Dentes Sensíveis: O Que Fazer?


Sabe quando bate aquele vento “na diagonal” ou quando você toma alguma coisa gelada e seus dentes doem? Se você não sabe, sorte sua. Dentes sensíveis podem incomodar bastante.

O nome do problema é hipersensibilidade dentinária, e ele pode ser causado por vários fatores, como: recessão gengival, desgaste dos dentes, consumo de alimentos e bebidas ácidos, escovação dentária incorreta (com pastas de dente abrasivas e escovas de cerdas duras), uso de próteses, clareamento dental recente e doença periodontal. Mas, no fim das contas, o motivo é praticamente o mesmo: um maior estímulo do meio externo ao nervo do dente, seja por haver menos tecido que o proteja, seja por esse tecido estar mais permeável. Mas deixe-me explicar melhor.

Os dentes possuem 3 tecidos principais: esmalte, dentina e cemento (que cobre a raiz). Na coroa do dente, que é a parte que nós vemos na boca, há o esmalte (a parte mais externa e brilhante) e a dentina, nosso assunto de hoje. A dentina protege a polpa (o nervo do dente) porém ela não é maciça… ela é cheia de buraquinhos chamados túbulos dentinários, e através desses buraquinhos é que os estímulos externos de frio, calor e alimentos doces chegam ao nervo do dente e o fazem doer. Veja:

Hipersensibilidade dentinária

Quem sofre de hipersensibilidade dentinária não está condenado a sofrer eternamente… tem como tratar. Mas, primeiramente, é importante que o dentista examine você para diagnosticar o problema adequadamente. Uma forma de tratar o problema é através da aplicação, pelo dentista, de um dessensibilizante nos locais em que há maior sensibilidade, geralmente nas regiões em que há recessões gengivais, que expõem parte da raízes dos dentes. Isso pode ser feito, também, com a ajuda da laserterapia. Além disso, já existem vários cremes dentais no mercado que prometem solucionar (ou diminuir) o problema, entre os quais destaco:

  • Sensodyne Repair & Protect: usa a tecnologia NovaMin®, que cria uma camada reparadora com os minerais do próprio dente e protege contra a dor da sensibilidade.
  • Oral-B Pró-Saúde Clinical Protection Sensitive: à base de fluoreto estanoso, que bloqueia os túbulos dentinários a fim de prevenir a sensibilidade.
  • Colgate Sensitive Pró-Alívio: usa a fórmula Pro-ArginTM, que veda os canais que levam ao nervo do dente e bloqueia a sensibilidade.

Com tecnologias diferentes, eles fazem praticamente a mesma coisa: fecham os túbulos dentinários para não deixar o estímulo doloroso passar. Qual deles é o melhor? Depende. Até porque 9 entre 10 dentistas (dizem) recomendam os 3 ;). Sugiro que você converse com o seu dentista e peça que ele dê um parecer mais específico, porque a pasta de dentes que funciona para uma pessoa, pode não ser boa para outra. Então, a palavra de ordem é experimentar!

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: DentísticaEndodontiaPeriodontia

Marcadores:

407 comentários

    1. Pode, Isabela. Mas depende do dano à raiz… se ele estiver mole só por causa da batida, ok. Já se ele estiver mole por causa de uma fratura na raiz, já complica. Converse com o seu dentista.

  1. Oi Dra, estou com uma dor, mas não é no dente, é lá atrás, depois do ultimo dente, fui olhar e está meio inchado e qd vou morder ou fechar a boca dói, o que é Dra?

    1. O que é eu não sei, Hemillie… não dá pra diagnosticar apenas com base na sua descrição. O que pode ser: uma gengivite local, o siso nascendo (aí depende da sua idade) e por aí vai.

  2. Olá. Troquei a minha restauração de amalgama por resina (por questão de estética) e desde então comecei a sentir muita dor ao mastigar alimentos mais sólidos em dois dos 4 dentes restaurados, em 1 dos dentes a dor persiste durante o dia todo, como se estivesse latejando, e até quando escovo os dentes e vou enxaguar e a água entra em contato com o dente dói. Já fui ao meu dentista e reclamei de um dos dentes (porque até então o outro ainda não tinha começado a doer), ele refez a restauração e no dia ficou tudo bem, a dor parou, mas no dia seguinte ela voltou, está insuportável, pois não consigo mais mastigar os alimentos. Achei estranho porque os outros dentes que ele fez a troca não teve nenhum problema, apenas nesses dois. O que pode ser?

    1. Dor espontânea pode ser sinal de necessidade de tratamento de canal, Janaína. O que você tem é uma pulpite, que é a inflamação do “nervo” do dente. Essa inflamação muitas vezes é reversível mas, como eu disse, dor espontânea não é um bom sinal. É preciso reavaliar.

  3. Olá, há algum tempo noto que quando vou mastigar coisas muito geladas meus dentes posteriores doem. Teve um tempo que até em escovar eles doíam. Coloquei a unha para verificar, aí percebi que tinha como se fosse um “sulco” rente à gengiva. Isso é carie? Pq assim, não dói normalmente, só quando como coisas muito geladas…

    1. Na região que você descreve (perto da gengiva), provavelmente é recessão gengival, talvez, associada a uma lesão cervical não-cariosa chamada “abfração”. Em resumo: não deve ser cárie, mas sensibilidade dentinária por causa da exposição de parte da raiz do dente. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, Mila.

  4. Queria saber se dente com carie doi ao morder? No meu caso havia uma pequena carie no dente que ao ser restaurada ia ficando mais profunda, mas nao pegou canal e foi restaurado.

  5. Boa noite Drª Ana.
    Fiz restauração em 3 dentes em fevereiro e março desde ano. Dois dentes quase deram canal e a última restauração o dente estava quebrado as pontinhas do molar e foi refeito. Aí parece que ficou alto e o dente superior oposto desde então dói ao morder algo mais duro, como um bife por exemplo. Já fui ajustar várias vezes, mas está desgastando meu dente mesmo, em outros dentes. Parece que o contato acabou, mas o dente ainda tá “chatinho” pra mastigar. Demora mesmo um tempo pra voltar ao normal? E um dos dentes que quase deu canal dá uns choques de vez em quando, é normal do material usado ou é porque vai dar canal mais pra frente? Obrigada.

    1. Suellen, pode haver algum incômodo por até uns 30 dias… mais que isso, é preciso reavaliar. Os “choques” não significam a necessidade de tratamento de canal, mas será preciso acompanhar pra ver como o dente vai se comportar em seguida. O problema mesmo é quando há dor espontânea e contínua. Converse com o seu dentista.

  6. Oi, uso aparelho há 3 anos e mês passado fiz manutenção e não doeu tanto, mas com o passar dos dias apenas um dente da frente doeu e foi doendo aos poucos e agora ta doendo mt, mt mesmo esse dente e não para de doer. Isso é normal?

  7. Olá Doutora, gostaria de tirar algumas dúvidas com vc… A primeira é 1. como funciona o recontorno cosmético e a faceta em resina composta?? É muito caro?? 2. A resina composta dura quanto tempo?? 3. Qual a diferença entre lente de contato dental, facetas em resina composta e facetas de porcelana e resina direta ?? 4. Qual o melhor clareamento: o a laser ou caseiro?? 5. E sobre o fechamento de diastema lateral dura quanto tempo? E como funciona? 6. E o recobrimento de raízes expostas é feito uma cirurgia?

    Adoro o seu blog sempre acompanho :)

    1. Quanta pergunta, Maju! 😉 Tomei a liberdade de editar seu comentário e numerar, pra facilitar as respostas. Vamos lá!

      1. O recontorno cosmético é uma adequação da anatomia dentária através de restauração. Muda-se o formato dos dentes por razões funcionais e/ou estéticas (geralmente). A faceta em resina composta é uma faceta direta, que é feita em sessão única pelo dentista, e nada mais é do que uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente. É preciso algum desgaste do dente.

      2. Depende dos hábitos e da higiene do paciente. Pode durar 1 ano como pode durar 10 anos. Ou um pouco mais.

      3. Faceta em resina composta é a mesma coisa que faceta em resina direta. A lente de contato é apenas uma faceta e porcelana muito fina que, em alguns casos, nem exige desgaste dentário.

      4. Na minha opinião o caseiro. O laser é só marketing… não há qualquer comprovação de que o seu uso traga resultados melhores que o clareamento comum de consultório. O clareamento caseiro é bom porque é mais gradual e com menor chance de sensibilidade. Tende a um resultado mais durável.

      5. Dura o mesmo que uma restauração em resina, e aí vale o que eu escrevi no item 2.

      6. Sim, é uma cirurgia. É feito um enxerto gengival, onde geralmente se remove gengiva / mucosa do céu da boca e se aplica esse tecido sobre a raiz exposta.

      :)

  8. Olá, comecei a ter sensibilidade nos dentes por retração gengival e meu dentista me indicou o uso de uma escova com cerdas de silicone e sensodyne repair e protect, porém sinto uma dor excruciante quando esta pasta toca meus dentes. Já usei outras para dentes sensíveis e não tive problemas, mas essa dói demais, é uma sensação de jogar açúcar em um dente com cárie… é inexplicável a dor. Fiz a escolha por esta marca por me ser indicada como a que apresenta melhores resultados. Será que o problema é com algum componente da pasta? Já ouviu outros relatos referente a este produto? Sabe o que poderia estar me causando tamanha dor? Pode me ajudar?

    1. Hanna, simplesmente use outra. Há várias pastas pra dentes sensíveis no mercado, e os resultados são diferentes dependendo da pessoa. A que funciona pra mim, por exemplo, pode não funcionar pra você. É testar pra ver.

  9. Olá Doutora, tudo bem?? Então, fiz a cirurgia ortognatica em 2014, ja tirei o aparelho fixo e agora estou usando o móvel, mas não consigo fazer protusão e lateralidade, é normal?? Todos que fazem essa cirurgia não conseguem fazer isso?? Meu sorriso mudou bastante, antes meus dentes não encaixavam e hoje a mordida esta ótima, porem a unica coisa que não gostei foi que continuo com o queixo grande, principalmente quando tiro foto…

    Obrigada pela atenção e aguardo uma resposta.

          1. Dra., vc acha que pode me dar algum problema no futuro?? Não vou precisar fazer a cirurgia de novo não, néh?? Devo voltar no buco e falar sobre isso??

            Obrigada por me responder e parabéns pelo blog :)

          2. Não é nem por dar problema no futuro… é pela limitação do movimento, mesmo. Eu acho que vale a pena conversar com o buco sim, pra ver se está tudo ok. Em princípio a ideia não é fazer uma nova cirurgia, mas ver se a anterior está dentro dos resultados esperados.

  10. Olá, bom, ha poucos dias eu estava com cárie, fiz o procedimento tudo certinho, no começo a sensibilidade era enorme mas logo passou, ontem estava comendo balinhas e de repente senti uma dor absurda, como se tivesse entrado algo dentro do meu dente, fui olhar no espelho e parece que está tudo normal, mas sempre que engulo algo dói, água gelada nem pensar, gostaria de saber se isso é normal ou eu devo ir correndo pro dentista. Um beijo.

  11. Olá,
    Ha pouco tempo tive que fazer um retratamento de canal, por conta de um canal mal feito ha 7 anos atras, a dentista observou uma pequena reabsorção gengival em cima do meu dente da frente, o mesmo do canal… Feito o canal ainda sinto uma pressão no dente, nada doloroso, mas chega a atingir o dente ao lado, e ao morder tbm estou sentindo um pequeno incomodo, gostaria de saber se isso é normal, por ser recente o retratamento de canal (ha mais ou menos 15 dias a atras), ressaltando que estou fazendo clareamento interno e externo no dente do canal para a troca de uma resina antiga, que de fato quebrei o dente quando pequena (ta ai o motivo do meu canal) e pelo menos uma vez na semana durante umas 7 semanas, consequentemente abriram varias vezes o mesmo! Seria por mexer demais nele, tanto no canal, quando no clareamento, que foram bem em seguida um do outro? Agradeço desde já se puder me ajudar!

    1. Jéssica, como o tratamento é recente, o incômodo que você sente pode ser considerado normal. Continue alerta, o esperado que esse incômodo sempre diminua, até desaparecer. O clareamento, em si, não deve ter a ver com a dor.

  12. Dra. Ana, eu tinha uma restauração de platina ha mais de 20 anos, ela caiu agora, daí eu resolvi fazer outra restauração, no entanto o dentista pediu um RX eu fiz e o dentista ficou preocupado. Pois estava próximo da polpa, então ele sugeriu que eu fosse a um dentista de canal, o dentista de canal disse que estava próximo mais não precisava fazer canal, teria que fazer uma restauração delicada, pois estava profundo, então ela fez essa restauração, só que to sentindo uma leve dor quando tomo refrigerante gelado, to com medo faz 2 dias. Será que terei que fazer esse canal mesmo?

    1. Acredito que não, André. Um leve incômodo é aceitável nos primeiros dias após a restauração, ainda mais sendo ele profunda. O incômodo deve diminuir e desaparecer com o passar dos dias. Se isso não acontecer, procure seu dentista pra reavaliar.

  13. Olá Dra, faz uns 3 meses que estou tendo problemas com o primeiro molar direito superior, quando há restos de comida que ficam presos nele sinto muita irritação (ou pressão) na gengiva e quando passo o fio dental para retirar estes restos a gengiva fica sensível e um pouco dolorida ao redor deste dente, principalmente quando passo o fio dental, só melhora um pouco depois de escovar bem os dentes, ou em certos casos tenho que tomar remédios, para a dor sumir. Quando isso ocorre as vezes o ouvido do mesmo lado começa a doer também. O que poderia ser a causa?
    PS.: Uso aparelho a quase 3 anos e estou em fase de retirada dele.
    Grato.

    1. Christoffer, pode ser que seu molar esteja cariado… ou, talvez, apenas haja espaço entre ele e o dente ao lado, e restos alimentares estão se acumulando nesse local. Converse com o seu ortodontista na próxima consulta, pra ele avaliar e ver o que está acontecendo.

  14. Oi Ana,

    Tenho 15 anos, e de um tempo pra ca todos os dentes da minha boca doem quando a gente exerce força sobre eles (principalmente os da frente)… Passei a escovar os dentes mais constantemente ultimamente. Também mudei a pasta que usei por um longo período por outra mais barata. Qual você acha que pode ser a razão das dores?

  15. Olá Ana, eu uso aparelho há 2 anos, nesse mês fui fazer manutenção, minha dentista colocou uma corrente nos dentes de cima o que fez eles ficarem moles e doloridos mas nada que fosse anormal, o problema é que depois de uma semana percebi uma certa sensibilidade em um dos dentes que está bem mole, quando bebo água ou como alguma coisa, sinto como se a dor fosse até na raiz, depois de uns 3 dias que esse dente ficou sensível outro do lado também começou a ficar, não acredito que seja por má escovação, pois no início do meu tratamento minha dentista me ajudou muito em aprender a fazer a limpeza com escova, fio dental, e eu uso ha 1 ano a pasta Colgate Clean Mint Total 12 a depois que comecei a usar ela nunca mais senti sensibilidade, isso só veio acontecer esse mês depois de uma semana que fiz manutenção, o que pode ser?

    Desde já agradeço!

    1. Jéssica, deve ser por causa da movimentação dentária, mesmo. Sugiro que você procure sua dentista pra avaliar, principalmente, esse dente que você diz estar mais mole. É bom ver se está tudo ok.

  16. Oi Dra. Ana.
    Fiquei muito tempo de aparelho, mais de 5 anos, porém já faz 7 anos que tirei e agora comecei a ter sensibilidade nos dentes superiores onde ficava o anel. É uma dor insuportável, quando consumo algo doce, gelado, passo fio dental etc..
    Comecei a fazer um tratamento, revestimento desses dentes com resina e usar sensodyne pro alivio, meu dente está horrível com a camada grossa de resina. E o pior, que mesmo dessa maneira ele não melhorou, o que devo fazer? Estou pensando em fazer um canal, não aguentou a dor, não consigo mastigar direito.

  17. Bom dia doutora,
    Meu dentista lixou bastante entre meu incisivo central direito e meu incisivo lateral direito, e recentemente o meu incisivo central doía MUITO ao beber líquidos em qualquer temperatura e quando batia vento nele. Quando fui consulta-lo ele me receitou Nimesulida e disse que caso não funcionasse teria que fazer canal. Eu fiquei assustado pois sempre higienizei muito bem os meus dentes. O remédio funcionou mas depois de uns dias voltou a doer, mas apenas quando eu bebo um líquido gelado e é muito menos intensa a dor.
    Antes ele não era assim, logo isso se deve ao fato dele ter lixado meu dente deixando ele mais “desprotegido”? Se sim, eu devo procurar outro dentista ou esse tipo de coisa acontece? Estou muito preocupado com esse assunto e não consigo pensar em outra coisa. Estou aguardando sua resposta, obrigado.

    1. Carlos, o desgaste entre os dentes pode aumentar a sensibilidade, sim. Sugiro bochecho com flúor, deve ajudar, não acho ser caso pra canal ainda. Esse tipo de coisa acontece.

  18. Bom dia doutora,
    Fui no dentista fazer uma revisão e ele disse que não tinha nada, só gengivite, porque meus dentes são muito juntos, mas sinto uma sensibilidade em algumas áreas, com a limpeza pode sair?

  19. Olá Dra. Ana. Finalizei o tratamento ortodôntico e tirei o aparelho fixo faz 6 dias. Mas, notei que ao mastigar os meus dentes molares estão doendo. Será que os dentes estão ficando sensíveis ao usar o aparelho móvel?

    P.S.: O aparelho móvel está machucando a raiz dos meus dentes. É a segunda vez que tirei o aparelho e faço o tratamento com ap. móvel. Da primeira vez, meu dente doía tanto que o dentista suspeitou que o dente tinha perdido o contato (estava levemente separado por causa da banda) e coloquei o aparelho para resolver o problema, mas nada adiantou.

    1. Érica, e quando você usava o fixo os dentes não doíam? A dor que você sente parece de origem periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva), e não dentária.

  20. Olá doutora, bom, o meu caso é o seguinte, teve uma noite que dormi com a janela aberta e ventilador ligado, estava calor e no meio da madrugada, esfriou muito, no dia seguinte n conseguia ficar com a boca aberta, parecia q meu dente iria cair, ja faz um tempo que n posso ficar na frente de vento, ou tomar algo gelado, que os dentes de baixo, dos fundos, doem muito, n consigo nem dormir direito, é uma dor horrivel, sera que é sensibilidade ou o siso nascendo?

    1. Talissa, parece ser sensibilidade dentinária, mesmo. De qualquer forma, se você tem entre 17 e 22 anos, o sisos podem estar perto de nascer, e essa dor pode ter a ver com isso, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  21. Ola Dra Ana.
    Em setembro fiz uma restauraçao no ultimo molar superior direito, tinha uma pequena carie. Passados uns dias, doia me ligeiramente na mastigaçao… deixei andar ate ha uns dias. Resolvi ir de novo ao dentista (mas nao o mesmo porque nao me encontro no mesmo pais) e este dentista disse me que seria a restauraçao elevada e talvez tivesse muito perto do nervo… ela tirou me um pouco dessa restauraçao para aliviar… mas o facto é que ainda continuo com uma leve dor quando mastigo (nada de grande incomodo), mas preferia nao ter qualquer dor ou incomodo. Qual a sua opiniao? Obrigada!

  22. Boa tarde, Dra!
    Tenho canal no dente da frente há mais de 20 anos.
    Há 3 anos resolvi fazer uma coroa de porcelana (com fio na raiz), o que me deixou muito satisfeita com o resultado estético.
    Agora após 3 anos, sinto sensibilidade (dor mesmo) quando bebo algo gelado, o que passa seguidamente.
    O que poderia ser?
    Ah… Minha gengiva também está levemente inchada (pouca coisa), mas está. (nada que me incomode)

    1. Dani, sensibilidade ao frio é algo que não se espera em um dente com canal tratado. Então, seria interessante avaliar junto ao dentista se o problema não é um dente próximo, por exemplo. O inchaço na gengiva pdoe sugerir um problema gengival / periodontal. Enfim, é preciso uma avaliação mais criteriosa.

      1. Dra. Bom dia!
        Ontem pela manhã tomei um refrigerante, logo depois senti um desconforto na ponta dos dentes da frente, os de baixo.
        E o desconforto não passou esta até agora, estou com medo pois vi vários motivos para essas dor em páginas da internet um deles e erosão dental, porem meus dentes sempre tiveram as pontas meio transparentes, mas nunca deu esse desconforto persistente. Obrigado desde ja!?

        1. A erosão dental é processo longo, Phellipe. O refrigerante pode colaborar pra isso, mas em longo prazo. Provavelmente isso é só sensibilidade dentinária. Se acontecer outras vezes, procure um dentista pra avaliar. ?

  23. Olá, Dra. Ana.
    Já por duas vezes, após comer bolachas que continham chocolate, fiquei com dores tremendas no ultimo dente molar superior. Ao morder sinto dor e a dor é latejante e continua.
    O meu dentista diz que é por ficar com comida presa entre dois dentes que depois inflama. No entanto é uma dor incapacitante que só passa com Clonix. Gostaria de saber se isto é normal ou se pode ser um abscesso, porque sinto dor ao fundo da raiz quando mastigo (parece que tenho o dente mais alto e inchado).

  24. Olá doutora, recentemente fiz duas obturações, foram aplicadas duas anestesias de cada lado, e agora tudo que eu como ou bebo quente ou gelado doi muito, o que pode ser?

  25. Bom dia, eu já estava há algum tempo com um dente inferior com um pedaço dele quebrado, e que também as vezes esse dente e o que fica abaixo dele (que é restaurado) sangrava quando passado fio dental, mas não doíam esses dentes, mas de uns dias pra cá está doendo e com sensibilidade ao vento. O que pode ser?

  26. Dra. Ana,
    Eu tenho nos dois dentes da frente facetas de porcelanas já faz uns 7 anos. Fui na semana passada ao dentista fazer uma limpeza dentária, e depois de uns dois dias estou com muita sensibilidade em um dos dentes da faceta, quando eu tomo muito gelado. O que pode ser??? Eu já uso o creme dental Prevent.

  27. Ola Doutora. Eu uso aparelho e tenho um dente restaurado, mas quando fui fazer a manutenção, meus dentes claro que se moveram, como de costume, só que este dente restaurado teve uma sensibilidade, digo isso pq até sem encostar nada ele da uma frieza, uma dorzinha de leve, e esta como tivesse mole, e passo fio dental nesse dente pra ver se ele cai ou algo, mas não caiu, to com medo que caia, ou sei lá, não sei se é pq puxou o dentes, maaas nem como ha 5 dias coisas duras, só liquido, com medo que caia. Estou com medo de ir ao dentista e ela querer arrancar, sei lá. Não quero me precipitar… Mas sera pq ele é restaurado que ta assim? Obrigada…

    1. O fato do dente ser restaurado não o deixa com mobilidade. Fique tranquila, procure sua dentista pra avaliar, ela não vai extrair um dente seu sem que você concorde com isso. É importante ver o que está acontecendo, até pra evitar que seu dente realmente corra risco de ter que ser extraído.

  28. Ola doutora, eu tenho muita sensibilidade na parte de baixo dos dentes, so em baixo, faço tratamento ortodontico, até o mortorzinho faz doer, em cima nao tem, o q pode me dizer? Antes do tratamento ja era assim, obg.

    1. Alisson, os dentes inferiores anteriores têm uma tendência a maior sensibilidade dentinária, mesmo. Em princípio não há nenhuma consequência mais séria, só o incômodo, mesmo.

        1. Não Cesar, porque não sei qual a causa da dor. De qualquer forma, só vi seu comentário agora, e já é de manhã. Procure um dentista hoje ainda pra resolver isso.

  29. Olá Dra. Ana, obrigado pelas informações.
    Só uma pergunta, de um mês pra cá tenho sentido uma sensibilidade na gengiva.
    Quando aperto minha gengiva, acima do incisivo central esquerdo, sinto algo semelhante a um toque em minha raiz. parece que todo o dente se mexe.

    Esse dente sofreu uma quebra pela metade ha 12 anos atrás, porem já foi restaurado. Pensei que poderia ser devido a isso.

    De qualquer forma obrigado Dra. por dedicar seu tempo em responder aos comentários.

  30. Olá Dra., tenho sentido uma grande dor num só dentes da frente (da parte de cima) sempre que bebo água (na temperatura normal/um pouco fria)… é uma dor tão grande que chega quase até ao olho. O que pode ser?
    Nota: Tenho aparelho nos dentes, será essa a origem do problema?
    Obrigada.

    1. Ana, não acho que tenha a ver com o aparelho… parece haver uma alteração na sensibilidade, o que pode revelar o início de um problema de canal. Assim que possível, converse com seu dentista sobre isso pra que ele avalie. Não que já seja caso pra tratamento de canal, mas é preciso ver o que está acontecendo até pra, se possível, evitar isso.

  31. Doutora Ana, primeiramente tudo bem com a senhora ?
    Eu quebrei meu dente, na verdade um pedaço do dente, lascou um pouquinho da parte lateral do incisivo lateral, comendo pizza, na verdade eu mordi o garfo.
    Fui ao dentista e ele “lixou” a parte que estava afiada e incomodando minha lingua. Ficou bom, porém quando eu bocejo, ou tomo agua, ou qualquer outro tipo de líquido, ou quando escovo o dente e a escova encosta nessa parte que foi quebrada, eu sinto uma “friagem”. Além desses cremes dentais que a senhora recomendou, existe um enxaguante bucal ou algo que ajude a melhorar de forma mais rápida ? Minha dentista disse que é normal estar sensível, mas está incomodando muito. Desde já obrigado, e um feliz 2016.

  32. Meu dente quebrou e fiz restauracao há uns dois anos, e agora quando como algo solido ou doces esse dente e mais outros que não estao cariados doem. O que devo fazer?

    1. Ir ao dentista, Raquel. Pode ser sensibilidade dentinária (como explico no texto), pode ser que haja infiltração nessa restauração… é preciso avaliar pra ver o que está acontecendo.

  33. Ola Dra. Tenho as raízes de alguns dentes expostas. Isso me causa desconforto quando escovo e as cerdas tocam. Pedi ao meu dentista q tentasse resolver e ele colocou uma massa branca. Essa massa ficava diferente do dente inclusive me dava agonia ao passar a lingua. As vezes a pele da boca ficava meio presa nela. Enfim a massa caiu de dois dentes. Na região do dente q a massa ficava surgiu um traco escuro… cárie. N coloquei mais a massa e a sensibilidade me incomoda. O q faco? Achei meio amadora essa massa. N sei se era isso q o dentista deveria fazer. Obrigada.

    1. Debora, não sei que “massa” era essa… talvez nem fosse resina, mas um ionômero de vidro, tentando diminuir a sensibilidade, já que o ionômero libera flúor. O que se faz, geralmente, é restaurar ou aplicar dessensibilizantes locais. É possível, também, fazer uma cirurgia gengival pra recobrir novamente a raiz exposta.

  34. Olá, Ana. Fiz 8 restaurações ha 2 semanas, pois pelo uso do aparelho tive 8 cáries, não doíam pois eram pequenas segundo a dentista. Agora 1 dos dentes está sensível quando eu como algo sólido com ele, já estou usando sensodyne desde que as restaurações foram feitas e a sensibilidade dos outros dentes sumiu, mas esse dente em específico ainda tem um certo incômodo, nada tão forte que não dê pra mastigar, mas eu sinto uma “ferroada” de leve quando mastigo algo muito duro com ele. Gostaria de saber se isso é normal nesse período.

      1. Fiz tratamento de canal no dente 26, ele ja estava morto durante o tratamento q durou duas sessoes, não senti dor, foi tudo ok, ñ inflamou, a ultima radiografia depois de fechado tudo ok, porem depois de 7 dias comecei a sentir uma sensibilidade ao toque na parte de cima da gengiva, bem la no final, ja analisei, esta do tamanho normal, ñ tem pus nem nada, o que sera? Faz 20 dias do tratamento de canal e ela não passou antibioticos, disse q não havia necessidade ! Agora não tenho grana pra voltar la tão cedo, sera que da pra esperar, é normal?

        1. Considerando o tratamento de canal recente, pode ser “normal” sim, Suel. Seu dente ainda está se curando, há um processo inflamatório se resolvendo. Esse incômodo deve diminuir e desaparecer com o passar dos dias.

  35. Olá Dra. Preciso muito da sua ajuda! Eu sofro muito com a hipersensibilidade, minha dentista me recomendou a colgate sensitive, mas pra mim não adiantou, dai mudei para a sensodyne, usei a sensodyne repair & protect, sensodyne original, sensodyne cool gel, etc.. E não resolveu nada pra mim, já faz 1 ano que estou usando esses cremes dentais para a sensibilidade mas não resolve, então resolvi falar para minha dentista, aí ele passou flúor e me deu um pouco para passar em casa, e nem assim resolveu! Então queria saber o que mais pode ser feito para tratar?!
    Ps: eu uso aparelho fixo!! Obg desde já, Dra!

  36. Olá.
    Há algum tempo quando eu vou escovar e passo a escova numa determinada direção sinto um ardor bem fino como se fosse um choque, mas só no momento que as cerdas da escova triscam. Mudo a direção e não sinto, mas hj até mudando a direção senti. Mas n consigo identificar o que é, nem em qual dente, se entre os dentes, mas é chato. Será se é sensibilidade? Nunca tive sensibilidade nos dentes. E percebi q se agrava quando eu deixo de escovar três vezes ao dia por exemplo. Parece q passa um tempo normal e se de repente eu interrompo a constancia da escovação aparece isso. Só que agora parece q nem assim. Nem escovo mais em todas as direções devido esse choque, é ruim. O que será?

    1. Pela sua descrição parece ser sensibilidade dentinária, Allan. O flúor costuma diminuir a sensibilidade, então, quando você escova mesnos os dentes, seus dentes têm menos contato com o flúor e podem ficar mais sensíveis. Mas é só uma “teoria” minha com base no seu relato, pra um diagnóstico preciso, procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  37. Olá,
    Meu dente incisivo central superior esquerdo está um pouco sensível. Uma pequena pressão. Não sinto incômodo algum ao ingerir bebidas quentes ou geladas. Percebi que , internamente, na região próxima ao nariz está dolorida bem maus. Como se tivesse uma bolinha na raiz desse dente. Estou preocupado.

    1. Savio, havendo dor à palpação, uma possibilidade é que seja problema de canal. Você não sente nada pelo dente estar necrosado. Mas não dá pra afirmar isso apenas com base no seu relato, é preciso procurar um dentista pra avaliar.

      1. Meu dente da frente da uma dor quando bebo liquido, nunca mexi neste dente e desde qnd fiz uma obturação em um outro dente que esta do lado, este da frente começou a dar essa dor tipo um choque com água ou qlqr coisa liquida fria, o que pode ser?

        1. Jean, pode ser que o problema seja no dente restaurado e a dor esteja apenas irradiando para o dente ao lado. Pode ser algo passageiro, mas seria bom seu dentista reavaliar pra ver o que está acontecendo.

  38. Ola dra! No dia 15/12 fiz uma restauração pois tinha uma cárie, mas era pequena e nem precisou de anestesia, durante a restauração senti uma dor minima bem pequena, mas estava com inflamação na gengiva e saiu muito sangue, a dentista teve ate que esperar pra proceder, então ela me explicou que eu preciso de mais cuidado e etc.. Porem ja faz 5 dias e ao mastigar com o dente q foi restaurado sinto uma dor como se fosse um choque no dente, por isso nem estou mastigando com o lado que foi restaurado, e ao escovar sinto também uma sensibilidade, não sei se isso e normal, porque geralmente falam que dura uns 3 dias, e ao mastigar para de doer, então estou ficando um pouco preocupada, e a resina vejo que esta do tamanho certo. Tenho 14 anos e não sei o que pode ser, se puder me responder fico grata! Desde já grata, beijos.

    1. Flávia, às vezes depois de uma restauração o dente fica sensível uns dias… mas a tendência é essa sensibilidade sempre diminuir e passar. Se persistir por mais de 30 dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  39. Fiz limpeza nos meus dentes, somente limpeza. Agora um dos meus dentes está doendo, não toda hora, só qdo mastigo. To muito preocupado. A dor veio assim que eu me alimentei, logo após a limpeza.

    1. Igor, seus dentes podem ficar sensíveis mais alguns dias. Se o incômodo não for diminuindo com o passar dos dias (o que deve acontecer), procure seu dentista pra reavaliar.

  40. Olá doutoura!

    “Lasquei” a incisal do meu incisivo (como se fosse uma classe IV mas muuuuuito pequena, apenas uma lasca mesmo), porém de tempos pra cá comecei a sentir sensibilidade tanto nele quanto nos demais incisivos… As vezes até em puxar o ar pela boca dá pra sentir de vez em quando, mas é muito pouca a sensibilidade. O que poderia ser?

    1. Mattheus, sensibilidade dentinária, mesmo. Não acho que tenha a ver, diretamente, como o fato de você ter “lascado” o dente. Procure usar uma pasta pra dentes sensíveis, deve ajudar.

  41. Oi Ana!
    Fiz uma obturação na parte de cima do dente ha muitos anos, que era a mais escura, so que do lado do mesmo dente tava um buraquinho que é só no esmalte do dente, ai pedi pro dentista fechar, mas quando cheguei em casa depois de horas fui comer e não aguentava mais comer, a dor insuportável, voltei lá e ele trocou a antiga de cima, mas continuou a doer, ja voltei lá e ele já abriu as duas mais de 3 vezes e ainda doi, e o dente ta ótimo na raiz, foi feito raio x, mas ainda sofro com muita dor!

  42. Doutora, fiz um tratamento de canal há 2 meses no molar inferior. Aparentemente foi um sucesso e o dente parou de doer. Porém, há 10 dias o pre-molar vizinho começou a ficar sensivel ao toque. Voltei ao dentista e ele disse que poderia ser devido ao espaço deixado maior entre o molar e o pre molar e isso poderia levar ao acumulo de maior sujeira entre os dentes. Ele refez a resina dos dois dentes e diminuiu o espaço (ficou até dificil de passar o fio dental) mas não resolveu o problema. 1 semana depois retornei e ele decidiu fazer o canal no dente que estava doendo. Porém, a dor continua do mesmo jeito (não muito forte e não é pulsante. Também não tinha sensibilidade ao frio como o que tinha quando fiz o primeiro canal). A dor acontece quando toco no dente apenas. O que poderia ser?

    1. Cristian, pode ser um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes: osso e gengiva), e não no canal. Como os 2 tratamentos de canal são relativamente recentes, seria bom aguardar, porque ainda deve haver um processo inflamatório em curso, comum nessa fase de “cura” do canal.

    1. Diego, provavelmente há uma pequena recessão gengival, deixando a raiz do dente exposta e mais sensível. Unha não foi feita pra ser passada no dente, então PARE de fazer isso. Deve resolver. :)

  43. Oii Ana !!
    Tenho uma super sensibilidade nos dentes, sempre tive, desde que me conheço por gente ! Usei aparelho por dois anos, piorou demais, já tirei o aparelho e continua doendo muito, gelado, vento, doce, até quando tomo café agora doi também !! Estou usando pasta para dentes sensíveis, melhorou, mas ainda doi um pouco ! Verão está chegando e sorvete nem pensar… e eu adoro !!
    Detalhe, não tenho cáries !!
    Queria clarear um pouco meus dentes (agora que ele está certinho ! rs). A dentista já disse que vai aumentar minha sensibilidade, AH… tô morrendo de medooo !! Não quero que piore minha dor !! Queria saber se devo clarear, ou se existe algum tratamento para CURAR de vez essa sensibilidade que me mata !!
    Obrigadaaa !!
    Adorei tudo, muita informação e parabéns pelo seu profissionalismo !! bjo

    1. Obrigada, Carla. :)

      Todo clareamento dentário tem potencial de causar sensibilidade, então a sua dentista tem razão: se você já tem sensibilidade dentinária, o clareamento pode aumentá-la. Então pense muito bem antes de fazer o clareamento, é um risco que você corre. Quanto a sensibilidade, em si, existem medidas que podem ajudar muito, como a aplicação de dessensibilizantes e bochechos diários com flúor. Converse com a sua dentista.

  44. Boa noite, Doutora,

    Eu senti apenas um geladinho, como senti nos outros dentes que ela testou. MUITO obrigada pelos esclarecimentos, eu vou voltar lá essa semana e ver o que ela vai decidir, se eu precisar realmente do canal vou fazer, você me deixou mais aliviada. Agora com o passar dos dias o curativo que ela colocou esta deixando gradativamente o dente menos sensível, vou relatar minhas experiências dessa semana para ela, para que assim ela tome a melhor conduta. Mas uma vez muito obrigada pela atenção ^^

  45. Olá doutora, por favor me ajude, em fevereiro fiz duas coroas, uma do lado da outra, e desde então não consigo comer nada do lado que fiz, pois dói muito o dente desde a gengiva, está tudo muito sensível, já fui ao dentista e ele só gasta a coroa e diz que está inflamado, não sei mais o que faço, dói dia e noite, e agora estou grávida, e quando ando sinto o impacto no dente, não sei mas o que fazer. Obrigada.

  46. Oi Ana, amo seu blog, sempre que estou com alguma dúvida venho aqui tira-la. Desde ontem estou sentindo dor no dente incisivo central quando bebo água, a dor acaba se espalhando para os outros dentes sendo até insuportável por alguns segundos.
    No texto vc falou algumas situações, mas gostaria de saber se pode haver alguma relação de eu ter extraído 2 dentes por causa do aparelho e agora está apertando. Pode me dá algumas dicas do que posso fazer até minha próxima visita ao dentista que será só mês que vem?

    1. Beatriz, obrigada. :)

      Sim, a movimentação ortodôntica pode deixar os dentes mais sensíveis. Você pode tomar um analgésico nos momentos em que a dor for mais forte. Bochechos com flúor podem ajudar, também.

  47. Boa noite Doutora,

    Alguns meses atrás eu fiz três restaurações em dentes posteriores. Fiz uma radiografia antes, foi detectado que eram realmente cáries bem pequenas… Dois deles ficaram como antes, mas o terceiro ficou com uma dorzinha chata, que parecia ser por dentro do dente, uma dor como se fosse um “peso” no dente, voltei lá, outro dentista tirou a restauração, colocou um curativo e uma semana depois fui refazer a restauração, ele disse que provavelmente haviam esquecido de forrar meu dente, por isso estava sentindo dor, ele refez o processo e me disse que meu dente poderia ficar sensível durante uns 15 dias… O problema é que o dente foi ficando cada vez mais sensível a ponto de eu não conseguir mastigar nada mais sólido em cima dele, então passei a mastigar só de um lado para não prejudicar, e voltei lá com muito medo de ter que fazer um canal. Voltando lá tiraram um raio x do meu dente, viram que a restauração estava longe do canal, ela ainda fez um teste com um spray gelado e eu não senti dor alguma, ela viu então uma resina que tinha no mesmo dente, só que da parte superior, que estava com excesso, ela disse que podia ser aquilo que estava forçando o dente de baixo e me fazendo sentir dor, ela então tirou o excesso da resina (que foi colocada na época que usei aparelho para que eu não fechasse totalmente a boca) e testasse para ver se a dor ia continuar, fiquei uma semana tentando mastigar e continou doendo, voltei lá ela tirou a restauração mais uma vez, forrou o sente, colocou uma massa mais mole e disse que se dentro de uma semana continuasse doer, ia ter que fazer canal. Estou com muito medo de ter que fazer canal, uma cárie tão pequena pode gerar um problema tão grande? Meu medo é fazer, estragar um dente bom e ainda continuar sentindo dor, porque sei que é um processo muito mais sério e tenho medo que não façam direito e eu ter que acabar arrancando um dente bom :/ . Estou muito preocupada . Desde já agradeço muito !

    1. Geysa, se foi feito o teste térmico (com o algodão gelado) e você não sentiu NADA, sinal que o nervo do seu dente necrosou… e aí é preciso tratar canal. Pode sim haver um problema periodontal por causa do excesso de resina mas, mesmo se houver, ainda será preciso tratar o canal. Mesmo dentes sem cárie alguma podem ter indicação de tratamento de canal, e tratar o canal não “estraga” o dente, pelo contrário. Não vejo razão alguma pra você achar que o canal não será bem tratado e que isso levará à perda do dente. Converse com a sua dentista.

  48. Boa tarde Doutora, tudo bem?

    Fiz uma coroa de porcelana no meu molar, por conta que meu dente quebrou muito, já faz umas duas semanas, no mesmo dia do tratamento eu fiz a limpeza de todos os meus dentes, e doeu bastante, de uns 5 dias pra cá tenho sentido um incomodo um tanto forte nesse dente da coroa, e hoje esta doendo bastante, principalmente depois que como ou “mexo” no dente, isso é normal ou estou com alguma complicação nesse dente da coroa? Estou assustada com isso agora. Obrigada, Doutora.

    1. Patricia, difícil dizer só com base no seu relato. Pode haver um problema gengival, alguma desadaptação, a coroa pode estar “alta”… depende. Procure seu dentista e relate o problema pra ele verificar o que está acontecendo.

  49. Olá!

    Então, doutora, meu dente 11 dói “do nada” as vezes, assim como o 21. Não sensibilidade quando como coisas doces ou ácidas ou quentes, mas ao frio, às vezes apenas (sorvete, por exemplo). Não tenho recessões gengivais, nem bruxismo nem nada disso, é normal então? Outra coisa também (não tem a ver) é que o meu 12 nasceu “apinhado” (o anterior, de leite, já tinha caído, mas o permanente nasceu errado mesmo assim) e o meu 11 está com gengiva cobrindo uma pequena parte dele, isso pode ser devido ao meu 12 em posição errada que sei lá, pode ter “empurrado” gengiva em cima do 11? Quando eu usar o aparelho ortodôntico, a gengiva do 11 voltará ao normal?
    Dentes que se batem errado, como o meu 24 e o 44 (batem muito colados) se consertam com aparelho, certo?

    Obrigada, doutora!

    1. Sensibilidade ao frio não é necessariamente sinal de problema. Até certo ponto, é normal. Com os dentes apinhados, a gengiva pode ficar “apinhada” também, pois ela segue a posição dos dentes. Em princípio, com o alinhamento dos dentes, a gengiva se alinha também. Caso em alguma área isso não aconteça, há como corrigir cirurgicamente. Sim, dentes que “batem” errado se corrigem com aparelho.

  50. Olá, tirei meu aparelho com apenas 3 meses de uso porque não me adaptei a ele, já faz 1 mês e sinto um dente doer quando mordo, o dentista disse que é porque ele ainda está voltando para o lugar de antes, mas acho estranho essa dor.
    Também tenho a impressão que perdi o esmalte dos meus dentes na remoção do aparelho porque vejo uma parte com brilho e a outra riscada, isso em todos os dentes, estou muito preocupada, será que realmente ele desgastou meus dentes com broca errada para a remoção da cola? E o dente doendo, o que pode ser?

    1. Martelli, sim, esse seu dente ainda deve estar voltando à posição, por isso o incômodo. Converse com o seu dentista, pode haver, ainda, algum resíduo de resina da colagem dos bráquetes.

  51. Doutora…
    Fiz duas restaurações ha uns 38 dias…
    Um dos dentes apresenta uma leve sensibilidade…
    Quando eu como carne, pão, galinha e etc…
    Eu não sinto nada…
    Porém quando se trata de comer farinha, cristais de açúcar, Ruffles (comidas que tocam bem no meio do dente restaurado eu sinto um leve choque…
    A sensibilidade era maior, mas diminuiu…
    Estou usando sensodyne e a dor não para…
    Lembrando que eu nunca senti nada nesse dente, só ficou sensível depois que eu fiz a restauração…
    Já ou outro dente não apresenta nenhum problema…
    E a doutora me disse que as minhas restaurações são rasas (tipo superficiais)
    O que pode ser?

    1. Jeverson, esse incômodo ao mastigar cristais e farináceos é relativamente comum. Seria interessante reavaliar junto à sua dentista se essa restauração não ficou com alguma “bolha” interna. Pode ser, também, que uma parte da restauração esteja sendo mais exigida que o restante, dissipando as forças mastigatórias de forma desigual, o que se reflete no “nervo” do dente… por isso o incômodo. Enfim… é preciso reavaliar. Não acho que Sensodyne ou outras pastas de dente desse tipo ajudem, pois não é um quadro de sensibilidade dentinária.

  52. Dra., eu fiz um tratamento de cáries e restaurações com meu dentista ha mais ou menos um mês, de lá pra cá não paro de sofrer com muitas dores nos dentes superiores da frente, um dente do lado esquerdo parece que a gengiva retrocedeu, e mais, não é só ele q dói, mas os que estão próximos a ele também, não consigo tomar água sem sentir dor, será que a dor nos demais dentes pode ser da gengiva também?

      1. Ana, tenho quase o mesmo problema do Raphael, e em meus dentes foram feitos raspagem e limpeza com flúor, e estão muitos sensiveis, o que pode ser? Outra informação doutora, meus dentes estão doendo demais quando escovo os dentes, mesmo escovando com pouca força, uso pasta normal sem ser especifica para sensibilidade, reafirmando minha pergunta! O que pode ser?

  53. Quando tomo água em temperatura ambiente só um dente meu doi mt. Estou usando aqueles elásticos nesse dente, e eu sinto q ele está batendo no dente de baixo. Ñ consigo mastigar direito nem fechar a boca. Meu dentista ñ está conseguindo acertar a minha mordida, o q eu faço?

    1. Ingrid, durante o tratamento ortodôntico não é incomum que um ou mais dentes “batam” de forma errada no correspondente do arco oposto. Pode haver sensibilidade, também. Entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas.

  54. Oi eu fui ao dentista, ele disse que o dente principal tava tipo virando, daí disse a ele que tava com muita sensibilidade, antes disso eu já tava usando um Sensodyne, mas tinha acabado e começou a doer, então ele me recomendou Colgate Total 12, daí comecei a usar e parou de doer, pronto, aí duas semanas atrás voltou a doer novamente, dores fracas. Daí comprei Sensodyne extra fresh, tou usando ele, agora meu dente já faz 1 semana que tou usando essa pasta e continua doendo mto mto, e ta doendo forte, e doi a cabeça. O que posso fazer, a pasta era outro Sensodyne. Eles são todos iguais ou eu comprei errado, o que faço, meu dente ta doendo mto.

    1. Kelve, a sensibilidade dentinária não faz doer a cabeça, não é uma dor irradiada… mas localizada. Converse com o seu dentista, deve ser mais que apenas sensibilidade. Pode haver um problema de canal, por exemplo.

  55. Estou sentindo muita dor no último dente ha algum tempo, é como se estivesse furando ele. Só que de repente começa a doer toda a gengiva do lado que está o dente, estou usando gingelone…
    O que pode ser?

  56. Olá, tenho sentido dores em somente um dente quando como ou bebo qualquer coisa. Se essa bebida é gelada ou quente a dor é mais intensa. Quando vou dormir tenho que evitar uma determinada posição de forma que eu não pressione o dente porque dói. O que pode ser?

    1. Danilo, parece problema de canal. Quando o dente dói ao frio, ok, mas quando dói com bebidas quentes, é sinal de que pode haver necrose pulpar, ou seja, que o “nervo” do dente morreu. Aí é caso de tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  57. Olá doutora, eu fiz um canal e um dente na quinta-feira dia 8/10. E quando eu bebo água mesmo sendo mineral, ele causa uma dor forte, estou tomando o remédio passado pela doutora, mas acho que após o tratamento de canal eu nao deveria sentir mais nenhuma dor, dia 16 tenho uma marcação lá pra fazer a restauração desse mesmo dente, o que que você acha sobre isso?

  58. Oi, boa tarde doutora, estou ha dois dias com dor na boca, dor na gengiva na parte superior e inferior do lado direito, a minha gengiva n esta inchada mas doi muito e incomoda, e qd aperto doi tb, o q devo fazer?

  59. Olá doutora, seguinte, meses atrás eu fiz duas restaurações nos meus dois dentes da frente. Um deles, o do lado direito, ficou perfeitamente normal. Já o do lado esquerdo que sofreu grande impacto e a quebra foi maior, a doutora disse que não precisaria canal e que iria restaurar. Com o tempo se ele “escurecesse” eu voltaria lá. Mas entao, ele não escureceu e a sensibilidade existia ali ainda, porém era suportável. Ha dois dias esse dente parou de sentir sensibilidade, sinto uma pressão nele e na gengiva, fora que os outros dentes desse lado esquerdo tanto superiores e inferiores estão doendo. Vou fazer raio x ainda, mas falam que pode ser bruxismo. O que me espanta ainda é esse dente da frente perder sensibilidade e eu sentir esse desconforto como se ele tivesse prestes a cair, eu mordo e ele doi, está dolorido como se eu tivesse levado uma pancada nele. E não levei. Ele ta como se tivesse alguém apertando ele. Aliás, a restauração ficou diferente, o esquerdo não ta igual ao direito. Ficou antiestético. Porém já faz muitos meses e agora que vim sentir essa dor nele. Veio ficar dolorido nesses dois dias.

    1. Harrison, pela sua descrição há um problema no canal e, talvez, na gengiva também. Por isso você não sente mais o dente, só a “pressão”, porque o “nervo” dele necrosou. Sugiro que você procure sua dentista pra reavaliar.

  60. Peguei uma sinusite, meu olho arde, meu nariz tambem, e parte da face do rosto, ae um dia a noite eu deitei com o rosto para baixo no travesseiro, e por um acaso eu pressionei meu dente, ae começou a doer, nao só ele, a maioria dos meu dentes doem, e eu quando como coisa em cima nao doi, ela passa e depois volta, isso pode ser da sinusite?

  61. Oi doutora, eu fiz uma restauração ontem a tarde de um dente molar inferior que estava com uma parte quebrada, mas bati raio x e a doutora falou que não precisava fazer canal, então ela trocou toda a restauração antiga que era com amálgama e colocou uma branquinha e até então tudo bem, mas de madrugada começou a doer, sabe, uma dorzinha meio incômoda que não me deixou mais dormir. Então tomei água gelada, café e deixei cair em cima do dente quem não doi, mas essa dorzinha chata não sai. O que pode ser?

    1. Elizabete, provavelmente apenas uma sensibilidade pós-restauração, o que não é incomum. Geralmente isso se resolve de forma espontânea em alguns dias. Caso isso não aconteça, procure sua dentista pra reavaliar.

  62. Me ajuda, nao consigo tomar nada gelado, evito ate rir por causa dos dentes q doem, me da uma solucao, nao aguento mais, meus dentes ate sangram quando eu escovo de tão sensiveis.

    1. Marcia, sensibilidade dentinária é uma coisa, gengivite é outra. A dor que você sente parede ser da sensibilidade dentinária (como explico no texto), já o sangramento gengival é causado, via de regra, pela gengivite. Então são 2 coisas a serem tratadas. Se as pastas de dentes específicas pra sensibilidade não estão ajudando, converse com o seu dentista. Pode ser que haja recessões gengivais, necessidade de restaurações, etc.. Ele pode aplicar um dessensibilizante ou recomendar bochechos com flúor, por exemplo.

  63. Dra, me ajuda. O meu canino superior esquerdo de uns 4 dias pra cá esta muito sensivel. Tudo que eu tomo (morno, frio, temp ambiente) dói, alem do ventinho de quando bate. Eu não sei o q fazer mesmo sendo só UM dente. Dói muito :( e vale dizer… q eu estou usando aqueles elasticos de aparelho… pode ser por causa deles?

  64. Doutora, fiz uma restauração há quase 3 anos no dente da frente e agora a gengiva próxima a este dente está um pouco escurecida.
    Gostaria de saber o que devo fazer para a gengiva voltar a cor normal?

    1. Aí é que está, Sandra… se você já utiliza uma pasta pra dentes sensíveis e a dor continua, pode ser que o problema seja outro. Ainda acho uma ótima ideia a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  65. Olá doutora, com muita frequência eu sinto dores fortes em todos os dentes, da vontade de até bater a cabeça de tão forte, ocorre também dores de cabeca junto, isso pode ter a ver com minha sensibilidade ou é alguma inflamação, porque eu também sofro com sinusites… Agradeço se puder me ajudar. Grata.

    1. Sandra, se não for uma nevralgia, provavelmente é apenas sensibilidade dentinária generalizada. Você usa alguma pasta de dentes específica pra isso? Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra um diagnóstico mais preciso.

  66. Olá doutora! Fiz a extração do primeiro molar superior e gostaria de saber se eu colocar aparelho os dentes que estão atrás virão pra frente e substituirá o extraido?
    Grato!

  67. Olá, boa tarde!! Gente, preciso de ajuda, há um mês atrás fiz um tratamento de canal em dois dentes no 31 e 49 se não me engano, então… Depois que fiz o tal tratamento, não senti absolutamente nada, nem dor nem incômodo, foi um sucesso, mas há uma semana atrás um dos dentes passou a incomodar, principalmente quando como doces e bebidas quentes, o outro continua normal, sem dor alguma!!!! Voltei à minha dentista e ela me passou um remédio, tirou um raio x e nada de anormal constou, se a dor não passar teremos que abrir o dente de novo, mas o q mais incomoda é que a sensibilidade é mto grande e parece que o dente tá mole??? O que pode ser???

    1. Edenize, pode ser uma pericementite (um inchaço / inflamação na ponta ou em volta da raiz do dente). Isso pode estar acontecendo porque o seu dente ainda está em processo de cura ou porque há uma nova infecção. É preciso avaliar.

    1. Sim Bruna, principalmente na base do dente, próximo à gengiva. É justamente ali que a placa / tártaro se acumula. Também é esperada essa sensação de dentes desgastados” porque, provavelmente, havia tártaro, que foi removido.

  68. Olá doutora, fiz uma limpeza, mas ele só passou uma maquininha barulhenta com um gel ou pasta, depois lavou com bicarbonato e passou outra coisa, acho q flúor, hoje minha gengiva ta toda machucada, acho q por causa da maquininha barulhenta e tô sentindo uma dor nos dentes tipo sensibilidade, isso é normal, passa com o tempo, minha gengiva ficará boa?

    1. Bruna, às vezes os dentes ficam um pouco sensíveis depois da limpeza, mesmo. Mas costuma passar com o tempo, sim. A gengiva vai melhorar também, apenas continue escovando bem os dentes e usando o fio dental.

  69. Minha amiga queria saber se vc poderia explicar o que eu vou perguntar agora ! É que ela falou que o dente dela do lado direito, o que fica lá atras, furou, ai ela falou que quando ela puxa o ar pelo lado direito, e o vento entra dentro do dente, ela falou que da tipo um choque por dentro do dente, que ela fica com uma dor incomodando so de um lado do rosto, e ela ainda não foi no dentista porque ela trabalha de domingo a domingo e esta sem tempo, se e alguma coisa grave ela quer saber, ou o que ela deve fazer ! Muito obrigada, aguardo a resposta…

    1. Suely, ela deve ir ao dentista. Ela tem uma cárie, e não há como tratar uma cárie sem ir ao dentista. E é melhor ela ir logo, pra cárie não virar um tratamento de canal. Diga a ela que compreendo a questão da falta de tempo, mas saúde é prioridade. Alguma brecha na agenda ela deve encontrar.

  70. Dra. Ana, boa noite! Faz um ano que fiz restauração em um dente e, a partir daí, comecei a ter sensibilidade nesse dente. Fiz diversas sessões de laserterapia e a sensibilidade com o gelado/quente passsou. O problema é que não consigo mastigar nada duro que meu dente dói demais! O dentista acha melhor fazer canal. É realmente essa a única alternativa? Obrigada!

    1. Paola, não é a única alternativa, mas é uma opção. Se essa restauração for direta, ela poderia ser trocada por um bloco, por exemplo, que ofereceria mais resistência mecânica e proteção ao “nervo” do dente. Quem sabe isso resolva o problema. Converse com o seu dentista.

  71. Olá doutora, espero que me responda… Então uso aparelho ha um ano mais ou menos, fui ao dentista para fazer a manutenção sexta feira passada, até hoje de manhã estava ótima mas quando foi agora de tarde eu abro a boca para comer algo ou outra coisa, e estou apertando minha gengiva e ela está dando tipo uns choques, sabe o que pode ser? Estou ficando preocupada, qualquer coisa vou ao Dentista, obrigado desde já! Boa tarde !

    1. Ranny, pode ser só um incômodo “pós-manutenção”. Se isso continuar pela próxima semana, procure seu ortodontista pra ver o que está acontecendo.

  72. Oi doutora, ANA TOKUS
    Fui ao dentista fazer um canal e tirei muitos tartaros, agora esta doendo muito um dente meu, ja fiz restauração nele, ja fez preenchimento da raiz, mas mesmo assim dói muito. O dentista tirou rx e não viu nada, disse que pode ser da limpeza e passou fluor, vai melhorar? O que ele tem que fazer? Tenho 56 anos e estou na menopausa, isso afeta alguma coisa doutora? bjs

    1. Parece que o problema pode ser gengival, mesmo. Se foi feito raspagem (remoção de tártaro), é esperado que a gengiva esteja um pouco sensível. Aguarde mais alguns dias, deve melhorar.

  73. Doutora, eu tenho uma leve sensibilidade em apenas um dente, nada desagradável quando bebo água gelada ou coisa quente, só sinto um incomodo quando mexo muito forte no dente. Devo procurar meu dentista ou um desses cremes dentais que você passou deve solucionar o problema?

    1. Guilherme, deve procurar seu dentista. Porque não dá pra dizer, pelo seu relato, que o problema – se é que há problema – é sensibilidade dentinária, mesmo.

  74. Parabéns pelo Blog, super interessante!
    Pois bem. Eu tinha uma restauração bem antiga que, após anos, começou a incomodar. Fui ao dentista e, quando removeu a restauração antiga, que ainda era de amalgama, disse q essa restauração tinha sido feita por cima de uma cárie que não foi totalmente retirada e ela desceu. Foi realizada a restauração com resina e após senti muita sensibilidade com coisas geladas neste dente, exclusivamente.
    Foi retirada, mais uma vez a restauração e passei dois meses com uma provisória.
    Ao retornar para refazer a restauração, a dentista disse que iria fechar mas q se incomodasse por mais duas semanas, voltasse para encaminhar para fazer o canal.
    O que achas, deve mesmo fazer o canal ou essa sensibilidade poderia passar? Essa sensibilidade é apenas com algo gelado em contato direto com o dente, porém se for tomar água gelada, por exemplo, e não houver contato com o dente, não há qualquer incômodo. E quando ocorre o incômodo, basta cessar o contato que a “dor” passa.
    Obrigada.

    1. Dan, em princípio não me parece caso para tratamento de canal, pois a dor não é espontânea e não acho que haja alguma alteração no nervo do seu dente segundo os sintomas que voce relata. Mas cada caso é um caso. Converse com o seu dentista.

  75. Boa noite, Dra.
    Tirei uma antiga obturação hoje e coloquei outra, tomei anestesia. Havia cáries neste dente. 2 horas depois comi algo salgado e não senti nada. 6 horas depois comi uma fruta ácida e vi estrelas. É possível que tenha ficado um furo (pedaço aberto)? Ou é só sensibilidade mesmo? Estou apavorada em ter que fazer tudo de novo.

    1. Fabíola, possível, é… mas acho improvável. Creio que seja uma sensibilidade pós-restauração mesmo, o que pode durar até 30 dias. Mais que isso, procure seu dentista pra reavaliar.

  76. Primeiramente parabéns pelo blog, Dra. Ana, uso aparelho odontológico ha quase dois anos, e ontem eu senti uma grande sensibilidade num dente ao lado de um extraído ha muitos anos, e uso aparelho pra fazer a junção dos mesmos, e algum tempo mexo muito nele, e ele está mole, então tô ha dois dias sem conseguir enxaguar esse dente, ele está em perfeita condição, todo perfeito, só q nele tinha uma pequena cárie, hj eu restaurei ele, e ainda continua a mesma dor, q faço, retiro o aparelho ou espero a sensibilidade passar, ou a dor tá causando pq mexi muito no aparelho, e ele passou muito tmp com um fio entre os dentes pra segurar e o aparelho puxar os demais? Isso pode ocorrer devido ele estar preso? Qd tirei o fio dele ele começou a doer depois de alguns dias, qual sua opinião exata sobre esse caso? Me responda por favor, estou muito preocupado!

    1. Joedson, a dor pode ser tanto por uma sensibilidade pós-restauração quanto pelo fato do dente não estar mais fixado ao arco do aparelho. Na primeira hipótese, é comum esse tipo de sensibilidade por alguns dias; na segunda hipótese, movimentações dentárias podem causar dor, e “soltar” o dente é um tipo de movimentação, também. Dentes recém movimentados podem apresentar mobilidade. Em princípio, ok, apenas fique de olho, se o incômodo não for diminuindo, procure seu dentista pra avaliar.

  77. Boa noite, Dra. Ana. Tinha uma coroa no molar superior q estava me dando sensibilidade. Minha dentista disse que havia uma infiltração e achou melhor trocar essa coroa que já tinha há mais de 10 anos por uma toda de porcelana. Ela disse que não era caso de fazer canal. Estou com essa nova coroa há 1 semana mas estou preocupada pelo fato de não conseguir passar fio dental. Quando passo ele perto da gengiva eu sinto uma dor intensa na raiz do dente. Parece haver um espaço entre minha gengiva e a coroa. Devo me preocupar? Meu medo é ter que refazer essa coroa… Obrigada desde já e parabéns pelo trabalho!

    1. Fernanda, e seu dente já tem tratamento de canal? (você disse que não há necessidade de tratamento, mas talvez esteja falando de um retratamento).

  78. Ola, boa tarde. Amei o blog, li quase todos os comentários e acho que encontrei um otimo lugar pra tirar umas duvidas que estao me deixando de cabelo em pé.
    Bem, eu tenho 16 anos e acho que meu dente siso esta apontando no lado esquerdo inferior, pois a gengiva esta um pouco inchada e dura, nao tenho sentido dor no local desse dente, mas o problema é que o inchaço esta incomodando na hora de falar e comer, fazendo a minha mordida ficar concentrada mais de um lado que do outro. Parece que esta sobrecarregando alguns dentes e pra completar eu tenho os dentes sensiveis e bruxismo. O que acontece que esta incomodando muito mesmo desde que esse siso apareceu e baguncou minha boca mais um pouco rs, meus dentes da frente ficaram muito doloridos e estao um pouco moles, quando fecho a boca parece que vao sair do lugar. Alguns dias antes eu comecei a usar o fio dental, tambem tive a impressao de que os dentes da frente ficaram moles por isso, pois eles sao muito apertadinhos com os vizinhos e devo ter forcado na hora de passar o fio. O que acha ? Estou com muito medo de perder os dentes da frente. E sera que vou precisar extrair o siso ?

    Muito obrigada e parabens pelo blog !!

    1. Gabriela, segundo seu relato não vejo razão pra você perder dente algum, mas acho essencial a avaliação de um dentista, de preferência um periodontista (especialista em gengiva), pra verificar se realmente há mobilidade dentária ou se é apenas o “amortecimento” normal dos dentes. Use fio dental SEMPRE, agora para o resto da vida, ok?! Quanto ao siso, pode haver indicação de extração sim, mas não posso afirmar isso só com base na sua descrição. O dentista, após exame clínico e exame de imagem (uma radiografia panorâmica, geralmente), vai esclarecer quanto a essa necessidade.

  79. Oi Dra! Ha uma semana o dentista fez uma limpeza nos meus dentes. Até aí tudo bem, mas faz dois dias q 2 dos meus dentes ficaram sensiveis a água quente/fria, ao vento e ao açucar.
    Fui ao dentista hj e ele disse q é normal pq a dentina ficou exposta depois da limpeza. É assim mesmo? E se for, quanto tempo mais ou menos demora pra sensibilidade passar?
    Desde já agradeço ^_^

    1. Jaque, não é incomum que os dentes fiquem meio sensíveis depois de uma “limpeza”. Deve levar alguns dias ainda pra sensibilidade desaparecer. Use uma pasta de dentes pra dentes sensíveis, deve ajudar.

    1. Não dá pra afirmar apenas com base no seu relato, Shirley. Pode ser um problema de canal, pode ser um problema gengival… depende. Procure um dentista pra avaliar.

  80. Doutora, boa noite, tudo bem?
    Venho notando grande sensibilidade em alguns dentes, na região próxima a raiz do dente, ou gengiva.
    Na última limpeza que fui fazer senti muita dor quando o motorzinho passava e não consegui terminar a limpeza.
    O que poderia ser feito? Tenho medo de marcar de novo a limpeza e sentir dor.

    1. Camilly, isso é sensibilidade dentinária, e pode ter a ver com possíveis recessões gengivais que você tenha. Procure usar uma pasta para dentes sensíveis, bochechos com flúor podem ajudar a diminuir a sensibilidade, também. Converse com o seu dentista sobre isso.

  81. Bom doutora, ha pouco menos de 2 meses fiz em torno de 6 restauraçães, 2 do lado direito, 2 do lado esquerdo e 1 em cima do lado direito, e outras 2 em cima do lado esquerdo, so que nas de cima esta tudo bem, mas as de baixo andam me preocupando, sinto dores quando como algo muito duro por mais que seja macio, agua quente e fria me causam alta sensibilidade e dores bem incomodantes, tinha falado com minha dentista sobre essa sensibilidade e ela disse que varia, e essa alta sensibilidade pode durar ate em torno 2 meses, ela disse que caso não melhorasse iria por aquelas de mercúrio, só que meu pior medo e a necessidade e probilidade de ter que fazer um canal, tenho pavor so de pensar, bom doutora com toda essas informações o que a voce tem a dizer? Obrigado desde já.

    1. Fernando, “alta sensibilidade” não é algo que pode ser considerado normal. Porém essa sensibilidade não é espontânea, o que é um bom sinal. ENtaõ, em princípio, não é caso pra canal, mesmo. É questão de ver como o seu dente vai se comportar e, talvez, realmente seja necessário remover / trocar a restauração.

  82. Olá Dra. Passei o fio dental no dente antes de ir dormir e me começou uma dor enorme durante a madrugada, dor que dava até vontade de vomitar! Já passei por isso 2 vezes e sempre acontece em cima nos últimos dentes de trás! O que pode ser?

  83. Dra., me tira uma dúvida por favor, usei o creme dental Prevent por um bom tempo e achei maravilhoso, só que agora comecei a usar um colgate tripla ação e estou sentindo uma sensibilidade grande. Gostaria de saber se o creme dental Prevent pode ser usado normalmente sem intervalo, ou se o uso dele foi que acabou provocando essa sensibilidade com o tempo.?

    1. Taila, o Prevent pode ser usado de forma contínua, sim. Não creio que o responsável pela sensibilidade que você relata seja o Prevent, pelo contrário, pode ser a outra pasta de dente.

  84. Olá, doutora Ana! Tudo bom? Eu gostaria de tirar uma dúvida, acredito que a senhora possa me ajudar. Bom, há um mês eu estava comendo em um restaurante e acabei mordendo uma pedra que estava no arroz. No momento que mordi a pedra, fez um barulho, mas não doeu, eu só tomei um susto, afinal, eu havia mordido uma pedra! O dente, aparentemente, não trincou nem nada, ele parece normal vendo de fora. Mas, nesse dente, as vezes ao mastigar alguma coisa dura, eu sinto uma sensibilidade, uma dorzinha de leve, mas qualquer tipo de dor é incômoda, e eu gostaria que a senhora me desse uma luz quanto a isso. Eu não procurei um dentista porque não quebrei o dente, não trinquei, isso estou concluindo porque pude ver meus dentes no espelhinho e fiz toda a minha família checar também hahaha mas, e essa sensibilidade que de vez em quando eu sinto nesse dente desde então? É só quando eu mastigo algo duro, nem sempre dói, mas uma vez ou outra dá um dorzinha. Que deve ser? MUITO OBRIGADA! Grande abraço.

    1. Laura, parece que não houve fratura mesmo, mas, por via das dúvidas, seria bom avaliar junto a um dentista. Às vezes ocorre uma pequena trinca, sem maiores consequências ou que requeira tratamento imediato, e essa trinca provoca sensibilidade. Pode ser, também, que seja apenas um pequeno – pequeno mesmo – processo inflamatório ligado ao episódio de trauma, o que deve se resolver espontaneamente, com o passar dos dias. De qualquer forma: vale uma avaliação. O seguro morreu de velho. 😉

      1. Doutora Ana, muito obrigada pela resposta, fico mais tranquila hahaha seguirei o seu aconselho! Agradeço muito por se dispor a vir nos ajudar. Vale muito! Um grande abraço e tudo de bom! 😀

  85. Dra. Boa Noite

    Fiz uma restauração em dois dentes que tinham uma cárie que passou de um para outro. O meu dentista removeu a cárie e aplicou resina e depois um laser. Eu senti muita sensibilidade enquanto ele removia a cárie.
    Pensei que era só na hora, mas continuo com muita sensibilidade entre esses dois dentes que foram tratados, não dá nem pra passar o fio dental devido a resina, e se eu tentar forçar dói demais. Ele falou que já da pra colocar o aparelho mas eu quero saber o seu diagnóstico. E o que fazer quanto a esta sensibilidade?

    Já te agradeço!!

    1. Lucas, não é incomum que o dente fique um pouco sensível. Até 30 dias isso pode ser considerado “normal”, mais do que isso é importante que o seu dentista reavalie pra ver o que está acontecendo.

      1. Dra. Muito Obrigado pela atenção, justamente conforme passaram-se os dias ela foi diminuindo até sumir.

        Obrigado mais uma vez!!!!

        Beijos tudo de bom…

          1. Boa Noite Dra.
            Estou com o aparelho ortodôntico fixo.
            Há 2 dias durante a escovação notei um sangramento pequeno e incomum, depois de um tempo que fui notar que há uma bolha de sangue na gengiva em cima de um dos dentes. O que pode ser, o aparelho pode estar muito apertado? Ou é normal no início?

            Atenciosamente.

            Desde já agradeço!!

          2. Não é normal não, Lucas… e nem acho que tenha a ver diretamente com o aparelho. Sua descrição me parece a de uma fístula, o que pode significar problema de canal nesse dente. Na próxima consulta, relate o problema para o seu dentista.

  86. Olá! Doutora, fiz duas restauracoes ha um mes e senti muita sensibilidade. Só que ha 3 dias uma delas comecou a doer espontaneamente… Fui a um endodontista, porém ele está na duvida se realmente se trata de um canal ou se seria uma pulpite transitoria e talvez reversivel. Será que isso é possivel? Será que ainda dá tempo de não precisar de um canal? Estou tomando anti-inflamatorio e ainda sentindo dores constantes… parece uma dor próxima a região do nariz… Será que devo tentar refazer a restauracao? Outra coisa, ele não sabe dizer, e nem eu, de qual dente se trata a dor! Isso é normal?

    1. Pode ainda ser reversível sim, Silene. Seria uma boa ideia remover a restauração e fazer um curativo, pra ver como o dente vai se comportar… o problema é que, sendo a dor difusa, é mais difícil de identificar o dente que está causando ela pra remover a restauração certa. Então converse com o dentista que fez as restaurações, talvez seja o caso de remover ambas e ficar só com o curativo por uns dias, pra tentar evitar o canal.

      1. Doutora, estive em outros dois dentistas hoje, um deles fez uma raspagem no meu dente anestesiado achando que poderia ser algo embaixo da gengiva… está ardendo um pouco e pra piorar falou que estava errado e nao tinha nada a ver… já no outro (que é ortodontista e atm) fez uma plaquinha para aliviar minhas dores no ouvido e maxilar, e disse que talvez meus tubinhos dentários sejam grandes e a dentista na hora da restauração talvez nao tenha usado forramento, e assim o acido entrou nestes tubinhos e meu dente está doendo por causa disso… disse tambem preu evitar alimentos acidos e tomar tramal… pediu preu esperar uns dias pra ver se meu corpo reage a essa dor ou se precisarei mesmo de um canal, mas falou preu não retirar a obturação, pois o dente já está sensibiizado demais, e uma restauração pode piorar o quadro… o que acha doutora???? Me dente dói o tempo todo, mas não me parece dor pulsátil…

        1. Se a causa da dor for uma sensibilidade pós-restauração, remover a restauração e fazer um curativo removeria a causa da dor e “daria um tempo” para o nervo do seu dente se recuperar. Então eu continuo achando uma boa ideia. Procure a dentista que fez a restauração, ela sabe o que fez ou “deixou de fazer”, então é a melhor pessoa pra tomar essa decisão junto com você.

  87. Doutora Ana…
    Recentemente tratei meus dentes que precisavam de restauração, tenho dois dentes com canal. Quando fui fazer algumas restaurações que precisavam agora o dentista disse que eu estava com uma carie muito profunda, mas que não deu canal, mas que futuramente ele poderia dar canal ou não, tudo depende do meu organismo. Estou querendo fazer um clareamento em casa de peroxido de carbamida 16%, sera que o uso do produto pode fazer este dente dar canal? Já fiz a restauração do mesmo ha quase 3 meses e não sinto nada. Gostaria da sua ajuda, já que não tenho condições no momento de pagar um clareamento. Desde já obrigada.

    1. Gill, todo clareamento pode causar sensibilidade dentinária, ainda que passageira, porque pode criar um pequeno processo inflamatório. Esse processo inflamatório pode agredir o “nervo” do seu dente de forma tal que possa levar a um tratamento de canal, sim. Mas é uma possibilidade, estou sendo bem pessimista.

  88. Fiz uma restauração em ceromero pq havia uma cárie no primeiro pré molar superior.
    Eu não sentia dor… estava com uma restauração prata mas o dentista percebeu uma infiltração e trocou a restauração.
    Fiquei uns 15 dias sentindo dor somente ao mastigar mas agora passou.
    O q persiste eh uma dorzinha bem irritante na hora de passar o fio dental junto ao segundo pré molar.
    Da uma dorzinha bem intensa e depois passa. Voltei no dentista mas ele não viu qq problema.
    Tem solucao ?

    1. Provavelmente é um incômodo passageiro, Leticia. Possivelmente o dio dental está passando “apertado” entre os dois dentes. Uma possibildiade seria fazer um pequeno (mesmo) desgaste entre os dentes pra facilitar a passagem do fio dental. Converse com o seu dentista.

  89. Dra. Ana
    Parabéns pelo projeto, o melhor que já vi! Estou finalizando meu tratamento depois de quase 3 anos. Fiz implantes, ortodontia e troquei minhas restauraçoes. Agora está chegando na parte estetica, mas eu não consigo suportar a dor do clareamento. Já tentei todos os tipos, com as mais baixas concentraçoes e nao nadianta, DOI demais! As facetas ou lentes de contato seriam alternativas? Ou também provocam muita sensibilidade? Obrigada!

    1. Sim Camila, são alternativas… ainda que bem mais invasivas. Não acho que elas trariam sensibilidade significativa. O clareamento, por outro lado, tem grande potencial de trazer sensibilidade, embora passageira.

  90. OLÁ Dra, parabéns pelo site e dedicação, fui ao dentista porque o dente da frente doeu ao morder um chocolate bis e só parou de doer quando peguei enxaguante bucal PLAX sem alcool, fui no espelho olhar e notei uma manchinha no dente amarronzada bem pequenina, eu já tinha feito obturação nesse dente, então marquei logo o dentista, ele falou que é algo muito pequeno, é do tamanho da ponta de uma agulha bem fina, diz que não vai mexer agora pois ia ter que fazer um buraco grande agora no dente sem necessidade, que era só acompanhar. Isso está correto? Ele disse que a manchinha não justifica a dor, que a dor é da minha retração gengival. Estou em dúvidas. Eu tenho dentes sensíveis e refluxo ácido e biliar, sempre que vou comer doce é um que dói, pastas tipo Sensodyne não funcionam pra mim. Deixar esse dente tratar pode vir a virar um canal?

    1. Daniele, a explicação e justificativa que seu dentista deu é muito coerente, minha tendência é concordar com ele. Realmente a manchinha não justifica a dor. Não vejo razão alguma pra seu dente precisar de tratamento de canal em médio ou longo prazo.

  91. Olá, boa tarde!
    Dra. Ana, há 8 dias arranquei o siso direito inferior e hoje vou ao dentista retirar os pontos. Não senti nenhum problema na recuperação exceto pelo fato de não conseguir higienizar bem o local da cirurgia. Mas agora que retornei normalmente ao trabalho e falar normalmente, estou sentindo leve incômodo em abrir muito a boca. É normal? Outra dúvida que tenho é: desde de domingo sinto um incômodo em alguns dentes principalmente os 6 da frente superior e os 4 interiores da frente (tem contenção). Parece com sensibilidade, mas alivia quando sinto algo gelado, pelo q vi geralmente a sensibilidade doi com coisas geladas né? Isso pode ser sensibilidade? Meu dentista disse que terei que fazer canal nos dois dentes da frente da arcada inferior devidos a um trauma quando criança (cai no banheiro) o q fez formar dois cistos internos que foram visto por radiografia. Essa possível ‘sensibilidade’ pode ter haver com este fato?
    Desde já agradeço.

    1. Karla, sim, essa dificuldade em abrir a boca é normal e esperada. Quanto os 2 dentes com necessidade de tratamento de canal, certamente a sensibilidade que você sente é por causa disso. Quando o dente dói com coisas quentes e alivia com coisas frias, é sinal de necrose do nervo do dente (polpa).

  92. Dra. Ana, troquei uma restauração ha 5 dias e desde então o dente não para de doer. Somente com ajuda de analgésicos. Inclusive até o queixo doi. O que pode ter acontecido?

    1. Parece ser uma pulpite, Luciana… que é a inflamação do “nervo” do dente. Essa inflamação pode ser só uma sensibilidade pós-restauração, mas pode ser algo irrevesível também, e aí só tratamento de canal. Converse com o seu dentista.

  93. Olá Dra, fiz uma restauração no Incisivo Lateral (pelo lado de dentro, não na face) já faz uns 2 anos, e desde então eu vinha sentindo uma sensibilidade quando encostava nele alimentos ou até mesmo quando ia escovar os dentes… Acabei esquecendo e a sensibilidade foi enfraquecendo nem me incomodava mais… Até que eu retirei meu aparelho Ortodôntico e fui fazer uma Limpeza e minha Dentista disse que tinha uma mancha na Resina desse dente, ai ela fez o desgaste pra retirar essa mancha, porém agora sinto sensibilidade quando encosto, e agora ta pior até com vento, água gelada… o que pode ser Dra… ? :s

    1. Emerson, pode ser apenas uma sensbilidade dentinária passageira. De qualquer forma, seria bom fazer uma avaliação com relação ao canal desse dente, pra ver se está tudo ok. Converse com a sua dentista.

  94. Bom dia, bom meu terceiro molar está em perfeitas condições (visivelmente) mas sinto muita dor, e já fiz uma radiografia e ainda assim não tem nada, tem dias que não durmo por causa da dor, e não queria extrai-lo porque já tenho ausente o segundo molar. E detalhe, faz mais de 2 anos que nem mastigo com ele. O que pode ser? O que posso fazer?

        1. Existe um problema chamado “pericoronarite”, que é a inflamação / infecção da gengiva em torno de um dente que está nascendo. Tendo 22 anos, é provável que esteja acontecendo isso com você, já que o siso pode estar nascendo, mesmo que você nunca tenha mastigado com esse dente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. o tratamento pode ser medicamentoso, com a remoção de parte da gengiva e, até, com a extração… depende do caso. Eu falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

          1. Já procurei 2 dentistas e mostrei esse problema, e eles dizem o mesmo, que o dente está em perfeitas condições. Na segunda irei em um outro dentista, então vou falar sobre isso. Se acaso precisar fazer esse tratamento é provável que consiga mastigar novamente com o terceiro molar?

          2. Pois é, o dente deve estar intacto mesmo, o problema seria gengival. Se não houver indicação de extração desse dente, você vai pode mastigar normalmente, sim.

  95. Boa noite, meu nome é Elaine.
    Ja coloquei 4x o aparelho dental, tenho a mordedura torta, quando bocejo minha mandibula desloca, esqueci o nome, enfim… A dor e insuportavel, a ponto de querer sentar a cabeca na parede, e tiro sempre com alicates de unha.
    Tenho sensibilidade em alguns dentes, mais a vento do que a gelo, to desesperada pois preciso consertar meu problema. A dor no aparelho ou melhor, no dente é por causa dessa sensibilidade???
    Me ajude?

    1. Elaine, se você tem um problema na articulação, a solução não necessariamente exige o uso de aparelho ortodôntico. Existem outros tratamentos, e o tratamento ideal pra você depende de um diagnóstico preciso que indique a causa disso. Eu acho essencial que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fazer uma avaliação e alguns exames específicos. A dor que você sente quando usa aparelho porde ter a ver com certa sensibilidade dentinária, sim, mas me parece mais do que isso. Enfim, é preciso avaliar.

  96. Oi, Dra!
    Tenho sentido dor em um dente ao mastigar certos alimentos e ao colocar água ou qualquer outro líquido gelado nessa região. Recentemente passei algum tempo colocando enxaguante bucal nessa região várias vezes porque fiz a retirada do siso e limpava a área com o enxaguante, e assim que parei, a dor começou. A pasta soluciona?
    Obrigada :)

    1. Gabriella, o dente que dói é o que está ao lado do espaço do siso extraído? Se sim, essa sensibilidade deve ser passageira. Mas uma pasta pra dentes sensíveis pode ajudar enquanto isso, sim.

  97. Boa noite,
    Dr(a) sensibilidade nos dentes tem cura ?
    Ando com dois dentes latejando constantemente e dói muito quando como alguma alimentos e bebo líquidos gelados e temperatura ambiente.
    Meu dentista recomendou sensodyne, essa pasta resolve durante o tempo ou apenas faz prevenção?
    Desde já agradeço.

    1. Danilo, pode ter. Geralmente se fala em controle, e não em cura, mas às vezes é uma sensibilidade apenas transitória, por algum motivo bem específico. As pastas para dentes sensíveis costumam ajudar enquanto são utilizadas, se a pessoa não usa mais, o efeito se perde. Mas se os seus dentes latejam de forma espontânea, pode ser algo mais do que uma sensibildiade dentinária, mas já um problema de canal. É preciso avaliar direitinho.

    1. Andreza, relate isso ao seu ortodontista. Seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, também, já que parece que você tem bruxismo noturno.

  98. Boa noite, Ana!
    Estou com dor de dente do lado esquerdo na parte superior, receio que é de friagem, acha que analgésico melhora? Se não melhorar é caso de canal? E seria interessante comprar sensodine alivio pró?
    Grata, Gisele!

    1. Gisele, pode melhorar, mas qualquer atitude nesse sentido sem saber o que está causando essa dor, seria “chute”, assim como o uso de qualquer pasta de dentes pra sensibilidade dentinária. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e determinar a causa da dor… aí será possível tratar de acordo.

  99. Oi Doutora. Boa tarde, seguinte, eu uso aparelho odontológico e por isso meus dentes se tornaram sensíveis, o meu médico passou sensodyne, só que dói muito quando escovo os dentes com ela. Não deveria me dar alívio? O que devo fazer?

  100. Ola Drª Ana. Ultimamente estou sentindo umas dores muito fortes na boca, é como se fosse umas pontadas muito fortes na gengiva, não posso nem passar a mão no rosto na parte do queixo que já começa a doer, fui a um dentista e ele me avaliou, fiz os exames e ele disse que não tenho nada, porem pelo que percebi ele nem sequer olhou os exames, só disse que eu tenho que colocar aparelho ortodôntico. Disso do aparelho eu ja sei que tenho que colocar, porem a dor não desaparece de jeito nenhum. Só de encostar a língua na gengiva começam as pontadas, estou com pressentimento que estou com alguma infecção ou inflamação, estou sentindo muita dor, não consigo nem comer sem que eu sinta dor, minha vida virou de cabeça para baixo, não consigo viver, e que posso fazer? Por favor me ajude.

    1. Anderson, é preciso avaliar com mais critério, fazer alguns testes… se dói dessa forma, certamente há um motivo. Pode ser um problema que, radiograficamente, ainda não é perceptível. Pode ser sensibilidade dentinária, também.

  101. Dra. Ana, primeiramente parabéns! Sempre respondendo e dando atenção a todos.

    Bom, tinha 2 dentes obturados devido eu ter caido e ter quebrado um pedaço de cada dente, depois de 2 anos essas obturações cairam, fiquei uns dias com eles quebrados, fui e obturei de novo essa semana, tem 8 dias, mas quando mordo algo duro em cima desses dentes eles doem. Não tenho sensibilidade a gelado nem a quente. A dentista me indicou a Sensodiny. Mas ate agora nada.

    1. Alison, dependendo da fratura, se elas forem grandes, pode ficar meio dolorido mesmo, por enquanto. Se permanecer assim por mais de 30 dias, procure sua dentista pra reavaliar.

  102. Olá Dra. Ana,
    Ha alguns dias comecei a sentir sensibilidade em dois dente de trás, ha alguns dias isso vem piorando e hoje para comer e tomar líquidos sinto um pouco de dor! Fui ao dentista e ela fez raio x e está tudo certo, ela aplicou um gel e me disse para voltar para mais um aplicação! Você acha que pode ser um coisa mais séria? Ou só esse gel (que acredito que seja flúor) melhore? De qualquer forma comprei a pasta sensodine hoje, e vou começar a usar.

    1. Bruna, se for só sensibilidade dentinária, o gel (que deve ser flúor mesmo ou um dessensibilizante específico) pode resolver. É uma boa ideia usar a Sensodyne, sim.

  103. Dra, coloquei facetas nos 8 dentes da frente e um deles doi muito quando mordo um alimento. A dor passa logo. Meu dentista fez um raio-x e disse que ta tudo normal. Só que essa dorzinha em cima desse dente na hora da mordida incomoda muito. Dos 8 somente esse apresenta dor. Estou usando colgate sensitive e continua a dor. O que será?

    1. Joao, esse dente tem canal tratado? Se não, pode ser problema de canal, ou a faceta está interferindo na mordida (está “alta”). Converse com o seu dentista.

  104. Estou usando o Sensodyne e amei ele, uso o banqueador e o alivio rapido e duradouro… queria saber se depois de acabar com a sensibilidade posso ainda continuar usando ele ? Ou apenas quando estiver com a sensibilidade?

    1. Noriyuki, pode sim, apenas evite o creme clareador, pois esse contém bicarbonato de sódio que, com uso contínuo, pode desgastar a superfície do esmalte dentário. Já a pasta exclusivamente com fim de diminuir a sensibilidade dentinária, você pode usar sempre.

  105. Dra., voce sugeriu 3 pastas ai… mas o resultado delas é apenas quando esta usando, ou fica um efeito permanente? E qual a diferença pro dessensibilizante que o dentista aplica? Creio que o dentista deve ser mais potente, e caro, e permanente… nao sei… No caso de uma sensibilidade e dor ao mastigar estar sendo provocada por bruxismo, voce recomendaria a plaquinha, ou tratamento de dessensibilização com alguma substancia, ou as duas terapias combinadas?

    1. Dependendo da sensibilidade, o problema pode diminuir bastante ou até se resolver. Mas a ideia dessas pastas é o uso contínuo, é um controle, não uma cura. O dessensibilizante que o dentista aplica é uma outra substância que, via de regra, também precisa ser reaplicada depois de um tempo. Se a causa da sensibilidade é o bruxismo, o que tem que ser tratado é o bruxismo… aí o tratamento não contempla cremes dentais, mas a placa (e/ou outras terapias que o dentista indique).

  106. Dra, faz um tempo que fiz um tratamento para tirar algumas caries e fazer uma limpeza. Só vou no dentista de ano em ano e nunca tive problema com dor, porém há uma semana meus dentes pre molares estão me causando uma dor insuportavel e estão mt sensíveis… ate com agua natural ele fica sensivel. O que pode ser?

    1. Clara, parece ser uma pulpite (inflamação do “nervo” do dente), que pode ser algo passageiro ou com implicações mais sérias. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  107. Boa tarde, Doutora. Tenho uma dúvida. Troquei as restaurações dos dentes que ficam ao lado dos queiros por restaurações brancas, a partir daí esses dentes ficaram muito sensíveis. Voltei na dentista e ela me disse que agora tem que fazer canais nesses dentes. A senhora acha que é preciso fazer canais? Pois antes, quando as restaurações eram pretas, não sentia sensibilidade, só agora estou sentindo. Será que foi restauração mal feita? Ela me indicou creme dental colgate sensitive, mas não adiantou. Não queria fazer canal, pois sei que o dente enfraquece. Gostaria que a senhora me aconselhasse. Obrigada!!

    1. Ana, se a dor é espontânea e sua dentista julga que a inflamação no nervo do dente (polpa) é irreversível tem que tratar canal, sim. Às vezes o nervo do dente não se comporta bem diante da troca da restauração, pois a resina (a “restauração branca”) e as substâncias usadas na restauração podem “irritar” a polpa. O creme dental não deve ajudar mesmo, nesse caso. Dente com canal tratado não “enfraquece”, desde que seja adequadamente restaurado.

  108. Olá doutora, eu estou nos Estados Unidos e vim para cá sem fazer um seguro odontológico, só tive problema nos dentes quando criança em um dente de leite, e depois com uns 15 anos tive que fazer uma restauração (com resina) pois estava com uma cárie bem no comecinho. Nunca tive dor de dente, mas agora estou sentindo um dos molares doer, tenho muitos sulcos pretos (sempre tive) mas aparentemente não tem nenhum orifício diferente no dente, não sei se pode ser cárie mesmo ou canal, aqui tem feito muito frio, cheguei a pegar -22ºC, não sei se o frio excessivo deu algum problema, e também tenho passado stress e andei pressionando os dentes durante a noite. Não sei o que posso fazer, como não tenho seguro odontológico as informações que obtive foi de que vou desembolsar cerca de 3 mil dólares se precisar fazer um canal, fiquei desesperada. Estou voltando para o Brasil dentro de 8 semanas, já faz uma semana que estou com dor (não é nada insuportável), tenho alguma outra opção ou vou ter que fazer o tratamento aqui mesmo? Caso tenha que fazer o tratamento será possível só fazer alguma coisa inicial que aguente até eu voltar para o Brasil? Estou realmente muito desesperada com isso. Obrigada!

    Ah esqueci de dizer: essa restauração que fiz já faz cerca de 20 anos, e não sei qual dente foi, será que pode ser alguma infiltração? Tem como saber isso?

    1. Ellen, pela sua descrição não dá pra afirmar que haja necessidade de tratamento de canal. Se o dente estiver cariado, em princípio, seria suficiente remover a cárie e restaurar o dente. Se for caso de canal mesmo – não acho que seja -, dá pra fazer apenas a abertura e curativo, pra depois concluir o tratamento no Brasil. Mas a causa disso tudo pode ser apenas o bruxismo / apertamento dos dentes. Enfim… sem uma avaliação clínica, ficamos só no “achismo”. Você pode arriscar e aguardar as próximas 8 semanas com um pouco de dor pra resolver tudo quando chegar aqui, também. Nesse caso, torçamos para o dente não doer mais que isso.

  109. Ola doutora, gostaria de saber o que faço, pois nao aguento mais de dor, há alguns meses atras refiz minhas obturacoes, mudei por brancas, meu dentista notou que tenho tartaro e queria fazer uma limpeza para retirar, mas tenho muita sensibilidade em todos os dentes (nao sei se eh o tartaro ou se foi as obturacoes) pois todos os dentes sao sensiveis, principalmente os da frente (de baixo) que tem tartaro. Ele passou um remedio que nao adiantou de nada, mandou eu usar colgate sensitive, eu usei e nao melhorou, dai mudei pra sensodine e nao adiantou, como se nao bastasse a sensibilidade estou com mau cheiro na boca, acredito que eh por causa do tartaro que ja esta preto. Peco ajuda pois nao aguento mais esta situacao, o q posso fazer? Ele pode fazer a limpeza mesmo meus dentes estando super sensiveis?

    1. Tatiane, você TEM que fazer a remoção do tártaro, não acho que, pela sua descrição, seja opcional. Manter dessa forma pode trazer muitos problemas pra você (aliás, já está trazendo). Se os seus dentes estão sensíveis, é possível fazer a remoção do tártaro com anestesia.

  110. Ola dra, tdo bem? Fiz um canal ha 1 semana, e sinto uma dor terrivel qd cai gelado ou quente. Tb se como algo doce. É como se o dente estivesse aberto e hiper mega cariado, sabe aquela dor terrivel. Dói e depois de uns 2 mts para. Mas é muito forte. Meu dentista mandou tomar Profenid durante 3 dias mas n adiantou ate entao. O dente esta com curativo, mas acho q por dentro esta aquela massinha escura. Por fora é a branca. Sera q terei q refazer o canal. Pq no dia em q ele fez o canal ele tirou uma radiografia e disse “isso ai ta otimo”. O q sera q deu errado?

    1. Eloisa, certeza que foi tratado o canal? Você não está confundindo com uma restauração ou o canal ESTÁ SENDO tratado? Porque não faz sentido que um dente com canal tratado doa com variação de temperatura ou ao contato com alimentos doces.

  111. Olá Doutora!!! Tenho várias dúvidas rsrs. Fiz um canal, toda vez q me alimento entra comida dentro e quando passo fio dental dói muito… o que será? Tenho q fazer de novo o canal? Outra pergunta rsrs… meu dente siso inferior da esquerda dou muito, ainda mais quando cai água gelada ou quente ou até mesmo ar, o que eu faço? E tbm tenho um dente q está com um buraco, e quando entra comida dentro dói muito!!! Me ajuda!!! Se eu comer de um lado dói do outro tbm :-(

    1. Ádila, o dente com canal tratado está aberto? O que dói, a gengiva ou o dente mesmo? Porque dente com canal tratado não deve doer da forma que você relata. Quanto ao siso, a dor com alimentos quentes é um mau sinal, pode haver problema de canal. E o dente com “buraco” precisa ser restaurado mias rápido possível, antes que – se já não é – vire canal. Enfim: procure logo um dentista, não há o que você possa fazer pra melhorar isso sem ajuda profissional.

      1. Não doutora, quando eu pego no sono eu acordo pq levo susto e bato os dentes, mas é bem rapido. Tipo, se estou dormindo de boca meio aberta aí eu levo um susto, logo fecho a boca e bato os dentes ao fechar a boca.

  112. Olá, estou com um lado sensível e sinto dores ao morder, nunca senti isso antes, a sensação é que meus dentes estao moles, logo acima da minha mandibula, que fica embaixo da orelha, esta dolorido, o que deve ser??? Minha gengiva está bem dolorida.

    1. Elizama, pode ser um problema periodontal (da gengiva e do osso da região) ou articular, da ATM (articulação temporomandibular). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  113. Doutora, desde ja agradeço…

    Fiz uma obturação e durante dois dias o dente doia e depois parou, só que no quarto dia eu fumei um cigarro, deu uma sensação que a obturação tava se desintegrando, desde ja tudo que como ou bebo faz doer, o que eu devo fazer?? Vai ser preciso fazer canal? Ta doendo muito…

    1. Rômulo, dor espontânea não é um bom sinal, mas também não é certeza de ter que tratar canal. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  114. Dra., fiz uma restauracao na borda incisal do dente anterosuperior devido a um desgaste, e fizeram tipo uma restauracao, e agora quando bate vento ou ar condicionado, agua gelada, coisas quentes, sinto uma hipersensibilidade, e uso pasta dental sensodine, o que será que é ? Tenho medo do canal ! Pois sao dentes anteriores. Ta com uma semana e meia que fiz a restauracao!

    Dra., por que vc nao cria um grupo no whatsapp ?

    1. Ricardo, os sintomas que você relata são relativamente comuns depois da confecção de uma restauração, exceto a dor com coisas quentes… isso pode ser sinal de problema de canal, sim, infelizmente. É questão de reavaliar.

      Eu não crio um grupo no Whatsapp porque já existem vários canais através dos quais eu respondo perguntas, o que me toma um tempo danado. Só aqui no blog têm entrado cerca de 45 perguntas por dia. Se eu criar mais uma forma de me fazerem perguntas – e uma forma em que posso ser “perguntada” a qualquer momento e via celular, como é o caso do Whatsapp – eu vou ficar MALUCA. Já tá bem complicado de responder as perguntas do jeito que está, imagina com Whatsapp. Lembrando que este é um trabalho voluntário e que eu faço no meu tempo livre. 😉

  115. Ola, eu tenho um problema com sensibilidade em 6 dentes de cima, minha gengiva subiu… minha dentista colocou resina em todos, uso sensodine… mas a resina solta e eu n aguento mas sentir dor, doi com quente, gelado, doce, fruta… ate com agua da torneira em temperatura ambiente… o dentista ajudante dela disse que dependendo da situaçao tenho que fazer canal em todos os dentes. A senhora teria algum outro metodo… é mesmo necessario os canais?

    1. Gisele, quando esses dentes estão restaurados, eles doem? Ou é só quando a resina cai? Se é só quando a resina cai, o ideal seria manter os dentes restaurados, pra evitar o tratamento de canal. Uma possibilidade, também, é a aplicação de um dessensibilizante pelo dentista, costuma dar bastante resultado. Bochechos com flúor também ajudam a diminuir a sensibilidade dentinária, além de pastas de dente próprias pra esse fim.

  116. Olá Dra.
    Minha filha de 15 anos estava com o dente de trás inferior esquerdo, a cárie estava interna (grande), foi feita e remoção e o dentista colocou um curativo que ficou por 8 dias. Voltamos e ele fechou o dente e ela continuou tomando nimesulida. Já faz 5 dias isso e ha 3 ela sente muita dor quando bate liquido.
    entao ela toma dipirona e nimesulida e o alivio vem bem rápido e ela fica com o dente dolorido.
    Já faz mais de 10 dias de medicação!!!
    Me ajude!!

    1. Roberta, até 30 dias após a confecção de uma restauração o dente pode ficar sensível. Os sintomas que você descreve, por enquanto, ainda são de uma pulpite reversível, ou seja, parece que ainda dá pra evitar um tratamento de canal. Mas se a dor só cessa com medicação, seria bom procurar o dentista pra reavaliar.

  117. Oi dra,

    Gostaria de tirar algumas duvidas. Tenho varias restaurações nos meus dentes, ja fazia bastante tempo que eu tinha trocado, então resolvi ir a uma dentista e troca-las. Eu sentia um pouquinho de dor em dois dentes da parte inferior quando tomava gelado, mas pra quente e/ou para morder era normal, não sentia dor nenhuma. Porem agora depois que terminei o tratamento nao consigo mais comer direito, sinto muita dor em dois dentes da parte superior que nao doiam antes (um doi com gelado e o outro doi para mastigar coisa dura), na parte inferior tenho dois dentes que doem um de cada lado, justamente os dentes que usamos para mastigar, ou seja estou mastigando com os dentes da frente, ta horrivel. Esses de baixo doem tanto com gelado quanto para mastigar, chega dar choque. Conversei com a dentista ela me indicou usar a pasta de dente colgate sensitive, ja estou ha mais de um mes usando e nao melhora, e me disse que com o tempo vai passar a sensibilidade, e os dentes que estao doendo para mastigar ela disse que era talvez pq a obturacao tava um pouco alta, ai ela abaixou mais um pouco, mas ainda assim continua doendo muito. Enfim, continuo usando a pasta e esperando melhorar, mas estou meio em duvida se vai passar, pq varias vezes ja fiz tratamento e nunca ficou assim, e pq antes de fazer o tratamento meus dentes nao doiam nada p mastigar e agora doem? Aguardo retorno, obrigada.

    1. Elayne, sempre que se trocam restaurações uma certa sensibilidade pode ocorrer, isso até uns 40 dias após o procedimento. Se a dor é provocada pela mastigação e/ou água gelada, é uma situação; já se for espontânea, o problema pode ser mais sério. Não estou certa de que a pasta pra dentes sensíveis vá ajudar, já que me parece que você não tem dentes sensíveis… e sim dentes que doem depois de confeccionada a restauração. Enfim, é preciso investigar com mais profundidade e, se for o caso, até remover essas restaurações e ficar com curativos por alguns dias, pra ver como os seus dentes vão se comportar. Se eles pararem de doer, sinal de que era algum problema na restauração. Se não pararem, pode já ser problema de canal. Converse com a sua dentista.

  118. Olá Ana!
    Fiz duas restaurações nos dentes superiores, entre o dente maior e o menor bem na frente na direita e do outro lado a mesma coisa.
    As restaurações foram por trás do dente. Não sinto nenhuma dor ao comer ou beber algo, mas quando passo o fio dental sinto um choquezinho no dente. O que pode ser? Isso é normal?
    Parabéns pelo blog é maravilhoso!!!!

    1. Carol, faz tempo que você fez essas restaurações? Até 1 mês após a confecção de uma restauração o dente pode ficar um pouco sensível mesmo. Mais que isso, é bom procurar o dentista pra reavaliar.

      E obrigada. :)

  119. Olá dra.
    A princípio parabéns pelo site…
    Bom, há 2 dias estou sentindo meus dentes da frente doerem, na verdade não é dor, parece que eles estão moles, e soltos… é um incômodo horrível… faço uso de creme dental para clareamento, e me disseram que usar constantemente enfraquece os dentes e pode até fazerem cair… Não sei o que é, nunca senti isso na minha vida… quando a língua fica encostado neles, parece que está empurrando pra fora da boca… como se estivessem moles… enfim, o que pode ser isso? E o que faço?

    Desde já, grata!

    Abraços.

    1. Rebeca, eles podem estar moles, mesmo. Sugiro que você procure um dentista (periodontista) pra avaliar o mais rápido possível. Quanto ao creme dental “clareador”, ele não faria os dentes amolecerem, mas realmente não faz muito bem para o esmalte dentário, já que esse tipo de pasta de dentes costuma ser bastante abrasiva (como se “lixasse” a superfície dos dentes).

  120. Olá Ana… tomei um soco na boca há dois dias atrás, e desde então meus dentes da frente estão sensíveis demais! Conforme minha boca for sarando (pq o soco machucou a gengiva, deixando-a roxa e um pouquinho inchada), meus dentes voltarão ao normal? Ou nunca mais será o mesmo? Me ajuda, estou desesperada!

    1. Luana, depende. Se a dor for só da “pancada”, assim que o inchaço diminuir e a gengiva melhorar, a dor vai embora. Mas acho essencial que você procure um dentista pra avaliar se houve algum dano a esses dentes, não é incomum que situações de trauma levem à necessidade de tratamento de canal ou de outros tipos de intervenção. Esse cuidado pode evitar muitos problemas pra você no futuro.

  121. Boa tarde, Dra Ana.
    Primeiramente, quero parabenizar seu blog! Adoro!!
    Sempre dou uma passada e acho tudo super interessante!
    Parabéns por ser uma simpatia e passar tanta segurança!
    Então, estive no dentista há uma semana atrás. Eu só tinha uma cárie e ele trocou minhas obturações, que estavam velhas.
    Daqui a duas semanas, vou fazer limpeza e retirada de tártaro.
    Agora, sinto muita sensibilidade em um dente (que ele não mexeu).
    Dói muito quando bebo gelado, sorvete…
    Comprei a pasta Sensodyne com flúor.
    Quando o dente dói, passo um pouco da pasta no dente, massageio e melhora!
    Gostaria de saber se estou fazendo certo? Essa pasta é boa?
    O que faço?
    Obrigada, beijos!
    Suelen

    1. Suelen, obrigada. :)

      Pelo seu relato, e pelo fato da Sensodyne estar ajudando, fica claro que o problema é sensibilidade dentinária. Então você está fazendo certo, sim. A Sensodyne é um bom creme dental pra esses casos. Converse com o seu dentista pra ver se ele recomenda a aplicação de algum dessensibilizante local ou outro procedimento específico.

  122. Boa noite, eu fiz um tratamento de caries com uma dentista, segundo ela todas as minhas caries eram pequenas, porém depois que ela tratou, eu venho sentindo muita dor, ñ consigo mastigar e quando passo o dedo por cima do dente ele da choque, eu sinto dor e já tem mais de 30 dias, estou muito preocupado, o que posso fazer? O que será isso?

    1. Pode ser problema de canal, Luiz. Procure sua dentista e relate o problema, muitas vezes removendo a restauração e ficando com um curativo por algum tempo o problema se resolve, e evita-se o canal.

  123. Ana, semana passada fui ao dentista para fazer uma simples limpeza, como minhas restauraçoes eram antigas, a Dra resolveu troca-las, mas antes eu nao tinha nenhuma sensibilidade nos dentes, agora estou sofrendo muito, nem uma bala mole eu consigo mastigar, ela disse que com o tempo passa, na hora de restaurar eu sentia muita dor, ela ate me anestesiou, sinceramente estou com muita raiva dela.

    1. Luciana, provavelmente é um incômodo passageiro, mesmo. Se sua dentista achou necessário trocar as restaurações deve ser porque era necessário, não adianta ficar com raiva, embora até compreenda o seu descontentamento.

  124. Muito obrigada pela atencao que tem em tirar as nossas duvidas, vejo que é uma profissional muito bem qualificada para o que faz. Vou seguir e continuar usando a pasta e depois volto para contar se resolveu, sucesso!!!!

  125. Doutora, que bom que achei esse site, visto que a senhora nao demora em responder, DESDE ja agradeco, comecei um tratamento dentario por conta de umas dores que estava sentindo nos dentes, meu dentista ja fez todas as restauracoes que precisava, fizemos uma panoramica pois vou por aparelho, e exatamente onde tava sentindo dor ali nao tem nada, tres dentistas avaliaram meu caso e falaram a mesma coisa, ali quando bate gelado doi, mas eu tenho vivido a poder de dipirona, agora que ele restaurou todo os dentes que precisava, ele acha que vai passar essa dor, entao ele me passou a sensodine protec repair, pois ele disse que tenho muita sensibilidade, mas nao entendo o porquê da dor aguda que sinto, se nao é carie, nao é canal, o que pode ser isso doutora? Estou ha dois dias usando a pasta e ja deu uma aliviada quando cai gelado, mas a dor continua. Por favor, tenta me dar uma luz, doutora.

    1. Tatiana, se a pasta ajudou, acredito que você tenha sensibilidade dentinária. Talvez haja algum dente seu na região que dói que esteja com um pouco de recessão gengival, por exemplo. Uma possibilidade é o dentista aplicar um dessensibilizante no local. Mas continue usando a pasta.

  126. Dra. Ana, boa tarde!
    Eu faço uso de aparelho ortodôntico, já faz uns 5 anos e nunca tive grandes problemas com dores e nada… mas há 3 meses tenho sentido uma dor e aumento de sensibilidade em apenas um dente… central, na parte inferior, falei com a minha orto e ele tirou o fio e tudo! Fui em 2 dentistas e um disse que poderia ser canal e outro disse que não! Fiz uso de anti-inflamatório por 3 dias e percebi melhora, mas hoje ainda tenho a sensibilidade quando bato no dente ou quando escovo (água fria), e agora o que fazer?

    Moro em Campo Largo PR. Agora que vi que vc é do Paraná né?

    1. Débora, se há dor com água fria, é um bom sinal… parece que há uma pulpite (inflamação no “nervo” do dente) mas, em princípio, é reversível. O fato do anti-inflamatório ter ajudado, é um bom sinal, também. É provável que a causa seja a própria movimentação dentária. No momento não há muito o que fazer senão acompanhar os seus sintomas e ver como o seu dente vai se comportar.

      Sim, eu estou em Curitiba, mas depois que meu caçula nasceu (ele está com 9 meses) tenho trabalhado mais com exames de imagem, pra ficar mais com ele. 😉

  127. Ola doutora Ana, eu sinto uma dor fina aguda do lado esquerdo, porém não tem nenhum dente cariado desse lado, são todos perfeitos, não dói quando tomo gelado nem quente, só dói quando mordo algo mais duro, e as vezes nem dói quando como em cima, só vem doer um pouco depois, a dor é fraca quando dói depois que como, mas quando dói na hora da mordida a dor e forte, como uma agulhada… o que pode ser?

    1. Hilma, embora não pareça haver nenhuma cárie, pode haver cárie entre os dentes ou uma “cárie interna”, que não dá pra ver sem um exame mais criterioso. Procure um dentista pra avaliar e verificar se realmente não é esse o caso.

  128. Ana, ha mais ou menos um mês eu fiz uma restauração nos dois dentes da frente, “esteticos”. Bom, visivelmente ficou ótimo, mas quando a anestesia passou… olhaa… começou a doer quando eu ia falar e o ar batia no nos dentes, quando fui beber agua tbm doeu muito. Então voltei lá, ele disse que era normal, que o dente estava sensivel, pois ele fez a restauração por tras do dente e preservou uma pequena camada da frente do dente, que em algumas semanas passaria, porem quando eu passo o fio dental entre os dois dentes, doi muittoo, e como se estivesse furado e eu colocando algo dentro. Comprei sensodine para aliviar a sensibilidade, mas até agora não tive um resultado 100%. Lembrando que a restauração já foi refeita, na primeira tinha ficado um pouco de carie mas não estava doendo, agora na segunda ficou otimo a aparencia, mas ficou doendo.

    1. Alysson, parece ser uma pulpite, ou seja, o nervo do seu dente está “irritado”, já que as substâncias usadas na restauração podem realmente causar esse efeito. Costuma ser algo passageiro, a Sensodyne pode ajudar. Se não diminuir a sensibilidade nos próximos dias, seu dentista precisa reavaliar pra ver o que está acontecendo.

  129. Estou pra arrancar um dente desde o começo do ano, mas como eu já arranquei um que doeu muitooo pois estava inflamado, esse outro só esta a raiz, pois a dentista já tirou a coroa do dente, e eu n sinto dor nem nada, só esta com um buraco que não fecha, devo ir logo, ou posso enrolar que é sem problemas?

    1. É claro que você não pode “enrolar que é sem problemas”, Talitha. Quanto mais você demorar, mais tempo vai manter um foco de infecção no seu organismo. E maior a chance de problemas.

  130. Olá Ana,
    Tenho 45 anos e no intervalo de três meses me aconteceu duas vezes eu acordar com dor no dente… mas como se fosse uma dor na raiz, e ela só se dá quando eu aperto um dente ao outro, ou ao toque ou na mastigação tbm… ao se passar uns dois ou três dias aquela dor some. Isso aconteceu em dentes diferentes, o que pode ser?
    Um abraço e parabéns por esse trabalho bacana.

    1. Carlos, pode ser problema endodôntico (no canal de algum dente) ou periodontal (nos tecidos de suporte, gengiva e osso). Se a dor não é espontânea, é um bom sinal. Mas pra saber mesmo o que está causando isso e se é preciso algum tratamento, só procurando um dentista pra examinar clinicamente e, provavelmente, fazer uma radiografia.

  131. Oi Ana… estou com uma duvida, e lendo aqui vi que o meu caso esta sendo igual ao do Charles… (28.04.2013 data da pergunta dele)

    Eu usava uma pasta comum, mas a sensibilidade dos meus dente vai e volta… dai passei a usar novamente a Sensodyne® Branqueador Extra Fresh… mas esta ocorrendo efeito contrario dessa vez, coisa que nunca tinha me acontecido… 3 dentes meus estão doendo muito, que as vzs incomodam na hora de beber agua, onde estou passando a usar canudo, pq não estou mais aguentando a dor… esta sendo so no caso de liquidos gelados… A dor que incomoda demais é no incisivo central direito, o 2º pre molar e o 1º molar direito… gostaria de saber o que posso fazer… Nunca fiz nenhum tipo de clareamento e não tenho caries e nem tão pouco dentes restaurados e/ou obturados.
    Desde já agradeço e parabens pelo blog.

    1. Kelly, eu suspeito que sua dor não tenha origem dentária… talvez seja uma nevralgia, que é a dor que irradia de um nervo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar com mais critério. A opinião de um dentista especialista em Dor Orofacial seria interessante.

  132. Oi Ana!
    Parabéns pelo blog, muito didático.
    Tenho uma dúvida. Vou iniciar um clareamento caseiro com peróxido de hidrogênio 7,5%. Meu dentista disse que a sensibilidade é tolerável, porém, vi muitos relatos que a dor chega a ser insuportável. Estou entrando em parafusos antes de iniciar.
    Me ajude! É muito agressiva essa porcentagem?
    Há algum “macete” para atenuar esse desconforto fora o gel dessensibilizante que ele me deu?
    Abraço e parabéns.
    Ernani

    1. Essa é uma concentração bem comum, Ernani. Não é “agressiva”, não. Tudo depende de como o organismo do paciente responde o estímulo do gel (o que traz sensibilidade pra mim pode não trazer pra você), mas em clareamentos caseiros a sensibilidade costuma ser menor do que a dos clareamentos de consultório. Mesmo assim, é passageira e não chega ao insuportável.

  133. Ana, há um tempo atrás minha restauração em resina tem apresentado um escurecimento, o que seria isso? Má qualidade da restauração? Ela está presente em um dente frontal, seria alguma reação com ao creme dental?

    1. João, há quanto tempo você tem essa restauração? Geralmente o escurecimento tem a ver mais com os hábitos do paciente, tanto alimentares quanto de higiene. Mas a qualidade da resina e a técnica de confecção podem interferir, é claro.

  134. Oi Dra. Ana,
    Meus dentes sempre foram sensiveis, mas depois que eu comecei a usar Sensodyne, melhorou bastante. Em 2008, comecei a sentir dores (igual de carie) e fui 3 vezes no dentista. Tiravam raio-x e diziam q estava td bem. As dores iam e vinham… acontece que em julho deste ano tirei uma nova radiografia e o dentista viu que a obturacao estava infiltrada (estava um pouco alta e foi remodelada uma semana atras)… A raiz esta intacta porem sinto muita sensibilidade neste dente. Essa sensibilidade eh pelo fato de ter ficado muito tempo com a infiltracao? Ao exame de percussao nao sinto nada, porem se bebo algo gelado eh a morte! :) No dia-a-dia sinto um leve desconforto (tipo dolorido). A dentista me deu 2 opcoes: 1) tirar a obturacao e colocar um curativo que tem uma substancia para adaptar e depois colocar a definitiva 2) se essa sensibilidade nao passar, fazer canal. O que acha? Muito obrigada!

    1. Paula, se a restauração estava “alta”, é provável que a causa da sensibilidade fosse essa. Se com o ajuste da restauração não resolveu, sugiro removê-la e fazer um curativo, como sua dentista sugeriu na opção 1. O canal fica para o caso dessa tentativa não dar certo.

      1. Muito obrigada!
        So pra dizer que a sensibilidade melhorou bastante depois que ela remodelou a obturacao. Mas continua sensivel a gelado e quente (menos c gelado), porem nada que seja tao ruim.
        Vou aguardar mais umas semanas e decidir sobre o curativo!
        Obrigada, Paula

  135. Ola dra., fui ao dentista e fiz 3 obturações, agora depois de 1 mês não posso por nenhum líquido na boca e os 3 parecem dar shokinho e passa. O que seria isso ? E o que fazer ? Obrigada.

    1. Ana, pode ser apenas uma sensibilidade passageira, comum após a confecção de restaurações. Se não diminuir / regredir nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar. Algumas vezes pode dar canal.

    1. Depende de que outro creme dental é esse, João. Se ele não for muito abrasivo, ok. Mas o creme dental, e si, é secundário na limpeza dos dentes… o que importa mesmo é a técnica correta de escovação.

  136. Oi, gostaria de saber se posso fazer o seguinte procedimento: usar agua oxigenada diluida em agua, cepacol, escovando antes com sensodyne. Ultimamente desenvolvi uma sensibilidade. Isso tiraria o efeito do creme dental?

    1. Não há necessidade disso, João. A água oxigenada é um agente co-carninogênico e um péssimo antisséptico, além de poder causar feridas na mucosa bucal. Não recomendo.

  137. Ola! Eu uso aparelho ortodontico e no dente que esta a banda eu sinto muita sensibilidade, falei pro meu dentista e ele disse para eu usar alguma pasta para sensibilidade; já usei sensodyne original, sensodyne pro-esmalte e agora estou usando colgate pro-alivio e mesmo assim ainda não senti uma melhora. O que pode ser isso?
    Obrigada desde já.

  138. Eu fiz uma obturação no dente ha 1 mês mais ou menos e depois desse tempo, quando foi na quinta a noite, quando fui comer, senti uma grande dor ao tomar um suco… sendo que a comida não incomodava… e o pior que quente, frio, água ou suco até mesmo quando vou enxaguar a boca dói, já a comida e escovar os dentes não… será que pode ser hipersensibilidade dentária ou já está na hora de fazer canal no dente? Estou tomando anti-inflamatório para ficar mais tranquilo ao comer pois a minha dentista foi viajar e só consegui marcar com ela na quinta!!
    Uma observação: ela olhou meus dentes e perguntou para mim no dia da obturação se eu escovo os dentes muito forte… e eu disse sim e ela não disse mais nada.
    Fico grato pois leio todos os posts e me identifiquei muito com esse…!

    1. Guilherme, dor com líquidos quentes não é bom sinal… geralmente significa problema de canal. Não posso afirmar que seja o caso só por causa desse sintoma, mas é uma possibilidade real, sim. É preciso avaliar com mais critério. A pergunta sobre a escovação deve ser pelo fato de você ter recessões gengivais (ou início de)… escovação com muita força pode levar a isso.

      1. Mas se fosse canal eu não teria dor sem parar? Mesmo com o uso do anti-inflamatório? Pois eu não sinto dor se não for liquido e a dor não é em cima do dente, e sim do lado, perto da gengiva ou nela mesmo, não sei explicar, pois quando bebo algo a dor é intensa, mas percebo que é mais ou menos nessa região e não em cima, o dente é o penultimo de baixo do lado direito… fico grato pela resposta…!

        1. Não necessariamente… a dor não precisa ser contínua pra que haja um problema de canal (mas reitero: não estou dizendo que É, apenas que a dor com estímulos quentes não costuma ser bom sinal). A dor próxima a gengiva é mais um indício de que você tem recessões gengivais.

          1. Adoro seus posts, pois o dente é uma das coisas mais valiosas como apresentação da gente… e gosto dos posts pois as curiosidades e duvidas que são tiradas toda vez que leio… continue assim, obrigado pela atenção!

  139. Ana… eu fui ao dentista ha alguns dias atras, ela fez uma obturaçao em um dente meu e agora eu nao consigo nem encostar nele principalmente se for alguma coisa mais solida, eu quase morro de tanta dor, parece uma faca entrando dentro do dente, sem contar q depois começa a doer muito e tenho q tomar remedio, falei com ela sobre o assunto e ela passou um gel e mandou eu usar um creme dental sensodine, esse creme realmente é muito bom, pois sempre q começa a doer eu passo um pouquinho sobre ele e ameniza um pouco, mas se eu volto a mastigar novamente com ele, ele doi de novo e começa tudo novamente, nao sei o que eu faço mais, o que pode ser isso, me ajuda… obs: faz umas 3 semanas já isso…

    1. Silvana, parece ser uma combinação de fatores. Certa sensibilidade após a confecção de uma restauração é algo esperado e deve regredir em até 1 mês. Mas não faz muito sentido que a dor seja só por causa dessa restauração, já que diminui com o uso de Sensodine (que é uma pasta pra dentes sensíveis)… então você deve ter algum problema de sensibilidade dentinária, também (recessão gengival, etc.). Aguarde mais uns dias… se permanecer como está, seria bom sua dentista reavaliar a restauração, pode haver alguma coisa errada além desse sensibilidade comum que citei.

  140. E quando a sensibilidade começa depois de uma restauração? Eu obturei o 1º molar com resina composta pq ñ era uma cárie mto profunda (diz o dentista) e eis q desde então é impossível encostar qualquer coisa fria nesse dente… é ruim até para escovar quando está frio. Segundo o dentista isso era normal por um tempo, mas já passaram quase 2 meses, eu to usando Sensodine, mas nada de melhorar a sensibilidade desse dente…
    Vai ser assim pra sempre agora? =(

    1. Krishina, isso é realmente comum, mas apenas até 30 ou 40 dias depois da confecção da restauração. Se já se passou mais de 2 meses, seu dentista precisa reavaliar. Às vezes é necessário remover a restauração e deixar apenas com curativo por alguns dias, para que o “nervo” do dente se recupere.

  141. Muito obrigada, Dra. Ana!
    Vou usar a placa e quando eu sarar, volto aqui para te agradecer melhor e deixar meu depoimento sobre seu blog e sua iniciativa de ajudar (de ajudar MESMO) que é sensacional (e pena que outros profissionais de outras áreas não façam o mesmo).

    Obrigada
    Cris

  142. Oi, Dra. Ana

    A placa que fizeram para mim é de SILICONE. Estou usando há 4 dias. O dentista me disse que a placa de silicone NÃO É IDEAL. Mas falou para eu comprar para fazer um TESTE. Se houvesse melhora, era para fazer a RÍGIDA.

    Mas se é comprovado que eu ranjo os dentes (minha família já me escutou rangendo os dentes a noite), devo ir direto para a placa RÍGIDA, é isso?

    Ele me pediu para esperar uns 4 meses usando a placa de SILICONE… a senhora acha que é melhor usar logo a RÍGIDA? (não sabia que a de silicone podia PIORAR o problema do bruxismo)

    Há alguma placa rígida melhor para o bruxismo? Pode me indicar alguma? (marcas, modelos?)

    Muito obrigada, está me ajudando muito…
    Cris

    1. Cris, eu aconselho a confecção da placa rígida JÁ. Ela é personalizada, não dá pra comprar pronta, e é confeccionada especificamente pra você através de um modelo em gesso dos seus dentes. O nome técnico é DIO (Dispositivo Inter Oclusal). Tem um vídeo no link do post que eu passei pra você anteriormente que explica o funcionamento da placa.

  143. Oi, Dra. Ana

    Meu dentista não consegue descobrir a razão de uma sensibilidade que apareceu em alguns dentes meus. Não é cárie, já foram feitos todos os testes e nada. Até fiz canal. Mas não posso fazer canal em todos os dentes que doem. Não é viável. Estou usando placa de bruxismo de silicone (porque fico rangendo os dentes à noite)
    Fiz um teste eu mesma e queria a sua opinião.
    Se eu mordo qualquer alimento, sinto uma onde de sensibilidade crescente que vai embora em 2 segundos. Não é espontânea. É sempre com um estímulo (mastigar algo, beber algo). Porém, se eu pego esse alimento e coloco em cima do mesmo dente e pressiono com os dedos, aí não dói. Se faço esse mesmo teste com os dedos no dente de cima (o dente que encaixa para fazer a mordida), também não dói. Só dói quando minha arcada superior e inferior trabalham juntas…

    Ou seja, quando mordo normalmente!!

    E outra: eu fiz o teste de morder alimentos usando a placa de bruxismo de silicone (que recobre os dentes mas deixa um espaço para que as arcadas não encostem). Também não dói…

    O que é isso? Que tipo de anomalia é essa? Minhas arcadas não estão trabalhando juntas em harmonia… dá sensibilidade. Era apenas 1 dente, agora são 4…

    Os meus dentistas não tem ideia do que seja… (estou com mais de um) conto com sua experiência para me dar uma luz!

    Obrigada
    Cris

    1. Cris, me parece que é uma questão de distribuição de forças, mesmo. O bruxismo coloca uma força maior do que o normal sobre os dentes, então essa sensibilidade é, até certo ponto, esperada. Quando você usa os dedos, a força é MUITO menos… aí não dói. Quando você morde com a placa também não dói porque a função dela é, além de proteção, distribuir as forças oclusais. Pergunto: a sua placa é de silicone mesmo (flexível) ou rígida? Placas flexíveis não são indicadas pra bruxismo, ok?! Elas têm que ser rígidas, se não não servem. Veja aqui a respeito: http://medodedentista.com.br/2013/08/bruxismo-o-habito-de-ranger-os-dentes.html

  144. Olá Doutora, estou com sensibilidade horrível no dente da frente. Dói até quando sorrio, bate o vento, dói quando tomo bebidas geladas. Estou sofrendo muito com isso, minha dentista só me deu um relaxante muscular ate agora. Estou ate desanimada com tudo isso, é uma dor insuportável, semana que vem vou voltar la mas a dor continua… O que será pode ser, dói ate a gengiva próxima ao dente. Parece que quando eu durmo e eu aperto meus dentes e amanhece tudo dolorido, mas o relaxante não aliviou nada ate agora. Um abraço e obrigada pela atenção.

  145. Olá, conversei com minha dentista e ela disse que a resina pode realmente fazer o efeito contrário. Me sugeriu a laserterapia. Isso resolve mesmo? Devo investir? Como isso funciona?

    1. A aplicação local de laser de baixa potência costuma ajudar, sim, na diminuição da sensibilidade dentinária. A aplicação é feita no consultório mesmo, através de um aparelho específico pra esse fim. Talvez sejam necessárias de 2 a 3 sessões, depende do caso.

  146. Olá doutora! Vim novamente chatea-la porque há algo que me preocupa… eu tenho uma GRANDE tendência em desenvolver cáries mesmo limpando tanto como eu limpo e sempre depois de comer alguma coisa (seja fruta, seja um petiscar qualquer) com escova e pasta, fio dental e elixir. Contudo, eu sei que tenho vários dentes cariados… Acho que sempre tive porque já doiam um pouco há uns anos, quando bebia água fria ou comia gelado, mas a minha médica dentista anterior nunca tratou… :/ Falei sobre isso com o meu médico dentista e ele disse para eu fazer um raio x à boca para se ver os dentes por dentro, porque há muitas reparações na minha boca e podem estar mal limpas por baixo como aconteceu com uma recente que até tinha falado antes. Eu disse ao doutor que ia deixar de comer doces definitivamente (nem só aos fins de semana ou festinhas) porque tinha medo de piorar as cáries e não tenho como pagar (tenho gasto muito dinheiro em médicos, dentista, faculdade ultimamente) só mesmo para prevenir e lavar os dentes mais frequentemente e com ainda mais cuidado. Mas hoje faço anos e descuidei-me e sem querer estava a fazer um bolo e quis provar a massa a ver se tava boa de açúcar e passou num dente (restaurado há muitos anos) que deu uma dor muito aguda… O que devo fazer já que não posso pagar o dentista? :/ Esse dente também doi um pouco em contato com água fria, mas com comida quente não acontece…
    O médico disse que eu podia comer doces desde que lavasse logo a seguir os dentes e para eu aplicar uma pasta chamada duraphat por cima da limpeza normal dos dentes porque tem mais fluor.

    Que conselho me pode dar doutora? Eu não quero perder outro dente por inflamação da gengiva como aconteceu com um que vou ter de arrancar porque ignorei a dor de dente como sensibilidade e continuei a comer doces mesmo escovando depois (altura de comidinha de feira, aniversário etc no ano passado fez isto)…

    Obrigada e desculpe o texto grande!

    1. Concordo com o seu dentista, Inês, é hora de fazer uma radiografia pra verificar se você tem cáries ou restaurações que precisem de reparo, até pra ter uma dimensão real dos problemas bucais que você (eventualmente) tem. Quanto a total restrição ao açúcar, acho uma decisão muito radical… se você higieniza bem os dentes como descreve, isso, em si, já previne que a ingestão de doces cause ou “piore” cáries. É uma situação complicada, porque, além de higienizar de acordo, não há nada que você possa fazer sozinha pra prevenir / tratar suas (eventuais) cáries… o dentista é fundamental. É uma “ação conjunta”, digamos assim.

      Enfim… faça o exame. Assim a situação definida, pelo menos.

  147. Olá, doutora. Tenho sensibilidade nos dentes e retração gengival. Já usei aparelho ortodontico e acho que escovo os dentes com muita força. Não uso com frequencia Sensodyne. Comecei a usar a Sensodyne Repair ha pouco tempo. Minha dentista acha que podemos tapar as retrações com resina, mas estou na duvida. O que vc acha? A resina ajudaria? Obrigada.

    1. Cristiane, pode ajudar sim. Mas pode ter o efeito contrário também e, pelo menos por um tempo, até aumentar a sensibilidade. Outra possibilidade é a aplicação de um gel dessensibilizante… pode ajudar. Converse com a sua dentista.

  148. Oi doutora Ana! Eu to escrevendo de longe… aqui do Japão, pois meu filho mais velho acabou de trocar a dentição dos dentes superiores frontais, mas há alguns dias vem reclamando de dores nas pontas dos dois dentes da frente… ele disse que pode ter sido porque ele usa os dentes para morder coisas duras… (ex: lego, brinquedos de plástico)… voce disse que deve se ir ao médico, mas aqui no Japão, infelizmente, a medicina odontologica é ruim!! Tenho medo de levar ele e piorar ainda mais a situação.
    Doutora me ajude… que problema é esse e o que posso fazer ? Aguardo respostas ! Obrigada !

    1. Priscila, se a causa da dor for mesmo a uma parafunção (usar os dentes de uma forma não prevista, já que eles não foram feitos pra “morder lego” :)), o problema deve se resolver com a interrupção do hábito. Converse com o seu filho pra ele parar de morder coisas duras.

  149. Olá, Ana. Primeiro gostaria de dizer que o blog é muito legal e parabenizá-la pela iniciativa :). Tenho uma dúvida em relação a uma dor que estou sentindo e gostaria de saber se você pode me ajudar. Há um mês atrás comecei usar Sensodyne e depois de duas semanas, dois dos meus dentes começaram a doer. Curioso, foi que pareceu que o efeito foi ao contrário, ou seja, esses dentes ficaram sensíveis e, por achar estranho, suspendi o uso do creme dental. Eu nunca tinha tido hipersensibilidade e comecei a usar o creme, mais como uma espécie de proteção extra (que arrependimento!). Suspendendo o uso da Sensodyne, voltei a usar uma pasta regular (Colgate 12), só que para minha surpresa e sofrimento, meus dentes continuaram a doer e a dor parecia estar aumentando gradualmente. Como tava doendo muito, há três dias atrás eu usei o Sensodyne novamente, porque pensei que poderia aliviar um pouco a dor e que talvez a rejeição que eu tinha tido nas duas primeiras semanas fosse normal ou parte do processo. Assim, desde quinta 25/04 eu estava usando o Sensodyne na hora de ir dormir (pensando q talvez, se eu utilizasse o creme aos poucos, eu me adaptaria a ele e também eu diminuiria a sensibilidade que apareceu, e que estava me incomodando muito). Nesses dois dias (ontem e antes de ontem) a sensibilidade nos dois dentes diminuiu, mas hj pela manhã, acordei com os dentes doendo. Foi uma dor diferente de sensibilidade. É na parte do dente que está na gengiva. Além da sensibilidade que surge na hora que como ou bebo alguma coisa (principalmente fria), hoje quando acordei, os dois dentes estavam (e estão) doendo também na parte que entra na gengiva. Como eu me arrependo de ter usado essa Sensodyne (não que ela seja ruim, mas no meu caso, está acabando comigo). Assim, estou pensando em suspender de uma vez por todas o Sensodyne (para acabar com essa dor estranha na parte que entra na gengiva) e ficar usando só a Colgate. Mas o problema é que a sensibilidade pode ficar mais aguda novamente. Será que você consegue me ajudar?? Vale dizer que só não fui no dentista ainda porque estou fora do país e aqui dentista é muito caro. Mas se você disser que é muito importante que eu vá ao dentista, acho que eu vou ter que ir mesmo não querendo. Muito obrigado, desde já, Charles.

    1. Charles, não faz sentido que a Sensodyne tenha causado a hipersensibilidade. Se fosse um problema de gengiva (exclusivamente), eu até pensaria nisso. Mas o seu relato é o primeiro que eu leio / escuto com essa associação. Considere a possibilidade de ser apenas uma coincidência. De qualquer forma, interrompa o uso da Sensodyne e use outra pasta que também seja específica para dentes sensíveis (como a Colgate Sensitive ou a Oral-B pra esse fim). E, não melhorando, não tem jeito: será preciso procurar um dentista.

  150. Ah, obrigado! E pode ter certeza de que eu voltarei sempre e sempre, com mais perguntas, pois adorei a interface interativa deste blog, bem como o respeito com que os “perguntões” como eu são atendidos!

  151. Boa tarde, doutora!
    Perguntei antes sobre uma “seladora” que o meu dentista passou nos meus dentes que estavam sensíveis. Pois então: eles continuam cada vez mais sensíveis, às vezes tenho a impressão de que todos os meus dentes doem. Mas um, no qual fiz um canal há anos, está doendo mais. Estou tomando anti-inflamatório diariamente e começando a ficar assustado. Tenho 42 anos. Que será isso?
    Yvan.

    1. Yvan, você está usando alguma pasta pra sensibilidade dentária? Converse com o seu dentista, existem géis dessensibilizantes pra esses casos, também. Porque não me parece que o seu problema tenha a ver com os selantes, parece ser algo mais generalizado.

      1. Muito obrigado de novo. Uso sensodyne normal, aquela rosinha, alivia um pouco. Tenho limpeza marcada com o meu dentista, ele disse que tenho um pouco de retração. Talvez é isso, a retração causa tanto desconforto assim?
        Yvan

        1. Sem dúvida, Yvan! Recessões gengivais geralmente estão ligadas a casos de sensibilidade dentária, pois parte da raiz do dente fica descoberta é suscetível a estímulos externos.

  152. Oi, Ana! Mais uma vez, muito obrigado pela resposta! Realmente, eu estava na dúvida quanto ao uso dos dessensibilizantes, mas agora as coisas estão ficando mais claras… Então, pelo que você (posso chamar assim, sem cerimônia?) disse, as aplicações variam de pessoa para pessoa, mas isso quer dizer que o uso não é permanente, isto é, depois de um determinado tempo de tratamento, o “problema” pode ser definitivamente erradicado? Aguardarei resposta de novo, mas não tenha pressa; sou um internauta muito paciente – em todos os sentidos da palavra! E desculpe se eu sou muito “perguntão”; é que com problemas odontológicos eu tenho uma relação bastante estreita!

    1. Claro Fábio, me chame como você preferir :). Sim, em muitos casos a sensibilidade desaparece após algumas aplicações e não volta. E se voltar, sempre dá pra aplicar de volta. E precisando, pergunte! :)

  153. Olá! Voltei!
    Agradeço pela resposta rápida (confesso que achei que ia demorar um bocado!!!), mas eis que surgiu outra dúvida: esses géis dessensibilizantes são aplicados apenas pelo dentista? Quero dizer, não são vendidos em farmácias, para que o próprio paciente os utilize? Claro, eu sei que deve haver uma orientação médica, mas eu fico pensando: se apenas o dentista pode aplicá-lo, qual é o intervalo entre as aplicações (em dias, semanas, meses…)? Mais uma vez, aguardarei resposta.
    Cordialmente,
    Fábio.

    1. Oi Fábio! É que você me pegou com o blog aberto e respondendo as perguntas, aí foi de imediato! Já essa resposta levou algumas horinhas pra sair, eu tava no consultório :).

      Então, esse tipo de desensibilizante é aplicado apenas pelo dentista. A quantidade e os intervalos entre as aplicações dependem do caso, mas geralmente é coisa de dias (pra ver como o dente está reagindo e se serão necessárias outras aplicações).

  154. Olá, Ana! É com um imenso prazer que, depois de revirar toda a rede, encontro o seu blog, o qual apresenta uma linguagem acessível e interativa. Parabéns! Bom, infelizmente eu tenho sensibilidade (ops! hipersensibilidade dentinária!), mas não é em todos os dentes: basicamente é nos caninos superiores e inferiores, bem como nos dentes encostados a estes. Entretanto, o desconforto é muito mais agudo com alimentos doces, que provocam uma dor intensa; não tenho cáries, até porque passo por limpeza constantemente. Gostaria de saber quais são os procedimentos mais viáveis (levando em conta o custo/benefício) para solucionar, ou pelo menos amenizar este problema. OBS: Já usei um dos cremes dentais mencionados acima, mas o resultado não foi o esperado: o efeito é muito passageiro, só funcionando no momento da aplicação, e desaparecendo em menos de uma hora depois do uso. Aguardo resposta.
    Abraço!

    1. Obrigada, Fábio :).

      Além dos cremes dentais, existem géis dessensibilizantes que podem ser aplicados pelo dentista, e que são muito usados em casos como o seu, quando a hipersensibilidade :) não é generalizada. Eu acho que isso pode ajudar.

  155. Olá, que ótimo Blog! Parabéns!
    Tenho retração gengival, devido à anos de escovação incorreta. Os dentes são sensíveis… já usei todos os cremes dentais que prometem diminuir a sensibilidade, e nada funcionou. Minha dentista pediu pra eu massagear a gengiva, pra ver se ela volta… fez foi descolar mais, e ficar muito dolorido! O que mais posso fazer? Cirurgia? Ou há algum produto selante pra aplicar?
    Obrigado!

    1. Edney, quando o problema é generalizado (e não em 1 ou 2 dentes só), fica mais complicado. Cirurgia em todos os dentes é algo bem invasivo… se esteticamente não estiver incomodando você, talvez não seja o caso. O que eu sugiro é a aplicação de um dessensibilizante em todos os dentes sensíveis. Se trata de um gel que o dentista aplica diretamente nas raízes expostas, e essas aplicações podem ser feitas até que a sensibilidade diminua. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

  156. Ana Lindona, eu tenho esse problema, me ajuda?

    Não faz muito tempo, 1 ou 2 meses, concluí um tratamento de rotina no dentista e comentei sobre isso. Ele disse q poderia ser diversos motivos, conversamos um tanto a respeito e parece q chegamos a conclusão q o motivo só pode ser a questão da minha escovação. Na minha visão eu não faço muita força. Aplico uma pressão q considero razoável. Tudo q vc esfrega tem q aplicar força, uai! To errado? Se eu não faço pressão, penso q não está limpando. Meu pensamento é q a sujeira gruda nos dentes, e se passar a escova “de bobeira” não limpa. É assim q eu vejo… aí eu esfrego, mas não faço com fooorça… entendeu? Mas óbvio q tem uma pressão. Se não for assim, como q é então? Tenho q segurar a escova com “mãos de fada”, tipo gay, algo do gênero? Não sei o q fazer… e tbm pra garantir a limpeza, faço o q é “recomendado”, passo a escova várias vezes no dente. Sempre q escovo “direito” (com intuito de fazer certinho) meus dentes ficam sensíveis. Demoro uns 7 minutos escovando. Sempre q, as vezes, escovo rápido ou de maneira “desinteressada”, aí parece q não fica muito sensível. Enfim, entendeu, né?

    O q devo fazer? Será q pode ser por outro motivo?

    1. Nico, se quando você não aplica a força que costuma os seus dentes ficam menos sensíveis, parece que o problema é esse mesmo. Uma dica que uma professora da faculdade me deu uma vez (porque eu também tenho tendência a aplicar muita força na escovação) é segurar a escova apenas com 3 dedos: polegar, indicador e anular. É meio estranho e acho que a definição “mão de fada” cai bem nessa situação ;). Mas é uma estratégia bem eficiente, porque você perde parte da força fazendo assim. Comigo funciona.

      1. Ana, obrigado pela resposta.

        Experimentei essa sua dica. É complicado viu…rs. Funciona, mas é desconfortável. Acho melhor mesmo pegar com todos os dedos e afrouxar a mão, rs. Precisa ficar muito minutos escovando para q a limpeza seja boa? Vc, por exemplo, como escova os dentes? Tem sensibilidade? Quantos minutos demora em média?

        1. É complicado sim, concordo. Eu também prefiro afrouxar a mão… essa, na verdade, é uma forma de fazer a pessoa lembrar de não fazer força. Se fez lembrar, já valeu a “mão de fada”. 😀

          Eu acho que o tempo que se leva escovando os dentes faz diferença sim, é importante não ter pressa… escovar cada lugar sem negligenciar. Sabe que eu nunca cronometrei minha escovação? Mas farei isso, prometo, daí conto pra você. E sim, tenho um pouquinho de sensiblilidade, mas mais por causa um pouquinho de recessão gengival que eu tenho em pré-molares superiores.

          1. Ana, mas a recessão gengival é uma consequência da má escovação ou problema congênito? Sensibilidade nos dentes a causa é sempre recessão gengival, correto?

          2. Não Nico, a sensibilidade dentinária pode ter outras origens também, e até “origem desconhecida”, aquele cara que tem sensibilidade e, aparentemente, motivo algum pra isso. A recessão gengival é uma das causas da sensibilidade, já que expõe parte da raiz do dente, mas ela pode ser causada pela escovação ou, também, acontecer por outros motivos, como a movimentação ortodôntica e o trauma oclusal (quando o dente “bate” nos outros de forma desfavorável). E, mesmo assim, nem sempre a recessão gengival leva à sensibilidade, tem gente que tem recessões enormes e não tá nem aí. :)

  157. Como muitos pacientes leem o blog, acho importante comentar que “dentes sensíveis” também pode ser sinal de cárie!
    Trabalho em uma Unidade de Saúde e já perdi a conta de quantos pacientes chegaram perguntando “o que eu posso fazer, tenho dentes sensíveis?!”… Aí ao exame clínico encontro várias cavidades de cárie…
    Obviamente nenhum creme dental vai resolver, mas muitas vezes influenciados pela mídia eles acreditam que qualquer dor com estímulo gelado, por exemplo, seja hipersensibilidade dentinária…

    Portanto, assim como citado no texto, é imprescindível marcar uma consulta com o dentista! Só ele vai poder diagnosticar corretamente e indicar um tratamento para a “sensibilidade”….

    Parabéns pelo blog! Não costumo comentar, mas sempre dou uma passada por aqui!

    1. Com certeza Bia, “sensibilidade” realmente é um termo meio vago e que pode ser, no fim das contas, dor de dente mesmo. Por isso a importância de uma avaliação profissional.

      Obrigada pelo comentário e pela presença constante. Abraço!

      1. Não, tá é muito bom; só que esse modo de escrita, consolida sua forma de escrever com aquela pitada de humor. Eu sempre estou notando um humor implícito em seus posts.
        É muito legal de se ler. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista