A Massinha do Dentista

Um termo muito usado por quem é leigo em Odontologia é “massinha”, como na frase:  “O dentista tirou a cárie do meu dente e tampou o buraco com uma massinha!”. Embora seja um termo meio infantil, tem muito adulto que usa. “Por uma massinha” é uma forma muito simplista de descrever o procedimento odontológico em questão (e a gente não gosta muito ;)), mas sem dúvida dá o recado.

Tem gente que fala assim até quando se trata de restauração definitiva (embora nada seja definitivo na Odontologia). Mas eu quero falar hoje das “massinhas” mesmo: as restaurações provisórias. E por que cargas d’água alguém faria uma restauração provisória? Por que não fazer logo a definitiva? Porque nem sempre dá. Explico.

Isso sim é “massinha do dentista”!

Existem alguns casos em que há necessidade de restaurações provisórias (enquanto não se termina um canal ou se está aguardando uma peça protética, por exemplo). Um que acontece sempre, e sobre o qual há uma dificuldade enorme em se fazer o paciente entender a necessidade de esperar, é em caso de dor. E essa resistência de alguns pacientes é até compreensível… não é só fechar o buraco que pára de doer? Não. Acontece mas ou menos assim: o paciente chega com uma cárie enorme, dizendo que dói um pouco, só que o tempo todo. Aí o dentista remove a cárie e constata que, felizmente, a dita-cuja não atingiu o canal do cidadão… mas chegou MUITO perto. Tão perto que há uma grande chance, pelos sintomas relatados, de acabar em tratamento de canal logo logo.

O dentista fala: “Sugiro que a gente faça uma restauração provisória e que durante algum tempo o dente fique em observação para, só depois, fazer a restauração final”. O paciente escuta: “Vou fazer 2 restaurações no mesmo dente, aí posso cobrar 2 vezes!” :D

Só que não tem jeito… em um dente com pulpite (“inflamado”, digamos assim), é muito arriscado fazer uma restauração em resina (da cor do dente), por exemplo, porque para fazer esse tipo de restauração usa-se uma série de materiais que agridem o nervo do dente (veja aqui como é feita essa restauração)! Ou seja, enquanto o dente não se decide se pára de incomodar ou não, é bom não mexer. E se mexer, vai dar canal. E o barato sai caro.

Como diria minha avozinha e Jorge Benjor: prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém! (a não ser pra galinha)

E que “massinha” é essa? Tem de vários tipos… mas todas são feitas com materiais biocompatíveis, ou seja, que não agridem (ou pouco agridem) o nervo do dente. A citar: cimentos de hidróxido de cálcio, óxido de zinco e eugenol (que tem bem cheiro do dentista) e ionômero de vidro. Qual usar? Depende da avaliação do seu dentista e do material da restauração final que virá em seguida.

Moral da história: se o seu dentista propôs aguardar, aguarde. Acredite, não é um “jeitinho” pra tirar dinheiro de você… é uma atitude baseada em ciência e que visa o restabelecimento da sua saúde. Dá pra arriscar e fazer a restauração? Dá.  Mas se der canal… não diga que eu não avisei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Dentística | Marcadores: ,

1 trackback

Curativo não é tratamento de canal! | Medo de Dentista
30 de agosto de 2014 às 12:11 am

112

  1. Ola, tenho periodontite e preciso cuidar dos poucos dentes que me restam, pois estou desempregado e para voltar ao mercado preciso estar ao menos apresentavel! Gostaria que me indicasse um local onde possa me tratar gratuitamente. Obrigado!

  2. Oii, tinha colocado a massinha no penultimo dente e agora comecou a doer bastante, e ta bem inchado o rosto, se eu for no dentista ele vai abrir de novo o dente e por a massinha, eu tenho q fazer o tratamento de canal mas vai demorar pelo posto, dai vou esperar.

    • Se você está com dor e com o dente inchado, vale a pena trocar o curativo, sim. Mesmo que não dê pra tratar o canal agora.

  3. Oi, quando coloca a massinha no penultimo dente e depois de alguns dias começa a doer, o q sera q e?

    • Pode ser só uma sensibilidade passageira, Marilucia… mas também pode ser problema de canal. Procure seu dentista e relate o problema.

  4. Obg Ana, eu fiz duas obturações com resina, pode mastigar a vontade?? Tenho medo de quebrar :(

    • Pode sim, Rai. :)

  5. DESESPERADAAAA
    Oi doutora… hoje de manhã fui a minha dentista e o dente 47 deu canal, porém a doutora colocou a massinha provisória, mas o dente está super sensível, é como se tivesse infiltração, fui fazer bochecho e quase cai dura de dor, parecia até que estava puxando o nervo, o pior é que o dente superior nem pode tocar nele, e hoje não haverá plantão no período da tarde, só segunda, o que faço? Está horrível até pra engolir saliva.

    • Cintia, o ideal seria trocar o curativo… se for preciso, procure outro dentista em caráter de urgência. Sua dentista prescreveu algum analgésico?

  6. A dentista pos um curativo no meu dente molar, ela mandou eu esperar quinze dias, mas ja faz 7 dias e não doeu, será q vai precisar de canal?? E ele quebrou um pouquinho, faz mal? obg

    • Rai, se o dente não foi aberto, é provável que não seja necessário tratar o canal. Mas se ela pediu pra aguardar 15 dias, vamos aguardar. :)

  7. Boa tarde, doutora.
    Fiz duas restaurações há um mes e meio e só agora estou com muita sensibilidade.
    o que pode ser?
    Obrigada.

    • Pode ser problema de canal, Andrea. Procure seu dentista pra reavaliar.

  8. Bom dia, tenho uma manchinha preta no dente e queria saber se a cera ortodontica pode tampar isso temporariamente, pois vou casar sexta e não vai dar tempo de fazer tratamento, ou se vc puder me dar outra dica te agradeço.

    • Não, a cera ortodôntica não vai se fixar no dente. A “dica” é procurar um dentista, ainda é terça-feira, dá tempo, sim. E seria uma boa ideia resolver isso antes do casamento, vai que o dente começa a doer no meio da festa ou na lua de mel? ;)

  9. Olá Ana, hoje eu fui ao dentista, pois ha dois dias eu estava morrendo de dor em um dente que está quebrado, chegando lá ela tirou uma massinha branca e colocou outra no mesmo lugar, apesar de ter tomado uma injeção antes desse processo, após o término da troca de massinha o meu dente ainda dói um pouco, não como antes, mas ainda sinto umas dores de vez em quando, e eu tenho a impressão que a massinha não está totalmente dura, mas não tenho essa certeza pois já se passaram 7 horas. Quero saber se é normal ainda doer um pouco e quanto tempo dura para essa massinha ficar dura? Pois estou com medo de mastigar.

    • Davi, sim, é esperado que o dente fique um pouco dolorido, por causa do curativo recente. A “massinha” não é muito dura mesmo, ela pode ficar quebradiça e com textura mais porosa que a do dente, mas essa é uma característica do material. Sugiro que você evite morder coisas mais duras sobre esse dente, pois apenas com o curativo ele fica mais frágil e pode fraturar. Após o canal tratado e o dente restaurado em definitivo, você poderá mastigar normalmente.

  10. Muito obrigada!

  11. Olá, eu fui hoje a dentista para cuidar de um dente meu que quebrou, ela disse que seria necessário cortar um pouco da gengiva pois esta estava cobrindo a raiz do dente, ao cortar ela colocou uma “massinha” branca meio mole e disse que eu retornasse em uma semana para fazer o resto da restauração, mas essa “massinha” caiu. O que devo fazer? Espero até a próxima semana?

    • Roberta, é bom procurar sua dentista pra verificar. A “massinha” pode ser um cimento cirúrgico ou uma restauração provisória. Principalmente se for a restauração, é preciso colocar outra, pra evitar que a gengiva invada o espaço do dente novamente.

  12. Boa noite,
    Me responda pfvr, estou com uma cárie mas não está funda, e não dói, só pode acabar isso pelo canal? Ou pode ser por aquela massinha prata que reconstrói o dente todo ? Ou tem outro método, ainda não fui ao dentista.

    • Vickk, se for só cárie, basta removê-la e restaurar o dente, ou seja, preencher com um material o local da cárie que foi removida (isso considerando que o “buraco” não é muito grande, se for pode ser necessário bloco ou coroa). Se a cárie é grande / funda, há chance dela ter atingido o canal, e aí é preciso tratamento de canal. Enfim: procure um dentista pra avaliar qual é o seu caso.

  13. Olá, boa noite.
    Estou utilizando aparelho ortodôntico há pouco tempo…gostaria de saber se existe algum lugar onde eu possa comprar cera ortodôntica em grande quantidade por um preço razoável…minha dentista cobra R$3,00 por cada caixinha com 5 bastões e eu acho caro.
    Me ajude!!!!
    Grata desde já!

    • A maioria das farmácias vende, Elizabeth. Mas o o valor é mais ou menos esse mesmo.

  14. Olá, boa noite.
    Fui ao hospital e o dentista colocou uma massinha branca que parece de gesso. No momento em que colocou, melhorou muito a dor, porém, cerca de 1 hora depois, eu comecei a sentir muitas dores.
    Hoje, já se passaram 2 dias e ainda estou sentindo muita dor.
    É normal? Será que a massinha entrou demais? Posso retirar a massinha? Grato.

    • Não “entrou demais” não, Rogério. Pelo que entendi, você fez uma curativo endodôntico, ou seja, abriu o dente pra canal. Por causa da proliferação bacteriana dentro do dente, ocorre uma “pressão interna” que causa dor. A troca do curativo pode aliviar o problema, mas a resolução, mesmo, se dará com o canal tratado.

  15. Olá, doutora! Eu tenho uma carie no dente que se transformou em um buraco. Tem como o dentista limpar só e colocar uma “massinha” nesse buraco? Obrigada!

    • Millen, sim, isso se chama “restauração”: remover a cárie e preencher a cavidade com um material. Procure um dentista pra avaliar.

  16. Parabéns !

    • ;)

  17. Oi doutora, na terça feira, dia 23, fui fazer uma restauração no dente por conta de uma cárie, a dentista disse que poderia ter que fazer o canal e deixou a massinha branca ate a próxima visita, me pediu, caso sentisse dor para voltar no pronto atendimento e fazer o procedimento do canal. Nao estou sentindo dor, mas um incomodo, nao doi quando como algo, bebo algo gelado ou quente, mas esta me incomodando essa massinha, é como se estivesse pressionando o meu dente pra baixo.
    O que eu faço? Vou antes para fazer canal ou isso é normal?

    • Amanda, me parece que a restauração provisória está um pouco “alta”, por isso o incômodo. Seria bom procurar sua dentista pra fazer uma pequeno desgaste e ajustar, assim, creio, o dente vai parar de incomodar.

  18. Oi doutora, como é feito o clareamento interno ??? Antes de fazer o tratamento de canal no dente da frente ele ja estava bem escuro e ja estou terminando o canal… mas meu dentista me disse q teriamos q fazer um clareamento interno… mas n perguntei a ele como funciona… obrigada beijos.

  19. Eu tinha uma massa provisória que caiu quando passei o fio dental. Esse dente está para ser desvitalizado. Tenho consulta na segunda. Devo procurar ajuda antes noutro dentista ou colocar algo no buraco?

    Cumprimentos,

    Inês Alves

    • Inês, o ideal é que um dentista veja. Mas se não der, considerando que a consulta é já na segunda, apenas coloque uma bolinha de algodão sobre o dente pra protegê-lo de resíduos alimentares. Troque após cada refeição. E não mastigue sobre ele, ok?! Ele está frágil sem restauração e pode se quebrar.

  20. Olá doutora, estou com uma carie no meu antepenultimo dente, a cárie não doi e não é extensa em relação de tamanho, mas é extensa em relação de profundidade, pq a massinha que tinha no dente saiu e ficou o buraco que antes era pequeno mas agora cresceu, acredito que quando retirar a cárie o buraco vai ficar bem grande em relação à profundidade, o problema e que a carie corroeu foi a lateral do dente e não o meio do dente, mas apenas menos da metade do dente está comprometida. Tem como fazer restauração, canal ou é necessário arrancar, mesmo com bem mais da metade do dente sadio? Abraçoss.

    • Katia, não deve ser caso pra extração, não. Se a cárie tiver atingido o canal, aí seria preciso tratá-lo… se não, não. Em princípio, uma restauração direta resolveria, a não ser que o dentista, ao avaliar, julgue que houve muito tecido perdido… aí o ideal, por uma questão de resistência, seria uma restauração indireta (uma pecinha feita em laboratório, após moldagem, que o dentista cimenta no dente). Enfim: é preciso procurar um dentista pra fazer uma avaliação.

  21. Olá Ana, sera que tem como me dizer se posso comprar e colocar alguma massinha no dente da frente? E se tiver qual é o nome?
    Pois de um tempo pra cá deu uma separada nele e como esta bem na frente me incomoda ao sorrir (nao gosto de dente separado, o sorriso fica feio) e ate eu conseguir meu sorriso de volta, tipo poder colocar aparelho, preciso de uma solução.
    Grata

    • Não há nada que você possa fazer em casa, por conta própria, Andressa. Pra ficar uma estética legal, só fazendo uma restauração com o dentista. Dependendo desse espaço, a restauração já resolve o problema e você nem precisaria usar aparelho. É preciso avaliar.

      • Obrigada Ana!..

        • :)

  22. Fiz restauração de dois dentes já faz uma semana, e os dentes e a boca ficaram muito sensiveis e cortantes, deve ter alterado a mucosa da boca, isso é normal?

    • Maria, não creio em alteração da mucosa. Você mesmo fala que os dentes estão “cortantes”… então acredito que seja uma questão de ajustar e/ou polir essas restaurações, pra que elas não machuquem mais a mucosa. Procure seu dentista.

  23. Antes de mais, obrigado por esclarecer as duvidas dos demais leigos, incluindo eu com este excelente post.
    Dra, o material usado pra selar provisoriamente um dente é também denominado de amalgama! Coloco esta questão porque eu tenho um ultimo molar superior que dois profissionais no passado me disseram que estava destinado á extração porque já tinha uma grande cavidade, cárie, e se estava a deteriorar e com alguma mobilidade. O meu actual dentista decidiu dar prioridade a esse mesmo porém embora no final estivesse escrito “tratamento com amalgama” na ficha, a massa me parece ser provisória pelo seu aspecto, além disso estranhei ele não usar aquele ferrinho pra checar a profundidade da raiz e nem administrou anestesia, apenas colocou uma especie de material sobre o dente ke ajudou a adormecer.

    • Não Filipe, o amálgama de prata não é um material restaurador provisório. Mas “amálgama” é um termo meio genérico, que pode se referir a qualquer liga metálica em que um dos metais está em estado líquido (geralmente o mercúrio). Pode ser uma “mistura” de certos materiais, também. Enfim… talvez seu dentista tenha pensado inicialmente em usar amálgama mas preferiu, por hora, usar uma material provisório intermediário (pra tentar evitar um tratamento de canal, por exemplo).

  24. Dra. Ana,
    Quebrei meu incisivo central superior direito. Foi um pedacinho bem pequeno, mas por ser um dente frontal, fica visível. Gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para resolver de imediato, mesmo que de maneira provisória. Algum tipo de “massa” ou “cimento” que eu possa comprar e colocar, por conta própria, para disfarçar o vazio até que eu vá a um desntista.
    Desde já, agradeço!

    • Não Pedro, só o dentista pode resolver. E se foi um pedaço pequeno, é algo que se resolve de forma rápida, com uma restauração em resina. Então, quanto antes você procurar um dentista, melhor.

      • Tá certo, Dra.! Muito obrigado pela ajuda!

  25. Olá dra, primeiramente parabéns pela “solidariedade informativa”.

    Descobri uma cárie pequena superficialmente (raio de 0.5 mm) no 1º molar superior, porém estimo (com ajuda de uma ponta fina de metal) uma profundidade em torno de 2 mm. Não sinto dor nenhuma, somente um leve incômodo ao mastigar algo com maior dureza quando em cima deste dente.

    É uma cárie lateral e a dra. abriu bem o buraco, mencionando algumas vezes que estava bem profunda e que talvez seria necessário fazer o canal. Acho que ela colocou o produto para restauração provisória em excesso, pois já ingeri por volta da 1/2 do produto usado (estou até um pouco enjoado por causa desse gosto) e não conseguia fechar a mordida naturalmente. Também tenho quase certeza que a broca resvalou no 2º pré molar (percebi uma mudança de textura com a língua). Estou marcado para semana que vem mas…

    Resumindo: é minha primeira vez, e estou um pouco duvidoso quanto a habilidade da dentista (apesar da mesma ter por volta de 40 anos). Os fatos relatados estão dentro da “normalidade” ou você aconselharia consultar um segundo profissional?

    Muitíssimo obrigado pela atenção, Paulo.

    • Paulo, obrigada, adorei o termo “solidariedade informativa”. É por aí. :)

      Parece que a restauração provisória pode ter ficado meio “alta”. Se não estiver incomodando você (causando dor, mesmo), isso será corrigido na próxima consulta. É comum que o paciente fique sentindo o gosto do produto nos primeiros dias, mas não quer dizer que você o está engolindo. De minha parte, tudo ok… espero que realmente não dê canal e a restauração seja o suficiente para resolver o seu problema. :)

      • Dra., só estou passando para agradecer e dizer que deu tudo certo! Não deu canal! Ufa! Já estou com a restauração permanente! Mais uma vez, obrigado.

        • Bom saber, Paulo! Abraço! :)

  26. Olá,
    Minha dentista fez uma restauração provisória, pois a radiografia mostrou que precisarei fazer um tratamento endodôntico. Faz dois dias e ainda está bastante sensível e estou evitando mastigar com este dente. Ontem doeu um pouco e tomei um analgésico. Hoje não sinto mais dor, somente a sensibilidade ao tentar comer algo. O problema é: só consegui vaga para o endo no próximo mês e me pergunto se suportarei esse material por todo esse tempo (o cheiro de consultório odontológico que ele exala me enlouquece,ou se o material suportaria essa situação, por tanto tempo… rs)… Então doutora, o que me aconselhas a fazer?
    Obrigado.

    • Edi, o material suporta 1 mês, sim, e o gosto / cheiro dele vai diminuindo aos poucos. Se a dor não aumentar, dá pra esperar.

      • Posso mastigar normalmente alimentos moles ou aconselha a mastigação apenas do lado oposto? Doendo não está, acredito que só muito sensível pelo uso das brocas, o que causa um pouco de dor (desconforto) quando tento mastigar em cima dele… Espero que essa sensação diminua com os dias. Ela colocou remédio dentro, antes de fazer o curativo. Ah, e parabéns pelo blog e por seu trabalho.

        • Evite a mastigação de alimentos duros em cima desse dente, porque o curativo é frágil e, por consequência, o dente fica frágil.

  27. Ola ! Tenho dois canais que cairam a massinha, mas eles nao doem e nao sei quando vou ter dinheiro para pagar para tampar, por favor me ajude.

    • Bruna, não dá pra esperar ter dinheiro, infelizmente… se esses dentes que têm tratamento de canal ficarem abertos por mais de 30 dias, será preciso retratar os canais, porque o interior do dente se re-contamina com bactérias… aí o prejuízo vai ser bem maior. Procure um dentista particular pra pelo menos refazer o curativo (não é um procedimento caro) ou uma Unidade de Saúde ou uma faculdade / sindicato / associação de Odontologia que ofereça atendimento.

  28. Dra. tudo bem? Parabéns pelo lindo trabalho.
    Tenho uma dúvida, fiz um canal não tem muito tempo, mas a massinha do meu dente que fiz o canal vive caindo, nossa em um ano já caiu tres vezes, por que isso acontece?? Será produto de má qualidade que a dentista usou ou isso é normal???

    • Fabiana, é uma resina “definitiva” (da cor do dente) ou uma “massinha” tipo curativo? Se for curativo, esse é um material provisório mesmo, sem resistência mecânica. Se for resina, provavelmente a cavidade no seu dente é grande ou pouco retentiva, o que propicia esse tipo de situação. Talvez seja o caso de pensar em uma restauração indireta (uma pecinha protética, que é mais resistente que uma restauração direta).

  29. Dra. Ana, essa semana eu estava com muita dor de dente e essa dor irradiou pela face. Fui no PS de odontologia e a dentista disse que o trigemeo estava inflamado. Foi necessário abrir o dente e retirar o nervo. Infelizmente, lá nao se faz restauracao definitiva e seria necessario ir a um dentista particular para terminar o tratamento. Gostaria de saber quanto tempo eu posso ficar com essa restauracao provisoria e qual é o preco médio desse procedimento.

    Obrigado.

    • O ideal é que você faça a restauração o mais rápido possível, Marcus, pois o dente fica fragilizado apenas com o curativo e pode fraturar se você morder alguma coisa mais dura. O canal foi tratado por completo ou foi feito apenas um curativo? Pergunto porque, se era um PS Odontológico, provavelmente o dente só foi aberto pra aliviar a sua dor (procedimento de urgência), mas o canal não deve ter sido tratado. Enfim, é preciso procurar um dentista pra avaliar (até pra saber valores, porque varia muito… depende de qual dente, da quantidade de tecido perdido, do profissional, da dificuldade do procedimento, ect.). Pode ser R$ 50,00, pode ser R$ 250,00…

  30. Mas e se for um permanente q esta furado e foi amolecido?

    • Você tem que procurar um dentista. Dentes permanentes precisam de outros cuidados para serem extraídos, e ele estar mole por uma fratura, etc., nada garante que, ao puxá-lo, ele virá inteiro (coroa e raiz).

  31. Ola, meu ultimo dente esta furado, porem é mt pequeno, posso arrancar ja que esta mole, porem nao sei como, poderia me ajudar?

    • Leonardo, qual a sua idade? Estamos falando de um dente de leite? Se sim, pegue um lenço limpo ou gaze e segure o dente com firmeza… aí gire-o e puxe devagar. Mas só faça isso se tiver certeza que o dente está bem mole. Na dúvida, procure um dentista pra avaliar.

  32. Dra. Tenho 2 perguntas:

    1 – Estou com os sisos inclusos que nunca me incomodaram, (nem sabia que os tinha :D) tenho 26 anos, é necessario eu retira-los?

    2 – Tenho sensibilidade nas gengivas. Acho que devido à forte escovaçao. A pasta sensodine pode me ajudar ou é só marketing?

    obg.

  33. Ola Drª

    Tenho varios problemas com a minha dentição, a principio sou fumante e tenho várias caries nos dentes, nao nego, nao vou muito ao dentista (quase nunca) e da ultima vez que fui, fui diagnosticado que tenho caries nas raizes dos dentes e tenho que fazer um tratamento mais profundo para retira-las. Confesso que nao tenho tempo para ir ao dentista e acima de tudo nao gosto, a ultima vez que fui pra fazer essa avaliação ja faz mais de dois anos, faço a escovação, passo fio dental, enfim, mas tenho alguns buracos abertos nos dentes ha mais de um ano que nao doem, so de vez em quando e quando está frio, mas fico preocupado, pois como disse tenho buracos abertos nos dentes, alguns dentes na parte de tras ja quebraram (dois) e nao fui ao dentista para retirar, nao sinto dor mas, com relação a estetica, hj é feio, pois as raizes dos meus dentes estão ficando pretas. O que devo fazer, doutora, e sei que isso é uma bola de neve que só tem a crescer e sei que vai ficar bem caro pra fazer o tratamento. O que a senhora me indica?

    • Angelo, acho que você sabe o que fazer, né?! É preciso procurar um dentista, não tem jeito. Como a sua última avaliação tem mais de 2 anos, é preciso reavaliar pra compreender qual é a situação atual da sua boca. Mesmo que você não sinta dor, manter focos de infecção (cáries, dentes quebrados, problemas gengivais) na sua boca pode levar a consequências no organismo todo. Se o problema for, também, financeiro, você pode procurar uma Universidade ou Sindicato de Odontologia, geralmente nesses locais oferece-se tratamento sem custo ou com custo reduzido.

  34. Olá!

    Minha dúvida é: minha obturação caiu agora há pouco. O que posso colocar para preencher o buraco em q estava a obturação? Irei no dentista somente daqui 2 dias… Obrigada!

    Adriana.

    • Nada que ofereça uma proteção efetiva, Adriana. Se for uma restauração num dente de trás, você pode tentar colocar um pouquinho de algodão, mas não acho que vá parar… e você vai ter que trocar toda hora.

  35. Olá, Dra. Ana!

    Depois de uma restauração da cor do dente, fiquei com ele sensível e já dura 2 meses. O dentista disse que vai fazer uma restauração temporária com alguma coisa de cálcio ou outra coisa de zinco (sorry, não lembro exatamente os nomes, mas você deve saber do que se trata;)) para ver como meu dente se comporta.
    Se ele parar de doer, ele vai fazer uma nova restauração. Se não parar, vai fazer canal para extrair o nervo.

    É isso mesmo? E qual material é melhor para tirar a sensibilidade nos dentes nessa restauração temporária? Cálcio ou zinco? Queria um material que fosse certeza de não dar sensibilidade, mesmo que seja caro, não importa… isso existe?

    Muito obrigada pela atenção!
    Grata mil vezes!!!
    Cris;)

    • Cristiane, é assim mesmo. O nervo do seu dente “se irritou” com a restauração que foi feita (o que é algo bem comum, afinal os materiais utilizados – ácido, adesivo, resina – têm potencial irritativo). A conduta agora é remover essa restauração e fazer uma restauração temporária pra ver como o seu dente vai se comportar. Não existe um material que GARANTA que o seu dente vai se recuperar, porque fica-se na dependência da reação do seu organismo ao tratamento. Os materiais em questão são o “cimento de hidróxido de cálcio” e o “cimento de óxido de zinco e eugenol”. Ambos são bem biocompatíveis.

  36. Boa Tarde Drª

    No dia 30 fiz uma restauração provisoria e o dentista disse para dentro de 15 dias ir lá para ele verificar se o dente estava a recuperar e para fazer uma destartarização, contudo ele tem doído ocasionalmente, devo antecipar a consulta?

    Quando o dente tem uma cárie em estado inicial é normal fazer uma restauração provisória?

    Obrigada

    • Ruben, o dente doía antes de fazer a restauração? Se sim, provavelmente por isso seu dentista preferiu fazer uma restauração provisória, pra ver como o seu dente iria “reagir”, mesmo sendo uma restauração pequena. Se a dor não for forte, mais um “incômodo”, dá pra aguardar, não é preciso procurar seu dentista antes da data agendada. A tendência é a dor diminuir.

  37. Olá! Só gostaria de agradecer e parabenizá-la pelo site e pela gentileza em responder a todos!
    Fiz a restauração provisória hoje e tinha algumas dúvidas, seu site ajudou-me muito!

    • Que bom, Sabrina, fico feliz em ajudar. :)

  38. Olá Dra. Ana. Fiz ha uns 15 dias uma restauração e desde esse dia dói muito o meu dente. Não consigo mastigar do lado em que está o dente e hoje caiu um pedaço da obturação, e agora esta doendo até para tomar água. Isso é normal?

    • Restaurações podem deixar o dente em questão sensível por alguns dias, mesmo. Se quebrou um pedaço da restauração, é até esperado que o dente doa ao ser estimulado. Ou seja: procure seu dentista assim que possível pra restaurar de volta.

  39. Olá Dra,

    Gostaria de uma orientação, vou ficar com um menino, mas eu tenho um buraco no dente, se eu ficar com ele, ele vai perceber? Conto com sua ajuda!

    • Não Vivian, não acho que ele perceberia. Mas sugiro fortemente que você procure um dentista pra avaliar esse “buraco” e tratar de acordo, até porque cáries podem dar mau hálito…

  40. Boa tarde,

    Estou beijando um menino, mas ele tem um mau halito e acho q ele tem carie, a carie pode ser transmitida pelo beijo? Se for… é melhor eu parar de beija-lo né? Nao quero pegar carie nos meus dentes, ja que sou muito cuidadosa.

    Brigada Dra.

    • Juliana, a cárie em si não é transmissível (não é porque ele tem uma cárie que você vai ter), mas as bactérias que causam a cárie, são. Portanto, realmente: é melhor pensar nisso antes de beijá-lo novamente… ;)

  41. Olá, eu tenho um buraco no dente e esta me dando uma dor insuportável, mal consigo comer, o que devo fazer, o que poderia fazer para tapar o buraco e pelo menos amenizar a dor, já que meu dentista esta de ferias :(

    • Pedro, infelizmente nada. É preciso um dentista intervir. Sugiro que você procure um serviço de urgência ou uma Unidade de Saúde 24h com atendimento odontológico.

  42. Ola, acho que estou com mau halito, e pesquisando na net descobri sobre o uso da agua oxigenada (vol 10) ser benefica, estou usando uma colher de sopa em 200 ml de agua para bochechos, mas ouvi dizer tbm que em excesso pode estragar o esmalte e outros maleficios, gostaria de saber se posso usa-la dia sim dia nao, ou se devo usar 2 vezes por semana.

    • Bruno, a água oxigenada não é apropriada para bochechos, e pode causar, além de problemas no esmalte, a descamação das mucosas. Não recomendo esse tipo de uso dela.

  43. Estou com algumas cáries iniciais nos meus dentes, essas caries podem causar mau halito mesmo sendo uma cárie incipiente? obg!

    • Marcia, cáries incipientes (restritas ao esmalte dentário) não provocam mau hálito. O problema são as maiores, que acumulam resíduos alimentares.

  44. Fiz uma restauraçao provisoria e estou com medo de escovar por cima e ela sair… tem algum perigo?

    • Em princípio não há perigo, Bruno. Só se for uma restauração muito grande, aí é bom ter certo cuidado pra não escovar com muita força em cima dela mas, mesmo assim, é preciso escovar.

  45. Fui ao dentista fazer uma restauração, a carie era muito grande e ele achou estranho, pois mexia e nada de dor, mas na ultima vez que ele foi furar, doeu. Ele colocou uma “massa” provisoria que doeu logo apos, mas depois de 2 horas não doía nadinha e até agora não doi! Sera que é preciso eu fazer canal ou não?

    • Fernanda, depende. Ele chegou a abrir para canal ou apenas colocou uma restauração provisória pra aguardar e ver se o dente vai doer? Se ele abriu o dente (muitas vezes a cárie já fez isso, o dentista apenas remove a cárie), é preciso tratar o canal. Se não abriu, e o dente não doer nos próximos dias, apenas a restauração deve bastar.

  46. Ola, eu tenho um pequeno buraco no dente e esse buraco eu vim a perceber há alguns dias, e sempre após as refeiçoes eu limpo ele e faço bochecho com Listerine, será q posso o tampar com durepox ? Quando eu achei, após limpar estava mal cheiroso e agora não inala mais, é bem sensivel a água mas não dói, por favor não fique brava, mt obrigado.

    • Lee, imagina… claro que eu não fico brava! Mas eu devo dizer que não é uma boa ideia colocar durepox. Isso até tamparia o “buraco” mas, além de não ser um material adequado, seria preciso remover a cárie também, não só fechar. Procure um dentista, é o melhor a se fazer.

  47. Olá Dra Ana. Fiz um curativo com flúor e tenho q esperar d 30 a 45 dias para ver se será preciso tratar o canal. Acontece q umas 5 horas depois d ter feito o curativo, meu dente começou a doer, e alem disso nao consigo passar fui dental prq o curativo esta entre os dentes, e o fio dental se rompe deixando fibras no meio dele. Minha duvida e se essa dor e normal, se vai passar ou se procuro o pronto socorro odontologico da minha cidade. A dor só passa se eu dormir, e as vezes fica forte ao ponto de doer também outros dentes q nao têm problema algum. Tomo Dipirona Sodica e a dor nao passa. O q eu faço Dra. Ana, espero ou vou ao pronto socorro (so posso marcar outra consulta com minha dentista na próxima segunda). Obrigada.

    • Alexia, se estiver doendo pra valer (e parece que está) eu acho melhor procurar o pronto-socorro odontológico. O curativo que a sua dentista fez me parece ser uma tentativa, pra ver como o seu dente ia se comportar. Mas, pelo jeito, é caso pra canal mesmo.

  48. FUI NO DENTISTA, ELE BATEU UM RAIO X PARA VER O DENTE E FALOU QUE EU TERIA QUE FAZER UM TRATAMENTO DE CANAL… GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO RESTAURAR O DENTE COM ANESTESIA SEM FAZER O CANAL E SEM TER QUE ARRANCA-LO. PORQUE TEM UM BURACO PEQUENO, O DENTE NAO DOI, MAS QUANDO ENTRA ALIMENTO NA ABERTURA DA UMA PRESSAO MUITO FORTE, SE PUDER ME AJUDAR DE NOVO AGRADEÇO MUITO.

    • Se o dentista avaliou a necessidade de tratar o canal, não há como restaurá-lo sem tratar. Se isso fosse feito, certamente o dente ia começar a doer. E sim, é possível usar anestesia durante a restauração.

      • Muito obrigada mesmo…

  49. Meu dentista colocou uma massinha que seria para durar até terça-feira próxima, mas era muito molinha e saiu. Meu dente está com o buraco da restauracao e cortando muito minha língua!! Nao tenho como contactar meu dentista pois já é fim de semana!! Tem algo q posso comprar em farmácia q possa “tapar” o buraco até lá? Nao me aguentooo de tanta dor da ferida em minha lingua!

    • Anne, procure na farmácia por cera ortodôntica, aquela que é usada pra proteger a bochecha dos bráquetes do aparelho. Possivelmente a aderência não será muito boa no dente, mas você pode ir trocando (coloque uma “bolinha” na parte do dente que está cortante) e, pelo menos, vai parar de machucar a sua língua até que o seu dentista possa atendê-la.

  50. TEM COMO RESTAURAR UM DENTE JA ABERTO POR CARIE SEM TER QUE ARRANCA-LO, E SEM PRECISAR FAZER CANAL, POR FAVOR SE PUDER TIRAR ESSA DUVIDA, DESDE JA EU AGRADEÇO.

    • Tem sim, Elizabeth. Se a cárie não tiver atingido o canal, uma restauração deve ser suficiente, sem que haja necessidade de tratar o canal e muito menos de arrancar o dente. Procure um dentista pra avaliar.

  51. Parabéns pelo site!
    Muito conciso, objetivo e informativo, o que ajuda muito a esclarecer dúvidas de pessoas como eu “leigas” no assunto!
    Sinto-me envergonhada por ter utilizado tanto o termo “massinha”, mas é assim que a maioria consegue fazer um link com que estou me referindo rs…
    Tirei uma cárie hoje na minha dentista e ela preencheu com essa “massinha” até a próxima consulta onde ela fará a restauração definitiva colocando a resina. Mas mesmo com a bendita “massinha” esse buraco dói… acho que é normal já que ela mexeu lá para extrair a cárie… enfim… já add o site aos meus favoritos e irei recomendar aos meus amigos!

    • Cinthia, muito obrigada. :)

      Não precisa ter vergonha não… é um termo muito comum e usado com frequência por pacientes, por isso usei-o aqui. Vocês, pacientes, não têm obrigação nenhuma de conhecer termos técnicos.

      A sua sensibilidade é esperada, já que o dente foi “mexido” há tão pouco tempo. A tendência é isso passar nos próximos dias. Se o problema persistir por muito tempo ou aumentar, entre em contato com a sua dentista. Abraço!

  52. Puxa!! Talvez eu venha a trabalhar como auxiliar de dentista, e estou cheias de duvidas. Mas só esse texto que escreveu já deu pra entender muitas coisas. Não é facil não ser auxiliar heim, mas vai de você gostar, não é, se adaptar.

    • Fico feliz em ajudar, Andréia. :)

  53. Adorei o texto Ana, muito explicativo até para nós, dentistas.

    Beijão!

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>