Compressa fria ou quente para dor de dente?

Depende do tipo de dor.

Já falei aqui no blog que dor de dente é trabalho pra dentista, que qualquer remédio que se tome não garante que a dor vá embora (e se for, ela volta, pois a causa da dor permanece). Mas é compreensível que, na hora do desespero, se procure por um alívio, pelo menos. E o alívio caseiro mais famoso é o uso de compressas quentes e/ou frias.

Qual tipo de compressa devo usar?

Pra saber o tipo de compressa adequado é preciso entender a dor. A dor pode ser acompanhada de edema (inchaço) ou não. Quando há inchaço, é preciso considerar a causa dele. A situação mais comum de dor associada com inchaço é no pós-operatório de extrações dentárias (sisos, principalmente). Nesse caso, nas primeiras 48 horas, indica-se a compressa fria, por 2 motivos:

  1. O frio tem efeito analgésico (diminui a dor), pois os receptores da dor são “desligados” quando a pele é esfriada a uma temperatura de cerca de 12ºC.
  2. A aplicação de frio no início do pós-operatório faz os vasos sanguíneos e linfáticos se contraírem, o que diminui tanto o inchaço quanto o hematoma (o “roxo”).

Se o inchaço for causado por um trauma (uma “pancada”), vale a mesma estratégia.

Passadas as 48 horas iniciais da extração, com o edema controlado, pode-se iniciar compressas quentes. O objetivo do uso do calor é aumentar o fluxo sanguíneo,  fazendo os vasos dilatarem. Isso é bom porque deixa os sintomas do processo inflamatório (e toda cicatrização envolve inflamação) mais amenos. Nessa fase, a compressa quente ajuda com o edema também, pois favorece a eliminação dos líquidos extravasados e acumulados na região afetada. Outro benefício da compressa quente nessa fase é ajudar a diminuir o trismo (dificuldade de abrir a boca), pois o calor provoca um relaxamento muscular.

Compressa fria ou quente pra dor de dente?

Compressa fria ou quente?

Uma outra situação é a dor de dente relacionada a um abscesso. O abscesso é um acúmulo de pus, e esse pus é resultado de uma infecção. A infecção pode tanto ter origem no canal de um dente quanto na própria gengiva (ou nos dois ao mesmo tempo). Nesse caso, a compressa quente ajuda a drenar o pus. Porém, cuidado: drenar o pus significa “puxá-lo” para fora, o que é desejável, mas pra que isso ocorra seu organismo terá que providenciar um “caminho intra-ósseo” para o pus. Esse caminho se chama fístula, que geralmente se apresenta como uma bolinha na gengiva, e nada mais é que uma comunicação entre o local onde está o pus e o meio externo. E as fístulas podem doer MUITO. Não bastasse isso, existe a possibilidade do seu organismo drenar o pus através da sua pele, e não pela gengiva, o que pode causar uma ferida muito feia na sua mandíbula, pelo lado de fora. Sério, caso pra cirurgia plástica.

Como fazer as compressas?

Claudia Leitte fazendo compressa depois de extrair um siso

Claudia Leitte fazendo compressa depois de extrair um siso

Atualmente existem bolsas térmicas com gel que podem tanto ser usadas frias quanto quentes. Facilita bastante ter uma dessas mas, se você não tiver, não há problema… dá-se um jeito ;).

A compressa fria pode ser feita com gelo, mas lembre-se: o gelo não deve ficar em contato direto com a pele. Você pode colocá-lo num saquinho plástico e enrolar o saquinho numa toalha. Não mantenha a compressa fria sobre o rosto por mais de 10 minutos seguidos e aguarde pelo menos 10 minutos antes de fazer uma nova compressa.

A compressa quente pode ser feita com uma toalha aquecida com um ferro de passar roupa, por exemplo. Não vá colocar o ferro direto no rosto, hein?! ;)

E o mais importante:

Analgésicos, compressas e qualquer outra “receita caseira” que a sua vizinha tenha proposto servirão, no máximo, pra dar uma enganada na dor como medida paliativa. Se o dente doeu, corra no dentista. Isso sim é solução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Urgências e Emergências | Marcadores: , , , , ,

75

  1. Estou com muita dor de dente na região frontal da arcada superior, apresentando uma gengiva edemaciada em virtude do aparelho, agora não consigo nem tocar nos dentes da frente q todos doem, me ajuda, qual compressa eu faço pra aliviar? E o q pode estar ocorrendo?

    • Elyade, seu problema me parece ser gengivite. Nesse caso, não adianta fazer compressa… procure seu dentista pra avaliar.

  2. Estou com muita dor de dente após uma restauração em que a dentista, sem meu consentimento, trocou uma amálgama por resina. Não como nada há três dias, desde a restauração, e estou começando a ter dores de cabeça fortes por fome e dor. Não consigo fechar a boca, pois quando um dente encosta no outro, sinto que vou desmaiar pelo choque. Tenho mais de 10 amálgamas e nunca senti isso antes. Sinto como se algo dentro do meu dente quisesse sair e estivesse forçando uma ruptura, uma dor terrível. Gostaria de saber se isso é normal, já que relatei os choques logo durante a restauração e minha dentista apenas soube responder “ah, que estranho, nunca vi isso, deve ser impressão sua”. Ou se deveria procurar outro profissional melhor capacitado. Obrigada!

    • Karina, eu acho que você deve procurar A MESMA profissional. Converse com ela, relate o problema e procurem uma solução. Certa sensibilidade após a confecção de restaurações é bastante comum, mas não a dor que você relata.

    • Bom dia!
      O que pode estar ocorrendo é que a restauração pode ter ficado alta e com um ajuste oclusal isso se resolve, mas deve ser examinado antes para verificar o real problema.

  3. Bom dia! Ontem fui ao dentista e fui diagnosticada com pulpite, iniciei o processo para fazer canal e medicaçao passada pela dentista. Ontem iniciou um edema na area do dente (elemento 47), a dentista disse q nao deveria fazer compressa quente na parte externa, mas na pressa esqueci se posso fazer compressa fria p/ diminuir o edema?!
    Obrigada desde ja e parabéns pelo trabalho!

    • Ingrid, pode. Deve ajudar com a dor e o edema.

  4. Oi, Doutora. Fiz um tratamento endodontico ontem. O Dr. fez os procedimentos e colocou uma massinha branca provisória, para que eu voltasse dia 03/07 pra finalizar com a restauração.
    Mas ontem quando fui jantar, senti que ela havia afundado. Quando coloco a língua em cima do dente tratado, sinto um buraco, mas a massinha permanece lá.
    Fui ao Consultorio hoje para perguntar para o meu dentista, mas a recepcionista contornou a situação me dando N explicações de que isso era normal, mas ela nao é o profissional e nao pode responder com clareza e certeza.
    Isso é normal? Pode afetar meu canal? Nunca havia feito, estou apreensiva.
    E também esta doendo um pouco, devo usar quente oh frio pra amenizar? Obrigada desde já! :)

    • Roberta, se a “massinha” está vedando o dente, ok. Mesmo que tenha “afundado”, não importa muito, desde que o interior do dente esteja protegido. Certa sensibilidade é esperada após o dentista ter “mexido” no canal. Um analgésico simples (que seu dentista deve ter prescrito) deve resolver.

  5. Bom, fiquei aqui pensando se te escrevia ou não, e resolvi escrever pra ver se vc me ajuda.

    Tive problema em um dente e fiz canal. Ele voltou a doer, mas até aí ok, pq terça voltarei ao dentista pra ver o q houve.
    É q no meio disso tudo, outro dentista me examinou e encontrou uma cárie em um dente, e trocou a restauração de outro dente pq esta tinha caído. Eu tinha (e ainda tenho) amálgama, e este dentista usou resina, inclusive ele adora e faz uma propaganda enorme. Fiz estas restaurações no dia 21 de maio, e até hoje sinto uma leve dor ou sensibilidade quando mastigo algo mais duro.
    Semana passada voltei lá pq a gengiva de um desses dentes restaurados, do nada, inchou (sem sangramento). Ele examinou, fez RX e nao encontrou nada. Disse q podia ser uma alergia à resina. Tomei anti-inflamatorio e melhorou, mas ainda nao está 100%… inclusive depois q o dentista examinou, percebi q a gengiva sangrou por uns 2 dias só. O que posso fazer? Quanto as restaurações doerem, ele disse q era normal e q era pra eu comer normalmente sem medo.

    O problema é q eu li q isso pode se tornar um canal. E eu nao consigo achar normal q uma simples restauração vire um canal. Não sei o q fazer, tenho tido problemas com dentistas… inclusive o canal q fiz e cito no inicio do texto, foi uma novela e uma sucessão de erros.

    Desculpa pelo texto enorme, mas se puder me dar uma luz, fico agradecida. Estou chateada e tenho chorado mto com isso.

    • Fernanda, qualquer restauração adesiva tem potencial irritativo, por causa das substâncias usadas na sua confecção: ácido, adesivo e resina. O amálgama é menos crítico nesse sentido, pois ele não se fixa ao dente adesivamente, mas mecanicamente. Sim, durante 1 mês (às vezes um pouquinho mais) pode haver certa sensibilidade no dente restaurado, mas se essa sensibilidade não cede, é preciso reavaliar. Pode ser necessário, até, remover a restauração e deixar um curativo com um material que não agrida o nervo do dente, de forma a evitar um possível tratamento de canal.

  6. Ola dra., estou com o dente do siso esquerdo inferior dolorido, minha face esquerda esta inchada. Ja fui ao dentista, ele me passou antibiotico e analgesico, mas continua doendo. Qual tipo de compressa devo fazer ate esperar a hora de tomar o analgesico (tomo este de 12 em 12h)?

    • Depende, Flavia. Se houver pus, ou seja, a dor estiver associada a um abscesso, fazer compressa quente ajuda a remover esse pus, mas esse pus pode até criar uma fístula externa, o que é totalmente indesejável. Como você já está tomando antibiótico e tratando da infecção, talvez a compressa fria seja melhor.

      • Muito obrigada por responder, Dra. Ana!
        Aconteceu mesmo a tal da fistula. E ta me incomodando muito. Continuo tomando antibiotico e analgesico, agora to so aguardando chegar o dia de arrancar o terceiro molar. Gostaria de sua compreensao mais uma vez para responder outra pergunta: estou com essa infeliz fistula dolorida, e ta ficando amarelada. Como sera expelido o pus?

        Desde ja agradeco!

        • Seu próprio organismo se encarrega de expelir o pus, Flavia. Ele deve estar fazendo isso neste momento, inclusive… por isso a dor e o inchaço. É criado um “caminho intraósseo” entre o local da infecção e o meio bucal.

  7. Ola Dra. Ana!
    E nao eh que acordei sentindo dor e verifiquei que a fistula estava vazando, o pus saiu e a fistula esta bem menor, nem sei se posso continuar chamando assim, pois ela quase nao existe. Ta menos dolorido. Gracas a Deus minha agonia esta acabando. Irei amanha ao dentista pra extrair o dente. Nunca senti tanta vontade de ir extrair um dente como a que estou sentindo. Vc esta de parabens pelos esclarecimentos, pois to aprendendo a ficar tranquila ao encarar agulhada na gengiva.

    Grata pela atencao e mais uma vez parabens!

    • Que bom que pude ajudar, Flavia. :)

  8. Oi bom dia, eu estou com meu siso doendo ha quase tres semanas e ñ passa, já tomei antibiotico e ñ passa, me ajuda, me dá uma dica por favor?

    • Celia, você já foi no dentista? Foi ele que prescreveu esse antibiótico? Se sim, o próximo passo é remover a causa da dor que, em se tratando de um siso, pode ser a inflamação / infecção da gengiva que está sobre ele. Ou seja: remover a gengiva excedente ou o dente. Ainda: antibiótico não controla dor, é preciso um analgésico, também. Converse com o seu dentista. Veja mais aqui sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

  9. Ola, espero que possa me ajudar pois nao sei mais o que fazer.
    Eu comecei a fazer o canal no meu dente, so que o dentista nao terminou e tampou o dente, disse que era pra eu voltar depois para fazer uma tal de coroa de porcelana, mas ate entao ele nao me informou que precisaria terminar, axei que jah estava acabado, comecei o tratamento em outro lugar e fazendo uns exames para colocar aparelho constatou que o canal estava mal feito (ele nao tina terminado), minha dentista disse que eu tinha o direito de voltar la para ele terminar.

    Ele mexeu no dente e marcou a proxima consulta, no dia da consulta ele mexeu no dente novamente e tampou e disse que se tivesse doendo era pra eu voltar la . eu voltei e ele mexeu de novo, tampou e disse que nao sabia por que estava doendo, que poderia ser inflamaçao e me passou remedio, mas jah estou bebendo esses remedios ha 02 dias e nada de amenizar a dor. Vou voltar la segunda, mas confesso que estou com medo, porque ele futuca o dente e tampa e nada de terminar o canal, eu nao aguento mais sentir dor Dra, eu nao sei o que e dormir ha 03 noites, queria que esse pesadelo acabasse logo, sera que posso arrancar esse dente? E qual compressa eu devo fazer ? Quente ou fria ?
    Desculpa desabafar aqui, mas preciso de uma ajuda de um profissional e percebo que você e essa pessoa…

    • Dente com tratamento de canal que continua doendo (ou que não se conclui o tratamento por causa de dor) é uma questão complicada, mesmo. Várias coisas podem fazer a dor persistir, difícil afirmar o que seja sem uma investigação mais criteriosa. Não é incomum ouvir relatos como o seu, de tratamentos que se estendem por vários meses. Até é possível fazer a extração, mas aí se troca um problema por outro, por será preciso substituir esse dente com prótese. Eu acho que seria interessante fazer uma avaliação com um dentista especialista em endodontia. Com relação a compressas, não sei o que ajudaria nessa hora, pois depende da causa da dor e da presença de pus (abscesso)… se não estiver inchado, em tese, compressas quentes ajudariam a resolver o processo inflamatório, porém podem favorecer a drenagem do pus por fora do seu rosto, o que não é nada desejável. Então, se você quiser tentar fazer compressa, faça fria.

      • Obrigada por me responder Dra. Ana, me ajudou bastante, estou agradecida de coraçao mesmo.
        So que essa protese e mesmo necessaria?
        Eu uso aparelho e conheço amiga que tem aparelho e falta o mesmo dente que o meu, que seria o ultimo de baixo, e ela nao colocou protese…
        interfere no uso do aparelho??

  10. Olá, terça feira ranquei dois dentes sisos, o dente de baixo foi tranquilo e saiu rapidinho, o dente de cima ainda estava escondido e teve que rasgar a gengiva, porém demorou e foi muito incisivo, fazendo a recuperação demorar mais que o normal, estou tomando antibiotico, anti-inflamatorio, amoxilina e torsilax de 6 em 6 hrs, hj já é domingo e ainda está um pouquinho inchado, queria saber se para diminuir o inchaço no ceu da boca, pois rasgou a gengiva dentro e fora, gelo ou alguma coisa quente, e se é pra bochechar aguá morna com sal? Obrigado.

    • Não bocheche nada, Fernando. Nas primeiras 72 horas você pode fazer compressas frias, depois disso pode começar a fazer compressas quentes, pra ajudar a resolver o processo inflamatório.

  11. Olá Doutora, bom eu extrai dois sisos do lado esquerdo superior e inferior no qual foi super tranquila a extração, foi no dia 01, estava tudo normal até o dia 04, quando amanheci com o rosto enorme, passei o dia com mta dor, porém só fui ao dentista no dia 5, onde ele me disse que eu estava com alveolite, meu dentista retirou os pontos, lavou com com soro, limpou bem a região, fez todo o procedimento necessário para esta complicação e tomei antibióticos e anti-inflamatorio e lavando a boca com malva, porém o inchaço não diminui. No dia 7 começou a vazar pus pelo buraco do siso, muito pus, liguei pro meu dentista, ele falou que poderia ter criado um abscesso, pois estou com um caroço duro na bochecha e ela está vermelha e quente. Agora não sei mais o que fazer, tenho consulta com ele essa semana ainda, mas tenho medo de ter que drenar, o que pode estar acontecendo?

    • Parece ser uma abscesso mesmo, Luma… dessa forma, talvez seja necessário drenar. Se for, seu dentista irá fazê-lo.

  12. Oi doutora. Extrai um siso incluso e após tive reação. Tive um inchaço enorme por dias, um caroço enorme e duro embaixo do pescoço que só melhorou com muito antibiótico. Porém estou com trismo, pois a cirurgia forçou muito a abertura da minha boca. O trismo já melhorou bastante pois estou mastigando chicletes e forçando a boca a abrir fazendo exercícios com o pregador de roupas. Sendo que, quando forço a abrir, minha boca está abrindo torta para o lado onde na hora da cirurgia foi forçado mais. Isso é normal? Já faz 10 dias que fiz a cirurgia. Minha boca vai voltar a abrir corretamente? Tem algum outro exercício que posso fazer? Obrigada.

    • É assim mesmo, Raisa, por causa do inchaço fica essa certa assimetria na abertura de boca. Mas vai voltar ao normal sim, pode ficar tranquila. Os exercícios que você está fazendo são bons, continue. Você pode fazer compressas quentes no rosto também, pode ajudar.

  13. Legal essa Ana Tokus dando consulta de graça. Passa seu endereço que vou dar um pulo la tirar dúvidas.

    • Eu não “dou” consulta… consulta eu cobro. O que eu faço aqui é orientar.

  14. Meu siso está nascendo e a dor está insuportavel. A fria ajuda?

    • Amanda, provavelmente não. Se a dor é tanta, provavelmente você está com pericoronarite, que é a inflamação / infecção da gengiva que recobre um dente em irrupção. Veja –> http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html . Nesse caso, apenas a compressa não resolve, o dentista precisa intervir. Procure um dentista pra avaliar.

      • Obrigada, doutora!
        Fui ao dentista e ele me falou exatamente isso!
        Porém só pediu a higienização e não me passou nenhuma medicação :c
        Estou tomando analgésico pq realmente estou morrendo de dor.
        Mas muito obrigada por responder! Você é muito atenciosa :)
        Muito sucesso pra você.

        • Então não deve ser pericoronarite ainda, Amanda. Continue higienizando direitinho pra não virar.

          • Resolvido doutora!
            Fiz a cirurgia e tirei os 4 de uma vez, tô aqui toda dolorida, mas acho que valeu a pena.

          • Bom saber, Amanda! ;)

  15. Boa Tarde Dra. Meu dente siso de baixo esta crescendo aos poucos, ontem ele voltou a crescer, a gengiva por cima dele esta molinha e o dente siso de cima esta fazendo um buraquinho nela, to com dor de ouvido e de garganta devido isso, o que eu devo fazer, usar compressa quente ou fria?

    • Kelly, não acho que compressas possam ser muito úteis nesse caso, porque a razão do trauma vai continuar (você vai continuar mordendo sua gengiva). O ideal é remover essa gengiva excedente ou o próprio dente, se houver indicação. Procure um dentista pra avaliar.

  16. Ola Dra., extrai um siso meio grande inferior, mas 24 horas depois da extração esta latejando muito o local, estou com muita dor… continuo fazendo compressa de gelo e com o sorvete? Devo começar a fazer compressa quente??? Estou tomando direito os medicamentos, inclusive antibioticos… o que pode estar acontecendo????
    Obrigada.

    • Se estiver inchado é melhor continuar com a compressa fria, Maquelly. Depois de umas 72 horas, dá pra começar com a compressa quente. Sua dor não revela nada errado, necessariamente, talvez seja só o caso de adequar a medicação analgésica, mesmo. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  17. Ola, gostaria de saber se ao extrair um dente eu posso fazer um implante e usar aparelho depois? E se eu tiver um canal no dente da frente eu poderei usar aparelho?
    Obrigado.

    • Sim, Fabricio (pra ambas as perguntas). É possível fazer um implante e usar aparelho depois, embora o ideal seja fazer o contrário: usar o aparelho pra adequar os espaços e depois de retirar o aparelho fazer o implante. E dentes com tratamento de canal podem ser movimentados.

      Um texto que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html

  18. Boa tarde Dra. Ana, fiz uma cirurgia no dente na parte inferior, e a dentista recomendou que eu não escovasse os dentes durante os 3 dias, só que estou observando que em cima da cirurgia está criando uma camada de pus, o que fazer?

    • Entre em contato com a sua dentista e relate esse sintoma, Sueyde. Pus pode ser sinal de infecção.

  19. Doutora, extrai dois sisos e o inferior está doendo muito. Estou tomando antibióticos, mas ainda assim estou com muita dor, inclusive a noite. O que posso fazer pra aliviar, não estou aguentando.

    • Jessica, o antibiótico combate a infecção, mas não controla a dor. Você precisa tomar um analgésico, também. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  20. Olá Dra. Ana! Bom dia!
    Eu tenho 18 anos, e retirei os sisos do lado direito faz 3 dias. Já tomei o antibiótico e o anti-inflamatório no horário certo, estou me alimentando de sopa e líquidos. Mas continuo com o rosto inchado e com dor quando engulo, e no local do dente. E também estou com trismo, mal consigo abrir a boca, tenho medo de infeccionar o local dos pontos pois não consigo fazer a escovação dentária, só consigo deixar o antisséptico na boca, sem fazer bochecho. Você acha que pode infeccionar o local e dar pus pelo fato de não escovar os dentes?
    Obrigada.

    • Não Viviane, isso, em si, não é motivo pra infecção. A maioria das pessoas tem dificuldade de higienização nessa fase do pós-operatório, mesmo. Me parece, pela sua descrição, que vai indo tudo bem. O antisséptico será de grande ajuda pra manter tudo sob controle.

  21. Ola Dra. Ana,
    Estou desesperada! Entre meus dois dentes dá frente, arcada de baixo, inchou atrás e na frente a gengiva, e passei a língua saiu um monte de pus… fiz limpeza e tratamento antes, escovo e passo fio dental… conversei com a minha dentista e me passou o periogard. Será que não é algo mais grave? Uma infecção na gengiva ou na raiz do dente? Estou com medo, pois até hoje não tive sorte com dentista! Sempre fico na mesma e pode piorar. O que eu faço? O que faço para desinchar?
    Obrigada!

    • Giovana, considerando que sua dentista prescreveu Periogard, creio que o problema é gengival / periodontal, mesmo. Sim, o problema até poderia ser dentário, mas se você não sente dor no dente, parece não ser. O próprio Periogard vai ajudar a desinchar. Se for necessário algum procedimento mais específico – uma raspagem local, por exemplo – sua dentista vai indicar.

  22. Ola, tem dente meu que precisa fazer canal, nesse mesmo dente apareceu um bolha de pus em cima, tá alto, olhando não dá p ver mas tocando dá, e do lado de dentro, tbm fui ao dentista, ele falou q e uma fistula, passou amoxilina e metronidazol por sete dias, não resolveu do mesmo jeito… o que pode ser isso?

    • É o que ele disse, Mayara: uma fístula. Se há uma fístula, é porque seu organismo está liberando o pus de uma infecção. Pra resolver o problema remédio não basta, é preciso tratar o canal do dente e eliminar o foco de infecção.

  23. Pois é, só que o dentista que não pode mexer no dente infeccionado pq a bacteria pode se espalhar… to muito preocupada… ele passou cefalexina já q amoxilina não resolveu… na verdade já tinha tomado amoxilina antes de ir ao dentista de forma errada, será que devo trocar de dentista?

    • Trocar de dentista por que? Assim que o antibiótico fizer efeito, seu dentista pode tratar o canal e resolver o problema.

  24. Sou gestante, fiz um canal no dente da frente, tava com o curativo, mas começou a doer muito e inchar, ate meu nariz, fui no dentista, ele abriu o dente e tirou pus, mas ainda ta inchado e sinto que ainda tem pus, nao sei o que fazer.

    • Lidi, se ainda tem pus, é preciso removê-lo e trocar o curativo. Procure seu dentista.

  25. Doutora, vou precisar fazer a cirurgia pra tirar os sisos, mas enquanto não tiro tenho muita dor de ouvido. O que eu poderia fazer ?

    • Rafaela, se a causa da dor são os sisos, não há muito o que fazer… a dor vai dar trégua de vez em quando, mas a tendência é voltar se os sisos – havendo indicação de extração, é claro – não forem extraídos. Dá pra tomar um analgésico, mas isso não resolve o problema e também não dá pra tomar remédio pra sempre… por isso a estratégia é remover a causa do problema.

  26. Obrigada por responder, a extração ja está marcada, queria so saber o que posso fazer ate o dia da extração.

    • Que bom, quanto antes, melhor. :)

  27. Doutora, estou com muita dor no meu siso, ele está nascendo, posso colocar gelo para amenizar a dor enquanto não extrair o dente?

    • Leandro, pode. Mas depende do caso, talvez o uso de gelo não traga nenhum alívio. Se a dor for gengival ou o dente estiver necrosado (com nervo “morto”), talvez ajude. Já se for por causa de uma cárie e o nervo ainda estiver ok, pode até doer mais.

  28. Dra., fraturei uma raiz do dente 36, fui a dentista ontem e ela me passou anti-inflamatório e marcou a extração. Porem hoje acordou muito inchado mas sem dor, posso fazer compressa gelada e colocar em cima pra aliviar o inchaço ? Obg!

    • Pode, Sabrina. Mas talvez não ajude. Como o inchaço deve ser resultado de um abscesso, não aconselho compressa quente, também (como explico no texto).

  29. Ola Dra. Ana!
    Dia 12 eu extrai o siso inferior direito, tomei muitas anestesias, perdi as contas de quantas, e foi aberto um pedaço bem grande da gengiva, no primeiro dia foi indicada a compressa fria e no segundo calor úmido, o médico só me receitou paracetamol (4x ao dia) e periogard, no 3 dia começou a dor latejante e insuportável, o paracetamol não fazia nem cócegas porém o rosto estava bem menos inchado, como tenho gastrite meu estômago é muito sensível a medicamentos, no desespero acabei tomando sedilax e até tylex, dai começaram os vômitos e percebi que uns pontos se abriram justamente onde era o dente, talvez pela força que exerci no momento, já estou sem dormir ha dois dias por causa da dor constante. O buraco é pequeno e tem uma placa branca dentro, estou com um bafo terrível, sendo que faço a higiene super correta e não está com pus, os outros pontos estão ok, vi que pode ser alveolite seca, estou com muito medo, pois tenho q tirar os pontos agora dia 20 e tenho certeza que irá ser muito doloroso na hora e depois também. Qual sua opinião? Obrigada!

    • Amanda, parece ser alveolite, sim. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra reavaliar o mais rápido possível, se der, antes do dia 20.

  30. Dra. Ana, meu siso estava doendo muito ha 3 dias, fui a dentista, ela abriu o dente e passou injeção de voltaren, amoxilina de 8 em 8 e metronidazol de 8 em 8, comecei essa medicação ontem, mas noto que minha mandíbula esta mais inchada, será que tem como fazer uma drenagem para desinchar mais ou posso extrair o dente assim mesmo ?

    • Marina, se for preciso drenar o pus antes de extrair o dente, sua dentista irá fazer isso. Pode ficar tranquila. Mas a própria medicação vai ajudar a conter a infecção.

  31. Olá, doutora Ana! Fiz a extração de 2 sisos inclusos do lado esquerdo ontem pela manhã, o inferior deu muito trabalho pra ser extraído e é exatamente no local dele que meu rosto está inchado, não estou sentindo muita dor, mas hoje o inchaço só está aumentando, fiz compressa fria ontem o dia todo e so tomei líquidos gelados, estou tomando amoxilina, nimesulida e tylex como receitado pelo dentista. Mas estou com dificuldade em abrir a boca, por isso a higienização tbm está complicada. O dentista me recomendou fazer uso do enxaguante bucal, mas não lembro se já era pra começar a utilizá-lo hoje, por isso estou com medo de arder muito e irritar o local da cirurgia, gostaria de saber se corre esse risco. Enfim, ele me recomendou apenas fazer a compressa fria por 24 horas, como está tão inchado devo continuar com a compressa? E o enxaguante, já posso utilizá-lo sem medo? (não estou conseguindo entrar em contato com o dentista que fez a cirurgia, por isso vim incomodá-la um pouquinho). Desde já, obrigada! :)

    • Aline, continue com a compressa fria e evite o enxaguante, por enquanto. Passados 3 dias da cirurgia, se o inchaço já tiver cedido um pouco, você pode fazer compressa quente e usar o enxaguante, mas sem bochechos muito vigorosos, ok?!

  32. Ok, doutora! Muito obrigada! Só mais uma dúvida: estou escovando os dentes e deixando que a água com creme dental passe pelo local da cirurgia para higienizar, estou fazendo certo? Só isso é suficiente para evitar que infeccione? Já que não consigo passar a escova…

    • Ok Aline, sem problema. Já ajuda a limpar enquanto você não consegue higienizar direito.

  33. Boa noite doutora, estou desesperada, ha um mês terminei um canal no molar e desde então o dente ficou muito sensível, achei que tinha um tempo mesmo, só que agora a dor voltou com tudo, se cai algo quente quase morro de dor. Estou confusa e chateada, gastei uma grana boa nesse canal e acredito que este dente não deveria doer mais… A dor ameniza quando coloco água fria, mas por segundos, e volta a doer, água quente com sal nem pensar, a dor fica insuportável. Já tomei nimesulida e amoxilina com clavunalato e nem assim passa a dor e tentei tirar o curativo sem sucesso. Me ajude, o que faço? Irei procurar a dentista mas ela só atende as quintas.

    • Andresa, procure outro dentista em caráter de urgência! Se sua dentista não pode atendê-la com prontidão, você não é obrigada a ficar esperando com dor. Outro dentista pode avaliar e fazer qualquer procedimento necessário pra aliviar a dor. Aí, na quinta, sua dentista reavalia pra ver o que está acontecendo.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>