Arranquei um dente, posso…?

Depois de uma extração dentária, alguns cuidados são necessários. O básico é o seguinte:

  1. Não fazer esforço físico.
  2. Não ingerir alimentos consistentes ou duros.
  3. Não ingerir alimentos e bebidas quentes. Prefira os mornos e frios.
  4. Não fumar.
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas.
  6. Não fazer bochechos (a não ser quando indicado por seu dentista) ou cuspir.
  7. Higienizar o local.
  8. Tomar a medicação que seu dentista prescreveu, pelo tempo indicado por ele.
  9. Comparecer para remover os pontos.

Cumprindo à risca a listinha acima, dificilmente haverá algo com o que se preocupar. Porém, não é todo paciente que leva à sério todas essas recomendações. Alguns quesitos da lista (e suas variações) são recorrentemente ignorados. Perguntas que mais escuto por aí:

Arranquei um dente, posso fazer sexo?

Hoje, não. Sexo demanda esforço físico, e esforço físico deve ser evitado (item 1). Por mais que você prometa que não vai se exceder e que a “atividade” será leve, não há como garantir isso no meio da empolgação. E sexo oral? Fazer, não pode… receber, não é da minha conta ;). Qualquer movimento que exija o ato de sucção por sua parte é contra-indicado depois de uma extração dentária. Isso porque se forma um pequeno coágulo dentro do buraco onde o dente estava (alvéolo), com função de proteger o local e favorecer a cicatrização. Fazer bochechos, cuspir ou chupar QUALQUER COISA pode remover esse coágulo e causar sangramento.

Proibido fazer sexo

Sossegue o facho por uns dias, ok?!

Arranquei um dente, posso beber?

Não. Bebidas alcoólicas interferem e interajem com a medicação que o seu dentista prescreveu. Se você quer que os analgésicos e/ou antibióticos que você está tomando façam efeito, melhor deixar a cervejinha pra outra hora.

Proibido beber

Arranquei um dente, posso tomar café ou chimarrão?

Não aconselho. Nada contra esse tipo de bebida… o problema não está na ingestão em si, mas na temperatura em que esses líquidos são consumidos, geralmente muito quentes. Prefira bebidas (não-alcoólicas) frias ou geladas.

Arranquei um dente, posso fumar?

Não. Nem unzinho? Não. O movimento de puxar a fumaça (assim como o de bochechar, chupar e cuspir) cria uma pressão negativa dentro da boca que prejudica a manutenção do coágulo (a “rolha” que protege o alvéolo). Também, o calor da fumaça pode potencializar o processo inflamatório. Por fim, quem fuma corre muito mais risco de desenvolver uma alveolite, que é a inflamação / infecção do alvéolo. A alveolite pode começar uns 2 dias depois da cirurgia, dói muito e dura de 1 semana a 10 dias. Vai arriscar?

Proibido fumar

Arranquei um dente, posso tirar os pontos sozinho?

Não, procure o seu dentista. A consulta para remoção de sutura serve também para que o dentista avalie a cicatrização e verifique se está tudo bem com você. Também, pra ver se é preciso alguma intervenção da parte dele. E convenhamos: aquela tesoura que você usa pra cortar os pêlos do nariz não é lá um instrumento muito adequado pra isso, né?!

Essas são as dúvidas mais comuns, mas existem muitas outras. Se a sua dúvida ainda não foi esclarecida, use os comentários pra perguntar! E lembre-se: a maioria das complicações após extrações dentárias têm a ver com excessos por parte do paciente. Portanto, siga sempre as orientações do seu cirurgião-dentista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Cirurgia | Marcadores: ,

3 trackbacks

Sintomas Comuns Após a Extração dos Sisos | Medo de Dentista
31 de agosto de 2014 às 5:12 pm
Comidas "remosas": o que posso comer depois de extrair um dente? | Medo de Dentista
14 de outubro de 2014 às 9:20 am
Como limpar o local da extração de um dente? | Medo de Dentista
27 de janeiro de 2015 às 2:13 pm

1489

  1. Ola vou extrair um dente, mas nao sei qual ainda, so queria saber de posso fazer escova definitiva no outro dia?

    • Pode sim, Glauzimar. Apenas evite o calor direto sobre o rosto, do lado da extração.

  2. Olá Doutora, tudo bem?

    Preciso da sua ajuda, pois estou com muito medo de extrair meu siso. A cirurgia ocorrerá na quinta-feira à tarde, pois estou com uma infecção logo atrás do siso inferior esquerdo.
    Primeira pergunta: estas infecções são normais? Para tratá-la, minha dentista receitou Amoxicilina 500mg de 8h/8h e bochecho com água oxigenada. Estou apenas na terceira dose do antibiótico, então será que até quinta-feira a infecção já terá regredido o suficiente para fazer o procedimento de maneira a não contaminar o local?
    Segunda pergunta: Para antes da cirurgia, foi pedido que eu tomasse 2 comprimidos de Celestone de 2mg 1h antes do procedimento. Para que serve? Fiquei um pouco assustada quando eu li a bula. É um remédio um pouco forte, né?
    Terceira pergunta: Eu tenho muito medo de anestesia, pois todas as vezes que eu recebi anestesia no consultório odontológico, meu coração acelerou bastante e tive sudorese. Tenho medo que possa acontecer algo mais sério. Esse risco existe?
    Desculpe fazer tantas perguntas, mas é que eu realmente tenho muito medo do que pode acontecer neste procedimento. E o medo é algo incontrolável, uma vez que ele não é racional. E depois que eu me tornei mãe, há um ano e meio, eu fiquei ainda mais medrosa.
    Espero que a senhora possa me ajudar.
    Obrigada,
    Marina.

    • Marina, vamos lá:

      1. Esse tipo de infecção se chama “pericoronarite”, e não é incomum que ocorra na gengiva em volta de um dente que está nascendo, principalmente pela dificuldade de higienização.

      2. É uma medida profilática, pra evitar que você tenha muito inchaço e dor no pós-operatório. Pode tomar tranquila.

      3. A taquicardia e a sudorese certamente tiveram fundo psicossomático, ou seja, foram resultado da ansiedade, e não reação a alguma substância contida na anestesia. Isso é bem comum. Chance de complicações sempre há, mas isso é muito raro, a anestesia local odontológica é muito segura.

      :)

  3. Olá Doutora,
    Desculpe incomodá-la novamente, mas estou preocupado e com uma duvida. Resumindo: o meu dente do siso INFERIOR esquerdo estava inchando muito, mas não doía nada, apenas inchou. Fui no dentista, ele examinou, medicou amoxilina e me encaminhou para extrai-lo. Semanas depois o siso já estava normal, mas começou a inchar novamente, e no dia da extração, o dentista (sem falar nada) extraiu-o rapidamente, e quando fui me dar conta ele havia extraído o siso SUPERIOR direito, que não estava me dando trabalho algum… Agora (no 3º dia após a extração) o siso inferior continua inchando, e a medicação pós-operatória do siso superior não está surtindo efeito nele…
    Ele extraiu um dente errado? Ou necessitava de extrai-lo (mesmo ninguém comentando isso comigo)? O que eu posso fazer para amenizar o inchaço do meu siso inferior (relembrando, apenas incha, não dói, apesar de ser aparentemente um siso que precisa ser extraido, pq esta coberto pela gengiva).
    Perdoe-me o longo texto, doutora… Obrigado!

    • Jeferson, quando um dente tem indicação de extração, o seu antagonista (o correspondente no arco oposto) pode ter indicação de extração, também. O principal motivo é simples: um dente sem seu antagonista não tem função alguma, não mastiga nada. Como o siso não é um dente importante do ponto de vista estético, me parece que o superior também deveria ser extraído. De qualquer forma, a urgência era o de baixo, né?! 😉 Enfim… agora é questão de extrair o de baixo também. Quanto ao inchaço, você pode fazer compressa fria nos primeiros 3 ou 4 dias e, depois disso, compressas mornas sobre o rosto, pra ajudar a acelerar a resolução do processo inflamatório, responsável pelo inchaço. Deve ajudar.

  4. Olá!! Estou no meu terceiro dia desde que extraí meu siso superior direito… Não fumei desde a extração, fiz todo o procedimento pós-operatório corretamente até o momento. Estou fazendo o uso de medicamentos segundo meu dentista passou, o local da extração não dói e apenas sangrou um pouco no primeiro dia. Gostaria de saber se já posso fumar, porque eu não aguento mais a vontade kkk.
    Obrigado desde já!

    • Fumar não é seguro em momento algum do pós-operatório, Jeferson. Por sua conta e risco.

  5. Olá Doutora,

    Extrai os terceiros molares do lado direito ontem (23/04) as 10:00 horas. Não sinto dores e estou tomando os medicamentos certinhos.
    Posso fazer progressiva e escovar amanhã (25/04) pela manha?

    • Em princípio pode, Carolina. Apenas evite o calor do secador diretamente sobre a bochecha do lado da extração.

  6. Olá dra. Eu arranquei um dente hoje, não está inchado e nem doendo, gostaria de saber se eu posso comer lanche com hambúrguer queijo e batata frita? Obrigada.

    • Se você estiver se sentindo bem, cortar o lanche em pedaços pequenos e comer com cuidado… pode. :)

  7. Olá Dra, extraí ontem um dente por volta das 18 hras e estou até agora 5:30 DA MANHÃ COM SANGRAMENTO NA BOCA… OLHA EU NAO CUSPI, NAO FUMEI, NAO COMI NADA DURO E NAO BOCHECHEI COM AGUA… PQ TA SANGRANDO AINDA? SERÁ Q PODE SER PERIGOSO FICAR PERDENDO SANGUE ASSIM POR HRAS? MINHA PREOCUPAÇÃO É SÓ ESSA.

    • Romulo, um pouco de sangramento pode ser até normal, muito sangramento é que não. Se não for muito sangramento e você não tiver nenhum problema de saúde como diabetes ou pressão alta, por exemplo, não se preocupe. O sangramento vai parar.

  8. Dra., faz 3 dias que extrai meu dente e ainda sinto dores (não muito, mas sinto), queria saber se isso é normal; e também a partir do 2 dia eu tava dormindo de lado (o lado aposto da extração), por acaso isso pode prejudicar no processo de cicatrização? Aguardo resposta, agradeço desde já.

    • Eddy, sua cirurgia é bem recente, é esperado que você ainda tenha alguma dor. Não, dormir do lado oposto não prejudica em nada a cicatrização.

  9. Olá,
    Extrai no dia 06/04/2015 e tirei os pontos hj dia 13/04/2015. Faz um semana! Gostaria de saber se posso fazer sexo, ou tenho que esperar mais dias?

    • Adriely, se você estiver se sentido bem… pode. :)

  10. Olá, Dra. Eu nunca extrai nenhum dente e morro de medo só em pensar. Mas um dos 3° molares superiores quebrou e a dentista falou que preciso tirá-lo. Tenho uma preocupação porque tenho um bebê de 2 meses que só mama e me disseram que quando extrair o dente vou precisar passar pelo menos uma semana sem pegá-lo no colo. Não sei o que fazer, porque sou eu quem faz tudo pra ele. Isso é mesmo assim? Por favor, me oriente. Estou tão aflita. Obrigada! Ah… detalhe: meu bebê pesa mais ou menos 7kg.

    • Que bebezão, Mara! :) . Meu caçula tem 1 ano e 1 mês e “só” 9 kg. Bom, 7 kg é um pouco a mais do que você deveria carregar no pós-operatório, mas acho que é só questão de ter bom senso. Claro que você vai pode pegá-lo no colo, apenas respeite seus limites, não force nenhuma situação se você não estiver se sentindo bem.

  11. Arranquei 3 dentes na quarta (08/04) e viajo dia 14, posso tirar esses pontos na segunda ?!

    • Em princípio sim, Stefanny. Se estiver tudo ok, seu dentista pode fazer a remoção dos pontos.

  12. Olá, ja faz 4 dias desde que fiz uma operação dos dois lados da boca na parte de baixo para retirar gengiva que estava em cima dos dentes, o dr decidiu não dar pontos porque disse que voltaria sozinho, ai fiquei com dois buracos. Melhorou bastante ja, os buracos ja estão tampados, mas em alguns cantos tem tipo uma pele branca que fica na gengiva, mas não tem gosto ruim e nem cheiro. Escovo os dentes normalmente menos em cima do local operado. Você acha que isso é normal? Será que não posso comer uma coisa diferente tipo um miojo? Quanto tempo você acha que ja poderei comer normalmente? Obrigada.

    • Duda, parece que vai tudo bem. Você pode e DEVE comer bem, evite apenas alimentos muito duros.

  13. Ola dra, eu tirei um dente dia 02/04 e to com os pontos ainda… eu posso escovar o cabelo ?

    • Pode sim, Natty.

  14. Arranquei meu próprio dente, mas não sei se por completo. Algum problema ? O q faço?

    • Luciano, sim, há problema… é preciso que o dente seja extraído por completo, coroa e raiz. Se não, mantém-se um foco de infecção no seu organismo. Procure um dentista pra resolver isso.

  15. Oi gostaria de fazer um implante e queria saber um dentista bom pra fazer o procedimento.

    • Debora, procure um dentista especialista em implantodontia na sua cidade e faça uma avaliação.

  16. Olá, ha 10 dias atrás arranquei dois dentes siso, a cirurgia foi tranquila, e não senti dor e nem estou sentindo. O local esta bem cicatrizado. Ai fui no dentista tirar o ponto, mas ele não pode me atender. Quero tirar os pontos logo, posso procurar outro dentista pra tirar ou devo esperar mais 5 dias pra ele tirar os pontos (ele nem olhou a minha boca só marcou pra semana que vem).

    Desde de já agradeço.

    • Iana, o ideal é que seu dentista faça a remoção, até pra avaliar como vai o pós-operatório. Mas se ele não está disponível, você pode procurar uma Unidade de Saúde, por exemplo.

  17. Oi, doutora!

    Extraí o molar inferior no dia 29/03, e o local da extração ainda se encontra aberto, mas está aparentemente ok, sem inflamações, nem dores. Porém, o dentista não ponteou, e como eu mal podia falar depois da extração, acabei não perguntando o porquê. É normal não pontear?

    • Não Vanessa, o padrão é dar pontos, até pra proteger o local do dente extraído, a ideia não é fechar o “buraco”. Mas se o seu dentista não julgou necessário, ok.

  18. Olá doutora, irei arrancar dois dentes na segunda feira, poderei ir na aula quarta? (de alemão) não ha problemas? Obrigado.

    • John, em princípio, sim. Se você estiver se sentindo bem, sem problema.

  19. Arranquei os 3º molares inferior e superior do lado direito hoje (27/03). Gostaria de saber qual a forma correta de fazer a higienização do local. Posso usar enxaguante bucal?

  20. Dra. arranquei um dente hoje, gostaria de saber se posso amamentar, minha filha tem dois aninhos mas ainda mama pra dormir.

    • Pode sim! :)

      • Obrigada pela atenção, Dra. Ana
        Muito sucesso pra você, em todas as áreas da sua vida, que Deus lhe abençoe cada dia mais.
        Jesus te ama!
        Abraços!

        • Fico feliz em ajudar, Camila. Amém.

          E olha, Jesus me ama mesmo, porque é só por ele que eu continuo este trabalho. Tá puxado, viu… 😉

          • Amém por isso, pois tudo que fazemos tem que ser pra glória de Deus, e eu creio que é Ele quem tem lhe dado um novo ânimo a cada manhã e também creio que Ele vai te honrar, pois Deus se alegra com quem tem um coração doador.

          • Também creio nisso, por isso não paro. Obrigada, esteja certa que suas palavras são um grande incentivo. :)

  21. Olá Dra, extrai um dente hoje 25/03 às 14:30 e já são 16:30 e não para de sangrar, não sei que dente é esse, não precisou pontear também, com quanto tempo posso fazer esforço físico, sou atleta e preciso voltar o mais rápido possível, obrigado pela atenção.

    • Emerson, não cuspa, não faça bochechos, tome água (sem bochechar), preferencialmente gelada. O sangramento deve diminuir e parar (se já não parou). Quanto ao esforço físico, é preciso evitar por pelo menos 1 semana.

  22. Olá Dra., fiz um aumento de coroa dentária em um dente pré-molar segunda-feira (23/03/2015), gostaria de saber se posso ir ao salão fazer mechas e escova no cabelo sexta-feira (27/03/2015) (4 dias após a cirurgia), os pontos serão retirados com uma semana pós-cirurgia…
    Atenciosamente…

    • Pode sim, Raquel. Apenas evite o calor do secador diretamente sobre a bochecha do lado da extração.

  23. Olá, extraí um siso as 15h de uma terça feira, precisarei participar de um concurso muito importante de dança no sábado as 19h, farei um esforço mediano, tem problema?

    • Abraão, depende. Eu acho que precoce. Vamos torcer pra que você não tenha problemas.

  24. Dra., arranquei um siso dia 11/03/15, qdo posso cortar e escovar o cabelo ?

    • Nel, em princípio não há restrição. Apenas evite o calor secador de cabelo direto na bochecha (o que geralmente não é o caso).

      • Dra. Ana, hoje fui ao dentista tirar os pontos, depois de uma semana da extração dos três dentes, 2 do siso do lado esquerdo e um outro molar, mas só pude tirar 2 dos pontos, ficou faltando tirar 1 que é o ponto do siso superior esquerdo porque eu não consigo ainda abrir minha boca totalmente, só parcialmente. É normal essa dificuldade para abrir a boca mesmo passado uma semana? Eu posso ficar mais de uma semana com ponto na boca?

        • É comum que isso aconteça sim, Diego. Pode levar mais 1 ou 2 semanas pra você conseguir abrir a boca normalmente. Se não dá pra tirar o ponto, não tem problema, apenas procure higienizar bem o local.

  25. Boa noite, tem 4 dias que arranquei um dente e os pontos tao quebrando hj, eu queria saber se posso fuma pelo menos um cigarro.

    • Filipe, fumar não é seguro em nenhuma fase do pós-operatório. Não aconselho, é por sua conta e risco.

  26. Boa noite dra. Comecei com uma dor na gengiva bem atras do siso inferior, mas aparentemente não havia infecção. Acontece que essa dor da gengiva se espalhava para todos os dentes inferiores me confundindo sem saber onde era a dor. A dentista radiografou e não encontrou nada de anormal nos dentes, mesmo assim abriu e mais uma vez não encontrou nada. Resolveu entao extrair o siso pra ver se melhoraria a dor, porem a raiz quebrou (uma só) e ficou la dentro. Agora a dor continua do mesmo jeito nos tecidos moles, e dificuldade para engolir do lado esquerdo, e estou encharcada de remedio pra dor. Não sei o que fazer.

    A dentista disse que nunca viu um caso assim, de começar com dor na gengiva e dor intensa como tem sido. E agora corro o risco dessa raiz que ficou estar “viva” e me matar mais ainda de dor? Ja viu algum caso assim de dor na gengiva que migra para os dentes? O que pode ser?

    • Isso se chama “dor irradiada”, Selma… não é incomum. Significa que o que causa a dor não está no local que dói, e o grande desafio é determinar a origem dela. Parece que realmente não era o siso. Enfim… é preciso avaliar com critério, pra se obter um diagnóstico preciso.

  27. Boa tarde, Doutora!

    Extrai 1 siso faz 11 dias, já tirei os pontos e tudo ocorreu bem.

    Porém o buraco q fica está acumulando comida, o que está mais exposto eu consigo tirar escovando, mas tem uns resíduos brancos bem profundos que não saem de jeito nenhum, já tentei com jato de água na seringa, bochecho, cotonete… Não quero ficar mexendo pra não dar problema e fechar logo.

    Tem algum problema se eu não tirar esses resíduos? Com o crescimento da gengiva eles saem sozinhos?

    Obrigada.

    • Talita, se esses resíduos não saem de forma alguma,provavelmente não são resíduos, mas apresentações da própria gengiva em cicatrização. Remova o que você conseguir, o que você não conseguir deixe como está. Aos poucos a gengiva vai fechando e o aspecto melhorando.

  28. Boas, eu arranquei um dente que estava incluso, tive de fazer uma pequena cirurgia, levei pontos, o que está a acontecer é que tenho uma linha dos pontos solta, o que devo fazer?

    • Se não houver dor nem sangramento, não há problema, Guilherme. Às vezes acontece de um outro ponto soltar.

      • Olá, eu arranquei um dente que estava em cima do outro, no caso meu dente de leite, queria saber se posso escovar meu cabelo?

        • Pode sim, Adrielle.

  29. Olá, doutora, no dia 27 de fevereiro extrai meu siso inferior, não sinto dores deliberadamente, mas se eu tocar com a língua ou algo do tipo sinto dolorido. Os pontos colocados pelo doutor que extraiu não estavam tão apertados e ao escovar os dentes os pontos caíram e agora encontra-se um buraco fundo e esbranquecido. Tem algum risco nessa situação que se encontra? Alguma infecção ou algo do gênero? Pois até o anti-inflamatorio também não ameniza a dor. Poderia me ajudar?

    • Fran, se a dor não é espontânea e não há outros sintomas importantes, me parece que vai tudo bem… você tem a dor pós-operatória normal, esperada. O “buraco” na extração de sisos inferiores é grande mesmo, e ele vai levar algumas semanas pra fechar. Não acho que haja infecção, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessário.

  30. Doutora, tenho uma dúvida mas não é sobre esse assunto…
    Ha alguns meses sempre que eu deitava de lado ( direito ) meu dente doia e ficava o dia todo doendo, mas depois parava.
    Ha umas semana atrás o ultimo dente ( nao tenho dente do siso ) quebrou um pedaço e sabe como é, nem fui no dentista na hora e acabei deixando pra lá, só que depois de uns dias começou uma dor INSUPORTÁVEL do meu lado inteiro do rosto ( que coincidiu com o dia que dormi virada do lado direito ) nao sabia se era esse meu dente que quebrou ou se era do siso que ia nascer… enfim, fui no dentista e no raio X descobri que nao tenho dente do siso e o motivo da dor era o dente que quebrou e que vai precisar de canal ( vou fazer amanha ), mas o problema é que quando eu deito do lado direito a dor piora 100x mais, é insuportavel. A dor até tinha parado, mas eu fui extrair um dente e na hora do dentista extrair ele apertou meu rosto e a dor nesse dente voltou o.O. Queria saber se tem relação a carie neste dente quebrado e a pressão que faz quando eu deito de lado na cama ( ou quando o dentista apertou meu rosto )? É normal a carie avançada causa esse tipo de dor?
    Ah, eu nunca tive essa dor antes, começou uns meses atrás.

    • Bruna, provavelmente você tem um abscesso, que que é um processo inflamatório / infeccioso. A causa deve ter sido uma cárie que acabou atingindo o canal do dente, pela sua descrição. Nesse caso, a dor que você relata é esperada.

  31. Olá doutora… Ha três dias retirei um siso inferior… O local do dente não dói, só aquele conhecido incomodo, e estou tomando a medicação certinha, o problema e que minha garganta inflamou de um lado e até para engolir a saliva está difícil, mal estou me alimentado, como é terceiro dia só líquido, mas até isso está difícil… Estou dormindo sentada porque se deito acordo engasgada… Meu nariz também congestionou, tenho sinusite também e falei p dentista, ela disse tranquilo… Att Katia

    • Os sintomas que você descreve não são incomuns, Katia. A dor de garganta e ao engolir são sintomas relativamente frequentes e, com a sinusite, tudo fica pior. Não acho que haja algum problema necessariamente, e sim um pós-operatório normal, embora um pouco mais “sofrido”.

  32. Faz 6 dias que eu extrai os 4 sisos e mais um dente, eu comi uma lasanha, vai acontecer algo comigo ?

    • Lasanha é um alimento de consistência mole, Matheus… e depois de 6 dias, até poderia ser um alimento mais duro. Pode ficar tranquilo.

  33. Tirei os pontos hoje, minha língua encheu de aftas, o que posso fazer para acabar com essas aftas ? E como fazer para deixar o buraco dos sisos limpos ? Como remover os alimentos dos buracos ?

  34. Tirei os dois sisos do lado direito sexta feira dia 21/02, e vou tirar os pontos 28/02, e vou pra praia dia 29, tem algum problema ? Que dia posso ter relação ?

    • Maura, só evite pegar sol diretamente no rosto, usar um boné ou chapéu vai ajudar. Se você já removeu os pontos e se sente bem, em princípio já pode ter relações sexuais. Evite apenas sexo oral, por enquanto.

  35. Ola Doutora, boa tarde!

    Irei extrair um molar (não sei o nome, mas não é o siso, é o penúltimo dente eu acho) e voltarei pra casa de transporte público, tudo bem?
    Obrigada.

    • Em princípio tudo bem, Patricia. Só evite ônibus lotado, por causa do calor e da possibilidade de levar um esbarrão. O ideal é ficar sentadinha. :)

  36. Dra. Extraí os dois sisos do lado direito ha 4 dias. Gostaria de saber se posso dormir virada para o lado que os dentes foram extraidos?

    • Se você estiver se sentindo bem, sem dores, sem muito inchaço… pode, Patricia. :)

  37. Olá
    Tirei o segundo molar e no terceiro dia após a extração o ponto está caindo, gostaria de sabe se isso é normal ou eu devo contactar meu dentista ?
    Obg.

    • Acontece, Rodolfo. Se você não estiver sentindo dor nem houver sangramento ou outro sintoma relevante, não precisa se preocupar.

  38. Olá, Dra Ana.

    Fiz a operação do siso no dia 11/02/2015, tirei o siso esquerdo de baixo, porém meu rosto inchou demais, estou parecendo uma trakinas quadrada, o que eu poderia fazer para aliviar esse inchaço? Também sinto que meus pontos estão caindo sozinhos, sendo que na quinta dia 19/02/2015 irei retirar os pontos. E mais uma pergunta, quando posso fazer progressiva e pintar o cabelo?

    • Talita, faça compressas mornas no rosto, isso ajuda a resolver o processo inflamatório, que é a causa do inchaço. Quanto aos pontos, se não houver sangramento, não há problema. Você pode fazer progressiva e pintar o cabelo já, se quiser.

  39. Eu arranquei um molar e levei um quadradinho para ajudar ao coagulo, e tenho pontos na gengiva.. Passaram 30h apos a cirurgia.. Não tenho a cara inchada, não tenho dores fortes, algumas dores mas suportáveis, tomo algo e passa.. Posso fumar ou tenho que esperar 48h? Ou quantos dias são indicados para uma situação de cicatrização normal ?

    Obrigado

    • Tiago, fumar no pós-operatório nunca é seguro, então não há um prazo que eu possa sugerir. A cicatrização da gengiva leva semanas e, em nível ósseo, meses. Se você quiser fumar, é por sua conta e risco.

  40. Doutora, arranquei um dente quinta feira passada, pois a cárie estava muito profunda, hoje faz 4 dias que foi extraído e onde está o coagulo de sangue tem uma massa branca em cima… é normal? Eu só estou tomando liquido, entao não é resto de alimento. Outra pergunta, tenho um siso que está dentro da gengiva e só uma pequena parte exposta, quero saber se eu realmente preciso arrancar, nunca doeu e eu cuido dele muito bem para não cariar, to com medo de extrair e demorar a cicatrizar, pois começo minha faculdade próximo mês.

    • Ane, podem ser apenas resíduos alimentares, ou a cor da própria gengiva em cicatrização. Quanto ao siso, pode haver indicação de extração sim, mas é preciso procurar um dentista pra avaliar, cada caso é um caso.

  41. Boa tarde!

    Gostaria de saber se é normal na hora da extração do molar sair juntamente com o dente um pedaço da gengiva. E se após 2 dias pode comer coisas mais sólidas.

    • Lene, depende… pode ter sido necessária a remoção de alguma tecido gengival. Sim, depois de 2 dias você já pode comer coisas mais sólidas, se estiver se sentindo bem.

  42. Eu arranquei dois dentes segunda, em cima, um de cada lado, e queria saber se sábado posso ir na praia tranquilo, e se hoje já posso comer normal, não está doendo.

    • Geraldo, pode sim, apenas evite tomar sol diretamente sobre o rosto, use um boné, já ajuda. E até remover os pontos, evite esforço físico. Quanto à alimentação, se você estiver se sentindo bem, pode comer coisas mais sólidas e quentes.

      • Doutora, extrai meus 4 sisos hoje, e sinto os pontos do lado esquerdo, um na lingua e outro na gengiva, e normal sentir eles? Ta sangrando quase nada, apesar de ter sido feito hoje.

        • Amandia, os pontos incomodam, mesmo… ficam “puxando”. Então é normal você senti-los.

  43. Olá dra. Fiz um aumento de coroa na segunda feira dia 02/02/15. Ocorreu tudo bem, meu dentista me deu alguns avisos, porém não disse que eu não poderia cuspir. Resultado que descobri sozinha que toda vez que cuspia saia muito sangue. Mas na segunda feira msm percebi e parei. Não sinto dor e está tudo bem. Agora tenho uma dúvida, ele me disse que com 3 dias eu poderia voltar a treinar (acho pouco) e quarta que vem dia 11/02 está marcado minha consulta para colocação do bloco. Não é pouco tempo? Obrigada desde já.

    • Patricia, você ainda tem pontos? Se tiver, o ideal é aguardar a remoção pra voltar a fazer exercícios. Se não, em princípio tudo bem. Pra colocação do bloco deve ser suficiente esse prazo.

  44. Olá Dra. Fiz a cirurgia do siso do lado direito no dia 27 do presente mês. O dentista me orientou a retirada dos pontos com 8 dias após a cirurgia.
    Bem, gostaria de saber com quanto tempo posso fazer uma progressiva capilar.
    Obrigada desde já.

    • Linara, em princípio uma coisa não interfere na outra. O que poderia ser um problema é a questão do calor do secador, seria bom não expor o lado do rosto da extração ao calor direto. Mas depois de removidos os pontos já haverá uma boa cicatrização inicial, então creio que você não vai ter problemas.

  45. Olá dra. Ana!
    Bom, eu extraí dois sisos do lado esquerdo na quarta feira (28-01-15). E foi bem difícil, no inferior o dentista teve de cortar em vários pedaços. Eu gostava de saber se é normal ainda estar inchada e se já posso dormir virada para o lado da extração.

    Ainda tenho outra dúvida, nessa quarta feira também tirei os pontos da extracao dos sisos do lado direito que tinha feito a 15 dias. Já não tinha dores nenhumas mas depois de ter tirado os pontos fiquei com uma impressão e uma leve dor quando sorrio nesse lado. É normal? Visto que já passaram 17 dias desde a extracção.

    Obrigada e beijinhos!!

    • Sua extração é bem recente, Catarina… o inchaço é esperado nessa fase. Se você se estiver se sentindo bem, pode dormir virada para o lado da extração, sim. O desconforto que você sente do outro lado também é normal, você já estava habituada à presença dos pontos e a remoção deles alterou a elasticidade da mucosa. É uma sensação passageira.

  46. Olá, eu extrai meu pré-molar no dia 24/01. Foi super tranquilo, não doeu, sangrou um pouco depois, mas o gosto de sangue passou no dia seguinte mesmo e a minha dentista disse que foi tudo super tranquilo. Ela me deu algumas recomendações (morder a gaze, evitar esforço, algo sobre não beber de canudo, não cuspir) mas eu achei que ficou faltando muita coisa e acabei cometendo alguns erros no pós-operatório (mexi no local, escovei o dente muito perto, até acabei passando a escova no local). Ontem mesmo notei que o local está com uma camada branca, com um aspecto bem feio e hoje parece que tá “aumentando”. Ela me deu pontos e não tá doendo, nem sangrando, nem nada. Só estou com mau hálito (que não resolve escovando os dentes), e com uma aparência meio feia. To com muito medo de ser inicio de infecção. Por favor, me ajuda! Como sei que tenho uma infecção?
    Desde já grata! 😀

    • Yasmim, infecção geralmente dói MUITO. O aspecto feio e o mau hálito são sintomas relativamente comuns no pós-operatório, então me parece que você não tem infecção.

      • Tirei os pontos hoje da extração do siso. Retirei os dentes na segunda e os pontos na sexta. O meu dentista comentou que o “buraco” ainda estava bem aberto. Sangrou e doeu levemente ao retirar os pontos. Acontece que assim que cheguei em casa me espantei com o tamanho do buraco… Está bem aberto e existem alguns gânglios perto do local da retirada. Dentro desse buraço há umas “peles” brancas. Só está dolorido, mas a noite ele começa a latejar. Quando isso acontece sinto uma dor forte no ouvido perto do dente. Ainda estou tomando remédio para dor e antibiótico. Porém quando passa o efeito do analgésico, logo sinto dor. Pode ser uma complicação?

        • Não me parece, Mariana. Seu relato é compatível com um pós-operatório normal. Apenas continue seguindo as orientações pós-operatórias do seu dentista e, se achar que realmente há algo errado, entre em contato com ele.

  47. Olá, retirei os 4 sisos na sexta (23/01) e tenho uma festa no dia 30/01. Ainda nao vou ter retirado os pontos, posso ir pra festa normalmente?

    • Pode Giovanna, apenas evite ambientes abafados, esforço físico e, se estiver tomando remédios, bebidas alcoólicas.

  48. Olá dra. Eu extrai dois dentes de siso na quarta, dia 21/01/2015… Estou tomando antibióticos e anti-inflamatórios, a cicatrização parece estar indo bem, tô com um leve inchaço na parte inferior da boca, eu queria saber se no dia 24, que completaria 4 dias de cicatrização se eu poderia fazer sexo, ou alguma atividade física leve?

    • Wallace, se você ainda estiver com os pontos, seria bom evitar. Principalmente se envolver beijos e sexo oral.

  49. Ola, vou arrancar o siso e o dente a frente dele dia 27/01, e gostaria de saber se vou poder comer normalmente dia 31/01, pois tenho um casamento p ir…

    • Viviane, em princípio, sim. Se você estiver se sentindo bem, pode comer normalmente.

    • Olá. Retirei os dois sisos do lado direito hoje de manhã. Não estou conseguindo abrir a boca e está um pouco dolorido no local dos pontos. Como eu vou escovar os dentes se não consigo abrir a boca para “entrar” com a escova? E o que eu faço com os pontos? Não consigo abrir a boca para higienizar com um cotonete umedecido… Em quanto tempo mais ou menos vou conseguir abrir a boca? Existe uma posição “ideal” para dormir após a extração ?

      • Mariana, a dificuldade de abrir a boca não é incomum nessa fase, e realmente atrapalha bastante na higienização. Não há muito o que fazer com relação a isso, já que o acesso está dificultado, então, use um enxaguante bucal, mas NÃO FAÇA BOCHECHO e não cuspa depois (deixe o enxaguante cair na pia, mas sem expulsá-lo fazendo movimento de cuspir), apenas deixe que o líquido entre em contato com o local da cirurgia por uns 2 minutos. Isso ajuda a controlar a proliferação bacteriana até que você consiga higienizar melhor. A posição mais confortável pra dormir é com 2 travesseiros, não deixando a cabeça no mesmo nível que o corpo. Isso diminui o fluxo sanguíneo na cabeça, o que evita sangramentos e deixa os sintomas inflamatórios mais amenos.

  50. Extrai o siso ontem e tenho sentido muita dor no céu da boca (no local que foi dada a anestesia), que não é amenizada com os analgésicos. Será que algum nervo foi lesionado?

    • Pode ser que a agulha tenha encostado no nervo no momento da anestesia, Mariana… e aí deve ficar bem dolorido, mesmo. Mas é passageiro.

  51. Ola, queria saber se posso comer por exemplo sorvete… faz 4 horas q extrai o siso e ta saindo sangue, ainda posso comer sorvete mesmo sangrando ou tenho q esperar parar?

    • Fabiano, não só pode como deve. 😉

  52. Olá Dra., extrai o dente de número 36 as 18:00 em ponto do dia 19/01/2015, dia 24 tenho uma pequena viagem de moto com duração de 30 a 40 minutos (ida as 16:00 horas, o sol já vai está baixando aqui) no máximo, tem algum problema ?
    Pra tirar os pontos foi marcado pro dia 27/01.

    • Vanessa, em princípio, ok. Até porque o capacete deve proteger do sol, e o vento ajuda a refrescar. 😉

  53. Olá !
    Bom… Eu usei aparelho durante uns 3 anos e ao final do tratamento eu não fiquei satisfeita, pois tenho dentes muito grandes. A dentista me disse q para resolver isso só a remoção de 4 dentes. Eu não sei o q faço, pq tenho medo dessa remoção prejudicar minha saúde… Será q só a remoção dos dentes pode resolver meu problema ?

    • Marcela, pelo que entendi você deve ter os dentes mais projetados pra frente, e isso se deve à falta de espaço, que pode ser por causa de dentes grandes mesmo ou por ter um arco dentário pequeno. Nesse caso, é preciso abrir espaço, e a forma mais óbvia de se fazer isso é extraindo dentes… acho que resolveria o seu problema, sim. A extração de dentes por motivo ortodôntico é muito comum, pode ficar tranquila, isso não prejudica em nada a sua saúde.

    • Boa tarde,

      Eu extrai o dente do siso e meu dentista não deu ponto, isso e normal, pois sinto um gosto ruim na boca, não tem risco de reter alimento no local que extraiu o dente?

      Qual medidas devo tomar para manter o local da extração sempre limpo?

      • O ideal é dar pontos, Alex… mas se o seu dentista não julgou necessário, ok. Limpe apenas superficialmente, com um cotonete umedecido, por exemplo. Depois de pelo menos 3 dias da extração, você pode borrifar o local com uma seringa (sem agulha) e água.

  54. Olá, gostaria de uma ajuda da Dra., extrai dois dentes caninos sendo um de leite e outro incluso no céu da boca, isso foi 5f dia 14/01, a intenção era puxar o do céu da boca pro lugar, só que teve umas complicações ai decidimos pela extração dos dois e depois será feito implante… mas enfim, 6 pontos, e gostaria de saber, posso curtir sol a partir de que dia? E a ultima, poderia sair pra dançar, claro sem beber no dia 19/01? E que não quero fazer besteira. Obrigada e no aguardo.

    • Michele, o ideal é aguardar pelo menos a remoção dos pontos, o que ocorre geralmente depois de 1 semana. Se você for pegar sol, sugiro que proteja o rosto e use um boné / chapéu. Quanto a dançar, depende, eu evitaria lugares abafados e muito esforço físico. É questão de bom senso, mesmo.

  55. Ola, eu fui pescar sim, fiz tudo conforme vc falou, usei bone, remei de boa, passei protetor e foi tudo certinho, ateh peguei peixe kkk. Terca tirei os pontos, estava um pouquinho inflamado, mas tudo certo, estou bem, muito obrigado.

    • Bom saber, William. :)

  56. Já faz uma semana que extrai os molares e tirei os pontos hoje, ja posso fazer e comer o que quiser?

    • Se você estiver se sentindo bem, pode sim, Raquel. :)

  57. Dra. Ana, vou extrair um dente na sexta-feira (16/01), contudo, aqui no Rio de Janeiro está um calor de 40º e algumas pessoas me disseram que não é bom extrair dente com altas temperaturas porque pode ocorrer hemorragias. Sendo assim, gostaria de saber se existe algum problema em extrair o dente nesse calor ou posso fazer a cirurgia sem problemas? Obrigada!

    • Pode sim, Glaucia. Realmente o calor não favorece o pós-operatório, mas basta que você procure não se expor ao sol ou a ambientes abafados. E tome bastante sorvete. :)

  58. Ola tudo bem, primeiro queria dar o parabéns pelo site que me ajudou muito, pq tenho muito medo de dentista… Segundo queria falar que tirei o dente do siso e foi muito tranquilo, não senti nada… agora vem minha pergunta, tirei um dente do siso na parte de baixo do lado direito, o dente jah tinha nascido, tudo certo, soh que ele quebrou um pedaço e tive que extrair, foi tudo tranquilo, em vinte minutos sai do dentista, deu ponto tudo certo… extrai o dente na terça e domingo agora vou pescar de barco só que vou pegar um pouco de sol da manhã, das 7 até umas 11 horas, e remar devagar… minha boca ta tranquila, nao doi, nao sangra, soh umas dorzinhas de vez em quando bem de leve, os pontos estao firmes, queria saber se eu for devagar se tem algum problema? Muito obrigado e parabéns de novo.

    • William, já é domingo à noite e só agora vi sua pergunta. Não sei se você foi pescar ou não, mas de qualquer forma: nesse caso o ideal seria pelo menos usar um boné pra não tomar sol no rosto de forma direta. E quanto a remar, não que seja proibido, mas teria que ser de leve, mesmo.

  59. Olahh… fiz duas cirurgias para retirar um siso… ja tem uns 3 meses… só que onde retirou tem uma pele branca… as vezes fica dolorido.
    Isso é normal???

    • Em princípio, é sim, Anna. A gengiva em cicatrização às vezes fica com a cor alterada. Na ausência de outros sintomas relevantes, creio que está tudo ok.

  60. Tenho que fazer a extração de 8 dentes de uma vez, em quanto tempo cicatriza?

    • No mesmo tempo que um dente só! Apenas deverá ser um pós-operatório mais “chato”, por causa da quantidade de dentes.

  61. Dra. extrai um pré molar de cada lado e faz quase dois dias, comi e ficou restos em torno dos pontos, como faço para higienizar o local?

    • Raquel, você pode usar um cotonete umedecido pra remover resíduos superficiais de comida. Apenas não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, ok?! Passados 3 ou 4 dias das extrações, você pode borrifar os locais com uma seringa e água.

  62. Olá, extrai um siso hj (quinta feira) e queria saber se posso ir a praia no sábado?
    A minha dentista nao deu ponto nenhum.

    • Kamila, até pode. Mas evite pegar sol diretamente no rosto e fazer esforço físico.

  63. Boa tarde, arranquei o siso ontem e fiquei muito impressionada por tirar dois dentes (o siso estava na raiz do outro), não sinto dor além do fato de não conseguir abrir a boca e já parou se sangrar. Estou tomando amoxilina e advil, mas ontem tive um pouco de febre, é normal? Obrigada.

    • Carol, considerando a situação, dá pra dizer que é “normal”, sim. Se a febre voltar ou aumentar, entre em contato com o seu dentista.

  64. Boa noite Dra.,
    Gostaria de tirar uma duvida, extrai um dente hoje e levei pontos, o local está bem dolorido ainda, dor da agulha da anestesia e sangrando, que é normal para o primeiro dia, mas gostaria de saber se devo escovar os dentes hoje normalmente, e se ficar resíduo de pasta nos pontos como faço para enxaguar a boca, já que não posso bochechar?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Samara, escove os dentes ao lado do local da extração normalmente, não há problema de ficar um pouco de resíduo da pasta de dentes. Depois de 72 horas você já pode fazer bochechos leves e enxaguar a boca. Se achar necessário, use um cotonete úmido pra limpar a área dos pontos superficialmente (sem introduzir o cotonete em nenhum “buraco”, ok?!).

  65. Olá Doutora, arranquei o primeiro molar recentemente, queria saber uma coisa que escutei por aí, que se arranco um dente os dentes do lado dele podem cariar mais facilmente. Isso é verdade? Ou com a escovação correta posso evitar essa desgraça com os outros dentes?
    Outra dúvida. No lugar do dente arrancado, me parece que ficou um excesso de gengiva, sei lá, tipo sinto uma gengiva a mais cobrindo os dentes adjacentes.
    Faz 7 dias que operei. Essa gengiva extra vai sair?

    • Ana, não, o fato de extrair um dente não deixa os dentes ao lado dele mais propensos a ter cárie, uma coisa não tem nada a ver com a outra. É só escovar direitinho. Quanto à gengiva excedente, considerando a cirurgia recente, é algo que pode acontecer. O local ainda está na fase inicial de cicatrização, a gengiva certamente vai voltar ao normal com o tempo.

  66. Ana, é uma afirmação. Meu dentista disse que os pontos que ele colocou caem sozinhos. E já que você disse que não aconselha eu jogar, então, com quanto tempo vou poder voltar a jogar futebol?

    • Marcos, eu sempre aconselho 2 coisas: 1. voltar aos poucos à atividade física e 2. fazer isso após a remoção dos pontos. Mas me parece que não haverá remoção dos pontos, no seu caso… o que é bem estranho, a não ser que seu dentista tenha usado pontos absorvíveis, o que é incomum em cirurgias bucais. Os pontos comuns não são feitos pra cair sozinhos, mas pra serem removidos. Sobre o futebol, você pode levar uma bolada, uma cotovelada… eu acho que você teria que aguardar no mínimo umas 2 semanas, isso se você estiver se sentindo bem, sem nenhuma complicação.

  67. Olá. Tenho 15 anos e fiz uma extração de um dente no dia 17/12 e vou jogar futebol no dia 23/12, 6 dias depois, 7 se contar com o dia que fiz a extração. Algum problema eu jogar futebol nesse dia? Ah, e se fizer alguma diferença, segundo meu dentista, os pontos que ele colocou caem sozinhos.

    • Não aconselho, Marcos. Sua cirurgia ainda é muito recente, pode haver inchaço, dor, sangramento. Não entendi se você está me perguntando ou afirmando que os pontos caem sozinhos. Se for uma pergunta, a resposta é não: os pontos devem ser removidos pelo dentista.

  68. Olá Ana,

    Li várias e várias das perguntas acima (ou abaixo), mas mesmo assim queria perguntar. Tirei 2 sisos do lado direito e um no superior esquerdo. No lado esquerdo, aconteceu nada, nem inchou. No lado direito, embaixo, doeu mais, porque o siso estava “deitado”, o dentista teve de fazer um corte e serrar ao meio o dente. Enfim, tirei os pontos no 7° dia pós-cirurgia (8º se contar o dia da cirurgia), tá tudo ok, aparentemente, mas parece que a parte superior interna da bochecha ainda está “grudada” no dente inferior próximo onde foi feita a cirurgia. E a região está esbranquiçada. Li num dos comentários acima que isso talvez seja tecido ósseo em formação… procede? E parece que aquela região “grudada” não vai abrir mais… agonia.
    1 – por que ainda está “grudado”?
    2 – a assistente do dentista, que foi quem tirou os pontos, disse (mas só disse depois de eu perguntar, não estava na descrição do pós-operatório) que eu só poderia fazer exercício físico (academia) 15 dias após a cirurgia. Não fiz exercício de nada até hoje. Queria ir pra academia já no domingo, mas agora estou com medo. O que pode acontecer se eu fizer exercício pesado? E são mesmo 15 dias após para poder fazer exercício (sim, eu sei, cada caso é um caso, mas tem uma média…)?

    Obrigado,
    Gostei do site!

    • Ciro, sua cirurgia é recente, o local ainda está em cicatrização, então essa sensação de “bochecha grudada” pode ocorrer. A não ser que tenha ficado algum pontinho sem remover, às vezes acontece, também. Não aconselho que você faça atividade física pesada agora, você até pode ir pra academia, mas retome os exercícios aos poucos, sem exceder seus limites. Depois de 15 dias é mais provável que não haja problemas em treinar pesado.

  69. Olá Ana, é o seguinte a minha dúvida, minha mãe está com uma noia de que não posso ler porque o esforço da vista pode causar hemorragia. Isso é possível?

    • Não Ana… uma coisa nada tem a ver com a outra. 😉

  70. Olá, fiz uma extração na sexta dia 12/12, e estou com pontos que vou retirar dia 19/12 e gostaria de saber se posso ir na academia normalmente??

    • Não antes da remoção dos pontos, Paula. É melhor aguardar.

  71. Boa tarde, Drª Ana Tokus.

    Extraí a raiz do primeiro pré molar ontem (13/12/14), ao meio- dia.
    O meu dentista recomendou não tomar sol, não fazer esforço físico, etc… Mas ele não receitou nenhum medicamento. Mesmo eu não estando sentindo nada, eu deveria tomar algum medicamento?

    • Se o dentista não prescreveu, não há necessidade.

  72. Ola, extrai 4 dentes, dois de cada lado no dia 11. No mesmo dia comi comiX sem mastigar, no dia seguinte comi um lanche do mc donalds e bebi suco no canudinho, pois nao sabia que nao podia, cheguei em casa fui ver se estava tudo bem e vi que tinha salada nos meus pontos, com a ajuda de um palito tirei com muita cautela, nao doeu e nao esta doendo, mas estou com muito medo, como posso saber se esta tudo bem ? Como faco pra saber se o coagulo esta aqui?

    • Vanessa, se não dói e não está doendo, deve estar tudo bem e o coágulo deve estar aí, também. Se os sintomas mudarem, procure seu dentista pra avaliar.

  73. Fiz um curativo para fazer canal, tenho que ficar de repouso é ? Sem fazer nada.

    • Não Tuane, você pode realizar suas atividades normalmente se estiver se sentindo bem.

  74. Ola Dra. Fiz extração de um dente ontem, e hoje o local da extração esta com algumas manchas brancas. É para me preocupar, ou é normal da cicatrização?
    Obrigada!

    • Na ausência de outros sintomas importantes, certamente é apenas um aspecto “diferente” da gengiva em cicatrização, Barbara. Acho que você não precisa se preocupar.

  75. Bom dia! Fiz extração de 3 sisos ha seis dias atrás. Os superiores não senti nada de dor e está tranquilo, mas o inferior esquerdo sinto uma dor como se fosse uma sensibilidade, uma dor que vai e volta e não é muito forte, e por esse motivo acho que não seja alveolite, que ouvi dizer que dói muito. Amanhã tenho que ir retirar os pontos, mas minha dúvida é: está normal ainda sentir essa dorzinha incômoda? É normal ainda ter um buraco no local da extração?

    • Sim Samara, tanto o incômodo quanto o “buraco” são esperados nessa fase do pós-operatório.

  76. Olá! Extrai um molar dia 1 de dezembro. Era um canal, a obturação se quebrou e o dente infeccionou. Já faz 5 dias e dói muito. O dentista fez uns pontos que não fecharam o buraco, acho que o dentista apertou muito e acabou rasgando minha gengiva e assim os pontos saíram. Mas o que esta me preocupando é que o buraco está aberto e é enorme, e assim está com um mau cheiro terrível, estou constrangida. Quanto tempo esse buraco demora pra se fechar? Como posso higienizar este local? Obrigada!

    • Carolina, os pontos, em extrações dentárias, não servem pra fechar o “buraco”, mesmo… a ideia é fazer uma “rede de proteção”. A cicatrização gengival ocorre de forma diferente da nossa pele, a cicatrização é por segunda intenção, “de dentro pra fora”, digamos assim. Então o dentista nunca fecha a gengiva, o alvéolo se cicatriza aberto, mesmo. Claro que, dessa forma, é mais difícil de limpar, pois podem entrar resíduos alimentares, então a higienização precisa ser criteriosa. Você pode usar uma seringa (sem agulha) com água e borrifar o local, ou usar um cotonete umedecido e limpar a superfície – sem introduzir o cotonete em nenhuma reentrância – da gengiva. O mau cheiro tem a ver com a proliferação de bactérias anaerobias, características dessa fase de pós-operatório. A gengiva vai levar algumas semanas pra se fechar por completo.

  77. Olá, fiz uma extração de dente há uns 25 dias atrás e até hoje não tive como ir tirar os pontos, gostaria de saber se tem algum problema na demora para retira-los? Desde já, grata!

    • Emanoella, tem sim. A permanência dos pontos por tanto tempo dificulta a higienização. Sugiro que você encontre um tempinho pra isso.

  78. Olá, resolvi refazer a minha pergunta, de um jeito que vc compreendesse melhor, foi tirado meus dois dentes sisos no dia 02/11, a minha duvida e como higienizar o local que foi retirado o dente, ainda não higienizei o local desde o dia que foi retirado os dentes, pois não sei como fazer e tenho muito medo de machucar. Por favor me diz como se faz pra higienizar o local sem machucar antes e após a retirada dos pontos.
    Obrigada.

    • Alane, você não vai conseguir escovar diretamente a gengiva no local de onde os dentes foram removidos, mas pode usar a escova pra limpar até os dentes ao lado. No local, use um cotonete umedecido pra remover resíduos apenas superficiais, não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, ok?! Com o passar dos dias – e principalmente com a remoção dos pontos – a higienização vai ficar bem mais fácil.

      • Obrigada, muito legal.

  79. Olá, gostaria de saber se posso comer cebola, carne de porco, peixe, ja faz 3 dias que extrai o primeiro molar…
    Desde já obrigada.

  80. Ola Bom Dia, fiz uma extração em um dos meus dentes de mastigar, tem 1 dia, ele ficou sangrando o dia e noite inteira, hj meio q parou de sangrar, so que na area do dente esta meio como se o sangue estivesse bem escuro ja lavei, limpei e nada, é normal?

    • Rafael, o “sangue escuro” é o coágulo, um tecido cicatricial inicial que se forma no “buraco” onde o dente estava. NÃO O REMOVA, é pra ele ficar exatamente onde está. Removê-lo só vai causar mais sangramento e aumentar a possibilidade de uma alveolite.

  81. Olá, eu extrai um dente na sexta e no domingo inchou muito e estourou um ponto. Fui até o dentista ontem, segunda, e ela disse que estava normal e tinha um esbranquiçado, mas seria da propria cicatrização e ela tirou os pontos, pois seria só pra segurar o coagulo de sangue dos primeiros dias. Porem hoje, terca, aquela bolinha que tava dentro caiu, e agr nao tem nada protegendo, esta totalmente oco e doendo e estou preocupada, o que devo fazer? É normal?

  82. Dra.

    Sendo muito sincera, tenho muito medo de dentista (não sei exatamente porque, mas enfim…) Fui a alguns profissionais que insistiam em arrancar meus sisos e fugi de todos, mas agora estou sentindo dor a ponto de sentir muita dor de cabeça, queria saber se realmente é necessário arrancar os sisos ou posso tratá-los, ou não vale a pena?

    Aguardo.

    • Priscila, nem todo siso tem indicação de extração. Os seus, pelos sintomas que você relata, parece que têm. Qual a situação? Eles nasceram ou não? Estão cariados? A gengiva inflama em volta deles de forma recorrente?

  83. Arranquei dois sisos faz uma semana, mas minha dentista está em um congresso e só vai poder retirá-los na próxima semana. Tem problema remover os pontos depois de 15 dias?

    • Não Kamila, só vai ficar um pouco mais chato de higienizar.

  84. Olá, boa tarde…
    Extrai um dente ha 2 dias e a dentista ponteou, tenho q ir tirar os pontos segunda-feira (01). Tenho um festa para ir na sexta. posso consumir bebida q tenha alcool? Se nao, quando posso?

    • Fagner, pode, desde que você não esteja tomando nenhuma medicação.

  85. Olá, extrai os 2 do lado esquerdo na sexta-feira 21/11, chega a noite tenho muita dor no maxilar e na região do queixo, a anestesia parece que não passou, fica formigando. Senti também um pouquinho de dor nos outros dentes é normal?

    • Leide, todos os sintomas que você relata são comuns no pós-operatório. No período da noite ficamos mais deitados, o que aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e os sintomas inflamatórios (normais nessa fase). O formigamento é uma pequena parestesia, pode levar algumas semanas pra isso se resolver. A dor nos outros dentes também é comum, principalmente nos dentes bem ao lado dos extraídos, pois muitas vezes eles recebem muita força durante a extração.

      • Muito obrigado, boa tarde!

  86. Primeiramente boa noite! Já fiz todo o pós-operatório e esperei 10 dias para tirar os pontos. Perguntei ao meu dentista se eu poderia retornar a fazer atividades físicas, o mesmo disse que não existiria qualquer tipo de problema em relação a isto. Porém, ainda assim fica um medinho! Gostaria de saber se a recomendação do mesmo sobre voltar a fazer exercícios físicos é válida! Grande abraço e obrigado por tudo desde já.

    • Breno, se você se sente bem e seu dentista liberou… ok! Por que a minha opinião valeria mais que a dele? 😉

  87. Bom dia, hoje faz 7 dias que fiz cirurgia do siso superior e inferior direito, preciso fazer do lado esquerdo também, com quanto tempo posso extrair o outro lado?
    Vou viajar no dia 29 de dezembro, consigo me recuperar antes da viagem?

    • Fabiana, se você estiver se sentindo bem, pode fazer as outras extrações já. Até dia 29 de dezembro tem bastante tempo pra você se recuperar.

  88. Olá!
    Muito bom post! 😉
    A minha questão é a seguinte: arranquei um dente e fumei e ingeri bebidas alcoolicas no próprio dia, isso significa que tenho infecção?
    Aguardo a resposta!!!
    Continuação de um bom trabalho 😉

    • Obrigada, André 😉 . Não, isso não significa que você tenha infecção, apenas que se arriscou um pouquinho e podia ter tido alguma complicação. Ainda bem que, pelo jeito, não. :)

  89. Ola boa tarde, hoje ta fazendo 5 dias que tirei o siso que estava totalmente incluso, e hoje pela manha senti um gosto ruim na boca, mas imaginei que fosse normal, porem agora a tarde percebi um pequeno sangramento, quando cuspi pra ver, pois o gosto de sangue estava mais intenso… agora olhei no espelho e vi que la atras a linha ta solta e soltou um ou mais pontos, e esta um buraco… hoje é domingo e nao tenho para quem ligar e estou muito preocupada… aguardo seu retorno, se é esperado isso? E agora para comer como sera? Aguardo desde ja, muitooo obrigada se me responder.

    • Silvana, acabei de ver sua mensagem. Os pontos às vezes se soltam antes, mesmo. O “buraco” é esperado, a gengiva não se fecha totalmente logo em seguida da extração, essa é uma cicatrização que leva semanas. Você pode comer normalmente, apenas mantenha uma boa higienização.

  90. Ola, hoje ta com 5 dias que extrai meu dente, ainda to com os pontos, sera que posso molhar meu cabelo?

    • Pode sim, Lurdisvania. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    • kkkkkk…

      Ótimo site Dra! Acabei de fazer minha segunda extração e estava circulando pelos comentários para ver se encontrava relatos interessantes. Bingo. haha

      Parabéns pela ajuda que proporciona às pessoas!

      • 😉

  91. Dra. Ana, fiz um cirurgia ontem, arranquei um dente siso. Gostaria de saber no terceiro dia posso começar com a alimentação normal. Hoje percebi uma camada amarelada em cima do buraco. Isso é normal? Não sangra mais, parou ontem mesmo. Sinto umas fisgadas só. Brigada.

    • Monique, se você estiver se sentindo bem, pode. Essa camada amarelada pode ser a própria coloração da gengiva em cicatrização, em princípio não requer preocupação. Apenas continue higienizando bem o local.

  92. Ana, extrai um dente hoje, na parte superior direita, e esta td ok, não sinto nada, dois pontos, a pergunta é quando poderei extrair o outro do lado esquerdo. Pois ele esta quebrado e sinto dores. Será que na segunda feira já posso extrai-lo?

    • Pode sim, Luciana. Se você estiver se sentindo bem, ok.

  93. Ola,

    Fiz a extração do penultimo dente da parte de cima ha dois dias, recebi dois pontos. Estou fazendo uso de nimesulida 100mg por precaução embora não tenha sido receitado. Não sinto dores ou incomodo, apenas no dente que ficava a frente dele. Estou fazendo todas as minhas atividades fisicas normalmente. Porem sinto como se estivesse com mau halito e meus pontos estão soltos ja. Gostaria de saber se é normal.

    • Vitoria, tudo o que você escreve é comum após uma extração. A mau hálito é passageiro e se deve a maior proliferação de bactérias anaeróbias nessa fase pós-operatória. Os pontos se soltam às vezes, também. Se não houver sangramento, ok.

  94. Bom dia Dra, me tira por favor uma dúvida, estou bastante preocupado. Há exatamente 11 dias tirei meus 2 sisos, o de cima foi um pouco doloroso, estava ruim de sair. Depois de 7 dias da minha cirurgia, fui retirar os pontos e depois disso notei algo estranho em minha gengiva. Ontem retornei a ela e a médica informou que o corte não tinha fechado, que eu tinha que fazer compressa de água morna + periogard com alcool 4x ao dia. Estou realmente preocupado, não sinto dor, mas sinto agonia e não posso mastigar no lado da cirurgia. Por favor, me diz, isso é normal? Ela teria que passar alguma medicação? Aguardo retorno e obrigado desde já.

    • A gengiva cicatriza de forma diferente da nossa pele, Luiz. A cicatrização é por segunda intenção, ou seja, “de dentro pra fora”. Então o “buraco” leva um tempo pra fechar, mesmo. Se você não sente dor e nem apresenta outros sintomas relevantes, creio que não precisa se preocupar.

      • Só não entendi o fato dela ter removido os pontos, ja que o corte não tinha fechado. Quando fui ao consultório dela, após a retirada dos pontos, quando ela mecheu, sangrou muito. Foi por isso que fiquei preocupado. Ano passado, tinha retirado os dois sisos do outro lado e minha recuperação foi exatamente em 7 dias, por isso a preocupação. Enfim, obrigado pela atenção Dra. Deus te abençoe.

        • 😉

  95. Bom dia Ana, gostaria de uma informação, eu arranquei o meu dente na quinta, no sábado saiu meu ponto sozinho, só que apareceu uma pele ou carne em cima da extração do dente, branca, isso é normal ? Eu uso aparelho e sinto os dois dentes perto moles e doendo pouco, isso é normal também ? Desde já agradeço.

    • Raquel, essa aparência esbranquiçada e a dor nos dentes próximos costumam ser “normais”, sim. Se a dor aumentar, ou inchar, ou sangrar, procure seu dentista pra reavaliar. Se não, parece que vai tudo bem.

  96. Olá.
    Extrai um dente, n° 26 se não me engano, há 3 dias. Nos 2 primeiros dias não senti dor, apenas latejou um pouco.
    Mas hoje estou sentindo um pouco de dor e eu sinto que um dos pontos está começando a cair.
    Isso é normal? Tanto os pontos caírem sozinhos, quanto a dor?

    • Valentina, um pouco de dor é algo esperado no pós-operatório. E os pontos às vezes podem se soltar ,sim.

  97. Doutora, eu extrai meu antepenúltimo dente, ta com 4 dias hj, só que hj a linha do dente soltou um pedaço, ai cortei, mas agora a noite do nada começou a sangrar, eu peguei e comecei a bochechar água e saiu um coágulo de sangue do dente, mas o buraco ainda da preto avermelhado,e agora to sentindo um desconforto no dente, gostaria de saber se fez algum mal esse coágulo ter saído.

    • Lara, esse coágulo, já que já faz 4 dias da extração, deve ser apenas sangue coagulado do sangramento, e não o coágulo primário, aquele que se forma no “buraco” logo após a extração. De qualquer forma, evite fazer bochechos e cuspir por enquanto, ok?!

  98. Oi, no dia 05-11-14 (quarta-feira) eu extrai um dente permanente e levei pontos, gostaria de saber se já posso escovar e pranchar meu cabelo!?

    Obs: eu já posso pegar balde com água, varrer casa, passar pano!?

    Grata!

    • Carla, se você já retirou os pontos e sente bem, pode. Vá voltando às suas atividades aos poucos.

  99. Oi
    Eu extrai os meus 4 sisos dia 8/11/2014, e eu sou fumante, posso fumar sem problema algum? Estou com muita duvida nisso.
    Obrigada.

    • Tatiane, você leu o texto? Fumar não é seguro em momento algum do pós-operatório, ainda mais se sua extração foi feita há menos de 3 dias.

  100. Bom dia, Dra.
    Quebrei um dente, acho que o primeiro molar n°36, e para a restauração precisei passar por um aumento de coroa no dia 7 desse mês (novembro), gostaria de saber se já posso realizar atividade física normalmente?

    • Bruna, é melhor aguardar, pelo menos, a remoção dos pontos, o que se faz, geralmente, depois de 1 semana da cirurgia.

  101. Arranquei um dente na segunda feira passada (03/11) e ainda estou com os pontos, posso fazer progressiva sem problema algum ou não?

    • Em princípio pode sim, Karina. Seria bom apenas evitar o contato direto do secador com o lado do rosto de onde o dente foi extraído.

  102. Fiz a extração do segundo molar inferior faz 6 dias, estou tomando anti-inflamatório nos horários certinhos e mesmo assim sinto dor, é normal mesmo apos todos esses dias sentir essa dor?

    • Karina, sua extração é bem recente, 6 dias é pouco em se tratando de uma cirurgia. Então um pouco de dor é algo esperado. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de tomar um analgésico.

  103. Boa noite, irei extrair dois dentes siso semi-inclusos dia 14/11/2014, e tenho uma viagem de avião marcada para o dia 05/12/2014, será que terei problemas, ou já estarei recuperada?

    • Maria, se for tudo bem na cirurgia e no pós-operatório imediato, é tempo suficiente pra você se recuperar.

  104. Ola, arranquei 2 dentes de tras, deu pontos, fiz a extração numa quinta e na quarta ja vou tirar os pontos, e ele diz que no outro dia eu ja poderia tomar uma cerveja de leve, ta certo isso ? Obrigado.

    • Deusamir, se você não estiver tomando nenhum remédio, sem problema.

  105. Fiz extração do segundo molar inferior. Não levei ponto e retirei a gaze apos 3 horas da extração. Não sei se havia problema, porem ainda há o sangramento no local, fiz a extraçao as 14hrs de hj e já sao 18 da tarde, gostaria de saber se é normal esse sangramento, e o que pode ser feito caso nao pare de sangrar?

    • Vai parar de sangrar sim, Pedro. Apenas evite bochechar e cuspir, essas coisas estimulam o sangramento. Tome água gelada (sem bochechar!).

      • Então, meu dente ja parou de sangrar e nao estou sentido dor, obrigado!!! Porém estou com placas brancas na garganta e um pouco de dor, gostaria de saber se isso é normal ou devo procurar medico/dentista?

        • Acontece, Pedro. Dor / inflamação na garganta é comum após extrações dentárias, principalmente de dentes posteriores. Se persistir ou piorar em vez de melhorar, procure seu dentista.

  106. Bom dia!
    Extrai um dente ontem 04/11, já posso fazer serviços domésticos? Como passar roupa, lavar banheiro, etc? Trabalho em casa, sou artesã, faço pintura em madeira, tbm posso voltar a essa atividade?

    Desde já agradeço.

    • Cida, serviços leves (por ex. passar roupa), se você estiver se sentindo bem, ok. Mas pra serviços mais pesados (por ex. lavar banheiro), que envolvam maior esforço físico, o ideal é aguardar pelo menos a remoção dos pontos, o que leva geralmente 1 semana. Quanto à pintura, em princípio, não vejo problema.

  107. Olá Dra.

    Apenas para agradecer e dar os parabéns pelo site. Retirei ontem (03/11/14) um siso inferior, com um Buco-maxilo, ao custo de R$350,00, a cirurgia foi de 25 minutos, estou sem dor e sem inchaço, sangrou apenas nas primeiras 8 hrs, de forma moderada e intervalado, ainda não estou abrindo bem a boca, mas creio, que esteja dentro do normal.

    Enfim, apenas para ilustrar que não é um bicho de 7 cabeças como pensei, em muito me ajudou conhecer seu site antes, para tomar coragem!!!

    Dra., apenas como sugestão, para nós usuários, deixar os comments mais recentes aparecerem primeiro é mais agradável e uma técnica de marketing para mostrar a atualização do site e sua interatividade.

    Quanto ao valor que mencionei, está dentro, caro ou barato? Recebi tantos feedbacks positivos do Dr. que executou minha cirurgia que nem fiz pesquisa de preço.

    Quanto a abertura da boca, devo estar normal em quanto tempo, por gentileza?

    Por fim, vi que o mínimo que recomendou seria de pelo menos 1 semana para treinar e ainda sim de forma moderada. No meu caso que pratico boxe chinês (semelhante ao Muy Thai) e musculação, poderia voltar a fazer o que e com qual intensidade? Digo,na próxima semana, 7 dias a pós a remoção e data onde irei retirar os pontos, ao menos lutar eu poderia e voltar a malhar de forma gradativa?

    Desde já, grato novamente!

    Novamente parabéns!

    At.

    • Fico feliz em ajudar de alguma forma, Alex! :)

      Em se tratando de cirurgia com especialista, eu acho que ficou bem “em conta”. Além do feeling, acho que essa é uma das melhores formas de escolher um profissional, buscando referências entre amigos, conhecidos, etc.. A dificuldade de abrir a boca deve durar de 1 a 2 semanas, melhorando a cada dia. Considerando que na sua atividade física há a possibilidade de uma pancada no rosto, eu sugiro esperar até mais que 7 dias. Já para a musculação, ok. Não é uma regra fixa, é mais questão de bom senso, mesmo.

      Acatei sua sugestão e já inverti a ordem dos comentários, acho que pode ser uma boa ideia, sim. Vamos ver o que os leitores acham… obrigada! 😉

      • Olá Dra.,

        Muito obrigado pela breve resposta e esclarecimento, estarei seguindo também as suas recomendações.

        Muito boa sorte com o site e muito sucesso!

        EXCELENTE! :)

        At.,

        Alex.

        • Por nada, Alex. Fico feliz em ajudar.

  108. Dra. Eu arranquei o primeiro molar e o dentista não colocou ponto nenhum. E qdo eu como comida entra restinhos lá no buraco, tem algum jeito de tirar esses restinhos ou não tem problema eles ficarem lá??? Ah e ele não prescreveu nenhum remédio, e eu sinto dor. O q fazer?

    • Flavia, os restos alimentarem que eventualmente entrarem no “buraco” devem sair sozinhos. Higienize apenas superficialmente, não introduza nada ali, ok? Entre em contato com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico.

  109. Oi Ana, eu fiz a cirurgia de extração dos sisos inferior e superior do lado direito da minha face. Eu gostaria de saber quanto tempo em média demora a cicatrização da cirurgia? Eu fiz na sexta feira dia 24/10, meu dentista deu pontos e marcou a retirada após 10 dias da cirurgia, passou anti-inflamatórios e antibióticos para 7 dias, e bochecho com enxaguante bucal sem alcool, mas eu gostaria de saber quanto tempo em média demora a cicatrização, pois daqui 15 dias terei uma festa e gostaria de saber se até lá estarei recuperado? Estou com 4 dias pós-cirurgia e ainda sinto dores, perto da ferida a pele está branca e inchada, mas não sei dizer se é pus, mas a sensação é que piora ao invés de melhorar…

    • Flávio, cada organismo se comporta de forma diferente. Algumas pessoas tem uma cicatrização mais rápida, outras menos. Mas geralmente depois de 1 semana / 10 dias, que é mais ou menos a época de remover os pontos, o paciente já tem um boa cicatrização inicial.

  110. Olá.

    Devido a ter DTM, me foi recomendado um tratamento pelo meu dentista em que, em breve, passarei a usar aparelho ortodôntico. Para, isso, tive que fazer todos os exames de praxe, e foi constatado que eu tenho dois dentes dentro da gengiva inferior, bem na parte da frente, sendo que um até já está bem para fora da gengiva enquanto o outro não nasceu ainda. O meu dentista disse que será necessário a retirada desses dentes.

    Gostaria de saber quanto a complexidade dessa extração, e em quanto tempo as atividades normais podem ser retomadas. Além disso, quanto aos exercícios físicos, a prática de musculação deve ser interrompida por quanto tempo?

    Desde já, obrigado.

    • Rubens, a extração é um pouco mais complexa, sim, pois será preciso expor o dente, fazendo um corte na gengiva e removendo um pouco do osso que porventura esteja sobre sobre o dente. Então deve ser uma cirurgia um pouco mais demorada, mas essa “dificuldade” é mais uma questão técnica, não se preocupe muito com isso. Pra você não muda muito, apenas siga as orientações pós-operatórias e tudo deve correr bem. O esforço físico deve ser evitado por pelo menos 1 semana, que é o tempo que geralmente se aguarda até a remoção dos pontos.

      • Olá.

        Muito obrigado pela resposta.

  111. Olá, bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida, tem duas semanas que arranquei 3 sisos, 2 inferiores e 1 superior, os buracos ainda estão muito profundos, eu estava usando cotonete para limpar dentro dos buracos, mas sempre sangrava muito, ontem comprei uma escova bitufo, utilizei para limpar, ainda assim sangrou, como posso retirar os detritos de dentro do buraco sem machucar? Machucando assim posso correr o risco do buraco não fechar?

    • Daniel, nunca introduza NADA nos “buracos” em cicatrização. Isso causa sangramento, atrasa a cicatrização e pode gerar outros problemas. Se eventualmente ficarem resíduos alimentares retidos nessas regiões, elas podem ser removidas com bochechos ou com um jato d’água (você pode usar uma seringa – sem agulha – pra fazer isso).

  112. Ola, arranquei o dente siso quinta, só q meu pontos cairam antes do previsto, isso é normal?

    • Acontece, Layane. Se não houver nenhum sintoma importante, sem problema.

  113. Olá, Ana. Vou retirar um dos sisos na semana que vem. Quanto tempo antes da cirurgia preciso ficar sem ingerir bebidas alcóolicas? Por exemplo, se eu beber no sábado à noite, posso extrair o dente na terça seguinte?

    • Beatriz, não existe essa restrição. Bebidas alcoólicas metabolizam relativamente rápido, em questão de horas. Então beber no sábado e fazer as extrações na terça é um prazo mais do que suficiente.

  114. Arranquei o dente 02/10 depois de passar 4 dias já posso sair fazer minhas atividades de sempre?

    • O ideal é aguardar pelo menos a remoção dos pontos, Bianca. O que geralmente é feito depois de 1 semana.

      • Eu não levei ponto, extrai o dente dia 02/10, hoje já faz 3 dias que estou em casa sem tomar sol e sem fazer minhas atividades, no 4 dia eu já posso sair e voltar a fazer minhas atividades?
        Obs: Não aguento mais ficar em casa, posso sair ou tenho que esperar mais alguns dias?

        • Bianca, claro que você pode sair de casa, nada impede. Quanto ao sol, evite tomá-lo diretamente no rosto. Eu não sei o que seriam “fazer minhas atividades”, mas é preciso evitar esforço físico por pelo menos 1 semana, como mencionei anteriormente e no texto.

          • Obrigado. Fazer minhas atividades eu me refiro a volta a fazer exercício físico, mas como a senhora já disse que tenho que esperar pelo menos 1 semana, tenho que esperar, fazer o que né?

          • 😉

  115. Arranquei meu dente siso, mas não levei ponto nenhum, e normal?
    Quanto tempo leva pra cicatrizar e o buraco ser fechado?
    O que posso comer para não prejudicar?

    • Bianca, a conduta padrão é dar pontos. Mas se seu dentista não julgou necessário, ok. A cicatrização da gengiva pode levar semanas e, em nível ósseo, meses. Evite alimentos muitos quentes e/ou duros. Prefira os mornos e pastosos pelo menos nos 3 ou 4 primeiros dias.

  116. Fiz 6 implantes dentarios na face superior, quanto tempo devo esperar para dançar e praticar musculação? Atenciosamente, Jose Maria da Silva

    • José, no mínimo até a remoção dos pontos. Mas, mesmo assim, é preciso ter bom senso, respeitar seus próprios limites. Cada caso é um caso, vá voltando às suas atividades normais aos poucos.

  117. Ola Ana, fiz uma operação na boca, botei um cicatrizador que vem antes do implante dentário do dente da frente, gostaria de saber se posso fumar um cigarro de maconha. Obrigado desde já.

    • Não aconselho, Pedrosa. Não é nem por ser de maconha, qualquer tipo de cigarro é contraindicado na fase pós-operatória, pode prejudicar bastante a cicatrização.

  118. Olá,

    Recentemente fiz a extração do siso inferior, faz aproximadamente 27 dias, peguei 4 pontos, em sete dias tirei os 3, mas o médico deixou um ponto e nem me falou, quando percebi afs fiquei “irada”, pq ele nem me avisou, enfim… fui para o meu outro dentista (ortod.) e ele disse que não iria tirar pq estava fechando ainda. Já faz duas semanas depois disso e computando 27 dias que estou com este ponto, só como do outro lado para evitar o acumulo de comida e tal… o médico que fez a cirurgia esta viajando agora só a prox. semana… Qual a possivel complicação que poderei ter ficando tanto tempo c este bendito ponto?

    • Semidia, se você tem feito uma boa higienização, não deve haver complicação alguma.

  119. Ola Ana, parabéns pelo trabalho, fiz a extração de um dente na sexta-feira, levei pontos na cirurgia, posso voltar a treinar musculação só após tirar os pontos? O dentista vai tirar segunda-feira. Ele disse que só apos 10 dias eu poderia voltar! Na segunda ja posso voltar a treinar apos tirar os pontos ? Os pontos servem mesmo para proteger o buraco ? Quando tirar os pontos o buraco vai ficar aberto ? Kkkk to louco pra voltar a treinar, me ajuda.

    • Sim Guilherme, o ideal é que se aguarde pelo menos a remoção dos pontos, o que costuma levar 1 semana. Mas se seu dentista especificou 10 dias, faça como ele disse… ele, melhor do que ninguém, conhece o seu caso. Você pode voltar a treinar depois desse prazo, mas vá com calma, não exceda seus próprios limites… “fique de olho”. Se doer, sangrar, etc., interrompa os exercícios. Os pontos servem como uma rede pra proteger o “buraco”, sem os pontos a proteção será um pouco menor, mas a gengiva já terá uma boa cicatrização inicial, então você não precisa se preocupar.

  120. Arranquei um dente superior, mas a dentista nao deu ponto, quanto tempo ele vai cicatrizar?

    • Melisa, ele vai cicatrizar da mesma forma, com ponto ou sem ponto. O ponto, quando não é feita nenhuma incisão (corte) durante a extração, tem mais um papel de proteção do que de fechar a ferida, em si. Em 1 semana, se tudo correr bem e dependendo da resposta do seu organismo, já haverá uma boa cicatrização inicial.

  121. Fiz uma extração de um siso, o meu dentista deu 2 pontos. Mas no 1º dia um ponto caiu, só ficou um. Quando eu retornei para o dentista com 7 dias ele só tirou o ponto que ficou. Mas do lado em que o ponto caiu ficou aberto! Ele disse que ia cicatrizar sozinho. Mas quando eu como fica entrando comida na parte aberta que ficou, ai quando eu vou escovar os dentes para tentar tirar a comida que entrou, fica sangrando um pouco. Então quero saber se existe, tipo algum remédio caseiro que eu possar fazer para fechar mais rápido esse buraco que ficou. Fiz a extração no dia 06/09/2014 e agora no dia 07/10/2014 tenho uma cirurgia para retirada das amígdalas. E como é um cirurgia que sangra muito, tenho medo que complique o buraco do dente que ainda esta com uma parte aberta.
    O que eu faço?

    • Jessica, é assim mesmo. Não há como “apressar” a cicatrização. A gengiva cicatriza diferente de como acontece na nossa pele, é de “dentro pra fora”… então o “buraco” demora mais pra fechar, mesmo. Apenas continue mantendo a higienização. Em princípio, não há problema algum com relação à cirurgia que você vai fazer.

      • Muito obrigada!

  122. Arranquei o dente quarta-feira (17), sabado tem um futebol com a galera, pode?

    • Não aconselho, Igor. Seria bom evitar exercícios físicos por 1 semana.

      • Obrigado!

  123. Fiz um extração dentária comum na sexta feira, posso ir correr hoje?
    Obs: Nem cheguei a sentir dor nenhuma desde a extração.

    • Rodrigo, não recomendo. É bom guardar pelo menos 1 semana de repouso (não absoluto, mas evitando atividade física).

  124. Olá tudo bem?
    Eu retirei os pontos do siso no dia 05 de setembro, hoje dia 12 de setembro, ainda estou com o buraco da cicatrização, eu gostaria de saber se posso fumar? Ou isso vai acontecer de ocorrer algum alveolite? Pois ficar três meses sem fumar é complicado (pelo o que a minha dentista disse para cicatrizar e fechar o buraquinho mais ou menos 3 meses).
    Obrigada.

    • Raissa, fumar nunca é uma boa ideia durante o período pós-operatório, principalmente nas primeiras duas semanas. Pode haver alveolite, sim. É um risco que você assume se quiser.

  125. Boa noite, Dra! Fiz hoje a extração do pré-molar direito e o dentista não pontuou nem passou nenhum medicamento. Ademais, ainda fez a manutenção do meu aparelho ortodôntico na mesma hora. Confesso que achei super estranho e fiquei com medo. Tem algum problema? Corro algum risco? Devo tomar alguma medicação? A partir de quantos dias posso praticar musculação?

    • Tâmara, sem problema. Sendo uma extração por razão ortodôntica, sua dentista julgou que não havia necessidade de nada que você mencionou. Se por acaso doer ou você notar qualquer problema, não hesite em entrar em contato com a sua dentista.

  126. Dra, gostaria de saber se há alguma restrição quanto ao cigarro eletrônico.

    • Sim Luiza, o efeito é praticamente o mesmo. Além disso, permanece a necessidade de “sugar”, o que cria uma pressão negativa dentro da boca e pode causar problemas de cicatrização e fixação do coágulo.

  127. Boa tarde, diretamente de Portugal envio uma questão:

    Fiz ontem dia 09-09-2014 uma extração ao pré-molar (direito), apesar de ser um dente enorme a extração correu bem e fui mandada para casa com uma compressa de gaze no buraco, e o meu dentista referiu q só passado uma hora é que poderia tirar a tal compressa, e assim fiz.

    Hoje sinto um pequeno inchaço na zona do ex-dente, recomenda que aplique gelo?

    Em relação ao buraco do dente continua aberto, porém sinto que já se formou o tal coagulo sanguíneo, mas não levei pontos após a cirurgia, foi erro medico ou a gengiva tem mesmo o poder de se regenerar e o buraco acaba por fechar? Se assim o é, quanto tempo demora? Será q fumar implica um grande GRANDE grandeee risco de infecçao? E se aplicar uma compressa de gaze cada vez q fumo? Ajudará?

    Com os melhores cumprimentos Drª.

    • Inês, sim, gelo pode ajudar, principalmente nas primeiras 72 horas após a extração. O “buraco” é assim mesmo, a gengiva não se fecha com os pontos (ou sem os pontos, no seu caso), a cicatrização da gengiva é por segunda intenção, “de dentro pra fora”, um pouco diferente do que ocorre na nossa pele, por exemplo. Pode levar até 2 semanas pra gengiva parecer fechada, mesmo. Sim, fumar implica um grande GRANDE grandeee risco de infecção (alveolite). Não recomendo. E a gaze não ajudará.

  128. 1 ponto do meu dente estourou, mas nao sangrou e nem deu sintoma nenhum, creio que fechou um pouco do buraco. Posso fumar, ja estou ha 1 semana sem sair no sol ?

    • Rafael, fumar não é seguro em nenhum estágio do pós-operatório. Fica por sua conta e risco.

  129. Boa tarde,

    Dra, meu filho extraiu um dente de leite ontem dia 28/08 as 17 horas, ele pode fazer atividade física hoje dia 29/08 as 17 horas?

    Obrigada

    • Alessandra, o prazo já passou e só vi sua pergunta agora. Não aconselho atividade física, mas, em se tratando de um dente de leite, pode ter sido uma extração muito simples e sem maiores consequências. Se ele está bem, vale o bom senso.

  130. Extrai o dente do juizo, estou com 3 pontos na boca, ja to ha 3 dias sem sair no sol, quando vou poder sair no sol e fazer outras coisas ? No caso eu ja to ha 3 dias em casa sem fazer nada demais que possa provocar alguma coisa no lugar em que eu tirei o dente do siso, mas nesses tres dias estou com pontos na boca e com o rosto um pouco inchado, no caso assim, eu to tomando remedio, sorvete pra caramba, mas eu posso fumar ?

    • Eliel, o ideal é aguardar pelo menos 1 semana e a retirada dos pontos pra pegar sol, fazer exercício físico, etc.. Quanto a fumar, o texto é bem claro: não. Mas você é adulto e responsável, se optar por fumar está ciente das possíveis consequências.

  131. Boa tarde, doutora
    Fiz a extração dos sisos superior e inferior do lado direito no dia 07 de agosto. Estava marcado para que eu tirasse os pontos dia 18, mas no dia 14 os pontos já estavam arrebentando e ficando um pouco inflamados, então fui no dentista, tirei os pontos e ele colocou um algodão com um remédio anestésico e anti-inflamatório com gosto de cravo dentro do buraco. O algodão ficou ate a noite.
    A recuperação começou a ficar melhor e menos dolorida a partir dai, até que no dia 21 o buraco se fechou completamente mas com um tecido muito mole e vermelho, se assemelhando a uma “bolsa” de sangue tanto em cima quanto em baixo, e juntamente com isso comecei a sentir a narina direita escorrendo, mas só para o lado de dentro, e junto com o catarro vem um gosto horrível, que além de tudo me deixa com um mau hálito terrível. Tenho “fungado” muito e todas as vezes sinto escorrendo por dentro na narina direita alguma coisa com esse gosto terrível, que até parece algo podre, mas ao assoar o nariz a narina se encontra muito seca e congestionada e sai muito pouco catarro, mas que tambem tem esse cheiro. Ao procurar o que poderia ser na internet achei também em seu blog a Comunicação Buco-Sinusal. Gostaria de saber se meu caso se assemelha a esses sintomas e qual seria o tratamento para tal problema. Como começou na quarta e piorou muito na quinta e sexta, acabei não tendo tempo para consultar meu dentista, não sei se responde as duvidas nos fins de semana mas me ajudaria muito.
    Obrigado.
    (Ps.: Desculpe o testamento para explicar meu caso, hehe)

    Mais um detalhe, doutora
    Estava tomando nimesulida desde o dia da extração até ontem dia 22, pois ainda esta doendo um pouco. Pretendo parar hoje por não saber se esta ou não influenciando em meu problema.

    • Rafael, pode ter havido uma comunicação buco-sinusal, sim. Não dá pra afirmar que houve só com base no seu relato, é preciso que seu dentista reavalie. Mas pode ser que não, que o cheiro / gosto ruim tenha a ver apenas com o processo inflamatório local, mesmo. Se houve comunicação, a resolução costuma ser cirúrgica. A Nimesulida não vai piorar o problema, mas não é bom tomar anti-inflamatório de forma contínua.

  132. Dra., como posso fazer a escovação no segundo dia ? Pasta de dente ? Fio dental ? Estou com gosto ruim na boca.

    • Pasta de dentes e fio dental sempre, Gustavo. Nesse início você não vai conseguir escovar diretamente o local, porque dói, mas para os demais dentes a higiene é a de sempre.

  133. Posso me masturbar, mesmo extraindo o 1 siso? E é o primeiro dia.

    • Pode, Gustavo. Só não exagere, ok? É bom não fazer nada que exija esforço físico.

  134. Dra., tenho algumas dúvidas, extrai o siso hoje dia 21, porém tenho receio de como higienizar o “buraco”, pois nao posso fazer o bochecho. Eu passo cotonete no local ?

    • Pode passar, Gustavo. Mas não introduza o cotonete no “buraco”, apenas use-o superficialmente, ok?! Evite bochecho nas primeiras 72 horas. E, depois desse tempo, você pode usar uma seringa (sem agulha) com água pra borrifar o local DE LEVE.

  135. Arranquei 2 dentes siso dia 19/08, está só um pouco inchado. Queria saber se posso tomar sol dia 23/08. Se tiver problema o que aconteceria se tomasse sol?

    • Não seria prudente tomar sol de forma direta no rosto até que o inchaço esteja controlado, Istéphani. Pode inchar mais ainda e doer.

  136. Doutora, quer casar comigo? Vc e linda!

    • Obrigada, Renato… gentileza sua. Eu já sou casada, se não consideraria. :)

  137. Dra. Ana, você tem alguma dica que possa ajudar nesse meu caso do inchaço do lado direito da bochecha? Pois já são 47 dias, já tomei a medicação certa ou não preciso tomar mais nada?

    • Em princípio, não há necessidade de nenhuma medicação. É uma questão do seu organismo “trabalhar” pra diminuir esse inchaço.

      • Ok, irei aguardar esse inchaço abaixar, Dra. e essas fisgadas que sinto na região do lado direito onde foi retirado o siso inferior, é normal? Por mais que tenha 48 dias…

        • Acontece, muitas pessoas relatam esses sintomas tardios. Não quer dizer que haja algum problema, necessariamente.

          • Dra. Ana, sobre o inchaço do lado direito que tirei o siso inferior ha 48 dias vc me deu boa explicações. Também era para ter perguntado a vc, as vezes sinto tipo coceira perto do labio direito, e como se tivesse escorrendo algo pelo lado da boca, mas não sai nada, e também pouca dormência às vezes, também não perguntei nada a medica pois pensava que eram reações devido a retirada do siso inferior ha 48 dias. Dra. Ana, vc tem alguma explicação?

          • Parece ser uma pequena parestesia, Yuri. Essa sensação costuma ser passageira, mas pode durar algum tempo (dias, semanas, meses). Falo sobre esse assunto aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  138. BOA TARDE Dra, EU FIZ UMA EXTRAÇÃO NO MEU DENTE UMA SEMANA ATRAS, PORÉM NO LUGAR ONDE ESTAVA O DENTE COMEÇOU A SURGIR UMA MASSA AMARELADA NO BURACO, E NÃO É ALIMENTO, O QUE EU FAÇO, DEVO REMOVE-LA OU NÃO ? E A GENGIVA ESTA UM POUCO VERMELHA.

    SÓ MAIS UMA DUVIDA DOUTORA, ESSA MASSA AMARELADA QUE EU MENCIONEI QUE ESTAVA NO LOCAL DA EXTRAÇÃO, ELA ACABOU SAINDO QUANDO EU FIZ UM BOCHECHO DEPOIS DA ESCOVAÇÃO E VOLTOU A FICAR O BURACO E NO FUNDO ESTAVA UM VERMELHO ESCURO MEIO PRETO, É NORMAL ? E SE VOLTAR ESSA MASSA AMARELADA COMO QUE EU A MANTENHO ? MTO OBRIGADO.

    • Fernando, na dúvida, não remova a “massa amarelada”. Provavelmente é um tecido de granulação, que faz parte do processo de cicatrização. Removê-lo pode levar a demorar mais a cicatrização e até causar uma alveolite. Se você não sente dor no momento, ok, mas se a “massa” aparecer de volta, deixe-a onde está. Evite bochechos muito vigorosos, também.

  139. Dra. por mais que já tenha 47 dias que tirei esse 2 siso inferior, é normal mesmo esse inchaço na bochecha do lado direito, porque foi desse lado direito que deu muito trabalho para tirar esse dente. Quando eu abro a boca vejo o lado direito por dentro mais inchado, e quando mordo com dente, por dentro da boca sinto o lado direito mais grosso de que o lado esquerdo. Desculpa se estou fazendo muitas perguntas Dra. Ana, porem tive que tirar esse dente porque estava doendo as vezes, e agora vejo essa diferença no bochecha.

    • Sim, é esperado. Principalmente se do lado direito a cirurgia foi mais complicada.

  140. Bom dia Drª. Ha algum tempo atrás extrai um dente e os pontos cairam sozinhos. Na semana passa extrai 2 e ainda estou com os pontos, sendo que hoje vou novamente extrair mais 1 e tô com medo que a dentista queiram mexer nos pontos…
    Sim, vale ressaltar que estou grávida com 19 semanas, há algum pro? Beijos!

    • Érika, os pontos NÃO DEVEM cair sozinhos… é o dentista que tem que removê-los, mesmo. Se o dentista mexer, ótimo. A ideia é essa. Fique tranquila, não é nada demais, questão de cortar o fio e puxar o “nozinho”. Quanto à gestação, se seu dentista e seu médico não viram problemas, ok.

      • Bom dia Doutora, pra minha tristeza ela mexeu sim :( doeu muito, sangrou, mas ela passou aquela pomadinha que adormece, ai dps não senti nada, ela disse que doeu pq como foram 2, o espaço era maior, mas dps q o sangue saiu não senti mais nada :). Agora só tem os pontos desse ultimo q extrai segunda. Muitíssimo obrigada pela atenção, Deus abençõe!

        • 😉

  141. Dra. eu nunca fui cismado com minhas bochechas, depois que tirei meus 2 sisos inferiores ha 45 dias estou percebendo que minha bochecha do lado direito está um pouco alta, mais do que a do lado esquerdo, Dra. você pode me ajudar sobre isso?

    • Yuri, é assim mesmo. Às vezes fica um inchaço persistente, uma sensação de “caroço”, por várias semanas. Mas isso passa e a bochecha volta ao normal.

  142. Oi, eu tirei meu dente faz 2 dias, comi arroz e entrou nos pontos e agora nao sei o que fazer, me ajuda por favor?

    • Paloma, não introduza nada no local. Com 2 dias da extração ainda não é seguro fazer bochechos, também. Aguarde mais um pouco, os resíduos alimentares costumam sair sozinhos. Depois de passados 3 dias pelo menos da cirurgia, dá pra fazer bochechos (pouco vigorosos, de leve) e usar uma seringa (sem agulha) com água pra borrifar o local e ajudar na limpeza.

  143. Boa tarde!
    Extrai dois dentes ha uma semana e comecei a sentir um gosto muito ruim na boca e quando falo, é normal? Devo procurar o dentista?
    Obrigado.

    • Bê, se o problema for só o gosto, provavelmente o motivo é um exsudato inflamatório (um líquido amarelo-transparente e amargo) comum em processos de cicatrização. Sendo isso, é algo passageiro e que vai se resolver de forma espontânea. Se houver outros sintomas, procure seu dentista pra reavaliar.

  144. Oi Dra. Ana!

    Eu fiz uma extração do siso inferior no sábado passado, ele estava bem inflamado e saiu bastante pus. Segui as recomendações do dentista mas a dor não parava e começou a aumentar muito. Voltei ao consultório na quarta e fui diagnosticada com alveolite. Ele abriu de novo, limpou o alvéolo e me deu novos pontos. Parou de doer como antes, agora fica só latejando um pouco de vez em quando. Estou com medo de deslocar o coágulo de novo por que dói muito!! Considerando que já se passaram 3 dias do último procedimento, ainda há riscos? Eu já posso comer alimentos mais sólidos? Como eu trabalho falando, fico até com medo de abrir muito a boca e prejudicar a cicatrização!

    Obrigada pela atenção!!

    • Isa, risco há, mas é menor. Pode comer normalmente, apenas evite alimentos muito duros ou quentes e fazer bochechos vigorosos.

  145. Ola Dra.
    Arranquei um dente do siso na quinta feira passada dia 31, ontem a noite eu percebi que o ponto tinha caido, e esta aberto, tem algum problema?

    • Não Lipe, se não estiver doendo ou você não tiver outro sintoma importante, sem problema. Às vezes cai, mesmo.

  146. Boa tarde, Dra.
    Extraí meu siso superior direito sexta a tarde e hoje, domingo a tarde, percebi que os pontos já tinham caído. Houve pouco sangramento desde a remoção e desde ontem já não sangra mais. Acha necessário voltar ao consultório mesmo assim? Só faz dois dias que extraí o dente e os pontos já se soltaram…

    • Diogo, se não estiver doendo nem sangrando, deve estar tudo bem. De qualquer forma, compareça no dia agendado pra remoção dos pontos, pra que seu dentista possa avaliar se está tudo ok.

  147. Dra., boa noite.
    Me tire uma dúvida, por favor. Fiz um implante hoje (quinta), como não imaginava que este procedimento era tão delicado que levaria até ponto, marquei para fazer alisamento nesse sábado que vem (1 dia após o procedimento). Será que tem algum problema fazer essa aplicação de química e ter o cabelo “repuxado” pela escova e prancha? Será que isso pode agredir os pontos?? Grata desde já.

    • Sem problema, Kelly. Apenas evite aproximar o secador do local da cirurgia, pra não aquecer a região. Neste momento, isso poderia causar inchaço e piorar sintomas inflamatórios.

  148. Oi, extrai um dente na quinta-feira, meu dentista não recomendou nenhum remédio, hoje é sabado, posso beber? Obrigado.

    • Se você realmente não está tomando nenhuma medicação, pode.

  149. Oi, extrai um dente faz 3 dias, e queria dar quimica no cabelo, mas muitos falam que não posso por a raiz do dente estar ligada a do cabelo, isso é verdade?

    • Não, Jaasyelle. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Pode pintar o cabelo, sim.

  150. Oi Doutora Ana.
    Estou com uma dúvida sobre o dente do siso.
    Hoje arranquei meu dente do siso de baixo do lado direito e a operação foi bem simples e não demorou nada, o próprio dentista disse que saiu bem fácil. Após a retirada do dente o dentista me passou dois remedios (e um “paninho” pra morder), um pra quando doer e outro para evitar infecção (os nomes eu não sei, pois como eu moro no Japão, imagino eu que sejam remédios daqui). Sem contar que meu dentista aqui simplesmente arrancou meu dente e não deu ponto nem nada, o buraco está aberto, não doi, até agora mal sangrou, tudo ok. A minha dúvida é quanto tempo deve demorar para fechar esse buraco ? A facilidade ao tirar o dente e as condições indicam uma regeneração mais rápida ?
    Obs: O dentista disse que até posso comer carne, porém dar preferência para fazer a mastigação do outro lado, achei estranho, mas tá…

    Obrigado.

    • Rodrigo, a gengiva pode levar semanas pra fechar por completo. Em nível ósseo, a cicatrização pode levar meses… mas é assim mesmo, apenas procure manter o local bem higienizado. Sim, se o dente saiu fácil, a cicatrização tende a ser bem mais tranquila. Pode comer carne sim, apenas evite alimentos muito duros e/ou muito quentes nos primeiros dias. É mais questão de bom senso mesmo, não há proibição de um ou outro alimento, desde que você se sinta bem.

  151. Olá.
    Fiz a extração dos 4 sisos e de dois dentes supranumerários superiores, todos totalmente inclusos ha 12 dias. Tomei dexametasona e amoxicilina antes da cirurgia e após ela, amoxicilina por 7 dias e 3 injeções de Voltaren, além do paracetamol em caso de dor. Não sinto mais dor e o inchaço já está quase imperceptível, entretanto sinto um gosto bem desagradável na boca. Tenho a impressão de que sai uma secreção da ferida inferior direita. Os pontos foram com fio absorvível. Tem um pequeno buraco escuro na região e as vezes ele parece acumular restos alimentares.
    Gostaria de saber se sair alguma secreção é normal, se sentir esse gosto desagradável é normal ou se é pus e está infeccionado e se posso tentar jogar jatos de clorexidina no buraco para tentar higienizar melhor ou é melhor só o bochecho e o cotonete, pois ainda corro risco de perder o coagulo? Obrigada desde ja.

    • Débora, considerando a sua ausência de sintomas importantes, parece que está tudo bem. A secreção provavelmente é um exsudato inflamatório, uma líquido proteico comum em inflamações, e inflamação é algo presente em qualquer processo de cicatrização. O gosto ruim na boca se deve, em parte, por causa desse líquido. Não acho que haja pus, não me parece, pelo seu relato, haver infecção. Sim, você já pode usar jatos de clorexidina pra ajudar na higienização, use uma seringa (sem agulha) pra isso.

  152. Oi dra., estou com 6 dias desde a cirurgia com os pontos, e ainda sinto dor no local, queria saber se já está na hora de retirar os pontos?

    • Quem determina isso é o seu dentista, Suelen. Mas geralmente a retirada dos pontos é feita depois de 1 semana da cirurgia. Um pouco de dor local é comum nessa fase do pós-operatório.

  153. Boa noite!
    Extraí um dente pré-molar há 6 dias e fiz uma coroa e ponte com o dente da frente, tapando a zona da extraçao com esse tal “implante” provisório (comendo comidinhas frias e moles, tomando anti-inflamatório, colocando bastante gelo e sem inflamação significativa, mas ainda com algum incomodo) e tenho duas questões:

    i) posso ir à praia hoje? (e levando gelo e bebendo bebidas friiias?)

    ii) ainda agora estava a comer um iogurte e um pêssego. Tudo com bastante cuidado e mastigando do lado oposto. Enquanto estava a comer não senti nenhuma dor, mas momentos a seguir comecei a sentir uma dor forte, quase como uma ardência, que aliviou cerca de 30 minutos depois, mas deixa ainda algum desconforto anormal. O que poderá ser? Será que poderá ter entrado alguma comida entre o espaço do “implante” e a gengiva (se bem que não parece sequer haver espaço..)? Será que pode ter sido do movimento de sucção da fruta? Do açucar?

    Muito obrigada!

    • Ana, se você evitar o sol direto no rosto, pode. A dor, me parece, ter sido causada por algum fator circunstancial, a teoria de ter entrado comida entre o implante e a gengiva é uma boa explicação.

  154. Olá Dra.

    Tirei um dente há 24 dias, este dente nasceu embaixo de outros dois dentes, ele cresceu no meio do osso (não era siso). Para tirá-lo o meu dentista teve que cortar o osso e depois fez um enxerto ósseo (era um dente grande).
    Tenho uma pergunta: como pretendo colocar um aparelho ortodôntico preciso esperar quanto tempo para cicatriz o osso? Será que já posso colocar o aparelho ou tenho que esperar mais um pouco, quanto tempo seria?

    Desde já obrigada pela atenção.

    • Luciane, em princípio não é necessário esperar. Procure um ortodontista pra avaliar.

  155. Arranquei o siso hoje, e gostaria se saber se posso viajar domingo.

    • Pode, Ana. Apenas evite calor (tanto com relação ao clima quanto à alimentação) e esforço físico.

  156. Ola Dra.
    Ontem pela manha fiz a extração do meu dente 26, que ja ha um tempo estava me dando trabalho. Ele tinha do lado superior da gengiva uma especie de “bolha de pus” pequena, e o meu dentista viu ontem e disse que se chamava um nome esquisito la, consequencia de uma grande lesao. Quando ele estava arrancando meu dente, ele retirou 3 raizes e mais um pedacinho, o qual ele disse que era a lesão, e me receitou amoxilina, mas como sou alergica, ele nao receitou mais nada alem de paracetamol e nimesulida, e hoje acordei com uma “camadinha” amarelada, esbranquiçada, que tentei limpar com o cotonete, mas não saiu! E a “bolha de pus” ainda esta la, mesmo depois de ele ter feito uma curetagem no local. Há o risco de essa infecção ter voltado? No aguardo.

    • Pelo seu relato me parece que vai tudo bem, Amanda. A coloração da gengiva fica assim meio “estranha” mesmo, a fístula (a “bolinha”) pode continuar drenando um pouco de pus ainda e, se não há nenhum sintoma mais importante, é questão de tempo pra que a infecção seja resolvida por completo. Caso mude o quadro, procure seu dentista pra reavaliar. Mas por enquanto, creio que você não tem com que se preocupar.

  157. Olá!

    Gostaria de saber quanto tempo demora para parar de doer o local da extração do siso, minha dentista disse que tive um alveolite seca.
    Ainda estou com 6 dias da extração, mesmo assim já retirei os pontos, pois se soltaram.

    * Desde ja agradeço

  158. Dra. Ana, primeiramente parabéns por seu trabalho bastante esclarecedor e agradeço de antemão por sua atenção.
    Eu extraí o dente 16, pré-molar superior, e quero saber em quanto tempo posso implantar o novo?

    • Mônica, geralmente se aguarda de 4 a 6 meses, pra que haja uma boa cicatrização e neoformação óssea.

      E por nada, fico feliz em ajudar. :)

  159. Ola, boa noite, extrai o terceiro molar superior hoje, posso lavar a cabeça ? Meu dentista disse dieta liquida, mas estou com fome, o que fazer ?

    • Pode lavar a cabeça sim, Suh. A dieta não precisa ser líquida, apenas evite alimentos muito duros e muito quentes. A consistência pastosa e a temperatura morna são o ideal.

  160. Olá dra.
    Extrai meu dente do siso inferior do lado direito faz 6 dias! Ocorreu tudo bem até agora, com bem pouca dor, tudo suportável!! Mas hoje de manha quando levantei fui ao banheiro com dor no local e quando vi estava sangrando bastante… parecia que eu tinha dormido muito do lado que eu tirei e tinha pressionado muito a boca!! Ai fiz bochecho com água morna e sal e parou… depois joguei um pouco de soro fisiológico gelado tbm!! Queria saber pq isso aconteceu?! Se pode fazer bochecho com água e sal e limpar o buraco com soro fisiológico ?!
    Ah e tbm fica saindo um gosto ruim do buraco pq??

    • Drielle, provavelmente foi isso mesmo que aconteceu: você pressionou o rosto contra o travesseiro por muito tempo durante a noite. Não há necessidade de usar sal no bochecho, não ajuda em nada… use um enxaguante bucal ou água, mesmo. Sim, soro fisiológico é uma boa opção. O gosto ruim se deve a um líquido amargo cheio de proteínas que a inflamação local libera, mas é normal, não se preocupe.

  161. Parabéns pelo site, Dra.

    Fiz um implante dentário simples (unitário). Hoje, após uma semana, retirei os pontos. Tudo bem, segundo o meu dentista.
    Indago: posso ingerir álcool? Cerveja sem álcool posso, se negativa a primeira resposta?
    Muito obrigado, Dra.

    • Se você não estiver tomando nenhuma medicação, pode beber sim, Márcio.

  162. Olá,
    Fiz um aumento de coroa clínica, foi indicado amoxilina por uma semana como preventivo (profilaxia). Achei um exagero passar antibiotico assim, soube que muitas pessoas não usaram. Tomei uma dose 1 hora antes da “cirurgia” e intento tomar mais duas nas proximas 24 horas.
    Não lhe parece q esta dosagem é o suficiente??
    Pelo que pesquisei, a dose 1 hora antes parecia a única importante em cirurgia periodontologica, sendo até desconsiderada a necessidade de antibiotico no caso de ACC (meu caso). (O ibuprofeno, tomarei por 3 dias). Obrigado.

    • Gustavo, o dentista indica a profilaxia de acordo com a anamnese e o exame clínico realizado antes da cirurgia. Eu não entendi a sigla que você usou (ACC), o que seria?

      • Obrigado pela resposta. ACC é o aumento de coroa clínica mesmo. Quando ela olhou disse que seria um procedimento simples, e q em 24 h eu já poderia fazer tudo normal, tomando cuidado para não morder onde estao os pontos (cobertos pelo cimento cirurgico). Realmente, vão fazer 48h amanha, e esta tudo bem, acha q há algum problema em parar o antibiotico? Não parece uma dose alta? E um periodo longo?

        • É mesmo Gustavo, você tinha mencionado o aumento de coroa. Desatenção minha. 😉

          Então… por ser um procedimento cirúrgico, a profilaxia antibiótica pode estar indicada, mas aí é como eu disse, depende da sua condição clínica. Deve haver alguma informação na sua anamnese / exame clínico que indique a necessidade. Se não há, realmente, não haveria necessidade… mas que julga isso é a sua dentista. Já que você começou com o antibiótico, eu acho mais prudente continuar até o fim… não é uma dose alta, está dentro do protocolo de profilaxia e não vai prejudicar você. Mas se você quiser parar, entre em contato com a sua dentista antes.

  163. Fiz uma cirurgia ha uma semana, do queiro, muitos dizem q n posso cortar o cabelo… Isso e verdade?

    • Não Alexandre, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Pode cortar o cabelo, sim.

  164. Boa noite!!!
    Extrai um o dente siso sexta de manha dia 23/05/2014, gostaria de saber se hoje dia 26/05/2014 já posso jogar bola. Ainda estou com os pontos, pois tive que fazer uma micro cirurgia e meu dentista teve que cortar um pouco o osso.

    • Não aconselho, André. O ideal é aguardar pelo menos 1 semana e a remoção dos pontos.

  165. Boa tarde,
    Ontem arranquei um siso incluso e levei ponto bem lá atrás da boca na subidinha, não consigo abrir a boca porque tenho medo de estourar os pontos. Devo ficar com a boca fechada por quanto tempo? E quando posso comer bisnaguinha ?
    Estou tomando analgésico, antibiótico e antinflamatório, alem de usar um enxaguante bucal, receitados pelo dentista.

    • Gabriella, abrir a boca não vai estourar os pontos… embora, dependendo do caso, seja bem desconfortável mesmo. Você não precisa ficar com a boca fechada o tempo todo e pode comer bisnaguinha sim, é um alimento pouco consistente e adequado para a situação.

  166. Extrai o penultimo dente de baixo ontem, e o dentista não deu nenhum ponto. Pode isso? Está até agora sangrando bem de leve. Estou colocando gazes direto.

    • Pode, Lucia. Embora o mais comum seja dar pontos, não pra fechar a ferida em si, mas pra proteger o local da entrada de alimentos e ajudar na cicatrização. Se seu dentista não julgou necessário, ok.

  167. Oi,

    Extraí meu penúltimo dente da parte de baixo do lado direito, mas esse dente foi muito difícil de arrancar, foi 1 hora, mexeu muito. Ela disse pra eu tomar um remédio pra dor e um antibiótico que ela passou, mas mesmo assim continuou doendo. Com 4 dias depois voltei lá e ela me receitou Amoxilina. Ta fazendo 8 dias hoje, inclusive acabei de tirar os pontos, ainda sinto doer, tipo latejando. Queria saber quando posso fazer exercícios físicos, dançar… e comer coisas como camarão, essas coisas mais pesadas..

    Obrigada!

    • Nay, você pode voltar com as atividades físicas aos poucos, respeitando seus limites. Se doer, vá com calma. Seria interessante não forçar muito num primeiro momento, mas não precisa ficar em repouso, não. Quanto à alimentação, se você estiver se sentindo bem, não há restrição alguma.

      • Ainda dói muito, por isso to com medo de forçar e comer coisa carregada.

        • Evite alimentos mais consistentes então, Nay. Mas essa coisa de “comida carregada”, que as pessoas chamam comumente de “remosa”, não existe.

  168. Olá,

    Retirei os meus cisos inferiores. Tudo normal. Porém quando tirei os pontos e dei a primeira mordida de leve num macarrão a gengiva do lado direito abriu. Perguntei ao meu dentista e ele disse que é normal. Ela elimina todo material sozinho e irá fechar sozinha. Gostaria de saber uma outra opinião. É normal mesmo? Estou com fenda na minha gengiva e não doi nada. É meio estranho.

    • É assim mesmo, João. A gengiva vai levar algumas semanas pra se fechar, e a cicatrização em nível ósseo leva meses. Se não há dor ou outros sintomas importantes, tudo ok.

  169. Olá doutora, estou muito preocupada, pois fiz uma extração há 15 dias mas percebo que ainda não esta cicatrizada, sinto uma coceira no local, o pior é que durante a extração percebi que havia um buraco além do do local onde o dente foi extraído, como se a gengiva estivesse se rompido em outro, ponto e isso é o que esta me deixando preocupada, será que ele também irá se cicatrizar? O que devo fazer?
    Obrigada.

    • Jary, o dente extraído era de cima ou de baixo?

  170. Olá doutora Ana, realizei uma extração do dente 47 devido ao rompimento da furca, esse procedimento foi feito na ultima sexta, colocado dois pontos, um caiu sozinho, e fui ao consultório verificar se estava tudo ok, porém não fui atendido pelo mesmo dentista que realizou o procedimento e a dentista que me atendeu resolveu retirar o outro ponto, não seria prematuro retirar o ponto com 3 dias apenas?

    • Ivan, se o ponto já estava solto, não. Ela provavelmente avaliou e viu que a cicatrização estava ok, então, sem problema.

  171. Minha filha de 13 anos extraiu o primeiro pre molar na segunda, está se sentindo muito bem, mas ainda está com pontos, no sábado ela pode ir a um local onde vai ter tirolesa e outros brinquedos radicais?

    • Renata, não aconselho nenhuma atividade com grande esforço físico. A tirolesa ok, pois é só “se soltar”, mas escaladas, por exemplo, já requerem mais esforço e podem causar problema, ainda mais se os pontos não foram removidos.

  172. Arranquei o dente na sexta feira dia 04 de abril, hoje e domingo dia 6, posso comer bisteca de porco?

    • Pode, Karina. Nada impede.

  173. Olá, Dra. Ana Tokus.

    Primeiramente quero parabenizá-la pelo site. É ótimo poder contar com os conhecimentos e ajuda nesta área.
    Irei arrancar um dente queixar na próxima segunda-feira.
    Como devo escovar os dentes, posso passar a escova no local a partir de quantos dias? Durante o período que ficarei sem escová-lo posso colocar creme dental no local ou enxaguante bucal?
    Trabalho o tempo inteiro no computador e com leitura de documentos, posso baixar a cabeça e trabalhar normalmente, ou tenho que tirar folga do trabalho?
    Agradeço desde já a sua atenção.

    • Carla, fico feliz em ajudar. :)

      Você só vai conseguir escovar direito a área depois da remoção dos pontos, o que é feito depois de 1 semana, geralmente. Nesse tempo, não precisa usar pasta de dentes, utilize apenas um cotonete umedecido pra limpar a região superficialmente (não introduza o cotonete em lugar nenhum, ok?!). Enxaguante bucal pode ser útil, mas apenas se seu dentista prescrever… e nas primeiras 72 horas, não aconselha-se fazer bochecho. Em princípio, você estando bem, pode ir trabalhar normalmente.

  174. Olá, gostaria de saber quanto tempo após a extração do siso não poderei tomar bebidas quentes como chimarrão, café ou chá? Abraço.

    • Vanessa, pelo menos 1 semana.

  175. Dra. arranquei meus 6 dentes na frente faz 4 dias pq vou fazer implante, mas queria saber depois de qto tempo tenho que remover os pontos.., e depois vou ter que usar uma removível ate dar o tempo que o dentista disse, 3 meses, para fazer o implante, e isso mesmo.?? Não tem problema ficar todo esse tempo para fazer implante? E o pior que estou com nojo, não estou comendo so de pensar em colocar dente e tirar para lavar, meu Deus. Depois de qto tempo que para de doer a removível, pq não da para colocar, com os pontos doi demais e a gente precisa dar continuidade, trabalhar aff.
    Obrigada.

    • Rosemeire, os pontos costumam ser removidos depois de 1 semana. Depois disso, o incômodo e a dor devem diminuir bastante e ficar mais fácil pra usar a prótese e mastigar. Sim, é bom aguardar esses 3 meses pra que a gengiva e a parte óssea cicatrizem satisfatoriamente antes de fazer os implantes.

  176. Dra. Ana, extraí o siso superior direito há mais de 1 semana e agora percebi que apareceu uma casquinha branca que não consigo tirar e que está me deixando irritada, tenho que voltar a dentista ou posso tentar arrancar???

    • Debora, se você não sabe o que é a “casquinha”, melhor não mexer. Pode ser algo normal do processo de cicatrização, pode ser um pedacinho de osso solto… enfim, procure seu dentista e relate o problema.

  177. Olá, tenho uma dúvida… extrai um molar inferior hj a tarde por ter perdido ele por falta de tratamento, enfim… achei estranho que a Dentista o extraiu mas não fez sutura… deixou o local aberto, só colocou um medicamento, gaze e receitou um medicamento para tomar… isso está certo? Não irá infeccionar devido ao local aberto? Qto tempo para cicatrizar sozinho?

    • Paulo, a sutura (pontos) em caso de dentes já nascidos não serve necessariamente pra fechar a gengiva, mas pra formar uma “rede” de proteção para o alvéolo (o “buraco” onde estava o dente). A gengiva cicatriza um pouco diferente da nossa pele, por exemplo, é “de dentro pra fora”… então o alvéolo fica aparente durante um tempo mesmo, até fechar por completo. Enfim… vai fechar, pode ficar tranquilo. Embora o ideal seja sempre suturar, se sua dentista não julgou necessário, ok.

  178. Olá, 3 meses após a cirurgia apareceu um carocinho no local, se eu encosto sinto uma pequena dor, o que pode ser?

    • Leticia, deve ser alguma lesão de origem inflamatória. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, não deve ser nada grave, mas é bom verificar.

  179. Doutora, extrai meu dente na quarta, hj na sexta já voltei a escovar os dentes, quero saber por favor se posso usar o enxaguante Colgate Plax, ou se é proibido, se pode fazer mal?? Pq o Periogard eu achei caro e esse eu já tinha em casa.

    Grata.

    • Ju, o Periogard é mais indicado para o pós-operatório, por ele é a base de clorexidina. O Plax é à base de triclosan… não que faça mal, mas é bem menos útil pra esse período.

  180. Olá… Fiz a extração do siso ontem… Mas não levei pontos e o espaço em que o dente saiu é enorme, porque o meu siso cresceu como os outros dentes… Será que vai cicatrizar num tempo normal como os que levam pontos??
    Obs: foi a primeira vez que extrai um dente.

    • Sim Denise, vai cicatrizar da mesma forma. Os pontos em caso de extrações dentárias de dentes já irrompidos não servem pra “fechar” o buraco, mas pra proteger o alvéolo em cicatrização. A cicatrização ocorre “de dentro pra fora”, diferente do que acontece na nossa pele, por exemplo. Então fica um “buracão” mesmo, mas ele fecha, com pontos ou não.

  181. Boa noite doutora, extrair meu dente hoje dia 19/03, queria sabe se posso ir ao estádio de futebol no dia 23/03.

    • Depende, Merciane. Se for pra ficar sentadinha no seu lugar, ok. Se for pra ficar no meio da geral, no sol, aí não dá. Evite aglomerações, calor e esforço físico pelo menos na primeira semana após a extração.

  182. Olá, Dra. Extraí um dente, e estou tomando Amoxilina de 8/8hrs. Meus familiares disseram que por estar tomando esse antibiótico, eu não poderia comer carne de porco, ovo e peixe… Isso é verdade? Se sim, por que?

    • Não Gabrielli, não é verdade. Você pode comer normalmente, apenas evite alimentos muito quentes ou consistentes, prefira os mornos e pastosos.

  183. Fiz duas cirurgias para retirar meus sisos inferiores, após uma semana retirei os pontos, depois fui ao meu cirurgião pra ele avaliar a minha cirurgia pois não foi ele quem tirou meu ponto… aí ele disse que estava tudo bem e mandou eu usar uma seringa para fazer a limpeza daqueles buracos que ficam lá atrás, aí quando eu espirrei agua no buraco saiu um pedacinho de frango, quando eu peguei tinha vindo algumas linhas (do ponto) e depois começou a sangrar, fiquei desesperada o que faço? Deve ter acontecido algo lá dentro??

    • Não precisa se preocupar, Jessica. Às vezes pode ocorrer um pequeno sangramento, pois o local ainda está em cicatrização e, portanto, há um processo inflamatório em curso. Continue, apenas, mantendo o local limpo (a estratégia da seringa é ótima pra isso), e vai dar tudo certo.

      • Oi Dra. só pelas postagens pude tirar minhas duvidas, extrai um siso tem 4 dias e tava c/ muitas duvidas ainda. Obrigada.

        • Bom poder ajudar, Pri. :)

  184. Boa tarde, retirei um dente faz três semanas e o ponto não saiu, preciso ir a um dentista para retirar o ponto ou ele sai sozinho??

    • Precisa ir a um dentista, Jeil. O ponto pode até cair sozinho, mas não é adequado ficar esperando que isso aconteça.

  185. Posso beber cerveja e gelada?

    • Se você não estiver tomando nenhuma medicação, pode Evelyn. E se for tomar, que seja gelada! 😉

  186. Olá, dra.! Ontem, dia 19/12 fiz a cirurgia e extraí meus 4 sisos. Estou tomando os remédios direitinho, não sinto dor alguma e não está inchado. Sinto apenas um líquidozinho saindo do local, decorrente da inflamação. Apenas os *dentes* de baixo estão pontuados. A minha dúvida é a seguinte: como o Natal está chegando, daqui pra lá já poderei comer normalmente ou devo apenas ficar olhando (e invejando) todo mundo ceiar? (risos) Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog! :)

    • Pode comer normalmente sim, Letícia. Até porque é importante uma boa alimentação no pós-operatório. Apenas pratique o bom senso, procure evitar alimentos muito duros ou muito quentes nesses primeiros dias… depois, é vida normal.

      • Obrigada pelo esclarecimento! Tenho mais uma dúvida. Na hora de dormir, posso dormir de bruços? Ou pode machucar?

        • Se você se sentir confortável, pode.

  187. Boa tarde, tirei um dente incluso, região 15, apos essa cirurgia com quantos dias posso lavar os cabelos?

    • Kinha, pode lavar já. Não há nenhuma restrição quanto a isso.

  188. Dra. Bom dia. Retirei meus dentes do ciso (superior e inferior) no dia 12.11.2013. Nos primeiros três dias após a cirurgia tive um edema muito grande devido à retirada do dente inferior que não havia nascido totalmente ainda. Acredito que o dentista teve que mexer com a mandíbula e isso causou o edema. Após cinco dias da cirurgia o edema passou e quando fui retirar os pontos (após 01 semana) o dentista disse que a minha cicatrização foi ótima. Voltei a comer normalmente e retomei meus exercícios físicos após 15 dias da data da cirurgia. Os exercícios que pratico são caminhada intensa e corrida. Hoje, 20 dias após a extração, o edema no local voltou e exatamente no local da cirurgua está muito inchado também (por dentro). Estou muito preocupada pois já fazem 20 dias da extração. O que pode estar acontecendo dra.?

    • Bruna, é só o edema ou dói também? Se for só o edema, você não precisa se preocupar, ele vai diminuir aos poucos. Você pode fazer compressas quentes pra ajudar a resolver o processo inflamatório. Se aparecer algum outro sintoma importante, procure seu dentista pra reavaliar.

  189. Boa tarde,

    Extraí um dente ontem, posso me masturbar hoje??? Tem algum problema nisso? Verdade que pode causar hemorragia??

    • Eduardo, o que você precisa evitar, nesta fase, é esforço físico. Se ao se masturbar você não fizer muito esforço, pode sim. Ou seja, não há proibição desde que você vá com calma, ok?!

  190. Posso usar água oxigenada volume 10 na cicatrização do siso?

    • Não há necessidade, Luiza. Além disso a água oxigenada 10 vol não é adequada para utilização direta no meio bucal, pois pode causar descamações, feridas em mucosa e gengivas, etc.. Use água ou um enxaguante bucal, já e suficiente.

  191. Eu queria saber depois de quanto tempo eu vou poder voltar a consumir bebidas alcoólicas e fumar?

    • No mínimo 1 semana pra poder fumar, Kevin (cigarro NUNCA é seguro, mas enfim…). Quanto à bebida, se você não estiver tomando nenhuma medicação, ok.

  192. Fiz uma cirurgia para tirar um dente, é o antepenúltimo, estou com muito mau cheiro. Gostaria de saber o quer fazer para aliviar o mau cheiro e mau hálito? E sai uma agua com um gosto um ruim, queria saber pq?

    • O mau hálito provavelmente é decorrente da dificuldade de higienização (comum nessa fase), o que causa acúmulo de resíduos e placa bacteriana, Pabliane. O líquido com gosto ruim é um produto da inflamação, sua presença é bem comum também (por causa do processo de cicatrização), e ele costuma piorar o mau hálito. O que você pode (e deve) fazer no momento é apenas procurar manter o local o mais limpo possível. Você pode usar um cotonete umedecido pra limpar a área superficialmente (não introduza o cotonete em nenhuma reentrância mas profunda).

  193. Dra.

    Retirei o siso na segunda-feira, no domingo posso comer uma carne de porco?
    Foi uma extração normal, sem pontos.

    Obg.

    • Pode sim, Riva. Bom apetite! :)

  194. Dra. Ana, extrai o 1º molar inferior na sexta da semana passada (hj faz 7 dias), não sangrou muito nem ficou inchado, apenas um pouco dolorido até dois dias depois da extração! Queria saber quando posso retornar às minhas atividades na academia, já que considero minhas atividades um pouco pesadas? E qual o intervalo de tempo para que possa alisar o meu cabelo e fazer banho de lua?

    • Maria, se você está bem e já removeu os pontos, pode voltar a fazer exercícios físicos. Apenas sugiro bom senso, respeite os seus limites, volte aos poucos e vá “testando” suas possibilidades (entrar “pesado” já de início pode não ser uma boa ideia). Quanto ao cabelo, não há restrição alguma, pode alisar, etc..

  195. Olá! Extrai o siso inferior esquerdo tem 9 dias, daí ta aquele buraquinho lá no fundo, a minha dentista me falou que devo comer normalmente que ele vai cicatrizar de dentro pra fora e fecha totalmente em mais ou menos 30 dias. Minha dúvida é se posso comer sushi? Ou peixes em geral? Presunto? Esses alimentos que dizem causar inflamação. Obrigada! :)

    • Pode sim, Deise! Não há restrição alimentar nessa fase (e, pra esses alimentos, nem se a cirurgia fosse mais recente. Isso é mais “lenda” mesmo).

      • Muito obrigada, Doutora! Extraí o inferior direito na quarta (13/11) e foi mais tranquilo, não tive inchaço e o sangramento durou um pouco mais que o outro, mas atribui ao calor e o fato de esse dente ter parecido mais difícil de sair hehehe! Agora só falta mais dois que a minha dentista falou que podem ser feitos os dois no mesmo dia, já que estes não são inclusos! o/
        Minha mãe foi tentar me repreender por eu estar olhando no espelho HAHAHA!

        • Ahauahauaha! Mãe é tudo igual mesmo… 😀

  196. Obrigada doutora.

  197. Boa tarde, Ana!
    Faz dois dias que escovo meu dentes e percebo que em cima do céu da boca tem uma pequena lesão, vermelha, mas só perto de um dente. Ai faço a seguinte pergunta: é grave ou é porque machuquei? Quando uso o antisséptico bucal, arde um pouquinho, ai eu coloco sal pq pode ser uma pequena afta, mas só tá em cima de um dente no céu da boca. Penso em usar a água oxigenada volume 10, pra ver mas to com medo.

    • Raimunda, você machucou a região de alguma forma? Ao escovar os dentes ou ao comer alguma coisa? Se sim, é esperado que haja essa lesão, e ela deve se resolver em breve. Se não, pode ser que seja uma fístula, um local por onde o pus de uma infecção é liberado. NÃO USE: sal, água oxigenada ou qualquer “receita caseira”. Não adianta nada e ainda atrapalha a cicatrização. Procure um dentista pra avaliar se é apenas uma lesão em mucosa ou se é consequência de uma infecção gengival ou no canal de um dente.

  198. Boa tarde, fiz uma extração e sinto como se fosse um pedaço de dente, doi e esta incomadando Doutora, e fui ate a dentista e ela falou que seria um pedacinho do osso, á possivel? Agradeço desde ja. Eli.

    • Elisangela, é possível e, inclusive, mais provável do que um pedaço de dente. Esse pedaço de osso pode estar solto, e aí a tendência é do seu organismo expulsá-lo através da gengiva. Mas ele pode estar “preso” também, ou seja, de ter ficado um região óssea mais “pontuda” depois da extração.

  199. Boa tarde Doutora,

    Bom, eu fiz a retirada dos sisos ha 3 meses, depois de 6 dias eu fui fazer a retirada dos pontos, mas com o passar de uma semana percebi que ainda tinha 2 pontos que nao foram retirados, liguei para o consultório da minha dentista e a secretaria disse que esses pontos iriam sair por si só ate uns 2 meses, fiquei assustada mas ela me garantiu. Acontece que os pontos nao saíram e me causam mau halito, ja nao sei o q eu faço. Vou ligar para a dentista essa semana, mas na sua opinião vai ser possível a retirada dos pontos agora? Ja que se passaram 3 meses? Preciso de uma resposta urgentemente.

    Agradeço desde já.
    Nathalia

    • Nathalia, se há pontos aí mesmo, é possível retirar, sim. Digo mais, é preciso retirá-los, não há benefício algum em mantê-los por tanto tempo (pelo contrário). Sugiro que você entre em contato com a sua dentista pra fazer a remoção.

  200. Bom dia Doutora!

    Hoje faz 11 dias que eu extraí os meus 4 sisos de uma vez (que sofrimento! rs), fui ao dentista para retirar os pontos e ele disse que não tinha nada pra ser retirado, mesmo eu apontando para ele onde estavam as linhas, enfim, ele não retirou nada, disse que ainda estava inflamado e não me passou mais remédio nenhum, parecia que queria se livrar logo de mim para atender o próximo.
    Devo me preocupar com essas linhas que sinto dentro da minha boca? A escovação está bem difícil devido a pequena dor que sinto e o acúmulo de resíduos de comida que ficam láááá no fundo.
    Devo procurar outro dentista? Fazer bochechos com algum tipo de enxaguante bucal ajuda?

    • Aline, que doido isso! Será que você não está confundindo alguma reentrância na sua gengiva com pontos? Porque é altamente improvável que você esteja enxergando os pontos e o dentista não…

      Quanto à inflamação, ela é comum a qualquer processo de cicatrização, não é um problema, em si… então nem sempre é preciso medicação. Sim, enxaguante bucal pode ajudar a remover os resíduos, você pode usar uma seringa (sem agulha) com água, também.

      • Eu também achei bem doido, pior que são as linhas mesmo doutora, eu sinto com a língua sem nem encostar ela na gengiva. O médico cortou até uma parte da minha bochecha pra extrair o dente, acho que era pra ter mais espaço, e é próximo a ela que eu sinto as linhas, fiquei preocupada. Se não cair até sexta que vem eu vou voltar lá, rs.

        Obrigada pelos esclarecimentos! Fiquei mais tranquila sobre a inflamação e achei um máximo você responder a todos nós! Muito sucesso!

        • Isso Aline, qualquer coisa volte lá ou procure uma Unidade de Saúde. :)

  201. Bom dia!!! Já faz uma semana que extrai 2 dentes, no ultimo sábado, não consigo dormir de tanta dor, hoje foi a mesma coisa, porém quando coloco água para de doer por um curto período (5 minutos).
    Parece estar infeccionado, não sei se por causa de alimentos, e uma parte já cicatrizou e outra parte fica doendo, não sei o que fazer, preciso trabalhar, ir pra faculdade, porém sempre doi o que devo fazer?

    Desde já obrigado.

    • Dimilson, é bem possível que o problema seja uma infecção, sim. E se for, não há muito que você possa fazer por conta própria… procure seu dentista e relate esses sintomas, provavelmente será necessário entrar com medicação específica e, talvez, fazer uma curetagem (limpeza) no local das extrações.

      • Dra. Ana, obrigado pela atenção, vou falar com ele o quanto antes. Sucesso.

  202. Olá, fiz a extração, porém o ponto não caiu e estou com medo de ir ao dentista arrancar pois dizem que dói, hoje tem 10 dias, existe a possibilidade de acabar cicatrizando e a gengiva cobrir o ponto?

    • Thais, não dói nada! É só cortar o fiozinho e puxar… e é importante que você remova logo, pois a presença do ponto por muito tempo pode causar inflamação na gengiva pela retenção de placa bacteriana. E não, de forma nenhuma fique aguardando “a gengiva cobrir o ponto”, isso não vai acontecer. Procure seu dentista, pode ir sem medo… é rapidão. :)

  203. Arranquei um dente siso faz 9 dias, posso pintar o cabelo?

    • Pode sim, Andreza. :)

  204. Obrigada Doutora, Adorei sua pagina… Já curti…

    • Obrigada, Suzy. 😉

  205. Doutora Boa Tarde,

    Irei extrair um dente na quinta-feira, na sexta viajo, já vi nos seus posts que beber não é recomendavel por causa dos remédios, porém já arranquei uma vez e o dentista não passou nenhum remédio, só deu algumas orientações, caso o médico não passe nenhum remédio teria algum problema ingerir bebidas?

    • Suzy, em princípio, não. O maior problema com relação à bebida é a interação medicamentosa, mesmo. Mas mesmo assim, não exagere, ok?! 😉

  206. Olá, Dra.
    Eu na segunda feira (23/09) realizei a extração do meu primeiro-molar, está tudo ok, não sinto dores latejantes e não obtive inchaço em momento algum, mas quero saber, a extração ocorreu no lado direito inferior da minha boca, quando mordo, todos os dentes da região onde foi feita a extração estão um pouco doloridos e, faz 3 dias que eu fiz a extração, isso é normal?
    E, detalhe, eu gostaria de saber se a formação de “placas brancas” é normal em volta da região de extração bem como no “buraco”, estou usando o Periogard e, ele eliminou bastante essas placas, estou preocupado se ela se formaram em função do acúmulo de comida ou se houve infiltração!

    • Ian, tudo normal pelo seu relato. O esbranquiçado ou é placa (o que é provável, já que você relata que diminuiu com o uso de Periogard) ou é apenas uma cor “diferente” que a gengiva em cicatrização assume. A dor nos outros dentes é esperada e um sintoma bem comum no pós-operatório, ainda mais considerando que sua cirurgia é bem recente.

      • Entendido!
        Muito obrigado, Dra.!
        Estou menos preocupado agora, outra pergunta, eu tenho namorada, em quanto tempo mais ou menos eu posso voltar a beijá-la?
        Considerando que a minha extração foi realizada na segunda feira (23/09).

        • Por enquanto, fiquem nos selinhos :). Em 1 semana, depois da remoção dos pontos, se você estiver bem, liberado!

  207. Boa Noite.

    Fiz uma extração de um dente infeccionado que estava doendo muito, depois de 30 minutos que tirei o dente eu não sentia nenhuma dor, porém dois dias depois, que é hoje, estou começando a sentir uma dor chata no local… Isso é normal ? E o dente que está do lado de onde foi feita a cirurgia está meio sensivel, isso é normal também? Onde trabalho não preciso de esforço fisico, sou programador de sites e sistemas, porém o local de trabalho é longe de casa tenho que pegar trem e onibus lotado, isso seria classificado com um esforço e por esse motivo pode estar começando a doer ?

    Grato.

    • Certo desconforto no pós-operatório é comum, Ivan. São poucas as pessoas que não sentem nenhuma dor nessa fase. Da mesma forma, é comum que o dente ao lado do extraído fique sensível, pois ele acaba recebendo certa força durante a extração. Mas essa sensibilidade é passageira. O problema do ônibus / trem lotado é mais o calor, nem tanto o esforço… mas pela sua descrição parece que está tudo dentro do esperado por enquanto.

  208. Bom dia, tirei o siso faz 5 dias, gostaria de saber se posso usar Listerine (enxaguante bucal) normalmente.

    • Pode João, apenas não bocheche de forma vigorosa. Mas se seu dentista não prescreveu nenhum bochecho, não há necessidade.

  209. Olá!

    Eu tenho uma dúvida: depois que extraí o dente, fiz todos os procedimentos corretos para a cicatrização ocorrer da melhor forma possível. Depois de uma semana fui ao dentista tirar o ponto e vi que ficou uma cavidade no lugar em que estava o dente. Enfim, escovo os dentes e uso o Oral B, mas parece que a comida fica presa dentro da cavidade, pois aparece algo branco lá no fundo, nem sei o que é, não sai de jeito nenhum. O que devo fazer para limpar o local? Sei que não posso cutucar, mas tenho medo de infeccionar e me causar maiores problemas. Me ajude!!!

    • João, provavelmente você fala de um dente inferior (siso?). Nesse caso, a gengiva pode levar algumas semanas pra fechar por completo, é assim mesmo. Apenas procure manter o local limpo, que é o que você, me parece, já vem fazendo. O “algo branco” que você enxerga na cavidade provavelmente é o osso da sua mandíbula… mas não se preocupe, isso é normal nessa fase inicial de cicatrização.

  210. Doutora,

    Extraí um dente e tudo ocorreu perfeitamente bem durante o período pós operatório. Portanto, sete dias depois fui ao consultório para tirar os pontos, o fiz e a dentista disse que a cicatrização da gengiva estava em curso normal. Porém, quando cheguei em casa, senti uma sensibilidade/desconforto nos dentes vizinhos ao que foi extraído, um certo incômodo, sangrou um pouquinho, mas depois parou. Então, isso é normal?

    • É sim, Leto. Pelo seu relato, parece que vai tudo bem. :)

  211. Olá. Sei que fumar nunca é seguro e, pelo o que li aqui, é recomendável evitar por uma semana após a cirurgia (extrai dia 5 deste mês dois sisos e ainda faltam tirar mais dois), mas ainda estou com um coágulo de sangue na garganta que não sei quando sairá; não sinto dor, nem nada. Segundo o buco-maxilo que olhou, o sangue do siso superior desceu pra lá e é normal acontecer. Já tirei os pontos e, pelo visto, já cicatrizou. Minha preocupação é fumar com a garganta assim.

    • Raquel, realmente, fumar nunca é seguro… mesmo passada 1 semana da cirurgia. A presença do coágulo na garganta, em si, não traz mais riscos.

  212. Oi dra, fiz no dia 10 agora a extraçao do dente 36, foi dificil pq meu dente tava mto quebrado, doeu mto pq tava inflamado, meu dentista me passou 3 tipos de remedios diferentes, 2 deles tomo de 6 em 6 hrs e o outro em 8, 8 hrs, um deles é mto forte, sinto ate gosto amargo na boca quando tomo, pode fazer mal tomar todos eles de uma vez? Eu sinto que meu estomago nao aceita, sinto vontade de vomitar mas passa, é normal? O q pode ser? Grata :)

    • Flaviana, alguns medicamentos agridem um pouco o estômago, mesmo, principalmente os anti-inflamatórios. Apenas continue tomando-os nos horários e da forma prescrita pelo seu dentista. Converse com ele pra, quem sabe, tomar uma medicação para o estômago junto com os outros remédios, deve aliviar bastante o problema (esse tipo de estratégia é bem comum).

  213. Olá, eu de novo hehehe.. :) E em relação às “raízes entrelaçadas”, onde a anestesia demora mais a pegar, pode me dizer algo? Grato novamente, boa tarde!!

    • Não sei exatamente o que o seu dentista quis dizer com “raízes entrelaçadas”… mas me parece ser uma questão anatômica, uma dilaceração radicular, por exemplo (quando a raiz muda de direção bruscamente). Em princípio, sendo isso, não há relação com a demora da anestesia a se instalar. O que pode dificultar que a anestesia faça efeito é a inflamação do tecido gengival, o que altera a “acidez” dos tecidos.

  214. Olá Dra. como vai? Semana passada, mais precisamente dia 27 de agosto, arranquei 2 dentes superiores (incisivo lateral direito e o canino direito) estou tomando amoxicilina de 8 em 8 horas, porem meu rosto andou inchado (melhorou ontem) mas a sensação de anestesia as vezes fica direto. O que pode ser? Claro, tem um porem, eu fumo desde o outro dia pós extração :( e queria saber se os pontos caem sozinhos. Ah, tambem senti MUITA DOR na hora da extração, pois nunca me esqueço que minha antiga dentista dizia que tenho as raízes “entrelaçadas”, relatei isso ao meu dentista e o mesmo não levou em consideração. Desculpe por tantas perguntas hehehe… Desde já grato pela atenção! Boa tarde!!!

    • Thiago, o prolongamento da sensação anestésica se chama “parestesia” ou “hipostesia”. É uma ocorrência pós-operatória relativamente comum, que costuma se resolver de forma espontânea. Os pontos devem, preferencialmente, ser removidos pelo seu dentista… porque se você ficar esperando eles caírem, pode demorar MUITO até isso acontecer. E realmente, fumar não ajuda em nada…

  215. Bom dia! Meu namorado fez uma extração de siso há 8 dias, já tirou os pontos, mas está um buraco no local da cirurgia. Gostaria de saber se podemos nos beijar normalmente ou se há algum risco de infecção. Obrigada.

    • Layla, podem sim. Esse “buraco” vai levar algumas semanas pra se fechar. Enquanto isso, desde que ele mantenha a região limpa, vocês não devem ter problemas. :)

  216. Olá, eu arranquei dois dentes do siso quarta feira, eu toco tuba (instrumento de sopro) gostaria de saber quantos dias tenho que esperar pra tocar, tenho uma apresentação daqui a uma semana, tenho medo que pelo movimento que se faz com a boca, ocorra uma hemorragia algo assim. Desde já obrigado.

    • Roberto, um pouco mais de 1 semana deve ser tempo suficiente, isso se o pós-operatório não mostrar nenhum sintoma diferente.

  217. Olá ! Tudo bem ? Extrai 4 dentes do siso ha 5 dias, posso fazer escova progressiva?

    • Pode sim, Erika. No caso de usar secador, apenas evite direcionar o ar quente diretamente para a região do rosto correspondente ao local das extrações.

  218. Ola dra, ha aproximadamente 17 dias extrai 3 sisos. Transcorreu tudo bem, mas como fiquei com trismo e somente esses dias que consegui abrir bem a boca, verifiquei que a dentista esqueceu de tirar um dos pontos, tentei eu mesma tirar e nao consegui, parece que ja cicatrizou e o fio ficou grudado na gengiva, terei algum problema futuramente por causa disso? Esse fio que pra mim parece ja grudado ainda pode sair? Desde ja agradeço a atençao.

    • Sai sim, Kelli. E é bom remover, porque esse fio representa um local de retenção de placa bacteriana, então pode inflamar, dar gengivite, etc.. Procure sua dentista e peça pra ela remover.

  219. Na quarta feira 21/8/2013 fiz uma extração de um dente, peguei 3 pontos, só q a medica do SUS não me medicou nada e ainda disse q eu tinha ganhado essa extração no grito. Agora to sentindo um pouco de dor, então passei a tomar cataflan por minha conta. Na hora me deu uma vontade de falar umas coisas pra medica, mas com a boca cheia de gazes num deu, infelizmente.

    • E o Cataflan ajudou, Pedro? Se ajudou, mantenha por mais 2 ou 3 dias. A tendência é a dor pós-operatória diminuir com a cicatrização.

  220. Olá Dra.
    No dia 13/08 fiz a extração de um dente siso inferior (na posição horizontal que segundo o dentista teve uma certa perca óssea na cirurgia), o dente foi retirado em três partes; inchei moderadamente e depois fiquei com a bochecha meio roxa. No dia 21/08 retirei os pontos e sangrei um pouquinho na hora; no outro dia percebi que havia um buraco entre a gengiva e a bochecha e senti um leve gosto de sangue. O dentista tinha permitido que eu voltasse a malhar e retomasse minha vida diária. E agora ? Queria voltar a malhar, mas será que irá abrir mais?? Estou muito preocupada!!!
    Obs: tomei amoxicilina (7 dias), nimesulida (4 dias) e paracetamol (3 dias)e repousei 5 dias. Cuidei também da alimentação. E sou professora. Aguardo ansiosamente respostas.

    • Kaká, pelo seu relato parece que vai tudo muito bem! Os sintomas que você descreve são comuns, inclusive o “buraco”. Não vai abrir mais não, e pode levar algumas semanas para a área se fechar por completo. Até lá, é só procurar manter o local limpo. Pode voltar a malhar, apenas respeite seus próprios limites.

      • Muito obrigada, Ana, pelo esclarecimento e pela agilidade da resposta!!!

        • 😉

  221. Eu fiz a extração do meu dente hoje, sera que amanha já posso dar uns beijo na boca?

    • Lucas, o ideal seria esperar um pouquinho… pelos menos uns 3 ou 4 dias, pra que haja uma boa cicatrização inicial, pelo menos.

  222. Bom dia, Dra., tem 5 dias que extrai o siso, foi meio complicado, a raiz nao queria sair, foram quase duas horas mas tudo bem, senti dor apenas no dia quando a anestesia passou, estou tomando o medicamento certinho, mas quando olho tem uma coisa meio amarelada em cima, e fica um liquido salgado e com um gosto e cheiro ruim, sera que ta inflamado ? Ainda esta um pouco inchado. Me tire esta duvida. OBRIGADA.

    • Aline, o amarelado pode ser apenas um aspecto diferente da gengiva em cicatrização ou, até, uma afta por causa do atrito do instrumental na hora da extração. Por outro lado, o “líquido salgado” pode ser pus, nesse caso seria sinal de infecção. Mas como você não relata dor importante, parece que não é, não. Esse líquido deve ser apenas um exsudato inflamatório, comum no período de cicatrização. Se a dor aumentar ou inchar, procure seu dentista pra reavaliar.

      • Muito obrigada Dra., noite passada senti um pouco de dor, nao sei se foi pq parei de tomar a nimesulida, ou se foram os pontos repuxando, pois hoje caiu um e acho que ja tinha caido outro, vejo que agora so tem um, mas ainda estou tomando a amoxilina.

        • Então tome a nimesulida mais 2 ou 3 dias, Aline. Nessa fase do pós-operatório é bom tomar um anti-inflamatório / analgésico, por uma questão de maior conforto para o paciente.

  223. Olá, por gentileza, eu extrai um dente e gostaria de saber se caso eu nao volte no dentista p tira os pontos em oito dias, ele cai naturalmente ou tem q tirar apos oito dias? Obrigado!!!!

    • Carlos, os pontos podem até cair… mas não há garantia de que isso vá acontecer. Você pode até procurar um posto de saúde pra remover esses pontos, é rapidinho. E é bom tirar porque senão eles ficam juntando resíduos alimentares, placa bacteriana, etc..

  224. Arranquei o dente na quanta feira dia 6, posso escovar o cabelo?

    • Pode sim, Weslane. Apenas evite direcionar o calor do secador diretamente sobre a área do rosto correspondente ao dente que foi extraído.

  225. Extrai meu dente ontem, sangrou muito mesmo, posso lavar meu cabelo?
    Urgente.

    • Pode, uma coisa não interfere na outra.

  226. Depois de muita enrolação minha e depois do dentista lindo que resolveu tirar férias, vou extrair o siso inferior direito que tá incluso. Ele já me receitou amoxilina, dexametasona e lisador pra começar a tomar uma hora antes do procedimento. Meu medo é o estômago não aguentar, visto que depois que tive dengue ele nunca mais foi o mesmo. Posso tomar um por vez com o intervalo de meia hora ou algo do tipo tomando o analgésico por último?

    Fiquei aqui lendo as dúvidas do pessoal e vi que tem mais gente com dúvidas que eu, afinal, meu medo maior é não conseguir falar na terapia no dia seguinte. Mas acho que nada se compara a dor que já senti com esse dente aqui apontando, sangrando, inchando, inflamando… depois vai ser fichinha.

    Ana, obrigada por esse espaço tão esclarecedor. Pode ter certeza que vou com menos medo pro consultório amanhã.

    • Mariane, pode sim! Tome cada um com intervalos, se você preferir assim, por causa do estômago. E por nada, fico feliz em ajudar de alguma forma. Até dei RT no seu tweet. 😉

  227. Quanto tempo depois dos implantes posso fazer sexo? Fiz 4 implantes dia 30/07/2013.

    • Ronildo, 1 semana já é suficiente pra que a gengiva esteja com uma boa cicatrização. Como hoje é dia 7, se você estiver se sentindo bem, ok.

      • Obrigado Dra., muito obrigado.

  228. Estou tomando amoxilina 500mg, por causa do implante, por que não posso comer, ovo, peixe e carne de porco?

    • Pode sim, Rute! Não há nada que contraindique a ingestão desses alimentos. Se a cirurgia for recente (menos de 1 semana), apenas evite alimentos muito quentes ou muito duros.

  229. Boa tarde, tenho 17 anos e daqui alguns dias irei extrair o penultimo dente antes do siso na parte de baixo do lado direito da boca, pois está um buraco nele há muito tempo e minha dentista disse que ele não tem mais jeito, então eu queria saber como eu vou conseguir me alimentar, pois o penultimo dente do outro lado da boca embaixo, antes do siso, está com uma massinha pois estou passando por uma restauração, e são os dois dentes onde eu costumo mastigar os alimentos, será que irei conseguir me alimentar normalmente? Pois um eu irei extrair e o outro está com massinha e tenho medo de ela sair após comer algum alimento, por isso estou evitando comer qualquer coisa… outra dúvida, no local onde está a massinha eu posso comer bem devagarinho algumas coisas, como: bolacha recheada, salgadinhos, salgados, e etc? por favor se puder me responder eu agradeço, obrigado!

    • Rubens, não tem jeito: você vai ter que mastigar ou de um lado ou do outro. Logo após a extração são vai dar pra ser do lado direito, então sugiro que você o faço do lado esquerdo, mas evite alimentos muito duros ou pegajosos. E, assim que possível, que restaure em definitivo o dente com a “massinha”, pois assim ele fica frágil e pode quebrar.

      • Obrigado pela resposta! Tenho uma última dúvida, tem alguma coisa como bolachas recheadas, salgados como coxinha e etc, que eu não possa comer durante o tempo que estou com a “massinha” no dente? Ou posso comer qualquer coisa com calma que não seja dura e nem pegajosa? OBS: você poderia me indicar algum alimento para eu poder comer sem medo de soltar a “massinha” ? Se puder sugerir alguns eu ficaria muito grato, mais uma vez obrigado. Abraços!

        • Nenhum alimento específico, Rubens… se não for duro e pegajoso, tá ótimo. Uma coxinha, por exemplo, é segura. Bolacha depende… tem umas mais duras, outras nem tanto… mas se você for com cuidado, ok. Na verdade, certeza absoluta de que o curativo não vai se desprender, não há. Mas tomando cuidado, geralmente isso não acontece.

          • Ok Dra, muito obrigado pela sua resposta. Abraços!

  230. Bom dia Dra. Ana.
    Bom, faz duas semana que fiz a extraçao, quando tirei uns pontos teve um leve sangramento, sendo que eu penso que com duas semanas já era pra ter fechado. Mas ainda tá com um buraco. Afinal com quantas semana fecha? E é normal ter sangramento leve quando faz a escovação? Pois me preocupo muito, pq os outros dois dentes não agiram assim. E normal ou não? Me tire essa duvida.

    • É assim mesmo, Raimunda. O “buraco” pode levar dias e até semanas pra fechar por completo, e um pequeno sangramento durante a remoção dos pontos é comum, assim como na escovação. Procure limpar a área apenas superficial e delicadamente.

  231. Oi, gostei muito do site :) e tenho duas dúvidas, hoje arranquei um dente de trás, e queria saber mais ou menos em quanto tempo o buraco onde ficava o dente vai fechar? E a outra é, meus dois dentes da frente são assim : \/ (tipo fazendo um V para trás) quando eu for colocar aparelho vou ter que arrancar um de trás para dar espaço, ou esse que tirei hj ja serve? Você acha que é muito difícil arrumar dentes assim? Agradeço a resposta.

    • Fernando, pode levar algumas semanas até o “buraco” se fechar por completo. Não sei se entendi bem o seu “V pra trás”, você fala do formato dos dentes ou da orientação do longo eixo deles? De qualquer forma, a correção depende do espaço disponível. Havendo espaço, o alinhamento não deve demorar. Não sei dizer se no seu caso há espaço, depende, também, de qual dente de trás você extraiu. Mas, em princípio, não vejo razão pra mais extrações.

  232. Olá, boa tarde Drª, eu fiz uma extração na ultima quinta (25/07), sangrou só um pouco no mesmo dia, no outro já não sangrou mais, e não senti mais nada em relação a extração, mas minha lingua ficou dormente, acredito que seja efeito da anestesia, só que até hj sinto um efeito de queimação e de formigamento, do lugar do dente mesmo não sinto nada, o q será q aconteceu? Tem algum medicamento q eu possa usar? Por favor me ajude.

    • Jack, você está passando por uma condição chamada “parestesia”, que é a falta de sensibilidade num local após um procedimento cirúrgico OU um conjunto de “sensações estranhas”, como queimação, formigamento, dor, coceira, etc.. Felizmente, o quadro costuma ser reversível na grande maioria dos casos. Terapia com laser e certos complexos vitamínicos podem ajudar, converse com o seu dentista e relate o problema. Tem um texto só sobre o assunto aqui: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

      • Muito obg pelo esclarecimento, Drª Ana.
        Só mais uma coisa, tbm estou com dificuldade de abrir minha boca, ela só abre uma parte, na proporção de um dedo mais ou menos, eu tento abrir mais, mas não consigo, machuca, isso é normal? E outra, agora a noite fui escovar os dentes e sangrou um pouco, mas ja parou, o q isso pode ser? Estou com medo de q seja uma coisa grave.

        • Essa dificuldade de abrir a boca se chama “trismo”, e é bastante comum depois de extrações dentárias em que o paciente fica muito tempo de boca aberta. A tendência é ir melhorando aos poucos, em alguns dias você já deve estar ok. Quanto ao sangramento, se foi algo rápido, que não persistiu, creio não haver razão pra preocupação. Como a região ainda está em cicatrização, pode acontecer.

          • Muito obg Drª Ana por todos esclarecimentos, adorei o blog, muito bom.

          • 😉

  233. Olá Dra. Ana! Arranquei 3 sisos na última quinta-feira, dois superiores e um inferior que estava incluso! Vou retirar os pontos na próxima quinta. Gostaria de saber se há algum problema em ir a aula amanha (segunda) e quando posso beijar meu namorado na boca novamente! Rsrsrs Desde ja, mto obrigada por sua atenção!!!

    • Pode ir pra aula sim, Renata. Apenas evite grande esforço físico e ficar com o rosto diretamente exposto ao sol. Quanto ao beijo, é bom evitar os muito “animados” por enquanto. Selinho pode ;). Completada 1 semana da cirurgia, você já deve estar ok.

  234. Boa noite, Dr°!
    Sexta feira dia 26/07, extrai o meu penúltimo dente do lado esquerdo da parte de baixo, no 1° dia dormi normalmente e não senti dor, já de sábado para domingo doeu bastante, e hoje também ta doendo muito, parece que os pontos tão repuxando, porém pra extrair ela teve que mexer bastante, pois estava bem presa a raiz, é possível que tenha ficado algum pedaço de dente ? E essa dor do que seria? E nos pontos fica tipo uma carninha branca é normal? Ela me receitou o Ibuprofeno de 6/6 hrs, porém me aconselharam a tomar o nimesulida, é melhor ? Obrigada.

    • Jéssica, sua cirurgia é BEM recente, então você está na fase em que os sintomas são mais fortes, mesmo (ainda mais se foi uma extração um pouco mais complicada). Todo pós-operatório pode trazer alguma dor e desconforto, o que, via de regra, se ameniza com a medicação. Não acho que tenha ficado algum “pedaço de dente”, pelo menos nada no seu relato me leva a pensar dessa forma. O aspecto branco pode ser placa bacteriana ou apenas uma coloração diferente que o tecido de cicatrização assume… é comum. Quanto à medicação, obviamente você deve tomar aquela que o seu dentista prescreveu.

  235. Bom dia, Ana. Hoje tirei o resto dos pontos, mas eu fiquei um pouco assustada pois ficou um buraco, é normal ou não? Outra coisa, caso se cai algumas comidinhas nesse buraco o que fazer para não inflamar? E se sai um pouquinho de sangue e normal, não sai muito só uma besteira, mas fico um pouco assustada pq esse dente foi superior e justamente a parte aonde eu mastigo. Já fiz três extrações e não teve isso, pq foi na inferior. Sera que é pq fiquei nervosa. Me tire essa dúvida, se é normal ou não.

    • Raimunda, o “buraco” é assim mesmo, leva um tempo pra fechar por completo. Sim, podem acorrer episódios de sangramento, mas desde que rapidamente controlados, em princípio, não há problema. Quanto à limpeza, você pode usar um cotonete úmido, de forma superficial (não introduza o cotonete em lugar nenhum!), e/ou uma seringa (sem agulha) com água ou soro. Ajuda a remover os resíduos.

  236. Fiz a extração de um dente extranumerário quinta-feira passada, e o ponto soltou e ficou uma parte presa ainda, parece que ficou um buraco ainda, é normal o ponto cair ??

    • Acontece, Bruno. Se não estiver incomodando você, se você não estiver com dor, não tem problema. O “buraco” é assim mesmo, leva um tempinho pra gengiva se fechar por completo.

  237. Olá, eu irei extrair o siso, talvez os dois que faltam …
    So que o dente esta dentro do osso, não nasceu, e o dentista disse que tinha que extrair e também o local esta doendo muito …
    Tenho meu filho de 1 aninho que é bem gordinho, pesa 14 kilos …
    Ele pede mto colo e abaixo mto, não tenho com quem deixar ele, fico em casa sozinha com ele fazendo comida e arrumando a casa, tem problema eu depois de ter feito a cirurgia pega-lo no colo varias vezes ?

    • Walkiria, bom não é. Mas é compreensível que você tenha que pegá-lo no colo em algum momento. Procure fazer isso sentada, se possível.

  238. Fiz a extração dos sisos terça passada e ontem a noite um ponto abriu e sangrou. O que devo fazer pra nao inflamar / infeccionar?

    • Nada em especial, José, apenas evite alimentos muito duros procure manter a higienização em dia.

  239. Obrigada por ter me ajudado.

  240. Boa noite, Ana. Bom, queria tirar uma duvida. Fiz uma extração que levei dois pontos. Isso aconteceu segunda dia 15/07 e quando foi dia 18/07, quando fui escovar o dente, percebi que um dos pontos se soltou, que o fio veio na escova. Fiquei desesperada e to com medo, pois extração dentária e seria. Por favor me responde pq me recomendaram agua oxigenada volume 10 que e cicatrizante, mas tenho medo de me prejudicar, afinal só iria tirar depois de oito dias.
    Agora me responde outra coisa, posso fazer sexo ou não é recomendado?

    • Raimunda, não precisa se desesperar… o ponto às vezes se solta sozinho, mesmo. Não recomendo a água oxigenada, não há necessidade. Sim, pode fazer sexo, apenas evite sexo oral e beijos muito “entusiasmados”. 😉

      • Boa tarde Ana, outra dúvida que esqueci de te perguntar, caso no ponto cai algum residio de comida, o ideal e fazer um gargarejo com água morna e sal ou não? Porque pode ocorre de dar infecção se não cuidar da área. Esse e o tipo de remédio caseiro, pois ele é ideal ou não? É mito?

        • Essa é uma sugestão muito comum, Raimunda, até por parte de alguns colegas. Mas confesso que não vejo benefício algum. Claro, o sal “puxa” água, então sua presença, de alguma forma, faria uma drenagem que aceleraria a resolução do processo inflamatório (em tese). Porém eu vejo mais benefícios em se usar um antisséptico bucal (à base de clorexidina, preferencialmente), que além de prevenir uma infecção também ajuda na limpeza e controle de placa.

  241. Dra. Ana, boa noite. Tirei os 4 sisos ontem (16) no começo da tarde, e eles estavam inclusos. Primeiro, as minhas bochechas estão muito, muito inchadas (estou parecendo o Fofão, sem brincadeira) e com um nódulo na parte inferior de cada lado. Pesquisando na internet vi que só posso colocar gelo nas primeiras 24 hrs após desse tempo ele faz o efeito contrário… é verdade?

    Segundo, perto da extração do dente inferior direito está roxo, é normal?

    Terceiro, posso gargarejar água gelada com sal pra ajudar a cicatrização dos pontos? Se sim, a partir de qual dia?

    Quarto, como deve ser a higienização da boca? Posso escova-lo e bochechar o anti-séptico sempre após comer? Tenho medo na hora do anti-septico os pontos abrirem… existe essa possibilidade?
    Aguardo resposta, obrigada.

    • Paula, você pode fazer compressas frias nas primeiras 48h, pra controlar o inchaço. Depois disso, é melhor fazer compressas quentes, pra favorecer a resolução do processo inflamatório. O hematoma é comum e esperado. Não vejo benefício em se fazer bochecho com água e sal, use o antisséptico, então. Apenas não faça bochechos muito vigorosos, os pontos podem se soltar, sim, e causar sangramento. De leve, ok?! :)

      • Ok, Dra. Mas a compressa quente não vai ser vasodilatador e pode ter sangramentos nos pontos, nao?

        • Você teve algum episódio de sangramento? Se não, não vejo razão pra ter agora, mesmo com a vasodilatação. Veja, você não precisa fazer as compressas quentes, não é um procedimento obrigatório. Pode haver benefício, mas o quadro vai se resolver de uma forma ou de outra (com ou sem compressa).

  242. Boa tarde Ana, andei lendo uns posts, entao evitarei fazer perguntas repetidas. É o seguinte, vou tirar um siso amanha (quinta-feira) e outro segunda-feira, quero saber se isso vai piorar a situação ou é melhor esse intervalo de dias? Domingo tem aniversario do meu pai, posso beber algo alcoolico se o dentista nao receitar a amoxilina?

    • Bianca, os sisos são do mesmo lado? Se sim, eu faria os 2 de uma vez só, o incômodo do pós-operatório será praticamente o mesmo. Se forem em lados diferentes, até pode ser feito com esse intervalo… ele não prejudica você em nada (a não ser que você não esteja conseguindo abrir muito a boca por ocasião da extração do segundo siso, pode acontecer. Aí seria preciso postergar essa segunda cirurgia). Se você estiver tomando qualquer remédio no domingo (antibiótico ou não), não deve consumir bebida alcoólica.

  243. Olá, bom dia.
    Irei fazer uma extração de raiz (não são os sisos, são dentes quebrados que só restaram as raízes), e tenho um evento marcado para o sábado, será que poderei ir? A extração será na quinta pela manhã.

    • Daiane, em princípio, sim. Desde que o evento não exija de você esforço físico ou que você fique exposta diretamente ao sol, não deve haver problema.

  244. Boa tarde! Drª, extrai um dente e minha ortodontista colocou uma mola aberta de nitinol, gostaria de saber em quanto tempo essa mola vai fechar o espaço do dente extraido. Obrigada desde já!

    • Gleice, depende de uma série de fatores… de qual dente é, do alinhamento inicial dos outros dentes, etc.. É possível que essa mola não seja o único dispositivo responsável por esse fechamento e mais pra frente seja necessários usar elásticos ou outras mecânicas. Mas creio que deva levar, no mínimo, 6 meses.

  245. Dra, tirei os dois dentes do siso inferiores há 10 dias, o meu ortodontista já retirou os pontos e olhando no espelho vejo que ficaram 2 buracos “grandes”, é assim mesmo ou já era pra ter fechado? Já estou me alimentando normalmente também e tô com receio de cair alimento lá dentro e eu não conseguir retirar…

    • É assim mesmo, Gabriel. Esses “buracos” podem levar semanas até se fecharem por completo. Procure apenas master o local limpo… uma seringa (sem agulha) com água limpa pode ajudar bastante na higienização e remoção de possíveis resíduos alimentares.

  246. Ta ok, obrigada! ^^

  247. Olá! Extrai um dente faz oito dias, gostaria de saber se ja posso ir à academia! Obrigada!

    • Em princípio pode, Gleice. Procure apenas não forçar muito, voltar aos poucos, respeitando seus limites. Se sentir dor, pare.

  248. Dra. Ana, extrai dois dentes do siso inferiores já faz 4 dias, minha pergunta é: sou usuário de maconha, queria saber quanto tempo terei q esperar pra poder voltar a fumar? Obg

    • Gabriel, pelo menos 1 semana (pra qualquer tipo de cigarro). O problema não é a maconha, em si, mas a pressão negativa que se cria dentro da boca ao tragar a fumaça, além do calor gerado.

      • Obg pela resposta, Dra.

  249. Olá Dra. Ana! Fiz a extração de dois sisos inferiores quarta feira dia 3/07 as 15h da tarde. Foi uma cirurgia um pouquinho complicada porque teve que raspar gengiva e foi usado a broca pra serrar o osso pra poder remover os dentes. Mas logo após a cirurgia so tive um pequeno sangramento e logo passou, nao sangrando mais. Inchou, mas já esta passando, só esta dolorido ainda! E estou com algumas duvidas na questão de limpeza… tem uma coloração branquinha no local, mas nao é muita, isso é normal? Tenho medo de higienizar porque ainda esta dolorido, mesmo higienizando com cotonete! O que faço? Tento higienizar mesmo assim ou deixo passar mais esse dolorido? Estou tomando todos os medicamentos corretamente e seguindo todas as orientações. Será que amanha já poderia comer outra coisa diferente, como um creme de galinha? Sem ser quente, claro! Nao agüento mais sorvete e vitaminas! Rsrsrs. Obrigada!

    • Laiza, essa coloração esbranquiçada do tecido é bem comum. Ou é uma coloração “diferente” que o tecido em cicatrização assume ou é placa bacteriana. Sendo o segundo caso, ela pode (e deve) ser removida, mas apenas superficialmente (com o cotonete, mesmo). Tente higienizar, realmente deve doer um pouco, apenas não introduza o cotonete em lugar nenhum, a limpeza é apenas superficial. E sim, pode introduzir alimentos mais sólidos na dieta, apenas não coma, por enquanto, comidas muito quentes e/ou muito duras. É mais questão de bom senso, mesmo… vá “testando” seus limites (com juízo!). :)

      • Ok Dra! Muito obrigada por tirar minhas duvidas!

  250. Olá Ana, extrai um dente mas não foi ponteado, há algum problema nisso, e outra coisa, as pessoas aqui em casa dizem que não posso olhar no espelho rsrsr é verdade isso ou mito?

    • Natanael, geralmente se dá pontos (até pra proteger o local da extração), mas se o seu dentista não julgou necessário, ok. E CLARO que você pode olhar no espelho, não vai acontecer nada, no máximo estará inchado. :)

  251. Ontem extraí o meu dente “primeiro pré molar” (04/07/2013). Por quanto tempo devo comer gelado?

    • Não há necessidade de comer apenas alimentos gelados. Apenas evite os muitos duros e quentes (morno, pode).

  252. Olá Ana. No dia 27/06 retirei um dente do siso e um molar. Foi muito simples, não tive dor nenhuma, apenas algum desconforto e ontem já conseguia mastigar bem. O problema é que uma das raízes do dente do siso não foi retirada porque está demasiado próxima das vias respiratórias e a minha dentista disse que ia esperar para ver se descia (naturalmente), senão, que me vai reencaminhar para um cirurgião. Tudo bem, agora o que eu gostava de saber é se preciso de tomar cuidados extra por causa desta raiz que ficou para trás. Obrigada.

    • Não Ana, em princípio você não precisa de nenhum cuidado especial. Apenas manter o local limpo e seguir as orientações pós-operatórias da sua dentista. Dependendo do tamanho do fragmento de raiz e da proximidade dela com o assoalho do seio maxilar, talvez o cirurgião bucomaxilofacial nem aconselhe a remoção dessa raiz.

  253. Ola Ana, eu retirei um siso ha 2 dias (25/06/13), não é o primeiro que eu tiro, mas esse foi até agora o mais difícil, ele também me recomendou gelado, mas eu não consigo me sustentar, tomar sopa ralinha 2 dias depois após a extração pode afetar algo? Eu estou com o rosto muito inchado, é normal também?

    • Victor, procure se alimentar bem (é importante pra sua recuperação)! Você não está proibido de comer nada e nem precisa se restringir a líquidos, apenas evite alimentos muito duros ou muito quentes. O inchaço é normal, considerando a situação.

  254. Olá doutora, no dia 04/03 foi extraído dois dentes sisos em minha boca, após ter realizado esse processo meus cabelos começaram a cair, será que é por causa das extrações mesmo? Se for, quanto tempo tenho que esperar para que volte tudo ao normal? Agradeço se puder me responder, pois estou muito preocupada. Obrigada.

    • Cleide, em princípio uma coisa não tem nada a ver com a outra. Provavelmente foi uma coincidência.

  255. Durante a gravidez o meu dente caiu e ficou somente a raiz, precisei arrancar, a dentista disse que estava com foco de pus, mesmo assim arranquei, tem quatro dias e sinto e vi que ainda tenho pus no dente, sendo que a dentista não passou nenhum remedio. Tenho que tomar antibiotico? Meu dente doi ainda.

    • Vivian, se sua dentista não prescreveu antibiótico, imagino que não seja necessário, apenas a medicação analgésica deve ser suficiente. Mas se você tem dúvida, procure sua dentista pra reavaliar.

  256. Olá doutora, tirei os pontos dos meus sisos hoje e gostaria de saber quando posso retornar a fazer musculação. Eu pego bastante peso, e gostaria de saber se tem algum problema voltar com essas atividades normais.. Tem 7 dias da minha cirurgia.

    • Você está se sentindo bem? Tem alguma dor, inchaço? Se não, já pode retomar a musculação, apenas não exagere. Volte aos poucos e vá testando suas possibilidades. É questão de bom senso, mesmo.

  257. Dra. Fiz uma extração na terça-feira 18/06/2013… Posso comer carne de porco ou faz mal?

    • Pode sim, Wanessa! Só cuidado com o local da extração, corte em pedaços menores pra não machucar.

  258. Ola Dra., arranquei o penúltimo dente inferior do lado esquerdo, hj ta com 16 dias e os pontos n caíram e notei q mesmo com a escovação e bochecho ta se formando uma camada branca, e a dentista disse q pra eu esperar cair, o q me recomenda, pois já to começando a sentir doer e inchar!

    • Fatima, não acho que você tenha que “esperar cair”. Se sua dentista não remover os pontos, procure uma Unidade de Saúde com atendimento odontológico pra fazer isso. Essa camada branca que você relata é placa bacteriana, e a presença prolongada dos pontos favorece sua formação e a ocorrência de inflamação / infecção.

  259. Eu arranquei um dente ontem, posso descolorir os cabelos hoje ?

    • Pode, Milene. Só cuide se for usar o secador de cabelos, pra não esquentar o lado do rosto em que foi feita a extração.

  260. Oi Ana, boa tarde.
    Retirei o dente do siso inferior esquerdo hj a tarde, e infelizmente me esqueci e acabei caminhado por quase uma hora no sol após a cirurgia. Algumas horas depois tive bastante sangramento e um pico de dor intenso, ambos sintomas melhoraram pois estou em repouso, tomei os remédios e coloquei gaze com soro fisiológico no local da cirurgia. Minha dúvida é com relação ao sangue coagulado, pois devido ao sangramento intenso, várias camadas de sangue coagulado se formaram, se soltaram e não teve como não cuspir.
    O sangue ira coagular novamente sem problemas? Corro o risco de ter uma alveolite? Aparentemente agora esta tudo normal e o sangramente esta diminuindo.
    tks! 😉

    • Pedro, me parece que o coágulo já se formou, e sem problemas. Creio que não há risco de alveolite (não diretamente por causa do sangramento). Apenas continue mantendo repouso e não cuspa mais… beba bastante água (gelada) pra tirar o gosto de sangue da boca, se necessário, e evite bochechar, também.

  261. Tive que tirar um siso inferior que estava incluso, mas preciso fazer um tratamento de canal em um dente superior, com quantos dias posso começar o tratamento de canal, após a retirada do siso?

    • Se você estiver conseguindo abrir bem a boca, pode tratar o canal logo em seguida. Mas por uma questão de conforto, aguarde a remoção dos pontos e uma boa cicatrização inicial (o que acontece em poucos dias), aí já dá pra começar o tratamento de canal.

  262. Olá doutora,

    Hoje é dia 03/06, retirei os 4 sisos dia 30/05. Graças a Deus não senti dores, apenas um incomodo, pois com a lingua posso sentir os pontos e aquele incômodo de que a região foi operada. Gostaria de saber se posso comer arroz, pao de queijo, bisnaguinha… nao aguento mais todas as comidas batidas no liquidificador, é nojento.

    Grata desde ja
    Laís

    • Laís, pode comer sim. Apenas evite alimentos muito duros ou muito quentes. É mais questão de bom senso, mesmo.

      • Dra. muito obrigada pela resposta. Está de parabéns por ter tanta atenção! Alimentos muito duros seria carne, né? Tenho medo de comer os alimentos e não conseguir fazer a higiene corretamente, mas estou tomando bastante cuidado.
        Obrigada

        • Também, mas depende da carne. Tem tipos de carne que são mais moles. É como eu disse , é uma questão de avaliar e ter bom senso.

  263. Eu estava com feridas na boca e sentia muita dor e por causa das feridas não abria a boca, então nem sei se estava inchado, mas acho que não pq quando melhorei das feridas conseguir abri a boca e limpei o local com cotonete, pois passar a escova não dava porque o dente anterior ao extraído tá muito dolorido, vi um buraco assustador e tbm mexi com cotonete para limpar, limpei tbm nos pontos, será que foi pq eu mexi?
    Meu dentista não pôde me atender hoje, vou tentar amanhã.
    Obrigada!

    • O “buraco” é assim mesmo, ele vai se fechar em algumas semanas. Procure manter o local limpo, mas superficialmente, nunca introduza nada no “buraco” em cicatrização, ok?!

  264. Boa tarde! Seu blog é realmente maravilhoso, parabéns!
    Dra., hoje faz uma semana que extrai 2 dos meus sisos, sábado foi meu ultimo dia com a medicação e hoje acordei com o local inchado e muito dolorido, e devido a isso nem consigo abrir a boca. Isso é normal? Não fiz grandes esforço físico, somente lavei a louça.
    Obrigada!

    • Ruana, não é comum esse inchaço tardio. Só inchou agora, mesmo? Pode ser sinal de infecção. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  265. Dra., fiz a extração de dois pré-molares faz cerca de 1h e sai um pouco de sangue ainda dos pontos, isso é normal?

    • É sim, Hendrewf. O sangramento certamente vai diminuir e parar.

  266. Dra., retirei 2 sisos hoje pela manha, ambos superiores, por extração simples. Estou com muita dificuldade para engolir, toda vez que engulo é uma dor horrivel como se a garganta estivesse bastante irritada, só que é uma dor lateral no entorno da região de um dos sisos, o outro eu nao sinto nada, e tambem percebo que continua saindo sangue de ambos, isso e normal, o que posso fazer para aliviar a dor? Atenciosamente. Obrigado.

    • Elian, dor de garganta é um sintoma comum após a extração dos sisos. O sangramento eu não chamaria de “normal” mas, se for em pouca quantidade e parar logo em seguida, não creio haver motivo para preocupação. Converse com o seu dentista, ta;vez seja o caso, apenas, de adequar o analgésico que você está tomando (trocar ou alterar a dose).

  267. Olá Drª,

    Gostaria de saber como proceder para retornar ao trabalho, pois sou auxiliar de serviços gerais, pego peso, faço movimentos rotineiros medianos, e sol em 30% da jornada de trabalho, quantos dias é o ideal para poder voltar ao trabalho?
    P/S: Extraí 2 dentes sendo que a região de 1 ainda esta muito sensível e com leve inchaço.
    Desde já muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    • Bernardo, não que você não possa trabalhar, não é necessário repouso absoluto, mas é importante evitar esforço físico e exposição direta ao sol. Pra voltar à rotina normal, pelo menos 1 semana.

  268. Olá Dra,
    Faz alguns dias que estou com a bochecha inchada por causa do siso, tive uma inflamação que causou um pequeno abscesso, tomei medicação durante uma semana e agora a inflamação cedeu, porém, percebi que antes do inchaço, ao passar a lingua no local do siso, eu podia senti-lo, após cessar a inflamação e o inchaço permaneceu um “bolo”, um volume na bochecha, como se o dente estivesse ali, e agora quando passo a lingua no local onde antes sentia o dente, não o sinto mais. Fiz a radiografia e ele está meio deitado, mas tenho medo de que ele tenha “saido do lugar” é possivel? Ele pode estar na bochecha? O que fazer?

    • Não Lays, certamente não é o caso. O “bolo” que você sentia era por causa do inchaço, uma “sensação de caroço”, digamos assim.

      • Olá Dra, extrai o dente na sexta feira (hoje faz 3 dias)… correu tudo bem, mas o tal “bolo” ainda está lá, duro e dolorido, o dentista disse que parece ser um abscesso e que eu continuasse tomando os antibióticos, o dente já não me incomoda… porém isso incomoda demais pela sensibilidade no rosto. O que pode ser?

        • É isso que o seu dentista explicou, Lays… uma “inchaço interno”, que deve ceder com a medicação e a cicatrização dos tecidos. Muitas pessoas relatam esse tipo de “caroço” após extrações dentárias.

  269. Tirei os terceiros molares inclusos há 9 dias (superior e inferior direito), passei muito tempo com o rosto bastante inchado, até hoje sinto que ainda está. O grande problema é que não estou sentindo minha língua na metade do mesmo lado da cirurgia, três dias atrás descobri um “buraco” entre a gengiva e bochecha que tá tirando meu sono. O que é isso? É normal?
    Atenciosamente,
    Angie

    • Angie, esse “buraco” é assim mesmo. Ele vai se fechar aos poucos, pode levar algumas semanas. A perda de sensibilidade que você relata costuma ser passageira.

  270. Quanto tempo após uma extração dentária pode-se beijar, sem correr o risco de contrair alguma doença infecto-contagiosa, estando a “cavidade” ainda aberta? Ouvi dizer que seria necessário esperar 30 dias. Influencia o fato da “cavidade” ainda estar aberta e não ter cicatrizado completamente? Grata,

    • Lilian, se o parceiro tiver uma doença infecto-contagiosa, é possível contraí-la mesmo se o local da extração já estiver cicatrizado. Não há um intervalo seguro. Mas é bom ter ainda mais cuidado nas primeiras 2 semanas da extração.

  271. Depois de quanto dias posso fazer sexo ?

    • Ana, depende de como foi a extração e se você está se sentindo bem. O ideal seria aguardar 1 semana, mas se não der ;), vá com calma e evite sexo oral e beijos muito “animados”.

  272. Oi Dra. Ana!
    Fui ao meu dentista, pois o meu 1ª molar caiu a restauração, e eu percebi que agora ele esta quebrado, o meu dentista me recomendou um tratamento de canal e me disse que terei que por um pino nesse dente, e que o canal será feito em 5 sessões, eu sai de lá assustada, acho que vou sofrer bastante. ;(( Gostaria de ouvir algum conselho da Dra. Por favor??

    • Bruna, sofrer por que? Vá tranquila, o tratamento só é mais demorado porque molares são dentes que têm mais canal (3 ou 4). Mas não significa que vai doer.

  273. Olá Dra!
    Arranquei 2 dentes, o 1ª molar superior do lado esquerdo e o 1ª molar inferior também do lado esquerdo, isso já faz 2 meses. E daqui alguns dias vou começar usar o aparelho fixo, por causa da ausência desses 2 dentes eu terei algum problema ao usar o aparelho??

    • Não, Marcelo. A ausência de dentes não contraindica o uso de aparelho.

  274. Boa noite, extrai meus dois sisos inferiores hoje, voce acha que o uso de cigarro por menor que seja aumenta muito as chances de alveolite?

    • Sim Frederic, muito.

  275. Olá, extrai o dente 27 hoje dia 24/04, sou usuário de maconha, fumo todos os dias… Quantos dias tenho que ficar sem fumar ? Quero evitar qualquer tipo de problema com minha cicatrização. Abraços.

    • João, seria bom aguardar pelo menos 1 semana. O fato do cigarro ser de maconha ou convencional não faz diferença, o problema é o calor e a pressão negativa que se cria dentro boca ao puxar a fumaça.

  276. Olá dra!
    Há 4 dias extrai um dente e minha dentista preferiu não pontear. O local já está cicatrizando, não dói, só lateja um pouco. Ela pediu pra colocar gazes. Demora mais a cicatrizar por não ter sido ponteado? Com quanto tempo eu poderei voltar a academia??

    Ah! E meus parabéns, esse lugar é uma maravilha.
    Já tirei muitas duvidas aqui.

    • Nyelle, não, o fato de não haver pontos não interfere na cicatrização. Os pontos, em extrações dentárias simples (sem necessidade de cortar gengiva), servem mais como uma proteção do que pra fechar a ferida, em si. Se você estiver bem, em 1 semana já dá pra voltar pra academia… mas sem exagero, ok?! Vá devagar. E obrigada. :)

      • Muito obrigada!!! ;D

  277. Oi Dra. Ana! Não estou tomando nenhum remédio além do anti-inflamatório e do paracetamol, nem tenho diabetes ou outra doença. Tem algo que eu possa fazer pra cicatrização ocorrer de forma mais rápida? E é normal sentir muita dor caso não tome o paracetamol? Se fico mais de 6h sem tomar a dor volta de novo. Por isso acordo com muita dor, pq durmo mais de 6h e o efeito do remédio já passou.
    O que fazer?

    • Embora você relate dor forte, ela é controlável com medicação. Então não chega a ser algo fora do comum, muitos pós-operatórios são mais “doloridos”, mesmo. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso apenas de adequar a dose da medicação (ou o intervalo das doses).

  278. Ola, Dra. Ana!!

    Extrai dois dentes pré-molares há 1 semana, foi na segunda passada dia 15. Durante a extração não senti dores, elas começaram nos dias seguintes.
    Desde o dia da extração estou tomando o anti-inflamatório e o paracetamol, recomendados pela dentista, e só tenho ingerido liquidos, sorvete e mingau, até hoje.
    Acordei alguns dias de madrugada com fortes dores nos locais da extração, é normal sentir tanta dor assim? Se eu não tomo o paracetamol sinto dor. Fui na minha dentista e ela disse que é normal. Ela disse que um dos dentes estava cicatrizando bem, mas o outro estava meio inflamado, então ela fez curetagem e passou água oxigenada no local. No fim de semana acordei com os locais da extração sangrando, ontem mesmo estava saindo sangue dos dois buracos dos dentes extraídos. É normal? Sempre estive muito cuidadosa com a alimentação e com fazer esforços, mas me preocupa os buracos estarem sangrando 1 semana após a extração. E estou tomando os dois remédios recomendados pela dentista também. Outra preocupação minha é sobre os buracos. Não vejo os pontos lá, parece que estão abertos. Fica desse jeito mesmo? Tomo muito cuidado na hora de comer, para não entrar comida lá, pois ja tentei tirar comida com cotonete e sangrou.
    Na próxima quarta extrairei os dois pré-molares inferiores, pelo visto essa dieta líquida ainda vai perdurar por um tempo. Vou usar aparelho e essas extrações foram solicitadas pelo ortodontista, que não é o mesmo dentista que fez as extrações.

    Abs
    Obrigada!!

    • Jessica, normal não é. Você tem algum problema de coagulação sanguínea ou está tomando anticoagulantes ou AAS (Aspirina) de forma regular? Ainda, tem diabetes ou algum outro problema sistêmico? Essas seriam situações que favoreceriam o sangramento persistente e a perda do coágulo (um tecido de proteção que fica no “buraco” do dente extraído, o que causaria uma alveolite seca). Não introduza nada ali pra limpar, isso pode fazer o coágulo se desprender e iniciar mais sangramento. Você não deve mais ter pontos, ou por que caíram ou porque foram removidos, mas a aparência é essa mesmo, parece “aberto” até que se cicatrize por completo.

  279. Oi tudo bem ? Então venho aqui para fazer uma perguntinha, e o seguinte: Fiz a extração de 2 sisos inferiores na data 12/04/2013, passei pelo pós-operatorio sem dor, inchaço. O sangramento demorou umas 48hr para parar, ae no dia 16/04 fui no meu dentista pra ele dar uma olhada, ele disse que a cicatrização estava boa e tudo mais, porem eu estou com um “problema” pois não sangra durante o dia, porem na hora que vou dormir sempre no outro dia minha boca esta com sangue, não muito, e bastante saliva, e olha que ja se faz 8 dias que extrai os dentes, queria saber se isso e normal ou infecção, ou se ele não passou os pontos direitinhos, na sua opinião isso e um problemão ? E na terça feira eu irei voltar meus exercicios fisicos que são bem intensos, pois faço circo e o treinamento e muito puxado, cabeça pra baixo, corre levanta, ponte, trampolim e um monte de coisa, mas se esse sangramento for algo grave, eu terei que parar com os meus treinos? (OBS: eu não estou sentindo dor alguma nem febre nem nada, estou comendo praticamente normal, sem inchaço e nada… so esse sangramento que esta me deixando preocupado, não e muito sangue mas pode ser inicio de uma infecção… Aguardo resposta… E ainda não retirei meus pontos… e completando minha pergunta na terça dia 23/04 eu ja irei ao dentista para a retirada dos pontos, mas eu so queria ter uma base do que esta acontecendo ou até mesmo correr pro pronto socorro…

    • Josimar, esses sangramentos não são um problema em si, e também não acho que sejam sinal de infecção (até porque você não tem nenhum outro sintoma relevante). A causa, considerando o momento em que esses sagramentos ocorrem, me parece ser o fato de você estar deitado, o que aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça/face. Portanto, acho que “voltar com tudo” para o seu treinamento, levando em conta o tipo de exercício que você vai fazer, é precipitado. Se ao deitar você sangra, imagine ficando de ponta-cabeça? Converse com o seu dentista quando for remover os pontos e peça um parecer dele, mas eu acho que seria prudente aguardar mais alguns dias.

      • Obrigado pela resposta, bom doutora, na noite de sabado para domingo coloquei um travesseiro um pouco maior e adivinha, o sangramento parou, acordei sem gosto de sangue e sem saliva, mas vou perguntar ao cirurgião dentista o que poderia estar causando esse sangramento, em relação aos meus treinos dependendo da avaliação dele quinta feira voltarei as minhas atividades, porem sem ficar de cabeça pra baixo, pois o que eu menos quero e que de alguma complicação, em relação a comida ja estou comendo normalmente, porem a partir de quantos dias após a cirurgia eu ja posso voltar a comer coisas mais quentes ? E por ultimo, a retirada dos siso influencia tanto assim no resultado final do aparelho fixo ? Bom, normalmente se retira um siso de baixo e um de cima, porem retirei os dois de baixo, pois estavam dando um pouco de incomodo, pois eles estavam deitados, na sua opinião é melhor eu retirar primeiro os outros dois sisos que faltam, para que depois eu coloque o aparelho, ou nesse mesmo mês eu coloco o aparelho e em julho eu retiro os sisos restantes ?

        • Você já pode comer alimentos mais quentes, Josimar. Já faz 10 dias das extrações, é tempo suficiente. A remoção dos sisos influencia no tratamento ortodôntico quando se precisa de espaço para os dentes serem trazidos um pouco (ou muito) para trás. Tudo depende do plano de tratamento do seu ortodontista. É possível se instalar o aparelho mesmo sem a remoção dos sisos, e fazê-lo em seguida.

          • Muito obrigado pela resposta Dra. Ana Tokus…

  280. Boa noite! Preciso extrair um siso, mas sou professora e trabalho em 3 escolas diferentes. Gostaria de saber o tempo de recuperaçao no meu caso, sem falar (MUITO).
    Obrigada!

    • Bruna, sendo BEM otimista, se você fizer a extração na sexta deve estar bem pra dar aula na segunda. Mas cada caso é um caso… depende principalmente de quanto o dentista vai ter que “mexer”, pois quanto mais é preciso manipular os tecidos (remover osso, cortar dente, etc.), maior a tendência de um pós-operatório mais chato.

  281. Boa tarde doutora, fiz extração do 2º molar superior esquerdo dia 09/04/2013, ate aqui ocorreu tudo bem, o sangramento ja foi controlado no primeiro dia, tomei os medicamentos rigorosamente como prescritos, tenho mantido uma dieta fria e gelada e mastigando no lado oposto à extração, sou fumante e gostaria de saber quando vou poder voltar a fumar, pois estou muito ansioso. Obrigado desde ja.

    • Douglas, fumar não é bom NUNCA. Mas compreendo sua ansiedade. É melhor aguardar pelo menos 1 semana após o procedimento pra voltar a fumar (portanto, até dia 16).

  282. Boa noite Doutora, tenho algumas duvidas, antes delas contarei minha história. Tirei os 4 dentes do siso dia 05/04/13 e esta tudo tranquilo, já estou comendo de tudo. Agora vamos às duvidas.

    1. Posso fazer sexo já? (10/04/13)
    2. Para colocar aparelho eu devo tirar mais dois dentes?

    Espero a resposta.

    • Paulo,

      1. Pode. Apenas vá com calma, evite grandes esforços físicos. 😉
      2. Não saberia dizer sem examinar você. Cada caso é um caso, nem todo tratamento ortodôntico exige extrações dentárias.

      • Muito obrigado pelas respostas anteriores, gostaria de parabeniza-la pelo ótimo post. Porem surgiram novas duvidas:

        1- Dia 08/04/13 já havia caído um dos pontos, tem problema?
        2- Surgiu uma manchinha roxa no fundo esquerdo da minha boca, o que pode ser?
        3- Quando poderei ir ao dentista tirar os pontos?

        Obrigado pela atenção.

        • Paulo, sem problema. Às vezes um ou mais pontos se soltam. Se você estiver bem, ok. A manchinha roxa deve ser um hematoma, algo que pode ser considerado “normal” se considerarmos que os tecidos da sua boca foram “mexidos” pelo dentista durante a extração. Geralmente os pontos são removidos depois de 1 semana da extração.

  283. Olá Dra., boa noite!
    Estou com uma dúvida que está me intrigando muito… extrai os 4 sisos de uma vez ha 11 dias… sofri bastante com o pós operatório, mas já está tudo bem, tirando um problema que está me incomodando muito… Ao tomar água, suco, refrigerante ou qualquer liquido que não seja quente, sinto uma um choque que incomoda muito no lado inferior direito…
    Pensei que no momento da extração o dentista pode ter desgastado um pouco do esmalte do meu dente, e apliquei fluor pra ver se amenizava… mas não adiantou… Não sei se o choque é na região do dente ao lado da extração, ou no buraco do siso… Mas é naquela area….
    Quando bebo algo quente ou morno, nao sinto nada, mas mesmo água natural me incomoda muito!
    Pode me ajudar? Obrigado!

    • Raynner, esse tipo de sintoma no pós-operatório é relativamente comum. A tendência é a sensibilidade diminuir de forma gradual. Uma causa possível é que parte da raiz do segundo molar esteja exposta, o que gera a sensibilidade ao frio. Ou, ainda, o próprio fato desse dente ter sido usado como apoio durante a extração, o que o deixa fragilizado por certo tempo.

  284. Boa tarde, doutora.

    Meu nome é Ana Paula, tenho 31 anos e fiz a extração de dois sisos na dia 01/04/2013 – segunda-feira, última. Estou sentindo uma dor estranha: eu consigo abrir a boca, até dá para escovar os dentes próximo de onde ocorreu a extração, mas para mastigar está sendo um verdadeiro suplício. São os pontos repuxando? Chega a dar arrepio pelas fisgadas. Minha páscoa foi pro vinagre XD, meu ovo de páscoa ainda está fechadinho, me esperando ó.ò… irei tirar os pontos na segunda-feira… tá difícil de esperar >.< Ah, parabéns pelo site, muito obrigada por sua paciência, pois alivia bastante as nossas dúvidas e medos. Só de pensar que ainda tenho mais dois para arrancar me dá calafrios XD

    • Ana, as “fisgadas” podem ser por causa dos pontos, sim. Depois da remoção deles, tudo deve ficar mais fácil.

  285. Obrigado pela resposta !!!

  286. Ola doutora, otimo post, bom, extrai um siso inferior esquerdo dia 21 de março e hj ja faz 11 dias, a pergunta é: posso voltar a fazer musculação? Estou me sentindo bem, sendo que nem inchou…

    • Glaicy, pode sim! Vá voltando aos poucos, até se sentir segura com relação aos exercícios.

  287. Olá Dr. Ana!
    O que são tártaros ?? E como eles aparecem nos dentes? O que fazer para evita-los? E se é verdade que o café piora os dentes com tártaro??
    Pois tenho e não sei como trata-los.
    Agradeço!

    • Lady, o tártaro nada mais é que a placa bacteriana (aquele áspero que fica nos dentes depois que a gente come) mineralizada. Ou seja, são “pedrinhas” que se formam pelo contato da placa bacteriana com a nossa saliva. O problema do tártaro é que ele não é removido apenas com o uso da escova de dentes e do fio dental, quando ele surge o dentista tem que intervir. O tratamento consiste na remoção do tártaro pelo dentista, com o uso de curetas periodontais e/ou um aparelho de ultrassom, que quebra as pedrinhas. Não, o café não piora os dentes com tártaro. Pra evitar é essencial remover a placa bacteriana antes que ela vire tártaro, ou seja, escovar os dentes periódica e assiduamente.

  288. Boa noite dra.! Fiz uma extração dia 27/03 não foi um procedimento facil, o dente quebrou e o dentista teve muita dificuldade em tirar o que sobrou. Estou cumprindo todos os procedimentos recomendados. Parou de sangrar no mesmo dia ainda, doi pois é recente e na tentativa de tirar parte da raiz ele cutucou muito. Hj quando fui higienizar percebi que o dente está aberto (parece que os pontos estouraram) além disso sinto uma linha solta que não sentia antes, e no buraco da extração tem uma camada branca, mas não parece ser sujeira e sim um dente bem lá na raiz! Há alguma possibilidade do dentista não ter tirado a raiz ?????????? Ah estou usando gazes direto, só tiro p/ comer, higienizar e dormir.

    • Paloma, não acho que o “branco que você vê seja um pedaço de dente… mas pode muito bem ser osso. Que dente era? Se foi um molar em baixo, por exemplo, o “buraco” pode levar algumas semanas pra fechar por completo. Os pontos às vezes se soltam mesmo, mas o uso deles não e pra fechar o “buraco” de forma direta, é mais um procedimento que visa proteger o alvéolo vazio. Enfim, pelo seu relato, parece que está tudo ok.

  289. Olá Dra. Ana!
    Tenho 18 anos, dia 26/03 por volta das 3:30 da tarde tive que arrancar o penúltimo dente do lado esquerdo. Ele ainda tá inflamado, gostaria de saber se ficará assim por muito tempo? Pois nunca tinha arrancado um dente depois dos de leite. Qual a maneira mais correta de fazer a higienização no local, porque só vou voltar no meu dentista na terça 02/04, até lá quero fazer tudo da maneira mais correta para que não haja futuras complicações. Aguardo resposta desde já agradeço!!

    • Ezequiel, o processo de cicatrização envolve o processo inflamatório, ou seja, certa inflamação é “normal” no pós-operatório (a inflamação faz parte da defesa do organismo). O cuidado, na verdade, visa evitar uma possível infecção. Apenas procure manter o local limpo, você pode usar um cotonete para remover resíduos alimentares mais superficiais. Evite esforço físico, ingira alimentos que não não estejam muito duros ou quentes e tome a medicação prescrita por seu dentista. Assim, deve dar tudo certo. 😉

  290. Dra., faz seis dias que extrai meu siso e até agora ainda não consigo mastigar, quando eu tento mastigar dói e parece que minha boca não aguenta. Quando vou conseguir mastigar novamente?

    • Roger, a sua extração ainda é bem recente. Procure ingerir alimentos mais moles e não tão quentes. Você vai voltar a mastigar normalmente, mas vai melhorar aos poucos.

  291. Olá Dra., arranquei meu siso superior dia 12/03 e ontem a linha do ponto começou a soltar, agora não sei o que fazer, se arranco ela ou se vou no dentista? Tenho medo de tira-lo e acontecer alguma coisa :S

    • Fernanda, não puxe o fio por conta própria, ele deve estar frouxo mas ainda preso à sua gengiva. Se estiver incomodando muito, procure o seu dentista antes do dia previsto para a remoção dos pontos.

  292. Dra., faz dois dias que tirei meus dois sisos, um inferior e o outro superior, e agora eu não estou aguentando mais tomar só liquido, queria saber quando posso voltar a comer uma coisa sólida?
    E a falta desses dentes vai atrapalhar na hora da mastigação?

    • Gustavo, você não precisa ficar em dieta líquida! Coma sim, é importante pra que você enfrente bem o pós-operatório. Apenas evite alimentos muito quentes e muito duros. E não, os sisos não farão falta pra você com relação à mastigação (considerando que você tem os outros dentes, claro).

  293. Oi Dra., gostei muito desse site, tenho uma pergunta: ontem pela manhã tirei meus sisos inferior e superior na parte esquerda. A extração foi tranquila, menos de 30 minutos. Cheguei em casa e tomei remedio pra dor, depois disso não precisei mais, não está inchado, não está mais sangrando.
    Posso fazer sexo (no caso so receber do marido) e passar roupa no 3º dia?
    Alimentação ontem foi pastoso, liquido e consegui comer pao de forma bem devagar, tudo frio ou morno.
    Me ajuda, já que mes que vem tenho outra marcada e acredito q vai ser mais complicado, pois meu siso inferior direito está na horizontal.

    • Jéh, se você está se sentindo bem, pode. Apenas vá com calma (e evite fazer sexo oral, receber pode ;)). Passar roupa também pode, mas se você sentir dor ou perceber inchaço, pare com a atividade física. Na verdade, é tudo uma questão de bom senso, mesmo.

  294. Extrai meus 4 sisos, posso ter relaçao sexual normal ???

    • Kathelin, o ideal seria guardar 1 semana. Mas se você estiver bem, pode. Apenas não faça muito esforço físico (vá devagar!) e cuidado com os beijos muito “animados”. Evite sexo oral, por enquanto.

  295. Olá, uso aparelho fixo e meu dentista me solicitou a extração dos 4 pre-molares. É normal isso ? Comecei quarta feira a 1º extração !
    Por enquanto está ocorrendo tudo bem, nao sinto dor nem inchaço !

  296. Ola! Doutora estou passando por um problema meio complicado! Meu dentista quebrou uma lima dentro de meu dente pre molar superior e nao me falou! Agora depois de um tempo radiografei o dente por motivo de dores e estava la atravessada, de um tamanho bem grande, e por ele ficar mexendo esta com um pedaço para fora, dentro da cavidade bem proxima à maçã do rosto! A pergunta que quero fazer: se eu remover esse dente a possibilidades dessa lima nao sair por estar um pedaço para fora? Ou se posso terminar o canal com ela la dentro?
    Adorei seu blog doutora!
    Continue tirando nossas duvidas, vc esta de parabens pela iniciativa!
    Bjo

    • Joana, se o pedaço da lima está lá no finalzinho da raiz, é possível terminar o tratamento de canal e deixá-lo por lá mesmo. Não é caso, necessariamente, pra extração. Se fosse feita a extração haveria sim a possibilidade da lima fraturada fica presa ao osso, mas isso é improvável, principalmente se a maior parte dela estiver dentro do dente.

      E obrigada, fico feliz em ajudar. :)

  297. Tenho que fazer canal no penultimo dente do lado esquerdo lado inferior. Estou com muito medo e tambem em panico. Tenho medo da anestesia nao funcionar… O que pode me dizer para me tranquilizar??? Obrigado.

    • Jader, não há razão pra achar que a anestesia não vai funcionar. E, se isso acontecesse, o dentista poderia aplicar mais anestésico ou simplesmente interromper o atendimento a uma palavra de ordem sua. Acredite, o dentista não tem prazer algum em ver o paciente sofrendo, atualmente todo o esforço é no sentido de proporcionar um atendimento sem dor e confortável para o paciente. Vá lá, sem medo, fico aqui na torcida por você. :)

  298. Bom dia. Eu estou com algumas dúvidas: eu extraí na terça feira (12/03) o penultimo dente do lado direito embaixo e acho que foi meio dificil, tomei 3 anestesias e ainda assim não pegou (acho que foi nervosismo) e o dentista demorou pra conseguir tirar o dente, ele forçava e não saia, precisou usar uma broquinha pra parti-lo em dois e tirar cada parte, ai ele deu um ponto… no dia da extração doeu um pouco a noite, eu não cuspi, nem fiz bochechos e só tomei sorvete e sopinhas… to tentando higienizar o local normalmente, mas percebi que desde ontem há algo esbranquiçado por cima. Hoje acordei com um pouco de dor mas ele disse que se eu tivesse dormido com o lado do rosto apoiado no travesseiro iria acordar doendo mesmo. Ah, ele não me receitou nenhuma medicação, só paracetamol pra dor. Então eu queria saber se esses esbranquiçado em cima é normal, e eu to usando um cotonete pra limpar mas mesmo assim continua. E eu sinto um gosto meio diferente na boca, já não está sangrando mais e só doi o dente quando eu acordo, depois a tarde melhora sozinho. (tentei dar o máximo de detalhes possível). Essas reações são normais mesmo? Eu sou muito encanada rs. Obrigada. 😀

    • Carla, tudo o que você relatou é comum no pós-operatório: o gosto ruim na boca, a camada esbranquiçada (que deve ser placa bacteriana que se acumula sobre os pontos), etc.. Me parece que está tudo bem, é só continuar mantendo o local o mais limpo possível e seguir as orientações pós-operatórias do seu dentista.

  299. Boa noite Dra… tenho uma duvida, extrai meu dente hoje e amanha no periodo da tarde tenho que fazer um pequeno procedimento no dermatologista, tenho que tirar um cravo no rosto e vou receber uma anestesia local… posso fazer esse procedimento normalmente ou tera alguma complicaçao devido ter extraido o dente um dia antes?
    Obrigada.

    • Pode sim, Andreia, não há problema algum.

  300. Olá doutora, bom dia.

    Fiz a extração de um siso, o inferior do lado direito na tarde de ontem (segunda, 11/03). A dentista resolveu tirar 1 por vez pois abri o jogo com ela e falei que infelizmente meu vício por cigarro é enorme e eu sou ansioso (já tive que tomar medicação algumas vezes pra controle e faço acupuntura pra relaxar tb) e que então, tirando 1 por vez, a chance de dar alguma infecção seria menor caso eu fumasse.

    Estou fumando bem pouco… desde a cirurgia, que foi ontem a tarde, fumei apenas 2 cigarros e sempre que vou fumar coloco uma gaze por cima dos pontos e pressiono pra proteger. Não há sangramento ou dor enquanto fumo ou após isso. Gostaria de saber se a gaze pode realmente ajudar a evitar qualquer complicação por causa do fumo… Ah, e outra coisa… Ela marcou pra retirada dos pontos nessa sexta… Isso é certo? Pois nunca ouvi falar de cirurgia nenhuma em que se retiram os pontos em apenas 4 dias, mas como na hora estava anestesiado e também bem nervoso, acabei nem perguntando o pq do prazo ser pouco.

    Ah, tb gostaria de dizer que não estou precisando tomar remédios… Ela me receitou analgésicos caso eu sinta dor mas não estou sentindo dor nenhuma, apenas o incomodo de ter pontos na boca, mas dor mesmo, não tenho… Isso é normal? Pode ser um bom sinal de cicatrização?

    Obrigado!

    • Gabriel, parece estar tudo bem com o seu pós-operatório… não precisar tomar qualquer medicação analgésica é um ótimo sinal. Eu acho que a gaze pode ajudar sim, na medida que protege o local da ação direta da fumaça e também do calor gerado. Quanto aos pontos, geralmente se aguarda 1 semana, mas não há regra… pode ser 4 dias sim, se sua dentista julgar possível a remoção da sutura.

      • Obrigado pela atenção doutora… Parabéns pelo site e pela atenção a todos, afinal, sempre precisamos ouvir a opinião de quem realmente entende pra nos acalmar, rsrs…

        Mas uma ultima coisa que esqueci de perguntar: os meus outros 3 sisos nunca me incomodaram muito, não doíam, apenas esse que extraí primeiro. Porem, o inferior esquerdo parece estar um pouco cariado… é realmente necessária a extração dele ou posso pedir pra dentista apenas fazer a restauração?

        • Por nada ;). Se esse dente não tiver indicação de extração, a restauração já basta. Vale a avaliação do seu dentista.

  301. Olá,
    Arranquei tres dentes inferiores do lado direito e já se passou uma semana, segui as orientações da dentista… enfim tirei os pontos depois de 5 dias, o tratamento dos remedios prescritos por ela foram seguidos a risca, só que agora o lado da extração está beleza, porém o meu pescoço e meu queixo ta um desconforto só, a sensação é que meu pescoço foi costurado sabe! Isso é normal? Tenho 35 anos e estou achando essa sensação muito estranha.

    • Christianne, essa sensação pode ser uma dor reflexa (a origem da dor está em outro lugar – no local da extração, em si – mas ela acaba aparecendo no pescoço e no queixo). De qualquer forma, deve passar de forma gradual.

  302. Boa tarde doutora, eu fiz uma extração ha 5 dias, ainda estou com os pontos na boca, porem um desse pontos, estive olhando no espelho, ele quebrou, nao sei se foi sozinho ou por outro motivo, mas o local que o ponto segurava esta meio aberto, isso e normal ou devo procurar meu dentista?

    • Mauricio, às vezes os pontos soltam ou afrouxam. Se você não estiver com dor ou outro sintoma importante, não há necessidade de procurar o seu dentista antes do dia da remoção dos pontos.