O que são facetas?

Facetas

O que são facetas?

Facetas são pequenas peças protéticas, bem finas, que cobrem a parte da frente dos dentes anteriores. Têm fim estético, ou seja, melhoram a aparência desses dentes, muitas vezes desgastados, manchados, amarelados, fora de posição ou com alguma alteração anatômica (de formato).

Quando as facetas estão indicadas?

  • Em caso de dentes tortos;
  • Em caso de dentes desgastados;
  • Em caso de dentes manchados;
  • Quando há alteração na cor de um dente, o que é comum em dentes com tratamento de canal;
  • No fechamento de diastemas;
  • Quando a pessoa não está satisfeita, de forma geral, com a estética dos seus dentes.

Mas lembre-se: não basta ter algum dos problemas citados, é essencial a avaliação de um dentista pra verificar se o uso de facetas está realmente indicado para o seu caso. Existem outros tipos de tratamento para todas as situações acima.

De que material são feitas as facetas?

As facetas podem ser feitas em resina ou em porcelana, e existem vários tipos de resinas e de porcelanas. Dependendo do material, muda a translucidez, o brilho e a resistência da faceta. Mas, de forma geral, é possível obter resultados estéticos excelentes, muito parecidos com os dentes naturais.

Com relação às cerâmicas, as feldspáticas têm maior translucidez (propriedade de permitir a passagem da luz), já sua resistência mecânica tende a ser menor. Outro tipo de cerâmica, chamada e.maxTM, é mais resistente por ser reforçada com dissilicato de lítio.

E o custo-benefício? As facetas em porcelana são mais estéticas e não costumam sofrer alteração de cor com o tempo. Por outro lado, são mais caras e precisam de mais de 1 sessão para serem confeccionadas e instaladas. Já as facetas de resina custam menos, são feitas em sessão única, aceitam reparos e são mais baratas. O resultado estético é muito bom, embora inferior ao das facetas de porcelana. As facetas de resina, ainda, mudam de cor com o tempo, pois a resina acaba incorporando pigmentos dos alimentos, bebidas, cigarro, etc..

Como são feitas as facetas?

De forma direta, o próprio dentista faz a faceta, em resina, sobre o dente do paciente. De forma indireta, o dentista molda o dente do paciente e envia um modelo em gesso para o laboratório de prótese, que vai preparar a faceta no material e cor pedidos pelo dentista. Com a faceta pronta, o dentista faz a cimentação da mesma sobre o dente / preparo.

Em ambos os casos, haverá necessidade de realizar um preparo (desgaste) no dente que vai receber a faceta. Veja:


Ou assista aqui

O que são facetas do tipo “lentes de contato”?

Lente de contato dentáriaElas estão na moda! São facetas extremamente finas e que, muitas vezes, nem requerem desgaste dos dentes pra que sejam instaladas. Claro que elas não são lentes mesmo, apenas recebem esse nome por causa da semelhança com as lentes de contato usadas nos olhos. As lentes de contato dentárias são indicadas nos casos em que o paciente está insatisfeito com o tamanho, forma e posição dos seus dentes. Já quando há alteração de cor num dente, geralmente elas não são capazes de “cobrir” o dente escuro com eficiência, pois não têm espessura suficiente para esconder o fundo escurecido.

Quanto tempo dura uma faceta?

Depende muito dos hábitos do paciente. Pessoas que não fumam, não ingerem alimentos e bebidas muito ácidos e com corantes e que não têm bruxismo, por exemplo, terão suas facetas íntegras por mais tempo. Mas, de forma geral, as facetas em porcelana duram mais, cerca de 10 anos, e as de resina, menos que isso.

* * *

Não é de hoje que os famosos se utilizam de facetas pra melhorar a estética dos dentes, atores e atrizes fazem isso há anos. O caso mais recente na mídia é o de Ronaldinho Gaúcho, que realizou um tratamento odontológico que incluiu facetas e plástica gengival. Há quem ponha defeito, mas eu achei que ficou bem legal, e o maior interessado (o próprio) tá felizão. 🙂

Facetas laminadas
Caso do Dr. Maurício Querido.

Quer fazer facetas também? Procure um dentista e faça uma avaliação!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Prótese

Marcadores:

274 comentários

  1. Parabéns pelo blog!
    Doutora, tenho um pequeno desvio nos dois dentes da frente, no caso ja usei aparelho e voltou a ficar meio tortinho, nao quero voltar pro aparelho, as facetas corrigem esse pequeno desvio?

    1. Sim Veronica, elas podem corrigir a questão estética. Não que elas corrijam MESMO a posição dos dentes, mas em caso de pequenos problemas de posicionamento dentário, ela dão a impressão do alinhamento dos dentes.

  2. Ana, antes de colocar faceta, eu achei que viria uma foto minha como ficaria com as facetas. Mas não foi assim, tive que decidir o formato e tamanho a partir do meu gosto, e não com uma total simetria estudada como imaginava. E depois, maiores detalhes vendo o protótipo, etc. O especialista que fez minhas facetas (do canino a canino) errou umas seis vezes, e fiquei mais de uma mês com o protótipo, indo lá trocar, e experimentando as facetas (e toda vez vinha de um jeito diferente, me deixando maluca). Até na colocação dos próprios dentes centrais, a dentista errou e deixou eles tortos. Finalmente coloquei, porém, como sempre vieram muito grandes, a dentista desgastou e deixou um torto a linha horizontal. Como me incomodava e era evidente, pedi que desgastasse, para ficar em conforme. Só que agora, do canino a canino está muito pequeno, e eu estou profundamente chateada. A minha dentista me informou que pra fazer de novo, vou ter que pagar de novo e simplesmente não posso, sem contar que é muito injusto. No contrato, falou que tenho assistência em relação a facetas por cinco anos. Eu tenho algum direito que não saiba? Ou terei que entrar em processo? Preciso da sua ajuda.
    No aguardo,

    1. Ariane, entrar com processo é um direito seu. Mas não falo isso como um estímulo, afinal será desgastante para ambas as partes, principalmente pra você que já vem sofrendo com isso faz tempo. Se você não está satisfeita e entende que sua dentista não fez o que foi combinado, deixe isso claro pra ela. Conversem. Se não houver acordo, aí só pela via legal, mesmo. Muitas vezes o problema nesses casos é com o laboratório de prótese que fez as peças (estou falando só pra citar, porque a “culpa”, sendo do dentista ou do laboratório, continua não sendo sua).

  3. Ola, bom eu tenho um aparelho fixo e sabe antes tinha resinas nos meu dentes e o aparelho soltava nos dentes que havia resina, e ai o meu dentista recomendou eu colocar facetas de porcelana, eu queria que você me falasse se o aparelho colaria nas facetas de porcelana, pq nao quero gastar dinheiro colocando algo que nao vai colar.

    1. Emilly, sim, é possível fixar os bráquetes nas facetas de porcelana. Mas eu não recomendo que você faça facetas antes do tratamento ortodôntico, porque com a colagem e remoção dos bráquetes há uma grande chance de estragá-las.

      1. Mas esse e o unico jeito de fazer o meu aparelho colar pq eu nasci com um problema genetico chamado amelogenese imperfeita, e tbm tenho mordida aberta, terei que fazer uma cirurgia e colocar um aparelho autoligante, entao antes de colocar o aparelho ortodontico coloquei resinas e quando coloquei o aparelho fixo os dentes que estavam sem a resina, no caso a dentina, nao soltaram, mas so os que estavam com resina soltaram um ou dois braquetes.

        1. Essa é OUTRA situação, porque existe um motivo que dificulta a fixação dos bráquetes. Repito que você pode colocar as facetas, sim… mas tenha em mente que a remoção dos bráquetes pode danificá-las.

  4. Dra, boa tarde. Fiz um trabalho com facetas mas uma ficou mais escura que as outras. A dentista me falou que o motivo é o canal que foi feito e usaram um pino de metal. Eu achei que a opção pela faceta corrigiria isso. Tem como deixar todos os dentes da mesma cor mesmo com canal?

    1. Edna, a faceta costuma ter certa translucidez, então o que você relata pode acontecer, mesmo. Pra corrigir sem remover esse pino, só se fosse feita uma faceta bem opaca, mas isso não deve ajudar esteticamente, pois a aparência ainda será um pouco diferente das demais. O ideal seria trocar esse pino por um pino estético e fazer uma nova faceta. Enfim… converse com o seu dentista.

  5. Olá Doutora, sou portuguesa mas adoro ler o blog. E tenho uma pequena questão, usei chupeta durante muitos anos e tenho mordida aberta, os meus dois dentes da frente não fecham com os de baixo, de restos os outros estão direitos. É possivel colocar as facetas ? Não posso colocar o aparelho pois sou hospedeira de bordo. Estes dois dentes da frente são feitos de massa, pois os parti quando ainda era criança, por isso há sempre a possibilidade de os refazer novamente.

    1. Bruna, obrigada! 🙂 Se você já tem esses dentes restaurados, talvez facetas não ofereçam a resistência necessária. Pode ser o caso de fazer coroas completas. Procure um dentista pra avaliar.

  6. Ana, se as facetas duram 10 anos então o que acontece depois? É simples troca-las? Outra pergunta, meu dente da frente ficou amarelado por causa de um canal, quero colocar facetas, mas esse dente mesmo depois de 2 anos do canal feito ainda é sensível, as vezes dói, será que tem problema colocar faceta?

    1. Antonela, a troca. É relativamente simples trocá-las sim, basta removê-las ou desgastá-las e confeccionar novas. Em princípio, havendo remanescente suficiente da coroa do dente (e suponho que tenha), nenhum problema em colocar faceta num dente com o canal tratado.

  7. Dra. Ana, primeiramente parabéns pelo conteúdo do blog e a atenção a todos.

    Sempre tive medo de dentista e com isso só prejudiquei meus dentes.

    Tenho dois dentes da frente na parte superior que estão escuros, e fui ao dentista e a única solução é faceta. Estou lendo muito sobre o assunto e estou com receio, pois são dois dentes da frente.

    Meu dentista indicou colocar pino de fibra de vidro e faceta no dente. Colocar o pino de fibra de vidro tem alguma diferença na resultado final? Tem alguma observação sobre o pino de fibra de vidro?

    Meu maior receio é colocar a faceta e cair. Devido ao valor da faceta de porcelana, vou colocar uma mais em conta que o Dentista recomendou. Depois posso trocar essa faceta pela de porcelana?

    Até mais.

    1. Meire, obrigada, fico feliz em ajudar. 🙂

      Então… geralmente a colocação de facetas não exige pino, mas a de coroas, sim. A colocação do pino exige remoção de tecido dentário, e a faceta também. Então poderia sobrar pouco da coroa dentária, e haveria indicação de coroa protética. Mas enfim… vale a avaliação do seu dentista a respeito. Se você fizer faceta de resina agora, pode trocar por outra de porcelana mais tarde, sim.

  8. Oi Ana tudo bem?
    Primeiro obrigada por se dispor a tirar as dúvidas que temos.
    Eu tenho receio de ir ao dentista pois fiz algumas restaurações que não ficaram boas. Coloquei aparelho e depois de 3 anos pedi para tirar pois passou 1 ano do tempo previsto e ainda por cima sai com os dentes piores que estavam.
    Por falta de orientação quanto aos cuidados com aparelho acabei tendo algumas cáries.
    Minha dúvida é: já que tenho restauração é seguro colocar faceta, elas não irão cair? Outra dúvida é se posso ter cárie na parte de dentro do dente que está coberto pela faceta (uma infiltração)? Se sim como saberei para tratar?
    Obrigada!!

    1. Kesis, se o dente é muito restaurado, não dá pra fazer faceta… aí pode ser caso pra coroa. Infiltrações, por definição, ocorrem nas laterais de uma restauração… a possibilidade de cárie sob uma faceta é remotíssima. Eu nunca vi. 😉

  9. Gostaria de saber se posso fazer faceta de porcelana na parte de baixo dos dentes, porque os dentes se desgastaram por causa do bruxismo.

    1. Andressa, depende. Com o bruxismo, pode ser que as facetas não “aguentem” e acabem se soltando recorrentemente. Procure um dentista pra avaliar.

  10. Boa noite doutora, fiz uma faceta de porcelana em um dente da frente que tem canal e ficou escuro, vão completar 3 anos que coloquei ela. Porém ela acabou de soltar, gostaria de saber se é normal isso acontecer, pois eu paguei caro. Gostaria de saber também se da pra colar novamente. Obrigada!

  11. Doutora, por favor me oriente, vou colocar uma ponte fixa, meu dentista quer fazer uma coroa de porcelana no meu dente do lado, disse: que é pra ficar da cor da ponte fixa, estou com medo pois coroa tem que desgastar o dente, não quero perder mais dentes, por favor me responda, obrigada.

    1. Valdirene, e por que seu dentista quer fazer essa coroa? Esse dente está muito restaurado? Estrá frágil? Porque, se está e ele vai ser usado como apoio da prótese, pode ser necessário fazer coroa, mesmo (deve ser, se não seu dentista não indicaria coroa).

  12. Ola doutora Ana… Recentemente coloquei lentes de contato dental em 10 dentes superiores e achei que ficou amarelado. Usamos o BL2, mas na raiz do dente (nos cantinhos dos dentes) voce ve um tom mais amarelado do que nas pontas.. Isso esta me incomodando muito, visto que investi um bom dinheiro e minha intenção eram dentes bem branquinhos… Um outro dentista comentou comigo que se tivesse sido feito um clareamento nos meus dentes antes de se colar as lentes de contato, o resultado com certeza teria sido dentes mais branquinhos. O que você indicaria nesse caso? Refazer tudo, seguindo essa dica do outro dentista, seria um procedimento doloroso ou desgastoso para os meus dentes? Ou seria possível clarear esses cantinhos e obter um resultado mais parecido com o que eu esperava? Muito obrigada pela atenção.

    1. Ana, as lentes de contato têm alguma transparência, então elas mostram a cor do dente por baixo delas, sim. O clareamento prévio poderia ter ajudado nesse sentido. Até é possível refazer tudo, mas vai dar um trabalhão remover essas lentes sem danos aos seus dentes, além de que elas estariam perdidas, seria preciso começar do zero. A parte da coroa do dente mais próxima à gengiva é mais amarelada mesmo, isso em qualquer pessoa (em maior ou menor grau), porque essa é uma região com mais dentina.

      1. Boa tarde,
        Dra. pretendo fazer duas coroas e um dente fixo, foi sugerido por meu dentista o uso de ceromero (se não me engano este é o nome), vale a pena investir nesse material? Aguardo.
        Obrigada.

        1. Agri, o cerômero é um tipo de resina reforçada com cerâmica. É um material resistente e estético. Eu acho que vale a pena investir, sim. A não ser que você possa e queira investir em porcelana, aí sugiro uma coroa metalocerâmica ou inteira de porcelana.

  13. Meu dentista desgastou demais meu dente da frente e colocou porcelana, porem não posso comer com segurança porque ela cai, me decepcionei demais com isso pois é muito constrangedor você sair com uns amigos e não poder comer com segurança sem medo.

  14. Vou fazer uma faceta na parte inferior da boca, so que acho que vou usar aparelho, tem algum problema eu fazer a faceta e depois colocar o aparelho ?

    1. Débora, é possível colar o bráquete na faceta normalmente, mas pode ser que quando o aparelho for removido, lá no fim do tratamento ortodôntico, a faceta risque os estrague… e aí será necessário trocá-la.

  15. Olá, tenho uma dúvida, fiz 10 dentes com lente de contato bl2, só que eu queria ainda mais branco, tem como clarear ou só trocando de lente ?

  16. Dra., meus dentes incisivos centrais tem resina nas pontas devido bruxismo. Porém eles estão desgastados de novo ainda com um pouco de resina, para restaurar novamente precisa retirar toda resina que há nele? Corre risco de desgastar o dente? obg

    1. Danilo, nesse caso acho melhor remover toda a resina, sim, e fazer uma nova restauração. Pode ser necessário algum desgaste, mas depende da avaliação do dentista.

  17. Boa noite !! Adorei o blog, super explicativo. Tenho fluorose em dois dentes superior na frente. São pequenas manchas brancas. Gostaria de fazer faceta de resina, porque no momento não tenho condições de fazer as de porcelana. Eu teria que fazer toda a linha do sorriso ? E cobriria realmente as manchas ?

    Grata !

    1. Luana, não, em princípio seria suficiente fazer faceta apenas nesses 2 dentes. Sim, as manchas seriam realmente cobertas. Procure um dentista pra avaliar.

  18. Coloquei as facetas de porcelana e a dentista disse que é e-max. Ela desgastou muito meu dente e quando colocou as facetas os dentes ficaram com uma aparencia estranha, tipo com as pontas pra fora e muito alto, mal da pra fechar os lábios. Tem como corrigir isso? Estou muito triste, pois paguei caro por um sorriso bonito e hoje tenho vergonha de sorrir.

    1. Fafa, tem como corrigi sim, mas só trocando as facetas. Converse com a sua dentista, deixe clara sua insatisfação.

  19. Bom dia! Doutora, estou confusa agora… Tenho os 4 dentes da frente com problemas! Os dois laterais quebraram pela metade e estão com obturações, um dente do meio também é obturado, sendo que o outro é uma coroa. A estética já está bem feia e fui ao dentista, ele me indicou fazer facetas nos 4 + pinos. Vi os comentarios e você diz que não é possível colocar facetas onde há pouca parte do dente, uma vez que a faceta é cimentada no dente. O que eu faço? Pois referente a avaliação que o dentista fez, só falou sobre faceta.

    1. Maria, se seu dentista acha que dá, deve dar. Mas realmente, quando o dente é muito restaurado, pode haver indicação de coroas, porque facetas não seriam suficientes pra oferecer resistência ao dente.

  20. Olá,

    Coloquei faceta de resina pois meus dentes tinham canal, gostaria de saber se posso colocar a de porcelana? Pois não gostei das de resinas achei meu sorriso diferente, fora que não tenho mais segurança, quase não consigo mais comer. Não sei mais o que faço, morro de medo de ficar sem meus dentes.

    1. Em princípio é só substituir as de resina pelas de porcelana, Elisangela. Procure um dentista pra avaliar.

  21. Olá Doutora,
    Achei seu post interessantíssimo.
    Tenho 01 dente muito torto, na frente ao lado dos dois principais.
    Mas não gostaria de colocar aparelho e queria fazer o clareamento e colocar direto a faceta nos meus dentes.
    Tem como??? O meu dentista pode cerrar um pouco o meu dente e colocar a faceta??
    Qual é a melhor faceta na sua opinião? A faceta em Ceromero ou a faceta em Ceramica Pura??
    Quero ter uma cor de dente PERFEITA, bem branco…
    Tem como fazer tudo isso… rsrsrs???
    Ansioso pela resposta…\o/

    1. Hemerson, pode ser possível, sim. É preciso avaliar. A faceta mais estética é a de cerâmica. Procure um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar.

  22. Dra. precisa remover qualquer resina que tenha no dente antes de colocar a lente de contato, ou pode colocar por cima da resina mesmo?

  23. Ola doutora, tenho faceta no dente da frente, devido a um canal meu dente amarelou, o dentista me indicou fazer faceta, quero saber se posso colocar aparelho?

    1. Pode, Ana. Mas o dia em que o aparelho for removido, pode estragar a faceta, e aí você terá que fazer outra (SE estragar).

      1. Dra., boa tarde estou com uma duvida enorme, eu estava em tratamento de canal e a dentista me indicou duas opcoes, ou eu restaurar ou colocar pino e faceta pq meus dentes da frente tem restauracao dos dois lados e tera atras, o q vc me indica fazer ? A minha duvida e pq o meu dente nao ta quebrado nao, e o pino e mais quando quebra ne? Me ajuda n sei o q faço.

        1. Kamila, o pino serve pra dar mais resistência ao conjunto dente + restauração. Se o seu dente tem bastante restauração, o pino é uma boa ideia.

        1. Poder pode, Yasmim. Mas o gel clareador só vai clarear dentes naturais, não as facetas. Aí você terá que trocar a faceta.

  24. Estou colocando faceta, só que um dente que coloquei, na hora da mastigação está muito dolorido, estou evitando de mastigar o lado que dói, só mastigo de um lado. Já falei com minha dentista, ela falou que no início é normal. Mas doutora e normal sentir dor na mastigação? Estou preocupada. Abraços.

    1. Silvania, se o procedimento for muito recente, pode haver alguma sensibilidade, sim. Fique de olho, se continuar assim, sua dentista vai ter que reavaliar.

  25. Ola, coloquei facetas de porcelana ha mais ou menos 17 dias de canino a canino. Ocorre que desde la meus 6 dentes estao mto sensiveis qdo entram em contato com o frio. Para piorar, os caninos estao doendo independentemente do contato com o frio, fato que esta me levando a tomar um tylenol de 8 em 8 hras. Nao houve sinal de melhora nesses dias. Meus dentes sempre foram sensiveis mas nao a esse ponto. Minha dentista acha que vai passar. Terca volto nela. Porem, gostaria se saber desde ja se essa sensibilidade continua eh normal desde da colocacao das facetas, e qual sugestoes vc teria para evitar um canal. Ja recebi aplicacao de laser vermelho e selante perto das gengivas para não entrar nada no espaco entre as faceta e os dentes desgastado. Estou bastante preocupado. Obrigado!

    1. RB, parece uma sensibilidade pós-procedimento, mesmo… considerando que os dentes foram desgastados e as facetas são coladas com um cimento resinoso, sendo preciso, muitas vezes, condicionar com ácido e usar adesivo, e que todas essas substâncias e o desgaste em si podem “irritar” os “nervos” dos dentes, creio que o problema é esse. A tendência é da sensibilidade diminuir.

      1. Cara Dra. Ana, desde ja agradeco os esclarecimentos. Em que pese saber que a reacao a sensibilidade depende de pessoa para pessoa, a dra saberia me dizer se essa sensibilidade dps de mais ou menos 22 dias, eh normal? Ou ja ta mto tempo? Abs!

  26. Tenho 4 lentes de contato, porém não gostei muito da cor, acho meio acinzentado em relação aos meus outros dentes. O dentista falou que podemos tentar um clareamento dental por trás dos dentes com gel, pois as lentes são transparentes. Posso mesmo obter um bom resultado com esse clareamento por trás dos dentes? Fiquei animada, rs. Obrigada!

    1. Não custa tentar, Line. Se o problema for a cor do dente aparecendo por baixo da faceta… pode ajudar.

  27. Olá, doutora!

    Tenho os dentes alem de grandes, bem largos… Gostaria muito de diminui-los, nesse caso as facetas solucionariam o meu problema?

    1. Sozinhas não, Angélica… porque ficariam espaços entre os seus dentes. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (Dentística).

  28. Dra. Queria saber se as facetas de ceromero são boas, são resistentes, e outra, quando eu fizer posso morder qualquer coisa que não vai estraga-las, não?

    1. Sim Michelly, as facetas de cerômero são boas e resistentes. O cerômero é uma “resina reforçada”, digamos assim. A ideia é que você morda normalmente.

  29. Olá Ana!! Estava com saudades de vir te incomodar já rsrsrs

    Esses dias me passou uma dúvida e vim tirá-la, se possível…

    Pretendo fazer esta arte em meu sorriso após o termino do tratamento odontológico…
    É viável/possível/indicado realizar este processo (seja de porcelana ou de resina) logo após tirar o aparelho?

    Pergunto isso pois em minha visão, o planejamento das facetas são realizadas conforme o posicionamento de meu dente no momento certo? Porém, se fizer isso logo após tirar o aparelho, imagino que haja uma movimentação no período de alguns meses, ou não?

    Qual o período de espera que você indicaria a um paciente para colocar facetas após tirar o aparelho?

    1. O ideal seria planejar as facetas desde já, Valério. Não que não seja possível fazer as facetas logo após a remoção do aparelho, mas se o seu ortodontista já souber da sua intenção de instalar facetas antes, ele pode manter alguns espaços entre os dentes, por exemplo, deixando as facetas mais adequadas e com menos necessidade de desgastes dentários. Alguma movimentação / acomodação dentária pode haver, sim, depois de alguns meses da remoção do aparelho. O uso da contenção geralmente evita isso.

  30. Doutora, eu sofri um trauma com meus 7 anos de idade no dente 11 e hoje estou com meus 23 e recentemente removi o aparelho fixo, depois de muitos anos usando por questões de mordida e estética. No meio do meu tratamento ainda com o aparelho surgiu a necessidade de realizar canal no dente do trauma, pois na época não foi realizado, porém ao tentar tratar identificaram que o dente calcificou no osso da face e é impossível abrir o canal segundo o especialista nessa área. Nesses ultimos anos o dente veio escurecendo muito e hoje está bem amarelado e nas fotos aparenta acizentado, o que está me incomodando muito. Realizei dois orçamentos com dentista da minha cidade, um deles me indicou realizar um clareamento externo na tentativa de clarear, mas não acredito que possa adiantar já que pela lógica é algo interno e não externo e o outro dentista deu a ideia de realizar uma faceta de resina, mas me disse que talvez a cor alcançada não seja satisfatória, pois o dente de que será encoberto pode transparecer a cor amarela, mas que já ajudaria um pouco principalmente porque esse dente também tem uma pequena diferença de tamanho porque quebrou na queda e mesmo com o uso do aparelho ainda continuou um pouco separado. Estou com muitas duvidas e nenhum pouco confortável principalmente porque se eu optar por uma faceta o dente será desgastado sem que eu possa voltar atrás. O que me recomenda realizar?

    1. Francielle, eu acho que vale fazer o clareamento externo, sim. Qualquer branqueamento que vocês consigam, já ajuda. Mas a solução, mesmo, creio que só com a faceta. Sim, é um procedimento irreversível, mas esteticamente deve compensar.

  31. Doutora, acabei de tirar o aparelho, porém meu incisivo lateral dos dentes superiores é um pouco pequeno, que tratamento você me indicaria? Facetas de porcelana seria uma boa ideia? Obrigado pela atenção.

  32. Boa noite, dra. Ana.

    Tirei meu aparelho fixo nessa terça-feira (26/04) e quando cheguei em casa percebi que meus dentes “de cima” estão muito pra frente e ate outras pessoas perceberam isso. Para minha dentista colocar meus dentes mais para trás eu terei que colocar o aparelho fixo novamente? No momento estou usando o móvel como ela me indicou.

    Só não questionei ela na hora pois só fui realmente ver meus dentes com atenção quando cheguei em casa…

  33. Olá Doutora.
    Eu bati meu dente 21, e ele ficou necrosado, de uma cor meio roxinha.
    Fiz uma faceta de resina, a doutora disse que não era o caso pra faceta, e que o clareamento resolvia, só que fiz isso ano passado e não pensei muito bem, acabei fazendo.
    Agora eu quero tirar a faceta,e fazer o clareamento interno, é possível? E outra dúvida, é que se ele for clareado, meus outros dentes não são brancos, são amarelados, esse dente pode ir amarelando com o tempo? Ou ele sempre vai ficar daquela cor obtida pelo clareamento interno?
    Já tratei o canal dele esse ano, e por eu ter 17 anos, a doutora me disse algo sobre o dente ser calcificado, não lembro muito bem.

    1. Marcos, se não foi feito nenhum desgaste no seu dente pra instalar a faceta, ok, ela pode ser removida. Já se foi feito desgaste, não tem como. O clareamento interno será feito até o ponto em que a cor do dente clareado e a dos demais “combine”. Mas sim, como qualquer dente clareado, ele vai amarelando com o tempo.

  34. Olá doutora, tenho os meus dentes bastante tortos e um pouco amarelados e gostaria de saber se ao invés da implantação do aparelho eu posso corrigir com as lentes de porcelana, pois como eu tenho fobia de dentista é sempre uma guerra.

    1. Se não forem muito tortos, até pode, Elaine. Mas essa seria uma correção puramente estética, o encaixe dos seus arcos dentários continuaria “errada” (se é que atualmente ela é errada). Se você tem medo de dentista, me parece que usar aparelho e depois fazer o clareamento é uma opção menos invasiva, embora mais demorada. Mas procure um dentista especialista em estética (Dentística) pra avaliar.

  35. Dra., to querendo fechar meu diastema com resina mas tenho medo de não funcionar, me explica um pouco sobre esse assunto porque não queria usar aparelho ortodôntico.

      1. Fiz facetas de porcelana nos 4 dentes da frente. Estão manchados, estranho. Será que são de porcelana mesmo? Posso troca-las?

  36. Olá Doutora, coloquei as porcelanas faz uns 6 meses, parece que ficou longe da gengiva, eu falei para a dentista e ela fala que ta normal, mas eu sinto que aquele espaço ali causa mau cheiro escovo, escovo e uso enxaguante e sempre tem ali cheiro ruim que não gosto, acabo de escovar os dentes dali alguns minutos já sinto que tem cheiro, o que fazer?

    1. Loreci, esse espaço fica onde? Entre um dente e outro o no contorno da coroa? Se for entre dentes, pode ser apenas um local mais retentivo, então é preciso higienizar com critério. Já se for um “degrau” ao redor da coroa, pode haver alguma desadaptação… e sua dentista vai precisar reavaliar.

        1. Ana, em princípio pode. O problema não é nem você usar a placa, mas o bruxismo em si, que pode colocar bastante força sobre os dentes das facetas, e acabar descolando elas. Enfim… procure um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar.

  37. Ola Dra. Bom, meu sorriso é muito feio, tenho várias restaurações nos quatro dentes superiores da frente e são muito escuros. Alem do mais, minha gengiva está subindo, não cobre mais a raiz do dente, eles são escuros e sem brilho. Fiz um tratamento muito caro em todos os dentes e gostei muito, porem esses da frente que são cartão de visita de qualquer pessoa não são nada bonitos. Desses quatro, são três canais. O que quero saber é se é possível clarear esses dentes, deixando sua aparência mais bonita? Ahhh, pra piorar ainda uso aparelho ortodôntico, mas não esconde essa deficiência dos meus dentes da frente. Obrigada!

    1. Martha, sim, clarear esses dentes e trocar as restaurações é uma possibilidade. Mas eu sugiro que isso seja feito depois da remoção do aparelho… o clareamento interno até pode ser feito já, mas o externo não, por causa dos bráquetes. Se a cor é muito escura, pode-se pensar, também, em facetas (como falo no texto) ou coroas, de forma a se obter uma melhor estética.

  38. Olá doutora Ana, meu caso é no meu ponto de vista complexo, no momento uso o aparelho normal convencional, porém acho que não vai chegar em lugar nenhum, meus dentes estão muito tortos, a parte superior está muito para frente e a de baixo está muito para trás, fora que tenho 4 dentes que foram extraídos, dois em cima e dois em baixo, com buracos, se possível até envio umas fotos para você analisar, mas a pergunta que eu quero saber é:
    É possível colocar facetas ou coroas em meus dentes?

    1. E por que você acha que o tratamento não vai chegar a lugar nenhum, Gleyson? Sim, havendo indicação, nada impede que você faça facetas ou coroas nos seus dentes após a conclusão do tratamento ortodôntico.

  39. Dra. Ana,

    Então a senhora informa que as facetas de porcelanas não mudam de cor. E se, por ventura, as facetas de porcelanas mudaram de cor, isso pode ocorrer ?
    Aguardo seus comentários. Desde já agradeço.

    1. Nunca vi acontecer. A não ser depois de muitos anos, mas mesmo assim não é algo comum (e também não é o seu caso).

  40. Olá Dra. Ana,

    Tenho lido seus comentários e gostaria de tirar algumas dúvidas. Fiz um procedimento de colocação de facetas de porcelanas em todos os dentes, pois meus dentes eram feios, tanto em cor como em forma. O resultado foi maravilhoso. Porém, como o tratamento se prolongou, um ano depois, tive que refazer umas facetas dos dentes superiores (canino a canino). Percebi que a coloração das facetas de porcelanas, que havia colocado há um ano atrás mudaram, ficaram um pouco amareladas (levemente escurecidas). Isso é perceptível, pois a dentista tentou colocar as novas facetas (da mesma cor que havíamos colocado há um ano atrás) e estão destoando das demais.
    Questiono:
    As facetas de porcelana mudam de cor com o passar do tempo?
    Quando questiono ao meu dentista ele me informa que, os dentes, após a colocação das facetas, hidratam e mudam um pouco de cor e, além disso, absorvem um pouco da cor do dente desgastado. Esta informação é procedente?
    Aguardo comentários.

    1. Maria, acho mais provável os dentes por baixo das facetas terem escurecido (porque sim, as facetas têm certa transparência) do que elas terem mudado de cor.

  41. Boa noite, eu fiz esse procedimento de porcelana e eu achei muito caro, me arrependi, eu posso usar a resina normal novamente dps que eu remove-las ?

    1. Rodolfo, não entendi… você fez, achou caro e vai remover? Já que você pagou caro não seria melhor manter? Ou você não gostou? De qualquer forma… sim, removendo as de porcelana, é possível fazer facetas de resina.

  42. Dra. ficou ótimo o post, mas tenho algumas dúvidas:

    Sei que o preço varia, não existe um padrão… Mas qual seria uma média de valor para fazer cada faceta normal de porcelana? E para o tipo “lente de contato”?

    Outra coisa, quando levantada a necessidade de renovar a faceta (digamos que chegou na vida util de 10 anos, começou a ficar desgastada, perdeu cor, sei lá, algo do genero), a retirada da faceta para inserir outra ocorre de que forma?

    1. Valério, são tantas variáveis… qualquer coisa que eu diga é “chute”. Pode custar R$ 1.000,00, pode custar R$ 10.000,00. A lente de contato costuma ser mais cara que a faceta convencional por ser mais fina e muitas vezes nem exigir desgaste dentário. A faceta é removida, geralmente, por desgaste. Desgasta-se ela toda.

      1. Ana, outra dúvida que me veio agora…
        Existe lente de contato feita em resina também? Sem que precise realizar desgaste do dente…

        E você comentou que dura menos que a de porcelana, se eu tiver um cuidado grande, escovação correta, cuidado com alimentos, etc… Chega a durar pelo menos 5 anos?

        1. A lente de contato, em si, não. O que as pessoas chamam de “lente de contato” na verdade é uma faceta muito fina… e não dá pra fazer facetas muito finas em resina. Uma faceta em resina pode durar até mais de 5 anos… vai muito dos hábitos da pessoa.

          1. Resumindo: a faceta acaba se tornando uma coisa para a vida inteira então, correto? Sempre precisarei renovar com novas, não posso após 20 anos de uso decidir parar, por exemplo…

            Pois se eu coloca-la, quando começar a amarelar, não posso apenar tirá-la, pois foi feito desgaste no dente, e meu dente ficaria feio desgastado. Estou certo?

            Na verdade não sei qual o grau deste desgaste, mas eu imagino que sem facetas eles devem ficar feio após esse processo, né?

          2. Havendo desgastes, é pra vida toda sim, Valério… como uma restauração ou prótese. Não dá pra ficar sem, pois exporia o dente sem esmalte, o que ficaria feio e deixaria o dente vulnerável a cáries, sensibilidade dentinária, etc..

          3. Entendi!!!

            Como sempre esclarecendo minhas perguntas!! Logo terás que começar a cobrar mensalidade para mim, de tanto que te incomodo aqui né kkkk

            Obrigado Ana <3

  43. Olá! Ana, eu chupei chupeta durante muito tempo, consequentemente minha mordida é aberta. Eu gostaria de colocar facetas de porcelana por estética e pela funcionalidade dos meus dentes, mas antes queria saber se é necessário colocar o aparelho ortodôntico?!

    1. Depende da severidade da sua mordida aberta, Gabriela. Se for de moderada a severa, o ideal é usar aparelho ortodôntico antes.

  44. Meu dente doeu, fiz o RAIO X e então ele constatou que tinha que fazer o canal, mas ele naum doi mais, tenho que fazer o canal mesmo assim? Obrigado.

    1. Fausto, se há indicação de tratamento de canal, tem, mesmo que o dente tenha parado de doer. Não haver mais dor pode ser sinal de que o nervo do dente necrosou(“morreu”), o que confirma a necessidade de tratar o canal.

  45. Olá Dra. ANA, coloquei faceta nos quatro dentes da frente ja ha uns 3 anos, no principio gostei muito do resultado, ao passar alguns meses descobri que tinha bruxismo e ao dormir sempre soltava a faceta, ai veio o arrependimento, então descobri uma placa tipo de fazer clareamento feita de um plastico duro, então tenho que dormir com ela todos os dias, resolveu o problema sim, não solta mais a faceta graças a Deus, mas os dentes ficaram sensiveis por demais, fiz o RAIO X e então levei ao dentista e recebi o diagnostico de fazer o canal nesses 2 dentes porque 2 eu ja tinha feito anteriormente, vc me indicaria faze-lo?! E existe tratamento para o BRUXISMO?

    Obrigado.

    1. Fausto, a indicação de tratamento de canal se deu por quê? Apenas pela sensibilidade que você sente ou a radiografia mostrou alguma alteração? Seu dentista explicou o motivo?

  46. DRA., AQUI NA MINHA CIDADE OS DENTISTAS NUNCA OUVIRAM FALAR EM FACETAS DE LENTE DE CONTATO, SONHO EM TER UNS DENTES LINDOS.

    1. Duvido, Celia. Eles só não devem trabalhar com a técnica, que é meio novidade, mesmo. Mas lentes de contato nada mais são do que facetas BEM fininhas… eles não fazem facetas?

  47. Olá Dra. Fiz as lentes de porcelana, não gostei nem do formato e nem da cor, pois os meus dentes ficaram bem visíveis através das lente, e isso não é nada natural. A minha dentista não aceita as minhas queixas. Gostaria de saber se é possível passar algum tipo de verniz nas lentes de porcelana para encobrir a sombra dos meus dentes naturais ? Ou se é possível fazer uma nova colagem por cima das lentes já existentes?

  48. Olá, Dra. Ana !
    Primeiramente agradeço pelo texto esclarecedor e gentileza em responder tantas dúvidas. A minha diz respeito as facetas de resina. Meus dentes são saudáveis e o resultado esperado é puramente estético. Os dois dentes da frente sao levemente virados para dentro, além de haver um espaço de pelo menos 1 mm entre eles. Sendo assim, a faceta de resina poderia também resolver o fato deles serem tortos ? Haveria desgaste do esmalte ? Você recomenda a resina nesse caso (fui sugerida pelo dentista usar aparelho odontológico pára resolver a questao deles serem tortos, mas realmente nao queria passar dois anos com aparelhos nos dentes). 🙁

    1. Jéssica, se seus dentes forem apenas levemente tortos, é possível corrigir a posição deles (“dar a impressão de”, pra ser mais precisa) com faceta ou coroa, assim como fechar o espaço entre os dentes (diastema). Sim, certamente seria preciso desgatar esmalte. Compreendo que você não queira se submeter a um tratamento ortodôntico, mas sendo o diastema pequeno e havendo espaço (e há, até pelo diastema), a correção com aparelho pode ser bem rápida, apenas alguns meses. E sem qualquer desgaste dos seus dentes.

      1. Fiz as lentes de contato para o meu noivo que possui diastema semelhante ao seu, sem nenhum desgaste distal, apenas no 11 e 21, o espaço é apenas do diastema mesmo e um pouco incisal. Como seu caso e estético, não aconselho a desgastar dente! Coloque o aparelho ou faça as lentes. Ele foi a um outro dentista e ele queria desgastar a distal para colocar as lentes. Eu já havia feito um curso teórico de lentes mas nunca tinha praticado. Resolvi fazer nele sem nenhum desgaste pra cobrir o diastema. O resultado foi ótimo.

  49. Olá Dr. Ana Tokus, meu plano cobre o tratamento de faceta de resina fotoativada, no caso seria esse tratamento indicado para fazer? Tenho obturações que estão ficando escuras e rachando.
    Muito obrigada pela atenção!

  50. Doutora, é verdade que as “lentes de contato” não precisam de desgaste algum para serem colocadas? Uma pessoa que as usa, se um dia caísse a “lente”, se não houve desgaste, ela poderia simplesmente decidir não usar mais?
    E quem tem restaurações, pode usar? A lente preencheria a cavidade deixada pela cárie?

    Obrigada 😀

    1. Karen, realmente não há necessidade de desgaste, mas em casos bem específicos… tem que haver um espaço mínimo disponível pra lente ser instalada, se não só desgastando. Se a pessoa tem espaços entre os dentes, por exemplo, provavelmente não precisará de desgastes. Sim, se a lente caísse e a pessoa não quisesse mais usá-la, ela poderia não usar mais, mas isso EM TESE. Se forem 6 lentes, nos 6 dentes anteriores, por exemplo, e caísse uma só, ficaria esquisitão. Quem já tem restauração, desde que pequena, pode usar a lente sobre a restauração, sim.

  51. Uma dúvida Ana Tokus, essas laminas podem descolar ? Nao fumo, as vezes so bebo mesmo, elas vao durar quanto tempo sem descolar ? Qual valor ?

    1. Poder podem, Adamo… mas não devem. É raro isso acontecer e, quando acontece, deve haver algum motivo bem específico (problema na cimentação, interferência oclusal, etc.). O valor depende do casa, do material, etc.. É preciso avaliar.

  52. Olá doutora!
    Tenho restaurações nos meus dois dentes da frente da parte superior, estou pensando em fazer uma faceta de resina composta, a senhora me aconselharia a fazer?
    Não me sinto bem em sorrir, pois minhas restaurações estão desgastadas. Mas já ouvi comentários que essas facetas de resina não são boas, se desgastam facilmente. Vale a pena fazer?
    Que tipo de materiais são os melhores para fazer esse procedimento? Para que eu possa perguntar ao profissional se ele vai utilizar. Desta forma me sentirei mas segura em realizar a faceta composta.
    Desde já lhe agradeço!

    1. Ana, tanto a faceta de resina quanto a de porcelana são estéticas e duráveis. A de porcelana é mais durável e tem estética um pouco superior. Se você não está satisfeita com as suas restaurações, acho uma boa ideia fazer facetas, sim. Procure um dentista especialista em estética (Dentística) pra avaliar.

  53. Parabéns pelo excelente trabalho realizado aqui no blog. Coloquei 3 facetas há 3 anos, foi de cerâmica e o dentista disse que houve pouco desgaste para cimentá-las.
    Não gostei do resultado, os dentes são opacos e nas fotos que tiro ficam acinzentados e sem brilho.
    Vou ter que retirá-las. Minha dúvida é se há algum risco do dente quebrar na remoção e se caso eles estiverem opacos tem como resolver sem novas facetas. Obrigada!

    1. Fabiana, não, é altamente improvável qualquer dano ao seu dente na remoção das facetas, elas podem até ser desgastadas por completo, e não removidas. Pra resolver problemas de cor / opacidade, só fazendo novas facetas.

  54. Bom dia, quando criança sofri uma queda e bati com a boca no chão. Na época usava aparelho fixo e acredito que tenha afetado a parte interna dos dentes, pois ficaram escuros.
    Usei resina por um bom tempo, mas sempre voltava a escurecer. Agora, resolvi colocar as facetas de porcelana nos dois dentes da frente, só que para minha surpresa já se descolaram por duas vezes, sendo que sou muito cuidadosa e não mastigo alimentos duros. Quando a faceta se soltou pude perceber que meu dente está muito escuro e extremamente desgastado. Não me sinto mais segura de usar a faceta, pois tenho medo que se solte. Paguei caro por um tratamento que não resolveu meu problema. A faceta que sai com facilidade é a do dente direito, sendo que a do esquerdo continua normal, Alguma sugestão?? Muito obrigada.

    1. Thaís, isso não devera estar acontecendo. É preciso que seu dentista reavalie o preparo (desgaste) do dente, a cimentação… pra tentar entender onde está o problema e resolvê-lo.

    2. Incrível como o meu caso é exatamente igual o da Thais . A queda (jogando futebol ), usava aparelhos, ficava escuro, usava resina… Coloquei facetas também nos dois da frente, sou extremamente cuidadoso ao me alimentar (não como mais maçã do jeito convencional por exemplo, e evito algo que sinto que vai forçar os dentes da frente) e a faceta já caiu mais de uma vez… Até o mesmo lado ! (direito). Realmente o outro está normal, e eu já percebi também que o que sai revela um dente bem escuro… Parecido demais ! A diferença é que eu já percebi minha gengiva sangrar, não sei se por causa da pressão da faceta ou se tem outro motivo. Hoje saiu pela terceira vez, é de uma angustia tremenda, alem da perda da segurança. Vou ter que voltar lá pela terceira vez…

      1. Parece, também, algum problema de adesão / retenção, Alessandro. O sangramento gengival pode ser por alguma desadaptação que está retendo resíduos, causado uma gengivite marginal. Procure higienizar bem.

  55. Boa tarde Drª, estou pesquisando sobre facetas e encontrei seu blog, amei!

    Então, meus dentes são muito desgastados e tenho três pivos (Coroa), esses dentes dá para fazer o uso de facetas neles? Ou as facetas só podem ser colocadas nos outros dentes?

    1. Clarice, se você já tem coroas, não dá pra fazer facetas… mas dá pra fazer novas coroas. As facetas são colocadas apenas sobre dentes naturais, não próteses.

  56. Olá Dra, boa noite.
    Há 10 meses coloquei lentes de contato dental na arcada superior e inferior, para correção de diastemas. No começo, adorei o resultado. Meus dentes ficaram brancos e os diastemas foram fechados.
    Agora, passados 10 meses, noto que não estão mais tão brancos. Comecei a notar que estão ficando mais amarelados, e comparando com fotos da época em que as coloquei, constatei que realmente estão! Na época, o dentista me garantiu que essas lentes não mudariam de cor nunca, por isso seriam tão mais caras que as de resina! Quando em uma consulta mostrei para ele e disse que estavam amarelando, ele disse que não estão, mas a mudança é nítida, todos da minha família também repararam. Não sei como proceder, uma vez que o dentista não admite que as lentes estão realmente mudando com tempo. O meu grande medo é amarelarem ainda mais! Paguei uma fortuna por esse tratamento e estou um pouco decepcionada. Pensei em usar um gel para clareamento dental na parte de dentro da arcada, onde estão meus dentes naturais. Você acha que isso faria com que o branco do dente aparecesse através da lente, uma vez q o dente é translúcido e a lente também? É normal essas lentes mudarem de cor com o tempo?
    Desde já, agradeço muito a atenção! Parabéns pelo lindo trabalho aqui no blog! Bjs

    1. Carla, se essas lentes são de cerâmica, não faz sentido a mudança de cor, ainda mais em tão pouco tempo. Tem alguma coisa estranha aí… ou a cerâmica não é cerâmica, ou há algum problema com a cimentação… confesso que não saberia dizer ao certo porque, como disse, não faz sentido. Quanto à possibilidade de clareamento, não acho que ajudaria em nada, pois clarearia apenas a face de trás dos seus dentes, o que não seria útil.

      E obrigada. 🙂

      1. Olá Dra, bom dia!
        Já havia mandado outro texto, mas acho que por algum motivo o mesmo não foi enviado para você!
        As lentes foram vendidas para mim como cerâmica. Inclusive isso está especificado na nota de serviço!
        Elas estão realmente mudando de cor, ficando amareladas.
        O laboratório que esse dentista mandou confeccioná-las é um dos mais conceituados do país, por esse motivo acho difícil terem vendido gato por lebre…
        Você acha que um outro profissional pode confirmar o material da lente, ou uma vez que foi instalada fica difícil essa percepção?
        Esse amarelamento pode estar sendo causado por um problema com a cimentação?
        Existe algum alimento ou algum hábito que deva ser evitado quando a pessoa possui lentes de contato dental, que possa amarelar as mesmas, segundo os profissionais em estética?
        Caso o dentista não admita que as lentes estão realmente alteradas, como devo proceder?
        Desculpe tantas perguntas, mas estou com medo de ficar com um sorriso cada vez mais amarelado, tendo gasto um dinheirão para que isso não acontecesse!
        Se puder me esclarecer essas dúvidas, lhe seria eternamente grata!
        Por favor, me ajude!
        Gostaria muito de sua opinião, como profissional da área!!!
        Mais uma vez, a parabenizo pelo blog e agradeço a atenção.
        Bjs

        1. Carla, realmente não chegou nenhum comentário seu por esses dias. Qualquer dentista pode identificar se a lente é de resina ou de cerâmica e, se for de cerâmica, reitero: não faz sentido a mudança de cor. E se a mudança é óbvia, o seu dentista vai ter que admitir e explicar de alguma forma… porque habitos e alimentação poderiam ser um problema em longo prazo, mas não em tão pouco tempo. Eu acho que tem-se que partir do princípio que todo mundo é inocente até prova em contrário… não é justo você chegar no seu dentista acusando-o de ter “vendido gato por lebre”, porque talvez tenha sido erro do laboratório. Assim como não é justo o seu dentista acusar o laboratório sem entender, antes, como as coisas foram feitas. Uma hipótese: era pra ter sido feito em cerâmica e acabou sendo feito em resina (sem qualquer má intenção, erro mesmo)… seu dentista não percebeu e cimentou mesmo assim. É uma hipótese esdrúxula, mas vai que? Enfim… o primeiro passo é seu dentista enxergar esse amarelamento como você. O segundo passo é identificar a causa. O terceiro passo é a correção disso sem que você tenha que arcar sozinha com os custos.

          Ou eu estou sendo ingênua. 😉 Conversem… é sempre melhor.

          1. Dra, mais uma vez lhe sou muito grata por responder com tamanha paciencia todos os leitores, inclusive a mim!
            O blog é maravilhoso e você mais ainda. Conversarei novamente com meu dentista, seguindo seu conselho.
            Tentarei fazer com que ele “enxergue” esse amarelamento, assim como eu, minha família e amigos.
            Caso não admita, procurarei outro dentista para que me confirme o material e, em último caso, o próprio laboratório que as lentes dentais foram confeccionadas.
            Desejo a você e sua família, um Natal de muita paz e um próspero ano novo.
            Beijos com carinho.

  57. Oi Ana, tudo bem?
    Há dois meses tive uma média fratura da coroa no incisivo/11 e fiz canal depois. Ele ficou um pouco amarelado, queria saber se posso colocar uma faceta de resina? Nas indicações suas acima, não vi que é indicado para dentes fraturados também, por isso minha dúvida.
    Outra coisa, depois que fraturei fico com medo de comer e morder qualquer coisa dura, inclusive pão de trigo… justo o que eu mais gosto de comer. Estou muito triste. Queria saber se com a faceta de resina meus dentes ficariam mais resistentes a fratura e poderei comer normalmente sem me preocupar com o dente quebrar de novo? Mas claro tudo com moderação, sem muita pressão nos dentes.
    Queria dizer que seu blog é show.
    Obrigada.

    1. Obrigada, Marina. 🙂

      Sim, é possível fazer faceta, tanto em porcelana quanto em resina. Com a restauração adequada, você poderá mastigar normalmente, mas seria prudente, sim, lembrar que seu dente estará restaurado. Então, “juízo” nunca é demais. 😉

      1. Obrigada, Ana.
        Então, hoje fui na dentista que é clínico geral e fiz profilaxia.
        Aproveitei e falei sobre minha situação e perguntei sobre a faceta, mas a mesma doutora disse que a faceta é mais questão de estética e não deixaria o dente mais resistente à fratura. Disse que somente com pino + coroa pra eu não precisar me preocupar, mas teria q desgastar muito meus dentes e a principio não seria necessário. Agora fiquei em dúvida, Ana. Afinal, a faceta ajuda ou não na minha situação?
        Fiquei confusa e triste novamente.

        1. Marina, é tudo uma questão de indicação. Se há indicação de faceta, seu dente ficará resistente com faceta… já se a faceta não for suficiente e a indicação for de pino + coroa, seu dente ficará resistente com pino + coroa. Há um protocolo, uma norma técnica, pra se optar por qualquer tipo de restauração. Me parece que seu caso pode estar bem no limite entre uma coisa e outra.

  58. Dra. Coloquei algumas lentes de contato apos um clareamento, tendo em vista que alguns dentes tinham algumas manchas.
    Porém me arrependi e muito. Gostaria de saber se o procedimento de retirada destas lentes são complicadas e se corro algum risco do dente quebrar ou qualquer outro problema.
    Abraços.

    1. Andre, se não houve desgaste nos dentes, EM TESE, é possível remover sem danos. Não é muito fácil, pois o contato das facetas com o esmalte é íntimo, mas é possível. Do dente quebrar, não há risco.

  59. Bom dia Dra., gostaria de tirar uma dúvida, fiz duas vezes a faceta de resina no dente central, as duas vezes o dente ficou acinzentado, vendo um trabalho de um dentista no site, ele usou a mistura de opacificadores para dar fundo no dente, depois a resina. O dente fica na cor natural, acredito que muitos dentistas não sabem dessa técnica, a dra. conhece?

    Grato.

    1. Sim Antonio, dependendo da coloração do dente, é preciso usar usar pigmentos e resinas mais opacas pra não deixar a cor do fundo influenciar no resultado da cor da faceta.

  60. Olá doutora, vou colocar um par de lentes nos caninos superiores. Depois vou usar aparelho fixo. Gostaria de saber se o aparelho não estraga as lentes?

  61. Olá doutora, comecei um tratamento DSD e estou com medo de me arrepender (superior). Meu dentista sugeriu uma cirurgia antes das facetas de porcelana para aumentar o tamanho dos dentes… concordei e fiz, mas, depois que as lentes ficaram prontas achei enormes!!! E também não gostei da cor muito clara e diferentes do inferiores. Sugeri ao meu dentista para diminuir o tamanho e escurecer as lentes. O que li nas suas respostas anteriores é que não dá para mudar a cor. Estou até com medo de ir la e não gostar, até porque já paguei o tratamento. Eu na verdade gostei mais do mock-up. Preciso de segurança para finalizar… por favor, conto com sua orientação. Sou muito ansiosa.

    1. Eliane, é natural que você ache estranho, em princípio, seu “novo sorriso”. É uma mudança e tanto! Realmente não dá pra escurecer as facetas, seria preciso fazer facetas novas. Mas olha, via de regra, é questão de hábito, de se acostumar com a nova estética. Você está achando os dentes grandes porque, provavelmente, porque na cirurgia gengival removeu bastante gengiva, o que significa que havia “muito dente” escondido sob a gengiva. Mas o dentista apenas expôs o que estava escondido, é o seu dente que é comprido, mesmo. E dentes compridos remetem à juventude, então costumam ser esteticamente agradáveis.

  62. Bom dia Doutora, tenho diastema no dente incisivo central e uma coroa no incisivo lateral direito, então resolvi colocar facetas de porcelana p melhorar o meu sorriso. Infelizmente as facetas ficaram mais claras do q meus dentes e o diastema não fechou p completo. O dentista me falou q o diastema não fechou pq nessa região não tem osso, mas as facetas não são p isso tbem? Ele falou q mandaria escurecer a cor das facetas, tenho medo de na remoção pelo fato de ser um tanto agressivo de dar problema na raiz e eu perder meus dentes. Por favor me responda… já q estão cimentadas a remoção pode causar algum trauma? São 4 facetas na frente!

    1. Ivonete, imagino que realmente haja alguma perda óssea, aí a papila interdental “some” e pode ficar um espacinho entre os dentes, mesmo. Se não foram feitos desgastes nos seus dentes, é possível remover as facetas, sim. Fique tranquila, seu dentista sabe como fazer isso.

  63. Ola Ana Tokus. Que DEUS TE ABENÇOE !!! Parabéns pela sua dedicação.
    Por favor me tire umas duvidas, para fechar um diastema a resina é uma boa opção, quanto tempo dura em media uma resina pra diastema, a resina mancha com vinho, quanto ficaria em media um serviço desses, fecha os dois dentes frontais de cima são retos, só muito separados. Desde já agradeço e é claro não poderia deixar de dizer que você é linda.

    1. Obrigada, Robson. 🙂

      A duração da resina depende muitos dos hábitos alimentares (se você toma bastante vinho, pode manchar com o tempo, sim) e de higiene da pessoa. Pode durar 2 anos, 5 anos, 10 anos… depende. Se seu diastema tem até 6 mm, pode ser fechado com resina. O valor varia conforme o caso, é preciso procurar um dentista pra avaliar.

      1. Olá Doutora,

        Coloquei lentes na arcada superior, porém nao gostei do resultado estético. Quando aceitei colocá-las, fui informada de que eram reversíveis, já que minha maior preocupação era ter algo definitivo de cujo resultado não gostasse. Estive lendo bastante e vendo muitos vídeos sobre pacientes que não gostaram das lentes, e sobre o procedimento para remoção. A Doutora acredita ser possível retirar essas lentes, sem prejuízo dos dentes naturais que já eram bastante claros, considerando que as mesmas foram colocadas sem desgate? Um outro dentista pode atestar que as lentes foram colocadas realmente sem desgaste? Existe alguma técnica menos invasiva para a remoção dessas lentes? Gostaria de uma orientação, pois, além de isso estar me incomodando , estou traumatizada só em pensar naquela broca. Eu só queria ter a certeza de que é possível ter meus dentes naturais de volta, tamanha não é a minha angústia e minha ansiedade em restaurar o meu antigo sorriso. Muitíssimo obrigada.

        1. Cacau, sim, é possível a remoção. Dependendo do caso, outro dentista pode identificar, sim, se foram feitos desgastes. A técnica de remoção depende do caso, pode-se usar um aparelho de ultrassom pra remover o cimento pelas bordas ou té ser necessário desgastar as facetas (as facetas, não os dentes).

          1. Poxa Doutora, muitíssimo obrigada pela pronta resposta. Estou sem saber o que fazer, pedi para que se retirasse uma das lentes e, com certeza, no processo de desgaste da lente, ou talvez até mesmo da colocação da lente, talvez esse cimento… atingiu o esmalte do dentes. O dente em que se retirou a lente está opaco, sem vida e numa cor estranha, antes ele era bem branquinho. Eu, sinceramente, não sei mais o que fazer. Você teria algum bom especialista para indicar em qualquer parte do Brasil, ou até mesmo nos EUA, onde, acredito eu, as técnicas são mais avançadas, para tentar retirar todas essas lentes? Aos pacientes que estejam lendo esse post, pensem duas vezes antes de se submeterem a esse procedimento. Choro todos os dias desde que coloquei essas facetas, meu sorriso definitivamente era muito mais bonito antes. Doutora, muitíssimo obrigada :((((

          2. É que é um procedimento delicado, as facetas ficam em íntimo contato com o esmalte dos dentes… então pode haver algum dano, sim. Que o dente esteja opaco é esperado, talvez seja apenas uma questão de poli-lo. Mas amarelado não, pode ser que a faceta fosse bem mais branca que o dente e causou-se essa impressão de amarelamento, ou que o procedimento tivesse sido realizado há bastante tempo e o cimeto utilizado tenha causado algum manchamento. Procure um dentista especialista em estética (dentística) no Brasil mesmo, o Brasil é referência em Odontologia, mais que os EUA, até.

  64. Olá doutora, tenho algumas dúvidas sobre facetas.
    Primeiramente vou falar q faixa de 8 dentes são manchados de amarelo pois tomei antibiótico quando novinha, tive sopro no coração. Agora aos 20 anos isso me deixa muito triste e decidi colocar facetas.
    Como são muitos dentes queria por a de resina, pois a dentista me falou q fica na faixa de 10.000 para por as de porcelana e não tenho esse valor.
    Quero saber se as resinas tbm são boas? Pois ouço somente falar bem de porcelana, e não tenho condições de colocar. Se os dentes podem estragar por ficar colados com a faceta? Se elas chegam a durar 5 anos? E pq a porcelana é tida como melhor? Obrigada.

    1. Fernanda, facetas e resina são boas, sim. A resina é apenas um material menos durável que a porcelana. A porcelana é mais resistente ao desgaste e à infiltração. Não que os dentes “estraguem”, mas pra fazer as facetas é quase certo que seja necessário algum tipo de desgaste nos seus dentes… então não é algo reversível.

  65. Olá Dra. Ana.

    Há 3 anos eu fiz uma restauração com resina que envolveu os dentes 21 e 22. De um tempo pra cá, a resina se desgastou um pouco e meio que quebrou, porém só agora percebi isso. Há alguns meses venho sentindo um incômodo como se fosse na gengiva, no local desses dentes. Parece uma coceira. Dá vontade de pegar um palito e furar. Noto apenas um pequeno inchaço na minha gengiva. Recentemente eu venho me incomodando bastante com a estética desses meus 2 dentes, pois em certos lugares e em certas iluminações, a resina fica exposta e não é da mesma cor do dente. A resina parece ser mais escura e dá pra notar de longe. É muito desagradável. Vou mandar por aqui o link da foto que tirei de como está a minha situação (http://i.imgur.com/H6ilFa2.jpg) e gostaria de saber qual o tratamento mais recomendado para o meu caso, já que não é uma coisa tão grave no momento, e o meu dente não está totalmente estragado. Tenho sérias dúvidas em voltar ao dentista para fazer uma simples restauração com resina novamente e a estética dos meus dentes continuar assim.

    Desde já, agradeço a sua atenção.

    1. Pedro, realmente a resina está mais escura que o dente, o que esteticamente é desagradável. Em princípio, seria só o caso de trocar a restauração por outra de cor adequada. Mas me preocupa o que você falou sobre a gengiva, do inchaço e da “vontade de furar”… pode ser sinal de inflamação na própria gengiva ou, até, no “nervo” desse dente. Enfim: procure um dentista pra uma avaliação mais criteriosa, pra identificar se há algum outro problema em curso ou se é só o caso de restaurar, mesmo.

      1. Muito obrigado. Parabéns por reservar um tempo para ajudar as pessoas que têm dúvidas sobre o assunto. Vou passar a acompanhar o site a partir de agora.

  66. Olá! Tenho vontade de colocar lentes de contato dentais pelo fato dos meus dentes serem pequenos. Porém, sempre tive certas dúvidas quanto a esse procedimento. Quanto tempo as lentes costumam “durar”? E quanto a resistência, elas quebram, estragam, escurecem ou saem com facilidade? E se após o tempo de durabilidade das mesmas, eu não quiser mais usar, é possível? Ou o desgaste necessário para colocá-las torna os dentes com uma aparência ruim naturalmente?

    1. Júlia, via de regra as facetas exigem algum desgaste dentário, então é um tratamento do qual não dá pra se arrepender… se as facetas forem removidas, os dentes desgastados ficarão expostos, precisando ser restaurados. A duração e resistência depende do material, as de resina são menos resistentes e duráveis, as de porcelana mais duráveis (inclusive com relação â manutenção da cor). Depende muito dos hábitos do paciente também, mas elas pode durar vários anos.

  67. Boa tarde, acabo de colocar faceta de porcelana em cada 1 dos 2 incisivos laterais. O esquerdo me agradou bastante mas o direito foi colado assimetricamente por 1 milimetro (ou 2), expondo parte da raiz do dente original e tendo a sua ponta mais baixa… Gostaria de corrigir isso. Imagino que uma vez posto, não haja forma de movê-lo (mesmo que apenas milimetros para cima)… O que eu poderia fazer para reacomodar essa faceta? É possível remover e voltar a colocar sem danificá-la?

  68. Olá.

    Tenho 4 coroas de cerâmica nos 4 dentes da frente. Uma delas partiu e o meu dentista trocou por outra e ele pediu-me p ver se a cor estava bem e pareceu-me bem, mas agora vendo mais ao pormenor em casa a nova está ligeiramente mais “amarelada” eu a outra ao lado algo que só vendo mesmo de perto é que é perceptível. É possível fazer alguma coisa para contornar isto sem ser uma coroa nova?
    Obrigado.

    1. Tatiana, depende do que você chama de “garantia”. Se ela cair, por exemplo (o que é altamente improvável), certamente o seu dentista vai corrigir isso sem custo pra você. Já se você bater a boca e quebrar uma delas, por exemplo, não.

  69. Olá, Ana.
    Gostaria muito de realizar o procedimento das facetas em alguns dentes que possuem manchas, mas tenho receio devido ao fato de ter um pouco de reabsorção apical por causa de já ter feito o uso de aparelho ortodôntico. Isso interfere de alguma forma na saúde dos meus dentes/raízes?
    Desde já, obrigada.

    Esqueci: o procedimento em questão envolveria, primeiramente, clareamento de todos os dentes, e após chegar na “cor” desejada, as facetas. Algum destes procedimentos alterariam ou prejudicariam a saúde destes dentes/raízes que apresentam reabsorção? Obrigada.

  70. Bom dia.

    Coloquei as facetas de porcelana definitiva, cimentei ontem, mas estou estranhando, da impressão que esta se movendo um pouco (bem pouco) quando tento mexer, isso é normal ou será que algo deu errado, tem como deixar um pouco mais firme?? A aparencia é maravilhosaaaaa, amei, só que estou com um pouco de receio. Obs: O dentista que fez é o melhor da minha cidade, mas essa semana ele esta fora do pais, por isso to querendo tirar minha dúvida pra ficar menos preocupada, logo quando ele voltar correrei pra lá.

    Ahhh, parabens pelo blog, e pela sua atitude, pelo que vi responde todas as perguntas, PARABÉNSSSS.

    1. Não sei se eu entendi bem, Ellen… você tem impressão que a faceta se mexe? Ou o dente como um todo? Eu ACHO que deve ser o dente todo, pois nossos dnetes têm um “amortecimento” mesmo, e talvez a faceta esteja tocando no dente de baixo um pouco antes do que deveria. De qualquer forma: quando seu dentista voltar, é bom ele verificar se é necessário algum ajuste.

      Obrigada. Às vezes demora um pouquinho, até 2 dias atrás eu estava em férias e estou correndo pra responder as perguntas, mas eu respondo todas, sim. 🙂

  71. Meu dente da frente ta com faceta de resina, mas ainda não esta com a cor igual ao dos outros. Eu posso retirar essa faceta, ficar sem?

    1. Camila, se foi feito algum desgaste no seu dente, não dá pra ficar sem. Se a cor está diferente dos outros dentes, é possível trocar a faceta por outra de cor adequada.

  72. Ola, usei aparelho movel quando criança por mordida cruzada e depois aos 10 anos usei o aparelho fixo por uns 10 meses, mas nao me lembro de ter colocado faceta para aumentar o tamanho dos dentes, embora a aparencia seja muito similar a essa foto do post, com uma especie de sombra nas bordas dos dentes. Uma vez saiu um pedaço de um deles parecendo uma “casca”, o que me fez acreditar nessa possibilidade. Como descubro se coloquei faceta? Para diminuir o tamanho delas (sinto que sao muito grandes) tenho que retirar tudo ou dá pra diminuir o tamanho do jeito que está?

    1. Larissa, só procurando um dentista pra avaliar será possível saber se você tem faceta nesse dente. Se for faceta mesmo, pra diminuí-la será preciso trocá-la por inteiro.

  73. Olá Dra. Ana.
    Há mais ou menos 12 anos fraturei o 11. De uns dois anos pra cá venho percebendo um escurecimento desse dente que está me incomodando bastante. Já fiz duas sessões de clareamento no consultório e o resultado está me deixando satisfeita, principalmente levando em consideração que eu vou fazer mais algumas sessões no consultório paralelamente com o clareamento caseiro. Contudo, com o clareamento desse dente fraturado, estou conseguindo enxergar uns riscos, que se assemelham à rachaduras no esmalte (será que é isso mesmo?). Gostaria de saber se, quando eu terminar o clareamento, uma “lente de contato” consegue disfarçar essas rachaduras.
    Obrigada desde já pela atenção e parabéns pelo Blog.

    1. Laura, provavelmente são pequenas fissuras de esmalte. Sim, uma faceta / lente de contato é capaz de melhorar a estética, como você deseja.

  74. Doutora, meu dente deu canal e ficou preto, sendo assim, optei em fazer coroa. É um procedimento seguro?

    Outra dúvida, uso a placa rígida para bruxismo/ATM, será que ao fazer a coroa terei que fazer outra placa ou reajustá-la?

    Obrigada.

    1. Jé, é seguro, sim. Quanto à placa, provavelmente será possível ajustá-la, por se tratar de 1 dente só.

  75. Dra. Ana, fiz um procedimento estético com facetas de porcelana nos dentes centrais e incisivos laterais, pois os caninos nasceram no local dos incisivos e não havia possibilidade de usar aparelho ortodôntico (tenho uma reabsorção radicular grave). A cor da porcelana ficou extremamente diferente dos meus dentes (muito escura), totalmente amarela se comparada ao meus dentes. Impossível eu tirar uma foto, está ridículo. Já foi realizada a cimentação. O que pode ser feito neste caso? Tem como remover as facetas e alterar a cor das mesmas? Obrigada desde já!

    1. Tamiris, é possível remover as facetas, mas não alterar a cor delas. Será necessário fazer novas facetas.

  76. Dra, quebrei um pequeno pedaço do dente da frente, e o dentista restaurou com resina (a mesma que fazem obturação), porém agora sinto que meu dente de baixo está batendo no que foi restaurado (não esta encaixando). É possível retirar essa restauração?

    1. É possível Carla, mas acho que não é questão de remover a restauração toda, apenas de ajustar a oclusão (mordida), de forma que a restauração não encoste mais no dente do arco oposto de maneira inadequada. Converse com o seu dentista.

  77. Eu tenho serio problema de desgastes dos dentes (bruxismo), hoje eu estou usando aparelho. Quando eu tirar o aparelho eu posso usar facetas dentárias? Ou melhor fazer restaurações Inlays e Onlays para depois colocar as facetas?

    1. Wilian, facetas e onlays / inlays são restaurações indiretas. Facetas são feitas em dentes da frente, onlays / inlays nos dentes de trás. Se você tem bruxismo, é preciso considerar isso na hora de escolher o tipo de restauração a se fazer, pois o bruxismo coloca uma força excessiva sobre os dentes, quando mais sobre as restaurações. Geralmente se indica o uso de uma placa rígida pra dormir (se o seu bruxismo for noturno), de forma a proteger dentes e restaurações. Enfim… vcê precisa procurar um dentista pra avaliar a sua situação em específico, de forma a indicar o melhor tipo de reabilitação.

  78. Olá Dra. Com o uso das facetas de resina os dentes ficam alinhados? Inferiores, pergunto pq mesmo com o uso do aparelho, uma imperfeição sobre alinhamento pode ser consertada com o uso das facetas. Grato.

  79. Bom dia,
    Coloquei 4 lentes de contato nos dentes superiores, entre os caninos, mas tem 1 que caiu 2 vezes, o dentista cola, mas mesmo assim ela se solta.
    Por favor me ajude.

    1. Fabio… tem que colar de novo. Não há muito o que fazer, além de tentar identificar a causa disso pra evitar que aconteça novamente.

  80. Oi, suponhamos que uma faceta quebre… a pessoa pode retirar todas e voltar a ter os dentes normais? O desgaste provocado pra por as facetas (facetas mesmo, nao laminados) causará alguma sensibilidade nos dentes? Caries futuramente? Porosidade prejudicial? Ou se a pessoa tirar as facetas de todos os dentes e depois fazer laserterapia por cima pra tirar a sensibilidade seria uma boa ideia? Como fica o estado do dente ? Seja sincera… beijos.

    1. Nic, uma vez feito preparo (desgaste) pra faceta, nunca mais o dente será “normal”… ele sempre terá que ter uma faceta ou outra solução restauradora. E também não dá pra ficar sem, tanto pela estética quanto pela função. Não é caso pra aplicação de laser, se o esmalte do dente for desgastado, é preciso de restauração.

  81. Doutora, bom dia!
    Há pouco tempo coloquei 4 coroas de porcelana nos dentes da frente, ficou bom mas não totalmente alinhados com a minha linha mediana. É possível colocar facetas de porcelana em cima das coroas?

    Muito obrigado,
    Leandro

  82. Olá doutora, fui em uma dentista que após avaliar meus dois dentes frontais superiores que escureceram após o canal me disse que é possível colocar faceta de porcelana, mas que antes vai abrir o dente e colocar um pino de fibra e depois obturar de novo e só ai colocará a faceta, pois corre o risco deles quebrarem, gostaria de saber se esse procedimento com pino é normal e aconselhável? Estou com tantas dúvidas que já penso em facetas de resina até porque não tenho nenhuma condição financeira para arcar com possíveis problemas que possam surgir com a faceta de porcelana. Desde já agradeço sua resposta.

    1. Tupaciara, se sua dentista avaliou dessa forma, acho aconselhável, sim. Não é incomum esse “reforço” com pino, e facetas de porcelana são mais resistentes até do que as de resina direta. Se você busca algo mais durável e com menos possibilidade de custos imprevistos, eu acho que vale a pena investir nisso agora.

  83. Olá!

    Estou muito triste! Tenho 28 nos e quando eu tinha 11 anos sofri um acidente de bicicleta onde quase perdi os 4 dentes da frente. Foi feito canal, e anos depois um retratamento, 1 dente da frente apenas ficou escurecido, próximo a raiz, e como a gengiva é clara fica aparecendo. Fiz facetas de porcelana varias vezes, mas geralmente durava 1 ou 2 anos e a cor alterava um pouco. Pela minha busca insensata de dentes perfeitos, resolvi fazer a coroa neste dente. Ele tbm não era um dente forte, era mais frágil que os outros e estava um pouco desgastado devido as resinas, facetas etc. Esteticamente estou gostando da coroa de porcelana sem metal, mas sinto uma frustração, de pensar que praticamente “perdi” meu dente natural. :'( Tenho muito medo de um dia qualquer ela cair do nada (apesar de saber que duram). E tb se um dia eu resolver fazer um clareamento, não sei se precisarei trocá-la. Fiz clareamento quando resolvi colocar.
    Me sinto triste e muito arrependida. Preferia ficar nas facetas… mesmo trocando com mais frequência. Mas seria meu dente, e não teria esse medo de um dia cair.

    1. Natália… embora entenda sua tristeza, o dente continua sendo seu. A raiz ainda é do seu dente, e coroa ou faceta exigem desgaste dos dentes, então na prática há perda de estrutura dentária da mesma forma. Não fique triste não, tenha em mente que foi possível recuperar o seu sorriso. Se um dia você fizer clareamento é provável que terá que trocar a coroa, pois o gel clareador só clareia dentes naturais. Mas isso aconteceria se fossem facetas, também. A chance de uma faceta ou de uma coroa se soltar é a mesma… e não vejo razão alguma pra isso, pelo seu relato.

      1. Obrigada, isso me acalma um pouco. Talvez também mais tarde eu teria que fazer esta coroa. =’/
        Se eu tiver uma boa higiene oral, ir ao dentista periodicamente, quais as chances da coroa se soltar? Dura muitos anos?

        1. Estando bem adaptada e cimentada, sem interferências (“batendo errado” no dente do arco oposto), não vejo razão pra coroa soltar. Não é algo que acontece facilmente. Pode durar anos, sim, depende dos seus hábitos.

  84. Ola… eu quando era mais nova parti o dente. Ficou a metade e muito escuro. Se eu meter uma faceta ou uma coroa no da frente apenas vai fazer diferença dos outros?

    1. Não há “preço médio”, Emerson. Cada caso é um caso. É preciso procurar um dentista (um especialista em dentística) e fazer uma avaliação.

  85. Boa tarde, por favor tenho uma dúvida. Se eu quiser colocar facetas, posso colocar só nos 6 dentes da frente ou tenho que colocar em todos?

    1. Angelica, não é obrigatório se colocar facetas em todos, pode ser em um só, por exemplo. Porém é preciso considerar junto ao dentista o planejamento estético, pode ser mais interessante facetar um grupo de dentes que um dente só.

  86. Bom essas facetas resolvem muitos casos, acabei que achar uma foto no Google imagens e fiquei impressionado o estado dos dentes e como ficaram depois 😮 nao sei se pode, mas coloco o endereço do site, fica de boca aberta kakaka

    1. Sim, facetas podem trazer resultados estéticos surpreendentes. As do link que você passou eu achei até “feinhas”… 😉

  87. Ola, voltei para verificar sua resposta. Ele marcou uma avaliaçao com um especialista, mas e muito, msm assim vai verificar. Sobre a fratura então ele quebrou o incisivo esquerdo, pequeno pedaço da coroa, e lascou a parte de tras do dente, e o dentista preferiu retirar o esmalte que tava danificado, sendo assim sobrou so a face do dente, ja o incisivo lateral direito quebrou o pedaço do lado do canino, pelo que ele relatou.

    1. Fico em dúvida com relação ao dente que “lascou” a parte de trás… talvez não possa receber faceta, mas pode ser que nem precise, mesmo. Já o incisivo lateral, parece que pode.

  88. Ola, bom, venho com uma duvida e ao msm tempo uma soluçao para meu amigo. Ele caiu de moto quando usava aquele capacete aberto, acabou batendo a boca no guidão da moto! Ele ja arrumou os dentes, mas não tão bons. Ele teve uma fratura grande, onde perdeu a parte de tras dos dois incisivos laterais, ja tratou os canais e restaurou, ele acabou no mesmo tombo quebrando os dois incisivos centrais, nao precisou canal, somente restauraçao, minha duvida e duvida dele é: tem como fazer facetas de porcelana nos dois centrais, e “lente de contato” nos dois laterais? Ele anda meio triste pq o sorriso dele era bonito! Tem como fazer algo para ajuda-lo?

    1. Nickson, e princípio, dá pra fazer sim. Nos centrais é praticamente certo, nos laterais depende de como foi essa fratura “atrás” dos dentes. De qualquer forma, mesmo que não dê pra fazer faceta, há ouras opções restauradoras. Diga pra ele procurar um dentista especialista em estética (dentística) pra avaliar.

  89. Bom, a minha resina nao ficou com a cor taaao igual a dos meus outros dentes. Queria saber se fazendo o polimento (é essa mesma a palavra? kk) a cor da resina pode mudar e ficar igual a dos outros dentes?

    1. Não Gel, o polimento (é essa mesmo a palavra 😉 ) não vai clarear a restauração. Mas pode melhorar a interface entre a restauração e o dente e deixar a restauração bem menos aparente.

    1. Depende do tamanho dessas restaurações, Rosemary. Pra fazer as facetas é necessário desgastar a parte da frente dos dentes, então, se eles estiverem muito restaurados, talvez já seja caso pra coroa. Mas, em princípio, pode sim. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Rafaela, o tratamento de canal é justamente o que faz o dente parar de doer. Se o seu dente não está doendo neste momento, não vejo razão nenhuma pra anestesia não dar conta do recado e garantir o seu conforto durante o procedimento.

  90. Olá, boa noite doutora, uma resina bem cuidada, com boa higienização, pode vir durar pelo resto da vida? Dicas do que fazer para elas não escurecerem.

    1. Não Lucas, por melhor que seja a resina, ela tem vida útil. Se MUITO bem cuidada (e isso inclui boa higienização, ausência de hábitos como o fumo e uma alimentação com poucos corantes) ela vai durar de 5 a 10 anos. Aí, precisará ser substituída.

  91. Meus dois dentes da frente quebraram um pedaço, queria saber se fica bom lixar do tamanho outros, não gosto de resina, elas escurecem.

    1. Provavelmente não, Rogerio. O ideal é restaurar mesmo, mas pra tirar a dúvida (até porque eu não sei o quanto quebrou), procure um dentista pra avaliar.

  92. Olá, pode me tirar algumas duvidas por favor? Não estou satisfeita com a cor dos meus dentes da frente, os quais já tem muita resina por conta de restaurações anteriores. Eu posso colocar facetas de porcelana do tipo lente de contato? O que seria mais indicado no meu caso para evitar um desgaste ainda maior dos meus dentes? Pesquisei na internet sobre facetas E-max, mas não entendi a diferença entre facetas, lentes de contanto e essa tal E-max?! Desde já agradeço a atenção.

    1. Cristina, quando há alteração de cor num dente as lentes de contato não são capazes de “cobrir” o dente escuro com eficiência, pois não têm espessura suficiente para esconder o fundo escurecido. Então, no seu caso – até porque você já tem os dentes restaurados e essas restaurações teriam que ser removidas pra instalar as facetas – eu acho que estariam mais indicadas as facetas convencionais. Claro, não examinei você, o ideal é procurar um dentista especialista em estética / dentística pra uma opinião com mais critério. O e.max é uma material mais resistente usado pra fazer facetas.

      1. Então, se eu conseguir um bom resultado com o clareamento, posso usar as “lentes de contato”, uma vez que o desgaste do dente é menor? As facetas convencionais que você se referiu são as de resina? O que são facetas de cerâmica pura? Agradeço pela atenção.

        1. Em princípio pode sim, mas é como eu disse, como você já tem restaurações nesses dentes, talvez seja o caso de fazer as facetas convencionais ( = as mais “grossas”, que podem tanto ser de resina quanto de cerâmica. Só muda o material e um pouquinho da forma de preparar / desgastar o dente).

  93. Ola, td bem? Bom resolvi fazer umas pesquisas sobre esteticas dentais, pois vi inumeras perguntas no Yahoo sobre isso. E uma q ate eu nao consegui entender é se uma pessoa tem aquelas manchas de desmineralização de esmalte, tanto por carie ou algo do genero, q vcs dentistas entende melhor q eu rsrsrs, se ela tiver a carie em estado inicial, tipo mancha branca, se ela for tratada pode se fazer esse procedimento clinico com faceta de porcelana? Vi q mtos falaram q msm limpando so pode ser feito com (faceta) de resina composta.

    1. Jonas, em princípio dá pra restaurar, sim, tanto com resina composta quanto com cerâmica / porcelana. No caso de faceta, talvez seja necessário restaurar antes com resina pra regularizar a superfície do dente, preparar (desgastar) o dente pra receber a faceta e, só então, colocar a faceta de porcelana por cima.

  94. Prezada Dra. Ana,

    Ha mais de 10 anos tive que extrair meu primeiro pré-molar direito, porque ele simplesmente quebrou bem rente ao osso, após anos de um tratamento de canal. Agora estou querendo corrigir a falha que ficou. O canino sofreu um levantamento da gengiva. Acredito que fazer um implante exigirá enxerto ósseo. Um dentista me propôs colocar uma prótese no espaço, mas tenho receio de que não fique legal esteticamente. Gostei muito da questão das facetas e estou bastante interessado! Qual o custo aproximado de uma faceta?

    Obrigado e parabéns pelo seu blog!!

    1. Adriano, pra fazer faceta você teria que ter o dente “inteiro”… se houve uma grande fratura, como você descreve, o tratamento com facetas não se aplica. Aí o ideal seria pino + coroa, mesmo. E a estética costuma ficar legal sim, existem opções de materiais com estética excelente.

  95. Oi doutora, gostei muito do assunto, facetas, eu sou estudante de odontologia, ainda calouro, mas já gosto bastante do curso. Bem eu tenho uma dúvida, queria saber se depois de colocar as facetas em porcelanas ou mesmo as tipo lentes de contato, se for preciso fazer restaurações nos dentes ao qual elas foram botadas, é preciso tirar as facetas para poder realizar o procedimento, no caso as restaurações? Ou o dente depois de colocado as facetas é difícil que seja preciso fazer restaurações?

    Agradeço pela resposta. Abraços.

    1. Janderson, é bem improvável que dentes com facetas precisem de restauração na face do dente em que as facetas foram instaladas (até porque cárie só dá em dente, não em faceta, né?!). Se precisar de restauração na face lingual, sem problema algum, faz-se normalmente. Se houver infiltração nas bordas da faceta de porcelana, será preciso trocar a faceta toda. Se for uma faceta em resina direta, dá pra fazer apenas um reparo.

  96. Olá Ana,
    Obrigado pelos elogios. Não pedi pra tirar porque também tenho um blog (dentro do meu site) e sei como são essas coisas. Fique tranquila.
    Parabéns pelo seu blog, sempre entro para ver.
    Um abraço e sucesso pra você sempre.

    1. É que eu levo BEM a sério essa questão de direitos autorais, citar fontes, etc.. Mas nem sempre a gente consegue citar o autor de alguma foto, pelos motivos já externados. Acho que tive esse tipo de problema umas 3 vezes (contando com essa) nesses quase 4 anos de blog… e eu fiz questão de agradecer sua gentileza porque geralmente a abordagem do autor da foto é agressiva, como se a minha intenção fosse me “aproveitar” da imagem pra obter alguma vantagem. Pra quê, né?! Conversar é tão mais legal… 😉 Mais uma vez parabéns e obrigada. Abração!

  97. Olá. Primeiro gostaria de parabenizar pelo texto, mas gostaria de orientá-la quanto a imagem usada ilustrando a faceta. Este caso é meu e acredito que deva ter pego do meu site. Por gentileza, dar o crédito.
    Att
    Dr. Maurício Querido

    1. Olá Dr. Maurício. Não me recordo exatamente de onde a imagem foi removida, mas quando eu não acrescento créditos é porque não havia menção do autor do local de onde a imagem foi retirada. Acabei de visitar seu site (muito bem feito, por sinal), e tenho certeza ter sido a primeira vez que estive lá, então, a imagem veio de outro local. Independentemente disso, é claro, já acrescentei seu nome à legenda da imagem e, clicando nela, o link leva ao seu site. Abraço e obrigada por não me pedir para removê-la (pois é um caso muito bonito e a intenção aqui é meramente informativa). 🙂

  98. Olá Doutora, tenho uma dúvida, eu extrai 2 dentes já, um pré molar e um siso, e tenho que extrair os outros 3 sisos, pois minha arcada dentária é pequena, e sofro muito quando eles estão “nascendo”, e gostaria de saber se realmente teria que passar pelo procedimento de implante por causa dos sisos, devia a perda óssea que ocorre a longo prazo, teria que fazer esses implantes?

    1. Implante para quais dentes, Nataly? Para os substituir os sisos, certamente não. Para o pré-molar, se ele não foi extraído por motivo ortodôntico e o espaço está “vago”, por exemplo, precisa ser substituído de alguma forma… e o implante é uma excelente opção.

  99. Ola, boa tarde… gostaria de saber qual é o preco em media de uma faceta de resina e de porcelana?? Obrigada… desculpe os erros, pc americano.

    1. Varia muito, Marcia. Cada caso é um caso, depende do profissional também (um dentista especialista vai cobrar bem mais caro). Mas a faceta em porcelana é mais cara, talvez de 3 a 5x mais.

  100. Dra,
    Faltam-me alguns molares, a melhor solução sem duvida seria implantes, o problema é ke são muito caros e possivelmente ainda teria de colocar enxerto osseo, pois já há muito ke perdi estes dentes. Portanto estou pensando em optar pela protese removivel esqueletica, porém ouvi dizer ke estas proteses removiveis danificam os dentes adjacentes e contribuem pra a degradação do osso onde se apoiam. Será ke danificam assim tanto?

    1. Marcelo, próteses removíveis geralmente requerem pequenos preparos (desgastes) de alguns dentes para um melhor encaixe e retenção, Mas são detalhes, nenhum desgaste muito invasivo. E não, com relação ao osso não há nenhum prejuízo, pelo contrário, quando há o apoio de uma prótese na gengiva, mesmo que removível, costuma haver até a interrupção do processo de reabsorção óssea inerente às perdas dentárias.

  101. Dra., esse ano fiz faceta lente de contato em dois dentes incisivos superiores pq estavam escurecidos devido ao tratamento de canais que tive de fazer, devido uma queda na infância. Ficaram muito boas, apesar de terem ficado ligeiramente mais claras que os outros dentes, mas é quase imperceptível (às vezes sou muito perfeccionista, ninguém nota só eu, hehe) . Minha dúvida é como sabemos quando a faceta perde a validade? No texto diz 10 anos que é o tempo médio, mas quando sabemos que devemos trocar? Elas vão descolando sozinhas? Tem algum problema em fazer clareamento nos dentes? Claro que não será colocado ácido nesses dentes facetados, mas de alguma forma o clareamento dos outros influi nelas? Muito obrigado e parabéns pelo site!

    1. Bruno, elas não devem descolar, mas pode ser que as suas bordas escureçam um pouco. A avaliação é visual, mesmo. Quanto ao clareamento, se elas estão um pouco mais claras que os outros dentes, é possível clarear os outros dentes até que cheguem a cor das facetas. Facetas e restaurações não mudam de cor em contato com o gel clareador, só dentes naturais, mesmo. Então a influência do clareamento ficaria por conta da comparação de cor, mas o gel, em si, não provoca qualquer alteração nas facetas.

      1. Esqueci de perguntar. Para substituí-las é fácil do dentista retirar ou é preciso raspar mais o dente? Estou com medo que futuramente quando eu for substituí-las esses meus dentes acabem quebrando já que foi feito canal neles. Eu escolhi a faceta lente de contato exatamente por ter que raspar menos o dente. Obrigado pelas respostas.

        1. Provavelmente o dentista vai desgastá-las pra removê-las (não o dente, as próprias facetas). A não ser que ele perceba a possibilidade de removê-las sem desgastes.

  102. Olá dra… vou sim! Mais uma pergunta! A senhora não indicaria a faceta para esse meu caso? Muitas pessoas me disseram que muitas vezes a estética dessa restauração não fica boa!
    Obrigado por ter me respondido.

    1. Andressa, fica bom sim! Com a resina certa, da cor certa, e um bom polimento, fica lindão. Mas se você quiser fazer faceta por não estar satisfeita com a estética geral desses seus dentes, também dá.

  103. Olá Dra., estou com uma duvida ainda. Tenho meus dois incisivos centrais quebrados, tipo mais do lado do dente, qual tipo de restauração estética seria mais adequada? Pago o que for!

    Bom, seria uma quebradura igual a esta que achei no youtube, so que seria nos dois incisivos.

    http://www.youtube.com/watch?v=EK8Yy9FBmOA

    1. Andressa, a solução do vídeo se aplica ao seu caso, então! Restaurações diretas estéticas em resina composta. Nem é caso de fazer faceta. Procure um dentista pra avaliar.

  104. OLA TENHO QUE EXTRAIR DOZE DENTES, QUANTOS DENTES QUE EU TENHO QUE ARRANCAR POR CADA SESSAO? E EU TENHO LABIRINTITE, AI TEM QUE SER ANESTESIA SEM ADRENALINA, O QUE E ISSO SEM ADRENALINA? OBRIGADA.

    1. Lucineia, os 12 dentes podem até ser extraídos numa sessão só, depende do caso e da avaliação do seu dentista. Quanto à anestesia, não vejo necessidade de ser sem adrenalina. A adrenalina é um vasoconstritor, ou seja, uma substância que faz a anestesia durar mais tempo porque faz o organismo absorvê-la de forma mais lenta, então ela age mais tempo no local onde foi aplicada.

  105. Ola doutora, olha eu de novo… vim somente explicar-lhe um detalhe… lembra dos dentes que eu lhe falei q teve leves quebrados, pois então, fui em uma outra dentista especialista em estética e ela disse que ela fez a limpeza com a broca, pois a ultrassom não quebra o esmalte… só que agora por esse erro dela eu vou ter que pagar.

    1. Paulo, não existe “limpeza com broca”. O ultrassom não quebra esmalte sadio, mas pode remover esmalte desmineralizado, sim, como eu expliquei anteriormente.

  106. Sou do sudoeste do estado do Paraná e to a fim de saber se você faz esse procedimento clinico? E meus parabéns pelo lindo trabalho que vcs da odontologia fazem! Sem vcs nossos sorrisos não seriam nada!

    1. Welinton, até faço, mas atualmente eu tenho trabalhado mais com a parte de ortodontia (aparelho). Mas não se preocupe, existem inúmeros dentistas que fazem tratamentos estéticos, se você quiser um especialista, procure um dentista protesista ou especialista em dentística.

  107. Meu último dente rachou e não tem mais jeito. É extração com um cirurgião, estou morta de medo.

    1. Neuza, não precisa ter medo. A extração é feita com anestesia local, não dói. Todo dentista se forma cirurgião, a gente chama extração de cirurgia… eu sei que o termo assusta, mas o procedimento é relativamente simples e rápido. Vá tranquila.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista