O Dentista Folgado

Recebi recentemente aqui no blog 2 comentários de teor semelhante. Seus autores reclamavam de terem passado por maus bocados, durante um final de semana inteiro, por causa de uma dor de dente. E em ambos os casos, a queixa principal dos comentaristas não era a dor de dente em si, mas o desamparo por parte dos dentistas. (só pra deixar claro: os 2 casos eram de urgência, e não de pacientes em tratamento na ocasião do fato)

O que me chamou a atenção é que os argumentos de ambos eram muito parecidos: seria um ABSURDO que nós dentistas não trabalhássemos no sábado e principalmente no domingo, já que um dente pode doer a qualquer hora, e não apenas em horário comercial. Ok, a segunda parte é a mais pura verdade. Mas se a gente tiver que trabalhar durante a semana AND no final dela… a folga é quando? Pois é… não é.

Dentista folgado ou de folga?

Ah, alguns adjetivos usados pelos comentaristas doloridos para definir nosso inapropriado comportamento. Somos: desumanos, anti-éticos, folgados e NUNCA poderíamos ser chamados “profissionais que cuidam da saúde” como são os médicos, enfermeiros e bombeiros (!), pois nosso objetivo na profissão é puramente comercial. Ainda, um dos comentaristas indagou se “… alguém já viu um dentista abrir o consultório mais cedo ou num domingo para atender um paciente?”. E aí, já viram? 😉

Enfim, quando a dor é pra valer, o raciocínio fica bagunçado (o que é óbvio). No post Dor de Dente. Que Remédio Tomar? expliquei que dor de dente não se resolve com remédio e salientei que, além de geralmente ineficaz, a auto-medicação (que se baseia apenas na DOR e não na CAUSA DA DOR) pode ser perigosa. Mas não tem jeito: sempre tem alguém que entende que eu só digo isso pra “obrigar” as pessoas a procurarem os dentistas que, assim, ficam cada vez mais ricos. Já cansei de me justificar, entendam como quiserem. Mas numa coisa os 2 leitores têm razão: e quando não tem dentista, FAZ-SE O QUÊ???

Problema sério. Fato: a maioria das cidades brasileiras, principalmente aquelas afastadas dos centros urbanos, não possuem serviço de urgência em Odontologia 24h. O povo tá desamparado sim… mas por quem? Pelos “desumanos” dentistas da iniciativa privada que fecham seus consultórios no fim de semana (mas que trabalharam a semana inteira umas 10h por dia) ou pelos prefeitos, governadores, etc.? O problema é falta de dentista ou falta de vontade política? Não vou nem falar em verba, por que isso tem de sobra (tanto que a “sobra” costuma parar sempre no bolso de alguém).

Um dos leitores sugeriu que se o serviço público não dá conta, uma forma de minimizar o problema seria “obrigar” o setor privado a atender em horários alternativos. Não, obrigar não dá. Mas acho que a iniciativa privada poderia ajudar sim, coisa que já acontece no atendimento médico pelo SUS. Mas o ideal mesmo seria que o Estado cumprisse o dever que lhe cabe: oferecer saúde à população. É nosso direito e dever dele.

Tenho um colega da época de faculdade que enxergou essa necessidade na cidade onde mora. Cidade pequena, com uns 4 dentistas apenas. Ele oferece o único serviço de Odontologia 24h na região. Imagina quanto dinheiro ele ganha… mas foi uma opção dele, uma visão empreendedora… que no fim das contas supriu a falta de um serviço que o município devia oferecer.

Bom, já falei demais (pra variar) ;). Concluindo:

  • Dentistas têm direito à folga e não são obrigados a aguardar que seu dente doa em horários alternativos. Pra isso existem (QUANDO existem, tem-se que admitir) os serviços de urgência ou Unidades de Saúde 24h.
    .
  • Já vi várias vezes dentistas abrindo o consultório mais cedo, saindo mais tarde e correndo até lá no domingo pra atender urgências… eu mesma já fiz isso. Já vi, também, pacientes “morrendo de dor” implorando ao telefone para que o dentista abrisse o consultório em caráter de urgência e, na hora marcada, simplesmente não apareceram. O respeito tem que ser mútuo.
    .
  • Se não há um dentista disponível, procure um médico. Ele não vai poder solucionar a sua dor, mas pelo menos pode prescrever a medicação adequada para quem sabe aliviá-la enquanto você aguarda pela consulta no dentista na segunda-feira. E lembre-se: não existe “o remédio certo” pra dor de dente (nós dentistas não estamos “escondendo o jogo”). Medicamentos apenas aliviam os sintomas, eles NÃO CURAM dor de dente.
    .
  • As eleições estão aí. Vote com consciência e procure saber o que o seu candidato pretende fazer com relação à falta de Unidades de Saúde 24h com atendimento odontológico na sua cidade. Se ele não planeja fazer nada a respeito, quem sabe seja uma boa trocar de candidato. E, tendo sido eleito, cobre isso dele.

É isso. Nós dentistas não estamos alheios ao seu sofrimento, apenas não conseguimos atender todo mundo que precisa de atendimento, seja a hora que for. Isso não nos desumaniza, pelo contrário: só comprova nossas limitações como seres humanos e a necessidade de “recarregar as baterias” de vez em quando (assim como os médicos, enfermeiros e, por que não, bombeiros). Ser folgado e estar de folga são coisas bem diferentes. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

17 comentários

  1. Procurei o posto de saúde, pois estou com uma dor terrivel em dois dentes e meu dentista está a viajar, horario apenas terça-feira da semana q vem. Dai no posto, conversa vai e conversa vem, 2 pessoas estavam la sentadas e perguntei se o dentista era bom, sim, o dentista é bom, reponderam. Mas o que não é bom são os aparelhos, pq até a obturação ele fez SEM anestesia. Desisti e vim embora, tenho q extrair um dente q há anos ja me deu problema, e agora deu canal no penultimo dente superior esquerdo. Estou enlouquecida e ja quase arranco com um alicate, sei que não é nada facil, mas a dor e o desconforto é tanto que prefiro eu mesmo quebrá-los do que ir num dentista público que nem anestesia aplica.

    1. Maria, será que você não consegue um atendimento particular pelo menos de urgência (pra fazer um curativo, por exemplo)? Assim você “ganha tempo” pra aguardar, sem dor, pelo procedimento necessário (extração, canal, o que for).

  2. Quando eu tinha uns 13 anos meu dente estava com uma dor tremenda, e o dentista me atendeu 3 horas da manha… nao sao todos, rs

  3. Cara, é complicado isso.
    Eu entendo que os dentistas tem uma agenda pra atender e final de semana é dia de descansar ((eu morreria de raiva se meus clientes me ligassem no domingo pedindo pra enviar material pq o pino quebrou, trabalho com peças para tratores)).
    Mas na hora da dor não pensamos muito nisso. Antes do último feriado eu liguei pra trocentos dentistas de BH e região metropolitana procurando alguém pra fazer canal no meu dente. Eu já tinha feito uma avaliação aqui perto de casa mas marcaram pra fazer o canal só depois do feriado, no final de semana. Ou seja, teria que esperar 2 semanas com MUITA dor pra começar o tratamento. Graças a Deus, uma boa aula (Clelia, um beijo), conseguiu um encaixe e me atendeu.
    Se a dentista que eu tinha procurado aqui perto tivesse pelo menos feito uma limpeza de urgência ((estava com MUITO tártaro)) eu teria aguentantado até a data que ela marcou o canal.

  4. Uma pergunta:
    O dentista é obrigado a te encaixar quando você está com muita dor de dente?
    A secretária de um dentista me disse que ele podia fazer o possível e o impossível caso eu tivesse pago todo o tratamento.

    1. Eliane, o no Código de Ética Odontológica que entra em vigor em 2013 prevê que o dentista não pode “deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro cirurgião-dentista em condições de fazê-lo”. Dessa forma, eu entendo que o dentista que atende com hora marcada (e não em sistema de pronto-atendimento) não tem por obrigação encaixar urgências entre os seus pacientes, embora essa seja uma prática comum (e que bagunça toda a agenda ;)). Num caso extremo, em que só exista 1 dentista disponível na região, por exemplo, segundo o CEO ele teria que atender. Quando digo “na região”, suponho que numa cidade média ou grande sempre existem opções de atendimento. Ainda: se o dentista atende em caráter particular, ele tem direito assegurado de receber seus honorários, pois para atendimento “gratuito” (que de gratuito não tem nada, considerando o tanto de impostos que pagamos) existem as Unidades de Saúde. Mas a declaração da secretária do tal dentista foi, no mínimo, infeliz (pra não dizer grosseira).

  5. Interessante, outro dia precisava com urgência de um serviço de encadernamento no domingo para entregar um material pronto na segunda-feira. Procurei uma papelaria em um shopping e o serviço e encadernação estava “fechado” segundo a balconista. PEdi para que eu mesmo usasse o bendito perfurador para encadernação. Um equipamento que não tem nada demais em termos de tecnologia. E ofereci dinheiro mesmo assim. A resposta foi um não. E a explicação: “por que não pode!”. Lógico que na hora do desespero de uma dor de dente o problema é bem maior, mas ninguém trabalha de graça e fora do horário, apenas se chefe liberar e se combinado previamente com honorários também definidos para fins de semana ou feriados. E não há nada no Código de Ética Odontológico que o cirurgião-dentista deve “trabalhar de graça” em casos de urgência, ou emergência. Inclusive as tabelas das associações preconizam valores maiores para atendimentos emergenciais/urgenciais ou em fins de semana. No caso de já estar dentro de um consultório não pode se negar ao atendimento de uma emergência (evidenciado que realmente é uma)… O texto realmente foi sobre um assunto que já fez parte da história da maioria dos dentistas e que, por fim, as pessoas não entendem. Nunca consegui nada de graça de um advogado, médico, mecânico de carro, comerciante, professor, etc (salvo parentes ;)). Pq dentistas têm que atender de graça ou quase de graça? Bom, os comentários de caráter político foram os mais pertinentes… Brasileiro sabe reclamar, mas não sabe votar.

  6. Eu entendo o desespero: na hora da dor de dente a primeira coisa que a gente pensa é que MEU DEUS,como é possível não ter como ser atendido, estando com uma dor horrível dessa?! Eu só prestei atenção no absurdo que é não ter um dentista disponível 24hs em lugar NENHUM da minha cidade quando passei uma madrugada inteira sem dormir de dor! O problema é que quando passa, todas as horas esbravejando (e jurando nunca,nunca mais negligenciar os dentes!) são esquecidas e só lembradas de novo quando a dor retorna!

    Enfim,qqr pessoa com a cabeça mais fria percebe o absurdo que é exigir do dentista a ausência de vida, só pra poder cuidar daquele dente que resolveu doer 4 da tarde de domingo… dente esse que geralmente nem o próprio paciente cuidou muito bem! Ninguém é obrigado a trabalhar aos fins de semana, e devemos ser muito gratos aos que prestam esse serviço-eu pelo menos já tive a sorte de ter uma dentista assim, mas nunca achei que fosse a obrigação dela! A não ser em casos isolados, na qual a dor é decorrente de algum procedimento errado, ficar enchendo os pacová (inclusive pelo Facebook! hauihauihaia, fiquei passada com a cara de pau!) é no mínimo deselegante!

  7. Eles trabalham de segunda a segunda? Essa é a minha primeira questão.
    Consultam seus dentistas REGULARMENTE?
    Procuram se informar sobre atendimentos de emergência 24h no município?
    Eu acho um absurdo esse tipo de “paciente”. Nós merecemos respeito. Já atendi paciente aos sábados, domingos em caso de emergência e, inclusive, já tive meu Facebook invadido por pacientes que não respeitam o MEU espaço.
    E, nessa hora, lendo a reclamação dos pacientes, infelizmente meu lado “desumano” fala mais alto mesmo: SE CUIDASSE DIREITO O DENTE NÃO DOÍA.

  8. Eu atendo pelo SUS e particular, abro consultório em horários fora do horário comercial e se for com hora marcada (nestes horários pré-determinados e expostos aos pacientes) não cobro a mais, mas se for emergência de madrugada eu acho justo sim.
    Aqui no meu município não tem atendimento 24hs, porém há dentista 8 hs por dia a disposição da comunidade (eu pelo menos sigo as minhas 20hs, inclusive não agendando pacientes pro horário destinado a esterilização no final de expediente (aqui é em estufa).
    Agora tenho um feriado, já avisei que devo sair da cidade (vou visitar meu irmão), não me sinto constrangido de viajar. É um direito que tenho e ponto.

  9. Ótimo post! É exatamente isso! Já aconteceu comigo de um paciente aos gritos me perguntar o que eu estava fazendo no domingo às 23h que não atendia ao telefone e ele quase morreu de dor (obs: ele não estava em tratamento comigo) “É um absurdo” dizia ele. “Você estava em alguma festa por acaso enquanto eu quase morri de dor?”. Posso com isso????
    Minha resposta foi simples: eu estava dormindo, como uma mortal qualquer, porque acordo às 6 da manhã todos os dias para trabalhar.

  10. Acho curioso que atividades básicas em saúde sejam negligenciadas pelos secretários de saúde responsáveis. Parece que saúde bucal, ou dor aguda, não possa ter origem em boca, sem falar daquela que faz até o político cancelar sua campanha eleitoral. O problema é que esse tipo de demanda, não deve partir nem de político em campanha, mas daquele que comanda a saúde no município. Tenho certeza que se o banbanban da política tiver uma odontalgia, ele pode tirar seu dentista da cama no horário que quiser, afinal os honorários ele tem condição de bancar, já o cidadão… água de bateria pra arregaçar o elemento dental.

    Abraço Ana.

  11. Eu atendo em horários alternativos, DESDE QUE O PACIENTE PAGUE POR ISSO, claro. Experimente pedir para um médico abrir seu consultório só para te atender para ver a facada… isso já aconteceu comigo e olha que o cara era meu amigo.

  12. Que tal aproveitar a estrutura dos hospitais e instalar um equipamento odontológico completo para atender as emergências? Uma sala bem montada com materiais emergenciais daria conta do recado; agora essa idéia da Tokus é interessante, afinal nunca vi político se preocupar com esse serviço essencial em se tratando de serviço 24 horas pelo SUS.

    Só não gosto da idéia de médico ser usado como estepe nesses casos, pois pra isso eles são totalmentes leigos, nem imaginam a diferença entre uma inflamação e infecção numa emergência odontológica. Já tive paciente diagnosticado com afta por médico de hospital e foi medicado pra isso, sendo que ao me procurar, o abcesso tinha evoluído até a região infra-orbital.

    O certo é ter cirurgião-dentista em regime de plantão em hospitais, e que sejam muito bem remunerados pelo estado, assim veremos a saúde do paciente sendo integralmente assistida.

    Parabéns pelo post e pelo tema. Bem colocado.

    1. Concordo com você, o médico não tem como resolver a dor de dente do paciente. Sugeri isso imaginando aqueles casos de total indisponibilidade de dentistas mesmo, e imaginando que, no dia seguinte, o paciente vai procurar um dentista. Oremos. 🙂

      A solução é essa mesmo: dentistas de plantão em hospitais. É impressionante que isso ainda não seja realidade…

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista