Quem tem implante pode usar aparelho?


Pode. Mas o implante não vai sair do lugar. Explico.

Digamos que você tenha sofrido um acidente e perdido os dois dentes da frente ou que aquele seu primeiro molar que você achava que era de leite e não escovou direito já era. Hoje em dia, principalmente em adultos-jovens, essas são situações em que os implantes são indicados. Porém, anos depois de ter feito a cirurgia e instalado os implantes, você começa a se incomodar com a aparência dos seus dentes, achando que eles estão meio tortos.

Implante não é dente.

Dente torto é caso pra aparelho. Se você tem implantes vai poder usar aparelho como qualquer outra pessoa, porém implantes (que nada mais são que próteses de raízes) não podem ser movimentados: um vez instalados num lugar, lá ficam pra sempre (se Deus quiser ;)). Isso porque dentes de verdade possuem um “sistema de amortecimento” formado por pequenas fibras, chamado de ligamento periodontal. Sem ligamento periodontal, não há movimentação ortodôntica… e como implante não tem ligamento periodontal, porque é fixado diretamente no osso da maxila ou da mandíbula do paciente, não é possível tirá-lo do lugar.

O problema de usar aparelho depois de se fazer um ou mais implantes é que a movimentação fica limitada por eles. Todos os dentes podem ser movimentados, menos os implantados. Se os implantes estiverem na posição correta, não há problema algum. Mas se eles estiverem um pouco fora do lugar, mais para o lado / frente / trás do que deveriam, a estética pode ficar comprometida, e o dentista vai ter que se virar pra fazer a prótese sobre implante (a coroa) compensar o mau posicionamento do implante. O que nem sempre funciona.

Por isso, a palavra é: planejamento. O ideal, antes de pensar em colocar um implante, é considerar a possibilidade de usar aparelho previamente. Assim é possível posicionar todos os dentes no lugar certo e deixar o espaço correto para os implantes. Mas não se preocupe: enquanto você espera o término do tratamento ortodôntico pode usar algum tipo de prótese próvisória sim… banguela você não fica. 🙂

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: Ortodontia

Marcadores:

486 comentários

  1. Olá boa noite Dra. Tenho 2 implantes na parte superior ! Só que os dentes de baixo tão crescendo e batem na prótese! Na hora de dormir sinto que tá forçando e com a boca fechada tbm ! Com isso tudo, posso perder o implante ?

    1. Roberto, se você deixar assim, pode. É preciso procurar seu dentista pra ajustar isso, de forma que os dentes (e os implantes) não fiquem “batendo” errado, pra não prejudicar nem o periodonto (a gengiva e o osso em volta dos dentes) nem os dentes.

  2. Olá Ana, o meu dentista que fará a extração dos meus sisos (4) me falou que precisarei de enxerto ósseo para ocupar o dente siso inferior que está situado no meu maxilar. É necessário mesmo a aplicação do enxerto nesse caso? Já contatei outros dois dentistas e eles me informaram que não se coloca enxerto após extração do dente siso. Esta informação procede?
    Grata, Bianca.

    1. Depende do caso, Bianca. Via de regra não é necessário enxerto mesmo, mas não estou a par das suas condições e nem das condições da cirurgia.

  3. Ola Ana, gostaria de saber + ou – quanto vai custar o processo… sofri um acidente e perdi alguns dentes da frente e tenho muito medo de não poder usar mais aparelho pois meus dentes são tortos.

  4. Ana,
    Após sofrer um acidente, um dos dentes frontais e um lateral intruíram, no caso, na mesma hora fui ao dentista para extruir os mesmos… ao longo do tempo fiz o procedimento de canal e restauração nos dois dentes, hoje já faz mais de um ano do acidente e meus dentes mudaram muito de posição e estão incomodando tanto esteticamente como causando também mal estar, gostaria de saber como devo proceder para resolver a situação, e se é possível o uso do aparelho ortodôntico nessa ocasião.
    Obrigado.

  5. Dra. Ana,

    Vi um comentário acima sobre a colagem dos bráquetes em uma prótese que será usada junto com o aparelho. Tem 6 dias que coloquei aparelho e pretendo também implantar dente futuramente, mas minha dúvida é: com os bráquetes colados na prótese, o dente pode movimentar-se normalmente para alinhar? A prótese não atrapalharia? Ou, a prótese também “moveria” juntamente com os dentes?

    Desde já agradeço a atenção e meus parabéns pelo site e muito sucesso desejo.

    1. Depende de que tipo de prótese estamos falando, Roberto. Geralmente faz-se essa colagem do bráquete num “dente de estoque”, que é uma prótese unitária. Aí o aparelho trabalha normalmente. Se os bráquetes forem colados numa ponte removível, por exemplo, é só “de enfeite”, não tem como passar o arco nos bráquetes, porque prejudicaria a movimentação dos dentes. Nesse caso, o ortodontista pode fazer uma dobra no arco de forma que ele passe acima dos bráquetes colados na prótese, por exemplo.

  6. Ola, estou com uma duvida.
    Tenho uma coroa em um dente na lateral em cima, e acabei de fazer um implante no dente 21, só q depois disso meus dentes ficaram muito separados, na hora de comer é horrível, a estética nem me importa tanto. Seria possível eu colocar aparelho para juntar eles novamente (já usei aparelho uns 8 anos atras)?
    Obrigada.

    1. Angelica, o implante não pode ser movimentado, mas os demais dentes, sim. Então, se for uma situação favorável, o espaço pode ser fechado com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  7. Olá Ana,

    Uso aparelho ortodôntico faz 4 meses, e nesses dias o meu dente provisório saiu durante o uso do fio dental. É normal os dentes provisórios sairem desse jeito?
    Obs.: não forcei o dente com o fio dental, o provisório saiu normalmente.
    Grato.

        1. Olá doutora, meu nome é Alexandre, fiz um tratamento e coloquei 2 coroas nos dentes da frente e eles ficaram um pouco separados, posso colocar aparelho pra juntar, ou vai ser preciso fazer uma nova coroa ?

          1. Alexandre, se essas coroas estão apoiadas sobre pinos introduzidos nas próprias raízes desses dentes, sim, é possível fechar o espaço com aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar.

  8. Boa noite, doutora! Meu nome é Gustavo e estou precisando fazer um implante, os dois principais dentes da frente, fui a um dentista e ele me falou que eu precisaria usar aparelho antes de realizar a cirurgia, ai é que ta minha duvida, ele me falou que colocaria dentes para substituir os extraídos (perdidos). Como são esses dentes que substituem? São proteses? Acho que aparelho em protese nao fica muito legal. Desde ja agradeço sua atenção.

    1. Luiz, provavelmente a ideia do seu dentista é fixar as próteses no próprio aparelho, colando bráquetes nelas. É o que se faz, geralmente. Mas só ele pode esclarecer se é isso, mesmo.

  9. Ola Doutora. Bem, coloquei roth provisório, pois daqui um tempo vou implantar, mas esta me incomodando muito, parece meio solto e não to conseguindo sentir os alimentos direito, essa parte de silicone que fica no ceu da boca me incomoda muito, parece que minha salivação aumentou, o que fazer?

    1. Viviane, a maior salivação e a dificuldade em sentir o gosto dos alimentos são sintomas comuns em quem começa a usar prótese removível, porque o organismo entende a prótese, inicialmente, como um elemento estranho. Como parte da mucosa está coberta, fica mais difícil de sentir o gosto da comida. Mas com o tempo e com o hábito, esses sintomas são minimizados.

  10. Eu fiz uso de aparelho, depois fiz facetas nos dentes superiores, mas percebi que os dentes da frente não estão tão “pra dentro” como gostaria, queria saber se mesmo tendo facetas poderia usar algum tipo de aparelho como móvel, por exemplo.

    1. Darlan, sim, é possível usar aparelho removível ou fixo. No caso de fixo, a colagem dos bráquetes (a remoção deles ao fim do tratamento, na verdade) pode riscar as facetas, podendo ser necessário substituí-las.

  11. Bom dia Doutora, vou iniciar o tratamento dentário, terei que colocar implantes, pois perdi meus dentes caninos superiores, e terei que colocar aparelho também, resumindo, como vou iniciar o tratamento, qual seria mais indicado fazer primeiro, aparelho ou implantes?

    1. Via de regra o aparelho, Maia. Dessa forma, os dentes serão posicionados adequadamente, assim como os espaços para os implantes. Mas vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  12. OI DOUTORA,

    TENHO UMA DÚVIDA… ESTOU FAZENDO UM IMPLANTE QUE JA PASSA DE 8 MESES NO PRE MOLAR E NO CANINO, O DENTISTA JA VEIO COLOCAR OS IMPLANTES EM MIM, OS DOIS DENTES COLADOS UM NO OUTRO, E DISSE QUE AINDA ERA NECESSARIO CIMENTAR… ISSO ESTA CORRETO? GOSTARIA DE SABER.

    1. Juliana, o que especificamente? O fato das próteses estarem unidas? Errado não é. Cada caso é um caso. Pela sua descrição não dá pra afirmar se seria possível fazer as coroas de forma separada.

  13. Olá,

    Minha dúvida é a seguinte: tenho dois implantes dentários na frente, porém quero fazer clareamento, pois meus dentes estão amarelados. É possível deixar todos os dentes com o mesmo tom? Mesmo os que foram implantados?

    1. Só é possível clarear dentes naturais, Juliana. Ou seja: as próteses vão continuar da mesma cor, e aí, pra deixar a cor uniforme com os outros dentes, só trocando as próteses.

  14. Olá Dra, eu uso aparelho ortodontico autoligado, porém tenho agenesia de dois dentes (falta de dois dentes na boca), o meu dentista está mantendo espaço para eu colocar um implante mais pra frente quando terminar meu tratamento, porém tenho uma duvida ! Quanto tempo apos o fim do meu tratamento posso esperar pra colocar um implante ? Por condiçoes financeiras precisaria guardar dinheiro e precisaria de tempo para isso.

    1. O ideal é fazer em seguida, Giovana… pra não haver muito risco de perda óssea, o que inviabilizaria um implante sem enxerto ósseo, por exemplo. Mas se você é jovem e, claro, imagino que vai usar uma prótese durante essa espera, dá pra aguardar, por exemplo, 1 ou 2 anos. Mas reitero que quanto antes, melhor.

  15. Primeiro parabéns pelo seu trabalho e paciência. Eu tenho uma faceta de porcelana no dente da frente devido a uma queda, o dente normal escureceu e tive que colocar faceta de porcelana. Gostaria saber se posso colocar aparelho? Se existe perigo de soltar a faceta de porcelana devido ao aperto que o aparelho faz para corrigir o posicionamento dos dentes? É certo de estragar a faceta após retirar o aparelho ou existe algum aparelho que não estrague a faceta? Desde já agradeço sua atenção e sucesso na sua carreira.

    1. Obrigada, Felipe. 🙂 Você pode usar aparelho normalmente. É improvável que a faceta solte, mas até pode acontecer. Na remoção do bráquete a faceta pode riscar, sim… vai ser preciso muito cuidado. Qualquer aparelho que seja colado ao dente (fixo, portanto) pode estragar a faceta.

  16. Olá doutora, me chamo Fabiana, tenho muita vergonha de meus dentes, tenho eles amarelados devido ao mau cuidado, tenho implante em dois dentes, um é o da frente e o outro do lado, mas são tortos, me incomoda muito, gostaria de saber se mesmo com implantes (pivot) tem como usar aparelho ortodôntico? Acho que por isso desanimei com minha boca, gostaria de saber se isso tem conserto.

    1. Fabiana, sim, é possível movimentar dentes que têm “pivô”. Mas implante é outra coisa, pela sua descrição você não tem implantes, mas coroas apoiadas em raízes de dentes mesmo, com pino. Enfim… é possível usar aparelho pra corrigir o posicionamento desses dentes / raízes, sim. Procure um ortodontista pra avaliar.

  17. BOA TARDE DRA.
    EU FIZ UM CANAL HA ANOS ATRAS… E AGORA MEU DENTE QUEBROU E SO RESTOU UM PEDAÇO PEQUENO… POREM USO APARELHO HA 3 ANOS. E AGORA VOU USAR COROA COM PINO, NO MOMENTO VAI SER PROVISORIA.
    GOSTARIA DE SABER SE VAI ALTERAR ALGUMA COISA NO TRATAMENTO ORTODONTICO E SE MEUS DENTES PODERÃO SEREM POSTOS NO LUGAR… COM O APARELHO.

  18. Olá doutora, bem, tenho uma pequena dúvida, aos meus 13 anos sofri um acidente e acabei perdendo os dentes incisivos, ou seja os primeiros dentes “frontais”, o que para mim foi um choque!
    Após um dia de tamanha ansiedade, um dentista ajudou-me implantando os meus dentes, o que foi uma grande surpresa, depois do implante o doutor disse-me que os dentes poderiam durar 2 dias, como 1, 3, 4, 5 anos!
    Isto dependeria da forma do meu tratamento para com eles, hoje faz absolutamente 2 anos 3 meses e 14 dias que estão permanentes, porém, bem móveis…
    Minha dentista, a qual iniciei o tratamento, disse-me que poderia implantar dentes parafusados aos meus dezoito anos, faltam apenas 2 meses para chegar na casa dos dezesseis, minha seguinte questão é se poderei usar o aparelho para proporcionar uma vista melhor dos dentes após o implante? Isto pode trazer problemas? Há possibilidade de ajustar os dentes com o aparelho usando uma ponte móvel? Agradeço desde já…
    Atenciosamente! 😉

    1. Viviane, se você pretende usar aparelho, a hora é agora. O ideal é usar ANTES de fazer os implantes, pra adequar os espaços. Sim, é possível usar algum tipo de prótese durante o tratamento ortodôntico (geralmente fixadas com bráquetes ao aparelho).

  19. Doutora,

    Existe algum método que possa “disfarçar” a ausência dos dentes da frente como os incisos laterais, por processos cirurgicos? Pois vou precisar extrair eles para implantar coroas fixas, e esteticamente ficar sem dente ao longo de um período de no mínimo 6 meses é horrível (pelo menos esse período foi proposto pela doutora, levando em consideração que é uma região que já foi feito enxerto ósseo anteriormente). Gostaria de saber se existe alguma técnica ou ferramenta que possa disfarçar ou suavizar a não percepção da ausência de dente. Em relação a esse tempo proposto pela minha dentista: leva tudo isso de tempo mesmo? Pois fiz esse mesmo procedimento nos dentes pré-molares inferiores e depois de 3 meses após a cirurgia já pude colocar os dentes. Já nesses superiores vai levar muito tempo. Obrigado.

    1. Fábio, geralmente é preciso aguardar de 4 a 6 meses entre a instalação do implante e a confecção da coroa definitiva. Mas é possível usar uma prótese parcial removível, por exemplo, durante esse período. Converse com a sua dentista.

  20. Boa tarde,

    Doutora, fiz implante de dois dentes, um canino e um pré-molar, ambos direito superior, minha duvida é: levando em consideração que a região do implante já foi enxertada osso anteriormente, quanto tempo depois de implantar as coroas e eu posso colocar os dentes? E quanto tempo depois do implante eu posso me sentir seguro e não me preocupar tanto com a alimentação no sentido de não deixar alimento bater em cima do implante?

    Obrigado.

  21. Gostaria de tirar uma duvida, tenho coroa em 1 dente, coloquei antes do aparelho, minha duvida é que estou prestes a tirar o aparelho e a dentista me disse que tenho que trocar a coroa, porque se não os dentes voltam a entortar, tem possibilidade disso acontecer mesmo? Esse dente é um dos penúltimos do fundo.

  22. Olá, faz 1 mês mais ou menos o meu dente quebrou e precisei fazer um canal e foi colocado uma cora, sinto que ficou um pequeno espaço entre a coroa e a gengiva, me causa desconforto, pois em alguns momentos sinto um certo odor neste dente. É possível refazer a coroa de forma que ela se encaixe melhor ao espaço?

  23. Bom dia,

    Há uns anos atras eu fiz um canal e quebrou meu dente no procedimento, tive que colocar um bloco.
    Anos depois, insatisfeita com meus dentes, coloquei aparelho, minha dentista colocou a banda no dente que estava com o bloco, ela poderia ter feito isso? Não tinha problema nenhum com esse bloco, depois de algumas manutenções fui sentindo sensibilidade e em um belo dia ele soltou, não sendo mais possível recoloca-lo, conclusão: tive que extrair meu resto de dente e terei que fazer um implante.

  24. Olá Doutora,

    Eu perdi 2 dentes da frente, porém só nasceu 1 é ele cresceu torto, tem como eu fazer um implante ou coroas, algo do tipo, porque eu não quero por aparelho, obg se me responder.

  25. Ola doutora, o meu problema e que preciso colocar a aparelho mas meus dois dentes superiores, os da frente, sao pivot e sao afastados, eu posso colocar aparelho neles ? Eles voltam a ficar normais ?

    1. Em princípio pode sim, Patricia. Os bráquetes do aparelho são colados nas coroas da mesma forma que seriam colados em dentes naturais. Dessa forma, seria possíve fechar o espaço entre os dentes.

  26. Dra. no meu caso, eu tenho um canino incluso. Eu poderia extraí-lo e implantar esse mesmo dente só que no lugar certo? Ao invés de ter q esperar o canino ser totalmente tracionado.

  27. Quebrei o primeiro molar do arco inferior, posso fazer o implante de imediato, logo depois da extração do dente quebrado ?
    Ou tenho que extrair o dente e esperar 2 meses para fazer o implante ?

    1. Miqueas, pode ser que sim, mas certeza mesmo só na hora da cirurgia. Seu dentista pode ficar preparado pra fazer o implante e, se as condições permitirem, ele faz de forma imediata.

  28. Olá doutora, gostaria muito de tirar uma duvida, coloquei aparelho ha 4 meses, no terceiro mês a dentista que trata os meus dentes disse me que eu teria que colocar a banda nos dois pré molares porque eu tinha restauração de resina de lado neles, eu achei estranho mas não questionei, ela colocou e depois de duas semanas tive um mau cheiro horrível em um dos molares, voltei lá, ela não queria tirar a banda mas insisti e ela retirou, o mau cheiro passou na hora, só que depois fui olhar com uma lanterna e o dente esta cheio de trincas que não tinha, minha pergunta é: será que ela fraturou o dente com a banda?

    1. Jessica, a presença de restauração bem no local onde o tubo seria colado é um problema, mesmo. Nesse caso, melhor colocar bandas. Quanto ao mau cheiro, provavelmente ficou alguma reentrância onde acumularam-se resíduos alimentares, então quando a banda foi removida, esses resíduos também foram. Quanto às “trincas”, ou não são realmente trincas, ou são resíduos do cimento usado pra fixar a banda, ou elas já estavam aí e você nunca percebeu. A cimentação da banda não causa esse tipo de “trinca”.

  29. Boa noite, Dra. Ana.
    Meu dentista em BH me orientou a usar aparelho por alguns vários motivos, mas tive que me mudar para João Pessoa e aqui a ortodontista que fui me disse que não se pode colocar aparelho em peças de porcelana. Desculpe, esqueci de dizer que os quatro dentes da frente são de porcelanas. Isso confere? Ou devo procurar outro especialista?
    Obrigada.

  30. Estou desesperada… Usei aparelho por 3 anos (12 aos 15) e meus dentes entortaram e fiz a radiografia pra colocar aparelho de novo, e a dentista viu que meu dente da frente, aquele maior, está com a raiz pela metade praticamente, e ela disse que se eu colocar aparelho ele vai cair. Tem possibilidade de eu colocar aparelho e ele não cair, ou é certeza que ele vai cair ou escurecer se eu colocar aparelho ?
    Ela me deu a opção de colocar aparelho e depois colocar implante só que tenho 17 anos, não consigo me imaginar com um implante !!
    Me ajudaaaaa por favor.

    1. Jaqueline, tem possibilidade de você colocar aparelho e ele não cair, sim. Mas é um risco que você corre, da reabsorção radicular piorar e acabar sendo necessário um implante. A questão é: você está disposta a arriscar?

  31. Olá Dra. Ana, fui a clinica para ver a possibilidade de colocar aparelho, mas o Dentista falou que no meu caso meus dentes de baixo são muito para trás, por isso afetaria na hora da mordida, ou seja, os dentes de cima bateriam no aparelho nos dentes de baixo, assim, ele me recomendou fazer cirurgia para trazer os dentes de baixo um pouco mais para frente. Não gostaria de fazer a cirurgia por vários motivos, mas a dúvida é a seguinte, eu posso colocar o aparelho e utilizar algum molde ou alguma outra coisa para que no momento da mordida os dentes de cima não venham a bater no aparelho de baixo? Não sei se me expliquei bem, mas desde já obrigada!

    1. Fabiula, em princípio sim, há um dispositivo chamado “levante” que impediria que os dentes de cima encostassem nos bráquetes de baixo. Porém, se o seu caso for cirúrgico e mais severo, usar aparelho sem fazer a cirurgia pode piorar o problema. Converse com o seu ortodontista, se ele achar benéfico pra você o tratamento ortodôntico sem cirurgia, o que chamamos de “compensatório”, ok.

  32. Dra. Fui ao dentista e o meu dente superior lateral é de leite, mas tem um dente atrás. O dentista disse que tenho que arrancar o da frente de leite para o permanente de trás vir para frente. E disse que vai demorar em torno de 2 anos para ficar tudo alinhadinho. Mas esteticamente não ficará bonito arrancar o da frente de leite para o de trás permanente vir para frente, sendo que o de trás parece ser mais comprido, pois quando fecho a boca o de trás encosta no meu dente de baixo. Será que ele vai vir mesmo para frente? Será que tem algum jeito para ele não ficar com um buraco quando eu arrancar o de leite para não ficar tão feio? Eu poderia deixar o da frente e arrancar o de trás?
    Obrigada!

    1. Deia, não faz sentido extrair o permanente pra ficar com o de leite (até porque, o de leite, um dia cairia e você ficaria sem nenhum). Compreendo sua preocupação a respeito, mas se você quer corrigir isso, precisa entender que o primeiro passo é fazer a extração do dente de leite, que está ocupando o espaço do permanente. Se houver espaço, a tendência é do dente permanente ir pra frente sim, mas eu acho que seria bom fazer avaliação com um ortodontista, com aparelho ortodôntico esse problema se resolveria mais rápido.

  33. Boa tarde, Doutora.
    Quando mais nova sofri um acidente no qual quebrei meus dois dentes da frente, do lado direito pela metade e o esquerdo só a ponta. Tenho mordida torta, sinto dores e tem um espaço entre esses dois dentes que gostaria de corrigir. Sou muito sensivel nessa região, até para limpeza preciso de anestesia local. O fato dos dentes serem colados atrapalha na questão do uso de aparelho? Obrigada desde ja.

  34. Olá doutora, eu tenho um implante no incisivo lateral, e um pivô no dente central com a coroa de porcelana, usei aparelho ortodôntico durante 2 anos e logo em seguida fiz a remoção para fazer o implante, porém não gostei do resultado final do aparelho, eu posso continuar outro tratamento ortodôntico sem nenhum problema com o implante ?

  35. Bom dia, tenho uma dúvida. Tenho 24 anos, quando tinha 15 quebrei um dente da frente e coloquei um pivô. Hoje me incomoda um pouco pois tenho a impressão que esse é um pouco mais pra frente que os outros. Os últimos dentes ao lado dos cisos não tenho mais, pois estavam quebrados e eu e minha dentista optamos por extrair, passado isso ela me indicou colocar aparelho. Fiz avaliação em uma outra clínica pois minha médica não coloca aparelho, e lá me disseram que eu teria que reimplantar os dentes extraídos. Fiquei meio em dúvida quanto a essa informação, pois sempre achei que os espaços seriam corrigidos pelo uso do aparelho, e a dentista que consulto é a mesma ha muito tempo. Sei que o ideal talvez seja outra avaliação, já marquei, mas até lá ainda estou na dúvida e gostaria de sua opinião. Desde já obrigado 🙂

    1. Gabriela, nem sempre é possível fechar o espaço de um dente extraído com aparelho. Às vezes é preciso fazer algum tipo de prótese (fixa ou removível) ou implante. Parece ser o seu caso. Se os dentes tinham indicação de extração, paciência, agora é pensar daqui pra frente.

  36. Olá,

    Usei aparelho por cinco anos e depois fiz a remoção, tudo orientado pela dentista. Porém, ela colocou um aparelho atras dos meus 4 dentes inferiores da frente que é basicamente um ferrinho fixo entre eles e me disse que esse aparelho iria ficar para SEMPRE.

    Isso procede? Eu ja estou acostumado, mas alem de dificultar na escovação, há muita formação de placa.

    Obrigado.

    1. Matheus, isso é uma contenção fixa, e a ideia é que fique pelo maior tempo possível. Não sei sua idade, mas pelo menos até uns 25 anos é bom manter (porque até essa idade ocorre o crescimento terminal da mandíbula, o que pode apinhar os dentes anteriores inferiores). PRA SEMPRE é difícil. Use enquanto der.

    1. Tatiana, a colagem dos bráquetes nessas próteses merece alguns cuidados mas, em princípio, pode ser usado qualquer tipo de aparelho, convencional ou estético.

  37. Oi Ana, bom dia. No meu caso, eu preciso fazer um implante e colocar aparelho, gostaria de saber se posso colocar o aparelho e depois que acabar o tratamento eu colocar o implante ?
    Obrigada !

  38. Dra. Gostaria de saber se tem problema em clarear os dentes antes de colocar aparelho? Corre risco do dente ficar fraco e quando for para colocar o aparelho o dente quebrar?

    1. Não Mari, não há problema e os dentes não vão enfraquecer (o clareamento não enfraquece os dentes). Mas se eu fosse você, deixaria pra depois de remover o aparelho, pois o aparelho vai “esconder” seus dentes e o resultado do clareamento não será tão visível.

      1. Olá Doutora, tenho que colocar uma prótese dentaria, justamente no dente que ficaria um anel de aparelho, gostaria de saber se posso colocar o aparelho e quando terminar o tratamento, colocar a prótese ? Obrigada!

        1. Nathali, em princípio, pode. Mas depende do caso, talvez o ideal seja colocar uma coroa provisória nesse dente pra movimentá-lo também. Vale a avaliação do seu ortodontista a respeito.

  39. Bom dia,

    Coloquei um implante em 11/08/15, mas não estou gostando do acompanhamento do dentista, posso mudar para outro dentista? Ainda está no período de ossointegração.

    1. Silvana, poder pode. Mas não é o ideal, pois se houver qualquer problema no período de osseointegração, o novo dentista não vai se responsabilizar por isso (afinal não foi ele que fez o implante) e, uma vez que o o novo dentista tenha atendido você, seu atual dentista pode simplesmente não mais se responsabilizar por qualquer intercorrência, visto que você abandonou os cuidados dele. Legalmente isso é meio complicado. Então sugiro que você aguarde pelo menos a osseintegração pra trocar de profissional, se depois você quiser fazer a prótese com outro dentista, ok.

  40. Dra. Coloquei uma faceta de porcelana em um dente da frente, pois quando era mais nova caí e acabei quebrando. Hoje, meus dentes estão super desalinhados e, gostaria de saber se posso colocar aparelho ortodontico?!

    Aguardo resposta,
    Abraços

  41. Dra. Ana preciso usar aparelho pois tenho o dente 26 extruído e ausencia do 27, mas o 28 esta totalmente erupcionado. A banda pode ser colocada no dente 28?

  42. Boa noite, doutora. É possível fazer um imovel la te no dente 31 q esta com perda óssea? Andei pesquisando na internet q nesse local e nessas condições e difícil…

  43. Tenho uma coroa por cima do meu dente, mas vou colocar aparelho por recomendação do odontologista, será que depois o dente que está coberto pela coroa começará a doer, ou ele ficará normal ???

    1. Talita, não tenho razão pra achar que ele vai doer. O tratamento ortodôntico prossegue da mesma forma, o bráquete será colado na coroa e vai movimentar a raiz desse dente.

  44. O esmalte do meus dentes principalmente os da frente está com problemas com aquela transparência, sinto sensibilidade as vezes. Faço tratamento normal nos dentes, perguntei ao dentista se podia colocar aparelho, ele disse que não teria problemas. Sera que pode quebrar os dentes ao apertar o aparelho ?

  45. Olá doutora, boa tarde!
    Tenho uma dúvida… sofri um acidente e perdi a metade do dente da frente, não precisei fazer canal pois não afetou a raiz do dente, no momento estou com uma resina, posso utilizar aparelho fixo nesse dente? Muito obrigada!!

  46. Boa tarde doutora, fiz um implante no dente da frente, gostaria de saber se posso colocar aparelho e o braquete em cima do dente implantado?

    Grato.

    1. Felipe, colar o bráquete, por uma questão estética, até pode. Mas o implante não vai se movimentar, uma vez instalado em um lugar, ele fica lá pra sempre.

    2. Boa noite doutora, há 5 anos sofri um acidente no qual tive meus incisivos atingidos. No qual foram deslocados 2 para frente e 1 para trás, e só agora ha 2 meses fiz canal em dois deles, sendo um com pino e coroa. Será que há alguma contraindicação no uso do aparelho ortodôntico para a correção desses dentes que foram deslocados com o acidente? Desde de já agradeço sua atenção.

      1. Halisson, em princípio, esses dentes pode ser movimentados com o aparelho. Mas como o tratamento de canal é recente, é preciso que o dentista que fez o canal “libere” pra fazer a ortodontia. Se ele disser que está ok, tudo bem.

  47. Dra, depois de colocar a prótese sobre o implante, eu vou poder morder normalmente? Além disso, eu tenho muito medo de fazer implante e minha estética ficar comprometida :/

  48. Boa tarde Dra.,
    Usei aparelho 2 anos, mas meu dente superior direito ele era mais fino que o outro, aí quando tirei o aparelho fiz estética nele pra que ele ficasse igual ao outro. Minha dentista me passou uma placa transparente pra usar depois que retirei o fixo, mas não adiantou, meus dentes estão abrindo novamente. Gostaria de saber se posso colocar novamente o fixo mesmo com esse dente de estética. Muito obrigado.

    1. Pode sim, Paulo… dá pra colar o bráquete nesse dente da mesma forma. Mas dependendo do tipo de estética que você fez (uma faceta em porcelana, por exemplo), ao remover o bráquete pode ser ner necessário refazê-la, pois pode haver dano na remoção do aparelho.

  49. Olá Ana,

    Aos 16 anos eu sofri um acidente e quebrei os dois dentes da frente, um eu consegui recuperar com tratamento de canal mas o outro fraturou muito a raiz então teve que ser extraído, eu uso aparelho desde então, para depois fazer o tratamento de implante, mas tenho duas dúvidas: já faz mais de 2 anos que eu extraí o dente, vou precisar fazer enxerto de pó de osso? Considerando que eu tenho 18 anos, só vou poder o implante com 21, mesmo que o tratamento odontológico já tenha terminado? Pois esse dente de resina às vezes solta e é bem chato isso. Ah e com o dente que eu consegui recuperar, qual é o tratamento ideal pra recuperar apenas a parte quebrada?

    1. Ester, a necessidade de enxerto depende da quantidade de osso perdido. Na sua idade, é provável que não tenha havido perda óssea significante, e aí não haveria necessidade de enxerto. Sim, mesmo com o tratamento conscluído, talvez ainda seja necessário aguardar até que a sua parte óssea esteja totalmente “crescida”. Quanto ao dente quebrado, o tratamento ideal depende do tamanho da fratura… pode ser apenas restauração, pode ser melhor uma faceta ou, até, uma coroa completa.

  50. Ana, muito obrigada pela resposta! Tenho visto uns vídeos e já estou me conformando com a idéia de ter que usar implante. Enquanto o “dente” não fica pronto, eu posso usar o provisório, né? Mas ficou uma dúvida… Quando eu pago pelo implante, a prótese que vou colocar depois já está inclusa ou eu pago pelo implante e depois pago pelo dente que será posto? Geralmente como funciona? Pago tudo junto ou por cada etapa? Bjss

    1. Pode usar o provisório, sim! Geralmente se paga por etapas, já que cada procedimento tem custo distinto: uma valor para o implante, outro para a prótese sobre implante.

  51. Olá doutora, boa noite!

    Estou triste, tenho 22 anos e um dente canino de leite pois o permanente está incluso… o 23. Após 2 anos usando aparelho, resolvi mudar de dentista, ela viu nos meus exames que o elemento 23 está na posição horizontal e não da pra tracionar pois prejudicaria os 2 da frente. Fui enrolada por 2 anos. Eu perguntei se não poderia preencher o de leite c resina, mas ela disse q não adianta, q o certo é eu tirar o aparelho e arrancar o dente de leite e o incluso, pois corre o risco de absorver e prejudicar a raiz dos outros 2 da frente. Estou muito triste. Vou me consultar c um buco p fazer a cirurgia e terei q usar implante. Quanto tempo depois da cirurgia de extração dos dentes eu poderei usar implante? N quero ficar c um buraco na boca, estou muito triste, queria resolver logo esse problema. Obrigada.

    1. Thaíssa, depende do caso. O implante (parafuso) pode ser até imediato. Se não puder, geralmente se aguarda de 4 a 6 meses. Nesse tempo, você não precisa ficar sem dente, é possível usar algum tipo de prótese provisória, fique tranquila. Converse com seu dentista.

  52. Dra. boa tarde. Tô com um pouco de medo. O dentista constatou um pouco de perda ossea nos meus dois dentes frontais de baixo, e vou colocar aparelho. Ela disse que é só cuidar que não terei problema. Mas assim, o que a senhora me diz, pode ter algum problema ou não? Tipo, corro o risco de perde-los? Obs: a gengiva está retraída um pouco. Mas os dentes estão fixo. Grato.

    1. Evandro, se você está em dúvida, faça uma avaliação com um periodontista (dentista especialista em gengiva) antes de colocar o aparelho. Pergunte pra sua dentista se ela recomenda algum colega periodontista que possa ajudar.

  53. Boa tarde, tenho 42 anos e tive muita perda de dentes, e com isto meus dentes se abriram demais, ficou muito espaço, tanto embaixo como em cima.
    Até agora fui em uma clinica para fazer avaliação para ver se posso corrigir estes espaços, a dentista falou que eu nunca mais poderei corrigi-los devido à perda de osso, isto é verdade, não tem mais como corrigir?

    1. Roseli, corrigir a posição dos dentes com aparelho, se a perda óssea é grande, realmente não deve ser possível. Mas existem outras formas de melhorar a estética, sugiro uma avaliação com um dentista especialista em dentística (estética) e prótese.

    1. Marcelly, eu não tenho consultório, atendo apenas esporadicamente no consultório de uma amiga, em Curitiba. Eu sou especialista em Radiologia, e atualmente tenho me dedicado à aquisição e interpretação de exames de imagem (radiografias, tomografias, etc.).

  54. Olá Dra Ana.

    Primeiramente gostaria muito de lhe agradecer por responder tão prontamente nossas duvidas.
    Dra, tenho um dente na arcada superior (2° pré molar) q foi totalmente consumido por uma cárie, devido ao medo de ir ao dentista, aos poucos fui perdendo o dente, o q existe hj é somente a raiz… Gostaria de saber Dra se existe a possibilidade de usar um aparelho ortodôntico para “fechar o buraco” q a falta desse dente vem causando, puxando o dente de trás para o lugar.

    1. Marcelo, fechar o espaço com aparelho é uma possibilidade, mas se a raiz do seu dente estiver boa, é possível fazer canal + pino + coroa, aí você não perde seu dente. Procure um dentista pra avaliar.

  55. Ola doutora, me faltam 4 dentes superiores e são quase na frente, tenho que fazer implante. Mas meus dentes estão meio tortos então teria que usar aparelho. Tem como usar aparelho com uma prótese removível ou fixa e depois do tratamento ortodôntico fazer o implante? Ou tenho que fazer os implantes pra depois por o aparelho?

    1. Davilla, como explico no texto, sim, é possível usar algum tipo de prótese provisória durante o tratamento ortodôntico. E o ideal é primeiro concluir o tratamento ortodôntico e depois fazer os implantes, embora isso dependa do plano de tratamento, o que varia.

  56. Eu tenho o dente canino incluso e o tracionamento demora no mínimo seis meses, eu queria extrair o dente incluso e usar um implante dentário pra ter resultado mais rápido. Mas tenho mordida cruzada, posso fazer esse procedimento e depois usar aparelho?

    1. Ah, entendi. 🙂

      Sim, remover o seu canino e fazer um implante é uma opção, porém não acho que seja a melhor opção no seu caso. Se você tem mordida cruzada, o ideal é usar o aparelho pra corrigir isso antes de se fazer o implante, porque o implante, uma vez instalado, não pode ser movimentado, não muda mais de lugar… e se você vai usar aparelho, por que não fazer logo o tracionamento e evitar a necessidade de implante? Ainda, pra se instalar a prótese sobre implante, via de regra, deve ser preciso esperar mais ou menos 6 meses pela osseointegração, que é o tempo que vai levar o tracionamento.

    1. Mariana, de forma direta, não… em princípio uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você deve estar falando de uma situação muito específica. Me explique melhor o seu caso pra eu entender e poder ajudar.

  57. Olá, Doutora.
    Precisarei extrair os dois primeiros molares inferiores.
    Também preciso colocar aparelho para ajustar os dentes. Não são MUITO tortos, quase imperceptível em uma conversação, por exemplo.

    Minha dúvida é a seguinte:
    Extrairei os dentes e posteriormente colocarei prótese fixa, mas antes disso colocarei aparelho para que os dentes tortos possam se mexer. Como não devo levar muito tempo com o aparelho (pouco mais de um ano) existe um grande risco de perda óssea e\ou “afundamento” do espaço de onde foram extraídos os dentes?

    1. Borges, 1 ano é pouco tempo, embora a gente nunca saiba como o organismo do paciente vai se comportar. Em princípio, o risco de perda óssea relevante, nesse tempo, é baixo.

  58. Olá Dra. Tenho uma coroa de porcelana no segundro pré-molar, que é sustentado por apenas um pedacinho do dente que tinha ficado, gostaria de saber se posso usar aparelho ortodôntico, aguardo resposta, obrigada, e parabéns pelo site, sana várias dúvidas.

    1. Monica, em princípio, pode sim. O bráquete do aparelho será colado na própria coroa. Só temnha em mente que a futura remoção do bráquete pode danificar a coroa e, aí, pode ser preciso trocá-la após a conclusão do tratamento ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

  59. Olá Dra.
    Tenho 40 anos e devido ao pouco acesso a serviços de saúde bucal, falta de conhecimento e também financeiro, tudo isso resultou precocemente na extração de 4 dentes superiores (os da frente), e por conta disso uso prótese ha mais ou menos 25 anos. E hoje também percebo que os dentes restantes estão comprometidos. Pretendo fazer uns esforços financeiros para realizar um tratamento completo e inclusive o implante no lugar desses quatro dentes.
    PERGUNTO:
    Durante o tratamento do implante, vou ter que ficar afastado do trabalho por muito tempo?
    Vou ter que ficar “banguela”? Isso me preocupa, pois no trabalho preciso constantemente estar me comunicando, as vezes dando treinamentos, “palestras”.
    Grato pela atenção.

    1. Não Carvalho, não há necessidade de afastamento do trabalho e nem de você ficar “banguela”, é possível usar uma prótese provisória enquanto aguarda a integração dos implantes ao osso. Talvez seja bom descansar uns 2 ou 3 dias, dependendo do tipo de trabalho que você faz e de como seu organismo se comportar no pós-operatório.

      1. Primeiramente, obrigado pela atenção.
        E agora aproveito a oportunidade para lhe fazer mais algumas perguntas:
        1 – Levando em consideração os 25 anos que uso prótese, obrigatoriamente terá a necessidade de enxerto ósseo, ou há a possibilidade de não ser preciso?
        2 – Durante o tratamento, tendo que usar a prótese provisória, a comunicação flui normal, sem prejudicar a dicção?
        3 – Esteticamente fica muito visível que estou usando uma prótese e que estou em tratamento, a ponto de me causar constrangimento pela aparência?
        4 – Em média quanto tempo fico usando a prótese provisória?
        5 – O implante tem algum tipo de validade, como por exemplo, depois de certo tempo ter que fazer algum tipo de manutenção com serviços semelhantes aos do próprio implante?

        Desde já, agradeço mais uma vez pela atenção.

        1. Vamos lá:

          1. Não, a necessidade de enxerto depende do caso, pode não ser preciso.
          2. Em princípio, não há interferência na dicção. Mas por se tratar de uma prótese diferente daquela a qual você está acostumado, pode haver um período de adaptação.
          3. Não. A prótese provisória é estética, pessoas leigas (que não são dentistas) certamente não vão saber diferenciar uma prótese dos dentes naturais.
          4. Pelo período de osseointegração, que deve levar uns 6 meses.
          5. O implante é “pra sempre”, embora a prótese talvez um dia tenha que ser trocada, além de que o acompanhamento periódico é indicado, pra verificar a limpeza, ausência de inflamações gengivais, etc..

          1. Olá Dra.
            Sem querer abusar da sua paciência, aqui estou com mais uma pergunta.
            Quando a senhora diz que “a prótese talvez um dia tenha que ser trocada”, qual seria o tempo mínimo para isso talvez acontecer?

            Grato,

          2. Isso varia de pessoa pra pessoa, é preciso considerar os hábitos de higiene, alimentares e, também, o tipo e material da prótese. Uma coroa de porcelana pode durar 10 ou 15 anos, por exemplo.

          3. Dra.,
            Considerando que depois de algum tempo (10, 15 anos), haja a necessidade de troca da prótese.
            O valor dessa possível troca de prótese, costuma ser um valor mais brando, ou se aproxima do valor gasto no implante inicial?

          4. Dra.
            Obrigado por todos os seus esclarecimentos, ajudou-me muito no sentido de entender melhor como funciona o implante.
            Certamente quando for tratar disso com o profissional estarei mais seguro e compreenderei melhor todo o processo.
            Mais uma vez obrigado e parabéns pelo blog.

  60. Bom dia dra. Ana, fiz um implante no dente da frente ha 15 dias atras. Estou com uma coroa provisoria colada no dente do lado. Como a gengiva desinchou ficou um pequeno espaco entre a protese e gengiva. Gostaria de saber como faco a higiene nesse local. Outra coisa, na parte de tras, apos a retirada dos pontos, ficou um buraco na gengiva. Sera q perdi gengiva ou faz parte da cicatrizacao?

  61. Olá Drª.
    Quando eu tinha 12 anos cai no banheiro e meu dente trincou, tive que fazer canal nos dois dentes superiores da frente, porém quando eu olho bem de perto, vejo que um deles está trincado.
    Fui em um dentista, ele disse que eu nunca mais poderia usar aparelho, porém uma outra dentista disse que eu posso usar sim, que não tem nada a ver.
    Deixei isso para lá, porém estou sentindo muita dor na minha mandíbula e dor de cabeça também, acredito ser bruxismo. Se for terei que usar aparelho, você acha que tem alguma coisa a ver eu usar ou não terá problema nenhum, devido ao trincado?

    Aguardo seu retorno.

    Um abraço,
    Jéssica!

    1. Jéssica, a trinca não contraindica de forma direta o uso de aparelho, cada caso é um caso. Provavelmente é apenas uma trinca de esmalte, o que não é incomum. Mas o tratamento de bruxismo não passa necessariamente pelo uso de aparelho, é preciso avaliar cada caso de forma específica. Procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra avaliar.

  62. Tenho um dente falso na frente pois estou esperando completar 18 anos para fazer um implante, como posso corrigir os outros dentes antes e depois do implante?

    1. Maxwel, depende de que tipo de correção estamos falando, se for de posicionamento dentário, com aparelho ortodôntico. E o ideal é fazer o tratamento ortodôntico antes do implante, pra instalar o implante, depois, no espaço adequado. Consulte um ortodontista.

  63. Olá doutora! Tenho uma ausência de dentes severa, faltam a maioria dos meus dentes, tenho que fazer uma cirurgia ortognatica pois sou classe III, tenho mordida aberta, cruzada e a face anterior, já fui pra inúmeros ortodontistas e eles nao sabem fazer meu planejamento pra me preparar pra cirurgia, dizem que falta muitos dentes, e como irão colocar aparelho? Aí o bucomaxilo não opera sem passar pelo ortodontista, o que faço?

    1. Amanda, você precisa de um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial que trabalhem juntos! Não dá pra fazer o tratamento ortodôntico e cirúrgico de forma separada. Converse com o buco pra ver se ele não sugere um ortodontista no qual ele confie.

  64. Bom dia, dra. Ana
    No momento estou utilizando aparelho. Porem meu dentista falou que só ira retira-lo quando eu fizer os implantes que necessito. E preciso de 4 implantes na parte inferior, dois de cada lado. Os espaços se localizam antes dos dois ultimos dentes.
    Tenho 39 anos e a extração desses dentes foram feitas ha mais de 20 anos, e a gengiva está muito fina. A minha pergunta é: mesmo com a gengiva muito fina há possibilidade de fazer implante? Ou há outro método para preencher os espaços como uma prótese montada e presa aos outros dentes por exemplo? Porque tenho muito receio do implante fixo.

    1. Gabriella, se não houver osso suficiente para fazer os implantes, ainda há a opção de fazer enxerto ósseo. Mas o implante não é a única solução possível, pode-se fazer ponte removível ou fixa, também. É questão de você e seu dentista conversarem sobre o que é mais interessante pra você. Do ponto de vista funcional e estético, hoje o implante costuma ser a melhor opção, e a mais cara também, o que não quer dizer que uma ponte fixa ou removível, apoiada nos outros dentes, não vá deixá-la satisfeita.

  65. Tenho 45 anos e quando tinha 16 anos perdi 5 dentes na lateral, e hj quero fazer implantes, mas estou sem osso onde perdi os dentes, e sinto dificuldade de mastigar… Posso fazer implantes ?

    1. Em princípio pode sim, Adeliana. Mas se não houver osso suficiente, será preciso fazer enxerto ósseo, também. Procure um dentista / implantodontista e faça uma avaliação.

  66. Bom dia, eu uso prótese removível e fiz dois implantes, a primeira etapa tem 15 dias, daqui a seis meses será colocado um provisório, minha prótese foi ajustada, gostaria de saber se é necessário usar a prótese removível ou é só estética.

  67. Olá Dra. Ana
    Tenho um implante no dente da frente na parte superior. Eu fazia um tratamento com aparelho ortodôntico, mas o interrompi pela insatisfação dos resultados, depois de realizar o implante desejo retomar o tratamento com um outro profissional. Porém, busco uma forma diferente de prosseguir o tratamento sem ser colocando um provisório. Pois já usei um desses e sei que é um pouco incômodo. Há outra possibilidade?

    1. Não Janaína, algum tipo de prótese provisória você vai ter que usar, afinal é um dente anterior. Ou um “dente” preso ao aparelho, ou uma prótese parcial acrílica (o que nem sempre dá, porque restringe a movimentação dentária). Ainda: o ideal é primeiro terminar o tratamento ortodôntico e só depois fazer o implante, pois aí os dentes estarão no posicionamento ideal e o implante poderá ser instalado no local correto. Implantes não se movimentam com forças ortodônticas, uma vez num lugar, pra sempre nesse lugar.

  68. No meu caso falta 3 dentes na frente e com o tempo meus dentes ficaram tortos… posso colocar aparelhos de correçao com proteses dentarias provisorias e depois implantes definitivos… leva tempo? Vai custar mais de 10.000,00 reais?

    1. Davi, em princípio, pode. A primeira coisa que você te que fazer é procurar um ortodontista pra avaliar. Se houver indicação de tratamento ortodôntico, a parte de prótese fica pra depois, mas sim, você pode usar próteses provisórias enquanto usa aparelho. O tratamento ortodôntico pode levar uns 2 anos, e se for preciso implantes, mais 1 ano. O custo total do tratamento varia muito, depende do tipo de prótese, do tempo de uso do aparelho, etc.. Se preocupe com uma coisa de cada vez. 🙂

  69. Olá doutora, tenho um único implante na parte superior frontal, estou prestes a fazer um clareamento e gostaria de saber se o implante ficara no mesmo tom dos outros dentes naturais?

    1. Não Suely, o gel clareador só clareia dentes naturais. Se você fizer o clareamento, vai precisar trocar a coroa desse dente, se não ele vai parecer mais escuro que os demais.

  70. Bom dia Dra. Ana, a minha dúvida é a seguinte, tenho 20 anos e usei aparelho ortodontico por quase 7 anos, tinha um canino incluso que o cirurgião na época decidiu remover… devido a mudanças de cidades e consequentemente de profissionais, quando tirei o aparelho o espaço para o implante desse canino ficou muito pequeno…. sinceramente não gostaria de voltar a colocar aparelho (pois já sofri muito), mas alguns profissionais disseram que se eu fizer um implante o canino seria do tamanho de um de leite e a estética não ficaria boa…
    O que eu devo fazer então, voltar a colocar aparelho, optar por uma prótese ou um implante ??
    Desde já agradeço.

    1. Clara, compreendo sua relutância, mas considerando que o espaço já existe, apenas é pequeno, eu acho que a melhor solução, esteticamente falando, seria abrir o espaço mais um pouco com aparelho e fazer um implante. A outra possibilidade é fechar o espaço de uma vez, mas pra isso também seria preciso usar aparelho. Uma alternativa pra não usar aparelho seria a prótese, alterando a estética de todos os dentes anteriores para “disfarçar” o espaço pequeno do canino. Enfim… é questão de você considerar as possibilidades e decidir o que deseja fazer.

  71. Ola dra. Eu uso aparelho tem 1 ano e 5 meses, estou com uma coroa provisória no primeiro molar inferior e minha dentista disse que não pode colocar braquete por que não cola, ela queria colocar banda mas eu nao quis. Mas isso é verdade que o braquete não cola? E eu vou ter que ficar sem o tratamento neste dente? Me ajude… Obrigada!!!

    1. Não que não cole, Daniela… mas é mais difícil de fixar mesmo, ainda mais em se tratando de um molar. Sua dentista é que tem que indicar a melhor forma de fixação, se ela acha que é a banda, você deveria ouvi-la.

  72. Dra, fraturei os dois incisivos centrais superiores na raiz. Vou fazer o implante dos dois. A estética fica muito prejudicada ou da pra ter um resultado 100%?

  73. Fiz implante em três dentes da frente, fiquei um ano no tratamento, pois um implante não deu certo e tive que refazer. Coloquei os implantes ha um dia, mas não fiquei feliz pois quando falo não sai as sílabas com “S” com perfeição e ainda acho que a minha boca ficou torta. Será que falta de costume ou precisa ser corrigido? Se é que dá pra corrigir!! Por favor me responda!! Estou triste!!

    1. Silvana, sua cirurgia é muito recente pra fazer esse tipo de avaliação. Você esta no início da fase de adaptação, os tecidos ainda devem estar inchados, etc.. Procure aguardar mais uns dias, mas é importante que você relate esse desconforto ao seu dentista.

    1. Eliseh, em princípio pode, mas isso significaria começar o tratamento do zero. Se a prótese ficou alongada, provavelmente a altura óssea conseguida com o enxerto não foi muita.

  74. Oi Dra. Vou fazer um implante e um canal com pino e coroa, mas estou com uma duvida em q tipo d material colocar, minha dentista me deu duas opções, dentes de porcelana e de ceromero, porém o de porcelana ficou mais caro, e eu queria saber se o material do ceromero é um material bom?? Se posso confiar??

  75. Doutora, tenho tbm mordida cruzada no fundo, mas nem parece, posso fazer implante do canino mesmo tendo esse desvio? Pq o dentista disse q tenho q usar aparelho e implantar so depois d 3 anos. Teria algum problema em implantar sem esperar tanto?

    1. Ariane, se você não pretende usar aparelho, em princípio, pode fazer o implante agora. Já se você vai usar aparelho, sugiro fortemente que você aguarde a conclusão do tratamento ortodôntico, porque aí todos os seus dentes estarão bem posicionados e o implante vai ficar no lugar certinho. Isso ocorre porque implantes não podem ser movimentados, uma vez instalados num local da gengiva, lá ficam. Mas não fazer o implante já não significa que você precise ficar sem prótese nenhuma no local do canino, dá pra fixar uma coroa até no próprio aparelho. Converse com o seu dentista sobre isso.

  76. Boa tarde doutora, bom, o meu caso á o seguinte. Eu tinha um dente de leite no lugar do canino esquerdo superior, e o canino que era pra estar no lugar certo nasceu no lugar do incisivo. Eu tive q extrair o de leite pq ja estava caindo. No raio x dos dentes mostra as duas raizes bem proximas, sem dar espaço para q pudesse ser feito um implante. Meu dentista deu a opçao de eu usar aparelho e uma provisoria no vão que ficou enquanto a raiz vai se abrindo pra futuramente um implante ser feito, e o canino que esta no lugar errado vai ser moldado e parecer um incisivo. Bom, eu ja estou c/ a provisoria, mas estou odiando pq quando eu mastigo o canino de baixo pega no ferrinho e a mordida fica torta, esta terrivel e a dentista disse que nao tem como mudar !!! Eu queria saber se qdo tiver de aparelho, essa provisoria vai ficar presa nele e nao vai me incomodar mais… obrigada.

  77. Boa tarde! Eu acabei de passar por várias obturações, limpezas e provavelmente vou ter que fazer um canal. Fora isso, já extrai um primeiro pre-molar superior e vou extrair mais 5 dentes (2 dentes inferiores que são um segundo pré-molar e o último dente do outro lado. E 3 superiores do lado oposto ao que já extrai). Tenho muita preocupação de como vai ficar depois. Vou ter que repor todos os dentes? Ou se eu colocar somente duas próteses fixas superiores já resolve? E o resto posso corrigir com aparelho? E essa reposição é feita em um consultório odontológico ou em um protético? Você pode por favor me informar a média do custo das próteses fixas (a partir de R$ X)? Estou muito preocupada com o custo, pois foi bastante caro o meu tratamento. Muito obrigada.

    1. Manu, é provável que seja necessário repor todos os dentes. Se você realmente extrair seus dentes, não dá pra fazer coroas fixas unitárias (pois não haverá raízes), apenas pontes fixas. Não sei dizer com base na sua descrição quantas pontes seriam necessárias, pois não está claro quais os dentes faltantes. Algumas ausências dentárias, em tese, podem ser corrigidas com o uso de aparelho sim, é questão de um ortodontista avaliar e verificar se no seu caso isso é possível. Tudo isso é feito no consultório, por um dentista, protéticos não têm permissão legal pra atender pacientes de forma direta, eles trabalham confeccionando próteses e outros dispositivos para o dentista. Não há como informar valores sem avaliar você clinicamente / radiograficamente, cada caso é um caso e as variáveis são muitas (tipo, material, etc.).

  78. Olá doutora, obrigada, muito bom este trabalho. Parabéns! Há 8 anos tenho implante dentário e não há nenhum problema com os mesmos, fui ao dentista por outro motivo e este me falou que eu deveria fazer uma tal de limpeza nos implantes, disse que seria tirado todas as peças, ficando apenas o parafuso que esta acoplado ao osso, que isso aumentaria a vida útil dos implantes e seria saudável, pois seria uma higienização também. Dra, é correto fazer este procedimento, e é mesmo necessário? Obrigada.

    1. A necessidade depende da avaliação do dentista, Sandro. Mas é algo bom sim, se houver tártaro por baixo das próteses é essencial que seja removido, pois poderia comprometer os implantes.

  79. Então doutora, o que acontece e que minha gengiva esta inflamada, dizem que e normal depois de extrair dentes a gengiva ficar inflamada, estou tomando um anti-inflamatorio, sera que posso terminar de extrair os dois restantes assim mesmo ? E caso ate o dia 22 de outubro eu nao tenha condicao de colocar uma ppr definitiva, tem como eu colocar uma provisoria ? Quanto custa uma provisoria ? A senhora conhece um anti-inflamatorio bom ?

    1. Fernando, realmente, a inflamação faz parte do processo de cicatrização da gengiva. Se seu dentista julgar que é possível realizar as outras extrações, ok. Sim, é possível fazer um PPR provisória e, se você fez extrações recentes, provavelmente é o melhor a ser feito, mesmo. Quanto a valores e à medicação adequada, é preciso avaliar, cada caso é um caso. Converse com o seu dentista.

  80. Ola Doutora, eu tinha que extrair 7 dentes na parte superior, quase todos na frente, ja extrai 5, faltam dois, so que eu estou extraindo aos poucos, de 2 em 2, dos 2 ultimos que extrai faz 5 dias, um deles esta bem dolorido ainda, era apenas uma raiz que estava muito pouco exposta, mas de todos que eu tive q extrair somente este ficou dolorido, haja visto que foi o mais dificil de extrair, gostaria de saber se e normal ? Se tenho que tomar algum remedio ? E tambem gostaria de saber da senhora se ate o dia 22 de outubro, tendo ainda um setembro inteiro pela frente eu ja consigo colocar minha ppr ? Faltam dois ainda, e ja tem cinco em processo de cicatrizacao ?

    1. Fernando, cada dente é uma história diferente… e se esse dente foi mais difícil de extrair, é esperado que o pós-operatório seja mais “chato”. Eu acho que sim, no final de outubro, com boa cicatrização, já deve ser possível fazer a PPR definitiva.

  81. Dei uma olhada no link e realmente tem varias informacoes que eu estava procurando, no caso como a senhora me explicou, ao terminar o ensino medio e o curso tecnico eu posso arrumar um emprego em algum laboratorio ou ter um proprio, e ainda assim prestar servicos a dentistas, eu vejo essa profissao muito boa, porem ainda pouco conhecida, dizem que em MG para cada 13 dentistas tem 1 TPD, e eu particularmente me interessei nessa area depois de acompanhar um protetico fazendo uma protese para mim mesmo, e decidi ingressar nesta area, vou me informar no Senac-RJ e fazer o curso, Dra. muito obrigado, e continue com este blog maravilhoso, abraços.

  82. Quando falei referente ao aparelho foi por que achei que atrapalharia os dentes a afastar pro lado desse osso, mas se for um osso solto meu dente pode amolecer?

  83. Doutora, estou perto de terminar o ensino medio, estou um pouco atrasado rs, irei terminar com 22 anos, assim que terminar to pensando em fazer um curso tecnico em protese dentaria, que demora cerca de 2 anos certo? Entao com 24 anos e terminado o curso, como arrumar um emprego em uma clinica odontologica ? Parece que um protetico pode trabalhar para varios dentistas ne ? No começo da pra tirar uma renda mensal de quanto mais ou menos, apenas com o curso tecnico eu me formo em protese ? Ultima pergunta rsrs, eu uso uma protese removivel superior, isso pode me atrapalhar nessa carreira que pretendo seguir ? Desde ja muito obrigado.

    1. Na verdade o técnico em prótese não trabalha para o dentista diretamente, ele é um prestador de serviço e não um funcionário do dentista, digamos assim. Então não seria o caso de conseguir emprego numa clínica, mas num laboratório de prótese. Ou ter o seu próprio laboratório de prótese. Não sei dizer quanto ganharia um protético iniciando na profissão. Nesse link tem várias informações a respeito –> http://www.rj.senac.br/cursos/detalhe/337/tecnico-em-protese-dentaria

  84. Ola Doutora, gostaria de fazer uma pergunta, so que irei fugir totalmente do assunto rs, gostaria de perguntar a senhora que e ligada a esta area se hoje em dia vale a pena fazer um curso tecnico em protese dentaria ? O que a senhora acha da profissao ? Tenho muito interesse em trabalhar nesta area e gostaria de saber da senhora o que acha ? Obrigado.

  85. Como pode não haver perda ossea se diminuiu o tamanho do osso que ta fora? O que vou fazer com esse osso? Se ele estiver fraturado, tem condições q eu coloque aparelho?

    1. Perda óssea e um fragmento de osso solto não são a mesma coisa. Perda óssea se refere ao um problema periodontal, ou seja, nos tecidos de suporte dos dentes. É como eu já disse, se o pedaço de osso está solto, é preciso remover. Se está fixo ao resto do osso, a gengiva deve cobri-lo. E nada disso tem a ver com o aparelho.

  86. Doutora, ortodontista disse que iria ver na documentação se houve perda ossea, mas minha preocupacao e que ja faz 15 dias que arranquei esse dente e a dentista q arrancou mexeu nesse osso que ficou fixo, e fez uma pequena raspagem, queria saber se por ela ter raspado o osso quando for colocar o aparelho meus dentes nao vão ficar moles, pq ela raspou um pouco vai haver perda ossea por q el raspou..? Sera que nao vou poder colocar o aparelho pq ela raspou?

  87. Ola Doutora, obrigado por me responder, so tenho mais uma duvida, gostaria de saber se posso colocar aparelho somente nos dentes de baixo (inferiores), pois meus dentes de baixo sao meio tortos e afastados um do outro, e eu nao uso protese na parte de baixo, gostaria de colocar um aparelho que so tenha o ferro e nao aqueles que tem tipo uns desenhos, tem como ? Perdi 7 dentes superiores uso ppr e so tenho 19 anos.

    1. Renan, poder até pode. Mas é preciso que o ortodontista avalie pra ver qual o benefício disso. Um tratamento ortodôntico, via de regra, exige que haja aparelho em cima e embaixo, pois a ideia não é apenas alinhar os dentes, mas proporcionar o “encaixe” dos arcos. Não sei se entendi o que você quer dizer com “aparelho que tenha só os ferros”, imagino que você se refira ao um aparelho removível, sem bráquetes. Mas aparelhos removíveis não costumam fazer grandes movimentações, me parece que o seu caso é pra aparelho fixo, mesmo.

  88. Ola doutora, eu tinha extraído o dente e depois de cicatrizado ficou um pedaço de osso pra fora da gengiva. Uma dentista disse que era um osso e fez uma pequena raspagem, mas ainda continuou pra fora, isso pode prejudicar no uso do aparelho?

    1. Thatiane, como assim “ficou um pedaço de osso pra fora da gengiva”? Se o pedaço está solto, é preciso remover. Se está fixo ao resto do osso, a gengiva deve cobri-lo. Em tese, isso não interfere em nada no uso de aparelho ortodôntico.

  89. Boa tarde!

    Tem como usar aparelho com coroa no dente? No meu caso tbm esta faltando dois dentes inferiores, um lado esquerdo frente e um lado direito frente, colocando aparelho será que consigo preencher este espaço?

    Obrigado.

    1. Sim, Marcelo. Mesmo com coroas dentárias unitárias é possível movimentar os dentes, porque o que “anda” através do osso é a raiz do dente. Quanto aos espaços, fechá-los com aparelho é uma possibilidade, mas se são dentes anteriores inferiores pode não ser possível porque alteraria o “encaixe” da sua mordida. Talvez o ideal fosse fazer implantes. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar!

  90. Ola Doutora, uma pessoa perdendo 7 dentes (extraindo) na parte superior da boca (maioria na frente) e colocando uma protese removivel (roth com grampo) pode colocar algum tipo de aparelho ? Pelo menos para disfarçar ?

    1. Renan, se for uma prótese com estrutura metálica, ela restringiria a movimentação dos dentes. Nesse caso, ela precisaria ser trocada por uma prótese removível inteiramente acrílica, pra que o seu dentista vá ajustando ela a cada consulta. Já se sua pergunta é se é possível colar os bráquetes na prótese pra disfarçar que você usa prótese, sim, é possível. Mas nem todo ortodontista gosta desse tipo de caracterização. Seria questão de achar um que esteja disposto a ajudar você.

  91. Doutora, eu extrai um dente e quando passo a lingua sinto um negocido duro, como se fosse um pedação de dente, estou preocupada. A dentista disse que era um osso, mas fico preocupada.

    1. Thatiane, deve ser o próprio osso da sua maxila / mandíbula que, depois da extração, ficou com um formato diferente. Com a cicatrização isso tende a sumir. Não há motivo pra preocupação. Se doer, procure sua dentista pra verificar.

  92. Oie doutora, nao tenho o segundo e terceiro pre molar de baixo do lado direito e esquerdo, e tambem nao tenho o segundo pre molar superior do lado direito, tenho falta de de 4 dentes na parte inferior, que no caso e o segundo pre molar e o terceiro, dois de cada lado, gostaria de saber se tem como usar aparelho fixo, fico pensando onde sera colocado o anel do aparelho? Acho q so tenho um molar de cada lado na parte inferior, sera q posso usar aparelho?

  93. Perdi cinco dentes, foram eles o primeiro molar superior esquerdo e direito e tambem o primeiro e o segundo molar inferior esquerdo e o primeiro molar inferior direito. Notei que meus dentes estão ficando tortos e falhados (os de baixo). Pretendo implantar esses dentes que faltam. Devo colocar aparelho antes? Ou primeiro implantar os dentes que faltam para depois colocar aparelho?

    Agradeço.

    1. Rafaela, como explico no texto, é melhor primeiro usar aparelho pra adequar os espaços e, só depois, fazer os implantes. Procure um ortodontista pra avaliar.

  94. Dra, parabéns pelo site e pela generosidade.
    Tive uma infância bastante humilde e cresci com dentição prejudicada. Minha mãe fez o que pode para pagar tratamentos com um prático (que trabalhava direitinho). Passei vários anos com um pivô central, sendo que os quatro centrais não tem mais raízes. Tenho empurrado para a frente o tratamento, pois estou terminando um doutorado, com prazos, e a última coisa que não posso ter agora é um problema de saúde (se bem que já o tenho pela dentição, dirá a senhora…). Até ontem à noite eu estava com um provisório no frontal, até descolar… e é assim que tenho vivido: descola, vou ao dentista e peço pra colar. O problema todo é que minha arcada está cruzada. Minha pergunta é: tenho como implantar o frontal antes de colocar aparelho para correção do cruzamento? A senhora aconselha pedir um alongamento no tamanho do dente considerando que meus dentes são pequenos (não aparecem no sorriso – aliás, nunca tive uma foto sequer com sorriso nestes mais de 40 anos de idade). Bem, é isso… ufa… Desculpe pelo tamanho da mensagem.

    1. Gaco, é possível fazer o implante antes do tratamento ortodôntico, mas não é desejável. O ideal é primeiro usar o aparelho – pra adequar o posicionamento de todos os dentes – e só então instalar o implante, já no lugar certo. Instalar o implante antes é um risco, pois ele não se movimenta no tratamento ortodôntico. Uma vez em determinado local, pra sempre nesse local. Se os seus dentes realmente são curtos, aumentá-los com restaurações estéticas ou coroas é uma possibilidade. É questão de avaliar com critério, seria uma reabilitação bucal extensa.

  95. Doutora, boa tarde! De antemão agradeço o espaço para sanar dúvidas.
    Olha só, tenho 34 anos e quando tinha 26, após quebrar meu dente frontal esquerdo, encarei o tratamento, e desde então no quebrado, coloquei uma prótese de porcelana (jaqueta) que hj, por sinal, conforme mastigação, ele está bem à frente dos outros, ou seja, está bem desalinhado. No meu caso é contraindicado o uso de aparelhos devido as manutenções, apertos? Ou terei que substituir a jaqueta para que meu dente seja alinhado novamente? No aguardo, obrigado.

    1. Luciano, você pode usar aparelho normalmente. O bráquete será colado sobre a coroa. Porém, como é uma coroa cerâmica, pode ser que ela risque / quebre quando da remoção do aparelho, e aí será preciso fazer uma nova. Mas, contraindicação, não há.

  96. Ola, meu dente da frente, só um dente, tem muita complicacao… e a dentista disse que não tem mais jeito pra ele… e que tenho que fazer um implante… mas queria saber se é caro? E se eu colocar o implante, depois de colocado posso fazer clareamento para clarear meus dentes normalmente? E posso usar aparelho também para alinha-los???

    1. Dheny, implantes são mais caros que próteses fixas e removíveis. Pra saber o valor no seu caso (já que cada caso é um caso), é preciso procurar um dentista / implantodontista pra avaliar. Se você pretende usar aparelho, sugiro que primeiro faça uma avaliação com um ortodontista pra verificar se já é possível instalar o implante, porque implantes dentários não podem ser movimentados, então se ele for instalado num lugar indesejado, vai ficar assim pra sempre. Quanto ao clareamento, coroas protéticas não podem ser clareadas, então aconselho que você faça o clareamento antes de instalar a coroa definitiva, pois assim será possível escolher a cor certa pra ela. Enfim… procure um dentista pra avaliar, ele irá orientar você direitinho sobre essas coisas.

  97. Meu caso, eu tive um acidente, ai eu fui colocar um pivô mas o meio senti, ta condenado, vai ter que arrancar, qual dente eu tenho que usar, tem como eu colocar aparelho também? Vc ta de parabéns.

    1. Luciano, em princípio é possível colocar implante + prótese sobre implante OU ponte fixa OU ponte removível. Sim, mesmo com a falta desse dente é possível usar aparelho. Sugiro que você procure um dentista especialista em prótese e um ortodontista pra avaliar.

  98. Olá, Ana! Tenho várias dúvidas… devido a varios problemas de medo de dentista, falta de higiene e maus profissionais eu perdi 7 dentes na parte superior e agora estou com muita dificuldade pra mastigar e até msm pra falar e cantar. Gostaria de usar implante pq fica mais bonito esteticamente falando, mas o valor financeiro está fora do meu orçamento. Então já fiz o molde pra prótese e fiquei sabendo que vou ter que usar aparelho pra corrigir a mordida cruzada. Posso usar o aparelho msm usando prótese? Tenho um pivô na parte inferior e 2 dentes com canal tratado, msm assim posso usar aparelho?

    1. Pode usar sim, Lucyara. Claro que é preciso planejar bem, porque a prótese pode impedir certas movimentações dentárias, certamente será preciso usar uma prótese provisória que vá sendo desgastada / ajustada durante o tratamento ortodôntico.

  99. Ola, necessito saber se posso usar aparelho depois do implante, como nasci com um problema no maxilar tive que fazer uma cirurgia.

  100. Doutora, tenho os dois dentes caninos muito pra frente e sao muitos tortos, visivelmente tortos, quero um resultado imediato. Queria saber saber se é possivel arrancar esses dois dentes caninos e por implantes no lugar e depois usar aparelho nos outros dentes q sao menos tortos. Obrigada.

    1. Não Karoline, e não acho que você vai achar algum dentista disposto a fazer isso. Se houver espaço, o alinhamento desses caninos com aparelho ortodôntico é relativamente rápida (até uns 6 meses). Dessa forma, nada justifica a extração deles, pois são dentes que têm papel fundamental no encaixe da mordida.

    1. Marcia, os “vãos” que aparecem por causa da recessão gengival não podem ser corrigidos com uso de aparelho. Mas se você tem espaços entre os dentes (dentes afastados), sim. É questão de avaliar com um ortodontista, mas tenha em mente que é PROIBIDO usar aparelho com uma periodontite ativa / não tratada, ok?

  101. Oi, acabei de chegar do dentista e ele me disse q vou ter q fazer um implante atrás na parte inferior, pois corro o risco de perder mais 3 dentes por conta de um q está faltando. Ele disse q tenho q fazer ou um implante ou um tal de “pps”, q seria para puxar os dentes de trás para o local q esta faltando (me corrija se eu estiver errada, não prestei atenção direito de tanto medo q fiquei). Então eu queria saber qual das duas opções é mais indicada e como seria o procedimento do “pps”?

    Obs: tenho 19 anos e queria colocar aparelho, depois de fazer tudo isso ainda vou poder colocar?
    OBRIGADA!

    1. Lia, confesso que não conheço essa sigla “pps”. Provavelmente é alguma nomenclatura que apenas seu dentista usa ou algum procedimento bem específico. Mas pelo seu relato, creio que as opções são 2 pra fechar o espaço do dente faltante: um implante OU puxar os dentes de trás para ocupar o espaço. No segundo caso, havendo as condições necessárias, isso é feito com aparelho fixo. Então, sim, você poderá usar aparelho normalmente.

    1. Kelly, via de regra faz-se primeiro o tratamento ortodôntico e depois os implantes. Mas cada caso é um caso… depende da avaliação do seu dentista / ortodontista / implantodontista.

    1. Em princípio pode, Bruno. Só é preciso avaliar se essa prótese fixa restringe a movimentação dos outros dentes. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  102. Doutora, eu perdi meu dente da frente em um acidente de carro, mas ficou um pedacinho, entao o dentista so complementou com outro pedaço de dente, tem algum problema eu usar aparelho, porque os outros dente estão tortos. Ai que esta a minha duvida, eu posso ou nao? E qual seria o aparelho, fixo ou o removivel? Sendo que eu perdi dois laterais superiores… Agradeceria se pudesse me ajudar a tirar essa duvida.

    1. Vamos por partes, Pamela… primeiro: você não perdeu seu dente no acidente. Pelo seu relato, você quebrou ele e o dentista colou o fragmento e restaurou o dente. Isso é ótimo, quer dizer que seu dente está aí. A presença dessa restauração não contraindica o uso de aparelho, ou seja, sim, você pode usar aparelho se houver indicação pra isso. Você diz que “perdeu” 2 laterais superiores… não sei como foi isso, mas a ausência de dentes também não contraindica o uso de aparelho. Então, sugiro que você procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  103. Olá Doutora… as cáries me pegaram quase exclusivamente nos meus 4 dentes primeiros molares, tenho necessidade de por aparelho e extrair dentes pois todos são graúdos e não cabem, quero saber se posso extrair esses 4 ao invés dos terceiros molares, por 3 motivos: esses 4 estão com cáries e um deles bem profundo, posso movimentar os dentes tanto da frente quanto de trás pra tapar a lacuna e melhorar a arcada? O outro motivo eu esqueci (sei q era só um capricho). Existem dentes mais importantes q outros? Quero saber se fazendo isso vai ficar perfeito mesmo levanto muito tempo? Completando a pergunta Dra., caso fique perfeito seria possível enganar até um dentista? Ele achando q extraí os terceiros molares?

    1. Livian, os primeiros molares são dentes que têm papel fundamental no encaixe da mordida, papel esse muito mais importante que os terceiros molares. O que você sugere é possível, sim, porém é uma decisão que precisa ser muito bem ponderada. Se os 4 primeiros molares estiverem muito cariados, pode ser uma boa ideia. Se forem cáries pequenas, não vejo vantagem. Outro fator importante: a extração de terceiros molares não garante necessariamente o espaço necessário para o alinhamento dos dentes, pois depende da “configuração” da sua mordida, de onde é que o espaço falta. Geralmente os dentes de escolha, em caso de necessidade de extração por motivo ortodôntico, são os pré-molares. Enfim: é uma questão de você e seu dentista conversarem, se essa alternativa for benefício pra você, ele pode optar por esse caminho.

      “Perfeito” é relativo… porque o nível de exigência e a opinião das pessoas varia quanto ao conceito de perfeito. Mas sim, o segundo e o terceiro molar podem substituir muito bem o primeiro e o segundo molar, respectivamente. Quanto a “enganar” o dentista, acho improvável… com um pouquinho de atenção é possível perceber que os primeiros molares foram extraídos, porque a anatomia do primeiro molar e do terceiro até podem ser parecidas, mas a do segundo é diferente. Então certamente um dentista notaria a falta do primeiro molar e o segundo no lugar do primeiro. 😉

  104. Caríssima Ana, extraí muito cedo um dente molar e somente em 2004 descobri que tinha um problema de atm, sofria c a mastigação, intensas dores de cabeça, zumbido e labirinte, o fato é q percebi q tinha esse problema já bem tarde, pois so pude fazer tratamento ortodontico em 2009, ainda uso aparelho e estou na fase final. Ja foi implantado a prótese, só falta a coroa, meu cirurgião vai colocar o provisório sobre implante em breve, mas tem q tirar o aparelho segundo o cirurgião, no entanto tem a ortodontista q ainda quer cont o tratamento, mas nao vejo a hora de tirar pq minha gengiva esta inflamada. Eu preciso de uma segunda opiniao pois ja nao sei mais em quem acreditar.

    Obs: a minha arcada ainda continua torta, nao tanto qto antes pq houve uma pequena movimentação graças aos mini-implantes que foram úteis p subir um pouquinho a arcada superior, no entanto ainda continua torto devido a ausência da coroa do molar inferior, onde se encontra o implante. Tenho certeza de que a partir do momento q a coroa for colocada, certamente a arcada voltará a nivelar. Obrigada desde ja.

    1. Rafaela, realmente, o melhor é colocar a coroa após a remoção do aparelho. Por outro lado, por enquanto se trata de uma coroa provisória, então qualquer pequena movimentação dos dentes próximos ao implante, mesmo que faça aparecer um espaço entre a coroa provisória e o dente ao lado, isso poderá ser corrigido quando for feita a coroa “oficial” (aí sim, depois que você remover o aparelho). Na verdade seus dentista não estão necessariamente discordando, apenas enxergando o caso sob a óptica das suas especialidades. Na minha opinião, você deve terminar o tratamento ortodôntico e, após isso, fazer a prótese sobre implante definitiva.

  105. Doutora, meus dentes sao muito pertinho um do outro, sera q a perda desses dentes podem ajudar no tratamento, tipo meus caninos sao um pouco pra fora e nao tem espaço pra eles voltaram pros seus lugares, com a perda dessses dentes o aparelho pode puxar um pouco os dentes laterais para trás abrindo espaço para os caninos e assim tambem fechando o espaço?

    1. Sim, Fabricio. Mas não é uma questão de “perder” dentes… se houver necessidade de criar espaço pra alinhar todos os dentes através de extrações, seu dentista / ortodontista vai sugerir e indicar isso. Isso é muito comum em tratamento ortodônticos, assim como o fechamento dos espaços de dentes extraídos.

  106. Doutora, eu quero colocar aparelho e quero saber se por eu ter perdido o penultimo dente de cima e o penultimo de baixo eu posso colocar aparelho sem nenhum problema e sem precisar colocar protese, obrigado 🙂

  107. Olá, ja dei inicio ao meu tratamento, infelizmente tive que fazer uma raspagem no dente da frente, onde agora coloquei um provisório… tenho que colocar um pino, gostaria de saber se vai doer muito, pois na raspagem minha gengiva ja ficou um pouco machucada. Estou morrendo de medo… heheh. obg

  108. Ola Doutora, estou desesperada, pois meu dente pré-molar superior esta completamente destruído pela carie, na verdade ele já esta na cor acinzentada (mas nunca doeu). E a dentista me disse que a única solução é extrai-lo. Estou sem chão, como vou sorrir banguela, já que o dente fica visível quando eu dou risada? Segundo a minha dentista a solução seria implante, mas infelizmente, no momento, eu não tenho o dinheiro p/ por o implante.
    Doutora será q esse dente teria uma outra solução a não ser o implante? Sei lá um dente provisório? A minha dentista insiste em arranca-lo, e depois eu colocar um implante, mas ela não entende o meu desespero de ter q ficar banguela até que eu tiver condições de pagar esse implante.

    1. Poliana, você não tem que ficar banguela não! Claro que existem outras alternativas, e é importante que seja colocado algum tipo de prótese pra manter o posicionamento dos seus dentes e o osso na região. As alternativas são: ponte removível (mais barata e menos invasiva) e ponte fixa (mais cara e mais invasiva, pois para que essa prótese se apoie nos dentes ao lado do espaço será preciso fazer desgastes nesses dentes). Se você tem intenção de fazer um implante num futuro próximo, quando tiver condições, eu sugiro a removível. Se não, faça a fixa e esqueça o implante.

      1. Drª Ana Tokus, obrigada por responder, depois do seu comentário resolvi trocar de dentista, já que ela não tinha me orientado sobre essas alternativas. Ai minha nova dentista disse que sim, que eu não vou ficar banguela (um alivio) rsrs, no caso ela irá extrair meu dente pré molar e colocar uma adesiva. Mas como li no seu post sobre o uso de aparelho ortodôntico, irei procurar um profissional em ortodontia pra ver se tem como usar o aparelho pra juntar o espaço do dente que irei extrair.
        Mais uma vez obrigada! Que Deus te abençoe =)

    1. Renata, depende da prótese. Mas de forma geral, sim, o ideal é realizar primeiro o tratamento ortodôntico e depois fazer a prótese “oficial”. Durante o tratamento, você pode (e deve) usar uma prótese provisória, intermediária. Procure um ortodontista pra avaliar, ele pode esclarecer as opções de tratamento no seu caso em específico.

  109. Ola, coloquei uma protése fixa na parte de cima mas ficaram muito pra frente, será que dá pra por aparelho pra ficar mais certinho, minha autoestima está lá embaixo, por favor me ajude.

    1. Nilza, é uma ponte (vários “dentes” juntos) ou são coroas separadas? Se forem coroas separadas e houver espaço pra “puxá-las” para trás, dá sim. Já se for uma ponte fixa, complica… aí o ideal seria fazer uma ponte nova.

  110. Olá doutora! Estou de novo para mais perguntas: o que a dra. acha da restauração onlay? Acha ela tao resistente quanto o próprio dente? É a mesma coisa que essas restaurações que fazem rapidamente nos consultórios? Irei precisar colocar o hyrax e a banda vai ser fixada nesse dente que vai ser feito o onlay, é certeza de que ele irá aguentar? Lembrando que esse dente que vai ser colocado está bem quebrado, cerca de uns 20% do dente apenas integro. Aguardo resposta, obrigada!

    1. Anna, nenhuma restauração ou coroa é tão resistente quanto o próprio dente. Mas a onlay, que é uma restauração indireta (uma peça feita em laboratório de prótese e cimentada pelo dentista sobre o dente do paciente) é bem resistente, mais resistente do que uma restauração direta (a que o dentista faz na hora). Sim, ela deve aguentar a pressão do Hyrax, mas confesso que me preocupou o fato de haver só 20% de tecido dentário… nesse caso, eu particularmente indicaria uma coroa. Enfim… vale a avaliação do seu dentista a respeito (até porque ele “viu”, eu não). 😉

  111. Obrigada pela resposta! Confio muito no profissional que escolhi. Ele é tipo a versão masculina da senhora ^^’ super atencioso, simpático e prestativo… Aproveitando a oportunidade: é normal durante o tratamento ortodontico ter dificuldade para encaixar os dentes? Pois antes do aparelho, eu encaixava “perfeitamente” meus dentes, até mesmo quando montei o superior o encaixe tava “normal”. Mês passado eu montei o inferior, e esse mês coloquei a banda. Desde a minha última manutenção, dia 10/11, tenho sentido uma certa dificuldade de encaixe. Olhando no espelho, eu vejo que essa dificuldade se dá ao fato de uma pontinha do pré-molar superior se encontrar de maneira errada com o pré-molar inferior. É +ou- isso. Devo aguardar, pois com o tempo a oclusão será normalizada, ou devo voltar ao dentista antes do dia da manutenção, pra ele lixar o pré-molar, ou algo do tipo…?

    1. Ahauahauaha, obrigada Daniely! <3

      É assim mesmo... os dentes vão se movimentando, e sua mordida, que antes estava estável, dá uma "bagunçada". Mas isso é passageiro e será corrigido no decorrer do tratamento.

  112. Oie ^^’ uso aparelho desde agosto e esse mês fui pra minha terceira manutenção. Já estou com o aparelho todo montado. Só que não tenho o primeiro molar inferior do lado direito, tive que extrair por conta de um canal que não deu certo. Pretendo colocar um implante, mas antes resolvi alinhar os dentes. Enfim, na parte inferior estou apenas com uma banda, no primeiro molar esquerdo. Quero saber se isso pode atrapalhar o tratamento? É correto ele ter colocado só uma banda ou deveria ter colocado uma banda no segundo molar, já que não tenho o primeiro? Ele ainda pretende abrir espaço, 1 milímetro +ou-, pra colocar o implante, pois ele disse que o espaço é pequeno. Vale ressaltar que os meus dentes de baixo são beeeem mais desalinhados que os de cima. Talvez precisem de mais força, sei lá, uma banda só talvez não dê conta do recado kk

    1. Vale a avaliação e o planejamento do seu dentista, Daniely. Alguns tratamentos ortodônticos nem utilizam bandas, por exemplo, principalmente na parte de baixo. Se ele julgar que futuramente precise instalar uma banda para alguma movimentação específica, ele fará.

      1. Oi doutora Ana, meu nome é Joselma e minha pergunta é: eu vou usar uma prótese dentária fixa que é a de coroa e bloco que vai substituir 4 dentes, todos da parte de trás, e tenho restauração nos dentes da frente na parte de cima, e gostaria de saber se vou poder usar aparelho para abaixar esses mesmos dentes com restaurações?

  113. Ola Ana, eu estou muito preocupada. Já tirei os sisos, vou ter que colocar o hyrax, mas o meu segundo molar quebrou ha muito tempo, e ele tem coroa mas pouco dente, quero dizer uma parte quebrada, e justo nesse dente irá ser fixado a banda do hyrax, você acha que poderá ser colocado já que ele é bem menor do que os molares devido a quebra? Beijos.

    Deixa eu tentar explicar melhor… No dente, no molar que vai segurar a banda do hyrax, tem uma grande restauração, há muita chance de quebrar devido a ativação do hyrax? Tenho 17 anos.

    1. Anna, se a restauração estiver ok, dá pra bandar e fixar o Hyrax, sim. Depende muito, também, se essa restauração envolve cúspides, etc.. O dentista pode, ainda, fixar o aparelho no primeiro molar, se ele estiver íntegro. É uma opção.

  114. Boa noite, Dra.
    Procurei um profissional dentário para fazer implante dentário nos ultimos dentes inferiores, como uso aparelho dentário, o profissional disse que depois que terminar de usar o aparelho, tenho que trocar os implantes, mas pagarei por eles novamente, isto é certo? Quem não usa aparelho, também tem que fazer esta troca e pagar novamente?
    Aguardo retorno!

    1. Vania, eu acho que quando você fala em “implantes” se refere às próteses sobre implante, e não aos “pinos” em si. Se serão colados bráquetes nessas próteses (que não vão se movimentar, pois não é possível movimentar implantes com aparelho), é porque elas serão usadas para “puxar” outros dentes. Ao colar bráquetes / bandas neles, pode ser que, ao remover esses dispositivos, haja danos às coroas… e aí, nesse caso, seria preciso substituí-los (e claro, isso tem um custo, com o qual o paciente vai arcar). Outra possibilidade que não tem nada a ver com o aparelho (então, quem não usa aparelho, também se enquadraria nesse caso): suas próteses são provisórias, de material menos durável (o que é um protocolo padrão, já que a confecção de coroas em porcelana ou metalocerâmicas leva algum tempo e a gengiva precisa “se acostumar” com o uso delas), e seriam substituídas de qualquer forma por próteses mais resistentes.

  115. Bom dia, Dra. Obrigada por me responder…
    Entendo sua colocação, nem faço Odontologia mas penso desse jeito, porém meu dentista me encaminhou para um orto sem antes fazer meu tratamento de canal. Ele como dentista, deveria primeiro fazer o tratamento de canal, certo? Ate porque quando o escolhi como dentista confiei totalmente minha boca a ele, deixei claro que queria fazer primeiro o tratamento completo e em seguida o aparelho ! Negligencia ? Perdi a confiança e fui em outro dentista ontem em busca de novas opiniões, o mesmo me indicou o canal antes do aparelho, isso me passou confiança, pois pelo que leio na internet (blogs etc) sempre foi essa a recomendação, e o mesmo disse que eu teria duas pequeninas restaurações, sendo que no outro paguei o tratamento completo e disse que meus dentes estavam todos ok… Fiquei a pensar…

    1. Verdade, Kelli… o dentista costuma ou fazer o tratamento de canal ou encaminhar pra algum colega que faça (nem todo dentista faz tratamento de canal) antes de encaminhar pra ortodontia. Quanto à avaliação diferente dos 2 clínicos, é complicado, porque um pode ter sido mais pessimista e outro mais otimista, um considerou “risco de cárie” e outro cárie já instalada… difícil saber. Por isso é importante a supervisão profissional periódica, principalmente quando se usa aparelho, pra se evitar que cáries pequenas virem cáries grandes e causem um problema mais sério.

  116. Doutora, tenho um canal pra fazer, mas antes de marcar de fazer meu dentista passou exames para o uso do aparelho ortodontico, e que depois faria o canal sem problemas. Fiz os exames e levei ao outro dentista da clinica que coloca o aparelho e ele disse que não poderia colocar o aparelho! Fiquei confusa. Qual dos dois estão certos? Pretendo sair dessa clinica por esse erro! Não me passaram segurança, o que a senhora me aconselha?

    1. Kelli, antes de instalar o aparelho é preciso estar com a parte clínica ok, ou seja, restaurações, “limpeza”, tratamentos de canal (quando é o caso), tudo resolvido. Se um dente precisa de tratamento de canal e ainda não foi feito esse tratamento, não é indicado movimentá-lo ortodonticamente.

  117. Sim, pretendo usar de novo… mas estou com medo, pois fiz 2 canais no dente da frente… e as vezes empurro os dentes com a lingua e eles parecem estar um pouco moles… sera q vao cair se eu colocar ????

    1. Não, Debora, não caem não. Se os canais estiverem ok, é possível movimentar esses dentes normalmente. Essa mobilidade que você percebe TALVEZ tenha a ver com o fato de você ficar empurrando os dentes com a língua pra “verificar” se eles estão moles.. então, pare, ok. 😉

  118. Doutora… usei aparelho por 2 anos… tempos depois q tirei o aparelho fiz 2 canais nos dentes da frente, na parte de cima… mais toda vez q empurro o dente com a lingua parece q ta um pouquinho mole… sera q posso usar aparelho devido a isso e por causa do canal ?? Sera q pode cair ????

  119. Dra, preciso implantar 6 dentes superiores, mas pretendo no futuro fazer cirurgia ortognática para correção do meu prognatismo. Posso fazer os implantes antes, ou os mesmos são impeditivos para a cirurgia? Ou mesmo interferem no resultado da cirurgia?

    1. Beatriz, o ideal seria fazer os implantes depois da cirurgia ortognática, até porque geralmente se faz esse tipo de cirurgia no meio do tratamento ortodôntico. Não que seja proibido fazer os implantes antes, mas aí seria preciso uma avaliação criteriosa e conjunta do ortodontista / implantodontista / cirurgião bucomaxilofacial com relação ao impacto disso no resultado final do tratamento.

  120. Olá dra? Eu uso protése na parte de baixo, dois dentes de um lado e um do outro, tenho q usar aparelho pra corrigir os outros dentes, sera possivel? Mesmo usando protese pode usar o aparelho fixo? obg.

    1. Sim Cristiane, é possível usar aparelho. Sua prótese é removível ou são 3 fixas? Se forem coroas (fixas), o tratamento prossegue normalmente. Se for uma removível, não deve ser possível continuar usando a sua prótese (a não ser que ela seja totalmente acrílica, pois seu dentista terá que fazer alguns desgastes a cada consulta pra permitir que os dentes de movimentem). Dependendo de quais dentes forem esses, é possível, também, fixar coroas no próprio aparelho, através dos bráquetes.

  121. Olá doutora, tenho muito medo de dentista, desde quando vi uma colega tendo quase uma hemorragia na sala do dentista há 10 anos atras, desde esse dia então nunca mais fui ao dentista, e devido a esse trauma já perdi quase todos os meus dentes, o que eu faco pra perder esse medo? Eu tenho 22 anos e minha autoestima é muito baixa, queria voltar a sorrir novamente ! Me ajude, preciso de um conselho pra perder esse medo! Obrigada.

    1. Maria Aparecida, você tem 22 anos e fala que já perdeu quase todos os dentes. Você realmente os perdeu (foram extraídos) ou você ACHA que eles estão perdidos, não têm mais jeito? Porque você é muito nova, acho isso improvável se você, pelo menos, escova os dentes 1 vez por dia. Se faz 10 anos que você não vai ao dentista, acredito que o que o ocorre é a segunda situação. Ou seja: você precisa procurar um dentista pra examinar você e verificar a real situação da sua boca. Exames não envolvem dor, sangue, nem nada disso. Eu acho que esse é o primeiro passo pra você começar a vencer esse medo. Ainda: procure não se basear nas experiências das outras pessoas. No caso da sua amiga, os motivos para o sangramento mais intenso podem ter sido vários, e esses motivos não têm nada a ver com você… são pessoas diferentes, situações diferentes.

      Eu acho que esse texto pode ajudar você: http://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html

  122. Então, eu perdi um dente da frente (superior) e preciso colocar aparelho, mas eu vou colocar implante futuramente (depois do aparelho, porque eu sei que os implantes não se movem com o aparelho) gostaria de saber como funciona / coloca aparelho mesmo sem ter os dentes (no meu caso, um dente superior da frente, o que me incomoda muito)!?

        1. Então ou você vai continuar usando a prótese removível ou, o que é mais provável, usará uma prótese que ficará fixa ao aparelho (colada num bráquete).

  123. O dentista disse que preciso fazer o canal de dois dentes e a coroa de ambos. Um dos dentes é um molar. Há outra saída para não ter de usar um pino? Ainda não assimilei a ideia de ter isso na boca e imaginar o dente caindo.
    Grato.

  124. Meus dentes da frente estão tortos e em um da frente tenho pino e coroa, e os meus tres ultimos dentes da boca são implantados, tanto do lado direito e esquerdo superior e inferior, gostaria de saber se poderia usar aparelho para corrigir os dentes tortos ?

    1. Sim Thalyssa, dentes naturais podem ser movimentados com aparelho (mesmo com pino e coroa). Apenas os implantes não podem ser movimentados, mas sendo o seu problema apenas nos dentes da frente e havendo espaço pra movimentação, não há impedimento algum pra usar aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  125. Olá! Quando criança eu quebrei mais da metade do meu dente (incisivo central superior) e uma dentista o restaurou (acho que com nuva fil) e de tanto ele restaurar o dente acabou ficando maior do que os outros. Atualmente não posso mais restaurá-lo por que já tá muito desgastado e a dentista recomendou que eu fizesse um canal e depois colocasse uma coroa. Mesmo com uma coroa no incisivo central superior eu posso usar aparelho ortodôntico? E se eu puder, no final do tratamento terei um bom resultado?

    Desde já agradeço a resposta.

    1. Sim Júlio, você poderia usar aparelho mesmo com uma coroa. Mas se você optar mesmo por fazê-la, aconselho que você use uma coroa provisória durante o tratamento ortodôntico (de material mais barato). Isso porque a colagem (e posterior remoção) do bráquete do aparelho pode danificar a estética da prótese. O resultado do tratamento ortodôntico não se altera por causa disso.

  126. Dr(a), Perdi 03 dentes superiores, 01 do lado esquerdo e 02 do direito. Só q fiz implantes e corrigi as falhas, mas depois pensei se tivesse colocado aparelho resolveria ?
    E agora estou pensando em usar aparelho pra corrigir os dentes inferiores que são pouco tortos, isso é possível, não afetaria meus implantes ?

    Obrigado gostei muito de sua boa vontade, tira muitas dúvidas…
    Sucesso, Ana, em sua Carreira Profissional !!

    1. Leon, dependendo do caso sim, os espaços poderiam ser fechados com aparelho. Mas cada caso é um caso, e isso significaria um bom tempo de tratamento ortodôntico. Sim, você pode usar aparelho agora, porém os implantes não poderão ser movimentados, pois uma vez instalados em determinado local, lá ficam. Apenas dentes com raízes naturais é que podem ser movimentados com aparelho.

      E obrigada. 🙂

  127. Ola doutora, por causa de um acidente perdi meu dente da frente, fiz implante, mas meus dentes são muito pra frente, gostaria de saber se com o aparelho vai melhorar ???

    1. Anne, o implante, uma vez instalado em determinada posição, fica nessa posição pra sempre. Portanto, o aparelho pode movimentar os seus outros dentes, mas não o o implante.

  128. Olá! Em minha boca faltam muitos dentes, mas preciso corrigir os espaços entre os que existem primeiro, antes de implantar os que faltam (tipo 4 dentes seguidos na arcada superior, ou seja, um grande espaçamento). Gostaria de saber se, enquanto uso o aparelho posso usar algum tipo de prótese temporária para disfarçar as faltas e queria saber se essa prótese também vai conter bráquetes para que ninguém perceba que é prótese.
    Obrigada!

    1. Neuma, em princípio, é possível, sim, inclusive a inclusão de bráquetes na prótese. Porém, essa prótese terá que ser provisória (e desgastada / ajustada a cada consulta). Converse com o seu dentista sobre o seu caso em especial, as dificuldades e a necessidade disso.

  129. Olá! Eu fiz uma cirurgia ortognática faz um ano e preciso fazer alguns implantes. Depois de quanto tempo após a cirurgia, eu poderei implantá-los? Desde de já, obrigada.

    1. Carla, em princípio já é possível fazer os implantes. Você usa aparelho? Se usa, o ideal é terminar o tratamento antes. Se não usa, ok. Procure um dentista / implantodontista pra avaliar.

  130. MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA, ESTOU DISPOSTA SIM A ESSA TENTATIVA, PQ. CIRURGIA ORTOGNATICA E MUITO CARA, E INFELIZMENTE NAO TENHO CONDICOES DE FAZE-LA, E NEM SEI SE PELO SUS EU CONSEGUIRIA…:(, SOFRI MUITO COM MEUS DENTES, TINHA DENTE QUE SAIA INTEIRO NA MAO, E OLHA Q EU ESCOVAVA E CUIDAVA, SO MAIS UMA DUVIDA, SERA QUE AO MENOS ALGUNS MILIMETROS O DISJUNTOR MOVIMENTARA?

    1. Mesmo que a separação dos ossos que formam o céu da boca não ocorra, pode-se ganhar alguns milímetros com a inclinação dos dentes. Então, sim.

  131. DRA. GOSTARIA DE SUA OPINIAO, EU TENHO 32 ANOS E NUNCA USEI APARELHO, HJ EM DIA RESOLVI CUIDAR DESSA PARTE, EU TENHO A MORDIDA SUPERIOR UM POUCO CRUZADA DE NASCIMENTO, E AINDA POR CIMA OS 4 DENTES FRONTAIS MAIS UM CANINO SAO COROAS COM PINO FIXADAS NO DENTE, O ORTO ME DISSE QUE USARA EXPANSOR NO MEU CASO, SERA QUE ESSES DENTES COM COROAS RESPONDERAO BEM AO APARELHO JA QUE A RAIZ AINDA E MANTIDA E NAO VAO ENTORTAR? ELAS ESTAO CIMENTADAS DEFINITIVA. E PELA MINHA IDADE AINDA E POSSIVEL RESULTADO COM EXPANSOR SEM CIRURGIA ORTOGNATICA? E MAIS UMA, ESSA RAIZ PODE DESCER E COMPROMETER ESTETICAMENTE COM APARELHO MOVIMENTANDO?

    1. Taise, sim, o aparelho vai movimentar os dentes que têm coroas normalmente, pois as raízes ainda são “dentes”, então pode ser movimentadas. Na sua idade o use do disjuntor palatino é uma tentativa, pode dar certo como pode não dar. Mas se você está disposta, vale a tentativa. A raiz até poderia “descer” com a movimentação ortodôntica, mas o seu ortodontista certamente não vai permitir isso.

    1. Esliane, a melhor solução costuma ser o implante, pois devolveria a estética e a função do seu dente, principalmente se a perda é de um dente só.

  132. Olá, gostaria de colocar aparelho ortodôntico, no entanto perdi um dos molares superiores e um inferior, há possibilidade de colocar antes de um implante?

    1. Natanael, não só há a possibilidade como o melhor provavelmente é isso mesmo: primeiro usar aparelho e depois pensar num implante. Mas depende do caso, sugiro que você procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  133. É o seguinte: eu cai quando pequeno com uns 8 anos e quebrei meu dente, hoje ele é apenas a metade, o dente da frente, ai eu fui no dentista e ele botou uma massinha que se chama resina e refez o dente & hoje meu dente é um pedaço verdadeiro e o outro massinha. Mas é normal… será q posso bota aparelho :] ?

  134. Oi Ana, estou pensando em colocar aparelho, so que eu ja extrai 8 dentes, todos la atras, e possivel eu usar protese nos dentes que faltam e aparelho para corrigir os da frente?

  135. Eu tenho implante no primeiro pré molar, quais as possibilidades de complicar o uso do aparelho ortodontico se a parte de cima dos meus dentes são alinhadas e o problema mais visivel é na parte inferior onde os dentes da frente são desalinhados?

    1. A única restrição, Rogério, é que esse dente implantado não pode ser movimentado. Mas isso não é um problema, em si. Se ele está no lugar certo, tudo bem.

  136. Doutora, eu tenho um canal bem feito, mas perdi a coroa do meu dente 36, e foi recomendado q eu utilizasse o aparelho ortodontico. Vou colocar a coroa provisoria essa semana, mas a minha duvida e se essa coroa vai durar o tempo do tratamento ortodontico, ou se vou gastar muito mais recolocando essa coroa provisoria sempre? Adoro o site, sempre me ajuda bastante. Parabens.

    1. Dura sim, Nagila. Se você não tiver algums disfunção como o bruxismo (hábito de ranger os dentes), a coroa provisória não sofrerá tanto desgaste durante o tempo de tratamento ortodôntico.

  137. Oi Ana, eu tenho uma protese ppflex e meus dentes estão tortos na parte de cima e não esta encontrando com o de baixo, eu posso colocar o aparelho fixo?

  138. Olá Drª

    Meus dentes incisivos laterais superiores não nasceram. Usei aparelho para juntar os dentes centrais e dar espaço para fazer os implantes, mas depois do procedimento meu dentes centrais ainda ficaram um pouco separados.
    Gostaria de saber se é possível trocar os implantes e fazer o procedimento todo de novo, pois não posso sorrir por conta dessa falhinhas que persistiram.

  139. Olá Drª.

    15 anos atras eu caí e quebrei meu dente da frente no meio, fiz o tratamento e meu dentista colou o mesmo. Anos depois ele escureceu muito, tratei o canal mas meu dentista falou que não tinha como clarear. Como eu tinha muita vergonha de sorrir optei por colocar no lugar uma coroa provisoria e mais na frente eu colocaria a definitiva, pois sempre tive vontade de colocar aparelho pois meus dentes são para frente. O dentista me disse que meu dente está ali, eu só troquei a coroa. Tem 2 meses que coloquei o aparelho, e minha pergunta é: essa minha coroa provisoria vai se movimentar junto com os outros dentes?? Caso não se movimente, como vou fazer? Os outros vão se alinhar e ele vai ficar pra frente? E também tenho muito medo dela cair no meio do tratamento ortodôntico.
    Me ajude Drª… meu sonho é ter um sorriso perfeito.
    Obrigada.

    1. Nathalia, o seu dente com a coroa vai se movimentar normalmente, porque a raiz ainda é “dente de verdade”, como qualquer outro. Ela só não se movimentaria se estivesse anquilosada (presa ao osso de forma direta), mas nada indica isso pelo seu relato. A chance dele cair durante o tratamento é até menor do que sem aparelho, já que será colada uma pecinha nela, unindo-a com os demais dentes pelo arco / fio.

  140. Eu sofri um acidente em 2010 e perdi dois dentes, o incisivo lateral e o canino, desde então estou c um bride mas qro fazer implante e colocar aparelho. A minha pergunta é: qual dos processos se faz primeiro, o implante ou o aparelho? E se for o aparelho, posso continuar usando a protese ? Busco pela melhor solução e perfeição, para não ter complicações no futuro, agradeço desde já.

  141. Bem, tenho 6 extrações, 4 em cima e 2 embaixo, aguardei ansiosa o crescimento dos meus dentes sisos a fim de usar o aparelho pra traze-los a frente pra poder preencher as vagas, fui ao odontologista e ele disse q eu tenho que extrair-los, e eu to seriamente preocupada, porque acho que tem espaços demais, será que eu vou conseguir corrigir meu sorriso?

    1. Patricia, os sisos geralmente não fazem falta (nem esteticamente, nem funcionalmente). Alguns tratamentos ortodônticos preveem várias extrações dentárias ou, como no seu caso, são iniciados depois do paciente já ter perdido alguns dentes. Nos dois casos é possível corrigir o problema, tudo depende de um planejamento bem feito pelo seu dentista.

  142. Gostaria de saber se posso colocar aparelhos, sendo que tenho na parte superior 2 perdas de dentes, sendo entre eles um espaço de 1,5 cm, e sobre esse caso, o tempo com o aparelho vai demorar muitos anos… uns 8 anos por ai ?

    1. Fernando, pode sim. A falta de dentes não contraindica o uso de aparelho ortodôntico. O tempo de tratamento varia, mas certamente não chagará aos 8 anos. A maioria dos tratamentos leva de 1,5 a 3 anos. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  143. Tenho 3 extrações superiores, 2 lado esquerdo e 1 lado direito e tambem na parte inferior, 2 de cada lado, posso usar aparelho mesmo assim? Para amenizar os espaços? Sinto que minha mordida esta bem desregulada. obg.

  144. Eu tenho problema cardiaco e gostaria de saber se tomar anestesia para extraçao tem algum risco. Porque eu fui no dentista e ele n quis extrair meu dente por causa do meu problema??

    1. Lucia, depende de que problema cardíaco você tem. Em caso de pressão alta, por exemplo (constatada no momento do atendimento), realmente não dá pra fazer a extração. Outros problemas cardíacos necessitam que o paciente tome antibióticos previamente à extração (profilaxia antibiótica) e, em casos mais específicos, requere-se até uma liberação do procedimento por parte do seu cardiologista. Mas num caso de urgência e necessidade de extração de um dente, certamente o paciente receberá anestesia (uma anestesia especial, sem vasoconstritores).

    1. Pode sim, Lucia. A falta de 1 ou mais dentes não contraindica o uso de aparelho ortodôntico. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  145. Ola doutora, bom eu usava aparelho quando morava em Curitiba. Durante tres meses eu usei aparelho, depois voltei pra minha cidade Santos.
    Continuei o tratamento, fiz a documentaçao esses dias, e no raio x da documentaçao o doutor me disse q eu nao vou poder usar aparelho na parte superior pq com a movimentaçao dos dentes podia cair meus dois dentes da frente, pq eu nao tinha osso suficiente, uma coisa assim. Me mostrou uma bolinha no raio x entre os dois dente onde nao tinha osso… eu perguntei se nao tinha como usar, pq o mais importante é em cima, mas ele disse q nao. Minha pergunta é se nao tem nenhum jeito, doutora, pq os dentes tortos meus sao os de cima, e se vc ja ouviu alguma historia assim ?

    1. Israel, pelo jeito você tem um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso) ativo. Pacientes nessas condições realmente não podem usar aparelho, sob pena de perder os dentes, como o seu dentista bem explicou. Cada caso é um caso… isso não significa que um dia você não possa usar aparelho… a questão é fazer o tratamento periodontal e receber alta do periodontista (o dentista que trata da gengiva)… aí sim você poderia usar aparelho.

  146. Sofri um acidente e perdi 1 dente na arcada superior e 3 na inferior, ja faz 8 meses e estou usando aparelho em baixo para correção da oclusão e o ortodontista disse que posteriormente ira instalar em cima tb. Porém o dentista que me operou e colocou os pinos na minha mandíbula quer colocar o implante superior pois disse que se eu demorar para instalar eu posso ter mais perda óssea e ter que fazer enxerto. Mas pelo que li devo colocar este implante só depois que retirar o aparelho. Qual sua opinião? Estou usando próteses em cima e embaixo.

    1. Marcelo, eu acho que, no seu em caso específico, pode ser bom fazer os implantes já, pelos motivos que seu dentista explicou. Se os implantes forem instalados na posição certa, não há problema algum. O problema se dá em casos de pacientes com dentes bem tortos, que precisam de grandes movimentações, e nem sempre o espaço disponível para a instalação de implantes antes do tratamento ortodôntico é adequado. Enfim, eu acho que, no seu caso, fazer o implante agora é uma boa ideia.

      1. Obrigado pela resposta, mas ainda tenho duvida, pelo que entendi corro 2 riscos. Se colocar o implante agora e ele ficar torto depois corro o risco de perder o implante ou “coroa”, se eu deixar para colocar depois da retirada do aparelho (uns três anos segundo o ortodontista) corro o risco de precisar de enxerto. Pensando na pior hipótese qual o melhor risco a correr?

        1. Exato, Marcelo. Mas claro, estamos pensando apenas na parte ruim ;). Eu acho que se há espaço para colocar o implante no lugar certo, não há problema algum em fazê-lo. Na minha opinião, no seu caso, é melhor fazer o implante já.

  147. Olá doutora, tenho oligodontia e vou colocar aparelho, tenho ausência do primeiro e segundo pre-molares no lado inferior esquerdo, neste caso minha unica alternativa é a colocação de implantes ou prótese, não é ? Não tem como puxar os dentes 38, 37 e 36 pra “frente” para substituir os pré molares inexistentes ?
    Sei que só o ortodontista poderá avaliar, mas estou muito ansiosa pela consulta e resolvi procurar outra opinião.
    Obrigada desde já.
    Aguardo resposta.

    1. Josilene, essa é até uma possibilidade… o problema é que o espaço é grande (de 2 dentes ausentes) e os dentes a serem “puxados” seriam 3, o que não é pouca coisa. Tudo depende da avaliação do seu ortodontista e da qualidade / quantidade óssea na região. Pode ser. 😉

    1. Dallton, pode sim. A ausência de dentes não contraindica o uso de aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar. Ele vai dizer se é possível “puxar” os seus dentes ou se a melhor solução é fazer implantes.

    1. Cassiano, é uma possibilidade. Mas considerando que são 2 dentes, é um espaço grande… talvez seja uma movimentação demorada e que depende, também, de há quanto tempo você perdeu esses dentes e quanto osso ainda há disponível na região. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  148. Olá Doutora.

    Coloquei um implante no 2º dente molar inferior e ele ficou torto, no sentido para fora da mandíbula. Ele está exatamente alinhado com os outros dentes e eu acho que na hora em que for colocada a coroa ela tenderá a ficar mais pra fora ou senão, como eu já li por aí, o implante vai ficar bem na borda da coroa e não no centro, como é o correto. Isso foi erro do profissional ou pode ocorrer algum problema durante o procedimento? Qual é a solução menos traumática para isso e quais as consequências posso vir a ter? Eu possuo o outro dente molar e também o siso (tenho 41 anos). Seria possível também extrair o pino e colocar aparelho ortodôntico para trazer os outros 2 dentes para frente, vindo a cobrir o lugar deste? O implante foi colocado há uns 5-6 meses atrás e vou tirar o molde da coroa amanhã.

    Estou decepcionada. Por favor, me dê uma luz…

    Muitíssimo obrigada.

    1. Léia, é possível compensar se o implante estiver um pouco torto, sem que necessariamente haja prejuízo pra você. Não posso afirmar que tenha havido algum erro, pois não conheço as condições em que foi foi feita a cirurgia nem a qualidade (altura, espessura) óssea da região. Eu acho que você deveria fazer a coroa normalmente (a não ser que o implante esteja MUITO torto, o que eu acredito que não seja o caso). Mas respondendo à sua pergunta: sim, em princípio é possível que com aparelho ortodôntico os dentes de trás sejam “puxados” para frente.

  149. Eu tenho 4 blocos nos molares e uma coroa em um pré-molar (sim, fui uma criança q ñ se preocupava muito com os dentes e a genética tbm cooperou um pouco) quero saber se posso usar aparelho ortodontico?

  150. Doutora, estou com retraçao gengival no dente da frente, na infançia bati este dente e ele é um pouco mais para tras que o do lado, eu gostaria de saber se posso retirar este dente da frente com retraçao e colocar um implante, sendo que o dentista me disse que tenho osso suficiente para isto, a raiz deste dente batido é torta, minha duvida é a seguinte: o dente implantado vai seguir a linha do dente do lado né, vai seguir a arcada dentaria, correto? Nao vai ficar mais para trás como o dente permanente esta agora, né? O dentista coloca na posiçao certa, correto? Obrigada, doutora!

    1. Helena, sim, o dente implantado ficará alinhado com os demais… o dentista vai instalá-lo no local correto, que proporcione isso, e a prótese sobre implante vai seguir, da mesma forma, o alinhamento dos dentes. Mas pergunto: o seu dente tem indicação de extração? O que o seu dentista acha sobre isso?

  151. Ola Dra. Tudo bem ?
    Entao, meu caso é o seguinte, eu tive que fazer o uso de uma coroa, para usar um aparelho (Hyrax), meu ortodontista me indicou uma que seria a mais resistente, e eu a fiz…
    Quando coloquei o aparelhoo, 1 semana depois a coroa se moveu junto com aparelho, ficando assim, apenas o pino, e a coroa se movendo, entao ele disse que seria impossivel o uso do Hyrax?
    VERDADE ISSO ? Estou com medo pois já tenho 18 anos e nao quero ter que passar por aquela cirurgia :'(

    1. Mateus, se for imprescindível que o Hyrax se apoie nesse dente com a coroa, pode ser complicado, sim. Não é possível usar outro dente? Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  152. Olá, tenho 17 anos e uso aparelho, o que acontece é que o dente que me esta a segurar o aparelho (que tem a banda) caiu, e a banda caiu junta, atras desse dente tenho outro dente (que é o ultimo da fileira) que penso ser o do siso, mas nao tenho a certeza pois so tenho 14 dentes na parte superior.

    Agora o que posso fazer? Tenho de fazer implante? Isto vai atrofiar com o aparelho visto que caiu o dente que tinha a banda? Tenho de usar aparelho com o implante?? O que recomenda???

    1. Bruno, não sei se entendi direito a situação… seu dente caiu inteiro (com raiz e tudo)? Ou só quebrou a coroa? Ou você tinha uma coroa protética nesse dente e ela caiu? Considerando que foi o dente inteiro e esse dente é permanente, você deve ter um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva, osso) sério e, portanto, não pode usar aparelho até que ele esteja controlado (dentes permanentes não caem simplesmente). Se foi a coroa do dente que se quebrou, será preciso substituí-la por outra protética (ou algum outro tipo de restauração, dependendo do caso) e prosseguir com o tratamento ortodôntico. Se foi uma coroa protética que caiu, basta cimentá-la novamente.

  153. Olá! Acabei de perder os dois incisivos centrais superiores em um acidente. Preciso fazer implante (com parafuso) em um deles e o outro poderá ser aproveitada a raiz. A questão é que preciso colocar aparelho (possuo apinhamento principalmente na mandíbula). O ideal é fazer o implante primeiro ou é possível fazer os tratamentos concomitantemente? É que estou com dentes provisórios (posso colocar aparelho com esses dentes provisórios?) Obrigado.

    1. Leandro, procure um ortodontista pra avaliar. O ideal é fazer o tratamento ortodôntico antes, mas se o seu ortodontista julgar que o espaço está adequado pra se instalar o implante na posição correta, dá até pra fazer antes (ou durante). E sim, você pode usar aparelho mesmo com dentes provisórios.

  154. Olá, parabéns pelo blog! é bem explicativo.

    Na resposta anterior, você disse : “…o ideal é usar o aparelho e só depois fazer o implante.”, mas e se como a Kézia disse, a pessoa tiver um ou dois dentes superiores “furados”, mas for preciso fazer canal ou nem o canal resolver, e tiver q fazer implante, como fica? É possível fazer algo com os dentes danificados e usar o aparelho , e só depois fazer o implante, ou não ?

    Outra dúvida: é possível que um dente esteja furado ha uns cinco anos por exemplo, e não precise fazer canal ou extraí-lo?
    Isso pode ter sido causado por bruxismo também (dentes da frente inferiores friccionando os da frente superiores) ?

    Desde já, agradeço

    1. Sâmila, se esses dentes tiverem MESMO indicação de extração, o jeito é extrair. Se a pessoa estiver em tratamento ortodôntico ou pretende colocar aparelho, dependendo da avaliação do ortodontista é até possível fazer os implantes antes de usar aparelho, mas só se for possível instalá-los na posição correta. Senão, seria necessário usar uma prótese removível até o término do tratamento ortodôntico. Quanto ao dente cariado há anos, sim, é possível que mesmo depois de tanto tempo não seja preciso fazer canal nem extrair, apenas restaurar. Em alguns casos a cárie “cronifica”, ou seja, para de progredir. O bruxismo até leva à perda de tecido dentário, mas não tem nada a ver com cárie (ou causa cárie).

    1. Luciene, atualmente o exame de escolha é a tomografia computadorizada, por fornecer informações mais precisas sobre a localização de estruturas anatômicas importantes e sobre a espessura e altura óssea. Não há riscos (não cirúrgicos, pelo menos) em se fazer o implante antes de colocar aparelho, o que pode acontecer é o implante ser instalado numa posição que faz sentido antes da movimentação ortodôntica e, após o tratamento com o aparelho, com a movimentação dos outros dentes, o implante parecer estar “torto” (pois uma vez instalado numa posição, ele fica nessa posição para sempre, diferentemente dos outros dentes). Por isso, o ideal é usar aparelho e só depois fazer o implante.

    1. Kézia, você precisa apenas procurar um dentista pra avaliar. Se você tiver que usar aparelho, ele mesmo vai encaminhar você pra fazer os exames. Mas a falta de 1 ou mais dentes não contraindica o uso de aparelho, pode ficar tranquila.

  155. Oi, tive q extrair meus quatro dentes da frente, e quero colocar implante, so q a parte superior dos meus dentes é um pouco pra dentro, como posso endireita-los? obrigada…

  156. Olá… estou com uma duvida cruel, sempre tive um sonho d usar aparelho, mas meus dois dentes da frente teve canal, e sao praticamente 90% resina, um deles so restou o canal mesmo, porem a dentista completou ele com resina e isso tem mais de 10 anos e a resina continua firme. Consultei um profissional e ele disse q posso sim usar q nao tem nada a ver, mas devido a força do aparelho tenho medo… o q fazer, posso ou nao posso usar, me de sua opiniao por favor… desde ja agradeço… e aguardo sua resposta… sera q corro o risco de acabar de quebrar…

      1. MAS USANDO O APARELHO NAO ENFRAQUECE A RESINA A PONTO DELA VIR A QUEBRAR?????? A COLA, A FORÇA DO APARELHO ???? VC ACHA Q REALMENTE NAO CORRO RISCO D FICAR SEM O RESTINHO DO DENTE Q ME SOBRA?????

  157. Estou com problema de bruxismo que está me acarretando muita sensibilidade, a ponto de já ter feito 03 canais inferiores. Meu endodontista disse que esse problema do jeito que está só tem jeito com aparelho ortodôntico. O problema é que fiz 04 implantes, e um deles com dois elementos unidos. Além disso tenho duas coroas. É possível usar aparelho com o objetivo de solucionar o problema do bruxismo?

    1. Lucineide, é possível usar aparelho tendo implantes e coroas. A única restrição é que os implantes não se movimentam, ou seja, permaneceram onde foram instalados… apenas os dentes naturais vão ser movimentados. Com relação ao bruxismo, procure um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) para avaliar também. O uso de aparelho pode beneficiar você mas, dependendo do caso, pode também prejudicar. É bom ter certeza antes de se submeter ao um tratamento ortodôntico.

  158. Olá, minha pergunta é: tenho 4 dentes superior implantados, meus dentes inferiores são um pouco tortos e um dente superior torto, será que posso colocar aparelho nestes dentes inferiores e somente neste um dente superior ? E se uso implante em 4 não tem problema ?
    Grata.

    1. Vera, você pode usar aparelho normalmente, mesmo tendo implantes. A única restrição é que os implantes não são movimentados, eles vão ficar onde estão… só os dentes naturais é que vão se movimentar. Agora, se com “implante” você está querendo dizer “pivô” (por exemplo), aí é possível movimentar, sim. Se você tem apenas 1 dente torto e pretende usar aparelho pra corrigir, não tem jeito: é preciso instalar o aparelho no arco todo, não há como fazer isso em 1 dente só.

  159. Ola Dra. parabens pelo site, adorei as informações e como vc direciona as duvidas de cada.
    Bom a minha é a seguinte, tenho um dente que esta necessitando de um tratamento de canal, e os dentes do ciso começando a querer sair. É possível extrair este dente e aproveitar que o ciso esta nascendo para tapar o local onde existia o dente? Assim ele em um processo ira automaticamente empurrar o dentes, assim sendo ja posso por aparelho apenas nos ultimos para ir ajudando este processo de forma que os dente fiquem no local correto, certo?
    Att

    1. Jhonn, essa é uma possibilidade. Mas é preciso procurar um ortodontista para avaliar, principalmente, o posicionamento do siso. Se ele estiver bem posicionado, “puxá-lo” para o lugar do segundo molar costuma ser possível. Mas não adianta colocar aparelho “apenas nos últimos”, é preciso fazer direito. Converse com um ortodontista pra conhecer as possibilidades no seu caso em específico.

      1. Ana, grato pelo seu retorno!!
        Irei sim avaliar meu caso mais preciso!
        So mais uma duvida, o que vc acha dos aparelhos invisiveis que ficam pela parte interna dos dentes? Existe alguma contra-indicação?
        Att,

  160. Ola Dra., ha mais ou menos sete anos fiz um canal o qual a dentista quebrou a raiz do meu dente e tive que extrair, fiquei com uma enorme falha pois ao lado desse dente já havia perdido mais dois; depois de uns 3 anos ela fez dois implantes, sendo que um não fixo no osso e tive que novamente mexer no implante e colocar mais um do lado, resumindo, tenho gastado dinheiro e não obtive resultado, além do mais meus tres dentes começando do canino pra frente entortaram demais, me ajude, o que devo fazer, poderei usar aparelho para endireitar meus dentes? Obrigada, aguardo sua resposta

  161. Olá doutora, primeiramente parabéns pelo site, tenho certeza que ajuda muita gente. Gostaria de saber se é possível colocar aparelho tendo uma coroa provisória, e quanto tempo a mesma pode durar?
    Obrigada.

  162. Meu dente segundo pre-molar quebrou ao meio, fui ao dentista, fiz uma tomografia e ele me indicou que eu optasse por um implante, mas gostaria de saber se arrancando este dente totalmente eu nao poderia optar pelo uso de um aparelho fixo para puxar os dente para frente?
    Obrigada!

  163. Tenho um problema, tenho que fazer uma cirurgia ortognatica e esta faltando 3 dentes, sendo 1 em cima e 2 embaixo, mas preciso alinhar eles para poder por estes dentes, e por implantes, mas a questão da coisa é o seguinte: a cirurgiã bucomaxilo falou que é possivel fazer esta realibilitação sem o uso da cirurgia ortognática, será que é possivel ter esta correção, com o uso de uma protese que vai ser encaixada fixa e só depois que alinhar os meus dentes e por os implantes, será que é possivel, vc sabe alguma coisa deste tipo?
    Abraços.

    1. Adriano, se a cirurgiã bucomaxilo falou que não há necessidade de cirurgia, não tenho motivo pra duvidar dela! Dessa forma, o problema deve poder ser resolvido com o tratamento ortodôntico e a prótese (e/ou implante).

  164. Ola dra.,eu nao tenho os quatro dentes da frente superiores, vou fazer um implante, quero saber se tenho que colocar os 4 pinos ou se posso colocar dois, fico grata pela resposta…

  165. Outra pergunta Dra., meu dentista disse que foi encontrado um probleminha na minha arcada dentaria, pois tem um dente alojado na parte superior na regiao 13 e ele falou que é necessaria uma cirugia para retirada do dente pra depois a instalaçao do aparelho na parte superior, essa círugia é necessária mesmo?
    Obs: ele viu o problema do dente pela radiografia.

  166. Dra. eu coloquei meu aparelho mas o meu dentista so colocou 8 bractes e nao colocou anel isso, e normal no primeiro mes? Ele ainda vai colar mas bractes no meu aparelho, vai ser instalado anel? É que meus colegas da escola ficam achando que meu aparelho e de mentira so porque os bractes nao vai ate o utimo dente!!!!

    1. Emanoel, ele deve colar outros bráquetes e colocar as bandas (os anéis metálicos) sim, fique tranquilo. Nem sempre o dentista instala o aparelho completo na primeira consulta. Diz pros seus colegas que eles são uns chatos e não entendem nada de aparelho ortodôntico. 😀

  167. Tenho implante em um dos dentes da frente e gostaria de colocar aparelho, mas para ficar da forma como eu gostaria seria preciso mover o implante um pouquinho para o lado, é possível isso? Ou seria possível fixar o falso dente um pouco para o lado sem mover os parafusos???

    1. Lais, movimentar o implante é impossível, mas existe a possibilidade, sim, de compensar o posicionamento do implante através de uma nova coroa, dependendo do caso.

  168. Ola Ana, tenho um implante nos dentes da frente e preciso usar aparelho, mas tenho medo de acabar perdendo esse implante ou ter q fazer outro. Tem como movimentar os outros dentes e o implante nao? De fato sera instalado em todos os dentes… estou com muito medo, quase desistindo da idéia.

    1. Liliane, implantes dentários, diferentemente de dentes naturais, não podem ser movimentados mesmo. Ou seja, é possível até colar bráquetes neles por uma questão estética (pra não ficar estranho), mas eles vão ficar exatamente onde estão. Não se preocupe com relação a “perder” esses implantes por causa do uso do aparelho, isso nunca acontecerá. 🙂

  169. Oiee!!! Eu tinha canal no meu dente da frente, entao esse canal estourou em um dente, entaum fui no dentista e ele deixou so um pedacinho, mas com a raiz e botou um dente nesse pedaço q ficou, entaum e posivel eu usar aparelho apenas para desfasar esse dente ???

    1. Jessica, eu não entendi a sua pergunta, o que você quer dizer com “disfarçar” o dente? E sim, você pode usar aparelho mesmo com o dente sendo um pivô / prótese.

    1. Edilene, sim. Mas essas próteses deverão ser, de preferência, removíveis (pelo menos durante o tratamento ortodôntico, 1 prótese removível só pode substituir os 4 dentes), porque seus dentes vão se movimentar com o uso do aparelho, e ter próteses fixas pode limitar esse movimento.

  170. Ana, Obrigado pela resposta. Realmente é perda dentária antiga, deixar este espaço vago prejudica em algo? realmente nao quero usar implante. Iniciei o uso do aparelho apenas poque me incomodava a separacao nos dentes da frente na arcada superior.

    1. Charles, o problema de deixar um espaço sem prótese é basicamente a migração dos dentes que estão ao lado e em cima. Eles têm uma tendência a querer “fechar” o espaço, e isso pode causar movimentações dentárias indesejadas e a extrusão do dente correspondente no arco oposto (o dente “sai da gengiva” em direção ao espáco, já que não há nada para pará-lo).

        1. Pra quê Charles? Para os dentes não descerem? Até é possível, unindo esses dentes aos contíguos… o ruim é a quetão da higienização, que pode ficar dificultada. Tudo é questão de se avaliar o custo-benefício.

  171. Boa Tarde, uso aparelho e tenho 2 espaços vagos, na arcada inferior o antepenúltimo dente dos dois lados, não gostaria de colocar protese alguma, é possivel puxar os dois últimos dentes para frente?

    1. Charles, de forma geral é. Mas é preciso que o dentista avalie se no seu caso em específico isso é possível, o que depende de alguns fatores, sendo o principal a quantidade de osso na região (se forem perdas dentárias muitos antigas a quantidade de osso diminui consideravelmente).

  172. Boa tarde, estou pesquisando se posso colocar protese dentaria na parte superior, sao 7 dentes, e colocar tambem o aparelho fixo para disfarçar a protese, pois tenho vergonha de usar protese.
    Obrigada, adorei o site.

  173. É possivel realizar implante de molar no lugar do siso? Na arcada superior durante o tratamento ortodontico tive que extrair o primeiro pre-molar. Agora estou com tres dentes na arcada superior, um pre-molar e dois molares ambos os lados. Pretendo implantar um outtro molar é possível?

    1. Marcilene, tudo depende do espaço disponível. Porém, se você tem 1 pré e 2 molares de cada lado, a sua mordida já é funcional, não há a necessidade de implantar mais um molar… a não ser que o dente de baixo não tenha antagonista (o correspondente a ele no arco oposto). Mesmo assim, é questão de pesar a relação custo-benefício.

  174. Bom, eu fui obrigado a fazer dois implantes laterais superiores, e segundo o Dr. não iria afetar o uso do aparelho corretivo, assim espero, para não ter que gastar com advogado depois de tudo … rsrs

    1. JB, se os implantes estiverem localizados na posição correta, não há problema nenhum. Ter implantes não contra-indica o uso de aparelho, apenas, se você pretende usar aparelho e ainda nos os tem, é bom deixar pra depois do tratamento. No momento, não vejo razão pra você se preocupar. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista