Curativo não é tratamento de canal!

Na semana passada a Dra. Elaine Batista explicou porque é que um dente com tratamento de canal às vezes volta a doer. Queria aproveitar que o assunto está no ar para esclarecer uma confusão que sempre vejo as pessoas fazendo, tanto no consultório quanto aqui no blog: tratar o canal é uma coisa, fazer um curativo endodôntico é outra.

Podemos dizer que o curativo é a primeira sessão do tratamento de canal. O problema é que como muitas vezes esse curativo acaba com a dor de dente de forma momentânea, muita gente “esquece” de efetivamente tratar o canal do dente, e deixa por isso mesmo. Fazer o dente parar de doer é o que importa, certo? Errado.

Durante um atendimento de urgência endodôntica o que o dentista faz é:

  1. Abrir o dente. Algumas vezes a cárie que levou ao problema de canal é tão grande que já “fez o favor” de abrir o dente. De qualquer forma, essa abertura precisa ser ampliada e a cárie removida, para que posteriormente o canal do dente possa ser tratado.
    .
  2. Limpar a parte de dentro do dente. Se há necessidade de tratar o canal é porque o interior do dente está contaminado por bactérias. O dentista precisa fazer o saneamento do canal, ou seja, deixar o interior do dente o mais limpo possível para diminuir o número de bactérias lá dentro, removendo, também, restos do nervo do dente que estejam por lá ainda.
    .
  3. Colocar uma medicação dentro do dente. O dentista coloca um remédio dentro do dente. Qual tipo de medicação depende do caso… se o nervo do dente já estiver morto é um tipo, se ainda não, é outro.
    .
  4. Fechar o dente com uma massinha. O material usado para fechar o dente não pode ser de caráter permanente, pois ele será em breve (espera-se) aberto novamente para aí sim o canal ser tratado.

E o curativo termina aqui. Ué, mas isso não é tratar canal? Não, o tratamento de canal vai além. O tratamento de canal completo consiste em eliminar as bactérias, dar formato para os canais e, finalmente, vedar cada canal do dente para evitar que as bactérias voltem a se espalhar. Você pode saber como se faz um tratamento de canal completo aqui. Veja abaixo a radiografia de um canal tratado, antes e depois:

Tratamento de Canal: Antes e Depois

Pois bem. Aí vêm à tona 3 situações recorrentes, que são:

  1. O dentista recomendou e até agendou a consulta para tratar o canal, mas você nunca mais voltou.
  2. O dentista fez o curativo e não avisou que era necessário tratar o canal.
  3. O dentista disse que tinha tratado o canal e não tratou.

A primeira situação é a que mais acontece, por motivos óbvios: um tratamento endodôntico tem um preço e, se o dente não está mais doendo, o paciente adia o tratamento… até o dia em que o dente começa a doer novamente. Existem 3 riscos nesse comportamento: o de manter uma infecção no seu organismo, o do dente se quebrar nesse meio tempo e o da anestesia “não pegar” direito porque está tudo inflamado. Se eu fosse você não arriscaria, as 3 possibilidades são péssimas!

Mas aí você correu no dentista na hora do aperto, ele fez um curativo e não disse que precisava tratar o canal depois! Das duas, uma: ou ele não deixou isso claro ou você não entendeu porque não estava prestando atenção. De uma forma ou de outra, esclareço aqui: sim, PRECISA tratar o canal! Repito: curativo é uma coisa, tratamento de canal é outra.

Por fim, a situação mais delicada: você pagou pelo tratamento de canal e o dentista não fez o serviço! Acontece? Infelizmente, sim. Mas eu, como sempre, gosto de dar o benefício da dúvida para as pessoas (colegas ou não), principalmente quando eu não presenciei o ocorrido. Pode ser que você tenha sido enganado MAS pode ser, também, que você tenha achado que aquele valor se referia ao tratamento de canal completo e, na verdade, era só a parte do curativo, pois são 2 procedimentos diferentes e, claro, 2 pagamentos a serem feitos. Vá saber, né…

Em resumo: se tem que tratar o canal, TEM QUE TRATAR O CANAL! Fugir não evita que seu dente um dia volte a doer, e eu garanto: praga de dentista –> vai doer mais do que da primeira vez. Por via das dúvidas, seja esperto e resolva logo o problema. Ou você prefere esperar o inevitável e sair por aí dizendo que dói tratar o canal? O que dói é não tratar. Fica a dica. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia | Marcadores: ,

632

  1. POESIA PURA, Dra. Ana.
    Beijo.

    • Gostaria de solicitar a recomendacao ou contato de um ortodentista brasileiro em Praga (Republica Tcheca)

      • Richard, vou fazer um apelo nas redes sociais pra ver se encontramos um, pois eu não sei de nenhum dentista brasileiro em Praga. Entro em contato quando tiver uma indicação.

        • Gostariaa’ de saber’ porque o dente mesmo com a anestesias venha a doer?? Eu tenho q fazer um canal’ dia 20/11/12 . Eu fui já uma vez mas não voltei mais’, Vou voltar dia 20. Quando eu fui eu levei 4 anestesias’ e mesmo assim’ não pegou’. A minha Dr. falou q era porque eu tava nervosa’ , é por isso’? Ou porque tá muito inflamado’? Eu tenho 3 raízes’ num dente só’ . Essa é minha dúvida’, mesmo com 4 anestesias’ pode doer’? Bjjjs’ ><

          • Stephany, pode. Depende muito do paciente, mas uns precisam de mais anestesia que outros. O nervosismo também interfere, como disse a sua dentista, e sim: em dentes muito “inflamados” a anestesia demora mais pra “pegar”.

        • Oi Tenhu mãis uma Dúvida’ , Se Eu não Fizer o Tratamentto’ de Canaal’ Oq Acontecee”? Incha uma Bolha na minha Boca ee Terei qq Fazzer’ Drenagem’?? ér Oq me Dizeeem’ Acho qq pra Me Por Medo Sláa’ . ;x E se a Minha Dentistaa’ for Fzzr meeu Canaal ee Aplicar as Anestesias’ . Ela Ttm qq Esperaar’ uns 20 m . Pra pegaar ou nãao’? , E taambéem Gostaria de Sabeer Tenhu Alergia a Anestesia ttm Alguma Especial praa meu Caso pra Mim não Senttir Dorr’? D; Bjjs’ ((:

          • Se você não fizer o tratamento de canal, além do seu dente doer de novo algum dia, você mantém uma infecção no seu organismo, o que é perigoso… e o que disseram pra você (sobre a drenagem) pode acontecer também. Não é preciso aguardar 20 minutos para a anestesia pegar, provavelmente menos do que isso. E o tipo de anestesia varia, se você tem alergia comunique isso à sua dentista e ele vai usar a anestesia adequada para o seu caso.

    • Bom dia, comecei a fazer o tratamento de canal, porem minha dentista deixou o cimento endodontico cair na minha garganta e esta doendo demaiis, oq eu posso fazer pra amenizar essa dor?!

      • Larissa, você pode usar pastilhas pra garganta, aquelas com efeito anestésico, sabe? Pode ajudar. Esse tipo de dor é causada por uma irritação das mucosas, portanto é passageira e não há necessidade de se preocupar.

  2. Gostei do site, estava passando pela net em busca de uma resposta para minha dúvida, espero encontrar. Tratei (assim me foi dito) de um canal ha anos atrás, tinha + ou – 7 anos, hoje tenho 39 e estou sentido neste dente um incômodo ao mastigar, principalmente alimentos mais sólidos como pão, carne e etc, não estou gostando, não sei se existe alguma infiltração, se é algum outro dente doente ou até mesmo um caso de sinusite ou amigdalite já que estou sentindo um pouco de dor na garganta. Este dente do lado direito superior está revestido por uma peça de amalgama (?) (aquele peça prata). O pode estar acontecendo e qual especialista procuro, clinico, endodontista ou outro? E qual a forma correta e segura de identificar o problema?
    att.: Roberta

    • Roberta, você pode procurar um dentista clínico geral, se houver necessidade ele mesmo fara o encaminhamento para um especialista. Parece que há alguma infiltração nesse dente mesmo, ou pode haver um pequeno inchaço na pontinha da raiz que deixa o seu dente mais “alto” que os outros, provocando um contato prematuro desse dente no correspondente a ele no arco oposto, levando à dor. Enfim, o dentista precisa avaliar a causa para tratar de acordo.

      • Ok Dra. obrigado pela atenção, vou procurar pelo clínico. Só mais uma pergunta: É possível identificar esse problema só na avaliação ou pode ser necessário rx.
        Grato.
        att.: Roberta

        • Se o problema for bem óbvio (para o dentista, claro), não há necessidade de radiografia. Mas há uma possibilidade de que seja necessária uma radiografia, que pode ser feita na hora pelo dentista, principalmente se ele desconfiar que o problema é “interno”.

  3. Muito obrigada, Dra. pelo esclarecimento, desculpe incomodar é que são tantas dúvidas e mitos aff.
    Que Deus abençõe à Sra. e a todos dessa equipe.
    Att.: Roberta – Barreiro/BH

    • Não é incômodo não Roberta! Obrigada, e fico aqui torcendo pra dar tudo certo.

  4. Olá, meu nome é Guydion!
    Drª, queria saber se existe a possibilidade de algumas pessoas serem mais sensíveis a dor. Já tratei 3 canais e em ambos tanto o acesso quanto a anestesia do nervo doeram, e muito! Obrigado!

    • Sim Guydion, as pessoas sentem de forma diferente. Tem gente que pode até tratar canal sem anestesia, pra você ter uma ideia. Outras pessoas são mais sensíveis, o que deve ser o seu caso. O importante é que você deixe isso claro para o dentista, para que ele possa anestesiá-lo melhor.

  5. Boa noite Ana.

    Comecei hoje meu primeiro tratamento de canal.
    O dente em questão possui 3 canais.
    Ficou marcado que seriam feitas em 3 sessões. Hoje foi removida uma das pontas… com anestesia local… funcionou bem… não senti dor alguma.
    Após terminar o efeito da anestesia… Ana do céu…. dói muito… tendo em vista que o curativo foi feito e que, apenas daqui 21 dias darei prosseguimento ao tratamento (devido à agenda do dentista), existe algum anestésico que posso usar caso esta dor aguda me incomode?

    Muito obrigado Ana!
    Ótima matéria e excelente site.

    • Thiago, é importante que seu dentista prescreva algum analgésico/anti-inflamatório para esse caso. A sensibilidade na região é esperada, já que o dente foi “mexido”, o que costuma provocar ou potencializar um processo inflamatório. Entre em contato com ele para mais orientações.

      E muito obrigada pelo comentário e pela visita. :)

  6. Olá doutora, boa noite, gostaria de tirar uma duvida, hoje fui a uma cirurgiã dentista ela ia fazer canal, a pedido da minha dentista, só q ela achou a raiz do meu dente muito pequena, chegou a limpar e colocar curativo, só q agora ela disse que ha uma necessidade de antes fazer uma gengivectomia, pois ha gengiva na entrada do conduto. Ai agora tenho q ver se minha dentista faz este procedimento, ou se tenho q procurar um especialista na aréa? E um detalhe: este dente ainda é de leite….seria este mesmo o procedimento?
    Desde já obrigado!!!

    • Carla, se há necessidade de uma gengivectomia ou aumento de coroa clínica deve ser porque há dificuldade de isolar esse dente para o tratamento de canal e, depois, essa gengiva excedente impedirá a colocação de uma coroa (ou de outra solução restauradora). Entre em contato com a sua dentista novamente e pergunte se ela faz esse procedimento… se ela não fizer, certamente indicará alguém. Ainda: você tem certeza que esse dente é de leite? Qual a sua idade? Porque esse não é um procedimento padrão na dentição decídua (de leite).

      • Sim tenho sim, já estou com 29 anos… dia 04 tenho novamente uma consulta e vou ver qual procedimento será feito…

  7. Terminei de abrir um dente que estava com uma carie bem profunda, meu dentista me disse que a parte do dente afetada nao havia atingido o nervo e fez so um curativo, e me falou que se doesse seria canal… mal a anestesia acabou estou para ficar louca de dor o que faço?

    • Viviane, entre em contato com o seu dentista e relate esse sintoma. Talvez seja o caso de ter que fazer o canal mesmo, infelizmente.

  8. Dra. comecei um tratamento de canal no primeiro molar superior, ja tinha uma restauração ha mais de 5 anos, meu dente so tem a parte da frente, por isso o curativo nao segura mais de 3 dias, o que faço?

    • Puxa Lilian, essa é uma situação meio complicada mesmo… e a melhor forma de resolvê-la é terminando o tratamento de canal e restaurando o dente. Porque sempre que o curativo cair, não tem jeito: você vai ter que procurar o dentista pra refazer, pois a perte interna do seu dente não deve ficar exposta, pois isso atrapalha o tratamento de canal.

  9. Bom dia doutora Ana, meu nome é Pedro

    Doutora, ha uns sete anos ja,(se me lembro bem), eu sofri um acidente: cai de cara no chao (heheh), meu dente (incisivo central posterior, o esquerdo) saiu completamente, raiz e tudo (ah, ele ja era permanente). Todo o processo foi feito certinho, minha professora pegou o dente colocou num copo q eu fiquei na boca, ela nao lavo nem colocou no leite nem nada disso. Ai a gente foi na dentista ela colocou ele de volta no lugar, fez o canal e tudo mais certinho, tudo rapido tambem, tipo a gente chegou na clinica em uns trinta min. Agora, sete anos depois, sem nenhuma complicaçao, meu dente ta escurecendo… Tipo, antes ele ja era meio escuro, mas de uns tempos pra ca, ja ta meio feio…. Dra. o que q se faz agora? ainda tem jeito dele ficar branco q nem antes?

    • Pedro, existem 2 opções: um clareamento interno (veja aqui: http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html) e, se você não ficar satisfeito com o resultado do clareamento, pensar em uma faceta (uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente). A faceta oferece mais controle, já que a cor da restauração é escolhida pelo dentista com base na cor dos seus outros dentes.

  10. Não consigo abrir muito a boca e por conta disso acabei ficando traumatizada pois das ultimas vezes que fui ao dentista tive que fazer tratamentos que este problema me prejudicou bastante – e os profissionais também – e estes se tornaram verdadeiras seções de tortura. Lendo seus artigos me sinto muito segura e motivada a prosseguir, obrigado.
    Dra., teria algum profissional paciente para me indicar na cidade de Porto Alegre-RS?

    Aguardo
    Sucesso

    • Obrigada, Carla. Fico feliz em ajudar. :) Segue sugestão de profissional em Porto Alegre, por e-mail.

      • Dra. Ana, seria possível me enviar também a indicação de dentistas em Porto Alegre? Obrigada.

        • Silvana, eu tenho no meu banco de dados dentistas que atendem pacientes com fobia apenas. Seria o caso? Ou você está procurando alguma especialidade específica?

      • Vc poderia me indicar um profissional em Porto Alegre?

        • Dimayma, que atenda pacientes com fobia?

  11. Boa noite, meu nome é Denise.
    Dr. Minha filha tem 7 anos e desde de 1 ano ela tomou muito antibioticos por causa de crises de asmas, hj os dentes delas estao todos manchados, tem algum tratamento, ela pode estar fazendo um claramento, pois ela tem vergonha dos dentes amarelados.

    • Denise, aos 7 anos ainda não é possível fazer clareamento mas, dependendo das manchas, é possível tentar uma microabrasão (que é o “lixamento” superficial do esmalte do dente, de forma localizada). De qualquer forma, ela já deve estar começando a trocar os dentes… essas manchas estão nos dentes permanentes que ela já têm? É importante levá-la a um odontopediatra pra avaliar.

  12. Comecei a fazer um tratamento de canal em um consultório. A dentista falou que sabia fazer, mais não gostava muito pois ela demorava muito. Mesmo assim optei por fazer o canal com ela mesma.
    Bem da primeira consulta gostei muito, pois estava com dor e ela abriu , limpou o meu dente e sai de lá sem dor nenhuma, porém na segunda consulta, sofri muito, não foi pelas anestesias ou pelas furadas no dente o que eu realmente sofri e estou sofrendo foi com um medicamento que ela colocou várias vezes dentro do meu dente, um medicamento que tem cheiro e gosto de cândida, esse medicamento queimou a minha boca e garganta e dói muito. Gostaria de saber se é normal isso ocorrer. E qual providência devo tomar.
    Obrigada!!!!

    • Adriana, esse líquido é à base de hipoclorito de sódio e serve para sanear os canais, ou seja, limpá-los e remover bactérias, é um antisséptico. Esse ardor deve diminuir gradualmente. Na região da garganta é mais difícil de se fazer alguma coisa, talvez pastilhas com base sedativa possam ajudar. Mas se houver lesões na parte interna das bochechas ou nos lábios, você pode usar uma pomada cicatrizante. Entre em contato com a sua dentista e relate isso pra que ela possa prescrever de acordo.

  13. Muito!!! Obrigada Drº Ana… O procedimento de entrar em contato com a minha dentista foi realmente o que fiz, ela prescreveu pra eu tomar Ibuprofeno 600 mg, e para fazer bochecho com melhoral AS bem amassado misturado com água morna, porém não estou vendo resultado. Me parece que a cada dia fica pior. Estou até pensando em procurar um médico. Mais muito obrigada pela as suas orientações…

  14. Ola Ana… Descobri hoje por acaso seu site, e posso dizer q estou encantada com a forma atenciosa q responde as pessoas… Diante do desespero e da dor infernal em um dente o qual meu dentista no Brasil fechou colocando uma peca q foi feita pelo fato do dente estar fraco e ainda doer c/ a restauracao, 8 meses depois, aqui no Canada, meu dente comecou c/ uma dor insuportavel, e pior fechado! Nao aparecia nada, senti dores 3 noites seguidas ate ir em um dentista brasileiro e saber q o tratamento ficaria em 5 mil dolares… resultado, fui em outro e la estud antes limpar am todo dente e colocar am o curativo, porem sinto ainda dor… nao como antes… me pediu am p/ voltar c/ um mes… Essa dor no dente 19 e normal? Parece sensivel, seria pq mexeu ou pq ainda ha restos de bacteria? Amoxilina e bom p/ cortar inflamacao? Pq me passaram Tylenol e um tipo ibuprofen… To Cheia de duvidas, ainda mais longe… aguardo vc… Valew

    • Valentina, obrigada! :)

      Creio que o nervo do seu dente, que já estava “sensível”, não aguentou a nova restauração (um bloco / onlay, pela sua descrição) e começou a entrar em necrose. A solução pra isso é essa mesma: remover a peça, limpar o conteúdo do dente e tratar o canal. Essa sensibilidade que você relata é bastante comum sim, pois apenas o fato de abrir o dente e limpar o canal pode desencadear um pequeno processo inflamatório. A Amoxicilina é um anticiótico, e você só deve tomá-lo sob prescrição médica ou odontológica… para “cortar a inflamação ” seria mais adequado um anti-inflamatório (o Ibuprofeno é um anti-inflamatório).

  15. Entao querida, fui hoje em um dentista do plano aqui… E eles disseram q eu tinha 2 opcoes… extrair os 2 dentes ou ir num dentista estudante e fazer o canal a 1700 dolares cada um, colocando coroa… (aqui qd e free eles tao nem ae, sabe) a dor ja passou muito, eu to tomando ibuprofeno. Estou arrasada pq as duas coisas sao complicadas, porem volto ao Brasil… nossooo Brasil em janeiro… vc Axa q convem eu deixar ele limpopo no curativo ate ae? Eu nao queria mexer aqui mais… me ajuda… os dentes sao o 19 e o 29… estar fora se torna mais dificil ainda, sabe? Ja que limpou e preparou os dentes, sera q aguenta uns meses? Aguardo e muito Obrigado! Jesus te abençoe.

    • Sempre há a possibilidade do dente doer se você ficar só com curativo durante um tempo… mas é uma possibilidade, não uma certeza. Dadas as circunstâncias, eu esperaria. Considerando que a opção com a qual você pode arcar no momento é mutiladora, nesse caso, vale a pena o risco. Apenas cuide e sempre se lembre que esses dentes estão com curativos, portanto, mais frágeis (cuidado com o que você morde!). E, assim que chegar no Brasil, corra num dentista.

      Amém. :)

  16. Boa tarde Dr. Ana, desde novembro estou fazendo tratamento de canal. Volto sempre para casa com o curativo, isso é normal? A minha dentista fala que são 3 raizes, que só achou 2, por isso a demora de terminar. Desde já agradeço pela atenção e aguardo sua resposta.

    • Simone, acontece. Certos tratamentos de canal, aqueles mais difíceis, podem demorar mais que o previsto. Parece que a sua dentista não está conseguindo acessar um dos canais do dente, e isso pode ser por ele está calcificado (é como se ele ficasse tão fininho que praticamente se fechasse). É uma possibilidade.

  17. Oi Ana, obrigado por responder… axo que farei isso mesmo, o q esta me dxando mal é que o dente 19, o segundo pre molar do lado direito, mesmo depois de terem limpado ele, colocado curativo, ele nao dói, esta escurecendo… proximo a raiz esta escurecendo… pq será? Desculpa te alugar, mas me tire essa duvida… Obrigada.

    • Dentes que não são mais vitais (dos quais o “nervo morreu” e/ou foi removido) às vezes escurecem mesmo, é bastante comum. E o segundo pré-molar direito é o dente 15, não 19. :)

    • Valentina, meu dente tá há uns cinco meses de curativo… o que nao é certo, tá até fedendo, vou tratar na proxima quinta p/ fazer o canal, nao conseguia conciliar o horario do dentista c/ o meu trabalho, acredita? 1700 dolares por um canal é mto, flor… melhor tratar aki, vi precos de 500 a 1000,00 em sp…. nao mais q isso… no interior, na minha cidadezinha, eu vi por 300,00… enfim, varia mto por regiao, cada profissional tem seu preco… mas no Brasil a gente sempre consegue parcelar, no exterior ninguem parcela nada… no fim, eu consegui autorizacao do meu convenio feito pela empresa e vou fazer por lá… e vou rezar p q fique bom !! :-)

  18. Ola Dra.! 10 meses atras iniciei um tratamento de canal onde, segundo meu dentista, foram extraidos os 3 nervos.
    Infelizmente necessitei viajar em caráter de urgência, so podendo retornar ao tratamento agora.
    Removido o curativo, o dentista, ao que percebi, utilizou aquelas “agulhas” novamente. No entanto alegando não haver mais nervos não anestesiou, o que me provocou dores altíssimas. Foi aplicado um medicamento de tom amarronzado e feito novamente um curativo. É normal que eu sinta dores fortes novamente, principalmente na parte superior do dente? Não apresenta sensibilidade ao frio, só a pressão (dor forte). O dentista me indicou compressas mornas na face e que eu não mastigasse com o dente apos o curativo.
    Sei que uma analise “extra-consultorial” é complicada, mas agradeço a atenção. Temo que meu dentista não esteja adotando a conduta correta.
    Ele também afirmou ter perdido minha panorâmica mas que não influenciaria meu tratamento.
    Att,
    Jonas.

    • Jonas, eu não costumo fazer tratamentos de canal sem anestesia, mesmo depois que os “nervos” já foram removidos, porque sempre fica algum resíduo e pode ocorrer a dor que você relatou. Na próxima consulta, exija anestesia… é um direito seu. Essa dor à pressão é comum, pois há um processo inflamatório em curso lá na pontinha das raízes do seu dente.

  19. Dra. Ana!
    Comecei um tratamento de canal (4 dentes todos molares) em que foi detectado pelo Raio X problemas causados por obturações e blocos anteriores mal feitos, de tal forma que teria ser feito canal em todos eles. O primeiro foi o molar superior lado esquerdo.
    Depois de 3 sessões, nesta quinta-feira na parte da manhã, a endodontista o deu por encerrado.
    Dente fechado (cimento provisório) e disse que eu poderia fazer a restauração do mesmo ou então continuar fazendo canal com os outros, deixando a restauração mais adiante. Vale lembrar que antes eu nada sentia.
    No dia seguinte, quase noite, 24 horas depois, o dente começou a doer, principalmente ao mastigar… dor insuportável e pulsante.
    Como tinha e tenho Dorflex e Dipirona em casa, comecei a tomá-los. A clinica não funciona nos fins de semana.
    Foi qdo lembrei que no cartão da clínica tem o email do dentista responsável.
    Mandei email explicando o fato jogando com a sorte. Pra minha surpresa, o email foi prontamente respondido cerca de 1 hora depois, através do seu iPhone.
    Disse que era “comum em alguns casos onde os canais são atrésicos, que ocorra uma sensibilidade dolorosa no término do canal”.
    No email citei que além dos analgésicos, tb tinha Ibuprofeno de 600mg em casa de outro tratamento que fiz. Ele recomendou que eu tomasse o antinflamatório de 8/8 horas por uns 3 dias, mais o analgésico que o “problema iria se resolver”.
    Esta é a minha dúvida: a dor é normal? Confesso que não me convenceu.
    Estou no segundo dia indo para o terceiro e não vejo melhoras. É só passar o efeito dos analgésicos (tenho que tomar os 2) que a dor retorna.
    Devo voltar a clinica imediatamente ou esperar?
    A próxima consulta está marcada para o dia 31 deste mês.
    Grato… Roger SM

    • Roger, sempre que é feito um tratamento de canal um processo inflamatório é desencadeado na pontinha da raiz do dente, o que faz parte do próprio processo de cura do organismo. Essa inflamação pode gerar um inchaço local e até a extrusão do dente, ou seja, o dente acaba ficando “mais alto” do que os outros dentes do mesmo arco e encostando nos dentes do arco oposto antes que os demais. Isso cria uma força muito grande sobre um dente só, o que pode levar à dor.

      Eu acho que o melhor a fazer é voltar à clínica para que o seu dentista examine você e proponha um tratamento. Como visto, apenas a prescrição de medicamentos não deve resolver, talvez tenha que ser feito um ajuste da sua mordida.

  20. Olá Doutora, cheguei até seu blog numa pesquisa que estava fazendo na internet sobre tratamentos de canais, tenho um dente que quebrou, está aberto, tenho eu suspeita que seja tratamento de canal e confesso, morro de medo de dentistas rs, li comentários sobre dores que os participantes tiveram ao fazer o tratamento e fiquei mais assustado ainda, mas vou enfrentar, gostaria de saber como sei que necessito mesmo de tratamento de canal? Quando o dente tem um buraco mto grande é quase certo que é um tratamento de canal? E tem algum dentista pra me indicar aqui em Porto Alegre ? Desde já lhe agradeço e achei muito bom esse seu blog.

    • Rodrigo, o tratamento de canal é necessário quando as bactérias de uma cárie atingem o nervo do dente, ou quando uma fratura expõe o canal do dente… nesse caso, o interior do dente se contamina e é preciso remover o nervo, limpar o interior do dente e vedar (preencher) o canal. Quando o “buraco” é muito grande a chance de precisar de canal aumenta, mas nem sempre chega-se a esse ponto. Se você não sente dor, talvez apenas a restauração seja suficiente. E lembre-se: tratamento de canal não dói… o que dói é esperar o dente doer pra aparecer no dentista. :)

    • Rodrigo eu tambem morria de medo de tratamento de canal, e ja chorei inumeras vezes na cadeira do dentista. rsrsrs. Mas a verdade é que depois da anestesia, tchau. Eu não senti absolutamente nada nada nada e olha que eu tenho pavor de ir ao dentista (traumas passados), mas é bem tranquilo. Tem calma e conversa com o profissional. Eles são bem solícitos e sempre nos acalmam, e conversam pra amenizar a tensão. e tratamento de canal não dói.

  21. Ana, seu blog é maravilhoooosoooo… por causa de algumas experiencias ruins, tenho medo de ir ao dentista. Adiei o quanto pude, que infelizmente tive que fazer um canal. Ana, me tira uma duvida. O procedimento foi realizado, tudo bem. Isso foi realizado hj, dia 06 vespera de feriado, avisei ao mesmo q eu ia ter q fazer uma viagem e so voltaria na segunda, no caso, dia 10. Ao inves de colocar a massinha, para ‘tampar’, ele disse q estava receoso, pq poderia haver algum tipo de pressao interna no dente, e ele doer. Entao ele colocou apenas um pequeno chumaço de algodão no orificio do dente. Isso procede? Fiquei um pouco com medo.. Obrigada desde já e vc tá de parabéns pelo blog. Bjao

    • Dany, procede sim. Quando o dente é fechado e ainda há tecido necrótico (restos do nervo do dente), podem acumular gases dentro do dente, causando a tal pressão interna que gera dor. Então, pensando no feriado e na sua viagem, seu dentista preferiu não complicar. :)

      • Pois e lindona, na segunda retornei, ele utilizou novamente as limas pra limpar, pq o algodao tinha saido no feriadao prolongado e eu apenas trocava entre as refeiçoes pra evitar entrar comida e contaminar tudo de novo. Nao usou anestesia nem nada, mas não doeu (graças a Deus), colocou um remedio num algodao e fechou o dente com a massinha. Disse que na proxima semana era pra eu retornar pra fazer a restauração. É somente essa etapa que falta? Como atua esse remedio que ele colocou no meu dente? Brigada fofa ;*

        • Se o dente foi aberto para canal (o que me pareceu pela sua descrição), será necessário tratar o canal antes de restaurar. Se não, seria só restaurar mesmo. Não saberia dizer como atua o medicamento colocado no seu dente porque eu não sei exatamente qual é… mas possivelmente é algum antinflamatório/sedativo ou um tipo de produto que age “mumificando” os restos do nervo do dente que porventura ainda estejam presentes.

  22. Doutora, começei um tratamento de canal o qual era uma leve inflamação, mal doia mas sao 3 nervos, na primeira medida de canais quando acabou a anestesia quase morri de dor, foi horrivel, voltando ao consultorio ela falou k nunca ouviu em 12 anos doer apos curativo, me medicou e ainda ta doendo, sera k na nova abertura vai ocorrer dor de novo? Obrigado.

    • Priscilla, eu já vi várias vezes um dente doer após o curativo… mas se considerarmos que o dente não doía antes, é incomum mesmo. Depois que sua dentista mexeu no dente deve ter sido desencadeado um processo inflamatório pela instrumentação mesmo, o que é bem comum. A tendência é esse incômodo passar, não acho que isso vá ocorrer de novo com essa mesma intensidade.

      • Obrigada doutora, agradeço este espaço para tirar duvidas, sou super medrosa em situações dolorosas, e claro morro de medo de dentista rsrsss. Mais uma vez obrigada por responder……………………….[][][]

  23. Dr. Ana, eu tinha um dente furado que doia muito mas sempre ia na farmacia e eles indicavam nimesulida 100mg de 12/12 horas e a dor passava e eu me desligava de cuidar ate que o remedio parou de fazer efeito e tomei ibuprofeno 600mg e passou, e fui ao dentista e ela limpou meu dente e fez um curativo e me encaminhou pra um endodôntico.
    Só que so faz dois dias que estou com o curativo e meu dente que não doia mais voltou a doer e a gengiva inchou o que eu faço? O Endodôntico só no começo de outubro!

    • Lyedja, procure outro dentista em caráter de urgência. Provavelmente será preciso trocar o curativo.

  24. Prezada Ana,

    Um dos meus dentes começou a doer bastante neste fim de semana, e ao tentar observá-lo (era um dos dentes da arcada superior, daqueles lá de trás) notei uma forte mancha acastanhada envolvendo parte de sua lateral e sua parte inferior. Como faço check up regular, havia ido no dentista há cerca de um ano (que é a periodicidade que vou) e nada tinha sido constatado. Minha dúvida é: por ter sentido dor só agora, e também notado a mancha somente agora pode ser uma cárie mais comum, ou será que pela intensidade da dor já é caso de canal?

    Obrigado.

    • Junior, difícil dizer com certeza sem examinar você. Mas considerando se tratar apenas de uma mancha (e me parece que você é uma pessoa muito consciente de sua higiene bucal), creio que possa ser apenas uma cárie, perfeitamente tratável sem necessidade de canal.

  25. Olá Dra, tenho um canal para ser feito daqui 2 dias, estou bem ansiosa e com medo de passar mal afff, ha cerca de 2 semanas a dentista fez o curativo no meu dente que esta inflamado, affff Dra. doeu horrores so dela ter mexido nele, mas enfim, eu sou forte e eu vou conseguir… um abraço a todos.

  26. Gostaria de saber se existe caso do tratamento de canal ser feito em apenas um dia, pois fiz um canal e não doi nada e acho que ja não tem nada de nervo nesse dente, e agora quais os procedimentos se ja não existe nervo?

    • Ju, se não houver lesão periapical (uma “bolsa” de bactérias que se forma na pontinha da raiz), geralmente é possível fazer o tratamento de canal em uma sessão apenas. Os passos são: dar formato para os canais (por isso o dentista usa limas), limpar e desinfectar (para eliminar as bactérias que porventura ainda estejam lá) e, por fim, obturar o canal (vedá-lo para empedir que as bactérias entrem novamente). Depois, o acesso usado para tratar o canal precisa ser restaurado, geralmente com uma resina.

  27. Fiz canal do dente 21 e ele escureceu, quais os procedimentos para clarear o dente e o mais importante, qual a media de preço (muito importante!!) desses tratamentos?

  28. Sou Dentista me especializando em Dentistica e Endodontia. Fiquei apaixonado pela forma que vc responde as perguntas. Parabéns. Odontologia por amor!
    É disso que precisamos… Com certeza confiaria o meu sorriso a vc pelo seu profissionalismo!
    Parabéns.
    Sucesso…

    • Obrigada, Lucas! Abraço! :)

  29. Boa tarde,
    A minha duvida é que estava com muita dor de dente com inflamação muito séria, fui a emergencia e a dentista abriu o dente fez curativo e me receitou antibiótico amox. 875g e antiflamatório tbm, ela disse q deveria fazer tratamento de canal, eu até já agendei. Mas tenho receio de estar grávida e no dia na consulta fazer raio x e tomar anestesia, sendo que nesse dia (da consulta com dentista) ainda não poderei fazer o exame de gravidez para saber se estou ou ñ gravida. O que devo fazer? Faz um mês q estou esperando essa consulta se ñ for e esperar fazer o teste de gravidez vou esperar mais um mês, se ñ estiver gravida tbm não poderei tentar para tratar esse dente, o tratamento de canal demora muito? Tem possibilidade de esperar um ano com curativo para fazer o canal? Gravida pode fazer canal? E o raio X? …

    • Juliana, grávida pode fazer tratamento de canal, pode tirar radiografia e pode tomar anestesia. O que acontece é que, por essa ser uma condição importante, quando não há urgência se prefere deixar o atendimento ou para o segundo trimestre da gestação ou, quando não e de urgência, para depois do parto. Mas se for preciso, você pode se submeter a um tratamento de canal (ou ao menos um curativo), sem perigo para o bebê. Apenas informe seu dentista sobre a (possível) gravidez. Se for algo que possa ser deixado para o segundo trimestre ou para depois do parto, seu dentista orientará você.

  30. Obrigada,
    Me esclareceu e ajudou muito, tbm sou de Ctba e já passei maus bocados com alguns dentistas aqui, por isso tenho pavor, ano passado tomei coragem q comecei um tratamento mas ñ tive sucesso rss, o profissional q me atendeu ñ estava disposto a tirar duvidas, acho q tinha medo de atrasar o horario do proximo paciente, era quantidade ñ qualidade, por isso fiquei frustrada. Mas hj com a sua atenção fiquei mais animada, pq como ñ querem q tenhamos medo de ir ao dentista se muitas vezes encontramos uma maquina apenas rsrs. Parabéns!!!

  31. Boa noite doutora, fiz nessa madrugada o curativo referente a primeira etapa de canal, e desde então ficou um gosto de remédio em minha boca, é normal esse gosto de remédio? E até quando ficara assim? Farei o canal mesmo semana que vem, até o momento é apenas o curativo.

    • Ariana, dependendo do remédio, é normal esse gosto, sim. Tem alguns medicamentos intracanal que têm odor bem forte.

  32. Dra. Ana, minha irmã está fazendo um tratamento de canal mas o dentista não disse nada em colocar pino e o bloco. Gostaria de saber se esse dente pode ficar sem o bloco? Obrigada, q Deus abençoe.
    Kátia

    • Kátia, pode ser que esse dentista trabalhe só com a parte de canal mesmo. É preciso avaliar, também, se é caso para pino e bloco. Após tratado o canal, algum tipo de restauração terá que ser feita, até para proteger o tratamento de canal e não deixar entrar bactérias no dente.

      • Dra. Ana obrigada pela explicação. bjs Kátia

  33. Oi doutora!
    Estou morando no Japao, e infelizmente os dentistas daqui sao carissimos e pessimos! Fiz um canal 1 ano atras e ele fechou com massinha branca. Voltei a sentir dor 2 meses atras e fui em outro dentista. Estava cheio de carie dentro do buraco e com bacterias. Fui fazendo tratamento, ate que hoje que era o dia de fechar, ele tentou me enganar querendo cobrar um absurdo de caro, aproximadamente 1,300 reais para fechar com massa cinza e eu disse que nao ia pagar tudo isso, enfim… estou com a massinha branca e so sinto dor se comer algo muito duro e normalmente passa sozinha. Tem problema se eu viajar de aviao com essa massinha e so fechar o canal no Brasil daqui 8 meses????? Nao aguento mais pagar caro por um trabalho mal feito como o dos dentistas japoneses :(

    • Giselle, a massinha a que você se refere é daquelas provisórias (uma “massa” mesmo, não aquela bem da cor do dente)? Se sim, não é o ideal ficar tanto tempo com ela. Porém, não quer dizer que não dê pra ficar… apenas tome cuidado com ela e, se quebrar ou cair, procure o dentista pra colocar uma nova (provisória mesmo). Isso é importante pra evitar que o canal seja recontaminado.

  34. Olá Dra., meu dente estava cariado, mas eu nao sentia dor, fui ao dentista, ela limpou e disse que estava quase expondo a polpa, e deixou com um curativo, só que agora ele esta doendo, sera que terá que fazer canal.

    • Elaine, considerando a proximidade com a polpa, pode ser que sim. Mas às vezes essa é apenas uma sensibilidade passageira, que diminui e some depois de alguns dias. Agora é esperar e ver como o seu dente vai reagir.

      • Obrigada pela atenção, Dra.

  35. Ola doutoura. Eu ha cinco anos tratei de uma carie que tinha num dente, essa carie era entre os dentes e nao por baixo como e normal. No dia seguinte voltei a ir ao dentista porque dava-me a sensacao que eu via o buraco na mesma. O meu dentista disse que nao tinha nada. Ainda hj me parece um buraco. O dente nao me doi nem tenho sensibilidade ao frio e ao quente. Acha que se fosse um buraco passado estes cinco anos eu ja tinha sentido dores ou sensibilidade? Eu tou perguntando pk eu tenho imenso medo de ir ao dentista mas como e normal vou regularmente. Obrigado.

    • Micael, certamente, se fosse um “buraco’, nesses 5 anos você teria sentido algum tipo de sensibilidade.

  36. Bom dia, doutora Ana!
    Por favor me ajude, estou nesta situação: fiz o canal ! O médico retirou toda a polpa do meu dente e fez o curativo, isso já faz + ou – 2 anos. Pois é, nunca mais voltei lá pq não tive condições de continuar o tratamento. Agora estou com vergonha de procurar outro médico pq o curativo já saiu quase todo. Não sinto dores, mas quais as possíveis consequencias se eu não me tratar? Por favor me responda.

    • Peterson, não tratar o canal do seu dente significa manter um foco de infecção ativo no seu organismo. Pode nunca incomodar, mas se incomodar pode gerar uma série de consequências no seu organismo todo (veja –> http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html ). Não precisa ter vergonha… é só procurar um dentista e prosseguir com o tratamento.

  37. Ola Dra.
    Estou gravida de 4 meses e tive uma crise de dor de dente muito intensa! Fui ao consultorio e o dentista do PS optou por nao tirar raio x e achou o dente que doia a ponto de confundir com os demais. A aplicacao da anestesia parecia uma aplicacao de dor, chorei, gritei, foi a pior dor deste mundo. O dentista nao pode fazer muita coisa e optou por deixar aberto o dente com canal durante toda a gravidez e me medicou com amoxicilina 500mg por 7 dias e voltar apos o parto. Teria algum problema nesse caso em deixar aberto?

    • Patricia… não é o ideal. Seria bom, ao término do seu tratamento com antibióticos, fazer pelo menos um curativo nesse dente, pois deixá-lo aberto é deixar uma brecha para um possível reinfecção. O problema é que, ao fechá-lo, pode doer de volta, mas mesmo aberto essa chance existe (embora seja menor). Eu fecharia.

  38. Boa noite
    Drª Ana fiz um curativo no dente hoje e estou sentindo incomodo no local que foi dado a anestesia, parece que é a garganta que esta doendo mas não é… pode me ajudar ???

    Obrigada

    • Fabricia, deve ser apenas um trauma local, causado pela agulha. Às vezes fica meio dolorido mesmo e, como a garganta fica por perto, reflete lá também.

  39. Obrigada Drª Ana.

  40. Bom dia Doutora.
    Estou fazendo um tratamento de canal, em dezembro vai completar um ano. O mesmo canal continua inflamado e sinto fortes dores. Minha Dentista falou que vai fecha-lo assim mesmo. O q devo fazer? Fechar esse canal assim inflamado não é perigoso???

    • Fabiana, o tratamento de canal, em si, já uma medida para “desinflamar” o dente. Se sua dentista julga que é possível, não tenho motivo pra duvidar… a dor deve parar.

  41. Drª Ana
    Boa tarde… ao fazer o canal e colocar o pino, atrapalhará futuramente colocar um aparelho ??

    • Fabricia, em princípio não. Dentes com tratamento de canal e com pino/coroa também podem ser movimentados ortodonticamente.

  42. Olá Drª,
    Gostaria de saber quantos dias depois de uma gengivectomia pode-se iniciar o canal? Desde já agradeço.

    • Neyse, ambos os procedimentos são no mesmo dente? De forma direta, uma coisa não interfere na outra. Mas se considerarmos que para tratar o canal o dentista coloca um grampo de isolamento que fica rente à gengiva, se isso for feito sem que a gengiva esteja bem cicatrizada, pode ocorrer sangramento. Portanto, acho que seria bom, no mínimo, 2 semanas de intervalo entre uma coisa e outra.

  43. Dra. Ana,
    Iniciei um tratamento de canal há uma semana após intensa dor de dente, ocorre que meu dente partiu do nada, e devido a este susto fui de urgência na dentista que me avaliou e disse que isso pode acontecer em tratamento de canal quando o dente está muito fragilizado, e que após o tratamento de canal precisarei fazer uma coroa, informou ainda que o curativo não foi atingido, estava bem fechado. A minha preocupação com esta situação é que tenho uma viagem de férias que já está programada para daqui a 15 dias e vou passar 15 dias viajando, e não tenho mais como cancelar esta viagem, há algum problema viajar de avião fazendo tratamento de canal? E quanto a estes 15 dias de viagem, há algum problema com o tratamento? Estou desesperada, morrendo de medo que dê algum problema em razão deste dente… Desde já agradeço.

    • Bia, seria bom terminar o tratamento de canal antes da viagem… vai que o dente dói no meio das férias e estraga o seu descanso? Mas não há problema algum em viajar de avião em meio ao tratamento. Em princípio, você estando com o curativo, está tudo bem.

  44. Dra. Ana,
    Muito obrigada pela atenção! Quanto ao dente, bem que eu gostaria de terminar o tratamento antes da viagem, mas acho que não vai dar tempo mesmo, a minha dentista disse que vai precisar de mais umas 2 ou 3 sessões e como tem o intervalo para o dente ficar com o curativo, e ainda tem esse feriadão de 15 de novembro…enfim! Muito obrigada pelas informações e vou orar para que dê tudo certo! Bjs

    • Por nada. Fico aqui torcendo, também. :)

  45. Dra. fiz um tratamento de canal ha uns quinze anos, porem o dente passou a ficar sensível, procurei o dentista ha uns dois anos atras e ele me disse que essa sensibilidade poderia vir de outro dente, só que ha dois meses atras passei a ter dores insuportaveis no dente e procurei novamente o dentista que então abriu o dente e constatou que ele estava totalmente inflamado. Iniciei então um retratamento de canal, porém, o dentista já colocou dois tipos de remédios dentro do dente e mesmo assim ele não consegue eliminar essa bactéria, que tipo de bactéria pode ter contaminado meu dente?

    • Elisa, não saberia dizer exatamente que tipo de bactéria contaminou seu dente, mas certamente se trata de uma bastante resistente. Enquanto a infecção não for controlada (com a medicação intracanal e com antibióticos, se necessário), não dá pra terminar o tratamento de canal, sob pena do seu dente “inflamar” de novo.

  46. Olá Dra. Ana,

    Há algum tempo notei um buraco no meu dente, fui só adiando a ida ao dentista, até que um dia começou a doer muito e no outro dia fui ao consultório. O dentista falou que estava infeccionado e teria que fazer tratamento de canal, passou os medicamentos e marcou a data para o início do procedimento, houve o vazamento de pus através da gengiva uma dor insuportável mas com o medicamento amenizou e ele falou que era processo normal. Isto foi há um mês, porém estou viajando há mais de trinta dias a trabalho em outro estado, tomei todos os medicamentos, a infecção passou, não sinto mais dor. Devo retornar a cidade em duas semanas, minha dúvida é se com toda essa correria, me despreocupei com a situação do dente e se isto pode piorar a situação. Corro o risco de perder o dente? Atualmente não sinto nenhuma dor, nenhum procedimento foi feito no dente. Como devo proceder doutora? Parabéns pelo site! Obrigado pela atenção.

    • Flyer, se a infecção está controlada é um bom sinal. O próximo passo, agora, é tratar o canal do dente assim que possível, para evitar que a infecção retorne e você venha a ter dor novamente. Não se preocupe, não vejo motivo algum pra você perder o seu dente… mas tem que tratar.

  47. Dr.(a) meus dentes da parte de baixo estão com muitas caries e alguns da parte de cima tbm. Tenho apenas três pequenos buraquinhos em tres dentes da parte de cima, mas nenhum dos meus dentes doi. Queria saber que procedimento q eu posso fazer sem que arranquem meus dentes! Obrigado.

    • Brendo, se os seus dentes não doem, possivelmente as cáries não atingiram o canal dos dentes, portanto remover as cáries e restaurar os dentes deve ser suficiente. Pra que fosse preciso extrair algum dente seu, a cárie teria que ser muito grande ou haver uma fratura. Mas pra saber DE VERDADE é preciso procurar um dentista e fazer uma avaliação. E olha, vá logo… assim você evita que o problema piore e você acabe tendo que tratar algum canal, ok?!

  48. Ja vou a segunda vez no dentista, não fecho o canal porque a minha gengiva esta doendo, e dois dias atras fui de novo, e agora doi a gengiva e o dente (espécie de uma sensibilidade com dor) a dentista pode fechar o canal mesmo com essa dor? E por que estou sentindo essa dor se ela ja retirou o nervo?

    • Luana, a dor não é no nervo, provavelmente é na pontinha da raiz pois, por causa da instrumentação do canal, surgiu um processo inflamatório na região. Isso é passageiro. O dentista geralmente aguarda a dor passar para terminar o canal, a não ser que ele avalie de forma diferente.

  49. Ola dra, estou fazendo um tratamento de canal, a dentista colocou um curativo e não estou aguentando de dor, ela me disse q esse curativo é p matar o nervo, demora quanto tempo mais ou menos para esse nervo morrer? Pois nao estou aguentando de dor, pode ser q inche se continuar com o curativo ? Pois ela me disse p retirar o curativo.

    • Alessandra, difícil dizer quanto tempo isso leva, depende do organismo de cada pessoa. Sim, pode inchar e, se sua dentista orientou você a remover o curativo em caso de dor, faça isso. A tendência é a dor passar, pois ela está sendo causada pela “pressão interna” que certos gases criam dentro do dente. Fazendo uma comparação, é como se o seu dente fosse uma garrafa de refrigerante… quando se abre a garrafa, o gás sai e a pressão vai embora.

  50. Ola Dra.

    Fiz tratamento de canal nos elementos 24 e 25 e minha dentista colocou pinos e provisorios, so que os provisorios ficaram com uma tonalidade mais clara que meus dentes naturais e ficou com a aparencia feia, ha alguma coisa a se fazer para ”igualar” a cor desses dentes com a de meus dentes naturais? E ha perigo desse pino cair? Porque segundo minha dentista a raiz de meu dente 24 estava bem fraquinha.

    Obrigada

    Raquel

    • Raquel, pra mudar a cor do provisório, só fazendo um novo. Quanto ao pino, depende do tipo… se for um pino pré-fabricado preso ao provisório, há maior chance de cair. Mas se for um núcleo metálico fundido, que é feito no laboratório de prótese e é “sob medida” para o paciente, dificilmente acontece de cair.

  51. Pois o meu pino e o nucleo metalico fundido, que bom estou mais tranquila agora, quanto a cor vou pedir a minha dentista que o troque.
    Obrigada pela atençao. Parabens pelo site.

    Abraço

    Raquel

  52. Boa noite Dra., hoje fui a dentista porque tenho um dente que foi restaurado porem ficou com a raiz muito rasa devido as duas restauracoes nao muito boas, devido a esse problema meu dente começou a doer muito, criou ate uma bolinha em cima da gengiva na regiao do dente, tomei amoxicilina 500 ha um ano e entao a bolinha desinchou e o dente nao doeu mais, mas sinto que ele é diferente dos outros de certa forma, sinto um incomodo permanente nele, a dentista disse que tenho que fazer um canal e como o problema esta entre dois molares ela disse que tem que por um pino de metal para o dente ficar mas resistente, to com medo e nem sei se esse procedimento e correto o que deve fazer…

    • Elissandra, se a “bolinha” a que você se refere for uma fístula (uma forma que seu organismo tem de expulsar o pus de uma infecção) com origem no canal desse dente, realmente é necessário tratar o canal. O pino deve ser necessário porque o dente deve ter perdido muito tecido, então é uma forma de deixá-lo mais resistente.

  53. Boa noite!!!!
    Comecei um tratamento de canal e o dentista que fez o primeiro procedimento (curativo) me falou que a raiz do meu dente é curva, que teve dificuldade para usar a lima, e que a pontinha da lima quebrou na raiz, ele não conseguiu tirar. Me disse que não tem nenhum perigo dela fica dentro, mesmo assim fiquei preocupada. Vc como profissional da area, existe mesmo essa possibilidade da lima quebrar? Tem algum perigo ficar com o pedaçinho da lima dentro da raiz? Ah tem uma media de valor da peça para finalizar o canal?

    Obrigada.

    • Erica, entre nós, dentistas, costumamos “brincar” que quem nunca quebrou uma lima dentro de um canal é porque não é dentista ;). Sim, isso é algo mais comum do que se pensa. Dependendo do local da raiz onde a lima se quebra (lá na pontinha da raiz, por exemplo), o melhor é deixar o pedacinho por lá mesmo… geralmente isso não traz prejuízo algum para o paciente e é possível terminar o tratamento de canal normalmente. Eu mesma, que nem realizo tratamentos de canal com frequência, já fiz isso 2 vezes… numa o pedaço pode ser removido, na outra não. Mas deu tudo certo no final.

      Não entendi o que você quer dizer com “valor da peça para finalizar o canal”. Da lima quebrada?

  54. Dra. eu tenho uma duvida. Ha algum tempo uma obturacao no meu dente caiu, fui ao dentista e ela me disse que como era muito profunda a obturacao, nao teria como refaze-la e seria necessario fazer um canal. Demorei um pouco a voltar no dentista, por falta de tempo. E comecei a sentir mta dor. Retornei em outro dentista, e ela tbm falou que era canal, so que diferente da outra dentista, ela fez um curativo e mandou eu fazer uma radiografia preopical e me indicou outro especialista. Ela tbm me passou o ibuprofeno 600mg e paracetamol 750mg. E disse que sentiria uns choques no dente. So que ja estou ha 3 dias tomando os remedios e a dor nao passa, o lado da minha boca onde sera feito o canal, da choque direto, vive meio paralisado, isso e nomal? E quando fiz a limpeza no dente sangrou mto e a anestesia nao pegou direito.

    • Stephanie, a dor só vai parar MESMO quando o canal for tratado… por mais que o curativo e os remédios ajudem, eles apenas são paliativos, ou seja, apenas aliviam os sintomas, mas não acabam com a causa da dor. O sangramento gengival, quando se está com gengivite (imagino que fosse esse o caso) é comum também.

  55. Eu tenho um dente torto e quero que ele caia, mas ele nao esta mole.

    • Jessica, esse dente torto é de leite? Porque, se não for, não vai cair. Procure um dentista pra avaliar, aí ele vai dizer pra você se o dente é de leite ou não e se ele vai demorar pra cair (se for o caso).

  56. Olá Dra,
    Estou na Alemanha e grávida de 4 meses…
    Eu comecei doendo meu dente de siso e eles aqui pediram para arrancar… tomei anestesia especial para grávida… na verdade durou apenas 30min o efeito… e claro que doeu muito tb… Quando voltei tinha um dente quebrado tb e pediram para arrancar pois fazia mal ao bebe… tb fiz a extracao… mas dessa vez me deram 4 anestesias… e durou o efeito 5hs… estou com muito medo de prejudicar o bebe…
    E agora… tb… voltou a doer muito um dente… voltei e ele disse que vai limpar o canal… tb tomei anestesia… limpou o dente com essa agulhinhas… rs… disse que agora o dente esta morto… e colocou curativo pedindo para eu voltar depois de 3 semanas… mas a pergunta agora é: faz tres dias e ainda estou com dor no dente… estou tomando ibuprofen 400mg… com muito medo tb por causa do bebe… mas a dor só vem forte quando deito, ou quando como alguma coisa em cima… uma pressao forte, me doi o rosto todo… o que será… isso é normal…?
    Agradeco antecipadamente e aguardo sua resposta.

    • Carla, os anestésicos usados pelo dentista são de ação local e, embora possam atravessar a barreira placentária, não há risco comprovado para o bebê. Você pode ler mais a respeito aqui: http://medodedentista.com.br/2012/10/gravida-pode-ir-ao-dentista.html . Enquanto o tratamento de canal não for finalizado, sempre há a possibilidade do dente doer.. por isso é importante finalizar, embora o período de gravidez não seja o melhor momento se for possível aguardar.

  57. Bom dia dra., ha 2 anos fui no dentista (publico) para tratar a carie no dente incisivo superior (lateral), como já havia um buraco, ele limpou e pôs uma massinha de cor branca e me remarcou para 1 mes, daí quando voltei ele me perguntou se doeu, lhe disse que só nos primeiros dias, então ele removeu e colocou uma resina na cor do dente e disse que não seria preciso fazer canal, mas agora depois de 2 anos sinto que o dente tá frágil, “meio bambo” e dói um pouco quando encosto o dedo ou a lingua nele (nao como nada com o dente da frente pra nao correr risco), seria caso de fazer canal? Tenho medo dele cair, daí pra implantar sairá bem caro, mas pesquisando vi que canal deixa o dente frágil, mas e se ficar mais frágil do que já tá? E quanto tempo um dente fraco aguenta? Pq odonto publico demora muito pra chamar no caso de canal… Há risco do dente cair por já estar ‘meio bambo’? Obrigado.

    • Wellington, um dente com canal tratado não fica mais frágil. O problema é quando se faz o tratamento de canal e não se restaura o dente com resina logo em seguida, aí sim a chance dele quebrar aumenta. Pelo seu relato, pode haver um problema de canal sim, mas parece que o envolvimento é periodontal também (da parte dos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso), pois você diz que o dente está meio mole. Nesse caso, é importante que você procure um dentista para avaliar a extensão do problema. Dificilmente o seu dente vai cair sozinho, ele teria que estar muito comprometido pra isso, mas se o tratamento (seja qual for) não for feito logo, a permanência do seu dente em boca pode estar ameaçada sim. Não é pra assustar que digo isso, até por não ter examinado você, mas prevenir é sempre melhor que remediar.

  58. Doutora, ha 2 anos fiz um tratamento d canal e nesse periodo todo ano eu tinha q voltar ao meu dentista para restaurar meu dente, pois a raiz ficava preta, e esta ficando d novo! O q pode ser? Sera q tenho q mudar d dentista? Sera q o tratamento nao foi feito de forma exata? Estou preocupada, meus dentes nunka serao iguais d novo? O q fiz canal sempre ficara com a raiz preta? Me ajude por favor! Obrigada.

    • Joanice, como assim “raiz preta”? A restauração é que começa a ficar escura? Restaurações em raiz são complicadas mesmo, podem infiltrar mais facilmente. E quando ela infiltra, precisa ser trocada.

  59. Boa tarde, Dra Ana. Encontrei o seu site por acaso e achei maravilhoso ter alguem que compartilhar a minha dor no momento.
    Há cerca de 1 ano fiz um canal do dente 26, cujo o dentista quebrou a lima e não me comunicou nada, ele mandara eu fechar o dente, porém a dor me incomodou e procurei uma dentista pra fechar quando ela relatou no Rx a lima quebrada. Após isto houve infecção, lesão e na tentativa de removerem houve perfuração de assoalho. Resultado: vou ter q extrair o dente e colocar um enxerto osseo e implante. Pq a infecção come os ossos ne?
    Bem, após 1 ano me aparece outro canal do dente pre molar do lado direito o que me fez perder 5 kilos em 1 mes, porque já não mastigava de um lado por causa do 26 e agora nem do outro. hoje eu fiz o canal, mas estou sentindo mtas dores nele. o dentista me receitou deocil sublingual. Mas alivia e volta, será q esta dor vai parar? Já estou tão traumatizada com dentista de canal q me dá medo e fico pensando será q nao quebraram outra lima? Pq esta dor assim? Qd fiz o outro, embora com a quebra de lima, nao doeu tanto… e o gosto horrivel na boca de cloro!? Chega queimar a garganta este gosto, é normal? Esta dor vai passar?
    Outra pergunta dra: ele disse q se até amanha eu nao sentir sensibilidade que eu posso fechar o dente com obturação normal. Será q o canal é assim mesmo? Numa sessão de +-40 minutos? Já tá tudo certo?

    • Adriana, a infecção “come” o osso, sim. Eu gostaria de saber se a dor vai parar também… alguns canais são uma “surpresa”: por mais que o dentista faça tudo dentro das normas, o paciente continua relatando dor. Por quê? Não se sabe ai certo… uma infecção resistente, o próprio processo inflamatório que ainda não se resolveu por completo, etc.. O gosto de cloro é por causa do líquido que o dentista usa para sanear e desinfeccionar o canal… é horroroso mesmo. Alguns canais são feitos em 1 sessão só… se o endodontista disse que está ok, é porque deve estar.

  60. Ola Dr(a) Estou com uma carie muito profunda, e ultimamente senti algumas dores, procurei um dentista, e ele diagnosticou que preciso tratar o canal, de imediato ele colocou apenas um curativo para meu alivio, porem pelo plano de saúde só vou poder tratar o canal daqui 80 dias, pois o plano possui uma carência, minha pergunta é posso perder o dente por deixar quase 3 meses o mesmo com curativo, é perigoso de repente a carie evoluir muito e infiltrar e ao invés de tratar o canal, ter que extrair, estou no aguardo que Deus abençoe.

    • Não Wagner, em princípio não há risco para o seu dente. Quando o dentista fez o curativo, certamente já removeu a cárie e fez uma “limpeza” inicial no canal. Se o curativo ficar certinho no lugar pelos 3 meses, depois é só removê-lo e tratar o canal.

  61. Ola Dr(a) Boa Tarde
    Fui no dentista ha 7 meses atrás pois estava sentindo dores, e a doutora que me atendeu imediatamente, fez um curativo no local para meu alivio e disse para eu tinha que tratar o canal, porem depois de uns 5 meses enfim fui tratar o canal, e a doutora disse que não seria mais possível fazer o canal, segundo ela a carie infiltrou na raiz do dente e com isso tive que extrair o dente o mais rápido possível, pois segundo ela nesses casos nem o canal resolveria, enfim hoje estou sem meu dente, e indo ao especialista em implante, minha duvida é isso é possível, nem o canal resolver, e em que caso ocorre esses problemas? Grato.

    • É possível sim, Wagner. Geralmente um dente não pode ser mantido quando a cárie atingiu a estrutura dele, ou seja, houve tanto tecido perdido (inclusive de raiz) que ele não sustentaria mais uma prótese (coroa). Aí, não adianta mesmo tratar o canal… o melhor é extrair e fazer implante.

  62. Bom dia Dr(a)
    Por gentileza me esclareça uma duvida, fui ao dentista, estava sentindo dores, o pior que ela abriu o meu dente e disse que terá que extrair, pois segundo ela o dente esta perdido pois a carie esta muito grande, não adianta fazer canal, fiquei sem entender isso existe doutora, e em que casos ocorre esse problemas, fiquei tao indignada, que não deixei ela extrair pois quero consultar outro profissional, e ela disse que se esse dente não for tirado pode comprometer os outros, estou no aguardo, um grande abraço.

    • Infelizmente, isso acontece. Às vezes a cárie invade o dente e destrói a estrutura dele, chegando até na raiz. Nesse caso, a permanência no dente na boca fica inviabilizada. Mas você pode procurar uma segunda opinião, é um direito seu, alguns dentistas têm opiniões mais conservadoras e talvez até proponham alguma tentativa de solução sem extrair (se realmente houver essa possibilidade).

  63. Olá Dra. Ana, obrigada por responder!
    De fato a dor terrível passou, tomei nimesulida. Porém ele deixou um pouco alto e de vez em quando eu dou uma raspada com um dente no outro pra abaixar, mas já tá abaixando. Estou começando a sentir uma sensibilidade de dor leve quando o meu dente de baixo toca nele, ele é um pré-molar, e o canino abaixo toca nele que fica acima e dói no toque. Fico com medo dele começar a doer como o outro, o dente 26, q vou perder por um canal mal feito como disse acima. Será q posso fechar o dente assim mesmo? A dor pode ser por causa de bacterias? O dentista q fez o canal sumiu pra um congresso e não me atende! Fiz o canal na segunda-feira. Mas ainda pode doer ao tocar!?

    • Adriana, se a restauração (mesmo provisória) está alta, é bom ajustar… não é recomendável que ela fique mais alta que os outros dentes, pode causar uma série de problemas. Veja: http://medodedentista.com.br/2011/08/a-restauracao-ficou-alta.html

      Se o seu dentista julgar que é possível fechar o dente, ele o fará.

  64. Dr(a) Obrigado por ter respondido minha pergunta, a senhora disse que as vezes ocorre casos que nem o tratamento de canal resolve, e sendo assim o melhor caminho é partir para uma extração, a senhora pode me dizer o porquê acontece da carie infiltrar com tanta violência na raiz do dente, será que é porque eu fiz o curativo e demorei 6 meses para tratar o canal, ou isso ocorre por questão de azar, me desculpe pelo incomodo, prometo que é a ultima vez, fica na paz.

    • Não é incômodo algum. :)

      Não é nem questão da cárie “infiltrar com violência”, é que às vezes, quando a cárie é descoberta, ela já fez um “estrago” grande. Pode ter sido um processo lento, inclusive. Se o curativo estava bem fechado, creio que a cárie não aumentou pela demora em tratar o canal.

  65. Ola doutora, estou com problema no meu dente e bati um raio x, a raiz não esta danificada, por isso preciso fazer um tratamento de canal, mas já fui ao dentista 3 vezes e todas as vezes que estou dentro do consultório não tenho coragem de fazer o tratamento pois imagino que vou passar mal com a anestesia, penso que vou ter alguma reação, e além do mais faço tratamento com corticoides ha alguma problema nisto doutora?

    • Milena, você já teve algum tipo de reação alérgica com a anestesia do dentista? Porque isso é bem incomum, principalmente se não há história prévia de alergia. Em princípio não há problema algum em estar sob tratamento com corticóides, mas é importante que você informe isso antes ao seu dentista.

  66. Oi Ana bom dia!
    No inicio do ano fiz um canal no dente 46, mesmo após ter finalizado o procedimento, sentia que o mesmo estava fragil, pois tinha incomodo, e sentia o local dolorido na mastigação de alimentos solidos como carne, pão e outros. Mas achei que por recentemente ter terminado um tratamento de canal, deveria ser por isso. Ainda assim, depois de mais ou menos 20 dias a um mês retornei ao consultorio me queixando disso, das dores que tinha começado a sentir e da formação de uma bolha de pus. O dentista me disse que isso era devido a não colocação de um bloco. Que como tinha mais de 15 dias e eu não tinha colocado o dente começava a doer. Tudo bem, foi colocado o bloco. Mas ainda assim meu dente continuou a doer. Decidi procurar um outro profissional, que me disse que as dores eram porque o meu dente 47 precisava de uma canal.
    Mas, eu não sinto dor no 47, e sim no 46.
    As bolhas de pus, nascem entre duas e três bolhas de pus, é em torno do dente 46. Além disso, a gengiva está bem avermelhada e inchada em volta do dente.
    Ana eu não entendo. Como preciso o problema é no dente 47 se eu não sinto nada nele? E todos os meus sintomas indicam que o problema é o dente do canal?
    Mas a profissional apenas me diz que o dente do canal está ok.
    Eu não sei se tem a ver, mas li alguns dos seus artigos e em um deles vc diz que o dente pode ter varias raizes. Se eu não me engano eu tenho quatro, lembro que quando a dentista que fazia o canal enfiava uma “agulhinha” em cada uma das minhas raízes, em três delas eu não sentia absolutamente nada, mas em uma eu senti um pouco, e a comuniquei, mas ainda assim, depois da terceira sessão do canal, ela deu como encerrada. Tem isto a ver? Será que isso significa que a minha raiz não foi morta? Por que a minha cabeça me leva a pensar que se canal é a “morte” das raízes do meu dente, se elas estão mortas, não deveriam provocar dor, e se eu sinto, é porque ainda tem alguma viva. Estou errada?

    Ana por favor me ajuda, porque eu não aguento mais, ao todo isso já vai fazer 1 ano, e o local a cada vez so tem ficado mais inchado, com mais pus (que inclusive eu estouro as bolhinhas), muuuuuito dolorido e extremamente sensivel.

    Ana preciso da sua orientação, por favor… se possivel, envia essa resposta tb para meu email.

    Muito obrigada!

    • Denise, as possibilidades são várias… pode ser, como você questionou, que um dos canais do dente 46 não tenha sido tratado (e isso não é tão incomum, certos canais são tão atrésicos [apertados] que o dentista muitas vezes nem os encontra pra tratar). Mas acontece, também, de um dente causar uma dor reflexa que parece que dói em outro lugar, num dente vizinho, por exemplo. Nesse caso a dor pode ter origem, sim, no dente 47 (embora doa no 46). Mas se há fístulas e a gengiva em torno do 46 está avermelhada, eu pensaria que o problema é no 46 mesmo. O ideal, pra diagnosticar adequadamente, é rastrear essa fístula e ter certeza de onde ela vem (pode ser, inclusive, que não seja de canal nenhum, nem do 46 e nem do 47, mas sim do periodonto [gengiva]). O rastreamento é feito colocando um cone de material específico (guta-percha) no buraquinho e fazendo, em seguida, uma radiografia. Converse com o seu dentista a respeito.

  67. Ola Dr(a) Fiz canal no meu dente, e agora fui na Unip e coloquei uma prótese dentária cerâmica, embaixo da prótese foi colocado um pino e núcleo, pois elas aproveitaram o restinho de dente que tinha, e logo em seguida elas cimentarão e colocarão a prótese, minha pergunta é será que esse cimento aguentara segurar o dente sem que ele caia, caso venha a cair é possível unir essa prótese nos dentes ao lado? Grato.

    • Wagner, certamente que sim! O cimento usado para colar a prótese de cerâmica é específico para esse fim, não há porque imaginarmos que a prótese pode cair a qualquer momento. E mesmo que caísse, seria necessário, apenas, recimentá-la. Para que ela fosse fixa nos dentes ao lado, teria que ser feita uma prótese nova (não daria pra reaproveitar a mesma).

  68. Dr (a) Muito obrigado por ter respondido minha pergunta, fiquei cismado, e com medo da minha protese cair, porque antes da protese ficar pronta a dentista colocava um dente provisorio e esse sempre caia, apesar que acredito que o cimento usado para o dente provisório deve ser mais fraco do que o cimento, da protese fixa.

    • Exatamente, Wagner. São cimentos diferentes… o do prótese provisória é bem mais “fraco” que o da prótese oficial.

  69. Ola Dr. Ana!! Eu tenho muuuuito medo de dentista fobia total! Muito medo! Gostaria de lhe fazer uma pergunta… Ha um tempo atras eu tinha quebrado um dente, fui no dentista, ele arrumou e disse que tinha chegado na polpa, que tinha ficado uma carie minuscula e nao removeu pois nao aguentava mais de dor, e ele me disse que ela iria morrer pois estava ‘abafada’ e nao teria mais como viver, depois de um ano o dente se quebrou, fui em outro dentista e ele nao me pediu nenhum exame e me disse que nao precisa fazer canal! So que tenho so a metade do dente, a parte de fora, pois a parte de dentro ja se foi e agora e massinha… e agora doutora? Acredito nesse meu dentista? Um graaaande abraco, admiro muito voce!!! Beijo.

    • Talita, seu dentista deve ter examinado você e, depois de alguns testes, chegou à conclusão que o seu dente está vital (e sem dor), ou seja, não há necessidade de tratar o canal, mesmo. Agora, não demore para restaurar o dente de forma definitiva (você disse que está com “massinha”, então imagino ser uma restauração provisória), pra garantir que o nervo do seu dente esteja protegido e que o dente não se quebre mais.

  70. Olá, meu dente quebrou e quando fui ao dentista ela me disse que eu tinha uma carie profunda e conforme foi limpando descobriu que seria necessário fazer o tratamento de canal. O problema é que vou passar mais de um mês fora do país, ela colocou o curativo e disse que não teria problema eu tratar assim que voltar, mas estou com medo de acontecer alguma coisa. O curativo pode sair facilmente? Se sair o que eu devo fazer?
    Obrigada pela ajuda!

    • Aline, duas coisas ruins podem acontecer: o curativo cair e o dente doer. Mas a sua dentista me pareceu tranquila a respeito (segundo o seu relato), então acho que as chances de uma dessas possibilidades realmente acontecer é pequena. Como você não fez o curativo porque estava com dor de dente e sim porque a cárie já havia atingido o canal, acho difícil que seu dente venha a doer agora… portanto, dá pra esperar seu retorno pra realizar o tratamento de canal. Se o curativo cair, é preciso procurar outro dentista pra fazer um novo.

      • Ana, muito obrigada pela resposta! Fiquei mais tranquila assim! A minha dentista receitou cataflan e amoxilina se eu sentir dor durante a viagem. Espero que ocorra tudo certo. Mais uma vez, obrigada pela atenção. Achei muito bacana uma página como essa, ajuda muito!

  71. Olá Dra. Tenho 20 anos e possuo fobia de dentista, trauma de infância mesmo. Minha fobia e tao grande que eu quebrei um pedaço do dente, senti muita dor mas nao tive coragem de ir ao dentista pq eu sei que ele vai fazer o canal e eu sinto muita dor com canal. Ontem eu comi um pão muito duro e esse dente quebrou mais… Acho que agora vou ter que ir mesmo no dentista… Por favor Dra, gostaria muito de saber se aqui em Vitoria ES tem algum dentista especialista para pacientes com fobia???
    Quais são as chances de eu sentir muita dor no canal? Obrigada!!!!!!

    • Rebeca, tratamento de canal não dói… o que dói é esperar o dente doer pra procurar o dentista, aí não dá pra fazer milagre, né?! Eu aconselho que você procure logo um dentista, aí as chances do seu dente doer diminuem drasticamente.

      Enviei um e-mail pra você com uma indicação de dentista em Vitória-ES. Abraço!

  72. Olá, doutora! Segunda-feira eu fui ao consultório pra minha segunda sessão de canal no primeiro molar inferior. Minha dentista tirou o curativo da sessão passada, deu anestesia e deu uma mexidinha com as agulhas, só que foi bem pouco pq ela disse que tava inflamado, eu até relatei à ela que durante a semana eu senti um certo desconforto e tal, tipo um pequeno inchaço. Ela me receitou tomar Amoxicilina 500 mg de 8 em 8 horas por uma semana. Estou tomando desde então. Enfim, ela colocou aquele líquido a base de cloro, que tem um gosto mt ruim, e fez o curativo. Só que nesses 2 dias eu tô sentindo como se o líquido estivesse escorrendo de dentro, pq sinto constantemente o gosto na minha boca. Isso é normal? Faz mal eu engolir esse líquido? E tem algum problema esse líquido “escorrer” e ultrapassa o curativo? Minha próxima consulta seria dia 02/01/2013, porém recebi uma ligação da clínica perguntando se eu poderia ir amanhã. A senhora acha certo eu ir, já que ela já mexeu no dente ha dois dias atrás?! Desde já agradecida ^^’

    • Daniely, o líquido utilizado na limpeza do canal geralmente não fica dentro do dente quando é feito o curativo. Mas sim, pode ter ficado algum resíduo e esse resíduo estar escapando (e como o gosto é ruim, qualquer quantidade incomoda). Não há problema de fazer mal pra você, pois a quantidade é mínima. O intervalo adequado entre as consultas que determina é o dentista, pode ser 2 dias, 1 semana ou até mais. Depende do caso (e da medicação intracanal).

  73. Ain, muito obrigada! Isso me tranquilizou bastante *–*’ blog magnífico, virei fã. Parabéns, doutora. São profissionais como a senhora que fazem a diferença ^^’

  74. Dra. quando eu estava gravida a obturação do meu dente quebrou e como não doia deixei por isso mesmo, mas depois do bebe nascer começou uma dor insuportavel, fui num dentista de plano da minha mãe e ele fez um curativo e obturou umas caries, mas ai depois de 3 semanas voltou a doer, fui em outro dentista e ele me falou que a carie tinha afetado o canal, ele deu varias anestesias mas mesmo assim doooeu, e tirou a carie, passou 20 dias começou o tratamento de canal, tirei uns nervos e ele disse que faltava mais uma vez pra mim ir lá, e agr ele não tem vaga, so tera vaga depois do dia 15, tem algum problema? A massinha partiu no meio ja.

    • Monique, em condições normais (com o curativo inteiro) não há problema aguardar. Mas se o curativo estiver partido a ponto de deixar o dente aberto, é bom procurar outro dentista, só pra refazer o curativo. Depois, você retorna ao seu dentista pra terminar o tratamento de canal.

  75. Ola Dr(a). Eu estava sentindo muito dor no meu dente, e procurei um profissional de odontologia, segundo esse profissional tenho que tratar o canal, como meu plano de saúde tem carência e eu só poderei fazer o canal pelo o plano de saúde no dia 27/02/2013, de imediato o doutor fez um curativo e neutralizou o canal, só que estou preocupado pois o curativo caiu, e as dores voltaram, voltei ao dentista ele me passou um anti-inflamatorio, pois ele disse que meu dente estava saindo muito pus, e não adiantaria tampar novamente, ai ele me orientou que depois de uns três dias ele iria recolocar e fazer um novo curativo, ele me disse se eu esperar ate dia 27/02/2013, para fazer o canal corro risco de perder o dente, doutora isso é possível, mesmo eu colocando outro curativo e tomando o remédio, fiquei desconfiado pois ele me disse que cobra R$ 750,00 reais, para tratar o canal.

    • Wagner, eu não sei exatamente em que condições o seu dente está, mas 2 meses não é tanto tempo assim (considerando que você estará com um curativo no dente). Não acho que você vá perder seu dente num período tão curto por não tratar o canal.

  76. Dra! Preciso da sua ajuda! Estou em Orlando e meu dente começou a doer muito! Sempre trago nas viagens remedios! Comecei a tomar Nisulid por 3 dias e nao melhorou ! Hoje comecei a tomar amoxilina! Falei com minha dentista e ela falou para eu tomar de 8 em 8 hrs!!! Vc acha aconselhavel em ir num dentista aqui em Orlando? Se a dor passar posso resolver qdo voltar pro Brasil, daqui 1 semana?!! Vc conhece algum dentista aqui em Orlando???? Obrigada e fico no aguardo! Bjs e feliz 2013!!!

    • Janete, se a dor passar você pode aguardar, sim. Se não, você vai ter que ver um dentista por aí mesmo (não, não conheço nenhum). Mas mesmo que a dor alivie com a medicação, não deixe de procurar a sua dentista no Brasil… porque certamente o dente vai doer de novo.

  77. Dra., fiz um tratamento de canal em novembro, como meu dente partiu vou precisar fazer uma coroa, mas como os protéticos estão de recesso, meu dente ficou só com curativo, mas ele já caiu umas três vezes e a dentista o recolocou, mas agora caiu novamente (uma grande parte, só ficou um pedacinho), não consigo contato com a dentista, o que posso fazer para evitar reinfecção, será que outro dentista vai querer colocar novo curativo?

    • Márcia, é importante colocar um novo curativo sim, nem que seja em outro dentista. Não creio que algum dentista se negue a isso.

  78. Ola Drª, estou com um curativo é so vou fazer o tratamento do canal daqui a 11 dias, tenho medo que o curativo caia antes, o que devo fazer?

    Grata.

    • Lorena, se não cair, nada. Se cair logo, é bom procurar um dentista (mesmo que seja outro, em caráter de urgência) pra fazer um novo curativo. Se cair 1 ou 2 dias antes do dia em que está marcada a consulta com o seu dentista, apenas coloque um algodãozinho em cima pra não entrar resíduos de alimentos. Mas vamos torcer pra não cair, né?! :)

  79. Dra. Ana, obrigada pelo retorno! Precisei passar pelo dentista pq nao aguentava de dor a noite! Ela abriu, usou umas limas e colocou curativo! Pediu para eu continuar com a amoxilina e tomar tylenol codeina! Qdo passou a anestesia comecou a doer… Como vou saber se ela realmente matou todos os nervos? Essa dor tem q passar em qto tempo? Dentista aqui é caríssimo! Meu procedimento ficou em US$ 1500!!!!! Aguardo seu retorno e obrigada pela ajuda !!! Seu consultorio fica onde??? Bjs

    • Janete, em se tratando apenas de um curativo, não dá pra saber se todos os “nervos” estão “mortos”. O curativo é mais um procedimento de urgência, um saneamento inicial do canal com a aplicação de um medicamento. Por isso fica difícil saber quando a dor vai passar. Eu atendo em Curitiba-PR.

  80. Bom dia Doutora, achei o seu blog em uma pesquisa e confesso que adorei!
    Tem muita informação, muita coisa legal e principalmente sua atenção com as perguntas. Parabens pelo site e pelo seu trabalho!!!
    Agora vamos ao meu caso… rsrs
    Comecei um tratamento de canal há 2 meses, fiz a limpeza e os curativos e tal. Porém no dia de começar a retirar os canais, eu tive muita dor, e então o dentista remarcou a consulta por achar que podia estar muito infeccionado. Mas na consulta seguinte mesmo após inumeras anestesias (na gengiva, dentro do dente e em gotas) eu ainda continuava com a dor que era dificil de suportar, ficou tudo dormente porém no canal em especifico parecia não funcionar. Sugeri voltar em outro dia mas com medicação, pra ver se ameniza as dores. O dentista só me receitou Nimesulida um dia antes, estou achando que só isso não vai ajudar muito, tem algo que possa me ajudar nesse caso?
    Desde já agradeço a atenção!!!!

    • Obrigada, Rodrigo! :)

      Alguma medicação sedativa pode realmente ajudar a diminuir a sua percepção à dor. Mas, muitas vezes, de uma consulta para a a outra, o “nervo” do dente acaba morrendo de vez (também depende do tipo de medicação intracanal que o seu dentista está usando) e essa resistência à anestesia não ocorre mais.

  81. Olá Dra. Ana,
    Td bm? Estou fazendo tratamento de canal, e amanha (quarta) tenho mais uma consulta, porém na quinta, viajo de ferias de avião, existe algum problema em viajar de avião sendo que tomarei anestesia no dia anterior??
    Obrigada, Raquel

    • Nenhum, Raquel! Boa viagem. :)

  82. Ola Dra!! Obrigada pelo retorno! Que pena q vc esta em Curitiba… moro em Sao Paulo :(
    Hoje meu dente doia como uma montanha russa… ora sim… ora nao… é normal? É perigoso pegar aviao desse jeito? Embarco daqui 5 dias… bjs e obrigada novamente.

    • Essa oscilação é comum, sim. Eu não diria que é perigoso pegar avião em si, a chance é do dente doer durante a viagem. Torçamos pra que não! ;)

  83. Ola Dra! Aqui as coisas estao caminhando… hoje nao senti dor praticamente o dia inteiro… So a noite ele me lembrou q existia!!! Mas logo depois parou… Acho q o curativo foi bem feito, caso contrario eu ja estaria morrendo de dor, ne?

    Comecei a sentir sensibilidade no dente com agua fria!!! E agora? É normal??? To nervosa, pq pego aviao daqui 3 dias!!!
    Obrigada pela atençao!! Bjs

    • Sentir certa sensibilidade com água fria pode ser considerado normal, Janete. Dentes totalmente saudáveis podem doer quando entram em contato com água fria/gelada. Pode ficar tranquila.

  84. Dra. Ana, é que como nao estava sensivel antes e so hoje começou eu fiquei preocupada!!! Obrigada pela sua atençao! Virei sua fã!!!!
    Bjs com carinho !!! :)

  85. Olá Drª , desde da minha infância eu sofro para ir ao dentista pois tenho muita ânsia, para mim é uma verdadeira tortura, agora preciso fazer um tratamento de canal e não estou dormindo de tanto medo, já tentei vários tipos de medicamento mas nada resolve, será que existe alguma alternativa para amenizar esse problema?
    Se vc tiver o contato de algum dentista que atenda pessoas com fobia, na cidade de Itupeva, Jundiai ou Indaiatuba- SP poderia me passar?
    Grata
    Janete

    • Janete, no momento não tenho nenhum dentista dessas cidades nos meus contatos. Mas eu acho que o uso de analgesia inalatória (gás) poderia ajudar você com o seu tratamento. Busque aqui –> http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/habilitacoes um dentista na sua cidade que trabalhe com a técnica (escolha “analgesia”).

  86. Ola Dr(a) Boa Tarde
    Estou com um curativo no meu dente, pois foi diagnosticado que será necessario tratar o canal, porem só vou tratar o canal em fevereiro por causa da carencia do plano odontologico, mas o dente voltou a doer, minha pergunta é devo fazer um novo curativo? Mas se de repente meu dente estiver inflamado será que o dentista consegue mesmo assim limpar o canal?

    • Wagner, é bom que seu dentista reavalie, sim. É muito provável que ele troque o curativo, também. Inflamado ou não, é possível limpar o canal (e é isso que diminui a inflamação).

  87. Olá, estou fazendo retratamento de canal e a dentista quebrou uma lima de titânio no canal do dente. O tratamento ainda não foi finalizado estou com curativo no dente e ela pediu que retornasse 15 dias depois para concluir. Fiquei preocupada com a quebra desse instrumento, mas a mesma disse que não tinha problema porque ela tinha avançado bem o canal e onde a lima está não ia causar problema, pois irá se misturar o com material obturador dente. Porém, se ela tivesse em um local onde supostamente tivesse uma lesão chamaria um outro colega cirurgião para retirar, pois ele tem micróscopio e outros aparelhos. Dependendo do local onde a lima se encontra é necessário retirá-la? A retirada da lima é uma cirurgia complexa? Posso exigir da dentista a retirada dessa lima?

  88. Tenho um dente que foi feito um canal e colocada a protese, mas o dente caiu, e fui ao dentista que me disse que eu colocasse agora um aumento de coroa e um pino c/ um dente e refazer o canal, minha pergunta é: faço esse aumento, é seguro, será que o dente vai cair, pois eu tenho a raiz do dente, n seria melhor extrai-lo e colocar a ponte?

    • Jaqueline, o aumento de coroa é um procedimento cirúrgico que visa expor o começo da raiz do dente justamente pra que a prótese com pino encaixe direitinho sobre ele. Portanto, se há indicação pra isso, acho que você deve fazer sim. É bastante seguro e, dessa forma, você manteria seu dente.

  89. Oi… fiz um tratamento de canal ha 03 dias e vou viajar de avião apos 20 dias de tratamento do canal. Corro algum risco ? Pois fiquei sabendo quem faz canal não pode viajar de avião por um tempo.

    • Não Daisy, não há problema algum. Boa viagem. ;)

  90. Tenho um dente cariado ha mais ou menos uns cinco anos, e ele nao doi muito, e normal esse dente nao doer pelo tempo que ele ja esta com carie? Posso ter complicaçoes futuras com ele?

    • Glaucio, a ocorrência de dor depende, também, do tamanho dessa cárie. Ainda, quando a cárie é muito grande, ela pode atingir o canal do dente e fazer o nervo dele necrosar (morrer) e, nesse caso, ele perderia a sensibilidade (embora pudesse doer bastante por causa da infecção, varia muito de pessoa pra pessoa). Mas sim, um dente cariado, dependendo do limiar de dor da pessoa, pode simplesmente não doer. E sim, você pode ter complicações futuras, veja esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

  91. Olá, comecei a tratar o canal faz 2 dias, tenho dores na gengiva e estou inchada tb, isso é “normal” ? Sou alergica a anti-inflamatórios mas estou tomando paracetamol. Essa reação nas gengivas pode ser alergia a algum material usado ? Dói demais. Obrigada pela atenção .

    • Rosana, pode ser alergia sim. O dentista usa várias substâncias diferentes no tratamento de canal, seria necessário, em caso de alergia mesmo, identificar de qual delas se trata.

      • Ola, gostaria de saber se ha possibilidade de colocar o curativo e depois de 30 dias quando abrir o dente, não precisar mais de fazer o canal. Fui no dentista e minha dentista disse que precisava de canal, mas meu dente nao dói, nunca doeu. Aí ela colocou um curativo pra que daqui a 30 dias eu volte pra ela verificar o meu dente.
        Aguardo resposta,
        Obrigada!

        • Marcela, se o dente não foi aberto pra canal, não ter que abri-lo pra tratar é uma possibilidade, sim. Mas não é só a dor que define isso, tem dentes que nunca doeram e que necessitam de tratamento de canal mesmo assim. Se o dente estiver necrosado (com o nervo “morto”), é preciso tratar o canal, pois bactérias vão começar a se proliferar ali.

  92. Dra. Ana, fiz um curativo para ser tratado um canal, so que depois que sai do consultório começou a doer e minha gengiva ta latejando de tanta dor, o que pode ter acontecido. Obrigada, aguardo resposta.

    • Rosivane, provavelmente há tecido necrosado (morto) dentro do seu dente, que libera certos gases, e esses gases criam uma pressão interna que faz o seu dente doer. É como se o seu dente fosse uma garrafa de refrigerante. Assim que der, procure seu dentista pra reavaliar, ok?! Provavelmente será necessário trocar o curativo.

  93. Ola Dra ! Eu tive um problema com o canal do meu dente no inicio de janeiro qdo estava em Orlando ! Queria te agradecer por toda ajuda e conselhos que vc me deu ! Ja comecei o tratamento aqui no Brasil! Obrigada pela atençao! Parabens pela dedicaçao! Bjs e um lindo 2013 pra vc!!!!

    • Por nada, Janete! Que bom que tudo está se resolvendo… um ótimo 2013 pra você também! :)

  94. Bom dia Dra. Ana Tokus,
    Após uma grande dor no dente foi constatado a necessidade de fazer canal. Minha dentista fez todo o procedimento necessário, sendo que mesmo anestesiado, acho que ela ao tentar retirar o restante do nervo no final da raiz, ultrapassou a medida e senti uma dor forte.
    Ela fez o curativo, me passou antinflamatorio e analgesico, mas mesmo assim o dente continuou a doer. Passado tres dias, voltei ao consultorio, relatei o ocorrido, ela prontamente tirou uma radiografia do dente, abriu o curativo, refez todo procedimento do canal, e disse que não havia ficado nada, porém pediu para que tomasse antibiotico clavulin 500 mg., para acabar com qualquer dúvida em relação à infecção.
    Passado 01 semana ainda com curativo, não sinto dor espontanea, porém ao mastigar alimentos, sinto uma pequena dor e pressão no dente .
    Isso é normal?
    Agradeço, tenha um boa dia.

    • É sim Filipe, considerando que ainda deve haver um processo inflamatório em curso. Mas se a dor não é espontânea, é um ótimo sinal. Assim que possível trate o canal do dente, pra evitar que ele venha a doer, mais cedo ou mais tarde.

  95. Dra., a minha saúde bucal está bem comprometida! Eu tenho 19 anos e desde criança não tive orientação nenhuma com relação à higienização bucal. Graças a isso tenho muitos problemas. Já fiz um canal, mas o dente está fraturado e o dentista me informou que eu preciso fazer uma reestruturação da coroa. Já tive que extrair um outro dente (que tinha uma restauração bem grande e se quebrou), fora outros procedimentos que me indicaram para fazer. O problema maior é que após a extração do dente quebrado, eu fiquei com muita vergonha de voltar ao dentista, pois tenho a sensação de que eles me recriminam pelo estado atual da minha boca, e ainda tenho mais um canal para fazer, o dente está com curativo há cerca de 6 meses, e o dentista disse que eu tenho que fazer uma cirurgia para tirar a gengiva (o abscesso) de dentro do dente. E eu estou com medo/receio de enfrentar este procedimento.

    • Juliana, o papel do dentista é ajudar você a recuperar a sua saúde e orientar você pra mantê-la, e não julgar as condições da sua boca. Fique tranquila com relação a isso. Creio que a cirurgia da qual você fala seja uma apicectomia, que consiste em remover cirurgicamente a pontinha da raiz do dente, onde deve haver uma “bolsinha” com a infecção. Esse é um procedimento relativamente simples, feito com a anestesia local e, pra você, não vai ser muito diferente de tirar um dente. É anestesiar, fazer, dar os pontos e pronto.

  96. Olá, Ana. Estou em uma odisséia para colocar o bloco depois que fiz o canal, infelizmente o dentista que iria fazer meu bloco se descrendenciou do meu plano dentário e voltei ao início, estou há 3 meses a base de curativo. A minha grande dúvida é a seguinte: eu gostaria de fazer o bloco de porcelana pois acredito ser melhor e mais duradouro, porém minha dentista disse que o de porcelana vai desgastar muito o meu dente para colocar o bloco, isso procede?
    Obrigada.

    • Adelina, a porcelana, por ser um material mais delicado, requer um pouco mais de desgaste no preparo dente. Portanto, procede.

  97. Olá doutora, muito obrigada pela orientação, voltei a dentista e ela tirou o curativo e me receitou amoxilina 500mg!! Mas na quinta vou colocar novamente o curativo, porém a minha boca ainda está muito inflamada, o que devo fazer? E vai inflamar mais ainda quando ela botar o curativo, nunca pensei que tratar um canal fosse tão doloroso. Ah Dr.(a) tenho outra dúvida, tem um siso inferior nascendo e já faz um tempão e ainda não nasceu todo, o problema é que causa mau cheiro, será que é só por causa desse siso que sinto mau hálito ou será que tenho gengivite, porque minhas gengivas sempre doem. Aguardo resposta.

    • Rosivane, sua boca vai desinflamar e a infecção deve ser controlada com o antibiótico que você está tomando. Não acho que vá inflamar mais quando sua dentista fizer o curativo, não. Mas resolver o problema MESMO, só terminando o tratamento de canal (que não dói não, o tratamento de canal serve justamente pro dente parar de doer). Quanto ao siso: sim, o mau hálito pode ter origem nesse siso, se estiver juntando restos de comida embaixo da gengiva que está sobre ele. Agora, se sua gengiva dói de forma generalizada, é bom procurar um dentista pra avaliar… pode ser gengivite mesmo.

  98. Boa tarde, Ana! Comecei o tratamento de canal ontem, tinha feito uma restauração no mesmo dente (molar) ha um mês atras, mas voltou a doer, então a dentista resolveu que teria que ser feito o canal… ela abriu meu dente, tirou bastante cárie, porém ela o deixou ‘aberto’, porque disse que sangrava muito e quando ela tentou colocar o material do curativo, senti muita dor… resumindo, a próxima consulta é na segunda feira, estou com um algodãozinho no dente, que devo trocar quando achar necessário… é isso mesmo, ou teria que ter sido fechado esse dente? Obrigada e parabéns pelo blog, muito esclarecedor… ;)

    • Desire, essa é uma questão polêmica até entre os dentistas. Eu, particularmente, considerando que você sentiu dor logo em seguida da tentativa de fechar o dente, deixaria aberto também. Assim ele vai drenar o pus/sangue e na segunda-feira, limpando o dente direitinho, será possível fechar (ou de vez ou até a próxima sessão do tratamento).

      • Muito obrigada pelo resposta Ana! Posso ficar mais tranquila e não pensar que meu dente vai ficar muito tempo “exposto”… eu estou tirando o algodão toda vez q escovo os dentes, e trocando por um novo… devo continuar fazendo isso mesmo? Muito obrigada por este blog tão informativo!

        • Isso Desire, continue fazendo o mesmo. :)

  99. Obrigada doutora, você me ajudou bastante. Mas posso te perguntar só mais uma coisa… posso fazer o canal mesmo estando com a boca inflamada, a anestesia vai pegar? Obrigada mesmo. Um abraço.

    • Algum nível de inflamação sempre haverá, a não ser que você trate o canal de vez. E você já está tomando a medicação pra controlar a infecção, né?! Então, creio que não há com o que se preocupar.

  100. Ana,
    Fiz um canal ja faz alguns meses, eu gostei muito da forma que a dentista me atendeu, ela foi muito boa para mim e meu dente não doi mais, mas nas ultimas etapas do canal quando é para ser fechado, outro dentista fechou da mesma clinica e não gostei como foi fechado ao invés de colocar a coroa em cima para ficar com a aparência mais bonita só foi colocado resina aquela mais escura, isso é procedimento?? Ou é normal colocar somente a resina aquela massinha escura e pronto??

    • Rafaela, creio que foi usado amálgama (metal) em vez de uma restauração estética em resina, é isso? Em dentes com tratamento de canal, o ideal é usar resina por ser uma restauração adesiva e que deixa o dente mais resistente. Mas eu acho que o que faltou, na verdade, foi vocês conversarem antes pra combinar que tipo de restauração seria feita. Mas, agora que já está feita e seu tratamento de canal está protegido, tudo bem. Caso você queira mesmo trocar, entre em contato com o/a dentista e explique a situação.

      • Então Ana não sei se é amálgama, acho que deve ser, só sei que é aquela massinha mais escura, eu queria na verdade que ele ficasse mais bonitinho porque quando olho para ele é 80% amalgama e 20% dente rs, mas vou deixar assim não vou mexer com quem está quieto rs, muito obrigada pela resposta Ana, eu tenho vergonha de ir no dentista perguntar essas coisas… se eu não morasse tão longe de vc iria no seu consultório, bjo Ana e muito obrigada =)

  101. Oi. Desde pequena sempre tive muito medo de dentistas, isso me faz evita-los ao máximo. Ha um tempo comecei sentir dor de dente e percebi que tinha um buraco bem grande no lugar, mas como doia de vez em quando eu tomava remédio e não ia ao dentista. Com o tempo começou doer todos os dias, de me dar febre e inchar meu rosto, eu fazia receitas caseiras como colocar algodão com remedio no buraco do dente (receita da minha vó). Até que não aguentei mais e fui ao dentista, tive que fazer canal, estava muitooooo inflamado, tive até que tomar varios remedios, hoje não sinto mais dor, mas sinto um odor as vezes, e se eu passo a lingua no local sangra, gostaria de saber se é normal.

    • Camila, não é normal não. Mas não precisa ter a ver necessariamente com o canal, pode ser apenas uma gengivite que coincidentemente está se manifestando com mais intensidade na região do dente que você tratou o canal. Enfim, um dentista precisa avaliar.

  102. Bom dia, dra.

    Passei com uma dentista e ela me encaminhou para passar com uma Endo, passei e ela identificou a necessidade de fazer um canal devido a uma infiltraçao. Ok,
    ela mexeu ontem, passou uma especie de agulha (acho q lima) colocou remedio e fechou. Sinto dor ao mastigar e o tempo todo gosto de remedio, isso eh normal?
    Fora q ela disse que apenas trataria o canal, que a carie q existe no dente a minha dentista que ira tirar, q ela apenas tratara o canal. Isso ta certo? P chegar no canal, nao eh necessario passar pela carie? Como ela vai tratar sem remove-la?
    Estou com medo.

    • Samanta, sentir um pouco de dor, considerando que seu dente foi “mexido”, é algo bem comum. O gosto de remédio também, e dependendo da medicação que foi usada o gosto que fica é mais forte. Quanto à remoção da cárie, essa é uma situação que acontece sempre: o dentista encaminha o tratamento de canal para um especialista e, finalizado o tratamento, o dentista “original” faz a restauração. O endodontista vai remover pelo menos parte da cárie sim, você tem razão, pra se chegar no canal é preciso “passar” pela cárie. Pode ficar tranquila, não precisa ter medo. :)

  103. Oi Drª, boa noite, fiz tratamento de canal completo em uma única sessão, mas ao passar a anestesia o dente começou a doer, voltei ao dentista e ele passou um antinflamatório. Passado tempo melhorou mas não completamente. O médico resolveu refazer o canal, após 2 sessões o dente ainda estava sensível mas só se caso batesse nele, então ele receitou um antibiótico (amoxilina) e antinflamatório (Nimesulida). Este procedimento é correto?

    • Luciana, não vejo problema na conduta do seu dentista. Se a dor persiste, em muitos casos a opção acaba sendo reabrir o dente. Se a dor que você sente agora não é mais espontânea (como antes), é um bom sinal.

  104. Mas no caso dos medicamentos passados, achei estranho, não tanto pelo antiflamatório, mas pelo antibiotico, inclusive, estive conversando com outro médico e ele achou um absurdo, por conta disso fiquei meio confusa e com receio.

    • Se ele desconfiou de uma infecção resistente como causa da dor, faz sentido o antibiótico.

  105. Dra., quando era pequeno, por volta dos 15 anos, hoje tenho 29, fui levado (quase obrigado) a fazer canal em dois dentes, infelizmente os dois da frente (arcada superior), uma pena, pois hoje me arrependo muito de ter feito, de não ter prestado atenção, nem eu, nem minha família, que na época era bem pobre, talvez esse tenha sido o meu grande problema na infância e início de adolescência… Enfim, há alguns anos tenho dores de cabeça, fui em vários neuros e sempre me dizem que tenho enxaqueca, POR ACASO ESSA DOR DE CABEÇA PODE SER POR CAUSA DESSE CANAL NESSES DOIS DENTES DA FRENTE? Preciso retratá-los? Corro risco de doenças por ter canal nesses dentes?

    Muito obrigado.

    Fernando.

    • Fernando, se havia indicação para tratar o canal desses dentes. eles tinham que ser tratados. Isso foi para o seu bem, não vejo como um malefício. Acho muito improvável que a sua enxaqueca tenha a ver com esses tratamentos de canal, mas é válido reavaliar pra ver se está tudo bem com esses tratamentos.

  106. Drª. Ana, dia 15/01 comecei tratamento de canal, e o dente me incomoda como se nada foi feito, ela passou um anti-inflamatório mais antibiótico, tomei e nada, já fiz 2 curativos tem 15 dias e nunca para de doer, agora ela disse pra mim voltar com os remédios de novo, voltei a tomar e continua a incomodar, o que devo fazer?

    • Sania, converse com a sua dentista sobre a possibilidade de até deixar o seu dente aberto (só com um algodãozinho) por 1 pu 2 dias… talvez assim alguma secreção que ainda haja dentro dele seja expelida, e aí não ocorreria esse “pressão” dentro do dente quando é colocado o curativo, o que causa a dor. Mas já aviso que esse procedimento é meio polêmico, tem dentista que não gosta desse tipo de conduta.

  107. Poxa, estou fazendo um tratamento de canal e já passei pela primeira etapa, a do curativo, mas o curativo ja caiu, pois estou ha 2 semanas sem voltar a dentista, como meu dente ainda esta aberto gostaria de saber se existe algo q eu possa tomar para não doer o meu dente exposto enquanto eu não consigo retornar…

    • Paloma, ele estando aberto a probabilidade de doer é até menor. Mas eu sugiro que você retorne à sua dentista assim que possível pra refazer o curativo, pois um dente aberto é uma entrada fácil de bactérias no organismo.

  108. Dr ª fiz abertura do canal hoje, é normal doer um pouco?

    • É sim, Charles! Sendo uma dor suportável e/ou controlável com analgésicos, é algo esperado.

  109. BOM DIA DRA. EXISTE UM MEDICAMENTO ANTIBACTERIANO QUE É COLOCADO NO TRATAMENTO DE CANAL QUE TEM UM CHEIRO MUITO FORTE E LEMBRA CHEIRO DE COURO, A SRA. PODERIA PASSAR O NOME CASO TENHA CONHECIMENTO DESTE PRODUTO? AGRADEÇO ATENÇÃO!!!!!!

    • Angelo, imagino que você esteja falando do hipoclorito de sódio, que tem cheiro de cloro (parece Quiboa). Tem a solução de Dakin que é hipoclorito de sódio a 0,5% e o líquido de Milton, que tem uma concentração de 1%. São os mais usados em tratamentos de canal.

  110. Boa noite Drª Ana, gostaria de tirar uma dúvida…
    Estou no meio de um tratamento de canal no dente 36, eu iniciei o tratamento no mês de novembro e ainda estou com cimento provisório pois não pude ir à cidade do meu dentista até hoje, só vou poder dar continuidade ao tratamento no dia 18 deste mês. Sei que não devia ficar nesta situação por mais de 1 mês, mas e agora, qual o problema que pode ocorrer? E outra dúvida, me parece que este curativo andou alterando de cor, isso é normal pelo fato do dente não ter mais nervo e ser submetido ao tratamento de canal? Obrigado desde já.

    • Paulo, se o dente está bem vedado, não há prejuízo algum para o seu tratamento de canal. Basta seu dentista continuar de onde parou. A alteração de cor do curativo é comum, já que ele é um material provisório e que se pigmenta muito facilmente. É esperado, também, que a cor do próprio dente se altere, um pouco.

  111. Olá, prestarei vestibular agora e estou pensando em Odontologia. Queria saber mais sobre o curso. O meu maior medo é de como é a profissão, se e muito “nojenta”. Tenho medo de começar a fazer o curso e não aguentar. Obrigada.

    • Nicole, é um pouco “nojenta”, sim. Mas na faculdade você vai ver de tudo um pouco, coisas não muito bonitas e outras belíssimas, como a parte de restaurações estéticas, por exemplo. E, depois de formada, você pode escolher o caminho que quiser, pois existem várias especialidades dentro da Odontologia.

  112. Boa tarde, Dra. Ana
    Minha mãe fez um tratamento de canal e quando terminou as sessões ao invés dela fechar o dente com resina, ela fechou com massa de curativo e ao minha mãe questionar ela disse que esse serviço não fazia parte do tratamento de canal, que o dente deveria ser fechado por outro profissional, gostaria de saber se isso procede?

    • Isso procede sim, Viviane, e é bastante comum. Quando um dentista encaminha um paciente para fazer o tratamento de canal em outro, é ético que o dentista que fez o tratamento de canal “devolva” o paciente para o dentista que encaminhou, pra esse, enfim, fazer a restauração. Até porque são 2 procedimentos diferentes… mesmo que fosse o mesmo dentista, seriam 2 procedimentos e, portanto, dois valores a serem pagos.

  113. Bom dia Dra. Ana! Primeiramente parabéns pelo blog! Ele sempre me ajuda a entender cada procedimento antes da consulta.
    Bem, eu estou fazendo um tratamento de canal, do dente pré molar superior, bem simples a raiz… O problema é que 2 dias depois meu rosto inchou numa velocidade que não consegui completar 2 dias de amoxicilina e fui na emergência, me passaram clavulin. Tudo bem. Retornei a sessão, ela colocou um remédio e pediu para retornar. Pediu q eu retirasse um pedaço da gengiva que ficava sangrando no procedimento. Tirei e mesmo assim voltava a sangrar. Daí colocaram uma resina segurando a gengiva e na hora a resina soltou! Bem, a dentista novamente fez o procedimento com a gengiva sangrando disse que se inchasse teria que extrair… disse que era pq as condições q a gengiva deixava não dava, pois o sangramento contamina. Devo procurar um outro médico se ela condenar o dente? Não quero perder o dente! :( Obrigada pela atenção! Um ótimo ano :)

    • Thais, eu acho que se for decretada a extração, é um direito seu procurar uma segunda opinião (eu no seu lugar faria o mesmo ;)). Mas a situação que você descreve realmente é problemática. Seria interessante um periodontista avaliar essa gengiva, talvez seja o caso de fazer uma pequena cirurgia local (aumento de coroa clínica) pra expor o término do dente de forma clara, deixar cicatrizar BEM, e aí terminar o tratamento de canal. É uma possibilidade.

  114. Olá , minha dúvida e a seguinte, tive que fazer o tratamento de canal em dois dentes, o primeiro ha três semanas e o segundo ha duas semanas, so que ambos continuam sensiveis e doloridos, o mais recente um pouco mais, e normal ? E infelizmente devido a policistos nos rins fui proibido de tomar anti-inflamatorios, existe algum medicamento neupatico, e sera que posso tomar algum antibiotico para que eu perca essa sensibilidade ? Ou ainda sera que o tratamento não foi bem feito e terei que mexer novamente?

    • Francis, certa sensibilidade após o término do tratamento de canal é algo comum… mas é passageiro, não creio que você vá ter que mexer nesses dentes novamente. Eles ainda estão em processo de cicatrização (lá na pontinha da raiz), por isso a sensibilidade. Não vejo necessidade, em princípio, de que você tome antibiótico. Se houvesse, seu dentista teria recomendado. Mas seria bom você tomar um analgésico, pra que se sinta mais confortável… converse com o seu dentista pra que ele recomende um.

  115. Canal doi eu vou ter que fazer um hoje e estou morrendo de medo!

    • Não dói não, Gabrielle, é tudo feito com anestesia.

  116. Ola doutora, estou com um curativo no meu dente ha 2 meses, enfim vou tratar do canal nessa semana, pois a carência do plano acabou, porem o meu dente esta doendo, acho que esta infeccionado, minha duvida é se eu for tratar o canal será que corre algum risco do doutor não conseguir tratar, pelo fato do dente estar doendo pode ser um sinal de infecção, a senhora me aconselha a tratar o canal direto, pois falta apenas 4 dias para consulta, ou é bom tomar um remédio antes, ou fazer outro curativo, para facilitar ou combater um possível infecção?

    • Wagner, dor de dente não significa, necessariamente, infecção. Sim, dependendo do caso não será possível tratar o canal de imediato, mas isso é o dentista que vai avaliar no momento do atendimento. Se houver necessidade de tomar alguma medicação ou trocar o curativo antes de efetivamente começar o tratamento, ele vai indicar.

  117. Doutora, queria saber se quem fez apenas a primeira parte do canal pode ingerir bebida alcoolica?

    • Em princípio sim, Meiry. Não poderia se estivesse tomando algum tipo de medicação, principalmente antiobiótico. Mas se não é o caso, ok.

  118. Boa noite doutora.

    Tenho algumas dúvidas e espero que você possa me ajudar… Hoje a tarde meu dente quebrou e sabia que eu tinha que fazer nele um tratamento de canal. Fui na clínica de urgência e a dentista disse ter aberto os 3 canais do meu dente, mas eu ainda sinto dor… mesmo com a anestesia. Eu senti a aplicação da anestesia nos canais, mas não estou entendendo esta dor. Ela me disse que eu deveria procurar um dentista para dar continuidade ao procedimento no máximo em 7 dias, mas o consultório em que eu confio só tem horários para o mês de abril e já marquei há 1 semana. Achei estranho esta urgência, pois conheço quem tenha passado mais de 1 mês com o canal aberto com curativo e não sentia dor nenhuma.

    Muito obrigado.

    • Renan, a sensação de dor é algo muito pessoal. Tem gente que nunca sentirá dor em qualquer fase de um tratamento de canal (inclusive a do curativo), e tem gente que vai sofrer bastante… cada caso é um caso. Realmente, algumas pessoas ficam muito tempo só com o curativo e sem qualquer sintoma (às vezes ANOS, acredite!), mas o ideal é, podendo dar prosseguimento ao tratamento, finalizá-lo logo. É mais garantido.

  119. Ola Doutora, fiquei com curativo no meu dente por três meses, enfim ontem fui tratar o canal, pois o meu plano dental possui carência, achei estranho que a doutora, ao invés de já fazer o canal direto, ela apenas abriu meu dente e colocou um medicamento, e fechou pois ela disse que vai fazer o canal na próxima sessão, isso e normal, o dentista, tirar o curativo e por outro, pois segundo ela o dente esta numa situação ruim, porem ela disse que tem tratamento e não esta perdido.

    • Wagner, isso é comum, sim. Ela pode ter percebido a necessidade de alguma medicação. E tratamentos de canal geralmente levam 2 ou 3 sessões, não é sempre que dá pra tratar em sessão única. Depende do caso.

  120. Doutora, meu dente tinha quebrado na lateral, é o depois do canino, dai fez uns 3 meses depois começou a doer de uma forma tipo ardência não aguda, se meu dente ta doendo tenho que fazer canal? Ou pode ser que não precise e uma restauração seja suficiente?

    • Igor, nem toda dor de dente leva ao tratamento de canal. Pode ser que uma restauração seja suficiente, sim. Apenas sugiro que você não demore pra procurar um dentista, pois ao demorar, a chance de dar canal aumenta.

  121. Estou em tratamento de canal, por duas vezes foi colocado curativo e quando é colocado começo a sentir pulsação, volto no consultorio, o dentista abre e a dor passa, ja estou quase em panico, por favor se puder me ajudar, o que pode estar acontecendo?

    • Daniele, o que você relata é bem comum. Quando o dente é fechado, cria-se uma “pressão” dentro dele (por causa da liberação de certos gases), por isso a dor. Não tem jeito: só concluindo o tratamento de canal pra que a dor seja resolvida. Enquanto ainda for curativo, a dor pode sempre voltar.

  122. Oi, fiz um canal há uns 6 meses em um dente, mas acabou que o dente partiu e caiu durante uma noite (tenho bruxismo) e ficou com cárie. Fui ao dentista e ela me disse que não tem como fazer uma prótese, pq se colocar, a mesma ficará caindo por causa da cárie. Não queria ficar sem o dente, o que me aconselha?
    Desde já agradeço.

    • Mileide, se o seu caso é mesmo pra extração, o jeito é extrair. Mas isso não quer dizer que você tem que ficar sem dente… é possível colocar uma prótese fixa (apoiada nos dentes ao lado), uma ponte removível ou um implante + prótese sobre implante. Converse com a sua dentista sobre essas possibilidades, pra vocês decidirem o que melhor se aplica ao seu caso.

  123. Bom dia Doutora, fiz um canal faz dois dias so que a dentista fechou com massinha provisoria, e disse p mim que eu tenho apenas 10 dias pra fazer o nucleo e coroa, a minha consulta esta marcada daqui 20 dias, haverá problema se eu nao for nesse prazo que ela me falou?? E por sinal ela me tratou muito mal, doutora, durante o procedimento, falou pra mim que era um dente muito dificil de fazer canal, que eu deveria ter optado por extraçao e me machucou tbm de tanta força q ela usou, fiquei quase 2 hrs com o maxilar aberto, notei que ela estava nervosa por q ela falava que nao estava conseguindo finalizar o canal. Durante o procedimento em si me senti muito constrangida, ja fiz canal antes e nao foi tao ruim assim! Meu maxilar ta doendo muitoo ainda… rsrs obrigada, doutora.

    • Josiane, se o dente estiver com a “massinha”, é possível aguardar um pouco mais. Só tenha em mente que, sem restaurar (ou fazer núcleo / coroa), o dente está frágil… CUIDADO ao morder com ele, ok? O que não pode é o dente com o canal tratado ficar aberto (sem nenhum curativo) por mais de 30 dias… aí o canal recontaminaria e seria necessário tratar o canal novamente. Enfim, a hora que der, é bom fazer a coroa.

  124. Oii doutora, entao eu nao sei a palavra certa a usar se é “massinha” ou nao, eu sei que ela me falou que tinha fechado com algo provisorio. Mas vou o quanto antes fazer o nucleo / coroa.
    Abraços e mt obrigada!

    • As pessoas chamam de “massinha”, mas o nome técnico seria “restauração provisória”. Mas tanto faz, se deu pra entender, tá ótimo! :)

  125. Dra. bom dia, primeiramente que blog MARAVILHOSO hein, parabéns pela iniciativa! Bom o meu problema é o seguinte, tinha ou tenho um dente cariado, esse mesmo foi meio que perfurado talvez pelas caries, tanto q tinha q enfiar um palito para retirar os residuos do dente apos uma refeição, pois bem! Esse dente eu não sentia dor alguma, mas de duas semanas para ca, passei a sentir! Na segunda fui a uma emergencia, e o mesmo fez o curativo e colocou aquela massa me informado que era o caso de canal! Ja marquei a consulta para quinta feira. Mas a dúvida é: Antes dessa ida ao dentista mesmo com dor eu comia normal com esse dente (aquele dente que mastigamos “o que fica embaixo” agora, apos esse ida a emergencia, apesar de nao estar doendo (o Dr passou tylex e nimesulida) eu estou com sensibilidade nele, se eu encostar o dente de cima com o de baixo ele doi, se eu mastigar com ele uma coisa mais solida ele doi (ex: pao, carne, maçã, etc), isso é normal!? Pois antes da ida a emergência não tinha isso! Sera q poder ter sido um mau tratamento!?:

    • Augusto, obrigada ;). Essa sensibilidade é esperada, sim, já que o dente deve ter sido instrumentado antes de ser feito o curativo (foi “mexido” dentro dele). Outra possibilidade é que o curativo tenha ficado meio “alto”, o que coloca uma força grande em cima desse dente, por isso a dor. Seria bom ajustar (desgastar), se esse for o caso.

  126. Ola, quero saber o seguinte: minha dentista uma vez fez uma restauração em meu dente, porem ela deixou praticamento um mes com remedio pq disse que a carie era profunda, mas que não tinha necessidade de fazer o tal canal. Tudo bem, voltei, ela cutucou e disse que tava duro e pronto pra fechar o dente, um ano se passou, e então reparei que o dente em que ela fez esse procedimento, apareceu um ponto marrom. Minha duvida é o seguinte, isso pode ser a carie de volta? Dessa vez vou precisar de fazer canal?

    • Jessica, pode ser cárie, pode ser uma mancha, pode ser uma infiltração na restauração. Mas nenhuma dessas possibilidades me leva a pensar em tratamento de canal, em princípio. Procure sua dentista pra reavaliar.

      • Nossa, tomara mesmo, pq quando fui fazer essa restauração doeu muito, tomara que não precise fazer o canal.

  127. Doutora, eu fiz um canal no dente há 2 dias! Eu posso beijar na boca?

    • Pode! Manda ver! ;)

  128. Bom dia Dra. Ana, gostaria de saber se por acaso existe algum dentista brasileiro em Paris, pois desde 2002 quando mudei para ca tenho grandes dificuldades para encontrar um profissional nessa area. Desde ja obrigada, fico no aguardo de boas novidades.

    • Silvia, não tenho nenhum dentista brasileiro que atenda em Paris na minha base de dados. Mas vou procurar descobrir um. Havendo um nome, eu envio pra você por e-mail. :)

  129. Boa tarde Dra. Ana. Comecei um tratamento de canal essa semana, sendo que o dente que minha dentista começou ha tratar já estava a bastante tempo aberto, e ela não tirou nenhum raio x para saber se tinha mesmo que fazer o canal, ela começou baseada no fato que nascia uma bolha ao lado dele. Meu dente está com o curativo e está doendo bastante e fazia bastante tempo que ele não doía, só começou a doer mesmo porque ela mexeu. Gostaria de saber se pelo fato dela não ter batido o raio x o diagnóstico de que tenha que fazer canal está correto (ou seria o caso de arrancá-lo)? E se quando eu for fazer o canal, vai doer como está doendo agora (confesso que estou com um pouco de medo)? Desde já agradeço.

    • Jéssica, sua dentista se baseou no exame clínico e na anamnese (as perguntas que ela deve ter feito pra você) pra diagnosticar a necessidade de tratamento de canal. Nem sempre há necessidade de radiografia. Não acho, também, que seja caso para extração (com base no seu relato). A dor que você sentiu até agora deve ter sido por causa da inflamação / infecção… com o prosseguimento do tratamento, deve diminuir.

  130. Olá doutora.
    Estou gravida de 23 semanas e acabei de sair do dentista com um diagnostico de necessidade de tratamento de canal em um dente e desobstrução de um canal ja tratado ha dois anos atras q doeu muito. Tenho duas duvidas: ao fazer a desobstrução do canal antigo, ja q o dente esta quebrado, o dentista disse q teria q tratar novamente o canal pois um dos nervos esta com a ponta inflamada… Como nao dói ele disse q eu ate poderia fechar, mas q devido a essa pequena inflamação no futuro eu terei q trocar a prótese de qualquer jeito… E em relação ao outro dente, trata-se de uma carie antiga (7 anos atras) q esta com um bloco gigante, q devido a este bloco ser muito grande e o dente estar inflamado vai ser um tratamento longo e possivelmente doloroso, ja q sao 4 canais do dente. Comprometidos. Existe risco para o bebe neste tratamento?? Tenho muito medo em relação a qualquer risco para o bebe, mas a dor no dente piora cada vez mais… Marquei para a próxima semana o inicio do tratamento…. Qual a previsão de tempo necessário nesse tratamento? Ele disse q por causa do bloco, os canais calcificaram e ficaram muito finos. Em quantas horas eu consigo tratar completamente?

    • Letícia, pelo que entendi você precisa colocar pino e coroa num dente que teve o canal tratado anteriormente, mas esse dente apresenta uma lesão periapical (a tal inflamação na pontinha da raiz). Sim, o ideal seria retratar o canal, aguardar a regressão da lesão e só então colocar pino e coroa (se não for assim, a lesão vai continuar onde está e pode – ou não – aumentar com o tempo). O segundo trimestre de gestação é o momento ideal para atendimento odontológico, em caso de necessidade. No seu caso me parece necessário, já que você relata dor. Mas tratamentos de canal exigem tomadas radiográficas, e gestantes, por uma questão de precaução, não devem se submeter a esse tipo de exame. Em resumo: não há mal (e até é aconselhável) que você se submeta aos tratamentos de urgência, que visam acabar com a sua dor (abrir os canais, limpar, fazer um curativo). Mas tratar os canais efetivamente talvez não seja a melhor indicação agora, por causa da sua gravidez. Não há comprovação de que o bebê possa ser prejudicado por quaisquer substâncias ou medicamentos usados pelo dentista, mas o bom senso indica que o mais prudente é deixar tratamentos eletivos pra depois do parto.

  131. Ola doutora… entao, sofro muito por sensibilidade nos dentes, por mim eu faria canal em todos, mas minha dentista fala q nao pode ser feito… entao fiz rx no canino, ele ja e restaurado mas nao é canal, e doi ao ar frio ou doce… parece umas fisgadas, nao e dor insuportavel… mas incomoda muito… mesmo com a boca fechada demora passar o incomodo… ja uso a pasta colgate pro alivio mas nao resolve… sera mesmo q pode doer mesmo com a boca fechada apos escovar e entrar ar frio?? Existe algo a fazer fora o canal, q pra mim ela fala q nao ha necessidade???

    • Priscilla, tem dentes que são mais sensíveis, mesmo. E quando é de forma generalizada é pior ainda a sensação, mas tratar todos os canais seria algo bem invasivo. O ideal é fazer uma investigação mais aprofundada, tentar determinar se há alguma causa específica, se você tem recessões gengivais, cáries “escondidas”, etc.. Bochechos com flúor costumam ajudar nesses casos, além da aplicação de dessensibilizantes dentinários.

  132. Fui ao dentista tratar meu canal, realmente meu dente foi meio dificil de trata-lo, era o 3° molar com 3 raizes fiz o procedimento de tratar, dai ele me disse que acabou, que so ia esperar uma semana para entao fazer a coroa do dente, no dia seguinte senti uma forte dor, fui até ele pois tava passando muito mal, nenhum remedio fazia efeito para a dor, dai fui ao dentista, ele nao estava, entao fui até outro dentista, ele fez um curativo e fez um radiografia e viu que o Dr. fechou os dois canais mas o outro deixou aberto, entao ele fez curativo, a dor passou, alias aliviou, dai dormi, quando acordei estava com a bochecha enorme, mas tava observando, nao era a gengiva! Nasceu uma bola imensa por fora e esta inchado, e nao consigo abrir a boca direito. só consigo uns 5 mm.

    • Dayana, parece que você tem um abscesso, que deve ter origem no canal que não foi finalizado. Enquanto o seu organismo não eliminar o pus da infecção, seu rosto vai ficar inchado e dolorido. É possível que você tenha que tomar medicação antibiótica, seria bom conversar com o seu dentista e relatar esses sintomas pra ele orientar você quanto a isso.

  133. Ola Doutora, bom dia, tratei o canal do meu dente, segundo a dentista deu tudo certo, pois o dente teve tratamento e ela conseguiu finalizar com sucesso, porem já tem uns 4 dias que sinto pequenas dores e principalmente quando estou comendo alguma coisa, isso é normal, o que devo fazer?

    • Considerando que o tratamento é recente, Wagner, certa sensibilidade (principalmente quando há um estímulo sobre o dente) pode ser considerado “normal”. Tende a diminuir mas, se persistir, procure sua dentista e relate o problema.

  134. Olá Ana Tokus, sou eu de novo

    Eu estive no Dr., pela cara que ele fez me parecia assustado. Ele colocou tipo uma borracha na minha boca, pois minha boca nao esta abrindo, quando eu tento abrir dói muito, dai ele limpou mais uma vez o dente do canal e me passou a Amoxicilina + ácido clavulânico 875 mg + 125 mg, no caso hoje ja passou 24 hrs que comecei a tomar e nao fez efeito ainda, e meu rosto inchou mais ainda, agora o inchaço está perto dos olhos e perto do pescoço, ele disse para eu ir nele amanha que infelizmente ele vai ter que mexer de novo, mas realmente estou com muito medo!
    Boa noite.

    • Faz parte do tratamento, Dayana. O antibiótica está fazendo efeito sim, mas é preciso completar o tratamento medicamentoso e, principalmente, o de canal.

  135. Oi Dra. Ana, fiz um canal terça feira passada, estou tomando amoxilina faz 3 dias estou com muita dor, faz dias que não consigo dormir direito e esta inchado, o DR bateu raio X e disse para dar compressa quente !! O que devo fazer para a dor passar? Esse é o unico procedimento? Tenho que esperar mesmo?

    • Luan, me parece que o dentista apenas abriu o seu dente, ou seja, foi feita a primeira sessão do tratamento de canal. Seu dente deve estar doendo por causa do abscesso e porque, com o dente fechado com curativo, cria-se uma “pressão interna” que faz o dente doer (mais ou menos como uma garrafa de refrigerante, já que as bactérias presentes liberam gases). A amoxicilina é um antibiótico e, embora trate a infecção, não alivia a dor. Você precisa tomar um analgésico e, possivelmente, abrir o dente novamente pra aliviar a pressão. Converse com o seu dentista.

      • Ta bom, muito obrigado, a dor passou, está bem melhor agora, mas posso continuar dando compressa quente? Sim, esqueci de falar, esse canal eu fiz ha uns 3 anos atras, mas só que o dentista deixou incompleto e fechou meu dente, depois de 3 anos fui fazer um check-up e o outro dentista viu que o canal não tava completo e tava com uma infecção, ele terminou o canal e me passou amoxilina, você ajudou muito, pois meu dente estava fechado com curativo, por isso estava doendo tanto, só queria saber de mais uma coisa, se eu posso continua dando compressa quente onde está inchado e quantos minutos tenho que dar a compressa? Obg

        • Pode sim, Luan. Não precisa ser por muito tempo (nem muito quente), deixe sobre a pele uns 30 segundos, remova por 1 min, depois mais 30 segundos.

  136. Dra. eu fiz a primeira parte do tratamento de canal no dia 11/04, que foi quando o dentista abriu o meu dente, usou as limas e o produto para limpar dentro dos canais e fechou com curativo. Ocorre que desde então não consigo mastigar no lado que está o dente de dor e hoje os dentes dos lados do que está com curativo estão doendo. Ele só dói quando pressiono. Será que está inflamado? Será que essa dor quando pressiono é normal quando o dentista já usou as limas? A próxima sessão do canal é dia 29/04. Mais uma coisa, tenho bruxismo, e não uso nenhum protetor, e estou com medo de que essa dor e sensibilidade nesse dente e nos demais seja devido a isso. Obrigada!

    • Karine, é muito provável que a dor que você sente seja “piorada” por causa do bruxismo. Certa sensibilidade, de forma provocada (quando se pressiona o dente, por exemplo), é esperada enquanto se trata o canal de um dente. O hábito do bruxismo faz com que seja aplicada uma força muito grande aos dentes, então não é de surpreender que o seu dente em tratamento esteja mais sensível ainda.

  137. Muito obrigada Dra.! Fiquei com medo, achando que poderia ser alguma inflamação, mas creio que seja devido ao bruxismo mesmo. Estou me policiando para não piorar a situação, pois o dente está bem sensível. Não vejo a hora de terminar esse tratamento e me livrar do desconforto. Mas o que acho estranho é o fato da gengiva dos demais (do lado dele até o bem da frente) estar doendo. Será que a dor vem dele e passa para os demais? Abraço!

    • Difícil dizer, Karine. É possível que o problema atinja todo o periodonto do lado do dente em tratamento. Pode ser, também, que seja uma grande coincidência.

  138. Olá!! Tenho uma duvida, fiz um tratamento de canal ha 2 anos e tive alguns problemas financeiros e não pude fazer a restauração, mas tinha um curativo permanente, quando se passou um ano fui ao dentista para colocar a peça mas fiquei adoentada e não pude fazer… 2° feira fui ao dentista novamente, a peça já estava pronta. Mas quando ele foi ver o raio x ficou assustado e me disse que o dentista que tinha realizado o procedimento deixou um pedaço da lima dentro da raiz… fiquei assustada, ele me pediu para pegar todos os raios x anteriores e posteriores ao procedimento para analisar se era isso mesmo, e que eu estava com uma mancha provavel de doença no raio x, gostaria que me ajudasse, o fato de nunca ter sentido dor, incomodo, nada, não entendo… ahh e todo esse tempo que fiquei sem fazer a restauração não mastigava do lado do canal e ele nunca ficou aberto, sempre estava com curativo… troquei varias vezes.

    • Adriana, o fato de ter um fragmento de lima dentro do canal não é motivo, necessariamente, para o dente doer. A questão, agora, é verificar se dá pra tirar o fragmento. Se não der mas for possível desviá-lo e retratar o canal normalmente, ok. Se esse fragmento estiver lá na pontinha da raiz e o tratamento de canal estiver bom, não há problema algum… daria pra colocar a coroa normalmente. O problema é que você relata uma “mancha” na radiografia… aí é bem possível que seja necessário retratar o canal, mesmo.

  139. Doutora, eu fiz um tratamento de canal. Fiz a primeira sessao e a segunda, mas… nao voltei faz 1 mês. Minha massinha nao quebrou e to apavorada, porque minha prima disse que podem arrancar, pois quando ela fez ela disse que quebrou a massa e arrancaram…
    Se eu voltar o que vai ocorrer ?

    • Provavelmente o seu canal vai ser terminado, Natalia. Não vejo razão alguma, pelo seu relato, pra arrancarem seu dente (ainda mais se o curativo está intacto).

  140. Oi Ana, estou com um canal para fazer amanhã e tenho uma dúvida. Eu tenho um dente cariado, uma cárie grande, mas não sinto dor nela, nem com água ou com vento mesmo, só quando mastigo algo em cima e a pressiono. Fui ao dentista hoje e ele viu meu dente, usou aquele ‘ventinho’ para ver se eu sentia alguma dor, pois bem não senti nada, então ele começou a retirar a cárie, mas assim que ele começou a mexer no dente eu senti dor e ele disse que era canal e não adiantava mexer, ele acabou por fazer um curativo. Minha dúvida é a seguinte: por que não senti dor na hora que ele usou o ‘ventinho’? Eu sentirei muita dor no tratamento de canal? A anestesia funciona mesmo?

    • Michel, provavelmente o seu dente já necrosou, ou seja, o nervo “morreu”. Aí a sensibilidade ao frio some, embora ao quente possa até ficar pior. Não acho que você vá sentir dor durante o tratamento, não há razão. A anestesia é suficiente pra garantir um atendimento tranquilo.

  141. Estou com um pouco de dor de dente e me parece carie… o problema e q amanha a noite eu viajo por 3 semanas… gostaria de saber se essa dor pode aumentar e eu devo procurar um dentista antes de ir, ou se da pra esperar eu voltar?
    Se for canal mesmo, a inflamacao evolui rapido??
    Existem remedios que possam aliviar a dor caso doa demais enquanto eu estiver fora??

    Valeuu

    • Alessandra, não dá pra prever se o seu dente vai doer. O ideal seria procurar um dentista antes de viajar. Pela sua descrição, não dá pra dizer que é canal… provavelmente uma restauração resolveria.

  142. Olá Boa tarde, Doutora Ana!
    Primeiramente quero parabeniza-la pelo site e pelas dicas, voce esta ajudando muitas pessoas a tirarem suas dúvidas.
    Pois bem, eu tenho 2 dentes que supostamente será canal, nao foi feito nenhuma radiografia, mas a dentista só de olhar já falou que seria canal. Um deles esta com obturaçao há 7 anos, e esta doendo quando mastigo, e o outro esta bem furado mesmo e tambem esta doendo muito, é insuportável. Tenho muito medo de fazer canal, pois quando fui fazer esta obturaçao há 7 anos atras eu estava grávida, quase desmaiei na sala de tanta dor, colocaram 3 anestesias, mas eu senti muita dor mesmo e isso so com a obturaçao, e eu acenava com a mao pra ele parar, mas nao parava de mexer. Foi horrível, desde entao tenho muito medo de ir ao dentista e a anestesia nao pegar ou doer muito este canal. Pra ser sincera só nao arranco o dente porque um deles é o primeiro pré molar. Entao, se meus dentes estao doendo quer dizer que estao inflamados? E se estao inflamados corro o risco de sentir dor no tratamento de canal?

    • Rhanna, sim, se seus dentes doem é sinal que há uma pulpite (a inflamação da polpa, que é o nervo do dente). Isso, em si, não é motivo pra você sentir dor durante o tratamento de canal… a anestesia deve dar conta do recado.

      • Olá, boa noite!
        E obrigado pela resposta.
        E gostaria de tirar outra dúvida por favor!

        Eu estava sentindo dores terriveis, ja nao aguentava mais, e fui ao dentista e mandei extrair logo, ja que o tratamento de canal é caro e nao estou trabalhando no momento, mas comecei pagar um plano de odonto, mas so posso usar os serviços após 3 meses de adesao e eu nao aguento ate la neste dente, entao corri ao dentista e mandei extrair, o problema é que esta muito, mas muito infeccionado, gengiva um pouco inchada e ele me falou que a anestesia talvez nao pegasse, mas tentou e certamente nao pegou e nao pudemos extrair, sem falar nas dores terriveis que passei la, entao ele decidiu fazer a abertura pra um canal, mas ele nao é especializado na área, mas como eu ja estava la e ele queria amenizar mh dor, ele comecou a fazer aquela coisa com a lima e segundo ele, ele tirou toda a polpa e disse que esta muito infeccionado, eu senti tudo, foi horrivel, muita tortura, dai ele colocou uma massa branca e mandou eu tomar cefalexina de 500mg e depois procurar um endodontista e terminar de fazer o canal, ele disse que por causa da infeccao eu iria sentir dor ainda, mas depois ia passar porque ele tirou a polpa neh. Entao fiz o que ele mandou, estou há 3 dias tomando remedios e nada de passar direito, minha gengiva esta intocavel, sem abcesso, mas esta um pouquinho inchada, e sinto como se tivesse o lado do meu rosto todo dolorido, dor de cabeça, e ainda uma incomodaçao no ouvido do lado onde foi tratado o dente…. Estou com medo de ele nao ter feito direito, ou é normal quando se esta infeccionado sentir isso?
        Me ajuda por favor, nao aguento mais, eu estou nervosa quando for pra ir ao endodontista, se a infeccao nao passar vou ter que passar por tudo de novo? A anestesia nao pega de jeito nenhum, é terrivel! Estou muito mal e nao sei mais pra onde correr, e estou com medo de a infeccao passar pra outros lugares, com a cefalexina mata a infeccao?
        Ou nao tem remedio pra isso?
        Me ajuda por favor, e desde ja agradeço!

        • Rhanna, você passou pelo procedimento de urgência, fez o curativo e está medicada de acordo. A tendência é a dor diminuir e a infecção ser controlada. Dessa forma, o tratamento de canal pode ser feito normalmente, com anestesia local e sem dor.

  143. Olá doutora! Ontem, dia 10, iniciei um procedimento para colocação de coroa, e há dois dias, um outro dente aleatório com uma restauração bem grande começou a doer. Comentei com meu protesista e pelo meu relato de dor, pelo exame clínico e pelo rx, ele disse que tem 99 % de ter que fazer canal. Já marquei endo pra próxima terça, dia 14, mas estou com um grande problema! Na quinta, dia 16, entro de férias e viajo para Europa. Vou ficar 27 dias lá. Seu eu começar o tratamento de canal posso ficar com o curativo por tanto tempo? Ou é melhor fazer tudo na volta? O que ela pode fazer para diminuir o risco de eu ter algum problema na viagem? E caso eu venha a ter, você recomendaria algum dentista em Londres, Paris, Amsterdam, Barcelona ou Madri? Quero ir preparada para qualquer contratempo! Muito obrigada! :)

    • Vanessa, a doer é intensa? Se não for, TALVEZ seja melhor deixar tudo pra depois da viagem, por 2 motivos: o dente com curativo, fechado, depois de “mexido, pode doer de volta e, além disso, a restauração provisória deixa o dente mais frágil e pode cair, dependendo do caso. Claro, ao não se mexer no dente corre-se o risco dele doer, também. Enfim, você vai ter que arriscar ou pra um lado, ou para o outro.

  144. Ótimo texto. Parabens.

  145. Tenho 55 anos, e to hj com 2 implantes, falta de 3 dentes (prótese) e vários focos de inflamação, 60% de meus dentes são com canais já feitos. Que faço ? Ranco todos e ponho dentadura? Se passar o e-mail, tenho rx e tomografia digital da minha arcada, posso passar se precisar.

    Não aguento mais ir ao dentista!!! E sempre ele falar q tá com foco infeccioso.

    No aguardo, abraços e q Deus t proteja… através de seus anjos de luz.

    Baroni

  146. Vou fazer uma viagem de avião, e tenho um dente que comecei o tratamento de canal, mas a massinha caiu toda, CURATIVO. Será que vai doer na viagem, pq esta aberto o dente? Se sim! Me responda o que tenho que fazer, pra não sentir esse desconforto na viagem.

    Cássia

    • Cássia, não recomendo que você fique com o dente aberto, vai contaminar o seu interior. Você tem que procurar o seu dentista e fazer um novo curativo antes da viagem.

  147. Boa noite Dra. Ana, eu fui ao dentista no dia 21/05/13, ele limpou o dente e colocou uma pequena massa branca, ele disse que era só um curativo porque no momento ele estava sem o material da obturaçao, só que depois que ele colocou esse curativo o meu dente não para de doer, fiquei de retornar ao consultório somente no dia 05/06/13, só que eu já não suporto mais essa dor, as vezes até a minha cabeça dói, por gentileza Dra., a senhora pode me dizer o porquê essa dor? E o que devo fazer? Desde já agradeço a atenção!

    • Abmael, a dor deve ser resultado da “pressão” causada pelos gases que as bactérias presentes dentro do seu dente liberam. É como se fosse uma garrafa de refrigerante, a solução (passageira) seria diminuir a pressão interna, trocando o curativo. Procure seu dentista (ou outro dentista, é uma situação de urgência) antes da consulta do dia 5.

  148. Olá Doutora!
    Fiz canal nos dentes da frente tem mais ou menos 2 anos, e ultimamente venho sentindo dores e desconfortos nesses dentes, e estou com uma bolha no céu da boca que parece estar inflamada, doendo muitoo… !

    O que pode ser, doutora? Corro algum risco de perder meus dentes ou algo do tipo??
    Estou super tensa… ://

    • Roselane, essa bolha no céu da boca pode ser uma fístula. Se for, quer dizer que seu organismo está liberando, pela fístula, o pus de uma infecção. Essa infecção pode ter origem no canal de um desses dentes, ou na própria gengiva. Enfim, é preciso procurar um dentista pra avaliar. Em princípio, pelo seu relato, nada me faz pensar que você vá perder esses dentes. Mas é preciso buscar tratamento.

  149. Ola doutora… tenho duvidas… terça feira meu dente doeu… fui ao dentista, ele disse que estava cariado… ele abriu o dente e fez o curativo e disse pra eu voltar dentro de 15 dias se o dente não doesse… mas a questão que ele não doi, mas esta estranho, não sei como explicar… sera que esta sensivel ainda… ou terei que tratar canal… obrigada.

    • Manuella, me parece que não vai ser necessário tratar canal. Essa “estranheza” pode ser apenas pela presença do curativo.

  150. Fiz ontem um tratamento de canal e estranhei, pois o dentista tinha me atendido na urgência e disse que iniciou o canal lá mesmo em uns 15 minutos e ontem terminou levando uma hora apenas, e o pior é que não isolou o dente. Estou muito preocupada que isto me dê algum problema e hoje acordei com dor e quebrou um pedaço do dente. É normal ele ter feito tão rápido e sem isolar o dente ?

    • Alguns dentes podem ser tratados em sessão única, Ariana. É comum. Quanto ao isolamento, o ideal é usá-lo, mas isso não quer dizer que o tratamento tenha sido mal feito (principalmente em dentes superiores, onde é bem mais fácil trabalhar com isolamento relativo = algodão). Já quebrar o dente não é normal, não seria um pedaço da “massinha” de curativo que quebrou? Ou já foi restaurado com resina? Enfim, é bom que seu dentista reavalie.

  151. Boa noite Dra. Ana !!!
    Comigo aconteceu o seguinte:
    Fui fazer o canal, fiz a primeira etapa e deu tudo certo !
    Após alguns dias comecei a sentir dores e retornei na dentista, a mesma verificou que o local estava infeccionado, ela demorou um tempo enorme para drenar o pus e doeu terrivelmente. Após essa consulta retornei 20 dias depois e a dentista tinha sido dispensada da clínica, e o outro dentista tirou um rx do dente em questão e me explicou que a dentista deixou um pedaço de lima bem no fundo da raiz do dente e que o dente está com uma infecção grande, disse que isso já danificou a parte óssea do dente, e ele não aceitou continuar com o tratamento !!! O que devo fazer? Essa infecção é por causa da lima? Estou aflita Dra, eu tenho muito medo de fazer canal… imagina agora… o que faço? Qual providência devo tomar?

    Desde já agradeço !!

    • Jeisa, procure outro dentista (um especialista em endodontia) que esteja disposto a assumir o caso. A presença do pedaço de lima, em si, não significa que o seu dente esteja comprometido de forma definitiva. Se não for possível remover o fragmento, ainda é possível finalizar o tratamento de canal mesmo com o pedacinho lá dentro.

  152. Obrigada Dra., mas estou achando realmente que o dentista não fez a coisa certa, pois o dente é inferior, é o penúltimo inferior do lado esquerdo. E quanto à quebra, foi o dente, sim, com certeza, foi uma lateral toda do dente. O que eu queria saber é o que pode implicar ele ter feito o canal em um dente inferior, sem isolar o dente, gostaria da sua opinião, pois creio que não voltarei mais ao consultório dele.

    • É, é mais complicado garantir o isolamento relativo quando o dente é inferior. Mas, mesmo assim, não dá pra dizer que você terá problemas no futuro. Há algum sintoma no momento? Dor, inchaço? Se não, em princípio está tudo bem. Quanto à quebra do dente, é essencial que você procure restaurá-lo logo, pra evitar que o problema se agrave.

  153. Ola… doutora por favor me esclareça uma duvida… dia 11.06 fui ao dentista pois meu dente estava doendo… chegando lá ele encontrou uma carie nesse tal dente… perguntou se eu sentia dores ao ingerir coisas geladas, quentes, doce ou salgadas… disse q não… nisso ele obturou e fez os seguintes testes: deu uma batidinha no meu dente… ñ doeu… nisso ele usou o jatinho de ar… doeu… e logo depois a agua… nisso ele disse q talvez não precisasse fazer canal, mas mesmo assim fez o curativo e disse se em quinze dias ñ doer…vc volta aq de novo e faremos outro curativo..e logo depois passado mais 15 dias faremos a restauração… nisso se acaso doesse nesse periodo teria q tratar o canal… So que meu dente não esta doendo, mas sinto ele estranho, não sei explicar a sensação… vc poderia me dizer se isso sera sinal que irei precisar tratar o canal? Obrigada desde já.

    • Desire, se o dente não dói de forma espontânea, provavelmente não será preciso tratar o canal. A restauração deve resolver. Esse tempo com curativo é justamente pra verificar como o nervo do seu dente vai se “comportar”.

  154. Olá Drª Ana,
    Fiz um tratamento de canal ha três meses e ainda hoje quando como alimentos quentes sinto um gosto do remédio. Lembrando que já foi feita a restauração do dente e que o mesmo não esta doendo, mas me preocupo por estar sentindo o gosto do remédio e com isso haveria alguma possibilidade de o doente tratado voltar a doer?

    • Não Tiago, não há nada que indique, no seu relato, que haja possibilidade do dente doer de volta. A restauração foi feita com que material? Resina? Amálgama? Outro?

  155. Olá, Dra.

    Estava sentindo uma dor insuportável (pra minha sorte começou sábado a noite hahaha), segunda-feira corri ao dentista pela manhã.
    E o mais temido aconteceu! Uma outra dentista que havia restaurado o 3º molar, fez um trabalho mal feito e por baixo da obturação tinha uma carie que se desenvolveu e acabou necrosando o dente. Então a nova dentista fez o procedimento emergencial e abriu o dente, limpou, colocou um algodão com remedio e fechou com uma massinha branca.
    Só que hoje, quarta-feira, ainda dói quando mordo algo. E meu canal está marcado para o dia 27. Estou com medo de que a anestesia não pegue :(
    Por que será que ainda dói? (Obs.: Sei que o curativo não é tratamento, é um procedimento de emergência, mas achei que nao deveria sentir mais dor, ja que estava necrosado).

    Obrigada desde já! E meus parabéns pelo seu trabalho e por tamanha disposição.

    • Larissa, a necrose pulpar é caracterizada pela liberação de certos gases que criam uma pressão interna no dente. É como se o seu dente fosse uma garrafa de refrigerante fechada. Essa pressão atua em certas terminações nervosas, por isso o dente já com curativo às vezes dói, mesmo que o nervo, em si, já esteja “morto”.

  156. Olá Dra! Vai fazer dois meses que concluí meu tratamento de canal. Não sinto dor, e não tive nenhum problema após a conclusão do mesmo. Ocorre que todos os dias dou uma olhada na restauração do dente antes de escová-los para ver se está tudo ok. Só que hoje quando olhei percebi uma manchinha preta (como comi feijão no almoço não estranhei) passei a língua e a mancha não saiu, só saiu após a escovação. Depois comi um pedaço de bolo e novamente ficou uma manchinha, como se fosse um buraquinho na restauração que só a escova conseguisse tirar. Achei estranho e liguei para o meu dentista para marcar uma consulta para ele dar uma olhada, mas quando passo a língua não sinto nenhum buraquinho. O que pode ser Dra.? Não é possível que em menos de 2 meses já tenha uma cárie no meu dente né? Será que a restauração cedeu? O que pode estar prendendo os alimentos ali e deixando a manchinha? Obrigada!

    • Karine, imagino que o problema seja uma pequena desadaptação entre a restauração e o dente. Se for isso, um pequeno reparo resolve o problema. É bom que seu dentista reavalie mesmo, pois esse tipo de desadaptação pode levar à cáries em médio prazo.

  157. Doutora, estou fazendo tratamento de canal. Ja fiz umas 7 ou 8 sessoes. Dai hj fui a dentista para ela mexer de novo. Dai ela me anestesiou e começou a instrumentaçao, so q de repente ela borrifou agua la dentro e entao senti uma dor insuportavel q ia desde o dente ate os olhos. Ficou latejando por uns 2 minutos, e ela disse q era estranho eu ter sentido dor. Disse tb q o q podia ter acontecido é conforme ela espirrou agua o efeito da anestesia ter cortado instantaneamente. Agora cheguei em casa e tomei o remedio q ela me receitou (ibuprofeno 500mg) mas so amenizou a dor. Sinto uma forte “pressao” do lado em q ela esta mexendo no dente, q ela disse ainda estar vivo. Sera q essa dor nao irá diminuir, pois so amenizou. Ainda esta doendo. Estou preocupada… o q pode estar havendo?

    • Julia, o dente é de cima ou de baixo?

      • O dente é o primeiro molar esquerdo de cima.

        • Sendo um dente superior, uma possibilidade é que o líquido usado pra irrigar o interior do dente tenha atingido o seio maxilar (uma região oca, dentro do crânio, que fica bem acima das raízes dos dentes de cima) através de uma pequena comunicação feita com a lima endodôntica. Isso explicaria a dor e pressão que você sente. O seio maxilar é a mesma região que inflama quando se tem uma sinusite.

          • Entendo… e seria normal eu ter sentido esta dor, entao? Pois agora ja nao estou sentindo mais dor. Sera q das proxjmas vezes irei sentir o mesmo incomodo? Pois nao tenho sinusite…

          • Em princípio isso aconteceu só naquela vez. Se você não sente mais dor, ótimo, possivelmente não houve nenhuma consequência mais séria (como o desenvolvimento de uma sinusite passageira).

  158. Doutora, fiz tratamento de canal em dois dentes, há 8 meses. Depois do tratamento foi colocado curativo (“cimento” ela disse). Por vários motivos não fui ao outro dentista fazer restauração. Faz um mês o cimento caiu, mas ainda estou na fila esperando vaga na dentista, mas não sinto dor. Será que terei que refazer o canal ou só fechar mesmo?

    • Plinio, quando um tratamento de canal fica exposto ao meio bucal (ou seja, o dente fica aberto) por mais de 30 dias, a conduta é retratar o canal. Por isso, quando isso acontece, é essencial procurar um dentista (qualquer um, se o seu não estiver disponível por alguma razão) e fazer um novo curativo.

  159. Boa tarde Dra., mês passado senti uma forte dor no meu dente (pré-molar), então fui em uma dentista de urgência, chegando lá ela tirou um raio x e disse que era preciso ser feito um canal, ela tirou a restauração do meu dente, abriu o canal (palavras dela), colocou um algodão e mandou eu procurar outro profissional, pois pelo plano ela não realizava esse procedimento. Procurei minha dentista de rotina e ela qnd tirou o curativo senti muita dor, e ela tbm falou que meu dente sangrava, colocou imediatamente outro curativo e prescreveu antibiotico, voltei depois de 7 dias, ela tirou um raio x e verificou que a primeira dentista havia aberto errado o canal, perfurando a raiz, ela colocou algumas substancias, uma até tinha gosto e cheiro de cloro e mandou eu continuar a medicação e voltar na prox. semana. Estou com o curativo e algodão, só volto pra ela daqui a 10 dias, tem algum prob. em ficar com o dente assim? Essa raiz que foi perfurada, qual problema ela pode vir causar? Posso perder meu dente? Aguardo resposta. Obrigada.

    • Jaqueline, é possível fechar a perfuração e tratar o canal do dente normalmente. Sim, há a possibilidade de que o seu organismo não reaja bem ao fechamento da perfuração e você perca o dente, mas tenha em mente que estou sendo BEM pessimista, não temos motivo pra pensar nisso.

      • Obrigada!!!

  160. Bom dia Dra., minha filha de 04 anos range os dentes a noite, as vezes com mais intensidade do que outras. Levei-a a Odontopediatra e esta me disse que é comum devido ao estresse do dia a dia da criança e que é necessario o acompanhamento para não haver desgate dos dentes. Pergunto como devo proceder, com consultas de rotina? Pode prejudicar a saude bucal dela? Seu site é muito bom, parabéns.

    • Francyne, muitas crianças rangem os dentes nessa idade, sem consequências mais sérias pra saúde (desgaste acentuado dos dentes, dores, etc.). Na atual situação, creio que consultas de rotina pra acompanhar os sintomas é o suficiente. Veja esse texto sobre o tema: http://tiodentista.com.br/2010/09/bruxismo-infantil.html

  161. Ola, doutora! Bem, eu fiz uma restauração com resina num dente e este levou anestesia, pois sentia dor no momento em que o restaurava. Eu comi normalmente após algumas horas, mas notei que em alimentos sólidos o dente me incomodava um pouco. Faz um dia que o restaurei e percebi estar sensível à água, além de doer levemente. A dor não é aguda, é muito fraca, mas é perceptível e incomoda. É normal eu estar sentindo isso ou pode ser porque minha restauração ficou alta? Agradeço desde já e parabéns pelo blog.

    • Raí, é “normal” sim, até certo ponto. Durante alguns dias você pode sentir essa sensibilidade. Se persistir por vários dias, é bom procurar seu dentista pra reavaliar… mas a tendência é o problema se resolver sozinho. Você sente a restauração “alta” (como se só esse dente encostasse no arco oposto quando você morde)? Se não, deve ser só uma sensibilidade pós-operatória, mesmo.

  162. Muito obrigado por ter me respondido. Admiro muito essa sua atenção que nos dá! Parabéns mais uma vez pelo blog. Espero que possa perguntar a você qualquer dúvida minha, pois fico menos apreensivo com suas respostas. Abraço!

    • Por nada, Raí. Fico à disposição. Quando precisar, pergunte! :) Abraço!

  163. Iniciei o processo de canal e não terminei, está no curativo, detalhe que meu dente lateja, mas não dói. O que pode ser?!
    Obrigada!

    • Raquel, enquanto o tratamento de canal não for terminado, o dente pode doer e latejar. Ou seja: é preciso terminar o canal.

  164. Doutora… tive uma extração do siso a qual ficou a raiz exposta do dente ao lado. A minha dentista optou por tratar o canal, mas sofriii muito, dores terriveis durante o tratamento, e ainda doi tipo uma pressão no osso e sinto sensibilidade nele, doi com ar frio e quando aperto ele… faz 7 meses q fiz o canal, a dentista fez raio x e falou q ta normal, cicatrizando, e pode levar ate 1 ano essa sensibilidade e o incomodo… o que sera, doutora ? Se o raio x ta normal é verdade q pode levar 1 ano pra cicatrizar por completo? O raio x pode mostrar mesmo esta parte cicatrizando? E a dor que sinto? Desde ja agradeço vc, doutora…

    • Priscila, sim, a radiografia pode mostrar a regressão da infecção, isso se, anteriormente, esse dente apresentava uma lesão periapical (uma região mais escura na ponta da raiz). A diminuição da lesão demostra que a infecção está controlada. Quanto à sensibilidade, ela realmente pode persistir depois de um tempo do canal tratado… mas 1 ano é bastante tempo. Seria uma boa ideia um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal) avaliar, talvez haja alguma coisa que a sua dentista não viu (um canal acessório, por exemplo). Acontece.

  165. Doutora, é Raí novamente. Há uns 20 dias iniciei um canal e o dente ainda está com o curativo. Hoje, quando comia um biscoito, uma parte desse dente quebrou. Estou preocupado. Será que terei que extraí-lo? Voltarei ao dentista nesta terça.

    • Em princípio não, Raí. Só se essa fratura tiver comprometido a estrutura do dente, o que não me parece pela sua descrição.

  166. Obrigado, doutora… ;)

  167. Prezada Ana Tokus,

    Ano passado fiz toda documentação para por o aparelho ortodôntico e após um ano (de péssimo resultado) resolvi procurar outro ortodontista. Como procedimento padrão, ele pediu outra panorâmica e algumas fotos.

    Ao analisar a panorâmica ele assustou-se, havia uma lesão antes de eu por aparelho, era grande, após 1 ano havia aumentado e muito de tamaho indicando canal nos dentes 41, 42,31 e 32 (inicialmente era só 1 dente, no máximo 2). A lesão era provavelmente por trauma, visto que meus dentes inferiores nessa região eram um pouquinho tortos. Ele colocou um fio bem fino apenas para manter os dentes inferiores no lugar e mandou eu procurar um endodontista. Pois bem, procurei um especialista que ao analisar as panorâmicas ficou assustado.

    A endodontista fez uma periapical na região e avaliou uma lesão muito grande, reabsorção de osso gigante, eu realmente me assustei. Iniciamos hoje o tratamento de canal, conseguimos fazer em dois dentes, e na sexta finalizamos os outros dois, depois é só finalizar a estética, removendo os curativos.

    A pergunta que deixo é: como podemos nos prevenir desses péssimos profissionais? Se fosse perder apenas dinheiro eu até me conformaria, mas coisas sérias desse jeito, realmente é um absurdo. Existe alguma forma de denunciar no CRO?

    • Complicado, Julius. Pelo que entendi, quando o aparelho foi colocado já havia um dente com lesão, e essa lesão aumentou depois. Pois é… pelo seu relato havia a necessidade prévia de tratamento de canal, portanto isso deveria ter sido feito antes de instalar o aparelho. O seu novo ortodontista analisou também a radiografia da documentação (a que você fez antes de colocar aparelho)? Pergunto porque seria a única forma de saber que antes havia uma lesão.

      De qualquer forma, não vejo risco de você perder esses dentes (ou algo sério assim) neste momento… com o sucesso do tratamento de canal, os dentes poderão ser movimentados normalmente. Caso você queira fazer uma reclamação formal, basta entrar em contato com o CRO do seu Estado. Mas antes disso, eu retornaria no seu primeiro ortodontista e pediria explicações… porque é muito estranho que, estando a lesão visível na panorâmica, ele não tenha percebido.

  168. Ana, parabéns pelo trabalho!

    Bem, tenho uma dúvida… Há dois anos atrás tive complicações na tentativa de instalar um implante na área do dente 21 e acabei perdendo muito osso na região, afetando os dentes vizinhos. Depois de feito um enxerto ósseo, os dentistas, hoje, acabaram optando por fazer uma tração ortodôntica desses dentes pra poder criar mais osso e descer a linha da gengiva. Mas para fazer esse tratamento, indicaram fazer o tratamento de canal deles, só para matar o nervo e não sentir dor em decorrência da tração. Como é feito o tratamento de canal nesse caso? Há riscos de complicação? Seria mais simples que o tratamento de canal em casos de cárie?

    • Mateus, o tratamento é idêntico a de um dente com cárie que tenha atingido o canal. Como seus dentes dentes são vitais, pode ser feito até em uma única sessão.

  169. Obrigado pela resposta, Ana.

    Respondendo sua pergunta, sim, eu levei a documentação antiga para o meu novo ortodontista. Ao bater o olho ele ficou pasmo (assim como a endodontista). Da para ver nitidamente a lesão na panorâmica.

    É triste que tenha péssimos profissionais no mercado. Eu penso que na dúvida o dentista deve ser honesto, encaminhar para um especialista, pois determinados erros podem ser irreversíveis.

    • Sem dúvida, Julius. É preciso que tenhamos consciência de nossas limitações e saibamos encaminhar nossos pacientes quando necessário.

  170. Olá Doutora. Tenho uma dúvida, no dia 05 fiz um canal, o dentista me informou que ele conseguiu finalizar todo processo, levei 5 anestesias e ainda sentia dor, até que ele anestesiou no buraco do dente, na raiz, foi uma dor insuportavel, mas ai parei de sentir dor, ate que ele finalizou. 3 dias depois acordei para beber água, fui la nas nuvens de dor novamente, isso é normal, doutora? Desde já sou grato.

    • Thiago, não é normal, não. Ele finalizou o tratamento de canal MESMO ou só finalizou a sessão e vai terminar ainda? Porque dor aguda, da forma que você relata, não é comum no caso de tratamento de canal finalizado.

  171. Olá Dra. Eu tinha uma cárie muito grande no primeiro molar inferior direito. O dentista achou que ela ainda não havia chegado até no canal e por isso ele fez um curativo endodôntico dizendo que possivelmente o próprio canal poderia criar uma camada mais espessa para se defender da cárie e assim eu não precisaria tratar o canal. Isso pode realmente acontecer?

    • Jean, pode sim. Mas aí não é um curativo endodôntico, porque o canal não foi aberto. É uma restauração provisória, aguardando que se forme uma camada mais espessa de dentina pra proteger a polpa (o “nervo” do dente).

  172. Oi, Dra. Ana! Apareceu uma bolinha com pus na minha gengiva, em cima do dente canino. Eu estourei e sumiu a bolinha. Porém o dentista tirou radiografia e disse que é raiz quebrada. Ele me aconselhou retirar o dente e fazer um implante. Só q estou enrolando, como nåo está doendo… O que pode acontecer se eu demorar muito para arrancar o dente? Ainda por cima sou diabetica. Grata!

    • Hermelinda, eu não recomendo que você espere. Já há uma infecção em curso (e a “bolinha” prova isso), manter o dente é manter um foco de infecção no seu organismo… e se você é diabética, pior ainda. Localmente (considerando que essa infecção não vá pra outras partes do seu organismo – sem querer assustar você, mas pode acontecer), a infecção pode aumentar e você começar a ter perda óssea. Aí, quando for fazer um implante, talvez precise de enxerto ósseo. Fica mais caro, a cirurgia é mais complicada, demora mais pra cicatrizar, etc..

  173. Oi, Dra Ana, tudo bem? É Raí novamente. Bem, eu já conclui o canal e não senti dor nem no momento nem após a operação, mas, enfim, às vezes quando eu como sinto gosto de resina na boca como se ela estivesse soltando. Isso é normal durante as primeiras semanas?

    • Raí, foi feita a restauração final, já? Ou o canal foi concluído e colocada a “massinha”? Se estiver com a “massinha”, esse gosto diferente é comum. Mas já com a resina final, não. Se persistir, seria bom que seu dentista reavaliasse, pode ser, sim, que haja alguma infiltração na restauração.

  174. Sim, já foi feita a restauração final. Se realmente houver infiltração, como o dentista deve proceder? Vai apenas preencher o local? Desde já, obrigado.

    • Pode ser feito apenas um reparo na restauração ou sua remoção e reconfecção completa. Depende da avaliação do seu dentista.

  175. Dra. Ana, meu dente com canal está com a gengiva levemente inflamada e quando uso fio dental, este sangra um pouco. Devo me preocupar ou é passageiro?

    • Rai, provavelmente é passageiro. Apenas higienize bem a região, deve melhorar. Se persistir, procure seu dentista.

  176. Muito obrigado, admiro-a muito!!

    • ;)

  177. Eu pesquisei na internet e fiquei sabendo que o primeiro sintoma de uma infiltração é o escurecimento da linha que divide o dente da resina (no meu caso). O meu nao ta escuro, mesmo assim pode ser infiltração? Há 15 dias que finalizei o canal e ainda nao o sinto como um dente normal. Sinto sensibilidade (mínima) após comer, parece que ele fica um pouco maior. Nao sei o que há. Pode ser contração da resina?

    • Realmente Raí, restaurações infiltradas costumas ter as bordas escurecidas. Mas nem sempre acontece assim, então uma restauração pode estar mal adaptada e não ter bordas escuras. Sim, a contração da resina pode criar pontos de infiltração. Esse escurecimentos tem muito a ver, também, com os hábitos alimentares do paciente (uma pessoa que toma muito café, por exemplo, tem mais chances disso acontecer). Essa sensação de “dente alto” que você relata é bastante comum após o término do tratamento de canal, e não deve ser só uma sensação: como o seu dente está em processo de cura, há um processo inflamatório em curso (que está se resolvendo, mas ainda existe). Um dos sintomas da inflamação é a inchaço, e um inchaço lá na pontinha da raiz pode extruir o dente, ou seja, deixá-lo “mais alto”.

  178. Dra. Ana, olá! Eu iniciei o tratamento de canal ha uma semana e já sinto muita dor! Por enquanto, só fui consultada uma vez e já está assim! É normal, doutora? E detalhe, minha dentista me remarcou pra daqui a um mês (outubro, no caso, mais de um mês) Isso pode? Vou sentir a dor esse tempo todo ou devo consultar minha dentista?

    • Não é normal não, Caroline. Sem dúvida você deve consultar a sua dentista antes da próxima data agendada. Às vezes é questão apenas de trocar o curativo.

  179. Fiz um tratamento de canal há 5 anos, há 2 anos o dente ficou manchado e escureceu e agora esta doendo muito, não consigo nem comer nada, pois quando encosta no dente dói muito.

    • Harley, procure um dentista pra avaliar. O dente teve o canal tratado mesmo ou foi feito só um curativo? Se o tratamento foi finalizado, o problema pode ser uma reinfecção (ou infecção resistente) no mesmo dente, o canal de outro dente ou, até, a própria gengiva.

  180. Iniciei o tratamento de canal, meu dente foi aberto e o dentista me mandou pra casa apenas com um algodão no buraco, e me mandou voltar daki 5 dias, é muito tempo pra ficar com o dente aberto? Devo fazer a troca desse algodão em casa mesmo ?

    • Rodrigo, seu dentista deve ter deixado seu dente aberto porque julgou que, provavelmente, você ia sentir dor (e/ou porque ainda estava saindo alguma secreção dele). Você pode aguardar os 5 dias, apenas procure manter o dente limpo. Pode trocar o algodão, sim.

  181. Oi, que bom que encontrei este site onde eu posso encontrar resposta para minhas dúvidas, eu estou sofrendo muito e estou ansiosa por esclarecimentos para eu ficar mais tranquila, eu estava com um dente doendo, eu fui na dentista, ela abriu o dente deu anestesia e disse que ate cortou uma raiz para minimizar a dor, disse também que colocou um remédio e tampou e me disse que se continuasse doendo era preciso tratar o canal, mas se não doesse não precisava, pois bem, ja se passaram 10 meses e não doeu, esta semana eu fui ao dentista para restaurar o dente e o dentista me disse que vai ter que abrir o canal pra ver se realmente não vai ser necessário tratar o canal, mas tenho um grande problema, eu sofro com síndrome do pânico, eu ja tratei de canal, ja arranquei um dente e nunca tive nenhum problema com anestesia, creio que não tenho alergia, mas ouvi em uma reportagem que uma mulher morreu depois de tomar anestesia para arrancar 4 dentes e devido ao problema que eu sofro, a síndrome do panico, eu tomei medo de tomar anestesia, e agora como vou tratar este canal sem anestesia, tenho dentista terça-feira 17/09, me ajude por favor tirando minhas dúvidas, ja tomei varias anestesias, inclusive tenho tres filhos e todos foram normal ou seja, tomei a raque também e nunca tive problema, será que poderei ainda ter alguma reação ou isso aconteceu por ela talvez tomar algum tipo de remédio controlado? Eu já tomei remédio para controlar a ansiedade ha 8 meses atras, não tomo mais porque me deixava muito lenta, mesmo depois deste tempo tem algum problema? Quanto tempo este remédio fica no organismo? Me responda por favor, para que eu possa tomar anestesia tranquila, pois tenho medo de ter uma crise de pânico no consultório, obrigada.

    • Cristiane, a anestesia odontológica é MUITO segura, a chance de complicações durante o procedimento por causa dela, em si, é baixíssima… e geralmente está associada a outros fatores, como doenças sistêmicas não informadas pelo paciente ao dentista. Alergia? Embora seja uma possibilidade, nunca presenciei uma caso assim, é altamente improvável (ainda mais se a pessoa já tomou anestesia antes). Enfim, procure conter a ansiedade e não compare a sua situação à de outras pessoas… cada caso é um caso e as variáveis envolvidas costumam ser bem diferentes.

  182. Bom dia doutora, eu to fazendo tratamento de canal, mas da primeira consulta ela aplica anestesia e me deixa com curativo, mas na segunda ela nao da anestesia e volta a por os ferrinho no dente e doi muito, sera normal ou o canal ta mal feito ? Ela depois tapa com a massa permanente, obrigada.

    • Marie, se não foi usada anestesia na segunda sessão foi porque sua dentista deve ter julgado desnecessário (pois o dente já estava desvitalizado). Mas, se doeu, é porque era necessário sim. Quando isso acontece, você pode requisitar que o dentista dê anestesia.

  183. Olá Dra. Eu fiz um curativo na quarta num dente que ja comecei o tratamento do canal hoje (14/09), mas mesmo assim, depois do curativo eu sentia algumas fisgadas, e depois do tratamento de hoje sinto mais umas fisgadas, e quando se tira os nervos não é pra sentir mais dor, certo? E o meu dentista disse que terei mais uma sessão na terça, que será a ultima… será que ainda vou sentir algumas fisgadas no dente ou não terei mais dor nenhuma? (morro de medo de dentista, rs! )

    • Júlia, isso de “não sentir mais dor quando se tira o nervo do dente” é mais ou menos verdade… o nervo do dente não dói mais mesmo, por motivos óbvios, mas todos os tecidos em volta da raiz do dente continuam vivos… e geralmente há um processo inflamatório instalado, o que causa a dor. Enfim, você ainda deve sentir algum desconforto, mas é passageiro e vai diminuir de forma gradual.

  184. Bom dia… Tenho um dente (37) que fiz tratamento ha um tempo, a dentista falou que precisava de canal e colocou um curativo, eu tenho pavor de dentista e não voltei, agora vou precisar viajar de avião e estou com medo do dente doer pq o curativo está fundo, como se estivesse desgastado, tentei marcar o canal mas só achei vaga para 2 dias antes da viagem, se eu trocar o curativo ajuda? Estou com medo de sentir dor durante o voo… o que eu faço? Obrigada desde já…

    • Ajuda sim, Eliana, é bom renovar o curativo. A possibilidade de dor é pequena, a mesma de uma viagem de carro para o litoral (considerando a diferença de pressão atmosférica), até porque a cabine do avião é pressurizada, o que mantém a sua pressão interna constante.

      • Muito obrigada Ana, vou providenciar cuidar logo desse dente… Abraços!

        • ;)

  185. Olá Dra. Ana, eu fui no pronto socorro dentário aqui da minha cidade há umas duas semanas +/-, o doutor que me atendeu fez um curativo e me alertou que eu precisava fazer um canal, e que eu precisava ficar de olho no dente de trás que a cárie estava chegando no canal.
    Essa dor parou, marquei o endodontista mas a data ainda está longe. Ontem a dor voltou, e muito mais forte, praticamente irradiando o lado direito do meu rosto, voltei ao pronto socorro, e a dentista disse que era só uma cárie e mexeu, a dor não parou e me indicou novamente para ir ao endodontista, e também me alertou que o curativo feito anteriormente estava desgastado.

    Gostaria de saber se há um meio para essa dor parar até o dia da consulta (ainda falta cerca de 15 dias) sendo que nem tomar Anador está ajudando, ou o mais indicado seria eu retornar ao consultório de emergência?

    Agradeço desde já…

    • Nathalia, nesse caso o melhor é retornar ao atendimento de urgência e trocar o curativo. A solução MESMO, só tratando o(s) canal(is). Começa a doer por causa do processo inflamatório instalado e porque as bactérias presentes no dente, pela liberação de gases, criam uma “pressão interna”… é como se fosse um garrafa de refrigerante: abre-se o dente, o “gás” vai embora, e a dor alivia.

      Quem dera eu pudesse dizer pra você: tome “tal” remédio que resolve. Mas não tem como mesmo, o dentista precisa intervir.

  186. Dra. Ana, boa-tarde!
    Estava a “internetar” em busca de alguma indicação de medicamento para dores de tratamento de canal e me deparei com seu site! É muito bacana ver um profissional se desdobrar em tentar ajudar as pessoas que o buscam!
    Eu tenho 36 anos e, desde muito jovem, por problemas de infecções de ouvido e garganta muito agressivas e recorrentes, fiz muito uso de antibióticos, o q danificou muito meus dentes. São extremamente fracos, facilmente atacados por cáries. Desde pequena sofrendo com o tratamentos, me acostumei a sofrer com as dores e passei a não trata-los (vc pode ter uma ligeira idéia de como estão… rssss!). Depois de muitos anos e com a estética completamente comprometida, passei a tratá-los, sendo que só em cima, do centro para a direita, são três canais, reconstrução e colocação de “pivô”. Como tenho pontos de infecção muito persistentes, estes canais já fora mexidos umas 4 vezes e ainda apresentam muita infecção. De sábado pra cá, tenho percebido minhas gengivas vermelhas e bem inchadas, e um dente restaurado que não deu canal, tá me deixando louca de tanta dor! Percebo que a dor não é no dente, mas em toda a gengiva superior do centro pra direita. Dói demais e só pára qd o resfrio com água fria. Fui na minha dentista e ela me receitou Azitromicina 500 mg e Toragesic 20 mg, mas não tenho dormido nada, pq a dor só fica sob controle qd estou com a boca cheia de água! Não sei mais o q fazer e penso seriamente e pedir pra ela extrair estes 4 dentes, pois não aguento mais! Dra. Ana, será que vc pode me indicar um outro anti-inflamatório pra tirar esta dor, por favor? Desde já, te agradeço!

    • Cleide, primeiramente: você AINDA é muito jovem :).

      Pelo que entendi, não é 1 dente que está te “deixando louca”, são 4. Quando vários têm problema de canal, é difícil estabelecer o “culpado” pelo problema, pois a dor irradia e dói tudo. O Toragesic é um ótimo analgésico… o problema é que dor de dente não se resolve com analgésico, então qualquer um que eu sugira não será solução. Me parece que o nervo do seu dente restaurado já necrosou… e isso fica bem claro quando você relata que a dor só passa com a boca cheia d’água. Isso ocorre porque as bactérias que estão dentro dele liberam gases, e esses gases criam uma pressão interna. Ao esfriar o meio bucal, o volume desses gases diminui, assim como a pressão dentro do dente. É como se fosse uma garrafa de refrigerante: quando ela é aberta, a pressão vai embora… e no caso do seu dente, a dor deve ir embora junto. Em resumo: esse dente precisa NO MÍNIMO ser aberto, limpo e receber um curativo. Em seguida, passada a urgência, deverá ser feito o tratamento de canal.

  187. Dra,
    Tive uma cárie há aproximadamente 1 ano e, como estava com MUITA dor, fui até o pronto-socorro do meu plano odontológico. O profissional que me atendeu me anestesiou, abriu meu dente, limpou e, pelo que eu entendi, cortou o nervo e fechou, o que eu entendi que tinha sido o tratamento de canal… Há uns 3 meses a massinha que estava preenchendo meu dente começou a quebrar, e parte do que havia sobrado do dente também (por sorte é o ultimo dente do lado direito, superior, não aparece nunca), então ficou um buraco mesmo no meu dente. Tenho cuidado com a higiene dental, escovando essa parte interna e passando enxaguante bucal, fechando o dente com um algodão antes das refeições, enfim. Irei a uma nova consulta no dia 01/10, mas gostaria de saber se, nas condições em que meu dente está (com o buraco no meio e parte da frente do dente quebrada) ainda existe alguma possibilidade de não extraí-lo… Obrigada!

    • Mariana, na verdade só foi feito um procedimento de urgência, um curativo endodôntico. Após esse episódio, o canal deveria ter sido tratado e o dente restaurado com resina, pra que houvesse o controle efetivo da infecção e o seu dente não ficasse frágil, sem resistência mecânica. Como isso não foi feito, ele acabou quebrando. O tratamento, agora, depende da quantidade de tecido dentário que se perdeu. Pelo seu relato, me parece que foi apenas parte da coroa… nesse caso, ótima notícia: uma restauração direta (feita pelo dentista) ou uma indireta (uma pecinha feita em laboratório de prótese e cimentada pelo dentista) devem resolver. Caso a perda tecidual tenha sido muito grande, aí a solução é colocar um pino na raiz e, sobre o pino, uma coroa. Em qualquer desses casos, antes é necessário tratar o canal do dente. Mas fique tranquila, realmente não me parece caso pra extração.

  188. Olá! Meu nome é Carlos. Fiz um tratamento de canal e houve vazamento de cloro. Senti muita dor. O dentista prescreveu antibióticos e após o término do canal fui liberado. Porém agora 2 anos depois passei a sentir dores no dente e na cabeça. Procurei outro dentista que após fazer um raio x panorâmico, disse que tenho uma sinusite aguda decorrente do vazamento e me encaminhou a um otorrino. Sinto também minha vista, do mesmo lado do dente, ofuscar. A Sra. sabe se é grave? Obrigado.

    • Não Carlos, não é grave. O fato da sinusite ser aguda é até “bom”, pior seria se ela fosse crônica. Em princípio, com o tratamento adequado, você deve estar bem em breve.

  189. Oi Dra. Ana!!
    Ha dois meses atrás comecei sentir fortes dores em um dente do fundo onde havia uma restauração grande, esta dor irradiava para os dentes de baixo e não conseguia saber ao certo qual dente que doía, até que a dor foi melhorando e virou uma sensibilidade, e até que melhorou e quase que não sentia nada. Tirei uma panorâmica e o dentista achou que a dor era devido ao dente que estava com a restauração, pois a restauração estava cobrindo parte do canal que não estava feito. Então fui fazer o canal em uma dentista especializada em endodontia, porém ao abrir ela disse que havia 2 raízes que estavam calcificadas, tratando apenas uma, disse que isto não ira ter problemas, mas ao escovar os dentes sentia que doía, e se encostasse qualquer coisa tbem, mas até então era só assim que eu sentia dor, fora isto estava normal. Mas passados uns 5 dias a dor mudou. Não sinto mais dor ao passar a escova, mas parece que a dor tornou se mais constante e mais profunda (antes parecia só superficial), não é insuportável, mas incomoda bastante e tenho sentido sensibilidade, bastante nos dentes de baixo, é algo muito estranho. Voltei a dentista e ela me pediu pra tomar nimesulida por 5 dias, e já se passaram 10 dias e não resolveu, ela me disse que não tem o que fazer, que pode até tentar outra vez, mas corre o risco de furar errado, como posso sentir segura em uma profissional que me diz isto? Detalhe, ela tem microscópio, mas em nenhum momento ela usou, até falou para que eu procurasse outro dentista. Não sei o que fazer, estou com medo de perder este dente… ele ainda esta com o curativo.

    • Patricia, quando os canais de um dente são muito atrésicos (estreitos), ainda assim é possível tratá-los (é mais difícil, mas dá). Mas se ele estão calcificados, isso quer dizer que eles estão fechados… então, pra abrir caminho, seria preciso forçar passagem com a lima endodôntica. Ao fazer isso, há uma chance, sim, de “desviar”, ou seja, a lima fazer um caminho errado e perfurar a raiz do dente. Portanto, sua dentista foi honesta com você. Por outro lado, talvez ela não se sinta segura pra tentar, mas outro especialista se sinta. Então seria legal, e é um direito seu, procurar outra opinião.

  190. Olá Dra.
    6 anos atrás eu fiz canal e deixei o dente aberto durante esses 6 anos, eu sentia dor leve e só de vez em quando. Agora fui ao dentista e ele fez um curativo, o dente começou doer muito. Procurei um especialista em canal e ele fez outro canal hoje, mas a dor continuou, e dói muito mesmo. Já tomei injeção de anti-inflamatório e uma cartela de Cataflan, e vários remédios para dor, e continua doendo muito… é normal doer assim?

    • Ayla, enquanto o canal não for efetivamente tratado (só ficar no curativo), a possibilidade de dor existe. Seu dente deve estar doendo exatamente porque foi fechado, o que cria uma “pressão interna” nele, como se fosse uma garrafa de refrigerante, por causa dos gases que as bactérias liberam. Enfim, sugiro que você trate logo esse canal… 6 anos é tempo demais pra se manter uma infecção no organismo.

  191. Ola Doutora. Tenho um canal marcado dia 30 deste mes. Porem meu dente inflamou e surgiu uma bolsa, voltei ao dentista pra ele limpar o dente e fazer todo o procedimento da drenagem, porem como estava muito inflamado, deixou meu dente aberto pra poder melhorar a inflamação e com isso tomando a medicacao, no entanto disse que eu retornaria apos dois dias para colocar a restauracao. So que ela ate hoje nao pode me atender devido a problemas de saude, e ja tem uma semana que estou tampando o dente com algodao. Minha duvida é: ate quando posso usar o algodao ? Se tem algum perigo de infecção? E se posso voltar a academia com o dente apenas tampado por algodão?

    • Jessica, o ideal é não ficar com o dente aberto (pelo menos não se ele já parou de drenar), não é bom que o dente fique aberto e nem há um “prazo seguro” pra isso. Ou seja: assim que possível, é bom fazer um novo curativo ou realizar o tratamento de canal, em si. Se sua dentista não pode atendê-la agora, procure outro, afinal é um situação especial… depois você continua o tratamento com ela. Use o algodão enquanto isso, já protege contra resíduos alimentares. E sim, você pode fazer academia normalmente.

      • Ola Doutora. Obg por me responder.
        Como foi dito na msg anterior, ela so pode me atender dia 29 devido aos problemas de saúde. Continuo com o dente aberto. Acontece que o algodao que estava com medicamento na entrada do canal esta com mal cheiro e me incomodando. Como a inflamacao ja passou eu acabei removendo esse algodao pois contia pus e sangue nele e coloquei outro. Por tanto quero saber se fiz mal em trocar e se tem algum problema? Se sim, como devo proceder?

        • Pelo contrário Jessica, você fez muito bem. Troque-o sempre que preciso.

  192. Cara Ana,
    Fui ao dentista há um mês atrás, sentindo dores muito fortes (insuportáveis) na minha maxilar. O dentista tirou uma radiografia e afirmou que era o siso inferior direito incomodando, estava em posição horizontal. Extraí o dente, tomei medicação por 10 dias e ficou tudo bem. Porém, sábado as dores voltaram do mesmo jeito, na mesma intensidade, com a diferença de eu sentir mais dor no último dente, ao lado do “siso extraído”. Fui no dentista, ele abriu meu dente, fez uma limpeza e falou que precisava fazer canal. Porém, ele só tem vaga para fazer daqui a um mês. Procurei outros 2 dentistas, mas o valor é muito alto, e já gastei com 2 consultas este mês, mais extração de siso, medicação… infelizmente, sou estudante e não sobra dinheiro no final do mês… rsrs
    Estou sentindo dores constantes e muito fortes, estou tomando amoxicilina, ibuprofeno (8/8h) e toragesic, porém as dores não diminuem nem com toragesic nem com ibuprofeno.
    O dentista me falou que as dores vão passar com o efeito da amoxicilina… gostaria da sua opinião. Posso aguardar um mês ou mais no SUS para fazer canal? Com base na sua experiência clínica… será que as dores vão permanecer intensas ou ao menos diminuir com a amoxicilina?
    Obrigada!

    • Lia, a Amoxicilina não é um analgésico, é um antibiótico. Então ela não serve para o controle da dor, embora, controlando a infecção (que causa a dor), acaba ajudando na dor, também. Portanto, eu acho, sim, que com o efeito do antibiótico a tendência é da dor diminuir, ainda mais considerando que você também está tomando analgésicos. Aí sim, é possível aguardar pelo atendimento no SUS. Só que tenha em mente que pode demorar bastante, pois tratamentos de canal só são feitos em CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), aos quais o paciente é encaminhado após passar por avaliação de um dentista na Unidade de Saúde.

  193. Ola!
    Eu estava sentindo um leve desconforto no dente quando bebia algo gelado ou mastigava algo duro (como pipoca, bolacha etc.), fui no dentista e ele disse que precisava fazer o canal, ok. Fui pra minha primeira sessão, tudo correu bem, tudo nos conformes e tal, só que quando eu cheguei em casa depois de algumas horas passou o efeito da anestesia e meu dente começou a doer (bastante, mais do que estava doendo antes de eu ir pro dentista), hoje faz 24 horas que eu fui no dentista e meu dente continua doendo, o problema é que a próxima sessão é só pra daqui a 7 dias, eu devo voltar la na clinica pra informar, ou é “normal” essa dor? (ahh estou tomando paracetamol, mas ele não ta dando muita conta do recado não :/)

    Ahh uma coisa que eu esqueci de mencionar (não sei se é importante): o dente que eu estou fazendo o tratamento de canal ja tinha uma obturação antes, e eu não consigo mastigar direito, pois o dente de cima quando pega no dente de baixo (que é o que esta com o curativo do canal) da tipo um cutucão que me faz ver estrelas.

    Ahh, mais uma coisa que eu esqueci: eu ainda estou sentindo aquele gosto ruim na boca (não sei se do remédio ou da massinha, sei la).

    • Leandro, certa dor / desconforto após ou durante um tratamento de canal é algo esperado. O dentista “mexe”, o dente fica mais sensível e dói. Mas a tendência é essa dor diminuir de forma gradual. De qualquer forma, é bom sim entrar em contato com o seu dentista e informar esses sintomas, assim ele pode orientar você melhor. Se o curativo está “alto” pode ter certeza que a dor tem a ver com isso… creio que se seu dentista fizer um pequeno ajuste (desgaste) nesse curativo, o problema vai diminuir bastante, ou até sumir. Converse com ele.

      O gosto ruim é comum. Deve ser tanto do remédio quando da “massinha”. :)

  194. Olá, Dra!

    Fiz o tratamento de canal hoje, no dente 12. Foi super tranquilo, o dente não me causava dores, o que facilitou. Bem, aparentemente seria necessário apenas 1 sessão, o próprio dentista me disse isso. Após o atendimento, avisou que o dente estava com o curativo e que agora só precisaria restaurar. Mas se está com o curativo, isso significa que o tratamento do canal não terminou? Ou a restauração finaliza o tratamento?
    Só parei para pensar nisto quando cheguei em casa… rsrs esqueci de perguntar ao dentista na hora!
    Desde já, muito obrigada!

    • O tratamento de canal terminou sim, Anna. Com “curativo” seu dentista quis dizer que fechou o dente com uma “massinha” provisória, e que agora é só substituí-la por uma restauração de resina. Tem um post sobre o tema aqui, pode ajudar você –> http://medodedentista.com.br/2012/02/tratei-o-canal-preciso-restaurar-o-dente.html

      • Muito obrigada Dra. Ana, me ajudou muito!
        Como sempre, muito atenciosa! Pena que seu consultório fica no estado vizinho (sou de São Paulo)… rsrs
        O blog é maravilhoso, sou fã! :D
        Bjs

        • ;)

  195. Doutora, bom dia! Gostaria de saber se o procedimento feito pelo meu dentista está correto. Cheguei cheia de dor, com o meu rosto muito inchado mesmo estando medicada com antibiótico. Queria arrancar esse dente e o dentista me disse que não se arranca um dente sem antes ver o que se pode fazer por ele, isso no mês de março. Ele radiografou e disse que o meu dente estava todo necrosado, ele irrigou o canal, colocou medicamento, uma bolinha de algodão, fechou e me pediu que eu procurasse um especialista em canal e me medicou com antibiótico e anti-inflamatório e eu não procurei, voltei ao mesmo consultório e pedi ao mesmo dentista que arrancasse o meu dente e ele disse que somente arrancaria caso eu assinasse um autorização e então desisti e pedi que ele passasse outra receita porque estava com dor e ela passou mais antibiótico. Fui num outro dentista, amigo da minha irmã e ele disse que meu dente estava assim porque o outro dentista não poderia mexer no meu dente inflamado. Posso entrar com um processo contra esse dentista na ABO, pedindo que ele pague outra ponte ou danos futuros no no meu maxilar que ele pode ter causado quando ele retirou a ponte e me fez sentir muita dor? Ele disse que estava tentando ter acesso ao meu canal para aliviar a minha dor e que a anestesia não pegava direito e me pediu que eu ficasse calma. Obrigada e aguardo o retorno.

    • Deise, o primeiro dentista fez exatamente o que manda o protocolo: fez um curativo endodôntico, medicou e encaminhou você para fazer tratamento de canal (o que você não fez). Eu se fosse ele, agiria da mesma forma. Sim, dentistas podem e DEVEM mexer em dentes inflamados em caso de urgência (dor), pois a ideia é aliviar esse sintoma, além de controlar a infecção (presente em caso de necrose). Portanto, na minha opinião, não cabe nenhum tipo de processo (até porque você não fez a sua parte, né?!).

  196. E pode colocar só algodão?
    Meu irmão fez uma restauração que voltou a doer e acabou constatando que precisava fzr canal pq o nervinho tinha morrido, daí como ele ta com o rosto inchado o dentista abriu um buraquinho, limpou e colocou algodão para ele fazer a radiografia e poder obturar o canal… eu achei super estranho pq dá p ver o buraquinho e ele mesmo que tem q trocar o algodão depois q come… isso pode? E quando tem de fazer o canal, todos os canais do dente tem de remover os nervinhos e obturar? Mesmo que só 1 nervinho tenha morrido?

    • Krishina, esse tipo de procedimento é polêmico até entre dentistas. O dentista do seu irmão preferiu não fechar o dente (apenas protegê-lo com algodão para não entrar resíduos alimentares) porque julgou que a chance do dente dele doer por causa da “pressão interna” criada pelo curativo (por causa dos gases e secreções presentes dentro do dente) era grande. Eu, particularmente, concordo com ele… DESDE QUE o paciente procure o dentista para fazer o canal logo em seguida da fase aguda. Sim, quando se trata os canais de um dente é preciso tratar todos os que ele tenha, porque ele acabam se interligando de alguma forma.

  197. Dra, boa tarde,
    Sou aqui do Rio de Janeiro. Tenho um dente siso inferior que doeu muito e a dentista teve que abrir e me disse que colocou remédio e preparou para o canal! O problema é que a maioria dos dentistas dizem que não fazem canal em siso! E dizem que devo extraí-lo. Minha pergunta é a seguinte: por que com a evolução da odontologia, dentistas que antes faziam canal em siso, agora não fazem mais ? Eu tenho muita fobia de dentista e principalmente de extrair! A Dra. acredita que não tenho nem dormido direito de medo! Minha vida tá um horror com esse drama entre achar dentista que faça tratamento de canal em siso ou extrair! Se tiver que extrair, sinceramente, não sei se vou conseguir! O meu siso está todo pra fora, mas está com a coroa toda acabada, só com caco!

    • Waldeck, o siso é um dente com uma anatomia muito variável. Pra você ter uma ideia, ele pode ter de 1 a 5 (ou mais) canais. E esses canais geralmente são mais curvos, atrésicos (estreitos), etc.. Ou seja: se não houver uma razão que justifique a presença desse dente na boca (a falta de outros dentes ou ele ser / poder ser usado para apoiar uma prótese, por exemplo), simplesmente não vale a pena tratar o(s) canal(is)… até porque, o seu siso não fará falta alguma para a sua mastigação (e nem para a estética). Então, não é que os dentistas tenham “parado” de tratar os canais de terceiros molares… é que a relação esforço-benefício não compensa. E se o seu dente está um “caco”, como você relata, certamente o indicado é a extração. Enfim… compreendo sua ansiedade a respeito, mas me parece que o melhor, no seu caso, é mesmo a extração. Procure se acalmar, o procedimento é todo feito com anestesia local e não dói.

      • Obrigado Dra. Disseram-me que ele tá todo erupcionado, ou seja, a extração seria fácil! Mas ao mesmo tempo dizem que siso inferior é mais demorado de extrair. Outro dentista, ha muito tempo atrás, tinha me dito que se um dia eu tivesse que extrair algum molar da minha boca, que seria bem traumático, pois meus dentes são muito fortes! Aí já viu né, ouvindo esses relatos eu fico apavorado! Sou muito medroso mesmo, não tenho vergonha de admitir. Mas a Dra. concorda que o siso inferior, mesmo todo erupcionado é mais difícil de extrair do que os de cima ?

        • Cada dente é um dente, Waldeck. Tem sisos inferiores (e superiores) “fáceis” e outros “difíceis”. Mas sim, de forma geral, os sisos inferiores são mais difíceis de extrair dos que os superiores. Isso se deve pela questão anatômica (os nervos / artérias que estão na região e que exigem muito cuidado, habilidade e conhecimento do dentista), pelo posicionamento do dente (que pode dificultar bastante) e pelo osso da mandíbula, que é mais “forte” que o osso das maxilas (a parte de cima).

  198. Olá Doutora! Fiz o curativo, me preparando para um canal. Pela segunda vez a dentista colocou um remédio, o sanitizante, deve ser. Mas da primeira vez, fiquei me sentindo mal por uma semana, dor de cabeça, de garganta, mal estar. Desta segunda vez, que foi hoje, eu estava quase sarando, e agora estou me sentindo assim de novo. Se não melhorar até depois de amanhã, acho que vou pedir pra ela retirar este remédio… A senhora sabe o que pode ser esta reação, e o que fazer pra aliviar os sintomas? É comum isso? Eu não perguntei qual o remédio que ela colocou, se puder me dizer, poderei pesquisar na net sobre ele e suas reações… Obrigada, Karla.

    • Karla, pode ser que você tenha algum tipo de alergia / sensibilidade à medicação. Acontece. Não posso afirmar exatamente que tipo de medicação intracanal sua dentista usou, existem várias dependendo do caso. Geralmente o que incomoda os pacientes é o hipoclorito de sódio, que é uma “água sanitária diluída”, digamos assim.

  199. Dra. Ana, estou fazendo um tratamento de canal, e quando o dentista aplicou as anestesias, elas nao pegaram. Ele disse que teria que dar uma anestesia na polpa do dente, mas que eu nao aguentaria porque a polpa esta viva. Fechou o dente com curativo e pediu pra eu voltar depois de 30 dias, que provavelmente a polpa teria morrido, faz 03 meses e ainda sinto dores, o curativo caiu, voltei no dentista e ele disse que nao ha o que fazer, como aliviar minha dor, se a polpa esta viva e nao consigo concluir o canal? Meu curativo caiu novamente e agora coloco dipirona embebida em algodão e fecho o dente assim, a todo instante. Tem como me ajudar?

    • Kelly, não vejo razão pra “esperar a polpa do seu dente morrer”. Se for necessário anestesiar a polpa diretamente, que seja feito… mas é preciso resolver isso logo. Removida a polpa que resta, seu dente já deve parar de incomodar… e aí é finalizar o cal. Ainda, a dipirona não tem ação tópica, ou seja: não adianta NADA colocá-la dentro do dente. Procure um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal), se for o caso… o que não dá é você ficar “esperando” enquanto sente dor.

  200. Olá, doutora. Acabei de chegar da dentista, fui fazer a restauração de um dente que a médica disse ter “4 pontos de cárie” eram cáries superficiais, mas na hora que ela foi retirar a cárie com o “motorzinho” eu senti dor. (detalhe: senti essa mesma dor quando restaurei outros dois, também com cáries superficiais, mas que nao deram problema) e entao ela disse “quando tem 3 pontos de carie, faz um só buraco e fecha”, mas como meu dente estava sensivel, e eram 4 pontos, ela resolveu fazer um curativo e esperar duas semanas, porque segundo ela, se fizesse uma restauração podia dar problema, e como ela vai viajar nao teria como me atender.
    Entao, isso significa que eu vou ter que fazer canal se doer? É possível uma cárie superficial dar canal? Meu dente estava um pouco escuro.

    Desculpa por ter postado nessa página, eu não sabia onde encaixar essa pergunta.

    • Luiza, você pode fazer qualquer pergunta em qualquer post que eu respondo. :)

      Cáries superficiais dificilmente levam a um tratamento de canal. O curativo que sua dentista fez serve justamente pra ver como o seu dente vai se comportar nos próximos dias. Está doendo agora? Se não está, acho improvável que doa. Aí bastaria fazer a restauração definitiva daqui a 2 semanas.

      • Ah sim. Obrigada, eu fico mais tranquila com isso. Outra pergunta: É normal sentir dor quando se restaura um dente? Se eu pedisse pra usar anestesia, a médica se sentiria incomodada? As vezes eu acho que alguns dentistas preferem economizar nisso.

        • Sim, algumas restaurações causam dor. Aí é essencial a anestesia, peça mesmo! O que importa é que você realize o tratamento com conforto.

  201. Ainda fica com algum mau cheiro depois do trat de canal?

    • Se o dente for restaurado em seguida, não. A não ser que a restauração / coroa esteja retendo resíduos alimentares, o que revela que pode haver uma falta de adaptação entre ela e o dente.

      • Um dos meus dentes da frente foi feito o canal ha dois anos, mas ainda dói e foi colocado um pivô que soltou aquele cimentinho que esta soltando e liberando um mau cheiro.

        • É por uma questão de adaptação (falta de adaptação, no caso) desse pivô, Ana. É preciso procurar seu dentista pra recimentar ou, até, fazer um novo pivô.

  202. Qual é o tempo limite para o tratamento ?

    Fiz o pgto, mas estou aguardando ja ha 15 dias e vou ter que esperar mais 15 dias para fazer o CANAL, dia 30 de novembro, mas nao aguento mais!!! To com muita dor ja!! Já fiz o curativo! Passou as dores por uma semana, a massinha “desceu”, parece que desceu… afundou!

    Meu dente doi, é o molar!! Quase pegando um alicate e arrancando esse meu molar, AAAAAAAAAAAAAAAA que dor miseravellll!

    • David, você precisa procurar seu dentista ou um serviço de urgência em Odontologia e trocar esse curativo… quem tem dor não pode ficar 1 mês aguardando. Pra tratar o canal efetivamente até dá pra esperar, mas se o seu dentista não puder atendê-lo em caráter de urgência, por causa da dor, procure outro pelo menos pra refazer o curativo e trocar a medicação intracanal. Não há “tempo limite” para fazer o tratamento, desde que o dente esteja fechado (com curativo). Mas quanto antes, melhor.

  203. Olá, gostaria de saber quanto tempo posso passar em média com o curativo endodôntico. Eu comecei a sentir uma dor na mandíbula que no outro dia se tornou dor pulsante em um dente que eu já havia restaurado ha uns 4 anos. Fui ao dentista e ela constatou uma cárie por baixo da resina da restauração e uma inflamação, e disse que será necessário fazer canal. Ela deu início ao procedimento de emergência para o alívio da dor e me deu duas anestesias, mas elas “não pegaram”. Por isso a dentista achou melhor que eu fizesse um tratamento preliminar com um antibiótico e anti-inflamatório para diminuir a inflamação para que seja possível tratar o dente sem que haja dor, pois ela não estava conseguindo nem triscar a broca no meu dente. O tratamento com o antibiótico está surtindo efeito e eu estou sentindo menos dor e pulsação. Como não estou na minha cidade e irei pra lá dentro de um mês e meio gostaria de saber se eu poderia fazer o curativo endodôntico e somente dar início ao tratamento de canal na minha cidade, dentro de um mês. Gostaria de saber se isso seria muito arriscado. Além disso, já faz mais de 24 horas que levei as anestesias e meu rosto ainda está um pouco inchado e dolorido, gostaria de saber se isso é normal e se posso fazer o procedimento de emergência com o rosto ainda inchado ou se devo esperar desinchar. Desde já agradeço a atenção.

    • Dadas as circunstâncias, estando o curativo bem vedado, você pode aguardar este mês sim, Sara. A dor é esperada, e só vai se resolver com o tratamento de canal finalizado. Mesmo com o rosto inchado é possível tratar o canal, vai depender muito da avaliação do dentista no momento do tratamento… mas possível, é. Até porque o tratamento de canal geralmente leva mais de uma sessão, então pode ser necessário colocar alguma medicação intracanal transitória entre uma sessão e outra, e nesse tempo o inchaço, caso ainda permaneça até lá, deve ceder.

  204. Olá Drª, gostei muito do seu site e da sua atenção…
    Há 1 semana me submeti a mais uma consulta para tratar meu canal. Parece que são 3 canais. O dentista já tratou 2 e tentou mexer no terceiro, mas senti dor e ele preferiu fechar com curativo e tratar na próxima consulta. Senti muita dor depois da consulta e sentia como se o dente “estivesse alto”, pois quase não conseguia mastigar ou fechar a boca. Depois que um pedacinho do curativo quebrou, passou a dor totalmente. Acho que a pressão saiu (é isso mesmo?). O problema é que depois de uns 3, 4 dias depois comecei a sentir um gosto muito ruim ao engolir, não tenho mal hálito nem nada, mas é um gosto bem ruim mesmo. Pode ser do dente? Pois como eu disse, ele tem um pedaço quebrado…
    Obrigada!

    • Michele, parece que a “pressão saiu” mesmo! Quando há tecido necrosado dentro do dente, ocorre a liberação de certos gases pelas bactérias ali presentes… aí o dente vira uma “panela de pressão”, e a dor pode ser forte. Com a “quebra” de parte do curativo, seu dente deve estar agora aberto… o que explica a “despressurização” e o gosto ruim que você está sentindo. O ideal é você procurar seu dentista pra limpar o interior do dente e fazer um novo curativo.

  205. Dra. Ana, é o seguinte:
    Tive que extrair um molar superior devido a uma perfuração de raiz que não teve conserto. Ok. O problema é que agora o dente do lado, o pré-molar, me dói constantemente. Esse pré-molar tem tratamento de canal, feito há um ano. Ele nunca me incomodou, nada, nenhuma dor. Em seguida à extração do molar, ele doeu muito forte por uns 5 dias, depois passou. A dentista me disse que era reflexo da extração do molar. Só que faz um mês que eu extraí o molar e o pré voltou a doer. Ela me disse que esse incômodo pode ser devido ao fato do dente “caminhar” p/ tentar preencher o espaço vazio do dente vizinho. Estou bem preocupada. Você acha que essa dor pode ser mesmo do dente estar caminhando ou a dor pode ser algum problema do canal tratado? Obrigada.

    • Alessandra, a dor pode ser pelos dois motivos. Eu apostaria no fato do dente ter sido usado como apoio durante a extração do molar, esse tipo de sensibilidade é bem comum. Provavelmente estabeleceu-se uma pericementite (uma inflamação ao redor do raiz do dente), o que deixou o dente mais “alto” (por causa do inchaço dos tecidos) e sensível. Enfim… costuma ser passageiro. Não creio que o problema tenha relação direta com o tratamento prévio do canal.

  206. Boa noite, Doutora,

    Fiz um tratamento de canal, eh a quase dois meses a restauração caiu, estou com o dente aberto, porém sem dor, acontece que vez ou outra sinto um gosto que sai do buraco, como se fosse o gosto da restauração. Estou fora e só retornarei ao dentista prox semana. Gostaria de saber se tem algum problema em relacao a esse gosto e se pode haver alguma complicação pelo tempo que fiquei com o dente aberto.

    • Jana, o gosto deve ser do cimento usado pra obturar o canal. Quando um tratamento de canal fica exposto ao meio bucal por mais de 30 dias, a indicação é de retratamento, pois há uma recontaminação do interior do dente. Vale aí a avaliação do seu dentista.

  207. Boa tarde doutora, estou em tratamento de canal e fui na segunda sessão ontem, porém o dente esta dolorido, qdo encosto em outro, parece q dá choque. É normal?

    • É sim, Kelly. O dente pode ficar meio sensível durante e mesmo após o tratamento de canal, até que o processo inflamatório se resolva.

  208. Olá, eu tenho um dente do fundo que caiu a metade dele e tem um buraco preto bem fundo, eu vou ter que arrancar ou obturar ?
    Acho que e melhor arrancar certo ? É até mais barato…

    • Não dá pra dizer ao certo sem uma avaliação clínica. Mas cárie não é motivo pra extrair o dente… o que é “barato” de forma imediata pode sair bem caro futuramente. Se der pra restaurar, melhor… mas se não der, estando a raiz do dente viável, pode ser feito tratamento de canal, pino e coroa… aí você mantém seu dente e não vai precisar de um implante ou de uma solução protética mais cara no futuro. Procure um dentista pra avaliar, ele vai esclarecer quais são as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso em específico (considerando as condições do seu dente).

  209. Olá Ana Tokus, td bom !!!
    Terminei um tratamento de canal no dente molar inferior em três sessões, devido a um siso rs. Daí está com um curativo e retornarei, pois o meu dentista disse que precisa colocar um bloco. Em uma sessão ele verá o molde e na outra colocará. Ele me informou que eu poderia colocar um de metal que é mais resistente ou um outro que seria mais estético.
    Sendo que quando fiz o procedimento de canal foi bem demorado em cada sessão, porém não tive nenhuma complicação posterior e não precisei tomar remédio, pois o pequeno incômodo que tive foi muito rápido, nem dor senti. Mas tenho 3 dúvidas que na hora esqueci de perguntar:

    1) O bloco irá tapar todo o meu dente, como se fosse um “novo dente por cima” ou apenas preencherá o lugar do curativo e visualmente ficará como uma restauração ?

    2) A outra dúvida é: qual a durabilidade desses 2 blocos; o estético pode quebrar a qualquer hora?

    3) E a última dúvida é: que no dia seguinte após colocar esse bloco terei que fazer uma viagem; pela sua experiência, será que colocar bloco é muito dolorido e eu teria algum tipo de complicação?

    Agradeço muito pela sua atenção, Leandro

    • Leandro, vamos lá:

      1. O bloco substitui apenas uma parte do dente, não ele todo. Ele é, portanto, uma restauração indireta. Quando se faz “um novo dente por cima”, chamamos de “coroa”.

      2. Ambos são bastante duráveis. Os estéticos são de resina (menos resistente ao desgaste) ou porcelana. O metálico é mais resistente ao desgaste e a quebras que os estéticos, mas é mais “feio”. Dificilmente esse tipo de restauração quebra, geralmente o problema é o desgaste em médio / longo prazo.

      3. Não, a cimentação do bloco é bem tranquila, geralmente nem é necessário anestesia. Você não deve ter problemas.

      :)

  210. Boa noite, Dra. Ana!
    Tenho um problema bem complicado e gostaria que você pudesse me ajudar…
    Em Novembro do ano passado, iniciei um tratamento de canal em um molar superior. A dentista (especialista em endodontia), fez tudo em 5 sessões. Não tive problemas, nem dores, ocorreu tudo bem. Mas tudo mudou quando ela terminou o tratamento e restaurou o dente. Durante uns 2 meses, tive dores constantes, às vezes bem fortes. Tomei anti-inflamatórios e antibióticos e nada, estava sempre com dor. Então ela resolveu reabrir o dente e refazer o canal. Ela ficou retratando, colocando medicamentos, curativos por 7 meses!! Em Agosto desse ano ela fechou e restaurou novamente, pois ela disse que o dente não tem nada. Fiz tomografia desse dente, e realmente ele tá ótimo. Não tem canais acessórios, não tem perfuração, não tem presença de um quarto canal, enfim, o tratamento está bom. Só que eu sinto dores! As vezes bem fortes, tenho que tomar remédio e tudo! As vezes fico uns 10 dias sem sentir nada, daí de uma hora pra outra, do nada, ele começa a me incomodar! Minha dentista disse que não pode fazer mais nada, pois o canal está perfeito. Estou pensando seriamente em extraí-lo… O que você acha que pode ser isso, Dra? Obrigada.

    • Juliane, considerando que está, em princípio, tudo nos conformes, eu acho que é hora de pensar numa dor de origem não-dentária (que não é causada por dentes mas que é sentida por eles). Uma nevralgia (dor que se origina em um nervo e irradia para as áreas inervadas por ele), por exemplo. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade. A avaliação de um dentista especialista em DTM / Dor Orofacial pode ser bem útil.

  211. Olá, Ana Tokus
    Quando a carie atinge a raiz do dente e necessário fazer canal? Eu tenho um dente que está com carie em estagio avançado, acho que nao tem salvação, caiu ate a metade dele ja, mas eu nao sinto dor alguma nele, por eu nao sentir dor quer dizer que a carie nao atingiu a raiz do dente ? E nao é necessario tratamento de canal?

    • Paulo, quando a cárie invade o canal do dente é preciso tratar o canal, doendo ou não, isso porque há uma infecção instalada. Muitas vezes o dente não dói porque o “nervo” dele necrosou (“morreu”). Mesmo que você perca a coroa inteira do dente por cárie, nem assim será preciso extraí-lo, necessariamente… se pelo menos a raiz dele for viável, seria necessário tratar o canal, colocar um pino nessa raiz e, sobre o pino, uma coroa.

  212. Olá Ana Tokus, muito obrigado pela resposta :-)
    Hoje fui ao dentista, e ele tb falou algo sobre a coroa, assinei um termo, ele tirou o molde e fez o curativo. Percebi que o dente todo estava um pouco mais baixo que os demais. Semana que vem retornarei para terminar e escolhi pelo de metal. Só fico com receio em relação a viagem que farei no dia seguinte rs… Bom, no futuro se eu quiser trocar por um mais estético, será que eu posso ?
    Agradeço pela atenção !!! :-)

    • Pode sim! Basta remover esse bloco, moldar e confeccionar o novo.

  213. Ah! Que bom !!!
    Muito obrigado pela atenção !!! :-D

  214. Olá Doutora!

    Primeiramente parabens pelo blog, estou lendo e adorando.

    Doutora, há cerca de 2 meses atrás fiz uma restauração e a dentista me disse que a carie estava bem profunda, que seria necessario observarmos para ver se nao teriamos que tratar canal, porem mesmo assim ela restaurou.

    No final de semana passado, comecei a sentir dores horriveis e cheguei até a nao conseguir definir qual era o dente que doia. Por fim, como era final de semana, passei a base de Dipirona e comecei a tomar Nimesulida.

    Na Terça Feira quando consegui um horario com a minha dentista, ela olhou e disse que realmente seria necessario tratar canal.
    Me receitou Azitromicina 500 mg, e me disse para continuar com o anti-inflamatorio por mais alguns dias.

    Acontece, Doutora, que o dente ainda continua muito sensivel, e minha dentista entra em férias hoje e so retorna no ano que vem.
    Voce acha que seria necessário eu voltar nela para ver o que pode ser feito, ou com o uso dos medicamentos essa dor deve amenizar?!

    Desde já agradeço!!!
    Boas Festas!!!!

    • Larissa, obrigada ;). Com a medicação a dor deve amenizar… embora a possibilidade de doer, exista. No momento não há muito que a sua dentista possa fazer além de abrir o seu dente e fazer um curativo, mas isso também não garante que o dente não vá doer. Então, confiemos na medicação.

  215. Olá Dra, tudo bem?
    Tenho uma dúvida… estou fazendo canal há mais de um mês, porém meu curativo caiu e minha próxima consulta está marcada para daqui uns 10 dias, o que devo fazer neste caso, para evitar as bactérias no canal do dente?

    Obs.: sei que em casos extremos o dentista atende fora das consultas marcadas, mas devido ao final de ano, o consultório em que vou está fechado, ai não sei o que fazer neste caso.

    • Robson, o ideal MESMO é que o curativo fosse refeito, porque assim o interior do dente ficaria protegido da contaminação. Mas essa época é complicada, só se você encontrar um serviço de urgência em Odontologia (pronto-socorro odontológico, atendimento 24h). Se não der, apenas coloque um algodão pra proteger o dente quando você for comer, mastigue do outro lado (porque o dente sem curativo fica mais frágil) e procure higienizar bem.

      • Ok Dra, obrigado pela resposta!

  216. Bom dia Dra. Ana,
    Preciso de uma ajuda sua, há 04 dias finalizei um tratamento de canal do dente 45, o qual ja foi inclusive restaurado, porém desde então não consigo mastigar normalmente em cima desse dente dá uma dorzinha quando toco com um pouco mais de força ou aperto esse dente.
    Será que isso é devido ao pouco tempo do término do tratamento ou pode ser algo relacionado à inabilidade do endodontista durante o mesmo (estou sem ponto de interrogação neste teclado)… rsrsrsr

    Obrigado e um grande abraço.

    • João, certa sensibilidade, principalmente ao morder, é comum quando o dente tem tratamento de canal recente. Seu dente e os tecidos em volta da raiz ainda estão “em cura”, há um processo inflamatório se resolvendo, e isso explica o incômodo. Pode ser, também, que esse dente esteja um pouco mais “alto” que os demais por causa de um “inchaço interno” (na região em volta da raiz) que a inflamação provoca, isso faz o dente tocar no correspondente a ele no arco oposto antes dos demais. Isso se chama “contato prematuro”, coloca muita força sobre um dente só e também é razão pra incômodo. Em caso de contato prematuro, um pequeno desgaste do dente nesse ponto onde ele está alto alivia as forças e resolve o problema. Enfim: seria bom seu endodontista reavaliar pra determinar a causa e se há necessidade de intervir.

  217. Oi, tenho uma duvida… Acho que estou com uma carie no dente (acho que é o 1 molar), tipo, nao tem buraco no dente, apenas uma manchinha escura. Achei por mt tempo que era so uma simples mancha, mas agora suspeito que seja uma carie e que seja necessario o tratamento do canal, porque, primeiro, ele doi com comidas muito quentes ou muito geladas, e segundo, quando como algo duro e mastigo com esse dente sinto uma dorzinha. Tenho que fazer canal? Se eu tiver de fazer, é possivel fazer canal com anestesia inalatoria? Tenho muito medo de dentista, só de pensar ou alguem começar a falar sobre ja começo a suar frio rsrs

    • Malu, não tenho como afirmar que se trata de uma cárie e menos ainda se é caso pra canal sem examinar você. Mas dor ao calor realmente não é um bom sinal, pode haver necessidade de canal, sim. Sim, é possível tratar com analgesia inalatória, basta que você procure um dentista que trabalhe com a técnica. É uma boa opção pra pessoas que tem medo / ansiedade no tratamento odontológico.

  218. Oi, tenho uma pergunta, estou fazendo um canal, minha dentista me encaminhou para outra, porque eu preciso fazer um aumento de coroa, eu estou com muito medo, nunca senti tanto medo, nao tenho medo de fazer canal, meu canal foi super demorado eu nao tive medo, foi super tranquilo, nao sinto mais dor de dente, mas estou com esse medo de fazer o aumento de coroa… gostaria de saber se e simples.

    • Em essência é simples sim, Mary. O aumento de coroa clínica consiste na exposição de todo o término do dente pra que ele possa receber uma coroa ou restauração. Explicando: às vezes o dente quebra ou a cárie atinge o dente um pouco abaixo da linha da gengiva. Nesse caso, na hora de restaurar ou de encaixar uma coroa, parte do do dente fica “escondido” e o dentista não consegue obter uma boa adaptação da coroa ou da restauração se antes não for removido um pedacinho de gengiva e/ou feito um pequeno desgaste do osso em volta do dente. É tudo feito com anestesia local, não é demorado e a recuperação é rápida, mais rápida que a de uma extração dentária, por exemplo. Pode ficar tranquila.

  219. Dra. Ana,

    Comecei um tratamento de canal na semana passada, sofri demais, pois meu dente estava inflamado e a dentista abriu, mas senti muita dor, pq a anestesia não pegava (devo ter levado umas 10 agulhadas), até que ela deu anestesia no nervo e conseguiu mexer um pouco. Ela colocou curativo e pediu que eu tomasse anti-inflamatário (nimesulida) por 3 dias, mas eu com medo de sentir dor na próxima ainda tomei por 5 dias… rrsrrs, ta até aí td bem, meu dente não doeu mais… Hj (29/01) voltei lá, ela deu anestesia e a mesma pegou, só que um pouco, logo parece que minha boca não estava mais dormente, segundo ela, disse que ainda tinha inflamação, então ela mexeu só mais um pouco e colocou uma medicação com iodo no dente e fechou com curativo e disse que eu não precisava tomar mais nada de anti-inflamatório nem nada, aí vim pra casa. Só que hj o dia muito quente, qdo eu ia para o sol ou abaixava a cabeça muito rápido sentia o dente doer… A minha pergunta é a seguinte… mesmo depois de ela ter mexido no dente e ter colocado a medicação no dente eu posso tomar antibiótico e anti-inflamatório para combater a bactéria e não sofrer mais? Pq antes de começar o tratamento com ela eu havia ido em outro dentista que me mandou tomar anti-inflamatório e antibiótico antes de mexer no dente e eu não quis fazer o tratamento com ele pq achei que era maluquice dele… rsrsrs. Mas acho que ele tava certo. Então queria saber se por ventura meu dente fique doendo (pq só volto nela semana que vem), eu posso tomar esse anti-inflamatório e antibiótico que o outro havia me receitado.

    • Giseli, não é bom tomar anti-inflamatório de forma contínua e nem antibiótico sem necessidade. Se sua dentista não prescreveu nenhuma dessas medicações, é porque ela julga desnecessário. Já um analgésico, nesse momento, eu acho que seria útil. Entre em contato com ela e pergunte se ela não recomenda então, pelo menos, um analgésico pra você ter mais conforto nesta fase.

  220. Ok Dra. Ana, obrigada pela dica e vou ver sim a possibilidade de ela me receitar um analgésico.

  221. Prezada Drª Ana Tokus bom dia,
    Inicialmente gostaria de parabeniza-la pelo excelente blog, onde V. Sª presta relevantes esclarecimentos em relação aos problemas dentários, problemas estes potencialmente incapacitantes, referindo-se à dor latejante e forte, que traz muito incômodo a todos nós, mas, se me permite, gostaria de fazer alguns questionamentos a V. Sª, senão vejamos: tenho retração gengival e periodontite, mas o problema que me remete a este comentário se refere a uma dor insuportável num molar superior (elemento 17) e, segundo o dentista que me acompanhou, é canal, tenho SP (sind. Pânico) e não consegui faze-lo com medo da reação do anestésico, voltei para casa e as dores aumentaram significativamente, que ao tomar o analgésico (paracetamol) mesmo em dosagens maiores não estava cedendo, viajei para outro estado e me consultei com o meu psiquiatra (tomo sertralina 50mg/dia), ele então me passou um tranquilizante para toma-lo antes do procedimento de canal, pois tenho fobia à anestesia, e então fui a uma dentista recomendada por uma psicóloga e meia hora antes tomei o tranquilizante, consegui iniciar o tratamento, mas ela me disse que só conseguiu encontrar 2 raízes e disse que ainda teria 1 ou 2 raízes, mas, segundo ela, eu não iria mais sentir dor, mas mesmo assim me passou o paracetamol caso eu sentisse dor, a pergunta que eu faço é: na próxima sessão eu ainda terei que ser anestesiado? Não estou mais sentindo dor, mas evito mastigar do lado do dente que esta com curativo? Por que a dentista não fez logo a selagem de todas as raízes (canais) na 1ª sessão? Para evitar uma nova anestesia? Este dente, elemento 17, tem quantas raízes (canais)? Mesmo eu não sentindo dor, ainda assim a dentista terá que anestesiar novamente? Quantas sessões são necessárias para o tratamento completo? Certo de contar com os esclarecimentos de V. Sª, antecipo desde já, os meus agradecimentos.
    Att: Fernando.

    • Fernando, se sua dentista ainda não instrumentou os demais canais, é muito provável que seja necessário anestesiar novamente. Isso também explica o fato dela não ter selado os canais ainda, pois a instrumentação ainda não terminou. O número de sessões necessárias depende de uma série de fatores, como o número de canais (num 17 geralmente são 4, mas há relatos de até 8! Uma exceção, claro.), a dificuldade da instrumentação, os sintomas do paciente, a persistência da infecção… dificilmente se trata um molar numa sessão só, costumam ser 2 ou 3. Eu sugiro que você evite mastigar do lado em que está no curativo nem tanto por causa da possibilidade de dor, mas mais pra proteger o dente de uma fratura, já que só com o curativo ele se encontra frágil. Tem um texto que pode interessar a você –> http://medodedentista.com.br/2013/10/quantas-sessoes-demora-um-tratamento-de-canal.html

  222. Prezada Drª Ana Tokus, bom dia,
    Gostaria ainda, se me permite, tirar uma outra dúvida, é em relação a gengiva retraída, terei que fazer um tratamento periodontico? Raspagem e alisamento radicular? Ou após o tratamento de canal somente uma profilaxia já resolve? Ou terei que colocar resina para aumentar a gengiva? Ainda não estou com dores na base dos dentes (HDC) hipersensibilidade dentinária cervical, estou utilizando o creme dental parodontax há vários meses e o periogard, mas já comprei “n” produtos para sensibilidade, tenho uma verdadeira “farmácia odontológica” em casa para sensibilidade, creme dental colgate pró alívio, sensodyne pró esmalte, oral base pró gengivas, enxaguatórios, colgate plax sensitive, sensodyne antisséptico bucal para dentes e gengivas sensíveis, listerine, oral base, enfim… vários !!! Tenho várias escovas macias para dentes sensíveis (colgate, oral base e até escovas interdentais colgate / bitufo), enfim…. fios dentais de varias marcas para tártaro e encerados com pastas, gostaria de saber de V. Sª qual destes produtos deverei utilizar para uma correta higienização bucal? Pois tenho vários produtos para sensibilidade dos dentes e gengivas, devo continuar usando parodontax e periogard? Pois quero evitar caries e tratamento de canal e periodontite, o que V. Sª me recomenda em relação a retração gengival? Utilizo escova hiper macia e escovo os dentes levemente, e sempre passo o fio dental, após as refeições. V. Sª pode me orientar de como deverei fazer a higiene bucal de forma correta? Quais produtos devo utilizar? Certo de mais uma vez contar com os esclarecimentos de V. Sª , antecipo desde já, os meus agradecimentos.
    Att: Fernando.
    Obs: Tenho diabetes tipo 2 mas esta controlada.

    • Oi Fernando, se a sua periodontite estiver em fase ativa e você ainda não tiver feito raspagem, sim, terá que fazê-la pra remover todo o tártaro subgengival. Pelo que entendi você não tem sensibilidade dentinária, então não há necessidade de utilizar pastas de dente e outros produtos para esse fim. Claro que, se você quiser utilizar de forma preventiva, não há problema também… esses cremes dentais também são bons pra evitar cáries e remover a placa bacteriana, prevenindo a formação do tártaro. Quanto à higienização, o básico é: escova macia, boa técnica de escovação (e aí seria bom conversar com o seu dentista pra ver que técnica melhor se aplica, pois a técnica mais comum preconiza uma angulação de 45 graus entre a escova e a gengiva, mas em caso de retração gengival isso pode estar contraindicado), pasta de dente com umas 1400 ppm de flúor e fio / fita dental. Só. Enxaguante bucal não é essencial e só deve ser usado sob indicação expressa do seu dentista. O Periogard é à base de clorexidina, o que se aplica ao seu caso (periodontite), PORÉM não se indica o uso contínuo desse tipo de enxaguante, sob pena de alteração do paladar e manchamento dentário. Há um post no blog com alguns vídeos sobre higiene bucal, acho que podem ser úteis –> http://medodedentista.com.br/2011/06/como-escovar-os-dentes.html

  223. Drª Ana Tokus, bom dia,
    Gostaria de agradece-la pelos esclarecimentos prestados a minha pessoa, confesso que estou ansioso ao retornar à dentista para a próxima sessão, pois segundo ela terei que ser anestesiado novamente, mas não estou sentindo dor no dente com curativo, graças a Deus, e na minha concepção (e me corrija se eu estiver errado), no decorrer do curso de medicina/enfermagem/odontologia, enfim, deveria ter uma disciplina direcionada à abordagem de pacientes ansiosos e que sofrem de SP/fobias, para um melhor conforto e relaxamento na hora dos procedimentos odontológicos, cirúrgicos, enfim… finalmente, agradeço mais uma vez por responder o meu e-mail, e que Deus a ilumine. Muito obg.
    Att: Fernando.

    • Imagina Fernando, por nada, é bom poder ajudar de alguma forma. No curso nós temos uma disciplina chamada “Psicologia Aplicada à Odontologia” que, de alguma forma, aborda isso também. Quando eu fiz faculdade ela era dada no primeiro período, quando a gente não tem nenhuma experiência clínica, então fica tudo muito na teoria. Eu concordo com você, acho que essa questão da ansiedade/fobia poderia ser abordada com maior profundidade durante a graduação. Abraço!

  224. Drª Ana Tokus, boa tarde,
    Gostaria de saber ainda, e se me permite, se a raspagem e alisamento radicular há necessidade de anestesia? Convém notar que as minhas gengivas estão retraídas mas não estão doloridas nem inflamadas, nem sinto ainda hipersensibilidade dentinária cervical, sendo assim, ainda é necessário anestesiar? Será se somente uma boa profilaxia resolve o problema? Devo continuar utilizando o creme dental parodontax? Ou após o canal apenas o colgate pró alívio, e sem o uso do enxaguatório bucal? Desculpe a minha curiosidade, qual é o creme dental mais indicado para o meu caso (retração gengival)? Para evitar a progressão da periodontite? Pois estou no momento utilizando parodontax / periogard devo continuar utilizando? Já utilizei em alguns casos de sensibilidade dentinária a associação parodontax/colgate pró alívio, além do enxaguatório colgate plax sensitive/sensodyne antisséptico bucal, pois estava com sangramento gengival significativo e sensibilidade após a escovação/fio dental, já ouvi falar que não se deve escovar demais os dentes com mais de um creme dental, nem o uso de mais de um enxaguatório, pois pode acarretar sensibilidade dentinária /retração gengival? É verdade? Desculpe minha dúvida, não importa o valor do creme dental, enfim… eu quero utilizar o melhor na prevenção da cárie/canal/periodontite. Finalmente, agradeço mais uma vez a sua orientação, muito obg.
    Att: Fernando.

    • Depende da profundidade da raspagem, Fernando. Se for subgengival ou até em campo aberto (com necessidade de afastar a gengiva), será preciso anestesiar, sim. Em caso de presença de tártaro, seja acima ou abaixo da linha da gengiva, é preciso raspagem… profilaxia não é capaz de removê-lo. O Parodontax é um bom creme dental, você pode continuar utilizando. Apenas o Periogard, como expliquei anteriormente (por causa da clorexidina), eu não recomendo o uso contínuo. Não há um creme dental que previna retração gengival, apenas aqueles que tratam a sensibilidade cervical (o que nem é o seu caso). Não, usar alternadamente várias pastas / enxaguatórios não causa nem retração gengival nem sensibilidade dentinária.

  225. Drª Ana Tokus, boa noite,
    Como tenho SP / fobia à anestesia, V. Sª , poderia , se me permite mais uma vez, tirar uma grande dúvida em relação aos anestésicos utilizados na odontologia, senão vejamos: são realmente seguros? O % de reações adversas é mínimo? E as interações com outros medicamentos é significativa? O anestésico é nocivo ao coração? Aumenta a PA? As reações de hipersensibilidade são casos isolados ou é frequente? Tem alguns que são vasoconstrictores, portanto precipitam a taquicardia? Em relação aos outros? Gostaria, e não querendo abusar da sua boa vontade, (pois V. Sª já respondeu a “n” perguntas), que me esclarecesse estes questionamentos, e desde já antecipo mais uma vez os meus agradecimentos. Muito obg.
    Att: Fernando.

    • Os anestésicos locais usados na Odontologia são MUITO MUITO MUITO seguros, Fernando. O que ocorre é que qualquer tipo de reação que a pessoa tenha na cadeira do dentista acaba sendo associada ao líquido anestésico, mas isso não é verdade… na grande maioria dos casos o problema é medo, ansiedade, é psicossomático! E um dos principais motivos da anestesia ser tão segura é que ela só tem efeito local… pra que ela chegasse a atingir outros órgãos teria que entrar na corrente sanguínea, mas isso significaria um erro de técnica relativamente fácil de ser evitado. Portanto:

      – O % de reações é MUITO baixo;
      – As interações medicamentosas importantes podem ser evitadas conhecendo-se que outros remédios o paciente toma;
      – Os vasoconstritores têm ação local, como mencionei, não aumentam a PA por si só. Mas se houver alguma condição sistêmica que indique o uso de anestésico sem vasoconstritor, o dentista procederá dessa forma;
      – Reações de hipersensibilidade são raríssimas.

      Um texto que pode esclarecer melhor: http://medodedentista.com.br/2013/08/anestesia-de-dentista-da-convulsao.html

  226. Drª Ana Tokus, bom dia,
    Quero lhe agradecer imensamente por estes esclarecimentos, hj a tarde vou novamente a dentista (2ª sessão) do tratamento de canal, e confesso, que após as suas explicações sobre os anestésicos vou bem mais seguro, muito obrigado mais uma vez, e que Deus a ilumine.
    Att: Fernando

    Obs: Com tantos questionamentos já é hora de pagar uma consulta virtual!!!! Muito obrigado Doutora. A senhora não faz uma ideia do que eu sinto todas as vezes que preciso ir ao dentista!!!

    • Fico feliz em ajudar, Fernando! :)

  227. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Hj fui a dentista para fazer a 2ª sessão do tratamento de canal, e foi bem mais demorada do que a 1ª , fui anestesiado novamente pois ela encontrou um 3º canal e fez a limpeza com aquelas agulhinhas, que doeu bastante quando ela enfiava nos canais, e ai ela me disse que eu ainda teria 2 sessões, uma só para instrumentalização e outra para a restauração, convém notar que já fiz tratamento de canal com outro dentista (de minha cidade), foram 3 sessões apenas, mas ele só anestesiou na 1ª para abrir o dente, depois só limpeza (com agulhas) e restaurou em seguida, e graças a Deus nunca senti nada nestes dentes que foi feito canal, portanto, não sei se seria antiético comentar, mas porque 4 sessões? O elemento 17 só tem 3 canais? Pois segundo ela só encontrou 3 canais. O que seria uma sessão só para instrumentalização? Ela me disse que será a mais demorada de todas (a próxima), é normal isto? Pois o tratamento de canal é diferente de acordo com cada dentista? E na próxima sessão porque tem que anestesiar novamente? Pois segundo ela, terá que anestesiar novamente, eu pergunto por que? Se os 3 canais já foram tratados? Desculpe pelo transtorno de tantos questionamentos, mas preciso que V. Sª me tire estas dúvidas e desde já antecipo mais uma vez meus agradecimentos.
    Att: Fernando.

    Obs: O motivo pelo qual estou lhe fazendo tantos questionamentos é porque tenho fobia à anestesia e em todas as sessões sou anestesiado, inclusive na próxima, isto é normal??? Muito obrigado mais uma vez. Por favor me responda, que ficarei imensamente grato.

    • Fernando, eu não diria que cada dentista trata o canal de um jeito (embora, sim, possam haver variações na técnica). O que acontece é que cada dente tem uma necessidade diferente e uma dificuldade própria. Sua dentista tem anestesiado você porque julga que ao “mexer” no dente pode doer. Então ela prefere evitar a dor, o que é algo que eu também faria. Por outro lado, considerando sua fobia, talvez desse pra tentar sem anestesia pelo menos na sessão de obturação do dente (a última fase do tratamento).

      Quanto ao número de sessões necessárias, leia o seguinte texto –> http://medodedentista.com.br/2013/10/quantas-sessoes-demora-um-tratamento-de-canal.html

      O dente 17 geralmente tem 3 ou 4 canais. “Instrumentar” o dente é a parte mais importante do tratamento de canal, é limpar o dente por dentro, controlar a infecção e dar formato para os canais, pra poder obturar mais tarde. Apenas 1 canal pode levar mais de 1 sessão, então não dá pra contar assim “3 canais = 3 sessões”. Sobre as fases do tratamento de canal, veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2010/10/cqdm-03-o-tratamento-de-canal.html

  228. Drª Ana Tokus, boa noite,
    Agradeço mais uma vez os seus esclarecimentos e ter respondido o meu e-mail, é porque em todas as sessões fico apreensivo em relação à anestesia, muito obrigado e que Deus lhe abençoe.
    Att: Fernando.

    • Por nada, Fernando. Fico à disposição.

  229. Drª Ana Tokus, boa noite,
    Se me permite, mais uma vez, preciso de uma informação de V. Sª, já fiz 2 sessões do tratamento de canal, a dentista já encontrou os 3 canais do dente 17 e fez a limpeza com as limas, inclusive doeu muito, quando ela enfiava as agulhas nos canais, e disse que a próxima era só instrumentação, e disse que era a sessão mais demorada e que ainda necessitaria anestesiar para o procedimento, mas a minha dúvida é a seguinte; desde a 1ª sessão quando ela abriu o dente e limpou 2 canais dos 3, eu já não sentia mais dor, inclusive ela restaurou provisoriamente, e disse que eu já poderia mastigar com tal dente, mastigo normalmente (alimentos moles!!) e não sinto nenhuma dor, isto desde a 1 ª sessão, eu gostaria de saber se a dentista já não poderia fazer a restauração final? ou seja, selar os canais e restaurar? Ou, se ela não instrumentar, ele poderá voltar a doer? Grato em responder mais uma vez a minha dúvida, e desde já, antecipo os meus agradecimentos.
    Att: Fernando.

    • Pode voltar a doer sim, Fernando. Não dá pra pular etapas, por mais que eu compreenda sua ansiedade quanto ao término do tratamento. Creio que nessa última sessão ela pretenda instrumentar o último canal e ainda obturar (vedar) os 3 canais de 1 vez só. Aí só fica a restauração do dente a se fazer, o que provavelmente ela fará na próxima sessão, senão a consulta fica muito longa e desconfortável pra você. Pra restaurar o dente, não será necessário anestesiar.

  230. Drª Ana Tokus, bom dia,
    Confesso que estou mesmo ansioso para terminar este tratamento de canal, principalmente em relação à anestesia, mas também pelas agulhadas nos canais (doi muito!!), e já pensei até em não retornar à dentista para dar sequencia, pois não sinto mais dor no tal dente, mas em se tratando de voltar a sentir dor no mesmo, eu irei continuar, quero pedir desculpas pelas “N” perguntas dirigidas a V.Sª, e que seu blog está de parabéns, foi Deus que fez ao navegar na web encontra-lo, V. Sª me ajudou muito com suas explicações, esclarecimentos e palavras de conforto, portanto desejo a V. Sª, que todos os seus sonhos sejam realizados e que tenha muita paz, saúde e amor, e que Deus lhe abençoe. Mais uma vez, muito obrigado, doutora.
    att: Fernando.

    • Isso Fernando, não desista agora. Termine o canal pra realmente resolver o problema. Reitero que fico muito feliz em ajudar de alguma forma, mesmo assim “de longe”. Se eu ainda puder ajudar (nesse assunto ou em outro), continuo à disposição. Tudo de bom pra você também. :)

  231. Drª Ana Tokus, bom dia,
    Prometo que esta será a ultima pergunta, e ainda se me permite, mas preciso tirar esta dúvida, a senhora relatou que este dente 17 tem 3 ou 4 canais, a dentista só encontrou 3 canais, não há o risco de obturar e ainda ficar um canal sem trata-lo? Outra dúvida se refere a anestesia, nesta sessão de instrumentação precisa de anestesia? Pois não sinto mais dor no dente e ela já limpou os 3 canais com as agulhinhas, ainda assim sentirei dor ? Ela me disse que talvez ainda tenha um restante de nervo mas, segundo ela, eu não sentirei mais dor como antes, portanto gostaria de saber se a anestesia ainda será necessária? Grato em responder mais estas perguntas, e desde já, antecipo os meus agradecimentos…
    Att: Desculpe pelos transtornos de “tantas perguntas”!!!

    • Sim, é uma possibilidade, mas não encontrar um canal não é algo assim tão comum. Não acho que você precise se preocupar nesse sentido. A última sessão é a de obturação, não instrumentação (de instrumentação são todas as outras), e sim, EM TESE não seria preciso anestesiar. Depende do julgamento da sua dentista quanto a isso.

  232. Drª Ana Tokus, boa tarde,
    Agradeço imensamente por responder as “n” perguntas, e também pela “paciência” dispensadas à minha pessoa, muito obrigado mais uma vez, e que Deus lhe dê em dobro tudo que a V. Sª fez por mim.
    Att: Fernando.

    • Imagina, Fernando… continuo à disposição, se precisar. Abraço! :)

  233. Drª Ana Tokus, boa noite,
    Comecei um tratamento de canal e depois de várias sessões meu dentista disse que eu teria que fazer uma gengivectomia nesse dente a ser tratado. Gostaria de saber se é um procedimento simples, apesar de cirúrgico, e quais os riscos pré e pós cirurgia que podem ocorrer.

    • Erica, sim, é um procedimento simples que consiste na remoção de um pedaço de gengiva, que provavelmente está impedindo o correto isolamento do dente para o tratamento de canal (costuma ser o motivo mais comum nesses casos). Os riscos são os de qualquer cirurgia gengival local, portanto, muito pequenos e raros. A anestesia é local, a cirurgia é rápida e a recuperação também (mais rápida ou similar a de uma extração dentária).

  234. Boa noite Dra Ana Tokus,

    Fiz tratamento de canal há uns 4 anos no molar inferior esquerdo, foi horrível, doeu muito no dia. A dentista colocou o curativo e em seguida fez restauração, encheu o dente de resina, porém foi cobrado como bloco, nunca havia feito esse procedimento, então paguei e achei normal. Neste ano um pequeno pedaço do meu dente quebrou, fui em outro dentista que relatou que seu colega havia agido de má fé e fez uma restauração em um dente que deveria ter sido feito bloco. Enfim, tive problemas com esse novo dentista, achei ele meio rude, quando refez o bloco, reclamei que não havia gostado, estava muito alto. Ele raspou o dente de cima e deixou quase reto o bloco (o mesmo de metal), no final já estou há 40 dias com curativo e hoje procurei outro dentista, vc sugere que eu volte no dentista que iniciou a restauração do bloco ou vá em um outro?

    • Ariela, eu sempre acho mais justo procurar o dentista que fez o procedimento… ele é quem está a par do caso, conhece as dificuldades e os detalhes do problema. Além disso, se há algo que pode / deve ser corrigido, cabe a ele corrigir. Senão o que acaba acontecendo é uma “romaria” a vários profissionais, com um alterando o que o outro fez. Eu, particularmente, procuro não emitir opinião sobre o trabalho de colegas, do tipo “foi mal feito ou foi bem feito”, justamente por não conhecer os pormenores do caso e haver grande chance de ser injusta.

  235. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Mais uma vez, preciso de uma orientação sua, já fiz 4 sessões do tratamento de canal, “aquele que me referi várias vezes” (dente 17), sobre a anestesia, e segundo a dentista ainda faltam 2 ou 3 sessões para concluir o tratamento, nesta última sessão novamente fui anestesiado!!! E ela continuou com as agulhadas nos canais (doi muito!!), na próxima sessão ela ainda disse que continuará com as agulhadas!!! Mas por que? Pois segundo ela, já extirpou todo o nervo?? E já estou há quase um mes mastigando normalmente com o tal dente e não sinto mais nada (nenhuma dor)?? E ainda ela colocou uma borracha e isolou o dente, borracha esta que estava comprometendo a respiração!! Confesso que estou pensando seriamente em desistir desse tratamento, pois como já relatei a V. Sª, já fiz um tratamento de canal e so foram 3 sessões, e só na 1ª fui anestesiado, na 2ª foi feito a limpeza com as agulhas, e na 3ª ele obturou o canal, ja faz 2 anos que fiz este canal e nunca mais senti dor neste dente, se me permite, eu gostaria de saber se realmente é necessário tantas sessões?? Por que tanta demora para obturar o dente?? Ela tirou um raio x do dente e disse que não existe mais raiz (nervo), e não sinto dor, por que mais 2 ou 3 sessões?? E desde já, antecipo os meus agradecimentos, por mais uma vez responder o meu questionamento.
    Att: Fernando.

    Obs: Em todas as sessões sou anestesiado!!! E fico com a cabeça muito baixa tambem, quando levantei da cadeira fiquei totalmente tonto. No tratamento de canal que fiz há 2 anos (com o meu dentista da minha cidade) na 1ª sessão fui anestesiado (ele abriu o dente e extirpou os nervos, e já passou a dor), na 2ª sessão ele fez a limpeza com as agulhas nos canais e eu não senti mais nenhuma dor e na 3ª sessão ele apenas usou mais uma vez as agulhas (tambem não senti dor!!) e obturou o dente, e nunca mais senti dor neste dente, porque em todas as sessões com esta dentista quando ela enfia as agulhas nos canais eu sinto dor?? E tenho que ser anestesiado?

    • Fernando, cada dente é uma história diferente… uns são tratados em sessão única, outros levam várias consultas. Sua dentista já removeu os resíduos da polpa dentária (nervo), mas a instrumentação dos canais não consiste apenas nisso: é preciso sanear os condutos e “dar forma” a eles, alargando e procurando eliminar reentrâncias que possam alojar bactérias. É isso que ela está fazendo agora. E é preciso anestesiar porque pode doer (e dói, como você mesmo relata). O isolamento absoluto é essencial pra não contaminar o interior do dente com outras bactérias do meio bucal. Compreendo sua urgência em terminar logo o tratamento, mas não desista! Agora falta pouco.

  236. Boa noite! Precisei de retratamento de canal, fiz hj em uma só sessão, sem anestesia, no inicio da sessão senti duas agulhadas, doeu, aí o dentista prosseguiu, sem anestesia mas não senti mais dor durante a sessão… mas agora tá dolorido, estou tomando pra dor na coluna Alginac 1000, mas mesmo assim sinto o dolorido no dente.

    • Solange, converse com o seu dentista pra que ele prescreva um analgésico mais adequado. O Alginac é mais usado em caso de nevralgias.

  237. Muito Obrigada!

    • É normal fazer sem anestesia? As agulhadas / pontadas que senti no inicio da sessão, é assim mesmo?

      • Dependendo do caso é possível fazer sem anestesia sim, Solange. E considerando a ausência de anestesia, é esperado que se sinta alguma coisa em algum momento do procedimento.

  238. Boa tarde Ana, td bem?
    Eu sempre senti muito medo de ir ao dentista pq tenho muitooo medo de me afogar. É um trauma de infância e faço tratamento pra isso. O fato é que sempre sofria ao fazer restaurações, mas agora a coisa piorou, pois estou com uma trinca no dente e precisarei fazer canal. E agora usam aquele isolamento na nossa boca que dificulta ainda mais a respiração. E o problema é que nos dentistas que eu vou eles dizem que tem que usar e pronto e estou com muito medo. Vc pode me indicar os dentistas que tratam pessoas com fobias como eu? Moro no Paraná mas em breve me mudarei para Campinas. Pode ser em qualquer lugar desses. Vou onde for para encontrar alguém que entenda meu medo.
    Muito obrigada.

  239. Olá Dra!

    Fui até o dentista para tratar cárie e ao abrir o dente, mesmo após ver a radiografia, disse que seria melhor fazer o canal, me direcionando para um colega do mesmo consultório.

    Levei um susto com a notícia do tratamento e com o valor R$ 680,00 é isso mesmo?

    Posso precisar fazer esse procedimento sem sentir dor?

    • Vanessa, não sei se é isso mesmo, pois cada profissional tem liberdade pra fazer seus próprios honorários. Mas em se tratando de um especialista (endodontista), não achei o valor fora do habitual.

  240. Ola dra.

    Em agosto do ano passado tratei um dente com apenas carie, mas mesmo assim a medica fez um raio-x e disse que quase que a carie atinge o nervo, e ai sim teria que fazer um canal. Ha um tempo sinto uma dorzinha no dente quando o pressiono forte! Pode ter acontecido alguma infiltração e meu dente agora tem que fazer canal? Não dói quando tomo algo gelado ou quente!
    O que pode ser?
    Obrigada

    • Poder pode, Ruslania. Mas se a dor não é espontânea (só doi quando você pressiona) e não dói com variação de temperatura, provavelmente não é caso para tratamento de canal. Mas é bom a sua dentista reavaliar.

  241. Boa noite, Doutora Ana!
    Há cerca de duas semanas o meu dentista fez uma restauração num dos dentes da arcada inferior, que apresentava uma linha amarelada perto da gengiva, e curiosamente doía se lhe tocasse com a unha, numa determinada parte do dente. Esse dente deslocou-se relativamente a todos os outros, para tentar ocupar a posição de um dos molares que foi extraído quando era criança.
    Duas semanas após a restauração, essa parte do dente continua a doer na mesma zona quando se toca com a unha, mas também apresenta muita sensibilidade quando bebo líquidos quentes e frios (ou mesmo à temperatura natural)
    O meu dentista diz ser normal, mas não me parece, porque ele já me fez a restauração em cerca de mais 6 dentes e não apresentam a mesma dor.
    Eu queria saber se isto é normal e se deverei aguardar mais algum tempo, ou se a ida ao dentista é inadiável.
    Qual será o tratamento para o mesmo?
    Isto assusta-me porque tenho tido muitos problemas mesmo nos dentes – eles apresentam ainda um bom aspecto, mas já desvitalizei 8 dentes, tirei dois molares e quase todos os dentes já sofreram restaurações. Sou uma paciente jovem (26 anos), não fumo, não bebo café nem bebidas alcoólicas ou gaseificadas, sou atleta de fundo desde os 9 anos e sou semi-vegetariana desde os 12 anos (apenas como peixe, bebo leite e como ovos). Grande parte destes problemas começaram a surgir logo após ter terminado o curso superior (devido às noites em branco e à má alimentação apanhei uma anemia nessa altura) e depois de eu ter feito um tratamento de pele contra o acne (tomei roacutan). Gostava de saber também se estes problemas têm alguma relação com algum desses factores.
    Muito obrigada!!

    • Rê, restaurações na junção amelocemetária (a região que você relata, a “linha amarelada” entre o final da coroa e o começo da raiz do dente) são bastante delicadas e com grande potencial de levar à sensibilidade dentária. Após a confecção de uma restauração, o dente pode ficar sensível por até 30 dias… mais que isso, é bom que seu dentista reavalie pra ver o que está acontecendo. Não acho que a anemia tenha a ver com o problema, e o Roacutan poderia trazer apenas algum problema gengival, não dentário.

      • Olá Doutora! Muito, muito obrigada pela sua mensagem! Irei assim aguardar mais duas semanas para ver se a sensibilidade e dor passam completamente. Enquanto isso vou controlando as dores com anti-inflamatórios e creme dental próprio para a sensibilidade.
        Queria também aproveitar para perguntar umas coisas sobre o caso do meu pai:
        O meu pai de 57 anos desde criança que tem muitos problemas de dentes. Neste momento encontra-se a fazer tratamento de canal de um dente molar. Na verdade, ele já tem ido várias vezes ao dentista por causa desse dente (sem exagero, talvez umas 6 vezes). O dente está com uma infecção que insiste em não desaparecer e já é a terceira vez que faz tratamento de antibiótico por causa dela. Da última vez, o dentista deixou o dente aberto para que o pus drenasse livremente, mas quando o doutor fez a restauração definitiva, no dia seguinte o meu pai teve de voltar ao consultório porque o dente estava outra vez cheio de pus no interior, e o meu pai estava com dores insuportáveis. O dentista voltou a abrir o mesmo e a receitar um antibiótico mais forte.
        Este tipo de infecção é comum? Quais são as possíveis causas desta situação?
        O meu pai já pensou em pedir para extrair o dente, mas sempre que extraiu dentes teve sangramentos que duravam semanas para estancar. Mesmo o próprio dentista tem medo de extrair, porque já conhece a situação dele. Queria então saber se esta situação pode estar associada a algum outro problema de saúde e se ele pode fazer algum procedimento para ajudar a estancar este tipo de hemorragias.
        Obrigada novamente pela paciência em responder a todas as minhas questões e pela atenção!
        Aproveito também para dar os parabéns pelo Blog e pela iniciativa, pois é um excelente meio de aproximar Doutores e doentes. Adorei ler!

        • É comum sim, Rê. Seu pai deve estar enfrentando uma infecção mais resistente, e enquanto o pus dessa infecção (abscesso) não for drenado por completo, pode doer bastante. Quanto ao sangramento, demorar semanas pra estancar não é normal. OU há alguma condição sistêmica do seu pai que causa isso (problemas de coagulação sanguínea e/ou alteração no tempo de sangramento – comum em quem tem diabetes) OU ele está provocando isso ao cuspir / bochechar com frequência OU ele toma de forma contínua alguma medicação que aumenta o tempo de sangramento (como o ácido acetilsalicílico – aspirina – por exemplo). Portanto, é preciso investigar a causa e eliminá-la / controlá-la.

          • Muito Obrigada, Doutora! De facto confirmo: o meu pai costuma tomar Aspirina. Deve mesmo ser disso! (ele tem problemas cardíacos) Vou continuar a acompanhar este blog!

          • Com certeza, tem a ver sim! ;)

  242. Olá Dra. Ana, gostaria de fazer uma pergunta: hoje eu fiz um curativo num dente e o dentista me disse que o meu dente está com o nervo morto e que vai ser preciso fazer tratamento de canal, ele me receitou 2 medicamentos: AMOXICILINA e IBUPROFENO, esse tratamento vai ser feito pelo SUS e por isso vou ter que esperar alguns meses para ser atendido, então queria saber quanto tempo no máximo esse curativo irá durar sem precisar trocar, estou com uma massa branca provisória no dente. Obrigado.

    • Geraldo, enquanto o curativo estiver “bom”, ou seja, sem infiltrações e protegendo o interior do dente, não é necessário trocar. Claro que essa não é uma situação ideal, afinal curativos são apenas provisórios e não devem ficar por meses, até porque há chance do dente doer… e se doer, será preciso procurar um dentista, particular se preciso, pra trocar o curativo e controlar a dor.

  243. Ola doutora, boa tarde, eu estou numa duvida, alias varias, ano passando estava com dor de dente, fui a uma dentista e ela obturou meu dente, mas disse que precisaria fazer canal futuramente, passou uma semana o dente doeu, eu ia voltar ao consultório, mas como a dor parou achei que era normal, enfim, se passaram 5 meses, comecei a sentir dor de dente novamente, ma como estava trabalhando acabei tomando medicamento e a dor passava, fui totalmente errado eu sei, mas como era novo no serviço não queria faltar e nem sair mais cedo, mas quando foi sexta feira começou a doer muito, fui a dentista e ela disse que teria que fazer uma limpeza primeiro em todos os dentes e só depois de uns dias poderia arrancar ou fazer canal no meu dente, não me receitou nem um remédio, passei muito mal, quando foi sábado o consultório dela não atende, como estava com muita dor passei no pronto socorro, mas a dor continuava, ai liguei pro SAMU e pedi uma informação onde teria dentista pra poder ser atendido pois não aguentava mais, me encaminharam para a upa, passei no dentista e eu estava com pus, ele fez um curativo e me receitou antibiótico e um dipirona, e me deu a guia pra passar no dentista do sus, mas meu dente continua doendo muito, estou tomando o medicamento corretamente mas não passa, não aguento mais de dor, gostaria de saber da doutora se é possível arrancar o dente mesmo com dor, porque não sei quando vou conseguir marcar pelo sus, demora muito e não estou podendo pagar o tratamento num dentista particular, se a doutora puder me dar uma orientação ficarei muito grato, obrigado pela atenção e tenha uma boa tarde.

    • Jefferson, o ideal é controlar a infecção antes de extrair o dente, até porque o dente / gengiva infeccionados não respondem bem à anestesia.

  244. Obrigada doutora, vou continuar com a medicação até poder extrair o dente. Boa noite :)

    • ;)

  245. Olá! Boa noite!

    • Oi Crysly, no que possa ajudar?

  246. Ola dra., olha eu de novo. Bom, vou direto ao ponto. Eu tenho um dente aonde irei fazer o canal daqui alguns dias. O problema e q fui ao dentista e falei a ele q teria o canal a fazer e é incisivo lateral. O nervo ja estava morto. Ele abriu o dente limpou e colocou anestesia e o fechou. Ate ai blz, so q nao faz nem uma semana e meu dente ta com um odor mto forte. Coisa q nao existia antes de ele abrir e colocar a massinha branca. Queria saber o porquê desse odor? Antes nao cheirava nem nada. Eu passo o fio todos os dias e escovo. Num tinha cheirado mal, so agr depois que fui. (Obs: o dentista é do postinho).

    • Joanderson, pode ser que, por causa do curativo, tenha ficado alguma região retentiva, “prendendo” restos de alimentos. Mas é só uma teoria, seria preciso examinar você pra dizer ao certo. Entre em contato com o seu dentista pra ele verificar o que está acontecendo.

      Qual a relevância do dentista ser do “postinho”? Ele é tão competente quanto o que atende particular. ;)

  247. Fui a dentista porque uma coroa havia quebrado. Já tinha sido tratado o canal do dente e não doía nada, ela então fez um pívô provisório para eu usar enquanto o outro não ficava pronto, só que este ficou muito alto e mesmo eu falando que estava alto, ela não abaixou e disse que estava normal. Fui para a casa e passei um feriado inteiro com dificuldade p/ mastigar, depois de uns dias acabei acostumando, quando voltei ao consultório e ela foi colocar o dente definitivo, notei que quando ela tirou o provisório, saiu uma bola de sangue, mesmo assim ela colocou o definitivo, e para parar o sangue, me aconselhou a fazer bochecho com água oxigenada, só que agora estou sentindo dores horríveis, quando tomo algo gelado. Depois que fui lá, tb tive outros problemas, apareceu uma feridinha ao lado de um pivô antigo que eu tinha, sem falar que ela removeu uma ponte de dois dentes que estava bem feita, para adaptar esse pivô que era antagonista, deixando a ponte estranha e menor do que era, aí ela preencheu os buracos com resina e ficou feio e incômodo, ela tb colocou um curativo em um outro dente e depois restaurou sem tirar o curativo e disse que esse procedimento era normal. Enfim, vários problemas, quando eu disse que estava com dor no pivô que ela fez ela me pediu uma radiografia em um laboratório, pois ela não tem máquina de raio X, paguei o tratamento parcelado no cartão e ainda faltam 8 parcelas para cair, não sei o que faço, pq não quero mais voltar lá, não confio mais.

    • Ana, e de que forma eu posso ajudar?

  248. Gostaria de saber se o procedimento dela foi normal.

    • Então, Ana… difícil eu opinar sem examinar você e entender o que sua dentista pretendia. Realmente, a coroa, provisória ou não, não pode ficar “alta”, sob pena de causar uma série de problemas. Sangue ao remover o provisório não é incomum, depende muito da sua adaptação e da saúde gengival, não é algo necessariamente causado por um ferimento. Sobre a restauração, é possível, sim, restaurar o dente sem remover todo o material do curativo, que serviria como uma proteção para o “nervo”. Enfim… me parece que, em alguns procedimentos, o que sua dentista fez foi “improvisar” com o que tinha em mãos. Mas, quando se improvisa, costuma ser algo provisório dada a situação, e que será corrigido / melhorado depois. Espero que seja esse o caso.

  249. Ok, obrigada!

  250. Olá Dra. Ana!
    Fui ao dentista para simples controle, e após um raio X o dentista falou que havia uma manchinha que era cárie, porém eu não sentia dor alguma. Ele fez a restauração e dias depois o dente começou a doer. Voltei ao dentista e ele disse que trocaria de resina pra outro produto, mas ao tirar a resina, disse que o canal estava exposto e sangrando, e que eu teria que fazer canal. Estou muito chateada, porque fiquei com a sensação de que foi o dentista que fez alguma cagada, ou cavucou o dente demais e acabou ferrando com ele. Estou correta em minha impressão ou poderia haver mesmo uma cárie grande a tal ponto e ainda assim eu nunca ter sentido dor? Por favor me dê uma opinião, Dra. Ana! Estou muito triste, até já chorei de raiva. Obrigada, Flávia.

    • Embora eu não possa afirmar que foi isso que aconteceu no seu caso, é possível sim, Flávia. Às vezes a cárie é visualmente pequena mas, internamente, grande. E o que o dentista faz é remover o tecido dentário cariado, não há benefício em remover mais do que o necessário. E se a cárie estiver próxima do canal…

      Tem um texto só sobre o assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

  251. Bom dia dra.
    Eu fiz um curativo no meu dente, e ainda estou com a massa do curativo, isso já tem uns meses, sendo que eu tinha que voltar ao dentista depois de 15 dias. A minha pergunta é, durante todo esse tempo que estou com o curativo corro algum risco no dente?

    • Kellvyn, corre o risco do dente doer e, também, por manter uma infecção no seu organismo. Assim que der, procure um dentista pra fazer o canal, ok?!

  252. Ta ok. Obrigado!

  253. Boa tarde Doutora,
    Eu fiz uma restauração no dente faz alguns anos, e ele começou a doer muito, fui em dois dentistas e eles disseram que estava normal o dente, mas depois de alguns meses não suportei mais, não conseguia trabalhar e nem falar, então procurei outro dentista e pedi para abrir a restauração, quando foi aberta saiu um cheiro horrível, estava muito inflamado, e a dentista falou que era uma infiltração no dente, então, disse que deveria realizar um canal nesse dente, fiquei com medo, pois os outros dentistas que fui anteriormente não davam espaço para fazer perguntas e eu fui em dentista particular, enfim, a dentista colocou um curativo e fui para casa, e tomei um anti-inflamatório mas não melhorou, doia muito, então pedi para fazer logo o canal ou extrair, pois eu já não dormia e nem comia mais… aí a dentista disse que não ia fazer, porque estava inflamado e que a anestesia não ia pegar, mas eu quis fazer assim mesmo, foi aplicado em intervalos 7 anestesias, mas não passou a dor, então fiz a sangue frio mesmo, foi um horror, mas um alívio imediato… O problema é que foi realizado um curativo e eu achei que era a restauração, infelizmente tem dentista que não orienta a gente direito, e acabei achando que estava tudo maravilhoso, mas o curativo caiu e meu dente quebrou feio por trás, então foi feito um aumento de coroa e uma restauração gigante, o que me causava inchaço constante, fiquei nessa loucura por um ano e agora o dente quebrou todo… minha saga continuou, procurei o SESI emergência, lá o dentista foi excelente, me explicou tudo, e disse que tinha que fazer retratamento do canal e uma coroa, e eu já fiz o retratamento e me encaminhou para outro dentista, mas doeu um pouco, quando ele abriu caminho dentro do dente (no final), isso é normal?
    Portanto, estou com um curativo, e minha consulta é dia 03/07, o curativo aguenta? Foi colocado o curativo faz 7 dias e ainda me incomoda, parece que tá inchada a gengiva, voltei lá no dentista e ele falou que o curativo estava grande, quando ele tirou um pouco do curativo eu senti uma melhora, mas agora ainda sinto não dor, mas um incomodo, é normal?

    Sei que minha história é grande, mas achei necessário contar a historia de dente, esqueci a classe desse dente, mas é um que fica do lado esquerdo do lado… é visível ao sorrir.

    Karla
    Manaus/AM

    • Karla, sim, é normal que você sinta um pouco de sensibilidade “no final” do canal em um retratamento. O curativo aguenta sim, só evite mastigar coisas muito duras do lado em que ele está. O incomodo que você sente até o momento pode ser considerado normal também, principalmente se o curativo ficou meio “alto” durante um tempo.

  254. Eu fiz um curativo hoje, enquanto estava anestesiado blz, mas a anestesia passou e a dor esta terrível, que medicamento posso tomar pra q a dor passe??

    • Karina, não acho que qualquer analgésico vá dar conta… se a dor não passa é preciso procurar novamente o dentista pra trocar o curativo e, assim que possível, finalizar o tratamento de canal.

  255. Bom dia doutora Ana Tokus, fiz um tratamento de canal no segundo molar da parte inferior direita ha 3 dias, os dois primeiros dias não senti nada, mas agora estou sentindo muita dor, nem consegui dormir direito, e o dente está com curativo e com o medicamento no dente, liguei para meu dentista e ele me recomendou tomar ibuprofeno de 8 em 8 horas. Gostaria de saber se é normal sentir essa dor? E se posso levar a vida normal no período do tratamento ?

    • Kleber, se o tratamento de canal ainda não foi finalizado, o dente pode doer, sim. Você pode levar uma vida normal durante o tratamento, apenas cuide pra morder sobre esse dente enquanto ele ainda estiver com curativo.

  256. Gostaria de saber se da pra colocar um bloco sem tratamento de canal.

    • Dá sim, Erly. Desde que, claro, o dente realmente não necessite de tratamento de canal.

  257. Oi Dra, entao comecei um tratamento de canal e ja fui duas vezes, ele enfiiiou aquelas agulhinhas e colocou curativo, desde que ele mexeu sinto uma dor no pescoço no lado do dente que esta sendo tratado e um gosto mto ruim na boca. Isso e normal ?

    • Dayane, a dor pode ter a ver com a inflamação local e o gosto ruim provavelmente se deve ao material usado no curativo.

  258. Dra., boa noite, terminei um canal no dente 21, no dia 14 o dentista colocou o curativo e vou fazer a restauração agora no sabado 19, porem após passar o efeito da anestesia meu dente começou a doer, latejar, parece que está crescido e muito sensivel, isso é normal? O dentista que tratou o canal não passou nenhuma medicação pra dor, o que devo fazer estou muito preocupada.

    • Sim Andrea, a sensação do dente estar mais alto é comum, por causa do processo inflamatório em volta da ponta da raiz do dente, que deixa a região “inchada”. Isso aumenta a sensibilidade. Entre em contato com o seu dentista e peça que ele prescreva um analgésico pra que você tenha mais conforto, mas a tendência e o problema se resolver de forma espontânea.

  259. Fiz o tratamento do canal, mas precisei viajar pro exterior e não tive como colocar o bloco. Depois de 1 ano, a massa provisória saiu e o dente voltou a doer muito. Fui ao dentista já 2 vezes e não consigo fazer a limpeza do dente PQ A DOR É INSUPORTÁVEL, mesmo com anestesia. A dentista disse que é por conta da inflamação. Estou tomando anti-inflamatório ha quatro dias, mas estou desesperado pq não sei como irei suportar a dor novamente. O q faço? Será que o efeito da anestesia não está sendo completo? Por favor me de uma opinião. Emanoel

    • Emanoel, realmente, quando os tecidos em volta do dente estão muito inflamados a “acidez” deles se altera, e a anestesia tem dificuldade de se instalar. Provavelmente o motivo da dor é esse. Ou seja: o ideal é antes de qualquer procedimento, controlar a inflamação / possível infecção. Converse com a sua dentista.

  260. Olá, Dra!
    Tenho que viajar de avião no dia 05. Fui ao dentista e ele disse que poderia fazer a endodontia na segunda, dia 04. Mas minha irmã me falou sobre viagens de avião e problemas com esse tipo de procedimento dentário. Agora não sei o que fazer. É seguro isso – viajar de avião (por 3h) menos de 24h depois de fazer o curativo? Ou deveria realizar o procedimento ao voltar?
    Obrigada!

    • Rianny, existe um fenômeno chamado “barodontalgia”, que é a dor de dente por diferença de pressão atmosférica. Porém, imagino eu, você vai viajar num avião com cabine pressurizada, então a pressão interna é controlada. Mas sim, pode acontecer do dente doer. Porém poderia acontecer mesmo sem qualquer procedimento odontológico prévio… então, na minha opinião, a chance de problemas é BEM pequena.

  261. Dr(a), comecei um tratamento de canal em março, assim como dito acima, só que após ela tirar o nervo e fazer a limpeza dos canais em uma sessão, colocou uma massa branca e mandou eu voltar num outro dia… como parou de doer, então nem voltei, só que agora no começo de agosto começou a doer (latejar), e quando pressiono para morder algo, sinto uma pressão no dente… pode acontecer algo serio?? Exemplo necrose do dente?? Ou só inflamação está causando isso? Pois tomo remedio e para de latejar, mas a pressão que sinto no dente ao morder não!! O que pode ser?

    • Guilherme, é que o tratamento de canal não foi concluído, por isso a possibilidade de doer ainda existe. Ou seja: o foco de infecção ainda persiste, o que causa inflamação, dor, etc.. O que necrosa não é o dente em si, mas o “nervo” dele… então, como você já não tem o nervo, o “dente” já não necrosa mais… embora possa haver algum resíduo de tecido necrótico, sim, e que precisa ser removido. Portanto, a solução é terminar o tratamento de canal e restaurar o dente direitinho. Procure sua dentista.

      • Muito obrigado pela resposta… já estava ficando preocupado, e o pior que começa a doer sempre que chega final de semana…
        Gosto muito muito dos seus posts, pois ajuda muito no tratamento de forma correta… nunca havia feito canal, até porque tenho uma boa escovação, só que há uns 5 anos atrás eu estava com cárie e fui a um dentista. Ele obturou só que não tirou a bactéria completamente, e tampou com resina, então a cárie foi fazendo buraco fundo, ai comecei a sentir dor de dente e fui procurar um outro dentista e fui quando me falou o que havia acontecido…

        • Fico feliz em ajudar, Guilherme. ;)

  262. Oi, queria saber se quando vc sente muita sensibilidade nos dentes com coisa fria, ou quente, ou doce e as vezes até com o vento, mesmo q não haja “buracos”, é caso de tratamento de canal? Um dente pode estar precisando de um tratamento de canal mesmo sem estar furado?

    • Pode ser caso pra tratamento de canal sim, Tati. Mas se o dente só dói quando há um estímulo, ou seja, a dor não é espontânea, é provável que não seja necessário. Sim, mesmo que um dente esteja aparentemente hígido (saudável, sem cárie), pode haver necessidade de tratamento de canal.

      • :o To ferrada!!!

  263. Em que casos um dente não tem mais conserto? Tinha um dente que tava quase todo “comido”. A dentista falou que não tinha jeito, tinha que arrancar, mas outra falou que sim, dava pra fazer canal. Acabei arrancando mesmo por medo do tal canal, dizem q doi. Mas fico pensando que o dente poderia ter sido salvo.

    • Geralmente o dente não pode mais ser salvo quando a cárie ou uma fratura, por exemplo, comprometem a raiz do dente. Mesmo que a coroa inteira esteja destruída, se a raiz estiver boa dá pra colocar pino + coroa (prótese). Vale a avaliação do dentista, uns são mais otimistas, outros mais realistas.

      • Valeu! :)

  264. Olá, meu nome é Camila, tenho 13 anos e eu acho que estou com cárie, e acho também que vou te que fazer canal, eu fiz e ate agora ele só finalizou com uma massinha, eu perguntei se era canal, ele falou que provavelmente sim e eu morro de medo, mas ele aplicou anestesia, bom não sinto dor, mas acho que meu dente ta muito sensível. Ele colocou uma coisa no meu dente que eu não aguentava, arrepia demais. Sera que eu posso fazer alguma coisa pra acabar com essa sensibilidade RS, eu nem ia te perguntar, tava lendo alguns comentários e torcendo para perguntar isso. :)

    • Camila, se seu dentista disse que “provavelmente sim”, minha tendência é concordar com ele. Pra acabar de vez com a sensibilidade, havendo indicação de tratamento de canal, sugiro que você trate o canal.

  265. Depois de ter iniciado um tratamento de canal, pode esperar duas semanas?

    • Pode sim, Adriano. Mas quanto antes o tratamento for finalizado, melhor. Menor a chance do dente doer no intervalo.

  266. Ai meu Deus, o pior que vou ter mesmo que fazer o canal :(

    A senhora trata de canal ?

    • Já tratei muitos, Camila. Mas hoje não trato mais. Procure um dentista / endodontista (especialista em tratamento de canal) pra avaliar.

  267. E com 13 anos pode fazer canal ?

    • Pode, Camila. Até em dente de leite é possível fazer canal.

  268. Olá! Eu estava com cárie no 1° molar inferior direito. A dentista retirou a cárie, mas disse que tem que fazer canal. Quando foi colocar a massinha no dente aberto, ela me deu uma anestesia primeiro (dentro do dente, que já estava doendo e doeu mil vezes mais). A questão é: pra fazer canal eu tenho que tomar uma anestesia dentro do dente primeiro, ou pode ser aquelas que se aplicam no canto da boca??? Porque depois da dor que eu senti, eu estava pensando em arrancar o dente, pois acabei de arrancar o 3° molar e eu nem senti a agulhada da anestesia.
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

    • Dáf’la, a anestesia intrapulpar não é obrigatória, sua dentista usou esse artifício porque provavelmente não teve escolha, pela urgência. Mas certamente ela não será mais necessária no decorrer do tratamento, a anestesia será feita na gengiva, mesmo. Pode ficar tranquila.

  269. Dra., Vou fazer um implante bem no dente da frente na parte inferior da boca. A minha dentista vai aproveitar uma pequena parte óssea que ainda tem. Ela pôs um provisório, e fez uma limpeza nesse dente antes de colocar o provisório. Segundo ela, essa limpeza é parecida com a do canal. Agora está muito dolorido, não dói a gengiva e sim o dente que estava. Por que isso ocorre? Será que meu osso pode rejeitar o futuro implante? Já que com o provisório está assim, doendo.
    Obrigada.
    Aguardo a resposta.

    • Layne, não entendi sua pergunta. Você diz que dói o dente, mas fala em fazer implante… e se vai fazer um implante é porque o dente está ausente. A “pequena parte óssea que ainda tem” não seria, então, a raiz do dente? Aí não seria implante, seria um pino e um prótese (coroa) fixa… e o provisório estaria apoiado no pino que, por sua vez, estaria encaixado na raiz. Será isso?

  270. Comecei a fazer um tratamento pelo convenio com o Sesi, o dentista fez uma cirurgia para posteriormente ser feito o canal, so que abriram o dente, deixaram o buraco aberto, sem nenhuma protecao e marcaram retorno para 30 dias depois, o dente ja comecou a quebrar as paredes laterais, isso e correto, nao seria antietico e passivel de indenização caso venha a ter uma infeccao ou o dente quebre todo sendo necessario extrair e como solucao implante? Na minha opiniao o retorno teria que ser no maximo 3 dias e nao 30 dias depois, isso seria passivel de denuncia no CRO?

    • Edson, certeza que o curativo não caiu ou você engoliu? É altamente improvável que o dentista deixe um dente aberto pra retomar o tratamento depois de 30 dias. Eu acho que antes de pensar em indenização você deveria procurar seu dentista (ou outro dentista, você é quem sabe) e fazer (ou refazer) o curativo pra evitar quaisquer problemas.

      • Nao foi feito curativo algum, o dentista fez a cirurgia e somente deu pontos, se tivesse feito curativo ao passar a lingua vc perceberia que a cavidade estava fechada, mas ao contrario vc sentia a lingua entrar no buraco do dente, e mesmo com o toque dos dedos era perceptivo que nao tinha curativo. Hoje comendo pao percebi que as paredes do dente quebraram. Doutora, mas eu estou pagando por isso, nao justificaria eu procurar outro dentista. Nunca vi na minha vida dar inicio a um tratamento dentario, no caso onde tem buraco, e que deixa o dente exposto a infeccao e vc ter o retorno para 30 dias apos. Seria como um medico abrir a barriga de alguem e deixar aberto, depois mandar voltar 30 dias depois para fechar. Vc nao respondeu, este procedimento eh correto ?

        • Que cirurgia foi essa, Edson? Não sei se compreendi bem a situação…

          De qualquer forma, não posso emitir um veredito sobre certo e errado apenas com base na sua descrição, não seria justo – afinal não conversei com o seu dentista – e seria antiético, pois apenas dentistas em posição de peritos, indicados por juiz de direito, podem avaliar dessa forma a conduta de um colega. Eu poderia dar uma opinião? Poderia. Mas nem a história eu entendi direito, ainda…

          Repito: se o dente está sem curativo e representa um foco de infecção, o mais importante, agora, é resolver isso. Com o seu dentista ou com outro.

  271. Ola. Ha alguns meses minha obturacao caiu e levou um pedaco de dente e ha 3 semanas estou correndo atras para fazer o canal, fiz curativo mas as dores voltaram, por ultimo senti uma dor horrivel e voltei a emergencia, foi aberto meu dente novamente e tirada toda a polpa, mas no dia seguinte amanheci com o rosto inchado d+ e sentindo dores ao tocar pelo lado de fora do rosto, estou com medo, o que faco??

    Tem como fazer canal com o dente com infeccao e inchado?

    • Joice, parece se tratar de um abscesso. Não dá pra finalizar o canal antes de controlar a infecção, mas dá pra trocar curativos até que a fase mais aguda passe e seja possível, então, finalizar o tratamento.

  272. Ano passado (outubro) sofri um acidente e quebrei o dente da frente. Então coloquei resina e mantive acompanhamento.

    Já estava de viagem marcada ao exterior para março desse ano, e mesmo depois de 6 meses do ocorrido ainda sentia certa sensibilidade. Meus dentistas disseram que estava tudo ok.

    No entanto vivo com essa preocupação. Pelo meu dente ainda estar sensível, alguns dias mais que outros, gostaria de saber o que leva isso a acontecer!

    Se eu estou mais nervosa, sinto que ele até dói um pouco. Mas há dias que não sinto nada. Gostaria de saber: existe qualquer forma, mesmo que não comprovada, de evitar ou adiar o canal dentário?

    Sintomas que sinto as vezes: latejamento, dor, sensibilidade ao frio.

    Hoje vejo que ele está mais rebaixado do que antes. Talvez seja a gengiva inchada. Não sinto nem vejo ela inchada, mas o fato do dente estar mais para baixo pode ser por isso.

    Aguardo o seu retorno ansiosamente!

    Obrigada!

    • Juliane, é difícil prever como o organismo da pessoa se comporta depois de um trauma dentário. Pode haver necessidade de tratamento de canal (até de extração!) ou absolutamente… nada. Assim como não há forma de prever os resultados de um trauma, não há forma garantida de evitar que eles aconteçam. O importante é procurar o dentista o mais rápido possível, pra minimizar os danos – quando há danos-, e manter supervisão pelo tempo que o dentista julgar necessário. No seu caso me parece que vai tudo bem, dependendo do tamanho da fratura é esperada certa sensibilidade, principalmente ao frio. De qualquer forma, seria bom reavaliar pra ver se o canal está ok, já que você relata latejamento.

  273. Dra.
    Fiz hoje pela manhã um curativo no dente 37 em um canal provocado pelo dente do siso, estou com o curativo, mas acabei não perguntando ao dentista que cuidados devo tomar com ele, se tenho restrição a algo ou não, me tire essa duvida, e ele marcou retorno pra daqui 11 dias, é normal esse periodo de tempo ? E se deveria tratar esse dente primeiro ou retirar o siso que está nascendo deitado ?

    • Diego, apenas evite mastigar coisas duras diretamente sobre esse dente, apenas com o curativo ele está frágil. Sim, às vezes há um intervalo de alguns dias entre o curativo e o tratamento de canal em si, o que geralmente é uma questão de agenda, mesmo. A prioridade dos procedimentos depende da presença / possibilidade de dor, se o siso não dói, sugiro fazer o canal antes.

  274. Dra. Fiz um curativo e já faz uns 6 meses, e agora sinto dores intensas por dentro do dente, é grave??

    • Ana, não que seja grave, mas se você não finalizar o tratamento de canal a chance do seu dente doer permanece. Assim que der, sugiro que você o conclua.

  275. Olá, fiz tratamento de canal em maio 2014… mas assim que terminou o tratamento ela colocou uma massinha, pra depois eu ir em outra dentista para refazer o dente, só que eu não voltei pra refazer o dente, estou com essa massinha até hoje, pois já tinha gastado um pouco com o tratamento de canal, não tive condições de refazer o dente e ha 4 dias desse mês de setembro 2014 ele voltou a doer, não sei se é pq eu cutuquei a gengiva e sangrou e agora esta assim, só sei que dói demais, será que não tratou direito o canal ou eu teria que ter refeito o dente ? Obrigada.

    • Vanessa, sem dúvida você deveria ter restaurado o dente. E se a dor é na gengiva, é provável que haja “reentrâncias” nas quais estejam se acumulando resíduos alimentares. Procure um dentista assim que possível pra resolver isso.

  276. Drª Ana Tokus, boa tarde,

    Lembras de mim? Sou aquele que fiz “N” questionamentos a V. Sª em 02/2014, sobre o medo da anestesia no tratamento de canal que estava fazendo, pois tenho pânico, mas o que me remete a este comentário é sobre aquele tratamento de canal que eu desisti, pois segundo a dentista só faltavam 2 sessões, ela fez varias instrumentações e disse que havia retirado as raizes, e fechou o dente com uma obturação provisória, e disse que na outra sessão iria instrumentalizar e selar os canais e depois obturar em definitivo, mas eu já estressado/ansioso/pânico de tantas anestesias e instrumentalizações (agulhadas/limadas nos canais com dor), e não sentindo mais dor no dente, resolvi desistir do tratamento, apesar de varios contatos para retornar o tratamento eu paguei e desisti do mesmo, agora caiu a obturação “provisória”, e eu estou sentindo um inicio de dor (fraca!!) no dente 17 (o dente semi tratado), gostaria de saber qual será o procedimento para trata-lo? Pois ele esta aberto (sem obturação), mas segundo a dentista na época disse que já havia retirado os canais/raizes? Tem que começar do zero? Pois não estou sentindo dor como no inicio do tratamento anterior. Serei anestesiado novamente? Ou apenas deve ser feito uma desinfecção dos canais e obturação? Ao fazer a instrumentalização dos canais (restos?/) vai doer ?

    Gostaria, se me permite, de fazer uma ressalva em relação ao questionamento anterior, o dente 17 o qual fiz o tratamento de canal (incompleto!!) não dói em relação a variação de temperatura, mas apenas quando mastigo, bem como o dente ao lado, e o que sinto mesmo é a dor na gengiva que está inflamada, portanto, deve ter ocorrido uma infiltração de alimentos e consequentemente uma infecção, convém notar que o dente esta aberto, pois caiu a obturação e eu cutuquei a gengiva inflamada/sangrando com fio dental/escova interdental (bitufo), houve mais sangramento da gengiva/inflamação e agora dor ao mastigar nos dentes do lado afetado, inclusive o 17 (aberto), embora eu esteja utilizando a parodontax / periogard, o que V. Sª acha que deve estar ocorrendo? Uma infecção por infiltração de alimentos? Deverei fazer um novo canal? Convém notar que sou diabético (glicose 142), tomo o januvia 100 mg/dia / sertralina 50mg/dia. Certo de contar com os esclarecimentos de V. Sª, antecipo mais uma vez, os meus agradecimentos.

    • Fernando, não que seja preciso começar do zero, mas sua dentista vai ter que fazer nova instrumentação, sim, pra garantir o controle da infecção. Sim, certamente você será anestesiado, o que garantirá ausência de dor. Quanto à gengiva, parece haver uma gengivite local pela acúmulo de resíduos alimentares, já que o dente sem restauração é um fator retentivo de sujidades.

  277. Boa noite, Dra! Primeiro quero te parabenizar pelo blog! Agora quero tirar uma grande dúvida, há um ano comecei um tratamento de canal de molar inferior, meu dentista iniciou com a limpeza dos canais, até aí tudo certo, mas quando ele fechou começou a doer, latejar muito mesmo, então ele abriu e disse que isso era normal, era liberação de “gases”. Desde então, toda a tentativa de fechar esse canal é mesma coisa… gases, e não consigo nunca finalizar. Minha dúvida: existe esse tipo de gases ou isso é falta de limpeza correta dos canais do dente? Obrigada!

    • Existe sim, Luciane. O tecido necrótico que está dentro do seu dente e as bactérias presentes liberam esses gases. Quando o dente é fechado, cria-se uma pressão interna, o que resulta em dor. Em algum momento, com a instrumentação e a limpeza dos canais, isso não vai mais acontecer.

      • Obrigada Dra Ana pela resposta! Tenha um excelente dia!

        • ;)

  278. Dra. no começo do ano comecei um tratamento de canal, só que fiz três seções e não voltei, até porque parou de doer, ou seja, abandonei, ha um mês atrás voltou a doer o dente (latejar), ai tomei ibuprofeno pois uma vez a dentista recomendou, então tomei durante 7 dias e passou a dor e a inflamação após um tempo de 10 a 15 dias inflamou de novo, tem alguma possibilidade de eu perder o dente, ter de fazer extração? Morro de medo de perder o dente e não voltei na dentista pois morro de medo do instrumento usado para limpar o canal!!
    Outra pergunta, quando e por que é feita a extração?

    • Guilherme, pela sua descrição não vejo razão nenhuma pra extrair o seu dente. A extração é um último recurso, quando a permanência do dente na boca não é mais viável. Isso pode acontecer, por exemplo, por causa de uma cárie muito grande, de uma fratura ou de um problema periodontal (no osso que suporta o dente… mesmo que o dente esteja bom, o osso em volta dele não está). Enfim… compreendo seu medo, mas é essencial terminar o tratamento de canal de forma a eliminar esse foco de infecção do seu organismo.

  279. Drª Ana Tokus, boa noite,

    Inicialmente gostaria de agradece-la em responder as minhas perguntas anteriores, mas, se me permite, irei fazer mais alguns questionamentos a V. Sª, senão vejamos; ainda infelizmente em relação ao “tratamento de canal interrompido por fobia/pânico à anestesia”, após 5 meses do semi tratamento inicial, a obturação provisória caiu, segundo a dentista ela extirpou os 3 canais do elemento 17, mas não selou/obturou os canais, apesar das “n” sessões/anestesias, então fui a um outro dentista, e ele colocou 1 curativo, até que eu fosse dar sequencia no tratamento com urgência, mas após isto comecei a senti dores, retornei ao mesmo (dentista) e pedi que retirasse o curativo (massinha), e ele o fez e depois colocou 1 bolinha de algodão/medicamento no canal, mas mesmo assim após 2 dias voltou a doer, então resolvi remove-lo por conta própria, e felizmente a dor passou, tal bolinha de algodão estava com mau odor /fétido, provavelmente infecção/bactérias, portanto, diante do quadro exposto V. Sª acha que o dente 17 ainda pode ser recuperado? Convém notar que não sinto mais dores à variação de temperatura/mordida, ainda assim a V. Sª acha que os canais estão infeccionados? Ainda será necessário aplicação de anestesia para limpar os canais? Qual será o procedimento pelo dentista a partir de agora? Irei viajar amanhã para a minha cidade para dar sequencia ao tratamento com o meu antigo dentista e preciso vencer o meu pânico/fobia da anestesia e concluir o tratamento, certo de contar mais uma vez com os seus respectivos esclarecimentos, antecipo, desde já, os meus agradecimentos.

    Obs: V. Sª acha que mesmo não sentindo mais dor neste dente, ainda assim, necessitará de anestesia? O que significa a dor após fechar o dente? Infecção? E aberto não dói? Estou usando periogard/parodontax. Muito obg.

    • Fernando, nada no seu relato me faz pensar que o seu dente 17 não possa ser recuperado com o tratamento de canal e a restauração. A dor ao fechar o dente revela que ainda há proliferação bacteriana dentro dele, ele para de doer aberto porque a “pressão interna” causada pelos gases do metabolismo bacteriano se dissipa. Eu acho que sim, ainda será necessária anestesia, mesmo que você não esteja sentindo dor por ora. O tratamento a partir de agora é terminar a instrumentação e vedar / obturar os canais, além de restaurar o dente.

  280. Oi!!! Bem vamos lá:
    _Eu comecei dois canais ha dois meses, hoje 23 de setembro, e esses canais não terminaram. Na minha primeira consulta o dentista examinou e passou três remédios, um para dor dois para a infecção dos dentes, e marcou outra consulta para três dias depois, até ai tudo bem.
    _Na segunda consulta quem me atendeu foi outro dentista e fez a abertura dos dois dentes que já estavam bem melhores na dor, e me deu um atestado médico para eu levar para o meu trabalho e pediu para eu voltar, era uma quinta, marquei para a próxima segunda. Ai tudo bem.
    _Ai que começou a dar tudo errado, na segunda eles me ligaram para desmarcar porque não teria cirurgião dentista e marcaram para segunda seguida, ou seja para duas semanas depois da segunda consulta.
    _Mas no dia marcado quando eu liguei para confirmar, eles falaram que ainda não tinha cirurgião dentista, dai passou vários dias e eles não entraram em contato comigo, ai eu fui atras deles na clinica pessoalmente.
    _Ai eles me falaram que já tinha o cirurgião dentista mas não tinha vagas para mim. Eu estou de mudança, pedi para eles verem o que podiam fazer a meu respeito e eles me atenderam e já era outro dentista diferente, e começou a fazer a instrumentação em um dos dentes, o dentista me falou que meu dente estava calcificado e precisava colocar o remédio e eu teria que marcar para outro dia para terminar a instrumentação, e que não ia mexer no outro, primeiro ele ia terminar esse depois o outro.
    _Na próxima consulta eu me atrasei, não deu certo mexer no dente e o ultimo dentista que me atendeu fez apenas outro curativo e foi a ultima vez que fui lá, tem uma semana.
    _Hoje liguei lá para marcar e quem atendeu o telefone me disse que o dentista só atende de duas em duas semanas, que teria que esperar duas semanas para mexer no dente e eu não marquei novamente, deixei quieto.
    _Observe: o primeiro dente que eles mexeram nunca mais foi tratado, apenas foi aberto, e o segundo esta com a instrumentação pela metade, e esse dente estava quebrado e por isso eles iam fazer uma coroa nele, já tem quase dois meses aberto e hoje ele quebrou mais um pedaço.

    Pergunta: Estou fazendo algo errado? Tenho que direitos nesse caso? O que devo fazer ?

    Obrigada pela atenção
    Josiane Dias

    • Você não está fazendo nada errado, Josiane. Pelo jeito a clínica está com problema de pessoal e não está conseguindo atender a demanda de pacientes. Eu acho que o melhor a fazer, dada a sua urgência, é procurar atendimento em outro lugar.

  281. Drª Ana Tokus bom dia,

    Gostaria mais uma vez de agradece-la em tirar as minhas dúvidas e, se me permite, queria saber se devo tomar antibiótico (azitromicina 500mg / 3 dias), pois o dentista que tirou o curativo me prescreveu, eu cheguei hj de viagem e amanhã irei ao dentista, mas confesso, mesmo tendo confiança no dentista, estou com fobia à anestesia, mais uma vez antecipo os meus agradecimentos.

    • Sim Fernando, faça como o seu dentista prescreveu.

  282. Drª Ana Tokus , boa noite,
    Muito obrigado pelos esclarecimentos/orientação , e que Deus a ilumine.

    • :)

  283. Dr.(a) Fiz um tratamento de canal há 6 meses atrás, mas acabei abandonando com o curativo no dente, só que ele voltou a doer e está com uma bolha de pus na gengiva do lado do dente com o curativo, será que é algo perigoso? Corro o risco de perder o dente?

    • Guilherme, o perigo está na infecção, que ainda persiste. Não vejo razão imediata pra você perder o seu dente, mas sugiro fortemente que você conclua o tratamento de canal e a restauração do dente.

      • Minha dentista falou que não irá mais mexer, que o único a se fazer é arrancar!! Mas não estou gostando dessa ideia, acha que devo arrancar ou procurar outro dentista?

        • Guilherme, se sua dentista diz que não há mais jeito, não deve haver. Mas se você quiser uma segunda opinião, é um direito seu.

  284. Olá Dra., que página linda essa sua, super esclarecedora em vários aspectos. Pra não perder a deixa, aqui está minha pergunta: hoje comecei meu tratamento, fui na minha dentista porque há uma semana e meia quebrei um pedacinho do dente, ela disse que esse pedacinho que quebrou foi por conta de uma cárie, tirei raio x, ela examinou e disse que possivelmente eu precisaria fazer canal… Hoje ela me disse que aplicaria a medicação no dente e o fechou/restaurou… e que é pra eu ficar 30 dias com esse medicamento no dente. Disse que se começar a doer muito é pra eu ligar lá e já agendar o canal, mas parece que não será o caso, e se não doer, voltarei lá pra tirar o curativo e fechar o dente. Isto está correto? No raio x mostra que a cárie quase afetou o nervo… não sinto dores, só umas pontadinhas leves. Espero que não precise do canal. Bom é isso… abraço e de já agradeço.

    • Iana, esse tipo de conduta é bem comum. Tudo depende, agora, de como o seu dente vai reagir ao curativo. Se tudo der certo, é só restaurar.

  285. Só complementando minha questão anterior, caso eu não sinta dor nesses 30 dias com o curativo (o que implica que não precisarei do canal), qual o procedimento a ser feito, é só retirar o curativo e terminar o processo de restauração?

    • Isso. :)

  286. Muito obrigada Dra. Estou mais tranquila, meu dente não dói… o que é ótimo, pois tudo tem indicado que não terei que fazer canal. Cuido muito dos meus dentes, tenho 25 anos e esse é o primeiro dente que tá querendo me dar trabalho, não irei deixar, hehe. Abraço.

    • ;)

  287. Olá Dra., estou fazendo um tratamento para canal, primeiro ele abriu e limpou o dente, mas na mesma noite ficou insuportável de dor, ele abriu novamente e deixou aberto por 5 dias pra sair o pus e eu tomei antibiótico, mas agora ele fechou novamente com massinha, mas o dente fica pulsando, é normal, ele mandou eu aguardar 15 dias pra daí sim tratar o canal, mas estou com medo de começar a dor tudo de novo.

    • Sim Ellen, quando o dente é fechado com curativo é comum essa sensação de latejamento. Daqui a 15 dias a infecção já deve estar controlada, não vejo razão pra você sentir dor durante o tratamento.

  288. Olá Dra. Ana, bom dia!

    Por favor me ajude, estou em desespero!

    Fiz um tratamento de canal ha um ano, e lá tinha um curativo que caiu ha mais ou menos 1 mês!
    Agora o dente está aberto (tem um buraco enorme), acumula muio resto de comida, limpo com toda frequência possível, está formando pequenas bolinhas de sangue, sem contar que o mesmo quebrou em duas partes… O dente não dói, mas está me incomodando muito. Confesso estou com muito medo de ir ao dentista e não ter uma solução, sem mencionar que tenho muito medo!

    É possível extrair esse dente?

    Qual seria a melhor saída? O dente do ciso está nascendo atrás deste dente.

    Fico no aguardo muito obrigado!

    Joareis

    • Joareis, se o dente não for mais viável (a fratura tiver comprometido ele), a solução é extrair, mesmo. Se pelo menos a raiz do dente estiver boa, é possível colocar pino e coroa, evitando a extração. Mas é importante que você procure logo um dentista, pois parece haver uma infecção instalada.

  289. Olá,
    Fiz canal há uns 15 dias. Falta ainda colocar o bloco. A questão é que não consigo abrir a boca completamente. Só dois dedos. Não sinto dor no dente, gengiva, mas não consigo abrir a boca. Quando forço um pouco mais, dói. Mesmo com relaxante muscular, não resolveu. Isso é comum? Passa em quanto tempo em média?

    • Taís, em qual dente você fez o tratamento de canal? Desde quando você não consegue abrir a boca (desde antes ou depois do tratamento)?

  290. Drª Ana Tokus boa noite,

    Estou na 2ª sessão do retratamento de canal daquele bendito elemento 17, que nunca consegui terminar, e graças a Deus já foram limados/selados (fechados) 2 canais (sem anestesia e senti dor apenas um pouco no 2º canal apenas), e ainda falta o 3º canal, será se necessitará de anestesia? Outra dúvida, é que eu não estava mais sentindo nenhuma dor antes de iniciar o retratamento, após selar o 1º canal não senti nada de dor, mas hj ao fechar o 2º canal estou sentindo um pouquinho de dor, é normal? Certo de contar mais uma vez com seus respectivos esclarecimentos, desde já antecipo os meus agradecimentos.
    Obs: O dentista está sempre tirando raio X, para saber se os canais estão limpos/sem infecção? Qual o objetivo do raio X? Essa dorzinha que sinto é normal? Pois não estava mais sentindo nenhuma dor neste dente???

    • Fernando, tomara que não… mas só o seu dentista pode confirmar (ou não) a necessidade de anestesia. Sim, durante o tratamento é comum um pouco de dor / desconforto. O objetivo das radiografias é procurar por possíveis anormalidades e, também, verificar se a instrumentação do canal foi feita até o fim da raiz. Posteriormente, servirá para verificar se a obturação do canal foi feita até o fim da raiz. Como o dentista não tem como enxergar essas coisas de forma direta, usa as radiografias.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>