Dentes brancos: cuidado com o exagero!

O MáscaraDentes naturais são bonitos. Por isso, quando se faz uma prótese dentária o maior objetivo é fazer com que a prótese não pareça prótese, mas os dentes “originais” da pessoa. Geralmente quem não é dentista não consegue diferenciar uma prótese de um dente natural, e isso é ótimo. Para tanto, podem ser usadas várias estratégias de caracterização e até a inclusão de alguns “defeitinhos”… porque “sorriso perfeito” não existe na natureza.

O que faz um dente parecer natural?

Dentes naturais não são totalmente brancos. O que confere naturalidade aos dentes, ou seja, não os deixa parecendo dentadura, é justamente a combinação de cores que eles têm: mais perto da gengiva são mais amarelados, no meio menos e, quanto mais perto da ponta, mais claro e transparente é o dente. Isso, é claro, generalizando, mas é mais ou menos por aí.

Outro fator essencial: a anatomia (forma) do dente. Cada grupo de dentes tem anatomia própria, intimamente ligada à função que ocupam: dentes anteriores cortam e perfuram os alimentos, dentes posteriores os trituram. Então, pra um dente parecer natural, ele precisa ter a forma de um dente natural… e dentes naturais não costumam ser “perfeitinhos”.

Mas eu quero ter dentes brancos!

Ótimo! Nenhum problema nisso. A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um dentista e fazer uma avaliação. Feito o exame, seu dentista vai sugerir formas de você ter os dentes mais brancos. Entre essas formas estão: “limpeza”, clareamento e facetas. Lembrando que antes de pensar em ter dentes brancos, é preciso garantir dentes e gengiva saudáveis… sem cáries, sem gengivite. É muito comum que as pessoas procurem um dentista querendo fazer clareamento, mas tenham, lá no fundo, aquele dente com um buraco enorme precisando tratar canal. Não, ok?! Prioridades.

Talvez o sorriso que você quer não combine com você

A última moda são as facetas dentais, em especial aquelas chamadas de lentes de contato. Facetas são restaurações que cobrem toda a parte da frente dos dentes, o que dá ao dentista a possibilidade de mudar a cor e a forma deles. Por sua vez, as lentes de contato dentais são facetas bem finas, que muitas vezes nem exigem qualquer desgaste nos dentes. Eu falo só sobre esse assunto aqui.

Mas nem tudo que fica bonito no ator e na atriz da novela fica bonito em você. Aliás, muitas vezes não fica bonito nem neles! Tem muito artista por aí com sorriso de estética duvidosa, se levarmos em conta critérios como: cor, forma e tamanho dos dentes; oclusão (a forma correta de se morder); e a cor da pele da pessoa. Sim, a cor da pele é uma característica pessoal que tem tudo a ver com a cor dos dentes. Pessoas brancas têm dentes mais brancos, pessoas negras têm dentes menos brancos. Se alguém que é pardo / negro coloca facetas ou faz um clareamento que deixa os dentes muito brancos, fica esquisito… não-natural. É uma questão de contraste. O mesmo ocorre com pessoas brancas mas que estão bronzeadas, vide o exemplo recente da assistente de palco do Faustão, Carol Nakamura.

Outros famosos atualmente em destaque por causa dos seus novos sorrisos – não necessariamente de forma positiva – são o ator Alexandre Frota e a apresentadora Adriane Galisteu. Na minha opinião, tudo muito branco, grande e igual. E você, o que achou?

Sorriso: Adriane Galisteu

Sorriso: Alexandre Frota

Sorriso: Carol Nakamura

Confie na avaliação do seu dentista

Não há nenhum problema em você querer ter dentes parecidos com os de alguém famoso… sinal de que você achou o sorriso bonito e admira essa pessoa. Leve essa vontade até o seu dentista. Mas por favor, se o seu dentista orientar você no sentido de desistir da ideia, ouça-o. Ele está levando uma série de fatores em conta, não é só a opinião ou o gosto pessoal dele. Um sorriso, pra ser bonito, não precisa ter  dentes todos quadradinhos e ser branquíssimo… pelo contrário: isso, de natural, não tem nada.

Já se o seu dentista achar que é uma boa ideia… essa é uma decisão de vocês.

(desculpe o áudio, problemas técnicos) 🙁

Leia sobre o assunto em outros blogs: 

Sobre Carol Nakamura, sorrisos excessivamente brancos e paletas mexicanas, no Vida de Dentista.

A estética do sorriso, Fibonacci e Leonardo da Vinci – Mito ou Realidade?, no DicasOdonto.

O estranho sorriso de Adriane Galisteu, no Blog do Dentista.

Vídeo da OdontoDiva da Deprê sobre o assunto.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

59 comentários

  1. Olá Dra, há um tempo atras fiz um canal no dente da frente que foi bastante trabalhoso, demorou para concluir porque sentia sensibilidade no dente e meu dentista disse que era improvável, já que não existia mais nervo no dente. Enfim, ele terminou o procedimento mas meu dente ficou com a raiz escura e até hoje sinto sensibilidade quando bebo algo quente ou quando acordo de manhã. Voltei lá, ele raspou um pouco o dente temendo que estaria raspando um no outro, mas continuo sentindo essa sensibilidade!

    1. Adriana, realmente, depois que o “nervo” do dente é removido ele não tem mais sensibilidade. Mas os tecidos em volta do dente continuam vivos e sensíveis, então a dor que você sente deve vir daí… a não ser que haja algum canal acessório que seu dentista não viu (acontece) ou que ainda haja infecção. Enfim… é preciso reavaliar. Se o tratamento de canal é recente, pode ser só o incômodo do processo inflamatório se resolvendo. Leva um tempo.

  2. Ola Drª. Boa tarde. Fiz um clareamento há 7 meses, consultório e caseiro. Sobrou um pouco daquele gel. Eu posso usar novamente o que “sobrou” ou tem um prazo de validade o gel depois de aberto ? De quanto em quanto tempo pode fazer o clareamento? Seu blog é otimo. Parabens.

    1. Julia, depende da marca do gel, mas geralmente a validade é de 2 anos, mesmo com ele aberto, DESDE QUE tenha sido guardado dentro das condições que o fabricante pede (longe do calor, etc.). O ideal é um prazo mínimo de 1 ano pra se fazer um novo clareamento.

  3. Bom dia Doutora, estou apaixonado pelo seu site e queria saber sobre o uso do aparelho, ele pode danificar o dentes (cor, ou marcas do braquetes) ?
    E aproveitando o ensejo, tenho 15 anos e coloquei o aparelho Hyrax com tambem o normal (fixo), isso é correto ? E tambem pelo amor de Deus, me ajuda, toda vez que vou na manutenção ele só troca as borrachas e o ferrinho (nao sinto diferença quando saio), isso está correto ? E tenho desmasiadas (acho q esse o nome kkk), os dois aparelhos consertam isso ?
    Agradeço desde ja. E parabens pelo seu trabalho.

    1. Obrigada, Pablo. 🙂

      Não, o aparelho bem colado / bem removido / bem higienizado não danifica em nada os dentes. O aparelho fixo pode ser colocado junto com o Hyrax, desde que não limite a sua função. Provavelmente, nessa fase do tratamento, você não precise mais do que trocar as “borrachas” e o “ferrinho”, mesmo. Não sei o que são “desmasiadas”, será que o corretor ortográfico não alterou a palavra? 😉

  4. Boa noite Doutora, vou explicar minha situação aqui, pois estou extremamente aflito.

    Sempre fui meio paranóico com doença, há uns 2 anos eu achava que meus dentes estavam moles, fui ao dentista, ele mexeu nos dentes e disse que não estavam moles, então ele pediu uma radiografia e eu tirei, mesmo assim ele disse que não havia dente mole.
    Ultimamente eu tenho me preocupado novamente, não mais com relação à mobilidade, porque percebi que é o movimento do dente mesmo. Minha gengiva já sangrou algum tempo, mas nunca foi sempre que eu escovava, acontecia as vezes. Olhando no espelho esses dias percebi que uma parte da gengiva, a dos dentes superiores do lado esquerdo e um pouco do direito, está mais vermelha que o resto. Para completar, to sentido ela meio dolorida e enfiei um pouco a unha na gengiva e sangrou, mas foi localizado em um dente, e a vermilhidão é só no lado direito dos dentes superiores, os dentes da frente, por exemplo, estão mais rosados. Acho que nenhum dos dentes está mole, só aquela mobilidade natural do dente, sabe?
    Eu tenho muitas duvidas, como:
    Isso é periodontite? Não quero perder meus dentes, doutora, tenho só 18 anos. Vou no dentista regularmente, mas é mais pra cuidar de um dente e tratamento de canal, mesmo assim, se eu tivesse periodontite, ele não iria notar vendo meus dentes?
    Eu tenho um risco muito grande de perder os dentes, pois essa vermelhidão e dor só afeta esse lado da gengiva, a parte de baixo dos dentes, por exemplo, não sangra e parece estar normal.
    Vai demorar uma semana ainda para eu ir no dentista, estou meio desesperado, chego a mover e pressionar os meus dentes toda hora para ver se estão moles e enfiando a unha nessa parte da gengiva, vendo se sangra.
    Se eu perder os dentes, posso colocar um implante mesmo com a periodontite?
    Fui no dentista faz nem 2 semanas, ele não notaria o meu caso?
    Obrigado pela atenção, doutora.

    1. Cardoso, periodontite generalizada em um paciente novo como você é altamente improvável. E os sintomas que você relata são de, no máximo, uma gengivite… nada do que você me contou me fez pensar em problema periodontal. Perder os dentes não é assim tão fácil, e digo mais: é praticamente impossível se você tiver acompanhamento periódico do dentista. Se você tivesse periodontite, seu dentista teria alertado você, pode ter certeza. Dica: PARE de pressionar seus dentes procurando mobilidade, pois isso pode causar mobilidade (é o princípio do aparelho ortodôntico: aplicar uma força ao dente para movimentá-lo). Se você quiser ficar mais tranquilo, faça uma avaliação com um dentista especialista em Periodontia (periodontista). Mas, realmente, acho que você está se preocupando mais do que precisa.

  5. Boa tarde Doutora, Feliz 2016!
    Bom, tenho percebido uma mancha (acho que é tipo uma mancha) branca em cima de um dente meu, perto da gengiva. Acho que não é placa, pois nao está saindo com a escovação e tbm não acho que seja tártaro, pois o tártaro é amarelo ou meio marrom, certo?
    O que pode ser?

    1. Pode ser uma cárie em estado inicial, Nelson… principalmente se essa mancha for fosca. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  6. Oii, só vim comunicar que o número de comentários aumentou nessa postagem desde a última vez que vi, mas para mim não aparece nenhum deles após o meu próprio comentário, que, aliás, também não apareceu.

      1. Pois é. Sempre sou respondida, por isso te comuniquei, achei que o site pudesse estar com algum problema, apenas isso. Obrigada.

        Eu é que não consigo visualizar todos. É disso que estou falando. Outros sequer chegaram até ti, provavelmente. Mas este apareceu.

        1. Claro, agradeço o alerta. 🙂

          E agora, clicando nos links, você conseguiu visualizar? São só esses dos links ou algum outro comentário não apareceu? Você está acessando o blog pelo celular ou pelo computador?

          1. Os dos links eu já havia conseguido visualizar, foram outros mesmo. Mas tudo bem, paciência. Estou acessando pelo celular, no momento. Obrigada.

          2. Então realmente eu não recebi, Ketlen. Identificados pelo seu nome e o email ketlen******@gmail.com, só esses mesmo. Peço desculpas.

  7. Olá Dra. Ana, por favor me ajude!
    Eu uso aparelho ha 2 anos e hoje fui no dentista e ele colocou uma massa verde no meu dente de tras, e agora os meus dentes não encostam mais os de cima com os de baixo, fico com os dentes abertos. Não consigo comer nem fechar os dentes. E me deu dor de cabeça. Ele colocou nos dentes posteriores dos dois lados e nem consigo falar direito. E agora o que faço??? Me ajude!

    1. Veronica, isso se chama “levante”, e a ideia é essa mesmo: manter a mordida aberta. É chato, mas em alguns dias você já deve estar habituada à nova situação. O levante será removido assim que o motivo que levou à sua instalação esteja corrigido.

  8. Doutora, boa noite.
    Estou sentindo uma dorzinha estranha nos dentes da frente, eles doem bem pouco, as vezes parece que é na gengiva, as vezes até parece que eles estao meio dormentes.
    Pode ser alguma doença na gengiva? Minha gengiva raramente sangra e ultimamente nao tem sangrado.
    Estou com muito medo de perder os dentes, fui no dentista semana passada, mas só comecei a sentir esse incomodo essa semana.
    Se eu tivesse gengivite ou periodontite, o dentista nao teria notada nas minhas consultas anteriores?
    Obrigado.

    1. Caio, pode ser sensibilidade dentinária, pode ser gengivite, também. Se na ocasião da consulta não havia sangramento ou inchaço na gengiva, seu dentista provavelmente não diria nada. Como não havia esse incômodo antes, seria bom fazer uma reavaliação.

  9. Sou a última pessoa a zoar alguém por problemas dentários, pois tive sérios problemas. Fui ridicularizada e sofri discriminação…. Mas Deus me enviou dois anjos: vc e meu dentista. Só que, simplesmente, não deu para não rir da Adriane Galisteu. Alguém escreveu em uma rede social “se pah.. relincha”, kkkkkk.
    Eu não entendo: essa gente paga uma fortuna, o dentista deve ser daqueles famosos, mais estrela que a própria celebridade, e a criatura me aparece desse jeito??? Cada vez valorizo mais o meu doutor. Tão detalhista e cuidadoso com medidas, milímetros, com a fala, com a adequação do sorriso ao meu rosto…. E não é dos mais careiros. Fica na média. Vou até perguntar o que ele acha do sorriso da Galisteu, kkk.

    Dra., não esqueci do depoimento. É que meu tratamento é muito demorado mesmo e estou esperando o dentista começar com a fase da estética. Muito feliz já com meus dentes, mas ainda tem bastante coisa para fazer. Estou com prótese parcial. Em janeiro ele vai avaliar se o enxerto cicatrizou e dar continuidade aos implantes. Depois vai colocar faceta nos dentes naturais. Ele diz que vai ficar show. E vai usar meu caso nesses eventos em que vcs apresentam os trabalhos e publicar.

    Bjs e até mais

    1. Sem pressa, Any… a hora que der.

      Pois é… estética é uma coisa bem pessoal, a própria Adriane Galisteu declarou que está satisfeitíssima com seu sorriso. Mas é fato que, tecnicamente, não está legal. E a culpa não é dela… a crítica tem que ser feita ao dentista que realizou o tratamento, sempre lembrando que é nossa responsabilidade orientar o paciente sobre esses aspectos, como o seu dentista tem feito com você.

      1. Acho errado você dizer que a culpa é do profissional e não dela. Tenha certeza que se ele tivesse feito algo que não fosse do gosto dela ela não estaria com esses dentes. Acho super deselegante você falar do trabalho de outro dentista sendo que é algo “estético”. Gosto é pessoal. Se está adaptado, sem excessos, gengiva saudável, material bom, o dentista não está errado não. É questão de gosto e não de o dentista estar certo ou errado. Na minha opinião quem está errada é você. Você não estava na consulta. Não sabe se o dentista orientou ela com outros dentes, não sabe se foram feitas provas de outros formatos e a paciente que não gostou. Esta erradíssima em julgar dessa forma.

        1. Quem é o “responsável técnico” pelo sorriso da Adriane Galisteu? O dentista dela. Ela não é dentista, não tem noção de anatomia dental, de proporções… ela olha e gosta (ou não) do que vê. Ótimo, reitero, ela declarou estar feliz com o seu sorriso. Como eu disse na última frase do texto: “Já se o seu dentista achar que é uma boa ideia… essa é uma decisão de vocês”. Ou seja: ela só tem esse sorriso porque o dentista dela fez assim. OU ele fez como a Adriane queria OU ele fez como ELE queria… e ela gostou. Não tem uma terceira opção. Eu não critiquei o trabalho do dentista (realmente, eu não estava lá… por isso em nenhum momento falei da qualidade da execução do trabalho)… eu só disse que achei feio. Isso não é julgamento, é opinião. Posso achar feio? Obrigada.

  10. Olá Dra. Ana, bem, eu extrai um dente nesse sábado, o segundo molar da parte superior, no dia (12/12), o dentista não ponteou e até a segunda feira estava tudo bem, não senti nenhuma dor, nem inchaço, mas na segunda feira andei de moto e quando cheguei no trabalho vi que estava sangrando, errei ao fazer balançar a cabeça (tipo um bochecho leve) com água gelada, pois o coagulo saiu, fui no dentista ele me passou um ácido (esqueci o nome, serve para coagular o sangue) para tomar, eu coloquei a trouxa de gazes por uns 40 minutos, parou de sangrar e até agora está tranquilo sem dor, mas vejo que alguns dentes próximo estão criando placa, tenho outro pra extrair, do mesmo lado o segundo molar de baixo. Espero que também seja tranquila a recuperação, vou estar de recesso, então vou repousar bastante, posso voltar a malhar no dia 12/01 ?

    1. Anderson, no dia 12 fará 1 mês da extração. Em princípio, não havendo sintomas relevantes, você pode voltar a malhar, sim.

      1. Muito obrigado, sou fã do seu trabalho, com quanto tempo posso fazer uma limpeza para retirar as placas? Vi que surgiram bastante no lado da extração, eu tenho 19 anos, esse espaço deixado pelo dente acontece o que? Se eu não fizer um implante logo, vai fechar impossibilitando um no futuro?

        1. Procure higienizar bem, Anderson. Você mesmo pode – e deve – remover a placa. Escove os dentes normalmente e, no local da extração, use um cotonete umedecido pra limpar superficialmente. O espaço que ficou precisa ser reabilitado com algum tipo de prótese: ponte removível, fixa ou implante. Se você não fizer isso, com o passar dos meses os dentes ao lado do espaço podem se inclinar em direção a ele e fechá-lo, pelo menos em parte, comprometendo a instalação de um implante (sem contar que o osso da região, sem dente, pode reabsorver / diminuir).

  11. Ana, queria mandar uma foto pra vc me sugerir o q eu deveria pedir pra minha dentista fazer nos meus 2 dentes frontais superiores, esses de coelho, seria o 11 e 21 no caso? Eles estão meio q desnivelados, não sei se quebrei ou se sempre foram assim, mas parece q um desce o morro em direção ao outro. não é questão de alinhamento, pois estou usando aparelho e em cima ja está ficando legal o resultado. Mas esse desnível nesses 2 dentes me incomodam. Parece um pedaço quebrado de cada um… tipo uma rampa em direção ao outro. Não sei se no meu caso seria melhor desgaste (lixando), restauração ou uma futura faceta após retirar o aparelho. Teria um email do blog pra eu enviar a foto? Minha dentista nunca falou nada a respeito, mas me incomoda muito.

      1. Olá Dra. Ana. Enviei já. Pode responder por aqui mesmo. Fiz só mais uma pergunta la sobre 1 bracket… rs! fico no aguardo. Obrigado.

        1. Luiz, seus dentes estão desgastados, por isso esse ângulo. Creio ser caso de restauração, pois desgastar os dentes os deixaria muito curtos. Mas solução, tem. Quanto ao bráquete, deve haver resina da colagem sobre ele, por isso o alastic não encaixa direito. Su dentista deve ter esquecido de verificar. Melhor você não mexer, converse com ela, em princípio é simples de resolver.

  12. Eu adoro ver fotos de famosos, porque quanto mais o tempo passa, mais eles se enfeiam. 🙂
    Não pelo envelhecimento natural, mas porque eles fazem diversas modificações como cirurgias “estéticas” no corpo e dentárias, se tornando uma figura humorística.
    Minha intenção não é zombar, mas adorei essas fotos do sorriso do Alexandre Frota e da Adriane Galisteu. 😀
    Estão com sorrisos muito engraçados. 😀 É muita brancura e perfeição dental. 😀

    Obrigado, doutora, por me fazer rir.

  13. Olá, recentemente retirei o aparelho fixo, mas não fiquei contente com o resultado estetico, pois o incisivo lateral foi retirado porque o canino estava sobre ele, parece que colocando alguma faceta não vai resolver por causa do desvio que ficou, então… alguma sugestão com o que poderia ser feito?

    1. Danielli, só com base na sua descrição fica difícil sugerir alguma coisa. Que desvio ficou? De linha média? Você tem o lateral do outro lado? Ficou algum espaço entre os dentes?

      1. Boa noite, ficou um desvio de linha média, o canino está ao lado do central, tenho o lateral do outro lado, não ficou nenhum espaço entre os dentes.

        1. O desvio de linha média deveria ter sido resolvido no tratamento ortodôntico, a não ser que não fosse possível por algum motivo. Esteticamente, o canino é muito diferente do lateral, então ele terá que ser “transformado” em incisivo lateral com restauração / faceta / coroa.

  14. Olá! Meus dentes nunca foram muito amarelados, mas, de qualquer forma, resolvi fazer o clareamento no consultório para deixá-los de cor uniforme. Fiz o clareamento em 3 idas ao consultório, 2 sessões de 15 minutos cada, cerca de 1h30min por dia, contando com a aplicação do gel e da proteção da gengiva. Depois de muitos pulos na cadeira por conta da sensibilidade absurda, e da língua queimada pelo ácido algumas vezes, e da dor na mandíbula de fixar muito tempo com a boca aberta (tenho bruxismo), resolvi que essas 3 idas seriam suficientes e “desisti” de dar continuidade. Não fazia questão de deixar os dentes tão brancos como de alguns artistas mesmo, até porque não sou uma, e também não queria que, ao sorrir, alguém viesse logo me perguntando: Fez clareamento, Ketlen? Ahsjsushaj. Foi exatamente isso que expliquei pra minha dentista quando ela sugeriu que fizéssemos mais 2 sessões (sem custo adicional). Acho que vale a pena fazer um clareamento sim, mas sem deixar aquele sorriso completamente artificial, afinal, no fim das contas, o que vale mesmo é um dente NATURALMENTE bem escovado, e uma higiene bem equilibrada.

  15. Olá, Drª Ana! Aconteceu uma coisa recentemente no meu tratamento que gostaria de compartilhar, não é nada agradável. Por esses dias fui trocar uma restauração antiga, apenas por questões estéticas, e ao chegar em casa caíram dois pedaços de resina e mesmo antes, meu dente (aquele atrás do canino superior esquerdo) ficou com uma aparência estranha, como se tivesse quebrado/lascado. Tenho outras restaurações ainda branquinhas e me foi sugerido trocá-las (achei isso um absurdo, qual o sentido de trocar?)… Pretendo continuar apenas com o tratamento ortodôntico nesta clínica e qualquer procedimento “extra aparelho” farei em outra. Estou muito preocupado com o “buraco” que ficou no dente… De longe, paguei por algo que estava normal, apenas a resina antiga incomodava no caso, por algo muito feio… Teria alguma sugestão DRª? Senti dores e desconforto neste mesmo dente e posso te assegurar, isso nem parece restauração. Estarei indo no dentista na segunda feira ver o que ele pode fazer.

    1. Mikael, pela sua descrição a restauração (ou parte dela) caiu, ficando o preparo (desgaste) do dente exposto. Nesse caso, será preciso refazer a restauração.

      1. Drª Ana, sei que é completamente anti-ético um dentista falar do trabalho do outro, peço apenas a sua compressão. Imagine que vou num consultório, tenho um problema, beleza! Ok! Faço a restauração, fico tranquilo, passa uns dois a três meses, sigo o tratamento a fundo, escovação mais de três vezes ao dia e uso do fio dental sempre. Ao retornar ao consultório, me deparo com cárie no mesmo dente restaurado… Da parte de alguns profissionais, é muito fácil por a culpa no paciente, mas nesse caso, não tem me parecido um trabalho bem feito. Iria no seu consultório se fosse aqui da cidade 🙂 Obrigado DRª

        1. Cárie no mesmo dente onde? Por baixo da restauração? Infiltração? Em outro local do mesmo dente? Você fala de uma nova cárie ou da mesma?

          1. Oi Drª, no mesmo dente, uma espécie de infiltração. Eu passei por avaliação, não apenas uma vez, porque eu insisti para ser reavaliado para ter certeza de que não havia nenhum problema. Fui informado de que estava tudo ok, foi ai que decidi por o aparelho ortodôntico. Onde havia cárie foi tratado com restauração, o detalhe é, duas delas, havia cárie por baixo. Propondo um raciocínio: faço uma restauração, ela fica pronta (sei que as resinas tem um período de vida útil entre 3 a 10 anos) dentro de um período entre 3 a 6 meses, o mesmo dente, aparece cariado. Paguei 40 reais em cada, que aparentemente seria uma restauração bem simples. Imagine que pago um valor de no mínimo 40 a 50 reais, num período de 3 a 6 meses e assim sucessivamente, fora o valor da manutenção do aparelho. Isso prejudica qualquer paciente, Drª, ainda mais alguém dedicado, que seguiu desde o início o que lhe foi recomendado por profissionais. As mais recentes foram as dos incisivos (coisa que era pra ter sido evitada no início do tratamento, mas ninguém se dignou a me informar). Sendo assim, fiquei preocupado com essas recentes, já que são dentes frontais. Estou decidido a mudar de clínica. Desanima ver esse atraso no tratamento. Drª, o que a senhora me recomendaria? Qual deve ser o meu próximo passo? Até ontem, eu achava que estava tudo ok. Se puder me ajudar detalhadamente, te agradeço muito. Sinto-me com as mãos atadas.

          2. Mikael, se há cárie (ou cárie por baixo de restaurações, o que for), o próximo passo é refazer essas restaurações, na atual ou em outra clínica, onde você preferir. Quanto ao tratamento ortodôntico, essa situação, em si, não vai atrasar o tratamento.

          3. Obrigado pela resposta, Drª… Sinto dor nos dois penúltimos dentes de cima e nos dois últimos de baixo, todos com pequenas restaurações. Pretendo continuar nesta clínica apenas com o tratamento ortodôntico. Não posso pagar por um “tratamento descartável”. Tenho amigos com problemas bem mais sérios e com restaurações sólidas. Outro detalhe é que percebi que essas restaurações em pouquíssimo tempo ficaram parecidas com curativos. Essas dores são normais? Devo considerar a possibilidade de cárie por baixo dessas restaurações? Como eu disse antes, tenho seguido a fundo o tratamento: escovação, fio dental, antisséptico bucal, enfim. Volto ao dentista e ele me diz que o dente que ele mesmo tratou está cariado. Algo errado tem.

          4. Dor não é algo normal, costuma ser sinal de algum problema… a não ser quando há certo incômodo depois de uma restauração recém-confeccionada, por exemplo… pode acontecer, por até 1 mês. É improvável que restaurações recentes tenham cárie por baixo, mas se seu dentista diz isso…

          5. Isso me deixa bastante insatisfeito. Não é a primeira vez um problema por baixo da restauração. O dentista parece que tem medo/receio de alguma coisa e ao meu ver tem feito um aparente trabalho que em todo caso não tem me levado a nada.

            Fico bastante temeroso de haver algo frontal… Perdi completamente a confiança no profissional.

          6. Boas notícias, Drª . Fui em outro dentista, uma profissional muito simpática. Ela avaliou os dentes os quais eu havia me queixado de dor e me disse que não há nada, que inclusive as restaurações estão boas (coisa pequena) . Exceto o penúltimo dente superior direito, tem um pedacinho minúsculo que soltou, ela disse que as dores (que são leves) são provenientes do local aberto e sugeriu uma nova restauração. 🙂

  16. Famosos, desculpa falar assim, mas muitas dessas facetas parecem os dentes da frente do Burro do filme Shrek rsrsrsrs só que brancos 😀

  17. Oi Ana… o que dizer dessas facetas??? Lindas e caras! Com aparelho e clareamento consigo chegar perto da beleza delas? Rsrs

  18. Nossa! Alguns famosos dão uma exagerada.

    Dentes brancos são bonitos, mas é preciso um toque de naturalidade.

    Eu mesma estou pretendendo fazer facetas de porcelana em meus dentes, mas sem dúvidas vou pesar pelo bom senso na hora de definir a cor e forma dos dentes.

    Artigo no 10!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista