Arranquei um dente, posso…?


Depois de uma extração dentária, alguns cuidados são necessários. O básico é o seguinte:

  1. Não fazer esforço físico.
  2. Não ingerir alimentos consistentes ou duros.
  3. Não ingerir alimentos e bebidas quentes. Prefira os mornos e frios.
  4. Não fumar.
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas.
  6. Não fazer bochechos (a não ser quando indicado por seu dentista) ou cuspir.
  7. Higienizar o local.
  8. Tomar a medicação que seu dentista prescreveu, pelo tempo indicado por ele.
  9. Comparecer para remover os pontos.

Cumprindo à risca a listinha acima, dificilmente haverá algo com o que se preocupar. Porém, não é todo paciente que leva à sério todas essas recomendações. Alguns quesitos da lista (e suas variações) são recorrentemente ignorados. Perguntas que mais escuto por aí:

Arranquei um dente, posso fazer sexo?

Hoje, não. Sexo demanda esforço físico, e esforço físico deve ser evitado (item 1). Por mais que você prometa que não vai se exceder e que a “atividade” será leve, não há como garantir isso no meio da empolgação. E sexo oral? Fazer, não pode… receber, não é da minha conta 😉 . Qualquer movimento que exija o ato de sucção por sua parte é contra-indicado depois de uma extração dentária. Isso porque se forma um pequeno coágulo dentro do buraco onde o dente estava (alvéolo), com função de proteger o local e favorecer a cicatrização. Fazer bochechos, cuspir ou chupar QUALQUER COISA pode remover esse coágulo e causar sangramento.

Proibido fazer sexo

Sossegue o facho por uns dias, ok?!

Arranquei um dente, posso beber?

Não. Bebidas alcoólicas interferem e interajem com a medicação que o seu dentista prescreveu. Se você quer que os analgésicos e/ou antibióticos que você está tomando façam efeito, melhor deixar a cervejinha pra outra hora.

Proibido beber

Arranquei um dente, posso tomar café ou chimarrão?

Não aconselho. Nada contra esse tipo de bebida… o problema não está na ingestão em si, mas na temperatura em que esses líquidos são consumidos, geralmente muito quentes. Prefira bebidas (não-alcoólicas) frias ou geladas.

Arranquei um dente, posso fumar?

Não. Nem unzinho? Não. O movimento de puxar a fumaça (assim como o de bochechar, chupar e cuspir) cria uma pressão negativa dentro da boca que prejudica a manutenção do coágulo (a “rolha” que protege o alvéolo). Também, o calor da fumaça pode potencializar o processo inflamatório. Por fim, quem fuma corre muito mais risco de desenvolver uma alveolite, que é a inflamação / infecção do alvéolo. A alveolite pode começar uns 2 dias depois da cirurgia, dói muito e dura de 1 semana a 10 dias. Vai arriscar?

Proibido fumar

Arranquei um dente, posso tirar os pontos sozinho?

Não, procure o seu dentista. A consulta para remoção de sutura serve também para que o dentista avalie a cicatrização e verifique se está tudo bem com você. Também, pra ver se é preciso alguma intervenção da parte dele. E convenhamos: aquela tesoura que você usa pra cortar os pêlos do nariz não é lá um instrumento muito adequado pra isso, né?!

Essas são as dúvidas mais comuns, mas existem muitas outras. Se a sua dúvida ainda não foi esclarecida, use os comentários pra perguntar! E lembre-se: a maioria das complicações após extrações dentárias têm a ver com excessos por parte do paciente. Portanto, siga sempre as orientações do seu cirurgião-dentista!

Compartilhe:

Categoria: Cirurgia

Marcadores:

1.923 comentários

  1. Bom dia doutora,

    Retirei meu siso no dia 09/08/2016, entretanto, meu dentista me disse que os pontos ira retirar somente depois de 10 dias…
    é normal? Não e um tempo muito longo, não? O fio já esta bem preto e seco!

    O que devo fazer? Uma amiga já é formada em odonto, super boa… posso pedir outro dentista para remover?

  2. Olá Dra.
    Retirei dois cisos faz 4 dias, porém não estou sendo medicada, um pouco de dor na regiao, mas acredito que seja normal. Há algum problema ingerir bebida alcoólica?!
    Obrigada

  3. Boa tarde Dra. Extrai 1 dente siso dia 14/08/16, não sinto nenhuma dor, mas minha bochecha esta inchada e hj ja é dia 18/08, demora tanto para desinchar? E percebi q dentro onde a dentista deu a anestesia na bochecha esta com uma afta, é normal? E tbm não sei se é por causa da anestesia, depois de 2 dias meu rosto encheu d bolinhas vermelhas, será q tem alguma coisa a ver?… e quantos dias tenho q fazer repouso? Pois eu lavei roupa e estou limpando a casa, tem algum problema? Aguardando resposta obrg.

    1. Maria Helena, demora pra desinchar, sim… às vezes 1, 2 semanas. Às vezes a punção da agulha provoca um ferimento na mucosa, mesmo. As bolinhas vermelhas parecem algum tipo de reação alérgica, que pode ser de alguma medicação ou da própria anestesia (mas não conclua, com isso, que você é “alérgica à anestesia”, ok? Acontece). O ideal é não fazer esforço físico pelo menos até 1 semana da extração e só depois da remoção dos pontos.

  4. Bom dia doutora Ana.

    Primeiramente gostaria de parabenizar o site, é simplesmente excelente, sendo que 95% das minhas dúvidas foram respondidas por você nos comentários. Muito difícil encontrar profissionais dispostos a esclarecer dúvidas dos pacientes.

    Vamos as dúvidas:

    1) Fui realizar a extração dos dois sisos do lado esquerdo no dia 05/08. O siso inferior deu bastante complicação porque ele nasceu em posição horizontal. Já o superior segundo minha dentista estava muito alto e não foi possível realizar a extração apesar de ter aberto o local e depois feito pontos no local. Segundo a dentista, ela realizou algum procedimento de desgaste do osso ou algo relacionado que não entendi muito bem e devemos esperar ele descer com o tempo para depois fazer a extração, este procedimento é normal?

    2) Durante os 4 primeiros dias houve apenas dores normais e leves. A partir do quinto dia estou sentindo dores fortes, principalmente próximo ao dente superior que não foi extraído. As dores começaram quando parei de tomar o anti-inflamatório nimesulida 100mg que foi prescrito apenas por 5 dias. São normais estas dores?

    3) Li alguns artigos onde falam que o uso de nimesulida é muito agressivo ao sistema renal. Para estes tratamentos que duram em torno de 5 a 7 dias é muito prejudicial a minha saúde? Terei de extrair mais dentes sisos, posso tomar a nimesulida novamente no próximo tratamento, mesmo que seja em um espaço de 3 semanas? Há um outro tipo de medicamento que possui a mesma eficiência contra dores sendo menos agressivo?

    4) A dentista me receitou um remédio chamado Codex 500/3omg devido a extração ter sido complicada e ter envolvido desgaste de osso. Mas recomendou que utilizasse em último caso e se sentisse muitas dores. Estou segurando para não utilizar, mas estou com medo de continuar utilizando a nimesulida que é recomendada no máximo até 7 dias. Posso tomar o codex ou ele é muito prejudicial a minha saúde? Ou é melhor continuar tomando nimesulida?

    5) Fiz um tratamento de canal no último mês e tomei o mesmo antibiótico nos dois tratamentos (Amoxilina de 500mg). Tem algum problema tomar o mesmo antibiotico em periodos pequenos? Na proxima vez deve trocar o antibiótico ou o mesmo pode ser utilizado?

    Muito obrigado.

    1. Obrigada, André. 🙂 Vamos lá:

      1. Se sua dentista achou melhor interromper o procedimento, ok. Se ela não luxou o dente (começou a removê-lo, destacá-lo do osso), tudo bem.

      2. Todo cirurgia traz alguma dor pós-operatória. Até aí, pode ser normal, sim.

      3. A Nimesulida não é agressiva. Ela apenas tem que ser usada racionalmente, dentro de um protocolo. Ela é um anti-inflamatório não-esteroidal, e não deve ser utilizada por muito tempo continuamente. Sugiro, no máximo, 1 semana. Sim, você pode tomá-la novamente depois, o problema está no uso contínuo.

      4. O Codex é Paracetamol com codeína. Mais efetivo contra a dor.

      5. Desde que você faça o tratamento completo (tome como prescrito até o fim), sem problema.

  5. Olá Dr.ª hoje já faz uma semana que arranquei os sisos superiores e hoje eu tirei os meus pontos, e domingo que vem, dia dos pais, haverá um evento de ciclismo de uns 15 km, eu quero saber se eu posso pedalar esses 15 km, é subindo a serra, e também quero saber se já posso voltar a comer comida quente, e se é normal ainda sentir dor nos músculos da face. Eu sinto uma leve dor no músculo quando sorrio, mas é só quando eu sorrio bem na marca de expressão perto da boca, que o povo chama de bigode chines.

    1. Eu acho precipitado um esforço desse nível, Daiane. Você ainda está se recuperando. Não que seja “proibido”, mas eu não aconselho. Por sua conta e risco.

  6. Boa tarde. Retirei um dente siso incluso inferior no dia 05.08, gostaria de saber quando posso voltar a tomar chimarrão e a comer normalmente sem ser pastoso? Obrigada.

    1. Aline, se for chimarrão daquele fervendo, só depois da remoção dos pontos. Quanto à alimentação, se você já estiver se sentindo bem, pode comer normalmente.

  7. Bom dia doutora, adorei seu blog, foi muito útil para tirar várias dúvidas que surgiram após eu ter retirados meus sisos. Retirei meus 3 dia 29/07/16, a retirada foi meio traumática, inchou muito minhas bochechas, fiquei com uns hematomas, nas primeiras 48 horas repousei bastante, na segunda e terça fui trabalhar sentindo dores e um pouco de mal estar e como no final da terça a parte do pescoço começou inchar fiquei de repouso na quarta e quinta. Na quinta feira dia 04/08/16 retornei ao dentista e ele resolveu tirar os pontos. Quase não conseguia abrir a boca. Ontem, 06/08, estava me sentindo melhor e com muita fome, ao ler o blog vi que poderia já estar comendo, então inseri aos poucos a alimentação mais normal, sem bater no liquidificador, mas mais morninha. Mas ainda não estou conseguindo mastigar principalmente no lado que foram arrancados os dois sisos, doutora isso é normal? Pois os outros dentes estão um pouco doloridos. E o meu dentista, para higienização, recomendou que eu fizesse três bochechos ao dia com a mistura de uma medida de água oxigenada 10v para uma medida de água da torneira, por tempo indeterminado. Como o gosto é ruim perguntei se depois poderia estar usando um enxaguante bucal, no caso listerine zero álcool, e ele falou que sim. Mas li nos comentários que a doutora não gosta e não acha muito aconselhável fazer a higienização com água oxigenada, qual seria uma alternativa melhor, doutora? E vou ter de fazer esses bochechos até quando? E qual o tempo ideal, mais apropriado para estar voltando a comer de tudo novamente?
    PS.: o meu dentista também recomendou o uso da seringa para limpar melhor o buraco que ficou, porque segundo ele o siso de baixo que ele arrancou ficou um buraco consideravelmente grande, eu ainda não consegui ver. Eu arranquei os dois sisos superiores e o inferior do lado esquerdo.
    Doutora, muito obrigada pela atenção e pela enorme ajuda, dicas que tem nos dado.

    1. Michelle, realmente, não acho que a água oxigenada seja um bom antisséptico, mas se seu dentista sugeriu dessa forma, faça como ele disse. Pode usar só o enxaguante? Também pode. Use enquanto ajudar na higienização. Quantos os sintomas pós-operatórios, em princípio, tudo dentro do esperado, nada no seu relato revela alguma alteração relevante. Usar a seringa pra higienizar ajuda bastante, mesmo. Você pode comer de tudo no momento em que estiver se sentindo bem. Não há uma regra quanto a isso.

  8. Bom dia doutora, eu extrai dois sisos ha uns 10 dias e percebi que na parte de baixo no lado de dentro da boca, bem do lado onde o siso estava, apareceu uma pontinha como se fosse um pedacinho do dente que por acaso poderia ter ficado ali dentro, algumas pessoas disseram que poderia ser uma cartilagem e que conforme fosse desinchando ele sumiria. Sinto dores quando encosto a língua ou o dedo. Queria saber se isso é normal e se vai sumir msm ou se é grave e pra tirar precisa de cirurgia?
    Obrigado desde já.

    1. É mais provável que seja um pedacinho solto de osso, Paulo. Eventualmente esse fragmento pode sair sozinho, mas seria bom seu dentista avaliar pra ver se é preciso remover.

  9. Boa noite,
    Estou a extrair vários dentes (18 no total), os 5 primeiros que tirei tive uma recuperação rápida. No dia 27 removi 3 dentes do lado direito em cima incluindo o do siso, no dia 29 removi os 6 da frente embaixo. Hoje dia 6 os de baixo estão a cicatrizar bem, não tenho dores, no entanto dos 3 que tirei antes 1 cicatrizou bem e dois estão a doer me imenso, estou a tomar antibiótico, brufen e bem u ron, e a greguejar eludril e tenho imensas dores, num deles tem um bocado de osso a sair pelo meio e no do siso na lateral parece rasgado, são umas dores insuportáveis. Será normal? Obrigada.

    1. Joana, dores insuportáveis nunca podem ser consideradas normais. Esse “bocado de osso a sair” certamente não é normal. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Boa noite,
        Tenho ido na ultima semana a minha dentista dia sim dia não, e o que ela me disse é que tinha que aguardar que cicatrizasse. Só que já estou assim ha 10 dias, e dia 8 tenho nova consulta para ver como está. Gostava de saber a sua opinião se no dia 8 for la e ela disser novamente para aguardar que cicatrize se devo ir pedir opinião a outro dentista? Obrigada.

        1. 10 dias não é muito tempo em se tratando de recuperação cirúrgica, Joana. Sua “pressa” é compreensível, mas cada organismo tem seu ritmo de recuperação.

  10. Doutora, boa noite. Agradecida pelas informações, elas são muito esclarecedoras, mas tenho uma dúvida. Sempre tive a arcada dentária completamente fora do eixo, tentei colocar aparelho por três vezes e devido a problemas que tive, como anorexia e bulimia, devido aos vômitos constantes acabei tirando o aparelho. Hoje curada desse mal, voltei a fazer o tratamento, no entanto tive várias cáries e nos dentes que fiz tratamento de canal, dois em cima, acabei tendo que extraí-los. Agora meu dentista havia colocado o aparelho de cima e como não abria espaço suficiente pra fazer dois implantes que ficariam bem expostos, pois a extração foi de dentes da frente, me sugeriu extrair os dois pré-molares de baixo. Mesmo depois de eu muito argumentar com ele que preferia os implantes, ele acabou me convencendo de que as extrações eram o melhor caminho em questão de tempo e de comodidade, pois eu não ficaria com dentes artificiais, que requerem cuidado a mais e podem ser rejeitados pelo organismo. Acabei me convencendo e fiz as extrações, mas tô desesperada ak, uma vez que ficaram duas crateras no lugar dos dentes. Doutora algumas perguntas:
    Tenho uma consulta dia 24, sendo que fiz as extrações hoje, já posso colocar o aparelho de baixo?
    Quanto tempo em média leva pra os dentes que estão tortos se posicionarem no local dos extraídos? É possível ter um sorriso bonito com 24 dentes apenas???
    Meus dentes também estão muito amarelados, clareamento só quando retirar os aparelhos?
    Obrigada pela atenção.

    1. Karina, sim, se não houver algum impedimento que eu desconheça, já será possível colocar o aparelho. O tempo de fechamento dos espaços depende do alinhamento dos outros dentes e de outros fatores, mas deve levar alguns meses (6 meses, talvez). Sim, é possível ter um belo sorriso com 24 dentes, pode ficar tranquila. Clareamento, só depois da remoção do aparelho.

  11. Doutora, fiz uma cirurgia para retirar um cisto na gengiva e um dos sisos. Após o prazo de repouso, meu cirurgião disse que os pontos cairão sozinhos e que não precisa ele tirar.
    Fiz a cirurgia no dia 15/07 e hoje já é 03/08 e até agora nada dos pontos caírem… o que devo fazer?

  12. Ola doutora, fiz cirurgia para extraçao do siso ontem, e hoje a noite os pontos arrebentaram, devo ir ao dentista para dar pontos de novo, ou cicatrizara normalmente?

  13. Ana, o dentista retirou meu dente siso e com 8 dias fui ao posto de saúde retirar os pontos, mas ficou um buraco muito grande, está “sarado” mas não fechou o buraco, isso é normal? Se não, o que devo fazer?

  14. Olá Dra. primeiramente adorei as dicas nos comentários e todos os esclarecimentos na matéria.
    Eu arranquei 2 sisos do lado direito na quinta feira passada dia 28/07/2016, e só vou tirar os pontos nessa proxima quinta dia 04/08/2016, antes disso, posso voltar pra academia, aulas de jump, zumba, etc, ou é melhor esperar tirar os pontos pra voltar com essa rotina?

    Aguardo e desde já agradeço pela gentileza em responder.

    at.

    Geovanna

    1. Geovanna, é preciso aguardar, pelo menos, a remoção dos pontos. Se depois disso você estiver se sentindo bem, sem problema. Apenas respeite seus limites.

      1. Doutora, os pontos podem ser a causa de dores?
        Pois estou tomando anti-inflamatorios e analgesicos, mas que só tem efeitos por no maximo umas 4 a 5 horas e depois as dores voltam. Os pontos podem ser a causa dessa dorzinha chata no local? Voltei na minha medica essa semana e ela disse que só ia tirar os pontos mesmo com 7 dias e que estava tudo fechadinho e nao tinha nada inflamado ou infeccionado e até uma injeção ela me passou pra tomar pra dor, mas adiantou somente no dia… quero me livrar o quanto antes desses pontos.

  15. Bom dia, Doutora.

    Arranquei um dente siso ha 17 dias…
    Ate o 13º ainda sentia dores, e tomei anti-inflamatório por 15 dias…
    Foi uma cirurgia demorada, porque quando ele puxava o dente doia muito, por estar inflamado…
    Mas hoje ja me sinto melhor…
    Gostaria de saber se ja posso voltar a praticar atividades fisicas.
    Obrigada.

  16. Olá Dra., gostaria de saber de quanto em quanto tempo é normal ficar com os pontos do siso ?

    Outras questões que eu gostaria muito de saber é que quando extraímos o siso é aconselhável para que se eleve os travesseiros na hora que iremos dormir, mas no caso isso deve ser apenas no primeiro dia, ou em mais dias? E é normal após quase 2 semanas de termos extraído os dentes de siso sentirmos muita dor de cabeça no mesmo lado da extração? Grata.

    1. Paula, os pontos costumam ser removidos depois de 1 semana da extração. Dormir com a cabeça elevada é aconselhado nos 3 primeiros dias, só. Sim, a dor de cabeça pode ser um sintoma pós-operatório, ainda.

  17. Olá Dra. Ana, retirei o siso hoje (29/07 – sexta feira) e gostaria de saber se posso jogar futebol quinta feira que vem? Muito bom o seu blog.

    1. Filipe, se você estiver se sentindo e bem e já tiver removido os pontos, pode arriscar… seria uma recuperação bem rápida. Mas eu acho meio precipitado. Por sua conta e risco.

      1. Dra. Ana, queria saber se o dentista pode retirar os pontos da extração do dente depois de mais de 15 dias… depois da extração não voltei lá… haveria algum problema?… me responde !

  18. Olá Dra. Ana, vou fazer a extração de dois sisos amanhã dia 30/07 e gostaria de saber se logo depois do procedimento posso andar de moto? E limpar a casa? E se na segunda posso fazer as coisas normalmente, ir para o serviço (Secretaria) e a noite ir para faculdade ?

    1. Michele, depende de como você estiver se sentindo. Em princípio, pode. Só tomaria algum cuidado com relação a andar de moto sozinha (colocar o capacete vai “apertar” seu rosto e pode ser bem desconfortável e você pode ter alguma tontura, por exemplo) e limpar a casa. Evite esforço físico pelo menos até a remoção dos pontos. No mais, ok.

  19. Extraí um dente tem 2 dias, posso usar o enxaguante bucal da Colgate? E o que posso usar para cicatrizar mais rápido? Porque além desse dente recente, já extraí dois e quase morri, saiu tanto sangue e a noite piorou ainda, e queria saber se posso usar alguma pomada recomendada ou algo do tipo para cicatrização, pra eu não sofrer tanto kk

    1. Natália, mas você está “sofrendo” no momento? Se não está, não precisa usar nada, só esperar seu organismo fazer a cicatrização. Não há como acelerar o processo, se está tudo bem, a cicatrização já está no seu melhor ritmo, não precisa de nenhuma pomada. Apenas siga as recomendações que dou no texto e vai dar tudo certo.

  20. Dra, tirei meu dente siso faz uns 9 dias, ainda sinto desconforto na regiao, um pouco de dor. Lembro que assim q tirei voltei pra casa e como saia sangue, para nao engolir, eu cuspia. No outro dia já nao saia sangue mais. O médico disse que só ia tirar os pontos com 15 dias. Foi uma cirurgia um pouco complicada, demorou umas duas horas, o dente nao queria sair. É normal ainda sentir um pouco de dor e desconforto depois de uma semana??

    1. É sim, Monica. O local da extração – e em volta dele – pode incomodar durante vários dias, ainda mais enquanto os pontos ainda não forem removidos. Mas pela sua descrição, parece estar tudo dentro do esperado.

  21. Olá Doutora! Extrai os 4 sisos há uma semana, ainda não tirei os pontos. Com quanto tempo posso tingir meu cabelo? E com quanto tempo posso escovar os dentes com bicarbonato de sódio para clarear eles? Obrigada!

    1. Júlia, não há qualquer restrição quanto a tingir os cabelos, pode ser agora mesmo. Quanto ao bicarbonato, ele não clareia dentes, apenas “lixa” o esmalte superficialmente, o que eu realmente não recomendo. Se você quer clarear os dentes, converse com o seu dentista e faça um clareamento dental.

      1. Doutora, tirei o siso superior ontem, e estou com uma inflamação no siso inferior! Quais os cuidados que devo ter? O dentista não deu pontos, isso pode me trazer algum problema? O sangramento é normal quando você bebe algum líquido?

        1. Thais, pode sangrar um pouquinho sim, apenas não faça bochechos ou cuspa, isso estimula o sangramento. Não entendi bem… você extraiu o siso superior e é o inferior que está inflamado? Bom… se é isso, me parece coincidência. Cheque junto à sua dentista a necessidade de extrair o siso inferior, também.

      2. Olá Doutora Ana, eu extrai o último dente siso de baixo, canto esquerdo, na quinta feira 14/07, posso jogar bola no sábado ? 16/07… Obrigado…

        1. Nenhum dos buracos o dentista deu ponto, e nenhum deles deixou minha face inchada, o dente que extraí na quinta-feira (é aquele que estava torto, mas foi tranquilo, não precisou quebrar ele em pedaços, mas a gengiva, o buraco do dente, ficou um pouco estourada, é normal?). Eu higienizo com cotonete e água oxigenada vol. 10, percebi que fica uns resíduos brancos, não sei se são sujeira de alimentos ou algum tipo de tecido da cicatrização… Obrigado novamente 😀

          1. Mesmo assim, não dá pra fazer esforço físico, pois agora tudo está bem, mas pode ficar ruim se você não se cuidar. Os resíduos brancos devem ser da água oxigenada, que é um antisséptico ruim. Não recomendo seu uso pra isso.

        2. Já é domingo, Diego… acabei de ver sua pergunta. Mas não, não poderia. Pelo menos 1 semana (até a remoção dos pontos) sem exercício físico.

  22. Olá, Doutora!

    Fiz uma extração do segundo molar hoje, esqueci de perguntar a cirurgiã que me atendeu em quantos dias posso voltar a malhar.
    Em quanto tempo posso? O que me indica? Considerando que já posso voltar a trabalhar amanha.

  23. Bom dia, vou extrair o siso… ele é daquele tipo que não me recordo o nome (não fica exposto), tem problema andar de moto após ? Eu trabalho com vendas no balcão, posso trabalhar normalmente ?

    1. Incluso, Alex. Até pode… o problema é que o capacete deve apertar na região da sua bochecha, o que pode trazer incômodo. Se você estiver se sentindo bem, pode trabalhar normalmente, apenas evite pegar peso.

  24. Extrai os dois sisos do lado direito. Noutra ocasião os dois primeiros pré molares superiores. Recuperação foi indolor. * Ontem após 6 meses fui extrair a raiz do 1° pré molar direito. Logo apos a cirurgia comi lentamente pastel… Lavei o sangramento com vários bochechos sem saber que era contraindicado. Agora estou com a garganta doendo com catarro e dor pra engolir. Também andei 3 minutos de bicicleta pra voltar pra casa 6 horas após a cirurgia. Isso pode ter desencadeado esse problema na garganta já que nas outras vezes não os tive? * Foi receitado amoxicilina 500mg porque tiveram que tirar parte do osso pra chegar nessa raiz, pergunta, essa amoxicilina irá tratar minha garganta também? (Aqui no Sul o termômetro tem marcado 9° por isso tenho a dúvida se a dor na garganta é mesmo culpa da extração ou foi coincidência ter me atacado 3 horas depois do procedimento).

    1. Dor de garganta é um sintoma comum após a extração dos sisos, Kelin… por causa da proximidade do local da cirurgia com a garganta. Mas andar de bicicleta pode ter piorado o quadro, sim. A amoxicilina ajudaria com a garganta se houvesse infecção nela, mas não me parece o caso.

      1. Ola dra… estou com uma grande duvida e medo… tirei o siso superior esquerdo em dez. e esta semana voltei na dentista depois desse tempo por conta de uma sinusite e otite e dores em outro dente superior do lado esquerdo… dai tive que extrai-lo e com isso, disse a minha dentista que sentia dores no buraco do siso do lado esquerdo superior… como eu tava muito ruim de sinusite, otite e ainda extrai outro dente… ela pediu q eu viesse na proxima semana quando fosse tirar os pontos p tirar um raio x e ver o que aconteceu… estou com medo pq ela disse que talvez tenha que abrir d novo. O que pode ser? E algo grave? Nao consigo parar d pensar nisso… ate pq estava sentindo essas dores finas quando eu passo a lingua tb… e achei q era normal… fico no aguardo da sua ajuda. Sempre que faco algo no dentista corro p seu blog… pois vc e muito atenciosa. Parabens e sucesso!!!

        1. Ursula, você extraiu o siso em dezembro ou é recente? Não entendi muito bem. Se é recente, essas dores podem ser do pós-operatório… se não é recente, talvez nem sejam do siso.

  25. Dra. extrai o segundo molar, inferior, lado esquerdo, no último dia 06/6/2016.

    Tenho os seguintes questionamentos:

    1 – Se eu não fizer implante, quais os danos que posso ter a médio longo prazo? O dente de cima vai cair? A minha face irá modificar? Ficarei com boca murcha?

    2 – Vou retirar os pontos no dia 15/06. Quanto tempo devo esperar para realização do implante dentário?

    1. Wallysson,

      1. Sim, o dente de cima pode extruir (sair da gengiva) e os do lado do espaço podem se inclinar em sua direção. Pode haver alteração da face, mas o problema imediato é a perda de osso no local e a grande chance dos outros dentes entortarem. Eu falo só sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html (veja o vídeo).

      2. Entre 4 e 6 meses, pra dar tempo de formar osso no local do dente extraído. Mas depende da avaliação do seu dentista.

      1. Sei que cada caso é um caso, mas em média quanto tempo demora para aparecer estes efeitos negativos, mudança de face, perda óssea, inclinação de dentes (anos, meses, dias), uma vez, que vou ter que esperar no mínimo quatro meses para o implante.

        Há algo que eu possa fazer, algum procedimento odontologico, para amenizar estes aspectos negativos, antes do implante.

        Obrigado, pela gentiliza.
        Deus a abençoe

        1. Wallysson, não é assim tão rápido, mas isso não quer dizer que dá pra ficar esperando muito. A perda óssea pode levar 1, 2, 3 anos… já a inclinação dos outros dentes em direção ao espaço do dente perdido pode ocorrer de um mês para o outro. Pra minimizar o efeito desse último problema, o ideal é usar um mantenedor de espaço ou prótese removível (da mais barata, sem problema nenhum, até por ser provisória) que mantenha os outros dentes em posição estável.

      2. Oi, Doutora! Eu extrai o terceiro molar inferior no dia 20/06 e amanhã 27/06 faz sete dias e vou retirar os pontos. Eu gostaria de saber com quanto tempo posso voltar a academia normal como antes. Ou seja, fazer tudo que fazia antes… sem ter que começar aos poucos. Meus treinos sao intensos! O meu dentista recomendou exercício físico após sete dias. Obs: no quarto dia fiquei na frente do espelho dançando de leve porque nao aguentava mais ficar deitada… aí senti umas pulsações. Isso seria algum sinal de hemorragia ou complicação? Não doi, nem sai sangue, mas sinto umas pulsações, latejando… se é que me entende. A recuperação está sendo tranquila, porém ao acordar sempre sinto dor no local. Tenho a impressão que o dente de cima esta machucando o local na hora do sono. Isso é normal? Não implica para a cicatrização? Obg!

        1. Jennyfer, eu acho que uma semana é pouco tempo pra você voltar à atividade física com a mesma intensidade de antes. O latejamento que você relata provavelmente é um sintoma inflamatório, e toda cicatrização envolve inflamação. Mas ainda não está descartada a possibilidade de inchaço, sangramento, etc.. É improvável, mas não impossível. Eu sugiro que você aguarde, pelo menos, mais 1 semana… ou vá com calma.

  26. Olá doutora. Sou diabética e arranquei o incisivo central inferior há uma semana e ainda sinto dor, e incomoda. Queria saber alguma medicação que eu possa tomar intra-muscular para que o processo de cicatrização seja mais rápido, desde já obrigada !

    1. Karine, não existe remédio pra cicatrizar mais rápido… o que se pode fazer é tomar os cuidados adequados no pós-operatório pra que a cicatrização ocorra sem problemas. Não há como eu sugerir medicação pela Internet, o que já seria bem irresponsável se você não fosse diabética, imagine sendo…. Entre em contato com o seu dentista e converse com ele.

  27. Dra, hj eu arranquei os dois dente superiores, e preciso fazer a lição de casa com a ajuda do computador. Meu pai diz que faz mal. Realmente faz mal ?

    1. Pode ser só a dor pós-operatória mesmo, Worryson… ainda que mais severa. Mas se você acha que pode haver alguma alteração mesmo, procure seu dentista pra reavaliar.

  28. Boa tarde, pretendo colocar uma duvida. Fiz uma cirurgia dentaria com anestesia geral no passado dia 23 de maio para varias extraçoes de dentes e raizes. No que diz respeito a extraçao e aos pontos a recuperaçao esta a correr sem problemas, pois nao sinto a minima dor apesar de os coagulos que tinha ja terem saido do sitio onde foi feita as extraçoes. O meu problema neste momento é a garganta o que me esta deixar preocupada, pois nao consigo comer. Sinto muitas dores na garganta quando engulo e arde imenso e tenho a sensaçao que esta algo dentro da garganta, ela esta vermelha, com pontos brancos, o ceu da boca esta pisado e a linguasinha que temos no inicio da garganta (peço desculpa nao sei o nome) tem sangue. Eu nao sei se isso é normal acontecer. por isso deixo a minha duvida. Ja estou ha 4 dias a comer exclusivamente iogurtes liquidos, pois é a unica coisa que passa na garganta com o minimo de dor.

    Obrigada.

    1. Paula, sim, é comum que haja inflamação / infecção de garganta no pós-operatório de extrações dentárias. Isso não quer dizer que é normal, principalmente se for uma infecção. Sugiro a avaliação de um médico otorrinolaringologista.

  29. Dra, fiz uma extração simples do dente 37 hj (quinta-feira), sou musico e tenho um show no sábado a noite, meu instrumento pesa uns 10 kg (acordeon), gostaria de saber se haverá algum problema??

  30. Boa tarde, Drª Ana!
    Fiz a cirurgia de extração do siso na sexta-feira (20/05), estou seguindo todas as orientações passadas pelo meu dentista.
    Gostaria de saber quanto tempo deverei esperar para voltar as minhas atividades físicas (jiu-jitsu e musculação), tendo em vista que o jiu-jitsu tem muito contato e é inevitável uma pancada ou outra na região da extração.
    Também desejo saber quanto tempo deverei esperar para fazer clareamento em meus dentes?

    1. Renan, acho prudente aguardar pelo menos 1 mês pra voltar com o jiu-jitsu e fazer o clareamento. A musculação, uma 2 semanas (ou, no mínimo, a remoção dos pontos).

  31. Olá Dra.
    Fiz a extração do siso inferior direito sexta dia 20/05, passei esses cinco dias com dor, mas estava moderada e sem sangramento, mas hoje no quinto dia eu acabei fazendo um pouco de esforço físico e agora estou com dor para engolir e no local da cirurgia, não está mais tão inchado, olhei no local da cirurgia e tem alguns pontos que estão um pouco soltos e a parede da gengiva está inchada como se tivesse um caroço. Pode ser uma infecção?

    1. Pode, Gisele. Mas talvez o incômodo seja resultado direto do esforço que você fez. Como a extração é recente, os sintomas que você descreve são ainda esperados no pós-operatório.

  32. Bom dia. Hoje pela manhã fui até o dentista para aliviar a dor do meu dente. Estava insuportável a dor. Segundo a Dra, eu preciso fazer canal e estava muito inflamado. Marquei com cirurgião para quarta feira. Para aliviar a dor a Dra fez uma limpeza e colocou o curativo. Minha pergunta é o seguinte… Posso escovar o dente e comer Miojo, tomar café, pelo simples fato de eu ter feito a limpeza e a dor ter aliviado?

  33. Bom dia!!!

    Meu dente do siso esta meramente infeccionado, estou tomando nimesulida, amoxilina ha mais de 7 dias e a amoxilina não esta resolvendo nada, e paracetamol, todos com orientação de dentista, irei tirar o dente na quarta, porém atendo telefone o dia todo e ele disse que a infecção ja esta num aspecto avançado, que terei que ficar de repouso absoluto, quanto dias a Drª acha que terei que ficar em casa?

    Quantos dias tenho que ficar sem comer carne de porco depois da cirurgia ?

    1. Bia, depende da avaliação do seu dentista, ele é quem deve determinar o tempo de repouso, baseado nas suas condições. Não tem como eu sugerir isso com base apenas nas suas informações. Não há qualquer contraindicação quanto a comer carne de porco depois da cirurgia.

  34. Ola doutora… Fiz a extracao de um dente siso… Doutora, com quantos dias posso andar de moto no passageiro? Quantos dias fica saindo sangue… ? O medico so me receitou ibuprofeno, mas toda vez que passa o efeito comeca a doer…

    1. Ale, você pode andar já, talvez só seja meio “chato” por causa do capacete. Não é pra sangrar mais, mas se forem episódios curtos de sangramento, de resolução rápida, ok.

      1. Obg doutora… Doutora, ja tirei meus pontos com 7 dias. Posso voltar a minha alimentação normal? Tipo comer coisas quente, mastigar, ou tem que ser ainda frio ou morno… ???

  35. Boa tarde, fiz a cirurgia da extração do dente incluso há 2 dias e ainda não consigo abrir a boca, e tenho a sensação do maxilar deslocado, será normal ? Amanhã já posso ir a uma festa ? E posto isto, o que devo pedir para jantar amanhã no restaurante sendo que a cirugia é recente e não devo esforçar abrir a boca?

    1. Carolina, já é domingo à noite, e acabei de ler sua pergunta. “Sensação de maxilar deslocado” é algo subjetivo, pois ou a mandíbula está ou não está fora do lugar, não é apenas uma sensação. O que pode estar acontecendo é da mandíbula estar posicionada um pouco diferente, mas não estar deslocada. Isso é comum e vai se normalizando com o passar dos dias. Você pode ir a festas, apenas evite beber (álcool) se estiver tomando remédios e procure comer alimentos menos consistentes e em pedaços menores. Fora isso, vida – quase – normal.

  36. Boas, fiz hoje a cirurgia para retirar o dente do siso incluso, no entanto já passaram 4/5 h e voltei a por a compressa e ainda fica com sangue, será normal ?? O facto de estar com bastante tosse irá prejudicar alguma coisa ?

    1. Tola, sendo a cirurgia tão recente, é esperado que a compressa tenha algum sangue. Ainda mais se você tem tosse, o que demanda algum esforço. Mas, em princípio, tudo normal.

    2. Dra., Arranquei um dente siso terça feira, to tomando os antibióticos, mas sinto muita dor, não consigo falar, falo um pouco com a voz rouca, não consigo comer nada nem abrir a boca direito, e normal? E fico cuspindo direto, o quê fazer Dra., me ajuda, não consigo nem dormir, assim que a dor vem tomo remédio e não to nem respeitado as horas porque dói demais, me ajuda.

      1. Tatiane, os sintomas que você relata são relativamente comuns, embora mais severos do que o normal. Converse com o seu dentista, você precisa tomar um analgésico também, pois o antibiótico não diminui a dor.

    1. Carolina, fumar não é seguro em nenhuma fase do pós-operatório. Seria preciso aguardar, pelo menos, 1 mês. Mas ainda assim não seria seguro. Por sua conta e risco.

  37. Olá Doutora,
    Eu tirei 2 dentes siso e hoje depois de uma semana retirei os pontos, esta tudo ok, já posso fumar um cigarro de maconha, dizem q o thc ajuda na cicatrização e nao tem nicotina.

  38. Boa tarde,
    Retirei um dente hoje de manhã. A doutora disse que não devia fumar pois podia ser pior para o tratamento do mesmo.
    Mas como fumador sinto mesmo a falta de fumar.
    Será possivel fumar com um tecido sobre o dente? (Aquela rede que dão nos dentistas para trincar por causa do sangue).
    Será que protege? Sinto a falta do meu cigarro 🙁

    1. Bruno, fumar não é seguro em nenhuma fase do pós-operatório, ainda mais se a extração foi ontem. Não adianta colocar nada sobre o local da extração, porque o problema não é só a fumaça, mas a pressão negativa bucal quando se traga o cigarro. Não aconselho… por sua conta e risco.

  39. Olá boa noite. Preciso extrair os dentes 14 e 24 para tratamento ortodôntico. Trabalho com telemarketing, mas atendo no máximo 6 ligações diárias. Queria saber se eu poderia voltar a trabalhar no dia seguinte após as extrações.

  40. Oq acontece se eu deixar os pontos no lugar da extraçao e nao voltar no dentista pra arrancar os pontos… Pois nao vou ter como voltar no dentista de forma alguma.

      1. Bom dia Ana, ontem 01-05 extrai o dente 14, gostaria de saber sua opinião! Trabalho em supermercado, faço limpeza e carrego algumas caixas com peso, com quantos dias poderia limpar e carregar caixas?

  41. Boa noite, doutora! Irei fazer uma cirurgia para tirar um dente incluso entres os dentes 33 e 34. Queria saber se posso viajar dois dias depois? Uma viagem de 6h.

  42. Olá Dra. Boa Noite…
    Fiz a extração de um segundo dente siso incluso na parte inferior semana passada dia 20, e no mesmo dia um dos pontos caiu, e agora dia 26 ainda esta saindo um pouco de pus na cirurgia, o dentista recomendou que eu tomasse amoxilina novamente por mais 5 dias de 8 em 8 hras, o que pode ter causado esse abscesso? E depois de uma ida no ginecologista ele me receitou cetoconazol 1 vez por dia a noite, 2 comprimidos por vez, para tratar de um corrimento, tem algum problema se eu tomar esses dois medicamentos?

    1. Camila, difícil dizer o que causa um abscesso… às vezes ele simplesmente ocorre, e é preciso tratar. Quanto ao Cetoconazol, na bula não consta nenhuma interação relevante com a Amoxicilina.

      1. Demora quanto tempo agora para cicatrizar tendo infeccionado? O gosto de pus ta insuportavel, fora o mau halito que da mesmo higienizando, quais os cuidados que a senhora recomendaria nesse caso?

  43. Bom dia Doutora,
    Amanhã 27/4 vou extrair 1 dente pré-molar inferior, só que no dia 30/4 eu tenho uma trilha para fazer, é uma trilha com duração de 10 horas de Paranapiacaba SP até Cubatão SP, e vai exigir muito esforço físico, posso fazer essa trilha com esses tres dias de descanso ou é perigoso o local da extração começar a sangrar?

        1. Larissa, não que seja proibido… mas você tem uma ferida aberta na boca, não seria prudente nem pra você (por causa da cicatrização) nem para o seu parceiro. Seria bom aguardar a remoção dos pontos, o que geralmente ocorre depois de 1 semana da extração.

      1. Doutora, retirei o siso ha 11 dias, entao fui arrancar os pontos, ainda estava meio dolorido, entao o dentista cortou e disse que sairia sozinho com a mastigação, sera que vai sair mesmo ? Fico preocupada ja pensou se não sair? Obrigada.

        1. Polliana, o máximo que pode acontecer é não sair e você ter que voltar no seu dentista pra remover. Na verdade, eu acho que, quando estiver menos dolorido, você deve fazer exatamente isso. 🙂

  44. Bom dia Drª,
    Removi 2 dentes ontem dia 15/04, mas necessito de realizar uma cirurgia de hernia do hiato (tudo indica que será método tradicional), qual o tempo que deverei esperar para a realização da cirurgia?
    Obrigado.

    1. Eu aguardaria pelo menos 1 mês, Jorge. É um tempo bom pra que você se recupere bem das extrações, pra não sobrepor os pós-operatórios (até por uma questão de conforto, pra você).

  45. Boa noite, retirei o 1 molar hj 14/04, não sangra muito e teve q dar terá pontos, gostaria de saber se posso andar longa distância amanhã, pois tenho um exame p fazer bem cedinho, sera q faz mal?

  46. Dra. queria saber se há algum problema em ingerir bebida alcoólica depois de retirar os pontos (ou seja, no dia seguinte). Eu não estou tomando mais os remédios e o local da extração do siso ainda não tá completamente fechado (coisa pouca de aberto), mas não sinto dores e não tem inchaço. A bebida pode causar algum problema? E o café quentinho (morno)? Também causa algo ou não?

    Obrigada desde já!

  47. Olá, doutora.
    Gostaria de saber se passados 10 dias após a extração do siso posso fumar. Não fumo muito e é só nos fins de semana, em média 2 cigarros por dia.
    Obrigada desde já.

    1. Adimilson, o problema maior é ficar muito tempo em pé e perto do calor do fogão. Se der pra ir “com calma” pelo menos nesses 2 quesitos, melhor.

  48. Vou retirar os dentes do siso terça feira, dia 19/04, quanto tempo demora para poder retirar os outros? PS: Não sei quantos irei tirar, mas sei que não são os 4, mas como eu preciso retirar os quatro queria saber quanto tempo da primeira cirurgia pra segunda.

    1. Gabrielly, não há uma regra, mas eu sugiro que você faça as demais extrações pelo menos 1 semana depois, que é quando se removem os pontos. Mais por uma questão de conforto pra você, mesmo.

  49. Dr.ª Ana, uso aparelho e minha dentista me disse que eu precisaria tirar os 4 sisos. A principio fiquei com medo por causa das coisas que ouvia falar, tipo: dói muito, você não vai conseguir comer nada, vai ficar com o rosto inchado e etc… Então comecei a pesquisar sobre como seria e encontrei o seu blog e um post em que a Sr.ª falava como era a cirurgia e tinha até a foto dos seus sisos, rsrs. Fiquei bem mais tranquila.
    Retirei os 4 de uma vez só na sexta-feira 01/04 e hoje já fui tirar os pontos.
    A recuperação foi ótima! Não dói, como costumam dizer, rs. É só seguir realmente as recomendações que nada dá errado, posso afirmar isso agora.
    Mesmo que indiretamente, a Srª acabou me ajudando muito! Agradeço muitíssimo!!!

    Aproveito para deixar uma pergunta: quando deixamos os dentes no consultório, o que é feito com eles? E quando levamos para casa, podemos fazer o que com eles? Tipo, tenho uma amiga estudante de Odontologia, em alguma fase ela pode precisar de um dente de verdade para estudar? Pode parecer bobo, mas tenho essa dúvida.
    Obrigada!

    1. Luana, que bom que pude ajudar. 😉

      Quando o paciente não leva os dentes extraídos embora, eles são descartados no lixo contaminado ou guardados pra estudantes de Odontologia, sim! Durante a faculdade são pedidos dentes naturais pra uma série de atividades, a gente trata canal, faz restaurações, etc. nesses dentes antes de chegar perto de um paciente de verdade. Então, se você quiser dá-los pra sua amiga, estou certa que serão muito úteis. 🙂

  50. Doutora, extrai dois sisos, já retirei os pontos de um, e retiraria os outros sexta 08/04 pela manha, e sexta coincide com a data em que não precisarei mais tomar os remédios. Posso ingerir bebidas alcoolicas na sexta a noite? Detalhe, a dentista me informou que a cicatrização já esta praticamente perfeita.

  51. Oi Dra., arranquei hj os famosos “dentiqueiros” superiores, foi muito tranquilo pq os dentes eram saudáveis e não estou sentindo nada de dor. Domingo eu já posso jogar vôlei?

  52. Boa tarde, poderia me esclarecer uma duvida, tenho de remover 2 dentes, um canino e outro molar, mas também tenho de fazer uma cirurgia de hernia do hiato, quantos dias devo esperar para realizar uma operação do hiato após remover os dentes? Obrigado.

    1. Se a cirurgia for por videolaparoscopia, depois de uma semana você já deve estar bem, Jorge.De qualquer forma, se não houver urgência na extração dos dentes, eu aguardaria um mês entre a cirurgia e as extrações.

  53. Olá doutora, tenho varias perguntas algumas devem ser bestas ao seu ver …
    1° Arranquei o dente hoje dia 31/03 e gostaria de saber se posso fazer Botox no cabelo dia 3/04…
    2° Posso comer coisas mornas como batata cozida, miojo morno e etc…? Posso tomar refrigerante, essas coisas, normal?
    3° Eu tenho mania de as vezes ficar colocando a lingua nos pontos, é normal? Faz mal? Eu tento evitar ao maximo, mas as vezes quando vejo já coloquei…
    é que meu dentista nao me deu muitas orientações do que pode ou nao, mas mesmo assim obrigada desde ja.

    1. Clara:

      1. Botox no cabelo? Imagino que não seja bem isso… 😉 (ou eu tô por fora, nunca ouvi falar). De qualquer forma, não há restrição pra se mexer nos cabelos no pós-operatório, seria bom só evitar muito calor na bochecha, do lado da extração (secador, etc..).

      2. Pode! Depois do terceiro dia, se estiver se sentindo bem, pode comer normalmente… só corte a comida em pedaços menores.

      3. É normal… faz parte da propriocepção, a língua “procura” por coisas “diferentes” na boca. Se você não ficar o tempo todo fazendo isso, não faz mal, não.

  54. Olá, já lhe mandei um comentário uma vez, e amanhã será a retirada dos meus 4 sisos, estava bastante preocupada com a dor, afinal são sisos que não nasceram e um deles está saindo para o lado da bochecha, mas acredito que tudo irá correr bem (assim espero kk). Porem fiquei encucada com o pós operatório que dizem que é bem incômodo, e por serem 4 sisos que não nasceram ouvi dizer que a recuperação demora “meses”, 1. sentirei dor durante todos esses meses de recuperação? … 2. Também gostaria de saber se segunda feira (04/01) já estarei liberada para ida a escola, pois estou em semana de provas, em vista que arrancarei os 4 dia 01/04, ou deveria ficar de repouso e esperar mais alguns dias ? 3. Posso sair no sol depois de quanto tempo?… 4. Deverei ficar uma semana sem comer qualquer alimento sólido ? 5. E em questão dos líquidos, posso beber suco de frutas ácidas?

    Obrigada desde já.

    1. Vivianne, como são várias perguntas, tomei a liberdade de editar seu comentário e numerá-las, pra facilitar as respostas. Vamos lá:

      1. Não, a dor é mais intensa na primeira semana, mas vai diminuindo com o tempo. Em no máximo 2 semanas o incômodo deve ser mínimo, ou nem existir mais.

      2. Se você estover se sentindo bem, pode. Apenas evite maiores esforços físicos.

      3. Evite a exposição direta do rosto ao sol nos primeiros dias. Usar um chapéu ou boné já resolve.

      4. Você pode comer alimentos sólidos sim, apenas evite os muito quentes nos 3 primeiros dias e corte a comida em pedaços menores, por uma questão de conforto e bom senso, mesmo.

      5. Pode sim. Por causa das feridas, pode arder… mas proibido, não é.

    1. Paty, a prática de exercícios físicos prejudica a cicatrização, pode levar os pontos a arrebentarem e aumenta o fluxo sanguíneo na região da cirurgia, o que exacerba os sintomas inflamatórios. É prejudicial de forma geral.

    1. Maria Clara, uma boa cicatrização inicial, mais ou menos uma semana. Já em nível ósseo, a cicatrização leva meses, mas é assim mesmo. Mantenha apenas uma boa higienização do local.

  55. Olá, retirei os dois sisos direitos quinta feira passada, e não sinto mais dor, só raramente uma leve sensibilidade. Posso voltar a jogar futebol hoje, de forma mais leve?

    1. Olá doutora, tirei dois sisos quarta-feira passada, ou seja, já faz 09 dias, mas ainda estou com os pontos na boca e só vou tirar segunda-feira, e amanhã tem aula de dança, faço sertanejo, danço em casal e tem muitos movimentos, tem algum perigo ou eu posso fazer a aula numa boa??

    2. Bom dia, ontem tirei os pontos com minha dentista e ela falou que cicatrizou bem, o problema é que hoje minha gengiva “descolou” da boca e está caindo em cima do meu dente, só que está normal e não está sangrando, doendo e nem nada, e também ficou um buraquinho lá no fundo e ela me disse que com o tempo ele se fecha sozinho e ir passando soro todos os dias nesse buraquinho, isso é normal??

  56. Boa noite, neste sábado dia 12/03 passei pelo procedimento de exodontia simples, sendo retirado 2 dentes, foi tudo rápido e tranquilo e continuo bem tbm, porém estou preocupada pq no sábado dia que completa 7 dias tenho a competição de corrida de aventura… Posso ir a corrida ou será arriscado? Abraços e obrigada.

  57. Olá Dra, fiz a extração de um siso há 7 dias, aliás, hoje retirei os pontos. Apesar de eu não ter sofrido de alveolite nem de inchaços, acho estranho estar sentindo dores praticamente todos os dias… já acabei com uma caixa de Tylenol e estou indo pro fim da segunda… Quando fico em casa deitado, acabo por sentir dores do mesmo jeito… as fisgadas chegam a doer até meu ouvido… Hoje na retirada dos pontos, meu dentista disse que está tudo bem com o buraco, mesmo eu dizendo que sinto dores… eis a questão, isso é normal? Sei que ainda é recente, mas viver na base de analgésicos não está me agradando muito, pois não consigo fazer nada sem estar com eles por perto, e ah, tomo de dois comprimidos de uma só vez… senão não faz nem cócegas. Agradeço desde já.

    1. Tales, se seu dentista já avaliou e não viu infecção, essa é apenas a dor pós-operatória, embora mais severa. Pra algumas pessoas essa fase é mais “chata”, mesmo.

  58. Dra. Irei tirar o ciso amanha, dia 11/03, posso fazer uso de secador e chapinha no dia seguinte ao de 12/03, que sera sabado? E outra pessoa fazer uso em mim, tem algum problema?

  59. Olá doutora, tenho 13 anos e hoje arranquei os dois sisos do lado esquerdo (inclusive ja arranquei os do lado direito também) e queria saber se posso mexer no computador normalmente. Minha vó falou que faz mal e agora estou na dúvida kkkkk

  60. Olá, arranquei o siso ha 4 dias atras e nao consigo abrir a boca, nao consigo nem tomar o remedio direito, é normal ???

    O meu dentista recomendou somente amoxilina e diclofenaco!! Posso tomar algum relaxante muscular por conta ???

    1. Tairine, um relaxante muscular pode ajudar realmente, mas não tome por conta, converse com o seu dentista antes. Faça compressas mornas, deve ajudar, também.

  61. OLA, EXTRAI UM DENTE SISO FAZ 20 DIAS, FOI MEIO COMPLICADO, DEMOROU 40 MINUTOS E DEPOIS DE ALGUNS PONTOS E RECEITAR ANTIBIOTICO AMOXILINA E ANTI-INFLAMATORIO DECADRON FUI LIBERADO PRA IR PRA CASA, SANGROU ATE A NOITE SOMENTE E DEPOIS DE UNS 4 DIAS COMEÇOU A DOER, VOLTEI NA DENTISTA E ELA FEZ UMA LIMPEZA E TIROU OS PONTOS E SUSPEITOU DE ALVEOLITE E MUDOU O ANTI-INFLAMATORIO E O ANTIBIOTICO, TAVA INDO ATE BEM SÓ QUE ACABOU O ANTIBIOTICO, NO OUTRO DIA COMEÇOU UMA DORZINHA CHATA QUE PERSISTE ATE HOJE, E UMA DOR NAO MUITO FORTE MAS PARECE QUE SOBE PRA CABEÇA E AS VEZES DA UMA FISGADINHA NO OUVIDO, FUI EM UM CIRURGIAO DENTISTA E PEDIU PRA TIRAR UM RAIO X E DISSE QUE NAO TEM ALVEOLITE, MAS O BURACO NÃO TAVA TAO BONITO COMO DEVERIA ESTAR PARA UMA EXTRAÇÃO QUE JA TINHA 15 DIAS, DAI ELE RECEITOU CLAVULIN DE 8 EM 8 HORAS E IBUPROFENO SOMENTE NO CASO DE O ANTIBIOTICO NAO ESTIVESSE CORTANDO A DOR E HIGIENIZAR COM PERIOGARD 4 X AO DIA, JA QUE O BURACO ESTA ABERTO E SERA DE DENTRO PRA FORA A CICATRIZAÇÃO. MINHA DUVIDA É POR QUE AINDA DÓI COM 20 DIAS JÁ, É NORMAL DOER A CABEÇA TAMBEM? TOMAR ANTIBIOTICOS POR TANTO TEMPO ME PREOCUPA TB, O BURACO AINDA ESTA UM POUCO DOLORIDO COM 20 DIAS TAMBEM ME PREOCUPA… OBRIGADO.

    1. Izac, me parece que você apenas está tendo um pós-operatório mais severo. Antibiótico não serve pra “cortar” a dor, pra isso é preciso um analgésico. Até porque, se não há infecção, não há motivo pra tomar antibiótico.

      1. Boa tarde, Dra.!! Fiz a extração de dois sisos no dia 23/02/16, ou seja, ha 10 dias atrás! Não estou mais tomando nenhum tipo de medicamento, porém ainda estou com os pontos!! Diante disso, existe algum problema em tomar uma cervejinha hoje a noite?

  62. Olá Dra. Com quantos dias após uma extração pode ter relação sexual? E se depois de 8 dias apresentar uma hemorragia, no dia seguinte pode ter relação sexual.

    1. Paulo, hemorragia é caso pra hospital… mas sangramento, aí sim, é algo que pode acontecer no pós-operatório, e desde que seja um episódio breve, ok (se os pontos já tiverem sido removidos na ocasião do sangramento, pode fazer sexo, sim). O ideal é fazer atividade física (inclusive sexo) após 1 semana e a remoção dos pontos. Sexo oral é bom evitar por uns tempos.

      1. Dra. No meu caso foi acho que um sangramento que aconteceu depois de 8 dias, começou pela manhã e deu uma trégua de 4 horas (só foi um dia), e quando foi por volta de 11 hrs começou a sagrar até 14hrs da tarde, porque eu demorei a ir ao médico achando que iria parar.
        Dra. E se não foi ponteado, ou seja, esta aberto o local da extração? Pode ter relação?

        1. Você está me perguntando se há relação entre não haver pontos e o sangramento OU se pode ter relações sexuais sem os pontos? Ficou ambígua a pergunta. 😉

  63. Boa noite Dra, ha uma semana arranquei dois dentes (os dois molares após o siso), senti dor durante toda semana chegando a doer meu ouvido, e garfando e me dando dor de cabeça. Fui retirar os pontos hoje e ela me passou Ibuprofeno, disse que está tudo certinho, mas ao passar a língua em cima sinto como se tivesse caquinhos de dente, é normal?

    1. Simome, alguma dor pós-operatória é esperada. Quanto aos “caquinhos”, não é normal, mas pode ser só impressão sua, já que pode levar meses pra gengiva ficar “lisinha” novamente. Se sua dentista avaliou e não viu problema, acho que você não precisa se preocupar.

  64. Boa noite Doutora, iniciei um tratamento de canal. Depois onde foi aplicado a anestesia formaram aftas. E depois da consulta, um dia depois, me deu dor de cabeca fraca e vertigens, poucas, nada forte. Teria alguma coisa a ver? No mesmo dia senti descendo na garganta um gosto amargo, fixou o dia todo esse amargo na boca. Obrigada. Renata.

  65. Boa noite Dra. Eu extrai o dente no dia 18/02… Até o dia 19/02 Só tomei coisa gelada… Eu queria saber se já posso comer normalmente (do lado oposto que foi feito a cirurgia)… Pois já não aguento mais sorvete.

  66. Boa tarde, Dra. Extraí os 4 cisos ontem (13/02). Estou bem, sem dor, um inchaço, fazendo bastante repouso e gostaria de saber quando posso voltar a mastigar e a consumir alimentos mornos. Gostaria de saber também se posso fazer uso de secador de cabelo/chapinha na sexta-feira (19/02) sem risco de ter hemorragia ou inflamação.

    1. Iara, você já pode comer alimentos mornos e menos consistentes, sempre em pedaços menores. Sim, se o pós-operatório estiver caminhando normalmente, você vai poder usar o secador / chapinha no dia 19.

  67. Doutora, eu arranquei um dente no dia 11 de janeiro, quase um mês, só que não pude tirar os pontos em uma semana porque estava ocupado e acabei esquecendo até hoje, tem algum problema?

  68. Faz 5 dias que fiz a cirurgia e retirei um dente inferior, hoje percebi que a gengiva do local está um pouco inchada e parece estar cheia com algum líquido, também está doendo um pouco, só que eu senti dor apenas no dia da cirurgia, é normal isso e a dor voltar depois de 5 dias?

    1. Victor, os sintomas que você relata parecem ser inflamatórios, e toda cicatrização envolve inflamação. O líquido provavelmente é um exsudato inflamatório, comum nesses casos. Em princípio, esses sintomas vão se resolvendo aos poucos.

      1. Ola doutora. Tirei dente hoje 05 de fevereiro, não levei pontos e vou para fora do país. Gostava de saber se posso fumar com segurança a partir de quando? Que cuidados devo ter para sarar mais depressa?

        1. Patricia, fumar nunca é seguro no pós-operatório (aliás, na vida 😉 ). Mas evite pelo menos por um mês, só isso já vai ajudar MUITO na cicatrização. E siga à risca as outras recomendações pós-operatórias do seu dentista (as que estão no texto).

  69. Olá Doutora, quero saber uma coisa, fiz minha extração ontem dia 03/02 a tarde, e tenho uma excursão a um parque aquático domingo no dia 07. Será que vai ter algum problema? E refrigerante, posso beber?

    1. Alisson, só evite muito esforço físico e ficar exposto diretamente ao sol… um boné pode ser bem útil. Pode beber refrigerante sim, mas não use canudinho (pra não estimular sangramento).

  70. Boa tarde doutora, tive que extrair um dente elemento 16 no dia 02/02, posso pular carnaval dia 06/02? Estou sofrendo pois e uma data esperada o ano inteiro. Obrigada, boa tarde.

  71. Olá Doutora, fiz um cirurgia do ciso dia 29/01, retirei somente o inferior esquerdo, foi tudo tranquilo durante a cirurgia, apesar do dente ser grande e ter a raiz curvada. Depois que a anestesia passou eu comecei a sentir muita dor de garganta, que foi melhorar só no dia 31/01, no meu ouvido também fiquei com uma sensação ruim de estar abafado ou entupido, porém vi que esse sintomas são normais. Agora, o que está me preocupando é que meu rosto inchou bastante, o que é normal, porém hoje dia 01/02 percebo que o rosto em si está desinchando porém estou com um inchaço bem embaixo no queixo no “papo” e sinto que essa area as vezes está com a temperatura morna, isso é normal? Alguma recomendação pra mim? Desde já agradeço.

    1. Renata, esses sintomas são normais, sim. O inchaço e o “calor” que você sente são sintomas inflamatórios, esperados nessa fase do pós-operatório. Em princípio, tudo ok.

  72. Olá doutora, tudo bem?
    Removi meus sisos dia 21/01 e irei tirar os pontos dia 28. E estou com parestesia no lado direito inferior.
    2 perguntas :

    Apos tirar os pontos posso fazer natação normalmente?

    A parestesia costuma passar com quantos dias, semanas ou meses? (sei q pode ser permanente e que devo ir na dentista pessoalmente. Mas gostaria de saber se tem algo q posso fazer para ajudar a passar a parestesia ate eu ir na dentista q sera dia 28).

    Muito obrigado.

    1. Alexandre, sim, você pode nadar, apenas evite mergulhos e ficar submerso. A parestesia pode passar hoje ou levar semanas. Procure ser paciente (eu sei, não é fácil), talvez até dia 28 ela até já tenha se resolvido sozinha.

  73. Boa tarde, comecei usar o aparelho em agosto/2015, tenho dentes um pouco para frente, por isso o uso do aparelho, pois a minha dentista tirou dois sisos para que os dentes possam mover para trás, tirei os dois sisos em outubro/2015… Mas não percebi até agora nenhuma diferença. Quanto tempo posso começar a notar a diferença?

    1. Jessica, depende do caso. Talvez sua dentista nem tenha começado a “puxar” esses dentes pra trás e está, ainda, trabalhando no pré-alinhamento deles. Converse com ela a respeito e pergunte o que ela tem feito.

  74. Olá doutora, eu tenho uma dúvida. Fiz a cirurgia de um dente q estava em uma posição complicada, o último siso, dia 15/01, e retirei os pontos dia 19/01 mas ainda está um buraco, lendo outras matérias (por sinal maravilhosas aqui no site e que me tiraram todas as dúvidas), percebi q era normal esse buraco, ainda sinto algumas dores mas estou tomando remédios sob orientação médica. O q gostaria de saber é se após tirar os pontos ainda tem algum risco ou tem q ficar mais dias, ou ter cuidados para fazer sexo, se é perigoso pra acontecer algo, se tem que ter cuidados. Obrigada pela atenção e parabéns pelo site.

    1. Regina, que bom que pude ajudar. 🙂

      Como a gengiva cicatriza por segunda intenção (“de dentro pra fora”), ela vai demorar pra fechar por completo. Depois de mais ou menos 1 mês da extração já há uma boa cicatrização inicial, mas aintes disso a chance de se contrair doenças e infecções é maior. Então, quanto ao sexo, se der pra evitar sexo oral, por enquanto, melhor. Vá devagar com os beijos, também. Não são proibições, é mais questão de bom senso, mesmo.

  75. Dra. Ana, adorei o site, que trabalho maravilhoso! Já estou seguindo no twitter e no face… mas adoro o Instagram (se tiver tempo posta lá também 🙂 ). Extrai os sisos dia 18.01.2016, minha recuperação está ótima… mas sempre gosto de ler mais sobre. Obrigada pelas dicas e continue sempre nos ajudando nas redes sociais!

    1. Melina, obrigada! Quero MUITO postar mais no Instagram, eu também adoro! Queria postar mais no blog, também, mas são tantas perguntas por dia que meu tempo fica reduzido… pretendo me organizar melhor pra dar atenção a todas as redes sociais. Aliás… pretendo tanta coisa… uma delas é escrever um livro. Vamos ver. 😉

  76. Boa tarde, irei remover os sisos na semana que vem e gostaria de saber qual o tempo médio que devo permanecer sem atividade física (musculação). Obrigada. Adorei o site <3

  77. Boa tarde ! Eu fiz uma extração do dente do siso dia 13/01 e eu tenho duvidas.
    A primeira é que ao redor dos pontos tem massa branca, isso é normal? (nao sinto dor nenhuma)
    A segunda duvida é com quantos dias apos a extraçao do dente eu posso escovar os dentes normalmente?
    A terceira é posso mastigar mesmo que seja miojo, com quantos dias?
    A ultima é posso me alimentar com graos (arroz, feijão… etc) após quantos dias da extraçao?
    Obg pela atenção!

    1. João, a “massa braca” provavelmente é placa bacteriana. Você pode escovar os demais dentes normalmente, e só não vai conseguir escovar o local da extração porque vai doer. Pra higienizar, faça como explico aqui –> http://medodedentista.com.br/2015/01/como-limpar-o-local-da-extracao-de-um-dente.html . Você já pode mastigar, inclusive grãos, apenas evite alimentos muito duros, porque vai doer e/ou ser desconfortável. Corte a comida em pedaços menores.

  78. Dra, você é um amor por responder a todas essas perguntas, muitíssimo obrigada!
    Meu siso foi extraído dia 11/01, sangrou pouco, não precisou de pontos e um dos remédios já acabou, consigo abrir mais um pouquinho a boca e não sinto mais dor. Vou viajar dia 27. Posso tomar bebida alcóolicas, fazer sexo (oral também)? Tenho que perguntar né? Vergonha de perguntar pro meu médico, ele vai achar que sou pervertida heheh

    1. Carol, seu médico não vai achar nada, e se ele achar ele é machista (ou ele acharia um homem “pervertido” por querer fazer sexo?). 🙂

      Se você não estiver mais tomando nenhum medicamento, pode beber, sim. Quanto ao sexo oral, seria prudente aguardar mais um pouco, mas não dá pra dizer que é “proibido”. Vai de como você estiver se sentindo.

      1. Doutora. Extraí dois dentes ontem e não sinto mais dor alguma ! Apenas a sensibilidade dos pontos… Posso parar de tomar os medicamentos antes dos previsto em caso de nao sentir mais nada e beber bebida alcoólica ?

        1. Wellington, é provável que você não sinta dores justamente porque está tomando os medicamentos. De qualquer forma, se for o caso, você só pode parar de tomar analgésicos / anti-inflamatórios. Se você estiver tomando antibiótico, tem que terminar o tratamento direitinho, como prescrito. E aí, quando não estiver tomando mais nenhum remédio, pode beber, sim.

  79. Boas, arranquei um dente hoje dia 12-1-16, seria possivel fumar um cigarrinho com muito cuidado no dia 13 de manha? Eu tenho lido, sei que nao devo fumar, mas acha que me pode fazer alguma coisa se fumar 1 de manha e 1 ao fim do dia?

  80. Ola, ja faz 3 dias que eu extrai os dois dentes do siso inferiores e ainda to inchada e não estou conseguindo abrir a boca direito (para falar, comer e escovar os dentes estou com dificuldades), gostaria de saber se isto eh normal e quanto tempo demora para o inchaco e a dificuldade/dor para abrir a boca melhorar.
    Obrigada!

  81. Boa noite!
    Extraí um siso hoje pela manhã e até agora há sangramento. Algumas pessoas me disseram que no fim da extração o dentista coloca gaze na boca do paciente pra estancar o sangue e formar o coágulo inicial da cicatrização. Porém meu dentista n fez nada disso. Será que posso tentar estancar o sangue com gaze mesmo sem ele ter recomendado?

    1. Gleide, pode. Dobre uma gaze em 4 em morda sobre o local da extração por uns 2 minutos. Depois pode remover a gaze. Se sangrar novamente, repita. Não cuspa, não beba de canudinho e não faça bochechos por enquanto, essas são ações que podem causar sangramento. Prefira alimentos e bebidas mornos ou frios por enquanto.

  82. Bom dia. Hoje faz 5 dias que extrai o dente ciso do lado direito. A dentista não deu pontos, disse que não precisava. Não sangrou muito, o buraquinho está aberto, e ela disse q demora uns 15 dias para fechar, e orientou q fizesse bochecho de agua e vinagre após refeiçoes! Dra. tenho medo de infeccionar esse buraquinho, pra que se usa o vinagre?

    1. Ariane, também não entendi o vinagre. Ok, o ácido acético / etanoico é um agente antibacteriano suave, mas tem tanto enxaguante bucal mais adequado pra se usar…

      Enfim: não vejo razão pra infecção, apenas higienize bem. Com pontos ou sem pontos, você não deve ter problemas.

  83. Doutora, tirei o siso há cinco dias e já está tudo OK. Sem inflamações nem dor. Posso beijar meu namorado mesmo sem ter tirado os pontos? Ou só posso beijar depois de tirar os pontos?

  84. Extrai um dente siso segunda dia 14, hoje e dia 18, ja posso tirar os pontos? É que amanha vou viajar e to com medo de ir sem tirar os pontos, caso eu nao tire tem algum problema?

      1. Olá, bom dia. Meu namorado extraiu o ciso na terça feira, e ontem os pontos dele arrebentaram, ta um buraco agr, pq não havia sido cicatrizado ainda… O que ele deve fazer, isso é grave?

    1. Vanessa, em princípio pode. Talvez seja mais desconfortável, por causa da restrição da abertura de boca, dos pontos… se desse pra deixar pra depois, melhor. Mas proibido não é.

  85. Boa noite, eu extrai o siso dia 23/11, ainda estou com os pontos na boca, só vou tirar no sábado por conta da agenda do meu dentista, então a questão é: “posso consumir bebida alcoolica mesmo antes de tirar os pontos?”, eu não estou mais tomando nenhum tipo de medicação !

    Desde já muito obrigado 😉

        1. Obrigada, Edu. 🙂 Eu não classifico perguntas em idiotas ou não-idiotas, porque entendo que ninguém é obrigado a saber tudo. Então, pra mim, toda dúvida é válida e merece atenção. Abraço!

  86. Gostaria de saber se posso pintar os cabelos? Retirei um siso há 3 dias atrás e ele tinha raiz dupla, foi difícil a retirada e teve q retirar um pedacinho do osso. Aguardo sua resposta!

    1. Priscila, geralmente depois de 1 semana, mesmo. A cicatrização vai levar semanas, mas isso não impede a remoção dos pontos. Entre em contato com o seu dentista.

  87. Ola dra. boa noite, extrai os dentes 34 e 44 na quarta feira dia 18/11, hj sabado dia 21/11 posso transar sem muitos esforços? Uma transa de leve. Lembrando que nao estou sentindo NADA nenhum tipo de dor.

  88. Boa tarde doutora!

    Fiz a remoção dos 4 dentes do siso numa só cirurgia no dia 17/11, no primeiro dia sangrou muito, hoje já diminuiu bastante e estou um pouco incomodada pois os locais da extração estão um pouco inchados, isso é normal?

    1. Doutora, eu fiz uma operaçao recentemente, tive que colocar 8 pinos no maxilar, deu 15 pontos dentro da boca e durante o processo de recuperaçao eu fumei e os pontos supostamente abriram, estou com um buraco enorme na boca, o que eu devo fazer ?

    1. Pati, o ideal é remover os pontos com o dentista que fez a cirurgia, porque é uma oportunidade de reavaliação, pra ver se está tudo ok. Mas se não for possível, outro dentista pode remover, sim.

  89. Olá Dra.
    Fiz a extração de um dente na parte inferior hoje (3/11), e não houve indicações especiais por parte do dentista. Gostaria de saber quanto tempo devo aguardar até poder mover a boca para falar.

    Obrigada desde ja.

  90. Olá dra. Fiz extração dos sisos lado direito, o meu dentista me receitou por três dias ibuprofeno 600mg, somente por três dias, quando terminou os três dias comecei a sentir dores e latejar. Voltei a tomar, isso tem algum problema.? Ou só devo tomar o período que ele pediu?

  91. Oi, arranquei um dente ontem, 23/10 e hj 24/10 o ponto caiu sozinho, estou precupada, ontem repousei muito, tomei sorvete, hj so comi bolacha maizena no leite. Minha prima olhou pra mim, diz ela q esta normal, parece estar seladinho, nao sangra e diz ela q tem um pontinho preto no meio, o fio que caiu tem o tamanho de uns 2 ou 3 cm, to com medo de abrir, vou ficar so deitada e sem falar, tomando os remedios e so nos liquidos, evitar por enquanto pastosos. Era pra voltar em 7 dias tirar o ponto. Preciso voltar la por o ponto segunda? Desde já obrigada.

    1. Samantha, os pontos às vezes se soltam, mesmo… não precisa ficar tão preocupada a respeito. Se não dói, não sangra, etc., ok. Coma, você não pode ficar só à base de líquidos por dias, e evitar comer não vai ajudar em nada. Apenas evite alimentos muito duros e corte em pedaços menores. Em 7 dias, com pontos ou sem pontos, vá à consulta pra seu dentista avaliar como vai a cicatrização. Mas em princípio, não há necessidade de dar novos pontos.

  92. Olá, arranquei 1 dente (n° 27, 1 antes do siso) na sexta 16/10, não tive nenhuma dor, incômodo, inchaço, nada… Tomei o Cimelide certinho os 3 dias, mta água e sorvete. Posso voltar a treinar na segunda 19/10?

    1. Se não há dor nem sangramento ou outro sintoma importante, não é preciso fazer nada, Tiffany. Às vezes os pontos se soltam antes mesmo, sem nenhum prejuízo.

  93. Olá dra. Ana, depois de muito sofrer com as dores no meu siso superior esquerdo finalmente consegui extrair ele na quarta feira dia 14/10. Estava super nervosa mas foi super tranquilo, em 10 minutos o dentista arrancou e deu os pontos. Só estranhei ele não ter passado nenhum antibiótico, ele só passou dipirona caso eu sentisse dor. Está super tranquilo, não sinto nenhuma dor, não estou tomando nenhuma medicação, queria saber se posso beber bebida alcoólica, ainda estou com os pontos, hoje faz 3 dias que extrai.

    1. Queli, o dentista só prescreve antibiótico se houver algum motivo pra isso segundo o exame clínico e a anamnese (aquelas perguntas sobre sua saúde geral). Se você não estiver tomando nenhum remédio, pode beber.

  94. Olá Dra, fiz a extração de dois sisos na quinta-feira, os dois do lado esquerdo, um superior e um inferior. O processo todo foi bem rápido, não demorou mais do que 30 min.
    Porém, por eu ter uma boca muito pequena, a dentista disse q não conseguia dar o ponto (em baixo) e que por isso iria prender na minha bochecha, e q então não era para eu abrir muito a boca pra não forçar e estourar o ponto.
    Acontece que hoje, 3 dias após, minha bochecha está inchada por dentro e toda mastigada. Qualquer movimento q faço machuca a bochecha ao lado da incisão, falar, comer e até beber água está fazendo arder.
    Isso é normal? Demora para passar? O que posso fazer para amenizar?
    Não sinto dores no local da extração, apenas na bochecha e onde, acredito, ser o local q ela amarrou o ponto.

    1. Francine, quando o ponto é dado muito próximo à bochecha, isso acontece mesmo. E não há muito o que fazer, o problema só vai se resolver com a remoção do ponto. Procure usar um spray anestésico / antisséptico no local (como o Malvatricin), deve ajudar.

  95. Oi Dra!
    Tirei o siso superior direito no dia 2/10, foi uma cirurgia complicada, pois ele ainda não tinha nascido e estava coberto por osso, o dentista teve que tirar lascas do osso pra conseguir chegar ao meu dente. Eu tenho problemas na articulação e até uso plaquinha para dormir, e por ter ficado muitas horas de boca aberta eu estou com MUITAS dores! Hoje já não sinto mais dor por causa do dente, mas sinto muita dor na articulação, minha bochecha ainda está um pouco inchada e com um “calombo” duro e bem grande. Isso é normal?
    Outra pergunta, o dentista me receitou tylex para tomar, ele é bem forte, funciona muito bem mas eu me sinto muito mal, com náuseas, dor de estômago, tontura e algumas vezes minha pressão cai. Falei ao meu dentista mas ele falou que é normal sentir isso com o tylex.. É realmente normal?
    Obrigada!

    1. Giovanna, considerando a cirurgia e que você tem um problema articular conhecido, é esperado que haja dor. Quanto ao Tylex, ele pode causar esses efeitos colaterais sim, mas não é em toda pessoa… depende. Aí é questão de conversar com seu dentista e, talvez, trocar a medicação.

  96. Boa tarde! Arranquei os 2 sisos superiores na sexta dia 02/10, o dentista me falou que hoje eu já poderia voltar a fazer atividade física (corrida e musculação) e que se incomodasse eu deveria parar mas, estou com medo. Devo esperar até a retirada dos pontos ou posso voltar às práticas de forma mais leve?

    1. Amanda, isso varia de pessoa pra pessoa… mas não há proibição de qualwuer tipo de alimento. Apenas procure comer alimentos mais mornos e menos consistentes nos 3 primeiros dias.

      1. Boa tarde, Doutora.
        Extrai dois dentes na segunda passada. Minha extração não teve pontos, como faço para limpar o local? Reparei que entra comida, mas não consigo tirar, pois a extração foi na parte de cima.

  97. Irei efetuar a extração de 01 siso, na sexta-feira, e no sábado quero fazer escova progressiva no meu cabelo. Esse procedimento, irá afetar em algo na minha recuperação?

  98. Dra, eu extrai um dente hj (dia 2 de setembro), e queria quantos dias eu tenho que esperar pra ter relações sexuais com minha parceira (principalmente relação oral nela).

    1. Clara, não que seja proibido ter relação sexual, mas pelo menos sugiro que ele evite esforço físico. Quanto a beijos e sexo oral, não recomendo pelo menos por uns 3 ou 4 dias. O ideal, seria evitar tudo isso por 1 semana.

  99. Dra, é normal a gengiva no local da extração do dente ficar esbranquiçada? Estou no terceiro dia, sinto um desconforto leve e estou tomando os remédios que a dentista passou. Obrigado!

  100. Olá doutora!
    Extraí um segundo molar hoje e tenho medo de escovar os dentes e acabar machucando a ferida. Qual o melhor conselho?
    Tb sinto um pouco de dor no segundo molar de cima… é comum?
    Obrigado!

  101. Olá Dra,
    Eu estou para fazer uma mini cirurgia de extração do terceiro molar superior e inferior, e será nesta quarta feira, eu posso fazer um procedimento químico de descoloração e coloração dos fios no sábado ou domingo após o procedimento dentário ???

  102. Oi, Ana!
    Gostaria de saber em quanto tempo eu posso extrair outro dente.
    Faz 4 dias que eu exrtai um, e preciso extrair outro.
    Qual o intervalo de tempo de um pro outro?

    1. Vanessa, por uma questão de conforto pra você, pelo menos 1 semana. Dá pra remover os pontos de um e, na mesma sessão, já fazer a extração do outro.

    1. Tereza, depois de 15 dias você não deveria mais ter dores, pelo menos não fortes. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar, pode haver alguma complicação, como alveolite, por exemplo.

  103. Boa tarde drª, extrai um dente molar 1º inferior, deu um trabalho pois a raiz estava dificil de sair, mas conseguiu tirar, mas cutucou bastante a gengiva, gostaria de saber se posso pintar o cabelo faz 3 dias a extração.
    Obrigada.

  104. Ola doutora. Extrai 2 molares inferiores anteontem (04), o dentista não deu ponto. Estou sentindo dores e com inchaço. É normal? Em quanto tempo melhora? Obrigada pela atenção.

    1. Sandra, considerando que a extração é recente, é esperado que haja um pouco de dor e inchaço. Geralmente em 1 semana o paciente já está ok, embora varie de pessoa pra pessoa.

  105. Ola doutora, fiz 3 extraçoes dos molares superiores e o meu dentista falou que no dia seguinte eu ja posso usar uma prótese removível, mas eu tenho medo que o contato com a protese atrapalhe a cicatrizaçao da gengiva. O que vc recomenda?

    1. Quintana, se você remover a prótes epra higienizar, seu não vai comprometer a cicatrização. O uso de uma prótese imediata previne a perda de estrutura óssea no local das extrações, então não é obrigatório, mas é desejável.

    1. Dino, depende de como foi essa extração e de como está sendo o pós-operatório, mas no mínimo é preciso aguardar a remoção dos pontos, o que geralmente ocorre após 1 semana.

  106. Olá, doutora! Fiz a extração de 3 sisos há uma semana. Achei a recuperação bem tranquila nos primeiros dias, porém agora q já faz 7 dias desde que operei, estou sentindo muita dor e incômodo nos pontos! É normal? Achei estranho, pq pela lógica era pra dor diminuir com o passar dos dias, né?! E outra dúvida, a gengiva no lugar da extração apareceu um buraquinho, que fica agarrando comida. Esse buraquinho demora muito tempo pra desaparecer? Obrigada ?

    1. Daniela, às vezes ocorre essa “infamação tardia” que você relata, o que não significa que haja um problema, necessariamente. A gengiva pode levar semanas pra fechar, então é importante manter uma boa higienização até lá (e depois também, claro 😉 ).

  107. Olá, fiz a gengivoplastia na segunda feira e hoje (quinta feira) apareceu um coágulo preto de sangue em uma parte, é normal? Sangrou um pouco mas limpei com agua gelada e parou o sangramento, o que devo fazer?

  108. Boa tarde,
    Extrai um dente hoje, for super tranquila só que saindo de la corri pra pegar o onibus, tem algum problema? Nao corri muito. Ah e a minha dentista nao me deu atestado nenhum falou que é vida normal. Eu sou recepcionista e falo e atendo as pessoas, tem algum problema?

    1. Caroline, você não devia ter corrido, mas se está se sentindo bem, ok. Se sua dentista não recomendou repouso, é vida normal, mesmo. Se você achar que não dá pra trabalhar por alguma razão, converse com a sua dentista.

  109. Ola doutora, extrai o dente no dia 16/07 e até agora vai bem, nao sangrou muito, estou sem dor, e vou retirar os pontos daqui 4 dias, gostaria de saber se posso fumar pelo menos um cigarro, com gaze cobrindo o local, e escovando logo apos de eu fumar, porque eu não aguento maissssss kkkkk

    1. Moisés, como explico no texto, não aconselho. Fumar não é seguro em qualquer fase do pós-operatório, usar uma gaze ou escovar os dentes depois não ajuda em nada. Por sua conta e risco.

  110. Olá Doutora!
    Eu fiz um aumento de coroa clínica num molar na quarta de tarde (dia 15)… Na sexta de noite (dia 17) teria algum problema fazer chapinha no cabelo?
    Obrigada pela atenção!

  111. Doutora, eu extraí o siso superior direito às 14:30 (15/07/15) e até agora sinto gosto de sangue na boca e um pouquinho de sangue ainda sai… normal??

    1. Em princípio sim, Juliana. A extração não tem nem 24 horas, e pode sangrar um pouquinho de vez em quando, sim. Evite fazer bochechos e cuspir pra que os sangramentos parem. Tome água gelada (sem bochechar).

  112. Boa noite.
    Foi realizada uma extração no meu dente hoje, eu trabalho como pipoqueira, em um carrinho de pipoca na rua. Gostaria de saber com quantos dias posso retornar, levei pontos.

    1. Jac, depende muito do seu estado geral. Seu trabalho não exige grande esforço físico, mas seria bom evitar ficar no sol. Se você estiver bem, pode trabalhar, é mais questão de bom senso, mesmo.

  113. Extrai o dente do siso hoje, estou tomando a medicação que ela passou tudo certinho, mas esqueci de perguntar quanto tempo tenho que ficar sem sexo? Se eu estiver sem dor até amanhã a noite posso ter relação sexual sem problema?

    1. Cidia, não que seja proibido, mas o ideal é evitar esforço físico por pelo menos 1 semana (e a remoção dos pontos). E sexo oral, por enquanto, não.

  114. Ola dr(a), eu extrai o siso tem mais de uma semana, ja ate tirei os pontos, a recuperação ta sendo boa não doeu e nem sangrou, hj eu olhando no espelho verifiquei que apareceu uma carne meio marrom no local da extração, eu ate mexi achando que era resto de comida, mas depois vi que não é, o que vem a ser, sera que é esse o coagulo de sangue que falam que foi removido? Pq ate estou tendo cuidado, nao faço bochechos nem cuspo ao escovar os dentes.

    1. ALbert, provavelmente é o coágulo sim, isso quer dizer que ele está aí, o que é normal e esperado. Na ausência de sintomas importantes, acho que você não tem com o que se preocupar.

  115. Doutora, cá estou eu novamente com uma dúvida. Faço musculação de segunda a sexta e gostaria de saber depois de quantos dias poderei retornar normalmente aos treinos após a extração de um dente?

    1. Fernando, retorne aos poucos. Recomendo não fazer atividades físicas pelo menos por 1 semana, que é mais ou menos o prazo de remoção dos pontos.

  116. Boa Tarde Dra Ana,
    Olha eu aqui de novo, rsrs.
    Olha só, extraí 2 sisos dia 05/05 e ainda não tirei os pontos, porque fiquei com trismo. Tô muito triste pq parece que vou ficar pra sempre assim, sem conseguir abrir a boca direito. Queria saber o que posso fazer para curar esse trem e ainda assim não posso fazer esforço nenhum? E namorar posso? rs

    1. Aline, fique tranquila, você não vai ficar pra sempre assim… o trismo vai cedendo aos poucos. Faça compressas mornas e procure massagear levemente o rosto. Deve ajudar.

  117. Doutora, vou extrair um siso inferior numa quarta-feira. Gostaria de saber se posso ter atestado pra ficar de repouso na quinta e na sexta tbm, pois meu trabalho exige um certo esforço físico e tenho medo de complicações. O dentista pode ceder um atestado para quarta, quinta e sexta? É desnecessário? Isso depende do dentista ou da situação do pós-operatório?

    1. Fernando, se o dentista julgar necessário, pode fornecer o atestado para os 3 dias, sim. Converse com ele e deixe claro a necessidade de esforço físico no seu trabalho.

      1. Minha dentista disse que só devo voltar lá pra tirar os pontos 15 dias após a extração (sendo que só arranquei o inferior direito). Não é tempo demais?
        Outra coisa: amanhã já faz uma semana que o arranquei, mas continuo sentindo bastante dor, dor essa que se estende até o ouvido. Apesar de tomar anti-inflamatório e analgésico, o efeito dura muito pouco e logo volta o tormento. É normal?
        Mais pergunta hehe nesse sábado, 10 dias depois da operação, irei pra uma festa. Provavelmente beberei álcool e beijarei. Tem problema?
        Desculpa por esse tanto de perguntas. E, desde já, obrigada.

        1. Lia, depois de uma semana, geralmente, já dá pra remover os pontos. Mas se sua dentista agendou pra 15 dias, ok. A dor que você descreve me parece ser do pós-operatório mesmo, embora mais “chata”. Se você não estiver tomando nenhuma medicação na ocasião da festa, pode beber, sim… já beijar, eu não recomendo, ainda mais se você nem tirou os pontos ainda. Pode doer, seu hálito não vai estar assim tão bom, tem uma ferida aberta na sua boca… é um esforço e um risco desnecessário, digamos assim. Mas você é quem sabe.

  118. Olá doutora, eu arranquei o dente antes do juizo, pois quando o medico foi arrancar doeu muito, tinha um buraco, soh de relar doia, ele pos anestesia e nao parou a dor, ele tirou mesmo assim, após isso eu fui embora e fumei, hoje dormi o dia todo to com febre, um desanimo, o que posso fazer? Obrigado.

    1. Rodrigo, o que você pode fazer é seguir as recomendações pós-operatórias, entre elas NÃO FUMAR. Leia e siga as dicas que eu dou no texto.

    1. Danilo, é preciso evitar atividade física moderada / intensa pelo menos até a remoção dos pontos, o que, via de regra, leva 1 semana. Você pode comer normalmente, apenas evite alimentos muito duros e muito quentes.

  119. Boa tarde,

    Faz uma semana que removi dois sisos que não haviam nascido ainda.
    Amanhã vou tirar os pontos e gostaria de saber se já posso voltar a fazer academia, natação, futebol, beber e fumar (Narguile/Shisha).

    Obrigado.

    1. Alexandre, você pode ir retomando suas atividades físicas aos poucos, respeitando seus limites. Se você estiver bem, ok. Você pode consumir bebida alcoólica desde que não esteja tomando nenhuma medicação no momento. Quanto a fumar, não é seguro em nenhuma fase do pós-operatório.

  120. Olá Doutora, tudo bem?

    Preciso da sua ajuda, pois estou com muito medo de extrair meu siso. A cirurgia ocorrerá na quinta-feira à tarde, pois estou com uma infecção logo atrás do siso inferior esquerdo.
    Primeira pergunta: estas infecções são normais? Para tratá-la, minha dentista receitou Amoxicilina 500mg de 8h/8h e bochecho com água oxigenada. Estou apenas na terceira dose do antibiótico, então será que até quinta-feira a infecção já terá regredido o suficiente para fazer o procedimento de maneira a não contaminar o local?
    Segunda pergunta: Para antes da cirurgia, foi pedido que eu tomasse 2 comprimidos de Celestone de 2mg 1h antes do procedimento. Para que serve? Fiquei um pouco assustada quando eu li a bula. É um remédio um pouco forte, né?
    Terceira pergunta: Eu tenho muito medo de anestesia, pois todas as vezes que eu recebi anestesia no consultório odontológico, meu coração acelerou bastante e tive sudorese. Tenho medo que possa acontecer algo mais sério. Esse risco existe?
    Desculpe fazer tantas perguntas, mas é que eu realmente tenho muito medo do que pode acontecer neste procedimento. E o medo é algo incontrolável, uma vez que ele não é racional. E depois que eu me tornei mãe, há um ano e meio, eu fiquei ainda mais medrosa.
    Espero que a senhora possa me ajudar.
    Obrigada,
    Marina.

    1. Marina, vamos lá:

      1. Esse tipo de infecção se chama “pericoronarite”, e não é incomum que ocorra na gengiva em volta de um dente que está nascendo, principalmente pela dificuldade de higienização.

      2. É uma medida profilática, pra evitar que você tenha muito inchaço e dor no pós-operatório. Pode tomar tranquila.

      3. A taquicardia e a sudorese certamente tiveram fundo psicossomático, ou seja, foram resultado da ansiedade, e não reação a alguma substância contida na anestesia. Isso é bem comum. Chance de complicações sempre há, mas isso é muito raro, a anestesia local odontológica é muito segura.

      🙂

  121. Olá Doutora,
    Desculpe incomodá-la novamente, mas estou preocupado e com uma duvida. Resumindo: o meu dente do siso INFERIOR esquerdo estava inchando muito, mas não doía nada, apenas inchou. Fui no dentista, ele examinou, medicou amoxilina e me encaminhou para extrai-lo. Semanas depois o siso já estava normal, mas começou a inchar novamente, e no dia da extração, o dentista (sem falar nada) extraiu-o rapidamente, e quando fui me dar conta ele havia extraído o siso SUPERIOR direito, que não estava me dando trabalho algum… Agora (no 3º dia após a extração) o siso inferior continua inchando, e a medicação pós-operatória do siso superior não está surtindo efeito nele…
    Ele extraiu um dente errado? Ou necessitava de extrai-lo (mesmo ninguém comentando isso comigo)? O que eu posso fazer para amenizar o inchaço do meu siso inferior (relembrando, apenas incha, não dói, apesar de ser aparentemente um siso que precisa ser extraido, pq esta coberto pela gengiva).
    Perdoe-me o longo texto, doutora… Obrigado!

    1. Jeferson, quando um dente tem indicação de extração, o seu antagonista (o correspondente no arco oposto) pode ter indicação de extração, também. O principal motivo é simples: um dente sem seu antagonista não tem função alguma, não mastiga nada. Como o siso não é um dente importante do ponto de vista estético, me parece que o superior também deveria ser extraído. De qualquer forma, a urgência era o de baixo, né?! 😉 Enfim… agora é questão de extrair o de baixo também. Quanto ao inchaço, você pode fazer compressa fria nos primeiros 3 ou 4 dias e, depois disso, compressas mornas sobre o rosto, pra ajudar a acelerar a resolução do processo inflamatório, responsável pelo inchaço. Deve ajudar.

  122. Olá!! Estou no meu terceiro dia desde que extraí meu siso superior direito… Não fumei desde a extração, fiz todo o procedimento pós-operatório corretamente até o momento. Estou fazendo o uso de medicamentos segundo meu dentista passou, o local da extração não dói e apenas sangrou um pouco no primeiro dia. Gostaria de saber se já posso fumar, porque eu não aguento mais a vontade kkk.
    Obrigado desde já!

  123. Olá Doutora,

    Extrai os terceiros molares do lado direito ontem (23/04) as 10:00 horas. Não sinto dores e estou tomando os medicamentos certinhos.
    Posso fazer progressiva e escovar amanhã (25/04) pela manha?

  124. Olá dra. Eu arranquei um dente hoje, não está inchado e nem doendo, gostaria de saber se eu posso comer lanche com hambúrguer queijo e batata frita? Obrigada.

  125. Olá Dra, extraí ontem um dente por volta das 18 hras e estou até agora 5:30 DA MANHÃ COM SANGRAMENTO NA BOCA… OLHA EU NAO CUSPI, NAO FUMEI, NAO COMI NADA DURO E NAO BOCHECHEI COM AGUA… PQ TA SANGRANDO AINDA? SERÁ Q PODE SER PERIGOSO FICAR PERDENDO SANGUE ASSIM POR HRAS? MINHA PREOCUPAÇÃO É SÓ ESSA.

    1. Romulo, um pouco de sangramento pode ser até normal, muito sangramento é que não. Se não for muito sangramento e você não tiver nenhum problema de saúde como diabetes ou pressão alta, por exemplo, não se preocupe. O sangramento vai parar.

  126. Dra., faz 3 dias que extrai meu dente e ainda sinto dores (não muito, mas sinto), queria saber se isso é normal; e também a partir do 2 dia eu tava dormindo de lado (o lado aposto da extração), por acaso isso pode prejudicar no processo de cicatrização? Aguardo resposta, agradeço desde já.

        1. Inflamação é algo esperado no pós-operatório, Adilson, pois toda cicatrização envolve um processo inflamatório. As recomendações são as de sempre:

          1. Não fazer esforço físico.
          2. Não ingerir alimentos consistentes ou duros.
          3. Não ingerir alimentos e bebidas quentes. Prefira os mornos e frios.
          4. Não fumar.
          5. Não ingerir bebidas alcoólicas.
          6. Não fazer bochechos (a não ser quando indicado por seu dentista) ou cuspir.
          7. Higienizar o local.
          8. Tomar a medicação que seu dentista prescreveu, pelo tempo indicado por ele.
          9. Comparecer para remover os pontos.

  127. Olá,
    Extrai no dia 06/04/2015 e tirei os pontos hj dia 13/04/2015. Faz um semana! Gostaria de saber se posso fazer sexo, ou tenho que esperar mais dias?

  128. Olá, Dra. Eu nunca extrai nenhum dente e morro de medo só em pensar. Mas um dos 3° molares superiores quebrou e a dentista falou que preciso tirá-lo. Tenho uma preocupação porque tenho um bebê de 2 meses que só mama e me disseram que quando extrair o dente vou precisar passar pelo menos uma semana sem pegá-lo no colo. Não sei o que fazer, porque sou eu quem faz tudo pra ele. Isso é mesmo assim? Por favor, me oriente. Estou tão aflita. Obrigada! Ah… detalhe: meu bebê pesa mais ou menos 7kg.

    1. Que bebezão, Mara! 🙂 . Meu caçula tem 1 ano e 1 mês e “só” 9 kg. Bom, 7 kg é um pouco a mais do que você deveria carregar no pós-operatório, mas acho que é só questão de ter bom senso. Claro que você vai pode pegá-lo no colo, apenas respeite seus limites, não force nenhuma situação se você não estiver se sentindo bem.

  129. Olá, ja faz 4 dias desde que fiz uma operação dos dois lados da boca na parte de baixo para retirar gengiva que estava em cima dos dentes, o dr decidiu não dar pontos porque disse que voltaria sozinho, ai fiquei com dois buracos. Melhorou bastante ja, os buracos ja estão tampados, mas em alguns cantos tem tipo uma pele branca que fica na gengiva, mas não tem gosto ruim e nem cheiro. Escovo os dentes normalmente menos em cima do local operado. Você acha que isso é normal? Será que não posso comer uma coisa diferente tipo um miojo? Quanto tempo você acha que ja poderei comer normalmente? Obrigada.

    1. Luciano, sim, há problema… é preciso que o dente seja extraído por completo, coroa e raiz. Se não, mantém-se um foco de infecção no seu organismo. Procure um dentista pra resolver isso.

  130. Olá, ha 10 dias atrás arranquei dois dentes siso, a cirurgia foi tranquila, e não senti dor e nem estou sentindo. O local esta bem cicatrizado. Ai fui no dentista tirar o ponto, mas ele não pode me atender. Quero tirar os pontos logo, posso procurar outro dentista pra tirar ou devo esperar mais 5 dias pra ele tirar os pontos (ele nem olhou a minha boca só marcou pra semana que vem).

    Desde de já agradeço.

    1. Iana, o ideal é que seu dentista faça a remoção, até pra avaliar como vai o pós-operatório. Mas se ele não está disponível, você pode procurar uma Unidade de Saúde, por exemplo.

  131. Oi, doutora!

    Extraí o molar inferior no dia 29/03, e o local da extração ainda se encontra aberto, mas está aparentemente ok, sem inflamações, nem dores. Porém, o dentista não ponteou, e como eu mal podia falar depois da extração, acabei não perguntando o porquê. É normal não pontear?

    1. Não Vanessa, o padrão é dar pontos, até pra proteger o local do dente extraído, a ideia não é fechar o “buraco”. Mas se o seu dentista não julgou necessário, ok.

  132. Arranquei os 3º molares inferior e superior do lado direito hoje (27/03). Gostaria de saber qual a forma correta de fazer a higienização do local. Posso usar enxaguante bucal?

      1. Obrigada pela atenção, Dra. Ana
        Muito sucesso pra você, em todas as áreas da sua vida, que Deus lhe abençoe cada dia mais.
        Jesus te ama!
        Abraços!

          1. Amém por isso, pois tudo que fazemos tem que ser pra glória de Deus, e eu creio que é Ele quem tem lhe dado um novo ânimo a cada manhã e também creio que Ele vai te honrar, pois Deus se alegra com quem tem um coração doador.

  133. Olá Dra, extrai um dente hoje 25/03 às 14:30 e já são 16:30 e não para de sangrar, não sei que dente é esse, não precisou pontear também, com quanto tempo posso fazer esforço físico, sou atleta e preciso voltar o mais rápido possível, obrigado pela atenção.

    1. Emerson, não cuspa, não faça bochechos, tome água (sem bochechar), preferencialmente gelada. O sangramento deve diminuir e parar (se já não parou). Quanto ao esforço físico, é preciso evitar por pelo menos 1 semana.

  134. Olá Dra., fiz um aumento de coroa dentária em um dente pré-molar segunda-feira (23/03/2015), gostaria de saber se posso ir ao salão fazer mechas e escova no cabelo sexta-feira (27/03/2015) (4 dias após a cirurgia), os pontos serão retirados com uma semana pós-cirurgia…
    Atenciosamente…

  135. Olá, extraí um siso as 15h de uma terça feira, precisarei participar de um concurso muito importante de dança no sábado as 19h, farei um esforço mediano, tem problema?

      1. Dra. Ana, hoje fui ao dentista tirar os pontos, depois de uma semana da extração dos três dentes, 2 do siso do lado esquerdo e um outro molar, mas só pude tirar 2 dos pontos, ficou faltando tirar 1 que é o ponto do siso superior esquerdo porque eu não consigo ainda abrir minha boca totalmente, só parcialmente. É normal essa dificuldade para abrir a boca mesmo passado uma semana? Eu posso ficar mais de uma semana com ponto na boca?

        1. É comum que isso aconteça sim, Diego. Pode levar mais 1 ou 2 semanas pra você conseguir abrir a boca normalmente. Se não dá pra tirar o ponto, não tem problema, apenas procure higienizar bem o local.

  136. Boa noite dra. Comecei com uma dor na gengiva bem atras do siso inferior, mas aparentemente não havia infecção. Acontece que essa dor da gengiva se espalhava para todos os dentes inferiores me confundindo sem saber onde era a dor. A dentista radiografou e não encontrou nada de anormal nos dentes, mesmo assim abriu e mais uma vez não encontrou nada. Resolveu entao extrair o siso pra ver se melhoraria a dor, porem a raiz quebrou (uma só) e ficou la dentro. Agora a dor continua do mesmo jeito nos tecidos moles, e dificuldade para engolir do lado esquerdo, e estou encharcada de remedio pra dor. Não sei o que fazer.

    A dentista disse que nunca viu um caso assim, de começar com dor na gengiva e dor intensa como tem sido. E agora corro o risco dessa raiz que ficou estar “viva” e me matar mais ainda de dor? Ja viu algum caso assim de dor na gengiva que migra para os dentes? O que pode ser?

    1. Isso se chama “dor irradiada”, Selma… não é incomum. Significa que o que causa a dor não está no local que dói, e o grande desafio é determinar a origem dela. Parece que realmente não era o siso. Enfim… é preciso avaliar com critério, pra se obter um diagnóstico preciso.

  137. Boa tarde, Doutora!

    Extrai 1 siso faz 11 dias, já tirei os pontos e tudo ocorreu bem.

    Porém o buraco q fica está acumulando comida, o que está mais exposto eu consigo tirar escovando, mas tem uns resíduos brancos bem profundos que não saem de jeito nenhum, já tentei com jato de água na seringa, bochecho, cotonete… Não quero ficar mexendo pra não dar problema e fechar logo.

    Tem algum problema se eu não tirar esses resíduos? Com o crescimento da gengiva eles saem sozinhos?

    Obrigada.

    1. Talita, se esses resíduos não saem de forma alguma,provavelmente não são resíduos, mas apresentações da própria gengiva em cicatrização. Remova o que você conseguir, o que você não conseguir deixe como está. Aos poucos a gengiva vai fechando e o aspecto melhorando.

      1. Olá doutora, extrai o dente do ciso hoje dia 01/04/16 a dentista não deu pontos, a pergunta é: ela deixou uma gaze no local da extração, posso remove-la, tem algum risco ?

  138. Boas, eu arranquei um dente que estava incluso, tive de fazer uma pequena cirurgia, levei pontos, o que está a acontecer é que tenho uma linha dos pontos solta, o que devo fazer?

  139. Olá, doutora, no dia 27 de fevereiro extrai meu siso inferior, não sinto dores deliberadamente, mas se eu tocar com a língua ou algo do tipo sinto dolorido. Os pontos colocados pelo doutor que extraiu não estavam tão apertados e ao escovar os dentes os pontos caíram e agora encontra-se um buraco fundo e esbranquecido. Tem algum risco nessa situação que se encontra? Alguma infecção ou algo do gênero? Pois até o anti-inflamatorio também não ameniza a dor. Poderia me ajudar?

    1. Fran, se a dor não é espontânea e não há outros sintomas importantes, me parece que vai tudo bem… você tem a dor pós-operatória normal, esperada. O “buraco” na extração de sisos inferiores é grande mesmo, e ele vai levar algumas semanas pra fechar. Não acho que haja infecção, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

  140. Doutora, tenho uma dúvida mas não é sobre esse assunto…
    Ha alguns meses sempre que eu deitava de lado ( direito ) meu dente doia e ficava o dia todo doendo, mas depois parava.
    Ha umas semana atrás o ultimo dente ( nao tenho dente do siso ) quebrou um pedaço e sabe como é, nem fui no dentista na hora e acabei deixando pra lá, só que depois de uns dias começou uma dor INSUPORTÁVEL do meu lado inteiro do rosto ( que coincidiu com o dia que dormi virada do lado direito ) nao sabia se era esse meu dente que quebrou ou se era do siso que ia nascer… enfim, fui no dentista e no raio X descobri que nao tenho dente do siso e o motivo da dor era o dente que quebrou e que vai precisar de canal ( vou fazer amanha ), mas o problema é que quando eu deito do lado direito a dor piora 100x mais, é insuportavel. A dor até tinha parado, mas eu fui extrair um dente e na hora do dentista extrair ele apertou meu rosto e a dor nesse dente voltou o.O. Queria saber se tem relação a carie neste dente quebrado e a pressão que faz quando eu deito de lado na cama ( ou quando o dentista apertou meu rosto )? É normal a carie avançada causa esse tipo de dor?
    Ah, eu nunca tive essa dor antes, começou uns meses atrás.

    1. Bruna, provavelmente você tem um abscesso, que que é um processo inflamatório / infeccioso. A causa deve ter sido uma cárie que acabou atingindo o canal do dente, pela sua descrição. Nesse caso, a dor que você relata é esperada.

  141. Olá doutora… Ha três dias retirei um siso inferior… O local do dente não dói, só aquele conhecido incomodo, e estou tomando a medicação certinha, o problema e que minha garganta inflamou de um lado e até para engolir a saliva está difícil, mal estou me alimentado, como é terceiro dia só líquido, mas até isso está difícil… Estou dormindo sentada porque se deito acordo engasgada… Meu nariz também congestionou, tenho sinusite também e falei p dentista, ela disse tranquilo… Att Katia

    1. Os sintomas que você descreve não são incomuns, Katia. A dor de garganta e ao engolir são sintomas relativamente frequentes e, com a sinusite, tudo fica pior. Não acho que haja algum problema necessariamente, e sim um pós-operatório normal, embora um pouco mais “sofrido”.

  142. Tirei os pontos hoje, minha língua encheu de aftas, o que posso fazer para acabar com essas aftas ? E como fazer para deixar o buraco dos sisos limpos ? Como remover os alimentos dos buracos ?

    1. Maura, só evite pegar sol diretamente no rosto, usar um boné ou chapéu vai ajudar. Se você já removeu os pontos e se sente bem, em princípio já pode ter relações sexuais. Evite apenas sexo oral, por enquanto.

  143. Ola Doutora, boa tarde!

    Irei extrair um molar (não sei o nome, mas não é o siso, é o penúltimo dente eu acho) e voltarei pra casa de transporte público, tudo bem?
    Obrigada.

  144. Olá, Dra Ana.

    Fiz a operação do siso no dia 11/02/2015, tirei o siso esquerdo de baixo, porém meu rosto inchou demais, estou parecendo uma trakinas quadrada, o que eu poderia fazer para aliviar esse inchaço? Também sinto que meus pontos estão caindo sozinhos, sendo que na quinta dia 19/02/2015 irei retirar os pontos. E mais uma pergunta, quando posso fazer progressiva e pintar o cabelo?

    1. Talita, faça compressas mornas no rosto, isso ajuda a resolver o processo inflamatório, que é a causa do inchaço. Quanto aos pontos, se não houver sangramento, não há problema. Você pode fazer progressiva e pintar o cabelo já, se quiser.

  145. Eu arranquei um molar e levei um quadradinho para ajudar ao coagulo, e tenho pontos na gengiva.. Passaram 30h apos a cirurgia.. Não tenho a cara inchada, não tenho dores fortes, algumas dores mas suportáveis, tomo algo e passa.. Posso fumar ou tenho que esperar 48h? Ou quantos dias são indicados para uma situação de cicatrização normal ?

    Obrigado

    1. Tiago, fumar no pós-operatório nunca é seguro, então não há um prazo que eu possa sugerir. A cicatrização da gengiva leva semanas e, em nível ósseo, meses. Se você quiser fumar, é por sua conta e risco.

  146. Doutora, arranquei um dente quinta feira passada, pois a cárie estava muito profunda, hoje faz 4 dias que foi extraído e onde está o coagulo de sangue tem uma massa branca em cima… é normal? Eu só estou tomando liquido, entao não é resto de alimento. Outra pergunta, tenho um siso que está dentro da gengiva e só uma pequena parte exposta, quero saber se eu realmente preciso arrancar, nunca doeu e eu cuido dele muito bem para não cariar, to com medo de extrair e demorar a cicatrizar, pois começo minha faculdade próximo mês.

    1. Ane, podem ser apenas resíduos alimentares, ou a cor da própria gengiva em cicatrização. Quanto ao siso, pode haver indicação de extração sim, mas é preciso procurar um dentista pra avaliar, cada caso é um caso.

  147. Boa tarde!

    Gostaria de saber se é normal na hora da extração do molar sair juntamente com o dente um pedaço da gengiva. E se após 2 dias pode comer coisas mais sólidas.

    1. Lene, depende… pode ter sido necessária a remoção de alguma tecido gengival. Sim, depois de 2 dias você já pode comer coisas mais sólidas, se estiver se sentindo bem.

  148. Eu arranquei dois dentes segunda, em cima, um de cada lado, e queria saber se sábado posso ir na praia tranquilo, e se hoje já posso comer normal, não está doendo.

    1. Geraldo, pode sim, apenas evite tomar sol diretamente sobre o rosto, use um boné, já ajuda. E até remover os pontos, evite esforço físico. Quanto à alimentação, se você estiver se sentindo bem, pode comer coisas mais sólidas e quentes.

      1. Doutora, extrai meus 4 sisos hoje, e sinto os pontos do lado esquerdo, um na lingua e outro na gengiva, e normal sentir eles? Ta sangrando quase nada, apesar de ter sido feito hoje.

  149. Olá dra. Fiz um aumento de coroa na segunda feira dia 02/02/15. Ocorreu tudo bem, meu dentista me deu alguns avisos, porém não disse que eu não poderia cuspir. Resultado que descobri sozinha que toda vez que cuspia saia muito sangue. Mas na segunda feira msm percebi e parei. Não sinto dor e está tudo bem. Agora tenho uma dúvida, ele me disse que com 3 dias eu poderia voltar a treinar (acho pouco) e quarta que vem dia 11/02 está marcado minha consulta para colocação do bloco. Não é pouco tempo? Obrigada desde já.

    1. Patricia, você ainda tem pontos? Se tiver, o ideal é aguardar a remoção pra voltar a fazer exercícios. Se não, em princípio tudo bem. Pra colocação do bloco deve ser suficiente esse prazo.

  150. Olá Dra. Fiz a cirurgia do siso do lado direito no dia 27 do presente mês. O dentista me orientou a retirada dos pontos com 8 dias após a cirurgia.
    Bem, gostaria de saber com quanto tempo posso fazer uma progressiva capilar.
    Obrigada desde já.

    1. Linara, em princípio uma coisa não interfere na outra. O que poderia ser um problema é a questão do calor do secador, seria bom não expor o lado do rosto da extração ao calor direto. Mas depois de removidos os pontos já haverá uma boa cicatrização inicial, então creio que você não vai ter problemas.

  151. Olá dra. Ana!
    Bom, eu extraí dois sisos do lado esquerdo na quarta feira (28-01-15). E foi bem difícil, no inferior o dentista teve de cortar em vários pedaços. Eu gostava de saber se é normal ainda estar inchada e se já posso dormir virada para o lado da extração.

    Ainda tenho outra dúvida, nessa quarta feira também tirei os pontos da extracao dos sisos do lado direito que tinha feito a 15 dias. Já não tinha dores nenhumas mas depois de ter tirado os pontos fiquei com uma impressão e uma leve dor quando sorrio nesse lado. É normal? Visto que já passaram 17 dias desde a extracção.

    Obrigada e beijinhos!!

    1. Sua extração é bem recente, Catarina… o inchaço é esperado nessa fase. Se você se estiver se sentindo bem, pode dormir virada para o lado da extração, sim. O desconforto que você sente do outro lado também é normal, você já estava habituada à presença dos pontos e a remoção deles alterou a elasticidade da mucosa. É uma sensação passageira.

  152. Olá, eu extrai meu pré-molar no dia 24/01. Foi super tranquilo, não doeu, sangrou um pouco depois, mas o gosto de sangue passou no dia seguinte mesmo e a minha dentista disse que foi tudo super tranquilo. Ela me deu algumas recomendações (morder a gaze, evitar esforço, algo sobre não beber de canudo, não cuspir) mas eu achei que ficou faltando muita coisa e acabei cometendo alguns erros no pós-operatório (mexi no local, escovei o dente muito perto, até acabei passando a escova no local). Ontem mesmo notei que o local está com uma camada branca, com um aspecto bem feio e hoje parece que tá “aumentando”. Ela me deu pontos e não tá doendo, nem sangrando, nem nada. Só estou com mau hálito (que não resolve escovando os dentes), e com uma aparência meio feia. To com muito medo de ser inicio de infecção. Por favor, me ajuda! Como sei que tenho uma infecção?
    Desde já grata! 😀

    1. Yasmim, infecção geralmente dói MUITO. O aspecto feio e o mau hálito são sintomas relativamente comuns no pós-operatório, então me parece que você não tem infecção.

      1. Tirei os pontos hoje da extração do siso. Retirei os dentes na segunda e os pontos na sexta. O meu dentista comentou que o “buraco” ainda estava bem aberto. Sangrou e doeu levemente ao retirar os pontos. Acontece que assim que cheguei em casa me espantei com o tamanho do buraco… Está bem aberto e existem alguns gânglios perto do local da retirada. Dentro desse buraço há umas “peles” brancas. Só está dolorido, mas a noite ele começa a latejar. Quando isso acontece sinto uma dor forte no ouvido perto do dente. Ainda estou tomando remédio para dor e antibiótico. Porém quando passa o efeito do analgésico, logo sinto dor. Pode ser uma complicação?

        1. Não me parece, Mariana. Seu relato é compatível com um pós-operatório normal. Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista e, se achar que realmente há algo errado, entre em contato com ele.

  153. Olá dra. Eu extrai dois dentes de siso na quarta, dia 21/01/2015… Estou tomando antibióticos e anti-inflamatórios, a cicatrização parece estar indo bem, tô com um leve inchaço na parte inferior da boca, eu queria saber se no dia 24, que completaria 4 dias de cicatrização se eu poderia fazer sexo, ou alguma atividade física leve?

    1. Olá. Retirei os dois sisos do lado direito hoje de manhã. Não estou conseguindo abrir a boca e está um pouco dolorido no local dos pontos. Como eu vou escovar os dentes se não consigo abrir a boca para “entrar” com a escova? E o que eu faço com os pontos? Não consigo abrir a boca para higienizar com um cotonete umedecido… Em quanto tempo mais ou menos vou conseguir abrir a boca? Existe uma posição “ideal” para dormir após a extração ?

      1. Mariana, a dificuldade de abrir a boca não é incomum nessa fase, e realmente atrapalha bastante na higienização. Não há muito o que fazer com relação a isso, já que o acesso está dificultado, então, use um enxaguante bucal, mas NÃO FAÇA BOCHECHO e não cuspa depois (deixe o enxaguante cair na pia, mas sem expulsá-lo fazendo movimento de cuspir), apenas deixe que o líquido entre em contato com o local da cirurgia por uns 2 minutos. Isso ajuda a controlar a proliferação bacteriana até que você consiga higienizar melhor. A posição mais confortável pra dormir é com 2 travesseiros, não deixando a cabeça no mesmo nível que o corpo. Isso diminui o fluxo sanguíneo na cabeça, o que evita sangramentos e deixa os sintomas inflamatórios mais amenos.

  154. Extrai o siso ontem e tenho sentido muita dor no céu da boca (no local que foi dada a anestesia), que não é amenizada com os analgésicos. Será que algum nervo foi lesionado?

  155. Ola, queria saber se posso comer por exemplo sorvete… faz 4 horas q extrai o siso e ta saindo sangue, ainda posso comer sorvete mesmo sangrando ou tenho q esperar parar?

  156. Olá Dra., extrai o dente de número 36 as 18:00 em ponto do dia 19/01/2015, dia 24 tenho uma pequena viagem de moto com duração de 30 a 40 minutos (ida as 16:00 horas, o sol já vai está baixando aqui) no máximo, tem algum problema ?
    Pra tirar os pontos foi marcado pro dia 27/01.

  157. Olá !
    Bom… Eu usei aparelho durante uns 3 anos e ao final do tratamento eu não fiquei satisfeita, pois tenho dentes muito grandes. A dentista me disse q para resolver isso só a remoção de 4 dentes. Eu não sei o q faço, pq tenho medo dessa remoção prejudicar minha saúde… Será q só a remoção dos dentes pode resolver meu problema ?

    1. Marcela, pelo que entendi você deve ter os dentes mais projetados pra frente, e isso se deve à falta de espaço, que pode ser por causa de dentes grandes mesmo ou por ter um arco dentário pequeno. Nesse caso, é preciso abrir espaço, e a forma mais óbvia de se fazer isso é extraindo dentes… acho que resolveria o seu problema, sim. A extração de dentes por motivo ortodôntico é muito comum, pode ficar tranquila, isso não prejudica em nada a sua saúde.

    2. Boa tarde,

      Eu extrai o dente do siso e meu dentista não deu ponto, isso e normal, pois sinto um gosto ruim na boca, não tem risco de reter alimento no local que extraiu o dente?

      Qual medidas devo tomar para manter o local da extração sempre limpo?

      1. O ideal é dar pontos, Alex… mas se o seu dentista não julgou necessário, ok. Limpe apenas superficialmente, com um cotonete umedecido, por exemplo. Depois de pelo menos 3 dias da extração, você pode borrifar o local com uma seringa (sem agulha) e água.

  158. Olá, gostaria de uma ajuda da Dra., extrai dois dentes caninos sendo um de leite e outro incluso no céu da boca, isso foi 5f dia 14/01, a intenção era puxar o do céu da boca pro lugar, só que teve umas complicações ai decidimos pela extração dos dois e depois será feito implante… mas enfim, 6 pontos, e gostaria de saber, posso curtir sol a partir de que dia? E a ultima, poderia sair pra dançar, claro sem beber no dia 19/01? E que não quero fazer besteira. Obrigada e no aguardo.

    1. Michele, o ideal é aguardar pelo menos a remoção dos pontos, o que ocorre geralmente depois de 1 semana. Se você for pegar sol, sugiro que proteja o rosto e use um boné / chapéu. Quanto a dançar, depende, eu evitaria lugares abafados e muito esforço físico. É questão de bom senso, mesmo.

  159. Ola, eu fui pescar sim, fiz tudo conforme vc falou, usei bone, remei de boa, passei protetor e foi tudo certinho, ateh peguei peixe kkk. Terca tirei os pontos, estava um pouquinho inflamado, mas tudo certo, estou bem, muito obrigado.

  160. Dra. Ana, vou extrair um dente na sexta-feira (16/01), contudo, aqui no Rio de Janeiro está um calor de 40º e algumas pessoas me disseram que não é bom extrair dente com altas temperaturas porque pode ocorrer hemorragias. Sendo assim, gostaria de saber se existe algum problema em extrair o dente nesse calor ou posso fazer a cirurgia sem problemas? Obrigada!

    1. Pode sim, Glaucia. Realmente o calor não favorece o pós-operatório, mas basta que você procure não se expor ao sol ou a ambientes abafados. E tome bastante sorvete. 🙂

  161. Ola tudo bem, primeiro queria dar o parabéns pelo site que me ajudou muito, pq tenho muito medo de dentista… Segundo queria falar que tirei o dente do siso e foi muito tranquilo, não senti nada… agora vem minha pergunta, tirei um dente do siso na parte de baixo do lado direito, o dente jah tinha nascido, tudo certo, soh que ele quebrou um pedaço e tive que extrair, foi tudo tranquilo, em vinte minutos sai do dentista, deu ponto tudo certo… extrai o dente na terça e domingo agora vou pescar de barco só que vou pegar um pouco de sol da manhã, das 7 até umas 11 horas, e remar devagar… minha boca ta tranquila, nao doi, nao sangra, soh umas dorzinhas de vez em quando bem de leve, os pontos estao firmes, queria saber se eu for devagar se tem algum problema? Muito obrigado e parabéns de novo.

    1. William, já é domingo à noite e só agora vi sua pergunta. Não sei se você foi pescar ou não, mas de qualquer forma: nesse caso o ideal seria pelo menos usar um boné pra não tomar sol no rosto de forma direta. E quanto a remar, não que seja proibido, mas teria que ser de leve, mesmo.

  162. Olahh… fiz duas cirurgias para retirar um siso… ja tem uns 3 meses… só que onde retirou tem uma pele branca… as vezes fica dolorido.
    Isso é normal???

    1. Em princípio, é sim, Anna. A gengiva em cicatrização às vezes fica com a cor alterada. Na ausência de outros sintomas relevantes, creio que está tudo ok.

    1. Raquel, você pode usar um cotonete umedecido pra remover resíduos superficiais de comida. Apenas não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, ok?! Passados 3 ou 4 dias das extrações, você pode borrifar os locais com uma seringa e água.

  163. Boa tarde, arranquei o siso ontem e fiquei muito impressionada por tirar dois dentes (o siso estava na raiz do outro), não sinto dor além do fato de não conseguir abrir a boca e já parou se sangrar. Estou tomando amoxilina e advil, mas ontem tive um pouco de febre, é normal? Obrigada.

  164. Boa noite Dra.,
    Gostaria de tirar uma duvida, extrai um dente hoje e levei pontos, o local está bem dolorido ainda, dor da agulha da anestesia e sangrando, que é normal para o primeiro dia, mas gostaria de saber se devo escovar os dentes hoje normalmente, e se ficar resíduo de pasta nos pontos como faço para enxaguar a boca, já que não posso bochechar?

    Desde já agradeço a atenção.

    1. Samara, escove os dentes ao lado do local da extração normalmente, não há problema de ficar um pouco de resíduo da pasta de dentes. Depois de 72 horas você já pode fazer bochechos leves e enxaguar a boca. Se achar necessário, use um cotonete úmido pra limpar a área dos pontos superficialmente (sem introduzir o cotonete em nenhum “buraco”, ok?!).

  165. Olá Doutora, arranquei o primeiro molar recentemente, queria saber uma coisa que escutei por aí, que se arranco um dente os dentes do lado dele podem cariar mais facilmente. Isso é verdade? Ou com a escovação correta posso evitar essa desgraça com os outros dentes?
    Outra dúvida. No lugar do dente arrancado, me parece que ficou um excesso de gengiva, sei lá, tipo sinto uma gengiva a mais cobrindo os dentes adjacentes.
    Faz 7 dias que operei. Essa gengiva extra vai sair?

    1. Ana, não, o fato de extrair um dente não deixa os dentes ao lado dele mais propensos a ter cárie, uma coisa não tem nada a ver com a outra. É só escovar direitinho. Quanto à gengiva excedente, considerando a cirurgia recente, é algo que pode acontecer. O local ainda está na fase inicial de cicatrização, a gengiva certamente vai voltar ao normal com o tempo.

  166. Ana, é uma afirmação. Meu dentista disse que os pontos que ele colocou caem sozinhos. E já que você disse que não aconselha eu jogar, então, com quanto tempo vou poder voltar a jogar futebol?

    1. Marcos, eu sempre aconselho 2 coisas: 1. voltar aos poucos à atividade física e 2. fazer isso após a remoção dos pontos. Mas me parece que não haverá remoção dos pontos, no seu caso… o que é bem estranho, a não ser que seu dentista tenha usado pontos absorvíveis, o que é incomum em cirurgias bucais. Os pontos comuns não são feitos pra cair sozinhos, mas pra serem removidos. Sobre o futebol, você pode levar uma bolada, uma cotovelada… eu acho que você teria que aguardar no mínimo umas 2 semanas, isso se você estiver se sentindo bem, sem nenhuma complicação.

  167. Olá. Tenho 15 anos e fiz uma extração de um dente no dia 17/12 e vou jogar futebol no dia 23/12, 6 dias depois, 7 se contar com o dia que fiz a extração. Algum problema eu jogar futebol nesse dia? Ah, e se fizer alguma diferença, segundo meu dentista, os pontos que ele colocou caem sozinhos.

    1. Não aconselho, Marcos. Sua cirurgia ainda é muito recente, pode haver inchaço, dor, sangramento. Não entendi se você está me perguntando ou afirmando que os pontos caem sozinhos. Se for uma pergunta, a resposta é não: os pontos devem ser removidos pelo dentista.

  168. Olá Ana,

    Li várias e várias das perguntas acima (ou abaixo), mas mesmo assim queria perguntar. Tirei 2 sisos do lado direito e um no superior esquerdo. No lado esquerdo, aconteceu nada, nem inchou. No lado direito, embaixo, doeu mais, porque o siso estava “deitado”, o dentista teve de fazer um corte e serrar ao meio o dente. Enfim, tirei os pontos no 7° dia pós-cirurgia (8º se contar o dia da cirurgia), tá tudo ok, aparentemente, mas parece que a parte superior interna da bochecha ainda está “grudada” no dente inferior próximo onde foi feita a cirurgia. E a região está esbranquiçada. Li num dos comentários acima que isso talvez seja tecido ósseo em formação… procede? E parece que aquela região “grudada” não vai abrir mais… agonia.
    1 – por que ainda está “grudado”?
    2 – a assistente do dentista, que foi quem tirou os pontos, disse (mas só disse depois de eu perguntar, não estava na descrição do pós-operatório) que eu só poderia fazer exercício físico (academia) 15 dias após a cirurgia. Não fiz exercício de nada até hoje. Queria ir pra academia já no domingo, mas agora estou com medo. O que pode acontecer se eu fizer exercício pesado? E são mesmo 15 dias após para poder fazer exercício (sim, eu sei, cada caso é um caso, mas tem uma média…)?

    Obrigado,
    Gostei do site!

    1. Ciro, sua cirurgia é recente, o local ainda está em cicatrização, então essa sensação de “bochecha grudada” pode ocorrer. A não ser que tenha ficado algum pontinho sem remover, às vezes acontece, também. Não aconselho que você faça atividade física pesada agora, você até pode ir pra academia, mas retome os exercícios aos poucos, sem exceder seus limites. Depois de 15 dias é mais provável que não haja problemas em treinar pesado.

  169. Boa tarde, Drª Ana Tokus.

    Extraí a raiz do primeiro pré molar ontem (13/12/14), ao meio- dia.
    O meu dentista recomendou não tomar sol, não fazer esforço físico, etc… Mas ele não receitou nenhum medicamento. Mesmo eu não estando sentindo nada, eu deveria tomar algum medicamento?

  170. Ola, extrai 4 dentes, dois de cada lado no dia 11. No mesmo dia comi comiX sem mastigar, no dia seguinte comi um lanche do mc donalds e bebi suco no canudinho, pois nao sabia que nao podia, cheguei em casa fui ver se estava tudo bem e vi que tinha salada nos meus pontos, com a ajuda de um palito tirei com muita cautela, nao doeu e nao esta doendo, mas estou com muito medo, como posso saber se esta tudo bem ? Como faco pra saber se o coagulo esta aqui?

  171. Ola Dra. Fiz extração de um dente ontem, e hoje o local da extração esta com algumas manchas brancas. É para me preocupar, ou é normal da cicatrização?
    Obrigada!

    1. Na ausência de outros sintomas importantes, certamente é apenas um aspecto “diferente” da gengiva em cicatrização, Barbara. Acho que você não precisa se preocupar.

  172. Bom dia! Fiz extração de 3 sisos ha seis dias atrás. Os superiores não senti nada de dor e está tranquilo, mas o inferior esquerdo sinto uma dor como se fosse uma sensibilidade, uma dor que vai e volta e não é muito forte, e por esse motivo acho que não seja alveolite, que ouvi dizer que dói muito. Amanhã tenho que ir retirar os pontos, mas minha dúvida é: está normal ainda sentir essa dorzinha incômoda? É normal ainda ter um buraco no local da extração?

  173. Olá! Extrai um molar dia 1 de dezembro. Era um canal, a obturação se quebrou e o dente infeccionou. Já faz 5 dias e dói muito. O dentista fez uns pontos que não fecharam o buraco, acho que o dentista apertou muito e acabou rasgando minha gengiva e assim os pontos saíram. Mas o que esta me preocupando é que o buraco está aberto e é enorme, e assim está com um mau cheiro terrível, estou constrangida. Quanto tempo esse buraco demora pra se fechar? Como posso higienizar este local? Obrigada!

    1. Carolina, os pontos, em extrações dentárias, não servem pra fechar o “buraco”, mesmo… a ideia é fazer uma “rede de proteção”. A cicatrização gengival ocorre de forma diferente da nossa pele, a cicatrização é por segunda intenção, “de dentro pra fora”, digamos assim. Então o dentista nunca fecha a gengiva, o alvéolo se cicatriza aberto, mesmo. Claro que, dessa forma, é mais difícil de limpar, pois podem entrar resíduos alimentares, então a higienização precisa ser criteriosa. Você pode usar uma seringa (sem agulha) com água e borrifar o local, ou usar um cotonete umedecido e limpar a superfície – sem introduzir o cotonete em nenhuma reentrância – da gengiva. O mau cheiro tem a ver com a proliferação de bactérias anaerobias, características dessa fase de pós-operatório. A gengiva vai levar algumas semanas pra se fechar por completo.

  174. Olá, fiz uma extração de dente há uns 25 dias atrás e até hoje não tive como ir tirar os pontos, gostaria de saber se tem algum problema na demora para retira-los? Desde já, grata!

        1. Bom, já é “depois de amanhã” 😉 , mas em princípio, você poderia ir à festa, desde que não ingerisse bebida alcoólica (em caso de ainda estar tomando alguma medicação).

  175. Olá, resolvi refazer a minha pergunta, de um jeito que vc compreendesse melhor, foi tirado meus dois dentes sisos no dia 02/11, a minha duvida e como higienizar o local que foi retirado o dente, ainda não higienizei o local desde o dia que foi retirado os dentes, pois não sei como fazer e tenho muito medo de machucar. Por favor me diz como se faz pra higienizar o local sem machucar antes e após a retirada dos pontos.
    Obrigada.

    1. Alane, você não vai conseguir escovar diretamente a gengiva no local de onde os dentes foram removidos, mas pode usar a escova pra limpar até os dentes ao lado. No local, use um cotonete umedecido pra remover resíduos apenas superficiais, não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, ok?! Com o passar dos dias – e principalmente com a remoção dos pontos – a higienização vai ficar bem mais fácil.

  176. Ola Bom Dia, fiz uma extração em um dos meus dentes de mastigar, tem 1 dia, ele ficou sangrando o dia e noite inteira, hj meio q parou de sangrar, so que na area do dente esta meio como se o sangue estivesse bem escuro ja lavei, limpei e nada, é normal?

    1. Rafael, o “sangue escuro” é o coágulo, um tecido cicatricial inicial que se forma no “buraco” onde o dente estava. NÃO O REMOVA, é pra ele ficar exatamente onde está. Removê-lo só vai causar mais sangramento e aumentar a possibilidade de uma alveolite.

  177. Olá, eu extrai um dente na sexta e no domingo inchou muito e estourou um ponto. Fui até o dentista ontem, segunda, e ela disse que estava normal e tinha um esbranquiçado, mas seria da propria cicatrização e ela tirou os pontos, pois seria só pra segurar o coagulo de sangue dos primeiros dias. Porem hoje, terca, aquela bolinha que tava dentro caiu, e agr nao tem nada protegendo, esta totalmente oco e doendo e estou preocupada, o que devo fazer? É normal?

  178. Dra.

    Sendo muito sincera, tenho muito medo de dentista (não sei exatamente porque, mas enfim…) Fui a alguns profissionais que insistiam em arrancar meus sisos e fugi de todos, mas agora estou sentindo dor a ponto de sentir muita dor de cabeça, queria saber se realmente é necessário arrancar os sisos ou posso tratá-los, ou não vale a pena?

    Aguardo.

    1. Priscila, nem todo siso tem indicação de extração. Os seus, pelos sintomas que você relata, parece que têm. Qual a situação? Eles nasceram ou não? Estão cariados? A gengiva inflama em volta deles de forma recorrente?

  179. Arranquei dois sisos faz uma semana, mas minha dentista está em um congresso e só vai poder retirá-los na próxima semana. Tem problema remover os pontos depois de 15 dias?

  180. Olá, boa tarde…
    Extrai um dente ha 2 dias e a dentista ponteou, tenho q ir tirar os pontos segunda-feira (01). Tenho um festa para ir na sexta. posso consumir bebida q tenha alcool? Se nao, quando posso?

  181. Olá, extrai os 2 do lado esquerdo na sexta-feira 21/11, chega a noite tenho muita dor no maxilar e na região do queixo, a anestesia parece que não passou, fica formigando. Senti também um pouquinho de dor nos outros dentes é normal?

    1. Leide, todos os sintomas que você relata são comuns no pós-operatório. No período da noite ficamos mais deitados, o que aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e os sintomas inflamatórios (normais nessa fase). O formigamento é uma pequena parestesia, pode levar algumas semanas pra isso se resolver. A dor nos outros dentes também é comum, principalmente nos dentes bem ao lado dos extraídos, pois muitas vezes eles recebem muita força durante a extração.