ele foi meio desajeitado, e machucou um pouco minha língua e minha boca, mas tudo bem. Desde então, qualquer alimento gruda entre esse dente e o de trás, me trazendo muito desconforto e até inflamação na gengiva, assim que notei isso, voltei no dentista e ele me disse que deveriamos lixar um pouco, que podia ter ficado rebarbas da resina, onde assim, fazia grudar alimentos. Mesmo após ele lixar, e dizer que estava tudo certo, toda vez que eu comia, grudava alimento, e me incomodava demais, andava pra cima e pra baixo com fio dental, o que é uma coisa boa, mas acabou me fazendo dependente e me causando desconforto de comer em festas e tal, pois enquanto eu não retirava o alimento, não conseguia me concentrar em mais nada. Estou com 27 anos agora, e comecei a sentir umas fisgadas quando comia algo quente ou frio, quase uma sensibilidade exagerada. Pelo que podia sentir, deduzi que era no dente de trás desse que fiz canal. Procurei imediatamente uma dentista e ela fez uma avaliação, e disse que não aparentava ter nada. Me pediu um raio x panorâmico, fiz e quando ela viu, não tinha nada. Mas ela me informou que o canal que eu havia feito, foi muito mal feito, que o dentista não chegou até o final do canal, e que a restauração com resina foi grande, que o correto era ele ter colocado uma coroa, pois mais pra frente o meu dente pode quebrar… Mas falou também que não tinha nada inflamado, e pediu só para monitorarmos ele. Como eu ainda reclamava dessas fisgadas quando comia, e no raio x ela não conseguiu ver nada, resolveu lá mesmo no consultório fazer um raio x somente deste dente que eu reclamava, e assim, ela disse que apareceu uma cárie, ela só não sabia se tinha que ser canal ou se dava para restaurar. Resolvemos abrir pra ver, quando ela abrisse ela iria ver a gravidade e o que fazer. Ela disse que tinha uma cárie, e como tem canal próximo de onde deu cárie, podia estar doendo, disse também que criei uma cárie ali no meio desses dentes, justamente por essa minha reclamação de ficar grudando alimentos, e as vezes não conseguir fazer a higiene corretamente. Ela disse que não tinha necessidade de fazer canal, que dava para restaurar e iria ficar tudo bem, ela aproveitou e refez o ponto de contato dos dois dentes, para não ficar mais grudando alimentos. E realmente não sinto mais esse desconforto de ficar grudando alimento, sinto o dente bem cuidado, bem restaurado. Mas e a dor???? Ainda sinto…. Quando voltei nela, para arrumar uma pontinha da resina que ela tinha tirado, pois deu uma bolhinha, falei pra ela que continuava a sentir dor, e ela disse que poderia ser normal ter dor mesmo após a restauração, que era pra eu voltar, caso essa dor não cessasse. Tenho consulta na segunda-feira, e ainda sinto essa dor. É possível que essa dor seja do dente que tenho tratamento de canal? Pesquisei na internet, que se tivermos uma cárie, mesmo no dente do canal, é normal sentirmos dor, pois as camadas dos dentes continuam. Não sei se é possível. Ontem, ao escovar os dentes e passar o fio dental, fiquei analisando bem eles, para ver se achava alguma não normalidade que a dentista pode não ter visto, e na minha análise não profissional, achei que a restauração deste dente com canal está baixa demais, se comparar com outras restaurações, e no meio do dente, embaixo da resina, vejo uma sombrinha preta, como se abaixo dessa restauração tivesse alguma coisa. Minha dúvida é: É possível abrir este dente, e restaurar normal, como qualquer outro dente e fechar ele com resina? Ou preciso refazer o canal? Tenho medo também dela abrir, e eu ter que por coroa, mas se já tem restauração, ela pode refazer a restauração né? O dente do canal pode ter essas fisgadas tipo sensibilidade? Fico no aguardo, desculpa o texto, mas quis explicar direitinho para que possa entender. Estou muito ansiosa. Obrigada!

    1. Bruna, sim, é possível restaurar um dente com canal tratado como qualquer outro dente, sem necessidade de retratar o canal. Em princípio, é só fazer a restauração novamente, mas se antes mesmo de ser feita essa restauração já havia indicação de coroa por causa da quantidade de tecido perdido, o ideal é fazer a coroa. Um dente com canal tratado não deve ter fisgadas e não, ele não dói com cárie como um dente vital, pois ele já não possui o “nervo”. Porém todos os tecidos em volta dele continuam vivos, então a dor pode ser neles, e não no dente, em si.

  176. Ola doutora. Na verdade preciso de um periodontista, e também um que faça proteses e implantes. Porque preciso uma avaliação para repor os dentes que perdi, porem tenho perda óssea e a questão dos bifosfonatos que tomei. Gostaria muito de achar um profissional que me transmita segurança e tranquilidade.

  177. Olá.
    Ha um ano atrás fiz tratamento de canal em um dente, e agora ele voltou a doer constantemente, independente de estimulos de frio e calor, já sei que isso não deveria estar ocorrendo, e ultimamente a dor tem sido insuportavel, estou tomando alguns analgesicos, o que alivia temporariamente, ao passar a lingua sinto ele sensivel, e o correspondente na parte de cima também, fiz tratamento com antibiotico durante uma semana, e nesse tempo, ele não doeu nem uma vez, após terminar ele voltou a doer, isso significa uma infecção persistente (curavel com mais antibiotico) ou independente disso, eu vou ter que “abrir esse dente” novamente?

  178. Olá doutora. Lembra do meu caso, que estava com medo de extrair a raiz fraturada por causa dos bifosfonatos? Então… demorei mas extrai ontem. Porém acho que não fui feliz na escolha do cirurgião-buco, porque ele me machucou muito, colocou muita força na hora da extração, que achei que iria quebrar minha mandíbula, sério mesmo, até fez um hematoma embaixo da minha língua. Além de ter deixado um buraco enorme que passa da altura da raiz do dente, sei lá se estou impressionada, mas o fato é que estou com muita dor principalmente musculares na altura do queixo e na língua. Agora esperar a cicatrização. Gostaria de saber com a doutora, se caso tiver algum risco da osteonecrose, ela já se manifesta agora ou apenas tardiamente?? E quais sintomas devo me preocupar no momento??
    Agradeço sua atenção.

    1. Que bom que você resolveu isso, Eliane. A osteonecrose se manisfesta no período de cicatrização, o que leva semanas. Mas acho que você não precisa preocupar, pelo que me lembro do seu caso a chance disso acontecer é baixíssima. Fique atenta ao aspecto da cicatrização e à ocorrência de sintomas exacerbados (dor, sangramento, febre, etc.).

    2. Obrigada pela resposta doutora, mas estou com muita dor sabe, tenho que ficar tomando analgesicos e quando movimento a boca é como se ele tivesse costurado uma parte da bochecha junto, porque fica repuxando… E ta formando uma massinha branca no buraco, que por sinal ficou horrivel. Outra coisa que estou preocupada é que a dor está irradiando para todos os dentes, esse que extrai foi o canino inferior do lado esquerdo, justamente onde tenho um siso incluso há muitos anos, e que alguns profissionais falam que não vale a pena extrair. Estou com medo que esta extração tenha mexido com ele por ser bem perto e começar a doer por ele ter feito tanta força na mandibula. Isso é possível, doutora ????? Não quero passar por isso de volta e ter que extrair esse siso. Já tenho problemas dentais o bastante, periodontite, dentes comprometidos e já uso uma PPR com um dente na parte de cima que me aperta cada vez que tiro ela para dormir e recoloco. Será que existe algum milagre que me ajude? Moro aqui em Curitiba e preciso de um dentista que me ajude, urgente.

      1. Os sintomas que você relata são comuns após a extração de um dente, Eliane… às vezes fica tudo dolorido, mesmo. O canino e o siso ficam bem longe um do outro, não acho que haja relação. Você procura um dentista dentro de que especialidade?

  179. Doutora tenho um dente com tratamento de canal de 20 anos, e ao longo desses 20 anos, 6 retratações. E ele me incomoda mto, na verdade é uma nevralgia na região, inflamação constante da gengiva ao redor dele, sangramento com o uso do fio dental e agora por fim ele tá ficando preto. É o primeiro molar esquerdo superior, tenho o terceiro molar, mas não tenho o segundo molar, e o segundo pré-molar ao lado dele, também já teve seu canal tratado. No raio X, tomografia, da uma leve impressão de que a raiz do dente, toca um seio da face, mas não há comprovação. Como ele não tem o vizinho, as vezes penso que eh uma tensão concentrada nele no apoio da mordida. Mas sei que tá ficando insuportável, já cogito retira-lo.

    1. Márcia, 6 retratamentos é MUITA coisa. Realmente, acho que se chegou num ponto onde é preciso considerar se realmente vale a pena manter esse dente. Mas pra decidir por uma ação mais invasiva (extração), é preciso ter certeza de que o problema está concentrado nesse dente mesmo. Às vezes, mesmo que a dor se concentre num dente, o problema é em outro (o do lado ou o correspondente no arco oposto, por exemplo, e a dor é irradiada). O problema pode ser uma combinação entre fatores endodônticos (canal) e periodontais (gengiva). Enfim: é preciso avaliar com muito critério.

  180. Bom dia Dra.
    Fiz meu canal em dezembro de 2014, dois dias depois começou a doer muito, e criei uma sensibilidade ao gelado, retornei ao dentista e ela me receitou um anti-inflamatório para tomar por 3 dias de 8 em 8 horas, só que não resolveu em nada, voltei na ultima semana de dezembro com mais dor ainda, dores fortíssimas e agudas, ela prontamente me receitou um antibiótico para tomar durante 5 dias, e tomei, de fato a dor foi passando e sumiu. Em janeiro a dor voltou, retornei à dentista e ela disse que teríamos de fazer novamente o canal e marcou para outra semana o procedimento, não aguentando de dor pedi para adiantar o canal, fui até o consultório e ela apenas tirou tudo do dente e colocou um curativo. E remarcou o canal para (essa sexta agora) dia 13/02, quando a anestesia passou o dente ficou muito muito, muito mesmo, dolorido. Pontadas de dor dentro do dente, a gengiva ao pé da raiz tornou-se dolorida, há noites que nem consigo dormir, a dor alivia quando tomo um remédio de dor muscular (por exemplo a dorflex). Não sei mais o que fazer, a dor não para dia e noite.

    1. Marilia, pode ser que você esteja passando por um quadro de abscesso. A dor ao gelado não faz muito sentido, então seria bom investigar os dentes ao lado do que teve o canal tratado, talvez o problema não seja nele, embora pareça.

      1. Olá doutora, se puder me responda junto com a minha pergunta anterior sobre a osteonecrose se é normal estar tipo uma inflamação no local da extração e um cheiro ruim também.
        Desde já agradeço.

  181. Olá Dra. quebrei a parede do meu dente e fui ao dentista, ela me falou que devido a uma carie que tinha no dente ele se enfraqueceu e por isso quebrou, ela disse que eu teria que fazer canal. No sábado fui fazer o canal e ela fez todo o procedimento e fechou com curativo e falou que eu tinha que obturar ele o quanto antes (nessa clinica eles só fazem o canal, não obturam). Ela disse que não seria necessário eu voltar para fazer curativo, disse que meu canal já estava pronto. Mas desde que a anestesia passou eu estou sentindo dores no dente, o q pode ter acontecido? Será que é porque o dente está quebrado? Será que vou ter que fazer outro canal?

    1. Uma sensibilidade ou certo incômodo são comuns logo após a conclusão do tratamento de canal, Francielle. Os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando. A tendência é essa sensibilidade ir diminuindo com os dias.

  182. Olá Doutora, minha mãe esses dias foi ao dentista, pois ela tinha um dente sensivel ao frio e ao calor. O dentista falou que precisava tratar o canal do dente, ai a mãe fez o tratamento com ele trez vezes (ele colocava só o curativo), mas dai o dente começou a doer desde a primeira seção. O dentista entrou em férias, dai minha mãe procurou outro dentista pois não aguentava de dor, dai o dentista tirou o curativo e deixou aberto, ai a dor aliviou. Apos uns dias a mãe voltou no segundo dentista para tratar o dente, dai ele colocou o curativo e deu um remédio para tratar infecção, só que começou a doer muito e a mãe tirou o curativo. Agora minha mãe esta sem o curativo e com muita dor, ela já tomou de tudo e não passa, por favor me ajuda.

    1. Lucas, enquanto o tratamento de canal não for finalizado, o dente da sua mãe pode doer a qualquer momento. Me parece que ela está passando pela fase aguda de um abscesso, ou seja, o organismo dela precisa expulsar o pus da infecção, e isso pode ser bem dolorido. É essencial que ela procure o dentista pra continuar o tratamento.

  183. Ola dra., amanha as 10 tenho um canal pra fazer e to com medo da anestesia, eu tenho sindrome do panico e eu to morrendo de dor de dente, e nao vai ter saida, hj ja faz 5 noites que eu nao durmo direito, o que eu devo fazer pra me acalmar? Me ajuda pf, obg.

    1. Carla, basicamente, confiar no seu dentista. Eu sei que não é assim tão simples, mas tenha em mente que o tratamento no dentista visa justamente acabar com a sua dor e devolver o seu sono. Converse com ele, deixe claro o seu medo pra que ele possa ajudar você.

  184. Boa noite doutora Ana, tudo bem?

    Minha duvida é a seguinte, estava com muita dor de dente devido a uma obturação que havia caido, procurei um dentista que me orientou tratar o canal. Fiz a segunda seção, porém ela não fechou, pois não dava tempo e ficou de apenas fechar na próxima seção, e fez somente um curativo. No entanto estou com muita dor, e continua, mais do que o dente antes de tratar. É normal essa situação? Visto que já foi terminado o tratamento e falta apenas fechar? Ressaltando apenas que na primeira sessão não senti nenhuma dor, comparado agora.

    Att.
    Andressa de Oliveira

    1. Eu não diria que é normal, Andressa. Mas não é incomum, também. É questão de reavaliar e, de preferência, não restaurar o dente enquanto a dor não estiver sob controle.

  185. Boa tarde, Dra. Ana! Tudo bem??

    Há mais de um ano e meio fiz um tratamento de canal, e depois que a minha dentista finalizou, continuei sentindo dores por um mês. Voltei lá e ela refez todo o processo. Continuou a dor, ela tirou raio x, etc e disse que não tinha mais porquê doer. Tratou novamente, não funcionou e me passou para outra dentista que também não resolveu. De lá pra cá vou sempre lá trocar o curativo e para ela acompanhar. Mas é muito esquisito isso tudo. Será que ela lesionou minha gengiva de alguma forma? A dor de uma semana pra cá aumentou absurdamente. Sinto inclusive aquela dor de quando a doutora enfia aquela lima para limpar.

    1. Rodrigo, não acho que tenha havido alguma lesão à sua gengiva, o mais provável é que seja uma infecção resistente. Não sei se sua dentista ou a outra que atendeu você são especialistas em tratamento de canal (endodontia) mas, se não são, seria legal fazer uma avaliação com um especialista. Sua dentista mesmo pode indicar um colega.

  186. Olá Doutora, fiz a primeira seção de canal hoje, porém quando a anestesia passou meu dente começou a doer muito, ta ate agora doendo, já tomei antibiotico e nada, isso é normal ? Me ajuda, to com medo que minha dentista tenha feito algo errado. E se não parar de doer vou lá amanhã mesmo! Abraço… espero que tire minha duvida !

    1. Loh, antibiótico não é uma medicação adequada pra controlar a dor, ela apenas controla a infecção. Pra dor é necessário um analgésico. Não é incomum que o dente fique dolorido durante o tratamento de canal. Se precisar, procure sua dentista, geralmente a troca do curativo resolve problema da dor.

  187. Boa noite, Dra. Ana.
    Eu possuía uma obturação há 30 anos no ultimo dente da direita. Esse passou a doer, o dentista fez o canal, mas entre a segunda e a terceira sessão (última) fiquei mais de um mês com a “massinha” provisória. Nesse periodo eu percebia uma certa sensibilidade no dente, tipo ao tocar com o dedo percebia leve dor. Pensando eu que após a retirada da massinha e feita a restauração final isso iria se resolver e não resolveu. Dois meses após terminar o tratamento, a tal sensibilidade aumentou, se tocar o dente com o dedo sinto uma pequena dor. Também tenho a impressão que o dente está inchado. O que me chama atenção é que se eu tentar mastigar em cima dele, sinto um odor, tipo mau hálito, cujo sintoma não existia antes, e claro também a dorzinha.
    Grato pela doação do seu tempo em responder a todos nós.

    1. José, é muito comum que o dente fique um pouco sensível após o tratamento de canal, o que se deve não ao canal em si, mas aos tecidos em volta da raiz do dente, que ainda estão se recuperando da infecção / inflamação. Quando ao odor, não deve ter a ver com o canal, mas com a restauração, que pode estar retendo resíduos alimentares. Enfim: acho interessante procurar o seu dentista e relatar esses sintomas.

  188. Olá, Dra. Ana, bom dia!
    Tenho um dente com tratamento de canal e este foi feito há alguns anos.
    Nunca senti incomodo, mas esses dias nada gelado ou quente pode bater por cima dele que dói, e a dor logo passa.
    O interessante que só dói nesses dois casos.
    Saberia dizer o que pode ser?
    E qual procedimento devo realizar?

    Obrigado,

    Sidney de Mendonça

    1. Sidney, se o canal foi concluído, não faz muito sentido essa sensibilidade ao frio e quente. A não ser que a dor seja num dente ao lado, irradiando pra esse, ou que haja uma reinfecção infecção resistente. Procure um dentista pra avaliar qual é o caso.

  189. Boa tarde dra, tem 3 meses que fiz um canal, eu como e falo normal, ele nao dói, so que se eu bater com a unha ou com o cabinho da escova eu sinto ele dolorido la dentro, isso e normal?
    Além de que percebi que na pontinha dele, nao na raiz, bem na pontinha em baixo onde é a massa da restauração, ta meio avermelhado, mas so em um lado, e é bem minimo, quase nao se nota, tambem nao sei se é algo que fui comendo e teve reação com a massa do dente, por favor me responda as duas perguntas, desde ja muito grata.

    1. Claudia, um pouco de sensibilidade ao toque é comum depois de um tempo do término do tratamento de canal, porque o dente – e principalmente os tecidos em volta dele – ainda estão se recuperando. O avermelhado na gengiva pode ser uma gengivite ou apenas uma irritação local, em princípio não tem a ver com o tratamento de canal ou a restauração. De qualquer forma, seria bom seu dentista verificar.

  190. Oi Doutora. Estou com o dente inflamado e atrasei o antibiótico em duas horas. Será que vai atrapalhar o tratamento? E é normal ter manchas brancas na gengiva onde o dente está aberto para fazer canal? Grato.

    1. Eduardo, apenas volte a tomar a medicação nos horários corretos, não deve haver prejuízo ao tratamento. Quantos às manchas, eu não diria ser “normal”, depende do caso… manchas brancas podem ser várias coisas.

  191. Olá dra. Ontem senti uma dor de dente. Fui no dentista e ele constatou que havia uma pequena carie abaixo da obturaçao. Ele retirou a carie, e colocou remédio no meu dente, e fechou com um curativo. Meu dente esta bem dolorido, n posso encostar nada de comida que ele da um choque. Ele receitou nimesulida. O que isso pode ser ? Agradeço desde já.

    1. Ruan, é uma pulpite, uma inflamação no “nervo” do dente. O que seu dentista fez foi remover o que estava causando a inflamação – a cárie, no caso – e, em vez de restaurar imediatamente, o que poderia causar mais dor, preferiu deixar só com o curativo pra ver como o seu dente ia se comportar. A ideia é evitar um possível tratamento de canal. Se der tudo certo e a dor for diminuindo, basta restaurar daqui a alguns dias.

  192. Olá, Dra. Ana.
    Comecei um tratamento de canal há dois dias, no primeiro molar. Na primeira seção a doutora só conseguiu abrir o dente, pois ele estava infeccionado. Ela passou amoxilina + clavulanato de potássio pra eu tomar de 8 em 8 horas, mas a dor não passa. Estou tomando dipirona quando o dente dói, é o único remédio que faz a dor parar. Ela também pediu pra eu colocar algodão no buraco do dente, mas o algodão faz pressão e provoca dor. Queria saber se o meu caso é comum ou se tem algo errado. E quanto ao algodão, é necessário usar? Obrigada!

    1. Camila, o antibiótico não diminui a dor mesmo, pelo menos não de forma direta. Pra isso é preciso um analgésico, por isso é que a dor ameniza com a Dipirona. Se o dente está aberto, use o algodão apenas quando for comer, pra que não acumule comida dentro do dente. Depois, você pode removê-lo e escovar os dentes normalmente. E, claro, assim que der, termine o tratamento de canal.

  193. Boa noite Drª, os meus dois molares inferiores se apresentam praticamente sem coroa, pois já tive cárie e os mesmos quebraram, mas apresentavam restaurações (que não devolveram a anatomia exata dos meus dentes, por isso os dois apresentam a coroa bem baixa). Um deles apresentava uma grande sensibilidade quando eu tocava em cima da restauração, então resolvi tratar o canal e fazer uma prótese fixa. Só que continuo com dor após a retirada da polpa (ainda não finalizei o tratamento, estou ha cerca de 45 dias apenas fazendo troca de medicação intracanal), essa dor é pulsátil, e só aparece quando passo o fio dental entre esses dois molares ou ¨empurro” o mesmo com a língua, e sinto um incomodo quando mastigo. A dor parece estar na gengiva entre os dois dentes. A minha dentista já analisou clinicamente e disse que não há sinal de infecção do canal e já inclusive fui em uma periodontista. Radiograficamente está tudo certo, mas a dor não passa. O que pode ser? Obrigada desde já.

    1. Parece ser uma pericementite, Maria, não acho que seja algo no canal, em si. Pericementite é uma inflamação ao redor da raiz do dente, muitas vezes ela acontece depois do canal já tratado adequadamente, e o motivo pode ser uma restauração “alta”, por exemplo. Nesse caso, um ajuste (desgaste) da restauração costuma resolver o problema. A dor não ser espontânea, mas só quando você estimula o dente de alguma forma, é uma ótima notícia. Converse com a sua dentista pra cobrir todas as possibilidades no seu caso.

      1. Mas eu posso ter pericementite mesmo que meus dentes estejam bem baixos? (já que a causa normalmente é uma restauração alta… e isso eu não tenho). Algumas partes dos meus dentes de baixo nem chegam a encostar no de cima… Você acha que isso está sobrecarregando apenas algumas partes do meu dente e causando a pericementite? A periodontista que fui avaliou a radiografia e não achou nada, mesmo assim prescreveu um antibiótico pra se caso fosse uma bactéria resistente. Devo tomar?

        Muito obrigada pela resposta e pela atenção.

        1. Pode, não é só uma “restauração alta” que causa pericementite. Sim, a carga excessiva sobre um dente pode causá-la. Se a periodontista prescreveu medicação, tome sim.

  194. Olá, Dra.
    Parabéns pelo blog e pela matéria.

    Estou com uma dúvida que esta me preocupando.
    Ha alguns anos fiz um tratamento de canal no segundo molar superior. Com o tempo, esse dente ficou muito frágil e quebrou. Foi quebrando, quebrando aos poucos e agora, só tem um pedacinho dele fora da gengiva. De vez em quando a gengiva incha e quase cobre o pedacinho que sobraram. Não dói, só sinto um latejado pequeno, um incômodo. Fiz uma avaliação, e o dentista disse que eu preciso extrair o que sobrou. Já vou marcar a extração, mas a questão é: eu tenho PÂNICO de dentista :'(
    Posso ter algum problema durante a extração? Como já foi feito um canal, pode doer? Como a extração pode ser feita se quase não tem mais dente fora da gengiva?? Juro, tenho muito, MUITO medo, mas quero fazer logo essa extração, pois sinto um gosto ruim na boca.

    Desde já, agradeço.
    Abraços

    1. Tatiana, como qualquer cirurgia, problemas podem ocorrer. Mas eles são as exceções, não a regra. Um dente com canal tratado não tem vitalidade pulpar, mas todos os tecidos em volta da raiz dele estão vivos, portanto, doem. O que não quer dizer que vão doer durante a extração, pois você será anestesiada, nada no seu relato me faz achar que você vai sentir dor. Mesmo que seja só uma raiz, o dentista conhece a técnica e tem o instrumental necessário pra remover o dente, fique tranquila, pra você não muda nada, confie no seu dentista, ele vai remover essa raiz como faria com qualquer outro dente “completo”. Sua ansiedade é compreensível, mas sério mesmo: procure ficar calma. Vai dar tudo certo e esse foco de infecção no seu organismo vai embora, o que é ótimo pra sua saúde.

  195. Olá Dra. Ana,

    Primeiramente gostaria de elogiar o seu blog, o quanto tem tornado útil na minha vida, já que como muitos sentem medo de ir ao dentista.

    A minha dúvida é a seguinte, eu realizei um canal no segundo dente molar inferior e estava com um curativo para realizar a restauração. Devido a demora para ter agenda com a dentista, caiu um pedaço do curativo e quando eu fui ao consultório estava um pouco dolorido. Aí remarcamos para restaurar o dente, ele foi restaurado, porém agora dói muito, principalmente se bebo algo gelado ou mastigo algo duro, o dente começa a arder e doer. Já tomei remédios e essa dor não melhora. Voltei na dentista, ela tirou uma radiografia e disse que está perfeito o canal, o que pode está ocorrendo é uma hipersensibilidade no dente e com isso existe duas opções, ou esperar para ver se melhora ou abrir novamente o dente e colocar o medicamento. Isso é normal ocorrer? Pois fiz canal em outro dente e não ocorreu isso. Agora estou preocupada.

    1. Aline, eu não diria que é normal, mas sim, dentes com canal recém-tratado podem ficar doloridos. Eu acho que você deveria aguardar mais um pouco antes de abrir novamente o dente, a tendência é da dor diminuir aos poucos.

  196. Bom dia Doutora, só uma pergunta simples. Comecei o tratamento de canal e meu dentista saiu de ferias. Tem problema eu ficar com curativo no dente todo este tempo? Ou procuro outro dentista para acabar o tratamento?

  197. Dra. Ana, tudo bem?

    Estou com uma dúvida e gostaria muito de sua opinião…

    Fiz tratamento de canal no dente ao lado do siso cerca de uns 4 anos atrás, recentemente… comecei a sentir dores palpáveis no maxilar (de fora para dentro), logo meu dente ficou extremamente sensível, sentia dores ao apertá-lo e ao comer, e a gengiva em volta do dente ficou bem avermelhada e dolorida. Comecei a me automedicar com anti-inflamatórios, ma s tive um inchaço na face e as dores aumentaram. Procurei um dentista que retirou minha restauração e fez uma espécie de “drenagem”, e disse que havia uma infecção e que meu dente estava com uma pequena lesão também. Após a consulta ele deixou meu dente aberto, pois disse que facilitaria a melhora da infecção, e disse que na próxima consulta faríamos novamente o canal. Resumindo… estou com duas dúvidas, se o procedimento de deixar o dente sem curativo realmente ajuda no controle da infecção? E se a infecção, por sua experiência, foi causada pelo canal ou pela lesão que ele visualizou no raio -x? Parabéns pela iniciativa! Abraços!

    1. Maicon, ma verdade deixar o dente aberto não controla a infecção, apenas ajuda a drenar o abscesso, o que alivia a sua dor e diminui o inchaço. O que controla a infecção é o tratamento de canal e antibióticos, se seu dentista achar necessário. A origem da infecção pode ser uma cárie, uma batida, uma infecção resistente (considerando que o canal já foi tratado uma vez)… enfim, não consigo afirmar alguma coisa apenas com base na sua descrição. Mas certamente a causa não é a lesão periapical, a lesão é consequência da infecção, e não o contrário.

  198. Oi Dra. Ana…
    Espero que responda, porque preciso mt da resposta!!
    Fui no dentista 3 vezes para fazer o canal e na terceira vez doeu mt, vou fazer a restauração amanha, mas meu dente dói mt, é normal? bjão

    1. Um pouquinho de dor é esperado, Clélia. Mas MUITA dor, não. É importante que você deixe claro para o seu dentista essa dor antes dele fazer a restauração, talvez seja prudente esperar um pouco.

  199. Olá, há mais ou menos 20 dias fiz tratamento de canal e na última semana fiz manutenção no aparelho, sinto dor ao mastigar, isso é normal?
    A dor é diferente da que senti antes de fazer o canal.
    Obrigada.

    1. Esse incômodo é esperado, Alessandra. Os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão em processo de cura, há uma inflamação se resolvendo. Esse incômodo deve se resolver ao longo dos próximos dias.

  200. Boa tarde, doutora.
    Voltei aqui para fazer uma nova pergunta. Ha 5 dias estou com um zumbido no ouvido esquerdo, e desse lado tenho um dente que deveria ser feito um canal ha um ano atras, esse dente esta um pouco inflamado e muito aberto, as vezes sangra tambem pela gengiva. Evito mastigar desse lado para nao doer. Gostaria de saber se esse dente pode causar esse zumbido irrirante em meu ouvido. Parece um apito insistente. E se for esse dente quando fizer o canal esse zumbido vai passar?

    Aguardo sua resposta!
    Um grande abraco!

    1. Roseana, sim, a infecção pode de forma direta ou indireta causar esse efeito. Mas não dá pra garantir que o problema seja esse (se passar após o tratamento de canal, é porque era), o ideal seria a avaliação de um otorrinolaringologista.

  201. Boa noite,

    Fiz a primeira sessão do tratamento de canal hj, o dentista abriu o dente, limpou, mediu a raiz, fez curativo e cimentou, quando fecho a boca e faço pressão sobre o dente (46) sinto dor. É comum?

    1. Sim Anderson, e provavelmente a causa é uma pericementite, já que há um processo inflamatório em curso nos tecidos em volta do canal do seu dente. Pode ser, também, que a restauração provisória esteja um pouco “alta” (o que piora a pericementite). Converse com o seu dentista.

  202. Boa tarde, doutora.
    Há exatamente um mês eu retratei um canal, coloquei pino e uma coroa em um dos meus dentes de trás, ao lado dele tem o início do meu aparelho.
    Ontem começou a doer de leve… Não é uma dor insuportável, mas incomoda. O que pode ser?
    Obrigada!

    1. Susã, não dá pra dizer apenas com base no seu relato, pode ser uma pequena pericementite ou por outra razão. Se a dor persistir, entre em contato com o seu dentista pra avaliar.

  203. Dra.
    Quanto tempo dura em média esse desconforto ? Estou tomando decadron há 3 dias e sinto que diminuiu um pouco…

    Obrigado e mais uma vez parabéns pelas informações!

  204. Boa tarde Dra. Ana, gostaria de tirar uma dúvida, fiz tratamento de canal do dente da frente, fiz em algumas sessões, terminei o mesmo ha 4 dias, fui fazer a coroa e o meu dentista pediu para esperar uns 10 dias, para cicatrizar bem por dentro, tem sentido esse procedimento? Qual sua opinião?

    Grato

    Antonio

    1. Faz sentido sim, Antonio. Seu dentista teme que seu dente doa (não o dente em si, mas os tecidos em volta dele, que continuam todos vivos) e, se doer e for preciso intervir, estando com a coroa, provavelmente será preciso danificá-la. Por via das dúvidas, melhor aguardar.

  205. Boa tarde Dra. Ana,
    Sentia um leve desconforto no dente 27, tinha dias que sentia uma leve pressão, outros dias nada… Um dentista me avaliou e disse que não tinha nada e poderia ser stress, me receitou analgésico, tomei e nada adiantou. Fui em outro que ao olhar a radiografia disse que não tem nada de estranho, mas seria melhor tirar a obturação para avaliar. Ao retirar a obturação foi detectado que tratava-se de canal. É comum não aparecer nada na radiografia e ao tirar a obturação ser caso de canal ? Fiz o canal com uma especialista na sexta-feira passada. Sinto um leve desconforto que parece ser normal…

    1. Mauro, nem sempre a radiografia traz informações relevantes na decisão de tratar o canal de um dente. O dente pode estar radiograficamente ok, mas clinicamente com indicação de tratamento de canal. O leve desconforto é esperado, dado o tratamento recente.

  206. Olá Doutora… hoje fiz o meu tratamento de canal… o endodontista abriu e fez o canal… e depois, colocou uma massinha… tenho outro canal marcado com ele para dia 06 de janeiro… devo fazer bloco nesses dois dentes ? Devo fazer isso logo? Abraço, obrigada, Patrícia.

  207. Fiz um tratamento de canal ha mais de um ano e uma coroa, agora o dente voltou a doer muito, dói com alimentos, principalmente frio, quente, doce e salgado, isso é normal ?? Que devo fazer ? Já fui ao dentista, ele receitou antibiótico e anti-inflamatório, estou tomando mas ainda dói, que devo fazer, existe outro tipo de tratamento?

    1. Maria, o tratamento depende da causa da dor… mas dente com canal tratado que dói da forma que você relata, não é normal. Se seu dentista prescreveu antibiótico, é porque detectou alguma infecção (ou reinfecção). Converse com o seu dentista pra ver o que ele recomenda.

      1. Oi boa noite, preciso muito saber o que ta acontecendo, acabei de fazer canal ha um mes e pouco, mas ainda nao botei o bloco pois estava viajando e nao deu p ir ao dentista na data marcada semana passada, fui la pra ele tirar a medida e desde entao quando como algo duro sinto uma dorzinha, entao nem estou mastigando mais do lado que esta doendo o dente que fiz canal, é o segundo molar, quero saber se voce acha que ele nao fez o canal direito ou pode ser por alguma inflamação depois que ele abriu p tirar a medida ? Porque realmente so doeu daquele dia p ca, antes n estava sentindo mais nd. Desde ja agradeço.

        1. Maria Luiza, um pouco de incômodo após a conclusão do tratamento de canal é algo esperado, já que os tecidos em volta do dente ainda estão em processo de cura, ainda há uma inflamação em curso. A dor vai diminuir aos poucos. Se persistir, converse com seu dentista.

  208. Ola dra., terminei um tratamento de canal do dente do fundo em cima faz 2 semanas, mas esta meio dolorido, principalmente quando bebo gelado, isso é normal? Estou preocupada pois um ano atras fiz canal em um dente em baixo e nao doeu nada como esse agora. Obrg :)

    1. Débora, o dente ficar meio dolorido é comum. Mas dor ao ingerir líquidos / alimentos frios, não. O canal foi realmente concluído ou você fez um curativo endodôntico apenas? De qualquer forma, cada dente é uma história diferente, mesmo que o paciente seja o mesmo. Uns dentes “incomodam”, outros não.

      1. Sim o tratamento já foi concluido e feita a restauração definitiva, quando passou a anestesia nao senti nada, depois de uma semana no caso ontem eu senti uma forte dor como quando está com carie, tomei um analgesico e passou e agora está dolorido como se o dente estivesse pesado, e quando tomo água dá uma dorzinha, será que teve algum problema? Infecção? Estou apavorada, minha dentista entrou de ferias :(
        Esqueci de dizer que ela disse que cortou um pedacinho da gengiva porque estava atrapalhando na hora de colocar a obturação, será só uma sensibilidade?
        Obr Dra., e parabéns pelo blog, muito facil e simples de entender as explicações :)

        1. A dor ao frio pode ser na gengiva, então, já que foi feita uma pequena cirurgia. Aguarde mais alguns dias, os sintomas devem diminuir. Se não diminuírem, procure sua dentista pra reavaliar.

          :)

  209. Doutora, por favor tire minha dúvida.

    Fiz um canal acerca de um mês, no dente 46, agora sinto um pressão forte abaixo desse dente que se irradia até o ouvido, o que está acontecendo?

    1. Eduardo, o canal foi realmente concluído ou foi feito apenas um curativo endodôntico? Se foi concluído, pode ser uma infecção resistente, uma nevralgia… depende. Entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

  210. Ola Dra. Tudo bem? Me ajude por favoooor!!!
    Meu caso é o seguinte, fiz canal nos dois dentes da frente do lado esquerdo (eu nao sei o nome nem o numero rsrsrs), mas é o superior esquerdo do meio (o grandão) e o dente vizinho se eu nao me engano é o 32. Achei muito rápido, pois so foi uma sessão e foi para os dois dentes. Isso é normal? Os dentes ainda tem algum tipo de força ou vida? Morro de medo de ficar banguela e so tenho 21 anos, novinha. Por favor me ajude, Doutora. E precisarei de aparelho ortodôntico para consertar meus dentes, tem algum problema usar mesmo com canal? Estou com medo de ficar sem os dentes futuramente kkkkk. Deus me livre!!!

    1. Alice, é possível tratar canal em sessão única, tudo depende das condições do tratamento. Embora o “nervo” do dente tenha sido removido, todos os tecidos em volta dele continuam vitais, portanto, podem doer. Não vejo razão alguma pra você ficar “banguela” :) . Sim, dentes com canal tratado podem ser movimentados, a não ser que o ortodontista ou endodontista veja algum impedimento.

  211. Olá Dra.
    Fiz um tratamento de canal há cerca de 4 anos no segundo molar. E no mês passado tive dores fortíssimas, o meu cirurgião dentista (não é o mesmo q tratou o canal) achou um foco de infecção e tratamos com amoxicilina e anti-inflamatórios. Ele me sugeriu uma especialista para fazer o retratamento. Qual a melhor intervenção? E caso não seja feito o retratamento, mesmo com a infecção tratada anteriormente com antibióticos, é possível voltar a sentir fortes dores? Muito obrigado.

    1. Tulio, se há indicação de retratamento, é preciso retratar o canal, mesmo. A medicação por si só geralmente não resolve o problema, a possibilidade de dor permanece.

  212. Olá,
    Fiz um tratamento de canal num 2° molar inferior há 3 semanas. Quando mastigo sinto um desconforto, não chega a ser uma dor, mas é algo que me impede de dar uma mordida mais forte.
    Marquei uma nova consulta pra fazer mais um procedimento na próxima semana, mas enquanto o dia não chega sera que você pode me dar algum tipo de explicação sobre isso? Kkk

  213. Boa Noite Dra.
    Estava com muiiiita dor de dente e resolvi ir ao dentista. Fiz um tratamento de um canal hoje, minha dentista abriu um buraco no meu dente, colocou tipo uma massa e tampou. Marcou para eu retornar daqui 2 semanas, mas o que acontece ? Está doendo mais do que estava ! E não foi me passado nem uma orientação para que eu pudesse tomar um anti-inflamatório ou um remédio que amenizasse minha dor. É certo esse tipo de procedimento ?

    1. Jose, você não concluiu o tratamento de canal, apenas começou ele, foi feito um curativo endodôntico. Nessa situação, não é incomum o dente doer depois de um tempo, pois a atividade bacteriana cria uma “pressão interna” que causa essa dor. Geralmente a troca do curativo controla a dor de forma temporária, mas é essencial terminar o tratamento de canal pra resolver o problema. Entre em contato com a sua dentista e relate as sintomas, ela deve sugerir um analgésico pra controlar a dor.

  214. Doutora, bom dia. Estava com um dente doendo muito e tive de fazer canal e bloco. Depois de fazer o canal, mas ainda com curativo, percebi que do nada meu dente começava a doer. Parecia uma ardência que ia aumentando até ficar insurportável. Doi até na mandíbula e propaga até a orelha. Depois de finalizado o canal e colocado o bloco achei que ficaria livre dessa dor. Mas a danada voltou e persiste já ha uma semana. Não é o dente que doi, parece que é bem profundo, mas começa com uma ardência. O que pode ser isso?

    1. Vinícius, pode ser uma pericementite, que é uma inflamação em volta da raiz do dente. Isso não é incomum após tratamentos de canal. Se persistir, procure seu dentista pra ele verificar se será necessário algum procedimento.

  215. Oi, doutora. Fiz um tratamento de canal há uns 4 meses, não sei o número dele mas é no lado inferior direito. O dente estava bastante estragado, eu havia feito uma restauração nele há muitos anos, mas ela caiu e o dente ficou todo aberto. Fui ao dentista e ele recomendou o canal. Terminado o tratamento, não senti dor. Entretanto há mais ou menos três semanas ele voltou a doer, às vezes a dor é espontânea e também dói quando mastigo sobre ele. Ainda não voltei ao dentista, pois me mudei para uma cidade pequena, quero ir ao que fez o tratamento. Enquanto isso eu gostaria de saber quais as possíveis causas para essa dor e se há algo que eu possa fazer para amenizá-la, inclusive algumas vezes também sinto dor de cabeça.

    Abraços.

    1. Allyson, pode ser uma infecção resistente ou uma pequena pericementite, que deixa o dente sensível. No segundo caso, não há necessidade de retratar o canal, mas pode ser interessante fazer um pequeno desgaste no dente pra aliviar as forças que incidem sobre ele. É questão de conversar com seu dentista pra ele avaliar e tratar de acordo. Voc~e até pode tomar um analgésico a que esteja habituado enquanto isso, quando necessário, mais não há garantia de que a dor seja controlada.

  216. Ola, dra. Ana!

    Meu nome é Roseana, tenho 27 anos.

    Obrigada pela maravilhosa disposicao em responder a tantas perguntas. Parabens!

    Doutora, estou com um dente que precisava ser feito um canal ha um ano atras, nesse tempo meu dente somente doia quando eu mastigava usando o lado que ele esta, mas nem ao menos dava pra ver a carie, pois ela estava situada entre um dente e outro. Eu tinha plano dentario, porem nao fui ao dentista porque trabalhava muito e nunca tinha tempo, hoje meu dente esta com uma “cratera” aberta, sendo que ele nunca foi obturado, ja perdi praticamente todo o miolinho do dente e esta escurecendo, ficando preto mesmo na parte interna, e ja esta escurecendo a parte externa. Incrivelmente com a ajuda de Deus, esse dente “nunca” doeu, somente doi quando o pressiono. É o dente 24, superior esquerdo.
    Hoje nao tenho mais plano de saude, e estou esperando ter dinheiro pra poder comecar o tratamento de canal, minha duvida é: porque meu dente embora esteja completamemte oco nao doeu ate hoje? Tem como, após fazer o canal, clarear esse dente, de modo a ficar natural como antes? E se meu dente comecar a doer de repente antes de iniciar o tratamento, a senhora pode indicar alguma pomada ou anti-inflamatorio que possa amenizar a dor? Estou com muito medo desse dente comecar a doer de repente, e tambem do processo apos o canal. E o pior é de nao poder ter o meu dente branquinho como antes.

    Desde ja agradeco, doutora.
    Com certeza voltarei aqui por muitas e muitas vezes, pois tenho muitos dentes a tratar e buscarei sua ajuda.

    Obrigada!

    1. Oi Roseana,

      Obrigada. :)

      Seu dente não dói justamente porque está “aberto”… se a cárie já atingiu o canal, o nervo do dente deve estar necrosado (morto), por isso você não o sente. Se houvesse um curativo nesse dente, fechando-o, é provável que você tivesse dor, porque os gases liberados pelas bactérias presentes causariam uma “pressão interna”. Eu sei que parece que ter o dente aberto é uma coisa boa pela minha explicação, mas ter o dente nessas condições é péssimo, porque mantém um foco de infecção no seu organismo, o que nunca é uma boa ideia e pode ter consequências mais sérias. Sim, é possível clarear um dente com tratamento de canal, tanto internamente quanto externamente. Não, não tenho como indicar uma medicação, pois problemas de canal se resolvem com tratamento de canal e, embora eu compreenda a questão financeira e de disponibilidade, é ESSENCIAL que você procure um dentista o mais rápido possível. Se não der pra tratar o canal já – o que seria o ideal – dá pra fazer uma limpeza inicial, um curativo, e o dentista pode prescrever alguma medicação específica para controlar a infecção. Acredite: o pior não é não ter o seu dente branquinho como antes, e sim mantê-lo infeccionado por tanto tempo.

      1. Muitissimo obrigada doutora por responder as minhas perguntas! Quanta rapidez!! Vou indicar esse site pra amigos!!! Rsrsrs

        Com certeza apos sua explicacao nao relutarei em procurar um profissional, antes que esse dente se parta e eu o perca de vez ja que ele esta morto. :-(

        Grande abraco e muito sucesso em sua carreira!
        😉

  217. Dra. Ana, boa noite!
    Fiz canal em 29/10 e ainda irei fazer a restauração dia 26/11. Ao dar “batidinhas” de leve no dente com a ponta da unha, ele dói. É normal? Eu imagino que dente com canal só dá qualquer tipo de dor se estiver ainda com algum problema. Será? Se não for normal, qual podem ser as causas? Obrigada! Flávia.