Anestesia Geral no Dentista

Alexandre vai fazer cirurgia bariátrica… é, aquela que diminui o tamanho (ou pelo menos o volume) do seu estômago. Cirurgia nunca é brincadeira, ainda mais nessa modalidade… requer preparo físico e mental. Não é fácil dormir gordo e acordar… ainda gordo :). Mas sabendo que, em poucos meses, lá se vão os quilos… e o cérebro que se habitue com isso!

Dá pra deixar pra outro dia?

Lendo o testemunho em seu blog, um parágrafo me chamou a atenção, o qual transcrevo:

“Agora, uma coisa é certa: se fosse algo relacionado ao dente,
eu já estaria
tomando calmantes e calmantes. Tenho pavor de
dentista, meu batimento
cardíaco aumenta só de escrever
essa palavra e imaginar o motorzinho, que tortura!”

Até tu, Alexandre? :)

Achei interessante isso… o cara vai fazer uma cirurgia importante, com implicações sérias. Mas não tá nem aí. O que importa mesmo é que não tem nada a ver com dente… ainda bem! Por isso digo: medo é uma coisa muito pessoal mesmo, e não tem nada a ver com a razão. É mais profundo que isso, é como a cárie: é multifatorial.

Então… por que as pessoas têm medo de dentista? Posso pensar em “n” motivos… mas motivo é como [insira seu termo engraçadinho aqui], cada um tem o seu! No caso do Alexandre, ele não explica o porquê de temer o dentista, mas esclarece a razão de estar tranquilo em relação à cirurgia que vai fazer:

“Sou bem grandinho (e é real rsrs), mas tenho medo de dentista,
fico tenso e com mau humor
uma semana antes. Já para a cirurgia bariátrica
não vejo a hora de tomar anestesia geral e apagar,
entrar no mais profundo
relaxamento, esquecer de tudo e deixar o Dr. Marcelo exterminar meu estômago”.

Entendeu? No dentista, é preciso enfrentar o medo acordado. Pra fazer a cirurgia bariátrica é só “apagar” e deixar o Dr. Marcelo agir :). Isso me lembra uma pergunta que vivem me fazendo no consultório (e fora dele): “Doutora, dá pra fazer anestesia geral no dentista?”.

E não é que dá? Mas não é bem assim… não vamos banalizar. Primeiramente, não dá pra fazer anestesia geral em ambiente ambulatorial (consultório), tem que ser no hospital. Ainda, o cirurgião-dentista não está habilitado a aplicar anestesia geral, isso tem que ser feito por um médico anestesiologista, que deve ficar presente durante todo o atendimento, monitorando o paciente.

Existem indicações para o uso de anestesia geral, não é pra qualquer caso nem pra qualquer paciente. Essas indicações são associadas às características dos pacientes e aos procedimentos que serão realizados. A anestesia geral em Odontologia está indicada para:

  • Pacientes com fobia de dentista (FOBIA, não medo);
  • Pacientes que não conseguem abrir a boca (trismo);
  • Pacientes que têm reações adversas aos anestésicos locais;
  • Pacientes incapacitados física e/ou mentalmente;
  • Crianças não-cooperativas;
  • Procedimentos muito invasivos ou traumatizantes (cirurgia ortognática, por exemplo) ou demorados.

Outras opções são a Analgesia Inalatória com Óxido Nitroso (que é administrada por cirurgião-dentista com habilitação para isso) e a anestesia via endovenosa (igualmente aplicada por médico). Pra saber se dá pra usar (e se há necessidade) de qualquer um desses meios, consulte seu dentista.

E lembre-se: conversar não tira pedaço. Agende uma avaliação com o seu dentista e converse com ele, sem a obrigação de realizar qualquer procedimento nessa sessão. Pergunte sobre TUDO, até se sentir seguro. Garanto que você vai até esquecer da anestesia geral:)

Ao Alexandre, boa sorte! :)

Fonte: Pensando Leve 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus

20

  1. É… só assim pra dentista vir em primeiro lugar: no quesito MEDO!
    Mais um post excelente!

  2. Agora, o mais interessante ainda, e que o Alexandre não citou, é que, pra fazer a bariátrica, um dos documentos necessários (pelo menos pro meu médico) é uma declaração do DENTISTA, dizendo que tá tudo ok com os dentes… Isso vem da necessidade do paciente gastroplastizado em mastigar muito bem na sua “nova vida”, e se não estiver tudo ok com a arcada, o médico não dá prosseguimento ao processo pré-cirúrgico… =)

    • Olha… que informação bacana! Dessa eu não sabia… e faz muito sentido mesmo. Taí, a interdisciplinaridade em benefício do paciente como um todo. E tem gente que ainda acha que dentista só “ranca e bitura” dente… :D

      Beijo, querida!

    • Informação bacana mesmo! É a saúde bucal interferindo na saúde geral do paciente!

  3. SOU HIPERTENSA E SÓ DE PENSAR EM DENTISTA FICO SUPER NERVOSA, JÁ PASSEI POR VÁRIOS TRATAMENTOS DENTÁRIOS EM CRIANÇA E TENHO TRAUMA , GOSTARIA DE SABER AONDE POSSO FAZER TRATAMENTO DENTÁRIO COM ANESTESIA GERAL GRATUITO, ESTOU COM PROBLEMAS SÉRIOS BUCAL E ESTOU VENDO QUE TENHO QUE CORRER PARA TRATAR, MAS O PAVOR NÃO DEIXA E A CADA DIA PIORAM AS COISAS, ESTOU COM SECREÇÃO SAINDO DE UM DOS MEUS DENTES E OS QUATRO DE BAIXO NA FRENTE ESTÃO AMARELOS MOLES E INFLAMADOS POR CAUSA DO FUMO E ISSO ESTA ME APAVORANDO. DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO. FABBY, RIO DE JANEIRO.

    • Fabby, não sei dizer se o SUS cobre procedimentos odontológicos com anestesia geral, acredito que não. Acho difícil você achar esse tipo de atendimento de forma gratuita, até porque os custos são altos, já que requer internação, médico anestesiologista, etc..

  4. Boa tarde

    Olha, tenho que confessar, ja pensei como o Alexandre. Para fazer a minha Cirurgia Bariátrica, há quase 8 anos atrás, eu fiquei bem menos nervosa do que quando eu tinha que ir ao Dentista.kkkk. Hoje, graças a Deus, ja não tenho mais essa fobia. Sim, pq não era só medo, era pânico, fobia mesmo. Extrai sisos, fiz um tratamento de canal, e coloquei aparelho fixo, há quase dois anos. Isso tudo “culpa” do meu dentista, que sabe usar a psicologia e é um anjo de pessoa. Já nem tomo mais 2 ou 3 Rivotril pra ir la kkkkk. Ah, e para fazer a cirurgia bariátrica nao me foi pedido avaliação do dentista. Fiz um caminhao de exames e consultas com vários especialistas, mas dentista, nao.
    Obrigada pelas informações sempre úteis. Abraços. Larissa

  5. Penso que qualquer cirurgia que intervém nos nervos cranio deveria ser feita com sedação geral para que o paciente não tenha que gastar depois com psicologo ou psiquiatra. A necessidade da sedação geral já está “mais do que na cara”, se não estivesse tão claro não haveria tanta discussão sobre o assunto “medo de dentista”. Sentir dor é a coisa mais terrível que existe.

  6. Boa Noite!
    Moro em São Vicente SP e gostaria que alguém me indicasse algum dentista que aplica anestesia intra-venosa para dormir durante a extração de dente, pois tenho fobia e a cada dia que passa os problemas aumentam e morro de medo da dor. Por isso peço pelo amor de Deus que me ajude.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Silvia, procure por dentistas credenciados no uso de óxido nitroso (gás) também. Tente no Google! http://bit.ly/IhgRCE

  7. Eu sofro com fobia desde os 14 anos, antes eu frequentava o dentista tranquilamente e ia sempre sozinha. Acontece que com essa idade fui em um açougueiro pois estava em férias na praia e depois disso não me lembro de mais nada, só sei que nunca mais consegui sequer entrar em um consultório. Passei uns 10 anos sem visitar dentista, quando não dava mais procurei e achei uma maravilhosa que me atendeu no hospital e tomei a anestesia geral, foram 8 horas de procedimento e quando acordei nunca senti uma alegria tão grande, estava com todos os meus dentes tratados. Sorte minha que eu sempre tive dentes fortes, agora estou esperando pra juntar mais um dinheiro e ir novamente e aconselho sim a usar anestesia geral para quem como eu sofre por não conseguir ir ao dentista. Bjs

    • Qual o nome dessa dentista ?

  8. Olá,
    Excelente artigo. Eu passo por grandes dificuldades quando vou ao dentista, sinto muitas ânsias e na hora que o dentista vai trabalhar não consigo ficar muito tempo com a boca aberta, dificultando muito o tratamento, já levei um ano para fazer um canal, foi muito traumatizante, e hoje procuro esse tipo de tratamento, apesar de ser caro para mim, tenho certeza que vai valer a pena. Parabéns Ana pelo blog e pelos artigos, achei ha pouco tempo, procurando na net. Suas informações são muito valiosas para mim.
    Abraço.

    • Obrigada, Paulo! Espero que dê tudo certo pra você! :)

  9. Ola, tudo bem, olha eu queria saber se minha filha de 5 anos pode tomar uma anestesia pra dormir pra que o dentista possa fazer o canal do dente dela, pois ela nao abre a boca de jeito nenhum, o pouco que o dentista conseguiu ver do dente dela ele falou que a raiz do dente ja esta morta, ela tem pavor de dentista, so que eu como mae fico morrendo de dó pq ela so ta comendo de um lado e ela ta com a gengiva inchada, me ajudem pq eu levei no SUS e eles falaram que nao podiam fazer o canal à força nela, agradeço desde ja.

    • Luzineide, uma boa opção para o caso da sua filha é o atendimento com o uso de sedação por gás (óxido nitroso). Sua filha ficaria bem tranquila e certamente colaboraria com o dentista. Converse com ele pra ver se ele trabalha com essa técnica ou indica algum colega que trabalhe. Você pode fazer uma busca por um profissional que tenha habilitação na área aqui: http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/habilitacoes/ (em “CRO” coloque o estado em que você mora e em “habilitação” use “analgesia”).

      • Tenho 43 anos, minha boca não abre muito e tenho muita ânsia de vomito, náuseas e estou perdendo meus dentes, tenho panico, ao me aproximar da cadeira do dentista meu coração dispara, a pressão oscila, a visão fica turva, não consigo me controlar, ai vem crises de choro, estou precisando de tratamento urgente e pesquisando descobrir o que pode ser feito, o tratamento com anestesia geral, porem não tenho condições financeiras para este tipo de tratamento, moro no interior do estado de São Paulo em São João da Boa Vista e preciso que me ajude a encontrar este tratamento com anestesia geral gratuito ou que eu possa pagar em muitas parcelas e se possível o mais próximo de onde resido.
        Grato pela atenção.
        Marcelo

        • Marcelo, a anestesia geral é uma opção, sem dúvida, mas talvez, no seu caso, o uso de sedação por gás (óxido nitroso) seja suficiente. É uma opção mais em conta e já existem muitos dentistas que trabalham com a técnica. Conseguir atendimento odontológico gratuito (ou barato) com anestesia geral é bem complicado, pois envolve internamento, presença de médico anestesiologista, etc., e tudo isso demanda custos.

  10. Meus dentes estao se dissolvendo, parece, pois tenho fobia de dentista, nao consigo passar nem na porta, mas estou vendo que nao vai ter mais jeito, pois meu dentes estao acabando e estou com medo de ficar sem todos eles, nunca tive acesso a esse tipo de profissional, entao nao tenho costume de ir ao dentista, moro em BH e queria alguma ajuda, pois fui viciado em crack e nunca cuidei dos meus dentes direito em muitos anos, mas me livrei do vicio dessa droga maldita, entao estao literalmente se dissolvendo, me ajudem por favor, nao estou saindo de casa, estou entrando em depressão, quero muito meu sorriso de volta.

    • Andre, em Belo Horizonte há 4 dentistas cadastrados no blog que atendem pacientes com fobia. Clique aqui –> http://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista e procure por Belo Horizonte (as cidades estão em ordem alfabética), os e-mails deles estão ao lado do nome. Entre em contato com quaisquer deles, mencione que obteve o contato deles através do blog… estou certa que poderão ajudar. Abraço!

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>