Como Escovar os Dentes Usando Aparelho

Quem usa ou já usou aparelho ortodôntico sabe: escovar os dentes com aquele monte de “ferros” na boca deveria ser considerado o 13o trabalho de Hércules :D . É chato, é difícil e faz você perceber que era feliz e não sabia. E ainda tem gente que quer usar aparelho só de enfeite

A higienização adequada durante o tempo de tratamento ortodôntico é essencial. Isso porque o aparelho dentário funciona como uma espécie de “rede”, ou seja, tudo o que você come pára ali. Se a sua dieta não for criteriosa, evitando alimentos duros, fibrosos e pegajosos, piora: além de sujo, você pode acabar com o aparelho quebrado.

Tudo o que você precisa para escovar o dentes usando aparelho

O aparelho ortodôntico consiste em uma série de “pecinhas” chamadas bráquetes que são coladas em cada dente. Os bráquetes, por si só, já são o ambiente perfeito para o acúmulo de placa bacteriana, aquela sujeira branca que deixa os dentes com a textura áspera quando passamos a nossa língua sobre eles. Quando a placa se acumula e não é removida com frequência, cresce a chance do desenvolvimento de cáries e gengivite.

Não bastassem os bráquetes, ainda tem o arco… aquele fio que vai encaixado neles. A grande dificuldade que o arco proporciona na higienização dos dentes é na hora de passar o fio dental: não passa! Para conseguir usar o fio dental, faz-se necessário o uso de um “passa fio”, que é uma agulhinha plástica onde você prende o fio para passá-lo por baixo do arco e conseguir limpar o espaço entre os dentes.

Para escovar os dentes, você pode continuar usando a sua escova de dentes “normal” mesmo, mas você vai perceber que ela se estragará (as cerdas entortarão) mais rapidamente. Ou seja, você terá que trocar de escova com mais frequência. Uma boa ajuda pra quem usa aparelho é a escova interdental, pois ela consegue entrar por baixo do arco e limpar onde a escova de dentes regular não alcança. Escovas “de tufo” ou intertufo podem ser bastante úteis também.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras e eu falo pra caramba, assista os vídeos abaixo para entender como escovar os dentes usando aparelho. Primeiro o fio dental, depois a escova comum e então a escova interdental. Não tem erro:


Ou assista aqui: http://youtu.be/xID_XvQs3tg


Ou assista aqui: http://youtu.be/EexeHXB-eCA


Ou assista aqui: http://youtu.be/LQ2PHtJ9YAE

(Todos os vídeos podem ser vistos, também, no Canal do Blog Medo de Dentista no YouTube)

Então, anote aí o kit essencial de higiene bucal pra quem usa aparelho ortodôntico:

  1. Escova de dentes “normal”;
  2. Escova “de tufo” ou intertufo (opcional);
  3. Escova interdental;
  4. Passa-fio.

Somem-se a esse “arsenal” a orientação profissional do seu ortodontista (pergunte pra ele como se faz!), muita força de vontade e disciplina. Essas escovas e o passa-fio não custam caro não, existem opções bem acessíveis nos supermercados e nas farmácias que dão conta do recado. O que pode sair BEM caro, tanto para o seu bolso quanto para sua saúde, é não escovar os dentes direito durante o tratamento ortodôntico. Portanto, assuma a responsabilidade pela sua saúde bucal… porque botar a culpa no dentista já saiu de moda!

Se você não usa aparelho também precisa manter tudo limpinho! Veja aqui como escovar os dentes.

Veja também:

Como Escovar Os Dentes com Aparelho Fixo, no OdontoBLOGia

Como Limpar Aparelho Ortodôntico Fixo, no Blog do Dentista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Higiene Bucal, Ortodontia | Marcadores: , , ,

1 trackback

Dicas Odontológicas da Ogro Diva | OdontoDivas
1 de setembro de 2011 às 9:05 am

74

  1. Mais didático, impossível!
    Só se for na casa do paciente e ficar segurando a mão dele… :P
    Mais um post pra ser distribuído e divulgado!

    • Se precisar, eu vou! :P Obrigada, Tio!

  2. É por isso q eu gosto da minha amiga ortodontista rsrssrs
    EXCELENTE!
    bjoooo

    • Ahhahauuahhaha! Valeu, chefinha! :)

  3. Parabéns!! Sempre muito informativo e didático o blog.

    • Obrigada, Maxwell! :)

  4. Eu uso aparelho há 2 dias, e adorei as dicas, eu não sabia como passar o fio dental nesse monte de ferro, valew

    • Que bom Ketilly, fico feliz em ajudar. :)

  5. Hum, legal gostei (:’ espero que não sofra ;/

  6. AGORA SIM OBRIGADA POR ENSINAR A USAR O FIO DENTAL AGORA SIM VOU LIMPAR MINHAS LATINHAS DIREITINHO KKKKK

  7. Estou precisando usar aparelho e moro de medo de dentista. O que devo fazer???
    Me ajude por favor.

    • Aline, você já procurou um dentista para fazer uma avaliação? O tratamento ortodôntico não costuma ser um tratamento que causa medo, até porque são apenas pecinhas coladas nos dentes. Primeiro procure um dentista no qual você confie e converse bastante, tire todas as suas dúvidas, só depois se preocupe com a instalação do aparelho, as manutenções… uma coisa de cada vez.

  8. Amei!!! Adorei!! Esse texto serve pra todo mundo que tem medo de colocar aparelho. Eu fui uma dessas pessoas mas agora não sou mais!!! Parabens!!!

  9. Ja fiz todos os exames p/ colocar meu aparelho, ta marcado p mim ir na dentista dia 25, mas to com medo… corre algum risco de aparecer algo de errado nos exames e eu não pode colocar?

  10. Oi. Mto obg por seus conselhos. Gostaria q vc me ajudasse a saber como eh para colocar os aneis.

    • Kelly, os “anéis metálicos” (as bandas) do aparelho são encaixados nos dentes de trás. Pra isso, o dentista coloca uns elásticos entre os dentes para criar espaço para o encaixe, e esses elásticos ficam por pelo menos 2 dias (para os dentes se afastarem). Depois é só encaixar. Saiba mais aqui: http://medodedentista.com.br/2011/07/colocar-aparelho-doi.html

  11. Olá , eu coloquei aparelho nos meus dentes. E eu estou morrendo de medo de não dar conta de escovar os meus dentes corretamente e prejudicar os meus dentes, o que devo fazer?

    • Maria Eduarda, capriche na escova! Não precisa ter medo não, e a sua ansiedade em si já é sinal de que você pretende cuidar muito bem da sua higiene bucal. Use as escovas auxiliares também (interdental, de tufo) e não esqueça do fio dental. Peça para o seu dentista avaliar sua higiene mensalmente e orientá-la no que for preciso. Aí não tem erro. :)

  12. Muito obrigada… <3

  13. Eu vou colocar aparelho daqui 2 dias, e como e a minha primeira vez gostaria de saber qual cor iria ficar melhor para mim??? Desde ja agradeço !!!

  14. Nao uso aparelho nos dentes, mas sinto dificuldade em usar fio dental principalmente nos dentes dos fundos, existe algum tipo de aparelho pra colocar o fio dental e alcançar os dentes dos fundos sem ter q colocar a mao dentro da boca?
    Obrigado.

    • Altair, existe. Tem o “Fio+”, que é uma espécie de “forquilha” onde o fio dental é introduzido, facilitando o alcance dos dentes do fundo (e o uso do fio por pessoas que só tem uma das mãos, por exemplo). Veja aqui: http://www.fiomais.com.br

  15. Tipo, eu fuui no dentista pra fazer o orçamento e me encaminharam pra fazer a pasta ortodontica, ai eu fui la e fiz… mas isso era quarta feira… quantos dias demora pra pasta ficar pronta ? Brigado pela atenção !!!! <3

    • Dayane, depende da clínica de Radiologia em que você foi… mas geralmente leva pelo menos 1 semana. Que ansiosa, hein?! :)

      • Mas hj ja ta fazendo 20 poucos dias, ja to e grilano já kkkk

  16. Oi, obrigada pela clareza em explicar, muito legal.
    A minha filha tem 12 1/2 colocou aparelho no dia 04.07. Moramos na Africa Ocidental e a dentista dela fica no pais vizinho. Hoje pela manha, o “fio que passa entre os dentes quebrou bem na frente, aonde esta a separacao dos dentinhos dela. Liguei para a medica e ela esta de ferias…
    A consulta de volta esta marcada para 10/09. Voce acha que isso pode prejudicar o tratamento? Outra pergunta: e obrigatorio a manutencao mensal ou eu posso fazer a cada sete a oito semanas no caso da minha filha que, e uma crianca e, segundo a medica comecou o tratamento cedo?
    Super grata pela resposta, estou realmente preocupada com essa questao.
    Rita

    • Rita, se o fio não estiver machucando a sua filha, não há problema: é possível esperar pela volta da dentista. A manutenção costuma ser mensal porque o intervalo de 3 a 4 semanas é o ideal para que se obtenha benefícios máximos da movimentação e dos ajustes feitos no aparelho a cada consulta. Menos que isso é ruim porque não se aproveita tudo o que o fio/bráquete/elástico pode oferecer; e mais que isso é desnecessário. Ou seja: espaçar as consultas para 8 semanas atrasaria os resultados do tratamento ortodôntico da sua filha.

  17. Ana, queria saber se doi para colocar aparelho, por que uns dizem que nao e outros dizem que doi para caramba, entao doi ou nao?

  18. Oi! Eu uso aquele aparelho que não precisa dos elásticos, com as bráquetes auto-ligadas.
    A manuntencao dele precisa todos os meses?

    • Paula, em princípio sim. Depende do tipo de aparelho, do material do arco (“fio”) e do seu plano de tratamento.

  19. Tem algo que a gente possa fazer para o aparelho não machucar a boca? Acabei de colocar… obrigada.

    • Angela, existem uma “cerinhas” que podem ser compradas em farmácia e servem justamente pra proteger a bochecha do atrito do aparelho. É só fazer uma bolinha e colocar no aparelho, no local que estiver machucando. Ela é transparente, fica bem discreta. Peça por “cera ortodôntica”.

  20. O aparelho vai conseguir puxar um queichar que só nasceu a metade?

    • Samira, pode ser que sim, mas depende do caso. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  21. Ana, adorei as dicas. Estou com os separadores, não sinto dor alguma, mas estou muito incomodado com a sensação de alimento/carne presa entre os dentes, não há nada que se possa fazer para amenizar essa agonia? Eu uso a cerinha pra evitar o atrito dos brackets que estão sem o anel. Mas os separadores incomodam MUITO. Me ajude! Grato!

    • Ivan, infelizmente não há nada a se fazer. A solução seria remover a “carne” (no seu caso, os separadores), mas isso não dá pra fazer. Conheço bem a sensação, também usei aparelho, mas felizmente o uso dos separadores é por muito pouco tempo. Você vai ver, com a remoção deles, o alívio é instantâneo.

  22. Olá!
    Perdi meu primeiro molar, posso colocar aparelho pra “juntar” o segundo e o siso com os demais e, assim, “tapando” o buraco que vai ficar? Meu siso é meio pequeno, vou ter dificuldades? Há chance da ‘plaquinha’ do aparelho quebrar e/ou manchar o dente?

    • Essa é uma possibilidade sim, Thaah. Mas pra saber se é possível no seu caso em específico, é preciso procurar um dentista / ortodontista pra avaliar. O tamanho do siso não faz muita diferença nesse caso. O aparelho não causa manchas ou fraturas nos dentes, é só higienizar de acordo e certamente você não terá problemas.

  23. Coloquei meu aparelho vai fazer 1 mes e não doeu muito, gostaria de saber se na 2ª manutenção vai doer mais que a 1ª?

    • Mandynha, a tendência é que doa menos nos 2a que na primeira. Ou que nem doa. ;)

  24. Aleluia, achei um site que falava sobre aparelho, botei esse de cor azul e não consigo limpar, e eu botei hoje e ainda não me acostumei.

  25. Oi Ana, estou mt preocupado com minha saúde bucal, Desde q coloquei aparelho, e já faz uns 4 meses, nao tenho conhecimento correto ao caso, quando eu coloquei o aparelho eu tava com meu irmao q tbm ia colocar, eu nao esperei e fui embora deixando ele lá pq nao fica longe da minha casa, so q a dentista so falou o q era pra fazer correto depois q terminou o do meu irmao e eu já nao estava mais lá, so sei q ele me disse q era pra escovar pra cima e para baixo. Há dias q eu procuro escovas com cerdas macias so q acho umas macias mas nao as necessarias, vi em outros blogs e disseram q nao precisa disso, uma escova normal serve, dai praticamente sem orientaçao cansei e comecei a escovar normal, de lado msm com aparelho, pensando q isso nao prejudicaria,so q eu nao sei o q faço, meus dentes estao amarelos, desde q eu coloquei aparelho tenho sensibilidade em um dente q nao posso nem colocar agua meio gelada q doi, acho q é carie, entao nao sei o q faço, minha internet é mt ruim e nao quis nem carregar o video de 35 segundos, será q vc pode me dizer resumindo o q diz aos videos? Por favor me ajuda eu fico até com vergonha de abrir a boca. E quando vou fazer a manutençao a dentista do aparelho nao me da nenhuma recomendaçao do q eu devo usar, so troca o arco e algumas coisas mais e pronto, Xau. :\\ Obgd. ;)))

    • Lucas, não fique esperando a sua dentista orientar você, até porque ela deve achar que já fez isso (visto que você saiu antes no dia da instalação). Pergunte pra ela, seja bem específico com relação às suas dúvidas. Quanto à escovação, não adianta passar a escova bem no centro dos dentes (o que você faria se eles não estivessem ali), você precisa entrar por cima e por baixo dos bráquetes, inclinando a escova pra cima (quando vem de baixo) e pra baixo (quando vem de cima). Não sei se deu pra entender, o ideal é assistir os videos, mesmo. E não descuide do fio dental, use um passa-fio pra ajudar a passar. Converse com o seu irmão, que ouviu a explicação da dentista, ele pode ajudar.

  26. Ola doutora. Meu dente esta oco e minha dentista disse que terei que extrair… e aquele dente de tras perto do siso… tenho 18 anos e ela disse que por ser jovem nao tenho com que me preocupar, pois meu osso ainda crescera… entao me encaminhou a um profissional para a operacao… entao tratarei dos outros dentes e logo depois ela disse que colocarei meu aparelho. Mas meu problema é no dente de baixo… e nao sei qual aparelho que teria que por? Sera em todos os dentes de baixo? Ou so nele?

    • Tamiris, imagino que seja o aparelho fixo (com bráquetes colados nos dentes) e em todos os dentes, não só no dente em questão.

  27. Estou fazendo implante frontal e já estou com a parte interna fixada. Antes de acoplar o dente, terei de usar aparelho. Meu dentista me mostrou duas opções de próteses provisórias, pois a definitiva será depois da ortodontia: uma fixada no pino do implante e a outra fixada no bráquete. Qual a mais recomendada, do ponto de vista da segurança (não cair) e a estética (procurei fotos na web e não as achei – será que é tão incomum assim)?
    Obrigado.

    • Roger, se for possível usar a prótese provisória sobre implante, melhor. Ela é mais estética e mais segura. Não é incomum não, muitos dentistas fazem isso, mas confesso que também não lembro de ter visto no Google uma foto de um provisório preso ao aparelho. Já o provisório sobre implante é semelhante à prótese “oficial” sobre implante, muda o material, basicamente.

      • Obrigado, Ana. E parabéns por esse valioso serviço de utilidade pública.

        • ;)

  28. Olha, estou usando o aparelho fixo + expansor palatino do céu da boca, é muito ruim pra falar, comer, escovar os dentes, etc.. Sei que esses métodos de escovar os dentes são eficazes, mas eu não tenho tempo e muito menos paciência para escovar os dentes desse modo, não passo fio dental, só passo a escova de dentes normal, queria saber se isso pode gerar problemas futuros??

    • Sem dúvida, Diego. O uso de aparelho ortodôntico exige uma atenção especial do paciente com relação à higienização. Uma limpeza deficiente pode levar a uma série de problemas dentários e gengivais.

  29. O passa fio é descartável? Usa-se apenas uma vez a cada escovação?

    • É “mais ou menos”, Elane ;). Como ele é plástico, dá pra limpá-lo e usá-lo mais vezes, não precisa ser um novo à cada higienização.

  30. Olá!
    A escova normal deve ser média, macia? Qual a cerda certa pra quem usa aparelho?

    Obrigado.

    • Marcos, sempre macia! Existem escovas específicas pra quem usa aparelho, com a parte central das cerdas “rebaixada”, ajuda a limpar acima e abaixo dos bráquetes. Pra quem não usa, o ideal é que as cerdas sejam retas e da mesma altura.

  31. Olá Ana! Comentei outro post seus faz algumas semanas… Coloquei aparelho na parte superior faz 3 dias, teve um dia que gastei 20 minutos para a higienização, pois tenho dificuldade com o fio. Vou colocar daqui duas semanas o inferior, aí estou pensado, será que vou gastar 30 minutos para conseguir fazer a higienização? Espero que pegue prática, rs! Estava morrendo de medo das tais bandas que se põe nos dentes de trás, que tem que por o tal do separador antes, pois umas 4 pessoas que usam aparelho haviam dito que dói muito essa parte. Entretanto, o medo foi sem motivos, pois o aparelho que coloquei não põe essas bandas, é um autoligado. Achei ele bem mais discreto que o fixo comum, sem contar que evita mal cheiro que gruda naquelas borrachinhas, já que não usa, pois já senti várias pessoas com mau hálito devido ao aparelho (ou má higienização do mesmo).

    • Aos poucos você vai pegando prática sim, Jéssica! É que no começo é difícil a higienização, mesmo… é tipo o 13o trabalho de Hércules ;). A ausência das “borrachinhas” ajuda bastante mesmo, pois a retenção de resíduos e de placa bacteriana é bem menor.

  32. Olá

    Minha dúvida não está relacionada à limpeza e escovação dos dentes e sim às bandas. Observei que no video os dois últimos molares foram bandados. Então aqui vão as dúvidas:
    1- Qual a necessidade de bandar os 02 molares?
    2- Bandar apenas o último já não supre a necessidade?
    3- Porque bandar o dente e não apenas colar o tubo diretamente no dente?
    4- Porque alguns ortodontista optam por bandar e outros por apenas colar o tubo? E quais os casos em que é mais indicado uma ou outra solução?

    • Helkem, nem sempre é necessário bandar os 2 molares, depende do tipo de maloclusão que o paciente tem e da movimentação que o dentista pretende fazer. Geralmente se banda apenas o primeiro molar. Os molares são muito usados pra movimentações mais complexas e pra “puxar” outros dentes, e só o tubo colado muitas vezes não é suficiente pra suportar a força exercida… aí ele descola. Então não é nem uma questão de opção, mas de situação.

  33. Olá

    Seguindo com as dúvidas sobre bandas. Se é necessário colocar aquela (borrachinha maldita) espaçador para separar os dentes a fim de ganhar espaço para a instalação das bandas, esse espaço não se torna um “defeito” depois que o tratamento é concluído e o aparelho e as bandas são removidos, acumulando comida e causando doenças periodontais e caries? E quando DOIS dentes adjacentes são bandados, esse espaço e consequentemente problema, não é ainda maior?

    • Não Helkem, esse espaço costuma se fechar de forma espontânea.

  34. Ótimo! Está de parabéns! Coloquei o aparelho fixo tem pouco tempo, e tive dificuldades para fazer a escovação… Mas com esse vídeos educativos, não tenho mais dúvidas, muito obrigado!

    • ;)

  35. Oi, fui em vários dentistas e todos me disseram que não posso colocar aparelho se não ia piorar porque a minha mordida e diferente, o meu maxilar é torto, ai precisaria fazer uma cirurgia para depois usar aparelho, uma cirurgia de alto custo. O que eu devo fazer, procurar outros dentistas? E que tipo de cirurgia e essa?
    Agradeço desde já.

    • Tais, eu acho que não é questão de procurar um dentista até que algum “aceite” colocar aparelho em você… não dá pra queimar etapas. Se você precisa da cirurgia, não vai ter como colocar aparelho sem realizá-la. Se você não pretende realizá-la, então é melhor desistir de usar aparelho. Realmente, se o problema é cirúrgico, usar aparelho ortodôntico pode piorar muito o problema. A cirurgia se chama “cirurgia ortognática”, você pode ler sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/07/o-que-e-cirurgia-ortognatica.html

  36. Olá, escovo 5 vezes por dia, sempre escovo depois de comer alguma coisa. Gosto de cuidar a higiene saudavel. Não quero aparecer com carie dos meus dentes. Mas se escovo muito por causa do aparelho, posso perder o esmalte ? Tenho muito medo.

    • Não Thais, o esmalte é um tecido extremamente duro, não é tão fácil perdê-lo. Apenas evite cremes dentais mais abrasivos, esses sim promovem o desgaste superficial do esmalte.

  37. Muito obrigado!!
    Ao colocar o aparelho acabei não atentando a estes detalhes da higienização dos dentes e aparelho. Há menos de um dia com esses arames e ferros na boca e me sentindo agoniado por não conseguir passar fio-dental!!
    Amanhã mesmo passo na farmácia e dou um jeito no meu arsenal!!
    =D

    • ;)

  38. Olá, eu uso aparelho há quase cinco anos e vou começar a tira-lo nesta semana. A minha dúvida é: vou ter q usar outro aparelho, no caso móvel, para os dentes ñ voltarem a ficar tortos? Ou posso tirar o aparelho sem ter q colocar outro por mais algum tempo?

    • Sim Jusara, será necessário usar o aparelho removível depois de tirar o fixo. Isso porque há possibilidade de recidiva, ou seja, os dentes têm uma tendência a se “reacomodarem”, e isso pode causar algumas movimentações indesejadas, fazendo com que eles entortem novamente (não como antes, mas um pouco).

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>