Os Dentistas Contra a Placa!

Bacteriana? Também… 🙂 Mas hoje eu queria falar da placa aí da foto. Tirei essa foto há uns 2 anos. A primeira coisa que pensei foi… putz. Mesmo. Foi minha primeira reação. Um misto de surpresa e de vergonha.

Putz.

 

Então passei por 4 dos “5 estágios da dor” 🙂 :

  1. Negação. (“Fobia? Que exagero…”)
  2. Raiva. (“Isso é frescura. Até parece… não escova os dentes e depois fica com ‘medinho'”)
  3. Negociação. (“Tá. Medo até que vai. É meio assustador mesmo.”)
  4. Depressão. (“Que tipo de dentista eu sou? As pessoas têm FOBIA de mim! Buáááá!”)
  5. Aceitação. Não. De jeito nenhum.

Não dá pra simplesmente aceitar o medo de dentista. Eu não aceito. Por que tem tanta gente com medo de dentista? Vamos tentar entender:

  • Síndrome do Jaleco Branco (White Coat Syndrome): esta condição não se refere exclusivamente a nós cirurgiões-dentistas. Pode ser definida como o “aumento da pressão arterial motivada pelo contato com o profissional de saúde”. Ansiedade. Você não sabe o que te espera e fica ansioso.
  • A Odontologia de antigamente: em outros tempos, doeu = arrancou. Era assim que se fazia. Não adianta ficar bravo com aquele dentista, hoje velhinho, que extraiu vários dentes seus na sua adolescência. Ele só estava fazendo o trabalho dele. Não existia o conceito de prevenção, de cuidar pra não ter que tratar. E toda uma geração ficou marcada pelo medo de dentista.
  • Experiências ruins de outras pessoas: “Ah doutor, uma amiga da prima da minha mãe fez um tratamento de canal e ela quase morreu de tanta dor!” Três coisas me ocorrem ao ouvir essa declaração: a) O que doeu? O dente ou o tratamento de canal? São coisas diferentes. b) A dor não é sua! Se o dente dela doeu, doeu nela. Por que o seu tem que doer também? c) Passa pra mim o número dela que a gente precisa conversar! 🙂
  • Suas experiências ruins: um dentista te fez sofrer. Sim, isso acontece. Às vezes você passou por maus bocados sob os refletores do seu ex dentista e ficou traumatizado. Existem dois fatores a serem analisados aqui. Pode ser que o seu dentista seja um mau profissional e pode ser que você seja um mau paciente. Como assim “mau paciente”? Explico: sabe a amiga da prima da sua mãe? Então… a amiga da prima da sua mãe não foi ao dentista ANTES do dente doer (ou no comecinho da dor); ela foi quando a dor de dente já era insuportável. Tratar o canal do dente não é o que causa a dor… é o que resolve o problema! Pode ter doído durante o tratamento porque, quando a região está muito infeccionada / inflamada o pH (“acidez”) tecidual fica alterado… aí a anestesia não se instala a contento. Viu?! Tivesse ido antes…
  • Como os seus pais se relacionam / relacionavam com o dentista: que exemplo você tem / teve dos seus pais com relação às visitas ao dentista? “Se você não ficar quieto aquele tio ali vai te dar uma injeção DESTE tamanho!” [ironia] Parabéns [/ironia]. Você traumatizou seu filho para o resto da vida. Sim VOCÊ, não o dentista. A partir de agora o que deveria ser rotina, e poderia ser até divertido, passa a ser punição. Talvez você tenha escutado isso dos seus pais. Por favor, não faça isso com os seus filhos. Em vez disso, introduza na vida deles o conceito da prevenção, da visita de rotina, da higiene como um hábito.

É claro, eu estou falando de medo e ansiedade, que são coisas normais. Já a fobia é patológica, é doença, e como tal, precisa de tratamento. A clínica da placa da foto pode ajudar. Se for o seu caso, procure ajuda. Em casos extremos, a fobia pode levar até à morte. Deixo, para reflexão dos colegas, a história de Sophie Waller, uma menina que morreu de fome aos 8 anos, porque não abria a boca por fobia. De dentista.

Veja também: Chega de Ter Medo, no Blog do Tio DentistaVocê Tem Medo de Dentista? no Vida de Dentista.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

7 comentários

  1. >Obrigada Kellen e Brenda! 🙂
    Brenda, se fala muito da "mão pesada" de alguns dentistas… mas, é fato, que alguns procedimentos exigem um pouco de "truculência" 🙂 Acho que o segredo está em não assustar o paciente, avisá-lo em caso dos movimentos bruscos que venham a ser necessários (no caso de uma exo, por exemplo). Quanto à importância dada ao profissional de Odontologia você tem razão: muitos não nos veem como profissionais de saúde, e sim como "arrancadores de dentes" e "fazedores de dentaduras". Puxa… isso dava um post legal, né?! Abraço! 🙂

  2. >Adorei esse post do Blog. Realmente todos tem medo
    dos profissionais da Saúde Bucal, mas, muito mais que isso
    as pessoas tem síndrome do 'jaleco branco', rsrs.
    Eu particularmente, tenho medo de Dentista, pq na infância
    tive que fazer uma cirurgia para tirar o 'freio' e sofri muito
    pq a Dentista tinha uma mão muito pesada e me lembro disso como
    se fosse ontem. Já se foram 10 anos isso.
    Agora, eu estou me preparando pra ser uma futura Dentista e
    concordo com o que foi dito: 'Se tivesse cuidado antes, se tivesse
    escovado os dentes, não precisava agora sofrer numa cadeira de Dentista'.
    Eu acho que infelizmente muitas pessoas ainda não tem a conciência da importancia dos profissionais odontológicos e por isso só os procuram quando já é tardio.
    Adorei o Blog. Parabéns!

  3. >Parabéns Ana!
    Belo texto. Concordo com vc, medo de dentista é uma coisa, fobia é muito mais séio!!!
    bjsssssssssssss

  4. >Lois, visitei seu blog. Muito legal, parabéns! Até pensei na questão da propaganda gratuita… mas se de alguma forma puder ajudar alguém… tá valendo. Abraço e obrigada pela visita e pelos comentários. 🙂 Tio… assustador o caso da Sophie, não?! o.o

  5. >Parceira, excelente post!
    Muito bem escrito, descontraído e altamente esclarecedor!
    Confesso que fiquei estarrecido com a história da Sophie. Tem coisas que acontecem nesse mundo que a gente nem imagina!
    Parabéns! 🙂

    Ah, e claro, obrigado pelo link!

  6. >Quem tem medo de dentista, hoje em dia, é mané. Claro que ainda tem uns açogueiros por aí, mas não é motivo para tanto alarde. Já passou a época do trauma, já foi. Ninguém mais tem medo de médico, por exemplo – só criança pequena. O que vc devia era cobrir o telefone da Placa, pois, sem querer, vc está fazendo propaganda deles! Abs! Depois dá um look no meu Blog – http://www.dicasodonto.com.br

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista