Comunicação Buco-Sinusal: Sintomas e Tratamento


A comunicação buco-sinusal é uma complicação pós-cirúrgica que pode acontecer quando a pessoa se submete à extração de um dente de cima (geralmente o segundo pré-molar, os molares ou o siso). Primeiramente, é importante entender o que esse nome metido à besta isso significa.

Como o próprio termo sugere, a comunicação buco-sinusal é uma ligação não desejada entre a boca e o seio maxilar, um “buraco” que passa a ligar essas duas regiões anatômicas. A boca, é claro, vocês sabem onde fica ;). Já o seio maxilar é uma região “oca” que fica acima dos dentes superiores. É essa mesma região que inflama quando a gente tem sinusite. Localizou?

Olha só como tá perto!

Pois bem. Percebeu como as raízes dos dentes superiores estão pertinho da parte de baixo do seio maxilar? Nem todas as pessoas apresentam essa proximidade mas, quando apresentam, há uma chance de, ao dente ser extraído, uma comunicação buco-sinusal acontecer.

Comunicação Buco-Sinusal

Como saber se aconteceu uma comunicação buco-sinusal?

Através de uma radiografia costuma ser possível visualizar esse tipo de problema. Outra forma bem comum, e que pode ser utilizada no momento da extração, é fazer o teste da “expiração forçada” ou manobra de Valsava. Essa manobra consiste em tampar o nariz do paciente e pedir pra ele fazer força, como se fosse assoar o nariz. Se sair ar do alvéolo (o “buraco” onde estava o dente), fica confirmada a comunicação buco-sinusal. Faça o teste aí! 🙂

Quais os sintomais mais comuns?

  • Sinusites recorrentes
  • Ao ingerir líquidos, a bebida sair pelo nariz
  • Voz nasalisada
  • Transtornos ao engolir de líquidos e alimentos
  • Mau hálito
  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Paladar alterado (gosto ruim na boca)
  • Nariz trancado de um lado só
  • Dor na face e dor de cabeça
  • Tosse noturna devido à drenagem do exsudato (um líquido proveniente da inflamação/infecção) para a faringe.

Qual o tratamento?

  • Imediato: se a comunicação for notada ainda durante a extração, primeiramente o cirurgião-dentista precisa verificar se o seio maxilar está normal (se não há nenhum corpo estranho dentro dele). Sendo assim, ele fará na hora a aproximação dos bordos da mucosa para fechar o alvéolo e eliminar a comunicação, suturando como se não houvesse amanhã. 😉
  • Tardio: se a comunicação não foi percebida na hora da cirurgia, o cirurgião-dentista primeiro vai tratar qualquer possível infecção. Isso feito, será realizada uma nova cirurgia em que um retalho (pedaço) de mucosa, geralmente retirado do céu da boca, será colocado sobre a comunicação, com o objetivo de “tampá-la”.

Uma comunicação buco-sinusal pode “se fechar” sozinha?

Existe a possibilidade disso acontecer em até 48 horas após a cirurgia, caso a comunicação seja MUITO pequena. Mas geralmente a resolução desse tipo de problema necessita de nova intervenção cirúrgica. Um tempo atrás alguém me fez essa pergunta aqui no blog e, pela descrição que a pessoa fez do caso, eu disse que ela precisaria conversar com o seu dentista porque certamente seria preciso fazer uma nova cirurgia para fechar o “buraco”. Porém, o dentista responsável pelo caso disse ao paciente que “era preciso aguardar, porque a comunicação ia acabar se fechando sozinha”.

Essa pessoa, é claro, retornou aqui para me dar uma mijada confrontar, dizendo que eu o “tinha assustado” e que eu “não devia generalizar dessa forma”. Minha opinião com relação ao caso dele continua a mesma, e gostaria de recomendar aqui o que recomendei a ele: se você tem uma comunicação buco-sinusal, não é a mim (ou à qualquer outra ~~pessoa da Internet~~) que você deve perguntar se vai “fechar sozinha”… pergunte ao seu dentista. Eu nunca examinei você, portanto não tenho os dados necessários para lhe dar essa informação de forma precisa.

Quais as recomendações pós-operatórias?

Se você fez uma cirurgia para reparar uma comunicação buco-sinusal, você não deve assoar o nariz nem realizar bochechos. A alimentação dele ser líquida e/ou pastosa.  Os pontos serão removidos depois de 1 semana, e seu dentista pedirá que você retorne periodicamente para acompanhar o caso.

Compartilhe:

Categoria: Cirurgia

Marcadores:

584 comentários

  1. Olá Drª., preciso muito de sua orientação. Há 3 meses fiz a extração de um dente superior supranumerário interno. Depois de uns 20 dias comecei a sentir um cheiro horrível, muco verde, coriza e gosto horrível ao engolir. Fiz uma tomografia onde constatou-se sinusite do lado da cirurgia. Fiz o tratamento com antibióticos da seguinte forma: 14 dias com amoxilina 850 clavulanato 125 e clindamicina 300. O muco verde continuou, depois foi trocada a amoxilina por axetilcefuroxima 250 e clindamicina 300 por 7 dias sem sucesso. Depois fiz nova tomografia o que mostrou que não houve alteração da 1a. ou seja, os antibióticos não fizeram efeito desejado. Depois foi trocado por mais 15 dias por axetilcefuroxima 500 e clindamicina 300. Hoje ainda produzo verde mesmo lavando o nariz 5 vezes ao dia com aquele pote chamado narin, com água e sal. Pelo jeito vou ter q fazer cirurgia. Minhas dúvidas são duas: 1a. Esta carga grande de antibióticos é prejudicial ao meu corpo? 2a. Quanto à cirurgia. Qual é a mais indicada? A do buco cirurgiao realizada pela boca ou do otorrino realizada pelo nariz? Quais os prós e contras de cada uma? Muito obrigado Drª. pelo espaço disponibilizado.

    1. Alexandre, se foi necessário tomar antibiótico, ok. O que não dá pra fazer, e as pessoas fazem muito, é tomar qualquer antibiótico pra qualquer coisa e sem qualquer critério (interrompendo o tratamento no meio, tomando de qualquer forma, etc.). Nesse sentido, sem problema, afinal você fez tudo direitinho. Quanto à cirurgia: exatamente qual tipo de cirurgia você vai fazer? Há uma comunicação buco-sinusal?

      1. Ola Drª. O buco cirurgião me informou que na tomografia constatou-se que houve uma comunicação, mas ele disse que hoje não está aberta. Fez a manobra de valsalva comigo e informou q estava tudo OK. A cirurgia seria para fazer a curetagem / raspagem do seio maxilar. Hoje estou com sinusite, algo que nunca tive. Por favor me informe um pouco sobre as duas cirurgias (mais recomendada, recuperação, riscos), o buco faria pela boca e o otorrino pelo nariz. Estou a decidir qual técnica utilizar. Muito obrigado.

        1. Eu não domino muito esse assunto, Alexandre… cirurgia não é “minha praia”. Mas acredito que o buco usaria uma técnica chamada Caldwell-Luc, mais invasiva, enquanto o otorrino faria a cirurgia via endoscópica.

  2. Boa noite! Extrai 2 dentes do siso do l.d. no dia 23/07/2016. O dente de baixo saiu rápido, foi uma beleza. Mas o superior deu muito trabalho pro dentista, que usou todos os instrumentos q tinha + um pouco… usou um martelo pra separar os dentes, não saia de jeito nenhum. Por fim, depois de 2 horas na cadeira, saiu. Desde então, minha boca está com um gosto horrível, tudo que como tem gosto de sangue, fico com mau hálito o dia todo… e agora, qdo escovo os dentes, sai água pelo meu nariz. Não pinga, verte água. E com um cheiro horrível, de coisa podre. Já não sei + oq fazer. To escovando os dentes o dia todo, fazendo gargarejos, mas nada dessa porcaria melhorar. Tá horrível, me ajude por favor. Muito obg.

  3. Bom dia Dra., extrai um siso tem 15 dias, eu tenho sinusite, ai de semana passada pra ca, todo dia de manha, aquele catarro da sinusite q eu acho do nariz pra garganta, ta vindo com sangue. Eu cheguei a voltar no meu dentista pra tirar os pontos avisei a ele sobre isso, ele fez aquele processo de tapar o nariz e assoar, mas eu não senti o ar passar para boca. Ai ele falou q tava tudo normal. Queria saber se essa secreção é normal?

    1. Eduardo, se seu dentista julga estar tudo normal, ótimo. Não que seja normal esse catarro com sangue, claro que não é, mas pode ser que isso se resolva espontaneamente nós próximos dias, fique de olho. Se não, procure seu dentista pra reavaliar.

  4. Olá doutora Ana… primeiramente quero parabeniza-lá por TÃO SUBLIME E LOUVÁVEL esse seu ato, de se dispor em não só tirar dúvidas mas também o de aconselhar de forma íntegra, profissional e amigona que a Senhora é. Doutora Ana, no dia 02 de Junho de 2016 eu extraí o segundo pre molar superior esquerdo, em um ônibus itinerante (aqueles consultórios ambulantes)… a extração foi rápida e praticamente indolor… o doutor não fez o procedimento no que se constataria, se houvesse a comunicação buco-sinusal.
    Não me receitaram nem um antibiótico… apenas anestésico no caso de dor. Mas desde o dia 30 (de junho) tenho sentido dores fortes… muito… muito fortes no lado esquerdo de toda a cabeça. Essa dor é tão forte que até sinto o meu olho esquerdo baixo e até minha própria voz faz um aumento na dor.
    Não apresentei os sintomas mencionados pelos colegas, apenas a dor de cabeça. E essa dor se mantêm em uma espécie de circuito… (maxilar, tempora, dor só no lado esquerdo da cabeça e algo como por trás do olho (em movimento). O único medicamento no qual passa a dor é nimesulida. Mesmo sob efeito da nimesulida (estando sem sentir dor) noto que ao fazer um pequeno esforço sinto a dor tópica se intensificando.
    Mas esse é o único medicamento no qual passa a dor.
    Mas ao fim do efeito (sétima, oitava hora) do medicamento a dor volta. Já tomei “assombrosas” 5 (cinco) caixas de nimesulida. Tenho consulta na terça-feira (19/07). Já passei por 4 dentistas, nenhum mencionou a comunicação. Daí finalmente faço a pergunta…
    O que devo fazer?
    Pelo tempo corrido, constando essa passagem…ainda cabe aqui um processo cirúrgico?
    Ah… e quando não é a dor de cabeça, e a hipersensibilidade nos dentes (após a remoção de tártaro).
    O último médico já fez o uso do “selador” por 3 vezes já, e não melhorou nada. E sobre essa hipersensibilidade, o que fazer? Além dos sensitive e pró alívio?
    Doutora, desde já quero deixar aqui a minha total admiração pela sua imensa bondade em responder não só as minhas perguntas, mas de todos aqui respondidas…e dizer que EXISTE SIM UM DEUS, E QUE ELE VE O QUE A SENHORA FAZ… E O QUE COMPROVA QUE O SEU DOM DADO POR ELE ESTA DE FATO AQUI SENDO EMPREGADO DE FORMA SUBLIME. QUE DEUS TE CONCEDA VITÓRIAS SOBRE AS LUTAS DA VIDA E AMPARO NAS HORAS OPORTUNAS. DEUS TE ABENÇOE, ANA…
    DE CORAÇÃO!

    1. Obrigada, Júnior. Seu comentário é um grande incentivo pra continuar com este trabalho. <3

      Nada no seu relato me fez pensar em comunicação buco-sinusal. Mas se fosse o caso, sim, ainda cabe uma cirurgia. Quanto à sensibilidade, bochechos com flúor podem ajudar.

  5. Olá Dra.,
    Tenho a indicação de extrair os 4 dentes do siso. Mas as raízes dos meus sisos superiores se encontram no seios da face. Eu já tenho sinusites recorrentes e meu otorrino falou para eu não extrair. Já meu cirurgião buco maxilo me orientou a realizar a extração dos 4 dentes no hospital com anestesia geral e para resolver o problema dos dentes superiores, disse que colocaria uma membrana (como se fosse um pedacinho de papel) e depois um enxerto com a gengiva para que não tenha essa comunicação buco sinusal. Eu estou com muito medo mesmo! Essa membrana com o enxerto da gengiva é realmente seguro? Não precisaria de um enxerto ósseo também? Na sua opinião eu terei problemas futuros? Tenho medo também por ter que ser no hospital.
    Obrigada.

    1. Paola, esse enxerto é seguro, sim. Vale a avaliação e indicação do buco. Se há indicação mesmo da extração desses sisos (e eu não sei qual seria o motivo, você não me disse. Dor? Os sisos estão ameaçando outros dentes?), é preciso fazer. O otorrino não tem condições de avaliar essa necessidade (ou não-necessidade).

      1. Obrigada por responder, Dra. Então, a indicação seria porque todos estão inclusos e também mais pelos dentes inferiores, que estão empurrando os outros e um deles já está formando cisto. E eu também quero colocar aparelho nos dentes, então meu dentista buco maxilo me orientou a já tirar os 4, mesmo esses de cima ainda não doendo nem empurrando os outros. Como vou fazer no hospital com anestesia ele achou melhor fazer todos de uma vez para resolver logo e não ter problemas futuros com os sisos superiores. O pós operatório da retirada dos 4 sisos de uma vez no hospital não é muito agressivo? O tempo de recuperação seria o mesmo do consultório?

        1. Ok! O pós-operatório da extração de 4 dentes é mais “chato” do que de 1 ou 2, sem dúvida. Mas não é pior, necessariamente, do que o se fosse feito em consultório. O tempo de recuperação também seria o mesmo.

  6. Boa noite Dra. Ana, eu estava com uma comunicação buco sinusal, fiz a cirurgia pra fechar, mas depois de vinte dias voltou a vazar novamente, qual o risco de na próxima cirurgia não fechar novamente? Estou preocupado! Aguardo seu retorno. Obrigado, Eduardo.

    1. Eduardo, isso já deveria estar resolvido… difícil precisar qual o risco de acontecer novamente. Converse com o seu dentista, pode ser só uma secreção e a comunicação já estar ok.

      1. Dra. é o Eduardo novamente, como havia lhe perguntado foi feita a cirurgia buco sinusal pra fechar dia 10, agora faz um mês que fiz mas continua saindo um líquido amarelo e minha sinusite não passa de jeito nenhum, já tomei muito antibiótico mas continua mesma coisa, o que eu devo fazer agora, outra cirurgia?

        1. Eduardo, talvez nada, ainda. Seu organismo está se recuperando. Se a comunicação está fechada, a sinusite deve melhorar. Se não, seria interessante a avaliação de um otorrino.

  7. Oi, me ajude por favor. Eu retirei o siso superior. O dentista falou que perfurou a membrana, ele deu pontos bem apertadinhos. Mas sinto que sai sangue grosso junto com o “catarro” pela boca, mas que vem do nariz. To apavorada. Eu ainda não fiz aquele teste de soprar pq to com medo de abrir os pontos.
    O que a senhora acha?

    1. Não “sopre”, Andressa! Espere a cicatrização, na remoção dos pontos seu dentista vai reavaliar pra ver se a comunicação fechou direitinho.

  8. Dra. Boa noite. Fiz a cirurgia para fechar a comunicação ha 68 dias. Já fiz a manobra de Valsava e estava fechado. É possível abrir a comunicação novamente?

  9. Boa noite, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho.
    Seis dias atras fui submetida a uma cirurgia para extração do dente 25, a cirurgia foi tensa e demorada, o dente quebrava o tempo todo, enfim, aconteceu a comunicação buco-sinusal, além disso ficou “um pedaço pequeno da raiz” (palavras do dentista). Ele radiografou e fechou com oito pontos. Disse que estava tudo bem, que a comunicação iria fechar sozinha e que o pedaço de raiz iria sepultar durante a calcificação do osso. Ao deitar pra dormir literalmente me afogo e quando levanto a cabeça escorre bastante agua. Estou sentindo nos ultimos dois dias dores infernais nos dois dentes adjacentes, e hoje esta escorrendo bastante um liquido amarelo do “buraco”.
    Minhas dúvidas são:
    Essa dor nos dentes é normal?
    Essa secreção é normal?
    Eu realmente não terei problemas futuros por conta desse pedaço de raiz?
    A comunicação já nao deveria ter fechado?
    Desde já agradeço.

    1. Daniele, sim, pode haver dor nos demais dentes no pós-operatório, é um sintoma relativamente comum. A secreção, pela sua descrição, é inflamatória, e toda cicatrização envolve inflamação em algum grau. O pedaço de raiz não me preocupa, sendo um fragmento pequeno, não deve mais incomodar você. Já a comunicação é um problema mais sério… eu acho complicada essa espera pelo fechamento espontâneo. É praticamente certa a necessidade de intervir pra fechar essa comunicação. Converse com o seu dentista.

  10. Boa tarde!
    Bom, eu perguntei antes d sair o por que d estar saindo ar, e ela falou q era normal porque é tudo interligado. A abertura parece grande pela quantidade d ar q passa com facilidade. Ela disse q quebrou um pedaço de osso na extração. No caso, dá pra abrir e fazer a sutura pra corrigir?
    Grata, Ana.

  11. Fiz uma cirurgia ortognatica no dia 9/6, e quando vou fazer bochecho sai agua pelo meu nariz, isso faz parte do pós de uma cirurgia ortognatica ou foi algum erro cometido na cirurgia?

  12. Boa noite, doutora!
    Extraí hj um dente, o último molar, a dentista tapou meu nariz e pediu para eu soprar e percebeu a comunicação buco-sinusal. Tô sentindo o ar sair pela cova do dente quando respiro, quando falo e até incomodou ao ingerir água. Ela poderia ter feito uma sutura para corrigir essa comunicação logo após a extração, já que ela percebeu? Se eu for na segunda-feira, 48hs após a extração, ainda dá para fazer essa sutura? Por favor, me esclareça tô muito preocupada.
    Desde já, obrigada!

    1. Ana, em princípio sim, ela poderia ter feito na mesma cirurgia o fechamento da comunicação. O que ela fez, ela não suturou? De que forma ela orientou você, era pra aguardar? Ela vai pedir a ajuda de algum colega cirurgião pra fechar essa comunicação? Me conte melhor essa história.

    1. Larissa, a comunicação buco-sinusal pode trazer um monte de problemas, desde “apenas” o incômodo até infecções e sinusites recorrentes. É preciso fechar a comunicação.

      1. Grata Dra.

        E isso pode aparecer ao longo do tempo? Por exemplo no meu caso, tem quase 1 ano que extraí meu siso e só agora estou sentindo esses sintomas.

        1. Não, é algo que ocorre durante a cirurgia. O que pode acontecer é o edema (inchaço) “esconder” a comunicação, mas ela apareceria em poucos dias.

  13. Ola Dra. Fiz uma extração de siso inferior e superior direito ha 7 dias, percebi que os pontos ja estão soltando. Hoje quando fui beber água “vazou” pelo nariz e veio junto um mau cheiro e um gosto ruim na boca. Logo apos a extração eu fiz o RX, porem meu dentista nao me disse sobre qualquer anormalidade. Esse odor e esse vazamento são normais?

    1. Leonardo, não, esses sintomas não são normais… são sinais de uma comunicação buco-sinusal, como explico no texto. Nem sempre é possível perceber uma comunicação buco-sinusal em radiografia. Entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas.

  14. Bom dia, doutora… Fiz a extração de um dente (o penultimo do maxilar superior), há mais ou menos 25 dias e não teve uma boa cicatrização nos primeiros 7 dias, pq o osso ficou exposto, voltei ao dentista para tirar os pontos, ai ela deu pontos novamente e aguardei mais 7 dias para tirar, e ela falou q desta vez a cicatrização estava boa, e que melhoraria com tempo, e pela graça de Deus tem sido assim. Oq tem me preocupado é q tenho sentido um forte odor, geralmente qdo abaixo um pouco a cabeça e as vezes ele vem recorrente, sem ter q abaixar a cabeça ou qdo sugo o nariz. Me lembro q no dia q extrai o dente eu conseguia sentir o ar do nariz passando pelo buraco da extração, mas achei q era normal. Voltei na dentista e ela disse q o local da cirurgia está tudo normal, q não está infeccionado. Mas não sei oq faço, porque estou ficando muito constrangido pelo mau cheiro e tenho tido dores de cabeça e dor no olho no lado q foi extraido o dente. Oq pode ser e oq posso fazer para acabar com esse odor?

    1. Alexsander, e você disse à sua dentista que sentiu essa passagem de ar? Parece haver (ou ter havido) uma comunicação buco-sinusal, como explico no texto. É preciso reavaliar, pois se na ocasião em que sua dentista examinou você recentemente ela não sabia desse sintoma, pode ter achado estar tudo normal e não estava.

      1. Não disse, pois achei q era normal, pois nem me lembro como era extrair um dente, voltei ao consultorio para retirada dos pontos, da segunda vez ela disse q estava tudo bem, q a cicatrizacçao se daria de dentro pra fora, ai depois voltei pra relatar o odor q estava sentindo, ela olhou e falou q estava tudo bem, q estava fechando direitinho, até me mostrou o local extraido praticamente fechado e disse q a recuperação desta vez esta sendo muito boa, me orientou a fazer gargarejo com cepacol,m as não resolveu pq o odor não é proveniente de escovação, sai geralmente qdo inspiro ou expiro.

  15. Olá doutora! Gostaria de tirar uma dúvida. Foi-me feito uma extração de um dente na parte superior esquerda, do canto (não lembro o nome agora srs), e já havia feito a tentativa de fazer canal e o dente trincou. O dentista resolveu extraí-lo, foi quando quebrou e uma raiz subiu, e ele me mandou fazer a manobra (tapar o nariz e soprar pro ar sair pelo buraco do nariz, e saiu realmente o ar e o pedaço da raiz que havia quebrado). Pois bem, me receitou amoxilina e analgésico, mas estou sentindo, após o efeito do analgésico, dores na face e dor de cabeça do lado da extração (esquerdo). Preciso de uma segunda orientação. Provocou sinusite? Ou não? Terei que fazer alguma cirurgia? Ou não? Vai sarar com um tempo. Obrigado pela atenção!

    1. Jocelino, que bom que o pedaço de raiz saiu na manobra… um problema a menos. Se a extração é recente, a dor que você sente pode ser só pós-operatória, normal. Pode ser sinusite por causa da comunicação buco-sinusal? Pode. Mas, em princípio, é preciso aguardar pra ver se a comunicação é pequena e vai acabar fechando na cicatrização. Se não fechar, será preciso cirurgia, sim.

  16. Olá! Retirei os 4 sisos inclusos, do lado esquerdo em uma semana, e quando fui tirar os pontos ele retirou os do lado direito (10/05/2016). Ontem fui retirar os pontos e na parte de cima ele me disse que não estava 100%, ele retirou os pontos e fez a manobra valsava e saiu ar pelo “buraco”, ele disse que ia machucar ali propositalmente pra ter uma nova feridinha e ver se a membrana se fechava até semana que vem, se não fechar ele vai ter que fazer novo procedimento. Me disse pra não assoar o nariz e se espirar de boca bem aberta pra não causar pressão. Porém eu tive febre 37,6 depois da cirurgia todos os dias, inclusive hoje 18/05/2016. Ele disse que é por não ter fechado como deveria, pode ser isso? Me preocupo com a febre. Não tive dor em momento algum e não sinto nada… somente parece que meu ouvido do lado da extração esta entupido… o que pode ser ? Agora as vezes sai uma aguinha do nariz… isso é normal? E esse procedimento para fechar o “buraco” é mais difícil que extrair os dentes? Como é a recuperação? Tenho grande confiança nele, é competente. Porém estou assustada… ficar uma semana esperando sem tomar medicamentos pode ser perigoso? Obrigada pela atenção… o site me tranquilizou quando pesquisei sobre a retirada dos sisos.

    1. Rafa, é uma comunicação buco-sinusal, como explico no texto. Os sintomas que você descreve são “normais” dada a situação. A cirurgia tecnicamente tende a ser um pouco mais complicada do que a de um siso incluso, mas pra você não muda muita coisa, a “complicação” fica para o dentista. Pode haver mais inchaço no pós-operatório.

      1. Obrigada! Fui na revisão na terça-feira dia 24, e ele disse que fechou e esta tudo bem… fez o teste de valsava e desta vez não saiu ar no “buraco”. Porém continuo com febre de 37,5 e o ouvido as vezes parece entupido. Ele falou que poderia ser porque a membrana e o tecido ósseo estão se regenerando. Será isso? Grata! 😉

  17. Olá, de acordo com a radiografia, meu siso superior esquerdo está muito para dentro, chegando no seio maxilar, ou seja, se extrair é certeza de comunicação. Mesmo eu sabendo que terá a comunicação, eu devo fazer a extração ou é melhor deixa-lo quieto? (Obs: Tenho sinusite todo ano e sou alérgico a amoxilina). Grato.

    1. Celso, imagino que esse dente não incomode você. Oficialmente, todo dente incluso tem indicação de extração… mas é preciso considerar a relação custo-benefício para o paciente. Se extrair esse dente vai causar mais problema que benefício, e ele não incomoda… eu não mexeria.

  18. Olá Doutora! Há dois meses realizei a extração de um dente molar superior, pois o mesmo estava com infiltração e quebrou na raiz e ocorreu a comunicação. Logo após a extração já saiu secreção pelo buraco da comunicação, mas eu já estava com um quadro de sinusite em tratamento com Amoxilina + Clavulanato de potássio dez dias antes de ocorrer a quebra do dente e a extração dentária. Meu dentista deu vários pontos para que o local fechasse, segui todas as orientações de não assoar o nariz, não tomar nada de canudinho… etc. Porém hoje após dois meses da extração estou com um quadro de sinusite que pega todo o seio maxilar, e como já fiz vários tratamentos com antibiotico o otorrino sugeriu a cirurgia de sinusite para drenar a infecção. A fistula pela tomografia ainda está aberta, porém não sinto nada pelo buraco do dente, o que é estranho é que no local do buraco tem o que parece ser um abscesso bem vermelho, o dentista me disse que é normal e que após a cirurgia da sinusite faremos a cirurgia de fechamento da fistula. Teria algum problema realizar a cirurgia da sinusite e depois de fechamento da fístula? Muito obrigada pela ajuda.

  19. Ola. Fiz um retratamento que ocasionou um resto de material guta no seio da face. Qdo fui extrair o dente, pois estava com dores na gengiva e seio da boca. Meses após a cirurgia, fiz uma radiografia e o mesmo material aparece na imagem em cima do olho. (nao sei exatamente onde é o local, mas na imagem como fosse dentro da cavidade do olho? Gostaria de saber se ha essa possibilidade e como aconteceu, e se ha alguma comunicação entre esses canais. E qual o perigo. Grata.

    1. Carmen, creio que o material apareça sobreposto à imagem do seio maxilar, e não do olho. O que ocorreu é que o dente foi extraído, mas o material não. Converse com o seu dentista, dependendo da quantidade, deve ser preciso remover, sim.

  20. Olá doutora. Na quarta-feira tirei o siso inferior do lado direito. E desde então tenho sentido fortes dores de cabeça e na região afetada. E hoje tive tonturas, enjoo e sinusite. Meu médico me receitou apenas paracetamol, pois uso AAS devido uma TVP.
    Durante o dia tenho melhoras, mas vai e volta. Gostaria de saber sua opinião a respeito. Vou voltar para retirar os pontos na quarta que vem.

    1. Katia, não me parece mais do que a dor pós-operatória normal, esperada. É comum que haja dor irradiada para locais próximos da área da cirurgia, também.

      1. Olá Dra. Ana Tokus,
        Estou fazendo procedimento de enxerto ósseo para implantes na parte de cima da boca, dentes laterais. Num dos procedimentos de fixação dos pinos o cirurgião informou que um deles havia subido e se encontrava de lado no meu seio maxilar. Foi marcada cirurgia pra retirada, ele abriu e não localizou o pino e fechou novamente, depois remarcou para alguns dias após. Ele teve que abrir a membrana do meu seio maxilar para retirada do pino e do pus que estava alojado, após o procedimento foi fechado com pontos e depois de 2 dias eu comecei a sentir uma ligação de ar na boca com a narina esquerda, voltei na clinica, ele deu pontos e no outro dia começou a entrar ar novamente. Em alguns momentos faço limpeza e vaza pela narina esquerda (não são todas as vezes, mas o ar é constante). Estou tomando um antibiótico por 7 dias (azitromicina) e a Dra. informou que o seio maxilar irá fechar em alguns dias (não estou botando muita fé nisso). Gostaria de sua orientação, opinião médica e conceituada, estou muito chateada com toda essa situação, sem contar que já abriram minha boca e costuraram por 3X. Eu que nunca tive medo de dentista já estou ficando com TRAUMA…

        1. Sonia, chato quando as coisas complicam… o que era pra ser “simples”, traz um monte de consequências. Enfim… acontece. Tomara que a comunicação agora se feche, mas realmente é difícil de garantir isso se você já a sente novamente. Se ela for BEM pequena, o processo de cicatrização deve resolver. É esperar pra ver.

  21. Ola dra.

    Fiz um cirurgia e tirei o último dente de cima, estava incluso, quando fui tirar os pontos apareceu a comunicação, na segunda passada o dentista fez a sutura, porém uma semana depois a comunicação voltou, fiz tudo direitinho, repouso medicamentos.
    E estou aqui passando ar. Ele disse que o buraco era bem pequeno.
    É algo que eu deva me preocupar ? Obrigado.

    1. Antonio, é preciso se preocupar no sentido de que não dá pra ficar assim… essa comunicação precisa ser fechada. Se a sutura não resolveu, vai ser preciso intervir cirurgicamente novamente. Converse com o seu dentista.

  22. Dra. fiz uma cirurgia buconasal ha dez anos atras, e não resolveu, há uma pequena passagem de ar no local da cirurgia, e que me causa dores de cabeça, e sinusite que adquiri apos a cirurgia, que quando ataca fico de cama, ainda há recuperação pro meu caso? O que devo fazer?

  23. Oi dra, boa noite! Fiz uma cirurgia para retirada de um siso superior no lado esquerdo. O dentista me informou que o dente estava muito em cima, e ele iria colocar uma membrana para não haver a comunicação com o seio maxilar. Faz mais de 1 mês que fiz a cirurgia e ainda estou sentindo incômodo na gengiva no lado esquerdo. Isso é normal ou poderia ser essa membrana que está incomodando?

  24. Boa noite. Realizei a extração de um dente superior no dia 15/01/16, no momento da cirurgia o dentista informou a necessidade de fazer um enxerto osseo e colocar uma membrana, e então realizou o procedimento. Três dias depois senti essa comunicação, liguei para o mesmo para comunicar que uns farelos saiam do local da cirurgia e fui informada que era normal. No dia de retirar os pontos o dentista me informou que deveria fazer outra cirurgia para interromper a comunicação. No dia 02/03/16 realizei a cirurgia com a colocação de outra membrana. Hoje senti novamente essa comunicação, o que devo fazer?

  25. Apos os 09 dias da cirurgia para fechamento da comunicação, senti mal estar, sensação de febre, fui ao médico ele trocou o antibiotico de amoxicilina para tamiran, também passou spray hexomedine e enxaguante bucal, posso usar? Pois ele disse que o antibiotico não estava mais fazendo efeito e também estou tomando nimesulida. Estou muito preocupada o que devo fazer, o que não posso, com medo de ter que passar por outra cirurgia. Estava bem e agora estou sentindo essa moleza, como se tivesse com febre, porem no termometro não da.

  26. Boa noite,
    Extrai dente superior ha 10 dias e ha 09 dias fiz a cirurgia para reparação da comunicação, senti melhoras, não sinto o ar passando porem sinto a saliva, ou quando tomo liquido, passando, ainda tem possibilidade de fechar o restante?

  27. Olá, extrai um dente (26) e durante a extração quando a dentista passava o motorzinho senti muita agua no meu nariz, como se estivesse me afogando, paramos varias vezes para eu poder jogar a agua fora, ela então colocou um pedacinho de algodão para terminar a extração, dai deu certo, mas ela me informou que foi a outra dentista que havia feito um buraco na raiz do dente durante a realização do canal. Gostaria de saber se isso é possivel ou a dentista q fez a extração só não queria a responsabilidade? Pq eu estou com o buraco ainda e só vou retornar com ela na segunda (5 dias depois da extração) e ela me falou que se não fechasse sozinho durante esse prazo dai teria que fazer outra cirurgia.

    1. Renata, você sentia essa comunicação (passagem de ar / líquidos do nariz pra boca e vice-versa) antes da extração? Se não sentia, me parece que a comunicação ocorreu na cirurgia.

      1. Fiz uma extração em 12 de Janeiro e houve uma perfuração buco-sinusal, só que meu plano não cobre essa cirurgia, então estou esperando a resolução do plano para a cirurgia, tem algum problema essa demora para o fechamento da fístula?

        1. Ieda, bom não é… pois enquanto isso você fica vulnerável à sinusites e infecções, além do próprio incômodo da comunicação. Mas se é preciso esperar…

  28. Devido ao patológico medo de dentista que sempre tive, deixei que meus dentes se acabassem. Finalmente, no final de 2014, tomei coragem e fiz um tratamento que pensei definitivo: prótese total superior e parcial inferior, com implantes. Antes da colocação da prótese superior senti esses sintomas descritos por você, comuniquei ao dentista, ele disse que era essa comunicação e que, provavelmente se fecharia naturalmente, o que, aparentemente, ocorreu. Entretanto, aproximadamente 15 dias após a colocação da prótese, voltei a sentir os sintomas. Só então pediu radiografia, confirmando a reabertura. Bem, fiz a radiografia em 11/11/2015 e, por uma série de motivos que não vem ao caso, só em 05/02/2016 me comunicaram que a cirurgia seria feita no final de fevereiro. O que me chateou foi que querem me cobrar r$ 2 mil por isso. A minha pergunta é se isso é justo ou não… você cobraria?

    1. Que pergunta difícil, Nelson! 🙂

      Eu vejo assim: depende de como se considera a comunicação buco-sinusal. Se ela é um erro do dentista, o dentista que arque com o seu reparo. Se ela não é um erro do dentista, mas uma consequência cirúrgica impossível de se evitar sob determinadas condições, nada mais justo que o dentista cobre pra repará-la. E aí, qual o seu caso? Não sei. Mas, via de regra, comunicações buco-sinusais durante cirurgias odontológicas são decorrentes de questões anatômicas do paciente. Quando o dentista percebe essa comunicação ainda durante a cirurgia, ótimo, é possível corrigir em tempo, mas às vezes a comunicação só aparece depois, quando o edema diminui… e aí não tem jeito, costuma ser necessária uma nova cirurgia, o que envolve custos.

    2. Obrigado pela resposta. Talvez eu não tenha deixado claro na mensagem original, o que me chateou mais foi que essa informação (necessidade de novo pagamento) só me foi dada agora, às vésperas da intervenção, eles nunca colocaram isso para mim. Além do que achei, ainda mais depois que li seu artigo, bastante temerário eles terem colocado a prótese definitiva sem uma radiografia que constatasse o efetivo fechamento da comunicação. Acho que vou tentar a avaliação de um novo profissional. Você, por acaso, trabalha no Rio (dedos cruzados)? Se não, pode indicar alguém aqui?
      Novamente, muito obrigado pela resposta.

      1. Concordo com você, Nelson… instalar a prótese sobre uma comunicação buco-sinusal não é algo que se deva fazer. Eu estou em Curitiba, mas a Dra. Aline Cerutti, que é minha amiga, atende no RJ. Endereço: Rua Dom Pedro I, 45 Sala 202. Telefone: (21) 3365 5675

  29. Fiz a extração do siso inferior e superior direito e fiquei com com comunicação buco-sinusal, meu dentista me receitou antibiótico, porem em uma semana parou de passar ar, então voltei ao dentista, ele removeu os pontos e estava tudo normal, uma maravilha. De repente as 4 da manhã acordo com um gosto horrivel na boca, meu nariz saindo um liquido meio transparente amarelado e não para de sair, tem um mau cheiro horrivel, estou desesperado, meu dentista nao esta aqui na minha cidade… devo procurar um medico pra tratar esse problema?

    1. João, não precisa ficar desesperado, mas parece que a comunicação ainda existe. Você pode procurar um médico pra avaliar e, talvez, já entrar com alguma medicação, mas é praticamente certa a necessidade de uma nova cirurgia pra fechar essa comunicação.

  30. Olá doutora,
    Extraí os 4 dentes do siso na quinta feira e nos dois primeiros dias estava tudo normal. Ontem, quando fui tomar o medicamento prescrito, comecei a perceber que está saindo ar do buraco do dente superior direito.
    Fiquei preocupada e informei minha dentista. Ela me respondeu que era normal pois poderia estar acontecendo uma cicatrização por segunda intenção.
    O que está me intrigando é que ao ler sobre o assunto (e ver minha radiografia) percebi que pode ter ocorrido a comunicação buco-sinusal. Mas não estou com nenhum outro sintoma descrito acima como voz anasalada, água saindo pelo nariz ou mau hálito.
    Pode ser mesmo apenas a cicatrização que está fazendo esse ar passar pelo buraco?
    Obrigada.

    1. Teresa, se o ar passa, é porque HÁ uma comunicação buco sinusal. Mas realmente, na ausência de sintomas relevantes, pode ser que essa comunicação seja bem pequena e que ela se resolva com a cicatrização. É aguardar pra ver.

  31. Olá, tudo bem? No dia 18/12/2015 realizei a extração dos quatro dentes do siso. Durante a extração de um deles, a dentista (que por sinal é Cirurgiã Buco Maxilo) teve uma certa dificuldade na extração do meu siso superior direito.
    Seis dias após a cirurgia, retornei ao consultório para a retirada dos pontos. No mesmo dia continuei com minha rotina de higienização, que era feita sempre após as refeições ou mesmo quando eu tomava algum líquido que não fosse água (pois morro de medo de ter algum tipo de infecção).
    Durante as higienizações, percebi que ao fazer bochecho, o antisséptico ultrapassava minha gengiva e sentia o líquido passando pela minha narina direita.
    Nessa última semana também tenho tipo um terrível mau hálito, que me está me incomodando absurdamente. E no local do “buraco do siso”, sempre escorria uma secreção meio amarelada e com cheiro muito forte. Então passei a realizar bochechos mais vigorosos, na tentativa de intensificar minha higienização bucal. Mas no momento em que realizo esses bochechos, sinto o antisséptico ultrapassar essa “barreira” e às vezes passa pela minha narina.
    Resolvi, então, não realizar mais esses bochechos vigorosos e se formou uma “massinha” meio branca no local.
    O que devo fazer nesse caso, procuro a dentista ou essa “massinha” faz parte da cicatrização e eu estava impedindo que ela se formasse com os “bochechos vigorosos”?

    Estou morrendo de medo =´[

    1. Meire, interrompa, sim, os bochechos vigorosos. Mas su dentista tem que saber sobre isso, me parece que você tem uma comunicação buco-sinusal, como explico no texto. Ela precisa reavaliar pra ver se há necessidade de intervir.

    2. Oi meu nome e Ângela, ha uns 15 dias aconteceu isso comigo tambem… queria saber se acontece algo mais grave ? Algum outro problema ? O primeiro dentista viu o problema e deu apenas 2 pontos, depois de 3 dias os pontos soltaram, voltei em outro dentista, ele mexeu pra poder sangrar, disse que isso ajudaria e deu mais 5 pontos, agora vou retornar na semana que vem, mas estou meio com medo desse buraco aberto, se pode entrar alimento ou alguma infecção.

      1. Ângela, entrar alimento é difícil, mas o fato de haver essa abertura aumenta a chance de infecção, sim. Aguarde mais um pouco pra ver se isso se resolve, mas, via de regra, é preciso uma nova cirurgia pra fechar essa comunicação.

  32. Olá Ana,
    Fiz uma radiografia panorâmica e no laudo indicou “imagem radiográfica com aspecto de velamento parcial do seio maxilar direito sugerindo sinusopatia”. Não entendi, meu dentista está de férias. O que significa isso? Sinusite? Devo tomar alguma medicação? Devo procurar um otorrino? Obrigada.

    1. Adriana, sim, possibilidade de sinusite. Mas se você não tem sintomas, não acho que precise se preocupar. Geralmente o que aparece é uma imagem arredondada sobreposta ao seio maxilar, o que chamamos de “cisto mucoso de retenção” ou “pseudocisto antral”. É um achado comum que, quase sempre, some sozinho. Não se preocupe, quando seu dentista voltar de viagem, ele vê a radiografia.

  33. Bom dia Dra!
    Extrai um dente superior do lado direito bem no canto e segundo meu dentista acorreu uma “Comunicação Buco Sinusal”. Ele encaminhou o caso para um especialista Buco Maxilo. Minha dúvida é a seguinte: Posso praticar esporte, enquanto não resolvo como o especialista? Sou atleta amador, tenho 4 provas para participar até o final deste ano e gostaria de procurar um especialista apenas no ano que vem. O que me diz? (extrai o dente no dia 27 de outubro).
    Agradeço!
    Marcello

    1. Poder pode, Marcello. Mas manter essa comunicação por mais tempo pode levar a problemas nas vias aéreas superiores, então o quanto antes essa comunicação for corrigida, melhor.

  34. Olá, fiz uma extração do meu segundo molar e 3 dias depois no trabalho um liquido transparente escorreu do meu nariz, tinha um cheiro de ovo podre muito forte, estou com isso até agora, 6 dias após extração, não sei o que é isso, pode me ajudar? Por favor, estou com medo do que possa ser.

      1. Oi, acabei de extrair um dente superior do lado esquerdo da boca, e ao chegar em casa percebi que estava respirando por por esse dente que foi extraido, devo voltar ao dentista ou fecha sozinho com o tempo?

        1. Lindomar, se você continuar com essa passagem de ar nos próximos 2 dias, entre em contato com o seu dentista. Via de regra, essa comunicação não se fecha sozinha.

  35. Olá, meu caso é o seguinte, meu dente 25 é incluso não teve espaço para nascer, ele esta inclinado na gengiva e o dentista me disse que ele esta no seio maxilar, que precisa remover, e eu pedi opinião de um outro dentista que me disse que eu precisaria de enxerto ósseo pra que nao fique saindo secreções do meu nariz, e o outro ja disse que nao precisa de enxerto pois o osso se regenera sozinho, agora to na duvida, nao sei o que fazer… A doutora acha que precisa de enxerto quando esta no seio maxilar ou nao??

    1. Gabriele, todos os dentes ACHAM que você vai precisar ou não de enxerto… até o momento da cirurgia, não dá pra ter certeza. Pode ser preciso ou não. É provável que sim.

  36. Oi Dra… ha uns 20 dias extrai o 2° molar, que estava quebrado. Foi uma extração muito difícil, e sangrou horrores. Na hora que foi fechar, o dentista percebeu e mandou fazer a manobra… e era uma comunicação!
    Ai ele encheu de espumas e deu ponto, mas passados os dias, os líquidos que eu ingeria começou sair pelo nariz…
    Ai ele queria deixar os pontos por 15 dias mas afrouxaram, então ele tirou… e ao que parece, se fechou, pois não passa ar mais… só que de uns dias pra cá ta saindo um odor horrível do meu nariz do lado da extração, mas fedido mesmo, quando abaixo ou deito… não to com gripe e nem alérgica, mas fica saindo esse liquido amarelo e fedido (lembra ovo podre).
    O dentista mandou esperar 64 dias pra cicatrizar, pois eu ia num buco maxilo… espero ou não?

    1. Daniela, se esses sintomas persistirem, sugiro que você procure o bucomaxilo antes, ou procure um médico otorrinolaringologista, parece haver uma sinusite em curso.

  37. Bom dia! Fui operada a um quisto dentário no maxilar superior direito e também extraíram o dente que estava ligado, faz hoje 4 dias o pôs cirúrgico está a ser doloroso, doí-me muito a garganta não consigo sugar nada porque o ar sai pelo nariz. Irei ficar bem, esta abertura entre o nariz e boca irá fechar? O médico disse que sim, mas estou preocupada, também disse que as dores de garganta intensas se devem ao tamponamento da garganta e ao entubamento feito pelo nariz, será verdade, estou cheia de medo, o que fazer? Obrigada!

    1. Lucia, a dor de garganta é um sintoma pós-operatório comum. Quanto à comunicação buco-sinusal, aguarde mais alguns dias… se seu dentista disse que há possibilidade de fechar, ok. Se não, é preciso nova cirurgia.

  38. Boa tarde Dra. Ana, preciso extrair os sisos de cima e o dentista me falou desse risco, a minha panorâmica está bem parecida com a figura acima e recomendou colocar uma membrana após a extração, pois como tenho muita sinusite ele disse que o fluido pode “pesar” e fazer com que rompa a membrana natural existente, por isso recomendado colocar uma membrana sintética. Isso procede? Desde já agradeço sua resposta e atenção.

    1. É que você tinha dito que “ele costurou um pedaço da minha GENGIVA no local da extração”, não da bochecha. Eu entendi que havia sido feito um enxerto gengival, e nada a ver. Se você ainda está com o ponto, é normal que não consiga abrir a boca. Mas isso se resolve com a cicatrização e com a remoção dos pontos, principalmente.

  39. Boa noite! Há um tempo atrás fiz uma cirurgia que teve uma pequena comunicação nasal, pouca mesmo, nem chegava a sair o ar do nariz pela boca. Só sentia muito mau cheiro. Com o tempo foi melhorando o mau cheiro, mas criando uma bolha no local. Hoje meu cirurgião fez outra cirurgia onde ele costurou um pedaço da minha gengiva no local da extração. Isso é sempre feito nesses casos ? Quanto tempo ela fica grudada ?

  40. Ola, Dra, já faz 02 anos mais ou menos que extrai um dente superior siso, ultimo la atras da boca. Depois deste evento sarou, mas de vez em quando
    sai um liquido pela narina direita com mau cheiro. Só quando baixo a cabeça ou faço esforço, isto pode ser sinusite (já fiz o teste da manobra de valsava, mas não tem comunicação bucosinusal). E tenho medo de ir ao dentista porque eu poderei ter que fazer uma nova cirurgia? O dito liquido só sai um lado da narina, isto é normal, que faço?
    Um abraço de F. Pan (Teresina-PI)

  41. Dra. Ana, tudo bem?
    Falei com voce um tempao atras.
    Como passei num clinico geral, comentei com ele de uma cirurgia de retirada do siso inferior e que depois tive dificuldade em abrir a boca, sentia a tal da bolinha na garganta, fora o desconforto.
    Bem… apalpando minha garganta ele detectou um ganglio, ou tipo uma ingua abaixo, no pesçoco, justamente na parte onde foi retirado o siso inferior. Pediu pra procurar um otorrino, porem creio que o medico especializado em DTM/ATM poderá me dizer algo.
    Se caso detectado mesmo esse ganglio pela ocorrencia da incisao profunda na hora da retirada do siso, cabe alguma cirurgia para corrigir isso?
    Pois depois de 2 anos, minha boca ainda estala e pra piorar o ouvido tampa quando estou mastigando, e as vezes o osso estrala, como se eu estivesse mordendo pedras.
    Obrigado!
    Fabio

    1. Fabio, acho interessante a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Quanto ao gânglio, pode ser uma inflamação ou um linfonodo infartado mesmo, sinal de que seu organismo está se defendendo de alguma coisa (uma potencial infecção, por exemplo).

  42. Bom dia Dra., fiz uma extração do primeiro pré molar ha 7 dias para correção dentaria, mas sinto muita dor na maçã do rosto no mesmo lado da extração (direito) que segue ate o encaixe da mandibula, sem contar na dor de cabeça do mesmo lado, a dra. nao me passou nenhum remedio apenas o torsilax pra dor, o que devo fazer, ela disse que é normal essa dor e pode seguir por varios dias, ah estou sentindo algo estranho no ouvido direito tbm, nao sei explicar o que é… mas creio que é por causa da pressão que estou sentindo na maçã do rosto.

    1. Willyane, todos os sintomas que você relata podem ser parte, apenas, da dor pós-operatória, que é esperada. O torsilax é relaxante muscular, anti-inflamatório, analgésico… então deve estar ajudando.

  43. Olá Dra. Eu recebi indicação de extração dos dois sisos inferiores pois estavam impossibilitando a higienização correta e isso acabou provocando cárie nos dois dentes proximos a eles. Esses dois dentes cariados por causa dos sisos que estão deitados (na horizontal) corriam o risco de passar por canal. Mas não foram necessarios os canais, apesar de em um deles a carie ter chegado, segundo o dentista, próximo a raiz e, portanto, seria necessário cuidar caso fosse necessario fazer canal futuramente. Acontece que dentro do orçamento abusivo dele, estava inclusa uma limpeza de dente, e durante essa limpeza ele introduziu um instrumento de “lixar” o dente dentro da minha bochecha, muito perto da articulação da mandibula e conseqüentemente próximo ao dente acusado de risco de canal. Eu passei o dia com a mandibula inchada por conta do erro medico dele e duvido muito que tenha sido um acidente. Esse ferimento pode levar a uma complicação e consequentemente a um canal no dente que ele restaurou? (o dente que tinha carie perto da raiz) Grato desde ja.

    1. Não, Gustavo… não me parece que haja qualquer perigo disso prejudicar seu dente. Provavelmente foi só um ferimento local, que deve se resolver com a cicatrização normal.

  44. Olá, boa noite.
    Senhora Ana, eu extrai um dente hoje de manhã e percebi de imediato esse problema que relata em seu texto, mas eu não soube me expressar na hora e explicar a cirurgiã-dentista o que estava acontecendo. A cirurgia foi bem trabalhosa, pois meu dente estava em condições ruins e inclusive a dentista achou um cisto em um dos dentes e ela disse que estava bem fundo. Peço a senhora que me responda se devo ficar preocupado com essa situação, se isso vai atrapalhar na minha vida normal. Desde já estou grato. Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

      1. Senhora Ana, espero que vejo essa mensagem. Eu ligo para a dentista, mas ela não me atende. Ontem fui ao médico e ela me passou amoxicilina e nimesulida para ser tomado por sete dias, mas disse que eu tenho que procurar minha dentista. Não sinto mais a comunicação buco-sinusal, mas sinto um odor bem fedido nas minhas narinas e também um gosto ruim na boca, principalmente quando lavo o nariz com soro fisiológico ou quando tento assoar o nariz. Percebi também a presença de pus de cor mais esbranquiçada e com um cheiro ruim. Desse modo, estou assustado, pois tenho medo disso me causar algo mais grave, e esse gosto ruim na boca me causa náuseas.
        P.s: Só sinto um pouco de dor de cabeça, e quanto a extração do dente, apenas vejo um tecido escuro no local do alvéolo, mas nada de inchaço nem inflamação, pelo menos percebível. A senhora acha que isso pode ser grave? Eu sou muito preocupado com a minha saúde e o fato da minha dentista não atender me deixa mais preocupado.

  45. Bom dia Dra Ana.

    Estou passando por dificuldades em relação a um dente, um molar superior, dente 17. Já procurei vários profissionais e nada.
    Este dente dói constantemente. Já fiz canal e continua a doer. Quando da realização do canal, mesmo com anestesia eu sentia dor quando a dentista colocava a lima em alguns canais. Uma dor como se fosse um choque. Imensa. Ela dizia que estava havendo comunicação. Isto me intrigou…
    Procurei um cirurgião buco maxilar que diagnosticou o caso como sendo uma dor reflexa provocada por uma DTM. Estou realizando fisioterapia mandibular indo para a vigésima sessão. Não percebi melhora.
    Procurei a médica que fez o canal, esta uma especialista em canal e disse que queria extrair o dente, pois sinto dor somente neste dente, ao toque, ao contato, enfim. Mas ela me disse que não poderia extrair pois a situação poderia piorar. Então eu vou ter que conviver com essa dor!
    Minha dúvida é a seguinte: a comunicação da raiz desse dente com o seio maxilar seria a causa dessa dor incessante? A extração – obviamente não seria uma simples extração -, poderia resolver a causa do problema?

    Fiz aqui um breve resumo do meu caso, mas já fiz vários exames e já procurei mais de 8 profissionais – cada um me indicando outro, em especialidades distintas – e ainda continuo sentido dor. Isto já faz uns 9 meses. Estou entrando em desespero.

    Muito obrigado por sua atenção.

    1. Jose, se o diagnóstico do cirurgião bucomaxilofacial estiver correto, a extração do dente não vai ajudar em nada… porque a causa da dor não é ele. Se o canal dele está obturado, não há comunicação buco-sinusal no momento, mesmo que tivesse havido durante o tratamento. O que pode haver é uma sinusite causada por essa comunicação. Eu sei que você já procurou um monte de profissionais e ninguém resolveu seu problema, mas um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial já avaliou você?

  46. Olá, estou sentindo muita dor perto do ouvido, na maçã do rosto e no pescoço. Fui ao dentista e ele disse que pode ser infiltração na obturação que era antiga, mas estou muito preocupada, pois estou tomando um monte de remédio para dor e não passa. Uso placa para dormir pois tenho bruxismo. Estou sentindo muita irritação no olho esquerdo, o dente é do lado de cima esquerdo, os dois últimos. Pode ser canal ou disfunção na mandíbula? Fui ao dentista, ele retirou as obturações antigas e fez um curativo e pediu para eu voltar daqui 15 dias ou se sentisse dor.

    1. Noeli, pode ser por causa das infiltrações (e quanto a isso já foi feito o indicado, que é a remoção das restaurações infiltradas e colocação de curativos pra ver como seus dentes se comportam), pode ser articular, pode ser consequência direta do bruxismo, que coloca força excessiva sobre seus dentes. Se a dor não diminuir nos próximos dias, pode ser problema de canal, sim. É preciso reavaliar.

  47. Dra.
    Realmente era sinusite, não chegou a ter a comunicação, mas acabou infeccionando. Hoje já não sinto mais o mau cheiro, mas criou-se uma fístula no local, eu acabei mexando nela e estourando. Saiu uma massa e MUITO sangue. É normal ? No mesmo instante ela se fechou e ficou lá, como se nada tivesse acontecido. Rs. Só fiz lavar e quando parou de sangrar lavei com periogard. Fiz errado ? Eu devo estourar ou ela murcha sozinha ?

    1. Claro que não é recomendável que você drene um abscesso sozinho, em casa… pois você não tem os instrumentos adequados nem as condições de assepsia requeridas. Mas ok, se o abscesso foi drenado, em princípio a infecção deve se resolver. Caso doa, saia mais alguma secreção ou haja novo inchaço, procure seu dentista pra tratar de acordo, ok?!

  48. Oi! Eu tinha um dente de leite incluso, no espaço do 2º pre molar, o dentista extraiu ele e no mesmo dia comecei a sentir algo diferente no nariz. Hoje estou com 4 dias de extração e meu nariz esta fedendo e estralando, é possível que seja a sinusite mesmo sendo um dente de leite ?

  49. Olá, tenho um molar na parte superior que estava com sensibilidade ao ingerir algo gelado, isso já faz mais de um mês. Fui a dentista e ela tirou raio x e disse q ele estava em perfeito estado, mas ele tava encostado no seio maxilar. Não sei o q fazer para diminuir a dor ao ingerir ou beber algo gelado. O que pode ser ? Tem a ver com ele estar encostando no seio?

  50. Boa noite, Ana!
    Estou fazendo um canal em um dente superior. Durante o processo começou a sair muito sangue, então o dentista colocou um curativo. Logo depois começou a sair sangue pelo nariz? Isso é normal? Obrigado.

    1. Não é normal não, Rone. Se o sangramento não foi uma grande coincidência, pode ter havido uma pequena comunicação buco-sinusal. Em caso de tratamento de canal, a resolução costuma se dar com a obturação do canal. Converse com o seu dentista.

  51. Boa noite, Dra. Ana!
    Antes de qualquer coisa, preciso confessar que eu e minha esposa damos Glórias a Deus por tua vida e por encontrarmos este seu site.
    Preciso também de antemão pedir perdão por ser um tanto extenso este texto. Porque não consigo não relatar com detalhes os fatos.
    Bom. Meu caso é o seguinte:
    Na última 4ª feira, dia 12/08/2015, sofri a extração de um dente superior, e logo no dia seguinte notamos que havia algum problema, pois o sangramento no local da cirurgia ainda era intenso, e o pior (a meu ver), eu estava com sangramento pela via nasal do meu lado esquerdo. Retornamos ao consultório, onde o Dr. constatou que um ponto tinha se soltado e então o renovou. Porém diante do meu relato do sangramento pela via nasal ele apenas disse que isto acontecia em alguns casos por ser muito próxima uma área da outra. E me disse para continuar com os devidos cuidados (como repouso absoluto e o uso de compressa de gelo) que tudo deveria ficar bem.
    Pois bem. Hoje já é Domingo (de noite) e apesar de não haver mais sangramento na gengiva, onde estão os pontos, ainda estou com um sangramento muito intenso pela via nasal. Ficamos ainda mais preocupados pelo sangue nem estar mais saindo meio grosso como antes, mas está agora meio ralo, e em quantidade preocupante. Mesmo sem eu estar assoando o nariz ou fazendo qualquer coisa que force a pressão nas vias nasais ou na boca.
    Esperamos que possa nos ajudar nesta situação.
    E desde já externamos nossa gratidão!
    Rogério Esteves.

    1. Rogerio, é você sente a passagem de ar do nariz para a boca? Se não, ótimo, sinal de que se por acaso houve uma comunicação buco-sinusal, ela já não existe mais. O “sangue ralo” talvez seja um bom sinal, uma mistura de um pouco de sangue com um corrimento nasal transparente (coriza).

  52. Olá Doutora, eu removi meu siso superior esquerdo, e depois que cheguei em casa percebi que ta saindo ar pelos pontos quando tampo o nariz, a cicatrização corrige ?

  53. Boa tarde Dra, fiz hoje a extração de um dente na parte superior, o antepenúltimo, e o médico constatou a comunicação buco sinusal, na hora que a auxiliar dele colocou um jatinho de água foi direto para meu nariz e garganta, foi quando avisei que bebi agua pelo dente, e ele ia fazer a cirurgia outro dia, mas resolveu fazer na hora para não gerar problemas para mim e depois fechou com um pedaço de gengiva costurando e depois o buraco do dente, so que 5 horas depois ao beber água ha pouco tempo sinto entrada de ar em cada gole de água e encho a barriga de ar e água, é normal sentir isso no primeiro dia? Ou ainda vai fechar por completo?

    1. Carlos, se as providências para o fechamento da comunicação foram tomadas já no momento da cirurgia, ótimo, agora é preciso aguardar, pelo menos, uma boa cicatrização inicial. Se você continuar com esses sintomas pelos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  54. Olá, doutora e possivel haver essa comunicação sem ter extraido o dente, pois fui a dentista recentemente para refazer uma obturação que havia quebrado, estou tratando como sinusite.
    PS: senti durante esse periodo que a raiz do dente estava levemente inflamada, passando o dedo acima da gengiva. Estou tomando diclofenaco. Nota: sinto um mal cheiro as vezes quando espirro, pode ser so a raiz que esta inflamada e causou uma sinusite??

    1. Não Rafhael, pelo seu relato, creio que possa haver um problema de canal (ou apenas a sinusite, mesmo), não uma comunicação buco-sinusal. Converse com a sua dentista.

      1. Boa noite Dra. parabens pelo blog!! Estou com um leve desconforto na regiao superior da gengiva entre os dentes 2° molar e 3°do lado esquerdo, nao fiz extração nem tratamento de canal, e ao sentir com a lingua e tocando com o dedo sinto como se a gengiva estivesse oca, tbm vasa um liquido mal cheiroso amarelo, meu nariz tbm fica tampado de um só lado tendo desconforto com catarro, meu dente não dói mais sinto como se fosse algum problema com a raiz. Desde ja agradeço.

        1. Bruno, me parece um abscesso, o que revela uma infeção. Essa infecção pode tanto ter origem num canal quanto na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar.

  55. Olá Ana!
    Ha uma semana retirei um molar que estava extremamente fraturado e, segundo meu dentista, eu ja não tinha osso para segurar este dente. No dia seguinte a extração eu notei que estava com comunicação buco-sinusal (notei andando de moto, pois o ar gelado passava pelo buraco da extração), no mesmo dia eu fui na clinica e o dentista falou que estava tudo bem e não era pra me preocupar. No mesmo dia a comunicação se fechou (embora eu sentisse uma pressão quando fazia deglutição ou falava certas palavras). Hoje já não sinto nada, somente quando respiro muito forte ou espirro.

    No dia que fui retirar os pontos o médico me explicou que como ja não tinha osso e a raiz estava praticamente encostada no seio maxilar, era quase inevitavel não abrir uma conexão, mas que agora esta tudo bem.

    A minha dúvida é a seguinte, pelo o que entendi o buraco que se abriu no seio maxilar ainda está aberto, o que realmente fechou a comunicação foi a cicatrização natural da gengiva no buraco do dente, gostaria de saber se não tem possiveis complicações por este buraco ainda estar aberto? Meu dentista falou que não tem problemas, mas acho estranho, pois não tem a possibilidade de secreções “vazarem” do seio maxilar pelo buraco?

  56. Olá doutora, fiz a extração do siso superior esquerdo e, felizmente, percebi na hora que meu dentista estava dando os pontos o ar saindo pelo buraco da extração, ele deu muitos pontos e disse que provavelmente fecharia sozinho, não sinto mais o ar saindo e nem aquela sensação horrível ao engolir, mas estou sentindo uma pressão muito grande no seio da face. Faz 1 semana que fiz a extração, gostaria de saber se é normal. Grata.

    1. Daniela, a pressão provavelmente é por causa de uma sinusite, algo relativamente comum quando há comunicação buco-sinusal. Se continuar assim procure seu dentista, veja se ele indica a avaliação de um otorrino. Mas, em princípio, parece que a comunicação foi fechada.

    1. Thamiris, até onde eu sei essa é uma técnica de acesso ao seio maxilar usada especialmente para “limpá-lo” ou desobstruí-lo, ampliando a drenagem através do nariz, e para a remoção de corpos estranhos do seio maxilar… não para o fechamento de comunicações buco-sinusais. Existem várias formas de se fazer o fechamento de comunicações buco-sinusais, com sutura e cobertura do periósteo, com o corpo adiposo da face, com retalhos, etc.

  57. Dra., estou com um mau cheiro saindo do nariz, fiz raio x, deu velamento maxilar esquerdo, lado onde tenho um dente firme porem com um curativo ha anos, esse mau cheiro eh por conta do dente?

    1. Oliveira, pelo seu relato me parece que o mau cheiro vem do seio maxilar… o velamento demonstra que há bastante muco dentro do seio, então você pode estar com sinusite, por exemplo. Em princípio, não tem a ver com o dente, mas aproveito pra dizer que não dá pra ficar durante anos com um curativo no dente… faça o tratamento logo e elimine esse foco de infecção do seu organismo.

  58. Olá Drª Ana,

    Quando meus sisos começaram a incomodar, empurrar os outros dentes, causar inchaço e dor é que procurei a dentista para extraí-los, no entanto, estava no 5° mês de gestação, ela me pediu para retornar quando meu filho tivesse 3 meses, pelo menos, foi o que fiz, a cirurgia ao meu ver não teve complicações e a recuperação foi bem de acordo com o que li aqui e em outros sites, porém desde o procedimento que foi realizado há um ano e meio venho sentindo mau hálito, este mau cheiro é perceptível tanto quando falo, quanto na respiração, além da fala nasalizada e nariz entupido constantemente, principalmente de um lado só. Demorei muito para perceber, procurei o dentista duas vezes, fiz raio X panorâmico, nada foi identificado de relevante, passei até com especialista em endodontia, depois com especialista em mau hálito, este último disse que eu tinha apenas pouca produção de saliva por conta dos cálculos, mas que uma limpeza resolveria, fiz a limpeza, procurei um gastro, nada foi identificado, depois o otorrino quatro diferentes, todos disseram que eu não tinha nada preocupante ou que justificasse mau hálito, um deles solicitou tomografia dos seios da face e laringoscopia, a laringo não acusou nada e a tomografia informou que tenho apenas uma sinusite aguda, já utilizei todos os remédios indicados pelos otorrinos, normalmente sprays nasais, e antibióticos, como o incomodo e constrangimento são tão grandes, pedi ajuda até ao farmacêutico que me passou um antibiótico mais forte por 15 dias e duas injeções, senti melhorar além de eliminar bastante secreção, mas ainda assim o mau cheiro persiste. Faço toda a higiene bucal adequadamente, não utilizo nada com álcool, não tenho diabetes, uso fio dental em todas as escovações, por isso, lhe peço uma orientação, não sei mais o que fazer.

    1. Rosi, os sintomas que você descreve combinam com o o diagnóstico de sinusite que você recebeu. Não dá pra afirmar que essa sinusite tenha a ver com as extrações que você fez há 1 ano e meio. Uma possibilidade é que houvesse uma comunicação buco-sinusal, mas se até tomografia você fez, acho improvável. O especialista em halitose sugeriu algum tipo de tratamento / terapia para o mau hálito? Porque a causa, sendo que o gastro avaliou e não viu problema, deve ser local. Uma última possibilidade é que o seu mau hálito seja psicológico (acredite, isso é MUITO comum)… pergunto: o que as pessoas próximas de você dizem a respeito? Alguém já comentou sobre o seu hálito ou é algo que só você percebe?

      1. Oi Dra. Ana,
        Meu esposo, minha mãe e amigos disseram que sentem momentaneamente, eu atendo público e percebo a reação imediata das pessoas, quando falo ou mesmo quando chego mais perto e respiro, não duvido das questões psicológicas, mas realmente não é meu caso, o mau cheiro é bem real e às vezes eu mesma sinto. O especialista em mau hálito disse que eu tinha apenas pouca salivação porque tinha alguns cálculos dentários que foram removidos em limpeza dentária, mas não tenho nenhum problema bucal mais grave, porém ele não pediu raio X, este foi feito depois da limpeza, enfim… não sei mesmo o que fazer, o meu próximo passo será procurar o cirurgião dentista que fez a extração do siso e o alergista.

        1. Rosi, levantei a hipótese da halitose psicológica porque acontece bastante, mas se outras pessoas também percebem, certamente não é o caso. Eu acho que você deveria voltar no especialista em halitose, porque pelo seu relato, como você tinha cálculo, ele julgou que a causa poderia ser essa e que, com a remoção, o problema se resolveria. Se não se resolveu, fica óbvio que a causa não era essa, então ele tem que fazer outros exames pra um diagnóstico adequado.

  59. Olá, extraí um siso hoje as 11hrs, e quando cheguei em casa, fui assoar o nariz e instantaneamente minha bochecha inchou muito, senti o ar entrando.
    Posso estar com essa comunicação? Mesmo que pequena fazendo com que o ar tenha ficado retido na minha face?
    Estou com medo de testar em casa assoprar o nariz forte, eu ja fiz isso antes da cirurgia, sei a pressao que gera, tenho medo de estragar uma eventual cicatrizaçao!

    1. Amilcar, não assoe mais o nariz, não cuspa, não provoque “pressões” dentro da boca ou do nariz. Se o siso extraído foi de cima, pode até ser uma comunicação… mas pode ser que tenha entrado ar nos tecidos na região da cirurgia (enfisema subcutâneo). De uma forma ou de outra, é bom que você procure seu dentista pra reavaliar.

  60. Obrigada pelas orientações doutora, até me deixou mais calma. Toda vez que vou ao dentista tenho medo de falar com ele a respeito do nódulo e que fica meio que debaixo da minha língua e acho que em cima da glândula que temos, tenho medo de ser um tumor maligno, isso afeta tanto o meu psicológico, as vezes acordo a noite assustada, fico lendo sobre o que pode ser na Internet e só fico pior, preciso criar coragem!! So tenho 24 anos e tenho um filho lindo de 5, isso me faz ter mais medo ainda de ter que fazer uma cirurgia muito invasiva, perder parte do meu rosto ou meu maxilar!! Ver meus familiares e meu marido sofrerem é traumático demais, queria poder pensar de maneira diferente. Tomara que seja apenas um cálculo como a senhora mencionou. Nunca fui cuidadosa com meus dentes e minha saúde oral, tanto que perdi 3 dentes, uma questão de educação, as vezes até as condições financeiras, hoje em dia já vou ao dentista de forma mais regular por causa do plano odontológico da Empresa que trabalho!! Sou da região nordeste e vim pra Uberlândia, Minas, atrás de melhores condições de vida e graças a Deus tá dando certo!! E por tudo isso que me preocupo tanto, e fico tão desesperada… Desculpe o desabafo, é que tenho um pouco de vergonha de falar isso pra outras pessoas e me julgarem por eu não cuidar da minha boca como deveria!!! Boa noite, muito obrigada por esse espaço!!!

    1. Fique à vontade pra desabafar, Alexsandra! Vá tranquila, converse com o seu dentista, mostre o nódulo. Realmente não acho que seja nada grave. 🙂

  61. Olá Ana! Tudo bem? Fiz duas extrações de siso, o primeiro superior do lado esquerdo que correu tudo bem, agora o segundo que foi o superior do lado direito esse deu problema. Tive comunicação buco-sinusal, extraí no posto de saúde com um dentista bem conceituado. Ele me examinou na segunda dia 08/06 e disse que realmente havia uma comunicação, ele disse que talvez fechasse sozinha mas mesmo assim ele iria realizar o fechamento. Marcamos para realizar o fechamento hoje 12/06, mas ele acabou não atendendo hoje, ficou marcado então para terça-feira dia 16/06. Conversei com uma outra dentista que atende no posto e ela disse que eu poderia esperar sem problemas até na terça pois estou tomando antibiótico (amoxicilina 500mg+clavulanato de potássio 125mg) e analgésico, pedi também para ela dar uma olhada e ela disse que estava bem fechadinho e talvez nem seria preciso fazer um procedimento para fechar. Mesmo assim tenho a consulta marcada no dia 16/06. Mas ainda sinto dor e um leve inchaço, isso é normal? Hoje faz 7 dias que extraí esse siso onde ocorreu a comunicação. Fechando a comunicação essa dor termina? Tenho dúvidas em relação a dor, tem vezes que ela é forte e às vezes fraca, minha gengiva onde estava o dente também está dolorida. Por favor gostaría que você sanasse minhas dúvidas sobre a dor e inchaço.
    Obrigado.

    1. Diego, a dor não é, necessariamente, por causa da comunicação buco-sinusal. Pode ser só a dor pós-operatória normal e esperada, que pra alguma pessoas é um pouco pior. Sua cirurgia ainda é recente, a presença de dor e inchaço são sintomas comuns nessa fase.

      1. Mas acho estranho que o outro siso superior esquerdo não doeu nada! Agora esse direito meu Deus! Notei que quando faço esforço começa a doer, mas a dor está diminuindo aos poucos pelo menos é o que estou notando. Eu pratico musculação, acha que seria interessante dar um tempo? Pois 3 dias após a primeira extração eu já estava na academia e não tive nenhuma complicação.
        Obrigado desde já.

        1. Cada dente é uma história diferente, Diego… é assim mesmo. Quanto à musculação, pelo menos 1 semana depois da extração e a remoção dos pontos é totalmente contraindicado.

          1. Ok entendi… de todos os sintomas relatados para comunicação buco-sinusal não tenho mais nenhum, eu apresentei somente o dos liquidos saindo pelo nariz quando eu fazia bochechos na hora da escovação ou usando antisséptico, e também o ar saindo pelo álveolo. Agora quando estou comendo e faço sucção sem querer sinto um choque naquela região onde estava o dente. Mas creio que deva ser normal pois eu tive que extrair um molar uma vez e senti essa mesma “sensibilidade” por umas 2 semanas. Enfim, estou repousando e esperando que ocorra tudo bem com a cicatrização. Muito grato pelos esclarecimentos, gosto de pedir a opinião para mais de um profissional.

            Mais uma coisa… meu dentista disse que fecharia minha comunicação com esponja… Que esponja seria essa? É a de fibrina? Grato desde já.

  62. Boa noite… Tenho um nódulo duro embaixo da língua, não sei exatamente o nome do local, ele é bem pequeno, não dói. Li alguns artigos na net e vi que pode ser muitas coisas, inclusive câncer, fiquei desesperada. O caroço fica em cima de uma glândula, eu acho, da língua, quando passo a língua noto que fica próximo de duas bolhinhas que temos meio que no maxilar, eu acho. O que pode ser, fico horrorizada, vi relatos de pessoas que ficaram desfiguradas com tumores no maxilar ou nas glândulas salivares. Eu recentemente também fiz extrações de dentes que estavam estragados e agora em um orifício próximo ao siso, a cirurgia não fecha, sai um líquido com gosto ruim, acordo com mau hálito, espirro muito, meu nariz vive congestionado, não consigo respirar direito, minha garganta as vezes doi, esse líquido que sai da cirurgia parece que infeccionou minha garganta, a área da cirurgia é esbranquiçada e tem uma abertura ainda… Estou sem dormir direito de tanta preocupação com esses dois problemas, hoje tive dor no ouvido também e dor de cabeça, eu tenho rinite e sinusite e com essa cirurgia meu quadro só piorou, pode ser essa comunicação buco sinusal?? Tenho dentista amanhã, preciso de orientação… Me ajuda, tô com medo de ter câncer, de ficar desfigurada…

    1. Alexsandra, é como você falou… pode ser muitas coisas… e sua descrição não me leva a pensar em câncer. A grande maioria dos casos de lesões e tumores em boca é benigna, pode ficar tranquila com relação a isso. Sua descrição me faz pensar mais em cálculo salivar, por exemplo. Com relação aos sintomas pós-operatórios que você descreve, todos eles são normais. Procure se acalmar e procure seu dentista pra avaliar o nódulo, até pra você ficar tranquila a respeito.

  63. Fui ao dentista e ele obturou dois dentes e disse que um terceiro dente teria de fazer canal, apos 2 dias começou a sair um tipo de secreção da minha narina esquerda, com um cheiro ruim.
    Obs.: o dentista colocou um remedio e tapou o dente com uma massa branca, o que pode ser essa secreção?

    1. Vitor, e foi tratado o canal desse terceiro dente? Pode ser apenas coincidência, pode ser que você tenha desenvolvido uma sinusite… depende. Se essa secreção permanecer pelos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar e/ou um médico otorrinolaringologista.

  64. Dra.
    Há dois meses fiz uma extração do dente 26 e fui diagnosticada com a Comunicação Buco-Sinusal. Para fechar, a minha dentista tb recomendou a cirurgia, o q está me deixando preocupada é que ela disse que é melhor fazer num hospital e com anestesia geral. É isso mesmo?
    Muito obrigada.

    1. Ticiana, é uma possibilidade. Se o dentista que vai fazer a cirurgia for cirurgião bucomaxilofacial, ele deve preferir fazer em ambiente hospitalar por causa da infraestrutura.

  65. OLÁ DRA.

    Faz 8 dias que tirei dois sisos, superiores, o siso do lado esquerdo ficou ok, em compensação o da direita deu problemas, sinto muito odor vindo do seio maxilar para o nariz, não sei se é pus. Anteriormente a água que eu colocava na boca saia pelo nariz, ha 4 dias não esta mais passando, graças a DEUS. Mas comecei ter febre depois que parei com os remédios.

    1. Elizete, se a água passava da boca para o nariz é porque houve uma comunicação buco-sinusal. Você informou isso ao seu dentista? É importante que ele saiba e reavalie seu caso, pra ver como intervir.

  66. Dra, gostaria de uma informação; na quarta feira extrai meu dente 15, pois estava muito estragado e com uma fistula. Hoje é domingo depois de sentir um pouco de dor nos outros dias estou bem melhor, meu rosto esta normal, a gengiva clarinha, nao sinto mais dor, mas do orificio onde ficava o dente purga as vezes um pouco de pus. Isso e bom ou ruim? O que devo fazer? Agradeco sua resposta. Regina

    1. Regina, se já havia uma fístula antes da extração, esse pus não deve ser de uma nova infecção, mas um pus residual. Na ausência de outros sintomas importantes, acho que você não precisa se preocupar… é apenas o seu organismo expulsando o pus. Se começar a doer ou demorar muito pra esse pus ser eliminado, procure seu dentista pra reavaliar.

  67. Olá, tive infecção do seio maxilar uma semana após a extração de um dente superior, no qual saia muito pus fétido do nariz e do alvéolo, fui diagnosticada com comunicação buco-sinusal com quadro infeccioso pelo dentista. Estou em antibioticoterapia, e o dentista disse que eu não me preocupasse porque a comunicação fecha-se sozinha após o tratamento da infecção. Porém ainda noto a saída de secreção, mais precisamente catarro, do alvéolo. E agora ? Será que fecha msm sozinha? Porque noto que ja estou bem melhor da infecção e ainda sai secreção do buraco. Quando olho o buraco com espelho, vejo que o buraquinho dentro do alveolo é bem pequeno.
    obs: ja está com três semanas que extrai o dente.

    1. Alice, a minha opinião sobre isso está bem clara no texto: eu não acho que a comunicação vai se fechar sozinha. Se o seu dentista não faz esse tipo de cirurgia (fechamento da comunicação), ele precisa encaminhá-la pra um colega que faça.

  68. Doutora, meu caso é o seguinte, passei tres dias com muita dor de dente, mas essa dor atingiu o lado esquerdo todo da minha boca. Nao soube identificar qual o dente que doia, a consulta com o dentista vai demorar um pouco. Inchou o lado esquerdo da minha boca toda durante dois dias, tomei um anti-inflamatorio e agora passou a dor e esta diminuindo o inchaço, o problema é q esta saindo um liquido do meu nariz q vai pra garganta, tem mal cheiro, o q pode ser? Sera que é por causa do inchaço? Me ajude! Obrigado.

    1. Tassio, você passou por algum procedimento como tratamento de canal ou extração recentemente? Se sim, seus sintomas podem ser consequencia de uma comunicação buco-sinusal, como explico no texto. Se não, pode ser um abscesso, uma sinusite… depende. Se os sintomas persistirem, procure um dentista e/ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  69. Ola, sou acadêmico de Odontologia, vou fazer uma cirurgia em que a raiz do elemento 16 parece ter contato com o seio maxilar (radiografia panorâmica), e estou um pouco preocupado com o caso. Você tem algumas dicas de prevenção ou caso aconteça a comunicação do que devo fazer??
    Agradeço desde já!

    1. Darleen, às vezes o contato é só aparente, pela imagem da radiografia panorâmica. Uma tomografia tiraria essa dúvida. De qualquer forma, se a cirurgia for feita apenas com base na panorâmica, é uma questão de trabalhar dentro do protocolo… se realmente a raiz estiver em contato com o assoalho so seio, pode ocorrer comunicação buco-sinusal, sim… não há muito como evitar. Terminada a extração, faça a manobra de Valsalva pra verificar a ocorrência de comunicação e, se constatada, o ideal é fazer a sutura tracionando bem a gengiva, pra já fechá-la na hora. Mas fique tranquilo, pra isso é que servem os professores, certamente vai haver um por perto pra orientar você. 🙂

  70. olá. Fiz uma extração do 2° molar superior ha 5 dias. No dia do procedimento eu estava gripada e o dentista disse que não havia problema. Desde ontem notei algo estranho, está saindo uma secreção amarela, bem escura e grossa da minha narina direita (mesmo lado da extração), porém, na outra narina esta saindo o muco normal (clarinho e fino) da gripe normal. Não estou sentindo muitas dores no local da extração, somente algumas pontadas apos uma higienização, quando lavo com agua gelada. Estou preocupada tbm pq o buraco na gengiva esta muito fundo, mas nao há sintomas de comunicação buco-sinusal. Gostaria de saber como resolvo o problema da secreção, será que é pus? Ou sinusite pós extração? Como tratar?

  71. Ola, gostaria de fazer uma pergunta, ha 1 mes e meio eu extrai o segundo dente de tras para frente, o qual cicatrizou muito bem com 10 dias, passando 3 semanas comecei a ter dores de cabeça na regiao da testa, gostaria de saber se tem ligaçao com a extraçao do dente, as dores sao diarias. Eu respiro bem pelo nariz, so a dor de cabeça que nao passa.
    Agradeço desde ja, obrigado.
    SAMUEL MILANI.

  72. Olá Dra. É a Diva novamente, como tinha te dito, no dia 02/04/15 eu realizei o tratamento de canal, hoje dia 08/04 e ainda está saindo liquido pelo meu nariz, antes era amarronzado (sangue aguado), e agora está amarelo ouro com pingos de sangue, sem cheiro e liquido fino, só sai liquido quando abaixo bastante a cabeça, e umas duas vezes ao dia. Fui no dentista 24 horas, lá tirou um RX e a Dra. disse que o canal está perfeito, que se houve uma comunicação na hora ele deve ter percebido e corrigido na hora, tenho uma dor de cabeça média, que fica o dia todo. Será que devo procurar um clinico geral? Já era pra ter parado o liquido? Muito obrigada Dra. Abraços.

    Ahh, dra. esqueci de dizer que meu dente ainda não foi obturado, mas está com uma massa branca que está protegendo. Obrigada.

    1. Sim, seria interessante a avaliação de um médico otorrinolaringologista, mas o tratamento de canal ainda é recente. Me parece que voce está melhorando.

  73. Olá, lendo o post e os comentários percebi que o que minha esposa tem é o mesmo problema buco-sinusal. No primeiro dia eu vi que passava um lapis no buraco que ficou do dente retirado. Minha esposa se queixava de sangue na garganta, muita dor, no dia seguinte voltou ao dentista e ele falou que isso era raro (dentista de posto de saúde). Não fez nenhum raio x, e acredito que tenha pouca experiência. Ele também fez um procedimento de gambiarra de 20 pontos e colocou uma espuma no local, acredito que não esteja mais lá pelo que vi. Minha esposa está com um hálito muito forte. Estamos preocupados, gostaria de saber se isso pode aguardar o prazo de uma semana que ele indicou para fechar sozinho ou devemos procurar ajuda verdadeiramente profissional neste momento.

    1. Adriano, sua descrição é de uma comunicação buco-sinusal, mesmo. Nas Unidades de Saúde geralmente nem há aparelho de Raios X, e o procedimento que o dentista fez não é uma “gambiarra”, me parece que ele preencheu a comunicação com certo material e fez uma sutura visando evitar, se possível, uma cirurgia maior. Se não deu certo, sugiro que vocês procure um cirurgião bucomaxilofacial pra avaliar, certamente será preciso uma nova cirurgia pra fechar essa comunicação (algo que na Unidade de Saúde, em princípio, não se faz).

  74. Olá Dra.
    Ontem fiz um tratamento de canal no molar superior, o dentista disse que realizaria em apenas um dia, feito o canal, eu sai de lá com uma dor de cabeça muito forte, até ai achei normal, mas quando cheguei em casa estava saindo sangue aguado pelo nariz esquerdo, o lado que fiz o canal, e também pela boca quando cuspia, achei muito estranho e liguei para o dentista, ele me disse que era pra tomar amoxilina a cada oito horas, e que talvez fosse porque minha raiz era muito proxima do seio nasal, o sangramento pelo nariz não parou, mas melhorou bastante, as vezes sinto o liquido descendo pela garganta, dra. você acharia melhor eu procurar um bucomaxilo para verificar o que houve realmente? Estou preocupada. Obrigada, Diva.

    1. Diva, parece que hpuve uma pequena comunicação buco-sinusal. Em caso de tratamento de canal, isso costuma ser de resolução espontânea, com a própria obturação do canal. Eu acho que, por enquanto, você pode aguardar e ver como seu organismo vai reagir, se os sintomas piorarem em vez de melhorararem, aí até é interessante a opinião de um cirurgião.

  75. Bom dia,

    Ha cerca de 1 mes, arranquei o segundo molar superior, logo na primeira semana sentia uma pulsaçao muito forte na cirurgia, falei com a dentista, ela me perguntou se saia algum liquido ou se tinha febre, se local estava avermelhado, como nao tinha nenhum desses sintomas, disse q nao era nada.
    Apos retirada dos pontos a pressao continuou, na verdade aumentou, dentista bateu uma chapa e disse q nada via. Apos 15d de ter retirado os pontos ainda com pulsaçao e agora com sinusite forte, procurei outro dentista que me pediu uma panoramica, e deposi de ter visto me recomendou outro antibiotico e anti-inflamatorio bem fortes. No segundo dia de remedios começou a descer um liquido mal cheiroso e amarelado com esverdeado da cirurgia, entrei em desespero e o dentista disse que nao era nada demais, que era normal o que estava acontecendo, pois estava desinflamando, pediu para que procurasse o otorrino e passou uma tomografia.
    Amanha realizarei o exame e vou retornar na dentista que fez minha cirurgia para que ela olhe, afinal ela e responsavel pela cirurgia. O que pode me dizer a respeito, estou com muito medo.

    1. Claudia, pode ser uma infecção, mas talvez sejam apenas sintomas inflamatórios, mesmo (toda cicatrização envolve inflamação). Uma possibilidade é de comunicação buco-sinusal, como explico no texto. Se for, a tomografia vai deixar isso claro.

  76. Oi doutora, tudo bem? Parabéns pela publicação, uma das mais completas que já vi. Meu caso é o seguinte: fiz extração de 2 sisos, superior e inferior ha 1 semana. No 5 dia, quando fui deitar, meu nariz entupiu e comecei a assoar, em duas vezes eu assoei forte, sentir um gosto nojento na boca e quando cuspi, era a secreção amarelo-esverdeada. Na ultima vez que assoei senti o ar passar pelo buraco do siso superior, ai me assustei pq ja tinha lido sobre isso. Qndo fui no dentista, expliquei e ele falou q nao era p assoar e nem fazer bochecho, era p ver se no dia seguinte iria continuar. No dia seguinte tapei meu nariz e fiz pouca força e senti o ar sair pelo buraco novamente.
    Hoje, com uma semana de extraçao, ele retirou os pontos superiores, reabriu e colocou uma membrana, disse q usou um pedaço do meu tecido tb para fechar. O que esta acontecendo agora é que estou sentindo de meia em meia hora, mais ou menos, uma pressão (bem pouca mas sinto) e vem um cheiro da secreção no nariz. Eu sentia isso antes, mas sem a pressão no nariz. É tipo aquela pressão quando vc ta gripada e o nariz ta entupido.
    Minhas duvidas são:
    É normal essa pressao e o cheiro depois do fechamento da comunicação? (Meu nariz não esta entupido)
    É preciso fazer acompanhamento de 6 em 6 meses? Vi essa informação em algum lugar. Se sim, fica minha dúvida, essa cirurgia não é permanente? Tem chances de algum dia, após bem cicatrizado, essa comunicação vir a abrir?

    Já conversei bastante com meu dentista, mas gosto de ouvir uma segunda opinião 🙂
    Obrigada pela atenção.
    Bjus

    1. Fabiana, obrigada 🙂 . A pressão provavelmente se deve a uma sinusite, comum em casos de comunicação buco-sinusal. É preciso acompanhar por uma questão preventiva, mas a chance da comunicação se abrir novamente é pequena. A cirurgia é permanente sim, mas às vezes, durante a cicatrização, a fístula pode aparecer novamente. Estando num estágio avançado de cicatrização, isso não acontece mais.

  77. Ola doutora, eu estive la nesta segunda feira dia 16 e ele fez o teste de tampar o nariz e eu fazer como se eu fosse assoar o mesmo, e ele me disse que está tudo normal, o buraco fechadinho e que nao há sinais de comunicação, dai minha preocupação com este cheiro que está alojado no meu nariz, sera uma infecção ou possível sinusite… o que devo fazer?

  78. Olá, Dra. no dia 13 março fiz a cirurgia para extrair o 3° molar superior (com um suplementar que tinha junto a ele), e o inferior tbm do lado esquerdo, no outro dia quando acordei senti meu nariz entupido, ao sugar a secreção para cuspir vi que tinha muito sangue coagulado. Bom, pensando ser referente a cirurgia do dia anterior, não dei importância, achando que poderia ter ido sangue para as vias nasais ou algo do tipo, pois bem me enganei, após o 3° dia senti uma secreção novamente, mas não estava entupido, ao sugar para cuspir novamente tinha muito sangue coagulado, ao que me parece o nariz esta sangrando, mas não chega a escorrer para fora e sim para dentro, consigo respirar normal, mas sinto sempre essa secreção no nariz do lado esquerdo, o mesmo da cirurgia, e a cicatrização do lado superior esta otima, apenas uma dorzinha que pra mim é normal, e mesmo hoje após 4 dias se eu assoar o nariz ou sugar a secreção para cuspir, sai o sangue preto e coagulado, o que pode ser? Sera ser essa comunicação ?

    1. Alisson, pode haver uma comunicação, sim. Mas pode ser, apenas, que você esteja “sugando” o coágulo que existe no local da extração e deslocando ele, por isso a secreção escura. Não faça mais isso, pode levar a uma alveolite seca por ausência do coágulo. Aguarde a consulta de remoção dos pontos e relate esses sintomas ao seu dentista, pra que ele possa verificar se há alguma alteração ou não.

  79. Olá doutora, estou aqui novamente pra tirar mais uma dúvida… passou-se alguns dias da minha ultima pergunta e já não senti mais a comunicação, isto é, não sinto mais líquidos entrando pelo dente e saindo pelo nariz, tomei amoxilina por 7 dias e já se passaram umas duas semanas desde que tomei a medicação, porém agora sinto um mau cheiro na minha via nasal do lado onde o dente foi extraído, é um cheiro quase insuportável que vai e volta durante o dia. Estou preocupada se pode ser alguma reação possível ou uma infecção que se agravou… por favor se puder me responder… obrigada.

    1. Quelen, embora você não tenha sentido a comunicação, seu dentista confirmou o fechamento? Porque o cheio que você sente pode ser um sinal de que a comunicação persiste, mesmo na ausência de infecção. Converse com ele.

  80. Bom dia dra,

    Minha duvida é a seguinte, fiz a extração de 2 sisos há 3 dias, um inferior e um superior, ambos do lado esquerdo. Ocorre que no dia seguinte a extração, começou a sair um liquido branco do meu nariz, mas bem pouco, uma ou duas vezes. Já no quarto dia (hoje) está saindo um liquido do meu dente que parece pus, meio amarelado e com um cheiro horrível, e saiu do meu nariz também por 3 vezes pela manhã. Do dente está saindo bastante, tenho que cuspir e lavar a boca direto. Telefonei para o meu dentista e ele pediu para que eu vá no consultorio para ele receitar um remedio para essa secreção parar, mas que com relação a comunicação, ele disse que é normal, e que com o tempo ela irá fechar. Gostaria de saber se procede essa informação ou se devo procurar outro dentista. Até minha voz está um pouco anasalada, estou preocupada.
    Desde já agradeço.

    1. Rafaela, não estou tão certa de que essa comunicação vai se fechar com o tempo… “normal” não é mesmo! Não acho que você precise procurar outro dentista, a não ser que o seu dentista não resolva o problema ou não indique um colega cirurgião que possa resolver isso.

      1. Obrigada pela resposta, Doutora!

        Fiquei com bastante medo mesmo, fui no dentista e ele me receitou amoxicilina para a secreção, estou tomando e realmente diminuiu bastante, cerca de 75% em apenas um dia, e também não saiu mais nada do meu nariz, mas ainda sim estou preocupada e vou me consultar com um buco maxilo por precaução, antes que algo de ruim possa acontecer, como por exemplo a sinusite no seio maxilar. Eu também estou com uma leve dor na maçã do rosto, creio que seja por conta da passagem de ar. Obrigada mais uma vez!

  81. Olá doutora, fiz a extração do segundo molar e o dentista fez o teste de fechar o nariz e disse que estava tudo certo, porém, logo após uma hora mais ou menos fui tomar o remédio e senti que a água quis sair pelo meu nariz através do buraco do dente, e dai em diante quase todos os líquidos querem continuar saindo, sendo que assoei o nariz, e ao invés da mucosa sair pelo nariz saiu pelo buraco do dente… voltei até lá 2 dias depois e o dentista fez novamente o teste e disse que estava tudo normal, e me receitou amoxilina por 7 dias e retornar… estou preocupada, pois não sei se este foi o procedimento correto em relação ao problema… por favor me responda… obrigada.

  82. Ola doutora. Estou preocupado porque tenho pesquisado e em todos os lados leio a mesma coisa, que nas 48h após a extracção de um dente nao se deve gargarejar. Eu extrai um dente do siso superior há 3 dias e a dentista nao me falou nada disso, apenas me mandou tomar medicação. Mas nesses 2 primeiros dias eu gargarejei. O que me leva a pensar se agora o buraco da extracção nao vai fechar. Pode-me ajudar? Já vou no 3 dia, sinto-me normal apenas com medo de comer pelo lado da extracção, porque tenho um buraco fundo.

    1. Realmente fazer bochechos, gargarejos e cuspir não são atitudes recomendadas, André. Mas se você não tem nenhum sintoma importante, pode ficar tranquilo, a cicatrização vai ocorrer normalmente. O “buraco” vai fechar.

  83. Dra… tem uma formação estranha sobre o meu dente do siso… é como se tivesse crescido gengiva para cobr-lo. Será que pode me dar alguma informação? Eu agradeço muito.

  84. Boa noite, há 10 dias extrai alguns dentes que estavam muitos estragados na parte superior, e nos 2 primeiros dias eu sentia que passava um vento, e era estranho, porém não me preocupei, e com o passar dos dias isso sumiu, porém agora sai de um dos dentes um liquido amarelo com gosto e odor horrível, e se eu baixar a cabeça sai também pelo nariz, sinto uma leve dor, mas de vez em quando, nem é sempre. Isso pode ser a comunicação Buco-Sinusal?

  85. Doutora, extrai o dente ha 3 dias e já parou de sangrar, mas depois que parou de sangrar sempre que cuspo sai um liquido verde, parecido com pus, e a parte onde me deram anestesia tava inchada, mas já esta baixando, minha preocupação e com esse cuspe meio verde e amarelo, o q a senhora acha que é ?

    1. Davi, talvez esse líquido seja apenas um produto da inflamação, comum em processos de cicatrização. Na ausência de outros sintomas relevantes, não há motivo pra preocupação.

  86. Doutora… o meu caso é o seguinte. Em dezembro de 2015 eu passei por um procedimento de canal no dente incisivo lateral superior direito. O dente estava sadio, não havia carie nem nada, mas eu sentia dor, e com exames foi observado que a polpa do dente estava morta… a raiz deste dente é tortuosa, e eu estava tb com um quadro de reabsorção de raiz. Realizei o canal. Após o canal, eu começei a notar que quando eu vazia vácuo na boca, saia ar. Pra ter certeza, eu enchi a boca de água e fiz vácuo e escutei borbulhas dentro da boca, essas bolhas sairam do dente da frente, logo ao lado do que fiz canal. Fiz tb o teste de tapar o nariz e assoar e, com a boca cheia de água, tb sairam borbolhas do mesmo dente. Estou muito preocupado. Há caso de comunicação buco-sinusal nos dentes da frente? O vc me recomenda a fazer?

  87. Há 40 anos mais ou menos sofri um acidente onde quebrei o maxilar em várias partes e tive os dentes reimplantados. Alguns anos depois em uma extração dentária aconteceu a comunicação buco-sinusal, fiz duas cirurgias para fechar mas nunca senti totalmente fechada. Nesse momento apareceu a sinusite, não sei se em virtude da cirurgia ou se já tinha. Recentemente a comunicação voltou juntamente com a sinusite. Tenho uma extração de um dente da arcada superior pra fazer mas estou meio receoso. O que devo fazer? Obrigado.

    1. Jose, essa comunicação tem que ser fechada, não é algo com o que você tem que conviver. A sinusite provavelmente é causada – ou agravada – pela comunicação buco-sinusal. Procure um cirurgião bucomaxilofacial pra avaliar e fazer o fechamento.

  88. Oi doutora!
    Extraí os dois sisos do lado direito há 6 dias. Às vezes ouço uns barulhos provenientes de ar como se fossem dentro do meu rosto, na extração superior. Será que houve essa comunicação? Mas não sinto nenhum líquido passar do nariz pra boca ou vice-versa… Não levei ponto nesse superior. No inferior, ao redor do ponto está tudo branco. Será restos de comida ou a cicatrização? Também sinto um gosto ruim e odor forte saindo dos dois lugares. Gostaria de saber sua opinião.

    1. Joyce, todos os sintomas que você relata são comuns. Em princípio não me parece que tenha havido a comunicação, mas na dúvida seu dentista pode reavaliar e verificar. A coloração alterada da gengiva não é incomum durante a cicatrização. O gosto e odor ruins podem ocorrer no pós-operatório normal, também.

  89. Extrai os dois sisos do lado direito ha 6 dias e estou sentindo um gosto ruim, saindo o tempo todo… Já tentei todo tipo de bochechos e não adianta, continua saindo e fico salivando muito, meu dentista falou que vou tirar os pontos de 10 a 15 dias ainda… Não aguento mais esse gosto saindo, e quando cuspo é meio amarelo.

    1. Ana, os sintomas que você relata são bem comuns. O líquido amarelado pode ser apenas um exsudato inflamatório, que é comum na fase de cicatrização. Essa secreção deve diminuir, se não diminuir com o passar dos dias, entre em contato com o seu dentista pra uma reavaliação.

  90. Bom dia, Doutora. Fiz uma cirurgia de levantamento de seio maxilar há duas semanas. Já posso voltar à academia e correr? Quais são os cuidados básicos nos próximos meses até a cirurgia para colocar o implante? Fico no aguardo, obrigada.

    Ah, doutora também sinto as vezes um gostinho salgado na boca, isso após a cirurgia. É normal?

    1. Zaza, em princípio, pode. Mas volte as poucos, sem exageros, respeitando seus limites. Em caso de dor, inchaço, ou outro sintoma importante, interrompa a atividade. Não há cuidados específicos, além de uma boa higiene. O gosto salgado pode ser pus, então, se permanecer, seria bom procurar seu dentista pra reavaliar.

  91. Ola Dra.!

    Eu tive essa comunicação, minha dentista falou que já tinha fechado, mas que ainda podia voltar a abrir.

    Uma comunicação já fechada, pode abrir novamente?

  92. Boa noite, doutora.
    Retirei todos os meus sisos e ocorreu essa comunicação buco-sinusal. O buraco é pequeno, mas não o suficiente para o mesmo fechar sozinho. Minha cirurgia está marcada para semana que vem. Quanto tempo é a recuperação completa dessa cirurgia? Sou atleta profissional e não posso ficar sem treinar por muito tempo, estou desesperado por conta disso.
    Abraço!

    1. Alberto, o tempo de recuperação não é muito diferente do de uma extração dentária: uma boa cicatrização inicial deve levar mais ou menos uma semana, e depois de remover os pontos você já pode voltar aos poucos às suas atividades normais.

  93. Olá doutora, como vai?
    Fiz a extração dos 4 sisos no dia 15/01. Ontem quando fui retirar os pontos ficou constatada uma ligação buco-sinusal no local do siso superior esquerdo. Além desta complicação, eu também estou com trismo muscular muito acentuado, consigo abrir a boca apenas 2 cm. A cirurgia para corrigir a ligação buco-sinusal está marcada para daqui a 10 dias, será que até lá eu terei condições de abrir a boca o suficiente para que esta cirurgia seja realizada?
    Aguardo seu retorno. Abraço.

  94. Olá Dra. Ana, muito boa a matéria… Parabéns!!! Por favor, eu tenho uma dúvida, e gostaria que se possível sanasse: Eu usei aparelho fixo por 4 anos, mas no última vez que retirei, sentia ainda os dentes doloridos por conta da última manutenção. No entanto, a Dra. retirou o fixo… E o lado direito do céu da boca sinto um pouco de dor e incomodo, sinto ele “quente”, a mesma sensação de quando fazia as manutenções, e o céu da boca se movia… E com isso, tenho percebido um cheiro que sai do nariz, e pela boca, após as refeições, como se fosse lá do estômago passando pelo nariz, um odor muito ruim, e que não tinha antes… O que pode ter ocorrido, Dra? Será que pela expansão do céu da boca, esse cheiro está saindo com maior força? Pois, não tinha esse odor… E está me incomodando muito esse cheiro… Se possível me ajude com as dúvidas, ficarei imensamente feliz e grata! Beijos e sucesso com o blog!!!

    1. Biana, não estou certa da relação entre o uso do aparelho e o odor que você sente. Você já procurou um médico otorrinolaringologista pra fazer um exame mais específico de vias aéreas? Me parece que seus sintomas têm mais a ver com sinusite, por exemplo.

  95. Oi, extrai o dente 26 e fiz um raio x antes de arrancar, ele esta ligado com a cavidade. E quando fui arrancar o dentista esqueceu de fechar o buraco e fez ponto, no dia q arranquei eu notava o ar saindo pelo nariz. Mas um pouco de meio dia depois nao notei mais nada, isso foi no dia 14, e possível ele ter se fechado sozinho? Ou vou ter que passar por outro corte pra fechar esse buraco? Desde já agradeço.

  96. Oi doutora!
    Tive sinusite após um resfriado comum por 2 semanas e foi mal curada. Uma semana após comecei a sentir dor e aumento da sensibilidade ao toque e à agua gelada no segundo molar, que já havia sido tratado canal há 3 anos. Procurei um otorrino e fiz uma tc que diagnosticou sinusite odontogenica, disse que a infecção no seio maxilar está tocando a raiz do dente, e me receitou antibiotico, descongestionante e prednisolona. Procurei um dentista que ao teste de percussão diagnosticou um retratamento de canal pela invasão das bactérias. Sendo que tenho uma viagem de férias de 1 semana onde preciso andar de avião por 2 hs. No dia da viagem já terei terminado o antibiotico e a prednisolona. Você acha prudente viajar assim mesmo, tomando os cuidados de tomar um analgesico antes, usar um descongestionante, tomar água e mastigar chicletes durante o voo, ou você acharia melhor adiar até resolver o problema de canal do dente?

    1. Fabiana, acho que você não deve ter problemas. Como a cabine do avião é pressurizada, até a variação de pressão é controlada. O descongestionante nasal já deve dar conta de prevenir qualquer desconforto.

  97. Doutora, fiz a extração de um dente ciso superior, e ao chegar em casa após retirar o curativo percebi que está passando ar do nariz para a boca pelo ferimento… eu posso esperar para ver se o mesmo se fecha sozinho ? Estou tomando um anti-inflamatório e analgésico.

    1. Pode, Marcio. Mas se já se passaram 48h da extração, acho improvável que essa comunicação se feche de forma espontânea. Entre em contato com o seu dentista.

  98. Doutora, dia 17 extrai 2 sisos do lado direito. Fiquei uns 4 dias sem conseguir abrir a boca devido ao inchaço, e as vezes sentia um gosto ruim, mas quando consegui dar uma olhada melhor nos pontos vi que na parte inferior, além dos pontos lá atrás, no dente, também haviam pontos na gengiva (na parte lateral).
    Percebi que quando eu puxava a bochecha para visualizar melhor os dentes lá de trás, saía desses pontos da bochecha uma espécie de líquido meio esverdeado. Embebi um algodão com água e meio que “estanquei” esse líquido, e ai continuei com a escovação. Fiz isso à noite. No dia seguinte, quando fui escovar meus dentes, percebi novamente saindo esse líquido. Aí estanquei da mesma maneira que fiz da outra vez. Quando fui tirar os pontos, hoje, falei com meu dentista sobre isso, mas ele disse que era normal devido à dificuldade em higienizar as partes onde haviam os pontos. Quando ele tirou meus pontos, disse que a cicatrização estava boa, normal, não havia nenhuma infecção. Me receitou apenas tylenol para uma possível dor. Vim pra casa, e quando fui escovar meus dentes, percebi novamente o líquido. E sinto um pouco de dor, bem leve. Pesquisei na internet e vi que pode ser exsudato inflamatório. Pode mesmo ser isso? Se sim, causa algum tipo de complicação?

    1. Lili, creio ser o exsudato inflamatório, mesmo. Ele é normal e esperado nessa fase do pós-operatório, não causa nenhuma complicação, é resultado do processo inflamatório, presente em qualquer cicatrização. Parece que vai tudo bem.

  99. Obrigado pela resposta rápida. É como se o dente tivesse uma saliência, e essa saliência não fica preenchida pela gengiva. Como se fosse um buraco entre gengiva e dente. Então sempre que como higienizo muito bem ele, para que não se acumule resto de alimentos. Dá pra colocar uma agulha entre o dente e a gengiva, e esse orifício se estende por uns 4cm pra cima, não sei se você consegue entender. Até higienizo-o com uma seringa e com água.

    1. Realmente não sei se entendi bem, Michael… sua descrição me parece mais de uma bolsa periodontal. Sendo isso, não tem nada a ver com comunicação buco-sinusal (se bem que uma coisa não exclui a outra).

  100. Boa noite. Gostaria de saber se é possível haver essa comunicação sem ter extraído o dente. Tive um problema com o penúltimo dente (não sei o “nome” dele) e tratei canal. Acontece que desde que ele inflamou mesmo tratando o canal é como se estivesse inflamado acima do dente e mandando para o nariz. Quase sempre sai secreção amarelada e, acredito eu, com inflamação da narina acima do dente, sinto algum desconforto nele, mesmo tendo tratado o canal. Outra coisa é que ficou como se fosse um pequeno orifício entre o dente e a gengiva, que se estende até a raiz. Sempre higienizo muito bem, porém o problema não cessa. Já estou considerando extrair o dente, porém tenho medo que essa comunicação seja ainda maior. Minha dentista diz que isso é normal, e que é sinusite. Porém sinto que o problema todo está neste dente.

    1. Michael, um tratamento de canal, por exemplo, pode causar uma comunicação buco-sinusal, também. Não entendi o que seria esse “orifício entre o dente e a gengiva”, você poderia me explicar melhor? Os sintomas que você descreve podem ser de sinusite, sim.

  101. Olá Doutora boa tarde, fiz a extração do dente em frente ao ciso dia 13/11/2014. Tirei os pontos dia 24/11/2014. Ainda tinha um pedaço de osso e após isso senti o liquido do enxagante bucal sair pelo nariz. Ou seja, comunicação buco-sinusal. Depois começou aquele cheiro de podre e o catarro saia pelo buraco do dente. Voltei a cirurgiã e ela disse ser normal e que fechava sozinho. Passou Tylenol Sinus por 4 dias para acabar com a Sinusite. Após isso a outra doutora me ligou e pediu para voltar lá e suturar. Deu mais pontos no dia 11/12/2014 e passou budesonida. Acabou o cheiro e o nariz abriu de novo. Acontece que hoje dia 18/12/2014, voltou a sair catarro pelo dente e o cheiro insuportável também voltou. Vejo que a senhora informa que tem de tirar parte da mucosa para fechar a comunicação, o que não foi feito. Os pontos ainda estão aqui e ela só me mandou tirar após o Natal. Devo aguardar ou procuro um outro dentista? Não está inchado, não está doendo, como normal, só incomoda o catarro. O que faço? Aguardo seu contato. Grato, Renato Medeiros.

    1. Renato, pelo jeito a comunicação não se fechou apenas com a sutura. Foi uma tentativa válida, mas parece que será necessária nova cirurgia. Não acho que seja o caso de procurar outro dentista, a não ser que a sua dentista indique um cirurgião bucomaxilofacial, por exemplo. Converse com ela.

      1. Olá Doutora, boa noite, sou eu de novo (Renato Medeiros). Os pontos que dei dia 11/12/2014 cairam sozinhos no sábado dia 03/01/2015. Acontece que no lugar onde estavam os pontos surgiu um granuloma. Bolinha vermelha tipo uma cereja no meio do buraco do dente. Ela diminui de tamanho quando como algo e depois aumenta de tamanho. É grave? Tenho que fazer outra cirurgia? Confesso que não confio mais na Dentista, pois já são vários problemas como o do dia 13 de novembro, quando arranquei o dente. Só volto lá dia 12/01/2015, mas somente para manutenção do aparelho. O que a senhora sugere? A propósito, o cheiro ruim continua dentro do nariz e produzo muito catarro. Ele não sai do nariz, mas tenho que cuspir toda hora. Aguardo seu contato.

        1. Oi Renato, como você sabe que é um granuloma, sua dentista disse? Pergunto porque pode ser apenas um tecido cicatricial (de granulação), mas não um granuloma. A presença persistente do catarro sugere que ainda deve haver a comunicação buco-sinusal. Nesse caso, será preciso fechá-la com cirurgia.

  102. O doutura, fiz minha cirurgia de extração do dente do siso hoje, já quando cheguei em casa notei que havia a chamada “comunicação buco sinusal”, amanhã ainda ou 2 duas após a extração eu posso estar tapando este “buraco” com minha dentista ou devo esperar até tirar os pontos? Obrigado.

    1. Ralfle, se você notou isso, seria bom entrar em contato com a sua dentista o mais rápido possível. De qualquer forma, se for necessário intervir, ela provavelmente fará isso só daqui a alguns dias.

  103. Bom dia doutora, eu fiz uma extração do siso superior e o meu dentista o pontuou, mas quando cheguei em casa percebi que o ar saia pelo nariz e então liguei p/ ele e ele disse que estou com ligação buco-sinusal, mas que eu nao precisava me preocupar, que isso fechava sozinho. Mas estou preocupada, será que fecha sozinho mesmo ou preciso de cirurgia? Obrigada.

    1. Julieti, na minha opinião, esse tipo de comunicação, via de regra, não se fecha sozinha… só se for MUITO pequena e isso acontecer nos primeiros 2 dias após a extração. Se não, sob meu ponto de vista, só com cirurgia. Se o problema persistir, procure seu dentista e relate novamente o que está acontecendo.

  104. Dra. Fiz uma radiografia panorâmica de meus dentes e meu dentista constatou que no meu lado dir sup meu dente siso não está no devido lugar, estando no seio maxilar. Ele disse que iria conversar cmgo. Será que terei que fazer cirurgia para retirá-lo? E tem riscos de ficar sequelas? É uma cirurgia de risco?

    1. Washington, como assim “está no seio maxilar”? Bem próximo a ele ou DENTRO dele? Se estiver bem próximo, é uma cirurgia um pouco mais delicada pela chance de comunicação buco-sinusal, mas não diria que é uma cirurgia arriscada.

    1. Paulo, os sintomas que você relata são comuns após extrações. A dor é esperada e a secreção provavelmente é apenas um exsudato inflamatório, comum em processos de cicatrização. Parece que vai tudo bem, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

  105. Boa tarde, Doutora!

    Tenho um pedaço de dente preso na parte superior da gengiva, que está proximo ao seio nasal. Fui a dentista e o marido dela, que é ortodontista, me disse que a retirada é simples e que a esposa pode fazer. Estou mto preocupado, porque outros médicos me deixaram com medo, dizendo que era perigosa a cirurgia, que teria que assinar um termo, que o dente poderia subir ao seio nasal.

    O que posso fazer nesse caso?

    Rudimar

    1. Rudimar, a assinatura de um termo de consentimento esclarecido é praxe pra esse tipo de cirurgia, não significa que o que está escrito nele VAI acontecer. Sua dentista é quem deve julgar se a cirurgia é segura ou não, e certamente ela vai pedir alguns exames antes de intervir.

      1. Nesse caso, tenho algumas dúvidas: O paciente sente dor enquanto abre a janela na lateral da gengiva, cortando o osso? E no caso de uma perfuração do seio nasal, o que o buco maxilo faz?

        Desde já, grato!

        1. Não, tudo é feito com anestesia, não há dor durante a cirurgia. No caso de comunicação buco sinusal, o cirurgião, detectando-a ainda durante a cirurgia, pode fazer o fechamento na mesma ocasião, com a própria gengiva (o mais comum).

          1. Bom dia, Doutora!

            Obrigado, pelos conselhos.
            Realizei a cirurgia no sábado, e está tudo bem, porém o mais difícil é a alimentação. Não posso comer nada quente, até quando? Os pontos estão meio soltos e a gengiva marrom, deve ser normal, né? Em quantos dias deve ser retirado o ponto? Neste sábado, voltarei a dentista para efetuar um novo raio-x? Outra coisa importante, após a cirurgia tenho ficado uns 30 minutos com soluços frequentes que não cessam até que coma alguma coisa, e só tenho comido sorvete. É normal o soluço após essa cirurgia?

            Desde já, grato!

          2. Rudimar, evite alimentos apenas nos primeiros dias, assim que você perceber que o inchaço diminui, já pode comer coisas mais quentes. O aspecto da gengiva pode ficar meio estranho, mesmo, mas em princípio tudo ok. Os pontos geralmente são removidos depois de pelo menos 1 semana da cirurgia. Os soluços, creio eu, são apenas coincidência.

  106. Olá doutora,

    Retirei o dente do siso inferior do lado esquerdo ha 2 semanas e meia e senti que ficou uma especie de bolota no maxilar, ha 3 dias atrás essa bolota começou a inchar e inchou bastante. O que pode ser?

    1. Rafael, se não for infecção, esse “caroço” ainda é fruto do processo inflamatório, presente em qualquer cicatrização. Deve diminuir aos poucos, mas se você acredita que há algo errado, não hesite em entrar em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  107. Olá doutora, voltei ao cirurgião ele olhou novamente, colocou o jato de água e disse que estava tudo normal, não estava mais existindo a comunicação, e disse que essa secreção é da própria cicatrização, que eu tinha que ter paciência. Minha pergunta é: tem algum problema de eu ficar engolindo essa secreção? E quanto tempo demora a cicatrização de um supranumerário no palato?
    obs: o dente extraído fica ao lado do dente que está com o anel.
    Obg pela atenção!!!

    1. Flávio, não há problema em engolir a secreção. A cicatrização em nível ósseo pode levar meses, mas uma boa cicatrização inicial já pode ser vista entre 1 e 2 semanas.

  108. Ele disse que demora mais ou menos 45 dias para a cicatrização completa, já fez 1 semana que tirei os pontos, agora essa secreção ainda sai do buraco, o que isso significa, em quanto tempo essa secreção para de sair? Inclusive eu estou tomando antibiótico porque arranquei mais dois molares. To só com receio desse mau cheiro porque fica um mau halito. Tem algo que se possa fazer para cessar logo essa secreção? Obrigado pela atenção e parabéns ao blog.

    1. Difícil dizer, Flávio… depende do que seja essa secreção. Se for um exsudato inflamatório apenas, deve sumir daqui a pouco. Se for alguma secreção das vias aéreas e a comunicação não fechar, pode continuar por mais tempo.

  109. Olá doutora, fiz uma cirurgia para tirar um dente supranumerário, e após a cirurgia ele deu pontos, logo quando cheguei em casa senti passando um pouco de ar, relatei ao cirurgião e ele disse que procurasse não assoar o nariz que fecharia, quando fui tirar os pontos ele fez o teste, tampou meu nariz e mandou eu foçar a respiração, na terceira tentativa senti bem pouco ainda saindo, mas que ele disse que fecharia, que não me preocupasse. Só que to sentindo essa secreção saindo do buraco do dente com gosto e mau cheiro, será que essa secreção vai parar de sair? E como é essa cicatrização, porque ele disse que fecharia tudo, nem iria aparecer que haveria um dente naquele local.

    1. Flávio, taí uma questão polêmica… eu, particularmente, não acho que essa comunicação vai se fechar sozinha. Mas você pode aguardar por uns dias pra ver, se quiser. Tomara, né?! Se não fechar, será necessária outra cirurgia.

  110. Saudações Doutora Ana, primeiramente parabéns pelo ótimo conteúdo do site, gostaria se possível que uma dúvida que está me incomodando há alguns meses fosse esclarecida, bom, não sei se isso tem relação como tema da matéria em questão, tenho 28 anos, extraí os 4 dentes do siso há cerca de 12 anos atrás pelo ortodontista para possibilitar o uso do aparelho, deixei de usá-lo em 2005, nos últimos 9 anos não senti nada grave ou preocupante nos meus dentes, acontece que desde o início desse ano, algo estranho tem acontecido, além da sensação de líquido na gengiva e no dente, também há alguns sintomas característicos dessas complicações sino-bucais, a saber, sensação de inchaço dentro da boca, muco na boca ou na garganta que não saí de forma alguma, dores de cabeça, etc, o que mais está preocupando atualmente é um barulho estranho que a parte superior da minha arcada dentaria faz, quando eu mexo a boca ou o passo a língua na parte superior da gengiva, não sei descrever, faz um ruído como se fosse um estalo, um movimentação estranha, como se minha gengiva estivesse mole e se mexendo, traz uma sensação que meus dentes estão frouxos, pois sempre que passo a língua neles, ouço esse ruído, mas sei que não se trata de dentes moles, fui no dentista no começo desse ano, mas ele apenas sugeriu uma limpeza e mais nada, disse que me encaminharia para o periodontista para analisar o caso, porém, ainda não tive tempo para marcar uma consulta, mas ando preocupado demais com essa situação, é uma sensação de pressão nos dentes, de peso nos dentes de cima, minha gengiva não está inchada, não sinto dores na gengiva, apenas algumas dores de cabeça e na face, justamente nessa região dos seios nasais, que dá uma falsa impressão de ser uma dor na bochecha ou nos dentes de cima, desculpe se o meu texto está longo e confuso, sou leigo no assunto e desconheço os termos técnicos para facilitar o seu trabalho e descrever com precisão os meus sintomas, porém, minha única e maior preocupação é referente a esse ruído que aparenta ser nos dentes superiores quando passo a língua ou simplesmente mexo a boca e a sensação de peso e pressão constante nesses dentes, todos dizem que tenho dentes perfeitos e tenho muito medo de perdê-los apenas por causa de algum descuido ou negligência, por favor, você teria algum esclarecimento prévio do que poderia ser?

    Agradeço pela atenção e mais uma vez peço desculpas pelo longo e confuso texto.

    ATT Leonardo

    1. Leonardo, eu acho que 2 avaliações são importante pra identificar a causa dos sintomas que você relata: a de um periodontista, como sugeriu seu dentista (e pra afastar ou confirmar a tese de envolvimento dentário no problema), e a de um médico otorrinolaringologista, pois essa pressão que você relata na região de seios paranasais é bem característica de sinusite, que pode ou não ter a ver com a extração dos seus sisos, há anos.

  111. Boa noite Dra., extrai meu molar superior no dia 24/10, no mesmo dia senti um passagem de ar entre o nariz e o lugar da extração, no dia seguinte voltei lá, ele disse que se fechava só, ainda to com os pontos e sinto ainda essa passagem de vez em quando, vou retornar na sexta quando ele ta atendendo. Gostaria de saber se ainda tem chance do dentista fechar. E essa cirurgia leva quantos minutos, ele mesmo faz? Obrigado.

    1. Sim Andre, há como fechar cirurgicamente. Seu próprio dentista pode fazer, mas é comum o encaminhamento pra um especialista… depende do caso. A duração da cirurgia varia, pode levar meia hora, 1 hora, 2 horas…

  112. Olá Dra. bom dia. Extraí o siso superior e inferior do lado direito faz uns 40 dias.

    Após uma semana da retirada dos pontos, apareceram sintomas de sinusite. Consultei o médico e este me passou um antibiótico para o sintoma. Após o término do tratamento os sintomas persistiram. Fui para um Otorrinolaringologista o qual examinou primariamente e solicitou um raio X da face, identificando que, a principio, não tinha ligação com a extração. Identificou como uma sinusite inflamatória. Repassou medicamento e um novo Antibiótico. Após o término do tratamento os sintomas voltaram: dor de cabeça, dor somente no lado direito da face (lado da extração), que vai da cavidade nasal até próximo a extração do siso superior e secreção forte que escorre pela garganta. O médico solicitou uma tomografia da face para esclarecer o caso. A Dra. já viu algum caso semelhante? Há a possibilidade de abertura da cirurgia após 50 dias??? Desde já agradeço.

    1. Junior, se há uma comunicação buco-sinusal ela aconteceu na cirurgia, isso não acontece depois. Nem sempre ela é detectada no momento da extração, nesse caso é praticamente inevitável uma nova cirurgia pra fechá-la. Apenas pelos seus sintomas não dá pra confirmar que houve uma comunicação, mas sim, pode haver. Como a tomografia isso poderá ser esclarecido. Sim, já vi muitos casos como o seu, algumas vezes é uma comunicação buco-sinusal e outras vezes não.

  113. Dra., bom dia… parabens pelo artigo… tenho uma duvida.
    Hoje está no sexto dia que arranquei um molar superior, arranquei ele na quinta dia 18/09, ja no domingo comecei a sentir dor de cabeça, febre e algumas dores no corpo, sintomas tipicos de sinusite, porem na segunda percebi meu nariz escorrendo e com um liquido malcheiroso, e quando foi na terça os pontos se desprenderam sozinhos durante a escovação… será indicio de comunicação… o otorrino me receitou amoxilina… comecei a tomar hoje.

    1. Elison, certos casos de comunicação buco-sinusal têm como sintoma a ocorrência dessa secreção que você relata. Por outro lado, pode ser só uma sinusite. Seu dentista já reavaliou? Seria bom investigar.

  114. Olá, fiz uma cirurgia de comunicação sinusal faz uns 15 dias, e ha uns 5 dias sai um líquido ruim e um mau cheiro… tenho retorno com minha dentista daqui uma semana de novo e ela já medicou com clindamicina 300 mg por 7 dias… será que já vai resolver? Está inflamado? Desde já agradeço e aguardo resposta!

    1. Aline, esse líquido possivelmente se trata de uma exsudato inflamatório, comum em processos de cicatrização (toda cicatrização envolve inflamação). Não revela problemas, necessariamente.

  115. Dra, meu dentista após confirmar a comunicação da boca com o nariz colocou pequenos pedaços de algodão dentro do buraco do dente extraído e deu pontos novamente… Apos uma semana retirei os pontos e não sinto passar o ar pelo buraco, agora começou a sair um talvez pus pelo nariz que tem um cheiro muito forte, não consegui falar com o dentista ainda, esse procedimento do algodão é normal e pode estar causando esse pus? Obrigado.

    1. Denis, não acho que tenha sido algodão, seu dentista deve ter usado algum tipo de curativo intra-alveolar, esse sim um procedimento habitual. Certamente não é essa a causa do pus, mas a comunicação, em si, e uma possível infecção associada. É preciso investigar.

  116. Doutora, arranquei um ciso superior e um inferior ha aproximadamente uns 16 dias, foi uma recuperação bem dificil porque o dente inferior estava mto proximo do nervo e ainda por cima estava na diagonal, o dentista precisou fazer um buraco gigaaante e cortar um pedaço grande do meu maxilar, no entanto de uns 3 dias para cá estou sentindo um gosto salgado na boca, onde sinto escorrer bastante agua, principalmente quando abaixo a cabeça, não sei se é do buraco gigante ou se pode ser do ciso superior, já que este eu não levei pontos.

  117. Boa tarde Ana,

    Fiz uma cirurgia de extração do terceiro molar superior e um extra numerário que estava junto há 2 semanas, logo que cheguei em casa senti que havia uma passagem de ar no local da ferida e comuniquei meu dentista. Ele afirmou que isso era normal e que a passagem fecharia sozinha juntamente com a cicatrização. Desde então tenho tomado todo o cuidado para não haver passagem de líquidos (sem bochechos ou encher a boca), porém a passagem não se fechou e não creio que vá fechar devido a passagem constante de ar que há no local. Hoje visitei o dentista novamente e ele reavaliará a comunicação na próxima semana e, dependendo do progresso ou não, será necessário realizar uma nova cirurgia com implementação de uma mucosa no local. Gostaria de saber sua opinião a respeito de um possível fechamento da passagem, e em caso de uma nova cirurgia a recuperação exige que tipo de cuidados? Além disso, tenho mais um siso e um extra numerário para extrair no outro lado, que pela radiografia panorâmica indica que estão “deitados” sobre o seio, isso significa que haverá essa comunicação novamente? O dentista pode resolver este problema já na cirurgia de extração?
    Desde já te agradeço!
    Abraço,
    Thaís.

    1. Thaís, como explico no texto, na minha opinião o fechamento espontâneo de comunicações desse tipo é exceção… via de regra é necessária intervenção cirúrgica. Mas com a cirurgia o fechamento dessa fístula é certo. Os cuidados pós-operatórios são os mesmos de uma extração dentária. Sim, há possibilidade do mesmo acontecer no outro lado, mas dado o histórico cirúrgico, seu dentista vai ficar alerta pra essa possibilidade e, se acontecer, pode fechar a comunicação na mesma cirurgia, sim.

  118. Dra., fiz uma extraçao do siso inferior que estava incluso e o dentista serrou o dente em duas partes, mas depois tirei um raio x e vi que ficou um pedacinho da coroa, tem algum problema?

    1. Danilo, da coroa ou da raiz? Porque se for a pontinha da raiz, por exemplo, às vezes é menos prejudicial para o paciente deixar esse pedacinho onde está do que tentar remover. O que o dentista que fez a extração disse a respeito? Ele viu a radiografia.

  119. Doutora, me esclareça um problema! Já ha um tempo apareceu um pequeno furo dentro do meu nariz, nao sinto dor mas as vezes sentia umas fisgadas no dente e depois saia um líquido parecido com pus! Mas ja tratei o canal desse dente e o furo nao some! O que pode ser ? Obs., nao sinto mais dor nenhuma!

    1. Marcelo, como assim “furo dentro do nariz”? Onde especificamente? De onde saia o pus… da gengiva próxima ao dente ou do nariz? Me explique melhor, por favor…

  120. Foi constatada uma comunicação buco-sinusal na região do 1º molar. Depois de 3 cirurgias na tentativa de fechar essa comunicação, foi feita uma quarta para colocação de uma membrana para fechá-la e permitir a cicatrização da região. Após tirar os pontos, sinto que a comunicação agora é até maior. Como já me foi dito que não tenho material na gengiva e palato para fazer um retalho, qual seria a solução para o meu caso?

    1. Luiz, como é que você “sente” que a comunicação é maior? Mesmo que a gengiva aparente estar aberta, não quer dizer que a comunicação exista. Você sente o ar passando?

  121. Dra.
    Eu estava fazendo um tratamento de canal e hoje seria a ultima sessão, pra finalizar o canal, quando a dentista foi aplicar uma substância com a seringa no meu dente, senti rapidamente uma ardência muito forte no nariz, dor de cabeça e dor em todo o seio facial, ela passou alguns medicamentos e disse que havia sim uma comunicação, e disse também que se com os medicamentos a comunicação não fechasse, teria que extrair o dente, e tenho outro canal pra fazer, é o mesmo dente só que do lado oposto, há muitas chances de eu precisar extrair os dois dentes? Será que vou ter que perder mesmo os dois, depois de pagar caro em dois tratamentos de canal?

    1. Henrique, não acho que a chance de você ter que extrair esses 2 dentes seja tão grande assim. Acho que sua dentista apenas quis deixá-lo avisado com relação à possibilidade.

  122. Ola, bom dia. Uns meses atras um paciente me procurou com dor em um dente (26), devido a destruição, foi feita a extração do elemento dentario. Ao remover foi fraturado uma das raizes e logo mais removida com sucesso. Porem ao remover a raiz fraturada começou a minar muito pus do local e um cheiro forte tambem. Paciente foi irrigado com soro, orientado e medicado com antibiotico, anti-inflamatorio e analgesicos. Depois de 2 meses da extração paciente voltou relatando que ainda sai pus do local e gosto ruim. Verifiquei e a cicatrização está normal. O que faço? O que aconteceu???

    1. Ronan, parece uma infecção resistente. Não houve comunicação com o seio? Porque o pus pode ser proveniente do seio maxilar, de uma sinusite, por exemplo.

      1. Ok. E se for uma infecção resistente?? Mediquei amoxicilina 500ml por 15 dias. Procurei tbm me informar e se existe a possibilidade da comunicação. Ex. mestres meus me orientaram a fazer uma radiografia com um cone de guta na região, caso houvesse a comunicação. Ainda não realizei, pois paciente ainda nao retornou. Também me disseram que poderia ser uma sinusite ja existente?? O que vc me orientaria nesse caso? E se tiver tido a comunicação?

        1. Se for, vale trocar a medicação antibiótica, pensar numa curetagem… depende. A radiografia com cone de guta é uma alternativa, mas uma tomografia seria mais fácil, rápido e eficiente. Sim, como sugeri antes, o problema pode ser uma sinusite. Se tiver havido mesmo a comunicação, a resolução é cirúrgica.

    1. Erick, como é que você sabe que ficaram “pedaços de dentes”? Seu dentista disse isso pra você? Outro dentista disse isso pra você? Em quaisquer dos casos, como é que você sabe que são esses “pedaços” que causam dor? Quando foi a extração?

  123. Olá boa noite, Dra. Primeiramente quero parabenizar-la pelo blog, tive que extrair um dente que quebrou após um canal e ai foi diagnosticado fistula buco-sinusal, dai foi feito a cirurgia 01/08 e ja vai fazer uma semana e ainda ta saindo secreção do nariz com um cheiro horrivel, é normal no pós-operatório ?

    1. Silvanio, considerando a cirurgia recente, pode ser “normal”, sim. Você está tomando alguma medicação antibiótica? Se sim, a provável infecção já está sendo tratada e os sintomas devem desaparecer em breve.

  124. Obrigada, pela resposta Dra. Ana.
    Fiz todo esse procedimento, devido a solicitação da ortodontista, pois iniciei o uso de aparelho fixo das duas arcadas.
    De fato, tinha medo dessa cirurgia; pois há 13 anos atrás extrai um dente ciso inferior incluso, impactado, cuja cirurgia foi bastante sofrida e bem parecida com essa que fiz agora. Infelizmente, dessa cirurgia anterior, fiquei com parestesia até hoje no labio inferior (realmente, diminuiu bastante em relação há 13 anos trás; mas sinto pressão no meu canino inferior esquerdo até hoje).
    Dessa vez, apesar do pessimo posicionamento do dente, praticamente quase todo dentro do seio maxilar, a cirurgiã bucomaxilar me disse que na parte inferior não existia o risco de parestesia e isso me deixou um pouco mais tranquila para encarrar a cirurgia.
    Entretanto, durante o procedimento, parecia que estava vivendo o mesmo filme de terror do passado. Dra. Ana, foi feita muita, mas muita pressão, no processo de extração. Em alguns momentos, a assistente da cirurgia dizia que eu poderia apertar uma das mãos dela, enquanto com a outra ele enxugava as minhas lágrimas!
    Depois de tudo isso que passei, para minha tristeza, percebi que boa extensão da gengiva onde foi feito o precedimento está dormente. Finco a unha na gengiva e não sinto nada. Pois bem, fui novamente vitima da parestesia ? Mesmo sendo na arcada superior ? Quando comentei com minha otorrino que essa cirurgia foi feita em consultório, percebi que ela ficou assustada. A própria cirurgiã bucomaxilar, no final da operação, me disse: é, Adriana, foi cirurgia de centro cirúrgico!
    Pois então, casos como o meu, que pela própria radiografia já antecipava a possibilidade desses problemas devem ser feitos em consultório, sem a infraestrutura adequada para isso; e submetendo o paciente a tanto sofrimento ?
    Estou muito arrependida de ter topado o tratamento de correção ortodôntica. Se soubesse que passaria por isso tudo, não faria.
    Muito obrigada, pela atenção e por estar disponivel para ouvir o desabafo de pacientes que nem são seus.
    PS.: Estou tomando Etna para a parestesia e vou buscar me informar sobre o tratamento de laser para esse problema. Espero não ficar com sequelas maiores.
    Adriana Araujo

    1. Quanto à indicação do ambiente da cirurgia, vale a avaliação do cirurgião, Adriana. Cirurgias como a sua são feitas corriqueiramente em ambiente ambulatorial (consultório). Mas não foi o ambiente que causou a parestesia, essa é uma consequência, via de regra passageira, do procedimento em si. Ou seja: mesmo que tivesse siso feito em hospital, poderia acontecer isso. O que se evitaria, com anestesia geral, seria o seu sofrimento. Fico aqui na torcida pra que tudo se resolva.

  125. Ola Dra. Ana,
    Há 45 dias extraí o dente siso superior que durante a extração caiu dentro do seio maxilar. A cirurgiã bucomaxilar abriu a cavidade do seio para “pegar” o dente. No final da cirurgia, efetuou os pontos no local onde, inicialmente abriu para a remoção do dente siso, e também na outra parte que foi aberta para “resgatar” o dente. Ela me informou que houve uma comunicação nasal; e, de fato, começou a sair agua e um pouco de sangue pelo nariz nos 4, 5 dias após a cirurgia. Porém passou.
    No entanto, fiquei com a região da gengiva parestesiada onde foi feita a cirurgia. O que está me preocupando eh que quando respiro fundo sinto uma espécie de sucção da gengiva onde foi aberto inicialmente para extrair o siso, lá atrás. Na época, durante o procedimento, ela havia dito que lá atras, onde era o siso incluso, não deu para dar todos os pontos, pois o tecido havia ficado friável; e por esse motivo, além de ter o incômodo no nariz, também fiquei com sangramento no local por alguns dias.
    Será que essa sensação de sucção da gengiva quando respiro mais fundo deve-se a uma possivel comunicação nasal não totalmente fechada ? Havia entendido que ela fez o fechamento na hora, pois ela viu a comunicação.
    Estive hoje na otorrino para tratamento de ronco, que piorou nos últimos meses, e relatei da cirurgia que fiz. Ela ficou um pouco preocupada, pois esse tipo de situação pode agravar casos de sinutite. E de fato, tenho sentido um cheiro meio desgradavel vindo do nariz. Ela examinou a garganta e a narina e fez uma endoscopia nasal, em que constatou uma pequena drenagem de secreção, que segundo ela, estava vindo do seio maxilar. Me receitou antibiotico para 14 dias, corticoide e spray nasal. Além disso, solicitou, para depois do termino do antibiotico, uma tomografia dos seios da face, com indicação de sinusite odontogenica.
    Será que estou com o seio ainda aberto?

    Obrigada,

    Adriana

    1. Adriana, pelo que entendi a comunicação foi fechada, sim. Dada a proporção da cirurgia, o incômodo que você sente é esperado e deve diminuir aos poucos. É comum que se instale um quadro de sinusite nesses casos, mesmo. Mas a medicação está tratando isso e a tomografia vai confirmar (ou não) o fechamento da comunicação buco-sinusal.

  126. Doutora, eu fiz 4 implantes, os dentes da frente, mas fica saindo muito ar quando falo, ta muito ruim para falar, tem algo que pode ser feito???? Socorroooo. Obrigada.

    1. Selma, a prótese é provisória ainda ou já é a “oficial”? Se for provisória, é importante que você relate esse desconforto ao seu dentista pra que ele possa corrigir isso na confecção da definitiva. Por outro lado, considerando que são os 4 dentes da frente, é comum esse desconforto e é algo que costuma diminuir com o hábito. Talvez seja apenas uma “estranheza” passageira. Se prótese já for definitiva, a única forma de corrigir isso é fazendo outra.

  127. Fiz uma extraçao bem traumatica ha mais ou menos 5 dias, porem percebi que algo estava errado, procurei outra clinica para verificar o que estava acontecendo e ver a possibilidade de implante, porem o dentista me informou que o seio maxilar estava aberto e ainda tinha raizes do dente, fiz uma nova extraçao, ponteio e medicou, porem estou com um pouco de medo, o que voce pode me informa sobre os riscos?

    1. Eduardo, primeiramente: por que você procurou OUTRA clínica? Se você tem alguma dúvida ou problema, a melhor pessoa pra verificar é o SEU dentista, que já conhece o caso. Caso ele não resolva ou você não ache que foi bem atendido, aí sim, você tem liberdade pra procurar uma segunda opinião. Seu “novo” dentista disse o quê? Que havia algum risco? A comunicação com o seio maxilar foi fechada? Se ele não disse nada, provavelmente não há risco algum.

  128. Boa noite Dra.,
    Extrai o siso superior, na verdade contando lá de tras e o terceiro dente.
    Até então td bem.
    De repente fui assoar o nariz e na hora senti encher uma bola na minha bochecha e não saiu mais.
    Estou com o rosto inchado, o que posso fazer para esse ar sair do rosto?
    Estou com um bochecha cheia, acredito, de ar.
    Mas foi instantâneo, eu assoei o nariz e meu lado da face (direito) onde arranquei o dente superior inflou meu rosto.
    O que faço agora para esse ar sair do meu rosto?

    1. Marcelo, acredito que no seu caso possa ter ocorrido um enfisema subcutâneo, que é uma situação em que ocorre a passagem forçada de ar e/ou outros gases
      para o interior dos tecidos moles, abaixo da camada dérmica ou da mucosa. Embora possa regredir espontaneamente, é preciso acompanhar. Procure seu dentista e relate o problema.

  129. Boa noite, doutora. Extrai o segundo dente de trás pra frente do lado direito há 20 dias. No 3o dia tive dor e alveolite seca. Depois de 7 dias começou a sair uma secreção do dente, muito fedorenta e com gosto horrível. Depois de 2 dias não saiu mais na boca, mas passei a sentir o gosto na garganta e muita pressão na cabeça e ouvidos. Procurei um otorrinolaringologista e tomei claritromicina (acho) por 7 dias, o gosto ruim passou, mas a pressão nos ouvidos e na face tá muito forte e não melhora. O dente parece bem cicatrizado e sem ligação buco-sinusal. Mas pq ainda tem pressao nos ouvidos? O que pode ser? Ar em excesso nos seios da face?? Obrigada.

    1. Certamente não tem a ver com o ar dos seios da face, Amanda. Os sintomas que descreve são relativamente comuns após extrações de dentes posteriores, principalmente considerando que você passou / está passando por uma alveolite. Acredito que é questão apenas de aguardar a plena recuperação do seu organismo.

  130. Olá
    Extrai o dente do siso dia 16/06
    E quando foi ontem dia 18/06 e hoje 19/06, quando vou tossir, sai um pouco de sangue, bem pouquinho, e quando eu olhei la no final da boca, no começo da garganta, vi sangue grudado. Será que é o sangue do dente que ficou e agora esta saindo?
    Ontem o dente saiu sangue ainda!
    Obrigada!

  131. Olá, fiz tratamento de canal, a dentista constatou que a comunicação é um pouco maior que o normal, pois durante o tratamento, quando ela foi colocar o medicamento para matar bactérias, senti que ele desceu na garganta. Realizou o tratamento tudo ok, mas quando foi retirar o curativo para medir o tamanho do pino, ela disse que quando foi colocar a broca um pedaço do curativo passou pela raiz e foi para a cavidade, ou seja, seio maxilar, ela disse que não tem problemas, é só fazer acompanhamento de 6 em 6 meses, mas estou muito preocupada, o que vc pode me dizer a respeito? Obrigada.

    1. Paula, acho improvável que um pedaço do curativo tenha caído no seio maxilar. Não teria sido um pedaço de lima ou broca? Enfim, de uma forma ou de outra, na ausência de sintomas (sinusites recorrentes, por exemplo), basta acompanhar periodicamente. O ideal MESMO seria remover o que tenha caído lá.

  132. Olá doutora, estou com um problema, fiz uma extração ha 4 meses e tenho uma passagem de ar entre o nariz a boca, o dentista sempre diz que vai fechar, já deu dois pontos da primeira vez e três na segunda vez, os pontos caem mas o ar continua passando, o pior, doutora, e que eu sou saxofonista e estou sem tocar esse tempo todo, será que o meu caso é grave? Me ajude por favor.

    1. Renato, eu particularmente não acho que essa comunicação vá se fechar espontaneamente ou apenas com pontos. Dado o tempo já passado, acredito na necessidade de cirurgia.

  133. Doutora preciso de ajuda,

    Em Fev/14 fiz a remoção dos 4 dentes do siso. Cerca de 02 meses depois percebi que do lado esquerdo não teve a mesma cicatrização dos demais, podendo sentir com a lingua uma espécie de buraco pequeno. Nesse intervalo desenvolvi sinusite também, sendo que fazia muito tempo que não tinha sinusite. Voltei ao dentista e embora no início relutante em admitir, ficou confirmada a comunicação buco-sinusal.

    Tomei antibióticos receitados por 10 dias. Então foi feito um novo processo de sutura no local, porém já no dia seguinte já voltou a drenar secreção pela fístula.

    Novamente fui medicado dessa vez com amoxilina + clavulanato (10 dias) e corticoides (5 dias), agora vou retornar ao dentista para nova tentativa. A questão é que como foi particular, não sei, tenho a impressão que está indo pelo caminho mais fácil agora, tentando resolver apenas com sutura. É possível ou precisa de uma técnica de retalho? Como devo abordar a questão, uma vez que não se falou em custos até agora, porém preciso resolver dessa vez, estou ha quase 60 dias com esse problema, dores de cabeça, gosto ruim, antibioticos seguidos e preciso que seja feita um procedimento definitivo.

    Como é tratado esse tipo de caso? É claro e evidente que ocorreu devido a extração que paguei, mas devo ser cobrado novamente? É uma situação chata, não tenho problemas em pagar desde que seja justo, devido e resolva o problema. Quanto à sinusite, agora está mais controlada, porém ainda estou com catarro no organismo, embora já não sinta drenando no local.

    Grato e me desculpe se não me fiz entender.

    1. Leandro, a resolução da comunicação buco-sinusal com sutura, quando pequena, é uma possibilidade. E se há essa possibilidade é esperado que o dentista tente isso, até pra não expor o paciente a um procedimento mais invasivo sem necessidade. Se não der certo, aí parte-se para o fechamento da fístula com sobreposição de retalho. Quando a comunicação é notada no momento da extração fica tudo mais fácil, pois faz-se o fechamento na hora… quando não é, é preciso algum procedimento posterior, ruim para o paciente e para o dentista. Se o seu dentista não falou em custos até agora, é porque ele não pretende cobrar nada por isso. É uma questão complicada mesmo, afinal a comunicação foi causada pelo dentista ao extrair o dente, mas não significa que ele tenha feito algo errado, necessariamente. Acontece.

  134. Doutora,

    Extrai o primeiro molar superior no dia 21/05, senti mais dor no dia da cirurgia, após isso a dor foi controlada com paracetamol. Porém desde ontem 24/05 estou sentindo um incomodo grande, uma pressão no local da extraçao e no ouvido também. A minha amidala do mesmo lado do dente está inchada também, o que pode ser? No dia da cirurgia a dentista disse que havia essa comunicação com o seio maxilar… estou preocupada, pois ao invés de estar melhorando estou sentindo essa pressao e incomodo na garganta, o que pode ser? O que devo fazer, me ajude!!

    1. Camila, pode ser uma sinusite. A dor na garganta é bem comum após cirurgias de siso, pela proximidade anatômica com a região da extração. Se os sintomas piorarem, entre em contato com a sua dentista.

  135. Bom dia,
    Estou muito apreensiva e peço sua ajuda.
    Fiz um implante na arcada superior há mais ou menos 8 meses e correu td bem, usei um cicatrizador e até aí td bem, porém qdo recebi a prótese me senti mal, um desconforto enorme na face, um apertamento, uma pressão, formigamento, dor no nariz e por aí vai, voltei ao dentista que retirou a protese acreditando precisar de reparos e coloquei novamente um cicatrizador, e infelizmente não obtive melhora e desde então (2 semanas), já fiz a troca de cicatrizador, já coloquei a protese de volta e nada, até que ontem ela fez um RX e constatou que o implante encostou levemente no seio sinusal, então tirou o cicatrizador, deixou sem nada e me passou antibiótico e anti-inflamatório, amanhã volto lá para colocar o dente ou o cicatrizador. Enfim, estou insegura e assustada,até pensei que fosse parestesia, mas segundo ela não há parestesia na arcada superior, então ela concluiu ser uma sinusite. Por favor me oriente. Desde já um super obrigada! Elaine

  136. Doutora, tenho 3 dentes superiores no lado esquerdo que já tratei canal, todos vizinhos entre si, mas o primeiro q fiz o tratamento me incomoda muito, já refiz esse tratamento mais de 8 vezes. To mais é com vontade de extrair. O meu palato agora vive ferido, feridas que demoram mais de 8 dias. E uma nevralgia persistente que de tão forte irradia e só sei o lado mas não o ponto de origem. Nas vezes que refiz o tratamento sentia muito esses sintomas, mas nunca como agora. E a última vez q tratei meu dentista havia identificado em Raio X um pequeno foco junto a raiz. Refez o tratamento, desta vez com um material plástico aquecido. Também já estou sentindo incômodo na região próxima ao ouvido esquerdo. O q devo fazer?

    1. Márcia, uma possibilidade é que a sua dor não tenha (só) origem dentária, por ser uma dor irradiada / difusa. Seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra afastar (ou confirmar) essa hipótese.

  137. Dra. Bom dia ! Olha, ja tem um tempinho, mais de 30 dias que estou com dor de dente (molar) insuportavel, que ate remedio na veia tomei por causa dessa dor, estava tratando pelo meu plano, so que eles limpavam meu dente, colocavam remedio e eu voltava pra casa, daí de madrugada começa a dor de novo, ate então que fui em um particular e eles começaram a limpar direitinho, até então esta parando de doer, e marcou o canal para eu começar na segunda, porque ate então ele ta infeccionado, e ele esta aberto, pq quando tentaram fechar eu senti mta dor, então preferi fikar c ele aberto, so com a medicação dentro dele e o algodão, deste então estou com uma secreção horrivel e com um mau cheiro insuportavel na boca, e no nariz esta saindo um catarro amarelado, nossa, que eu não estou suportando :/ Parece que estou com sinusite, eu ate tenho mas nunca tive esse problema com cheiro e gosto forte na boca e no nariz, possivelmente é por causa do dente ? Ate ele desinflamar ? Quando começar a fazer o canal vai melhorar ? Ah Drª me ajudaaa…

    1. Karla, sim, a dor e o cheiro / gosto ruins parecem ter a ver com o dente. Sinusite não é muito comum, a não ser que tenha havido uma pequena comunicação buco-sinusal – como explico no texto -, que será resolvida com o término do tratamento de canal e restauração do dente.

  138. Boa noite Dra. Ana. Desde sempre tenho medo de dentista, e por consequência, claro: tenho muitos problemas. Há mais de 20 anos quebrei meu primeiro dente, o canino superior. Tratei o canal na época, coloquei um pivô de porcelana, que acredite, resiste até hoje. Logo em seguida, o dente do lado, acho que é maxilar, mesmo procedimento: canal e pivô. Em 2007, alguns anos depois do ocorrido, dor neste ultimo e um inchaço no lado do nariz e a prótese descolou. A dentista receitou antibiótico, voltou a colar o dente e tudo bem. Porem este inchaço voltou, está até hoje assim, a prótese não para colada. Descobri esta semana que a raiz do dente que eu penso ser o primeiro maxilar, está quebrada. Conclusão, vou extrai-lo hoje 01/04, mas a dentista, agora outra, não acredita que a razão do pequeno “cisto/massa”, que além de visível, se sente ao tocar como uma bola fofa, seja por esta razão. Mas eu discordo, porque como citei antes o canino nunca me incomodou.

    1. Os dentes devem ser o canino e o pré-molar, Silvia. Como são dentes próximos e ambos com “motivos”, é difícil afirmar qual dente é o causador do abscesso (a “bola fofa”). É preciso investigar melhor, radiografar e associar com os achados clínicos / sintomas.

      1. É isso mesmo. Tenho que voltar na próxima terça, mas já fiz a extração da raiz quebrada do pré-molar, estou no quinto dia de amoxicilina 500, e a bola fofa continua lá. Provavelmente o problema seja mesmo no canino.

  139. Boa noite dra., Ana, nossa muito obrigada pelo artigo, esta muito bem explicado, tenho esse problema, depois que extrai meu pre molar estou tendo entrada de liquidos pelo nariz, e quando faço força ou o enxaguante bucal ou a agua sai pelo nariz e sai da cor de pus… é um cheiro terrivel… eu comentei isso com meu dentista mas ele nem sabe o que é isso, vou imprimir esse artigo e mostrar pra ele, só tenho a agradecer pela explicação… 😉

  140. Ola dra., fiz uma cirurgia de extração do molar do lado direito na segunda-feira (16/03/14), ocorreu esse nome buco-nasal, ela me disse que o buraco fecharia sozinho… To sentindo muita dor, dor de cabeça, dor de dente, ou melhor no buraco. Nao to conseguindo me alimentar. Sera que deveria ir num pronto socorro?
    Obrigada dra.

    1. Ah bom… se já faz tanto tempo, seria bom que você procurasse seu dentista e relatasse esses sintomas. Mas mesmo assim não acho que seja o caso de ter ficado um pedaço de dente, parece ser mais uma sinusite.

  141. Olá doutora, obrigado por ter me respondido… tive q fazer a cirurgia, e hoje a comunicaçao está fechada, mas estou com um pequeno problema, sinto uma dorzinha chata no local da cirurgia e as vezes dor de cabeça, tem possibilidade de ter ficado parte da raiz dentro ou isso é normal… obrigado.

    1. Adaias, a cirurgia é recente? Se fizer entre 1 ou 2 semanas, a dor local (e até a dor de cabeça) é esperada e deve ceder aos poucos. Não creio que tenha ficado um pedaço de raiz.

  142. Boa noite,
    Fiz no dia 23 de janeiro uma cirurgia de enxerto para posteriormente fazer o implante, o inchaço foi mínimo, tive dores moderadas, mas sentia a sensação de cheiro ruim no nariz ao inspirar, achei q estava com sinusite, comentei com a dentista q prolongou o uso do antibiótico e passou um anti-inflamatório, mas ao examinar ela notou q saia uma pequena secreção no local da cirurgia e após verificar q não tinha melhora com a medicação, foi agendada uma nova cirurgia para o dia 26 de fevereiro para “raspar” a infecção, correndo o risco de perda do enxerto, mas ainda sinto o cheiro ruim ao inspirar e gosto ruim na boca em alguns momentos do dia, tomei a medicação adequadamente, segui todas recomendações, pingo soro varias vezes diariamente no nariz, mas estou muito preocupada com isso, gostaria de uma orientação (hj 15 de março), estou ha muito dias assim e não sei se é psicológico, mas as vezes tenho sensação de dor, fisgada ou pontadas no lado do rosto q foi feito a cirurgia, acho q é psicológico, pq são momentos em q sinto o cheiro mais acentuado e passam rapidamente… Li acima sobre comunicação buco-sinusal e me pergunto se foi algo do tipo q me aconteceu.
    Grata
    Suzana

    1. Pode ser, Suzana. Já que a curetagem está marcada, relate esses sintomas para a sua dentista. Na ocasião do procedimento, ela pode fazer exames mais específicos pra identificar uma possível comunicação buco-sinusal.

  143. Olá Doutora, eu fiz a extração do 27 superior esquerdo e logo após à conclusão da extração senti a comunicação buco-sinusal aberta, e senti aquela “passagem de ar”, ao falar para a minha dentista ela pediu na hora para que eu voltasse a cadeira e realizou o fechamento da comunicação, suturando e pontuando, na hora não senti mais o fluxo de ar, porém após umas 3 horas passei a sentir de novo essa passagem de ar, terei que suturar o local da comunicação e fechar ele novamente ?

    1. Quando foi isso, Rafael? É preciso acompanhar, as primeiras 48 horas são decisivas… se a comunicação não fechar nesse prazo, é quase certo que será preciso nova cirurgia.

  144. Boa tarde doutora, fiz um tratamento de endodontia dia 22 de fevereiro, o dentista deixou cair o hipoclorito de sódio, inchou bastante e ele me prescreveu amoxilina com ibuprofeno mais dexametasona, só que desde lá todos os dias tenho febre, tive que ir ao hospital e agora depois de sete dias do ocorrido estou com uma forte infeccao de garganta e tomando amoxilina clav, mesmo assim ainda tenho febre, calafrios e minha bochecha ficou dura… o que faço? Posso processar a clinica? Porque me falaram que em sete dias tava tudo sanado… agradeço desde já !

    1. Ipsis, provavelmente você desenvolveu uma reação alérgica ao hipoclorito… porque derrubar um pouco do líquido desinfetante durante o tratamento de canal não é incomum. O gosto é horroroso, às vezes arde um pouquinho, mas geralmente as consequências não passam disso. Você foi medicada de acordo e a infecção de garganta, em princípio, talvez nem tenha relação direta com o incidente… pode ter sido uma grande coincidência ou o hipoclorito piorou uma infecção (os sintomas dela, pelo menos) que já estava em curso. Porque CAUSAR a infecção, em si, não causou. Poder processar você pode… mas será preciso provar que a sua infecção de garganta é decorrente do problema com o hipoclorito, e eu acho que não é. Com relação ao tempo de “cura”, cada organismo se comporta de forma diferente… não dá pra dizer “vai sarar em 7 dias” pra todas as pessoas… algumas pessoas, submetidas às mesmas condições, vão melhorar em menos tempo e outras em mais tempo. A biologia é assim mesmo, não é uma ciência exata.

  145. Dra. olá, meu nome é Renato e gostaria de saber se depois de uma extração do 2° e 3° dente na parte superior, depois de 2 semanas ainda sinto uma passagem de ar, pois sou saxofonista e não consigo pressão suficiente para tocar (tentei apenas uma vez após a cirurgia), o que devo fazer, pois meu dentista não me diz nada quando eu pergunto, ele diz que está tudo normal, e li que se não fechar em 48 hs é preciso fazer outra cirurgia, me ajude por favor, pois não posso ficar sem tocar.

    1. Renato, se houver uma comunicação buco-sinusal mesmo, realmente, essa passagem de ar deve prejudicar você ao tocar o saxofone. Independente disso, passadas 2 semanas, é certo que essa passagem não se fechará de forma espontânea, e aí seria preciso fazer isso cirurgicamente. Pra determinar se isso ocorreu, é preciso avaliar você clinicamente e muito provavelmente através de exames de imagem (radiografias, tomografia). Converse com o seu dentista, relate a sua desconfiança de que a comunicação tenha ocorrido e peça a ele que investigue mais a fundo (principalmente considerando o prejuízo que você tem como saxofonista em caso afirmativo).

  146. Quando eu abaixo a cabeça e fico respirando muito tempo sinto meu estomago doer um pouco e tbem meu nariz vai entupindo, ai quando eu fico respirando começa a sair um liquido amarelo que nem o catarro, é muito mais fedorento.

  147. Dra, arranquei um dente, o segundo de tras pra frente, arranquei ele em janeiro de 2013, ja fez um ano e ainda não fechou o buraco do dente, tipo eu puxo um ar pelo o buraco. Não sei o que pode ser isso, pensei em comunicacao buco-sinusal, mas o que devo fazer? Como é esse tratamento?

    1. Kaynam, se há passagem de ar entre a boca e as vias aéreas superiores, certamente é uma comunicação buco-sinusal. E o tratamento é apenas cirúrgico, é preciso fechar essa comunicação. Sugiro que você procure o dentista que fez a extração e relate o problema, esse “buraco” não vai se fechar sozinho.

      1. Mas é só se eu puxar o ar, se eu prendo o nariz e coloco tipo uma forca para expirar ou assoprar não entra ar não, só se eu puxar. Mas essa cirurgia doi? Como ela é feita? Mas esse mau cheiro, essa secreção saindo, foi logo na primeira semana de janeiro de 2013 quando arranquei o dente, depois parou!

        1. Então, Kaynam… difícil afirmar se é ou não uma comunicação buco-sinusal sem examinar você. Pela sua descrição, parece que é. O que você tem que fazer agora é procurar seu dentista pra confirmar (ou não) isso. Não adianta ficar preocupado antes do tempo. A cirurgia não dói, já que é feita com anestesia local. O pós-operatório é que pode ser chatinho, parecido com o da extração do dente. O dentista teria que “puxar” a gengiva pra fechar o “buraco” e suturar bem… às vezes pode ser necessário um pequeno enxerto ósseo, depende do caso.

  148. Oi doutora!!
    Eu não estou com carie e nem com o dente aberto!! Realmente não sei que se passa!!! O meu dentista só me disse que estou com perda óssea e que tenho um pouco de tártaro, mas os dentes estão todos sem carie!!

  149. Doutora, ainda não fiz nenhum procedimento, esse que é o problema!!!
    Estou tomando só remédios!! Tenho nova consulta nesta sexta, vou ter que extrair um dente do siso!! Será que é possível a inflamação do dente ter afetado algo mais??? Sinto também um gosto muito ruim na boca!!!

    1. Hum Rogerio… interessante. Por você ter feito o comentário neste post eu já estava quase certa de uma comunicação buco-sinusal, visto o cheiro ruim que você relata, costuma ser bem característico. Bom, se nenhum procedimento foi feito, não é isso… o cheiro ruim deve ser proveniente de alguma secreção do processo inflamatório ou da própria retenção de resíduos alimentares no local (embora você não especificado se o dente está cariado, aberto, etc.).

  150. Bom dia, Doutora!

    Ha 5 dias extrai um dente de cima, os pontos já estão se soltando mas a dor continua em todo o lado direito do rosto onde houve a extração. Hoje saiu água da boca pelo nariz, irei ao dentista para verificar, assim como sugere, mas a minha duvida é se posso fazer esforço físico normalmente?

  151. Olá doutora!!
    Estou com um problema, depois de uma baita dor de dente e o mesmo ter inflamado fui ao dentista, mas isso é o de menos, depois de alguns dias comecei a exalar um cheiro horrível pelo nariz!! O que fazer??? Estou tomando os remédios que ele me passou, mas parece que não ta resolvendo!!!

  152. Olá!
    Há 4 dias saquei um siso superior. Motivo: cárie. Idade: 30 anos. Foi minha primeira extração. Todos sisos com espaço, posição correta e coroas 100% expostas já aos 17 anos. Este dente removido tinha raízes enormes, segundo o seu colega. Estou sentindo muita dor no momento em que espirro (dói só ali no buraco onde estava o dente). Não tenho secreção nem vazamentos pelo nariz. Não tenho outras dores nem odores. Alguma luz?

    1. Thiago, parece que vai tudo muito bem! Considerando que faz só 4 dias que o seu siso foi extraído, é natural que, ao fazer força (como num espirro) o local fique dolorido. Pela ausência de outros sintomas, acredito que você estará “novo em folha” em alguns dias.

  153. Olá doutora!
    No sábado passado iniciei um tratamento de canal no penúltimo dente superior da esquerda, e quando a dentista foi irrigar o canal palatino eu me afoguei com o liquido com gosto de quiboa. Na hora não entendemos nada, ela apenas fechou o dente, pois eu realmente passei muito mal. Na segunda-feira voltei para continuar o tratamento e novamente quando ela foi irrigar o canal palatino o liquido entrou na raiz e simultaneamente saiu pelo meu nariz e então ela entendeu o que havia acontecido na sexta-feira. Tendo isso em vista, a dentista obturou esse canal e tratou os outros normalmente. A sensibilidade a calor e frio passou por completo, mas agora tenho sentido dores no dente e não estou conseguindo morder em cima. Viajo na sexta-feira e estou muio preocupada, pois ficarei um mês fora! O que fazer?

    1. Carol, certamente houve uma comunicação buco-sinusal, mesmo. Mas se o canal já foi obturado, essa comunicação foi resolvida. Um pouco de sensibilidade depois do procedimento é bem comum e vai diminuir de forma gradual. Provavelmente, a dor que você sente é por causa de um contato prematuro, ou seja, o dente fica um pouco mais “alto” devido a um inchaço dos tecidos em volta da raiz, o que faz ele tocar no correspondente a ele no arco oposto antes dos demais dentes. Se for isso mesmo, um pequeno ajuste oclusal (pequeno desgaste) é suficiente pra aliviar esse problema. Converse com a sua dentista.

      1. Olá doutora!
        Muito obrigada pela resposta 🙂
        Retornei ao dentista hoje pela manhã avisando que estava com dor intensa e ele comentou que os cones colocados dentro das raizes haviam ultrapassado o tamanho da raiz e provavelmente era isso que estava fazendo pressão e doendo. Ela abriu o dente e puxou os cones e eles sairam. Então ela colocou um algodão seco e fechou o dente. Amanhã retornarei para ela colocar um remedinho. Estou tomando antibiotico e anti-inflamatorio e ainda não precisei tomar remedio para dor, pois está doendo bem menos que antes. Está indo tudo bem? Me preocupo pois na sexta-feira eu viajo e ela comentou que não irá resolver por definitivo por falta de tempo. Estou com medo de acontecer algo na viagem.

        1. O ideal seria terminar o tratamento antes da viagem… mas considerando que não é um quadro agudo, acredito que você não terá problemas durante a viagem.

  154. Dra., há dois dias dei continuidade a um tratamento de canal em um dos dentes superiores e tenho sentindo muita dor na gengiva, e esta saindo um liquido amarelado parecido com pus do meu nariz.

    1. Thiago, pode ter havido uma pequena comunicação buco-sinusal. Em casos de tratamento de canal, esse tipo de problema costuma ser resolvido com a obturação do dente. De qualquer forma, é importante que você relate o problema ao seu dentista assim que possível, pra que ele possa orientar você e prescrever medicação.

  155. Sim, já fui em uma dentista e estou sendo medicada, não, nunca fiz uma cirurgia! Como é esse procedimento de curetagem? Minha dentista falou que é uma infecção, me passou uns remédios e até agora meu rosto não desinchou.

    1. Perguntei da cirurgia porque o assunto do texto é comunicação buco-sinusal, então talvez a sua infecção tivesse origem nisso. Mas se não é, ótimo… nem é caso, em princípio, para curetagem (seria uma “limpeza” da região). No momento você está medicada de acordo, então não há muito o que fazer além de aguardar a recuperação do seu organismo. Inchaço é comum em caso de infecção.

  156. Ola, estou com um problema. Extrai o dente numero 36 de baixo, logo foi costurado, mas onde estava a costura apodreceu a carne e cairam. Já faz 7 dias que extrai e agora ha um buraco aonde havia o dente, profundo, e doi o maxilar do lado de onde estava o dente e de onde esta o buraco. Estou fazendo bochecho com salmoura e tomei 7 dias de amoxilina, torsilax para dor e hoje comecei a tomar nimesulida.
    Gostaria de saber o que posso tomar e se ha riscos graves, pois so poderei ir a um dentista na quinta feira dia 02/01/2014. N sei se n vai me ocorrer algo grave até la. Preciso de algo que retarde esta infecçao ou inflamaçao. Ou que ajude a parar a dor e cicatrizar, aguardo a resposta, obrigado.

    1. Gabriel, você já está tomando um analgésico (controle da dor), um anti-inflamatório (controle da inflamação) e um antibiótico (controle da infecção). Então, está medicado de acordo e precisa agora aguardar a recuperação do seu organismo. Fora o antibiótico, que tem um tempo certo para ser tomado, você pode tomar os outros 2 medicamentos até quinta, quando o dentista vai reavaliar o seu caso. O “buraco” que você relata é assim mesmo, a gengiva vai cicatrizar “de dentro pra fora” (é diferente do que ocorre na nossa pele, por exemplo) e vai fechar em algumas semanas. Não vejo razão pra algo grave acontecer, fique tranquilo.

    1. Ruthe… corra num dentista! Você fez alguma cirurgia e está no pós-operatório? Independente disso, pus saindo do nariz não é normal, é sinal de infecção. Você precisa ser medicada de acordo e possivelmente passar por um procedimento de curetagem.

  157. Muitíssimo obrigado pelas respostas, Doutora!!!
    Um felicíssimo natal e um ano novo cheio de paz, prosperidade e muito sucesso em seu trabalho! Deus te abençoe!

    1. Simples até certo ponto… é mais invasivo que remover um dente inteiro ou uma raiz, é preciso fazer uma abertura pra remover o fragmento e depois fechá-la bem pra eliminar a comunicação com as vias aéreas. Você deve ficar meio inchado uns dias, mas isso é comum em qualquer procedimento cirúrgico.

  158. Olá doutora!
    Doutora, eu estou fazendo seleção para entrar na polícia militar do Ceará e exigiram uma panorâmica com o laudo e no laudo está tudo ok em relação as arcadas e quantidades de dentes, só veio acusando um resto de raiz residual, vc acha que isso pode me reprovar?

      1. Doutora a extração eu fiz, só que é como eu lhe falei, que o médico empurrou um pedaço para o seio maxilar e houve até uma comunicação buco-sinusal. Aí fiz outra panorâmica e realmente tem um pedacinho lá. Só que eu estou com medo de apresentar esta segunda panorâmica. O que eu estou querendo fazer é pedir para o médico tirar um raio-x do local da extração e emitir um laudo dizendo que retirou, aí eu anexo junto com o laudo da primeira panorâmica o laudo da extração e o raio-x.
        O que vc acha?
        Lá no edital não fala nada a respeito disso e tudo, comigo está ok em relação a quantidade de dentes e arcadas.

        1. Desculpe Junior, não considerei seus comentários anteriores ao responder, agora lembrei da história toda. Na verdade, então, você não tem uma raiz residual, mas um corpo estranho no seio maxilar. A primeira panorâmica está dentro do “prazo de validade” pra apresentar? Se sim, realmente, você pode apresentá-la e juntar uma periapical do local da extração. Mas eu acho que até a segunda panorâmica, que evidencia a raiz no seio, não seria problema… o importante é que o edital não fala nada sobre esse tipo de problema e você não tem nenhum sintoma decorrente disso. Acho que você não vai ter problemas.

  159. Bom dia. Ola Dra, estou com consulta agendada, mas com uma duvida, estou com um dente siso superior incluso do lado esquerdo que esta tentando nascer. Porem ele esta virado e não há espaço, sinto dores latentes do lado esquerdo, na tempora esquerda e uma sensação estranha no olho esquerdo, agora também começou como se fosse uma palpitaçao na palpebra esquerda, e observei que ando travando os dentes ao dormir. Essa pálpebra latejando tipo uma veia é devido as dores do dente? Aguardo.

    1. Susi, provavelmente uma coisa não tem nada a ver com a outra. É mais provável que essa palpitação tenha a ver com a ranger de dentes do que com a dor no siso. Costuma ser um sinal de estresse.

  160. Olá doutora, meu caso foi: fiz uma panorâmica e deu um resto de raiz residual na região do 2° molar superior esquerdo, fui ao dentista e ele quase não conseguiu retirar, mas conseguiu!
    O problema foi que ele forçou muito para retirar um outro pedacinho que segundo ele era muito pequeno, não conseguiu e acabou entrando mais,
    Só que eu percebi a entrada de ar na minha boca e eu perguntei o que era, e ele falou que houve uma comunicação, mas eu não me preocupasse que esta passagem de ar fecharia com a sutura!
    Fiquei desesperado, mas no dia seguinte já não percebi mais a passagem de ar e estou preocupado com o tal pedacinho que ele disse que ficou?
    É problema sério?

    1. Provavelmente não é nada sério não, Junior. Algumas vezes o dentista prefere deixar um pequeno fragmento de raiz a tentar removê-lo e causar uma sequela mais séria no paciente. Se a comunicação fechou direitinho, creio que você não terá mais problemas.

        1. Aí já complica um pouquinho, Junior. Mas em princípio, pelo seu relato, parece que não está. Se estiver (e isso só dá pra saber com uma radiografia ou tomografia), seria preciso remover pra evitar infecções, sinusites recorrentes, etc..

    1. Vai muito do seu conforto, Gisele. Se você não tiver dor, pode mastigar do lado da extração. O importante é que, depois de comer, faça a higienização adequada.

  161. Ola Dra., tirei o siso inferior há uma semana e sinto dor no ouvido e na bochecha… e sai uma aguinha ruim do lugar extraido… ja fui no dentista e não eh nada… estou tomando Lisador, mas dps volta. O q faço? ??

    1. Gisele, é assim mesmo. A bochecha e o ouvido doem porque são lugares próximos ao local da extração, e o líquido que você descreve é um exsudato inflamatório comum em cicatrizações. O que pode ajudar você a enfrentar esses sintomas com mais conforto é trocar a medicação analgésica ou adequar a dose. Entre em contato com o seu dentista pra que ele oriente você nesse sentido (não altere a medicação por conta própria, ok?!).

  162. Parabéns Ana ! Li todas as perguntas da página e todas suas respostas ! Gostei muito ! Sou estudante de Odontologia da IMED – Passo Fundo – RS ! E me ajudou em alguns detalhes !

  163. Dra., eu passei quase um mês muito congestionada, nesse intervalo senti dor de dente, fiz os primeiros socorros em um dentista que confio muito, mas tava sem grana pra continuar, depois fui pra um do meu plano, ele fez um raio x e começou o canal, o problema é que moro no inteior e ficou dificil pra eu continuar lá, resolvi fazer no CEO, público pelo SUS, fui a primeira vez, ela fez um raio x, ontem ela começou o tratamento sem anestesia, quando percebeu que doeu muito anestesiou, senti muita dor, fui pra casa sentindo dor, tomei um paracetamol, em seguida quando baixei a cabeça começou sair uma secreção marrom abundante líquida pela narina esquerda, o mesmo lado do dente superior numero 27, fiquei em panico, voltei la e ela prescreveu amoxilina por 7 dias e me mandou para o hospital tomar um Decadron, mas voltando pra casa continua a secreçao, resolvi ir pra uma médica, ela prescreveu metronidazol, amoxicilia e ibuprofeno, 30 comp de cada. Com medo viajei hoje pra uma urgencia na capital e fiz um raio x do seio da face e constatei que ainda tinha sinusite, será que a dentista perfurou com a agulha do canal, a face, o que é essa secreção, a pouco saio, o que devo fazer, me ajude, trabalho na rua, sou agente de saúde, devo voltar ao trabalho logo ou repousar, o que faço, vou ficar curada logo? To perdida, por favor me responda via e-mail. Obrigada.

    1. Claudia, parece ter havido uma pequena comunicação buco-sinusal, mesmo. Quando as raízes dos dentes superiores estão bem próximas da parte de baixo do seio maxilar (uma região “oca” que representa as vias aéreas superiores), isso pode acontecer. Como o caso é de tratamento de canal, a finalização do tratamento vai fechar essa comunicação. De qualquer forma, é preciso tratar a inflamação / infecção, o que você já está fazendo. A sinusite e o secreção que você relata são esperadas, nesse caso. Enfim… agora é terminar o canal e aguardar pra que a medicação aja no seu organismo e resolva a sinusite, a secreção, então, vai parar também.

  164. Boa tarde Dra;

    A pergunta que iria fazer já foi reduzida lendo as suas respostas anteriores, excelente seu blog!

    Estou com o problema de comunicação buco-sinusal após a extração de um dente da arcada superior.
    Gerou uma infecção e estou expelindo pus pelo nariz somente do lado da cirurgia. Estou tratando a infecção com levofloxacino.

    Acha que escapo de fazer a cirurgia após o tratamento?
    O procedimento é de recuperação complicada?
    E a medicação? Seria isso mesmo? (pq sempre tratei sinusite com amoxilina + clavulanato de potássio)

    1. Daniel, eu acho que você não escapa da cirurgia, infelizmente. A possibilidade dessa comunicação se fechar sozinha é remota, mesmo com o tratamento. O levofloxacino é um antibiótico usado, sim, para infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite. A recuperação (completa) é parecida com a de uma extração dentária, coisa de 1 ou 2 semanas.

        1. Ahauahuaha Daniel! Tô sendo realista, já levei até bronca por causa disso… mas eu acho que é isso que vocês esperam de mim, sinceridade, né?! Abraço, fico aqui na torcida. 🙂

  165. Dra.
    Quarta feira estava me sentindo pouco gripado, com nariz escorrendo, e de quarta para quinta dormi com nariz trancado de um lado e acordei com um dor imensa no fundo da boca – pensei que era dor de garganta – e tomei diclofenaco 50mg de 8 em 8 horas, fazendo todo dia bochecho com agua morna e sal, hoje segunda feira – 4 dias – acordei e fui ao banheiro, ao escovar os dentes na parte superior no fundo saiu pus e sangue, e pelo que eu vi aqui penso que seja pericoronarite, vou começar a tomar Amoxicilina 500 mg, 1 comprimido de 8/8 horas por 7 dias e Ibuprofeno 400mg 1 comprimido de 8/8 horas por 7 dias, mas estou com coriza desde quarta feira e não fiz nenhum procedimento ainda, posso estar com comunicaçao buco-sinusal?

    1. Jorge, pelo que entendi você não fez nenhuma extração dentária recente, então a possibilidade de comunicação buco-sinusal não existe. Já pericoronarite faz mais sentido, com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar, provavelmente ele vai precisar intervir (limpar o local, drenar um abscesso, medicar você de acordo… o que for necessário).

  166. Dra.
    Extrai 2 dentes inclusos e ficou a comunicação. Voltei ao dentista e ele fechou novamente. Porém, 20 dias depois abriu a comunicação. Será que tem casos que não fecha essa comunicação nem com cirurgia? Será que existe outro método cirurgico para fechar? Não quero ficar com esa abertura.
    Pode me responder por e-mail estou muito preocupada porque não fecha o buraco?
    Obrigada.

  167. Dra.
    Ha 20 dias retirei o siso superior esquerdo. Ele estava em cima do meu ultimo dente, saindo para a bochecha. Correu bem a cirurgia, que pese ter sido muito interventiva. Depois senti muitas dores. O problema eh que continuo sentindo dores. Até hoje estou a base de anti-inflamatorios e paracetamol. Sinto uma bolinha no local, em cima do dente, onde ficava o siso. Como se fosse algo durinho, mas não pra fora, pra dentro. Mau halito extremo do lado da remoção. O nariz do lado do dente fica vez ou outra intupido, mas não sinto liquidos escorrerem do nariz para a boca. Qual seria o seu palpite? Só consegui marcar com minha dentista para quinta feira… Estou com medo do pior. Sinto dor na face e na cabeça.

    1. Gostei que você falou em “palpite”, Patricia, e não em “diagnóstico”. Realmente, apenas com base no relato do leitor o que eu consigo fazer é orientar e teorizar a respeito. Já que você fez a pergunta exatamente neste post, acho que o nosso “palpite” é o mesmo: comunicação buco-sinusal. Claro, não dá pra afirmar que isso ocorreu, mas o prolongamento dos sintomas do pós-operatório, a dor na face e o fato do seu nariz ficar entupido de vez em quando, do mesmo lado da extração, são indicativos. Mas procure não ficar ansiosa a respeito, essa é apenas uma possibilidade. Só sua dentista pode afirmar (ou não) nossa suspeita, e será preciso, provavelmente, fazer exames de imagem.

  168. Doutora, tenho sinusite crônica e tenho uma comunicação que me ajuda, pois quando a sinusite ataca eu assopro pela comunicação fazendo a infecção sair pelo nariz afora, isso não afeta em nada, pois ela fica tampada com a famosa dentadura, isso pode me trazer problemas futuro ?

    1. Domingos, na verdade isso afeta você já no presente… a sua sinusite crônica provavelmente tem a ver com essa comunicação. Seria bom procurar seu dentista e/ou um médico otorrinolaringologista pra avaliar, o ideal é fechar essa comunicação.

  169. Boa tarde Drª, parabéns pelo blog, acabei de extrair o terceiro molar, chegando em casa retirei o algodão colocado pela Drª, então percebi comunicação com meu nariz, estou assustado, qual o procedimento ? Devo voltar no consultório para fazer uma sutura para o fechamento do buraco?

    Obrigado

    1. Mauro, você percebeu essa comunicação como? Apenas visualmente? Se sim, pode ficar tranquilo, não há comunicação nenhuma… a gengiva fica com esse aspecto de aberta por alguns dias, mesmo. Ela vai cicatrizar “de dentro pra fora”, diferente de como cicatriza a nossa pele, por exemplo. Ficaria caracterizada uma comunicação buco-sinusal caso estivesse saindo líquido pelo seu nariz ao ingerir alguma bebida, houvesse um cheiro forte ou sinais de sinusite. Não me parece o caso.

  170. olá Doutora… parabéns pelo blog, que é muito esclarecedor! Ha uma semana iniciei um tratamento de canal em molar superior, enquanto a dentista lavava o canal com uma solução de hipoclorito comecei a sentir uma forte dor em toda a face, que subia em direção à cabeça, e logo começou a sair pelo nariz um liquido sanguinolento… ela se mostrou preocupada e sem entender do que se tratava, pois segundo ela o rx não mostrava nenhuma perfuração… hoje continua saindo uma secreção amarela quando abaixo a cabeça… devo procurar um otorrino? Antecipadamente agradeço…

    1. Vera, certamente houve uma comunicação. Esse tipo de comunicação (causada pelo tratamento de canal) costuma ser bem mais simples de se resolver. Por enquanto não há necessidade de procurar um otorrino, sua dentista vai prescrever medicação se ela julgar necessário e a própria obturação do canal deve resolver o problema.

  171. Dra. Ana, realizei a cirurgia para extração dos sisos há cerca de 4 semanas e houve a comunicação buco-sinusal. O dentista, após a cirurgia, afirmou que quando são extraídos dentes superiores, tal situação é, inclusive, normal.
    Não sinto dores, não entra líquido no nariz, não sinto que meu nariz fica entupido o dia inteiro como alguns leitores relataram, mas sinto, às vezes, um mau cheiro. Ou seja, quase não tenho transtornos em razão do ocorrido.
    Tenho escovado muito os dentes e ainda utilizo anti-séptico bucal.
    Será que não há mais possibilidade de ocorrer a cicatrização de forma espontânea (levando em consideração que já faz quase um mês que me submeti à cirurgia), ou posso esperar mais algumas semanas?
    Extrai os outros três sisos na mesma oportunidade, e até hoje não houve cicatrização completa dos locais, por isso deduzi que ainda por estar em fase final de recuperação.
    O que a Senhora acha?
    Só pra complementar, o cheiro se agrava quando inclino a cabeça para frente, quando abaixo para pegar alguma coisa por exemplo.

    1. Augusto, a esperança é a última que morre ;). Se for uma comunicação BEM pequena, é possível. Mas como saliento no texto, via de regra é necessária uma cirurgia corretiva.

      1. Obrigado, Doutora.
        Fico com a impressão que é previsível que a comunicação buco-sinusal não cicatrize espontaneamente. Entendo, portanto, que seria mais prudente o dentista marcar um retorno quando tal situação acontece, sem a necessidade de deixar o paciente sem informações e preocupado com a eventual cicatrização ou não da região.
        Graças a Deus existam pessoas como você dispostas a ajudar!
        Continue fazendo isto que a senhora faz, porque ajuda muito quem precisa de informações, como eu.
        Procurarei um outro profissional.

  172. Boa noite!
    Arranquei o dente do siso e a dentista deixou a raiz, já senti muita dor durante 17 dias. Como estou com medo dela não voltarei mais, irei em outro dentista. Posso processá-la?

    1. Com base em quê, Rafaela? Muitas vezes é justificável deixar um pedaço de raiz do dente, quando o dentista julga, por exemplo, que a tentativa de remoção pode causar sequelas permanentes ao paciente. Ainda, algumas pessoas têm pós-operatórios bem doloridos, isso independe de ter ficado um pedaço de raiz sem remover. Compreendo sua irritação, mas o melhor caminho é sempre o diálogo. “Fugir” da sua dentista é o pior caminho, ela ainda é a melhor pessoa pra orientar você, pois conhece mais do que qualquer outro profissional o seu caso.

  173. Boa noite.
    Dra, eu extrai um dente superior esquerdo e furou o seio, ta com mais ou menos um mes, hoje eu fecho o nariz e forço mas nao sai mas ar, mas se eu encher a boca de ar sinto que ainda sai, tem um buraco muito pequeno, ele fecha sozinho ou nao? Obrigado.

    1. Adaias, eu sou meio cética quanto à possibilidade de comunicações assim se fecharem sozinhas, mesmo as pequenas. Quando isso acontece, geralmente é nas primeiras 48 horas depois da extração… então, acho improvável que a sua feche sozinha.

  174. Boa tarde, quatro meses atrás extrai meu terceiro molar… logo na semana tive alveolite e foi detectada uma ligação buco-sinusal… tive muita secreção, tomei antibióticos e depois de 2 meses fui em uma bucomaxilo que me indicou uma cirurgia, quando fui na médica estava sem secreção e sem dor… agora 4 meses depois da extração eu voltei a ter secreção… tomei Sinot durante uma semana e continuo com a secreção, não sei o que fazer…

  175. Dra., eu tenho uma pergunta, fiz canal de molar em dezembro do ano passado, e há um mês mais ou menos eu tenho sentido o gosto daquele liquido que é usado quando o dente é aberto, estive procurando o nome, penso ser LIQUIDO DE DAKIN. Principalmente quando passo fio dental nele. O que isso quer dizer? É normal que esse líquido extravase? Precisa refazer a restauração? O canal? Os dois? Obrigado!

    1. Jean, o canal foi finalizado mesmo? O dente foi restaurado em definitivo depois do tratamento de canal? Pergunto isso porque o líquido (que pode ser o de Dakin, sim) é usado numa fase inicial do tratamento de canal, na desinfecção do interior do dente. Depois ele é removido e os canais são preenchidos com outro tipo de material, que veda o dente. Então você não deveria estar sentindo o gosto desse líquido.

      1. Então, penso que sim, pelo menos o dentista disse que sim… depois de abrir… e remover td com aqueles ferrinhos (limas?), ele limpou com esse liquido de gosto similar ao cheiro de água sanitário, e colocou uns fios que parecem de borracha, queimou… e cobriu com o material de restauração, colocou a aquela luz azul (polimerizou?)… lembro dele falar desses termos… e retirou o excesso… pq havia ficado alto… e disse que estava ok, agora estou com o gosto do líquido, quando passo o fio dental… já tinha achado estranho, vc dizendo que eu não deveria estar sentindo o gosto, tô preocupado… vou procurá-lo! E agradeço imensamente atenção!!!!! Parabéns pelo site! Obrigado.

        1. Pela sua descrição, tá tudo certo! O canal foi tratado e o dente restaurado com resina. Pra que você esteja sentindo esse gosto, uma possibilidade é que haja alguma infiltração na restauração. O ideal é procurar seu dentista mesmo, assim ele reavalia e faz um reparo na restauração se houver necessidade.

  176. Dra., minha filha ha 2 anos extraiu o dente canino que era de leite, em casa sentiu fortes dores de cabeça e nariz entupido por causa da anestesia. Fui ao pronto socorro pois sentia tb um mal estar e após exames a médica disse que n tinha nada a ver com a anestesia e sim que era uma sinusite. Queria saber o que a senhora acha, pois ela vai precisar agora com 15 anos extrair esse mesmo dente canino permanente que n nasceu, esta incluso. Eu como mãe estou com medo, se não foi mesmo por causa da anestesia. Obrigada pela atenção.

    1. Ana, a anestesia na região frontal (dentes anteriores) é uma das mais “chatas” na Odontologia. Costuma ser mais dolorida e incômoda para o paciente, alguns relatam mal estar, mesmo. Mas não é pela composição da anestesia, em si, mas pela região em que ela é aplicada: pode dar uma sensação estranha em olhos, nariz, além do próprio dente. Se na mesma época do ocorrido sua filha ainda teve uma sinusite associada, os sintomas se potencializam. Enfim, eu não acho que você deva se preocupar com a anestesia, ela não vai causar prejuízo, a não ser o incômodo local, mesmo.

  177. Olá Dra, tudo bom? O meu caso é o seguinte: quarta feira tirei meus sisos superiores, o do lado esquerdo está doendo mais, inclusive dor na face, mas até ai tudo bem. No domingo comecei a sentir um cheiro estranho até meu nariz ficar entupido, e a agua do nariz tinha um gosto horrivel que acabava descendo pela garganta, e percebi que o cheiro ruim era disso. Não consigo dormir, pois me incomoda bastante. Acordo no dia seguinte e cuspo liquido marrom… Mas como tá recente, ainda não tirei os pontos. E falando com o dentista no telefone, ele me disse que é normal da cicatrização, porque a raiz do dente estava distante do seio. Já estou sofrendo por antecipação pensando em ser comunicação. Existe exceções? Abraço.

    1. Raisa, sua descrição até “bate” com a de uma comunicação buco-sinusal, principalmente pela secreção que você relata, o gosto ruim, o nariz entupido. Mas pode ser apenas coincidência, também. Se seu dentista diz que as raízes estavam longe do seio maxilar, não deve ter ocorrido a comunicação. De qualquer forma, no dia da remoção dos pontos ele vai reavaliar isso e “tirar a cisma”.

  178. Ana, boa noite

    Em 14/01/13 fiz um enxerto autogeno na maxila, porém após 15 dias foi percebida infecção em um dos lados, por qual motivo não identificado.
    Tomei muitos antibioticos e foi aberto este lado da cirurgia, agora seis meses depois tirei uma tomografia e o cirurgião dentista falou que apesar de toda infecção podem ser feito os dois implantes. Porém no laudo da tomografia apresentou que estou um pólipo sinusal, diverticulos e sugere sinusite maxilar. Os meus dentistas nem sequer leram o laudo. Será que houve esta sinusite maxilar devido a uma comunicação buco-sinusal, isso se apresenta na tomografia, como posso identificar? Detalhe, não tenho os 04 dentes da frente ja ha mais de 25 anos. O otorrinolaringologista pode me informar se houve este fato? Ja estou com vontade de desistir dos implantes, e meu dentista informou que so tenho até set/13 pra fazer.

    1. Sim Elenilda, uma comunicação buco-sinusal pode ser mostrada através da tomografia… mas se isso não consta no laudo, não creio que seja o caso. E sim, uma comunicação buco-sinusal pode levar a uma sinusite.

  179. Olá Dra, eu extrai meus 4 dentes do siso dia 17/07, e tive um dente que foi complicado de extrair do lado inferior esquerdo, pois teve que ser quebrado em 3 pedaços, ao sair do consultório eu já estava sentindo que ao respirar eu sentia um ar saindo desse dente, como não doía, achei normal, no dia seguinte não sentia mais esse ar saindo, porém agora estou com os pontos na gengiva com uma camada branca, ainda um pouco inchado, não sinto dores fortes, apenas latejando. Tenho sinusite e há 3 dias, fiquei com o nariz entupido e saindo liquido e com muita tosse, a que ponto essa tosse pode me prejudicar? Ao procurar sobre meu caso, encontrei seu blog, e li sobre a possibilidade da comunicação de buco-sinusal. Desde já agradeço pela atenção, Dra.

    1. Elisandra, o dente extraído foi de baixo, não? Então, não há nenhuma possibilidade de comunicação buco-sinusal, pode ficar tranquila quanto a isso. Isso só acontece em dentes superiores. Quanto à tosse, ela não prejudica você de forma direta, a não ser pelo fato de que pode doer ao tossir. Mas, pela sua descrição, parece que está tudo bem com o pós-operatório.

  180. Olá Dra. Fiz uma radiografia periapical completa e apareceu no resultado hiperpneumatização sinusal dos dois lados. Gostaria de saber o que é isso e se devo me preocupar ?
    Obrigada.

    1. Maira, esse é apenas um achado anatômico. Quer dizer que as raízes dos seus dentes superiores estão em íntimo contato com a assoalho do seio maxilar, que é uma região “oca” que fica acima desses dentes. É importante que sempre que você for se submeter a um tratamento dentário (extrações e tratamentos de canal, principalmente), seu dentista tenha conhecimento dessa sua particularidade.

  181. Olá Dra, e obrigado pelo retorno rápido. Os sintomas são secreção diária (muco verde e espesso) com gosto ruim. Quando viro minha cabeça para o lado e para trás normalmente é quando sinto o muco descendo do seio para a garganta. Dores constantes na área. A única solução que encontrei para alivio é de lavar a área com agua e sal diariamente para retirar o muco inflamado (pus) com uma seringa de irrigação nasal. Como nao moro no Brasil tudo é mais moroso e o otorrino me disse ontem que pela parte interna do seio ele viu minha sinusite limpa com excessao da área acima de onde foi feito o tratamento de canal onde a inflamação esta localizada. De acordo com ele nao ha o que ser feito por ele esta me indicando um cirurgião medico maxilo facial. Essa sinusite crônica ja se arrasta por 3 anos agora. A única diferenca que sinto agora comparado com antes da raspagem e remoção do corpo estranho feita pelo otorrino é que antes eu passava dias ate semanas sem inflamação, enquanto agora nao passo um dia sequer sem pus e dor. O que voce sugere que seja feito? Talvez perfurar o canal de onde estava o dente ate o seio maxilar para eliminar alguma duvida quanto a corpo estranho e fechar o local de novo? Uma vez uma dentista que me aconselhou a ir ao otorrino disse que se o otorrino nao raspasse bem a área algumas das células poderiam permanecer e continuar a inflamação? Aguardo seu retorno.

    1. O “muco verde e espesso” sai pelo nariz, pela boca ou por ambos? Eu acho que só o corpo estranho (se ele estiver aí ainda) não causaria esses sintomas todos (embora até pudesse). Me parece que ou ainda há uma comunicação buco-sinusal que precisa ser fechada ou há necessidade de uma nova intervenção do otorrino. É preciso investigar, uma radiografia panorâmica ou uma tomografia (até melhor) poderia revelar o que está acontecendo.

  182. Ola Dra, fiz um tratamento de canal onde o dentista perfurou muito fundo e atingiu o seio. Nao esperou a cicatrizarão e insertou o filling. Deste dia em diante comecei a ter terríveis dores de sinusite, com muito muco infeccionado vazando. Resolvi extrair o dente mas um pedaco do filling ficou alojado no seio. Após um ano de infecções consecutivas fui a um otorrino que fez a raspagem por dentro do seio e conseguiu remover o corpo estranho. Mas ainda sigo apresentando crônica inflamação como antes. Será que existe comunicação buco-sinusal? A área esta bem fechada.

    1. Me parece que não, Luciano. Houve sim uma comunicação, tanto é que parte do cimento obturador usado no tratamento de canal foi parar no seio maxilar. As sinusites recorrentes devem ter origem no corpo estranho em si, e não numa comunicação que tenha persistido. Você tem algum outro sintoma importante (líquido que extravasa pelo nariz quando você bebe, mau hálito, sensação constante de odor ruim nas vias aéreas)?

  183. Bom dia doutora,
    Faz uma semana que retirei meu siso esquerdo, durante a semana notei algo estranho e so falei para a dentista no dia da retirada dos pontos. Foi constatado que ocorreu uma comunicação buco-sinusal, na oportunidade ela colocou um cimento cirurgico (não sei a denominação ao certo) para aliviar o incomodo e esperar para ver se fechava sozinho. Caso nao feche, ela disse que iria colocar pontos na comunicação. Fato esse que ta me afligindo, tendo em vista que nao foi tirado nenhum raio x para constatar o tamanho da comunicação. Queria saber se esse procedimento (pontos na comunicação sem ao menos um rx) é muito usual?

    1. Gabriela, realmente, nesse caso é sempre bom fazer um exame de imagem, pra se ter noção do tamanho da comunicação. Mas independentemente do tamanho dela, o procedimento é fechá-la, e isso se faz com os “pontos”, puxando a gengiva pra fechar o “buraco” e suturando bem.

  184. Oi, vou ter que fazer uma cirurgia de buco-sinusal e estou morrendo de medo, pois caiu um pedaço da raiz dentro do seio maxilar, queria saber se a cirurgia e perigosa, vou fazer com um bucomaxilo. Desde ja agradeço…

  185. Boa noite Dra ! Acabo de sair do dentista, enquanto ela fazia o tratamento de canal houve uma comunicação do dente com o canal nasal, fiquei quase duas horas sentindo o gosto do liquido descer do nariz até a garganta, e saia liquido escuro. Fui ao medico ele me passou inalação e pediu para limpar em casa com fluido de cloreto de sódio 0,9 %. Corro risco de depois desse canal ficar com sinusite ? Pode me dar uma halitose depois disso ? Muito obrigada, estou bastante preocupada.

    1. Diana, esse tipo de comunicação buco-sinusal é mais fácil de se resolver, a própria obturação do canal do dente promove o reparo. Embora possível, acho improvável que você desenvolva halitose ou uma sinusite crônica.

  186. Oi tudo bem?
    Arranquei meu dente em janeiro, foi o 2° de cima de tras pra frente do lado direito, ele veio fechar agora essa semana e depois que fechou com uns 6 ou 7 dias comecou sair uma secrecao horrivel pelo nariz, descendo pra garganta, nao aguento mais esse mau cheiro e gosto ruim, o que pode ser isso, por favor me ajude?

    Falaram que pode ser esse tal de comunicacao, como e essa cirugia que vocês fazem, me expliquem por favor!

    1. Kaynam, pode ser uma comunicação buco-sinusal, sim. É bom que você volte no seu dentista pra reavaliar. A cirurgia geralmente consiste em “puxar” a gengiva de forma a cobrir o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente) e, consequentemente, a comunicação buco-sinusal

  187. Muito obrigada pelo retorno!
    Essa cirurgia é simples? Não relatei ao dentista pois não tive coragem de voltar no consultório… Fui em um amigo dentista q suspeitou e queria dar uns pontos… Mas tinha esperança q fechasse, ele pediu q eu retornasse amanhã, quanto mais o tempo passa mais difícil fica p/ fechar? E p/ fazer a cirurgia?

    1. Em essência, é simples: é preciso “puxar” a gengiva de forma a cobrir o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente) e, consequentemente, a comunicação buco-sinusal. Sim, quanto mais passa o tempo maior a chance da comunicação epitelizar (virar um “canal revestido por gengiva”, digamos assim). Mas o fechamento cirúrgico, em si, não fica mais difícil, necessariamente.

  188. Oi Dra! Fiz extração do siso faz um semana, foi bem difícil, e agora sinto se puxar o ar com a língua dentro da boca sai vento pelo buraco, se fechar o nariz e assoprar também sai, nos primeiros dias fazia barulho, e na primeira vez que usei o periogard, parecia q o liquido tinha ido para o rosto!
    A dúvida é: não tenho nenhuma secreção no nariz, nem mal cheiro, estou tomando amoxilina 500, mas sinto o ar saindo, o nariz não esta entupido… será q terei q fazer cirurgia para fechar essa comunicação ?

    1. Larissa, é quase certo. Pela sua descrição não é uma comunicação muito pequena, então certamente será preciso cirurgia. Seu dentista já sabe disso? Se não, converse com ele e relate o problema.

  189. Oi Dra. Ana, ha um tempo atras te relatei do meu problema do siso que extrai e deu uma comunicaçao buco-sinusal. Ela se fechou sozinha pois era muito pequena, mas contaminou minha face e ocorreu uma sinusite cronica, fui no otorrino, tirei tomografia e o medico me disse que nao haveria cura com os remedios. Tomei todo tipo de antibioticos, dos mais fracos ate os mais fortes. Somente com cirurgia a minha sinusite cronica vai se curar. Desde o dia que extrai o siso ja se faz 7 meses, sinto dores fortes na face, como se fosse dor de dente e dor tambem no ouvido, a minha cirurgia ja ta marcada, vai ser daqui a 15 dias graças a Deus, pois nao aguento mais as dores, gostei das suas dicas, mas comunicaçao sinusal é grave e traz muitos problemas, devido à sinusite que se instala na face, muito obrigada pelas dicas.

  190. Doutora!!! Parabéns pelo trabalho, estou me encaminhando a ABO, pois ja tirei minhas duvidas contigo, todavia ñ se abale com “pessoas” que costumam dar “mijadas”, pois o seu trabalho é lindo e merece a nossa consideração de todo coração… continue assim… muita paz e muita luz!!!!!!!!!! 🙂

  191. Olá Dra. Ana! primeiramente parabéns pelo seu blog salvador de noites de sono rsrsrsrs. Fiz extração do siso superior e também inferior dia 31/05 e houve uma fratura na raiz do superior. O dentista ficou tentando retirar esse “pedaço” do dente que ficou e acabou furando o seio. Fiz a cirurgia em um curso de especialização e o professor indicou para que o dentista fizesse a sutura bem fechada e após um mês fizesse uma nova avaliação. Ele me receitou anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Não estou sentindo nenhum sintoma fora do normal. Caso a comunicação tenha se fechado eu preciso fazer uma nova cirurgia para retirar essa raiz que ficou ou ela pode permanecer? Sei que a comunicação com o seio é uma complicação que pode acontecer com qualquer um porém, minha preocupação é por se tratar de um aluno tendo em vista que seu professor foi bem omisso com a situação. Ao meu ver o professor deveria ter tomado o controle da situação e prosseguir com a cirurgia, tendo em vista que com relação a saúde, em primeiro lugar fica o bem estar do paciente. Caso seja necessário tirar a raiz, será um procedimento igual o de extração?

    1. Se a raiz não estiver dentro do seio maxilar, ela fica onde está, mesmo. Não é preciso removê-la necessariamente, embora seja bom reavaliar periodicamente por um tempo. Quanto à comunicação, como ela foi notada na hora da cirurgia e já foram realizados os procedimentos para fechá-la (e você não relata sintomas importantes), provavelmente ela vai se resolver sem problemas.

  192. Bom dia Dr.

    Obrigado pela resposta.

    Marquei hoje uma consulta ás 16:00h, vou tentar entender qual o procedimento que devo adotar no meu caso.
    Att.

  193. Boa noite Dra.

    Realizei uma extração de molar superior ha uma semana porque era a 3a vez que teria que fazer tratamento de canal no mesmo dente, infelizmente deu a bendita comunicação buco-sinusal, após 7 dias meus pontos estão soltando sozinhos, meu dentista solicitou retirá-los em 10 dias.
    Hoje comecei a sentir um mau cheiro, cheiro de podre mesmo, queria saber se isso é normal, o problema é que fiz a extração em Belo Horizonte e voltei para São Paulo.
    Poderia me ajudar?
    Desde já agradeço.

    1. Washington, dada a situação e a existência de uma comunicação buco-sinusal, o cheiro ruim é “normal”, você está está sentindo diretamente nas vias aéreas o odor do processo inflamatório no local da extração. Você precisa procurar um outro dentista (imagino que você não pretenda voltar pra BH) pra realizar o fechamento dessa comunicação. Procure um cirurgião bucomaxilofacial.

  194. Dra. Ana, só p/ esclarecimento, no meu texto escrevi “implantes de maxila”, errado. O correto é que na 1ª cirurgia, março/2009, fizeram o avanço da maxila, enxerto ósseo e os implantes, ok?

    Um abraço

    1. Ok, esclarecido. Sobre onde você mora, eu recebi aqui o estado, mas sem saber a cidade eu não tenho como checar na minha base de dados se há algum profissional que eu recomende. Pode enviar por aqui mesmo qualquer informação pessoal, eu me comprometo a não publicar o comentário, é só pra ficar mais fácil eu ajudar você.

  195. Boa noite Dra!!!
    Há 4 anos estou mexendo c/ implantes de maxila e há 3 anos saiu um parafuso de implante mal colocado pelo nariz. Após isso abriu um buraco (comunicação boca e nariz) que passaram a dar o nome de fístula. Começou a sair até alimento pelo nariz, então implorei ao bucomaxilo p/ fechar, ele sempre dizendo q fecharia sozinho. Somente em 01/2013, qdo viram q não ia fechar mesmo, fizeram a 1ª cirurgia (anestesia geral) c/ bucomaxilo e otorrino, não fechou. Em 04/2013 a 2ª (sedação), só c/ o bucomaxilo, onde foi tirado cartilagem da orelha e colocado uma placa de titânio, depois de um mês senti q ia abrir novamente, e abriu. Foi feito então novo procedimento c/ o bucomaxilo, na clínica c/ anestesia local, agora dia 27/05. Como sei q alguma coisa está errada, preciso procurar “o melhor” bucomaxilo, p/ resolver meu problema, poderia me ajudar na indicação de alguns? Se for possível, gostaria q não aparecesse meu nome, pode responder p/ “Niamar”, nome fictício.
    Agradeço muito.

  196. Oi Dra Ana!!
    Há dois meses atras extrai um dente superior e deu comunicaçao… onde comecei com antibiotico amoxilina 500, mas nao resolveu saia um liquido com cheiro horrivel e um gosto pela garganta estranho… foi trocado por amoxilina +125 de clav. melhorou… mas voltou… foi feito tomografia e constatado um pedaço de osso dentro do seio maxilar… fiz a cirurgia a nove dias… e tomei por seis dias amoxilina de 500 ou seja menos potente do q ja havia tomando… mas assim que parei com o antibiotico no dia seguinte os sintomas vieram piores do que tds antes… minha bochecha ficou enorme e dura… antes cuspi pus com sangue… e começou a inchar sem parar… ontem voltei la e ele me deu azitromicina dois compr. por dois dias e depois um compri. por mais 4 dias… hj o inchaço diminuiu um pouco mas se espalhou mais pro lado do queixo… e qdo aperto a bochecha parece que sinto um espinho em um ponto e ta mais durinha… estou com medo é assim mesmo tenho q ter paciencia ? Ou será que nao ficou resto ainda la dentro perguntei ao dentista ele disse q naoo q fizeram raspagem e lavaram com soro meu seio maxilar… disse q talvez vai ter q por dreno… por favor me responda se ele esta certo no tratamento..! abraço

  197. Dra., ola tudo bem, pois estou com uma dor de dente faz um mes, pois este dente esta no fundo na parte superior e quando acordo meu travesseiro esta cheio de sangue, mau cheiro. Porem com o remedio a dor parou, so que agora retornou e continua sangrando, o que e bom para aliviar esta dor?

    1. Vivian, sugiro que você procure um dentista com urgência. Sangramento espontâneo não é bom sinal, é preciso identificar a causa e tratar de acordo, pra resolver a dor e uma possível infecção.

  198. Não tenho qualquer secreção ou extravazamento de líquidos. Somente essa pressão que está me incomodando mesmo, acredito possa ser resultado de estresse também, fiquei muito nervosa para a cirurgia porque tinha muito medo, estou com a visão muito embaçada e nunca tive quaisquer problemas de vista e meu coração parece “fora de ritmo” ha uns dias depois da 1ª extração.

  199. Dra., a minha gengiva sai um liquido amarelado com mau cheiro (percebi na gengiva tem um buraquinho de onde sai esse liquido), isso já faz algum tempo, mas nunca tive condições de ir a um dentista, o que pode ser ?

    1. Enaide, parece ser pus. E se há pus, deve haver uma infecção. É preciso procurar um dentista pra tratar a cauda da infecção, que pode ser um canal ou algum problema gengival.

  200. Doutora, extrai 3 dentes do siso, os 2 de cima e um embaixo, nao tive grandes problemas embora esteja com uma pequena infecção no dente inferior, cuja extração foi um pouco mais complicada, pois o dente estava horizontalizado, teve que ser cortado em 3 pedaços, a coroa desgastada e mesmo assim exigiu muita força pra tirar, mas a infecção esta bem controlada com amoxilina, sem dores. O que tem me incomodado muito é uma forte pressão que estou sentindo na face, acredito que nos seios paranasais, isso é normal? Por que de sentir isso?

    1. Thais, além da pressão você tem algum outro sintoma? Alguma secreção de cor estranha saindo pelo nariz, líquido que extravasa pelo nariz quando você ingere líquidos? Se não, a pressão provavelmente não tem origem nas extrações, pode até ser mera coincidência.

  201. Dra. já conversei com a senhora há algum tempo atrás e realmente vou passar por uma cirurgia com o otorrino devido à fistula, mas estou com tanto medo, esta cirurgia é perigosa? Sou diabetica e devido à sinusite que estou ela está descompensada.

    1. Adriana, a cirurgia, em si, não é muito complicada. Mas se a sua diabetes não estiver controlada, não dá pra fazer a cirurgia (pois você pode ter problema de sangramento e de cicatrização). Converse com o seu médico pra garantir o controle da diabetes antes de qualquer procedimento cirúrgico.

  202. Boa tarde! Dra, fiz uma extraçao ha uma semana, e fica vazando um liquido pelo meu nariz, eu pesquisei e vi que isso se chama comunicaçao buco-sinusal, mas isso tem tratamento? Tenho a pressao muito alta, entao tudo se torna mais complicado, sera que teria um jeito de tapar esse buraco sem ter que operar?

    1. Elaine, se for uma comunicação buco-sinusal MESMO, é preciso fechar cirurgicamente. Pressão alta, desde que controlada no momento do atendimento, não impede que seja feita a cirurgia.

  203. Bom dia, doutora!
    Iniciei um tratamento de canal ontem e, quase no fim da consulta, a dentista deixou escorrer um líquido q é usado para irrigar a raiz. É um gosto horrível, q sinto até agora… no mesmo dia à noite, tive dores abdominais e diarréia. Isso tem ligação? É normal? Q líquido é esse?
    Obrigada
    Aguardo ctt

    1. Leiliane, acho improvável que a causa do seu problema seja o líquido usado pela dentista, pois você teria que ter engolido em quantidade. Ele é uma solução de hipoclorito de sódio, muito parecido com Quiboa, e serve pra fazer o saneamento dos canais do dente. O gosto é horroroso, mesmo. 🙂

  204. OLA, EXTRAI UM DENTE FAZ 9 MESES, COMECOU A SAIR SECREÇAO PELO NARIZ, VOLTEI AO DENTISTA, ELE PASSOU ANTIBIOTICOS E NADA DE MELHORAR, QUAL É SUA OPINIAO, ESTOU NECESSITANDO DA SUA AJUDA / OPINIAO.

    1. Edilan, se trata de um dente de cima? Pode ter a ver com uma comunicação buco-sinusal, sim. Se for o caso, será preciso uma nova cirurgia pra fechar. Sugiro que você relate o problema ao seu dentista e até levante essa hipótese (de comunicação buco-sinusal) junto a ele. Assim, ele deve fazer um exame mais detalhado.

  205. Olá Dra. Ana!
    Parabéns pelo blog, muito bom seus esclarecimentos!
    Bem, ontem fiz a cirurgia de extração do dente 26 e meu dentista recomendou o Perioxidin para higienizar. Ontem fiz minha higienização normal, porém hoje senti dor, eu não fiz bochecho com Perioxidin, apenas “banhei” a area e depois cospi. Senti uma forte dor, mas aos pouquinhos foi melhorando e ao longo do dia, ao movimentar minha cabeça, sentia o gosto do Perioxidin como se estivesse saindo do dente. Também quando bebo algo ou até mesmo quando respiro, sinto um “assobio” saindo do local da extração. Liguei para o dentista e ele disse que isso as vezes acontece e apenas me pediu para não forçar o ar dentro da boca, sugar ou até mesmo espirrar. Minha preocupação é o liquido entrar dentro da extração e sei lá, causar alguma infecção. Ainda vai fazer 48 horas da extração, isso pode melhorar?
    Muito obrigada!

        1. Não é normal não, Larissa. Pode ser sinal de uma comunicação buco-sinusal. Sugiro que você entre em contato com a sua dentista e relate esse sintoma.

  206. Olá Drª, h cerca de um mês extraí um dente siso e o dentista deixou uma gaze dentro do local e houve comunicação buco sinusal com grave infecção. Estou aguardando cirurgia com bucomaxilo. Devo processá-lo ou isso é comum? Ressalto que procurei o tal dentista por várias vezes relatando minha dor e inchaço e o mesmo afirmava ser normal.

    1. Lucilene, comunicações buco-sinusais, embora não sejam tão frequentes, são complicações inerentes às extrações de dentes superiores, e nem sempre são fruto de negligência / imperícia / imprudência do dentista. Poder processá-lo você até pode, é um direito seu. Mas eu acho que pode ser desgastante pra ambos, e será preciso provar que houve negligência / imperícia / imprudência por parte dele. Enfim, cabe a você decidir.

  207. Dra. recentimente fiz a extração do siso superior e o cirurgiao disse que precisou tirar também o dente do lado (creio eu que seja o segundo molar) porque ele disse que o siso estava completamente grudado no segundo molar. Gostaria de saber se isso é normal ou erro do cirurgião.
    Obrigado.

  208. Primeiro quero te dar os parabéns pelo site. Arranquei um siso mas depois de dois dias estou sentindo q ficou um pedaço de dente agarrado, q n se mexe, fora o mau cheiro q estou sentindo, gostaria de saber se é normal ?

    1. Obrigada, Marli :). Acho improvável que tenha sobrado um pedaço de dente tão grande que você o sinta. Quando fica algum fragmento, geralmente é bem pequeno e lá dentro do osso, que o dentista opta por deixar por lá mesmo por uma questão de preservar o paciente de um procedimento mais invasivo. Mas se você desconfia disso, é bom procurar o seu dentista pra reavaliar. Eu não diria que é “normal”. Se estiver “pontudo”, pode ser apenas um formato desfavorável do osso por baixo da gengiva, o que deve ficar mais plano com a cicatrização.

  209. Olá novamente! Já nos falamos pelo Twitter mas quero agradecer por ter respondido minhas perguntas sempre prontamente e dizer que amei seu blog.
    Estou com outro probleminha, daqui 3 dias faz um mes que tive a perfuração buco-sinusal, está fechando o buraco sozinho pois o medico ainda deu até dia 1 de abril pra ver se vai operar, mas estou com um gosto horrivel na boca, acho que é da minha garganta, porem aparentemente minha garganta está otima, devo ir novamente ao medico ou devo esperar até dia 1? Desde já agradeço sua atenção.

    1. Oi Michelle! Creio que o gosto ruim na boca não tem a ver com a garganta (até porque você relata estar tudo ok), mas com a comunicação buco-sinusal, em si. Se o se dentista sugeriu aguardar até dia 1, não tem problema. Daqui a 1 semana ele vai reavaliar e decidir sobre a necessidade de cirurgia.

  210. Olá Dra. Ana,

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu blog.

    Ja faz 7 dias que extrai os dois sisos superiores. A principio foi muito tranquilo, ja não sinto nenhuma dor. Eu senti que existia uma coisa diferente quando eu bochechava pois ia liquido para o nariz, e também uma coriza constante do lado esquerdo. Por não sentir dor, acabei por achar que era normal, até que resolvi buscar informação na internet e achei o seu blog. Imediatamente liguei para o meu dentista, que infelizmente não vai poder atender hoje mas que disse que podemos ver isso na consulta que ja está marcada para amanhã para remoção dos pontos.

    Minha dúvida é se eu fui negligente e demorei a notificar meu dentista sobre este problema e se essa demora pode complicar a solução do problema.

    Obrigado
    Leo

    1. De forma alguma, Leonardo. Você como leigo não tem obrigação alguma de saber que sinais ou sintomas são importantes… como você mesmo relatou, do ponto de vista do paciente, se não dói está ok. Amanhã seu dentista vai reavaliar o caso e, tendo havido mesmo uma comunicação buco-sinusal, vai orientar você a respeito. O fato de já fazer uma semana da extração não muda muito o quadro, afinal a comunicação já existia (supostamente) no primeiro dia e você, sozinho, não teria como fazer nada a respeito.

    1. Alex, nada em específico. O importante é seguir as orientações pós-operatórias do seu dentista e tomar a medicação direitinho. A cicatrização completa pode levar semanas, mas em 1 ou 2 semanas já há uma boa cicatrização.

  211. Olá Dr(a) Ana ! Enviei-lhe uma pergunta sobre a minha comunicação buco-sinusal, dizendo-lhe que arranquei meu siso superior direito ! Que se fechou sozinho e instalou uma sinusite. Eu lhe perguntei se tinha cura, você me respondeu que era só esperar a reação do medicamento. Tomei amoxilina, levoprofloxacino e Anaerocid que o otorrino me passou, não melhorou de tudo, o pus que saia do meu nariz não sai mais e não sinto mais dores fortes como eu sentia ! Mas sinto dores como se fosse dor comum de dente, no lado que arranquei o siso, e o meu nariz entope à noite. Será que vai sarar ? Ou vou ter que fazer algum tipo de cirurgia ? Se sim, qual tipo ? O otorrino me pediu um tomografia de face. Desde já agradeço !

    1. Marcia, é como eu dizia… tudo depende do tamanho dessa comunicação mas, via de regra, o dentista acaba tendo que intervir cirurgicamente pra fechar. A tomografia vai fornecer dados importante pra decidir o que fazer a partir de agora, até pra verificar se fechou, se não, e o tamanho dessa comunicação.

  212. Fiz um curativo num dente com canal tratado para refazer a coroa, o dentista usou um remédio de gosto ruim muito forte que está vazando. Estou enjoada e com muito refluxo. Tenho problemas respiratórios e não estou aguentando. Ele viajou e só volta daqui a um mês. O que devo fazer?

  213. Dra. Ana,
    Ontem retornei do dentista, onde estou tratando um canal no dente posterior ao ciso, do lado esquerdo superior. Ao fechar com o curativo, a anestesia passou e eu senti um pouco de dor. Fui embora, mas a dor aumentou um pouco no caminho, tomei dipirona e uns 40 minutos a dor aliviou, depois que cheguei em casa. Estava muito quente aqui no Rio de Janeiro, eu estava com a cabeça baixa, fazendo um trabalho quando senti uma água escorrer pelo nariz e pingar na minha roupa (branca). Achei que fosse sangue, apesar de nunca ter tido esse problema, mas quando peguei um papel e limpei o nariz, notei que ele tinha uma cor escura e bem líquida. Achei que fosse alguma hemorragia, procurei um local fresco, tampei o nariz e coloquei a cabeça para trás. O líquido desceu pela garganta, e tinha um gosto pouco adocicado com um leve traço de remédio. Esse corrimento continuou por um tempo, sempre que eu abaixava a cabeça por mais de 5 minutos, e se isso acontecesse e eu colocasse a cabeça para trás, escorria pela garganta. Hoje, pela manhã, estava deitada e virei de lado no travesseiro quando notei o corrimento novamente, mas em menor intensidade. E imaginei que poderia haver alguma ligação rompida. Vim pesquisar e achei o seu blog.
    A periodontista que está me tratando só estará no consultório na terça-feira (ela atende com hora marcada e nesse dia eu sei que não há horário para atendimento pois ela sai correndo às 5:30), mas preciso verificar o que houve, sou professora e volto a trabalhar na segunda, portanto gostaria de uma sugestão sobre médico e exames que posso solicitar de emergência para ver o que houve. E se existe algum problema, aguardar a próxima consulta com ela, para ver o que houve.
    Obrigada pela atenção,
    Att.
    Paula

    1. Paula, pode ser que tenha havido, sim, uma pequena comunicação buco-sinusal durante a instrumentação no tratamento de canal. Não é muito comum que isso aconteça, geralmente esse tipo de complicação se dá em extrações dentárias, mas pode acontecer. Não acho que você deva se alarmar, e exames de imagem talvez nem mostrem essa comunicação (se houver), considerando que ela deve ser bem pequena. Se não houver nenhum sintoma mais agudo, aguarde a próxima consulta e relate esses sintomas para a sua dentista pra ela verificar clinicamente o que está havendo e confirmar, se for o caso, a comunicação buco-sinusal.

      1. Obrigada pela resposta, os sintomas ainda permanecem, mas com menos intensidade. Mas hoje, além de ter acordado com o rosto menos inchado, passei a sentir no final da tarde um pouco de incomodo na face, como se eu estivesse com uma crise de sinusite no início. Vou relatar para minha dentista e se for o caso, se a dor aumentar, procuro um otorrino! Obrigada!!!!

  214. Boa noite doutora, depois de ter fechado a comunicaçao buco-sinusal, quais sao os cuidados que devo tomar para que nao abra de novo, que tipo de alimentos eu devo comer e por quantos dias? Pois o medico fez uma cirurgia para fechamento da comunicaçao… obrigado.

    1. Alex, não há nenhuma recomendação especial com relação à alimentação, apenas evitar alimentos muito quentes e muito consistentes, pra ajudar na cicatrização.

  215. Dra. estou com uma comunicação sinusal, arranquei um dente ha 7 meses, ficou um buraquinho que não fecha onde vaza muito meu nariz, fica estralando com um mau cheiro e muita dor de cabeça e dor no rosto, já fiz um rx panoramico e agora vou fazer uma tomografia, qual e o procedimento agora, me ajude a entender por favor, obrigada.
    O dente que arranquei e o dente 16.

    1. Adriana, essa comunicação criou um canal entre a sua boca e a parte de dentro do seu nariz, e isso é um problema porque pode levar a sinusites recorrentes, mau hálito, etc.. Constatado o problema, o tratamento é cirúrgico, ou seja, o dentista precisa puxar a gengiva pra cobrir o “buraco” e suturar (dar pontos) muito bem dados. Feito isso, em princípio, problema resolvido.

  216. Olá Doutora, adorei o seu blog, muito esclarecedor! Parabéns!
    Bom, gostaria de tirar uma dúvida. Extrai os sisos inferior e superior esquerdo há aproximadamente 4 semanas atras e a recuperação foi maravilhosa, alguns dias com inchaço e dores, mas tudo dentro da normalidade prevista pelo dentista. Hoje extrai os dois sisos do lado direito e obviamente estou comparando os sintomas para ver se continua na normalidade. Porém, estou sentido uma dor forte na garganta, do lado direito onde foi extraido os dentes (próximo das amígdalas – só tenho essa suspeita por conta da localização, mas não tenho certeza), e também incomoda um pouco na ingestão de líquidos.

    Eis a dúvida: é um sintoma comum que não tinha aparecido nas primeiras extrações ou pode ser um caso de comunicação buco-sinusial? Se pode ser, tem como eu verificar em casa ou apenas com o dentista?

    Obrigado!

  217. Doutora, estou com uma comunicacao buco-sinusal, o medico ja tentou fechar, mas percebo que se forço sai agua pelo nariz, o que eu faço nesse caso? E ate quanto tempo pode demorar uma buco-sinusal pra fechar?