Compressa fria ou quente para dor de dente?

Depende do tipo de dor.

Já falei aqui no blog que dor de dente é trabalho pra dentista, que qualquer remédio que se tome não garante que a dor vá embora (e se for, ela volta, pois a causa da dor permanece). Mas é compreensível que, na hora do desespero, se procure por um alívio, pelo menos. E o alívio caseiro mais famoso é o uso de compressas quentes e/ou frias.

Qual tipo de compressa devo usar?

Pra saber o tipo de compressa adequado é preciso entender a dor. A dor pode ser acompanhada de edema (inchaço) ou não. Quando há inchaço, é preciso considerar a causa dele. A situação mais comum de dor associada com inchaço é no pós-operatório de extrações dentárias (sisos, principalmente). Nesse caso, nas primeiras 48 horas, indica-se a compressa fria, por 2 motivos:

  1. O frio tem efeito analgésico (diminui a dor), pois os receptores da dor são “desligados” quando a pele é esfriada a uma temperatura de cerca de 12ºC.
  2. A aplicação de frio no início do pós-operatório faz os vasos sanguíneos e linfáticos se contraírem, o que diminui tanto o inchaço quanto o hematoma (o “roxo”).

Se o inchaço for causado por um trauma (uma “pancada”), vale a mesma estratégia.

Passadas as 48 horas iniciais da extração, com o edema controlado, pode-se iniciar compressas quentes. O objetivo do uso do calor é aumentar o fluxo sanguíneo,  fazendo os vasos dilatarem. Isso é bom porque deixa os sintomas do processo inflamatório (e toda cicatrização envolve inflamação) mais amenos. Nessa fase, a compressa quente ajuda com o edema também, pois favorece a eliminação dos líquidos extravasados e acumulados na região afetada. Outro benefício da compressa quente nessa fase é ajudar a diminuir o trismo (dificuldade de abrir a boca), pois o calor provoca um relaxamento muscular.

Compressa fria ou quente pra dor de dente?

Compressa fria ou quente?

Uma outra situação é a dor de dente relacionada a um abscesso. O abscesso é um acúmulo de pus, e esse pus é resultado de uma infecção. A infecção pode tanto ter origem no canal de um dente quanto na própria gengiva (ou nos dois ao mesmo tempo). Nesse caso, a compressa quente ajuda a drenar o pus. Porém, cuidado: drenar o pus significa “puxá-lo” para fora, o que é desejável, mas pra que isso ocorra seu organismo terá que providenciar um “caminho intra-ósseo” para o pus. Esse caminho se chama fístula, que geralmente se apresenta como uma bolinha na gengiva, e nada mais é que uma comunicação entre o local onde está o pus e o meio externo. E as fístulas podem doer MUITO. Não bastasse isso, existe a possibilidade do seu organismo drenar o pus através da sua pele, e não pela gengiva, o que pode causar uma ferida muito feia na sua mandíbula, pelo lado de fora. Sério, caso pra cirurgia plástica.

Como fazer as compressas?

Claudia Leitte fazendo compressa depois de extrair um siso

Claudia Leitte fazendo compressa depois de extrair um siso

Atualmente existem bolsas térmicas com gel que podem tanto ser usadas frias quanto quentes. Facilita bastante ter uma dessas mas, se você não tiver, não há problema… dá-se um jeito ;).

A compressa fria pode ser feita com gelo, mas lembre-se: o gelo não deve ficar em contato direto com a pele. Você pode colocá-lo num saquinho plástico e enrolar o saquinho numa toalha. Não mantenha a compressa fria sobre o rosto por mais de 10 minutos seguidos e aguarde pelo menos 10 minutos antes de fazer uma nova compressa.

A compressa quente pode ser feita com uma toalha aquecida com um ferro de passar roupa, por exemplo. Não vá colocar o ferro direto no rosto, hein?! 😉

E o mais importante:

Analgésicos, compressas e qualquer outra “receita caseira” que a sua vizinha tenha proposto servirão, no máximo, pra dar uma enganada na dor como medida paliativa. Se o dente doeu, corra no dentista. Isso sim é solução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Urgências e Emergências | Marcadores: , , , , ,

332

  1. Boa tarde, doutora. Fiz a extração de 2 dentes sisos no mesmo lado e só após os 3 primeiros dias que comecei a sentir dor e inchaço. Apesar de ter seguido quase todas as recomendações médicas, falei bastante neste período. Pode ser uma reação normal do meu organismo? Ou pode ter sido provocado pelo falatório? Estou no quarto dia pós cirurgia e quero saber se posso fazer compressas mornas no local?

    • O “falatório” pode ter piorado o quadro sim, Roney. Mas dor e inchaço são sintomas esperados no pós-operatório. Sim, passados 4 dias, você pode fazer compressas mornas pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  2. Olá Dra. Ana,
    Comecei a sentir umas dores muito fortes num dente que já estava desvitalizado há vários anos. Fui ao dentista e foi-me diagnosticado um cisto na raíz do dente. Por indicação do médico, comecei a tomar o antibiótico Augmentin ontem à noite. Também estou também tomando Ibuprofeno há já vários dias devido às dores fortes. Tenho uma nova consulta com o dentista marcada para daqui a 9 dias.
    Acontece que hoje de manhã acordei com o rosto muito inchado. Não tenho nenhuma fistula e estou com receio que o pus comece a ser drenado pela pele. O que passo fazer para evitar que isso aconteça?
    Muito obrigada.

    • Olinda, é improvável que o pus drene pela pele, via de regra ele drena pela gengiva – ou pelo dente, quando aberto – ou o próprio organismo reabsorve o pus do abscesso. Dada a urgência, antecipe a consulta no dentista. Se ele não pude atendê-la, procure outro dentista em caráter de urgência pra, pelo menos, fazer algum procedimento necessário.

  3. Olá, minha esposa tá gestante e ela tá com muita dor de dente, como posso te explicar, o dente dela ta fixado, só que parece que tá dando pressão, e ela tá sofrendo demais, oq posso fazer para ajudar ela, alguma compressa ou alguma outra coisa, ela toma paracetamol e dipirona, só que não resolve nada, e os dentista não querem mexer por causa que ela ta grávida, queria uma ajuda para diminuir a dor dela.

    • Allan, é preciso identificar a causa disso pra tratar de acordo. Se “os dentistas” não querem mexer, procure um que queira… não importa se sua esposa está grávida, sempre é possível realizar algum procedimento de urgência. Remédio algum é garantia de alívio pra dor dela. Evite compressa, principalmente quente, porque se for um abscesso, o pus pode sair pelo lado de fora do rosto e causar uma cicatriz bem feia.

  4. Olá,

    Ha uma semana precisei extrair um dente, o primeiro tubete de anestesia aplicada pela cirurgiã dentista vazou todo para a minha bochecha, criando na hora uma espécie de bolha, assim foi preciso aplicar nova anestesia.
    A dentista me disse que até o final daquele dia todo o liquido da anestesia seria absorvido por minha mucosa, entretanto após uma semana a bolha está intacta.
    Entrei em contato com ela para falar, mas ela desconversou por completo e nem tocou no assunto do liquido da anestesia, disse apenas que provavelmente seria sangue que tinha vazado, pediu pra fazer compressa quente.
    Estou preocupada, o que devo fazer?

    • Josiane, realmente, seu organismo deve absorver o líquido anestésico. Outra possibilidade é que essa “bolha” seja de ar, que de alguma forma foi injetado, causando um enfisema subcutâneo. É só a “bolha” local ou seu rosto está inchado? Há outros sintomas? Dor? Qual o aspecto dessa bolha (clara, escura, tamanho…)?

      • Oi, estou fazendo canal no dente, mas no primeiro dia doeu muito pq teve q mexer muito. E no dia seguinte voltei na clínica, outra dentista me atendeu pq é a dona da clínica, aí vcs sabem, ela deu uma anestesia q deu uma bolha entre a gengiva e a bochecha. Tá inchado o rosto todo do lado desse dente. Isso e normal? E o q faço? Isso foi feito quinta feira e hj acordei com o rosto inchado e é sábado. E hj fiz compressa com água quente e parece q a pele tá borbulhando, estranho E parece q inchou mais.

        • Leilineia, pode ser, realmente, que a “bolha” seja consequência da anestesia… mas talvez não seja, e seja um abscesso. De uma forma ou de outra, assim que possível entre em contato com a sua dentista e relate esse problema. Se tiver um atendimento de urgência em Odontologia na sua cidade (pronto-socorro odontológico, Unidade de Saúde 24h), procure outro dentista pra avaliar e fazer algum procedimento de urgência, se necessário.

    • Olá Ana,
      Estava com muita dor de dente no meu dente com coroa dentária ontem, no mesmo dia fui ao meu dentista e pelos sintomas que eu disse ele desconfiou que as fibras que ficam entre as raízes e a gengiva inflamaram e elevaram esse dente, por isso fez uma raspagem nessa coroa pra regular minha mordida. Ainda ontem a noite eu fui correr na academia e percebi que formou-se um abscesso na gengiva próximo a esse dente. Logo que acordei, liguei para o dentista e ele marcou comigo para hoje a tarde, chegando lá ele analisou e viu que eu tinha necrose pulpar, imediatamente ele iniciou o tratamento de canal. Ele optou por deixar o canal aberto para drenar esse pus do abscesso pelo próprio dente e me aconselhou a colocar compressas quentes na bochecha (que está um pouco inchada). O meu medo é que o pus seja drenado pela pele e não pelo canal aberto com o uso dessas compressas quentes. Acha que devo manter essas compressas quentes ou não?

      Obrigado desde já,
      Eduardo.

      • Não Eduardo, eu não acho que fazer compressas quentes seja adequado neste momento. Se o dente está aberto e drenando, o seu organismo vai tratar de expulsar o pus.

  5. Boa Noite Dra,

    Estou com muita dor de dente, fui a dentista e a mesma me informou que eu precisaria fazer um canal, porém ao iniciar o processo ela percebeu que a cárie ja tinha atingido profundamente o dente e que não teria como realizar o procedimento. Pediu que eu iniciasse um tratamento com nimesulida e amoxicilina a cada 8h por 07 dias. Porém mesmo com a medicação as dores pioraram, entao procurei a emergencia, a médica de plantão limpou meu dente e disse que não ia fechar o curativo, colocou um algodao com uma medicação parecida com o sabor de cravo e disse que era para eu ficar trocando o algodão. Permaneceu a amoxicilina, a nimesulida e ela acrescentou tilex.

    Agora após 03 dias estou com dores insuportaveis e um abscesso e o local bastante vermelho (na bochecha). Entao procurei novamente a emergencia, a nova medica que me atendeu, me informou que não poderia deixa o curativo com algodão e que isso tinha causado uma infecção.
    Passou para eu tomar o medicamento Dalacin 300mg juntamente com a nimesulida, mas o abscesso aumentou e está mais vermelho e estou começando a ter muitos vomitos seguidos, não sei se é pelo fato de já ter tomado antibiótico ou se não estou me dando bem com a medicacao.

    Por favor o que faço para esse abscesso diminuir? Não aguento mais tanta dor. Continuo tomando essa medicacao ou paro?

    Por favor me ajude.

    • Edler, deixar o dente aberto (só com algosão) não causou infecção alguma… a segunda dentista que você consultou fez isso justamente para o pus do abscesso drenar (sair), pra que os sintomas se aliviassem. Não dá pra dizer se os vômitos são por causa da medicação ou por causa do dor. Você está na fase aguda de um abscesso, se parte do pus não for drenado, seu próprio organismo vai reabsorvê-lo e “se livrar” dele. Dói MUITO, não é fácil, mas a tendência é das coisas melhorarem. Continue tomando a medicação, sim.

  6. Estou com 6 meses de gestaçao e ha 5 dias atras meu dente que esta quebrado começou a doer muito forte, a ponto de afetar meu ouvido, cabeça e garganta, fui ao dentista, ela fez um curativo e me passou anti-inflamatorio, e ao inves de parar a dor, aumentou bastante, nao sei mais o que fazer, ta muito inchado e doendo bastante, e eu tenho medo de voltar na dentista e ela mexer no meu dente e piorar, o que devo fazer ? Arrancar nao posso, né?

    • Tawane, não é o fato da dentista “mexer” que vai piorar seu dente… pelo contrário… qualquer procedimento que ela faça é pra tirar a dor e controlar a infecção. O que faz o dente doer é a inflamação / infecção, não o dentista. Procure-a novamente, fazer a troca do curativo deve aliviar a dor e o inchaço. Se houver indicação de extração, em princípio, é melhor deixar pra depois do parto, a não ser que seja caso de urgência, mesmo.

  7. Em um dente que eu fiz restauração está doendo pela terceira, mas como estou tratando outros dentes meu dentista disse pra eu só tomar um analgésico, mas agora a minha bochecha inchou e estou sentido como se fosse um caroço, o que isso pode ser?

    • Carol, pode ser um abscesso, que é uma coleção de pus dentro da gengiva. Nesse caso, há uma infeção, então é preciso identificar a causa dela (o canal desse dente, a gengiva, etc.) e tratar de ocordo. Procure seu dentista.

  8. Bom dia doutora,

    Há três dias estou com uma dor que parece ser no dente siso que só saiu metade. Fui ao dentista e ele receitou anti-inflamatorio e antibiótico, hj faz três dias que estou tomando mas ainda com dores. Ele me disse que tenho que acabar de tomar os remédios para depois que cessar a inflamação extrai-lo. É normal ainda estar com dores ou devo retornar ao dentista?
    Obrigada.

    • Dada a situação, pode ser “normal” sim, Juliana. Continue tomando a medicação como prescrita.

  9. Oii, faz mais ou menos 4 semanas que fiz a extração do siso de baixo e de cima no lado direito, e agora na 6a semana meu rosto voltou a inchar, e doer, não sei o que pode ter acontecido. Tive trismo e fui receitada a tomar um anti-inflamatorio, so que não tomei, sera que é uma infecção causada por eu nao ter tomado o anti-inflamatorio (ibuprofeno)? Lembrando que tirei meus sisos sem eles terem nascido. Tirei apenas o dente.

    • Ada, não tomar o anti-inflamatório não causaria uma infecção, são coisas diferentes. Mas você deveria ter tomado o anti-inflamatório se ele foi prescrito pelo dentista. De qualquer forma, não é incomum que ocorra essa “inflamação tardia”, digamos assim, o que geralmente se resolve sem problemas. Se persistr assim nos próximos dias ou se piorar, procure seu dentista pra reavaliar.

  10. Boa noite doutora, ontem a noite senti muita dor no dente de numero 25, esta cariado e com um buraquinho, so que minha consulta está marcada para o dia 2/6, tive que ir hoje msm por não aguentar de dor, a dentista mexeu e colocou curativo (eu acho), so que a dor ta muito pior agora, antes so doía o dente e um pouquinho da gengiva, agora nem sinto nada na gengiva, doi perto do nariz, sinto uma dor “subindo” em direção ao olho, não sei o que fazer pois ate esperar amanhã pra possível atendimento, ate minha cabeça doi… e muito. Por favor me ajude. Obrigada!

    • Natália, quando isso acontece, geralmente a troca do curativo alivia os sintomas. Então, procure seu dentista. Converse com ele, também, pra ele prescrever um analgésico pra caso o seu dente volte a doer.

  11. Boa tarde doutora, minha mãe começou um tratamento de canal no mês de janeiro deste ano. Mas o dente começou a doer, e não foi fechado em motivo das fortes dores, e ficou a base de curativo, o tempo foi passando, e semanalmente ela ia ao dentista para ele trocar o curativo. Semana passada ela foi para fechar, esse dente. E o resultado não foi nada agradável, no mesmo dia começou inchar, e cada dia já ficando pior, com uma dor insuportável, ela começou tomar remédios (receitados pelo dentista) e teve que voltar para ele abrir novamente o dente, e colocar outro curativo, e segundo o dentista não tinha nenhuma inflamação no dente, está um pouco inchado ainda, mas bem menos que estava antes. Ela se queixa muito de dor, e está com medo. O dentista não diz ao certo por que está tendo essa reação, poderia me ajudar? Estamos preocupados, muito obrigada!

    • Carla, o dentista não diz o que está acontecendo porque ele também não sabe… pode ser uma infecção resistente, por exemplo. Via de regra a dor cessa com a conclusão do tratamento de canal, mas às vezes o organismo do paciente não se comporta como esperado. Alguma razão há, sem dúvida, por isso é preciso investigar com mais critério. Seu dentista é especialista em endodontia (tratamento de canal)? Se não for, seria interessante a avaliação de um que fosse, seu dentista mesmo pode indicar um colega que possa ajudar.

  12. Olá doutora, tenho 22 anos e o meu maior pavor é dentistas. Meus dentes estão estragados, e eu n consigo nem comer. Eu não sei mais o que fazer. Faz 2 dias que eu estou com a bochecha inchada por causa de dor de dente. Mas eu não posso ir ao dentista pois tenho muito medo e vergonha dos meus dentes. Eu tirei o ferrinho e todas as borrachinhas do meu aparelho da parte de de cima, pq eu só uso em cima… E preciso tirar o resto do aparelho mas tenho medo. Help-me.

    • Jessica, se eu soubesse de uma forma de você resolver todos esses problemas sem ir ao dentista, eu lhe diria. Mas não há: você precisa de ajuda. Compreendo seu medo, sua vergonha, mas afirmo que não há necessidade disso, o dentista não está lá pra julgar você, mas pra te ajudar, pra devolver sua saúde, pra tirar sua dor. E eu não posso, daqui, ajudar você mais do que isso, você é que precisa dar o primeiro passo e procurar ajuda. Gostaria que você lesse esses 2 textos –> http://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html e http://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html , acho que podem ajudar. E continuo à disposição.

  13. Doutora, estou gravida de 18 semanas, estou com um abscesso no dente e esta muito inchado e duro, e doendo muito. Fui no dentista e ele abriu o dente e fez um curativo. Ele me receitou amoxilina 500 mg + clavulanato de potássio, tomar em 8/8 h, e paracetamol 750 mg tomar em 8/8 h. Estou com medo que possa fazer mal ao bebe. Está correto? o que posso fazer?

    • Helenice, seu dentista sabe da gravidez? Se sim e ele julgou necessária essa medicação, tome como ele prescreveu.

      • Estou com uma gestação de 18 semanas e estou com um abscesso no dente ha mais de duas semanas, e esta muito duro, o q posso fazer para que esse abscesso fique mole ao ponto de fazer uma drenagem? Pois nenhum dentista faz a drenagem em um abscesso tao duro.

        • Celia, não é que nenhum dentista faça drenagem em abscesso duro, é que, nesse estágio, não há como drenar. Nem sempre um abscesso precisa ser drenada, às vezes o próprio organismo reabsorve o abscesso. Converse com o seu dentista.

  14. Boa noite Doutora, eu queria tirar uma dúvida que, mesmo indo no dentista, eles não souberam me responder, mas espero que a senhora possa me tirar essa dúvida. Eu tenho uma cirurgia de retirada da vesícula marcada para essa sexta-feira, daqui 1 dia, e eu estou com o dente do siso nascendo, tem uma pele em cima e do lado, na gengiva, tem uma bolinha por fora, eu sinto o maxilar inchado, e ao tocar nele sinto uma dor. Mas não sinto dor nenhuma fora isso, apenas quando toco no maxilar. Eu queria saber, se eu estar com o dente inflamado, interfere em algo na anestesia geral, ou se vou ter complicações na minha cirurgia por conta disso. Tenho 17 anos e essa é minha primeira cirurgia.

    • Em princípio não, Ingrid. O fato do dente estar inflamado certamente não interfere na anestesia geral. Mas, de qualquer forma, assim que você se recuperar da cirurgia da vesícula, procure um dentista pra resolver isso, ok?!

  15. Boa noite! Dia 30 extrai os 4 sisos pois estava com uma infeccao em 2 dentes, o dentista recomendou a extracao, no dia 29, um dia antes, fiz a segunda parte do canal, mas ainda nao senti melhora nesses dentes. Bom, a respeito da extração, as piores dores vieram apos as 72 horas, comecei a ter dores nos ossos da face, como se fosse dentro do ouvido, e dor de cabeça, é uma dor enlouquecedora, q dura aproximadamente uma meia hora, e sempre apos as 18h, hj ja é o terceiro dia q isso acontece, estou cheia de aftas e todos os dentes doem, tento mastigar mas não consigo (e hj é meu aniversario, imagina). Estou tomando antibiotico e codeina, ai tbm inclui dorflex e spidufen por causa da dor… o q acontece?

    • Ana, feliz aniversário. :)

      Difícil dizer ao certo, pode ser apenas a dor pós-operatória, embora mais rigorosa… mas pode ser uma infecção, também. Dói igual dos 2 lados ou é pior do lado do tratamento de canal? De qualquer forma, na dúvida, não hesite em entrar em contato com o seu dentista e, se preciso, fazer uma reavaliação.

  16. Doutora Ana, estou com um inchaço na boca. Fui no dentista do posto ontem pela manhã e ela me receitou um antibiótico, mas o inchaço aumentou e muito de ontem para hoje. Estou com muito medo do que possa ser, por favor o que posso fazer para desinchar minha boca devido a dor de dente?

    • Mariana, provavelmente você tem um abscesso, o que revela uma infecção. Talvez de ontem pra hoje ele tenha aumentado, exigindo a drenagem dele (remover o pus). Procure novamente um dentista e não faça compressa quente em hipótese nenhuma.

  17. Oi Doutora, estou com uma dorzinha no dente do lado direito, o problema é que cada vez que durmo e acordo tenho a cara inchada o que devo fazer para abaixar o inchaço? OBG

    • Bartolomeu, pela sua descrição bocê tem um abscesso, o que revela uma infecção, que pode ter origem no canal de um dente, por exemplo. É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  18. Boa tarde Dra. Minha irma esta tratando canal, nao terminou e esta com curativo. Desde sexta ela esta com mta dor. O remedio p dor nao faz efeito por mais de 1h. Nao tem inchaço, nem edema aparente. Ela foi hj de manha na dentista q apenas diminuiu a altura do curativo, o que nao resolveu, uma vez que ela sequer conseguia encostar um dente no outro por causa da dor. Ela ta fazendo compressa quente, mas eu tenho a impressao q seja pior, ja q aumenta a circulaçao e a vasodilataçao na regiao. O que fazer? Obrigada.

    • Tatiana, acho que é preciso trocar o curativo, desgastá-lo ajudaria se ele estivesse “alto”… mas se a dor não diminuiu, parece que a causa da dor não era essa. Evite a compressa quente, pois se for um abscesso (mesmo que, em princípio, não haja edema), ele pode drenar por fora do rosto e causar uma cicatriz bem feia.

  19. Doutora, estou com uma raiz (que já era pra eu ter arrancado) na bochecha esquerda, que há 2 dias estava doendo, mas passou a dor. Porém, tem um inchaço na bochecha esquerda e a raiz está somente dolorida. Estou tomando nimesulida e faço compressões frias. O que você me recomenda? Seria um abscesso?

    • Michele, considerando o inchaço, pode ser um abscesso, sim. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, não é caso apenas pra remédio e compressas.

  20. Dra. Ana boa noite,

    Meu nome é Glaucia e gostaria apenas de agradecer sua ajuda que tive aqui no site juntamente com o atendimento pessoal do dentista, minha extração do dente do siso melhorou 100% e a dor não tenho mais…
    Muito obrigada e que Deus te abençoe cada vez mais para continuar ajudando outras pessoas…

    Obrigada.

    • Que bom saber, e melhor ainda ter podido ajudar de alguma forma. Abraço! :)

  21. Boa noite!
    Doutora, fui no dentista hoje de tarde fazer uma obturação no dente de cima, só que no dente de baixo que também está obturado agora esta doendo muito, não consigo nem beber água, sinto um vão pequeno nessa obturação, o que posso tomar pra aliviar a dor ?

    • Jana, acho importante procurar o dentista novamente pra ver o que está acontecendo, pode ser algo de resolução local, através de algum procedimento. Se realmente for necessário tomar alguma coisa, ele vai prescrever.

  22. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, meu namorado sentiu dor de dente durante alguns dias e de uma hora pra outra o rosto dele inchou muito, que tipo de compressa é aconselhável a fazer, a fria ou a morna?

    • Como explicado no texto, a fria, Carla. Mas não e só caso de fazer compressa, se for um abscesso – e parece que é – é preciso procurar atendimento. Diga ao seu namorado pra ir ao dentista.

  23. Olá, eu tirei o dente do ciso, e logo apos como é normal inchou, formou uma pele ao redor, mas meu dentista falou que era normal em função da cicatrização. Porem, extrai no inicio de dezembro e desde então 2x por mes, me incha novamente, mas não incha o dente, somente a bochecha. E doi muito, fui em alguns dentistas, um falou até de risco de vida, outro falou que deveria ter ficado algum resto de alimento dentro. Já não sei mais o que fazer.

    • E o dentista que fez a extração, falou o quê, Larissa?

  24. Bom dia, doutora. Fiz extração do dente siso inferior tem 3 semanas. A cirurgia foi complicada porque ele estava incluso e teve que retirá-lo em duas partes e ainda quebrar o osso, demorou mais de uma hora a cirurgia. Fiz tudo o que o dentista falou qto a remédios, compressas e repouso. Só que após 3 semanas sinto um pequeno inchaço ainda na bochecha e minha língua está metade com sensação de dormencia. O que faço?

    • Paulo, os sintomas que você relata são relaivamente comuns. O inchaço ainda é consequência do processo inflamatório ligado à cicatrização, aos poucos ele vai sumir. Já a sensação de dormência se chama “parestesia”, e via de regra ela se resolve espontaneamente, embora posso levar várias semanas ou mais. É provável que essa dormência vá embora junto com o inchaço. De qualquer forma, entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas.

  25. Oi, gostaria de uma ajuda urgente, meu irmão fez um canal e logo em seguida quando chegou em casa a bochecha começou a inchar, e hoje ta muito mais inchado e doendo. O que pode ser? E o que fazer pra desinchar?

    • Parece ser um abscesso, Fernanda. Diga ao seu irmão que ele precisa procurar o dentista novamente.

  26. Olá…

    Fui ao dentista porque tinha um pequeno buraco no dente. Ele tratou e restaurou provisoriamente com aquilo que chamou de: resina composta de 3 faces. Disse-me para voltar daqui por 3 meses para o acabamento final. Desde logo começou a doer o dente, mas a dor era ligeira e suportavel, porém uma semana depois a dor é tão forte, tão forte… que passei a noite sem dormir e a unica forma de conseguir suportar a dor é ter sempre água à temperatura ambiente, dentro da boca. Mal deito a água for, a dor regressa dolorosamente, e lá tenho que voltar a encher a boca com água. Nenhum medicamento com paracetamol que tenho ingerido ajuda. Nenhum alivia a dor. Estou nesta situação há mais de 20 horas. Só consigo suportar a dor sem água dentro da boca, no máximo 1 minuto. É horrivel! Hoje fui ao dentista com a garrafa de agua sempre comigo. Nem me viu, mandou a receita pela recepcionista com um antibiotico!! Na farmacia além do antibiotico tambem comprei a conselho do farmaceutico: CLONIX, que prometeu aliviaria a dor rapidamente. Mas nada!! Nada!! Continuo igual! Nenhum medicamento consegue parar ou aliviar a dor, prevejo outra noite sem dormir. E o mais curioso é que não tenho nenhum inchaço, nem tão pouco nenhum abscesso!! Em 50 anos, nunca senti tamanha dor tão desesperante. Que fazer??? Muito obrigado…
    Armando (Portugal)

    • Armando, me parece que é problema de canal (um sintoma característico é a dor diminuir em contato com a água fria)… dessa forma, será preciso abrir o dente, só assim a dor vai parar. E, assim que possível, deverá ser tratado o canal. Converse com o seu dentista.

  27. Doutora, fiz uma limpeza nos dentes ontem, minha gengiva havia inchado na regiao do siso, mas tudo voltou ao normal, menos o a gengiva da regiao do siso do lado esquerdo na parte inferior que doi muito, o que faço ?

    • Eduardo, provavelmente é uma sensibilidade passageira, por causa do procedimento. Se persistir a dor pelos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  28. Meu dente quebrou ha uma semana atrás, e quando foi dia 20/03 amanheceu meu rosto todo inchado, o que eu faço, lateja muito.

    • Norma, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Parece ser um abscesso.

  29. Olá doutora. Bom dia!

    Iniciei o tratamento de canal em dois dentes (incisivo central e lateral), no dia seguinte senti muitas dores, mas somente consegui consultar novamente 3 dias depois, e durante a consulta a doutora falou que não podia abrir, porque constava abscesso eu não suportaria a dor porque a anestesia não iria funcionar. Foi receitado um antibiótico (azitromicina 500 mg) e no dia seguinte a dor de dente parou, mas o meu lábio superior inchou e muito. Dói somente se tocá-lo. O que pode ter ocorrido? E como posso resolver ?
    Desde já agradeço!

    • Wendell, me parece ser um abscesso, mesmo… o inchaço é característico. Você já está medicado, agora é aguardar a reação do seu organismo e, assim que possível, abrir o dente e tratar o canal.

  30. Olá, fui a uma dentista no dia 19/03 fazer uma restauração no ultimo dente superior, ate ai tudo bem, sai de la e meu rosto nao desinchava por nada, dai entrei com ibuprofeno, enxague com Malvatricin, pelo fato que achava que eram apenas aftas causadas pelo atrito das ferramentas que a dentista usou, mas quando notei no domingo tinha uma bola no interior da minha bochecha, me assustei e fui ao hospital porque minha dentista nao quis mexer por ser na bochecha, tomei duas injeçoes e deveria continuar com ibuprofeno e dipirona, mas hj dia 25/03 acordei com febre e muita mais inchada, fui a um outro medico e me receitou cefalexina por dez dias, esta certo isso? Posso fazer compressa com gelo para diminuir o inchaço??
    Att. obrigada.

    • Kauane, o que você quer saber se está certo? O inchaço certamente não está certo, parece ser um abscesso, o que revela uma infecção. A medicação? Depende do caso, não tenho como afirmar sem examinar você. A cefalexina é um antibiótico, diante de um quadro infeccioso, faz sentido.

  31. Olá Doutora, bom dia! E parabéns pelo excelente trabalho, certamente sua atenção e dedicação a esse canal fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Doutora, no domingo 22/03 meu rosto inchou devido a um abscesso – fiquei com bochecha de Fofão. Ontem pela manhã fui a dentista, que abriu o dente para que o pus saísse, colocou um algodão e me receitou Amoxicilina, Dipirona e Nimesulida. Cheguei em casa, tomei os remédios e dormi após o almoço. Acordei com o despertador no horário do próximo remédio e me assustei ao notar que em vez de desinchar, tinha inchado ainda mais! Como já era quase 20:00 não consegui contato com a dentista que me atendeu e resolvi então ligar para o pronto socorro odontológico de uma cidade vizinha para saber se deveria ir pra lá. A dentista que me atendeu disse que eu deveria tirar o algodão, pois ele impedia a saída do pus. E também não deveria tomar o Nimesulida, pois como anti-inflamatório ele “encapsularia” o pus, prejudicando o processo. Resolvi seguir as dicas e tirei o algodão e pulei o Nimesulida. De fato desinchou um pouco e eu sinto menos pressão na bochecha, entretanto a região abaixo dos olhos permanece bem inchada! O que devo fazer, doutora? Tenho retorno na quarta na dentista que abriu o dente, mas ela agiu corretamente? Ou a do pronto socorro tem razão? Por favor, me ajude, estou assustada! Obrigada e que Deus te abençoe!

    • Ana, no momento não há muito que você possa fazer. O pus vai drenar e o inchaço e a dor vão diminuir. Apenas aguarde o retorno e relate o ocorrido pra sua dentista.

  32. Eu fiz um canal ha pouco tempo, mas mesmo assim o dente continua doendo. O dentista tinha passado amoxilina antes de começar o tratamento e ibuprofeno. Eu tomo a amoxilina de 8 em 8 hrs, e o ibuprofeno não está fazendo efeito nenhum, depois que eu fiz o canal o dente dói muito e começou a inchar mesmo com a amoxilina, eu sinto uma pulsação no dente, isso já tem 3 dias. O que eu faço?

    • Luana, o tratamento foi concluído mesmo? De qualquer forma: entre em contato com seu dentista e relate esses sintomas. Parece ser um abscesso.

  33. Olá Doutora… dia 19 deste mês eu acordei com a boca toda inchada, chegando no meu dentista ele me disse que precisaria fazer um canal, quando ele abriu meu dente saiu uma bolinha marrom, disse que eu precisaria tomar diclofenaco e amoxilina por 5 dias, só que até agora não surtiu efeito algum, meu rosto está todo inchado, eu estou fazendo também bochecho com água morna e sal e compressa quente de meia em meia hora, tem algum problema nisso ?

    • Está fazendo efeito sim, Daniela… é que você está no meio de um abscesso, e leva um tempo para o pus drenar e o inchaço diminuir. Quanto ao bochecho, ok, mas NÃO FAÇA COMPRESSA QUENTE, isso pode levar o pus a drenar pela pele do seu rosto em vez de por dentro, pela gengiva, o que pode lhe dar uma cicatriz bem feia.

  34. DRª BOA NOITE. FUI AO DENTISTA PQ TINHA UM DENTE QUEBRADO E IRIA ARRANCÁ-LO, MAS POR MEIOS DE TRABALHO NÃO TIVE TEMPO, DAI INCHOU MINHA FACE E UM POUCO DO PESCOÇO, FUI AO DENTISTA, ELE ME PASSOU ANALGÉSICO, ANTIBIÓTICO E ANTI-INFLAMATÓRIO, ISTO SE PASSOU 8 DIAS, O INCHAÇO PRATICAMENTE NÃO EXISTE MAIS, OS REMÉDIOS ACABARAM HJ, SÓ QUE AINDA NÃO CONSIGO ABRIR MINHA BOCA, ABRE COM RESTRIÇÃO, EXISTE MAIS ALGUMA COISA QUE EU POSSA FAZER PARA PODER MELHORAR ISTO MAIS RÁPIDO OU AGORA É SÓ O TEMPO MESMO? OBRIGADO!

    • Pablo, agora, havendo mesmo indicação, você precisa extrair o dente! Não faz sentido ficar esperando o tempo passar se a causa da inflação / infecção continua presente… você certamente vai se incomodar de novo. Procure um dentista pra resolver isso, certamente você vai arranjar um tempinho, afinal saúde é prioridade.

  35. Doutora, quebrou um pedaço do meu dente e eu nao cuidei, ai ele inflamou e minha bochecha inchou, fui a dentista e ela disse que era uma bola de pus, me passou um anti-inflamatorio e mandou eu fazer compressa de agua quente por dentro da boca, mas nao esta desinchando, sera que eu posso fazer mais alguma coisa ? Se eu posso, por favor me ajuda, o que posso fazer ?

    • Danyella, você tem um abscesso, está medicada e a água quente deve ajudar na eliminação do pus. Não há muito mais a se fazer do que aguardar que seu organismo reaja ao tratamento. O inchaço vai levar mais alguns dias, mas vai desaparecer. Depois disso, é essencial que você conclua o tratamento.

  36. Olá doutora, realizei uma restauração no meu primeiro molar esquerdo, depois de quinze dias senti um nódulo na bochecha do lado da raiz do dente restaurado, logo depois de dois dias senti um inchaço na bochecha, não consegui que o mesmo dentista que realizou procedimento me atendesse, procurei outro de urgência, relatei o problema, ele abriu o dente e fez uma drenagem hoje pela manhã. A dor no dente passou, mas o inchaço e o efeito dolorido na bochecha continuam, já fui medicada e o dente está aberto pra sair o restante da secrecao, esta semana vou começar o procedimento do canal, mas meu rosto ainda ta bem inchado e estou preocupada… Isso é normal devido a situação em que me encontro? O inchaço demora alguns dias pra desaparecer ou logo após a drenagem desaparece?

    • Alinne, dada a situação, é “normal” sim. Você tem / teve um abscesso, o inchaço vai diminuir aos poucos. É essencial que você conclua o tratamento de canal assim que possível.

  37. Vou continuar investigando. Muito obrigada pela atenção.

  38. Dra. Há alguns dias atrás eu estava sentindo muita dor no penultimo dente da esquerda, no lado de baixo. Nao podia encostar a lingua k doia. Agora a dor passou pra gengiva e ela fez meu rosto inchar. O que eu devo fazer para meu rosto desinchar e para a dor parar?

    • Tamires, parece que você tem um abscesso, o que revela uma infecção ou na gengiva ou no canal de algum dente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  39. Bom dia! Estou com pericoronarite e meu siso e minha garganta estão doendo muito, mesmo eu tomando analgésicos desde sábado. Estou tomando antibiótico, nimesulida e o paracetamol e também to fazendo bochechos com água e sal e ainda não vi nenhuma melhora. Demora a melhorar mesmo? E essa dor de garganta tbm é causada pela pericoronarite?

    • Izabela, seu dentista prescreveu esses remédios? Foi feito algum procedimento no local da pericoronarite? Geralmente a dor diminui depois de alguns dias, mas é preciso fazer uma boa limpeza no local. A dor de garganta pode ter a ver com a pericoronarite, sim?

  40. Boa tarde dra.
    Bom, coloquei um pino de implante no dente 21, três dias depois senti dores horriveis, fui ao dentista, ele falou q seria canal do 26, pois bem, limpou, colocou curativo, mas mesmo assim minha dor não passava. Retornei ao dentista, ele tirou o curativo para drenar, mesmo assim a dor não passava, mas nasceu uma bolinha vermelha na gengiva acima do dente 21 onde coloquei o pino do implante. Eu cheguei a furar lá no hospital que trabalho, saiu muito pus, eu retornei ao dentista, ele falou nunca ter visto isso num pino de implante e me receitou dois antibióticos, amoxilina e metronidazol de 8/8 horas, estou tomando, a dor parou mas a bolinha continua acima do dente 21, saindo pus de meia em meia hora. Isso é normal? Esta bolinha vai desaparecer? Segunda tenho consulta novamente.

    • Normal não é, Camila… é um abscesso. Se há um abscesso, deve haver uma infecção. A “bolinha” nada mais é que uma fístula por onde seu organismo expulsa o pus que está dentro da gengiva, processo que pode ser bem dolorido. Eventualmente a fístula vai desaparecer, considerando que você está medicada, mas é preciso verificar se a causa é mesmo o implante pra, então, decidir qual será o próximo passo.

  41. Dra°

    Estou gravida de 6 meses e estou com um dente super quebrado e doi meu rosto inteiro ao deitar para dormir, e da contrações no nervo da cabeça ao braço.
    Estou sofrendo muito com essa dor, porém a dentista disse q por causa do estagio da gravidez não pode fazer nada :/ você pode me indicar algo para diminuir essas crises?

    • Ana, dá pra fazer, sim… você está no segundo trimestre da gestação, melhor época pra intervir em caso de urgência… e me parece o seu caso. Se o dente está quebrado e doendo, é provável que seja caso de canal. Nesse caso dá pra fazer, pelo menos, um curativo endodôntico (abrir o dente pra canal e colocar um remédio dentro dele) e medicar você. Procure outro dentista.

  42. Dra, fiz o curativo na segunda 09.03 para dia 23.03 fazer tratamento de canal. O dentista abriu o dente e para aliviar a dor e o inchaço, estou tomando nimesulida. Mas sinto que está inchado ainda e a gengiva muito vermelha. A sensação é de incomodo, mas dói em algumas vezes.
    É normal? Posso fazer compressa fria?
    Agradeço a atenção.

    • Considerando a situação, dá pra considerar “normal” sim, Carla. A dor, inchaço, vermelhidão só vão se resolver com a conclusão do tratamento de canal, pois mesmo com curativo, você ainda tem uma infecção em curso. É preciso tratar. Você até pode fazer compressa fria, mas não faça compressa quente, pois se houver pus, ele tende a sair pelo seu rosto, o que pode causar uma cicatriz bem feia.

  43. Boa tarde,

    Ontem abri o dente para fazer um curativo num dente que precisarei fazer canal daqui a 15 dias.
    Estou tomando uma medicação, mas acho que a gengiva está muito vermelha, e a dor é como se tivesse extraído um dente. É normal?

    • Dependendo da inflamação / infecção, isso pode acontecer, Carla. Claro que não é normal, mas não dá pra dizer que não é esperado, dada a situação.

  44. Boa noite, se pudesse me ajudar agradecia, quarta feira a noite dia 4 comecei a ficar com um pequeno abscesso num dente superior que tenho cariado, mas nada demais, quando acordei ja tinha uma nova bochecha, fui ao medico, me receitou eprofeno e forcid solutab e comecei a tomar hoje, quando acordei estava maior, e ao longo do dia cresceu para baixo, estando agora com o lado direito todo inchado, estou assustado… que faco? Esta a subir para a zona do olho e parece que tambem para o pescoço, as dores sao ligeiras, agora o inchaco nao tem parado, bochechei com agua morna e sal e tenho tomado tudo certo.

    cmps

    • Tomaz, procure um dentista pra avaliar e identificar a origem do abscesso. Só remédio não resolve, porque a causa da infecção – que pode ser o canal de um dente e/ou a própria gengiva – permanece. Só sabendo a origem do problema é que será possível tratá-lo de acordo.

  45. Boa tarde, Dra. Ana! Fiz a extração do 3º molar inferior incluso há dois dias, mas já no dia seguinte apareceu uma bolinha branca na parte interna da gengiva (encostando na minha língua), que eu acredito ser um abscesso. Não tenho sentido nenhuma dor e nem febre, só o incômodo dessa bolinha na minha língua. Meu rosto também não inchou e estou tomando Amoxicilina de 8/8 hrs e a dexametasona de 12/12 porque sou alérgica a anti-inflamatórios. Retiro os pontos em sete dias. Há alguma coisa que eu possa fazer para eliminar esse abscesso ou posso esperar 5 dias até o dia que verei o dentista para retirar os pontos? Obrigada!

    • Aline, não estou tão certa de que seja um abscesso, considerando a ausência de sintomas nesse sentido (exceto a “bolinha”). Pode ser simplesmente uma afta relacionada ao atrito do instrumental durante a cirurgia. Como você não tem maiores incômodos, pode aguardar até o dia da remoção dos pontos pra que o seu dentista reavalie.

      • Muito obrigada! Beijos!

  46. Olá doutora, queria tirar uma dúvida, estou com muitos dentes cariados na boca e agora me saiu um inchaço do lado direito da minha bochecha. Nao doi o caroço, mas está inchado e estou com medo, pois estou gravida de 3 meses, o q devo fazer ?

    • Luana, procure um dentista pra avaliar. Parece que há um abscesso, provavelmente com origem no canal de algum dente. Como é preciso radiografar pra tratar canal e você está grávida, se for preciso, pode ser feito pelo menos um curativo endodôntico pra diminuir a dor, além de medicação.

  47. Boa tarde, eu extrai 2 dentes siso inferiores, e esta tudo ok, uma duvida minha, é normal sair um hematoma no rosto, amarelo como se tivesse batido em algo sabe? Quando se bate na porta com o joelho ou algo do tipo, do resto esta ok, dia 9 vou retirar os pontos, nao sinto dor nem nada.

    • É normal, sim, Matheus. Nem todo mundo fica com hematoma, mas esse é um sintoma pós-operatório relativamente comum.

  48. Dra., fui no dentista, estava sentindo dor no dente e ele estava quebrado, a dentista aplicou duas anestesias, ela tampou o buraco e cortou um pedaco da minha gengiva, passando umas horas esta doendo toda a parte que ela mexeu, ate na madrugada, o que eu faco, to tomando medicamento, o que devo fazer?

    • Fernanda, foi feito um curativo apenas ou o dente foi restaurado com resina? O dente foi aberto pra canal? Se foi, é questão de concluir o tratamento, se não ele sempre poderá doer. A região em que a gengiva foi cortada vai ficar dolorida, mesmo, enquanto não cicatriza, e você pode tomar um analgésico pra ter mais conforto nessa fase. De qualquer forma: entre em contato novamente com a sua dentista e relate a dor.

  49. Boas dtr, a minha raiz partiu e nesse espaco ganhei um papo avermelhado, estou a tomar clamoxyl. Ja esta mais pequeno. E branco, mas a volta a gengiva esta muito vermelha, o que sera? Que devo fazer? Obrigada e boa noite.

    • Tania, deve ser um abscesso, com origem nessa fratura de raiz. Via de regra, se a raiz está comprometida, há indicação de extração, infelizmente. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  50. Olá. Fui hoje ao dentista arrancar meu dente. Ele disse que o meu caso seria canal. E fez um curativo no meu dente, pra eu ser encaminhado para o canal. Fiz todo o procedimento e tal. Depois de tudo feito meu dente começou a doer de leve. É uma dorzinha suportavel. Queria saber se isso é normal. Lembrando que meu dente estava inflamado.
    Espero respostas, estou com medo…

    • Dada a situação, é “normal” sim, José. Seu dente pode ficar um pouco sensível ainda alguns dias, mas a tendência é a dor ir se resolvendo aos poucos.

  51. Dra na quinta feira 26/02 fui ao consultório para fazer um canal então a dentista abriu o meu dente, disse ter encontrado uma “pérola” de esmalte e limpou e colocou um curativo e pediu pra retornar na próxima semana, porém estou com um pouco de dor e está inchando eu devo por compressa quente ou fria??

    • Anderson, não acho que fazer compressa fria vá ajudar, e fazer compressa quente, se houver abscesso, pode desviar o pus pra fora do seu rosto, o que causaria uma cicatriz bem feia. Então acho que não é hora de fazer nenhum tipo de compressa, o ideal é tomar um analgésico e, se preciso, antecipar a ida ao dentista pra trocar o curativo e/ou dar continuidade ao tratamento.

  52. Bom dia, Dra. Ana

    Estava com problema no meu siso 3° molar esquerdo inferior (dente 38), mas dia 23/02/15 extraí com dentista particular, onde me receitou analgésico sempre que houver dores e alimentos pastosos, temperatura ambiente.
    Na extração ele não precisou abrir, nem utilizar o alicate pq o meu dente estava muito danificado e um pouco solto, alegou que por eu não ter muita abertura na boca não suturou e deixou aberto.
    Meu retorno é dia 04/03/15 para saber como está a cicatrização, o que realmente acontece é que sinto dores (suportáveis) e é como se doesse minha garganta e ouvido, não inchou, consigo abrir pouco a boca e pelo que vi não criou abscessos.
    Gostaria de saber essas dores são normais? Estou conseguindo me alimentar normal, já pode comer comidas leves sem frituras, pimentas e de porco? Quanto tempo em média demora para cicatrizar sem sutura?

    Obrigada.

    • Glaucia, pela sua descrição me parece que está tudo dentro do esperado. As dores que você relata são comuns, inclusive em locais anatomicamente próximos da área da extração. Você pode comer normalmente, não é preciso evitar certos tipos de comida, apenas procure não comer nada muito duro ou muito quente, por enquanto. Mesmo sem a sutura o tempo de cicatrização não deve se alterar, pois a sutura serve mais para proteger o alvéolo do que pra fechar o “buraco”, já que a cicatrização da gengiva se dá “de dentro pra fora”, por segunda intenção. Em 1 semana você já terá uma boa cicatrização inicial da gengiva, embora, em nível ósseo, esse processo possa levar meses.

  53. Oi Dra, estou com uma dor insuportavel sobre o local que o dente do siso está nascendo, to quase ficando louca, minha gengiva está muito inchada e o que me chamou atenção é que a gengiva abriu-se um corte e tomou conta do dente anterior, n consigo mais ficar com a boca fechada, mal comer. O que você indicaria pra essa dor passar? O meu dente anterior no caso , tera q ser extraido tmbm?

    • Priscila, se houver indicação de extração, provavelmente é apenas do siso, mesmo que a gengiva em volta do dente ao lado também esteja inflamada. Procure um dentista pra avaliar, você provavelmente está passando por uma pericoronarite, como explico aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html , então o dentista terá que intervir.

  54. Dra. fiz um canal ha mais de dois anos, deu uma infecção pequena abaixo dele, e agr nesse mesmo dente que fiz o canal deu um pequeno abscesso, a dentista do posto de saude do SUS me passou Amoxilina, e falou pra eu procurar especialista nessa area, a Endodontia, e é o dente de trás, e as vezes repuxa os musculos abaixo desse dente e doi do lado esquerdo da minha garganta, estou com medo de dar algo grave, tipo Angina q vi na internet ou bacteremia :( Mas segunda marquei na clinica particular, endodontia.

    • Lilian, em princípio é apenas uma infecção localizada, não vejo razão, pelo seu relato, pra pensar em algo mais grave que isso.

  55. Extrai os 4 sisos ha 9 dias e ainda estou um pouco inchada e com caroços no osso onde foi serrado.
    O que seriam esses caroços?
    Eles somes sozinhos ou tenho que tomar alguma medida para ajudar?
    Obrigada

    • Priscila, não tenho como afirmar apenas com base na sua descrição, mas pode ser apenas uma manifestação do processo inflamatório, comum em qualquer cicatrização. Na dúvida, se preferir, procure seu dentista e relate o problema.

  56. Ola. Eu procuro resposta para algo que nenhum dentista me explicou. Eu sofri um acidente de carro, e perdi 2 dentes da frente. E os outros 2 tive que fazer canal. Com a batida, esses dois dentes se movimentaram para tras. Então, depois dos canais, surgiu uma bolha de pus na gengiva, que aparecia e sumia. Ai decidi retirar os dentes batidos. Então meu dentista disse que a infecção não voltaria, e ele não sabia me dizer porque eu tinha aquela infecção, porque ele dizia que o canal tinha sido bem feito. E os dentes começaram a ficar escuros, fracos, e eu sentia a infecção. Mas ai quando extrai os dentes, ela não apareceu mais. Mas eu ainda sinto uma sensação de pus drenando na minha gengiva. E sinto como se meu dente ainda estivesse aqui. Estou aguardando para fazer os implantes. Uso prótese. Desde já, agradeco muito!!!

    • Nubia, me parece que você tem uma infecção resistente. Nem sempre há explicação além disso. Quando se lida com organismos biológicos essas “surpresas” acontecem, a Medicina e a Odontologia não são ciências exatas. Com a extração dos dentes, que, parece, eram a origem da infecção, o problema deve se resolver. O pus deve drenar todo ou ser reabsorvido pelo seu organismo.

  57. Olá Doutora,
    Extrai os 4 sisos de uma vez ha 7 dias, a cirurgia foi muito complicada porque os 2 sisos de baixo estavam deitados, entao meu dentista teve que serrar o osso.
    Após 7 dias de cirurgia estou com dor no osso, mas uma dor suportável, o rosto ainda continua inchado e sinto um caroço nos dois lados do osso, é normal?
    Fui ao dentista tirar os pontos hoje e ele me disse que a cicatrizacao por dentro está ótima, mas que ele usou muito a broca para serrar o osso na hora de cirurgia e por isso está demorando a desinchar.
    Eu posso fazer compressa quente para diminuir o inchaço?
    Trabalho na Tv é preciso que desinche, não tem nada que possa passar para melhorar?
    Obrigada.

    • Priscila, dada a complexidade da cirurgia, é como o seu dentista disse, o inchaço é esperado. Sim, compressa morna / quente pode ajudar a resolver o processo inflamatório e, dessa forma, diminuir o inchaço. No mais, é aguardar a recuperação do seu organismo, não há muito como apressar as coisas.

  58. Dra., tenho um dente com uma carie ha 4 dias, tava doendo mto e mexi nele, mas acho q machucou… entao minha bochecha inchou… ta mto feio, me ajuda pfv, o q faço?? To tomando amoxilina mas n adianta!!

    • Denis, procure um dentista, Denis! Você está tomando amoxicilina por que? Quem prescreveu? Parece que há um problema de canal, é essencial que um dentista intervenha pra fazer, pelo menos, um curativo.

  59. Boa noite, doutora!
    Dra, minha esposa começou a sentir umas dores no dente ha uns dois dias atrás, só q hj amanheceu muito inchado!
    N pude leva-la ao dentista por conta do feriado!
    Hj, consegui levar ao UPA p ao menos indicar algum medicamento!
    Eles passaram amoxilina e poltax, mas a dor n passa!
    Ela começou associar c a neosadina de 1g!
    É indicado fazer algum tipo de compressa p ao menos melhorar o inchaço?
    N aguento mais ve-la desse jeito :(

    • Adailton, e qual a causa do inchaço? O médico / dentista da UPA disse? Porque se for um abscesso – o que eu desconfio – fazer compressa é até pior, o pus pode drenar por fora do rosto e fazer uma cicatriz feia. O inchaço vai ceder, não se preocupe, mas assim que der é essencial procurar tratamento adequado.

  60. Olá! O estress do dia a dia me faz prensar os dentes ao dormir. Isso me rendeu uma dor e um grande inchaço no rosto. Já estou tomando nimesulida e dipirona pra dor. Fiz compressa fria a noite, mas no dia seguinte acordei mais inchada. O que faço? Preciso desinchar urgente.

    • Valdineia, onde é o inchaço? Porque o apertamento dentário, de forma direta, não causa esse tipo de inchaço… me parece mais com um abscesso. É em algum lugar específico da gengiva?

  61. Ola, fiz limpeza e curativo no dente q tava quebrado, mas não retirei ele, já tem quatro dias, porem meu rosto ta muito inchado, não sei o q faço, o q posso fazer pra desinchar?

    • Adriana, você está tomando alguma medicação? O inchaço provavelmente se deve a um abscesso… ele vai diminuir com o passar dos dias, mas é essencial que você procure tratamento pra eliminar a causa do inchaço, se não pode inchar de novo.

  62. Doutora.
    Deu 2 cistos no canal do dente, bem no final do canal.
    O doutor fez 3 tratamentos de canal, mas não adiantou… Na terça feira ele disse q tinha q extrair o dente para dar fim neste problema. Estou tomando Spidufen 600, Paracetamol e amoxilina e ainda DOI muito, e esta inchado também. Tudo isso começou dia 18 de dezembro… Não sei mais os fazer, não aguento mais…
    Estou fazendo compressa fria para aliviar, e enxaguando a boca com agua morna e sal, e com agua e agua oxigenada… mas nada resolve…
    Me ajude, o que faço?

    • Deise, a situação é clara: se há indicação de extração do seu dente, é preciso extraí-lo. Só assim a dor vai se resolver.

  63. Olá Dra. Retirei o siso ha 4 dias, meu dentista não suturou, mas desde o segundo dia da retirada sinto dores musculares, e ela só aumentam. Será trismo? Se sim, quanto dura mais ou menos este sintoma? Em uma semana vou fazer a viagem da minha vida, não gostaria de estar assim.

    • Giseli, pode ser trismo, sim. O trismo costuma ir diminuindo com o passar dos dias, e pode levar 2, 3, 4 semanas pra se resolver. Mas a tendência é de melhora, sempre.

  64. Bom dia,

    Gostaria de tirar uma dúvida, estou com um buraco no meu dente do siso, 3° molar inferior esquerdo, e fortes dores. Estive no PS e a dentista limpou e fez um curativo tampando, isso na quarta dia 11/02/2015, hoje na sexta dia 13/02/2015 estou com a boca inchada, não consigo abri-la e não me alimento e nem bebo nada pq dói demais. Me sugeriu o canal ou extração, optei pela extração, estou na fila do SUS para extrai-lo e particular não consegui até agora um dentista por ser feriado.
    Gostaria de saber, o inchaço é normal? Como faço para desinchar? Estou tomando nimesulida 12/12 e no intervalo se houver dor (que tem) tomo dipirona, mas não melhora, o que fazer?

    Não aguento mais a dor que já faz 5 dias e não alivia e nem cede, só choro e para ajudar tenho pavor de dentista.

    Obrigada, Glaucia

    • Dada a situação, é esperado o inchaço, Glaucia. Você deve ter um abscesso em fase aguda, o que dói bastante. Por se tratar de um siso, costuma-se optar pela extração, mesmo. No momento, já que o dente está com curativo, o que deve aliviar é abri-lo novamente e trocar o curativo. A dor pode ser por causa da “pressão interna” causada pelos gases do metabolismo bacteriano e/ou pelo pus da infecção que seu organismo pode estar tentando expulsar. Isso, em si, já vai ajudar a desinchar.

  65. Hoje faz um pouco mais de 24 horas que extrai o dente siso. Só sangrou no mesmo dia, porém agora esta muito inchado. Não sinto muita dor, só um incomodo quando vou engolir algo. E tá sendo muito ruim fazer a higienização, pois mal consigo abrir a boca. Estou tomando nimesulida de 12 em 12 horas. É normal esse inchaço? O que eu faço para diminuir? Obrigada desde já.

    • Dada a situação, é normal sim, Debora. Faça compressas frias nas primeiras 72 horas depois da extração, ajuda a diminuir o inchaço. Depois desse tempo você pode fazer compressas mornas, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  66. Doutora, eu sofri um acidente em agosto do ano passado onde fraturei a mandibula na direção da raiz do 3º molar, foi colocado um aparelho com ligas nos dentes para manter a mandibula no lugar, em pouco tempo apareceu um abscesso na minha bochecha na direção onde quebrou, foi feita uma drenagem e o meu rosto voltou ao normal. No final de dezembro esse abscesso tornou a aparecer e o tratamento foi clavulin e compressas de água quente, após 20 dias tomando o antibiotico o abscesso diminuiu bastante, mas esse mês ele tornou a aparecer e o processo de crescimento dele foi muito rápido, estou muito preocupada, consultei um buco-maxilo e ele disse que provavelmente a causa é terceiro molar que precisa ser extraido, mas com esse abscesso aparecendo constantemente não tenho como fazer a cirurgia, tem algum outro tratamento ?

    • Lais, realmente, a causa pode ser o terceiro molar. Se for, o tratamento é a extração, mesmo. Seria preciso achar um momento oportuno, logo que o abscesso regrida.

  67. Dra, EU FIZ UMA CIRURGIA NO CÉU DA BOCA PRA EXPOR O DENTE E COLEI UM BRACKET, MAS TA DOENDO MUITO, TEM UMA SEMANA QUE ESTOU TOMANDO AMOXILINA E NIMESULIDA DE 8 E 8 HORAS, MAS A DOR É MUITO FORTE, TO SEM SABER O QUE FAZER, ME AJUDA.

    • Thiago, entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas. É importante que ele verifique se não há infecção e considere a possibilidade de prescrever um analgésico mais forte pra você.

  68. Ola doutora!
    Primeiramente parabéns pelo blog, eu estou com o rosto inchado devido a um dente com caso de canal, eu ja estava com o canal marcado para o dia nove agora, mas ontem meu dente doeu muito e hj parou de doer, mas amanheceu inchado, muito inchado, ate na regiao do olho, o que devo fazer ou tomar, me ajude por favor.
    Agradeço desde ja…

    • Amanda, a indicação de tratamento de canal continua. Você parece ter um abscesso, por isso está inchado. E o nervo do seu dente “morreu”, por isso parou de doer. Se você puder ir ao dentista antes do dia 9 (mesmo que em outro, só pra fazer a abertura do dente e um curativo), melhor.

  69. Olá dra. Ana, tirei meu siso há 2 semanas, já retirei os pontos e está completamente cicatrizado, mas não consigo abrir totalmente a boca, dói meu ouvido e garganta, dói para mastigar, esta bem complicado, e também não sinto metade da minha língua, tudo que podia dar deu, o que posso fazer?? O dentista insiste em dizer que é normal, mas quando tirei o outro siso não foi assim, no 2 dia já estava super bem.

    • Jessica, os sintomas que você relata são realmente comuns no pós-operatório. As dores vai diminuir com os dias, até o seu completo restabelecimento. Quanto a falta de sensibilidade na língua, pode levar alguma semanas pra ela voltar ao normal. Realmente, cada dente é uma história diferente.

  70. A dentista fez a anestesia para trocar uma obturação no dente na parte superior direita, porém eu sentia tipo uns choquinhos, dai ela fez mais anestesia, eu continuei sentir, mas nada insuportavel. Ela explicou que a agulha não estava pegando a curva, por isso não anestesiou completamente. Isso foi no sabado (ontem), não sinto dor, mas está inchado. Qtos dias vai ficar esse inchaço, e eu posso fazer compressa quente ou com gelo?
    Muito obrigada pela atenção!

    • Luisa, o inchaço vai ceder aos poucos, isso varia de pessoa para pessoa… talvez uns 2 ou 3 dias. Não acho que compressa vá ajudar muito mas, se for fazer, considerando o inchaço como resultado da punção da agulha, faça compressa fria.

  71. Estou fazendo canal, e criou uma bolinha tipo de sangue que ta meio roxa, o que é isso ?

  72. Fiz a cirurgia do terceiro molar. Hoje faz 7 dias e sinto muita dor de ouvido. Notei que minha gengiva ta muito vermelha e ta inchando no meu segundo molar. Queria saber se isso e normal.

    • Dada a situação, pode-se considerar “normal” sim, Carla. A dor no ouvido pode ser simplesmente pela proximidade anatômica entre o ouvido e a região da extração, e o inchaço é um sintoma inflamatório, presente em qualquer processo de cicatrização. De qualquer forma, se você acha que há alguma coisa errada, não hesite em procurar seu dentista pra reavaliar.

  73. Boa noite Dra. Ana, tudo bem?

    Na sexta feira fiz um tratamento de canal, no dia correu tudo bem, não senti dor. Porém no sábado acordei com o rosto inchado e dor na gengiva próximo ao dente tratado, a dentista me receitou ibuprofeno mas não está sanando a dor. Hoje é domingo e meu rosto ainda está inchado e sinto dor, devo me preocupar? Desde já agradeço.

    • Caline, se o tratamento foi finalizado, eu não me preocuparia. A tendência é a dor e o inchaço irem diminuindo com o passar dos dias. Mas não hesite em procurar sua dentista se achar necessário.

  74. Oi, boa tarde! Meu dente esta meio dolorido e minha gengiva esta com uma bolinha que aparenta ser pus, a pergunta é: o que acontece se eu furar essa bolinha pq ta incomodando? Sera que se eu furar a bolinha faz algum mal ou danifica a gengiva?

    • Não aconselho, Gilmar. O ideal é procurar um dentista pra fazer isso, pois ele tem o instrumental adequado, a técnica e todos os cuidados de assepsia, diminuindo o risco de lesões, infecção, etc.. E, também, se isso for uma fístula, é preciso examinar você pra identificar a origem e tratar de acordo (um provável tratamento de canal), o que só um dentista pode fazer. Então não há vantagem em você fazer isso sozinho.

  75. Bom, o meu dente dói, tem uma pequena abertura, mas e o do lado que dói, não dá nem pra mexer os lábios, são os dentes da frente, só que coloquei cebola, remédio, escovei e acordei com a boca inchada, e todos os meus dentes estão doendo. O que fazer? Por que não posso ir ao dentista, minha boca está inchada, ele não vai fazer nada, bom eu acho.

    • Izabel, pelo contrário, tudo o que você precisa fazer é procurar um dentista. Ele vai examinar você pra determinar o problema e tratar de acordo. Se não der pra mexer na hora, ele vai prescrever a medicação adequada pra diminuir a infecção e a dor.

  76. Olá Dra. boa noite, fiz um canal ha dois dias e estou com muita dor e inchaço, o dentista falou que estava infeccionado e que eu poderia sentir dores por ter mexido, e me receitou Deocil 10mg, amoxilina 500mg e neosulida de 200mg. Essa dor e esse inchaço é normal? Estou preocupada, desde já agradeço a resposta.

    • Considerando o tratamento recente, é algo comum sim, Fabiana. Se não diminuir com os dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  77. Bom dia.
    O problema e que ja estou a tomar medicação desde Domingo e o inchaço nao cede. Estando quase me apanhando o olho.

    • Procure sua dentista, Ricardo. Ela precisa verificar o que está acontecendo.

  78. Olá, parabens pelo seu blog, queria que tirasse uma duvida, ha uns meses atras fui ao dentista e me disseram que tenho agenesia em dois dentes, que era melhor esperar que completasse 18 para fazer o implante, ha mais ou menos 3 semanas um dos dentes soltou de um lado e se estava segurando de alguma maneira e eu via através do espelho que ele esta necrosado por baixo, amanha tenho consulta com o dentista e queria saber se deixo o dente ai. Ou devo retira lo ? Me atrapalha um pouco na hora de comer, mas fora isso em nada mais, nao sinto dor nem nada, o que devo fazer ? E obrigada pela atenção.

    • Karen, se não está machucando, mantenha a prótese onde está.

  79. Bom dia Doutora, gostaria que me desse uma ajuda na seguinte dúvida que tenho. Ha algum tempo parti um dente e dirigi me a dentista a qual me informou que nao haveria forma de o recuperar. Infelizmente tive que o tirar. Ficando um grande espaço. Então eu tomei a decisão de preeencher o local com a colocação de um dente. Fui as consultas, os dentes foram rentiados e foram me colocados dentes provisorias ate virem os definitivos. Primeiro e segundo processos tudo bem, so que no domingo dia 11 de Janeiro acordei com um grande abcesso por cima de um dos provisorios! Sera que o facto de os provisorios estarem tanto tempo desde dia 31 de Dezembro originaram a que ganha-se abscesso? Contactei com a medica que me receitou um antibiotico. So que hoje ao acordar a cara ainda estava mais inchada. Não sei o que se passa!

    Sinto o corpo com calafrios e a cabeça quente!
    Sera que isto nao tera a ver com o facto de ja deveria de ter tirado os provisorios?

    Pode-me dar a sua opinião? Obrigado!

    • Ricardo, provavelmente é um problema periodontal (na gengiva e no osso). Não, a causa não é o tempo de permanência nos provisórios, mas pode ser algum problema na adaptação deles. Tanto o abscesso quanto os calafrios e a febre são sinais de infecção. Enfim, você já está medicado, o inchaço e demais sintomas devem começar a ceder com o efeito da medicação.

  80. Olá doutora, estava com uma dor insuportável em um dente frontal superior, meu dentista entrou com as providencias necessárias para um canal, no raio x notou que tinha uma infecção na ponta da raiz, abriu o dente (que estava com a polpa necrosada), limpou e fechou, enfim, devo voltar em um prazo de 20 dias para terminar o tratamento, acontece que voltei a sentir dores, não no dente como antes, mas em toda a gengiva superior, chegando a ser confundida com dores de cabeça! Isso é normal? Já tentei analgésicos (muitos) e parece não surtir efeito! Devo voltar ao dentista ou essa dor faz parte do processo e tenho q suportar? Se puder responda por favor! Muito obrigada…

    • Melissa, dada a situação, essa dor não chega a ser surpreendente. Mas também não diria que é “normal” ou que você deve ficar em casa e suportá-la. Procure o seu dentista pra trocar o curativo, isso já deve aliviar a sua dor e oferecer mais conforto pra que você aguarde pelo início do tratamento de canal.

  81. Olá, eu estou com a raiz do meu dente da frente doendo, e meu rosto esta inchado, o q eu devo fazer ?

    • Procurar um dentista, Lorena. Parece haver um problema no canal desse dente e um possível abscesso. É preciso avaliar você pra identificar se é esse mesmo o problema e tratar de acordo.

  82. Olá Dra. boa tarde!
    Meu dente, o 1 molar superior direito, foi feito canal em fevereiro de 2014 e no meado de novembro do mesmo ano percebi que apareceu uma bolinha do lado da gengiva, o dente não doía mas estava sensível, fui ao meu dentista e ele pediu para esperar mais um pouco, dai a bolinha cresceu e começou incomodar bastante, voltei ao dentista, mas isso já tinha passado um mês e ele me passou amoxilina (7 dias) e nimesulide (3 dias), no meio do tratamento a bolinha que já estava bem maior estourou e aliviou o incomodo e a ardencia, depois de 03 dias do termino do tratamento 02/03/2015 voltei pois estava marcado para ele abrir, só que não quis operar pq ele disse que ainda estava inflamado, me receitou mais 7 dias de antibiótico (sigma-clav bd 875) e nimesulide por mais 2 dias e remarcou para quarta-feira 07/01/2015, mas hj 06/01 já é o quinto dia de tratamento e ainda está saindo pus, já não era para ter curado a infecção? E mesmo assim pode ser feito a cirurgia ? Não corro nenhum risco? Lembrando que meu rosto nunca inchou, nunca tive febre, nunca senti muita dor, só desconforto e ardencia na gengiva quando esta cheia de pus, quando estoura passa. Me responda por favor, Doutora! Obrigada.

    • Nice, o antibiótico controla a infecção sim, mas se ainda há pus dentro da gengiva e ele já está drenando, ele vai sair independentemente da medicação. A cura, em si, só se dará com o tratamento de canal (ou extração, não sei qual é o seu caso), que é o que vai eliminar a causa da infecção. Qualquer procedimento cirúrgico tem seus riscos, nunca é possível afirmar que não há nenhum risco, mas seu dentista só fará qualquer coisa nesse sentido se julgar que o momento é seguro.

  83. Bom dia, doutora estou com um abscesso faz 15 dias, ele não dói e está no dente siso que preciso extrair, o problema é que uns dias antes desse dente inchar apresentei candidiase oral que provavelmente foi por baixa imunidade ou refluxo, minha boca e língua ficaram muito brancas e ardendo e logo depois o dente inchou, fui numa emergência dentária que devido a situacao da boca pediu que fizesse bochechos com clorexidina e água morna e sal, como paliativo até a situação amenizar e poder extrair os dentes, sendo que tive outra recaída ha 3 dias e acho que a candidiase voltou, minha língua arde e céu da boca tbm, ando muito estressada, e esse abscesso que fica todo dia minando pus me preocupa, ele não dói e não chega a inchar muito, fica só estourando toda hora, o que faço, tenho que voltar ao dentista já ou continuo com os bochechos?

    • Renata, se não dói e o pus está drenando – o que é até bom -, você pode aguardar a situação geral melhorar pra procurar novamente o dentista.

  84. Tenho uma duvida. Eu extrai meu siso faz umas 3/4 semanas. Ai inchou normal logo depois do procedimento, eu cuidei e melhorei. Agora que já faz esse tempo, vim para a praia e meu rosto inchou novamente no lugar aonde foi feita a extração, mas não esta doendo. O que pode ser? O que faço?

    • Cassandra, não é incomum esse “inchaço tardio”, é um sintoma inflamatório, já que toda cicatrização envolve um processo inflamatório. Talvez tenha inchado por causa do calor. Não requer tratamento necessariamente, principalmente se não dói. O inchaço deve diminuir com o passar dos dias.

  85. Olá, estou com uma dúvida, fiz uma cirurgia para a retirada de dois dentes do siso, porém tive um problema que gerou um abscesso dentário, e ele acabou de furar, o que devo fazer, ir ao dentista ou continuar em casa tomando somente os antibióticos? Me ajude, por favor!!!

    • Giseli, nem todo abscesso precisa ser drenado, depende do caso. Se você não tem dor, já está medicada (por médico ou dentista) e ele está drenando, em princípio não há urgência. Mas o ideal MESMO é que um dentista avalie pra ver se é necessário algum procedimento.

  86. Boa noite! Drª, fiz um tratamento de obturação dentaria em Agosto, em Setembro caiu parte do dente, depois foi só momentos de muita dor, quando foi agora no Natal senti uma dor de dente insuportável, tomei Nimesulida, diminuiu por um dia, mas agora estou com fortes dores em toda área da gengiva e estão bastante inchados, estou com halito insuportável, com cheiro forte de pus e fezes, mas o que está me preocupando é que estou com secreção de pus nas narinas, e no suor, por favor o que faço, isso pode ser do dente mesmo? Obrigada e Feliz Natal. De: João

    • João, procure um dentista JÁ. Certamente será preciso entrar com antibiótico e, se há pus nas vias aéreas superiores, deve haver associação com um quadro de sinusite, talvez até haja uma comunicação buco-sinusal. Você precisa procurar atendimento.

      Um ótimo Ano Novo pra você. :)

  87. Oi Dra., meu siso está nascendo (ja quase pela metade, apesar de ter espaço para ele, ele está com uma pontinha para o lado da bochecha, recoberta pela gengiva), porém começou a doer muito mesmo, meu rosto está inchado do lado dele e sinto até a mandíbula doer. O q posso fazer para aliviar a dor já que minha dentista está em recesso e só confio nela para caso seja necessária uma extração? Estou tomando anti-inflamatorio para dor. Mas alivia e logo volta a doer.

    • Procure outro dentista em caráter de urgência, Michelle. Você não precisa extrair o siso agora, pode esperar o retorno da sua dentista, mas me parece que você tem uma pericoronarite, que é a inflamação / infecção da gengiva em volta do siso. Nesse caso, talvez seja necessário algum procedimento no local e talvez tomar antibiótico. Por isso é importante que um dentista examine você.

  88. Olá doutora, fiz uma extração no dia 08/12, desde entao minha gengiva começou a doer muito e no dia 11 percebi que havia pus em volta da gengiva, comecei a tomar amoxicilina 500mg e Ibuprofeno, mas a gengiva está cada vez mais inchada e com pus, o que eu faço, pq nao quer melhorar?

    • Naiara, quem prescreveu a medicação? Seu dentista? De qualquer forma, se há uma infecção o antibiótico está atuando pra controlá-la, mais isso não ocorre de forma imediata. O tratamento com amoxicilina dura, geralmente, 7 dias.

  89. Boa tarde,

    Extraí 2 sisos e um dente supranumerário no dia 5/12, mas ainda não consigo abrir a boca nem mastigar nada muito sólido, pois dói. Acredito que seja em virtude do trismo. Há três dias tenho sentido frequentes dores na articulação, que vai desde o ouvido até metade da boca, mas tenho que ficar tomando relaxantes musculares todos os dias pra aliviar um pouco. Isso é normal? Quanto tempo em média demora a recuperação do trismo? Teria algo a fazer para amenizar ou acelerar esse processo?

    Obrigada!

    • Amanda, o trismo é um sintoma bem comum após a extração dos sisos. Pra que ele se resolva por completo, podem ser necessárias algumas semanas, mas vai sempre melhorando com o passar dos dias. Além dos relaxantes musculares você pode massagear a musculatura da região uma ou duas vezes por dia, deve ajudar.

  90. Boa Tarde Dra.
    Sabado passado, dia 6 de dezembro, comi um pastelzinho e senti que a mordida nao foi bem sucedida, este meu dente ja me deu muito trabalho, quebrei e fiz uma restauração bem grande nele, porem pelo fato de ter dado uma má mordida, ele ficou doendo um pouco, embora pra mim seja normal, pq ele ainda esta um pouco dolorido por ter feito a restauração ha poucos meses. Bom, pelo fato de ter ficado dolorido tomei um analgesico e nada, mais teimosa ainda tomei anti-inflamatorio (naproxeno), ontem segunda feira fiz muito esforço pintando a casa com meu esposo, no final do dia apareceu um carocinho na lateral do meu rosto, e desde entao só vem inchando, ja liguei para minha dentista, mas ela nao me deu muitas opçoes, mandou eu procurar um dentista q faça tratamento de canal, ja que ela nao faz, entao o q devo fazer Dra.? Por favor me ajude, o q aconselha que eu faça? Desde ja obrigada.

    • Katia, sua dentista não lhe deu muitas opções porque a sua descrição é clássica de problema de canal. E, se for mesmo, não há o que fazer além de fazer o tratamento. Procure um especialista (endodontista) ou outro dentista que faça tratamento de canal pra avaliar.

  91. Bom dia, gostaria de tirar uma duvida, ontem fui ao dentista fazer o procedimento de obturação, a carie estava um pouco profunda, foi necessário o uso de anestesia, ocorreu tudo bem, porém hoje amanheci com o lado da bochecha inchada, mas no dente não estou sentindo dor, somente no local onde foi aplicada a anestesia que até esta inchado no buraquinho da agulha. Retornei no dentista hoje mesmo e fizeram uma radiografia, e disseram que o dente esta bom, que não possui ponto de carie, mas que precisará fazer o procedimento de canal, como isso é possível? Não será a anestesia que fez o local inchar?

    • Paula, parece que seu dentista detectou um abscesso, o que revela uma infecção. Acredito, pela indicação do tratamento de canal, que o inchaço não seja só por causa da punção da agulha da anestesia.

  92. Doutora. Meu dente inchou com pus, eu mesmo peguei uma agulha esterilizada e retirei, apertando até sair somente o sangue, depois disso não senti mais dor, mas no outro dia de manhã acordei com o lado da boca inchada, mas não sinto dor alguma…

    • André, mesmo você tendo drenado a abscesso (o que, CLARO, não recomendo que ninguém faça isso em casa), a infecção que o causou continua, independente de você sentir dor ou não. É preciso procurar um dentista pra verificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  93. Minha esposa fez canal no dente que estava doendo e depois disso ela começou a sentir dor na bochecha, no dente e no osso do lado que fez tratamento, voce pode me ajudar?

    • Marcio, se o tratamento de canal foi concluído mesmo (não for apenas um curativo endodôntico), um pouco de dor é comum, pois os tecidos ao redor da raiz do dente ainda estão se curando, há um processo inflamatório em resolução. Se persistir ou a dor aumentar, diga pra sua esposa procurar o dentista dela pra reavaliar.

  94. Ola doutora. Eu ja passei por aqui antes, eu tive uma infecçao no dente e minha cara inchou toda do lado direito, ate o olho mesmo. Ai eu tomei o antibiotico ate o final e ja vou tratar o canal dia 12 de dezembro, a minha cara desinchou bastante, mas os comprimidos ja acabaram e eu continuo com um pouquinho de nada inchado. Ja nao se nota quase nada, mas eu sinto que ainda esta um pouco na zona da canal do nariz. Melhorou muito, mas ja ha 15 dias, nao sai do mesmo, sempre so um pouquinho inchado. É normal ? Não devia tomar mais medicamentos ? Tenho bochechado a boca com agua e sal…

    • Linda, não necessariamente. Um pouco de inchaço pode persistir, e só vai se resolver com a conclusão do tratamento de canal.

  95. Meu rosto esta inchado devido um canal, o que faço para combater esse inchaço, me ajude, eu tó quase em pânico.

    • Meire, você já foi ao dentista? Está em tratamento? O que ele disse a respeito? Se ainda não foi, eu começaria por aí.

  96. Doutora já não sei mais o que fazer, meu dente começou a doer faz uns 5 dias, doeu por um dia e meio e parou, dai depois de 3 dias minha bochecha começou a inflamar, a inflamação esta enorme e quando olho no espelho vi que na minha gengiva esta amarela e esta latejando muito, meu dentista me receitou Amoxicilina, já tomei 2 comprimidos e a dor é intensa, depois que fiz compressa quente percebi que piorou o inchaço, o que faço?

    • Muriely, me parece que você tem um abscesso. NÃO FAÇA COMPRESSA QUENTE, isso poderia drenar o pus do abscesso por fora do seu rosto, causando um cicatriz bem feia. Você está medicada de acordo, converse com o seu dentista apenas pra prescrever um analgésico, também. É bom que ele considere a possibilidade de drenar o abscesso (remover o pus), também. Nem sempre é possível mas, se for, vai aliviar muito.

  97. Olá Doutora! Parabéns pelo blog!
    Espero que possa me ajudar.
    Essa semana quebrou uma obturação de um dente e comecei a sentir dor. Fui até a minha dentista e ela abriu meu dente e fez um um curativo, pois precisarei de endodontia. Ela notou um pequeno ponto de inflamação e me receitou amoxicilina 500. O problema é que depois que o dente foi fechado está inchando muito, tanto a parte externa do rosto quanto a parte da gengiva. Já faz 5 dias que está inchado, voltei até a minha dentista para tentar drenar o abscesso, porem mesmo abrindo o curativo, não houve drenagem via canal. Ela também não conseguiu drenar pela gengiva pois não havia ponto de pus. O inicio do meu tratamento de endodontia está marcado para daqui 10 dias, mas até lá o que eu faço para drenar esse abscesso? Não consigo me alimentar e nem abrir a boca direito. Quanto tempo em média demora para estourar essa bolha?
    Obrigada!!

    • Vanessa, às vezes o abscesso nem drena, mas o próprio organismo reabsorve a secreção. Então talvez nem seja uma boa ideia tentar “acelerar” a drenagem do pus, porque se for necessário o seu organismo se encarrega disso. Você está medicada de acordo, é questão de aguardar.

  98. Oi dra. Fiz a cirurgia do siso sexta-feira. Estou tomando os remedios corretamente, mas hoje estou com uma dor muito forte. Normal? Posso ficar com compressa de gelo no rosto?

    • Kathleen, pode ser só a dor pós-operatória, que é esperada, mas pode haver algum problema, também. Não tenho como saber só com base no seu relato. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista. Quanto à compressa fria, ela ajuda mais pra diminuir o inchaço, não pra dor. Então não acho que seja um benefício neste momento.

  99. Olá, bom dia… Doutora, ha uma semana fiz a cirurgia do dente do siso, tomei antibiótico amoxilina e Ibuprofeno sob orientação do cirurgião dentista, mas o meu rosto continuar inchado, sendo que não sinto dor nem sangramento desde a cirurgia, graças a Deus tudo normal, somente o rosto continua inchado, isso é normal?

    • Considerando a cirurgia recente e a ausência de outros sintomas importantes, é esperado sim, Erika. O inchaço vai diminuir aos poucos.

  100. E quanto tempo mais ou menos vai demorar a passar ? Obrigada.

    • Questão de dias, 1 semana, talvez. Mas se o canal não for tratado (imagino que seja problema de canal), vai inchar / doer novamente.

  101. Bom dia, eu estou muito preocupada, pois tenho uma infecçao no dente e o dentista fez um buraquinho porque a minha cara inchou toda de um lado, ate mesmo a parte de baixo do olho, no sitio da olheira. Parece estar a desinchar, mas nao tudo, e ja passou dois dias, e normal? Estou a tomar medicamento.

    • Dada a situação – você está passando por abscesso – é esperado sim, Linda. O rosto vai desinchar, mas é essencial que você termine o tratamento pra que não inche de novo.

  102. Olá Ana, eu tratei de uma cárie há um mês atras, e agora fiquei uns dois dias sentindo muita dor no dente, no terceiro dia de dor (ontem) não aguentava mais e começou um inchaço, fui na dentista e ela disse que seria tratamento de canal, porém, ela não pôde fazer muito por causa do inchaço. Ela abriu o dente e colocou um algodão, para drenar o pus, e receitou Amoxilina para ajudar a diminuir o inchaço, e agora temos que esperar diminuir o inchaço para ela continuar o tratamento de canal. Mas hoje – dia seguinte após abrir o dente, o inchaço aumentou mais um pouco… estou preocupada, será que vai demorar para sair o inchaço? Quantos dias em média será? Ela disse para eu tomar Amoxilina por 7 dias de 8/8hrs. Gostaria muito que esse inchaço saisse logo, pois meu trabalho é com o público, e tenho vergonha desse jeito que estou.

    • Maurina, pelo seu relato você tem um abscesso, mas já está medicada. Esse inchaço vai diminuir aos poucos, e deve levar até 1 semana para o seu rosto voltar ao normal. Mas pode ser antes.

  103. Bom dia, Ana.
    Faz 5 dias que eu tirei dois sisos do lado esquerdo. O inchaço diminuiu, meu rosto ficou amarelo desse lado e com o inchaço diminuindo, aconteceu algo estranho. Existe uma pequena BOLA dentro da minha bochecha. Eu consigo sentir ela com o dedo quando aperto. Nao é uma bolinha dura e nem mole, só que doi quando eu aperto. Doi quando eu sorrio, ate mesmo pra falar e isso esta me incomodando muito. O que isso pode ser?

    • É assim mesmo, Bruna… muitas pessoas relatam essa sensação de “caroço” no pós-operatório. Isso vai diminuir aos poucos, faz parte do processo inflamatório (presente em qualquer cicatrização).

  104. Oi Dra.,
    Estou grávida de 4 meses e meio e meu dente do siso está incomodando muito. Ele está “deitado” e por isso não consegue sair da gengiva. Caso haja liberação do médico, eu posso tomar os anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos do pós operatório? O meu medo da cirurgia pode afetar o bebê caso eu fique muito nervosa?
    Obrigada.

    • Loli, se sua saúde geral estiver ok, o médico vai liberar o atendimento odontológico, por escrito. E aí você pode tomar o que o dentista prescrever no pós-operatório. Mas realmente, é importante que você procure se manter calma.

  105. Dra., estou com meu dente doendo muito, fui no dentista e ele disse que meu nervo esta morto e preciso fazer tratamento de canal, me receitou amoxilina, e eu ja estava tomando por conta propria nimesulida (anti-inflamatorio), quanto tempo demora para esses remedios fazerem efeito? Meu dente esta doendo, e a face esta inchada do lado esquerdo. Desde ja muito obrigada, Dra.

    • Flavio, na verdade os remédios já estão fazendo efeito. Para a dor, o ideal é um analgésico pra aliviar os sintomas, mas ela só vai acabar com a conclusão do tratamento de canal. Então sugiro que você faça o tratamento assim que possível.

  106. Estou de sete meses…
    Ele disse q nao ia dar o atestado pq se acontecer algo ele nao se responsabiliza, e tbm relatei sobre o inchaço com o pus… ele disse q com o antibiotico q eu tava tomando em poucos dias iria resolver… a dentista disse que sem o atestado nao vai mexer. Ela mandou tomar amoxicilina por sete dias, e agora ela entrou de ferias, entao por conta própria to tomando a nimesulida e o saridon, pq eh o unico q engana a dor e eu consigo amenizar um pouco… por isso pensei tbm na folha de goiaba, q ouvi falar q eh bom pra puxar a infecção.

    • Stefany, essa situação é absurda. Você tem uma infecção e seu obstetra se nega a fornecer uma declaração simples de que sua saúde geral está bem pra que a sua dentista possa atendê-la? Seu médico não precisa se responsabilizar pelo atendimento da dentista, se é isso que ele está pensando (e se estiver, a situação é mais absurda ainda), até porque não é atribuição dele. Duas opções: ou você procura outro dentista (e, se eu fosse sua dentista também pediria uma declaração do médico) ou seu médico que resolva sua dor de dente. E no meio dessa história toda, quem sofre é você. :(

  107. Oi dra,
    Na minha gravidez meus dentes ficaram muito frageis e um acabou quebrando na altura da gengiva, meu obstetra nao quis atestar meu tratamento odontológico e minha dentista nao quis dar anestesia sem o consentimento dele. Esse dente acabou necrosando e terei q extrai-lo. Ha umas duas semanas surgiu um inchaço no ceu da boca, q quando pressiono com o dedo sai muito pus pelo buraco do dente necrosado, que por sua vez quando pressiono a dor se alivia… mas desde ontem quando aperto o inchaço nao vaza mais e tenho a impressao q o buraco por onde vazava se fechou e agora o inchaço só aumenta e fica latejando.
    To tomando nimesulida e saridon… e pensei em fazer bochecho com folha de goiaba. Devo fazer alguma compressa sendo que esse inchaço é no ceu da boca?

    • Stefany, você está grávida de quanto tempo? Seu médico explicou a razão pela qual não liberou o atendimento? Ele sabe que você tem um abscesso (pelo seu relato, é isso que você tem)? Quem prescreveu a medicação? De qualquer forma: não faça compressa, não vai ajudar e ainda pode piorar a situação.

  108. Bom dia doutora, eu estava com abscesso, meu rosto tava enorme, minha boca travada. Minha drenagem tava marcada pra terca feira, mas hj de madrugada senti um gosto horrivel, fui cuspir e saiu muito pus, eu cuspi ate parar, meu rosto e meu pescoco desincharam um pouco e nao sinto mais dor ao engolir. Porem tem uma parte q ainda ta um pouco inchado e duro. Esse duro ainda é abscesso? To com medo. Da pra fazeer drenagem nessa parte dura? Deve doer ne… obrigada.

    • Elaine, provavelmente ainda é o abscesso. Mas que bom que drenou, assim os sintomas já aliviam. De qualquer forma, compareça na consulta na terça-feira pra ver se ainda há necessidade de drenar ou se seu organismo já “deu conta” do pus (e pra saber qual o próximo passo do tratamento, também).

  109. Olá, bom dia. Eu preciso de ajuda, meu rosto ao lado do meu nariz está inchado por conta de um dente que eu tenho que extrair, acho que é um abcesso, o problema é que não sei se devo usar a compressa quente ou fria, se devo empurrar para o local onde possa sair, está há uns três centímetros de distância, estou com medooo, me ajuda.

    • Stanley, se for um abscesso, não faça compressa quente! Isso poderia “desviar” o pus e ele sair através da pele, causando uma cicatriz feia. Se for fazer, faça fria, mas isso não vai resolver o problema. Você precisa procurar um dentista pra avaliar se é mesmo um abscesso e tratar de acordo. Ainda: só porque você supostamente tem um abscesso não quer dizer que você precisa extrair o dente, há outras formas de tratamento. Enfim: não há como resolver isso sozinho, e enquanto não for resolvido, você vai sentir dor. Procure ajuda profissional.

  110. Doutora, arranquei o dente segundo molar, apos isso estou sentindo muita dor e muito inchaço no rosto, que devo fazer pra diminuir o inchaço ???

    • Denise, certo inchaço é esperado. Quando você extraiu o dente? Se a dor for muita, seria bom procurar seu dentista e relatar isso, pra que ele possa verificar o que está acontecendo.

  111. Ola doutora…
    Comecei a fazer tratamento de canal em um dente superior do lado direito. A dra. me deu uma anestesia e fez limpeza e curativo, desde que sai do consultorio senti o lado direito do meu rosto inchado… qdo acordei no dia seguinte parecia que eu estava com uma bola de tenis dentro da boca, ou seja, muito inchado mesmo, o que pode ser isso? Desde ja agradeço.

    • Parece ser um abscesso, Lincoln. Ou seja: uma “bolsa” de pus dentro da sua gengiva. Com o tratamento de canal a infecção vai se resolver e, também, o abscesso. Mas é bom procurar sua dentista e relatar isso.

  112. Muito obrigada doutora, me ajudou demais. 😀

    • 😉

  113. E tomando os remedios certinho, quantos dias pra parar de doer e sarar?
    Porque tudo que faço doi, ate agua que bebo evito de deixar cair no lugar porque a dor é insuportavel, como que faço pra higienizar ja que tudo é arriscado o coagulo sair? E outra coisinha que esqueci de perguntar rsrs???? :) eu danço na igreja, dança tipo ballet, posso continuar dançando normal, antes de me recuperar totalmente?

    • Neide, alveolites costumam levar de 7 a 10 dias pra se resolverem (leia sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/08/estou-com-alveolite-e-agora.html ). Evite bochechos e cuspir. Higienize os demais dentes normalmente e, no local, você pode usar um cotonete umedecido pra limpar de forma superficial (não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, ok?). Se você estiver se sentindo bem, pode dançar, sim. Mas juízo. :)

  114. Boa noite doutora, bom, no dia 13 de outubro de 2014 eu extrai um dente, um molar inferior, desde entao doi demais, esperei 4 dias porque pensei que a dor esses dias era normal no pos-operatorio, mas ai dia 17 procurei a dentista que fez minha extraçao e ela disse que deu alveolite, e entao ela limpou o local com uma seringa com soro, doeu demais demais, chorei muito porque foi horrivel, doutora nunca senti tanta dor na minha vida, é dor o tempo todo, entao pedi ela pra anestesiar, ela anestesiou mas nao pegou, ai teve que limpar sem mesmo, mas limpou tudo, ai ela provocou um coagulo pro sangue proteger o local, ela disse que deu alveolite porque a regiao tava seca, isso porque fiz bochechos com salmoura e folha de goiaba, porque é usado pra cicatrizar gengiva, mas nao pensei que meu caso nao poderia cicatrizar rapido :) Mas enfim, agora ela me receitou antibioticos, anti-inflamatorios e analgesicos, mas esqueci de perguntar algumas coisas e vou perguntar aqui pra voce, posso fazer compressas de gelo? Beber coca cola? O que nao devo comer?
    E ela colocou uma esponjinha dentro do buraco, diz ela que ela vai saindo aos poucos, so que de ontem ate hoje ja saiu 2 pedaços dela, é normal ela sair assim tao rapido?
    E posso lavar o buraco com soro numa seringa?
    Bom acho que é so isso, doutora rs
    Aguardo resposta
    Muito obrigada.

    • Neide, alveolite dói MUITO mesmo. Não é fácil. Não acho que compressa com gelo vá ajudar você neste momento. Sim, você pode beber Coca-Cola. Você pode comer de tudo, desde que se sinta confortável. A esponjinha às vezes sai, sim. E NÃO, NÃO LAVE O “BURACO” COM SORO, isso poderia remover o coágulo e causar uma nova alveolite seca. Provavelmente seus bochechos é que causaram a alveolite, pela remoção do coágulo. Então, deixe o coágulo quietinho no lugar dele. 😉

  115. Olá Dra! Tenho um dente q está quebrando e ontem eu bati sem querer ao mastigar, foi uma dor intensa! E ficou dolorido, mas hj qnd acordei com o rosto inchado e a gengiva vermelha, não está tão doendo, mas não tenho como ir ao dentista hj! O que posso fazer pra diminuir o inchaço? Obrigada.

    • Cleidiane, não dá pra dizer pelo seu relato se o inchaço é fruto da batida ou de um abscesso. Tente fazer compressa fria, mas isso não é garantia de diminuir o inchaço… e não faça em hipótese nenhuma compressa quente, pois se for abscesso o pus pode drenar por fora do rosto. Enfim… vá o mais rápido possível ao dentista.

  116. Ola doutora. To ha 1 mes com dor no dente. Ele quebrou um pedacinho e ta um buraco ja. Tenho dores no dente mto fortes, q chegam a doer o ouvido e a cabeça, o q faço? Posso arrancar o dente? Ou fazer canal?

    • Vanessa, e por que você não procura um dentista? Você não tem que decidir o que fazer e depois procurar o dentista, é o dentista que examina você e diz que tipo de tratamento você precisa pra acabar com a dor. Pode ser extração, pode ser canal, pode ser outra coisa. Cada caso é um caso.

  117. Obrigado!

  118. Oi Dra., arranquei 3 dentes do lado dia 29/09 e tenho consulta de novo dia 06/10, so que ontem de noite passei mal e vomitei e hoje na hora do almoço percebi que a linha dos pontos se soltou. Imagino q foi pela forca q fiz para vomitar. Sinto as vezes umas fisgadas. Mas o que eu quero saber é se eu preciso ir ate o dentista para ele dar os pontos de novo ou eu posso esperar ate a proxima consulta?
    Obrigada :)

    • Daniela, não havendo sangramento recorrente ou outro sintoma importante, dá pra esperar, sim.

  119. Boa noite, Dra.
    Quero tirar uma dúvida.
    Hoje extraí o siso (lado superior esquerdo), e o dente do lado (feito canal início do ano) dói quando passo fio dental, passo o dedo, e dá uma fisgada. Parece que está sensível… mas sinto que não é só isso. To desesperada, já chorei muito hoje só em pensar na anestesia intrapulpar. Será que o canal ta com problema? Antes de eu extrair o siso eu só sentia um incomodo, uma pontadinha de leve quando passava o fio dental… o dentista hoje disse que pela dificuldade da limpeza por causa do siso a lateral desse está cariado e marquei para fazer restauração. E nesse dente tem canal e bloco feitos.
    O que pode ser essa dor? Agora não dói. Só quando encosto algo no dente.
    Desde já agradeço atenção. Desculpe a longa mensagem.

    • Mesmo com a cárie não acho que seja problema de canal, Jô. Provavelmente sua dor é por causa da extração do siso, já que esse dente (que dói) certamente foi usado como apoio durante a extração. Então a dor é periodontal (em volta do dente, nos tecidos de suporte dele) e não endodôntica (dentro do dente, no canal). Mas, mesmo que fosse no canal, a possibilidade de você ter que tomar uma anestesia intrapulpar é quase nula, já que seria um retratamento, e não um tratamento. Enfim… procure se acalmar. Acredito que tudo isso vai se resolver de forma espontânea (exceto a cárie, claro, essa é preciso remover… mas seu dente não vai doer por causa disso, já que tem o canal tratado).

  120. Olá Dra,
    Extrai meu siso inferior quarta-feira (17/09), na radiografia parecia estar retinho, mas na hora da extração a dentista ficou 3h para conseguir arrancar o dente. Primeiro a coroa quebrou de tanto tentar puxar, depois ela cortou ao meio, cortou a gengiva e osso também… Quando finalmente ela conseguiu, vimos que a raiz era como um anzol. Ela tirou o dente em vários pedaços. No primeiro dia não senti muita dor, mas a partir do 2º a dor só foi aumentando, o Deocil só passa um pouco da dor, mas logo volta a doer e de manhã a dor é muito forte. Estou tomando anti-inflamatório, antibiótico e esse Deocil. Essa dor é normal? Vai demorar a passar?

    • Mayra, quanto mais complicada é uma extração, mais intensos tendem a ser os sintomas do pós-operatório. No seu caso é provável que seja apenas isso. Porém, pode haver uma infecção, também. Se a dor não diminuir com o tempo ou até aumentar, procure sua dentista pra reavaliar.

  121. Oi Dra.
    Queria muito que me respondesse.
    Ontem fiz uma obturação de resina no dente frontal superior, não estava sentindo dor antes da obturação, porém depois que a anestesia passou a gengiva começou a doer e ficou roxa, somente na parte do dente, só sinto dor na gengiva. Estou tomando antibiótico, mas quando o efeito passa a dor volta.
    O que pode ser?
    Desde já agradeço

    • Nivia, a dor é SÓ na gengiva? O dente em si não dói?

  122. Dra. Boa tarde!
    Estou com inchaço no rosto devido a um dente que tenho que fazer canal.
    Fui ao dentista, onde estou sendo medicada com anti-inflamatório (nimesulida), antibiótico (amoxilina) e compressa de gelo.
    Comecei este processo ontem, a dor passou, o dolorido do dente também, mas o inchaço ainda não.
    Dentro de mais quantos dias meu rosto pode voltar ao normal antes do canal?
    Grata.

    • Patricia, geralmente o inchaço de um abscesso dentário não leva mais que 1 semana pra se resolver, considerando que você está em tratamento.

  123. Doutora, hoje acordei com a bochecha abaixo do pescoço inchado, ao lado de um dente que terei de fazer canal porque preciso colocar o bloquinho… mas o dente não dói e nunca doeu, hoje sinto que embaixo dele, na gengiva pelo lado de fora dele, está dolorido. Será que ele infecionou? O dentista só pode me atender quarta-feira.
    O que devo fazer ? Obrigada.

    • Val, pode ser infecção sim… parece ser um abscesso. Se não há dor, aguarde a consulta. Se precisar, procure outro dentista em caráter de urgência.

  124. Olá Dra., eu estou com o meu rosto do lado esquerdo todo inchado, devido uma obturação feita no segundo dente pré-molar, depois de duas semanas o meu dente começou a doer, então eu acordei com o meu rosto todo inchado, nasceu uma bolinha de carne do lado do meu dente, a bolinha estourou por si própria e saiu um sangue fedido… então no dia seguinte procurei outro dentista porque essa dentista era do S.U.S e ñ atende de sabado, fui hoje no dentista, ele retirou a obturação e fez o processo de drenagem, e pediu para eu voltar na segunda para fazer o canal… depois que ele drenou aliviou a dor, mas mesmo assim meu rosto continua inchado, eu gostaria de saber dentro de quanto tempo o meu rosto vai desinchar… e eu estou com muito medo de fazer um CANAL pois li os comentarios e vi que as pessoas sofrem muito com o CANAL é mais fácil arrancar o dente do que fazer um CANAL?

    • Varia de pessoa pra pessoa, Rafaely… mas em 3 ou 4 dias o inchaço deve ceder. Se seu dente pode ser tratado e mantido, é uma péssima ideia extraí-lo. Você resolve um problema e cria outros vários. E tratamento de canal não dói, é o que faz o dente parar de doer.

  125. Boa tarde, Doutora,

    Faz cinco dias que extraí o siso inferior. Cirurgia correu bem, muita anestesia. Não senti dor no local depois da cirurgia, nem nenhum inchaço. Tambem não necessitei de analgesicos.
    Há três dias comecei com bastante sensibilidade nos outros molares e hoje algumas dores fortes no ouvido, bem lá dentro, uma dor que vem e volta.
    Estou a tomar amoxilina + acido clavulanico.

    Isto já percebi que é normal.
    Como aliviar a dor, e principalmente esta sensibilidade nos molares, que não tem meio de passar? Tambem sinto o maxilar por vezes a estalar, mas tambem já li por aqui que é normal.

    Obrigado!

    • Tomando um analgésico pra obter mais conforto durante essa fase do pós-operatório, Paulo. Converse com o seu dentista.

      • Grato pela resposta. Já liguei ao cirurgião, mas não consegui retorno ainda.

        Devo assumir que faz parte do processo de recuperação, entao?
        Ele receitou clonix, que é bem forte, e tem ajudado a aliviar as dores. Meu unico receio é estas dores não serem normais… pois faz hoje uma semana e as dores/sensibilidade continuam…

        • Sim, é parte do processo de recuperação. A tendência é da dor ceder aos poucos… se ela permanecer ou aumentar, pode ser sinal de problema. Aí seu dentista vai precisar reavaliar.

  126. Boa noite doutora, estou desesperada, ha um mês terminei um canal no molar e desde então o dente ficou muito sensível, achei que tinha um tempo mesmo, só que agora a dor voltou com tudo, se cai algo quente quase morro de dor. Estou confusa e chateada, gastei uma grana boa nesse canal e acredito que este dente não deveria doer mais… A dor ameniza quando coloco água fria, mas por segundos, e volta a doer, água quente com sal nem pensar, a dor fica insuportável. Já tomei nimesulida e amoxilina com clavunalato e nem assim passa a dor e tentei tirar o curativo sem sucesso. Me ajude, o que faço? Irei procurar a dentista mas ela só atende as quintas.

    • Andresa, procure outro dentista em caráter de urgência! Se sua dentista não pode atendê-la com prontidão, você não é obrigada a ficar esperando com dor. Outro dentista pode avaliar e fazer qualquer procedimento necessário pra aliviar a dor. Aí, na quinta, sua dentista reavalia pra ver o que está acontecendo.

  127. Ok, doutora! Muito obrigada! Só mais uma dúvida: estou escovando os dentes e deixando que a água com creme dental passe pelo local da cirurgia para higienizar, estou fazendo certo? Só isso é suficiente para evitar que infeccione? Já que não consigo passar a escova…

    • Ok Aline, sem problema. Já ajuda a limpar enquanto você não consegue higienizar direito.

  128. Olá, doutora Ana! Fiz a extração de 2 sisos inclusos do lado esquerdo ontem pela manhã, o inferior deu muito trabalho pra ser extraído e é exatamente no local dele que meu rosto está inchado, não estou sentindo muita dor, mas hoje o inchaço só está aumentando, fiz compressa fria ontem o dia todo e so tomei líquidos gelados, estou tomando amoxilina, nimesulida e tylex como receitado pelo dentista. Mas estou com dificuldade em abrir a boca, por isso a higienização tbm está complicada. O dentista me recomendou fazer uso do enxaguante bucal, mas não lembro se já era pra começar a utilizá-lo hoje, por isso estou com medo de arder muito e irritar o local da cirurgia, gostaria de saber se corre esse risco. Enfim, ele me recomendou apenas fazer a compressa fria por 24 horas, como está tão inchado devo continuar com a compressa? E o enxaguante, já posso utilizá-lo sem medo? (não estou conseguindo entrar em contato com o dentista que fez a cirurgia, por isso vim incomodá-la um pouquinho). Desde já, obrigada! :)

    • Aline, continue com a compressa fria e evite o enxaguante, por enquanto. Passados 3 dias da cirurgia, se o inchaço já tiver cedido um pouco, você pode fazer compressa quente e usar o enxaguante, mas sem bochechos muito vigorosos, ok?!

  129. Dra. Ana, meu siso estava doendo muito ha 3 dias, fui a dentista, ela abriu o dente e passou injeção de voltaren, amoxilina de 8 em 8 e metronidazol de 8 em 8, comecei essa medicação ontem, mas noto que minha mandíbula esta mais inchada, será que tem como fazer uma drenagem para desinchar mais ou posso extrair o dente assim mesmo ?

    • Marina, se for preciso drenar o pus antes de extrair o dente, sua dentista irá fazer isso. Pode ficar tranquila. Mas a própria medicação vai ajudar a conter a infecção.

  130. Ola Dra. Ana!
    Dia 12 eu extrai o siso inferior direito, tomei muitas anestesias, perdi as contas de quantas, e foi aberto um pedaço bem grande da gengiva, no primeiro dia foi indicada a compressa fria e no segundo calor úmido, o médico só me receitou paracetamol (4x ao dia) e periogard, no 3 dia começou a dor latejante e insuportável, o paracetamol não fazia nem cócegas porém o rosto estava bem menos inchado, como tenho gastrite meu estômago é muito sensível a medicamentos, no desespero acabei tomando sedilax e até tylex, dai começaram os vômitos e percebi que uns pontos se abriram justamente onde era o dente, talvez pela força que exerci no momento, já estou sem dormir ha dois dias por causa da dor constante. O buraco é pequeno e tem uma placa branca dentro, estou com um bafo terrível, sendo que faço a higiene super correta e não está com pus, os outros pontos estão ok, vi que pode ser alveolite seca, estou com muito medo, pois tenho q tirar os pontos agora dia 20 e tenho certeza que irá ser muito doloroso na hora e depois também. Qual sua opinião? Obrigada!

    • Amanda, parece ser alveolite, sim. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra reavaliar o mais rápido possível, se der, antes do dia 20.

  131. Dra., fraturei uma raiz do dente 36, fui a dentista ontem e ela me passou anti-inflamatório e marcou a extração. Porem hoje acordou muito inchado mas sem dor, posso fazer compressa gelada e colocar em cima pra aliviar o inchaço ? Obg!

    • Pode, Sabrina. Mas talvez não ajude. Como o inchaço deve ser resultado de um abscesso, não aconselho compressa quente, também (como explico no texto).

  132. Doutora, estou com muita dor no meu siso, ele está nascendo, posso colocar gelo para amenizar a dor enquanto não extrair o dente?

    • Leandro, pode. Mas depende do caso, talvez o uso de gelo não traga nenhum alívio. Se a dor for gengival ou o dente estiver necrosado (com nervo “morto”), talvez ajude. Já se for por causa de uma cárie e o nervo ainda estiver ok, pode até doer mais.

  133. Obrigada por responder, a extração ja está marcada, queria so saber o que posso fazer ate o dia da extração.

    • Que bom, quanto antes, melhor. :)

  134. Doutora, vou precisar fazer a cirurgia pra tirar os sisos, mas enquanto não tiro tenho muita dor de ouvido. O que eu poderia fazer ?

    • Rafaela, se a causa da dor são os sisos, não há muito o que fazer… a dor vai dar trégua de vez em quando, mas a tendência é voltar se os sisos – havendo indicação de extração, é claro – não forem extraídos. Dá pra tomar um analgésico, mas isso não resolve o problema e também não dá pra tomar remédio pra sempre… por isso a estratégia é remover a causa do problema.

  135. Sou gestante, fiz um canal no dente da frente, tava com o curativo, mas começou a doer muito e inchar, ate meu nariz, fui no dentista, ele abriu o dente e tirou pus, mas ainda ta inchado e sinto que ainda tem pus, nao sei o que fazer.

    • Lidi, se ainda tem pus, é preciso removê-lo e trocar o curativo. Procure seu dentista.

  136. Pois é, só que o dentista que não pode mexer no dente infeccionado pq a bacteria pode se espalhar… to muito preocupada… ele passou cefalexina já q amoxilina não resolveu… na verdade já tinha tomado amoxilina antes de ir ao dentista de forma errada, será que devo trocar de dentista?

    • Trocar de dentista por que? Assim que o antibiótico fizer efeito, seu dentista pode tratar o canal e resolver o problema.

  137. Ola, tem dente meu que precisa fazer canal, nesse mesmo dente apareceu um bolha de pus em cima, tá alto, olhando não dá p ver mas tocando dá, e do lado de dentro, tbm fui ao dentista, ele falou q e uma fistula, passou amoxilina e metronidazol por sete dias, não resolveu do mesmo jeito… o que pode ser isso?

    • É o que ele disse, Mayara: uma fístula. Se há uma fístula, é porque seu organismo está liberando o pus de uma infecção. Pra resolver o problema remédio não basta, é preciso tratar o canal do dente e eliminar o foco de infecção.

  138. Ola Dra. Ana,
    Estou desesperada! Entre meus dois dentes dá frente, arcada de baixo, inchou atrás e na frente a gengiva, e passei a língua saiu um monte de pus… fiz limpeza e tratamento antes, escovo e passo fio dental… conversei com a minha dentista e me passou o periogard. Será que não é algo mais grave? Uma infecção na gengiva ou na raiz do dente? Estou com medo, pois até hoje não tive sorte com dentista! Sempre fico na mesma e pode piorar. O que eu faço? O que faço para desinchar?
    Obrigada!

    • Giovana, considerando que sua dentista prescreveu Periogard, creio que o problema é gengival / periodontal, mesmo. Sim, o problema até poderia ser dentário, mas se você não sente dor no dente, parece não ser. O próprio Periogard vai ajudar a desinchar. Se for necessário algum procedimento mais específico – uma raspagem local, por exemplo – sua dentista vai indicar.

  139. Olá Dra. Ana! Bom dia!
    Eu tenho 18 anos, e retirei os sisos do lado direito faz 3 dias. Já tomei o antibiótico e o anti-inflamatório no horário certo, estou me alimentando de sopa e líquidos. Mas continuo com o rosto inchado e com dor quando engulo, e no local do dente. E também estou com trismo, mal consigo abrir a boca, tenho medo de infeccionar o local dos pontos pois não consigo fazer a escovação dentária, só consigo deixar o antisséptico na boca, sem fazer bochecho. Você acha que pode infeccionar o local e dar pus pelo fato de não escovar os dentes?
    Obrigada.

    • Não Viviane, isso, em si, não é motivo pra infecção. A maioria das pessoas tem dificuldade de higienização nessa fase do pós-operatório, mesmo. Me parece, pela sua descrição, que vai indo tudo bem. O antisséptico será de grande ajuda pra manter tudo sob controle.

  140. Doutora, extrai dois sisos e o inferior está doendo muito. Estou tomando antibióticos, mas ainda assim estou com muita dor, inclusive a noite. O que posso fazer pra aliviar, não estou aguentando.

    • Jessica, o antibiótico combate a infecção, mas não controla a dor. Você precisa tomar um analgésico, também. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  141. Boa tarde Dra. Ana, fiz uma cirurgia no dente na parte inferior, e a dentista recomendou que eu não escovasse os dentes durante os 3 dias, só que estou observando que em cima da cirurgia está criando uma camada de pus, o que fazer?

    • Entre em contato com a sua dentista e relate esse sintoma, Sueyde. Pus pode ser sinal de infecção.

  142. Ola, gostaria de saber se ao extrair um dente eu posso fazer um implante e usar aparelho depois? E se eu tiver um canal no dente da frente eu poderei usar aparelho?
    Obrigado.

    • Sim, Fabricio (pra ambas as perguntas). É possível fazer um implante e usar aparelho depois, embora o ideal seja fazer o contrário: usar o aparelho pra adequar os espaços e depois de retirar o aparelho fazer o implante. E dentes com tratamento de canal podem ser movimentados.

      Um texto que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html

  143. Ola Dra., extrai um siso meio grande inferior, mas 24 horas depois da extração esta latejando muito o local, estou com muita dor… continuo fazendo compressa de gelo e com o sorvete? Devo começar a fazer compressa quente??? Estou tomando direito os medicamentos, inclusive antibioticos… o que pode estar acontecendo????
    Obrigada.

    • Se estiver inchado é melhor continuar com a compressa fria, Maquelly. Depois de umas 72 horas, dá pra começar com a compressa quente. Sua dor não revela nada errado, necessariamente, talvez seja só o caso de adequar a medicação analgésica, mesmo. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  144. Boa Tarde Dra. Meu dente siso de baixo esta crescendo aos poucos, ontem ele voltou a crescer, a gengiva por cima dele esta molinha e o dente siso de cima esta fazendo um buraquinho nela, to com dor de ouvido e de garganta devido isso, o que eu devo fazer, usar compressa quente ou fria?

    • Kelly, não acho que compressas possam ser muito úteis nesse caso, porque a razão do trauma vai continuar (você vai continuar mordendo sua gengiva). O ideal é remover essa gengiva excedente ou o próprio dente, se houver indicação. Procure um dentista pra avaliar.

  145. Meu siso está nascendo e a dor está insuportavel. A fria ajuda?

    • Amanda, provavelmente não. Se a dor é tanta, provavelmente você está com pericoronarite, que é a inflamação / infecção da gengiva que recobre um dente em irrupção. Veja –> http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html . Nesse caso, apenas a compressa não resolve, o dentista precisa intervir. Procure um dentista pra avaliar.

      • Obrigada, doutora!
        Fui ao dentista e ele me falou exatamente isso!
        Porém só pediu a higienização e não me passou nenhuma medicação :c
        Estou tomando analgésico pq realmente estou morrendo de dor.
        Mas muito obrigada por responder! Você é muito atenciosa :)
        Muito sucesso pra você.

        • Então não deve ser pericoronarite ainda, Amanda. Continue higienizando direitinho pra não virar.

          • Resolvido doutora!
            Fiz a cirurgia e tirei os 4 de uma vez, tô aqui toda dolorida, mas acho que valeu a pena.

          • Bom saber, Amanda! 😉

  146. Legal essa Ana Tokus dando consulta de graça. Passa seu endereço que vou dar um pulo la tirar dúvidas.

    • Eu não “dou” consulta… consulta eu cobro. O que eu faço aqui é orientar.

  147. Oi doutora. Extrai um siso incluso e após tive reação. Tive um inchaço enorme por dias, um caroço enorme e duro embaixo do pescoço que só melhorou com muito antibiótico. Porém estou com trismo, pois a cirurgia forçou muito a abertura da minha boca. O trismo já melhorou bastante pois estou mastigando chicletes e forçando a boca a abrir fazendo exercícios com o pregador de roupas. Sendo que, quando forço a abrir, minha boca está abrindo torta para o lado onde na hora da cirurgia foi forçado mais. Isso é normal? Já faz 10 dias que fiz a cirurgia. Minha boca vai voltar a abrir corretamente? Tem algum outro exercício que posso fazer? Obrigada.

    • É assim mesmo, Raisa, por causa do inchaço fica essa certa assimetria na abertura de boca. Mas vai voltar ao normal sim, pode ficar tranquila. Os exercícios que você está fazendo são bons, continue. Você pode fazer compressas quentes no rosto também, pode ajudar.

  148. Olá Doutora, bom eu extrai dois sisos do lado esquerdo superior e inferior no qual foi super tranquila a extração, foi no dia 01, estava tudo normal até o dia 04, quando amanheci com o rosto enorme, passei o dia com mta dor, porém só fui ao dentista no dia 5, onde ele me disse que eu estava com alveolite, meu dentista retirou os pontos, lavou com com soro, limpou bem a região, fez todo o procedimento necessário para esta complicação e tomei antibióticos e anti-inflamatorio e lavando a boca com malva, porém o inchaço não diminui. No dia 7 começou a vazar pus pelo buraco do siso, muito pus, liguei pro meu dentista, ele falou que poderia ter criado um abscesso, pois estou com um caroço duro na bochecha e ela está vermelha e quente. Agora não sei mais o que fazer, tenho consulta com ele essa semana ainda, mas tenho medo de ter que drenar, o que pode estar acontecendo?

    • Parece ser uma abscesso mesmo, Luma… dessa forma, talvez seja necessário drenar. Se for, seu dentista irá fazê-lo.

  149. Olá, terça feira ranquei dois dentes sisos, o dente de baixo foi tranquilo e saiu rapidinho, o dente de cima ainda estava escondido e teve que rasgar a gengiva, porém demorou e foi muito incisivo, fazendo a recuperação demorar mais que o normal, estou tomando antibiotico, anti-inflamatorio, amoxilina e torsilax de 6 em 6 hrs, hj já é domingo e ainda está um pouquinho inchado, queria saber se para diminuir o inchaço no ceu da boca, pois rasgou a gengiva dentro e fora, gelo ou alguma coisa quente, e se é pra bochechar aguá morna com sal? Obrigado.

    • Não bocheche nada, Fernando. Nas primeiras 72 horas você pode fazer compressas frias, depois disso pode começar a fazer compressas quentes, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  150. Ola, espero que possa me ajudar pois nao sei mais o que fazer.
    Eu comecei a fazer o canal no meu dente, so que o dentista nao terminou e tampou o dente, disse que era pra eu voltar depois para fazer uma tal de coroa de porcelana, mas ate entao ele nao me informou que precisaria terminar, axei que jah estava acabado, comecei o tratamento em outro lugar e fazendo uns exames para colocar aparelho constatou que o canal estava mal feito (ele nao tina terminado), minha dentista disse que eu tinha o direito de voltar la para ele terminar.

    Ele mexeu no dente e marcou a proxima consulta, no dia da consulta ele mexeu no dente novamente e tampou e disse que se tivesse doendo era pra eu voltar la . eu voltei e ele mexeu de novo, tampou e disse que nao sabia por que estava doendo, que poderia ser inflamaçao e me passou remedio, mas jah estou bebendo esses remedios ha 02 dias e nada de amenizar a dor. Vou voltar la segunda, mas confesso que estou com medo, porque ele futuca o dente e tampa e nada de terminar o canal, eu nao aguento mais sentir dor Dra, eu nao sei o que e dormir ha 03 noites, queria que esse pesadelo acabasse logo, sera que posso arrancar esse dente? E qual compressa eu devo fazer ? Quente ou fria ?
    Desculpa desabafar aqui, mas preciso de uma ajuda de um profissional e percebo que você e essa pessoa…

    • Dente com tratamento de canal que continua doendo (ou que não se conclui o tratamento por causa de dor) é uma questão complicada, mesmo. Várias coisas podem fazer a dor persistir, difícil afirmar o que seja sem uma investigação mais criteriosa. Não é incomum ouvir relatos como o seu, de tratamentos que se estendem por vários meses. Até é possível fazer a extração, mas aí se troca um problema por outro, por será preciso substituir esse dente com prótese. Eu acho que seria interessante fazer uma avaliação com um dentista especialista em endodontia. Com relação a compressas, não sei o que ajudaria nessa hora, pois depende da causa da dor e da presença de pus (abscesso)… se não estiver inchado, em tese, compressas quentes ajudariam a resolver o processo inflamatório, porém podem favorecer a drenagem do pus por fora do seu rosto, o que não é nada desejável. Então, se você quiser tentar fazer compressa, faça fria.

      • Obrigada por me responder Dra. Ana, me ajudou bastante, estou agradecida de coraçao mesmo.
        So que essa protese e mesmo necessaria?
        Eu uso aparelho e conheço amiga que tem aparelho e falta o mesmo dente que o meu, que seria o ultimo de baixo, e ela nao colocou protese…
        interfere no uso do aparelho??

  151. Oi bom dia, eu estou com meu siso doendo ha quase tres semanas e ñ passa, já tomei antibiotico e ñ passa, me ajuda, me dá uma dica por favor?

    • Celia, você já foi no dentista? Foi ele que prescreveu esse antibiótico? Se sim, o próximo passo é remover a causa da dor que, em se tratando de um siso, pode ser a inflamação / infecção da gengiva que está sobre ele. Ou seja: remover a gengiva excedente ou o dente. Ainda: antibiótico não controla dor, é preciso um analgésico, também. Converse com o seu dentista. Veja mais aqui sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

  152. Ola Dra. Ana!
    E nao eh que acordei sentindo dor e verifiquei que a fistula estava vazando, o pus saiu e a fistula esta bem menor, nem sei se posso continuar chamando assim, pois ela quase nao existe. Ta menos dolorido. Gracas a Deus minha agonia esta acabando. Irei amanha ao dentista pra extrair o dente. Nunca senti tanta vontade de ir extrair um dente como a que estou sentindo. Vc esta de parabens pelos esclarecimentos, pois to aprendendo a ficar tranquila ao encarar agulhada na gengiva.

    Grata pela atencao e mais uma vez parabens!

    • Que bom que pude ajudar, Flavia. :)

  153. Ola dra., estou com o dente do siso esquerdo inferior dolorido, minha face esquerda esta inchada. Ja fui ao dentista, ele me passou antibiotico e analgesico, mas continua doendo. Qual tipo de compressa devo fazer ate esperar a hora de tomar o analgesico (tomo este de 12 em 12h)?

    • Depende, Flavia. Se houver pus, ou seja, a dor estiver associada a um abscesso, fazer compressa quente ajuda a remover esse pus, mas esse pus pode até criar uma fístula externa, o que é totalmente indesejável. Como você já está tomando antibiótico e tratando da infecção, talvez a compressa fria seja melhor.

      • Muito obrigada por responder, Dra. Ana!
        Aconteceu mesmo a tal da fistula. E ta me incomodando muito. Continuo tomando antibiotico e analgesico, agora to so aguardando chegar o dia de arrancar o terceiro molar. Gostaria de sua compreensao mais uma vez para responder outra pergunta: estou com essa infeliz fistula dolorida, e ta ficando amarelada. Como sera expelido o pus?

        Desde ja agradeco!

        • Seu próprio organismo se encarrega de expelir o pus, Flavia. Ele deve estar fazendo isso neste momento, inclusive… por isso a dor e o inchaço. É criado um “caminho intraósseo” entre o local da infecção e o meio bucal.

  154. Bom, fiquei aqui pensando se te escrevia ou não, e resolvi escrever pra ver se vc me ajuda.

    Tive problema em um dente e fiz canal. Ele voltou a doer, mas até aí ok, pq terça voltarei ao dentista pra ver o q houve.
    É q no meio disso tudo, outro dentista me examinou e encontrou uma cárie em um dente, e trocou a restauração de outro dente pq esta tinha caído. Eu tinha (e ainda tenho) amálgama, e este dentista usou resina, inclusive ele adora e faz uma propaganda enorme. Fiz estas restaurações no dia 21 de maio, e até hoje sinto uma leve dor ou sensibilidade quando mastigo algo mais duro.
    Semana passada voltei lá pq a gengiva de um desses dentes restaurados, do nada, inchou (sem sangramento). Ele examinou, fez RX e nao encontrou nada. Disse q podia ser uma alergia à resina. Tomei anti-inflamatorio e melhorou, mas ainda nao está 100%… inclusive depois q o dentista examinou, percebi q a gengiva sangrou por uns 2 dias só. O que posso fazer? Quanto as restaurações doerem, ele disse q era normal e q era pra eu comer normalmente sem medo.

    O problema é q eu li q isso pode se tornar um canal. E eu nao consigo achar normal q uma simples restauração vire um canal. Não sei o q fazer, tenho tido problemas com dentistas… inclusive o canal q fiz e cito no inicio do texto, foi uma novela e uma sucessão de erros.

    Desculpa pelo texto enorme, mas se puder me dar uma luz, fico agradecida. Estou chateada e tenho chorado mto com isso.

    • Fernanda, qualquer restauração adesiva tem potencial irritativo, por causa das substâncias usadas na sua confecção: ácido, adesivo e resina. O amálgama é menos crítico nesse sentido, pois ele não se fixa ao dente adesivamente, mas mecanicamente. Sim, durante 1 mês (às vezes um pouquinho mais) pode haver certa sensibilidade no dente restaurado, mas se essa sensibilidade não cede, é preciso reavaliar. Pode ser necessário, até, remover a restauração e deixar um curativo com um material que não agrida o nervo do dente, de forma a evitar um possível tratamento de canal.

  155. Oi, Doutora. Fiz um tratamento endodontico ontem. O Dr. fez os procedimentos e colocou uma massinha branca provisória, para que eu voltasse dia 03/07 pra finalizar com a restauração.
    Mas ontem quando fui jantar, senti que ela havia afundado. Quando coloco a língua em cima do dente tratado, sinto um buraco, mas a massinha permanece lá.
    Fui ao Consultorio hoje para perguntar para o meu dentista, mas a recepcionista contornou a situação me dando N explicações de que isso era normal, mas ela nao é o profissional e nao pode responder com clareza e certeza.
    Isso é normal? Pode afetar meu canal? Nunca havia feito, estou apreensiva.
    E também esta doendo um pouco, devo usar quente oh frio pra amenizar? Obrigada desde já! :)

    • Roberta, se a “massinha” está vedando o dente, ok. Mesmo que tenha “afundado”, não importa muito, desde que o interior do dente esteja protegido. Certa sensibilidade é esperada após o dentista ter “mexido” no canal. Um analgésico simples (que seu dentista deve ter prescrito) deve resolver.

  156. Bom dia! Ontem fui ao dentista e fui diagnosticada com pulpite, iniciei o processo para fazer canal e medicaçao passada pela dentista. Ontem iniciou um edema na area do dente (elemento 47), a dentista disse q nao deveria fazer compressa quente na parte externa, mas na pressa esqueci se posso fazer compressa fria p/ diminuir o edema?!
    Obrigada desde ja e parabéns pelo trabalho!

    • Ingrid, pode. Deve ajudar com a dor e o edema.

  157. Estou com muita dor de dente após uma restauração em que a dentista, sem meu consentimento, trocou uma amálgama por resina. Não como nada há três dias, desde a restauração, e estou começando a ter dores de cabeça fortes por fome e dor. Não consigo fechar a boca, pois quando um dente encosta no outro, sinto que vou desmaiar pelo choque. Tenho mais de 10 amálgamas e nunca senti isso antes. Sinto como se algo dentro do meu dente quisesse sair e estivesse forçando uma ruptura, uma dor terrível. Gostaria de saber se isso é normal, já que relatei os choques logo durante a restauração e minha dentista apenas soube responder “ah, que estranho, nunca vi isso, deve ser impressão sua”. Ou se deveria procurar outro profissional melhor capacitado. Obrigada!

    • Karina, eu acho que você deve procurar A MESMA profissional. Converse com ela, relate o problema e procurem uma solução. Certa sensibilidade após a confecção de restaurações é bastante comum, mas não a dor que você relata.

    • Bom dia!
      O que pode estar ocorrendo é que a restauração pode ter ficado alta e com um ajuste oclusal isso se resolve, mas deve ser examinado antes para verificar o real problema.

  158. Estou com muita dor de dente na região frontal da arcada superior, apresentando uma gengiva edemaciada em virtude do aparelho, agora não consigo nem tocar nos dentes da frente q todos doem, me ajuda, qual compressa eu faço pra aliviar? E o q pode estar ocorrendo?

    • Elyade, seu problema me parece ser gengivite. Nesse caso, não adianta fazer compressa… procure seu dentista pra avaliar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>