Dente com tratamento de canal pode doer?

Dente cujo canal já foi tratado não dói mais, não é? É, quando tudo dá certo não dói mais mesmo.

Antes de qualquer coisa, vamos entender como e porquê é feito um tratamento de canal. Toda vez que bactérias (de cárie, de saliva ou de qualquer outro tipo) entram em contato com o nervo do dente, este não suporta a presença delas e morre. O mais comum são bactérias de cárie, mas pode acontecer de ter contaminação em um acidente (uma queda, uma batida), ou o nervo não suportar a pressão em casos de bruxismo severo. O canal também pode ser tratado, em alguns casos, sem que o nervo do dente tenha morrido, para a colocação de próteses. Depende do plano de tratamento escolhido pelo paciente e pelo dentista.

O dente e o seu nervo (polpa)

E como é feito o tratamento de canal? Todo o nervo do dente é removido, vivo ou morto. O nervo fica alojado dentro da raiz do dente, e o número de raízes e canais pode variar dependendo da localização do dente na boca. Os dentes posteriores podem ter mais de 4 raízes, por exemplo. Daí é feito o alargamento dos canais (que é o tubinho por onde o nervo passava), as paredes são limadas para remoção de qualquer bactéria ou célula contaminada, e toda a extensão do canal é preenchida por um material obturador, que veda os condutos e deixa o dente em condições de receber o tratamento reabilitador, que pode ser uma restauração, peça ou coroa, dependendo do caso. A partir daí, o dente não deve doer mais.

Agora, tratado o canal, o dente ainda dói. O que pode causar essa dor?

  1. Sobre-instrumentação: é quando o instrumento pra limpeza dos canais (a lima) ultrapassa o final do canal e atinge as estruturas em volta da raiz (ligamento, gengiva ou osso). Se o canal foi corretamente limpo, essa situação causa desconforto durante alguns dias, mas é controlável com analgésicos e passa entre 3 a 7 dias após o fim do tratamento.
    .
  2. Sobre-obturação: é quando o material pra obturação ultrapassa o final do canal. Caso aconteça, é bom que o dentista acompanhe. Alguns pacientes não sentem nenhum tipo de desconforto, mas pode causar sensação de “cutucão”. Em situações bem específicas pode ser necessária uma cirurgia para remoção desse excesso.
    .
  3. Extravasamento do cimento obturador: dependendo do tipo de cimento pode incomodar bastante. Se é à base de óxido de zinco e eugenol pode ser irritante aos tecidos em volta do dente. Alguns pacientes podem desenvolver dor crônica por alergia a esse tipo de cimento. Nesses casos o canal deverá ser retratado e o cimento trocado por um, de preferência, à base de hidróxido de cálcio.
    .
  4. Problemas na restauração: às vezes, depois do tratamento pronto, a restauração fica alta (ou a peça, ou a coroa), ou com algum problema de adaptação. Nesses casos, um ajuste oclusal ou alguma melhoria na restauração já diminui o desconforto.
    .
  5. Deficiência na instrumentação ou na obturação: nesses casos, todo o canal deve ser retratado. O desconforto não passa com analgésicos nem anti-inflamatórios, e em muitos casos aparecem bolhas parecidas com espinhas na gengiva do lado do dente que foi tratado. Essas bolhas são chamados de fístulas, e mostram que ainda existe algum tipo de infecção dentro do dente. Se a fístula existia antes do tratamento e não desapareceu após, procure seu dentista para que ele lhe oriente a respeito.
Guest Post

Texto da Dra. Elaine Batista, cirurgiã-dentista especialista em endodontia (tratamento de canal).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia | Marcadores: ,

585

  1. Gostei muito do texto. De clareza ímpar, ele é referência tanto a pacientes quanto a profissionais. Abs!

  2. Oi Dra. Ana, como vai?
    Mais uma postagem super esclarecedora, parabéns!
    Ainda estou tratando o canal (vou para a terceira sessão semana que vem), e senti dor apenas na segunda sessão, devido a “Sobre-instrumentação” que você citou. Isso foi na segunda, mas acho que é normal, pois se tudo ocorrer bem, ela pretende fechar na quarta sessão. O que está me preocupando é que estou sentindo dores nos dentes de cima (é o dente 36 que estou tratando), principalmente no dente que está literalmente acima do dente em tratamento.
    Você poderia me dizer se isso é normal, Dra. Ana?
    Desde já agradeço.
    Um abraço.

    • Oi Gi! Desta vez não fui eu que escrevi o post, foi a Dra. Elaine Batista. Já a avisei da sua pergunta. :)

    • Gi, existem alguns fatores que podem causar essa dor.
      1. A restauração provisória pode estar alta. O maior atrito entre os dois dentes pode aumentar a sensibilidade do dente superior.
      2. Um problema no próprio dente superior. É bom investigar possíveis infiltrações/ajustes na restauração. Um teste de vitalidade seria bacana.
      3. Pericementite no dente em tratamento: Pode eventualmente acontecer uma inflamação no ligamento do 36 pelo trauma da mordida. (a gente chama de trauma uma possível mordida desajustada seja pela restauração provisória ou por um bruxismo, por exemplo).
      4. Se porventura você tiver com a sensação que o 36 está “crescido” na boca, converse com seu dentista. Pode ser algum problema no dente em tratamento que afeta sua mordida. Mas se a sua dor no dente superior for espontânea, fora da mastigação, seu dentista vai pedir uma radiografia e avaliar. Pode ser necessário um tratamento específico para o elemento.
      Boa sorte,
      Elaine

  3. Adorei!
    Os pacientes costumam realmente achar que tratou o canal, o dente NUNCA mais dói, e alguns pensam inclusive que não careiam mais.
    Eu costumo dizer que, se assim fosse, aos 18 anos, trataríamos todos os canais e estaríamos livres de dores de dente :/
    Dente com canal tratado, que cariou novamente, pode ter recontaminação o canal, que com bactérias novamente , dói e precisa ter o canal retratado.
    Bjos agora nesse novo “canal” =)

    • Ei Celinha, só vi seu comentário agora.
      Obrigada, você é sempre muito atenciosa e gentil comigo.
      E concordo, canais podem (e muitas vezes) recontaminam e aí sim voltam a doer. Bem lembrado e colocado.
      Beijo.

  4. Extrair dentes na gravidez pode? Tomar anestesia tambem?

    • Aline, pode (as duas coisas), mas é importante avaliar a necessidade. Em caso de urgência, é possível extrair um dente sim. Mas a melhor época pra isso, podendo a mulher aguardar, é o segundo trimestre da gestação.

  5. Olá Dras Ana e Elaine =D

    Ah sim, queiram me desculpar pela minha desatenção sobre a autoria do texto, tenho o péssimo hábito de frequentar os meus blogs queridos e esquecer de conferir se a autoria é ou não do dono do blog rsrsrs
    Dra. Elaine muito obrigada pelas suas explicações, assim como a Dra. Ana, você tem um enorme talento quando o assunto é didática e preocupação além do consultório, para com as pessoas. Fico grata e feliz por saber que têm pessoas como vocês.
    Neste sábado, a dentista olhará com cuidado para saber o motivo do incomodo no tal dente 36.
    Me lembrarei de todas as suas sugestões e conversarei com ela.
    Tudo de bom.
    Abraços

    • Ahauahauaha Gi! Olha, mesmo sem olhar, você acertaria o autor do texto em 97,5% das vezes. :P

  6. Queridos dentistas, não tenho medo deles… mas já tive experiências bem desagradáveis. Estou retratando o canal de um dente para colocar uma coroa, pois o dente em questão está muito deformado não sendo possível colocar uma faceta. Porém o dentista empurrou restos da restauração antiga que causou uma infecção, passei duas noites terríveis, o dentista radiografou e concluiu que será necessário uma curetagem na ponta da raiz. Será que não corro o risco de perder este dente, estou com medo, fazer implante é muito mais doloroso.

    • Elisete, essa curetagem que você descreve se chama apicectomia, e é feita quando há uma infecção resistente na pontinha da raiz, que não regride nem com tratamento de canal. Em princípio, não vejo motivos pra você perder o seu dente.

      • Muito obrigada Dra Ana Tokus, por responder, estou confiante que dará tudo certo. Se passar a dor que estou sentindo será maravilhoso.
        Abraço.

  7. Olá!!
    Eu fiz um canal ha mais ou menos 2 anos e com o passar do tempo eu fui sentindo o dente, não que fosse doooores mais um pouco de incômodos e não me preocupei mais. Estou marcando para ir ao dentista por esses dias porque estou com medo de ter que reabrir o canal e que ele fique realmente escuro, pois meu dente alterou pouquíssimo a cor e tenho medo de que escureça mais. Por favor doutora o que eu faço? E o que pode ser esse pequeno incomodo? Estou esperando respostas. Obrigada!!!

    P.S. só tenho 16 anos isso pode influenciar?

    • Gabi, ou há uma infecção resistente nesse dente ou o tratamento de canal não foi finalizado (foi feito só um curativo). Pode ser, também, que esse dente esteja tocando no arco oposto antes dos demais, o que causa um contato prematuro e causa dor e uma inflamação lá na pontinha da raiz, dentro do osso. Enfim, o dentista vai ter que examinar e diagnosticar o problema, pra tratar de acordo. Sua idade, nesse caso, não interfere.

      • Tudo bem? Uma vez fui ao dentista e o meu dente estava muito cariado, ele me disse que era certeza que daria canal, mas depois que ele obturou ele disse que o nervo do dente tinha morrido e não precisou fazer canal, por que ocorre isso? Algum medicamento pode fazer o nervo morrer? Obrigada, espero respostas, abços.

        • Janete, quando o nervo do dente morre é preciso tratar o canal, sim! O dente pode até não doer, mas o tecido dentro dele está morto, necrosado… e precisa ser removido de lá pra não dar uma infecção.

  8. Olá !!
    Visitei o site e parabéns o site é muito bom …
    Olha de uns dias pra cá eu senti que alguns dentes meus estavam mole mas minha mãe disse que é só impressão minha …
    Mas o que eu queria te perguntar é que se quando passa motorzinho o dente há de ficar um pouco mole ?
    E a outra é por causa de eu estar sentindo meu dente mole é caso de rancar ?
    obs : tenho 13 anos …
    Beijos e obrigado pela atenção !! ??

    • Karolina, respondi aqui: http://bit.ly/SSpNpc :)

      • Ola, estou tratando um canal com minha dentista, faz uns 2 anos ou mais, tres dentes, teve reação na raiz, por isto tive que abri-los para canal, porem sempre que ela fecha ele, eu sinto dor, ja tomei amoxilina+clavulanato, o que pode ser? Obrigado aguardo sua honrrosa resposta.

        • DJ, pode ser algum tipo de infecção resistente, ou seja: não importa o quanto a sua dentista trate, a tal da bactéria não morre. Nesse caso, às vezes é necessário mudar de estratégia.

  9. Olá
    Achei esse site muito esclarecedor, parabéns.
    Gostaria muito que voce me ajudasse, pois estou fazendo canal no dente 36, ja fiz oito sessões e o dente continua com a sensação de dor, se insisto em mastigar ele fica dolorido, e ao acordar pela manhã ele esta sensivel, já to cansada de cada sessão q eu chego no consultorio e sempre está me repitindo. A medica já até fez a troca do material na quinta sessão, mas não fez diferença. Ah, não esquecendo, a minha profissional é muito respeitada nessa área. GOSTARIA MUITO DE SABER SUA OPINIÃO. Obrigada pela atenção, Albertina.

    • Albertina, obrigada. :)

      Sua dentista certamente não fechou seu dente ainda justamente por causa dessa dor, que geralmente diminui e até cessa bem antes de 8 sessões. Mas nem tudo são flores… alguns casos são mais complicados mesmo. Não vejo necessariamente nada errado na conduta da sua dentista, e reputação é algo que se conquista trabalhando direitinho. É possível que o seu caso seja de uma infecção resistente mesmo… é continuar insistindo ou, até, partir para alguma decisão diferente do usual.

  10. Ola, tudo bem? Então, o meu caso do meu dente é bem assim: quando eu era criança sofri um acidente né, mais quando eu já tinha meus 15 anos comecei a fazer o fazer tratamento de aparelho e minha dentista percebeu que com a pancada que tomei no acidente num dente meu não tem osso e nem raiz, ele ta no nervo do dente, ele é mole, então outro dentista fez um canal tentando fortalecer o nervo pra pode segura o meu dente né, mais não deu certo, o meu dentista foi pra outra cidade e não terminou e deixou aberto, então fui em outro dentista e descobri que meu dente tem uma substancia q solta que corroi meu dente, q é machucado, então ele começou a quebrar em poquinhoo e ta aberto pq ele disse que nao pode fecha, me diga o que deve fazer, tem que rancar esse dente e colocar um pivo ou sei la, estou assim numa situação q esta dificil, queria sua resposta obrigada !

    • Jessica, se esse dente não tem osso em volta dele e nem raiz, me parece caso pra extrair. Mas pra dizer com certeza, só examinando você. Dependendo de qual dente seja, é possível manter o espaço dele para colocar um implante no futuro ou fechar esse espaço com o aparelho. Tudo depende da avaliação do dentista e do que você quer também… conversem a respeito.

  11. FIZ CANAL COLOQUEI O NUCLEO PARA COLOCAR A COROA, SO QUE AO MASTIGAR SINTO DOR, INCLUSIVE ESTA DOR EU SINTO DESDE O COMEÇO DO TRATAMENTO. MEU DENTISTA DISSE QUE NÃO HÁ EXPLICAÇÃO PARA ESTA DOR E QUE O MELHOR A FAZER É EXTRAI-LO. A EXTRAÇÃO É O ÚNICO PROCEDIMENTO A FAZER?

    • Seria interessante investigar melhor antes de uma solução tão drástica (extração). Mas realmente: às vezes a dor não parece ter um motivo aparente ou algo que a explique. Se você e seu dentista acharem que é o melhor nesse caso…

  12. Ola, tudo bem?
    Olha eu fiz restauração e foi posto um curativo a depois de 2 semanas que ja tinha fechado o dente começou a doer ficou sensivel não podia e nem posso tomar agua gelada e nem nada quente que doi, mas nao é frequente, é de vez em quando isso… mas doi mesmo e muito…

    • Dayane, é preciso reavaliar esse dente. Dor com frio é bastante comum, mas dor com calor pode ser sinal de que o canal do dente está com problema. Procure seu dentista pra avaliar.

  13. Meu dentista me orientou em fazer um tratamento de canal, só que a anestesia não esta pegando e os meus dentes são super sensiveis, o que fazer??????

    • João, ou você está com esse dente infeccionado (o que dificulta a instalação da anestesia) ou é preciso uma dose maior de anestésico. O que não dá é tratar o canal sem anestesia.

  14. Comigo acontece a mesma coisa… preciso fazer um canal mas a anestesia não funciona… deixo de sentir as bochecas, até os dentes de cima mas continuo sentindo o dente do canal. Tomei anti-inflamatorios por um tempo e não adiantou. Ele fica bem ao lado de um siso impactado (que precisarei extrair). O estranho é que ele começou a doer junto com o dente de cima (o qual preciso de uma restauração).

    • Rodrigo, pode ser que haja alguma variação anatômica em você, por exemplo, uma trajeto “diferente” do nervo. Aí quando o dentista usa a técnica padrão de anestesia, acaba não sendo suficiente ou não atingindo o lugar que deveria. Ou, você precisa de mais anestésico que as outras pessoas, acontece. Estou apenas supondo, claro.

  15. Doutora, ela ja aplicou até anestesia, ficou tudo dormente, menos os dentes que preciso que precisam do canal, vc acha que devo trocar de dentista???

    • Não João, acho que não é o caso. É preciso investigar o motivo disso… pode ser por causa de uma infecção ou até por alguma variação anatômica sua.

  16. Eu estava comendo de repente meu dente do lado direto, o ultimo, quebrou de lado. E ai vai ter que fazer canal ou não?

    • Bia, não faço ideia. Não dá pra saber apenas pela sua descrição… mas se a fratura atingiu o nervo do dente, certamente vai ser necessário tratar o canal. Procure um dentista para avaliar, talvez apenas uma restauração já seja suficiente para resolver o problema.

  17. DRa: ANA TOKUS

    TIVE UM ACIDENTE DE CARRO ESSE FERIADO DO DIA 07/09/2012 E COM O IMNPACTO EU ACABEI BATENDO A BOCA NO VOLANTE E QUEBREI DOIS DENTES DA FRENTE SUPERIORES. GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO CONSERTAR SEM OS PEDAÇOS E FORAM GRANDES E TA MUITO FEIO. SERA QUE PELO SUS FAZ?

    • Gil, se o problema for apenas restaurar os dentes, tem conserto sim, mesmo sem os fragmentos (mas é preciso avaliar se também não haverá necessidade de tratar os canais, algo muito comum em caso de batidas). Sim, é possível fazer pelo SUS, mas aí vai depender da disponibilidade do serviço na sua cidade. Já se precisar de tratamento de canal, pode demorar um pouco mais, pois você deverá ser encaminhado para um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

  18. Ola doutora, fiz um tratamento de canal ha 4 meses e meio e ao acordar de manha ele esta sensivel, mas nao tenho dor ao mastigar e tbm nao sinto o dente ao calor ou frio, o que pode ser?

    • Se o dente tem o canal tratado é completamente normal que você não sinta nada ao contato com o quente e o frio. Essa sensibilidade deve ser transitória, talvez você ter rangido os dentes durante a noite… é uma possibilidade. Permanecendo os sintomas, converse com o seu dentista.

  19. Boa tarde! Gostaria de saber se tenho que colocar protese ou pino em um dente que esta em tramento, pois ele quebrou a metade.

    • Jucelaine, não saberia dizer com certeza sem examinar você. Mas se mais da metade da coroa desse dente estiver perdida, a chance é grande. Estando a raiz dele viável, seria possível tratar o canal, encaixar um pino (núcleo) na raiz e, sobre esse pino, colocar uma coroa fixa.

  20. Olá! É normal o dente ficar dolorido depois do canal?
    Meu dente está no curativo, já fiz todas as sessões, só estou esperando o dia de fechar completamente o dente… Mas ele esta dolorido. A dentista passou Ibuprofeno, mas ele ainda está dolorido.

    • Acontece, Jane. Como o dente foi instrumentado por dentro, às vezes acorre um processo inflamatório na pontinha da raiz, o que causa esse desconforto.

  21. Olá , eu tambem tenho muito muito medo de dentista, principalmente canal, hj eu fiz o canal bio, de inicio fiquei muito ansiosa com o corção batendo forte, mas depois passou, e não senti mais nada, nao doeu nada… bom, boa sorte a todos.

  22. OLÁ
    Há dois anos iniciei um tratamento de canal, tive que ir 11 vezes e sem paciência acabei dizendo a doutora que não doia mais… mas estava doendo…

    Procurei outro dentista e fui mais umas 8 vezes… fiz muitos curativos… parecia que o dente tinha parado de doer mas ele voltou a doer e chega a latejar. Então o segundo dentista pediu uma tomografia e não apareceu nada… diz ele que o canal está perfeito… e nada demais aparece na tomo… e me disse que eu teria que procurar um NEURO… será? Eu tenho fibromialgia será que isso intensifica a dor? O que vc acha que eu tenho que fazer…
    AGRADEÇO SE PUDER RESPONDER
    Esqueci de dizer que choro toda vez que penso em ligar para o meu dentista, quando vou lá me dá dor de barriga o dia todo!

    • Rosivaner, eu acho que você deve procurar o neurologista e sim, a fibromialgia pode ter a ver com essa dor, já que ela parece não ter origem dentária.

  23. Parabens pela iniciativa do blog. Uma rápida lida nos artigos já mostra a postura ética da criadora.
    As vezes é dificil encontrar pessoalmente um dentista que tenha tão boa vontade em falar para o paciente tudo o que está envolvido no tratamento, bom saber que na internet existem profissionais interessados em nos informar.
    Fiz um canal em fevereiro de 2009 e agora em outubro de 2012 comecei a sentir dor nesse dente. Na verdade um pedaço da resina (muito, muito pequeno) quebrou e o dente doeu por uns dias mas depois parou. Pode um dente doer por resina quebrar? Ou essa dor só pode ser devido a um canal mal feito?

    • Obrigada, Marcelo. :)

      Se o canal do dente está tratado não deveria doer mesmo com a quebra da restauração, considerando que o nervo desse dente foi removido. A não ser que tenha havido uma fratura DO DENTE também, o que poderia levar à dor por motivos periodontais (gengiva). Quando um dente é vital (sem tratamento de canal) e uma restauração se quebra, é esperado que o dente doa. Mas no seu caso, não. Sim, pode ser que haja algum problema no tratamento de canal que foi feito, mas considerando que seu dente ficou tanto tempo sem doer, creio que não seja isso. Enfim, é preciso procurar um dentista para avaliar, inclusive radiograficamente, pra tentar entender o que pode estar acontecendo.

  24. Tenho uma pequena fistula na gengiva, acima do canino onde o nervo e o canal foram tratados ha muitos anos atras. Na epoca foi feita a coroa de porcelana para aproveitar a raiz deste canino. Hoje, com a fistula, embora eu nao sinta dor, a area acima do canino e na regiao da fistula eu a sinto dolorida quando escovo ou faco o jato de agua. Tenho que refazer o canal. A pergunta e isto implicaria na perda da coroa de porcelana? E, se decido nao refazer o canal quais seriam as consequencias? Meu rosto nunca ficou inchado, por esse motivo. Aguardo sua resposta.

    • Dulce, mesmo que o dentista consiga remover a coroa de porcelana e o pino sem danificá-los (o que não é nada fácil), a boa adaptação dessas peças seria modificada pela próprio retratamento de canal. Ou seja: certamente seria necessário fazer uma nova coroa. O problema é o material, a porcelana, que não aceita reparos como a resina, por exemplo. Se você não retratar o canal, vai manter uma infecção no seu organismo, o que eu não recomendo. Pode não acontecer absolutamente nada, mas você corre o risco tanto de perder esse dente no futuro quanto de disseminar essa infecção para outras partes do seu corpo. Veja: http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

      • Dra. Ana fico-lhe imensamente grata por sua resposta. Este seu site e uma grande ferramenta para todos nos que desejamos maiores esclarecimentos com relacao a nossa saude bucal. Muito bonito esse seu lado humano em dedicar do seu precioso tempo para ajudar aos demais. Obrigada por sua atencao.

        • Imagina Dulce, fico feliz em ajudar. Abraço!

  25. Oi, Doutora!
    Fiz um tratamento de canal no molar superior esquerdo. Foram 6 sessões. Depois de 10 dias, esse dente começou a me doer muito, então voltei à dentista. Ela tirou vários raio-x e não achou absolutamente nada de anormal! Não via motivo para que meu dente doesse, pois o canal estava perfeito. Então ela resolveu fazer o canal do dente do lado, o pré-molar, pois achou que ele estava “meio esquisito”. Segundo ela, esse dente já estava quase sem sangue na polpa. E segundo ela também, o meu molar tratado doía porque esse pré-molar estava doente. Ela tratou esse pré-molar, estou indo p/ a terceira sessão. Realmente meu molar tratado parou de doer um pouco, mas ainda sinto dores, agora não sei se no molar ou no pré-molar. A dentista sempre tira raio-x quando vou lá, e ela sempre diz que está tudo perfeito! O que você acha que pode ser, Doutora? Será que a minha dentista não está conseguindo detectar o real problema dos meus dentes? Obrigada!

    • Alessandra, eu acho que o que doía era o seu pré-molar só que, como essa era uma dor difusa, você associou ao molar com o canal recém-tratado. Certa sensibilidade é esperada quando o tratamento de canal é recente, pois os tecidos em volta da raiz ainda estão cicatrizando, portanto há um processo inflamatório em curso. A tendência é esse incômodo ir diminuindo gradativamente.

  26. Vou fazer um canal amanhã no dente 28, mas quando fui pra urgência eles fizeram um tal de “acesso” nesse dente e doeu muito. Mas antes de fazer esse “acesso” eu sentia muita dor em outros dentes, menos no que eu vou fazer o canal, isso é possivel? Estou com muito medo de fazer esse canal amanhã, pq como eu falei qnd eles fizeram o acesso doeu muito, mesmo com anestesia…

    • Renata, “fazer o acesso” significa abrir o dente para canal, é como se fosse a primeira sessão do tratamento de canal. Antes você sentia dor em outros dentes porque a dor era difusa, ou seja, não era possível definir em qual dente ela realmente estava. Depois que foi feito o acesso você começou a destinguir melhor a origem da dor.

  27. Olá Doutora,
    Peço a sua ajuda: Eu fiz um canal ha uns dois anos atrás e restaurei o dente normalmente, ficou tudo ok. Posteriormente a restauração caiu e fui ao dentista e ele restaurou novamente. Isso deve ter acontecido umas 03 vezes, então ele resolveu colocar um bloco ou coroa (não sei ao certo). Depois disso a minha vida virou um inferno, já fui em dois dentistas e todos falam que o dente não tem nada, tenho até dor de ouvido, dor de cabeça, tudo do lado do dente que dói. O que será que pode estar acontecendo, será que o bloco não está bem adaptado? Preciso fazer uma topografia deste dente? Abçs e obrigada. Helen

    • Helen, se esse dente tem o canal tratado e não incomodou você por 2 anos, realmente não faz sentido que a dor que você sente tenha a ver com esse dente. Talvez o problema seja em outro dente e a dor seja difusa (“espalhada”), ou seja, seja difícil pra você determinar exatamente que dente dói porque o que dói é uma região inteira. Seria interessante radiografar pra investigar.

      • Dra. Ana,
        Tenho a mesma sensação que a Helen, fiz um tratamento de canal que acabou demorando, resultado: o dente quebrou e acabei tendo que colocar um bloco ou coroa (também não sei ao certo) untado ao que sobrou do dente. Tenho dores de cabeça, também sempre ao lado do dente que não precisamente dói, mas é como se pulsasse. Perguntei ao meu novo dentista, mas ele descartou a hipótese da relação. Gostaria de saber sua opinião a respeito.
        Grata,
        Beatriz.

        • Beatriz, realmente parece que não há relação entre o dente e a dor de cabeça. Pode ser apenas coincidência. Faz tempo que o canal foi tratado? A dor começou apenas depois que foi colocado o bloco / coroa?

  28. Dras Elaine e Ana, Boa tarde.
    Estou em tratamento de canal do primeiro molar inferior há 06 sessões (aproximadamente 03 meses, devido à agenda da dentista). Fato é que desde o início do tratamento desse dente, que seria apenas 01 cárie, tenho tido dores constantes, que vão do dente até o ouvido, tratadas com nimesulida e analgésicos comuns, uma vez que a minha dentista diz não ter inflamação e as radiografias indicam estar tudo bem. Ontem, senti que a dor não é reflexiva, como a dentista suspeitava mas sim de uma raiz do próprio dente, que doeu quando foi feito um procedimento. Agora, na próxima sessão, a dentista disse que já vai fechar o canal e o dente está pronto. Mas ele continua doendo…. Não tinha dores antes de iniciar o tratamento e agora sofro muito, deixei de lado as atividades mais prazeirosas por não suportar o incômodo. O que que eu faço? Desde já agradeço pela atenção e dedicação aos pacientes que consultam esse blog.

    • Agnes,
      A melhor solução no seu caso, é conversar com a dentista e explicar sua dor com detalhes. Se é espontânea, ou provocada com gelado, doce ou quente; se é na mastigação ou na escovação. Apareceu algum tipo de bolha na gengiva? Inchou? Conte pra ela. É muito complicado basear um diagnóstico somente no relato, é fundamental ter exames complementares (radiografias e/ou tomografia), pra sustentar um diagnóstico. Se você está sentindo dores e não tem segurança para terminar o tratamento, peça pra ela ainda não fechar. O ideal é que o dente não tenha nenhuma sintomatologia dolorosa pra que o tratamento seja concluído. Converse francamente com sua dentista, e boa sorte.

      • Obrigada pela atenção.
        Me lembrei que logo no início do tratamento, quando do 1º curativo, quebrei uma ponta do dente enquanto mastigava. Não doeu na época, salvo no coração… A Dra. acha que pode ter relaçao a dor que sinto com esse incidente? Estou tomando amoxilina há 03 dias, prazo determinado pela minha dentista, porem continuo com dor e só retorno na consulta dia 23/11.

        • Essa “quebra” do dente durante a mastigação pode ter causado fratura/trinca em uma das raízes em tratamento. Converse com sua dentista a respeito de pedir uma tomografia pra avaliação desse dente.

  29. Ola Doutoras!
    Eu tenho um dente que sempre me deu problemas, desde jovem. Sempre restaurava mas continuava doendo, nem me lembro se cheguei a fazer o canal. Entre idas e vindas a diferentes consultórios, ele ficou praticamente quase inteiro restaurado mas as faces começaram a escurecer, a ultima ida ao dentista a doutora disse que não tinha nada de errado com ele. Especialmente porque eu estava com viagem para o exterior marcada e não queria surpresas. Pois bem que me aparece uma fístula. Ainda tenho alguns meses de viagem, tem alguma coisa que eu posso fazer? Eu posso esperar ou seria melhor procurar um dentista. Eu li a sua matéria falando sobre dente infeccionado, estou preocupada.

    Obrigada.

    • Jane, se há uma fístula é porque há uma infecção, e é pela fístula que o seu organismo expulsa o pus dessa infecção. Se a origem do problema for o canal desse dente, seria caso para tratamento de canal. Não há como saber se esse dente vai “incomodar” você ainda durante a sua viagem, talvez não. Mas, por garantia (e também pra não manter um foco infeccioso no organismo), seria legal procurar um dentista pra fazer, pelo menos, um curativo endodôntico. Aí, quando você voltar, pode tratar o canal aqui no Brasil.

      • Obrigada!

  30. Doutora, fiz uma cirurgia de apicetomia há um mês, correu tudo bem e estou tomando complexo B e fazendo sessões de laserterapia uma vez por semana. O problema e que sinto ainda uma sensação estranha na gengiva, como se tivesse algum corpo estranho e alguma insensibilidade quando a toco, meu dentista disse que faz parte e que com o tempo volta ao normal, tenho medo que essa sensação persista, poderia me ajudar?

    Obrigada e parabéns pelo site!

    Liliana

    • Liliana, você está passando por uma parestesia, que é o prolongamento da sensação da anestesia, digamos assim. Costuma ser passageiro, e você já está medicada de acordo e em tratamento. Mesmo que a sensação persista mais um pouco, deve melhorar gradualmente, fique tranquila.

      • Dra, o fato e que fui ao meu clinico geral e ele me disse que já era para estar melhor, agora não sei mais em quem acreditar, no meu dentista ou no meu clinico, pois realmente já faz 33 dias que estou com essa sensação e não houve melhora. O tempo de recuperação pode ser maior do que um mês? Ainda tenho chances de minha parestesia sumir e minha gengiva voltar ao normal? Desculpe a insistência, mas essa situação esta me angustiando muito.

        Obrigada mais uma vez!
        Liliana

        • O tempo de recuperação pode ser de mais de uma ano, até! Sim, se o nervo não foi rompido a sua parestesia pode regredir e a sua gengiva voltar ao normal. Veja esse texto a respeito: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

          • Foi bastante esclarecedor, obrigada doutora.
            Uma ultima pergunta: há meios de descobrir se o nervo foi rompido?

            Abs,
            Liliana

          • Liliana, quando uma cirurgia chega a romper o nervo, geralmente isso é percebido pelo dentista no momento da extração. Se ele não mencionou o fato, certamente não é o caso. Mas essa é uma situação extrema, não é toda hora que acontece. Pra descobrir se ele foi rompido por exames é mais complicado, porque nervos não aparecem em exames de imagem que usam Raios-X. Talvez uma ressonância magnética mostrasse isso.

      • Oie Ana, fui ao dentista pq estava sentido muita dor, chegando la a dentista olhou e fez um curativo e falou que era um canal, mas que ela n trabalhava com canal de dente, mas pra aliviar a dor fez um curativo, entao vim pra casa e se passou tres dias, no segundo dia tinha percebido que meu dente tava meio rachado, mas n liguei, no outro dia quebrou um pedaço do meu dente, mas o curativo n caiu, so o pedaço do dente, e agora ? Como posso consertar esse meu dente? To preocupada, e tenho apenas 18 anos… aguardando sua resposta.

        • Roberta, você precisa procurar um dentista que faça tratamento de canal (o especialista é o endodontista) e realizá-lo. O dente apenas com curativo fica fragilizado, então pode ser que ele quebre mais ainda. Terminado o tratamento de canal, o dente precisa ser restaurado em seguida, pra ganhar resistência. Tem solução sim, mas é preciso tratar o quanto antes.

  31. Boa noite, Doutora!
    Estou fazendo um tratamento de canal no molar superior direito. Na primeira sessão foi tudo bem, não senti dor nem antes nem depois do procedimento. Na segunda sessão também não senti dor, só depois que a anestesia passou, tomei um analgésico e não doeu mais. Só que, 3 dias depois, começou a doer muito, uma dor muito chata, que incomoda até o dente de trás. Comecei a tomar Nimesulida, dá uma aliviada na dor, mas pouco tempo depois volta de novo. Minha próxima consulta c /a dentista é daqui 10 dias, devido à agenda dela. Gostaria de saber se essa dor é normal, pois só fiz duas sessões, ou se tem algo de errado, pois a dor só foi começar 3 dias depois. Obrigada!

    • Daniela, sempre que um dente é instrumentado (o dentista usa limas para limpar o dente por dentro) cria-se um processo inflamatório. Considerando isso, é comum que haja um pouco de dor até que o tratamento seja finalizado. O que você sente não representa, necessariamente, um problema.

  32. Boa tarde Doutora,
    Há algum tempo caiu uma obturação e me incomodava demais, quando finalmente fui ao dentista há 05 dias, pedi que fosse feita a obturação. A dentista que me atendeu deu anestesia 2 vezes, pois senti dor só com a primeira, e mexeu muito com o tal motorzinho. Bem, terminou todo o procedimento, e passada a anestesia, quando mastiguei, doeu demais. Voltei lá porque tive a sensação que tinha caído a obturação tamanha dor, ela me mostrou no espelho que estava intacta e passou o antinflamatório nimesulida por três dias, estou no segundo, mas a dor persiste. Nunca tive dores com simples obturações e não estou achando normal. Doutora minha pergunta é: é correto iniciar e terminar um procedimento de obturação no mesmo dia? Seria este o motivo da dor? Percebi que ela colocava muita força no motorzinho, teria mexido em algum nervo por isso dói tanto quando mordo? Se não mordo, não dói, neste caso não pode ser canal né? Obrigada pela resposta!

    • Nice, na verdade a maioria das restaurações são iniciadas e terminadas no mesmo dia. Isso é bem comum. Você certamente está passando por uma sensibilidade pós-operatória, já que quando é feita a restauração alguns produtos usados podem “agredir” o nervo do dente (ácido, adesivo e a própria resina). Se isso não passar nos próximos 30 dias, seria bom reavaliar. Não deve ser caso para canal, considerando que só dói quando você morde (e não de forma espontânea).

  33. Oi Doutora, gostaria de saber se é normal doer o dente depois de finalizado o tratamento de canal? Estou finalizando um tratamento de canal em um pré-molar superior, a dentista já fechou o dente por dentro, faz 3 dias, falta só terminar a restauração. Só que sinto dor. Ela fechou o dente antes da hora ou é normal doer o dente depois de fechado? Muito obrigada! Bjo.

    • Kátia, dói quanto? Se for uma sensibilidade (chata, mais suportável), provavelmente é transitório e está assim porque o canal foi “mexido”, então ainda há um pequeno processo inflamatório em curso. Dessa forma, deve passar. Mas relate esse sintomas para sua dentista antes de fazer a restauração, talvez ela ache mais prudente aguardar um pouco, por precaução.

  34. Ola, estou fazendo tratamento de canal, já fiz umas 3 sessões, não tive problemas em nenhuma, mas na ultima sessão depois de passado o efeito da anestesia tive uma dor intensa e um inchaço abaixo da mandíbula (não sei dizer se o inchaço é pelo tempo que fiquei de boca aberta umas 4 horas) fui ao pronto socorro e tomei varias injeções, conversei com minha dentista e ela me receitou amoxicilina e analgésicos, alivia um pouco, gostaria de saber na sua opinião o que esta acontecendo, pode ser uma infecção ou rejeição pelo cimento (oxido de zinco e eugenol)? Tem 4 dias tudo isso, gostaria de saber o percentual de rejeição por este material. Obrigado, adorei o site.

    • Andre, obrigada :). O cimento de óxido de zinco e eugenol é bastante biocompatível, portanto a possibilidade de uma “rejeição” ou alergia é baixíssima. Creio que não foi esse o caso, provavelmente havia um pouco de pus a ser drenado ainda, o que explicaria o inchaço e a dor (assim como a prescrição de antibiótico).

  35. Ola, bom tenho 13 anos, quando eu tinha 11 anos fui no dentista e ele disse que era necessario fazer canal, depois de 1 ano eu sentia dores no dente, resolvi ir no dentista (não no mesmo) a doutora disse que o meu dente não tinha sido feito o canal. Então eu fiz a 1 sessão fiquei duas semanas sem ir, a minha gengiva doia um pouco, voltei e então ela fez um curativo, e agora doi a minha gengiva e o dente, faz 2 dias que fiz esse curativo, o que esta acontecendo comigo? A dor não passa, e eu não quero extrair meu dente

    • Luana, até que o tratamento de canal seja totalmente finalizado sempre haverá chance do dente doer novamente. Não acho que seja caso para extração, mas às vezes a dor demora a ser controlada mesmo.

  36. Obrigada, Doutora! Acho que será melhor ela abrir o dente e esperar mais um pouco, pois a minha dor é muito forte, daquelas horríveis. Estou a base de analgésicos. Obrigada pela atenção.

  37. Muito obrigada pela informação Dra Ana. Acredito que não foi esse o caso mesmo, pois nem extrai o dente, foi uma simples apicetomia no segundo dente anterior, antes do canino, e já questionei sobre isso e ele me disse que não atingiu o nervo, acho que agora cabe esperar e ter paciência mesmo.

    Abs,

    Liliana

  38. Doutora, gostaria de uma informação: qual o tempo certo entre uma sessão e outra em um tratamento de canal? Estou fazendo um tratamento de canal e a dentista chega a marcar 3 vezes por semana, ou seja, sessão um dia sim, outro não. Nas outras vezes que fiz canal, com outros dentistas, sempre era uma vez por semana. Essa minha dentista agindo assim, 3 vezes por semana, não dificulta a cicatrização do canal? Tenho impressão que não dá tempo de os remédios que ela bota dentro do dente agirem!! Obrigada!

    • Bianca, depende do caso (e da medicação intracanal). Não há um “tempo certo” de forma geral, o intervalo entre as sessões pode ser menor que 1 semana, sim.

  39. Olá doutora, eu fiz um canal sobre prótese só que ele vive inflamado, e doi muito ultimamente, a bolha que tinha com pus deu uma melhorada, só que a infecção não sara o que deve ser, tô com bastante medo de ser algo mais grave! Que remédio deveria usar para infecção dentaria!! Obrigada boa noite.

    • Solange, se você tem uma fístula por onde sai pus é porque há uma infecção. Não entendi bem: esse dente teve ou não o canal tratado? Se não teve, é preciso tratar. E se teve, a infecção pode ser até em outro dente próximo. Procure um dentista para avaliar, se você precisar de antibióticos o dentista vai prescrever o que mais se adequa ao caso.

  40. Dra., preciso de uma luz! Estou há 2 meses tratando o canal de um molar superior, só que a dor não passa nunca!! Até fica uns 2 dias sem doer, mas depois a dor volta. Chego a ir 3 vezes por semana na dentista, ela limpa, limpa, limpa, enfia aquelas agulhinhas, bota um monte de remédios, mas nada muda! Ela tira raio x sempre que vou lá, mas ela não encontra nada que possa estar causando essas dores, segundo ela o dente está completamente limpo, sem nada dentro, nem ela entende porque dói. E as vezes a dor é super forte! Daí por causa disso ela não pode fechar o dente, e está super estressante tanto p/ mim quanto p/ ela. O que vc acha que pode ser, Doutora, já que minha dentista não encontra uma causa? Obrigada pela atenção.

    • Difícil dizer ao certo, Camila. Pode ter ficado algum resíduo do nervo do dente ou o processo inflamatório que ocorre lá na pontinha da raiz ainda não se resolveu. Pode ser uma infecção resistente, também.

  41. Ja fiz 3 sessões de canal, mas nunca fecho, não doi o meio do dente onde é mexido, nem atras do dente, doi so a frente do dente, sera que posso fechar mesmo assim, e não é uma dor muito forte, mas sinto dor.

    • Janaina, se seu dentista considerar que a infecção está controlada e o seu dente não está doendo “por dentro”, já seria possível terminar o canal. Vale a avaliação do seu dentista.

  42. Doutora Ana, olha que loucura. Faz uns 2 meses que trato canal de dois dentes, um molar e o pré-molar do lado dele, já foram, certamente, mais de 15 sessões, pois vou mais de duas vezes na semana na dentista. Só que até agora eles doem!! A dentista não sabe o porquê, ela faz raio x toda vez que vou lá, e não encontra nada de anormal, ela diz que os dentes estão ocos, sem problema algum, não entende o por quê das dores. As vezes sinto esses dentes “pesados”, meio que repuxando, comentei isso c/ela mas ela disse que está tudo bem. O que você acha que pode ser, Doutora? Já estou ficando até depressiva com essa novela que não se desenrola nunca. Obrigada.

    • Alê, como eu disse pra Camila logo acima, provavelmente é algo de difícil detecção, como um resíduo do nervo, um processo inflamatório apical ou uma infecção resistente.

  43. Fiz 3 sessoes de canal com curativo não fechei ainda, quando eu fui fazer a 3a deu tudo certo, so que a doutora disse que tinha infeccionado ou inflamado os ligamentos o dente, tomei remédio 3 dias, dai parei pra ver se continuava doendo, continuou mas tinha diminuido 80 por cento da dor, dai eu comecei a apertar o dente, da uma batidinha pra ver se doia, doia dai parava e eu continuava e agora não vou fechar porque o dente ta doendo, o dente ta doendo porque os ligamentos ainda tao infeccionados ou inflamados ou porque eu fico apertando ele demais?

    • Luciana, certamente se você não ficasse batendo e apertando o seu dente, ele doeria menos. Evite fazer isso.

  44. Olá Dra. Ana,
    Estou com uma duvida, terminei um tratamento de canal dia 29/11/12, foi feito todo o processo, fui pela manha, e depois fui pela tarde no mesmo dia, mas estou percebendo que ao mastigar, um dente bate em outro e causa um desconforto (uma dor) no momento, depois a dor para. Isto é normal ? Se for quanto tempo posso sentir este desconforto ?
    AGUARDO RESPOSTA !
    Obrigado!

    • Mateus, provavelmente a restauração (provisória ou definitiva, não sei o caso) que foi feita para fechar o dente está um pouco “alta”. Procure seu dentista pra verificar, talvez seja necessário fazer um pequeno desgaste pra ajustar.

  45. Dra., estou fazendo um tratamento de canal e a dentista me receitou tomar Amoxicilina 500mg ou Bactrin F. Qual desses você acha melhor, já que meu dente dói e ela disse que pode ser uma bactéria? Obrigado!

    • Antonio, ambos os remédios são antibióticos. O antibiótico de escolha em Odontologia, considerando não haver nenhum problema do paciente em relação à penicilina, é a Amoxicilina. Pra saber qual dos dois seria o melhor, seria preciso saber exatamente que bactéria é essa, o que exigiria um exame microbiológico, procedimento que não costuma ser comum.

  46. Mas Doutora, se for um resíduo do nervo, tem como descobrir? Já que nas radiografias não aparece nada! E se no caso for uma infecção ou inflamação, tomando antibióticos vai sarar?

    • Pela radiografia não dá pra ver o nervo, infelizmente. Sendo uma infecção, os antibióticos devem resolver, mas é essencial terminar o tratamento de canal pra evitar que a infecção volte.

  47. Dra.,

    Na semana passada fui à minha dentista que cuida de mim desde pequeno. Ela me examinou e detectou uma cárie profunda. Daí ela iniciou o tratamento, colocou um curativo, me receitou um anti-inflamatório por 5 dias, e me encaminhou para um endodontista para tratar o canal.

    Dois dias depois fui ao endodontista e fiz a sessão. Ele disse que o canal estava tratado e fez um curativo. Eu perguntei e ele disse que eu não precisava voltar nele, mas me deu um laudo com duas imagens de radiografia do meu dente para levar para a outra dentista.

    Depois do tratamento, a região do meu dente dói ao mastigar ou ao pressionar (por exemplo, ao fechar a boca com força). Queria saber se isso é normal e se vai passar o tempo ou se só vai passar depois da restauração.

    • Fábio, certa sensibilidade após o tratamento de canal é comum, pois a própria instrumentação causa um processo inflamatório lá na pontinha da raiz (o que explica a dor quando você pressiona). Deve passar gradativamente.

  48. Doutora, estou há 3 meses fazendo um tratamento de canal e a dor não passa nunca! Cada vez dói mais! E pior que não tem nada de errado! Estou pensando até extrair o dente, pois já tô cansada…. paguei um dinheirão achando que ia me livrar da dor, mas tá cada dia pior. Vou extrair o dente, o que você acha? Obrigada.

    • Vitória, eu acho que você pode se arrepender… pois certamente esse dente fará falta, e você vai ter que usar uma prótese.

  49. Boa tarde, Doutora! Fiz o canal de um molar superior. Durante o tratamento não tive maiores complicações. A dentista terminou o tratamento faz 5 dias e meu dente me incomoda um pouco. Tenho um pouquinho de dores e me dá uma espécie de “agulhadas” dentro do dente e lateja um pouquinho. Isso é normal ou ela não fez direito esse tratamento? Se é normal, por quanto tempo terei esses deconfortos? Obrigada.

    • Lívia, certa sensibilidade mesmo após o canal tratado é comum, sim. Assim que o processo inflamatório criado pela própria instrumentação do canal se resolver, as “agulhadas” vão sumir.

  50. Boa Tarde Dra Ana… um dente meu quebrou um pedaço da resina, fui no dentista e como estava bem profundo o buraco da restauração ela disse q faria tipo de um curativo com ionomero, como se faz em dente de criança, pois é meio q provisório, mas ele libera fluor… só para ver como meu dente ia responder, se ia doer e etc, pra ver se era preciso fazer canal. Fiquei 3 meses com essa restauração provisória, voltei la sem sentir dor nenhuma, ela tirou uma radiografia e disse q meu dente estava boa a raiz, q n tinha lesão então n precisaria fazer canal… então ela fez uma reconstrução nele com resina, mas sem tirar a outra restauração q ela havia feito como provisória, pois ela disse q estava otima, então n precisaria tirar, era só passar a resina por cima e reconstruir ele p ficar bonitinho. Mas meu dente esta meio q sensivel as vezes, n sei se é pq eu tenho bruxismo e fico apertando ele. A Dra sabe me dizer se pode ser feito esse procedimento q ela fez? Ou será q ela tinha q tirar tuuuuudo e fazer td d novo, sendo q estava tudo ok pelo q ela falou??
    Faz menos d uma semana q eu fui.

    obrigada.

    • Adriana, não havia necessidade de remover tudo, não. Eu faria o mesmo que a sua dentista fez, pois cada vez que você remove uma restauração pode remover também (mesmo que pouco) tecido dentário… então, quando a cavidade é bastante profunda, melhor não fazê-lo. É possível que a dor tenha a ver com o bruxismo sim… seria interessante reavaliar pra ver se a restauração não ficou um pouco “alta”, o que causaria uma força excessiva sobre o dente e explicaria essa sensibilidade.

      • Muito obrigada pela resposta.
        A restauração ficou boa, acho q o problema é que eu ando muito ansiosa e aperto os dentes no fundo (onde esta localizado ele) o dia inteiro. E sem falar q andei abusando um pouco da escovação, forçando muito a escova… o q pode ter feito descer um pouco a gengiva… mas d toda forma vou passar na dentista pra ver o q posso fazer devido ao bruxismo. Mais uma vez, muito obrigada.

  51. Oi Dra. Parabéns pelo seu blog! Esta tudo muito claro! Tenho uma duvida: Acabo de colocar coroa no meu dente molar superior esquerdo, mas sinto dores ao mastigar, é normal? Existe alguma fase de adaptacao com a coroa?

    • Giani, pode ser uma questão de adaptação, mas pode ser também que seja necessário algum ajuste, que a coroa esteja um pouco “alta”. Procure o seu dentista e relate esses sintomas.

  52. Dr. Ana, meu caso é semelhante ao da Lívia, também fiz canal de um molar superior e também ainda tenho dores, “agulhadas” bem fortes, lateja e eu sinto uma sensação horrível de dente pesado, parece que ele está sendo puxado. Só que já faz 20 dias!! É normal esse desconforto tanto tempo assim ou já era p/ ter passado? O que devo fazer? Volto na dentista p/ reclamar ou espero mais um pouco? Obrigada!!

    • Cris, esse desconforto pode ocorrer, mesmo. Mas eu acho que não custa nada procurar sua dentista e relatar esses sintomas, é importante reavaliar.

  53. Dr. Ana, eu estou fazendo canal de um molar há 3 meses e nada da dor passar, cada dia doía mais. Então resolvi trocar de dentista, pois não aguentava mais a situação. Preferi começar o tratamento tudo de novo, pagar tudo de novo do que conviver com dores insuportáveis. Essa nova dentista tirou um raio x e se apavorou da situação do meu dente. Não sei os termos técnicos, mas ela me disse que os dentes têm uma espécie de “assoalho”, que tem que ser plano, bem lisinho e o meu deste dente estava todo perfurado, cheio de ondulações e os caminhos p/ os canais estavam feitos de forma incorreta, ou seja, a outra dentista detonou com meu dente! Segundo essa nova dentista, estou perigando perder esse dente. Então ela me pediu uma tal de tomografia dentária, para que ela possa avaliar com mais clareza o dente e refazer o tratamento com mais segurança. Eu nunca ouvi falar dessa tomografia dentária, então eu gostaria de saber como é feito isso e se dói! Obrigada!!

    • Alessandra, a tomografia dentária é bem parecida com a tomografia que os médicos pedem. É um exame que usa Raios X. Em alguns aparelhos o paciente fica de pé e em outros fica deitado, mas não dói absolutamente nada e é bem rapidinho. Mas é um exame que fornece dados importantíssimos pra localizar bem essas perfurações que você relata.

  54. Olá Drª
    Um dente da frente inferior ficou amolecido e caiu inteiro, é possível recolocá-lo? Obrigada!!

    • MP, você bateu esse dente? Se não, deve ser um problema periodontal e, nesse caso, não há como reimplantar o dente (pois o problema estaria exatamente nos tecidos que seguram o dente). Procure um dentista/periodontista pra avaliar.

  55. Olá Drª
    Refiz tratamentos de canal e estou com provisórios para colocar a coroa e cada hora aparece uma coisa nova. Será possível um profissional inventar a necessidade de um procedimento por interesse? Obrigada!

    • MP, possível é. Mas não é possível afirmar isso baseada apenas no seu relato. Nosso organismo é bastante complexo, é um sistema biológico, então a Odontologia (e a Medicina, etc.) não é uma ciência exata. Imprevistos acontecem, e o dentista vai trabalhando de acordo com isso.

  56. Ola Ana!! Estou colocando uma protese sobre raiz e precisei tratar canal, so q quando eu mastigo algo meu dente doi. Ja falei com meu dentista e ele fez o canal de novo, mas apenas minimizou a dor. Sera que tem possibilidade d ter que extrair? “Detalhe”, ele nao tirou a radiografia ainda. Abracos!!

    • Ramon, talvez a dor seja apenas porque a região em volta da ponta da sua raiz, dentro da gengiva, ainda não tenha se curado totalmente do processo inflamatório. É algo relativamente comum e melhora gradualmente. Pela sua descrição, não vejo nenhum motivo pra pensar em extração.

  57. Fiz um tratamento de canal e houve extravasamento de material, segundo o endodontista foi so isso, mas tenho minhas duvidas, pois tive muita dor por varios dias, e desconfio que talvez ele tenha fraturado a raiz. Extravasamento de material pode provocar dores tao intensas? No momento estou sem dor, mas estou sob efeito de anti-inflamatorio de 200mg.

    • Depende do tamanho do extravasamento, Meiry. Um pouquinho de material extravasado pode ser até benéfico. Mas sim, pode haver dor, geralmente associada a um processo inflamatório que se forma na pontinha da raiz do dente.

  58. FIZ UM TRATAMENTO DE CANAL NO ULTIMO MOLAR DIREITO, APOS FAZER O CANAL NO MESMO DIA COMECEI A SENTIR DORES NO DENTE FEITO CANAL, NAO CONSIGO MASTIGAR Q DOI MUITO E JA VAI FAZER 8 DIAS FEITO, MAS AS DORES SAO MUITAS. GOSTARIA DE SABER O MOTIVO DAS DORES.

    • Alessandra, difícil dizer com base apenas na sua descrição. Pode ser que o seu dente esteja um pouco mais “alto” que os demais por causa do processo inflamatório que acontece na pontinha da raiz, o que causa inchaço da região. E com o dente mais “alto”, ele bate nos do arco posto antes do demais e acaba doendo. Procure o seu dentista e relate esses sintomas pra que ele possa orientar você a respeito.

  59. Olá, Doutora Ana!!
    Gostaria de saber por quanto tempo é normal um dente incomodar depois do término do tratamento de canal? Ou isso é relativo, depende de pessoa p/ pessoa? Tenho uma amiga que, em 7 dias, já não sentia absolutamente mais nada, e eu já faz uns 45 dias que terminei meu tratamento de canal e meu dente ainda dói um pouco, tenho umas sensações desconfortáveis, fisgadas, enfim, um pouco de incômodo. Cada pessoa tem seu tempo? Obrigada.

    • Exatamente, Paula… cada caso é um caso. Você chegou a conversar com o seu dentista a respeito? Pode haver algum fator local, como uma restauração alta, por exemplo, que esteja causando a dor. É preciso reavaliar.

  60. Olá!
    Fiz canal em dois dentes vizinhos, porém a minha gengiva dói muito, mas não sangra, nem incha… Também quando escovo sinto aflição num deles… Queria saber o que devo fazer, já fui em dois dentistas, e ambos falaram que os canais estão feitos corretamente. O que isso pode ser? Estou bem preocupada!
    Você pode me ajudar? Muito obrigada!
    Esqueci de falar que a dor é na gengiva, no meio dos dois dentes, mas dói mais do lado do dente que sinto aflições!

    • Ah, e já faz 2 anos que fiz o canal!!

      • Acabei de ver aqui… é, então não é por causa do grampo de isolamento, não. Pode ser algo com origem na gengiva mesmo. Só avaliando pra tentar sugerir um motivo.

        • Então, mas ambos os dentistas disseram que não tem nada na gengiva. Será que não é alergia do material? Pq sinto aflição ao escovar?
          Me parece que a gengiva encosta no dente e dói. Acha que essa dor um dia vai passar? Nao aguento mais.

          Ahh, um dos dentes retratei o canal tem uns 6 meses! Mas doi mais do lado do outro dente!

          A gengiva dói do nada tbm!!! To achando muito estranho!

          • Se você está achando estranho, imagine eu, Larissa… ;)

            Sim, pode ser alguma alergia… seria uma boa explicação, até. E, se for, certamente vai passar. É difícil sugerir alguma coisa mais concreta pra você, pois não tive a oportunidade de examiná-la o seu relato é muito subjetivo.

          • Caso for alergia do material, tem que retratar o canal? Onde fica o seu consultorio?

            Obrigada!!!

          • Em princípio, não. Alergias, nesse caso, são bastante incomuns. Eu atendo em Curitiba-PR.

    • Larissa, esses tratamentos de canal são recentes? Pode ser que o grampo usado no isolamento (aquela borracha azul que geralmente os dentistas usam pra tratar canal) tenha machucado a sua gengiva. Aí não teria nada a ver com os canais, mesmo.

  61. Doutora, olha só. Faz uns 20 dias que fiz o canal de um molar superior. Nos primeiros 7 dias senti muitas dores, fincadas, latejadas e tinha uma sensação horrível de dente “repuxando”. Comentei com minha dentista ela disse que era normal ter isso por um tempo. Depois disso passou, não tive mais sintoma nenhum, parecia que eu nem tinha dente. Só que, de uns 2 dias p/ cá, essas sintomas voltaram, tenho tido dores novamente (até bem chatas), agulhadas dentro do dente e aquela sensação horrorosa do dente repuxando. Estou apavorada, pois minha dentista entrou de férias, só chega em janeiro, e estou morrendo de medo de me dar aquelas dores de dente desesperadoras em pleno feriadão de natal ou ano novo. Você acha que tô correndo esses risco ou é normal as dores terem voltado e daqui a pouco passa? Obrigada e um feliz natal!

    • Aiyra, acho que você não deve se preocupar. O seu tratamento de canal é bem recente, então pode haver um pequeno processo inflamatório em andamento ainda (o que seria comum e esperado). Eu acho, de verdade, que daqui a pouco passa :). Um ótimo Natal pra você também!

  62. Doutora Ana, lendo as perguntas e respostas desse site vi que o tratamento de canal é um grande vilão. Eu tenho uma dúvida: por que os dentes doem tanto mesmo depois do tratamento? Parte-se do princípio que, quando é feito um canal, tira-se a polpa toda, não é? Então acredito que o dente fique “oco”. Então por que ele ainda dói, mesmo depois de finalizado o tratamento, já que não existe mais nada dentro?

    • Pooooxa Samuel… não diga uma coisa dessas. O tratamento de canal não é vilão não, pelo contrário! É que o assunto deste post é exatamente o insucesso e os sintomas inesperados depois de um tratamento de canal. Mas na maioria das vezes, não é assim: tratou, a dor passou.

      Sim, quando um canal é tratado qualquer resquício da polpa é removido. Mas o que pode doer, depois de um tratamento de canal, não é o conteúdo do dente em si, mas os tecidos em volta dele. Como a própria instrumentação do dente pode causar um processo inflamatório em volta da pontinha da raiz, certa sensibilidade pode persistir por algum tempo… mas a tendência é melhorar. Certas vezes, essa inflamação persiste por mais tempo porque há alguma causa que não foi removida (uma restauração “alta” ou um canal muito “apertado” que o dentista não encontrou durante o tratamento – e é bem ele que doi – ou uma infecção persistente, por exemplo). Portanto, cada caso (de insucesso) é um caso. E felizmente, essas situações são exceções.

  63. Doutora Ana, faz umas duas semanas mais ou menos que finalizei um tratamento de canal num molar. Durante esse tempo todo não me deu dor nenhuma, não senti nada. Só que agora esse dente começou a me doer! Dores até bem consideráveis, tenho até que tomar analgésico, tomo o Ibuprofeno 600mg. Estou bem preocupada! Essas dores são normais ou tem algo de errado com o dente? Obrigada.

    • Tayná, dor nunca é normal… mas, considerando o tratamento de canal recente, pode ainda ser consequência do processo inflamatório. Sugiro que você procure o seu dentista pra reavaliar, às vezes a causa é até algum fator externo, como uma restauração “alta”, por exemplo.

  64. Entendi, neste caso, as aflições que sinto ao escovar, o que pode ser?

  65. Dr. Ana, o que seria essa tal de “restauração alta”, que pode fazer com que os dentes tratados com canal possam doer??

  66. Ola Dr(a), fiz um canal ha 6 anos atras e esse ano de 2012 voltei para fazer um retratamento, o dentista bateu o raio x depois do termino do canal e tava tudo ok, so que 18 dias depois começou a doer, umas dores tipo umas pontadas e tbm tenho sentido dores de cabeça quando o dente doi, tomei Nimesulida e ñ resolveu, fui pra Amoxilina, foi aí que melhorou as dores de cabeça e do dente. O q pode estar acontecendo?

    • Ruth, às vezes acontece de um dente com tratamento de canal recente começar a doer. Se você teve que retratar, é porque devia haver uma infecção resistente. Ao tomar o antibiótico, essa infecção foi combatida… OU foi tudo uma grande coincidência e a dor era apenas por causa de um pequeno processo inflamatório que se resolveu. Se a dor voltar, procure seu dentista pra reavaliar.

  67. Olá, fiz um canal no (molar) há 12 anos atrás, já refiz a obturação duas vezes, nunca senti nenhum incomodo, porém nessa ultima vez (5 meses atras) quando vou comer algo um pouco mais duro da umas fincadas no dente, percebi que a gengiva a redor do dente esta vermelha e o dente esta escurecendo um pouco acima da gengiva o que deve ter ocorrido? Estou preocupado! Obrigado…

    • André, talvez o problema não tenha nada a ver com o canal, e sim com a gengiva. Essa restauração por acaso não ficou um pouco “alta”?

  68. Doutora, neste momento estou com uma forte dor em um dente em que já está feito o canal e também tem uma coroa metalica. Qual seria o motivo desta dor, já que o dente está “morto”? Esta coroa tem uns 5 ou 6 anos e nunca me incomodou antes. Tomei um analgesico e a dor não cedeu.

    • José, não creio que a dor seja causada pelo canal em si… considerando que ele já foi tratado (e há tanto tempo). Pode ser algo gengival ou, até, em algum dente vizinho, que está causando uma dor difusa (acredite, acontece bastante). É preciso procurar um dentista pra identificar o origem da dor e propor um tratamento.

      • Muito obrigado, Doutora. Falei com uma dentista minha amiga e ela disse que é exatamente isto que ocorreu, há uma inflamação na gengiva. Me indicou um anti-inflamatório e a dor esta resolvida momentaneamente. Quando retornar dos feriados ela examinará. Por hora, segue aqui meu desejo sincero de um ano repleto de sucesso e paz.

        • Pra você também, José! :)

  69. Olá doutora, fui ao dentista pq minha obturação caiu, daí ela obturou e abriu o dente do lado (que não doía), a doutora disse que esse dente q não doía tava com uma cárie profunda e ja tava dando pra ver o nervo (pontinha vermelha), ela colocou um curativo que ficou por 1 semana, quando voltei lá ela colocou a obturação permanente e deixou algumas barreiras de cálcio, agora parece estar doendo os dois dentes que foi obturado (tanto o que a obturação caiu, quanto o q não doía), a dor é só durante a mastigação, será que vou precisar de um canal? É possível que um dente faça o outro doer tbm?

    • Jéssica, se a dor é só quando você mastiga provavelmente é passageira. Seria um mau sinal se ela fosse espontânea mas, se não é o caso, provavelmente é apenas uma sensibilidade, até certo ponto, esperada. Pelo seu relato, não creio que você vá precisar de canal. E sim, um dente doendo pode causar uma dor reflexa e fazer parecer que outro dente também está doendo.

  70. Doutora, meu dente esta doento e nao consigo comer, o q faço?

    • Janaina, você fez canal recentemente nesse dente? Procure o seu dentista pra ele avaliar e identificar a causa da dor. Não há muito o que fazer a respeito sem entender o que está acontecendo.

  71. Olá, Doutora. Faz um mês que terminei um tratamento de canal em um molar superior. Mas ele ainda não parou de doer!! Há uns 10 dias atrás, tomei Nimesulida por 5 dias, e nesses 5 dias não tive dor, até fiquei feliz achando que tinha cessado a dor, só que, no momento em que parei com o remédio, a dor veio com tudo. Hoje fui na minha dentista, ela tirou um raio x desse dente e ela, juntamente com outra colega, analisaram bem e viram que não tem nada de errado. O canal está perfeito, tudo certo. Então ela fez um teste p/ ver se a restauração não estava alta e também não teve nada de errado, a restauração está ótima. Ela disse que realmente não sabe o que está acontecendo, então ela me receitou Amoxilina 500mg, pois ela disse que talvez então seja alguma infecção ou inflamação. Mandou que eu tomasse por 7 dias, caso não cesse a dor, ela abrirá o dente tudo de novo. Só que eu não estou a fim de fazer um tratamento tudo novamente! O que você acha, doutora Ana? Porque eu tenho tanta dor se está tudo perfeito? E são dores até bem fortes, bem consideráveis. Na sua opinião o que pode ser? Será que terei que reabrir esse dente? Obrigada! Feliz 2013!!

    • Aline, eu acho que, considerando que o canal está bem tratado, essa dor vai ceder em algum momento. Provavelmente ela é fruto de um processo inflamatório (o que faz sentido, já que ao tomar a Nimesulida a dor diminuiu) causado pela própria instrumentação que a sua dentista fez, algo que é esperado e muito comum. O que não é comum é doer MUITO. Vamos ver como o seu dente se comporta após você terminar o tratamento com a Amoxicilina… mas tô apostando que vai melhorar. ;)

      • Doutora, se fosse um restinho de nervo ainda dentro do dente ou um canalzinho que ela não tenha feito, apareceria no raio x ou isso só pode ser detectado se ela reabrir o dente?

        • Aline, depende. Se o dentista for muito “bom de olho”, pode até detectar por radiografia algum canal que esteja meio “escondido” e não tenha sido tratado (o que é uma possibilidade). Mas isso depende também da qualidade da radiografia, do ângulo, do processamento.

          • Oi Doutora Ana, amanhã termino meu tratamento com a Amoxilina e o Nimesulida, mas meu dente não teve melhoras. Continuo com dores, as vezes muito fortes. Não posso conversar muito, nem rir, espirrar, tossir ou mastigar que ele dói. Você acha que não é uma inflamação então, já que não houveram melhoras com os medicamentos ou é assim mesmo, os remédios demoram a fazer efeito? Devo ir na dentista p/ reabri-lo? Me arrependo de ter feito o canal, se eu tivesse extraído sairia bem mais barato, mais simples, sem complicações e indolor… :( O que você acha que meu dente tem, Doutora Ana, já que, segundo a dentista o canal está bem feito? Não aguento mais…

          • Aline, eu acho que sua dentista deve reavaliar. Se ela julgar que o melhor é reabrir o dente, que assim seja. Mas olha, não se arrependa de ter feito o canal… compreendo que, dadas as circunstâncias, você pense assim… mas o seu caso é uma exceção, acredite. Manter o dente costuma ser a melhor solução.

  72. Olá!!! Uso uma prótese fixa há mais ou menos uns doze anos, mas durante esse período já troquei umas três vezes por perda de alguns dentes. Hoje estou com problema com a mesma, só tenho uns cinco dentes de apoio sendo os dois caninos e três molares 2 a esquerda e um a direita, há um mês estou com um canino quebrado que está me causando um grande mal estar de dor e odor, pelo fato de ter acontecido no início do mês de dezembro e por conta do recesso do final do ano ficou p o inicio de janeiro, está muito inflamado, sangrando, o dentista irá fazer uma moldagem para fazer uma prótese p suprir a falta da fixa, então só irá extrair o dente qdo receber a prótese substituta. Após todo esse procedimento e sofrimento pretendo fazer implante pelo menos de uns sete dentes. Gostaria da opinião de vcs o que devo realmente fazer pois está sendo um verdadeiro dilema para mim diante de toda essa situação e mutilação, estou me sentindo arrasada, durante o mês de dezembro tomei anti-inflamatório, agora estou tomando novamente VOLTAREN.

    • Margot, eu acho que a solução que o seu dentista propôs é muito adequada. Usando uma prótese removível, é possível aguardar pela correta cicatrização da sua gengiva depois da extração do canino e, também, quando os implantes forem feitos. Como você está acostumada com prótese fixa, provavelmente vai achar meio estranho usar algo removível, mas considerando que é só pelo período de cicatrização, creio ser uma boa. Não fique arrasada, considere essa uma situação passageira enquanto você aguarda uma solução definitiva.

  73. Olá, boa tarde!
    Eu fiz a terceira sessão de canal na sexta-feira (04/1/2013) e a minha dentista disse que fechou o canal. Ela botou um curativo provisório até botar o bloco definitivo na quinta-feira (10/1/20013), no dia em q fechei o canal o curativo saiu e no sabádo voltei e botei um outro curativo. A minha dúvida é saber se é normal o dente ficar doendo mesmo depois do canal fechado, pois não está uma dor insuportavel, está latejando muito e eu não consigo encostar um dente no outro, pois é o dente central. Gostaria de saber o que devo fazer, pois só consulto com a minha dentista na quinta, ela irá viajar.
    Att,
    Natália
    Bjs*-*

    • Natália, certo incômodo pode ser esperado após o término de um tratamento de canal… provavelmente ainda há um processo inflamatório em curso, que deve melhorar nos próximos dias. Por acaso esse dente com o curativo está mais “alto” que os outros? Esse seria um motivo para esse tipo de desconforto, também.

  74. Faz mais ou menos uns 40 dias que terminei um tratamento de canal. Durante esse tempo, sempre tive certas dores, bem chatinhas, só que, de uns dias p/ cá, começou a doer muito forte. Fui no meu dentista, ele tirou raio x e disse que estava tudo bem com o canal, talvez fosse uma infecção ou inflamação. Estou tomando Amoxicilina 500 mg e Nimesulida, só que essas dores persistem, já faz uma semana que estou tomando esses medicamentos, as vezes me dói mais fraco, as vezes muito forte. Se eu converso, dou risada ou mastigo alguma coisa (evito mastigar em cima desse dente), ele dói. É normal ter uma infecção ou inflamação depois de 40 dias? Se sim, quando que os medicamentos começarão a fazer efeito? E o fato de doer forte e doer qdo converso, rio ou mastigo, são sintomas de infecção ou inflamação? Deve pedir p/ o dentista reabrir o dente ou espero mais um pouco? Muito obrigada, Doutora! Feliz ano novo.

    • Sofia, inflamação (que é a reação do nosso organismo frente algum tipo de agressão) pode até ser… infecção (que é a presença de bactérias numa região causando dano) já não é tão comum, considerando que a ideia do tratamento de canal é justamente curar a infecção que há no interior do dente. Se for uma infecção mais resistente, seu dentista precisa reavaliar… em alguns casos mais extremos pode ser necessário até tratar novamente o canal (mas sejamos otimistas, né?!). Eu acho que dá (se a dor for suportável) pra esperar mais um pouco, sim. Vale aí a avaliação do seu dentista.

  75. Estou com um dente aberto pois caiu a massinha, fui ao dentista e ele me disse que vou ter que fazer canal. Ainda não comecei o tratamento, meu dente esta um pouco dolorido e sinto uma parte do dente mole, o que faço ainda consigo fazer o canal????

    Não quero perder o dente!

    Desde já grata.

    • Renata, se o seu dentista avaliou e julgou que é possível fazer o canal, não tenho motivos pra duvidar. Dessa forma, você não perderia o dente.

  76. Dra. fiz um canal no dente segundo molar. Depois fiz uma obturaçao, com vinte dias o dente quebrou e ficou muito baixo da gengiva, a medica pediu uma reduçao de coroa, mas estou trabalhando e o curativo caiu, ele pode doer ou infeccionar, posso esperar eu voltar daqui a 12 dias?

    • Jacques, o ideal seria refazer o curativo, principalmente se você já fez o aumento de coroa clínica (o nome do procedimento que você citou). Você já fez?

  77. Boa noite, Doutora Ana. Faz 2 meses que terminei um tratamento de canal e até agora não tive sossego. Fico uns dias sem dor nenhuma, depois a dor volta com tudo. Retornei a minha dentista, ela tirou um raio x e disse que o canal está bem feito. Mas se tivesse tudo bem, não era p/ doer, não é? Então ela me receitou um antibiótico p/ eu tomar por 7 dias. Durante esses 7 dias permaneci com dor, as vezes bem fortes. Passados esses dias, a dor parou. Mas por pouco tempo. Fiquei uns 4 dias sem dor nenhuma, só que agora a dor voltou. E dores bem “doídas” as vezes. O que você acha que pode ser o problema? Quinta tenho consulta, pois estou fazendo outro canal c/ ela. Você acha que ela deve reabrir esse dente e tratar mais um pouco? Não é normal um dente que, segundo ela, está bem tratado, doer por tanto tempo… obrigada!

    • Rafaela, é possível que no caso do seu dente haja uma infecção mais resistente. Mesmo o dentista fazendo tudo dentro da técnica, isso às vezes acontece. Se já se passaram 2 meses do término do canal, talvez seja o caso de reabrir, mesmo.

      • Obrigada, Doutora Ana! Quinta-feira vou conversar direitinho c/ minha dentista sobre essa possibilidade de reabrir o dente. Se for mesmo uma infecção resistente, a opção sempre é reabrir o dente ou tem dentistas que preferem não reabrir e esperar que a infecção se cure por si só? Essas infecções aparecem no raio x?

        • Se comprovada a infecção e ela não cedeu com o tratamento com antibióticos, o melhor é reabrir. Alguns dentes apresentam lesões visíveis em radiografia, mas não são todos. Outra possibilidade, em caso de infecções resistentes no periápice (na “pontinha” da raiz) é uma “apicectomia”, que é uma cirurgia em que se corta a ponta da raiz pra remover o cisto ou granuloma que está nela.

  78. Fiz um tratamento de canal e fui indicado a outra Dentista que faria uma coroa parcial, ela disse que me sugeriria uma coroa total porque detectou outra cárie contra o sentido do canal. É custoso, óbvio, mas queria saber se existe outro meio de tentar manter o dente. Trata-se do 24 ou 25, pre-molar superior esquerdo, seguinte a presa esquerda superior. Grato.

    • Daniel, você pode optar pela “coroa parcial”, mas se a dentista avaliou que seria mais seguro uma coroa completa, há a possibilidade desse dente ficar um pouco mais frágil… porque aí, em vez de 1 coroa só, seriam 2 restaurações no mesmo dente. Mas isso não quer dizer que haverá algum problema necessariamente… só que você vai ter que ficar “de olho” e cuidar com o que mastiga.

  79. Ola Dra. Ana Tokus
    Meu nome é Paulo Souza, moro em London e no ultimo natal fui a Portugal e aproveitei para tratar meu dente, como conheço uma dentista brasileira que trabalha la fui no seu consutorio para fazer o tratamento; infelizmente ela ja nao trabalhava mais la e no seu lugar estava uma portuguesa, fiquei meio assim para fazer o tratamento, pois a fama dos dentistas portugueses nao é das melhores, o tratamento era uma velha obturaçao que quebrou um pedacinho, eu nao sentia dores, o unico problema era que quando comia ficava comida dentro do buraquinho, ela tratou do meu dente e desde que sai daquele consutorio até hoje estou com dor na raiz do dente tratado, ja faz tres semanas, nao consigo comer nada pois quando mordo sinto uma forte dor vindo da raiz do meu dente. Ontem aqui em London fui ver um dentista e expliquei o problema, ela examinou o dente, pôs alguma coisa fria no dente e constatou que realmente eu tinha uma sensibilidade; a Dra pôs um medicamento em cima do meu dente que nao resolveu nada e me mandou marcar outra visita com a secretaria, fiquei sem entender nada, pois pensei que ela ia, sei la, abrir novamente o tratamento e tratar dentro da raiz sei la !!! Só sei que o remedio que ela colocou e pelo valor da consulta ficava mais barato eu comprar um medicamento melhor numa farmacia qualquer, pois o que ela me deu foi o mesmo que nada. Gostaria de saber o que pode ser a causa do meu problema e se o metodo usado para o meu tratamento esta sendo correto?
    Obrigado pela sua atençao.

    • Paulo, certa sensibilidade após a confecção de uma restauração pode ser esperada por até uns 40 dias. Isso acontece porque as substâncias que são usadas na restauração (ácido, adesivo e resina) têm potencial de “agredir” o nervo do dente. Então o dente fica meio sensível, mas geralmente essa sensibilidade passa depois desse tempo que eu mencionei. Provavelmente o dentista de Londres que você consultou não quis remover a restauração justamente por causa disso, por acreditar que a tendência é essa sensibilidade passar. Mas se não passar nas próximas semanas, o melhor é remover essa restauração e colocar uma provisória até que a dor passe, pra que não seja necessário fazer um tratamento de canal.

  80. Bom dia Dra.
    Num raio X foi percebido uma infecção no dente com tratamento de canal. A dentista retratou e durante o processo percebi umas fincadas… acho que ela encostou a agulha na minha gengiva. Foi colocado o remédio e tampado. Este é o 3 dia após o retratamento e ainda sinto um desconforto. Isso foi uma sobre-instrumentação? E é normal este incomodozinho?

    • Certo incômodo é comum sim, Cristina (e por alguns dias, provavelmente). Não dá pra dizer que essas “fincadinhas” tenham sido causadas por uma sobre-instrumentação, esse tipo de sintoma pode ocorrer em qualquer tratamento de canal.

  81. Estou com um dente mole na parte inferior da boca, depois de quebrada a restauração, que era antiga e enorme…. Sera que daria para salvar a raiz, ao invés de extrai-lo? Pois gostaria de colocar uma coroa fixa…

    • Cida, o dente está mole mesmo (com raiz e tudo) ou apenas tem uma parte dele “solta” depois que a restauração quebrou? Se não houver qualquer comprometimento periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso, gengiva), seria possível, sim, tratar o canal, colocar um pino e uma coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  82. Dr. Ana, quanto tempo um dente leva p/ ficar totalmente bom depois de um tratamento de canal? Sem dores, sem complicações? Pergunto isso porque faz 45 dias que tratei o canal de um molar, e até hoje ele dói. As vezes bem forte, as vezes bem fraquinho. Até retornei à minha dentista, que aliás é uma querida, sempre me tratou com a maior atenção, ela fez um raio x e disse que o dente está bom, o canal está bem feito. Até tomei antibiótico e anti-inflamatório, mas a dorzinha está sempre presente. Segundo ela está tudo ótimo e seria uma pena reabrir o dente que está perfeito. Ela me disse que leva em torno de 6 meses p/ o dente cicatrizar bem. Isso significa que ter dor é normal por 6 meses? Por quanto tempo é normal doer? Muito obrigada!

    • Bia, quisera eu ter uma resposta direta pra sua pergunta… mas realmente a ausência de quaisquer sintomas é algo que varia muito de paciente pra paciente. Até porque, na maioria dos casos, a pessoa não sente mais nada após concluído o tratamento de canal. Em outros casos, há uma pequena sensibilidade associada que dura por algumas semanas. O que me causa estranheza é o seu relato de que às vezes há muita dor. Enfim, provavelmente esse sintoma faz parte da “luta” do seu organismo pra vencer alguma infecção mais resistente. A boa notícia é que, na grande maioria dos casos, a dor vai diminuindo até sumir. Dor nunca pode ser considerado algo normal, mas nossos organismos não se comportam de forma exata e programada… então, a gente às vezes fica de mãos atadas observando os sintomas e torcendo pra dar tudo certo. Se não der (e nem vamos pensar nisso!), só reabrindo mesmo.

  83. Bom dia Dra.
    Estava com retração de gengiva no segundo dente superior, lado direito, contando de trás pra frente. A dentista colocou resina para vedar a retração no dia 08/01. O problema é que sinto sensibilidade no quente ou frio no dente, quando encosta na resina (que está no dente por dentro da boca). Isso é normal? Como estou com medo de ficar sofrendo parei de mastigar do lado direito. Pareeeeece que está melhorando.

    • Cristina, certa sensibilidade durante dias após uma restauração ser feita é algo relativamente comum, ainda mais quando essa restauração está perto ou sobre parte da raiz do dente. A tendência é melhorar (o que pareeeeeeece que está acontecendo). ;)

  84. Doutora, fiz um canal ha uns 6 meses e ja tem uns 4 dias que estou sentindo dor, tomei analgesico mas nao passou.

    • Juliana, é preciso procurar o seu dentista pra reavaliar. Pode ser uma infecção resistente com necessidade até de retratamento de canal. Analgésicos, nesses caso, não adiantam muito mesmo… o dentista precisa intervir.

  85. Boa tarde, Dr. Ana. Faz 2 meses que terminei o canal de um molar, mas ele, até agora, não ficou cem por cento. No começo tive dores bem fortes, tomei anti-inflamatório e antibiótico, depois não tive mais tão fortes, o que eu tenho são dorzinhas bem fraquinhas, mas que me irritam muito, me incomodam. As vezes elas vêm acompanhadas de umas “agulhadas”. Toda as quintas vou na dentista, pois estou fazendo outros 2 canais, um até já terminou, o pré-molar e esse, por enquanto, não me doeu nada, parece que nem tenho dente (espero que continue assim!). Sempre falo p/ ela dessa dorzinha chata do molar, ela tirou raio x e disse que o canal está ótimo, não tem nada de errado, está tudo bem feito. Por isso, segundo ela, ela está relutando p/ reabrir o dente, pois não tem problema algum no canal. O que você acha que pode ser essa dorzinha? E ela vai ter mesmo que reabrir o dente? Obrigada.

    • Lana, se a dor persistir seria interessante um exame mais específico, talvez uma tomografia… pra tentar entender o motivo dessa dor. Se nem assim for possível detectar a razão, talvez o caminho seja reabrir, mesmo.

  86. Boa noite Dra., fiz um canal ha mais ou menos 2 anos, fui orientado pelo dentista que teria que colocar uma coroa, no entanto, nao coloquei, porém, nunca senti dor, acontece que agora pretendo colocar a coroa, pois a restauração do canal esta danificada. A dentista relatou que seria bom eu fazer um “retratamento” do canal, caso contrario, com a colocação da coroa o dente poderia vir a doer futuramente, acontece que o valor do retratamento está um pouco salgado para mim no momento, lhe pergunto: mesmo nunca tendo sentido dor, mas com dente deteriorado, preciso fazer esse retratamento antes da colocação da coroa?

    • Daniela, se o tratamento de canal tiver ficado exposto ao meio bucal (saliva, alimentos, etc.) por mais de 30 dias seguidos, a indicação é o retratamento de canal, mesmo. Mas se o dente estava com curativo, vedado, não haveria necessidade A NÃO SER QUE o tratamento esteja visualmente mal feito ou que o dente apresente alguma lesão periapical (na pontinha da raiz, visível apenas radiograficamente).

  87. Boa noite Dra.,
    Hoje fui iniciar o tratamento de um canal, tenho um certo pavor de dentista, nunca me aconteceu nada mas sempre fico nervoso na hora de fazer qualquer coisa nos dentes, minhas neuroses, como iniciei fui ao dentista tomei a anestesia e a Dra mexeu uma meia hora no meu dente superior antes do siso, só senti umas duas fisgadinhas bem leve (bem, doeu), marcaram pra eu voltar outro dia, mas a pergunta é:
    Hoje será que a Dra. já mexeu no nervo, e eu não senti nada?
    Ela pode só ter feito alguma coisa no dente sem mexer no nervo?
    Não está dolorido, mesmo depois de passar a anestesia, TEM que ficar dolorido depois de mexer no nervo?
    O dente aparentemente ficou um buracão claro, e está com curativo.
    Obrigado.

    • Romulo, certamente sua dentista mexeu no “nervo” sim. Ela deve ter feito o acesso (abriu o canal) e um saneamento (limpeza) inicial. Não, não tem que ficar dolorido depois de mexer no nervo.

  88. Uma amiga me relatou que fez tres sessoes de canal sendo que nas tres vezes o dentista limou, isso dentro de 15 dias, porem ela esta tomando antibiotico ha 4, mas ela sente dor com o gelado, o que pode ser?? Canal esta com pericementite?? O dente ainda esta com curativo, pois não foi fechado ainda.

    • Liz, se o dentista ainda não terminou o canal pode ser que ainda haja resíduos do nervo do dente, o que explicaria essa sensibilidade. Ou, ainda, a sensibilidade é num dente próximo (com recessão gengival, por exemplo) e não no dente do canal.

      • Muito obrigada pelo retorno, a minha amiga voltou ao dentista dela e realemente havia mais um nervinho que ele não tinha visto, até então ele nem tinha conseguido fechar o dente ainda antes, justamente por causa dessa dor, mas assim que achou a dor cessou. Sou dentista tambem, mas endo não é muito comigo, mas eu tinha também essa suspeita inicial quando ela me relatou a dor com o gelado, de haver algo la vivo ainda.

  89. Dra., bom dia!
    Eu tratei um canal há uns 15 anos atrás, e não mastiguei mais com o dente, usava muito pouco, foi o penultimo do lado esquerdo. Em 2010 eu tive que arrancar o antepenultimo de baixo do lado esquerdo também, mesmo lado do canal, pois foi um canal que não deu muito certo e estava causando muito transtorno, pois então, eu já não mastigava do lado esquerdo, foi aí que parei mesmo, só que em 2012 eu tive que fazer uma restauração do lado direito, e ficou muito sensível o dente, fui obrigada a mastigar do lado esquerdo, e aí comecei a sentir um desconforto, cabeça e dente ficavam latejando, fui a uma endodontista, fiz radiografias e ficou constatado que um canal estava danificado e precisaria refazer. Então, refizemos. Ela me orientou a procurar uma ortodontista após o tratamento, pois o dente também estava em oclusão, e também por ter arrancado o de baixo, pra não causar problemas futuros. Eu fui a uma ortodontista e já estou com aparelho há 10 meses, sendo que, de mês em mês o dente dói muito, não é bem o dente, mas sinto como se tivesse uma pressão nele e a cabeça dói muito, e o maxilar também, tipo uma dor muscular. A endodontista, sempre que eu sinto isso, gasta um pouco o dente e alivia 100%, porém, ele volta a doer depois de um tempo, ela diz que o dente saiu da linha e fica descendo por conta da ausência do de baixo, e a ortodontista garante que não é problema ortodôntico, pois o dente tem contato com o de baixo e não está descendo. Eu já não aguento mais essa dor que fica indo e vindo, pretendo fazer um implante, só estou esperando a ortodontista autorizar, falta um dente vizinho girar. O que você sugere, Dra.? Pelos sintomas, pode ser ainda um problema de canal? Uma diz que é ortodontico e a outra diz que pode ser algum outro canal que não aparece em radiografia.

    • Deb, eu acho que se ao desgastar levemente o seu dente a dor passa, é sinal de que o problema é um contato prematuro, ou seja, esse dente, por causa da movimentação ortodôntica, começa a bater no do arco oposto antes dos demais. Assim recebe muita força e dói. Claro, isso não descarta um possível problema de canal, mas pra mim, considerando que o ajuste oclusal melhora os sintomas, o problema é o contato prematuro, mesmo. Como você está em meio a um tratamento ortodôntico, isso pode acontecer outras vezes… e aí será preciso fazer novos ajustes (desgastes).

  90. Dra., tive uma carie profunda no ultimo dente que já foi tratada ha uns quatro anos… agora apos uma dorzinha de alguns dias a dentista pediu uma radiografia e depois de analisar disse que esta proximo do canal. Não entendi muito bem, mas a partir de então apesar de não sentir dor estou com um incomodozinho e não consigo mastigar com esse dente e tb sinto um pouco de dificuldade pra fechar a boca nessa parte… Não sei explicar, não sinto dor, mas estou com uma sensação um pouco esquisita. Será que se trata de canal ou pode ser algum outro problema? Obrigada e aguardo resposta, estou morrendo de medo rsrs

    • Manuela, pode ser problema no nervo do dente, sim. Mas isso não quer dizer que seja necessário tratar o canal do dente, talvez seja apenas uma pulpite (inflamação da polpa, o nervo) passageira. É preciso acompanhar pra ver como o seu dente vai “reagir” a partir de agora.

  91. Oi Dra. Ana, me aconteceu uma coisa muito esquisita. Faz um mês que terminei um tratamento de canal. Tá tudo ótimo, perfeito, não tive absolutamente dor nenhuma, dor zero. Só que uns 2 dias atrás me acordei de madrugada com uma dor terrível nesse dente, dor muito forte. Daí levantei e tomei um analgésico. A dor passou e nunca mais doeu!! Tá tudo ótimo! Parece que nem tenho dente! O que pode ter sido essa dor repentina e passageira? Obrigada.

    • Michele… boa pergunta :D. Tratamentos de canal têm dessas coisas… umas dores “fantasmas”, que ninguém (nem o dentista, diga-se de passagem) entende. O importante é que passou e não deve voltar.

  92. Saudações dra, sofri uma queda e fraturei os dois dentes da frente, os superiores, e tive que fazer canal, foi varias seções pois estava bem inflamado, ficou escuro, mas até ai tudo bem, mas de ontem pra cá ficou sensivel, onde não consigo beber nem água que doi bastante e minha dentista só vai atender na terça, o que posso fazer para aliviar a dor até lá e o que pode ser, terá que reabrir o canal? Esse problema so acontece em um dente, o que quebrou menos e o que tava menos inflamado, desde ja lhe agradeço… esqueci de dizer que a queda foi ha dois anos atras e o canal tambem.

    • Marcos, você tratou o canal de 1 dente só (o que quebrou mais) ou dos 2? Se o canal do dente que está doendo não foi tratado na época, certamente agora é a hora… às vezes o problema demora a se manifestar, mesmo. Se foi tratado, é bom procurar sua dentista pra reavaliar… não há muito o que fazer sem intervenção profissional além de tomar um analgésico. Se não der mesmo pra falar com ela, procure um atendimento de urgência.

  93. Dra., fiz tratamento de canal nos dois dentes, mas apenas um doi, ele esta muito sensivel, até mesmo com o vento é uma dor muito insuportavel, estou tomando nimensulida 100 mg, foi o que ela me passou quando tava fazendo o tratamento…

    • O melhor é procurar um atendimento de urgência mesmo, Marcos. A Nimensulida é um anti-inflamatório, até pode ajudar, mas dependendo da dor talvez nem faça diferença…

  94. Oi Dra., eu tratei um canal há dois anos, foi necessario colocar um bloco, e deu tudo certo, nao doeu mais. Porem hj acordei sentindo uma dor nesse dente, mas somente quando mastigo ou encosto ele nos dentes de cima com mais força. Será que o canal não foi feito direito? O q pode ser?

    • Andreia, não me parece que você tenha qualquer problema no canal do seu dente… pode ser uma pequena inflamação nos tecidos em volta do dente (ou na pontinha da raiz), o que gera desconforto e, às vezes, deixa o dente mais “alto”, fazendo você sentir dor quando mastiga por causa de um contato prematuro (o que coloca uma força muito grande em cima de um dente só). Se persistir, procure um dentista pra avaliar… mas creio ser passageiro.

  95. Oi Dra Ana, gostaria de lhe fazer uma pergunta. Faz uns 45 dias mais ou menos que terminei o canal de um pré-molar. Nunca tive dor, ele não me incomodou nada. Só que, faz uns dias atrás, ele me doeu um pouco, depois não doeu mais. O negócio é que, depois dessa dor, ficou bem inchado na minha gengiva, bem em cima dele. Eu passo a língua e sinto uma bola! Mas não dói. O que pode ser? Será que tem a ver com o molar do lado dele, pois eu estou tratando o canal desse molar… Mas a bola é em cima do pré! Obrigada!

    • Patricia, considerando que o pré-molar já teve o canal finalizado, eu apostaria que o problema é no molar, sim. Pode ser um pequeno abscesso.

  96. Fiz um tratamento de canal no último dente antes do siso e estou fazendo no anterior a ele. Como não pude ir a ultima consulta e meu dentista saiu de férias, não terminei meu tratamento. Alguns dias antes do carnaval meu rosto inchou muito (parte inferior) e tive fortes dores. Fui a emergencia e o dentista utilizou um carbono e verificou que meus dentes estão tortos e fez um rebaixamento, para que eles não fiquem batendo. Pediu para que eu tomasse um amoxil e nimesulida. Fiz uso da medicação. Houve uma certa melhora, só que agora meu rosto voltou a inchar e a doer. O que pode ser?
    Grata.

    • Rosa, enquanto o tratamento de canal não for finalizado sempre haverá a possibilidade do seu rosto inchar novamente, pois as bactérias podem recontaminá-lo. Assim que possível, procure seu dentista pra terminar o tratamento.

  97. Ola Doutora!!!

    Antes de mais nada parabens pela iniciativa deste blog e Deus vos abençoe e vos dê muito sucesso.

    Ha 3 dias eu fiz um restauro com dois parafusos num dente que havia sido desvitalizado ha 5 anos atrás. Acontece que tenho tido dores horriveis neste dente. So passam quando tomo o Clonix e o Dol-U-RON FORTE. Ja voltei na médica que disse ser normal pois o corpo esta a adaptar-se a esta fase dos parafusos, mas se a dor persistisse para voltar para me dar um antibiotico mais forte. Será que algo falhou quando o dente foi reconstruido ou podera ser algo que vá passar nos proximos dias? É que a dor é mt intensa, latejante e persistente…

    Um grande abraço e obrigada pela disponibilidade,
    Cláudia de Sena

    • Cláudia, pode ser, sim, algo passageiro. Difícil sugerir o que estaria causando essa dor sem examinar você. É questão de observar e, caso persista, procurar novamente sua dentista.

  98. Bom dia Doutora!!!

    Hoje fui à minha médica novamente, e desta vez vim medicada com amoxicilina + acido clavulanico. Isto porque durante a noite de hoje cresceu um enorme abscesso no dente que tinha sido restaurado e posteriormente desvitalizado (ja há cerca de 5 anos). Fiz um raio X, mostrou uma pequena infecção na parte da raiz do dente, e ja estamos a tratar da situação.

    Muito obrigada pela sua ajuda e sucesso no seu site.
    Cláudia

    • Fico aqui torcendo pra dar tudo certo, Cláudia. :)

  99. Dra., sofri um trauma durante o carnaval e rachei o dente da frente e o lateral coladinho com ele partiu. Fui no dentista e tive que tratar o canal dos dois. Faz pouco tempo que tratei, mas a minha gengiva bem na direção deles ta vermelha, meio escura. Já iniciei o processo de colocação da coroa e coloquei o pino hoje, mas estou com muito medo dessa coloração da gengiva não voltar ao normal. Tenho bons habitos de higiene. É comum esse tipo de reação?
    Muito obrigada desde já!

    • Paula, provavelmente é uma gengivite local. A coloração da sua gengiva deve voltar ao normal, sim, apenas mantenha uma boa escovação pra não acumular placa bacteriana.

  100. Olá! Dra., terminei meu tratamento de canal hj (25/02), amanha é que vou restaurar. É possível eu colocar o aparelho ortodontico no mesmo dia? Ainda sinto o dente. Nao dói mas quando aperto, sinto. Isso é normal? Existe algum problema se eu por o aparelho fixo? Obrigada!!!

    • Gabriela, é improvável que o aparelho seja colocado no mesmo dia… até porque é necessário fazer os exames antes. Se o dente ainda está sensível após o tratamento de canal (o que é comum), talvez seja melhor aguardar um pouco. Assim que seu dentista julgar seguro, é possível instalar o aparelho.

  101. FIZ UM CANAL MAS AINDA NÃO FECHEI POIS VOU COLOCAR UM BLOCO. SÓ QUE QUANDO MORDO DÓI… ISTO É NORMAL ??? ESTOU ACHANDO ESTRANHO, POIS JÁ FIZ OUTROS CANAIS E NÃO SINTO DOR NENHUMA. INICIEI O CANAL NO DIA 01/02/13. HJE JÁ SÃO 26/02/13.

    • Isabel, certa sensibilidade por alguns dias pode ser esperada logo após o término de um tratamento de canal. Isso costuma ser passageiro.

  102. Olá Doutora, preciso de uma luz!
    Comecei um tratamento de canal em um molar superior, em Setembro do ano passado. Só que eu tava sempre com dores horríveis, meu dente tava cada vez pior. Foi então que, em Dezembro, eu troquei de dentista. E ela se apavorou do estado que a outra dentista deixou meu dente. Segundo ela, essa outra dentista fez um caminho totalmente errado nos canais. Até hoje essa nova dentista está tentando recuperar meu dente, mas ela disse que, em um dos canais desse molar, teve uma perfuração e tá sempre em sangramento, por causa disso ela não pode fechar, até mesmo porque eu tenho dores ainda. O que tá me deixando apavorada, é que ela disse que tô perigando perder esse dente. Ela tá fazendo de tudo p/ salva-lo, mas ela disse que não tá tendo sucesso, tô com grande possibilidade de ter que extraí-lo. Estou muito triste com isso, extremamente chateada, pois não quero perder meu dente. Doutora, a única solução será a extração mesmo? Não tem outra forma de salvar meu molar? Obrigada.

    • Juliana, pelo seu relato, se houver como salvar o seu dente, sua nova dentista o fará. Quando ocorrem perfurações, é necessário colocar um material específico na perfuração que estimula a formação de tecido mineralizado. Se esse tratamento for bem sucedido, o dente está salvo.

  103. OLÁ TUDO BEM? É POR Q EU FIZ UM CANAL HA MAIS DE UM ANO, E DESDE Q EU FIZ Q ELE DOÍ, MAS JÁ VOLTEI AO DENTISTA Q FEZ VARIAS VEZES E ELE NÃO ENCONTRA NADA, ATÉ RAIO X ELE TIRA E NÃO VÊ NADA, E O DENTE DOÍ QUANDO TOMO ALGO GELADO OU QUENTE. O Q PODE SER, JÁ ESTOU COM MEDO!

    • Katiane, o tratamento de canal foi finalizado ou apenas fez-se um curativo? Se foi só um curativo, a dor estaria explicada. Não faz muito sentido que seu dente doa com variações de temperatura… uma possibilidade é que o problema seja no dente ao lado ou no correspondente no arco oposto.

  104. Boa noite! Fiz dois tratamentos de canal, o primeiro foi dolorido, demorado, tomando muito remedio, amoxilina, ibuprofeno, mas quando foi fechado não incomodou mais. O segundo tb foi demorado, dolorido, e muito remedio, faz 2 meses que fechei e ele e ainda doi e me incomoda muito, quando como alimentos quentes tb doi, fui ao dentista por causa da dor contínua, mas ele diz que é normal. Gostaria muito de sua opinião, é normal continuar a doer depois de mais de 2 meses?

    • Kaka, eu não diria que é normal… mas você não é a primeira pessoa que relata esse tipo de problema. Pode ser que o seu dente ainda esteja em processo de recuperação e ainda haja um pequeno processo inflamatório em curso, o que explicaria essa dor. Ou a dor é num dente ao lado ou no arco oposto, por exemplo. Pode acontecer.

  105. Olá Dra.

    Parabéns pelo seu site!

    Bem, fiz tratamento de canal aos 9 anos de idade, hoje, 25 anos depois, bati este dente tratado. Ocorreu que senti muita dor na gengiva, inclusive a dor irradiava pela face. Ao fazer RX foi constatado que o dente ao ser tratado não estava com o ápice completamente fechado, então a infecção corroeu o osso. Fui em alguns dentistas ouvir algumas opiniões… uns dizem para retratar por um período para ver se cresce o osso novamente, outros acham melhor fazer cirurgia.

    O que vc faria?

    Abraços

    • Daniela, pelo que entendi há uma rarefação óssea na pontinha da raiz do seu dente. Nesse caso, geralmente a primeira opção é retratar o canal. A apicectomia, que seria a cirurgia a que você se refere e consiste em remover uma lesão periapical de forma direta, ou seja, “cortar a ponta da raiz fora”, costuma ser uma segunda alternativa, quando a primeira não dá certo. Aí vai muito da avaliação do dentista… alguns profissionais são mais conservadores, outros mais “pessimistas” e já partem logo para a cirurgia. Eu (lembrando que eu não vi a radiografia e estou apenas me baseando na sua descrição, ok?!) optaria, em princípio, pelo retratamento de canal.

  106. Dra. Ana, fiz um canal tem uns 2 anos e o dente esta doendo. É preciso realizar uma cirurgia é?

    • Adson, não necessariamente. É preciso procurar um dentista pra avaliar o que causa a dor, pra tratar de acordo.

  107. Olá Dra, eu estou fazendo um tratamento de canal faz uns 35 dias, mas eu ainda sinto meu dente sabe, quando vou fazer a troca do curativo a dentista me disse que é normal, e precisa de mais tempo para parar de doer, não é uma dor insuportável, mas doi, principalmente quando ela coloca aquela agulhinha, o que faço? É normal demorar tanto assim? Me responda meio urgente por favor, obrigado.

    • Juliana, tem tratamentos de canal que duram meses… isso é relativamente comum. Tudo depende dos sintomas do paciente, da dificuldade do tratamento, etc.. Não há muito que você possa fazer… é aguardar que seu dente reaja e que seja possível a sua dentista finalizar o tratamento de canal.

  108. Doutora Ana, em dezembro do ano passado finalizei um canal em um molar. Durante uns 45 dias ele ficou doendo, me incomodando mesmo. Então a dentista resolveu reabrí-lo. Faz um mês que ela tá mexendo nele de novo. Quando ela o reabriu, a dor passou. Só que, de uns 5 dias p/ cá, ele começou a doer de novo, tenho que, às vezes, tomar até analgésico. O que pode ser? Obrigada.

    • Maria Luiza, pode ser um infecção resistente, algum resíduo no nervo que ainda não foi removido, um canal que não foi encontrado… várias coisas. É preciso investigar.

  109. Tenho 8 dentes cariados e pra mim nao tem soluçao, eu fui fazer uma limpeza nos dentes, retirar tartaros e algumas bacterias, dai a dentista começou a perfurar varios dentes meus sem precisao, pois os dentes nao estavam cariados, nao tinha uma ponto preto de carie sequer, dai ela colocou uma massa branca de qualquer jeito em 8 dentes meus sem nem limpar direito os dentes, com o passar do tempo por dentro da obturaçao foi criando carie, pois nao tinha sido bem limpo e logo em seguida as massinhas foram caindo dos dentes e todos estavam fundos e totalmente estragados, e agora eu tomei um medo terrivel de dentista, eu quero arranca-los e colocar uma protese permanente, e queria saber quanto custa este tratamento.

    • Jonh, desculpe, sem querer duvidar de você… mas não faz nenhum sentido um dentista perfurar vários dentes de uma pessoa sem necessidade. Não há benefício nisso nem para o dentista, nem para o paciente (logicamente). Cáries nem sempre são tão óbvias como pontos pretos, às vezes elas são “internas”. Mas, realmente, não tenho como afirmar se eram cáries ou não. Assim como não acho que você tenha como afirmar que a dentista “colocou uma massa branca de qualquer jeito em 8 dentes meus sem nem limpar direito”. Enfim, não dá pra ficar especulando, né?!

      O fato é que você tem 8 dentes “estragados”. O ideal é que um dentista no qual você confie avalie se esses dentes pra ver se ainda podem ser mantidos, já que nem todo dente cariado precisa ser extraído. Talvez a solução seja mais simples do que você imagina, e nem seja necessário prótese. Nesse caso, ficaria bem mais barato. Mas pra saber o valor é preciso avaliar e verificar que tipo(s) de tratamento(s) é(são) necessários(s).

  110. Doutora, qual a diferença entre pivô, implante e prótese? Pergunto isso por que estou tratando o canal de um molar e, provavelmente, devido à complicações anteriores, a dentista disse que terei que extraí-lo, ela não vai conseguir salvá-lo. Mas não quero ficar sem dente! No meu caso seria indicado um pivô, implante ou prótese?

    • Lúcia, se o dente for perdido por inteiro (coroa + raiz), a indicação é de implante + prótese sobre implante. O pivô é, na verdade, uma prótese igual a que iria em cima de um implante, mas em vez dela se apoiar num implante ela se apoia na raiz de um dente. Esse texto explica direitinho a diferença, acho que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2012/07/a-diferenca-entre-implante-e-pino-nucleo.html

  111. Olá Ana! Parabéns pelo site e pelas matérias!
    Moro no exterior e ha duas semanas atrás tive uma dor intensa que começou parecendo ser dor de ouvido e 3 dias depois terminou como dor de dente. Resultado: tive que iniciar o tratamento de canal no pré-molar superior direito. De acordo com o dentista que me atendeu, o procedimento a ser adotado é fazer o curativo (o qual foi feito e já não sinto dor) e depois de 14 dias fazer o enchimento (finalizar o tratamento).
    Não estou sentindo dor, mas quando pressiono a linha em cima do dente com curativo, sinto pequena sensibilidade. Isto é normal?
    Outra questão é quanto ao tratamento proposto. É normal após 14 dias com curativo já fechar o canal em definitivo?
    Obrigado pela atenção!

    • Guilherme, sim… a sensibilidade que você relata à pressão é bastante comum. E sim, não há necessidade de prolongar o curativo, o tratamento de canal pode ser finalizado assim que o dentista julgue possível.

  112. Boa tarde,
    Primeiramente parabéns pelo Blog, fico muito feliz de ter encontrado essa página!
    Dra. estou com uma dúvida: no dia 28/01, fiz tratamento de canal num dente e senti muita dor, tomei 3 anestesias e mesmo assim sofri bastante. Minha dentista que é mestre em endodontia disse que o nervo era grosso e estava interligado, ela fechou o dente e disse que está pronto que não precisa mais fazer canal. Pois bem, fiquei com dor alguns dias mas passou. A dúvida é: o tratamento de canal pode ser finalizado em uma consulta? Pelo que eu percebi no Blog diz que tem várias etapas… Devo questionar a dentista sobre isso? Me ajude por favor, pois dia 11/03, fiz o canal em outro dente no lado oposto ao que foi feito e estou com dores, não consigo comer, bate algo gelado e eu sinto… Essa consulta demorou quase 2 horas e a dentista disse estar pronto o canal, que não haverá outra sessão. Isso é normal?

    • Fernanda, é possível realizar um tratamento de canal completo em apenas uma sessão, sim. Embora haja várias etapas, elas podem ser realizadas em sessão única quando não há necrose pulpar.

  113. Obrigada Dra.!! Fico mais calma depois do esclarecimento…

    • :)

  114. Dra. gostei muito da sua publicação, li quase todas perguntas e respostas, mas não encontrei nada que eu pudesse relacionar com meu caso, que segue: fiz um tratamento de canal há uns dois anos em um dente da frente, ocorre que aquela dorzinha inicial permanece até hoje, melhorou um pouco, mas ainda está sensivel, como se estivesse tudo inflamado em volta da raiz, mas já tirei várias radiografias e o dentista disse que não tem nada errado, mas dois anos se passaram e não posso apertar e pior em dias chuvoso fica super sensivel, me incomoda o dia todo. Um dentista me falou que pode ser o tecido em volta da raiz, mas não me disse qual seria a solução. Pergunto, é possível esta situação se o canal está certo? Desde já muito obrigado.

    • Ezequias, se o canal está ok deve ser outra coisa que está causando a dor… ou um problema periodontal (na gengiva, como disse o dentista que você consultou) ou esse dente pode, por exemplo, estar um pouquinho mais “alto” que os outros, e “bate” no arco oposto antes dos demais. Isso gera uma carga grande sobre ele, mantém a raiz inflamada, e causa dor. E só uma teoria, mas poderia explicar o problema. Nesse caso, um simples ajuste oclusal (desgaste) que aliviasse esse contato resolveria a questão. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  115. Doutora, estou tratando o canal de um molar e devido a algumas complicações, minha dentista pediu que eu fizesse uma tomografia nesse dente. Nunca ouvi falar disso! Como funciona essa tomografia dentária, é igual aquelas que a gente entra dentro daquele tubo ou é um aparelho que vai dente? Confesso que estou com um pouco de medo…

    • É igual à tomografia que você conhece, Mônica, a do “tubo”. A tomada é bem rápida (cerca de 1 minuto) e não dói nada. Pode ficar tranquila. :)

  116. Obrigada por responder, mas gostaria de fazer mais uma colocação: nas primeiras semanas o dentista também disse que era trauma e desbastou a prótese de maneira que não ficou tocando em nenhum ponto, mas não adiantou. Eu usei uma prótese fixada neste dente por muitos anos sem tratamento do canal e nunca deu problema e agora fui trocar a prótese, o dentista achou melhor fazer o canal, o dente estava vivo. Tenho medo porque já perdi no passado dois dentes com raíz perfurada e agora este está aparentemente um pouco mole, acha que devo esperar mais ou já era para ter sarado?
    Grato.

    • Se o dente está mole, parece que há um problema periodontal, mesmo. Nesse caso, é preciso controlar esse problema antes de apoiar uma prótese sobre esse dente, pois a força que ele receberia pode deixá-lo mais mole ainda. É questão do seu dentista avaliar se nesse momento é possível instalar a prótese e qual a extensão do problema na gengiva.

  117. ESTOU PRECISANDO FAZER UM CANAL, MAS MEU MEDO É QUE DE UNS 3 ANOS PRA CÁ MEU OTORRINO VERIFICOU QUE MEUS DENTES ESTAVAM VINDO PRA FRENTE DEVIDO A MINHA RESPIRAÇÃO, E MINHA MANDIBULA ESTALA MUITO E DOI, ME DIFICULTA ABRIR A BOCA, POIS PARECE QUE VAI SOLTAR. DESDE ENTÃO FICO COM MUITO MEDO DE IR AO DENTISTA E MINHA PRESSÃO SOBE. O QUE FAZER?

    • Monique, compreendo sua ansiedade, mas não tem jeito: é preciso procurar um dentista pra avaliar. Assim ele poderá verificar o posicionamento dos seus dentes e, também, a articulação da sua mandíbula, de forma a propor soluções para ambos os problemas.

  118. Olá Dra,
    Tenho uma duvida, faz uns 3 anos que fiz canal no penultimo dente inferior direito, que ficou um baita buraco profundo, sendo então preenchido com a reconstrução que é feita nestes casos com resina, só que depois de mais ou menos um ano e meio que havia feito o canal a metade da reconstrução se quebrou e caiu, como não senti dor e nada, deixei assim, exposto, e só dói quando entra alimento e mastigo, mas dai eu higienizo e passa, só que ontem acabou de cair o resto da reconstrução e agora ta tudo exposto e aquele buracão, rsrs, não dói nada mas estou preocupada com uma possível contaminação, se é possivel, me ajude em como devo proceder, será que tenho que refazer o canal para reconstrução neste caso, pois estou gestante de 34 semanas e não sei se posso, ou será que é só refazer a reconstrução e pronto?? E qual o custo destes procedimentos???
    Me desculpe pelo texto extenso, e muito obrigada desde ja.

    • Lutielle, o tratamento de canal pode ficar até 30 dias exposto ao meio bucal. Se a sua restauração tivesse quebrado agora pela primeira vez, seria só restaurar. O que é preciso avaliar é se, por causa do pedaço que se quebrou anteriormente, o tratamento de canal esteve exposto durante esse 1 ano e meio. Nesse caso, o indicado seria retratar o canal, pois houve recontaminação. Considerando sua gestação, nesse momento eu sugiro que você procure um dentista apenas para colocar uma restauração provisória (uma “massinha”), pra que o seu dente não fique exposto. Depois do parto, seria bom reavaliar pra se ter certeza da necessidade de retratar o canal e restaurar novamente o dente.

  119. Ola Dra. Ana!
    Fiz um tratamento de canal ha dois anos atras e nao deu certo. Tive que extrair o nervo e colocar um objeto pontudo dentro, e ai a dentista colocou uma coroa em cima e cobriu com uma massinha cinza. Nao sinto dores nesse dente, mas sinto que eh mais sensivel que os outros dentes. Voce acha que isso eh normal? Tambem gostaria de saber se eh possivel colocar aparelho com essa coroa ou voce acha que o melhor eh extrai-lo e tampar o buraco com os outros dentes, pois de qquer forma terei que extrair um dente de cada lado dos inferiores. Essa coroa fica no primeiro molar inferior e de acordo com a minha dentista eu tenho que extrair os dois primeiros pre-molares inferiores. Obs.: Ja extrai os dois segundos pre-molares superiores. Obrigado!!!

    • Ricky, em princípio, se o dente tem o canal tratado não deveria ser mais sensível que os outros. A não ser que ele esteja tocando nos dentes do arco oposto antes dos demais, o que significaria um contato prematuro e uma força maior sobre esse dente. Por se tratar de um primeiro molar inferior, um dente que tem papel fundamental na mordida, o ideal seria mantê-lo. Mas cada caso é um caso… como você tem que fazer extrações, talvez a sua dentista julgue que, pra você, a relação custo-benefício seria melhor se a opção fosse a extração. Mas é preciso avaliar bem, já que do outro lado seria extraído um pré-molar, e molares e pré-molares são dentes de tamanhos bem diferentes… poderia ficar algum desvio de linha média depois da finalização do tratamento com o aparelho (mas na parte de baixo isso não é tão crítico esteticamente). Enfim, eu acho que você deve expor essa possibilidade para a sua dentista e, se for possível e bom pra você, é uma opção a se considerar.

  120. Oi Dra.. Gostaria de uma orientação por favor! Tentei contato com meu dentista, mas ele está viajando, só retorna em 20 dias. Acontece que fiz um tratamento de canal nos dentes, 46, 47 e 48. Terminando esse tratamento o dentista solicitou uma restauração, só que como os dentes estavam muito sensiveis, fui encaminhada a um protético para avaliação e ele colocou bloco nos 3 dentes. Tudo bem, estranhei um pouco nos primeiros dias mas estava tudo bem. Passando 1 semana estou sentindo os dentes doendo logo após tomar algo gelado demais ou quente. A dor é só na hora e passa logo, mais o que pode ser? A Dra. pode me ajudar? Obrigado. Alessandra

    • Alessandra, não faz muito sentido essa sensibilidade relacionada à temperatura após um tratamento de canal. Pode ser algo gengival ou apenas uma sensibilidade pós-tratamento mesmo, algo relativamente comum. Sugiro que você aguarde mais um pouco e observe os sintomas, se persistir ou a dor aumentar, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

  121. Oi Dra Ana! Obrigado pela resposta e adorei esse blog!!! Parabens!!!
    Entao, se eu mantiver a coroa que fica no primeiro molar, eh possivel colocar a banda do aparelho na coroa? Obrigado novamente!!!

    • É possível sim, Ricky. Tudo depende do plano de tratamento.

  122. Ola Dra. Ana. Sou diabético e tenho um dente toquinho e ele passou a doer com gelado e quente e inflamou, e agora com a boca um pouco inchada pressiona e doi, com certeza pelo pus. Mas o dente mas afrente deste começou a amolecer e doi quando bate nele. Estou tomando anti-inflamatório e antibiótico, mas parece insistente. O que vc me diz disso?

    • Gil, sugiro que você procure um dentista pra entender o motivo da dor. Se há pus, deve haver uma infecção. E se há infecção, é preciso determinar de onde ela vem (do canal do dente, da gengiva), pra tratar de acordo (além da medicação). Talvez seja o caso de extrair o dente, talvez um tratamento de canal… depende.

  123. Ola Dr(a), fiz uma cirurgia para retirada de um siso em abril de 2012, so que agora apareceu em cima de onde foi retirado o dente uma inflamação, tipo um carocinho, como se fosse uma afta, isso pode acontecer ou aftas nascem em qualquer lugar da boca?

    • Lethicia, é possível que a lesão que você relata não tenha a ver com fato de você ter extraído um dente na mesma região. Mas se tiver a ver, pode ser uma fístula, e não uma afta. Fístula é um local por onde o seu organismo expulsa o pus de uma infecção. Mas, também, pode ser uma afta, já que aftas podem acontecer em qualquer lugar na boca (embora em locais mais queratinizados, como o céu da boca, por exemplo, seja incomum). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  124. Ola Dr.(a), o que seria bom para melhorar as sensibilidades dos dentes, pois quando bebo ou tomo algo gelado, nossa dói muito, o que faço?

  125. Dra. Ana, em dezembro do ano passado, fiz o canal de um molar superior. Mas ele continuou me incomodando. Uns 45 dias depois, a dentista resolveu reabrir esse dente e retratar o canal. Ela ainda está trabalhando nele, e não há jeito desse dente parar de me incomodar! Dói (não muito forte), e me dá umas “agulhadas”. Ela já tirou inúmeros raios-x e não encontra nada de errado, segundo ela está tudo bem feito e o dente está “sequinho” por dentro. Ela não entende o porquê do incômodo ainda. Sinto que ela já está ficando impaciente com essa situação, pois ela me disse que vai fechar o dente mesmo assim. O que você acha que pode ser, Dra. Ana?? Obrigada.

    • Rafaela, pode ser uma infecção resistente ou pode ser que haja um canal acessório que não tenha sido “enxergado” e tratado, por exemplo. Acontece. Seria bom a opinião de um dentista especialista em endodontia antes de fechar o dente novamente, às vezes eles veem coisas que nós, pobres dentistas mortais ;), não vemos.

  126. EU RANQUEI O MEU DENTE… FICOU UM ESPAÇO GRANDE… QUERIA FAZER CANAL, QUANTO QUE CUSTA? É QUALQUER PESSOA QUE PODE FAZER ?

    • Matheus, se você extraiu o seu dente não é mais possível fazer canal, pois não há canal pra fazer. Acredito que você esteja falando de uma prótese… sim, é possível colocar uma prótese. Procure um dentista e faça uma avaliação (inclusive pra saber o valor, no seu caso).

  127. Boa tarde! Eu tinha um canal em um dente bonitinho de porcelana, um dia ele começou a doer e fui ao dentista e fui informada que a raiz do dente estava quebrada, que não tinha como retratar, disseram que tinha que arrancar, arranquei, agora estou com outro dente, tem um fístula, já tomei remédio mas a inflamação persiste, disseram novamente que não tem como tratar, que tem que extrair. Estou em dúvida se precisa ou não extrair.

    • Jussimar, eu também não tenho como dizer ao certo apenas com base na sua descrição. Se a infecção no dente for tão grande a ponto de ter destruído osso em volta dele, é possível que seja necessário extrair mesmo. Mas apenas a presença da fístula não condena o dente à extração.

  128. Ola!

    Desde ja obrigada pelas dicas e pela explicação!
    Eu fiz um tratamento de canal há um ano e meio, e 6 meses depois desse tratamento tive um abscesso no mesmo dente. Fiz o tratamento e tudo correu bem e andava sem queixas, depois fui de ferias e o dente começou a doer e sentia-o a pulsar, mas sem sinais de abscesso, quando voltei fui ao dentista ele disse que provavelmente tivesse sido um abscesso, mas que deve ter passado porque eu ja nao tinha dor e não tinha nada no raio x tb. Mas desde essa altura que eu as vezes sinto uma dor leve no dente, ou assim do nada, ou ao mastigar, mas que depois passa, e depois volta a aparecer! O que pode ser? Ah, da primeira vez que eu tive o abscesso não tive nenhuma dor, o unico sintoma foi uma borbulha de pus, no entanto agora sinto essa dor as vezes, mas nunca mais tive essa borbulha. Pode ser um abscesso outra vez na mesma? Ou pode haver outra causa para a dor nesse dente?
    Ah, outra duvida que eu tenho é que depois do 1º abcesso a gengiva nunca voltou a “estar completamente colada ao dente”, isso é normal? Pode ser a razão da minha dor?

    Muito obrigada!

    • Ana, se esse dente teve o canal tratado, me parece que há uma infecção resistente. Não é comum que um dente com tratamento de canal apresente episódios recorrentes de abscesso. Ou é caso para retratar o canal ou o problema não é no canal (ou não só no canal), mas na gengiva (considerando que você descreve a gengiva como “descolada” do dente). É preciso avaliar o seu quadro com critério pra determinar a causa e tratar de acordo.

      • Obrigada pela resposta Dra.

        Pois nesse caso o recomendado é ir ao dentista outra vez então.
        Então o facto da gengiva nunca ter voltado a estar completamente colada ao dente pode influenciar o facto de eu ter possiveis abcessos de repetição? Na altura que eu tive o primeiro abscesso, uma coisa que eu notei é que ao palpar a zona abaixo do queixo eu sentia um ganglio aumentado mais ou menos no mesmo sitio do dente, que na altura o medico disse que poderia demorar a voltar ao tamanho normal, mas passado quase um ano ainda continua do mesmo tamanho. Isso pode ser tambem indicação que a infeção nunca chegou a passar completamente?
        No caso de uma infeção resistente, qual a melhor solução? É que eu tenho muito medo te ter de perder o dente! O facto de eu poder ter um foco de infeção resistente e persistente nesse dente pode levar a algum risco cardiovascular? É que eu li algures que a bacteria pode chegar ao sangue e depois depositar-se nas valvulas do coração e isso pode ter consequencias graves, fiquei um bocadinho com medo!

        • Ana, eu não diria que é o fato da gengiva estar descolada que causa a infecção, mas o contrário pode ser verdade. O gânglio infartado é sim um sinal que pode revelar uma infecção nova ou antiga (resistente). A solução é o controle da infecção, e esse controle pode envolver tanto medicamentos quanto procedimentos odontológicos específicos (quais, depende da causa da infecção). E sim, um foco de infecção na boca pode levar a problemas cardiovasculares. O que você descreveu se chama endocardite bacteriana, e é uma possibilidade real. Veja esse texto sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

  129. OLÁ, DRA. ANA, FIZ TRATAMENTO DE CANAL DO DENTE 48, TEM UM ANO QUE ESTOU TRATANDO DESTE DENTE, JÁ PASSEI POR 3 DENTISTAS, E O DENTE NÃO PARA DE DOER. ATÉ UM ESPECIALISTA NA AREA TERMINOU O CANAL, E DISSE QUE TUDO QUE TINHA PARA FAZER JÁ FOI FEITO. SÓ QUE ESTE DENTE NÃO PARA DE DOER, DOI AO MASTIGAR, COM QUENTE E FRIO, E ELE JÁ FOI DESGASTADO BASTANTE, ESTANDO COM A RESTAURAÇÃO BAIXA. O DENTISTA SUSPEITA DE RACHADURA, MAS QUE NAS RADIOGRAFIAS NÃO DÁ PARA VER. ELE DISSE QUE TEM VEZES QUE NÃO DÁ PARA VER EM RADIOGRAFIA, MESMO. DISSE QUE TERIA QUE FAZER UMA TOMOGRAFIA DO DENTE, QUE CUSTA BEM CARO. SERA QUE NA TOMOGRAFIA DÁ PARA VER, POIS NA MINHA CIDADE NÃO FAZ, TERIA QUE FAZER EM BRASILIA. JÁ PENSEI EM EXTRAIR ESTE DENTE, ME AJUDE POR FAVOR.

    • Anônimo, o dente 48 é um siso. Pergunto: esse dente é apoio de alguma prótese que você usa, por exemplo? Porque, se não for, talvez seja mais proveitoso pra você extrair, mesmo. Sisos são dentes com anatomia imprevisível, talvez até haja algum canal que o dentista não tenha enxergado ou, como você mesmo disse, que haja uma fratura. Sim, se houver fratura, certamente será possível ver numa tomografia. Enfim, eu acho que se for benefício pra você manter o dente, vale a pena fazer a tomografia. Se não for, que seja feita a extração.

  130. Olá Dra. Ana, parabéns pelo blog, estou meio “encucada” com meu tratamento de canal, fiz quatro sessões, nas três primeiras saí do consultório numa boa, sem dor nenhuma, porem na ultima (termino do tratamento) achei que a dentista ia me matar… rsrsr doeu demais, ela tirou 4 radiografias nessa sessão, saí de lá direto pra farmácia comprar analgésico, isso faz 3 dias e a dor continua bastante intensa, será que essa dor foi causada pelo excesso de “cutucadas” no meu dente ou pode ter algo errado? To com medo, mesmo com analgésicos meu dente doí. Beijos…

    • Vanusa, na última sessão sua dentista obturou o dente, ou seja, preencheu os canais deles com um material específico pra esse fim. É possível que a dor que você sente seja uma reação a esse material, principalmente se ele “vazou” um pouquinho lá no final da raiz (o que não é um problema necessariamente, em alguns casos isso é até melhor). Enfim, o problema deve ser passageiro. Se persistir, entre em contato com a sua dentista pra ela reavaliar e orientar você.

  131. Boa tarde, Dra.

    Existe uma forma de confirmar que um dente está contaminado por bactéria ? Algum exame pode identificar isso ?

    Obrigado.

    • Leandro, o diagnóstico é uma combinação de exames de imagem (radiografias), exame clínico (alguns “testes” que o dentista faz) e anamnese (perguntas feitas ao paciente pelo dentista). Imagino que você queira saber se é possível determinar se um dente precisa ter seu canal tratado com base numa radiografia… a resposta é sim, MAS NEM SEMPRE. Em alguns casos não se vê nada importante na radiografia, mas exame clínico / anamnese revelam essa necessidade.

  132. Ola!
    Fiz o canal no dente 37, mas nunca havia sentido dor nele, porém meu dente siso esta incluso e empurrando esse dente que foi feito o canal. Ja terminei esse canal e venho sentindo dor quando mastigo. E ainda tenho a sensaçao que o siso esta empurrando a raiz do meu dente. Sera que se eu tomar anti-inflamatorio melhora? Ainda nao comuniquei a dentista, mas na segunda tenho horario com ela para restaurar este dente. Sera que vou ter q extrair?

    • Sandra, um pouco de dor à mastigação logo que o tratamento de canal é terminado é algo relativamente comum. Se a sua dentista prescreveu um anti-inflamatório, você pode tomar, sim. Não vejo razão pra se pensar em extração desse dente, mas o siso pode ser que precise ser extraído. Vale a avaliação da sua dentista.

  133. Oi, Dra.!
    Há cerca de seis meses concluí um tratamento de canal no dente 15 aqui em Curitiba e desde então eu tenho sentido alguma sensibilidade nesse dente. Achei que fosse por algo em decorrência do tratamento, por isso esperei algum tempo. Porém ainda sinto essa sensibilidade. Não é algo exagerado, mas acabo por sentir uma certa pontada de dor quando, por exemplo, mastigo algum alimento mais duro. Será que o tratamento de canal foi mal feito ou será que esse desconforto se dá em virtude do tratamento de canal e é algo comum?
    Agradeço por sua atenção.

    • Diego, é algo comum, sim. Mas considerando que se passaram 6 meses, esse desconforto deveria ter desaparecido. Seria bom que seu dentista reavaliasse o caso… às vezes o problema se resolve com um simples ajuste oclusal (um pequeno desgaste que alivia forças desnecessárias sobre o dente).

  134. Olá, estou fazendo tratamento de canal ha 1 mes, e minha segunda sessão foi hoje, só que apos o efeito da anestesia estou sentindo certo desconforto no dente, achei esquisito que para engolir ele doi bastante, e a gengiva dele em cima esta vermelha e PARECE inchada. So q na primeira sessão eu estava tomando anti-inflamatorio uma semana antes, e nao senti dor. Ja desta vez q eu nao estava tomando antecipado, esta ocorrendo isto. Sera que devo voltar com o anti-inflamatorio? Isso q estou sentindo e normal por ter mexido no dente hoje?

    • Julia, se o seu dentista não prescreveu o anti-inflamatório, não há necessidade. Melhor ainda: entre em contato e pergunte pra ele se ele recomenda, dada a situação. Mas sim, a ausência de dor na primeira sessão pode ter a ver com o fato de você estar tomando o anti-inflamatório, já que a instrumentação do canal pode gerar um pequeno processo inflamatório.

  135. Ola Ana!! Acabei de fazer uma restauracao e meu dente comecou a doer, o que antes nao acontecia. E quando ela passou aquele “motorzinho” doeu muito. O que pode ser isso?

    • Ramon, certa sensibilidade após a confecção de uma restauração pode ser esperada, o que deve durar alguns dias e parar. Se persistir, procure sua dentista pra reavaliar. A dor durante o uso do “motor” não significa que haja alguma coisa errada.

  136. Dra. Ana fiz meu tratamento de canal hoje, 3 raízes, 3 canais tratados. Acontece que agora que a anestesia está passando, quando pressiono em cima do dente sinto uma dor. Essa dor é normal? Vou poder voltar a mastigar em cima desse dente? Pode ser por ser muito recente o procedimento? Obrigada Dra.!

    • Exatamente Karine, o procedimento é muito recente, por isso esse desconforto é esperado. Certamente é passageiro. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  137. Olá, comecei a fazer um canal, foi retirada a polpa e sofri muito! Hoje fiz uma higienizaçao, na qual sofri bastante pois doeu!! Semana que vem será feita a finalização, a dentista me falou que será colocado uns fios que serão queimados e um tal de cimento!! Isso vai doer, pq ja estou traumatizada!! Serio mesmo!!! Obg

    • Não Nathalia, não vai doer. Essa parte do tratamento de canal se chama “obturação”, que é o vedamento do dente, em si. Vá tranquila.

  138. Querida Ana, boa tarde

    Há mais de um ano quebrei um molar superior, foi feito o canal e como ele estava muito cariado, quase não sobrou coroa do dente. Foi feito um pino e algumas semanas depois a dentista colocou a coroa fixa. Mas sempre senti um pouco de sensibilidade nesse dente, só de encostar a lingua, a escova ou o fio dental já sentia, mas era leve. É normal ter sensibilidade mesmo apos um ano de canal?
    Mas essa semana esse dente começou a doer de verdade. Uma dor constante e aguda e às vezes tenho uma sensação que está latejando. Porém, felizmente não é nada desesperador, só chato.
    Será que pode ser temporário?
    E outra coisa, fui colocar aparelho e há +/- 1 mes a estagiária ao colocar o separador não viu que era uma prótese fixa e a mesma foi arrancada BRUSCAMENTE (ela voou!) da minha gengiva! Quando a dentista foi colar de novo a posição ficou diferente, teve que moldar na broca, enfim, não ficou 100%.
    Minha preocupação é ter que refazer o canal devido a essa dor, no caso teria que tirar o pino, gostaria de saber se esse pino sai sem traumas e se ele poderia ser reaproveitado sem ter que moldar outro. A coroa imagino que seja melhor fazer outra mesmo…

    Obrigada pela sua atenção!

    • Paola, estamos falando do mesmo dente nos 2 casos, né?! Então… não, não dá pra dizer que é normal o dente ainda estar sensível depois de 1 ano. Mas se a coroa foi recimentada numa posição um pouco diferente, faz sentido que o dente esteja sensível, principalmente se foi criado um contato prematuro (a prótese pode estar “batendo” no arco oposto antes do que os outros dentes). Não vejo razão, em princípio, pra retratar o canal. Mas sendo necessário, não daria pra aproveitar o mesmo pino, e nem sempre ele sai assim tão fácil.

      • Obrigada pela sua resposta, Ana! Mas o dente parou de doer. Ainda bem, estava muito preocupada porque a dor era latejante e todos falam que dor de dente nunca é uma coisa boa…

        Beijos!!

        • Bom saber! :)

  139. Olá Dra,
    Fiz canal nos 3 dentes da frente, ficou dolorido demais e a dor vai e volta.
    Hj estou com muita dor e fiz esse canal há 33 anos e não melhora.
    Estou desesperada. Fiz uma tomografia e estou ficando maluca. Os dentistas falam que o canal foi bem feito, mas ninguém resolve meu problema. O que devo fazer?
    Grata,
    Luciana

    • Luciana, se os tratamentos de canal foram checados e não há problema com eles, isso indica que o seu problema não tem origem dentária. Sugiro que você procure um dentista especialista em Dor Orofacial pra avaliar, possivelmente o problema é outro.

  140. Meu dente tem muitas fraturas e uma carie enorme, ainda há como fazer canal?

    • Provavelmente sim, Maria. Se a raiz do dente ainda estiver boa, é possível tratar o canal, encaixar um pino na raiz e, sobre ele, uma coroa.

  141. Ola Dra, Bom dia ;D
    Gostaria de tirar umas duvidas:
    Eu fiz um canal recentemente, já tem quase 2 meses + ou -, não tinha nenhum tipo de dor como alguns citados acima, de ouvido etc… + o buraco estava grande e qualquer coisa q encostava doia MUITO, bom, ai fiz o tratamento, a Dentista abriu, limpou, colocou curativo, etc… voltei la pro mesmo tratamento 3 vezes, até ai blz, no final ela colocou o bloco e pronto, finalizado :D
    Maaaaaaaas ai depois desses 2 meses + ou – o dente começou a doer, não é uma dor aguda, mas algo quente ou até morninho encosta sinto uma dor, hoje quando passo o dedo no dente sinto algo estranho, uma dor esquisita, depois da explicação o que eu queria saber é:
    O que devo fazer?
    O que deve acontecer no caso se eu voltar ao Dentista que me tratou?
    E sou obrigado a pagar por esse novo tratamento ou eles tem que fazer isso sem me cobrar nada já que fiz um tratamento pra não sentir nada…
    O que vc acha que deve acontecer???
    Eu to querendo ir la quarta feira mais queria tirar essa dúvida pra saber se é grave isso ou pode ficar grave se eu não correr atras. Bom, muito obrigado por ler esse testamento e espero que possa ajudar casos parecidos como o meu, desde já agradeço MUITO, obrigado e valeu!!!!!

    • Anderson, pode se tratar de uma infecção resistente… ou o seu dente pode ter um contato prematuro (estar “alto”), o que o faz tocar nos arco oposto antes dos demais, por isso ele dói. Enfim, você tem que procurar a sua dentista pra reavaliar. O tratamento depende da causa da dor, mas se isso envolver custos, certamente serão cobrados.

      • Não é que ele fique doendo, é só quando algo quente ou morno toca no dente, ai da aquela dor ou quando passo o dedo sinto também, bom isso ao me ver não pode ser normal, sera q ela não deveria ter colocado outro tipo de proteção em cima do bloco, pois o canal que ela fez ficou de boa, parece até o canal a cabo da Sky kkkkk brincadeiras a parte, acha que pode ser grave ou pode chegar a ficar caso eu não veja ?
        Um abraço e obrigado pela resposta anterior :D

        • Difícil dizer, Anderson. Mas sugiro que você procure sua dentista pra reavaliar, sim.

  142. Doutora, fiz um tratamento de canal ha 4 meses, não sentia nenhuma dor. Mas na ultima semana venho sentindo uma dorzinha que passa e volta… Será que vou ter que realizar o retratamento do canal? Existe alguma garantia que o dentista tem com o cliente referente a esse tipo de caso? Obrigado.

    • Renan, é preciso procurar seu dentista pra reavaliar. A causa pode ser uma infecção resistente, uma inflamação passageira… depende. Não dá pra dizer que será preciso retratar o canal apenas por causa de incômodo. Geralmente isso é passageiro.

  143. Estou fazendo um retratamento de canal e fico muito tempo com a boca aberta chegando a doer o queixo. Gostaria de saber qual o tempo máximo que o paciente deve ficar com a boca aberta. Outra coisa: a dentista vai remover uma lima fraturada do meu dente com ajuda do microscópio. Esse procedimento é perigoso? Estou nervosa.

    • Rose, não é perigoso, não. O microscópio é só para o dentista enxergar melhor, não interfere, em si, no tratamento. O tempo máximo, na verdade, depende do paciente… não há um limite pré-determinado. Mas não é bom exagerar, não só pelo desconforto mas porque pode levar a problemas na articulação da mandíbula.

  144. Dra. Ana, fiz tratamento de canal em um molar. Meu dente, mesmo depois do canal finalizado, continuou a incomodar. Não eram dores desesperadoras, e sim, dores chatas. Retornei a dentista, tomei Amoxilina e depois Metronidazol, mas não passou a dor. Então ela resolveu retratar o canal. E não adiantou, as dores continuaram e, dessa vez, bem mais fortes. Então ela me pediu uma tomografia, pedindo para pesquisar se há perfuração de raiz e pesquisa de canal acessório. Perfuração já sei o que é, pois já tive um dente com raiz perfurada, mas canal acessório nunca ouvi falar. O que é isso?? Obrigada.

    • Josi, geralmente o canal começa lá na coroa e termina na pontinha da raiz do dente. Mas, algumas vezes, saem ramificações desse canal principal, que vão em direção às laterais da raiz do dente. Esses são os canais acessórios.

  145. Então… Tenho sentido umas dores no queixo e acho que é porque fiquei com a boca muito tempo aberta. Tenho ficado em média duas horas a cada sessão. Ainda não foi dessa vez que retirou a lima. Ele conseguiu visualizá-la, mas falta um pequeno equipamento que ele está esperando chegar. Muito obrigada pela atenção às nossas angústias. Agora quero que me tire uma dúvida: um tratamento de canal, quando mal tratado ou ainda não finalizado, pode vir a ocasionar algum outro tipo de doença? Dor de cabeça, dor no ombro outro tipo de sintoma? Lembro que uma vez foi noticiado na tv que um atleta veio a óbito por causa de uma infecção no dente.

  146. Doutora, estava fazendo canal num primeiro molar superior do lado esquerdo, so que eu tinha um primeiro molar inferior do lado direito tb, q estava com a metade quebrada ja, estava bem escuro, e a dentista ja havia diagnosticado canal tb. Mas essa semana ele comecou a doer e eu fui nela, dai ela comecou o canal nele. Comecou HJ alias, ela precisou aplicar anestesia duas vezes para q eu nao sentisse dor, e disse para q eu tomasse cuidado com ele, pq ele esta mt fraco e pode quebrar o resto q ainda tem. Marcou minha proxima consulta para amanha, e disse mexer no q ela ja estava fazendo, e olhar esse q ela comecou. So q agora q o efeito da anestesia passou eu estou sentindo fortes pontadas nele, q vao ate p cabeça, bem fortes mesmo, e a dor esta reflexa, parece q se espalha por td meu lado direito, sendo q o meu dente em cima deste tb precisa obturar, e o siso deste lado tb esta nascendo. Estou desesperada, quase apelando para a extraçao, mas tenho medo de me arrepender mais tarde, pois so tenho 17 anos. O que a senhora me indicaria fazer?

    • Julua, certamente, se o seu dente é viável, você vai se arrepender de extraí-lo. Procure um atendimento de urgência pra abri-lo e refazer o curativo, deve aliviar a dor e assim é possível esperar pela próxima consulta pra terminar o tratamento de canal.

  147. Doutora, comecei um canal ontem, so que logo apos o efeito da anestesia ter passado ele comecou a doer muito. Mesmo tomando um anti-inflamatorio ainda doia… voltei no consultorio e minha dentista me receitou um outro anti-inflamatorio e um antibiotico (amoxilina), so que hj, um dia depois, a dor esta mais branda, mas ainda doi, como se tivesse uma agulha sendo introduzida nele, da essa sensacao toda hora… ela me disse para ficar uma semana com ele assim, p ver como ele vai reagir. Mas e se caso ele melhorar, e depois ela mexer nele de novo e ele voltar a doer? Pois nao posso ficar tomando antibiotico direto… estou sem caminho, nao sei mais o q fazer. Devo optar pela extraçao?

    • Juliana, certamente não é caso pra extração… mas pra se terminar o tratamento de canal. Você está numa fase aguda da infecção, por isso a dor. Com a infecção controlada, a dor deve ser controlada também, e a finalização do tratamento de canal vai resolver o problema.

  148. Boa noite, Doutores,

    Aos 17 anos esse dente pre molar superior direito (não sei se é assim que se identifica) fui fazer uma obturação e após aplicar 5 anestesias não pude fazer porque ainda doía, então fechou com curativo. Depois o curativo caiu e eu não voltei ao dentista e o dente ficou aberto. Após anos ao voltar ao dentista iniciei o tratamento de canal que durou incríveis 12 meses e o dente ficou todo aberto necessitando de um bloco ou coroa. Após anos de sossego, o bloco caiu e metade do dente quebrou. Neste momento o dente está aberto cerca de 2 meses, metade quebrado, com minha gengiva inchada a dor que lateja vai em direção ao osso. Tô querendo extrair esse dente. Será que ele aguenta o retratamento de canal? Se ao quebrar pode ter rachado para cima em direção a raiz? E por último: é tao ruim assim extrair um dente?
    Só pra complementar, hoje estou com 32 anos.
    Muito obrigada
    Luciana

    • Luciana, a questão é verificar se o seu dente ainda está viável. Se sim, suas raízes podem apoiar pino e coroa, normalmente. Se o dente está aberto, há indicação de retratamento de canal, pois quando o interior do dente fica exposto por mais de 30 dias ao meio bucal, ele se contamina. A extração pode resolver esse problema, mas acaba criando outro: a necessidade de prótese (sim, não dá pra ficar sem o dente, as consequências podem ser bem sérias, veja: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html ). E não, do pronto de vista do procedimento em si, a extração dentária é bem tranquila.

  149. Oi!

    Dra. Ana, a movimentação ortodôntica pode causar desajuste oclusal temporário?! Tenho um dente tratado canal, primeiro pré molar direito superior, justamente do lado que a minha arcada superior e inferior estão tortas, sendo consertadas. Qdo mordo sinto o lado que tem canal, o direito, encostar primeiro que os demais dentes. Deve ser por isso que tenho sentido uma dorzinha. Além da movimentação, q já causa um certo desconforto ao dente frágil e sua raiz, ainda tem esse desajuste que faz o dente encostar errado.

    Pergunto: isso pode traumatizar meu dente de canal?! Estou com o aparelho há um ano e meio e comecei a sentir o incômodo agora…

    Já havia escrito em outro post do seu blog mas me avaliando melhor percebi esse probleminha, então aqui estou eu novamente, cheia de dúvidas… Esses blogs de profissionais dentistas aliviam demais a angústia do paciente…

    Na hora q fecho a boca, mesmo sutilmente, sinto como se o dente tivesse alto, com excesso de resina, pq encosta antes dos demais… A sensação é de desnível.

    Fiz o canal há 16 anos e nunca tive problema. Devo me preocupar… ???? A movimentação ortodôntica desajusta a parte oclusal e pode causar essas sensações?! De desnível?! E fazer o alguns dentes encostarem nos outros antes dos demais?! Qdo desencosto as arcadas meu dente para de sofrer… antes eu imaginei q fosse sensibilidade mas não é.

    • Natália, o nome desse fenômeno que você relata é “contato prematuro”, e sim, ele pode ser causado pela movimentação ortodôntica. Quando um dente “bate” no correspondente no arco oposto antes dos demais, ele recebe uma sobrecarga, e isso pode causar dor e essa “sensação de desnível” que você relata. Isso se resolve com um ajuste oclusal, ou seja, um pequeno desgaste no dente que alivia essa força demasiada sobre ele. Converse com o seu dentista a respeito.

  150. Boa noite, to fazendo um tratamento de canal ja faz uns 4 meses, e meu canal fica dolorido, tem uma bolinha branca em cima da gengiva no dente do canal, e minha dentista sempre que vou la coloca remédio no dente, troca o curativo, mas to preocupada pois faz muito tempo, será normal? Meu dente não doi muito mas fica sensivel principalmente a agua. bjo

    • Juliana, alguns tratamentos de canal são mais “longos” mesmo… é preciso que a infecção seja controlada (ou seja, que ele pare de eliminar pus pela “bolinha branca”, que é uma fístula) antes de pensar em finalizá-lo.

  151. Boa tarde dra.

    Comecei a sentir fortes dores no 2º molar inferior. Procurei então meu dentista para averiguar o que estava acontecendo. Pelo fato do meu dente do ciso estar praticamente 90º graus em relação aos outros dentes, criou-se uma cárie entre o ciso e o 2º molar que não era possível ve-la. Pois bem, a dentista abriu o dente e tirou um nervo (atendimento de emergência) marcando uma data para realizar o tratamento de canal posteriormente.
    O tratamento foi extremamente demorado (3 horas). A dentista então receitou um antibiótico e um anti-inflamatório. O primeiro por 5 dias de 12 em 12 horas e o segundo durante 7 dias de 8 em 8 horas.

    Passando a anestesia senti uma dor imensa no dente tratado mesmo após ter tomado os 1º comprimidos. A ponto de eu ligar para mesma para me dar uma solução. A dentista receitou então Tylenol 750 de 6 em 6 horas. Após tomar o Tylenol o dor parou completamente. No segundo dia após o tratamento resolvi por conta parar com o Tylenol para ver se os outros medicamentos estavam tendo algum efeito. A noite o dente doeu novamente e tomei o Tylenol mais um dia e parei.
    O canal eu fiz dia 11/05/2013 e a restauração está marcada para dia 18/05/2013. Hoje já não estou tomando mais o antibiótico, apenas o anti-inflamatório e nada de dor. Minha pergunta é a seguinte: por qual motivo eu senti essa dor insuportável após o tratamento?

    Quando eu parar de tomar o anti-inflamatório no dia 17/05/2013 existe a possibilidade do dente voltar a doer?

    Há a possibilidade de após a restauração meu dente doer em seguida ao tratamento?

    É necessário anestesia para esta restauração?

    Desculpe pelas perguntas dra., mas sou extremamente ansioso e não suporto a injeção da anestesia, além de que nesses últimos dias sofri demais com este dente :(.

    Muito obrigado pela atenção

    abs

    Ricardo

    • Ricardo, a dor provavelmente foi consequência do processo inflamatório em curso… não foi uma dor no canal propriamente dito, mas nos tecidos em volta da raiz, que estão ainda se recuperando. Mas se foi possível controlar o problema com medicamentos e nem é mais preciso tomar analgésicos, certamente está tudo sob controle e a dor não deve voltar. Não é necessário anestesiar pra fazer a restauração, a não ser que ela seja feita com isolamento absoluto, porque aí é colocado um grampo próximo à gengiva, e esse grampo é BEM desconfortável.

  152. Doutora, olha eu de novo aqui… ainda tratando o canal (2 meses), hj achei q fecharia masss ontem o dente começou a doer, ficou tão sensível ao ponto de nem conseguir tocá-lo, pra doutora mexer precisei de anestesia e mesmo assim ainda senti um pouco de dor, é normal essa dor já q qdo tirou o curativo nem tinha sangramento? Ela fez outro curativo e colocou remédio, estou ficando assustada e começando a pensar q tem algo errado, tipo será q o canal foi tratado corretamente ou quebrou alguma coisa dentro do dente devido as cutucadas? Estou considerando a possibilidade de extração já, bjus e obg.

    • Sara, não dá pra dizer que a dor é “normal”, mas acontece. Enquanto o canal não for terminado, pode acontecer de doer e, enquanto não parar de doer, não dá pra fechar… complicado, né?! Tente aguentar mais um pouco aí, compreendo a vontade de extrair, mas acredite: vai fazer bastante falta.

  153. Dra. Ana, faz 6 meses que estou tratando o canal de um molar. A dentista já fechou, mas devido a dores constantes ela reabriu o dente e está retratando o canal. O problema é que esse dente dói demais! Então ela me pediu uma tomografia desse dente, e na tomografia foi constatado que o dente está perfeito, o canal bem feito, não tem perfurações nem presença de canais acessórios. Enfim, está tudo bem. O que pode ser essa dor? Às vezes a dor é tão forte que tenho que tomar remédios. E a minha dentista realmente não sabe o que pode estar acontecendo, ela disse que pode ser uma bactéria resistente. Mas bactéria faz doer o dente tanto assim? Já tomei amoxilina e metronidazol. Ah, detalhe, a minha dentista é especialista em endodontia. O que você acha que pode ser, Doutora?? Obrigada.

    • Grazi, se não for uma bactéria resistente, é preciso considerar a possibilidade da dor não ter origem dentária.

      • Pois é, Doutora, a minha dentista está bem “encucada” com esse dente. Se não for o dente, o que mais poderia ser? Esqueci de mencionar que meus ossos em cima desse dente, até perto do olho, estão totalmente doloridos… e quando ela enfia aquelas agulhinhas dentro do dente dói bastante… :(

        • Poderia seu uma neuralgia (dor de um nervo sem causa aparente), mas no seu caso me parece que o problema é dentário, mesmo.

  154. Dra. Ana, ha um mês fiz um canal completo, com três raizes, tudo em uma hora, depois de fechado tive as tais dores tidas como normais, mas que não sairam por completo, após um mês, voltei ao dentista, e do lado do dente tratado havia duas bolinhas (fistulas), pela radiografia ficou constatado que não havia infecção alguma!!… Nem nos dentes vizinhos, o do ciso e o posterior, esse dente esta na parte de baixo ok, bom… o Dr pensou pensou e resolveu fazer uma raspagem no dente, muita anestesia e muito sangue e muita raspação !! Acho que até as bolinhas foram detonadas… bom… aí que começa a parte emocionante, depois de muito trabalho ele diz que descobriu que “acha” que o dente está trincado, mas um trinco que não se percebe no raio X …. !? E que isso não tem como arrumar e já marcou para extrair na sexta-feira dia 24, pediu para eu tomar nimesulida e dipirona. Dra., será que um dente trincado, um trinco que quase não se percebe, é mesmo “intratável”? Terei que perder esse dente mesmo? Perguntei se tinha como ter certeza que o mesmo está trincado e ele respondeu que não! Agradeço desde já sua atenção…

    • Luiz, eu, particularmente, não indicaria a extração de um dente por “achar” que ele está trincado. Pode ser que seu dentista tenha encontrado outra coisa nesse dente, como uma lesão grande de furca – entre as raízes do dente – por exemplo). Eu acho que antes de tomar uma decisão radical apenas por esse motivo, seria prudente fazer uma tomografia pra confirmar se há realmente uma fratura nesse dente.

  155. Dra. Ana, boa noite.
    Tive uma pulpite no dente 45 dois anos atrás. Fiz canal. Ele é um dente que tem giroversão, pois perdi o dente 46 e o 45 ficou ocupando o lugar do dois dentes. De lá pra cá nunca mais tive um dia sem dor. O dente, apesar do canal, é muito sensível. Dá para ver que há uma bolsa escura “um buraco” no colo do dente e isso me incomoda bastante. Tenho uma sensibilidade nos dentes inferiores tamanha. Dói até pra falar. O ar frio me incomoda bastante. Além de tudo isso tenho uma prótese removível em metal nos dentes 12,11,21 e 22, que foram extraídos quando eu tinha 14 anos, por eu ser “dentuça”, mesmo eles estando totalmente sadios. Hoje tenho 49 anos. Tenho DTM e estou sem norte, precisando de orientação. Os dentistas que consultei dizem que a minha sensibilidade é por causa das raízes expostas. Um cirurgião falou que a possível causa da minha sensibilidade tem a ver com o dente 45, pois a raíz estaria contaminada com restos de alimentos que entram na bolsa. Faço limpeza nos dentes da forma mais correta possível, com fio dental e escovando cada dente com escova extra macia e creme dental para dentes sensíveis. Pergunto se devo extrair o dente, pois nada me alivia. Moro em Maceió e desconheço algum dentista que possa fazer um tratamento alternativo. Não suporto mais tanta dor. Quase sempre eu recorro a dipirona e nimesulida, mas vejo que isso não está mais resolvendo. Por favor, me ajude.
    Grata,

    Marta

    • Marta, a dor na região do 45 é no dente mesmo ou é gengival? Porque, se o canal foi tratado e você relata a presença de bolsa periodontal, a minha tendência é pensar em uma infecção nos tecidos em volta do dente e não no canal do dente, em si (ou numa combinação das 2 coisas). A sensibilidade nos dentes inferiores, se há recessões gengivais, certamente é causada por isso. Uma possibilidade é a aplicação direta de dessensibilizantes, além de bochechos com flúor. Pode ajudar.

  156. Bom dia!
    Gostaria de saber se esses cremes dentais que dizem que branqueiam os dentes, funcionam mesmo? Por exemplo, o Oral B 3D White, Colgate Now (clareia na hora), Colgate White… Uns dizem que branqueiam em 7 dias, outros em 14… isso é verdade? E eles podem clarear um dente que escureceu por causa do tratamento de canal? Muito obrigado.

  157. Oi
    Fiz um tratamento de canal em uma sessão única há 2 dias. O dentista disse que poderia doer, mas esta doendo mais do que quando senti incomodo no dente. Sera que deu certo o tratamento? Estou gravida, estou tomando paracetamol e cefalexina de 6 em 6 horas, mas esta doendo muito. Tem alguma coisa que pode aliviar? Posso usar xilocaina? Obrigada.

    • Mônica, xilocaína não vai aliviar, porque não atingiria os tecidos que estão causando a dor, e considerando sua condição é importante não tomar nenhum tipo de remédio sem o conhecimento do seu médico e do seu dentista. Mas não dá pra dizer que o tratamento não deu certo, pode ser apenas uma sensibilidade pós-tratamento, portanto, passageira.

  158. Ola td bom, eu fiz canal pra poder colocar um pivo de porcelana no dente da frente, enquanto fazia o dente fiquei com um provisorio e estava de boa, mas qdo coloquei o de porcelana ficou dolorido, dando umas latejadas no dente, sabe, e ate inchou um pouco a minha boca, a parte de cima perto do nariz, queria saber o q aconteceu?????

    • Diego, a prótese está bem ajustada? não ficou “alta” ou machucando a gengiva? Se não, pode ser um problema no canal. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  159. Dra. Ana, obrigado pela orientação do flúor. Dra, eu sinto dor constantemente, principalmente na arcada inferior. Dói na região do dente 45, dor que arde e comicha. Doem os dentes frontais inferiores na região do colo dos dentes. Que tormento. Sei que tenho retração de gengiva, mas olhando algumas imagens na internet, não vejo que os meus dentes estejam muito expostos. Gostaria de saber qual exame mostra inflamação ou infecção nos dentes, pois, segundo os dentistas que procurei, raio x não mostra. Dra. gostaria de procurar um médico noutra cidade, será que você poderia me ajudar? Agradeço mais uma vez.

    • A sensibilidade por exposição da raiz independe do tamanho da retração, tem gente que tem retrações enormes e não sente nada enquanto outras pessoas sofrem muito com pequenas exposições radiculares. Nenhum exame de imagem, sozinho, pode dizer se há uma infecção dentária, é sempre preciso correlacionar com os achados clínicos (exame). Você procura um dentista em que cidade?

  160. Dra., tive problemas com um canal e tentei por 2 anos e alguns meses, mas não obtive sucesso, tive que extrair. Agora após a extração o dente ao lado do que estava com problemas e foi extraído tb deu canal e a dentista já está ha quase um mês tratando e não paro de sentir dor. Qual a sua orientação?. Obrigada.

    • Marta, em princípio, continuar tentando controlar a infecção. Dói quando? Só quando a dentista “mexe”, quando você mastiga ou de forma espontânea (sem nenhum estímulo)?

  161. Dra. Ana, estou as voltas com um tratamento de canal em um molar desde Setembro do ano passado. Mudei de dentista e foi constatado, através de uma tomografia, que uma das raízes está perfurada. Então dia 22 farei uma tal “selagem” nessa raiz. Nunca ouvi falar! Como é feita essa selagem e como saber se deu certo ou não, pois minha dentista falou que se não der certo, ela fará a extração dessa raiz e tirará um pedaço da coroa. Se o dente doer é sinal que a selagem não deu certo?? E isso é feito em uma única sessão? Obrigada.

    • Nancy, em essência é bem simples: a perfuração será fechada com um material que induz a formação de tecido mineral. Isso é feito em uma única sessão e é relativamente rápido. Pra saber se deu certo é preciso acompanhar o dente radiograficamente por um tempo. Já se der errado, sua dentista vai amputar a raiz perfurada e manter as outras. Não acho que o seu dente vá doer e também não dá pra dizer que a ocorrência de dor é certeza de insucesso.

  162. Boa tarde! Faz 8 meses que estou tratando canal de um molar. Nesse meio tempo a dentista já fechou o dente e depois teve que reabri-lo, pois ele continuava a doer. Então ela fez um retratamento de canal. Só que meu dente continua doendo. Já fiz até uma tomografia desse dente e não acusou problema algum, tá tudo perfeito. Por que dói então? As vezes é bem forte, tenho até que tomar remédio. E quando a dentista enfia aquelas agulhinhas dentro do dente, me dói bastante, ela tem que fazer todo o procedimento de limpeza por dentro, troca de curativo, tudo com o dente anestesiado, senão dói demais e ela não consegue fazer. Por que isso tudo, já que o dente está em perfeitas condições, segundo a tomo?? O que vc acha que é? Obrigado.

    • Tiago, quem dera eu soubesse! Se até tomografia já foi feita e não se encontrou nada anormal, não vejo explicações além de uma infecção resistente ou de que a dor não tenha origem dentária.

  163. Doutora, vejo muitos casos de infecções resistentes em tratamentos de canal… O que acontece se o dentista fecha o dente mesmo com infecção? Com o tempo ela passa, dói um tempo mas depois se cura sozinha, ou tem perigo de acontecer algo mais sério?

    • Ana, provavelmente o dente vai voltar a incomodar. Geralmente essa infecção é localizada, embora possa, sim, atingir outras partes do organismo e virar coisa mais séria. Mas isso em casos muitos específicos, de pessoas com deficiência de imunidade ou outras doenças sistêmicas importantes.

  164. Boa tarde, sinto uma leve pulsação de vez em quando, no 1º molar e a presa, não dói com frio ou calor, mas as vezes com o ar que entra pela boca, já tirou raio X, ta tudo certo com o nervo, não tem nenhuma carie em nenhum dos dois dentes.
    O dentista acha que seja uma sensibilidade que contraí, porém já escovo os dentes com pastas próprias para sensibilidade.
    O que pode ser, alguém pode me ajudar??

    • Waldirene, parece ser sensibilidade dentinária mesmo, você por acaso tem recessões gengivais nesses dentes? A exposição de parte da raiz explicaria a sensibilidade ao frio. Troque a sua pasta de dente por outra para o mesmo fim (mude a marca), algumas vezes isso basta pra resolver o problema.

  165. Bom dia!

    Gostaria da gentileza de esclarecer uma dúvida. Há uns 2 anos sentia algo diferente do dente 24, não era dor, era so quando mordia e era algo parecido com uma coceira bem dentro do dente, não sei explicar. Fui em vários dentistas e eles diziam que o dente estava bom, tiravam Rx, até que insisti para uma dentista abrir o dente, ela não queria pq, segundo ela, o dente estava bom. Ela abriu, e bem lá dentro estava preto, ela até me mostrou no espelho. Restaurou e ficou tudo bem com o dente. Depois disso tive uma gestação e senti o mesmo no dente vizinho, o 25. Fui a outro dentista, um já conhecido da família, ele disse que precisaria de 2 canais, no 24 e no 25, fiquei sem entender, porque depois da restauração, há 2 anos atrás, o 24 ficou bom e não senti mais dor. Pois bem, tratamos os 2. Aí o 25 ficou bem e o 24 ficou estranho, o 24 que eu achava que não precisava de nada. Já passaram 3 meses e eu sinto dor no alto da gengiva, somente quando eu pressiono a gengiva. Devo me preocupar ou ainda dói por conta do tratamento e devo esperar? Muito obrigada!!!

    • Jaqueline, provavelmente esse incômodo é um reflexo, ainda, do tratamento. Uma possibilidade, também, é que a restauração do 24 esteja “alta” e necessitando de ajuste.

  166. Há quatro anos fiz um tratamento de canal num dente pré molar, o tratamento foi finalizado com bloco e cimento. Esta semana esse dente começou a doer de repente, e dói ao redor dele ate o maxilar. Já está doendo há cinco dias, e só estou conseguindo trabalhar porque estou tomando tilenol. Só ontem consegui ir ao dentista, e numa radiografia ele viu que a raiz desse dente está escura indicando bactéria. Ele me disse que tenho duas opções: retratar o canal, o que vai desgastar mais o dente que já possui em boa parte o bloco, ou extrair o dente acabando de vez com a bactéria e arrumar um implante.

    Gostaria da opinião da Dra., pois realmente não sei o que fazer.

    • Andreia, minha tendência, como dentista, é sempre tentar “salvar” o dente. Retratar o canal é uma solução menos invasiva e que dispensa os gastos com um implante. Por outro lado, vai ser preciso trocar o bloco por uma coroa. Caso você decida pelo implante, é preciso ver se será possível uma carga imediata (instalar o implante e já colocar um provisório sobre implante em seguida). Se não for, será preciso aguardar de 4 a 6 meses pra fazer a prótese. Enfim… se fosse em mim, eu retrataria o canal. Mas o implante também é uma solução viável.

  167. Boa noite! Faz 7 meses que estou as voltas com um tratamento de canal de um molar superior. Nesse meio tempo a dentista já fechou, já reabriu, já retratou o canal… e nada do dente parar de doer. Às vezes bem forte. Já tomei Nimesulida, Amoxilina, Metronidazol, Toragesic 10mg e nada. Fiz uma tomografia e, pasme, o dente está ótimo. Então minha dentista conversou com o supervisor dela, do curso de pós-graduação em endodontia que ela faz, ele disse que pode ser um quarto canal desse dente que ela não visualizou e portanto não tratou. Só que eu só consegui consulta com esse dentista supervisor p/ o dia 20 de julho, lá mesmo no curso. Então eu gostaria de saber, Dra. Ana, se realmente pode ser um quarto canal? E, se fosse, não iria aparecer na tomo? Obrigada!

    • Pode ser sim Camila, e não é assim tão incomum. Em tese apareceria na tomografia, mas nem sempre é tão fácil de se ver. Olhos menos treinados podem deixar passar essa informação.

  168. Oi doutora, meu dente 35 ficou mais ou menos 2 meses doendo e fiquei tomando nimesulida. Fui na emergência e eles abriram meu dente e limparam. Tava bem infeccionado. Depois fui fazer o canal com outro médico e ele foi colocado uns ferrinhos no dente e fez o canal. So que depois disso meu dente fico dolorido. A dor de dente aguda passou. Ai eu tive que colocar um bloco no dente pq a restauração simples nao segurava. Quando eu mastigo o dente não doi, mas se eu pegar nele ele ta dolorido. Ja tem 1 mes que ta assim. O medico que fez o canal disse que ta tudo certo com o canal. O que eu faço? Voce acha que se eu tiver que tirar o bloco do dente vou perder ele? Ou esse procedimento e normal? ? Por favor me ajuda.

    • Dayane, o dente, após o canal tratado, pode ficar meio sensível durante algum tempo. Pela sua descrição não me parece que haja nada errado, apenas essa sensibilidade da qual falei. Não vejo razão pra que você venha a ter que remover esse bloco.

  169. Boa tarde!
    Não conhecia esse site, mas achei interessante.
    Passei no dentista da emergência 24hs pois estava com dor de dente, ele disse que poderia ser infiltraçao, ele abriu e fez um curativo e pediu pra eu observar durante 15 dias, se doesse, era pra eu procurar um dentista pra tratar canal, caso não, procurar pra realizar a restauraçao, nesse dias não doeu, só ficou um incomodo dolorido, ai resolvi procurar para restaurar. A dentista na hora de restaurar tirou o curativo e disse que o nervo estava exposto, entao seria canal, ela fechou novamente e agora doi, tomo medicação ai melhora e depois volta a incomodar, o que posso fazer pra parar a dor, pq tomo remedio direto e ainda tenho que aguardar o convenio liberar.
    Abraços Silvia

    • Silvia, remédio algum é garantia de que seu dente não vá doer de volta… é preciso tratar o canal, mesmo. Mesmo que o seu convênio não tenha liberado ainda o tratamento de canal (o que é um absurdo), você pode procurar sua dentista pra um novo curativo. Qual é o seu convênio?

  170. OLA, FIZ UM CANAL TEM MAIS OU MENOS 1 MES E MEIO E COMEÇOU A DOER, E NORMAL? ALVINA

    • Não é não, Alvina. Seria com que você retornasse ao seu dentista pra que ele reavaliasse seu dente.

  171. Oi Doutora! Fiz um tratamento de canal em um molar há uns meses atrás, mas tive uma das raízes desse dente perfurada. Então faz uns 10 dias que fiz uma selagem nessa raiz. Só que meu dente dói. É normal doer por uns tempos depois de ter feito a selagem? Minha próxima consulta com o dentista é só dia 19… Obrigada.

    • É sim, Biana. O seu dente está em faze de cura / cicatrização.

  172. Ola Doutora, o meu problema e o seguinte: fiz ha cerca de 1 mes o tratamento do canal, ha alguns dias para ca tenho sentido dores fortes no tal dente (Ciso), e ja estava para fechar e colocar uma protese. Com isso estava pensar em extrair o dente. Sera que e a escolha certa? Desde ja obrigado e parabens pelo blog que e nota 1000.

    • Dependendo do caso, Shamir, pode até ser uma boa. Mas é preciso considerar algumas coisas. Se esse dente for apoio pra uma ponte, por exemplo, ele vai fazer falta. Se não for, ok, até porque o siso, tanto funcional quanto esteticamente, não é um dente essencial. O siso do arco oposto, existe? Se existe, dependendo do caso, está indicada também a extração dele (porque ele ficaria sem função).

  173. Tem mais de três anos que estou fazendo um canal no mesmo dente, ele não para de doer, depois que fecho pela primeira vez, eu sempre tenho que estar voltando no dentista para abrir porque doi muito. Eu já mudei de dentista 4 vezes pensando que era culpa dele, mas depois vi que não era. Por que ele continua doendo?

    • Débora, você deve ter uma infecção resistente… ou, outra possibilidade, é que haja um canal acessório que o(s) seu(s) dentista(s) não enxergou (enxergaram). É preciso avaliar com critério. Seria bom ter a opinião de um especialista (endodontista).

  174. Bom dia, Doutora.
    Eu tinha uma infecção no ceu da boca que eu pensava que era de um ferimento. Há pouco tempo andei a fazer pressao nessa zona, o que acabou por criar um abcesso na gengiva por onde saiu toda a infeccao. Entretanto fui ao dentista e ela atraves de um radiografia que me tirou disse k a infeccao era derivada de um dente em que o nervo tinha morrido. Eu queria saber se e possivel pela radiografia o dentista saber que o nervo do dente esta morto. Ela disse-me que tinha de fazer canal mas para nao estar preocupado, porque como o nervo esta morto nao me ia doer. É verdade? E k eu uma vez levei uma anestesia diretamente no nervo e a partir daí fiquei com fobia de ir ao dentista. Eu confio muito no meu dentista mas fikei com esta duvida na cabeça, daí estar a fazer estas perguntas. Obrigado.

    • Sim, quando o nervo de um dente necrosa, depois de um tempo forma-se uma lesão na pontinha da raiz. Essa lesão pode ser visualizada como uma área mais escura na radiografia. Realmente, se você não tem dor e não está com um abscesso, por exemplo, não há razão para o seu dente doer durante o tratamento de canal.

  175. Olá Drª Ana!
    Fiz um canal no dente 36 há mais ou menos um ano e meio. Depois de um certo tempo, o dente começou a doer. Então alguns dentistas me recomendaram a retirada do pino (núcleo), para que posteriormente o canal fosse retratado. Só que nenhum dos dentistas especialistas que me consultei conseguiu retirá-lo, pois o cimento utilizado foi inadequado. Tal procedimento provocou o desgaste do dente e alguns dentistas me orientaram para fazer a extração. Será que devo voltar ao dentista que fez o canal para ele mesmo fazer o retratamento? Será que é o caso de fazer a extração? Obrigada e parabéns pelo blog!

    • Bruna, sim, seria bom que o dentista que tratou o canal e fez o núcleo avaliasse seu dente. Se não for possível remover o núcleo, a solução talvez seja a extração, mesmo… mas isso em último caso.

  176. Obrigado doutora.
    Pois era isso mesmo k aparecia na radiografia, ou seja, uma mancha preta na ponta da raiz do dente. Entao uma vez que o dente ta morto nao tenho de levar anestesia diretamente no nervo certo? Obrigado.

    • Sim, não há necessidade desse tipo de anestesia. Só se seu dente estivesse doendo muito durante o procedimento (o que é improvável de acontecer, já que neste momento ele não dói).

  177. Obrigado doutora. To mais descansado.
    Mas e normal o nervo morrer sem eu sentir dor alguma? Uma vez morto o nervo pode voltar a rejuvenescer ou morrendo acabou mesmo? Desc as perguntas.

    • Sim, acontece. Às vezes um dente está perfeito, sem nenhuma cárie, sem a pessoa nunca o ter batido e, mesmo assim, o nervo “morre” sem explicação e sem dor alguma. E uma vez o nervo “morto”, ele não se recupera mais.

  178. Ok.
    Entao a infeccao que me apareceu pelo nervo ter morrido, mesmo sem eu ter tido dores e normal, certo?
    Obrigado.

    • É sim. Considerando que o nervo morreu, é esperado que apareça a mancha escura na pontinha da raiz. E, aí, é preciso tratar o canal.

  179. Bom dia,
    Fiz tratamento de ortodontista por 4 anos… por causa de diastema… mais um dente frontal superior tive tratamento de canal há anos e escureceu… ai a dra… q se diz denista… me orientou a fazer uma faceta no dente para clarear… eu acreditei que daria certo… simplesmente ela desgastou muito meu dente e depois de um mês caiu o que ela tinha feito… e pior, os danos, ela acabou com meu dente que só era um pouquinho escuro… e o susto foi muito grande… voltei lá mas ela não estava e procurei um outro dentista que se assustou com o q viu… emfim, arrumou meu dente com resina… mas ainda assim estou insatisfeita… pois não gostei da cor… existem resinas mais claras, esses tipos de procedimentos duram bastante? Por favor me ajude.

    • Infelizmente não tem jeito Maria, pra fazer faceta tem que desgastar o dente. Hoje até existem as chamadas “lentes de contato”, que em alguns casos não exigem desgastes, mas isso em casos bem específicos… não sei se se aplicaria ao seu. Quando há alteração de cor do dente por causa de tratamento de canal, as indicações são o clareamento interno e/ou a faceta. E sim, existem resinas bem claras, é questão de fazer uma avaliação bem criteriosa e escolher a cor (ou combinação de cores) certa. As facetas em resina direta (o seu caso) são menos duráveis do que as de porcelana, tendo que ser trocadas ou reparadas depois de alguns anos (o quanto depende dos hábitos do paciente, tanto com relação à higiene quanto à alimentação, etc.).

  180. Doutoras, preciso de um help muito grande, iniciei meu tratamento de canal há 15 dias, na primeira sessão ele colocou a massinha, beleza, não doeu nada. Passados dois dias comecei a sentir um incomodo que se transformou numa dor astronomica, tomei ibuprofeno, novalgina, nada fez efeito, voltei ao dentista e ele tirou a massinha e disse que deixaria aberto pq tinha muita pressão dentro do dente, ele tirou, receitou amoxicilina e nimesulida, nao senti mais dor, quando voltei nele ontem ele limpou com aquela agulinha do canal, colocou a massinha e disse que se doesse eu deveria ligar no dia seguinte, agora sao 5 da manhã e não consigo dormir de tanta dor, dessa vez eh uma dor diferente, esta dolorido e nao consigo fechar a boca, o q pode estar havendo? Qual será a solução pro meu caso??? É um dos dentes da frente, me ajudem pls

    • Chris, muitas vezes, quando se fecha um dente entre uma sessão e outra do tratamento de canal, essa dor “astronômica” aparece. E a razão é aquela que seu dentista explicou: a “pressão” dentro do dente. As bactérias presentes no canal liberam gases, e esses gases criam pressão e estimulam certas terminações nervosas… por isso a dor. Seu dentista até “previu” que isso poderia acontecer, pois sugeriu que você ligasse no caso de dor (porque é comum de acontecer, mesmo). Enfim, enquanto o tratamento de canal não estiver finalizado e, portanto, as bactérias eliminadas, isso pode acontecer.

  181. Oi, fiz um canal no dente atras, so q a dentista cavou muito o dente q ele ficou fino e acabou quebrando o dente, dai voltei la em outro dentista e ele colocou um bloco com pino, tudo beleza, estava otimo, mas passou um ano começou a apresentar abscesso no pe do dente no qual fiz o canal e o bloco, dai voltei ao dentista, ele retirou o bloco e o pino, mas o dente ja ta todo destruido, nao tem quase nada de dente, o dente ta todo enterrado na gengiva, nao da pra ver mais nada, ta todo por dentro da gengiva, nao tem mais dente, apenas por baixo, ele colocou so um curativo, depois q ele tirou o bloco nao nasceu mais abscesso, sera q vai ser preciso extrair o dente?

    • Marcio, se não for possível usar mais esse dente para apoiar uma prótese, não faz sentido mantê-lo. Mas se for, seria preciso, provavelmente, uma pequena cirurgia pra expor o dente (cortar um pouco de gengiva em volta dele) e fazer pino e coroa novos (além de um tratamento ou retratamento de canal, por causa do abscesso).

  182. Dra. Ana, estou com sérios problemas. Estou fazendo tratamento de canal no dente 16 e no dente 26. No 26 tive uma perfuração de raiz, no qual já foi feito uma selagem, mas ainda me dói. O dente 16 está perfeito, fiz até uma tomografia e não acusou nada de errado, nem presença de canais acessórios nem nada. Só que ele me dói ainda também. A dentista até já retratou ele. Vários dentistas nessa clínica, especialistas em endodontia, já examinaram meus dentes e por incrível que pareça não encontram nada de errado, não entendem porque os dentes ainda doem, sendo que os canais estão perfeitos, até a selagem do dente 26 ficou perfeita. Então eles me encaminharam p/ uma Ortodontista, pois estão desconfiados que estou com problema de oclusão, por isso esses 2 dentes ainda doem. Problemas endodônticos eles disseram que não tem mais. Minha dúvida é a seguinte: Problemas ortodônticos causam dor em dentes tratados com canal? Não teria que causar dor em todos os dentes, se fosse um problema de oclusão? Estou bem perdida, Doutora… :( Ah, devo informar que não tenho os molares inferiores, ou seja, não possuo os antagonistas. Obrigada!

    • Alessandra, que complicado, hein?! Eu estava pronta pra responder que sim, que dentes (com ou sem tratamento de canal) podem doer por causa de problemas ortodônticos, mas aí você me informa que não tem os antagonistas! Eu ia propor exatamente um trauma oclusal, ou seja, que esses dentes estivessem “batendo errado” em seus antagonistas. Enfim, certamente não é isso… e, dessa forma, não vejo o tratamento ortodôntico como solução, em princípio. Mas claro, é preciso considerar que você ainda está tratando (ou acabou de terminar o tratamento de canal) desses dentes, então é esperado um pouco de sensibilidade até que o processo inflamatório / de cicatrização se resolva.

      • Pois é, Doutora, os dentistas me disseram que eu terei que usar aparelho! Fiquei espantada, pois meus dentes são super retos, nunca tive problemas! E eu nunca tinha ouvido falar que problemas de oclusão fazem dentes com tratamento de canal doer! Terei que ter problemas em todos os dentes, certo? Mas daí me disseram que, quando eu puser o aparelho, vai parar de doer esses 2 dentes! Esquisito… Bom, dia 7 de agosto tenho consulta com a Ortodontista, vamos ver o que ela vai dizer. De qualquer forma, não pretendo por aparelho, não acho que meus molares doem por falta disso. Obrigada!

        • Não Alessandra, não dá pra dizer que você vai ter problemas em todos os dentes… e nem que os seus 2 dentes vão parar de doer (podem parar SE a causa for oclusal).

  183. Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa!!
    Minha dúvida é a seguinte:
    Estou fazendo um tratamento de canal pela primeira vez em 47 anos… ainda bem… mas a restauração ainda não foi realizada e minha dentista colocou uma “massa” para que não haja contaminação.
    Ocorre que neste mesmo dente onde foi feito o tratamento eu sinto uma sensibilidade ao quente e frio (líquidos e sólidos).
    O engraçado é que mesmo sem anestesia ela insere no canal o equipamento para o tratamento e eu não sinto nada.
    Minha dentista já refez o canal, mas esta sensibilidade continua. O que poderia ser?
    Grato
    Marcelo

    • Marcelo, em caso de dente com necrose pulpar (em que o nervo já esteja “morto” durante o tratamento) é muito comum que o dentista instrumente o canal e o paciente não sinta absolutamente nada, mesmo sem anestesia. Por outro lado, a sensibilidade à temperatura pode significar que haja algum resíduo do nervo (ou canal acessório) que sua dentista não tenha identificado, às vezes acontece. Seria bom levantar essa possibilidade junto a ela.

  184. Olá,
    Tenho um dente que teve o canal tratado há alguns anos, mas não coloquei prótese.
    Agora estou fazendo uma reabilitação oral e estou em dúvida quanto a esse dente: o que seria melhor, arrancar o dente e colocar um implante ou usar o que restou para colocar uma protese de pino/coroa nele?
    Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    • Hélio, se a raiz desse dente ainda é viável (e até já tem o canal tratado), o melhor e “mais em conta” é fazer pino e coroa. Mas cada caso é um caso, vale a avaliação do seu dentista.

  185. Doutora Ana, preciso de uma orientação. Estou há uns 10 meses tratando o canal de um molar superior. Acontece que, nesse meio tempo, a dentista já fechou o dente, mas ele começou a doer, então ela reabriu e retratou o canal, está há uns 7 meses retratando, mas a dor continua. Não dói sempre, é uma dor que aparece do nada sabe, dura uns dias e depois passa. Depois fica uns bons dias sem doer, depois vem de novo. Já fiz inúmeros raios x, já fiz até tomografia e não acusa nada de errado! Está tudo certo, segundo os exames! Minha dentista, que é especialista em endodontia, não sabe o que pode estar havendo. E às vezes ele fica sensível ao quente e frio, mais no quente. Então minha dentista disse que na próxima consulta vai fechar o dente, mesmo ainda doendo, pois o canal está bem feito, não tem mais o que tratar, segundo ela. É correta essa decisão dela em fechar o dente, mesmo com algumas dores? Tenho medo dela fechar e tudo piorar… :(

    • Paloma, eu ia sugerir 2 coisas: consultar um especialista e fazer uma tomografia. Mas, como você relatou, isso já foi feito. Ou você tem uma infecção resistente ou há um canal acessório que sua dentista não viu (o que pode acontecer e não é tão incomum, a anatomia dos canais dos dentes pode variar bastante). No lugar da sua dentista acho que eu tentaria fechar, também, e ver como seu organismo vai reagir. Mas sim, há a possibilidade de doer de volta. Situação delicada…

  186. Um dente do lado esquerdo da boca está restaurado com aquela restauração antiga, aquela preta, e eu sinto que sai um gosto muito ruim dele quando eu tomo água ou qualquer outro liquido, sai um gosto de esgoto muito forte, agora eu não sei se eu arranco o dente ou restauro ele, mas eu estou com medo de restaurar e continuar saindo esse cheiro horrivel.

    • Wilton, o cheiro ruim pode ser sinal de que a restauração está infiltrada, ou seja, perdeu a adaptação ao dente e precisa ser substituída. Não vejo razão, com base no seu relato, pra extrair o dente. É essencial procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  187. Boa noite Dra. Ana Tokus… eu tive uma dor de dente muito forte, fui na emergencia e abiram meu dente, limpou e colocou curativo. Depois de 2 semanas que consegui marcar pra fazer o canal com o endodontista, que me disse que meu canal tava exposto, infeccao bem funda. Fiz o canal com uns ferilhos em 2 secoes, mas meu dente ficou dolorido e parou de doer na gengiva. Mas o dente ta dolorido… ai voltei no endodontista do canal e ele me disse que tava tudo certo, que meu dente nao tem mais raiz, e fui em outro dentista de proteses pra ver e fechar meu dente e tive que colocar uma coroa de porcelana, mas o dente ta dolorido ainda. Esperei 1 mes e voltei no dentista que colocou a coroa com o raio x novo e ele me disse que o canal nao tem mais raiz e que é estranho meu dente dolorido, pq ta tudo perfeito, 2 meses depois fui em outro clinico geral com o raio x e ele tbem olhou e disse que ta normal, o que faco… ta dolorido meu dente, pego e ta dolorio, nao aguento mais… me ajude, pq nao sei mais o que fazer.

    • Dayane, às vezes o dente com tratamento de canal fica dolorido por algum tempo depois do término do tratamento, até que o processo inflamatório envolvido na cura do dente / canal se resolva por completo. O próprio fato do dentista “mexer” no canal já é razão pra essa sensibilidade. Se vários dentistas avaliaram o tratamento de canal como bom, creio não ser esse o problema (embora um “canal acessório” não tratado por não ter sido identificado pelo endodontista, por exemplo, pode ser a razão da dor). Outra explicação é que a coroa que foi feita esteja “alta” e precise ser ajustada, isso aliviaria uma possível força demasiada que esse dente vem recebendo (por isso a dor). Enfim, são possibilidades.

  188. Fiz um canal no começo do ano porque quebrei meu dente, fiz a restauração (resina) e tinha uma partezinha na frente que ficou quebrada e o dentista consertou, quando acidentalmente tirei essa parte pequena na frente, meu dente escureceu, queria saber se preciso de tratamento ou é por causa da parte pequena na frente do meu dente.

    • Leonam, mudança na cor do dente geralmente revela problema de canal. Portanto, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar… pode ser que seja preciso tratar.

  189. Olá Ana!

    Eu estou um pouco assustada com uma situação: Fiz canal no primeiro molar (direto em baixo) e coloquei porcelana. Casualmente, 1 ano e meio depois, descobri que foi mal feito, pois ficou com infiltração na base interna. Por conta disso existe a suspeita de estar com abscesso e perda óssea. Estou desesperada, pois gastei horrores, fui enganada e vou gastar mais ainda para “arrumar” isto. Ele não doi, mas tenho medo. Quanto tempo posso mantê-lo? Não tenho como mexer agora, por isto minha angústia.

    E parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas!

    • Sra. M, se você já sabe do problema não aconselho manter o dente assim, só vai aumentar o problema. Sugiro que você, então, procure um dentista pra remover a coroa desadaptada e fazer uma nova, provisória mesmo (de um material mais barato, resina, por exemplo), pra que seu organismo se recupere, sua gengiva melhore e o osso possa se formar novamente. Dessa forma, há uma boa chance de manter o seu dente.

  190. Boa tarde,
    Há nove dias fui ao dentista e concluímos um fechamento de um canal. Acontece que há três dias sinto uma dor de dente forte e constante. Mesmo tomando Nimesulida e Dipirona a dor não passa. Antes de fazer o canal meu dente não doía, mas agora não estou suportando. Ainda é considerado normal essa dor? Tem um prazo médio de quantos dias pode desaparecer? Muito obrigado!

    • Rian, se o tratamento foi finalizado, não é normal essa dor aguda. Sugiro que você procure seu dentista e relate o problema pra que ele possa verificar a causa e tratar de acordo.

  191. Cara Dra.,
    Fiz um tratamento de canal que terminou há três dias. Após a última sessão em que foi colocada massa para fechamento do canal, estou sofrendo com dores fortes no dente e estou tomando anti-inflamatório, antibiótico e analgésicos, mas até agora a dor não regrediu.
    Voltei ao dentista e ele disse que o tratamento estava perfeito e que as dores são decorrentes dos traumas da última consulta e que elas iriam sumir após três dias.
    É normal essa dor após o fechamento do canal? Quanto tempo demora para essa inflamação regredir e as dores sumirem? Pode estar ocorrendo algum outro problema não diagnosticado? Obrigado.

    • A sensibilidade após o tratamento de canal é algo relativamente comum, Luiz, não dá pra dizer que há algo errado no seu caso (embora não seja comum que a dor seja forte). A tendência é a dor se resolver nos próximos dias. Se persistir, procure o seu dentista pra reavaliar… pode ser que alguns dos problemas citados no texto estejam em curso (é muito comum que um ajuste – desgaste – na restauração resolva o problema, por exemplo).

  192. Boa noite Dra. Fiz um canal no dente, 3 dias após o tratamento fiquei com uma sensibilidade muito forte no lado em que fiz o canal, é só eu tomar água que dói demais, isso e normal?

    • Não dá pra dizer que é normal, não, embora certa sensibilidade possa acorrer após o término do tratamento de canal. Seria bom seu dentista reavaliar.

  193. Dra. Ana, primeiramente parabéns pela iniciativa!
    Bom, tô fazendo tratamento de canal em um molar, mês que vem faz um ano. Tive uma das raízes perfuradas. Faz 2 meses que a dentista (especialista em endodontia), fez uma selagem nessa raiz. Tenho dores horríveis, desde que foi feita essa tal selagem. Dói mais agora do que antes da selagem. Tenho que tomar analgésico constantemente. Segundo ela, está tudo bom, ela não acha a causa da dor. Mas desconfio que a selagem não deu certo, se não eu teria que estar sem dor nenhuma, não é mesmo, Doutora? Na sua opinião, a selagem não deu certo mesmo ou você acha que pode ser outra coisa? Ela quer fechar o dente assim mesmo… No caso da selagem não ter dado certo, a única opção é a extração ou tem outra solução? Muito obrigada.

    • Luiza, não dá pra relacionar assim de forma direta: “dor = tratamento não deu certo”. Pode doer sim, mesmo que o fechamento dessa perfuração esteja em processo de cura. Portanto, pode ser outra coisa, sim. Se não der certo (e, em princípio, não dá pra dizer que não vai dar), infelizmente seria preciso extrair.

  194. Olá,
    Eu pretendo fazer implantes em 6 dentes superiores (3 de cada lado, exatamente os mesmos de cada lado), sendo eles os 2 pré-molares e o 1º molar. Como os dentes são contíguos, gostaria de saber qual a melhor solução, se fazer as 3 coroas definitivas de cada lado unidas ou separadas. Quais os prós e os contras de cada solução. Ouvi dizer que quando as coroas são unidas há uma melhor distribuição de tensões e resulta em melhor resultado a longo prazo. No caso das coroas unidas, como é feita a higienização? Dá para passar o fio dental entre as coroas?

    • Helio, você meio que resumiu as vantagens e desvantagens. Fazer coroas unitárias pode ficar mais caro, mas a higienização fica muito mais facilitada (no caso de ponte fixa, é preciso passar o fio por baixo das coroas, também… o que é um pouquinho mais “chato”, mas também não é um “trabalho de Hércules” ;)). As coroas unidas, por sua vez, podem apresentar mais resistência (mas isso não quer dizer que elas, separadas, não sejam tão resistentes quanto você precisa). Enfim… em princípio, se possível, recomendo que você faça coroas unitárias. Vale aí a avaliação do seu dentista e o seu desejo.

  195. Uma amiga fez uma apicectomia ha uma mês, porem ela notou sexta passada uma bolinha de pus no mesmo dente e ela estourou, essa bolinha estava bem no local da cirurgia, será que terá que refazer tudo de novo?
    Um abraço.

    • Não necessariamente, Elisangela. A “bolinha” pode estar drenando pus de outro local, da própria gengiva, por exemplo. Mas é importante que o dentista da sua amiga reavalie, pra ver a necessidade de prescrever alguma medicação ou, até, de intervir de alguma forma.

      • Muito obrigada pelo retorno, no caso ela já havia tomado todas as medicações antibioticos e anti-inflamatorios logo que fez a cirurgia, seria necessario novamente depois de um mês tomar de novo? E realmente, ela viu essa bolinha na gengiva bem em cima onde foi a cirurgia, ela estourou e ao fazer isso até aliviou uma dorzinha que estava ali no local.

        • Se for uma infecção resistente ou uma reinfecção, seria necessário entrar com medicação antibiótica novamente. Mas depende do caso, é importante que o dentista reavalie. A drenagem do pus realmente costuma trazer alívio.

  196. Doutora, fiz duas sessões de canal, mas ai o curativo caiu e o dente esta sangrando, corro algum risco?

    • Tatiane, o risco é do interior do dente se contaminar novamente e o trabalho realizado até agora ser perdido. Procure seu dentista pra refazer o curativo o mais rápido possível.

  197. Bom dia Dra. Ana,
    Estou em uma longa maratona de tratamento odontológico e em um dos dentes (2º molar inferior) começou a doer muito após o desgaste do curativo, hoje na consulta o doutor fez a limpeza sem agulha e apenas trocou de curativo, mas logo depois comecei a sentir dores como se algo quisesse sair, impressão de ter pus dentro. Iniciei com Spidufen 600. Minha pergunta é: devo voltar ao consultório para tirar radiografia? Pode ser infecção? Mesmo o dente com o nervo morto, pode doer tanto assim? É normal?

    Desde já agradeço
    Um excelente dia

    • Tania, não deve ser só impressão sua… deve haver pus querendo sair, mesmo. Por isso você sente essa “pressão interna” no dente. Sim, mesmo quando o nervo do dente está morto o tecido necrosado dentro dele libera gases que causam essa pressão e estimulam certas terminações nervosas, por isso a dor. É como se o seu dente fosse uma garrafa de refrigerante: ao ser aberto a pressão diminui e a dor também. Portanto, acho que você devia procurar seu dentista pra trocar o curativo… deve diminuir bastante a sua dor.

  198. Ai Dra, vim te contar minha novela, espero que possa me ajudar.
    Fiz um tratamento de canal em um molar no ano passado. Foram 4 sessões. Mas meu dente começou a doer demais, então a dentista resolveu reabri-lo e refazer o canal. Ficou nessas por mais uns 7 meses e minha dor não cessava. Fiz uma tomografia. Não acusou perfuração, nem presença de canais acessórios e nem um quarto canal, que poderia não ter sido visto. Enfim, estava tudo perfeito! Então faz uns 20 dias que ela resolveu fechar o dente, mas o maldito não para de doer! Tenho dores e umas “agulhadas”. Nem ela entende como pode isso, pois o dente está com o tratamento de canal perfeito. E olha que ela é especialista em endodontia! Ela disse que nunca viu isso, um dente que ficou bom, doer tanto. Tomei antibióticos e anti-inflamatórios e nada resolveu. Ela não sabe mais o que fazer!! O que você acha que pode ser? Não aguento mais, to pensando seriamente na possibilidade de extraí-lo… :(

    • Complicado, hein Jana?! Se todas as possibilidades dessa dor ter origem dentária foram esgotadas (afinal, até tomografia você fez), talvez o problema tenha outra origem OU vem de outro dente. Às vezes acontece da dor ser no dente do lado ou no correspondente no arco oposto e o paciente sentir em outro local. É preciso investigar. Mas se não for problema dentário mesmo, pode ser que seja uma parestesia (conjunto de sintomas “estranhos – entre eles, dor – que acometem uma região) ou uma neuralgia (termo que ao pé da letra significa “dor em um nervo”). Quisera eu dizer pra você exatamente o que está acontecendo, mas o que nos resta é tentar explorar outras possibilidade além do óbvio. Converse com a sua dentista a esse respeito.

  199. Olá doutora, boa noite!

    Venho sofrendo com um dente (pré-molar) já faz um bom tempo. Após diversas tentativas de descobrir o porquê de o dente doer (restauração alta, refazer a restauração, pasta para dente sensível, dor reflexa, etc), eu e meu dentista resolvemos fazer um tratamento de canal. Vale lembrar que o dente nunca melhorava e também o dentista não detectou nada anormal no raio-x.

    Por fim, pesquisando um pouco, chegamos a conclusão de que poderia ser uma pulpite irreversível.

    Pois bem, ao abrir o dente, o dentista não detectou aparentemente nenhuma fratura, porém disse que o dente não estava bem. Ele comentou que saiu muito pouco sangue, o que não seria um bom sinal. Aumentando assim a desconfiança de ser realmente uma pulpite.

    Fiz o canal em apenas uma sessão e uma semana depois voltei pra colocar a restauração definitiva.

    Após 7 dias, o meu dente ainda continua a doer. As vezes sinto ele arder bastante e as vezes sinto umas “agulhadas”. Consigo perceber que o dente ainda está bastante dolorido.

    Gostaria de saber se essa dor pode ser apenas consequência do dente ainda estar se recuperando do canal ou se realmente o tratamento não ajudou em nada.

    Muito obrigada e até +!

    • Cláudia, considerando o tratamento de canal recente, a dor ainda deve ser reflexo do procedimento, ou seja, seu dente ainda está em processo de cura. Nessa fase certa sensibilidade é esperada, o que deve se resolver aos poucos de forma espontânea.

  200. Doutora, estou fazendo tratamento de canal no dente 11 porque ele está com reabsorção interna. Faz aproximadamente 4 meses que vou na endodontista para trocar o curativo (hidróxido de cálcio) e, até hoje, toda vez que coloco o dedo no dente sinto uma certa ardência. Estou muito preocupada com essa sensibilidade. É normal sentir alguma coisa no dente quando, teoricamente, não deveria sentir mais nada?

    • É comum sim, Priscila. Considerando que o tratamento de canal não foi finalizado (só foi feita a troca de curativos), é esperada certa sensibilidade. Isso porque, mesmo que o nervo do dente não exista mais, todos os tecidos em volta da raiz ainda estão vivos, e há um processo inflamatório em curso.

      • Dra. Ana, muito obrigada pela resposta!
        Queria perguntar mais umas coisinhas.
        O que pode causar essa inflamação? É possível que o hidróxido de cálcio cause uma irritação nos tecidos em volta da raiz? (Ou, para que isso acontecesse, seria necessário ter uma perfuração na raiz?)
        Só o fato de limpar o canal com a lima já causa um processo inflamatório ou ele é decorrente da infecção? Pergunto isso porque o dente está bem sensível há muitos meses, e isso realmente me preocupa.
        Obrigada novamente!

        • A inflamação é uma resposta do organismo a uma agressão, como forma de defesa. O hidróxido de cálcio é bastante biocompatível, não creio que ele piore o processo inflamatório, pelo contrário, a função dele é parar essa reabsorção. E sim, a própria instrumentação que o dentista faz pode causar um processo inflamatório… mas se há uma infecção, provavelmente a inflamação já estava instalada antes.

  201. Olá Dra.,

    Fiz um tratamento de canal no final do ano passado, pois uma pequena parte de um dente inferior havia quebrado. Ocorre que, passado uns 2 meses, procurei um outro profissional para fazer o bloco. Porém o profissional me disse que eu deveria retratar o canal, todavia, eu não sentia nada no dente, nem mesmo o curativo nunca havia saído. E tive que refazer o tratamento. Só que depois, antes de fazer o bloco, ele tirou um outro raio-x e disse que ainda tinha uma inflamação e que era p eu aguardar. Depois ele consultou uma outra profissional que disse estar bem feito o canal e que poderia colocar o provisorio, o que foi feito. Ocorre que assim que ele colocou eu senti uma dor e essa dor incomodava com o toque no dente. E agora deu até uma fistula. O que devo fazer agora, já que fui em uma outra profissional e ela me indicou para outra pois necessitava de um microscopio e ela não tinha? Será que o canal deve ser refeito pela 3 vez? E tem solução? Estou preocupada em passar muito tempo sem que ninguém encontre um. Obrigada.

    • O grande problema aí é a fístula, Tati. Ela revela que a infecção, mesmo com o canal tratado, ainda persiste. É preciso observar pra ver como o seu organismo vai reagir ao tratamento feito até agora, senão realmente é possível que seja necessário tratar mais uma vez o canal. Provavelmente seu dente deve ter um a canal acessório que não é visualizado facilmente (por isso o microscópio, pra pode tratá-lo), e a infecção persiste nesse canal.

  202. Olá, fiz um canal no dente 14 já tem uns 6 meses mais ou menos, e ainda sinto ele dolorido ao encostar a língua ou quando me exponho ao frio ou bebo algo gelado, (na época ainda usava o aparelho fixo), agora uso a contenção. Enfim, esse dolorido me incomoda muito, já fui em dois dentistas que pediram radiografias e segundo eles, o canal está perfeito… só que continuo com essa sensação de sensibilidade ao encostar no dente ou quando bebo algo gelado ou me exponho ao frio. O que será isso? Preciso de uma solução pois está incomodando demais. OBS: dor de dente eu não tenho, somente dói quando encosto no dente ou quando bebo gelado ou me exponho ao frio, isso é normal?? Ou será devido ao uso do aparelho fixo e depois da contenção que estão forçando o dente e o canal não cicatrizou?

    • Luciane, às vezes o dente com tratamento de canal fica sensível por certo tempo após a conclusão do mesmo. Uma possibilidade é que esse dente esteja um pouco “alto” por causa da restauração que deve ter sido feita após o tratamento de canal. Isso pode causar sensibilidade. Seria bom seu dentista verificar se não é esse o caso… se for, um pequeno ajuste (desgaste) deve resolver.

  203. Dra. Ana, boa tarde.
    Fazendo um tratamento de canal em um molar, tive uma das raízes perfuradas. Troquei de dentista, comecei a me tratar com uma endodontista. Lá se vai um ano ela tentando salvar esse dente… Ela fez uma selagem nessa raiz, faz 3 meses. Meu dente até não doía tanto, mas de uns dias p/ cá, começou a me dar uma dor simplesmente desesperadora. Estou até meio grog de tanto remédio que estou tomando. A dor passa uns instantes, mas depois volta com tudo. Quinta tenho consulta com ela, mas ela me disse na consulta anterior, que já foi feito tudo o que podia ser feito nesse dente. Não há nada mais o que fazer! Ela disse que não poderá nem ser feita a extração dessa raiz comprometida, pois segundo ela, a perfuração não foi bem na raiz, foi numa tal de “furca”, entre duas raízes. A única opção, a partir de agora, será a extração. Estou extremamente chateada, pois não queria perder meu dente. Mas acho que a selagem não deu certo, pois estou com muita dor. Dra. Ana, a extração realmente é a única opção? E no caso de eu tiver mesmo que extrair, existe uma possibilidade mais barata do que um implante? Não tenho condições de colocar um implante, mas também não queria ficar sem dente… :(

    • Então, Tatiana… se a fechamento da perfuração não der certo mesmo (e isso é verificável radiograficamente, com a restabelecimento do tecido ósseo na região de furca), a solução acaba senso a extração mesmo, infelizmente. Caso o implante não seja uma opção neste momento, é possível instalar uma prótese fixa que se apoie nos dentes ao lado do espaço do dente extraído.

  204. Boa tarde!
    Parabéns pelo site!
    Fiz um canal há 6 meses e o dente está ultimamente sensível. Principalmente quanto a frio e a calor, quando tomo algo quente ou gelado sinto desconforto por horas depois! O pior é que vou casar em duas semanas, e viajarei de avião. O que posso ter? Será que existe problema em viajar?
    Obrigado.

    • Caroline, sendo avião convencional, ou seja, com cabine pressurizada, você não deve ter problemas, não. Vá viajar tranquila e, na volta, assim que der, procure seu dentista pra ver o que está acontecendo.

  205. Dra. Ana, faz 2 meses que terminei um tratamento de canal em um molar superior. Nesse tempo ele nunca ficou cem por cento, sempre me dava umas dorzinhas bem fraquinhas, quase nem me incomodava. Só que de uns 3 dias p/ cá, ele começou a doer muito, dores fortes e muitas “agulhadas”. Fui na dentista e ela me pediu uma tomografia computadorizada desse dente. Fiz a tomo e, segundo ela, está tudo bem! Não acusou nada de anormal, só um tal de “espessamento no ligamento periodontal”. Ela disse que não é o caso de reabrir, pois o dente está bom. Vou ter que conviver com essas dores… :( O que você acha que pode ser essas dores, já que o dente está bem? E outra, o que é esse espessamento? Obrigada!

    • Bianca, o ligamento periodontal corresponde a uma série de fibras que unem o dente ao osso em volta dele (ou seja, o dente não é fixo direto no osso, existe um “amortecimento” entre eles). Se há um espessamento, provavelmente é porque há um processo inflamatório em curso. Esse processo inflamatório pode ser um resquício, ainda, do processo de cura do tratamento de canal ou tem alguma outra coisa causando essa inflamação. Uma possibilidade, é que esse dente (a restauração que foi feita nele após o tratamento, na verdade) esteja um pouco “alto”… isso causa um contato prematuro desse dente com os do arco oposto (ele “bate” no correspondente a ele antes dos demais), o que coloca muita carga sobre ele e resulta em dor. Um simples ajuste (desgaste) oclusal pode resolver o problema.

      • Pois é, Doutora, na última vez que eu fui no consultório, ela fez o teste p/ ver se a restauração estava alta, mas não, estava ótima. Você acha que essas dores constantes podem ser desse tal espessamento então? Já tomei anti-inflamatórios e antibióticos e nada… O que mais pode ser feito? Ou só me resta conviver com isso?

        • Acho que sim, Bianca, o espessamento do LP revela um processo inflamatório. Mas se a restauração está ok, o problema deve ser passageiro (ou a causa é outra).

  206. Dra., tive uma perfuração em uma das raízes de um molar, durante um tratamento de canal. A dentista fez uma selagem, mas não deu certo. Meu dente não parou de doer e dores muito fortes. Então ela partiu para uma rizectomia. Eu vi umas imagens na internet e vi que é uma cirurgia extremamente agressiva! Faz uma semana que foi feita a rizectomia e meu dente dói muito ainda! É sinal que também não deu certo e terei que extrair o dente ou é normal doer um tempo? Se sim, por quanto tempo? Obrigada!

    • Nívea, considerando que sua cirurgia é recente, é comum que incomode um pouco… você está na fase pós-operatória, ainda. O importante é que você tome analgésicos pra passar com mais conforto por essa fase. A dor deve diminuir aos poucos, creio que mais 1 semana e você já deve estar bem.

      • Hoje fui na dentista para retirar os pontos e ela me disse a mesma coisa que você, tá muito recente, por isso a dor intensa ainda. Ela me deu mais 7 dias, caso a dor persista nesses próximos 7 dias, ela vai extrair, pois a rizectomia não adiantou. Minha perfuração não foi exatamente na raiz, foi na região da furca, ela extraiu essa raiz e tentou “limpar” a região, mas não me deu certeza de sucesso, infelizmente. Doutora Ana, ela me disse que, se der tudo certo, eu terei que pôr um pino nessa raiz extraída, pois como ela me disse, o dente ficou “sem uma perna”, por isso, tem perigo de fratura. Mas esqueci de perguntar como funciona esse pino. Terei que fazer outra cirurgia para implantar esse pino? A cirurgia é igual a da rizectomia, abrindo a gengiva, levando um monte de ponto e tal, ou é mais simples? E ela me disse que é feito por um protético…

        • Nívea, não sei bem o que a sua dentista quis dizer com pino… mas considerando que ela falou que seria feito pelo protético, não deve ser implante, não (uma possibilidade seria fazer um implante atrás dessa raiz, pra suportar melhor uma prótese, aí seria preciso cirurgia). Provavelmente a ideia dela é colocar um pino dentro da raiz e, sobre esse pino, uma coroa. Aí não precisa de cirurgia.

  207. Fiz canal de um pré-molar há uns bons meses, mas desde então ele sempre teve uma sensação de pressão, a partida por fora parece tudo bem segundo a dentista, mas há uma semana pra cá tem estado sensivel ao frio e doi um pouco.
    Será ke o nervo não foi completamente extraido? Outra sensação ke sinto é ke por vezes sinto um ligeiro alto nesse dente, coisa minima mesmo.
    Terei de refazer canal possivelmente?

    • Marcelo, a sensação de “dente alto” pode ser por causa de uma pericementite, que uma pequena inflamação em volta da ponta da raiz do dente. Isso causa um inchaço na área e, consequentemente, o dente “sobe”… isso em si, embora muito sutil, já é motivo pra dor / sensibilidade. A sensibilidade ao frio realmente é incomum… uma possibilidade é que haja algum canalzinho acessório que sua dentista não tenha encontrado. Isso é relativamente comum, pois muitos dentes apresentam variações anatômicas imprevistas.

  208. Olá Dra. Ana!

    O meu caso é muito delicado, estou tratando canal e já estou na quarta sessão e ainda não tratei, estou com curativo no dente ainda, o meu dente tem três canaizinhos, um já foi tratado porque ela coloca a lima e não sinto nada, porém os outros dois buraquinhos sinto uma dor que não dá para suportar,ela goteja anestesia la dentro e mesmo assim é impossível colocar a lima dentro e quando ela coloca a lima não sai nada, eu já estou desesperada, estou pagando 900 em um dente e estou quase desistindo de terminar, nao dá mais, toda vez que ela coloca a lima eu pulo, é uma fisgada inexplicável, muito ruim. Por favor me ajuda, me dá uma luz porque ta impossível!

    • Adriana, esses 2 canais devem ser daqueles “complicados”, muito estreitos, muito curvos, calcificados. Nesses casos, é difícil mesmo remover toda a polpa (o “nervo”), e qualquer resíduo dela pode ocasionar a dor que você relata. Sua dentista é especialista em endodontia (tratamento de canal)? Se não é, seria legal se um especialista avaliasse… talvez seja necessário até usar um tipo de microscópio específico para esse fim no tratamento, equipamento que, via de regra, só endodontistas têm. Converse com ela pra ver se ela indica algum colega que possa ajudar vocês a resolver esse problema.

  209. Olá tudo bem ? Há mais ou menos 5 anos eu fui a um dentista que sem tirar raio x fez um canal no meu dente. Foi bem traumatico porque inflamou e doia demais e eu voltava nele direto e nunca acabava, tomava anti-inflamtorios e voltava nele. Enfim resumindo: Procurei outra profissional que fez tudo certinho o raio x e ficou chocada com o estado do meu dente. Disse que havia um pedaço de instrumento ou coisa assim e que nao tinha jeito, que poderia voltar a doer. Ele incomodou varias vezes, mas agora eu fiz orçamento na dentista e ele junto com os outros dentes foi radiografado e nao tem nada. Nem entrou na lista dos que vao precisar do tratamento. E agora esse dente apareceu com buraco e ta doendo ha uma semana. Meu plano odontologico nao e dos melhores e to aguardando a dentista ter horario, e segunda vou marcar com a endodontista. Tem alguma opiniao sobre isso? Desculpa o livro rs

    • Jurema, deixa eu ver se eu entendi: exatamente o dente que mais incomoda e que anteriormente foi verificado que há nele um pedaço de lima endodôntica (além de estar cariado, segundo seu relato). Bom… na minha opinião, independentemente da avaliação que seu dentista atual fez, dor é sempre prioridade. Portanto, você deve conversar com ele, relatar o problema, e começar o tratamento por esse dente.

  210. Boa noite, Dra. Ana!
    Devido a um tratamento de canal mal sucedido em um molar, tive que extraí-lo. Faz 5 dias, ainda estou com pontos e tudo. Só que o meu dente do lado, o pré-molar, está doendo! E este também tem tratamento de canal, finalizado há uns 9 meses. Tô bem preocupada! Você acha que essa dor pode ser reflexo da extração do molar ou é algo de errado nesse dente mesmo? Obrigada.

    • Catherine, certamente é reflexo da extração do molar. O pré-molar serviu de apoio para a extração do molar, então acabou recebendo uma força maior do que o normal, por isso a sensibilidade… isso é relativamente comum. Felizmente é passageiro, mais alguns dias e você já deve estar ok.

  211. Oi Ana,

    No meu caso foi assim: já existia uma bolinha na gengiva, que quando apertava saia um pouco de pus. Foi necessario fazer canal do dente (a infeccao passsou pro dente). A bolinha de pus em cima do dente continua após o canal. A dentista não fez a obturacao definitva ainda (ja sao 4 meses de tratamento) pq queria fechar quando nao houvesse mais infeccao. Ela me orientou procurar um perio, e a equipe de perio está fazendo alguns procedimentos de gengiva, raspagem com ultra-som, laser, pra ver se consegue melhorar essa infeccao. Esta semana vou trocar o curativo do canal mais uma vez. Estou super preocupada. Pode ser longo desse jeito mesmo? Me incomoda um pouco, geralmente quando mordo o alimento.

    • Roberta, pelo que entendi você tem uma “infecção conjunta”, digamos assim, um problema que é tanto endodôntico (no canal de um dente) quanto periodontal (na gengiva / osso em volta desse dente). Sim, nesse caso pode demorar bastante pra que sua dentista termine o canal, realmente o indicado é que a fístula não esteja mais expelindo pus pra que o tratamento endodôntico seja concluído.

      • Obrigada, Dra Ana!

        Essa lesão costuma regredir apenas realizando as raspagens? Observo uma divergencia entre minha dentista que fez o canal e o perio. A dentista acha que o perio vai recomendar a apicectomia senao acabarei perdendo o dente, o perio acha que basta as raspagens.

        Estou muito assustada com a resistencia dessas bacterias.

        A dor que sinto é devido a inflamacao da raiz, certo? Porque se o dente tem canal, nao tem nervo pra doer… mas sempre que mordo, dói.

        • Essas divergências são comuns, Roberta… cada profissional acaba enxergando o problema pela “lente” da especialidade em que atua, e pensando em soluções diferentes. A dor provavelmente se deve à inflamação dos tecidos em volta da raiz, é como você disse, o “nervo” já não está mais lá, mas os tecidos em volta da raiz continuam vivos.

  212. Olá! Bom dia!
    Estou tratamento um canal há mais de um ano. As doutoras nunca conseguem fechar, pq sempre tem uma pequena dor conforme o tempo passa. Elas dizem que o meu organismo está resistente a antibióticos e anti-inflamatórios. Não creio que seja isso, por UM ANO é muito tempo. Então elas querem fazer um implante.
    Como proceder?

    • Rodrigo, não tenho como saber a intenção das suas dentistas, mas alguns tratamentos de canal realmente demoram bastante pra serem finalizados, seja por dor, presença de pus ou de não regressão / controle da infecção. Até mais de 1 ano. Mas fica a seu critério, você sempre pode procurar uma outra opinião profissional.

  213. Olá, gostaria de saber se tratando um dente com 4 canais é normal realizar em uma só sessão. Após o término não doeu, mas no dia seguinte acordei sentindo como se o dente estivesse inchado (vendo não estava), estava doendo… o dentista disse se eu sentisse uma dor deveria tomar um analgésico. O que deve ser… achei que após tratado o canal não sentiria mais dor. No aguardo, abrigada.

    • Regina, se o dentista for bem experiente, dá pra tratar em sessão única, sim. A dor que você sente é, até certo ponto, esperada… deve-se ao fato do processo inflamatório ainda estar se resolvendo, o dente às vezes fica um pouco mais “alto”, digamos assim… e esse contato prematuro com o correspondente no arco oposto pode causar incômodo / dor. Enfim, em princípio essa dor vai diminuir aos poucos até desaparecer.

  214. Boa noite, Dra.
    Fiz canal hj, foi minha 4 sessao, no molar superior anterior ao siso. Nas outras vezes que fui o dentista começou o procedimento d tirar o curativo sem anestesia e das 3, 2 raizes estavam inflamadas. No procedimento de hj, ele ja anestesiou primeiro p ja fechar o dente e eu senti bem pouco, mas senti umas pontadas. Ele esta bem dolorido e n consigo mastigar em cima dele. Minha duvida e meu medo é essa dor estar relacionada c o dente ainda estar um pouco inflamado e ele ja ter fechado.

    • Pablo, certamente o dente ainda está um pouco inflamado. A própria instrumentação que o dentista realiza durante o tratamento de canal pode “criar” um processo inflamatório… isso é “normal”. O importante é que a INFECÇÃO esteja controlada. Se estiver (e seu dentista julga que está, senão não teria finalizado o canal), a sensibilidade que você sente vai diminuir aos poucos, até sumir.

  215. Ola Dra. Estava com uma pulsacao no meu dente ja algum tempo, fui ao dentista aqui nos USA e de cara ele me deu duas alternativas, ou arrancava ou tratava o canal. Ok, optei pela segunda. So que ele fez o canal em uma unica sessao e meu dente piorou a pulsacao, estou tomando antibiotico, mas a dor continua, aliás, ate mais que antes dele mexer. Meu rosto inchou muito dois dias depois. Voltei la ele disse que eu TERIA que arrancar o dente, seria isso mesmo? Hj faz exatamente 4 dias que ele mexeu no meu dente. Grata, entao tratamento de canal pode ser feito em uma unica sessao?

    Outra coisa Dra, ele ja fechou o dente com uma coroa provisoria. E ate desgastou meu canino pra fazer uma coroa dupla. Obrigada.

    Muito obrigada pela sua atencao.

    • Liliane, se havia a possibilidade de tratar o canal, certamente era o melhor a ser feito. Que bom que você optou por isso. Sim, tratamentos de canal, sob certas condições, podem ser feitos em sessão única. Mas, se o seu dente ainda dói, talvez não fosse a melhor ideia. Não examinei você, mas tô achando estranho que agora você TENHA que extrair o dente… eu acho que seria prudente reavaliar o tratamento de canal pra ver o que pode estar acontecendo (ainda mais se já foram feitos outros procedimentos levando em conta que o dente em questão não seria extraído).

  216. Bom dia.
    Ha um mês refiz uma restauração que estava velha num dente da parte superior, o último do lado direito, mas após essa restauração sinto dores em todos os dentes da parte de cima do lado direito, principalmente qdo tomo ou como alguma coisa gelada. Voltei ao dentista e ele desgastou a restauração que podeira estar um pouco alta, mas a dor continuou, não consigo nem identificar qual dente dói. O dente que foi restaurado não teve o canal tratado, será que essa dor é do canal? E será que pode refletir nos outros dentes ao redor? Já tomei vários anti-inflamatórios, mas não adiantou.

    Obrigada.

    • Cristina, sim, a dor pode ser do canal desse dente, e pelo jeito ela está irradiando pra todo o lado direito. Seria bom seu dentista reavaliar.

  217. Olá Dra.
    Estou fazendo um implante e a dentista viu que tenho que fazer uma retratação de canal em um dente que veio a quebrar rente a gengiva e diante disto foi colocado coroa.
    E eu sou daquelas que não sente dores, pois tive que fazer um canal antes deste implante de um dente que nem cárie possuía.
    Eu teria que fazer sempre radiografia de meus dentes para evitar surpresas desagradaveis? Por que será que terei que retratar o canal? (a dentista comentou mais ou menos o fato de terem colocado um pino muito longo, algo assim, talvez não entrou no mérito, pois imaginou que eu tenha feito na clínica, pois lá existem dentistas de todas as especialidades).
    E tem que ser muito urgente mesmo para não perder o dente?
    Muito obrigada e parabéns pela iniciativa.

    • Lígia, quando há necessidade de fazer radiografias periódicas, o próprio dentista indica isso para o paciente. Nos EUA, por exemplo, se preconiza 1 radiografia panorâmica por ano, mas aqui no Brasil somos mais “conservadores”, pois entendemos que submeter o paciente aos raios X sem algo que o justifique não é benéfico pra ele, pelo contrário (os raios X têm efeitos cumulativos no organismo e, mesmo que a dose de radiação de uma panorâmica seja baixíssimo, anda assim há um dano aos tecidos).

      Se foi indicado o retratamento de canal, ou é porque a infecção persiste de forma crônica (vê-se uma mancha escura na radiografia associada à raiz desse dente) ou porque pode-se melhorar tanto o tratamento de canal quanto o pino (este último principalmente), pra que o apoio da coroa que vai sobre o pino seja mais segura. Em se tratando de infecção, quanto antes melhor… não dá pra dizer que você VAI perder o dente, mas também não dá pra garantir que não. Ou seja, por via das dúvidas…

  218. Olá!
    Terminei um canal recentemente com um dentista, fiz em quatro sessões, aí fui fazer a restauração com outra dentista na mesma clínica e pra minha surpresa (e desespero) ela disse que não era possível fazer a restauração pois o pedaço de dente que sobrou estava muito pequeno (quebrou demais) e não tinha ficado nenhuma das paredes do dente pra poder fazer a restauração e além disso ela disse que meu dente estava subgengival (não sei se é assim que se escreve), pra completar ela disse que eu teria que colocar uma coroa e não sei o que mais la que vai ficar na faixa de 350$, aí eu fikei %$*& (né pq eu não tenho condições de pagar esse tratamento agora, voltei la pra reclamar com o dentista que fez meu canal mas em vão, pq ele deu uma série de explicações e ficou por isso mesmo. Dra. Ana, é normal acontecer isso ? Em que ocasiões que acontece? (será que eu encontro algum dentista que consegue fazer essa restauração sem precisar fazer esse tratamento que ela falou ?)

    • Leandro, compreendo a sua irritação… é um gasto pelo qual você não esperava. Mas sim, isso é BEM comum. Veja, o dentista que fez o canal removeu apenas o tecido dentário necessário (o que estava cariado e/ou o que era preciso pra conseguir acessar o canal do dente). Se sobrou “pouco dente”, não é culpa dele… ele só fez o que era preciso. Quando se perde muito tecido dentário realmente não dá pra restaurar de forma direta, porque o que restou do dente não vai aguentar, o dente pode quebrar e você perdê-lo… então as opções são a restauração indireta (uma peça feita em laboratório de prótese que substitui parte da coroa do dente) ou uma coroa completa. E se, no seu caso, não restaram paredes do dente, a indicação é de pino e coroa, mesmo. No máximo, o que dá pra tentar, é uma restauração retida a pino, mas eu não aconselho… a coroa é muito mais segura e apropriada. Converse com a sua dentista pra fazer a coroa de um material mais em conta (resina, por exemplo), então. Depois, quando você puder investir um pouco mais, você pode aproveitar o pino e trocar só a coroa por uma de porcelana, por exemplo.

  219. Oii, quero tirar uma duvida! To fazendo um tratamento do canal do dente, porém de vez em quando sinto umas pontadas muito doloridas. Por que sinto isso ? Meu dentista disse que e normal e me receitou antibiótico, mas não melhora… e ele insiste dizer que tenho que aguentar, porque é normal. O que pode ser essa dor ?

    • Carolina, enquanto o tratamento de canal não tiver sido finalizado, o dente pode doer, mesmo. Pode ser que haja algum resíduo do “nervo”, pode ser que a infecção ainda não esteja controlada (o que explica que seu dentista tenha prescrito antibiótico). Com o controle da infecção a dor vai diminuindo e o tratamento pode ser finalizado.

  220. Dra. bom dia,
    Tive que reabrir um canal feito em 2005, que começou a doer insuportavelmente e, após radiografia, foi detectada uma bolha de pus debaixo de uma raiz. Meu dentista vai tentar retratar o canal (está com curativo e já não doi mais). Entretanto estou preocupada porque há 2 anos atrás tive esse mesmo problema em um outro canal tratado fazia 3 anos. Meu dentista alega que não houve problema no tratamento do canal, mas estou cismada: porque isso acontecer? Pode ser um problema do meu organismo que apresenta maior fragilidade em relação aos meus dentes ?

    • Ana, o tratamento de canal consiste numa série de procedimentos que visa remover uma infecção da parte interna do dente e evitar que essa infecção volte. Mas, sim, às vezes mesmo que o dentista siga todo o protocolo, a infecção volta… e é difícil dizer o porquê, “mistérios do corpo humano”. Pode ser que alguma bactéria tenha ficado lá, quietinha, por todo esse tempo e uma baixa de imunidade sua, por exemplo, deu brecha pra ela se manifestar de novo e o problema se manisfestar de novo. Estou só teorizando, mas é uma explicação.

  221. Uma pergunta, tenho uma carie no dente, doeu muito esse dias, so que agora nao doi mais, eu fui no dentista, pra fazer tratamento de canal sera que vai doer quando ele começar o tratamento, mesmo o dente nao doendo?

    • Não, Jean. Se o dente não está doendo, não há razão pra doer quando o dentista iniciar o tratamento. Até porque, todo o procedimento é feito sob anestesia.

  222. Bom dia doutora, arranquei um siso na parte de baixo da boca, porem o dente da frente estava cariado e o dentista na epoca nao tratou. O dente cariou muito e tive que fazer um canal, o dentista fez todo o procedimento em menos de uma hora e colocou uma massa branca dentro do buraco e disse que eu teria que voltar para fazer avaliação para colocar um bloco depois, e um dia com aquela massa branca no dente comecei a sentir muita dor e os meus labios estao dormentes, como se tivesse tomado anestesia, o que deve ser?

    • Bianca, será que você não teve / tem uma reação alérgica ao material usado na restauração provisória? Porque, em princípio, não estou vendo razão pra esse tipo de sintoma senão essa…

      Procure seu dentista pra reavaliar. Até porque não dá pra ficar muito tempo só com a restauração provisória, o dente fica frágil e pode quebrar, aí o prejuízo será maior.

  223. Boa noite, Dra.. Ano passado meu dentista extraiu um siso e eu pensava que a dor não ia mais passar, você me tranquilizou e a dor passou. Agora estou com dor novamente e não passa!!! Ontem fui ao dentista e ele disse que a dor nesse dente que foi feito canal é devido a uma pericementite, o dente doia muito ao empurar por cima, ele desgastou um pouco o dente e passou amoxilina e algitanderil (pode apagar os nomes dos remédios se achar melhor), estou tomando desde ontem a noite, pra dor tomo tylenol, mas a dor diminui bem pouco. Por favor, me acalme, me diga mais ou menos quando essa inflamação tende a diminuir, sei que depende de cada organismo, mas qual é o tempo “comumente” levado para essa dor intensa passar?
    Obrigadissima pela resposta.

    • Adriana, em caso de processo inflamatório, como a pericementite, pode levar de 2 a 3 dias para os sintomas regredirem, o que ocorre progressivamente. Na média. ;)

  224. Dra,

    Estou fazendo um tratamento de canal e já fui 4 vezes ao dentista, e meu dente só doi, desde o primeiro dia que ele começou o tratamento, confesso que estou amedrontrada e insegura com o profissional, pois ele não me explica o porquê das dores, que por sinal são muito profundas, já fiz outros tratamentos de canal e não doeu tanto assim, estou desesperada pois não quero voltar mais ao dentista para sentir mais dores, não me sinto segura, acho que tem algo errado !!! Poderia me auxiliar no que devo fazer ??? Estou desesperada !!!!!

    Desde já muito obrigada !!

    Tatiane

    • Tatiane, pode ser que seu dentista não explique a causa da dor porque nem ele saiba… acredite, nem sempre é fácil determinar isso. Pode ser uma restinho do nervo ainda presente, uma infecção mais resistente, um canal acessório que não foi visualizado na radiografia, etc.. É compreensível a sua ansiedade a respeito, ninguém gosta de sentir dor, mas pelo seu relato não dá pra afirmar que o dentista esteja fazendo alguma coisa errada. Claro, é um direito seu procurar outra opinião… seu dentista é especialista em endodontia? Se não for, talvez ele mesmo possa indicar um colega especialista pra uma avaliação mais criteriosa.

  225. Ola, extrai dois dentes: (arco inferior) segundo molar lado esquerdo e (arco inferior) o primeiro molar lado direito, vou colocar aparelho ortodontico, vc acha que com o uso do aparelho vou conseguir “suprir” esse espaço que ficou ?

    Obrigada.

    • Milene, molares geralmente ocupam bastante espaço, portanto, ao serem extraídos, deixam espaços grandes também. Mas se houver osso suficiente no local de onde eles foram extraídos, é possível fechar o espaço com o uso do aparelho ortodôntico. Vale aí a avaliação do seu dentista / ortodontista.

      • Obrigada!

  226. Olá Dra. Ana, estava lendo o seu blog, achei você uma pessoa muito paciente com as pessoas, parabéns. Gostaria de relatar minha dúvida, estou fazendo dois canais, um tem três raízes, a dentista fechou duas raízes, a outra ela colocou a medicação pois ainda doi quando ela coloca as limas, é normal não fechar totalmente? E o outro tem uma bolha que insiste em permanecer, pode fecha-lo? Estou com medo, pois terei que colocar bloco e se tiver algum problema e tiver que abrir. Desde já obrigada, abraço.

    • Sim Michelle, num dente com 3 canais é possível tratar primeiro 2 por completo e deixar um terceiro “na espera”, aguardando que o paciente não relate mais dor. Isso acontece, de vez em quando. Quanto à “bolha”, se ainda estiver drenando pus, o ideal é aguardar o pus terminar e a infecção ser controlada pra finalizar o tratamento de canal e, só então, fazer o bloco. Realmente, se tiver algum problema no canal com o bloco já pronto, será necessário refazê-lo.

  227. Muito obrigada pela sua atenção Deus te abençoe. Fiquei muito feliz pela sua resposta, só fiquei triste porque já tem uns quatro meses q faço esse canal, fico com medo de não estar dando certo.

  228. Boa noite. Semana passada eu fiz uma extração de um dente (2º molar) que havia feito canal ha pelo menos 10 anos. A raiz dele foi fraturada e por isso foi preciso o uso de um tipo de ponteira para extrair a raiz. Acontece que o dente vizinho (o 1º molar) ficou extremamente dolorido. É muita dor. Só verei meu dentista daqui a dois dias e não suporto mais a dor. Ja tomei analgésicos e anti-inflamatórios. Eu quero saber se essa dor é normal ou se eu devo me preocupar.

    • Valéria, considerando que o primeiro molar foi usado como apoio para a alavanca (o nome da “ponteira”) é esperado que ele fique sensível, sim. Não que seja normal ele doer tanto assim, mas certamente é algo passageiro e causado pela força que foi colocada sobre ele. Não precisa se preocupar.

  229. Olá Dra. parabéns pelo blog.
    Quando eu tinha uns 19 anos tive de tratar o canal de um dente, um pré-molar que tem uma raizinha só. Mas depois do tratamento o dente doía as vezes, lá pelos meus 30 anos a dor aumentou e procurei uma dentista especialista, ela disse q teria q fazer novamente o canal pois a “bactéria” não tinha sido removida (nossa, fiquei dez anos com a tal bactéria na boca). Tratei o canal de novo e ficou melhor q antes, mas agora aos 38 anos o dente voltou a doer, será q tem uma super bactéria na minha boca? Será q vou ter q tratar o canal uma terceira vez? Será q essa bactéria se espalhou nas outras raízes?

    • Luiza, não se trata de uma bactéria específica. Algumas vezes, por mais que o dentista faça tudo direitinho, a infecção não regride. Às vezes fica sem apresentar sintomas por algum tempo, mas depois se manifesta de volta. É o que deve estar acontecendo com você. Quando uma infecção é resistente, pode-se tentar tratar o canal de volta, o que você já fez. Pode-se tentar de novo? Sim… mas é uma tentativa, pode ser tudo volte novamente. Nesse caso, pode estar indicada uma pequena cirurgia chamada “apicectomia”, que consiste em remover a infecção cortando a pontinha da raiz do dente, lá dentro da gengiva / osso. É possível que essa seja a solução para o seu caso. Não, certamente a infecção não se espalhou para outros dentes / raízes.

  230. Ola doutora! Finalizei o tratamento de canal na ultima quinta feira, e na quinta feira depois que saiu a anestesia nao doeu nada, mas na madrugada de sexta feira acordei com muita dor, nao conseguia nem encostar no dente 46, o qual fiz o canal, e ate hj domingo ta doendo demais, nao consigo mastigar, p escovar os dentes doi, to tomando anti-inflamatorio e nao ta resolvendo, a dor ta insuportavel, e ainda nem coloquei a peça no dente, so vai ser colocada na proxima quinta. O que faço? E normal essa dor tao grande? Sera q a dentista fez coisa errada? Por favor me ajuda, to com muita dor.

    Mas dra so de encostar a lingua no dente ja doi nem preciso encostar o dente direito q ja doi muito, e mesmo nao encostando no dente fica doendo, to tomando ibuprofeno, mas nao estou vendo melhora, nao era pra dor ir melhorando? Pois ja faz 3 dias q fiz o canal e ate agora nao houve melhora da dor, em quantos dias mais ou menos e normal doer tanto? Como vou colocar a peça se esta doendo tanto? Obrigada.

    • Um pouco de dor é algo esperado, Letícia… mas muita dor, não. Sua dentista precisa reavaliar você pra ver o que está acontecendo. Provavelmente o problema é uma pericementite, que é um “inchaço” ao redor da raiz do dente, o que deixa ele mais “alto” que os demais. Dessa forma, ele toca no dente oposto antes dos demais e isso coloca muita força sobre ele, o que explica a dor. É um sintoma pós-tratamento de canal relativamente comum. Não dá pra afirmar em quantos dias a dor vai ceder, o ideal é tomar um analgésico e, se for mesmo o que eu expliquei, fazer um pequeno desgaste (ajuste oclusal) nesse dente pra aliviar as forças sobre ele. E realmente, não dá pra colocar a peça se a dor não for controlada.

  231. Dra., minha esposa fez um canal e há mais de 2 anos que sentia dores e somente agora foi em outro medico e constatou que havia bacteria e secreção e reabriu, prescreveu medicamentos, fez uma panoramica, disse que ta normal, mas continua doendo, o que fazer nesse caso, e a minha dúvida é se posso fazer a extração com essa dor.

    • Francisco, parece haver uma infecção resistente no dente da sua esposa. Um pouco de dor após o tratamento / retratamento de canal é algo esperado… mas se isso persistir, talvez seja o caso de fazer um procedimento chamado “apicectomia” (uma pequena cirurgia que consiste em cortar a pontinha da raiz do dente, dentro da gengiva) pra eliminar a infecção de forma direta. Se houver indicação de extração pra esse dente e a gengiva não estiver muito inflamada ou infeccionada, pode ser feita a extração, sim. Depende da avaliação do seu dentista.

  232. Olá Dra. Ana Tokus, fiquei muito grato pela atenção, volto a pedir sua ajuda: o dentista fechou o canal que estava tratando da minha esposa, só que ela continua com a dor, hoje levei em outro dentista, o mesmo fez um teste de sensibilidade para descobrir qual dente que estava doendo e tambem não descobriu e pediu que ela ficasse colocando agua gelada até descobrir, realmente o dente que doi, e medicou Biprofenid-150 e Prelone de 20, mas mesmo tomando esses medicamentos continua a dor com bastante intensidade, o que a senhora sugere nesse caso para parar essa dor insuportavel que ela vem sentindo, não sei mais o que fazer.

    • Francisco, pelo que parece se trata de uma dor irradiada com origem em algum outro dente. As possibilidades mais prováveis são de que a dor seja no dente correspondente no arco oposto ou em um dente ao lado do que teve o canal tratado. É preciso investigar com mais critério, pois sem saber qual é a origem da dor não há como eliminá-la. Foi tirada radiografia?

  233. Olá Doutoras,
    Parabéns pelo site.
    Por gentileza, gostaria que me tirassem uma dúvida. Dúvida essa que faz com que eu sofra mais tratando os dentes “sem anestesia”, pois me sinto muito mal com a anestesia. Não é medo de agulha rsrs, é a reação da anestesia mesmo! Tomo alguns medicamentos: Inderal 40 mg / Rivotril 2mg e Aurorix 150 mg, esse último trata-se de um antidepressivo pouco usado. Poucas pessoas fazem uso desse medicamento por ter várias restrições, inclusive alimentares, como é o caso do queijo que contém Tiramina, e quando como minha pressão arterial aumenta. Trata-se de um inibidor da monoaminoxidase. Já tomo esse medicamento ha 20 anos. Gostaria de saber se vocês já trataram algum paciente que tome Aurorix e se tiveram alguma reação com a anestesia. Com todos os profissionais que trataram dos meus dentes, todos dizem que não faz mal algum. Porém prefiro sentir dor e tratar sem anestesia do que tomar anestesia. Só eu sei o quanto é difícil, pois além da dor o serviço acaba não saindo como deveria. Até tenho uma lima quebrada por conta disso. Foi indicado uma cirurgia, mas não consigo nem imaginar. Por favor me ajudem… posso ou não tomar anestésico? Já com a certeza de que me responderão com total franqueza, agradeço desde já a atenção.

    Sergio

    • Sergio, acabei de ler a bula do Aurorix com atenção e não há qualquer menção com relação à interação medicamentosa com anestésicos locais, apenas com outros anti-depressivos e alguns remédios para tosse. Também nunca soube de relatos de reações adversas da combinação desses fármacos (Aurorix x anestésico local). Eu acho que você pode ficar bem tranquilo, até porque certos tratamentos requerem anestesia, não dá pra “ser forte” e tentar sem… é um sofrimento que não se justifica. A anestesia odontológica é MUITO segura, de verdade… apenas relate ao seu dentista quais medicamentos você toma, ele vai considerar isso ao escolher o tipo de anestésico a ser utilizado.

  234. Olá! Tudo bem? Tenho 50 anos e quebrei o dente, e não teve mais como para fazer restauração. O dentista sugeriu a extração ou o tratamento para colocar um pivô. Optei pelo tratamento, pois queria preservar a raiz, e também estaria mais em conta. O dente com 4 canais foi tratado e comecei o processo para colocar o pivô, fazendo o processo anterior de fazer o molde. Além do mais tive que fazer uma cirurgia para retrair a pele que cobria parte do dente…
    Nesta semana seria feito o processo de pino e molde para a execução. A Dra. notou que havia um sangramento qdo tirava a massa, e senti uma leve dor. Já fazia uma semana q/ sentia dolorido ao tocar. Ela tirou raio X e disse que na raiz de um canal estava trincado, e por isso sangrava. Sugeriu que o melhor seria a extração, me medicou com antibiotico e fechou com curativo. Voltarei daqui 20 dias, se não resolver, terei que extrair. Eu tenho bruxismo, seria isso que fez com que dessa essa fissura? Já paguei o tratamento, parte do pivô. O que fazer… Por favor me oriente. Obrigada. Beijos.

    • Beatriz, o hábito do bruxismo coloca sobre os dentes forças desproporcionais, que geralmente eles não estão preparados para suportar. Então é provável que essa trinca tenha a ver com o bruxismo, sim. Quando uma fratura atinge a raiz de um dente, quase sempre fica inviável mantê-lo, infelizmente. Como o tratamento já foi pago em parte, será preciso “remanejar” esse valor para atender as novas condições do tratamento.

      Sobre bruxismo, há um texto específico aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

      • Obrigada Dra,
        Só mais um esclarecimento sobre essa provável trinca na raiz do dente tratado. Tenho uma parente que o dente quebrou assim como o meu, fez tratamento e colocou resina, pois não havia mais dente. Faz 4 anos e nunca deu problema algum. Eu ainda tinha parte do dente, não seria o caso de ter feito isso logo após o tratamento em vez de sugerido pivô? Tem outra solução em invés de extrair, pois morro de medo de extração, pois já sofri com isso. Nesse caso, mesmo com a trinca eu poderia colocar o pino ou restaurar com essa resina… Desculpe o incomodo, mas é que estou tentando uma solução para não ter q extrair. Grata.

        • Se o dente já está fraturado e essa fratura inviabiliza sua permanência, infelizmente não tem mais jeito, Beatriz. Com relação ao dente da sua parente, cada caso é um caso, tudo depende das condições do tratamento. Quando o dentista sugere um pivô, é porque a quantidade de tecido dentário perdido é muito grande, uma restauração direta em resina não seria suficiente. Mas sim, quanto antes se restaura um dente, menor a chance dele vir a fraturar por estar frágil.

  235. Dra. estou fazendo um canal no dente da frente na parte superior, este canal esta em processo desde do dia 04 de fevereiro, ate hoje não foi resolvido. PROCEDIMENTOS TOMADOS: ja tomei anti-inflamatorio por sete dias que a dentista passou; já foi removido a raiz, já foi tirado raio x 2 vezes e só o que mostra é uma pequena restauração na quina do dente, justamente onde ela colocou a agulha perguntando a mim se dói, e foi uma dor insuportável; porem ela diz que o buraco do dente esta todo limpo, não tem nada, e ai fica só no curativo para frente e para trás e continuo sentindo estas dores incomodas e percebo o dente um pouco escuro. Ela diz que pode ser o dente de junto, mas eu toco no dente de lado, bato e não sinto nada, mas se tocar nele ai eu não suporto.
    FICO PENSANDO POR QUE ELA NÃO TIRA ESTA RESTAURAÇÃO PEQUENA QUE QUANDO ELA TOCOU COM AGULHA DOEU.

    • Girlanda, se o nervo do dente foi removido, não faz sentido que o local da restauração esteja doendo… afinal de contas, não há mais nervo pra sentir dor. Então não creio que a remoção dessa restauração elimine a sua dor. É preciso investigar melhor.

      • Dra. fui na semana passada e ela deu uma anestesia onde eu falei, na restauração antiga, eu fui no céu, depois ela raspou a restauração e ela disse que tem uma inflamação e ela raspou até onde pode, colocou o medicamento e fez outro curativo, confesso que fiquei feliz pensando que tinha resolvido o problema; depois que passou a anestesia o dente só reclama de dor, o que eu mordo dói. Conclusão: hoje fui e ela abriu e fez o procedimento, pediu que eu tivesse calma que temos que estudar o caso, ela disse que não pode fechar o canal se estou sentindo dor, eu disse a ela que se o dente fosse atrás eu pediria que ela extraisse, porque eu não aguento mais, e o dente esta até mais escuro, o que será isso?

        • Pela sua descrição o dente foi aberto para canal, não é apenas uma restauração. Você teve uma pulpite (inflamação do nervo do dente), mas agora parte do nervo, pelo menos, já foi removido. A dor só vai ser controlada quando o tratamento de canal for finalizado. O escurecimento do dente é algo que pode acontecer em dentes com problema de canal, e pode ser resolvido posteriormente com um clareamento interno ( http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html ) ou restauração estética.

  236. Olá eu tenho 15 anos e estou fazendo um tratamento de canal e eles colocaram as agulhinha para achar o canal e tal, e colocaram medicamento e fecharam para terminar outro dia, pk demorou muito para terminar, mais agr passou 3 dias e to sentindo uma dor forte, to tomando remédios, não está adiantando, e agr meu pai comprou uma pomada que anestesia a boca, isso melhora um pouco, o que eu devo fazer??

    • Vitória, a pomada só serviria pra diminuir dor na gengiva, mas dor de canal, não. Enquanto o tratamento de canal não for terminado, o dente pode doer, mesmo. Entre em contato com o seu dentista e relate o problema, pra que ele possa orientar você sobre a melhor medicação analgésica no seu caso.

  237. Dra., fiz um canal faz 10 meses, em dezembro do ano passado a gengiva inchou e retornei a dentista, ela drenou o sangue e falou que o dente estava com uma fístula, tomei o medicamento que ela prescreveu e ficou bom, em fevereiro o dente voltou a inchar e retornei a dentista, onde fiz uma tomografia e ela me explicou que o problema está entre a parte óssea e a parte do dente, onde a sedimentação não foi suficiente, e a dentista analisando chegou à conclusão que seria melhor extrair o dente, pois corre o grande risco de refazer o canal e o problema permanecer. O que a senhora indica, eu não quero extrair, mas segundo ela é o melhor caminho.
    Obrigado.

    • Se você não quer extrair, a opção é tentar o retratamento de canal, Franklin. Mas, como sua dentista esclareceu, pode ser que a infecção persista.

  238. Doutora, hoje fiz a segunda sessão de canal e estou sentindo uma sensação de coceira no local. O que pode ser? Obrigada.

    • Qual local, Lauriane? Na gengiva em volta do dente ou “dentro” do dente mesmo?

  239. Em volta do dente, mas ja esta bem melhor.

    • Pode ser uma pequena gengivite ou irritação gengival por causa das substâncias usadas no tratamento de canal ou pelo grampo de isolamento.

  240. Bom dia, Dra.
    Faz um ano e meio que fiz tratamento de canal em um pré-molar superior. Acontece que, de uns dias p/ cá, ele começou a me doer!! E isso nunca havia acontecido. Nem mesmo durante o tratamento ele doeu, nem depois do término do tratamento, nem dolorido nem nada! Agora, do nada, ele começou a doer.
    Faz 6 meses que extraí o molar do lado dele. Você acha que pode ser algo relacionado a isso, mesmo depois de tantos meses? Assim que extraí o molar, ele me doeu muito, muito, muito, mas minha dentista me disse que era normal, por causa da força da extração e ele serviu de “apoio”. Mas doeu por uma semana, depois passou.
    Ainda pode ser resquício dessa extração, mesmo 6 meses depois ou tem algo de errado c/ ele? Obrigada.

    • Karen, pode ser isso, sim. Nesse caso, o problema não seria o canal em si, mas o periodonto, ou seja, os tecidos em volta do dente, que podem estar inflamados.

  241. Olá, fiz um canal no dia 24 e ainda to com o curativo branco e estou com muita dor, ela vem diminuindo, só que o dente esta bem sensível e a gengiva onde ele deu anestesia também, não consigo comer nada do lado que fiz o canal e as vezes bato um dente no outro e da uma fisgada lá dentro. Gostaria de saber se é normal ou tenho que voltar ao dentista.

    • Joice, embora o tratamento de canal seja recente e, nessa fase, se espera um pouco de sensibilidade, se você achar que a dor é maior do que deveria, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar. Às vezes é só questão de ajustar a “altura” do curativo e a dor se resolve.

  242. Doutora, hoje foi fechado o canal do meu dente, semana que vem vai ser feita a restauração. A dentista disse que poderia doer um pouco, mas o que estou sentindo é uma pontada que vem e vai, mais constante e é adormecida, já tomei analgesico. O que fazer? É normal? Lembrando que se me locomover muito aumenta essa sensação.

    • Lauriane, o canal foi feito num dente de cima? Essa dor à movimentação é característica de sinusite…

  243. Olá. Fiz um tratamento de canal no meu primeiro molar superior direito há cerca de 10 anos. Não tenho certeza se foi desde início, mas pelo menos há uns 4 anos já noto que quando faço algum movimento brusco com a cabeça, como me jogar na cama, ocorre uma espécie de fisgada no dente em questão. Devido a disso fui no dentista, pois o dente também está escuro, e ele disse que isso tudo era normal. Hoje acordei com o dente doendo, mesmo sem fazer movimentos bruscos, e se eu coloco a língua nele ou pressiono contra os dentes inferiores ele dói mais, inclusive a gengiva. O que pode ser? Será que preciso procurar um dentista? Desde já muito obrigada!

    • Jéssica, pode ser uma pequena pericementite (uma inflamação em volta da raiz do dente) ou, até, uma sinusite. O incômodo com movimentos bruscos é um sintoma bem característico de sinusite e facilmente confundido com dor de origem dentária. Sim, é bom procurar um dentista pra avaliar e investigar o que realmente ocorre.

  244. Boa noite, Doutora!
    Fiz 2 canais ha um ano atras, so que desde quando fiz sinto dor, retornei ao dentista e ele disse q era normal, nao consigo mastigar alimentos duros, pois sempre que mastigo sinto fisgadas, lateja e doi muito no lado em que esses dentes estao, e agora sinto dor na gengiva e um desses dentes esta ficando escuro. Será se o canal que ele fez nao foi bem feito DRA.? O que pode estar acontecendo? Desde já agradeço a atenção, obrigada!

    • Mel, pode ser problema no canal, na restauração do dente (que ela esteja um pouco “alta”) ou, até, nos tecidos em volta do dente. É preciso investigar melhor.

  245. Bom dia doutora, fiz tratamento de canal e coloquei um pivô (dente canino inferior), mas ele ja soltou pela terceira vez, sendo q dessa ultima vez, qdo fui no dentista, pra colar, foi diferente, pois estou sentindo muita dor, não consigo nem encostar nele, é normal isso:? O q pode estar acontecendo? Desde já agradeço.

    • Não é normal não, Kelly. É possível que o pivô esteja mais “alto” que os demais dentes, então acaba tocando no arco oposto antes dos outros e recebendo muita força. Procure seu dentista pra verificar isso e ajustar, se necessário.

  246. Olá, Dra. Ana.
    Fiz o meu canal ha dois anos e sinto algumas dores no frio. Isso é normal ?
    Desde já agradeço.
    Beijos.

    • Jessy, não é normal, não. Sensibilidade ao frio é uma característica de dentes vitais. Procure seu dentista pra reavaliar.

  247. Olá Dra. Ana, fiz um canal há cerca de 20 dias. Descobri porque quando passava o fio dental saia um cheiro ruim, fui no dentista, foi feita a radiografia, e detectado o abscesso. Realizei o procedimento todo e ja está restaurado o dente. Porém, há uns 3 dias venho tendo um mau hálito, mas quando eu passo o fio no dente do canal, o cheiro não sai de lá. E tenho uma dor meio difusa na região do dente ha uma semana mais ou menos, não sei muito bem se vem dele… Quando passo o dedo na raiz não sinto dor, nem nada… Mas quando dou umas batidinhas no dente com a unha sinto uma sensibilidade. Essa dor meio difusa que eu sinto é como uma pressão… Não sei se tem relação, mas tenho 20 anos e acho que meus sisos estão nascendo! Me ajude, tenho muito medo de ter que retratar o canal… Obrigada, bjos.

    • Deborah, como o seu tratamento de canal é recente, possivelmente essas dores ainda são parte do processo de cura dos tecidos em volta da raiz do dente. A dor à percussão (as “batidinhas”) pode persistir por um tempo, ainda.

  248. Oi ! Há + ou – 2 anos após solicitação de retratação de um canal, descobri q havia uma lima quebrada no meu dente. A dentista não quis refazer o canal e foi difícil encontrar um profissional pra refazer. Fiquei preocupado, mas me informaram q como não havia dor não era necessário a extração da mesma. Mas ultimamente tenho sentido dores no maxilar entre os dentes q foram retratados e vem me incomodando. Fiz uma panorâmica e a profissional não viu nada de anormal a não ser a lima. Será q pode ser outra coisa não relativa ao dente??

    • Claudio, pode ser uma dor de origem não dentária sim, ou até proveniente de outro dente próximo (ainda mais se radiograficamente está tudo ok). É preciso investigar.

  249. Olá Dra. Ana, ha uns quatro meses mais ou menos estava fazendo um canal q tem uma fístula, por isso a demora pra fecha-lo, só tem mais ou menos 15 dias q a dentista resolveu fechar mesmo com a bolha q ainda está drenando pus e sangue as vezes, e ainda sinto um pouco de dor, gostaria de saber se é normal fechar assim mesmo. Desde já obrigada pela resposta.

    Ah e gostaria de saber devo procurar a dentista ou espera mais um pouco.

    • Michelle, o ideal é terminar o tratamento de canal já quando não há pus drenando pela fístula. Procure sua dentista, sim.

  250. Dente mole pode fazer canal para não ter que extrair? Pois não quero ficar sem os meus dentes, estão ficando moles.

    • Depende do motivo dos dentes estarem ficando moles, Ivanize. Se o problema for só periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente), não adianta tratar o canal. Sugiro que você procure um dentista / periodontista pra avaliar a causa disso e tratar de acordo.

  251. Doutora Ana, olá. Há um mês estou fazendo um tratamento de canal no segundo molar superior esquerdo, na última sessão a dentista fechou o canal mas não colocou o bloco ainda, desde que ela fechou o canal tenho sentido dores no dente ao mastigar, estou tomando um anti-inflamatório que ajuda bastante, mas não some com a dor. Todas as noites acordo com uma dor nesse dente, seria essa dor causada pela pressão da propria boca? Só dói quando encosto nele, a dor não é espontânea.
    E há 5 anos fiz um outro canal que nunca doeu, deu tudo certo, porem ao fazer uma limpeza na dentista percebi que um pedaço da gengiva desse outro dente é bem sensível, poderia ser algum problema do canal?
    Muito obrigado.

    • Antonio, difícil dizer ao certo se há algum problema. Certa sensibilidade após o término do tratamento de canal não é algo incomum, e costuma regredir depois de alguns dias / semanas. Quanto ao outro dente, se houver algum problema, provavelmente é gengival, mesmo, não deve ter a ver com o canal.

      • Muito obrigado doutora, a dor passou depois de alguns dias e está tudo bem agora. =)

        • Bom saber, Antonio! :)

  252. Oi, Dra. Ana! Há dois dias meu namorado fez um canal porque estava sentido muita dor em um dos dentes da frente, da parte inferior, devido a uma retração da gengiva que deixou a raiz do dente exposta às bactérias. Ele ainda não fechou o canal, pois está com uma dor insuportável, sem conseguir falar. Está evitando fazer qualquer esforço, porque a dor é muito forte. Foi hoje ao dentista pra fechar o canal, mas ele só disse que tinha que esperar a dor passar. É normal acontecer isso? Existe alguma causa comum? Desde logo agradeço a atenção!

    • Lia, imagino que seu namorado esteja passando pela fase aguda de um abscesso, e realmente: dói MUITO. Isso deve durar 1 ou 2 dias. Ele está tomando alguma medicação analgésica?

  253. Dra. Estou fazendo tratamento em um molar, até então ok. O outro molar fiz em uma sessão faltando somente restaurar (com outro dentista), nesse molar tive sérias dores no dia seguinte. Fui ao pronto socorro e me deram um anti-inflamatorio que resolveu durante a medicação. Depois a sensibilidade voltou, mas pouquissimo, vou restaura-lo junto com outro qd terminar. Como minha reclamacão era muita, ele tirou raio x e constatou que a pasta vazou, assim irritando os tecidos. Ainda está sensível, mas super suportável. Hj coloquei nele pasta plastica pq a branca saiu uma parte, ficou dolorido depois passou. Agora comi uns amendoins, depois passei a língua e deu choque. Doeu muito, mas só na hora, agora está doloridinho mas tb bem suportável. O que pode ser? Estou com medo dele passar o motor na terça e eu sentir dor. Desse dente ainda estava vivo ou esta com bactéria de novo?. Ou pior, de o pino ter vazado tb.

    Ah… no raio x todos dizem quer esta ok. Canal obturado. Faz quase dois meses. E esse dente fiz canal pq me incomodava. Ele não tinha cárie nem nada, apenas uma restauração profunda. Mas que vários dentistas disseram que não precisava de canal, só se me incomodasse. Sendo assim fiz. Mas continua incomodando.

    • Marina, certa sensibilidade após o tratamento de canal é algo relativamente comum, o que costuma ser passageiro. Não me parece que haja nada errado no seu caso, a dor provavelmente se dá porque os tecidos em volta do seu dente ainda estão se recuperando.

  254. Ola Doutora, fiz um tratamento de canal no meu segundo molar superior do lado esquerdo, eram três raízes, o dentista fez em duas sessões, todo mundo me diz que ele fez “muito rápido” . Terminei ha dois dias e sinto dor, não posso encostar no dente, parece que tem uma pressão e ele lateja, e normal? Obrigada.

    • Thalita, que bom que foi possível tratar rápido… sem problema quanto a isso. E certa sensibilidade é comum após o tratamento de canal, mas é algo passageiro e que diminui de forma gradual. Se não passar nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  255. Dra., fiz canal no segundo molar superior esquerdo dia 13/6, e a dor levou 8 dias para passar, e eu já estava conseguindo comer de tudo. O dente estava com curativo no centro dele, porque nas laterais o dentista manteve a amálgama antiga. Ao comer torrone, senti uma forte dor e pressão, e percebi que o curativo subiu um pouco e o resto da amálgama antiga de um dos lados soltou. Como estava fazendo muita pressão, tirei tudo. Após uma semana voltei ao dentista e ele disse que dos 3 canais, os 2 menores estão ok e o maior ele fez mais uma limpeza. Colocou curativo de novo e fez uma restauração provisória onde caiu a amálgama antiga. Ocorre que esta restauração provisória está “balançando”, e desde que ocorreu a dor com o torrone, o dente não para de doer, mas é uma dor esquisita, que parece que o dente está mole (até tento balançar ele, e parece que está ligeiramente mais “mole” que os demais), se empurrar com a língua dói. Minhas dúvidas: tratamento de canal pode deixar o dente mole? Essa dor seria ainda do impacto da mordida forte no torrone e a posterior soltura da amálgama antiga (trauma)? Com este tipo de dor é prudente fechar o canal? Já viu isso (será que passa)? Isso tá me irritando muito porque desde então só consigo comer do outro lado… MUITO OBRIGADA!

    • Magda, o tratamento de canal, em si, não deixa o dente mole… mas a inflamação dos tecidos em volta da raiz do dente pode levar a esse efeito, sim. A dor certamente tem a ver com a mordida no torrone. Se não houver secreção / pus e a dor não for intensa, dá pra finalizar o canal, sim.

      • Muito obrigada pela resposta. Talvez apareça outra pergunta minha do mesmo assunto, é que eu achei que não tivesse chegado até você.
        Obrigada!!

        • Chegou sim, Magda. Ambas :) . É que as perguntas vão antes pra moderação, pra evitar spam, gente mal educada, etc.. Então eu só publico a pergunta já junto com a resposta.

  256. Ola… fiz tratamento de canal em um dente n 17, o qual tem 3 raízes, fiz canal por sensibilidade, sofro de dtm e sempre senti fisgadas no dente, ai fiz um raio x, o qual mostrou que o material q veda o canal não chegou ate o fim da raiz e deu uma pequena lesão na ponta da raiz… agora eu queria saber se ate eu fazer o retratamento devo tomar analgésicos e anti-inflamatorios antes q essas dores venham muito fortes ? Pq estou esperando o retratamento pelo SUS, o qual demora, sera q so esses remédios se chegar a doer muito resolve ? Estou com muito medo da dor vir muito forte, por enquanto so sinto fisgadas :(

    • Alanys, se o canal já foi tratado e você não sente dor agora, não vejo razão pra vocês ter dores fortes, mesmo com a necessidade de retratamento. Não aconselho que você tome analgésicos e anti-inflamatórios (principalmente) de forma contínua. Tome um analgésico SE sentir dor contínua, apenas.

  257. Olá dra. Fui ao dentista hoje e não acreditei: a dor que eu estava sentindo era devido a FRATURA RADICULAR! Eu vi pelo espelho uma “rachadura” quase no centro do dente, e ao mexer com instrumentação, eu vi o dente balançar… o dentista disse que como a fratura está no centro do dente, não há o que fazer a não ser extração. Estou tão chateada… você concorda com este diagnóstico? Muito obrigada novamente!!

    • Se a fratura atingiu as raízes, é isso mesmo Magda, infelizmente. Fica inviável manter o dente. Agora é preciso pensar numa prótese fixa ou num implante.

  258. Mas sinto pontada forte dentro dele e tenho medo de chegar ao ponto de latejar ! Porque ainda levara um mês p me chamarem no posto ! Sera q se chega a latejar o analgésico alivia ate o dia de ir lá ? Obg ;)

    • Tomara que sim, né Alanys? Mas repito: não acho que você precise tomar qualquer medicamento de forma contínua. Tome SE doer.

  259. Ola, tenho q retratar um canal feito ha 1 ano por uma das raízes nao ter chegado o material q obtura ate o final, o qual deu uma pequena lesão, sempre tive dores fortes porque tenho DTM, e no dente sinto apenas pontadas, sou medrosa de mais, sera que vai doer muito retratar um canal, e demora?? Analgésico resolve se doer apos o retratamento?? Quanta pergunta ne, rs obg Ana ;)

    • Leni, se você não está sentindo dor no momento, não há razão nenhuma para o retratamento de anal doer. A anestesia deve dar conta de evitar que você senta dor. Pode demorar entre 2 ou 3 sessões, às vezes mais. Não é muita pergunta, não. ;)

  260. Tenho fobia daquela borracha que usam pra fazer o canal, aquela ao redor do dente que tampa a boca toda, ainda mas q respiro pela boca, sera que da pra fazer sem usar aquilo ??

    • Maikom, dependendo do caso dá pra fazer sem o isolamento absoluto (o nome da “borracha”), sim. Converse com o seu dentista e relate o problema, pra que ele possa ajudar você.

  261. Oi dra., faz tempo que minha obturação caiu, fui ao dentista e ela disse q tem q arrancar por ser um dente q nao fará falta. Disse q tratamento de canal só iria gastar. Nao queria arrancar, será que posso fazer a restauração e colocar uma nova resina ou tenho q arrancar mesmo? Dói muito quando mexo, mas no geral nao. E só começou a doer mais com o tempo, pq assim q caiu nao doia. Obs. já faz mais de mes que estou com ele assim, pq a dentista disse q tem q arrancar e nao queria.

    • Monica, que dente é? Um siso? Enfim, se você quiser manter o dente, pelo que me parece, apenas a restauração não vai resolver… teria que ser tratado o canal e só depois restaurar o dente. Mas se for um siso, realmente, o melhor provavelmente é extrair.

  262. Boa noite!
    Realizei um tratamento de canal há mais ou menos uns cinco dias. O dentista disse que o canal estava tratado e fechou o meu dente com o curativo. Marquei o retorno para daqui a uns dez dias para começar a fazer o bloco. Ocorre que desde o dia que fiz o canal o meu dente está dolorido, não consigo morder do lado deste dente, a gengiva encontra-se inchada tbm. Ele está muito sensível tbm, até com a lingua doi. Notei tbm que o curativo está alto, o que faz doer mais ainda, pois eu acabo fazendo mais pressão em cima dele. Até para dormir é incomodo, não consigo deitar a cabeça do lado do dente. Trata-se do segundo molar do lado direito. Isso é normal?

    • Desirée, não é normal, não. Se o dente está “alto”, é preciso fazer um ajuste (“desgaste”) pra que as forças que incidem sobre o dente sejam aliviadas, aí a dor deve diminuir. Procure seu dentista e relate o problema.

  263. Bom dia,
    Tratei um canal ha muitos anos, acho que em 94, este demorou 5 meses para parar de doer, coitada da dentista, ficou quase louca entre tratamentos, raio x e fechamentos e aberturas, e não havia nada… e todos os dentes que faço canal é assim, fica uns dias doendo até parar… em março deste ano o mesmo dente quebrou pelo bruxismo e briquismo que tenho, tive que fazer uma restauração, e novamente ha uns dois meses vi que ia doer, e essa semana quase fico louca. Gostaria de saber o que é e qual medicamento posso tomar para aliviar a dor… pela dor que sinto não parece inflamado, parece mais uma nevralgia…
    desde já agradeço a atenção.

    Esqueci de dizer que o dente que me dá trabalho é o primeiro molar inferior.
    Obrigada pela atenção.

    • Cleuza, apenas com base na sua descrição não tenho como afirmar a razão da dor e, muito menos, qual remédio – se é que é necessário – você precisa tomar. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>