Comunicação Buco-Sinusal: Sintomas e Tratamento

A comunicação buco-sinusal é uma complicação pós-cirúrgica que pode acontecer quando a pessoa se submete à extração de um dente de cima (geralmente o segundo pré-molar, os molares ou o siso). Primeiramente, é importante entender o que esse nome metido à besta isso significa.

Como o próprio termo sugere, a comunicação buco-sinusal é uma ligação não desejada entre a boca e o seio maxilar, um “buraco” que passa a ligar essas duas regiões anatômicas. A boca, é claro, vocês sabem onde fica ;). Já o seio maxilar é uma região “oca” que fica acima dos dentes superiores. É essa mesma região que inflama quando a gente tem sinusite. Localizou?

Olha só como tá perto!

Pois bem. Percebeu como as raízes dos dentes superiores estão pertinho da parte de baixo do seio maxilar? Nem todas as pessoas apresentam essa proximidade mas, quando apresentam, há uma chance de, ao dente ser extraído, uma comunicação buco-sinusal acontecer.

Comunicação Buco-Sinusal

Como saber se aconteceu uma comunicação buco-sinusal?

Através de uma radiografia costuma ser possível visualizar esse tipo de problema. Outra forma bem comum, e que pode ser utilizada no momento da extração, é fazer o teste da “expiração forçada” ou manobra de Valsava. Essa manobra consiste em tampar o nariz do paciente e pedir pra ele fazer força, como se fosse assoar o nariz. Se sair ar do alvéolo (o “buraco” onde estava o dente), fica confirmada a comunicação buco-sinusal. Faça o teste aí! :)

Quais os sintomais mais comuns?

  • Sinusites recorrentes
  • Ao ingerir líquidos, a bebida sair pelo nariz
  • Voz nasalisada
  • Transtornos ao engolir de líquidos e alimentos
  • Mau hálito
  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Paladar alterado (gosto ruim na boca)
  • Nariz trancado de um lado só
  • Dor na face e dor de cabeça
  • Tosse noturna devido à drenagem do exsudato (um líquido proveniente da inflamação/infecção) para a faringe.

Qual o tratamento?

  • Imediato: se a comunicação for notada ainda durante a extração, primeiramente o cirurgião-dentista precisa verificar se o seio maxilar está normal (se não há nenhum corpo estranho dentro dele). Sendo assim, ele fará na hora a aproximação dos bordos da mucosa para fechar o alvéolo e eliminar a comunicação, suturando como se não houvesse amanhã. ;)
  • Tardio: se a comunicação não foi percebida na hora da cirurgia, o cirurgião-dentista primeiro vai tratar qualquer possível infecção. Isso feito, será realizada uma nova cirurgia em que um retalho (pedaço) de mucosa, geralmente retirado do céu da boca, será colocado sobre a comunicação, com o objetivo de “tampá-la”.

Uma comunicação buco-sinusal pode “se fechar” sozinha?

Existe a possibilidade disso acontecer em até 48 horas após a cirurgia, caso a comunicação seja MUITO pequena. Mas geralmente a resolução desse tipo de problema necessita de nova intervenção cirúrgica. Um tempo atrás alguém me fez essa pergunta aqui no blog e, pela descrição que a pessoa fez do caso, eu disse que ela precisaria conversar com o seu dentista porque certamente seria preciso fazer uma nova cirurgia para fechar o “buraco”. Porém, o dentista responsável pelo caso disse ao paciente que “era preciso aguardar, porque a comunicação ia acabar se fechando sozinha”.

Essa pessoa, é claro, retornou aqui para me dar uma mijada confrontar, dizendo que eu o “tinha assustado” e que eu “não devia generalizar dessa forma”. Minha opinião com relação ao caso dele continua a mesma, e gostaria de recomendar aqui o que recomendei a ele: se você tem uma comunicação buco-sinusal, não é a mim (ou à qualquer outra ~~pessoa da Internet~~) que você deve perguntar se vai “fechar sozinha”… pergunte ao seu dentista. Eu nunca examinei você, portanto não tenho os dados necessários para lhe dar essa informação de forma precisa.

Quais as recomendações pós-operatórias?

Se você fez uma cirurgia para reparar uma comunicação buco-sinusal, você não deve assoar o nariz nem realizar bochechos. A alimentação dele ser líquida e/ou pastosa.  Os pontos serão removidos depois de 1 semana, e seu dentista pedirá que você retorne periodicamente para acompanhar o caso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: , , ,

302

  1. Dra., tudo bem? Não quero tomar muito do seu tempo, queria apenas tirar uma dúvida:
    Há quatro anos comecei a sentir uma pontada no dente, estava grávida, fui à dentista e ela disse que era indicação de canal, mas que eu não podia tratar porque estava grávida, então ela fechou o dente com um medicamento e a dor passou. Dois anos depois, senti dores fortíssimas no dente, voltei para outro dentista – a quem visitei durante dois meses – que disse ter feito o canal. Fiquei tranquila. Um ano depois o dente começou a doer muito novamente, fui a outro dentista que disse que o canal não havia sido feito e colocou um curativo para que desinflamasse e dessemos andamento ao tratamento – isso faz seis meses. Ainda não começamos o tratamento nem o dente voltou a doer, acontece que agora o nervo que fica embaixo do dente está “inchado” (sinto ele alto) e dolorido. Paralelo a isso, sinto umas pontadas na parte de trás do lado direito da cabeça e meu olho direito está meio “prejudicado”, sinto como quisesse embaçar (o dente ruim é do lado direito).

    Minha dúvida é: é possível que esses outros sintomas (dor na cabeça, dor no olho e até dor de ouvido) estejam ligados a inflamação do nervo?

    Se a senhora puder tirar minha dúvida, lhe agradeço imensamente, pois só consegui marcar consulta para começar o canal para o final de Novembro e esses sintomas secundários já me fizeram até pensar em procurar um neurologista.

    Desde já, muito obrigada! :)

    • Emmanuela, sim é possível que haja ligação entre os sintomas que você relata e o problema dentário. O importante agora é terminar o tratamento de canal, essas dores devem passar. Caso isso não aconteça, seria o caso de procurar um dentista especialista em Dor Orofacial.

    • Boa noite, Doutora,

      Estou muito aflita, pois há 18 dias fiz a extração do dente superior para implante e no 16º dia o dente começou a doer bastante, sinto dor de cabeça, dor na face e um liquido escorrendo na garganta, além de pus no dente. Fui ao dentista e ele passou Amoxilina. O que pode ter acontecido?

      Muito obrigada!

    • Olá como vai ? O meu caso é o seguinte, ha alguns anos atrás fiz um canal, muito mal feito por sinal, e com o passar do tempo o dente começou a se quebrar, primeiro uma pontinha, depois outra, fui ao consultório de uma outra dentista e meu dente estava com uma metade inteira de um lado e uma pontinha do outro e entao eu fui e disse que estava incomodando e ela arrancou a pontinha, hoje eu estou com metade do dente e acabou abrindo, a grosso modo, um “buraco” onde acabam saindo secreções como pus. Li a matéria e achei interessante, pois eu tenho sinusite e meus quadros aumentaram muito nos ultimos meses, Afinal o que eu devo fazer ? Obrigada. Abraços.

      • Jennifer, estamos falando de um dente de cima? De qualquer forma, a ocorrência de comunicação buco-sinusal em tratamentos de canal é bem improvável. O fato do dente ter se quebrado não tem nada a ver com a qualidade do tratamento de canal, tem mais a ver com a restauração que foi feita (ou deveria ter sido feita) após a conclusão do canal. Isso foi feito ou ficou apenas no “curativo”? Se há presença de pus, é preciso identificar a origem, se é do canal em si ou da gengiva, por exemplo, pra poder tratar de acordo. Se a raiz do dente ainda estiver viável e a infecção controlada, é possível colocar um pino e uma coroa.

  2. Dra., fiz há 10 dias uma cirurgia para fechamento de comunicação buco-sinusal, onde dentista e otorrino trabalharam juntos. Gostaria de saber o que posso comer, pois os médicos falaram para evitar vários alimentos. Estou com fome e perdendo peso. Detalhe: já sou bem magro.

    • Antônio, seja lá quais alimentos seu dentista e seu médico tenham pedido pra você evitar, eu vou concordar com eles. Tente comer alimentos mais calóricos e menos consistentes, para suprir a dificuldade de mastigar.

  3. Por favor, sai um liquido doce do meu dente, já fiz canal, radiografia panoramica e nada aparente, não aguento mais, estou enlouquecendo, isso ocorre durante 24 hs, pode me sugerir um especialista na area, obrigada.

    • Lucia, esse líquido sai do seu dente ou da gengiva, do local de onde foi extraído um dente?

  4. Boa noite!
    Eu fiz extração do 1 molar superior ha 1 ano porque o tratamento de canal não foi bem sucedido e após a retirada pode-se notar que a Dra. havia perfurado não o canal em si, mas a bifurcação, e a mesma pensando que aquela perfuração se tratava de um canal de difícil acesso, nos processos de descontaminação do canal e curativos, foi injetado por várias visitas ao consultório o liquido de dakin (pensando em se tratar do canal radicular). Agora mesmo após 1 ano vira e mexe sinto fisgadas na região aonde foi feita a extração, também na parte do seio maxilar e agora comecei a sentir as fisgadas próximo ao ouvido.
    Ontem fui a um outro consultório aonde tirei uma periapical e a dentista disse que a cicatrização foi bem sucedida e que não via lesão alguma. Foi pedido uma panorâmica, para observar se há lesão no seio nasal por consequência do dakin.

    Gostaria de saber quais as consequências posso estar tendo devido ao procedimento mal sucedido da dentista, mesmo tendo passado 1 ano do procedimento. Sei que a panorâmica vai revelar se há alguma lesão, mas estou muito preocupada.

    Agradeço desde já!

    • Marcia, não creio que você vá ter problemas. Seria complicado se tivesse ocorrido uma comunicação buco-sinusal, ou seja, entre a cavidade bucal e o seio maxilar, e o líquido tivesse sido injetado no seio. Mas se foi no periodonto (gengiva) apenas, e o dente em questão já foi removido, acho que está tudo sob controle.

      • Obrigada por responder!

        Mas o fato é que não foi no periodonto. Se analisarmos bem, pelo fato de a profissional achar que estava irrigando o canal e no caso estava irrigando o osso da maxila, pois se o canal foi perfurado na bifurcação, pelo que pesquisei abaixo é osso da maxila. Neste caso se foi irrigado o osso, o que poderemos esperar?

        Obrigada mais uma vez!

        • Marcia, a comunicação buco-sinusal, no seu caso, foi só uma teoria minha, mas mesmo pela furca (o nome da bifurcação que existe entre as raízes) seria possível isso acontecer, pois seria exatamente o osso da maxila que estaria sendo instrumentado, com chances de haver a tal perfuração e uma consequente comunicação. Como eu disse, não acho que você precise se preocupar a respeito.

    • Obrigada mais uma vez e parabéns pelo site e pela sua competência!!!

      • Ah, realmente não deu nada na panorâmica também… sendo assim fico mais tranquila, mas as pontadas continuam… coisas do além! rs
        Obrigada!!!

  5. Ola doutora!
    Eu estou com muito medo, tirei meu siso hoje e isso infelizmente aconteceu, o ar passa do nariz pro dente, e meu dentista disse que é normal! Mesmo depois de algum tempo tem como ele ver que errou no palpite e depois consertar isso? É uma sensação terrivel e desesperadora!
    Obrigada!!!!

    • Gabriela, isso pode ser reparado, sim. Se a extração foi hoje e a comunicação foi BEM pequena, pode ser que ela se feche espontaneamente em até 48h. Se não, seu dentista terá que corrigir isso cirurgicamente.

  6. Ola
    Doutora, meu caso é o seguinte:
    Dia 16 de novembro fiz a extração do siso superior e inferior e até o terceiro dia após a extração estava tudo normal de acordo com as outras duas extrações q eu ja havia feito. Acontece q no terceiro dia apos a extração, acordei de madrugada com agua gotejando do meu nariz, saia muita agua. Dia seguinte fui no dentista, relatei o que estava acontecendo, ele trocou a Amoxicilina por Cefadroxila e continuei com o Nimesulide tb. Um dia depois comecei a sentir fortes dores na gengiva, perto do olho, no nariz e perto do ouvido, tudo isso so ao lado do rosto onde foi feita a cirurgia. O estranho é que a dor tinha hora pra chegar, começava a latejar por volta as 16hrs e as 17hrs ja estava insuportavel a ponto de me fazer tomar 2 paracetamol de uma vez so e mtas gotas de dipirona, so assim passava, mas no dia seguinte ela voltava. Ha 3 dias essa dor tem diminuido consideravelmente, porem toda vez q eu me deito ou sinto uma secreção saindo do nariz pra garganta, e essa secreção tem um cheiro insuportavel! Não é cheiro de algo podre, porem é horrivel. Todos esses dias eu tive acompanhamento do dentista, inclusive ele pediu radiografia pra ver se houve alguma comunicação, porem ao examinar a radiografia ele disse que esta td ok, que nao estou com nenhuma comunicação, se eu tive ela ja fechou, e que talvez tenha ficado um pedacinho de osso pra tras, e quando ele apontar é so extrair. Estou assustada com essa secreção que sai do nariz pq o cheiro é muito forte.
    Sei que é complicado vc me passar um diagnostico sem me examinar, mas pela sua experiencia, o que acha que poderia ser?
    Agradeço desde ja!
    Amanda

    • Amanda, eu ia propor exatamente o que o seu dentista disse: uma comunicação buco-sinusal. Mas se ele não verificou nada na radiografia ou no exame, é porque não deve ser o caso. Mas pode ser que você esteja sofrendo os efeitos de uma sinusite causada por uma comunicação que se reparou sozinha. É uma teoria, mas confesso que é complicado ser mais específica baseada apenas na sua descrição.

  7. Obrigada! Vou procurar um otorrino para tratar a sinusite.

    • Se é que é isso, né Amanda? Mas acho uma boa a avaliação de um otorrino.

  8. Será que pode ser algo mais grave? Se tiver realmente um pedaço de osso eu vou ter que esperar ele sair pra fora?

    • Difícil dizer sem examinar você… vamos ver o que o otorrino diz.

  9. Doutora, desculpe incomodar mais uma vez, mas estou com uma duvida. Fui ao otorrino e ele pediu uma tomografia da face para ver de onde esta saindo essa secreção, so q a tomografia foi agendada so pro dia 19, porem o medico so vai poder me atender final de janeiro pq vai entrar de ferias. Hj fui ao dentista e ele me disse q olhando a radiografia da pra ver que ficou um pedaço de osso e que esse mau cheiro pode estar sendo causado pq esse osso esta necrosando a regiao. Fiquei muito preocupada, isso é perigoso, nao eh? Se esta necrosando eh pq esta “comendo” a carne, infeccionando, ou estou errada? To muito assustada!

    • Onde estaria esse pedaço de osso? Dentro do seio maxilar ou na gengiva (onde estava o dente)?

  10. Dra, ele não disse… mas ao apontar pra radiografia pra falar do osso, ele apontou na regiao onde estava o dente mesmo. De ontem pra hj essa secreção comecou a ficar meio adocicada e ja nao doi tanto como antes. Ainda doi e ainda tem um cheiro ruim, porem agora esta adocicada… sera q esta melhorando? Obrigada!

    • Parece que sim, Amanda. Agora é continuar acompanhando os sintomas e a recuperação do seu organismo.

  11. Obrigada, Dra!

  12. Boa noite, achei muito interessante o blog, visto que há uns 15 dias arranquei o segundo molar superior no lado direito, e BEM ao lado dele estava um supra-numerário (desculpe pois não sei se é assim que se escreve), e após a extração dos dois ficou um SENHOR BURACO na parte de cima da minha boca, e o dentista nem sequer me passou algum medicamento, minha esposa disse (porque não tem como eu ver) que o buraco já esta tampado, porém hoje me aconteceu algo bem estranho, ao me abaixar pra amarrar o cadarço, senti um fortíssimo fedor de podre, como se alguem muito perto de mim estivesse com um mau hálito tenebroso. Estou bem preocupado, pois se ficou alguma coisa nesse buraco, já está fechado, e eu não estou nem um pouquinho a fim de abrir de novo, por favor me anime!!!! Abraços e parabéns pelo Blog!!!

    • Tiago, se não há dor ou algum outro sintoma importante (inchaço, secreção), creio que você não precisa se preocupar. O cheiro ruim à vezes é por causa de algum resíduo alimentar que estava na região e se desprendeu. Acontece. Não acho que tenha ficado qualquer coisa dentro do “buraco”. Mas se os sintomas mudarem, não hesite em procurar o seu dentista pra reavaliar.

      • Obrigado pelo esclarecimento Dra., a propósito, onde vc atende?

        • Por nada. Eu atendo em Curitiba-PR.

  13. Ola doutora!
    Arranquei o meu siso do lado direito de cima. E deu comunicação buco-sinusal, o buraco fechou-se, pois era pequeno. Então voltei ao dentista e ele tirou o raio-X. Porém não deu nada, ele disse que esta tudo normal ! Não há pedaços de raiz e nem osso. Porém atacou minha sinusite, sinto muita dor na face, há muito pus saindo pelo meu nariz , estou tomando Amoxicilina. Sinusite buco-sinusal tem cura com o tratamento ? Pois eu estou muito preocupada ! Obrigada .

    • Marcia, tem cura sim. Considerando que já não existe a comunicação (que é a causa primária da sinusite no seu caso), basta que seu organismo reaja ao tratamento medicamentoso.

  14. Muito obrigada doutora. Vou procurar um otorrino. Já fico mais tranquila.

  15. Doutora, estou com uma comunicacao buco-sinusal, o medico ja tentou fechar, mas percebo que se forço sai agua pelo nariz, o que eu faço nesse caso? E ate quanto tempo pode demorar uma buco-sinusal pra fechar?

    • Alex, esse tipo de comunicação não costuma se fechar sozinha. Procure seu dentista pra reavaliar.

  16. Olá Doutora, adorei o seu blog, muito esclarecedor! Parabéns!
    Bom, gostaria de tirar uma dúvida. Extrai os sisos inferior e superior esquerdo há aproximadamente 4 semanas atras e a recuperação foi maravilhosa, alguns dias com inchaço e dores, mas tudo dentro da normalidade prevista pelo dentista. Hoje extrai os dois sisos do lado direito e obviamente estou comparando os sintomas para ver se continua na normalidade. Porém, estou sentido uma dor forte na garganta, do lado direito onde foi extraido os dentes (próximo das amígdalas – só tenho essa suspeita por conta da localização, mas não tenho certeza), e também incomoda um pouco na ingestão de líquidos.

    Eis a dúvida: é um sintoma comum que não tinha aparecido nas primeiras extrações ou pode ser um caso de comunicação buco-sinusial? Se pode ser, tem como eu verificar em casa ou apenas com o dentista?

    Obrigado!

  17. Dra. estou com uma comunicação sinusal, arranquei um dente ha 7 meses, ficou um buraquinho que não fecha onde vaza muito meu nariz, fica estralando com um mau cheiro e muita dor de cabeça e dor no rosto, já fiz um rx panoramico e agora vou fazer uma tomografia, qual e o procedimento agora, me ajude a entender por favor, obrigada.
    O dente que arranquei e o dente 16.

    • Adriana, essa comunicação criou um canal entre a sua boca e a parte de dentro do seu nariz, e isso é um problema porque pode levar a sinusites recorrentes, mau hálito, etc.. Constatado o problema, o tratamento é cirúrgico, ou seja, o dentista precisa puxar a gengiva pra cobrir o “buraco” e suturar (dar pontos) muito bem dados. Feito isso, em princípio, problema resolvido.

  18. Boa noite doutora, depois de ter fechado a comunicaçao buco-sinusal, quais sao os cuidados que devo tomar para que nao abra de novo, que tipo de alimentos eu devo comer e por quantos dias? Pois o medico fez uma cirurgia para fechamento da comunicaçao… obrigado.

    • Alex, não há nenhuma recomendação especial com relação à alimentação, apenas evitar alimentos muito quentes e muito consistentes, pra ajudar na cicatrização.

  19. E doutora, se os pontos começarem a soltar antes dos 7 dias o que eu faço?

    • Se estiver tudo ok (sem dor), não é preciso fazer nada. Às vezes os pontos se soltam sozinhos, mesmo.

  20. Dra. Ana,
    Ontem retornei do dentista, onde estou tratando um canal no dente posterior ao ciso, do lado esquerdo superior. Ao fechar com o curativo, a anestesia passou e eu senti um pouco de dor. Fui embora, mas a dor aumentou um pouco no caminho, tomei dipirona e uns 40 minutos a dor aliviou, depois que cheguei em casa. Estava muito quente aqui no Rio de Janeiro, eu estava com a cabeça baixa, fazendo um trabalho quando senti uma água escorrer pelo nariz e pingar na minha roupa (branca). Achei que fosse sangue, apesar de nunca ter tido esse problema, mas quando peguei um papel e limpei o nariz, notei que ele tinha uma cor escura e bem líquida. Achei que fosse alguma hemorragia, procurei um local fresco, tampei o nariz e coloquei a cabeça para trás. O líquido desceu pela garganta, e tinha um gosto pouco adocicado com um leve traço de remédio. Esse corrimento continuou por um tempo, sempre que eu abaixava a cabeça por mais de 5 minutos, e se isso acontecesse e eu colocasse a cabeça para trás, escorria pela garganta. Hoje, pela manhã, estava deitada e virei de lado no travesseiro quando notei o corrimento novamente, mas em menor intensidade. E imaginei que poderia haver alguma ligação rompida. Vim pesquisar e achei o seu blog.
    A periodontista que está me tratando só estará no consultório na terça-feira (ela atende com hora marcada e nesse dia eu sei que não há horário para atendimento pois ela sai correndo às 5:30), mas preciso verificar o que houve, sou professora e volto a trabalhar na segunda, portanto gostaria de uma sugestão sobre médico e exames que posso solicitar de emergência para ver o que houve. E se existe algum problema, aguardar a próxima consulta com ela, para ver o que houve.
    Obrigada pela atenção,
    Att.
    Paula

    • Paula, pode ser que tenha havido, sim, uma pequena comunicação buco-sinusal durante a instrumentação no tratamento de canal. Não é muito comum que isso aconteça, geralmente esse tipo de complicação se dá em extrações dentárias, mas pode acontecer. Não acho que você deva se alarmar, e exames de imagem talvez nem mostrem essa comunicação (se houver), considerando que ela deve ser bem pequena. Se não houver nenhum sintoma mais agudo, aguarde a próxima consulta e relate esses sintomas para a sua dentista pra ela verificar clinicamente o que está havendo e confirmar, se for o caso, a comunicação buco-sinusal.

      • Obrigada pela resposta, os sintomas ainda permanecem, mas com menos intensidade. Mas hoje, além de ter acordado com o rosto menos inchado, passei a sentir no final da tarde um pouco de incomodo na face, como se eu estivesse com uma crise de sinusite no início. Vou relatar para minha dentista e se for o caso, se a dor aumentar, procuro um otorrino! Obrigada!!!!

  21. Fiz um curativo num dente com canal tratado para refazer a coroa, o dentista usou um remédio de gosto ruim muito forte que está vazando. Estou enjoada e com muito refluxo. Tenho problemas respiratórios e não estou aguentando. Ele viajou e só volta daqui a um mês. O que devo fazer?

    • Arianne, procure outro dentista em caráter de urgência. Em princípio basta trocar o curativo, aí você pode aguardar a volta do seu dentista pra fazer a coroa.

  22. Olá Dr(a) Ana ! Enviei-lhe uma pergunta sobre a minha comunicação buco-sinusal, dizendo-lhe que arranquei meu siso superior direito ! Que se fechou sozinho e instalou uma sinusite. Eu lhe perguntei se tinha cura, você me respondeu que era só esperar a reação do medicamento. Tomei amoxilina, levoprofloxacino e Anaerocid que o otorrino me passou, não melhorou de tudo, o pus que saia do meu nariz não sai mais e não sinto mais dores fortes como eu sentia ! Mas sinto dores como se fosse dor comum de dente, no lado que arranquei o siso, e o meu nariz entope à noite. Será que vai sarar ? Ou vou ter que fazer algum tipo de cirurgia ? Se sim, qual tipo ? O otorrino me pediu um tomografia de face. Desde já agradeço !

    • Marcia, é como eu dizia… tudo depende do tamanho dessa comunicação mas, via de regra, o dentista acaba tendo que intervir cirurgicamente pra fechar. A tomografia vai fornecer dados importante pra decidir o que fazer a partir de agora, até pra verificar se fechou, se não, e o tamanho dessa comunicação.

  23. Existe algum remedio que ajude na cicatrizaçao? Pq tem pouco dias que ele fez a cirurgia, geralmente quantos dias demora a cicatrizaçao?

    • Alex, nada em específico. O importante é seguir as orientações pós-operatórias do seu dentista e tomar a medicação direitinho. A cicatrização completa pode levar semanas, mas em 1 ou 2 semanas já há uma boa cicatrização.

  24. Olá Dra. Ana,

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu blog.

    Ja faz 7 dias que extrai os dois sisos superiores. A principio foi muito tranquilo, ja não sinto nenhuma dor. Eu senti que existia uma coisa diferente quando eu bochechava pois ia liquido para o nariz, e também uma coriza constante do lado esquerdo. Por não sentir dor, acabei por achar que era normal, até que resolvi buscar informação na internet e achei o seu blog. Imediatamente liguei para o meu dentista, que infelizmente não vai poder atender hoje mas que disse que podemos ver isso na consulta que ja está marcada para amanhã para remoção dos pontos.

    Minha dúvida é se eu fui negligente e demorei a notificar meu dentista sobre este problema e se essa demora pode complicar a solução do problema.

    Obrigado
    Leo

    • De forma alguma, Leonardo. Você como leigo não tem obrigação alguma de saber que sinais ou sintomas são importantes… como você mesmo relatou, do ponto de vista do paciente, se não dói está ok. Amanhã seu dentista vai reavaliar o caso e, tendo havido mesmo uma comunicação buco-sinusal, vai orientar você a respeito. O fato de já fazer uma semana da extração não muda muito o quadro, afinal a comunicação já existia (supostamente) no primeiro dia e você, sozinho, não teria como fazer nada a respeito.

  25. Olá novamente! Já nos falamos pelo Twitter mas quero agradecer por ter respondido minhas perguntas sempre prontamente e dizer que amei seu blog.
    Estou com outro probleminha, daqui 3 dias faz um mes que tive a perfuração buco-sinusal, está fechando o buraco sozinho pois o medico ainda deu até dia 1 de abril pra ver se vai operar, mas estou com um gosto horrivel na boca, acho que é da minha garganta, porem aparentemente minha garganta está otima, devo ir novamente ao medico ou devo esperar até dia 1? Desde já agradeço sua atenção.

    • Oi Michelle! Creio que o gosto ruim na boca não tem a ver com a garganta (até porque você relata estar tudo ok), mas com a comunicação buco-sinusal, em si. Se o se dentista sugeriu aguardar até dia 1, não tem problema. Daqui a 1 semana ele vai reavaliar e decidir sobre a necessidade de cirurgia.

  26. Primeiro quero te dar os parabéns pelo site. Arranquei um siso mas depois de dois dias estou sentindo q ficou um pedaço de dente agarrado, q n se mexe, fora o mau cheiro q estou sentindo, gostaria de saber se é normal ?

    • Obrigada, Marli :). Acho improvável que tenha sobrado um pedaço de dente tão grande que você o sinta. Quando fica algum fragmento, geralmente é bem pequeno e lá dentro do osso, que o dentista opta por deixar por lá mesmo por uma questão de preservar o paciente de um procedimento mais invasivo. Mas se você desconfia disso, é bom procurar o seu dentista pra reavaliar. Eu não diria que é “normal”. Se estiver “pontudo”, pode ser apenas um formato desfavorável do osso por baixo da gengiva, o que deve ficar mais plano com a cicatrização.

  27. Obrigada Ana Tokus por me responder e por esclarecer as coisas com tanta facilidade, todos os medicos e dentistas deveriam explicar assim como voce. Beijos.

  28. Furei o nariz depois, que furei to sentindo fortes dor de dente, tem alguma ligação ? Agradeço Doutora.

    • Em princípio não, Alonso. A não ser por uma proximidade anatômica. São os dentes da frente e de cima que doem?

  29. Dra. recentimente fiz a extração do siso superior e o cirurgiao disse que precisou tirar também o dente do lado (creio eu que seja o segundo molar) porque ele disse que o siso estava completamente grudado no segundo molar. Gostaria de saber se isso é normal ou erro do cirurgião.
    Obrigado.

    • Eduardo, não é algo muito comum na região de molares, mas pode. Pode se tratar de uma fusão dentária.

  30. Olá Drª, h cerca de um mês extraí um dente siso e o dentista deixou uma gaze dentro do local e houve comunicação buco sinusal com grave infecção. Estou aguardando cirurgia com bucomaxilo. Devo processá-lo ou isso é comum? Ressalto que procurei o tal dentista por várias vezes relatando minha dor e inchaço e o mesmo afirmava ser normal.

    • Lucilene, comunicações buco-sinusais, embora não sejam tão frequentes, são complicações inerentes às extrações de dentes superiores, e nem sempre são fruto de negligência / imperícia / imprudência do dentista. Poder processá-lo você até pode, é um direito seu. Mas eu acho que pode ser desgastante pra ambos, e será preciso provar que houve negligência / imperícia / imprudência por parte dele. Enfim, cabe a você decidir.

  31. Olá Dra. Ana!
    Parabéns pelo blog, muito bom seus esclarecimentos!
    Bem, ontem fiz a cirurgia de extração do dente 26 e meu dentista recomendou o Perioxidin para higienizar. Ontem fiz minha higienização normal, porém hoje senti dor, eu não fiz bochecho com Perioxidin, apenas “banhei” a area e depois cospi. Senti uma forte dor, mas aos pouquinhos foi melhorando e ao longo do dia, ao movimentar minha cabeça, sentia o gosto do Perioxidin como se estivesse saindo do dente. Também quando bebo algo ou até mesmo quando respiro, sinto um “assobio” saindo do local da extração. Liguei para o dentista e ele disse que isso as vezes acontece e apenas me pediu para não forçar o ar dentro da boca, sugar ou até mesmo espirrar. Minha preocupação é o liquido entrar dentro da extração e sei lá, causar alguma infecção. Ainda vai fazer 48 horas da extração, isso pode melhorar?
    Muito obrigada!

    • Larissa, deve melhorar, sim. Apenas evite, como sugerido pela sua dentista, criar uma pressão negativa dentro da boca (cuspir, sugar, etc.).

      • Oi Dra., obrigada pela resposta!
        Hoje aconteceu algo muito estranho, começou a sair uma agua do meu nariz, com cor marrom. Isso é normal?

        • Não é normal não, Larissa. Pode ser sinal de uma comunicação buco-sinusal. Sugiro que você entre em contato com a sua dentista e relate esse sintoma.

  32. OLA, EXTRAI UM DENTE FAZ 9 MESES, COMECOU A SAIR SECREÇAO PELO NARIZ, VOLTEI AO DENTISTA, ELE PASSOU ANTIBIOTICOS E NADA DE MELHORAR, QUAL É SUA OPINIAO, ESTOU NECESSITANDO DA SUA AJUDA / OPINIAO.

    • Edilan, se trata de um dente de cima? Pode ter a ver com uma comunicação buco-sinusal, sim. Se for o caso, será preciso uma nova cirurgia pra fechar. Sugiro que você relate o problema ao seu dentista e até levante essa hipótese (de comunicação buco-sinusal) junto a ele. Assim, ele deve fazer um exame mais detalhado.

  33. Bom dia, doutora!
    Iniciei um tratamento de canal ontem e, quase no fim da consulta, a dentista deixou escorrer um líquido q é usado para irrigar a raiz. É um gosto horrível, q sinto até agora… no mesmo dia à noite, tive dores abdominais e diarréia. Isso tem ligação? É normal? Q líquido é esse?
    Obrigada
    Aguardo ctt

    • Leiliane, acho improvável que a causa do seu problema seja o líquido usado pela dentista, pois você teria que ter engolido em quantidade. Ele é uma solução de hipoclorito de sódio, muito parecido com Quiboa, e serve pra fazer o saneamento dos canais do dente. O gosto é horroroso, mesmo. :)

  34. Boa tarde! Dra, fiz uma extraçao ha uma semana, e fica vazando um liquido pelo meu nariz, eu pesquisei e vi que isso se chama comunicaçao buco-sinusal, mas isso tem tratamento? Tenho a pressao muito alta, entao tudo se torna mais complicado, sera que teria um jeito de tapar esse buraco sem ter que operar?

    • Elaine, se for uma comunicação buco-sinusal MESMO, é preciso fechar cirurgicamente. Pressão alta, desde que controlada no momento do atendimento, não impede que seja feita a cirurgia.

  35. Dra. já conversei com a senhora há algum tempo atrás e realmente vou passar por uma cirurgia com o otorrino devido à fistula, mas estou com tanto medo, esta cirurgia é perigosa? Sou diabetica e devido à sinusite que estou ela está descompensada.

    • Adriana, a cirurgia, em si, não é muito complicada. Mas se a sua diabetes não estiver controlada, não dá pra fazer a cirurgia (pois você pode ter problema de sangramento e de cicatrização). Converse com o seu médico pra garantir o controle da diabetes antes de qualquer procedimento cirúrgico.

  36. Doutora, extrai 3 dentes do siso, os 2 de cima e um embaixo, nao tive grandes problemas embora esteja com uma pequena infecção no dente inferior, cuja extração foi um pouco mais complicada, pois o dente estava horizontalizado, teve que ser cortado em 3 pedaços, a coroa desgastada e mesmo assim exigiu muita força pra tirar, mas a infecção esta bem controlada com amoxilina, sem dores. O que tem me incomodado muito é uma forte pressão que estou sentindo na face, acredito que nos seios paranasais, isso é normal? Por que de sentir isso?

    • Thais, além da pressão você tem algum outro sintoma? Alguma secreção de cor estranha saindo pelo nariz, líquido que extravasa pelo nariz quando você ingere líquidos? Se não, a pressão provavelmente não tem origem nas extrações, pode até ser mera coincidência.

  37. Dra., a minha gengiva sai um liquido amarelado com mau cheiro (percebi na gengiva tem um buraquinho de onde sai esse liquido), isso já faz algum tempo, mas nunca tive condições de ir a um dentista, o que pode ser ?

    • Enaide, parece ser pus. E se há pus, deve haver uma infecção. É preciso procurar um dentista pra tratar a cauda da infecção, que pode ser um canal ou algum problema gengival.

  38. Não tenho qualquer secreção ou extravazamento de líquidos. Somente essa pressão que está me incomodando mesmo, acredito possa ser resultado de estresse também, fiquei muito nervosa para a cirurgia porque tinha muito medo, estou com a visão muito embaçada e nunca tive quaisquer problemas de vista e meu coração parece “fora de ritmo” ha uns dias depois da 1ª extração.

  39. Dra., ola tudo bem, pois estou com uma dor de dente faz um mes, pois este dente esta no fundo na parte superior e quando acordo meu travesseiro esta cheio de sangue, mau cheiro. Porem com o remedio a dor parou, so que agora retornou e continua sangrando, o que e bom para aliviar esta dor?

    • Vivian, sugiro que você procure um dentista com urgência. Sangramento espontâneo não é bom sinal, é preciso identificar a causa e tratar de acordo, pra resolver a dor e uma possível infecção.

  40. Oi Dra Ana!!
    Há dois meses atras extrai um dente superior e deu comunicaçao… onde comecei com antibiotico amoxilina 500, mas nao resolveu saia um liquido com cheiro horrivel e um gosto pela garganta estranho… foi trocado por amoxilina +125 de clav. melhorou… mas voltou… foi feito tomografia e constatado um pedaço de osso dentro do seio maxilar… fiz a cirurgia a nove dias… e tomei por seis dias amoxilina de 500 ou seja menos potente do q ja havia tomando… mas assim que parei com o antibiotico no dia seguinte os sintomas vieram piores do que tds antes… minha bochecha ficou enorme e dura… antes cuspi pus com sangue… e começou a inchar sem parar… ontem voltei la e ele me deu azitromicina dois compr. por dois dias e depois um compri. por mais 4 dias… hj o inchaço diminuiu um pouco mas se espalhou mais pro lado do queixo… e qdo aperto a bochecha parece que sinto um espinho em um ponto e ta mais durinha… estou com medo é assim mesmo tenho q ter paciencia ? Ou será que nao ficou resto ainda la dentro perguntei ao dentista ele disse q naoo q fizeram raspagem e lavaram com soro meu seio maxilar… disse q talvez vai ter q por dreno… por favor me responda se ele esta certo no tratamento..! abraço

  41. Boa noite Dra!!!
    Há 4 anos estou mexendo c/ implantes de maxila e há 3 anos saiu um parafuso de implante mal colocado pelo nariz. Após isso abriu um buraco (comunicação boca e nariz) que passaram a dar o nome de fístula. Começou a sair até alimento pelo nariz, então implorei ao bucomaxilo p/ fechar, ele sempre dizendo q fecharia sozinho. Somente em 01/2013, qdo viram q não ia fechar mesmo, fizeram a 1ª cirurgia (anestesia geral) c/ bucomaxilo e otorrino, não fechou. Em 04/2013 a 2ª (sedação), só c/ o bucomaxilo, onde foi tirado cartilagem da orelha e colocado uma placa de titânio, depois de um mês senti q ia abrir novamente, e abriu. Foi feito então novo procedimento c/ o bucomaxilo, na clínica c/ anestesia local, agora dia 27/05. Como sei q alguma coisa está errada, preciso procurar “o melhor” bucomaxilo, p/ resolver meu problema, poderia me ajudar na indicação de alguns? Se for possível, gostaria q não aparecesse meu nome, pode responder p/ “Niamar”, nome fictício.
    Agradeço muito.

    • Em que cidade você mora, Niamar?

  42. Dra. Ana, só p/ esclarecimento, no meu texto escrevi “implantes de maxila”, errado. O correto é que na 1ª cirurgia, março/2009, fizeram o avanço da maxila, enxerto ósseo e os implantes, ok?

    Um abraço

    • Ok, esclarecido. Sobre onde você mora, eu recebi aqui o estado, mas sem saber a cidade eu não tenho como checar na minha base de dados se há algum profissional que eu recomende. Pode enviar por aqui mesmo qualquer informação pessoal, eu me comprometo a não publicar o comentário, é só pra ficar mais fácil eu ajudar você.

  43. Boa noite Dra.

    Realizei uma extração de molar superior ha uma semana porque era a 3a vez que teria que fazer tratamento de canal no mesmo dente, infelizmente deu a bendita comunicação buco-sinusal, após 7 dias meus pontos estão soltando sozinhos, meu dentista solicitou retirá-los em 10 dias.
    Hoje comecei a sentir um mau cheiro, cheiro de podre mesmo, queria saber se isso é normal, o problema é que fiz a extração em Belo Horizonte e voltei para São Paulo.
    Poderia me ajudar?
    Desde já agradeço.

    • Washington, dada a situação e a existência de uma comunicação buco-sinusal, o cheiro ruim é “normal”, você está está sentindo diretamente nas vias aéreas o odor do processo inflamatório no local da extração. Você precisa procurar um outro dentista (imagino que você não pretenda voltar pra BH) pra realizar o fechamento dessa comunicação. Procure um cirurgião bucomaxilofacial.

  44. Bom dia Dr.

    Obrigado pela resposta.

    Marquei hoje uma consulta ás 16:00h, vou tentar entender qual o procedimento que devo adotar no meu caso.
    Att.

  45. Olá Dra. Ana! primeiramente parabéns pelo seu blog salvador de noites de sono rsrsrsrs. Fiz extração do siso superior e também inferior dia 31/05 e houve uma fratura na raiz do superior. O dentista ficou tentando retirar esse “pedaço” do dente que ficou e acabou furando o seio. Fiz a cirurgia em um curso de especialização e o professor indicou para que o dentista fizesse a sutura bem fechada e após um mês fizesse uma nova avaliação. Ele me receitou anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Não estou sentindo nenhum sintoma fora do normal. Caso a comunicação tenha se fechado eu preciso fazer uma nova cirurgia para retirar essa raiz que ficou ou ela pode permanecer? Sei que a comunicação com o seio é uma complicação que pode acontecer com qualquer um porém, minha preocupação é por se tratar de um aluno tendo em vista que seu professor foi bem omisso com a situação. Ao meu ver o professor deveria ter tomado o controle da situação e prosseguir com a cirurgia, tendo em vista que com relação a saúde, em primeiro lugar fica o bem estar do paciente. Caso seja necessário tirar a raiz, será um procedimento igual o de extração?

    • Se a raiz não estiver dentro do seio maxilar, ela fica onde está, mesmo. Não é preciso removê-la necessariamente, embora seja bom reavaliar periodicamente por um tempo. Quanto à comunicação, como ela foi notada na hora da cirurgia e já foram realizados os procedimentos para fechá-la (e você não relata sintomas importantes), provavelmente ela vai se resolver sem problemas.

  46. Doutora!!! Parabéns pelo trabalho, estou me encaminhando a ABO, pois ja tirei minhas duvidas contigo, todavia ñ se abale com “pessoas” que costumam dar “mijadas”, pois o seu trabalho é lindo e merece a nossa consideração de todo coração… continue assim… muita paz e muita luz!!!!!!!!!! :)

    • Obrigada, Toth. Tentarei não me abalar com a bexiga solta de alguns leitores. :D

  47. Oi Dra. Ana, ha um tempo atras te relatei do meu problema do siso que extrai e deu uma comunicaçao buco-sinusal. Ela se fechou sozinha pois era muito pequena, mas contaminou minha face e ocorreu uma sinusite cronica, fui no otorrino, tirei tomografia e o medico me disse que nao haveria cura com os remedios. Tomei todo tipo de antibioticos, dos mais fracos ate os mais fortes. Somente com cirurgia a minha sinusite cronica vai se curar. Desde o dia que extrai o siso ja se faz 7 meses, sinto dores fortes na face, como se fosse dor de dente e dor tambem no ouvido, a minha cirurgia ja ta marcada, vai ser daqui a 15 dias graças a Deus, pois nao aguento mais as dores, gostei das suas dicas, mas comunicaçao sinusal é grave e traz muitos problemas, devido à sinusite que se instala na face, muito obrigada pelas dicas.

    • Fico aqui na torcida pra dar tudo certo, Marcia! :)

  48. Oi Dra! Fiz extração do siso faz um semana, foi bem difícil, e agora sinto se puxar o ar com a língua dentro da boca sai vento pelo buraco, se fechar o nariz e assoprar também sai, nos primeiros dias fazia barulho, e na primeira vez que usei o periogard, parecia q o liquido tinha ido para o rosto!
    A dúvida é: não tenho nenhuma secreção no nariz, nem mal cheiro, estou tomando amoxilina 500, mas sinto o ar saindo, o nariz não esta entupido… será q terei q fazer cirurgia para fechar essa comunicação ?

    • Larissa, é quase certo. Pela sua descrição não é uma comunicação muito pequena, então certamente será preciso cirurgia. Seu dentista já sabe disso? Se não, converse com ele e relate o problema.

  49. Muito obrigada pelo retorno!
    Essa cirurgia é simples? Não relatei ao dentista pois não tive coragem de voltar no consultório… Fui em um amigo dentista q suspeitou e queria dar uns pontos… Mas tinha esperança q fechasse, ele pediu q eu retornasse amanhã, quanto mais o tempo passa mais difícil fica p/ fechar? E p/ fazer a cirurgia?

    • Em essência, é simples: é preciso “puxar” a gengiva de forma a cobrir o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente) e, consequentemente, a comunicação buco-sinusal. Sim, quanto mais passa o tempo maior a chance da comunicação epitelizar (virar um “canal revestido por gengiva”, digamos assim). Mas o fechamento cirúrgico, em si, não fica mais difícil, necessariamente.

  50. Oi tudo bem?
    Arranquei meu dente em janeiro, foi o 2° de cima de tras pra frente do lado direito, ele veio fechar agora essa semana e depois que fechou com uns 6 ou 7 dias comecou sair uma secrecao horrivel pelo nariz, descendo pra garganta, nao aguento mais esse mau cheiro e gosto ruim, o que pode ser isso, por favor me ajude?

    Falaram que pode ser esse tal de comunicacao, como e essa cirugia que vocês fazem, me expliquem por favor!

    • Kaynam, pode ser uma comunicação buco-sinusal, sim. É bom que você volte no seu dentista pra reavaliar. A cirurgia geralmente consiste em “puxar” a gengiva de forma a cobrir o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente) e, consequentemente, a comunicação buco-sinusal

  51. Boa noite Dra ! Acabo de sair do dentista, enquanto ela fazia o tratamento de canal houve uma comunicação do dente com o canal nasal, fiquei quase duas horas sentindo o gosto do liquido descer do nariz até a garganta, e saia liquido escuro. Fui ao medico ele me passou inalação e pediu para limpar em casa com fluido de cloreto de sódio 0,9 %. Corro risco de depois desse canal ficar com sinusite ? Pode me dar uma halitose depois disso ? Muito obrigada, estou bastante preocupada.

    • Diana, esse tipo de comunicação buco-sinusal é mais fácil de se resolver, a própria obturação do canal do dente promove o reparo. Embora possível, acho improvável que você desenvolva halitose ou uma sinusite crônica.

  52. Oi, vou ter que fazer uma cirurgia de buco-sinusal e estou morrendo de medo, pois caiu um pedaço da raiz dentro do seio maxilar, queria saber se a cirurgia e perigosa, vou fazer com um bucomaxilo. Desde ja agradeço…

    • Leandro, toda cirurgia envolve algum tipo de risco, mas esse tipo de cirurgia costuma ser bem segura, ainda mais se realizada por um especialista.

  53. Bom dia doutora,
    Faz uma semana que retirei meu siso esquerdo, durante a semana notei algo estranho e so falei para a dentista no dia da retirada dos pontos. Foi constatado que ocorreu uma comunicação buco-sinusal, na oportunidade ela colocou um cimento cirurgico (não sei a denominação ao certo) para aliviar o incomodo e esperar para ver se fechava sozinho. Caso nao feche, ela disse que iria colocar pontos na comunicação. Fato esse que ta me afligindo, tendo em vista que nao foi tirado nenhum raio x para constatar o tamanho da comunicação. Queria saber se esse procedimento (pontos na comunicação sem ao menos um rx) é muito usual?

    • Gabriela, realmente, nesse caso é sempre bom fazer um exame de imagem, pra se ter noção do tamanho da comunicação. Mas independentemente do tamanho dela, o procedimento é fechá-la, e isso se faz com os “pontos”, puxando a gengiva pra fechar o “buraco” e suturando bem.

  54. Ola Dra, fiz um tratamento de canal onde o dentista perfurou muito fundo e atingiu o seio. Nao esperou a cicatrizarão e insertou o filling. Deste dia em diante comecei a ter terríveis dores de sinusite, com muito muco infeccionado vazando. Resolvi extrair o dente mas um pedaco do filling ficou alojado no seio. Após um ano de infecções consecutivas fui a um otorrino que fez a raspagem por dentro do seio e conseguiu remover o corpo estranho. Mas ainda sigo apresentando crônica inflamação como antes. Será que existe comunicação buco-sinusal? A área esta bem fechada.

    • Me parece que não, Luciano. Houve sim uma comunicação, tanto é que parte do cimento obturador usado no tratamento de canal foi parar no seio maxilar. As sinusites recorrentes devem ter origem no corpo estranho em si, e não numa comunicação que tenha persistido. Você tem algum outro sintoma importante (líquido que extravasa pelo nariz quando você bebe, mau hálito, sensação constante de odor ruim nas vias aéreas)?

  55. Olá Dra, e obrigado pelo retorno rápido. Os sintomas são secreção diária (muco verde e espesso) com gosto ruim. Quando viro minha cabeça para o lado e para trás normalmente é quando sinto o muco descendo do seio para a garganta. Dores constantes na área. A única solução que encontrei para alivio é de lavar a área com agua e sal diariamente para retirar o muco inflamado (pus) com uma seringa de irrigação nasal. Como nao moro no Brasil tudo é mais moroso e o otorrino me disse ontem que pela parte interna do seio ele viu minha sinusite limpa com excessao da área acima de onde foi feito o tratamento de canal onde a inflamação esta localizada. De acordo com ele nao ha o que ser feito por ele esta me indicando um cirurgião medico maxilo facial. Essa sinusite crônica ja se arrasta por 3 anos agora. A única diferenca que sinto agora comparado com antes da raspagem e remoção do corpo estranho feita pelo otorrino é que antes eu passava dias ate semanas sem inflamação, enquanto agora nao passo um dia sequer sem pus e dor. O que voce sugere que seja feito? Talvez perfurar o canal de onde estava o dente ate o seio maxilar para eliminar alguma duvida quanto a corpo estranho e fechar o local de novo? Uma vez uma dentista que me aconselhou a ir ao otorrino disse que se o otorrino nao raspasse bem a área algumas das células poderiam permanecer e continuar a inflamação? Aguardo seu retorno.

    • O “muco verde e espesso” sai pelo nariz, pela boca ou por ambos? Eu acho que só o corpo estranho (se ele estiver aí ainda) não causaria esses sintomas todos (embora até pudesse). Me parece que ou ainda há uma comunicação buco-sinusal que precisa ser fechada ou há necessidade de uma nova intervenção do otorrino. É preciso investigar, uma radiografia panorâmica ou uma tomografia (até melhor) poderia revelar o que está acontecendo.

  56. Olá Dra. Fiz uma radiografia periapical completa e apareceu no resultado hiperpneumatização sinusal dos dois lados. Gostaria de saber o que é isso e se devo me preocupar ?
    Obrigada.

    • Maira, esse é apenas um achado anatômico. Quer dizer que as raízes dos seus dentes superiores estão em íntimo contato com a assoalho do seio maxilar, que é uma região “oca” que fica acima desses dentes. É importante que sempre que você for se submeter a um tratamento dentário (extrações e tratamentos de canal, principalmente), seu dentista tenha conhecimento dessa sua particularidade.

      • Ok. Muito obrigada Dra.

  57. Olá Dra, eu extrai meus 4 dentes do siso dia 17/07, e tive um dente que foi complicado de extrair do lado inferior esquerdo, pois teve que ser quebrado em 3 pedaços, ao sair do consultório eu já estava sentindo que ao respirar eu sentia um ar saindo desse dente, como não doía, achei normal, no dia seguinte não sentia mais esse ar saindo, porém agora estou com os pontos na gengiva com uma camada branca, ainda um pouco inchado, não sinto dores fortes, apenas latejando. Tenho sinusite e há 3 dias, fiquei com o nariz entupido e saindo liquido e com muita tosse, a que ponto essa tosse pode me prejudicar? Ao procurar sobre meu caso, encontrei seu blog, e li sobre a possibilidade da comunicação de buco-sinusal. Desde já agradeço pela atenção, Dra.

    • Elisandra, o dente extraído foi de baixo, não? Então, não há nenhuma possibilidade de comunicação buco-sinusal, pode ficar tranquila quanto a isso. Isso só acontece em dentes superiores. Quanto à tosse, ela não prejudica você de forma direta, a não ser pelo fato de que pode doer ao tossir. Mas, pela sua descrição, parece que está tudo bem com o pós-operatório.

  58. Ana, boa noite

    Em 14/01/13 fiz um enxerto autogeno na maxila, porém após 15 dias foi percebida infecção em um dos lados, por qual motivo não identificado.
    Tomei muitos antibioticos e foi aberto este lado da cirurgia, agora seis meses depois tirei uma tomografia e o cirurgião dentista falou que apesar de toda infecção podem ser feito os dois implantes. Porém no laudo da tomografia apresentou que estou um pólipo sinusal, diverticulos e sugere sinusite maxilar. Os meus dentistas nem sequer leram o laudo. Será que houve esta sinusite maxilar devido a uma comunicação buco-sinusal, isso se apresenta na tomografia, como posso identificar? Detalhe, não tenho os 04 dentes da frente ja ha mais de 25 anos. O otorrinolaringologista pode me informar se houve este fato? Ja estou com vontade de desistir dos implantes, e meu dentista informou que so tenho até set/13 pra fazer.

    • Sim Elenilda, uma comunicação buco-sinusal pode ser mostrada através da tomografia… mas se isso não consta no laudo, não creio que seja o caso. E sim, uma comunicação buco-sinusal pode levar a uma sinusite.

  59. Olá Dra, tudo bom? O meu caso é o seguinte: quarta feira tirei meus sisos superiores, o do lado esquerdo está doendo mais, inclusive dor na face, mas até ai tudo bem. No domingo comecei a sentir um cheiro estranho até meu nariz ficar entupido, e a agua do nariz tinha um gosto horrivel que acabava descendo pela garganta, e percebi que o cheiro ruim era disso. Não consigo dormir, pois me incomoda bastante. Acordo no dia seguinte e cuspo liquido marrom… Mas como tá recente, ainda não tirei os pontos. E falando com o dentista no telefone, ele me disse que é normal da cicatrização, porque a raiz do dente estava distante do seio. Já estou sofrendo por antecipação pensando em ser comunicação. Existe exceções? Abraço.

    • Raisa, sua descrição até “bate” com a de uma comunicação buco-sinusal, principalmente pela secreção que você relata, o gosto ruim, o nariz entupido. Mas pode ser apenas coincidência, também. Se seu dentista diz que as raízes estavam longe do seio maxilar, não deve ter ocorrido a comunicação. De qualquer forma, no dia da remoção dos pontos ele vai reavaliar isso e “tirar a cisma”.

  60. Dra., minha filha ha 2 anos extraiu o dente canino que era de leite, em casa sentiu fortes dores de cabeça e nariz entupido por causa da anestesia. Fui ao pronto socorro pois sentia tb um mal estar e após exames a médica disse que n tinha nada a ver com a anestesia e sim que era uma sinusite. Queria saber o que a senhora acha, pois ela vai precisar agora com 15 anos extrair esse mesmo dente canino permanente que n nasceu, esta incluso. Eu como mãe estou com medo, se não foi mesmo por causa da anestesia. Obrigada pela atenção.

    • Ana, a anestesia na região frontal (dentes anteriores) é uma das mais “chatas” na Odontologia. Costuma ser mais dolorida e incômoda para o paciente, alguns relatam mal estar, mesmo. Mas não é pela composição da anestesia, em si, mas pela região em que ela é aplicada: pode dar uma sensação estranha em olhos, nariz, além do próprio dente. Se na mesma época do ocorrido sua filha ainda teve uma sinusite associada, os sintomas se potencializam. Enfim, eu não acho que você deva se preocupar com a anestesia, ela não vai causar prejuízo, a não ser o incômodo local, mesmo.

  61. Dra., eu tenho uma pergunta, fiz canal de molar em dezembro do ano passado, e há um mês mais ou menos eu tenho sentido o gosto daquele liquido que é usado quando o dente é aberto, estive procurando o nome, penso ser LIQUIDO DE DAKIN. Principalmente quando passo fio dental nele. O que isso quer dizer? É normal que esse líquido extravase? Precisa refazer a restauração? O canal? Os dois? Obrigado!

    • Jean, o canal foi finalizado mesmo? O dente foi restaurado em definitivo depois do tratamento de canal? Pergunto isso porque o líquido (que pode ser o de Dakin, sim) é usado numa fase inicial do tratamento de canal, na desinfecção do interior do dente. Depois ele é removido e os canais são preenchidos com outro tipo de material, que veda o dente. Então você não deveria estar sentindo o gosto desse líquido.

      • Então, penso que sim, pelo menos o dentista disse que sim… depois de abrir… e remover td com aqueles ferrinhos (limas?), ele limpou com esse liquido de gosto similar ao cheiro de água sanitário, e colocou uns fios que parecem de borracha, queimou… e cobriu com o material de restauração, colocou a aquela luz azul (polimerizou?)… lembro dele falar desses termos… e retirou o excesso… pq havia ficado alto… e disse que estava ok, agora estou com o gosto do líquido, quando passo o fio dental… já tinha achado estranho, vc dizendo que eu não deveria estar sentindo o gosto, tô preocupado… vou procurá-lo! E agradeço imensamente atenção!!!!! Parabéns pelo site! Obrigado.

        • Pela sua descrição, tá tudo certo! O canal foi tratado e o dente restaurado com resina. Pra que você esteja sentindo esse gosto, uma possibilidade é que haja alguma infiltração na restauração. O ideal é procurar seu dentista mesmo, assim ele reavalia e faz um reparo na restauração se houver necessidade.

  62. Boa tarde, quatro meses atrás extrai meu terceiro molar… logo na semana tive alveolite e foi detectada uma ligação buco-sinusal… tive muita secreção, tomei antibióticos e depois de 2 meses fui em uma bucomaxilo que me indicou uma cirurgia, quando fui na médica estava sem secreção e sem dor… agora 4 meses depois da extração eu voltei a ter secreção… tomei Sinot durante uma semana e continuo com a secreção, não sei o que fazer…

    • Lilian, foi feita a cirurgia indicada pela bucomaxilo?

  63. Boa noite.
    Dra, eu extrai um dente superior esquerdo e furou o seio, ta com mais ou menos um mes, hoje eu fecho o nariz e forço mas nao sai mas ar, mas se eu encher a boca de ar sinto que ainda sai, tem um buraco muito pequeno, ele fecha sozinho ou nao? Obrigado.

    • Adaias, eu sou meio cética quanto à possibilidade de comunicações assim se fecharem sozinhas, mesmo as pequenas. Quando isso acontece, geralmente é nas primeiras 48 horas depois da extração… então, acho improvável que a sua feche sozinha.

  64. Boa noite!
    Arranquei o dente do siso e a dentista deixou a raiz, já senti muita dor durante 17 dias. Como estou com medo dela não voltarei mais, irei em outro dentista. Posso processá-la?

    • Com base em quê, Rafaela? Muitas vezes é justificável deixar um pedaço de raiz do dente, quando o dentista julga, por exemplo, que a tentativa de remoção pode causar sequelas permanentes ao paciente. Ainda, algumas pessoas têm pós-operatórios bem doloridos, isso independe de ter ficado um pedaço de raiz sem remover. Compreendo sua irritação, mas o melhor caminho é sempre o diálogo. “Fugir” da sua dentista é o pior caminho, ela ainda é a melhor pessoa pra orientar você, pois conhece mais do que qualquer outro profissional o seu caso.

  65. Dra. Ana, realizei a cirurgia para extração dos sisos há cerca de 4 semanas e houve a comunicação buco-sinusal. O dentista, após a cirurgia, afirmou que quando são extraídos dentes superiores, tal situação é, inclusive, normal.
    Não sinto dores, não entra líquido no nariz, não sinto que meu nariz fica entupido o dia inteiro como alguns leitores relataram, mas sinto, às vezes, um mau cheiro. Ou seja, quase não tenho transtornos em razão do ocorrido.
    Tenho escovado muito os dentes e ainda utilizo anti-séptico bucal.
    Será que não há mais possibilidade de ocorrer a cicatrização de forma espontânea (levando em consideração que já faz quase um mês que me submeti à cirurgia), ou posso esperar mais algumas semanas?
    Extrai os outros três sisos na mesma oportunidade, e até hoje não houve cicatrização completa dos locais, por isso deduzi que ainda por estar em fase final de recuperação.
    O que a Senhora acha?
    Só pra complementar, o cheiro se agrava quando inclino a cabeça para frente, quando abaixo para pegar alguma coisa por exemplo.

    • Augusto, a esperança é a última que morre ;). Se for uma comunicação BEM pequena, é possível. Mas como saliento no texto, via de regra é necessária uma cirurgia corretiva.

      • Obrigado, Doutora.
        Fico com a impressão que é previsível que a comunicação buco-sinusal não cicatrize espontaneamente. Entendo, portanto, que seria mais prudente o dentista marcar um retorno quando tal situação acontece, sem a necessidade de deixar o paciente sem informações e preocupado com a eventual cicatrização ou não da região.
        Graças a Deus existam pessoas como você dispostas a ajudar!
        Continue fazendo isto que a senhora faz, porque ajuda muito quem precisa de informações, como eu.
        Procurarei um outro profissional.

        • Isso, Augusto, a tendência é que o fechamento espontâneo da comunicação não aconteça.

          E por nada, fico feliz em ajudar. :)

  66. olá Doutora… parabéns pelo blog, que é muito esclarecedor! Ha uma semana iniciei um tratamento de canal em molar superior, enquanto a dentista lavava o canal com uma solução de hipoclorito comecei a sentir uma forte dor em toda a face, que subia em direção à cabeça, e logo começou a sair pelo nariz um liquido sanguinolento… ela se mostrou preocupada e sem entender do que se tratava, pois segundo ela o rx não mostrava nenhuma perfuração… hoje continua saindo uma secreção amarela quando abaixo a cabeça… devo procurar um otorrino? Antecipadamente agradeço…

    • Vera, certamente houve uma comunicação. Esse tipo de comunicação (causada pelo tratamento de canal) costuma ser bem mais simples de se resolver. Por enquanto não há necessidade de procurar um otorrino, sua dentista vai prescrever medicação se ela julgar necessário e a própria obturação do canal deve resolver o problema.

  67. Boa tarde Drª, parabéns pelo blog, acabei de extrair o terceiro molar, chegando em casa retirei o algodão colocado pela Drª, então percebi comunicação com meu nariz, estou assustado, qual o procedimento ? Devo voltar no consultório para fazer uma sutura para o fechamento do buraco?

    Obrigado

    • Mauro, você percebeu essa comunicação como? Apenas visualmente? Se sim, pode ficar tranquilo, não há comunicação nenhuma… a gengiva fica com esse aspecto de aberta por alguns dias, mesmo. Ela vai cicatrizar “de dentro pra fora”, diferente de como cicatriza a nossa pele, por exemplo. Ficaria caracterizada uma comunicação buco-sinusal caso estivesse saindo líquido pelo seu nariz ao ingerir alguma bebida, houvesse um cheiro forte ou sinais de sinusite. Não me parece o caso.

  68. Ok doutora Ana… agora estou mais tranquila com sua resposta bastante satisfatória… muito obrigada! Tenha uma boa tarde.

  69. Doutora, tenho sinusite crônica e tenho uma comunicação que me ajuda, pois quando a sinusite ataca eu assopro pela comunicação fazendo a infecção sair pelo nariz afora, isso não afeta em nada, pois ela fica tampada com a famosa dentadura, isso pode me trazer problemas futuro ?

    • Domingos, na verdade isso afeta você já no presente… a sua sinusite crônica provavelmente tem a ver com essa comunicação. Seria bom procurar seu dentista e/ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar, o ideal é fechar essa comunicação.

  70. Obrigado pela atenção, vou no dentista essa semana ver isso, pois na época que isso aconteceu ele queria corrigir, eu que não quis que fechasse.

  71. Dra.
    Ha 20 dias retirei o siso superior esquerdo. Ele estava em cima do meu ultimo dente, saindo para a bochecha. Correu bem a cirurgia, que pese ter sido muito interventiva. Depois senti muitas dores. O problema eh que continuo sentindo dores. Até hoje estou a base de anti-inflamatorios e paracetamol. Sinto uma bolinha no local, em cima do dente, onde ficava o siso. Como se fosse algo durinho, mas não pra fora, pra dentro. Mau halito extremo do lado da remoção. O nariz do lado do dente fica vez ou outra intupido, mas não sinto liquidos escorrerem do nariz para a boca. Qual seria o seu palpite? Só consegui marcar com minha dentista para quinta feira… Estou com medo do pior. Sinto dor na face e na cabeça.

    • Gostei que você falou em “palpite”, Patricia, e não em “diagnóstico”. Realmente, apenas com base no relato do leitor o que eu consigo fazer é orientar e teorizar a respeito. Já que você fez a pergunta exatamente neste post, acho que o nosso “palpite” é o mesmo: comunicação buco-sinusal. Claro, não dá pra afirmar que isso ocorreu, mas o prolongamento dos sintomas do pós-operatório, a dor na face e o fato do seu nariz ficar entupido de vez em quando, do mesmo lado da extração, são indicativos. Mas procure não ficar ansiosa a respeito, essa é apenas uma possibilidade. Só sua dentista pode afirmar (ou não) nossa suspeita, e será preciso, provavelmente, fazer exames de imagem.

  72. Dra.
    Extrai 2 dentes inclusos e ficou a comunicação. Voltei ao dentista e ele fechou novamente. Porém, 20 dias depois abriu a comunicação. Será que tem casos que não fecha essa comunicação nem com cirurgia? Será que existe outro método cirurgico para fechar? Não quero ficar com esa abertura.
    Pode me responder por e-mail estou muito preocupada porque não fecha o buraco?
    Obrigada.

    • Fecha sim, Fernanda. Não sei como foi feita a sua cirurgia, mas talvez seja preciso enxerto ósseo.

  73. Dra.
    Quarta feira estava me sentindo pouco gripado, com nariz escorrendo, e de quarta para quinta dormi com nariz trancado de um lado e acordei com um dor imensa no fundo da boca – pensei que era dor de garganta – e tomei diclofenaco 50mg de 8 em 8 horas, fazendo todo dia bochecho com agua morna e sal, hoje segunda feira – 4 dias – acordei e fui ao banheiro, ao escovar os dentes na parte superior no fundo saiu pus e sangue, e pelo que eu vi aqui penso que seja pericoronarite, vou começar a tomar Amoxicilina 500 mg, 1 comprimido de 8/8 horas por 7 dias e Ibuprofeno 400mg 1 comprimido de 8/8 horas por 7 dias, mas estou com coriza desde quarta feira e não fiz nenhum procedimento ainda, posso estar com comunicaçao buco-sinusal?

    • Jorge, pelo que entendi você não fez nenhuma extração dentária recente, então a possibilidade de comunicação buco-sinusal não existe. Já pericoronarite faz mais sentido, com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar, provavelmente ele vai precisar intervir (limpar o local, drenar um abscesso, medicar você de acordo… o que for necessário).

  74. Boa tarde Dra;

    A pergunta que iria fazer já foi reduzida lendo as suas respostas anteriores, excelente seu blog!

    Estou com o problema de comunicação buco-sinusal após a extração de um dente da arcada superior.
    Gerou uma infecção e estou expelindo pus pelo nariz somente do lado da cirurgia. Estou tratando a infecção com levofloxacino.

    Acha que escapo de fazer a cirurgia após o tratamento?
    O procedimento é de recuperação complicada?
    E a medicação? Seria isso mesmo? (pq sempre tratei sinusite com amoxilina + clavulanato de potássio)

    • Daniel, eu acho que você não escapa da cirurgia, infelizmente. A possibilidade dessa comunicação se fechar sozinha é remota, mesmo com o tratamento. O levofloxacino é um antibiótico usado, sim, para infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite. A recuperação (completa) é parecida com a de uma extração dentária, coisa de 1 ou 2 semanas.

      • Valeu MUITO Dra. Ana!

        Me tranquilizou bastante… Exceto a parte que não vou escapar da cirurgia, rsss… Fazer o que!

        Mais uma vez obrigado!

        • Ahauahuaha Daniel! Tô sendo realista, já levei até bronca por causa disso… mas eu acho que é isso que vocês esperam de mim, sinceridade, né?! Abraço, fico aqui na torcida. :)

  75. Dra., eu passei quase um mês muito congestionada, nesse intervalo senti dor de dente, fiz os primeiros socorros em um dentista que confio muito, mas tava sem grana pra continuar, depois fui pra um do meu plano, ele fez um raio x e começou o canal, o problema é que moro no inteior e ficou dificil pra eu continuar lá, resolvi fazer no CEO, público pelo SUS, fui a primeira vez, ela fez um raio x, ontem ela começou o tratamento sem anestesia, quando percebeu que doeu muito anestesiou, senti muita dor, fui pra casa sentindo dor, tomei um paracetamol, em seguida quando baixei a cabeça começou sair uma secreção marrom abundante líquida pela narina esquerda, o mesmo lado do dente superior numero 27, fiquei em panico, voltei la e ela prescreveu amoxilina por 7 dias e me mandou para o hospital tomar um Decadron, mas voltando pra casa continua a secreçao, resolvi ir pra uma médica, ela prescreveu metronidazol, amoxicilia e ibuprofeno, 30 comp de cada. Com medo viajei hoje pra uma urgencia na capital e fiz um raio x do seio da face e constatei que ainda tinha sinusite, será que a dentista perfurou com a agulha do canal, a face, o que é essa secreção, a pouco saio, o que devo fazer, me ajude, trabalho na rua, sou agente de saúde, devo voltar ao trabalho logo ou repousar, o que faço, vou ficar curada logo? To perdida, por favor me responda via e-mail. Obrigada.

    • Claudia, parece ter havido uma pequena comunicação buco-sinusal, mesmo. Quando as raízes dos dentes superiores estão bem próximas da parte de baixo do seio maxilar (uma região “oca” que representa as vias aéreas superiores), isso pode acontecer. Como o caso é de tratamento de canal, a finalização do tratamento vai fechar essa comunicação. De qualquer forma, é preciso tratar a inflamação / infecção, o que você já está fazendo. A sinusite e o secreção que você relata são esperadas, nesse caso. Enfim… agora é terminar o canal e aguardar pra que a medicação aja no seu organismo e resolva a sinusite, a secreção, então, vai parar também.

  76. Parabéns Ana ! Li todas as perguntas da página e todas suas respostas ! Gostei muito ! Sou estudante de Odontologia da IMED – Passo Fundo – RS ! E me ajudou em alguns detalhes !

    • Que bom que pude ajudar, Paulo. Abraço! :)

  77. Ola Dra., tirei o siso inferior há uma semana e sinto dor no ouvido e na bochecha… e sai uma aguinha ruim do lugar extraido… ja fui no dentista e não eh nada… estou tomando Lisador, mas dps volta. O q faço? ??

    • Gisele, é assim mesmo. A bochecha e o ouvido doem porque são lugares próximos ao local da extração, e o líquido que você descreve é um exsudato inflamatório comum em cicatrizações. O que pode ajudar você a enfrentar esses sintomas com mais conforto é trocar a medicação analgésica ou adequar a dose. Entre em contato com o seu dentista pra que ele oriente você nesse sentido (não altere a medicação por conta própria, ok?!).

  78. Obrigada doutora… e dps de quanto tempo posso comer do lado em que tirei o dente??? Pois esta um buraco.

    • Vai muito do seu conforto, Gisele. Se você não tiver dor, pode mastigar do lado da extração. O importante é que, depois de comer, faça a higienização adequada.

  79. Olá doutora, meu caso foi: fiz uma panorâmica e deu um resto de raiz residual na região do 2° molar superior esquerdo, fui ao dentista e ele quase não conseguiu retirar, mas conseguiu!
    O problema foi que ele forçou muito para retirar um outro pedacinho que segundo ele era muito pequeno, não conseguiu e acabou entrando mais,
    Só que eu percebi a entrada de ar na minha boca e eu perguntei o que era, e ele falou que houve uma comunicação, mas eu não me preocupasse que esta passagem de ar fecharia com a sutura!
    Fiquei desesperado, mas no dia seguinte já não percebi mais a passagem de ar e estou preocupado com o tal pedacinho que ele disse que ficou?
    É problema sério?

    • Provavelmente não é nada sério não, Junior. Algumas vezes o dentista prefere deixar um pequeno fragmento de raiz a tentar removê-lo e causar uma sequela mais séria no paciente. Se a comunicação fechou direitinho, creio que você não terá mais problemas.

      • Mesmo se este fragmento tiver ficado no seio maxilar, não é problema?
        Obg pela atenção, doutora!!

        • Aí já complica um pouquinho, Junior. Mas em princípio, pelo seu relato, parece que não está. Se estiver (e isso só dá pra saber com uma radiografia ou tomografia), seria preciso remover pra evitar infecções, sinusites recorrentes, etc..

          • Obg por responder, doutora!!! Vc é um sucesso!

          • ;)

  80. Bom dia. Ola Dra, estou com consulta agendada, mas com uma duvida, estou com um dente siso superior incluso do lado esquerdo que esta tentando nascer. Porem ele esta virado e não há espaço, sinto dores latentes do lado esquerdo, na tempora esquerda e uma sensação estranha no olho esquerdo, agora também começou como se fosse uma palpitaçao na palpebra esquerda, e observei que ando travando os dentes ao dormir. Essa pálpebra latejando tipo uma veia é devido as dores do dente? Aguardo.

    • Susi, provavelmente uma coisa não tem nada a ver com a outra. É mais provável que essa palpitação tenha a ver com a ranger de dentes do que com a dor no siso. Costuma ser um sinal de estresse.

  81. Olá doutora!
    Doutora, eu estou fazendo seleção para entrar na polícia militar do Ceará e exigiram uma panorâmica com o laudo e no laudo está tudo ok em relação as arcadas e quantidades de dentes, só veio acusando um resto de raiz residual, vc acha que isso pode me reprovar?

    • Depende do que diz no edital do concurso, Junior. Mas raiz residual é fácil de resolver, se você puder fazer essa extração, melhor.

      • Doutora a extração eu fiz, só que é como eu lhe falei, que o médico empurrou um pedaço para o seio maxilar e houve até uma comunicação buco-sinusal. Aí fiz outra panorâmica e realmente tem um pedacinho lá. Só que eu estou com medo de apresentar esta segunda panorâmica. O que eu estou querendo fazer é pedir para o médico tirar um raio-x do local da extração e emitir um laudo dizendo que retirou, aí eu anexo junto com o laudo da primeira panorâmica o laudo da extração e o raio-x.
        O que vc acha?
        Lá no edital não fala nada a respeito disso e tudo, comigo está ok em relação a quantidade de dentes e arcadas.

        • Desculpe Junior, não considerei seus comentários anteriores ao responder, agora lembrei da história toda. Na verdade, então, você não tem uma raiz residual, mas um corpo estranho no seio maxilar. A primeira panorâmica está dentro do “prazo de validade” pra apresentar? Se sim, realmente, você pode apresentá-la e juntar uma periapical do local da extração. Mas eu acho que até a segunda panorâmica, que evidencia a raiz no seio, não seria problema… o importante é que o edital não fala nada sobre esse tipo de problema e você não tem nenhum sintoma decorrente disso. Acho que você não vai ter problemas.

  82. Doutora, só mais uma coisa, esta cirurgia para a retirada de corpo estranho do seio maxilar é simples? Estou com muito medo!!

    • Simples até certo ponto… é mais invasivo que remover um dente inteiro ou uma raiz, é preciso fazer uma abertura pra remover o fragmento e depois fechá-la bem pra eliminar a comunicação com as vias aéreas. Você deve ficar meio inchado uns dias, mas isso é comum em qualquer procedimento cirúrgico.

  83. Muitíssimo obrigado pelas respostas, Doutora!!!
    Um felicíssimo natal e um ano novo cheio de paz, prosperidade e muito sucesso em seu trabalho! Deus te abençoe!

    • Amém, Junior! Pra você também. E boa sorte no concurso. :)

  84. Estou com dor de dente ha 06 dias e meu rosto inchou, e estava saindo pus pelo nariz, agora parou um pouco, mas não sai nem desincha, o q faço?

    • Ruthe… corra num dentista! Você fez alguma cirurgia e está no pós-operatório? Independente disso, pus saindo do nariz não é normal, é sinal de infecção. Você precisa ser medicada de acordo e possivelmente passar por um procedimento de curetagem.

  85. Ola, estou com um problema. Extrai o dente numero 36 de baixo, logo foi costurado, mas onde estava a costura apodreceu a carne e cairam. Já faz 7 dias que extrai e agora ha um buraco aonde havia o dente, profundo, e doi o maxilar do lado de onde estava o dente e de onde esta o buraco. Estou fazendo bochecho com salmoura e tomei 7 dias de amoxilina, torsilax para dor e hoje comecei a tomar nimesulida.
    Gostaria de saber o que posso tomar e se ha riscos graves, pois so poderei ir a um dentista na quinta feira dia 02/01/2014. N sei se n vai me ocorrer algo grave até la. Preciso de algo que retarde esta infecçao ou inflamaçao. Ou que ajude a parar a dor e cicatrizar, aguardo a resposta, obrigado.

    • Gabriel, você já está tomando um analgésico (controle da dor), um anti-inflamatório (controle da inflamação) e um antibiótico (controle da infecção). Então, está medicado de acordo e precisa agora aguardar a recuperação do seu organismo. Fora o antibiótico, que tem um tempo certo para ser tomado, você pode tomar os outros 2 medicamentos até quinta, quando o dentista vai reavaliar o seu caso. O “buraco” que você relata é assim mesmo, a gengiva vai cicatrizar “de dentro pra fora” (é diferente do que ocorre na nossa pele, por exemplo) e vai fechar em algumas semanas. Não vejo razão pra algo grave acontecer, fique tranquilo.

  86. Sim, já fui em uma dentista e estou sendo medicada, não, nunca fiz uma cirurgia! Como é esse procedimento de curetagem? Minha dentista falou que é uma infecção, me passou uns remédios e até agora meu rosto não desinchou.

    • Perguntei da cirurgia porque o assunto do texto é comunicação buco-sinusal, então talvez a sua infecção tivesse origem nisso. Mas se não é, ótimo… nem é caso, em princípio, para curetagem (seria uma “limpeza” da região). No momento você está medicada de acordo, então não há muito o que fazer além de aguardar a recuperação do seu organismo. Inchaço é comum em caso de infecção.

  87. Muito obrigada!!! Por ter tirado minhas duvidas.

  88. Dra., há dois dias dei continuidade a um tratamento de canal em um dos dentes superiores e tenho sentindo muita dor na gengiva, e esta saindo um liquido amarelado parecido com pus do meu nariz.

    • Thiago, pode ter havido uma pequena comunicação buco-sinusal. Em casos de tratamento de canal, esse tipo de problema costuma ser resolvido com a obturação do dente. De qualquer forma, é importante que você relate o problema ao seu dentista assim que possível, pra que ele possa orientar você e prescrever medicação.

  89. Olá doutora!
    No sábado passado iniciei um tratamento de canal no penúltimo dente superior da esquerda, e quando a dentista foi irrigar o canal palatino eu me afoguei com o liquido com gosto de quiboa. Na hora não entendemos nada, ela apenas fechou o dente, pois eu realmente passei muito mal. Na segunda-feira voltei para continuar o tratamento e novamente quando ela foi irrigar o canal palatino o liquido entrou na raiz e simultaneamente saiu pelo meu nariz e então ela entendeu o que havia acontecido na sexta-feira. Tendo isso em vista, a dentista obturou esse canal e tratou os outros normalmente. A sensibilidade a calor e frio passou por completo, mas agora tenho sentido dores no dente e não estou conseguindo morder em cima. Viajo na sexta-feira e estou muio preocupada, pois ficarei um mês fora! O que fazer?

    • Carol, certamente houve uma comunicação buco-sinusal, mesmo. Mas se o canal já foi obturado, essa comunicação foi resolvida. Um pouco de sensibilidade depois do procedimento é bem comum e vai diminuir de forma gradual. Provavelmente, a dor que você sente é por causa de um contato prematuro, ou seja, o dente fica um pouco mais “alto” devido a um inchaço dos tecidos em volta da raiz, o que faz ele tocar no correspondente a ele no arco oposto antes dos demais dentes. Se for isso mesmo, um pequeno ajuste oclusal (pequeno desgaste) é suficiente pra aliviar esse problema. Converse com a sua dentista.

      • Olá doutora!
        Muito obrigada pela resposta :)
        Retornei ao dentista hoje pela manhã avisando que estava com dor intensa e ele comentou que os cones colocados dentro das raizes haviam ultrapassado o tamanho da raiz e provavelmente era isso que estava fazendo pressão e doendo. Ela abriu o dente e puxou os cones e eles sairam. Então ela colocou um algodão seco e fechou o dente. Amanhã retornarei para ela colocar um remedinho. Estou tomando antibiotico e anti-inflamatorio e ainda não precisei tomar remedio para dor, pois está doendo bem menos que antes. Está indo tudo bem? Me preocupo pois na sexta-feira eu viajo e ela comentou que não irá resolver por definitivo por falta de tempo. Estou com medo de acontecer algo na viagem.

        • O ideal seria terminar o tratamento antes da viagem… mas considerando que não é um quadro agudo, acredito que você não terá problemas durante a viagem.

  90. Olá!
    Há 4 dias saquei um siso superior. Motivo: cárie. Idade: 30 anos. Foi minha primeira extração. Todos sisos com espaço, posição correta e coroas 100% expostas já aos 17 anos. Este dente removido tinha raízes enormes, segundo o seu colega. Estou sentindo muita dor no momento em que espirro (dói só ali no buraco onde estava o dente). Não tenho secreção nem vazamentos pelo nariz. Não tenho outras dores nem odores. Alguma luz?

    • Thiago, parece que vai tudo muito bem! Considerando que faz só 4 dias que o seu siso foi extraído, é natural que, ao fazer força (como num espirro) o local fique dolorido. Pela ausência de outros sintomas, acredito que você estará “novo em folha” em alguns dias.

  91. Olá doutora!!
    Estou com um problema, depois de uma baita dor de dente e o mesmo ter inflamado fui ao dentista, mas isso é o de menos, depois de alguns dias comecei a exalar um cheiro horrível pelo nariz!! O que fazer??? Estou tomando os remédios que ele me passou, mas parece que não ta resolvendo!!!

    • Rogerio, que tipo de procedimento o seu dentista fez? Extração ou abertura pra canal, por exemplo?

  92. Bom dia, Doutora!

    Ha 5 dias extrai um dente de cima, os pontos já estão se soltando mas a dor continua em todo o lado direito do rosto onde houve a extração. Hoje saiu água da boca pelo nariz, irei ao dentista para verificar, assim como sugere, mas a minha duvida é se posso fazer esforço físico normalmente?

    • Gilberto, acho ainda meio cedo pra fazer esforço físico normalmente… vá voltando às suas atividades normais aos poucos, procure respeitar seus limites.

  93. Doutora, ainda não fiz nenhum procedimento, esse que é o problema!!!
    Estou tomando só remédios!! Tenho nova consulta nesta sexta, vou ter que extrair um dente do siso!! Será que é possível a inflamação do dente ter afetado algo mais??? Sinto também um gosto muito ruim na boca!!!

    • Hum Rogerio… interessante. Por você ter feito o comentário neste post eu já estava quase certa de uma comunicação buco-sinusal, visto o cheiro ruim que você relata, costuma ser bem característico. Bom, se nenhum procedimento foi feito, não é isso… o cheiro ruim deve ser proveniente de alguma secreção do processo inflamatório ou da própria retenção de resíduos alimentares no local (embora você não especificado se o dente está cariado, aberto, etc.).

  94. Oi doutora!!
    Eu não estou com carie e nem com o dente aberto!! Realmente não sei que se passa!!! O meu dentista só me disse que estou com perda óssea e que tenho um pouco de tártaro, mas os dentes estão todos sem carie!!

    • Então o mau odor deve ter origem periodontal (na gengiva), Rogerio. Pelo seu relato, é o que me ocorre.

  95. Dra, arranquei um dente, o segundo de tras pra frente, arranquei ele em janeiro de 2013, ja fez um ano e ainda não fechou o buraco do dente, tipo eu puxo um ar pelo o buraco. Não sei o que pode ser isso, pensei em comunicacao buco-sinusal, mas o que devo fazer? Como é esse tratamento?

    • Kaynam, se há passagem de ar entre a boca e as vias aéreas superiores, certamente é uma comunicação buco-sinusal. E o tratamento é apenas cirúrgico, é preciso fechar essa comunicação. Sugiro que você procure o dentista que fez a extração e relate o problema, esse “buraco” não vai se fechar sozinho.

      • Mas é só se eu puxar o ar, se eu prendo o nariz e coloco tipo uma forca para expirar ou assoprar não entra ar não, só se eu puxar. Mas essa cirurgia doi? Como ela é feita? Mas esse mau cheiro, essa secreção saindo, foi logo na primeira semana de janeiro de 2013 quando arranquei o dente, depois parou!

        • Então, Kaynam… difícil afirmar se é ou não uma comunicação buco-sinusal sem examinar você. Pela sua descrição, parece que é. O que você tem que fazer agora é procurar seu dentista pra confirmar (ou não) isso. Não adianta ficar preocupado antes do tempo. A cirurgia não dói, já que é feita com anestesia local. O pós-operatório é que pode ser chatinho, parecido com o da extração do dente. O dentista teria que “puxar” a gengiva pra fechar o “buraco” e suturar bem… às vezes pode ser necessário um pequeno enxerto ósseo, depende do caso.

  96. Quando eu abaixo a cabeça e fico respirando muito tempo sinto meu estomago doer um pouco e tbem meu nariz vai entupindo, ai quando eu fico respirando começa a sair um liquido amarelo que nem o catarro, é muito mais fedorento.

    • Você passou por algum procedimento odontológico recente, Artu?

  97. Dra. olá, meu nome é Renato e gostaria de saber se depois de uma extração do 2° e 3° dente na parte superior, depois de 2 semanas ainda sinto uma passagem de ar, pois sou saxofonista e não consigo pressão suficiente para tocar (tentei apenas uma vez após a cirurgia), o que devo fazer, pois meu dentista não me diz nada quando eu pergunto, ele diz que está tudo normal, e li que se não fechar em 48 hs é preciso fazer outra cirurgia, me ajude por favor, pois não posso ficar sem tocar.

    • Renato, se houver uma comunicação buco-sinusal mesmo, realmente, essa passagem de ar deve prejudicar você ao tocar o saxofone. Independente disso, passadas 2 semanas, é certo que essa passagem não se fechará de forma espontânea, e aí seria preciso fazer isso cirurgicamente. Pra determinar se isso ocorreu, é preciso avaliar você clinicamente e muito provavelmente através de exames de imagem (radiografias, tomografia). Converse com o seu dentista, relate a sua desconfiança de que a comunicação tenha ocorrido e peça a ele que investigue mais a fundo (principalmente considerando o prejuízo que você tem como saxofonista em caso afirmativo).

  98. Boa tarde doutora, fiz um tratamento de endodontia dia 22 de fevereiro, o dentista deixou cair o hipoclorito de sódio, inchou bastante e ele me prescreveu amoxilina com ibuprofeno mais dexametasona, só que desde lá todos os dias tenho febre, tive que ir ao hospital e agora depois de sete dias do ocorrido estou com uma forte infeccao de garganta e tomando amoxilina clav, mesmo assim ainda tenho febre, calafrios e minha bochecha ficou dura… o que faço? Posso processar a clinica? Porque me falaram que em sete dias tava tudo sanado… agradeço desde já !

    • Ipsis, provavelmente você desenvolveu uma reação alérgica ao hipoclorito… porque derrubar um pouco do líquido desinfetante durante o tratamento de canal não é incomum. O gosto é horroroso, às vezes arde um pouquinho, mas geralmente as consequências não passam disso. Você foi medicada de acordo e a infecção de garganta, em princípio, talvez nem tenha relação direta com o incidente… pode ter sido uma grande coincidência ou o hipoclorito piorou uma infecção (os sintomas dela, pelo menos) que já estava em curso. Porque CAUSAR a infecção, em si, não causou. Poder processar você pode… mas será preciso provar que a sua infecção de garganta é decorrente do problema com o hipoclorito, e eu acho que não é. Com relação ao tempo de “cura”, cada organismo se comporta de forma diferente… não dá pra dizer “vai sarar em 7 dias” pra todas as pessoas… algumas pessoas, submetidas às mesmas condições, vão melhorar em menos tempo e outras em mais tempo. A biologia é assim mesmo, não é uma ciência exata.

  99. Olá Doutora, eu fiz a extração do 27 superior esquerdo e logo após à conclusão da extração senti a comunicação buco-sinusal aberta, e senti aquela “passagem de ar”, ao falar para a minha dentista ela pediu na hora para que eu voltasse a cadeira e realizou o fechamento da comunicação, suturando e pontuando, na hora não senti mais o fluxo de ar, porém após umas 3 horas passei a sentir de novo essa passagem de ar, terei que suturar o local da comunicação e fechar ele novamente ?

    • Quando foi isso, Rafael? É preciso acompanhar, as primeiras 48 horas são decisivas… se a comunicação não fechar nesse prazo, é quase certo que será preciso nova cirurgia.

  100. Boa noite,
    Fiz no dia 23 de janeiro uma cirurgia de enxerto para posteriormente fazer o implante, o inchaço foi mínimo, tive dores moderadas, mas sentia a sensação de cheiro ruim no nariz ao inspirar, achei q estava com sinusite, comentei com a dentista q prolongou o uso do antibiótico e passou um anti-inflamatório, mas ao examinar ela notou q saia uma pequena secreção no local da cirurgia e após verificar q não tinha melhora com a medicação, foi agendada uma nova cirurgia para o dia 26 de fevereiro para “raspar” a infecção, correndo o risco de perda do enxerto, mas ainda sinto o cheiro ruim ao inspirar e gosto ruim na boca em alguns momentos do dia, tomei a medicação adequadamente, segui todas recomendações, pingo soro varias vezes diariamente no nariz, mas estou muito preocupada com isso, gostaria de uma orientação (hj 15 de março), estou ha muito dias assim e não sei se é psicológico, mas as vezes tenho sensação de dor, fisgada ou pontadas no lado do rosto q foi feito a cirurgia, acho q é psicológico, pq são momentos em q sinto o cheiro mais acentuado e passam rapidamente… Li acima sobre comunicação buco-sinusal e me pergunto se foi algo do tipo q me aconteceu.
    Grata
    Suzana

    • Pode ser, Suzana. Já que a curetagem está marcada, relate esses sintomas para a sua dentista. Na ocasião do procedimento, ela pode fazer exames mais específicos pra identificar uma possível comunicação buco-sinusal.

      • E se realmente houver a comunicação, o q deverá ser feito ???

        • Será preciso fechá-la cirurgicamente, como esclareço no texto.

  101. Olá doutora, obrigado por ter me respondido… tive q fazer a cirurgia, e hoje a comunicaçao está fechada, mas estou com um pequeno problema, sinto uma dorzinha chata no local da cirurgia e as vezes dor de cabeça, tem possibilidade de ter ficado parte da raiz dentro ou isso é normal… obrigado.

    • Adaias, a cirurgia é recente? Se fizer entre 1 ou 2 semanas, a dor local (e até a dor de cabeça) é esperada e deve ceder aos poucos. Não creio que tenha ficado um pedaço de raiz.

  102. Outra coisa Dra., ta com mais ou menos uns 7 meses da cirurgia, e qualquer pancada por leve que seja na minha cabeça sinto doer. Obrigado.

    • Ah bom… se já faz tanto tempo, seria bom que você procurasse seu dentista e relatasse esses sintomas. Mas mesmo assim não acho que seja o caso de ter ficado um pedaço de dente, parece ser mais uma sinusite.

  103. Obrigado doutora, fica com Deus.

    • ;)

  104. Ola dra., fiz uma cirurgia de extração do molar do lado direito na segunda-feira (16/03/14), ocorreu esse nome buco-nasal, ela me disse que o buraco fecharia sozinho… To sentindo muita dor, dor de cabeça, dor de dente, ou melhor no buraco. Nao to conseguindo me alimentar. Sera que deveria ir num pronto socorro?
    Obrigada dra.

    • Cristine, procure novamente sua dentista. É tarefa dela orientar você a respeito, assim como prescrever a medicação necessária.

  105. Boa noite dra., Ana, nossa muito obrigada pelo artigo, esta muito bem explicado, tenho esse problema, depois que extrai meu pre molar estou tendo entrada de liquidos pelo nariz, e quando faço força ou o enxaguante bucal ou a agua sai pelo nariz e sai da cor de pus… é um cheiro terrivel… eu comentei isso com meu dentista mas ele nem sabe o que é isso, vou imprimir esse artigo e mostrar pra ele, só tenho a agradecer pela explicação… ;)

    • Por favor Ana, faça isso. :)

  106. Boa noite Dra. Ana. Desde sempre tenho medo de dentista, e por consequência, claro: tenho muitos problemas. Há mais de 20 anos quebrei meu primeiro dente, o canino superior. Tratei o canal na época, coloquei um pivô de porcelana, que acredite, resiste até hoje. Logo em seguida, o dente do lado, acho que é maxilar, mesmo procedimento: canal e pivô. Em 2007, alguns anos depois do ocorrido, dor neste ultimo e um inchaço no lado do nariz e a prótese descolou. A dentista receitou antibiótico, voltou a colar o dente e tudo bem. Porem este inchaço voltou, está até hoje assim, a prótese não para colada. Descobri esta semana que a raiz do dente que eu penso ser o primeiro maxilar, está quebrada. Conclusão, vou extrai-lo hoje 01/04, mas a dentista, agora outra, não acredita que a razão do pequeno “cisto/massa”, que além de visível, se sente ao tocar como uma bola fofa, seja por esta razão. Mas eu discordo, porque como citei antes o canino nunca me incomodou.

    • Os dentes devem ser o canino e o pré-molar, Silvia. Como são dentes próximos e ambos com “motivos”, é difícil afirmar qual dente é o causador do abscesso (a “bola fofa”). É preciso investigar melhor, radiografar e associar com os achados clínicos / sintomas.

      • É isso mesmo. Tenho que voltar na próxima terça, mas já fiz a extração da raiz quebrada do pré-molar, estou no quinto dia de amoxicilina 500, e a bola fofa continua lá. Provavelmente o problema seja mesmo no canino.

  107. Dra. Bom dia ! Olha, ja tem um tempinho, mais de 30 dias que estou com dor de dente (molar) insuportavel, que ate remedio na veia tomei por causa dessa dor, estava tratando pelo meu plano, so que eles limpavam meu dente, colocavam remedio e eu voltava pra casa, daí de madrugada começa a dor de novo, ate então que fui em um particular e eles começaram a limpar direitinho, até então esta parando de doer, e marcou o canal para eu começar na segunda, porque ate então ele ta infeccionado, e ele esta aberto, pq quando tentaram fechar eu senti mta dor, então preferi fikar c ele aberto, so com a medicação dentro dele e o algodão, deste então estou com uma secreção horrivel e com um mau cheiro insuportavel na boca, e no nariz esta saindo um catarro amarelado, nossa, que eu não estou suportando :/ Parece que estou com sinusite, eu ate tenho mas nunca tive esse problema com cheiro e gosto forte na boca e no nariz, possivelmente é por causa do dente ? Ate ele desinflamar ? Quando começar a fazer o canal vai melhorar ? Ah Drª me ajudaaa…

    • Karla, sim, a dor e o cheiro / gosto ruins parecem ter a ver com o dente. Sinusite não é muito comum, a não ser que tenha havido uma pequena comunicação buco-sinusal – como explico no texto -, que será resolvida com o término do tratamento de canal e restauração do dente.

  108. Doutora, tenho 3 dentes superiores no lado esquerdo que já tratei canal, todos vizinhos entre si, mas o primeiro q fiz o tratamento me incomoda muito, já refiz esse tratamento mais de 8 vezes. To mais é com vontade de extrair. O meu palato agora vive ferido, feridas que demoram mais de 8 dias. E uma nevralgia persistente que de tão forte irradia e só sei o lado mas não o ponto de origem. Nas vezes que refiz o tratamento sentia muito esses sintomas, mas nunca como agora. E a última vez q tratei meu dentista havia identificado em Raio X um pequeno foco junto a raiz. Refez o tratamento, desta vez com um material plástico aquecido. Também já estou sentindo incômodo na região próxima ao ouvido esquerdo. O q devo fazer?

    • Márcia, uma possibilidade é que a sua dor não tenha (só) origem dentária, por ser uma dor irradiada / difusa. Seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra afastar (ou confirmar) essa hipótese.

  109. Bom dia,
    Estou muito apreensiva e peço sua ajuda.
    Fiz um implante na arcada superior há mais ou menos 8 meses e correu td bem, usei um cicatrizador e até aí td bem, porém qdo recebi a prótese me senti mal, um desconforto enorme na face, um apertamento, uma pressão, formigamento, dor no nariz e por aí vai, voltei ao dentista que retirou a protese acreditando precisar de reparos e coloquei novamente um cicatrizador, e infelizmente não obtive melhora e desde então (2 semanas), já fiz a troca de cicatrizador, já coloquei a protese de volta e nada, até que ontem ela fez um RX e constatou que o implante encostou levemente no seio sinusal, então tirou o cicatrizador, deixou sem nada e me passou antibiótico e anti-inflamatório, amanhã volto lá para colocar o dente ou o cicatrizador. Enfim, estou insegura e assustada,até pensei que fosse parestesia, mas segundo ela não há parestesia na arcada superior, então ela concluiu ser uma sinusite. Por favor me oriente. Desde já um super obrigada! Elaine

    • Elaine, os sintomas são clássicos de sinusite, mesmo. Portanto, devem regredir com o tratamento.

  110. Doutora,

    Extrai o primeiro molar superior no dia 21/05, senti mais dor no dia da cirurgia, após isso a dor foi controlada com paracetamol. Porém desde ontem 24/05 estou sentindo um incomodo grande, uma pressão no local da extraçao e no ouvido também. A minha amidala do mesmo lado do dente está inchada também, o que pode ser? No dia da cirurgia a dentista disse que havia essa comunicação com o seio maxilar… estou preocupada, pois ao invés de estar melhorando estou sentindo essa pressao e incomodo na garganta, o que pode ser? O que devo fazer, me ajude!!

    • Camila, pode ser uma sinusite. A dor na garganta é bem comum após cirurgias de siso, pela proximidade anatômica com a região da extração. Se os sintomas piorarem, entre em contato com a sua dentista.

  111. Doutora preciso de ajuda,

    Em Fev/14 fiz a remoção dos 4 dentes do siso. Cerca de 02 meses depois percebi que do lado esquerdo não teve a mesma cicatrização dos demais, podendo sentir com a lingua uma espécie de buraco pequeno. Nesse intervalo desenvolvi sinusite também, sendo que fazia muito tempo que não tinha sinusite. Voltei ao dentista e embora no início relutante em admitir, ficou confirmada a comunicação buco-sinusal.

    Tomei antibióticos receitados por 10 dias. Então foi feito um novo processo de sutura no local, porém já no dia seguinte já voltou a drenar secreção pela fístula.

    Novamente fui medicado dessa vez com amoxilina + clavulanato (10 dias) e corticoides (5 dias), agora vou retornar ao dentista para nova tentativa. A questão é que como foi particular, não sei, tenho a impressão que está indo pelo caminho mais fácil agora, tentando resolver apenas com sutura. É possível ou precisa de uma técnica de retalho? Como devo abordar a questão, uma vez que não se falou em custos até agora, porém preciso resolver dessa vez, estou ha quase 60 dias com esse problema, dores de cabeça, gosto ruim, antibioticos seguidos e preciso que seja feita um procedimento definitivo.

    Como é tratado esse tipo de caso? É claro e evidente que ocorreu devido a extração que paguei, mas devo ser cobrado novamente? É uma situação chata, não tenho problemas em pagar desde que seja justo, devido e resolva o problema. Quanto à sinusite, agora está mais controlada, porém ainda estou com catarro no organismo, embora já não sinta drenando no local.

    Grato e me desculpe se não me fiz entender.

    • Leandro, a resolução da comunicação buco-sinusal com sutura, quando pequena, é uma possibilidade. E se há essa possibilidade é esperado que o dentista tente isso, até pra não expor o paciente a um procedimento mais invasivo sem necessidade. Se não der certo, aí parte-se para o fechamento da fístula com sobreposição de retalho. Quando a comunicação é notada no momento da extração fica tudo mais fácil, pois faz-se o fechamento na hora… quando não é, é preciso algum procedimento posterior, ruim para o paciente e para o dentista. Se o seu dentista não falou em custos até agora, é porque ele não pretende cobrar nada por isso. É uma questão complicada mesmo, afinal a comunicação foi causada pelo dentista ao extrair o dente, mas não significa que ele tenha feito algo errado, necessariamente. Acontece.

  112. Olá doutora, estou com um problema, fiz uma extração ha 4 meses e tenho uma passagem de ar entre o nariz a boca, o dentista sempre diz que vai fechar, já deu dois pontos da primeira vez e três na segunda vez, os pontos caem mas o ar continua passando, o pior, doutora, e que eu sou saxofonista e estou sem tocar esse tempo todo, será que o meu caso é grave? Me ajude por favor.

    • Renato, eu particularmente não acho que essa comunicação vá se fechar espontaneamente ou apenas com pontos. Dado o tempo já passado, acredito na necessidade de cirurgia.

  113. Olá, fiz tratamento de canal, a dentista constatou que a comunicação é um pouco maior que o normal, pois durante o tratamento, quando ela foi colocar o medicamento para matar bactérias, senti que ele desceu na garganta. Realizou o tratamento tudo ok, mas quando foi retirar o curativo para medir o tamanho do pino, ela disse que quando foi colocar a broca um pedaço do curativo passou pela raiz e foi para a cavidade, ou seja, seio maxilar, ela disse que não tem problemas, é só fazer acompanhamento de 6 em 6 meses, mas estou muito preocupada, o que vc pode me dizer a respeito? Obrigada.

    • Paula, acho improvável que um pedaço do curativo tenha caído no seio maxilar. Não teria sido um pedaço de lima ou broca? Enfim, de uma forma ou de outra, na ausência de sintomas (sinusites recorrentes, por exemplo), basta acompanhar periodicamente. O ideal MESMO seria remover o que tenha caído lá.

      • Obrigada, Ana !!!!

  114. Olá
    Extrai o dente do siso dia 16/06
    E quando foi ontem dia 18/06 e hoje 19/06, quando vou tossir, sai um pouco de sangue, bem pouquinho, e quando eu olhei la no final da boca, no começo da garganta, vi sangue grudado. Será que é o sangue do dente que ficou e agora esta saindo?
    Ontem o dente saiu sangue ainda!
    Obrigada!

    • Larissa, se o sangramento não ocorre de forma espontânea, mas apenas quando você “força”, pode-se considerar normal.

  115. Boa noite, doutora. Extrai o segundo dente de trás pra frente do lado direito há 20 dias. No 3o dia tive dor e alveolite seca. Depois de 7 dias começou a sair uma secreção do dente, muito fedorenta e com gosto horrível. Depois de 2 dias não saiu mais na boca, mas passei a sentir o gosto na garganta e muita pressão na cabeça e ouvidos. Procurei um otorrinolaringologista e tomei claritromicina (acho) por 7 dias, o gosto ruim passou, mas a pressão nos ouvidos e na face tá muito forte e não melhora. O dente parece bem cicatrizado e sem ligação buco-sinusal. Mas pq ainda tem pressao nos ouvidos? O que pode ser? Ar em excesso nos seios da face?? Obrigada.

    • Certamente não tem a ver com o ar dos seios da face, Amanda. Os sintomas que descreve são relativamente comuns após extrações de dentes posteriores, principalmente considerando que você passou / está passando por uma alveolite. Acredito que é questão apenas de aguardar a plena recuperação do seu organismo.

  116. Boa noite Dra.,
    Extrai o siso superior, na verdade contando lá de tras e o terceiro dente.
    Até então td bem.
    De repente fui assoar o nariz e na hora senti encher uma bola na minha bochecha e não saiu mais.
    Estou com o rosto inchado, o que posso fazer para esse ar sair do rosto?
    Estou com um bochecha cheia, acredito, de ar.
    Mas foi instantâneo, eu assoei o nariz e meu lado da face (direito) onde arranquei o dente superior inflou meu rosto.
    O que faço agora para esse ar sair do meu rosto?

    • Marcelo, acredito que no seu caso possa ter ocorrido um enfisema subcutâneo, que é uma situação em que ocorre a passagem forçada de ar e/ou outros gases
      para o interior dos tecidos moles, abaixo da camada dérmica ou da mucosa. Embora possa regredir espontaneamente, é preciso acompanhar. Procure seu dentista e relate o problema.

  117. Gostaria de saber aproximadamente o valor dessa cirurgia buco-sinusal. Obrigada.

    • Cada caso é um caso, Lilian. Procure seu dentista pra avaliar.

  118. Fiz uma extraçao bem traumatica ha mais ou menos 5 dias, porem percebi que algo estava errado, procurei outra clinica para verificar o que estava acontecendo e ver a possibilidade de implante, porem o dentista me informou que o seio maxilar estava aberto e ainda tinha raizes do dente, fiz uma nova extraçao, ponteio e medicou, porem estou com um pouco de medo, o que voce pode me informa sobre os riscos?

    • Eduardo, primeiramente: por que você procurou OUTRA clínica? Se você tem alguma dúvida ou problema, a melhor pessoa pra verificar é o SEU dentista, que já conhece o caso. Caso ele não resolva ou você não ache que foi bem atendido, aí sim, você tem liberdade pra procurar uma segunda opinião. Seu “novo” dentista disse o quê? Que havia algum risco? A comunicação com o seio maxilar foi fechada? Se ele não disse nada, provavelmente não há risco algum.

  119. Doutora, eu fiz 4 implantes, os dentes da frente, mas fica saindo muito ar quando falo, ta muito ruim para falar, tem algo que pode ser feito???? Socorroooo. Obrigada.

    • Selma, a prótese é provisória ainda ou já é a “oficial”? Se for provisória, é importante que você relate esse desconforto ao seu dentista pra que ele possa corrigir isso na confecção da definitiva. Por outro lado, considerando que são os 4 dentes da frente, é comum esse desconforto e é algo que costuma diminuir com o hábito. Talvez seja apenas uma “estranheza” passageira. Se prótese já for definitiva, a única forma de corrigir isso é fazendo outra.

  120. Ola Dra. Ana,
    Há 45 dias extraí o dente siso superior que durante a extração caiu dentro do seio maxilar. A cirurgiã bucomaxilar abriu a cavidade do seio para “pegar” o dente. No final da cirurgia, efetuou os pontos no local onde, inicialmente abriu para a remoção do dente siso, e também na outra parte que foi aberta para “resgatar” o dente. Ela me informou que houve uma comunicação nasal; e, de fato, começou a sair agua e um pouco de sangue pelo nariz nos 4, 5 dias após a cirurgia. Porém passou.
    No entanto, fiquei com a região da gengiva parestesiada onde foi feita a cirurgia. O que está me preocupando eh que quando respiro fundo sinto uma espécie de sucção da gengiva onde foi aberto inicialmente para extrair o siso, lá atrás. Na época, durante o procedimento, ela havia dito que lá atras, onde era o siso incluso, não deu para dar todos os pontos, pois o tecido havia ficado friável; e por esse motivo, além de ter o incômodo no nariz, também fiquei com sangramento no local por alguns dias.
    Será que essa sensação de sucção da gengiva quando respiro mais fundo deve-se a uma possivel comunicação nasal não totalmente fechada ? Havia entendido que ela fez o fechamento na hora, pois ela viu a comunicação.
    Estive hoje na otorrino para tratamento de ronco, que piorou nos últimos meses, e relatei da cirurgia que fiz. Ela ficou um pouco preocupada, pois esse tipo de situação pode agravar casos de sinutite. E de fato, tenho sentido um cheiro meio desgradavel vindo do nariz. Ela examinou a garganta e a narina e fez uma endoscopia nasal, em que constatou uma pequena drenagem de secreção, que segundo ela, estava vindo do seio maxilar. Me receitou antibiotico para 14 dias, corticoide e spray nasal. Além disso, solicitou, para depois do termino do antibiotico, uma tomografia dos seios da face, com indicação de sinusite odontogenica.
    Será que estou com o seio ainda aberto?

    Obrigada,

    Adriana

    • Adriana, pelo que entendi a comunicação foi fechada, sim. Dada a proporção da cirurgia, o incômodo que você sente é esperado e deve diminuir aos poucos. É comum que se instale um quadro de sinusite nesses casos, mesmo. Mas a medicação está tratando isso e a tomografia vai confirmar (ou não) o fechamento da comunicação buco-sinusal.

  121. Obrigada, pela resposta Dra. Ana.
    Fiz todo esse procedimento, devido a solicitação da ortodontista, pois iniciei o uso de aparelho fixo das duas arcadas.
    De fato, tinha medo dessa cirurgia; pois há 13 anos atrás extrai um dente ciso inferior incluso, impactado, cuja cirurgia foi bastante sofrida e bem parecida com essa que fiz agora. Infelizmente, dessa cirurgia anterior, fiquei com parestesia até hoje no labio inferior (realmente, diminuiu bastante em relação há 13 anos trás; mas sinto pressão no meu canino inferior esquerdo até hoje).
    Dessa vez, apesar do pessimo posicionamento do dente, praticamente quase todo dentro do seio maxilar, a cirurgiã bucomaxilar me disse que na parte inferior não existia o risco de parestesia e isso me deixou um pouco mais tranquila para encarrar a cirurgia.
    Entretanto, durante o procedimento, parecia que estava vivendo o mesmo filme de terror do passado. Dra. Ana, foi feita muita, mas muita pressão, no processo de extração. Em alguns momentos, a assistente da cirurgia dizia que eu poderia apertar uma das mãos dela, enquanto com a outra ele enxugava as minhas lágrimas!
    Depois de tudo isso que passei, para minha tristeza, percebi que boa extensão da gengiva onde foi feito o precedimento está dormente. Finco a unha na gengiva e não sinto nada. Pois bem, fui novamente vitima da parestesia ? Mesmo sendo na arcada superior ? Quando comentei com minha otorrino que essa cirurgia foi feita em consultório, percebi que ela ficou assustada. A própria cirurgiã bucomaxilar, no final da operação, me disse: é, Adriana, foi cirurgia de centro cirúrgico!
    Pois então, casos como o meu, que pela própria radiografia já antecipava a possibilidade desses problemas devem ser feitos em consultório, sem a infraestrutura adequada para isso; e submetendo o paciente a tanto sofrimento ?
    Estou muito arrependida de ter topado o tratamento de correção ortodôntica. Se soubesse que passaria por isso tudo, não faria.
    Muito obrigada, pela atenção e por estar disponivel para ouvir o desabafo de pacientes que nem são seus.
    PS.: Estou tomando Etna para a parestesia e vou buscar me informar sobre o tratamento de laser para esse problema. Espero não ficar com sequelas maiores.
    Adriana Araujo

    • Quanto à indicação do ambiente da cirurgia, vale a avaliação do cirurgião, Adriana. Cirurgias como a sua são feitas corriqueiramente em ambiente ambulatorial (consultório). Mas não foi o ambiente que causou a parestesia, essa é uma consequência, via de regra passageira, do procedimento em si. Ou seja: mesmo que tivesse siso feito em hospital, poderia acontecer isso. O que se evitaria, com anestesia geral, seria o seu sofrimento. Fico aqui na torcida pra que tudo se resolva.

  122. Obrigada pelos esclarecimentos, Dra Ana.

    Adriana

    • ;)

  123. Olá boa noite, Dra. Primeiramente quero parabenizar-la pelo blog, tive que extrair um dente que quebrou após um canal e ai foi diagnosticado fistula buco-sinusal, dai foi feito a cirurgia 01/08 e ja vai fazer uma semana e ainda ta saindo secreção do nariz com um cheiro horrivel, é normal no pós-operatório ?

    • Silvanio, considerando a cirurgia recente, pode ser “normal”, sim. Você está tomando alguma medicação antibiótica? Se sim, a provável infecção já está sendo tratada e os sintomas devem desaparecer em breve.

  124. Fiz uma extração e ficou pedaços de dentes ainda, onde me causa dores, isso é caso de processar a dentista?

    • Erick, como é que você sabe que ficaram “pedaços de dentes”? Seu dentista disse isso pra você? Outro dentista disse isso pra você? Em quaisquer dos casos, como é que você sabe que são esses “pedaços” que causam dor? Quando foi a extração?

  125. Ola, bom dia. Uns meses atras um paciente me procurou com dor em um dente (26), devido a destruição, foi feita a extração do elemento dentario. Ao remover foi fraturado uma das raizes e logo mais removida com sucesso. Porem ao remover a raiz fraturada começou a minar muito pus do local e um cheiro forte tambem. Paciente foi irrigado com soro, orientado e medicado com antibiotico, anti-inflamatorio e analgesicos. Depois de 2 meses da extração paciente voltou relatando que ainda sai pus do local e gosto ruim. Verifiquei e a cicatrização está normal. O que faço? O que aconteceu???

    • Ronan, parece uma infecção resistente. Não houve comunicação com o seio? Porque o pus pode ser proveniente do seio maxilar, de uma sinusite, por exemplo.

      • Ok. E se for uma infecção resistente?? Mediquei amoxicilina 500ml por 15 dias. Procurei tbm me informar e se existe a possibilidade da comunicação. Ex. mestres meus me orientaram a fazer uma radiografia com um cone de guta na região, caso houvesse a comunicação. Ainda não realizei, pois paciente ainda nao retornou. Também me disseram que poderia ser uma sinusite ja existente?? O que vc me orientaria nesse caso? E se tiver tido a comunicação?

        • Se for, vale trocar a medicação antibiótica, pensar numa curetagem… depende. A radiografia com cone de guta é uma alternativa, mas uma tomografia seria mais fácil, rápido e eficiente. Sim, como sugeri antes, o problema pode ser uma sinusite. Se tiver havido mesmo a comunicação, a resolução é cirúrgica.

  126. Dra.
    Eu estava fazendo um tratamento de canal e hoje seria a ultima sessão, pra finalizar o canal, quando a dentista foi aplicar uma substância com a seringa no meu dente, senti rapidamente uma ardência muito forte no nariz, dor de cabeça e dor em todo o seio facial, ela passou alguns medicamentos e disse que havia sim uma comunicação, e disse também que se com os medicamentos a comunicação não fechasse, teria que extrair o dente, e tenho outro canal pra fazer, é o mesmo dente só que do lado oposto, há muitas chances de eu precisar extrair os dois dentes? Será que vou ter que perder mesmo os dois, depois de pagar caro em dois tratamentos de canal?

    • Henrique, não acho que a chance de você ter que extrair esses 2 dentes seja tão grande assim. Acho que sua dentista apenas quis deixá-lo avisado com relação à possibilidade.

  127. Foi constatada uma comunicação buco-sinusal na região do 1º molar. Depois de 3 cirurgias na tentativa de fechar essa comunicação, foi feita uma quarta para colocação de uma membrana para fechá-la e permitir a cicatrização da região. Após tirar os pontos, sinto que a comunicação agora é até maior. Como já me foi dito que não tenho material na gengiva e palato para fazer um retalho, qual seria a solução para o meu caso?

    • Luiz, como é que você “sente” que a comunicação é maior? Mesmo que a gengiva aparente estar aberta, não quer dizer que a comunicação exista. Você sente o ar passando?

  128. Doutora, me esclareça um problema! Já ha um tempo apareceu um pequeno furo dentro do meu nariz, nao sinto dor mas as vezes sentia umas fisgadas no dente e depois saia um líquido parecido com pus! Mas ja tratei o canal desse dente e o furo nao some! O que pode ser ? Obs., nao sinto mais dor nenhuma!

    • Marcelo, como assim “furo dentro do nariz”? Onde especificamente? De onde saia o pus… da gengiva próxima ao dente ou do nariz? Me explique melhor, por favor…

  129. Dra., fiz uma extraçao do siso inferior que estava incluso e o dentista serrou o dente em duas partes, mas depois tirei um raio x e vi que ficou um pedacinho da coroa, tem algum problema?

    • Danilo, da coroa ou da raiz? Porque se for a pontinha da raiz, por exemplo, às vezes é menos prejudicial para o paciente deixar esse pedacinho onde está do que tentar remover. O que o dentista que fez a extração disse a respeito? Ele viu a radiografia.

  130. Boa tarde Ana,

    Fiz uma cirurgia de extração do terceiro molar superior e um extra numerário que estava junto há 2 semanas, logo que cheguei em casa senti que havia uma passagem de ar no local da ferida e comuniquei meu dentista. Ele afirmou que isso era normal e que a passagem fecharia sozinha juntamente com a cicatrização. Desde então tenho tomado todo o cuidado para não haver passagem de líquidos (sem bochechos ou encher a boca), porém a passagem não se fechou e não creio que vá fechar devido a passagem constante de ar que há no local. Hoje visitei o dentista novamente e ele reavaliará a comunicação na próxima semana e, dependendo do progresso ou não, será necessário realizar uma nova cirurgia com implementação de uma mucosa no local. Gostaria de saber sua opinião a respeito de um possível fechamento da passagem, e em caso de uma nova cirurgia a recuperação exige que tipo de cuidados? Além disso, tenho mais um siso e um extra numerário para extrair no outro lado, que pela radiografia panorâmica indica que estão “deitados” sobre o seio, isso significa que haverá essa comunicação novamente? O dentista pode resolver este problema já na cirurgia de extração?
    Desde já te agradeço!
    Abraço,
    Thaís.

    • Thaís, como explico no texto, na minha opinião o fechamento espontâneo de comunicações desse tipo é exceção… via de regra é necessária intervenção cirúrgica. Mas com a cirurgia o fechamento dessa fístula é certo. Os cuidados pós-operatórios são os mesmos de uma extração dentária. Sim, há possibilidade do mesmo acontecer no outro lado, mas dado o histórico cirúrgico, seu dentista vai ficar alerta pra essa possibilidade e, se acontecer, pode fechar a comunicação na mesma cirurgia, sim.

  131. OK,
    Muito obrigada!

    Att

  132. Doutora, arranquei um ciso superior e um inferior ha aproximadamente uns 16 dias, foi uma recuperação bem dificil porque o dente inferior estava mto proximo do nervo e ainda por cima estava na diagonal, o dentista precisou fazer um buraco gigaaante e cortar um pedaço grande do meu maxilar, no entanto de uns 3 dias para cá estou sentindo um gosto salgado na boca, onde sinto escorrer bastante agua, principalmente quando abaixo a cabeça, não sei se é do buraco gigante ou se pode ser do ciso superior, já que este eu não levei pontos.

    • Amanda, gosto salgado pode ser sinal de presença de pus. E se há pus, deve haver infecção. Procure seu dentista e relate o problema.

  133. Dra, meu dentista após confirmar a comunicação da boca com o nariz colocou pequenos pedaços de algodão dentro do buraco do dente extraído e deu pontos novamente… Apos uma semana retirei os pontos e não sinto passar o ar pelo buraco, agora começou a sair um talvez pus pelo nariz que tem um cheiro muito forte, não consegui falar com o dentista ainda, esse procedimento do algodão é normal e pode estar causando esse pus? Obrigado.

    • Denis, não acho que tenha sido algodão, seu dentista deve ter usado algum tipo de curativo intra-alveolar, esse sim um procedimento habitual. Certamente não é essa a causa do pus, mas a comunicação, em si, e uma possível infecção associada. É preciso investigar.

  134. Olá, fiz uma cirurgia de comunicação sinusal faz uns 15 dias, e ha uns 5 dias sai um líquido ruim e um mau cheiro… tenho retorno com minha dentista daqui uma semana de novo e ela já medicou com clindamicina 300 mg por 7 dias… será que já vai resolver? Está inflamado? Desde já agradeço e aguardo resposta!

    • Aline, esse líquido possivelmente se trata de uma exsudato inflamatório, comum em processos de cicatrização (toda cicatrização envolve inflamação). Não revela problemas, necessariamente.

  135. Dra., bom dia… parabens pelo artigo… tenho uma duvida.
    Hoje está no sexto dia que arranquei um molar superior, arranquei ele na quinta dia 18/09, ja no domingo comecei a sentir dor de cabeça, febre e algumas dores no corpo, sintomas tipicos de sinusite, porem na segunda percebi meu nariz escorrendo e com um liquido malcheiroso, e quando foi na terça os pontos se desprenderam sozinhos durante a escovação… será indicio de comunicação… o otorrino me receitou amoxilina… comecei a tomar hoje.

    • Elison, certos casos de comunicação buco-sinusal têm como sintoma a ocorrência dessa secreção que você relata. Por outro lado, pode ser só uma sinusite. Seu dentista já reavaliou? Seria bom investigar.

  136. Olá Dra. bom dia. Extraí o siso superior e inferior do lado direito faz uns 40 dias.

    Após uma semana da retirada dos pontos, apareceram sintomas de sinusite. Consultei o médico e este me passou um antibiótico para o sintoma. Após o término do tratamento os sintomas persistiram. Fui para um Otorrinolaringologista o qual examinou primariamente e solicitou um raio X da face, identificando que, a principio, não tinha ligação com a extração. Identificou como uma sinusite inflamatória. Repassou medicamento e um novo Antibiótico. Após o término do tratamento os sintomas voltaram: dor de cabeça, dor somente no lado direito da face (lado da extração), que vai da cavidade nasal até próximo a extração do siso superior e secreção forte que escorre pela garganta. O médico solicitou uma tomografia da face para esclarecer o caso. A Dra. já viu algum caso semelhante? Há a possibilidade de abertura da cirurgia após 50 dias??? Desde já agradeço.

    • Junior, se há uma comunicação buco-sinusal ela aconteceu na cirurgia, isso não acontece depois. Nem sempre ela é detectada no momento da extração, nesse caso é praticamente inevitável uma nova cirurgia pra fechá-la. Apenas pelos seus sintomas não dá pra confirmar que houve uma comunicação, mas sim, pode haver. Como a tomografia isso poderá ser esclarecido. Sim, já vi muitos casos como o seu, algumas vezes é uma comunicação buco-sinusal e outras vezes não.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>