Curativo não é tratamento de canal!


Na semana passada a Dra. Elaine Batista explicou porque é que um dente com tratamento de canal às vezes volta a doer. Queria aproveitar que o assunto está no ar para esclarecer uma confusão que sempre vejo as pessoas fazendo, tanto no consultório quanto aqui no blog: tratar o canal é uma coisa, fazer um curativo endodôntico é outra.

Podemos dizer que o curativo é a primeira sessão do tratamento de canal. O problema é que como muitas vezes esse curativo acaba com a dor de dente de forma momentânea, muita gente “esquece” de efetivamente tratar o canal do dente, e deixa por isso mesmo. Fazer o dente parar de doer é o que importa, certo? Errado.

Durante um atendimento de urgência endodôntica o que o dentista faz é:

  1. Abrir o dente. Algumas vezes a cárie que levou ao problema de canal é tão grande que já “fez o favor” de abrir o dente. De qualquer forma, essa abertura precisa ser ampliada e a cárie removida, para que posteriormente o canal do dente possa ser tratado.
    .
  2. Limpar a parte de dentro do dente. Se há necessidade de tratar o canal é porque o interior do dente está contaminado por bactérias. O dentista precisa fazer o saneamento do canal, ou seja, deixar o interior do dente o mais limpo possível para diminuir o número de bactérias lá dentro, removendo, também, restos do nervo do dente que estejam por lá ainda.
    .
  3. Colocar uma medicação dentro do dente. O dentista coloca um remédio dentro do dente. Qual tipo de medicação depende do caso… se o nervo do dente já estiver morto é um tipo, se ainda não, é outro.
    .
  4. Fechar o dente com uma massinha. O material usado para fechar o dente não pode ser de caráter permanente, pois ele será em breve (espera-se) aberto novamente para aí sim o canal ser tratado.

E o curativo termina aqui. Ué, mas isso não é tratar canal? Não, o tratamento de canal vai além. O tratamento de canal completo consiste em eliminar as bactérias, dar formato para os canais e, finalmente, vedar cada canal do dente para evitar que as bactérias voltem a se espalhar. Você pode saber como se faz um tratamento de canal completo aqui. Veja abaixo a radiografia de um canal tratado, antes e depois:

Tratamento de Canal: Antes e Depois

Pois bem. Aí vêm à tona 3 situações recorrentes, que são:

  1. O dentista recomendou e até agendou a consulta para tratar o canal, mas você nunca mais voltou.
  2. O dentista fez o curativo e não avisou que era necessário tratar o canal.
  3. O dentista disse que tinha tratado o canal e não tratou.

A primeira situação é a que mais acontece, por motivos óbvios: um tratamento endodôntico tem um preço e, se o dente não está mais doendo, o paciente adia o tratamento… até o dia em que o dente começa a doer novamente. Existem 3 riscos nesse comportamento: o de manter uma infecção no seu organismo, o do dente se quebrar nesse meio tempo e o da anestesia “não pegar” direito porque está tudo inflamado. Se eu fosse você não arriscaria, as 3 possibilidades são péssimas!

Mas aí você correu no dentista na hora do aperto, ele fez um curativo e não disse que precisava tratar o canal depois! Das duas, uma: ou ele não deixou isso claro ou você não entendeu porque não estava prestando atenção. De uma forma ou de outra, esclareço aqui: sim, PRECISA tratar o canal! Repito: curativo é uma coisa, tratamento de canal é outra.

Por fim, a situação mais delicada: você pagou pelo tratamento de canal e o dentista não fez o serviço! Acontece? Infelizmente, sim. Mas eu, como sempre, gosto de dar o benefício da dúvida para as pessoas (colegas ou não), principalmente quando eu não presenciei o ocorrido. Pode ser que você tenha sido enganado MAS pode ser, também, que você tenha achado que aquele valor se referia ao tratamento de canal completo e, na verdade, era só a parte do curativo, pois são 2 procedimentos diferentes e, claro, 2 pagamentos a serem feitos. Vá saber, né…

Em resumo: se tem que tratar o canal, TEM QUE TRATAR O CANAL! Fugir não evita que seu dente um dia volte a doer, e eu garanto: praga de dentista –> vai doer mais do que da primeira vez. Por via das dúvidas, seja esperto e resolva logo o problema. Ou você prefere esperar o inevitável e sair por aí dizendo que dói tratar o canal? O que dói é não tratar. Fica a dica. 😉

Compartilhe:

Categoria: Endodontia

Marcadores:

1.097 comentários

  1. Olá,
    Realizei uma tratamento de canal há 7 dias e logo percebi após o tratamento que o dente anda dolorido, aliás toda região do meu rosto encontra-se dolorida. Todo analgésico que tomei fez um efeito momentâneo. E reparei que o dentista “fechou” a cavidade tratada com uma especie de massinha. O estranho que ele não fez a utilização de bloco no qual eu achei que seria feito, pois o dente estava bastante comprometido (uma parte do dente quebrou).
    E o dentista me disse que o tratamento havia sido concluído. Isso é normal o dente doer? E quanto ao fechamento do dente não seria necessário colocação de bloco já que o dente estava parcialmente quebrado?

    1. Monique, o tratamento de canal foi concluído… mas o restaurador, me parece que ainda não. Você está com um curativo, e agora é hora de restaurar o dente adequadamente. Não sei que dentista vai fazer isso, se o mesmo que tratou o seu canal ou outro (você foi encaminhado pra tratar canal por outro dentista? Pode ser o caso, é bem comum). Enfim… converse com o seu dentista para dar prosseguimento ao tratamento, agora restaurando (com bloco ou não, depende do caso). Sim, o dente pode ficar dolorido uns dias, por causa da resolução do processo inflamatório.

  2. Boa noite, Ana!

    Realizei a limpeza do dente e estou na fase de curativo. Pelo que entendi lendo o texto ainda não foi feito o tratamento de canal. Essa segunda parte é mais tranquila que a primeira? Pergunto pq a primeira parte não foi agradável, tive um treco no momento de aplicar a anestesia.

    Obrigado.

  3. Bom dia! Fiz o tratamento de canal no dia 27/10, porém estou tendo dificuldade de retornar ao dentista por questão de horários. Minha dúvida é a seguinte, até quando posso ficar com o curativo sem prejudicar o canal feito? Tem chance desse canal ser perdido e ter que fazer novamente?

    Obrigada.

  4. Olá, estou fazendo tratamento de canal, na primeira sessão com muita dor foi limpado o dente, aliviou bastante. Na segunda colocado medicação, mas a infecçao estava grande e foi colocado medicação e hidroxido de calcio, devo voltar em 15 dias, não é muito tempo para outra sessão? Aliás meu dente tratando canal não havia cárie, até a dentista estranhou o tamanho da infecção, por que será que ocorreu isso?

    1. Não Lica, a medicação intra-canal tem que agir por algum tempo, e esse tempo depende do caso e da avaliação do dentista. Nem sempre a necessidade de tratamento de canal vem de uma cárie… pode ser de um trauma, de um problema na gengiva e, algumas vezes, sem qualquer explicação o dente necrosa (o nervo “morre”), e aí tem que tratar.

  5. Boa tarde, doutora…
    Entao, hj eu fui no dentista e ele limpou o meu dente que estava quebrado e tava bem avariado… então ele disse que eu tenho q fazer canal… mas como teria que marcar ainda pra fazer canal ele limpou o meu dente e na hora não doeu… mas depois que ele fez tudo daí começou a dar uma dorzinha de leve, eu perguntei pra ele se era normal e ele disse que sim… que era só eu tomar algum remédio que iria passar… dai quando eu vim embora começou a doer mais ainda, cheguei em casa a dor ficou mais forte e começou a doer meu ouvido, então tomei 1 comprimido de dipirona e 1 comprimido de amoxilina, depois de um tempo a dor passou, mas daí eu saí no sol e depois que voltei a dor voltou de novo e essa dor ja tá me estressando… é normal sentir dor? Como faço pra que ela pare? E é verdade que não posso sair no sol? Obrigada.

    1. Renata, é normal, sim. Faz parte do processo inflamatório. O controle da dor, só com a conclusão do tratamento de canal, mas se necessário, você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista.

  6. Boa tarde, Ana! Tudo bem? ^^
    Fiz um procedimento de emergência (há 2 dias atrás), pois estava com muita dor, a doutora deixou o curativo e me alertou da necessidade de dar início ao tratamento de canal, porém só consegui uma consulta para daqui há 7 dias, e tenho sentido uma dorzinha chata que me impede de mastigar em cima do dente. Minhas dúvidas são:
    1. Essa dorzinha é normal, devido o procedimento operatório?
    2. Esses 7 dias serão o suficiente pra ela passar ou aliviar?

  7. Olá. Estava tudo certo que eu teria que fazer o tratamento de canal em um dente superior do lado direito. Fui ao dentista, ela limpou o local, retirou a cárie mas acabou restaurando o dente antes mesmo de fazer o canal. Ela me informou que após avaliar a radiografia (foi avaliada por outra dentista também), percebeu que não via necessidade de fazer o canal e que se eu sentisse dor era pra falar com ela, pra aí sim dar início ao tratamento. Essa restauração foi feita há uns vinte dias e estava tudo muito bem. Mas nos últimos três dias tenho acordado de madrugada com uma forte dor nesse dente. Na verdade dói todo o lado direito e alguns dentes inferiores também. Não dói nada durante o dia todo, apenas uma leve sensibilidade com gelado, ácido, quente no local. Apenas acordo com essa dor. E basta me levantar e esperar uns cinco a dez minutos e passa. Volto a dormir e a dor volta após algumas horas deitada e passa se eu me levantar. Acordei por volta de 2:30 com essa dor e já é a segunda vez só essa madrugada. Isso é normal? O que pode ser? Desde já agradeço.

    1. Rosana, esses são sintomas inflamatórios. Quando deitamos, aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça e da face, o que exacerba esses sintomas. Converse com a sua dentista.

  8. Olá doutora, faz alguns anos eu fiz um tratamento de canal, até dai tudo bem, mas depois de um bom tempo a massinha começou a sair uns pedaços e depois uma partezinha do dente saiu e junto o algodão, entao depois de um tempo começou a doer bastante o meu dente, coloquei um remedio chamado “Dor de Dente” que deixa o dente dormente e aliviou, depois de uns dias essa dor parou, então eu fui no dentista depois de um tempo para ver o que aconteceu, o dentista falou que o meu canal tinha aberto e entrado as bacterias novamente, entao ele colocou o curativo, e eu fui no dentista ontem e hoje meu dente começou a doer demais!

    1. Grazy, você fala que fez um tratamento de canal. Fez mesmo? Porque pela sua descrição parece que você tinha apenas um curativo endodôntico. Nesse caso, é preciso terminar o tratamento de canal para o dente parar de doer. Pode até, eventualmente, parar… mas deve doer novamente.

  9. Estava com um dente doendo quando bebia gelado. Fui ao dentista e o mesmo informou que estava muito estragado o dente e fez um curativo, disse para passar 60 dias e durante esse tempo se não doesse, colocaria a obturação permanente, mas se doesse tinha que fazer canal. Está certo esse dentista?

        1. Jean, pode ser normal, sim. Às vezes leva até um mês para o inchaço ir embora. E a inflamação é normal nessa fase, por causa da cicatrização. De qualquer forma, se você acha que pode haver algum problema, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Doutora, desculpa fazer essa pergunta por aqui, eh pq não achei outro meio.
        Meu dente começou a doer, ele já foi restaurado, aí fui ao dentista ele furou e limpou, depois tampou.
        Só que no momento não tenho como pagar um canal.
        Esse procedimento que ele fez dura quanto tempo?
        Da pra esperar um pouco até eu conseguir o valor?
        Desde já agradeço.

        1. Jessica, eu respondo sobre qualquer assunto em qualquer post. E a sua pergunta até que tem a ver com este. 🙂

          O quanto antes você tratar, melhor. Só com o curativo seu dente está frágil, então pode acontecer dele até fraturar dependendo do que você morder. Sugiro no máximo 6 meses com o curativo.

    1. O dente que a dentista fez o curativo, não está mais doendo quando bebo gelado nem quando deito, só dói quando mastigo em cima dele. Sera q preciso fazer canal ou a restauração definitiva da certo?

      1. É preciso reavaliar, Marcelo. A ausência de dor é um bom sinal, mas às vezes o dente não dói exatamente porque o “nervo” dele necrosou, e aí é preciso tratar canal. Se isso não aconteceu, é só restaurar.

  10. Olá doutora, eu fui em uma dentista pelo SUS tentar fazer um canal, mas acontece que o onde eu moro o SUS não está mais cobrindo esse tipo de atendimento, foi ai que então a dentista colocou um curativo no meu dente. Quanto tempo até eu fazer o canal posso ficar com o curativo? Obrigada dra.

    1. O ideal é no máximo 6 meses, Erica. Mas é complicado porque, além do dente estar frágil só com o curativo, ele pode doer a qualquer momento. Então, assim que der, trate o canal.

  11. Oi, doutora!!
    Ha alguns anos atrás eu fiz um tratamento de canal pelo SUS em um dente superior esquerdo que fica logo depois do meu canino. Foram algumas sessões e não doeu nada, porém o dentista não me explicou muita coisa e quando terminou, deixou no curativo e eu não sabia (nem ele falou) que precisava fazer obturação. Com o tempo a parte do curativo foi saindo e ficou um buraco, porém como eu ainda tinha uma parte do dente (quando eu sorria por exemplo não dava pra ver a parte quebrada, pq ficava pelo lado de dentro) eu fui deixando e não procurei mais dentista. Acontece que tem uns dias que percebi que esse pedaço do dente que eu ainda tinha começou a amolecer, igual dente de criança sabe? E amoleceu tanto que eu conseguia mover com a língua e qdo fui comer esse pedaço caiu.
    Minha dúvida agora é: o que se faz nessa situação? Eu marquei dentista, mas como é pelo sus vai demorar uns dias, daí fico pensando se tem algum jeito ainda pq está só um buraco… O canal já está perdido, devido tanto tempo? Corro algum risco maior, tipo de infecção? Como se extrai um dente assim sem nenhum “pedaço” ? O que a senhora me aconselha?

    1. Jaqueline, se pelo menos a raiz do seu dente estiver viável, é possível fazer pino e coroa. Se durante esse tempo todo o tratamento de canal ficou protegido pelo curativo (mesmo que tenham caído uns pedacinhos dele), tudo bem. O dentista vai avaliar e ver se ainda dá pra fazer o pino e a coroa.

  12. Curativo: estou fazendo tratamento de canal há aproximadamente 60 dias, a fase de curativo tem durado 3 semanas, e troca. O ultimo esta indo para quarta semana, já fiz canal antes e os outros dentistas, procuravam trocar o curativo a cada 15 dias no máximo. Esse procedimento é normal? Embora saiba que não tem problema ficar com curativo, acho estranho tanto tempo com o mesmo curativo, se meu interesse é dar continuidade no tratamento.

  13. Boa tarde!
    Comecei a tratar meu canal pelo SUS, quando foi para realizar o ultimo procedimento, o médico saiu, não finalizei, quando o médico voltou me disse que não poderia me atender pois a demanda era muita, e que era por familia, e que a minha já havia atendido, enfim faz uns 8 meses q o curativo caiu e estou com o dente aberto, corro algum risco de pegar alguma infecção, ou alguma doença? Estou pensando em extrair o dente pois estou preocupada.

    1. Se o tratamento não foi finalizado, corre, Patricia. Extrair o dente não adianta, pois você “resolve” um problema criando outro: a necessidade de usar prótese pelo resto da vida. Desaconselho. Procure outro dentista que possa finalizar o tratamento.

  14. Dra. Fiz um canal no dente e precisou colocar pino, só que fui no 1° dia e fiz o canal, então a dra. marcou uma semana depois para eu ir e colocar o pino (ainda não fui), mas já fiz o canal e ela deixou no curativo para eu ir na outra semana, está com 4 dias, meu dente dói muito, tanto ele quanto o dente de baixo que não tem nenhum problema, sempre quando como ou bebo algo, só passa quando coloco água gelada em cima. Já fui no dentista mas ela só está no consultório no dia marcado, então n consigo falar com ela, o que eu faço ?

    1. Matheus, se sua dentista não pode atendê-lo, procure outro dentista pra trocar o curativo. Isso deve aliviar. Depois você conversa com a sua dentista e continua o tratamento de canal.

  15. Boa tarde, Doutora!!! Parabéns pelo seu blog, é muito completo e bem o que eu precisava. Comecei um tratamento de canal faz uns dois meses e meio. A dentista falou que com duas sessões o problema já estava resolvido e me encaminhou para avaliação de pino ou onlay. Quando fui implantar a onlay, relatei ao dentista que ainda doía, era suportável, mas sentia, então ele me disse que não poderia mexer em meu dente e recomendou voltar à dentista. Já fiz mais 3 visitas à ela, abriu todo o canal e disse que da última vez, não era mais para doer, porém o mesmo incômodo da primeira situação permanece. O que pode ser? Estou com muito medo de voltar lá amanhã, abrir todo o canal novamente e não ter nenhuma melhora… Obrigada.

  16. Doutora, fui ao dentista, pois meu dente estava doendo muito, minha dentista abriu o canal e fez o curativo, mas esse curativo saiu em uma semana, aquela “massinha” foi saindo aos poucos até sair o algodão com o remédio ! Fui na emergência e a doutora de lá fez outro curativo e colocou um líquido muito ruim que queimou minha língua e após fechou com a massinha.
    Voltando pra casa meu dente foi doendo aos poucos e agora doi demais, não sei oq fazer, estou tomando diclofenaco de sódio pq não consigo mastigar nada, pq dói !!!!!!

    Obrigado pela atenção, aguardo resposta…

    1. Joyce, enquanto o tratamento de canal não for feito, seu dente pode doer a qualquer momento. Você precisa concluir o tratamento, o curativo é só uma medida de urgência e provisória. Procure um dentista pra tratar de acordo.

  17. Há 3 dias fui num dentista e ele disse que da minha restauração antiga, eu deveria tratar canal. Para adiantar o trabalho ele fez um “acesso”, onde abriu o dente, limpou e colocou o curativo. Entretanto, antes de eu ir (fui apenas para recolocar a obturação que havia caído), eu não sentia nada. E agora, com esse curativo está doendo sempre que bebo algo quente, gelado ou mastigo algo mais consistente.
    O dentista marcou meu retorno e aí sim fazer o canal para daqui 14 dias.
    Minhas dúvidas são:
    Não tem problema o dente ficar “exposto” esse tempo todo apenas com curativo?
    Sobre o dente está sensível e me incomodar bastante durante o dia, seria aconselhável tentar tomar algum remédio para dor, como paracetamol?
    Eu deveria fazer o que nesse período para tentar amenizar?

    1. Olá Bruno!

      Essa sensibilidade que esta sentindo provavelmente é pela remoção total da restauração antiga que tinha e ao tirar essa restauração o preparo ficou bem próximo a polpa (nervo) do dente. Assim que o dentista acessar os canais e remover a polpa, essa sensibilidade irá acabar. Não teria problema de ficar com o curativo. Evite comer alimentos duros do lado do dente para evitar que ele se quebre. Se ao tomar algum analgésico a sensibilidade é amenizada, pode tomar sim.

  18. Doutora, terminei um dente de canal há 3 anos, porém ele está até hoje no curativo, ele não dói mas está com cárie de novo, na panorâmica não apareceu nenhuma lesão, passei em 3 dentistas e todas falaram que ele pode ser restaurado sem problemas, pois o canal está obturado direitinho. Minha dúvida é, se ele está há 3 anos no curativo e com cárie ele não deveria ser retratado?

  19. Boa tarde Drª, tenho um dente no qual havia uma restauração grande e muito antiga, ele começou a doer e uma parte da restauração caiu… procurei o dentista no qual foi feito um raio-x e ele viu que a parte ossea não tinha sido comprometida, sugeriu que eu abrisse o dente para que dependendo do que ele encontrasse seria uma simples obturação ou um tratamento de canal. No ultimo sabado ele abriu e verificou uma hemorragia na gengiva no nervo, cauterizou e limpou e colocou uma massinha (curativo), passou antibiotico e anti-inflamatorio durante 7 dias. Disse que tem chances do nervo cicatrizar e não ser necessario um canal, pediu para observar a reação do dente e que se caso não doer que daqui seis meses ele troca a massinha por um restauração definitiva, caso eu sinta dor pra eu procurar um especialista de canal, pq ele não tem como fazer. Já fiz canal e coloquei bloco e não precisei esperar tanto tempo assim. Qual sua opinião a respeito, espero ou troco de dentista?

    1. Espere, Laiane. Deve ter havido uma pequena exposição pulpar, e seu dentista fez os procedimentos pra que não seja necessário tratar o canal (capeamento pulpar direto), se der tudo certo. Agora é esperar e ver como o seu dente vai se comportar.

      1. Doutora, desculpa escrever por aqui, mas não achei como fazer uma pergunta, eu fui ao dentista e tinha uma carie e devia fazer um canal, na verdade a carie estava tão profunda, eram 3 canais e ele fez todo o procedimento que está escrito no q a senhora disse, mas ele colocou uma massinha branca e disse q eu devia voltar lá, até aí td bem. O problema é que acordei com um gosto insuportável na boca, um gosto de borracha, não sei explicar o gosto, mas eu já escovei os dentes várias vezes pra sair o gosto e não sai, e minha próxima consulta é dia 5 de setembro e não quero ter esse gosto na boca até lá, pfv doutora, me ajude o q devo fazer ?

        1. Deve ser o gosto da “massinha”, Sarah. É um produto que tem eugenol, tem gosto de cravo. Esse gosto vai saindo aos poucos, não vai ficar assim até setembro, pode ficar tranquila.

          1. Dra. me ajude, coroa de ceromero e de policarbonato serve para dente pre molar ando 15 ?? Pq fiz um canal ha 2 dias e hoje o dente quebrou um pedaço (parte de dentro da boca) e tô com medo de não conseguir colocar o bloco por conta disso. E como o valor da coroa é alto pensei em fazer um plano odontologico, porém pelo que vi no rol da ANS os tipos de coroa que o plano cobre são esses aí que falei mais acima. Gostaria da sua opinião p saber se vale a pena aderir ao plano p fazer esse procedimento, pq p mim é o que cabe no orçamento. Estou muito receosa de não conseguir fazer esse procedimento e o resto do dente quebrar.

          2. Serve, Tatiana. Mas são materiais menos duráveis. Eu acho que contratar um convênio só por causa disso não vale a pena, até porque muitas vezes tem carência, não vai dar pra fazer a coroa já (se preciso)… aí você vai ficar com esse dente quebrado, só com curativo, até lá… com chances de piorar a situação com uma nova fratura, já que esse dente, sem a restauração adequada, está frágil. Enfim… na minha opinião você deveria primeiramente avaliar com um dentista e ver se será preciso coroa, mesmo. Se precisar, faça uma mais em conta e vá economizando pra fazer uma coroa de material mais nobre daqui a 2 ou 3 anos, por exemplo.

          3. Dra, retratei o canal e a massinha branca ta saindo, tem algum problema? E não tenho dente onde foi feito canal.

          4. Tem problema sim, Jessica. Se for a “massinha” do curativo, é preciso procurar seu dentista pra restaurar o dente adequadamente. Se já for a restauração, deve ser necessário trocá-la.

      2. Doutora… fui no dentista e ela lixou meu dente pra colocar massinha… mas ele ñ estava quebrado, ele era pontudo e ela deixou ele quadrado, mas a massinha fica saindo, ela coloca a massinha e deixa uma pontinha solta e sempre sai… e ñ gostei dela lixar meu dente… ficou um risco bem feio…

  20. Olá… Bom dia!
    Bom, passei 5 meses com um dente que doía de vez em quando, finalmente consegui dentista que pra mim não era surpresa ser um tratamento de canal, sofri bastante pois estava super inflamado, até aí tudo bem, foi tratado porém não foi restaurado de imediato, pois estava com curativo, justamente no dia de restaurar a dentista disse que não conseguia pois eu teria que passar por uma cirurgia de aumento clínico de coroa, na qual foi feito tbm osteotomia, feito isso meu dente acabou quebrando e agora tenho que colocar um bloco. Meu dente esta sempre com curativo e sinto ele muito fraco. Minha pergunta é: esse procedimento foi correto? Tem necessidade disso tudo? Se meu dente tivesse sido restaurado logo após o canal eu teria evitado esse transtorno? E agora teria que gastar mais ainda com esse implante que pra mim foi erro dela.

    1. Andréia, nem sempre o dente é restaurado de imediato após o canal… por vários motivos. O dente sem a restauração adequada fica frágil sim, então é importante restaurá-lo assim que possível após o tratamento de canal. Se havia necessidade de aumento de coroa pra restaurar o dente adequadamente e, nesse meio tempo, seu dente quebrou, sua dentista não poderia ter feito nada a respeito, não foi ela quem quebrou seu dente. Agora é preciso trabalhar com as condições atuais do seu dente e fazer o bloco.

  21. DOUTORA, FIZ CANAL, DOUTORA COLOCOU UMA MASSINHA BRANCA E MANDOU EU MARCAR COM UMA OUTRA DOUTORA PRA COLOCAR O BLOCO. ESSE BLOCO DOI PRA COLOCAR, PRECISA DE ANESTESIA E COMO É FEITO ? AHHH P Q DEPOIS DE 2 DIAS FEITO SINTO UMA PONTADAS NA BOCHECHA E UM INCOMODO PRA ABRIR A BOCA?

    1. Fernanda, o dente pode ficar meio dolorido ainda depois do tratamento de canal, pois há um processo inflamatório se resolvendo. Colocar o bloco não dói, é apenas uma pecinha que vai colada no dente. É uma restauração, só que em vez do dentista fazer de forma direta na boca, ele molda e manda pro laboratório de prótese fazer. Com a peça pronta, ele a cimenta (cola) no dente.

  22. Olá doutora Ana. Sempre tive medo de dentista. E cuido dos meus dentes para não ter de fazer tratamentos mais sérios. Acontece que engravidei e passei muito mal na minha gestação. O que levava a ter muitos enjôos e vômitos. Acontece que o bebe nasceu, tudo certo. Fui ao dentista como de costume e eis que apareceu uma cárie. Sem dor nada, ok. A dentista removeu, e me informou que precisava fazer canal. Fui morrendo de medo. Pra minha surpresa não senti nenhuma dor. E deu para finalizar em uma sessão. Ela fechou com curativo, até fazer a restauração. Minha curiosidade, fazer a restauração dói? Vou ter de levar anestesia? Ou o pior já passou ? Obrigada, Taysa.

      1. Realmente, não foi ruim. Não ter sentido a dor toda que estava preocupada foi um alívio. Agora é só finalizar mesmo. Muito obrigada pela reposta. Grande abraço.

  23. DOUTORA, FIZ UM CANAL HOJE, FALTA SÓ COLOCAR O BLOQUINHO, MAS ELA COLOCOU UM NEGOCIO BRANCO NO DENTE QUE FEZ O CANAL E DISSE QUE É UM ADESIVO. QUERIA SABER QUANDO POSSO COMER NORMAL E BEBER NORMAL, E QUANDO POSSO MASTIGAR DO LADO QUE FEZ O CANAL? OBS: MEU CANAL TERMINOU AS 16 HORAS DE QUINTA FEIRA 11/08/2016, ANESTESIA SAIU TOTAL AS 19 HORAS.

    ME AJUDA PQ EU ESQUECI DE PERGUNTAR A DOUTORA, POR CAUSA DO NERVOSO.

    1. Pelo que entendi é um curativo, Vitor… não um “adesivo”. Você pode comer e beber normalmente, apenas evite mastigar alimentos mais duros com esse dente, pois ele está frágil só com o curativo. Depois que colocar o bloco, tudo bem.

  24. Olá Doutora, eu há um tempo atras vinha fazendo varias restaurações nos dentes cariados, e teve um em que a doutora disse que era preciso fazer um curativo, então eu fiz, porem ela não falou que era preciso fazer canal, estou sempre atento ao que ela diz e ela não falou sobre canal, passou alguns meses e voltei lá novamente com a mesma doutora, ela olhou todos os meus dentes e disse qual estava com carie, então eu fiz a restauração e também havia feito antes uma limpeza nos dentes, quando cheguei em casa e fui olhar bem os meus dentes reparei em um dente que atras dele estava escuro, quase que todo o dente, e me lembrei que esse era o dente em que havia feito o curativo, então estou com duvidas, por que ele está escuro? Se eu preciso fazer restauração de carie ou canal, por que a doutora não falou nada sobre esse dente enquanto estava verificando se havia algum cariado?

    1. Leonardo, difícil dizer ao certo. Pode ser uma mancha, pigmentação… ou necrose pulpar mesmo, aí seria caso de tratamento de canal. Se você está em dúvida com relação a esse dente, procure sua dentista pra reavaliar. Se esse dente estiver com o nervo “morto”, é possível detectar no exame clínico.

    1. Flavio, sua dentista vai fazer um “buraquinho” no seu dente (por trás ou por cima dele, depende do dente) até chegar no canal. Aí vai limpar e preencher o canal com o remédio. Depois, vai fazer um curativo e fechar o dente. Feito isso, é obrigatório tratar o canal assim que possível.

  25. Olá Dra Ana! Fui ao dentista por causa de um dente quebrado lá do fundo, penúltimo, inferior. Fiquei um tempão com ele quebrado e bem no dia da consulta ele doeu (bem pouquinho). Fiz o tratamento de canal dos “4 dutos” (assim que fala?) em 2 sessões. Não senti dor alguma nem durante e nem depois, mas como o dentista disse que precisava colocar uma coroa de porcelana e eu não tenho dinheiro combinamos de eu voltar lá daqui 2 ou 3 meses pra fazer a coroa. Meu espanto é que hj ele finalizou o canal, avisou que finalizou mas deixou no meu dente aquela massinha branca enorme de curativo. Só vi quando cheguei. É isso mesmo? Esse é o procedimento? Ou ele deveria ter feito alguma restauração com material inferior mesmo, já que acabou o canal? Gostei do trabalho dele mas não achei que fosse ficar com essa massa que parece um chiclete colado no meu dente, até poder pagar uma coroa. Obrigada desde já e parabéns pelo espaço e sua dedicação!

    1. Fabiane, é um curativo. É isso aí mesmo, é um material provisório, pouco estético e pouco resistente mecanicamente falando. Assim que der, faça a coroa. Ah, diz-se “condutos”. 😉

  26. Olá Drª

    Estou em tratamento de canal já faz mais de um mês, a dentista me informou que tenho dois canais no mesmo dente, ela retira o curativo coloca outro e sempre que eu retorno ao consultório ela retira o curativo e diz que o dente está com secreção faz alguns procedimentos, coloca novo curativo e eu tenho que retornar em uma semana, mas sempre o dente está com secreção, é assim mesmo ? Quando estarei pronta para colocar o bloco? O que eu posso fazer para parar essa secreção? Não mastigo com esse dente, não estou mais aguentando essa demora, me disseram que os tratamentos de canal atualmente são rápidos. Por favor me dê uma orientação. Desde já agradeço a sua atenção.

    1. Rosangela, no seu caso, pode ser “assim mesmo”. Se há secreção nada vez que você vai ao consultório, não há o que sua dentista possa fazer… ela não pode concluir o tratamento.

      1. Dtr. Comecei meu canal e a dentista pos aquela massa branca, marquei o retorno mas por motivos pessoais perdi 2 consultas e a massa já está bem fina, anteontem meu dente começou a doer e está bem dolorido, não consigo morder, será que está inflamado ou é só pq está quase sem proteção dessa massa branca? Estou com medo pq na primeira consulta ele custou pra pegar a anestesia, sábado tenho uma restauração em outro dente, acha que devo comentar sobre esse dente do canal?
        Acha que seria apropriado eu tomar um anti-innflamatorio?

        1. Oslaine, a dor não tem a ver com a integridade do curativo, mas talvez trocar o curativo a alivie. É por casa da inflamação / infecção. Sempre que tiver uma dúvida sobre o tratamento pergunte ao seu dentista, sim. Um anti-inflamatório pode ajudar, mas só tome se o dentista prescrever.

  27. Eu fiz um canal há um tempo atrás, coloquei o bloco e tudo… mas dps de um ano um pedacinho do meu dente onde fiz o canal acabou quebrando e quando fui ao dentista, ele disse que eu teria que fazer uma pequena cirurgia na gengiva, pois ela cresceu e ele não poderia consertar o bloco, se não o trabalho ficaria mal feito. Ele tirou o bloco, colocou um curativo p enquanto eu esperasse fazer a cirurgia. Mas o curativo esta se desfazendo muito rápido e agora ele saiu quase todo e a cirurgia é daqui há 6 dias. Tem problema ficar esse tempo assim?

  28. Doutora, fiz meu canal hoje e a dentista colocou massinha e marcou pra eu retornar pra terminar o tratamento na proxima semana ! Tenho que tomar algum cuidado? Se a massinha sair o que tenho que fazer ?

    1. Jhenifer, apenas evite mastigar com esse dente e higienize bem. Se o curativo cair, é preciso fazer outro ou já “aproveitar” e fazer logo a restauração.

  29. Oi, boa noite. Eu acabei de fazer um canal, a dentista foi ótima e não senti dor alguma. Apenas um incomodo apos o efeito da anestesia passar, o lado esquerdo meio dolorido, mas nada que eu não aguente. Tenho apenas uma dúvida. O canal levou cerca de 1 hora para ser feito. É normal ser rápido assim? Vi pessoas falando que precisaram de 3 ou 4 sessões. Eu vi ela limpando o dente todo com aquela broca, ia colocando uns pininhos la dentro, vi que ela estava fazendo tudinho, mas mesmo assim, é normal durar somente 1 hora? E quando acabou, ela fechou com a massinha branca e marcou para eu ir fazer a obturação daqui a 6 dias.

  30. Oi Dra. Eu de novo. Sobre a minha bolinha que falei aqui: http://medodedentista.com.br/2012/02/tratei-o-canal-preciso-restaurar-o-dente.html. Fui no bucomaxilo e me informou que essa bolinha não tem relação com o dente, é um tecido que embolou devido a um trauma, por isso dói quando aperto muito, que em termos de gravidade equivale a uma afta, então posso ficar tranquila.
    Sobre o retratamento de canal, fui em duas dentistas. Uma endodontista me disse que ela vai abrir um quadradinho em cima desse dente, retratar e fechar com restauração direta, não sendo preciso retirar toda a onlay que tenho agora. Ela aconselha esperar 6 meses para fazer uma onlay.
    Já outra dentista que fui (acho que não é endo, precisa ser endo pra retratar?), disse que tira toda a restauração, retrata e faz uma nova onlay ou em último caso uma coroa.

    Bom, agora fiquei meio perdida, o que seria melhor?
    E também fiquei com medo quando mencionou a coroa, pois eu tratei esse canal quando tinha 8 anos com uma restauração direta mesmo, e só troquei por uma onlay 15 anos depois por estética, pois a outra direta ainda estava firme. A dentista que trocou a restauração na época por uma onlay (3 anos atrás) disse que eu tinha “até que” bastante dente ainda. Devo me preocupar, me preparar para uma coroa? Quando é aberto o dente, retirada a restauração onlay para retratar desgasta mais ainda o dente ou pode quebrar?

    Obrigadaaaa!

    1. Ana, se será preciso fazer onlay, eu faria já… não vejo motivo, pelo seu relato, pra deixar pra daqui a 6 meses (a não ser que a ideia seja aguardar pra ver se esse dente vai doer, por exemplo). Se há tecido suficiente, não deve ser necessário coroa. Pode ser removido um pouco mais de tecido dentário no retratamento sim, mas creio que isso, por si só, não levará à necessidade de coroa. Vale a avaliação da sua dentista a respeito.

      1. E se no caso, ela abrir esse quadradinho em cima da onlay, retratar e fazer uma restauração direta, posso ficar só com essa direta em cima da onlay, é seguro? Corro o risco de infiltrar, quebrar, etc?
        Pois outra endo que fui me disse que o ideal é ser conservador e não tirar toda a onlay, só abrir em cima e fechar diretamente com resina. Isso procede, é seguro mesmo? Ou melhor remover tudo e fazer uma nova?

        Outra dúvida, estou com medo de refazer esse tratamento, pois fui alertada pela endo de todos os riscos, perfuração, insucesso, etc. Se eu conseguir uma radiografia que fiz ha 3-4 anos atrás, e esse lesão estiver igual ainda ou até menor, posso não retratar e acompanhar, como ela disse? Seria a conduta mais segura? Essa lesão pode ficar igual por anos sem problema, ou ela não precisa crescer pra dar problema?
        Obrigada Dra.

        1. Seguro não é. São materiais diferentes, a adesão não é garantida. Seria um improviso, e improvisos podem até resolver por algum tempo, mas não são soluções duráveis. Se a endodontista falou em apenas acompanhar, ok, façam isso.

  31. Doutora, to com um dente que quando ele ainda tava fechado fui no dentista do posto, ele furou o dente e colocou um remédio e depois fechou com algodão! Depois disso passou 1 ano e uns 7 meses e eu não voltei mais em dentista nenhum. Agora fui em outro dentista e ele tirou um raio x desse dente, e falou que teria que extrair pois dentro do dente tinha pus e tava complicado, que ele não conseguiria nem fazer o canal e nem extrair! Ai já fui em outra dentista, ela olhou o dente, olhou o raio x, ficou quieta ! Ai limpou o dente todo, colocou o remédio com gosto de cravo, e fechou com massinha! Fiquei sem entender nada. E olha que eu expliquei toda essa situação para ela.

    1. Carla, pode ser que essa última dentista só tenha feito um curativo para o dente não ficar aberto. Pergunte pra ela qual o próximo passo, se ela recomenda a extração ou o tratamento de canal.

  32. Ola. Comecei um tratamento de canal em uma clínica. Depois de 2 sessões, o dentista q estava me tratando recomendou que eu procurasse outra clínica. Pq segundo ele, eu preciso de outro tipo d anestesia. Sedação com oxido nitroso. E ele não possui esse tipo de anestesia na clinica dele. Foi feito o estorno do pagamento. Pois eu fiz o pagamento com cartão. O crédito do cartão só vai voltar daqui a 2 meses. Faz mal eu ficar esse tempo todo com o curativo. Corro risco de uma infecção ?

    1. Claudia, se o curativo permanecer íntegro, ok. Ele vai proteger o seu dente. Mas não há garantia de que você não vai sentir dor em algum momento nesses 2 meses. Torçamos pra que não. 🙂

  33. Olá Dra. Realizei uma troca de obturação no dente, pois a mesma tinha caído e era uma obturação muito grande, então fiz um capeamento para observar se seria necessário um canal, com um tempo passei a sentir uma dor no dente insuportável, latejando umas agulhadas… deu canal, comecei ontem o tratamento, o dentista tirou a polpa do dente (dente 46), colou um remédio e pos o curativo, não estou mais sentindo dor, mas sei que tenho que terminar o tratamento (canal) por questão financeira e a carência do meu plano ainda não cobre o canal, tenho que aguardar até o mês de setembro para terminar o canal, esse tempo que vou aguardar poderá ocasionar alguma coisa mais seria no meu dente? Vale ressaltar que a moça da recepção falou que eu poderia usar a urgência/emergência do plano caso o curativo caísse até chegar o tempo de o plano cobrir o canal. Minha preocupação maior é por conta desse tempo de espera, posso passar só esses dois meses com o curativo ? Para quando a carência terminar, eu finalizarei o canal.

    E muito parabéns por esse seu blog, você é show nas respostas.

    Agradeço desde já.

    1. Olá doutora, eu fiz já o tratamento de canal completo, ele já fechou o canal e tudo, mas pensei que o dentista ia fechar com a resina e tudo, mas ele terminou e fechou com a massinha de novo e disse que já tava pronto. Como eu vou fazer pra escovar esse dente ? Mastigar em cima? Não era preciso fechar com a resina agora não ?

      1. Bruno, é preciso restaurar o dente adequadamente, sim. Creio que seu dentista falava só do canal quando disse que “estava pronto”. Geralmente se faz a restauração em outra sessão. O que ocorre muito, também, é do paciente ser encaminhado para outro dentista só pra fazer o canal, aí esse dentista “devolve” o paciente para o anterior só pra restaurar. É uma questão ética entre dentistas, não sei se é esse o caso. Se não for, apenas marque uma outra consulta para o dentista que fez o canal fazer, também, a restauração.

  34. Dra. Fiz um canal e o curativo (massinha) está se dissolvendo muito rápido, se ele “sair” antes do retorno para a restauração, que acontecerá em uma semana, há problema? Seria necessário correr no dentista ou é possível aguardar a consulta para a limpeza e restauração? Digo isso pois tenho agenda apertada e a clinica fica muito longe de onde trabalho.

    Em tempo, muito bom o site, adorei!

    1. Felipe, o ideal é fazer outro curativo. Mas não se preocupe, geralmente ele vai se desfazendo por fora, mas continua vedando o canal, que é o que importa.

  35. Bom dia Dra,
    Vou ao dentista regularmente, recentemente em uma consulta minha dentista sugeriu que eu trocasse uma obturação de amalgama por resina, apenas por questão estética. Marquei então a consulta para ontem (29/06/2016), infelizmente a dentista que me atende não pode pode ir, então pediu para que sua colega me atendesse e fizesse o processo, pois tratava-se de algo simples.
    Fato é que ao remover a obturação antiga, a doutora disse que meu dente estava com um buraco escondido e que segundo ela tinha “pego no canal”, ela simplesmente fez um curativo e pediu para que eu providencie a realização desse canal, que no consultório fica em torno de R$ 1000,00.
    Nunca senti dor de dente na vida, vou ao dentista regularmente, e como posso estar com um dente em estágio de canal? Será que ela está apenas tentando pegar dinheiro?
    Gostaria de uma orientação, será que devo fazer esse canal ou devo procurar outro profissional?
    Att,
    Vanessa

    1. Vanessa, se o canal já foi atingido, ou seja, o dente já tem um curativo endodôntico porque o canal já foi aberto, tem que tratar o canal. Não tem jeito. Nem sempre um dente com indicação de tratamento de canal dói. Aliás, um dente pode estar com o “nervo” necrosado e, portanto, precisar de tratamento de canal e nem ter cárie. Cada caso é um caso.

  36. Eu fiz um tratamento 9 anos atrás, mas abandonei quando meu dentista fez o curativo (na verdade achei que ele já tinha acabado), 6 meses depois o curativo caiu, e agora faz quase 10 anos que meu dente está aberto. Corro risco de perder o dente ? Eu nunca tinha pensado nisso antes, e até me acostumei, agora estou aflito.

  37. Boa tarde doutora, quebrei um dente, o numero “15”, procurei um dentista pois estou com sensibilidade ao tomar coisa gelada, quente, e quando mastigo do lado do dente quebrado eu quase morro de dor, quando olho no espelho vejo tipo a gengiva no dente, o dentista disse q talvez fosse necessário canal, mas talvez só a restauração resolvesse, fiquei muito insegura e agora?

    1. Lívia, vale a avaliação do seu dentista a respeito. Se der pra restaurar, ótimo, se não der… tratamento de canal + restauração. O que importa é acabar com a sua dor e devolver forma e função para o seu dente.

  38. Bom dia,

    Meu esposo acabou quebrando um pedaço do dente, ai fomos no dentista do sesc, a moça avisou a ele que precisaria fazer canal. Ai ele tratou, colocou o curativo no dente e deu alta, ai ele tinha que aguardar eles chamarem para fazer o canal. So que o curativo caiu, ele voltou la para colocar de novo, so que desse vez esta doendo mt.

    Isso e normal? O que vc indica ele fazer?

    1. Considerando a situação, não é surpreendente que haja dor, Camila. Ele precisa concluir o tratamento de canal assim que possível… enquanto isso, o dente pode doer a qualquer momento.

  39. Olá boa tarde, comecei meu tratamento de canal em fevereiro, fiz quatro curativos, o quinto a dentista informou que deveria ficar com ele por 40 dias, porém o último curativo foi feito em abril, por agora não refeito, e meu dente está escurecendo, estou preocupada em perder ele. Qual o procedimento neste caso, e normal ?

    1. Michel, a primeira coisa é terminar o tratamento de canal. Isso feito, será preciso considerar o quanto da coroa dentária se perdeu pra indicar o melhor tipo de restauração (direta, indireta, coroa, etc.). Se o curativo está íntegro, seu dente está seguro, o escurecimento não indica, necessariamente, que haja algum problema… dentes não-vitais às vezes têm a cor alterada, mesmo.

  40. Oi, eu comecei um canal e ainda ñ acabei, pois ñ estou tendo tempo, faltava somente mais uma para acabar, mas ja tem mais de um mes que eu ñ apareço. Corro risco de algum tipo de infecção? Mas irei remarcar.

  41. Bom dia doutora, faz alguns dias que o curativo do meu canal caiu e ele já estava finalizado, só faltava a coroa, acredito que já tenha uma semana e pouco sem o curativo. Será que vou perder meu dente? E gostaria de saber se o risco é apenas no dente ou corre o risco de contaminação no organismo?

    1. Everson, se passar de 30 dias com o tratamento de canal exposto, há indicação de retratamento, ou seja, de começar tudo de novo. Procure logo seu dentista pra fazer a restauração adequada. Como o canal está tratado, não há risco imediato de infecção.

      1. Olá doutora Ana!
        Fiz um tratamento de canal com duas raízes que durou 20 min. A dentista fraturou a lima dentro do meu dente e disse que isso normal acontecer e que ia deixar o fragmento lá dentro que não me prejudicaria, fez um curativo e mandou eu procurar a dentista que havia feito minha obturacao anterior (foi a partir desta obturacao que começou a doer) para fechar definitivo, este procedimento está correto? Além de muito rápido fiquei com medo deste fragmento no meu dente.

        1. Solange, se o fragmento é pequeno e de difícil remoção, talvez o melhor seja deixá-lo onde está, mesmo. Vale a avaliação do dentista a respeito. Em princípio, não deve incomodar você.

  42. Bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo excelente blog, pela utilização de linguagem super acessível e pela disponibilidade em responder a todos.
    Recentemente perdi uma coroa e, em primeiro atendimento, apesar do grande desgaste, foi possível colocar nova coroa sem necessidade de canal e consequente utilização de pino/núcleo para fixação. A primeira prótese soltou-se e chegou-se à conclusão de que o canal seria realmente necessário.
    Por se tratar de dente sadio, a dentista informou ter colocado um medicamento que iria necrosar a polpa e fechou com um curativo a base de eugenol e marcou o retorno para daqui há um mês. Meu receio é: devido ao risco de infiltrações e até mesmo pelo tipo de medicamento colocado (por necrosar a polpa imagino que seja algo forte), um mês não é muito tempo?

    1. Não Glauco, se você não sente incômodo, não tem problema. Pelo que entendi seu dente já foi aberto pra tratar o canal, a medicação colocada só vai ajudar n a hora em que sua dentista for fazer a limpeza do canal.

      E obrigada. 🙂

      1. Olá Dra. Ana, queria saber quando o dente deve ser feito o canal, quando a dentista estava limpando o meu dente estava sangrando, mesmo assim ela restaurou (muito mal ), não durou nem dois meses direito, e já está do mesmo jeito… quando sangra é necessário fazer o canal? Qual seria o problema, a cárie não abriu muito o dente, mesmo assim sangrou.

  43. Olá, senti dores na gengiva uns 3 dias antes de ir ao dentista, no 4 dia resolvi ir para saber o que era, e deu canal, ela abriu e deixou o pus vazar, no dia seguinte voltei ao dentista, ela colocou um curativo com remedio… mas minha gengiva continuava doendo, então retornei e ela me passou um antibiotico… Minha duvida é que esse remedio que ela colocou no meu dente corta efeitos de anticoncepcionais, ou somente o uso do antibiotico que corta ? E quantos dias antes o antibiotico corta o efeito do anticoncepcional ? Mt obrigada.

    1. Tati, só o antibiótico pode “cortar” o efeito do anticoncepcional, a medicação intracanal não. A interação com o antibiótico pode interferir na ação do anticoncepcional enquanto você estiver tomando o antibiótico.

  44. Dra. Ana, bom dia!
    Fui à dentista fazer procedimentos de rotina e ela acabou me convencendo a trocar a obturação de amalgama do meu primeiro molar inferior direito. Era realmente uma obturação muito antiga. Porém, quando ela tirou a obturação antiga, por ser muito profunda, deu uma pequena sangrada no canal. Ela fez algumas aplicações de medicamento e foi parando… mas ela estava com pressa… Aí ela disse que talvez seria preciso fazer canal, caso não parasse… Fiquei preocupada, pois o dente estava Ok, e agora, por conta dessa troca de obturação seria obrigada a ter um gasto a mais??? Enfim… ela conseguiu estancar o pequeno sangramento (pequeno mesmo), colocou medicamento e fechou com massinha. E me pediu para esperar pelo menos 40 dias pra ver se ia doer ou não, para eu voltar lá e decidirmos se fecha definitivo com obturação branca ou faz canal. Pergunto: o fato de estar tanto tempo com essa massinha não pode prejudicar o dente e obrigar que o canal seja feito? Estou com medo que ela esteja agindo de má fé.

    Desculpe… Só complementando… esqueci de dizer: o dente começou a me incomodar (já faz mais de 40 dias que está só com a massinha)… quer dizer, não sei exatamente se é ele, mas estou com uma dorzinha do lado direito da minha arcada. Por isto estou preocupada se o tempo que demorou para fazer o fechamento definitivo não pode ter prejudicado o dente. Isso pode acontecer?

  45. Eu fui no dentista e ele disse que meu dente que estava com uma parte quebrada (segundo da direita ao lado do dente canino direito) precisa tratar com a remoção do nervo, pois segundo ele a cárie estava abaixo e o jeito seria de fazer o canal. Queria saber se está certo isso. E ele me colocou uma coisa no dente que parecia um equipamento pra sacar rolhas de garrafa, não sei o porque.

  46. Boa noite, Dra. Ana.
    Em meados de março fiz um tratamento de canal (realmente foi feito), foram várias seções, pois o meu dente estava aberto, pois a cárie já havia comido metade dele, e ele também quebrou, pois estava fragilizado.
    Lá me informaram que eu teria que fazer o aumento de coroa e colocar uma prótese de porcelana, por ele ser visível (aí entra a estética).
    Então, fiz o tratamento em março, e estou com o curativo desde lá. Mas aí eu ainda não fiz o aumento de coroa, vou lá por esses dias fazer, e vou logo colocar também a prótese. Mas eu queria saber se esse tempo todo de curativo pode ter inflamado o meu canal? Mesmo eu não sentindo nenhum tipo de dor?

    Agradecida! Abraços!

    1. Dra. Estava sentindo uma dor ao mastigar em um dente que ja havia sido restaurado ha um tempo, porém um pedacinho havia se soltado. No dentista foi verificado que havia uma carie no local. O dentista a removeu e fez um curativo ha uns dois dias. Continuou doendo no dia, e ontem havia diminuído muito, porém hoje voltou a doer bastante em qualquer mastigada, mesmo fora do local, pelo toque do dente de cima nele. Isso é sinal de inflamação e pode ser necessario tratamento de canal?

      1. Fabricio, dor à mastigação não é obrigatoriamente sinal de necessidade de tratamento de canal. Mas é preciso reavaliar pra ver o que está acontecendo, fazer alguns exames, alguns testes. Converse com o seu dentista.

  47. Olá. Estou tratando um canal e tive uma dor intensa na segunda vez que fui ao dentista para dar continuidade ao tratamento. Retornei ao consultório no dia seguinte com muita dor e ele receitou dexametasona e retirou o curativo, orientando-me a trocar a bolinha de algodão toda vez que fizesse as refeiçoes. Minha dúvida é: esta dor intensa pode ser resultado de uma infecção, apesar que não houve abscesso? Dexametasona seria o mais indicado? E ficar com o dente aberto não é perigoso, podendo haver infecção?

    1. Lígia, confie no seu dentista. Sim, a dor é da infecção é do abscesso (que está drenando pelo dente mesmo, por isso seu dentista deixou o dente aberto). Assim que o quadro agudo estiver sob controle, vocês prosseguem com o tratamento.

  48. Boa noite, iniciei um tratamento de canal, o dentista colocou um curativo e me orientou que retornasse daqui a 15 dias, porém faz 3 dias que sinto um gosto horrível na boca quando engulo, isso é normal? Será que o remédio que ele colocou dentro do dente está escapando?

      1. Ola doutora, estou com um dente q ha dias estava muito dolorido, ontem senti tanta dor, q acabou quebrando mais da metade do dente, a gengiva esta exposta, e a dor muito intensa, so alivia com um anestesico que um farmaceutico me indicou, neste caso eh melhor fazer um curativo e aguardar para tratar o canal, ou arrancar e futuramente substituir por um implante? Pois o dente ja foi quase todo destruido pela carie, e a dor esta muito forte.

        1. Se der pra manter o dente (se pelo menos a raiz dele estiver ok), o melhor é tratar o canal, Silene. Assim você evita o implante. Faça o curativo agora e, assim que der, trate o canal.

          1. Ok, obrigada doutora pela dica, mas sera que não tem problema tratar o canal estando em periodo de amamentaçao?

          2. So mais uma duvida, tenho outro dente tbm do lado q algum tempo estava dolorido, a gengiva fazia uma bolha do lado e formou até pus, depois de um tempo, mas a dor era leve, porem o dente quebrou quase todo, e ai nunca mais senti dor, a impressao que da e que a raiz morreu, nunca mais fez bolha de pus, mas a duvida eh da pra colocar um pivo com a raiz morta? Pois o dente na parte superior compromete meu sorriso.

          3. Não é só impressão sua, Silene… a bolha era uma fístula, sinal de necrose pulpar. O dente “morreu”, mesmo. Se essa raiz estiver boa, é possível tratar canal, comocar pino e coroa. Procure um dentista pra avaliar.

  49. Boa tarde, to fazendo o tratamento de canal e a massinha que a médica colocou no dente saiu, se deixar o dente aberto até a próxima consulta tem algum problema? A consulta é dia 26 de junho.

    1. Renan, tem problema, sim. Aberto, o interior do dente recontamina e é preciso começar tudo de novo. Procure sua dentista pra fazer um novo curativo.

  50. Simmmmm essa “praga de dentista é verdadeiraaaaaaa” !
    Infelizmente estou sentindo ela agora e a vontade de gritar é enorme, infelizmente no meu caso foi devido a situação financeira que ainda nao pude voltar, e confesso que estou a ponto de ir em um posto mandar arrancar, só nao fiz isso ainda porque gostaria de por um aparelho e corrigir minha dentição. No meu caso é o segundo pré molar esquerdo, o da direita arranquei quando comecei o tratamento ortodontico alguns anos atrás (quando era adolescente) e parei… so posso dizer, concluam seu tratamento porque a 2° dor de fato é pior de todas !!!
    Obrigado dra. Pelos esclarecimentos.

  51. Drª. eu uso aparelho, no dente pré-molar que eu usava banda apareceu uma cárie grande de dentro para fora, e doeu muito, então fiz curativo, há uns dois meses, e não tinha doído mais, mas desde ontem dói muito, com gelado e quente, lateja mesmo, com remédio para dor passa, será que é canal ou o curativo venceu?

  52. Dra., um tempo atras apareceu um buraco em dois dentes, um do lado do outro.
    Doia muito, então fui ao dentista… chegando la, ela perguntou minha idade (19), e colocou a massinha no meu dente.
    Passado algumas semanas voltou a doer, dependendo do que eu mastigo com os dentes que foi colocada a massinha, sinto um gosto muito ruim na boca, nao posso tomar nada gelado e nem quente, pois a dor e insuportavel, não consigo passar fio dental por causa da massinha, e quando tento limpar com palito, sai sangue.

    O que sera isso?

    1. Bruna, parece ser de tudo um pouco: problema gengival e endodôntico (de canal). A dor com quente é sinal de problema de canal. Procure sua dentista pra reavaliar.

  53. Doutora, boa tarde, estou passando por uma situação e gostaria de saber como devo proceder, minha filha tem 12 anos e esta fazendo um tratamento de canal com um dentista, acho que ele e chileno, ele abriu o dente dela ha alguns meses e quando ele limpa e fecha e manda ela voltar na outra semana aparece uma bola de pus na lateral do dente, ele já deu pra ela 2 tipos de antibioticos que não resolveram o problema, ele anda colocando medicamento dentro e fechando com algodão, pois evita dar dor, mas toda semana a bolinha de pus esta lá ! Estou com medo dela perder o dente, pois já paguei o tratamento deste dente, hoje ela voltou pra casa com algodão no dente, ele apenas limpou não mandou tomar mas nada !! Isto é correto. Muito obrigada.

  54. Boa noite, doutora. Fiz um canal o qual já foi finalizado e colocado bloco de metal. O bloco foi colocado no dia 20/04, mais ou menos 25 dias após ser colocado curativo. Estava td certo, porém agora tenho sentido dor nesse dente quando mastigo ou bebo algo gelado. Vale ressaltar que no dia 27/04 fiz remoção de tártaro e coloquei flúor. Teria algo a ver?
    Desde já agradeço.

    1. Fabiana, a sensibilidade deve ser pela remoção de tártaro, sim, e em algum dente próximo, não no do tratamento de canal / bloco. Com o passar dos dias esse incômodo deve diminuir e desaparecer.

  55. Oi Dra. Ana,

    Eu fiz um canal em 2012 e desde então estou com o curativo. Hoje em dia o curativo quase não aparece mais de tão gasto que está…
    Neste ano, tomei vergonha na cara e fui ao dentista. Após me consultar e tirar raio X, a Dra. disse que o “canal está bom”. Porém há uns 2 meses atrás eu estava com abscesso indolor nesta área que depois desinchou sozinho.

    É possível que depois de tantos anos só com curativo, o tratamento ainda esteja “bom”? Será que devo ir ver com outro dentista? O detalhe é que minha consulta foi via convênio.

    1. Pedro, sim, é possível. Mas se o abscesso que você foi associado a esse dente, provavelmente o canal não está bom. Você informou a dentista sobre o abscesso? Por outro lado, o abscesso pode ter tido outra causa, o canal de um dente próximo ou a própria gengiva, por exemplo. É preciso avaliar.

  56. Fiz o tratamento de canal (e fiz de fato) (1º dia). No 2º dia quebrou o dente (eu ia ter que fazer uma coroa e pino mesmo). A “massinha” branca está aos poucos saindo. No dia do tratamento do canal eu já marquei para começar a fazer a “coroa e o pino” (8º dia). Pergunto, se a massinha branca vai sair toda (aparentemente, somente a parte superior (exterior) do dente, tenho que me preocupar, ou o “cimento” que foi feito nos “canais” segura mais cinco dias?

    1. Adriano, se o curativo cair por completo, o ideal é fazer um novo. É importante que o tratamento de canal não fique exposto ao meio bucal, pra que o interior do dente não se recontamine.

  57. Bom dia Dra, ontem procurei o dentista por sentir dor no ciso, a obturação caiu e com a gravidez as dores pioraram. O dentista acabou fazendo um curativo, mas depois do efeito da anestesia, ainda sinto dores… é normal essas dores?

  58. Olá doutora, há alguns dias atras, exatamente dia 30/03, fiz uma restauração (na noite anterior havia acordado com ela caida), a dentista me relatou que havia uma carie dentro do dente e que ela estava muito profunda, e que o processo de restauração seria feito em duas etapas. Sendo assim, ela aplicou um curativo e me ordenou voltar na outra semana, corrido os 7 dias, ela prosseguiu com o processo restauratorio (senti dor apenas nos dois primeiros dias do primeiro atendimento). Ela me informou que se voltasse a doer teria que ser feito tratamento de canal. E ha dois dias as vezes sinto algumas pontadas no dente, que logo passam quando tomo analgesico (o mesmo que ela me recomendou no pos tratamento). Será que terei que fazer canal, visto que nao sinto dor quando mastigo e apenas algumas vezes sinto uma dor passageira ao ingerir liquido gelado?
    O que fazer ?

      1. Doutora, queria saber que tipo de dor e essa que vc fala, eu fiz 2 restaurações e a dentista fez o curativo. Ai ela disse que se doesse ia ser canal, mas eu n sei se doeu, eu n senti nada… O outro não sei que tipo de dor tenho que sentir ? Doeu na restauração quando ela estava fazendo… Isso quer dizer que e canal ? Já faz 20 dias, senti um incomodo nos 4 primeiros dias, depois n senti nada… Mas tb n estou comendo em cima do curativo…

    1. Boa tarde, Doutora !
      Tive uma tremenda dor de dente, depois de um dia apareceu dois abscessos, tive que ir ao dentista, ele fez drenagem e acabou tirando o nervo devido cáries, e me disse que tinha que começar tratamento de canal. Só que minha gengiva esta dolorida e meu rosto um pouco inchado, fica meio latejando, porque disso?

  59. Olá doutora. Há um mês fiz drenagem em dente posterior que estava com abscesso, e após não senti dor e a gengiva também não ficou inchada. Por questões de agenda com a endo recomendada pela minha dentista, não consegui marcar o tratamento de canal, e o abscesso voltou nesse fim de semana. Ontem fui em uma outra endo que após tirar raio-x fez uma ultra limpeza no interior do dente, aplicou medicamento (que disse que reagirá por 15 dias para matar as bactérias) e fez o curativo. Ocorre que irei viajar dia 30/04 e só volto no dia 10/05. Hoje o dente dói um pouco (estou tomando Toragesic) e a gengiva está um pouco inchada. É normal? Nesse tempo da viagem, pode voltar a dor ou abscesso? Muito grato e parabéns pelo blog!

    1. Gustavo, em princípio não contraindicação de você viajar… mas sim, pode acontecer de doer de novo. O incômodo (e o inchaço) que você relata é comum, dada a situação.

  60. Boa tarde doutora Ana, fui no dentista ha 5 dias pois quebrei o dente, a dentista disse que foram 2 dentes, tirou as caries e fez 2 curativos, disse que se doer tenho que fazer canal, porem devido ao calor de SP eu tomei açai, isso com 4 dias de curativo, ai começou uma pequena dor bem fraquinha, isso é devido eu ter ingerido um liquido muito gelado ai afetou o dente com o curativo ? Quando eu como não dói, apenas deu essa dorzinha depois de ter ingerido o liquido extremamente gelado, desde já agradeço.

    1. Sim Felipe, provavelmente a causa foi essa. O curativo não protege tão bem o “nervo” do dente da variação de temperatura externa, então doeu.

  61. Boa noite, Doutora. Tenho uma duvida… fui ao dentista ontem, ele tirou toda a carie, porem ficou gengiva exposta por causa de ter quebrado o dente (diz o dentista que vou ter que fazer aumento de coroa), deu exposicao da polpa e ele parou o sangramento e colocou um medicamento muito fedido (acho que é formocresol ou tricresol, pelo que entendi) e tampou com uma massinha. Hoje esta doendo, devo retornar amanha e pedir a troca deste curativo e um analgesico para tomar?

    1. Margareth, se você acha necessário, procure seu dentista, sim. Não precisa pedir nada pra ele, se ele avaliar e achar necessário, vai fazer a troca do curativo e entrar com medicação.

  62. Oi Doutora, boa tarde.

    Estou fazendo um tratamento de canal que foi necessário a colocação de Pino e Coroa… só que depois da colocação do Pino a Doutora colocou um dente provisório que acaba acumulando um pouco de comida, mesmo passando fio dental não sai tudo, e isso acaba deixando um pouco dolorido… o que devo fazer… espero que me responda antes da minha próxima consulta

    1. Vanessa, não há muito o que fazer além de higienizar o melhor que você conseguir. Na próxima consulta, chame a atenção da sua dentista para o fato do provisório estar acumulando resíduos, pra ela checar a adaptação dele.

  63. DOUTORA EU DE NOVO RSRS, quando o dentista falou pra fazer o tratamento de ficar trocando curativo era no começo de fevereiro e agora começou a doer, eu acho que esta inflamado, o que eu faço, qual remedio eu uso pra desinflamar? Estou com medo de ir no dentista e doer porque esta inflamado deixe a sua opinião do que eu faço, por favor.

    1. João, não é o caso de você tomar um remédio pra desinflamar e depois ir ao dentista… é pra você ir ao dentista e, se for preciso, ele vai prescrever um remédio pra desinflamar. Se estiver doendo ao ponto do dentista não conseguir “mexer”, ele vai aguardar a ação do remédio.

  64. Doutora, quando fui fazer o canal doia muito. Mesmo com anestesia eu gritava quando o dentista ia com a broca, e agora meu dentista falou que eu preciso fazer tratamento, 1 ano so trocando curativo, ele falou por que minha raiz ainda esta separada e tem que encontrar, quero fazer uma pergunta, vai doer durante esse tratamento ? Tenho 12 anos.

    1. Não é pra doer, João… via de regra a anestesia garante isso. O problema é ir deixando a situação piorar, aí a gengiva e o dente ficam inflamados, e a anestesia não funciona tão bem. Por isso, assim que der, faça o tratamento necessário.

  65. Boa tarde!

    Prezada Ana, estou com um tratamento de canal a ser iniciado em um dente siso. Gostaria da sua opinião quanto a fazer ou nao este canal e a possibilidade de extrair esse dente.

    1. É importante que esse siso permaneça, Lais? Ele é apoio de alguma prótese, por exemplo? Se não, o melhor é extrair. O siso não é um dente importante nem na estética nem na parte funcional e, via de regra, acaba sendo extraído, mesmo.

  66. Dra. Possuo uma dúvida. Foi detectado uma cárie entre dois dentes, o correto a ser feito ao fazer o curativo é: preencher os dentes com o curativo sem deixar espaços para passar o fio dental ou deixar o espaço e permitir que eu utilize o fio dental?
    A segunda pergunta é: o fato de não doer no período que eu estiver com o curativo não impede a necessidade de fazer o tratamento de canal?
    Desde já agradeço.

    1. Rafael, salvo em alguma situação BEM específica, precisa haver espaço entre os curativos. Se o dente com curativo não foi aberto ainda pra canal e, no período de observação, não doer e continuar vital, provavelmente não será preciso tratar. Já se o dente não doer e não estiver vital, é porque necrosou, e aí tem que tratar canal. E, por fim, se o dente doer de forma espontânea, é praticamente certa a necessidade de tratamento de canal.

  67. Bom dia, Doutora estou fazendo tratamento nos meus dentes, um deles estava com bastante carie e apareceu tipo uma bolha na gengiva, minha dentista abriu e colocou um curativo e marcou pra fazer canal, mas não sentia dor nele, é normal? E tem um outro dente que ela obturou ha algum tempo e de um tempo pra cá começou a doer quando cai algo gelado ou quente, a obturação pode ter saído?

    1. Vanessa, um dente com indicação de tratamento de canal nem sempre dói (embora geralmente sim). Quanto ao outro dente, se você não sente um “buraco” nele, a restauração não deve ter caído… mas dor com quente é sinal de problema de canal. Converse com a sua dentista.

  68. Estava com uma cárie em um dente inferior na parte de trás, e a dentista limpou a cárie e aplicou um curativo dizendo que talvez fosse o bastante para não ser necessário o tratamento se canal. Em nenhum momento senti nada de mais, sinto pouco dor, quase nada mesmo e ainda não é com frequência. Relatei a dentista e ela disse que como a dor não aumentou iria restaurar o dente. Mas tenho medo que mesmo essa dor sendo quase nula venha a ser um sinal. Qual seria sua recomendação?

    1. Anderson, se já se passou um bom tempo do curativo, eu também restauraria. O máximo que pode acontecer é “dar canal” e você ter que abrir o dente novamente mais tarde… mas não me parece que seja o caso.

      1. Doutora Ana, estou na mesma situação.

        Meu primeiro molar inferior direito já tinha uma restauração de quando eu tinha 11 anos. Fui a minha dentista porque ele estava escurecido na parte de baixo, perto da gengiva. Mas fui unicamente por causa dele estar escurecido, esse dente nunca doeu. Nunca doeu quando eu fiz a restauração com 11 anos. Nunca doeu até hoje com 26 anos! Nunca senti dor ou sensibilidade nesse dente. A dentista tirou a restauração antiga e deixou meu dente no curativo. Quando a anestesia passou ele também não doeu. Estou com o curativo ha 2 semanas e não sinto dor. Quando fiz a radiografia do dente, a raiz estava normal e saudável, mas a cárie no dente era profunda. Sobrou pouco do meu dente “original”. Mas ele continua sem doer. Ela limpou meu dente, colocou um curativo com um remédio bem fedido rsrs. Disse pra abrirmos só daqui uns 30 dias. A senhora acha que esse dente é caso de canal? Tenho na minha memoria que todas as vezes que vi alguém falando de canal, a pessoa já não suportava a dor. Meu caso é que esse dente nunca doeu em 26 anos rsrs. O que a senhora acha ?? É um dente propenso a canal ou quando tirar o curativo a dentista pode só restaurar?

        Obriga pela atenção.

        1. Angela, em princípio não me parece haver necessidade. Mesmo que um dente não doa, pode haver indicação de tratamento de canal (no caso de necrose, por exemplo), mas se o dente estiver vital e sem dor, nem espontânea nem provocada, tudo ok. É só restaurar.

  69. Olá doutora Ana, faz 4 meses que estou tratando um canal, e quando vou ao dentista toda semana ele tira o curativo poe um remédio e coloca curativo de novo, meu dente amoleceu e estou com medo de perde-lo, já fiz outro canal e foi feito em três sessões, não sei o que faço, pode o tratamento demorar tanto assim para ser concluído?

  70. Doutora, toda vez que eu tomo bebida gelada, mastigo ou bebo café, meu dente superior que está com um curativo começa a doer. Essa dor demora pra passar e é bem incômoda…
    Queria saber se isso é normal.
    Ele está com o curativo faz uns 9 dias.
    Obrigada!

  71. Olá Dra. Ana. Estou fazendo um tratamento dentario, e estou com um curativo no mesmo… devo evitar comer doces devido esse curativo (mesmo escovando os dentes)?? Tem risco de infiltração? Detalhe, ele quebrou uma “lasquinha” pequena… obrigado pela atenção!!! 🙂

    1. Ramon, não por causa do curativo. Desde que você escove os dentes após e evite mastigar diretamente sobre esse dente (que, apenas com o curativo, se encontra frágil), não há restrição quanto a doces.

  72. Dra. Ana, boa tarde.
    Fiz um procedimento preliminar de tratamento de canal. O dente foi aberto, feito a limpeza com medicação tipo soro etc. O dente foi fechado com curativo e recomendado que eu voltasse para continuar o tratamento do canal. Depois que passou anestesia, o dente continua doendo. Isso é normal, tendo em vista que o dente esta sensível?
    Grato
    Nilson

    1. Dada a situação, sim, Nilson. O controle da dor só se dará com a conclusão do tratamento de canal e, mesmo assim, o dente pode ficar sensível por alguns dias enquanto o processo inflamatório / cicatrização se resolvem.

  73. Olá Doutora, acabei de ter meu primeiro contato com seu blog e confesso que o conteúdo tem sido muito informativo e esclarecedor.
    Se puder me ajudar numa dúvida, fico profundamente agradecido.
    Ocorre o seguinte, há cerca de 1 ano atrás troquei uma restauração de amálgama no penúltimo dente superior direito, que até então jamais havia doído, qualquer que fosse a situação. Foi colocado resina, o dente ficou sensível, mas somente com alimentos duros ou crocantes. Essa sensibilidade durou uns 10 meses, até que resolvi procurar outro dentista, que sugeriu um tratamento com hidróxido de cálcio e ionômero de vidro (acho que é isso) antes da restauração, resultado, a sensibilidade disparou, ele já tentou de tudo, carbono para os pontos de contato, radiografia (indicando que está tudo ok), a restauração não é profunda segundo ele, agora, ele retirou a nova restauração em resina e deixou um curativo com ionômero de vidro etc… resultado, está mais doído do que nunca. Resumindo, 1º (amálgama – nunca doeu), 2º (resina – sensibilidade leve), 3º (resina com compostos citados acima – ultrasensibilidade), 4º (curativo com os mesmos compostos – chego a ver estrelas de tanta dor)… quando o dentista não sabe mais o que fazer (palavras do próprio), o que eu paciente devo fazer? Tem explicação isso? A ajudante jogou no ar a possibilidade de fazer canal. Agora eu pergunto, chego no consultório com o dente sem dor, troca de restauração sugerida por dentista, e desde então, tudo que é feito só piora. Se puder ajudar, agradeço.

    1. Edson, a solução proposta pelo seu dentista faz todo sentido, pois o hidróxido de cálcio e o ionômero de vidro são produtos muito mais biocompatíveis que a resina composta, então a possibilidade da polpa dentária reagir mal ao contato com essas substâncias é bem menor. Mas organismos biológicos nem sempre se comportam como a gente espera e, por alguma razão, a polpa do seu dente não reagiu bem. Sim, considerando a dor espontânea que você relata, a possibilidade de necessidade de tratamento de canal existe.

  74. Dra. Ana… Fui ao dentista pois estava com muita dor de dente e o dente tinha quebrado… O dentista disse que eu estava com um abscesso… ele deu anestesia, limpou o dente, fez um curativo e disse pra eu fazer o quanto antes um canal nesse dente… Ao chegar em casa senti muita dor… ele receitou um anti-inflamatorio e eu acabei de tomar… Dra. será que esse dente vai continuar doendo muito assim? Minha próxima consulta é so semana que vem… estou desesperada pq quando foi acabando a anestesia doeu muitoooooo…

  75. Fiz um canal hoje 09/11/2015, pois estava com uma dor insuportável. A dentista fez a primeira etapa, furou com a broca, aplicou algumas agulhas e colocou o remedio e curativo, mas vou ter que viajar a trabalho por 15 dias, será que nesse tempo sem a dentista mexer posso ter problemas de novo nos dentes como dor ou inflamaçao ? O que posso fazer para preservar o curativo e para que o dente nao infeccione ?

    1. Luis, enquanto o tratamento de canal não for concluído, a possibilidade de dor existe. Se tudo der certo, o curativo vai ficar ok durante a viagem e não vai haver dor. Mas garantia disso não há.

  76. Doutora, eu fiz uma restauracao e o dentista colocou um curativo, mas no outro dia o curativo saiu, tem alguma coisa que venha prejudicar meus dentes sem esse curativo?

    1. Wellinton, sim, claro. Seu dente não pode ficar sem algum tipo de restauração ou curativo, pois isso o expõe às bactérias do meio bucal. Ainda, o fato de estar sem a restauração adequada deixa seu dente mecanicamente frágil, se você morder alguma coisa mais dura ele pode até quebrar. Procure seu dentista pra resolver isso.

  77. Olá Dra! Gostaria de tirar uma dúvida, terminei o tratamento de canal na terça, no mesmo dia caiu o curativo =[ , posso ficar até quinta que vem sem tapar? Na quinta já vou fazer a restauração para finalizar este dente. Conto com sua gentileza, desde já agradeço.

  78. Boa tarde! Ontem fui no dentista, estava com um dente quebrado e com muita dor. Ele disse que a cárie havia chegado na raiz e precisaria fazer um canal. Naquele momento ele fez o curativo (limpou e tirou os nervos, fez um raio x) e fechou, supostamente tudo bem. Me disse que não sentiria mais dor de momento e que no prazo máximo de 10 dias fosse feito o tratamento de canal. Fui pra casa com a boca bem anestesiada, e hoje, um dia depois do curativo, estou sentindo muita dor!!! O dente está doendo sozinho e quando encosto então, mais dor ainda. Insuportável. Liguei para ele, me disse que pode ser porque mexeu muito no dente, para tomar um anti-inflamatório e que se não passasse a dor, eu deveria voltar ao consultório e ele daria uma olhada. Tem alguma coisa errada? Pode ser que ele foi muito agressivo? Pode ser que deixou pedaço de nervos? É normal a dor tão seguida do curativo?
    Desde logo, obrigada.

    1. Daiany, é assim mesmo. Enquanto o canal não for tratado, a possibilidade de dor existe. Embora seu dentista tenha dito que a dor estava resolvida “de momento”, pois a intenção do curativo é essa, não dá pra ter essa certeza… só aguardando pra saber. Enfim… procure seu dentista pra, pelo menos, trocar o curativo… é uma forma de amenizar isso. E, assim que der, comece o tratamento de canal.

  79. Oi, Dra. Ana. Tenho uma dúvida quanto ao curativo.

    Estou com um curativo (no papel de encaminhamento está escrito isso, ou quase isso: Hidróxido de cálcio PA e Coltosol) desde o dia 13 de outubro, meu dente estava doendo muito, mas agora está bem mais aliviada a dor.

    Porém eu só encontrei um horário para avaliação e tratamento desse canal no dia 30 de novembro, estou com muito medo de ter alguma complicação. A minha dentista não faz canal, por isso tive que marcar com outro, logo a demora. Mas você pode me dizer se o curativo aguenta, e eu também, tanta demora?

    1. Aguenta sim, Isabella. Claro que a possibilidade de doer existe, afinal de contas o canal ainda não foi tratado, mas a sua situação é estável, digamos assim. Apenas evite morder coisas mais duras com esse dente, ok?! Apenas com o curativo, ele se encontra frágil.

  80. Olá, eu fui ao dentista e ele abriu meu dente e colocou um curativo, e neste mesmo dia ele limpou meus dentes com algo que parecia uma broca e, por algum motivo, alguns dentes começaram a doer muito, mas é como se fosse em baixo deles, na gengiva, gostaria de saber o que é.

    1. Fabio, seu dentista deve ter usado um aparelho de ultrassom, que serve pra remover tártaro. A remoção do tártaro pode deixar os dentes sinsíveis por alguns dias.

  81. Boa Tarde.

    Dra, estou com um curativo e sei que tenho que fazer o canal, mas de vez em quando ele doi ! Gostaria de saber qual é o remedio recomendado para dor de dente para quem tem alergia, principalmente aos medicamentos Buscopam, Sonrizal, Dorflex.

    Grato.

    1. José, se você não tratar o canal, a dor virá de vez em quando mesmo! Porque a infecção, que é a causa da dor, não foi removida. Existem centenas de analgésicos, você sabe exatamente a que substâncias contidas nesses medicamentos você é alérgico? Aí é questão do seu dentista escolher um analgésico livre dessas subatâncias.

  82. Dra., venho aqui te comunicar q aquela dor q eu sentia no dente q fiz canal ao bater agua nele felizmente sumiu totalmente, graças a Deus nao sinto mais nada e também quero deixar meus agradecimentos por suas respostas esclarecedoras e sua total atenção, meu muito obrigado.

  83. Boa tarde!

    Doutora, tenho um canal a ser feito ! Porem meu dente nao doi nada, ele quebrou um pedaço, mas como posso saber se afetou a raiz do dente?

    Estou com muito medo, foi cobrado 700 reais pra ser feito e nao sei nada sobre isso, e ainda estou com um dente de leite bem na frente que o Dentista recomendou a extraçao, o que faço?

    1. Bruna, quem determina a necessidade de tratamento de canal é o dentista. Sem conhecimento técnico, você não tem como saber se há realmente necessidade de tratamento de canal (o dente pode doer ou não)… você tem que confiar no seu dentista.

    1. Às vezes até mesmo dentes hígidos (sem cáries) podem ter indicação de tratamento de canal, Cristian. Por alguma razão desconhecida, o “nervo” do dente necrosa e é preciso tratar. Mas é apenas uma suposição.

  84. Vamos supor q dê os 30 dias do tratamento de canal q fiz mas a dor ao bater agua nele nao passe, qual seria o problema se minha endodontista disse q todos os nervos ja foram retirados? Desde ja agradeço.

  85. Bom dia Dra. Ana,

    Na quinta-feira (08-10) fui ao dentista pois estava sentindo dores no meu dente. Começou com uma sensibilidade até culminar numa dorzinha chata. Pois bem, chegando lá informei que estava com dores e ele logo abriu minha boca e começou a buscar o dente onde doía. Não encontrou nada de anormal. Fez dois raios-x e pediu pra que eu apontasse qual dente doía, pois nos raios-x não foi detectado nada. Então apontei mais ou menos onde doía e ele aplicou a anestesia e começou a mexer no meu dente. Verificou que tratava-se de uma cárie ao lado da minha obturação. Removeu ela e abriu meu dente e disse que era necessário fazer canal.

    Até aí tudo bem… me receitou CLAVULIN BD 875 mg de 12 em 12 horas e disse que eu poderia tomar com PARACETAMOL e SPIDUFEN para aliviar a dor.

    Achei estranho, pois no mesmo consultório eu havia feito um tratamento de canal já e na primeira consulta outro dentista abriu meu dente, fez um curativo (se não me engano com algum corticóide), fechou meu dente e mandou eu voltar em 6 dias pra troca do curativo. Não senti dor nenhuma mais até tratar o canal.

    Mas essa segunda vez (outro dente) quando eu sai do dentista eu sentia mais dor do que quando eu entrei pra consulta. Como eu já havia passado por isso acabei nem tomando de imediato o Clavulin, pois da outra vez a dor havia sido aliviada pelo curativo.

    Desde ontem de manhã eu sinto uma dor insuportável!!! Não consigo comer, dormir, encostar algo no dente é impossível. Não sei o que fazer mais!!! Fui até a farmácia e comprei o Clavulin e comecei a tomar, senti de imediato amenizar um pouco, porém ainda com dor aguda.

    Mas agora eu não estou aguentando mais de dor, já tomei tudo que era possível (clavulin, spidufen, nimisulida, paracetamol) e a dor não cessa.
    Minha primeira cessão pro tratamento de canal está marcado para quinta feira, mas eu não vou aguentar até lá se essa dor não aliviar.

    Não sei o que pode ser ou o que posso fazer mais!!

    Meu medo é se conseguirei fazer o canal se a dor está insuportável, pois parece estar inchado na região do dente.

    1. Lucas, cada dente é uma história diferente. Não é porque não doeu da outra vez, que não vai doer agora… até porque são infecções diferentes. Quando isso acontece, a troca do curativo costuma resolver, pelo menos temporariamente. Tome a medicação como prescrita (principalmente o antibiótico, o Clavulin) e, se seu dentista não estiver disponível antes da próxima quinta, procure outro (Unidade de Saúde, pronto-socorro odontológico, etc.) em caráter de urgência pra trocar o curativo. Aí na quinta-feira, você conversa com o seu dentista e dá prosseguimento ao tratamento de canal.

  86. Olá… hoje eu comecei um procedimento de canal, ai ela limpou tudo, achou o canal e colocou uma massinha, só que fui escovar o dente e saiu metade da massa, a próxima consulta é daqui a 7 dias, da pra esperar ou corre algum risco se ficar sem essa parte da massinha?

    1. Bruno, mesmo tendo caído parte do curativo, nem sempre isso significa que o dente está aberto. Se o dente estiver fechado, ok, apenas evite mastigar sobre ele por enquanto, pois ele está frágil.

  87. Bom dia Dra, fiz um tto de canal ha 5 anos, na epoca meu dente teve que ser desgastado, e ao terminar o tto a dentista me orientou a procurar outro profissional para fechar definitivamente o canal com a restauração do dente. Só que como a dor melhorou deixei como estava. Hj senti como se tivesse caido a “massinha” e esta um buraco no dente, porem sem dor. Sera que vou ter que fazer novamente o tto de canal? Corro o risco de estar com alguma infecção no local?
    Obrigada.

    1. Se o curativo caiu hoje, ainda não é caso pra retratamento de canal. Mas se você deixar o tratamento de canal exposto por vários dias, será preciso retratar, sim. Então sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra restaurar o dente e evitar isso.

  88. Dra, fizeram um curativo no dente com formocresol… mas tá difícil conseguir um tratamento endodontico de imediato. Qual o tempo máximo que o formocresol pode ficar no dente sem prejudicar?

  89. Ola dra. Ana, boa tarde!

    Dra, iniciei um tratamento de canal hj em um dente inferior da frente (ha poucas horas que comecei o tratamento), e a dentista apenas limpou bem e colocou remedio dentro e fechou com um curativo, vou voltar com ela apenas dia 05/10, mas agora esta muito dolorido e um pouco inchada a gengiva do dente e ate o dente do lado parece doer, ta bem dolorido, mas so qdo toco ou quando faço movimentos com a boca pra mastigar algo com os outros dentes, é normal ficar assim ou tem algo errado? Ela tambem me prescreveu 3 dias de antibiotico que irei começar ainda hj. Obrigada Dra. Abs

      1. Obrigada Dra. Ana,

        Ontem a noite tive muita dor mesmo, e latejava muito, quase ate chorei de dor, hj bem cedo fui na dentista e ela teve q abrir o dente, tirar o curativo, ela disse que ta com muito pus, ela tentou drenar, deu anestesia e nao pegou, quase morri de dor, fez um pequeno corte na gengiva pra tentar drenar o pus, mas nao saiu quase nada, agora to com a anestesia e doendo demais, tomando antibiotico azitromicina, anti-inflamatorio cetoprofeno e tylex pra dor, to com muito medo e preocupada. Será que é algo muito grave e vou perder meu dente ou ter algo pior ate? :/

        1. Patricia, você tem um abscesso, que é um quadro inflamatório / infeccioso agudo. Isso em si não coloca seu dente em risco, mas pode doer bastante. É questão desse pus drenar (ou ser reabsorvido pelo organismo, sem sempre ele sai) e o tratamento de canal ser finalizado.

          1. Bom dia Dra. Ana!

            Muito obrigada pela resposta, você como sempre muito atenciosa com seus leitores aqui do blog. A dor do meu dente passou bem mais, mas ainda esta um pouco dolorido na gengiva embaixo do dente, será que ainda tem pus? Já acabou o antibiotico e o anti-inflamatorio. Tbm ainda estou com o dente aberto, isso não é ruim? Só volto na dentista dia 05/10. Desde já te agradeço pela ajuda.

          2. 🙂

            Não deve mais ter pus, não. Ficar com o dente aberto não é o ideal, mas a sua consulta está próxima… apenas evite mastigar com esse dente, pois ele sem restauração está frágil.

  90. Dra. Ana, fiz um tratamento de canal completo por causa de um trauma… a minha dentista disse q estava ok. No dia seguinte ela me liga dizendo que o meu trauma continua, e que o quadro está pior ainda do que antes. Disse que não poderia mais fazer o canal e me encaminhou para um outro especialista. Gostaria de saber o que pode não ter dado certo no meu tratamento e qual seria o procedimento nesse caso?

  91. Dr. Ana, muitíssimo obrigada, fiz o novamente o curativo, estou bem melhor agora. Até conseguindo comer rsrs.
    Parabéns pelo blog e obrigada pela resposta rápida. Bjs ;*

  92. Muito obrigada mesmo pelo seu retorno, doutora.
    Mas será que a troca de curativo vai adiantar? Pois no primeiro curativo não senti nenhuma diferença, não diminuiu a dor. Se eu fizer essa troca o alívio de dor deverá ser imediato?
    Meu medo é a dor não parar e o dentista fechar, pois amanhã é domingo também e não abrem.

    1. Pode doer de novo, sim… mas não tem como a gente saber. Via de regra a troca de curativo diminui a dor, porque alivia a “pressão” que há dentro do dente por causa dos gases do metabolismo bacteriano. Outra opção é simplesmente deixar o dente aberto, com um algodãozinho só pra proteger… aí você vai trocando esse algodão até o dia da consulta.

  93. Doutora, fiz a extração de um siso na parte de baixo da boca na terça feira, na quarta feira senti fortes dores num dente da frente da parte de cima da boca, meu dentista me informou ser “canal”, mas que não poderia mexer por conta dos pontos do pós-operatorio, hoje sexta feira, como contínuo com a dor e consigo abrir mais a boca, voltei ao dentista, mas ele somente abriu o dente e acredito que limpou também, fez o curativo e disse que aliviaria a dor, porém não aliviou, continuo sentindo frequentemente, quando como, converso ou toco. O problema é que ele foi viajar e só volta terça. O que devo fazer? Tomo remédio e não adiantam, já tomei vários, indicados por ele é claro, mas não adiantaram.
    Devo tirar o curativo para a dor parar, mas se eu fizer isso me trará consequências piores?
    Ou devo realizar o canal amanhã mesmo (por já conseguir abrir a boca sem incômodo do pós operatório) com outro dentista, porém da mesma clínica?

    Aguardo ansiosa o seu retorno.
    Desde já meus agradecimentos.

  94. Olá Dra.
    Comecei o tratamento de canal tem 2 meses, fui em um dentista 24 hrs, ele limpou e fez o curativo, disse que eu tinha que ir uma semana depois em um consultório para continuar o tratamento, só que não consegui marcar e fui deixando por isso mesmo, mas o curativo saiu e acho que quebrou um pedaço do dente, e agora estou sentindo um pouco de dor (tolerável), o que devo fazer, vai poder continuar o canal e quais riscos corro?
    Obrigada…

    1. Gabriela, em princípio é possível (e necessário) continuar o tratamento de canal, sim. Procure um dentista o mais rápido possível, antes que comece a doer mais e/ou o dente se deteriore (pois está sem qualquer curativo) e você o perca.

  95. olá doutora, iniciei meu tratamento de canal, já tem cinco dias e meu dente no início doeu muito, chegando a inchar, retornei ao dentista, ele disse que seria normal, pois meu dente estava difícil e eu teria que ter repouso, parou um pouco de doer mas qualquer movimento que faço ainda doi, já estou ficando assustada… Eh mesmo normal esse tipo de reação ?

  96. Oi Dra tudo bem? Estou fazendo tratamento de canal, fui ao dentista uma sessão somente e estou com curativo no dente, minha dúvida e meu medo é que hoje eu estava comendo amendoim e uma bolinha escapou e sem querer a mastiguei com o dente que está sendo tratado, depois desse ocorrido percebo que ao passar a lingua nesse dente sinto que ao lado tem um buraco cheio de ondulação e em cima do dente continua o curativo. Será que o curatitvo da lateral caiu ou o dente quebrou? O que eu devo fazer, pois estou com medo de doer e de comer tbm, tenho medo que entre alimentos dentro. Se o dente quebrou tem como continuar o canal ou é outro tratamento?

    Obrigada!!

    1. Josiane, as 2 coisas podem ter acontecido, tanto a quebra do dente quanto do curativo. Se foi do dente, é preciso avaliar a extensão da fratura, se as raízes do seu dente estiverem ok, é só continuar com o tratamento de canal. Mas o tipo de restauração podemudar dependendo da quantidade de dente que se perdeu, se antes o dente poderia ser restaurado de forma direta, TALVEZ agora seja necessário bloco ou até pino + coroa. Procure seu dentista pra avaliar.

  97. Dra. Adorooo seus artigos, muito explicativos! Bom dia!

    Comecei recentemente a fazer um canal, estou na segunda sessao, com o segundo curativo há 5 dias, mas diferente da primeira sessao, esse dói muitooo, sinto uma pressao interna no curativo, e nos dentes adjacentes, que progrediu para a bochecha, pescoço, e ouvido culminando em um inchaço…
    Dra. isso é natural? Ou há algo atipico? Começarei a tomar nimesulida, o qual foi a prescriçao… para ver se atenua essa dor…

    1. Dada a situação, é algo até certo ponto esperado, Matheus. Tome a medicação como prescrita e, se necessário, procure seu dentista pra uma nova troca de curativo.

  98. Olá! Boa noite!
    Estou meio temerosa, fiz o início do processo de canal, o curativo no caso, antes disso não havia um inchaço aparente, mas hj, quando acordei, vi que ta bem inchado, não ta doendo tanto quanto ontem, dói no local que ta inchado e parece até meio duro. Gostaria de saber se isso é natural, se compressa com gelo ajuda…
    Desde de já, obrigada e parabéns pelo site!

    1. Rosi, considerando a situação, esse inchaço é até esperado. Faz parte do processo inflamatório e da infecção que o tratamento de canal vao resolver. Compressa fria não ajuda muito nesse caso porque a causa do inchaço não é um trauma, mas uma infecção. E não faça compressa quente em hipótese alguma, pois o pus do abscesso pode drenar pelo lado de fora do rosto, em vez de pela gengiva, e causar uma cicatriz bem feia.

  99. Boa noite, dra.
    Fui ao dentista e estava com uma cárie que quase alcançou o nervo, e estou com curativo, para ver se tem como evitar o canal (não estou sentindo dor, já é meu 2º dia depois de remover a cárie). O meu dentista não me instruiu sobre o curativo, e gostaria de saber sobre a mastigação, escovação e fio dental no dente onde está o curativo. Tem perigo de soltar? Eu só voltarei lá daqui 2 semanas. Aguardo resposta, obrigada!

    1. Camila, o curativo é uma restauração provisória que tem pouquíssima resistência mecânica. Você pode escovar normalmente, apenas cuidado ao passar o fio dental e evite mastigar qualquer coisa mais dura com esse dente, pois o risco de fratura é maior.

  100. Dra, ha uma semana eu senti uma dor de dente muito forte, com inchaço e inflamaçao na gengiva. Aparentemente o dente estava perfeito “por fora”. Porem, o dentista me recomendou logo tratamento de canal. Comecei a fazer ontem. Mas fiquei com duvidas se meu dente realmente precisava fazer canal.

    1. Se a origem da infecção – mesmo que você perceba ela na gengiva – for o canal de um dente, há indicação de tratamento de canal, Tayane. Dentes hígidos podem precisar de tratamento de canal, sim.

  101. Olá, Dra Ana!
    Meu esposo está fazendo um tratamento de canal, na primeira consulta (dia 14/08) a dentista limpou o dente e colocou um curativo, não receitou nenhum remédio e marcou o retorno para daqui 1 mes.
    Desde de que ela fez esse curativo ele não aguenta de dor, esta doendo até o ouvido, como era final de semana ele não pode procura-la.
    Este procedimento está correto? Esse curativo não deveria fazer parar de doer pra que ele aguente até a próxima consulta?
    Grata.

    1. Em tese deveria, Anelize. Mas às vezes o curativo acaba ajudando a criar uma “pressão interna” no dente, digamos assim, e isso pode causar bastante dor. Nesse caso, o ideal é fazer uma nova troca de curativo, o que via de regra alivia a dor.

  102. Acabei de fazer canal antes de ontem. Não senti dor, mas agora estou sentindo uma dor insuportável, não consigo comer direito e essa dor tá latejando, como se quisesse “explodir”. O que eu faço? N sei como eu to conseguindo digitar.

    1. Caroline, nesse caso é preciso procurar seu dentista pra ver o que está acontecendo. Se o canal foi realmente concluído, não faz muito sentido… a não ser que seja um novo abscesso. Enfim, converse com o seu dentista.

  103. Dra, estou fazendo um tratamento de canal e ontem foi minha segunda sessão (tenho mais duas idas ao dentista ainda).
    Porém, não estou conseguindo mastigar com o dente que estou tratando. A dentista colocou um curativo, mas é impossível fazer qualquer “movimento” com o dente e inclusive na lateral, ou seja, a gengiva está meio machucada, cortada. Na outra consulta em que comecei a tratar o canal no dia seguinte consegui comer, mastigar… mas dessa vez mesmo tomando o anti-inflamatório, dói demais, não consigo nem encostar no curativo com o dente de cima. Isso é normal?! A tendência é aliviar com o passar das horas?
    PS: minha próxima consulta é daqui 1 semana.

    1. Cris, o curativo pode estar um pouco “alto” mas, de forma geral, é comum um pouco de incômodo ao mastigar com um dente em tratamento de canal. Há um processo inflamatório em curso. A gengiva deve estar machucada por causa do grampo de isolamento usado nas sessões.

  104. Dra. Ana, boa tarde.

    Estou precisando de ajuda com alguns esclarecimentos também. O meu caso é o seguinte:
    Meu primeiro molar na esquerda inferior já possuía uma restauração antiga. Eu comecei a sentir umas pequenas dores nele, quando comia doce, escovava os dentes e quando caia água nele. Fui ao dentista, que não encontrando nada, nem mesmo na radiografia individual desse molar, fez a troca da restauração, me informando que podia ser que estava velha, e estava deixando meu dente sensível.
    A anestesia foi tão intensa, que cheguei a sentir dois choques, pois injetou em um nervo. Essa anestesia durou por horas, e por 24 horas fiquei com os lábios dormentes e fiquei por dias com um zumbido no ouvido esquerdo. Dois dias depois, quando voltei a sentir o dente, percebi que a dor da sensibilidade continuou. Voltei nela 1 semana depois e informei. Ela disse que não era possivel, pois ela não tinha visto nada e não sabia pq eu estava com aquela sensibilidade.
    Enfim, ela disse que ia tirar e restaurar novamente.
    Permiti o tal procedimento, por não conhecer nada do processo. No meio do procedimento ela me diz: “Ih, deu canal”.
    Ai eu perguntei como assim deu canal: ai ela só respondeu isso deu canal.
    Fiquei muito aborrecida na hora, pq já tinha perdido um dente (segundo pré-molar superior esquerdo) por um tratamento de canal não terminado, por falta da orientação delas a mim, que não me disseram que eu tinha que colocar bloco e eu não entendia nada. Fizeram o canal, mas não me guiaram, informando os procedimentos e me alertando que seu eu não fizesse perderia o dente.
    Voltando ao segundo dente, o inferior, fiquei muito chateada e reclamei lá. Ai a dona do consultório, chefe dela, que é endodontista conversou comigo, quis me convencer que a culpa não era dela, da dentista, que meu dente provavelmente já estava com canal e que ela não conseguiu ver… Enfim, aceitei as desculpas e fiz o tratamento de canal pelo plano de saúde.
    Ao terminar, o meu medo de perder o dente, onde já tinha reclamado com ela da falta de informação de 5 anos atrás do meu dente superior, reforcei com ela que não queria demorar para colocar o bloco e disse que ela deveria de me cobrar menos, pq eu já tinha sido lesada.
    A mesma disse que poderia dar um desconto.
    E me sugeriu fazer uma restauração com coroa, pq disse que esse dente era grande e cabia essa restauração, pois o bloco que leva cimento seria muito agressivo e mais caro.
    Reafirmei em minha pergunta: essa restauração não vai causar problema? Eu não vou perder meu dente?
    Ela afirmou que não!
    Enfim, permiti a restauração e ela me cobrou 300,00.
    1 mês e meio depois, ou seja, ontem, eu comendo uma cebola do outback o meu dente rachou!!
    Achei estranho, pensei que tinha quebrado a restauração, mas qd fui comer o pão, a metade do dente virou e senti uma dor forte!!
    Conclusão: Perdi meu dente!!!!
    Cara, estou arrasada!!!
    Já estava juntando dinheiro pra implantar o de cima e agora perco o de baixo?
    Tenho pavor de ficar sem dente, não suporto essa idéia!!!
    O que aconteceu no meu caso? Foi culpa dela?

    1. Tatiana, compreendo sua insatisfação, mas nenhum dentista tem como prever que um dente vai rachar no meio. Infelizmente essas coisas acontecem. Mas não entendi, você já estava com a coroa?

  105. Ola doutora, iniciei um tratamento de canal… Estava inflamado, o dentista receitou antibiotico, limpou o dente, deixou canal aberto e colocou remedio. Na outra consulta fechou com restauraçao provisória e na ultima sessao que fui ele abriu limpou novamente e colocou remedio, mas deixou o canal aberto e só vai fechar daqui 15 dias, isso é certo? Nao corre perigo de inflamar novamente e entrar comida no local aberto?

    1. O ideal é fechar o dente com um curativo, Aline. Se seu dentista deixou aberto, provavelmente fez isso porque estava saindo alguma secreção do dente, então ele teve receio que se o fechasse, você teria dor. Converse com ele sobre isso.

  106. Dra. boa noite!
    Iniciei um tratamento de canal no dente 36 na última quarta-feira (5) e hoje (8) percebo que a massinha branca está saindo e afundando. Vejo que parece uma camada fina, ao fundo protegendo. Tenho medo de que saia por completo, porque parece que continua saindo. O dente também continua bastante dolorido. Outra coisa que observei e que está incomodando ainda mais é uma especie de afta no fundo da boca que dói muito até pra abrir e fecha a boca. O que pode ser? Será que tem relação com o tratamento de canal?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Marcus, a “afta” está próxima do dente que está sendo tratado? Se estiver, pode ser uma fístula (um local por onde sai pus), se não, deve ser só uma afta mesmo. Quanto ao curativo, às vezes parte dele se desprende mesmo, o importante é que o dente continue vedado. Se você está em dúvida quanto a isso, procure seu dentista.

  107. Olha eu de novo aqui… kk

    Dra. Ana, fiz uma obturação ontem como eu havia falado, agora estou sentindo um incômodo no meu dente molar quando eu mordo a mandíbula e pressiono ele… É normal isso?

    1. Oi! 🙂 Como a restauração é recente, pode ser normal sim, João. Fique atento, se o incômodo não for diminuindo ou até aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  108. Olá! Estou viajando e tive uma forte dor de dente no Domingo (19/07). Fui atendido na emergência de uma clinica e a dentista disse que o canal estava infecionado. Ela abriu o dente, drenou e colocou um remédio. Fiquei preocupado porque ela apenas colocou um algodão no local e deixou o dente aberto. Hoje (21/07) marquei uma nova consulta eletiva. A outra dentista confirmou após a radiografia que realmente preciso fazer um canal. Me receitou Amoxilina 875 mg (2 comprimidos duas vezes ao dia por 7 dias) e Flurbiprofeno 100 mg para a dor e disse para eu fazer o canal quando voltar para o Brasil (31/07). Ocorre que eu insisti para ela fazer uma restauração provisória e ela disse que não era recomendável. Continuo apenas com um algodão no dente aberto que troco a cada vez que escovo os dentes. Meu medo é que o contato dos alimentos com esse dente aberto piore ainda mais a situação da infecção e quando estamos fora do país da gente tudo fica pior! Não posso mesmo fazer uma restauração provisória ou um curativo mais resistente? Agradeço se puder me orientar. Obrigado!

    1. Carlos, até pode ser feito um curativo… mas imagino que seu dente ainda esteja drenando alguma secreção, por isso a opção por deixálo aberto, apenas com um algodão. Se o dente for fechado, é certo que você vai sentir dor. Então, considerando que você está em viagem, talvez seja o melhor a fazer, mesmo. Apenas evite mastigar com esse dente, aberto ele está frágil e há risco de fratura. O algodão protege o dente da entrada de resíduos alimentares, apenas troque-o a cada higienização como você já vem fazendo.

  109. Ana estou em tratamento… agora só falta uma extração do dente molar inferior e 3 obturações em meus dentes. E toda vez que vou no dentista é muito chato, sabe aquele aparelho que “remove as coisas” e que sai água e faz vc cuspir, aff… cada cutucada dele no dente dá uma gastura bem incômoda… é de vc ficar assim: agoniadinha.

  110. Dra. boa noite,
    Um dúvida: Iniciei hoje o tratamento de canal de um dos dentes da frente. Depois disso, comi apenas uma vez, uma omelete bem picada e, seguindo a recomendação da Dra. que me tratou, mastiguei apenas com os dentes do fundo, e já iniciei a medicação receitada. Mas percebi que uma “massinha branca” muito parecida com creme dental quando sólido, está saindo da minha boca. Acredito que é do local onde ela fez o tratamento. É normal isso? Ou há algum problema?
    Desde já, grato por sua atenção e parabéns pelo blog.

    1. São pedacinhos do curativo, Icaro. Em princípio são apenas “sobras”, o seu dente deve estar fechado. Passe a língua nele ou tente visualizar com um espelho se ele está fechado mesmo, se estiver, tudo bem.

  111. Eu vou fazer uma extração daqui a uns 7 dias, o último dente da arcada superior. E ele está fraturado, ou seja, só a “lateral esquerda” dele que sobrou. Então a extração vai ser rápida? Precisa de anestesia mesmo assim?

    1. João, o que é extraído, efetivamente, são as raízes do dente, que estão dentro da gengiva. Então mesmo que o dente tenha parte da coroa quebrada, o procedimento é o mesmo, é preciso anestesiar da mesma forma. Não dá pra afirmar se a extração vai ser rápida ou não, porque depende do caso. Torçamos pra que sim. 🙂

    1. Sem dúvida, Renata. Se seu irmão é saudável e não houver inflamação ou infecção mais séria em curso, não há motivo pra anestesia não ser eficiente.

  112. Oi, fiz uma restauração no meu dente da frente, depois de um tempo vi que acho que ela caiu, porque sinto quando toco como se tivesse tocando na raiz do dente, como uso aparelho não sei se caiu, seria preciso tirar o aparelho pra poder restaurar o dente ou algo mais? E outra, eu venho sentindo dores fracas nos meus dentes…. Os dentiqueiros de baixo, 1 de cada lado no final, e nos dois de cima eu toco na gengiva e sinto doer, toco no dente não DOI, quando tomo agua gelada eles doem fraco, o que pode ser? E o meu dente molar ta com alguma coisa do lado dele, como se tivesse podre por dentro ou tipo uma sujeira do lado, eu passo a dedo não sei, queria mostrar uma foto.

    1. Kelve, tem várias coisas que precisam ser avaliadas, pela sua descrição. Você até pode mandar a foto ([email protected]), mas isso não substitui o exame do seu dentista. Mostre para o seu ortodontista na próxima consulta.

  113. Olá, eu tenho uma obturação relativamente grande no meu dente, ela já foi trocada algumas vezes, mas ha uns 15 dias quebrou um pedaço do dente, fui ao dentista hoje, foi feito raio x, e não foi constatado nenhuma lesão na (raiz ou nervo) do dente, mas a cárie estava relativamente próxima (ao nervo ou raiz), a dentista sugeriu um tratamento de canal não “obrigatório” ou seja, ficou ao meu cargo decidir fazer o tratamento de canal ou não, já que não havia lesão no (nervo ou raiz do dente), optei em não fazer o tratamento de canal, neste momento o dente está com um curativo e será colocado em breve um bloco de porcelana. Mas será que fiz bem em NÃO FAZER o tratamento de canal agora? Como ficou ao meu cargo decidir, fiquei um pouco confuso.
    Grato.

    1. Lincon, dói? Se não há dor espontânea nem outros sintomas que indiquem o tratamento de canal, não vejo razão pra tratar. Feita a proteção adequada do “nervo”, o bloco de porcelana deve resolver a questão.

  114. Boa tarde, Dra. Ana!!!
    Fiz um tratamento de canal há 12 anos e recentemente apareceu uma lesão, que causa muita dor.
    Me apresentaram 02 possibilidades:
    1. Retratar o canal, verificando se a lesão pode ser recuperada;
    2. Caso permaneça a dor, extrair o dente para posterior implante.
    Hoje é dia 03/07, tenho uma viagem de 30 dias a partir de 20/08.
    Pergunto:
    – No primeiro caso, após o retratamento, quanto tempo é necessário para saber se deverá ser feita nova restauração em cerâmica ou extração do dente?
    – Caso tenha de viajar com um curativo, ele irá durar os 30 dias???
    Obrigado!!!

    1. Ricardo, não há um tempo fixo pra isso, vai depender dos seus sintomas. Se for pra doer, deve doer logo em seguida. O curativo pode ficar em boca até 6 meses mas, claro, quanto antes o problema for resolvido, melhor.

  115. Olá.
    Tem uma paciente que está grávida (iniciando o 2o trimestre) e estava com muita dor de dente. Ela procurou pela urgência no posto de saúde e a dentista abriu o dente e colocou remédio (acredito que seja tricresol) e disse para a pcte retornar amanhã para iniciar o tratamento de canal. Minha dúvida é: apesar da época da gestação ser favorável, não há problemas de fazer endo já que terá q se submeter a RX? E se fosse postergado o tratamento até o final da gravidez (dessa forma, seriam feitas trocas periódicas de medicam.) o tricresol ou outro medic afim não seriam prejudiciais para a saúde tb?! Qual seria a melhor conduta nesse caso?
    Desde já agradeço.

    1. Ana, eu deixaria o tratamento de canal pra depois do parto e faria as trocas de curativo. Não acho que a medição prejudicaria o bebê (desconheço sobre esse assunto na literatura). Quanto à realização de exames de raios X, o colete de chumbo é suficiente pra prevenir que a radiação atinja o bebê (e mesmo sem o colete, o feixe de raios x passa longe da barriga), então seria seguro. Mas EU ACHO seguro, não é o que se preconiza. Digamos assim: se fosse em mim, eu faria sem problemas, mas as normas de biossegurança são de se evitar exames de imagem que usem radiação ionizante em pacientes gestantes.

      1. Ok, obrigada! Só mais um questionamento… com relação ao tricresol é quase inviável fazer a troca a cada semana como preconiza na literatura. Qual o protocolo você adotaria (com relação às trocas), ou outra opção medicamentosa!!??

        1. Ana, eu não sou especialista em endo, mas conversei com uma colega que é e ela sugeriu as seguintes opções:

          – CA(OH)2 em solução aquosa: troca de 15 em 15 dias
          – CA(OH)2 em calen com glicerina: troca a cada 3 meses
          – CA(OH)2 em azeite de oliva: troca de 6 meses a um ano

          🙂

  116. Boa tarde,
    Estive no dentista ano passado e ela fez o curativo, confesso que achei bem torturante pois tenho pavor de dentista.
    Esse curativo acabou quebrando ha mais ou menos um mês, mas nunca senti dor de dente, será se ela realmente realizou o procedimento certo?
    Pois quando estive no consultorio dela eu não sentia dor e achava que era somente uma carie, meu dente acabou saindo de lá com um buracão. Devo procura-la?Pois tenho gastura, medo, pavor. rs

    1. Sara, não vejo problema na conduta da sua dentista… o “buracão” quem fez foi a cárie, não ela… ela só removeu a cárie. Já a sua conduta complicou as coisas, já que você ficou meses com um curativo no dente em vez de terminar o tratamento… aí, sem a restauração adequada, o dente quebrou. Agora o tratamento vai ser mais complicado e certamente mais caro. Procure sua dentista pra reavaliar.

      1. Olá Doutora, a minha filha fez o procedimento e eu não sei se a mulher fez realmente o canal, porque agora ela está reclamando de dor no dente, e eu fui ver por mim mesma e tem um buraco em cima da gengiva, está inflamada, o que eu devo fazer, eu marquei dentista pra ela, mas isso é normal, ficar um buraco depois que fez o canal??

  117. Fui no dentista fazer o canal do dente, tem algum perigo do canal gerar alguma infecção mais grave?

    PS : Estava inflamado! Mas não senti dor no dente.

  118. Oi! Eu senti muita dor de dentes estes dias, e tive que usar o plano de saude de emergencia (pois foi feito recentemente e só posso usar com um mes depois), então o dentista apenas limpou meu dente e colocou a massinha do curativo, ele disse que eu tinha que fazer uma restauraçao no dente o mais rapido pq eu poderia perde-lo, porem eu não posso marcar consultas sem o plano, apenas prox mes (dia 19 de julho)… Foi ontem que o dentista colocou o curativo aqui, e esta doendo/incomodando hoje, eu queria saber se isso é normal, se eu já posso comer normal/mastigando… E se eu posso ficar até prox mes com o curativo no dente… Caso a dor persista eu devo procurar a emergencia novamente, creio eu… Obg.

    1. Sharllys, enquanto o canal não for tratado e você estiver apenas com o curativo, o seu dente pode doer, sim. Você pode comer, mas evite mastigar sobre o dente com curativo, tanto pela dor como pelo fato dele estar frágil sem a restauração apropriada. Sim, você pode aguardar com o curativo por um mês, mas se o dente doer você terá que procurar algum serviço de urgência em Odontologia pra trocar o curativo.

    1. Geralmente não, Cristina… mas não sei o que você quer dizer com “estranha”. Você recebeu anestesia? Parece que a sensação de anestesia não foi embora ainda?

  119. Ola, um tempo atrás tinha feito um tratamento de canal, porém o dentista apenas colocou o curativo e este curativo ficou por muito tempo no meu dente, quando fui fazer novamente o tratamento de canal neste dente, pois ele tinha quebrado ao lado, o novo dentista não conseguiu entrar com a lima nem com uma “ROTATÓRIA”, ja faz mais de 3 meses que estou fazendo o tratamento e nada, ela consegui entrar com apenas pouco da metade da lima, ela ja colocou medicamentos no dente e nada, ela então disse que vai ter que fechar assim, tem algum problema? OBS: Eu nunca senti dor neste dente quando estava com o curativo no tratamento antigo, será que ele ja tinha retirado a cárie ? Ela falou que vai fechar, pois não sinto dor nem nada no dente, mesmo quando ela coloca a lima, então tem algum problema ela fechar mesmo assim sem a lima ter entrado completamente ?

    1. Luiz, não é o ideal, mas às vezes se opta por deixar o fragmento de uma lima endodôntica dentro do canal, mesmo. Aliás, não é nem uma opção, provavelmente é simplesmente impossível remover esse fragmento, por causa da sua posição e tamanho… aí obtura-se o canal com ele lá dentro. Via de regra, não há prejuízo para o paciente.

  120. Olá Doutora.
    Fiz tratamento de canal há algum tempo. O dentista acabou não reconstituindo meu dente, apenas deixou com massinha. Ele acabou rachando e caindo a coroa inteira. Agora estou apenas com o algodão e este esta quase caindo também. Porém não sinto dor alguma.
    O que devo fazer? Sei que deveria ir no dentista, mas estudo periodo integral e minhas semanas de provas começaram, não poderei perder.
    Será que haverá uma infecção microbiana no local ? Outra dúvida também, a extração será a melhor opção? Ele irá começar a doer? Queria que aguentasse mais algumas semanas se possível.
    O que a Doutora acha?

    Obrigado.

    1. Camila, compreendo a questão do tempo, mas só um dentista pode ajudar. Você não sente nada porque o canal está tratado, mas não dá pra ficar com o dente aberto como você relata, se ficar assim por mais de 30 dias já pode estar indicado o retratamento de canal, pela contaminação causada pela exposição do tratamento ao meio bucal. Você precisa NO MÍNIMO fazer um novo curativo nesse dente e evitar mastigar com ele atá que faça a restauração apropriada, o que, pela sua descrição, deverá ser pino + coroa.

  121. Oi Dra, tenho uma dúvida, tem alguns anos que meu molar começou a escurecer, mas não sentia dor nenhuma, fui ao dentista na época e ele disse que era normal o escurecimento, que teria que trocar a obturação, mas que como estava muito próxima ao canal era melhor esperar, pois quando abrisse teria que fazer canal, então era melhor esperar já que não doía.
    Porém agora, quase dois anos depois, comecei a sentir dor. Voltei ao dentista e pelo raio x apareceu uma carie. A dentista falou que quando abrisse teria que fazer canal, pois a carie já estava muito próxima ao canal, que mesmo limpando e fechando o dente seria uma bomba relógio e me encaminhou para uma endodontista.
    Quando passei com a endo ela abriu o dente e limpou e colocou curativo.
    Disse que não era necessário o canal, que esse era o ultimo recurso pra tratar o dente e pediu pra voltar depois de 40 dias pra tirar o curativo.
    Acontece que o dente dói, não consigo mastigar com ele, tenho muita sensibilidade, quando retornei ela insistiu em não fazer o canal pois disse que tendo sensibilidade ao frio significa que meu dente ainda está vivo, mas não garantiu que quando trocar o curativo e fechar a dor vai passar.
    Isso é normal, se não é um caso para canal, por que meu dente continua doendo como se quisesse expelir o curativo? Devo tratar assim e não fazer o canal ou insisto para que seja feito?
    Obrigada!

    1. Raquel, a estratégia de deixar o dente com um curativo por 30 ou 40 dias é bem comum, é uma forma de ver como o dente vai se comportar e, se der, evitar um tratamento de canal. Você está nessa fase de “espera”, por isso a endodontista não quer se precipitar.

    1. Recebi, Patricia. Tem 41 perguntas pra eu responder ainda à frente da sua. O prazo que eu peço – que está explícito no formulário de envio – é de 72 horas (3 dias), então peço que você aguarde mais um pouco… devo responder hoje ainda.

  122. DRA. FIZ UM CURATIVO HA UM MES PARA COMEÇAR O TRATAMENTO DE CANAL, MAS AINDA NÃO FUI. FAZ 3 DIAS QUE MEU DENTE ESTÁ DOENDO E MINHA BOCHECHA TA COMEÇANDO A INCHAR, SERÁ QUE MEU CURATIVO NÃO TA FAZENDO EFEITO?

    1. Gabriela, enquanto você não fizer o tratamento de canal, seu dente pode doer a qualquer momento. O curativo é só o primeiro passo, ele não “faz efeito”, ele é só uma medida inicial / de urgência. Procure seu dentista pra completar o tratamento.

  123. Boa noite!
    Dra. Fiz um tratamento de canal ha 3 meses, mas como quebrou um pedaço do dente, a dentista fez o canal (2 sessoes), colocou o curativo e me encaminhou para o marido dela, tb dentista, para fazer o “acabamento”, disse para eu voltar em um mes para colocar a coroa e refazer a parte quebrada, sendo que tera que tirar um pouco da gengiva.
    Tenho MUITO medo de dentista, um certo PANICO, e com isso, fui adiando a consulta! Resultado: faz 3 meses que estou com o curativo, e agora faz 3 dias que o dente começou a doer, se eu encostar a lingua ele ja doi! Nao consigo nem escova-lo.
    Sera que terei que refazer o canal? A dor parece em forma de pressao quando estou sem mexer nele, e quando passo a lingua doi muito!
    Outro detalhe, acho q estou gravida, na verdade estou tentando engravidar, entao todo mes é uma expectativa, mas ainda nao tive nem o atraso menstrual, ou seja, como vou voltar la agora para “refazer” o canal se for preciso e fazer a cirugia na gengiva para finalizar o dente? Estou em panico!!

    1. Patricia, o curativo está íntegro? Ou seja, ele está vedando bem o dente? Porque, se estiver, não é caso pra retratamento. Desconfio que sua dor não seja do canal, mas tenha origem na gengiva… ela sangra? Se por acaso você estiver grávida mesmo, sem problema, a cirurgia gengival é bem simples, com anestesia local. Não se indica procedimentos mais invasivos (cirurgias, por exemplo) em gestantes no primeiro semestre (até a 12a semana), por uma questão preventiva, mas não é proibido e, em caso de uma infecção ou possibilidade de infecção, o melhor é fazer logo. Enfim: não fique em pânico, procure logo o dentista pra dar prosseguimento ao tratamento. Até porque, se você não for, vai ficar só “achando” que pode ter algo mais sério ou que vai ter que retratar o canal, e essas possibilidades e incertezas dão mais medo ainda.

  124. Olá Dra. Ana,

    Estou fazendo o tratamento de canal em um dente que teve reabsorção interna, causado certamente pelo uso do aparelho ortodôntico, fiz a primeira sessão semana passada, minha dúvida é, posso continuar fazendo minhas atividades físicas durante esse período do tratamento, no qual o dente encontra-se com o curativo, ou tem alguma restrição? Tendo em vista que sou ciclista e também faço musculação.

    Desde já agradeço.
    Obrigado.

    1. Pode sim, Leornardo, sem problema. A reabsorção mais comum em pessoas que usam aparelho é a externa, não a interna (mas pode ser que a sua seja interna mesmo, digo só a título de informação).

  125. Dra, fiz 2 sessões de tratamento de canal e está com aquela massinha, o meu retorno e dia 26 de maio e o Dr q esta tratando esse canal falou q esta faltando simplesmente colocar a prótese que é uma coroa.
    Essa ultima sessão foi no dia 15/05, o meu dente não dói, o q sinto as vezes é um gosto ruim na boca q parece ser o remédio q ele colocou no canal ou da massinha, de onde vem esse gosto e isso é normal?
    Desde já agradeço!

    1. Carlos, o gosto pode ser tanto de alguma medicação intracanal (o que eu acho que não é, já que você afirma ter concluído o tratamento de canal) quanto da “massinha”, que provavelmente contém eugenol, por isso o gosto. Nesse caso, dá pra considerar “normal”, sim.

  126. Fui no dentista fazer um tratamento de canal, hj foi meu primeiro dia, fiz curativo e tudo mais, mas agora ha pouco mais de 40 minutos após sair do dentista meu dente dói muito, isso é normal? É pq esta passando o efeito da anestesia ?

    1. Certamente é por isso sim, Samuel. Se a dor não diminuir durante o dia, entre em contato com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico ou, até, trocar o curativo.

  127. Dra. Ana,
    Comecei um tratamento de canal no incisivo central. Esse dente tinha sido quebrado na infância. Após duas sessões, o dentista me falou que ainda não dá pra fechar o canal porque ainda pode voltar a doer. Parece ser uma infecção persistente, porém não me recomendou medicamento algum. A gengiva está levemente vermelha na lateral e quando acordo e passo o fio dental sinto um cheirinho ruim. Estou preocupado se o meu dente vai ser curado ou não dessa infecção e o que pode ocorrer :/ Help me! Estou pensando em procurar outro profissional.

    1. Sivaldo, pelo seu relato não tenho razão pra achar que a infecção não vai ser controlada. Às vezes demora um pouco mesmo. É preciso aguardar a reação do seu organismo ao tratamento e a ausência de secreção e dor pra poder concluir o canal.

  128. O dentista abriu o meu dente e simplesmente colocou uma massinha e mais nada.

    Ele falou que nesse dente havia cárie profunda.
    Mas esse dente JAMAIS doeu.

    Eu vou precisar fazer canal nele?
    Eu estou morrendo de medo, porque canal é uma lição de sofrer, minha prima quase não suportou a dor depois de sair do dentista.

    1. Milenna, uma cárie profunda não requer tratamento de canal, a não ser que, de TÃO profunda, tenha atingido o canal do dente. Creio não ser o seu caso, já que o dentista não mencionou isso em momento algum. E não, canal não é uma “lição de sofrer”, basta que as pessoas não procurem o dentista só quando a coisa já tá feia, o que, suspeito, foi o que sua prima fez. Aí não dá pra fazer milagre, né?! 😉

  129. Doutora, eu comecei fazer um canal no dente 16 q segundo o dentista tem 4 canais, eu fiz 2 seções e não voltei mais, já faz uns 3 meses. E agora esse dente ta doendo muito, mais quando eu acordo, depois diminui (não sei porque). E eu marquei consulta pro dia 11.05 pra terminar o canal, e to preocupada em perder o dente, o q pode acontecer doutora ? Detalhe, esse dente tenho q restaurar a coroa, pois quebrou embaixo da gengiva.
    Aguardo.

    1. Nathalia, enquanto o tratamento de canal não for concluído, seu dente pode voltar a doer, mesmo. Ele dói mais quando você acorda porque você passou a noite toda deitada, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que piora os sintomas da inflamação. Sob esse aspecto, é “normal”. Não vejo razão alguma pra você perder ser dente, mas sugiro que você conclua o tratamento e a restauração (bloco, coroa, o que for) assim que possível.

  130. Olá, eu estou com um curativo de canal no dente já faz um mês. Já está tudo certo para eu fazer o canal, só que vou ter que viajar de avião antes de fazer o canal. A minha pergunta é: tem algum risco de eu viajar de avião com esse curativo no dente?
    Agradeço desde já 😉

  131. Boa tarde,

    Eu fiz a primeira parte do tratamento de canal já faz um bom tempo, não consegui terminar ainda por falta de dinheiro.

    A massinha até caiu do meu dente e estou com ele aberto.

    Para não entrar sujeira eu coloco uma bolinha de algodão e fico trocando essa bolinha todos os dias, pois está saindo um cheiro de dentro do dente.

    Gostaria de saber se esse cheio ruim é um problema ou é por causa do algodão?

    E queria saber se eu posso deixar e por quanto tempo posso deixar um algodão no buraco do dente até trocar para outro algodão. Se puder me responder eu ficaria grato, obrigado.

    1. Rodrigo, se um dente com tratamento de canal fica com ele exposto (sem restauração ou curativo) por mais de 30 dias, já há indicação de retratamento de canal, já que o interior do dente se recontamina. Você precisa procurar um dentista JÁ, essa troca recorrente de algodão não é adequada. O cheiro ruim provavelmente é causado pelo acúmulo de resíduos alimentares no local.

  132. Parabéns pela matéria…
    Ontem fui ao dentista e ele usou um líquido, acho que para desinfectar, antes de fecha-lo… o caso é que este líquido escorreu para minha garganta. Hoje estou sem poder comer, como se estivesse com uma infecção nela… Pode ter danos maiores???
    Obrigada.

    1. Deve ser só uma irritação mesmo, Simone… sem maiores consequências. Não é incomum o desconforto quando esse líquido entra em contato com a garganta.

  133. Boa noite, doutora!

    Estou com um curativo de canal há 5 dias e hoje, sem querer, acabei mastigando algo duro e agora ele está dolorido demais. Volto no dentista em 3 dias para que ele possa dar continuidade no tratamento. É normal essa dor ou preciso entrar em contato com o dentista o quanto antes?! O que faço? Obrigada, doutora . 🙂

  134. Oi doutora. Primeiramente adorei o blog… Bom minha situação é a seguinte, estou gestante de 24 semanas, e um dente meu quebrou e está super dolorido, doi até o ouvido e a cabeça, e ele lateja, hj fui no pronto-socorro e o dentista fez um curativo e disse para procurar um especialista em endodontia pois teria q fazer um canal. Bom minhas dúvidas são várias, primeiramente ele disse q não seria indicado extrair e nem fazer canal no terceiro trimestre… o q devo fazer? Fico com curativo até o fim da gestação? Ele passou medicamentos amoxilina e movatec posso tomar? Existe alguma forma de fazer um tratamento de canal sem dor? Pois já passei por essa experiencia e foi meio traumatica pra mim, e no fim tive q arrancar o dente… por isso cogitei a possibilidade de arrancar esse, ai vai a ultima duvida… arrancar um dente dolorido pode ter dor mesmo com anestesia???

    1. Kelly, se não houver dor no momento, o melhor é ficar com o curativo até que o bebê nasça. Assim que ele nascer, você conclui o tratamento de canal. Tome a medicação como o seu dentista prescreveu. O tratamento de canal não dói, o problema é que as pessoas já procuram o dentista com muita dor, e aí não dá pra fazer milagre… mas entenda que não é O TRATAMENTO que causa a dor. Se o seu dente tem tratamento, não vejo absolutamente nenhuma vantagem em extraí-lo, pelo contrário, se você fizer isso vai precisar de prótese (resolve um problema, arranja outro). Sim, se você extrair um dente já doendo e inflamado, a anestesia pode não funcionar direito, por causa da alteração da acidez da gengiva.

  135. Boa tarde Dra.
    Hoje fui na dentista e ela fez esse curativo no meu dente e botou essa massa, marcou para eu voltar em uma semana para fazer a restauração ou se precisar o canal. Minha duvida é: posso comer do lado onde está a massa, ou tem risco dela sair e deixar meu dente aberto?
    Esqueci de perguntar isso para ela.

    1. Diego, é bom evitar mastigar coisas duras do lado do curativo. Só com a “massa” seu dente está frágil, e pode até quebrar. Mas dá pra mastigar, não é por isso que o curativo vai cair, apenas tenha cuidado.

  136. Olá.
    Vou tentar resumir aqui meu caso.
    Quando pequena (8 anos), quebrei meu dente da frente na parede da sala (batida forte, dava pra ver a parte de dentro do dente), fiz a restauração do mesmo e ficou bom. Uns dois anos depois batia até vento e doia muito, ai a dentista resolveu fazer canal (10 anos).

    Agora com 19 anos, depois de retirar o aparelho ortodôntico, percebi que tinha uma bolha em cima desse msm dente (mas,não doía. Só tinha secreção), fiquei preocupada pois além da secreção, estava ficando escuro. O dentista constatou que precisaria reabrir o canal e ainda fazer um outro canal no dente vizinho.
    Estou com medo dos dois dentes ficarem escuros. Isso pode acontecer?
    Sera que esse método é o mais indicado?
    E no caso se fizer canal, tem algum problema de estar tomando Roacutan? Ou não tem nada a ver?
    Obrigada.

    1. Samara, pela sua descrição o tratamento desses canais não é opcional, pois até fístula (a “bolha”) há, o que revela uma infecção. Essa é a prioridade: o controle da infecção. Os dentes podem escurecer, sim, e se isso acontecer, existem formar de reverter ou “disfarçar”, como o clareamento interno (veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html ) e restaurações estéticas (facetas –> http://medodedentista.com.br/2013/10/o-que-sao-facetas.html ). Converse com o seu dentista.

  137. Bom dia, Dra.
    Comecei um tratamento de canal do dente 37, na primeira sessão senti muitas dores, mesmo após a anestesia, porém na segunda sessão após o dentista olhar por uma 50 vezes o raio-x, disse que o meu dente estava fraco e que precisava extrair. Marquei uma consulta com um periodontista para analisar um possível implante.
    Minha dúvida é:
    O dentista já não saberia que o dente não aguentaria um canal antes mesmo de começar? Ou isso realmente pode acontecer?

    1. Jamille, em tese sim… o tratamento de canal não “enfraquece” o dente. Creio que o seu dentista percebeu alguma outra coisa que o levou a sugerir a extração (uma fratura, uma perfuração, etc.).

  138. Oi dra, tudo bem? Já te procurei em outra situação e agora de novo. Vou tentar resumir, em out/14 fiz 2 implantes nos incisivos inferiores, sofri com a prótese móvel até q após retirá-la melhorou significativamente. Agora em março, ao voltar para as próteses, uma perfeita, a outra com mobilidade, deu infecção na ponta do implante, como ela sobreviveu aos antibióticos não sabemos, e eu não tive dor ou qualquer sintoma. Comecei com amoxicilina 875 e nessa quinta, após tomo, foi feita a eliminação da infecção pelo local do implante. Segundo o dentista, a infecçao chegou ao canino e pode ter havido absorção. O problema é q hj começou um latejar esquisito no canino, é um pouco chato e parece uma ultra sensibilidade, como ele tb foi raspado da pra saber se isso é da raspagem? Como saber se pode ser canal? Terminei o antibiotico hj, 14 dias, mas só dois após a cirurgia. O dentista não deu mais, e eu concordo, pois já tomei bastante. Vc pode me dar uma luz? Juro q esse foi um resumo. Obrigada e boa pascoa.

    1. Susie, difícil especificar exatamente a causa da sensibilidade no canino… mas a raspagem geralmente causa isso, o que costuma ser algo passageiro.

  139. Boa noite, doutora!

    O meu caso é o seguinte, nunca tive sensibilidade nos dentes. Após fazer uma obturação de uma carie, passado 1 mês em média, meu dente começou a doer. Sabe tipo, quando bebe agua gelada ou até mesmo em temperatura ambiente e dói até a alma?! Pois bem… passou alguns dias, a dor maneirou bastante. Fui na minha dentista, e tirou um raio x, lá não aponta canal, porem doia. O que ela fez foi abrir o dente (significa q não chegou na regiao do canal, né? é apenas um teste pra ver se doi, e se continuar, fazer o tratamento correto?), e ela mexeu com aquele instrumento que voces usam, mexeu e fazia barulho, sinal sem carie, e colocou um curativo com gosto de cravo. E a dor passou quando bebo liquidos.

    Agora estou com esse curativo, eis minha duvida:

    1) Se não doer depois disso, provavelmente não preciso tratar?
    2) Com este curativo, apesar do gosto, posso beijar na boca?

    Muito obrigada por ler!

    1. Mariana, pelo que entendi seu dente não foi aberto pra canal, não. Então, se o dente não incomodar mais, é só restaurar de novo daqui a uns dias, converse com a sua dentista. E sim, pode beijar na boca. 🙂

  140. Ola, minha restauração caiu e a medica disse que daria pra fzr uma restauração novamente, so que durante o procedimento eu senti dor, ela fez um curativo e pediu pra que eu retornasse em 1 mês ou se sentisse dor ou sensibilidade o que não aconteceu, msm assim ainda terei que fzr canal???

    1. Tamires, se o dente não doeu mais, é um bom sinal… não vejo razão, em princípio, pra tratamento de canal. Mas é preciso restaurar o dente novamente, não dá pra ficar só com o curativo, pois seu dente fica frágil e sujeito a fraturas.

  141. Olá Bom dia. Estou com uma duvida, há mais ou menos 1 ano comecei o tratamento de canal, foi feito todo o procedimento, ficou faltando só colocar a pedra na coroa, pois bem, por irresponsabilidade minha fiquei adiando até o curativo começar a quebrar, há absurdos 2 meses o curativo caiu por completo e passei a usar uma bolinha de algodão no local, como não estava doendo continuei a prolongar a ida, trocava a cada refeição e escovava bem, porem ha alguns dias começou a doer, já marquei uma consulta, mas o que pode ter acontecido, terei que refazer todo o tratamento de novo? E como pode doer se não existe mas polpa ou nervos?

    1. Carlos, a regra é de que um dente aberto (com o tratamento de canal exposto) por mais de 30 dias, precisa ser retratado. Seu dentista vai ter que reavaliar seu caso pra decidir quanto a isso. A dor que você tem não é do nervo, em si, mas da infecção / inflamação que está localizada na ponta da raiz do seu dente, o que faz doer o periodonto (os tecidos em volta da raiz do dente, que continuam todos inervados).

  142. Bom dia!!
    Há 15 dias atrás eu senti muitas dores no dente e tive que correr para um hospital odontológico. O dentista identificou que seria um canal e começou a limpeza do dente para amenizar a dor e logo em seguida fez um curativo. O dentista pediu para eu procurar um Endodontista para finalizar o procedimento de canal.
    Desde então eu estava a procura de um profissional, até que eu encontrei e agendei uma consulta para a semana que vem. A minha dúvida é o seguinte, quanto tempo eu posso ficar com esse curativo sem que atrapalhe o tratamento de canal?

    1. Andressa, se o curativo estiver vedando bem seu dente e você não estiver com dor, pode esperar até 6 meses com o curativo. Mas, claro, quanto antes o tratamento de canal for feito, melhor, tanto pela possibilidade de dor quanto pelo fato do seu dente, apenas com o curativo, estar frágil e susceptível a fraturas.

  143. Ola, eu fiz um canal tem uns dois anos só q ele caiu, alias fiz dois, um do lado esquerdo e outro do direito, os dois caíram, mas o do lado direito não ta um buraco muito grande e nem ta doendo, pois a dentista tirou o nervo dele, porem o do lado esquerdo ta um buraco grande e ta doendo e nao to com condições no momento de fazer outro canal, pois pra mim no momento pagar 300 reais pra cima nao posso, e to com medo da dor q é horrivel e de estragar a raiz do dente q só com extração resolveria, coisa q n quero extrair!!!

    1. Wesley, pela sua descrição você não fez canal, mas restauração… o que caiu foi a restauração. Não sei como ajudar você, pois se houver indicação de tratamento de canal, nada do que eu diga vai evitar isso… é preciso tratar. Compreendo a questão financeira, mas isso não muda a realidade. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Uma opção é procurar atendimento numa faculdade, associação ou sindicato, falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  144. Oi doutora, gostei muito das suas respostas. Eu tava com um dente que a obturação caiu e eu fiquei enrolando pra ir em um dentista, esse dente ficou sensível a tudo que eu comia até que começou a doer muito, tive febre e o céu da minha boca inflamou todo, uma dor insuportável, fui ao dentista e ele começou o tratamento de canal que aliviou muito minha dor, só o céu da boca não quer desinflamar, o que eu posso ta tomando, já tomei nimesulida mas não resolveu. Bjo, atenciosamente, Beatriz

    1. Beatriz, se seu dentista não prescreveu nada, você não precisa tomar nada. Se ele vir necessidade, vai prescrever. O prossiguimento do tratamento de canal vai fazer o seu céu da boca “desinflamar”.

  145. Oi Ana, beleza? Olha só, meu dente estava doendo e constatou-se que era necessário fazer canal. Há um mês fui fazer o dito canal, porém ao contrário do que as pessoas haviam me dito não doeu nada e o dentista fez tudo de uma vez e fez restauração também. Agora estou pensando, será que tá tudo certo? Já que foi tão rápido e indolor. Você acha que devo ir a outro dentista para checar?

    1. Tati, deve estar tudo mais que certo… considerando seu relato, não tenho razão nenhuma pra duvidar disso. Não leve muito a sério o que as pessoas dizem porque, quando tudo dá certo, não tem “graça” sair contando para os outros. 😉

  146. Oi Dra. Faz 6 meses que estou fazendo tratamento de canal do último dente superior. Faz todo esse tempo porque a clínica a pedido do dentista já remarcou o retorno por 4 vzs. Só falta um dos canais desse dente para fechar o dente. Devido a demora, reclamei no convênio e na clínica e nenhuma das duas fizeram nada para resolver essa demora. Pois hj meu curativo caiu, e saiu o algodão TB. Estou preocupada, pois já não tem mais dente, terei q por uma espécie de coroa. Amanhã irei lá e terá que me atender!! Quero saber se há problema de ficar sem o curativo?

    1. Adriana, não é o ideal, pois o interior do seu dente fica exposto ao meio bucal e susceptível à infecções. Assim que der, é bom refazer o curativo.

  147. OLA DRA. ANA, HA DOIS ANOS ATRAS FIZ UM TRATAMENTO DE CANAL, DEPOIS DE UM TEMPO PERCEBI QUE MEU DENTE QUE EU TINHA FEITO CANAL ESTAVA FICANDO PRETO, FUI NO DENTISTA DO CONVENIO, ELE TIROU UM RAIO X E DISSE QUE O CANAL QUE EU HAVIA FEITO ESTAVA MAL FEITO E QUE TINHA UMA BOLINHA DE PUS, VOLTEI A DENTISTA QUE HAVIA FEITO O CANAL E ELA COMEÇOU A RESTAURAR O CANAL, SO QUE ESTAVA INFLAMADO E O DENTE NÃO DESINFLAMAVA, ACABOU QUE MEU DENTE QUEBROU, AGORA ELA DISSE QUE PRECISA FAZER A EXTRAÇÃO DO DENTE. SE EU COLOCAR APARELHO, DISFARÇA O BURACO QUE VAI FICAR?

  148. Olá Doutora, tudo bem? Em primeiro lugar gostaria de te agradecer pelo seu coração bom, por se interessar pela dor do seu próximo, isso é caridade! Bom, eu estou com um problema, tratei um canal ha um mês e agora vou colocar bloco, porém ta dolorido e com sensibilidade, isso é normal?

    1. Eliana, imagina, fico feliz em ajudar. 🙂

      Um pouco de sensibilidade é “normal” sim, dada a situação. Se está tudo ok com o tratamento de canal, a dor deve diminuir aos poucos, pois os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão em processo de cura.

  149. Olá, fiz uma restauração, mas essa não foi definitiva (ela limpou a cárie, e colocou uma espécie de “curativo”). A doutora pediu para eu retornar na clínica daqui a 30 dias. Se eu continuar com dores fortes, disse ela que é caso de canal ! Estou no segundo dia, não sinto dores, apenas um incomodo e sensibilidade quando bebo ! É normal? Tomo algum medicamento?

    1. Iara, parece que vai tudo bem, se a ideia era que a dor diminuísse e isso aconteceu, provavelmente o uso do curativo foi útil e será possível restaurar seu dente normalmente depois. A pequena sensibilidade que você sente é normal sim, dada a situação. Em princípio, não há necessidade de medicação.

  150. Olá, estou gravida de 20 semanas e há quase um mês venho sentindo terríveis dores em dois dentes. Um é no siso inferior do lado esquerdo, que esta nascendo, e o outro no primeiro molar superior, só que no lado esquerdo, que quebrou ha cerca de um mês e creio que tenha sido infectado por alguma cárie, pois venho tendo sensibilidade e muita dor, como sou gestante, não tomei nenhum tipo de anti-inflamatório, tenho tomado o paracetamol 750 MG que resolve momentaneamente, mas a dor volta depois.
    Gostaria de saber se posso fazer a extração desse siso, alem do curativo dentário, pois venho tomando tanto paracetamol que tenho medo que faça mal ao meu bebê.

    1. Bruna, se houver indicação de extração, é melhor fazê-la do que ficar tomando remédio o tempo todo. É mais seguro pra você e para o bebê. Você está no segundo semestre da gestação, a melhor época pra se submeter a procedimentos odontológicos, se realmente preciso.

  151. Olá, estou terminando um tratamento de canal muito demorado e doloroso. Agora o dentista viajou e colocou o curativo até que ele chegue para fechar o dente de vez. O problema é que eu estou com esse curativo há 2 semanas e ele só vai chegar daqui a mais 1 semana. Ou seja, são 3 semanas com o curativo no dente. O curativo aguenta ate lá? Ele vai se desfazendo muito rápido e tenho medo que acabe saindo todo e deixando os dentes expostos e aí… já viu! Infecção e mais dor!

  152. Boa tarde, fiz a primeira sessao de 3, o dentista abriu, aplicou a anestesia e limpou o local com limas, sera que o nervo ja nao existe mais, pois essa primeira sessao foi tranquila, nao senti nada de dor, apenas incomodos de ficar com a boca aberta e tal, sera que vou sentir dores ainda nas demais sessoes ou a primeira é sempre a mais chata?

    1. Não vejo razão pra você sentir dor, Luis. O tratamento de canal costuma ser um procedimento tranquilo mesmo, as histórias “assustadoras” que as pessoas contam geralmente ocorrem porque elas deixam pra procurar o dentista já com o dente doendo muito, bastante inflamado… aí, claro, quando o dentista “mexe”, dói. 🙂

  153. Há alguns anos atrás um dentista obturou meu dente mas fechou um pouquinho de carie lá dentro, anos depois causou uma infiltração e a carie foi muito perto do nervo (dente 27), meu dentista agora disse que ainda não é caso de canal, mas como sinto muita dor, ele optou em fazer o tratamento, porém estou apavoradaaaaa, todos que conversei disseram que sentiram muita dor, que até se arrependeram de não arrancar porque sofreram muito durante o tratamento, e como meu dente já está bem sensivel minha aflição aumenta, ainda mais em saber que vou ter que passar por 3 sessões.
    Mesmo com tantas tecnologias que diminuem essa dor, ainda assim tenho medo, pois já sofri demais com esse dente. Será que estou exagerando?

    1. Renata, não se paute pela experiência dos outros. A maioria dos tratamentos de canal é tranquila, a dor é perfeitamente controlada pela anestesia. Só que quem tem um tratamento tranquilo, geralmente não sai contando… 😉 Vá tranquila, pelo seu relato não tenho razão alguma pra pensar que você vai sentir dor durante o tratamento.

  154. Boa noite, dra.

    Meu dente do juízo estava cariado, quando comecei a sentir dores na semana passada. O médico fez um curativo e me disse que não compensa fazer o canal, pois o dente está muito fino. Neste caso só consegui marcar no convênio a extração para daqui a duas semanas, você acha que este período está ok, ou devo procurar um médico particular antes?

  155. Obrigado por abrir este espaço.

    Fui ao um convenio pq descobri uma carie (infiltração lateral). Durante 6 meses os dentistas eram remarcados e essa carie virou tratamento de canal. A dentista do postinho disse q o dente tava infeccionado e morto, e que o postinho não tratava canal e que precisava de outro convenio. O novo convenio atenderá só em março. Quanto tempo dura um curativo?
    Meu dente pode aguentar tanto tempo sem tratamento de canal?
    Se tenho dor é pq tem bactérias?
    Amoxacilina mata tudo?
    Perderei meu dente por relaxo dos dentistas?
    O que posso fazer?

    1. Se o curativo estiver íntegro, ele dura até que seja possível tratar o canal. O importante é que ele esteja vedando o interior do dente. A dor tem a ver com a presença de bactérias, sim. O antibiótico ajuda a controlar a infecção, mas o que elimina a sua origem é a conclusão do tratamento de canal. Relaxo dos dentistas? Por favor.

  156. Olá Dra.
    Estou num dilema. Descobri que preciso de canal no 2 pre molar (dói). Acontece que tenho que enfrentar carência de 45 dias do convênio e mais a data do agendamento que acredito que não será no dia seguinte. Estou com medo. Minha idéia é ficar indo na emergencia do Centro de Saúde Municipal e dentista ir limpando e metendo antibiotico. Isso pode me ajudar a parar ou diminuir o processo de perda dentaria, piora, nem sei… Qual é a velocidade de dano que o dente sofre com o mínimo de bactérias dentro?
    Obrigada.

    1. Tu irás perder este dente guria. Se tem bicho lá dentro, em uma semana já perde muita coisa.
      Limpezinha e curativo de pronto-socorro não vai parar o processo. Terás que soltar uma grana e ir ao dentista particular o mais rápido possível.

    2. Alessandra, em 45 dias – ou um pouco mais – o grande risco que você corre é de sentir dor e ter que correr no dentista pra trocar o curativo. Mas se o curativo estiver íntegro e vedando o interior do dente, não precisa se preocupar, seu dente está seguro.

  157. Boa tarde Dra., fiz um canal hoje, porém ficou só com o curativo e foi marcado para terminar dia 23 de fevereiro, pois estava inflamado. Quais cuidados devo tomar para esse curativo não sair?
    Posso passar a escova de dente nesse dente com curativo, enxaguante bucal e fio dental?
    Tenho medo do meu dente contaminar e ter q realizar o processo novamente, e quanto a comidas e doces como devo proceder, devo deixar de mastigar com esse lado da boca q está o curativo? Tenho medo, pois meu retorno será só daqui 34 dias. Obrigada.

    1. Michele, faça a higienização normalmente, apenas cuidado com o fio dental, ele pode “puxar” o curativo e deslocá-lo. Procure não mastigar diretamente sobre esse dente, apenas com o curativo o dente se encontra frágil, então pode acontecer algum acidente, como uma fratura.

    1. Dani, certa sensibildade – até uma dor “chatinha” – é algo comum após o término do tratamento de canal, afinal os tecidos em volta da raiz do seu dente estão ainda se recuperando. A tendência é a sensibilidade ir diminuindo aos poucos, a cada dia.

  158. Boa noite dra.
    Ha três meses iniciei um tratamento no dente pois estava doendo muito, sem carie aparente, mas com uma bolha macia, porem apos algum tempo senti uma dor aguda e o inchaço no osso abaixo do dente. A dentista fez um curativo e disse que eu precisava de canal, mas que talvez não daria pra salvar o dente por causa deste inchaço no osso, sera que da pra salvar se a estrutura do dente estiver boa? E este osso volta ao normal.

    1. Rodrigo, o tratamento de canal visa controlar a infecção e, ao fazer isso, recupera o osso perdido em volta do dente. Mas depende muito da quantidade de osso e se o problema é só no canal mesmo, pode haver um envolvimento periodontal (uma infecção não só no canal mais no osso, em si) também… e se houver, dependendo da quantidade de osso comprometido, o dente não tem salvação. Mesmo que o dente, em si, esteja intacto.

  159. Doutora, boa noite!
    Fiz um tratamento de canal em abril do ano passado e precisou de prótese da coroa, a prótese da coroa quebrou agora e levou mais uma parede do dente, nisso o dentista do pronto socorro colocou um curativo, porém onde não tem a parede ficou um vão entre a gengiva e o dente! Existe algum risco de cair restos de alimento nesse vao e estragar meu canal? Estou em tratamento de câncer de tireoide e não posso fazer canal por enquanto e este fator me preocupa! Muito obrigado.

  160. Ola Doutora, me ajude por favor, em 2011 comecei a fazer esse tratamento de canal, e desde de 2011, o meu dentista faz a troca do curativo, mas nunca termina, sempre fica com aquela conversa de (na proxima consulta iremos concluir o canal). Mas ate Outubro de 2014 ele nao fez isso. Agora ele parou de atender, pq o consultorio é dele e ele nao coloca ninguem para substitui-lo. Mas ai agora o meu curativo ja saiu, o dente esta doendo e nao consigo fazer outra consulta, porque os dentistas sempre falam que nao sabem o que ele fez, por isso nao podem me atender. Agora o meu dente esta doendo e nao sei o que fazer. O que fazer?

    1. Gustavo, algum dentista vai ter que dar prosseguimento ao seu tratamento, afinal de contas não é culpa sua se o seu dentista parou de atender. Não dá pra saber exatamente o que o seu dentista fez, mas com o seu relato e alguns exames – clínico e radiográfico – certamente será possível continuar (ou mudar) o tratamento. É questão de se recomeçar de onde se parou. Basta encontrar um dentista disposto a ajudá-lo.

  161. Olá doutora, fui ao dentista pra fazer um canal, ele começou e disse que o dente ja estava aberto pro canal, colocou um curativo e marcou uma nova consulta, quando fui pra nova consulta fui informada que o dentista tinha saido do consultorio que iriam colocar outro, quando retornei nesse novo dentista, expliquei o ocorrido ele me disse que não dava pra mexer no meu dente, porque não sabia o que outro dentista tinha feito e agora eu estou com meu dente parado com curativo, o que eu faço?

    1. Michele, entre em contato com a direção da clínica pra que eles indiquem quem é que vai finalizar o seu tratamento. Não faz sentido você ficar sem tratamento porque o primeiro dentista não trabalha mais lá. Se o segundo dentista não quer atendê-la, ele não é obrigado… mas não é nada difícil descobrir o que o primeiro dentista fez com um exame clínico e radiográfico.

  162. Olá, estou precisando de uma ajuda, vou fazer um tratamento de canal, e tenho marcada viagem de aviao pra uma semana depois. Tem alguma contra indicacao voar, pode doer ? Meu voo é de mais ou menos 3h de duracao !

    Muito obrigada, feliz ano novo !!

  163. Olá doutora, então esse fim de semana eu tava sentindo muita dor e fui pra uma urgência, e la o dentista tirou raio x e detectou que preciso fazer um canal. Na hora ele abriu meu dente, colocou um curativo, passou um antibiótico e um anti-inflamatório e falou pra eu procurar um endodontista, porém hj eu ainda estou com um pouco de dor no dente. Gostaria de saber se essa dor vai passar essa semana pq como ta em época de recesso nao consegui marcar nenhum médico, a maioria so volta dia 7 de janeiro. O q eu devo fazer?

    1. Loren, não posso afirmar que você não vai mas sentir dor mas, se você passou por todos os procedimentos de urgência e está medicada, vamos torcer pra que não tenha problemas até que possa procurar um dentista depois do dia 7.

  164. Bom dia Dra. Ana, bom, pela data faltam 3 dias para o ano novo. Preciso muito da sua ajuda, pois estou entrando em desespero. Tive um dente que havia canal, fui em uma dentista e ao invés dela tratar, simplesmente quebrou, quase deu processo e tudo mais, pois meu dente não precisava (antes de ir nela eu havia ido em outros, mas ela analisou meu dente e na hora quebrou), procurei outro profissional e fiz um implante. Fui em outra dentista tratar as caries, esses dias meu dente começou doer os que ela tratou (tenho um dentista para o implante e um pras caries), hoje caiu a obturação, estou desesperada pois não tem dentistas atendendo pra fazer um curativo, não quero que esse dente vire um canal também. Me ajuda, o que eu faço nesses dias? Vai virar canal se ficar aberto uns 3 dias? Obrigada desde já.

    1. Não Juliana, não creio que vai “virar canal” em apenas 3 dias. Mas sugiro que você não mastigue sobre esse dente, já que ele, nessas condições, se encontra frágil. Se for o caso, coloque um pedacinho de algodão nele quando for comer, pra evitar a retenção de resíduos alimentares. Depois remova o algodão e higienize bem.

  165. Olá Dra. Tenho uma dúvida, há 10 anos eu tinha uma obturação e ontem ela caiu deixando meu dente como estava (um profundo buraco)… fui na emergência e o Dr. disse que tenho que fazer um canal, pois não tem como apenas refazer a obturação… mas meu dente não doi, ele fez o primeiro procedimento e não doeu nada… realmente precisa fazer o canal já que não doi?? E ele colocou a massinha que por sinal tem um gosto horrível, ele colocou ela ontem e hoje ainda sinto o gosto dela na boca, é normal?

    1. Josi, se há indicação de tratamento de canal, é preciso tratar. Se o dente dói ou não, não importa… o motivo da necessidade de tratamento não é a dor, mas uma infecção. E sim, o produto usado na restauração provisória pode ter gosto ruim mesmo… ele vai diminuindo aos poucos.

  166. Dra, tenho uma duvida.
    Ontem terminei o procedimento de fechar o canal, falta fazer a obturação que foi marcada para janeiro. Porem, não consigo mastigar no dente que foi feito o canal, pois da uma especie de choque no dente. Isso é normal? Passa? Como devo proceder?
    Muito obrigada desde já,
    Abs

    1. Emanuelle, em princípio é apenas uma pequena pericementite – uma inflamação nos tecidos em volta da ponta da raiz do seu dente -, algo esperado já que esses tecidos estão ainda se recuperando após o tratamento de canal. Deve diminuir aos poucos. Se isso não acontecer, procure seu dentista pra reavaliar.

  167. Olá Doutora, gostaria de saber se meu dente ainda tem jeito. Iniciei um canal ha 1 ano no segundo molar inferior, onde o dentista abriu o dente e limpou os canais com aqueles “ferrinhos”, depois disso ele colocou um remédio dentro do dente e fechou ele, e falou para eu voltar, só que eu acabei n voltando pois o dente parou de doer, nesse tempo a massinha que ele colocou caiu e o dente se quebrou todo onde ficou parecendo que n tenho dente e que tenho um buraco no lugar dele, onde esse buraco é muito fundo, quando uso palito para tirar resto de alimentos que ficam nele sai sangue, e o dente n dói nada. Será que ainda tem jeito, ou só extração msm ou até cirurgia pra resolver?

    1. Paulo, se pelo menos a raiz do seu dente estiver viável, dá pra tratar o canal, colocar pino e coroa. Mas é preciso avaliar, você diz que está um “buraco muito fundo”, pode ser que não seja mais possível aproveitar a raiz. Procure um dentista.

      1. Ola Doutora, recentemente concluí o tratamento de canal, porém meu rosto ficou inflamado devido ao procedimento, voltei ao dentista, e o mesmo disse que era normal, pois estava cicatrizando o ferimento. Foi passando um medicamento, e hoje faz 5 dias e o dente nao doi, porém esta inflamando o meu rosto. O que deve fazer ?

        1. Damião, em princípio nada. Se o tratamento foi concluído, a inflamação e o inchaço vão diminuir com o passar dos dias. De qualquer forma, se você achar necessário, entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  168. Boa noite! Eu usei muitos anos aparelho, e nos dentes que foram fixadas as bandas, os 4, sendo 2 de cima e 2 de baixo, vou ter que fazer canal, mas o problema e que como eu fiz curativos neles, eu acabei deixando de lado, agora estao querendo doer tds juntos, 1 o curativo caiu e o outro esta saindo aos poucos, mas doi muito, vou no dentista mas o problema é que eles quebraram todos, queria saber se fazendo so o canal eu tmbm sou obrigada a fazer a restauração ou se eu não fizer fica normal, não volta mais a doer?

    1. Carol, não faz sentido tratar os canais e não fazer as restaurações, um tratamento não exclui o outro. Esses dentes precisam ser tratados e restaurados, senão pode sim voltar a doer.

  169. Ola, meu caso e o seguinte, comecei a fazer o tratamento de canal, mas nao terminei, faltou algumas sessoes e colocar o bloco, so fiz mesmo abrir o abscesso (acho que e assim que diz) e colocar o curativo, pois estava doendo muito, e inchado e inflamado, e o dentista so colocou o curativo para amenizar a dor, o acesso e 45 do dente de tras, ai ha poucos dias fez 10 meses que eu fiz esse procedimento, alguns dias atras eu tava comendo e meu dente caiu em tres pedacinhos pequenos, nao esta doendo, mas parece que foi arrancado meu dente… minha duvida e se e normal isso acontecer, e caso que ele quebrou todo se tem como restaurar, pois nao quero ficar sem dente, to achando estranho!!! Desde ja obrigada.

    1. Taty, certamente não é normal, mas considerando que você estava só com o curativo, e isso deixa o dente fragilizado, também não é surpreendente que tenha acontecido. Se a raiz do dente estiver viável, é caso para concluir o tratamento de canal, colocar pino e coroa.

  170. Fiz o canal em um dente e o dentista colocou uma massinha provisória até eu fazer o bloco. Só que o meu plano dentário está demorando muito para autorizar (mais de um mês, já). O problema é que ha mais ou menos quinze dias a massa caiu e o meu dente está sangrando e doendo. O que será que está acontecendo?

    1. Izabele, procure seu dentista pra recolocar o curativo! Se seu dente ficar aberto assim por mais tempo, será necessário retratar o canal, porque o interior do dente se recontaminará com as bactérias do meio bucal. O sangramento deve ser gengival, acredito, procure higienizar bem o local.

  171. Oi… Há uns 6 meses atrás fiz um canal no dente da frente, pois estava com uma lesão no dente, e o mesmo começou a ficar escuro. Daí fiz o canal e o tratamento para clarear o dente.
    Agora passados esses 6 meses, a “massa” que tampava o buraco do canal saiu. Devo procurar o dentista para tampá-lo novamente ? Ou não?
    Preciso de ajuda pois estou bem preocupada!
    Agradeço desde já!!
    Att, Diliani

  172. Boa noite doutora,
    Fiz a extração dos 4 sisos, pois segundo meu ortodontista estavam muito cariados, a dentista que os extraiu disse que a extração seria tranquila, no entanto na primeira extração ela quebrou o dente anterior ao siso na parte inferior e o anterior na parte superior, ela fez curativo e disse para esperar trinta dias para ver se iria sentir dor. Foi erro da extração? Segundo ela foi porque meu dente estava fraco, o que não creio que seja, o que devo fazer?

    1. Raquel, a quebra de dentes vizinhos durante extrações não é algo comum, porque o dentista não usa nenhum instrumento que provoque esse tipo de consequência. Eu suspeito que, no seu caso, houvesse “cáries internas” nesses dentes que fraturaram, então, quando a dentista colocou força sobre o esmalte deles, o esmalte cedeu e expôs a cárie. Isso poderia ser visto e previsto numa radiografia mas, de qualquer forma, haveria necessidade de restaurar esses dentes, sendo esse o caso. Portanto, apenas se antecipou esses procedimentos. (lembro que estou supondo que tenha acontecido isso, não tenho como afirmar que realmente é esse o caso apenas com base na sua descrição).

  173. Boa noite, fiz um curativo em um dente o qual preciso fazer um canal, faz 12hrs que fiz e depois que o efeito da anestesia passou o meu dente não para de doer, sinto fortes dores que “vão subindo” até um lado da cabeça, ele me passou um remédio, tomei mas não fez efeito nenhum, queria saber se é normal sentir muita dor assim!?

    1. Natalie, não que seja normal, mas acontece. Muitas vezes, depois que o dentista fecha o dente com o curativo, a atividade bacteriana cria uma “pressão interna” no dente, o que causa essa dor. Geralmente a troca do curativo resolve o problema. Procure seu dentista e relate os sintomas.

  174. Boa tarde Dra. Tenho uma dúvida, quebrei meu dente px a raiz e fiz um canal há 6 dias, o dentista colocou uma massinha branca no dente tratado. Colocarei um pino e uma coroa daqui a 15 dias com outro profissional. Porém mesmo não comendo do lado do dente tratado, a massinha esta esfarelando. Será que posso aguardar a data prevista para fazer o próximo procedimento?

    1. Ana, não tem problema ela esfarelar um pouquinho (acontece, pois esse é um material provisório, com pouca resistência mecânica), desde que o dente não fique aberto, ou seja, que o curativo saia por completo.

  175. Ooi Ana, então, faz 15 dias q coloquei um curativo no meu dente e não doi, e vou voltar daki 15 dias no dentista, mas meu curativo desgastou, ele abaixou, posso esperar mais 15 com esse curativo desgastado???

  176. Preciso retratar o canal porque o material que veda os canais não chegou ao fim, o dente não DOI, sera que agora que vai ser mexido de novo depois de 2 anos vai doer ?? O retratamento vai dar dor latejante? Preciso tirar essa duvida, Ana. Obrigada ***

  177. Boa noite Dra, parabéns pelo site.
    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um dente que precisa ser feito um canal, fiz um curativo que por sinal está latejando muito. Porém estou grávida de 2 meses e o obstetra pediu para aguardar até o fim do 3° mês para fazer esse tratamento. Porém a dor não ameniza, gostaria de saber se só trocando o curativo eu conseguiria aguardar esse periodo?

  178. Bom dia Dra. Ontem fiz um tratamento de canal que segundo o dentista está concluído, mas como a coroa será feita por outro profissional, ele colocou um curativo. Foram 2 horas de tratamento e 3 radiografias durante o mesmo e tenho a sensação de que ele deixou dentro do dente uma espécie de palito no lugar onde foi retirado o nervo, o vi colocando esse “palito” e pressionando, depois cauterizando e não o vi retirar nada, e quando passou o efeito da anestesia senti muita dor. Estou tomando Nimensulida e Paracetamol mas não está adiantando. Essa dor é normal?

    1. Evely, o “palito” é um cone de guta-percha, um material usado pra vedar (obturar) o interior do dente. É assim mesmo, é pra ele ficar lá dentro, pode ficar tranquila. A dor eu não diria que é normal, mas certamente é passageira e vai diminuir aos poucos. Se persistir, procure seu dentista pra ver o que está acontecendo.

  179. Boa noite doutora! Fiz a primeira sessão de um tratamento de canal hoje há aproximadamente 8 horas atrás, o dentista usou limas até 65 (acho que é esse o nome), fechou com “massinha” (aquela que tem um gosto estranho) e me remarcou para daqui 1 semana e meia. Há poucas horas atrás eu bebi água e senti um pouco da massinha ir garganta abaixo, o efeito da anestesia passou e eu comecei a sentir o dente latejar e uma dor média toda vez que ele lateja…

    Gostaria de saber se é normal e se posso tomar Lisador pra dar uma aliviada.

    Muito agradecido desde já,
    P.H.T.

    1. Pedro, é possível que seu dente esteja aberto, sem proteção, mesmo que tenha ido “garganta abaixo” só parte do curativo. Ou o problema é justamente o inverso, o curativo ainda está íntegro e a pressão dentro do dente está causando a dor. De uma forma ou de outra, parece ser necessária a troca do curativo. É compreensível que você tome um analgésico, mas tenha em mente que isso não vai resolver o problema, no máximo “dar uma aliviada”, mesmo. Procure seu dentista.

  180. Bom dia Dra. Ana! Em primeiro lugar meus parabéns pelo site e pela sua pró-atividade em ajudar o próximo, notei que sempre responde com carinho e atenção às pessoas. Que Deus a abençoe muito! Dra., meu dentista iniciou um tratamento e um retratamento de canal, estou no segundo dia da primeira fase, com o curativo nos dois dentes. Porém o dente que será retratado o canal, já no consultório disse ao Dr. que após ele fechar o curativo começou a doer, ele disse que já seria efeito da medicação que ele colocou, porém de ontem p/ para hoje não dormi de tanta dor, fica latejando o tempo todo. Ele agendou meu retorno para conclusão daqui uma semana. Não acho normal dra… o que faço?

    1. Tabata, a dor provavelmente é causada pela “pressão interna” do dente estar fechado com o curativo. Se for preciso, procure seu dentista – ou um atendimento de urgência – antes da próxima consulta agendada pra trocar o curativo, deve aliviar.

  181. Ola doutora, a minha filha de 11 anos foi ao dentista, restaurou 3 dentes hoje, fez o da carie q estava chegando no canal, e ela botou um curativo, ficou inchado é normal? E também ela disse que em um mes é para ela voltar la, e se nesse mes tiver dor é para ela fazer o tratamento de canal, se nao doer ela vai restaurar e pronto ??

    1. Delma, o fato do rosto dele ter inchado é sinal de que será necessário o tratamento de canal. Se não fosse por isso – e o dente não doesse depois de um mês – em princípio seria suficiente restaurar o dente. Leve sua filha ao dentista pra reavaliar.

  182. Olá Dra Ana. Parabéns pelo blog.
    Eu fiz uma restauração há uns 3 meses, desde então eu sentia muita sensibilidade, até q procurei outra dentista. Ela me disse q a restauração estava trincada e a refez, mas no outro dia eu acordei com o rosto inchado, então voltei ao consultório e ela tirou um raio x e constatou q eu teria q fazer canal. Dois dias depois eu voltei, ela abriu novamente o dente e fez um curativo. Como ela mesma não faz o canal eu tive q procurar outra profissional, mas só consegui marcar pra daqui uma semana. Minha dúvida é: quanto tempo eu posso ficar com esse curativo, e se eu posso fazer atividades físicas enquanto esse dente estiver com curativo?

  183. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Inicialmente gostaria de agradece-la imensamente pelos esclarecimentos dispensados a minha pessoa, sem dúvida, muito importante, mas se me permite tenho uma dúvida sobre este canal que fiz (já obturei em definitivo), dente 17, será se ele ainda vai doer um dia? Pois foram feitas varias limpezas / limadas em cada raiz, após a desistência do 1º tratamento, pois ouvi falar que a retratação é bem mais complicada e com índice de cura bem inferior ao tratamento convencional, mas segundo o dentista, foi bem feito, e que dificilmente ele ira doer, mas ainda assim, segundo ele, dente é algo imprevisível. Sobre o Periogard, após ter iniciado o uso senti uma melhora significativa dos problemas de gengiva / periodontais que eu tinha, além do dente 17 que estava aberto e eu com receio de infecção estava utilizando 4x / dia parodontax / fio dental, e acredito eu, foi um diferencial para que as os canais do elemento 17 não fossem recontaminados, portanto, gostaria de utiliza-lo por mais algum tempo, pois foi recomendado por um dentista. Além disso, tenho medo de voltar a ter problemas periodontais. Certo de mais uma vez, contar com os seus esclarecimentos, antecipo desde já, os meus agradecimentos.

    1. Não vejo razão para o seu dente voltar a doer, Fernando. Me parece que o tratamento foi finalizado a contento, não vejo razão para preocupação. Não é que dentes sejam imprevisíveis, o organismo humano é que é 🙂 . Quanto ao Periogard, como disse anteriormente, não recomendo o uso contínuo. Eu nem sabia que você tinha problemas periodontais mas, se tinha e foram controlados, você não precisa continuar usando o Periogard. Se houver necessidade no futuro, você volta a usar.

  184. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Se me permite, quero fazer mais uma pergunta, estou utilizando o periogard há aproximadamente 3 meses, e principalmente quando o dente estava aberto, sem massinha, isto deve ter ajudado o desinfectar o dente? O periogard é eficiente mesmo no combate às bactérias / fungos enfim… micróbios que atacam às caries dentárias? Utilizando-o (periogard) não há necessidade de utilizar antibiótico (azitromicina)?? Pois o dente (elemento 17) apesar de aberto não estava inflamado, até porque eu fazia uma higiene bucal reforçada (fio dental / periogard / parodontax), 3x/dia, às vezes até 4x/dia, eu devo ainda utilizar o periogard por quanto tempo?? O parodontax posso utiliza-lo para sempre? Sem restrições?? Mais uma vez, antecipo os meus agradecimentos.

    Obs: O que pode ocorrer se eu utilizar o periogard / periotrat, por muito tempo?? Vários anos, pois acho ele ótimo, e até o sabor é muito confortável , não tendo álcool não irrita a mucosa oral (periogard), e qual é a real eficiência dele no combate aos germes / bactérias q atacam os dentes cariados / gengivas?? Em relação ao periotrat (+ barato) que tem álcool + clorexidina 0,12%??, não irrita a mucosa oral se usado por longo período? Convém notar, que estou observando uma mancha amarelada nos dentes após o uso do periogard, mas ao ler o frasco (atrás) tem essa advertência, ao suspender o uso (periogard) essas manchas irão desaparecer? Necessitarei de limpeza profissional? Ou tem algum produto (creme dental) enxaguatório que remova isto?? Muito obg.

    1. Fernando, o Periogard (ou o Periotrat, o princípio ativo é o mesmo, a clorexidina) são enxaguatórios bucais para uso específico, são usados para controlar problemas gengivais / periodontais. Só devem ser usados por até 2 semanas e com prescrição do seu dentista. A limitação de tempo de uso está no fato da clorexidina alterar o paladar, alterar a flora bucal e causar manchamentos dentários. Então você não deve usar a clorexidina de forma contínua. O fato de você utilizá-la enquanto o dente estava aberto ajudou no sentido de diminuir o número de bactérias ruins (e as boas também) presentes, mas só. As manchas de clorexidina são de difícil remoção, são do tipo mistas, pois se localizam na subsuperfície do esmalte e podem ir para o interior dos tecidos dentais, não sendo removidas só com um tipo de procedimento. Seria necessária a associação de técnicas (clareamento, microabrasão do esmalte, etc.) para remover essas manchas, não só uma “limpeza”. Já a Azitromicina é um antibiótico, com função específica de combater certos tipos de bactérias. O Parodontax você pode utilizar “pra sempre” sim, é um bom creme dental, embora, segundo o fabricante, seja mais indicado para pessoas com problemas gengivais, o que não me parece ser o seu caso.

  185. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Inicialmente gostaria de agradece-la em tirar as minhas dúvidas, e felizmente ao limar / instrumentalizar o 3º canal não senti dor e consequentemente não foi utilizado anestesia, e na 2ª feira (20/10/14) ele vai obturar em definitivo, até agora não senti mais dor neste dente (apenas um leve desconforto após selar o 2º canal) mas não houve necessidade de tomar nenhum medicamento p/ dor), mas já passou, e ontem ao instrumentalizar o 3º canal, graças a Deus, não senti mais nenhuma dor, e segundo o dentista, se eu não sentir mais dor / nada até 2ª feira (20/10) ele vai obturar em definitivo, eu confesso que fiquei muito feliz em não ter sido anestesiado, pois tenho fobia/pânico à anestesia, mas se me permite, gostaria de saber, se ainda poderei voltar a senti dor neste “dente/elemento 17”, pois este dente me deu um verdadeiro “trauma” de dentista, pois foram várias sessões com anestesia, até que eu acabei desistindo, e agora já foi limado / instrumentalizado novamente várias vezes cada um dos canais, será Drª que ainda irei senti dor neste dente?? Segundo o dentista, este dente (elemento 17) fazer canal dele é complicado mesmo, pois além de 3 canais / raizes ele fica muito atrás na arcada dentária (é o último) o que dificulta o tratamento, exigindo assim, muita habilidade do profissional, concordas?? Mais uma vez, antecipo os meus agradecimentos.

    Obs: Após cada sessão o dentista utilizou um medicamento intracanal, foi muito bom, pois deve ter feito efeito, pois não senti dor, com exceção após a selagem do 2º canal (um leve desconforto), convém notar que estou utilizando o periogard / parodontax (3x /ao dia).

    1. Que bom, Fernando! Agora é só obturar. Não vejo razão alguma pra você sentir dor novamente, e não acho que será preciso anestesiar mais. Sim, o 17 é um dos dentes mais difíceis pra fazer canal, o acesso é difícil e ele tem vários canais.

  186. Drª Ana Tokus boa noite,

    Estou na 2ª sessão do retratamento de canal daquele bendito elemento 17, que nunca consegui terminar, e graças a Deus já foram limados/selados (fechados) 2 canais (sem anestesia e senti dor apenas um pouco no 2º canal apenas), e ainda falta o 3º canal, será se necessitará de anestesia? Outra dúvida, é que eu não estava mais sentindo nenhuma dor antes de iniciar o retratamento, após selar o 1º canal não senti nada de dor, mas hj ao fechar o 2º canal estou sentindo um pouquinho de dor, é normal? Certo de contar mais uma vez com seus respectivos esclarecimentos, desde já antecipo os meus agradecimentos.
    Obs: O dentista está sempre tirando raio X, para saber se os canais estão limpos/sem infecção? Qual o objetivo do raio X? Essa dorzinha que sinto é normal? Pois não estava mais sentindo nenhuma dor neste dente???

    1. Fernando, tomara que não… mas só o seu dentista pode confirmar (ou não) a necessidade de anestesia. Sim, durante o tratamento é comum um pouco de dor / desconforto. O objetivo das radiografias é procurar por possíveis anormalidades e, também, verificar se a instrumentação do canal foi feita até o fim da raiz. Posteriormente, servirá para verificar se a obturação do canal foi feita até o fim da raiz. Como o dentista não tem como enxergar essas coisas de forma direta, usa as radiografias.

  187. Olá,
    Fiz canal há uns 15 dias. Falta ainda colocar o bloco. A questão é que não consigo abrir a boca completamente. Só dois dedos. Não sinto dor no dente, gengiva, mas não consigo abrir a boca. Quando forço um pouco mais, dói. Mesmo com relaxante muscular, não resolveu. Isso é comum? Passa em quanto tempo em média?

  188. Olá Dra. Ana, bom dia!

    Por favor me ajude, estou em desespero!

    Fiz um tratamento de canal ha um ano, e lá tinha um curativo que caiu ha mais ou menos 1 mês!
    Agora o dente está aberto (tem um buraco enorme), acumula muio resto de comida, limpo com toda frequência possível, está formando pequenas bolinhas de sangue, sem contar que o mesmo quebrou em duas partes… O dente não dói, mas está me incomodando muito. Confesso estou com muito medo de ir ao dentista e não ter uma solução, sem mencionar que tenho muito medo!

    É possível extrair esse dente?

    Qual seria a melhor saída? O dente do ciso está nascendo atrás deste dente.

    Fico no aguardo muito obrigado!

    Joareis

    1. Joareis, se o dente não for mais viável (a fratura tiver comprometido ele), a solução é extrair, mesmo. Se pelo menos a raiz do dente estiver boa, é possível colocar pino e coroa, evitando a extração. Mas é importante que você procure logo um dentista, pois parece haver uma infecção instalada.

  189. Olá Dra., estou fazendo um tratamento para canal, primeiro ele abriu e limpou o dente, mas na mesma noite ficou insuportável de dor, ele abriu novamente e deixou aberto por 5 dias pra sair o pus e eu tomei antibiótico, mas agora ele fechou novamente com massinha, mas o dente fica pulsando, é normal, ele mandou eu aguardar 15 dias pra daí sim tratar o canal, mas estou com medo de começar a dor tudo de novo.

    1. Sim Ellen, quando o dente é fechado com curativo é comum essa sensação de latejamento. Daqui a 15 dias a infecção já deve estar controlada, não vejo razão pra você sentir dor durante o tratamento.

  190. Muito obrigada Dra. Estou mais tranquila, meu dente não dói… o que é ótimo, pois tudo tem indicado que não terei que fazer canal. Cuido muito dos meus dentes, tenho 25 anos e esse é o primeiro dente que tá querendo me dar trabalho, não irei deixar, hehe. Abraço.

  191. Só complementando minha questão anterior, caso eu não sinta dor nesses 30 dias com o curativo (o que implica que não precisarei do canal), qual o procedimento a ser feito, é só retirar o curativo e terminar o processo de restauração?

  192. Olá Dra., que página linda essa sua, super esclarecedora em vários aspectos. Pra não perder a deixa, aqui está minha pergunta: hoje comecei meu tratamento, fui na minha dentista porque há uma semana e meia quebrei um pedacinho do dente, ela disse que esse pedacinho que quebrou foi por conta de uma cárie, tirei raio x, ela examinou e disse que possivelmente eu precisaria fazer canal… Hoje ela me disse que aplicaria a medicação no dente e o fechou/restaurou… e que é pra eu ficar 30 dias com esse medicamento no dente. Disse que se começar a doer muito é pra eu ligar lá e já agendar o canal, mas parece que não será o caso, e se não doer, voltarei lá pra tirar o curativo e fechar o dente. Isto está correto? No raio x mostra que a cárie quase afetou o nervo… não sinto dores, só umas pontadinhas leves. Espero que não precise do canal. Bom é isso… abraço e de já agradeço.

  193. Dr.(a) Fiz um tratamento de canal há 6 meses atrás, mas acabei abandonando com o curativo no dente, só que ele voltou a doer e está com uma bolha de pus na gengiva do lado do dente com o curativo, será que é algo perigoso? Corro o risco de perder o dente?

    1. Guilherme, o perigo está na infecção, que ainda persiste. Não vejo razão imediata pra você perder o seu dente, mas sugiro fortemente que você conclua o tratamento de canal e a restauração do dente.

      1. Minha dentista falou que não irá mais mexer, que o único a se fazer é arrancar!! Mas não estou gostando dessa ideia, acha que devo arrancar ou procurar outro dentista?

  194. Drª Ana Tokus bom dia,

    Gostaria mais uma vez de agradece-la em tirar as minhas dúvidas e, se me permite, queria saber se devo tomar antibiótico (azitromicina 500mg / 3 dias), pois o dentista que tirou o curativo me prescreveu, eu cheguei hj de viagem e amanhã irei ao dentista, mas confesso, mesmo tendo confiança no dentista, estou com fobia à anestesia, mais uma vez antecipo os meus agradecimentos.

  195. Oi!!! Bem vamos lá:
    _Eu comecei dois canais ha dois meses, hoje 23 de setembro, e esses canais não terminaram. Na minha primeira consulta o dentista examinou e passou três remédios, um para dor dois para a infecção dos dentes, e marcou outra consulta para três dias depois, até ai tudo bem.
    _Na segunda consulta quem me atendeu foi outro dentista e fez a abertura dos dois dentes que já estavam bem melhores na dor, e me deu um atestado médico para eu levar para o meu trabalho e pediu para eu voltar, era uma quinta, marquei para a próxima segunda. Ai tudo bem.
    _Ai que começou a dar tudo errado, na segunda eles me ligaram para desmarcar porque não teria cirurgião dentista e marcaram para segunda seguida, ou seja para duas semanas depois da segunda consulta.
    _Mas no dia marcado quando eu liguei para confirmar, eles falaram que ainda não tinha cirurgião dentista, dai passou vários dias e eles não entraram em contato comigo, ai eu fui atras deles na clinica pessoalmente.
    _Ai eles me falaram que já tinha o cirurgião dentista mas não tinha vagas para mim. Eu estou de mudança, pedi para eles verem o que podiam fazer a meu respeito e eles me atenderam e já era outro dentista diferente, e começou a fazer a instrumentação em um dos dentes, o dentista me falou que meu dente estava calcificado e precisava colocar o remédio e eu teria que marcar para outro dia para terminar a instrumentação, e que não ia mexer no outro, primeiro ele ia terminar esse depois o outro.
    _Na próxima consulta eu me atrasei, não deu certo mexer no dente e o ultimo dentista que me atendeu fez apenas outro curativo e foi a ultima vez que fui lá, tem uma semana.
    _Hoje liguei lá para marcar e quem atendeu o telefone me disse que o dentista só atende de duas em duas semanas, que teria que esperar duas semanas para mexer no dente e eu não marquei novamente, deixei quieto.
    _Observe: o primeiro dente que eles mexeram nunca mais foi tratado, apenas foi aberto, e o segundo esta com a instrumentação pela metade, e esse dente estava quebrado e por isso eles iam fazer uma coroa nele, já tem quase dois meses aberto e hoje ele quebrou mais um pedaço.

    Pergunta: Estou fazendo algo errado? Tenho que direitos nesse caso? O que devo fazer ?

    Obrigada pela atenção
    Josiane Dias

    1. Você não está fazendo nada errado, Josiane. Pelo jeito a clínica está com problema de pessoal e não está conseguindo atender a demanda de pacientes. Eu acho que o melhor a fazer, dada a sua urgência, é procurar atendimento em outro lugar.

  196. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Inicialmente gostaria de agradece-la em responder as minhas perguntas anteriores, mas, se me permite, irei fazer mais alguns questionamentos a V. Sª, senão vejamos; ainda infelizmente em relação ao “tratamento de canal interrompido por fobia/pânico à anestesia”, após 5 meses do semi tratamento inicial, a obturação provisória caiu, segundo a dentista ela extirpou os 3 canais do elemento 17, mas não selou/obturou os canais, apesar das “n” sessões/anestesias, então fui a um outro dentista, e ele colocou 1 curativo, até que eu fosse dar sequencia no tratamento com urgência, mas após isto comecei a senti dores, retornei ao mesmo (dentista) e pedi que retirasse o curativo (massinha), e ele o fez e depois colocou 1 bolinha de algodão/medicamento no canal, mas mesmo assim após 2 dias voltou a doer, então resolvi remove-lo por conta própria, e felizmente a dor passou, tal bolinha de algodão estava com mau odor /fétido, provavelmente infecção/bactérias, portanto, diante do quadro exposto V. Sª acha que o dente 17 ainda pode ser recuperado? Convém notar que não sinto mais dores à variação de temperatura/mordida, ainda assim a V. Sª acha que os canais estão infeccionados? Ainda será necessário aplicação de anestesia para limpar os canais? Qual será o procedimento pelo dentista a partir de agora? Irei viajar amanhã para a minha cidade para dar sequencia ao tratamento com o meu antigo dentista e preciso vencer o meu pânico/fobia da anestesia e concluir o tratamento, certo de contar mais uma vez com os seus respectivos esclarecimentos, antecipo, desde já, os meus agradecimentos.

    Obs: V. Sª acha que mesmo não sentindo mais dor neste dente, ainda assim, necessitará de anestesia? O que significa a dor após fechar o dente? Infecção? E aberto não dói? Estou usando periogard/parodontax. Muito obg.

    1. Fernando, nada no seu relato me faz pensar que o seu dente 17 não possa ser recuperado com o tratamento de canal e a restauração. A dor ao fechar o dente revela que ainda há proliferação bacteriana dentro dele, ele para de doer aberto porque a “pressão interna” causada pelos gases do metabolismo bacteriano se dissipa. Eu acho que sim, ainda será necessária anestesia, mesmo que você não esteja sentindo dor por ora. O tratamento a partir de agora é terminar a instrumentação e vedar / obturar os canais, além de restaurar o dente.

  197. Dra. no começo do ano comecei um tratamento de canal, só que fiz três seções e não voltei, até porque parou de doer, ou seja, abandonei, ha um mês atrás voltou a doer o dente (latejar), ai tomei ibuprofeno pois uma vez a dentista recomendou, então tomei durante 7 dias e passou a dor e a inflamação após um tempo de 10 a 15 dias inflamou de novo, tem alguma possibilidade de eu perder o dente, ter de fazer extração? Morro de medo de perder o dente e não voltei na dentista pois morro de medo do instrumento usado para limpar o canal!!
    Outra pergunta, quando e por que é feita a extração?

    1. Guilherme, pela sua descrição não vejo razão nenhuma pra extrair o seu dente. A extração é um último recurso, quando a permanência do dente na boca não é mais viável. Isso pode acontecer, por exemplo, por causa de uma cárie muito grande, de uma fratura ou de um problema periodontal (no osso que suporta o dente… mesmo que o dente esteja bom, o osso em volta dele não está). Enfim… compreendo seu medo, mas é essencial terminar o tratamento de canal de forma a eliminar esse foco de infecção do seu organismo.

  198. Boa noite, Dra! Primeiro quero te parabenizar pelo blog! Agora quero tirar uma grande dúvida, há um ano comecei um tratamento de canal de molar inferior, meu dentista iniciou com a limpeza dos canais, até aí tudo certo, mas quando ele fechou começou a doer, latejar muito mesmo, então ele abriu e disse que isso era normal, era liberação de “gases”. Desde então, toda a tentativa de fechar esse canal é mesma coisa… gases, e não consigo nunca finalizar. Minha dúvida: existe esse tipo de gases ou isso é falta de limpeza correta dos canais do dente? Obrigada!

    1. Existe sim, Luciane. O tecido necrótico que está dentro do seu dente e as bactérias presentes liberam esses gases. Quando o dente é fechado, cria-se uma pressão interna, o que resulta em dor. Em algum momento, com a instrumentação e a limpeza dos canais, isso não vai mais acontecer.

  199. Drª Ana Tokus, boa tarde,

    Lembras de mim? Sou aquele que fiz “N” questionamentos a V. Sª em 02/2014, sobre o medo da anestesia no tratamento de canal que estava fazendo, pois tenho pânico, mas o que me remete a este comentário é sobre aquele tratamento de canal que eu desisti, pois segundo a dentista só faltavam 2 sessões, ela fez varias instrumentações e disse que havia retirado as raizes, e fechou o dente com uma obturação provisória, e disse que na outra sessão iria instrumentalizar e selar os canais e depois obturar em definitivo, mas eu já estressado/ansioso/pânico de tantas anestesias e instrumentalizações (agulhadas/limadas nos canais com dor), e não sentindo mais dor no dente, resolvi desistir do tratamento, apesar de varios contatos para retornar o tratamento eu paguei e desisti do mesmo, agora caiu a obturação “provisória”, e eu estou sentindo um inicio de dor (fraca!!) no dente 17 (o dente semi tratado), gostaria de saber qual será o procedimento para trata-lo? Pois ele esta aberto (sem obturação), mas segundo a dentista na época disse que já havia retirado os canais/raizes? Tem que começar do zero? Pois não estou sentindo dor como no inicio do tratamento anterior. Serei anestesiado novamente? Ou apenas deve ser feito uma desinfecção dos canais e obturação? Ao fazer a instrumentalização dos canais (restos?/) vai doer ?

    Gostaria, se me permite, de fazer uma ressalva em relação ao questionamento anterior, o dente 17 o qual fiz o tratamento de canal (incompleto!!) não dói em relação a variação de temperatura, mas apenas quando mastigo, bem como o dente ao lado, e o que sinto mesmo é a dor na gengiva que está inflamada, portanto, deve ter ocorrido uma infiltração de alimentos e consequentemente uma infecção, convém notar que o dente esta aberto, pois caiu a obturação e eu cutuquei a gengiva inflamada/sangrando com fio dental/escova interdental (bitufo), houve mais sangramento da gengiva/inflamação e agora dor ao mastigar nos dentes do lado afetado, inclusive o 17 (aberto), embora eu esteja utilizando a parodontax / periogard, o que V. Sª acha que deve estar ocorrendo? Uma infecção por infiltração de alimentos? Deverei fazer um novo canal? Convém notar que sou diabético (glicose 142), tomo o januvia 100 mg/dia / sertralina 50mg/dia. Certo de contar com os esclarecimentos de V. Sª, antecipo mais uma vez, os meus agradecimentos.

    1. Fernando, não que seja preciso começar do zero, mas sua dentista vai ter que fazer nova instrumentação, sim, pra garantir o controle da infecção. Sim, certamente você será anestesiado, o que garantirá ausência de dor. Quanto à gengiva, parece haver uma gengivite local pela acúmulo de resíduos alimentares, já que o dente sem restauração é um fator retentivo de sujidades.

  200. Olá, fiz tratamento de canal em maio 2014… mas assim que terminou o tratamento ela colocou uma massinha, pra depois eu ir em outra dentista para refazer o dente, só que eu não voltei pra refazer o dente, estou com essa massinha até hoje, pois já tinha gastado um pouco com o tratamento de canal, não tive condições de refazer o dente e ha 4 dias desse mês de setembro 2014 ele voltou a doer, não sei se é pq eu cutuquei a gengiva e sangrou e agora esta assim, só sei que dói demais, será que não tratou direito o canal ou eu teria que ter refeito o dente ? Obrigada.

    1. Vanessa, sem dúvida você deveria ter restaurado o dente. E se a dor é na gengiva, é provável que haja “reentrâncias” nas quais estejam se acumulando resíduos alimentares. Procure um dentista assim que possível pra resolver isso.

  201. Dra.
    Fiz hoje pela manhã um curativo no dente 37 em um canal provocado pelo dente do siso, estou com o curativo, mas acabei não perguntando ao dentista que cuidados devo tomar com ele, se tenho restrição a algo ou não, me tire essa duvida, e ele marcou retorno pra daqui 11 dias, é normal esse periodo de tempo ? E se deveria tratar esse dente primeiro ou retirar o siso que está nascendo deitado ?

    1. Diego, apenas evite mastigar coisas duras diretamente sobre esse dente, apenas com o curativo ele está frágil. Sim, às vezes há um intervalo de alguns dias entre o curativo e o tratamento de canal em si, o que geralmente é uma questão de agenda, mesmo. A prioridade dos procedimentos depende da presença / possibilidade de dor, se o siso não dói, sugiro fazer o canal antes.

  202. Ano passado (outubro) sofri um acidente e quebrei o dente da frente. Então coloquei resina e mantive acompanhamento.

    Já estava de viagem marcada ao exterior para março desse ano, e mesmo depois de 6 meses do ocorrido ainda sentia certa sensibilidade. Meus dentistas disseram que estava tudo ok.

    No entanto vivo com essa preocupação. Pelo meu dente ainda estar sensível, alguns dias mais que outros, gostaria de saber o que leva isso a acontecer!

    Se eu estou mais nervosa, sinto que ele até dói um pouco. Mas há dias que não sinto nada. Gostaria de saber: existe qualquer forma, mesmo que não comprovada, de evitar ou adiar o canal dentário?

    Sintomas que sinto as vezes: latejamento, dor, sensibilidade ao frio.

    Hoje vejo que ele está mais rebaixado do que antes. Talvez seja a gengiva inchada. Não sinto nem vejo ela inchada, mas o fato do dente estar mais para baixo pode ser por isso.

    Aguardo o seu retorno ansiosamente!

    Obrigada!

    1. Juliane, é difícil prever como o organismo da pessoa se comporta depois de um trauma dentário. Pode haver necessidade de tratamento de canal (até de extração!) ou absolutamente… nada. Assim como não há forma de prever os resultados de um trauma, não há forma garantida de evitar que eles aconteçam. O importante é procurar o dentista o mais rápido possível, pra minimizar os danos – quando há danos-, e manter supervisão pelo tempo que o dentista julgar necessário. No seu caso me parece que vai tudo bem, dependendo do tamanho da fratura é esperada certa sensibilidade, principalmente ao frio. De qualquer forma, seria bom reavaliar pra ver se o canal está ok, já que você relata latejamento.

  203. Ola. Ha alguns meses minha obturacao caiu e levou um pedaco de dente e ha 3 semanas estou correndo atras para fazer o canal, fiz curativo mas as dores voltaram, por ultimo senti uma dor horrivel e voltei a emergencia, foi aberto meu dente novamente e tirada toda a polpa, mas no dia seguinte amanheci com o rosto inchado d+ e sentindo dores ao tocar pelo lado de fora do rosto, estou com medo, o que faco??

    Tem como fazer canal com o dente com infeccao e inchado?

    1. Joice, parece se tratar de um abscesso. Não dá pra finalizar o canal antes de controlar a infecção, mas dá pra trocar curativos até que a fase mais aguda passe e seja possível, então, finalizar o tratamento.

  204. Comecei a fazer um tratamento pelo convenio com o Sesi, o dentista fez uma cirurgia para posteriormente ser feito o canal, so que abriram o dente, deixaram o buraco aberto, sem nenhuma protecao e marcaram retorno para 30 dias depois, o dente ja comecou a quebrar as paredes laterais, isso e correto, nao seria antietico e passivel de indenização caso venha a ter uma infeccao ou o dente quebre todo sendo necessario extrair e como solucao implante? Na minha opiniao o retorno teria que ser no maximo 3 dias e nao 30 dias depois, isso seria passivel de denuncia no CRO?

    1. Edson, certeza que o curativo não caiu ou você engoliu? É altamente improvável que o dentista deixe um dente aberto pra retomar o tratamento depois de 30 dias. Eu acho que antes de pensar em indenização você deveria procurar seu dentista (ou outro dentista, você é quem sabe) e fazer (ou refazer) o curativo pra evitar quaisquer problemas.

      1. Nao foi feito curativo algum, o dentista fez a cirurgia e somente deu pontos, se tivesse feito curativo ao passar a lingua vc perceberia que a cavidade estava fechada, mas ao contrario vc sentia a lingua entrar no buraco do dente, e mesmo com o toque dos dedos era perceptivo que nao tinha curativo. Hoje comendo pao percebi que as paredes do dente quebraram. Doutora, mas eu estou pagando por isso, nao justificaria eu procurar outro dentista. Nunca vi na minha vida dar inicio a um tratamento dentario, no caso onde tem buraco, e que deixa o dente exposto a infeccao e vc ter o retorno para 30 dias apos. Seria como um medico abrir a barriga de alguem e deixar aberto, depois mandar voltar 30 dias depois para fechar. Vc nao respondeu, este procedimento eh correto ?

        1. Que cirurgia foi essa, Edson? Não sei se compreendi bem a situação…

          De qualquer forma, não posso emitir um veredito sobre certo e errado apenas com base na sua descrição, não seria justo – afinal não conversei com o seu dentista – e seria antiético, pois apenas dentistas em posição de peritos, indicados por juiz de direito, podem avaliar dessa forma a conduta de um colega. Eu poderia dar uma opinião? Poderia. Mas nem a história eu entendi direito, ainda…

          Repito: se o dente está sem curativo e representa um foco de infecção, o mais importante, agora, é resolver isso. Com o seu dentista ou com outro.

  205. Dra., Vou fazer um implante bem no dente da frente na parte inferior da boca. A minha dentista vai aproveitar uma pequena parte óssea que ainda tem. Ela pôs um provisório, e fez uma limpeza nesse dente antes de colocar o provisório. Segundo ela, essa limpeza é parecida com a do canal. Agora está muito dolorido, não dói a gengiva e sim o dente que estava. Por que isso ocorre? Será que meu osso pode rejeitar o futuro implante? Já que com o provisório está assim, doendo.
    Obrigada.
    Aguardo a resposta.

    1. Layne, não entendi sua pergunta. Você diz que dói o dente, mas fala em fazer implante… e se vai fazer um implante é porque o dente está ausente. A “pequena parte óssea que ainda tem” não seria, então, a raiz do dente? Aí não seria implante, seria um pino e um prótese (coroa) fixa… e o provisório estaria apoiado no pino que, por sua vez, estaria encaixado na raiz. Será isso?

  206. Olá! Eu estava com cárie no 1° molar inferior direito. A dentista retirou a cárie, mas disse que tem que fazer canal. Quando foi colocar a massinha no dente aberto, ela me deu uma anestesia primeiro (dentro do dente, que já estava doendo e doeu mil vezes mais). A questão é: pra fazer canal eu tenho que tomar uma anestesia dentro do dente primeiro, ou pode ser aquelas que se aplicam no canto da boca??? Porque depois da dor que eu senti, eu estava pensando em arrancar o dente, pois acabei de arrancar o 3° molar e eu nem senti a agulhada da anestesia.
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

    1. Dáf’la, a anestesia intrapulpar não é obrigatória, sua dentista usou esse artifício porque provavelmente não teve escolha, pela urgência. Mas certamente ela não será mais necessária no decorrer do tratamento, a anestesia será feita na gengiva, mesmo. Pode ficar tranquila.

  207. Olá, meu nome é Camila, tenho 13 anos e eu acho que estou com cárie, e acho também que vou te que fazer canal, eu fiz e ate agora ele só finalizou com uma massinha, eu perguntei se era canal, ele falou que provavelmente sim e eu morro de medo, mas ele aplicou anestesia, bom não sinto dor, mas acho que meu dente ta muito sensível. Ele colocou uma coisa no meu dente que eu não aguentava, arrepia demais. Sera que eu posso fazer alguma coisa pra acabar com essa sensibilidade RS, eu nem ia te perguntar, tava lendo alguns comentários e torcendo para perguntar isso. 🙂

    1. Camila, se seu dentista disse que “provavelmente sim”, minha tendência é concordar com ele. Pra acabar de vez com a sensibilidade, havendo indicação de tratamento de canal, sugiro que você trate o canal.

  208. Em que casos um dente não tem mais conserto? Tinha um dente que tava quase todo “comido”. A dentista falou que não tinha jeito, tinha que arrancar, mas outra falou que sim, dava pra fazer canal. Acabei arrancando mesmo por medo do tal canal, dizem q doi. Mas fico pensando que o dente poderia ter sido salvo.

    1. Geralmente o dente não pode mais ser salvo quando a cárie ou uma fratura, por exemplo, comprometem a raiz do dente. Mesmo que a coroa inteira esteja destruída, se a raiz estiver boa dá pra colocar pino + coroa (prótese). Vale a avaliação do dentista, uns são mais otimistas, outros mais realistas.

  209. Oi, queria saber se quando vc sente muita sensibilidade nos dentes com coisa fria, ou quente, ou doce e as vezes até com o vento, mesmo q não haja “buracos”, é caso de tratamento de canal? Um dente pode estar precisando de um tratamento de canal mesmo sem estar furado?

    1. Pode ser caso pra tratamento de canal sim, Tati. Mas se o dente só dói quando há um estímulo, ou seja, a dor não é espontânea, é provável que não seja necessário. Sim, mesmo que um dente esteja aparentemente hígido (saudável, sem cárie), pode haver necessidade de tratamento de canal.

  210. Dr(a), comecei um tratamento de canal em março, assim como dito acima, só que após ela tirar o nervo e fazer a limpeza dos canais em uma sessão, colocou uma massa branca e mandou eu voltar num outro dia… como parou de doer, então nem voltei, só que agora no começo de agosto começou a doer (latejar), e quando pressiono para morder algo, sinto uma pressão no dente… pode acontecer algo serio?? Exemplo necrose do dente?? Ou só inflamação está causando isso? Pois tomo remedio e para de latejar, mas a pressão que sinto no dente ao morder não!! O que pode ser?

    1. Guilherme, é que o tratamento de canal não foi concluído, por isso a possibilidade de doer ainda existe. Ou seja: o foco de infecção ainda persiste, o que causa inflamação, dor, etc.. O que necrosa não é o dente em si, mas o “nervo” dele… então, como você já não tem o nervo, o “dente” já não necrosa mais… embora possa haver algum resíduo de tecido necrótico, sim, e que precisa ser removido. Portanto, a solução é terminar o tratamento de canal e restaurar o dente direitinho. Procure sua dentista.

      1. Muito obrigado pela resposta… já estava ficando preocupado, e o pior que começa a doer sempre que chega final de semana…
        Gosto muito muito dos seus posts, pois ajuda muito no tratamento de forma correta… nunca havia feito canal, até porque tenho uma boa escovação, só que há uns 5 anos atrás eu estava com cárie e fui a um dentista. Ele obturou só que não tirou a bactéria completamente, e tampou com resina, então a cárie foi fazendo buraco fundo, ai comecei a sentir dor de dente e fui procurar um outro dentista e fui quando me falou o que havia acontecido…

  211. Olá, Dra!
    Tenho que viajar de avião no dia 05. Fui ao dentista e ele disse que poderia fazer a endodontia na segunda, dia 04. Mas minha irmã me falou sobre viagens de avião e problemas com esse tipo de procedimento dentário. Agora não sei o que fazer. É seguro isso – viajar de avião (por 3h) menos de 24h depois de fazer o curativo? Ou deveria realizar o procedimento ao voltar?
    Obrigada!

    1. Rianny, existe um fenômeno chamado “barodontalgia”, que é a dor de dente por diferença de pressão atmosférica. Porém, imagino eu, você vai viajar num avião com cabine pressurizada, então a pressão interna é controlada. Mas sim, pode acontecer do dente doer. Porém poderia acontecer mesmo sem qualquer procedimento odontológico prévio… então, na minha opinião, a chance de problemas é BEM pequena.

  212. Fiz o tratamento do canal, mas precisei viajar pro exterior e não tive como colocar o bloco. Depois de 1 ano, a massa provisória saiu e o dente voltou a doer muito. Fui ao dentista já 2 vezes e não consigo fazer a limpeza do dente PQ A DOR É INSUPORTÁVEL, mesmo com anestesia. A dentista disse que é por conta da inflamação. Estou tomando anti-inflamatório ha quatro dias, mas estou desesperado pq não sei como irei suportar a dor novamente. O q faço? Será que o efeito da anestesia não está sendo completo? Por favor me de uma opinião. Emanoel

    1. Emanoel, realmente, quando os tecidos em volta do dente estão muito inflamados a “acidez” deles se altera, e a anestesia tem dificuldade de se instalar. Provavelmente o motivo da dor é esse. Ou seja: o ideal é antes de qualquer procedimento, controlar a inflamação / possível infecção. Converse com a sua dentista.

  213. Dra., boa noite, terminei um canal no dente 21, no dia 14 o dentista colocou o curativo e vou fazer a restauração agora no sabado 19, porem após passar o efeito da anestesia meu dente começou a doer, latejar, parece que está crescido e muito sensivel, isso é normal? O dentista que tratou o canal não passou nenhuma medicação pra dor, o que devo fazer estou muito preocupada.

    1. Sim Andrea, a sensação do dente estar mais alto é comum, por causa do processo inflamatório em volta da ponta da raiz do dente, que deixa a região “inchada”. Isso aumenta a sensibilidade. Entre em contato com o seu dentista e peça que ele prescreva um analgésico pra que você tenha mais conforto, mas a tendência e o problema se resolver de forma espontânea.

  214. Oi Dra, entao comecei um tratamento de canal e ja fui duas vezes, ele enfiiiou aquelas agulhinhas e colocou curativo, desde que ele mexeu sinto uma dor no pescoço no lado do dente que esta sendo tratado e um gosto mto ruim na boca. Isso e normal ?

  215. Bom dia doutora Ana Tokus, fiz um tratamento de canal no segundo molar da parte inferior direita ha 3 dias, os dois primeiros dias não senti nada, mas agora estou sentindo muita dor, nem consegui dormir direito, e o dente está com curativo e com o medicamento no dente, liguei para meu dentista e ele me recomendou tomar ibuprofeno de 8 em 8 horas. Gostaria de saber se é normal sentir essa dor? E se posso levar a vida normal no período do tratamento ?

    1. Kleber, se o tratamento de canal ainda não foi finalizado, o dente pode doer, sim. Você pode levar uma vida normal durante o tratamento, apenas cuide pra morder sobre esse dente enquanto ele ainda estiver com curativo.

  216. Eu fiz um curativo hoje, enquanto estava anestesiado blz, mas a anestesia passou e a dor esta terrível, que medicamento posso tomar pra q a dor passe??

    1. Karina, não acho que qualquer analgésico vá dar conta… se a dor não passa é preciso procurar novamente o dentista pra trocar o curativo e, assim que possível, finalizar o tratamento de canal.

  217. Boa tarde Doutora,
    Eu fiz uma restauração no dente faz alguns anos, e ele começou a doer muito, fui em dois dentistas e eles disseram que estava normal o dente, mas depois de alguns meses não suportei mais, não conseguia trabalhar e nem falar, então procurei outro dentista e pedi para abrir a restauração, quando foi aberta saiu um cheiro horrível, estava muito inflamado, e a dentista falou que era uma infiltração no dente, então, disse que deveria realizar um canal nesse dente, fiquei com medo, pois os outros dentistas que fui anteriormente não davam espaço para fazer perguntas e eu fui em dentista particular, enfim, a dentista colocou um curativo e fui para casa, e tomei um anti-inflamatório mas não melhorou, doia muito, então pedi para fazer logo o canal ou extrair, pois eu já não dormia e nem comia mais… aí a dentista disse que não ia fazer, porque estava inflamado e que a anestesia não ia pegar, mas eu quis fazer assim mesmo, foi aplicado em intervalos 7 anestesias, mas não passou a dor, então fiz a sangue frio mesmo, foi um horror, mas um alívio imediato… O problema é que foi realizado um curativo e eu achei que era a restauração, infelizmente tem dentista que não orienta a gente direito, e acabei achando que estava tudo maravilhoso, mas o curativo caiu e meu dente quebrou feio por trás, então foi feito um aumento de coroa e uma restauração gigante, o que me causava inchaço constante, fiquei nessa loucura por um ano e agora o dente quebrou todo… minha saga continuou, procurei o SESI emergência, lá o dentista foi excelente, me explicou tudo, e disse que tinha que fazer retratamento do canal e uma coroa, e eu já fiz o retratamento e me encaminhou para outro dentista, mas doeu um pouco, quando ele abriu caminho dentro do dente (no final), isso é normal?
    Portanto, estou com um curativo, e minha consulta é dia 03/07, o curativo aguenta? Foi colocado o curativo faz 7 dias e ainda me incomoda, parece que tá inchada a gengiva, voltei lá no dentista e ele falou que o curativo estava grande, quando ele tirou um pouco do curativo eu senti uma melhora, mas agora ainda sinto não dor, mas um incomodo, é normal?

    Sei que minha história é grande, mas achei necessário contar a historia de dente, esqueci a classe desse dente, mas é um que fica do lado esquerdo do lado… é visível ao sorrir.

    Karla
    Manaus/AM

    1. Karla, sim, é normal que você sinta um pouco de sensibilidade “no final” do canal em um retratamento. O curativo aguenta sim, só evite mastigar coisas muito duras do lado em que ele está. O incomodo que você sente até o momento pode ser considerado normal também, principalmente se o curativo ficou meio “alto” durante um tempo.

  218. Bom dia dra.
    Eu fiz um curativo no meu dente, e ainda estou com a massa do curativo, isso já tem uns meses, sendo que eu tinha que voltar ao dentista depois de 15 dias. A minha pergunta é, durante todo esse tempo que estou com o curativo corro algum risco no dente?

    1. Kellvyn, corre o risco do dente doer e, também, por manter uma infecção no seu organismo. Assim que der, procure um dentista pra fazer o canal, ok?!

  219. Olá Dra. Ana!
    Fui ao dentista para simples controle, e após um raio X o dentista falou que havia uma manchinha que era cárie, porém eu não sentia dor alguma. Ele fez a restauração e dias depois o dente começou a doer. Voltei ao dentista e ele disse que trocaria de resina pra outro produto, mas ao tirar a resina, disse que o canal estava exposto e sangrando, e que eu teria que fazer canal. Estou muito chateada, porque fiquei com a sensação de que foi o dentista que fez alguma cagada, ou cavucou o dente demais e acabou ferrando com ele. Estou correta em minha impressão ou poderia haver mesmo uma cárie grande a tal ponto e ainda assim eu nunca ter sentido dor? Por favor me dê uma opinião, Dra. Ana! Estou muito triste, até já chorei de raiva. Obrigada, Flávia.

    1. Embora eu não possa afirmar que foi isso que aconteceu no seu caso, é possível sim, Flávia. Às vezes a cárie é visualmente pequena mas, internamente, grande. E o que o dentista faz é remover o tecido dentário cariado, não há benefício em remover mais do que o necessário. E se a cárie estiver próxima do canal…

      Tem um texto só sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

    1. Então, Ana… difícil eu opinar sem examinar você e entender o que sua dentista pretendia. Realmente, a coroa, provisória ou não, não pode ficar “alta”, sob pena de causar uma série de problemas. Sangue ao remover o provisório não é incomum, depende muito da sua adaptação e da saúde gengival, não é algo necessariamente causado por um ferimento. Sobre a restauração, é possível, sim, restaurar o dente sem remover todo o material do curativo, que serviria como uma proteção para o “nervo”. Enfim… me parece que, em alguns procedimentos, o que sua dentista fez foi “improvisar” com o que tinha em mãos. Mas, quando se improvisa, costuma ser algo provisório dada a situação, e que será corrigido / melhorado depois. Espero que seja esse o caso.

  220. Fui a dentista porque uma coroa havia quebrado. Já tinha sido tratado o canal do dente e não doía nada, ela então fez um pívô provisório para eu usar enquanto o outro não ficava pronto, só que este ficou muito alto e mesmo eu falando que estava alto, ela não abaixou e disse que estava normal. Fui para a casa e passei um feriado inteiro com dificuldade p/ mastigar, depois de uns dias acabei acostumando, quando voltei ao consultório e ela foi colocar o dente definitivo, notei que quando ela tirou o provisório, saiu uma bola de sangue, mesmo assim ela colocou o definitivo, e para parar o sangue, me aconselhou a fazer bochecho com água oxigenada, só que agora estou sentindo dores horríveis, quando tomo algo gelado. Depois que fui lá, tb tive outros problemas, apareceu uma feridinha ao lado de um pivô antigo que eu tinha, sem falar que ela removeu uma ponte de dois dentes que estava bem feita, para adaptar esse pivô que era antagonista, deixando a ponte estranha e menor do que era, aí ela preencheu os buracos com resina e ficou feio e incômodo, ela tb colocou um curativo em um outro dente e depois restaurou sem tirar o curativo e disse que esse procedimento era normal. Enfim, vários problemas, quando eu disse que estava com dor no pivô que ela fez ela me pediu uma radiografia em um laboratório, pois ela não tem máquina de raio X, paguei o tratamento parcelado no cartão e ainda faltam 8 parcelas para cair, não sei o que faço, pq não quero mais voltar lá, não confio mais.