Gengiva Inflamada por Causa do Siso

O primeiro post deste blog teve o siso como personagem principal, ou seja: faz um tempão que venho falando dele, seja com C, com S e até com Z! Naquela oportunidade eu expliquei o que é uma pericoronarite, porém não falei sobre o porquê dela acontecer.

Lembrando, então: a pericoronarite é a inflamação da gengiva que recobre o siso (ou outro dente). Pra entender, é só “fatiar” a palavra: “peri” é em volta de, “corona” é coroa e “ite” é inflamação, ou seja: a inflamação da gengiva que está em volta de um dente. Dói pra caramba e, quase sempre, essa dor irradia para outras regiões como a cabeça, o pescoço e até a articulação temporomandibular (ATM). Outros sintomas muito comuns são: dificuldade de abrir a boca (trismo), de mastigar e de engolir.

Quando o siso está nascendo ele rasga a gengiva. Porém, algumas vezes permanece um pedaço de gengiva sobre o dente, mesmo que ele já tenha terminado de nascer. Esse “capuchão” de gengiva prejudica a higienização do local, pois é praticamente impossível limpar por baixo dele… e, na presença constante de resíduos alimentares, as bactérias fazem a festa: a gengiva infecciona e acontece tudo isso que descrevi aí em cima.

Como tratar?

Considerando que há uma infecção instalada, há necessidade de tratamento com antibiótico, a ser prescrito pelo seu dentista, além de outros procedimentos locais, como: higiene adequada do local (se a escova não alcança, tente com um cotonete), bochecho com enxaguatórios à base de clorexidina (e não qualquer um… consulte o seu dentista!), aplicação de água oxigenada na região (porque as bactérias que causam a infecção / inflamação odeiam oxigênio) e, para a dor, analgésicos e anti-inflamatórios. Mas nunca se auto-medique, ok?! Vá ao dentista pra tomar o remédio certo…

O problema é que, mesmo tratando, a pericoronarite pode voltar. Uma solução definitiva é extrair o siso, porém nem sempre há indicação (necessidade) para isso. A outra alternativa é fazer uma pequena cirurgia e cortar a gengiva que está sobrando. Veja:

Cunha distal

Essa cirurgia se chama cunha distal e é feita em ambiente ambulatorial (no consultório mesmo). Consiste em remover um pedaço triangular da gengiva que fica atrás do siso. Isso elimina o problema do acúmulo de resíduos alimentares (em laranja, na imagem) e não ocorre mais a inflamação da região. O procedimento também é indicado em outros dentes e outras situações. Nesses casos dá-se o nome de cunha proximal e serve para oferecer acesso para que o dentista trate uma cárie que está embaixo da gengiva ou para que seja possível fazer o preparo adequado de um dente que vai receber uma prótese, por exemplo.

Ou seja: se a sua gengiva está inflamada por causa do siso, procure logo um dentista. Ele vai prescrever a medicação adequada e, depois de controlada a infecção, é possível solucionar o problema, tanto com a extração quanto com a cunha distal, dependendo da avaliação do dentista. O importante é que você não fique em casa blasfemando contra o seu siso a cada 6 meses, enquanto ingere quilos de analgésicos… vamos resolver o problema de uma vez por todas?

Com assessoria técnica da Dra. Camila Guimarães. 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Periodontia | Marcadores: ,

961

  1. Olá, doutora, eu tenho 18 anos. Meus três dentes siso já nasceram normal, sem dor e sem nada. Eu fui no dentista ha algum tempo e quando fiz uma radiografia ele disse que tinha espaço para todos. O último nasceu ha dois dias, aparentemente, ele ta igual aos outros, só que e no canto parece que ficou uma carne meio que espuma. Isso é normal? Eu tenho sentido dor no local e tenho tomado anti-inflamatório.

    • Caroline, é comum, sim, que a gengiva fique meio “estranha” logo que o dente nasce. Mas geralmente isso se resolve com o tempo e com a cicatrização.

  2. Dra., tenho 20 anos, o dente do siso do lado direito nasceu sem dor nem incomodo nenhum, ja do lado esquerdo, saiu uma pontinha e parou, 3 meses dps ela ta super inchada, uma verdadeira bola, DOI a garganta o ouvido a cabeça a lingua e td, a pontinha que saiu já ta quase sumida, não consigo fechar a boca, quando pressiono meu dedo sinto o dente td lá, o q posso fazer pra amenizar essa dor insuportavel ?

    • Michele, parece que você tem uma pericoronarite, como explico no texto. Sugiro que você rocure um dentista pra avaliar, provavelmente é necessário algum procedimento local.

  3. Ola bom dia, eu estou com dor na gengiva do meu ultimo dente, esta vermelho, esta descendo ate na garganta, tem um caroço do lado onde esta doendo, o que devo tomar?

    • Vania, se até já tem um “caroço”, você TEM que procurar um dentista. Não dá pra saber o que é isso só com base no seu relato, portanto não dá pra sugerir algum remédio (e nem se é caso de remédio).

  4. Doutora, meu dentista disse que meu siso não tem espaço para nascer, que é preciso extrair. O que a senhora acha, procuro outra opinião ou nesses casos só a extração?

    • Liz, se não há espaço, deve haver indicação de extração, mesmo. Mas se você quiser outra opinião, é um direito seu.

  5. Tenho 18 anos e os dois dentes queiros estao começando a nascer, passaram um tempo sem doer, e agora estao voltando a sair, o do lado direito a gengiva esta um pouco inflamada, mas consigo passar o dedo em cima e nas laterais sem sentir muita dor, o que incomoda mesmo é so na hora de ingerir e mastigar do lado direito. O que faço ?

    • Procure um dentista pra avaliar, Karla. Pode ser uma pericoronarite, como explico no texto.

  6. Ola Dra. Gostaria de tirar uma duvida, to c a minha gengiva inchada, com aftas chegando no inicio da garganta, e to sentindo dores insuportáveis, gostaria d saber se e o ciso querendo nascer?

    • Dependendo da sua idade, pode ser sim, Jessica. Procure um dentista pra avaliar.

  7. Olá, estou com um problema apenas, comi um pedaço de carne e entrou fiapo no ciso, passei fio dental e retirei… Porém mais tarde começou fortes dores e está mais de 24 horas dolorido, o q faço?

    • Caio, se for só uma lesão local, o problema deve se resolver espontaneamente. Mas pode ser que tenha entrado resíduo da carne por baixo da gengiva, aí pode levar até a um abscesso periodontal. Se nos próximos 4 ou 5 dias isso não se resolver, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

    • Boa tarde Dra.

      HA uns 02 anos quebrei parcialmente o siso do lado direito, por muiiito desleixo não fui ao dentista, ate porque o mesmo não me trazia dores.

      Quebrou em torno de uns 15%.

      Como o dente estava quebrado, a gengiva avançou para dentro do dente.

      Ha alguns meses, o dente começou a doer, por indicação de um amigo dentista, tomei amoxilina e nimesulida por 07 dias e as dores cessaram.

      Agora as dores retornaram a dois dias e bastante forte, no desespero tomei dipirona, dexametasona e nada das dores passarem.

      Fui ao dentista hoje, mas o mesmo não faz extração de siso nem canal, o mesmo passou azitromicina, nimesulida e toragesic, as dores diminuiram um pouco.

      Pelo que te passei, será necessario extrair o siso 48? Estou bastante preocupado, pois o 47 está totalmente destruido e o 46 foi extraido, se extrair esse, n terei dentes para mastigar embaixo, tendo que colocar implantes provavelmente. (sei os numeros pq minha prima é ortodontista rs rs)

      Será que há possibilidade de não tirar o siso, pois o mesmo nasceu com espaço bom, não sendo necessario retirada, mas agora ta inflamado e doendo muito.

      Agradeço desde já.

      • Diego, não necessariamente é caso para extração. Se a perda de tecido dentário foi de apenas 15%, deve ser possível tratar o canal (se for o caso) e manter o dente. Mas procure tratamento logo, antes que o dente se deteriore mais e possa se torna um caso de extração.

  8. Olá, eu arraquei um dente e ainda dói muito, o que fazer pra para de doer, chega a doer até área cabeça.

    • Se a extração é recente, pode ser apenas a dor pós-operatória, Eduardo. Você está tomando algum analgésico? De qualquer forma, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar, pode haver uma infecção.

  9. Boa tarde, Ana
    Hoje faz 7 dias que extrai meu siso e estou sentindo muita dor ainda. O anti-inflamatório já acabou e estou tomando remédio para dor. Não estou conseguindo comer quase nada, pois tudo que tento comer dói muito, até mesmo o sorvete. Estou sentindo também muita dor em volta do dente do lado que foi extraído, chega tá inchado. O meu dentista fala que é normal, mas tomo o remédio e logo começa a doer de novo, e acordo de madrugada também com muita dor. Fora que minha boca está cheia de afta que até para beber agua dói. Minha boca está inchada e vou ter que ir tirar os pontos hj. Minha extração demorou 1:30 porque o dente quebrou e ele teve que ir tirando os pedaços e teve que até usar aquele aparelinho pra ir tirando o dente. Estou preocupada e com medo de ser infecção. Isso é normal, pois toda vez que ligo para o dentista ele fala que é assim mesmo.

    • Gleicielen, os sintomas que você relata são comuns após a extração dos sisos: dor em outros dentes, dificuldade pra abrir a boca, inchaço, aftas, etc.. Mas se seu dentista só soube disso por telefone, não dá pra dizer que não haja infecção. Ele precisa avaliar.

  10. Semana passada, extrai os sisos do lado direito. Não ocorreu nada e estou tendo boa cicatrização.

    Porém, extrai os outros dois sisos hoje e em ambos os locais, minha gengiva está super inchada e com uma cor escura, uma espécie de coágulo. Isso é normal? O que eu posso fazer para amenizar isso?

    • É normal e esperado que se forme um coágulo, Carol. O inchaço também é esperado, mesmo que não tenha acontecido da outra vez. Faça compressas frias na bochecha nos 3 primeiros dias, vai ajudar a diminuir o inchaço.

  11. Fiz a extração de dois sisos do mesmo lado, o superior ta normal não sinto nada, mas o inferior parece que esta com uma bolinha inchada e doendo depois do local da extração. Este inferior teve q desbastar o osso para poder tirar.

    • Warney, pode ser só a dor pós-operatória normal. É comum que haja inchaço local, também, ainda mais se foi “mexido” no osso.

  12. Ola, doutora. No meu caso eu extrai os dentes do siso e nao sei se os pontos arrebentaram, mas parece estar aberto porque estava inchado, eu acabei mordendo a bochecha, e agora esta aberto e acho que esta infeccionando. O que fazer?

    • Ana, se você acha que há qualquer alteração, procure seu dentista pra reavaliar. A gengiva pode ficar aberta, é assim mesmo, isso não é necessariamente sinal de problema.

  13. Olá Dra., arranquei meu dente do siso ha mais de um ano e ha mais ou menos uns 3 dias sinto dor no local, a gengiva esta vermelha e inchada, o que devo fazer? Pois quando arranquei o pós-operatorio foi tranquilo, sinto incomodo.

    • Jéssica, não estou certa de que isso tenha relação com a extração que você fez há mais de 1 ano. Em princípio deve ser alguma irritação / gengivite local. Se isso nao diminuir e se resolver nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

    • Dra. Ana, obrigada pela atenção, devo passar alguma coisa? Ou só higiene normal no local? Mais uma vez agradeço a atenção!

      • Só a higiene normal. :)

  14. Dra., boa tarde!

    Minha gengiva esta inchada por causa do ciso, n ta doendo muito mas ta inchado vai fazer 2 semanas, é preciso ir no dentista ou da p curar em casa mesmo, a gengiva desincha sozinha?

    • Regiane, é preciso ir ao dentista, parece que há uma infecção. Quanto antes você for, melhor.

  15. Boa tarde, doutora.

    Pouco menos de uma semana comecei a sentir meu terceiro molar doer muito, fui ao dentista e ele constatou que era uma infecção, estou tomando nimesulida para trata-la e assim extrair o dente.
    Só que ontem passei o dedo ao lado da gengiva inflamada e senti uma ponta muito dura meio que “rasgando” a gengiva. O que pode ser isso?

    • Me parece que é o seu dente, Matheus. A medicação que você está tomando foi prescrita pelo dentista? Porque infecção não se trata com anti-inflamatório (a não ser que você queria dizer “inflamação” e acabou dizendo “infecção”, que são coisas diferentes).

  16. Olá, tenho 17 anos e tenho um probleminha com meus dentes. Desde pequena mesmo escovando muito, meus dentes sempre doiam e quando amoleciam eles se prendiam na gengiva e toda vez tinha que ir ao dentista pra arrancar. Meus cisos estão nascendo faz cerca de 2 anos. Eles nascem um pouquinho e param. Depois nasce outro pouquinho e para. Mas cada vez que ele começa a nascer eu sofro muito. Dessa vez, meus glanglios linfáticos incharam, bochecha e gengivas. Além de cortar a bochecha e causar uma afta enorme sinto muita dor nas aberturas do maxilar e estralam tipo (toc toc toc) quando abro a boca. Outra coisa é que não tem mais espaço pra nascer os dentes o que ta causando muita pressão nos outros e entortando tudo. Isso me causa muita dor de cabeça que não passa e não consigo abrir a boca mais que a metade pq trava. O que pode ser isso? O que eu faço?

    • Glaicy, você precisa procurar um dentista pra avaliar. Parece que pode haver indicação de extração desses sisos, afinal eles estão causando um monte de problemas pra você. É preciso fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar a posição desses dentes, o espaço disponível e decidir quanto à necessidade de extração.

  17. Boa noite, doutora!
    Acho que estou com uma pericoronarite :( olha só, meu siso tá meio incluso, ele tá “deitado” na horizontal, em relação ao dente ao lado. Porém, uma parte da coroa está em exposta e a ponta do dente tá em atrito com minha bochecha logo ao lado. O dente não está doendo, só a bochecha mesmo! O que eu faço para tratar dessa pequena inflamação? (Tá começando agora) não to podendo tirar meu siso agora :(
    Ah, sobre passar água oxigenada, eu posso passar tanto no dente qnto na bochecha? Passo com um cotonete?? Obrigada Dra.!

    • Karine, a pericoronarite é uma inflamação / infecção gengival, e o seu problema parece ser por morder a bochecha, então é um trauma local, não uma infecção. O ideal é procurar um dentista pra avaliar, porque enquanto a causa do trauma estiver presente, você vai continuar mordendo ali. às vezes nem é questão de extrair o dente, mas de fazer um pequeno desgaste nele, pra eliminar a causa do trauma. Não use água oxigenada, não ajuda e ainda atrapalha. Prefira um exaguante bucal (sem álcool), então. Na bochecha você pode aplicar Omcilon A em Orabase com um cotonete pra proteger a lesão.

  18. Boa tarde.
    Já faz 2 meses que arranquei 2 sisos. O primeiro ocorreu tudo bem, mas o segundo pra arrancar sofri muito e não sara, já faz 3 semanas que estou tomando antibióticos, até injeção pra dor tive que tomar, vou ao dentista e ele diz não ter nada, mas sinto dor o tempo, todo só melhora quando tomo remédios, mas logo o efeito passa e a dor volta, meu rosto está muito inchado.
    Pode me ajudar?
    Obrigada

    • Vita, se não há sinal de infecção, deve se tratar da dor pós-operatória, mesmo… pra algumas pessoas o pós-operatório pode ser bem “chato”.

  19. Oi Dra. Tenho 24 anos e meus 4 sisos ja nasceram, só nos de baixo que ficou esse restinho de gengiva que vc mencionou no post. Desde domingo, parece que o siso inferior do lado esquerdo resolveu dar uma crescidinha a mais, o que rasgou um pouco mais a gengiva e eu ja estaria bem acostumada com a situação, se junto com a gengiva inchada, a minha bochecha não tivesse ficado inchada tmb, o que acabou fazendo eu mordê-la e ai com o ferimento apareceu uma afta enorme! Enfim, estou com muita dor, não consigo fechar a boca e nem comer, estou tomando naproxeno sódico e aplicando um liquido maldito chamado passajá.
    Mesmo que um dentista ja tenha avaliado que eu não preciso extrair os sisos, será que por causa desse eu terei que extrair todos agora?

    • Luana, esses sintomas são passageiros, quando a lesão sarar, vai parar de incomodar. Se os sisos já nasceram e há espaço pra eles, considerando que um dentista já avaliou e achou desnecessária a extração, acho que não há necessidade, mesmo.

  20. Olá! Tenho apenas 14 anos e minha dentição ja é “completa” (falta o siso). Porém antes de ontem, o “lugar do siso” inchou muito mesmo e eu nao estou mais aguentando de dor. Minha dentista está de férias, já tentei analgesicos, gelo, agua com sal e tudo mais. O que será que pode ser? Por favor me ajude pois a dor está insuportavel. Agradeço muito. Abraço.

    • Lola, pode ser o siso apontando, embora na sua idade seja meio cedo. Outra possibilidade é que você tenha comido alguma coisa que machucou o local ou até que entrou na gengiva (tipo “casquinha de pipoca”), causando uma lesão ou até um abscesso. Enfim… na ausência da sua dentista, procure outro dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  21. Olá, tenho 25 anos e meu terceiro molar inferior está nascendo, na gengiva não há inflamação. A bochecha está machucada, não consigo comer ou falar. É como se tivesse feito um corte com bisturi e não fez a sutura. Estou usando perioxidin e já tentei omcilon em orabase, gelo também. Não melhorou.

    • É provável que você esteja mordendo a bochecha, Antonia. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, pode haver até a indicação de extração desse dente.

  22. Boa Noite Drª
    Meus dois sisos superiores me deram bastante trabalho, extrai os dois de baixo, o ultimo de cima/esquerdo nasceu totalmente fora do lugar, como não tenho mais o de baixo o de cima desceu muito, faz mais ou menos 1 ano que comecei a sentir o dente sensivel, não consigo mastigar nada do lado esquerdo, depois de um tempo comecei a sentir dores no rosto só do lado esquerdo, no queixo, ouvido e proximo ao olho, as dores são horriveis, ja tomei muito antibiotico: amoxilina e ibuprofeno, a dor passa na hora mas c um tempo volta tudo e pior, na verdade nem sei se essa dor é realmente por causa do dente pq a dor é insuportavel, varias vezes tive que ir as pressas para um pronto socorro, vou aos dentistas e alguns me encaminham p fazer canal e outros me aconselham a extrair, fico com medo pq cada um fala uma coisa, tem dias q nem agua consigo beber, me ajuda please. Obrigada!

    • Elisa, a primeira coisa, no seu caso, é fazer um diagnóstico preciso… me parece que tem um monte de gente “achando” um monte de coisas. Você consegue ligar a dor a esse dente ou a dor é mais difusa (espalhada)? Porque você relata que dói até o olho, o que não faz muito sentido se o dente é bem posterior (pode acontecer, mas não é comum). Enfim: se esse dente é o último e “desceu” – e considerando que ele não segura nenhuma prótese, por exemplo, então não é obrigatória a sua presença em boca -, talvez o ideal seja extraí-lo, mesmo. Se as dores continuarem, sinal de que o problema era outro… talvez algo de origem não dentária, como uma neuralgia, por exemplo.

      • Bom dia Doutora,

        Estou há mais ou menos 2 dias com uma dor desconfortavel na gengiva atrás do ultimo dente, lado esquerdo. Não tenho siso. Ela esta somente inchada e dolorida como se tivesse cortada, dói quando como, falo ou engulo saliva. De resto, a dor nao é constante.
        Passo a lingua e é como se tivesse c um furo assim, como se tivesse afundada um pouco. Mas nenhuma dor insuportavel.
        Será que é meu siso nascendo ou inflamação por resto de residuos? Devo ir ao dentista?

        Obrigada!!!!

        • Amanda, pode ser só uma lesão local por causa de alguma coisa ácida, dura ou picante que você comeu, pode ser um abscesso periodontal por causa de algum resíduo que entrou por baixo da gengiva e, também, pode ser o siso nascendo, dependendo da sua idade (entre 17 e 21, geralmente). Se isso não se resolver nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      • Boa tarde Dª
        Sim, dói a gengiva, o céu da boca, o queixo, o lado inteiro do rosto, dói o ouvido e chega doer proximo ao olho, fiz uma radiografia e segundo o dentista precisa ser extraido pq o problema é esse dente do siso que acabou descendo, mas outros dentistas ja me disseram que eu tenho DTM, que extrair o dente não resolveria, nunca imaginei que um dente causasse tanta dor, o meu medo é extrair esse dente e a dor continuar, até pra dormir tenho dificuldades, acordo de madrugada sentindo muita dor! Obrigada por me responder, tenha um otimo dia!

        • Pode ser que você extraia o dente e as dores continuem, Elisa… mas considerando que ele, me parece, tem indicação de extração mesmo, extraia. Se a dor persistir, sinal de qua o problema é na ATM ou tem outra origem não-dentária.

          • Obrigada pela atenção Drª, minha ultima pergunta, como faço p saber se esse dente esta infeccionado, tenho muito medo de extrair, vejo tantos casos de dentes infeccionados que apos a cirurgia ocorre diversos problemas, nesse dente o laudo da radiografia diz: extrusão dentaria, por sentir muita dor acho que ta inflamado demais ou infeccionado. Obrigada pela atenção!

          • Só o dentista pode afirmar se há infecção ou não, Elisa. Mas não me parece que haja, a dor que você sente certamente é pela exposição da raiz do dente, comum em dentes extruídos.

          • Bom dia doutora, fiz a cirurgia na sexta feira as 17h, a cirurgia foi bem tranquila mesmo eu estando bem tensa e c muito medo, não durou 20 min, não senti dor nenhuma durante a cirurgia, só aquela pressão q o dentista colocou pq o dente era bem grandinho, já tem quase 48 h que fiz, hj comecei a sentir dores no queixo, lado esquerdo onde foi tirado o dente, e tem outro fator, ainda n parei de sangrar, não sangro muito mais ainda to sangrando, principalmente qdo deito ai acordo sangrando bastante, to preocupada pq achei que com 24h não tivesse mais sangramento, to tomando dipirona de 1g, a dor não é intensa, mas to preocupada é c esse sangramento q não estanca, só to tomando sorvete, danone e sopa fria, fico o tempo todo só sentada, só deito qdo vou dormir mesmo. Tenha um domingo abençoado!

          • Elisa, realmente não deveria mais haver sangramento. Mas se são episódios isolados e controlados, em princípio, ok. Não bocheche e não cuspa, isso aumenta o sangramento. Procure dormir com a cabeça mais alta que o corpo, com 2 travesseiros, por exemplo.

          • Bom dia drª
            O sangramento estancou, mas ainda to expelindo um liquido avermelhado, não fiz bochechos, no maximo só escovei os dentes menos o espaço do dente operado, to sentindo dor no queixo e hj acordei c o rosto inchado, sendo q não senti dor e nem tive inchaço nas primeiras 24 horas, to tomando ibuprofeno e dipirona, liguei p o dentista e ele me pediu repouso total, falar pouco e tomar o medicamento no horario certo, não sei se o fato de eu ter rinite pode piorar, ele disse q pode agravar por causa da rinite né, mas só sinto dor no queixo e as vezes na gengiva proximo ao dente operado, pra ser sincera tive q olhar esse dente operado no espelho umas 3 vezes, abri bastante a boca, to com medo de ta infeccionado, se o meu queixo e proximo ao ouvido continuar doendo vou voltar no dentista ainda hj, se era p ter inchaço pq n tive nas primeiras 24 horas? Depois da cirurgia tomei 1 dosagem de Voltaren e o efeito deve ter acabado né, o medico me pediu p tomar outro Voltaren caso a dor continue. Obrigada pela atenção doutra! Abraço!

          • Pelo seu relato, não me parece haver infecção. O inchaço nem sempre é imediato, não é incomum que ele apareça só depois de algumas horas (ou até dias). Mas inchaço no pós-operatório é comum. não é sinal, necessariamente, de complicação.

          • Obrigada por ser tão atenciosa, doutora!
            O inchaço não aumentou, só continuo sentindo uma dor bem chatinha na gengiva, proximo ao ouvido e no queixo, to tomando o remedio no horario certo e esperando essa recuperação chegar logo, no fim, é horrivel, durmo super mal, só tomo sopa, sorvete e danone, pq esse siso era enorme e tinha uma raiz profunda demais. Obrigada por todas as respostas, tenha uma terça feira abençoada!

          • Por nada, Elisa, que você se recupere logo. :)

          • Boa noite doutora, então, a amoxilina foi o medico quem passou assim que tirei os pontos, segundo ele p diminuir o risco de infecção, ele me explicou q a minha recuperação é mais lenta devido ao estado ruim q estava o meu dente, como eu ja tinho dito aqui ha meses eu sentia muita dor por causa desse dente, ele me passou o enxaguante bucal também e me disse q estou com gengivite, q tenho q manter a higienização correta, mas não passou medicamento p gengivite, a gengiva superior ta bem alterada, sigo a risca tudo q ele me manda fazer: medicamentos e enxaguante, a minha dificuldade é a higienização pois, vejo uma massinha amarela no fundo do buraquinho, isso é normal? Obrigada e tenha uma noite abençoada!

          • O “remédio pra gengivite” é a própria higienização. A “massinha amarela” deve ser normal sim, deve ser apenas o aspecto da gengiva em cicatrização. Mesmo se for algum resíduo, se está no fundo, melhor não mexer.

      • Boa tarde, doutora
        Então, tirei os pontos ontem (15/07), segundo o dentista ta tudo bem, relatei a ele q sinto dor na gengiva e uma pressão na cabeça atras do ouvido, essa pressão é do mesmo lado do dente q extrair, ele tirou os pontos, fez a limpeza e me explicou q a recuperação é meio demorada e disse q eu nao precisa tomar remedio pra dor, ele me passou o amoxicilina de 875mg pra não correr o risco de infeccionar ja q ficou um buraquinho aberto no local dos pontos, essa pressão na cabeça e essa dorzinha chata dentro da gengiva inferior ta me incomodando, como ele pediu eu não tomei remedio pra dor, estou esperando o antibiotico apressar essa cicatrização, to fazendo bastante bochecho p não ficar alimento acumulado no buraquinho dos pontos retirados, ele também me disse q essa pressão na cabeça não tem a ver com o dente q extrai, o q a senhora me diz? To bem preocupada. Obrigada mais uma vez!

        • Pode ou não ter a ver, Elisa… difícil afirmar. Considerando a cirurgia recente, acho que a sensação de pressão que você sente pode ter a ver com isso, sim.

          • Ola doutora.
            Então, a pressão atras da cabeça passou, voltei no dentista e ele avaliou e disse q está tudo dentro do esperado, só q a minha recuperação esta sendo mais lenta do o esperado, ele me disse q estou com gengivite, fez uma limpeza no dente operado mas não passou remedio pra gengivite, é normal ter esse problema apos essa cirurgia do siso? Minhas gengivas superiores estão doendo, não dói muito mas incomoda um pouco, continuo tomar a amoxilina de 875mg, talvez faça enfeito tbm para a gengivite, né? Doutora, comprei uma seringa p facilitar a limpeza do buraquinho, posso usar o enxaguante bucal também ou só agua mesmo? Obrigada pela atenção! Um ótimo fim de semana p senhora.

          • Sim, a dificuldade de higienização após a cirurgia pode levar a uma gengivite. Você está tomando amoxicilina porque foi prescrita pelo dentista ou “por conta”? Se foi prescrita, ok, tome como prescrita. Se for por conta, pare, não ajuda e ainda atrapalha. Sim, você pode usar enxaguante bucal, água ou soro fisiológico pra fazer a limpeza do local.

          • Bom Dia doutora, voltei pra tirar uma duvida com a senhora, não tem nada a ver com o dente do siso que tirei, desde ontem a tarde q comecei a sentir um incomodo tipo no céu da boca e por tras do céu da boca, fui dormir ja sentindo dor, estou meio gripada, tenho rinite e estou espirrando só que isso nunca me aconteceu, sinto como se a garganta, algo por traz do meu nariz tivesse fechando e fui olhar a boca hj pela manhã e vi algo estranho na minha uvula, tipo uma gosma transparente e ela esta encostando na amigdala, acordei rouca e qualquer coisa q eu como dói, será alguma infecção, pq estou me recuperando bem da cirurgia do siso mas apareceu esse muco na uvula e to muito preocupada, como hj é sabado não tenho como procurar um otorrino, me ajude por favor. Tenha um ótimo sábado!

          • Elisa, me parece uma irritação na garganta, que pode ser consequência tanto de uma inflamação quanto de uma infecção. Agora faz quase 1 mês da extração, mas essa irritação na gargante ainda pode ser um sintoma pós-operatório.

          • Obrigada por responder doutora, então, essa “gosma” na uvula sumiu, fiz gargarejo com sal e to tomando agua morna com limão, só que apareceu uma mancha vermelha na minha lingua com bordas brancas como se fosse pus, mas não é pus, na verdade essa mancha vermelha ja tinha aparecido e sumiu, apareceu ontem novamente, não sinto dor, qdo toco na “ferida” é que coça, ainda continuo gripada, na verdade a rinite é que esta atacada, o que faço com essa mancha na lingua, estou preocupada. Tenha um ótimo domingo!

          • Se a mancha sumiu antes, deve sumir de volta. Se não sumir nos próximos dias, o ideal é procurar a avaliação de um dentista ou otorrinolaringologista.

        • Olá doutora,
          Então, a amoxilina foi prescrita pelo médico segundo ele p evitar uma infecção por causa da dificuldade de higienizar o local operado, já a gengivite ta bastante alterada, toda a gengiva esquerda superior ta alterada, to usando o enxaguante bucal 2x no dia e usando a seringa p tentar lavar essa buraquinho, mas ta bem dificil viu rsrsrsrsr, vejo uma massinha amarela no fundo do buraquinho do dente, será alguma inflamação ou essa massinha é normal? Um ótimo domingo p senhora!

          • Creio ser da própria cicatrização, Elisa.

          • Obrigada por ser tão atenciosa doutora, estou me recuperando ao poucos. Obrigada por todas as duvidas esclarecidas! Tenho um ótimo dia!

          • :)

      • Boa tarde doutora, eu de novo por aqui rsrsrssrs
        Então, ja faz 16 dias q fiz a cirurgia do siso e sinto cada coisa estranha, a gengiva continua inchada e o dente q fica ao lado do q tirei ta doendo e o espaço da gengiva dói bastante, tem uns 3 dias q comecei a sentir uma dor estranha no maxilar perto do ouvido e atras e do lado do ouvido (do mesmo lado do dente operado), qdo não dói sinto umas fisgadas, ah e sinto o canto da gengiva do dente extraido coçar, coça bastante, essa dor atras e abaixo do ouvido ta me incomodando muito, será alguma infecção apos a cirurgia? Tenha um ótimo dia, doutora!

        • Os sintomas que você descreve sao comuns. Não me parece que haja infecção.

          • Obrigada por responder sempre <3 doutora eu tenho reparado que após a cirurgia do siso a minha lingua ta bem esbranquiçada, eu faço a higienização correta até mesmo após os lanches da tarde, sempre escovo a lingua, mas não ta resolvendo, é uma camada branca esquisita, por mais que eu escove não sai, não sei se é pelo fato de eu ter refluxo, piorou e a minha gengiva continua inchada, a lingua não me incomoda só a aparencia esbranquiçada q me incomoda mesmo, o que devo fazer? Tenha uma ótima terça!

          • :)

            É por ficar mais tempo de boca fechada… é saburra (uma camada de células mortas, bactérias e resíduos alimentares), e não tem “mágica”, tem que escovar a língua, mesmo.

          • Bom Dia doutora, estou me recuperando aos poucos graças a Deus e muito obrigada pela atenção e por todas as duvidas tiradas, tenha um ótimo dia :)

          • :)

          • Bom dia Doutora, preciso tirar uma duvida com a senhora, tenho uma mancha vermelha na lateral esquerda da lingua que some e aparece varias vezes, depois que extrai o siso mes passado essa mancha voltou bem maior, ela coça e quando tomo algo gelado ou quente ela arde, estou sem medico no meu posto de saude, estou fazendo a higiene bucal corretamente e fazendo gargarejos com agua morna e sal mas essa mancha não desaparece, to muito preocupada pq não tenho condições de passar em uma dentista esse mês, o que faço pra diminuir ou sumir essa mancha vermelha na lingua? Me ajude.

          • Elisa, se ela some e reaparece, pode ser língua geográfica, o que, embora incomode, não requer tratamento. Mas é só uma suposição minha, não dá pra afirmar nada apenas com base no seu relato. Um dentista precisa avaliar clinicamente.

          • Boa noite, Doutora.
            Então, procurei o dentista e ele examinou a mancha, minha lingua ta meio branca, por isso a mancha fica bem nitida, ele me passou essa pomada: trianciolona acetonida, me recomendou usar durante 7 dias, caso a mancha permaneça volto nele para um diagnostico mais detalhado, já tem 2 dias que estou usando e to notando que a mancha esta clareando aos pouquinhos, mesmo assim to bem preocupada, tenho medo de ser um cancer, esse tipo de mancha na lingua é bem suspeito, fui em outra dentista e ela me encaminhou para um buco facial pq ela disse q essa mancha não é normal, fico sem saber o que pensar, to entrando em desespero já, me ajude doutora!

          • Não vejo razão pra desespero, Elisa. Se o dentista viu e prescreveu um anti-inflamatório tópico, é porque essa mancha não tem características malignas. Se acalme.

          • Boa noite, doutora
            Então, essa mancha sempre aparece e depois some, agora voltou maior, fui no dentista e ele me receitou essa pomada: triancinolona acetonida, está clareando aos poucos, como se tivesse sumindo, eu pensei q lingua geografica tivesse varias dessas manchas na lingua, porque no meu caso só aparece essa mancha e sempre do mesmo lado, vou voltar no dentista pq ja usei por 7 dias pra ver o que ele tem a me dizer, tenho fé que não seja nada grave. Obrigada pelas respostas sempre :)

          • A língua geográfica pode ser 1 mancha só ou várias. Cada caso é um caso.

          • Obrigada por todas as respostas, doutora!
            Continuo usando a pomada e a mancha na lingua praticamente sumiu, só sinto um pouco de ardencia na lingua, como se tivesse áspera, e tem um aspecto meio rachado no centro da lingua, mas de resto ta tudo ok. Tenha um fim de semana abençoado :)

          • :)

  23. Olá, meu nome é Maicon.
    Hoje é sábado e os dentistas não funcionam em minha cidade, ontem pela noite senti que a raiz do meu dente inflamou, pois a minha boca começou a inchar.
    Tomei anti-inflamatório e no outro dia o inchaço ficou bem pior.
    Agora só posso ir no dentista só segunda feria, poderia me ajudar para eu desinchar o meu rosto.
    E quando eu toco no dente, parece que ele está solto.

    • Parece ser um abscesso, Maicon. Se for algo de origem endodôntica, o dente terá que ser aberto pra tratar canal e talvez ser feita drenagem… o que só um dentista pode fazer. Se não há um dentista disponível, procure um médico… ele pode, pelo menos, prescrever a medicação adequada.

  24. Olá doutora, estou exatamente com esse problema descrito no post. Minha dentista verificou que a retirada do siso é necessária, como a área estava inflamada ela receitou amoxicilina, de 8 em 8 horas, para tratar da inflamação, no entanto estou no quinto dia de tratamento e não vejo melhora, pelo contrário, agora a garganta também está inflamada e preciso usar remédios a mais pois estou tendo febre todo dia. Estou com dificuldades para mastigar inclusive, pois a área inflamada está grande e inchada. É normal esse tipo de problema? Devo esperar os 7 dias de tratamento? Estou considerando ir a um segundo dentista para uma opinião diferente.

    • Tiago, eu acho que você deve esperar os 7 dias do tartamento medicamentoso, sim. Se nesse tempo a infecção não for controlada, é preciso mudar o antibiótico. Isso a sua dentista mesmo pode fazer, não há necessidade de procurar outro dentista. Talvez seja necessário, também, algum procedimento local.

  25. Gostaria de saber sobre esse procedimento da cunha distal. Leva ponto? #medo

    • Celianne, via de regra sim, pois é removido um pedacinho de gengiva.

  26. Olá Dra., meu siso nasceu na gengiva em cima de outro dente, nao esta doendo, nem nada, mas fui passar o dedo na gengiva e tomei um baita susto! Como ele apontou torto assim? :OO preciso extrair logo né? Obgda desde ja, bj.

    • Pois é Leticia, acontece. Talvez esse fosse o único espaço disponível pra ele nascer. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, dentes fora de posição podem ser mais difíceis de higienizar, e talvez seu siso tenha indicação de extração, sim.

  27. Dra., estou com a gengiva no lado direito onde é para nascer o siso soltando e doi bastante, começou soltando devagar e agora já esta doendo demais, esta quase toda solta. O QUE DEVO FAZER? :'(

    • Ingrid, talvez seja só o siso nascendo, mas pode ser também pericoronarite, como explico no texto. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, pode ser necessário algum procedimento local.

  28. Bom dia!!

    Senti uma dor de dente na região do siso no sábado a tarde, depois passou, porem aquela sensação de incomodo no dente ficou ate a noite, no outro dia minha bochecha amanheceu inchada porem não estou sentido dor de dente.

    O que deve ser?

    • Parece ser um abscesso, Lucas. A causa pode ser a gengiva em volta do siso ou o canal de algum dente (do siso, inclusive). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  29. Doutora, estou com um gosto ruim na gengiva do siso e um odor desagradável. Fui olhar no espelho, e na hora que puxei a bochecha percebi que a gengiva do dente que fica na frente/lado do siso abriu, como se tivesse descolando do dente, e está de cor mais escura, e uma certa sensibilidade qdo eu escovo. Não está doendo e meu siso ainda não nasceu, pesquisei na internet e cheguei ao resultado de pericoronarite, mas estou na dúvida, tem chances de ser? Ou o problema está no outro dente? Ja marquei o dentista, mas como tenho medo de surpresas, queria saber hahaha. Por favor, me de todas as possibilidades :/

    • Sua descrição é de pericoronarite sim, Mariana. Mas pode ser outra coisa também, um problema na gengiva do outro dente, alguma coisa que entrou na sua gengiva (uma casquinha de pipoca, por exemplo)… depende.

  30. Olá doutora, meus sisos de cima nasceram sem problemas, os dois de baixo eu sinto que tem uma ponta querendo sair, porque a gengiva ta muito mais alta que o dente que fica do lado, de um lado parece que ta começando a cobrir o outro dente, ja do outro lado, essa altura da gengiva é menor, porém, ela começou a sangrar muito durante minha escovação ontem, hoje fui ver e formou um machucado, quando passo a lingua sinto um gosto estranho… Será que é isso? Meus sisos nem nasceram ainda, ta só o volume… Não sinto dor… Também pensei que eles podem estar tortos. Ou será que é gengivite? Os outros dentes estão normais, o problema é nessa gengiva que fica entre o siso e o outro. Estou preocupada pois tenho muito medo de inflamar muito e eu passar dor no dentista, e só posso ir em um daqui 2 semanas (estou em mês de provas), o que eu faço? :/

    • Angie, sangramento à escovação é sinal de gengivite. Continue escovando muito bem a região, mesmo que sangre.

      • Obrigada pela resposta!!

  31. Olá, Ana
    No meu caso, eu tenho certeza que tenho pericononarite. Desde quando passei a ter esses problemas eu não cuidei, pois ele melhorava sozinho com o tempo. Até então, ha pouco tempo, eu não conhecia a pericononarite. Observando bem, atualmente o excesso da gengiva está cobrindo totalmente o meu siso, quase que já cobrindo o segundo dente. Um excesso desse pode ser considerado como um agravante ou é comum?

    • Me parece um agravante, Patrick, uma hiperplasia gengival. Sugiro que você procure um dentista pra resolver isso, ou removendo a gengiva pra você poder higienizar melhor e isso não acontecer mais, ou extraindo o dente.

  32. Bom dia!

    Há cinco dias a minha garganta está doendo. Mas depois do segundo dia a dor veio tbm com a dor de dente, ele já nasceu. Percebi que existe um pedaço coberto pela gengiva, não consigo mastigar e nem engolir nada, além do dente doendo a garganta do mesmo lado do dente não desce nada. O que fazer?

    • Vanessa, como explico no texto, você deve estar com pericoronarite. É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  33. Meus sisos inferiores estão nascendo, tive febre e muita dor de cabeça, e agora abaixo da minha orelha direita está com um pequeno inchaço. Pode ser associado ao nascimento do dente?

    • Pode, Camila. Procure um dentista pra avaliar.

  34. Olá, vira e mexe a gengiva ou pele ao redor do meu siso esquerdo inferior fica dolorida, inchada. Esse meu siso já nasceu por completo, creio eu, mas ficou um acumulo de pele, daí acho q resíduos de comida se acumulam. Passando a língua, eu sinto um protuberância saindo da gengiva, acho que isso que tá causando a dor, num sei.
    Isso é muito recorrente, vive sarando e voltando.

    • Lucas, você descreveu uma pericoronatite, que a inflamação na gengiva sobre a qual eu falo no texto. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  35. Olá Dra, tudo bom? Ha umas 3 semanas atrás eu extrai os 2 sisos do lado direito: tomei os medicamentos, não senti dor, não inchou, a recuperação foi tranquila. Mas agora estou tento alguns problemas: eu percebi que na gengiva superior, perto de onde hoje eu tenho um buraco (onde era o dente), apareceu uma bolinha branca, como se fosse uma espinha. Não dói, mas se eu pressiono com a língua dói um pouco. Agora, eu percebi algo estranho também na parte inferior da gengiva. Do lado, perto do buraco (também), eu sinto como se tivesse “algo” dentro da gengiva, não está branco como essa bolinha de cima mas eu acho que está um pouco inchado. Eu não como do lado direito, higienizo religiosamente, fiz tudo que devia fazer mas estou desconfiada que isso é uma inflamação. E daqui a 4 dias eu estou marcada pra extrair os outros 2 dentes, mas acho que não é uma boa idéia. Antes de eu extrair, pelo raio-x a dentista disse que tinha uma infiltração, e quando ela tirou o dente tinha até pus dentro da gengiva (eu não sabia q tava inflamado, não sentia dor nem nada), então eu fico com medo dessa inflamação nunca ter curado e eu ficar tendo problemas com isso. Se puder me dar uma luz quanto a esses problemas eu agradeço. Parabéns pelo blog :)

    • Camila, a “espinha” pode ser uma fístula, um “buraquinho” na gengiva por onde sai pus. Mas pela sua descrição não há infecção, talvez seja só um “pus residual” digamos assim, já inflamação sim, mas a inflamação está presente em qualquer processo de cicatrização. Enfim… pela sua descrição, não acho que haja algum problema ou motivo pra desmarcar as próximas extrações.

      • Muito obrigada Dra! Já me acalmei um pouco hahahaha

        • 😀

  36. Olá, meus dentes de siso crescem ha muito tempo, essa semana ele voltou a incomodar. Só que dessa vez, eu senti além da dor da gengiva, começou a doer minha mandíbula, eu achei que era devido ao siso. Só que agora eu apalpei o local da mandíbula e senti que tem um carocinho, tipo uma íngua bem pequena, mas que está incomodando. Devo me preocupar ou é normal?

    • Lucas, normal não é. Se não é a primeira vez que seu siso incomoda, sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica e avaliar, assim será possível compreender a real situação e o posicionamento de todos os seus sisos dentro da gengiva, se há espaço pra eles nascerem, etc..

  37. Boa noite, o meu siso nao nasceu totalmente; agora a regiao esta avermelhada, inchada e doendo, tem algum remedio que eu possa tomar?

    • É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo, Mateus. Se for pericoronarite, como explico no texto, provavelmente vai ser preciso um procedimento local além da medicação.

  38. Olá doutora. Operei do dente do siso hoje. Retirei de um lado só, o de cima e de baixo. Depois disso notei que uma pele branca está grudada nas gengivas, perto dos pontos. O que seria isso? Tem que remover? Se sim, como? Puxando?

    • André, provavelmente é apenas o aspecto da gengiva em cicatrização, ou resultado do atrito do instrumental durante a cirurgia. Passe um cotonete umedecido superficialmente mas, se não sair, na dúvida, NÃO PUXE. Continue apenas higienizando bem o local.

  39. Boa tarde, doutora. O lado direito inferior da minha gengiva esta todo inchado, doi muito, até para engolir. Eu acredito que seja o siso, mas sera que não vai passar?

    • Tania, geralmente passa… mas se for uma infecção, requer tratamento. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  40. Dra, arranquei o siso faz uns 2/3 meses, e do lado esquerdo embaixo, na hora que tirou os pontos, ficou uma pele solta que cobre o ultimo dente na lateral, no começo achei que ela ia grudar na carne e juntar, mas não ocorreu, ai comecei a pensar que fosse uma pele morta, mas hoje ela esta doendo muito, e esta muito vermelha, li o post e peguei o cotonete e comecei a limpar, e saiu bastante resíduos… e como ela esta cobrindo a lateral do dente dói bastante quando vou escovar. Gostaria de saber se essa (cirurgia) leva pontos, se tem algumas restrições pós-operatório, qual o procedimento? Muito obrigada desde já.

    • Dara, pode ou não haver a necessidade de pontos, geralmente há. O pós-operatório é mais tranquilo que o de uma extração, basta ter bom senso, mesmo. EM princípio, sendo uma gengiva “solta” mesmo, bastaria removê-la.

  41. To com 2 dentes sisos superiores saindo, o problema é q o do lado esquerdo já faz 2 semanas q ele ta inflamado, ele melhora e piora, já ta quase pra fora mas ele me encomoda muito, ele ta nascendo diferente do lado direito, tipo ele ta mais pro fim da gengiva e o do lado direito ta mas grudado com o outro dente, o lado esquerdo tem bem espaço p nascer, a gengiva ñ ta vermelha nem nada, ta normal, ñ sei pq ele ta inflamando assim, tenho 17 anos.

    • Yasmin, pode ser uma pericoronarite, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  42. Olá doutora, olha só, minha gengiva em cima dos dentes sisos estão doendo muito e sinto uma ardência. Hoje quando cheguei em casa fui olhar no espelho e vi uma afta em cima de cada gengiva do siso, porém é uma afta meio diferente, meio esbranquiçada, e no lado de uma das bochechas tem uma marca branca como se fosse os dentes q pegam em cima dela. Minha boca está doendo muito. Quando vou me alimentar e o alimento entra em contato com a gengiva acima do siso e DOI bastante. Tenho apenas 16 anos e estou preocupada. Obrigada pela atenção!!

    • Carollina, pela sua descrição é pericoronarite, como explico no texto. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  43. Olá! Dra. estou com esse problema da pelinha no siso. Ja fui ao dentista e estou tomando o medicamento contra a inflamação. Mas o inchaço persiste, e não aguento mais, teria algo imediato para desinchar?

    • Karine, quem dera houvesse um remédio que resolvesse o problema rapidinho… mas não há. É questão de toma o anti-inflamatório, higienizar bem o local e aguardar que seu organismo reaja, pra que seja possível ou remover a “pelinha” sobre o dente ou o siso, se for o caso. Converse com o seu dentista.

  44. Olá, to com 2 sisos nascendo só que tem um do lado esquerdo que ta inflamado, já tomei antibiotico e anti-inflamatorio como a dentista me passou, mas ñ desinflamou, ele melhorou mas ñ consigo sair de casa, de vez em quando ele doi mas passa, o problema é q ele ta do lado de um dente com carie, ele ta em tratamento o dente com carie, sera q é por isso q o dente siso ta inflamado? Nem tenho condiçoes de ir no dentista por enquanto pq ta inflamado, só queria algo q melhorasse mais isso e eu pudesse ir ao dentista, tem algo?

    • Gabriella, você não tem que esperar o dente desinflamar pra ir ao dentista… pelo contrário! É aí que você ir, pra ele poder ajudar você. Você não disse sua idade, mas a dor no siso não deve ter a ver com o dente cariado, pode ser apenas porque ele está nascendo.

  45. Bom Dra. Ana, ja tem uns 4 anos que meu dente do siso nasceu e ate esses tempos nunca me deu problema, apenas aquela dor de inicio quando ele esta nascendo, mas agora ja tem uns 5 ou 6 dias que começou uma dor no lado esquerdo, no começo achei que fosse normal, mas agora essa dor ja esta insuportavel, doi quando vou engolir e tambem para comer, ja perdi duas noites de sono por causa dessa dor chata, quando olhei no espelho constatei que era um pedaço da gengiva que estava por cima do dente. Estou higienizando bem e quase toda hora que posso, a dor passa um pouco na hora mas sempre volta, sera que realmente a melhor soluçao é ir logo ao dentista para remover esse pedaço da gengiva ou devo continuar higienizando bem e usando o enxaguante bucal ?

    • O melhor a fazer é procurar um dentista JÁ, Denis. Lá, depois do exame, ele vai sugerir o melhor tratamento no seu caso, que pode a remoção da gengiva, a extração do ou apenas o acompanhamento.

  46. Meus sisos já nasceram há uns 7 anos e nunca tinham me incomodado. Mas há 4 dias estou com dor e a gengiva inchada sobre um deles. Começou numa quinta, na sexta fui no dentista mas só vão extrair na quarta. Enquanto isso me prescreveram amoxilina e ibuprofeno que estou tomando certinho, porém não vi nenhuma diferença. Estou com dor, não posso comer, não consigo fechar a boca totalmente, dói ao engolir, falar. Está me incomodando demais. Por favor, o que posso fazer para aliviar isso até o dia da extração? Se ainda estiver inchado e doendo no dia, será que mesmo assim farão a extração????? Agradeço se for respondida.

    • Janaina, me parece que você tem uma pericoronarite, e você já está medicada de acordo. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de mudar a medicação analgésica. Procure higienizar bem o local, também.

  47. Obg doutora pela atençao…

  48. Faz uma semana que minha gengiva ta inflamada, ja tomei um monte de remedios e nada, é a gengiva do ultimo dente, o q faço doutora? Nao aguento mais…

    • Valdenio, é que via de regra só tomar remédio não resolve. É preciso remover a causa da inflamação, que pode ser algum problema na própria gengiva ou no canal de um dente, por exemplo. Entaõ, é necessário procurar um dentista pra avaliar, identificar o problema e tratar de acordo.

  49. Boa noite!
    Há alguns meses que o meu dente do siso (inferior esquerdo) está a romper mas nunca me deu muitas dores ou incómodo, mas há uns 3 dias que a gengiva começou a inchar muito e são dores muito fortes, tenho dificuldade em comer ou até mesmo a falar, inclusive o meu maxilar começou a doer e inchou minimamente essa zona do meu rosto, mantenho sempre uma boa higiene oral mas parece que isso não basta para acabar com todas estas sensações. Acha que poderá ser problema só do siso? É bastante incomodativo…

    Obrigada :)

    • Maria Inês, parece ser só um problema local, sim. Continue higienizando bem, mas seria interessante procurar um dentista pra avaliar, pode ser que já seja uma pericoronarite, como explico no texto.

  50. Boa noite. Meu siso inferior está nascendo para fora, está cortando a minha bochecha, e não aguento mais de dor há uma semana! Sei que devo esperar ele terminar de nascer para poder arranca-lo. Mas enquanto isso minha bochecha está inchada e por conta disso mordo ela toda hora na hora de comer, minha garganta também está dolorida, e me saiu afta! Isso tudo é referente ao siso? Tem algo que eu possa ir tomando para aliviar a dor e desinchar a bochecha na parte interior?
    Muito obrigada, Dra!

    • Tatiele, você não tem que esperar o siso nascer pra extraí-lo (se é que há indicação de extração). Procure um dentista JÁ, seus sintomas parecem ser referentes ao siso, sim.

  51. Faz três dias que estou com a minha gengiva inchada e com muita dor, fui ao dentista e ele disse que está inflamada e é o dente siso que está nascendo, então recomendou bochecho com água oxigenada e diclofenaco.

    • E qual a sua dúvida, Kethleen?

  52. Dra. DESDE ONTEM ESTOU COM O ULTIMO DENTE INFLAMADO MAS ACREDITO QUE N SEJA O DENTE, MAS SIM A GENGIVA, CRESCEU TIPO UMA CARNE POR CIMA DO MEU DENTE E ESTÁ ME INCOMODANDO MUITO. E ESSA CARNE CRESCIDA ESTÁ MUITO IRRITADA, E EU TO SENTINDO Q ESTA AFETANDO OS OUTROS DENTES. O QUE ESTÁ CAUSANDO ESSA IRRITAÇÃO? DOIS DIAS ATRÁS SENTI FEBRE, NO OUTRO DIA A MINHA GENGIVA ESTAVA INCHADA. E EU ESTOU TOMANDO ANTI-INFLAMATÓRIO .

    • Rosy, realmente, pode ser tanto uma infecção no dente (canal) quanto na gengiva (periodonto). Procure um dentista assim que possível pra identificar a causa e tratar de acordo, certamente será necessário algum procedimento, não é só questão de tomar remédio.

  53. Olá Dra!!
    Tenho uma dúvida cruel, estou quase para completar 27 anos de idade e meu siso ainda está nascendo… Isso é incomum?
    A gengiva está cobrindo ele, e eu rosto inchou, contudo ele não dói. Será necessária a extração? Obrigado…

    • Jeferson, não é comum na sua idade que o siso esteja nascendo. Suspeito que isso não esteja acontecendo, na verdade apenas parte dele deve ter aparecido há alguns anos e, como ele não nasceu por completo, a gengiva sobre ele fica inflamando / infeccionando, num processo chamado “pericoronarite”. Pode haver indicação de extração, sim. Procure um dentista pra avaliar, inclusive radiograficamente, pra verificar o posicionamento desse dente.

  54. Boa noite Dra.
    Bem, há alguns dias no meu último dente inferior surgiu uma buraquinho na gengiva. Quando eu cutuco nele sangra um pouco, mas não doi e nem está inchado. Porém estou preocupada. Eu não sei se isso pode ser o siso querendo nascer, ou algo bem mais preocupante. Gostaria que me ajudasse. Obrigada!

    • Ysla, pode ser que seu siso apenas esteja nascendo, então é natural que ele faça um “buraquinho” na gengiva. Higienize bem a região e procure um dentista pra avaliar se ele está bem posicionado pra nascer.

  55. Boa noite Dra…

    Meu dente siso esta nascendo, mas nao teve espaço para nascer, entao minha gengiva em volta do dente esta saindo pus e a pele esta um pouco branca, minha duvida é essa pele branca é pele morta?

    • Pedro, não, mas essa mudança de coloração pode significar que há infecção, assim como a presença de pus. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  56. Oi dra! Ha 2 dias venho sentindo um incômodo na parte de trás / inferior da gengiva, que não é mt forte mas está me atrapalhando muito, principalmente na hora de mastigar. Sinto q o local está levemente inchado e sensível. Como tenho 20 anos, acho q é o siso. Só vou poder ir a minha dentista em meados do próximo mês… Nessa situação, o q posso fazer para aliviar esse incômodo ? Um anti-inflamatorio poderia resolver? Obrigado!

    • Lucas, pode ser o siso, sim. Nem acho que seja necessário anti-inflamatório por enquanto, até porque, sem um exame, nem sabemos se a causa é o siso, mesmo. Pode ser apenas uma gengivite localizada, por causa de algo de que você tenha comido, por exemplo.

  57. Dra, há mais ou menos dois meses meu siso inferior esquerdo começou a nascer, mas só nasceu metade, tem gengiva o cobrindo e não sinto dores locais. Porém, atrás da mandibula perto da orelha apareceu primeiramente um caroço duro e imóvel, agora ao redor apareceram nódulos móveis bem doloridos e sensíveis ao toque. Você acha que pode ter alguma relação com o nascimento do dente? Tenho indicação da minha antiga dentista para extrair os sisos antes do seu nascimento, mas não achei especialista bucomaxilo-facial em minha cidade e dois dentes acabaram nascendo. Obg desde já.

    • Kris, deve ter a ver com o nascimento do dente, sim. os nódulos que você relata provavelmente são linfonodos infartados (o que as pessoas chamam de “ínguas”), sinal de que seu organismo está se defendendo de uma possível infecção. Se há indicação de extração, acho que seria uma boa ideia fazê-la assim que possível, não é preciso que seja feito com cirurgião bucomaxilofacial, dependendo do caso, um dentista com prática em cirurgia oral menor pode fazer a cirurgia sem problemas.

  58. Bom dia Doutora Ana,

    Estou com uma inflamação no siso inferior direito. As dores são intensas e provocam-me dificuldades em engolir e abrir a boca. Tenho também um pequeno inchaço (como uma “bolinha”) que sinto no inicio do pescoço logo abaixo das amigdalas. Tenho tomado paracetamol, pois só poderei arranjar dentista a semana que vem. Queria perguntar no entanto se posso comprar na farmácia um antibiótico de largo espectro que minimize a inflamação antes de procurar o dentista e saber se posso remover o dente, pois creio que não tem espaço para sair normalmente.

    Obrigada e parabens pelo blog.

    Ana Sousa

    • Não Ana, não se automedique. É essencial determinar a causa do problema, que talvez nem seja uma infecção, e aí pra quê antibiótico? Antes de propor tratamento medicamentoso. Não tome decisões antes de procurar o dentista, quem tem que tomar as decisões terapêuticas é o dentista.

  59. Bom dia Dra. Estou com uma inflamação na gengiva do lado direito e me incomoda muito, comecei a tomar ibuprofeno 600 de 8 em 8h, porem diminui o tempo e agr estou tomando de 4 em 4h, devido a muita dor! Estou usando periogard também, mas nao vejo melhora, isso já faz 3 dias e eu nao posso ir ao dentista pois estou sem plano, nao tenho dinheiro pra marcar um particular… a Dra. poderia me ajudar? Às vezes a dor passa e quando dá a hora de tomar o ibuprofeno eu tomo e depois que tomo começa a doer absurdamente e nao entendo pq isso acontece, pois é um anti-inflamatorio, deveria passar… pode me passar alguma dica? Agradeço desde já!!!

    • Julia, entendo a questão financeira, mas acho essencial a avaliação de um dentista. Pra propor um tratamento é preciso identificar a causa do problema, a gengiva pode estar inflamada por causa de uma infecção gengival mesmo ou por causa de um problema de canal (ou associação das 2 coisas), por exemplo. E aí os tratamentos são bem diferentes. Procure um dentista pra avaliar e fazer pelo menos os procedimentos de urgência, você não precisa, em princípio, se submeter a um tratamento completo (que seria mais caro) neste momento, mas é preciso pelo menos aliviar o problema agudo.

  60. Bom Dia,
    Estou com o dente do siso inflamado e pela radiografia tirada pela dentista vou ter de arrancar.
    Mas estou tratando um canal e aí a dentista disse que primeiro vai terminar de mexer no canal para depois arrancar o dente. Pode esperar todo esse tempo?
    Esta certo esse procedimento?

    • Cláudia, você está com dor no siso? Se não está, dá pra esperar, sim.

  61. Bom dia, estou gravida de sete meses e desde antes de ontem a minha gengiva do lado direito está inchada e doendo muitooooo, e agora estou com dificuldade de engolir, abrir a boca e vejo que tem gengiva em cima do dente.
    Tenho pavor de dentista.
    Pode me dar uma opinião?

    • Jordana, independentemente da gestação, procure um dentista pra avaliar. Ele pode pelo menos fazer algum procedimento pra aliviar a dor e prescrever medicação.

  62. Dra. Ana, meu dente do ciso já saiu mas a gengiva ainda esta em cima e DOI, mais DOI muito, já tomei o paracetamol que minha dentista indicou mas não adianta nada, só ajuda na dor de garganta e do ouvido do lado de dente, mas a gengiva continua doendo, por causa disso não sei o que faço, porque não consigo comer nada.

    • Gabriela, você tem que procurar um dentista, parece que você está pericoronarite, como explico no texto. É preciso tratar.

  63. Olá Dra., meu filho tem nove anos e está tomando ha três dias amoxilina com clavulonato, devido infecção de garganta. Ocorre que ele está com várias aftas na língua e também as gengivas estão super inchadas, principalmente as do siso. Elas estão com uma pelinha solta e na ponta delas está branco, como se fosse uma linha. Parece que está nascendo o siso. Estamos administrando um spray que o pediatra recomendou para aliviar a dor, mas ele não consegue sequer beber água com tranquilidade. Pergunto se o antibiótico que está tomando pode fazer efeito nesse inchaço das gengivas e nessa pelinha na região do siso? Será que um anti-inflamatório pode ajudar?

    • Nesse caso um anti-inflamatório pode ser mais útil sim, Nelson. O dente que deve estar querendo nascer é o segundo molar, não o siso, considerando que ele tem 9 anos apenas.

  64. Dra. Ana,

    Extraí dois dentes do siso há cerca de 16 dias. Na direita, inferior e superior. Segui todos os procedimentos do pós-operatório corretamente. Apesar disso, algo me incomoda desde os primeiros dias após as extrações: sinto uma secreção salgada, próximo ao local onde foi retirado o superior direito. É como se a gengiva estivesse repleta de “bolhinhas” salgadas. Dói pouco, mas como já disse, incomoda. Com o auxílio de uma lanterna pude perceber uma “faixa” esbranquiçada, bem no fundo mesmo, juntamente com esse conjunto de “bolhinhas”. Comecei a me preocupar pois venho tendo febre baixa há 3 dias (acompanhada de dores nos olhos) e não sei se pode estar relacionada com essa situação ou outro processo infeccioso, como a dengue. Uma semana atrás, quando me dirigi à dentista para remover os pontos, ela me disse que isso era normal, mas como pode ser se não melhora? Só aumenta. Só mais outra pergunta: acha que devo procurar outro profissional?
    Aprecio sua paciência em responder a todos os comentários.

    Desde já agradeço.

    • Yuri, pode ser que, por uma baixa de imunidade, você tenha desenvolvido uma candidíase, por exemplo. Outra possibilidade é que essas bolinhas sejam pequenas lesões causadas pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. Gosto salgado geralmente ocorre quando há presença de pus, e pus pode ser sinal de infecção. Se a febre persistir, será preciso uma reavaliação.

  65. Dr°. Boa noite.
    Estou com uma dor bem incômoda na gengiva… Mas somente ao redor do segundo molar na parte inferior da boca. Meus cisos nasceram todos corretamente sem nenhum problema, então acredito que não tenha relação. Começou o incomodo há 1 semana, mas somente agora está doendo muito, principalmente quando tenho que mastigar algo em cima desse dente, ou só de fechar a boca e um dente encostar no outro. Meu dentista só daqui 2 semanas… O que poderia ser isso ?

    • Raissa, pode ser um problema de canal e/ou um problema periodontal (nos tecidos em volta do dente). Se você puder procurar um dentista (nem que seja outro) antes, melhor.

  66. Olá Dra! Meu dente do siso do lado esquerdo esta nascendo, ele esta doendo muito e minha garganta esta inflamada, tenho dificuldade de comer e beber algo e sinto como se estivesse um “bolo” em minha garganta, isso é normal?? O que devo fazer, ir a um dentista ou a um otorrino?… Beijos e agradeço desde já! Fico no aguardo ????

    • Elly, dada a situação, é algo relativamente comum. Procure um dentista, pra verificar se é só inflamação ou se há infecção, também. Também, pra verificar o posicionamento do seu siso, se ele vai nascer normalmente ou não.

  67. Olá doutora, nasceu uma bolinha logo depois do último dente do lado direito inferior, essa bolinha doi quando eu aperto, mas não muito, de vez em quando sinto que da uma desinchada, mas continua inchada, só que não muito. Sinto também que ao tomar leite, por exemplo, ela desincha um pouco. Já senti isso outras vezes, mas desinchava logo no dia seguinte, porém agora tá persistindo já faz uns 2 ou 3 dias. Há algum remédio caseiro que possa desinchar ou devo ir a um dentista? E o que pode ser isto?

    • Tem que ir ao dentista, João. Me parece que você tem um abscesso, e seu organismo está expulsando pus pela “bolinha”, que é uma fístula. Ou seja: você tem uma infecção, e é preciso identificar a causa e tratar de acordo, algo que só um dentista pode fazer.

  68. Olá Dra.
    Eu já retirei 2 dentes do ciso do lado esquerdo e estou à espera para tirar os outros dois. Só que neste momento estou num país que não é o meu e o dente inferior (que está torto e a pressionar o dente do lado), está a querer rebentar mais e inflamou-me a gengiva. Isto acontece-me sempre que ele tenta rebentar mais um pouco e são umas dores que até me apanham a amigdala, dói-me a engolir e tudo. Tenho tomado ibuprofeno 600mg de manhã e à noite mas não alivia nada… há alguma coisa que possa tomar que seja mais eficiente? Ou é urgente retirar o dente já?

    • Filomena, qualquer remédio que você tome vai, no máximo, aliviar os sintomas de forma provisória. Se há indicação de extração dos seus sisos, acho que você deve considerar fazer isso assim que possível, a tendência é você ter que enfrentar episódios de dor recorrentes.

  69. Olá Doutora, gostaria de esclarecer uma dúvida. Fiz a remoção do siso inferior esquerdo, que estava incluso e bem para dentro.

    Depois de uns 2 anos, notei que o dente que agora é o ultimo dente está com a gengiva “diminuindo”, como se fosse um desses problemas de retração. Mais precisamente atrás do dente, em direção a garganta.

    Eu já tenho consulta marcada com o dentista (pois vou aproveitar e fazer a limpeza), mas gostaria de uma opinião sua se o ato de remover o siso pode causar uma futura retração no dente que está ao lado dele.

    Aproveitando: retração tem cura ?

    Obrigado e desculpe se ficou dificil de entender a questão.

    • Pelo contrário Leonardo, você descreveu muito bem. :)

      Sim, essa retração gengival no segundo molar pode ser consequência da extração do siso. Por alguma razão, na cicatrização, a gengiva acabou não cobrindo a raiz do segundo molar como deveria. Se você estiver sentindo dor pela exposição radicular, há a possibilidade de aplicar um dessensibilizante local ou até, de fazer uma cirurgia periodontal de enxerto gengival, de forma a acrescentar a gengiva que está faltando. Se você não está sentindo dor, em princípio não seria necessário intervir, apenas higienizar muito bem o local pra evitar cárie e gengivite.

  70. Olá doutora Ana Tokus! Primeiramente eu gostaria de parabenizá-la pela sua excelente postagem. Ela me foi extremamente didática e útil, aclarou-me muitíssimo bem quanto a essa relação entre o siso e a gengiva, a qual se chama pericoronarite.

    Enfim, hoje será o terceiro em que me deparo com uma dor na gengiva (ou dente, não sei… ao que me parece é a gengiva) do dente do siso inferior direito. Nos primeiros dias eu mal conseguia abrir a boca e até mesmo falar, tive uma tremenda dificuldade em mastigar algumas vezes e, em outras, sentia dores ao deglutir minha própria saliva. Só percebia uma melhora temporária ao beber água gelada mesmo. Fui ao dentista hoje e ele me disse para que eu continuasse a higienizar a minha boca e também para que eu procurasse exercitá-la ao máximo, recorrendo, se preciso fosse, ao chiclete para que assim se evitasse o trismo. Procurei seguir os conselhos dele e, apesar da significativa melhora, estou com um profundo medo de que eu precise fazer uma cirurgia nos sisos depois disso tudo… Será que há outra solução senão esta da remoção dos sisos ou até mesmo da cunha distal? Fora este fato, estou acompanhando de perto os efeitos dos medicamentos e dos meus esforços pessoais e, após algumas observações, hoje à noite pude perceber que havia um leve rasgo na gengiva próxima do siso afetado. Eis isso um mal indicativo? Ou então, caso haja um rompimento dela, como devo proceder doutora? Desde já muitíssimo grato.

    • Otávio, qual a sua idade? Se o siso estiver nascendo, é normal que a gengiva se “rasgue”, e essa é uma condição passageira, quando ele nascer, tudo resolvido. O problema é quando o siso parece são nascer nunca, ficando abaixo da linha dos outros dentes, e com gengiva sobre ele. Nesse caso, costuma ser necessária ou a cunha distal ou a extração, pra evitar inflamações / infecções recorrentes. É questão de verificar junto ao dentista o que se aplica mais ao seu caso.

  71. Dra. extrai o siso faz uma semana e ficou muito inchado e com hematomas. Agora esta desinchado, so que em cima dos pontos tem um pedaco de gengiva quase solto, esta incomodando e to querendo acabar de arrancar com uma linha. Se eu nao tirar volta ao normal esse pedaco solto ou vou ter q fazer outra cirurgia? E estou sentindo muita pressao no ouvido perto da extração, é normal?? Obrigada 😉

    • Geovana, a gengiva deve voltar ao normal mesmo sem cirurgia, mas pode demorar um pouco, é preciso que ela cicatrize bem. A pressão no ouvido é um sintoma relativamente comum, e se dá pela proximidade anatômica entre a região da extração e o ouvido.

  72. Olá. Extrai um siso ha cerca de dois meses. A cirurgia foi delicada e o dentista me disse depois que foi necessário deslocar dois músculos e descolar um tendão para realizá-la. Ha mais de um mês, talvez um mês e meio, não sentia nenhuma dor. No entanto, ontem, fui cortar um bife com os dentes e senti uma dor muito forte irradiando do lado direito, nas partes superior e inferior, do lado que extrai o siso e os tais músculos foram deslocados. Dei batidinhas em todos os dentes, pra saber se não era uma obturação que caiu ou coisa assim, mas, na verdade, os dentes não doem.
    Queria sua opinião: pode ser reflexo da cirurgia a dor que estou sentindo até agora ou parece sintoma de outra coisa?
    Obg

    • Provavelmente é reflexo da cirurgia ainda, Fernanda. Se a dor não for diminuindo, procure seu dentista pra reavaliar.

  73. Olá, até ontem no dia 21/01/2015 não tava com MUITA dor como estou agora, dormi e acordei de madruga com a minha boca latejando, muita dor, não consigo abrir a boca direito, passei a língua pra sentir e da pra sentir que a gengiva já abriu rasgou né, queria saber se essa inflamação é passageira ou tenho que imediatamente retirar o siso ? Obrigado .

    • Dieggo, provavelmente é passageira, mas costuma ser recorrente (volta a inflamar outras vezes). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar se é caso pra extração ou outro tipo de procedimento.

  74. Boa noite, Dra Ana!

    Tenho 24 anos e sofro muito com meu siso, os dois de cima nasceram normais e nunca tive problemas, os de baixo, o do lado direito inferior sempre inflama, e é por causa de resíduos de comida que sei, pq toda vez que ficou inflamado eu deixei a desejar na limpeza, e eu sempre escovo os dentes e passo o fio dental, depois com um auxilio de um palito de dente bem devagar eu retiro a comida que ficou no siso, pq o dente nao nasce, ele até aparece bem, mas está com a pele. Ele parece que nao nasce, fica estagnado, e depois bochecho com Cepacol.
    Como estava em ferias nao tive esse cuidado todo e desde o ano novo estou sentindo um incomodo, não está muito inflamado, somente a dor mesmo, mas já esta incomodando como mastigo ou fecho a boca “dente com dente”, será que pode ser ele nascendo? Como se identifica a dor de um dente nascendo para ele inflamando?
    2: é verdade que para extrair os sisos de baixo é necessário a extração dos de cima? Fui a uma dentista ha um tempo atras e ela me falou isso, que eu teria que extrair os 4 sisos, eu já tenho medo de extrair 1, quem dirá os 4, mas já nao aguento mais ficar com esse cuidado, e também as vezes quando inflama doi muito.

    O que fazer??

    • Tamires, o siso pode estar nascendo, sim. Mas pode ser que ele não vá mais nascer e, como parte dele deve estar aparente, entram resíduos por baixo da gengiva, o que faz ela inflamar e doer. A dor do dente nascendo ou da gengiva inflamada pode ser bem parecida, então só o dentista mesmo pra dizer. Há uma indicação geral de que se um siso é extraído, o seu antagonista dele (o dente correspondente do arco oposto = o de cima se for o de baixo, o de baixo se for o de cima) também deverá ser extraído. Mas não dá pra afirmar isso com tanta certeza, cada caso é um caso, não sei isso é verdade no seu caso (deve ser, não tenho razão pra duvidar da sua dentista). Enfim: se há indicação de extração e os seus sisos estão incomodando, acho que a solução é fazer logo as cirurgias.

  75. Ola dra. tdb?! Eu fiz a cirurgia pra retirada do siso, primeiro retirei os de cima, um numa vez e com 2 meses o outro, pois alem de estarem incomodando, inflamavam com frequencia e 3 dentistas que consultei me alertaram que eles nao caberiam em minha boca e que eu teria que tira-los. Entao blz, tirei os de cima e ocorreu td bem, me recuperei logo e mal senti dor no pos operatorio, com ums 10 dias eu ja estava numa boa. So que comecaram a nascer depois os de baixo, ai comecou outro incomodo. Quando ele ja havia crescido totalmente, ainda inflamava de vez em quando, geralmente era so de um lado, mas comecei a sentir dor de cabeca todos os dias e praticamente o dia inteiro, dor no pescoço tbm, enxaqueca e nem remedio pra dor, nem o mais forte dos remedios estava resolvendo. Suspeitei de problemas na vista e do siso tbm, entao decidi retirar logo os dentes siso de baixo. Fiz a radiografia e marquei a cirurgia. O dentista viu e perguntou se eu queria tirar so um ou logo os 2 ? Entao decidi tirar logo os os 2, deu um trabalhinho pois ja estavam muito inraizados, mas nao precisou de abrir gengiva ou nada a mais. Ele mostrou os dentes, que vieram inteiros, e me deu um atestado de 3 dias e falou que eu nao precisaria tomar remedios, mas caso inflamasse me recomendou diclofenaco e dipirona para dor. Nos 2 primeiros dias nao senti inflamacao, so um pouco de dor. So que agora eles inflamaram um pouco, sinto bastante dor e ja faz 8 dias hj, e ja venho tomando anti-inflamatorio desde o 2 dia, so que nao melhora muito, entao estou tomando ibuprofeno indicado por uma farmaceutica, pois ainda nao voltei no dentista para retirar os pontos, pois o consultorio é longe da minha casa e quando ligo ninguem atende. Tambem por conta propria decidi gargarejar agua morninha com sal, mas nao melhora muito, so da um alivio naquela hora, e ainda pra piorar peguei uma gripe, e tambem os pontos de um dos dentes quebraram e caiu a linha, mas isso foi antes de ontem, ja com 6 dias. Estou seguindo td que o medico recomendou, nao peguei peso, nao comi nada que viesse a inflamar, nada solido nos primeiros dias, nada de alcool pois nem sequer eu bebo, nada de estrepolias. Depois de 3 dias fui trabalhar e meu trabalho é na rua, entao peguei sol e tive que fazer um pouco de esforco fisico, mas nada exagerado. So que no outro dia senti muita dor e desde entao estou em casa de novo. Como disse, hj ja faz 8 dias e nao vi melhoras. Desculpe o texto grande dra., mas minha pergunta é simples e pequena. Entao ai vai: dra. por que quando extrai os dentes superiores nao senti muita dor no pos operatorio e tive uma rapida recuperacao e agora nos dentes inferiores ja estou sentindo mais problemas, como dor e inflamacao e uma recuperacao mais lenta? Isso é normal? Ou tem a ver tambem porque os inferiores sao maiores que os superiores e tambem pq extrai os 2 de uma vez? E o que eu poderia gargarejar para desinflamar mais e tirar esse gosto horrivel de sangue da boca, sendo que de vez em quando sai aquela salmoura de sangue… obg e desculpe o texto imenso e tantas perguntas… abracos.

    • Yuri, cada dente é uma história diferente, até porque foram cirurgias diferentes. Além disso, o osso da mandíbula (embaixo) é mais compacto que o osso das maxilas (em cima), então a extração de dentes inferiores costuma ser um pouco mais difícil… e quanto mais difícil a cirurgia, provavelmente pior será o pós-operatório. E sim, o fato de você ter feito 2 extrações de uma vez só também deve ter colaborado para o pós-operatório mais “chato”. Não precisa fazer gargarejos, ainda mais se de vez em quando sangra, apenas tome a medicação como prescrita e continue higienizando bem os locais das extrações.

  76. Boa noite Ana,

    Tenho 23, quase 24 anos, e hoje DO NADA, fui comer uma pizza bem macia e senti bastante incomodo/dor nas gengivas da parte inferior lá no fundo!

    Meu pai não tem nenhum siso (nunca nasceram, ele é evoluído Hehehehe), e minha mãe não precisou tirar nenhum.

    Mas pelo que li pode ser essa inflamação na minha gengiva e a necessidade de extração né…

    Está incomodando, mas viajo pro Rio pra um fim de semana de farra boa e férias daqui 15 dias! Volto dia 2/02… Acha que é muito tempo? Vou segunda agora no dentista, semana passada já fui e fiz uma radiografia. Se eu precisar fazer uma extração, esperar pra daqui duas semanas é arriscado? Eu não posso deixar de viajar T.T são só 3 dias.

    Qual o tempo normalmente de recuperação após a cirurgia? Pra poder tomar álcool, pastel, camarão etc hahaha

    E é uma cirurgia dolorosa normalmente? Os casos de dor são comuns? E qual a média de tempo de cirurgia?

    Obrigada!!!! Achei o site incrível, e sua velocidade de resposta mais incrível ainda! Ta de parabéns!!!

    • Louise, quanta pergunta! :)

      Vamos lá: se você sentiu dor após comer a pizza, talvez nem seja o siso incomodando. Pode ser um problema gengival mesmo, uma irritação, uma gengivite localizada. De qualquer forma, mesmo se for, não dá pra dizer que esse incômodo será persistente e que há indicação de extração desse dente com urgência. Eu acho que você pode viajar tranquila.

      A recuperação depende diretamente de como foi a cirurgia. Se deu tudo certo, mais ou menos 1 semana e o paciente já tem uma boa cicatrização inicial. No pós-operatório é bom evitar alimentos muito quentes e muito duros pelo menos nos 3 primeiros dias, depois tá liberado. E pode comer pastel, camarão, tudo isso. Quanto ao álcool, está proibido só se a pessoa estiver tomando remédios, o que é bem frequente. Acabou a medicação, tá liberado também. A cirurgia não dói, é tudo feito com anestesia local. O que pode incomodar um pouco é o pró-operatório mesmo, mas isso varia de pessoa pra pessoa. A cirurgia pode levar 20 minutos, 1 hora, 2 horas… depende da dificuldade. Geralmente uns 40 minutos, eu diria.

      E obrigada. :)

  77. Olá!
    Já tive alguns incômodos com esse problema na gengiva, e da última vez só fiz higienização e ficou tudo bem. Isso é suficiente pra manter ou um dia terei mesmo que tirar esse pedaço de gengiva de cima do siso? Não gostaria de me submeter a uma cirurgia se realmente não tiver necessidade. Obrigada!

    • Fernanda, em tese é suficiente, sim. Mas é trabalhoso e sempre há o risco de um dia, por causa de imunidade baixa, por exemplo, as bactérias infeccionarem o local. Se o seu problema é só a gengiva excedente – e não a necessidade de extração dos sisos – eu acho que vale a pena fazer a gengivectomia, que é uma cirurgia simples e muito benéfica, no seu caso.

  78. Bom, já faz um tempo que esse dente começou a sair em mim, senti muita dor, ai depois passou por um tempo, só que agora voltou pior, DOI muito, não consigo comer, esta muito inchada a minha gengiva e doendo muito, pra completar comi mortadela de porco, não sei se piorou por eu ter comido. O que faço? Ah outra pergunta, se fumar cigarros, piora?

    • Rosineide, nem fumar nem a mortadela de porco, em princípio, pioram o problema, mas é essencial que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Se não, essas dores, mesmo que desapareçam de vez em quando, vão voltar.

  79. Olá Dra., extraí os 4 sisos há pouco mais de um mês e tenho dois problemas: de um lado sinto uma sensibilidade imensa por qualquer coisa fresca, nem precisa ser gelada, e no outro lado uma coisa dura está rasgando minha gengiva, como se tivesse ficado um pedaço pontiagudo do dente retirado. Queria saber se isso é normal. Feliz ano novo!

    • Os 2 sintomas não são incomuns após extrações dentárias. A sensibilidade se dá pela força exercida sobre os dentes de apoio durante a extração, além de, talvez, em algum ponto, a gengiva ainda não ter cicatrizado bem, podendo haver alguma exposição radicular. Quanto à “ponta”, pode ser o próprio osso que ficou com uma aresta após a extração ou um pedacinho solto de osso (mais provável que um pedacinho de dente). A tendência é da sensibilidade ir diminuindo e, quanto à “ponta”, seria bom seu dentista reavaliar pra ver se é preciso removê-la ou se a própria cicatrização vai resolver isso. Feliz ano novo pra você também. :)

  80. Olá Dra. Queria saber se é normal nascer em cima deo dente siso como se fosse um pedaço de carne, e o que devo fazer, me incomoda na hora de comer algo, faz 3 dias que estou com este problema, o que devo fazer? Desde já agradeço… Um Feliz Natal.

    • Rodrigo, normal não é. Provavelmente é um excesso de gengiva que se forma sobre o dente que está nascendo. Essa gengiva excedente dificulta a higienização e pode inflamar / infeccionar, levando a uma pericoronarite, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  81. Ooi linda, passei fio dental, ele entrou na minha gengiva, queria saber se estou correndo risco de ter entrado comida lá dentro da gengiva, to com muito medo, pois fiz raspagem pra tirar tártaro e ainda esta sensível, quando passa fio dental doi :( minhas gengivas são todas afastadas de todos os dentes, por isso que minha dentista disse que tenho que ir a cada 3 meses nela, além disso tenho bruxismo muito forte, tomo uns remédios, então por esse motivo também escurece meu dente rss, é fácil não Ana, é de chorar.

    • Larissa, é improvável que você tenha empurrado resíduos alimentares para dentro da gengiva com o fio dental. Considerando que você, me parece, tem bolsas periodontais, é esperado que ao passar o fio ele “entre” um pouco na gengiva.

  82. Olá Dra. Boa noite
    Fiz uma intervenção para retirar a cunha distal. Foi tudo ótimo, a Dr me passou um analgésico, porem agora no segundo dia está difícil de engolir devido a dor, estou mordendo parte da bochecha e mal consigo abrir a boca. É normal? Amanhã tenho que ir trabalhar e como sou professora acho que não vou conseguir dar aula, pois mal consigo abrir a boca. Obrigada pela atenção!

    • Sim Nathália, o pós-operatório às vezes tem fases mais “chatas”. Mas nada no seu relato me parece fora do esperado.

  83. Doutora Ana,
    Estou numa situação bem chata: meus sisos estão nascendo, mas estou tendo um particular problema com o siso inferior. Há uns dias atrás notei que quando escovava o dente, próximo a este dente, saía um cheiro horrível na própria escova de dentes. Descobri que se tratava da minha gengiva! Só colocando o dedo em cima sinto esse cheiro. Não sinto dor local nem está inchado, mas este cheiro está me deixando de cabelo em pé, estou com medo de outras pessoas sentirem. Além da higiene normal, estou higienizando também com periogard, mas noto que após um tempo o cheiro horroroso volta. Será que se trata de pericoronarite? Não vejo nenhuma pele recobrindo o dente, a única coisa que vejo é como se houvesse uma espécie de corte em cima do lugar onde o siso está tentando sair, parece que ele não tem espaço pra sair… =( As vezes acho que tem um bicho morto dentro dessa gengiva, um horror!
    Por sua experiência como dentista, você acredita que as pessoas percebem esse odor? Meu maior medo é esse! Porque por mais que eu faça a higiene, dentro de pouco tempo se eu coloco o dedo em cima da gengiva sinto o cheiro ruim. Planejo arrancar o dente depois das festas de fim de ano. Até lá será que terei que ficar limpando o dente a cada momento que sentir que começou a cheirar mal outra vez? Limpar com frequência pode prejudicar? O que você me recomendaria? Obrigada por sua atenção!

    • Mari, se não há dor, não há pericoronarite. Mas certamente estão se acumulando resíduos alimentares por baixo da gengiva, e a pericoronarite pode acontecer em algum momento. Até que você faça a extração ou remova a gengiva excedente, o mau odor deve continuar. E pra combatê-lo, só fazendo uma higienização muito rigorosa. Tente usar uma seringa (sem agulha) com água ou enxaguante bucal pra borrifar o local, por baixo da gengiva, se der. Se as outras pessoas percebem o odor? É provável. Por isso, também, a necessidade de higienizar com muito critério. Limpar com frequência não prejudica em nada, pelo contrário.

  84. Olá, eu estou com esse problema igual a foto, sempre fica algum resíduo de comida entre a gengiva que é muito difícil de tirar, e eu acho q por causa disso acaba ficando um certo odor no local, mas só poderei extrair o dente em janeiro. Tem alguma forma mais eficiente de eu fazer essa limpeza? Obrigada.

    • Camila, tente borrifar água ou enxaguante bucal, com uma seringa (sem agulha), entre a gengiva e o dente, faça isso com bastante pressão na seringa. Deve ajudar.

  85. Ola Dra. Ana, tudo bem?

    Meu caso é o seguinte. Arranquei o siso exatamente porque o dentista clinico geral e a periodontista avaliaram ser a melhor conduta. Correu tudo bem (pela avaliação de ambos) após a extração. De uns tempinhos para cá tenho notado que a gengiva atras do siso esta molinha, dolorida ao encostar e, ao passar fio dental ou apenas o dedo na gengiva e no último dente, o cheiro é insuportavelmente forte e parece esgoto. Percebo, também, que estou com gosto ruim na boca devido a isso, porque volta e meia, vou escovar o dente para minimizar esse gosto ruim que vem dessa gengiva inflamada. Agora até esse dente (que estaria anterior ao siso arrancado) esta bastante, bastante dolorido ao toque (se eu como algo mais durinho como castanhas, barrinha de cereais ou pão frances etc), sem que eu tenha certeza absoluta se a dor é na gengiva inchada ou algo nesse dente.
    Me ajude a ter o melhor norte, por favor! Desde já vai meu obrigada por sua atenção e retorno. Abçs. Paula.

    • Paula, a cirurgia é recente? Se sim, os sintomas que você relata são relativamente comuns. O gosto ruim se dá tanto pela dificuldade de higienização – e consequente retenção de resíduos alimentares – quanto pela proliferação bacteriana, principalmente de bactérias anaeróbias, própria dessa fase. A dor no dente ao lado é bem comum, também, porque esse é o dente usado como apoio na extração, e recebe muita força durante o procedimento. Enfim, esses são sintomas que costumam ficar mais brandos ao longo do tempo e sumir sem problemas. Mas se você achar que há alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

      • Ola Dra. Ana. Meu muito, muito obrigada por sua atenção.
        Não. A cirurgia de retirada do siso tem 1 ano, 1 ano e meio. O buraquinho já esta fechadinho. Venho percebendo isso (gengiva inchadinha, não muito a ponto de me incomodar como agora e cheiro ruim na passagem do fio dental e doloridinha) esta em um crescente; só piorou desde então. Só que agora piorou demais. Já agendei com carater de urgência ida a periodontista e vamos ver o que será. Obrigada por seu profissionalismo sempre exemplar.

        • Então deve ser algo periodontal mesmo, Paula… o local, na região do dente extraído, pode ser até coincidência. O periodontista vai esclarecer. E por nada, fico feliz em ajudar. :)

  86. Olá,
    Estou gravida de 7 meses e uso aparelho, fui na minha dentista para fazer a manutenção e ela colocou uns elásticos entre os meus dentes na parte inferior. Meu siso estava apenas erupcionado, e acho que por conta de ter mexido acabou fazendo com que a gengiva inchasse na área onde fica esse siso. Estou muitas dores e acho que está inflamado porque estou sentindo um gosto horrível na área, acho que possa ser pus.
    Meu obstetra está de ferias e volta apenas semana que vem, estou começando a ficar com dor de ouvido, creio que por conta do siso. Teria como me ajudar, sobre o que fazer?

    • Gabi, você já procurou sua dentista e relatou o problema? Às vezes é apenas questão de remover os “elásticos” (imagino que sejam separadores).

  87. Bom dia,
    Meu siso inferior lado esquerdo começou a nascer final do mês de outubro, mas essa semana comecei a sentir um incomodo muito grande, quando olhei ele tinha entrado pra dentro novamente. O que causa isso?
    Devo ter urgência para arranca-lo ?

    • Elidiane, é provável que a gengiva esteja inchada e cobrindo o dente. Não é que ele tenha “entrado novamente”, é que a gengiva, inchada, passou a cobri-lo. Se está incomodando, sugiro que você procure um dentista assim que possível pra avaliar a necessidade de algum procedimento, medicação ou extração.

  88. Olá Doutora, provavelmente estou com amidalite, pois estou com muita dor na garganta ha três dias, mas recentemente começou uma dor na gengiva triangular que cobre atrás do siso como mostra na imagem da cunha distal, a gengiva doía bastante quando o siso estava crescendo, mas hoje já está crescido, então com certeza pode ter ligação com a amídala inflamada/irritada, a qual estou tentando aliviar/amenizar fazendo gargarejos com chá de romã e vinagre.
    Eu não tenho condições financeiras de ir a um dentista ou a qualquer outro médico, poderia existir uma outra solução para aliviar as dores?

    • Michelle, uma avaliação no dentista não é algo assim tão caro como você pensa. E essa é a primeira coisa que você deve fazer, pra identificar a causa da dor… sem saber a causa, não há como tratar. Se for necessário algum tratamento, o dentista vai lhe explicar e falar em valores, também.

  89. Doutora, bom dia! Notei que minha gengiva esta muito inchada e começou a sangrar uma quantidade ate que me assusta, acredito que o dente siso esta rasgando minha gengiva, nao tenho dor, somente um pequeno incomodo, tenho 26 e nunca me preocupei com esse dente, como o sangramento parece ser atras do ultimo dente inferior esquerdo, gostaria de saber se procuro um medico devido ao sangramento? E se isso é normal, sangrar por esta cortando a gengiva?

    • Elton, o sagramento provavelmente se deve a uma gengivite local, e não ao fato do dente estar “rasgando” a gengiva. Procure um dentista pra avaliar.

  90. Dra, boa noite. Uma dúvida, estou com a gengiva inflamada por causa dos sisos. Já fui ao dentista e ele aconselha a remoção. Estou tomando medicação e assim que desinflamar eu vou tirar. Uma pergunta, eu não estou sentindo NENHUMA dor, posso continuar a minha rotina de exercicios na academia? Eu noto que logo apos o exercicio ele incha um pouco mais, logo apos os medicamentos fazem seu trabalho ? Abraços, Gregorio.

    • Gregorio, pode sim. O aumento do inchaço após os exercícios se dá pelo aumento da circulação sanguínea na região, o que exacerba os sintomas inflamatórios.

  91. Olá doutora, estou para tirar meu siso essa semana ainda, mas hoje essa parte mais molinha da gengiva que fica atras do siso está inchada e um pouco dolorida, o que eu posso fazer??

    • Jaqueline, isso é esperado, considerado que o dente está nascendo. Procure apenas manter a região bem higienizada.

  92. Ola Dra.,

    Eu tenho um siso semi-incluso embaixo, e o de cima começou a nascer esse ano e agora parece q tem um cortezinho na gengiva de baixo, nao doi, so uma ligeira impressao quando fecho a boca, mas nem parece infectado. Do outro lado ja tive q tirar os dois por um raspar na gengiva do de baixo (q tb tava semi-incluso e dps infectou), mas ai tinha mta dor e com esse nao estou tendo. Acha q sera o mesmo problema e tem q tirar? Obrigada.

    • Rita, cada dente é uma história diferente. Nem todo siso precisa ser extraído, depende do caso. Procure um dentista pra avaliar se há necessidade de extração.

  93. Olá Doutora, estou ficando aflita!!!!! Ha pouco tempo tive amigdalite, tomei antibiotico e analgesico, por duas semanas depois que melhorou fiquei bem, mas de repente a dor e inflamacao na garganta retornou (um pouco mais branda). Essa semana tive dor de cabeca leve, dor no ouvido, na maça do rosto, tudo do lado esquerdo. Minha arcada dentaria é muito pequena, tenho 20 anos, os sisos ja apareceram nas radiografias desde os 15, mas nunca nasceram de fato. Agora minha gengiva ta um pouco inchada, ainda fecho a boca e minha garganta so doi se comer alimentos acidos. So que o meu dente começou a doer/incomodar. Nao desconfiei muito que fosse o siso pq nao sentia dor (estou tomando analgesicos por causa da inflamacao na garganta). Preciso muito saber se posso resolver ou pelo menos amenizar esse problema cortando a gengiva que esconde o siso, minha arcada nao tem espaco nem para os 2 molares direito, imagina o siso!! Se eu tiver que operar vc acha que da para “segurar” essa situacao ate depois do dia 23 desse mes? Eu nao posso perder minha vida academica nem uma apresentacao que terei que usar da parte fisica, estando operada nao poderei fazer isso e realmente era um compromisso que eu aguardava a longa data. A remocao da gengiva pode conter a situacao pelo menos ate o fim do mes?? Estou desesperada, nao quero mais tomar antibioticos, acabei de sair de um (tomei por 10 dias), tentarei higienizar no maximo a area. Por favor me ajuda. Obrigada desde ja e parabens pelo trabalho, adorei o site.

    • Manoela, se houver indicação de extração do seu siso, não é muito proveitoso apenas eliminar a gengiva que está por cima dele… seriam duas cirurgias, essa e a extração. E o pós-operatório da cirurgia gengival pode ser “chato” como o da extração. Sim, acho que dá pra aguardar, depende muito de como você se sente. Continue higienizando o local o melhor possível.

  94. Olá Dra. Ana, estou com meu siso nascendo normalmente, só estou sentindo umas dorzinhas, é difícil de comer ! E normal ?

    • Dada a situação, é “normal” sim, Weberson. Procure um dentista pra avaliar se os seus sisos vão nascer direitinho.

  95. Ola doutora, boa noite…
    Meu nome e Karen, tenho 16 anos e queria muito que voce me esclarecesse umas coisinhas… bom, meus caninos d baixo sao tortos e sempre raspam nos caninos de cima e nos outros dentes tambem… sempre que eu fecho a boca ou falo com alguem eh assim, e isso ja ta me incomodando, meus dentes nunca ficam retos, sempre com uns espaços que eu nao gosto… tenho vergonha ate… eu poderia procurar uma profissional pra conversar sobre o caso sem ela dizer que eu nao preciso de aparelho? Minha mae sempre diz que eu nao preciso, e por isso tenho medo de ouvir um nao da dentista.

    • Karen, compreendo sua vontade de usar aparelho, mas se você não precisar, o dentista nunca vai dizer que você precisa… e o contrário também vale. Não se preocupe com o que o dentista vai falar, procure-o e faça uma avaliação. Se você realmente tem alguns dentes tortos, o dentista / ortodontista certamente vai recomendar o uso de aparelho.

  96. Ola, meu dente siso está nascendo, mas está doendo tanto que eu ainda não vi o dente, mas é no local aonde nasce o dente siso sim, porque eu não o vejo ? É o dente siso mesmo ? Minha gengiva está muito inflamada, não consigo mastigar, porque a gengiva toca em baixo e dói ao tocar…

    • Mayara, pode ser o siso nascendo, sim… principalmente se você tiver entre 18 e 23 anos. Procure um dentista pra avaliar se é o siso e se ele tem espaço pra nascer.

  97. Ola doutora! Eu tenho 18 anos e hoje notei que se formou um buraquinho atras do meu dente inferior esquerdo, como se a gengiva estivesse descolando dele! Imagino que seja por causa do siso, eu nao sinto dor nem nada, mas sinto gosto de sangue saindo do lugar e esta bem inchado ao redor do dente inferior. E nao tem espaço para o siso nem dar as caras, tenho medo de ele forçar os outros dentes os entortando! Como iriam extrair o siso incluso sem nem espaço pra “cortar” ?

    • Bruna, se houver indicação de extração, pode estar certa, há “espaço pra cortar”, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar se há necessidade de extração, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento do seu dente e outros detalhes importantes.

  98. Olá, meus dois dentes inferiores estão nascendo e a gengiva em cima está mt inchada, com isso n consigo fechar a boca. Será necessario arrancar os dentes ? E a minha gengiva está toda inchada, tb isso é por conta dos dentes ?

    • Os sisos, Ester? Se sim, pode haver indicação de extração desses dentes, mas só o dentista, após examiná-la, pode confirmar essa necessidade. Sua gengiva está inchada de forma generalizada ou só no local onde os dentes estão nascendo? Se for só no local, é algo esperado.

  99. Olá doutora,
    Meu siso inferior está nascendo e em cima tinha uma “bolinha”. Antes de ir ao dentista, até pesquisei na internet e li esse post, mas o dentista não seguiu esse procedimento ): . Ele fez um “buraco” na minha gengiva, com o bisturi elétrico, até encontrar o dente que está bem embaixo. Sinto muita dor e, por isso, estou a base de remédios. Não consigo me alimentar direito, só como alimentos pastosos. Apesar de cuidar na higienização, tenho medo que infeccione, pois sempre entra resíduos lá.
    Então, queria saber se esse procedimento está correto ou devo procurar outro dentista e quantos dias leva, mais ou menos, para cicatrizar (fiz dia 21/10).
    Muito obrigada e parabéns por seu trabalho!
    Carol

    • Carolina, pelo que entendi ele fez a cunha distal sim, só que com o bisturi elétrico. Ou a “bolinha” era só uma projeção de gengiva que ele removeu?

  100. Prezada Dra. Ana,
    Acompanho seu site desde que comecei a sentir dores no pescoço, mandíbula e surdez (ouvindo em “mono”) em Junho/2014. O dentista verificou que tenho 1 siso semi-incluso inferior esquerdo, posição vertical, raiz única. Tenho 30 anos e nem sabia da existência dele, nunca senti absolutamente nada, nem a erupção dessa parte q nasceu. O problema é q sou hipocondríaca. Desde q soube q precisava fazer uma cirurgia com osteotomia, as dores aumentaram e não consigo parar de pensar no pior. São 4 meses sofrendo com as dores musculares (pois o dente em si não doi) e com MEDO (paralisante) de ter infecções e complicações graves após a cirurgia. Li vários casos de internações, cortes para implantes de drenos, aparecimento de ar nos espaços profundos da garganta, infecções sistêmicas e mortes. Estou fazendo terapia e uso de ansiolíticos há 2 meses, cheguei a conseguir ir no Buco-Maxilo e ser anestesiada, porém meus batimentos cardíacos não permitiram fazer a cirurgia. Pra piorar, tive uma amigdalite resistente a amoxicilina, o q me deixou apavorada, pois fiquei 21 dias em tratamento com AcetilCefuroxima (carooo). Não possuo mais a opção da Amox para o pré-cirurgico, pois tenho Streptococcus Pyogenes resistente a ela. Sinto-me um lixo humano por ser assim. Não sei mais o q faço para me acalmar. Gostaria de saber se há algum exame, medicamentos ou medidas profiláticas para eu me assegurar que não vou ter infecções graves no pós operatório e entender por que essas coisas acontecem até mesmo com pessoas que seguem todas as orientações. Como posso me prevenir? Me ajuda a tirar esse medo, ele está acabando comigo. Não tenho mais forças pra lutar. Estou vivendo a base de remédios.

    OBRIGADA.

    • Sue… CALMA. Parece que você compreende muito bem a situação, então eu nem preciso explicar muito: seu “mal” tem raiz psicogênica, ou seja, é o psicológico “maltratando” seu organismo. Suas dores musculares certamente são por causa da tensão pela qual você tem passado. O primeiro conselho que eu posso dar é: PARE de ficar procurando “desgraça” a Internet. Ficar lendo sobre complicações cirúrgicas – sim, elas existem, mas são exceção – não ajuda em nada e atrapalha muito, principalmente no seu caso. Tenha em mente que a regra é dar tudo certo, então tente parar de ficar procurando problema onde não há. Pelo seu relato não vejo absolutamente nenhuma razão pra você ter uma infecção grave, isso só ocorre em casos muito específicos (imunodeprimidos, por exemplo). Me parece que seu sistema imunológico vai muito bem, então a chance de você ter um problema grave é a mesma que a minha, por exemplo. Você não precisa de exames ou medicamentos profiláticos, você precisa de orientação psicológica e de confiança no seu dentista. Você já pensou em procurar um psicólogo pra tentar entender o seu comportamento? Eu acho que seria uma boa forma de começar a enfrentar esse medo. Há mais de 4 anos tenho contato com pacientes que têm fobia, e garanto: você não é “lixo” e não está sozinha. Enfim… se eu puder ajudar, fico à disposição –> medodedentista@gmail.com

  101. Bom dia, doutora…
    Pois é, voltei no dentista na quinta dia 02/10/2014 e ele só tirou uma radiografia, pois a gengiva estava muito inchada e ele nao quis mexer… voltei no sabado e meu maior medo estava para acontecer, ele disse q teria q cortar o dente para poder extrair, putz, esse era meu medo… mas antes de começar o processo ele teve uma maravilhosa e salvadora ideia kkkk, furou no centro do dente e deu anestesia no meio do dente… demorou e achei q meu maxilar iria sair, uiuiui… graças a Deus com muito esforço e 8 anestesias ele conseguiu extrair o siso… nunca imaginei q um dente poderia ser tao grande, levei um susto, mas ele conseguiu… agora to com medo de extrair os outros… mas vamos devagar neh, vai demorar para cicatrizar esse baita buraco q ta na minha boca…

    • Bom saber, Claudiana. Fique tranquila, como esse saiu, ou outros também vão sair. Confie no seu dentista.

  102. Olá boa noite, fiz a cirurgia do meu dente siso ha uma semana e agora apareceu uns nódulos no meu queixo e no meu pescoço, isso é uma normal? Ah, tirei os pontos mas esta doendo no local do dente, mas os caroços atrás da orelha e no queixo doem muito, principalmente a noite, o que devo tomar para sumir?

    • Erika, esses nódulos devem ser linfonodos infartados, o que as pessoas chamam popularmente de “ínguas”. Considerando a cirurgia recente, é esperado esse tipo de sintoma. Quanto à medicação, entre em contato com o seu dentista pra verificar a necessidade e qual tipo.

  103. Ola doutora…
    To sofrendo demais com esse maldito… ja nasceu completamente, mas ta inflamado, meu dentista me passou uns remedios para tomar e nao vejo resultado, ja tentei extrair 4 vezes e não aguentei a dor e ele mandou continuar tomando os remedios. Na ultima tentativa quase tive um piripaque, dei um baita grito, doeu demais e ele resolveu tentar outro dia, falou q o dente ja estava mole e que na proxima iria sair. Bem hj é o dia, e justamente hj ta uma dorzinha irritante, nao sei se ele vai conseguir extrair, ja estou morrendo d medo pelas outras tentativas terem falhado, minha gengiva ta toda dolorida d tanta anestesia, n aguento mais… caso ele n consiga extrair hj, o que devo fazer, to sofrendo d + com esse maldito siso… to até vendo o preço q vai fik isso d tanta anestesia q o coitado ta gastando e n da certo… frio na barriga!!!!!!

    • Claudiana, um dia o dente tem que sair, né?! Pelo seu relato a extração foi ontem… e aí, saiu?

  104. Olá doutora, estou com um inchaço na mucosa esquerda bem ao lado onde tem um “espaço” para o siso, e está doendo bastante, estou banhando com bicarbonato, mas os outros dentes nessa região estão começando a doer também, poderia ser o siso nascendo?
    OBS: Tenho 16 anos.

    • Sim Anita, é bem provável. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento do siso dentro da gengiva e ver se está tudo ok.

      • Obrigada Doutora!

  105. O pior Doutora é que quem vai fazer a extração da raiz não é a mesma dentista, e o dentista é meio grosso, sabe… eu não conheço o trabalho dele, mas foi ela quem indicou. Eu não sei se faço a extração com ele ou se procuro outra dentista, tbm estou com medo do ciso ir para o lugar da raiz, durante esse período de tempo q eu ficar demorando. O que vc me aconselha?

    • Ana, você não é obrigada a fazer a extração com o dentista que a sua dentista indicou… até porque é importante que você se sinta segura com o profissional. Quanto antes você fizer a extração, melhor, mas dá pra aguardar, sim… o siso não vai migrar para o espaço da raiz assim tão rápido.

      • Obrigada, Doutora Ana 😉 me ajudou muito!!!

        • 😉

  106. Oi, bom, eu estou com o siso nascendo e minha boca não está somente doendo na parte do siso, há feridas no céu da boca, nas bochechas perto do siso, na gengiva acima dos dentes da frente, este acompanhado de um leve inchaço, ou seja, não consigo nem escovar os dentes.
    Já é a segunda vez q isso acontece, e é quando o siso volta a nascer de novo, isso é normal? O que posso fazer pra aliviar a dor?

    • Gabriela, pode ser um quadro de estomatite associado à inflamação / infecção da gengiva que recobre o siso (pericoronarite). Não diria que é normal, mas dada a situação, acontece. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar. Bochechos com Malvatricin podem ajudar.

  107. Olá Doutora.
    Tive que fazer uma extração de um dente molar, após a cirurgia o dentista receitou azitromicina, nimesulida e paracetamol, mas depois dos 3 dias do antibiótico ocorreu uma inflamação parecendo uma caxumba. O meu dentista informou que era alveolite úmida. Ele fez curetagem e aplicou alveolex no local, porem faz uns 5 dias que estou tomando antibiótico (amoxilina), anti-inflamatório, analgésico e o inchaço não diminui, aliás só aumentou. Queria saber se é normal essa demora, pois as maiores dores que tenho é devido ao inchaço no local, no qual está atrapalhando a abertura da boca, mastigação, fala e não consigo engolir direito.
    Desde já agradeço.

  108. Oi Doutora Ana, quanto tempo… tudo bem? Não sei se lembra de mim, mas eu já estive por aki para tirar outras dúvidas :) Então Doutora, eu havia relatado p vc sobre a minha extração do dente 17 ha uns 9 meses atrás… Hoje venho tirar mais uma dúvida, o local já se fechou mas eu estava notando que ainda inflamava as vezes… então procurei uma dentista e fiz uma avaliação, ela me pediu um raio x para averiguar se no local havia alguma raiz e para minha surpresa a resposta foi positiva, e meu ciso está querendo ir para o lugar que estava o meu dente 17, onde está a raiz… Marquei uma extração mas estou com medo, fiquei assustada quando fui extrair o dente 17, não quero passar tudo de novo… Para retirar essa raiz é complicado do mesmo jeito de uma extração dentária? Agradeço desde já!!!

    • Oi, Ana :) . Depende de quão profundo está esse fragmento de raiz. É difícil prever o quão complicada será uma extração, porque “engana” muito… às vezes a gente acha que vai ser tranquilo e não é. O contrário também acontece. Mas não fique pensando nisso… se sua dentista indicou a extração é porque julga ser capaz de fazê-lo.

  109. Doutora, estou com pericoronarite e minha dentista me pediu pra eu usar o periogard apos a escovação e tomar nimesulida durante 1 semana e após isso ela indicou um cirurgião buco-maxilo-facial pra retirar os 4 sisos, há algum problema doutora?

    • Lucas, nenhum problema. É uma conduta bem comum.

  110. Olá doutora.
    Tem três dias que a gengiva do siso começou a inchar e junto com o inchaço minha garganta inflamou e minha língua e garganta estao com algumas bolhas amareladas, meu rosto esta inchado e qualquer coisa que como ou bebo doi bastante, tive febre, fui ao hospital e o medico mandou eu tomar amoxicilina, mas os dentes doem muito, pois ainda ta nascendo o siso. Pode me ajudar com alguma dica para aliviar a dor?
    Desde já muito obrigado e parabéns pelo site e pelas informações que passa para todos.

    • Erik, procure um dentista! Um médico pode até ajudar na parte medicamentosa, mas não tem como intervir diretamente no problema (o que, aí sim, aliviaria a dor). Parece que você está com pericoronarite.

  111. Olá Doutora, sei que a senhora já não deve aguentar mais casos e casos, mas temos tendência a ficar meio desesperados em meio ao desconhecido rs. Segunda, dia 18, fiz a exodontia dos 4 sisos que estavam “em pé” e parcialmente erupcionados, até aí tudo bem, sem maiores dores ou problemas, porém ontem dia 21 comecei a sentir grande desconforto, não dor, mas uma sensação de pressão, incomodo na garganta em apenas um lado e irradiando para o ouvido, e tb como se quisesse formar uma ‘ingua’/inchaço. Tem alguma ideia do que poderia ser? Agradeço desde já seu trabalho maravilhoso.

    • Bruna, esse “incômodo tardio” depois de uns 3 dias da cirurgia é bastante comum, e geralmente tem a ver com o processo inflamatório, que é esperado e está presente em qualquer cicatrização. Parece que vai tudo bem. A tendência é dos sintomas irem diminuindo com os dias.

      E obrigada por se preocupar com a minha sanidade mental em meio a tantos casos 😀 . Abraços!

  112. Olá, por favor, espero que você possa me ajudar …
    Meu dente do siso está nascendo, aliás, já nasceu a metade, porém entre o siso e o dente anterior a ele tem uma parte da gengiva, que não sei explicar se inchou ou se o siso está a empurrando, que esta incomodando muito. Minha boca já ficou inchada, sinto muuita dor, mais muita mesmo. Será preciso uma cirurgia ? Estou tomando o nimesulida, isso pode prejudicar ?
    Agradeceria muito se pudesse me ajudar.

    • Gabriela, parece ser pericoronarite, como explico no texto. É preciso procurar um dentista pra avaliar, pode estar indicada a remoção dessa gengiva “em excesso” ou, até a extração do dente. Não é bom ficar tomando anti-inflamatório de forma contínua, melhor resolver o problema de vez.

  113. É que eu estava tomando o naproxeno sodico q acho q tem uma resposta maior à dor, mas o medico mandou eu tomar diclofenaco, eu vou voltar a semana q vem e falar com ele.

    • Faça isso. :)

  114. Obg por responder… eu vou ficar no antibiotico ate quarta, acho q é quando completa os 7 dias, depois se continuar igual, eu poderei tomar outra benzetacil ja q tomei uma semana passada?… hj ja nao sinto aquele peso todo do inchaço no rosto, q é horrivel… mas ta inchado ainda, e a boca nao abre mais q um dedo.

    • Sim Marcia, se o seu dentista prescrever dessa forma.

  115. Meu siso estragou mesmo escovando e passando enxague bucal, ja li q estraga mto facil (mais do q os outros), ia fazer obturaçao, nao fiz, agora quebrou, inflamou, nao consigo nem comer pq a boca nao abre (trismo), to tomando antibiotico e remedio para dor, anti-inflamatorio, tomei uma benzetacil (nem sei se é assim q escreve) quarta-feira a tarde pq a dor ja irradiava para o ouvido, chegaram a achar q era caxumba pq inchou mto o rosto, a injeçao nao me deixou dolorida nem nada é como se n tivesse tomado, sera q fez efeito? Sera q a boca vai voltar abrir? To impaciente, o medico disse q preciso tomar antibiotico por 7 dias mas com 4 n vejo melhora alguma… o pior é q ta dando febre e ate o diclofenaco sodico nao ta sendo bastante para dor, tomo, demora 3 horas pra fazer efeito, ai a dor para mas fico sem dor por 2 horas apenas, depois volta… acho q nao existe dor pior no mundo, sou acordada (quando consigo dormir) por essa dor chata… :(

    • Marcia, está tendo efeito, sim… é que os seus sintomas são bem severos, então demora mais pra melhorar. O Benzetacil é um antibiótico, então a infecção está sendo tratada. Embora o anti-inflamatório (diclofenaco) ajude a controlar a dor, seria interessante tomar um analgésico mais específico. Converse com o seu dentista.

      E não: o siso é um dente como qualquer outro, ele não estraga mais facilmente que os demais. O que ocorre é que ele é o último do fundo, que é uma região de maior dificuldade de higienização. Se a pessoa não escova (ou não consegue escovar) direito, pode ter problemas.

  116. Olá Drª Ana, primeiramente quero parabenizá-la pelo blog que está sendo muito útil e objetivo, e hoje pelo menos tenho c/ clareza as informações de que terei de fazer esta cirurgia.
    Obrigado e continue assim!

    • Obrigada, Jeisson! Fico feliz em ajudar. :)

  117. Extrai 2 sisos (lado esquerdo) ha 15 dias, porém quando encosto na minha bochecha sinto que tem uma “pedra”, como se fosse um inchado. Fui verificar a cicatrização e assustei quando vi que o corte de baixo está bem amarelado… Pode ser inflamação ? Ou um processo normal de cicatrização?
    Desde já agradeço pela resposta.

    • As duas coisas, Paulo. Toda cicatrização envolve um processo inflamatório… e o local pode ficar com um aspecto “esquisito” mesmo, além dessa sensação de “caroço”, que diminui aos poucos. Já infecção é outra história, mas acho que não é o caso. Pelo menos não se você não tiver outros sintomas importantes (dor, febre, etc.).

  118. Olá doutora! Parabéns pelo site e obrigada pela disponibilidade. Há cerca de um mês que reparei que tenho uma pequena bolinha vermelha/transparente dura na gengiva de baixo (atrás do dente do siso que não nasceu). A bolinha não dói, não aumenta nem diminui de tamanho… O que poderá ser? Pode ser grave? Muito obrigada!

    • Ana, difícil dizer apenas com base a sua descrição. Talvez seja apenas uma “dobra” na gengiva, por causa da irrupção do siso. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  119. Olá boa tarde,
    Estou com um problemão pois eu deixei o dente quebrar e não fui ao dentista, isso ja tem 3 anos, porem as paredes cairam e estao podres, e a carne da gengiva encobriu o dente e estou com muita dor, tenho pavor de dentista e trauma, fui ao dentista porem não pode mexer pois esta hiper inflamado, me receitou nimesulida e amoxilina e tomei uma injeção de corticoide mas não desinflama, o que eu faço ?

    • Luana, você já está medicada, em algum momento vai desinflamar. Quando você terminar a medicação, volte no seu dentista pra ele reavaliar, pra ver se já dá pra tratar ou se é necessário tomar algum remédio novamente.

  120. Boa noite doutora,
    Os meus quatro “sisos” já romperam a gengiva. A parte da gengiva que sobrou vai desaparecendo aos poucos, só que um deles ainda não rompeu completamente e parece que tá tentando sair justo hoje! Tô sentindo como se estivesse rasgando minha gengiva e dói muito, sangra um pouquinho e isso me assusta. Por favor, gostaria de saber o que é normal e o que não é no meu relato. Se devo me preocupar ou é uma fase normal da saída do dente.
    Obrigado.

    • João, um pouco de dor local é comum nessa fase. O sangramento é sinal de uma pequena inflamação da gengiva, provavelmente pela dificuldade de higienização (tanto pela dor quanto por entrarem resíduos embaixo dessa gengiva “sobrando”).

      • Entendi, hoje fui a uma dentista que apenas olhou a situação e disse que era pericoronarite. Só que ela não passou nada do que a senhora disse que seria necessário pra o tratamento inicial (antibióticos e etc) apenas me mandou fazer bochechos com H2O2 e tomar nimesulida. Estou preocupado porque não acho que isso seja suficiente. Por favor, a senhora acha que eu deveria procurar outro dentista?

        • João, a questão não é se EU acho, é se VOCÊ acha. Se você não está satisfeito, é um direito seu procurar uma segunda opinião.

  121. Dra.
    Gostaria que me ajudasse. Os meus dentes siso já caíram alguns anos atrás, restando somente um até o momento, mas até ai tudo bem. Acontece que nesta semana, apareceu um dente canino superior meio mole e doendo, e uns três dias depois ele acabou caindo, e agora veio aparecer outros dois na parte inferior e outro na parte superior, o que pode ser, a minha idade é de 67 anos e desde quando há alguns anos atrás começou a cair, inclusive os três sisos, restando somente um deles na parte inferior. O que me intriga é que todos eles caem INTEIROS, inclusive alguns estão guardados comigo.
    ET: Só fui ao DENTISTA umas três vezes que me lembro já na minha juventude, sendo que fui tratar de duas extrações e de tratamento de cáries em alguns, isso é normal?
    Existe alguma medicação p/ solucionar esse problema; um simples remédio contra inflamação ou analgésico resolveria?
    Que DEUS me ajude, agora que depois de uma certa idade, vou perder os meus dentes.
    Fico muito GRATO a Senhora.

    • Luiz, dentes, em adultos, não ficam moles e caem de forma espontânea. Se isso está acontecendo, revela que você tem um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) SÉRIO. Você PRECISA procurar um dentista especialista em periodontia o mais rápido possível pra tentar salvar os dentes que você ainda tem. Não há remédio que, sozinho, resolva isso… é preciso o dentista intervir. Essa doença se chama periodontite, falo mais sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2010/12/voce-nao-tem-amor-aos-dentes.html

  122. Dra., primeiramente, matéria ótima. Esclareceu muitas dúvidas minhas!
    Mas ficou uma: fiz o corte da pele em cima do ciso hoje mesmo e foi colocado cimento cirúrgico, porém, tenho um compromisso. A pergunta é: posso ingerir bebidas alcoólicas e comer qualquer tipo de comida?
    Obrigada!

    • Pode sim, Renata. Apenas evite bebidas alcoólicas se estiver tomando alguma medicação.

  123. Olá Ana, meu siso está nascendo agora, e tenho uma leve inflamação, pois a gengiva ficou por cima, irei ver com meu dentista algo a respeito, mas minha mãe disse que como ainda está nascendo, quando terminar, a própria sobra da gengiva sai, é verdade?

    • Tomara, né John?! Mas isso não é uma regra, a gengiva às vezes persiste. Caso persista, ela pode inflamar de vez em quando e incomodar bastante. Aí estaria indicada a remoção dessa gengiva excedente ou, até a extração do siso. Depende da avaliação do dentista.

  124. Não, ele não conseguiu remover a ponte. Mas se não crescer a gengiva como vai ficar? Está um buracão estranho do lado, entrando alimento.

    • Quanto a isso fique tranquila, a gengiva deve cicatrizar direitinho e espaço vai fechar.

  125. Obrigada pela resposta, mas a gengiva volta a crescer?

    • Em princípio, não. A ponte fixa foi removida?

  126. Olá, estou preocupada e queria uma ajuda. Eu tive um problema de gengiva inflamada ao redor de uma ponte fixa de dois dentes que tenho na parte inferior, meu dentista cortou um pedaço da gengiva ao redor e colocou um curativo cirúrgico, só que hoje após 3 dias, o curativo caiu e está um buracão. Só voltarei ao dentista 4º feira que vem, pois ele estárá ausente tds esses dias. Não tem problema esse buraco ficar aberto? E a gengiva voltará a crescer ? Obrigada!

    • Tudo bem Gabriela, o cimento cirúrgico às vezes se desprende. Apenas mantenha o local limpo e, se começar a doer / inchar / sangrar, entre em contato com o seu dentista.

  127. Olá Ana,

    A região onde fica o meu siso começou a doer desde quinta, tomei anti-inflamatório e tava conseguindo levar bem. Porém desde domingo piorou mt, o inchaço e a dor. A dentista ontem me disse que era pra tomar antibiótico amoxilina pra tirar a infecção pra poder extrair… porém de ontem pra hoje tomando o antibiótico o inchaço ficou pior… será que o antibiótico está tendo um efeito contrário?

    Obrigado.

    • Não Heitor, o antibiótico apenas não atingiu o máximo do seu efeito, pois o tratamento completo com amoxicilina leva 7 dias. Continue tomando a medicação como sua dentista prescreveu, o inchaço não aumentou por causa do antibiótico, foi coincidência.

  128. Olá dra. Procurei um dentista na terça feira da semana passada pois estava sentindo muita dor na região onde meu terceiro molar inferior estava nascendo. Foi prescrito amoxilina e analgésico, e eu tomei por conta ibuprofeno pois não estava aguentando mais a dor. Ontem foi feita a extração, que durou mais de uma hora e eu senti muita dor durante o procedimento. A raiz do dente veio com um “bolinho de carne” ou sangue coagulado (não tenho ctz do que era). Ele disse que aquilo era a lesão. Falou também que tenho um cisto de queratina.
    O que é necessário fazer com este cisto? Esse pedacinho que veio com o dente é realmente a área onde estava a infecção? O fato do dente ter sido extraído ainda com uma infecção em curso pode trazer alguma implicação?
    Desde já agradeço.

    • Juliana, a lesão que veio junto com o dente é uma “bolsinha” que se forma na ponta da raiz, como forma do organismo se defender da infecção. Se ela veio junto, ótimo! Quanto ao “cisto de queratina”, não sei se entendi bem do que se trata… além da lesão havia outro cisto? Ele foi removido?

      • Não doutora, o cisto não foi retirado. Ele disse que eu necessitaria ser acompanhada a cada seis meses, mas por conta de todo o estresse que passei ontem, não entendi bem do que se tratava.
        Muito obrigada pela atenção.

        • Ok, se é caso para acompanhamento, faça isso, não deve ser nada sério. Se houver necessidade de remover esse cisto, seu dentista vai indicar.

  129. Bom dia Dra. Eu extrai o dente de siso inferior direito em maio de 2013, depois disso, tive 1 abscesso e 2 infecções no local da extração. Só que já faz 1 ano e ainda sinto incomodo no local, sinto a gengiva bem sensível e minha mandíbula doí as vezes. Fui ha 3 meses em um buco maxilo, ele me examinou, pediu tomografia e não apareceu nada nos exames. Antes de arrancar o dente, fiz uma tomografia e o dente estava bem próximo ao nervo. Essa dor e sensibilidade pode ter alguma relação com isso? Obrigada.

    • Pode ter a ver sim, Viviane. Mesmo já fazendo 1 ano, considerando os problemas que você teve, os tecidos ainda devem estar em processo de cura, com edema (inchaço), mesmo que não seja perceptível. Isso pode causar pressão no nervo, o que leva à dor / sensibilidade.

  130. Ola Dtr. Bom dia. Me ajuda por favor, tenho 23 anos, meu ciso esta nascendo porem nao esta doendo, mas a gengiva esta inchada e estou salivando muito, e a garganta muito inflamada. Nao aguento mas de dor na garganta. Existem algum remédio caseiro pra solucionar esse problema? Obrigado!

    • Jackson, talvez paliativos… mas que solucionem o problema mesmo, não. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, antes que a inflamação vire infecção.

  131. Boa tarde, doutora
    Meu dente está nascendo, sendo que a gengiva está por cima e está muito ruim para comer, porque dói.
    Fui ao medico e ele me receitou a tomar Ibuprofeno, sendo que parei porque não sei a quantidade de dias que devo toma-lo, gostaria que a sra. Me ajudasse, e também me receitou antes de dormir bochechar com água oxigenada 10 volumes. Sendo que a gengiva tá inchada e dói bastante quando como. Me ajude por favor, agradeço.

    • Maryanna, geralmente se toma o ibuprofeno por 3 dias. Na receita que seu dentista fez não consta por quantos dias você deveria tomar? Quanto à gengiva sobre o dente, é preciso decidir, após essa fase mais aguda de dor, que providências serão tomadas… geralmente se opta pela remoção da gengiva ou do próprio dente (se for um siso).

  132. Olá Dra. O lugar onde deveria nascer o siso está muito inchado, não dói muito, só incomoda, eu queria saber se isso pode ser um sinal de que ele vai nascer ou tem algum resíduo ali ? É de se preocupar quando incha dessa maneira ? Obrigada!

    • Laís, o inchaço tanto pode ser pelo nascimento do dente quanto pelo acúmulo de resíduos alimentares na região, se só incomoda é possível que seja pelo nascimento do dente (se você tem entre 17 e 20 anos – um pouco mais, um pouco menos que isso -, principalmente).

  133. Dra, meu ciso está nascendo, estou sentindo dores há mais ou menos 4 dias, fui ao dentista e ele encontrou foco de infecçao e cortou um pouco a gengiva de cima para o ciso ir saindo mais rápido e receitou amoxilina e ibuprofeno, mas n noto melhora, sinto muitas dores e minha bochecha está inchada. Vc acha que demora mais ou menos quanto tempo pra desinflamar, pq já quero é tirar esse ciso que tanto está me incomodando, estou indo pro segundo dia de medicamento.

    • Larissa, a infecção deve estar controlada em 7 dias, que é o tempo que se deve tomar a Amoxicilina, que é um antibiótico. Nesse tempo os sintomas como dor e inchaço vão diminuir e, se houver indicação, já será possível fazer a extração.

  134. Olá Ana. Ha quatro dias meu siso direito inferior voltou a nascer, ele está semi-incluso. Fui a uma emergência odontológica e o dentista me receitou amoxicilina, porque já existe uma infecção com saída de pus. Durante esses dias que tenho tomado os remédios não estou percebendo melhoras. Vou voltar nesta emergência e gostaria de saber se algum procedimento poderá ser feito para aliviar a minha dor, mesmo ainda com a infecção e pus? Obrigada.

    • Roberta, se o dentista verificar a necessidade, pode ser feita uma drenagem (remoção) do pus ou uma curetagem (limpeza) local.

  135. Olá Ana, meus dois dentes siso inferiores estão nascendo, um ja apontando e o outro com a gengiva recobrindo, estou com 2 ínguas no pescoço, garganta inflamada e dores no pescoço. Será que isso tudo é por causa dos dentes ?

    • É provável, Bruno. Procure um dentista pra avaliar.

  136. Ola Ana, meus sisos dos dois lados inferiores estão nascendo, um ja apontou e o outro ainda está coberto com a gengiva, minha garganta ta meio que inflamada, e apareceram ínguas embaixo do pescoço, e tbem sinto algumas dores no pescoço… Será que é meu siso ??

    • Provavelmente sim, Bruno. Os sintomas que você descreve são bem característicos. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  137. Olá Dra., hoje acordei com a parte onde o siso nasce bastante inchada, so de tocar a parte superior da boca na parte inferior eu ja sinto o inchaço, ainda nao começou a doer mas incomoda bastante, gostaria de saber se pode ser o siso (tenho 18 anos).

    • Natalia, é bem provável que seja o siso nascendo. Seria legal procurar um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia panorâmica.

  138. Ana,

    Tenho o siso bem acomodado, mas aquele pedacinho de gengiva em cima dele :(

    Já tive inflamação algumas vezes, mas como nunca tive carie em nenhum dente (tenho 30 anos), um dos dentistas falou para tentar segurar, e nao tirar o dente, enquanto outros 2 afirmam que é para tirar. Eu vejo como uma cirurgia, e não deve ser generalizada, por isso, reluto.

    Há mto tempo (mais de 1 ano) nao inflamava.

    Mas agora está inflamado, e nao consigo abrir a boca que doi, e a dor irradia para outras regioes (lingua e céu da boca) e tb dá para sentir o ganglio da garganta levemente inflamado.

    Assim questiono se é suficiente fazer bocheco com Malvona numa vez e agua oxigenada 10 Volumes com agua, noutra vez? Pensei em fazer umas 4 vezes por dia (2 de cada, separadas, claro). É suficiente??

    Li num local que a água oxigenada é cancerigena e nao ajudaria em nada. Posso fazer o bochecho tranquilamente?

    Obrigada e parabéns pelo site!

    • Bruna, o que está causando o problema é a gengiva sobre o dente e a consequente dificuldade de higienização, então, se ela continuar onde está, a tendência é você sofrer com inflamações recorrentes. Bochechos e outras intervenções apenas adiam a solução do problema. Portanto, creio que o ideal pra você é ou remover a gengiva excedente ou extrair o dente. Quanto a bochechos com água oxigenada, não recomendo. Veja: http://medodedentista.com.br/2013/12/sobre-agua-oxigenada-e-clareamento-dental.html

  139. Olá, Ana!! Há 7 dias atrás fiz a extração dos meus sisos, inferior e superior do lado direito. O inferior era incluso e na horizontal, mas a cirurgia foi um sucesso.
    Hoje retornei ao meu dentista para a remoção dos pontos. Ele disse que minha gengiva inflamou, está um pouco inchada e tenho que caprichar na escova de dente, agora que estou sem os pontos! Fora isso estava tudo 100%. Chegando eu casa, fui ver o local da cirurgia no espelho, puxei minha bochecha para ver melhor, e uma parte da gengiva está “descolada” do dente da frente onde foi feita a extração. Tem até uma pequena parte que fica sobre o dente na parte de trás… isso é normal? Pois o dentista não me falou nada. Tenho medo de comer alguma coisa e entrar um fragmento entre a gengiva e o dente! Tá muito estranho!! Estou escovando os dentes com a pasta de dente misturado com bicarbonato de sódio para ajudar na infecção.

    Doutora, essa gengiva “descolada” é normal?? Vai desaparecer??

    • É normal sim, Camila. A gengiva vai “colar” de volta. E não precisa usar o bicarbonato, não ajuda em nada e ainda é um agente abrasivo que causa desgaste no esmalte dental.

      • Muito obrigada, Doutora!! Estou mais calma agora… a inflamação melhorou 100%! A gengiva que ficava em cima do dente já “murchou”!! Só está descolado mesmo… quanto ao bicarbonato de sódio, parei de usar no mesmo dia que fiz a pergunta acima! Tenho mais uma dúvida: posso mastigar normalmente com o lado da gengiva descolada? Tenho evitado desde então.

        Mais uma vez, muito obrigada!! Amo seu blog!

        • Que bom, Camila! Sim, se você não sentir incômodo, pode mastigar desse lado. :)

  140. Olá, meu siso está nascendo e sinto uma dor terrível, e por cima dele esta um pedaço da gengiva que está muito inflamada, só que no dente ao lado tenho uma cárie que tomou conta praticamente do meu dente todo, acho q furou ate a gengiva =/ sinto muita dor de cabeça, no pescoço, no ouvido e em toda região perto dos 2 dentes… o que eu faço?? Tenho que tirar os 2 dentes?? Doi muito para tira-los?? Obrigada!!!

    • Thays, não dá pra afirmar a necessidade de extração apenas com base na sua descrição, além de um exame seria preciso radiografias. Mas cárie geralmente não é motivo pra extração, em princípio seria o caso apenas de removê-la e restaurar o dentes. Quanto ao siso, parece que a extração seria benéfica pra você. Sobre a extração de sisos e a dor que isso envolve –> http://medodedentista.com.br/2011/11/doi-extrair-os-sisos.html

  141. Olá!! Tenho 19 anos e meus sisos ainda não nasceram. Usei aparelho dos meus 11 aos 16 anos. Há algumas semanas atrás, senti uma dorzinha em um dos meus dentes inferiores da frente, mas logo passou. Desconfio que seja por conta do siso, mas enfim.
    Ontem, antes de dormir, senti uma coisa esquisita no penultimo dente inferior esquerdo. Dormi sem problemas. Hoje acordei com esse incomodo dos dois dentes dianteiros que se seguem desse que ontem doia. Não sinto problema alguma ao comer, até parece que quando eu mastigo a dorzinha “some”. Acho que é a gengiva, pois está avermelhada, mas não sangra nem quando escovo os dentes e nem quando passo fio dental.
    O que pode ser? Já marquei uma consulta com meu dentista.

    • Camila, pode ser desde gengivite à sensibilidade dentinária. É preciso avaliar com mais critério.

  142. Puxa, que pena que vc está no Paraná rs… todo mundo quer arrancar meu siso mas ele não está torto, só com essa “capa” =(

    • Então talvez só a remoção da gengiva sobre o dente resolva, Patricia. Mas pode ser que haja indicação de extração, também… questão de avaliar.

  143. Olá,
    Meu nome é Juliana e estou com o siso impactado… de uns dias pra cá comecei a sentir dores na garganta e no pescoço… Fui em otorrino e ele me informou que minha garganta e ouvido estavam limpos… mas quando acordei hj senti dores na área entre a mandíbula e a orelha… (dos dois lados), fui na urgência pq estava doendo muito e a médica disse que tinha 2 inguas, e me passou azitromicina. Já liguei pra meu dentista e ele só pode me atender amanha… A minha duvida é se o siso impactado apenas de 1 lado pode causar ingua dos 2 lados… (ps: estou sentindo uma pressão na mandibula e quando abro a boca, doi muito as inguas).

    • Pode sim, Juliana. A infecção é de um lado, mas as bactérias envolvidas “circulam” e podem atingir outras áreas, também.

  144. Dra, estou com uma pericoronarite inflamada, a minha dentista disse que o melhor a fazer é extração do dente siso, pois se tirar essa ‘pele’ pode voltar. Por enquanto só estou tomando anti-inflamatório, mas a dor não diminiu 100%, então vou ter que comunica-la pra tomar antibiótico (como ela mesmo disse). Minha dúvida é: para fazer a extração do dente é preciso que a pericoronarite esteja totalmente desinflamada ? Ou só em diminuir a dor e um pouco da inflamação já dá para extrair o siso ?

    • Amanda, se a infecção estiver controlada, mesmo que a gengiva ainda esteja um pouco inflamada, já dá pra extrair o siso.

      • Entendi.
        E notei que quando vou fazer a limpeza, essa pele por baixo está branca, é normal ou isso realmente acontece porque ainda está inflamada?

        Obrigada !

        • Esse “branco” deve ser placa bacteriana.

  145. Dra., eu tirei um dente do siso dia 17/01 e agora no local esta crescendo uma especie de carne branca e esta me incomodando, o que é isso?

    • É mole, Edilene? Incomoda porque dói ou incomoda a presença? Deve ser apenas um tecido de cicatrização normal, mas se você achar que tem alguma coisa errada, não hesite em procurar o seu dentista pra avaliar.

  146. Dra. retirei meus 4 sisos no dia 14 de março de 2014, mais ou menos 2 semanas, e ainda estou com muita dificuldade para abrir a boca, gostaria de saber se isso é comum, se o trismo demora muito tempo para passar e o que posso fazer além de mascar chiclete para resolver esse problema, pois tem sido muito incomodo. Lembrando que só sinto a dificuldade do lado esquerdo, onde os 2 dentes estavam inclusos e o inferior ainda estava deitado.

    Desde já agradeço a sua atenção.

    • Edson, sim, é bem comum. Costuma levar de 1 a 2 semanas para o trismo melhorar, mas pode levar mais tempo. Você pode massagear o rosto / têmpora e fazer compressas quentes. Deve ajudar.

  147. Olá, meu nome é Larissa e tenho 19 anos, meu dente siso esta nascendo e esta muita inchada minha gengiva, não consigo nem abrir minha boca que dói, e quando engulo minha própria saliva dói.

    • Larissa, pode ser uma pericoronarite, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  148. Boa noite Dra.
    Hoje pela manhã fui ate o dentista e ele me passou uns medicamentos. Hoje assim que tomei graças a Deus surtiu efeito, porem ele disse que pode ser uma inflamação do siso e pelos alimentos que esta inflamando. Mas gostaria de saber como faço uma para higienizar bem os dentes, qual a melhor escova pra estes dentes que ficam lá dentro?

    Obg.

    • Então, Maryanna… dependendo de como a gengiva está cobrindo o siso, você não vai conseguir limpar com escova nenhuma. Aí pode estar indicada até a extração do dente ou a remoção dessa gengiva sobre o dente.

  149. Boa noite Dra. Ana, meu dente queiro nasceu, porem observo que ele está meio torto, sendo que já faz uns dias que minha gengiva que fica ao lado do dente está inflamada e toda vez que vou comer algo possivelmente dói. Irei ao dentista, porem estou com medo. A sra. Poderia me esclarecer algo sobre este meu caso que relato? Obg.

    • Sua descrição é bem característica de pericoronarite, Maryanna, como eu explico no texto. Portanto, é preciso tratar como tal, não precisa ter medo. Procure seu dentista.

  150. Olá Dra,
    Arranquei meu siso há muito tempo, quase 10 anos, e agora a gengiva está toda inchada no local de onde ele saiu. Isso é normal?
    Obrigada.

    • Dina, esse inchaço não deve ter nada a ver com a extração do siso. Provavelmente é apenas um problema local na gengiva, por um trauma, por exemplo, ou reação a alguma coisa que você comeu / bebeu.

  151. Olá, tudo bem? Sofro com meus dentes do siso desde os 18 anos se não me engano. Essa semana tive uma dor fora do comum no dente esquerdo inferior, sentia latejar e doer todo o maxilar. Como não disponho de verba passei em um dentista do SUS (que por sinal me atendeu muito bem), onde fui orientada a tomar antibiótico por uma semana para tratar a infecção da pericoronarite e limpar com água oxigenada volume 10. Estou fazendo isso há dois dias, porém a gengiva que rodeia o molar que fica na frente do siso está completamente inchada, assemelhando-se a uma pequena bola. Caso permaneça incomodando e inchando mais, retornarei ao dentista amanhã para esclarecer, mas se você puder me explicar se isso faz parte do tratamento que estou fazendo, fico agradecida. Abraços!

    • Em caso de pericoronarite, o inchaço da gengiva da região (e proximidades) é algo esperado, Ligiana. Faz parte.

  152. Bom dia, fui ao dentista e ele me indicou azitromicina 500mg uma vez ao dia. Estou no primeiro comprimido, bem proximo de tomar o segundo, só que estou com um sangramento na gengiva, continua há quase 4 horas e nao consigo estancar. Queria saber se isso é normal? Obs: notei uma melhora significante e quase já nao sinto mais dor.

    • Maykson, o sangramento na gengiva certamente não tem nada a ver com o antibiótico… continue tomando como prescreveu o seu dentista. Duas coisas que você não pode fazer: bochecho e cuspir. Ambas podem aumentar o sangramento. Procure beber bastante água, de preferência gelada (e não bocheche a água, ok?!).

  153. Obrigada Doutora :) eu liguei p minha dentista e falei, mas ela não deu tanta atenção… apenas disse p q eu não me preocupasse. Vou procurar outro dentista para dar uma olhada…

  154. Olá Doutora Ana… voltei novamente, só que dessa vez um pouco mais preocupada do que das outras vezes… fez 3 meses que eu extraí o dente e não fechou totalmente ainda… mas o que mais me preocupa é que ontem deu uma dor bem chata no local e não foi fraca… depois de tanto tempo da extração doer não é normal… o que pode está acontecendo, Doutora Ana?

    • Ana, se você acha que tem alguma coisa errada, não hesite em procurar o seu dentista pra uma reavaliação. Para algumas pessoas o local de onde o dente foi removido demora mais pra fechar, mesmo. A dor realmente não é comum depois de tanto tempo, mas pode ser apenas uma pequena inflamação local, nada infeccioso. O ideal é seu dentista dar uma olhada.

  155. Dra. Ana, boa tarde, estou com uma duvida aqui, se é fundo emocional ou se é sintomas de alguma infecção…
    Estou com um problema, que agora quando vou escovar os dentes, quando cai uma pasta de dente na minha lingua ou só de eu por a escova de dente na boca, minha boca trava, minha garganta trava e isso ta influenciando na minha respiração, tipo meio que trava a garganta e enquanto eu não expilo (cuspo o liquido ou a pasta que ficou na lingua) me da uma sensação de falta de ar e a minha garganta trava, nao deixando eu engolir nada.
    Se estou escovando o dente nao consigo engolir direito após a escovaçao. Se fica um pouquinho de comida na lingua ja da desespero de engolir pra eu nao me “sufocar”. Nunca tinha acontecido isso, é emocional ou é alguma reação buco-maxilo-facial devido a retirada do siso e me deixou tanto trauma assim…
    Gostaria de uma informação, se realmente ocorreu ja com algum paciente esse tipo de situação de não conseguir engolir, ou a boca travar enquanto tiver escovando os dentes, ou se pode ser fundo emocional.
    Fico grato pela resposta.
    Fabio

    • Fabio, faz quanto tempo que você extraiu o seu siso? Porque o o “trismo” (dificuldade de abrir a boca) e a dificuldade de engolir são sintomas comuns no pós-operatório. Já se fizer mais de 2 ou 3 semanas, pode ser que o problema seja mais de cunho emocional, mesmo (até porque você relata ter problema até com a alimentação).

      • Dra., esse siso foi tirado dia 15 de dezembro, mas mesmo assim minha boca ainda estrala as vezes, meu bruxismo aumentou e foi diagnosticado numa panoramica que ficou um pedaço, nao sei te dizer se do dente, do osso no siso superior, e no siso inferior a cicatrização foi perfeita, embora de vez em quando eu sinta pontadas perto da glandula (amigdala), embaixo.
        No caso da alimentação sim, tem horas que a comida engasga na garganta, até mesmo quando vou escovar os dentes, se cai um pouco de creme dental na lingua minha boca ja trava. E tenho que praticamente cuspir, respirar e ai voltar a escovar novamente. É que eu não tinha isso antes…
        =)
        Obrigado por responder.

        • Parece haver uma combinação de fatores aí… problemas articulares, inflamatórios e o psicológico também, que acaba exacerbando os sintomas.

  156. Olá. Estou com um siso nascendo do lado direito superior. A princípio senti muita dor, tanto no maxilar quanto no ouvido e na garganta, depois que ponta do dente saiu para fora a dor diminuiu muito e a dificuldade que estava sentindo ao abrir e fechar a boca desapareceu. Isso foi há 24 horas. Agora nada dói, a não ser que haja contato com o local do dente, no entanto desde hoje de manhã estou com um gosto amargo na boca, não sai com nada e está me enjoando um pouco. Devo me preocupar que seja uma infecção mesmo que a dor esteja diminuindo? Já tinha consulta marcada no dentista, mas só para daqui a alguns dias, é seguro esperar nessas condições ou devo procurar minha dentista com mais urgência?

    • Camila, o gosto amargo provavelmente se deve a um exsudato inflamatório, um líquido transparente e cheio de proteínas que sai do local inflamado. Isso não quer dizer que haja infecção, mas certamente inflamação (o que combina com o seu relato e é comum quando há um dente nascendo). Por enquanto dá pra esperar mas, se voltar a doer ou inchar, sugiro que você antecipe sua visita ao dentista.

  157. Boa Noite, Ana!
    Meu dente do siso inferior do lado direito esta nascendo… e notei o excesso de gengiva, o dente praticamente esta todo rompido, estou fazendo a higienização local, queria saber se é necessario mesmo fazer essa cirurgia de cunha distal pra tirar excesso ou posso deixa-lo q vai cicatrizar d alguma forma natural, nao queria arranca-lo^^. Obgd

    • Thais, só é necessário se o dentista indicar dessa forma. Um pouquinho de gengiva em cima do dente quando ele está nascendo é normal, nem sempre é preciso fazer a cunha distal nem extrair o dente. Depende da avaliação do seu dentista.

  158. Bom dia Dra., gostaria muito que vc tirasse uma duvida minha… dia 11/02 retirei os dois dentes do siso do lado esquerdo (o de baixo e o de cima) e hoje cedo acordei com minha gengiva inflamada no dente do siso do lado direito… estou tomando os remedios que a minha dentista receitou direitinho, e vou retirar os pontos semana que vem. Sera que e normal ?

    • Inflamação é normal dadas as circunstâncias, Caroline. Aliás, toda cicatrização envolve um processo inflamatório, que nada mais é do que a defesa do seu organismo contra uma agressão que ele sofreu (a própria extração, no caso). O que não pode haver é infecção, mas me parece pelo seu relato que não é o caso. Se você achar que tem qualquer coisa errada (muita dor, inchaço, sangramento, etc.), entre em contato com o seu dentista pra ele reavaliar. Se não, tá tudo bem. :)

      • Muito obrigada pela sua ajuda… o ruim de tudo isso e comer algo que os dois lados estão com problemas ! kkkkkk mas espero logo passar por essa situação ruim, muito obrigada pela sua ajuda, me deixou mais tranquila.

        • 😉

  159. Bom dia Dra., depois de um mês sentindo ainda as fisgadas no local onde o siso foi retirado perto do natal, eu fiz uma radiografia panoramica novamente e constou que no dente superior ficou um pedaço talvez do osso, da raiz ou do dente, não sei te informar, e então a sensação de bolinha embaixo da lingua o outro dentista me disse que pode ser porque ficou essa ponta la em cima e que ta dando reflexo por ser tudo um músculo só.
    Dia 18 eu retorno pra fazer a cirurgia de extração do que restou do dente na parte de cima, pois embaixo parece-me que ficou tudo ok, com osso calcificando ainda.
    Qualquer novidade eu posto aqui.
    Abraços.

    • Ok, Fabio. Fico aguardando notícias.

      • Bom dia Dra., fiz a cirurgia ontem de extração do restante do dente no siso superior, foi demorada mas deu tudo certo, o dentista falou que talvez fosse esse dente que estava afetando o restante do nervo e que refletia no dente de baixo, ele comentou que poderia haver até uma infecção interna se eu nao tivesse tirado o que sobrou do dente, pois ja tava formando uma fistula.
        Ele ficou indignado porque a minha outra dentista nao tirou panoramica apos essa cirurgia do natal. Pois ficou um pedaço enorme do dente na cirurgia. Espero que agora de tudo certo, tomando ibuprofeno e voltando a me alimentar.
        Abraços
        Fabio

        • Bom saber, Fabio! Melhoras. 😉

  160. Bom dia Ana,

    Exato, tinha me esquecido o nome que ele tinha falado, ele disse exatamente alveolite, meu único receio é não adiantar e ter que abrir a gengiva novamente para tirar resíduos que ele não tenha conseguido tirar com a curetagem.

    Obrigado, Ana!!

    • 😉

  161. Eu quando como alguma coisa dura tipo carne, bala, chiclete, 1 dente meu doi, eu toco na gengiva ai doi tambem quando eu toco, o que eu faço ???

    • Aline, corre num dentista pra avaliar! Pode ser que haja uma cárie e talvez até um problema de canal (suspeito, porque você relata doer a gengiva também).

  162. Boa noite Ana,

    Respondendo a sua pergunta, dói a mesma coisa sempre, não somente quando faço a limpeza, a dor é constante, hoje voltei no buco-maxilo, ele me pediu uma panorâmica (tipo uma radiografia), na imagem dava para ver que não tinha restado nada da extração, nem osso ou raiz do dente, fizemos uma curetagem e uma limpeza mais forte, tomei anestesia para aguentar o tranco, me receitou cefalexina por 7 dias, me pediu para ir ao consultório esses dias, pois ele próprio quer irrigar o local, ele disse que tinha resíduo de comida, obrigado por sua atenção!

    Somente para completar a resposta anterior, você disse que poderia ser o dente da frente do siso, ele fez um teste nos dentes com um spray, parecia um spray com gelo mesmo, não senti dor alguma, pelo que parece, era resíduo de comida no pequeno buraco onde havia o dente siso.

    • João, então talvez se trate uma alveolite (considerando que o buco fez uma curetagem). Com a medicação e o procedimento, em mais ou menos 1 semana você deve estar ok.

  163. Obrigada por responder, Doutora Ana. :)

  164. Olá, Doutora Ana… Eu novamente por aqui 😉 então, hoje tem exatamente 2 meses e 15 dias que extraí o meu dente e não fechou ainda… claro que não está como antes, mas estou achando a cicatrização demorada. Sinto pequena dor no local de vez em quando… será que está tudo dentro do normal, Doutora?

    • Tá sim, Ana. Às vezes demora mesmo pra gengiva fechar. :)

  165. Bom dia Ana,

    Ha dois meses atrás fiz a extração de dois dentes sisos inferiores, meu dentista disse que meus dentes eram muito grandes, dessa forma houve uma certa demora para que o buraco onde havia o dente ficasse totalmente fechado, até hoje existe um pequeno espaço aberto, de 3 dias pra cá venho sentido dores no local de onde havia os sisos, ele disse que provavelmente é resíduo de comida que deve ter caído, estou fazendo uma limpeza com uma seringa e água oxigenada, acontece que o buraco já esta muito pequeno e não vejo nenhum alimento sair e a dor não regride, fora isso aqui na minha cidade é muito quente e eu ando muito pelo centro, venho também passando por stress grande, qual sua opinião?

    Somente completando: a dor no siso é constante mas não latejante, ele disse para usar a seringa com agua oxigenada com bastante pressão, para poder lavar por dentro, por enquanto não vejo melhoras, o que mudou de lá pra cá na alimentação foi a inclusão do suplemento whey protein e açai com granola, tomo bastante vitamina com banana, pensei na possibilidade de ser as sementes das bananas ou mesmo a granola que estão entrando pelo espaço ainda existente. desde já, agradeço antecipadamente.

    • João, dói mais quando você faz a limpeza (com a pressão da água na seringa) ou tanto faz (dói a mesma coisa sempre)? Uma possibilidade é que a dor nem seja no “buraco”, em si, mas no dente em frente, que além de ter parte da raiz exposta porque a gengiva não fechou ainda, serviu como apoio durante a extração, o que pode causar incômodo por algumas semanas. Aí, a dor irradia. Infecção, pelo seu relato, não me parece que há.

  166. Ok, obrigado Doutora! Você é atenciosa e rapidíssima, parabéns! Sucesso, você merece!

    • 😉

  167. Olá Dra! Eu arranquei os 4 cisos de uma vez, faz mais ou menos uma semana e meia… e agora fui reparar na cicatrização, 3 dos pontos fecharam beleza, mas teve um que ficou com um buraquinho, e esta entrando comida nele… e não sai… vou ter que refazer os pontos? Ou vai sarar de dentro pra fora, empurrando a comida pra fora do buraco? E teve mais uma situação… no outro, a gengiva do último dente ficou “sobrando” do lado, ficou solta, meio frouxa, daí toda vez que eu como, fica cheio de comida entre a gengiva e o dente… a gengiva vai voltar ao normal sozinha, ou vou ter que cortar um pedaço fora e fazer ponto também? Obrigado desde já.

    • Bianca, em princípio tudo isso vai se resolver sozinho. A gengiva cicatriza realmente de dentro pra fora, nem sempre dá pra fechar a ferida com os pontos. A gengiva solta no outro dente vai “grudar” também, pode levar algumas semanas. Enquanto isso, faça o possível pra manter tudo limpo. Nem sempre você vai conseguir, mas o importante é ficar de olho.

  168. Olá Dra. Ana! Estou com um problema bem parecido com o da Jaciara. Fui ao dentista pois estava com um opérculo gengival no dente 38 que me incomodava muito e deixava a minha higiene um pouco deficiente. 18, 28 e 48 nasceram completamente e encontram-se em harmonia e com boa oclusão. Meu dentista disse que seria interessante mante-los ja que eles têm função mastigatoria e minha higiene bucal e muito satisfatoria. Nunca tive cárie e ou qualquer outro problema dentario/bucal. Ele então sugeriu realizar a cirurgia de cunha distal, pois eu ja removi os 35,45,25 e 15 e fiz tratamento ortodontico justamente para ver se seria possivel manter os sisos na cavidade bucal e com alguma função, pois na epoca não era possivel remove-los devido as complicações que poderiam acarretar na cirurgia e o pos-cirurgico. Fiz a cirurgia de cunha distal do 38 no dia 21 de janeiro (terça-feira) e hoje dia 24 (sexta-feira) ainda não consegui me alimentar, abrir a boca e fazer uma higiene adequada. A bochecha esta com edema, não consigo ocluir pois acabo mordendo ela e a cicatrização está estranha. Percebo que não abro a boca não por conta dos pontos e sim devido a cicatrização, pois tem pontos por toda mucosa e até no “angulo” da mandibula. Toda vez que tento abrir, a ferida tenta se abrir e sinto muita dor!!!! Tenho a sensação de que após a cicatrização completa eu não irei abrir a boca!!! Quais as complicações que isso pode trazer? Sinto que tem algo de errado…

    • Sua cirurgia ainda é bem recente, Keyko. Pela sua descrição me parece que está tudo dentro do esperado, embora os sintomas sejam um pouco mais rigorosos. Pode se tranquilizar, você vai abrir a boca normalmente daqui a alguns dias, a dificuldade tem origem na cicatrização ainda incompleta do local e a própria retirada dos pontos vai trazer grande alívio desses sintomas.

  169. Ola! Meu dente siso esta nascendo completamente, mas a gengiva atras dele esta subindo, como se fosse um calombo, mas ela não causa dor ao toque, o dente esta bem para atras fazendo a gengiva subir e doer a região retromolar, esta inchada em pouco. Obrigado.

    • Luyan, quando o dente “rasga” a gengiva esse inchaço que você relata é esperado. Apenas procure a região limpa, pra evitar que entrem resíduos de alimentos por baixo da gengiva, e você não deve ter problemas.

  170. Achei a matéria do seu blog muito boa!
    Ontem realizei a cirurgia para cortar a gengiva para o siso sair. Agora estou com pontos na gengiva perto da bochecha e sinto repuxar ao tentar abrir a boca e com isso fica dolorido, doendo um pouco até para engolir, o siso em si não sinto doer. Isso é normal pós a cirurgia? Em quanto tempo pode ser retirado os pontos? Após a retirada dos pontos conseguirei voltar abrir a boca normalmente e sem dor?!
    Obs: Minha dentista só atende dois dias na semana e pediu que voltasse em uma semana para retirar o ponto e ver se está ok, ou se será necessário retirada do dente já que ele está no limite da arcaria dentária?

    Obrigado!

    • Allan, é normal sim. A bochecha fica “presa” pelos pontos e incomoda bastante. A remoção da sutura deve aliviar o problema, o que já pode ser feito depois de uma semana do procedimento. Se você vai conseguir abrir a boca normalmente logo em seguida depende da qualidade da cicatrização, mas em princípio, sim. Creio que não vai ser necessário remover o dente depois, se sua dentista julgou que apenas a remoção da gengiva excedente já era suficiente, ok.

  171. Ok muito obrigada!

  172. Ola, estou com a gengiva do siso inflamada e nao aguento mais de dor, fui na dentista e ela me deu antibiotico, mas nao traz um resultado imediato, e a dor é muito forte, entao tomei Cataflan que melhora a minha dor em 10 min, ja tomei um pilula que coloca embaixo da lingua pra dor mas nao adiantou, gostaria de saber se posso tomar o Cataflan em horarios diferentes do antibiotico, pois so ele melhora a dor extremamente forte. Aguardo. Obrigada.

    • Jaciara, embora o antibiótico combata a infecção, ele não é apropriado pra controlar a dor. Então não é que ele não esteja fazendo efeito, ele está, mas na infecção. A dor não tem nada a ver com isso, pra ela é preciso tomar um analgésico e/ou anti-inflamatório. O ideal é conversar com a sua dentista sobre qual medicação tomar, mas se você está tomando o Cataflan e está dando resultado, pode continuar tomando até a próxima consulta (não mais que 1 semana, ok?!).

  173. Bom dia,
    Acabei de ler seu blog e ele foi muito útil pra mim. Estou com os mesmos sintomas citados, a impressão agora é que está doendo a garganta também, está sendo difícil até para engolir… Acho que vou extrair o problema de uma vez!

    • Que bom que o texto foi útil, Francielen. :)

  174. Olá Dra., estou de volta com mais uma dúvida rsrs.
    Bem, após ter retirado os pontos, o lugar onde estavam os cisos ficou mais sensivel à alimentação, tipo… agua fria ou comida quente, eu sinto mais nessa parte da boca onde foi extraido os dentes.
    Por outro lado, a tal bolinha continua, sendo que pelo que minha dentista falou, mas nao deu certeza, e eu ja tinha visto em outro site que ao arrancar o ciso incluso é quebrado o osso bucal para a retirada do mesmo. O local de ciso superior ficou perfeita a cirurgia, mas a parte inferior ficou como se a ponta do osso tivesse sido esquecida de retirar, e ficou uma pontinha na qual a lingua bate nesse local e sinto a tal da bolinha.
    No local que foi retirado o ciso, caso fique esse osso para calficar, quantos meses leva pra voltar o normal? É necessario fazer alguma cirurgia com o buco maxilo (acho que é esse o nome do medico que faz cirurgias) para reabrir onde foi retirado o ciso e então raspar esse osso pra que a gengiva feche perfeitamente sem essa lombadinha que ficou aki?
    Foi algum erro de cirugia ou é normal também ?

    Abs
    Fabio

    • Fabio, é assim mesmo: a sensibilidade pode durar alguns dias / semanas e a irregularidade do local é bem comum. Às vezes o osso remanescente fica irregular mesmo, mas é algo que costuma se resolver com a cicatrização. Quando não se resolve, aí sim, seria preciso abrir a gengiva, “aplainar” o osso, e fechar novamente. A “bolinha” ou “caroço”, como já mencionei, vai desaparecer… mas pode demorar.

      • Obrigado!

      • Oi Dra., agora essa bolinha que tava na gengiva, que pode ser o que restou do siso retirado, parece se mover, antes tava mais dura… eu ponho a lingua no local, parece que se move…
        Vez em quando ainda tenho na boca abertura em 80, 90 por cento, as vezes ainda repuxa esse nervo….
        Normal isso ?
        Eu to querendo pedir a minha dentista que faça ou um raio x do local ou uma panoramica pra ver como ficou minha arcada com essa retirada dos dois sisos…
        Pra ver se realmente precisa de outra cirurgia pra retirar esse pedaço que ficou no local da extração do siso inferior.

        • Fabio, sua dentista mencionou a possibilidade de ter ficado um pedaço de raiz do siso? Porque se fosse o caso, certamente ela teria falado com você sobre isso. Acho mais provável, então, que seja um pedacinho solto de osso, e não de dente… se for. Sim, uma radiografia pode esclarecer isso.

          • Ela ta em duvida se é osso ou pedaço do dente, e ela não tirou radiografia pós cirurgia, to quase mudando de dentista, continuando tratamento em outro, pois eu ainda sinto repuxar o osso ou nervo da gengiva, tem horas que meu ouvido tampa, minha garganta seca também…

          • Sintomas em ouvido e garganta, que são regiões próximas ao local da extração, são comuns no pós-operatório, Fabio.

  175. Ola, fiz uma cirurgia ha uns 15 dias atras, retirei um siso superior e um siso inferior, ambos do lado direito da boca.
    Fiquei com os pontos por uns 10 dias na boca, o que ja tava me incomodando.
    Queria saber se tensao na boca, abertura pela metade e sentimento de um bolinha na garganta bem abaixo de onde o siso inferior foi retirado tem alguma ligação nervosa com isso.
    Boas festas.
    Fabio

    • Fabio, os sintomas que você relata são bem comuns após a extração dos sisos: dificuldade de abrir a boca, sensação de “caroço”, uma certa rigidez muscular, etc.. A ligação é física mesmo, dado o trauma local. Com o passar dos dias, esses sintomas vão se amenizando e você deve se recuperar por completo.

      • Após retirar os pontos, há 3 dias, a sensação de que falta algo na boca é estranha, alem de que to mastigando agora com o lado oposto da boca onde foi feita a cirurgia e vez em quando mordo a lingua, justamente onde o dente do siso inferior foi retirado…
        São sintomas normais também ?
        Obrigado pelos esclarecimentos!
        Sucesso pra ti em 2014!

        • São sim, Fabio. Tanto a estranheza quanto as mordidas na língua e nas bochechas, porque a oclusão (mordida) muda, além da região ficar inchada. Por nada, um feliz ano novo pra você. :)

  176. Olá tudo bem? Faz 8 dias que estou sofrendo com dor no meu siso direto de baixo. Tem uma pele cobrindo ele e esta com infecção. Fui na dentista, ela me receitou amoxicilina por 5 dias, hoje voltei lá e mesmo estando com menos dor, a dentista disse q meu dente continua com infecção. Daí ela me receitou mais 2 dias de antibiotico, completando 7 dias de tratamento. Mas estou preocupada, pois pesquisei na internet e vi que infecção no dente pode levar até a morte, tenho consulta de novo daqui dois dias, mas to apavorada, será que essa infecção pode piorar mesmo eu tomando antibiotico? Estou lavando a boca com água oxigenada 2x por dia e usando Malvatricin tbm. Obrigada pela atenção!

    • Adriane, a possibilidade de uma infecção dentária ser levada para outras partes do organismo, com consequências sérias, realmente existe, mas felizmente é exceção e as consequências mais graves geralmente se dão em pessoas com outros problemas sistêmicos, com problemas de imunidade etc.. Ou seja: fique tranquila, você está medicada de acordo e seu organismo deve responder normalmente à medicação.

  177. Olá, tenho 12 anos e meu siso ta começando a nascer, não sinto mt dores, quando senti tomei um remedio e melhorei mas o problema é a gengiva, ela ta mt mt mt inchada e ta meio em cima do dente, só a metade, não consigo comer nd direito, as vezes nem abrir mt a boca, quando mastigo do outro lado fica dolorido e cansado, q remedio tomo ou ajuda sei lá a diminuir o inchaço ? Pfv, me ajude não consigo comer quase nd.

    • Cássia, aos 12 anos certamente não é o seu siso que está nascendo (terceiro molar), mas o seu segundo molar. Mas as considerações acerca do problema são parecidas, é preciso higienizar bem e procurar um dentista pra avaliar se há infecção.

  178. Nossa, sempre que faço minhas pesquisas quando estou com algum problema em relação a saúde bucal venho parar aqui… E vou te contar, so consigo acabar com as minhas duvidas quando chego aqui… estou exatamente com esse problema e tava achando que era algo horrível que estava acontecendo cmg… mas estou mais tranquila para procurar um dentista agora… Muito obrigada. Abraços…

    • Que bom que o blog tem ajudado, Leilane. Nas próximas vezes, já venha direto pra cá! 😉 Abraço!

  179. Obrigada, Doutora Ana!!! :)

  180. Oi Doutora Ana… olha eu novamente por aqui :) queria tirar mais uma dúvida… minha gengiva onde extraí o dente eu acho q está se fechando porque formou como se fosse uma carne vermelha onde foi extraído o dente… parei de mexer como a Doutora me indicou rsrs, tem exatamente 1 mês e 4 dias que extraí e continuo colocando o algodão com soro fisiológico em cima após escovar… em quanto tempo deve fechar por completo??? Ah… sinto como e fosse uma dor em cima as vezes… não é bem uma dor, é como se fosse uma pulsação, na maioria das vezes quando esqueço e mastigo algo em cima… ou quando tem algum contato de algo doce com o local, mas mesmo escovando demora um pouco pra passar… será q tá tudo normal, Doutora??? Desde já agradeço.

    • Ana, pelo seu relato está tudo ótimo. A gengiva pode levar semanas pra se fechar por completo, é assim mesmo.

  181. Olá, Doutora!
    Realizei um pequeno processo (um pedaço da minha gengiva estava encobrindo o dente do siso) a dentista retirou este pedaço da gengiva em formato triangular e deu dois pontos, a gengiva colou e um dos pontos ficou encoberto, não conseguindo tirar, posso deixar este ponto ou preciso tirar ele? Obrigada!

    • Aline, idealmente precisa tirar. Mas a tendência é o seu próprio organismo expor esse ponto (a pontinha do fio, pelo menos) e, se não cair sozinho, dá pra remover depois. Fique de olho, quando essa pontinha aparecer, procure seu dentista.

  182. Boa tarde.
    No mês de novembro estava saindo pus da gengiva por cima do meu siso, fui no dentista e ele me disse que era pericoronarite. Ele removeu um pedaço da gengiva e me disse para tomar analgésicos e fazer bochechos com água oxigenada.
    Pois bem, segui todas as instruções, mas após um tempo assim, o pus não parou de sair. Voltei no dentista e ele me receitou o antibiótico Amoxicilina por 7 dias. Após esse período tomando o antibiótico e continuando com bochechos de água e sal, o pus parou de sair, porém, 2 dias depois, voltou novamente.
    Voltei no dentista e dessa vez ele me receitou Amoxicilina com Clavulanato de Potássio por 10 dias + bochechos de água com sal.
    Novamente o quadro melhorou nesse período, mas hoje, 5 dias após parar de tomar o antibiótico, o pus voltou a sair novamente.

    Estou com cirurgia de remoção do siso marcado para janeiro.
    Minha dúvida é se posso remover o siso mesmo com esse pus ainda saindo. Se não, o que devo fazer então? Essa situação já está prolongada demais e não gostaria de continuar tomando muitos antibióticos dessa maneira.
    Obrigado.

    • Victor, parece que você tem uma infecção resistente, e a melhor forma de controlá-la (visto que a medicação só resolve por um tempo) e remover a causa direta que, no caso, é o seu siso. Então, assim que possível, seria melhor fazê-lo, mesmo que ainda haja um pouco de pus.

  183. Boa tarde Drª. Tirei meu siso inferior direito no dia 12/12/13. Ele estava incluso e com isso a cirurgia demorou um pouco (em torno de 1,5 h). Hoje já é dia 17/12/13 e minha gengiva e parte interna bochecha estão mto inchadas. Com isso não consigo nem fechar os dentes nessa região, no entanto, como estou tomando anti-inflamatórios e antibiótico não está doendo e externamente está bem menos inchado. Comecei ontem a fazer bochecho com Periogard.

    É normal essa situação já que a cirurgia foi um pouco longa?

    • Sim, Carlos. Quanto mais o dentista “mexe”, maior a chance dos sintomas pós-operatórios (entre eles, o inchaço) serem mais rigorosos. Em caso de dente incluso, quando é necessária a remoção de um pouco de osso em volta dele, esse inchaço é esperado, ainda mais considerando que a sua cirurgia é bem recente.

  184. Doutora Ana, quanto tempo demora pra melhorar, eu sei que fiz o que me indicou hoje mas não aguento de dor e fome, desinchou um pouco, mas a dor local e a dor na têmpora direita tá me matando!!! E essa dieta líquida forçada está me deixando fraca e zonza!!
    Tenha um excelente dia!!

    • Quisera eu saber quando vai melhorar, Gabryella… é uma tentativa, está longe do tratamento ideal, mas dadas as circunstâncias…

      É um bom sinal que tenha desinchado, faça o mesmo 1 ou 2 vezes ao dia.

  185. Muito obrigada, Doutora Ana!! Peço para que Deus continue te abençoando por ajudar a tantas pessoas aqui pelo site!! Acabei de ler a tua dica agora, vou correndo fazer o que me indicou. Tenha uma excelente semana!! Voltarei aqui pra lhe contar o resultado!!

    • Por nada! Volte sim! 😉

  186. Me ajude pelo amor de Deus, completo 39 semanas de gestação amanhã, 16/12/2013 e minha gengiva do siso está inflamada, e dói muito, dificultando a minha alimentação, e posteriormente me causando uma dor nas têmporas, estou com medo pois pelo meu entender não posso tomar antibiótico e nem fazer nenhuma cirurgia, nem sequer extrair o siso. Por isso estou desesperada, pois minha bebê está precisando ganhar peso e eu não consigo comer nada, nem mole nem duro, o que eu faço? Me ajude por favor!! Só estou conseguindo beber água, suco e leite.

    • Gabryella, realmente, essa é uma época muito desfavorável pra você extrair o siso. Por outro lado, é preciso tratar a sua gengiva pra que você possa se alimentar bem e, também, acabar com a sua dor, que parece ser por causa de uma pericoronarite (como explico no texto). Uma dica, então: pegue uma seringa (sem agulha) e encha com água oxigenada ou PVPI (Povidine). Irrigue BEM a região, procurando direcionar o jato para a gengiva excedente (melhor até, por baixo da gengiva – imagino que haja parte do dente já para fora e parte “escondido” sob a gengiva). Mantenha o líquido ali por 1 ou 2 minutos, não precisa bochechar, só deixar sobre o local (deixe a cabeça de lado). NÃO ENGULA, cuspa e enxágue de leve com água. Como as bactérias presentes nesse tipo de infecção / inflamação são anaeróbias, a água oxigenada e o PVPI costumam combatê-las bem. A dor / inflamação / infecção devem diminuir.

  187. Ola, queria muito que vc me tirasse uma duvida, ta com 4 dias que fiz 6 implantes e nao desinchou, nao consigo usar protese em cima, o que faço ? Me ajuda por favor!!!! Preciso voltar ao trabalho, mas como sem dente, nao da.

    • Maria, é esperado o inchaço nessa fase do pós-operatório, o que deve se resolver aos poucos. Não há muito a ser feito, pois desgastar a sua prótese, por exemplo, poderia deixá-la frouxa depois, o que seria um problema. Portanto, é preciso aguardar a recuperação do seu organismo.

  188. Olá doutora, parabéns pelo Blog. Extrai os 4 dentes siso há umas duas semanas, e o lado inferior direito esta com um caroço na gengiva. Na parte superior da gengiva apareceram umas bolhas de pus que doem muito e agora tá doendo metade da gengiva da parte superior. O que pode ser? É alguma complicação?

    • Acredito que não Mylena, suas extrações são bem recentes. Essa sensação de “caroço” na mandíbula é bem comum nessa fase, e as “bolhas” que você relata podem ser apenas aftas por causa do atrito do instrumental com a gengiva durante a cirurgia. Se não há outros sintomas importante, tudo deve se resolver de forma gradual se sem necessidade de intervenção.

  189. Obrigada mais uma vez, Doutora Ana. Vou tentar ficar mais quietinha, é que para limpar é muito complicado, agora estou aplicando somente o soro fisiológico com o algodão em cima, e vou tentar não mexer mais… rsrs

    • 😉

  190. Doutora Ana… tudo bem? Tenho uma dúvida, tem um tempinho que comecei a fazer um canal, era muito simples, mais tive q fazer por que estava com uma cárie e meu dente quebrou… comecei a fazer com uma dentista que ficou 4 vezes pra terminar e não terminou, meu dente escureceu muito e resolvi trocar de dentista… a outra começou a fazer o canal mas me aconselhou extrair o dente, pq segundo ela na hora de colocar a coroa, algo assim, ele não aguentaria, pois estava fraco… então ela colocou um curativo… só que eu só fui extrair o dente 4 meses depois e notei que a gengiva do lado do dente estava ficando branca e fui até uma dentista mostrar, mas ela me disse que estava normal, que é pelo fato de eu ter a pele branca, mas do outro lado a cor não é igual… não dói, mas eu achei estranho e larguei p lá. Extraí o meu dente 17 e voltei a notar o branco lá, e é de lado do dente que extraí, e um pouco atrás também onde deveria ter nascido o ciso, mas ainda não nasceu… eu acho muito estranho essa parte branca, isso tudo começou depois que comecei a fazer esse canal… o que pode ser??? Posso estar com algum problema na minha gengiva, relacionado ao dente que estava no local mas já foi extraído??? Desde já agradeço.

    • Ana, não me parece que essa alteração de cor na gengiva tenha relação direta com o tratamento de canal… a não ser que tenha se desenvolvido ali uma hiperqueratinização por causa de alguma substância que entrou em contato com o local. É uma possibilidade. Se for isso, não há o que fazer nem motivo pra preocupação. Se o problema aumentar, procure um dentista pra avaliar.

      • Obrigada, Doutora Ana… ontem eu fui a dentista tirar meus pontos… tirei na maior facilidade e ela me disse q a cicatrização estava normal e q o branco que tanto me deixava preocupada não era nada… ela falou que fazia parte do processo de cicatrização, que parece que se chama fibrina e que tava tudo normal, mas eu com minha mania de mexer demais onde não deve rsrs cheguei em casa e tinha q arrumar mais uma coisa, fui olhar na frente do espelho e tinha se formado algo branco em cima do buraco que ficou, ai eu fui limpar, estou obcecada com limpeza nesse lugar, ai saiu uma sujeirinha no algodão, mas eu não tinha comido nada, e achei estranho, dentro havia mais alguma coisa, e eu limpava, limpava e não saia, depois se formou de novo a mesma coisa em cima do buraco, e depois fui ver que dentro tem algo branco também, eu não sei explicar direito mas é estranho, como se fosse uma massinha branca se formando, ai eu deixei p lá, minha mãe me perguntou se não era pus, mais eu não sei dizer doutora, e hoje começou a doer um pouco acho q de tanto eu mexer, estou preocupada com medo de inflamar o que pode ser isso que se formou??? Tinha acabado de sair da dentista e já estava com mais uma dúvida.

        • É assim mesmo Ana, é a sua gengiva em cicatrização… PARE DE MEXER. 😉 Há uma chance maior de inflamar de você ficar mexendo. Pelo seu relato. vai tudo muito bem… isso não é pus, pode ficar tranquila, até pela ausência de qualquer outro sintoma importante.

  191. Bom dia Doutora, eu estou com o siso nascendo, a gengiva esta em cima, mas tem uma parte dele que já esta aparecendo, eu só sinto um desconforto (nada demais), eu estou notando algo, talvez seja uma cárie, não da para ver direito (não tenho certeza se é mesmo), o que eu devo fazer?
    Desde de já agradeço.

    • Aryane, só um dentista, após avaliação, pode confirmar o que seria esse “algo” que você relata. Como sisos nessas condições que você relata (com parte da gengiva em cima) são mais difíceis de higienizar, pode se tratar de uma cárie, sim.

  192. Olá! O meu caso é o seguinte: eu retirei meu ciso tem tempo já, acho que uns três anos. Daí o terceiro dia, hoje, que a gengiva começou a inchar e estou tendo alguns sintomas citados lá em cima na explicação, como não poder abrir a boca direito, dificuldade de engolir e também dor na garganta. Quando escovo o local ameniza um pouco. O que posso fazer a não ser ir no dentista imediatamente? Obrigado e parabéns.

    • Marcelo, você extraiu os sisos há 3 anos e está tendo esses sintomas agora? É isso? Se for isso, creio que o seu problema não deva ter a ver com a extração, mas seja reflexo de um problema em outro dente (o segundo molar, por exemplo) ou na própria gengiva. Parece haver uma inflamação ou até uma infecção em curso. O ideal é procurar um dentista pra avaliar, determinar a causa e tratar de acordo.

  193. Olá dra., meu filho está com pericoronatite aguda, inchou e inflamou a garganta, não come nada há 7 dias, fui ao dentista que me indicou a um buco, ele prescreveu clavulin, ibuprofeno de 600 e tomou uma benzetacil e medicamento na veia! Ta horrível! E quando ele bebe água sai pelo nariz, isso é normal? To muito preocupada! E só pode arrancar o ciso depois de acabar a inflamação! Me ajude, to super preocupada, com essa situação!

    • Luciana, a pericoronarite é uma infecção que pode ser bem “chata” pra passar e dolorida, mesmo. Mas seu filho está medicado de acordo, e realmente é mais seguro controlar a infecção antes de extrair o dente. Quanto a “sair água pelo nariz”, não, não é normal. Isso revela uma comunicação buco-sinusal, ou seja, entre a boca e as vias aéreas superiores (uma região óssea “oca” que nós temos acima dos dentes superiores). Mas isso não tem nada a ver com a pericoronarite. Seu filho extraiu algum outro dente superior recentemente? Sobre a comunicação buco-sinusal você pode ler aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html

  194. Nossaaaaa, essa publicação me ajudou bastante!
    Desde sexta-feira (01/11/13) a minha gengiva esta inflamada por causa do siso (uma dor insuportavel) e só fui procurar um dentista ontem (04/11/13), mas ele não deu a opção que poderia cortar a gengiva.
    Qual seria a melhor opção retirar o siso ou cortar a gengiva?

    • Thayná, depende muito da posição do siso e do espaço disponível para ele nascer. Se houver espaço e ele estiver bem posicionado, provavelmente remover a gengiva excedente seja suficiente (embora existam outros fatores a ser considerados). Se não, fica indicada a extração. Cada caso é um caso.

      • Infelizmente tive que extrair, e foi uma experiencia horrivel =(
        O dentista ainda falou que preciso extrair outros dois sisos, e estou com medo pois foi muito dolorido! Extrai na quarta-feira (06/11) e ainda hoje (11/11) estou sentindo muitas dores e olha que me comportei muito bem no pós…

        • A extração é bem recente, Thayna… você está no “auge” do pós-operatório, digamos assim. É uma fase mais chata mesmo, em que os sintomas podem ser mais fortes. O importante é que você esteja medicada pra passar com o máximo de conforto por esse período.

  195. Dra, estou com o siso superior esquerdo nascendo, não consigo vê-lo porém ao tocá-lo percebi estar ele com um mau cheiro. Além de uma dor suportável, creio eu que seja pelo fato dele estar nascendo. No entanto, minha preocupação mesmo, é com o mau cheiro. Tentando uma boa escovação e utilizando enxaguantes esse odor cessará ou devo optar pela extração?

    • Leo, o mau cheiro ocorre, certamente, porque resíduos alimentares / placa bacteriana devem estar se acumulando no local. Mesmo com bastante esforço, por causa da dificuldade de se alcançar todas as “reentrâncias”, nem sempre se consegue uma higienização completa, mesmo. O importante é tentar sempre e procurar fazer o máximo… com o dente irrompido por completo, a higienização ficar;a mais fácil. Não é nem o caso de “optar” pela extração, mas de verificar junto ao seu dentista se há indicação pra isso.

  196. Ola Ana, achei muito bom seu site, estou com este problema, meu dentista me passou antibiotico com anti-inflamatório e bochecho com Malvona, esta melhorando bem, estou no segundo dia de tratamento, gostaria de saber se posso fazer musculação assim e se posso tomar líquidos quentes pois me aconselharam a não tomar.

    • Se houver edema (inchaço) melhor evitar líquidos quentes, mesmo. E sim, se você estiver se sentindo bem pode fazer musculação.

  197. Obrigada! 😉 Eu estou com tanto medo, vou arrancar os dois sisos superiores amanha, eu tenho medo de machucar meu maxilar ou dar algo errado pelo fato de nao ter dente, pegar infecçao, boa sorte pra mim kkkkk

    • Fique tranquila, Raiany. O dentista sobe como extrair esse dente, mesmo que seja só uma raiz… pode confiar. E o fato de ser só uma raiz não aumenta a chance de infecção.

  198. Ola doutora! Eu vou arrancar meu siso, mas eles nasceram e quebraram, ai a gengiva tomou conta, ai so tem um buraquinho no meio da gengiva, agora so resta tirar a raiz, assim é mas dificil e doloroso porque nao tem mas dente so raiz?

    • Raiany, mas difícil provavelmente é (para o dentista, não pra você)… mas mais doloroso, não, porque tudo é feito com anestesia, né?! Se o dentista precisar “mexer” muito, o que pode acontecer é o seu pós-operatório ser um pouco mais “chato”.

  199. Oi Dra. Ana, obrigada pelas suas palavras. a cunha distal entao nao e paliativo, correto? Eu tenho a perico recorrente por conta do capuz sobre os demais sisos. Por favor me indique um bom orto e cirurgiao aqui do Rio. Muito obrigada pela seu profissionalismo e atencao.

    • Não, não é paliativo. A gengiva só cresceria de volta no caso de uma hiperplasia gengival motivada por placa bacteriana, por exemplo… mas higienizando direitinho, não há razão pra isso. Eu tenho cadastrados no blog apenas dentistas que atendem pacientes com medo de dentista, por especialidade não possuo dados. Mas vou ver entre os meus colegas e, tendo um nome, indico pra você por e-mail. :)

  200. Oi Dra. Ana, meus sisos nasceram quando eu tinha 22 anos. Senti certo incomodo, mas estava feliz porque eles nao me causavam nenhuma dor. Ate que meus dentes inferiores apinharam e o capuz gengival nao se rompeu, causando a pericononarite e suas peculiaridades. Pesquisei mto a respeito e vi que a remocao da gengiva seria uma boa solucao, porque leigamente falando os sisos estavam bem posicionados. Procurei um especialista que disse que a gengiva iria voltar a crescer e que isso seria paliativo, que o ideal era extrair, eu nao queria, nao por medo, mas por achar desnecessário. Agora que to sofrendo com o pos-operatório descobri seu blog e me pergunto se fiz a coisa certa, se devia ter procurado outra opiniao antes de tomar essa decisao. Extrai os 2 sisos do lado esquerdo. Estou mto triste. Obrigada.

    Agora passeando por todos os seus posts sobre o tema, conclui que ha indicacao desnecessaria de extracao de siso e eu fui um caso. Ainda tenho os do lado direito, devo mante-los? Pode me indicar um bom dentista aqui do RJ? Ah, a radiografia mosrra meus sisos normais, sem impactacao ou qualquer inclinacao. Esqueci de mencionar que hj estou com 27 anos, se passaram 5 anos desde que começaram a nascer e tbm que o apinhamento foi mto leve e so inferior. Em caso de colocar aparelho pra resolver isso, seria necessaria assim a extracao? Eu me sentia privilegiada de ter os 4 sisos…

    • Sarah, mesmo que a extração não fosse estritamente necessária no seu caso (não sei se era, enfim), sem dúvida você vai se beneficiar com ela, pois a pericoronarite não vai mais voltar. Então, não se sinta mal, nem por ter feito a cirurgia nem pela ausência dos seus 2 sisos, eles não vão fazer falta, pode ficar tranquila. Não tenho como afirmar a necessidade de extraí-los caso você use aparelho, como o apinhamento é leve, provavelmente não (não por falta de espaço, pelo menos). Mas às vezes é preciso extrair por outras razões, por exemplo, por ser necessário levar os dentes mais para trás. Enfim… se você não tem dor nem no dente nem na gengiva e houver espaço suficiente para esses dentes, em princípio, não é necessário extraí-los. Mas é importante a opinião de um dentista que examine você clinicamente, eu estou apenas “teorizando” com base no seu relato.

  201. Bom dia, fui ao meu dentista e ele informou que estou com essa infecção e me passou os tratamentos adequados, porém para o bochecho ele recomentou 1/2 copo de água morna + água oxigenada, mas não especificou a quantidade. Qual a quantidade de água oxigenada para o bochecho? Obrigada.

    • Anna, nem é necessário bochecho, e eu nem recomendaria porque a água oxigenada pode causar ferimentos / descamações na mucosa e na gengiva. Faça o seguinte, então: coloque um pouco de água oxigenada diretamente na região inflamada / infeccionada, você pode usar uma seringa pra isso. Deixe por uns 30 segundos e enxágue com água em seguida. A água oxigenada não é um bom anti-séptico bucal, de forma geral, mas no caso específico de pericoronarite pode ser bem útil, já que há a prevalência de bactérias anaeróbias nesse tipo de infecção (e bactérias anaeróbias “odeiam” oxigênio).

  202. Dra, tenho 21 anos e estou com pericoronarite, e não é a primeira vez, o problema vem se tornando recorrente desde que os meus sisos nasceram. Da última vez que tive muita dor por conta disso fui a uma emergência 24 horas e o dentista me recomendou o procedimento rotineiro: Fazer bochecho com clorexidina, manter uma boa higienização e tomar anti-inflamatório, também me mandou fazer um raio x panorâmico e que procurasse um periodontista (coisa que nunca fiz e sei que deveria fazer). A dor passou e ficou tudo bem. Dessa vez não procurei nenhum dentista e repeti tudo o que me foi recomendado da última vez, fazer bochechos, tomar anti-inflamatório. A dor e o inchaço passaram, mas uma parte da gengiva do siso ficou solta, está presa apenas por um pedaço, o que dificulta comer desse lado, pois além de um leve incômodo sei que pode acumular comida embaixo desse capuz e começar toda a inflamação de novo, ou seja, só mastigo de um lado. Terei que tirar o siso ou apenas a gengiva que está solta? É possível que essa gengiva solta volte pro lugar naturalmente? Muito obrigada pela atenção!

    • Amanda, se os seus sisos já tiverem nascido, estiverem no mesmo nível dos demais dentes e bem posicionados, provavelmente apenas a remoção da gengiva excedente deve resolver. O que não dá é ficar tendo pericoronarite de tempos em tempos…. Sugiro que você procure um periodontista pra avaliar a necessidade / benefício dessa pequena cirurgia. Dificilmente a gengiva vai voltar para o lugar de forma espontânea.

  203. Olá,
    Recentemente (hoje) fui ao dentista para retirar um pedaço de gengiva que estava em cima do siso inferior. Não estava infeccionada, mas impossibilitava a limpeza. A anestesia não pegou muito bem e não deu para fazer o procedimento completo. Mesmo assim ficou um “buraco” muito esquisito no local. Ele utilizou um bisturi elétrico que ‘queimava’ a pele. Não está sangrando nem doendo, porém, tenho medo que infeccione. Demora mais ou menos quanto tempo para cicatrizar? Outra pergunta: como não foi retirada toda a pele, é possível que o restante se afaste sem intervenção cirúrgica?
    Obrigada.

    • Geralmente em torno de 1 semana, Adelaide. Sim, é possível que não seja mais necessário intervir (que a gengiva removida já tenha sido suficiente), tudo vai depender de como a cicatrização vai progredir.

      • Obrigada Ana. Sofri alguns dias com o meu siso depois desse procedimento. A ‘pelezinha’ cortada ‘ajudou’ a gengiva a rasgar mais um pouco e isso doeu muito. Agora parou, mas ainda tem um pedacinho bem pequenininho de dente coberto. Ouvi dizer que os sisos inferiores são mais complicados para extrair e que dói um pouco. Por enquanto vou ‘empurrar com a barriga’. rsrsrs. Obrigada pela atenção. bjs

  204. Olá Dra.! Ha 9 dias atrás comecei a sentir dores no dente do siso, que aliás já tinha nascido, a gengiva começou a inchar e cobriu uma parte do dente, fui ao meu dentista que analisou e disse que era uma pericoronarite, me receitou Trilax para tomar 7 dias, Clindamicina para tomar 7 dias e bochechos com Periogard. Hoje estou um pouco melhor, não sinto mais dores, porém sinto muito incomodo pq ainda tem um pedaço de gengiva em cima do meu dente, e por isso não consigo morder pq o dente de cima chega a furar a gengiva, não consigo mastigar e pronunciar algumas palavras e sinto incomodo na minha articulação. Já tive problemas de DTM no qual o mesmo dentista me tratou, cheguei a fazer 1 ano de fisio e agora uso uma placa de acrílico pra dormir devido a ATM. Melhorei muito, nem parecia q já tinha tido esse problema, mas depois que aconteceu isso com o dente, aquele incomodo na ATM voltou. Hoje retornarei ao dentista com a panorâmica que ele pediu. Meu dente o qual a gengiva inflamou (siso inferior do lado esquerdo) está retinho no Raio X. Já terminei de tomar os medicamentos e a gengiva ainda continua em cima do dente, tenho medo de fazer cirurgia, devido a ATM, tenho medo de ficar com a boca aberta muito tempo e travar. Vou me casar daqui 2 meses e gostaria de não ter que passar por tudo que já passei devido a ATM. Esse incomodo é normal, mesmo depois da medicação? É realmente necessário fazer cirurgia pra extrair o dente ou tirar o pedaço da gengiva? Ela não volta ao normal mais?
    Me ajuda Dra.
    Obrigada

    • Erlayde, se a causa do trauma não for removida, vai ser difícil da gengiva regredir. E no seu caso a causa, neste momento, é o fato de você morder em cima dela (e é complicado de você evitar). Enfim, é possível, sim, que a gengiva regrida sozinha… mas o mais garantido é remover o excesso cirurgicamente (já que não há indicação de extração do siso). Mas olha, é uma cirurgia super simples, com anestesia local e recuperação rápida. Vale à pena considerar a possibilidade.

  205. Bom dia! Extrai 2 sisos e tirei os pontos dia 23/08. A minha dentista disse que a minha gengiva está inchada e disse para higienizar o local e passar agua oxigenada. Minha gengiva não doi, mas fica incomodando qdo sorrio, ou abro mt a boca. Devo continuar higienizando e falar com o meu dentista ou esperar mais um pouco? Obrigada.

    • Rebeca, pelo seu relato parece que está tudo bem. Certo incômodo é algo esperado. Não há necessidade de procurar a sua dentista, apenas continue mantendo o local limpo.

      • Obrigada, vc é ótima! Li seus posts antes de extrair o siso tb e me ajudou mt, pois realmente tava morrendo de medo hahah, vc é uma querida! Parabéns pelo site.

        • Que bom que pude ajudar, Rebeca. E melhor ainda que deu tudo certo. Abração! :)

  206. Ola dra.,
    Eu tenho um dente siso para ser puxado, mas ele não quer descer, então o meu ortodontista me encaminhou para outro dentista para puxar o dente, mas eu não sei como explicar para esse dentista o que é para fazer. Já dá pra sentir o dente encostado na gengiva, passando com a linha, sera que a senhora pode me ajudar?
    Obrigada.

    • Monique, não se preocupe, não é função sua explicar isso para o dentista. Se não for um procedimento óbvio (que o dentista olhe e já entenda o que o outro dentista pretende), será preciso que seu dentista faça um encaminhamento por escrito para o colega, explicando o que ele quer. Ou que, pelo menos, ligue pra ele explicando.

  207. Olá, tenho 27 anos, e tenho dente do siso, esta inchado e doendo, tirei raio x, para marcar a retirada do mesmo. Meu dentista pediu para lavar com agua oxigenada, mas ainda doi, tem outra coisa que possa passar? Sinto a gengiva doer muito.

    Obrigado!

    • Giseli, a água oxigenada, nesse caso, é uma boa opção. As bactérias que causam essa inflamação ODEIAM oxigênio, então a água oxigenada combate o problema. Para a dor, o ideal é tomar um analgésico. Converse com o seu dentista e peça pra ele prescrever um (se ele já não fez isso).

  208. Olá, estou com os dois sisos de baixo com a gengiva muito inflamada. Nao consigo nem passar a língua e doi muito o dia todo, e esta saindo aftas na boca e agora começou uma inflamação na garganta, meu dentista mandou tomar antibiótico ja faz 3 dias. Mas a dor continua, cada dia mais, o que eu faco? Nao consigo comer
    nem alimentos pastosos… obrigada!

    • Lidiane, tente manter a higienização em dia, o antibiótico vai começar a agir e controlar a infecção. De qualquer forma, você precisa tomar um analgésico, também. Peça para o seu dentista prescrever um. E, assim que essa fase aguda passar, é bom pensar em extrair esses dentes ou remover a gengiva excedente sobre eles, pra que a pericoronarite não volte. Vale a indicação do seu dentista sobre a opção mais adequada no seu caso.

  209. Tirei ontem os dentes de siso, e tinha o glanglio do lado dos dentes q retirei inflamado… hoje ainda está inchado. É normal? Tenho que dar tempo pra passar ou devo voltar ao dentista?

    • É assim mesmo, Rita, Pode levar alguns dias até o gânglio diminuir.

      • Obrigada, assim nao tenho q ficar mais preocupada.

        • 😉

  210. Olá Dra., minha dúvida é: tenho um siso nascendo, acho que deu uma inflamada no começo dessa semana, hoje já está menos dolorido uma parte, só em uma parte que está super dolorido, a gengiva cobre uma parte do siso. Só que não posso extrair agora pois fui admitido em um emprego novo, começo daqui 4 dias, preciso primeiro começar pra arranjar um tempo, será que dá pra esperar? Depois da extração preciso ficar quantos dias fora do trabalho?

    • Em princípio, dá pra esperar sim, Guilherme. Talvez nem haja indicação de extração, e apenas remover o excesso de gengiva já resolva. Mas mesmo que seja preciso extrair, você não terá que faltar o trabalho necessariamente… você pode, por exemplo, fazer a extração num sábado, descansar domingo e ir trabalhar normalmente na segunda (isso considerando que você não trabalha carregando peso ou se expondo ao sol / calor).

  211. Olá Dra. Estou com um probleminha… hoje faz uma semana que retirei meu ciso inferior e ontem quando tirei os pontos notei que ficou um buracão aberto apesar da cicatrização em volta estar ótima. Tenho uma preocupação dos alimentos entrarem por este buraco que parece ser bem fundo! Como vou tirar a sujeira dali de dentro? Será que poderia me indicar uma forma melhor de limpeza? O que posso fazer para evitar que os alimentos entrem aqui e causem infecções? Me ajuda por favor… ta doendo!

    Obrigada!

    Abraços… Glenda

    • Glenda, o “buraco” é assim mesmo, vai levar algumas semanas pra fechar por completo. Enquanto isso, uma dica é usar uma seringa (sem agulha) com água pra fazer a limpeza e remover resíduos de alimentos que porventura ali se acumulem. Evitar que eles entrem, nem sempre dá… o importante é que eles saiam. :)

  212. Boa tarde!! Fiz um implante de um dente da frente no dia 10/07, correu tudo bem, só ficou um pouco dolorido. Só que no dia seguinte ao procedimento comecei a sentir dor de cabeça e não melhorava com nenhum medicamento. Ontem dia 18/07 fui tirar os pontos e comentei com a dentista sobre a dor, ela disse que achava que não tinha relação com o implante já que teve ótima cicatrização e não tinha sinal de inflamação ou infecção. Foi retirado os pontos, um até foi um pouco difícil, e logo depois, uns 30 minutos, percebi que não tinha mais dor. Minha cabeça latejava e estava dolorida, será que poderia ser por causa dos pontos? O dentista poderia ter “pinçado” alguma inervação?

    • Gleide, os pontos costumam ser mais superficiais, então é improvável que algum nervo estivesse sendo pressionado / tracionado por eles. Porém, é interessante como você correlaciona a ausência de dor de cabeça com a remoção dos pontos. Portanto, não sei explicar muito bem COMO, parece que pode ter relação, sim.

  213. Olá Dra.
    Tenho 22 anos e passei por um tratamento de canal no dente 47. Quando terminei o canal, demorei a voltar para fazer a restauração e o dente fraturou. Minha dentista me informou que não dava mais pra restaurar e que precisava fazer uma cirurgia para tirar o excesso de gengiva e depois colocar um pino. Estou bem preocupada sobre a cirurgia. Nunca fiz nenhum procedimento desse tipo no dentista. É doloroso? É comum acontecer isso?
    Obrigada desde já!

    • Essa situação é bem comum, Camila. A cirurgia é bem simples, se chama “aumento de coroa clínica” e consiste em expor todo o término do dente pra pode encaixar direitinho o pino e a coroa. Pra isso, se remove um pouquinho de gengiva ao redor do dente e, talvez, um pouco de osso também. Não dói, é tudo feito com anestesia local.

  214. Boa tarde, Dra! Olha, extraí meus quatro sisos ha exatamente uma semana e dois dias e, desde o 3° dia, venho sentindo um gosto terrível na boca (que causa muito mau hálito) devido um líquido salgado, meio amarelo amarronzado que fica saindo da minha gengiva na parte inferior da retirada dos sisos, que foi descolada devido a cirurgia. Tirei todas as minhas dúvidas com o meu dentista e, ele disse que está tudo normal, disse inclusive que, esse líquido também é normal, não é pus, q é a minha própria saliva saindo do “buraco” entre o dente e a gengiva. Porém ontem (9° dia), fui olhar minha gengiva para ver a situação e quando a afastei do dente, saiu muito desse líquido (como sempre) com uma pelota de sangue seco, e está assim dos dois lados! Parece que nunca vai sarar! O pior é q eu fico afastando sempre a gengiva com a língua para ver se esse líquido acaba logo, inclusive, ainda ontem, quando fui dormir estava tudo muitooo dolorido, tive até q tomar remédio para dor pois não conseguia dormir. Dra, esse líquido é normal mesmo depois de “tanto” tempo dps da cirurgia? Demora muito para a gengiva colar novamente no dente?

    PS: Faço toda a higienização, escovo bem escovado, passo fio dental e bochecho muito com listerine, sempre! Entretanto, passado 5 minutos, o mau hálito já vem à tona, e sempre q bochecho com listerine sai placas de sangue seco e sinto minha gengiva lá atrás toda descolada!

    • Maíra, esse líquido é um exsudato inflamatório, ou seja, uma “aguinha” cheia de proteínas que sai do tecido inflamado (o que é “normal”, já que todo tecido em cicatrização também está “inflamado” de alguma forma). Sugiro, apenas, que você não faça bochechos vigorosos. Use o enxaguante bucal (até por causa do mau hálito, e SEM ÁLCOOL), mas não bocheche. Apenas mantenha o líquido na boca por alguns segundos e depois cuspa.

      • Mas demora muito a gengiva colar novamente no dente?

        • Provavelmente mais 1 ou 2 semanas. Mas não fique “afastando” ela do dente, isso só faz a cicatrização demorar mais ainda.

  215. Meus dentes siso superiores nasceram e os inferiores não, com isso os mesmos estão gerando um certo desconforto na gengiva inferior, o que devo fazer? É normal o mesmo nascer depois dos 30 anos? Pois um dos superiores ainda estão terminando de nascer.

    • Gustavo, procure um dentista pra avaliar. Seus sisos não vão nascer mais, aos 30 anos as raízes deles já estão completamente formadas e esses dentes não têm mais “força” pra isso. Pode ser que esteja indicada a extração deles ou a remoção da gengiva excedente que está causando o desconforto que você relata.

  216. É, ja procurei, ele disse que nao tem como por, que isso sempre iria voltar, a nao ser que retirasse o dente siso de baixo também, pois embaixo pelo o que vejo nao tem espaço para ele. Ai sim ficaria tudo igual. O que vc acha ?

    • É uma solução válida, Tainara. Vale a avaliação do seu dentista.

  217. Os meus dentes siso ja nasceram os 4 e quase nao tinha espaço na boca, porem arranquei 2 de meus dentes em cima que precisava de canal e assim os siso cresceu e ja ta quase ocupando os espaços dos dentes que arranquei, e agora sempre nasce atras deles um carocinho que ao fechar a boca sempre fica entrando entre os dentes de cima e de baixo e acabo mordendo esse carocinho e machuca muito, inflama. So que sempre cresce de novo depois de passar remedio, queria saber se isso é normal ?

    • Tainara, acontece. A região incha e acaba ficando parte da bochecha (ou da gengiva) entre o dente de cima e de baixo e a pessoa morde. Ao morder de forma contínua, machuca, crias feridas, e demora mais ainda pra sarar. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, talvez a remoção desse tecido resolva o problema de vez.

  218. Ola doutora, meu pai vai extrair um dente que nem esta inflamado, mas esta bastante deteriorado, e o dentista mandou ele tomar amoxilina e ibuprofeno 3 vezes ao dia uma semana antes da extração, é necessario mesmo? Eu tô achando muito.

    • Rosangela, se o dentista achou necessário, então é :). Essa indicação depende bastante da avaliação clínica que foi feita da saúde geral do seu pai, além das condições do próprio dente.

  219. Ah doutora, então depois ela some normalmente né ? Continuo usando os medicamentos para desinchar e usando o poligard para higienizar melhor depois da escovação. Aos poucos desinflama e essa “pele branca” some, né? Agradeço. A senhora é um anjo. :))))

    • Isso, Mariana. Procure apenas manter o local limpo, vai tudo indo bem. :)

  220. Pois é Dra., to usando antibiotico e nimesulida. E quando faço a higiene bucal, depois uso poligard, sem bochechos, tipo, deixo uns 30 segundos no local e depois jogo fora. No entanto, passo cotonete no local, e sai tipo a pelinha branca, mas depois ela volta. É normal isso ? Ela fica na gengiva. E essa parte ta um pouco dolorida. Então, o que me diz ? Agradeço.

    • Parece que está tudo bem, Mariana. Tudo o que você relata é bem comum. A “pelinha” deve ser placa bacteriana que, ao ser removida, se forma novamente mais tarde.

  221. Boa tarde Dra. Ana, estou aflita e com medo. Olha, o dentista otimo, um amor de pessoa, extraiu um dente meu, porque estava em uma situação critica. No entanto, essa extracao aconteceu ontem. Ai ontem sangrou um pouco e tal. Quando hoje, tá meio que inflamado e uma coisinha branca, tipo uma pele branca, ao redor dele, de onde tirou o dente. É normal isso ? Tomei nimesulida 100 g . Ai tomarei daqui 12 horas outro. É NORMAL MESMO ? E TÁ UM POUCO DOLORIDO. Mas to limpando de uma forma bem suave o local. Não estou conseguindo falar com o meu dentista, por isso que estou te perguntando. :(.

    • Mariana, em princípio, tudo certo! A gengiva, no local de onde o dente foi extraído, às vezes assume cores “diferentes”, faz parte da própria cicatrização. Outra possibilidade é que essa camada branca seja placa bacteriana.

  222. Olá dra., eu a escovar os dentes machuquei a gengiva e agora a ferida esta ficando branca e vermelha a volta, isso e normal ??? Arde um pouco… me ajude pfv.

    • Considerando que houve um trauma, a coloração diferente é esperada. Cuidado pra não escovar mais em cima do local (até porque vai doer). Procure usar uma pomada cicatrizante ou algum antisséptico bucal próprio para esse fim, como o Malvatricin.

  223. Mas seria melhor eu ter feito a cunha distal somente? Essa dor no pós-operatório se deve a gengiva que cobria o dente estar inflamada ainda na hora de fazer a cirurgia? Obrigado.

    • Sem ter examinado você antes da extração não tenho como responder a sua pergunta, Bruno. Mas não vejo razão, pelo seu relato, pra duvidar da conduta do seu dentista. E não, como disse, não acho que a dor no pós-operatório está relacionada diretamente com o fato da sua gengiva estar inflamada antes da cirurgia.

  224. Boa noite, doutora.
    Vou tentar ser o mais claro e objetivo possível quanto a minha situação. Eu acredito que estava com pericoronarite, pois meu siso inferior direito estava semi-incluso, e essa pelinha estava doendo bastante, inclusive acho que eu estava “mastigando” essa pele com esse mesmo siso contra o de cima. Pois bem, eu estava com uma dor tão insuportável que decidi extrair logo sem pesquisar antes, o próprio dentista me disse que estava inflamada, mesmo assim ele fez a cirurgia. Foi tudo bem, achei tranquilo, mas agora a dor é muito pior. Fiz hoje essa exodontia e é uma dor absurda que eu estou sentindo agora no pós. Comprei todos os remédios e estou seguindo as recomendações, mas você acha que houve alguma complicação por ele ter feito a cirurgia mesmo estando inflamado? Seria melhor eu ter feito só a cunha distal? Outra coisa é que tem muito sangue em cima e não consigo ver sequer os pontos nem com lanterna, não consigo higienizar de forma correta, mas estou usando o Periogard. Por último, quero saber se o fato de eu ter me alimentado muito mal antes da cirurgia pode prejudicar a recuperação, acho que só vou conseguir tomar sorvete por muito tempo…

    • Bruno, se deu tudo certo na cirurgia é sinal de que não houve precipitação por parte do seu dentista, considerando que havia indicação de extração. Se com “sangue em cima” você se refere a uma massa vermelho-escura sobre o local onde estava o dente, isso se chama “coágulo”, é completamente normal e é ótimo que ele esteja aí. NÃO O REMOVA. Procure manter apenas a limpeza superficial da região e não faça bochechos muito vigorosos com o Periogard (use-o, mas não bocheche por enquanto). Alguns pós-operatórios são BEM chatos, parece ser o seu caso. Não, o fato de você não ter se alimentado bem antes da cirurgia não interfere diretamente no pós-operatório. Se a dor persistir, procure o seu dentista e relate os sintomas, talvez seja o caso de mudar a medicação analgésica que você está tomando (ou fazer alguma adequação na dose).

  225. Doutora Ana, extrai um siso no dia 01/06/2013, dai no dia seguinte comecei a sentir minha garganta inflamada, a sensação era de que eu havia comido algo q não tivesse descido e sim parado ali. Uns 2 dias depois com esse desconforto apareceu uma pintinha branca na minha garganta, como se fosse uma afta, não sei exatamente se era. Pinguei um remedio por uns dias e ela sumiu, mas o desconforto da garganta continua, como se ela tivesse seca, inflamada e as vezes doi! E isso começou depois da extração do siso, pode ter sido por causa disso mesmo? E é normal mesmo depois de todo esse tempo eu sentir isso?

    • Julia, dor de garganta após a extração do siso é um sintoma bem comum. Pode ser pela proximidade com o local da cirurgia ou por uma irritação local (ou até infecção, já existem bactérias presentes na região, que podem chegar à garganta). Se persistir, procure seu dentista ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  226. Olá, aqui queria saber uma dúvida que vem me incomodado bastante e com muita dor, e a noite fico com febre e chego ficar com a roupa de cama toda suada, então, é que eu acabei de sair de uma cirurgia de Hérnia Umbilical, 12 dias após a cirurgia eu fui no meu Dentista para extrair os sisos, foram 3 de uma só vez, você acha que por conta da cirurgia que eu fiz estou com febre e esses outros sintomas expostos acima? Eu não tinha isso antes de extrair os sisos, depois da operação estava normal só agora estou assim, o que você acha que eu devia ter feito ou posso fazer para recuperar mais rápido possível?

    • Humberto, seu organismo ainda estava em recuperação, provavelmente numa baixa de imunidade, então quando você se submeteu a uma nova cirurgia exigiu bastante do seu organismo. Febre pode ser sinal de infecção, também. Procure manter repouso e, se perceber algum outro sintoma importante (dor, inchaço), entre em contato com o seu dentista.

  227. Oi, eu tenho um problema na região onde o meu siso deveria nascer… Eu tenho 19 anos e até agora só nasceu um superior, no lado direito inferior, imagino eu que está nascendo outro… Mas o problema é que já faz uns 5 meses em que por um curto periodo a gengiva fica inchada, e com um buraquinho nela e doi somente quando eu aperto. Minha mãe diz que é o siso nascendo mas está assim por 5 meses e não aparece nem uma pontinha dele, to achando estranho, e também porque o outro não teve problema nenhum pra nascer, o que voce acha?

    • Rebeca, deve ser o siso “tentando” nascer, sim. Mas não quer dizer que ele vai nascer, isso só vai acontecer se ele estiver bem posicionado e se houver espaço. Enquanto isso, podem ocorrer esses episódios de dor e inchaço, e a dificuldade de higienização pode até levar a uma pericoronarite (como explico no texto). Enfim, sugiro que você procure um dentista pra verificar se há necessidade de extrair seu dente ou remover a gengiva que está sobre ele.

  228. Olá, é o seguinte… eu tenho um problema, a minha gengiva sempre incha e doi demais, acontece que hoje ela esta inchada demais do lado direito da boca, do lado interior. Tudo porque eu tenho um dente que esta um “buraco” digamos assim… o que eu faço? Ir ao dentista?

    • Maryanne, sem dúvida que sim! Você não tem como resolver isso sozinha em casa, precisa de um dentista pra ajudar você. Um “buraco” no dente significa um foco de infecção no seu organismo, o que não é uma boa.

  229. Doutora, fiz a extração do siso ha mais ou menos 1 ano, mas agora o local onde ele ficava se inflamou e caquinhos dele estão sendo expulsos do meu corpo.
    Bem, no dente ao lado estou com uma bola dura, que era pequena e cresceu, a cirurgiã-dentista que me extraiu esse dente disse que essa bola provavelmente é um caco que se soltou, eu não tenho certeza absoluta mas acho que essa bola aumenta quando se incide pressão nela.

    Agora me responda por favor, existe a possibilidade do caco ter “andado” até chegar abaixo do dente do lado ou o diagnóstico da doutora foi inconclusivo?

    Odeio bancar o paranoico, mas sou um ex-fumante, fumei dos meus 19 anos até os meus 25, parei faz 7 meses e fico muito assustado com alterações.

    • Felipe, o fragmento ósseo (é mais provável que seja uma espícula óssea do que um pedaço de dente) pode estar “andando” sim, pois seu organismo deve estar querendo expulsá-lo. Uma radiografia poderia mostrar isso. O inchaço faz parte do processo inflamatório que se instalou.

  230. Essa minha gengiva atras do siso sempre machuca, mas dessa vez foi a pior de todas, não posso fazer nenhum esforço, as vezes ate me mexer pq começa a latejar. Pra dormir então foi a maior dificuldade, e pra escovar nem se fala, mal consigo abrir a boca. Mal consigo engolir a saliva pq a lingua empurra bem onde ta doendo. Essas dores sempre acontecem quando algum alimento duro bate em cima dele, ou seja, uma mastigada sem querer em cima da gengiva ja era, ja ate sei que q vai inchar! Então no meu caso seria cortar a gengiva ? Não aguento mais…

    • Ândria, ou remover a gengiva ou extrair o siso. Depende do caso e da avaliação do seu dentista. Mas se algo não for feito, essas inflamações / infecções tendem a ser recorrentes (voltarem sempre).

      • Então, eu sempre machuquei essa gengiva, to tomando anti-inflamatório desde domingo e ate agora nada… Continua inchado e latejando muito em qualquer movimento que eu faça. Não tenho plano de saúde, os postos de saúde aqui não tem dentista e o povo aqui cobra tão caro só pra fazer uma consulta?! Complicado pra mim.

        • Eu compreendo a dificuldade, Ândria, mas não tem jeito, só um dentista pode resolver o seu problema. Porque um remédio até pode aliviar os sintomas por um tempo, mas certamente o problema vai voltar se o dentista não intervir.

  231. Boa tarde Dra.

    Coloquei um implante dentário. Há coisa de 9 dias fui colocar a coroa sobre o implante. Agora noto que o dente abana ligeiramente. Algo mínimo. É normal? Ou pode ser sinal de insucesso?
    Como a minha dentista não me aconselhou, mastiguei coisas duras com o dente, não sei se poderá também ser essa a causa.

    Obrigada

    • Maria, não diria que é normal. Mas é preciso verificar se o que está abanando é o implante em si ou apenas a coroa. Pode ser que seja preciso somente fixá-la melhor.

  232. Oi, tenho 17 anos e minha gengiva esta doendo demais, só que ainda não nasceu o dente siso. Mas esta doendo muito, não estou conseguindo comer, e babo demais. Será o dente siso nascendo?

    • Fernanda, pela sua idade, é possível que sim. Procure um dentista pra avaliar.

  233. Olá Dra. Tudo bem?
    Acredito que seja meu dente siso que esteja crescendo, pois são os últimos da parte inferior da boca e em cima dele está a gengiva cobrindo-o, aliás não só em cima, mas cobrindo o dente todo, não se vê o dente, só o seu formato e a gengiva, só que está assim ha muito tempo e está incomodando bastante quando mastigo, é como se eu estivesse mastigando a gengiva que está cobrindo o siso. Não tenho febre nem outras dores mais… a não ser esta quando mastigo. É caso de se procurar um dentista, Dra? Ou só esperar?

    Obs: 20 anos

    Dra, sou vestibulando de Odontologia no estado de Pernambuco e se não for incomodo, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o pós-curso, especialização, salário… seria muito grato se a senhora pudesse me ajudar.

    • Andrelino, é bom procurar um dentista sim, até pra ver se está tudo bem. Pode ser só os sisos começando a nascer, mesmo, nesse caso seria bom fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar o posicionamento deles.

      Quanto às suas dúvidas sobre a profissão, fico à disposição. medodedentista@gmail.com :)

  234. Bom, retirei o dente siso ha aproximadamente 7 meses e minha gengiva onde foi retirado o dente continua inchando e saindo secreção. Já fiz raio x e vi que não ficou resíduo algum da cirurgia na minha gengiva e não há mais o “buraco” da retirada do dente, apenas notei que a gengiva perto do meu ultimo dente esta um pouco “descolada”. Gostaria de saber se isso é normal.

    • Lucas, certamente não é normal. É possível que haja uma pequena infecção. O fato da gengiva estar descolada por favorecer a retenção de resíduos alimentares, o que causa gengivite, mau hálito, etc.. Sugiro que você procure o seu dentista pra reavaliar.

  235. Bom dia Dra., mes passado arranquei um siso (relatei aqui e vc me ajudou muito) e me deu alveolite, então sofri demais, mas tudo passou graças a Deus. Agora o outro siso esta incomodando. Ele nasceu totalmente faz tempo já e agora a gengiva ta incobrindo ele, e doi muito. Hj fui na dentista que me recomendou a extração, mas primeiro ela retirou todo aquela gengiva que estava encobrindo o dente, arrancou mesmo. Este procedimento fai fazer parar a dor? Porque estou com muiiiiitooo medo de arrancar pelo trauma que estou. Então se passar a dor com esse procedimento acho que nao vou arrancar, o que vc me diz?
    Obrigada.

    • Fabíola, pode ser que resolva o seu problema, sim. Uma vez que a dor é causada pela inflamação da gengiva e a gengiva foi removida, a tendência é o problema se resolver. Se o siso já nasceu e não está ameaçando outros dentes nem causando outros problemas, é possível que nem seja preciso extraí-lo.

      • Quantos dias pode ficar doendo por causa da retirada dessa gengiva? A dentista esta colocando uma massinha rosa no local, mas a dor continua.

        • Deve se tratar de um cimento cirúrgico, usado para proteger o local. Durante 1 semana pode ficar dolorido, mesmo.

  236. Ola Ana, fiz duas extracoes de siso do lado esquerdo no dia 17/05 e hj no dia 20/05 estou sentindo mta dor, nao consigo nem abrir a boca direito, meu dentista recomendou no dia da extracao tomar Ponstan e fazer bochecho duas vezes por dia com Periogard, ai agora como estava com mta dor ele me receitou antibiotico, mas nao conseguiu ver o motivo da dor pq nao conseguia abrir a boca, isso é normal? O que pode ter acontecido? Obrigada.

    • Diana, sem ver o local da extração é difícil sugerir uma causa para o problema. Mas uma possibilidade é que tenha havido uma alveolite (infecção do alvéolo, que é o “buraco” onde estava o dente). Se for usar o Periogard, sugiro não bochechar com vigor, pois isso pode remover o coágulo, que é um tecido de cicatrização que protege o local (e a remoção do coágulo é uma das causas da alveolite).

  237. Olá Ana, graças a Deus ja estou com o resultado do risco cirurgico em mão agora é só resolver e fazer a cirurgia.
    Meu cirurgião, por motivos não revelados, me indicou fazer a cirurgia em Belo Horizonte, pois não deu certo em São Paulo. Passou meu contato para um cirurgião de lá Dr Marcelo do Hospital Municipal Odilon Behrens, este conversou comigo e combinamos pra me examinar nessa terça-feira dia 21/05 .
    Adiante será marcada uma volta para esta sendo feita a cirurgia.

    Ana acho que enfim , estou nas mãos do cirurgião fixo, que fará a cirurgia, rsrsr
    Graças a Deus estou tranquila. Amanhã volto aqui pra contar os detalhes do exame. Até lá.

    • Fico aguardando, Amanda! :)

  238. Oi!!!
    Já nasceram os dois de baixo e o de cima do lado esquerdo. O do direito que apareceu esse buraco. Estou procurando um dentista, mas pelo que uma outra me falou é um fistula que está sendo causada por algum dente. Dra, o que é uma fistula na gengiva? E por que elas aparecem?

    • Fístula é um local, um “caminho”, por onde o organismo expulsa o pus de uma infecção. Ou seja, provavelmente há uma infecção associada a esse siso, provavelmente com origem na gengiva, mesmo (pela dificuldade de higienização do local, por exemplo).

  239. Oi Ana, boa noite.
    Estou preocupada porque no final da minha boca, pode-se dizer que na gengiva que fica onde se da o movimento da mandíbula, de uma noite pra outra apareceu um buraco. Ta doendo muito, incomoda na hora de comer e engolir algo. Meu rosto está um pouco inchado.
    Estou tomando anti-inflamatório. Estou assustada porque nunca apareceu um buraco na minha boca.

    Att.

    • Nájla, seus sisos já nasceram? Qual a sua idade?

  240. Minha gengiva está inchada e cobriu meu dente do siso, mas o pior é q qdo eu vou comer ou até msm fechar a boca eu mordo essa gengiva. Ela está machucada e até a parte interna da bochecha está ficando machucada. O q posso fazer nesse caso?

    • Liliane, se seu siso tiver indicação de extração, a solução é extrai-lo. Se não for o caso, é possível remover essa gengiva que o está cobrindo, o que resolveria o problema e facilitaria a higienização.

  241. Bom dia doutora, minha esposa passou a noite toda chorando depois de um curativo no seu queixal direito, da parte inferior, se queixou muito de as gengivas que estao doendo muito, o que eu faço doutora, me ajude por favor, e muito choro e muitas dores.

    • Jose, me parece que será necessário trocar o curativo. A dor provavelmente é causada por uma pressão interna no dente, então abri-lo vai aliviar. É preciso procurar o dentista novamente.

  242. Boa tarde, estou aflita, arranquei dois sisos do lado direito, o superior e o inferior, já faz um mês, o de cima ja cicatrizou, mas o de baixo… nossa está inchando até hoje e está doendo, me dá mau hálito, eu tento limpar com cotonetes e gaze mas só sangra, estará inflamado? O que faço? Me ajuda por favor!

    • Ray, não é normal depois de 1 mês ainda haver inchaço e sangramento. Pode haver uma infecção. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  243. Boa noite doutora, deu aftas do lado de dentro da bochecha dificultando os dentes de tras encostarem um no outro. É normal?

    • Não dá pra dizer que é normal, Emanuella. É provável que, pelo local estar meio inchado, a bochecha está interferindo na mordida, aí você morde a bochecha e causa essas lesões. Seria bom procurar um dentista pra avaliar e sugerir uma forma de aliviar o problema.

  244. Olá, Dra. Ana. Então, eu fiz a extração de dois sisos do lado direito no sábado (04/05). O inchaço que apareceu no rosto praticamente já sumiu, o trismo que senti no domingo e segunda também já diminuiu bastante (acho que isso é sinal de uma cicatrização boa, rs). Eu gostaria de saber mesmo como higienizar melhor o local pois uso aparelho ortodôntico, o que dificulta bastante. Escovo os dentes próximos ao local da cirurgia, e no local eu passo um cotonete úmido (não em cima dos pontos) só que ainda continua uma corzinha branca por ali. Seria placa ou é algo normal da cirurgia? Os pontos estão também com essa “coisa” branca, mas a gengiva não está vermelha, nem inchada.

    • Beatriz, a sua estratégia de higienização é adequada, pode continuar assim. A “coisa branca” deve ser placa bacteriana, remova apenas superficialmente, o melhor que você conseguir. Pelo seu relato, parece que vai indo tudo bem. :)

  245. Mas vou ter que ficar de molho em Sao Paulo ?
    Eles já fazem a cirurgia e a reconstrução no mesmo dia ?

    • Não, recebendo alta, em princípio, você já pode voltar pra casa. A reconstrução costuma ser feita na mesma cirurgia.

  246. Faço 22 anos mês que vem. Acho que vai ser meio difícil terminar de nascer, né? Marquei uma consulta com o mesmo dentista, o mais próximo que consegui foi dia 17 agora. Espero que até lá não esteja inchado. Obrigada pelo retorno e atenção. Beijos.

    • Pode ser que nasça. Mas já tô achando que não vai… 😉

  247. Boa tarde Dra.!
    Há algum tempo venho tendo alguns problemas de inflamação com o meu dente do siso. A minha gengiva e bochecha ao redor dele ficam muito inchadas, e eu sinto dor também. Na primeira vez que aconteceu isso, fui ao dentista e ele disse que era normal pois ele estava nascendo, e que era pra tomar anti-inflamatório para desinflamar. Tomei por uns dias e passou, mas novamente já faz uns dias que voltou a inflamar. O que fazer? Procurar um novo dentista? (Esse em que fui não era cirurgião). Ele não nasceu por inteiro ainda, eu vejo apenas a metade da parte de cima dele.
    Tenho mais outros 2 que ficam nas partes de cima, e percebo que eles possuem mal cheiro, é normal isso? Agora o meu 4º ainda nem apontou para fora.
    Agradeço a sua atenção! Beijos e obrigada.

    • Qual a sua idade, Vanessa? É preciso diferenciar se ele está realmente nascendo ou se ele não vai “nascer” mais que isso. Uma possibilidade pra resolver, além da extração, é cortar a gengiva que está “sobrando” sobre ele. Assim a higiene fica facilitada e diminuem as chances de inflamação / infecção. O mau cheiro nos sisos de cima certamente é por causa da dificuldade de higienização (e aí pode ser que haja indicação de extração, também).

  248. Bom dia Ana?
    Vc pode me explicar como que é o tratamento pós-cirurgico da cirurgia radical? A respeito de alimentação, repouso, acompanhamento médico.
    Na verdade estou muito preocupada com o tempo que terei que ficar em São Paulo, pois não fui informada até o momento.

    • Amanda, é uma cirurgia mais complexa, mas o pós-cirúrgico não muda muito: alimentação mais pastosa, repouso absoluto nos primeiros dias, depois você vai voltando às atividades normais aos poucos. Você deve “ficar de molho” umas 2 semanas, mas internada apenas uns 2 ou 3 dias.

  249. Liguei pro meu cirurgião e ele disse que o hospital é em Piracicaba, vou ser atendida de graça pela Unicamp. Vai me dar mais informações semana que vem .
    Ana, ele me disse que eles vão analisar qual tipo de ameloblastoma eu tenho…
    Este hospital de reabilitação é aonde?
    Ana, obrigada por estar me ajudando, pois estou precisando muito.
    Estou preocupada quanto à hospedagem… como não conheço ninguém em São Paulo a preferencia são pensões próximo ao hospital onde sera realizada a cirurgia.

    • Fica em Bauru-SP. É possível que o cirurgião pretenda decidir na hora o que fazer, se a cirurgia radical ou algo mais conservador.

  250. Oi Ana… as coisas complicaram mais.
    Meu cirurgião me encaminhou pra outro para que este faça a cirurgia conservadora, mas ele olhou minha tomografia e disse que talvez não tem condição de fazê-la, pois meu osso esta muito fino e corre risco de quebrar durante a cirurgia. Disse que pode ver se coloca uma placa pra proteger e tentar fazer a cirurgia conservadora, mas que não garante nada. Ontem ele me ligou, não deu muitas informações, mas disse que já conversou com um cirurgião em Campinas. Não sei se é pra fazer da forma que disse antes ou se é já a radical.
    Moro em Montes Claros, são 1017 km de distancia de Campinas, não teremos hospitalidade lá, pois não conheço ninguém que possa oferecer essa ajuda. Então estou pensando em ir pra Belo Horizonte e optar pela cirurgia radical logo.
    O que acha?

    • Amanda, eu conversei com um colega sobre o seu caso e ele sugeriu o Centrinho de Bauru, onde muitas cirurgias são feitas pelo SUS. Existem várias pensões ao lado do hospital, geralmente com preços modestos, onde muitos pacientes e acompanhantes ficam –> http://www.centrinho.usp.br (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais). Se você deve partir pra algo mais radical? Considerando a opinião do cirurgião (que tem experiência nisso), talvez seja o caso, mesmo.

  251. Ana, bom dia!

    Ana, estou com minha gengiva doendo e infeccionada, porem doi mais no canto esquerdo onde está o siso, abaixo dele na garganta tem um caroço, ai fico com garganta doendo, gengivas e no siso, poderia me ajudar? Ah, já estou tomando alguns antibioticos e aplicando na gengiva o remédio HEXOMEDINE, e ingerindo amoxilina e paracetamol, para ver se melhora. E o que eu posso comer, porque estou ha dias sem conseguir comer.

    • Emerson, sugiro fortemente que você procure um dentista pra identificar a causa da dor. Me parece que há uma infecção, e embora a medicação que você está tomando não esteja assim tão fora do protocolo, é importante que, além de controlar a infecção, seja removida também a sua causa. Portanto, pode ser que melhore, pode ser que não melhore mas, se melhorar, a chance de voltar a infecção é grande. Você não precisa evitar nenhum alimento em específico, mas provavelmente será mais confortável comer alimentos mais pastosos.

  252. Ola Ana.

    Eu tô com dor de dente, não to com carie nenhuma, para afirmar fui no meu dentista, ele realmente viu que não tenho carie nenhuma, cuido muito bem dos meus dentes, ele me passou um remédio para dor, eu tomei não passou, bem, eu gostaria se saber o que eu faço, todos os meus dentes já nasceram, mas o que dói mais é a minha gengiva, quando eu como algo parece que esta quebrando o ossos da minha boca, já não aguento mais, gostaria de se a sra. poderia me ajudar.

    Obrigada!

    • Shonyff, como assim “quando eu como algo parece que esta quebrando os ossos da minha boca”? Você sente algum dente mole? Qual a sua idade?

  253. Meu dente siso está impactado e doendo muito. Faço tratamento homeopático e o médico não quer que eu arranque esse dente. Mas não aguento mais ficar de tempo em tempo com ele doendo. É verdade que uma hora ele vai ficar estável e parar de doer? Gostaria de saber alguma pomada ou remédio pra aliviar a dor, pra por e retirar o mau cheiro que fica devido à dificuldade de limpeza desse dente.

    • Ludmila, não entendi a relação entre o fato de você estar em tratamento homeopático e a sugestão do seu médico de não extrair esse dente. Pelo seu relato, considerando a dor e a dificuldade de higienização, ele pode ter indicação de extração, sim. Um dentista é o profissional mais indicado pra examinar você e confirmar ou não a necessidade de extração, não um médico (porque não é a área dele). É até possível que ele pare de doer, mas a dificuldade de higienização, em si, pode ser uma razão pra extração (pois pode levar a outros problemas, como mais dor, cárie e gengivite).

  254. Ana, minha filha de 10 anos está com um caroço parecendo um pedaço de carne crescendo a cada dia que passa na parte superior da boca no pé dos dentes da frente, por dentro ele é mole, parece que fica pendurado, surgiu ha mais de 4 meses, era pequeno e cresceu, levei no dentista agora porque não desapareceu, aí fiquei preocupada, mas o mesmo me disse que nunca viu isso, que eu procurasse outro, me ajuda por favor, estou muito preocupada, chega estou zonza. Tenho muito medo de ser uma coisa grave.

    • Ana Cristina, difícil dizer ao certo apenas pela sua descrição… mas pode ser UM MONTE de coisas, e a grande maioria delas não é grave. Uma hipótese é que seja um granuloma piogênico, que é um processo proliferativo reacional não-neoplásico, comum em gengiva. Sugiro que você leve sua filha num dentista que faça biópsias (um estomatologista, por exemplo, embora qualquer dentista possa fazer uma biópsia). Nesses casos geralmente se remove a lesão inteira e, depois, manda-se a amostra para um laboratório para realizar o exame histopatológico. Não se assuste, esse tipo de procedimento é bem comum e, como eu frisei anteriormente, em princípio não temos motivo pra pensar em nada grave.

  255. Oi Ana, sou a Karollyne, tenho 18 anos e vou ter que fazer um canal no meu penúltimo dente (segundo molar) e a minha gengiva está ficando branca e eu estou com muita dor. Está marcado para fazer amanhã o canal (26/04/2013) e estou com muito medo, é verdade que são varias sessões até fechar totalmente o dente ? E como que fica depois? Não queria perde o dente :/
    Obrigado !

    • Karollyne, o tratamento de canal pode ser feito, em alguns casos, até em 1 sessão apenas. Em molares isso não é comum, às vezes leva 2 ou 3 sessões. Não vejo razão pra você perder seu dente, basta tratá-lo e restaurá-lo logo em seguida.

      • É normal ficar branco a gengiva ou até sangrar ?
        Obrigado !

        • Não dá pra dizer que é normal, Karollyne. Sangramento gengival é sinal de gengivite.

  256. Ana
    Já tenho o resultado da biopsia, e infelizmente não apontou cisto dentígero e sim o ameloblastoma. Mas felizmente ameloblastoma é um tumor benigno.
    Não vou negar que isso me preocupou muito. O cirurgião me explicou e orientou super bem. Ele me explicou que existem duas formas de tratamento: 1 Conservadora que faz a ressecção marginal (sem perda da continuidade do osso) com tratamento do leito com substâncias químicas (solução de Carnoy), ou a 2. Radical que é ressecção parcial (envolvendo toda a espessura óssea), esta remove o ameloblastoma e uma parte da mandíbula, esta nescessita de reconstrução que é feita normalmente com um pedaço da costela. Terei que fazer alguns exames de sangue e risco cirúrgico para no máximo realizar a cirurgia conservadora em menos de 15 dias. Após esta cirurgia terei que fazer acompanhamento para analisar se a Cirurgia conservadora teve sucesso , caso contrário terei que fazer a Cirurgia Radical.

    • Bom, Amanda, não era exatamente o que a gente esperava, né?! Mas enfim, tem tratamento e você me parece estar em ótimas mãos. Vá tranquila (dentro do possível, né?!) e saiba que estou aqui na torcida. Seu caso me parece ter bom prognóstico, porque foi descoberto cedo e será tratado logo. Aguardo notícias.

  257. Olá, nunca retirei nenhum dos meus sisos. Usava aparelho e em uma das vezes que senti dor e a gengiva ficou inchada, fui até o dentista e ele disse que poderia retirar pra não incomodar mais ou tratar, mas que incomodaria por um tempo ainda. Receitou usar agua oxigenada pra limpar e um produto pra enxaguar a boca. Fazendo isso melhorou e não incomodou mais. Mas agora está nascendo do lado esquerdo e a princípio não sei se a dor que eu sinto é por ele ainda estar nascendo ou por ser esse problema citado acima. Está bem dolorido e um pouco inchado do lado que corresponde ao que fica proximo da língua. Toda a região está dolorida e ontem estava com um pouco de dor na garganta, mas só do lado onde o dente incomoda, bem pouco. Estou fazendo a limpeza adequada todos os dias assim que acabo de comer, mas estou com duvida em ter esse problema ou sentir isso apenas por ainda estar nascendo. Quando toco a parte mais inchada, sinto uma pontinha de dente. O que pode ser? Obrigada

    • Ezabelle, a informação mais importante você não me deu: qual a sua idade?

      • Tenho 19 anos.

        • Então você está na idade dos sisos nascerem, mesmo. Portanto, pode ser que seja apenas um quadro passageiro relacionado com o nascimento dos sisos.

  258. Olá,
    Estou com a gengiva do siso muito inflamada e inchada, fui ao dentista e o mesmo receitou anti-inflamatório, antibiótico e bochecho com PerioGard. Já se passaram 3 dias e nada mudou o inchaço continua, a dor diminuiu mas o desconforto ainda é grande. Essa demora na melhora é normal?

    • Fernanda, pode levar um tempinho, sim. Até a infecção ser controlada, pode haver dor e inchaço, ainda. Mas se a dor diminuiu, é sinal de que as coisas estão correndo bem.

  259. Boa tarde, retirei o meu siso no dia 18/04 do lado direito na parte de baixo, no fim do dia seguinte senti um mal estar e o rosto um pouco inchado, tomei os remedios recomendados pelo meu dentista q foi a dipirona, e diclofenaco, so como nao estava conseguindo abrir a boca direito para me alimentar e fazer a higiene bucal, comecei a vomitar todas as vezes, no domingo do dia 21/04 fui para o médico pois a garganta estava doendo e a fala muito dificil por causa do inchaço que ficou na região do pescoço, fiquei em observação até um médico otorrino me atender e dizer que nao era da garganta e sim do dente. Fui ao meu dentista q viu onde foi feita a cirurgia, e disse q estava normal, e me passou outros remedios, a amoxilina e a malvona para bochecho. Gostaria de saber que poderá ser isso? Pois estou tomando todos os remédios e a minha dor na garganta nao passou e nem desinchou o meu pescoço, que também esta doendo.

    • Milena, dor de garganta persistente após extrações de sisos é um sintoma bem comum, dada a proximidade da garganta com a região do dente extraído. Aos poucos o inchaço vai diminuindo e os sintomas da inflamação ficando mais brandos. A tendência é você melhorar em breve.

  260. Olá Doutura, estou sentindo uma dor horrível na região da gengiva, mais ou menos na região dos quatro dentes da frente na parte de baixo da boca, ai não sei muito bem explicar, mas dói muito como se estivesse rasgando minha gengiva… Será que é o siso nascendo? O que devo fazer?

    Desde já, obrigada !!

    • Não deve ter nada a ver com os sisos, Ingrid, já que a sua dor é na gengiva dos dentes da frente. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, é possível que seja gengivite.

  261. Extrai um dente na parte superior, mas quando toco na gengiva parece ter um pedaço dentro da gengiva que da pra mexer, o que pode ser?

    • Alex, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser uma área mais endurecida e totalmente “normal” dada a situação, pode ser um pedacinho e/ou uma área mais “pontuda” de osso, pode ser até um fragmento de dente (o que é raro). Se persistir, procure seu dentista e relate o problema. Mas não fique colocando a mão, ok?! Pode contaminar a área e infeccionar.

  262. Ola… tenho 15 anos e meus dentes siso ja estao nascendo… e normal??? … pois minha mae disse que tenho muitos hormonios…

    • Adauto, tá um pouquinho cedo, mas acontece. Não acho que você precise se preocupar.

  263. Ola,
    Ana, eu estou sentindo uma dor no meu dente, bom, é só eu comer algo que ele dói, tipo dói muito mesmo, eu tomo sempre um remédio para dor mas não cura a dor totalmente, só alivia, mas eu gostaria de saber o que eu faço, não tenho carie nele, mas quando como algo, ou seja, mastigo, dói demais, eu gostaria de saber se você pode me ajudar??
    Obrigada!

    • Geovana, como é que você sabe que não tem cárie nesse dente? Você foi ao dentista? Porque a sua descrição é compatível com a de um dente cariado e com possibilidade de problema de canal. A única forma de acabar com a dor é detectando a causa e tratando de acordo (removendo a causa). Ou seja: você vai ter que procurar um dentista.

      • Ana, eu descobri que sim, infelizmente eu estou com carie, mas eu achava que não estava, bom agora eu sinto uma dor bem mais fraca do que antes, eu gostaria de saber se tem algum remédio que eu possa tomar, eu estou escovando meus dentes muito bem… bom, falando de outro dente, esta nascendo um dente no final da boca, nossa dói demais, é o meu ultimo dente, eu acho que esta doendo muito, ta complicado, gostaria de saber o que eu posso fazer ?

        • Não tem jeito Geovana, se o dente está cariado o dentista precisa intervir. É preciso remover a cárie, não é caso pra remédio. Qual a sua idade (pra eu saber que dente é esse que está nascendo, se o segundo ou o terceiro molar = siso)?

  264. Olá Dra.
    Estou com uma dor insuportável na ATM do lado esquerdo, estou com a mandíbula travada, não abro a boca mais que 2 cm, e aliado a isso tem meu 3º molar que está nascendo e com a gengiva inchada, o que faço para aliviar a dor e o travamento?

    • Tati, depende do motivo da dor. Me parece que, no seu caso, a dor está ligada diretamente ao nascimento do siso (pode ocorrer dor irradiada em ouvido, cabeça e ATM). Sugiro que você procure um dentista pra tratar uma possível infecção (pericoronarite), muitas vezes é até preciso entrar com antibiótico.

      • Ok Dra., obrigada.

  265. Larguei o canudinho ! rsrsrs
    Estou comendo e bebendo sem ele.
    Não aguentava mais sopa, então hoje comi “normalmente”, até carne eu comi, mas sempre tentando comer do lado contrario à cirurgia. Percebi que não é “bicho de sete cabeças”, haha
    Estou me adaptando.

    • É isso aí. Às vezes nós não temos noção do quanto somos capazes de nos adaptar na adversidade… 😉

  266. Ana, acredito que possa ser efeitos colaterais da anestesia. O cirurgião pediu que voltasse toda semana, então amanha já volto lá. Ouvirei o que ele tem a dizer a respeito disso e volto aqui com as informações. Agora outra dúvida, como eu estava com a língua anestesiada não pude perguntar ao cirurgião. Terei que ir toda semana para ele analisar a procedência do tratamento ou é pra fazer drenagem ou outra coisa ?

    • Imagino que essas consultas sejam só pra avaliar você, Amanda. Em princípio não há necessidade de nenhum tipo de drenagem.

  267. Eu fui ao dentista segunda-feira para extrair um dente siso inferior, só que até sexta-feira a gengiva ainda tava inflamada, voltei ao dentista e lá ele fez a revisão do dente, ele furou novamente a gengiva com a agulha, mandou eu cuspir, colocou a anestesia, só que até agora a gengiva ainda doi, ele passou pra usar paracetamol, mas ainda doi, estou usando nimesulida, colocou para bochechar água, sal e vinagre que melhora, mas não passou, colocou pedra ume com água, queria saber que procedimento tomar, por favor, é chato parar as atividades por causa de dor de dente, eu tenho mais o que fazer.

    • Teresa, enquanto o abscesso não for drenado (o pus eliminado) a dor vai persistir. Enquanto isso, analgésicos podem deixá-la mais confortável. Converse com o seu dentista pra ver se ele sugere outro tipo de remédio pra controle da dor.

  268. Ola boa noite…
    Espero que possa me ajudar. Retirei o siso ja faz umas 2 semanas, estava cicatrizando só que agora tem uma camada como se a gengiva tivesse estufado e esta meio mole no local, gostaria de saber o que esta acontecendo e o que devo fazer pra melhorar!?
    Obrigada.

    • Lohana, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Se não há dor, provavelmente se trata de algum fenômeno ligado à cicatrização. Se persistir ou começar a doer, procure o seu dentista pra reavaliar.

  269. Olá Ana… estava tomando dipirona… mas nunca fui alergica a dipirona…. mas suspendi mesmo assim pra ver se resolve…
    Para a higienização to bochechando o digluconato clorhexid 0,12%. Conversei com um amigo médico e ele me indicou q suspendesse por enquanto e bochechar agua com limão ou água com bicarbonato.

    • Suspender a dipirona ok, pois é possível que ela tenha causado a reação alérgica. Quanto ao bochecho, discordo. Eu continuaria com a clorexidina.

  270. Boa noite Ana, extraí meus 2 sisos do lado direito exatamente ha 9 dias já, para extrair o de baixo teve que cerrar o osso. Meu pós-operatório foi horrível e sinto dores ainda. Minha boca não abre mais que dois dedos, é difícil de comer, sinto dor no ouvido e tenho uma íngua bem embaixo da mandíbula, que dói! Estou muito preocupada, tenho mais dois sisos para arrancar, mas já ouvi dizer que em relação ao trismo as vezes é necessário fazer tratamento. Quando o siso é incluso é necessário extraí-lo? O de baixo nasceu só a pontinha como o outro que foi extraído. Então Ana, estou preocupadíssima. Isso tudo é normal?