Como a cárie invade o dente?

De vez em quando recebo algum paciente no consultório me contando sobre o buraco ENORME que outro dentista fez no dente dele quando foi remover uma cárie “bem pequenininha”. Certeza que você, colega que me lê, já ouviu isso também. E eu aproveito a oportunidade pra explicar o seguinte…

Quando o dentista detecta uma cárie, seja num exame e/ou numa radiografia, o procedimento padrão é remover a cárie e preencher a cavidade que ficou com uma material restaurador (resina, amálgama, etc.). Só que o “buraquinho” que aparece por fora geralmente não corresponde ao “buracão” que existe por dentro… é o que muitos chamam de cárie interna.

Segundo Rodrigues et al. (2000) “…os sulcos e fissuras oclusais constituem as regiões de maior risco de desenvolvimento de lesões cariosas, por ser uma superfície de predileção para o acúmulo de biofilme. Cerca de 50% das cáries dentais ocorrem em superfícies oclusais, sendo de difícil diagnóstico devido à anatomia de cicatrículas e fissuras; aproximadamente 90% das lesões cariosas em dentes posteriores iniciam-se nestas regiões, seguindo as direções dos prismas de esmalte, e se apresentando internamente em forma de cone, com ápice voltado pra a região oclusal”.

Em resumo: a região de cicatrículas e fissuras é onde se formam 9 entre 10 cáries em dentes de trás, pela facilidade de se acumular sujeira ali, e essas cáries costumam ser iguaizinhas à da imagem que você vê abaixo:

O buraco (visível) é pequeno… mas a cárie é grande!

Reparou como o buraquinho inicial, lá no esmalte, é pequeno, mas o resto da cárie, na dentina, é muito maior? Isso se chama cone de invasão, e o dentista não tem opção: precisa remover a cárie toda (incluindo o esmalte que está acima da dentina cariada). E é por isso que você sai por aí dizendo que “o dentista fez um buracão onde só tinha um buraquinho” ;). Só que quem fez o buracão foi a cárie. E a cárie só fica desse tamanho se você deixar

Aí você mordeu alguma coisa e o dente quebrou. E nem era nenhum alimento muito duro, um pedaço de pão, por exemplo. O dente estava inteirinho por fora, tinha só uma manchinha escura (que estava lá há 2 anos e pra qual você não deu a mínima, pois não doía), mas a coroa simplesmente partiu no meio! Sabe por que? Porque por baixo do esmalte a cárie era enorme! E quando você mordeu, o esmalte do seu dente não resistiu e cedeu. Fazendo uma comparação: lembra quando os aviões atingiram as torres gêmeas em Nova Iorque no 11 de setembro? As duas torres foram atingidas num só ponto, mas os andares que estavam acima desse ponto vieram abaixo por falta de suporte… e o resto da história vocês conhecem: a estrutura delas ficou tão abalada que ambas vieram ao chão.

Meu recado depois de toda essa história é: se o dente doeu ou se você viu uma mancha ou um ponto preto no seu dente, mesmo que seja bem pequeno, procure um dentista para avaliar… não fique esperando o buraco ficar maior ou o dente quebrar pra tomar uma atitude. Dessa forma, se for mesmo uma cárie, o tratamento fica muito mais fácil e barato. Sua saúde e seu bolso agradecem. :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Dentística | Marcadores: , , ,

67

  1. Oi doutora, fiz um canal ha 1 ano e com 6 meses ele quebrou, e ate hoje nao voltei no dentista, pois agora esse meu dente de tras esta totalmente aberto com um buraco no meio, gostaria de saber se tem algum perigo?

    • Sim Tami, um dente aberto representa um foco de infecção no seu organismo… nunca é uma boa ideia. Procure um dentista pra tratar de acordo.

  2. Olá doutora, estava com uma carie desde janeiro, e ha dois meses o dente quebrou. Fui ao dentista e ele colocou o curativo, parou de doer no mesmo dia, mas ele abriu um buracão no dente, essa semana fui fazer a radiografia, onde ele disse que vai ver se vou fazer canal ou não, e enquanto isso é pra eu ir tomando Spidufen, acontece que essa dor nao esta passando, ja tentei agua com sal, pimenta, alho com pimenta e nada, amanha vou fazer o enem, e minha consulta esta marcada para segunda cedo, sera que tem alguma coisa pra eu parar de sentir esta dor pelo menos amanha na hora do vestibular?? Obg desde ja Ana.

    • Eduarda, só vi agora seu comentário. Espero que você tenha ido bem nas provas e que a dor tenha dado uma trégua. Se for caso de tratamento de canal, faça o tratamento assim que possível, ok?! Só assim pra dor parar e não voltar mais.

  3. Então, tenho 17 anos e estou com 3 caries enormes e ainda não tenho sisos. Estou com uma no último dente em cima do lado direito, com outra no último ainda do lado direito, porém embaixo, e com outra em um dente (dois) dps do canino, ainda do lado direito ! E estão me incomodando pelo cheiro horrível ! Quero extrair os dois últimos e possivelmente terei que fazer um tratamento de canal nesse dente (dois dentes após) do canino, mas estou com muito medo, pois estão quebrados e literalmente viraram “panelas”, quero e irei ao dentista, mas irá doer demais por estarem completamente “ocos” por dentro ?!

    • Não Sara, não há razão nenhuma para você sentir dor durante o tratamento. O fato dos dentes estarem bem “estragados” não significa, de forma direta, que a anestesia não vai funcionar como deve. E com anestesia, não há dor.

  4. Olá Dra, eu estava com um buraco pequeno no ultimo dente do lado de baixo, fiquei com medo de ir ao dentista e demorei para procura-lo, só procurei mesmo quando o buraco estava grande e quando eu ia limpá-lo com o palito de dente doía, enfim finalmente eu decidi tomar coragem e ir consultar o dentista, ele disse que quase ia ter que fazer canal, que ele ia obturá-lo, mas se depois doesse teria que fazer canal.. O que acontece é que estou sentindo algumas dores, não são fortes e nem toda hr, e não tive sensibilidade com quente ou gelado, mas a dor aparece sozinha as vezes, é normal na primeira semana essas dores? Quanto elas vão durar? Ah e outra coisa, fazer canal dói? Minha mãe disse que não, mas não botei mt fé!? (OBS: Fiz a obturação hoje, dia 20/10) Obg desde já!

    • Kelly, sim, uma restauração recém-confeccionada pode deixar o dente sensível por alguns dias (até 30, no máximo). Se a sensibilidade durar mais que 30 dias, é preciso que o dentista reavalie pra ver o que está acontecendo. E tratamento de canal NÃO DÓI. O que dói é chegar no dentista com o dente já doendo e inflamado… aí não dá pra fazer milagre. Tratamento de canal é o que faz o dente parar de doer.

      • Obg pela resposta :) !!
        Bom, quero acrescentar que não tive mais dores, foi somente no dia mesmo, mas depois da obturação eu estou tendo sensibilidade nos outros dentes, os quais eu não tinha antes da obturação, também é normal?

        • Pode ser uma dor irradiada. Eu não diria que é normal, é preciso observar. Se não passar, seu dentista precisa reavaliar seu caso.

  5. Oi… dra. meu dente caiu… por precisar de canal… mas tem um porem, morro de medo de dentista, principalmente do motorzinho… o que fazer?

    • Meire, compreendo seu medo… mas não há nad que você possa fazer por conta própria, ainda mais em se tratando de um problema mais complexo como o seu. Você vai ter que tomar coragem e procurar um dentista. E eu sugiro que faça isso o mais rápido possível.

  6. Meus dois dentes da frente de cima deu um buraco no meio, o que pode ser ?

    • Pode ser cárie, Mariana. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  7. Oi dra. Ana, gostaria de saber, meu dente quebrou, o q devo fazer… ele estava com um buraco e quebrou um pedaço… qd chega alguem assim qual é o procedimento? Obrigada pela atenção.

  8. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida! Estou com um pontinho no dente, tipo um furinho, nao doi nem nada, pode ser carie sendo que escovei o dente e nao tem nada dentro dele, o penultimo dente de tras, o furo com profundidade é como se fosse uma ponta de alfinete, bem rasa, pode ser carie?

    • Pode ser cárie sim, Marinho. E pode ser que ela não seja tão rasa assim, mesmo que, por fora, pareça. Procure um dentista pra avaliar.

  9. Ola Ana, faz 5 anos que tenho uma carie nos dentes, ela veio piorando e só agora resolvi parar de ter medo e vou essa semana procurar um dentista… Ela esta bem deteriorada sabe? Tipo, ainda tem dente, so quebrou um pedaco, mas quando vou olhar no espelho percebo q ela ja esta bem funda, e isso me preocupa bastante, o fato dela estar funda, pois nao queria realizar extracao pq n iria ter dinheiro para fazer um implante. Vou numa faculdade de odontologia essa semana, pois eles realizam esses tratamntos… e se for preciso realizar um implante? Pq acho que eles nao fazem… :(( beijos, sim e vc sabe dizer se eles realizam mais de um procedimento no dia? Pq pode ser tenha outra carie, ou ate msm gengivite, ja que ta inchado :(((

    • Luiza, mesmo que o seu dente tenha uma cárie profunda, não quer dizer que precise ser extraído. Pode ser que seja preciso tratar canal, colocar bloco… depende do caso. Se for caso pra extração – e não me parece que seja -, é possível fazer na faculdade, também, com os dentistas que estão fazendo especialização em implantodontia. Sim, dependendo do procedimento é possível fazer mais de 1 na mesma sessão.

  10. Oi Ana, a gengiva pode ficar avermelhada em volta do dente por causa de uma cárie? Estou com cárie no primeiro molar de cima e tem um pouco de tártaro próximo a gengiva, ela está vermelha (inchadinha) mas não sangra e nem dói. Não tem um jeito de tirar esse tártaro em casa, nem que seja um pouco? Tô com vergonha de mostrar esse dente pra dentista rsrsrs, não tá quebrado, mas tá feio. :/

    • Fernanda, sua gengiva deve estar vermelha por causa do tártaro, e não por causa da cárie. Não, não há como remover o tártaro em casa… depois que a placa bacteriana vira tártaro, só o dentista tem o instrumental necessário pra removê-lo. Não precisa ter vergonha, faz parte do trabalho do dentista. :)

  11. Por acaso tem como eu saber se a cárie já atingiu a polpa do dente? É que estou com medo de tratar canal e queria saber se tem algum sinal que talvez eu não precise de canal pra eu ficar mais tranquila.

    • A única forma eficaz de saber isso é procurando um dentista pra avaliar, Paola. Algumas pessoas sentem um pouco de dor, outras MUITA dor, outras absolutamente nada. Portanto, só o dentista, através do exame clínico e de radiografias, pode afirmar ou não se uma cárie chegou na polpa.

  12. Ana, meu dente esta com um buraco enorme ha 3 meses, não doia e então não fui ao dentista e agora ele quebrou a metade, meu medo ? Tratar canal ? Não extrair ? Tbm ñ. É pq to achando que esse buraco ja chegou na raiz, tipo, que risco ocorre se esse dente esta na raiz e se tipo tem como ir alem da raiz? Estou com medo. Uma simples vergonha de ir ao dentista me custou isso tudo. Mas acho que agora não é hora de chorar o leite derramado e sim buscar resolver esse problema. Agradeço desde já.

    • Rodrigo, se a cárie chegou à raiz, há grandes chances de ter que extrair. “Além da raiz” ela não vai. E é isso… procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Tomara que ainda dê pra manter seu dente.

  13. Ola Dra Ana… estou com meu penultimo dente quebrado do lado esquerdo, ele esta com carie e eu sinto mta dor, e parece q ele esta amolecendo, isso eh normal? E eu tbm gostaria d saber se tem possibilidade dele ser arrancado?

    • Não é normal não, Thais. Ou o dente está mole mesmo ou parte dele apresenta mobilidade por causa da fratura. Possibilidade de ser extraído até há, mas não quer dizer que haja necessidade. É preciso procurar um dentista pra avaliar, pode ser possível mantê-lo se a raiz dele, pelo menos, estiver boa, ainda.

  14. Dra, minha pergunta é a seguinte. Tenho 4 dentes que é visível que estão com cárie e já faz um boooom tempo. Porém, não sinto dor e nenhuma sensibilidade, nenhum mau cheiro ou gosto ruim. Enfim… é possível ou provável que eu não precise tratar o canal? Isso é um “bom” sinal? Outra dúvida, a cárie pode regredir ou pausar um pouco através da escovação? Ou a partir do momento em que ela surge não há como “pausá-la”? Quero ir ao dentista mas tô morrendo de medo e vergonha, pq posso ter que tratar 4 canais. Imagine…

    • Vick, tanto é possível quanto é provável :) . Embora a ausência de dor não seja garantia de que não haja necessidade de tratar o canal, sim, pode ser um bom sinal. O avanço da cárie pode ser contido, e nisso o papel do flúor é fundamental. Com a higienização adequada, o tecido dentário se remineraliza (a cárie nada mais é que a perda de tecido mineral do dente), e se há flúor presente ele se remineraliza “mais forte”, digamos assim. Procure um dentista pra avaliar, mas me parece que não deve haver necessidade de tratar os canais.

  15. Boa tarde, Dra.

    Minha pergunta é: eu tenho uma carie no dente incisivo lateral e que agora esta escurecendo o dente, e isso piorou depois que engravidei do meu filho, ele escureceu mais rápido, tem como tratar e ele voltar a ficar branco sem a mancha escura?

    • Dessa, é preciso identificar a causa do escurecimento. Geralmente dente escuro é sinal de necessidade de tratamento de canal. Se for o caso, seria preciso tratar o canal e fazer, em seguida, um clareamento interno (veja aqui como é feito –> http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html ). Outra possibilidade é que a mancha escura seja apenas localizada, por causa da cárie, mesmo. Aí apenas a remoção da cárie e posterior restauração do dente devem resolver.

  16. Oi Dra. Bom dia…
    Tenho uma dúvida e gostaria muito que a senhora pudesse me ajudar.
    Há bastante tempo eu percebi que toda vez que passava o fio dental no meu quarto dente, contando do fim paro o meio, o fio dental se partia, eu achava estranho, mas deixava pra lá. Há uns meses esse dente se quebrou e ficou um buraquinho pequeno, mas não doía, depois começou a doer e eu tomei analgésicos e não fui ao dentista. Aí ha quase dois meses esse mesmo dente se quebrou de novo e ficou um buraco enorme, mas não doía, então ainda não fui ao dentista. Eu deduzi que seria necessário fazer canal e restaurar o dente. Bom, o caso é que eu percebi que esse dente começou a ficar escuro por dentro, e minha dúvida é a seguinte, se eu fizer canal e restaurar o dente tem como ele voltar a ficar da cor dos outros? Existe alguma coisa que possa fazer pra ele voltar a cor normal? Ah, tem mais uma coisa, ele não dói mas começou a sangrar, isso é grave? Minha preocupação no momento está na cor dele, mas tenho medo de por causa do tamanho do buraco eu não tenha outra alternativa a não ser arrancar. Por favor me ajude!
    Desde já eu agradeço muito.
    Beijos.

    • Peço desculpas se por acaso eu estiver postando mensagens repetidas, mas não consigo visualiza-la depois que eu posto, por isso eu postei de novo. Novamente eu te agradeço. Fica com Deus.
      Beijos

      • Kelly, recebi algumas mensagens repetidas, sim. É que antes que os comentários apareçam publicados no blog, eu preciso aprová-los, e como eu ainda não tinha respondido a sua dúvida, não tinha a publicado também (é uma forma de eu não deixar de responder nenhuma pergunta, só publico junto com a resposta). Geralmente eu faço isso em até 48 horas, mas eu tive bebê na terça-feira, então fiquei 2 dias internada e só estou respondendo as perguntas agora. :)

    • Kelly, primeiramente: apenas a cor alterada não indica a extração de um dente, nem que ele tenha um “buraco” bem grande. E sim, existem formas de clareá-lo. Mas antes de se preocupar com isso, é preciso confirmar a necessidade de tratamento de canal (o que é uma possibilidade real dado o escurecimento do dente, esse é um dos sinais). Então o que você tem que fazer é procurar um dentista pra avaliar e determinar que tratamentos são necessários. Em principio, pelo seu relato, creio que teria que tratar o canal, fazer o clareamento interno (veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html ) e só então restaurar o dente. Se o dente estiver muito destruído, talvez precise de bloco ou pino + coroa (nesse caso, não haveria porque clarear o dente, já que a coroa protética substituiria a coroa do seu dente e pode ser feita de qualquer cor).

      • Oi Dra. muito obrigado por sua resposta, mesmo tendo pânico de dentista, eu vou procurar um o mais rápido possível. Que Deus te abençoe e parabéns pelo bebê.

        • :)

  17. Olá Ana,
    Sou dentista, exerço em Portugal (mas sou brasileira) e gosto muito do seu blog.
    Criei um página do consultório no fb e gosto de postar orientação para os pacientes, mas descobri que quando partilho do seu blog tem sempre um anúncio de uma clínica aqui em Portugal, aí parei de partilhar pois não vou fazer propaganda de clínica que anuncia implante a 30€ por mês.
    Tem algum jeito de partilhar sem o anuncio, pondo os créditos do blog?
    Obrigada.

    • Oi Ana,

      Eu ACHO que você deve estar falando do anúncio do Google Adsense, que aparece antes e depois dos posts… é isso? Então, eu não tenho controle sobre o anúncio que aparece ali, e ele não é fixo, também, depende do usuário. Como você está em Portugal, aparecem anunciantes portugueses (que tratam diretamente com o Google sobre isso, eu não conheço esses profissionais). Eu, por exemplo, nunca vi esse anúncio que você descreve, porque aqui aparecem anúncios dirigidos para o público brasileiro. Aliás, mesmo 2 leitores diferentes, mas de um mesma cidade ou país, vão ver anúncios diferentes. Enfim… peço desculpas pelo inconveniente, mas realmente eu não tenho como controlar o que o Google Adsense mostra. E sempre que você compartilhar um link que leva a um post do blog, vai aparecer o bloco de anúncios… então…

  18. Ah, entendi. Muito obrigada.

  19. Doutora, o que são fóssulas e fissuras? Muito grata pela atenção.

    • Cássia, são aquelas “reentrâncias” que os dentes têm, o “relevo” deles, digamos assim. Alguns dentes têm a superfície cheia dessas ranhuras, e nesses locais, por serem mais difíceis de higienizar, é onde acabam aparecendo as cáries.

  20. Doutora, é comum a cárie interna ocorrer nos incisivos centrais e laterais? Grata pela atenção.

    • É bem menos comum Cássia, porque esse dentes não têm sulcos profundos. Mas pode acontecer.

  21. Dra., primeiramente seu blog é ótimo, parabéns!!
    Meu dente começou a doer ontem e fui analisá-lo. Infelizmente notei como se fossem umas linhas meio avermelhadas, ou pontinhos, não sei ao certo. Então deduzi que estou com cárie nele, que, pelo visto, é das grandes! Por estar doendo, e pelo que eu descrevi, a probabilidade de ter que fazer canal é grande?? Já adianto que estou procurando um dentista já! Rss. Obrigada.

    • Catia, se a dor for espontânea há uma chance de que seja necessário tratar o canal, sim. Mas se a dor for apenas provocada (quando você mastiga, com água fria, por exemplo), provavelmente não. A pulpite em estágio inicial é reversível, ou seja, removendo a cárie e fazendo a restauração, o dente para de doer.

  22. Dra., quando se tem uma parte do dente dá para fazer canal? O meu quebrou a metade e a outra esta sem doer. Neste caso, vai extrair a outra metade. Foi o dente superior!

    • Mayara, se houver apenas a raiz e ela for viável, dá pra tratar o canal, colocar um pino e uma coroa. Mas às vezes a raiz não é viável… aí depende da avaliação do dentista.

  23. OI, DOUTORA ANA!!!
    Ando acompanhando o seu blog e estou amando, muito informativo.
    Mas, tenho uma dúvida sobre uma fato que aconteceu comigo. Seguinte: Eu tinha uma cárie aparentemente pequena, que não tratei a tempo, um certo ao tentar partir uma pastilha (aquela da embalagem preta) meu dente da parte inferior, lado direito, penúltimo dente ‘cavalão do cão’ quebrou! Aí a dra. pergunta: Ta, e daí?? Daí que eu nem liguei, a famosa história: “se não ta doendo não fez nada!”. E foi o que eu fiz! Passaram-se 6 meses (sim, SEIS MESES!) o danado do dente começou a doer, o que fiz? Fui ao dentista? Mas é claro q não, antes me entupi de remédios! Só depois que minha mãe viu a real situação me forçou a ir ao dentista! Chegando lá no consultório a dentista nem falou em restaurar nem nada! Apenas extraír, nem quis fazer canal, coisa alguma e como ñ aguentava mais de dor aceitei, achei ótimo o trabalho dela, meu dente estragado tinha a largura de 3 dentes, enorme doutora, aff’s ela deu ponto e me despachou. Fiquei triste por ter perdido o meu dente e hoje DEPOIS de 2 semanas do ocorrido me pergunto: PORQUE A DENTISTA OPTOU PELA EXTRAÇÃO E NÃO POR RESTAURAÇÃO? Só queria saber a causa, esclarecer o porquê. Só isso, ñ estou criticando o trabalho dela, que foi otimo, so quero uma segunda opinião.

    Beijos.

    • Camila, imagino eu, com base na sua descrição, que a fratura no seu dente atingiu as raízes dele, também. Nesse caso, a permanência do seu dente na boca se tornou inviável, ele não teria mais estrutura para suportar uma restauração ou uma coroa. Porque extração dentária costuma ser um último recurso, quando não dá mais pra aproveitar o dente, mesmo.

  24. Olá Dra. Ana,

    Eu gostaria de fazer um comentário: recentemente, fui ao dentista e ele verificou que eu tava com uma cárie no siso inferior. Tirei radiografia e não apareceu nada. Então, eu achei que a cárie estava num estágio inicial e não seria tão grande. Bom, na hora de fazer o tratamento, foi feito um buraco enorme pois a cárie estava grande. Detalhe: eu não sentia dor nenhuma!!!!!

    • Acontece, José Carlos! Tem gente que chega a ter que tratar o canal do dente porque a cárie chegou nele e, mesmo assim , nunca sentiu dor alguma. Coisas que nem os dentistas entendem… ;)

  25. É possível uma cárie entre os dentes não ser detectada na radiografia especifica para estes casos (a radiografia interproximal) ? Pergunto porque notei um ponto escuro entre dois dentes porem nada foi detectada na radiografia interproximal.

    • Diana, só se for uma cárie realmente MUITO pequena. Também, dependendo do ângulo da radiografia, pode haver sobreposição entre as imagens dos dentes, e isso poderia esconder uma cárie em fase inicial.

      • Obrigada pelo retorno. Gostaria de saber como devo proceder: retorno ao dentista, já que pode ser um carie pequena e de fase inicial ou aguardo?

        • Retorne. É importante avaliar clinicamente pra tirar a dúvida.

  26. Mas então toda cárie começa por fora mesmo? Achei estranho o artigo que dá a entender que as cáries geralmente ocorrem de dentro pra fora do dente, sendo o pontinho preto um possível aviso que seu dente já tem um buracão por dentro.

    • Sim, toda cárie começa por fora. Por exemplo, numa região de sulco (mais profunda, portanto mais fácil de reter resíduos alimentares e placa bacteriana) a cárie, que nada mais é que uma desmineralização dos tecidos dentários (motivada por produtos do metabolismo bacteriano que tornam o ambiente bucal mais ácido), começa a invasão. A dentina, que é o tecido que está abaixo do esmalte, é menos mineral que ele, portanto é menos resistente à carie. Por isso, o mesmo estímulo que levou a um pequeno “estrago” no esmalte, pode causar um “estrago” maior na dentina.

  27. Quer dizer que a cárie só se torna visível (um “pontinho preto” no dente) quando já f* com o dente por dentro? Uma radiografia é capaz de detectar cáries (os dentes aparecem esburacados no raio-x)?

    • Francisco, primeiramente gostaria de dizer que recebi seus outros comentários (sobre o triclosan, escovas e fio dental), mas como estou na especialização nesta semana, não tive tempo de ler os artigos pra responder pra você. Peço um pouquinho mais de paciência, assim que lê-los eu comento e publico. Sobre a cárie: nem sempre acontece dessa forma. Se a pessoa nota o tal pontinho preto e já procura um dentista pra tratar, provavelmente a cárie não passará de um pontinho preto mesmo. Mas se a pessoa “não dá muita bola” pra o fato, pode acontecer como você vê na ilustração: um pontinho por fora e um buracão por dentro, e aí não tem jeito: é preciso remover a cárie e todo o esmalte sem sustentação acima dela. Muitas vezes essa cárie até já chegou na polpa, e aí é necessário, também, que tratar o canal. Sim, uma radiografia é capaz de detectar essa situação, mas geralmente a radiografia mostra a cárie até um pouco menor do que ela realmente é. Então, se ela for grande na radiografia, pode ser maior ainda clinicamente.

  28. Eu estou com carie faz um bom tempo e agora a gengiva em volta do dente com carie esta inchada, o que é isso?

    • João, pode ser uma gengivite localizada ou há uma infecção (tanto no dente quanto na gengiva). Procure um dentista logo pra avaliar, não é uma boa ideia manter uma infecção no organismo…

  29. Bem, meus dentes quebraram e só tem a raiz, mas a gengiva esta cobrindo, tenho pavor de dentista, tenho que extrai-los o mais rápido possível.

    • Então não tem jeito, Fatima… você vai ter que procurar um dentista. Não fique em casa imaginando o que você vai ter que fazer, faça uma avaliação e saiba exatamente de que tratamentos precisa. Às vezes a solução é mais simples do que a pessoa imagina.

  30. Bem, eu estou vendo aqui vários pontos pretos ou algo assim em alguns dentes e como este mês infelizmente tenho que voltar ao dentista já vi que vou me dar mal, porque minha dentista disse que se esses pontos não regredissem ela teria que tomar providências – claro que ela não se expressou nestes termos ameaçadores, ela é muito boazinha, eu é que estou apavorada porque acho que vai ser necessário me arrancar algum dente do siso, quiçá todos, e depois como é que eu vou comer? Bem, claro que eu tenho os outros dentes também, mas suponho que esses vão fazer muita falta. E fora que dizem que é horrível, uma pessoa estava falando sobre isso outro dia e disse que até pediu que a dentista o matasse de uma vez, de tão terrível que foi. (Evidentemente a dentista não pôde atender o pedido dele). E embora a dor não me preocupe particularmente, temo que aconteça algo, no sentido de eu desmaiar ou sabe lá o quê, pois não tenho sangue frio algum para essas coisas. Se só de ver sangue já começo a passar mal. Tomara que dê para minha dentista fazer uma restauração, ou qualquer outra coisa que não tenha a ver com extrair os dentes, porque eu estou sem coragem alguma de voltar lá, e sozinha eu não consigo ir de jeito nenhum.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>