Arranquei um dente, posso…?

Depois de uma extração dentária, alguns cuidados são necessários. O básico é o seguinte:

  1. Não fazer esforço físico.
  2. Não ingerir alimentos consistentes ou duros.
  3. Não ingerir alimentos e bebidas quentes. Prefira os mornos e frios.
  4. Não fumar.
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas.
  6. Não fazer bochechos (a não ser quando indicado por seu dentista) ou cuspir.
  7. Higienizar o local.
  8. Tomar a medicação que seu dentista prescreveu, pelo tempo indicado por ele.
  9. Comparecer para remover os pontos.

Cumprindo à risca a listinha acima, dificilmente haverá algo com o que se preocupar. Porém, não é todo paciente que leva à sério todas essas recomendações. Alguns quesitos da lista (e suas variações) são recorrentemente ignorados. Perguntas que mais escuto por aí:

Arranquei um dente, posso fazer sexo?

Hoje, não. Sexo demanda esforço físico, e esforço físico deve ser evitado (item 1). Por mais que você prometa que não vai se exceder e que a “atividade” será leve, não há como garantir isso no meio da empolgação. E sexo oral? Fazer, não pode… receber, não é da minha conta ;). Qualquer movimento que exija o ato de sucção por sua parte é contra-indicado depois de uma extração dentária. Isso porque se forma um pequeno coágulo dentro do buraco onde o dente estava (alvéolo), com função de proteger o local e favorecer a cicatrização. Fazer bochechos, cuspir ou chupar QUALQUER COISA pode remover esse coágulo e causar sangramento.

Proibido fazer sexo

Sossegue o facho por uns dias, ok?!

Arranquei um dente, posso beber?

Não. Bebidas alcoólicas interferem e interajem com a medicação que o seu dentista prescreveu. Se você quer que os analgésicos e/ou antibióticos que você está tomando façam efeito, melhor deixar a cervejinha pra outra hora.

Proibido beber

Arranquei um dente, posso tomar café ou chimarrão?

Não aconselho. Nada contra esse tipo de bebida… o problema não está na ingestão em si, mas na temperatura em que esses líquidos são consumidos, geralmente muito quentes. Prefira bebidas (não-alcoólicas) frias ou geladas.

Arranquei um dente, posso fumar?

Não. Nem unzinho? Não. O movimento de puxar a fumaça (assim como o de bochechar, chupar e cuspir) cria uma pressão negativa dentro da boca que prejudica a manutenção do coágulo (a “rolha” que protege o alvéolo). Também, o calor da fumaça pode potencializar o processo inflamatório. Por fim, quem fuma corre muito mais risco de desenvolver uma alveolite, que é a inflamação / infecção do alvéolo. A alveolite pode começar uns 2 dias depois da cirurgia, dói muito e dura de 1 semana a 10 dias. Vai arriscar?

Proibido fumar

Arranquei um dente, posso tirar os pontos sozinho?

Não, procure o seu dentista. A consulta para remoção de sutura serve também para que o dentista avalie a cicatrização e verifique se está tudo bem com você. Também, pra ver se é preciso alguma intervenção da parte dele. E convenhamos: aquela tesoura que você usa pra cortar os pêlos do nariz não é lá um instrumento muito adequado pra isso, né?!

Essas são as dúvidas mais comuns, mas existem muitas outras. Se a sua dúvida ainda não foi esclarecida, use os comentários pra perguntar! E lembre-se: a maioria das complicações após extrações dentárias têm a ver com excessos por parte do paciente. Portanto, siga sempre as orientações do seu cirurgião-dentista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: ,

1178

  1. Bom dia
    Adorei o post. Bem explicadinho!! É bom saber ne?? Algumas duvidas (kkk) tirei aqui!!! Mais facil que perguntar pro dentista kkkk. Obrigada!!!

  2. Já passei um sufoco quando uma paciente de 63 anos perguntou se podia fazer sexo depois da extração!!!!!!! Ela ficou muito chateada e falou: “ah… se soubesse não tinha extraído”. E a minha cara de pasma? Fiquei sem palavras.

    • Ahhauuahha! Reações que a gente nunca imagina… PARABÉNS, HEIN TIA! :D

  3. Olá, quanto tempo preciso ficar sem fazer exercícios físicos após a extração?

    • Oi, depende da extração, mas eu costumo recomendar 1 semana sem fazer grandes esforços físicos.

  4. Fazem 48 horas que tirei os sisos, preciso fumarrrr urgentemente e tomar coca cola tbm… pelo menos a coca eu posso beber? aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa naum aguento mais.

    • Luiz, pode beber a Coca, sim! Bem gelada! ;)

      O cigarro é mais complicado… porque aumenta o risco de uma alveolite. Por sua conta e risco.

      • Extrai um dente sexta pela manha, hj ja eh domingo, na segunda posso malhar normal?

        • Sugiro que não, Jesse. Seria bom aguardar a remoção dos pontos e pelo menos uma semana pra voltar com suas atividades normais.

  5. Quanto tempo posso tirar os pontos do dente?

    • Nubia, depende da recomendação do seu dentista. Mas, geralmente, 1 semana.

  6. Tirei meu siso ontem dia 3 d abril sera q posso beber sexta no feriado ,pois a extracao foi simples e nao tenho dor muito menos sangramento ..?

    • Celia, “simples” ou não, continua sendo uma extração. Não recomendo, pois a bebida pode interferir com a medicação que você deve estar tomando.

  7. Muito bom o post mas acho que não vou aguentar ficar uma semana sem exercício físicos. Fiz extração dos 3 dentes do ciso ontem (sexta-feira). Quando posso fazer caminhadas de uma hora leve? Não quero passar a semana sem exercícios.

    • Nataly, pode caminhar LEVEMENTE tranquila, apenas não exerça nenhuma atividade que demande realmente esforço. E evite o sol forte.

      • Muito obrigada pela resposta e atenção!

  8. Ola arranquei um dente há 2 dias, quando irei poder fumar? Só quando retirar os pontos ou uns 5 dias ta bom?

    • Short, o ideal é pelo menos 1 semana… na verdade, enquanto o local da cirurgia estiver cicatrizando, sempre há a possíbilidade de alguma complicação pelo uso do cigarro.

      • Ô imbecil, tá td bem explicadinho, se quer fumar fume infeliz, vais morrer podre mesmo, aff

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Arraquei o dente do ciso quinta feira passada e hoje terça feira estou sentindo um dorzinha que não estava sentido, olhei no espelho e vi um buraco, eu acho que os pontos abriu. Será que eu tenho que ir no dentista colocar os pontos de novo? Para cicatrizar.

    • Marcia, os pontos em extrações dentárias nem sempre têm a finalidade de unir dois segmentos de tecido, muitas vezes eles estão lá para formar uma “rede de proteção” para o alvéolo, o “buraco” onde estava o dente. Ainda, a cicatrização se dá de dentro para fora, diferentemente da pele, e esse buraco que você vê deve ficar assim mais um tempo ainda. De qualquer forma, se a dor aumentar ou se você perceber alguma coisa estranha (inchaço, febre, etc.) procure seu dentista para que ele lhe oriente a respeito.

  10. Ola, fiz 2 extracao quarta, nao aquento mais ficar sem fumar… e sabado tem uma baladinha, sera que posso ir na balada e beber uma cervejinha?

    • Aline, é aquela história: você pode fumar… mas NÃO DEVE. Existe uma possibilidade real de você desenvolver uma alveolite (a inflamação do alvéolo, o “buraco” onde estava o dente). Ainda, bebidas alcoólicas podem interferir com a medicação que você deve estar tomando. Eu não recomendo, mas a escolha é sua.

      • Ola meu nome e Hendrie e tirei meu dente do ciso aos 14 anos dia 19/07/2012 e estou cansado de ficar comendo coisas papa e quero saber que dia eu posso voltar a comer coisas duras? E tambem quero saber depois de quantos dias posso ir tirar os pontos e se vai doer na hora ? Ah e por favor eu to sofrendo com o gosto do remedio ou da anestesia q nao sai de jeito nenhum, o que eu faço para tirar ? Obr pela atençao.

        • Hendrie, na verdade vai muito do bom senso: se a cirurgia foi tranquila, a cicatrização vai bem e você não tem dor e está tomando a medicação como seu dentista prescreveu, pode comer alimentos mais sólidos sim. Apenas evite mastigar bem em cima do local e também alimentos muito quentes.

          Geralmente os pontos são removidos depois de, pelo menos, 1 semana. Entre em contato com o seu dentista para agendar.

          Esse gosto que você relata não deve ser da anestesia não, já que ela já foi absorvida pelo seu organismo há bastante tempo… é possível que seja um mau hálito transitório, por causa da cirurgia e da dificuldade de higienizar direito o local. Procure deixar a região da extração bem limpa, você pode usar um cotonete para remover resíduos alimentares, se achar que ajuda.

      • Fiz extração de dois dos meus dentes ciso ha mais ou menos 15 dias, e hoje estou vendo que o dentista (esqueceu) de retirar um dos pontos, isso pode me prejudicar em alguma coisa???

        • Giovanni, não de forma direta, mas a presença de pontos costuma ajudar a juntar resíduos alimentares e placa bacteriana. O ideal é remover.

  11. Bom dia Dra., ontem fiz uma cirurgia odontológica de aumento de coroa clínica em 3 dentes. Estou sem dor e me foi recomendado líquidos frios que eu consegui cumprir ontem mesmo com o tempo meio frio. Esqueci de perguntar por quantos dias preciso ficar na alimentação fria e pastosa, quando poderei mastigar, mesmo com cuidado.
    Obrigada!

    • Liliane, vai do bom senso. Para comer normalmente, acredito que 1 semana será suficiente. Vá “experimentando”, apenas não exagere muito na temperatura dos alimentos e se for mastigar alguma coisa mais dura, faça-o do lado oposto.

      • Dra, obrigada pela resposta, me ajudou muito!

  12. Extrai um dente siso nesta segunda, não levei ponto, mas esta correndo tudo bem. Só tenho duas perguntas:
    - Quando posso pegar algum peso? Pois tenho criança pequena.
    - Já posso praticar sexo oral?

    • Maria, se não necessário nem dar pontos é porque deve ter sido uma cirurgia simples. Nesse caso, o pós-operatório é tranquilo também. Se o “peso” for apenas o seu bebê, não vejo problema. Quanto ao sexo oral, sugiro que você agurde pelo menos 1 semana após a extração, pois o movimento de sucção pode prejudicar a cicatrização do alvéolo (o “buraco” onde o dente estava).

  13. Quando posso comer direito?

    • Maria, na verdade depende de como está a sua recuperação, vai muito do bom senso. Vá introduzindo alimentos mais sólidos e avaliando se é possível mastigá-los sem sentir dor ou desconforto. Geralmente 1 semana é suficiente pra poder comer normalmente (considerando um pós-operatório tranquilo).

  14. Oi doutora, extrai um pre-molar nesta sexta-feira dia 1-6 e estou percebendo uma camadinha branca em volta dos pontos, queria saber se isso é normal, aguardo resposta, obrigada.

    • Renata, essa camada branca deve ser placa bacteriana. Alguns tipos de fio de sutura, como os de seda, juntam mais sujeira mesmo. Tente manter o local limpo, um cotonete pode ajudar.

      • Ola doutora, eu percebi tbm uma camada branca no lugar da extração, faz 3 dias que extrai, estava passando a escova bem de leve, mas tenho medo de não cicatrizar bem, posso fazer bochechos com vinagre e sal? Minha vó que recomendou!

        • Não Juliane, a melhor forma de limpar ainda é com a escova, bem de leve (ou com um cotonete, apenas superficialmente). Bochecho com vinagre e sal não vai trazer benefício algum pra você além de deixar a sua cicatrização “bem temperadinha” (brincadeirinha :)). Se for fazer bochecho, melhor usar Periogard ou Noplak (que são à base de clorexidina) e NO MÁXIMO por 2 semanas.

          • Obrigada, doutora, pelas dicas!!

  15. Boa tarde. Tenho 52 anos e extrai o dente incisivo superior, pois estava c/ a raiz quebrada (quebrei mordendo um caroço de azeitona!) e pretendo fazer um implante. Faz 48 dias que extraí e o dentista disse q ainda não formou o osso suficiente no “buraco” deixado pelo dente. Demora quanto tempo em média essa formação de osso, levando em consideração a minha idade? OBS.: Não tenho nenhum tipo de doença.

    • Antonio, geralmente são necessários uns 6 meses para o alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) cicatrizar satisfatoriamente.

      • Obrigado pela resposta!

  16. Boa Tarde!

    Gostaria muito de saber como eu faço pra limpar o dente extraído???

    Pois estou comendo só comida pastosa e higienizando todos os dias, tomando tudo GELADO (Ta com 3 dias que fiz a extração) e apareceu um ponto entre o coagulo branco, não sei se é resto de comida, e se for o q eu devo fazer? =(

    • Fabiola, usar um cotonete pode ajudar a limpar os locais mais difíceis. É importante que não fiquem resíduos alimentares, pra quem não haja infecção.

  17. Drª,
    Extraí um dente na terça feira passada, foi um extração facil, mas passados 2 dias tive que tomar analgésico pois começei a sentir dor. (Minha dentista não me receitou nenhum antibiótico, só me mandou tomar um analgésico se tivesse dor). Hoje, segunda feira fui tirar os pontos e relatei que me doía, por vezes tinha de tomar analgésico e que às vezes sinto um líquido com sabor esquesito no lugar da extracção.
    Minha dentista disse que tenho alveolite, no meio a carne parece que não uniu, mas não me receitou nenhum antibiótico nem nada, só me aconselhou a fazer muitos bochechos e a tomar analgésico se tivesse dor, e o que é certo é que dá dor, e por vezes bem forte. Fiquei preocupada pelo facto de não me ter sido dada nenhuma medicação para tratar a alveolite, a drª disse que o buraco fechava sozinho e daqui a um mês vou colocar aparelho fixo na arcada onde extraí o dente.

    Obrigada

    • Lídia, procure seguir as orientações da sua dentista. Provavelmente o quadro é leve, basta acompanhar. Se houver qualquer mudança ou piora dos sintomas, não hesite em entrar em contato com ela para novas orientações.

  18. Apos extrair um dente quanto tempo devo ficar sem fumar?

    • Anderson, seria prudente por todo o tempo de cicatrização… mas, se possível, evite por pelo menos 1 semana.

  19. Dra. estou com vontade de tomar chimarrao morninho. É possivel após 2 dias que coloquei o implante? Estou com pontos mas não dói. Grata.

    • Isa, MORNINHO ok, sem exagerar na temperatura. E continue seguindo as orientações pós-cirúrgicas do seu dentista, eu acredito que não haverá problemas.

  20. Td bem? Fiz uma extraçao ha 1 semana e ainda tenho os pontos e possivelmente so os vou retirar na proxima quarta-feira (ou seja, 12 dias depois da extraçao). Tem algum problema Dra?
    Obrigado pela atenção.

    • Não Luis, se estiver tudo bem e você não apresentar nenhum sintoma como dor e/ou inchaço local, não há problema. Basta manter a região limpa e continuar seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista (inclusive com relação à medicação).

  21. Extraí o siso na parte de baixo dia 18/6, sendo que 4 dias depois um ponto saiu… hoje fui retirar o outro ponto e o dentista retirou restos de comida que estavam dentro do ‘buraco’, gostaria de saber o que posso fazer pra evitar que caia comida, pois estava com mau cheiro e sentia uma dor continua, estou com medo de comer e inflamar. Estou fazendo bochecho com periogard, mas preciso de algo mais efetivo. Obrigada!

    • Tassi, enquanto o alvéolo (o “buraco”) não cicatrizar por completo, a higienização terá que ser criteriosa mesmo… após cada refeição vai ser necessário checar a região, não há muito o que fazer a respeito. Tente usar um cotonete para remover os resíduos de comida, pode ajudar.

  22. Extraí um molar na segunda-feira. Terça senti muita dor e procurei a dentista, que me passou amoxilina. Já tomei 4 comprimidos (de 6 em 6 horas) e ainda estou com o rosto inchado e com muuuuuuuuuuuuuuuuita dor. O que aconteceu? Preciso entender.

    • Rose, difícil dizer sem examinar você. Cada organismo se comporta de uma forma, e às vezes a resposta inflamatória é maior do que o normal, provocando efeitos adversos: dor, inchaço, etc.. Você já está medicada, continue tomando o remédio até o dia que sua dentista prescreveu, não interrompa o uso mesmo se achar que está melhor. É importante, para controlar um possível infecção.

  23. Extrai meu siso na segunda-feira, terminei meu antibiotico ontem, sera que posso tomar um pouco de vinho hoje a noite?
    Obrigada!

    • Isa, se você não estiver mais tomando nenhuma medicação, pode. :)

  24. Olá,boa noite!
    Faz 3 dias que extraí meu penúltimo dente da parte de baixo do lado direito e sinto inchaço, será que é por que tem poucos dias? Com quanto tempo cicatriza um dente extraído? Com quanto tempo volto as minhas tarefas normais, varrer casa, lavar roupa e fazer sexo? Me respondam urgente desde já obrigado Dra (o).

    • Cinthia, um pequeno inchaço pode ser comum sim, dependendo da dificuldade da extração. Quanto mais for “mexido”, maior a chance disso acontecer. Continue seguindo as recomendações pós-operatórias do seu dentista e tudo deve terminar bem. A cicatrização completa pode levar até 3 meses, mas em 1 semana, se tudo correr normalmente, você já estará apta a praticar as suas atividades normais.

  25. Olá Drª,

    Pode explicar-me o que é o sorriso gengival?

    • Lídia, quando sorrimos o lábio superior geralmente “para” mais ou menos na região onde os dentes encontram a gengiva (faça um teste, de um sorriso bem “forçado” na frente de um espelho e perceba que os dentes aparecem, mas a gengiva não, ou muito pouco). Porém, em pessoas com sorriso gengival, aparece muito mais gengiva do que deveria, às vezes 1 cm a mais (ou mais).

      • E esse sorriso gengival tem conserto?

        • Suelen, depende do motivo… mas geralmente não. Uma terapia que se tem usado muito atualmente é a aplicação de toxina botulínica de forma a “paralisar” alguns músculos que atuam no lábio superior, isso deixa a linha do sorriso mais baixa. Veja essa imagem: http://bit.ly/PeSOwv

  26. Extraí meus 2 sisos ontem mas o dentista nao receitou antibiótico. É normal esse procedimento? Não corro o risco de ter alguma infecção?
    Obrigada.

    • Veronica, é normal sim. O seu dentista julgou que você não é uma paciente com risco de infecção e preferiu não prescrever esse tipo de medicamento (que realmente não deve ser tomado sem motivo). Continue seguindo as orientações pós-operatórias e higienizando bem o local, acredito que você não terá problemas.

  27. Oi
    Pra começar meu dente doía mais do que o dentista acreditava…
    Tentei por 4 vezes fazer canal porem nunca dava certo e eu acabava gastando dinheiro a toa e ontem decidi arranca-lo pois a dor era terrivel, e ai está minha pergunta…
    COMO ARRANQUEI ELE ONTEM E FIZ TODO O PROCEDIMENTO INDICADO PELO DENTISTA, NÃO ENTENDO O POR QUE ELE DEU SOMENTE 1 PONTO E BEM FROUXO E O BURACO TA ABERTO E PARECENDO INFLAMADO,O QUE DEVO FAZER? DEVO PROCURA-LO E MOSTRAR O LOCAL OU É NORMAL?

    • Tuane, você sente dor? Está inchado? Se não, deve estar tudo normal sim. Os pontos em caso de extrações dentárias simples (de dentes que já nasceram, sem necessidade de cortar a gengiva) são assim mesmo… eles não servem para fechar o alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) e sim para protegê-lo. O aspecto de inflamado que você relata possivelmente é apenas a cicatrização do álveolo, um tecido mais escuro chamado “coágulo”. Pelo que percebo, parece estar tudo bem. De qualquer forma, se você notar alguma alteração importante, entre em contato com o seu dentista.

  28. Boa tarde! Retirei 4 sisos no dia 03/07, e minha dentista me receitou amoxicilina por 5 dias, de 8 em 8 horas. O pós-operatório foi bem tranquilo, mas um dos lados meu rosto continua levemente inchado e o inchaço desce pra base do pescoço, o que me causa muito desconforto. Venho tomando meio comprimido de prednisolona por 3 semanas, por outros motivos, e acredito que por estar tomando corticóide a dentista não tenha me receitado um antiinflamatório. O problema é: antes da extração, os 2 sisos do lado inchado estavam bem inflamados, e em dias piores eu sentia o mesmo desconforto no pescoço. É caso de voltar a tomar o antiinflamatório ou me recomenda paciência? hahahaha.
    Agradeço desde já a atenção :)

    • Larissa, eu acho que eu recomendo paciência :). Se você já toma um anti-inflamatório não há necessidade de tomar mais um. De qualquer forma, leve essa “inquietação” à sua dentista… talvez, baseada nos seus sintomas, ela altere o esquema de medicação. Mas a tendência é esse inchaço diminuir, já que as extrações são bastante recentes. Parece, pra mim, que está tudo sob controle… você está na fase “chata” do pós-operatório mesmo.

      • Obrigada pela resposta, Ana! 2 dias depois da mensagem, senti uma melhora significativa no inchaço e na dor de pescoço mesmo, então, acho que me precipitei :D. Sabe como é, férias… e no intervalo da maratona de séries e das idas à cozinha para pegar sorvete, eu tive tempo suficiente pra me preocupar com isso, hahaha. Enfim, agradeço novamente por ter me ajudado a não me entupir um pouquinho mais de remédios e a passar o final de semana tranquila. Aproveito e deixo um elogio ao blog. Seria difícil eu querer voltar a um blog sobre odonto, mas a série “Sorriso de dar medo” é fantástica, e as dezenas de informações interessantes me fazem querer retornar mais vezes, e definitivamente me fazem respeitar ainda mais o trabalho dos dentistas :). Um abraço!

        • Fico feliz em ajudar, Larissa! ;)

          Que bom que você gosta dos “Sorriso de Dar Medo”… confesso que às vezes tenho dúvidas com relação a continuar com a série, pois noto que algumas pessoas levam para o lado pessoal, não entendem como uma brincadeira. Eu procuro sempre cuidar pra não ofender ninguém (principalmente o personagem da vez), mas mesmo assim, sabe como é: as pessoas interpretam do forma que querem… mas fico muito feliz por seu feedback positivo. Obrigada!

  29. Bom dia Dra. Tenho uma dúvida, posso passar roupa, varrer casa, pois já estou no 3 dia da extração, (extrai dia 06 de julho). E porque não posso fazer essas coisas. Quais são os riscos, já que não há mais sangramento no local? E nem está doendo. Obrigada, espero sua resposta.

    • Joselia, tudo depende da complexidade da extração… pelo seu relato, parece que no seu caso foi algo mais simples… apenas evite carregar peso nesse período e grandes esforços físicos. Os riscos, basicamente, são de provocar um novo sangramento no local.

  30. Arranquei 5 dentes hoje a tarde e eles n param de sangrar, 4 são cisos e um da frente inferior. O da frente arrebentoos pontos e n para de sangrar, oq devo fazer. como paro a hemorragia.

    • João, entre em contato JÁ com o seu dentista para que ele oriente você! Procure guardar repouso, não deixar a cabeça mais baixa que o corpo (usar mais de um travesseiro), ingerir comidas e bebidas mornas ou frias. E NÃO CUSPA, por mais que você tenha vontade… tome água gelada em vez disso.

  31. Boa noite dra. fiz a extração de 2 sisos, quando posso voltar a malhar pesado ? :/

    • Daniel, depende da complexidade das extrações, mas NO MÍNIMO 1 semana de repouso, ok?!

  32. Vou tirar um dente siso inferior. No segundo dia já posso fazer actividades (jogos) e apanhar sol?

    • Manuela, eu sugiro que você aguarde pelo menos 1 semana. Cirurgias de sisos inferiores geralmente são um pouquinho mais complicadas e merecem mais atenção no pós-operatório. Se der pra “segurar” a vontade, melhor. :)

  33. Ok, sendo q a minha foi simples! Então nesse intervalo posso voltar treinar em alto nível ? (uma semana)

    • Daniel, em tese pode. Mas lembre-se que essa é a opinião de quem nunca examinou você (eu) baseada no relato de alguém que é leigo no assunto (você). :)

  34. Olá!!! Tirei os 2 sisos do lado direito terça feira, dia 10/07. No dia inchou um pouquinho, no dia seguinte inchou bastante e se aperto a bochecha levemente, a sinto dolorida… A dentista disse que é normal e que pode ser que até hoje, quarta, dia 12, inche mais, mas que é o limite máximo. Estou meio nervosa porque um pouco abaixo do queixo, quase no pescoço, tá meio inchadinho e dolorido também! Estou com medo… será que é normal? Estou tomando amoxicilina de 8 em 8 horas, nimesulida de 12 em 12 horas, e lisador. Obrigada!

    • Juliana, é “normal” sim. Você está medicada adequadamente e, pelo seu relato, parece que não há nada incomum. É aguardar o seu organismo se recuperar da cirurgia. Se você achar que alguma coisa está errada (mais dor, mais inchaço), entre em contato com a sua dentista e relate esses sintomas pra que ela possa orientar você a respeito.

  35. Drª. eu fiz a extrção de dois sisos inferiores, queria saber se posso comer Miojo e Macarrão tipo yakissoba.

    • Xavier, pode sim! São alimentos bem adequados para o seu caso, pois são mais macios. Apenas não os coma muito quentes, ok?!

  36. Ooi, depois da extração e feito os pontos, tem perigo dos alimentos entrarem aonde ficava o dente? Passarem pelos pontos?
    Grata.

    • Natália, geralmente o alvéolo (o “buraco” onde o dente estava), embora não se feche por completo, é preenchido pelo coágulo, que é uma tecido um pouco mais escuro e mole e que faz parte do processo de cicatrização. Se o coágulo estiver resente, dificilmente entrará comida no alvéolo, embora isso possa acontecer de forma superficial. Fique de olho e, se precisar, use um cotonete para remover quaisquer resíduos.

  37. Ii Ana, eu tirei meu dente o ciso e gostaria de saber se posso tomar nescau morno, feijao, entre outros alimentos assim citados acima. Ate quando eu tenho que tomar cuidado com esses pontos e quando vou poder comer coisas normais novamente comida quente etc… e é normal eu nao conseguir abrir a boca e sentir muita dor na boca e outro dente, e dor ate no meu ouvido, e quando eu posso deitar no travesseiro normal sem ser 2 travesseiros, ah e depois que eu tirar os pontos eu vou poder comer normal e vou sentir minha boca normal, quando eu tirei o siso dia 11/07/2012, quando vou sentir melhoras!!!!!… estou muito ansiosa pela sua resposta.

    • Pode sim, Claudia, não sendo alimentos duros nem muito quentes, tá liberado. Os sintomas que você relata são bastante comuns no pós-operatório, a dificuldade de abrir a boca e até um pouquinho de dor. O importante é seguir à risca as orientações do seu dentista e tomar a medicação direitinho. Quanto aos travesseiros, agora já dá para dispensá-los. Geralmente depois de 1 semana (dependendo da complexidade da cirurgia, claro) sua vida volta a ficar mais “normal”.

  38. Olá! Na quinta (12/07) extrai o penultimo dente do lado direito, gostaria de saber se posso ter relação sexual na terça-feira (17/07)?

    • Ludimila, se foi uma extração mais simples, pode. Apenas não se esforce muito fisicamente e evite fazer sexo oral, ok?! Receber não tem problema… :)

  39. Olá Dra.

    Extraí o siso superior esquerdo, na quarta passada.
    Não inchou, nem sangrou e aparentemente está tudo bem com a cicatrização, nao sinto dor nenhuma.
    Já posso tomar um cafézinho?? E comer??

    • Pode sim Priscilla, só não MUITO quente, ok?! E comer, da mesma forma: apenas evite alimento muito quentes ou duros. Na verdade, é mais uma questão de bom senso… se você se sentir confortável, pode comer o que quiser.

  40. Boa noite Dra.

    Fiz a cirurgia dos sisos no dia 06 desse mês e segui a orientação do antibiótico (pois tinha um dente que causou inflamação) e gelo nos primeiros dias. Hoje dia 17 de julho e meu rosto ainda está um pouco inchado; não se percebe muito, mas a “almofada” que fica nas 2 regioes (1 de cada lado) de interseção entre o final da mandibula inferior e a parte inferior da bochecha, ainda está um pouco inchada.
    Não passei compressa quente após os 5 primeiros dias… O inchaço diminuiu após os 5 primeiros dias para cá (12º dia hoje) mas não saiu totalmente: tem risco de mesmo esse pequeno inchaço, eu ficar com o rosto assim em definitivo?
    Preciso de ajuda pois esse rosto já está mexendo e muito com minha auto-estima.
    Agradeço a ajuda.

    • Tadeu, de forma alguma. Seu rosto vai desinchar sim, é questão do seu organismo se recuperar da cirurgia. Fique tranquilo.

  41. Boa noite novamente Dra.

    Esqueci de avisar que foi cirurgia de siso e arrancou 2 sisos + 1 pré-molar superior junto do siso, pois a inflamação e além dele está bem horizontal levaram a arrancar. Na verdade tanto os 2 sisos quanto ele estavam tortos.

    • Isso demostra que foi uma cirurgia que “mexeu” bastante com os seus tecidos… então é esperado que demore um pouco mais para desinchar mesmo.

  42. Oi… arranquei um dente ontem e ele estava inflamado… estou tomando amoxilina mas a inflamação que estava na raiz agora está no ponto e está dolorido… tomo o rémedio de 8 em 8 horas, a Dr só recomendou que eu tomasse mas não disse o tempo, se eu tomar de 6 em 6 horas faz mal ? O que posso fazer para essa inflamação não romper o ponto ? Poderia tirar as duvidas com a doutora mas agora ela só volta a atender segunda feira… aguardo sua ajuda… obrigada !

    • Camila, não altere o intervalo do seu remédio, principalmente no caso de antibióticos é importante seguir à risca a prescrição… não vai “sarar mais rápido” se você tomar mais antibiótico, acredite. O seu organismo precisa reagir, e isso leva um tempo mesmo. Se estiver inchado, faça compressas frias. Se estiver doendo, tome os analgésicos prescritos.

      • Obrigadaa… o problema era um pedacinho de dente que a dentista não tirou mas ja esta melhorando ^^

        • Fico feliz em saber. :)

  43. Boa Tarde!

    Dra. extraí os dois sisos de cima , dia 18/07 e não estou tomando medicamentos.
    Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcólica e se implica em algum problema com o processo de cicatrização.

    Desde já agradeço pela atenção.

    • Não Elisângela, o problema é quando se está tomando remédios, por causa da interação do álcool com eles. Se você não está, acredito não haver problema. Mas não exagere, ok?! :)

  44. Doutora extrai o siso inferior na quarta dia 18/07, hoje sabado a noite sinto dores não me parece no osso e sim uma dor de machucado, não tive inchaço e nem sangramento, estou tomando nimesulida de 12h em 12h, e paracetamol mas a dor continua me incomodando bastante, sera que porque esta machucada devido ao esforço que foi feito ja que a raiz quebrou e teve que ser tirada aos poucos até broca precisou usar, estou um pouco preocupada para saber se é normal ?

    • Daniele, pode ser uma pequena dificuldade de cicatrização ou uma infecção. Sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra ver se é necessário mudar a medicação.

  45. Olá Ana?! Tudo bem?

    Me responda uma dúvida: extraí os pré-molares superiores (esquerdo e direito) na quinta-feira. No 3° dia depois da cirurgia, após muito repouso com cabeça alta, ingestão de sorvete e dos medicamentos receitados pelo cirurgião-dentista, não detectei nenhum sinal de inchaço, nenhuma dor na gengiva, nem sangramento, e já consigo mastigar alimentos semi-sólidos com os incisivos.

    Tenho uma manutenção de aparelho ortodôntico da arcada superior marcada para o 6° dia pós-extração, e nisso eu queria saber se posso ir a clínica em que fiz a extração para retirar os pontos e em seguida fazer a manutenção ortodôntica no mesmo dia (considerando as condições citadas acima)?

    Atenciosamente,
    William Santos

    • William, pode sim! Se houver qualquer problema (e pelo jeito não há nenhum) o próprio ortodontista vai avisar você. Mas seguindo tudo à risca como você tem feito, pode ficar tranquilo. :)

  46. Boa Noite, Dra. Ana! Extrai 1 siso há 4 dias e, aparentemente, está tudo bem. Posso usar química no cabelo, tem alguma relação? Quando posso voltar a malhar?

    • Nenhuma relação, Vanessa… pode pintar o cabelo sossegada. Pra voltar a malhar é bom esperar, pelo menos, 1 semana.

  47. Extrai um dente frontal inferior para continuar meu tratamento ortodôntico, após 72 horas meus pontos caíram, não há sangramento, porem estou sentindo dores que não senti nos dias anteriores.

    Meu dentista viajou e só manteria contato com ele na segunda para retirada dos pontos que já caíram.

    É normal os pontos caírem?

    • Erivaldo, às vezes os pontos caem sozinhos sim. As dores podem ser apenas parte do pós-operatório mesmo, principalmente se não houver inchaço. Continue seguindo as orientações do seu dentista com relação à medicação e, se possível, compareça na consulta para remoção de pontos mesmo sem eles. É que, dessa forma, o seu dentista pode examinar você e ver se está tudo ok.

  48. Boa tarde Doutora, estou aqui para mais uma pergunta!
    Extraí meu siso dia 25/06. Ou seja, há um mês. Correu tudo bem, não tenho sentido dor… Porém, hoje fui ver o álveolo e tem uma espécie de massa amarelada. Isto é normal??? Eu escovei os dentes e até passei a escova lá atrás. Mas não saiu. O que pode ser isso?
    Outra pergunta: a esta altura do campeonato (um mês depois) ainda corro o risco de contrair uma infecção.
    Grata pela atenção.

    • Erika, esse aspecto estranho deve ser do próprio tecido de cicatrização que se forma no local da extração, costuma não ser muito bonito mesmo. E, se não há dor ou inchaço, parece estar tudo bem. Risco de infecção sempre há… mas essa infecção se manifestar só depois de 1 mês não é muito comum, a não ser em casos de baixa imunidade.

  49. É, então. Fiquei preocupada de ser resto de comida, pus ou coisa assim. Tenho tido cuidado extremo com isso. Mas escovei, bochechei e não saiu, então deve ser isso. Deve estar fechando e cicatrizando (pelo tempo que foi extraído), graças a Deus! rsrsrs…Siso é uma desgraça.
    Muito obrigada Doutora! Parabéns pelo site, pelas dicas e pela atenção com os leitores. Tem ajudado muita gente. Obrigada mesmo! Abraços! :-)

  50. Ola, queria tirar uma duvida… Estou com o dente de siso porem estou com a gengiva inflamada e vou comecar tomar antibiotico hoje, tenho que tomar durante 1 semana. Durante essa semana posso fazer exercicio fisico? Porque so depois de tomar os 7 dias de antibiotico que vou poder fazer a extracao do dente! Obrigada =)

    • Lorhany, pode sim. Não há contra-indicação.

  51. Extrai o siso dia 26/07 as 13hrs… estou com um pequeno inchaço e dói como se fosse uma afta… é normal? O q fazer para melhorar? E posso beber hoje cerveja SEM ALCOOL bem gelada?

    Obrigada desde já.

    • Sabrina, parece que está tudo bem com você. Um pouco de desconforto no pós-operatório é esperado. Se a cerveja for sem álcool, manda ver. :)

  52. Boa tarde dra.,
    Bem, extrai 2 sisos ontem e quando acordei hj tinha uma massa avermelhada ao me parecer um sangue coagulado, nao estou sentido dor so esta inchado, mas e essa massa vermelha eu tiro ou deixo ela sair sozinha? E o caso da higienizaçao posso escovar os dentes normalmente? Obrigado.

    • Bruno, essa massa avermelhada se chama “coágulo”, e é um tecido de cicatrização. Deixe ele quietinho, não é pra remover não, pelo contrário. Escove os dentes normalmente, mas no local da cirurgia é possível que você não consiga limpar com a escova… use um cotonete para remover quaisquer resíduos alimentares, pode ajudar.

  53. Ola.
    Fiz sexta 2 cirurgias de cisos inclusos. Estou colocando gelo no local o dia todo. Mais hj domingo nao desinchou nada. Meu lado direito ta muiiito inchado e terca volto ao trabalho. Sera que ate la ja desinchou? O que posso fazer para que desinche mais depressa?

    • Dalila, além das compressas frias e de tomar a medicação recomendada à risca, não há muito o que fazer a não ser esperar o seu organismo se recuperar. Até terça o inchaço deve diminuir, mas provavelmente não vai ter desinchado completamente ainda. De qualquer forma, se você estiver bem e se suas atividades não incluírem esforço físico nem exposição direta ao sol, você pode trabalhar normalmente.

  54. Tirei os pontos do meu siso mas ainda sinto um gosto muito ruim de um lado, parece que sai um liquido e ao engolir a saliva vem junto, é horrivel mas minha dentista disse qe nao e nada mas me incomoda muito o gosto, o que posso fazer? E terminei de tomar os remedios entao posso beber algo alcoolico quando? Obrigada

    • Renata, realmente essa questão do gosto ruim é difícil de solucionar, mas é algo passageiro, garanto. Se você não está tomando mais nenhuma medicação, já pode beber. Mas com moderação, ok?! ;)

  55. Tirei os sisos e ficou um buraco entre a gengiva e o dente, quanto tempo leva pra esse buraco sumir?

    • Fernanda, a cicatrização completa do alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) pode levar uns 2 meses. Mas é assim mesmo, o buraco vai fechar.

      • Ana, numa resposta anterior dada a mim, vc disse que o buraco deixado pelo incisivo superior que foi extraí pode demorar até 6 meses para a total cicatrização. São 2 ou 6 meses?

        • Antonio, para o alvéolo cicatrizar (a parte gengival) o tempo é menor, de 1 a 2 meses. Mas para formar osso na região, considerando que você me falou em fazer implante, aí é bom aguardar de 4 a 6 meses.

  56. Boa noite. Retirei um siso inferior dia 31 Jul, às 10h30. Hoje é 01 Ago, 19h30. Tenho dúvida na higienização. Posso utilizar creme dental? Posso utilizar aquela escova Bitufo? Já posso utilizar o NoPlax? Posso colocar o NoPlax com cotonete sobre os pontos? Pode ocorrer de ter algum pequeno sangramento durante a escovação? Corre o risco de começar um sangramento e comprometer toda a coagulação?
    Ontem quando cheguei em casa tive um sangramento na parte da tarde. Coloquei a gaze e de ontem pra hoje só ontem à noite apareceu um leve fio de sangue sobre o dente ao lado do local da cirurgia. Obrigado.

    • José, pode usar creme dental sim, mas evite efetivamente “escovar” a região da cirurgia. Primeiramente porque vai doer e, também, porque pode causar sangramento. Pode usar o Noplak, mas não faça bochechos muito vigorosos com ele, vá de leve. Sim, você pode embeber um cotonete no Noplak e usar para limpar os pontos, é uma boa opção para higienizá-los.

      • Obrigado pela resposta.

  57. Há 3 dias que tirei os pontos do siso e em um deles ainda sinto sair um gosto ruim as vezes, isso é normal? O que fazer?

    • Laila, é bastante comum sim. Não há muito o que fazer, faz parte da cicatrização. Mas esse gosto ruim vai diminuir gradativamente.

  58. Tirei os pontos mas tem um lado que ficou aberto ainda, tem problema?

    • Não, é assim mesmo. A cicatrização do alvéolo (o “buraco” onde o dente estava) se dá de dentro para fora, portanto vai demorar um pouco ainda para ele fechar por completo.

  59. Olá Drª eu extrai um dente na passada sexta feira levei pontos e o dentista apenas me receitou um gel para por na cicatrizaçao entretanto ja fizeram mais de 24 horas e eu gostava de saber se posso ir para a praia e para a piscina à vontade ou nao? nao posso apanhar sol?

    • É melhor evitar, Diana. Por mais tranquila que tenha sido a extração, a exposição direta ao calor do sol pode favorecer um processo inflamatória e até um sangramento. Aguarde mais 1 dia ou 2, no mínimo.

  60. Olá drª , eu fiz uma cirurgia á 20 dias atrás já tirei os pontos já consigo comer alimentos duros e não tenho nenhum problema mais, só que estou com uma dúvida, posso malhar normalmente?

    • Pedro, se está tudo bem com você, pode sim! :)

  61. Olá… extrai um siso na sexta-feira, no domingo o ponto tinha soltado, daí na segunda deu ponto de novo, na quarta já havia soltado e teve q dar ponto de novo e ontem domingo mais uma vez deu ponto, eu estou me alimentando só com sopa na maioria das vezes hj no almoço comi sopa e começou a doer fui no espelho olhar já começou a soltar de novo… isso é normal? pq os pontos não estão segurando… estou sentindo uma dor que incomoda bastante e tomando analgésico direto. Preciso me preocupar com o fato dos pontos não estarem segurando ou é normal? Não aguento mais tomar anestesia pra dar ponto de novo… rsrrs Obrigado pela atenção

    • Messias, na verdade não é muito comum esse “solta-solta” de pontos. Acontece, mas geralmente leva mais tempo. O siso é inferior? Foi preciso cortar a gengiva? Pode ser que o local esteja inchado, o que estica a mucosa e pode estar “forçando” os pontos.

      • Então o siso é inferior mas não precisou cortar a gengiva, só que ela amarra os pontos na bochecha e realmente não dá pra ficar sem conversar ou comer né… até o próprio engolir a saliva acredito que mexe, será que não tem outra solução, a minha preocupação é assim se isso pode evoluir pra algo pior ou só vai demorar mais tempo pra cicatrizar, e é normal os dentes ao lado doerem também mesmo, já tendo 11 dias que o siso foi extraído? obs: o siso estava com uma raiz em cima, do nervo e doeu bastante pra extrair tomei 6 anestesias mas mesmo assim senti dor…
        mais uma vez obgd pela atenção

        • É, então é isso mesmo… os pontos estão sendo “esticados” e estão soltando. Sim, isso pode atrasar um pouco a cicatrização mas, em princípio, não mais que isso. Às vezes os dentes ao lado ficam sensíveis sim, porque durante a extração o dentista pode apoiar os instrumentos neles para ajudar a puxar o siso.

          • Ok… muito obrigada Ana, me deixou mais tranquilo… esclareceu minhas dúvidas… até mais.

          • Muito obrigado Ana, esclareceu minhas dúvidas, to mais tranquilo agora… tenha um bom dia… até mais!!!

  62. Extrai um dente, o penultimo de baixo do lado direito, faz 4 dias senti umas dores horriveis, meu dentista retirou o ponto e tinha sujeirinha, o q posso fazer para limpar depois das refeiçoes… mesmo tomando cuidado acaba entrando alimento, estou tomando Amoxil, diclofenaco e me passou um enxaguante bucal da Colgate, … pq acontece essas dores terriveis ainda esta inchado.?

    • Rosineide, a dor pode ser por causa de alguma infecção ou resultado do processo inflamatório inerente à cicatrização. Continue seguindo as orientações pós-operatórias e tomando a medicação prescrita, mesmo que a dor passe. O inchaço vai diminuir gradativamente e a dor também, mas se você achar que piorou, entre em contato com o seu dentista para que ele oriente você a respeito.

  63. Extrai um dente siso, a cirurgia foi muito demorada e complicada, pois tinha feito canal naquele dente, foi muito fundo e estou sentindo dor, e esta com mau cheiro, o que faço para limpar pois não quero sentir mais dor, e esta muito fundo. Me ajude por favor.

    • Zirlane, o mau cheiro é em parte resultado do processo de cicatrização, em parte pelo fato de você ficar mais tempo de boca fechada depois que fez a cirurgia (o que ajuda a proliferação bacteriana) e, também, porque é difícil limpar a região adequadamente. Procure manter a área o mais limpa possível, um cotonete pode ajudar. Não hesite em entrar em contato com o seu dentista e relatar esses sintomas, pois, se a dor estiver forte, pode ser que ele precise intervir.

  64. Já faz duas semanas que tirei os pontos do sisos, mas os de baixo ainda doem um pouco, principalmente ao comer e ao encostar nos utltimos dentes, isso é normal? Um lado parece ta um pouco aberto também!

    • É normal sim, Paula… faz parte do processo de cicatrização. Vai parecer aberto assim ainda por um tempo, pois a cicatrização acontece de dentro pra fora, por isso vai demorar mais um pouco pra esse espaço se fechar por completo. Mas, pela sua descrição, parece que está tudo bem. Qualquer mudança ou se doer mais, procure o seu dentista.

  65. Ola,

    Extrai o dente faz um dia, a cirurgia nao foi facil… durou por volta de uma hora, era o penultimo dente do lado esquerdo. Estou tomando anti-inflamatorio, nao senti muita dor e o meu rosto nao inchou mto. Tomei sorvete e comi pao de forma mas beem picadinho rs (comidinha de passarinho rs), tento o maximo nao encostar nada pro lado esquerdo com receio de algo. Mas hj pela manha percebi que esta um pouco branco na regiao da extracao… minha dentista falou para nao limpar pq seria um tipo de protecao, mas o que li em alguns comentarios seus, isso nao seria ideal e sim fazer a higienizacao com um cotonete… poderia me ajudar? fiquei com essa duvida. Obrigada

  66. Oi, extrai dois dentes na segunda feira a tarde, e só senti um pouco de dor no mesmo dia, não sangrou muito e nem ficou muito inchado… será que posso voltar para a academia na sexta ja?

    • Michele, se você estiver se sentindo bem, até pode. Mas o ideal é aguardar 1 semana pelo menos, e a remoção dos pontos também. Enfim: juízo e bom senso. :)

  67. Olá , extrai dois dentes ciso na sexta dia 03/08/2012 , sou bastante ancioso era pra mim ter extraido os 4 dentes, mas porém um estava deitado e dentro do osso, o que obrigou o dentista cortar o osso e quebra-lo para remover o dente, eu senti a dor toda pois a anestesia eu acho que não pegou sai de la até mole, fiquei com gelo o dia todo , de repouso total e isso não inchou, com 1 semana de repouso eu tirei os pontos hoje 10/08/2012 , mas o dentista falou que tenho que aguardar em repouso por mais tempo, e mandou eu voltar lá dia 14/08/2012 … disse que estou de parabéns pelos cuidados que tive , e que está bem… Mas disse , para mim não fazer sexo , nem qualquer outra atividade física . Porra isso me irritou ‘-’ vou ter que ficar de repouso a vida toda agora? ‘-’ . isso é um saco. Ele disse pra daqui 2 semanas rancar os outros dois que não deu pra rancar porque sangrei mt, eu não vou rancar não porque não guento fica esses dias tudo de repouso de novo não, sou lutador de mUAY Thai e tento manter o físico mas ta difícil tem algum problema eu não fazer o outro lado? Lembrando eu só operei porque tinha terminado um tratamento de correção odontologica , ou seja os aparelhos dentários, ai o ciso tava empurrando e voltando todo o processo… gostaria de saber se tem algum problema eu não fazer ….. e se eu posso fazer sexo ‘-’ já faz 1 semana ‘-’ PQP . PQP.

    • Insano, se não está inchado, você seguiu todas as recomendações e se sente bem, a realização de qualquer atividade física (sexo, inclusive) vai muito do bom senso. Não se exceda, vá com calma… mas se você acha que dá…

      Se você for fazer as demais extrações, deve guardar repouso novamente… não tem jeito. Se você não fizer as extrações, não tenho como garantir se haverá algum problema ou não sem examinar você, mas se o seu dentista examinou e interpretou que poderia haver uma maior chance de recidiva do problema ortodôntico (ou seja, de os dentes “entortarem” de novo), eu não tenho motivo pra duvidar disso.

      • Então doutora tirei os pontos né voltei lá hoje dia 14/08 ele disse pra aguardar repouso e sempre fala sem fazer sexo ‘-’ mais eu to bem nao entendo ‘-’ isso me da um nervo eu fico nervoso de mais uai .

        • Ahauahauaha! Complicado, né?! É que ele está sendo precavido, querendo evitar um problema decorrente de algum “excesso” que porventura você pratique. Mas se você se sente bem, assuma o risco. ;)

          • Então, eu sei doutora, mas é só eu ficar quieto e não fazer exercicio que não tem nada a ver né? … e me deu uma dor de garganta pois o tempo aqui está muito seco, e como hoje e feriado aqui na cidade o dentista não me atendeu, minha garganta está infeccionada estou com medo de passar para a cirurgia pode ocorrer? Tem alguma ligação? … não estou sentindo mais dores no lugar da cirurgia está tudo bem, o que está me preocupando agora é essa dor de garganta!

          • O repouso é recomendado mesmo, pois podem ocorrer sangramentos e rompimento dos pontos se a pessoa fizer muito esforço físico. A dor de garganta pode ser uma consequência da extração, um reflexo dela. Se está tudo bem no local da cirurgia, não se preocupe.

  68. Extrai dente quarta feira dia 08, só sinto um pouco de inchaço, tou tomando antibiotico, queria saber se ja posso ter relação sexual, obrigado.

    • Gabrielli, até pode. Só não “se esforce” muito, ok?! E não faça sexo oral, pois o movimento de sucção pode prejudicar a cicatrização e causar sangramento. Receber, não tem problema. :)

  69. Dra. já arranquei o dente “queiro” inferior do lado direito há 5 dias e onde ele ficava continua doendo muito e quando passa o efeito do diclofenaco potássico ai é que dói mesmo. O que eu faço, não aguento mais é muita dor! Principalmente no maxilar, e puxa para o ouvido! Me ajude por favor!

    • Celia, entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas pra que ele possa adequar a medicação (trocar de remédio ou aumentar a dose). Pode ser, também, que haja uma infecção, o que demandaria o uso de antibiótico.

  70. Dra, arranquei meu dente (siso) no sabado dia 11/08/2012, estou querendo pintar o cabelo, será que tem algum problema??
    Ainda estou com os pontos e sinto dor quando faço esforço, carrego minha filha… será que tem algum problema se eu pintar o cabelo?? (se eu ficar com a cabeça baixa demais??)
    Obrigado

    • Géssica, não vejo problema. :)

      • Obrigado Dra.

  71. Dra, quebrou uma potinha da raiz do pré-molar superior, tem algum problema?

    • Quebrou como, Simone? Durante a extração esse pedacinho quebrou e ficou lá dentro? Ou o dente ainda está aí e com a raiz fraturada? No primeiro caso, depende da “pontinha”… se for realmente bem pequena, provavelmente é melhor que ela fique onde está mesmo. No segundo caso, sendo também um pedaço bem pequeno, o organismo deve se encarregar de reabsorvê-lo (fazê-lo “sumir”). Mas é importante que seu dentista avalie e acompanhe o caso por um tempo (inclusive com radiografias), pra garantir que está tudo bem.

      • Obrigada pela resposta, dra! Estava preocupada, agora estou mas tranquila.
        Ah dra, foi durante a extração e ficou só o pedaco da raiz lá dentro.

  72. Dra. ontem 13/08 arranquei os 4 sisos e hoje hj só sinto dor leve no maxilar. Gostaria de saber quais tipos de alimentos posso comer, se posso usar antisseptico bucal e se depois que retirar os pontos (dia 19/8) poderei comer normalmente? Ah, e o dentista pediu para tomar nimesulida e clavulin BD um dia antes da cirurgia (todos os sisos estavam inclusos) é normal pedir? Obrigada.

    • Mariana, procure comer alimentos não muito quentes nem de consistência muito dura. O antisséptico bucal não é necessario, a não ser que seu dentista tenha recomendado (mas se for usar, use um sem álcool e não bocheche). Sim, daqui a 1 semana você já deverá estar comendo normalmente. A medicação pré-cirúrgica é bastante comum, provavelmente seu dentista detectou um motivo pra isso durante a sua anamnese (aquele monte de perguntas que ele deve ter feito).

  73. Bom dia!!! Ana Tokus

    Estive lendo algumas coisas aqui e notei sua total atenção! Meus parabéns!!!

    Acredito que possa ajudar com minhas dúvidas! Extrai meu dente do siso nesta quinta feira dia 09-08-12. Irei tirar os pontos amanhã… E o que aconteceu de estranho é que no lábio inferior e em meu queixo, eu continuo com a sensação de anestesia… Sem contar que esta doendo bastante próximo onde foi extraído o dente, esta inchado e surgiram muitas aftas em minha gengiva… Liguei para o dentista e até então ele afirmou que isto é normal? Será? O que está acontecendo comigo? Posso estar com parestesia? Estou preocupada demais com isto… Espero que possa me ajudar!

    Grata
    Carina Couto.

    • Obrigada, Carina! :)

      Infelizmente, sim: parece que você está com uma parestesia. Eu não diria que é algo “normal”, mas a parestesia é um efeito colateral relativamente comum de extrações de sisos. A boa notícia é que a maioria das parestesias é transitória, ou seja: vai passar. Pode demorar dias ou meses… é difícil precisar um prazo. Continue de olho nessa falta de sensibilidade e não hesite em entrar em contato com o seu dentista se isso se prolongar. Existem terapias à base de vitaminas do complexo B que costumam ajudar bastante nesses caso, converse com o seu dentista a respeito. Veja esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

      • Olá Ana! Obrigada você, por toda sua atenção!!!

        Nesta quinta retornei ao dentista, tirei apenas um ponto, pois o ponto do “dente siso” já havia saído… Enfim, o dentista olhou meu rosto e comentou que esta parestesia que aconteceu comigo é devido ao inchaço. Me explicou um pouco bem parecido com este texto que você mostrou e me deu um prazo de mais quinze dias no aguardo… Caso este inchaço não passe ele mencionou que irá fazer o tratamento conforme você comentou à base de vitamina de complexo B. Como irei saber se ela será uma condição definitiva? Somente após os quinze dias? Não estou tomando nada até então, deveria tomar algo?

        • Carina, a maioria das parestesias não é definitiva (ainda bem). Mas, infelizmente, elas podem durar bastante, até mais de 1 ano e depois regredirem. Portanto, meso depois das 2 semanas não dá pra ter certeza se vai ser pra sempre. De qualquer forma, se o seu dentista examinou e falou que pode ser pelo inchaço (e pode), não temos motivo pra duvidar dela. Fique tranquila, e vamos aguardar :). Se for necessário que você tome alguma coisa, ele mesmo vai prescrever.

          • Nossa Ana que bom! Assim espero! Vamos aguardar então… Pois ainda continuo com rosto inchado… Que medo de extrair o lado esquerdo do siso…
            Por outro lado estou mais tranquila, tens me esclarecido muito bem!
            Muito obrigada!
            Parabéns!
            Ótima profissional! :D

          • Fico feliz em ajudar, Carina. :)

  74. Dra., irei arrancar os dois pré molares, e no dia terei um compromisso… gostaria de saber se ficarei sentindo muita dor, quanto tempo mais ou menos demora para a anestesia passar, se leva pontos e se precisarei tomar algum medicamento?? Obrigado.

    • Bruna, em princípio não há motivo pra você sentir dor depois que a anestesia passar, até porque seu dentista deverá prescrever analgésicos. Extrações de pré-molares costumam ser relativamente simples. A anestesia deve durar mais ou menos 1 hora e meia. Sim, você deve levar pontos. A medicação depende do caso, mas deve ser analgésica/anti-inflamatória.

  75. Drª arranquei o siso inferior direito, já vai fazer duas semanas, mas a minha bochecha continua um pouco inchada e apareceu uma massinha amarelada que não consigo tirar, na cavidade da minha bochecha. Pelo que percebi não é sujeira, pois não sai e não tem cheiro. Aguardando resposta, Obrigada!

    • Karina, pela sua descrição isso parece ser uma consequência natural do processo de cicatrização. Nem tente remover essa massa amarelada, faz parte. :)

      • Obrigada pela resposta Drª! Estava preocupada e não conseguia falar com meu dentista.

  76. Hoje completa 2 semanas completas da extração e 1 semana sem os pontos, não sinto mais dor alguma, no lugar da cirurgia apenas uma bem fraquinha sensação que tem algo la, mas deve ser normal, pois minha dor de garganta acabou e agora desceu para o meu peito, como tenho bronquite e alergia, isso é normal, vou no médico hoje, agorinha, para ele passar antibioticos e precaver de uma pneumonia ‘-’. 2 semanas já e um bom repouso não? … gostaria de saber em média quanto tempo eu vou poder voltar as atividades fisicas normais, como praticar Muay Thai, correr, e etc… e também se é normal o buraco da cirurgia ainda ta um pouco aberto, não fechou completamente mas não sangra e nem dói… Obrigado doutora, suas dicas me ajudaram muito pois meu dentista não atende o telefone sabe ‘-’ vou lá terça feira espero que esteja tudo bem, decidi que não irei arrancar os outros cisos por motivos escolares e de saúde mesmo, nas férias talvez eu me arrisque! Obrigado e tudo de bom pra você doutora! Ah e eu tentei fazer aquilo que o médico proibiu, não fiz esforço algum, nem mexi direito, ou seja assim pode? … pois não tem exercicio físico… é ruim mas ja tampa o sol com a peneira kkk, mais uma vez obrigado! Bom fim de semana.

    • Insano, como eu disse da última vez: se você está se sentindo bem, pode ir retomando as suas atividades físicas (todas elas ;)). Só tenha bom senso e juízo, ok?! Por exemplo, não é uma boa ideia levar um chutão na cara, por exemplo. Então, vá com calma. É normal o “buraco” da cirurgia estar um pouco aberto sim… é que a cicatrização do alvéolo (o “buraco”) acontece de dentro pra fora, então vai demorar um pouquinho mesmo para esse espaço se fechar por completo. Ah, vá no médico sim, o seguro morreu de velho.

      Por nada, fico feliz em ajudar. E um ótimo fim de semanda pra você também.

  77. Olá, eu fiz a extração dos 4 pre molares sexta feira passada e hoje acabei de tirar os pontos, porém notei que tem restos de comida nos buracos, o q eu faço? Tentei fazer bochechos como o dentista recomendou mais não saiu, pode infeccionar?… O q devo fazer? Obrigada…

    • Camila, use um cotonete para remover esses resíduos, pode ajudar. Mas tenha certeza se são mesmo restos de comida, pois pode ser que seja apenas um tecido de cicatrização que se forma no alvéolo (os “buracos” onde os dentes estavam), que pode assumir cores diferentes (branco, amarelo, vermelho-escuro). Na dúvida, NÃO REMOVA, pois isso pode desencadear sangramento.

  78. Fiz a extração do meu dente do ciso hoje, gostaria de saber se posso fazer esteira na academia, se posso até quantos km por hora posso deixar!

    • Cintia, melhor deixar o exercício pra daqui a 1 semana. Procure manter repouso por enquanto… por mais que você esteja se sentindo bem e a cirurgia tenha sido tranquila, sempre há a chance de inchaço e sangramentos provocados pelo esforço.

  79. Doutora, faz uma semana que extrai o segundo molar superior, e hj fui tirar os pontos, aí senti que depois da escovação tinha ficado uma pequena camadinha de comida (bolo) na região do dente extraido, então com um cotonete fui limpando devagar pra não machucar, mas aí começou a sangrar, foi uma pequena hemorragia, que cessou bem rápido logo após eu morder uma gaze, e agora? Continuo a limpar a área? O que faço doutora?

    • Ah!, e quero saber se posso continuar a fazer caminhada, pois todos os dias faço uma hora de caminhada, grato!

      • Pode, apenas evite correr e tomar sol diretamente no rosto (use um boné) pela próxima semana.

    • Ricardo, o novo tecido que se forma no local da extração às vezes tem um aspecto estranho, meio amarelado, esbranquiçado ou vermelho escuro. Isso pode ser confundido com resíduos alimentares, mas não é. Portanto, cuidado ao querer “remover” coisas de dentro do “buraco” da extração, certifique-se de que não é apenas o tecido de cicatrização. A essa altura, tendo passado 1 semana, pode ser que seja só isso.

  80. Ola. Retirei um siso inferior na terça dia 14, nao tenho dores, e estou com pontos, mas do lado tem tipo um buraco aberto, fui no dentista ele olhou colocou soro, falou que nao saiu nada, e que iria cicatrizar de dentro para fora. Hoje no sábado esta inchado ainda mas já diminuiu bastante, esta como se fosse uma bola dura na mandibula, mas n dói. Essa bola vai ceder? O que posso fazer pra melhorar? Compressa quente? Infelizmente como o siso tava praticamente na mandibula, perto dos nervos, me deu paraestesia lingual e na gengiva por dentro perto da língua. Lábios e queixo ta normal. To tomando vitamina B12, tem chances de voltar? Terça irei retirar os pontos. Ele me receitou amoxilina e nimesulida. Caso aquela cavidade ainda esteja aberta, devo continuar com o antibiótico e antinflamatório? Ele falou q essa cavidade n é profunda, tenho pontos mas nessa parte nao, q é onde ainda ta inchado, vai fechar normalmente? Desde já obrigada.

    • Livia, a sua descrição é de uma cicatrização perfeitamente normal. Essa cavidade vai fechar sim, é como seu dentista explicou, a cicatrização é de dentro para fora. Você só deverá continuar com a medicação se o seu dentista indicar dessa forma. A parestesia regride na maioria dos casos, e como você já está em tratamento, as chances são boas.

  81. Ah, ainda tenho dificuldade pra abrir a boca. Depois que tirar os pontos melhora? Seria o caso de tomar um relaxante muscular?

    • Se não estiver mais inchado, você pode fazer compressas quentes para ajudar a diminuir o trismo (essa dificuldade que você relata de abrir a boca). Sim, um relaxante muscular pode ajudar, converse com seu dentista sobre isso.

      • Oi, obrigada pelos esclarecimentos. Achei diferente ter uma parte com pontos e outra essa “depressão”, um buraco, ouvi falar em cicatrização por segunda intenção, seria este caso? Então, agora só estou com um inchaço que se verifica por dentro, ao lado desse “buraco”, bem perto da mandibula, será que é por isso que tenho dificuldade em abrir a boca? Ficou esse inchaço rígido, e este só vai sair quando este buraco sem sutura cicatrizar por completo? Minha cirurgia foi meio traumática porque meu siso estava na posição mesio angular, e ele falou que estava bem fundo na mandibula mesmo, isso fara com que a recuperação seja mais lenta? Mesmo estando dificil tirar, ele tirou em aproximadamente 1 hora, mas ele tirou o DENTE INTEIRO, sem quebrar, é o procedimento correto? Da outra vez fiz em outro dentista, e tirei 3 de uma vez, agora fiquei triste, porque embora esse meu dentista cuide de mim desde que sou criança, fiquei com essa paraestesia e trismo. O trismo não é irreversível não né??
        Ah, esquecendo, tenho medo que esse trismo sei lá seja consequencia de alguma fratura na mandibula na hora da extração… Pode ser? Na verdade esse inchaço rigido está bem na mandibula, mas o siso estava por ali. Na hora da extração senti uma dor no nervo perto do ouvido… Será que está tudo bem?

        Obrigada

        • Livia, é exatamente isso: cicatrização por segunda intenção. A dificuldade de abrir a boca se deve pela dificuldade da própria cirurgia e pelo tempo que você teve que ficar de boca aberta, o que levou a uma rigidez muscular. Se o dente saiu inteiro foi porque era possível fazer dessa forma, então não havia necessidade de dividi-lo. Tanto o trismo quanto a parestesia são tratáveis e curáveis. E pode ficar tranquila, pelo seu relato não há nada que me faça pensar em fratura de mandíbula…

  82. Olá Dra Ana, arranquei meu dente na quinta feira 17-08 e a cirurgia ocorreu bem, só que gostaria de saber se posso fazer um implante provisório ou definitivo do dente depois de quanto tempo mais ou menos? O alvéolo ainda não se formou completamente o q posso usar para evitar a permanência do resto alimentar nele? Abraço.

    • Philippe, geralmente é preciso aguardar pelo menos 6 meses para fazer o implante. Mas, durante esse tempo, é possível usar algum tipo de prótese próvisória (fixa ou removível). É difícil evitar totalmente a entrada de resíduos alimentares no alvéolo, o melhor mesmo é manter uma boa higiene bucal para remover esses resíduos sempre. Use um cotonete, pode ajudar. Mas cuidado para não confundir o tecido cicatricial que se forma (que pode ter um aspecto bem estranho, amarelado, esbranquiçado, etc.) com “sujeira”, ok?! Esse tecido não pode ser removido e mexer nele pode causar sangramento.

  83. Ola, arranquei o dente do siso no dia 17/08 as 18:00 horas, minha recuperação esta boa, não sinto dor, tive um pouco de sangramento no segundo dia, voltei a trabalhar hoje, mas sera que posso limpar os pontos com agua oxigenada volume 10? E sera que posso enxaguar a boca com cepacol ?

    • Amanda, você até pode usar a água oxigenada, pode ajudar, mas muitas vezes seu uso pode causar descamação da mucosa. O Cepacol não é necessário, só use enxaguantes bucais sob orientação do seu dentista e do tipo que ele recomendar.

  84. Boa noite, eu novamente kkk, passou um tempo, eu meio que fiz um pouco a mais de exercicio fisico, ai agora to com uma dor incomodando na cirurgia, mas não é muito forte, mas incomoda :s não estava doendo o que pode ter ocorrido? …

    • O que ocorreu é que você deve ter exagerado no exercício e o seu organismo “reclamou”. Sossegue. :)

  85. BOA TARDE DRA.
    EXTRAI UM CISO SUPERIOR DIA 15/08 E NOS PRIMEIROS 3 DIAS CONSEGUIA ABRIR A BOCA NORMAL, POREM SENTI DOR EM OUTRO DENTE, VOLTEI AO DENTISTA E TIVE QUE ABRIR ESSE OUTRO DENTE PARA FAZER CANAL (SÓ ABRIU E COLOCOU REMEDIO, NÃO INICIOU O CANAL). NO DIA 18 E 19/08 FIZ UM POUCO DE ESFORÇO A MAIS, PRONTO, NO DIA 20/08 AMANHECI INCHADA E NÃO CONSIGO ABRIR A BOCA. ISSO É NORMAL NÃO CONSEGUIR ABRIR A BOCA DEPOIS DE 5 DIAS DA EXTRAÇÃO? ESTOU TOMANDO AMOXILINA DE 500 E DICLOFENACO DE POTASSIO DE 50MG, ESSES MEDICAMENTOS ESTÃO CORRETOS? POR FAVOR ME RESPONDA SE ISSO DEMORA A PASSAR ESTOU A 6 DIAS SEM ME ALIMENTAR DIREITO ESTOU MUITO FRACA.
    OBRIGADO DESDE JÁ…

    • Veronica, se você fez esforço físico durante o pós-operatório, isso pode ter sim complicado o quadro (se considerarmos que estava tudo bem até então). Essa dificuldade de abrir a boca se chama “trismo”, e é uma complicação comum de cirurgias de siso. Você está medicada de acordo, portanto os sintomas devem diminuir, mas procure guardar repouso. De qualquer forma, não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

  86. Ola dra, eu fiz uma extraçao do dente siso ontem, nao estou sentido dor, gostaria de saber quando irei poder tirar os pontos e quando vou poder fazer amor rsrsrrsrs e tbm quando é q ja vou poder almoçar, comer macarrao carne etc…

    • Bebbel, os pontos geralmente são removidos depois de 1 semana, converse com o seu dentista para marcar um horário para isso. E até remover os pontos seria prudente não praticar atividades físicas que exijam muito… sexo, por exemplo. Depois disso, se você estiver se sentindo bem e se não houver nenhuma complicação, você já pode voltar com as suas atividades normais, gradualmente. Sobre a alimentação, vale o bom senso: se você acha que dá pra comer, coma. Apenas evite alimentos muito quentes e duros.

      • OBRIGADA DRA PELA INFORMAÇAO. Q BOM Q ACHEI ESSE SITE, POIS TAVA COM UMA DUVIDA HORRIVEL.

        • Que bom que pude ajudar, Bebbel. :)

  87. Ana, bom dia!
    Sou eu novamente, a garota do siso que causou parestesia…
    Então, hoje faz 14 dias e continuo com rosto inchado, uma dor no osso, que não consigo bocejar, ou abrir a boca muito. Pareço estar com um caroço no rosto.
    Ontem a dentista disse que pode levar meses este inchaço, más será? Não senti um cuidado da parte dela…
    E neste domingo vou participar de uma corrida de 5km, eu posso participar tranquila?
    Posso ficar aguardando os meses, para este inchaço e dor sumir tranquila?

    • Carina, você não acha meio cedo para tamanho esforço físico? Não que vá acontecer alguma coisa, mas acho que “tranquila” não é bem o termo. O inchaço principal vai ceder logo, mas não é incomum que fique ainda uma região mais “dura” por algum tempo. É aguardar o seu organismo se recuperar.

  88. Boa Noite Dra!

    Tirei primeiramento o siso superior do lado direito, com ele foi maravilhoso, tomei uns dias de antibiotico e nem precisei tomar analgesico, agora essa semana, na terça feira, tirei os outros 2 siso do lado esquerdo. O de cima foi sossegado, o dentista tirou em menos de 5 minutos, mesmo com as raizes fininas e em forma de ganchos, o de baixo tinha a coroa muito grande, estava deitado e ainda por cima era incluso, teve que desgastar um pouco o osso e o dente saiu ainda com um pequeno pedaço do alveolo. Logo depois de passar a anestesia, não consigo engolir e sinto MUITA dor no pescoço. Detalhe que não consigo abrir a boca para fazer uma higenização mais profunda do local, e ele tb não me mandou fazer nada alem de tomar antinflamatorios, antibioticos e se sentisse muita dor, dipirona sódica.
    Mas minha duvida é meio esquisita, queria saber se posso comer (agora com 3 dias) um pouco de arroz japônes com pedaços minimos de frango picadinho, mesmo tomando antibioticos tenho perigo de pegar uma infecção? Obrigada =] (e as coisas que estão acontecendo são normais não é? Já que meu dente de baixo lutou contra o dentista tanto que tivemos que cortar a coroa rs)

    • Allysia, seu pós-operatório parece ser “normal”, algumas coisas como a dificuldade de abrir a boca são bem comuns em pós-operatórios de cirurgias de siso. A regra é mais ou menos essa: quanto mais se “mexe”, pior o pós-operatório. Quanto à alimentação, vai muito do bom senso: se você estiver bem, pode comer o que quiser. Apenas evite alimentos muito quentes e de consistência dura. Se você está tomando antibiótico e sua saúde geral vai bem, não há motivo para pensar em infecção.

  89. Fiz extração na quarta feira (22/08) e preciso trabalhar sábado a noite como garçon, tem algum problema? O esforço não é muito mas fico apreensivo.

    • Guido, se você estiver bem e se a extração tiver sido tranquila, pode sim. Só evite carregar peso (manere na bandeja). :)

  90. Olá, boa noite. Eu sou de Portugal e achei este espaço muito legal, muito instrutivo e agradável.
    Tenho um problema: extraí um dente na segunda-feira e hoje, sábado, tive que voltar ao dentista, que me diagnosticou alveolite. Fez uma limpeza e colocou um penso intra-alveolar (creio que é esse o nome).
    Tenho já há 3 dias dores horríveis e nem com o iboprufeno e paracetamol (intercalados de 4 em 4 horas) as dores atenuam.
    Li no entanto que o anti-inflamatório retarda a cicatrização. Deverei usar só então o paracetamol?
    Já agora, era possível saber quanto tempo demora uma alveolite a passar? Não vai ser fácil trabalhar neste estado.
    Mais uma vez, parabéns pelo site!
    Aquele abraço deste lado do Atlântico.

    • Rui, depende do tipo de alveolite… a sua, já que o dentista não prescreveu antibióticos, creio ser do tipo “seca”… a dor e o desconforto vão diminuir gradativamente, é difícil dizer com precisão o tempo de melhora, mas creio que em até uma semana tudo esteja resolvido (se não houver outra complicação). Continue tomando a medicação como prescrito pelo seu dentista, inclusive o antinflamatório (mesmo que ele retarde a cicatrização, os efeitos da inflamação sem ele podem ser piores).

  91. Obrigado, Ana. É uma simpatia.
    Vou seguir seu conselho, sim.
    Posso fazer só mais uma pergunta?
    O penso intraalveolar, que o médico colocou, decompôe-se sozinho ou terá que ser removido?
    Confesso que não fiquei com essa informação.
    Mais uma vez, fico-lhe muito grato pela sua ajuda e simpatia.
    Beijos transatlânticos,
    Rui

    • Não há necessidade de remover não Rui, o organismo vai se encarregar de eliminar de quaisquer resíduos desse produto. :)

  92. Oi Dra. Muito instrutivo o site. É bom ver a atenção com que respondes aos pacientes cheios de dúvidas.

    Extraí o siso há mais ou menos uma semana (terça-feira passada). Meu dentista teve bastante dificuldade para a retirada do bendito dente, tanto que, estava prevista a retirada dos dois lados, porém foi realizada somente uma. O local ficou bem inchado. Sendo que diminuiu um pouco somente neste domingo. E uns três dias depois da cirurgia, a pele do rosto perto do maxilar ficou bem roxinha. Comecei a sentir um pouquinho de incômodo também… como se fosse uma afta no local da extração.

    Mas tomei um susto domingo a noite quando abri a boca para ver se tinha alguma coisa. O local de onde o dente foi tirado estava exposto. Um buraquinho aberto. Notei que o pontinho já havia caído há uns dias, mas pensei que fosse normal. Agora parece que o local fica sujo… é bem difícil higienizar
    É normal acontecer isso?? É um pouquinho incomodo, mas nada insuportável…

    • Marília, a aparência de “buraco aberto” é assim mesmo… a gengiva vai cicatrizar de dentro para fora e esse buraco vai sumindo aos poucos. Se o ponto já caiu, em princípio (não havendo sangramento ou outros sintomas relacionados) não há problema. A parte da higienização é chata mesmo… tente usar um cotonete, pode ajudar.

  93. Vou arrancar meus 4 sisos no sábado as 10h30 da manhã, eu posso ingerir bebida alcoolica na sexta feira de noite?

    • Melina, em princípio não há problema. Apenas não exagere…

  94. Bom dia Dra. faz 13 dias que extrai o dente do siso embaixo do lado esquerdo, ontem fui higienizar a boca e saiu uma massinha meia branca de dentro do buraco, tinha um odor ruim, depois sangrou só um pouquinho mas eu mordi a gaze e parou, aparentemente o buraco esta normal mas o dente do lado esta doendo um pouquinho, não é muito, só que incomoda e vale lembrar que faz 1 mês que coloquei aparelho, então os dentes estão todos doloridos, semana passada quando fui retirar os pontos da extração a Dra. fez manutenção no aparelho, então não sei dizer se a dor é da extração ou do aparelho, mas sera que é normal tudo isso? E outra coisa, segunda feira eu fiz 4 obturações nos dentes do mesmo lado da extração.

    Obrigada.

    • Amanda, pode ser que o dente esteja doendo por causa do aparelho (embora nem sempre os segundos molares participem do tratamento ortodôntico) ou pelo dentista ter se apoiado nesse dente durante a extração do siso, deixando-o sensível. A tendência é essa sensação ir melhorando aos poucos.

  95. Boa noite ranquei um dente e um dia depois um grao de arroz ficou dentro do buraco e nao consigo tirar com um cotonete, tem algum problema deixar ate na sexta que e quando vou tirar os pontos?

    • Bom, não é… pois resíduos alimentares podem favorecer o desenvolvimento de uma infecção. Mas se não for possível removê-lo…

  96. Arraquei meu dente no sabado 01/09, mais não levei ponto, o burraco está aberto, com quanto tempo ele vai fechar pois estou com muito medo de comer e cair alguma alimento dentro.

    • Stefannie, qual dente? Se foi um siso inferior, o “buraco” vai demorar uns 2 ou 3 meses para fechar por completo (porque a cicatrização acontece de dentro para fora). Se for outro dente, costuma ser mais rápido.

      • Ana, foi o 1º molar que eu arranquei pois ele quebrou e não tinha mais como fazer restauração, neste caso ele vai fechar mais rapido né? Muito obrigado pela sua atenção.

        • Vai sim. :)

  97. Olá, Dra.
    Há aproximadamente 2 meses extraí o primeiro molar superior esquerdo. Tive alveolite seca. Senti dores terríveis. O médico prescreveu amoxilina, ibuprofeno e aplicação de água oxigenada 10 volumes, seguida de bochechos com água filtrada. Levou uns 10 dias para aliviar e começar a cicatrizar. Isso sem falar que tive um monte de aftas ao redor do dente.
    Na sexta-feira (31/08) extraí o esquerdo. Ontem (segunda-feira) começei a sentir dores e parece que o quadro também está se repetindo. Ele me receitou preventivamente os mesmos medicamentos, que venho tomando desde a extração. Também voltaram as aftas. Os pontos sumiram!!! Onde foram parar? Existe a possibilidade de a cicatrizaçao ocorrer por cima deles, ou seja, do buraco ir se fechando por cima dos pontos? Ele ainda está aberto, com fundo escuro, bordas inchadas e dolorido. O que devo fazer? Da vez anterior eu mesmo removi os pontos. Mas agora acho que estão dentro do buraco e a dor aumentou bastante!!! Me ajude!

    Esqueci de mencionar: neste dente que extraí havia feito um tratamento de canal e fui trocar a restauração que havia caído. Foi quando o medico afirmou que não deveria ter tratado, pois estava perdido e a indicação correta seria extração. A mesma foi difícil, ele fraturou em 3 pedaços, mas a raiz saiu inteira. Isso tem relação com a alveolite ou ela me persegue mesmo? Rsrsrs…

    • Cleriston, certamente os seus pontos caíram e você nem percebeu (engoliu junto com a comida, por exemplo)… pode ficar tranquilo, a cicatrização não ocorreu “por cima” deles não. Extrações mais difíceis podem colaborar pra acorrência de alveolite, mas talvez haja algum outro fator que a gente não esteja identificando… por exemplo, você fuma? Fez bochechos ou cuspiu durante o pós-operatório? Se não, é perseguição pura. :D

      • Nao fumo e segui à risca todas as recomendações. Deve ser perseguição mesmo. Só um detalhe: o dente não sangrou, embora o dentista tenha estimulado o sangramento para que houvesse a formação do coágulo. Além de todos os problemas relatados, ainda teve isso. É uma coisa minha, devo ser descendente de vampiros, pois isso sempre acontece (e a alveolite também)… Rsrsrs.
        Obrigado pelos esclarecimentos, Dra.
        Fica com Deus.

        • Ahauahauaha Cleriston… deve ser isso mesmo! Coisa daquele seu primo, o Drácula. :D

          Bom, a ausência de sangramento é sem dúvida a causa da alveolite, já que isso parece ter impedido a formação do coágulo. Agora, o motivo desse pouco sangramento é que é a dúvida… pode ser mesmo uma característica sua. Perguntei sobre o cigarro porque pacientes fumantes costumam sangrar muito menos durante cirurgias odontológicas. Abraço!

  98. Olá Doutora,

    Parabéns pelo blog, ele está ajudando a esclarecer muitas dúvidas. ^^
    Bem, o médico arrancou o meu siso do lado esquerdo, pois ele estava praticamente deitado, porém já se passaram mais de duas semanas e o buraco não se fechou ainda!! Incomoda pq junta comida e tenho que ficar limpando com jatos de água com ajuda de uma seringa. affz. Isso é normal?? Devo voltar no meu médico para que ele olhe? Tem possibilidade de ficar do jeito que está e não fechar?? Agradeço desde já. :)

    • Jaciara, é normal sim. A cicatrização ocorre “de dentro para fora”, e não como acontece na nossa pele, por exemplo. Isso que dizer que esse “buraco” vai ficar aí ainda algum tempo, mas não se preocupe: vai fechar, e pode levar até 3 meses para ele desaparecer. Continue firma na higienização, dá trabalho mas vale a pena. :)

      • Obrigada pela resposta rápida. Parabéns pelo profissionalismo. Me deixou mais tranquila. Até porque nunca arranquei um dente para demorar tanto para o “buraco” deixado após exodontia se fechar. Arranquei o siso do lado direito e foi bem mais rápido, pelo menos o tecido quando foi retirado os pontos ficou fechado. Mas dessa vez não. :/ Continue com o blog, pois é ele é importante e esclarecedor. :)

  99. Olá Dra, extrai o penúltimo dente de cima hoje, amanha posso usar piscina e apanhar sol?

    • Claudio, melhor não. Quanto à piscina, tudo bem (só não faça muito esforço físico), mas o sol pode ser um problema. Procure evitar… fique embaixo do guarda-sol. :)

  100. Boa tarde, Dra. Ana.
    Aqui estou de volta lhe incomodando, é que está muito complicado limpar o local onde arraquei o dente (1º molar) como não levei ponto está aberto e fico com medo de cair alimento, mais não tem como sempre cai e fica um cheiro horrivel, queria saber como faço para limpar o local aberto para que evite este cheiro desagradável. Muito obrigado novamente pela sua ajuda.

    • Use um cotonete e/ou uma seringa com água filtrada. Pode ajudar.

  101. Olá! Na quinta-feira passada extraí o penultimo dente na arcada de baixo e a dentista não me receitou nenhuma medicação.
    Desde segunda-feira (antes de ontem) venho sentindo dores horríveis, que só vêm piorando. Começou com uma dor localizada, pulsante no local da extração mas ontem passou a irradiar e até dores de cabeça estou sentindo.
    Ontem fui até a dentista que me prescreveu Azitromicina e Biprofenid que estou tomando desde ontem a noite, e a dor não cede! Ainda não tirei os pontos, serão retirados amanhã.
    Por favor, me ajude: quanto tempo leva para os medicamentos me ajudarem? Não aguento mais sentir dor!!! Está quase impossível trabalhar… =(
    Obs: uma coisa branca se formou no local, isso é tipo uma “casquinha”? O que é aquilo??? Minha dentista viu e ignorou…

    • Raquel, se a medicação não está ajudando é o caso de entrar em contato com a sua dentista para trocá-la ou ajustar a dosagem dos analgésicos. O aspecto branco pode ser pelo acúmulo de placa bacteriana na área da extração ou apenas uma coloração “diferente” que o tecido de cicatrização assume. Mas se sua dentista viu e não chamou a atenção dela, é porque o aspecto deve estar normal.

      • Olá Doutora! Primeiramente obrigada pelo feedback.
        Meu problema continua…
        Na quinta-feira 06/09 voltei à dentista para retirar os pontos e contei que a dor continuava insuportável. Ao retirar os pontos subiu um cheiro horroroso da minha boca! Ela fez a limpeza com uma solução de soro e uma medicação, injetou com uma seringa e fechou com novos pontos. Após o efeito da anestesia acabar, a dor voltou como antes. Sem nenhuma melhora. A medicação ela manteve a mesma.

        Estou cansada de sentir dor e muito preocupada, pois, não acredito que seja normal. Entendo que a dor é um sinal do nosso corpo de que algo não está bem e infelizmente, por mais que eu questione, a dentista não explicou o que aconteceu com minha boca, mas mandou tomar a medicação até o fim. Estou fazendo isso, mas para tirar a dor, sou obrigada a tomar dois comprimidos de Tylenol 750mg, porque um só é como água.

        Doutora, por favor, me ajuda: devo procurar outro dentista? O que está acontecendo que essa dor terrível não passa? O que eu faço?

        Obs: a coisa branca que tinha antes a dentista removeu e me respondeu que era normal. Mas então, porque o fedor??? ÔÔ

        Obrigada novamente pela atenção.

        Grande abraço!

  102. Doutora… Eu de novo!!!
    Minha alveolite agora apresenta pus!!! Meu dentista não apareceu no consultório hoje e, por conta do feriado, só estará lá na segunda-feira. Socorro!!! Terei que fazer uma curetagem? Água oxigenada piorou a situação, o tecido parece estar necrosado, me incomodando muito. Estou me tratando pelo SUS. É super complicado conseguir uma consulta. Pelo que andei lendo na internet, teria que utilizar antibióticos (estou utilizando amoxicilina desde a extração!!!). Mas parece que existe um procedimento a ser feito, tipo raio X para detecção de fragmentos estranhos no alvéolo e introdução de medicamentos diretamente dentro dele, correto?
    Não sei o que fazer. Estou sem grana para bancar uma consulta, e nada de salário ainda. Me dê uma luz, pelo amor de Deus!!!

    • Cleriston, eu estava viajando… por isso só estou lendo o seu comentário agora (e hoje já é segunda-feira). Sim, em caso de alveolite purulenta é necessário que o dentista interceda, curetando o alvéolo e entrando com a medicação adequada. Veja aqui: http://medodedentista.com.br/2012/08/estou-com-alveolite-e-agora.html

  103. Boa tarde Drª,
    Tem 20 dias que extrai os 4 dentes ciso, mas estou preocupada pois o meu dente esquerdo inferior na extração esta um pouco inflamado, e ate hj sinto as vezes lateja um pouco no local da extração e esta levemente inchado, e tbm os dois dentes anteriores do extraido então sensivel, fico sentido sair um liquido de gosto estranho do local da extração, pode ser alguma coisa fora do normal? As demais extrações estão tranquilas não sinto nada nelas.

    • Bianca, pela sua descrição parece estar tudo ok, dentro do processo normal de cicatrização.

      • Obrigada, e parabéns gostei muito do site.

  104. Olá Dra. como vai?
    Bom eu recebi a notícia hoje que terei que extrair os 4 sisos. Porem o dentista disse que vai extrair os 4 de uma vez. Eu pesquisei e observei que é mais recomendado 2 de cada. O pós operatório seria mais complicado ? Em em relação a anestesia quantas você acredita que seriam necessárias ?
    Agradecido.

    • Thiago, vou bem, e você? O pós-operatório costuma ser mais tranquilo se forem feitas 2 extrações por vez, mas não quer dizer que vai ser ruim se forem feitas as 4 na mesma sessão. Isso depende muito do paciente. Serão 4 anestesias, pelo menos. A quantidade necessária de anestésico (se mais de 1 tubete por anestesia) depende também.

  105. Eu extraí dois dentes do siso no dia 31 de agosto, sexta-feira passada. O meu antibiótico termina este sábado, dia 8 de Setembro, às nove horas da manhã. Posso consumir álcool à noite, por volta das onze horas da noite? Eu deveria retirar os pontos no Domingo, mas como será impossível por ser Domingo, só posso tirá-los no Sábado ou Segunda. Se não conseguir retirar, posso consumir álcool com pontos, de qualquer forma? Agradecia a resposta às duas perguntas, estou um pouco aflita porque quero mesmo sair e divertir-me.

    • Daniela, em princípio, pode (mesmo com os pontos).

  106. Dra, bom dia!!
    Fiz uma extração de um siso superior e também nos dois dentes do lado dele tive que passar por uma cirurgia, onde a dentista afastou a gengiva para fazer uma limpeza nas raizes, ela me receitou Nimesulida de 12 em 12 horas, durante quatro dias, hoje é o quarto dia, aparentemente está tudo bem, como o medicamente acaba hoje, gostaria de saber se posso tomar uma cervejinha??

    • Li, se estiver tudo ok e fizer mais de 12 horas que você parou com a medicação, pode. Mas não exagere, ok?!

  107. Bom dia dra. extrai ontem um dente inferior do lado direito penultimo, e não estou sentindo dor e nem ta sangrando mais, pois estou em repouso absoluto. Eu ja posso começar a me alimentar aos poucos tipo arroz e frango cozido? Pois estou morrendo de vontade de comer comida e quando posso fazer amor. rsrs. Obrigada desde ja.

    • Cris, vai muito do bom senso. Se você estiver se sentindo bem, pode ir introduzindo alimentos mais sólidos, apenas tome cuidado pra não ingeri-los muito quentes. Quanto ao sexo, apenas não exagere muito na “vontade” e evite fazer sexo oral (receber não tem problema não). ;)

  108. 48 horas depois de arrancar o siso pode fazer sexo né?

    Vou pegar leve, eu juro!

    • Pedro, se você pegar MUITO leve, eu deixo. :D

      Mas sério: vá com calma, tá?! O ideal seria aguardar 1 semana… mas quem sou eu pra controlar o amor? :D

  109. Boa noite Dra. Ana,

    Retirei os 4 dentes sisos dia 31/08/12 em bloco cirúrgico com anestesia geral, tomei amoxicilina 8 dias e nimesulida por 5 dias faz 9 dias que fiz a cirurgia. Fui informada pelo meu médico que os pontos de sutura que ele deu não precisa ser tirado, pois a gengiva iria absolve-los. Gostaria de saber, já posso me expor ao sol?
    Já posso fazer sexo? Posso fazer minha caminhada? Tem uma coisa esquisita acontecendo, não sinto dor mas, sinto dormência na parte inferior esquerda dos lábios e queixo, Relatei isso para eu cirurgião e ele me receitou corticoide por 3 dias e nem assim resolveu. O que devo fazer? Fora que também sinto dor na mandíbula quando falo muito e quando mastigo, sinto também uma pressão muito forte nos dentes inferiores da frente. O que fazer? Isso é normal?

    Aguardo resposta.

    Atenciosamente,

    Mônica S.

    • Mônica, apenas não exagere (tanto no sol, quanto na caminhada quando no sexo). Essa sensação de prolongamento do efeito anestésico se chama parestesia, e é uma complicação pós-cirúrgica relativamente comum. Pode durar dias, semanas ou meses. Veja mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

      A dor na mandíbula e a pressão nos outros dentes devem ser apenas sintomas passageiros, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar que eles estão se prolongando demais.

  110. Retirei os pontos hoje, à noite posso beber álcool?

    • Dani, se você não estiver mais tomando nenhum remédio, pode. Mas não exagere. ;)

  111. Boa noite dra eu tirei os dois sisos do lado direito na quinta feira, mas estou sentindo dores fortes no local e ta um pouco inchado, isso é normal?? E em relação à higiene como faço ? Estou tomando suco de frutas e alimentos batidos.

    • Pedro, dores FORTES não é algo esperado. Entre em contato com o seu dentista para ajustar (ou trocar) a medicação analgésica. A higienização vai muito do bom senso. Você não vai conseguir usar a escova de dentes na região, pois pode machucar, mas pode usar um cotonete pra ajudar.

  112. Oi, eu arranquei meu dente ha 5 dias, fiz as recomendações do dr. certinho nos 3 primeiros dias, mas no quarto como precisei sair tomei sol e alem disso acabei jantando, fiz a higienização e achei q tava sujo o buraco de alimento e passei a escova e saiu uma pelinha branca, tá doendo muito o que eu devo fazer!!! Já tomei dipirona 500mg não resolveu , obrigado pelo ajuda.

    • Amanda, você precisa procurar o seu dentista para avaliar.

  113. Dra.
    Extraí os dois dentes sisos do lado direito, há 4 dias (numa quarta feira). Estou tomando levofloxacino 1 vez por dia e nimesulida de 12/12 horas. Não inchou e fiz compressa gelada por dois dias e meio, já não estava sentindo nada e acabei tomando chá algumas vezes ontem (sabado), e como se não bastasse na parte da tarde tossi muito até a noite, por conta dessa baixa umidade. Ocorre que ao fazer a higienizaçao antes de dormir, percebi que havia rompido um dos pontos, ficando uma fissura consideravel entre uma parede de pele e outra. Não estou sentindo dores, somente o desconforto do dolorido pela extraçao, que aumentou um pouco depois que o ponto rompeu, mas nada demais. Somente tirarei os pontos na quarta feira, daqui 2 dias, lhe pergunto se há problemas por conta do rompimento dos pontos, e se esse buraco vai ficar assim? Nao tem como dar um novo ponto? A higianizaçao fica quase impossivel se cair algo, demorará quanto tempo pra sarar? Ainda adianta eu comer gelado? Conto com sua ajuda!

    Esqueci de informar que o ponto que rompeu foi na parte inferior. E o cha estava quente.

    • Felipe, pela sua descrição parece estar tudo bem. O “buraco” da extração de baixo vai demorar um tempo ainda para fechar por completo, talvez uns 3 meses. Às vezes os pontos se soltam mesmo, mas isso não significa, necessariamente, um problema. Comer / beber alimentos / bebidas geladas ainda é bom, pode ajudar.

  114. Extrai dois dentes sizo hj, não recebi nenhuma medicação do dentista, quero saber o q posso tomar… e tambem quanto tempo de repouso para poder começar a malhar e quanto tempo sem tomar sol? Obg Boa tarde

    • Richard, você precisa entrar em contato com o seu dentista para saber que tipo de medicação tomar (se necessário), pois só ele conhece seu quadro clínico. Você está com dor?

  115. Fiz uma gengivoplastia no dia 12/09/12 quanto tempo posso ficar sem sexo ?

    • Seria interessante aguardar 1 semana. :)

  116. Dra. arranquei um siso ha 3 dias, não sinto doer, só ta um pouco inchado mas não muito. Hoje olhando, vi que tem duas “bolhas” bem pequenas e brancas perto dos pontos, o que sera isso?

    • Cledson, provavelmente faz parte do processo normal de cicatrização. Se a dor aumentar ou inchar (mais), procure seu dentista para verificar a possibilidade de uma infecção. Mas não há motivo pra pensar nisso neste momento, parece estar tudo bem.

  117. Ola dra., eu me chamo Marcio, ha 2 dias fiz a cirurgia para retirar dos sisos aqui na Alemanha, arranquei os 4 de uma vez, até agora nao parou de sangrar, cuspir é super nojento mas e algo que tenho que fazer porque nao tenho como ficar com a boca cheia de sangue, e olhe que fica feio (escuro) e fedido, o medico nao me receitou nenhum medicamento, me deu apenas dois tabletes para dor (schmerz) e marcou uma nova data para eu tirar os pontos. O bom é que nao tenho nada de dor, nem tive depois da cirurgia que foi super rapida, coisa de meia hora pros 4 dentes. Mas esse sangue nao para de escorrer… sou fumante mais tenho seguido a risca todos os cuidados, nao sei o porquê… Talvez ele tenha apertado esses pontos fortes demais?!

    • Marcio, quanto mais você cuspir, maior é a possibilidade de sangrar. Procure tomar água gelada em vez de cuspir, você até vai engolir um pouco de sangue, mas a tendência é o sangramento parar, pois é exatamente o movimento de sucção que você faz ao cuspir que causa o sangramento.

  118. Olá Dra. To aqui de novo… Hoje faz 4 dias que extrai um siso, as “bolhas” brancas que falei que tinham aparecido desapareceram… mas hoje um ponto torou, e estou com medo de doer, ou acontecer algo pior… Posso ficar com ele torado assim mesmo, ou devo ir no meu dentista? Só vou tirar os pontos na terça-feira.

    • Se não estiver doendo não precisa se preocupar. Você pode aguardar o dia da remoção dos pontos pra conversar com o seu dentista, aí ele vai examinar e ver se está tudo ok (e parece que está).

  119. Dra, extrai meus sisos de baixo e queria saber como posso higienizar minha boca. Tenho medo de escovar os dentes pois o creme dental tem teor ácido. Dra, estou desesperado! Estou com medo de uma inflamação, por favor me ajude!!

    • Nicolas, não precisa ficar com medo das coisas darem errado. A higienização fica mais complicada mesmo durante o pós-operatório, pode haver mau hálito também, mas esses são problemas passageiros. Você realmente não vai conseguir escovar a área da cirurgia, o que poderia até soltar um ponto, então procure escovar os outros dentes normalmente (a pasta não é ácida não, pode ficar tranquilo) e, na região mais crítica, você pode usar um cotonete, delicadamente, para remover a placa bacteriana que porventura se junte sobre os pontos e também quaisquer resíduos alimentares.

  120. Dra. os pontos tão caindo, tão tudo pendurados rs..
    Posso “puxar” ou devo esperar ate a remoção que será na terça-feira?

    • Dra. vi que os pontos tava caindo, fui lá coloquei a mão, e puxei… Daí saiu todos, fiz errado? Eu deveria ter esperado ate terça pra tirar né? ;/ to com medo de acontecer algo ;c

      • Fica tranquilo, Cledson… se eles estavam soltos, não estavam segurando nada mesmo. Eu não recomendaria puxá-los, mas se você fez isso e não aconteceu nada mais sério, tá tudo bem! Agora, mesmo sem os pontos, compareça à consulta para “retirá-los”… é uma oportunidade do seu dentista examinar você e ver se está tudo ok com a cicatrização (e de você tirar quaisquer outras dúvidas que tenha).

    • Eu IA dizer pra você não puxar… aí vi seu comentário mais recente… :D

  121. Dra. Extrai 2 sisos hj!! A dentista passou azitromicina por 3 dias!! Domingo tenho uma festa posso beber?? Já terei terminado de tomar os medicamentos, porém estarei com os pontos ainda!! Obrigada!

    • Isis, se você não estiver tomando nenhum medicamento, pode. Só não exagere, ok?! :)

  122. olá Dra.
    Extrai um dente hoje e devido a uma pequena hemorragia durante o processo fui submetido a uma sutura. Mesmo após a extração, durante o resto do dia pude perceber que saia um pouco de sangue. Gostaria de saber se é normal mesmo essa pequena quantidade de sangue do dente.

    • Marcos, todo extração traz sangramento, pra alguns mais, para outros menos. A persistência no sangramento é que não é normal, mas pelo que você diz é em pequena quantidade. Procure evitar cuspir, pois isso geralmente é um dos motivos dessa persistência.

  123. Olá dra, eu me chamo Marcio, ja perguntei aqui antes, agora tenho uma nova pergunta, arranquei os 4 sisos e um deles o ponto abriu ficando o buraco do dente, nao tenho dor, nao tou tomando medicacao, o que acontece é que hoje eu vi resto de alimento dentro desse buraco, estou com uma gastura enorme que até nao comi mais, como faco para limpar isso?! Ou o dentista vai fazer um novo ponto?! É normal ficar esse buraco?!

    • Marcio, imagino que você esteja falando de um siso inferior. Se sim, é normal esse “buraco” mesmo… a cicatrização completa da área leva uns 2 meses pelo menos. Até lá, considerando que os pontos já foram removidos, você pode limpar a região usando uma seringa (sem a agulha, claro) com água filtrada.

  124. Bom dia, Dra. eu de novo por aqui, como ja disse arranquei os dentes ciso, agora no local do buraco do dente inferior esquerdo, esta cheio de gengiva como se fosse uma bola de carne, o q devo fazer?

    • Bianca, é importante que o seu dentista a examine para verificar o que pode estar acontecendo. Apenas pela sua descrição não saberia sugerir alguma coisa, é preciso avaliar clinicamente.

  125. Boa tarde Dra! Extrai 2 sisos do lado esquerdo na segunda, hoje ja e quarta e meu rosto continua inchado, estou tomando amoxicilina de 8/8 horas e nimesulida 12/12 horas, gostaria de saber quanto tempo demora p melhorar o inchaco? Estou mt preocupada pq um dente ele nao conseguiu retirar todo, ficou um pedaco da raiz, ele disse q nao tem problema, sera q devo procurar outro medico? Me ajude. Obrigado.

    • Elaine, o tamanho do inchaço geralmente está relacionado com a difuculdade da cirurgia. Mas geralmente é questão de 1 semana para o rosto voltar ao normal, principalmente considerando que você está medicada de acordo. O pedacinho de raiz que ficou possivelmente é bem pequeno (imagino eu) e o seu dentista achou que a tentativa de removê-lo seria mais arriscada pra você do que simplesmente deixá-lo por lá. Em principio, não há motivo para preocupação, e o próprio fato dele ter avisado você a respeito já é um sinal de você pode confiar nele :). O importante, agora, é acompanhar o quadro periodicamente.

  126. Muito obrigado doutora, sua explicação foi relativamente muito importante. Obrigado por tudo e em especial pelo site que tira a duvida não só minha mas de tantos e tantos que passam por procedimentos similares.

    • Obrigada, Marcos! Fico feliz em ajudar. :)

  127. Oi, eu arranquei dois dentes queixal faz 4 dias, meu queixo ta um pouco inchado, eu sinto um pequeno descorforto e no buraco tem uma coisa amarelada, é normal?

    • Anita, pela sua descrição e considerando que são extrações recentes, parece estar tudo bem. Se você começar a sentir dor ou a região inchar mais, procure seu dentista para examinar.

  128. Dra., arranquei 2 sisos na quarta- feira(12/09) e hje retirei os pontos e o meu dentista disse que estava tudo bem. Fiquei sem graça de perguntar pra ele, mas já posso voltar a beijar meu namorado normalmente e a fazer sexo oral?

    • Tálita, se estiver tudo bem, sem inchaço, dor, etc… pode sim! :)

  129. Olá Dra.
    Tirei meu ultimo siso segunda-feira, ate ontem estava um pouco inchado e tem sinais de inflamaçao, estou tomando antibioticos, minha maior duvida é: pedi pra levar o dente, ontem quando fui olhar pra ele vi que foi quebrado para extração e notei que falta uma ponta da raiz, se ficou la isso pode ta provocando a dor? Tem algum problema maior futuro? Estou com receio sobre isso…
    Aguardo seu informe.

    • Moises, se for só uma pontinha não há problema, e não acredito que isso seja um fator causador de dor. Às vezes, quando o pedaço é muito pequeno, por uma questão de custo-benefício para o paciente, o melhor é deixar o pedacinho onde está mesmo. Mas só porque você não vê esse pedaço no seu dente não quer dizer que ele tenha ficado lá dentro do osso… ele pode ter sido removido mas você não está de posse dele. :)

  130. Gostei muito do site e das explicações, me ajudou muito, pois minha boca sangra muito onde foi feita a extração, e eu sempre cuspia este sangue, e agora sei que não é certo fazer isto, obrigado.

  131. Mais um detalhe, dificuldade para engolir ate mesmo saliva é normal? E a respeito do que perguntei, no caso de ficar uma possivel ponta do dente teria problemas futuros?

    • Sim, muitos pacientes relatam dor ao engolir, o que deve diminuir gradualmente. E não, se for só um pedacinho ele fica “sepultado” e muitas vezes o próprio organismo da pessoa trata de “absorvê-lo”.

  132. Oi Dra. eu extrai meu siso nessa terça dia 18/09 e percebi que ficou ainda um pedacinho bem pequeno o que fazer? Não tow sentindo nenhuma dor.

    • Renato, você percebeu como? Tem uma ponta “espetando” você? Pode ser que o rebordo ósseo tenha ficado com um formato desfavorável ou que haja mesmo um pedacinho de osso solto que o seu organismo está tentando expulsar. Mas dente não me parece que é, não. Procure seu dentista e relate isso.

      • Eu percebi olhando pelo espelho, eu não levei nenhum ponto por isso deu para ver…
        Não fura nada, eu apenas vi que ta branco uma parte do buraco bem no fundo… e quando eu vou limpar com o contonete eu percebo que é duro como se fosse mesmo um pedaço do dente… o buraco ainda ta bem grande, não esta mais sangrando nem doendo nada…
        OBG pela resposta boa noite =D

        • Então fique tranquilo, Renato… é assim mesmo. O buraco vai demorar um pouco pra fechar por completo, talvez 1 ou 2 meses.

  133. Arranquei o 2o molar ontem, o dentista deu pontos mas fui ver agora q os pontos estao frouxos o q faço ? Tenho q ir no dentista de novo ou posso deixar assim?

    • Gabriel, se não houver dor ou outro sintoma importante, não precisa se preocupar. Às vezes os pontos afrouxam mesmo.

  134. Olá Dra. eu arranquei o dente do siso inferior só que tenho tido uma impressão na língua e parece que da parte de dentro da gengiva perto da garganta está uma coisa que me arranha a língua que não faço ideia o que é, será que ao arrancar o dente esforçaram muito e ficou lá uma pequena raiz partida ? O que aconselha ?
    Cumprimentos.

    • Bruno, difícil sugerir alguma coisa apenas pela sua descrição. Mas não acredito que isso seja um pedaço de dente não… se fosse uma raiz, ela estaria muito bem “escondida” dentro da gengiva. Pode ser uma espícula óssea (um pedacinho solto de osso), por exemplo, ou o próprio formato do rebordo ósseo, que ficou “pontudo” depois da extração. Relate esse sintoma ao seu dentista.

  135. Olá dra. Bom Dia!!!

    Fiz a extração de um dente do ciso, na quinta-feira, aparentemente td ocorreu bem, fiquei sem comer nada de alimentos sólidos durante 48h, coloquei gelo durante as primeiras 24h, com intervalos intermitentes, enfim, mas hoje depois de 03 dias sinto um certo desconforto na língua, como se tivesse sido formado várias aftas. É normal, o que devo fazer? Fazer bochecho com água oxigenada 10 volumes ajuda a tirar o mau hálito da boca.
    Obrigado.

    • Jailson, é possível que sejam aftas mesmo, pequenas lesões ocasionadas pelo própria manipulação do dentista durante a cirurgia. Mas elas desaparecem logo. Quanto ao hálito, converse com o seu dentista… um enxaguante bucal à base de clorexidina é melhor, a água oxigenada pode causar descamação da mucosa. Mas também não pode ser usado de forma contínua, por isso ele vai prescrever (se realmente necessário) por quanto tempo você deve usar.

  136. Olá Dra.. Extrai o dente 37 faz 5 dias, e o dentista mandou tomar amoxicilina de 8 em 8 horas durante 3 dias, mas como o meu rosto inchou bem na bochecha do lado onde foi feita a exodontia, eu tomei a amoxicilina por quase 5 dias, gostaria de saber se esse inchaço é normal, considerando que no local da extração não está inchado, só dá pra perceber no rosto e já diminuiu bastante, se não tem problema eu parar a medicação, já que eu mesma prolonguei o tratamento e em quantos dias geralmente o inchaço desaparece. Desde já agradeço!

    • Clair, o inchaço geralmente tem a ver com o quanto foi “mexido” durante a extração… quanto mais o dentuista precisa manipular os tecidos, mais incha. Mas não quer dizer que haja uma infecção, apenas uma inflamação “normal” inerente a qualquer processo de cicatrização. Por isso, se seu dentista não recomendou que você continuasse tomando o antibiótico, não é preciso continuar. Mas confesso que eu costumo prescrever Amoxicilina por 7 dias.

  137. Boa Tarde Dra! Faz uns cinco dias que eu extraí o penultimo dente inferior da esquerda, estou sentindo um leve desconforto e um gosto ruim na boca e também percebi que formou uma leve camada amarelada por cima do buraco, vou tirar os pontos dia 27/09 e temo que esta camada amarelada seja pus. Posso estar certa?

    • Juliana, pelo seu relato não me parece haver nada errado… o gosto ruim e o aspecto “estranho” do local são sinais e sintomas bastante comuns. A camada amarelada pode ser apenas placa bacteriana, que se formou sobre os pontos (que quando são feitos de seda – material mais comum usado pelos dentistas – “juntam” mais placa mesmo).

  138. Boa tarde, extraí um dente vai fazer uma semana, estou tomando o remédio recomendado, so que a gengiva esta com um aspecto de inflamado. O que devo colocar no local?

    • Mi, você tem algum outro sintoma, como dor ou inchaço? Porque se for só a inflamação, é “normal”, pois a inflamação faz parte também do processo de cicatrização, é uma reação natural do organismo a uma agressão (a extração, no caso). O que não pode é estar MUITO inflamado, porque aí é possível que esteja também infeccionado. Se você achar que está demais, procure seu dentista e relate esses sintomas para ele orientar você a respeito… quem sabe trocar a medicação ou adequar a dose.

  139. Bom dia Dra. Ana!
    Extraí um dente (15) tem exatamente uma semana. A retirada dos pontos está marcada pra hoje. Durante a higiene bucal, percebi que dentro do alvéolo surgiu uma massa de cor amarelada. O que poderia ser? Outra dúvida que gostaria de sanar é que ontem fiz uma caminhada leve e senti o local da cirurgia pulsando. Não houve dor, apenas a pulsação. É normal?

    • Carolina, essa massa é apenas um tecido cicatricial que se forma no local onde estava o dente. O aspecto varia, mas pode ser meio “esquisito” mesmo. A “pulsação” que você sentiu pode ser porque o local da extração está em alta atividade (coisa que a gente não enxerga, mas o organismo está trabalhando para curar a região), por causa do processo de cicatrização. Então essa região fica muito irrigada de sangue, e uma caminhada pode aumentar ainda mais a passagem desse sangue.

  140. Ola Dra Ana, faz 2 dias hoje que extrai um dente superoir, é o quarto dente antes do siso, ja tinha feito um canal nele, a massinha caiu deixei aberto por alguns meses depois enfraqueceu e quebrou, visivelmente não aparentava nenhum dente, mas tinha um pedaço que ficou la dentro, fui ao dentista para extrair, como ficou muito tempo quebrado nesse periodo ficou entrando sujeita ja estava inflamado e doia do lado da gengiva estava inchado, e mesmo assim o dentista resolveu extrair sem tomar nenhum antibiotico, fiquei preocupada de dar infecção e fosse pro sangue que ja ouvi falar que é arriscado, bom depois que extrai ainda continua inchado e quando coloca o dedo na lateral da gengiva fica dolorido, estou tomando acebrofilina que é um antibiotico que o 11º dentista que eu fui do posto tinha me receitado, mas não extrai com ele, fui em um dentista particular e ele me receitou amoxicilina, enfim qual desse dois antibioticos é mais forte para tomar? Me identifico com os dois que nunca deram reações. Me ajude, estou preocupada, sinto uma dorzinha bem de leve. Quantos dias fica dolorido, se é normal? Ah estou fazendo a limpeza com Malvona, posso continuar?? É recomendado para infecções, estou fazendo bochecho. Ja se formou um coagulo e ainda estou com os pontos.

    Não consigo falar com meu dentista ele so volta trabalhar semana que vem.

    Eu falei errado dra., o remedio não é acebrofilina e sim cefalexina.

    • Talita, a Amoxicilina (que é uma penicilina) é o antibiótico mais usado em Odontologia, mas a Cefalexina também é bastante usada. Os 2 têm indicação, nenhum deles é “mais forte”, embora a Cefalexina tenha um espectro maior (ou seja, combate um maior número de bactérias). Mas quando se trata de antibióticos, é preciso tomar o indicado para cada caso, e não o que mata mais bactérias. Se foram prescritos ambos, tome um só! É comum ficar um pouco dolorido sim, faz parte do processo de cicatrização e recuperação do seu organismo no pós-operatório… estando tudo ok, em 1 semana você não deve mais ter dor alguma. Pode usar a Malvona, apenas cuidado para não fazer bochechos muito vigorosos, isso poderia remover o coágulo e causar uma alveolite.

  141. Olá, doutora. Tudo bem? Primeiramente quero lhe dizer que leio seu blog todos os dias e o acho maravilhoso. Vamos ao que interessa. Bom, no dia 25/09 foi extraído meu dente 15. Não vou esconder que andei comendo umas coisas, pois os alimentos pastosos e gelados não estavam conseguindo me manter forte, pois preciso cuidar e muito da minha filha de 1 ano. Me senti fraca até comer um miojo (risos). Hoje, 28/09, percebi que dentro do meu avéolo há uma massinha branca. E a dúvida que me incomoda é: O QUE PODE SER ISSO? Mais um detalhe, meu procedimento não levou ponto no final. Desde já lhe agradeço pela atenção. Mil beijos.

    • May, obrigada. :)

      Essa massinha pode ser: resíduos alimentares ou o próprio tecido de cicatrização que se forma no local, que muitas vezes tem um aspecto “estranho” (mas que não significa, necessariamente, que haja algum problema). Se não há nenhum outro sintoma envolvido (dor ou inchaço, por exemplo), não acho que você deva se preocupar. Mudando o quadro, procure seu dentista.

  142. Olá Drª Ana Tokus! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho e obrigado por disponibilizar seu tempo para esclarecer nossas dúvidas.
    Eu tenho idade óssea de 21 anos e tenho a mordida cruzada, estou fazendo tratamento com aparelho Hyrax modificado, fazem exatamente 2 semanas que estou usando este aparelho, e aparentemente está surtindo resultado, pois meus dentes da frente estão ficando separados (um pouco exagerado até) e eram bem juntinhos antes. Eu estou frequentando o dentista semanalmente para conferir o resultado, e vou ativar o disjuntor até terça 02/10 (já expandiu bastante). Minha dúvida é, depois que chegar ao resultado esperado, vou continuar usando esse aparelho por quanto tempo? Depois a dentista vai instalar o aparelho fixo. Outro problema, eu tenho dois caninos na parte superior que estão inclusos, por não ter espaço, se desenvolveram deitados na gengiva, e não é possível ver eles, até porque os dentes de leite ainda estão na gengiva, eu nunca consegui tirar, e quando fui ao dentista quando pequeno, disseram que sairia naturalmente, o que infelizmente não aconteceu.. Agora vou extrair os dentes de leite e tentar tracionar os outros, será que vou levar em média quanto tempo até terminar as etapas desse tratamento? E pra variar, também terei de fazer a cirurgia ortognática, tenho medo dessa cirurgia.. :(

    • Oliver, geralmente o Hyrax permanece instalado mais uns 3 meses, mesmo sem ativação, como forma de contenção (de tornar estável a nova posição óssea). O tempo de tracionamento dos seus caninos depende muito da posição intra-óssea deles, mas é algo que costuma levar de 6 a 8 meses.

  143. Oi arranquei os 2 sisos do lado esquerdo ontem a tarde em uma cirurgia muito dificil desde o momento que me levantei da cadeira da dentista estou com tonturas é normal ou preciso entrar e contato com a dra., desde ja lhe agradeço.

    • Marcia, normal não é (nem comum, eu diria). Mas claro que, dependendo da pessoa, pode acontecer. Se isso persistir, procure sua dentista ou um médico para verificar o que pode estar ocorrendo.

  144. Extrai 4 sisos e mais 2 dentes para correção ortodontica, o sangramento é bastante e o canto de minha boca apresenta bastante sangue, estou tomando muita agua, coca-coca e sorvete. Estou fazendo algo de errado que possa me complicar futuramente?

    • Glauco, não acho que você esteja fazendo nada errado, apenas não bocheche, ok?! Isso poderia remover os coágulos que se formam nos “buracos” onde estavam os dentes e causar problemas. Mas esse sangramento não é normal… se persistir, entre em contato com o seu dentista pra que ele oriente você a respeito.

  145. Acabei de arrancar um dente. Porém, tenho 21 anos e foi de leite por conta do aparelho que estou usando. Para meus dentes ficarem no luar certinho. Porém, tenho uma duvida cruel. Eu vou daqui a pouco fazer uma hidratação no meu cabelo tem problema? E eu faço academia quando eu posso voltar? Obrigado desde de já e tenha uma tima tarde! Se possivel responder agora, já estou esperando a menina para fazer a hidratação. :) Bjoooos…

    • Jerllany, não há problema algum. Pode fazer a hidratação.

  146. Tenho 16 anos e com toda sinceridade escovo bem os meus dentes… sendo que só comecei a fazer isso depois dos 12, 13 anos… que foi a fase em que comecei a me preocupar com minha estética tanto bucal como corporal… bom… já extrai 2 dentes, os penúltimos de baixo… e ainda tem mais 2 penúltimos de cima que ou faço canal ou extraio. Sendo que esse 2º que arranquei “de baixo” faz 5 dias e ainda n fecho por completo. Terminei a medicação e nada… o que fazer ?

    • Thiago, às vezes demora um pouco para o “buraco” fechar mesmo (a cicatrização completa pode levar até uns 3 meses). Se não houver dor ou inchaço associados, acredito que você não precise se preocupar.

  147. Boa Noite
    Dra. Ana
    Retirei o siso superior esquerdo dia 17/09, em uma cirurgia facil, porem ela pediu para tirar os pontos somente dia 01/10. Comecei a sentir dores no local alguns dias depois, fui em outra dentista que a dra recomendou e tirei os pontos. Um dia apos tirar os pontos começou dor pra valer e notei que ficou uma ponta aonde tirou o dente. Fui na consulta dia 01/10, já sentindo dores horriveis mesmo (vontade de bater a cabeça na parede), ela limpou o buraco com soro e medicação costurou de novo e retirou o pedaço de osso que quebrou na extração e costurou. Estou tomando Flagyl, Amox e Spedo600, não estou sentindo dor, nem sangramento. Qdo posso comer novamente? Macarrão por exemplo, meu estomago doi devido aos remedios e falta de comida. As vezes sinto uma pontada perto do ouvido. Vou retirar os pontos somente dia 15.
    Obrigada.

    • Camila, pelos sintomas que você descreveu parece que você teve uma “alveolite”, que é a inflamação/infecção do alvéolo (o “buraco” onde estava o dente). O retorno à alimentação normal vai muito do bom senso: evite alimentos muito quentes, mas comidas de consistência mais “mole” (como o macarrão) você pode comer sim. É importante que você se alimente bem, até para que tenha um bom pós-operatório.

  148. Tive que extrair um dente por causa de canal, isso foi há 9 dias, hoje o ponto começou a ceder de um modo que não acho ser normal (está aparecendo a partir da raiz do dente ao lado) e a dentista não me falou nada sobre retorno, é normal? O ponto cai sozinho ou não?

    • Ana, geralmente a remoção dos pontos é feita 1 semana depois da extração. Sugiro que você entre em contato com a sua dentista e pergunta quando deve comparecer para remover os pontos, pois essa seria até uma oportunidade dela conferir se vai tudo bem com o processo de cicatrização.

  149. Obrigada Dra. Ana

  150. Boa Noite Dra. Ana,

    Eu extrai meu siso inferior esquerdo na sexta-feira passada (28/09/2012). O dente estava cariado e após a extração meu dentista disse que estava inflamado. Ele limpou o local com soro fisiológico e fechou com 3 pontos. Ele me receitou tomar scaflam de 8 em 8 horas. Doeu mto até terça-feira, mas depois a dor passou. Só que o buraco está enorme e com mto pus. Hj retirei o ponto, meu dentista limpou o buraco com soro e saíram 3 placas enormes de pus de dentro do buraco. Apesar disso, meu dentista disse que é para eu somente higienizar bem o local com plax, que em um mês o buraco fecha. Só q eu estou com mta agonia. O buraco é enorme e morro d medo de ficar acumulando comida, e novamente já está criando várias placas de pus. O que a senhora acha, Doutora? Grata.

    • Priscilla, nesse caso não dá pra ter pressa. O “buraco” leva um tempo pra cicatrizar, pois isso acontece “de dentro para fora” (diferente do que acontece na nossa pele, por exemplo). Pode levar até uns 2 meses para a cicatrização completa.

  151. Olá! Adoro ler seu blog!
    Bom, aproveitando a situação, pergunto… eu retirei os dois sisos superiores inclusos sexta feira dia 28 setembro, tomei tylex 30 mg antes com anestesias e em 1 min meu dentista retirou meus dentes, colocou uma gaze e nao fez pontos… ok, nao inchei nada e em 25 min mais ou menos retirei gaze e desde entao nada de sangue saiu (ótimo), a noite na sexta tomei outro tylex passou dores e ok, no sabado de manha, comecei a sentir nauseas apos tomar de novo o medicamento, e entao vomitei diversas vezes, fiquei com medo e liguei nao para dentista mas para minha medica, e ela pediu para parar medicação, apos um tempo melhorei, nao houve sangamento mesmo assim, com todo esforço que fiz, só fiquei mal pelo desconforto corpo… bueno, sou professora de dança flamenca (muito sapateado!) e o dr me indicou uma semana sem exercicios fisicos, mas disse que na quarta eu ja poderia voltar com cautela… tenho tido um desconforto como aperto e as vezes pontadas prox ouvido e cabeça, hj, dei duas aulas tentando nao forçar, mas acho que acabei puxando um pouco sem me tocar no esforço… tive umas dores, fiquei quenteeee e um pouco tonta… nao faleii com ninguem, so me aquietei a cama e tomei um sorvete… nem consegui jantar… é normal? Devo me preocupar mais? E semana que vem… posso voltar a bailar e dar aulas normalmente? Bjs, desculpa o “livro” que te escrevi…

    • Daniela, acredito que na semana que vem você já possa retomar suas atividades. Mas é importante que, caso haja tontura/dor/inchaço você interrompa qualquer atividade física. Sei que é complicado, considerando a sua profissão, mas é bom ter cautela.

  152. Olá doutora,
    Fiz a extração do meu siso inferior hoje dia 05/10 só que eu não consigo engolir as capsulas de amoxicilina, posso dissolver o pó na agua? E gostaria de saber tambem como fazer a limpeza dos pontos.

    • Thays, não: você não pode dissolver o pó, pois isso modifica a forma de absorção do medicamento pelo seu organismo e altera o seu efeito. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de trocar a medicação ou a forma de apresentação dela (uma versão injetável, por exemplo). A limpeza dos pontos você pode fazer com um cotonete embebido em água, mas com muita delicadeza, apenas removendo resíduos que estejam na superfície, nunca introduzindo o cotonete em alguma reentrância, pois isso poderia provocar sangramento.

  153. Mas a presença de pus é normal Doutora? Grata pela atenção.

    • Não, a presença de pus caracteriza uma infecção. E pela sua descrição de como o dentista tratou o local da extração (irrigação e novos pontos), creio que você teve uma alveolite (a inflamação/infecção do alvéolo, que é o “buraco” onde o dente estava). Acontece :). Veja aqui: http://medodedentista.com.br/2012/08/estou-com-alveolite-e-agora.html

  154. Boa tarde.

    Já tirei o dente do siso inferior esquerdo ha cerca de 10 dias. Depois de 1 semana com algumas dores já estou bem. Tirei os pontos e tudo correu bem. O meu problema é que desde ontem que ando a salivar muito. Sou obrigado a engolir constantemente. Um salivar excessivo que me anda a incomodar bastante.

    Isto é normal acontecer? Pode ter relação com a extração do dente do siso?

    Beijos

    • Sérgio, não acredito que uma coisa tenha necessariamente a ver com a outra, embora já tenha ouvido outras pessoas que relatam esse mesmo tipo de sintoma. De qualquer forma, costuma ser passageiro.

  155. Olá, Doutora Ana!!!
    Ontem extrai o siso inferior e gostaria de saber se posso fazer uso de algum anti-séptico bucal como listerine por exemplo para fazer a limpeza e tirar o mau cheiro? Já que não posso escovar a região.
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Juliano, se seu dentista não indicou a necessidade, não precisa. Mas se você for usar, evite o Listerine… use algum a base de clorexidina, como o Periogard e o Noplak. Ainda: não bocheche se fizer menos de 48 que foi feita a extração e não use o enxaguatório por mais de uma semana, pode alterar (transitoriamente) o paladar.

  156. Arranquei um dente hoje e quinta-feira faço um cirugia plástica (protese de mama), minha médica falou que o mesmo antibiótico que eu vou tomar para a cirugia serve para o dente. Até o momento não estou sentido dor e vou evitar tomar qualquer remedio, caso não haja dor.
    Há algum risco do meu cirugião negar em fazer a cirugia?

    • Caroline, não vejo motivo. Mas avise seu médico de que foi feita essa extração recentemente.

  157. Boa tarde doutora,

    Retirei o siso há duas semanas, e o outro há 4 dias, os de baixo. Demorou quase duas horas pra arrancá- los, foi bem dolorido. O que foi retirado primeiramente, está saindo um liquido amarelado, com um cheiro horrivel e os pontos cairam sozinhos, gostaria de saber se é normal e o que fazer. O que tirei depois está acumulando alimentos nos pontos, e mesmo passando cotonete, não está saindo, o que devo fazer? Obrigada!

    • Jennifer, publiquei um post hoje sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/10/sintomas-comuns-apos-a-extracao-dos-sisos.html O líquido amarelado provavelmente é um exsudato inflamatório, o que é normal nesse caso. Procure manter a região limpa mas não fique “neurótica” a respeito, é complicado remover todos os resíduos mesmo. Se não deu com um cotonete, tente com uma gaze embebida em água.

  158. Oi boa noite, amanhã vou arrancar os 4 dentes do siso… é mas demorado pra cicatrizar?

    • Não Andreia… o tempo de cicatrização é o mesmo. Mas o pós-operatório certamente vai ser um pouco mais “sofrido”.

      • Ai meu Deus…………… mais “sofrido”……. respirando fundo e encarando!!!! Obrigado tenha um otimo dia.

        • Ahauahauha, Andreia! Mais “sofrido” no sentido de que você vai operar os dois lados da boca, vai ficar mais complicado para comer, higienizar, etc.. Vá com fé! ;)

  159. Senti muita dor ao extrair um molar porque a anestesia não pegou totalmente. Meu rosto estava muito inchado antes de extrair, mas o dente não doía. Notei tbem q não havia infecção, pois não senti mau cheiro ao arrancá-lo. Conclusão, meu rosto inchou mais ainda e muita dor no local da cirurgia. Toda vez que mastigo, surge o tipo de uma bola inchada e com dor bem no local da aplicação da anestesia (entre a bochecha e a gengiva), q dps vai desinchando. Estou tomando antibiótico e antiinflamatório. O que pode ter acontecido?
    Grata pela atenção.

    • Irene, só porque não havia mau cheiro ao extrair o dente não quer dizer que não houvesse infecção. Mas, se você está medicada de acordo, se houver infecção ela deve ceder (assim como o inchaço e a dor).

  160. Arranquei meus 4 dentes sisos já vai fazer uma semana e minha boca esta fedendo e esta com um gosto ruim é normal ?

  161. Olá Dra. eu irei tirar um siso, porém para dois dias depois eu tenho marcada uma progressiva, tem algum problema ?

    • Bruna, de forma direta não há problema algum. Só tome cuidado com o calor do secador de cabelo diretamente sobre a bochecha, evite.

  162. Ola, retirei o siso e ja esta no 4o dia, gostaria de saber se posso comer carne mole ja.

    • Jhonny, se você estiver se sentindo bem, pode. Vai muito do bom senso. Apenas não como alimentos muito quentes ainda.

  163. Oi Doutora, Parabéns pelo post é bem explicativo!!!! Meu caso é o seguinte, eu estou na segunda extração super complicada de um siso incluso. O primeiro extrai ha 4 meses atras, inchou muito mas não tive dores terriveis… A segunda extração fiz quarta-feira, ha 4 dias, estava com dor mas não insuportavel, inchaço está bem de leve, mas os pontos um pouco avermelhados, hoje tive um sangramento pequeno, é normal? Não estou com dores nesse momento. E outra coisa, minha língua lado esquerdo está toda cortada o que posso fazer ? Aguardo seu retorno e obrigada!

    • Karen, sangramento a essa altura eu não diria que é normal, mas pode ser simplesmente por algum ponto ter sido “puxado”, por exemplo. Se parou em seguida, acredito que não haja motivo para preocupação. Para a língua cortada, é possível usar uma “pomada” antinflamatória… entre em contato com o seu dentista e peça para ele prescrever pra você.

  164. Boa tarde Dr Ana, tirei meu siso inferior faz 11 dias e já retirei os pontos e parei com a medicação. Não sinto dor nenhuma, porém quando retirei os pontos, foi com outro dentista e ele me disse para cuidar pois ficou um buraquinho do lado do meu último dente, onde o siso estava e ele disse que se entrar comida e for mal higienizado o local posso ter alveolite. Estou tendo muito cuidado, higienizo bem e estou fazendo bochechos com listerine. Esse dentista me assustou muito, dizendo tudo que pode ocorrer, portanto gostaria de saber se realmente há algum perigo depois de 10 dias de extração, sendo que não sinto dor alguma e o local da extração está “bonito”… Obrigada

    • Ananda, fique tranquila. Esse buraquinho é normal, e vai se fechar com o tempo. Acho que o dentista nem quis assustar você, mas dando ênfase a possíveis problemas que podem acontecer acabou assustando, né?! Não se preocupe, pela sua descrição está tudo bem e não há motivo para acharmos que vai haver uma alveolite.

      • Pois é Dr. Ana, ele assustou muito, disse até que eu não sinto dor devido ao efeito dos remédios, porém já parei de tomá-los quinta-feira passada. Ele não parava de descrever casos que ocorreram para mim. No local onde havia os pontos está tudo bem, não há nada vermelho, nem com aparência de inflamado, mas ele falou tanto de falta de sangue para cobrir o alvéolo ou algo do gênero, e deu tanta ênfase a eu ter cuidado e fazer bochechos que acabei me apavorando! Muito obrigada pelas explicações.

  165. Oi gente,
    Extraí meu siso há 3 dias e os pontos já caíram, estou preocupada porque achei muito rápido. O buraco do dente esta aberto, eu não pude fazer repouso porque minha chefe é muito exigente e tive que trabalhar, como trabalho falando todo tempo acho que isso pode ter me prejudicado porque falando sem parar sentia os pontos repuxando. Será que terei que fazer os pontos de novo ou ele fecha sozinho?

    • Karmel, se não está doendo e nem inchado, não se preocupe com os pontos… não vai precisar fazer de novo não. O “buraco” demora um pouco para fechar mesmo, algumas semanas. Durante esse tempo, apenas mantenha a região limpa. E qualquer mudança nos sintomas, entre em contato com o seu dentista.

  166. Olá, doutora Ana!
    Eu extrai um dente (molar) ontem de manhã, correu tudo muito bem, sangue quase nem saiu e até a gaze que foi retirada em casa não tinha quase nada de sangue, aparentemente está tudo muito bem e sem nada de dor nem analgésico. Levando em conta esse quadro, gostaria de saber se (24 horas depois) já posso beber café morno ou um pouquinho (bem pouquinho) mais quente que morno?
    Obs.: foi dado dois pontos no local.
    Obrigado.

    • Sérgio, se está tudo bem, pode sim. Apenas evite o contato direto do café no local, por precaução.

  167. Olá Doutora! Ontem extraí 2 dentes e tudo ocorreu bem! Mas gostaria de saber se amanhã já posso fazer manutenção ou tenho que esperar até proximo mês pra fazer? Pq minha dentista nao é da minha cidade, e só vem 1 vez por mês! Tem algum problema extrair dente e fazer manutenção 2 dias depois?

    • Nenhum problema, Julyanna. :)

  168. Olá, extrai um siso e tenho uma bebe de 5 meses, pesa 7,500 kls gostaria de saber se eu posso pega-la no colo ou quando posso começar a pega-la. Meu esposo diz que não posso eis a duvida…
    Aguardo resposta
    Desde já obrigada

    • Natália, geralmente se recomenda cuidar com o esforço físico por pelo menos 1 semana. Mas você pode segurar sua filha sim, apenas não o faça por longos períodos… cansou, descanse. :)

  169. Boa noite! Bom hj extrai um dente e sinto que na hora de tirar o dentista acabou deslocando por acidente o anel do meu aparelho… dae depois voltei lá p/ colocar de volta pro lugar e ele me deu um negocio pra morder e o anel voltou pro lugar. Mas acho q tem alguma coisa errada, pq ao redor fica dolorido, é mt desconfortavel… e eu nao sentia antes… e nao consigo fechar a minha boca direito como antes… sera se tenho qe remover o anel? E dói se for pra remover?

    • Salete, é possível que seja necessário remover a banda (o nome do “anel”) para colá-la novamente na posição certa. Ela deve estar “frouxa”, por isso a sua gengiva está dolorida. Para remover é bem simples, depois é só o dentista fixá-la novamente na posição certa.

  170. Bom dia Doutora!

    Ontem extrai 2 sisos do lado direito, minha dentista orientou a nao cuspir, porem durante a noite me engasguei com o sangue, é como se o sangue estivesse coagulando e formando uma pasta na minha boca. Isso é normal? Posso remover?
    Obrigado!

    • Michael, nas primeiras 48 horas é melhor evitar cuspir e fazer bochechos mesmo. Procure beber água, tanto para “limpar” o sangue quanto para tirar o gosto ruim da boca.

      • Obrigado Dra.

        Hj ja acordei melhor, nao tenho mais a “massa” de sangue na boca, só o gosto mesmo. Obrigado.

  171. Olá doutora, segunda-feira dia 15 extrai o dente de numero 24, senti apenas algumas dores na hora, mais tomei dipirona e passou, estou tomando nimesulida durante cinco dias a pedido do dentista, e estou bem desde segunda a noite não sinto dores nem nada, mais eu percebo que no local onde o doutor deu os pontos esta com um tipo de camada branca e queria saber se isso é normal ?

    • Lucas, essa camada pode ser uma coloração um pouco diferente que o tecido de cicatrização assumiu OU placa bacteriana. Nos dois casos não há motivo pra se preocupar, apenas procure manter a região limpa.

  172. Doutora, quanto custa a remocao de 4 sisos? Moro nos Eua e estou indo pro Brasil no inicio do mes, aqui e muito caro, voce conhece alguem em Curitiba?? Estou no aguardo, OBRIGADO.

    • Pedro, o valor depende da avaliação do dentista… varia muito. Eu estou em Curitiba, só que não costumo fazer esse tipo de procedimento. Mas posso indicar algum colega, conheço vários que fazem extração de sisos. Me mande um e-mail quando estiver por aqui! –> medodedentista@gmail.com

  173. Boa noite.
    Extrai um dente ha uns 8 dias e ja tirei os pontos. O problema é que deixei de tomar o antibiotico porque me esqueci e agora tenho um “buraco” enorme e dói. Me que aconselha?

    • Dy, o “buraco” não é necessariamente um problema, a região demora um pouco pra cicatrizar por completo. A dor pode ser controlada com analgésicos, mas se você não terminou o tratamento com antibióticos pode haver uma infecção, por isso seria bom o seu dentista examinar.

      • Ola. Que tipo de infecçoes pode provocar? Quais os sintomas para estar alerta?

        • Uma infecção local. Os sinais seriam dor, inchaço, etc.. Não estou dizendo que há uma infecção mas, considerando que você sente dor, seria bom seu dentista examinar.

  174. Tirei meu dente hoje cedo e preciso muiiito fumar o q eu faço?! So 1 … Aiii

    • Vanessa, o melhor é resistir à tentação. Você pode arriscar, mas a chance de você ter uma alveolite aumenta muito.

  175. Ola Dra,
    Extrai meus primeiros pre-molares superiores sábado dia 20/10, os dentes estavam bons, foi com finalidade ortodôntica. Não levou ponto e to me sentido super bem, quando sera que posso voltar pra academia?

    Desde ja agradeço e parabéns pelo blog.

    • Renata, é bom aguardar 1 semana pra fazer grandes esforços físicos.

      • Obrigada pela resposta Dra Ana =) apesar de ter ficado triste em ter que esperar todo esse tempo pra voltar pra academia, meu dentista falou a mesma coisa, tava planejando ir amanhã, mas vou aguardar esse teeempo.
        Aproveitando quero perguntar outra coisa, fiz a colocação de mini implantes, hoje quando fui na minha orto pra colocar tipo umas borrachinhas que ligam o mini implante com o aparelho de um lado foi tranquilo, mas do outro não consegui, doeu muito. Sera que minha gengiva esta inflamada? Corre algum risco de eu ter que tirar o mini implante? Sera que se eu tomar algum antinflamatorio não melhora?

        • Renata, pode ser uma inflamação sim. Geralmente esse tipo de sintoma é passageiro. Se houver necessidade de tomar algum remédio, seu dentista certamente prescreverá.

  176. Dra. me ajude por favor, extrai o ultimo dente da parte inferior, a cirurgia foi complicada de dificil manobra, enfim, hoje faz 5 dias e de vez em quando sinto umas fisgadas alem de estar assustada com o tamanho do buraco na minha boca, e ele doi muito, percebi um leve inchaço e uma ponta bem ao lado da gengiva, e esta bem dolorido, me ajude por favor o que pode ser isto…
    Só mais uma pergunta: é normal este buraco aumentar um pouco e ficar doendo de vez em quando? Obrigada.

    • Ana, você relata sintomas comuns após extrações dentárias. A dor pode ser controlada com analgésicos, seu dentista prescreveu algum? Essa “ponta” pode ser apenas um formato irregular do osso, o que deve diminuir com a cicatrização OU uma espícula óssea (um pedacinho de osso solto) que o seu organismo está expulsando. O “buraco” demora algumas semanas pra fechar por completo, isso é perfeitamente normal. Mas se você acredita que há alguma coisa errada, não hesite em entrar em contato com o seu dentista e relatar esses sintomas.

  177. Olá, achei este site e fiquei espantado com a sua vontade de cooperar tirando as dúvidas e etc, meus parabéns… mas tenho uma questão pra variar!!!
    Terça-feira passada dia 16 fiz a retirada de dois sisos inferiores que estavam um incluso e horizontal e outro semi-incluso e tambem na horizontal. Passei por toda a chata recuperação, tomando os medicamentos e etc, e na segunda-feira (ontem) já retirei os pontos. Mas hoje passei o dia inteiro com uma sensação de ardor em um dos lados, como se houvesse uma pressão na bochecha ou no dente e sinto que nao está totalmente desinchado. Essa sensação de queimação é tao chata que mesmo sem gostar de tomar remédios por qualquer coisa ja tomei analgésico para tentar aliviar um pouco, isto é normal? Estou bem preocupado. Grato pela atenção, fico no aguardo.

    • Júnior, pelo seu relato não parece haver nada anormal com o seu pós-operatório. Essa sensação de queimação, embora não seja comum, costuma ser transitória e pode ser reflexo de algum pequeno trauma local por ocasião da remoção dos pontos.

      • Brigado Ana… vou ficar na expectativa de desaparecer essa sensação, te mais!!!

  178. Ana tenho salivado mto, posso engolir a saliva pq se cuspir e pior e qdo engulo qualquer liquido sinto uma dorzinha no local e normal? Sinto uma dor mto forte e ja estou tomando paracetamol de 750 mg de 4 em 4 horas, e sinto latejando no local. Fiz a extraçao ha pouco tempo, tem umas 5 horas. Posso tomar sorvete e posso colocar sorvete sobre o local da extraçao pra tentar aliviar??

    • Alan, sim, pode engolir. Evite cuspir. Dor ao engolir é bastante comum, principalmente se o dente extraído for um dente do fundo. Sim, manda ver no sorvete (mas não precisa colocar o sorvete direto em cima, só o frio que ele causa na boca já é suficiente)!

  179. Nossa Ana, muito obrigado e pq tava com duvida, eu extrai um siso normal e o de baixo incluso e teve que cortar o dente e dps a gengiva e tirar a raiz. O meu dentista recomendou 2 remedios, pois estava com muita dor. Paracetamol 750 mg de 4 em 4h e Buscopan composto de 6 em 6, o que aliviou muito a dor.

  180. Boa tarde Dra, parabéns pelo espaço, eu tinha uma dúvida relacionada ao antiobiotico, depois de quanto tempo após o termino do mesmo eu poderia consumir bebida alcoolica, mas após ler os comentarios e as suas respostas todas as minhas duvidas foram sanadas. Muito obrigado e parabéns.

    • Que bom, Hermon. Abraço! :)

  181. Oie!
    Eu tirei seu siso tem 1 semana, e acabei tendo parestesia, tomei complexo B e voltou hoje a sentir melhor, mas os pontos sairam em 2 dias, devido a essa minha parestesia, fiquei mexendo muito, ai hoje, uma semana depois, minha gengiva ainda estar aberta e continua doendo muito, o que eu faço? Me ajuda?!

    • Thennilli, se está doendo MUITO pode haver algum problema, talvez uma infecção. Entre em contato com o seu dentista e relate esses sintomas.

  182. Olá,
    Retirei 2 sisos (superior e inferior do lado direito) no dia 20/10 e ontem dia 26/10 fui retirar os pontos. Ainda sinto um leve incômodo, uma espécie de “nervoso” entre os dentes inferiores do lado direito mesmo e esta região ainda está um pouco inchada. Esse dente inferior foi um pouco mais demorado para retirar. Sinto como se a minha gengiva estivesse “batendo direto” na língua, além de minha bochecha estar toda mordida. Levei um susto, pois logo que retirei os pontos pude observar no espelho de casa que a minha gengiva estava fechada, porém no finalzinho da gengiva (próximo ao molar) está um pequeno buraco. Confesso que isso me assustou. Ana, esse “buraco” é normal ????
    Agradeço a atenção.

    • Leandro, você descreve sintomas muito comuns no pós-operatório. Sim, o “buraco” vai demorar algumas semanas para fechar por completo, pois a cicatrização gengival quando se extrai um dente é “de dentro para fora”, ou seja, as bordas da gengiva não se unem num primeiro momento. Pelo seu relato, não me parece haver motivo para preocupação.

  183. Olá Ana, muito obrigado pela atenção. Abraços !!!

  184. Olá boa tarde
    Primeiro quero dar parabens ao site e a dentista!
    Bom extrai um dente penultimo do fundo no lado esquerdo na quarta feira a tarde. Hoje sabado, o ponto esta bastante frouxo, praticamente solto. Não tenho dor e um inchaço muiiito discreto. Estou tomando antiinflamatorio conforme indicado pela dentista. Fazendo higienização correta, escovando os dentes proximos e passando um cotonete levemente sobre a area do dente extraido.
    Primeiro quero saber se é normal o ponto ficar tao frouxo assim apenas 3 dias depois. E segundo noto que no lugar do buraco esta uma cor acizentada meio chumbo e ao redor branco. isso é normal?
    Obrigada.
    Ah e só para constar: o ponto que esta frouxo esta com um pedaço bem grande solto, por isso tenho medo que infeccione, sei lah!!
    Obrigada mais uma vez! Beijos.

    • Flávia, às vezes o ponto afrouxa mesmo, isso é bastante comum. A coloração que o tecido de cicatrização assume pode ser, também, bem “estranha”, mas não havendo nenhum outro sintoma associado (dor, inchaço) não há motivos pra se preocupar.

  185. Boa tarde, ontem pela manha extraí um dente. Nao tenho edema e nao sinto dor, nem analgesico estou tomando, apenas antinflamatório e antibiótico. No entanto tenho dúvidas em relaçao à higiene e à alimentaçao. To tomando só sorvete e purê gelado, quando poderei voltar a comer normalmente? Quero te parabenizar pelo site, trazendo resposta às nossas duvidas de maneira clara e acessível. Grata desde já.

    • Natalia, vai muito do bom senso: se você estiver se sentindo bem e sem sintomas relevantes, pode introduzir alimentos mais consistentes na sua dieta. Apenas não os ingira MUITO quentes, ok?! Morno tá ótimo.

      E obrigada. :)

  186. Em quanto tempo fecha o buraco de uma alveolite?
    Adorei vc Drª Ana

    • Obrigada, Carla! :)

      A alveolite demora de 1 semana a 10 dias para se resolver. A cicatrização completa do alvéolo (o “buraco”) leva mais ou menos 1 mês.

  187. Oi Ana! Desculpe, mas acho que minha pergunta foi “pulada”. Se vc conseguir responder, agradeço muito.
    Obrigada, beijos.

    • Flávia, sua pergunta não foi “pulada”. É que eu recebo cerca de 30 comentários por dia, 90% deles são perguntas. A sua pergunta estava na fila para ser respondida, mas havia várias antes dela, e a velocidade das respostas depende da minha disponibilidade em responder, considerando outras atividades que eu tenho (casa, família, trabalho). Por isso, as perguntas podem demorar até 48h para serem respondidas, mas eu SEMPRE respondo. :)

  188. Boa tarde, Doutora Ana. Já faz 20 dias que tirei o siso e o buraquinho está diminuindo, não sinto nada de dor no local, nem tive inflamações, porém quando abro bem a boca, consigo ver no cantinho do fundo do buraco algo branco, acho que é osso. Isso é normal?! Estou com medo. Faço bochechos com listerine e cuido muito para não entrar restos de comida no local.

    • Doutora, não era nada de osso não, apenas vestígios de alimentos!

      • Ok, Ananda, melhor ainda! :)

    • É normal sim, Ananda. Fique tranquila.

  189. Doutora, gostaria de saber se é normal a dentista prescrever dois comprimidos de amoxicilina tomado de uma vez, uma hora antes da retirada dos sisos ??? Desde já agradecida :)

    • É sim Jéssica, isso se chama “profilaxia antibiótica”. Sua dentista deve ter detectado um motivo para tanto durante o exame e achou por bem fazer isso por precaução.

  190. Oi Ana. Desculpa, achei que havia sido pulada por não ter sido vista. Agradeço mais uma vez pela sua atenção e sei que é muito digno o que voce faz aqui, dedicando o seu tempo para ajudar quem tem duvidas.
    Hoje fui na dentista e ela retirou os pontos (dois dias antes do previsto) pois segundo ela já estavam a ponto de cairem mesmo.
    A parte branca era formação de placas, que segundo ela são comuns. Agora é esperar a recuperação completa devagarinho!
    Mais uma vez meu muito obrigada, vc é especial e faz um otimo trabalho. bejjjs

    • Imagina Flávia, fico feliz em ajudar. :)

  191. Oi Dra. Ana, tudo bem?
    Tirei um dente já faz 8 dias. Tomei antinflamatorio por 6 dias e retirei os pontos ontem.
    Porem continuo com abaixo do local onde era o dente inchado e um pouco dolorido e toda vez que movimento muito minha boca para comer eu sinto dor no “buraco” e no maxilar. Isto é normal?
    Obrigada !

    • Os sintomas que você descreve são muito comuns, Camila. Não acho que tenha nada errado com o seu pós-operatório.

  192. Obrigada pela resposta. E estes sintomas desagradaveis demoram muito tempo para passar? O inchaço no maxilar e a dor no buraco ?
    Abraços, Camila.

    • A parte mais chata do pós-operatório são as 2 primeiras semanas (a primeira, principalmente). Mas cada organismo se comporta de uma forma.

  193. Arranquei um siso faz 6 dias, ainda estou com os pontos, porém não dói e não há sangramento visível, posso fazer atividades físicas? Ou é recomendado aguardar a retirada dos pontos?

    • Marcos, você pode começar com atividades leves, ok?! Apenas não force muito na musculação ou vá jogar futebol no sol (nem na sombra, vai que você leva uma bolada?).

      • Boa tarde Dra.

        O meu caso é semelhante ao de cima, retirei os pontos hj, quinta, posso ir pra musculação ou jogar bola, ou tem risco de abrir o local da exo? Obrigado.

        • Esli, eu acho que é melhor guardar repouso, considerando que a extração é recente. Tanto a musculação como a prática esportiva são atividades que demandam mais esforço do que seria prudente você fazer agora.

  194. Ola Ana. Eu fiz uma cirurgia do siso inferior ha exatamente 10 dias atrás. A cirurgia foi rápida, mas o dentista não me deu ponto algum. Me receitou apenas um antinflamatorio. No outro dia, comecei a sentir dores terriveis, e uma secreção purulenta começou a sair do buraco. Fui à UPA e a dentista de plantão disse que eu estava com uma alveolite. Me receitou azitromicina 500mg 1x ao dia, durante 5 dias e nimesulida de 8 em 8h. Não obtive melhora. Ha dois dias, resolvi ir a um outro dentista (descobri que o dentista que fez a cirurgia em mim, estava de ressaca, tinha bebido muito no dia anterior) e ela limpou e retirou os restos de alimento, aplicou uma medicação com gosto ruim e me deu uma seringa e disse que eu deveria aplicar soro fisiologico no buraco toda vez q eu me alimentasse, para retirar os restos. Depois disso, a ferida esta bem limpa, o buraco esta limpinho, nao tenho sentido mais dores. Mas desde então, tenho sentido tonturas muito fortes. Isso esta me deixando assustada. O que faço? Essas tonturas fortes tem alguma relaçao? Obrigada.

    • Ah, esqueci de mencionar que durante a cirurgia o dentista machucou o meu labio. Assim que a alveolite começou, concomitantemente apareceu pus na ferida do labio e minha garganta inflamou. Pode ter sido a mesma bacteria? Ate hoje, 10 dias depois, minha garganta continua inflamada.
      (a ferida da boca, eu curei graças a dica da dentista que me deu a seringa: Otosporin 3x ao dia). A garganta e a tontura me deixam preocupada.
      Obrigada.

      • Ficar com o canto do lábio machucado é bastante comum durante extrações, por causa de um instrumento usado para afastar a bochecha. A dor de garganta é um sintoma bem comum, também. Não sei se a bactéria é a mesma, mas a infecção/inflamação de regiões próximas podem ser relacionadas, sim.

    • Rafaela, você tem pressão baixa? Pode ser uma explicação (considerando a interferência dos medicamentos), mas a ocorrência de tonturas após vários dias de uma extração não é algo muito comum. Pode ser, inclusive, uma grande coincidência. Se isso persistir, procure um médico.

      • Ola Dra., tenho pressao baixa sim. meu normal é 10/7, sempre. Estou um pouco melhor da vertigem, mas ainda sinto com movimentos bruscos ou quando mexo a cabeça. A garganta ainda dói. Notei que não existe a presença de placas brancas nela, mas esta inchada e vermelha, já ha 10 dias. Em sua opnião, procuro um otorrino ou um novo dentista?

        • A dor de garganta, como eu mencionei, é um sintoma bastante comum, e deve melhorar gradativamente. Mas se a sua queixa principal é a dor de garganta e você gostaria de uma opinião profissional, procure um otorrino.

  195. Olá! Extrai o dente há 10 dias e ainda sai um pouco de sangue, mas muito pouco mesmo. Gostaria de saber se pode ser natural? Porque tomo anticoagulante e devo voltar a toma-los amanha, mas com esse pouquinho de sangue saindo, nao sei se é aconselhavel. Obrigada Dra. beijos

    • Suelen, depois de 10 dias não diria que é normal, mas pode acontecer. Procure tomar cuidado na hora de escovar, pra não traumatizar o local e causar sangramento. Entre em contato com o seu médico e relate isso, pra que ele aconselhe você sobre voltar ou não a tomar os anticoagulantes já.

  196. Olá. Arranquei um siso segunda-feira. O pós-operatório foi de dor, apesar da extração ter acontecido de maneira bem simples. Entretanto, as dores me fizeram ficar mexendo nos pontos. As dores que eu mencionei passaram, mas a linha de sutura saiu na minha lingua. Devo ter grandes preocupações?

    • Não, Leandro. Se não houver dor ou inchaço, não há motivo pra preocupação. Mas mesmo que os pontos tenham caído, compareça no dia agendado com o seu dentista para remover os pontos, pois é uma oportunidade para que ele reavalie a região da cirurgia e verifique se está tudo ok.

  197. Posso me masturbar depois de ter extraido um dente?

    • Pode, Bruno. :)

  198. Oi, extraí um siso superior na segunda-feira as 16h, por volta das 21h tive febre e minha urina estava com cheiro forte e bem amarela, o meu rosto não inchou a ponto de ficar deformado, somente sofreu um leve inchaço, quase inotável, liguei para a dentista e a primeira coisa que perguntou foi sobre o inchaço e nada mais, to preocupado, pois passei a madrugada sem dormir, com calafrio e febre, e depois de 3 dias continuo com a urina com cheiro forte, mas sem os sintomas apresentados anteriormente. O que deve ser ?

    • Fernando, não vejo relação direta entre a cor/odor da sua urina e a extração. Uma explicação é que você tenha se hidratado menos nesses dias e, por isso, a sua urina ficou mais concentrada. Mas não é algo com que você tenha que se preocupar (não, pelo menos, em relação à extração por qual você passou).

  199. Olá!
    Estou preocupado, pois já há alguns dias o meu primeiro “cuspe” está numa coloração marrom e sinto a boca amarga. Isto acontece somente pela manhã, logo que acordo, porém durante todo o dia fica tudo normal. Tenho notado que minha gengiva superior sangra com certa facilidade quando escovo os dentes. Além do mais uso “pontes móveis”. E a ponte superior permite, que ao mastigar, alguns detritos passem pela ponte superior e grudam na gengiva superior enquanto mastigo, tendo que algumas vezes levantar durante a refeição para enxaguar a boca.

    • Tad, provavelmente tem ocorrido sangramento gengival espontâneo durante o período que você está dormindo, por isso a cor marrom da sua saliva logo pela manhã. Isso é sinal de gengivite, que deve estar sendo causada pela presença regular de resíduos alimentares (pela dificuldade que você relata com a sua ponte superior). Sugiro que você procure um dentista (periodontista) para avaliar e tratar de acordo.

  200. Na sexta-feira 03/11 extrai os 2 sisos inferiores. No sábado estava sem dor desde que medicada com ibuprofeno e nimesulida. Acontece que neste mesmo dia ao ir fazer um leve bochecho percebi que os pontos do lado esquerdo tinham desaparecido… Limpei o local com um cotonete pois estava com um pouco de mau cheiro e percebi uma cratera imensa (acho que era o lugar do dente) e ao fundo algo branco que mesmo eu tentando passar o cotonete não saía.
    Fiquei meio impressionada e preocupada. Isto é normal ? Faz parte da cicatrização ? Ainda sinto um incômodo geral na boca que não chega a ser dor e alterações no paladar…
    No lado direito está tudo ok. Os pontos estão lá e não sinto nada…
    Para higienização enfio o cotonete no buraco ?
    É normal algum mau cheiro nesta cratera ?

    • Alessandra, tudo o que você descreveu é normal e faz parte da cicatrização. Não, não enfie o cotonete no buraco, você pode causar algum tipo de trauma e provocar sangramento. E sim, é normal algum mau cheiro/mau hálito pelo menos na primeira semana após a extração. Passadas 48h da extração, você pode usar uma seringa com água para limpar a cavidade, mas sem jogar a água com muita força, ok?

  201. Dra. Boa tarde!!

    Fiz a extração de um dente há uns 4 dias, percebi que meu rosto ainda esta inchado, devo procurar minha dentista ou isso e normal, considerando que venho tomando antinflamatorio ?

    Desde já agradeço!

    • John, esse inchaço é esperado, considerando que a extração é recente. Se não houver outros sintomas, eu não me preocuparia.

  202. Olá Dra.
    Estou preocupada. Há 15 dias retirei um dente inferior (tomei antinflamatorio e antibiotico por 7 dias). No mesmo periodo me surgiu uma ferida na gengiva exatamente no dente de cima. É uma ferida esbranquiçada que fica na gengiva meio em torno do dente. Quando escovo muito bruscamente em cima sai sangue. E se mexo a lingua em cima ela arde um pouquinho. Pode se notar também que a gengiva está lustrosa nesta area. Minha preocupação é com o tempo que esta ferida já está na minha boca (em torno dos 15 dias). O que pode ser??

    • Manoela, apenas pela sua descrição não saberia sugerir algum diagnóstico, esse tipo de lesão pode significar uma série de coisas. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  203. Descobri uma pulpite no siso e como estava com muita dor fui ao plantão e lá foi feito um curativo no local, e estou tomando amoxicilina e um anti-inflamatório para só a partir disso extrair o dente.

    Nesse tempo até a extração pode-se fazer atividade física (corrida e futebol) sem correr o risco de voltar a doer por conta do aumento da circulação?

    • Gustavo, você pode fazer atividades físicas, isso não o prejudica em si. Mas não há garantia de que não vai doer, o risco sempre existe.

  204. Olá doutora!
    Tudo bem?
    Eu mandei há bastante tempo um e-mail para você, mas não obtive resposta…
    Eu arranquei um dente que há 5 anos me traz problemas. Isso mesmo, 5 anos! Não havia mais jeito, eu estava sem dormir por causa da dor.
    Na hora da extração, o dentista “fuçou” bastante, porque o dente já estava bem fraco e se quebrou todo. Ele estava bem inflamado.
    Passaram-se 6 dias da extração, eu sinto muita dor e há um inchaço do lado do queixo, abaixo da onde o dente foi extraído, sai dele um sabor estranho, o que mais está me preocupando que os dentes em volta ficaram meio moles, eles não tem cáries nem nada. Tudo isso é normal?
    Agradeço já pela atenção, parabéns pelo blog!

    • Andressa, peço desculpas por não ter respondido. O problema é que na época em que você mandou o e-mail (agosto, chequei aqui) eu estava de férias, e chegaram MUITOS e-mails… eu sempre procuro dar prioridade para as perguntas feitas através dos comentários do blog, que também se acumularam no período… portanto, seu e-mail acabou passando batido. Sorry. :)

      Bom, inchaço e dor (controlável com analgésicos) são sintomas comuns após qualquer extração. O líquido de sabor estranho que você relata provavelmente é um exsudato inflamatório, comum também (se o gosto for salgado pode ser pus, e aí deve haver uma infecção). Dependendo de como foi feita a extração, os sentes vizinhos podem ter sido usados como apoio, e às vezes acontece essa sensação de dentes moles. Mas é algo passageiro e que costuma se resolver sem necessidade de intervenção.

  205. Oi Dra, tenho um dente que tá um pouco dolorido e começou a latejar ontem, desde ontem começei a tomar ibuprofeno e Amoxilina. Será que posso extraí-lo amanha? Ou a anestesia não pegaria?

    • Kely, quem vai avaliar isso é o seu dentista. Apenas pela sua descrição não há como saber.

      • Brigada Dra, fui no dentista hj e ele tirou o RX e extraiu, agora to repousando em casa.
        Parabéns pelo trabalho é maravilhoso :)

        • Fico feliz em saber, Kely. Tenha uma ótima recuperação. :)

  206. Olá, vou fazer um canal e estou em dúvida se após o procedimento posso fazer academia?
    Como sou nova na academia não queria perder o ritmo… além disso, acredito que os exercicios serão leves…
    Posso fazer ou tenho que ficar de molho rs?

    • Se você estiver se sentindo bem, pode sim, Deborah.

  207. Num sabado extrai o siso inferior e superior de um lado e agora sexta-feira ainda sinto uma pequena dorzinha no local, isso é normal apos uma semana?

    • É sim, Karen. Cada organismo se comporta de uma forma, mas se a dor não for intensa e não houver outros sintomas associados, pode ficar tranquila.

  208. Olá Dra!
    Dia 01/11/2012 extraí o dente 38 estava incluso e precisou cortar a gengiva. Tomei a medicação e segui todas as recomendações.
    Ontem 08/11/2012 retornei ao Buco-Maxilo e ele disse que a cicatrização está muito boa.
    Quando perguntei dos pontos ele disse que eles cairão sozinhos, basta que eu os escove.
    Mencionei que sito uma dorzinha e acho que é a linha dos pontos que está me deixando com a gengiva dolorida, mas ele insistiu que os pontos devem sair sozinhos.
    Mas, acho que vai demorar pra cair, pois os nós ainda estão intactos, mas estão me irritando.
    Será que posso ir em outro lugar tirar?

    Obrigada!

    • Yara, geralmente não se aguarda os pontos “caírem sozinhos”, a não ser que seu dentista tenha usado algum tipo de sutura reabsorvível, não sei. Se está incomodando você, você pode pedir pra outro dentista olhar, se quiser.

  209. OI BOA TARDE, EU EXTRAI UM DENTE SISO NO DIA 01/10 E PEGUEI DOIS PONTOS, JA TIREI UM DELES, MAS ESSES DIAS EM CASA, NUM INFLAMOU NEM NADA, TA NORMAL, SO QUERIA SABER QUANDO VOU PODER VOLTAR A MALHAR…? AINDA TEM UM PONTO E PRETENDO TIRAR ELE NA SEGUNDA PELA MANHA, SERA KI A NOITE JA POSSO IR MALHAR?

    • Otávio, já se passaram 10 dias da sua extração. Se você estiver se sentindo bem, após retirar o ponto acredito poder voltar a se exercitar sim. Mas comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos, sem exagerar. Na dúvida, sempre consulte o seu dentista.

      • Obrigado! Mas ainda tem um burakinho bem pequeno, sera ki num tem nada a ver ? Sera ki pode sangrar ? Meu medo é esse kk , mas tb to de agunia por que to sem malhar… eu malho todos os dias ja faz mais de um ano… então vou deixa pra ir na terça… né melhor ?

        Obrigado !

        • O buraquinho vai sumir, é questão de tempo. :)

          • Obrigado… blog nota 10 :)

  210. Minha noiva extraiu os dentes sisos dia 09/11,so que nao teve repouso nenhum. Ate hj ainda doi, e normal?

    • Lucas, a extração ainda é bem recente, então certa dor, controlável com analgésicos, pode ser considerada “normal”. Se ela achar que há alguma coisa errada, deve procurar seu dentista pra relatar os sintomas.

  211. Dra. amanhã vou extrair pelo menos um dente de siso, porém sou alérgica a vários remédios, entre eles ácido acetilsalisílico. O médico me receitou nimesulida, mas ele é revestido por acetil, já tomei em outra ocasião e tive reações e prurido, então ele me passou ibuprofeno 50 mg 1 hora antes e depois de 8 em 8 horas (40 gotas). Já faço uso de antibiótico Tetralysal para acne. A questão é: pode haver algum problema? O ibuprofeno é recomendado?

    • Camila, o Tetralysal é uma tetraciclina. Em princípio (lendo a bula aqui –> http://www.bulas.med.br/bula/7474/tetralysal+300.htm ) não há interação digna de nota com o Ibuprofeno. Estando o seu dentista ciente do uso desse medicamento, creio que não há motivo para preocupação.

  212. Dra. fiz extração de 2 dentes siso no dia 12/11, acho q a dor que estou sentindo e normal, e mais externo no pescoço. Gostaria de saber se posso lavar o cabelo? Estou tendo muito sono, e meu rosto esta muito inchado, estou colocando bastante gelo, mas não está adiantando muito. Teria alguma outra coisa, pra diminuir o inchaço? Obrigada!

    • Ana Carolina, sim, a dor que você relata é esperada. E sim, pode lavar o cabelo normalmente. O inchaço vai diminuir gradativamente, em parte pela resposta do seu organismo, em parte pela medicação que você deve estar tomando e, em parte, pelas compressas frias. É chato, mas vai passar.

  213. Ola, gostaria de saber quanto tempo dura a anestesia??

    • Fabi, depende do tipo de anestesia e do tipo de anestésico. Mas, em média, uma anestesia daquelas que “adormecem” a parte de baixo da boca, de um lado inteiro, dura de 1 hora e meia a 2 horas.

  214. Boa tarde!
    Sabado dia 10-11 extrai os 2 pre-molares superiores. O dentista não passou nenhum remedio e não deu pontos, hj dia 14-11 não dói mas está enorme os buracos e não estou comendo direito, porque tudo entra e tenho medo de inflamar e ficar ainda pior.
    É normal? Quanto tempo leva pra cicatrizar.

    Beijos.

    • Juliana, se não há dor pode ficar tranquila, deve estar tudo normal. A cicatrização da gengiva se dá de “dentro pra fora” mesmo, então os “buracos” levam algum tempo pra fechar por completo… 1 mês, talvez. Depende. Continue apenas mantendo os locais limpos.

      • Bom dia!
        Vou fazer isso, muito obrigada Dra.
        Beijos.

  215. Olá dra., extraí um dente há 6 dias e só poderei retirar os pontos daqui a 4 dias, ou seja, vou passar 10 dias com os pontos, tem algum problema ou risco de infecção? Caso os pontos caiam sozinhos, preciso retornar ao dentista? Posso usar enxaguante bucal? Pois o mau hálito me incomoda. Após a remoção dos pontos ainda vou continuar com mau hálito? Notei que tem um corte bem profundo na minha gengiva, ele vai permanecer assim ou vai se nivelar ao resto da gengiva? Desde já agradeço pela atenção! :)

    • Mônica, não tem problema ficar 10 dias com os pontos. Se eles caírem sozinhos, é importante mesmo assim comparecer à consulta, pois é uma forma do seu dentista reavaliar o local da extração e ver se está tudo bem. Você até pode usar enxaguante bucal, mas no máximo 1 semana (para melhor o hálito). O uso contínuo de qualquer enxaguante bucal não é indicado porque “bagunça” o equilíbrio da flora bucal (as bactérias que vivem na nossa boca). A sua gengiva vai “nivelar” com a cicatrização e o mau hálito tende a diminuir, também.

  216. Extraí um dente há seis dias, e minha gengiva foi bem aberta mesmo, não sinto dor, apenas um incômodo, como se a linha dos ponto estivesse rasgando a gengiva. Mas o que me incomoda mesmo é o mau hálito. Posso escovar sobre os pontos?

    • Carla, provavelmente você não vai conseguir usar a escova no local, pois as cerdas vão enroscar nos pontos, puxar e doer. Tente usar um cotonete para remover resíduos alimentares superficiais e placa bacteriana, pode ajudar.

  217. Olá Dra. É o seguinte: extrai um dente dia 9/11 (sexta-feira passada), meu dentista disse que os pontos caem sozinhos e caso isso não ocorra, que eu vá até a clínica para ele remover. Estou tomando os medicamentos corretamente (antibiótico e antinflamatório) e seguindo as orientações. Mas hoje na hora que estava comendo “caldo verde” (bem morno) senti algo estranho, fui no banheiro e era um pedaço do ponto. Mas justamente essa parte que saiu, acabou abrindo o “buraco”. Não está doendo nada, limpei direitinho, vi se tinha vestígios do caldo verde e nada, estava limpinho, porém fiquei preocupada. Terei que voltar no meu dentista para fazer outro curativo? Por que o buraco está muito grande, estou com medo de comer, pois sei que mesmo não mastigando do lado, pode entrar comida lá. O que faço Dra., por favor? Ah ainda tem um pedaço do ponto que não saiu. Muito grata pela sua ajuda. Deus te abençoe. Boa Noite!

    • Hanna, em princípio, não havendo dor ou outro sintoma importante, a sua gengiva deve cicatrizar normalmente, apenas continue higienizando bem. Mas se o quadro mudar, entre em contato com o seu dentista para ele reavaliar.

      • Olá Dra. Ana, muitíssimo obrigada pela resposta. Tive que voltar na clínica pois depois de um certo tempo aberto comecei a sentir um incomodo. Agora está tudo bem. Mas Dra. ainda tenho uma dúvida. Demora muito para cicatrização do local? Mais uma vez obrigada, até!

        • Em mais ou menos 1 mês a cicatrização deve estar completa.

  218. Olá dra., há 8 dias extraí um dente e os pontos estão caindo, tenho uma dúvida: os pontos são absorvíveis? Pois tem uma parte que a linha fica dentro da gengiva, há algum risco de a linha dos pontos ficar dentro da gengiva?

    • Camylla, podem ser, mas geralmente não são. Não há problema do ponto ficar por dentro da gengiva, quando ele for removido ele será puxado para fora.

  219. Olá Doutora,

    Arranquei o dente do siso inferior e hoje, ao comer, notei que ficou um resto de comida entre os pontos. Tentei limpar com um cotonete mas não consegui. O local parece bem cicatrizado, e o ponto já está soltando, mas fiquei preocupada que esse resto de comida possa infeccionar o local. Tirei o dente na terça (13/11) e meus pontos serão tirados na próxima terça. Esse resto de comida pode infeccionar o local?

    Obrigada!

    • Thayra, até pode… mas certamente ele não vai ficar aí pra sempre. Tente usar uma seringa (sem agulha) para jogar água na área da cirurgia, pode ajudar.

  220. Olá, Doutora!
    Extraí um molar superior que saiu com um pedacinho de osso, há vinte dias, e ficou passando ar da boca para o nariz. Essa passagem de ar já está quase fechada mas ainda passa um pouquinho de ar. Eu sou marceneiro e gostaria de saber se há a possibilidade de o pó da madeira, gerado pelas máquinas, entrar no local através do nariz e causar algum problema?
    Obrigado!

    • Sergio, o pó da madeira já deve entrar normalmente no seu nariz, considerando a sua atividade. Mas como o nariz tem o muco e os pelos, a maior parte do resíduo não chega as vias aéreas. Ou seja: se o pó entrar pelo nariz, não vejo muito problema… seria um problema se ele entrasse pela boca, através da comunicação buco-sinusal que você descreve. Leia mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html

      • Doutora, ainda tenho uma pergunta: já faz vinte dias que eu extraí o dente e o local já está quase fechado, mas ainda não totalmente. Existe a possibilidade de buraco fechar sozinho, sem intervenção cirúrgica, depois de todo esse tempo?

        • Sergio, taí uma questão complicada. Minha opinião, como coloquei no post cujo link eu mostrei pra você, é que se não fechou espontaneamente em 48 horas, não vai mais fechar sem cirurgia. Isso porque a comunicação tende a “epitelizar”, ou seja, formar um canal mesmo. Mas é aquela história: se eu falo isso de forma definitiva, vem gente brigando comigo porque “meu dentista me disse que vai fechar”. Então, vale a opinião do seu dentista. ;)

  221. Quero saber se posso varrer e passar roupa?

    • Jeysiane, se você estiver se sentindo bem, pode. Mas não exagere e, caso sinta dor ou outro sintoma importante, interrompa a atividade.

  222. Dra, entrei aqui para ver se encontrava ajuda e te encontrei. Não tenho como falar com meu dentista. Extrai quatro dentes dia 20 de manhã. Tô seguindo o que o dentista mandou. Olhei agora no espelho e observei que os buracos dos dentes estão esbranquiçados como se fosse pus, ou é. Isso é normal? Se não o que devo fazer. Só falo com o dentista dia 26, vou lá para ele tirar os pontos. Pode me ajudar?
    Grata
    Degmar
    Ps. Obrigada por ter essa cantinho para ajudar as pessoas. Da minha parte fico muito grata.
    Abraços

    • Degmar, por nada. Fico feliz em ajudar. :)

      Se não há dor ou outro sintoma importante, pode ficar tranquila. Esse aspecto esbranquiçado é comum, o tecido de cicatrização às vezes assume aspectos bem “estranhos”. Pode ser que esse esbranquiçado seja placa bacteriana, também. Procure apenas manter a região limpa (um cotonete pode ajudar nisso, para remover os resíduos superficiais) e continue seguindo as recomendações do seu dentista. Pelo seu relato, me parece tudo bem.

      • Olá.
        Extraí um dente já faz umas 72 horas e o coágulo que se formou está um pouco esbranquiçado, e apesar de não sentir dor, estou com um cheiro forte na boca. Hoje quando estava limpando bem de leve saiu uma partezinha escura com um cheiro muito ruim. Pode ser um pedacinho da genviva que saiu após a extração do dente e ficou no coágulo? Será que estou com uma infecção?

        • Dan, não acho que você tenha uma infecção… você certamente estaria com dor se fosse o caso. Pode ter sido sim um pedacinho de gengiva, mas eu aposto que era algum resíduo alimentar mesmo… é o mais comum. A higienização do local costuma ser complicada em casos de extração, o importante é o paciente fazer o possível pra manter a região limpa, mas TOTALMENTE limpa nem sempre dá.

  223. Dr. Ana, ainda tenho um dente do siso para retirar, ele é totalmente incluso e superior do lado direito. No Raio x ele está normal, não está torto nem nada, só está bem próximo ao dente do lado e uma dentista disse que seria bom tirar pois ele poderia prejudicar a raiz do dente vizinho pela proximidade, já outro dentista disse que não é verdade, que está normal e não há necessidade de retirar agora. Eu não sinto dores, não há inflamação nem nada, se eu não tivesse tirado o Raio X nem saberia que ele existia. Não quero tirar pois já tirei os outros 3 e na última extração sofri muito. O que a Doutora acha nesses casos?

    • Ananda, taí um assunto super controverso, sobre o qual os dentistas não se entendem (veja mais sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html ). Claro que, sem ver a sua radiografia, não tenho como opinar com propriedade… outra informação importante: qual é a sua idade? Mas, de forma geral, se o dente não incomoda você e não coloca outro dente em risco, sou da opinião de que não é preciso extrair. A questão é que um dos dentistas que você consultou alertou para um possível “perigo”. Eu acho que, se você está motivada pra fazer essa extração, pode conversar com o seu dentista para apenas acompanhar periodicamente o caso.

      • Tenho 22 anos, o dente esta normal na radiografia, bem parecido com esse http://www.clinicaracy.com.br/userfiles/image/Ciso/Raio-x%20pano%C3%A2mico.jpg o da nossa direita superior.. Ela disse que pode prejudicar a raiz do dente ao lado.. Mas não estou disposta a tirar, não nasceu e não me prejudica em nada e também fiquei assustada por ouvir dizer que pode ser que precisa “tirar” ou “mexer”, nao sei ao certo, uma parte do osso..

        • Bom, aos 22 anos a raiz já está totalmente formada, sair de lá ele não sai mais (até pelo posicionamento do dente). Eu acho que dá pra simplesmente acompanhar (1 vez por ano, por exemplo) e, se você tiver algum sintoma importante nesse período, mudar de “tática”. É uma questão de opinião, mesmo.

          • Muito obrigada, sua opinião é de grande importância. Os outros dentes eles ficaram semi-inclusos e já retirei, mas acho que esse não vai dar o ar da sua graça não hehe… Obrigada Doutora…

  224. Olá, retirei o siso hoje, porém o dentista não me passou nenhum medicamento. É normal isso ou é melhor procurar outro profissional para pegar receita?

    • Sarah, provavelmente sua cirurgia foi bem tranquila e ele não julgou necessário. Em princípio, não há problema. Se você sentir dor ou tiver outro sintoma importante, entre em contato com o seu dentista para mais orientações.

  225. Oi, retirei um dente e, mesmo tomando todos os cuidados que me foram indicados, com o passar dos dias o coágulo foi ficando cada vez menor. E agora tá bem “baixo: mesmo, e tá aquele “oco” onde estava o dente, isso é sinal de alveolite? Já faz quase uma semana que retirei.

    Já estou com medo de que amanhã isso piore e eu comece a sentir dor.

    • Matheus, se você não sente dor alguma, não deve ser alveolite… deve ser a cicatrização normal da sua gengiva. Se você começar a sentir dor, procure seu dentista pra reavaliar.

      • Boa noite e obrigado por me responder :)
        Mas Dra., ainda tenho uma dúvida, o coágulo não teria que tapar o “buraco”? Como vai fechar se o coágulo está raso?

        • Matheus, o coágulo serve pra isso mesmo. Mas considerando que você não sente dor, eu acredito que essa reentrância que você relata é a própria cicatrização da sua gengiva, ou seja, é o coágulo “incorporado” à gengiva. Aos poucos, a reentrância vai sumindo e a sua gengiva estará completamente cicatrizada. Qualquer mudança no quadro, procure o seu dentista para reavaliar.

  226. O dentista passou cefalexina e ibuprofeno para mim tomar antes de extrair o dente, ele passou para mim tomar durante 5 dias e falou para no terceiro dia que eu estiver tomando o remédio ir extrair o dente, gostaria de saber se esta certo o procedimento (tenho prolapso na valva mitral leve), ainda não extrai o dente, procurando um dentista que me passe confiança, por favor me ajude !!!!!!!!!!!

    • Eliana, como respondi anteriormente pra você –> http://bit.ly/TYPzG5 , depende do seu tipo de prolapso a necessidade de profilaxia antibiótica. Mas se foi feita a profilaxia, independente disso, creio que você não tem com o que se preocupar.

  227. Dra,
    Extrai o pré-molar superior esquerdo hoje em razão de usar aparelho ortodôntico. Fui tentar almoçar e no grande sacríficio, entrou arroz no local do dente. O que faço agora? Estou aflita, ajude-me…

    • Natália, o grão de arroz deve sair sozinho… mas talvez um cotonete possa ajudar. Procure evitar bochechos, ok?!

  228. Na realidade, estou meio confusa, pois o que aparentemente parece um grão de arroz ainda continua no local. Será que é mesmo, porque é “uma coisa branca que parece está enraizada” no local do dente. Não senti nada, porém o dentista preferiu não suturar devido reter alimentos.

    • Pois é Natália, pode até ser que não seja o arroz… o tecido de cicatrização às vezes assume colorações “estranhas” mesmo. Mas é difícil eu opinar sem examinar você.

  229. Boa Tarde Ana!!!

    Fiz uma extração do dente 24 e 26 e o molar, qd cheguei em casa deu hemorragia, voltei no consultório e o meu dentista limpou o dente e colocou propolis para estancar, e colocou por cima o tal “cimento”, isso foi dia 27/11, o sangramento aparentemente estancou, mas meu rosto esta muito inchado, até as bolsas dos olhos e os lábios. (Estou fazendo compressas com gelo, mas parece que não esta resolvendo) Estou tomando azitromicina desde ontem 28/11, já que sou proibida de tomar anti-inflamatório (tenho purpura, mas esta controlada), esse antibiótico vai ajudar a desinchar ? Qt tempo fica o inchaço? Obrigada desde já!

    • Alessandra, sim, o antibiótico deve ajudar a desinchar. As compressas com gelo ajudam também, talvez se você não as estivesse fazendo estaria até mais inchado. O tempo para o inchaço passar depende da pessoa, mas provavelmente em 1 semana você já deva estar melhor.

      • Obrigada pelo carinho!
        Tudo de melhor pra ti, PARABÉNS pelo blog, ajuda muito a tirar nossas dúvidas.
        Beijos.

  230. Olá Dra, fiz a extração de dois sisos inferiores e hoje faz uma semana, já retirei os pontos, posso ter relação sexual com minha namorada ?

    • Eduardo, se você estiver se sentindo bem, pode. Apenas não exagere no “esforço” e evite sexo oral, ok?!

  231. Olá Ana. Obrigado por prestar essa ajuda inestimável a todos aqui neste blog. Seguinte: estou muito preocupado com meu pós operatório. Extrai dois dentes sendo um deles um bendito siso incluso que deu um bom trabalho ao dentista. Paralelo fiz duas implantações, mas nao no lugar do ciso. Ok, uns 5 dias apos, começou a doer, voltei ao dentista e foi constatado alveolite. (Por tudo que li aqui, acho um absurdo os dentistas nao conscienizarem os pacientes sobre TODOS os cuidados no pós operatório, principalmente quanto à importância do coagulo). O dentista, me parece, fez o procedimento padrão nesse caso: hidratou, fez a curetagem. Na semana seguinte retirei os pontos e esta tudo ótimo (Tomei uma semana de antibiótico ). Agora, passada mais uma semana apos a retirada dos pontos, começou a doer novamente, com as mesmas características de quando da alveolite. Fui procurar o dentista hoje, que ficou surpreso com a dor.(claro que eu estou bem mais!). Ele, sem saber o que fazer, me passou novamente antibiótico (outro tipo) e me disse para aguardar dois dias, ver se melhora um pouco. Caso contrario, depois de dois dias, vai abrir novamente e tratar alveolite outra vez. Veja pela descrição, que ja faz duas semanas do primeiro tratamento de alveolite, e três da extração. Estou preocupado com isso de ter ficado duas semanas bem e agora essa dor novamente. Me preocupa ser uma bactéria resistente, me preocupa estar tomando tanto antibiótico, e acho estranho ele nao ter receitado anti-inflamatório junto. To pensando em tomar por minha conta, pois ibuprofeno me tira a dor. Acha que devo? Por favor, o que pensa disso? Será que é outra alveolite ou recidiva da primeira? To bastante preocupado!!! Abs.

    • Renewzeal, para a infecção não tem jeito: tem que ser antibiótico. Mas, por uma questão de conforto para o paciente, é importante algum tipo de analgésico… afinal de contas, alveolite é uma das coisas mais doloridas que tem. Converse com o seu dentista e questione com relação a isso, se o ibuprofeno (que é um analgésico e anti-inflamatório) se enquadra no seu caso. Pode ser, realmente, que você esteja frente a uma bactéria mais resistente… mas se você não tiver nenhum problema imunológico, é questão de tempo para o seu organismo reagir ao tratamento.

  232. Oie Dra.
    Extrai os sisos inferiores na sexta feira 23/11, foi bem complicadinha a cirurgia, pois um deles estava incluso e o dentista teve que cortar a gengiva e a coroa do dente, a raiz saiu em 2 pedaços e ele lixou bastante o osso… ainda sinto dores e os pontos só removeremos na proxima terça…queria mto treinar :(
    Não pode mesmo antes de 7 dias??
    Desde já obrigada e parabéns pelo trabalho!!
    Bejokas

    • Treinar o quê, Michele? Musculação? Eu não recomendo. E mesmo depois dos 7 dias, a volta tem que ser gradativa, respeitando os limites do seu organismo.

  233. Bom dia!
    Vou extrair hj os 2 primeiros pré molares inferiores por conta do aparelho ortodontico, gostaria de saber se posso fazer progressiva normal? Pois ela já esta marcada e paga, por conta do fim do ano minha cabelereira não tem mais horario disponivel.
    Agradeço desde já!

    • Pode sim, Marcela. Só peça pra ela evitar apontar o secador diretamente na sua bochecha, o calor pode favorecer um possível inchaço.

  234. Doutora,

    Ontem arranquei o dente do siso e uma parte da boca e o queixo estão paralisados… parece que a anestesia não saiu.. .estou desesperada. Não consigo nem abrir a boca direito… o que devo fazer??

  235. BOM DIA! Doutora, pode tomar 4 capsulas de uma só vez de 500 mg de amoxicilina, na receita esta que tenho que tomar 2 g de amoxicilina trinta minutos antes da extração, é normal tomar essa quantidade de uma só vez? E 2 g equivale a quantas capsulas e de quantas mg são as capsulas? Agradeço desde já!

    • Raquel, quando o dentista pede que você tome antibiótico antes da cirurgia, esse procedimento se chama “profilaxia antibiótica”. É comum sim, pode tomar despreocupada. 4 cápsulas de 500 mg equivalem a 2 g (que seria 2000 mg).

  236. Ola doutora, extrai um dente faz quatro meses e agora no local apareceu um carocinho pequeno com pus, meio pontudo, o que será?

  237. Boa noite!

    Meu dentista pediu que eu iniciasse o bochecho a partir do 3º dia após a cirurgia, e que nos dois primeiros dias eu deveria apenas manter a solução (periogard) na boca por 1 minuto. No entanto, hoje fui tentar fazer o bochecho e não consegui, senti um pouco de dor, devo forçar ou esperar mais um pouco, hoje é o terceiro dia!

    • Thais, não force. Se você não se sente segura, apenas mantenha o enxaguatório na boca, como recomendado inicialmente.

  238. Bom dia, Dra…
    Gostaria de entender um pouco o processo de movimentação e preenchimento de espaço do dente extraído. Como já relatei, tive que extrair os pré-molares e ficou horrível meu sorriso com dois espaços, porém queria saber se vai demorar tanto o deslocamento dos dentes e porque foi retirado o pré-molar? Ouvi relatos que consequentemente com o avanço da idade, o espaço do dente pode retornar, isso é verdade?
    Fico grata pela sua informação e atenção, todas as orientações estão sendo de grande valia para mim!!!

    • Natália, os pré-molares são dentes de escolha quando há necessidade de extração porque são dentes posteriores (que não interferem tanto na estética) e porque os molares têm papel fundamental na mordida do paciente, então não seria legal extraí-los. Além disso, os pré-molares são dentes menores que os molares, e sua extração geralmente supre a falta de espaço, além de deixar espaços menores para serem fechados. O fechamento dos espaços costuma durar de 6 meses a 1 ano. Sim, há uma chance desses espaços abrirem novamente, por isso é importante usar o aparelho removível após a remoção do fixo (para estabilizar a nova posição dos dentes).

  239. Olá doutora, fiz a extração do SISO há 10 dias, mas ainda não retirei os pontos, mesmo assim posso voltar a fazer academia, caminhada e sexo? Desde já obrigada !

    • Stefânia, se você estiver se sentindo bem, pode. Apenas volte a fazer atividade física (qualquer) gradualmente, sem forçar.

  240. Boa Noite, Dr Ana

    Extrai meu dente siso da parte inferior do lado direito na sexta dia 30/11, não levei ponto, o dentista não achou necessário, só me receitou que tomasse remedio para dor se sentisse algo, o local não inchou nada… mas ainda não fechou o local e estou sentindo um incomodo no dente da frente agora… e como se ele estivesse dolorido… e demora muito para cicatrizar o buraco..?

    Adorei suas orientações… muito boas…

    • Thamiris, a cicatrização completa do “buraco” pode levar de 1 a 2 meses. Mas antes disso, já deve fechar. O dente à frente do siso deve estar dolorido por ter sido usado como apoio durante a extração, mas isso deve melhorar de forma gradual.

  241. Boa noite, Dra! Bom, fiz uma cirurgia para extrair os 4 sisos, um deles estava na diagonal, e o local se encontra bastante inchado.. Minha pergunta é, quando poderei voltar a praticar minhas atividades físicas normalmente? Não suporto a ideia de ficar parada sem fazer meus exercícios diários, como de costume, mas também tenho medo de me precipitar, e prejudicar o local da cirurgia. Obrigada :)

    • Hortência, é com aguardar pelo menos 1 semana. E considerando que foram os 4 sisos, talvez até um pouco mais. Tudo depende de como você se sente… e, ao voltar a se exercitar, faça isso de forma gradual, ok?! Não exagere.

  242. DOUTORA EXTRAI MEU DENTE HOJE E GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER A LIMPEZA, POSSO ESCOVAR OS DENTES NORMALMENTE? E POSSO USAR ENXAGUANTE BUCAL TIPO COLGATE? DESDE JA AGRADEÇO!!!!!

    • Eliana, escovar diretamente o local provavelmente você não vai conseguir. Por isso, você pode usar um cotonete para remover resíduos superficiais. Não há necessidade de usar enxaguante se o seu dentista não recomendou.

  243. Olá, Dra. Ana
    Extraí meu ciso inferior direito no dia 07/12 (sexta-feira), foi uma cirurgia demorada, pois o dente estava deitado e com a raiz colada no osso. Mesmo tomando amoxicilina 500 mg e todos os cuidados recomendados pelo meu dentista, ainda sinto muita dor. É normal? Vou sentir dor por quantos dias mais ou menos?
    Obrigada!

    • Eliata, a Amoxicilina é um antibiótico, mas não é um analgésico. Converse com o seu dentista pra que ele prescreva algum medicamento para a dor pós-operatória.

  244. Olá Dra. Ana
    Ontem extraí um dente da parte inferior, quero saber quanto tempo depois eu posso a voltar a treinar, faço musculação e spinning. Obrigada.

    • Rosilene, o ideal é guardar repouso durante 1 semana, e ir voltando às suas atividades normais de forma gradativa. Se você estiver se sentindo bem, pode treinar… apenas, não force. Juízo. :)

  245. DOUTORA, EXTRAI UM DENTE NA PARTE INFERIOR DA BOCA. FIZ A PROFILAXIA ANTES DE EXTRAIR, E A DENTISTA SÓ ME PASSOU ANALGESICO, AINDA NÃO TOMEI POIS A DOR ESTA SUPORTAVEL, EXTRAI NA SEGUNDA DIA 10, AINDA ESTA DOLORIDO, POSSO USAR UM ENXAGUANTE BUCAL SEM ALCOOL PARA AJUDAR A EVITAR BACTERIAS,(SEM BOCHECHAR)?

    • Eliana, se o seu dentista não prescreveu nenhum enxaguante, não há necessidade de usar. Quanto ao analgésico, seria bom você tomar… não há motivo pra ficar “suportando” a dor.

  246. POR FAVOR DOUTORA, ME RESPONDA, QUANDO EXTRAI UM DENTE E FICA PEDAÇO DE RAIZ A PESSOA CORRE ALGUM RISCO DE INFECÇÃO, HA NECESSIDADE DE TIRAR RÁPIDO, E DA PARA SABER SE FICOU APENAS PELO RAIO X. DESDE JÁ AGRADEÇO!

    • Raquel, depende. Muitas vezes o dentista deixa o pedaço de raiz de propósito (geralmente um bem pequenininho), pois removê-lo traria mais risco do que benefício para o paciente. Mas se for um pedaço que dá pra remover sem riscos, o ideal é fazer isso… justamente pra não haver qualquer problema de infecção, por exemplo, para o paciente. Não é preciso tirar rápido, mas o ideal é tirar. Sim, é possível verificar isso numa radiografia.

  247. Doutora, vou extrair um dente siso amanhã do lado direito na parte inferior, ele esta um dente normal, queria saber se vai levar ponto e se doi.

    • Valdenice, não dói (pois você estará anestesiada) e sim, você deve levar 1 ou 2 pontos.

  248. SOCORRO… TÔ PRA ENLOUQUECER COM DOR DE DENTE… FUI NO DENTISTA ELE ME RECEITOU AMOXICILINA E IBUPROFENO PRA DOR… O PROBLEMA É QUE O IBUPROFENO E NADA DÁ NO MESMO… NÃO ALIVIA NEM UM POUCO A DOR… QUERIA SABER SE POSSO TOMAR TETRACICLINA NO LUGAR DO IBUPROFENO…? ME AJUDA POR FAVOR…

    • Gisleyne, não. Tetraciclina é um antibiótico e não um analgésico ou anti-inflamatório (como o Ibuprofeno). Tomar mais um antibiótico (você já está tomando Amoxicilina) não vai ajudar em nada a diminuir a sua dor. Entre em contato com o seu dentista pra ele mudar a medicação analgésica ou aumentar a dose (não faça isso por conta!).

      • Ok muito obrigado…….AINDA COM MUITA DOR…… :(

  249. Arranquei os 4 sisos na quarta-feira (12), sabado tenho uma balada para ir… posso ir sem problema nenhum??? Mas sei q infelizmente não posso beber. =/ … Mas a baladinha rola ??

    • Yasmin, se você estiver se sentindo bem, rola :). Apenas evite muito esforço físico, bebida e cigarro (se for o caso).

  250. Doutora, quantos dias após extrair o dente a pessoa não tem mais o risco de se ter uma infecção?? É normal sentir como se fosse uma pressão aonde extraiu o dente? Hoje esta com cinco dias que extrai, não estou tomando nenhum remedio a não ser o analgesico, pois fiz uma profilaxia antes da extração, só sinto dor no local, procuro manter sempre a minha boca limpa, corro algum risco de infecção?

    • Eliana, taí uma pergunta difícil de responder… porque cada organismo é um caso diferente. Mas se já faz 5 dias da sua extração e você está bem (e seguindo todas as recomendações pós-operatórias do seu dentista), creio que essa chance é bem pequena. Essa “pressão” que você relata é comum, também.

  251. Extrai os 4 sisos 12/12 (quarta-feira), um dos pontos rompeu, quero saber se há algum problema. E será que posso comer peixe ou é remoso, como dizem por aí? :s

    • Stefanny, geralmente não há problema algum (se você não tiver nenhum outro sintoma importante). E sim, pode comer peixe que não faz mal, não. :)

      • Uffa!
        Que alívio, obrigada por tirar minhas dúvidas.
        Tenho outra dúvida, já se passaram 5 dias e ainda há sinais de sangramento, geralmente pela manhã quando me levanto e vou escovar os dentes, é pouquissímo, mas fiquei preocupada. Há algum problema?

        • Não há problema, desde que esse sangramento não aumente.

          • Olá!
            Bom, como já foi dito, arranquei os sisos, só que agora acabei de sentir uma pontinha, como se tivesse um dente nascendo.
            O que seria? Tô preocupada. :/

          • Stefanny, pode ser um pedacinho de osso solto. Procure seu dentista pra avaliar.

          • E se for? Tenho que fazer algum tipo de cirurgia?

          • É possível que sim, pra remover o fragmento. Mas seria algo simples, nada muito “cirúrgico”. ;)

  252. Oi boa tarde, venho aqui novamente tirar mais uma duvida, meus dentes sisos superiores estão nascendo, eles doeram a semana toda e quando foi ontem a dor passou mas fiquei sentindo como se o lado esquerdo do meu rosto estivesse inchado, mas não sentia nenhuma dor a não ser que eu topasse, quando acordei hoje estava bem inchado mas também não esta doendo, só está inchado, o que esta acontecendo que ta inchando assim ?

    Sera que e porque senti dores muito fortes no decorrer da semana?

  253. Oi, extrai meu dente dia 10, agora qto tempo tenho q esperar pra fazer um implante??? É o dente da frente, entao estou desesperado pra nao ficar com a cara da minha vó…. qto mais rapido melhor…

    • David, geralmente se aguarda de 4 a 6 meses para uma boa cicatrização óssea. Mas, durante esse tempo, você pode usar uma prótese provisória pra não ficar com a cara da sua avó. :)

  254. Olá Doutora,
    Fiz a extração dos sisos superiores ha onze dias, sinto a abertura da minha boca ainda um pouco travada… é normal? Não consigo ver o buraco da cirurgia, nos primeiros dias senti uma dor que repuxava toda a região da cabeça, era estranho mas suportável… isto tb é normal? Agradeço muito sua resposta.

    • Fernanda, os seus sintomas são bastantes comuns. Não vejo nenhum problema. A dificuldade de abrir a boca vai melhorar de forma gradual.

  255. Olá doutora, fiz a extração dos sisos superiores há 2 dias e confesso que não aguentei e fumei… até agora não aconteceu nada, sei dos riscos de uma alveolite, e caso isso aconteça quando deveria começar a doer? Pois está tudo normal e continuo com o medicamento.

    • Que bom, né Dennis? ;)

      A alveolite geralmente aparece de 48 a 72 horas após a extração e dura de 1 semana a 10 dias.

  256. Nossa, mto obrigado por me responder… mto atenciosa… ja virei seu fã…

    • :)

  257. Boa noite Dra. Ana, estava lendo algumas respostas sobre o dente do siso, bom o meu caso é o seguinte… estou até um pouco aflita e angustiada, se eu soubesse que isso me aconteceria nao teria extraido o meu siso, eu fiz a cirurgia no dia 10/12 e hoje é 18/12 estou com muito desconforto, vim trabalhar porque necessito, o que mais me deixou triste e angustiada é o desconforto de não sentir a sensibilidade na lingua, lábio e no queixo do lado que foi extraido, o dente era o 48 semi incluso, por mais que o meu dentista fale que é normal não consigo crer que isso possa ser tão complicado, fora que ele não foi nada delicado ao tirar o dente, forçou demais meu maxilar e a consequencia que não consigo abrir a boca direito, parece que travou de vez minha boca, nao consigo abrir de modo normal, já fiz compressas varias vezes, estou tomando o relaxante muscular que ele me passou e até agora nada de voltar ao normal, eu lendo alguns relatos aqui a maioria teve uma recuperação rápida e sem muitas complicações, eu pergunto comigo não será diferente? Porque eu já chorei tanto de arrependimento por tirado esse dente, ainda mais agora em epocas de fim de ano, por favor Doutora eu vou ficar muito aliviada se você me responder, ah meu dentista me disse que meu dente era bastante complicado, mas se ele tivesse me dito isso antes eu nem teria feito essa cirurgia, mas não ele falou isso depois de ter passado por esse transtorno conturbado… Obrigada Dra.

    • Michele, essa falta de sensibilidade que você relata se chama parestesia, é uma complicação pós-cirúrgica relativamente comum. Nem sempre o dentista tem como saber se uma cirurgia vai ser complicada ou não, às vezes ela fica complicada na hora, mesmo. A boa notícia é que esse é um problema que costuma ser passageiro. Você pode ler mais a respeito disso aqui: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

      Sobre a dificuldade de abrir a boca, esse é um sintoma frequente e que vai diminuir de forma gradual.

      • Obrigada Dra. Ana, mas é angustiante isso, porque está me atrapalhando muito nas minhas atividades no trabalho e vida pessoal, sei lá, não consigo ficar em paz e sossegada até esses sintomas desaparecerem de vez e ficar mais tranquila, não poder comer direito, beijar meu esposo (pq nao sinto o labio) pensa! Isso é terrivel! Já chorei tanto de arrependimento… obrigada você é bastante atenciosa com os que visitam seu site, é muito interessante… só tive conhecimento do site após essa situação que me ocorreu. Muito obrigada Doutora Ana e desejo Boas Festas!

        • Eu sei Michelle, é péssimo. :(

          Um Feliz Natal e um ótimo ano novo pra você também. :)

  258. Olá Doutora, primeiramente lhe parabenizo pelas respostas dadas aqui. Gostaria de saber se os pontos saem por si e tem algum problema eu usar o computador, por causa da vista, pois ontem mesmo fiz uma extração e com umas 2 horas depois minha pressão baixou.

    • Natanael, geralmente o dentista remove os pontos, até pra avaliar a região da cirurgia. Mas sim, os pontos podem (não quer dizer que vão) cair sozinhos. E não, não há nenhum problema em você usar o computador.

  259. Olá, estou com uma duvida…
    Extrai meus dois cisos inferior e superior (lado esquerdo) na terça (18 de dez)… Porém, meu dentista só vai poder me atender no dia 8 de janeiro –’
    Por conta disso ele disse que eu poderia agendar com outro dentista para fazer a retirada dos pontos… Porém, so consegui achar dois dentistas pelo meu plano, e um atende no dia 21 de dezembro e outro no dia 28 de dezembro… Gostaria de saber, se tem algum problema eu tentar tirar os pontos no dia 21 de dezembro ou ainda é muito cedo. Se for o caso, devo esperar para fazer a retirada no dia 28?

    Espero resposta e obrigada pela atenção :)

    • Tayane, eu acho meio “apressado”, sim. O ideal é remover os pontos em 1 semana. Se você achar que dia 28 é esperar muito, procure um posto de saúde quando der 1 semana da extração.

  260. Boa tarde,
    Uma duvidazinha ‘-’ Extrai dois cisos e vou retirar meu pontos sexta, gostaria de saber se posso fazer sexo normalmente com a minha namorada… Pois, vou me encontrar com ela dia 24… E quando digo sexo, também falo do sexo oral >.<

    • Paulo, se você estiver se sentindo bem, pode. Eu não sei o que você chama de “normalmente” em se tratando de sexo :D, apenas não exagere. Quanto ao sexo oral, como a região ainda estará em cicatrização seria bom evitar FAZER. Mas receber… ;)

  261. Ola, extrai meu dente ontem e quero saber se ja posso tirar os pontos na sexta… Extrai dois sisos!

    • Larissa, depende da orientação do seu dentista. Eu acho meio precipitado, geralmente aguardo 1 semana.

  262. Boa noite.
    Tenho duas perguntinhas.
    Meu dentista extraiu dois dentes pré-molares inferiores e já colocou aparelho no dia seguinte, e como ele vai entrar de férias eu vou ter que ficar com os pontos por duas semanas, existe algum problema nisso no meu caso? Muito obrigado!

    • Não há problema, Paulo. Pode ser que os pontos até se soltem sozinhos. Se você preferir, é possível procurar uma Unidade de Saúde pra remover os pontos (depois de passada 1 semana pelo menos das extrações).

      • Muito obrigado, doutora.
        Eu extraí esses 2 dentes no dia 18, os locais das extrações não estão mais sangrando nem aparentemente machucados, só com algo branco em cima, parecendo uma pele. Será que eu posso curtir a ceia de natal tranquilo, comer quase tudo?
        Obrigado de novo!

        • Pode sim, Paulo… não há contraindicação quanto à alimentação. É só ter bom senso e ir com calma, respeitando seus próprios limites. Um ótimo Natal pra você! :)

  263. Boa noite, extrai um dente e já faz três dias da extração, gostaria de saber se já posso correr, e fazer flexões abdominais, se não com quanto tempo não terei nenhum problema, obrigado e desculpa por esta pergunta, mas é importante pra mim.

    • Natanael, é prudente aguardar, pelo menos, 1 semana. Considere se você está se sentindo bem e vá voltando aos poucos com os exercícios.

  264. Doutora, pra retirar um pedaço de raiz que ficou após a extração é o mesmo procedimento de quando vai extrair? E quanto tempo após a extração isso pode ser feito? E se a raiz não tiver estragada mesmo assim é necessario retirar?

    • Sim Raquel, é necessária uma nova cirurgia similar à da extração. Não é preciso aguardar muito tempo pra isso, a nova cirurgia pode ser feita logo. Se a raiz não está estragada e pode ser usada para apoiar um pino e uma coroa, por exemplo, ela não precisa ser removida. Depende da avaliação do seu dentista.

  265. Faço ciclismo e arranquei meus dentes 6 dias atrás… dois cisos… eu queria saber quando em media que eu vou poder voltar aos meus treinos na bike. Obrigado.

    • Rimmom, geralmente se pede 1 semana de repouso. Depois desse tempo você pode ir voltando gradativamente às suas atividades normais, apenas não exagere… vá de leve, respeitando os seus próprios limites.

  266. Olá, primeiramente parabéns pelo blog…
    Bem, na sexta 22/12/12 extrai um molar inferior… e ontem 26/12/12 voltei a clínica com muiiiiiitas dores, e edema.
    Fui avaliada por um clínico, pois a cirurgiã não estava, o mesmo disse que achava necessário fazer curetagem (mesmo sem fazer raio x), eu marquei para ir a tarde, enquanto isso fui no SUS, e lá fizeram raio x e constataram ter ainda osso (o.o), voltei para a cirurgiã na clínica e ela disse que não era nada, que era normal… e eu fiz a pergunta a ela com o meu raio x na mão: ” – você acha normal ter uma fístula (parecia uma afta) com odor e eu estar sentindo muitas dores? (eu estava tomando ibuprofeno de 600 mg desde o dia da exodontia, e há dois dias estava entrando já no diclofenaco de 50 mg)”. Ela disse ser normal e passou amoxicilina de 500 mg… Não me convenci e fui ao SUS de novo, lá chegando, mais dois cirurgiões olharam o raio x e disseram: ” tem de curetar”…
    Enfim, o procedimento foi no cru, pois a inflamação era demasiadamente grande a ponto de não conseguir adormecer o local. Foi sofrido, eu me rasguei de tanta dor com minhas unhas, e a cirurgiã achou melhor ir outro dia, e eu disse meta bronca e tire o que precisa ser tirado, e ela tirou um pedaço de osso, e foi quase que de imediato o alívio que senti. Hoje, após um dia da curetagem estou me sentindo ótima, sem dor, e só no atb. E quanto à clínica, eu vou procurar os meus direitos…
    P.S.: Enquanto a ”cirurgiã” me examinava clinicamente, eu observei que a mesma estava mais preocupada com o tablet dela (e mexia nele com as luvas). Obrigada!

    • Maricely, pela sua descrição uma espícula óssea ficou solta, por isso a necessidade de curetar. Acho que sua (ex) dentista não percebeu na radiografia porque só tinha olhos pro tablet que ganhou no Natal… (brincadeiras à parte, nada justifica o descaso). Que bom que agora já está tudo bem.

  267. Doutora, é normal depois de 18 dias da extração do molar inferior ainda sentir dor? É uma dor fraca, e depois da extração a dentista falou que ficou um pedaço de raiz, sera que é por isso o motivo da dor?

    • Raquel, eu não diria que é normal… mas acontece. Se a dor é fraca, pode ser controlada com analgésicos. Se é por causa do pedaço de raiz, não saberia dizer. Depende do tamanho desse pedaço, também.

  268. Oi Dra, primeiramente, né, feliz ano novo!
    Há dois dias extrai um dente (o ultimo láaaa no fundo, parte inferior), meu dentista deu apenas 1 ponto, estou seguindo as recomendações, não aguento mais comer apenas coisas líquidas ou pastosas e sinto um dorzinha bem pouca no local. O problema é q percebi um “branco” por cima do ponto, será alveolite?? Segui todas recomendações, será q infeccionou??? Meu dentista apenas me receitou dipirona sódica caso houvesse dor… e só mais uma perguntinha, qdo poderei comer comidas mais sólidas… desde já agradeço!!!!

    • Daniele, certamente não é alveolite… se fosse, você estaria MORRENDO de dor. Pode ficar tranquila, o “branco” por cima do ponto provavelmente é placa bacteriana, resíduos alimentares. Nessa fase é mais difícil de limpar, mesmo. Quanto à alimentação, vai muito do bom senso: se você estiver bem, já pode ir se alimentando com coisas mais sólidas, vá “testando” pra ver se você dá conta. Apenas evite alimentos muito quentes e muito duros.

  269. DOUTORA, EXTRAI UM DENTE SISO NO DIA: 07/01/13. A MINHA DUVIDA É: APÓS A EXTRAÇÃO QUANTO TEMPO LEVA PARA O LOCAL DA EXTRAÇÃO PARAR DE SANGRAR DEFINITIVAMENTE? PARABÉNS PELO TRABALHO QUE VC REALIZA.

    • Vagner, obrigada :). Na verdade, não deveria estar sangrando… o esperado é que o sangramento cesse com os pontos. De qualquer forma, se for um sangramento leve, creio que não haja motivo pra preocupação. Procure NÃO CUSPIR, muitas vezes o sangramento não para porque a pessoa fica cuspindo o sangue, o que estimula mais sangramento. Nesse caso, procure beber água gelada pra tirar o gosto ruim da boca.

      • OBRIGADA DOUTORA ANA TOKUS PELA ORIENTAÇÃO. E CONTINUE SEMPRE AJUDANDO A TIRAR AS DUVIDAS DAS PESSOAS QUE PROCURAM ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO.

  270. Gente, não sabia que não podia fumar, só sabia que não podia beber… fumei! E agora? Arranquei 3 dentes… Como lidar? Fumei 3 cigarros antes de pensar sobre! Arranquei o dente hoje, terça, posso beber quinta? rsrs!

    • Apenas não fume mais, Thiago. Seria bom evitar por pelo menos 1 semana. E beber, depende… você está tomando algum medicamento? Se não estiver, tudo bem. Se estiver, você só pode beber depois que a medicação prescrita tiver terminado.

  271. Boa tarde, amanhã vou fazer a extração de 3 sisos e o dentista recomendou que eu tomasse 3 comprimidos de clavulin BD 875mg uma hora antes da cirurgia e depois continuasse tomando de 12 em 12 horas durante 6 dias. Será que não tem perigo de superdosagem tomar 3 comprimidos de uma só vez??? Fiquei preocupada!

    • Não tem problema não, Thays. Isso se chama “profilaxia antibiótica”, e é um protocolo bastante comum antes de cirurgias.

  272. Doutora, extrai um dente faz 3 dias, n sinto dor nenhuma, posso começar a comer normal? E outra pergunta, tem uma coisa branca no buraco do dente o que pode ser ? agradeço desde já!

    • Rafael, pode. Apenas evite alimentos muito quentes e se for mastigar algo mais duro, use o outro lado. A “coisa” branca pode ser placa bacteriana ou uma coloração esbranquiçada que o próprio tecido de cicatrização assume… e se você não sente dor, certamente não é nada que mereça preocupação.

  273. Eu extrai um dente e botei só um ponto. Eu posso comer tipo uma torrada, extrai ontem, dia 10 de janeiro.

    • Guilherme, pode. Mas como é um alimento mais duro, mastigue do outro lado e coma em pedaços pequenos, ok?!

  274. Olá Doutora, estou indo tirar um dente mais tarde (número 15 o Doutor me falou) e estava lendo as respostas (que foram muito úteis) e vi que vou ter q sorrir q nem o Zacarias por uns seis meses ou mais :) até o aparelho fechar o buraco.
    Minhas dúvidas: o que posso fazer pra acelerar a cicatrizaçao, tem algum alimento recomendado ou remédio? A semana q vem vou pra chácara, vai dar 8 dias, ai ja posso nadar, pescar, la o sol é muito quente sera que pode fazer mal ?

    • Gilmar, você quer “apressar” a cicatrização em si ou o fechamento desse espaço com o aparelho? De qualquer forma, ambos dependem da resposta do seu organismo, ou seja, não há como acelerar as coisas. Com relação à cicatrização, apenas mantenha o local limpo e siga as orientações pós-operatórias do seu dentista. Depois de 8 dias, você já pode praticar atividade física, apenas não exagere, ok?! Quanto ao sol, seria bom se você evitasse pegar sol de forma direta do lado da extração, pois o calor pode ser prejudicial. Use, pelo menos, um boné. ;)

  275. Olá Doutora… não quero tirar nenhuma duvida, rs quero só agradecer, pelo post… Doutora, eu estava com o dente do siso semi-incluso, na terça fui ao dentista, extrai, antes de tirar eu vi seus comentarios, li todos. Meu dentista passou algumas informações, mas segui todos os seus por serem mais explicativos… meu dentista foi perfeito, tirei um apenas, mas semana que vem retorno pra tirar o restante, olha segui tudo a risca, e não estou sentindo absolutamente nada, 15 dias fazendo tudo certinho espero não ter problemas… obrigada pelos comentarios, doutora…

    • Fico feliz em saber (e em ajudar), Sueli! Que bom que deu tudo certo. ;)

  276. Juro, essa doutora é muito, muito educada, tem cada pergunta afff. Como pode tanta baboseira, a pessoa com dor no dente entra aqui em ato de desespero e o ser humano pergunta se pode se masturbar… affff, outra pergunta se pode ir na balada, outro quer saber se pode fumar, afffff ô povinho.

  277. Doutora me ajude pf, extrai 2 dentes faz 9 dias, ja retirei os pontos todos, mas tinha um pedaço de arroz no buraco esquerdo. Eu retirei com um cotonete, mas ontem notei que tem alguma coisa la ainda, mas fui mexer começou a sair sangue o que eu faço ? To com medo de inflamar, MAS NAO ESTA DOENDO. Me ajude pf, desde já agradeço!

    • Rafael, se não está doendo NÃO MEXA, ok?! Se houver alguma coisa lá dentro mesmo, seu próprio organismo vai se encarregar de expulsar. Mas possivelmente não há nada não, e seja apenas o tecido de cicatrização que assume uma aparência “estranha” às vezes.

  278. Minha amiga tinha um mau hálito horrível e eu e as outras meninas sabemos que é devido um dente podre que ela tinha. Ela fez a extração dele ha 2 dias atras, e nos queremos saber como que vai ficar… ja que apesar desse dente, ela escovava no mínimo 3 vezes, usava fio dental, sempre cuidou bem da boca, só tinha medo de ir ao dentista. Queremos saber se o mau hálito vai continuar ou foi embora junto com o dente. OBRIGADO!

    • Isabella, se a causa da halitose era mesmo esse dente, sua amiga não vai mais ter mau hálito. Mas se continuar, certamente a causa era outra… como saburra lingual (aquele “branco” que fica sobre a língua) ou a presença de cáseos (umas bolinhas bem fedidas que se prendem nas amígdalas, compostas basicamente do mesmo material da saburra: células mortas, bactérias, resíduos alimentares). Ou seja: se o problema persistir, é preciso procurar um dentista pra avaliar e verificar a causa.

  279. Ola dr(a), gostaria de saber o que e aumento de coroa, estou fazendo o tratamento de canal e a doutora disse que a gengiva nao ta ajudando ela e me indicou pra aumento de coroa, por que, isso e simples ou complicado? Fiquei preocupada, pensei se eu deveria extrair ou passar por isso, o dente é o 45 e o 27, eu tenho de ficar de repouso quanto tempo? E o que posso comer? É uma necessidade fazer o aumento de coroa ou nao ? Pode me ajudar? Ja tenho que comer pouco por causa do refluxo, e agora que decisao tomar? Obrigada e parabens por nos ajudar, abraco.

    • Lindinalva, aumento de coroa clínica é uma pequena cirurgia em que se corta um pedacinho da gengiva (e às vezes se remove um pouquinho do osso em volta do dente, também), pra que seja possível encaixar perfeitamente uma coroa na raiz de um dente. É bem simples, com anestesia local, e as restrições alimentares são apenas de não ingerir nada muito quente nem muito duro. Se sua dentista julga necessário fazer o aumento de coroa, não tem motivo pra duvidar dela… nem acho que seja o caso de escolher entre isso ou a extração. Se esses dentes são viáveis, o ideal é que sejam aproveitados para apoiar coroas ou outros tipos de próteses.

  280. BOM, A PERGUNTA É MEIO CONSTRANGEDORA, MAS VAMOS LA, FIZ EXTRAÇÃO DO DENTE DO SISO NA QUINTA, SEXO ORAL DEPOIS DE QUANTO TEMPO??? NA TERÇA VOLTO AO CONSULTÓRIO PARA RETIRAR OS PONTOS, SO Q NAO TENHO CORAGEM DE FAZER ESSA PERGUNTA PARA O DENTISTA.
    QUANTOS DIAS +/- ,
    EU FAZER NELE.
    OBRIGADO!

    • Aline, como o sexo oral exige sucção, o ideal é evitar por pelo menos 1 semana. Isso porque a pressão que é criada dentro da boca durante o sexo oral pode remover o coágulo, que é uma proteção natural que se cria sobre o “buraco” onde o dente estava, e aí pode ocorrer uma infecção. Da mesma forma, é bom não fazer sexo oral nos dias seguintes da extração por causa da questão da infecção, pra evitar o contato de bactérias diversas com a região.

  281. Oi !!
    Retirei os 4 dentes do siso há dois dias, e não foi uma cirurgia fácil, e um dos pontos abriu, o que faço??

    • Angela, se você não apresentar nenhum sintoma importante relacionado (dor, inchaço, sangramento, etc.), não há necessidade de fazer nada, apenas manter a região limpa. Caso o quandro mude, entre em contato com o seu dentista.

  282. Boa noite,

    Muito bom os seus comentários… Parabéns…

    Na ultima sexta-feira, fiz a extração de um dente no lado direito, ele não sangrou e nem inchou, só esta meio doido…. Enfim, por baixo do ponto esta uma massa meio escura, o que pode ser isso? A dentista falou que vai fazer a extração de um outro dente na próxima terça no lado esquerdo, pode extrair ou tem que esperar o outro melhorar? Outra pergunta… A minha dentista fez um curativo no dente aproximadamente ha um mês e falou se não doer não precisara fazer canal, porque ela estava em duvida, e esse dente não doeu, a senhora acha quando ela colocar a obturação definitiva ele pode doer? Muito obrigado…. Parabéns pelo site novamente…

    • Liomauro, essa massa escura é o coágulo, e ele é totalmente normal e deveria estar aí mesmo… pode ficar tranquilo. É uma proteção que seu organismo fabrica pra proteger o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente). Não há necessidade de aguardar a cicatrização pra fazer a outra extração. Sim, a possibilidade do seu dente doer após a restauração definitiva é real… mas isso é apenas uma possibilidade, não há motivo pra pensar nisso agora. Provavelmente não vai doer, não.

      E obrigada. ;)

  283. Dra., fiz um canal na quinta, na segunda feira já posso fazer sexo oral (me refiro há algum risco de pegar alguma doença )?

    • Regina, independente que quando o seu tratamento de canal foi feito, sempre há risco de pegar alguma doença se o sexo oral for feito sem camisinha. Mas não há relação direta entre uma coisa e outra, considerando que o dente já está restaurado.

  284. Fui ao dentista hoje fazer restauração posso fazer sexo oral hoje ou há risco de dst?

    • Fernanda, o risco de contrair DSTs sempre existe se não for usada nenhuma proteção (camisinha) durante o sexo oral, independente do fato de você ter feito uma restauração num dente.

  285. Oi Dra., eu extrai um pré molar na sexta 18/01. Os pontos cairam em 48 horas e observei uma massinha branca por cima. Estou em dúvida se é pus ou é normal mesmo. Estava limpando com um contonete (com muito carinho), posso embebê-lo no enxaguante bucal? Ele tem alcool na composição. Tem algum problema?

    • Carol, essa camada branca pode ser placa bacteriana ou até uma coloração diferente assumida pelo próprio tecido de cicatrização. Não deve ser pus, se fosse você provavelmente sentiria muita dor. Sim, você pode limpar com um cotonete (sem forçar!) e até embebê-lo em enxaguante bucal, mas prefira os que não contém álcool.

    • Obrigada Dra. Parabéns pela iniciativa!

  286. Olá arranquei 2 dentes faz 13 dias, posso comer ovos e carne de porco já?

    • Pode, Victor. :)

  287. Olá, fiz uma cirurgia de aumento de coroa de um dente lá atras, eu esqueci de perguntar para o dentista quanto a escovação? Como eu faço?

    • Rayane, provavelmente você não vai conseguir escovar esse dente muito bem, porque ao contato com a escova, vai doer. Procure fazer o melhor possível, quem sabe um cotonete possa ajudar.

  288. Olá Dra. Ana,
    Retirei os 2 sisos superiores no sábado, mas ainda estou cheio de dúvidas! rsrs
    Não sinto/senti qualquer dor. Só estou com o lado esquerdo um pouco inchado e também com um pouco de medo de mastigar (mesmo que alimentos mais “moles”… e mesmo sem sentir dor). É normal esse medo?
    Quanto a limpeza:
    O cotonete deve estar apenas molhado ou também com um pouco de pasta dental? Devo passar o cotonete só na parte “superior” da gengiva ou também no buraco (mesmo que com muito cuidado)?
    Outra dúvida é se existe algum período mínimo para não fazer sexo.
    Muito Obrigado!

    • Rafa, seu medo é totalmente compreensível, é assim mesmo. O cotonete não precisa ter pasta de dente não, basta que ele esteja úmido em água limpa ou enxaguatório bucal. E você deve limpar apenas a superfície, sem colocar o cotonete no “buraco”, ok?! Geralmente se recomenda que você não pratique atividade física mais intensa (sexo, inclusive) durante 1 semana.

      • Obrigado Dra… foi muito esclarecedor pra mim! =D
        Mas acabei esquecendo 2 perguntas (as duas ultimas, eu juro! rsrs)
        - Já posso pegar minha filha no colo com tranquilidade (ela tem 10 kg)?
        - Em um dos buracos estou sentindo a pele levemente mais aspera. Isto é normal?
        Mais uma vez obrigado e parabéns pela iniciativa!!

        • Sim, pode. Claro, não precisa jogar a menina pra cima (essas coisas que pais adoram e deixam as mães loucas :D), mas ficar com ela um pouco no colo não é um esforço físico assim tão grande. A aspereza pode acontecer, sim.

  289. Boa noite, Dra.
    Extraí meus 2 sisos do lado esquerdo na segunda-feira, foi uma cirurgia deverás demorada, pois um dos cisos estava semi incluso e teve que serrar ao meio, não senti dor alguma, apenas uma forte pressão, o pós operatório está sendo super tranquilo, sem dor alguma, estou tomando ibuprofeno e tylenol, porém hoje comecei a sentir um forte gosto salgado vindo junto com minha saliva, fiquei preocupada e com a ponta de um cotonete e bem delicadamente passei por cima daonde aconteceram as extrações, saiu um líquido amarelado e com um forte odor, a todo momento sinto ele saindo e eu engolindo juntamente com minha saliva, gostaria de saber se isso é normal e com o que posso fazer bochechos para não infeccione o local. Agradecendo desde já a atenção e parabéns pelo site, é muito eficiente :D

    • Francielli, gosto salgado na boca pode ser sinal da presença de pus. Mas pode ser que esse líquido amarelado seja apenas um exsudato inflamatório, considerando que você não relata nenhum sintoma importante (dor, inchaço). Em princípio, se o seu dentista não prescreveu, não há necessidade de utilizar enxaguatório. Sugiro que você entre em contato com ele e relate o problema.

  290. Doutora ! Extrai Um Dente, E Demora Tres Meses Pra Cicatrizar Por Completo, E Semana Que Vem Eu Coloco Meu Aparelho Fixo.. Tem Algum Problema ?

    • Felipe, sem problema. Se o seu ortodontista avaliou que a cicatrização é satisfatória e já é possível movimentar seus dentes, ok.

  291. Já extrai os sisos inferiores, foi dolorido, tive parestesia do lado esquerdo por um ano e meio… mas posso dizer que, de modo geral foi tranquilo.

    Mas na hora de extrair os superiores, estava sentindo muito desconforto e dor na arcada de baixo e o médico teve que parar a cirurgia após já ter aberto o buraco e ter apenas sentido o dente com o intrumento. Queria saber se os cuidados são os mesmos do que se tivesse retirado o dente, já que o desconforto é muito menor (o que pode ser resultado da injeção de corticoides receitada).

    Dos medicamentos, ele sequer mencionou continuar com ou não com os ABs, me lembrei desse detalhe bem depois das 8hs e fiquei preocupada. (embora a profilaxia não seja consenso, certo?)

    • T, os cuidados são os mesmos, sim. Quando ele prescreveu o antibiótico, inicialmente, foi pra quantos dias? Ou foi apenas uma profilaxia antibiótica (uma dose maior, única, de uma vez só? Se houve uma prescrição por número x de dias, leve o tratamento até o fim. Se foi só uma profilaxia, não há necessidade de continuar.

  292. Obg ! Pela orientação, Doutora…

  293. Olá doutora. Extrai dois sisos inferiores dia 21, segunda braba! Queria saber se tem problema de eu fumar narguile na sexta e sabado… Nao sinto mais dores…

    • Não recomendo, Pedro. Tanto a fumaça quanto o ato de sucção que fumar (qualquer coisa) demanda, podem ser prejudiciais pra cicatrização do local da cirurgia.

  294. Extraí meu dente, de número 16, na segunda feira (21/01) e ele estava todo quebrado, então a extração demorou um pouco e também foi um pouco trabalhosa. Depois que saí do dentista, o local sangrou muito, basicamente ele sangrou por 10h, porém desde então, não houve sangramento, exceto pequenos fios de sangue nos dois primeiros dias. Agora eu vejo uma camada amarelada no lado de fora da onde se encontra o buraco, e dói, como se fosse uma afta enorme, e como não consigo enxergar lá dentro, não sei se também há essa mesma camada amarelada lá. Estou preocupada que seja pus. Eu faço a higienização toda vez após comer algo, escovando bem devagar com pasta de dente, e logo após uso uma solução de água com água oxigenada vol. 10. Mas ainda sim, fico atordoada com a ideia de que possa se tornar algo pior.
    Desde já agradeço.

    • Yanna, pela sua descrição (e considerando que você não está com dor além do esperado) está tudo bem. Essa camada amarelada provavelmente é apenas um exsudato inflamatório, comum nessa fase pós-operatória.

  295. Doutora, extrai um dente hoje mas estou falando normal, nao estou fazendo repouso nenhum, vc acha q pode me prejudicar em alguma coisa? E aonde esta o ponto esta me dando gastura, ai passo a lingua toda hora, pode sair se eu continuar?

    • Julia, depende do que você chamar “não guardar repouso nenhum”. Claro, você não precisa ficar de cama ou trancada em casa, mas também não dá pra ir na academia ou pegar sol direto no rosto na praia. Ou seja, nessa hora é bom ter bom senso. Quanto ao ponto, seria bom você não ficar passando a língua, até pra evitar uma inflamação local. Mas se o ponto cair e você estiver bem, sem dor ou outros sintomas importantes, não é preciso se preocupar.

  296. Olá, Dra Ana!
    Primeiramente parabéns pelo o blog, eu já andei lendo alguns comentários e respostas suas e já me ajudou muito, porém, tenho minha própria perguntinha, hehe.
    Eu extrai meu siso inferior direito, o lá de trás, isso faz 4 dias e foi muito traumático; fiquei 1 hora e meia na sala, foi aplicada 6 anestesias e eu ainda senti ele (Dr) mexendo no meu dente e senti dor também, quase deslocou meu maxilar, senti dor até do lado da cabeça, mas graças a Deus deu tudo certo e ele conseguiu tirar.
    Quando sai de lá, sai do com o rosto já muito inchado, o pós-operatório nos primeiros dias foi muito difícil, eu tive até febre no segundo dia e muita dor, cheguei a chorar literalmente de dor.
    Eu extrai terça de tarde, dai ele me receitou pra tomar: Amoxilina 500 mg, Celestone (betametasona) 2mg e Toragesic 10mg para por debaixo da língua. No primeiro dia da extração tomei só a Amoxilina e Toragesic, pois não pude comprar o Celestone, dai no segundo dia foi que compraram pra mim o Celestone, pois nem saía da cama, e nesse dia que eu estava com febre, só bastou tomar o Celestone a febre sumiu.
    Enfim, eu tenho que parar de tomar o Amoxilina em 7 dias e o Celestone em 4 dias, se eu passar um dia a mais com algum deles tem algum problema?
    Porque minha bochecha desinchou um pouco, mas ainda ta muito dolorida, parece que tem um caroço duro, parece que levei um soco e vou ter que voltar lá com 7 dias e pelo que ta indo não vai cicatrizar tão cedo e to com muito medo de tirar os pontos e doer.
    PS: Estou muito traumatizado, sempre tive medo de dentista e com isso to com pavor, ele disse que vou ter que tirar o de cima e se for desse jeito que nem o de baixo eu não sei mais o que faço, to pensando em nem fazer, mas ao mesmo tempo sim.
    Desculpa o documentário, mas é que realmente foi muito traumático pra mim isso, ainda mais porque tenho “fobia” a dentista.
    Obrigado.

    • Wesley, como você vai voltar em 7 dias no seu dentista, acho mais prudente conversar com ele sobre a necessidade de prolongar o uso da medicação. O Toragesic tudo bem, pois a ideia é controlar a dor e, se ainda há dor, faz sentido continuar tomando. Mas o antibiótico (Amoxicilina) deve ser tomado apenas pelo tempo prescrito e a anti-inflamatório (Celestone), por ser um corticosteroide, também não pode ser tomado de forma contínua por muito tempo.

  297. Olá, extrai o penultimo dente inferior do lado esquerdo… ha 9 anos fiz um canal nesse mesmo dente mas a peça soltou e o dente quebrou no dia 18/01 e inflamou… fiz a extração dele no dia 22/01 e depois não senti nada e nem inchou nada, mas no dia 26/01, ou seja, 4 dias após a extração, deu muita afta em volta, no lado da bochecha e isso está me incomodando bastante, o que posso fazer? Volto no dentista no dia 29/01 para retirar os pontos que estão bem soltos! Obrigada!

    • Emily, você pode usar um medicamento em orabase (como o Omcilon A) ou fazer bochechos (não muito vigorosos, ok?! De leve.) com Malvatricin.

  298. Olá!! Extrai um dente siso superior direito dia (28/01) e ai gostaria de saber se posso escovar os dentes normalmente como de costume, e também queria saber que dia posso comer alimentos que mastigam, e que dia posso fazer sexo normal e beijar, sem ser o oral !

    • Jusciara, você pode escovar os dentes normalmente. Se for necessário, só no local da extração, use um cotonete pra complementar a higienização (só superficialmente, sem introduzi-lo no “buraco”). Quanto à alimentação, se você estiver se sentindo bem, pode comer alimentos mais sólidos… mas neste momento, considerando que a cirurgia é recente, evite alimentos muito quentes. Quanto ao sexo, é bom evitar por 1 semana, por causa do esforço físico.

  299. Olá, Dra…
    Extrai os dois pré-molares inferiores no início do mês de dezembro. Por enquanto, só uso o aparelho ortodôntico na arcada superior (desde maio de 2012). Em virtude da cicatrização, optei por não fazer manutenção anteriormente, deixando só para agora em 24 de janeiro. A dentista apenas trocou as borrachinhas e apertou mais um pouco o ferrinho superior. Em relação à manutenção superior, nada foi feito. Isso está certo, ou estou sendo enrolada???
    Ficarei muito grata com a sua ajuda!!!

    • Natália, se sua dentista trocou as borrachinhas e “apertou o ferrinho superior”, isso já configura uma “manutenção”. Por que você acha que está sendo enrolada?

      • Pelo fato de até agora ha quase dois meses da extração de dois molares, não ter sido montado o aparelho inferior. O meu comentário ficou confuso, pela troca de palavras, quanto ao superior está tudo ok, e o inferior, tá certo o procedimento???

        • Ah bom, pelo que eu entendi você achou que ela devia ter instalado a parte de baixo do aparelho neste mês, e não apenas fazer a manutenção da parte de cima, é isso? Bom, considerando que você fez extrações no arco de baixo, talvez sua dentista esteja aguardando uma melhor cicatrização dos alvéolos (os “buracos” onde estavam os dentes) antes de começar a movimentar ou dentes. Ainda, pode ser que algo esteja impedindo a instalação dos bráquetes de baixo, como uma mordida profunda, por exemplo. Enfim… pelo seu relato, não vejo “enrolação”. Mas pra ter certeza do motivo, só perguntando pra sua dentista.

  300. Oi Doutora, obrigada por me responder e estou aqui para mais uma dúvida angustiante.
    Hoje eu voltei lá no dentista para retirar os pontos, mas dai não pude retirar ainda, tenho que esperar mais e dai aproveitei para dizer pra ele sobre essa espécie de osso no meu maxilar perto do queixo que me incomoda, é como se travasse e era o que eu temia, ele disse que pode ser a ponta do osso que ficou assim na operação, e eu to desesperado, aflito, ele não me explica nada, disse que vai voltar ao normal, mas não me passa segurança nenhuma, eu preciso ficar perguntando tudo… então eu vim perguntar aqui pra senhora, será que vai voltar ao normal esse osso? Quando toco eu sinto ele do lado, por favor doutora, diz que sim.

    • Wesley, se essa “ponta” for só por causa do formato que o osso adquiriu depois da cirurgia, deve melhorar sim, à medida que sua gengiva e o próprio osso cicatrizam.

  301. Boa tarde, Doutora,

    Extrai o meu siso inferior no dia 21/01/2013 e tirei os pontos no dia 28/01/2013 mas ficou um buraco no local…
    Como o médico me liberou dos remédios e posso me alimentar normal, só não mastigando naquele lado, acaba sempre caindo residuos no buraco… faço varias vezes por dia bochecho com Malvatricin, mas sempre fica com cheiro e quando olho no espelho parece ter uma placa branca no buraco que eu não sei o que é e não consigo tirar… acabei mexendo com um palito e me machuquei, mas não consegui tirar de la, sendo assim sangrou, fui ao meu dentista hoje ele disse que esta tudo certo que a gengiva esta rosada e que não tem problema algum e que se cair algo lá saira com o buchecho. Mas fico com medo… É normal ter cheiro ruim? E como faço para limpar sem me machucar? Não sinto dor e nem esta inchado, mas a minha garganta esta cheia de afta devido aos remedios, acredito eu só sinto um desconforto no local pois esta aberto… o que posso fazer?

    • Daiane, primeiramente: NUNCA INTRODUZA NADA no “buraco”, ok?! Como você percebeu, você pode se machucar. Isso vai fechar por completo, mas pode levar algumas semanas ainda. Enquanto isso, procure usar uma seringa (sem agulha) com água ou soro pra irrigar o local e ajudar na higienização… o cheiro ruim tem ligação direta com prováveis resíduos que estejam se acumulando ali, além do próprio processo inflamatório presente (o que é esperado). Quanto às aftas, o próprio Malvatricin é útil pra combatê-las.

      • Boa tarde Doutora,

        Então é normal ficar com cheiro?