Nunca Subestime um Dente “Inflamado”


As pessoas, geralmente, vão ao dentista quando estão com dor. Mas imaginemos uma situação em que você resolve procurar o dentista para uma avaliação de rotina, um check up. Os olhos dos dentistas se encheram de lágrimas de emoção agora… 😉

Durante o exame clínico o dentista encontra um dente com uma cárie grande. Ele então revela a você que remover a cárie e fazer a restauração não é suficiente: é preciso tratar o canal também. Você se espanta… “mas esse dente não está doendo, pra quê tratar o canal?”. Já expliquei aqui no blog como é que se trata o canal do dente e, principalmente, o porquê.

Pois bem… o motivo é bem mais nobre: eliminar um foco de infecção do seu organismo. Um dente cariado, aberto, quebrado, cheio de tártaro em volta ou aquele “caquinho” de raiz que sobrou e está lá na sua gengiva servem como meio de entrada de bactérias no seu corpo. Muitas vezes a infecção fica por ali mesmo, mas acontece (e não é assim tão raro) de uma bactéria que costuma viver apenas nas nossas bocas aparecer em outros lugares do nosso organismo, provocando grandes danos:

  • No coração: pessoas que possuem doenças cardíacas congênitas (ou não) têm mais risco de desenvolver uma infecção grave, a endocardite bacteriana. A endocardite é causada pela bactéria Streptococus viridans, que se instala em certas áreas do coração.
  • Nas articulações: quando certas bactérias bucais se disseminam pela corrente sanguínea e atingem as articulações, podem causar uma doença chamada reumatismo articular agudo (artrite séptica), que causa muita dor e restrição de movimentos.
  • Nos pulmões: embora seja menos frequente, bactérias aspiradas pela boca podem infeccionar os pulmões e a faringe, causando até pneumonia.
  • Nos rins: as bactérias bucais que chegam aos rins podem causar nefrite, que é inflamação dos rins. Essa condição, por sua vez, é a causadora de inúmeros outros problemas renais.

E como as bactérias chegam em partes diferentes do nosso corpo? Pegando uma carona na corrente sanguínea, já que o sangue circula pelo corpo todo. Espertinhas, né?! Veja na ilustração abaixo:

Sangue = transporte público de bactéria

O que eu quero que você não vá embora sem saber é o seguinte:

  • Um dente contaminado por bactérias é uma bomba relógio pronta para explodir.
  • Nunca subestime um dente “inflamado” / infeccionado, por mais que o problema pareça banal e que “dá pra deixar pra depois”. Já teve gente que morreu disso.
  • Higiene bucal não é frescura. É fundamental, diminui o número de bactérias ruins na sua boca e evita doenças. Aprenda a escovar os dentes!
  • Não ache estranho quando o dentista medica você e marca a extração daquele seu dente dolorido para outro dia. Não é preguiça de trabalhar, não… muitas vezes é preciso controlar a infecção antes para que o procedimento não coloque sua vida em risco.
  • Não pense que tratamentos de canal, restaurações e extrações só servem para fazer o dente parar de doer.

E se depois de tudo o que eu disse você ainda não acredita em mim, veja essa reportagem do Globo Repórter:


Ou assista aqui

Compartilhe:

Categoria: GeralHigiene Bucal

1.185 comentários

  1. Ola doutora, bom fiz a 1° sessao do canal, foi bem tranquilo, limpou achou os 3 canais etc… a minha duvida e preocupaçao é, no dia seguinte que irei fazer tenho uma festa muito importante pra ir, ai seria que no dia seguinte, o meu rosto ira inchar ?? Ou nao tem nd ver ? Porque antes de eu fazer uma vez inchou ficou horrivel, me responda pfv tou preocupado, sera a ultima sessao eu axo, tem possibilidade ou isso nao acontece ??

  2. Olá doutora, estou com uma dor insuportável no meu último dente de baixo do lado esquerdo, já tomei amoxilina e infralax, ibuprofeno. E a dor não passa e não consigo engolir a saliva, pois parece que ta tudo inchado e cada vez mais sinto q está descendo, esta inchando, agora dói meu dente, garganta e ouvido, maxilar e ta super sensível. Aqui onde moro nos postos não tem dentista. Ficaram de agendar um pra mim em outro município, mas estou com medo que demore. O que faço, será melhor procurar um dentista particular e no caso eu não querendo fazer canal e possível fazer uma extração?

    1. Considerando a situação, o melhor a fazer é procurar um dentista particular e fazer o procedimento de urgência, Pamela. Suponhamos que seja necessário abrir seu dente pra canal (provável), o dentista pode fazer isso, limpar o interior do dente, colocar uma medicação e fazer um curativo. Quando der, você trata o canal. Extrair não resolve, ou só resolve o problema imediato, porque aí você acaba arranjando outro problema: a necessidade de prótese pelo resto da vida. Então, se der pra manter o dente, é bem melhor mantê-lo.

  3. Olá Dra. Boa noite.
    Estou pesquisando sobre inflamações dentárias porque estou vivendo uma situação estranha, então resolvi pesquisar e aqui estou… Bom, eu tenho 45 anos e resolvi há 4 anos colocar aparelho para corrigir alguns problemas sérios de mordida e também de estética, pois meus dentes além de abertos eram tortos e com a falta de alguns dentes que perdi durante minha vida, esses problemas não possibilitavam o uso de prótese. Diante disso coloquei aparelho e estou conseguindo resolver meus problemas, porém há alguns dias o dente onde estava colocada a banda da arcada SUPERIOR começou a doer um pouco, relatei ao dentista e ele olhou e olhou e não achou nada, faz uns três meses fiz uma limpeza profunda também. Bom, então essa dor foi aumentando até o ponto de pedir, implorar para retiraram a banda, e tinha uma cárie enorme por dentro do dente, e é claro que o nervo já estava necrosado… (morto) o pobre coitado. Tudo bem, fazer o que, essas coisas acontecem na vida… já que temos que fazer canal, então vamos… porém já antes de abrir o dente eu estava sentindo um cheiro estranho no meu nariz e saindo um líquido fedido por ele… cheguei a engolir isso tudo. Bom, agora já abri o dente, já iniciei o canal, já estou tomando amoxicilina e anti-inflamatório… enfim, estou sentindo sintomas de sinusite, cheiro, gosto e dor (característico de sinusite)… e a dor volta assim que passa o efeito do remédio… fui ao médico Clínico Geral e ele disse que não é sinusite… essa situação já acontece há uns 6 dias… estou preocupada, o que pode ter acontecido? A inflamação foi tão séria assim e por isso demora pra parar a dor e esses sintomas??? Cuido dos meus dentes, estou fazendo os implantes necessários pra completar meu tratamento… estou chateada e preocupada…
    Desde já agradeço pela atenção… Obrigada…

    1. Maria, existe, também, a sinusite de origem odontogênica. Sem duvidar do diagnóstico do médico, mas os sintomas que você descreve até combinam. Enfim… faça o tratamento de canal direitinho, os sintomas devem desaparecer.

  4. Ha cerca de 11 anos restaurei o primeiro dente da frente por conta de uma carie e 2 ou 3 anos depois a massinha caiu e corri pro dentista e ele refez, só que ficou bem maior a parte da massinha de um lado, encostou na gengiva, eu tinha uns 14 anos na epoca agora, estou com 23, não tenho caries, usei aparelho depois disso por cerca de cinco anos, ha duas semanas o dente começou a doer como se quisesse empurrar o do lado, mas em dois dias a dor ficou incontrolavel, inchou tudo, nariz, e em tres dias ate meu olho estava inchando, cheguei na emergencia e nao tinha dentista, o medico nem examinou so disse que como nao havia carie nao era dente, era alergia alimentar, o detalhe e que nunca tive alergia de nada, mas ele me receitou uma injeção polaramine e nimesulina, tomei o inchaço se rompeu na gengiva acima do dente logo que cheguei do medico e saiu um pouco de pus, a dor foi parando, e desinchou no mesmo dia, mas uma semana se passou e a dor voltou novamente, estou com medo de ir ao dentista e ele querer arrancar meu dente da frente ou fazer canal, pois estou sem condições no momento para tal, mesmo sem carie pode ser canal, porque razão o abscesso aconteceu?? O que pode ser??

    1. Iamara, sua descrição é de um abscesso, sim. Ou ele tem origem na gengiva, ou no canal desse dente, que é o mais provável. O “nervo” do dente necrosou e causou isso. Compreendo a questão financeira, mas você TEM que ir ao dentista, não é opcional. É preciso abrir esse dente, drenar o pus, fazer um curativo. Feito o atendimento de urgência, depois você combina com o dentista como vai fazer o tratamento.

  5. Boa noite, Doutora! Estou com um dente que só dei início ao canal, porém agora estão vindo as complicações. Como ele estava muito inchado e doendo muuuitooo, fui ao Dentista e ela me passou amoxilina e ibuprofeno durante 7 dias. Estou tomando direitinho, mas acontece que agora o céu da minha boca está totalmente inchado e a inchação está indo para a garganta, me impossibilitando de comer. Estou sofrendo muito por conta disso. E ja estou com medo. O que devo fazer? Será que eu teria que ficar internada, pois pelo que eu estou vendo, parece que o antibiótico não está dando conta.

  6. Boa tarde Ana, tudo bem?
    Quando adolescente tive cárie em um dente e foi necessária obturação. Algum tempo mais tarde o mesmo dente começou doer e procurei um dentista, ele removeu o amálgama e encontrou fiapos de algodão dentro do dente e disse que seria necessário canal. Finalizei o canal e não senti mais dor, porém uns dois anos mais tarde o dente voltou a incomodar, procurei outro dentista, que avaliou e indicou canal novamente alegando que o dentista anterior não havia feito o canal até o final, inclusive me mostrando na radiografia. Como nesse tempo eu estava na correria do final da facul e sem dinheiro pra pagar o tratamento completo, entrei pra fila do SUS, porém ainda não fui chamada e isso já faz algum tempo. Nesse tempo, meu dente ficou com curativo o qual foi trocado algumas vezes, tbm ficou aberto para aliviar a pressão e depois fechado novamente. Posteriormente caiu a “massinha” provisória, ou seja, agora meu dente está aberto… tentei marcar dentista mas não tem vaga pra logo. Enquanto isso, faço higienização com água ox. Ontem novamente o dente começou a doer e estou com uma íngua no pescoço. Há alguma recomendação? Sei que devo procurar o dentista o quanto antes, mas no momento estou sem condições financeiras e estou dependendo do SUS. Quais as implicações de ficar com o dente aberto? Há algum tempo máximo pra isso? Sei que depende de cada caso, mas eu estou preocupada e tomando analgésico para ver se alivia a dor. Agradeço pela atenção!

    1. Lia, se a ideia é aguardar um tratamento, o dente não pode ficar aberto como está. Manter o dente aberto é uma situação de exceção, quando está drenando secreção dele. Se não, é preciso fechá-lo pra minimizar a contaminação do interior do canal. O quanto antes.

      1. Ana, obrigada pelos esclarecimentos! Consegui ir no dentista pelo SUS, porém fui informada de que o SUS da minha cidade não cobre o procedimento (de refazer canal) e devo procurar um dentista particular. Eu já havia pago caro pelo canal, para refazê-lo a faixa de preços é a mesma ou o procedimento fica mais caro? Quais os riscos e como saber se o procedimento foi feito da maneira correta?
        Outra dúvida: estou com mais dores do que quando o dente estava aberto. A dentista lavou (com água), usou jato de ar e colocou a massinha. Imaginei que ela colocaria alguma medicação no dente antes de fechar, ou que faria uma higienização… Esse procedimento é indicado (só fechar o dente)? A dor só aumentou e está ficando insuportável!

        1. Ana, bom dia! Ontem, conforme relatei acima, meu dente foi fechado sem medicação e comecei sentir dores insuportáveis, incapacitantes, chorei de dor e não conseguia nem mesmo levantar pra beber água. Voltei no posto e pedi pra dentista abrir o dente pois eu sentia que iria aliviar, porém ela apenas receitou antibiótico e anti-inflamatório e não abriu o dente. Voltei pra casa, tomei várias doses de medicação pra dor e nada fez efeito, porém aqui na cidade não tem atendimento odontológico de urgência… resumindo, passei a noite em claro. Agora de manhã percebi que tem um abscesso na gengiva, e a dor diminuiu muito. Devo procurar dentista pra drenar o abscesso ou tomando antibiótico vai resolver? Parece-me que o abscesso vai “furar” sozinho, sinto um gosto ruim na boca. Eu não tenho confiança na dentista que fui ontem e estou resolvendo questões do plano odontológico pra fazer o tratamento correto. Obrigada!

          1. Lia, é bem possível que o pus drene sozinho. A dor que você sentiu foi por isso, da “pressão” do pus procurando um caminho pra sair pela gengiva. Se não drenar, ou será preciso o dentista drenar, ou seu organismo vai reabsorvê-lo. O ideal é procurar um dentista pra avaliar a necessidade de drenar, mas você já estar medicada é ótimo. Passada essa situação, é preciso tratar o canal assim que possível, pra que não aconteça de novo.

        2. Geralmente é um pouco mais caro, porque além de tratar o canal será preciso remover o tratamento anterior. Se há material preenchendo o interior do dente, não há como colocar medicação intracanal.

  7. Doutora, ha 5 dias fiz uma extração do antepenúltimo dente inferior, durante a extração deste + restauração do penúltimo (contando o ciso como ultimo) eu senti ele bater o motorzinho de limpeza no penúltimo dente superior direito, passado 1 dia desta situação o dente de cima começou a inchar, acontece que tenho que tirar outros 2 ao lado do mesmo, esse inchaço se perpetua até hoje, entretanto, o mesmo já desinchou bastante a ponto de ser praticamente imperceptível, o problema é que: o que marcou o inicio desta situação foi uma evacuação de pus + sangue entre o dente e a gengiva na parte da frente do dente superior, hoje dia 26, comecei a ter um escorrimento de um liquido mal cheiroso pela narina direita (incolor, tipo água), esse quadro coincide com a situação colocada no título do texto? E se essa situação for de fato a citada por ti, qual seria o profissional indicado para tratar desta cirurgia? Agradeço desde já a atitude e aguardo a sua resposta! Até mais!

    1. Luis, creio que são situações distintas (o problema dentário / gengival e a secreção nasal). Sugiro a avaliação de um dentista especialista em Periodontia.

  8. Doutora.
    O dente que encontra-se necrosado, e o estágio bacteriano de ataque seja de uns 40% da polpa, e estamos falando de um molar, este dente encontra-se aberto (até para liberar as toxinas); após aberta a coroa houve desinchaço praticamente total da face, alívio da febre e da dor facial; o ideal, para a reconstrução do dente e tratamento do canal é aguardar alguns dias para a total desinfecção? Talvez até com antibiótico, mesmo ele aberto? Lembrando que o paciente não tem sentido dor alguma por conta da perda da sensibilidade.

    1. Rodrigo, você diz aguardar com o dente aberto? Se não está saindo secreção, não acho necessário. Já seria hora de fazer o acesso e desinfecção inicial do tratamento de canal, e fazer curativo. Enfim: tratar o canal. Antibiótico nem sempre é necessário, depende da avaliação do dentista a respeito.

  9. Ola Dra. Moro fora do Brasil, bons profissionais aqui nessa área não é fácil encontrá-los… estive em um semana passada e o mesmo me passou antibióticos e anti-inflamatório pra tomar antes de mexer. Estou com uma cavidade no meu dente e está muito inchado meu rosto do lado superior direito. Não dói (muito) porem muito inchado…
    O que devo fazer ? Seguir tomando os remédios e aguardar os 5 dias sugeridos?

  10. Doutora, há uns 3 anos eu tive de ir ao dentista por uma cárie que já estava me incomodando (e naquela época a cárie já era antiga), chegando na tal dentista ela me disse que o mais apropriado seria fazer o canal, porém ela acreditou que podia resolver o problema apenas retirando a cárie e colocando massinha. Até aí OK, o dente não doeu mais nem deu problemas, porém do começo desse ano para cá, ele vinha incomodando, doendo algumas vezes e parando em seguida, fui em uma outra dentista que me disse que eu precisava fazer o canal pq a restauração tinha sido mal feita. Acabei preferindo extrair o dente, fui em outro dentista amigo da familia justamente para extrair, lá ele me disse que eu era muito nova para extrair um dente e que tentaria resolver o problema fazendo uma nova restauração e colocando um remédio lá, e me indicando tomar o Tetramed por 2 semanas. Fiz o que ele disse, o dente não demonstrou mais problemas, porém essa semana começou a inchar, ainda continuava indolor, porém acabei notando que ele está ficando de um tom acinzentado, pretendo fazer a extração de vez agora, mas só para o fim do mês. Acha que é algo muito grave e devo remarcar essa extração para a próxima semana?

    1. Flávia, o quanto antes você resolver isso, melhor. Mas pelo seu relato não vejo razão pra extração. Lembre-se que extrair significa ter que usar prótese para o resto da vida.

  11. Olá Doutora Ana Tokus, Tudo Bem? Eu Tive um Problema no Meu Dente, Pois Ele Estava Doendo, e Estava Inflamado, Meu Dentista me Disse que eu Deveria Fazer um Tratamento de Canal, Pois Bem, Fiz 5 Sessões de Tratamento, o Dente Ficou Impecável, Isso Por uns 3 Meses, Logo Depois Ele Voltou a Inflamar Pois Sempre Aparece Esporadicamente Uma Bolinha ao Lado Dele, Só que Ele Não Doi, No Dia 14 Tenho Consulta com o Dentista, Então Fiquei com Dúvida, O Tratamento Foi Mal Feito?, O Dente Não Tem Mais Solução?, Se o Meu Dentista Tiver um Bom Discernimento da Situação, O Que Ele Deve Me Falar? Desde Então Muito Obrigado Pela Atenção, Tenha um Bom Dia.

    1. Rodrigo, se a origem da secreção que sai da “bolinha” for o canal desse dente, deve ser preciso retratar. O primeiro tratamento de canal até pode ter sido bem feito, mas não atingiu o objetivo, que é controlar a infecção e acabar com o abscesso (ou há uma nova infecção em outro dente ou na gengiva, e não nesse canal). Converse com o seu dentista.

  12. Doutora dente inflamado pode ser aberto pelo dentista para resolver a dor? Está doendo muito e já formou bolha de pus na gengiva. Paracetamol não resolveu…

    1. Pode e deve, Lilian. O dentista só não vai “mexer” se o paciente estiver com muita dor, porque ele nem vai deixar. Paracetamol, nesse caso, não adianta mesmo…

  13. Ha alguns anos fiz um canal em um dente e a dentista quebrou a lima dentro do dente e fechou o dente sem me dizer. Um tempo depois comecei a sentir muita dor de cabeça, mas apenas de um lado, justo do lado do canal e o dente quebrou. Fui a um outro dentista que refez o canal. Mas desde então tenho problemas nesta lado da cabeça… sinto dores, até a orelha está sensível, tenho íngua e exames feitos posteriormente não apontam nada. Mas definitivamente há algo de errado, é angustiante não achar a solução.

    1. Sani, se o canal foi bem retratado, em princípio, você não deveria sentir incômodo. Então é possível que a dor não seja de origem dentária. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

      1. Oi boa tarde, eu tinha quatro dentes quebrados. Tem um que sangra muito, acho que tem um gengiva dentro do dente, e acho que está infeccionado porque fede muito. Será que a bactéria já passou para o sangue?

        1. Com certeza não, Silmara. Se isso tivesse acontecido você estaria bem mal. Mas não se sinta segura nem fique esperando isso – eventualmente – acontecer… procure um dentista o mais rápido possível pra avaliar e tratar esse e os outros dentes de acordo.

  14. Boa noite Dra. Meu dente está com sensibilidade, a dentista estava tratando o mesmo. Depois ele começou a doer muito. Mas agora não está doendo. Só se apertar que eu sinto dolorido. Fiz raio x e tem que fazer canal. Mas gostaria de saber se acaso ele estiver infeccionado se eu já posso ir tomando amoxicilina pra evitar que ele volte a doer. Pois meu dentista está marcado pro dia 10 de outubro. Obgda e boa noite.

    1. Não Rosana, a necessidade de antibiótico varia com o caso. Nada no seu relato, em princípio, me faz achar que você precisa de antibiótico. Ainda, tomar antibiótico não evita que o dente doa.

  15. Ola doutora, aprendi muito com este site, quebrou um dente meu alguns anos e entre alguns meses doeu muito, fui em um hospital e tinha um dentista que colocou uma massinha com remedio e disse que deu canal, fui em uma dentista e ela sem ver ja disse pra mim ir amanha retirar essa massinha porque acaba doendo ainda mais, mas nao esta doendo, esta certo ? Ai irei marcar o canal, espero que seja tranquilo, pois vi aqui que usam anestesia e nao doi nada, agora nao estou com dor, entao nao terei na hora do tratamento, neh ? Obrigado doutora, aguardo resposta.

    1. Douglas, enquanto o dente não tiver o canal tratado, pode doer a qualquer momento. Que bom que não está doendo. O tratamento é tranquilo sim, se não dói agora não há qualquer razão pra doer depois.

        1. Ah mais uma coisa, é o dente 16 se n me engano, e é 3 canais, isso demora mais para acabar, tipo 3 sessões ? Quero acabar isso logo, to meio preocupado e ansioso ao mesmo tempo hehe, espero que entenda, obg novamente doutora, e desculpa incomodar.

          1. Não incomoda. 🙂 Sim, deve ser necessário umas 3 sessões, porque é como se fossem 3 dentes com 1 canal. Demora um pouco.

          1. Entendi, obg doutora, quando a dentista foi tirar o curativo para por outro deu uma anestesia, mas eu senti ele com a broca tirando o curativo, sera que nao pegou?? E a 1° vez que fui no dentista ela disse q para isso nao poderia dar anestesia, oq sera ??

          2. Obg doutora, a dentista disse que se nao doer ate o dia do tratamento e “desinflamar” talvez nao precisaria fazer canal… melhor eu procurar outra dentista ? Pois no hospital disse que era canal e tem que arrancar a polpa do dente, nao é ??

          3. Douglas, essa espera é válida… talvez não seja necessário tratar canal, mesmo. Se o dente ainda não foi aberto pra canal, ok.

          4. Ola doutora, eu dnv hehe
            Nossa sou muito azarado, quase 1 mes pra eu ir fazer canal e nada de dor, agora faltando 4 dias voltou a latejar, o que faco doutora, nao e dor, ta latejando, mesmo assim a anestesia tem dificuldade pra pegar ??

          5. Fique tranquilo, Douglas. Faz parte do processo inflamatório. Não acho que a anestesia não vai “pegar” por causa disso.

  16. Boa tarde Dra. Achei muito bom seu blog, pois morro de medo de ir ao dentista, qd criança extrai um dente, deu hemorragia e fiquei internada, fiquei foi ruim, então fiquei tempo sem ir ao dentista, tem 16 anos q eu frequentava o dentista, usei aparelho mas acabei abandonando o tratamento, e agora um dente q eu tinha q fazer um canal quebrou, apodreceu e tá só o caco, sempre senti dor, ha 4 anos fui numa emergência, colocaram curativo, depois nunca mais voltei, então resolvi fazer um plano dental pq minha boca tá numa situação precária, desleixei e evitava ir ao dentista, então tem um mês q fui, a dentista falou q tava infeccionado, e tô com problema na gengiva também, sangra e inflamada, ela pediu uns exames de sangue, disse que eu tenho que extrair o dente e depois fazer um implante, aí falou em extração, que é meu maior medo, não voltei mais nela, tem dois dias hoje que tá dolorido, dói qd vou morder, a mandíbula superior dói, dói o ouvido, garganta, marquei uma consulta p amanhã, mas não sei como posso superar o medo de ter q fazer extração, e vejo algumas pessoas que morreram ao extrair um dente aí piora meu medo, pq ainda não encontrei um profissional que eu sinta segurança. Bjs obrigada.

    1. Karla, você tem problemas gengivais e dentários… só um dentista pode ajudar. Compreendo seu medo, esse tipo de sentimento é muito comum, mas ele acaba atrapalhando bastante, pois impede você de procurar ajuda. Casos de morte associados a uma extração dentária são grandes exceções, e o problema não costuma ser a extração, em si, mas algum problema de saúde geral do paciente (que não foi informado ao dentista ou que o dentista ignorou). Então, eu garanto pra você: não há razão pra se preocupar nesse sentido. Estatisticamente é mais fácil você morrer com um avião caindo em cima de você do que durante uma extração dentária. Vá ao dentista, você precisa e isso só vai melhorar a sua qualidade de vida. Coragem. 🙂

  17. Oi Doutora! Comecei a tratar um canal e não fui mais… isso faz uns 5 anos. Não sinto dor mas formou um abscesso no céu da boca. Estou morando nos USA agora, ai fui num dentista aqui e ela me deu penicilina, 20 comprimidos. Tomei mas o abscesso não sumiu totalmente. Ela marcou um cirurgião dentista pra arrancar este caquinho de dente, so que isto so sera na primeira semana de outubro. Ja se passaram 30 dias que tomei o antibiótico e o abscesso continua aqui, porem um pouquinho maior do que ficou qdo terminei de tomar o antibiotico, quer dizer, voltou a ficar inchado mas controlado e menos do que estava quando fui nela da primeira vez. Liguei pra ela e ela me falou que so vai sair tudo quando eu tirar o dente. Hoje estou preocupada e queria marcar outro cirurgiao dentista para tirar logo esse caco, mas estou com medo pq sempre ouvi falar ai no Brasil q não podemos tirar dente com infecção. Perguntei pra ela e ela disse que não tinha problema. Li varios textos que tirar o dente pode levar ate a morte. Confesso que estou com medo pq ja tomei antibiótico antes e esse não acabou totalmente com a infecção e li que depois da cirurgia terei que tomar de novo. Sera que vai fazer efeito, corro risco de morte? Por favor me ajude. ESTOU COM MUITO MEDO.

    1. Fique tranquila, Elizabeth. Não vejo qualquer razão pra que você esteja em risco. Às vezes há infecção e nem há abscesso… então não se baseie na presença dele. O pus presente pode ser só residual, e seu organismo está eliminando (ou absorvendo) eles aos poucos. Caso de morte em extração dentária é raríssimo, e sempre está ligado a algum problema de saúde geral do paciente, não ao procedimento, em si. No momento, o melhor que você pode fazer é extrair logo esse dente.

  18. Boa tarde Doutora,

    Um dente meu quebrou, ficando apenas uma parte, fui ao dentista e ele me informou que eu deveria fazer canal e posteriormente colocar coroa, pois o dente estava necrosado. Iniciei o tratamento de canal e, no terceiro dias após o início, estou com a bochecha inchada e sinto um tecido duro acima do dente, na bochecha e perto da boca, como se fosse pus. A dentista me passou nimesulida e amoxilina. É normal esse inchado na bochecha e bola de pus? Ou deve ser feita a drenagem?

    1. Jéssica, parece que você tem um abscesso. Nem sempre um abscesso precisa ser drenado, depende da avaliação do dentista. Não, não é normal, mas dada a situação (o dente necrosado), não é de se espantar.

  19. Dra. me ajude por favor, tirei uma raiz bem infeccionada e com uma fistula de muitos anos, porém já vai pra 3 meses q tirei o dente e a fistula as vezes incha, parece que sem secreção, a região toda fica dolorida qdo empurro com a língua (dente da frente), e não tem como ser de outro dente, será q ficou alguma bactéria lá dentro?

  20. Dra. tinha uma obturação que caiu ha mais de um ano, o dente começou a doer durante um período em que estava sem condições financeiras nenhuma de ir ao dentista, fiz um plano odontologico, vou ser atendido mes que vem. Esse dente esta com uma enorme carie, o mesmo mudou de cor assim como o dente vizinho, ta uma parte escurecida mas não dói mais. Entre um dente e outro se criou uma especie de bolha que some e desaparece. Sinto uma sensação de inchaço do lado direito as vezes. As vezes dores abaixo do ouvido do lado direito onde se localizam os dentes, ou seja, o ultimo e penultimo que era o obturado, e esta aberto com enorme buraco, coloco pedaço de algodão direto para não entrar residuos de alimentos. As vezes sinto dores no pescoço e nas articulações do lado direito. Ja estou apavorado de ir ao dentista. Faço bochechos direto com água morna e sal. Preciso de uma orientação. O dente parou de doer ha quase um ano de vez em quando fica dolorido.

  21. Boa tarde doutora, eu sou angolana e agradeço muito pelas dicas que aqui sao postadas. Eu fiz a lavagem do canal ha uma semana, aí a dentista colocou uma massa branca para tapar o buraco e pediu que retornasse após 7 dias, o problema é que o dente em causa esta me trazendo muitas dores, inflamaçoes nas gengivas, não consigo me alimentar direito.

    1. Catyina, geralmente a troca do curativo alivia a dor. O metabolismo bacteriano costuma produzir gases que criar uma “pressão interna” no dente, por isso a dor. Trocando o curativo, a tendência é a dor diminuir. Converse com a sua dentista.

  22. Olá doutora, meu penúltimo dente da parte de baixo quebrou e ficou só a parte de baixo dele, demorei pra ir no dentista e complicou, senti muita dor e fui obrigado a ir ao dentista, vou ter que extrair, só que estou muito mal, vomitei, diarreia, sentindo muito fraco, será que isso tem a ver com o dente? E será que que corro risco de morte na hora da extração por estar mal, estou tomando medicação pra dor, para desinflamar.

    1. Se há infecção, pode ser consequência do problema com o dente sim, Marcelo. A possibilidade de você morrer numa extração dentária é muito muito MUITO pequena, ainda mais se seu dentista seguir todo o protocolo direitinho (não tenho razão pra duvidar disso). Realmente não acho que você precise se preocupar com essa possibilidade, e sim em extrair logo esse dente e resolver a infecção.

      1. Bom dia… Então, meu dente quebrou e eu demorei ir ao dentista, quando fui ele já estava infeccionado, comecei a tomar amoxilina mas ai depois de uns dois dias me deu a íngua embaixo do queixo no lado esquerdo, isso é normal Dra.? Eu tbm queria saber com quanto tempo tomando o antibiótico ele faz efeito ? Eu comecei a tomar ha uns três dias atrás e ha uns 2 dias atrás apareceu uma íngua, o dente parou de doer mas a íngua está incomodando muito, neste caso eu procuro um médico ou um dentista?

        1. Sabrina, considerando que há infecção, é esperado o aparecimento dessa “íngua”. O antibiótico já está fazendo efeito, mas é essencial que você tome ele todo, como prescrito pelo dentista. Você já está medicada, mas se tiver alguma dúvida, procure novamente o seu dentista.

  23. Bom dia doutora, fiz uma extração do dente 21 após inúmeras tentativas para “salva-lo”, devido a inflamação na raiz que tinha nesse dente, eu sentia um cheio ruim, pois tinha um duto q saia secreção desta inflamação no assoalho nasal. Ja faz 20 dias que extrai esse dente, foi feito enxerto pois vou fazer implante, porém ainda sinto o cheiro ruim, n tenho dor e a boca/gengiva n está nada inchada. Isso é normal? O processo inflamatório demora quanto tempo pra acabar depois de uma extração?

    1. Claudia, me parece tudo dentro do esperado, sim. O cheiro deve ser do abscesso, que ainda deve estar liberando um pouco de secreção. O processo inflamatório vai se resolvendo aos poucos, varia de pessoa pra pessoa. Geralmente, vários dias.

  24. Boa noite, Dra. Ana.

    Após exame clínico com uma dentista e análise de raio-x, solicitado por ela, não foi encontrada nenhuma cárie ou problema no dente, no mês de maio, quando numa noite, mal pude dormir por causa de um incômodo no dente. Foi feita uma limpeza e ela falou que o meu dente poderia estar sensível, mas que não havia nada. O tempo passou e a dor não se apresentava mais, quando voltou no final de julho. Procurei um profissional que era especialista em ATM e apresentei o raio-x que possuía e, após uma examinada nos dentes, chegou a mesma opinião da dentista anterior. Como relatei que tinha dores musculares e nas juntas, solicitou, inclusive, uma ressonância, desconfiado que pudesse existir algo nas articulações, que foi afastado com o laudo e com análise das imagens (chamou-me a atenção a observação no laudo de que haviam encontrado linfonodo bilaterais, mas o dentista falou que não era nada que se preocupar). Acreditou, então, se tratar de algo muscular, uma vez que sinto rigidez em outras partes do corpo. Iniciou, assim, um tratamento clínico com bolsas de calor e movimentos que devo fazer com a boca, em casa, três vezes ao dia. Enquanto aguardava o resultado da ressonância, procurei até um otorrino, para afastar algum problema com ouvido ou sinusite, essa última, que me ataca de vez em quando, mas sem nunca ter trazido reflexos nos dentes. Foram feitas uma radiografia dos seios da face e algumas outras, mas não apontaram nada. Meu endocrino havia me solicitado, nessa mesma época, uns dias antes da ressonância, exames laboratoriais para acompanhar a minha tentativa de emagrecimento (inclusive, sou “pré-diabético”). Notei que estava com os leucócitos altos (em torno de 14 mil), que poderia acusar alguma infecção, mas quando indaguei ao otorrino, ele me informou que não havia nada no ouvido, que poderia ser um erro do laboratório ou eu podia estar doente na época que recolheram a amostra, mas que eu deveria ver o que o endocrino diria (infelizmente, ainda não consegui agendar a consulta), para inclusive solicitar novos exames, se for o caso… Mas, voltando para o cerne da questão, sigo com incômodos nos dentes (nos dois lados da face, na parte inferior, que aparentam estar se revezando). De ontem (19/8) para hoje, não conseguir dormir, com uma dor como uma agulhada (não sei descrever bem dores), que duraram umas duas horas. Pensei que pudesse ser uma sensibilidade, uma vez que tenho a gengiva retraída, mas não há gatilhos aparentes (será que as aplicações de calor externamente, pedidas pelo Buco, seriam?). Vem sem aviso, como uma pontada, agulhada, talvez. Passei Sensodyne (que a primeira dentista havia recomendado, para o caso de acontecer) e Periogard (que tinha aqui em casa). Que a senhora me indicaria fazer? Que tipo de profissional deveria buscar? Estou tomando ibuprofeno 600mg (receitado pelo buco, caso sentisse dor). Tudo que leio na internet acaba sempre direcionando para tratamento de canal e isso me assusta um pouco. Fico com medo de abrirem meu dente sem necessidade. Lembrei-me das histórias de minha avó, que sofreu com nevralgias e tirou todos os dentes, sem necessidade (e sem resolver o problema também). Por último, sou diagnosticado com Apnéia do Sono (severa) por um neurologista e desde 2011 uso um CPAP para poder dormir. Pensei que pudesse ser algo relacionado ao bruxismo, que poderia ser resolver com uma placa, mas o buco achou melhor nao usá-la por causa do CPAP. Estou perdido, igual a uma barata tonta, e já não sei mais o que fazer. Qualquer orientação, sem dúvida, seria de grande valia. Muito obrigado de antemão.

    1. Raphael, o especialista em DTM e Dor Orofacial chegou à conclusão que não é problema dentário… mas sugeriu alguma causa pra essa dor? A nevralgia do trigêmeo é um bom “palpite”.

  25. Oi Doutora, ufa consegui chegar na parte dos comentários, quase desisti rsrsr são muuuuitos. Bom, mas vamos ao que interessa, minha dúvida é, comecei a fazer um canal, aí a minha dentista achou melhor deixar aberto e não me passou nenhum antibiótico. Depois de três dias voltei, ela lavou com cloro e fechou com uma massa termoplastica para que se caso voltasse a doer eu mesma conseguiria tirar, depois de três dias, acho, tinha retorno e bem no dia voltou a doer, então ela tirou a massa, lavou de novo e falou que dessa vez vai ficar uma semana aberto para sair mais o pus. Isso foi na quarta feira, na sexta tive uma febre de 39 graus, achei que era gripe e tomei alguns remédios, melhorei mas a febre voltou… Fui no médico, pois não sinto nenhuma dor nem de gripe. Ele me falou que é do dente mesmo sem doer, pois ele está infeccionado, então vai me dar febre mesmo. Minha pergunta é, é normal não passar nenhum antibiótico no tratamento de canal, pois o meu dente está até com cheiro ruim, totalmente aberto e agora lendo essa explicação sobre dente inflamado fiquei com medo, corro algum risco maior? Pois estou engolindo essas bactérias né… Obrigada desde já aguardo resposta !

    1. É muito comentário mesmo, Vanessa. 🙂 Quem julga a necessidade de antibiótico é o dentista. Se sua dentista não viu necessidade, ok. Você está engolindo um pouco da secreção e, claro, ela contém bactérias… mas nosso organismo é repleto de bactérias, e o perigo está em quando elas chegam na corrente sanguínea… no estômago, não chega a ser um problema. Pode ficar tranquila. Converse com a sua dentista.

      1. OLÁ DOUTORA, HA UM TEMPO EU TINHA MEU DENTE INTEIRO E DO NADA QUANDO EU ESTAVA COMENDO UM DOCE MEU DENTE QUEBROU, O PENÚLTIMO, E FOI CAINDO VÁRIOS PEDACINHOS, E COMECEI SENTIR DORES, FICAVA INCHADO, SAIA BOLA DE SANGUE E TUDO, E UM CHEIRO HORRIVEL, PASSOU MAIS ALGUNS ANOS QUE NO CERTO HJ COMECEI SENTIR DORES DNV, E ESTÁ UM BURACO GRANDE E SEMPRE UMA BOLA INCHA DENTRO DO MEU DENTE, Q DOI PRA CARAMBA, O QUE DEVO FAZER PARA ACABAR COM TUDO ISSO?

        1. Rayane, VÁ AO DENTISTA. Você não pode ficar anos com um dente nesse estado… isso é um foco de infecção no seu organismo. Vá logo e resolva isso, enquanto você não o fizer, sua saúde fica prejudicada.

  26. Boa noite Doutora.
    Eu tinha um dente aberto que durante uma visita ao dentista na minha gravidez foi indicado pela dentista que eu teria que fazer um raio-x para fazer um canal, mas nao fiz pelos riscos que esse exame oferece na gestação, dai entao foram passando os meses e ate anos, esse dente foi quebrando pedacinhos e eu nao ligava pois nao doia, até que um dia saiu quase o dente todo de uma vez so ficando um caquinho, bem pequeno, que quase nem da para ver, e ha alguns dias em volta desse dente começou a doer e ta bem inchado, até pegando uma parte do céu da boca, não dói o tempo todo mas se encostar algo dói e muito, agora terei que fazer a remoção desse caquinho ne?
    E por ser um pedaço minúsculo de dente se torna mais difícil a extração?
    Eu estou com muito medo!

    1. Agora deve ser caso pra extração sim, Gabriele. A remoção é um pouco mais complicada para o dentista, mas é uma questão técnica, pra você não muda nada.

  27. Doutora, ha uns mês meu dente vinha doendo e as dores eram muito fortes, e na manhã seguinte meu rosto tava inchado e meu dente não estava mais doendo, aí eu foi ao dentista, ele falou que precisaria retirar o dente mas não aquele dia, porque estava inflamado, ai ela passou um anti-inflamatorio para eu beber de 8h em 8h e 7 dias, aí eu tomei certinho e meu rosto voltou ao normal, ai mãe ligou para o dentista e falou que eu estou melhor, ele disse para eu ir retirar o dente, eu tô como medo de meu dente não estar desinflamado e a anestesia não pegar.

  28. Doutora, boa tarde. Eu tive uma dor muito forte no dente que eu chegava tremer de dor. Foi a pior dor que eu ja senti (ate a dor do meu parto ficou em segundo lugar). Tomei diversos remedios pra dor, ibuprofeno 600mg, nimesulida, paracetamol, nada passou. So aliviava quando eu colocava agua gelada na boca. Enfim, corri no dentista e ele disse que nao havia nada de errado com meu dente, mas quando fez o raio-x viu um abscesso, e como doia muito passou 7 dias de amoxilina. Tomei e resolvi extrair o dente. Quando fui extrair o dentista disse q eu tinha q fazer canal e se recusou a extrair meu dente porque ele disse q o dente estava perfeito. Dai eu nao pude fazer o canal logo, por conta do valor, e agora meu dente voltou a doer muito e eu to tomando voltaren 100mg de 8 em 8 horas e nos intervalos tomo dipirona pra aguentar a dor ate eu voltar no dentista. Ele disse q so com canal teria acesso a bacteria. Sera q na primeira sessao que faz aquele acesso ja para essa dor insuportavel? To entupida de remedio pra dor. O que eu faço?

    1. Mayara, sim, o ideal é fazer pelo menos a abertura do dente pra canal. Assim é colocado um remédio no interior do dente e feito curativo, isso deve aliviar a dor. Apenas sugiro que você não demore muito pra tratar o canal, pois apenas com o curativo seu dente estará frágil e pode quebrar.

  29. Olá Doutora, estou com um problema em um dente, faz uns cinco anos fiz restauração, coloquei massinha, a massinha caiu e eu deixava sem até começar doer, quando ele estava em uma situação crítica eu voltava a dentista e ela fazia a limpeza e colocava massinha novamente e fiquei alguns anos enrolando nesse mesmo processo, esses dias depois de muito tempo sem ir ao dentista ela tirou o raio x e falou q esse dente eu havia perdido, vou ter q extrair e agora está saindo uma bolha de pus na minha gengiva no pé do meu dente, e estou com muito medo de arrancar, o q posso fazer? Por eu estar tanto tempo enrolando com esse dente pode haver algum risco na hora de arrancar??

    1. Agora é extrair, Juliana. Infelizmente. Se sua saúde geral está ok, não há maior risco nessa extração do que na extração de qualquer outro dente.

    2. Olá boa noite, então, fiz um canal ai demorei pra fazer a restauração, pra mim não era importante, foi passando meses até que um dia começou a doer muito, ai peguei e fui no meu dentista, levei uma bronca, ai ele fez a restauração, mas ainda continuou a dor, foi passando os dias, fui sentido dores muito fortes até que então minha cara ficou deformada, fui correndo no meu dentista, dai ele foi me passando antibióticos, não foram passando nada, quando fui ver ja estavam colocando dreno na minha gengiva a anestesia não pegou, sofri muito e acabei ficando internada, dai me tratei, ai arrancaram meu canal e o siso, estou aqui me recuperando, falo pra que vocês não brinquem, pq quase perdi minha vida com uma infecção.

  30. Oi, eu sempre obturo meu dente, mas ele sempre cai a obturação… faz mais de 6 meses que parei de obturar… pois sempre cai… isto é perigoso?

    1. Giovani, não dá pra ficar sem “obturação”. É perigoso no sentido de que seu dente pode ficar cariado e dar até canal, e aí vai doer bastante. Talvez seja o caso de fazer uma restauração mais resistente, um bloco, por exemplo.

  31. Bom dia doutora, semana passada um pré-molar meu começou a doer, fui na urgência e parece que o dentista abriu, limpou e fez curativo. E ele na hora falou pra marcar de fazer canal nos proximos dias. Ia marcar mas tenho uma viagem marcada pra ficar varias semanas no exterior e não vai dar tempo de fazer o canal antes de embarcar. O dente parou de doer desde então. Corro muito risco de este dente complicar lá?

  32. Dra. Ana.
    Estava com dor e sensibilidade e procurei um clínico. Este verificou e disse que deveria fazer canal em um dente. Atendeu depois e fiz tratamento de canal final de maio/16. Fiquei com curativo 2 semanas. Não tive inflamação e me recuperei bem. Atendeu na mesma clínica com uma dentista para restaurar. Fiz limpeza antes. E depois restaurar. Passando alguns dias, vi que ao lado do dente onde fiz o canal, estava inchado e com fistulas. Fiquei com muito medo e procurei a dentista que fez canal. Ela me medicou com amoxilina, e olhou e disse que tenho que passar numa periodontista. Agendei p 5 de Julho. Ela disse que irá abrir, limpar e ver se não trincou a raiz do dente. Se sim terei de extrai-lo. Estou com medo. Devo fazer isso com urgência?

    1. Fazer o quê, Claudiane? A extração? Se houver indicação de extração, sim, quanto antes melhor. Mas CALMA, talvez nem seja o caso, é preciso avaliar.

  33. Doutora… por dentro do meu nariz percebi q havia um inchaço em forma circular e qnd eu apertava liberava um mau cheiro e meu dente doía, conclui que talvez poderia ser a raiz do dente… mas se vc souber, se for possivel me infomar, gostaria de mais informaçoes. Desde ja agradeço.

    1. Ana, só com base na sua descrição não tenho como afirmar do que se trata. Pode ser um abscesso, por exemplo, o que revelaria uma infecção. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  34. Boa noite, Doutora. Faz aproximadamente cinco anos que meu último dente molar inferior esquerdo teve sua parte de trás fraturada em razão de uma cárie provocada pelo mau posicionamento do siso. Após a extração do siso, o molar fraturado foi restaurado e permaneceu assim durante três anos, até que um dia, após comer um pão, passei a não conseguir mastigar mais nada em cima do aludido dente. Em razão disto, procurei novamente um dentista, o indicou ser necessário fazer o canal e, posteriormente, uma restauração por bloco dentário. Fiz o canal há aproximadamente um ano e, após ter fazer uma restauração por pino sem sucesso, há um mês coloquei o bloco dentário. Ocorre que esta semana passei a sentir uma dorzinha neste mesmo dente. Consigo mastigar sobre ele, tenho sentido uma dorzinha chata e agora acompanhada de uma íngua (linfonodo) submaxilar bem na direção do dente. Gostaria de saber se é possível haver este tipo de dor mesmo após o dente ter sido submetido a tratamento de canal? E o que poderia ser?

    Este dente já me incomoda há cinco anos, desde que fraturou nunca mais foi o mesmo. Já estou cogitando a possibilidade de extraí-lo e depois fazer o implante, pois já fiz de tudo para restaura-lo, mesmo assim continua doendo.

    Desde obrigado pela sua atenção.

    1. Vinicius, provavelmente é uma dor periodontal, ou seja, nos tecidos em volta do dente, e não no canal. Uma possível razão pra isso é que esse bloco precise de um pequeno ajuste, por estar “alto”. Mas estou apenas supondo, o ideal é que seu dentista reavalie.

  35. Dra., um dente caiu a obturação, doeu e inchou muito o rosto, a dentista tinha receitado amoxilina e cataflan e melhorou, como tinha viagem marcada não retornei ao dentista. Agora 3 meses depois ele voltou a doer muito e por conta própria estou tomando amoxilina e iboprofeno ha 5 dias para eu ir ao dentista, porém a dor só piora, inclusive hj meu rosto amanheceu muito inchado do lado do dente. Será que ele está tão infeccionado que o antibiótico não está fazendo efeito? O que eu faço?

    1. Cristiane, não é pra esperar nada… é pra ir ao dentista JÁ. Sua dentista vai avaliar e, se for necessário medicar, ela fará isso de acordo. É praticamente certo que esse dente precisa ser aberto pra canal… enquanto isso não for feito, o inchaço deve persistir.

      1. Oi doutora, comecei a fazer um canal, mas quando era pra eu fazer a restauração eu n fui mais. E agora começou a doer, o q eu faço? Ah, e tenho outro dente q esta com um buraco e está doendo e as vezes sangra. Ai coloco um algodão pra tampar pra n cair alimentos, mas hoje esta doendo demais. Ai quando coloco o algodão com o creme dental alivia a dor, mas depois volta a doer de novo. Oq eu faço ?

        1. Aline, VÁ LOGO AO DENTISTA! Você tem dor espontânea, dentes abertos e com cavidades… você precisa de um dentista. Não tem nada que você possa fazer por conta própria pra resolver esses problemas. Algodão com creme dental não resolve absolutamente nada.

  36. Ola Doutora, estou com muito medo, comecei com um formigamento no rosto e nao sabia o que era, depois foi piorando e piorando, fortes dores no ouvido e na mandibula, fiz um raio x e a Dentista disse que “parece ser um abscesso”, não deu certeza e encaminhou para fazer um canal. E passou antibioticos. Minha preocupação é esse formigamento que sinto no rosto, um abscesso pode causar esse sintoma de formigamento no rosto? Às vezes na nuca, as vezes no ombro e braço.

    1. Ana, sim, se houver edema (inchaço) e esse edema comprimir algum nervo, por exemplo, pode haver formigamento. Mas sugiro uma avaliação médica, afinal formigamento em ombro e braço pode ser sinal de algum problema mais sério, como uma ameaça de infarto. Trate seu dente, mas procure um médico e faça uma avaliação geral, também.

  37. Olá Draª
    Meu namorado está com uma cavidade no dente. Foi ao dentista para tratá-lo, e a mesma o indicou para outro dentista para extrair os sisos. Onde nossa prioridade era tratar a cavidade, nem que fizesse pelo menos um curativo para não deixar aberto e aí então extrair os outros. Já tive amigo que chegou a falecer por isso. Meu irmão já ficou internado e quase passou por uma hemodiálise. Entendo a gravidade. Para mim, pelo menos um curativo para evitar restos de comida e bactérias que se infiltram na corrente sanguínea , deveria ser feito. Qual sua opinião?

    1. Na minha opinião, também. Se os sisos não configuram urgência, faz-se qualquer tratamento clínico necessário (restaurações, “limpeza”, tratamento de canal) antes da cirurgia, até pra adequar o meio bucal para as extrações.

  38. Oi, preciso de socorro.
    Tinha 2 canais pra fazer, fiz um e o outro a dentista fechou pra eu voltar de novo e fazer o canal, porém não fiz e agora está doendo muito.
    Fui no dentista, mas eles não sabem mais o que fazer comigo, já passaram tudo pra desinflamar o dente mas não adianta, a anestesia não pega, estão com medo de dar mais remédios, tentam abrir meu dente mas a dor é muito grande e eles não conseguem, e agora??

    1. Dayane, complicado. Ou você trata o canal ou extrai o dente. E nos dois casos, será preciso anestesiar. Por isso é que você devia ter tratado o canal quando foi indicado…

  39. Olá Dra. Ana, tenho um dente que esta inflamado ha mais ou menos um mes e ja estou cuidando dele (a dentista colocou curativo e o dente esta muito sensivel, acho que tenho que fazer canal), entao estou esperando a inflamaçao acabar, so que eu sofro de Síndrome do Pânico e depois de ler esse e outros artigos dizendo que a infecção pode passar pro coração não paro de pensar nisso! Quando penso nisso meu coração acelera. Corro o risco da infecção passar pro coração ou precisa de mais tempo pra isso acontecer… por favor me responda!! Estou desesperada.

    1. Isso pode acontecer sim, Karine… mas CALMA. Não é de qualquer jeito. Geralmente esse tipo de problema ocorre quando a pessoa já tem um problema de saúde geral associado. Se sua saúde, de forma geral, está ok, não acho que você precise se preocupar. Mas assim que der, faça o tratamento.

  40. Entao doutora, estou preocupado, pois tenho um dente que ja foi feito canal mas mesmo assim eu passo fio dental e sangra demais, e tem um cheiro estranho sei la, a minha dentista falou que se sangrar e pra eu continuar passando fio dental, achei estranho isso, bom, me ajude, me de uma dica ou remedio caseiro sei la, to pensando ate em trocar de dentista se for o caso, pq ja faz um tempo e ela nao resolve nada !

    1. Kauan, sangramento gengival é um sintoma clássico de gengivite, que é a inflamação da gengiva pela não remoção adequada de placa bacteriana. Quem tem que remover essa placa bacteriana é você, escovando os dentes e usando o fio dental regularmente, por isso sua dentista afirmou a necessidade de usar o fio dental mesmo com sangramento. Portanto, você precisa fazer a sua parte… nesse sentido, não adianta nada mudar de dentista.

  41. Olá, Doutora Ana. Estou com três dentes totalmente estragados, de modo que está somente os cacos, tive medo de tratar meus dentes e acabou que com 18 anos vou perder mais 3 dentes, meus dentes estão inflamados e a boca toda está dolorida, também tive febre, vômito, muita dor de cabeça, minhas articulações estão totalmente doloridas, e ainda por cima apareceu um nódulo em meu pescoço. Eu gostaria de saber se somente extrair esses dentes resolve o problema, ou vai precisar de mais atenção do que aparenta.

    1. Enock, provavelmente será preciso mais atenção, como alguma medicação que trate a infecção, também. Mas não se preocupe com isso, apenas procure um dentista o mais rápido possível pra resolver isso. Ele(a) vai orientar você nesse sentido.

  42. Olá doutora, o meu primeiro e segundo molares estragaram muito, por medo de ir ao dentista aconteceu isso, mas agora estou tratando os dentes, gostaria de saber se anestesia vai pegar, pois vou extrair os dois, mas embaixo dos dentes tem uma inflamação muito dura, estou com muito medo.

    1. Fernanda, não tenho como prever isso… mas se o dentista achar que não vai “pegar” a anestesia, pode medicar você e aguardar o controle da inflamação / medicação pra fazer as extrações.

  43. Dra. Ana, fui em três dentistas por causa de um problema no molar na parte superior, fiz canal nesse dente há mais ou menos 15 anos. Recentemente formou uma ferida na gengiva acima desse dente, e dói bastante. Acontece tambem que nao tenho o penultimo (molar) e o ultimo dente da parte de baixo (uso uma ponte movel), por causa dessa ferida na gengiva estou sentindo dor nesse molar tambem que foi feito canal. Fui no 1 dentista, falei que estava doendo este molar, mas ele disse que este não poderia estar doendo por eu já ter feito canal ha 15 anos, então ele mexeu no dente vizinho, consequencia… sai com dor do consultório. No 2 dentista tambem ele não quis mexer nesse molar, falou para eu usar uma pasta para gengiva. E hoje fui no 3, realmente desanimei, perguntei a ele se o problema era uma gengivite ou infecção no canal… ele disse ser apenas uma lesão na gengiva. Pergunto à Senhora como pode um dente que foi feito canal ha mais 15 anos, com tartaro em volta dele, e uma ferida de pus só em volta dele) não infeccionar… a Senhora acha que é caso de retratamento ou de arrancar esse dente?

    1. Marina, ou é um abscesso endodôntico (e essa ferida seria uma fístula, por onde sai pus) ou é um problema gengival / periodontal. Parece haver algum tipo de infecção, sim. Pode não ser caso nem de retratamento nem de extração (extração acho não ser mesmo, pelo seu relato), mas de tratamento periodontal (raspagem). Enfim… é preciso avaliar.

  44. Olá, tive um atendimento de emergência há mais ou menos 3 meses, o nervo foi removido e colocado um curativo. Cometi o erro de esperar a situação financeira melhorar para tratar o canal, um mês depois o curativo caiu e há quatro dias meu dente dói muito e meu rosto está inchado, e inchando mais. Já marquei consulta com o endodontista para amanhã, mas estou muito preocupado. Devo ir agora em um atendimento emergencial ou posso esperar até amanhã? A dor está suportável com o uso de Toragesic, posso continuar tomando até amanhã ou devo suspender imediatamente?

    1. Juliano, já é “amanhã”, e só agora estou lendo sua mensagem. Se era possível aguardar, sim, você poderia ser atendido hoje. Será preciso concluir esse tratamento de canal pra que o dente não incomode mais.

      1. Obrigado Doutora, de fato fiz minha consulta com a endo. Mas por final das contas ela apenas pediu uma radiografia completa, pegou a radiografia e avaliou o que já sabíamos, vou tratar o canal a partir do dia 14. O que me assusta é que estou com uma enorme bolha de infecção acima do dente e embaixo do lábio, parece que vai explodir a qualquer hora… Ela me deixou assim e receitou apenas ibuprofeno. Será que errei de médico? Devo procurar um atendimento emergencial ou qualquer outra decisão? Ou acredito no ibuprofeno que vai “remover” essa enorme bolha.

        1. Ou o abscesso drena o pus, ou seu organismo reabsorve esse pus, Juliano. Não há muito mais o que fazer. Se sua dentista não quis drenar, deve ser porque não achou que ele estava “bom” pra isso.

  45. Ola doutora, meu nome é Milena, estou com 2 dentes cariados e quebrados, sinto muita dor em um deles, principalmente na gengiva, nao fui ao dentista ainda porque tenho muito medo, porem a dor esta me vencendo, entao irei logo, estou tomando remedio para desinflamar, mas essa dor que comecei a sentir hj na gengiva esta me preocupando, o que pode ser ?

  46. Eu tenho um dente cariado bem antigo, sempre deixei pra depois, agora minha gengiva embaixo dele ta bem inchada e latejando, você pode me dizer o que devo fazer além de ir ao médico? Pois é um final de semana e tenho que esperar…

  47. Boa tarde Dra,
    Preciso de ajuda, tenho mt medo de ir ao dentista, pois qdo tinha 13 anos perdi os dois dentes da frente, acho que é trauma, como faço p/ superar e iniciar minha ida ao dentista????

  48. Ola Dra, bom eu nunca fui a um dentista por medo da anestesia, e tinha um dente, penultimo dente do lado direito na parte de cima, que estava aberto… ai como meu esposo ficava pegando no meu pé, tomei coragem e fui ver, a dentista disse que por ter ficado bastante tempo aberto esta com uma carie bem grande e a gengiva tinha crescido para dentro do dente, disse que precisava fazer uma cirurgia nele para tirar essa gengiva e ver se iria dar canal, tirou um raio x e disse qua ainda dava pra recuperar… ai fiz a cirurgia e ela colocou um curativo, isso foi numa terça, e disse que se doesse era pra tomar dipirona…. então fui pra casa e ele não doeu, chegou no sábado eu fui tomar um cafe de tarde e quando coloquei o café na boca senti na hora uma fisgada no dente e ai começou a latejar e a doer… de noite como ja esta doendo um pouco resolvi tomar o dipirona, e fui dormir, quando foi umas 00:20 acordei com o dente doendo muito, chegava chorar de dor, tomei outro dipirona e nada… vi o dia amanhecer, ai em menos de 4 horas tomei outro dipirona e mandei uma mensagem pra minha dentista, ela então foi até o consultório e olhou, tirou o excesso de curativo e me deu uma anestesia para eu aguentar até tomar o remédio que ela passou, amoxilina 500 de 6/6h e ibuprofeno de 600 de 6/6 h… pq doia muito… e mandou eu voltar na terça… bom na terça eu fui mas o dente não parava de doer, só diminuia a dor quando tomava os remedios, ia passando efeito voltava a dor, ai na terça eu fui de novo ao dentista e ela abriu e fez a limpeza da carie, saiu um cheiro ruim até… e deixou limpinho, pôs remédio e fechou o dente de novo, chegando em casa, quando anestesia passou, dava fisgada ate na cabeça, e latejava tudo e doia muito, era como se o dente estivesse quebrando, estralando por dentro, na hora liguei pra ela e disse que estava acontecendo e falei que não queria fazer canal e sim extrair, então mandou voltar la na hora, e ela tirou o curativo deu a anestesia e a dor passou, então começou a amolecer o dente para tirar, até ai beleza… só que a anestesia não pegou o suficiente e começou a doer, mas queria me ver livre do dente pq doia, ai falei que dava pra aguentar, ela foi mexendo e quando pegou uma espécie de alicate pra puxar de uma para o outro, o lado de fora não doia quando ela puxava, mas o de dentro… eu não aguentei… ai ela me deu mais anestesia e mandou continuar com o antibiótico e mandou tomar Deocil 10mg de 6/6h… a minha gengiva ficou inchada no local do dente, ainda estou tomando o remédio e parou de doer um pouco, ela tbm deixou sem curativo pois poderia esta tendo tipo uma pressão… quero saber se é normal começar a amolecer o dente e deixar pra outro dia a extração devido estar inflamado, e se terei que remove-lo mesmo já que começou a mexer, e quanto tempo leva pra desinflamar… meu rosto esta um pouco inchado do lado e onde furou para aplicar a anestesia doi uma pouco quando falo… é normal isso? Ela procedeu corretamente… marcou para extrair nesta terça novamente… será que vou conseguir dessa vez?

    1. Gleiciane, se você não aguentava de dor, como é que a dentista poderia continuar a extração? Não é de surpreender que ela tenha optado por interromper a cirurgia e administrar a medicação. Sim, será preciso terminar a extração quando possível. Sim, o local da anestesia pode ficar dolorido. Se sua dentista achar que na terça dá pra continuar, ok.

  49. Oi Dra., venho novamente para me tirar uma duvida, ontem a noite apareceu um abscesso no dente do meu filho, o que foi feito canal, mas hoje pela manhã se rompeu, então tenho que esperar desinflamar para fazer a extração, e é necessario tomar antibiotico para poder extrair o dente? É de leite, o segundo molar. Obrigada pela atenção.

    1. Você precisa levá-lo ao dentista, não tem que esperar nada. Se for preciso medicar e esperar pra intervir de alguma forma, o dentista vai indicar.

  50. Dra., tenho um filho de 6 anos, ele fez um canal vai fazer 2 ANOS e agora o canal abriu e o rosto dele inchou muito, isso ja aconteceu tres vezes, fiz o raio x, deu uma infecçao no final da raiz, o que a senhora acha que deve ser feito, mandar extrair ou refazer o canal? Porque caiu toda a restauracao, o que devo fazer? Obrigada.

    1. Marcondes, depende da avaliação do dentista a respeito e de que dente estamos falando. Imagino ser um dente de leite, pela idade do seu filho e pelo tempo que o canal foi feito. Se for um dente do fundo, o ideal é manter… mas dependendo da infecção, pode ser melhor extrair e colocar um mantenedor de espaço (um dispositivo que mantém o espaço do dente permanente que vai nascer).

  51. Fiz um aumento de coroa ha 2 semanas (dente 37), depois do procedimento não senti dor, dai só tomei o anti-inflamatório por 2 dias, há uma semana senti uma forte dor na lombar e estado febril e o médico me passou nimesulida e betatrinta, sendo que agora sinto muitas palpitações e tenho suor noturno todos os dias, posso estar com endocardite por causa da operação na gengiva?
    Obs:
    – Durante o procedimento meu dente provisório caiu no chão.
    – Não sinto mais febre.
    – Meu hemograma deu um leve aumento nos leucócitos (10.100) e segmentados (7770).
    – Apareceu uma ferida no céu da minha boca e levou uns 10 dias pra melhorar.

    1. Nine, poder, pode. Mas não dá pra afirmar isso só pelos sintomas que você descreve ou pelo resultado do seu hemograma, que está dentro do normal. Em princípio, eu não me preocuparia nesse sentido.

  52. Doutora, eu fiz um canal no penultimo dente de cima do lado esquerdo, o canal foi fechado e depois de um tempo um lado do meu dente quebrou, sendo assim tinha apenas 1/3 do dente no local e meu dentista disse que nao teria como recupera-lo, teria de arrancar os dois pedaços que ficaram e colocar um pino com um dente de porcelana ou de metal. Gostaria de saber se tem chances de desenvolver essa bactéria através desse dente, porque ja faz um tempo que nao vou ao dentista vê-lo por falta de tempo mesmo, coisas do trabalho.

    Obrigado.

    1. Diego, Se o dente está com curativo, portanto, fechado, e você é uma pessoa saudável, é altamente improvável. Mas arranje um tempo, saúde é prioridade. 😉

  53. Dra, tenhum um dente aberto há um tempo, ele infeccionou, recentemente tratei a infecção e fui orientado que deveria arrancar o dente, porém ainda não consegui arrancar, hoje acordei com uma íngua bem embaixo do dente.
    Essa íngua pode ser por causa do dente ?

  54. Dra., eu estou com um pedaço de dente no maxilar superior, ja fiz tratamento dentário, mas os médicos n mexiam nesse dente. Logo apos engravidei e me deixei pra lá, semana passada fui marcar dentista pq estava sentindo mtas dores no ouvido, garganta e no dente, e tinha tido febre, a dentista n mexeu e passou amoxicilina, estou tomando nimesulida tbm, minha boca esta coberta de aftas, e a gengiva acima do dente esta muito inchada e dói muito, quanto tempo demora para ver o efeito? N consigo me alimentar e beber água, to salivando muito.

    1. Débora, como assim “pedaço de dente no maxilar superior”? Esse dente quebrou? Estava cariado? Você fez uma extração e esse pedaço ficou? Me explique melhor, por favor.

  55. Olá, tenho uma dúvida, estou com um dente estragado e a gengiva em que esse dente fica preso esta inchada, mas a minha amigdala direita esta inchada, esse inchaço tem algo a ver com o dente cariado ??

  56. Olá Doutora. Eu há 2 semanas tive um dente que partiu um pedacinho durante a refeição, não procurei o meu dentista imediatamente e na passada Quinta-Feira tive imensas dores. Na sexta feira de tarde fui a uma Dentista e ela fez me um raio X. Não mostrava nada de errado com o dente, então resolveu reconstruir o dente e tomar Brufen para as dores. O meu problema é que as dores teimavam em não passar e na madrugada de Domingo fui às urgências do hospital. O Médico de serviço não era dentista e receitou me um antibiótico (Cefuroxima) e uns comprimidos para as dores, Clonix. Antes de mais vou explicar as dores que eu tenho. Começam na zona do dente, depois estende-se por todo o lado direito da minha face acabando na cabeça (por cima do olho) e, num grau menor, nos ouvidos. As únicas alturas em que melhorava a minha condição era durante as horas em que o Clonix fazia efeito, então eu hoje (Terça Feira) fui a outra Dentista, já que a anterior não me tinha resolvido o problema. Que me retirou a massa e verificou que estavam bactérias no canal. Este dente é desvitalizado. Então ela com uma espécie de agulhinha foi tirando as bactérias fora que causaram algum mau cheiro usando um líquido para limpar. Limpou me o dente e colocou massa provisória. Ficou combinado esperar 1 ou 2 dias para ver se as dores passarem, se passarem volto lá daqui a um mês para fazer a reconstrução final, senao é sinal que o dente está condenado e vou ter de arrancar. Além disso, receitou me outro antibiótico (Amoxicilina + ácido clavulcânico) em substituição do outro, e como saí do consultório às 12h, disse me para tomar um comprimido do antibiótico às 14 e outro à noite 9h/10h para depois acertar com a hora da manhã, já que o vou tomar de 12 em 12h. Durante a tarde eu tive exactamente as mesmas dores, e agora à noite também. À tarde tomei um Clonix e passou, já o Brufen das 22h que tomei junto com o antibiótico nada me fez. O que me leva a perguntar, é normal eu ainda sentir estas dores? Será que mesmo arrancando o dente me param estas dores que me afetam não só a zona da boca como todo o lado direito da cabeça?
    Muito obrigado pela sua atenção, Doutora.

    1. Rafael, o relato ficou meio confuso pra mim. O dente já era desvitalizado antes de quebrar e doer? Ele tinha o canal tratado? E agora, após o ocorrido, ele teve o canal tratado? Porque pela sua descrição parece que a dentista apenas fez uma “limpeza” no canal, não o tendo tratado em si. Me explique melhor, por favor.

      1. Dra. meu dente inferior da parte de baixo está aberto faz um tempinho devido ao canal ter caído. Depois que caiu ainda não fui ao dentista. Quando faço bucal pra lavar a boca sai sangue talhado do outro dia, ele não doi, mas quando cai algo dentro sim. Isso é muito serio ? E o que a senhora me aconselha a fazer?

        1. Fernando, primeiramente o que caiu não foi o canal, mas uma restauração. Se está saindo secreção do dente, deve ser caso pra tratamento de canal. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra tratar, porque esse dente representa um foco de infecção no seu organismo, o que nunca é uma boa ideia.

  57. Boa noite.

    Fiz um tratamento de canal, onde uma lima quebrou dentro do canal. Porém por radiografias, foi visto que o canal foi bem selado sem o risco de infecção.

    Porém, meu dente inflamou no começo do mês devido a prótese ter ficado alta. Limamos o dente e deixamos normal. Tratamos com anti-inflamatório e a dor parou. Entretanto, essa semana voltou a doer e voltei com a mesma medicação para na semana que vem ver o que pode ser feito.

    O que me preocupa é que agora a dor parece um pouco mais persistente. Também me preocupa o fato de ter sentido uma pressão dentro do dente e após isso ter saído um bocado de sangue dele (algo que parou em instantes). O dente também parece estar inchado.

    Pode ser algo grave?

        1. Mas o canal não foi tratado e o dente selado? Porque, sendo assim, não haveria como sair sangue de dentro do dente. Ou o canal não foi tratado?

  58. Dra. boa tarde. Meu dente está cariado, quebrou uma parte pequena, porém nao sinto dor nem nada do genero, vou procurar um dentista amanhã. A senhora saberia me dizer se perderei o dente? É o meu maior medo.

  59. Olá doutora, boa noite!
    Olhe, faz oito dias que estou com um lado dos dentes dolorido, o lado superior, as vezes os dentes doem um pouco, tenho 4 dentes obturados nesse lado, é uma dor que se expande até para a cabeça e ouvido. O que poderia ser, doutora, me ajude por favor. Obrigada.

    1. Maysa, pode ser problema de canal em algum desses dentes, pode ser algo gengival, pode ser sensibilidade dentinária… depende. Só avaliando pra saber. Procure um dentista.

  60. Doutora, meu siso 38 quebrou, fui ao dentista para extrai-lo mas a anestesia nao pegou e ele tentou assim mesmo, eu nao consegui extrair, ele ainda doi muito, tomo anti-inflamatorio mas passa a dor e volta novamente, o que a senhora me diz para eu conseguir logo extrair esse dente?

    1. Vanessa, foi o dentista que prescreveu esse anti-inflamatório? Ele prescreveu algum outro remédio? Via de regra, com a medicação a inflamação / infecção é controlada e é possível fazer a extração normalmente depois de alguns dias.

  61. Doutora, bom dia!
    Olhe, eu tenho 3 dentes do lado de cima restaurados e já esta com 3 dias que estou sentindo dores no céu da boca em todo esse lado e também dói a cabeça, mas quando olho meus dentes aparentemente não estão com nada, o que poderia ser doutora, estou apavorada, será que podem ser os dentes? E será que vai ser preciso extrair?
    Desde já muito obrigada pela atenção.

  62. Olá, doutora. Fui ao dentista faz uma semana, pois sinto meus dentes da frente meio moles, fiz um raio x e a dentista falou que estava inflamada minha gengiva (?) E me recomendou anti-inflamatório de 8 em 8 horas por 5 dias, tomei o medicamento certinho, mas continuo sentindo eles moles, talvez até estejam mais do que antes! Isso é normal? Tenho ótima higiene e antes bati esses dentes mas não tão forte como levar uma bolada ou algo assim. O que deve ser feito? Meus dentes vão continuar assim? Devo voltar a dentista?
    Obrigada!

      1. Faz pouco mais de um mês, mas já havia batido antes ha um certo tempo, não me lembro ao certo quando foi, mas acho que pode ter sido no meio do ano passado. Bati o copo quando fui tomar água, nas duas vezes. Não sinto dor, mas sinto um certo incomodo. Percebi que alguns dentes de baixo também estão assim, pouco moles, também são frontais, não me lembro de já tê-los batido.

        1. Se essas batidas foram só com o copo, imagino que não tenham sido batidas fortes. Se os dentes de baixo também estão um pouco moles, o problema pode ser periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte doas dentes (osso e gengiva), e não ter a ver, necessariamente, com as batidas. Converse com a sua dentista.

  63. Boa noite Dra.

    Quando era mais novo usei aparelho fixo e nele tinha aqueles anéis nos dois penultimos dentes superiores, esquerdo e direito. Depois que tirei o aparelho notei q nos dois dentes do lado esquerdo e direito tinha uma carie, que por descuido não tratei. Com o tempo ele aumentou e os dois dentes foram quebrando até ficar menos da metade. Eles tem aquela parte escura, não tem essa gengiva dentro deles, estou com mau halito e durante esse tempo tive dores nos dentes só q tomava remedio pra aliviar. Fiquei muito tempo sem voltar no dentista. E agora estou preocupado pq a gengiva está meio inchada e entra muita comida onde o dente esta quebrado, onde ficou um buraco. Escovo os dentes sempre quando termino de comer, mas dps de um tempo noto o mau halito e não posso ficar assim pq não posso fazer nada. Queria saber qual procedimento que deverá ser feito quando for ao dentista e se é muito grave meu caso?!

    1. Vinicius, pelo seu relato me parece caso pra tratamento de canal, pino e coroa, em ambos os dentes. Se a cárie ainda não tiver atingido o canal e ainda houver mais da metade das coroas dos seus dentes ok, pode ser que 2 blocos resolvam. É preciso avaliar.

  64. Olá dra, tenho quadros de infecção urinaria direto, td mes tenho q tomar antibiotico, preciso extrair um siso q esta doendo muito, corro risco d vida? Desde já agradeço.

      1. Bom dia, fiz um abertura de canal, no dia seguinte fiz uma progressiva, meu corpo ficou todo empolado, tenho inchaço nas maõs e nos lábios, tem alguma coisa a ver?

  65. Boa tarde… gostaria de que me esclarecesse… fiz uma protese faz uns tres anos… de uns 6 meses para ca notei um abscesso na minha gengiva, na parte superior… como se fosse na altura da raiz do dente… comecou a sair infeccao… faço sempre bochechos duas vezes por semana… com flogoral… e oxigenada 10 vol… escovo os dentes com frequencia… porem essa semana a protese caiu… e a infeccao continua saindo. Pensei tomar anti-inflamatorio… mas nao consegui consulta para essas duas semanas e o dentista que fez a protese esta de ferias… o que seria mais indicado?

    1. Adriana, procurar outro dentista… tanto pra identificar a causa da infecção quanto pra medicar você e fazer algum procedimento local necessário. Quando seu dentista voltar de férias, você conversa com ele e combina quais serão os próximos passos, o que deve passar pela confecção de uma nova prótese e tratamento de canal (se a origem do abscesso for o canal do dente, ele já tendo sido tratado ou não).

  66. Boa noite Dra. Tenho uma pergunta: Estou com dor de dente ha mais ou menos duas semanas e meu maxilar ta com dificuldades para abrir, abre, mas nao como era antes. E os dentes que doem são os dois ultimos de baixo, um de cada lado. O problema da boca nao abrir direito tem a ver com os dentes ?

    1. Provavelmente, Deyvid… pela proximidade anatômica desses dentes com a articulação. Deve haver algum inchaço, também. Procure um dentista logo, 2 semanas com dor de dente não é fácil não…

  67. DRª Tenho um dente q esta furado e quebrado com um abscesso, de 7 dias p cá esta doendo muito e tem outro na frente com a ponta quebrada de acidente que parece estar doendo tambem, n posso tomar agua que doi muito. Gostaria de saber quais procedimentos posso fazer nesses dentes e qual medicamento devo tomar!?
    Agradecerei muito se me responder!

    1. Dani, você em si não pode fazer muito a respeito… a não ser tomar um analgésico, o que não vai resolver o problema, TALVEZ apenas alivie a dor momentaneamente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, abscesso é sinal de infecção, e é bom não subestimar uma infecção. Você precisa não só de medicação, mas de algum tipo de intervenção (canal, extração, depende do caso).

  68. Boa tarde dra. Ana, gostaria de saber sobre um fato que está acontecendo com meus dentes, há dois anos atrás senti uma forte dor de dente, fui ao dentista então ele começou a realizar um canal, isso foi pelo SUS, mas com umas 4 sessões, o aparelho de medir o dente quebrou, então o dentista não podia mais realizar o canal, contudo estou há mais de 1 ano com esse dente sem terminar o canal, tem algum perigo?

    1. Ilmara, não é o ideal, certamente. Sem concluir o canal, a infecção não está controlada… então o foco de infecção persiste. Você precisa terminar o tratamento assim que der.

  69. Boa tarde Dra. Ana, eu tenho uma dúvida. Há muitos anos atras meu dente da frente quebrou tomando sorvete, estava muito fraco por sinal. Então eu fui num péssimo dentista que lixou várias vezes meu dente e colocava uma jaqueta de porcelana que caia toda semana. De modo que tive que procurar outro dentista, e este sim fez o trabalho direito, mesmo com o pouco de dente que me sobrou, pois o outro lixou tanto que quase não sobrou para colar a jaqueta e tal. Por fim este serviço ficou ótimo, mas eu sinto que meio que ele deixa um gosto ruim na boca, e eu tenho que ficar passando fio dental entre ele e a gengiva toda hora, e mesmo assim sinto como se tivesse um piercing na boca, que fica aquele cheiro forte, e quando passo o dedo também sinto um cheiro mais forte do que qualquer outro dente. Creio que a única forma de solucionar isso seria arrancar esse dente e fazer um implante, isso acabaria com o problema? Na verdade tenho medo de mexer e ficar pior. Teria uma forma de vedar melhor essa jaqueta com o dente, sendo que a jaqueta chega até a gengiva, e fica esse incômodo por ter sobrado muito pouco do dente pelo menos a parte visível dele… Eu sinto um gosto ruim na boca, quando fico um tempo sem comer. Obrigado por tudo, e espero que me ajude, pois não sei a quem recorrer, pois o dentista que eu for vai querer mexer no que está bem feito, e sinto que como o dente que me sobrou não tem como fazer um serviço melhor que este, mesmo com esse incômodo.

    1. Augusto, me parece que o problema é apenas de adaptação da coroa. O mau cheiro que você sente é por causa do acúmulo de resíduos entre a coroa e a gengiva. Ou seja: pra resolver isso, só fazendo uma nova coroa, muito bem adaptada.

  70. Olá Dra. fiz um canal em um molar há quatro anos e o dente quebrou e fiquei assim com aquela metade de dente na boca, pois não doi, sangrou algumas vezes mas de um tempo pra ca parou, sera que é perigoso isso? Tenho medo de tentar arrancar e ser pior.

    1. Não dói porque o canal está tratado, Patricia. Mas seu dente não pode ficar ficar assim… se o tratamento de canal está exposto há muito tempo, já deve haver indicação de retratamento, pois o interior do dente se recontamina. O sangramento provavelmente é gengival, por gengivite. Enfim… procure um dentista pra tratar de acordo, talvez nem seja caso de extração mas, se for, não vejo como manter o dente assim, como um foco de infecção, seja pior do que extraí-lo.

  71. Tive uma dor muito forte no dente, e formou uma bolha de pus na gengiva em cima do dente, e meu rosto inchou muito. Minha dentista pediu p tomar dipirona, nimesulida, amoxilina e fazer bochechos com agua morna, vinagre e sal. Com isso a bolha estourou sozinha em casa. Mas no 3º dia senti muitas dores no estomago e a dentista em vez de me passar remédio p estomago pediu para que eu parasse com o antibiótico. Fui até o consultorio, ela abriu o dente limpou e disse que tinha cárie e tirou, como ela ñ faz canal pelo plano me passou para outra dentista, essa dentista disse que de forma alguma poderia ter parado com o antibiótico, começou a fazer o canal no dente, e nem precisou de anestesia pois disse que meu dente ja esta morto e disse que pelo rx eu ja estava com essa infecção no dente ha mais de um ano, (ja foi feito ha mais de 1 ano uma restauração neste dente), quando voltei para fechar o canal informei que quanto aperto a gengiva em cima do dente dói, e ela disse que ñ poderia fechar o canal e passou o antibiotico, tomei e voltei e disse a ela que a dor continua, ela abriu o dente aplicou remédio sem anestesia pois disse que tem que descobrir aonde sinto a dor, e desta vez foi bem dolorido, aplicou o remédio dentro do dente e me deixou deitada 20 min com esse remédio e agora pediu para que eu volte daqui 30 dias ou se tiver algum sintoma e que vai ver se vai poder fechar o canal, e que pode demorar até 3 meses para terminar este tratamento. Esta correto isso ? Posso ficar com este dente assim este tempo todo?

  72. Boa noite Drª. Ana Tokus, tive alterações expressivas no resultado do hemograma, Leucócitos – 19.900, Segmentados – 16.119, Bastonetes – 597, foi identificada uma leucocitose grave com desvio, tem também uma sigla OBS SB : PRESENÇA DE GRANULAÇÕES TÓXICAS, enfim, falaram que tive uma infecção bem forte, estou tomando Ceftriaxona sódica 1 g pó para solução injetável — 14 Frascos ampolas – 2 frascos/ampola 1 vez ao dia, hoje foi a 3ª dose, e meu resultado do hemograma e de vários outros exames de sangue, inclusive de urina, raios X seio da face e pulmão de hoje deu normal, não conseguiram identificar o foco da infecção, comentei com a médica que estou com 2 dentes infeccionados, se isto poderia ser a causa das alterações, disse que sim e que procurasse um dentista com urgência, inclusive disse que poderia realizar as extrações mesmo tomando o antibiótico, ainda faltam quatro doses. Favor me fornecer alguns esclarecimentos a respeito do quadro acima, importante frisar que não fiquei debilitado.

    1. Onofre, o valor normal dos leucócitos varia entre 4000 a 11000 células por microlitro (ou milímetros cúbicos). Então está alto mesmo, o que revela algum processo inflamatório / infeccioso. Se não foi detectado nada em sua saúde geral, pode ser um problema de origem bucal / dentária, sim. Procure um dentista pra avaliar, ele vai orientar você com relação ao(s) tratamento(s) necessário(s).

  73. Boa noite Dra., estou deseperada com um problema muito sério. Faço uso de Warfarina e estou com meus dois dentes do siso superiores quebrados. Sinto dores intensas. Estou aguardando consulta no mês próximo para poder extrai-los, mas a dor é insuportável. Não tenho cáries e nenhuma obturação em nenhum dos outros dentes. Estou com muito medo porque só extrai dentes quando criança. Dra., corro algum risco ? Ouvi dzr que extrair dentes dos siso é muito perigoso, que pode haver lesões na face… enfim… me ajude por favor. Obg.

    1. Ana, toda cirurgia tem algum risco envolvido. Mas extrações de siso são cirurgias bem seguras, e sendo de dentes superiores, a chance de qualquer sequela é MUITO menor. Eu acho que você pode ficar tranquila. Apenas quanto à Varfarina, é essencial que você informe que toma esse medicamento para o seu dentista, porque ele vai precisar entrar em contato com o seu médico pra suspender por uns dias, já que se trata de um anticoagulante.

  74. Olá, gostaria de tirar uma duvida, estou com um dente quebrado / inflamado, so de encostar do lado de cima da boca doi, agora esta dando uma latejada em baixo do olho, será que a infecção chegou perto do olho ? E o terceiro dente de cima de tras pra frente eu fui marcar o dentista pelo meu plano, so tem vaga pra daqui 1 mes, estou com medo da infecção estar no olho ja.

    1. Enilson, a infecção não está no olho, nem vai chegar lá… é a dor que está irradiando para o olho por uma questão de proximidade. Eu sugiro que você procure um dentista antes desse prazo de um mês, mesmo que particular, pra pelo menos procedimentos de urgência. Depois você faz o tratamento adequado com o dentista do plano.

  75. Doutora, eu estou com um dente siso quebrado e doendo muito ha algum tempo, ele começou a criar “gengiva” por cima de onde esta quebrado. Vou extrair no fim do mês somente. Tem algum problema mais sério por ele estar assim ?

  76. Boa tarde dra. ANA, estou ha 2 dias com muita dor de dente e nao to conseguindo dormir a noite, é uma dor insuportavel, o meu dente de cima do lado esquerdo da boca trincou e ficou aberto onde fica a obturaçao, e as vezes doi um pouco o ouvido, será que essas dores no ouvido são em funçao do dente aberto? Ja tomei paracetamol e alivia um pouco a dor, mas depois de 1 hora ela volta a doer. E o dente de baixo quando tomo algo gelado arde e doi tambem, o que posso tomar de medicamento pra aliviar um pouco essas dores durante a noite?

    1. Willian, as dores provavelmente têm a ver com esse dente e estão irradiando para o ouvido, já que o “nervo” do dente deve estar exposto ao meio bucal. Você pode tomar um anti-inflamatório, mas não é garantia de controle da dor. Procure um dentista o mais rápido possível.

  77. Dra. Ana, estou com dores de dente no Primeiro Molar de cima, já está com 7 dias, porém está num estado ruim, antes não me incomodava muito, e agora parece que a dor veio muito mais forte, já tomei alguns remédios para dor, e nada de fazer efeito, e nesses 7 dias não consigo dormir pelo fato da dor, que sempre aumenta pela noite, e de uns dias pra cá passou a me incomodar pelas manhãs, estou preocupado, fui ao posto médico e me receitaram amoxicilina, e nada adiantou também, pois já marquei uma consulta com o dentista, e até chegar o dia, estou preocupado com essa dor. O que pode ser ?

  78. Olá Dra. Ana,
    Há alguns dias quebrou um pedacinho do meu dente na parte superior, na gengiva, onde tinha sido feita uma obturaçao. Sangrou um pouco mas nao doeu, mas apos escovar os dentes no local, a gengiva começou a doer e agora está inflamada, qual seria o tratamento?

    1. Restaurar o dente adequadamente, Luziane. Se por acaso o dente quebrou um pouco por baixo da gengiva, pode ser necessário, até, uma pequena cirurgia gengival pra expor o término do dente (aumento de coroa clínica). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  79. Bom dia Dra. Ana, bom estou eu aqui novamente!!!! Recapitulando… fui ao dentista no dia 25 de fevereiro desse ano pra arrancar o terceiro molar… mas ele não tirou o dente, apenas a coroa… após uns 3 dias começou uma dor muito forte no local… voltei lá no dia 3 de março e ele diagnosticou que estava com alveolite… passou antibiótico (Amoxilina) e analgésico…. tomei tudo no horário certo… (Dipirona, nimesulida, Lisador, Fanclox) além de passar no local clorexidina… mas até agora a dor continua e muito forte… hoje faz exatos 17 dias que sofro com essa dor… ja não estava mais suportando e resolvi procurar ajuda em outro medico, hoje dia 14 de março fui no consultório onde o médico tirou um raio x do dente… ele me falou que o que tem a fazer é abrir novamente o local e tirar a raiz do dente para parar a dor.
    Dra. Ana, esse é o procedimento correto a se fazer? Por favor me tire essa duvida porque tenho medo de mexer novamente e piorar a minha situação… Obrigada.

      1. Bom, o que ele falou é que não poderia tirar porque estava perto do nervo e poderia causar uma “hemorragia”… mas quando fui a outra médica, olhou a panorâmica e disse que não estava tão perto assim… ai quando tirou a raio x falou que teria que tirar mesmo… isso me deixou até receosa…
        Mas… to com esperança de que se tirar a raiz venha melhorar meu quadro… acredito doutora que se fosse somente alveolite ja teria ao menos melhorado… devido toda medicação que já tomei!!

        1. Se você confia nessa dentista que julga necessária a remoção da raiz, acho que pode fazer a extração, sim. Em princípio, deve resolver o problema.

  80. BOA TARDE DRA!!

    ESTOU COM MUITA DOR NO DENTE SEGUNDO MOLAR INFERIOR JA FAZ MAIS OU MENOS UNS 4 MESES. ELE ESTA COM UM BURACO. POREM FAZ MAIS OU MENOS 1 MES QUE COMEÇOU UMA DOR NO OMBRO, PESCOÇO E NUCA, NA LATERAL ONDE O DENTE ESTA INFLAMADO. DOI UM POUCO AO MOVER, PARECE DOR NA ARTICULAÇOES. E PERTO DO MEU DENTE DEU UMAS BOLINHAS ENTRE A LINGUA E A GENGIVA. E MINHA GARGANTA AS VEZES DOI SO DO LADO ONDE O DENTE ESTA INFECCIONADO. COMEÇOU A DOER O MAXILAR DO LADO DE CIMA TBM, VOCÊ ACHA QUE PODE ESTAR RELACIONADO COM ESSE DENTE? VOU AO DENTISTA SEGUNDA FEIRA, JA MARCADO, POREM GOSTARIA DE SABER SE DEVO PROCURAR UM MEDICO TAMBEM.

    1. Aline, pode – e deve – ter a ver com o dente, sim. Vá ao dentista, em princípio não há necessidade de procurar um médico, sendo o problema de origem dentária. Se houver, o próprio dentista vai encaminhar você.

    1. Glenda, a amoxicilina resolve sim, mas resolve a INFECÇÃO. Pra dor, você precisa de um analgésico, e amoxicilina é um antibiótico, não um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico.

  81. Boa tarde Dra. Ana. realizei um procedimento de extração do terceiro molar, no meu caso foi apenas a extração da coroa do dente… depois de uns 4 dias após a extração, comecei a sentir muita mas muitaaaa dor, voltei ao dentista e ele me falou que estava com Alveolite… e me passou o Antibiótico (amoxilina) mas não tenho visto melhora… o que posso fazer doutora, estou desesperada!!!!!!

    1. Elienne, o antibiótico está fazendo efeito sim, mas ele não age diretamente na dor… pra isso é necessário um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  82. Ola, Estou Preocupado Pois Meus dentes começaram a Doer Muito, Nao sei nem qual é na Verdade, Mas Só passa quando Tomo Torsilax, É Que eu Relaxei Muito Sabe, Desanimei de Muita Coisa e Parei de Me cuidar Um Pouco, E Meus Dentes Ficaram de Lado Pelo meu DESANIMO, Mas o caso é que Doi muito e Os de Cima estao Cheios de Tartaro em Volta, CHEIO Mesmo, E Os dentes de baixo Tambem Doem, o que faço?

    1. Everton, se há muito tártaro, pode haver um problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dos dentes (gengiva e osso). Se o desânimo diminuiu um pouco, aproveite pra procurar um dentista pra avaliar. A primeira coisa a se fazer e remover todo o tártaro, pra ver se há algum comprometimento periodontal. Em seguida, avaliar os dentes e levantar a necessidade de outros tratamentos. Bora lá?!

    2. Boa tarde Dra. Ana, fui ao dentista porque estava sentindo muita dor em um dente, principalmente quando mastigava, ele colocou uma massinha branca (acho que com algum medicamento), disse que meu dente estava inflamado e que como nao tinha saido pus, poderia não ser preciso canal, e pediu para eu estar retornando, deu uma melhorada na dor porem ainda tenho dificuldade para mastigar, será que vai ser preciso canal mesmo, ja que ainda tenho dificuldade pra mastigar ?

  83. Bom dia Dra, tudo bem?
    Em Julho/Agosto do ano passado eu extrai um dente do ciso inferior do lado esquerdo, tive algumas complicações pois meus dentes são enormes e estava incluso, ele não saiu, estava dentro e deitado empurrando os outros dentes. Acabei adquirindo parestesia, e muita dor no pós operatório.
    Em setembro eu tive um problema nos gânglios e linfonodos, eles incharam muito e tive febre constante de 40 graus… fiquei por volta de uma semana com febre, sem baixar mesmo com o medicamento, só melhorava após o efeito do antibiótico. Procurei o pronto socorro e perguntei aos médicos se tinha ligação com o dente, eles me disseram que não.
    Em janeiro se repetiu o sintomas, só que dessa foi muito pior, pois tive dores no estomago também, e incluiu dor de garganta e a febre mais alta. Como os médicos acharam que era apenas uma dorzinha de garganta, passou um antibiótico fraco e não fez efeito nenhum, retornei em outro médico especialista otorrinolaringologista e ele medicou o mesmo antibiótico que da outra vez, expliquei minha situação e ele pediu alguns exames.
    Então fiz ultrassom do pescoço, pois meus linfonodos vivem grandes, dá para sentir, e ficam bem doloridos. Retornei com o médico para entregar os exames, e ele disse que não deu nada de errado nos exames, só no de sangue que deu uma inflamação leve. E passou um anti-inflamatório.
    Agora em março os meus dentes do ciso do lado direito voltaram a doer muito, fui ao dentista, ele fez uma radiografia e disse que preciso arrancar o inferior e superior do lado direito, mas que está tudo bem com eles, não está com pus, nem vermelhidão.
    Porem, estou com medo. Alem do medo de ter parestesia do outro lado, e medo do pós operatório, estou com medo de acabar ficando doente novamente, pois fico muito fraca quando tenho isso.
    Você sabe me dizer se tem algum envolvimento com os dentes esse sintomas que venho tendo? E se tem algum exame especifico para fazer antes de arrancar os dentes para ver onde está o nervo trigêmeo para não afeta-lo?
    O que a senhora me indica?
    Me ajude por favor.
    Obrigada, Juliana

    1. Juliana, pelo tempo decorrido da cirurgia, também não acho que esses sintomas sejam por causa do sisos extraído. Um exame que fornece a relação exata do nervo alveolar inferior (que é ramo do mandibular, que é ramo do trigêmeo) com as raízes dos dentes inferiores é a tomografia. A radiografia mostra essa relação, mas apenas em 2 dimensões. A tomografia mostra em 3 dimensões, então não deixa dúvidas. Converse com o seu dentista.

  84. Doutora, estou muito preocupado, estou com o penúltimo dente na parte inferior que era obturado, mas a mesma caiu ha um ano e estou com um buraco enorme no dente, do lado do dente apareceu uma bolha de pus, desaparece e volta, agora ela sumiu de vez ha quase um mês mas apareceu outra do lado do dente. Esse dente doeu muito mas parou de doer ha seis meses, as vezes fica dolorido. Sinto o ouvido direito dolorido, onde esta o dente, dores no ombro do lado do dente também. Estou muito preocupado e sem condições financeiras para fazer um tratamento dentário, ja que aqui na cidade que eu moro em postos de saúde so fazem limpeza e extrações. Em média quanto custa uma cirurgia dentária? Sinto também as vezes dores no pescoço e na nuca.

    1. Marcos, eu compreendo a questão financeira, mas não é opcional: você precisa ir ao dentista. Me parece que o seu dente necrosou, a “bolha” na gengiva libera o pus de uma infecção, provavelmente com origem no canal desse dente. Deve ser preciso tratar o canal e restaurar mas, como esse dente está aberto há bastante tempo, a cárie pode ter tomado conta e, talvez, já seja caso pra extração. Então sugiro que você não demore pra procurar atendimento, pra situação não piorar e dar tempo de manter seu dente. Procure um dentista pra avaliar… você “decidiu” que o tratamento vai ser caro e nem quer saber o valor (não só você, isso é BEM comum), mas não há como saber o valor – e se organizar pra investir nisso – sem uma previsão de custos.

  85. Bom dia Dra. Ana.
    Meu marido tem uma raiz no lado esquerdo, raiz essa que está em mau estado, começando a doer algumas vezes. Como ele é uma pessoa muito paciente, e nunca tem tempo para nada, tem deixado arrastar a situação. Agora não tem dor forte, é uma especie de muinha fraca mas que não passa, e o mais caricato é que lhe doi a língua desse lado esquerdo e o céu da boca. Já tomou antibiotico mas continua na mesma. Estou muito amedrontada, pois o pai do meu marido faleceu de cancro devido a um problema dentário, onde ainda lhe fizeram uma cirurgia para lhe extrair metade da língua. Estou com muito medo. Acha que a dor na língua pode estar relacionada com a raiz do dente??? Obrigada.

    1. Sim, Maria. Pode ser um abscesso. Diga a seu marido para arranjar um tempinho e ir ao dentista. Saúde é prioridade, ainda mais com histórico de câncer na família.

  86. Bom dia!

    Tratei um canal ha cerca de 4 anos. Foi coroa completa com pino; voltei em outro consultório, pela localização, e comentei com a dentista que parecia estar solto, nesse dia ela mexeu e falou que não aparentava estar com infiltração, dias depois a peça acabou quebrando e eu fui nesse mesmo consultório para trocar a peça. A dentista utilizou o mesmo pino e não tirou nenhuma radiografia para ver como estava. Meses depois soltou umas 3 vezes, com pino e tudo, voltei no consultório novamente e ela resolveu então tirar o raio x. Nesse dia, a informação dada por ela, era que esse dente estava com uma “possível” fratura óssea, segundo ela, causado pelo pino estar muito pequeno, me pediu a radiografia do local onde eu iniciei o canal e falou que iria pedir ajuda de outros colegas também, e chegou até a insinuar que o procedimento realizado no outro consultório foi incorreto, jogando a culpa toda na outra dentista.

    Minha dúvida é a seguinte, caso o meu dente realmente esteja condenado, eu teria que arcar com os custos do tratamento? Ao meu ver houve negligência por parte dela.

    Obrigada!

    1. Adriana, é uma questão complicada, porque se há uma fratura, ela ocorreu quando? Antes da atual dentista intervir? Depois? O fato é que, se o pino não está ok, ela não devia ter feito uma coroa sobre esse pino. Quanto a quem deve arcar com os custos, é uma decisão que não cabe a mim, mas você pode procurar seus direitos se acredita ter algum.

      1. Olá,

        A fratura foi identificada após intervenção da dentista atual. Ela não chegou a examinar, somente trocou a peça e utilizou o mesmo pino, considerando que estava tudo normal. Após a troca, a peça soltou 03 vezes com pino e tudo ai sim, ela tirou a radiografia e me informou sobre a possível fratura.

        1. Pois é, Adriana… como a fratura só foi constatada agora, não dá pra saber desde quando ela existe. Se você conseguisse as radiografias da época do tratamento de canal, isso se esclareceria.

  87. Ola doutora, quero tirar uma duvida, estou com um dente onde fiz tratamento de canal, esse dente não doía, mas disseram que eu teria q fazer, beleza, porem agora apareceu uma fistula, uma bolinha que fica saindo secreção, agora me informaram que eu tenho que extrair ele, isso pode ser erro do dentista? Pq paguei tudo, bloco, tudo e agora extrair, o que me aconselha fazer?

      1. Extrai um dente faz mais de dois meses, e no mesmo local da extração sai pus, voltei ao meu dentista e ele me passou amoxicilina, tomei, continua saindo pus, passou cipro, continua saindo pus, estou muito preocupada… o que pode esta acontecendo?

  88. Boa noite. Meu filho tem 7 anos e fez um tratamento de canal no dente de leite (penultimo dente) na parte inferior da boca ha 1 e meio. Este dente mesmo com canal infecciona e a dentista abre o dente, limpa, coloca remedio e ele toma antibiotico e melhora. Bem, este procedimento estava sendo feito quase que a cada 6 meses só que a ultima vez foi em 02 de dezembro de 2015 e na sexta apareceu uma bolinha de pus novamente. Dei Alivium pois ele tinha acabado de tomar antibiotico por causa de furunculose e a dor diminuiu e a bolinha sumiu. Ele esta fazendo bochecho com agua morna e sal. O que está me preocupando é que hoje a tarde ele começou com febre, que melhora com Alivium mas está com 38.5 novamente. A dentista dele diz que esta febre não é do dente. Um canal infeccionado não dá febre ? Grata.

  89. Doutora, fiz um tratamento de canal recentemente, e sinto que fui completamente ignorada pelo profissional quando disse que o dente em tratamento ainda doía. Ele só pediu pra eu evitar mastigar alimentos duros e que não havia mais o que ser feito, pois o canal estava limpo. Porém após um mês, alem do dente ter voltado a doer, sinto um cheiro ruim nele, e ha uns dias tenho tido dores de cabeça muito estranhas do lado esquerdo, lado onde fiz o canal, e nenhum remédio alivia. Eu estou ficando desesperada porque a dor não é muito intensa mas é irritante. A principio penso em procurar um outro profissional, mas o que mais posso fazer? Desde já agradeço.

    1. Viviane, se o tratamento é recente, não dá pra dizer que há algum problema com o tratamento… pode ser só uma dor inflamatória, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo, e incomoda, mesmo. Você pode procurar uma segunda opinião, é um direito seu, mas não há muito o que fazer por enquanto além de tomar um analgésico / anti-inflamatório.

  90. Olá, meu nome é Aline, tenho 16 anos e tenho um canal que foi aberto e agora está sangrando e com uma carne onde deveria ser a entrada do canal, não tenho condições financeiras de reparar esse dente, qual opção eu tenho? Posso tirar? É melhor eu tirar?

  91. Dra, quanto tempo dura um curativo de dente? Aqueles branquinhos que parece uma massa. To com um ha 3 meses quase.
    E sobre doenças dentarias ligadas ao coração, queria que me tirasse uma duvida: pacientes sem problemas cardiacos podem ter essas bacterias dentarias no coração? Tenho meio que sindrome do panico e isso me deixa um pouco preocupado.

    1. Dra., estou bastante preocupado comigo, estou com dente aberto ha mais de 4 meses, não tenho condições de ir ao dentista, ontem fui pro hospital passando mal, com ataque cardíaco, tenho fortes dores no peito, sinto que isso está relacionado com o meu dente aberto, me ajude, o que devo fazer ?

      1. Você teve um ataque cardíaco ou uma taquicardia, Carlos? De qualquer forma, em princípio, não deve ter a ver com o seu dente aberto. Ele estar aberto é ruim, mas não dá pra relacionar isso de forma direta com problemas cardíacos. De qualquer forma: vá ao dentista assim que possível. Compreendo a questão financeira, mas nem é o caso de fazer um tratamento completo… é preciso, no mínimo, fazer os procedimentos iniciais (um curativo endodôntico, por exemplo) pra proteger a sua saúde.

    1. Tiago, essas são categorias bem diferentes de remédios, um não substitui o outro. Por que você está tomando antibiótico? Quem prescreveu, seu dentista? O dente está aberto porque você está em meio a um tratamento de canal?

  92. Olá, Dra, boa tarde! Estou muito preocupada. Na terça-feira passada (02/02) extraí dois sisos, do lado esquerdo. O cirurgião dentista receitou paracetamol e Ibuprofeno de 8 em 8 h. Porém, no quarto dia comecei a sentir fortes dores, insuportáveis, e o inchaço não passava. O analgésico receitado não estava mais adiantando, o local parece infeccionado. Receio estar com alveolite. Como sangrou pouco, será que não formou o coágulo direitinho? Como é carnaval, só poderei ser atendida na quarta à tarde pelo dentista. O que fazer? Estou tomando, agora, amoxilina, mas não sei se é o mais indicado. Se eu estiver com alveolite, a demora para tratar pode ser grave?

    1. Joana, pode ser uma alveolite seca, sim. A maior consequêcia é a dor, porque não é uma infecção em si, mas a exposição dos terminais nervosos do alvéolo vazio, o que doi MUITO. Nesse momento, sendo alveolite seca, não vejo razão pra antibiótico.

      1. Muito obrigada, Dra. Parabéns pelo seu trabalho!
        Só mais uma dúvida: há chances de a dor pulsante que se apresenta sempre que o efeito do paracetamol está passando não ser por alveolite? Pode ser alguma outra inflamação comum? Não consigo ver se o alvéolo está seco, pois ainda estou com os pontos. Sendo ou não alveolite, seria melhor tratar com anti-inflamatório ao invés de antibiótico, é isso?
        Grata pela atenção.

  93. Dra, senti muita dor na gengiva ontem e hoje acordei com o rosto muito inchado, a gengiva também. Tenho dentista só quarta feira, o que pode ser? Como amenizar o inchaço até a consulta? (Eu uso aparelho ortodôntico)
    Desde já, obrigada.

    1. Cami, na região de um dente específico? A gengiva “cresceu”? Porque pode ser várias coisas, desde gengivite até um abscesso com origem no canal de um dente ou na própria gengiva. Sugiro que, se houver disponibilidade a sua cidade, você procure um serviço de urgência em Odontologia pra um dentista avaliar e entender o que está causando isso… é difícil sugerir alguma coisa pra te ajudar sem saber a origem do problema. Aí na quarta-feira, você conversa com o seu dentista. E como você não sabe a causa do inchaço, não faça compressa quente em hipótese alguma, ok?!

  94. Olá, estou com um dente quebrado desde ano passado e ainda não tive condições de arrumar, pelo SUS demora muito, e faz alguns meses que comecei a ter alguns problemas, como labirintite, tem alguma relação?

    1. Andressa, em princípio não. Parece haver alguma relação entre DTM e ocorrência de labitintite (labirintopatia, na verdade), mas não entre labirintite e problemas dentários.

  95. Olá Dra. Ana, bom dia!
    Fiz tratamento de canal no incisivo lateral direito, no dia 25/01 (não havia carie, o dente não doía, nada, mas sofri um trauma nesse dente quando criança e recentemente descobri que precisaria fazer o tratamento canal). Tratamento foi concluído em uma única sessão. Logo após a saída do consultório a dentista recomendou que eu utilizasse dexametasona. Fiz uso do medicamento até o fim da cartela, porém no 3º dia após o tratamento comecei a sentir dores, dores progressivas, incluí o uso de analgésicos, porém no dia 31/01 precisei ir à emergência odontológica pois já estava com uma dor insuportável e a região começou a apresentar inchaço. Na emergência me receitaram Azitromicina e Tylex. No dia posterior voltei à dentista que fez o canal e ela pediu que eu aguardasse o efeito do antibiótico e parasse com o anti-inflamatório (quando finalizei a Dexametasona, por conta própria passei a tomei Nimesulida). Pois bem, interrompi a Nimesulida, fiquei apenas com Tylex e Azitromicina. Já estava no 4/6 comprimidos da Azitromicina e não apresentei melhoras. Retornei por fim à dentista no dia 03/02, perguntei se eu poderia tomar uma injeção para efeito mais rápido para a infecção, ela me enviou para a emergência hospitalar onde tomei Benzentacil, e um intravenal com Dexametasona e algum remédio pra dor. Desde então, não tomei remédio pra dor novamente, o dente aliviou. Continuei tomando apenas a Dexametasona (por minha conta); No entanto, ainda estou com o edema, logo acima do dente com o canal, está tipo uma bolha ao longo dos meus dentes. Não sei o que fazer, aqui em Salvador é carnaval, consultórios não funcionam. A dentista falou que eu poderia voltar à emergência para que com o bisturi eles drenassem o líquido que está aqui causando esse inchaço. Mas a minha dúvida na verdade é que, no último raio-x que ela fez, dia 03/02, ela me falou que a infecção causou danos ao dente vizinho (incisivo central) e que talvez fosse preciso abri-lo e tratá-lo também. Isso pode acontecer mesmo? O meu dente estava em perfeitas condições antes do tratamento canal. Não entendo como isso aconteceu. Estou traumatizada, não quero passar por outro procedimento como esse novamente. Por favor me ajude. Há algo que possa ser feito para combater essa infecção sem que seja preciso a interferência de um procedimento como o tratamento canal? Muito obrigada, Deus lhe abençoe. Um carnaval seguro a você, sua equipe e família! 🙂

    1. Manoela, se a infecção é no incisivo central e no lateral, o dois têm indicação de tratamento de canal. “Mexer” só em um pode, sim, ter reagudizado o quadro. Talvez o abscesso que você descreve seja do outro dente, não do que teve o canal tratado. Se for possível drenar o pus, melhor, isso deve aliviar a dor por enquanto. E aí, depois do carnaval, será preciso reavalir pra prosseguir com o tratamento. Não se traumatize, não foi o tratamento de canal que causou isso, mas a infecção que ele está combatendo.

      1. Agradeço muito pelo retorno, Dra. Ana.
        Acontece é que nas radiografias anteriores, o que os dentistas haviam me informado era de que apenas o incisivo lateral necessitaria do tratamento. Não mencionaram nada sobre o incisivo central. Por isso achei estranho.
        Pra ter certeza sobre se será preciso realmente fazer o canal, devo fazer uma nova radiografia? O que eu tenho medo de esperar é pra saber se ainda há bactérias a serem combatidas. Se eu devo ou não continuar fazendo o uso de antibióticos. A dor depois da Benzetacil parou. Há quase 48h não tomo nenhum analgésico. Mas como saber se ainda há bactérias pra serem combatidas, se ainda há algum processo infeccioso, algum exame específico? Eu posso ir numa emergência odontológica, não queria esperar muitos dias, tenho medo do problema se agravar novamente. Muito obrigada, Dra. Ana!!

        1. A radiografia panorâmica é um exame bem “geral”, digamos assim. Pra investigar um dente específico, o ideal é fazer uma radiografia periapical e, se necessário, uma tomografia. Por isso e pela falta de sintomas no momento do exame, o incisivo central “passou batido”. Mas agora a situação mudou, então é preciso uma reavaliação criteriosa. Converse com a sua dentista e, se sentir dor e ela não estiver disponível, procure um atendimento de urgência.

  96. Boa noite Dra,

    Há 3 dias venho sentindo dores em um dente específico. Porém, por ser fim de semana e no desespero da dor, comecei a tomar ibuprofeno por conta. No domingo, minha gengiva começou a inchar e meu rosto do lado esquerdo inferior está muito inchado (parece pus, apesar de não sair nenhum líquido até agora). Fui ao dentista hoje, ele fez a limpeza no dente e receitou amoxicilina apenas, sem nenhum outro tratamento, e pediu que voltasse na próxima semana.
    Dra., apenas o remédio é capaz de reduzir o inchaço da gengiva e dor nos dentes? Quanto tempo demora para ver o efeito?
    Muito obrigada!!!!

    1. Larisa, se o dentista prescreveu antibiótico, é porque ele percebeu uma infecção. O remédio deve, sim, ajudar na diminuição do inchaço e da dor (na medida em que combate a infecção), mas só isso não resolve: será preciso eliminar a origem da infecção, se não ela volta. E a origem da infecção pode ser o canal desse dente ou a própria gengiva. Então, retorne quando o seu dentista pediu que retornasse pra continuar o tratamento e resolver isso.

      1. Dra, a minha gengiva está muito inchada (e por consequência o rosto), o pus nao sai e sinto muita dor. O antibiotico não está fazendo efeito.
        Penso em procurar outro dentista que dê uma outra alternativa, tenho medo de estar procrastinando um grande problema. Existe alguma forma de eu extrair esse pus?

        1. Se o pus não sai, talvez seja o caso de drená-lo. Mas nem sempre isso é possível. O antibiótico está fazendo efeito sim, mas naquilo para o que ele foi feito, tratar a infecção… o antibiótico não elimina o pus, necessariamente. Procure novamente o seu dentista pra ele verificar se é possível drenar o pus (que consiste em fazer uma pequena incisão na gengiva pra ele sair). Tem um vídeo mostrando isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2014/06/bolinha-gengiva-o-que-e.html

  97. Olá, tenho uma dúvida enorme, quando tinha 7 anos tive uma cárie irreversível no meu dente, no qual seria possível somente a extração, porém comecei a sentir dores fortes e o inchaço foi inevitável, mesmo tomando antibióticos por vários meses, não foi possível reverter a inflamação, o dentista disse que a extração só poderia ser feita quando desinflamasse, isso é verdade? Devido a isso tenho uma cicatriz na face tornando o meu rosto um pouco assimétrico. Minha outra dúvida é, hoje com 21 anos, existe alguma cirurgia para fazer a correção? Qual é o profissional indicado? Seria cara essa cirurgia?
    Desculpa tomar seu tempo, é porque tenho muita dúvida referente a isso.

    1. Gessica, sim, muitas vezes é necessário tomar medicação antes de extrair um dente. Mas não durante meses, geralmente 1 semana é suficiente. Não entendi como você ganhou a cicatriz no rosto, houve um abscesso que drenou pela parte de fora do rosto? Me explique melhor, por favor.

  98. Tenho um dente que foi feito canal, porém quando como carne, tem vezes que a carne custa para sair, até mesmo com o fio dental e o local fica irritado. O que pode ser isso?

    1. Bruno, provavelmente a restauração não está bem adaptada OU não há ponto de contato entre os dentes (a restauração não toca no dente ao lado). Converse com o seu dentista.

  99. Bom Dia Dra.

    Minha mãe me disse que sentiu os dentes da boca moles, e foi ao dentista, e ao chegar lá esta com uma infecção grave e tera que arrancar todos os dentes, mesmo sem sentir dor, a infecção está la. Mas eu gostaria de saber como escolher o profissional adequado para fazer isso, minha mae tem 49 anos, teve trombose ha 19 anos, e tenho medo das complicações. Ela tem panico de dentista, por conta de ter sofrido muito na infancia.
    Preciso estar 100% confiante de que estamos no caminho e confiar no profissional correto.
    Esse dentista cobrou R$ 4000.00 para extração e uma provisória.
    Teria alguma indicação? É um procedimento tao delicado, por isso tenho medo, mas que deve ser feito com urgencia.

    1. Camila, se vocês buscam um especialista, sugiro um dentista especialista em Periodontia (gengiva). Não é um procedimento tão delicado assim, principalmente se os dentes já estão moles a ponto de terem indicação de extração. Claro que há cuidados a se tomar, mas o especialista está acostumado a esse tipo de caso.

      1. Boa tarde doutora, estou gravida de 30 semanas e ha uma semana estou com uma dor de dente terrivel, fui ao dentista e ele me passou cefalexina, so que a dor nao passa e eu nao consigo me alimentar. Posso tomar anti-inflamatorio?

        1. É que a Cefalexina é um antibiótico, não um analgésico, Mak. Você pode tomar um analgésico ou anti-inflamatório sim, mas converse sobre isso com o seu dentista e o seu obstetra.

  100. Meu dente abriu um buraco ha uns 3 meses atrás, sendo que agora começa a sair plaquinha de sangue e um gosto estranho, to nervosa, volta e meia sai sangue do buraco, o que pode ser?

  101. Ola doutora, minha filha, desde que nasceram seus primeiros dentinhos, eles começaram a ficar esbranquiçados e tipo esfarelando, dai foram nascendo os outros e sempre do mesmo jeito, faziamos a limpeza normal só que sem flúor, agora ela tem 2 anos e as vezes se queixava de dor, levei ela em uma dentista odontopediatra, ela disse que seria necessário fazer canal, começamos o tratamento, ela começou sem a anestesia e ela não sentiu dor, so que a gengiva dela continua bem irritada, e continuamos fazendo a limpeza dental dela normal, so que agora com fluor, os dentinhos que ja mexeu estao o toquinho e vai demorar demais pra vir os dentes permanentes, nesse caso nao poderia ter alguma bacteria causando todo esse estrago? E se sim, nao teria que tratar a bacteria com algum antibiotico antes de fazer o canal?

    1. Vania, não acho que isso tenha a ver com alguma bactéria específica. O fato dos dentinhos da sua filha “esfarelarem” pode revelar um problema na formação do esmalte dos dentes (amelogênese imperfeita), por exemplo.

  102. To com dente inflamado e ta saindo pus com sangue quando aperto meu rosto, que tá mt inchado, sai pelo dente inflamado, o q pode ser? E o que fazer?

    1. Daiane, parece ser um abscesso. Isso significa que há uma infecção, que pode ser na gengiva ou no canal desse dente. Procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  103. Dra, meu dente quebrou tem uns dois anos, mas ficou um caquinho, e direto ele sangra quando vou escovar os dentes, e as vezes doi bastante, vc pode me ajudar, estou bem preocupada.

    1. Raquel, você precisa ir ao dentista! Se o dente está quebrado, não pode continuar assim… é preciso avaliar pra ver se dá pra manter o dente ou se já é caso de extração, o que eu desconfio que seja (pelo tempo da fratura e pelo sangramento gengival). Procure um dentista pra resolver isso logo, ok?!

  104. Bom Dia. Ha mais ou menos quatro anos fiz um tratamento de canal e hoje meu dente estava sangrando. Pode ser alguma infecção ? E uma ultima duvida, mesmo eu tendo feito tratamento de canal e não tendo feito a obturação, a bactéria pode entrar no meu dente e atingir algum órgão ?

    1. Pedro, seu dente ou sua gengiva é que está sangrando? Sim, se o dente não foi corretamente restaurado, o tratamento de canal se contamina, assim como o dente, em si. Mas a possibilidade de, a partir daí, ocorrer uma infecção em outra parte do organismo é remota.

  105. Olá Dra… No meu caso, eu extrai um dente molar superior, ele passou mais de 2 anos inflamado na boca antes de eu ir no dentista, pois tenho medo até de vacina, eu sempre tentava arrancar ele com as mãos mesmo e como ele ficava mesmo do lado que eu dormia, ai inflamava mais… resumindo a historia… tive coragem de extrair no dentista, mas percebo que é como se tivesse algo no lugar ainda, como se não tivesse sarado completamente, e já faz mais de 8 meses que extrai, e como é do mesmo lado que eu durmo, amanhece como se tivesse um pouco inflamado, sei lá… a sensação é essa que está sempre inflamado o local.

    1. Jackson, é preciso que seu dentista reavalie pra ver o que está acontecendo. Pode haver uma inflamação realmente, pode ser um pedacinho solto de osso, um fragmento de raiz, etc..

    2. Olá doutora, queria uma informação, fiquei com infecção nos rins e logo meu siso também inflamou, o dentista que vou recomendou limpeza até que melhore para que possa extraí-lo. Qual seria o melhor tratamento?
      Esta me incomodando essa dor…

      1. Elizabeth, é como seu dentista recomendou: “limpeza” até que a gengiva desinflame pra, então, extrair. Pra dor, você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista.

  106. Bom dia Dra, fui ao dentista e estou com um dente do siso com abscesso, ele nao nasceu e eu estava com muita dor esses dias, não conseguia saber ao certo onde doía, porem hoje acordei com o dente na parte de cima praticamente em cima onde esse siso deveria nascer, muito dolorido e parece estar mole, nao consigo nem morder. Sera que dor que eu estava prejudicou o outro? Ou sera que a dor realmente era nesse dente que esta dolorido?

    1. Fernanda, provavelmente a dor já era no outro dente, irradiada para o siso. De uma forma ou de outra, procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Bom dia Dra.,
        Domingo a noite estava na praia e a noite tava jantando e mordi um torresmo e quebrou um pedaço do meu dente da frente, foi um pedaço nao muito grande, nao chegou a ficar a raiz exposta, e nao ta doendo, foi um dente que ja fiz canal ha uns 2, 3 anos atras, e por causa das festas de fim de ano nao achei nenhum dentista aberto, so em janeiro, estou com medo de começar a doer ou pegar alguma infecção, o que eu faço??

        1. Renato, como a fratura não foi tão grande e esse dente já tem canal tratado, você não deve sentir dor. Então dá pra esperar até janeiro, apenas evite mastigar sobre esse dente, pois ele pode quebrar mais. E assim que der, vá ao dentista.

  107. Boa noite, Dra!

    Dra., até pouco tempo atrás era sedentário demais, e no final do mês de julho comecei a fazer academia de segunda a sexta feira, com levantamento de peso excessivo, sem muito acompanhamento profissional, pois só tem um professor para vários alunos.
    Percebi que depois de 2 meses com essa prática, comecei a ter apertamento dentário, briquismo, também estava com dores na garganta, principalmente lado esquerdo e também na lateral da língua. Dores de garganta até que entendia, pois já tive várias, mas na lingua, ainda que só de um lado, nunca tinha passado. Depois de um mês sentindo estas dores, também senti dores no pescoço e na tempora, sempre do lado esquerdo. Passei por médicos otorrinos, cirurgia cabeça e pescoço, infectologista e gastro. Fiz 23 tipos de exame de sangue, urina, ultrassonografia para verificar os ductos e glândulas salivares, ressonância magnética da cabeça para ver os nervos hipoglosso e outros, laringoscopia, endoscopia e deve ter mais algum que esqueci… rsrsrsrs, e nada. A única coisa que me indicaram foi predisin, o qual tomei 5 dias e não resolveu, e depois outro me passou amoxilina e biprofenid 10 dias, mas as dores não passaram. Ainda insatisfeito, pois as dores não melhoravam, fiz uma tomografia da arcada dentária, mas onde fiz não identificaram nada. Lendo e pesquisando muito, decidi procurar uma especialista em DTM. O diagnóstico foi que estava com os músculos do lado esquerdo, principalmente, tensionados. Foi feito tratamento com o Tens e também um aparelho que dá uns choques leves que não sei o nome, além de fazer uma placa para dormir, a qual ficará pronta dia 15/12.
    A especialista em DTM também identificou na tomografia da arcada dentária, uma cárie no dente 36, primeiro molar inferior lado esquerdo, esta cárie atingiu o segundo molar também, além de uma lesão na raiz, lá no finalzinho do dente. Me indicou juntamente com o tratamento da DTM fazer canal, restauração e depois uma coroa. Comecei o tratamento duas semanas atrás, já fiz o canal em duas sessões e tirei a carie e restaurei o dente na ultima sexta feira.
    Coincidentemente depois de sexta feira as dores no pescoço, na tempora e na garganta diminuíram muito, tenho ainda somente um incomodo na língua. Será que todos estes sintomas realmente foram causados por essa lesão na raiz e a cárie entre os dois dentes?
    Sendo que, de verdade, meu dente nunca doeu, doía somente a gengiva entre os dois dentes… Fico curioso por saber se já teve caso parecido…

    1. Ricardo, eu acho que, independentemente do tratamento de canal ter sido bem sucedido, o tratamento inicial de DTM já surtiu efeitos positivos. Não me parece, dados os sintomas, que o problema fosse só dentário. Com o uso da placa pra dormir, você deve se sentir melhor ainda. Enfim… como o tratamento de canal e o tratamento de DTM foram iniciados juntos, difícil dizer com certeza quem foi que resolveu o seu problema. Mas me parece que é DTM, mesmo.

  108. Olá Dra. Ana

    Tenho uma dúvida, eu comecei a fazer tratamento de canal a semana passada, o dentista removeu o nervo e tapou, mandou eu voltar uma semana depois. Só que após a anestesia ter passado doeu muito e agora só uma leve dor, porém sinto uma febre no pescoço e na cabeça (mas no termômetro sai normal), minha pressão está alta (chegou a 16×10 e sinto um mal estar), tudo isso tem a ver com o dente?

    1. Edelson, provavelmente. A pressão talvez não, depende de como é a sua pressão normalmente, talvez ela já fosse alta antes e você nem soubesse. Seria uma boa ideia fazer uma avaliação médica.

    2. Dra., é normal durante o tratamento de canal o dente sangrar e por essa razão ter que fazer curativo para estancar e terminar outro dia? Isso aconteceu comigo, só que esqueci de perguntar para o dentista se é normal o dente sangrar na hora em que está fazendo o canal.

  109. Desde o fim de agosto venho sentindo dores, como fisgadas, na região do pescoço, mandibula, além de fisgadas nos cantos dos lábios, dor de cabeça intensa, pressão na nuca, ingua atrás da orelha esquerda alta e dor na epiglote. Já fui em varios medicos e ninguém descobre o que é. Disseram que podia ser problema de atm, mas a buco maxilo que fui não me pareceu muito certa disso. Acontece que fiz um canal em janeiro de 2013 e restauração no dente. Na epoca o dentista recomendou colocar uma coroa mas não pude. Ele disse que o dente sem ela podia quebrar. Não quebrou e não chega a dor nele, mas ainda sinto sensibilidade e numa emergência que fui a dentista disse que parecia no rx que ele estava inacabado. Será que isso pode estar causando tudo?

    1. Pode, Danielle. A dor causada por um dente pode irradiar pra outros locais, mesmo que o próprio dente não pareça doer. É preciso avaliar com bastante critério.

  110. Boa tarde doutora, sofro de uma tendinite no tendao de aquiles, que se manifestou ha mais de um ano, fiz infiltraçao, osteopatia e fisioterapia (tecnica EPI, com alguns resultados), mas sem por isso ficar melhor. Fiz uma destartarizaçao ontem, e desde aí, sinto muito menos dor e fibrose (depois da destartarizaçao a dentista descobriu uma carie no dente do siso. A minha pergunta vai no sentido de saber se poderá existir uma ligaçao directa entre a dor do tendao e o tratamento (destartarizaçao e carie dentaria) ?? Obrigado pelo seu feedback.

    1. Pode, Daniel. A ligação entre a saúde bucal e a saúde geral (termos que eu não gosto de separar, afinal de contas saúde é saúde e pronto, o corpo é um só) é algo claro. Bactérias podem se deslocar via corrente sanguínea da boca pra outros órgãos, e causar uma série de problemas. Então, manter a boca “em dia” é uma ótima ideia, e o organismo inteiro agradece. 🙂

  111. Dra. tenho que extrair um dente molar (3º) para depois fazer um implante. Dois dos três dentistas que consultei, disseram que fazem a extração e só depois de 2 a 3 meses farão o implante do pino. Já um deles disse que vai extrair e já por o pino. Qual é a ação correta? Contudo, o dente já está com sintomas de inflamação. A dor ainda é controlada por analgésico. Qual dentista seria o mais indicado?

    1. Paulo, certeza MESMO de que é possível fazer o implante na mesma sessão da extração, só mesmo durante a cirurgia. Se houver consições ósseas favoráveis e nenhuma lesão ou cisto associado a esse dente, pode ser possível sim. É um terceiro molar (siso) mesmo? Pergunto porque o implante de sisos é bem incomum, já que geralmente esses são dentes que são extraídos, não implantados.

  112. Doutora Ana, estou com um dente que tem um buraco pequeno do tamanho da ponta de um palito de dente. Esse furinho já tem mais de um ano que está assim. Não dói mais, já doeu, faz tempo. Ele também sangra algumas vezes, percebo isso na escovação. Agora estou com um pequeno caroço na parte superior da minha gengiva bem próximo ao dente que está furado.
    O que pode ser?
    Estou muito preocupada.
    Tenho medo do meu relaxamento me trazer consequências graves.
    Eu estou grávida de 3 meses e agora passei a me preocupar muito mais comigo por conta do bebê que estou gerando.
    Beijos
    Aguardo sua resposta.

    1. Marjory, parece ser um abscesso, o que revela uma infecção nesse dente, provavelmente no canal dele, embora, como há sangramento gengival, pode ser uma combinação entre problema de canal e periodontal. Procure um dentista assim que possível pra avaliar. Como você está grávida, não vai dar pra tratar o canal (pois seria necessário fazer radiografias), mas é possível fazer uma limpeza inicial e um curativo pra controlar a infecção, pelo menos.

  113. Bom dia, Dra.
    Um dos meus dentes caiu a obturação e começou a doer, não sei a quanto tempo que caiu pois so realmente senti quando fui comer e deu choque.
    Fui no dentista e o mesmo pediu uma panoramica . Tanto que no raios x o dente que esta “doendo” tem uma bolinha embaixo e na gengiva tambem da para sentir . O que seria essa bolinha ?
    Marquei dentista pelo convenio para dia 5 de novembro .
    Até lá o que posso tomar para amenizar a dor ?

    1. Raquel, pode ser um abscesso, o que revelaria uma infecção, provavelmente no canal desse dente. Você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituada, mas não é garantia da dor passar. Enfim, é preciso avaliar junto ao dentista.

  114. Olá doutora… eu tenho um grande buraco (ainda tenho boa parte do dente) no molar superior… não dói nem nada… só que as vezes do nada sangra um pouco e já tem bem uns anos que esta assim, hj tenho 21 anos… tem alguma possibilidade de eu desenvolver um problema cardíaco pelo fato do dente estar exposto por todo esse tempo ???

    1. Rodney, manter qualquer tipo de infecção no nosso organismo por anos não é uma boa ideia. Sim, infecções dentárias podem levar a problemas em outros órgão do nosso corpo, como o coração, por exemplo. Procure um dentista o mais rápido possível pra tratar isso (restaurar, tratar canal, extrair, o que for preciso).

  115. Boa noite,

    Tive dor muito forte no dente e fui ao pronto socorro, quando furaram o meu dente tive hemorragia por 20 minutos eles taparam e não me explicaram nada, as dores voltaram, fui a posto de saude perto da minha casa, eles abriram e falaram que desconfiavam que tinha furado o assoalho do meu dente e pediram um raio x e colocaram remedio e curativo.
    Só que ha 2 dias o curativo caiu e estou sentindo o dente sensivel e dores no pescoço, ombro e ate no braço do lado em que o dente fica. O pior é que o posto onde faço tratamento está de mudança e so volta a funcionar dia 26 de outubro, devo me preocupar ?

    1. Elisangela, mesmo que o seu dente tenha tido o assoalho perfurado, pode ser possível corrigir isso, ainda. Faça a radiografia, só assim será possível confirmar. Em princípio, é caso pra tratamento de canal… não que você precise se preocupar, mas faça o tratamento assim que possível.

  116. Bom dia, doutora!
    Ha uns três anos atrás fiz um canal, depois de um ano ele caiu e ficou um buraco no lugar, voltei a dentista e ela estava afastada por motivos pessoais, como tenho muito medo de passar em outro dentista (ela era muito paciente comigo), e por motivos financeiros, não voltei, e isso já faz um ano e meio, e conforme o passar do tempo criou uma carne dura dentro do dente (já pegou o lugar do dente todo), ela fica com mau cheiro e às vezes muito raro doi, gostaria de saber o que devo fazer?
    Estou muito preocupada e com medo, e morro de medo de ir no dentista e ter que fazer todo aquele processo de anestesia e dor no local do dente.
    Obrigada, aguardo contato!

    1. Pâmela, geralmente essa “carne” que aparece no dente é um pólipo pulpar (explico sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html ), mas no seu caso, se o dente já tem canal tratado, pode ser a própria gengiva… e aí pode até haver indicação de extração desse dente. Enfim, compreendo sua ansiedade à respeito, mas você tem que procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  117. Ola Doutora, parabens pelo seu trabalho. Ha 7 dias atrás eu extrai um dente de canal que quebrou e desde então sinto muita dor, nada resolve pra amenizar a dor… eu faço serviço geral, teria que ficar quantos dias de repouso?? Será que é por isso que tenho dor?? É também queria saber se posso passar pomada anestésica no dente pra aliviar a dor, os pontos então inflamados, comecei com antibiotico e anti-inflamatórias… É normal doer tantos dias assim ???? É uma dor insuportável?

    1. Maria, a dor pode ter a ver com o fato de você ter feito esforço físico, sim. O ideal seria ficar 1 semana não em repouso absoluto, mas evitando qualquer esforço maior. Não acho que um anestésico tópico vai ajudar agora. Pode ser que você esteja com alveolite, que é a inflamação / infecção do “buraco” onde o dente estava. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

  118. Sim, foi o dentista, fica doendo um pouco dps passa e volta outra vez. Devo procurar outro dentista pra intervir? Já não aguento mais a dor, isso duro na minha bochecha é pus ou outra coisa?

  119. Obrigada por responder minha pergunta. Gostaria de mais uma coisa, fui ao dentista, ele passou amoxilina para extrair o dente, tomei faz sete dias e nao resolveu, mesmo assim posso extrai-lo com esse infecção?

    1. Por que você diz que não resolveu, Norma? Se for porque ainda está saindo pus, às vezes é só um “restinho”, não quer dizer que a infecção não esteja controlada. Seu dentista vai reavaliar, mas acho que, se é caso de extração, vai dar pra extrair, sim.

    1. Thiago, quem prescreveu a medicação? Um dentista avaliou? Pela sua descrição pode ser uma abscesso, e deve levar alguns dias pra desinchar. Mas o tratamento certamente não é só com remédio, o dentista vai precisar intervir pra remover a causa da infecção.

  120. Boa tarde, tenho um dente que é obturado, mas ha alguns meses ele fez uma bolhinha e ta saindo pus e com mau cheiro. Fui ao dentista, ele passou amoxilina de 500 g, tomei tudo certinho e nao resolveu nada, gostaria de saber o que é isso e qual procedimento tomar? Será que ele tem que tirar a obturação pra o dente ficar livre?

  121. Doutora, há alguns meses fiz uma obturação num dente, em pouco tempo a obturação quebrou e ficou um pequeno buraco no local, porém há alguns dias o dente começou a doer quando bebo algo gelado ou como alguma coisa doce, estou tomando nimensulida para amenizar a dor, as amidalas estão inchadas, será que o canal é a unica solução para o meu problema??

    Grato

    1. Não necessariamente, Anderson… talvez seja só o caso de restaurar o dente novamente. Mas não demore para procurar o dentista, se não pode “dar canal” sim.

  122. Olá Dra. Eu tenho um cárie típica de pessoas que mascam chiclete, no momento estou esperando o plano de dente liberar, pra aliviar a dor tomei uma caixa de nimesulida porém meu dente esta latejando muito, e só posso ir ao dentista daqui a 10 dias como sobreviver até lá?

    1. Complicado, Evily… porque remédio só vai, no máximo, mascarar os sintomas… pra remover a causa da dor, é preciso dentista intervir. Procure um dentista particular pelo menos pra fazer algum procedimento de urgência (remver a cárie e fazer um curativo, por exemplo), aí quando o plano liberar, você faz o tratamento (restauração, canal, o que for preciso).

  123. Dra. estou muito preocupado, um dente meu, primeiro molar do lado direito, esta com uma carie profunda que já passou para o outro molar.
    Esse dente era obturado, mas a mesma caiu ha uns 7 meses. Não fui logo ao dentista por condições financeiras, ele doeu muito depois parou de doer ha 4 meses, só do que lado desse dente ficou uma bolinha endurecida, vermelha, que de vez em quando enche de pus. Essa bolinha não desapareceu até o momento.
    Apesar de ter parado de doer ultimamente, estou sentindo alguns sintomas. Dores atrás da cabeça, no pescoço e as vezes na garganta, e dores na mandíbula também. Mas graças a Deus semana que vem já marquei consulta em um dentista.

    1. Boa tarde, doutora! Desde já agradeço a disponibilidade!
      Doutora, no inicio do ano tive dor no dente da frente superior, o 1º do lado esquerdo, e descubro uma bolinha mesmo junto ao nariz… fui ao dentista e ele iniciou tratamento de canal (já tinha tomado antibiotico e anti-inflamatório, pois já tinha ido ao médico), acontece que tive uma reação brutal, logo após o 1º tratamento fiz uma retenção de liquidos, de repente pesava mais 5,5k, volto a ir ao dentista, acontece o mesmo… fiquei inchada mais de 3 meses… o dente doeu durante uns tempos mas já passou… terminei o tratamento em inicio de Junho (já passaram 4 meses), o abscesso está menor, mas ainda cá está… o meu dentista disse que iria desaparecer com o tempo… a minha pergunta é: é normal? Quanto tempo poderá levar até que desapareça?

  124. Boa noite dra. Estou muito preocupada com um dente que foi feito canal, porém não cuidei da maneira correta, após uma consulta, a dra me informou que houve comprometimento do dente, infiltração no canal, e há dois dias, comecei a sentir uma dor nele, e quando uso o fio dental sai sangue. Não há outro tratamento a não ser extração? Caso tenha que extrair eu posso fazer a colocação do pino no mesmo dia? Muito obrigada!

  125. Doutora, tenho 2 dentes sisos, um com restauracao com carie e o outro com carie, confesso que relaxei um pouco da saude bucal e ha alguns meses noto carocinhos, 3 do lado direito e um do lado esquerdo do pescoço, sera que pode ser por isso? Preciso de ajuda !!!!

    1. Marcos, pode ser, sim. Podem ser “ínguas”, sinal de que ser organismo está se defendendo de uma possível infecção, é seu sistema imune trabalhando. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

    1. Marta, só agora li a sua pergunta. Espero que você já tenha ido ao dentista e esteja melhor. Quando isso acontece, é compreensível que você tome algum analgésico, mas via de regra o dentista precisa intervir.

  126. Olá, meu último dente superior esquerdo está muito sensível e tá doendo muito, notei que não há inchaço em nenhum lado da gengiva ou carie, o dente está limpo limpo, ha umas 3 semanas fui ao dentista pra fazer vistoria de rotina e ele não detectou nada, e agora essa dor aparece, gostaria de saber o que pode estar acontecendo! Obrigado!

    1. Anderson, difícil dizer… pelo seu relato, clinicamente está tudo ok. Procure seu dentista e relate o problema, pra que ele possa fazer um exame mais detalhados, alguns “testes”… seria bom, também, fazer uma radiografia, pois talvez ela mostre alguma alteração que explique o que você está sentindo.

  127. Olá Dra. Ana, parabéns pelo seu belo trabalho em ajudar pessoas.
    Tenho um dente que foi se quebrando e virou “uma panela”. Há 2 dias atrás ele começou a doer muito e fui ao dentista numa UPA próximo a minha casa. Fizeram um curativo e me aconselharam a iniciar um tratamento. Só que após fez um caroço enorme e dolorido no meu pescoço, embaixo da minha língua inchou e parece que “nasceu outra lingua”, tenho fortes dores de cabeça. Não consigo mastigar e há dois dias só bebo água. Hoje a dor não é tanta, mas estou preocupado com com essas alterações. O que seria isso Dra. Ana? Muito obrigado.

  128. Bom dia Dra., eu estou com a dor no dente ja faz 3 dias e hoje acordei com meus olhos inchados, parece que levei um soco no olho, tem a ver com a dor no dente? Obrigado.

  129. Doutora, tenho 20 anos e nunca quase me liguei com saúde bucal, só escovava os dentes de vez em quanto 3x ou 2x por dia, e quando saia para o colegio, e hj estou sofrendo muito com caries e dor de dente. Tem alguma solução pra mim, ainda?

    1. Com certeza, Silva! Procure um dentista pra avaliar e verificar de que tratamentos você precisa. Também, pra que ele oriente você quanto à escovação e uso do fio dental, assim você não terá mais problemas depois do tratamento concluído, só avaliações de rotina, mesmo.

  130. Dra. eu tenho trauma de dentista, o que faço, enquanto a isso tenho dentes para extrair mas n consigo, pois e trauma mesmo de verdade, chego ate passar mal quando falo em dentista, me ajude por favor.

  131. Olá, Dra. Ana! Tenho um dente siso que sangra e que as vezes dói. Senti abaixo do meu maxilar uma bolinha, até aí achei normal, pois poderia ser uma íngua. Mas esses dias percebi que ha dois carocinhos no meu pescoço, do lado direito que é justamente o lado do dente siso. Isso faz aparecer caroços, ou posso descartar a hipotese de ser por causa do siso?

    1. Podem ser “ínguas” por causa do siso sim, Allyne. Sugiro que você procure um dentista assim que possível, é preciso avaliar a situação desse siso, se não o problema não vai se resolver nunca.

  132. Dra, fiz um canal e o mesmo deu infiltracao, ai ele abriu o canal de novo refazendo uma limpeza e trocando o bloco, agora retornei depois de um ano apos esse procedimento, ele me disse que meu canal esta cheio de bacteria, me aconselhou arrancar a raiz e fazer um implante. Pq ele nao me deu esse conselho a principio do tratamento?

    1. Rosana, porque seu dentista não tinha como saber que isso ia acontecer, que a infecção seria resistente. Se um dente tem tratamento, o dentista trata, porque a ideia é manter os dentes, não extraí-los. Infelizmente, nem sempre o resultado é o esperado.

  133. Doutora, só mais uma dúvida, tive um acidente de moto e levei um corte na sobrancelha, pegou 10 pontos, levei anestesia e não senti nada, depois essa anestesia que me deram pode ser a mesma que deram no dente? Digo a fórmula e componentes? Muito obrigada pela atenção, a senhora e um anjo de bom coração, qual outra pessoa deixaria seus afazeres que devem ser extensos pra vir ajudar o próximo aqui? Pouquíssimas…

    1. Doctora, estou fazendo um canal com um profissional que me deixou traumatizada. Ele mexeu uma vez quando o dente estava inflamado e não me passou nenhuma medicação antes, sofri demais. Ele disse que isso é correto, mas já fui com amigos em outros dentistas e primeiro tratam com antibioticos e depois começam o canal. Por favor gostaria de saber se troco de dentista ou esse procedimento é normal, pois tenho mais duas sessões?

  134. Boa tarde doutora! Parabéns pelo que a senhora está fazendo por todos nos aqui. Quando eu tinha 14 anos eu fui na dentista pq estava com dente doendo, isso na manhã da segunda. Eu não tinha comido nada! E não jantei no domingo. Fui muito nervosa e medrosa. Aí ela me aplicou uma única anestesia, fez um curativo, ao sair do consultório eu desmaiei, me sentaram, acordei e desmaiei de novo, fui para o hospital, ao chegar la me deram soro na veia e melhorei, depois de um mês voltei e senti que ela estava com medo de fazer minha obturação, ela mandou eu passar pelo médico primeiro, aí desisti, pois o dente não doeu mais, só q agora tenho outro dente que está me matando de dor, estou sofrendo muito e com medo de desmaiar de novo no dentista, pois o trauma ficou, me ajude, será por que aconteceu isso? E normal o dentista não querer atender certos casos? Sera que nenhum vai querer me atender? Me responda por favor.

  135. Olá Dra, acho que meu ciso do lado direito está terminando de crescer, mas já faz uns 3 dias e esta doendo, não e aquela dor insuportável mas incomoda, e agora de noite fui perceber que tem uma bolinha embaixo do dente que dói e que quando mexo dói e se mexe, o que poder ser ??

  136. Boa tarde ! Estou com 24 semanas de gravidez doutora, e fui ao dentista com umas 15 semanas pra tratar uma simples cárie e ele foi limpando e viu que nao era tao simples assim, viu que tinha um buraco enorme ai colocou um curativo e pra eu voltar la com 20 dias, so que viajei e fui em outro dentista e contei que o dente num 15 estava com curativo, mas mesmo assim doía muito, ai ela retirou o curativo limpou bem o dente e fechou e disse que apos ter bebe fosse fazer o canal, mas esse dente toda semana ele me doi 1 dia e nao sei se vou aguentar ate o meu bebê nascer, passo o fio dental e sinto um mau halito horrivel nele, so nesse que ta com curativo, e agora tipo sugo e sinto gosto de sangue, queria extrair pra me livrar dele mas tenho medo de dar uma hemorragia. O que fazer, doutora, me ajuda POR FAVOR !

  137. Boa noite,
    Há mais ou menos 2 meses, minha obturação caiu e meu dente ficou aberto. Como estou sempre lotada de compromissos, fui deixando de lado. Uns 20 dias depois, fui comer um cookie, e esse dente quebrou. E mais uma vez, deixei pra depois…
    Há alguns dias, tenho notado que existe um inchaço com coloração muito avermelhada na região onde ficava a obturação, com sangramentos frequentes, até mesmo quando faço sucção com a boca. Tenho tentado desesperadamente ir ao médico, mas não consigo encaixar meus horários aos do dentista. Existe algo que eu possa fazer para amenizar a dor ou até mesmo o inchaço?
    Agradeço. Fico no aguardo.

    1. Júlia, você até pode tomar um analgésico… mas não vai poder fazer isso pra sempre, além do que, dessa forma, não vai resolver o problema, apenas “mascarar” os sintomas. Dê um jeitinho de encaixar uma consulta com o dentista nos seus compromissos, afinal de contas, saúde é prioridade.

  138. Olá Dra. preciso da sua ajuda, minha gengiva em cima do dente que estou tratando canal esta inchada ja faz 2 semanas, ontem retornei ao dentista, segundo ele meu dente ja esta pronto, so falta a restauração, ele disse que nao era pra estar inchado, abriu o curativo e colocou um cloro com gosto horrivel e fechou de novo, e marcou para daqui 1 mes, estou com muito medo, o que voce me indica fazer? Ja faz 2 semanas que esta inchado, tomei 7 dias amoxicilina, desinchou, mas foi ficar 2 dias sem tomar voltou a inchar, e segundo ele ta pronto o dente, o que devo fazer, estou quase extraindo, devo procurar um especialista ? Muito obrigado dra., abraços…

  139. Olá, fiz a extração do dente 36 dia 27/08 e hoje 31/08 ainda sinto bastante dor, principalmente quando acordo. No processo de extração foram aplicadas 3 anestesias e eu ainda senti mta dor. Achamos que o dente estava inflamado, pois só tomei amoxilina dois dias antes da extração. O dente está pontiado. Ainda está um pouco inchado e ainda doi. É normal? Devo fazer alguma coisa? Pode estar inflamado ainda? Devido a linha dos pontos, não consigo limpar bem a área. Obrigada.

    1. Nayanne, dada a cirurgia recente, a dor que você sente não significa, necessariamente, que haja algum problema. Pode ser só a dor pós-operatória, mesmo. Se continuar assim, procure seu dentista pra reavaliar. Talvez mudar a medicação ajude. Converse com ele.

  140. Ola Dra, é o seguinte, to fazendo tratamento de canal e a dra. me receitou amoxicilina e nimesulida por 7 e um 6 dias, e hj quando fui la trocar o curativo ela viu q minha gengiva esta inflamada por causa da carie q era muito profunda, ai me passou mais remedio, e nao keria tomar muitos esses remedios, sera q tem algum outro tipo, alguma pomada sei la, alguma coisa pra aliviar, ta meio dolorido. E mais uma duvida, vc sabe me dizer depois de quantos dias apos terminar de tomar esses remedios ele é elimidado do nosso organismo? Amoxicilina de 8 em 8 horas por 7 dias e nimesulida de 12 em 12 horas por 6 dias.

    1. Andressa, e por que não tomar a medicação como prescrita? A ideia é controlar a infecção e a inflamação, esses medicamentos, tomados da forma correta, só vão fazer bem pra você. A eliminação deles do organismo não leva dias, mas horas. Sugiro que você tome os remédios da forma que seu dentista prescreveu.

  141. Ola doutora!! Belissimo trabalho. Estou apavorada. Ha 2 anos fiz uma restauração que caiu ha 9 meses, como tenho medo de dentista não liguei, recentemente senti um volume muito grande acima do dente, e como se tivesse crescido uma carne dura na raiz. Fui ao dentista, ele passou azitromicina por 06 dias, mas esta do mesmo jeito, tem 04 dias que terminei e hoje voltou a doer. E pra piorar o dentista viajou, devo repetir a medicação? Pode ser algo mais grave?

    1. Josinalva, me parece que você pode ter um abscesso. Se a origem for o canal desse dente, é preciso abrir pra canal. Não repita a medicação, se seu dentista não está disponível, procure outro pra fazer isso (se for o caso, mesmo), depois, quando ele voltar, você conversa com ele.

  142. Dra., no começo sentia uma dor no dente mas não identificava qual, somente qdo comia e algo batia em algum ponto específico, de tempos para cá o dente começou a doer sozinho, 2 dentistas disseram tratar de retração da gengiva, usei pasta pra sensibilidade e nada, pelo contrário, piorou e espalhou a dor a ponto de não saber se era em cima ou em baixo, tomei amoxilina e analgésico por 7 dias, meu dentista me encaminhou pra um especialista em canal já que o dente está sensível à água gelada, mas ambos disseram que o dente está perfeito, não tem cárie nem nada, os 2 dentistas pediram a extração do dente siso inferior que é antagonista do dente que dói… Será que pode ser isso mesmo? Vou tirar o dente e ver o resultado.

  143. Muito bom o texto, parabéns pela iniciativa.
    Eu estou aqui com bastante dor de dente, pois ele apareceu quebrado do nada, não sei quando e como quebrou, só percebi depois passando a língua e senti arranhando e acumulando sujeira ao passar o fio dental. O quebrado está entre o pre-molar e o molar, estranho que não tenho carie, só tive na minha vida toda no máximo umas 2 pequenas pintinhas que o dentista tirou e colocou resina, não sei se esse dente é um deles, mas a cor da parte que quebrou está um branco diferente. Tem mais algum motivo para quebrar e ficar doendo assim que não seja canal? Pois acho que não é canal, não tem nada na cor escura nos dentes. Estou sem condições de ir no dentista nesse momento, será se tem problema ficar assim um tempo?

    Bom trabalho!!!

    1. A dor que você sente é esperada, Jéssica… já que houve uma fratura, ou seja, seu dente perdeu tecido e o “nervo” dele está menos protegido do ambiente bucal. Não me parece caso pra canal ainda, a restauração deve resolver. Mas não dá pra ficar um tempo assim, não. A situação pode piorar, pode aparecer cárie pela dificuldade de higienizar, pode aumentar a dor, pode “dar” canal. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra resolver o que é simples, antes que fique complicado.

  144. Olá Dra, estou com um desconforto nos tres ultimos dentes inferiores do lado direito, o desconforto ocorre por alguns segundos e some logo em seguida, gostaria de saber sua opnião do que pode ser, já faz 3 dias que estou com esse desconforto. (obs: o penultimo dente tem uma restauracão meio grande mas feita ha um pouco mais de 8 meses!)

  145. Olá Doutora. Ha 3 semanas refiz o curativo q precede o tratamento de canal e o dentista me receitou amoxicilina e um anti-inflamatório. Tomei corretamente a medicação, mas meu rosto continua inchado e dolorido (dói até embaixo de queixo). As perguntas são: Posso tomar mais antibiótico e anti-inflamatório além do receitado pelo dentista? E quanto tempo mais perdurará esse inchaço? Já faz 3 semanas, é normal?

    1. Heloisa, enquanto o tratamento de canal não for concluído, pode haver episódios de dor e inchaço. Sugiro que você concluo o tratamento assim que possível. Quanto ao anti-inflamatório, talvez seja necessário nessa fase mais aguda e/ou um analgésico -, mas o antibiótico tem um protocolo certinho pra ser tomado, não é simplesmente continuar tomando. Então, não.

  146. Olà Dra., no meu caso estou tratando canal dente 27 e ja estou na 4 sessão, voltei pra casa depois da ultima tudo ok, depois de 2 dias o curativo caiu, ficou 2 dias aberto, voltei ao dentista, ele limpou e colocou o curativo de novo, passando o efeito da anestesia o dente estava pulsando, e a gengiva ao redor dele bem inchada, estou tomando nimesulida, alivia a dor mas nao o inchaço, hoje entrei em contato com ele, me passou amoxilina de 8h8h 7 dias, ha mais algo que deve ser feito ? Estou pensando seriamente em extrair ja que e o ultimo de cima, o que voce me indica ? Procurar um especializado em canal ?

    1. Vitor, enquanto o tratamento não for concluído, pode haver episódios de dor. O inchaço deve ter a ver com a inflamação. Extrair seria um problema porque o dente antagonista (o correspondente no arco oposto) ficaria sem função, podendo até extruir (“sair” da gengiva em direção ao espaço do dente extraído).

  147. Boa tarde, Dra.

    Fiz um canal ha pouco mais de um mês e ha uns dois dias o meu dente voltou a doer muito, a ponto da Nimesulida não fazer quase efeito. Meu rosto também inchou entre o final da bochecha e o começo do pescoço, me dando sensação de estar com dor de garganta e tendo febre e mal estar as vezes. O que pode ter acontecido com esse dente?

  148. BOM DIA! Semana passada fui parar na emegência de um hospital com muita dor na parte de tras da cabeça, começava no ouvido e ia para tras, parecia que minha cabeça ia explodir! Me deram remédios para aliviar dor e me disseram que poderia ser otite ou dente! Aí lembrei que tinha um dente que me incomodava já ha bastante tempo. No dia seguinte fui ao endodontista tiraram rx e foi constatado que o dente esta infeccionado e que teria que tomar nimesulida de 100, deocil de 10 e paracetamol de 6 em 6 horas se a dor persistisse. Marcaram um canal para esse dente 14 dias depois, os remedios prescritos já acabaram e a dor enjoada no ouvido e na cabeça persistem. Estou tomando o paracetamol. Será que preciso tomar mais dos outros remédios? Obrigada!

  149. Ola Dra. Não tive muito tempo pra cuidar da saúde da minha boca depois de duas obturaçoes que fiz ha uns 4 anos, o que me fez ter muitos problemas, o penúltimo dente doía bastante e até minha bochecha inchou por conta dele ter inflamado, fui ao dentista e ele fez um outro curativo e então a dor e o inchaço passou, mas agora notei que esta crescendo uma bola (e já esta bem grande) em cima do mesmo dente, mas pelo que parece deve ser na gengiva, não sinto dor continua, apenas sinto dor se pressiono ou forço a mesma. Essa bola não é bolha de pus, tem aparência de um cisto, o que pode ser?

    1. Thais, me parece um abscesso, embora você diga que não é uma bolha de pus. Mesmo que o pus não drene, ainda pode ser um abscesso. De qualquer forma, arranje um tempinho agora pra resolver isso, parece que você tem um infecção, é preciso tratar de acordo. Se a origem da infecção for o canal do dente, é caso pra tratamento de canal. Procure um dentista.

  150. Olá Dra!
    Tenho 40 anos e um trauma de dentista me fez ficar muitos anos sem ir ao mesmo, o saldo foi de 6 extrações que preciso fazer, um canal que estou finalizando e várias obturações, dessas 6 extrações tem dois dentes superiores antes do siso que nem são mais dentes e sim cacos e eles estão praticamente encobertos pela gengiva que cobriu e também esta inchada ao lado, não sinto dor, só se pressionar, sera que ta inflamado? Sinto uma dor de cabeça tipo pressao do mesmo lado, mas nao sei se é do dente, marquei a extração para terça feira, mas estou apavorada com medo de infecção e outras complicações como hemorragia, até comprei um calmante natural para relaxar até lá. To muito triste e deprimida por ter deixado chegar a esse ponto, me ajude!!

    1. Sara, não fique triste… fique feliz porque finalmente você vai se tratar e melhorar sua saúde. Acho que pode estar inflamado sim, mas isso não significa que esteja infeccionado, são coisas diferentes. Pelo seu relato não vejo razão alguma pra hemorragia. Fique tranquila, confie no seu dentista e resolvam logo, juntos, isso aí! 🙂

  151. Olá, DRA!
    Fiz uma extração ha 7 dias, nos 4 primeiros dias não senti nada de diferente, mas os pontos começaram a soltar e infeccionou, voltei ao dentista e ele me receitou antibiotico e disse pra fazer gargarejos com água oxigenada vol. 10 misturado com água, fiquei meio assim de usar agua oxigenada na boca, isso é correto, poderá ajudar mesmo? Agradeço a atenção desde já.

      1. Tenho uma dúvida Dra., se no momento da extração o dente tenha quebrado e ficou um pedacinho de dente na gengiva, isso pode ter ocasionado a infecção?

          1. Então Dra., voltei ao dentista e ele constatou que a infecção a gengiva desceu e está aparecendo o osso, então ele sugeriu lixar o osso que está exposto, fazer pontos novamente, mas como fazer pontos no local que esta infeccionado, isso pode agravar a situação?

  152. Dra, estou com um dente que já tem obturação, este quebrou na lateral e devido ao tempo sem tratamento está muito cariado, preciso extraí-lo mas tenho receio do procedimento, por estar grávida de 3 meses. Uns dizem que não tem problema, outros dizem que não pode.
    Tenho medo que infeccione e cause danos ao bebê.

    1. Gilda, não estou certa de que seja caso pra extração. Se pelo menos a raiz do dente estiver viável, ainda há tratamento. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e fazer, pelo menos, a remoção da cárie e um curativo. Aí, dependendo do caso, você pode até aguardar o nascimento do bebê pra realizar um tratamento mais definitivo (extração, canal, o que for necessário).

  153. Olá, Dra!

    Acabei de extrair um dente siso inferior, o procedimento foi demorado e para completar não foi possível a remoção total do mesmo, ficando um pequeno pedaço. O dentista disse que eu não teria problemas e me receitou amoxicilina e também Bi-profenid. Estou preocupado, isso é normal???

    Obrigado!!

    1. Acontece, Edvaldo. Quando fica um pequen fragmento da raiz e o dentista julga que tentar remover é pior para o paciente, ele pode optra por manter e sepultar esse fragmento. É bom acompanhar por uns tempos, mas não deve trazer prejuízo pra você.

  154. Boa tarde!… Fiz um tratamento de canal no dente da frente e uns dias depois senti uma dor super forte no dente, no dia seguinte se formou tipo uma bolha na minha gengiva, o que pode ser isso?

  155. Boa noite dra,

    Bom, eu tenho um dente que está a apodrecer, a razao pela qual ainda nao fui ao dentista é porque sou portuguesa e aqui em Portugal o dentista é extremamente caro para uma pessoa de classe baixa. Não sei quando vou ter dinheiro para ir.
    A verdade é que tenho um dente a apodrecer e sinto pressao no rosto do lado direito (onde esta o dente). Essa pressao se estende ate o ouvido e pescoco. Sera isto possivel ? E que ja fui no hospital por sentir esta pressao na cara e ate uma tomografia ao cranio eu fiz e nao tenho nada. Agradeco desde ja.

    1. Andreia, é bem possível que essa pressão tenha origem dentária, sim… a tomografia de crânio não deve ter contemplado a parte dentária. É preciso uma avaliação mais específica.

  156. Olá doutora! Um dia fui ao dentista arrancar um dente mas acho que a doutora era nova na profissão, a anestesia não funcionou, eu senti toda a dor, e ela não era nem um pouco delicada, tanto que quando pegou a ferramenta pra arrancar meu dente, ela puxou tanto pra cima que acabou furando minha boca, fiquei com trauma. Doeu muito, quase que saí daquela sala sem forças. E agora tenho que arrancar outro em um médico publico e estou com medo de doer de novo e de que o médico não seja bem qualificado. Mas a minha pergunta é: Quando eu arrancar o dente eu posso andar, fazer coisas normais? Porque eu tenho compromissos e esperei o ano todo pra fazer isso, e se eu não puder vou do mesmo jeito. O que pode acontecer se eu não repousar?

    1. Raquel, a qualificação do dentista independe de onde ele atua: no serviço público, de forma particular, atendendo convênio. Não tenho razão pra duvidar a qualificação do dentista que vai atender você.

      Depende de que dente estamos falando, depende se ele já nasceu ou ainda está dentro da gengiva, e depende, principalmente, de como será a cirurgia e de como seu organismo vai se comportar no pós-operatório. O que se recomenda é que o paciente evite exercícios físicos por pelo menos 1 semana, que é quando se faz a remoção dos pontos, geralmente. Mas isso não significa repouso absoluto, é só pra evitar esforços desnecessários.

  157. Boa noite !

    Ana,

    Estou com um abscesso e estou muito preocupado pois já tem um tempinho, eu estava apenas fazendo a drenagem, porém hoje fui na dentista extrair o dente, ela passou neosulida e amoxilina, proxima semana irei extrair o dente com fé em Deus, a minha dúvida é extraindo o dente o abscesso é curado 100 %?

    1. Rogerio, em tese, sim. Mas o abscesso não é extraído junto com dente, o que ocorre é que, se a causa do abscesso é o dente, sua extração deve fazer o abscesso sumir com o passar dos dias. Remove-se a causa da infecção, a infecção some (isso em associação com medicação, certamente).

      1. Ola doutora, eu arranquei um dente de tras, falta arrancar mais 3 de tras pra colocar o aparelho, minha boca ta um pouco inchada, eu queria saber se e normal? E ele tambem ta com pus.

  158. Bom Ana, é que eu tenho um dente que preciso fazer canal, mas ele tá inflamado na gengiva, e apareceu um caroço no meu pescoço, embaixo do queixo, e dói, eu queria saber o que eu faço porque deu até febre…

    1. Deilza, enquanto você não procurar um dentista e tratar o canal, existe a possibilidade de ter episódios de febre e dor. Procure um dentista assim que possível.

    1. Doi só o pescoço, Julio? Pode nem ser o dente. De qualquer forma, procure um dentista pra avaliar e confirmar – ou afastar – a possibilidade de causa dentária.

  159. Olá Dra. Ana. Muito obrigada por sempre tirar nossas dúvidas por aqui. Não deve ser fácil, mas desempenhas muito bem a função que escolhestes para este blog!
    Dra, eu comecei ha mais ou menos digamos um mega tratamento nos dentes. Fui para avaliação e o dentista estabeleceu prioridades: primeiro arrancar os sisos que estavam cariados, depois canal nos dentes da frente superior para retirada de dois cistos provenientes de trauma (queda quando criança) e depois possivelmente não com ctz um canal no primeiro molar inferior do lado direito. Antes da data da consulta comecei a sentir dor no primeiro molar e tentei uma vaga com urgência. Graças a Deus consegui por uma desistência. Depois de um rápido teste de sensibilidade ele disse que a dor provinha do siso e arrancou. Me senti aliviada, oito dias depois tirei os pontos e disse ter sentido incômodo no primeiro molar. Marquei uma nova consulta dia 09/07 para retirada de outro siso. Mas hj a tarde, senti tipo uma dor na mandíbula e um gosto de sangue, quando olhei era o dito primeiro molar que estava sangrando ao redor e ele começou a doer. Fiquei muito preocupada pq só estou marcada para dia 09/07 e a atendente do meu dentista parece não ter noções de emergência. Nem sei como consegui vaga no dia que precisei. Foi como milagre. Depois desse rápido sangramento ficou só a dor. Como posso proceder? Fiquei muito preocupada, pode ser grave?

    1. Karla, não é muito fãcil mesmo… 🙂

      O sangue saia de onde? De uma “bolha” na gengiva ou da região em que o dente encontra a gengiva (sulco gengival)? Só saiu sangue na área desse dente?

  160. Olá, Doutora! Tudo bem?
    Tenho uma dúvida… Eu tenho um dente do fundo que está podre, e está com um buraco enorme. Fui ao dentista semana passada e ela disse que não teria mais jeito, e que teria que arrancar. Disse também que ela vai ter que fazer uma remoção óssea para tirar o caquinhos de dentes que estão dentro da minha gengiva. Como que é essa “remoção”? Dói muito? E ah, ela disse que minha gengiva esta inflamada, e me receitou o Amoxilina, para eu tomar em 8 e 8hrs! Esse remédio está certo para tomar?

    1. Fernanda, a remoção de osso é feita com uma broca. Não dói nada, você estará anestesiada. Quanto à medicação, sua dentista prescreveu um antibiótico, então você deve ter uma infecção. Vale a avaliação dela quanto a isso.

  161. Doutora, boa tarde! Meu siso quebrou ha alguns dias e está doendo, acho q deve ser canal. Estou desesperada, pois li que o siso aberto pode causar infecção por todo o corpo. Tenho muito medo de dentista, mas estou muito preocupada. Quanto tempo é o suficiente para que essa infecção ocorra? Me ajude por favor!

    1. Laura, não é bem assim… a possibilidade de que a infecção deixe de ser local e passe a atingir outras partes do organismo é uma POSSIBILIDADE que depende de uma série de fatores, não uma certeza. Mas se há o risco, não faz sentido ficar aguardando pra ver se isso vai acontecer. Procure um dentista logo e resolva isso, sendo um siso, provavelmente nem vale a pena tratar o canal, e sim extrair. Compreendo seu medo, mas pense na sua saúde e que, se você procurar ajuda, vai parar de doer.

  162. Olá, meu ultimo dente de trás soltou a massinha e agora está doendo demais, no caso eu deveria arrancar ele ou fazer canal ?
    Será que teria algum remédio caseiro bom que aliviasse a dor ? Porque tem 3 dias que não consigo dormir por causa da dor !
    Grato.

    1. Talvez nem uma coisa nem outra, Cristiano. Dependendo do caso, restaurar já resolve. Pare de ficar sofrendo, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  163. Olá Drª, primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho que a senhora presta aqui neste site. Bom, no início do ano estava com muito sangramento na minha gengiva, as vezes estava conversando com alguém e do nada sangrava muito. Então em Fevereiro procurei um consultório para fazer um tratamento de gengivite, chegando lá para avaliação a Drª constou que precisaria fazer duas restaurações, colocar aparelho ortodôntico e nesse dia ela deu uma raspagem e me informou que a gengivite é por conta do excesso de placas bacterianas, e por falta de fio dental e me orientou a investir na boa higienização daqui pra frente. E nos dias seguintes, fiz tudo que ela mandou, e desde então me habituei a uma boa escovação e com tudo que tem direito. Na última vez que fui a ortodontista ela disse que estava liberada para pôr o aparelho e perguntei se não seria uma boa ir a primeira doutora para saber se a gengiva melhorou, mas nesse momento soube que essa doutora não era Periodontista, então me disse que eu poderia ir por conta própria. Resolvi ir e está marcado para esta quinta uma avaliação com a Periodontista. Hoje em dia estou prestando mais atenção nos meus dentes e reparei que tem um dente que está um pouco mole, e nesses últimos dias ele está um pouco dolorido, tem vezes que sinto dores na garganta, pescoço dolorido e os braços também… O que será que pode ser isso doutora? E o que eu posso fazer para amenizar isso até quinta-feira? E ainda por cima o meu dente do Siso nasceu muito grande, e outra coisa curiosa, as vezes alguns dentes da frente estalam… Estou fazendo de tudo para ficar calma e pensar que tudo vai ficar bem…. Desde já agradeço a sua atenção, doutora! 🙂

    1. Fernanda, pelo seu relato não dá pra dizer que há algo errado… mas, se houver, deve ser periodontal. Dessa forma, a periodontista vai dizer pra você se há alguma alteração. Difícil sugerir alguma coisa para o seu caso, pois não sabemos o motivo da dor / incômodo que voce sente. Fique tranquila, o principal você já fez, que foi melhorar a higienização.

    1. Pode ser, Cris. Mas sendo ou não, se você tem 2 dentes “estragados”, é essencial procurar um dentista pra tratar de acordo. Do jeito que está você está mantendo 2 focos de infecção no seu organismo, o que é ruim não só pra boca, mas para o corpo todo.

  164. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Faz mais ou menos um ano que fiz um tratamento de canal, o procedimento foi realizado em várias sessões. Porém quase no final o dentista me informou que meu dente tinha 4 raízes. Mas que eu me lembre ele não tratou a quarta que foi descoberta só no final. Faz algum tempo que esse dente apresenta uma leve sensibilidade e desconforto. Não posso chamar de dor, mas incomoda. Tem horas que parece que dói até o meu maxilar, bem abaixo do dente que foi tratado. O que devo fazer?

  165. Ola doutora, meu bebe tem 1 ano e 5 meses ele caiu e quebrou o dentinho de leite de cima, e restaram alguns pedaços, so que nasceu uma carne ou um abscesso, nao sei exatamente, e toda vez que ele bate ou come sangra, ja levei em dentista mas eles nao sao pediatras aki no meu municipio.

    1. Larissa, e foi feita alguma radiografia? Esses “pedaços” foram removidos? O que o dentista fez e disse pra fazer? Esse abscesso surgiu apenas depois de você levar seu filho no dentista? (desculpe tantas perguntas, mas é pra eu entender o caso e poder ajudar você).

  166. Muito Obrigado pela dedicação em tirar nossas dúvidas Dra, mas eu tenho outra pergunta. O dente que eu tirei foi no fundo, penúltimo dente, sem contar o siso que já retirei, me incomoda demais ficar sem um dente na boca, minha dentista disse que devo esperar 6 meses para fazer a cicatrização e fazer um implante. Queria saber se tem como colocar um dente provisório até eu fazer o implante e qual é o custo deste dente provisório. Muito Obrigado, Dra 🙂

    1. Tem sim, Lucas… e recomendo que você faça uma prótese provisória, mesmo, pra manter o espaço preservado. O valor varia de acordo com o tipo, material, etc.. Converse com o seu dentista.

  167. Olá Dra, fiz canal em um dente que possuía uma fístula na gengiva, porém não melhorou, fiz raspagem e a dentista me indicou extrair o dente, foi o que eu fiz, mas ainda assim sai pus pela fístula, mesmo sem dente, o que eu faço? 🙁

    1. Lucas, enquanto houver pus, ele vai sair pela fístula. Talvez seja só o caso de “terminar” o pus mesmo, mas se isso durar ainda muitos dias, procure novamente sua dentista pra reavaliar.

  168. Olá. Meu filhinho tem 7 anos, ainda não trocou nenhum dentinho e tbm não tem nenhuma cárie, seus dentes são perfeitos! Porém hoje, seu rostinho amanheceu inchado do lado esquerdo e na direção do último molar inferior, por dentro também percebe-se que a gengiva está inchada ao redor do dente, mas ele não sente dor. É possível uma infecção na raiz sem que haja cárie? Os dentinhos dele também são bem grandes, imagino que suas raízes também, isso pode ter algo a ver? Obrigada.

    1. Ticiane, sim, um dente pode até ter indicação de tratamento de canal, por exemplo, sem ter cárie alguma nem restauração. Mas pode ser apenas uma gengivite ou o primeiro molar permanente dele que está nascendo. Se persistir assim, leve-o a um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  169. Doutora, estou sentido uma dor bem abaixo do dente já faz um tempo, só sentia se colocasse o dedo no local ou algo do tipo, 3 meses atrás fiz uma radiografia e varios testes e nada, não sei o nome do local da dor, creio que seja na região dos nervos, já quase no final, uso aparelho no dentes, tem 1 mês que a gengiva tá inflamada no local e no vizinho, dor insuportável, fora estou sentido dores de cabeça também, o dentista tirou o anel do dente para aliviar mais a gengiva, e no local da dor a gengiva ta inflamada, o ferro de apoio dos elásticos estão praticamente grudados na gengiva por causa da inflamação.

    1. Mai, parece que o seu problema é gengival, mesmo. Procure fazer uma boa higienização, o que não é fácil com o aparelho, mas é essencial pra resolver os sintomas que você descreve.

  170. O inchaço e a dor são na bochecha, parece que onde o liquido da anestesia se depositou, queria saber se a anestesia poderia causar esse tipo de reação, pois estou tomando antiinflamatório que minha dentista indicou, e aos poucos está melhorando..

  171. Oi doutora, tenho uma dúvida, eu estou realizando um tratamento dentário para a retirada de algumas cáries, porém minha dentista disse q minhas cáries estavam bem profundas, mas que se n me incomodassem ela iria somente restaurar o dente, só que após a sessão para restauração do dente minha bochecha ficou inchada e dolorida, só que tenho a impressão da dor e inchaço ter sido causada pela anestesia, pois não doi o dente, somente a bochecha, será que a dor pode ter sido causada pela anestesia, ou eu terei mesmo que tratar canal?

    1. Janaina, esse inchaço e dor são onde? Só no local da punção da agulha (onde ela foi introduzida)? Se sim, provavelmente é algo passageiro e não tem a ver com o dente, mesmo.

  172. Bom dia, doutora!
    Meu dente 36 está aberto, com a polpa exposta, e também apresenta um abscesso, mas não dói. O maior problema é que esse abscesso não some de jeito nenhum, mesmo tomando anti-inflamatório (diclofenaco) e antibióticos (amoxicilina) prescritos pelo dentista. É provável que o problema não tenha sido resolvido porque o meu organismo adquiriu resistência a esses remédios? E qual seria o próximo passo para eliminar o inchaço? Obs: sofro de bruxismo e uso aparelho nos dentes superiores.

    O meu dentista não é especialista em endodontia, mas disse que talvez seja possível recuperar o dente com canal, ou talvez seja necessário prótese. Ainda estou aguardando a opinião de outro profissional e o dente desinchar para tentar prosseguir com o tratamento. 🙁
    Agradeço desde já pela resposta!

    1. Camila, creio que o abscesso ainda não desapareceu porque simplesmente o pus que há dentro dele ainda não foi totalmente eliminado. Quando isso acontecer, o inchaço consequentemente vai diminuir, e aí é questão de tratar o canal.

  173. Olá, doutora.

    Há 7 dias comecei a sentir um leve incomodo nos dentes inferiores do lado direito, que depois foi aumentando, mas não a ponto de tirar meu sono. Achei que fosse o siso “nascendo” e então corri para um dentista. Pediu radiografia e nela apareceu uma espécie de vazio embaixo de dois dentes, um que ja tinha feito tratamento de canal, iniciou-se então o canal do outro dente; me receitou Amoxicilina 875mg e Nimesulida.
    Aproximadamente 20 horas após a ingestão do primeiro comprimido de Amoxicilina, meu rosto ficou bem inchado. Agora, passado mais que 70 horas do inicio do inchaço, ele ja se encontra bem menor, quase imperceptivel. Porém, hoje saia sangue pela gengiva (dente do 1 canal).
    Retornei ao dentista e ele me disse que é normal… a Sra. tem a mesma opinião?

    Obs: Durante a realização do 2 canal, um Dr. (não o que estava me atendendo) chegou e disse que seria necessário além do canal, extrair o dente (do 1 canal), fazer uma limpeza e então implantar outro.

    http://medfoco.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Radiografia-abscesso-dent%C3%A1rio.gif (não é a minha radiografia, mas a falha é identica)

  174. Boa noite dra.

    Meu dente está com um buraco muito grande, doi muito, procurei um dentista e me disse que que tenho que reconstruir o núcleo. Será que é mesmo necessário? Um canal não resolveria ? Esse procedimento é muito caro ! Sinto muita dor nesse dente e no dente em frente, ele que está saudável, isso e normal ?

    1. Marcos, se há necessidade de núcleo deve ser porque houve muita perda de tecido dentário. Canal é uma coisa e núcleo é outra, no seu caso ambas podem ser necessárias, até porque você relata dor local e irradiada para outros dentes.

  175. Olá, estou querendo tirar uma dúvida pois estou muito preocupada.
    Estou com um dente para extrair e me apareceu um caroço pelo lado de fora da boca, no mesmo lugar do dente. Pode me informar o que seria isto? E estou gravida de 3 meses, posso tomar antibiótico ou extrair o dente ? Pois este caroço me incomoda muito.

    1. Camila, talvez seja um abscesso, o que quer dizer que há uma infecção. Em caso de urgência, você até pode extrair o dente e tomar antibiótico (se for o caso), tudo depende da avaliação e indicação do seu dentista.

  176. Comecei fazer um canal, sendo que me mudei e nao fui no dentista pra continuar, o curativo que a dentista tinha colocado caiu e agora doi muito, ta inchado, acho que ta inflamado, quero saber se posso extrair com ele assim, nao aguento mais.

    1. Carlos, se seu dente ainda for viável, não recomendo a extração… mas a conclusão do tratamento de canal. Se você extrair, vai criar outro problema: a necessidade de prótese. Ainda, se a infecção / inflamação for grande, a anestesia pode não “pegar” como deveria, e aí você vai sentir dor se for extrair (o que reitero: não recomendo). De uma forma ou de outra: procure logo um dentista pra tratar isso e parar de sofrer.

  177. Olá,
    Tenho um canal de dente que foi feito há muito anos atras (10 anos pelo menos). No meu check up anual o dentista falou que tava com uma pequena infeccao e falou que tinha q refazer o canal. Como moro na Europa e o tratamento é muito caro, acabei deixando pra lá, ja que o dentista nao insistiu muito e só falou que ‘era bom fazer’. Como não tava sentindo nada acabei esquecendo. No ckeck up deste ano ele veio com a mesma historia de novo.

    Nunca tinha ouvido falar de canal que tem que refazer depois de tantos anos. Qual a sua experiencia com este tipo de infeccão? Acha que posso esperar mais 7 meses e talvez fazer no Brasil? Ja que o preco aqui é absurdo.
    Obrigada.

  178. Doutora, eu estava com um dente quebrado e precisei extrair, era o dente 45, porém no outro dia o dente vizinho q é o 46 comecou a doer, e isso já faz 5 dias, isso é normal? O dentista me passou nimesulida, mas só alivia a dor .

  179. Boa noite Dra. Ana, comecei uma avaliação com dentista esse mês, iniciamos com limpeza, restaurações e troca de restaurações antigas. Pretendo retirar os terceiros molares, então fiz um raio x panorâmico. Enfim, após iniciar as restauraçoes passei a sentir dor em um dente que n precisou trocar de restauraçao. Fiz a panoramica e nada acusou, fiz outro raio x local e não apresenta inflamaçao. Apesar disso o dente esta dolorido e latejando. Não sei mais o que possa ser. Quando fiz a restauraçao do dente superior ficou batendo nele, mas ja foi ajustado. Tomei Nimesulida uns dias, mas quando paro volta novamente. Sinto dores ha 3 semanas e nada acusa. Alguma sugestão? Ou procedimento a ser feito?

    1. Pode ser uma sensibilidade pós-limpeza, Camylla. Talvez o procedimento, ao remover tártaro, por exemplo, tenha exposto o colo do dente (o comecinho da raiz dele), por isso a dor. Se persistir a sensibilidade, é preciso reavaliar. Mas, em princípio, deve ser algo passageiro.

  180. Oi, tira uma duvida, minha filha de nove anos estava com o dente doendo, ficou muito inchado, levei no dentista, teve q restaurar mas ainda esta um caroço debaixo do maxilar, mais ou menos debaixo do dente, é normal? Ja faz 3 semanas.

  181. Boa tarde Dra,

    Fiz um tratamento ha uns 8 meses com uma dentista aqui da minha cidade, cheguei em seu consultorio querendo fazer um implante do incisivo central (do outro lado já é um implante com 10 anos e nunca me deu trabalho), mas acredito que ela não faz implantes e também não foi humilde para reconhecer isso, pois me ofereceu colocar uma protese adesiva, como confiei no que ela disse, arrisquei… desde entao, perdi minha paz 🙁
    A primeira vez, ha uns 6 meses, fiquei com o rosto totalmente desfigurado, uma infecção forte, ela passou amoxilina e nimesulida, fiquei melhor, após a melhora ela olhou novamente e me disse que era a mordida que estava forçando o dente que segura a protese, deu uma rebaixada, mexeu la e me mandou pra casa, eu já fiquei com esse mesmo dente inflamado diversas vezes, não quero mais voltar pra ela, nesse momento estou com uma fístula no céu da boca e na parte superior da gengiva, estou tomando os mesmos remedios que ela passou da ultima vez, para depois ir em outro dentista. O que você com toda sua maestria no que faz me diz, desde já lhe sou mto grata e que Deus continue abençoando sua profissão!

    1. Érika, PARECE que um trauma oclusal (a prótese “batendo” errado no dente de baixo) causou um problema periodontal (os tecidos de suporte do dentes, osso e gengiva) e/ou endondôntico (no canal). Você fez algum exame de imagem depois que isso começou (radiografia, tomografia)? Se não, acho que é a primeira coisa a se fazer, pra tentar identificar a causa da infecção. Eu sugiro a avaliação de um dentista periodontista.

  182. Boa noite, Dra!

    Estou um pouco preocupada, tenho um caco de dente que deveria ter extraido e nao o fiz, sabado comecei a sentir muita dor de dente e domingo meu rosto ficou extremamente inchado, segunda feira fui a emergencia do meu plano dentario e o mesmo me passou amoxilina de 500mg, tomei por cinco dias e voltei la no sabado com o rosto ainda um pouco inchado e sem conseguir abrir muito a boca, o dentista de plantao me passou outra medicacao, Clavulin (amoxicilina 875mg +125mg de clavunato de potassio) pra tomar por sete dias (alem dos cinco que ja tomei amoxilina), Dexametasona (tomar apenas 4 comprimidos), nimesulida e flogoral, ja tomei 3 comprimidos desse antibiotico e ja percebi uma grande melhora, e nao sinto mais dor, mas vem ai meu grande medo, nao estou conseguindo abrir muito a boca, algumas pessoas me dizem que por conta de muita dor que senti pode ter travado minha manibula, isso é normal? Ou será que ainda é por conta de ter pus no dente? Estou bem preocupada, faz uma semana que tomo só liquidos por conta disso, voce poderia por favor me ajudar?

    1. Diana, dada a situação, é “normal” sim. A região próxima à articulação da sua mandíbula deve estar inchada ainda, por isso a dificuldade de abrir a boca. Certamente é uma situação passageira.

  183. Refiz um canal que havia sido feito há uns 10 anos e logo depois quando tocava a gengiva sentia a raiz do dente. Logo depois apareceu uma bolha de sangue e pus na gengiva. O dentista abriu novamente o canal e quando injetava o medicamento no dente ele saia por essa bolha que havia se formado. Já tomei três tipos de antibióticos diferentes nos últimos 2 meses e não cura. O que mais posso fazer? Estou muito preocupada.

    1. Juliana, você descreveu um abscesso, e enquanto ainda houver secreção, ela vai sair por essa “bolha”. Não há muito o que fazer além de aguardar e, se houver necessidade de nova medicação, seu dentista vai prescrever. E, assim que possível, é essencial concluir o tratamento de canal.

  184. Olá doutora, fiz um canal ha um tempo atrás, só que ele foi muito mal feito (não fui o único no qual a dentista fez esse procedimento incorreto). Porém, por falta de dinheiro e tempo não tive como fazer outro canal, então o dente agora está cariado de novo, ha sangramento e mau cheiro. O que devo fazer? Poderia me orientar a forma correta de como proceder ? Obrigado.

  185. Ola! Meu siso superior esquerdo está nascendo e nao doi nada, ja meu siso inferior direito parece estar querendo nascer, toco na gengiva pelo lado de dentro e sinto um relevo. Criou uma bolinha bem perto desse local, debaixo da lingua, que doi ao mastigar e ao mexer a lingua, tambem estou sentindo um carocinho no pescoço do lado direito. Para complicar mais, nasceu uma especie de pinta preta na bochecha interior esquerda, enfim, esses sintomas (bolinha debaixo da lingua, pintinha, e uma provavel ingua) estao ligados ao siso? Estou preocupada.

    1. É muito provável, Alicia. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento dos seus sisos, se há espaço pra eles nascerem sem problemas, etc..

  186. Olá, tenho uma dúvida.
    Meu dente começou a inchar e meu dentista me deu nimensulida e amoxicilina, o tratamento acabou, mas ainda ficou um pouco da infecção, dai ele me receitou mais 7 dias de amoxicilina. Achei estranho, não faz mal?

  187. Olá dra, to com um dente doendo ha umas 3 semanas, ja tomei anti-inflamatorio e nada de melhorar, estou tomando por conta propria ampicilina e paracetamol, (obs, parece que doi varios dentes, doi ouvido, face), comecei a tomar domingo com a intenção de tomar para desinflamar esse dente (dentes, sei lá, srsr) antes de procurar um dentista… o que me diz?? Ah detalhe, os dentes não estão furados.

    1. Patricia, eu acho que você está fazendo da forma errada. Nada no seu relato me faz achar que você precisa tomar antibiótico, ainda mais assim “no chute”. Você não tem que fazer nada antes de procurar um dentista (embora eu até compreenda que se tome um analgésico em caso de dor), procurar um dentista é a primeira coisa que você tem que fazer. Aí, sabendo a causa da dor – que pode nem ser dentária – ele vai propor um tratamento adequado.

  188. Olá Dra.
    Ha dois anos atrás fiz um canal e não restaurei. O curativo durou muito tempo, mas já faz uns quatro meses que ele saiu e meu dente esta completamente aberto. Estou sem tempo e dinheiro pra ir ao dentista, sempre que acabo de comer tenho que escovar os dentes correndo. Fora isso, não estou sentindo nada. Estou muito preocupada, estou correndo riscos muito sérios? Me ajude.

    1. Fernanda, o risco imediato é do dente quebrar, pois não está restaurado e se encontra frágil, dessa forma. Ainda, depois de tanto tempo com o tratamento de canal exposto, fica indicado o retratamento de canal, pra garantir que não haja uma nova infecção.

  189. Bom dia Dra. Estou tratando um canal há 4 meses, e o dentista que estava me atendendo não era especialista em canal, sendo assim meu dente continuava doendo. Procurei uma especialista em canal, e ela descobriu que meu dente tem duas raízes (pre-molar) e por isso que o dente ainda doía. Conclusão, ela está tentando salvar meu dente retratando o canal, mas meu dente está com uma bola meio grande e dura na raiz, e também está dolorida. Estou tomando Ibuprofeno e estou sem dor no dente, mas essa bola está me deixando preocupada e com medo de perder o dente. No raio x não aparece nada. O que pode estar acontecendo? Me orienta, por favor. Muito obrigada.

    1. Edileuza, a “bola” deve ser um abscesso, o que revela uma infecção. Mas você já está em tratamento e, pelo seu relato, não vejo razão pra você perder o seu dente. É questão de concluir o tratamento de canal.

  190. Boa noite Dra.!
    Estou com uma dúvida, creio q a senhora irá me ajudar.
    Pois bem, faz 6 meses que extrai um dente ciso bem complicado, minha cirurgia demorou cerca de 2 horas. Entretanto depois de todos esses meses, comecei a sentir um certo incomodo e apareceu um pequeno caroço bem pequeno no local. Estou preocupada. O que será? Devo me preocupar? Ou é simples?
    Grata!

    1. Aenis, provavelmente esse e um sintoma inflamatório, mas pode ser uma infecção tardia, também. Não precisa ficar preocupada, mas é bom procurar seu dentista pra avaliar.

  191. Olá gostaria de saber com quantos dias após uma cesariana posso arrancar um dente, porque sinto dores na cabeça do do lado dos dois dentes, o de cima e o dente quêro, o de baixo doeu a noite toda, os dois estão quebrados, sim estou com 2 meses e 15 dias, estou com muito medo por causa das dores, desde ja agradeço.

    1. Juliana, se a cirurgia já tem mais de 2 meses, já é possível fazer a extração, se realmente houver indicação de extração pra esses dentes. Procure um dentista pra avaliar.

  192. Olá dra… há um dia atrás começou a inchar e doer minha gengiva na frente do meu dente do fundo… e hj amanheceu com um caroço muito dolorido, e tá bem inchado… to sentindo muita dor, mesmo… o que pode ser? E o q devo fazer…?

    1. Jeanne, parece ser um abscesso, o que revela uma infecção. Essa infecção pode ter origem no canal de um dente, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  193. Olá Dra., faz algum tempo que extraí meu siso, 7 meses pra ser mais exata. E agora começou a doer. Achei que era o siso de cima que estava nascendo, mas não, dói onde foi tirado o dente. O que pode ser?

  194. Olá Dra., gostaria de saber se o dente do siso quando incluso pode causar uma ingua na amigdala. Meu siso nao esta doendo em si, porem estou com a amigdala direita inchada e a garganta doendo, e sensação de gengiva inchada.

    1. Jessica, pela proximidade anatômica do siso e da garganta, uma inflamação / infecção no siso pode levar a uma inflamação / infecção na garganta, sim. Procure um dentista pra avaliar a situação do seu siso.

  195. Oi, dra. Ana, estou em tratamento de canal ja faz algum tempo, uns 2 meses, mas vira e mexe meu dente inflama e meu rosto incha muito e fica quente, isso e normal, sem falar da dor que e insuportavel… obrigada, aguardo resposta.

    1. Rosemari, não que seja normal, mas dada a situação, não chega a ser uma surpresa… faz parte do abscesso. O problema só deve se resolver com a conclusão do tratamento de canal.

  196. Olá, tudo bem?
    Alguns meses atrás fui ao dentista e chegando lá foi descoberta uma carie muito profunda, ai a dentista limpou e fez um curativo e pediu pra fazer um raio x, só que depois disto ela não falou mais nada e agora passados 4 meses depois do curativo estou com uma dor insuportável de nem poder encostar a lingua no dente. Devo ir a outro dentista e pedir para avaliar a necessidade de um canal??

    1. Fernando, e o que deu na radiografia? Eu acho que você deve procurar A MESMA dentista pra reavaliar e prosseguir com o tratamento, seja canal, restauração, etc..

  197. Boa noite Doutora, meu marido fez um canal ha uns uns anos atrás que deu muito trabalho, logo após o tratamento apareceu um nódulo abaixo do ouvido do mesmo lado do canal, este nódulo não doi, e duro, só que além disso ele não sente nada, agora após tanto tempo ficamos muito preocupados e resolvemos procurar um medico que passou uma ressonância e logo após uma biopsia, estou apavorada aguardando o resultado da biopia, a Senhora acha que isso pode ser o resultado do tratamento de canal ou poder ser um câncer, me ajuda por favor. Obrigada. bjs. Jesus te abençoe.

    1. Considerando que já se passou tanto tempo do tratamento de canal, se esse nódulo tiver a ver com o dente, deve ser uma infecção resistente, Maria Elizabeth. Mas se o médico sugeriu uma biópsia, deve ser outro tipo de lesão. Não se preocupe, biópsia, nesses casos, é um exame habitual, não quer dizer que haja suspeita de câncer.

  198. Estou com a gengiva inflamada e fiz radiografia do dente, e terei que fazer canal (já começo esta semana). Venho sentindo mal estar, será que ele está sendo ocasionado pela infecção ?

  199. Eternamente grato pelo seu trabalho, muitíssimo obrigado. Enfim, eu tenho um dente que no final do ano passado começou a dor, e era uma dor que “irradiava” para outros lugares, como até o ouvido. Fui no médico ele colocou um “curativo” e disse que iria ser preciso fazer canal neste dente. Só que não pude continuar o tratamento, então ficou na “mesma”. No mês de janeiro apareceram alguns caroços na assoalho da minha língua e outros no pilar posterior, esses últimos são internos e estão inchados, fui numa dentista e otorrino e eles dois me passaram o MUD Oral e eu usei ele por 1 mês e não senti nenhuma diferença, numa radiografia que eu fiz um outro dentista viu que ao lado do dente necessitado do canal tem um outro dente nascendo, na horizontal e que esse dente está empurrando o que está todo acabado. O que eu quero saber é se isso pode ser câncer? Algumas vezes eles latejam ou então vêm uma dor bem forte, sem contar de umas manchas brancas que notei na gengiva superior na parte de trás. Obs: Também sinto ao apalpar o pescoço alguns caroços, sendo que 1 deles dói bastante.

    1. Thiago, pela sua descrição não vejo nenhuma característica de câncer, pelo contrário, o quadro é bem característico de inflamação / infecção. Você precisa tratar esse dente, se for possível fazer canal, faça logo. Se não for, que seja extraído, mas é essencial que o tratamento não demore. Os caroços podem ser tanto de um abscesso quanto linfonodos infartados (o que as pessoas popularmente chamam de “ínguas”), sinal de que seu sistema imunológico está “brigando” com uma infecção.

  200. Olá!
    Ha uma semana atrás cheguei em casa e parecia que eu estava começando um quadro de sinusite. Fiquei com esse quadro até o dia seguinte, mas passou 72h depois. Uns 3~4 dias depois desse quadro de sinusite, notei que a minha gengiva dos 6 dentes inferiores da frente estavam inchadas, além de uma dor nos meus linfonodos do pescoço (muita dor mesmo). Fui no médico e ele me passou somente um anti-inflamatório, a dor na garganta e nos linfonodos passaram, mas a minha gengiva continua extremamente dolorida. Ela sangra sempre que eu escovo os dentes e está bem inchada; além disso, os dois primeiros dentes inferiores da frente estão extremamente sensíveis ao toque. O que posso fazer para melhorar a minha situação? Meu quadro de infecção já passou, mas a minha gengiva continua muito inflamada e meus dentes doendo.

  201. Bom dia! Será que ainda funciona aqui? Kkk Então, estou com dor no dente faz uns 15 dias e agora percebo que está escurecendo um pouco…
    Ai ai ai, só tenho a dor com temperatura fria e ao toque.
    Faço tratamento ortodôntico e na última manutenção senti que a orto colocou muita pressão no meu dente, e agora Dra?

    1. Debora, funciona! QUASE não tô dando conta, mas por enquanto sigo firme. 🙂

      O dente que dói é o que você diz ter sido colocada muita pressão? Se sim, provavelmente é uma sensibilidade passageira.

  202. Ola Ana Tokus, então ontem estava com uma dor de dente não muito forte e hoje amanheci com o rosto um pouco inchado, agora a noite piorou e o dente que foi é do lado da presa, do lado esquerdo, ta inchado até embaixo do olho ! O q fazer?

    1. Procure um dentista, Line! Pode ser problema de canal, por exemplo. Não há nada que você possa fazer por conta própria, um dentista tem que intervir.

  203. Olá, doutora!!!
    Meu dente 24 ja está comprometido faz tempo (só restou um pedaço). Isso aconteceu devido à cárie e falta de informação e conhecimento sobre o assunto. Como não senti praticamente dores, relaxei. Quando comecei a me organizar para tratar, o dente quebrou de novo. Não tenho atualmente condições de fazer canal e colocar uma coroa. O jeito vai ser extrair. Notei que apareceu uma bolinha na gengiva perto desse dente, que pelo jeito é uma fístula. Só sinto incomodo quando tenho enxaqueca, mas tomo analgésico e passa. Atualmente só tenho condições de ir a um dentista do serviço público. Mas… o mais próximo da minha casa só faz marcações dia de quinta-feira (hoje é sábado). Enquanto esse dia não chega, o que eu faço? Comecei a fazer bochechos com água e sal. Isso realmente ajuda? Será que dá pra esperar até o dia de marcar e depois resolver (extrair)?? Só não sei se a fístula é resultante do canal ou de gengivite. Estava um pouco vermelho, sangrou um pouco e agora não está mais. Só ficou a fístula. Mas o dente ja está comprometido e não dói.

    1. Bruno, não acho que bochechos com água e sal ajudem… prefira um enxaguante bucal sem álcool. Se você não tem como ir já ao dentista, procure higienizar bem a região desse dente, pra evitar o acúmulo de resíduos.

  204. Dra., no ano passado acho q em outubro, tive que extrair meu dente do siso, ai no dente da frente do siso criou uma carie que a minha dentista disse que quase pegou no canal. Ai tratei e ficou bom, so que agora começou a doer o osso ao lado do siso que eu extrai, o que pode ser? Sera que esse dente deu canal e por isso doí o osso? E também quais testes posso fazer para ver se o dente tem que tratar canal?

    1. Caroline, pode ser que o dente tenha “dado canal” sim… isso explicaria a sua dor. Existem testes específicos pra diagnosticar problemas de canal, mas exigem conhecimento técnico. Procure um dentista.

  205. Mas Porque Minha Bochecha Formiga ? Meu Rosto Não Está Inchado E Não Tem Abscesso Ou Uma Bola Dentro Da Minha Boca, Mas O Lado Esquerdo Da Bochecha Formiga e A Mandibula. O q É Isso ? Estou Com Medo ??

    1. Só pela sua descrição não tenho como saber a razão. Não dá pra afirmar que você não tem abscesso só porque o rosto não está inchado, pode ser uma “infecção interna” que está comprimindo seu nervo, por exemplo, causando o formigamento. É preciso avaliar.

  206. Então Dr., Como Eu Te Falei, Eu Tenho Um Canal Ha Mais De 2 Anos e Fiz Uma Radiografia E Deu Uma Pequena Lesão Abaixo Do Dente Q Fiz O Canal. Mas Essa Radiografia Tirei Ja Faz 1 Ano … E Abaixo Do Dente Sinto Uma Dor, Deu Tmb Um Pequeno Caroço Abaixo Da Mandibula, Proximo A Esse Dente Q Foi Tratado O Canal, e Queria Saber, Quando Eu Escovo Meus Dentes Onde Esta O Canal Feito Do Lado Esquerdo Minha Bochecha Formiga. Porq Sera ? É O Dente Do Siso Ou Meu Canal Que Ta Inflamado Ou Infeccionado ??

    1. Difícil dizer, Lilian… mas pela sua descrição, pode haver um abscesso nesse dente que teve o canal tratado, então desconfio que o problema seja ele. É preciso que um dentista avalie.

  207. Boa tarde! Há 15 dias a minha ortodontista colocou um elástico para correção da mordida no lado esquerdo! Esse elástico faz uma pressão da parte superior com a inferior! Estava tudo bem até que depois desses 15 dias comecei a sentir uma dor insuportável que não amenizava com nada! Tomei varias injeções e comprimidos e nada! Agora estou tomando antibióticos e um analgésico fortíssimo e a dor está aliviando! Isso não é normal! A minha dúvida é: sera que a movimentação óssea ocasionou isso ou algum dente comprometido veio a tona? A orto não realizou nenhuma radiografia, então suspeito que a dor pode ser proveniente de um dente, mas não tenho certeza! Hoje tento tratar a dor p depois ver a causa! Obg

    1. Gabriela, pode ser que a causa seja o uso do elástico, mas não é comum que isso aconteça. Talvez seja apenas coincidência, e você esteja com um problema de canal em algum dente. Enfim: é preciso avaliar e identificar exatamente o dente que está causando isso, pra tratar de acordo.

  208. Olá, estou com um problemão, meu dentiqueiro está nascendo e esta fazendo um arraso, doi garganta, ouvido, ate quando falo doi. Alias, até quieta doi. Porém estou gravida, o que posso fazer?? É uma dor insuportável.

  209. Obrigada doutora, irei em outro dentista pois a minha é especialista em canal e já estou um pouco descrente. Infelizmente nessa época de carnaval não estou encontrando outro dentista. A bolha continua inchando de pus e estourando sozinha. Não sei se estou certa, mas por minha conta estou usando uma orabase para aftas e a pasta paradontex. Estou engolindo esse pus e tenho medo de me fazer algum mal. Mas como disse, nesse período aqui no RJ é difícil achar dentista. Se tiver algo q eu possa estar fazendo para essa bolha parar de dar pus… Algo que a senhora puder me indicar eu agradeço. Beijos Gabi.

    1. Bom, se ela já é especialista em canal e está sugerindo a extração, pode ser que, infelizmente, a solução seja essa. Mas acho que, considerando a situação, é compreensível que você busque uma segunda opinião.

  210. Oi Ana, ja faz um tempo que o meu dente tem buraco e agora sai sangue todo dia sem eu mexer nele, do nada, estoura muito sangue, sabe me dizer o que é? Obrigada.

    1. Rosangela, ou é uma gengivite localizada, OU problema periodontal (de gengiva, só que mais profundo) OU a cárie já atingiu o canal do seu dente e você tem um abscesso. Sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra identificar a causa disso e tratar de acordo.

  211. Ola doutora, tenho um dente com canal, ele quebrou um pedaço e eu não procurei um dentista, ele não doi, mas nasceu um caroço que doi e incomoda dois dedos abaixo do ouvido, será q esse caroço é por causa do dente? O que faço????

  212. Olá Dra. Volto novamente aqui pra ver se a senhora pode me auxiliar… Já expliquei minha história e a senhora disse que extravasar o medicamento no dente do canal seria uma opção pra resolver o problema. Vou só resumir o que ocorreu para ter noção do problema.
    Ha um ano atrás tive um problema no penúltimo dente. O dente que vem após o siso na parte superior. Pois bem, senti MTA dor e minha dentista disse q teria q fazer um canal, não tinha luz nem cárie, disse q meu dente estava sendo pressionando, talvez ocasionado por bruxismo. Fiz o canal em 3 sessões. O alivio veio já na primeira sessão. Depois de um tempo senti dores fortes, caso de uns 6 meses depois. Voltei e ela retratou o canal… ficou td bem, só que depois de uns 4 meses deu uma bolha em cima do dente do canal, sem dor. Ela crescia e sumia… Voltei no dentista… Ela estourou a bolha e tomei antibiótico novamente pois ela resolveu refazer o canal novamente… Nessa ultima vez ela extravasou um medicamento que alguns dias depois veio sair pela bolha que tinha nascido… Então ao todo meu canal foi refeito 3 vezes. A bolha voltou e a dor TB. Fui nela novamente… ela fez um raio x do dente e de alguns ao lado. No raiox não mostra ND… ela diz até q tem uma melhora na minha raiz. E que não sabe pq o dente voltou a doer e a bolha voltou. Me receitou nimesulida, dor não tenho mais. Só q a bolha sim. Tem dias q fica mais inchada e outros menos. Não sei o q faço, ela já fala até em uma extração. Acho eu… sou leiga… mas acho q o problema pode ser da gengiva, o dente não DOI mais depois da nimesulida. O que a senhora acha q pode ser? Tem algum dentista q possa me indicar? Estou desesperada, não qro perder um dente… Pois já tirei dois desse lado devido ao aparelho que usei por anos. Obrigada pela atenção! Beijos, Gabi.

    1. Gabrielle, me parece que você tem uma infecção resistente. Pode ter envolvimento periodontal (gengiva)? Pode. Mas creio não ser o caso, já que até o momento sua dentista não viu nada nesse sentido. Se você quer uma segunda opinião, sugiro a avaliação de um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal). Talvez sua dentista mesmo possa sugerir algum colega.

  213. Mas Dra. Quando Devo Me Preocupar Com Essa Pequena Infecção Abaixo Do Canal Que Fiz ? Porque Estou Preocupada E Com Medo… E Tmb Dra. Estou Com Bruxismo, Queria Saber Se O Tratamento Para O Bruxismo É Caro ?

    1. Por se tratar de uma infecção, ela requer preocupação já. Quanto ao bruxismo, o tratamento depende da causa. Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fazer uma avaliação.

  214. Olá Doutora, hoje voltei da minha dentista, depois de ter começado meu primeiro tratamento de canal, com 35 anos, bom, foram 5 anestesias para o tratamento do molar, que esta cariado e inflamado, tudo ficou anestesiado, menos o maldito dente, tanto que a dentista tentou fazer uma anestesia direto na polpa do dente, e a dor foi alucinante só dela tocar com a agulha no dente, ela resolveu deixar para a próxima sessão, me receitou amoxicilina e ibuprofeno (antes só estava tomando ibuprofeno), o que pra minha surpresa resolveu e muito, quase nem sinto nada no dente, a minha pergunta é a seguinte: na proxima sessão a anestesia pode “pegar”? E eu não sofrer tanto tendo que fazer anestesia direto na polpa? Ja que agora a inflamação esta sendo combatida? Ah antes do tratamento eu não tinha muita dor.

    1. Geislan, se com o antibiótico a dor diminuiu, sinal de que a infecção está sendo controlada, o que é ótimo. Dessa forma, a possibilidade do seu dente doer durante o procedimento na próxima sessão diminui bastante.

  215. Então Dra. Eles Viram Na Radiografia Que Há Mesmo Uma Pequena Infecção, Mas Eles Falaram Que So Iria Poder Retratar O Canal Se Essa Infecção Ficasse Maior, Ou Se Depois De 6 Meses Ela Não Saisse…
    Mas Ja To Com Isso Mas Ou Menos Uns 2 Anos…
    Mas Essa Infecção Abaixo Do Dente Do Canal, É Perigosa Dra. ?
    E Esse Repuxamento Muscular Que Sinto Pode Ser Dessa Infecção ?

  216. Dra. Eu Aqui De Novo rs…
    Mas Esse Caroço Deve Ser Por Causa Dessa Infecção, E Se For Que Remedio Devo Tomar Para Melhorar Um Pouco Isso ?
    E Devo Tirar Uma Nova Radiografia ?

    1. Nem é questão de medicação, Lillian… é preciso identificar a causa, e se a origem realmente for o mesmo dente do tratamento de canal, será preciso retratar. Quem julga a necessidade de radiografia ou outro exame é o seu dentista.

  217. Dra. Eu Fiz Canal Já Faz 2 Anos E Fiz Radiografia e Deu Uma Pequena Infecção No Dente Do Canal, Ai O Dentista Falou Q Com O Tempo Essa Infecção Sairia.
    Mas Sinto Uma Dor Abaixo Da Mandibula Do Lado Esquerdo Aonde Foi Feito O Canal E As Vezes A Gengiva Doi Tmb, Mas Nunca Fkou inchada Ou Avermelhada. E Abaixo Do Canal Que Fiz O Dente Sinto Os Musculos Repuxando, O q É Isso Doutora ?

  218. Dra. Preciso de uma resposta urgente…
    Fiz canal há mais de 1 ano, e fiz uma radiografia ha mais de 6 meses, eles falaram que tinha uma infecção abaixo do dente, não sinto dor no dente, sinto dor abaixo do canal que fiz o dente abaixo da mandibula e repuxamento musculares e dor na mandibula do lado esquerdo, onde está o dente que fiz o canal. Dra., estou com medo, ja passei em varios dentistas e tmb tenho problema com atm, porque quando abro a boca dá estralos… mas esse repuxamento muscular abaixo da onde eu fiz o canal, não sei.

    1. Lillian, o fato da sua articulação ter estalidos não configura, necessariamente, um problema de ATM. Quanto ao dente, se a infecção tiver origem nele mesmo, pode ser uma infecção resistente, que permaneceu mesmo após o canal tratado. O “repuxamento” que você relata pode ter a ver com algum “inchaço interno” que esteja comprimindo um nervo. Enfim, é preciso avaliar criteriosamente pra diagnosticar com precisão e tratar de acordo.

  219. Oi doutora, tudo bem? Bom, ha alguns anos atras eu fiz um tratamento de canal, e ha alguns meses saiu o curativo, sei la, e ele ficou com o buraco exposto, de um tempo pra cá ele ficou mais fundo parece, não dói e sangra se mexer, o que pode ser? Estou com medo de ir ao dentista.

    1. Ariane, se o interior do dente está exposto há tanto tempo, é praticamente certo que será preciso retratar o canal. O sangramento provavelmente é gengival, o dente aberto deve estar retendo resíduos alimentares, o que pode levar à gengivite. Enfim: você precisa procurar um dentista assim que possível pra avaliar e tratar de acordo.

  220. Oi, td bem ?
    Tenho um problema serio no dente, um dos molares superiores, e quando tinha uns 12 anos tive carie e esse dente fez um buraco, mas nunca doeu nem nada, hoje estou com 22 anos e por medo e um pouco de vergonha não procurei um dentista antes, fui ao dentista ha uns meses atras e me passou amoxilina 500mg pois estava infeccionado, sinto um gosto horrivel na boca, ja saiu pus, depois q tomei o remedio voltei ao dentista mas não arranquei o dente, hoje sai sangue toda tora e sinto um mau cheiro quando mexo nele. Semana que vem esta marcada a extração, mas o meu medo é de desenvolver alguma doença por bacterias, pois como ja tenho esse problema ha anos fico com esse medo. É provavel q eu desenvolva ? E se desenvolver tem cura, por exemplo uma bacteria no coração ou estomago ? Devo procurar um médico depois q arrancar esse resto de dente ?? Por favor me ajude.

    Desde já agradeço.

    1. Aline, uma bactéria de origem dentária pode, sim, se deslocar pra outros órgão do corpo. Mas eu não diria que isso é provável, pelo contrário, na grande maioria das vezes, felizmente, isso não acontece. Quando acontece, a cura depende do dano que a bactéria causou. Tem gente que morre disso? Tem, mas não é a regra, pode ficar tranquila. No momento o melhor conselho que eu posso dar é: vá ao dentista, remova o dente e acabe com essa infecção que já há tanto tempo você mantém em seu organismo. Correndo tudo bem, isso em si já é suficiente. Não há necessidade de procurar um médico.

      1. Uffa… rs mt obrigada, não sabe como fico aliviada.
        Esta fazendo um otimo trabalho parabéns !!!
        Na próxima semana ja me livrarei disso!!!
        Mais uma vez obrigada.

  221. Olá Doutora. Tenho 19 anos e meus sisos estão começando a nascer. Na verdade todos já “mostraram” umas partes deles, mas eis que o meu siso inferior direito está custando mais para “aparecer”. A area dói (somente quando toco, ou faço algum gesto que estique o rosto, como sorrir), esta meio avermelhada. Até aí achei normal, mas eis que por curiosidade, fui ao espelho e coloquei luz direcionada a ele e parece ter pus. Não tenho certeza, pois só vi algo em cima, como uma “listra” e ao mesmo tempo como se fosse um corte, e as bordas desse corte estivessem com pus.
    Vou ao dentista de toda forma, mas queria matar essa curiosidade. É possivel que seja isso, pus só em cima (ou talvez só esteja visivel em cima)? E outra duvida é: obrigatoriamente tenho que extrair esse dente?

    Obrigada desde já!!

    E ah, esqueci de dizer que se encontra um pouco inchado. Além de parecer que tenho o linfonodo do lado correspondente ao dente meio inchado, porém não é nada muito visivel, sinto mais por topar. Esse linfonodo nao está dolorido. Tb esqueci de perguntar se, se realmente for pus, eu posso mesmo assim escovar a area? Ou devo evitar?
    Obrigada novamente.

    1. Karolina, sim, pode ser que seja um pus apenas superficial, entre a gengiva e o dente, e não uma infecção profunda. Não dá pra afirmar que seja necessário extrair o seu siso apenas com base no seu relato, é preciso avaliar. Sim, você deve escovar a área, a não ser que não consiga por causa da dor (e aí é mais um motivo pra procurar logo um dentista).