Pontos pretos nos dentes… isso é cárie?

Não necessariamente. Há um “consenso” popular de que qualquer ponto ou região escura de um dente é cárie, mas nem sempre isso é verdade.

Nossos dentes têm anatomias próprias, e existem regiões deles que são mais profundas. Dependendo do dente, os sisos por exemplo, essas regiões são bem abundantes e transformam a superfície dentária num verdadeiro labirinto. E lá a comida se perde…. ;)

E aí… é cárie?

Os alimentos e bebidas que ingerimos possuem corantes, em sua maioria. Principalmente aqueles industrializados, a citar: doces, refrigerantes, biscoitos. Esses corantes podem pigmentar (“pintar”) os sulcos dentários, deixando-os mais escuros. E essas regiões são as mais afetadas justamente porque os resíduos alimentares permanecem ali por mais tempo, presos no “labirinto”. Ah, o cigarro também favorece bastante o aparecimento dessas regiões escurecidas!

Esse tipo de pigmentação é mais comum nos dentes de trás (pré-molares e molares). Mas pode acontecer também na parte de trás dos dentes da frente. Porém, se os “pontos pretos” que você vê estiverem perto da gengiva, certamente não se tratam dos sulcos que eu citei. Possivelmente é tártaro, ou você tem mesmo uma cárie. Pra ter certeza, consulte o seu dentista.

Já aconteceu de você ir em um dentista e ele dizer que você tem 3 cáries e um outro afirmar que são 5? Isso acontece porque os sulcos, fóssulas e fissuras, além de se pigmentarem mais facilmente, são os locais mais propensos a desenvolverem cáries. E algumas cáries se encontram em um estágio “sub-clínico”, ou seja, difíceis de serem detectadas num exame clínico convencional. Certos dentistas preferem acompanhar o caso, outros detectam a cárie e indicam formas de favorecer sua regressão e outros, ainda, preferem fazer uma restauração “preventiva”, em que a quantidade de tecido removido é mínima.

Enfim, se você tem pontos pretos nos dentes, não se desespere achando que todos eles estão cariados. É possível que se trate apenas de sulcos pigmentados. E o contrário também vale: se você tem pontos pretos nos dentes, não dê de ombros e ache que tudo são “manchinhas”: procure seu dentista e deixe que ele verifique pra você.  Agora, se os tais pontos começaram a crescer de uma hora pra outra, corra. Antes que dê canal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Dentística, Higiene Bucal | Marcadores: ,

258

  1. Boa noite Dra. Fiz uma obturação profunda em um dente de cima, ele já foi restaurado ha muitos anos atrás com a massa cinza! A dúvida é que ele colocou a massa branca e eu olho e está escurecida, o que é? É normal? Faz uma semana que fiz essa obturação!

    Obrigada.

    • Priscila, a resina (“massa branca”) tem certa transparência, e o amálgama (“massa cinza”) pode manchar o dente. Então o escurecimento que você vê é a cor do seu próprio dente por baixo da resina.

  2. Dra, hoje apareceu no meu dente da frente, na frente dele, um pontinho mais escuro, bem pequeno! Marquei meu dentista, mas só pra semana que vem! Devo me desesperar? rsrs ou pode não ser cárie? Obrigado!!!

    • Não se desespere não, Leandro. Pode não ser cárie e, se for, é só tratar de acordo. :)

  3. Dra, quando vou escovar meus dentes e passo o fio dental, vejo algo no vão do dente, parece uma manchinha marrom, ou preta, não sei bem, e eu sinto o fio dental passando entre ela, como se fosse algo duro, mas é bem pequenininha, e as vezes sinto um pequeno incomodo no dente, pode ser carie? Se for, como o dentista faz pra tirar ela bem no vão do dente? Acho estranho isso, pois sempre usei fio dental, e sou meio compulsivo ao escovar os dentes e detalhe, tenho muita, mas muita sensibilidade nos meus dentes, o que pode ser?

    • Pode ser uma cárie, sim. O dentista vai acessar o dente, se der, por trás dele (ou por cima, se for um dente posterior). Aí ele remove a cárie e preenche a cavidade que vai ficar com uma material restaurador. Parece que você tem sensibilidade dentinária, eu falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html

      • Dra, obrigado por responder. Tem um detalhe, o pontinho preto ou marrom é no meu dente da frente, os que ficam embaixo (não sei o nome kkk), fico em dúvida se tem como o dentista enfiar algo no vão onde se passa o fio dental e tirar a carie? Eu fico em dúvida se é algo grave ou não pq não é toda vez que me incomoda. Ano passado senti esse pequeno incomodo por uns 3 dias e depois parou, e eu ignorei, achei que não fosse nada. Agora nesses dias começou de novo e foi depois de uma escovação que eu fiz. Seria carie ou não? Carie não costuma doer sempre e a fazer buracos no dente? Pq o meu está normal, não há buraco nenhum, só sinto uma grande sensibilidade e vejo essa manchinha preta.

        • Pode ser que a manchinha preta seja uma cárie, mesmo que não apareça um buraco. Sim, o dentista tem o instrumental necessário pra remover uma cárie nessa região entre os dentes. Não diria que é grave, mas como incomodou você mais de uma vez é importante avaliar e ver do que se trata, pra tratar de acordo antes que vire algo mais sério (como um tratamento de canal, por exemplo). Nem sempre a cárie dói.

          • Dra, mais uma vez obrigado por me responder kkk tenho mais uma dúvida, é necessário eu escovar meus dentes toda vez que eu comer? Por exemplo, quando eu acordo eu escovo, quando tomo café eu escovo depois, quando janto eu escovo depois e quando vou dormir eu tbm escovo e as vezes quando eu como algo solto como uma bolacha, depois eu escovo.

            Estou exagerando nisso? Como eu disse, sempre fui meio compulsivo com escovação, isso pode prejudicar o dente tbm?

          • Você está fazendo corretamente, é preciso escovar os dentes sempre depois que se come. Isso não prejudica os dentes.

    • Dra, uma última dúvida e eu não encho mais kkkk, o Listernine, é recomendável? Ou ele prejudica os dentes? Tenho costume de todo dia quando eu acordo escovar os dentes e usar um pouco de Listernine.

      • Não, ele não prejudica os dentes, apenas não é necessário pra uma boa higienização (embora os comerciais do produto queiram convencer a gente de que é), e dá uma “bagunçada” na flora bucal (o equilíbrio entre bactérias boas e ruins que temos na boca). Se for usar, prefira a versão sem álcool, pra não agredir a gengiva.

  4. Eu tenho tipo uma pedra agarrada no dente, e horrível, o que faco?

    • Vitoria, procure um dentista pra avaliar. Desconfio que seja tártaro, o que só dá pra remover com intervenção profissional.

  5. Boa noite. Ha 8 dias atrás fiz remoção de uma carie no molar e respectiva restauração. Assim que passou a anestesia sentia dor ao fechar os dentes um contra outro e mastigar então, nem pensar. Ha 3 dias fui la novamente e a medica disse que a restauração estava alta e desgastou o dente. Após isso deixei de sentir dor ao fechar os dentes uns contra os outros, mas continuo sem conseguir mastigar nada desse lado porque dói. É normal? Se e normal, passado quanto tempo é que deixa de ser normal?

    • Rosalia, considerando que a restauração estava “alta”, era esperado que doesse. Agora que ela não está mais, dele levar alguns dias pra dor se resolver por completo. Se passar de 1 semana, entre em contato novamente com a sua dentista e relate o problema.

      • Boa noite… se a dor não passar, acho que não vai passar, faz uma semana na quarta dia 18, o que poderá ser? Terei que fazer canal?

        • Pode estar indicado o tratamento de canal, sim. Depende de como seu dente se “comportar” daqui pra frente.

          • Boa noite. Fui hoje a dentista, ela tirou um raio x e disse que a carie não era profunda que não devia estar a doer. Ela disse-me para tomar brufen (ibuprofeno, anti-inflamaório) durante 5 dias de 12 em 12 horas para ver se passava. Só queria saber se faz algum efeito tomar anti-inflamatórios para tratamento de restauração de carie.

          • Geralmente a dor após uma restauração é causada por uma pulpite, que a inflamação do nervo do dente. Então, é adequado tomar um anti-inflamatório.

  6. Ana, tenho uma bolinha preta pequena atrás de um dos dentes da frente, no meio do dente, não sinto dor, nem tenho sensibilidade, o que pode ser? Será cárie?

    • Pode ser cárie, Pedro… mas pode ser apenas uma parte mais profunda, comum em incisivos, chamada “forame cego”. Não é incomum que essa “bolinha” esteja escurecida, por causa dos pigmentos da alimentação, bactérias cromogênicas, etc.. Veja –> http://bit.ly/1vA0uQF . Enfim: pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  7. Ana, tenho algumas manchinhas nos sulcos de alguns dentes. Sei que não são caries, mas quero retirar estas manchas por questões estéticas. Gostaria de saber se para a retirada destas manchas o procedimento necessário seria mesmo uma obturação/restauração, já que fui a um dentista e ele me disse que tinha 9 dentes cariados. Tenho receio dele acabar abrindo buracos desnecessários em meus dentes e ainda não tenho um dentista de confiança.

    • Jéssica, seria preciso remover o tecido manchado (com broca) e restaurar o dente, como seria feito se fosse cárie. Apenas a remoção de tecido dentário seria bem menor, só nos sulcos, mesmo.

  8. Olá doutora, ao escovar o dente percebi que meu dente havia uma placa branca ou amarelada (não lembro bem), e sempre ao escova-lo essa região sangrava, marquei uma consulta mas minha vida é muito corrida e acabei perdendo a consulta. Hoje ao escovar o dente novamente percebi uma mancha escura em linha reta na lateral do dente, entre a gengiva e um outro dente. Achei que fosse sujo e cutuquei com palito de dente, a mancha não saiu, começou a sangrar e percebi um leve alteracao bem mínima mesmo de profundidade no local da mancha escura. O que pode ser? Meu dente está ficando podre? Vou perdê-lo? Estou sem dinheiro, por isso estou recorrendo ajuda online.
    Ps: acho que está afetando o dente ao lado, esta com uma cor diferente no mesmo local do outro dente.
    Mandei um email para vc.

    • Karen, a placa amarelada pode ser tártaro, e a mancha que você descreve me parece ser cárie. Compreendo a questão financeira e da falta de tempo, mas é essencial que você procure um dentista pra tratar antes que esses problemas fiquem mais sérios. E mais caros.

  9. Oi Ana, tudo bem? Fui ao dentista ontem pois estava preocupada com um dente de trás que está apresentando um pontinho preto. Ela olhou e disse que não havia nada, mas ainda assim permaneço preocupada. Tirei uma foto dele e dá p ver essa manchinha. Se eu enviar pra você, vc conseguiria olhar e me dizer o que acha? Beijos.

    • Posso até dar uma opinião, Larissa… mas não tenho como afirmar do que se trata só pela foto, seria preciso um exame mais detalhado. De qualquer forma, se quiser mandar a foto –> medodedentista@gmail.com

  10. Flor, fui na dentista, ela é minha vizinha, fui mostrar o dente, falei o que tinha, disse se não tem nada e falou que é psicológico isso, a dentista pode mentir se ela for amiga ????

    Ooi que o fio dental entrou na gengiva e acabou entrando restinho de comida, a dentista passou fio dental e disse que não saiu nada, que eu mesma devo ter tirado, ela passou ultrassom, não sei o que é aquilo, DOI muito e depois passou bicarbonato, não sei como escreve, pra limpar o sangue sujo e ai fiquei encanada, voltei lá e ela passou fio dental de novo e disse que não tem nada, tenho medo por ela ser minha amiga de ela estar mentindo, o que você acha disso?????

    • Larissa, exatamente por ela ser sua amiga é que você devia achar que ela está falando a verdade! Poder mentir ela pode, mas que vantagem ela teria em mentir pra você? Se ela passou o fio dental, passou o ultrassom, passou o jato de bicarbonato e não saiu nada, convença-se: não tem NADA a ser removido.

      • Ela passou bicarbonato pra limpar o sangue sujo, e ela disse que não tem nada, pra que serve aquele ultrassom???? Que doeu demais.

        • Pra remover placa e tártaro.

          • Estranho ela passar, porque já tinha feito raspagem e a dentista tirou tártaro, ela é maluca então, o que é placa?

          • Ela achou por bem passar o ultra-som de novo, Larissa. Você não vive reclamando que tem alguma coisa dentro da sua gengiva? Ela passou por causa disso, pra tirar a “cisma”. Placa bacteriana é um estágio antes do tártaro, o tártaro antes de “virar pedra”, digamos assim. É aquela camada áspera que se forma sobre os dentes e que deve ser removida na escovação.

  11. Dra., passei uns maus bocados ontem. Fui à minha dentista, que até então tinha confiança, e ela me disse q dentre infiltrações e caries, estava com 9. Eu cuido muito bem dos meus dentes, sempre vou ao dentista, achei estranho. Fui a outra dentista e ela m disse que n tinha uma cárie. Outro dentista que olhou minha boca no dia anterior depois me confirmou que não tinha nada também. O problema é q como confiava nela, fiz três obturações totalmente desnecessárias. Quero levá-la no juizado p pedir reembolso e indenização, mas n sei como provar que os dentes não estavam cariados e não posso usar o depoimento do dentista que olhou no dia anterior, pq ele trabalha na clínica, o q fazer? Além da lição p vida… o que vc me sugere nesse caso? Obrigada.

    • Wanessa, não há como saber se as restaurações eram desnecessárias (nem você nem outro dentista tem como saber agora, com as restaurações novas já feitas). Até porque um dentista pode achar necessário e outro não, e os 2 terem razão por motivos diferentes. O diagnóstico é um veredito baseado em várias informações, e a conduta clínica que o dentista toma se baseia no diagnóstico. Acho BEM complicado de se comprovar isso, seria necessário radiografias de antes das restaurações, prontuário clínico com anotações do exame físico e anamnese anterior às restaurações, e quem detém isso é a dentista (não que você não possa ter acesso, mas…). Enfim: se eu fosse você entraria em contato com essa dentista e pediria que ela justificasse os procedimentos.

  12. Oiii linda, já passei varias vezes fio dental lá dentro da gengiva pra tirar o restinho da comida que tinha ficado lá, não sei se chegou a sair, to quase maluca, viu :( escovei os dentes, usei enxaguante bucal, fiz de tudo, to ficando doente.

    • Larissa… não tem nada dentro da sua gengiva. Sério.

      • Porque o fio dental entrou varias vezes dentro da minha gengiva e o restinho de comida acabou entrando lá dentro, por isso fico nervosa.

        • Larissa, sabe quantos pacientes eu já atendi no meu consultório que tenham empurrado comida pra dentro da gengiva com o fio dental? Nenhum. E eu já tenho alguns anos de formada. Sério: se acalme. Não há razão pra preocupação, ainda mais se você já procurou um dentista e ele disse que está tudo ok.

          • Então Ana, mas aconteceu depois que fui no meu dentista, por isso estou preocupada, mas já tinha acontecido antes também, ele disse que sai sozinho, sera que é verdade que sai sozinho o restinho de comida que ficou dentro da gengiva?

          • É verdade, sim.

          • Oloco, cê nunca atendeu nenhum paciente com esse problema, hum??

          • Que tenha tido alguma complicação por esse motivo, não. É como eu estou tentando te explicar há vários comentários: é altamente improvável que a pessoa empurre comida pra dentro da gengiva ao usar o fio dental. E, se empurrar qualquer resíduo – improvável, repito -, o próprio organismo, a escovação ou na próxima vez que o fio dental for usado, o resíduo vai sair. Portanto, fique tranquila. Apenas continue higienizando bem seus dentes e vai dar tudo certo.

          • Manda seu email que vou mandar uma foto pra você ver a gengiva!!!

      • Sabe flor, já que é verdade que sai sozinho o restinho de comida que fica dentro da gengiva vou deixar sair sozinho, mas já tentei tirar com fio dental, nossa to ficando encucada com dente e gengiva meu Deus, isso não sai da minha cabeca, que nervoso viu, tenho pavor de dentista, por isso que estou assim, esses tempos tive que fazer raspagem na gengiva pra tirar tártaro, to em choque!!!

        • Então linda, te mandei a foto, é a gengiva que estou com o dedo no dente, gengiva em cima, ali que entrou restinho de comida, tem certeza que sai sozinho? É que maioria dos dentistas me disseram que o restinho de comida que entrou dentro da gengiva sai sozinho, queria saber se isso é verdade mesmo!!!

          • Vi a foto e não me parece haver nada errado na sua gengiva. Se eu e a maioria dos dentistas que você conversou dissemos que “sai sozinho” (se é que tem alguma coisa pra sair, duvido que tenha), é porque sai.

          • Linda, obrigada por tudo, estou mais tranquila e feliz :)

          • Flor, voltei ficar preocupada, como que o restinho de comida vai sair sozinho de dentro da gengiva? :(

          • Já conversamos sobre isso, não Larissa? Não tem nada dentro da sua gengiva. ACREDITE EM MIM. ;)

          • Se você quiser Ana, te mostro o jeito que o fio dental entrou na gengiva, tiro foto rs

          • QUERO, manda. medodedentista@gmail.com

  13. Oiii Ana, fui no meu dentista, meus dentes estão perfeitos e falei que esses dias passei fio dental e que entrou restinho de comida, ele disse que sai sozinho, e pra variar hoje o fio dental entrou de novo, to muito nervosaaaaa.

    • Se os dentes estão perfeitos e o restinho de comida sai sozinho, por que você tá nervosa?

      • Ooi, tem um dentista louco que não conheço que fala que não sai sozinho, idiotaaaaaaa.

        • Qual dentista? Se você não o conhece e ele é louco, por que você liga pra opinião dele? :P

  14. Ooi linda, daqui a pouco vou no meu dentista, reza para não ser canal, to com medo e estou passando muito mal, e nem almocei e to de cama.

    • Fico aqui torcendo. ;)

  15. Oooi Ana, quais são sintomas de canal no dente?

    • Pra determinar a necessidade de tratamento de canal, o dentista precisa considerar uma série de informações. Geralmente há dor espontânea, mas mesmo um dente que nunca doeu pode ter indicação de tratamento de canal. Pode aparecer infecção radiograficamente, por exemplo. É preciso avaliar caso a caso.

  16. Ooi princesa, meu dente esta doendo com comida quente, o que pode ser????

    • Dor ao ingerir alimentos e bebidas quentes pode indicar um problema de canal. Procure um dentista pra avaliar.

  17. Ooi Ana, o fio dental entrou dentro da gengiva na hora que fui tirar a comida, gostaria de saber se pode ter entrado comida? Se entrou comida dentro da gengiva o que acontece????

  18. Enviei uma foto por email para ver se você consegue analisar, pois a ultima vez que fui ao dentista, mais ou menos uns 6 meses, eu já tinha essas manchas, mas o dentista não falou nada e eu tambem nao perguntei. Mas durantes esses meses desde a ultima visita ela esta do mesmo jeito, nem cresceu, nem diminuiu. Espero que você possa tirar essa duvida para mim. Obrigado.

    • Não posso te dar certeza só olhando a foto, João… mas PARECE que é só pigmentação de sulco, e não cárie.

  19. Oooi Ana, tenho um dente que o dentista viu e disse que não tem nada, faz uma semana, tem hora que mastigo DOI e tem hora que mastigo que não DOI, o que pode ser, que coisa de louco kkkkkkk

    • Se não é cárie, pode ser um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente).

      • Mas quando fui no dentista não estava doendo, ele disse que futuramente vou ter que fazer canal, to com muito medo.

  20. Oooi Ana, esse dois pontinhos pretos são bem pequenos, não faz nem três semanas fui na dentista e ela fez selante, colocou um pouco de resina, não sei se estou certa, mas se fosse cárie tenho comigo que ela ia me falar, porque não tem como ela não ter visto, tem luz de aumento e cárie que eu saiba não da assim de uma hora pra outra, deve ser pigmentacao, ou pode ser antibiótico que estou tomando também, me da sua opiniao.

    • Sim, pode ser pigmentação, mesmo… ainda mais se sua dentista avaliou recentemente e não viu problema. O antibiótico não tem nada a ver com essas pigmentações, isso é lenda.

  21. Oooi, mas cada hora ce me fala uma coisa, disse que as vezes não é cárie e agora fala que pode ser, affe

    • “Às vezes não é cárie” e “pode ser cárie” são duas ideias que em nenhum momento se contradizem. O recado do post – que parece que você não leu com atenção – é: pontos pretos nos dentes nem sempre são cáries, e só um dentista, após exame clínico e talvez radiográfico, vai pode dizer ao certo o que é. Procure um dentista.

  22. Oiiii eu mandei minha pergunta, estranho minha pergunta sumir, queria saber quanto tempo leva para parecer pontinhos pretos nos dentes?

  23. Olá, tenho umas manchinhas pretas nos dentes, e uma delas é um pontinho preto que quando passo a língua sinto que é um furinho, marquei limpeza com minha dentista e perguntei se ia sair com a limpeza e ela disse que não, que era sulcos dos dentes que as vezes ficavam escurecidos… queria saber se tem como clarear essas manchinhas causadas pelos sulcos dos dentes, se tem algum tratamento? E o furinho pode ser cárie? Ela disse que não mas eu tenho medo de ser!

    • Não Rafaela, não há como clarear esses sulcos. Se além da pigmentação houver cavidades, ou seja, cárie, o tratamento consiste em remover a cárie e restaurar o dente.

  24. Doutora, ontem enquanto passava fio dental percebi um pontinho no meu dente, por isso passei a escova por cima e parecia ter saido. So q hoje me deparei com o mesmo pontinho, percebi que as vezes a minha gengiva tampa o pontinho. Fiz tudo passei fio dental, tentei tirar com o palito, escovei varias vezes e nada. Estou preocupada de ser carie e de falar com a minha mae sobre o assunto. O meu dente n doi e n percebo nenhum desconforto. Por favor me ajude. Obrigada desde ja.

    • Pode ser cárie, pode ser pigmentação, pode ser, considerando a localização do “pontinho” (próximo à gengiva), até tártaro. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  25. Oi minha linda, queria saber quanto tempo leva para formar uma cárie no dente e quais são os sintomas, antes de eu ir nessa dentista fazer raspagem na gengiva, dois meses atrás fui no meu dentista que sempre vou, essa que fui que tem 2 semanas é dentista nova, então o meu dentista olhou e falou que é normal estar escurecendo a resina, e ele disse que vai escurecer mais pelo fato dele ter colocado um remédio lá, só que tipo os dois pontinhos pretos estao fora da resina, eu já fui no meu dentista e nessa outra dentista, queria saber quanto tempo leva pra formar uma cárie, sei lá, se tivesse alguma coisa ou essa dentista ou o meu dentista iam falar, porque não é possível que eles não viram isso!!!

    • Também acho, Larissa… se fosse cárie, os dentistas teriam visto. O tempo de formação de uma cárie depende de vários fatores, como os hábitos do paciente (alimentação e higiene), qualidade e fluxo salivar, etc.. Pode levar 1 mês ou até anos.

  26. Oiiii, hoje acordei e apareceram mais dois pontinhos no meu outro dente, to desesperada, meu Deus o que é isso, sempre escovei meus dentes certinho, to revoltada e no mesmo tempo com muito medo, não sei mais o que fazer, acho que vou acabar pirandoo, to ficando chateada.

    • Pode nem ser cárie, Larissa. Procure um dentista pra avaliar.

  27. Boa tarde
    Hoje fui escovar meus dentes me deparei manchas pretas nos meus dentes , pode ser cárie ?
    Tomo muito refrigerante , pode ser pigmento ? Esse pigmento pode sumir ?

    • Tina, pode ser cárie e pode ser pigmentação. Nos 2 casos é improvável que essas manchas desapareçam de forma espontânea. Certeza mesmo do que se trata, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  28. Oi, fui na minha dentista e ela fez raspagem na minha gengiva eu tinha tártaro e ela fez selante, parece que ela colocou resina também, não faz 2 semanas, estou com 2 pontinhos pretos no dente, penso comigo se fosse cárie ela ia ver neh, o que pode ser, to com muito medo, ela esta de férias e só volta em janeiro, me ajuda.

    • Larissa, acho que sim, se fosse cárie sua dentista teria visto. Fique tranquila, quando ela voltar das férias pode reavaliar.

  29. Drª eu passei basicamente 8 anos com um aparelho e assim que retirei um dos anéis do meu dente, eu notei que havia uma mancha marrom em meu dente, mas a cor é meio clara, isso é carie ou é uma simples mancha causada pelo próprio aparelho? Ah, vale ressaltar que o anel estava encravado na minha gengiva.

    • Gessica, Pode ser cárie, mas pode ser apenas uma mancha sem maiores consequências. É preciso avaliar clinicamente, e possivelmente fazer radiografia, pra saber ao certo. Procure um dentista.

  30. Dra. Ana, meu dente lá de tras, o segundo pré-molar, está com um pontinho preto em cima do dente, o que pode ser?

    • Laura, como explico no texto, pode ser cárie, pode ser só pigmentação… procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  31. Isso mesmo, a linha preta não aparece sem o auxílio do flash do celular, assim como algumas manchas também. Será que é por isso que dá uma fisgada quando como chocolate, principalmente quando esta derretido? Tenho até fotos para mostrar como é essa mancha. Posso mandar por email se preferir as fotos das manchas.

  32. Dra, tenho uma linha preta em dois dentes que so pode ser enxergada na maioria das vezes com luz, o que pode ser? Fissura? Pigmentaçao? Ou carie?

    • Considerando o fato da linha aparecer melhor à luz, suspeito de fissura, Carlos. Geralmente isso se restringe ao esmalte e não requer tratamento, a não se que esteja causando sensibilidade dentária. De qualquer forma, procure um dentista pra avaliar.

  33. Bom dia Dra.. Tenho 34 anos e preciso muito de um tratamento dentário. Há varios anos não vou ao dentista. Aos sete anos tive um dente arrancado e desde então, tenho pavor por dentistas. Só de pensar e escrevendo aqui, as lagrimas rolam…
    Já tive 4 dentes arrancados e preciso muito tentar recuperar o que ainda tenho e fazer implantes nos que perdi.
    Hoje, sinto muita vergonha… e queria procurar um dentista que resolvesse todos os meus problemas, sem precisar ficar passando de dentista em dentista…
    Qual especialidade devo procurar? Sei que será um tratamento muito longo, porque não tenho dinheiro pra pagar tudo de uma vez só.
    Obrigada e que Deus lhe pague!

    • Kelly, tá cada vez mais difícil encontrar um dentista que resolva TODOS os problemas. A tendência é que cada vez mais os dentista atendam apenas as suas especialidades. A maior chance de encontrar um dentista assim é procurando um clínico geral.

  34. Olá Dra. Td bem? Por favor, tenho uma dúvida. Tenho essas manchinhas pretas em alguns dentes. Há 2 anos fui em um dentista q me disse que eu tinha duas cáries e que essas manchinhas não dava para se ter certeza se eram cáries. As manchas não evoluíram e nem tive dor. Recentemente estive em outro dentista e para meu espanto e desagradável surpresa, me disse que estou com 7 cáries! Falei sobre o diagnóstico do outro dentista e ele disse q devido a bons hábitos as cáries não evoluíram. Mas vendo esse post fiquei em dúvida. Não seriam sulcos ao invés de cáries? Tenho há bastante tempo essas manchas. O que devo fazer? Solicitar um raio X ou procurar uma segunda opinião? Obrigada!

    • Rafaela, é bem possível que sejam só sulcos escurecidos, e não cáries. Mas vale a avaliação do dentista. Se você não confia na avaliação desse dentista, é um direito seu procurar outro.

  35. Boa noite Dra., meu caso é parecido com o seu exemplo… tenho essas manchas pretas nos molares, os meus são assim profundos e acumulam ali alimentos, nunca senti dor ou sensibilidade, mas aí uma vez procurei um dentista e ele me disse que eu tinha 4 cáries no meus 4 molares, mas como no momento não tinha condições financeiras de tratar, eu resolvi adiar, e passou um bom tempo (anos). As “manchas” continuam, não cresceram, e agora estou fazendo tratamento em um outro dente com outra dentista e hoje ela examinou esses mesmos dentes, secou os dentes e “cutucou” com um negocinho (n sei o nome) rsrs e me disse que só tenho 1 cárie em 1 molar, e os outros estão pigmentados. Eu fiquei feliz, mas em “dúvida”… será que posso ficar tranquila, sei que ela é profissional, estudou e deve saber, mas só esse tipo de exame já basta? Com a escovação essas manchas podem sumir? Pq eu acho elas feias, parece q são cáries :/

    Obrigada desde já!!

    • Bianca, em princípio, só esse exame já basta. Se houvesse necessidade de uma radiografia, por exemplo, sua dentista teria pedido. As manchas de pigmentação não somem com a escovação.

  36. Dra. Eu tenho manchas pretas em cima de alguns dentes. Meu dentista falou que não são cáries. Eu gostaria de Saber se tem como remover essas manchas mesmo não sendo cáries?

    • Maria, tem, mas só restaurando o dente, ou seja: desgastando as manchas com a broca e preenchendo o local com resina.

      • A senhora aconselha fazer esse procedimento?

        • Se não são cáries, não. A não ser que você realmente esteja incomodada com a estética desses dentes.

  37. Olá Doutora, bom dia! Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo site, muito explicativo e você é muito educada. Bem, compareci ao dentista em meados de março/abril, onde foram feitas algumas restaurações… só que ao ler esse post fiquei preocupada, pois em um dos dentes restaurados notei que há um tipo de “risco” preto na coroa do dente, às vezes aparenta ser dois em volta da própria restauração. Sei que é complicado dar um diagnóstico sem uma avaliação, mas pode ser cárie? Só para constar, fui em meados de março/abril deste ano (2014). Muito obrigada!

    • Julia, se há um escurecimento em volta da restauração (na interface entre ela e o dente), pode ser que haja infiltração. Nesse caso, poderia estar indicada a substituição da restauração. Se o “risco” preto for apenas próximo à restauração, deve ser pigmentação, visto que você esteve recentemente no dentista.

  38. Ei doutora. Olha, estou um uma mancha em cima do dente molar, estou em desespero. Escovo igual uma louca, e nada delas sairem. Mas pensei: se não está entre o dente e a gengiva pode não ser carie. O que a senhora acha?

    • Pode não ser mesmo, Maria Clara. Na região que você descreve, é muito comum que seja apenas pigmentação. Procure um dentista pra avaliar.

  39. Dra. Ana, há cerca de 3 ou 4 meses fui ao dentista fazer uma restauração devido a uma cárie pequena/média em um dente. Ao fazer uma avaliação visual dos meus dentes, meu dentista disse que apenas aquele dente tinha cárie. Como foi minha primeira restauração, fiquei bastante chateada em ter tido uma cárie e desde tal ocasião escovo meus dentes sempre após cada refeição e ainda mais uma vez antes de dormir, caso o espaço de tempo entre a última refeição e a hora em que vou me deitar seja considerável.
    No entanto, notei que na superfície superior de dois dentes inferiores há espécies de tracinhos marrons. E logo que vi fiquei chocada e triste, pois como poderia uma cárie se desenvolver mesmo com o cuidado que relatei e após a avaliação do dentista?! (certa vez li até que uma escovação rigorosa poderia até mesmo impedir o desenvolvimento de uma cárie já estabelecida). É, então, um sulco apenas? E um sulco pode aumentar de tamanho? Não sei se estou enganada/impressionada, mas acho que ele talvez tenha aumenta um pouco de tamanho.

    Muito obrigada!!

    • Olga, pode ser apenas um sulco pigmentado, sim… ainda mais considerando seus bons hábitos de higiene. A pigmentação pode ficar maior, depende muito dos seus hábitos alimentares. Se você está em dúvida e quer ficar mais tranquila, procure seu dentista e peça pra ele avaliar em específico esses dentes. Mas acho que, se fosse cárie, ele já teria alertado você.

  40. Bom dia!

    Tenho uma boa higiene dentária, escovo meus dentes regularmente de 2 a 3 vezes ao dia e faço uso de enxaguante bucal. Tenho reparado pontos pretos nos meus dentes onde justamente eles tem sulcos. Fiquei muito chateada pois tenho cuidado bastante dos meus dentes a fim de não desenvolver cáries… Tenho marcada uma consulta com o dentista, mas gostaria de saber se pode ser pigmento…

    • Rafaela, considerando sua boa higienização, há grandes chances desses pontos se tratarem apenas de pigmentação.

  41. Agradeço, dra. Porém o que me angustia é a coincidência de ter sido após a limpeza…. Por quê isso? Li muito sobre essas manchas e vi algo sobre mancha após trauma. O que seriam traumas? Pode o equipamento da limpeza ter causado o trauma? Muito obrigado pela presteza imediata! Parabéns.

    • Trauma é uma batida, uma pancada. Não, o equipamento certamente não causou trauma. E, pela sua descrição, essas manchas não tem nada a ver com trauma.

      Às vezes quando chega uma pergunta eu estou “dentro” do blog respondendo outras, aí eu respondo rapidinho. :)

  42. Olá. Estou angustiada com uma situação que me ocorreu ontem no dentista. Usei aparelho por mais de 04 anos e ontem fiz a 1ª limpeza após a retirada do mesmo. A dentista não identificou cárie, só afirmou que tem uma restauração que tem um “furo”. Acredito que ela quis dizer quebrada. Enfim…. Vou ter que restaurar, porém em outro local, pois nesta clinica o plano não autoriza esse procedimento. Mas ao escovar os dentes à noite percebi uma mancha preta ao redor do dente que o anel do aparelho ficava e essa mancha não existia antes dessa limpeza, com certeza. O que pode ser? Essa mancha pode desaparecer? Tem algum procedimento para clarear? PS: parece ser o mesmo dente que precisa restaurar (dente 26 superior). Grata. Adriana.

    • Adriana, pode ser cárie ativa, pode ser uma cárie crônica (que parou de avançar) ou pode ser apenas uma mancha de uma cárie que regrediu e que não necessitaria tratamento. Esse tipo de problema é comum em dentes que receberam bandas ortodônticas. Geralmente a solução é restaurar o dente, é improvável que a mancha suma com clareamento… talvez com uma microabrasão (um “lixamento” superficial do esmalte). Enfim… é preciso avaliar.

  43. Boa tarde! Doutora esses dias minha gengiva estava doendo e inchada… coloquei agua oxigenada pra ferimentos e melhorou um pouco… agora ela esta pouco inchada. E fui passar o fio dental e entre os dentes da frente apareceram manchinhas pretas q nao consigo tirar… alguma dica?

    • Procure um dentista pra avaliar, Fernanda. Parece que você tem gengivite e, possivelmente, cárie OU tártaro entre os dentes (as manchinhas pretas). É preciso identificar o que é pra tratar de acordo.

  44. Entendi. Obrigada pela atenção! Primeira vez que vejo um especialista responder de tal forma, e com tanta atenção. Parabéns pelo trabalho.
    Quanto a sua pergunta, eles não me alertaram nada, porém os dois me avaliaram. Então acho que é melhor continuar a escovação normal com o enxaguante bucal. Queria saber se esse COLGATE total 12 gera melhoras satisfatórias, com relação a essas manchinhas.

    • :)

      A marca de creme dental não faz muita diferença, Gabriela… se as manchas forem cáries MUITO pequenas, apenas restritas ao esmalte, qualquer pasta de dentes com flúor pode ajudar a promover uma remineralização, inclusive a Colgate Total 12. Mas a gente não sabe se as manchas são cáries, né?! E se forem, sendo visíveis na radiografia, certamente são maiores que cáries de esmalte.

  45. Nao, nao veio nada. Foi uma panoramica normal… mas nao me disseram nada… so que eu queria saber se ainda há uma soluçao pra essas manchas, pois n quero deixar elas aprofundarem mais… Por isso queria alguma indicaçao de um creme dental ou antibiotico, para amenizar essas manchas. Porque esse dente que tem manchas mais profundas nao dói e nem aparenta ser podre ou algo do tipo… so tem essas manchas profundas.
    Quanto ao dente com o furinho no raio x, ele é bastante sensivel e como nao me disseram nada, acho que nao avaliaram direito. Porem esse raio x ja passou por 2 dentistas.

    • Gabriela, você diz que 2 dentistas viram sua radiografia… esses 2 dentistas examinaram você, também? Se sim e eles não disseram nada, é porque as manchas não são relevantes. Você perguntou pra eles o que seriam as manchas durante o exame? Porque radiografia não diagnostica nada, é o dentista, com base na radiografia, no exame clínico e em quaisquer outras informações que o paciente possa fornecer, que faz o diagnóstico. Por isso é impossível dar uma “dica” de creme dental ou antibiótico pra sumir com as manchas, porque não se sabe o que são as manchas e se elas requerem tratamento (que certamente não será à base de pasta de dente ou medicação). Pelo jeito não requerem, se assim fosse acredito que os dentistas teriam alertado pra isso. Se você acha que não foi feita uma boa avaliação, é um direito seu procurar outra opinião. E se você fizer isso, pergunte especificamente sobre as manchas, aí você terá certeza que elas foram vistas e avaliadas.

  46. Boa noite doutora, eu queria perguntar mais uma vez a mesma pergunta que respondeu em muitos comentarios. Porem eu tenho outras duvidas. Acontece que eu tenho essas manchinhas pretas em muitos dentes, porem no penultimo, antes do siso, ele tem muitas manchas beem profundas e escuras. Ele nao doi nem nada… e queria saber se é carie, pelo fato de ser um pouco profundo… A outra pergunta é que assim, eu tirei um raio x para extraçao de siso e nele percebi que um dente tem uma bolinha, parece uma carie, porem é um circulo perfeito, mas o dente por fora é perfeito, e nem tem manchas, so q eu sinto ele sensivel as vezes, e queria saber se essa bolinha que apareceu no raio x é uma carie. Agradeço desde ja.

    • Gabriela, só um dentista, após exame clínico, vai pode confirmar se é cárie. Mas se está profundo, provavelmente é. Quanto à radiografia, imagens mais escuras podem representar muitas coisas, nem sempre é cárie. Veio laudo junto com a radiografia? Se sim, o que diz nele?

  47. Olá Dra, tudo bem?
    Sou estudante de Odonto (mas estou em períodos iniciais rs) e estava procurando algum post seu sobre limpeza dentária, mas não achei … Por isso vim aqui perguntar :)! Então, é que acabei de fazer uma limpeza no dentista, e chegando agora em casa, reparei que estou com uma pequena manchinha branca (bem pequena mesmo) que eu não tinha antes no meu incisivo central, surgiu depois dessa limpeza… Parece aquelas manchinhas brancas que surgem nas unhas de vez em quando, sabe? Só que é algo bem discreto, percebi somente olhando muito atentamente no espelho. Isso pode ter sido em decorrência de um pequeno desgaste que o instrumental provocou em meu dente? Essa manchinha tende a desaparecer? Se eu usar uma pasta mais abrasiva, pode ajudar a tirar?
    Ah, uma outra dúvida… Como eu falei, faço Odonto e estou começando agora com disciplinas mais práticas! Já iremos fazer a profilaxia nesse semestre, mas aqui na minha faculdade (não sei como é o esquema nas outras faculdades) formam-se duplas e cada um tem que fazer a limpeza dentária um no outro. Contudo, como eu disse, eu fiz uma limpeza hoje… Tem problema se eu fizer outra limpeza daqui a poucos meses? Porque como eu falei, a minha dupla de clínica terá que praticar em mim…
    [Desculpa o texto extenso Dra, é que são muitas dúvidas rs]

    • Sam, a limpeza profissional dos dentes não causa desgaste, seja a profilaxia, a raspagem com curetas ou o ultrassom. O esmalte é um tecido MUITO duro, pra desgastá-lo seria necessária uma forte abrasão. A manchinha branca pode ser uma mancha inicial de cárie que ficou aparente após o procedimento, pode ser, também, que a desidratação do seu dente tenha deixado uma pequena fluorose mais evidenciada (por causa da sobreposição das fontes de flúor – na água de abastecimento, na pasta de dente, etc. – a maioria de nós tem um pouco de fluorose). É preciso avaliar. Quanto à profilaxia, você pode fazer uma por dia até o fim da faculdade que seus dentes não serão desgastados… pode ficar tranquila. :)

  48. Dra, eu tenho 19 anos e nunca obturei um dente.. Mas estava olhando os meus dentes no espelho e vi que estou com o sulco de um dente da arcada superior meio escurecido, mas não dói, não é sensível nem nada… Só percebi porque fui ver no espelho. Então eu acho que tanto há a possibilidade de ser uma mancha mesmo ou até mesmo uma cárie no esmalte (já que não dói), não é? Caso seja uma cárie, necessariamente deverão colocar algum material restaurador do meu dente? Ou só uma raspagem ou algo do tipo resolve?

    • Bruna, se for cárie mesmo, o protocolo é removê-la e restaurar o dente. Mas como você disse, pode ser apenas uma mancha ou pigmentação de sulco. Procure um dentista pra avaliar.

      • Dra, mas tem algum aspecto clínico que é crucial para esse distinção? Como eu vou saber se o meu dentista não se confundiu? Pq pelo que eu vi nos comentários, muitos dentistas alegam que tudo é cárie, e às vezes nem é…

        • Não um aspecto, mas um conjunto de aspectos. O dentista olha, sonda (verifica se a região está retentiva ou com tecido amolecido) e muitas vezes radiografa. O dentista que avalia com critério não se confunde.

          • Obrigada, Dra. Você é uma profissional incrível! Nunca encontrei na internet alguém com tanta disposição em ajudar! Obrigada mesmo e muito sucesso! :)

          • Imagina, Bruna… fico feliz em ajudar. :)

  49. Dra., eu coloquei aparelho n faz um mes e hj percebi um pontinho preto no meu penultimo dente, bem no meio do dente, q pode ser?

    • Pode ser uma cárie ou apenas uma mancha, Dil. Na próxima consulta, mostre ao seu dentista pra que ele veja o que é.

  50. Ana, estou tratando já há um tempo com outro dentista, mas como ele marcou uma nova consulta bem mais para frente de um exame pra concurso que vou fazer, fui a outro que logo encontrou 3 dentes com manchinhas pretas pequenas. Ele me disse que era um principio de carie, mas o outro que eu estava antes nunca me disse nada sobre isso, por isso estou com duvida se faço a restauração ou não. Como e para concurso penso que não devo arriscar. Gostaria de uma ajuda sua. Obrigado.

    • Rodrigo, em qual dos dentistas você confia, qual lhe transmite mais credibilidade? Minha tendência é achar que esses pontos não são cáries, senão o primeiro dentista certamente teria visto. Mas vai que não viu?! Portanto é uma questão de confiança, mesmo.

  51. Doutora,
    Tenho umas manchas pretas nos dentes do fundo (parte de baixo). Ele nasceu torto e ficou um vão entre o outro dente, que provavelmente foi por isso que surgiram essas manchas. Eu escovo todos os dias, em média 3 vezes. Pode ser cárie? Quando o dente ainda não forma buracos é mais fácil o tratamento?
    Agradeço pela informação, já marquei uma consulta mas estou ansiosa para saber se é grave.

    Ps: Tenho 18 anos e nunca fui ao dentista.

    • Larissa, sim, pode ser cárie, embora nem toda mancha seja necessariamente cárie. É preciso que um dentista avalie clinicamente pra se ter certeza. Sim, quando a cárie ainda não formou um “buraco” a solução é mais fácil, basta remover a cárie e restaurar o dente com uma resina (geralmente).

      • Muito obrigada pela resposta. Estou mais tranquila. Deus te abençoe e muito sucesso na sua carreira.

        • ;)

          • Fui ao dentista e sim… era cárie, em 6 dentes :O , fiquei um pouco chateada pq meus dentes nunca mais vão ser os mesmos, mas já comecei o tratamento. Obrigada novamente.

          • Não fique chateada, o que importa é diagnosticar precocemente e tratar de acordo. ;)

  52. Dra, sao uns buraquinhos pequenininhos e pretos, que so se ver com luz, mas o dentista nao falou nada, ate passou fio dental em um dente de cima q tem esse pontinho, buraquinho, sera q pode ser outra coisa sem ser carie?

    • Pode. Pode ser fluorose, hipoplasia de esmalte ou só uma mancha, mesmo.

  53. E essa imagem do post é um dente manchado??
    Pois a mancha q tenho ao passar palito sinto uma depressao, mas a dentista nao falou nada a respeito.

    • Também não sei, Carlos. Seria preciso um exame mais minucioso pra afirmar que a imagem da foto é de uma cárie, mas me parece, em princípio, que sim.

  54. E um traço amarronzado pode ser mancha tmb? Bebo muito refrigerante, isso pode influenciar? Por q to muito duvidoso se for carie, nao é possivel q a dentista nao tenha enxergado, pois fui duas vezes e ela nao falou nada, so vi quando cheguei em casa e liguei uma lanterna, visualizando o tal ponto e a mancha.

    • Sim, pode ser só uma mancha. O refrigerante e qualquer outro alimento / bebida que você costume ingerir pode causar manchas, também.

  55. Olá Dra., tenho pontinhos pretos em diversos dentes e fiz orçamento em três dentistas. O primeiro disse que eu tinha 3 cáries, o segundo disse que eu tinha 6 cáries e o terceiro disse que eu tinha uma cárie apenas e que o resto eram somente manchas. Os três dentistas fizeram somente a análise clinica e não pediram radiografia nem alguma outra coisa.
    Faz pouco tempo que moro nesta cidade e não conheço um dentista de confiança, por isso decidi fazer mais de um orçamento. O que devo fazer? Fazer o maior número de obturações mesmo que possam não ser cáries? Ou confiar que o dentista que disse que eu tinha apenas uma cárie foi o mas honesto? Não sei. Obrigada.

    • Juliana, acho que nem é uma questão de honestidade, mas de opinião clínica. Eu acho que se não há certeza sobre a presença de cárie, melhor não mexer antes de exames mais específicos, entre eles, radiografias. Se você “simpatizou” com o dentista que diagnosticou apenas uma cárie, trate-se com ele e questione sobre a possibilidade de realizar radiografias interproximais para se ter certeza de que não existem outras cáries em condição subclínica (não visíveis só pelo exame).

  56. Dra. E se mesmo se tratando de um sulco, for feita uma restauração? Tem alguma conseqüência negativa? É verdade que um furo/raspagem feito sem necessidade no dente pode resultar posteriormente num canal? Muito obrigada, dra. Suas informações irão me auxiliar muito e me deixar menos nervosa.

    • Se for um sulco profundo e retentivo, a restauração pode estar indicada, também. É uma forma de prevenir que se forme uma cárie maior. Não, um “furo” pequeno no dente não vai levar a um tratamento de canal, muito menos uma raspagem.

  57. Olá, Dra. Acabo de voltar do dentista para realizar uma avaliação após eu ter percebido um ponto preto no meu molar. No entanto, estou desconfiada. Acontece que o dentista apenas olhou meu dente com aquele espelhinho e não passou nem um minuto e já concluiu que é uma pequena cárie. Estou temerosa, pois meu dente não dói e o ponto é bem preto e bem pequeno, e, com certeza, só apareceu há pouco tempo, ou eu teria notado antes. É possível constatar tão rápido assim?

    • É possível sim, Natália, através de uma inspeção visual. Algumas cáries são bem nítidas, não deixam dúvidas. O seu dente não dói justamente porque a cárie é pequena, talvez nem tenha atingido ainda a dentina (o tecido dentário que fica abaixo do esmalte), e seja só no esmalte.

  58. Olá Dra, minha filha tem 5 anos e sempre escovei os dentes dela, mas nos dois ultimos dentes apareceu manchas marrons nas reentrâncias. Fiquei apavorada e mostrei a uma dentista que falou que é pigmentação, mas ela nem passou a espatula, fico muito preocupada. O que fazer?

    • Se é pigmentação, não há motivo pra preocupação e nem necessidade de tratamento, Flavia. Continue levando sua filha ao odontopediatra para avaliações periódicas (a cada 6 meses), se houver alguma mudança no quadro haverá tempo suficiente para intervir (se necessário).

  59. Olá, Dra., por favor, me ajude na medida do possível:
    Sempre escovo meus dentes 3 vezes por dia e apenas hoje tenho notado um pontinho preto do tamanho de um grão de areia sobre meu terceiro molar inferior. Nos últimos dias tenho comido consideravelmente mais alimentos fritos e refrigerantes que o de costume. Tentei remover o pontinho com escova e até tentei ver se conseguia removê-lo com um palito de dentes, mas não consegui. Há muita chance de ser carie? Muito obrigado!!

    • Erik, pode ser cárie, sim. Mas talvez seja apenas um sulco pigmentado ou uma mancha. Só avaliando clinicamente pra se ter certeza.

  60. Dra. me ajude por favor… fui em dois dentistas e um disse k essas manchas pretas nos meus dentes não precisavam ser mexidas, k ainda não eram cáries, k ele ia ficar só monitorando, mas o outro disse k era bom eu fazer as restaurações antes k virasse uma cárie ou aumentasse as manchas, o que eu faço? P.S: eu vou por aparelho logo em seguida.

    • Patrícia, a questão é: as manchas são cáries ou não? Pelo seu relato, os 2 dentistas disseram que não são. O primeiro é mais conservador e prefere acompanhar, já o segundo prefere intervir já. Eu acho que tudo depende dos seus hábitos de higiene e da sua disposição em comparecer periodicamente no consultório do dentista para o acompanhamento. Se sua higiene é boa e você vai sempre ao dentista, dá pra aguardar. Se não, melhor restaurar logo.

  61. Dra. Ana, moro na Italia e tenho pavor de dentista, confesso que tem um bom tempo que nao vou, meus dentes sempre foram brancos, mas estao amarelando com o passar do tempo e percebi que em um dos meus dentes da frente (incisivos) tem um pontinho preto, gostaria de saber se é carie? E se for qual o procedimento que se usa pra tirar, nao é que precisa arrancar o dente nao, né?!

    • Renata, certamente um pontinho preto não é motivo pra arrancar o seu dente, pode ficar tranquila. Agora, se é cárie, não sei… não posso afirmar sem examinar você. Mas, como ressalto no texto, nem todo ponto / mancha no dente é cárie e, se não for cárie, não requer tratamento. Se for, basta remover a cárie e restaurar o dente com uma resina, é bem tranquilo. Pra saber se é cárie ou não, só procurando um dentista pra avaliar.

  62. Nossa ! Me ajudou muito, porque eu tenho esses “labirintos” nos dentes. :)

  63. Dra. Ana, eu fui a outra clinica e a dentista fez uma nova restauração e “revestiu” o dente para q ele nao ficasse tao sensível, graças a Deus depois q eu fui a essa outra clinica, as dores crônicas acabaram, a única coisa chata ainda é q doi qdo eu como alguma coisa mais durinha, mas aos poucos esse pesadelo tá acabando, a gengiva tá um pouco inchada, eu comprei a colgate sensitive pro alivio, tá ajudando um pouquinho, o q a senhora me indica pra esse inchaço da gengiva!? Eu tô pensando de tirar o aparelho e depois q os dentes tiverem totalmente saudáveis retomar o tratamento. O q a Dra. me indica!? Desde já obrigada e desculpa perguntar demais…

    • Se o inchaço for motivado por placa bacteriana e você tem tido dificuldade pra higienizar, remover o aparelho até que a gengivite seja controlada é uma boa opção. Converse o seu ortodontista pra ver o que ele indica.

  64. Dra, obrigada por me responder, mas eu já tenho outras dúvidas, ontem eu fui à dentista, como era a 1a vez q eu ia lá ela não tinha nada a respeito sobre mim, só soube o q eu falei, avaliou o meu dente e disse q aparentemente não via problema algum, msm assim ela tirou o anel do dente do lado direito e cobriu com uma massinha, eu não sei bem se foi isso, e me perguntou se a dor e a sensibilidade haviam acabado, dai eu falei q não, ela ficou batendo no meu dente e disse q não havia necessidade de canal, ela então disse q faria uma restauração, deu uma anestesia q minha lingua ficou totalmente anestesiada, e eu comecei a vomitar porque fiquei sentindo a lingua tocando na garganta e fiquei sentindo uma dor pulsando na nuca do msm lado da anestesia, de lá eu fui direto pro hospital, a médica q me atendeu disse q a anestesia havia descido pra lingua, eu sempre fui ao dentista e nada disso nunca tinha me acontecido, estou mto assustada e sem falar q a dor no dente triplicou, e é como se doesse ate no maxilar, to apavorada porque mal tenho dormido, hj msm passei o dia em claro, e msm q eu não coma nada quente ou gelado meu dente doi mto, ela falou q poderia ser alguma coisa em outro dente, isso é possivel, Dra? E por que doi ali e com tanta frequencia, pessoas me falaram pra eu pedir pra extrair, mas o dente nao tá furado e tenho medo q msm assim a dor não vá embora.

    Dra, a senhora poderia me falar quais as prováveis doenças sistemicas, porque eu estou com gastrite crônica, um pouco de esteatose hepatica, litease vesicular e hipotireoidismo, será q algum desses problemas tem a ver com o q eu tenho sentindo nos dentes? Mto obrigada por tirar as minhas dúvidas, q Deus a abençoe grandiosamente! Bjos, obrigada, Valeska.

    • Valesca, embora seja incomum, esse tipo de reação pode acontecer… provavelmente a líquido anestésico atingiu um vaso sanguíneo que “levou a anestesia pra garganta” (como sua médica explicou, a “anestesia desceu”). Em anestesia de dentes inferiores a língua fica anestesiada mesmo (metade dela, pelo menos), mas não a garganta. Porém, veja isso como uma exceção… é algo improvável de acontecer de novo.

      Sim, o problema pode estar em outro dente ou, até, nem ter origem dentária, mas em algum nervo (nevralgia), o que se reflete em 1 ou mais dentes. É preciso investigar melhor. Não acho que as doenças sistêmicas que você relata tenham a ver com a dor que você sente.

  65. Dra., eu estou com dois dentes com manchas pretas e já faz algum tempo, eu uso aparelho ha 3 anos, os dentistas pelos quais eu era atendida nessa ultima clinica q eu estive conveniada nunca me falaram nada sobre estes pontos pretos, só q de uns dias pra cá tenho sentindo dores horrivéis, q mal consigo mexer a boca, e tbm tenho sentindo gosto amargo e metalico em minha boca, e qdo isso acontece, tipo agora, eu mal posso abrir a boca, e pra piorar todos os meus dentes estão cinzas, faz 5 meses q eu nao faço manutenções no aparelho, e como eu mudei de cidade ainda to procurando uma boa clinica, enquanto eu nao vou a um dentista o q eu faço com essas dores q estao consumindo o meu juízo nesse momento? Desde já mto obrigada.

    • Valeska, os pontos pretos não são cáries necessariamente… e se os dentistas que atenderam você nunca mencionaram nada, provavelmente não são mesmo. Já as dores que você sente me parecem generalizadas, dor por cárie geralmente é localizada (dói num local só). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar com mais critério, inclusive porque o escurecimento dos seus dentes e o gosto metálico podem ter a ver com alguma doença sistêmica (em algum outro lugar do organismo, mas que tem consequências nos dentes).

  66. Sempre fui muito cuidadoso com meus dentes. Minha escovação é tão intensa que a escova não passa de uma semana. Até o presente momento, nunca apresentei um problema sequer, mas ao olhar-me no espelho, descobri três pontos suspeitos: o primeiro e segundo nós molares e o terceiro num pré-molar; cada uma com aspecto diferente. O primeiro apresenta um ponto tão escuro que é muito difícil que seja cárie, ou que eu ou minha dentista não tenhamos percebido antes. O segundo eu tenho quase certeza que é cárie, é um ponto cinza num sulco lateral, diferente do anterior que é na área de mastigação. O último pigmento parece acúmulo de restos de alimentos, está bem espalhado na superfície molar. Só de imaginar que recebi elogios da minha dentista e agora isso; muito ódio no coração, é o que sinto.

    • Geandro, não dá pra afirmar que são cáries… nenhum dos 3 “pontos”. É preciso avaliar clinicamente, com mais critério. Mas considerando sua higienização e os elogios da sua dentista, minha tendência é achar que não são cáries, não.

  67. Graças a esse blog fui ao dentista e falei desse sulco pigmentado, e ela disse que é sim sulco pigmentado e estava assim por causa de uma outra extração, o problema foi resolvido. Obrigada, graças a vocês eu pesquisei, achei esse site e foi muito útil.

    • ;)

  68. Fui em um dentista e ele disse que tenho 3 caries, mas em outro disse que tenho apenas uma, mas tenho 3 pontos pretos, um foi tratado e os outros 2 pontos podem ser o que se ela disse que não é carie? Se for esse sulco pigmentado, com a limpeza dentaria ira sair esse pontinho preto ou não ? Ira continuar assim se não sair ?

    • Mirian, se for só sulco pigmentado vai ficar desse jeito, não deve aumentar e nem vai sumir. Não sai com a limpeza.

  69. Doutora, estou com uma mancha reta na lateral do dente, pode se caracterizar como cárie ? Obrigado e parabéns, seu blog é show.

    • Não Thiago, não dá pra afirmar. É preciso avaliar… pode ser só uma mancha. É mais provável que seja cárie se for bem próxima à gengiva, mas só um dentista, após exame clínico, pode afirmar isso.

  70. Doutora, to com umas manchas pretas bem clarinhas no meio do dente da frente, o que pode ser? Fiquei sabendo que um jato de bicarbonato pode ajudar a clarear, é verdade? Obrigada!

    • Priscyla, como assim “pretas e bem clarinhas”?

  71. Dra. Ana, tenho uma consulta no dentista mas gostaria de uma previa informacao, caso as manchas superficiais de meus dentes molares sejam sulcos, posso pedir que ele faça um selamento, com intuito de prevenir uma ‘aparicao’ da carie, (ja que os dentes com sulcos sao mais propensos a carie)? Desde ja agradeco a atenção!

    • Pode, Lena. Mas vale a avaliação do seu dentista, selantes geralmente são mais usados em crianças e adolescentes, que têm mais dificuldade de higienização.

  72. Poxa, Drª levei um super susto hoje. Ao escovar meus dentes percebi uns pontinhos pretos, fui à dentista e ela me disse q tenho 5 caries!!! CINCOOO??? Eu escovo meus dentes compulsivamente para evitar isso. Percebi q depois q ela “cutucou” dizendo que são pontos de cárie eu olhei no espelho depois e eles sumiram!!
    Agora eu estou em dúvida. Meus dentes são cheios de sulcos e eu havia acabado de comer bolacha de chocolate, talvez não tenha escovado direito! kkkkk Desespero!

    • Ahauahauaha, pode ser Silvana! Já aconteceu de eu examinar um paciente com uma “cárie” grande que, ao sondar, vi que se tratava de um pedaço de semente de uva (que quase voou no meu olho). :P

      De qualquer forma, sendo a bolacha ou não, dentes muito sulcados são mais propensos à cárie. Então é bom fazer uma avaliação periódica no dentista.

  73. Dra, achei seu blog muito bom, queria lhe dar os parabéns.
    Estou com dúvida, meu dente está com um ponto preto, eu percebi depois de ter jantado, minha mandíbula doía… dai fui no espelho ver, enxerguei esse ponto, fui “mastigar” pra ver e a região aonde estava esse ponto preto doía, queria saber se é carie, tenho essa duvida :c
    PS: O ponto apareceu no segundo molar, queria muito saber o que é :T

    • José, nem todo ponto preto num dente é cárie. E, apenas com base na sua descrição, não dá pra saber. É preciso procurar um dentista pra avaliar clinicamente… mas pode ser apenas uma pigmentação.

  74. Dra, primeiramente parabéns pelo blog, acho muito útil tudo o que é passado. Tenho um pré-molar com um aspecto estranho, não é de cárie, mas estava estranho. Fui ao dentista (pois vou colocar aparelho e dei uma repaginada) e ele me disse que era cárie de sulcos. A minha dúvida é: ela avança como a cárie (ponto preto) ou é apenas a pigmentação mesmo? Obg.

    • Obrigada, Henrique :). Então… se for cárie MESMO, ela pode (e deve) avançar. Se for pigmentação, vai ficar assim pra sempre, sem consequências maiores. Mas a diferenciação entre uma coisa e outra depende muito do “olho” e da experiência no dentista. Não é incomum a confusão entre as duas coisas. Uma radiografia interproximal pode ajudar a tirar a dúvida. Tem um texto no blog que acho que pode interessar a você: http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html

  75. Doutora, preciso saber onde fica o seu consultório. Estou preocupada com a minha situação, usei aparelho durante sete anos, sofri muito na mão de dentistas desonestos, e depois de tudo não consigo saber qual é meu problema. É que tenho estes pontos pretos nos dentes de trás, superiores e inferiores, mas já fui em muitos dentistas e uns dizem que é cárie, outros dizem que não, então não da pra saber em quem confiar. Não quero fazer restauração nos meus dentes se não estiverem cariados, também não quero deixar de cuidar caso estejam, mas se em cada dentista que eu vou a opinião é diferente, não sei o que fazer. É duro usar aparelho por tanto tempo e quando tirar, ver os dentes se estragando por falta de profissionalismo de alguns dentistas, as vezes até mesmo por falta de honestidade, como já vi muito. Se puder me atender, agradeço.

    • Carol, não é nem questão de desonestidade, clinicamente pode parecer cárie e, efetivamente, não ser. Pra isso existem exames complementares, radiografias poderiam ser muito úteis no seu caso. Você chegou a fazer radiografias? Atendo em Curitiba-PR.

  76. Ola dra! Eu fiz canal em um dente e depois coloquei o bloco da cor do dente, obturei alguns dentes e depois fiz a limpeza, so que quando cheguei em casa reparei que ainda tinha uma manchinha ou pontinho preto no meio do dente que coloquei o bloco! sera que o dentista nao reparou esse pontinho ou sera que nao e nada demais e nao precisa ser removido, estou com duvidas e preocupada pq semana que vem vou tirar as radiografias e colocar aparelho, sera que nao vou poder colocar o aparelho por causa disso?

    • Biah, provavelmente não é cárie, seu dentista teria notado. Mas na próxima consulta (mesmo se for com o ortodontista), alerte-o para o fato, assim ele pode avaliar com mais critério.

  77. Doutora, to um tempo sem fazer manutençao no meu aparelho, ja estao so os ferrinhos colados nos dente, e percebi que se criou um ponto escuro bem pertindo dos ferrinhos, no meio do dente da frente, é carie ? Como devo proceder para tirar essa mancha?? Obrigado.

    • Thiago, pode ser cárie. Mas pode ser, também, uma pequena oxidação do próprio aparelho. Independente do que seja, você deve procurar um dentista pra avaliar. Quanto ao aparelho, se você não pretende prosseguir com o tratamento ortodôntico no momento, sugiro fortemente que você o remova, pois a presença dos bráquetes do aparelho dificulta bastante a higienização e pode trazer problemas, especialmente sem a supervisão periódica do seu dentista.

  78. Tenho esses sulcos, to pra colocar aparelho. Pode ser que eu não coloque por conta disso? Já tá tudo certo, mas ela ainda não observou isso.

    • Victória, se forem só sulcos escurecidos, não há problema algum. Se forem cáries, aí seria bom removê-las. Mas isso, em si, não impede a instalação do aparelho.

  79. Olá! Bom, tinha uma mancha escura do lado do meu dente pre-molar, fui ao dentista e o mesmo me informou q é apenas uma mancha pigmentada, por cuidar bem daquela área, a cárie em fase inicial estacionou. O mesmo me tranquilizou e fez o procedimento “selante” no dente, deixando-o branco novamente. Por fim, esse procedimento foi correto ou deveria ter feito uma restauração?

    Complementando: perguntei mais de uma vez se somente o “selante” já era suficiente pra me deixar tranquilo. Mesmo assim queria opinião de outro especialista.

    Desde já, parabenizo pelos esclarecimentos

    • Marcos, se o seu dentista julgou que o selante era o melhor a ser feito, não tenho motivos pra duvidar dele (segundo o seu relato).

  80. Adorei o texto! Parabéns! A minha dentista “fixa” que cuida do meu aparelho fez uma avaliação e localizou 11 cáries. Em dúvida, pois não acreditei nesse número absurdo, fui atrás de uma segunda opinião. A dentista com quem me consultei falou que eu nao possuia nenhuma cárie e inclusive tirou 2 radiografias pra sanar minhas dúvidas e novamente não viu nada. Curiosa como sou, no mesmo dia fui atrás de outra opinião e o dentista me falou mais uma vez que eu não possuia cárie alguma, e até agora estou em dúvida, pois tenho algumas manchinhas marrons em alguns dentes que em contato com água gelada doem um pouco. Será que isso pode ser um sinal de cárie? Será que devo procurar uma 4ª opinião? Muito grata!!

    • Andressa, sensibilidade ao contato com líquidos gelados é algo bem comum, pode ter várias causas e não significa cárie, necessariamente. Da mesma forma, manchas podem ser simplesmente manchas. Se foram feitas radiografias e não se constatou cárie, creio que você não precisa de mais uma opinião.

  81. Doutora, eu tenho manchas no meio dos dentes (igual a foto) e pontinhos pretos nos molares inferiores, mas nunca chegaram a doer, eu tomo muito refrigerante, será que pode ser apenas manchas?

    • Sim Douglas, podem ser apenas manchas. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  82. Doutora Ana,
    Estou em pânico! Sempre tive muito cuidado com minha higiene bucal, sou como a colega que lhe escreveu anteriormente, sou MANÍACA, muito MANÍACA com minha higiene bucal, tanto que meu irmão diz que tenho TOC em relação a isso rsrs. Bom, eu tenho 16 anos e sempre quando vou ao dentista eles dizem que estou de parabéns, que tenho dentes lindos e saudáveis… Enfim, estou extremamente deprimida, porque do nada, apareceu um pontinho preto entre meus dentes (canino e incisivo lateral superiores). Não sei o que faço. Pois há muitos dentistas que só querem o nosso dinheiro e não vão direto ao ponto, não falam logo qual é o problema, só ficam enrolando e achando problemas onde não tem… Enfim, será que é cárie mesmo? Marquei consulta para o dia 24/04. Portanto, preciso muito de sua ajuda para que eu já vá com uma noção, nem que seja miníma, do que tenho, ok?
    Agradeço desde já, Beijão :*

    • Fernanda, com base só na sua descrição fica difícil de dizer alguma coisa… mas as possibilidades mais óbvias são: cárie OU tártaro. Se for cárie, é preciso remover e restaurar. Se for tártaro, é caso pra uma limpeza.

  83. Bom dia doutora,
    Tenho uma dúvida. Apareceu um ponto preto e grande na minha gengiva do nada e se assemelha muito com o dessa foto: http://a3.ec-images.myspacecdn.com/images02/138/670f2f53dc654b54a4e1b69524c797b8/l.jpg

    O que será que pode ser?

    • Sarah, tá bem ruim de enxergar na foto, mas me parece ser uma área escura entre dois dentes. Pode ser tártaro ou uma cárie proximal (entre dois dentes). Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente.

  84. Bom dia doutora, eu tenho uns 4 desses pontinhos nos meu molares, eu tenho 19 anos e nunca tive nenhum problema com cárie, tem algum método de retirar esses pontinhos???
    Muito obrigado!!! E muito interessante esse seu blog, tira dúvidas em muitos assuntos!!!

    • Felipe, se não for cárie, não há necessidade de remover. Mas se você quiser remover por uma questão estética, só restaurando mesmo. É preciso remover com uma broquinha e preencher o espaço do tecido removido com uma resina da cor do dente.

  85. Tenho uma mancha preta bem no meio do ultimo dente de baixo, como posso tratar sem dentista?

    • Lucas, não pode. Se for cárie, é preciso remover e restaurar. Mas nem toda mancha é cárie… e esse é mais um motivo que faz você precisar da avaliação de um dentista, pra saber se é cárie ou não. Vai que ele te diz que é só uma mancha e nem precisa de tratamento? ;)

  86. Boa noite, Dra! Gostaria de esclarecer uma dúvida com sua ajuda se possível. Usei aparelho fixo por 3 anos, no meio do ano passado tirei e passei para o móvel. No entanto como mudei de país, troquei o dentista, esta nova me recomendou usar o móvel apenas por 3 meses consecutivos, e depois reduzir apenas para a parte do sono. Eu usei e com o tempo fui dando aquela relaxadinha né, e parando de usar, acontece que uns 7 meses depois meus dentes começaram a entortar, já entortou uns 4, pouca coisa mas creio que vá piorar. Detalhe, esta dentista que me recomendou usar o aparelho móvel disse que eu deveria voltar para ela avaliar como andava o progresso do dentes, se o aparelho precisava de ajuste (mas eu acabei não voltando por questões financeiras, achava que poderia ficar sem ir já que ela não iria fazer “nada”). Comecei a usar o móvel novamente com receio de entortarem mais, mas parece que ele não encaixa bem na minha boca, parei de usar porque com dois dias de uso parece que os meus dentes entortaram mais, o aparelho deve estar desajustado. Recorri a outra clínica, nesta me aconselharam o uso do fixo novamente para corrigir o pouco torto que ficou. Minha pergunta é a seguinte: pela história, a senhora acha que é preciso o uso do fixo mesmo ou apenas ajustar o móvel?

    • Kamila, pela sua descrição eu acho que o jeito, agora, é usar o fixo novamente. Se o removível ainda encaixasse, haveria uma chance de se minimizar o problema. Mas como não é o caso, agora só corrigindo novamente com o fixo ou optando por algum sistema removível, como o Invisalign.

  87. Boa tarde, Dra! Como no comentário anterior, estou com uma mancha branca debaixo do meu pré molar, onde se mastiga, e essa mancha, que é meio assim gordinha, elevada um pouquinho, não sei como se diz, rs, notei com um espelhinho olhando por baixo do dente, fica encostada no outro dente (molar) e em cima desta mancha tem tipo uma covinha rasa meio escuro e tambem não sinto dor, nem comendo doces, nem bebendo bebidas geladas e quentes! Será cárie ou outro tipo de lesão não cariosa? Muito obrigada!

    • Joana, pela sua descrição eu realmente não sei dizer se é ou não é cárie… eu tenho que ver. Pode ser apenas uma mancha, nada mais que isso. Procure um dentista pra avaliar.

  88. Obrigado Dra., agradeço pela sua atenção… vou procurar um dentista breve!!! Boa noite!!!

  89. Boa tarde dra., tenho uma duvida, estou com uma mancha branca na parte de baixo do meu segundo pré-molar, no canto, perto do outro dente, e ja faz um tempao que tenho, só que agora reparei uma pequena cavidade no meio desta mancha e é uma cavidade rasa… será que é cárie? Também não sinto dor… se for cárie pode se fazer restauração sem anestesia? Desde já muito obrigado!

    • Nilton, muitas cáries começam como manchas brancas, então pode ser cárie. Mas pela sua descrição me parece que talvez seja uma abfração ou abrasão, que são lesões não-cariosas (embora não sejam cáries, representam perda de tecido dentário). Sendo isso, não há obrigatoriedade em restaurar, mas é possível fazê-lo por uma questão estética ou pra tentar diminuir a sensibilidade dentária (comum nesses casos). Ou seja: procure um dentista pra avaliar e ter certeza do que se tratar. E se você for restaurar, em princípio dá pra fazer sem anestesia, sim.

  90. Oi, estou com um pontinho preto na gengiva do dente, achei estranho o q pode ser? Não sei se é um machucado, ou inflamação, mas parece ter uma profundidade da gengiva ao pontinho.

    • Diego, o ponto é na gengiva ou no dente? Se for no dente, pode ser cárie ou tártaro. Se for na gengiva, pode ser algum tipo de reação a uma gengivite ou uma fístula (um local por onde o organismo expulsa o pus de uma infecção). Procure um dentista pra avaliar.

  91. Existe algum produto pra remover essas manchas pretas? Isso sai com escovação? Tem alguma pasta de dentes que remove?

    Desde já obrigado pela atenção.

    • Infelizmente não, Carlos. Essas manchas tornam-se parte do esmalte e ficam assim mesmo. A única forma de removê-las e removendo esmalte, ou seja, fazendo uma pequena restauração.

  92. Ola dra… tenho uma duvida, coloquei o aparelho ha umas duas semanas mas o dentista ainda nao começou a movimentaçao pois tenho q extrair um dente antes, mas depois q coloquei o aparelho comecei a olhar melhor meus dentes (morrendo de medo de dar carie), notei uma manchinha do lado de fora do dente bem no canto, e entre ele e o outro dente, suponho q por ser muito pequeno o meu dentista nao tenha notado, sera q se eu pedir pra ele olhar e for carie tem como tratar? Nao quero começar o tratamento com uma carie no dente apesar de pequena… ps adoro seu blog me ajuda sempre… bj

    • Obrigada Fran, fico feliz em ajudar. :)

      Sim, você deve chamar a atenção do seu dentista para a existência dessas manchas, assim ele pode avaliar. Mas provavelmente são apenas manchas, pois o dentista costuma verificar se há cáries (até com o auxílio das radiografias que vêm junto com a documentação ortodôntica) antes de colocar o aparelho. E você tem razão, mesmo que seja uma cárie pequena é importante tratar, pois o aparelho dificulta bastante a higienização e ela pode aumentar.

  93. Olá Dra., uso aparelho ha mais ou menos 1 ano e alguns meses atrás reparei umas manchas nos vales do segundo molar inferior direito, fiquei super preocupado achando ser cárie, mas acabei esquecendo de avisar pro meu dentista quando fui, que por sinal nem reparou. Até hoje não falei com ele sobre isso, mas parece que as manchas não evoluiram, não sinto dor nem nada, as manchas são muito parecidas com a da foto desse artigo, porém mais escuras. Hoje reparei que havia mais dessas manchas do lado esquerdo, bem escuras e mais profundas nos vales, o dente não doi. Será que isso tudo é cárie?

    • André, se o seu dentista nem reparou, eu acho que não é cárie, não. Provavelmente são pigmentações de sulco. Se você perceber que elas aumentam ou se houver dor, procure seu dentista pra avaliar.

  94. Olá Dra. Eu tenho uns pontinhos pretos, mas é no meio do dente, é bem no meio, gostaria de saber o que é, to preocupada. Agradeço dez de já. Bjs

    • Josleine, apenas pela sua descrição não tem como eu saber. Pode ou não ser cárie. Procure um dentista pra avaliar.

  95. Olá!
    Sempre tive alguns “buraquinhos” pequeninos e pretos em meus quatro dentes inferiores do fundo. Eles nao sao como na imagem… Sao buraquinhos e nunca cresceram de tamanho… Ja fui ao dentista e ele nao me disse nada…
    O q vc acha???
    Muito obrigado.

    • Gedaias, se o seu dentista avaliou e não viu problema, creio que não há motivo pra se preocupar.

      • É…
        Acho q sou muito preocupado com meus dentes… Mas q bom né!
        Obrigado.

  96. Dra., usei aparelho por uns 5 anos e quando tirei (há mais ou menos 2 anos), reparei que vários dos meus dentes de baixo frontais tinham pontinhos escuros próximos à gengiva. Entrei em pânico (!!!!!) achando q eram cáries, mas minha ortodontista me tranquilizou dizendo q eram apenas manchas e q sairiam com o tempo. De fato, 99% sumiu… Mas tem UMA única persistente, localizada no dente próximo àquele pedacinho de gengiva que separa o dente do seu vizinho, sabe? Ela é pequena, não reparei se teve alguma alteração de tamanho… Mas me incomoda bastante pq eu fico na paranóia de que pode ser cárie… Fui a uma outra dentista recentemente e mostrei essa tal mancha. Ela tb disse q não parecia ser cárie, mas mesmo depois de fazer uma limpeza a dita cuja continua aqui. E aí?? Não é meio estranho isso? Será que eu devo procurar uma terceira opinião? Pode mesmo ser uma mancha numa região tão “escondidinha” do dente e que não sai com limpeza?

    • Luciana, pode ser apenas uma mancha sim. E se 2 dentistas já avaliaram dessa forma, não tenho motivo pra duvidar. Nem toda mancha sai com a limpeza, depende muito da origem dela.

  97. Olá Dra. Gostaria de saber se é verdade que existe uma bactéria que causa pontinhos pretos nos dentes, que só saem com o jato de bicarbonato, e que quem a possui é mais difícil de ter caries nos dentes? No caso afirmativo, qual o nome se dá a ela?

    • Milla, existem vários tipos de bactérias chamadas “cromatogênicas”, ou seja, que são capazes de pigmentar os dentes. Agora, essa relação entre tê-las e por isso ser menos susceptível a caries, eu não conheço.

      • Obrigada, Dra!

  98. Boa tarde Doutora… adorei as suas explicaçoes, sao realmente de grande ajuda… parabens!!

    • Fico feliz em ajudar, Neide. :)

  99. OLÁ! É POSSÍVEL REMOVER OS SULCOS PIGMENTADOS ATRAVÉS DE LIMPEZA FEITA EM CONSULTÓRIO?! OU É REMOVIDO COM UM OUTRO PROCEDIMENTO ESPECÍFICO? GRATO.

    • Alves, não. Esse tipo de pigmentação costuma ser permanente, podendo ser removida apenas com broca, o que demandaria uma posterior restauração com resina. Mas o prejuízo costuma ser só estético, não se tratando de cárie não há motivo para eliminar sulcos pigmentados.

  100. Doutora, eu tenho esses pontinhos pretos nos primeiros molares inferiores [até encuquei com essa “simetria”!], mas de vez em quando, quando como certos alimentos, como por exemplo farinha, alguns grãos ‘prendem’ nos dentes e quando mastigo, dá uma dorzinha chata, aguda, que só passa quando o alimento sai deles. Será que são cáries? Tenho isso já faz tempo [ah, tenho 16 anos], mas não notei qualquer avanço ou regressão desses pontinhos – nem no aspecto visível, nem no que se refere à dor chata e aguda… Ah, notei também que esses mesmos dois dentes possuem um certo arranhãozinho na mesma região, nos dois! Não tenho muito dinheiro nem plano, então é difícil consultar um dentista, pois o convênio é alto. Ficarei muito grato se puder me ajudar.

    • Geralmente coisas que parecem anormais, mas são simétricas, não representam um problema. Pela sua descrição me parece que isso não é cárie não, apenas pigmentações de sulco. Mas considere que eu não examinei você, apenas me baseio no seu relato. Essa “dorzinha chata” a qual você se refere é um negócio estranho mesmo, mas não tem a ver necessariamente com cárie ou outro problema. Eu, assim como você, também sinto isso de vez em quando, e não tenho cárie. É como se pequenos resíduos alimentares formassem um ponto de pressão em determinada região do dente, e isso causa dor. Acontece. :)

      • Ah sim, entendi. Bom, ao saber que você também sente algo muito semelhante [se não for a mesma coisa, né], já fico totalmente aliviado e consolado, rs! E muito obrigado, doutora, sanou minha dúvida. :D PS: Pode soar superficial, mas além de linda, você parece ser bem inteligente e intelectual! Obrigado mais uma vez. =D

        • Bruno, obrigada. Fiquei vermelha. Seja “superficial” mais vezes, você é ótimo nisso. :D

  101. Ah, entendi. Obrigada, doutora.

  102. Ah, ok doutora, obrigada, mas o que eu nao entendi muito bem eh essa historia de abrir o dente. Como assim? Eh abrir mesmo, no sentido literal da palavra?

    • “Abrir o dente” a gente fala geralmente quando é abrir mesmo, expor o conteúdo dele, ou seja: tratar o canal. Em caso de cáries que não atingem o canal, creio que a sua dentista esteja querendo dizer “remover a cárie”, ou seja: desgastar tecido do dente.

  103. Melhor dizendo, minha proxima consulta eh para daqui a 3 meses, esqueci que ja estamos em agosto. Sei que ja tinha feito essa pergunta sobre abrir o dente, mas nao consigo recordar em que post perguntei isso.

  104. Tenho alguns, e a minha dentista me disse que se nao regredirem, daqui a 4 meses, que sera quando terei uma nova consulta, sera necessario abrir o dente. Fico me perguntando o que ela quis dizer com isso, o que me preocupa muito.

    • Erika, pode ser que, no seu caso, sejam cáries bem pequenas, que atingiram apenas o esmalte do dente. Nesse caso, é possível a regressão delas.

  105. Oi doutora, estou com um pontinho preto bem no meio dos dois dentes da frente, fui ao dentista e ela me disse que não era carie era uma mancha e disse que era pra eu usar aparelho primeiro para depois arrumar essa mancha, mas eu fiquei preocupada, mas não parece mancha, estou preocupada o que a senhora acha?

    • Caroline, se o seu dentista disse que não é cárie, eu não tenho motivo para duvidar. Mas eu acho que se está incomodando você esteticamente, por que não mexer nisso antes de você usar aparelho? Ele explicou o motivo de deixar isso pra depois? Se não, seria interessante perguntar.

  106. Dra. sou MUITO cuidadosa com os meus dentes, sempre fui “maníaca” com a limpeza deles. Tenho 24 anos e nunca tive nenhuma cárie ou qualquer outra coisa nos meus dentes. Entretanto, agora me DESESPEREI e cheguei ao seu artigo. Meus dentes de trás, acho que molares e pré-molares, certo? Estão com esses pontos “pretos” bem no centro da parte de cima do dente… O que? Eu ENTREI EM CRISE… Comecei a escovar o dente sem parar, deixei a pasta alguns segundos em cima, para ver se isso “soltava” ou sei lá.
    Eu não tenho plano odontológico e não tenho muito dinheiro.
    Hoje mesmo já adicionei o plano odontológico ao meu plano de saúde, mas tem uma carência de 90 dias. Será que posso esperar 90 dias, ou devo procurar um dentista antes?
    Pode ser cárie, como esse sulco pigmentado apenas.
    Desculpe, solicito apenas essa orientação, será que posso esperar esses 90 dias, ou PRECISO ir no dentista antes?
    Ressalto que nunca fui de tomar muitos refrigerante ou comer doces. Mas, atualmente, tenho tomado muito mais refrigerante, principalmente coca-cola e fanta uva, ambos possuem muito corante. Entao, nao sei…
    Ah, só para acrescentar, escovando e deixando a pasta “agir” eu consegui reduzir essas marcas pretas… Mas, claro, sei que preciso procurar um dentista. Mas, minha duvida é essa, dá para esperar 90 dias?
    Agradeço desde já.
    Abraços
    Sabrina

    • Sabrina, se você sempre foi “maníaca” (adorei esse termo! ;)) com a higienização dos seus dentes é quase certo que esse pontos são apenas pigmentações. Continue escovando os dentes direitinho, não precisa sair correndo não… dá pra esperar os 90 dias.

  107. Ótima abordagem!
    É super importante esclarecermos bem o paciente nessas situações e mostrar a ele que não estamos sendo negligentes, e sim, sendo honestos em seu diagnóstico!

  108. Amei esse blog. cheguei aqui porque você deixou um comentário no meu. Tenho justamente um ponto preto num dos meus dentes, e a minha dentista me deu essa mesma explicação.
    Sou dessas pessoas que têm PAVOR de dentista, mas não fujo deles. Maior que o medo de dentista é o medo de perder os dentes.

    • Adorei o seu blog também, gostei demais daquele texto em que comentei. É bacana ver os pacientes falando sobre Odontologia, e o seu texto é um testemunho sincero e sem aqueles “dramas” que a gente lê por aí. Parabéns! Obrigada pela visita! Abração! :)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>