Dentista que atende quem tem medo de dentista!

Tem crescido a cada dia o número de leitores do Blog Medo de Dentista e com isso os pedidos de ajuda também, certamente motivados pela temática do blog. Toda semana pelos menos 2 ou 3 pessoas entram em contato pedindo indicação de dentistas que atendam pacientes com fobia.

Como essa não é uma especialidade oficial (não existe um curso em que dentistas aprendam a atender pacientes assim), e quase sempre os pedidos são de gente que mora longe do eixo Rio-São Paulo, acabo dizendo que vou buscar alguém em meus contatos para indicar. Costumo fazer apelos pelo Facebook e Twitter, mas é um tiro no escuro, e nem sempre dá certo.

Não precisa ter medo!

Por isso, pensei em fazer uma coisa diferente. Gostaria de criar uma rede contatos de colegas interessados em ajudar essas pessoas. Isso não quer dizer que esses colegas precisem atender pessoas que tem fobia de dentista, apenas que eles serviriam de contato em suas cidades e estados para achar o profissional adequado, quando não eles mesmos.

Por exemplo: um paciente de Goiânia-GO entra em contato com o blog pedindo a indicação de um dentista que possa atendê-lo. Eu moro em Curitiba, mas o Dr. Gustavo Camilo mora lá. Ele não costuma atender pacientes odontofóbicos (só criOncinhas ;)), mas conhece um monte de dentistas em Goiânia e pode ter, entre os seus contatos, alguém que atenda. Caso não tenha, pode procurar por alguém que se disponha, servindo como contato para aquele paciente na sua cidade (ou no estado de Goiás). Entenderam?

A ideia não é criar uma lista de dentistas que atendam pacientes com fobia, mas de colegas que me ajudem a procurar! Se você atende, melhor ainda: terei prazer em indicá-lo. Se não atende, pode conhecer alguém que atenda. Se não conhece, pode procurar em seus contatos alguém que conheça um dentista que atenda. É por aí! Não haverá, que fique claro, nenhuma relação comercial entre este blog e o profissional. Cada dentista faz os seus próprios honorários e não há compromisso em “dar desconto” para o paciente ou qualquer coisa desse gênero, ok?!

Para participar e me ajudar nessa busca, basta preencher o formulário abaixo (que também está na barra lateral do blog). Se algum paciente da sua cidade ou estado me procurar, eu entro em contato com você. Simples assim. 🙂

SOU DENTISTA E:
Atendo pacientes com fobiaPosso servir de contato para esses pacientes

Nome:

E-mail (válido!):

Cidade:

Estado:

Quaisquer outras informações de contato que julgar necessárias:

Dentistas que atendem odontofóbicos, eu quero saber onde vocês estão! 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

189 comentários

  1. Olá, tenho 34 anos, tenho pavor de dentista, mas preciso com urgência retirar 3 sisos, poderia me indicar algum na região de SJCampos/SP? Agradeço desde já pela atenção.

    1. Flavia, em São José dos Campos tem o Dr. Geraldo Miranda, que atende pacientes com fobia. O e-mail dele é [email protected] . Entre em contato e diga que você conseguiu o contato dele através do blog. Estou certa de que ele pode ajudar de alguma forma.

  2. Parabéns pela iniciativa doutora Ana.
    É muito bom ver um profissional preocupado com a fobia de seus pacientes!
    Acompanho as notícias para saber sempre se há alguma novidade que elimine o malvado motorzinho e a vilã anestesia, mas é difícil hein !
    Vi o lançamento do gel Brix 3000, importado, o qual, segundo a matéria, em alguns casos, pode afastar o uso do motor e anestesia: http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/dentista-sem-motorzinho-e-dor-empresa-distribui-nacionalmente-gel-que-retira-c%C3%A1rie-1.425226
    O que a Sra. acha disso ?
    Parabéns !
    Abraços.

    César

    1. Cesar, já existem produtos similares a esse, principalmente em uso na pediatria, como um gel à base da papaína. A questão é que esse tipo de produto ajuda, mas na maioria dos casos não resolve, pois é pra casos bem específicos. Esse tipo de estratégia é interessante para cáries pequenas, mas para cárie grandes não, o dentista perderia um tempão removendo o tecido cariado com uma cureta e, mesmo assim, ia ter que acabar usando o “motorzinho” pra finalizar, haveria esmalte sem sustentação a ser removido, etc.. E em cárie profundas não se elimina a necessidade de anestesia (que não é vilã não, pelo contrário). Enfim… é válido, mas ainda não representa a aposentadoria da alta rotação.

  3. Boa noite Dra. Sou cadeirante e tomo muitos remédios que mexem com meu sistema nervoso, já fiz vários testes com diferentes anestesias locais (até 3 no mesmo dia e nenhuma pegou) , tive que fazer na dor uma prótese para meu dente (demorei 3 meses para fazer um dente), já tinha medo de dentista e agora que eu sei que a anestesia não pega meu medo é maior, estou com um dente doendo muito e quero fazer o procedimento por sedação endovenosa, pois vou praticamente dormir e extrair esse dente. Poderia me indicar um profissional no Rio de Janeiro ou Belo Horizonte (preferência pelo RJ) que faça esse procedimento? Preciso muito de ajuda, pois estou vivendo a base de remédios, já não durmo e não quero sofrer o que sofri para fazer um dente.
    Me ajude por favor… grata, Paula.

    1. Paula, no RJ tem a Dra. Cristiane Ribeiro Werneck (Av. N. S. de Copacabana, 978 / Sub Loja 113. Tel (21) 99143-1791 e Clínica: (21) 3647-0770).

  4. Doutora, primeiramente gostaria de agradecer o serviço de utilidade pública e ajuda que você está prestando no site. Tenho 36 anos, descobri tardiamente que tenho bruxismo, erosão de esmalte e perda óssea. Meu dente superior frontal da arcada superior está lascado e quase transparente. Meu protetor bucal de silicone está praticamente inutilizável. Todos meus dentes são extremamente amarelos, o que me causa muita vergonha e diminui bastante minha autoestima. Eu não sorrio mais, ou quando o faço, não mostro os dentes; o que leva as pessoas a acharem que sou antipático, triste, etc.. Sei que a restauração com facetas de porcelana tem um custo enorme, mas esta não é minha preocupação principal. Não faço limpeza de tártaro há mais de 2 anos. A última vez que fiz foi com a minha madrinha, depois de ter tomado um ansiolítico e foi muito doloroso e desconfortável. Quando sento numa cadeira de dentista fico gelado e fecho os olhos para não ver o que está acontecendo. O barulho da broca é desesperador para mim. Não posso recorrer a ela porque perdemos contato. Tenho transtorno de ansiedade generalizada e insônia, acho que a utilização de óxido nitroso não seria de grande ajuda, pois tomo doses altas de ansiolíticos. Não sabia que a possibilidade de sedação intravenosa ambulatorial fosse uma possibilidade. Gostaria que você me indicasse por favor um dentista com um preço acessível que pudesse realizar a limpeza de tártaro sob sedação, que também pudesse fazer uma placa de acrílico para o bruxismo (a que estou usando é de silicone) e que pudesse avaliar uma restauração financeiramente viável para minha arcada dentária. Não estou pedindo atendimento gratuito, mas estou mais que disposto a retribuir parte dos custos através de trabalho voluntário, ajuda no consultório ou clínica que se dispuser a me atender. Sei que estou pedindo demais. Já ficaria extremamente feliz com a limpeza e um novo protetor bucal. Moro no Rio de Janeiro na Zona Sul. Peço desculpas pelo longo discurso. Muito obrigado pela atenção e parabéns pela sua atenção.

    1. Rafael, eu acho que a sedação com óxido nitroso ainda é uma opção pra você… e a endovenosa também. Placa de bruxismo é SEMPRE rígida, ok?! Não existe “placa de bruxismo de silicone”, esse tipo de dispositivo até piora o problema. Quanto ao “financeiramente viável”, isso depende bastante do caso e da necessidade da pessoa… mas uma sugestão que costumo dar é procurar atendimento numa Universidade, onde o atendimento à população é feito de forma, via de regra, gratuita (ou com custo muito reduzido, quando há necessidade de prótese e implante, por exemplo). No Rio de Janeiro tem várias, é questão de se informar. Aqui tem vários endereços e contatos –> http://www.mundodastribos.com/faculdades-e-universidades-em-odontologia-no-rj.html

  5. Bom dia Dra. Ana,

    Parabéns pelo seu Blog.
    Eu tenho 37 anos e pavor de dentista desde trauma de infância com uma dentista.
    Só de sentar na cadeira me dá arritmia, muitas vezes já desmaiei na cadeira pelo simples fato do dentista levantar o espelhinho na minha frente e minha situação não poderia ser pior.
    Vários dentes quebrados, inclusive os da frente, anos e anos de dores excruciantes, nem a dor extrema me leva a cadeira do dentista, isso realmente é muito triste.
    Em 2007 consegui obturar um dente na raça, entre desmaios e arritmia… clinica TOP no coração do Paraíso em SP, dentista renomada com especializações no exterior e adivinhe… com tudo isso ela obturou um canal !!!!!! Quando ela começou a obturar avisei que doía muito, mesmo assim ela disse que o dente só estava sensível e fechou o dente, sofro com isso até hoje.
    Já tentei de tudo…. lexotan 3 de 6 mg, cheguei quase inconsciente à cadeira, e na hora do abra a boca… o efeito passou; oxido nitroso (gá hilariante), o efeito durou por exatos 4 minutos, acupuntura. Olha como eu tentei.
    Não tenho mais vida social, vejo que quando falo com as pessoas elas me olham com espanto, horror e pena, tenho um trabalho bom, estudei muito, mas com essa boca infelizmente pareço uma coitada, atualmente só trabalho e fico em casa, não me relaciono com ninguém há 7 anos.
    E hoje sou uma pessoa muito triste, me sinto inferior, não posso sorrir, meu cartão de visitas está estragado… e ha pouco mais de uma semana comecei a conhecer alguém, e tenho muita vontade de vê-lo… mas com esses dentes (cacos de dentes), jamais! Pelo amor de Deus me ajuda!!!!! Onde posso encontrar um profissional sério que possa me anestesiar de forma geral, ou com forte sedação que realmente funcione para que eu possa resolver essa questão e voltar a sorrir, a ser gente novamente? Sou de São Paulo – SP.
    Desde já agradeço pela ajuda… nem comer direito posso mais, engulo muita coisa inteira.

    Abraços.

    1. Tatiana, anestesia geral tem que ser feita em ambiente hospitalar, e não é todo dentista que atende em hospital, por isso é difícil encontrar. Seria bom conversar com um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial. Outra possibilidade é ser atendida sob sedação endovenosa, o que pode ser feito em ambiente ambulatorial (no consultório, mesmo), o que facilita as coisas. Mas quem faz a sedação, nesse caso, é um médico anestesiologista.

      Eu não conheço nenhum dentista em São Paulo que trabalhe com sedação, mas é porque eu estou em Curitiba, certamente existem vários. Dei uma procurada rápida aqui no Google e achei essa clínica –> http://www.clinicapatriciagalli.com.br/tratamento-sob-sedacao.html . Informe-se nesse local, creio que eles fazem sedação endovenosa. Se por acaso não fizerem, podem indicar alguém que o faça em São Paulo.

  6. Doutora,
    Meus dentes cisos estão nascendo. Não tenho fobia de dentista, mas a idéia de ter um dente retirado comigo acordada (somente com anestesia local) me faz temer e adiar a cirurgia. Moro em Rio Grande – RS, mas por ser uma cidade muito pequena, desconheço qualquer profissional que trabalhe com o “gás do riso”. Poderia ser alguém em minha cidade ou em Pelotas, cidade vizinha… me recomendas alguém? Todas as pessoas que conheço daqui tiraram os seus somente com anestesia local! Mas eu não conseguiria.
    Desde já, agradeço sua resposta!
    Boa noite!

    1. Bruna, em Rio Grande-RS só encontrei o Dr. Vicente Rodrigues Domingues com habilitação em analgesia pelo site do CFO. Mas ele estar habilitado não significa que ele esteja atuando nessa habilitação. É questão de se informar porque, mesmo que ele não esteja, pode indicar alguém. O número é (53) 3231 3023.

  7. Meu nome é André Luiz, moro RJ Capital, tenho fobia a dentista, tudo começou bem cedo no primario quando ainda existia dentistas nas escolas públicas, o dentista que me atendia ñ dava anestesia quando ia fazer obturações, ai era aquele tormento, e por mais que o tempo tenha passado eu ñ me libertei desse medo e agora com 37 anos estou pagando o preço por um medo tão bobo, meu dentes estão realmente ruins, me impedindo de fazer as coisas mais basicas, como lazer e o mais importante trabalhar, minha vida esta estacionada, sem trabalhar ñ posso pagar um tratamento dentário decente, me cadastrei faz 1 ano e meio para um tratamento via rede pública e até agora nada, se alguém puder me ajudar desde ja agradeço!

  8. Boa tarde, Doutora.

    Sou de Curitiba e sofri um trauma de infância… hoje tenho pânico, fobia e pavor de ir ao dentista… sofro muitooo com isso… tem noites que nao durmo só de pensar que tenho que ir com urgencia… caio no choro e isso tem afetado até meu casamento… pois estou sempre preocupada e com medo… me ajuda?

    1. Mariana, gostaria que você lesse esse texto –> https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html . Nele dou dicas bem práticas de como enfrentar esse problema.

      Em Curitiba tenho os seguintes dentistas que atendem pacientes com fobia cadastrados no blog:

      Charlene Mem [email protected]
      Carolina Simionato [email protected]
      João Gilberto Duda [email protected]
      Silvia Coelho [email protected]
      Vanessa Mussolini [email protected]

      Entre em contato com qualquer um deles, estou certa que podem ajudar você. Mencione que você obteve o contato deles pelo blog, e seja bem sincera quanto ao seu medo.

  9. Boa noite, Doutora.

    Não chego a ter medo de atendimento adontologico, mas a posição do atendimento e o excesso de objetos em minha boca me dão muita ânsia e não consigo ficar muito tempo seguido com a boca aberta, o que faz necessário a interrupção do atendimento diversas vezes. Tenho que fazer uma ou duas extrações de dente quebrado e siso, moro em Recife e gostaria de saber se possui alguma indicação de um profissional que trabalhe com anestesia geral, se possível que atenda pela Amil Odontológico. Acho que para o meu caso, esse tipo de procedimento seja o melhor.

    Obrigado.

    1. Carlos, não acho que no seu caso seja necessária a anestesia geral… creio que algum tipo de sedação seja mais do que suficiente. Anestesia geral exige ambiente hospitalar, acompanhamento de anestesiologista e todos os custos isso traz. Sugiro a sedação consciente com óxido nitroso, o “gás” do dentista. Procure um dentista que trabalhe com a técnica na sua cidade. Há 3 dentistas em Recife (não sei se atendem convênio, é questão de se informar) no site da ABASCO –> http://www.abasco.com.br/crbst_5.html .

      Eu explico melhor sobre a analgesia inalatória aqui –> https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html

  10. Oi Dra, bom dia!
    Minha avó tem Alzheimer, em estado avançado, está acamada ha quase dez anos. Não fala nem anda. Usa prótese (dentadura) superior, mas os dentes de baixo são naturais (pelo menos eram…). Alguns estão quebrados, outros escurecidos… Sofro muito em vê-la nessa situação, apesar de ela não indicar dor ou incômodo. Temos muita dificuldade de locomovê-la, e mesmo de movimentação (por exemplo, sentar em uma cadeira de dentista). Existe atendimento domiciliar nesses casos? Conhece algum profissional de Brasília?

    1. Dani, demorei um pouquinho pra responder porque estava procurando odontogeriatria domiciliar em Brasília, mas o mais perto que achei foi em Goiânia. Eu sei que é longe, mas pagando o deslocamento talvez o dentista vá até aí sem problemas. E mesmo que não vá, estando mais perto de você (eu estou em Curitiba!), o pessoal da clínica pode indicar algum serviço assim em Brasília.

      O nome é CROOL Centro Odontológico. –> http://www.crool.com.br/tratamentos/odontogeriatria-domiciliar Contatos: (62) 3941 3131 e [email protected]

      Abraço, e que dê tudo certo! 😉

  11. Bom dia! Poderia me indicar algum dentista na região de São José do Rio Preto – SP, que cuida dos pacientes com sedação, pois meu filho tem paralisia cerebral e tem muito medo, e não deixa os profissionais olharem os dentes dele, mesmo eu tenho dificuldade. Por favor, se souber, me indique. Muito obrigada.

  12. Doutora, eu tratei um canal há 4 meses, qndo foi ontem o dente quebrou e caiu a restauração, a parte q ficou do dente ta balançando, acho q ta agarrada so na gengiva, qndo tirarem esse pedaço vai ficar só a raiz,eu queria saber se ficando só a raiz q ta tratado o canal se tem como restaurar, fazer outro dente, eh ao lado da presa, n quero arrancar e tbm, como hj eh feriado, se tem algum problema d ficar exposto assim ate segunda, se pode infeccionar, o q eu faço? Da p ver o canal fechado, n ta doendo nem sangrando, obg.

    1. Kelly, como o canal está tratado, você não deve sentir dor. Se a raiz estiver boa, dá pra colocar pino e coroa, assim você não perde seu dente. Evite mastigar desse lado até que você possa ir ao dentista.

  13. Ola Dra. Ana, tudo bem… gostaria de saber se tem algum dentista em Santos ou na baixada que atenda com analgesia inalatoria… tenho pavor de dentista… já sofri muito com isso… se puder me ajudar, agradeço… obrigada.

    1. Flávia, especificamente em Santos não conheço nenhum dentista que trabalhe com analgesia inalatória. Fiz uma busca rápida no Google e também não achei… 🙁 mas vou procurar aqui, aí te aviso por e-mail!

  14. Como é reconfortante encontrar uma profissional tão comprometida com o bem-estar dos pacientes, que além de estarem fragilizados pela dor, muitas vezes dilacerante, são incompreendidos por alguns dentistas que os atendem. A dor por si só transtorna e inutiliza quem por ela é acometido, mas a conduta do profissional é sempre determinante para o início de uma solução e o retorno do paciente. Estou em tratamento de canal de três dentes, todos doem, há dois meses, todos os dias, sem interrupção. Ocorre que sinto muitas dores e por isso sou traumatizada, porém meu dentista não tem muita paciência comigo. Gostaria muito que me indicasse um dentista em Brasília, agradeço sua atenção, doutora. Parabéns pela vocação e ética!

      1. Obrigada, Dra. Ana, sua pronta atenção foi muito valiosa, estou de fato em uma total perplexidade com a quantidade de intervenções feitas em vários dentes e praticamente nenhum resultado, sempre com dor, mas o que tem me deixado mais aborrecida ainda é a inabilidade de alguns profissionais com pacientes altamente traumatizados. Só tenho a lhe agradecer e admirar. Grande abraço!

  15. Boa tarde Dra.
    Também tenho fobia de dentista e estou precisando urgente de um. Sou do Maranhão, você poderia me indicar alguém?

  16. Oi Dra, primeiro, parabéns pelo site e pelo trabalho que vc vem fazendo com esse povo todo (incluindo eu) que tem medo de dentista / tratamentos dentários. Tenho 28 anos e ha mais ou menos uns 5 eu precisei começar a tratar um canal, num dente lá de trás (penúltimo dente), comecei o tratamento e no finalzinho, faltavam duas consultas para terminar, eu abandonei. Na época fiquei com o curativo durante alguns meses e depois caiu, ficou aberto e é assim até hoje, durante muito tempo tive abscessos e dor, hoje em dia, sinto que minha gengiva abaixo do dente é mais grossa e sinto tbm um desconforto no maxilar e as vezes dor na nuca e de cabeça, perto da região. Ha uns 2 anos atrás comecei a ter umas dores no peito (achava que tava tendo uma sepse, por causa de infecção do dente) fiz diversos exames do coração, fui diagnosticada com prolapso na valva mitral (que o medico disse que é “normal”) e transtorno de ansiedade, acredito que isso tenha começado (ou piorado) por causa desse dente, meu medo não é nem do dentista e sim de possível reação a anestesia (uma parada cardiaca, talvez???) e infecção. Enfim, resumindo pra não me prolongar mais, gostaria de uma clinica ou dentista em Curitiba que tivesse o minimo de estrutura pra qualquer problema que venha ter na hora da cirurgia. Ah, tbm esta chegando a hora de tirar os sisos, eles começaram a dar as caras!… Obrigada pela atenção e desculpa pelo texto enorme, boa noite.

    1. Luiza, a anestesia odontológica é MUITO segura. Esse medo que as pessoas têm de “reações” é injusto, porque a taxa de pessoas que têm alguma reação à anestesia no dentista é baixíssima. O que ocorre bastante é que o paciente tenha uma crise de ansiedade no momento da anestesia, mas é algo psicossomático… não tem nada a ver com o líquido anestésico, em si. Toda clínica deve ter o básico exigido por lei para atendimentos iniciais de emergência… por isso é difícil indicar uma clínica “melhor”, porque todas, em tese, estão preparadas. Uma opção, se você vai se sentir mais segura, é receber atendimento odontológico em ambiente hospitalar… embora, pelo seu relato, não vejo necessidade. Enfim… se for assim seu desejo, procure um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial, ele vai orientar você. E tenha em mente que esse tipo de atendimento pode sair caro, considerando internação, etc..

    2. Obrigada pela pronta resposta, Ana. Gostaria de me manter anonima no comentário, mas aqui pra mim aparece minha foto ali, tem como não aparecer? E me diz uma coisa, vc faz extração? Atende onde? Obrigada.

      1. A foto aparece porque você forneceu um e-mail associado a uma imagem de Gravatar quando comentou. Eu alterei seu e-mail aqui, neste e no outro comentário, e aí a foto não aparece mais. Eu até faço extração, embora não seja “minha praia”… atualmente eu estou trabalhando exclusivamente com exames de imagem, sou especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia, em Curitiba. Vi que você também está em Curitiba, aqui eu posso indicar a Dra. Mariana Schaffer Brackmann, que é cirurgiã bucomaxilofacial. Contatos: IORC 41 3026.1234 e BioCare 3339.6969 // 9914.3764 // 9126.5666

  17. Por favor doutora, tenho pânico de dentista, já perdi 4 dentes, preciso de um dentista urgente em SP, que atenda com sedação.

    1. Tássia, não tenho um cadastro tão específico com relação à analgesia inalatória ou outro tipo de sedação. Mas em São Paulo tenho cadastrados os seguintes dentista que atendem pacientes com fobia:

      Sergio Lian [email protected]
      Roberto Markarian [email protected]
      Camila Pereira Luiz [email protected]
      Vinícius E. S. Gajewski [email protected]
      Claudia Caglione Martins [email protected]
      Nelson Alves Dall Oca [email protected]>
      Stephanie Rosner [email protected]

      Basta entrar em contato e se informar sobre o uso de sedação. Mencione que você obteve o contato deles através do blog.

  18. Oi doutora, to ha nove meses tratando um canal, tudo por causa de uma fístula que não fecha, e agora qndo a dentista vai trocar o curativo o canal sangra???? To super preocupada, mas ela fala que é normal????. O que a senhora acha? Desde já agradeço?

    1. Kelly, não que seja normal, mas pode ser algo esperado dada a situação. Me parece que você tem uma infecção mais resistente.

  19. Oi Dra. muito obrigado pelo espaço. Pela leitura que fiz, tem ajudado muitas pessoas. Bom, preciso fazer um canal e tenho muita fobia de dentista. O coração dispara, começo a tremer como se estivesse com frio e quando tem muita coisa na boca (algodão, tubo de sucção, mais a mão do dentista etc) começa a me dar ânsia de vômito. Realmente passo muito mal. Sei que canal é extremamente chato de se fazer. Possuo plano empresarial dental da Amil, mas não consigo achar um dentista que trabalhe com oxido nitroso e que seja credenciado na AMIL. Sou do Rio de Janeiro.
    Tem como me ajudar?

    1. Fábio, viu só como convênio parece que ajuda mas, no fundo, complica a gente? Não deve ser difícil encontrar um dentista que atenda com óxido nitroso – o que eu acho uma ótima ideia no seu caso – no Rio de Janeiro. Mas que atenda por convênio X ou Y… já fica bem menos simples. Eu não tenho nenhum tipo de cadastro tão específico no blog, apenas de dentista que atendem pacientes com fobia, e no RJ tem alguns –> https://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista . Sugiro, então, que você procure primeiro por dentistas que trabalhem com a técnica… se em meio deles alguém atender AMIL, ótimo. Se não houver, faça algumas avaliações até encontrar um dentista que passe a segurança que você precisa, talvez o atendimento particular valha a pena, considerando a situação.

      1. Oi Dra.
        Tentei fazer contato com os nomes indicados na lista, mas o link dos e-mails estão bloqueados, não permitindo meu acesso aos respectivos endereços eletrônicos.
        Vou realizar pesquisa na internet.

          1. Obrigado. Eu já havia clicado no link. Talvez o computador do trabalho tenha algum impedimento. Não sei. Mas obrigado.
            OBS: Amanhã irei a um neurologista para ver se ele me indica tomar algum calmante. Enfim, estou na luta.

          2. Às vezes é algum problema no browser… de qualquer forma, vou alterar e deixar os e-mails à mostra, aí não dá mais esse tipo de problema. 🙂

  20. Preciso de um dentista q me ajude com o meu medo, morro em niteroi… Tenho 24 anos e nunca fui, pq tenho muito medo.

    1. Emilia, em Niteroi há 2 dentistas que atendendem pacentes com fobia cadastrados no blog: Dr. Mauricio Bonfatti Ribeiro ([email protected]) e Dra. Renata Carvalho ([email protected]). Entre em contato por e-mail e mencione que você obteve o contato através do blog, estou certa que podem ajudar você. 🙂

  21. Ola dra. Tem quase 30 anos ki fui ao dentista, na verdade nunca fui.
    Tenho um medo que não sei explicar, mas sei que preciso ir urgente no dentista, to com 7 caries que me matam de dor, já marquei 3 consultas mas nunca consigo ir. Queria alguém que me colocasse pra dormir e fizessem a extração e quando acordasse pronto, se souber de algum profissional que possa me ajudar fico grato.

    1. Marcelo, em Niterói tem o Dr. Mauricio Bonfatti Ribeiro e-mail e a Dra. Renata Carvalho e-mail. Entre em contato por e-mail e mencione que você obteve o contato deles através do blog, estou certa de que poderão ajudar.

  22. Olá… ha muitos anos venho sofrendo com o pavor de dentista, pelo fato de sofrer nauseas. É só mexer na minha boca que logo faço os movimentos para vomitar… por esse motivo, torna-se muito difícil efetuar uma simples obturação. Necessito sempre utilizar os comprimidos, ou Dormonid ou Stilnox, que me fazem ficar sonolento. Assim, consigo quase que geralmente tratar. Ouvi falar de um tal de Gás Hilariante, ou Oxido Nitroso. Mas não consigo encontrar nenhum dentista que o faça aqui no Rio Grande do Sul.
    Será que conseguiria por aqui alguma indicação de alguém???
    Vi que com tal gás, o paciente interage junto ao dentista, mas não “sofre” nada.
    Grande abraço e obrigado pelo espaço!!!

  23. Oi, lendo esse texto vejo que é sério mesmo, já pensei em marcar um psicólogo, aí tbm vem a vergonha, mais um para saber do meu estado, na infância fui muitas vezes internada pois tenho asma e medicamento só no hospital, então acho que tenho fobia do jaleco branco, porém de dentista bato o recorde, meu primeiro dentista foi um homem enorme, forte que nem falava ou brincava, eu era uma criança, ele fez uma restauração sem anestesia, eu já tinha medo, daí p frente só agravou, já tentei fazer tratamento várias vezes depois de adulta mas foi em vão. Hoje preciso de ajuda para superar esse terrível medo, um dos meus sonhos é ter um sorriso perfeito.

    Tenho 26 anos e tenho pavor de dentista, tenho alguns dentes quebrados, outros para serem restaurados e o medo não me deixa, só em pensar estar na sala, na cadeira, o barulho da broca, ai me sinto fraca, me bate calor, é muito sério meu problema. Preciso muito de ajuda, sem falar na vergonha que sinto de um dentista ver o estado da minha boca. Moro em Recife PE.

    1. Oi Luciana, em Recife tem a Dra. Thaís Malheiros Chaves, que atende pacientes com fobia. O e-mail dela é [email protected], entre em contato e mencione que você obteve o contato dela através do blog. Pode se abrir com ela, conte o seu problema do jeitinho que você me contou, não precisa ter medo e nem vergonha. Tenha em mente que a primeira consulta será só um exame, pra saber de que tratamentos você precisa, e pode ficar segura de que ninguém vai obrigá-la a fazer nada que você não queira. Força! Fico aqui na torcida. 😉

  24. Quero uma indicaçao de um bom dentista pq tenho muito medo de ir no dentista, alias nunca fui por causa disso, moro em Sao Luis do Maranhão.

  25. Ola, tenho muito, mas muito msm medo de ir ao dentista, tenho um canal aberto ha muito tempo… e agora o siso esta empurrando este canal e tah uma dor insuportavel… moro em Curitiba, me ajuda??

  26. Boa noite, Ana,

    Meu problema não difere muito dos casos acima. Tenho pavor de dentista e agora acabei de quebrar meu primeiro molar superior. Conheces alguma clínica especializada com sedação endovenosa ou com gás em Porto Alegre ou região? Qual seria o procedimento recomendado?
    Obrigado.

  27. Oi doutora, ja estou ha 1 mes fazendo tratamento de canal e o meu dente não endurece, e ta saindo um cheiro de podre de dentro da raiz, e a dentista fala que isso é normal, será que meu dente vai endurecer? Tenho medo pq li que um dente assim pode causar varias doenças em muitos orgãos, será q preciso fazer alguns exames tipo hemograma, acho q vou mudar de dentista.

    1. Kelly, se sua dentista diz que o dente vai endurecer, não tenho razão pra duvidar disso. Mas é essencial que o tratamento de canal seja concluído.

  28. Doutora, sou a Kelly do dente permanente q ta mole, vc disse q pode ser problema periodontal ou fratura, fui ao dentista e fiquei preocupada pois ela não falou isso, ela disse q é pq tem pus na raiz do dente, ai abriu o dente e ta colocando remedio, ja ta com 2 vezes q eu fui e ela fez isso, abriu e colocou remedio, e vai fazer canal mesmo assim, meu dente ainda ta mole, to com medo, não vou mais deixar ela mexer no meu dente ate vc voltar d ferias e falar se ela ta certa ou não, me sinto mais confiante com suas respostas. Obrigada.

    1. Fique tranquila, Kelly… sua dentista diagnosticou um problema de canal. Infecções no canal também podem deixar um dente meio mole. Volte lá e faça o tratamento de canal assim que possível. 🙂

  29. Olá Dra. É menos vergonhoso saber que não sou a única pessoa a passar por este tipo de sofrimento e que existem profissionais que entendem essa fobia. Estou perdendo meus dentes e não consigo mais mastigar direito. Além da fobia não tenho muitos recursos financeiros. Moro em Sao Luis do Maranhão. O que você me aconselharia a fazer? Existem esses procedimentos com sedação aqui? Existem locais que oferecem de graça ou com algum tipo de facilidade? Obrigada.

    1. Thereza, nesse link –> http://bit.ly/1pxBS5Y você pode ver uma lista com dentistas habilitados em analgesia em São Luis. É questão de procurar pelo nome deles no Google e conseguir informações de contato. Você pode tentar, também, atendimento em faculdades de Odontologia, sindicatos, etc.., onde o atendimento é feito pelos alunos, com custo reduzido ou nenhum custo, dependendo do caso. Mais informações aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  30. Oi doutora, sou eu de novo, da pergunta anterior, esse meu dente que ta com curativo ele ta mole, e não é mais de leite, o q sera q ta acontecendo, to muito assustada, ai e esse medo de ir no dentista, o q eu faço?

    1. Kelly, você TEM que procurar um dentista. Dente permanente mole ou é problema periodontal ou fratura dentária e, nos dois casos, é algo sério que requer tratamento. Compreendo o seu medo, mas não dá mais pra adiar sua ida ao dentista.

  31. Ola doutora, tenho panico de dentista, preciso ir em um, mas antes me esclareça algo q esta tirando minha paz, o meu dente perto da presa na parte de tras esta com um curativo ja ta com uns 7 meses e as vezes ele sangra, ele não doi mas la na parte de cima da gengiva começou a criar um abscesso por dentro da gengiva q com os dias começou a crescer e apareceu uma bolsa de pus, um dia eu acordei e vi q tinha estourado como eu engoli estou com medo de estar com alguma doença por causa do pus q tem muita bacteria, tenho vergonha de perguntar pra um dentista cara a cara, por favor me responda. Obrigado.

    1. Fique tranquila, Kelly. O fato de você ter engolido o pus não traz riscos. Mas procure um dentista pra tratar esse dente o mais rápido possível, ok?!

  32. Bom dia!
    Tenho muito medo de dentista. Tenho mais de 6 dentes para obturar e não consigo ir. Só de ouvir o barulho da broca já me falta coragem. Gostaria que me indicasse alguma clinica ou dentista que faça o procedimento com sedação geral em RECIFE – PE.

    1. Stefane, sedação é uma coisa e anestesia geral é outra. Anestesia geral só dá pra fazer em ambiente hospitalar – o que contempla todos os custos de internação, acompanhamento de anestesiologista, etc. -, já sedação pode ser feita em ambiente ambulatorial, no consultório. Você pode procurar por um profissional aqui –> http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/habilitacoes/ (em CRO use “Pernambuco” e em habilitação, “analgesia”).

  33. Olá Ana…
    Estou morando em Curitiba há apenas 2 meses e precisando muito de um dentista para fazer tratamento de canal. Na verdade o canal já foi iniciado em uma clínica 24h de atendimento emergencial, mas segundo o Dr. que me atendeu, ele só iniciou o procedimento, que precisa ser realizado o que falta e concluído. Achei seu site muito interessante… Sou gestante, com 7 meses, e minha obstetra falou que posso tranquilamente tratar os dentes, só tomando o cuidado de que a anestesia seja sem vasoconstritor.
    Você sendo dentista em Curitiba, poderia me indicar algum endodontista?
    Tenho medo de dentista sim, mas não chega a ser uma fobia, e na minha situação atual, nem estou pensando muito no medo… Quero mais é terminar o meu canal, ver se tem mais algum problema dentário pra resolver, e fazer uma limpeza.
    Agradeço sua atenção.

    1. Mariane, você tem sentido dor? Porque, se não, o ideal é deixar o tratamento de canal pra depois do parto, já que já foi feito um curativo no seu dente. Digo isso porque serão necessárias várias radiografias durante o tratamento, e no momento você não poderia realizá-las. É só uma precaução, não quer dizer que o bebê seria prejudicado, mas costuma ser esse o protocolo. Minha cunhada é endodontista, posso passar o contato dela pra você. Envio por e-mail, ok? 😉

      1. Estou na mesma situação da Mariana. Estou de 5 meses e minha GO disse que posso tratar até o 6º mês que não haveria perigo. Preciso de indicação de dentistas que atendam gestantes para tratamento de canal. Teria algum para me indicar? Ah, tenho pavor de dentistas… heheh!

        1. Patricia, acho improvável que você ache um dentista pra tratar o canal do seu dente no meio da gestação, porque seria necessário fazer várias radiografias, o que neste momento não é indicado. Se você estiver com dor, é possível fazer um curativo no seu dente. Mas, finalizar o tratamento de canal, só depois do parto.

  34. Ana, por favor me ajude.

    Estou com muitos dentes comprometidos e quebrados. Nesse momento estou com muita dor e passo o dia assim, aliviando com doses cavalares de dipirona e diclofenaco.

    Não aguento mais. Meu trauma é tão grande que só de imaginar deitar na cadeira do dentista, começo a chorar copiosamente. Junto com isso tenho vergonha do estado da minha boca. Penso q o dentista não vai acreditar no trauma e apenas me julgar. Por favor, não aguento mais viver assim. Sou de Curitiba-PR.

    1. Andrea, realmente, não dá pra ficar à base de remédios, é preciso remover a causa da dor. Gostaria que você lesse 2 textos: https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html e https://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html , acho que podem ajudar você. Em Curitiba há as seguintes dentistas que atendem pacientes com fobia cadastrados no blog:

      Charlene Mem – [email protected]
      Carolina Simionato – [email protected]
      Silvia Coelho – [email protected]
      Vanessa Mussolini – [email protected]

      (lista de todas as cidades aqui –> https://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista )

      Você pode entrar em contato diretamente com elas. Mencione que obteve o contato através do blog. Espero ter ajudado. 🙂

  35. Olá Dra.
    Moro em São Luis MA. Há alguns anos fiz um tratamento de canal nos dois dentes da frente. O canal foi resultado de uma obturação mal feita. Hoje os dentes tratados estão ficando muito amarelos, diferentes dos outros. Sinto muita vergonha, mal consigo sorrir, e ao mesmo tempo não consigo encontrar um dentista que me proponha uma solução. Tenho muita dificuldade em confiar também, devido a tudo que já me aconteceu. Você teria alguma indicação pra mim?

  36. Desculpe doutora, eu por aqui de novo, é porque eu nao tenho com quem conversar. Eu nao consegui nenhum endodontista pra agora, pois so vao atender os ja agendados por causa das festas de fim de ano, ai eu fui na emergencia das upa mais eles so fazem extraçoes, o que eu faço, ainda to com o algodao no dente, eu tenho que trocar? De vez em quando sai um mau cheiro do meu nariz, to com medo. Moro em Rio branco no Acre. Vc tem algum contato de algum endodontista aqui que atenda pessoas com fobia?

    1. Kelle, troque o algodão, sim! Após cada refeição. Não tenho cadastrado nenhum dentista / endodontista que atenda pacientes com fobia aí na sua cidade… mas já estou procurando! Esta época do ano é BEM complicada mesmo, tô achando que vai ter que ficar para o ano que vem…

  37. Boa tarde doutora, hj eu fui a um dentista, só que ele só abriu meu dente e colocou um algodao pra tapar o buraco e falou pra eu procurar um especialista de canal porque nao era a area dele. E eu to aqui em casa com um buraco no dente tapado com algodao. Esse dentista é doido ou ele fez certo em deixar meu dente so com algodao?

    1. Não é doido não, Kelle. 🙂

      Ele fez isso como procedimento de urgência, porque seu dente devia estar drenando alguma coisa e, se ele fechasse, o dente viraria uma “panela de pressão” e você teria muita dor. Mas não dá para o dente ficar assim aberto, é preciso que você procure o mais rápido possível um dentista / endodontista pra realizar o tratamento de canal e controlar a infecção.

  38. Fui a dois dentistas, so que eles nao deram importancia para o panico que eu sinto, eles estavam mais preocupados com valores; ainda tirei raio x, eles falaram que eu tenho que fazer canal, tenho muito medo da anestesia porque meu coraçao acelera, tenho medo dos medicamentos que sao introduzidos pra matar o nervo, pode dar alguma reaçao ou alergia, sei la. Só queria encontrar um dentista que conversasse comigo antes de qualquer coisa. Eu acho que tenho algo grave na raiz do dente, porque quando eu aperto dentro do nariz doi. Me ajuda, doutora.

    1. Kelle, a anestesia odontológica é muito segura e, embora leve a “fama”, dificilmente é a responsável quando o paciente não se sente bem no dentista… o que causa esse tipo de reação é, via de regra, a ansiedade. Quanto à medicação intracanal, nem sempre o dentista usa alguma medicação pra “matar o nervo”, quase sempre o nervo é apenas removido e, quando se faz isso, ele já está morto. Então a medicação usada é mais pra limpar o canal e controlar a infecção e a inflamação. A dor que você relata (ao apertar próximo à ponta da raiz do dente) é bem característica de problema de canal, não que seja grave, mas demostra que há uma infecção que precisa de tratamento. Ou seja: com o tratamento de canal, tudo se resolve. Aqui –> https://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista há uma lista de dentistas que atendem pacientes com fobia em várias cidades do Brasil, veja se encontra um dentista na sua região… se ainda não houver, envie os seus dados pra eu possa procurar um pra você.

  39. Ola doutora. Estou escrevendo este comentario em lagrimas pois tenho sp e preciso fazer um canal, ha 4 meses o meu dente da frente, o de cima, esta dolorido e quando eu aperto na entrada do meu nariz doi muito. Eu acho que e a raiz. E o motivo do meu pranto é porque eu estava pesquisando sobre infeccoes no dente e vi que pode dar uma doença no coraçao que leva a obito. Eu tenho muito medo da anestesia, nao consigo ir ao dentista, aqui no Acre tem algum dentista que atende pacientes com sp? Por favor responda, estou em desespero.

    1. Kelle, primeiramente CALMA. Sim, a endocardite bacteriana é uma doença grave que traz risco à vida… mas não é bem assim! Não é toda infecção dentária que leva a esse extremo, pelo contrário, é preciso que haja uma combinação fatores pra que isso ocorra, que têm a ver com a saúde geral do paciente e com um pouco de “falta de sorte” também. Não tenho cadastrado, no momento, nenhum dentista que atenda pacientes com fobia no Acre, mas vou procurar um pra você (aviso por e-mail quando encontrar). Esclareça pra mim, por favor, o que é “sp”, não entendi a sua abreviação.

  40. Por favor, tenho PÂNICO de dentista. Gostaria de saber se existe algum consultório dentário no Rio de Janeiro, bairro Campo Grande, que atenda pessoas com esse tipo de fobia. Será que, no meu caso, seria possível eu tomar anestesia geral ?

    1. Cristiani, tenho cadastrados 4 dentistas que atendem pacientes com fobia no Rio de Janeiro. Você pode verificar aqui –> https://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista (procure pela cidade na lista, o link dos e-mails para contato estão ao lado). Não sei em que bairro elas atendem, é preciso entrar em contato e perguntar. Você pode dizer que obteve o contato delas através do blog, tenho certeza que poderão ajudar você. Quanto à anestesia geral, sim, é uma possibilidade. Mas geralmente não é preciso tanto, existem opções como calmantes, sedativos e analgesia inalatória (gás). Tem um texto em que falo sobre anestesia geral no atendimento odontológico: https://medodedentista.com.br/2011/03/anestesia-geral-no-dentista.html

  41. Olá Dra. Ana! Fiz um canal na infância praticamente sem anestesia, o que me deixou com muito pânico, e hoje em dia com 46 anos, tenho um verdadeiro trauma de ir ao dentista e não sei o que fazer, pois estou precisando fazer um tratamento de canal e estou sem referência de um dentista aqui no Rio de Janeiro, poderia me indicar um dentista que fosse paciente comigo, pois fico muito nervosa e as vezes a anestesia costuma não pegar. Obrigada.

  42. Olá Dra. Ana, muito legal sua iniciativa.
    Eu estou precisando de um dentista com uma certa urgência aqui no RJ, de preferencia q atenda plano. Eu nem tenho fobia de dentista, mas ha 1 semana fiz umas restaurações e senti e ainda sinto muitas dores, a anestesia nao pegou, eu avisei, mas o dentista continuou a fazer… enfim, agora mal consigo mastigar, ainda sinto dores e preciso saber o q esta acontecendo. Se puder me ajudar, ficarei grata…

  43. Boa tarde, esse site pra mim foi um achado… tenho 46 anos e tenho uma enorme fobia de dentista devido a um tratamento mal feito que fiz aos 23… coloquei pivos nos 4 dentes da frente que estao quebrados atualmente e tenho um aparelho ortodontico que uso ha mais de 10 anos em quatro de baixo… faltam alguns dentes traseiros em cima e embaixo me impedindo a mastigação… e mesmo assim nao consigo ir ao dentista pra fazer um tratamento e saber como recuperar minha saude bucal e consequentemente minha autoestima… gostaria que me indicasse alguma clinica ou consultorio que ministrasse alguma especie de sedação intravenosa ou por gas na cidade de Sao Paulo, pois sei que somente assim conseguirei fazer o tratamento necessario que me ajude… aguardo ansioso pela resposta.

  44. Oi Ana, quando me mudar para Curitiba (daqui a uns 2 ou 3 meses) vou procurar pelo teu consultório, mesmo que tu não possa me ajudar com certeza vai me indicar quem possa. Mas enquanto isso, tu sabe de algum dentista que atenda quem tem medo em Canoas ou Porto Alegre no RS???

  45. Sou dentista há 37 anos, atendo crianças e pessoas com fobia, nestes anos já consegui resolver os problemas dentários de muita pessoas, é um trabalho gratificante !

  46. Fiquei mais tranquila quando achei esse site, tenho muito panico de dentista e acabo só procurando quando estou com dor, não é medo, é panico mesmo, suor frio e em algumas vezes choro compulsivo, não sei explicar, acabo ficando com tanta vergonha que nunca mais volto no dentista e assim vou pulando de um pra outro. Moro em Pelotas no interior no Rio Grande do Sul, se tu souber de algum dentista que possa me ajudar, pode ser em cidades vizinhas, por favor me de o contato, obrigada.

  47. Olá dra., eu sou o homem que tem mais panico que conheco, tenho um dente la de trás que nasceu torto, caso de cirurgia, tenho dois dentes lá atrás que já estão só o buraco, quebrados, e tem um que de 6 em 6 meses só falta me tirar do juizo de dor, pois tenho panico de dentista, tenho 30 anos, sou casado, tenho vergonha pois acho que tenho mau halito por causa dos dentes, já tentei, fui a 3 dentistas mas na hora H saio correndo, pelo amor de Deus me ajude!!! Sou de Fortaleza CE.

    1. Daniel, tenho uma dentista que atende pacientes com fobia na sua cidade. Veja aqui: https://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista (tem o e-mail dela lá, é só entrar em contato e dizer que você a encontrou através do blog). Marque um dia pra vocês conversarem (sem obrigação de ter que tratar nada, apenas conte a sua história pra ela, estou certa que ela pode ajudar).

      Gostaria, também, que você lesse esse texto: https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html

  48. Tenho pavor de dentista, tem uns 5 anos que não vou, preciso de um dentista que entenda isso, pois estou com 3 dentes quebrados ;(

  49. Ola, me chamo Daysianne, sou do Recife PE, tenho 27 anos e desde dos meus 6 anos, apos uma ida ao dentista, fiquei traumatizada. O dentista queria que minha mae me deixasse entrar sozinha no consultorio, como minha mae nao deixou, ficou irritado, deu a anestesia e nao esperou que fizesse efeito, tirou e eu senti muita dor, e foi muito grosso, pois comecei a chorar e ele mandou eu calar a boca, quando minha mae o questionou foi grosso com ela tambem e disse q eu era muito manhosa. Sai de la aos prantos, minha mae saiu, comprou remedio e me deu, depois disso fui ao dentista aos 12 anos, um dentista conquistou minha confiança aos poucos, mas eu sempre com o pe atras, quando um belo dia, acho q ele tava de mau humor, fui extrair, fiquei muito nervosa quando ele gritou comigo… disse que eu ja tava velha pra estar dando xilique, detalhe, tava com 17 anos, desde entao nao voltei mais la. Ja faz 10 anos q nao vou ao dentista e preciso muito, pois estou com muitos dentes estragados, eles por fora aparentemente estao bem, de repente começa a doer e se quebra com pouco tempo. Sofro demais, e depois que tive meus filhos foi que tudo piorou, pois quando ia chegando a noite meu Deus, so ele sabia quanto eu sofria, eu nao dormia, pra vc ter uma ideia eu gastava 1 xilocaina a cada 2 noites, fora dipirona. Ha dois anos pago plano dentario mas so fui uma vez, passei mal, quase desmaiei, minha pressao baixou, fico sem dormir dias antes quando marco as consultas e no dia passo mal e termino nao indo, me ajude por favor. Nao aguento mais viver sofrendo com isso. Obg pela atençao.

  50. Na verdade busco um dentista em Araraquara que atenda com sedação, é para minha filha…
    Ela nunca teve medo… sempre tratou dos dentes… usou varios aparelhos… foi tudo muito tranquilo, até o dia que a ortodontista pediu a remoção dos sisos (ela não tinha muito espaço e o procedimento era necessário) isso aos 18 anos… fiz a festa dela de aniversario e no dia seguinte (um sabado pela manhã) ela foi pronta para a retirada… a dentista que já a tratava ha muito tempo mais outro colega foram fazer o procedimento… ai tudo deu errado… tentaram de tudo… e horas depois… varias anestesias… minha filha já chorando e implorando que tirassem o dente de uma vez… eles desistiram e deram os pontos com o dente partido (é tentaram serrar o siso) e mandaram buscar a ajuda de um bucomaxilo… como o rosto dela ficou inchado e marcado, tive que aguardar uns dias e fui a usp… la prontamente ela foi atendia… internada no hospital dia… centro cirurgico… sedada… e o danado finalmente foi removido… o detalhe… ela tinha mais 3 para serem extraídos… foram no total 3 procedimentos… o tratamento foi excelente… mas o trauma ficou. Hj só de falar em dentista ela passa mal… tem crises de choro… tremedeiras e tudo mais que se possa imaginar… ha 2 anos precisou ser sedada, pois o medo não a deixou tratar o que ocasionou a perda de um molar… mas até chegar a cadeira do dentista… ela já tinha uma infecção e muita dor… então ai esta o meu apelo… será que tem algum dentista que atenda ela em Araraquara? Os outros atendimentos foram em SP pois morava la na época…

  51. O meu medo com dentista nao é dele em si, eu morro de medo de o dentista utilizar algo sujo ou infectado por alguma coisa, virus HIV ou outro tipo, por mais que eu sei que o ambiente é super limpo e ta tudo certo, nao tenho coragem nem de perguntar se a broca q ele utiliza foi esterilizada e tal… hj fui fazer uma destartarização q ha anos nao fazia, meus dentes tavam cheios de tartaro, o dentista falou q ia precisar cavucar um pouco nos dentes de baixo pq tava cheio, e eu sentia q encostava na gengiva e falei “nao vai pegar na gengiva ne ?” Ai ele disse q nao, mas um pouco depois da “escavação” ali q ele tava fazendo acabou saindo um pouco de sangue, e disse pra ele. Ele falo pra mim nao me preocupar e tal, falou que era por que tinha tartaro colado na “parede”, mas nao consegui falar sobre meu medo especifico por vergonha… mas tenho esse receio de achar q a broca q ele utilizou (ultrassom) possa ter sido recem utilizada por outra pessoa, ou possa estar infectada…. É possivel isso, numa clinica q parece estar tudo ok, os equipamentos lacrados certinhos e q tem varias filiais ? Obrigado.

    1. Daniel, o vírus HIV sobrevive muito pouco tempo fora do organismo humano. Por isso, chance de você se contaminar com HIV num consultório odontológico é remota… a contaminação teria que ser direta (de pessoa pra pessoa) e não cruzada (de instrumental pra pessoa). O sangramento gengival durante uma raspagem periodontal é inevitável, pois é uma consequência da inflamação gengival. Não é que o dentista tenha “machucado” sua gengiva ou algo assim, o sangramento é espontâneo, basta o contato, o toque. Quanto à esterilização, geralmente o controle é rígido. Eu acho que você deveria externar essa sua preocupação e pedir pra que o dentista abra os pacotes esterilizados na sua frente. Se isso deixa você mais seguro, acho válido. Pra saber se estão esterilizados, basta confirmar se há uma faixinha marrom no pacote (ou numa fita crepe específica para esse fim, com umas listas marrons, também).

  52. Oi, meu filho tem 8 anos e tem muito medo de dentista, preciso de um odontopediatra que atenda em Curitiba, que tenha muita paciencia, muito obrigado.

    1. Mauricio, você deu sorte ;). Eu sou de Curitiba e minha colega de consultório é uma excelente odontopediatra. Vou mandar o contato dela por e-mail pra você. Abraço!

  53. Tenho pavor a dentista, ja tentei começar um tratamento, porem so fui nas primeiras consultas, preciso de ajuda urgente, estou muito mal, meu coracao gela so em pensar, gostaria de um dentista em minha cidade, Recife-PE, me ajude por favor.

    1. Luciana, no omento não tenho nenhum dentista de Recife na minha base de dados. Mas já anotei aqui o seu e-mail e, assim que encontrar um (já estou à procura), entro em contato com você. Abraço!

  54. Olá. Tenho pânico de ir ao dentista, levo meu filho, mas não consigo ir p/ mim… Moro no Rio de Janeiro-RJ, vc pode indicar algum q tenha mta paciência e técnicas de sedação? Preciso de canal e restauração. Obrigada.

      1. Tenho medo, pavor, a dentista. Preciso tratar um canal. Sinto dor e não consigo ser anestesiada. Hoje fui ao dentista tentar. Tomei 3 tubos e não consegui. A dentista tentou abrir para dar anestesia por dentro do dente e não conseguiu nem abrir o mesmo. O que faço?
        A anestesia não pegava de jeito nenhum e o que pegou quando vi que ela não conseguia, passou do nada.

        Voce me indicaria algum no Rio de Janeiro?
        Meus planos são Amil e Geap.

        Obrigada.

        1. Michelle, no Rio de Janeiro tenho os seguintes dentistas cadastrados no blog (você pode ver a lista completa aqui: https://medodedentista.com.br/voce-tem-fobia-de-dentista ) :

          Josiane Joia [email protected]
          Rosana Carvalho [email protected]
          Simone Levy [email protected]
          Carla Gamba [email protected]
          Sonia Falani [email protected]

          Não sei se elas atendem por convênio, é preciso entrar em contato e perguntar. Estou certa de que poderão ajudar você.

  55. Olá Dra.
    Tenho pavor de dentista desde meus 15 anos, hoje estou com 42 anos. Gostaria muito q vc me indicasse um dentista q tenha paciência com pessoas q tem pavor de dentista, estou precisando com urgência, me ajude por favor. Telma

  56. Olá! Não tenho medo de dentista em si, mas sendo portadora de transtorno do pânico e agorafobia, sinto medo de “estar presa” à cadeira do dentista. Será que você conhece alguma dentista no Rio de Janeiro, Zona Sul, de preferência perto de Botafogo, que saiba lidar com esse tipo de problema? Preciso antes de tudo extrair dois dentes, um deles o siso, com uma certa urgência.

  57. Ana, boa tarde!
    Adorei o seu blog e esta me ajudando muito a ver que não sou o único na face da terra que sofro desse trauma. Preciso da sua ajuda…preciso encontrar um dentista que atenda e entenda alguem que tenha panico e que hoje esta perdendo quase todos os dentes por este motivo, pois tentei no ano passado ir a um dentista perto do meu trabalho. Ele me tratou super mal e disse que não ia mexer na minha boca podre. Fiquei pior que quando entrei. Agora preciso da sua ajuda. Não aguento mais ficar assim…eu fico nervoso só em pensar…
    Fiz um plano dental da amil, se você conseguir alguém credenciado será melhor. Muito obrigado!
    Já ia esquecendo…estou em São Paulo.

  58. Oi Dra.Ana.
    Só para avisar que não recebi o email da sua resposta à minha solicitação, conforme foi citado acima. Se não for pedir muito, será que vc poderia me enviar novamente?

    Agradeço a sua generosidade. Tudo de bom, abraços da,

  59. Oi. Meu caso de pânico de dentista é bem parecido com todos estes que li no seu site. Tenho 64 anos e muitos e muitos anos não frequento dentista, tudo pelo medo. Como tentativa até paguei antecipado um tratamento, pensando que me ajudaria, mas que nada, nunca apareci lá , nem para buscar a grana… ahahaha

    Agora, preciso urgentemente de um dentista que atue em Curitiba, com sedação, de preferencia um método mais light, mas que eu me sinta segura para fazer a extração. Então, por favor, Dra Ana, me ajude, dando uma dica para um profissional aqui em Curitiba. S O S… !!!!!!!! Obrigada, Lúcia.

      1. Dra. Ana, sou de Curitiba e ja fui em varios periodontistas e nao me senti segura, porque cada um tem uma opiniao sobre meu caso. Tenho doença periodontal e meus dentes estão com perda óssea, tem um na frente que já está perdido e preciso colocar um implante, mas o medo nao esta me deixando fazer nada e sei que isso piora com o tempo, já fiz uma cirurgia de campo aberto para raspagem e fiquei muuuuiiitto traumatizada pq tirei o siso junto e sofri por uma semana, tudo piorou. Preciso de ajuda…

        1. Eliane, as opiniões podem variar mesmo… alguns dentistas podem ser mais otimistas e outros mais “realistas” quanto ao seu caso. Você está em tratamento faz tempo? Como tem sido? Tem ajudado? Se a doença continua avançando, talvez seja o momento de ser mais “realista”, mesmo.

  60. Oi Dra. Ana, tenho trauma de dentista tbm, desde que arranquei a ultima vez um dente, faz uns 12 anos, meu trauma é só de arrancar, pois essa ultima vez, quando arranquei, as forças do meu corpo parecem que foram junto com o dente, passei muito mal, fiquei com os dedos dos pés meio roxos, não sei o que foi isso, tvz seja por esse motivo q tenho medo de ter de novo, por n saber o motivo de eu ter sentido isso, o dente estava doendo muito, o anestésico tbm não deixei q aplicasse todo. O q pode ter sido isso, na época tinha m ou m 35 anos, n tenho problema de pressão. Agora estou com 2 raízes pra tirar, ja pensei em anestesia geral, mas tenho pavor tbm, o q fazer? Isso ta tirando minha paz e minha autoestima, por favor me ajude. Aguardo sua resposta se possível por email.

    1. Rejane, difícil sugerir o que pode ter havido com você apenas pela sua descrição. Provavelmente foi algo de cunho psicológico que piorou a situação. Você devia estar muito nervosa e sensível, e a qualquer movimento mais brusco do dentista seu medo e ansiedade só se tornavam mais fortes. O fato é: nenhum procedimento odontológico é igual a outro. Só porque foi ruim daquela vez, será ruim agora. Algo que pode ajudá-la é a sedação com óxido nitroso (gás), que é uma técnica muito segura, já bastante difundida aqui no Brasil, e que acaba com a ansiedade e diminui a percepção à dor do paciente durante o atendimento. Procure por profissionais que trabalhem com o gás na sua cidade. Tente o site da ABASCO, pode ajudar: http://www.abasco.com.br

  61. Olá Dra.
    Meu pavor vem de muito pequena, não aguento nada na minha boca. Pois sofro de ânsia de vômito, então só de pensar em visitar o dentista sofro por antecipação, tenho calafrios, fico sem dormir, tenho enjôos, é um caos. Gostaria de saber de um dentista em Recife, que tratasse de pacientes com fobia, pois preciso urgentemente continuar dois canais que parei o tratamento por não suportar a agonia de sentar na cadeira do dentista.
    Aguardo ansiosamente resposta.
    Um bom dia.

      1. Oi, eu sou o Saulo de Santarém do Pará, eu tenho fobia a dentista e o problema é que eu jah estou ha 2 anos com aparelho nos dentes, e toda manutenção eu sofro bastante com fobia, o que eu faço, nao aguento mais.

        1. Saulo, Seu dentista sabe que você tem fobia? Se não, seria bom que ele soubesse, pra poder te ajudar. Quando você vai fazer as manutenções, costuma doer ou acontecer alguma coisa que te deixa com medo? Você deveria, também, procurar auxílio de um psicólogo, poderia ajudar bastante você a entender o seu medo e controlá-lo.

  62. Olá! Tenho muito medo de ir ao dentista e sempre pensei em tentar o atendimento com sedação, mas nao conheço ninguém que o faça. Vc teria como me indicar alguém no Rio? Muito obrigada!

  63. Tenho 60 anos e desde os 11 não voltei mais ao dentista. Fui violentada no consultório. Nunca contei nada a ninguém. Sofro, tenho vergonha do estado da minha boca. Não tenho medo, tenho horror! Não sei como vencer isso. Preciso de ajuda e urgente.

    1. Isa, eu acho que antes da ajuda odontológica (da qual você deve precisar após tanto tempo sem procurar um dentista) é preciso buscar auxílio psicológico. Um psicólogo certamente pode ajudar você a vencer isso.

  64. Olá, sou uma mãe de mãos atadas….
    Meu pequeno de quatro anos, tem os dentinhos muito ruins (vários).
    Já o levei em alguns dentistas, mas é totalmente inviável ser feito o procedimento. Ele não deixa. Morde, grita, enfim…
    Sei que é tudo na conversa, devagarinho. Mas não aguento mais vê-lo chorar de dor em casa.
    Agora, no momento, ele está com a boca inchada. Chega a estar com a fisionomia diferente de tão inchado que está.
    Não há a possibilidade de ser feito uma mini cirurgia ? O dopando para ser feito o procedimento? Será que algum dentista faz esse tipo de trabalho? Sou leiga no assunto… Mas e a possibilidade de extração? Apenas gostaria de acabar com a dor de meu filho.
    Espero uma resposta, um “help”, rs.
    Grata,
    Gabriela Discacciati.

    1. Gabriela, idade complicada, né?! Eu tenho um filho de 3 anos, sei bem o que é isso. Em casos assim, o ideal é procurar um odontopediatra experiente e, muitas vezes, o melhor mesmo é usar sedação. Uma boa opção é a sedação com “gás” (óxido nitroso), que deixa a criança acordada mas muito mais tranquila durante o procedimento, o que deve ser suficiente para tratar o seu filho. Procure por profissionais que usem essa técnica na sua cidade… hoje em dia é algo relativamente comum.

  65. Olá, como tenho síndrome do pânico e fobia social (ha quase 9 anos) e claro, pavor de dentista, pra ajudar aff… infelizmente não consegui mais esperar, adiar, pois meus sisos estão me matando e terei que arrancá-los, todos os quatro, pois preciso tmbm por aparelho dentário. Então, fui em uma consulta com o Dr. Fayssal, da Clínica Odontosorriso, aqui em Ctba/PR e ele me sugeriu fazer sedada, devido a todos os meus “problemas”. Então farei na clínica/consultório, com ele e uma anestesista que irá auxiliá-lo. mas estou com receio, sei lá…o q vcs acham? É seguro fazer com anestesista, com sedação??? Mas no meu caso não vejo outra saída, não mesmo. Grata.

    1. Sim, seguidos todos os protocolos o atendimento com sedação é muito seguro, e uma ótima solução para casos como o seu. Aqui no Brasil esse tipo de atendimento não é tão comum, por isso é esperado um certo receio. Mas vá tranquila, acredito que isso só irá ajudá-la.

      1. Oi! Obrigada por responder. Já fui, hoje de manhã. Já estou em casa só no sorvete rsrs, eu recomento pra todos q tem fobia de dentista ou qlqr problema de pânico, ansiedade e afins. Foi perfeito, ótimo, amei!!!! Sem a sedação, no meu caso, seria impossível, eu recomendo sim. Qdo comecei a acordar já tinha acabado e parecia q só tinha passado 15 minutos, ou menos, e levou quase 2 horas. Uma benção!!! Dr. Fayssal da Ortosorriso em Curitiba/PR, sempre tem alguém q possa estar precisando de uma indicação. A anestesista foi nota mil tmbm. Parabéns para ambos. Obrigada pelo espaço. Espero assim poder ajudar outras pessoas. Boa tarde!!!

        1. Fico muito feliz por você! E obrigada pelo testemunho, ele certamente ajudará outras pessoas com o mesmo problema. Abraço!

          1. Olá
            Meu problema é igual ao da TT Rodrigues.
            Será que tem em São Paulo um dentista igual ao Dr. Fayssal de Curitiba?
            Agradeço a ajuda.

  66. Ola meu problema começou quando eu tinha 12 anos, fui molestada no dentista e desde então sofro, choro, ja pensei ate em morrer, pq hoje tenho q cuidar dos dentes e não consigo, ja perdi alguns, nossa que infelicidade, mas por esse motivo não consigo levar meu filho de 6 anos ao denista, ele tem q fazer várias coisas, me ajude por favor suplico de todo meu coração, se achar um odontopediatra no Rj , que possa me ajudar e não me julgar!

    1. Lana, estou buscando um odontopediatra no Rio de Janeiro entre os meus contatos. Já dou um retorno pra você.

  67. Bom há 13 anos sofro de fobia de dentista, com 15 anos fui fazer uma restauração e senti muita dor, desde entao nao vou mais… marco as consultas mas no dia nao vou, sofro com tudo isso pois alem do medo não tenho muitas condições financeiras para fazer aqueles tratamentos com mais tecnologia… sou de Rondonia.

    1. Ana Paula, embora compreenda que um trauma potencializa o medo, preciso lembrá-la da importância de visitar um dentista, principalmente se faz tempo que você não o faz. Hoje em dia a Odontologia progrediu muito. A dor é algo perfeitamente evitável, independente da sua condição financeira. Não sei o que ocorreu na sua última visita ao dentista, mas não é algo pelo que você tenha que passar novamente. Anestesia serve pra isso mesmo! Se eu puder ajudar de alguma forma, fico à disposição.

      1. Continuo sem ir ao dentista, por medo, fobia mesmo, não sei mais o que fazer, gostaria de saber se aqui em Rondônia existe algum dentista que trate pessoas como eu. Já procurei e não encontrei.

        1. Ana, fiz uma busca rápida aqui e não encontrei nenhum dentista que atenda pacientes com fobia em Rondônia, mas isso não quer dizer que não exista. Vou continuar procurando e, assim que tiver um nome, entro em contato por e-mail, ok?!

    1. Quanto a custos não há como saber apenas baseada na sua descrição. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  68. Boa Tarde!
    Oi Dr° Ana, gostaria de saber o que fazer com dentes preto depois de ter feito canal, dói muito?

    1. Ana, a boa notícia é: dentes com canal tratado não doem mais. Ou seja, pra mexer neles não precisa nem de anestesia, portanto não dói nada. 🙂

      Quando o canal é tratado, é comum o dente escurecer. Nesses casos, primeiramente eu tentaria um clareamento interno (veja aqui como se faz –> https://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html) e, caso ainda não ficasse como você deseja, é possível fazer facetas (em dentes da frente) ou coroas. Nesses casos, a cor pode ser escolhida e fica mais fácil de deixar da mesma cor dos outros dentes.

  69. Olá. Quando eu era criança, passei por muitos apuros em dentista, pois tinha um problema gengival, de forma que não conseguia comer uma banana sequer sem que minha gengiva sangrasse muito. Corria todo o consultório dentário gritando, era preciso umas 3 pessoas pra me segurar e deixar o dentista fazer alguma coisa. Eu tinha medo de arrancar os dentes de leite, alguns endureceram e eu tinha que ir ao dentista, que de uma forma brutal, pegou aquele ganchinho e puxou meu dente de vez, para que ele amolecesse sem colocar anestesia,porque eu não deixava. Hoje em dia eu tenho um medo muito grande de ir ao dentista. Sei que preciso, mas já sinto dor em antecipação e nunca consigo marcar uma consulta. Das vezes que marquei, fui só na primeira vez e depois nunca mais voltei. =/ Recentemente estou criando a coragem que não tenho para marcar uma nova consulta, mas ainda não achei o profissional que eu vá e me sinta segura, e nem sei se vou encontrar… =/ Chego a chorar só de me imaginar na cadeira do dentista… Moro em São Luís-MA e sei que deve ser difícil você conhecer algum profissional indicado pra esses casos por aqui, mas não custa nada tentar! Muito obrigada!!!

  70. Excelente postagem!!!! Vejo que não sou a única que preciso de ajuda para vencer a fobia.. !!!! Obrigada Dra Ana Paula!!!

  71. Meu caso é muito parecido com o da Maria, provando que essa fobia, esse trauma maldito, não ataca somente pessoas de pouco estudo. Tenho dupla graduação superior, falo três idiomas e estou em um emprego porcaria, ganhando um terço do que posso ganhar com minha formação, por que não consigo consertar meus dentes que estão quebrados.
    Fui vítima de uma falso dentista alcoólatra, na infância, que me causou ferimentos e uma infecção que prejudicou meus rins, de passar semanas internado. Desde então, até a abertura de “O Astro” com aquela música onde o cara diz que precisa ir ao dentista, me faz ter calafrios. Já marquei e até paguei adiantado todo um tratamento, para poder me obrigar à ir ao dentista e perdi o dinheiro e por não conseguir ir ao consultório.
    Preciso de um profissional, em Goiânia, preferencialmente que atenda pelo IPASGO. Mas se for particular, também aceito.
    Não sou de sair correndo ou dar chilique. Meu problema é ir.
    Agradeço demais quem puder me ajudar.

  72. Bom dia! Olha eu tenho horror a dentista passo mal só de pensar, já não tenho nem um dente inteiro na boca so tenho as raizes, sofro muito por isso mais nao consigo vencer meu medo o que faço? Moro em Morrinhos-GO, preciso de ajuda, me sinto um lixo por isso estou sofrendo muito, por favor me ajude.
    .

    1. Oi Claudia,

      Infelizmente não há como “escapar” do dentista no seu caso… você precisa ser examinada por um dentista para verificar qual o real estado dos seus dentes, para aí saber se é possível tratá-los ou se são casos de extração. Entendo que você tenha medo, portanto o conselho é: vá devagar. Marque uma avaliação, faça um exame clínico, entenda qual é o seu problema. Às vezes achamos que é caso para “arrancar tudo”, mas nem sempre é assim. Gostaria que você lesse esse texto, se ainda não o fez: Como Vencer o Medo de Dentista.

      Não tenho nenhum dentista que atenda pacientes com fobia em Morrinhos-GO na minha base de dados por enquanto, mas já estou procurando. Assim que tiver um nome, entro em contato com você.

  73. Estou perdendo todos os meus dentes, 10 já se quebraram por panico de dentista. Se tenho consulta amanhã, desde ontem estou de cama com enxaqueca. Sou uma pessoa esclarecida, nível universitário, sei de todos os problemas de saúde que posso ter, minha autoestima está no lixo, faço terapia, mas nada muda.
    Os dentes quebrados irei extrair no hospital com anestisia geral, mas os que tem salvação preciso tratá-los e não consigo sentar na cadeira do dentista, pois passo mal, entro em crise de sindrome do panico.
    Me ajuda, pelo amor de Deus.
    Moro em São Gonçalo- RJ, mas prefiro dentista em niteroi, pois tenho escritório lá.
    Obrigada.

    1. Maria, já estou buscando um dentista que possa atendê-la em São Gonçalo ou Niterói.

      Eu acho que se você vai mesmo se submeter a uma anestesia geral, deveria fazer todo o tratamento de uma vez, não só as extrações. Converse sobre essa possibilidade com o seu dentista. Sobre sua fobia, você já procurou auxílio psicológico? Talvez a solução seja um trabalho conjunto entre o dentista e o psicólogo. Gostaria que você lesse esse texto, caso ainda não o tenha feito: Como Vencer o Medo de Dentista

      Fico à disposição. Abraço!

    2. Maria, também tenho pânico sem explicação, mas tenho consulta semana que vem,jurei pelos meus filhos que vou… pois não posso perder meus dentes por isso.
      Estou te respondendo porque me achava um ET.
      Seu depoimento me deu coragem, eu vou,depois eu conto!
      Vamos tentar?

  74. Oi sou uma pessoa muito nervosa, arranquei os meus dentes de cima todos mas agora tenho pânico e preciso arrancar os de baixo, Minha pressão sobe e desce, vc me ajuda eu preciso arrancar mas o medo não deixa o que eu faço? Aguardo resposta.

    1. Oi Eny, procure se acalmar. Se você já tirou os dentes de cima, metade do problema está resolvido, certo? Por que você está em pânico? Aconteceu alguma coisa durante as extrações? Em que cidade você mora? Quem sabe eu não possa indicar alguém para atender você…

  75. Ai ainda bem que achei esse site. Eu não tenho medo. Tenho um trauma enorme. Meus dentes de leite tinham raízes enormes e só saíam no dentista. Sofri demais nos anos 80 para perder todos os meus dentes. Além disso, sempre fui meio habitué de consultórios médicos e hospitais, fiz algumas cirurgias ainda criança e meu medo acabou se estendendo a todo pessoal que me apontasse uma agulha, que me fizesse sentir alguma dor. Isso tudo acabou virando hipocondria (eu sou um caos, tratada com psicoterapia mas ainda sou), mas isso é outra história. Eu tenho uma dentista que apesar de todo meu pânico consegue me controlar. Apesar de já ter achado minha alma gêmea odontológica eu fico “feliz” de saber que tem muita gente como eu e eu não sou uma aberração. Não tive coragem de colocar aparelho, acredito que terei que fazer algumas extrações para isso. E isso é querer demais da minha pessoa.
    Enfim,
    Bjus a todos vocês! Espero que a tecnologia avance o suficiente para ser boazinha tanto com vocês quanto conosco!

  76. Já atendi muitos pacientes com “medo de dentista”… e é muito bom qdo esses pacientes vem numa segunda ou terceira consulta (ou até mesmo no final da primeira), e falam q esse medo é em vão, q agora sim eles percebem q não há pq ter medo de dentista….
    tem uns q demoram mais… mas com jeitinho vc vai conquistando e conseguindo acabar com esse medo… =)

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista