Escovar os Dentes Antes de Ir ao Dentista

Vivo procurando tweets que tenham como assunto medo de dentista, material essencial pra formular os Top Tweets que eu posto de vez em quando aqui no blog. Já são 7 edições, as 2 mais recentes em vídeo. Nas minhas buscas sempre me deparo com o seguinte tweet, repetido por diversos usuários do Twitter incessantemente:

“Quem nunca ficou escovando os dentes por 1 hora antes
de ir ao dentista, não sabe o que é ter medo de levar uma bronca!”

Interessante isso… por algum motivo as pessoas acham que escovando os dentes direito apenas 1 vez, antes da consulta no dentista, é possível disfarçar meses (ou até anos) de higiene bucal negligente. Posso contar um segredo? O dentista tem como detectar se você costuma escovar os dentes direitinho ou não… não importa o quanto você tenha se esforçado na hora anterior e nem o que você diga pra ele.

Dentista vidente

Por mais que você apareça no consultório com os dentes lisinhos, certos sintomas são recorrentes em pessoas que não têm uma higiene bucal satisfatória. E é aí que o dentista te pega ;)! O sinal mais comum de todos é o sangramento gengival. A gente encosta na sua gengiva e ela desanda a sangrar. Isso é gengivite, e gengivite é resultado direto da presença constante de placa bacteriana na cavidade bucal, levando a uma inflamação generalizada da gengiva.

Aí o dentista pergunta quantas vezes você escova os dentes por dia e você diz: “Após cada refeição e sempre uso o fio dental”. Porém, o exame clínico mostra outra coisa. Das duas, uma: ou você está tentando enganar o dentista ou, por mais que esteja se esforçando em fazer uma higiene bucal adequada, está fazendo errado!

Sei…

Por isso, caso o próprio dentista não tome essa iniciativa, peça a ele para ensiná-lo a escovar os dentes e a usar o fio dental. Acredite… não é bobagem, não é fácil e a maioria das pessoas não sabe fazer.

De qualquer forma, é bom que você continue escovando os dentes que nem um doido antes de ir ao dentista. Isso porque, pra nós, é importante (e facilita muito) que esteja tudo limpinho na hora de fazermos o exame clínico e o diagnóstico. E, também, é uma questão de respeito com o profissional, né?! Imagina só se eu fosse ao ginecologista sem fazer pelo menos um banho tcheco ou à pedicure com o maior chulé? 😀

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Higiene Bucal

Marcadores:

24 comentários

  1. Olá doutora, boa noite.
    Dando uma pesquisa no Google sobre o Universo dos Dentes, achei esse seu incrível Blog com vários conteúdos (já li bastante e tô adorando cada informação). Comecei meu tratamento odontológico esse ano. Eu não gostava muito de escovar meus dentes e minha higiene bucal não era digamos assim “a limpeza certa”, enfim…
    Estou cuidando dos meus dentes agora como nunca antes eu cuidei. Antes eu tinha trauma de dentista, já perdi dois dentes e prometi a mim mesmo que não vou perder mais nenhum.
    Já fiz canal, limpeza, extrai dois dentes e até um de leite vou remover, eu tenho 21 anos. Esse meu dentista novo é incrível, ele é muito profissional, simpático, me traz uma tranquilidade inexplicável, eu só sei que estou a cada dia mais admirando o trabalho dos dentistas.
    Em breve vou por aparelho nos meus dentes e vou ter um sorriso melhor.

    Parabéns pelo seu Blog, e sucesso.

    1. Obrigada, David! Que bom que você encontrou um bom dentista, no qual confia. Chamo isso de “tampa da panela odontológica”. Abraço e que dê tudo certo no seu tratamento. 🙂

  2. Boa tarde, fiz um canal uns 5 anos atras, dai com o tempo começou soltar aquela “massinha”, na verdade quando percebi o dente já tinha um buraco no meio e isso percebi porque começou a doer, dai pesquisando na internet notei que teria de arrancar (o dente caiu um pedacinho de um lado ficando só um lado pra poder puxar) será que precisará de procedimento cirurgico e pode vir a doer depois que mexer nele?

    1. Alex, eu não tenho tanta certeza que haja indicação de extração desse dente. Se pelo menos a raiz dele estiver viável, ainda dá pra fazer pino + coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  3. Aos 15 anos de idade estava cheia de cáries e por questões da idade, em fase de namoro, resolvi ir ao dentista. Morria de medo, mas a vontade de namorar me fez cuidar da minha boca. E graças a esse tratamento, me apaixonei pela Odontologia, resolvi ser Dentista!
    Ir ao dentista é uma questão de hábito saudável, assim como, uma visita ao médico! A Saúde começa pela boca!

    1. Regiane, legal o seu relato… interessantes as motivações que as pessoas têm. Mas, sejam quais forem, o importante é o benefício: saúde. Que você seja uma excelente dentista e transmita aos seus pacientes os mesmos princípios que aprendeu. Abraço!

  4. Eu gosto de ir ao dentista, não tenho problema algum com isso. É bom preservar o que mais temos de importante: Nossa saúde, e saúde começa pela boca.

  5. Até por uma questão de educação, convém a pessoa escovar os dentes antes de ir ao dentista. Mas eu sabia de antemão que o dentista (no meu caso, a dentista) ia detectar todos os problemas de minha boca, haja vista que fazia muitos anos que eu não ia ao dentista (não por sem vergonhice, e sim por pavor mesmo). Porém, ela foi bem delicada, não ficou me dizendo: – Cruzes, há quantos anos você não escova os dentes? Não. Só me disse, muito gentilmente, que eu precisava usar fio dental, senão ficaria cheia de cáries. Coisa que eu realmente, na minha ignorância, nem imaginava. Eu sou do tipo de pessoa que vai ao dentista sem ter a menor ideia de nada. Nem sabia o que era fazer canal. Já tinha ouvido falar, mas não sabia de nada a esse respeito. E até hoje, quando me perguntam o que foi que o especialista utilizou (instrumentos e tal) eu não sei responder. Não sei os nomes dos instrumentos e evito olhá-los.

  6. Kkkkk…as pessoas adoram mentir para elas mesmas. Mas q escovem pelo menos antes de ir ao dentista, né? Questão de bom senso.

  7. Na minha ultima vez ao dentista ela nem perguntou nada para mim, ja disse na lata, você nao esta passando fio dental direito e eu vou te ensinar… eu nem falei nada, era verdade mesmo, colocou o dedinho na gengiva sangra ate dizer chegaaa… ela foi me mostrar como é perigoso, que a placa pode comer o osso e bla bla bla bla… Fikei com medo e passo o fio direito… Bjs Ana

          1. Doutora, não vou mentir, tenho muitos problemas nos dentes 🙁 passei anos sem ir ao dentista, os problemas que digo são placa, tartaro, 3 canais p fazer… gengivite, tenho 19, e muito vergonhoso ?? Eu acho que me apaixonei pelo meu dentista, mas não sei se ele vai me querer por causa dos meus problemas nos dentes. Eu já vou iniciar o tratamento em outro local, mas os canais serão com ele. Ele e universitário, já se formou, esta na especializacao. E muito mico ? Ps ele mora na minha rua.

          2. C, numa situação “normal”, não haveria necessidade de vergonha, afinal o dentista existe pra resolver os problemas bucais que você relata ter. Mas se há sentimento envolvido, a sua vergonha é compreensível. Continua não sendo necessária, mas dá pra entender. Se você não se sente à vontade pra se tratar com ele, procure outro dentista. Eu acho a forma mais simples de resolver esse problema. E aí, depois de tudo ok, você o procura pra fazer uma “avaliação”… 😉

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista