Piercing na boca: será uma boa ideia?

Piercing é uma palavra em inglês que significa “perfuração”. Ela é usada, também, pra dar nome à moda de se colocar uma joia ou uma peça decorativa em metal, por perfuração, em certas partes do corpo como língua, nariz ou umbigo. Taí um assunto sobre o qual perguntam muito e do qual eu nunca tinha falado aqui no blog.

Será uma boa ideia?

Do ponto de vista estético, até acho legal! Mas do ponto de vista da saúde… tenho lá minhas dúvidas.

Por quê? Vou dar um exemplo. Tem um artigo (*) em que os autores avaliaram, através de questionários, 63 pessoas que usavam piercings (quaisquer) na cidade de São Francisco (EUA). A ideia era determinar quais os tipos mais comuns e os problemas associados. Dos 63 indivíduos, 51 tinham piercing lingual, sendo a linha média anterior da língua o local mais comum.

Em 13 indivíduos houve o relato de fraturas dentárias e em 4 houve presença de trauma gengival associado ao uso do piecing lingual. Oito pessoas apresentaram aumento do fluxo salivar e, em 2 casos, houve o desenvolvimento de infecção. A presença de piercing labial foi relatada em 24 casos, sendo que em 10 ele estava localizado no centro do lábio e em 14 em pelo menos um dos lados da boca. Dos piercings labiais, nenhum apresentou dano aos dentes, mas em 3 casos houve trauma gengival. Também em relação ao piercing labial, em nenhum caso houve presença de infecção, mas em 3 casos ocorreu aumento de fluxo salivar. Em alguns casos, foram relatadas perdas de dentes e ocorrência de hiperplasia inflamatória (crescimento de tecido) na língua.

Como vocês podem ver, o uso de piercing tem suas consequências.

Possíveis consequências do uso de piercing bucal

Isso de forma geral, considerando lábios, língua, freios, etc., desde a colocação do piercing até em longo prazo:

  • Dor / inflamação;
  • Sangramento persistente / prolongado;
  • Perda de sensibilidade na região perfurada;
  • Obstrução das vias aéreas pela aspiração do piercing ou pelo inchaço pós-colocação;  (acontece!)
  • Trincas ou fraturas  dentárias;
  • Machucados e lesões na gengiva;
  • Movimentações dentárias indesejadas, aparecimento de espaços entre os dentes, etc.;
  • Recessões gengivais;
  • Interferência na mastigação ou deglutição;
  • Formação de cicatrizes;
  • Ocorrência de alergia ao metal;
  • Interferência na fala / dicção;
  • Aumento da salivação;
  • Perda de paladar;
  • Infecção local.
Piercing na boca
Piercing na boca causando recessões gengivais

Algumas dicas úteis

  • Não faça piercing do pescoço pra cima. 😀
  • Mas se for fazer, procure um profissional qualificado, um body piercer que tenha conhecimento de anatomia e de técnicas de enfermagem. É o mínimo.
  • Faça uma excelente higienização! Remova o piercing de vez em quando pra limpar bem, pois há o acúmulo de resíduos.
  • Durante o período de cicatrização, que leva de 4 a 6 semanas, evite contato com fluídos corporais (beijar, fazer sexo oral, etc.).

* * *

Em resumo, o recado é o seguinte: se você for maior de idade e quiser ter um piercing, ninguém pode impedir você. Apenas esteja ciente de que sua decisão terá consequências, e eu espero que as mais brandas. Mas em se tratando de piercing de lábio, de língua e em outras partes da boca, não dá pra garantir isso.

Pesquisas recentes indicam que a grande maioria dos portadores de piercing relata algum tipo de complicação, em menor ou maior grau. Porém, apenas 7% deles procura atendimento. Não faça parte das estatísticas… quando se acontecer, procure um dentista ou um médico. 😉

Assista:

Leia também: OdontoDiva Explica #2: Piercing na Língua (dicas de uma dentista que já teve piercing na língua… e passa bem). 😀

(*) SCULLY, C.; CHEN, M. Tongue piercing (oral body art). Br J Oral Maxillofac Surg, London, v.32, n.1, p.37-38, Jan. 1994.
Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

23 comentários

  1. Ana, qto tempo leva após a colagem dos brackets pra q a cola seque 100% e já possa usar elásticos pra fazer a movimentação sem risco de descolar? Mesmo usando aquela luz azul, quando é garantido q está 100% seca a cola?

    1. Condé, em nenhum momento é garantido 100% que um bráquete não vai descolar. Isso acontece. A resina / “cola” já está “seca” em seguida, não é preciso esperar.

  2. Olá doutora.
    Estou com uma dúvida, mas não tem nada a ver com o post.
    Meu noivo usou aparelho e foi um paciente meio “rebelde” e tirou por conta própria e não fez limpeza. Ele tem resina nos dentes e está querendo trocar, minha dúvida é o que ele tem que fazer primeiro, a limpeza ou trocar a resina, ou faz tudo junto?
    Não entendo nada disso, mas eu estou correndo atrás do dentista pra ele e não sei como fazer.

    1. Ele pode fazer as duas coisas, Gabriela. Sugiro antes uma limpeza, até pra remover restos da resina que tenha ficado nos dentes e, em seguida, a troca das restaurações que forem necessárias. Diga pra ele procurar um dentista pra avaliar.

  3. Dra. tem alguma relação entre respirar pela boca e dentes tortos?
    Por exemplo, no caso de uma pessoa que tem desvio de septo, carne esponjosa (Adenoide) ou outros problemas que dificultam a respiração pelo nariz, levando a uma respiração pela boca na maior parte do tempo.
    Além dos dentes tortos, podem causar outros problemas na saúde bucal?
    Valeu!

    1. Sim, Daniel… respiração bucal tem TUDO a ver com dentes tortos. O problema não é a posição dos dentes em si, mas a respiração bucal interfere na formação óssea, então ela “entorta” os ossos… e os dentes acabam ficando tortos também, por causa da base óssea. A respiração bucal tem a ver com ronco, apneia do sono, com qualidade de sono – e de vida – de forma geral. Então se há qualquer coisa obstruindo a passagem de ar, é uma boa ideia eliminá-la.

      Sua pergunta é ótima, vou escrever um post só sobre isso em breve. 😉

      1. Legal !!! Fico no aguardo do post =D !
        Obrigado pela resposta, talvez isso explique o motivo de eu ter dentes tortos, pois desde minha infância tenho problemas para respirar com o nariz, ambas narinas minhas trancam mais ou menos de 20% a 80% ao dia, oscilando constantemente ao longo do dia. E infelizmente acabo usando aquele remédio que muitas pessoas usam “Neosoro”, mas uso bem pouco. Vou procurar um Otorrino o quanto antes.
        Valeu!

        1. Pode ser! Se for, é no freio labial, e continua sendo uma ideia ruim colocar um piecing aí. Esse é um local propenso a recessão gengival, por exemplo, e recessão gengival bem nos 2 dentes da frente não é nada bom…

        1. É o que eu disse pro Valério, que entendeu o “smile” antes de mim 😉 : é no freio labial, e não é uma boa ideia colocar um piecing aí porque é local propenso a recessão gengival, e recessão gengival bem nos 2 dentes acaba ficando bem feio (além de causar outros problemas).

  4. Oi Ana! Queria saber o que você acha sobre a cirurgia de bichat! Sou muito bochechuda, e um lado mais que o outro. E sou magrinha… magrinha. Quero fazer quando terminar meu tratamento ortodontico. O que vc acha dessa cirurgia? Totalmente desnecessária? Muito perigosa? Futuramente vai me fazer falta essa gordura? Bjos

    1. Vanessa, qual a sua idade? Pessoas mais jovens são “bochechudas”, mesmo. Se você é magrinha, quando você for mais velha essa gordura da bochecha pode fazer falta, sim. EU não diria que é uma cirurgia “totalmente desnecessária”… mas é essencialmente estética. Não há outra razão pra remover essa gordura. Perigosa não é, é bem simples, na verdade.

      1. Oi Ana… tenho 24 anos! Sempre fui magrela desde criança… e bochechuda tb. Fui ficando mais velha e a bochecha aumentou porque cresci, na verdade sou bem alta tb, 1,74. Mas sempre fui magra… as vezes abaixo do peso. Mas sempre com bochechas. Enfim… queria fazer a cirurgia mas tenho medo de precisar de gordura quando ficar mais veha. O que vc acha? Bjos

        1. Vale a avaliação do dentista que vai fazer a cirurgia. Mas essa gordura, eventualmente, pode fazer falta mais tarde, sim.

  5. Olá doutora, bom dia, boa tarde ou boa noite, tenho uma dúvida sobre meu tratamento ortodôntico, porém nada a ver com o tópico.
    Eu tenho mordida profunda, e há 1 ano comecei o tratamento, sendo que minha arcada superior ja está bem alinhada e com a mordida bem levantada, porém meu problema maior é na arcada inferior, pois tenho a curva de spee bem acentuada, e mesmo com levantes de resina meus incisivos inferiores quase nao aparecem. A minha dentista falou que ela vai conseguir melhorar minha mordida mas nao tem como deixar 100% por causa do motivo citado, ela disse que meus incisivos inferiores vão continuar sem aparecer quando eu morder, e esse meu problema só pode ser resolvido com cirurgia. Quero saber de você se ela está me enganando, pois eu pesquisei sobre cirurgia ortognática e ela é usada para outros fins e não nivelamento de curva de spee.

    Desculpe pelo tamanho do texto, abraços doutora.

    1. Não Arlindo, ela não está enganando você. Mas também não existe “cirurgia pra corrigir curva de Spee”, o que há é uma série de possibilidades cirúrgicas em cirurgia ortognática que visam corrigir discrepâncias ósseas pra se chegar ao resultado pretendido após o tratamento ortodôntico. O planejamento cirúrgico-ortodôntico pode ser bem complexo.

  6. Olá Dra. Costumo dormir de lado e consequentemente fico com dores no maxilar. Li aqui na internet que usar um protetor bucal ajuda, será mesmo? É bem difícil perder o hábito de dormir de lado. Gostaria de umas dicas. Vlw!

    1. Gabriel, se você range os dentes quando dorme, pode ajudar, mas mais a proteger os dentes do que prevenir a dor. O melhor seria mudar seu hábito, mesmo.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista