O Que Causa a Recessão Gengival?


Recessão ou retração gengival é um deslocamento da gengiva que acaba expondo a raiz do dente. Quem tem sabe que incomoda bastante… principalmente quando ingerimos bebidas geladas ou pegamos um “arzinho” nos dias mais frios.

Recessão gengival

A consequência imediata da recessão gengival é a exposição das raízes dos dentes, que ficam em parte sem a proteção da gengiva sobre elas. Os principais fatores que causam a recessão gengival são:

  1. Escovação dentária com força exagerada: muita gente não sabe, mas escovar os dentes não é uma questão de força, mas de técnica. Ou seja, se você fizer errado e ainda por cima “exagerar no entusiasmo”, o resultado acaba sendo pior: além de não limpar, há chance de ocorrer retração gengival.
    .
  2. Doença periodontal: quando a placa bacteriana (aquele “áspero” que fica sobre os dentes depois que a gente come) permanece sobre os nossos dentes por muito tempo, pode levar a uma gengivite, que é a inflamação da gengiva. A gengivite pode ser a primeira fase da periodontite, quando os tecidos de suporte dos dentes começam a ser afetados. A doença periodontal pode causar recessões gengivais, pois ela destroi o osso que segura os dentes. E a gengiva, que cobre o osso, acompanha o novo formato ósseo. É muito comum depois de um tratamento periodontal (raspagem de tártaro) os pacientes reclamarem que os dentes parecem estar “mais compridos”. Não é que eles estejam… apenas as raízes dos dentes, que deveriam estar escondidas embaixo da gengiva, agora aparecem na boca.
    .
  3. Trauma oclusal: acontece quando os dentes de arcos opostos não batem direito. Não que eles sejam “lelés da cuca” ou alguma coisa assim ;)… a questão é que, na hora que você morde, os dentes batem de forma que um dente só recebe muita carga. Por isso é que não dá pra deixar aquela restauração alta achando que é assim mesmo e ela vai desgastar sozinha. Dentes mal posicionados também podem sofrer trauma oclusal, levando à recessão gengival.
    .
  4. Movimentação ortodôntica: e por falar em dentes mal posicionados, o tratamento com aparelho dentário pode levar à retração gengival local ou generalizada, principalmente se a espessura do osso que cobre os dentes for muito fina.
    .
  5. Idade: pode haver recessão gengival generalizada com o passar dos anos, essa sendo considerada normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras, sendo que a retração pode avançar em certas épocas e permanecer estável em outras.

Como eu disse, a exposição das raízes dos dentes pode causar muita sensibilidade, principalmente na presença de baixas temperaturas ou quando ingerimos alimentos e bebidas doces. Ainda, raízes expostas são mais vulneráveis às cáries do que as coroas dos dentes, já que essas últimas contam com a proteção do esmalte, tecido que não existe nas raízes. Para diminuir a sensibilidade, o dentista pode aplicar alguns produtos dessensibilizantes diretamente nas raízes expostas e também prescrever bochechos com flúor. Existem pastas específicas para dentes sensíveis, como a Sensodine e a Colgate Sensitive, que também podem ajudar.

E quando um dente sofre retração gengival, tem como corrigir? Sim, mas apenas cirurgicamente, através de um procedimento chamado recobrimento radicular. Porém, o sucesso dessa cirurgia é incerto e depende, também, da remoção das causas da recessão. O recobrimento radicular consiste em remover tecido de um outro local (o céu da boca, geralmente) e colocá-lo sobre a raiz que ficou exposta.

E como uma imagem vale mais que mil palavras, entenda no vídeo abaixo o que causa a recessão gengival:


Ou assista aqui

E aproveite pra assinar o nosso canal no YouTube! É de graça e você não vai se arrepender! 🙂

Compartilhe:

Categoria: Periodontia

Marcadores:

418 comentários

  1. Boa noite!
    Fiz uma cirurgia gengival ha 20 dias, por causa de uma queda na qual quebrei um dos meus dentes centrais incisivos, só que uma gengiva ficou muito mais alta que a outra e o dente que será implantado ficou muito grande. Há alguma possibilidade da gengiva descer e voltar ao normal?

    1. Claudiane, pelo que entendi a fratura foi abaixo da linha da gengiva, aí foi feito um aumento de coroa clínica pra expor o término do dente e colocar uma coroa. É uma situação complicada, é provável que, se você mantiver a raiz do dente (que é a ideia), vai haver alguma diferença entre as alturas gengivais desses 2 dentes.

  2. Boa tarde, Dra. Ana

    Tem risco de o dente cair devido a retração da gengiva?

    Meu caso esta similar a imagem do topo do site. Acredito que é causada pela forma que eu escovo os dentes (com força). Vou tentar me reeducar na questão de força e jeito de escovar.

  3. Olá! Estou em tratamento ortodôntico há um ano com aparelho autoligado e nos últimos 3 meses tenho notado uma recessão nos incisivos centrais superiores que não existia antes e que está evoluindo. Tenho várias retrações nos dentes posteriores ha muitos anos, portanto acredito ter essa tendência mesmo. Mas agora estou receoso por ser nos dentes centrais… até que ainda não está ruim esteticamente, mas tenho medo de enfraquecer o dente de alguma forma e perdê-lo no longo prazo (na verdade tanto esse quanto os demais, quero todos aqui!). Existe essa possibilidade? Interromper o tratamento é uma opção viável neste caso? Desculpe o relato extenso… Obrigado!

    1. Joabe, não vejo qualquer razão pra você perder qualquer dente neste momento. Sugiro que você converse com o seu ortodontista, talvez o interrupção do tratamento ortodôntico seja uma estratégia muito drástica, sem necessidade. Mas considerando o aparecimento de mais recessões, é bom reavaliar.

  4. Bom dia, Dra Ana
    Eu tirei meu aparelho fixo ha uns 4 dias, estava utilizando o móvel, percebi q ele machucava bastante a região do céu da boca, próximo a raiz dos últimos dentes, até aí achei q com o tempo eu iria me adaptar. Hoje quando acordei, percebi que um dos lados perto do último dente, estava mais machucado, quando olhei no espelho, tinha um pedacinho da raiz do meu dente aparecendo, não vou mais usar o aparelho, agora estou com muito medo q a gengiva q protegia essa raiz, não cresça de novo. Pode me dar alguma dica do que fazer, a gengiva vai crescer de volta ?
    Obrigada !

    1. Mariana, pela sua descrição há uma recessão gengival, que eu não sei se já estava aí ao término do tratamento ortodôntico ou apareceu depois. Recessões gengivais não desaparecem espontaneamente, embora a remoção da causa possa ajudar nesse processo. Entre em contato com o seu ortodontista pra ele avaliar essa recessão e, se preciso, ajustar o aparelho removível.

  5. Boa tarde, há um tempo fui na dentista e descobri que não tenho osso na boca, e por conta do tempo meus dentes se separaram muito, ela me disse que terei que fazer tratamento na gengiva pois meus dentes estão prestes a cair, todos, minha gengiva está mt sensível e meus dentes moles, como não posso colocar aparelho para juntar os dentes o que devo fazer?

    1. Maria, enquanto o problema periodontal não estiver controlado, você realmente não pode usar aparelho. Mas depois, se sua dentista (ou periodontista) liberar, pode. Converse com ela.

  6. Boa tarde, Ana!

    Fui fazer uma limpeza dental e a dentista achou uma cárie subgengival no 1º pré-molar inferior. Ela disse que é pequena (não sinto dor) e não fez a restauração, pois a gengiva estava sensível devido à limpeza. Tenho 32 anos e essa é a minha primeira cárie. Estou desesperada, pois não consigo vê-la direito, pois está bem na linha da gengiva. Meu medo é colocar o motor e depois dar algum problema de infiltração ou canal. Esse tipo de restauração é tranquila?

  7. Bom dia Dra.
    Eu uso aparelho ortodôntico por conta de uma DTM que tive. Estou quase tirando.
    Bom, ocorre que minha gengiva entre os dentes da frente desceu e ficou descoladinha, machucando para escovar. Meu dentista fez uma pequena cirurgia para correção e tirou esta carne que estava sobrando.
    Ocorre que agora ficou um espaço vazio e escuro ali. Não me parece que ficou preenchido pela gengiva como deveria. Esteticamente está me incomodando. Fiz a pequena cirurgia há 1 semana.
    Meu dentista está de férias e com o celular desligado.
    Dra., gostaria de saber se devo me preocupar ou se a gengiva cresce normalmente preenchendo este espaço entre os dentes.
    Parabéns pela página.
    Obrigada pela atenção.

    1. Fernanda, 1 semana é pouco tempo pra se avaliar o resultado final de qualquer cirurgia gengival. Uma boa cicatrização inicial vem depois de pelo menos 1 mês. Então, a tendência é esse espaço fechar, sim.

  8. Oi, por favor gostaria muito de saber, fui ao dentista e tirei os tartaros e vi que meu dente ta mais aparente como se a gengiva estivesse diminuindo, so que ja observava isso antes de ter ido ao dentista, sera que ha algum remedio para isso, tenho impressao que meus dentes irão cair, to muito preocupada, desde ja obrigada.

    1. Nadijara, provavelmente você já tem alguma perda óssea e, depois da remoção do tártaro, a gengiva “grudou” no osso novamente, levando à recessão gengival. Se for isso, dependendo do caso, dê pra fazer enxerto gengival e/ou enxerto ósseo. se for algo mais localizado. Sugiro a avaliação de um periodontista (se seu dentista já não for especialista em Periodontia).

  9. Olá, tudo bem?
    Fui a minha dentista e estou com GUNA, ao que entendi está no estado inicial! Começarei o tratamento na próxima semana!

    Minha gengiva está bem inflamada na base dos dentes, e notei a diminuição dela! Após o tratamento ela volta naturalmente? Não perguntei a ela e estou bem ansioso!

    Meu osso alveolar não está tão danificado!

  10. Oi tudo bem? Eu percebi que depois que comecei a usar o aparelho fixo o meu canino ficou com a raiz exposta (o de baixo) e no dente superior no mesmo local a gengiva está começando a ficar do mesmo jeito. Será que tem uma cura simples? Me falaram que pode estar ligado também ao meu consumo elevado de coca-cola. Eu preciso muito da sua ajuda, uso aparelho móvel agora e quando sorrio a raiz do meu dente superior aparece um pouco, acho que mais é a estética e autoestima.
    OBS: tenho 14 anos

    1. Aline, pela sua descrição é recessão gengival, como explico no texto. Pode ser consequência do tratamento ortodôntico, às vezes acontece. Não tem nada a ver com a Coca-Cola. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em gengiva (Periodontia).

  11. Bom dia, eu estou com a gengiva inchada e um pouco descolada, fui ao dentista que me fez uma limpeza e tambem uma raspagem, porem em algumas partes ainda estao vermelhas e com a gengiva descolada, é assim mesmo ou depois desse tratamento era para a gengiva voltar ao lugar ??

    1. Tatiana, a gengiva deve voltar ao lugar, sim. Mas isso leva um tempo. Se a raspagem é recente, pode ser preciso esperar mais um pouco. Enquanto isso, faça uma boa higienização.

    1. Fabiana, uma “cárie interna” ou entre os dentes, que você não consegue ver; um problema não-dentário, sensibilidade dentinária… depende. Procure um dentista pra avaliar.

  12. Boa tarde,
    Tenho uma coroa ceramica pura no dente esquerdo da frente. Tive que meter a coroa devido ao facto de quando era mais novo ter partido o dente, e apesar de ter sido restaurado na altura, ficou escuro. A minha duvida é a seguinte: tenho a coroa ha um ano e meio, nunca deu problemas, mas há uma coisa que nunca percebi. Apesar de não sentir dores, a gengiva em cima do dente faz especie de uma “dobrinha”, o que faz com que fique um pouco escura. Isto é normal? Esteve sempre assim, nunca achei problema porque não se ve a sorrir, mas tenho medo que me de complicações de saude.

    1. Pedro, provavelmente essa é uma questão apenas estética. Essa “sombra” geralmente ocorre pela gengiva da região ser muito fininha e transparente, deixando o pino transparecer. Mas geralmente não é nada que cause complicações, além da estética.

  13. Boa tarde.
    Tenho uma “jaqueta” Zircônia + Porcelana no dente da frente na parte superior (não havia algum problema com ela, estava normal e bem ajustada), porém ha uns dois meses percebi um espaço mínimo em uma parte da gengiva, logo acima onde deveria encostar na porcelana, interessante que é apenas uma pequena área, ou seja, não é em todo entorno da porcelana. É um espaço realmente muito pequeno mesmo e em apenas uma pequenina região, fui a um dentista e ele me disse que poderia ter sido por excesso de força na escovação ou mal uso do fio dental já que não havia tártaro ou infecção, e pelo fato de não ser em todo entorno da porcelana e em apenas uma área muito pequena. Por fim ele me orientou a escovar suavemente de cima para baixo em uns 4 movimentos durante cada escovação e esperar mais um pouco, pois pode voltar ao local em alguns dias (30)…
    Esta informação procede? Pode realmente voltar ao local?
    Obrigado…

      1. Muito obrigado!
        Estou escovando bem suave e no local faço apenas uns 4 movimentos de cima para baixo bem suaves e realmente me parece que esta retornando… é bem lento o processo, mas parece que retorna aos poucos mesmo. Interessante isso… fica branquinha e depois vai ocupando o espaço… desculpe os termos leigos… KKKKKK…

  14. Olá,
    Tenho uma pequena falha na papila interdental entre um incisivo lateral 22 e o central que me incomoda. Ficou um pequeno espaço. Foi causada por uma raspagem feita há alguns anos. O problema é que o lateral é uma coroa. Quais seriam as soluções para a correção desse espaço? Obrigada.

  15. Me sinto angustiada, pois no começo o desenho da gengiva era bem bonitinho, e recentemente foi que ocorreu essa retração que eu fui notar faz alguns dias, porque a gengiva fazia o desenho certinho, mas agora não está mais harmonizado com o arco… Ela está com uma pequena parte mais acentuada, tanto na frente quanto na parte de trás da prótese. Mas de qualquer forma, estou um pouco mais aliviada e menos preocupada. Fico assustada com diversos casos de implantes que não deram certo. E de pessoas com retrações absurdas em implantes, dá até medo. Achei super interessante esse blog. Vou estar sempre dando uma olhada. Parabéns pelo trabalho! A doutora atua em algum local da capital de São Paulo? Gostaria de saber onde seria sua clínica. E muito obrigada por ter separado um pouco do seu tempo para me tirar dúvidas. Parabéns pelo trabalho.

    1. Fico feliz em ajudar. 🙂 Eu atendo em Curitiba – PR, mas atualmente trabalho quase que exclusivamente com exames de imagem, pois sou especialista em Radiologia.

      1. Ola Dra.
        Eu vou fazer a limpeza nesta quinta e meu dente 15 está em tratamento de canal… haveria alguma problema??? E minha gengiva se desprendeu no começo dos dentes inferiores e está bem vermelha, será que isso é grave? Grata.

        1. Sem problema, Grazielle. Se a gengiva se desprendeu, é sinal de que há um problema gengival em curso, e parte do tratamento é a “limpeza” feita pelo dentista, mesmo.

          1. Minha gengiva também se desprendeu e realizei uma limpeza, porém depois da limpeza apareceu o inchaço e está me incomodando muito, agora sangra a todo tempo e minha dentista simplesmente fala que vai passar. Tem como a gengiva se prender novamente aos dentes?

          2. Tem, a ideia é essa. Mas procure higienizar muito bem e tenha em mente que, se houver perda óssea associada, quando a gengiva se “prender” de novo aos dentes, pode haver um pouco de recessão gengival (afinal, a gengiva se prende na verdade ao osso, e não aos dentes).

  16. Doutora, eu estava com tártaro ha uns dois meses atrás. Realizei a limpeza e o tártaro foi removido, porém as raizes dos meus dentes de baixo estão expostas, a gengiva retraiu. Isso foi por causa do tártaro, ou pode ser outro problema?

    1. Nathália, provavelmente você tinha tártaro subgengival, e a presença desse tártaro causou bolsas periodontais e perda de osso em volta dos dentes. Quando o tártaro foi removido, a gengiva voltou a aderir no osso, mas como o osso estava mais “baixo”, ocorreu a recessão gengival. Isso é muito comum após raspagens quando há perda óssea.

          1. Obrigada, doutora.
            Quando fui ao dentista fazer a limpeza, ele não afirmou que eu tinha essa doença.
            Falou que era o tártaro sub gengival (como a senhora falou) e que poderia acontecer isso, da gengiva não voltar mais.
            Por isso não fiquei sabendo de nada sobre essa doença.

          2. Entendi. Bom se houve perda óssea, é porque houve um problema periodontal. Talvez você não tenha periodontite ativa, mas teve em algum momento. O que causa a periodontite é justamente o acúmulo de tártaro por baixo da gengiva, que leva à perda óssea.

  17. Olá Dra.

    Se pudesse esclarecer uma dúvida, eu ficaria muito grata. O caso é que coloquei implante, devido um problema genético, a falta do dente permanente. Eu já tenho ha um pouco mais de 2 anos dois implantes, os dois incisivos laterais superiores. Sendo que o do lado direito está aparentemente com esse aspecto de retração gengival. E o outro não. Eu tenho muito cuidado com meus implantes e meus dentes em geral. Faço a limpeza direitinho e uso o fio dental, só que recentemente fiz um raio x pra ver se estava tudo certo com o implante, segundo meu dentista está tudo ok. Eu gostaria de saber se isso é algo comum? Tem algum perigo de se agravar? É uma pequena parte da gengiva que está um pouquinho mais pra cima, estou muito preocupada. Outra dúvida que eu tenho é que, outro dia coloquei aparelho, e devido uma força muito brusca da dentista, eu senti o implante dolorido, uma formigação que ainda sinto um pouco mais fraca. Cheguei a tomar remédio que foi indicado pelo meu dentista, acha que pode ser o aparelho que está causando essa latejaçao? Da pra saber só por um raio x a saúde de um implante? E sobre essa retração…?

    1. Janaina, é comum que haja pequenas retrações gengivais, ou que haja gengiva de “alturas” diferentes. Quando esteticamente não está legal, é possível fazer a correção cirúrgica, mas depende do caso. Pode ser o aparelho, sim, que está causando essa sensação de latejamento, mas pode ser normal, isso não revela, necessariamente, alguma alteração relevante. Sim, a radiografia (2D) costuma mostrar bem as condições de um implante, embora a tomografia, por ser 3D, ofereça mais informações.

  18. Dra,
    Boa – Tarde!
    Estou tendo sangramentos noturnos na gengiva, já realizei limpeza o meu dentista disse que minha gengiva está normal, mas os sangramentos continuam. Percebi que empurro os dentes de baixo contra os de cima sem se dar conta que fazia isso, sinto sensibilidade ao tomar quente ou frio, seria um caso de bruxismo? Devo procurar um profissional especializado?

    1. Juliana, pode ser bruxismo, sim. Embora sangramento gengival não seja um sintoma de bruxismo. Sugiro a avaliação de um periodontista (dentista especialista em gengiva) e de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  19. Doutora, coloquei aparelho tem 3 meses, desde então estou com uma sensibilidade enorme na gengiva, estou tendo sangramentos, inchaço e sentindo como se ela estivesse “descolando” dos meu dentes da frente… isso pode ser por causa do tratamento ? É normal ? Se não, o que devo fazer ?! Agradeço desde ja.

    1. Stephanie, não, isso não é normal. Os sintomas são de gengivite, o que revela que você anda tendo dificuldade na higienização. Converse com o seu ortodontista pra ele orientar você nesse sentido.

  20. Olá Doutora, tenho um problema de desvio da linha média, devido a um dente que perdi quando era criança, fiz o tratamento ortodôntico mas a linha média ficou muito desviada, fui a um dentista recentemente e ele recomendou que eu extraísse um dente para conseguir centralizá-los, porém ouvi de outra dentista que mais uma extração poderia ocasionar no afundamento dos lábios superiores (não sei explicar ao certo), e agora estou com medo de extrair o dente. Isso pode ocorrer mesmo? Isso tem me angustiado muito. Desde já, agradeço pela atenção!

    1. Se a extração for mal indicada, pode acontecer sim, Luanna. Nesse caso, pra se fechar o espaço dos dentes faltantes, seria preciso levar os dentes para trás, e isso pode mudar o perfil do paciente. Mas se o seu perfil permite isso, sem problema. Questão de avaliar junto a um ortodontista.

  21. Boa tarde, doutora Ana.
    Meus dentes de osso nasceram com o famoso “apinhamento” nos 2 incisivos laterais (direito e esquerdo) superiores, em que estão localizados para trás. Eles nasceram lá no céu da boca e depois de muitooos meses é que foram vindo mais para frente. Não sei se foi por causa desse tempo todo que demorou para eles virem, mas minha gengiva nesses dois locais é mais “baixa”, ou seja, mal dá para ver esses dois dentes. Coloquei aparelho ortodôntico em janeiro deste ano para enfim alinhá-los, ouvi falar que com a movimentação do osso (dente), a gengiva acompanha. Minha dúvida é: com o decorrer do tratamento, realmente o aparelho faz com que a gengiva se movimente e “suba” para ficar do mesmo tamanho do restante da arcada? Ou terei que fazer gengivectomia com o periodontista?
    Obrigada, desde já.

    1. Priscila, se a gengiva está bem “baixa”, é provável que você tenha que fazer a gengivoplastia, sim. É questão de terminar o tratamento ortodôntico e avaliar com o periodontista.

  22. Ola boa noite Doutora, bem machuquei a gengiva com uma caneta, passaram-se anos e nao percebi, estava com tartaro, tbm fiz duas limpezas de remocao, ja machuquei a gengiva com a escova tbm, ela esta bem retraida ! Queria saber se esse preenchimento de gengiva é muito caro.

  23. Olá Dra. Meus dentes e gengivas são saudáveis, não costumo ter problemas. Mas esses dias tive uma inflamação na gengiva, ela ficou bem inchada e vermelha, talvez por ter baixado minha imunidade já que eu estava voltando de uma viagem longa. Caprichei mais na higiene e em quase 1 semana elas já estavam bem melhores, praticamente normais, apenas as bordinhas, no meio de alguns dentes ainda estavam um pouco vermelhas. Por precaução, fui igual no periodontista fazer uma limpeza de rotina com flúor. Ele não detectou problema nenhum, nem periodontite, nem bolsas. Só q depois dessa limpeza, ficou alguns espacinhos, entre alguns dentes superiores, nos da frente e logo nos dos lados. Naquele pedacinho de gengiva q fica entre os dentes, parece q ficou um furinho, é bem pequeno, mas me incomoda, principalmente quando passo o fio fica mais evidente. Olhando bem de perto, parece q a parte da gengiva atrás do dente está certa, mas a da frente subiu um pouquinho, mas não é retração. Será q isso melhora? Estranhei pq já aconteceu isso outras vezes q fiz limpeza mas em dois dias estava normal, agora já faz 8 dias e ainda está assim.

    Complementando o que eu disse, acho q minhas papilas interdentais podem ser sofrido alguma alteração com essa limpeza, o que acha?

    1. Luciana, parece que as papilas interdentárias diminuíram um pouco. Os espacinhos que você vê entre os dentes podem ser por isso e, também, pela remoção do tártaro… o próprio tártaro “escondia” esses espacinhos. Então, com a remoção do tártaro e com a diminuição do inchaço na gengiva (por menor que fosse), fez aparecer esses espaços. Dada a situação, podemos considerar uma consequência normal da “limpeza”.

  24. Dra, hoje quando acordei e fui escovar os dentes, tinha 2 dentes sangrando e percebi que em um deles eu perdi um pouco de gengiva! Isso vem acontecendo aos poucos e estou ficando com medo de perder o dente! Me ajuda por favor!

    1. Lucas, “perdeu” como? A gengiva retraiu? Se sim, pode ser sinal de problema periodontal, a gengiva retrai porque há perda óssea. Procure um dentista (periodontista, de preferência) pra avaliar e tratar de acordo.

  25. Oi Dra, eu uso aparelho faz uns 4/5 meses mais ou menos e estava tudo normal. Mas ai hoje depois que eu almocei eu percebo que minha gengiva estava inchada, nao ta sangrando quando eu escovo e nem dolorida, mas ta inchada, sendo que na hora que eu acordei e escovei os dentes estava tudo certo. O que pode ter acontecido?

    1. Alice, um trauma local… alguma coisa mais ácida que você comeu… depende. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  26. Boa noite, Doutora.
    Usei aparelho durante 7 anos e faltando uns 2 anos pra eu tirar começou alguns pequenos sangramentos em algumas partes, somente dos dentes superiores. Fiquei um bom tempo sem ir no dentista, até que em novembro do ano passado eu fui no dentista e relatei o problema. No orçamento ele aproveitou e fez 8 restaurações em dentes que estavam precisando e disse que eu estava com muito tártaro e teria que fazer a raspagem e usar muito fio dental, mesmo se sangrasse. Pois bem, já se passaram 6 meses e até agora minha gengiva ainda sangra mesmo tendo feita a raspagem e as restaurações, até hoje dói um pouco quando coloco água gelada na boca, eu fiquei meio triste porque antes de fazer as restaurações não estava assim, pois tenho dentes com amálgama desde criança e nunca passei por sensibilidade, e estão bons até hoje. Foi usado resina dessa vez.
    Agora estou confuso, sexta estou de folga do meu trabalho e não sei se volto no mesmo dentista ou vou em outro para avaliar. Acho que os 7 anos de aparelho causaram recessão ou algum trauma.
    Tem como fazer alguma radiografia ?
    Se a causa são as placas de tártaro, por que mesmo depois de um bom tempo da raspagem ainda continuo com os sangramentos ?
    Agradeço desde já !

    1. Elias, parece que pode haver um problema periodontal, que é um “estágio a mais” que a gengivite, digamos assim. Se a sensibilidade aumentou depois da raspagem e das restaurações, pode ser pelo 2 motivos. De qualquer forma, como isso foi em novembro, não é esperado que haja sensibilidade ainda. Procure seu dentista pra reavaliar. Se ele achar necessário é possível radiografar, sim.

  27. Doutora, sempre a doença periodontal vai se manifestar com sangramento na gengiva? Descobri há uns anos que tinha periodontite (tive que tratar dois dentes e um eu perdi por causa da doença, infelizmente, não teve jeito).
    Mas depois do tratamento eu passo fio dental e escovo e não sangra nenhum dente mais, nem vermelho de inflamação há em nenhuma parte da minha gengiva, e prossigo sempre com uma boa higienização… mas será que ta tudo ok por esses sintomas? Tenho medo de ir no dentista e ele dizer que estou com essa doença de novo sem eu perceber algum sintoma.

    1. O sangramento gengival é um sintoma bem comum, Huelito… mas não é sempre que a gengiva sangra quando se tem periodontite. Pessoas que fumam, por exemplo, têm maior predisposição de desenvolver doença periodontal, mas o hábito de fumar causa uma vasoconstrição nos tecidos bucais, o que diminui ou às vezes até evita qualquer sangramento. Nesse caso em específico, a doença pode estar avançada sem que haja qualquer tipo de sangramento. Todo mundo que tem ou teve doença periodontal precisa ir ao dentista de 6 em 6 meses pra acompanhar, porque se “der bobeira”, a doença volta.

  28. Dra, também sofro com isso, um dente está mais exposto e outro também começa a expor. O tratamento com escovação adequada, suplementos com vitaminas C, D e B9, poderia fazer crescer a gengiva? Ou seria somente caso cirurgico ?

  29. Ola ! Usei aparelho ortodôntico durante 4 anos, isso resultou em retração gengival. Meus dentes inferiores estão forçados para frente esticando muito minha gengiva, assim retraindo. Fiz enxerto gengival ha uma semana, fui retirar os pontos, e no dia seguinte já estava com a raiz do dente exposta novamente. Meu médico deu os pontos novamente. O que pode ter ocorrido? Eu olho no espelho a ainda assim vejo um pouco da raiz exposta. Fico preocupada, pois no 1o dia que retirei os pontos já retraiu novamente. Agora terei de aguardar mais 15 dias para ver o resultado.

    Só para ressalta: quando usei aparelho, foi forçado demais minha gengiva dos dentes inferiores para frente, sendo assim a parte óssea e muito pouca embaixo dos dentes, causando retraçao.

    1. Kaiane, cirurgias de enxerto gengival costumam ser uma tentativa… não é resultado garantido. No seu caso, em que há perda de osso vestibular, é bem complicado, porque a gengiva se apoia no osso… se não há osso, ela não tem onde se apoiar e ocorre recessão. Agora é preciso aguardar esses 15 dias pra ver qual será o resultado.

      1. Primeiramente obg pela atençao, pois bem, o enxerto não foi bem sucedido. Para corrigir o problema terei de usar aparelho novamente para mover os dentes inferiores para trás, assim juntando novamente a gengiva. Aflita, pois depois de apenas 1 ano da retirada do aparelho terei de refazer todo o processo. Lembrando que obviamente não será com o mesmo dentista. Será que o uso irá resolver meu problema?

  30. Dra. Ana, fiz uma cirurgia para colocação de implante no dente 15, mas foi feito um grande corte na gengiva, desde o canino até o local do implante. Percebi que a gengiva foi suturada muito pra cima, e o dente canino está bem sensível e com a gengiva retraída. É possível que volte ao normal? Estou preocupada. Desde já agradeço.

    1. O corte é grande mesmo, Letícia… isso se chama “retalho”, e é necessário em cirurgias desse tipo. Com a cicatrização, a gengiva do canino deve voltar ao normal, sim.

  31. Boa noite Dra, estou grávida de 18 semanas e estou com dor no dente há 3 dias, hoje após a consulta com meu dentista ele disse que o meu problema era na gengiva, receitou-me parodontax creme 3x ao dia por 10 dias, após a escovação senti uma coceira na gengiva que se estendeu para o meu rosto e nariz, antes de usar estava sentindo um pouquinho de coceira na gengiva, não nela toda, agora a noite estou sentindo um pouco da coceira e a dor diminuiu bastante, será uma reação alérgica ao creme dental?

    1. Gi, o Parodontax é uma pasta de dentes que visa mais o tratamento de gengivite, então imagino que seu problema primário seja esse. Coceira não é um sintoma comum na gengivite, mas pode acontecer, pois é um processo inflamatório, e às vezes processos inflamatórios em resolução dão coceira. Creio ser esse o caso, não acho que seja nada alérgico, pois você já tinha um pouco de coceira antes de usar a pasta.

  32. Dra. parte da minha gengiva minha entre os dentes do meio, da parte de baixo da boca, se soltou um pouco, isso pode ser gengivite, porque minhas gengivas também sangram na hora do escovamento, obg!

  33. Dra. Ana, hoje de manhã estava escovando os dentes (obvio) quando reparei que a minha gengiva do dente canino estava saindo sangue, quando terminei a escovação uma pequenina parte da minha gengiva tinha saído ou foi só impressão?
    Obs.: e estou com virose. Isso pode ter prejudicado também?

    1. Rodolfo, sangramento gengival e esse “descolamento” da gengiva são sinal de gengivite. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar assim que possível. A virose não deve ter nada a ver com isso.

      1. Doutora,

        Acho que estou com retração gengival, porém começou com uma afta na gengiva, bem próximo do dente. Fiquei com dúvida por se tratar inicialmente de uma afta.

        O que me diz?

  34. Ola, uso aparelho ha 7 meses e dois dias depois da ultima manutençao minha gengiva inchou e comecei a sentir sensibilidade em 2 dentes, e a gengiva descolou do dente, minha dentista recomendou que eu usasse a pasta colgate sensitive pro alivio, no primeiro dia que usei foi otima, n senti dor nenhuma, ja nos outros dias o efeito dela passou, o que faço pra parar com a dor definitivamente e para a gengiva colar novamente no dente ?

    1. Alexsara, parece haver gengivite além da sensibilidade dentinária. Continue usando a pasta e fazendo uma higienização rigorosa, inclusive com o fio dental, pra melhorar a sua gengiva. A gengiva “colar” novamente é consequência.

  35. Drª Estou com uma recessão gengival em apenas um dos dentes inferiores, a gengiva está solta e bem retraída. Ainda não tenho perda ossea, mas estou muito preocupada porque no momento não tenho como fazer o procedimento de enxerto na gengiva. Gostaria de saber qual consequencia havera se não fizer logo o procedimento.

    1. Alice, talvez nem seja o caso de fazer enxerto. A primeira providência é identificar a causa da recessão e eliminá-la. Por exemplo, se for um trauma oclusal (o dente está “batendo” errado com o correspondente no arco oposto), é preciso eliminar esse contato prematuro, o que se faz com um pequeno ajuste (desgaste) no dente. Então, sugiro você procurar um dentista pra isso. Depois da causa eliminada, você pode pensar em fazer o enxerto.

        1. É uma hipótese remota, mas pode acontecer. Se há recessão, há indicação de enxerto gengival… mas nem sempre é obrigatório, Às vezes é só uma questão estética. O mais importante é remover a causa da recessão.

  36. Olá, doutora!

    Parabéns pelo trabalho de informar o público 🙂 Aproveito para fazer uma pergunta também: tenho um início de recessão, nada como o da foto, mas um dos meus pré-molares tem uma raiz um pouquinho aparente e, com isso, a sensação de ‘arzinho’ e a sensibilidade às temperaturas e até texturas (doces grudentos). Só posso evitar a piora do quadro ou, por ser algo pequeno, seria possível haver uma recuperação natural, não-cirúrgica? O que posso fazer?…

    Muito obrigada! :*

    1. Mônica, primeiramente é preciso entender a causa da recessão, porque ela precisa ser removida. Suponhamos que seja um contato prematuro (o dente “batendo errado” no seu antagonista)… nesse caso, o contato prematuro precisa ser removido com um pequeno ajuste / desgaste oclusal, porque aí a recessão não aumenta mais. Feito isso, pode-se pensar na aplicação de dessensibilzantes e/ou na restauração da área exposta.

  37. Muito obrigada Dra. Ana, já vou providenciar… parabéns pela iniciativa em ajudar e tirar duvidas de quem realmente precisa… ahhh e ja vou me inscrever no canal… bjs

  38. Boa tarde Dr° Ana, tenho recessão gengival do lado direito e sempre aparece quando sorrio… por favor me indique uma escova e uma pasta correta para o uso!! Ressaltando que ñ esta tão grave.

    1. Luiz, pode ter a ver, sim. A limpeza / raspagem não causa recessão gengival, mas elimina bolsas periodontais, ou seja: faz a gengiva “grudar” no osso novamente, o que não acontece quando há tártaro por baixo da gengiva. Então, havendo perda óssea (mesmo que pouca), a gengiva pode retrair.

  39. Olá doutora, estou usando aparelho ha 6 meses e acho que estou começando a ter retração… só que eu não tenho certeza, pq não sinto dores, não está vermelho nem nada, tbm não sei se isso é do meu dente mesmo… quando acontece a retração, causa dor e mais algum outro sintoma? É que vou extrair o siso semana que vem e só vai dar pra visitar um periodontista depois.

    1. Mayara, nem sempre a recessão gengival dói. Mas o diagnóstico é simples, é visual: se há raiz exposta, há recessão gengival. Se você está em dúvida, procure um dentista pra avaliar.

  40. Olá dra. Gostei muito de sua matéria, foi bem esclarecedora.
    Procurei a respeito pois apresento recessão gengival em incisivo superior direito e em um dos dentes “laterais” direito (desculpe a falta de termos técnicos). Para o tratamento dessa recessão do incisivo superior, foi indicada frenectomia.
    Acredito que a causa dessas recessões sejam por escovação agressiva.
    É possível que a frenectomia resolva essa questão? Deve ser associada com recobrimeto radicular? Tenho receio da frenectomia alterar o sorriso e ocasionar uma espécie de “queda no lábio”, como já li sendo relatado por alguns pacientes submetidos a esse procedimento.
    Achei as cirurgias um pouco agressivas por vídeos…
    Obg!! Abraço.

    1. Bárbara, sugestão: não assista vídeos de cirurgia 🙂 . Não ajuda em nada e ainda deixa você mais apreensiva a respeito. Cirurgias gengivais não são bonitas de se ver, mas também não dá pra dizer que sejam agressivas. Se foi indicada a frenectomia no seu caso, o motivo da recessão deve ser o freio labial baixo, e não a escovação. Nesse caso, a frenectomia eliminaria a causa da recessão, mas não a recessão, em si. Então, sim, pode ser caso de recobrimento radicular. A frenectomia não costuma alterar o aspecto do lábio.

  41. Dra., muito obrigado e parabéns pela matéria (me ajudou muito)!
    Tenho recessão gengival devido a escovação, onde concordo plenamente com a sua matéria sobre as causas, sendo que na pré-adolescência não dava atenção a escovação e após perceber o que havia perdido, tentei recuperar a aparência dos dentes com excesso de escovação e excesso de força (além de escova com cerdas duras)… “burrice” e falta de conhecimento. Agora além da recessão gengival, percebi nesta semana perda óssea próximo a raiz do dente. No caso de recobrimento radicular, qual tempo de procedimento cirúrgico e recuperação?

  42. Olá, doutora! Eu tive retração gengival depois de um tártaro no dente da frente. Fui ao dentista, fiz uma limpeza normal, ela pediu para eu procurar por um periodontista, pois, além da retração, tive perda óssea. Não achei tão urgente, isso faz 3 meses, pois só tinha afetado um dente com a retração. Porém, agora, afetou meu dente superior da frente e outro inferior. Estou meio que com espaços entre os dentes, sabe? Marquei minha dentista, ela não é periodontista, mas disse que poderia tentar resolver. Só que só tinha horário para o dia 4, a cada dia fica pior. Eu estou escovando após cada refeição, quase 6x ao dia. Estou usando um antisseptico bucal a base de clorexidina também, mas por causa de um siso. Só queria saber o que fazer para não piorar até lá? Meus dentes também estão bem amarelados e eu acho que escovar 6x ao dia está afetando minha boca, pois está muito seca, o lábio começou a despelar e tenho que usar hidratante labial o dia todo.

    1. Isabelle, continue fazendo o que você já tem feito: uma ótima higienização. Como há recessão gengival, procure escovar no sentido gengiva –> dente. Você usa qual pasta de dente? Se for Oral-B, a sensação de ressecamento provavelmente é pela pasta, não pelo número de escovações. Nesse caso, troque a marca da pasta.

      1. Estava usando uma da colgate, a pro-alivio, mas mudei para a sensodyne protect and repair que a senhora indicou em outra postagem e ajudou muito. Obrigada por todas as informações contidas no blog e pela atenção! Procurei como fazer a escovação correta no blog mesmo e já comecei a fazer nesse sentido que a senhora falou. Obrigada.

      2. Além disso, só mais uma informação. Meus dentes não estão moles, mas estou com essa recessão gengival e esses espaços entre os dentes, a minha gengiva de um lado da boca também dói um pouco quando mastigo alimentos mais densos. Já marquei o dentista, mas estou bem preocupada. Tenho vontade de comer nada só para não sujar e não piorar. Acha que o grau está muito elevado?

  43. Olá! Essas escovas interdentais têm alguma ligação com a recessão gengival? Pergunto pois me parece uma coisa tão agressiva com a gengiva… Estou usando há 1 mês mais ou menos, não notei nada não, é só uma curiosidade mesmo. Por que escovar com força causa recessão gengival e o uso dessas escovas não?

    Obrigada!

    1. Larissa, não. A escova interdental não é agressiva com a gengiva – embora possa parecer -, já a escovação com força, principalmente no sentido de “empurrar” a gengiva pra cima (ou pra baixo, dependendo do arco) pode estimular a recessão gengival.

  44. Dra. Ana, bom dia.
    Tive uma periodontite leve, constatada pelo dentista. A princípio fiz uma limpeza normal para remover o tártaro e depois foi preciso uma raspagem mais profunda com anestesia. Fiz direitinho no consultório na sexta-feira dia 06/11.

    As minhas dúvidas são as seguintes:

    – nos dentes da frente de baixo a gengiva está solta, se eu puxar ela vem pra frente. Isso é normal? Vai voltar ao normal?

    – os molares eram os dentes mais comprometidos e agora os de cima estão bem doloridos. Quando como e até quando fico sem fazer nada eles doem. Eles foram os dentes mais raspados pois a perda óssea era maior. É normal? É uma dor como se fossem várias aftas no local.

    Obrigada pela sua ajuda.

    Silvia

    1. Silvia, o desconforto é esperado, dada a raspagem recente. Quanto à gengiva, a tendência dela é aderir novamente ao osso. Apenas tenha em mente que, se houve perda óssea, provavelmente vai haver retração gengival. Mas os sintomas que você relata, de forma geral, são assim mesmo.

      1. Oi Dra.

        Muito obrigada pelo seu retorno.
        Em quanto tempo mais ou menos a gengiva deveria voltar ao normal? Estou muito agoniada, parece que vai soltar toda. Existe a chance de a gengiva soltar toda e não aderir mais?

        Eu sei que meu dentista já falou que os dentes não vão cair, mas mesmo assim dá agonia.

        Sim, teve um pouco de retração gengival, o que já era esperado, mas não foi muito não.

        Obrigada
        Silvia

          1. Oi Dra. Muito obrigada.
            Continuo nervosa porque até agora a gengiva está meio solta, já tem 10 dias do procedimento. Se não voltar ao normal tem algum procedimento que seja feito em consultório? Os dentes onde a gengiva não está presa correm risco de cair?

            Outra dúvida, a periodontite e a perda óssea uma vez que seja tratada, e indo ao dentista regularmente, fazendo limpeza de 6 em 6 meses, tem chance de voltar?

            Ahn Doutora, esqueci de comentar sobre uma doença que eu estava lendo sobre: Guna. Isso é comum em adultos?

            Obrigada
            Silvia

          2. Silvia, a gengiva ainda deve voltar a aderir ao osso. Não, os dentes não têm risco de cair. Com a higienização e o acompanhamento adequado, a periodontite fica sob controle e não volta. A GUNA (hoje em dia apenas GUN – Gengivite Ulcerativa Necrosante) não é muito comum, mas acontece, geralmente desencadeada por estresse, baixa de resistência ou mudanças de hábitos de vida. Apresenta caráter súbito e a má higiene bucal pode favorecer o seu aparecimento.

        1. O tempo para ocorrer a cicatrização total é de 90 a 100 dias, levando em conta ausência de quaisquer problemas nos exames sanguíneos e anamnese. Por isso, essa gengiva por ter aspecto de estar solta por mais algum tempo. Mas se o tratamento foi adequado e estiver havendo total comprometimento com a escovação em casa, de acordo com a técnica passada pelo dentista, uma nova inserção será criada e a gengiva fica novamente colada ao dente.

          1. Oi Bruna, muito obrigada. Melhorou bastante o aspecto mas ainda está um pouco inchada a gengiva, nos 2 incisivos inferiores. Sexta-feira vou me consultar com o dentista novamente mas talvez eu tenha que ir a um periodontista para uma melhor avaliação.

  45. Olá Dra. Ana, aconteceu essa semana da minha gengiva retrair, está doendo, inchado, e a parte do dente que aparece junto ao osso está escura! Estou tomando ibuprofeno por conta própria, n tenho condições financeiras de pg um dentista. O q posso fazer?

    1. Adriana, eu compreendo a questão financeira, mas não há o que ser feito sem um dentista. É preciso avaliar pra identificar a causa do inchaço e tratar de acordo. Com a retração gengival fica exposta raiz do dente, que é mais escura mesmo… então, até aí, é esperado.

  46. É Doutora Ana, cheguei a fazer a cirurgia de recobrimento radicular e resolveu na época. Teria que fazer no outro hemisfério mas desisti por, na época, a exposição ter retraído. E depois de alguns anos, com opiniões de outros dentistas, vi que essa cirurgia era algo que não corrigiria o problema, apenas trataria a consequência. Essa semana esse descobrimento voltou com força. Acho que pelo excesso de escovação forçada, justamente o que não deveria fazer. Mas esse texto foi bem esclarecedor e tranquilizador por se tratar de algo “normal”, principalmente pra mim que acabo de completar 38 anos. Eu percebo que essa retração ora desaparece, ora retorna, quase que sazonalmente. Como não creio que a cirurgia seja a saída, melhorar a escovação pode reduzir os danos? Obrigado pela atenção!

    1. Posso afirmar que não é normal a gengiva estar ora com recessão, ora voltando ao normal. O que tem é uma doença periodontal, a recessão continua ali e nos períodos em que ela parece normal é porque esta hiperplasiada por causa da inflamação causada, primeiramente, pelo acúmulo de placa.

      Em relação ao recobrimento da recessão com cirurgia, funciona sim. A cirurgia trata de resolver a recessão, e é isso que ela faz. Mas cirurgia nenhuma trata doença periodontal. Tanto que sequer se faz uma cirurgia de objetivo estético se houver qualquer indício de doença periodontal. Apenas o correto diagnóstico por um Periodontista, aliado ao adequado tratamento em consultório e em casa, além de uma mudança nos hábitos de higiene oral, pode tratar a doença de vez.

  47. Olá, a minha gengiva desceu dos dentes da frente e os quatros dentes da frente de baixos estão ficando moles e quebrando embaixo, parece ate q está se desfarelando, será q ainda tem algum jeito dos meus dentes voltarem ao normal?

    1. Marcelle, parece haver 2 problemas: um periodontal (na gengiva e no osso) e outro nos próprios dentes, que estão perdendo tecido por algum motivo (descaste, cárie, erosão ácida, etc.). Procure um dentista pra avaliar, tratamento tem.

  48. Boa noite! Eu retirei o meu aparelho em maio deste ano e durante o tratamento eu retirei 4 dentes, acho que os pré-molares ou os primeiros molares. Uns 3 meses depois minha gengiva começou a sangrar, inicialmente em um único local, mas depois começou a sangrar entre quase todos os incisivos, principalmente nos inferiores, sendo que isso ocorre apenas quando escovo os dentes. Procurei um dentista e ele disse que os ossos estavam muito expostos, provavelmente por conta do aparelho que usei. Ele pediu uma TC e estou esperando pelo resultado. Eu acho que não se trata apenas de uma recessão, porque realmente dá pra ver que os ossos estão mais anteriorizados. Qual a sua opinião sobre o meu caso?

    1. Wanderson, pode ter havido alguma perda óssea anterior (tábua óssea vestibular) sim, principalmente se os dentes inferiores foram inclinados para frente durante o tratamento ortotôntico. Mas isso, em si, não causa sangramento gengival. O sangramento gengival é um sinal clássico de gengivite e, havendo perda óssea, talvez o motivo seja uma periodontite, e não o tratamento ortodôntico. É questão de considerar seus sintomas, em conjunto, com os achados da TC.

  49. Oi Dra. boa tarde!
    Sempre tive a gengiva saudável, e nunca tive problemas com meus dentes.
    Coloquei o aparelho só para fechar uma pequena abertura que tenho na frente.
    Sendo que minha dra. nunca havia me comunicado que teria que fazer uma frectomia, estou usando aparelho ha menos de 1 ano, essa semana ela trocou a borrachinha por uma trançada, apertou muito, meus dentes e imediatamente fecharam, com isso automaticamente minha gengiva na parte da frente e inchou muito, voltei na dentista e ela fez uma raspagem, mas minha gengiva na frente regrediu, ficou como se fosse um pequeno buraco no meio.
    Estou preocupada o que deve ser feito nesse caso?

    1. Sulamita, sua dentista falou em frenectomia ou você imaginou que seria necessário? Pode haver indicação, sim… mas não posso afirmar isso só com base no seu relato.

  50. Já possuía uma recessão gengival antes de usar aparelho ortodôntico. Desconhecia técnicas de tratamento e usei aparelho ortodôntico por 4 anos. A recessão se agravou com isso e passou para mais dentes de forma leve. Porém os 2 dentes da frente que já tinham recessão ficaram piores. Quatro meses após tirar o aparelho, estou usando contenção, mas se eu forçar esses 2 dentes vejo claramente que eles se movimentam. Ainda é possível recuperar esses dentes, mesmo considerando que parecem ter iniciado processo de ficar mais moles? Marquei consulta com uma periodontista já, mas pela região onde moro existem poucos especialistas e ela acabou de operar e vou ter q aguardar um mês para a consulta. E também para noção do que um bom profissional deveria indicar nesse caso, vc poderia resumir que procedimentos um bom profissional poderia sugerir nesses casos?

  51. Dra. Boa noite!
    Eu estava percebendo que um dente estava com a gengiva inchada, um pouco inchada apenas, eu fui dar uma olhada, vi que a gengiva esta um milímetro mais alta. Isso depois de dois dias. O que pode ser?

    1. Pode ser o início de uma hiperplasia gengival, Moisés. Escove muito bem o local e use o fio dental. Deve regredir. Se não, procure um dentista pra avaliar.

  52. Oi doutora! Entao, tenho gengivite e to sentindo meus dentes da frente dando uns estalinhos quando eu mexo. Isso é normal ou pode ser periodontite? Fui em uma periodontista e ela fez uma raspagem e nem limpou os da frente que era os que eu tava mais preocupada. Tenho gengivite ha um tempo e nao sei se esses “estalinhos” eu ja tinha ou começou agora porque eu to mexendo.

    E eu to sentindo um incomodo tbm, nessa parte doi quando eu passo o fio dental, mas nao ta inchado como em outras partes. E tem um outro dente que tbm ta dando esses estalinhos e esse na gengiva ta bastante inchada. Enfim eu nao falei isso p ela, ela só viu e nao pediu nenhum tipo de exame. Devo me preocupar ou pode ser normal?

    1. Suelen, pode ser periodontite, sim… mas se a periodontista examinou e não viu problema, em princípio ok. De quaquer forma, seria interessante você entrar em contato e informar sobre os “estalinhos” e sobre a dor ao passar o fio dental.

  53. Boa tarde dra., meus dentes nao estao moles nao, mas a questao de ter as raizes expostas incomoda… ja tinha ido no dentista e ele me receitou creme dental especifico…

  54. Olá Dra.
    Venho com esse problema de regressão da gengiva e amolecimento ha quase 7 anos… desde a gestação… fiz tratamento com uma dentista que chegou a fazer uma frenectomia… e não adiantou… passei em outros dentistas que ousaram me falar que era coisa da minha cabeça, que meus dentes não estavam moles…
    No começo era somente o 1 incisivo central inferior… atualmente são os 4 incisivos inferiores…
    Dra, o que posso fazer? Não sei mais o que faço, já que nenhum dentista me ajuda.

    1. Suelen, o fato das raízes estarem expostas não é motivo para os seus dentes caírem. Os dentes estão moles? De qualquer forma, sugiro a avaliação de um dentista especialista em Periodontia (gengiva).

    2. Não sei o que faço, to com medo, ja faz um mês que coloquei o aparelho mas tirei porque minha gengiva inchou no meio onde ficam afastados os dentes, mas olhando em casa vi o acúmulo de comida, mas no dentista ela disse que tinha uma quantidade maior e que era pra limpar, aplicar anestesia e tal, mandou limpar e escovar bem forte, mas não tive coragem de limpar com ela, então fiquei fazendo mas não muito forte, então voltei, continua inchada, ela quer limpar e eu não deixei mais uma vez, frouxa (eu), já sofri, tenho medo da recuperação, o que faço?

      1. Elaneide, deixe sua dentista fazer o que é preciso fazer! É isso que você tem que fazer. Só um dentista pode ajudar. Não precisa ter medo, é tudo feito com anestesia local. E, quanto à recuperação, não se preocupe, você vai tomar medicação pra não sentir dor e vai ter apenas que se uidar uns dias.

  55. Olá dra.
    Fiz um enxerto gengival do tecido do céu da boca no dente inferior da frente na quinta feira, e hoje pela manha a parte branca que acredito ser o tecido do ceu da boca tinha saído do lugar, e agora a tarde ele sumiu, so estou com os pontos.
    Perdi todo o processo do enxerto? ?

    1. Se os pontos estão ali, significa que seu enxerto também está. O material branco que saiu, expondo o local da cirurgia, é o cimento cirúrgico. Não tem problema nenhum ele ter caído, não vai afetar o resultado desde que faça a higienização correta no local sem utilização de escovas, somente de cotonete embebido em clorexidina 0,12%. Na dúvida, procure o seu Periodontista e pergunte a ele. Ele vai esclarecer tudo.

    1. Camila, pode ser por causa do pino, pode ser que o preparo (desgaste) não esteja tão subgengival, pode ser que a sua gengiva seja mais “transparente”, mesmo. Converse com o seu dentista.

  56. Tenho exatamente a mesma retração da imagem (grau 2, qse 3) e fiz a cirurgia há 7 dias, tirei o cimento e pontos ontem. Hoje, durante o bochecho caiu a parte branca do enxerto, sem sangramento ou dor. Estou muito preocupada.

    Meu enxerto retirado do Céu da boca foi colocado verticalmente e essa parte branca estava recobrindo a região mais acima do dente (mais longe da raiz).

    Isso pode significar que a cirurgia não deu certo? Eu perdi todo o enxerto/toda a cirurgia?

    Por favor, me ajude. Operei numa universidade e eles só terão aula novamente no final do próximo mês!

    Muito obrigada!

    1. Nayanne, “enviados” como? De qualquer forma, se há dor, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Quanto antes você fizer isso, antes a dor se resolve.

  57. Doutora, eu uso aparelho há quatro meses, e de umas semanas pra ca eu pude notar que a minha gengiva está descendo entre o dois dentes do meio, superiores. E hoje quando eu escovei, a parte da gengiva que ta descendo sangrou. Ta ficando muito feio quando eu rio. O que eu tenho que fazer? É normal? Quanto tempo volta ao normal?

    1. Priscila, me parece ser uma hiperplasia gengival, e a causa, considerando que você usa aparelho, deve ser o acúmulo de placa. Escove MUITO BEM a área, deixe que sangre, não tem problema, isso é sintoma de gengivite. Com a correta higienização, o sangramento vai desaparecer e a gengiva deve regredir. Na próxima consulta, converse com o seu dentista sobre isso.

  58. Oi, doutora.
    Eu tenho um afastamento no primeiro e segundo molar inferior, e entre entre eles há uma pequena perda óssea. Está tendo uma impactação alimentar nesse local. Quando como uma carne, logo após preciso correr para o fio dental e retiro a metade do que comi kkkk (meio brincadeira, meio verdade – eca!). Fui ao dentista e ele me indicou um bloco para fechar esse espaço, aproveitando que no primeiro molar há uma restauração grande, assim o restrutura. Também disse que vai fazer uma raspagem nesse dente para fechar uma pequena bolsa que justamente está atrás do primeiro molar, exatamente no local, mesmo que não tenha cálculo, pois é um risco iminente, se eu não tratar.
    Doutora, a minha dúvida é que tenho que usar aparelho também (tanto para fechar esse espaço e para alinhar um pouco os incisivos central inferior, e não sei a ordem que devo fazer, se ponho o bloco primeiro, se ponho o aparelho… mas eu posso unir esses dois dentes mesmo tendo essa falta de osso no meio deles? O espaço é pequeno, minha dentista descartou uma possibilidade de enxerto no local.

    Eu vou conversar com minha dentista semana que vem, mas gostaria MUITÍSSIMO da sua opinião. Mesmo a senhora não podendo me avaliar pessoalmente, sinto uma confiança muito grande em seu trabalho.
    Obrigada.

    1. Ester, depende muito do tamanho da perda óssea entre esses 2 dentes… porque, pra um dente ser movimentado, é preciso haver osso disponível pra ele “caminhar”. Já que você pretende usar aparelho, acho que você deveria procurar um ortodontista pra avaliar as chances desse espaço ser fechado com aparelho. Se for possível, ótimo (lembrando que talvez ainda assim seja necessário fazer o bloco, não pra fechar o espaço, mas para melhorar a resistência mecânica desse dente).

      1. Então ela procura o ortodontista, e claro ele vai falar para ela colocar aparelho. Tudo hoje é comércio, tantos especialistas e não resolve o que tem de ser feito! Absurdo!

        1. Azaleia, não sei qual o seu interesse no caso da Ester, mas ela mesmo externou que pretende usar aparelho e, no caso dela, me parece ser uma opção, sim. A única forma de se fazer isso é procurando um ortodontista. É uma pena que você pense dessa forma, mas ninguém é obrigado a usar aparelho, nem que o ortodontista indique.

  59. Olá Dra, parabéns pelo seu trabalho de dedicação.
    Tenho periodontite e estou em tratamento, fiz a raspagem nos 4 dentes da frente e os dois frontais tem coroa. A saúde da gengiva melhorou bastante mas é normal parecer que a gengiva esta solta e encolher (ou retrair) entre os dentes? Parece mesmo que perdi a gengiva que tinha entre os dentes e esta um buraco que incomoda esteticamente. Estou também usando o perioxidin a noite depois da escovação.
    Muito obrigada,

    1. Sim Raquel, por causa da perda óssea, a papila interdental pode desaparecer e aparecerem recessões gengivais generalizadas. Infelizmente o tratamento apenas consegue parar a perda óssea, mas não recuperar o osso perdido.

      1. Obg dra, e que coloquei aparelho semana agora e minha dra marcou minha segunda cirurgia de enxerto gengival pra daqui a 3 semanas. Achei estranho, pois colocou aparelho primeiro pra depois terminar a cirurgia… parabens pelo site.

  60. Oi doutora, eu fiz uma rasparem de remoção de tártaro e depois de dois dias minha gengiva começou a sangrar muito, o que é recomendável eu fazer? Por favor me de um conselho?

  61. Oi Doutora, teria como me ajudar com uma dúvida, por favor? Eu retirei o aparelho e percebo que um dos dentes inferiores, acredito que o molar, ficou muito alto, e isso está me incomodando muito, pois, fica “ralando” na língua e a sensaçao é de um dente quebrado. Isso é normal ou é algum erro do ortodontista? Tem como consertar ele para a posiçao correta? O que pode ser feito? Me ajude, Doutora, por favor! Obrigada!

  62. Olá Dra. Ana,
    Ana, antes de mais nada parabéns pelo seu trabalho de esclarecimento. Tenho uma dúvida:
    Estou em tratamento ortodôntico, tenho 46 anos, sou fumante mas mantenho uma boa higiene bucal. Tenho uma abfração em um dos dentes e tenho retração gengival de um lado da arcada somente, nos outros lados não. O fato é que nunca tive nenhum dos sintomas característicos de gengivite (sangramento, inchaço, etc), simplesmente tenho retração e um pequeno incômodo quando como algo gelado. Minha ortodontista (que não é especialista em periodontia) disse categoricamente que era periodontite, devido a isso o tratamento ortodôntico iria demorar muito (já estou há dois anos de aparelho e sem muitos resultados). Desconfio que ela esteja desculpando o pouco resultado ortodôntico com uma suposta periodontite que eu desconfio nem ter. Então Dra. Ana, gostaria de saber sua opinião. Se eu não tenho os sintomas da periodontite, apenas retração, devo me submeter a essas cirurgias de reconstrução gengival (que são dolorosas e nem sempre dão certo)? Posso estar apenas com retração e não periodontite? Obrigado e grande abraço.

    1. Ricardo, realmente, a retração gengival pode não ter nada a ver com periodontite. Quanto a se submeter a enxertos gengivais, depende muito do caso, é preciso avaliar cada recessão e estabeler a chance de sucesso… porque pode não dar o resultado desejado.

  63. Olá doutora, quando eu sorrio meus dentes superiores não aparecem, isso me incomoda, já fui em um dentista e o mesmo me informou que somente um botox poderia resolver (mas é muito caro e não tenho condições). Já usei aparelho e a impressão que tenho é que meus dentes superiores, no caso os dois do meio, sumiram um pouco, tipo um bruxismo. Gostaria de saber se através do uso de aparelho pode resolver isso, tipo, é possível baixar mais esses meus dois dentes para eles aparecerem quando eu sorrir???

    1. Carol, se há um pino metálico apoaindo essa coroa e a sua gengiva for mais “fina” e/ou o pino não tão subgengival, pode ocorrer esse efeito de escurecimento. Procure seu dentista pra reavaliar.

  64. Ola doutora, eu uso aparelho ha 7 anos e por erro médico meu tratamento foi todo errado, e com isso alguns dentes estão deslocados fora da arqui dentaria óssea, mas tem um em seção que a raiz esta somente na gengiva e eu não sei o que fazer, pois meus dentes superiores ainda estão todos tortos e fora do lugar, não quero mais usar esse aparelho, mas ficar com o sorriso assim e muito feio tbm, mas ultimamente o dente que esta fora da óssea esta começando a ficar doendo, me de uma ajuda, o que eu faço, tenho apenas 24 anos e meus dentes que eram o meu sonho ter perfeição, foi totalmente ao contrario… Sinto dor de cabeca tbm…

    1. Patricia, se é comprovadamente um erro do dentista, você precisa procurar outro dentista que corrija isso. Apenas remover o aparelho não vai corrigir seus dentes, é preciso começar um novo tratameno ortodôntico, se as condições imediatas assim permitirem.

  65. Olá Doutora! Esse assunto não tem muito a ver, mas estou com apenas 1 dente sensível e eu tenho uma leve impressão que ele está mexendo, mas é uma leve impressão mesmo! Não sei se é coisa da minha cabeça. Gostaria de saber se é normal ou o que devo fazer? Obrigado!

    1. Guilherme, os nossos dentes “mexem” mesmo, pois não estão fixos diretamente ao osso, mas entre a raiz e o osso há uma série de fibras chamada de “ligamento periodontal” que oferece “amortecimento” aos nossos dentes. Em princípio, deve ser só isso. Mas não hesite em procurar um dentista pra avaliar se achar necessário.

    1. Renata, depende da situação, não sei a severidade da sua retração gengival. É preciso acompanhar por algumas semanas pra ver como seu organismo vai se comportar.

  66. Obrigada, doutora… antes a gengiva era muito vermelha, agora esta melhor, e so do meio dos dentes que esta um pouco vermelho, e inchada nao esta não. Mas indo no dentista de 3 em 3 meses e ele limpando os dentes… corro o risco de perder meus dentes ou nao ?

  67. Ola doutora, bom tenho gengivite, meus dentes separaram e a gengiva diminuiu, ja fui no dentista duas vezes, ele fez raspagem mas agora estou com medo por a gengiva estar muito pequena. Queria saber se eu poderia perder meus dentes ou continuando o tratamento ele poderia melhorar?

    1. Eduarda, pelo que entendi, você fez raspagem e a gengiva retraiu. Isso é muito comum, mostra que já houve perda óssea pois, ao remover o tártaro por baixo da gengiva, ela voltou a “grudar” no osso, e a altura do osso está menor. Você tem que tratar sim, não interrompa o tratamento, senão a perda óssea vai piorar. E volte ao seu dentista periodicamente pra reavaliar, periodontite – que é o que causa a perda óssea – necessita de acompanhamento constante do dentista / periodontista.

  68. Oi, estou com retração no dente de baixo da frente ha uns 4 dias, parece estar abrindo, mas está super inchado e doendo, igual uma afta, acho que estou com gengivite, sera que vou perder o dente, estou cheia de medo, consegui marcar especialista só pro fim de julho, que pasta de dente VC me indica e posso tomar algum anti-inflamatorio para segurar ate este dia, ta doendo.

    1. Aline, não dá pra ficar sem avaliação e com dor até o final de julho! Procure seu dentista antes – ou outro dentista, se o seu não puder atendê-la antes – em caráter de urgência. Pode ser gengivite, pode ser problema de canal, pode ser problema periodontal (no osso em volta do dente). Não demore pra procurar ajuda profissional, nem precisa ser de um especialista, até porque sem saber o que está causando isso, não há como saber qual dentista especialista procurar.

  69. Ooi doutora, to com retração gengival na presa de baixo e ando sentindo meu dente se mexer, sinto uma mobilidade dependendo do movimento que faço com a boca e to sentindo o dente depois da presa se mexer também, so que nele não há retração, mas meu dente de siso ta nascendo torto também, ai gostaria de saber se essa mobilidade é por causa da retração gengival ou por causa do meu dente de siso que ta nascendo torto? E a retração pode aumentar mais? Se aperto ele com a mão parece q ta normal, mas quando passo a lingua eu, dependendo do movimento, sinto essa mobilidade, to muito preocupada, tenho medo de perder o dente.

    1. Dara, nem a retração nem o nascimento do siso devem ter a ver com a mobilidade do dente ao lado do canino (presa). Se ao empurrar o dente com o dedo você não sente a mobilidade, provavelmente é porque ela não é anormal, visto que todo dente tem um certo “amortecimento”, eles não são fixos diretamente no osso. Não vejo razão alguma pra você perder seu dente.

  70. Oi, ontem eu pensei que eu tinha hiperplasia, mas graças ao google descobri ser retração. Eu pensei ser a tecnica de escovaçao, mais acho q foi pq ultimamente eu dei muita carga ao dente retraido. Em casos desse tipo, de carga ao dente, como tratar?

    1. Simone, hiperplasia e retração são coisas BEM diferentes. O Google pode ser útil sim, mas esse tipo de diagnóstico ele não faz… você rpecisa procurer um dentista pra avaliar e, mais importante, pra tratar de acordo com o que seja. O tratamento varia, geralmente o principal é remover a causa do problema… e não dá pra saber qual a causa só pela sua descrição.

  71. Ola, doutora!!
    Fiz uma cirurgia para extrair um dente na raiz abaixo do canino direito.
    Apos alguns dias percebi que o canino esta mole e por conta da cicatriz esta com a raiz exposta… Tem alguma chance que eu perca o canino???

    1. Carlos, confesso que não entendi bem o que você quis dizer com “dente na raiz abaixo do canino direito”… era um canino de leite? De qualquer forma, o dente permanente pode estar com essa mobilidade ainda como consequência da extração, o que deve se resolver com o passar dos dias.

  72. Eu estou com a gengiva inchada, dolorida, sangrando, ela e escura e esta com uma recessao no dente de baixo, embaixo da ponta da lingua, e eu morro de medo de dentista, estou desesperada, parece q meu dente vai cair, o q eu faço?

  73. Boa tarde dra, estou com recessão gengival no dente da frente, na parte de cima, provavelmente por esse dente ser desalinhado. Gostaria de saber se a recessão foi causada só pelo desalinhamento do dente e se ela pode cessar, ou ela vai continuar evoluindo. Obrigada.

    1. Sim Edson, a causa pode ser esse desalinhamento e um provável trauma oclusal, ou seja, esse dente pode não estar “batendo” de forma adequada no dente de baixo. Se a causa da recessão não for removida, ela pode evoluir, sim. Procure um dentista pra avaliar.

  74. Olá Drª. Bom dia, quando ocorre recessão gengival após a cirurgia, é possível normalizar ou algo parecido que venha trazer uma melhor estética da gengiva como antes? No meu caso a minha gengiva abaixou após a cirurgia. Obrigado!

    1. Flaine, a “altura” da gengiva depende diretamente da “altura” do osso em volta dos dentes. Pela sua descrição, você perdeu uma certa quantidade de osso, por isso a gengiva “abaixou”. Infelizmente não há uma forma de “subir” essa gengiva, mas sugiro uma avaliação com um dentista especialista em estética (dentística), isso considerando que seu tratamento periodontal já foi concluído e o problema está sob controle.

  75. Olá,
    Descobri que tenho periodontite faz 8 meses, fiz tratamento e depois coloquei aparelho. Gostaria de saber se mesmo tendo feito o tratamento a periodontite avança e continuarei perdendo massa óssea ou se depois de ter tratado ela para por aí, e se a massa óssea perdida volta ao normal.
    Obrigada.

    1. Samanta, se a periodontite estiver sob controle, os prejuízos que ela trouxe param por aí… mas o osso perdido não volta mais. De qualquer forma, até por você estar usando aparelho, é essencial que você faça reavaliações periódicas no periodontista, pois é totalmente contraindicado o tratamento ortodôntico em meio a uma doença periodontal ativa.

  76. Oi dra, eu literalmente estou com medo de dentista. Ha três anos pus aparelho. O meu dentista nunca me deu noçao de como fazer uma boa higiene com o aparelho. Nesse tempo tive tártaro. Ele nunca fez limpeza, apenas quando eu pedia. Mas a limpeza dele se manteve ao motorzinho com jato. Nada entre os dentes ou na frente. Essa semana pedi para ele dar uma limpada no meu dente novamente. Mas uma vez ele só passou o motor atrás dos dentes deixando bastante resíduos ainda. Reparei que entre os dois dentes da frente esta com tártaro (de cor mais escura) no meio por entre a gengiva que está sangrando (quando escovo ou passo fio ou as vezes espontaneo) e parece estar se soltando (aparência de quando juntamos um dente e sobra gengiva). Isso é muito grave ou ainda dá para tratar? Marquei avaliação com um perio porque sinceramente achei descaso de quem vê meus dentes de 15 em 15 dias não me alertar sobre o problema, é que era pra eu caprichar mais na limpeza. Creio que isso está acontecendo pela má limpeza realizada anteriormente.

    1. Jenneffer, dá pra tratar, sim. Acho realmente essencial que você tenha o acompanhamento de um periodontista, tanto pra remover o tártaro já presente quanto pra orientar você daqui pra frente. Não que isso desculpe o seu ortodontista, ele deveria SIM tem orientado você.

  77. Ana, o aparelho faz com que a gengiva desça ? Quanto tempo em media a pessoa deve ficar com o aparelho? Faz 4 anos que estou e um dos motivos
    de estar de aparelho é pelo fato do dente canino n ter nascido, faz ano q n nasceu? E tb queria saber se já posso tirar a parte superior do aparelho? Ja estao alinhados os dentes e o canino 43.

    1. Paulo, o aparelho em si não causa recessão gengival, mas coisas ligadas ao tratamento ortodôntico podem causar: trauma oclusal (quando um dente bate “errado” no outro), força excessiva na movimentação, inclinação dos dentes pra fora, etc.. É difícil falar em tempo médio, pois cada caso é um caso, mas eu diria que a maioria dos tratamento dura entre 2 anos e 2 anos e meio. A parte de cima e de baixo do aparelho, via de regra, são removidas juntas, já que não é apenas uma questão de alinhamento, mas do encaixe dos arcos superior e inferior. Você está tracionando (“puxando” de dentro da gengiva) o 43, é isso? Qual a sua idade?

  78. Boa tarde… Doutora, eu tenho periodontite e fiz (3) cirurgias laterais em cima e uma embaixo, e falta uma… os pontos em cima caíram (3) dias depois e a gengiva caiu pro lado, ficou horrível, o dentista afirmou que cicatriza, mas será ? Não senti confiança… agora na (terceira) cirurgia embaixo caiu um ponto também, tá meio esquisito ? O que a senhora acha ?

  79. Olá doutora Ana, como havia falado eu extrai 4 dentes pré molares (dois superiores e dois inferiores), TDs c uma ótima recuperação, c exceção do inferior d lado direito. Quando a anestesia passou e fui lavar a boca, senti uma dor horrível. Dias depois descobri q estava c sensibilidade e por isso doía tanto. Porém retornei a dentista p achar q os pontos haviam inflamado, mas foi descartada essa hipótese. Porém comecei a usar creme dental sensitive e melhorou um pouco. Mas ainda sinto repuxar e hj já faz seis dias q extraí e ainda tenho pontos. Desde ontem quando comecei a usar o creme dental, percebi q sangra quando encosto o dedo em volta. Minha dúvida é: será q sensibilidade causa sangramento? E pq aconteceu essa sensibilidade extrema (a ponto d chorar d dor ao lavar a boca)? Tô até c medo d voltar p retirar os pontos, rs. E quando retornei a dentista, não estava sangrando ao encostar. Desde já agradeço!

    1. Waine, se sua dentista não detectou infecção, creio que a dor que você sente é apenas a pós-operatória, embora mais forte. Se o creme dental ajuda, continue usando, talvez haja a exposição de parte da raiz de um dente ao lado do local da extração, e com a cicatrização essa exposição deve se resolver. O sangramento pode ser uma gengivite local, se é pouco e logo cessa, não se preocupe, apenas continue higienizando bem, mesmo que sangre.

  80. Bom dia Dra. Então, ontem a noite escovei os dentes como faço normalmente, passei fio dental e coloquei meu aparelho móvel para dormir (só para constar, havia comido pipoca antes). Hoje acordei com a gengiva inchada, mas só no meio de dois dentes, entre o canino e o primeiro pré-molar, do lado direito. O que pode ser? Posso ter apenas irritado ela? O que faço para o inchaço diminuir?

    1. Larissa, pode ser só uma irritação, mas pode ser que tenha entrado uma casquinha de pipoca na sua gengiva. Isso geralmente se resolve de forma espontânea. Se o inchaço não desaparecer em 2 ou 3 dias, procure um dentista pra avaliar.

  81. Bom dia dra, estou eu aqui novamente, de ontem pra cá sinto tipo que esta doendo a minha gengiva, sera que é a retração que esta evoluindo? Uma dorzinha leve assim na gengiva, tipo se eu a tocar, apertar nela, senão não sinto nada assim sem mexer na mesma. Fui em um dentista tempos atrás, ela me falou que devo escovar de baixo para cima, que não tem chance dele cair, só eu escovar direito, só que agora essa dorzinha ao mexer nele que esta me deixando pensativa desde ontem. Creme dental para dentes sensíveis ajuda?

    Lembrando que não estou mexendo assim direto, só toco assim pra ver se passou, mas estou seguindo suas indicações de deixar ele “quietinho”.

    1. Sim, pasta pra dentes sensíveis pode ajudar. Mas não dá pra dizer que a retração está aumentando apenas com base no seu relato, até porque só dói quando você toca.

      1. Oi doutora, hoje não estou sentindo mais nada de dor, tudo normal, vou deixar ele quietinho ali sem mexer, e escovar corretamente, e muito obrigada por suas dicas, tomara que não volte a doer rsrsr, me ajudaram muito, beijos fica com Deus!!!
        Obrigada…

  82. Oi dra, fiz uma cirurgia para corrigir este problema da recessao. Como posso saber se vai dar certo a cirurgia ??? Depois de quanto tempo… essas coisas. Desde já, agradeço. bjss, seus pacientes são sortudos rsrsr

    1. Talvez indiretamente, Miguel… mas recessão gengival não é algo que passa de pai pra filho. A causa costuma ser local, e pra interromper o processo é essencial identificar e remover a causa. Procure um dentista pra avaliar.

  83. Olá Dra! Recessão pode acontecer em todas as idades? Meu filho tem 16 anos e talvez tenha isso. Outra questão: se não for recessão tem como o dente que está mais exposto voltar ao normal depois que meu filho tirar o aparelho?

  84. Bom dia Dra., então, faz 6 anos que retirei meu aparelho ortodôntico, e um dos dentes da frente inferiores esta com uma retração gengival, eu escovo devagar, uso pasta pra sensibilidade dentária, enxaguante bucal, raramente sinto assim um incomodo no dente, a minha grande e principal preocupação é se meu dente vai cair por causa dessa retração, fico até mexendo nele pra ver se ele esta mole mas esta igual os outros rsrs, sera que tenho chance de perder esse dente?
    Obrigada!!
    🙂

    1. Não Kati, nada no seu relato me faz achar que o seu dente vai cair. Mas sugiro que você não fique mexendo nele, a aplicação de forças constantes nele pode realmente amolecê-lo. Deixe ele “quietinho” e procure um dentista especialista em Periodontia pra avaliar se é possível tratar essa retração e como está o osso em volta desse dente.

  85. Olá Dra! Uso aparelho ha 4 anos e já estou quase tirando, tem um dente (que é o incisivo lateral) que ficou exposto, esse mesmo dente estava meio que de lado e foi girado para ficar em uma boa posição. Isso pode ter causado essa situação? Quando for tirar o aparelho tem chances de voltar ao normal? Esse único dente mais “exposto” pode ter recessão? Tem cura?

    1. José, dependendo da movimentação dentária que se faz, sim, pode ocorrer recessão gengival. Via de regra, o tratamento é cirúrgico. Procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar.

        1. Infelizmente sim. A cirurgia de enxerto gengival é uma tentativa, mas que nem sempre atinge o resultado esperado. Vale a avaliação do dentista quanto à validade da tentativa.

  86. Boa tarde Drª,

    Fiz a cirurgia de enxerto há 2 dias, ainda estou com pontos e bem inchado. Fiz 2 dentes e faltam 4. Minha dentista disse que meu caso já está no grau 3. Acho que coloco muita força na escovação, tenho que aprender novamente a escovar para evitar essa força. Será que após as cirurgias a retração pode voltar? Estou com tanto medo, meu sonho é ter os dentes arrumadinhos. Estou de aparelho há 12 anos e só vou tirar após as cirurgias, pois tenho medo de olhar no espelho e ver meus dentes enormes.

    1. Nayara, a cirurgia de enxerto gengival sem sempre atinge o resultado desejado mas, quando atinge, costuma dar um aspecto muito bom. Não tenho como afirmar que deu certo / dará certo no seu caso, mas também não tenho razão pra duvidar. É preciso aguardar mais alguns dias pra ver como vai prosseguir o processo de cicatrização, sua cirurgia ainda é muito recente.

  87. Dra. Minha retração esta do mesmo jeito da foto acima, e no mesmo dente inferior. Fica perto do freio labial. Marquei um periodontista para daqui 12 dias, enquanto isso o que faço para desinflamar e desinchar a gengiva retraída? Preciso cortar o freio? Tenho medo!

    1. Apenas mantenha uma boa higienização, Fabiola. Escove de baixo pra cima (da gengiva para o dente), gentilmente. Talvez precise de frenectomia, mas não é uma regra. Depende da avaliação do periodontista.

  88. Olá, estou com retração no dente da frente de baixo, eu sou bem dentuça, já usei aparelho durante 1 ano e 6 meses, não pude continuar e tirei, se passaram 13 anos, agora queria colocar novamente, mas será que posso por causa dessa retraçao em volta desse dente? Está meio roxo, bem clarinho, será que vou poder colocar? Estou usando uma pasta que meu dentista indicou, parodontax.

  89. Boa Tarde, Dra.

    Usei aparelho ortodontico por quase 5 anos e retirei ha cerca de 1 ano, porém tem um dente meu no arco inferior que estava virado e teve uma movimentação de 90º, e com isso estou tendo a retração da gengiva que já esta bem baixa nesse dente, quase nada de gengiva, e esta ficando bem avermelhada e toda vez que vou escovar os dentes e passar fio dental, sangra.
    Estou amamentando, meu bebê tem 6 meses… O que me recomenda? Corro risco de perder o dente?

    1. Mariana, procure um dentista pra avaliar. O fato de você estar amamentando não interfere em nada, é importante que um dentista avalie a causa da recessão e da gengiva avermelhada, pra propor um tratamento. Não vejo risco imediato, pelo seu relato, de você perder seu dente, mas acho essencial que você não demore muito pra procurar ajuda profissional.

  90. Boa tarde Ana,

    Devido a uma recessão fiz um enxerto gengival na última quinta-feira, dia 5. O dente em questão é um dos dentes do arco inferior, e o pós-operatório não teve muitas complicações, apenas dor na região do palato, de onde foi retirado o enxerto. Ainda estou com os pontos, mas o enxerto já não tem mais o aspecto esbranquiçado e parece bastante cicatrizado. Entretanto, consigo observar que o enxerto não cobriu a recessão, deixando o mesmo aspecto de antes da cirurgia. A pergunta que eu faço é: pode ser que o enxerto cubra essa recessão e eu esteja simplesmente precipitada em achar que não deu certo? Será que, quando os pontos forem tirados, o aspecto da gengiva pode melhorar? Ou não tem jeito e eu realmente preciso fazer todo o procedimento novamente?

    Agradeço pela atenção,
    Ingrid.

    1. Ingrid, se o enxerto estivesse cobrindo mais do que deveria, o motivo provavelmente seria o inchaço pós-cirúrgico. Mas se o enxerto não está cobrindo a raiz do dente, temo que realmente não tenha dado certo. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  91. Ola!
    Bom dia Doutora!!
    Estou insatisfeita e preocupada com os meus dentes. Eu passei 5 anos usando aparelho e tudo uma maravilha, parecia já estar ótimo, tirei o mês passado e pra minha surpresa vejo que está voltando, estou usando um “arame” no dentes da frente inferior e no de cima o móvel transparente, o “arame” não conteve nada, porque em menos de um mês a minha gengiva está alta ao redor de um dente, o que pode ser? E o que posso fazer? Não está na raiz mas percebo que da pra ver um pouco do dente e está muito alto, horrível (parece que o dente está rasgando a gengiva), tem como corrigir sem precisar fazer cirurgia? E outra pergunta porque os dentes voltam mesmo com a contenção, é normal acontecer isso?
    Ótimo dia!!

    1. Vanessa, por algum motivo você está tendo uma hiperplasia gengival, localizada nesse dente. É preciso procurar o seu dentista pra determinar a causa. Dependendo da causa e da severidade, só será possível corrigir com cirurgia. As contenções costumam evitar que haja movimentações dentárias não desejadas após a remoção do aparelho ortodôntico, se está havendo algum problema nesse sentido, pode ser necessário algum ajuste nas contenções. Entre em contato com o seu ortodontista.

  92. Boa tarde, Ana. Vou fazer raspagem na próxima segunda-feira e sei que é normal ocorrer sangramento durante o procedimento. Como tomo aspirina prevent 100mg diariamente, pergunto se eu deveria suspender o medicamento? Se positivo, com quantos dias de antecedência? Obrigado.

    1. Faride, seria uma boa ideia, geralmente faz-se isso uns 2 dias antes do procedimento. Mas quem tem que suspender a medicação é quem a prescreveu, seu médico, imagino. Entre em contato com ele e verifique a necessidade disso junto ao seu dentista, também.

    1. Zeile, o sintoma mais comum de gengivite é o sangramento gengival, mas não dá pra afirmar que se não há sangramento não há gengivite. Na imagem a pessoa – que já é adulta – não tem periodontite, mas uma recessão gengival, apenas.

  93. Doutora, estou com gengivite em alguns dentes e escovo os dentes depois de cada refeição, uso enxaguante bucal, mas continuam sangrando e com gengivite. Tenho duas perguntas, quantos dias uma gengivite pode desencadear uma periodontite ? E por que está sangrando assim sendo que estou escovando os dentes ?

    1. Zeile, pra que uma gengivite chegue a se tornar periodontite seria necessário pelo menos 1 mês de higiene precária, ou nenhuma higiene. Mas uma higiene ruim por muito tempo também deve comprometer os tecidos periodontais. O sangramento é resultado da inflamação, com a correta higiene ele vai diminuindo. Não pare de escovar os dentes muito bem.

  94. Oi doutora, estou tendo um problema com minha gengiva, esta sangrando ja faz 1 mes e agora percebi que esta aparecendo no meu canino direito na, proximidade da gengiva, uma parte meio escura, pensei que fosse sujeira, mas depois que escovei os dentes, passei fio dental, nao sumiu e a gengiva esta inchada. O que pode ser ?

    1. Thiago, pode ser cárie ou tártaro, considerando o local. O tártaro, que é a placa bacteriana mineralizada, não sai com a escovação. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  95. Olá Dra. Bom dia,
    Estou com esse problema de retração da gengiva nos molares, e fui em vários dentistas, e agora que estou fazendo tratamento de limpeza etc nos dentes. Provavelmente é pela escovação, pois sempre escovei os dentes com muita força, ja mudei a escova, porem a dentista colocou uma resina para tampar a raiz pois é muito sensivel, tem algum problema quanto a isso, ela nem mencionou cirurgia, meu dente ainda continua sensivel mas nem de perto como estava, vou mudar a pasta também que não mudei.

  96. Oii, eu tenho 14 anos e uso aparelho ja faz 2 anos, mas os meus dentes estão praticamente sumindo, a gengiva ta tomando conta deles, eu acho q ta inchada e meus dentes tbm são pequenos… me ajuda doutora, o q eu posso fazer??

  97. Nossa, acho que estou com essa doença periodontal. De uns meses pra cá percebi que meu canino superior esquerdo e o molar que fica ao lado estão com as raízes meio ásperas. Não parece que a gengiva esteja retraindo, parece mais que o dente está se desgastando mesmo… poderia ser cárie também? Ainda não sinto dor nem nada.
    E eu sem ânimo nenhum pra ir ao dentista 🙁

    1. Leonardo, sua descrição me parece mais de abfração, que é uma perda de tecido dentário – porém, sem ser cárie – bem próxima da gengiva. Procure se animar… e procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  98. Bom dia, Dra.
    Estou com uma dúvida, percebi uma retração da gengiva no meu dente canino. Não sinto dor, nem ardência na raiz e nem está mole, o q fazer nesse caso? Outros 2 dentes sinto uma pequena ardência na raiz, mas não retraiu a gengiva como a do canino.

    1. Procure um dentista pra avaliar, Angeli. É importante verificar qual a causa dessa recessão (problema periodontal, força na escovação, problemas na “mordida”, etc..) pra eliminar a causa e evitar que ela aumente e/ou ocorra em outros dentes, também.

  99. Boa noite, doutora, gostaria de uma informação. Meu dentista me aconselhou a colocar nos molares inlays e onlays e facetas na parte da frente em cima e embaixo, porém gostaria de preservar mais meus dentes, gostaria de não desgastar para colocar as facetas. Apesar de a lente dental ser muito fina, e não cobrirá e nem deixará branco. Eu gostaria de não desgastar. Já vi vários vídeos, desgasta demais os dentes. A gente vai ficando quase sem opções quando se fica velhinha. O que a doutora aconselharia? Aguardo resposta. Obrigada.

    1. Cida, a única forma de não desgastar os dentes pra fazer facetas é usando as “lentes” dentais. Mas, mesmo assim, elas não podem ser instaladas em qualquer paciente, é preciso avaliar caso a caso. Se você não se sente segura pra fazer facetas, não faça. Se você quiser fazer facetas, “encare” a possibilidade de desgastes dentários. Infelizmente não há meio termo, como diz o ditado: “pra se fazer uma omelete, é necessário quebrar alguns ovos”. 😉

  100. Boa tarde doutora! Tirei o aparelho ha uma ano. E na minha ultima ida ao dentista ela me disse que eu estava com um certo movimento nos dentes, pois quando ela balaçou eles se deslocaram um pouco, e isso aconteceu com todos os dentes. Tirei uma radiografia que mostrou que o osso estava bom. Queria saber se isso e normal por eu ter tirado o aparelho ha pouco tempo, ou se isso indica um problema periodontal? Vale tambem ressaltar que eu estou com recessao gengival e minha gengiva esta levemente inchada.

    1. Ramon, se o osso está ok e sua dentista não indicou que há um problema periodontal / gengival, então não há. É esperado que os dentes apresentem leve mobilidade logo após a remoção do aparelho fixo, o que vai diminuindo aos poucos.

      1. Boa tarde, doutora! Desculpe incomodar a senhora de novo mas é que de semana passada para cá tem acontecido outros problemas comigo. Te contei da minha mobilidade dentária, da minha retração gengival e da minha gengiva inchada. Devido a isso comecei a utilizar um creme dental para gengivite e o inchaço parece ter melhorado. No entanto, nos locais onde a minha gengiva estava inchada, ela parece estar solta e o fio dental afunda muito, não sinto dor e nem existe sangramento. E em outros locais minha gengiva começou a retrair muito. Não entendo a situação que estou passando, ha uma mês atrás minha boca estava em perfeito estado. Não quero me gabar, mas sempre que vou ao dentista sou elogiado, pois cuido bem da minha boca. Mostrei informalmente a radiografia que tirei a outro dentista, e ele me disse que estava ótimo, contudo esse problema da gengiva solta começou depois que ela foi tirada. Tenho dentista marcado para semana que vem, mas minha ansiedade tá demais. Me da uma luz, doutora? Pois quando coloco meus sintomas na internet o que aparece é periodontite agressiva generalizada em jovens (tenho 19). É possível ter esse avanço em menos de 15 dias (mais ou menos quando tirei a radiografia)? Me dê sua opinião sobre o assunto pois estou com muito medo.
        Desde já agradeço a resposta, pois sei que meu relato foi muito extenso!

        1. Ramon, é possível o avanço rápido sim, por isso se chama “periodontite agressiva”. Sugiro que você procure um dentista especialista em gengiva, um periodontista, pra avaliar. E o mais rápido possível.

          1. Boa tarde, doutora! Sou eu de novo rs.
            Consultei o periodontista conforme o recomendado. Entretanto fui em duas que tiveram opiniões absolutamente diferentes. A primeira disse que eu estava com um acumulo de placa bacteriana causadora de doenças periodontais. Ela me recomendou que eu fizesse bochechos com água oxigenada diluída em meio copo de água por três dias e me indicou o PDT como forma de tratamento mais o acompanhamento de quatro em quatro meses. No entanto por eu achar estranho ela ter descartado a raspagem, procurei outra periodontista. Essa me disse que eu não tinha nada, que minha gengiva estava normal. A cor tava boa e a gengiva não estava sangrando nem espontaneamente e nem sob o toque, e que essa pequena mobilidade e retração gengival que tenho se dá devido ao uso do aparelho. Já a gengiva inchada e um pouco sensível é porque minha boca é ressecada devido aos meus lábios não fecharem direito e a noite eu dormir de boca aberta.
            Diante desses fatos eu irei procurar outro especialista da área para “desempatar”.
            Mas eu gostaria de saber da senhora, o procedimento da primeira periodontista descartando a raspagem foi correto ou a remoção da placa bacteriana não depende dela? Já no caso da primeira periodontista, o que caracteriza as doenças periodontais é o sangramento ou a doença periodontal pode existir sem sangramento? E o ressecamento deixa a gengiva inchada e levemente sensível?
            Agradeço se você puder me ajudar dando a sua opinião, doutora. E desculpa amolar a senhora de novo com esses textos enormes.
            Obrigado! 🙂

          2. Oi, Ramon! A placa bacteriana é removida com a escovação, ou seja, a própria pessoa pode (e deve!) fazer isso. Quando a placa bacteriana não é removida e mineraliza, vira tártaro… e aí só o dentista consegue remover. A doença periodontal, via de regra, apresenta sangramento gengival… mas em alguns casos ele pode ser muito pouco ou até imperceptível (fumantes com periodontite, por exemplo, quase não têm sangramento gengival). Sim, a gengiva pode ser afetada pela “boca seca”.

  101. Bom dia, eu fiz uma cirurgia, frenectomia, apos 10 dias coloquei o aparelho. Atras dos meu dentes de “coelho” a gengiva esta muito inchada e sangra, por que acontece isso? E o que eu posso fazer para para de doer e sangrar. Obrigada, dr° Ana.

    1. Joice, é ainda consequência da cirurgia, sua gengiva ainda está em cicatrização. Pra parar de doer, converse com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico. Quanto ao sangramento, você pode fazer compressas frias. Evite cuspir e fazer bochechos muito vigorosos, também.

  102. DOUTORA, perdi os dente de trás superiores e inferiores, estão dois de cada lado, perdi um da frente inferior, eu queria restaurar mas não queria usar aparelho, tenho medo de rejeição, o que devo fazer, implante é muito caro, o que eu faço?

  103. Doutora, eu uso o aparelho fixo, estava sem por causa da gengiva muito fibrosa e atrapalhava, eh a um tempo atrás fiz aquela cirurgia de redução de gengiva, só que meus dentes ficaram amarelados e asperos perto da gengiva!! Eu não sei o que faço, por mais que escovo continua assim, será que é devido a cirurgia? E depois, com uma raspagem e limpeza resolve? (to com medo do meu dentista reclamar disso e tirar o fio de novo, mas não posso fazer nada :/ )

    1. Weslley, me parece que OU é tártaro OU você tem recessões gengivais (a parte amarelada seria o início da raiz do seu dente, exposta). Seu dentista vai precisar verificar.

  104. Ola, tenho retraçao em alguns dentes mas nem tanto, so ta piorando nos dois dentes frente e atras do dente tambem, eles estao ate meio moles, uso escova macia, mas nao para de retrair a gengiva dos 2 dentes, fui no dentista, ela falou que pode ser a minha mordida, nao tenho sensibilidade nos dentes retraidos por causa da retraçao, tenho medo de perder um dos dois dentes, eu preciso urgentemente periodontologista pra olhar esse meu problema?

    1. Leandro, se os dentes estão moles é porque deve haver envolvimento periodontal, ou seja, não é só a recessão gengival, mas uma recessão por causa de um problema nos tecidos de suporte dos dentes (gengiva e osso). Sim, sugiro que você procure um periodontista o mais rápido possível. Quanto antes, melhor.

  105. Oi, boa noite, eu to com esse problema de tanto eu acabar escovando os dentes com força acabou causando em um dente, a minha gengiva ta muito ruim onde causou isso, o que eu posso ta fazendo? A minha dentista me passou agua oxigenada vol 10 e pra eu escovar os dentes com uma escova mais molinha, você poderia me ajudar dando um conselho ou alguma coisa que posso fazer?

    1. Nataly, use uma escova bem macia, como sua dentista sugeriu. A água oxigenada eu não aconselho, não ajuda e até atrapalha. Recessões gengivais não regridem, então não há muito que você possa fazer a não ser prevenir pra que ela não aumente.

  106. CORREÇÃO – O APARELHO ORTODÔNTICO NÃO É UMA DAS CAUSAS DA RECESSÃO GENGIVAL E NÃO CAUSA DANOS À GENGIVA, AOS DENTES OU À SAÚDE !!! O QUE CAUSA A RETRAÇÃO GENGIVAL É A FALTA DE DIAGNÓSTICO ORTODÔNTICO ADEQUADO, A FALTA DE UM PLANEJAMENTO ORTODÔNTICO CORRETO, A MÁ EXECUÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO, A HIGIENIZAÇÃO INADEQUADA OU A FALTA DE HIGIENE DURANTE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO, A FALTA DE COLABORAÇÃO E/OU CUIDADOS DO PACIENTE COM O TRATAMENTO ORTODÔNTICO. E, A PRINCIPAL CAUSA QUE RELACIONA APARELHOS ORTODÔNTICOS À RECESSÃO GENGIVAL POR SUA INCIDÊNCIA ESTATÍSTICA: “APARELHOS ORTODÔNTICOS COLOCADOS POR PROFISSIONAIS SEM CONHECIMENTOS OU QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO”. A ORTODONTIA CORRETIVA E A ORTOPEDIA MAXILO FACIAL SÃO CIÊNCIAS MUITO EXTENSAS E NÃO CONSTAM DA GRADE CURRICULAR NORMAL DAS FACULDADES DE ODONTOLOGIA, PORTANTO MATÉRIAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. O CURSO BÁSICO PARA A FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS É DE, NO MÍNIMO, 3 ANOS APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA. PORTANDO O PROFISSIONAL ADEQUADO PARA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO E/OU ORTOPÉDICO MAXILO FACIAL É O ESPECIALISTA EM ORTODONTIA OU ORTOPEDIA MAXILAR. E VOCÊ PODERÁ FACILMENTE VERIFICAR SEU REGISTRO NO SITE DO CONSELHO REGIONAL (CRO) OU FEDERAL DE ODONTOLOGIA (CFO). APARELHOS COLOCADOS INADEQUADAMENTE PODEM NÃO SOMENTE PRODUZIR RECESSÃO GENGIVAL, MAS UMA SÉRIE ENORME DE PREJUÍZOS À SUA SAÚDE…

    1. José, quando for comentar aqui ou em outros blogs, por favor, não use somente letras maiúsculas… é ruim de se ler e dá a impressão de um tom agressivo, mesmo que não tenha sido a intenção. Quanto à sua “correção”: desculpe, mas se recessões gengivais ocorrem após alguns tratamentos ortodônticos, então afirmar que a movimentação ortodôntica pode causar recessão gengival não é errado. Se ela foi bem feita ou mal feita, é outra história. Sim, é melhor procurar um especialista, mas erros de diagnóstico / planejamento ocorrem tanto com especialistas quanto com não-especialistas, a especialidade não isenta o profissional do erro, infelizmente.

  107. Escovacao trauatica NAO causa recessao gengival, inumeros trabalhos revisado por pares publicados em revistas indexadas no PUBMED (isto eh, pesquisas serias) mostram que isso nao acontece. Esse pensamento eh antigo e nao existe mais, recessao gengival soh se da quando ha perda de suporte osseo pra gengiva, isto eh, de “dentro pra fora”, escovacao nao faz iso.

  108. Boa noite, Doutora!

    Usei aparelho ortodôntico, depois quando retirado usei a contenção na parte inferior, após alguns meses dois dentes entortaram e tive retração gengival em um dente. Perguntei ao meu dentista e ele não soube explicar o motivo e passei a usar aparelho novamente. Agora tirei o aparelho e ele pediu que eu fizesse a cirurgia. Gostaria de saber o que houve realmente e se é necessaria essa cirurgia? Obrigada! Abraços.

    1. Katiana, uma possibilidade é que esses 2 dentes estivesse em trauma oclusal, que é uma das possíveis causas de recessão gengival. Isso significa que eles estavam “batendo errado” no arco oposto, provavelmente antes que os demais dentes, o que colocou sobre eles bastante carga. Não posso afirmar que tenha sido isso, é uma teoria, mas explicaria o problema. A cirurgia, se você não tiver sensibilidade e não estiver preocupada com a estética, não é obrigatória.

  109. Oi! Primeiramente, parabéns por seu trabalho e por estar disposta a tirar as várias dúvidas postadas aqui. Eu estou com o problema de recessão da gengiva em alguns dentes, e depois que fui ao dentista, ele disse que a causa foi a má escovação, sendo feita de forma errada, logo, eu comecei a escovar do modo que ele me disse, verticalmente e sem forçar muito, acontece que mesmo depois de mudar o modo de escovar, eu sinto que pode ser que a recessão não tenha parado, queria alguma dica sua para saber mais sobre isso, ou que pode ser algo da minha cabeça mesmo, é muito triste pensar que isso possa não parar e continuar agravando o problema.

    Obrigado!

    1. Obrigada, Helbert. 🙂

      A modificação da técnica de escovação ajuda bastante a não piorar o problema. Mas é preciso considerar que, talvez, a causa da recessão não seja só essa, e sim uma combinação de fatores. Talvez no seu caso haja traumas oclusais associados, ou seja, locais onde seus dentes não “batem” como deveriam, o que facilita o surgimento de recessões gengivais. Nesse caso, um ajuste oclusal (pequenos desgastes de alguns dentes, de forma seletiva) e até o uso de aparelho ortodôntico poderiam estar indicados. Vale aí a avaliação do seu dentista.

  110. Dra. Ana,
    Estou na duvida entre sensodyne original e sensodyne pro-alivio, fiz uma pesquisa na internet e achei um estudo que comprova que o sensodyne original é o melhor creme para dentes sensiveis por estar dentro dos padroes estabelecidos. So não entendi por que ele não tem fluor. O sensodyne neste caso não combate as cáries??? E sim os dentes sensiveis??? Neste caso posso escovar os dentes por exemplo com creme da oral b e depois aplicar o sensodyne original no dente que esta sensivel??? Me ajude como devo proceder???.
    Obrigado.

    1. É importante a presença do flúor pra promover a remineralização de dentes que, porventura, estejam sofrendo pequenas desmineralizações ( = cáries iniciais). Mas o uso de qualquer pasta de dentes durante a escovação (até o uso de nenhuma, acredite!) já é uma medida que evita a cárie, pois ajuda a remover a placa bacteriana. Mas sim, você pode escovar seus dentes com outra pasta e usar a Sensodyne só no local da recessão.

    1. Cleber, a primeira coisa a ser feita é determinar a causa e eliminá-la, pra que o problema não aumente. Pode ser por causa de um problema de mordida, por exemplo, os dentes “batem” errado e isso leva à recessão. Pode ser, também, pela forma como você escova os dentes. Portanto, é preciso procurar um dentista pra verificar isso. A resolução do problema costuma ser cirúrgica, mas se não houver sensibilidade (pela exposição da raiz) nem problema estético, acaba-se nem chegando a tanto.

  111. Dra. Ana, bom dia
    Como meu problema é retração, agora estou no post da “recessão gengival”, eu estava no post da “resina ou amalgama”. Acabei de chegar do dentista, hoje ele fez a segunda sessão a laser, pois tenho segundo ele uma pequena retração no dente 24 superior, pedi a ele também que aplicasse o gel dessensibilizante, li sobre este gel aqui no seu blog, mas eu não comentei com ele. O engraçado, doutora, é que a retração é tão pequena e não deveria estar dando tanta incomodação, este mesmo dente estava restaurado com amalgama e mesmo assim sentia esta incomodação, eu mesmo pedi para trocar por resina na esperança de ter alguma carie, mas infelizmente não foi encontrado nada e a restauração foi feita então com resina. Segundo o dentista, a cavidade do dente esta longe da polpa e não será necessário fazer o canal. Este procedimento feito hoje e o uso do creme indicado por ele podem me dar esperança de dias melhores???
    Obrigado.

    1. Sem dúvida, José. O dessensibilizante costuma ser bastante eficiência no controle da sensibilidade por exposição radicular, e o creme dental é um bom coadjuvante. Agora é aguardar uns dias pra ver como o seu dente vai se “comportar”.

  112. Oi, tenho uma duvida, meus dentes estão todos tortos, saindo para frente, acho q por esse motivo estou com recessão gengival, se eu colocar aparelho eles vão voltar para o lugar certo, e vai acabar com a recessão gengival ?

    E outra coisa, eles doem muito, tenho muito medo de perder eles, pois sempre cuidei dos meus dentes, por favor se puder me responder eu agradeço desde já, obrigada Dra. Ana.

    1. Iara, certamente seus dentes se alinhariam e “voltariam” para trás, mas infelizmente a recessão gengival não se resolveria sozinha. Você sente seus dentes um pouco moles? Pergunto porque essa projeção dos dentes para frente e a recessão gengival, combinadas, podem significar algum problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva).

  113. Ola doutora, gostaria de saber quanto custa em media a cirurgia, pois acho que estou com recessão gengival, e alem disso estou com gengivite. Toda vez que eu vou escovar meus dentes começa sair muito sangue e minha gengiva esta roxa. Bem, não entendo muito deste assunto, mas sairia muito caro o tratamento?
    E alem do mais ja faz alguns anos que eu não vou ao dentista, pois fiquei com trauma da ultima vez que eu fui 🙁
    Fico grato se conseguir tirar minha duvida 🙂

    1. Matheus, não tem “média”. Tudo depende do caso, do número de dentes envolvidos, da severidade do problemas, etc.. Mas se você tem gengivite, essas recessões gengivais podem significar que o problema já ficou mais sério, o que revelaria um periodontite. Sugiro que você procure, antes de qualquer coisa, um periodontista pra avaliar. Controlada gengivite (ou a possível periodontite), aí você pode pensar nas recessões gengivais.

  114. Dra. Boa tarde,

    Tive dois dentes, os de numero 45 que, fui ao dentista apenas para fazer uma restauração, e quando a dentista colocou a broca entrou de uma unica vez, e fizemos um canal sem anestesia, antes eu sentia uma dor como se fosse sensibilidade muito fina, isso pode ser algum problema, ou acontece mesmo do dente necrosar sozinho?

    Desde ja agradeço.

    1. Mônica, um dente sem qualquer cárie pode necrosar “sozinho”. É menos comum, mas acontece… e o motivo, às vezes, nem é sabido. Mas se sua dentista “colocou a broca e entrou de uma unica vez” certamente seu dente tinha alguma desmineralização, por esse tipo de coisa não acontece. Demostra falta de estrutura, esmalte sem sustentação. É a tal da “cárie interna”, como as pessoas dizem. E se o dente necrosou, é preciso tratar o canal.

  115. Cara doutora, nao tinha visto esse artigo, mto interessante, e tenho os dentes de baixo assim tb, somente os 3 da frente na parte de baixo, vou ao dentista regularmente e faço limpeza pra nao piorar, a dentista disse q com o tempo volta ao normal, isso acontece??? Adoro seu site, sempre visito e se vc fosse dentista aki onde moro ia fazer meu tratamento com vc, vc arrasa…

    1. Obrigada, David. 🙂

      Recessão gengival, infelizmente, não volta ao normal, a gengiva não “sobe” de volta sozinha. Só com cirurgia. Mas é possível não permitir que ela aumente mais removendo a causa, que pode ser um problema de mordida, por exemplo.

  116. Doutora, tenho retração em quase todos os dentes, alguns de forma bem acentuada. Segui a orientação do meu dentista e restaurei todas as raízes expostas. Não tenho sensibilidade excessiva, mas tenho dúvidas sobre o que pode ser feito quanto à estética. Meu dentista disse que não tem como recobrir com tecido da minha gengiva ou céu da boca, pois o problema é muito extenso. Isso faz sentido? Existe alguma técnica alternativa, como algum material que não meu próprio tecido?

    1. Juarez, infelizmente faz sentido, sim. Seria uma cirurgia bem extensa e com possibilidade de não dar certo. Não, não existe uma técnica alternativa (não que eu conheça, pelo menos). Uma possibilidade seria escolher os dentes que interferem mais na estética e focar neles.

  117. Só mais uma coisa Doutora, o periodontista que está tratando meus dentes analisou meu caso, pediu um exame super completo (protocolo segue), vai implantar quatro ferros na minha boca para puxar os dentes para trás, qdo acabar o tratamento esses ferros serão retirados. Mas no dia que fui colocar o aparelho ele veio com aquele ar frio para secar os dentes, foi ai que começou a doer mto, antes de colocar eu analisei bem meus dentes e não estavam retraídos, fiquei espantada em como essa retração se deu em um dia. Ele disse que tenho perda óssea em decorrência de já ter usado aparelho por um bom tempo. A retração do dente superior que fica do lado do canino (dente que fica do lado esquerdo do canino que tbm fica do meu lado esquerdo) parece ter 1 cm, só tem um mês que coloquei o aparelho, não sei se faço logo o enxerto mas meu tratamento com o periodontista está saindo caro, principalmente por causa desses ferros que vou ter que implantar, sabe que ferros são esses? Eles podem piorar a retração?
    Sei que fui extensa na minha explicação, desde já agradeço pela atenção e pela resposta(s).

    1. “Ferros” é uma descrição meio vaga, Patricia. Mas talvez você esteja falando de mini-implantes, que são pequenos parafusos que são colocados na gengiva pra ajudar a movimentar os dentes. Não, ele não pioram a retração gengival.

  118. Olá doutora, eu usei aparelho durante 7 anos, mas só foi feita uma compensação. Agora com quase 30 anos coloquei aparelho outra vez, o dentista disse que a espessura do osso e mto fina. No mesmo dia que eu coloquei o aparelho a gengiva em cima de alguns dentes retraíram, no mesmo dia, eu não tinha isso antes, no mesmo dia senti esses dentes mto sensíveis e sem contar que a aparência não é boa, acredito que tem alguma ligação com o aparelho, o que a Doutora me diz sobre meu caso?
    Obrigada.

    1. Patrícia, se o osso é fino, a retração gengival (que causa sensibilidade dentária por expor parte da raiz do dente) deve ter sido causada pela movimentação dos dentes “para fora” do osso. É essencial que seu dentista reavalie o seu caso, talvez seja até necessário interromper o tratamento ortodôntico pra não piorar a situação. Assim que possível entre em contato com ele.

  119. Olá doutora,
    Fui esse mês em uma consulta de rotina no dentista porque estava com alguns sagramentos e bastante tártaro que foi retirado com uma limpeza feita com ultra-som e tudo mais. Tenho o péssimo hábito de não utilizar fio dental, notava que no meu canino superior especificamente a gengiva estava bem inchada e dolorida, uma semana após a limpeza fiz a manutenção do meu clareamento caseiro e quando coloquei a moldeira notei que a linha de gengiva nesse mesmo dente canino estava acima da linha da minha moldeira, ou seja, houve uma leve retração da gengiva apenas nesse dente, todos os outros estão com a gengiva normal. A inflamação pode ter causado essa retração? Uma vez esse dente estando limpo e eu continuando com a escovação correta e uso de fio dental essa retração pode cessar? Tenho medo de que ela continue mesmo com a limpeza adequada do dente.
    Obrigada.

    1. Vivian, gengivite (imagino que seja o caso, por causa do sangramento que você relata) não costuma provocar recessões gengivais, pelo contrário: às vezes a gengiva até “cresce”. O motivo do surgimento dessa recessão deve ser outro. E não, infelizmente recessões gengivais não regridem de forma espontânea.

      1. Muito obrigada pela resposta.
        Nesse caso, a gengiva não voltará ao normal, porém é possível fazer com que ela pare de subir? Ou uma vez desencadeado esse processo ela só retrairá ainda mais? O ortodontista disse que possuo mordida cruzada, poderá ser esse o motivo da retração? Tenho medo de usar aparelho e a retração aumentar cada vez mais, como por relatos percebi que isso pode ocorrer.
        Obrigada mais uma vez.

        1. Sim, se for conhecido o motivo da retração, bastaria removê-lo pra que ela parasse de evoluir. E o motivo pode ser oclusal, ou seja, que esse dente esteja “batendo” no oposto de um jeito errado. Nesse caso, o uso de aparelho seria benéfico. Por outro lado, você tem razão, o uso de aparelho ortodôntico pode causar recessões gengivais em alguns casos, embora em caninos isso seja bem improvável (geralmente isso se dá em dentes posteriores, principalmente pré-molares).

  120. Olá Dra,

    Gostaria de saber “visualmente” se estou com recessão gengival, pois o contorno da gengiva não é mais aquele redondo e sim um redondo agudo, em direção ao V de cabeça para baixo, nunca tive isso, iniciou quando comecei a usar aparelho, já faz 6 anos que uso, e nada do procedimento acabar, nenhuma dentista minha falou ou alertou sobre este problema, vim perceber hoje, por meio de imagem, gostaria de saber se visualmente estou com esta recessão, vou deixar a minha imagem para link.

    Gostaria do seu e-mail para enviar imagem em alta qualidade, agradeço 😀

    http://img843.imageshack.us/img843/1240/img00026n.jpg
    http://imageshack.us/a/img13/2937/img00023o.jpg

  121. Doutora,

    Meu dente está igual à foto, mas de uns dias para ca estou sentindo bastante dor e percebo que está inflamado. Como é o dente do lado do freio inferior, doi muito.
    Além da cirurgia, existe algum remédio que possa melhorar a inflamação?

    1. Não Natalia, não é caso pra remédio (em princípio). Se há uma inflamação, é importante seu dentista avaliar pra determinar a causa e tratar de acordo.

  122. Ola Dra…

    Dra, eu estava com gengivite ai fiz o tratamento e melhorei, só que meus dentes doem, e quando eu acordo eles ficam secos e doendo, o que é isso Dra ? E por que ocorre, tem tratamento, o que devo fazer?

    1. Gláucia, não, não dá pra relacionar as duas coisas assim de forma direta. Dentes não caem por causa de recessões gengivais, mas recessões gengivais podem ser sinal de algum problema nos tecidos de suporte dos dentes, sim. O ideal é que o seu dentista avalie pra determinar a causa e a necessidade (ou não) de tratamento.

  123. Doutora, quem tem recessão gengival não pode lavar no sitio da recessão? Pelo que disse a Júlia não o devemos fazer pois pode empurrar para cima ou para baixo, então como lavamos essa parte? Obrigada.

    1. Maria, é preciso escovar a região das recessões, sim. Só é preciso tomar cuidado para não escovar com muita força, usar uma escova bem macia e procurar inclinar um pouco menos a escova em direção ao sulco gengival.

  124. Bom noite, Doutora vi o que respondeu à Carla e queria saber se caso o problema seja no encaixe da mordida que podemos fazer? E outra pergunta, eu acho que não lavo os dentes com muita força, mas sinceramente já nem sei como os lavar, pois uns dentistas dizem para não lavar os dentes muitas vezes ao dia porque pode machucar as gengivas, outros dias para lavar durante 2 minutos, outros dizem que 2 minutos é demais… Nestes casos de recessão gengival, como devemos lavar os dentes? Ou seja, qual é a forma certa de lavar os dentes sem aumentar a recessão e lavar os dentes corretamente? Obrigada, Doutora.

    1. Júlia, se o problema for o encaixe da mordida, seria preciso corrigir o encaixe, e isso se faz usando aparelho. Mas essa decisão depende da avaliação de um dentista. Com relação à escovação, escovar os dentes MUITO não leva ao agrava uma recessão gengival. O problema é escovar os dentes COM MUITA FORÇA, isso sim pode causar e agravar uma recessão gengival. Geralmente se indica que a escova de dente forme um ângulo de 45 graus com a gengiva, pra se limpar dentro do sulco gengival. Mas, no caso de quem tem recessão, é melhor diminuir esse ângulo, pra não ajudar a “empurrar” a gengiva para cima (ou pra baixo, no caso dos dentes inferiores). Assista o terceiro vídeo desse post: http://medodedentista.com.br/2011/06/como-escovar-os-dentes.html

  125. Boa dia Doutora, eu tenho algumas recessões gengivais, nada de muito grave acho eu, tenho a gengiva um bocado para baixo e em um dos dentes nota-se mesmo que o dente é comprimido devido a recessão, que posso fazer para nao ter mais recessões? Eu lavo os dentes 3 vezes ao dia, e passo fio dental, que posso fazer para nao deixar as recessões que tenho progredir e evitar outras? Pois agora que sei que tenho parece que todos os dentes, ou melhor, que as gengivas me doem e que estão a subir… Obrigada desde já, Doutora.

    1. Carla, antes de qualquer coisa é preciso entender o que está causando essas recessões gengivais em você. Só removendo a causa é possível interromper o processo. Sugiro que voc6e procure um dentista pra avaliar e determinar a causa. Pode ser porque você escova os dentes com muita força, pode ser um problema no encaixe da sua mordida, pode ser um problema periodontal / gengival, etc..

  126. Boa tarde Dra., tenho 33 anos. Tenho retracao em quase todos os dentes (muito grande), meu dentista diz que minha boca forma mais bacterias do que o normal. Isso inflama a gengiva provocando a retracao. 1 mes atras fiz uma raspagem de tartaro e cobri a raiz expostas dos dentes laterais com resina. Hj apos 1 mes meus dentes da frente (4 dentes superiores) nao tinham retracao alguma. Agora esta comecando aparecer, coisa de 1 milimetro, estou muito preocupado. Nao sei o que fazer, queria ouvir sua opiniao. Existe algum medicamento para diminuir as bacterias ? Existe algum exame pra mostrar o problema? Como faço para diminuir as bacterias, pois so escovacao, enxaguante bucal e fio dental nao esta adiantando. Nesse 1 milimetro para alimento, nao consigo tirar com escovacao e enxaguante, isso logo apos a refeiçao. Existe aparelhos ortodonticos que diminua ou faça com que ela desça? Obrigado.

    1. Vanderlei, a ocorrência da recessão gengival não tem a influência direta de bactérias, a não ser que haja um problema periodontal (dos tecidos que seguram os dentes, osso e gengiva). Nesse caso, após a raspagem, podem ocorrer recessões gengivais generalizadas. Não é uma questão de medicamentos, aparelho ou exames, mas de manter uma higiene bucal rigorosa. Converse com o seu dentista pra que ele oriente você quanto à utilização da escova e do fio dental, porque existem técnicas que podem ajudar muito, e que você, como leigo, não é obrigado a saber. Dessa forma, evita-se que a placa bacteriana acumule, que dê origem ao tártaro e que suas recessões gengivais venham a piorar.

  127. Se por acaso eu vier a perder este dente futuramente, tendo osso no local posso colocar um implante, correto? Este implante nao ficaria torto como era o dente que estava ali, né? Ele seguiria a arcada dentaria, correto? Mas e esta recessao na hora do implante, como se iria solucionar? Sem o dente no local é mais facil fazer um enxerto? Vc é um anjo para mim, eu ando tao agoniada com tudo isto doutora, obrigada por tudo mesmo viu, este dente afetou minha autoestima sabe…

    1. Exato, Helena, o implante seria instalado acompanhando o alinhamento dos demais dentes. Em princípio, a recessão gengival não interfere, a não ser que a causa dela seja falta de osso, aí talvez seu dentista indique um enxerto ósseo. Fico feliz em ajudar, se precisar, pergunte! 😉

  128. Doutora, sou eu de novo rsrs, posso colocar aparelho tendo recessão gengival no dente da frente? Ou seria melhor cobrir a raiz primeiro? Mais uma duvida que tenho, se eu fizer enxerto e este vier a nao dar certo, vou ficar com a recessão maior ainda? Pois o cirurgião vai ter que mexer na minha gengiva, correto? Vai ter que dar pontos, ai se nao da certo ela sobe mais ainda?

    1. Oi :)! Sim, você pode usar aparelho mesmo com recessão gengival. Às vezes o aparelho é fundamental para parar a evolução de uma recessão gengival (nos casos em que o problema tem origem num contato inadequado entre os dentes, por exemplo). Mas é bom ficar de olho, porque dependendo do caso a recessão pode até se agravar. Se não se trata de uma recessão muito grande, eu acho melhor aguardar o término do tratamento ortodôntico para fazer a cirurgia de recobrimento radicular… mas não acho que o problema aumentaria no caso de um insucesso, apenas voltaria à estaca zero.

  129. Prezada Dra., bom dia!
    Preciso muito de sua ajuda! Me dê uma luz!
    Há 6 anos apareceu minha primeira retração gengival em um canino (2007). Posteriormente, percebi que gradativamente as gengivas de outros dentes da arcada superior e inferior começaram a retrair, algo generalizado… O fato é que sempre fui nos melhores dentistas de SP desde pequena… Como nunca me alertaram sobre o que fazer para “prevenir” o problema? Bom, identificado o problema comecei meu tratamento em 2011, usei aparelho fixo por ano (2011), tirei o aparelho e estou usando uma placa para dormir, porque tbm foi identificado que tinha bruxismo. Escovo os dentes bem devagar com a escova Curaprox, uso bitufo, pasta da Sensodine especifica para esmalte… faço tudo certinho! E só percebo que tudo está piorando! Vou regularmente em 2 periodontistas, que são excelentes em SP, para limpeza e acompanhamento. No início deste ano, fiz a cirurgia para recobrimento do canino que estava em pior condição. Não doeu, o pós-operatório foi excelente, sem dor ou sangramento. Porém, passado 1 mês da cirurgia, percebi que a retração está voltando neste dente… Bom, fico muito revoltada com tudo isso, gasto muito dinheiro, muito mesmo com tudo isso… e preocupação com este assunto. Tenho 31 anos e fico imaginando o que será da minha boca em 5 ou 10 anos… ou 20, 30 anos… vou ficar totalmente sem gengiva? com os dentes pendurados? Eu não ligo para como a boca já está, eu só queria que isso se estabilizasse!!! Pois se o problema se agravou tanto em 6 anos e não percebo estabilidade mesmo fazendo tratamento, onde que vai parar? A retração gengival para alguma hora? Me ajude, pelo amor de Deus !!!!

    1. Larissa, a retração gengival sempre tem uma causa… se a causa é corretamente diagnosticada , é possível parar o processo, sim. No seu caso, parece que há uma combinação de fatores: a questão periodontal, TALVEZ um pouco mais de força que o necessário na escovação e o bruxismo que, ao colocar uma força desproporcional sobre os dentes de forma generalizada, pode colaborar para o aparecimento de recessões gengivais. O problema é que uma coisa leva a outra… o bruxismo agrava o problema periodontal –> que interfere no encaixe dos dentes –> que causa contatos indesejados entre os arcos (contato prematuros) –> que favorecem a recessão gengival… entende como é complexo? A cirurgia de recobrimento radicular realmente é de sucesso incerto… às vezes funciona, às vezes não. Mas eu acho que você está bem assessorada, por dentistas de várias especialidades, usando placa de bruxismo, fazendo acompanhamento periodontal… e isso é ótimo. A sua preocupação também é um fator muito positivo, pois você não vai “deixar pra lá” até se chegar num ponto sem volta. Enfim, a estratégia é não descuidar.

      1. Dra.
        Muito obrigada pela sua resposta!
        Realmente, não tenho descuidado…
        Fiz a cirurgia do canino e passados 3 meses, ela estabilizou, graças a Deus! O perio comentou que demora um tempinho para a gengiva “assentar” e de fato, ficou ótimo! Fiquei tão confiante que recentemente fiz de 2 dentes centrais (arcada inferior) e tbm ficou muito bom… É isso Dra… ir sempre tentando, buscar ajuda e não desanimar! Estou confiante e no caminho… Até o final do ano vou fazer a 3a cirurgia em 3 dentes da arcada superior.. Depois conto as novidades! Obrigada pela ajuda :)))

        1. Larissa, vc poderia me dar indicação do lugar onde realizou as cirurgias em São Paulo? Estou com aparelho há cerca de 7 anos. Já passei por 3 ortodontistas e estou com retração nos dois pré-molares superiores. Recentemente, graças a uma movimentação totalmente errada num dos incisivos superiores que levou o dente para trás e me deixou com uma terrível dor e pressão neste dente (problema do qual ainda tento me recuperar), percebo que surge também uma nova retração nele. Assim que tirar o aparelho, quero recompor minha gengiva e não sei onde fazer isso. Se puder indicar, fico muito agradecida.

  130. Boa tarde doutora, olha eu aqui de novo, me perdoe por te encher de perguntas, eu queria que vc me tirasse uma duvida (mais uma rsrs), quando falam que fazer clareamento em dente com recessão gengival, eles querem dizer exatamente o que? Que o local onde a raiz exposta esta vai ficar mais sensivel? Ou que o gel usado no clareamento caseiro vai fazer a gengiva subir mais ainda, eu li um depoimento de uma menina que dizia que fez este tipo de clareamento e seus dois dentes da frente simplismente cairam, estou fazendo este clareamento ha tres dias, até agora esta tudo bem, sinto um pouco de ardencia na gengiva, mas nada muito forte, detalhe, antes deste clareamento eu fiz limpeza geral nos dentes, obrigada doutora, DEUS lhe abençoe… abraços.

    1. Helena, eu sinceramente não consigo enxergar relação entre a recessão gengival e o clareamento (que o clareamento agrave a recessão gengival, por exemplo). Até porque, o gel clareador, em clareamentos feitos em consultório, nem entra e contato com a gengiva com com a raiz exposta, é colocada uma proteção que evita isso. Já num clareamento caseiro, onde o gel entra em contato com a raiz exposta, realmente pode haver mais sensibilidade… mas só. No caso do depoimento que você leu, a pessoa em questão deve ter um problema periodontal seriíssimo pra que os dentes simplesmente tenham caído… o problema é que as pessoas associam coisas que não têm relação. Não há meios de um clareamento fazer um dente cair, não é assim que funciona.

  131. Olá doutora, quando adolescente lembro de ter usado a escova da minha tia por engano porque eram muito parecidas e ela tem um problema de recessão gengival bastante severo. Acontece que hj tenho 27 anos, faço raspagem e todo o tratamento necessário há 7 anos e é exatamente isso, as vezes vejo que o problema estabiliza, mas em algumas épocas, a minha gengiva fica extremamente sensível, incha um pouco e depois quando passa esse período parece que a minha gengiva “murchou”… não sei o que fazer, faço os tratamentos mas parece que nunca vou conseguir controlar, tenho uma escovação, faço tudo o que está ao meu alcance, existe alguma solução pra isso? As vezes me desespero…

    1. Marcia, pelo seu relato me parece que você tem um problema periodontal. Esse tipo de problema necessita, realmente, de acompanhamento periódico do dentista, pois a tal da periodontite é bem “traiçoeira”. Seu papel é manter uma boa higienização… mas solução em si, é uma incógnita. Converse com o seu dentista pra que ele oriente você no que você eventualmente esteja fazendo errado no uso da escova de dentes e do fio dental, às vezes é questão apenas de algum “ajuste” na técnica ou de usar uma escova mais apropriada (e/ou escovas auxiliares).

  132. Me desculpe doutora, o erro foi meu então, fui eu quem não soube procurar as respostas, mas eu gostaria de lhe agradecer por responder a todas minhas perguntas, isto me ajudou muito mesmo, as vezes a pergunta pode até ser meio tola mas as respostas são esclarecedoras, o site esta de parabéns, ja indiquei ele para um monte de amigo meu, e vc tambem doutora esta de parabéns, obrigada pelas respostas, fiquei bem mais aliviada… obrigada!

    1. Imagina Helena, nenhuma pergunta é tola… vocês, como leigos, não têm obrigação nenhuma de entender do assunto. É pra isso mesmo que eu estou aqui. 🙂

  133. Doutora, desculpe fazer mais uma pergunta, eu ja fiz esta pergunta ha algum tempo aqui, mas ela não foi respondida, é assim: eu fiz uma panoramica e constou que o dente 11 tem raiz com dilaceraçao, é o mesmo dente que tem recessão gengival, a gengiva deve ter subido porque eu era muito estupida para escovar os dentes, mas me assustei com a palavra dilaceraçao rsrs, parece um palavrão, a tem um detalhe, eu cai um tombo quando tinha sete anos e bati a boca, meu dente nao tem mobilidade, mas fiquei assustada, me diga o que quer dizer raiz com dilaceraçao, quer dizer que tenho um dente condenado? Desculpe te encher de perguntas…

    1. Helena, procurei aqui e eu respondi todas as suas perguntas… a mais antiga é essa: http://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html#comment-14604 (onde você fala do seu dente com a raiz torta).

      E dilaceração é exatamente isso: uma raiz torta. Isso não é doença e nem merece tratamento, é apenas um achado radiográfico. Ou seja: o seu dente está ótimo e você não precisa se preocupar com ele. Eu sei que o nome assusta, mas a dilaceração não coloca o seu dente em risco.

  134. Então doutora, minha dentista recomentou que eu faça um clareamento caseiro, mas tenho muito medo que o clareamento faça a retração gengival deste dente aumentar, ela ja restaurou com resina onde a raiz estava exposta, o que vc acha? O clareamento caseiro pode aumentar a retraçao do dente? Corro o risco de ficar sem este dente por causa do clareamento? Obrigada, este site é maravilhoso… parabéns!

    1. Uma coisa não tem a ver com a outra, Helena. O clareamento não vai causar mais recessão gengival e, se feito com critério e sob supervisão profissional, também não há risco de perda do dente.

  135. Doutora, tenho retraçao gengival em um dente da frente, ele corre o risco de cair? E a operaçao é somente estetica ou ela ajuda a segurar o dente tambem, tenho muito medo de perder este dente.

    1. Helena, retração gengival não faz o dente cair. Claro, ela pode ser uma consequência de perda óssea e a perda óssea faz, sim, os dentes ficarem moles. Mas se a sua retração é num dente só, é provável que o problema não seja periodontal, e sim localizado. Nesse caso, a cirurgia ajudaria na estética e na resolução de uma possível sensibilidade dentária, mas não daria mais suporte ao dente.

  136. Ola Dra. Tenho retração em alguns dentes, um deles está bem avançado já. Uma duvida, referente essa cirurgia, essa gengiva só pode ser retirada do céu da boca, no caso do proprio paciente??? Porque sinceramente deve ser muito dolorido tudo isso não é???? Já consultei com periodontista e sai correndo do consultorio qdo ele me explicou a cirurgia… senti dor na hora e acabei nao voltando mais. O meu unico medo é achar que posso perder o dente, so isso. Pq a principio nao tenho desconforto com sensibilidade.

    1. Cristiane, a área doadora pode ser outra sim, outra parte da gengiva, por exemplo. Mas a região mais usada costuma ser o céu da boca, mesmo. O pós-operatório pode ser “chato” sim… mas a cirurgia, em si, não, já que tudo é feito com anestesia. Não creio que você vá perder o seu dente se não fizer a cirurgia. Se você estiver satisfeita com a estética e sem sensibilidade dentária, pode não se submeter à cirurgia.

    2. Bom, tenho o mesmo caso seu, Cristiane.
      Fiquei apavorada quando o dentista disse que eu teria que fazer uma limpeza, sendo que a mesma é em uma cirurgia e depois usar parte do céu da minha boca para corrigir o problema.
      Sinceramente, eu tive tanto medo que depois que o dentista falou isso, nunca mais voltei no consultório.
      Deixo aqui uma pergunta para a Drª, no caso, quando o dente começa a ficar meio mole, isso é sinal de que o dente irá cair?
      Obrigada!

      1. Glaucia, dentes moles em adultos é sinal de problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Se o problema for controlado em tempo, o osso em volta do dente não é destruído e o dente está seguro. Cair dificilmente cai sozinho, isso significaria uma periodontite em estágio muito avançado… o que pode acontecer é o dente, mesmo hígido (saudável), ter que ser extraído por falta de suporte ósseo.

  137. Olá Dra, tenho os dentes da arcada inferior apinhados. Então, estou usando aparelho fixo, até extraí um pré molar pois não havia espaço para movimentá-los. Meu canino está com exposição da raiz, gostaria de saber se quando ele for movimentado o problema será resolvido. Pois ele vai ocupar o espaço do outro dente que tirei, é uma movimentação grande. Aí eu penso que a gengiva poderá cobri-lo de novo, faz sentido?
    Obrigada desde já.

      1. Mas posso viver com esse dente assim mesmo, pode acontecer alguma coisa futuramente? Se sim, que cuidados devo ter? Ah, e o aparelho pode piorar a situação ou melhorar quem sabe? Meu primo teve de usar aparelho por causa disso, retração gengival.

        1. Não Carol, em princípio o problema é mais estético ou, no máximo, pode trazer alguma sensibilidade dentária. Não precisa ser corrigido, necessariamente. O uso de aparelho pode beneficiar você se a causa dessa recessão for uma interferência oclusal, ou seja, esse dente “pegar” no outro do arco oposto de um jeito errado. A correção do posicionamento seria, dessa forma, benéfica. Não há nenhum cuidado especial, apenas evite colocar muita força na escovação.

    1. Iran, o problema gengival provavelmente não tem nada a ver com o “ar nos dentes de baixo”. Deve ser gengivite. Você está com os dentes de baixo sensíveis, é isso?

  138. Tenho a mania de mexer na gengiva… não consigo ficar sem cutuca-la… por isso minha gengiva retraiu. Tenho medo de perder meus dentes e estou tentando me reeducar. O que isso pode causar em meus dentes q ainda são bonitos…?

    1. Não sei se entendi a pergunta, Simone. Você quer saber o que a recessão gengival pode causar? Além de interferir na estética, pode provocar sensibilidade dentinária. Por isso é bom você perder o hábito, mesmo.

      1. Olá Doutora,
        Há alguns meses me deu recessão gengival nos 3 dentes de baixo na frente, tenho sensibilidade, como já vi que é normal nesse caso, mas minha maior preocupação é saber se corro algum risco de perder meus dentes, eles podem cair ? Fico mto preocupada, pois tenho medo de perder meus dentes, isso piora conforme o tempo se não for feita a cirurgia?? E outra pergunta é, se colocar resina melhora ??
        Obrigada e bjus Doutora …

        1. Não Mônica, seus dentes não vão cair por causa da recessão. Mas seria legal procurar um dentista pra determinar a causa, de forma que o problema não aumente. A cirurgia, em si, é mais estética mesmo (e/ou pra diminuir a sensibilidade da raiz exposta). Restaurar os dentes pode diminuir a sensibilidade, assim como pode aumentar, também. Talvez uma boa ideia seja aplicar um dessensibilizante nas raízes expostas pelas recessões. Enfim, procure um dentista.

  139. Minha gengiva começou soltar agora nos tres dentes da frente embaixo, mas não caiu ainda, tem como regenerar ela, no lugar colar alguma coisa, assim porque quando passa a língua incomoda muito, ou o meu caso também é cirurgia?

        1. Se você tem recessões em todos os dentes, fazer a cirurgia em todos é uma possibilidade. O problema é que esse tipo de cirurgia é de resultado imprevisível, então é preciso ponderar se vale a pena e se é importante do ponto de vista estético, também. Com a relação a valores, confesso que não tenho noção… procure um dentista especialista em periodontia pra avaliar.

    1. Se voce mora no Rio de Janeiro, na Faculdade São José, eles fazem tratamento dentário bem mais barato, porque são os alunos que fazem o tratamento, junto com o professor. A Faculdade São José fica no bairro de Realengo.

  140. Olá, tenho uma retração gengival muito parecida com a da foto, mas não sei como tratar isso, só encontro métodos de prevençao, mas agora que já estou com o problema o que faço? Ja procurei meu dentista ele me disse que isso foi por causa do aparelho ortodôntico q eu usei, e me sugeriu uma cirurgia, existe mais algum tratamento?

  141. Estou fazendo recobrimento dos dentes na Unicamp FOP mas a dentista amarra fragilmente apos 4 dias os pontos se soltam e fica pior do k estava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista