Enxerto Ósseo em Odontologia

A função principal do osso que existe na região de maxilas (dentes de cima) e mandíbula (dentes de baixo) é manter nossos dentes em pé. Portanto, quando não há osso suficiente para desempenhar essa função, os dentes ficam moles por falta de suporte e podem estar condenados à extração (quando não caem sozinhos).

Já expliquei aqui no blog que não é normal pessoas adultas terem dentes moles, e que quando isso acontece é resultado de uma doença chamada periodontite. Basicamente, ela é causada pelo tártaro que entra debaixo da gengiva e induz a perda de osso. Como prevenir? Força de vontade, orientação, escova de dentes e fio dental.

Considerando que o osso alveolar serve para segurar os dentes, é esperado que, não havendo dente para segurar, o osso na região diminua. Essa é uma das consequências da perda precoce de um dente sem qualquer reabilitação protética: perda óssea. Aí chega o dia em que você resolve finalmente fazer um implante e acabar com aquele espaço vago na sua boca. Então, o dentista avalia e avisa: vai precisar de enxerto ósseo.

Áreas doadoras mais comuns para enxerto autógeno na mandíbula

A situação mais comum em que se requer enxerto ósseo, ou seja, colocar osso numa região em que haja falta dele é, realmente, quando se pretende instalar um implante. Os implantes, que são próteses de raízes dentárias, precisam de um mínimo de altura e espessura óssea para serem instalados. Na falta dessas condições, é preciso fazer o tal enxerto.

O osso usado num enxerto pode ser do próprio paciente (enxerto autógeno, que é sempre melhor) ou de um doador. Quando é do próprio paciente, o osso costuma ser removido de áreas apropriadas: região do queixo (mento), ramo da mandíbula e, até, da crista ilíaca (osso da bacia). Claro que, nesse caso, a cirurgia de remoção é feita em ambiente hospitalar, por um médico (de preferência ortopedista). Mas ele pode vir também de um banco de ossos, que é a escolha no caso de haver algo que inviabilize a utilização do osso do próprio paciente, como quando a área a ser reparada é muito grande. Outra opção é o osso liofilizado (fragmentado e em matriz gelatinosa) de origem bovina.

Geralmente o osso utilizado nos enxertos autógenos é particulado, ou seja, ele é reduzido a pequenos fragmentos. Mas se usa também enxertos em bloco, que são mais usados em mandíbula (nos dentes de baixo) e quando se precisa de espessura óssea. O osso particulado usado em enxertos age como um indutor, ou seja, ele estimula o próprio organismo a fabricar o osso necessário, enquanto o bloco, por sua vez, é parafusado na região e osteointegra por si só.

Existe um tipo específico de enxerto ósseo que se chama levantamento de seio maxilar. Não é intenção deste post (nem interessa para o paciente) como ele é feito, mas o vídeo abaixo é tão didático que serve para ilustrar muito bem como ocorre qualquer enxerto ósseo. Veja:


Ou assista aqui

Não preciso nem dizer (mas vou): se você acabou de fazer um enxerto ósseo (principalmente um levantamento de seio maxilar) está totalmente proibido de fumar! A chance do enxerto dar certo, se você fumar durante o período de osteointegração (“cicatrização”), diminui drasticamente. Ainda, é importante lembrar que em caso de necessidade de enxerto ósseo, ele deve ser feito pelo menos de 6 meses antes da instalação do implante.

Agradecimento

Muito obrigada à Dra. Renata Tassi pela consultoria sobre as informações que você leu neste post. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia, Implantodontia | Marcadores: ,

142

  1. Adoreiiii o video, além do texto é claro! Rssrsrs
    Tô esperando os próximos! =P
    bjooo

    • Obrigada pela força! :)

  2. Oi doutora, boa noite! Eu de novo enchendo o seu saco! kkkkk… quanto ao texto, meu dentista só “comentou” que tenho perda óssea, eu preciso fazer enxerto? Ou algo preventivo? Quanto ao meu problema do ciso, hoje o céu da minha boca do lado contrário ao ciso incluso descascou… isso é normal? É uma reação a água oxigenada? Ao medicamento? Tá no vivo, o que eu posso fazer pra melhorar?

    • Karine, se o seu dentista só comentou, não deve ser nada que comprometa, talvez apenas um achado radiográfico. Se houver a necessidade de tratamento, ele vai indicar, mas esse tipo de perda óssea não seria caso para enxerto (presumo, pois não examinei você). A prevenção, nesses casos, é uma boa higiene bucal mesmo.

      Sim, a descamação pode ser uma reação ao uso da água oxigenada. Interrompa o uso, se diminuir era isso ;). Existem algumas pomadas cicatrizantes que podem ajudar.

  3. Boa noite doutora.. obrigada pela ajuda! ta me confortando muito de verdade.. esse siso só trouxe medo..kkk! Realmente a culpa da descamação foi da água oxigenada.. suspendi o uso e hoje tá muito melhor já, mas pra compensar criou uma bolha enorme agora do lado do siso.. ta doendo muito… :// continuo a higienização normal, só que sem a água oxigenada.. tenho que fazer algo pra bolha sumir? OBRIGADA MESMO, VIREI SUA FÃ.. BEIJÃO!!

    • Obrigada, Karine. Fico feliz em ajudar. :)

      Não há muito o que fazer, quem tem que fazer agora é o dentista. Corre lá na hora que der. :)

  4. Aquela abertura no osso é empurrada para dentro? Não deveria ser retirada?

    • Olá Jonas! Aquela parte óssea é como se fosse uma ‘janelinha’ óssea que tem que ser feita para ter acesso ao seio maxilar! A membrana do seio fica em intimo contato com a parede óssea interna do seio maxilar (aonde foi feito a ‘janelinha’) por isso tem que ser feita com todo cuidado para que essa membrana não seja rompida! Ai é colocado osso nessa cavidade que foi ‘aberta’ e essa pode ser fechada com uma membrana (como mostra no video). Espero ter ajudado! =)

  5. Bom dia, necessito fazer um implante dentário, fui a 3 implantodontistas, 1 diz que necessito enxerto osseo, e 2 dizem que não, minha preocupação é que o dente é na parte superior na frente da boca, e a gengiva pode ficar alta logo esteticamente feio, pois aparecerá num sorriso um dente mais longo, a necessidade do enxerto depende da técnica? E ele corrige a altura da gengiva? Obrigado.

    • Boa noite Paulo Sergio! Antes de mais nada, precisamos sempre da tomografia para saber se o paciente precisa de enxerto ou não! É bem importante ter esse exame em mãos para mostrar para o paciente e explicar se é necessário ou não a colocação de enxerto ósseo na região! Se algum colega te disse que o dente ficará mais ‘comprido’ que os outros, possivelmente falta osso na região mesmo, por princípios estéticos muitas vezes, mas nao quer dizer que seja necesário o enxerto pois nessa região anterior da maxila normalmente se tem altura e espessura óssea suficientes! Se o enxerto for feito, essa parte ‘estética’ será melhorada, ou seja, o dente ficará provavelmente do tamanho dos outros! Mesmo vc tendo osso suficiente para colocação do implante, muitas vezes o enxerto é colocado por causa da parte estética, entende??? Qualquer outra dúvida estou a disposição para poder ajudar!

  6. Doutora boa noite, me ajude por favor!
    Fiz um primeiro enxerto osseo, com osso do meu queixo, a cirurgia não cicatrizou, foi feito uma limpeza na area e no osso e ainda assim não fechou. Acabei de fazer outro enxerto osseo com osso do banco de tecidos, membrana e colageno, também não fechou, agora vamos de novo fazer limpeza da area e do osso, o q ocorre comigo?
    Ja fiz duas cirurgias pra ter meus dois filhos, não bebo não fumo… estou triste e deprimida, não aceito a ideia de não dar certo de novo… aguardo um retorno!

    • Josiane, eu queria ter uma resposta que satisfizesse você… mas não tenho. Cada organismo se comporta de forma diferente frente a procedimentos cirúrgicos. E o seu organismo não está aceitando o enxerto. Os motivos podem ser vários, mas sem examinar você (e mesmo examinando) é difícil de sugerir uma razão.

      • Obrigada, pode acontecer de o osso está sendo em quantidade maior ? E por isso não fecha ? São apenas dois dentes …

        • Acredito que não, Josianne… seu dentista deve ter previsto a quantidade de osso necessária.

  7. Boa noite!
    Meu marido fez ha dois meses enxerto ósseo, e nos primeiros dias até parecia que tinha ficado bom e cheio o local, mas agora da para ver que onde foi feito esta fundo, não sei se essa é a palavra, até parece que não foi feito esta quase igual antes de fazer, sera que pode ser feito outro enxerto no mesmo local? Não sei que consegui me explicar. Abraço.

    • Andreia, se considerarmos que o local na ocasião da cirurgia ficou inchado, talvez essa diminuição de tamanho que você relata (ou aspecto “fundo”) seja apenas parte do processo de cicatrização e ausência de edema (inchaço). Ou seja, pode ser apenas uma “impressão”. Mas não hesite em entrar em contato com o dentista para esclarecer isso, seria bom ele examinar seu marido.

  8. Olá Dra!
    Olha, fiz um implante no dente da frente ha oito meses, mas não deu certo. Então minha gengiva encolheu, subiu.
    De um lado desse implante tem um pino com um provisório. Do outro lado, tem meu dente natural. Porém, sempre sinto dores em praticamente todos os dentes e já tive dois abscessos.(Detalhe: Já passei por vários dentistas, sempre que isso acontece, meu atual dentista faz um raio x e me explica o motivo). Agora preciso fazer um enxerto ósseo no implante que não deu certo. Ele me explicou todo procedimento e disse que seria o melhor pra mim, visto que se trata do dente da frente, esteticamente falando.
    Mas o fato é que não quero passar por outra cirurgia, sinto que minha gengiva não é saudável, não vai absorver um enxerto com facilidade. Não estou segura. Mas, também não quero usar uma prótese móvel na frente!! O que faço!!!???

    • Joyce, a única possibilidade (excluindo o implante e a prótese removível) é uma ponte fixa, que se apoiaria no seu dente natural e no pino do outro dente.

  9. Doutora,
    Meu dentista disse que para fazer implante tem que ser retirado osso de parte da mandíbula e também do queixo, pois me falta muitos dentes, só que esqueci de perguntar o seguinte: que entre a gengiva e o centro do lábio inferior tem uma membrana que segura a pele (a carne) do queixo, se for retirar osso do queixo como ficará essa membrana que certamente terá que ser cortada ?? Pode haver prejuízo até mesmo na aparência da pessoa ou algum prejuízo futuro? Visto que esse membrana creio que não será reconstituída pelo dentista.

    • Eduardo, esse é o freio labial. Ele será preservado pelo dentista, pode ficar tranquilo… a gengiva será descolada e, qualquer corte que for necessário, não será no freio.

  10. Boa noite. Doutora,

    Fiz um enxerto osseo em 14/01/13, tirei os pontos apos 10 dias, porém apos mais 06 dias continuei sentindo muita dor e voltei a dentista que verificou uma infecção com pus e sangue em um dos lados do enxerto, inclusive com fistula. Medicou antibioticos, amoxicilina, clavulin, nimesulida, que nada resolveu, por fim passou cipoflacino em 18/02 e reabriu a cirurgia, limpou, colocou outro material juntamente com antibioticos e medicou cipoflacino. Tirei os pontos apos 07 dias, porém ainda hoje, 18 dias depois, sinto uma dor latejante vindo de dentro, além de inchaço no rosto. O que pode ser, pois minha medica olhou a gengiva e disse não existir mais indicio de infecção, como pode não existir se sinto dor e ainda inchar o lado do rosto? Ha algum outro tipo de exame, ultrassom, raio x, pra verificar o que esta ocorrendo internamente? Estou com muito medo.

    Aguardo sua resposta.

    • Elenilda, se foi verificado clinicamente que não há mais infecção, creio que você pode ficar tranquila. Dor e inchaço são sinais de inflamação, e a inflamacão faz parte da defesa do nosso organismo contra possíveis infecções, portanto, em qualquer processo de cicatrização, ela estará presente (em algumas pessoas com sintomas mais fortes, em outras pessoas com sintomas mais fracos).

  11. Olá, boa tarde doutora, eu sofri um acidente e perdi vários dentes, tenho algumas próteses que quero trocar por uma dentadura presa em implantes, me foi recomendado 4 implantes para fixar a dentadura, como com a idade fui perdendo os dentes acho esta é a melhor opção, mas minha dúvida é por que não implantes zigomáticos na parte de trás, eles não são mais seguros e resistem mais? O dentista disse não ser necessário e que tenho osso suficiente para os implantes, minha pergunta é: são suficientes só 4 implantes? Obrigada pela atenção. Leila

    • Leila, depende de quanto osso você tem disponível. Se for suficiente, não há necessidade de implantes zigomáticos… aí vale a avaliação do seu dentista. Sim, com 4 implantes já é possível fixar uma dentadura.

  12. Olá doutora, boa pascoa! Gostaria de saber sobre meu caso, usei aparelho muito tempo sem exito, pois minha ortodontista nao cumpriu o prazo de 1 ano q foi prometido, acabei ficando 3 anos de aparelho e meus dentes nem alinhados nao foram, tivemos um desentendimento, ela abandonou meu tratamento ja tem 6 meses, e eu estou com perda ossea em 3 dentes, sendo q um dente é entre o canino e outro, nao perdi o dente, mas teve q fazer enxerto de osso entre o canino, porque foi onde eu mais tive perda ossea, a minha periodontista tirou osso meu da parte de cima no final do ultimo dente, em uma parte onde ela falou q tem osso, ai ela fez enxerto de osso com uma membrana, ela deu ponto entre os dentes na gengiva, ela falou q poderia ficar um buraco, eu nao quero q fique buraco, pois é no canino e esteticamente se ve, e eu notei q a gengiva nao voltou a ser como era antes. Dia 02/04/2013 faz 10 dias que fiz a cirurgia,ela vai tirar os pontos! O que eu faço? Obrigado!

    • Andrea, no momento não há muito o que fazer. Sua periodontista vai remover os pontos, avaliar a cicatrização e a intenção é que o enxerto dê certo pra que a sua estética gengival seja restabelecida. Agora é esperar pra ver como o seu organismo vai reagir.

      • Oi doutora… eu ja notei que ficou um espaço entre o canino e o outro dente, como a gengiva retraiu ficou um buraco, esteticamente eu nao gostei porque da a impressao de uma carie, pois ficou escuro por causa do buraco, por nao ter gengiva entre os dentes! Eu nao entendo, porque o enxerto osseo é para o osso, e a gengiva que retraiu ai fica esse buraco?

        • É que a gengiva acompanha o formato do osso, Andrea. Se falta osso, “falta” gengiva.

  13. Dra. bom dia, retirei osso da parte inferior do queixo para realizar um enxerto, entretanto de onde foi retirado o osso está doendo até hoje? Isso é normal??? Ficou muito sensível o local.

    • Conceição, a cirurgia é recente? De qualquer forma, sempre que se remove osso de algum local o pós-operatório é mais “dolorido”, mesmo.

  14. Dra. Ana, fiz a cirurgia há 1 mês.

    • Então a cirurgia é relativamente recente. O incômodo deve passar de forma gradual.

  15. Fiz implante na mandibula e n quer fechar a cicatriz, ja fechei 2 vezes e vou fechar 3 vezes, é normal acontecer isso? Sou fumante.

    • Não é normal não, Vanessa. E certamente o cigarro tem a ver com essa dificuldade de cicatrização.

  16. Cara Ana, fui fazer um implante no dente de cima, ai qdo fui fazer o dentista disse q precisaria fazer um enxerto, entao fiz, ja se passaram 3 meses e minha gengiva esta um pouquinho alta, nao sei se isso é normal, fikei um pokito preocupado pois nao foi nada barato… e nao sei qdo retornar pra colocar o pino, se estiver dando tudo certo (espero), entao isso é normal?? E qto tempo tenho q esperar ate poder colocar o pino? Grato pela atençao…

  17. Doutora estou triste pois o meu freio labial foi cortado, nao gostei de ficar sem ele, a aparência é estranha, existe algo ou alguém que pode me ajudar? Há algum profissional na área que possa reconstruir, antes de colocar os dentes, pois faz 20 dias que fiz enxerto osseo.
    Por favor aguardo a sua resposta.
    Sonia Ventura

    • Sonia, foi cortado de forma acidental ou durante a cirurgia de enxerto ósseo? De qualquer forma, o próprio dentista que fez a cirurgia pode ajudar você, ou procure um dentista especialista em periodontia.

  18. Oi Dra.
    Se puder me ajudar, ficarei muito agradecida. Pois estou sofrendo muito. Fiz um enxerto ósseo (levantamento maxilar) em março de 2011. Trinta dias depois da cirurgia comecei a sentir formigamento no lábio. Passaram-se seis meses e cada vez aumentava mais, queimor, fisgadas, dormência do nariz e até as bochechas. Falei para o meu médico bucofacial e ele disse: é o nervo que está voltando. Eu com muita paciência sempre aguentado. Segui falando para ele que cada vez aumentava mais e ele disse “isso vai passar com o tempo”. Não me queixei mais. Mesmo assim aceitei colocar oito implantes em janeiro de 2012. Em junho de 2012, já que meu médico não deu importância pelo eu sentia, procurei outra profissional, mas não soube o que fazer. Em janeiro de 2013, comecei um tratamento com outro profissional, ele é atencioso, mas acha um desafio. Já virou dor na maxila toda. Estou desesperada, não consigo trabalhar, pois quanto mais movimento a boca mais dor sinto. Tomo calmante e sedativo para dormir. O que me chama atenção é que se eu conseguir dormir sem mexer a boca durante a noite, acordo e não sinto nada. Basta abrir a boca já começo a sentir inchaço na mucosa maxilar, no lábio é uma dor que parece rasgar. Já tomei ETNA e estou tomando corticóide, fiz fisioterapia caseira (água fria) e com uma fisioterapeuta facial. Será que somente uma parestesia ou é devido ao fato que o lábio ficou mais curto e pode estar tendo uma aderência? O profissional que me passou a medicação nunca passou por essa experiência. Dra. se tens conhecimento de caso semelhante, mostre-me uma caminho para que eu possa melhorar. Pois dois anos é tempo demais para sentir dor 24 horas.
    Bom fim de semana!
    Abraços.

    • Lucia, pelo que entendi você fez 8 implantes, certo? Alguma vez foi feita uma tomografia, após a instalação desses implantes, pra verificar se algum deles não está afetando o nervo (não é um procedimento padrão, mas dada a situação seria uma boa ideia)?

  19. Mto obrigado, fikei mais aliviado, ja q nao ta doendo… nem no dia doeu e depois da anestesia nem senti nada graças a Deus… valeu vc é DEMAIS!!!

    • ;)

  20. Dra.,
    Em 2011 trincou a raiz do meu dente 45 e formou uma fístula. O dente foi removido e decidi fazer implante. Foi necessário enxerto ósseo. O dentista fez o enxerto com osso sintético, mas não ocorreu a osseointegração. Tudo foi removido e curetado e após cicatrizado foi feito um enxerto autógeno e após 6 meses foi iniciado o processo de implante e depois colocação de prótese sobre implante. Tudo tranquilo, bem sucedido. Esse processo terminou em maio/2013. Agora – junho/2013, 1 mês depois – estou com mobilidade no dente, ou melhor, no implante. A radiografia mostrou que houve reabsorção/perda óssea. Não sou diabética, tomo medicação contínua para colesterol alto (sinvascor 40mg/AAS 100mg), nada mais. Qual a razão para essa perda óssea? Terei que remover tudo novamente e não me sinto com coragem de fazer todo o processo novamente, pois pode, mais uma vez, ocorrer perda óssea. Penso em fazer prótese fixa. O que pode estar ocorrendo? Algum transtorno no meu organismo causando isso? Obrigada por sua atenção.

    • Silvia, quisera eu propor uma causa que explicasse o problema. Infelizmente, às vezes parece estar tudo certo e o pior acontece. Seria preciso investigar mais a fundo a questão, é possível que haja alguma questão sistêmica envolvida.

  21. Dúvida!! Fiz um enxerto osseo na parte superior da frente (dois dentes), um ficou mais alto que o outro… o dentista tem como saber o tamanho da absorçao dos mesmos??? Ou nao???

    • Tem sim, Eodete, tanto clinicamente quanto através de uma tomografia.

  22. Sábado fiz enxerto ósseo na raiz que arranquei, tomei Eritromicina e Spidufen por 5 dias, mas ainda dói muito. So vou tirar os pontos sexta. É normal doer/latejar o tempo todo?

    • Não diria que é “normal”, Sibeli… mas sim, pra algumas pessoas o pós-operatório é mais “chato”. Sugiro que você relate esses sintomas ao seu dentista, talvez seja o caso de adequar a medicação, apenas.

  23. Cara doutora, fiz um implante com carga imediata e graças a Deus deu tudo certo… a dentista falou q preciso fazer uma raspagem urgente pq meus dentes estao meio ruins… rsrs…. entao raspagem e limpeza é a mesma coisa???? E qto tempo tenho q esperar pra fazer a raspagem ja q fiz o implante ontem???? Grato… vc arrasa…

    • David, obrigada. :)

      “Limpeza” é um termo genérico… pode se referir a uma profilaxia (uma escovação com pasta profilática feita pelo dentista) ou à remoção de tártaro, essa sim a tal raspagem. Não há necessidade de aguardar a cicatrização do implante pra fazer a raspagem, até porque sua dentista não vai mexer no implante… mas por uma questão de conforto pra você, aguarde umas 2 ou 3 semanas.

  24. Oxeee, valeu doutora, ta mais rapida q o speedy aki em ksa… brigadinho, vc arraza…

    • Ahauahauaha David! É que às vezes a pergunta chega e eu tô exatamente respondendo os comentários, então é na hora! ;)

  25. Sempre entro aki pra ver suas respostas, axo vc uma pessoa mto legal, quem dera tivessemos mais pessoas assim… te desejo sempre o melhor…

    • Obrigada, David. Você é muito gentil. :)

  26. Cara doutora, fui fazer a limpeza e deu tudo certo… graças… achei q ia demorar mais, mas como vc me disse q podia ir, fui… e o implante ta ainda mto bem, valeu pelas dicas, vc é nota 10…

    • ;)

  27. Bom dia.
    Fiz um implante osseo na parte superior esquerda, com osso granulado de terceiros, em agosto 2013. A cirurgia correu bem e depois de uma semana ja estava praticamente desinchada. Tinha avisado ao medico que ia a Africa e ele disse não haver problema, so que estando la inchei bastante, mas não tive febre nem dor, so incomodo no local. Voltei a tomar anti-inflamatorio por 7 dias e melhorou, mas continua inchado. Voltei no dentista e ele disse que não tinha pus nem infecçao, mas na verdade achou que o voo era menor e por isso havia autorizado a viagem, mas que com o tempo tudo ficara bem. Estou preocupada, pois ja faz 28 dias da cirurgia e 7 dias da ultima vez que peguei o voo de volta e continuo e pouco inchada. Tenho a sensaçao que pela manhã esta mais inchado, mesmo dormindo com bastante travesseiros, e que durante o dia melhora um pouco. Voce acha que é normal ou deveria procurar outro profissional? Obrigado.

    • Clarisse, o inchaço me parece um sintoma comum do pós-operatório, sem infecção. O fato de você ter viajado de avião, considerando que a cabine é pressurizada, não deve ter a ver com o problema. Creio que é questão do seu organismo se recuperar da cirurgia de enxerto, e cada organismo tem seu tempo.

  28. Boa noite!!! Tenho uma duvida que tem tirado meu sossego e se vcs pudessem responder me ajudaria muito. Coloquei aparelho ortodontico faz alguns meses e no segundo mes apareceu uma fistula na minha gengiva sob o dente central da parte superior, meu dentista fez raio x e disse que se tratava de um cisto interno proximo à raiz do dente provocado por algum trauma que o dente pode ter sofrido no passado, e que agora com a pressão do aparelho saiu a fistula para drenar a infeccao, ele sugeriu uma cirurgia para retirar o cisto e enxertar uma pequena perda ossea que tive, porem ao abir o local ele percebeu que era estreito demais para colocar a membrana, sendo assim ele limpou o local fez com que entrasse sangue dentro da cavidade e fechou me informando que durante um periodo de 3 a 4 meses esse sangue vai recompor esta falha ossea, isso procede!?! Porque eu sinceramente nunca ouvi falar e estou bem apreensiva!!! Agradeco desde ja a atencao.

    • Procede, Andrea. Deve se formar osso dentro da cavidade normalmente, o que pode levar alguns meses, como o seu dentista explicou. Pode ficar tranquila.

      • Muito obrigada pela atenção Dra. Ana.

  29. Boa tarde.
    Preciso fazer enxerto em bloco e levantamento de seio, estou bastante preocupado, gostaria de saber se é uma cirurgia complicada e se corro algum risco?
    Obrigado.

    • Marcio, do ponto de vista técnico, não é assim tão simples. Mas com relação ao impacto no paciente, é um procedimento bastante seguro, com anestesia local e pós-operatório relativamente tranquilo. Claro, seu rosto deve inchar, pode haver hematomas… mas nada do que você não se recupere em alguns dias, seguindo as orientações do seu dentista.

  30. Olá, fiz um enxerto ósseo na gengiva e tirei os pontos hoje, não sinto dor e nem nada, mas noto que sai alguns resíduos brancos e noto que ficou aberto, é normal? Achei q tirando os pontos iria ficar fechado.

    • É assim mesmo Carla, a gengiva vai fechar aos poucos. Pela sua descrição parece que vai tudo bem.

  31. Olá, dias atras realizei o enxerto osseo, ocorreu tudo bem, ja tirei faz 3 dias os pontos e tudo, só que percebi que com a cirurgia meu lábio inferior ficou com a “movimentação prejudicada”, quando dou um sorriso por exemplo meus dentes de baixo não aparecem pois estou sem o freio labial inferior, não mais tão fundo aquele espaço entre o labio e os dentes a parte de baixo esta bem feia ainda… isso é normal? Ou vai ficar assim para sempre? Com alguma cirurgia estética pode corrigir?

    • Felipe, deve melhorar com a cicatrização completa da região. Mas é importante que você chame a atenção do seu dentista para o fato, pra ele verificar se há ou não a necessidade de alguma correção no freio labial.

  32. Olá. Minha mãe realizou enxerto ósseo dia 04/10, juntamente colocando os “pinos” do implante, porém dia 08 ficou muito inchado e começou a sair muito pus. Dia 11 voltou ao consultório e dos 3 pinos implantados teve que retirar 2, limpar o local e também tirar o enxerto ósseo. Dia 11, 12 e 13 pela manhã ela estava ótima, porém dia 13 na parte da tarde começou a inchar, e agora a noite começou a sair muito pus por um “buraquinho” na gengiva, o mesmo por qual o pus saia anteriormente. Ela já está tomando um antibiótico muito forte, porém seu dentista foi viajar e ela não consegue entrar em contato. Gostaria que me ajudasse, se possível. Obrigada!

    • Rafaela, segundo seu relato, sua mãe está medicada de acordo. Ela sente dor? Se não, e se o pus está drenando, não há muito o que fazer senão deixar o pus sair, mesmo. Se houver dor, seria bom procurar outro dentista em caráter de urgência pra avaliar a necessidade de intervir para drenar esse pus com mais facilidade.

  33. Olá Dra. Ana,
    Fiz enxerto ósseo e a área receptora está ok, porém a área doadora está muito sensível, doendo e meio inchada, sendo que isso ocorreu há 16 dias. É normal doer todo esse tempo? Pode ocorrer alguma infecção interna, ou abalo nos dentes no local, sendo que já está cicatrizado?

    • Soraya, qual é a área doadora? Alguns locais são mais “chatos” pra cicatrizar mesmo, de pós-operatório mais longo e dolorido. Infecções são sempre uma possibilidade, mas não me parece o caso, pelo seu relato.

  34. Olá doutora, estou um pouco apreensivo. Quinta feira fiz um enxerto ósseo para implante dentário. Após ter passado a anestesia percebi que a parte esquerda do meu queixo e do meu lábio inferior (não todo, uma mínima parte, na terminação do nervo) fiquei com parestesia. Já faz três dias. Que devo fazer, esperar mais um pouco ou retirar o osso implantado? Me oriente. Obrigado!

    • Esperar, Amilson. E é uma espera bem ruim, mesmo… a ansiedade é grande. Mas geralmente esse tipo de parestesia é passageira e ocorre por causa do edema (inchaço) na região. Deve voltar ao normal.

  35. Obrigado Dra. Ana Tokus, você me deixou mais confiante. Amanhã irei fazer um RX e depois uma tomografia para avaliar o grau da lesão do nervo sensitivo. Certamente irei te procurar outras vezes nesta página.

    • Por nada, Amilson. Fico à disposição. :)

  36. Obrigado Dra. pela sua disposição em ouvir as nossas queixas e de nos informar quanto as nossas dúvidas e medos. Acima eu lhe expus o meu problema e me aconselhaste a esperar, até que o edema passasse e consequentemente a parestesia. Estou esperando. Bom, hoje faz uma semana em que fiz o implante ósseo, praticamente todo o corte foi cicatrizado mas no final do corte onde fez a amarração da linha está inflamado e começou a sair “pus”, o meu dentista ficou com medo de que o meu organismo tivesse rejeitado o osso, mas ele viu que não. Para combater a infecção ele me passou “ceftriazona” 2gr diluídos em soro 1 vez por dia. E ainda, “tenoxicam” duas vezes ao dia. No hospital, a tecnica em enfermagem disse que é uma super dosagem, mas preferi seguir a orientação do meu dentista, estou certo? E para ajudar no desinchaço estou fazendo bochecho com água morna sal e vinagre, ajuda? Hoje à noite terei o resultado da tomografia pra ver se houve alguma lesão do nervo. E amanhã lhe direi o resultado. Muitíssimo obrigado!

    • De forma alguma, não é superdosagem não, Amilson. Faça como o seu dentista prescreveu. No caso do Tenoxicam, que é um anti-inflamatório não esteroidal, cada dose tem 20 mg, e no pós-operatório a bula sugere 40 mg. Quanto ao bochecho, não há necessidade… não acho que ajude essa “mistura”. Fico aguardando notícias… :)

  37. Fiz um enxerto osseo ha 1 mes e 18 dias e a area q recebeu o enxerto, bem como a area onde tirou o osso (proximo a mandibula), estao ainda inchados, noto q o lugar (parte do lado do ceu da boca) quando passo o dedo esta alterado, é normal esta ainda inchado, ñ sinto nada.

    • É sim, Rita. A reparação óssea pode levar meses e, enquanto isso, o aspecto da mucosa que reveste os locais pode não ficar bem “bonito”… mas vai voltar ao normal, pode ficar tranquila.

  38. Bom dia, Dra,
    Fiz um enxerto ósseo dia 19/11, e estou um pouco preocupada, pois sinto um pouco dormente meus labios e queixo e abriu um buraco na minha gengiva como se houvesse aberto os pontos, mas os pontos estão lá, estou seguindo o tratamento, ainda nem estou comendo nada sólido e não sinto dores, só senti no dia da cirurgia.

    • Viviane, sua cirurgia é bem recente, então essa falta de sensibilidade que você relata, nos primeiros dias, é relativamente comum. Nem sempre a gengiva fica bem fechadinha após o enxerto, ela vai cicatrizando “de dentro pra fora”… então se os pontos estiverem ok e você não estiver sentindo dor (fora do normal) ou outro sintoma importante (presença de pus, por exemplo), deve estar tudo bem.

  39. Olá Dra. Ana, estou aliviado pois pelos exames não houve dano no nervo o que me anima quanto a recuperação. O que me incomoda são as constantes fisgadas, como se fossem agulhas sendo espetadas, procuro me distrair e não me concentrar nisto pois eu perderia o equilíbrio. Mais uma vez obrigado!

    • Bom saber, Amilson! ;)

  40. Bom dia Dra,
    Muito obrigada pelo seu esclarecimento,estou mais aliviada…
    Um abraço

  41. Prezada doutora,
    Fiz uma cirurgia de enxerto ósseo para, futuramente, fazer implantes. Perdi meus dentes faz tempo, fiquei com afundamento, então foi feito enxerto, nem sei dizer qual, segundo o meu médico esse enxerto vai criar osso, a Unimed pagou, paguei apenas o cirurgião. Hoje está fazendo 12 dias, ainda estou inchada, quase não posso abrir a boca, tive pontos até no nariz. Por favor me diga, quanto tempo vai levar para eu melhorar. Obrigada.

    • Joana, qualquer cirurgia que envolva osso tem um pós-operatório mais “chato”. Mas entre 1 e 2 semanas você já deve estar bem. Os sintomas vão ficando mais amenos a cada dia.

  42. Muito obg, sinto que a cada dia estou me recuperando bem, ñ sinto dor, o inchaço dia a dia esta regredindo (cicatrizando), fiquei preocupada com o tempo, pois achei q era imediato, 2, 3 semanas no maximo estaria totalmente cicatrizado ;
    Um abraço.

    • Leva um tempinho, mas no fim dá tudo certo. :)

  43. Dra. Ana,
    Fiz enxerto ósseo autógeno em setembro de 2013, minha gengiva não fechou, ficando o osso exposto, já foi suturada 5 vezes, e nada. No dia 27 de novembro 2013, (aproximadamente 2 meses e meio depois) o dentista removeu o enxerto, dizendo estar sendo rejeitado. Hoje, com 4 dias desta remoção, já posso sentir tudo acontecendo novamente, a cirurgia está abrindo. Enfim, a gengiva não fecha. O que pode estar ocorrendo?? Devo procurar um periodontista?? Por favor, estou muito aflita.
    Abraço.

    • Terezinha, difícil dizer ao certo o que está causando essa rejeição… pode ser algum problema local, pode ser alguma condição sistêmica (relativa à sua saúde geral). Sim, a avaliação de um periodontista pode ser útil.

      • Muito obrigada por ter respondido tão rápido. Isso já me deixa mais tranquila.

        • ;)

  44. Bom dia Dra.,
    Estou bastante preocupada com minha situação, eu fiz um enxerto dia 19/11 conforme ja havia relatado anteriormente, nesse mesmo dia havia colocado pinos em outra parte que cicatrizaram perfeitamente, porem o do enxerto abriu os pontos, sendo que quinta retornei ao consultorio e o Dr. suturou, mas no sabado abriu de novo, e mais uma vez suturou… Hoje acordei com um pedacinho aberto novamente, estou seguindo o tratamento corretamente,p orem estou tão tensa que não consigo relaxar, qdo durmo tenho pesadelos, acho que arrebento dormindo, isso já aconteceu alguma vez? É normal?
    Grata
    Viviane

    • Viviane, é preciso que você repouse… sim, a tensão e algum esforço que você esteja fazendo (mesmo dormindo) podem levar os pontos a abrir. Mas pelo seu relato você está fazendo tudo direitinho, assim como o seu dentista. Então é aguardar que seu organismo se recupere. Procure se tranquilizar, o possível está sendo feito.

  45. Olá Dra. Ana, aqui estou novamente. Bom, o enxerto que eu fiz infelizmente não deu certo. O organismo o rejeitou. Uma bactéria entrou e nem com medicações consegui eliminá-la. Foi necessário a retirada do osso enxertado. Após três dias, sinto uma melhora da sensibilidade do meu queixo, embora o meu lábio inferior não dê sinal. Uma dúvida! Uma vez que foi retirado o osso, pode acontecer de a bactéria atacar o osso do queixo? Ou só aquele osso enxertado, agora descartado? Obrigado.

    • Não Amilson, o problema certamente ocorreu só no enxerto. E nem dá pra afirmar que foi “uma bactéria”, pode ter sido alguma reação do seu sistema imune ou outra, ainda, a causa.

  46. Oi Dra. Ana!
    Minha dúvida é a seguinte, tenho que extrair meus sisos, só que o buco-maxilo disse que tenho a necessidade de fazer enxerto ósseo no espaço que a raiz do siso irá deixar, será feito no mesmo dia. Terei que fazer apenas na arcada inferior para não ter reabsorção óssea e, os superiores não precisam, segundo o dentista.
    Eu não farei implante, pois tenho todos os dentes. É apenas extração mesmo.
    Há a real necessidade de enxerto?

    • Roberta, geralmente não há necessidade. O seu caso deve ser de uma situação bem específica, mas sem uma avaliação clínica não saberia dizer o motivo da necessidade do enxerto. Talvez, porque o osso da mandíbula tem mais tendência à reabsorção do que o das maxilas e o cirurgião pretende remover bastante osso. É uma possibilidade.

  47. Olá Dra,
    Fui ao dentista novamente e os pontos estavam estourados outra vez, era um dentista substituto, o meu havia ido viajar, ele falou que a minha mucosa era muito fininha e acabou não dando mais pontos, onde cicatrizou assim mesmo. Minha consulta de retorno para ver se esta tudo certo será dia 18/12, mas estou um pouco ansiosa, pois ficaram aparecendo os pinos, isso é normal? Poderia não ter sido bem sucedido o procedimento?
    Grata.
    Viviane

    • Geralmente os implantes ficam sob a gengiva, Viviane (esteticamente é desejável). Mas não quer dizer que não houve sucesso no procedimento, vai depender do processo de osteointeração, agora.

  48. Olá, doutora… fiz um enxerto ósseo ha 15 dias, já tirei os pontos, mas hoje notei que tá formando-se uma bolha no lugar do enxerto… Tem algum remedio que posso tomar, meu dentista está de férias. Obrigado. Devo procurar outro urgente?

    Obrigado, pelo seu trabalho no blog.

    • Que tipo de bolha, João? É dura? É mole? Sai alguma coisa dela? Dói?

      • Não doi… é mole, tipo aquelas que nascem na gengiva… e tá na cor normal da gengiva…

        • João, se não dói e não sai nenhuma secreção, provavelmente é alguma condição passageira do processo inflamatório. Acho que não há necessidade de preocupação.

  49. Olá Dra,
    Infeccionou meu implante e acabei perdendo parte do enxerto, isso me deixou bastante chateada, pois fui bastante cuidadosa, principalmente na parte da higiene, mal acabo a alimentação e já estou lá fazendo a higiene… Minha gengiva inchou um pouquinho, porem eu não sentia dor, agora sim, depois de ter limpado e suturado e estou tomando medicamentos, esta dando umas fisgadas. Hoje retorno para ele avaliar, já tenho até medo de perguntar e ouvir algo que não vou gostar… Esses fatores podem ocorrer, Dra?

    • Puxa, que pena, Viviane! Eu acredito quando você diz que fez tudo direitinho, mas infelizmente, mesmo assim, isso às vezes acontece. Quem dera a gente tivesse total controle sobre como o organismo se comporta, mas o máximo que dá pra fazer é minimizar os riscos.

  50. Olá doutora!
    Obrigada pela oportunidade de perguntar.
    Fiz um enxerto ósseo no dia 13/12/13, foi tirado o osso na parte inferior e implantou na parte superior, meu queixo e lábio inferior do lado cirurgia está dormente, sinto também que sai tipo uma agua salgada da cirurgia, ainda está bem inchado e estou sentindo um nervosismo nos dentes inferiores do lado que foi tirado o osso, as vezes sinto uma dor nervosa nas cirurgias, será que estes sintomas são normais? Estou fazendo uso de todos os medicamentos prescritos pelo Cirurgião. Existe algum medicamento para melhorar o estado dormente pois é meu maior incomodo. Grata e no aguardo da resposta.

    • Rute, você está passando por uma parestesia, que é a perda geralmente temporária da sensibilidade na região da cirurgia ou áreas próximas. Todos os sintomas que você relata são comuns nessa fase, considerando que o procedimento é recente. Existe medicação que pode ajudar sim, embora não seja uma garantia de um processo de recuperação mais rápido. Gostaria que você lesse esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  51. Bom dia Dra,
    Estive sexta em consulta e os pontos não arrebentaram mais, parece que agora eles firmaram, o Dr falou que vai colocar a protese daqui a 4 meses com esse enxerto que ficou para ver se firma, senão ele vai colocar na hora. Agora só retorno ao consultorio dia 06/01, espero não me preocupar nesse periodo, pois notei que este é o principal motivo que esta demorando o processo, nem dorrmir consigo… Muito obrigada pelos seus esclarecimentos e Boas Festas!

    • Fico aqui na torcida pra que dê tudo certo, Viviane! Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo pra você também! :)

  52. Bom dia

    Ana

    Como vai?

    Mais uma vez estou aqui, fiz o enxerto autogeno, tive infecção como citei antes, porém apos os 08 meses o dentista percebeu que o enxerto deu certo através de tomografia. Dai em 07/10/13 a gengiva foi aberta e foi feito os 02 implantes um de cada lado dos caninos. No entanto agora, 03 meses depois, percebi na gengiva no lado onde abriu uma fistula no periodo de infecção, que há um hematoma, não sei bem, com uma parte alta e um ponto amarelinho, voltei, a dentista que examinou com a sonda percebeu que pode ser um fragmento de osso, dai vai abrir de novo.
    Explicaram que o bloco do enxerto pode ter desprendido um pouco devido a infecção anterior.
    Mesmo assim fiquei com duvidas, porque se houve a osseointegração e deu pra fazer os implantes, porque so agora apareceu este fragmento?
    Será que foi erro medico, será que com isto vou perder o implante, pois daqui a mais tres meses ja é a hora de abrir e colocar os cicatrizadores.
    Você poderia esclarecer estas duvidas?
    Lembro que apenas sinto um leve incomodo no hematoma que citei, nenhuma outra sensibilidade a quente ou frio.
    Mais estou muito receiosa.

    • Elenilda, não acho que seus implantes estejam em risco. Esse fragmento deve ser só um pedacinho solto de osso mesmo, o bloco, em si, continua firme, senão nem daria pra ter feito os implantes. Fragmentos assim às vezes aparecem tardiamente na gengiva, até depois de extrações dentárias… mas a solução costuma ser simples, remover e pronto.

  53. Ana,

    Bom dia

    Gostaria de parabeniza-la pelas respostas sempre tão otimistas, e tambem a rapidez no retorno.
    Pois muitas as vezes as palavras acabam nos tranquilizando bastante.
    Realmente estou muito nervosa, mas irei pensar positivamente.

    Bjos e obrigada!

    • ;)

  54. Olá Dra.

    Há dois anos fiz um implante no dente superior (acho que é 22, superior esquerdo da frente), após 1 ano e meio a gengiva deste dente ficou completamente escura e também retraiu muito mesmo. Voltei a dentista e ela disse que eu estava com um provisório poroso, que deveria ter ficado por apenas 3 meses, com isto pode ter havido uma pequena infecção (quem cuidou do pôs implante foi outra dentista do mesmo consultório). Está horrível, ela colocou um dente de cerâmica, mas não adiantou, a gengiva esta escura e retraída. Isto tem me tirado o sono, estou ate tomando Zolpiden para dormir. É um dente da frente e isso me agonia muito. Terça agora voltarei no consultório. O que faço? Me ajude por favor! Fui num dos melhores consultórios e paguei muito caro.

    • Antonia, se a estética gengival ficou prejudicada, seria bom você fazer uma avaliação conjunta com periodontista e protesista, pra adequar a estética dentária à gengival.

  55. Boa noite. Para a perda acidental de 5 dentes (14 ao 21), a retirada de osso do mento é suficiente? A distância é aproximadamente 4,5cm. O profissional pretende associar à Bioss para complementação.
    Aguardo retorno.

    • Em princípio sim, Suely. Depende da avaliação do cirurgião.

  56. Boa noite ! Fiz uma extração e posterior colocação de uma membrana, porem apos a cirurgia notei uma bolha na gengiva, isso é normal ?

    • Heraldo, dói? Está inchado? Se não, provavelmente essa “bolha” faz parte do processo de cicatrização. Fique alerta para a presença de pus, se houver pus, procure seu dentista.

  57. Oi, Ana

    Tudo bem?

    Como citei anteriormente, após fazer os implantes houve a necessidade de abrir a gengiva para retirada de um fragmento de osso. Em 16/01 fiz a cirurgia e realmente foi retirado o fragmento, minha cirurgiã falou que o bloco e implante estavam intactos, não prejudicados.
    No ato fizemos PRF para que a gengiva ganhasse a mesma altura do lado que não houve nenhum problema durante todo o processo de enxerto e colocação de implantes.
    Agora tenho que esperar os 03 meses restantes para colocar os cicatrizadores e posteriormente os dentes.
    Como estou usando a protese, ainda sinto um incomodo, não chega ser uma dor horrivel, incomoda quando mexo a boca em uma determinada posição.
    Isso é normal?
    Devo procurar a dentista?
    No ato da cirurgia ela também falou que não estava mexendo em osso, apenas na gengiva ou parte mole da região.
    Fico preocupada porque queria muito que desse certo, é horrivel não ter dentes, principalmente os da frente.

    Abç

    Elenilda Oliveira

    • Oi Elenilda, tudo bem!

      É normal esse desconforto, sim, com o uso da prótese. Ela se apoia em gengiva, e a gengiva passou por um procedimento cirúrgico… então, o incômodo é esperado. Mas pelo seu relato parece que vai tudo bem. :)

  58. Ola dra, fiz um enxerto no maxilar, retirado da crista iliaca, dia 10/02, notei hoje no 9o dia parece que os pontos onde foi feito o enxerto estouraram e aparece o osso. Isso e normal ? Tem que suturar de novo ou ele vai se fechar??

    • Às vezes o edema (inchaço) causa isso, Cristiano. Você tem outros sintomas importantes (dor, febre, secreção, etc.)? Se não, em princípio vai tudo bem. Mas se você achar que está alguma coisa errada ou os sintomas se exacerbarem, não hesite em entrar em contato com o seu dentista.

  59. Obrigado pela resposta!!
    Olha, febre nao tive até agora pois ainda estou tomando medicamentos… doi na regiao que foi colocado o enxerto, mas a gengiva, o osso nao doi, uma dor que vai até o osso que tem embaixo do olho, chega a suar eheehe, mas ta tranquilo, doi so de vez em quando, parece que sai um liquido com gosto ruim de dentro, onde aparece o osso, o que me preocupou foi isso, no 2… 3 dia tava fechado, dai foi se abrindo e a gengiva inchando e estourou os pontos, dai o osso fika exposto mas nao eh muito, um pedaço, só amanha vou tirar os pontos, sera q eles vao suturar de novo ou vao deixar assim? Fica assim para evitar inflamações e ter por onde sair os residuos da cirugia? Vai se fechar por conta? Era essa minha duvida.

    • Em princípio não é preciso suturar de volta, Cristiano. Como eu disse anteriormente, o próprio inchaço causa essa abertura da gengiva, mas isso não quer dizer que haja infecção. A secreção amarga é comum. Como você vai retirar os pontos hoje, é a oportunidade do seu dentista avaliar se está tudo bem.

  60. Doutora, quero tirar uma duvida, uso aparelho dentario ha 5 anos, meus dentes eram muito tortos, tinha um canino incluso, fiz cirurgia para tira-lo, nao tinha como aproveita-lo pela regiao que ele estava, agora por final tirei o dente de leite que era para ter caido quando era criança (tenho 32 anos). Quando tirei o dente 23 que era de leite, coloquei um implante no mesmo dia. Ainda estou em fase de cicatrização, coloquei dia 27 de janeiro de 2014, e as vezes ele doi, tenho medo de perde-lo, se isso acontecer tem como aproveitar que ainda estou com aparelho, de desistir do implante e colocar o dente 24 no lugar do 23 e assim por diante, ja que ainda estou de aparelho? Me tire essa duvida, obrigada e fique com Deus.

    • Marla, em princípio, é possível sim fechar o espaço com aparelho. Mas pelo seu relato não vejo razão pra você perder o implante, parece que vai tudo bem.

  61. Olá, Dra.
    Quero fazer implante. Tenho muito medo. Só piorou qdo soube q preciso fazer enxerto. Com o q li nos questionamentos acima, decidi q se fizer o enxerto vou fazer c osso do banco de ossos, para evitar dor e infecções. E também porque hoje procurei outro dentista p ouvir uma segunda opinião, e ele me disse q se não houver muito cuidado pode lesionar um “nervo” e por consequencia perder movimentos faciais. Isso pode ocorrer? Outra dúvida, uso uma prótese móvel, o dentista disse q sairei do consultório, após a cirurgia e posso usar a prótese, isso é correto?

    Outra dúvida, o dentista só me pediu uma tomografia para ver a quantia de osso do local do implante. De onde iria tirar o osso solicitou uma radiografia panorâmica, não deveria ter pedido outra tomografia já q é outra região? Como vai saber onde passam os nervos p não cortar? São tantas dúvidas. E com tantos depoimentos desesperados e pontos abrindo já estou apavorada, mas queria tanto recuperar minha autoestima quanto ao meu sorriso. se puder me ajude. Abraços.

    • Vanderni, os nervos que passam próximos à área de implante são sensitivos, e não motores… portanto, o que poderia ocorrer (e ressalto que isso é uma exceção) é haver uma perda de sensibilidade local (parestesia ou hipoestesia), mas paralisia facial, não. O dentista / implantodontista sabe onde passam os nervos porque conhece a anatomia da região e, dependendo do nervo (o nervo alveolar inferior, por exemplo), dá pra ver na radiografia mesmo o canal intraósseo por onde ele passa. Enfim… se você confia no seu dentista, fique tranquila.

  62. Oi, Ana, boa tarde

    Eu novamente por aqui. Ana, você sabe informar algum creme dental especial contra tártaro, porque fiz os implantes, agora so falta 01 mês para verificar se realmente houve osseointregração. E como uso aparelho no dentes inferiores, na ultima manutenção a dentista falou que havia muito tártaro, não sei o que fazer, porque escovo os dentes 03 vezes ao dia, uso enxaguante bucal, passo fio dental, mas sempre desenvolvo tártaro. E isto me preocupa porque ja tenho dois implantes inferiores que fiz ha 1 ano, e fiz outros dois na parte superior.
    É preciso fazer alguma manutenção nos implantes, porque nos inferiores ja coloquei os dentes que foram justamente para dar sustentação ao aparelho, e desde então nada mais foi feito nos implantes, inclusive fica um buraquinho mostrando os parafusos, pois como são dentes de mastigação, a massinha que colocaram para cobrir este furinho caiu. Gostaria de sua orientação.
    Outra duvida: quantos implantes suportam a mandíbula, pois ja tenho dois e é preciso colocar mais dois.

    • Elenilda, embora os comerciais de produtos de higiene bucal vivam mostrando cremes dentais “mágicos”, que resolvem tudo, em se tratando de escovação dentária não existe magia: é preciso ESFREGAR. A remoção mecânica da placa bacteriana é essencial pra evitar a formação de tártaro, e isso não pode ser substituído ou suprido por qualquer pasta de dentes. Acredito em você quando diz que tem escovado os dentes com disciplina, mas é provável que você esteja fazendo alguma coisa errada. Por isso é importante conversar com o seu dentista pra que ele identifique o problema e oriente você sobre como proceder pra evitar esse acúmulo de tártaro. Quanto ao “buraquinho” dos parafusos dos implantes: é preciso fechá-los, pra evitar a entrada e acúmulo de resíduos. Com relação ao número de implantes, dá pra fazer até 1 por dente perdido (o que geralmente não se faz porque não é necessário), portanto pode ficar tranquila, 4 implantes não são demais.

  63. Boa tarde Ana
    Tudo bem?
    Me tire uma duvida, se os buraquinhos dos implantes não forem fechados com resina, pode trazer algum problema aos mesmos?
    Pois fui ao ortodontista mas acabei esquecendo de solicitar que fechasse.
    Como os implantes são de dentes de mastigação a resina acaba sempre caindo.

    abç

    • Tem que fechar Elenilda, senão vai ficar entrando comida ali o tempo todo… isso pode levar a outros problemas, como o mau hálito.

  64. Ana, boa tarde

    No dia 07 estara completando os 06 meses para colcoar os cicatrizadores. Marquei pra coloca-los no dia 24/04, porém perguntei ao meu dentista como saberia se deu certo os implantes, ou seja, se osseointegrou, ele falou que apenas no momento de coloca-los é que saberíamos, pois terá que aperta-los.
    Mas mesmo assim fiquei com duvidas, sera que ha algum outro meio de saber se osseointegrou, por exemplo atraves de tomografia?

    abç

    • Uma radiografia pode mostrar, Elenilda. Embora a certeza mesmo será dada pelo exame clínico.

  65. Ola Dra, fiz um enxerto ósseo há 11 dias e correu tudo bem, porém me preocupa uma mudança radical na minha fisionomia. Meu nariz esta levantado e o espaço entre o nariz e os lábios bem alto também… estou horrível e não consigo sorrir… fui na clinica e o dr. que fez o enxerto não estava e outra colega disse que com o tempo esse osso murcha e diminui. Será que volto a ter a fisionomia que tinha antes? E se murcha quanto tempo leva para murchar??? Obrigada.

    • Com certeza “murcha”, Mariza… você ainda está com edema (inchaço), o que deixa o sulco nasolabial “levantado”, alterando a fisionomia. Mas vai voltar ao normal.

  66. Obrigada Dra,
    Porém fica uma dúvida: ele enxertou na largura do osso. Colocou o osso em cima do meu osso, ganhando espessura para frente, como eu já disse, certo? Para que ele realize o implante precisará de pelo menos 3 mm de espessura a mais, certo? Então e se murcha mesmo como ele fará o implante??? Esse osso colocado vai para baixo? Como é isso?
    Mil vezes obrigada, Dra!

    Outra coisa: já desinchou! Não consigo sorrir! E quanto tempo leva pra murchar totalmente? E em média quantos mm tem um enxerto de largura? Mil vezes obrigada, Dra! Já estou feliz!!!

    • Eu não sou implantodontista, Mariza… mas vejo que é preciso considerar o tipo / tamanho de implante que vai ser usado pra determinar a espessura óssea necessária.

  67. Fiz um enxerto osseo autogeno tem 17 dias e só hoje percebi que o osso está exposto. Isso é normal? Ele fechará sozinho ou terei que suturar novamente? Estou com muito medo. Doi um pouco as vezes, não é constante. Não aparece sinal de infecção.
    Obrigada, Ana.

    • Ana, normal não é. Sim, pode ser possível suturar novamente. É bom que o seu dentista reavalie, pra ver se é preciso intervir.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>