Clareamento dental enfraquece os dentes?

Uma das grandes dúvidas que as pessoas têm em relação ao clareamento dental é se ele, de alguma forma, interfere na estrutura dos dentes… se os deixa “fracos”.

Como funciona o clareamento dental?

Todo clareamento dentário segue o mesmo princípio: um gel – peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida – penetra na estrutura dos dentes e reage quimicamente com os pigmentos, que até então eram estruturas quimicamente estáveis. Ocorre, então, um processo de oxidação que quebra esses pigmentos, que são moléculas orgânicas contendo carbono, em moléculas bem menores de dióxido de carbono e água, que refletem a luz de forma diferenciada, levando a um efeito branqueador. Muitas vezes essas moléculas são realmente removidas, alterando a cor dos dentes.

Clareamento dental

O clareamento deixa os dentes fracos?

Inúmeros estudos demonstram que o princípio ativo dos géis branqueadores não modifica a estrutura mineral dos dentes, agindo somente na parte orgânica, ou seja, nos pigmentos que vêm principalmente da alimentação… as manchas extrínsecas (aquelas que não fazem parte da estrutura do dente).

Não existem evidências que comprovem o efeito permanente do clareamento sobre o equilíbrio mineral das estruturas dentais. Um gel clareador mais ácido pode causar desmineralização dentária? Pode. Porém há fortes evidências de que fatores protetores presentes na saliva previnem uma perda mineral significativa ao mesmo tempo que restabelecem o conteúdo mineral durante e após o tratamento. Portanto, é altamente desejável que o gel clareador tenha pH neutro, contenha flúor (que age ativamente no processo de desmineralização / remineralização dental) e que a concentração do peróxido seja adequada (aí entra a avaliação e julgamento do(a) seu(sua) dentista, pois cada caso é um caso).

Géis clareadores dentais não são abrasivos, ou seja, não desgastam os dentes, diferentemente de algumas pastas de dentes que prometem branqueamento, mas só removem manchas superficiais por abrasão.

Depois de quanto tempo dá pra fazer um novo clareamento?

Algumas pessoas gostariam de viver num eterno clareamento dentário… mas não dá, e nem precisa. O efeito do tratamento clareador costuma durar 2 ou 3 anos, dependendo dos hábitos de higiene, alimentação e outros (fumo, por exemplo) do paciente. Na literatura, pouco mais de 40% dos casos ficam estáveis por pelo menos 5 anos… então, vá com calma.

Por mais que um clareamento dental bem conduzido não prejudique a estrutura dentária, é preciso lembrar que os dentes são inervados, e todo clareamento pode causar sensibilidade em maior ou menor grau. Ou seja: fazer um clareamento atrás do outro, além de desnecessário, pode causar dano à polpa (o “nervo” do dente), o que leva à necessidade de tratamento de canal. Portanto, é preciso aguardar.

E o clareamento dental mal conduzido? Se você foi ao dentista e ele(a) prescreveu o clareamento, indicou a modalidade e o tipo de gel, fique tranquilo! Já se você preferiu tentar um “atalho”, cuidado: saiba que existe algo chamado ponto de saturação. Esse é o momento em que ocorre o máximo do clareamento, em que os pigmentos não são mais clareados e o peróxido começa a atuar em outros compostos que apresentam cadeias de carbono, como as proteínas da matriz do esmalte. A partir desse ponto pode ocorrer a perda de estrutura dental sim, por isso é necessário saber quando parar. E só um(a) dentista sabe identificar esse momento com segurança.

Todo clareamento é feito sob supervisão do dentista!

Até os “caseiros”. Não existe clareamento – responsável – solo. Então se você quer fazer um clareamento, consulte um(a) dentista. É ele(a) quem vai indicar o tipo de clareamento, o tipo de gel, o tempo de tratamento e a concentração mais indicada para o seu caso.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista