27 coment√°rios

  1. Adorei o curso e fiquei com gostinho de quero mais! Obrigada Ana por toda a amizade e oportunidade que você dá a nós dentistas e aos pacientes que aqui te procuram.

    Lidar com o ser humano já é uma responsabilidade muito grande e a nossa profissão nos permite ir além: conversar, escutar e poder tratar do paciente como um todo e não somente dos dentes. Essa é a grande diferença pra quem lida com o ser humano, pra quem lida com o medo: saber conversar, saber ouvir.

    Bjos!

  2. Boa tarde Dra. Ana. Primeiro gostaria de agradecer pela sua atenção. Como já relatei fiz uma extração do siso há mais de dois meses, tive alveolite, tomei metranidazol e amoxilina e nimesulida. O mau cheiro passou mas a secreção continua, sábado dia 20-08 voltei no dentista, ele disse que a infecção não acabou e me passou outro antibiótico, azitromicina, estou muito preocupada porque a secreção sai de onde ele aplicou a anestesia, porque ele disse que tinha que aplicar no nervo pra eu não sentir dor, é normal? Estou com medo dessa secreção cair na corrente sanguínea, devo esperar ou procurar outro tratamento? Agradeço imensamente sua atenção. Obrigada.

    1. C√°tia, pela sua descri√ß√£o parece haver uma f√≠stula, um “buraquinho” por onde seu organismo libera o pus de um abscesso. N√£o √© normal, significa que h√° uma altera√ß√£o, mesmo. Essa secre√ß√£o n√£o vai cair na sua corrente sangu√≠nea, pode ficar tranquila, quando voc√™ engole ela segue as vias normais e voc√™ vai elimin√°-la.

  3. Que legal, Doutora! Inclusive o Dr. Dilgenio (ultimo da direita >>) foi quem retirou meu ciso, que relatei a uns meses atr√°s aqui que estava MORRENDO de medo, e foi SUPER TRANQUILO haha

  4. Ol√°, doutora!
    Eu tive um problema que meu dente canino de osso superior direito não desceu pois tinha uns negocinhos atrapalhando (não lembro o que era), ai eu fui no dentista, ele arrancou o dente canino de leite e tirou os negocinhos que estavam atrapalhando, aí agora o meu dente canino está descendo, mas o espaço pra ele ta ficando pequeno porque o dente vizinho está indo pra direção do espaço que é pro dente canino descer, ai uma doutora lá fez a moldagem e disse que eu ia usar um aparelho, mas eu não sei qual e queria muito saber, ela até ligou pra minha casa pra me perguntar a cor, eu achava que era o móvel, mas não pode ser ele porque eu estou sem o dente canino, e eu vi que o ferro fica no meio do dente canino, então eu queria saber, qual aparelho eu vou usar?

    (11 anos)

  5. Olá Drª Ana,
    Antes de tirar minha d√ļvida gostaria de agradecer por esse trabalho desenvolvido aqui em seu blog, confesso que por muito tempo tive fobia de dentista. Parab√©ns! Dr¬™ Ana, comecei um tratamento odontol√≥gico ha tr√™s meses e neste momento estou aguardando o implante do aparelho para corre√ß√£o dos meus dentes superiores e inferiores, estou um pouco apreensivo quanto ao procedimento, pois, segundo relatos os primeiros dias s√£o doloridos e tenho um pouco de receio de que isso possa interferir em meu trabalho. Uma outra d√ļvida √© quanto ao procedimento realizado entre meus dentes molares superiores, o dentista realizou um processo de obtura√ß√£o e ap√≥s eu n√£o conseguia passar o fio dental entre os dentes molares superiores, ele decidiu fazer uma “raspagem do esmalte dos dentes” para que assim eu conseguisse utilizar o fio dental. Neste momento sinto que o espa√ßo entre os dentes est√° causando desconforto, pois quando me alimento muitos res√≠duos se alojam neste espa√ßo e ap√≥s, ao realizar a higiene bucal, no momento do fio dental, percebo que esse procedimento machuca a minha gengiva que est√° muito exposta e um pouco inflamada. Gostaria de saber se este tipo de a√ß√£o √© comum e se h√° possibilidades de corre√ß√£o atrav√©s do implante do aparelho odontol√≥gico.

    Fico agradecido pelos futuros esclarecimentos.
    att: Bruno de Souza

    1. Fico feliz em ajudar, Bruno. ūüôā

      Quando n√£o h√° ponto de contato entre dentes vizinhos, acontece o que voc√™ descreve: a gengiva recebe o impacto dos alimentos e pode acabar machucada / inflamada. Seu dentista acabou abrindo muito espa√ßo quando foi ajustar a restaura√ß√£o pra que o fio dental passasse. Sim, isso pode ser corrigido com o uso do aparelho ortod√īntico, que vai aproximar os dentes.

  6. Ola Dra. Ana, faz uns 3 anos mais ou menos que tive um problema no dente do siso e estava super preocupada achando que nunca mais teria uma vida tranquila e sem dor. Nessa √Čpoca encontrei seu Blog e voce me confortou com palavras de encorajamento.
    Voltei aqui para agradecer e vejo que voce continua nesse seu jeito √ļnico em responder a muitassss pessoas.
    Não esmoreça, continue assim, mesmo o mundo sendo tão egoista, esse seu papel que pode parecer de formiguinha, ajuda e alivia a aflição de muita gente.
    De vez em quando lembro de voce e elevo meus pensamentos a Deus pedindo a Ele que lhe abençoe.

    Deus lhe abençoe e fortaleça na Graça.

    Obrigada pelo tempo gasto com palavras bondosas que acalmou a minha alma em aflição quando eu muito precisava de uma opinião.

    1. Adriana, muito obrigada pelo seu coment√°rio. Ganhei o dia. ūüôā S√£o relatos como o seu que me incentivam a continuar, porque olha… n√£o t√° f√°cil. Neste momento em que respondo voc√™ h√° mais de 100 perguntas aguardando na fila de modera√ß√£o, ent√£o imagina…

      Um grande abra√ßo e obrigada por sua ora√ß√Ķes. <3

    2. Poxa, que linda mensagem! Homenagem mais que justa pra Dra. Ana, que ajuda mesmo, sem nem saber que um mund√£o de pessoas entram aqui, como eu, faz tempo! Dra. Ana, a senhora merece esse carinho todo!

  7. Oi Dra. Ana! Tudo bem?
    Cheguei ao seu blog por acaso, seu trabalho em desmistificar a Odontologia é lindo, parabéns!
    Minha pergunta: acabei de trocar a restaura√ß√£o de um dente, tive uma min√ļscula exposi√ß√£o da polpa com sangramento. Estou aflita que isto pode virar um canal mais pra frente… Quais s√£o minhas chances reais de que este dente permane√ßa saud√°vel?
    Obrigada!

    1. Alline, obrigada. ūüôā Se a exposi√ß√£o foi pequena e tratada na hora, as chances de evitar um tratamento de canal s√£o grandes. Na aus√™ncia de dor, eu n√£o me preocuparia.

  8. Ol√°, doutora!
    Tenho uma afilhada de 1 ano de idade, linda e saud√°vel, mas desde que come√ßaram a nascer os dentinhos, notamos que os 4 dentes da frente (parte superior) n√£o estavam com uma colora√ß√£o normal, um pouco amarelado, tem um escuro, e outro se desgastando, cada vez mais, por sinal, diferente dos demais. Por conta disso, com 10 meses eu e minha amiga levamos ela at√© o consult√≥rio da minha dentista, ela focou na escova√ß√£o ap√≥s cada mamada, somente para n√£o formar c√°rie… Com 1 ano e 2 meses, levamos ela novamente, conforme sugest√£o da dentista, no final nos disse que nada poderia ser feito, muito menos para melhorar a est√©tica. Disse para levarmos ela de 4 em 4 meses para acompanhamento, e que qualquer outro procedimento somente a partir dos 4 anos de idade. Pode parecer besteira, mas est√° bem dif√≠cil de aceitar ?… Super confio na minha dentista, ela √© atenciosa, am√°vel e profissional, mas precisava de um norte nesse momento. Grata!

    1. Ketlen, a dentista deu nome para o problema? Porque pela sua descri√ß√£o parece ser um problema generalizado de forma√ß√£o do esmalte chamado “amelog√™nese imperfeita”. O tratamento √© restaurador (restaura√ß√Ķes est√©ticas), e na idade da sua afilhada √© mais complicado intervir nesse sentido, n√£o que seja “proibido”, √© poss√≠vel, mas a√≠ seria preciso pensar em seda√ß√£o ou algo do tipo. Considerando esses serem dentes ainda de leite, talvez o melhor seja aguardar, mesmo.

      1. Ela chegou a mencionar esse nome, sim. Mas n√£o deu certeza… N√£o sei exatamente como funciona a percep√ß√£o atrav√©s do RX, mas vamos tentar. Sendo amelog√™nese, os dentinhos podem ir se desgastando a ponto de “quebrar”? E o que fazer pra evitar que se agrave, al√©m da escova√ß√£o?

        1. Sim, porque o esmalte, nessa caso, √© fr√°gil. N√£o deve se agravar, a n√£o ser que haja fraturas, mesmo. √Č preciso ter cuidado com o que ela mastiga, evitem dar pra ela alimentos muito duros (n√£o que seja preciso alimenta√ß√£o pastosa, nada disso, mas √© preciso ter cuidado e bom senso).

          1. Entendi. Ficaremos observando na medida do possível, é claro. E seja o que Deus quiser! Hahaha
            Teu blog tem sido esclarecedor e pontual. Obrigada por nos dedicar teu tempo. Que Deus te recompense por isso! Super beijo, querida!

      2. Doutora bom dia, eu acabei passando a escova em cima dos pontos e um lado deles soltou um pouco ! O que eu preciso fazer ? Nao estou sentindo dor ou sangramento. Quais cuidados preciso tomar ? Vou retira-lo essa segunda feira, vou precisar coloca-lo novamente ?

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plant√£o: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista