O Pivô e a Super Bonder

Dez entre dez dentistas concordam: Super Bonder é muito útil dentro de um consultório odontológico. Tanto que há quem a chame até de mãe da Odontologia. Ela cola modelos de gesso quebrados, ajuda a vedar isolamentos absolutos e, em alguns casos específicos, substitui até sutura!

A Super Bonder só tem um defeito: qualquer um pode comprar. Isso não é um defeito em si, o problema é quando o paciente resolve que a tal da cola substitui o dentista, principalmente na hora que cai aquele pivô. Afinal de contas, pra que pagar só pra colar um dente? Porque você não sabe colar o dente, oras!

Campanha: não cole seu próprio pivô!

Eu sei que parece algo simples (e no fundo é mesmo), mas requer alguns cuidados que geralmente o paciente não tem. Primeiramente, Super Bonder não foi feito pra colar próteses fugitivas, embora possa até ser usado pra isso. Existem materiais chamados cimentos odontológicos que servem para esse fim. Eles têm propriedades específicas pra responder bem ao ambiente úmido em que são usados: a boca.

O cianoacrilato, que é o nome técnico desse tipo de adesivo, é bastante biocompatível, ou seja, geralmente não causa problemas quando em contato com o organismo humano. Tanto é que, como mencionei, é usado como substituto dos “pontos” em cirurgias plásticas, por exemplo. Mas nem sempre isso é verdade, cada pessoa reage de forma diferente a diferentes substâncias.

Certa vez, uma paciente minha, que morava do lado da clínica onde eu trabalhava, ficou com preguiça de atravessar a rua e colou ela mesma o provisório que tinha caído. Mas não estava “parando”, então ela colou várias e várias vezes. Dois dias depois, resolveu aparecer e eu não acreditei no que vi: além do dente dela ter “crescido” uns 3 milímetros (pelo excesso de cola), sua gengiva havia virado uma couve-flor! A região inflamou, a gengiva invadiu o espaço da prótese e o barato saiu caro! Ela precisou ser submetida a uma cirurgia pra cortar a gengiva excedente e começar todo o processo de confecção da coroa novamente. Só que a prótese definitiva já estava pronta. Em resumo: ela teve que gastar com a primeira prótese, com a cirurgia e com a segunda prótese, já que a primeira não “cabia” mais. Mau negócio, hein?!

Mesmo quando a pessoa não tem nenhuma reação inflamatória ao cianoacrilato pode ocorrer outro problema, o mais comum: a prótese ser colada fora de  posição. O que me lembra outro paciente meu, cuja coroa já era a definitiva, e que colou a bendita na posição errada. Explicou, na consulta, que “era só até ele ter tempo de ir no dentista”. O problema, dessa vez, foi que eu não consegui, de jeito nenhum, remover a prótese. Não havia meio, pelo menos não sem danificá-la. E ele foi embora, com sua coroa metalocerâmica linda, TORTA, e bravo comigo. :)

O recado é: se seu pivô, provisório ou coroa, seja de que material for, caiu, vá ao dentista e peça pra ele colar. Isso evita que você estrague a sua prótese ou a sua gengiva. Isso tem um custo? Sim, tem… um que é muito mais em conta do que ter que pagar duas vezes pra ter a sua prótese, já que você pode estragar a peça querendo ser seu próprio dentista. Simples assim. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Prótese | Marcadores: , ,

316

  1. O maior problema é mesmo quando o paciente solta uma coroa com pino e usa tanta Super Bonder no intuito de fixá-la a ponto do dentista ser obrigado usar broca dentro do conduto. Quase sempre o pino perde adaptação, pois ao remover a cola, a broca acaba alargando o conduto. :(

  2. Eu até que gostaria que usassem a Super Bonder, porque quando vem aquelas ParaguayBonders é de rachar o “raio da silibrina’ rsrsrsrsrs. :D

    • É verdade… se for fazer bobagem, faça com material de qualidade! :D

      • Dra. trabalho em uma clinica dentaria como aux, tenho um dente que e provisório, gostaria de saber qual o nome do cimento para cola-lo pois sinto que o mesmo esta meio mole… desde ja agradeço…

        • Simone, depende. É um provisório e você está em fase de confecção da prótese “oficial” ou é um próvisório que está na sua boca “por tempo indeterminado” ;)? Pergunto porque se for o primeiro caso, o melhor é usar um cimento provisório também, como um Provi ou um cimento de hidróxido de cálcio (já que esse provisório precisará ser removido em breve). Se for o segundo caso, pode ser até um cimento de fosfato de zinco. Converse com o dentista.

      • Ana, como grande parte dos problemas relatados, também estou com um provisório. Mas o problema é: vou ao dentista, ele cola e não dura nem um dia, já descola! E olha que não tô comento nada sólido! O que fazer?

        • Faby, como se trata de um provisório, o cimento usado também é provisório… e, por isso, ele não é tão resistente. Claro, isso em si não é motivo pra prótese ficar caindo. Quando isso acontece é porque existe algum

  3. Dica aos pacientes: no lugar do superbonder, usem o chiclete Trident ate chegar no consultório. É sem açúcar, barato, fácil de remover e segura o provisório no lugar ate chegar na clinica. :)

    • Ahhauuahhauuahha! :D

      • E voce acha engraçada a resposta deste palhaço. Realmente este site é motivo de piada, principalmente pelos comentários dos PROFISSIONAIS. Fico imaginando uma pessoa leiga aceitar a orientação do tal palhaço, tendo como apoio da dra responsável pelo site, um simples “ahhauuahhuuahha “. SENSACIONAL.

        • Renato, as pessoas leigas têm um texto inteiro aí em cima pra saber o que fazer se o pivô cair. A minha risada ratifica que o comentário do rapaz é uma piada. São quase 500 posts neste blog com orientações para leigos sobre diversos assuntos dentro da Odontologia e aí, num comentário (são quase 17.000) eu disse “ahauahuahauahuaha”. E daí? Jogo o blog inteiro no lixo? Se você não achou graça, não ria. Você tem direito de não rir assim como eu tenho de rir (e não, isso não significa desrespeito com qualquer um aqui).

    • Mas nem todo Trident e sem açucar, ne…

    • Me da vontade de esculaxar um Dentista desse ai, deve ser aqueles Dentista labroxeiro que cola a merda do dente mau colado e que ñ se importa se colar a merda do dente e derrepente o paciente esta no encontro social e ai a surpresa o dente caiu e ai quem vai pagar a humilhação a vergonha !
      Queria saber se fosse ele q tivesse nessa cituação se ele ia gostar, tem que colar essa porra direito cururu.

      • Engraçado, se o dentista citado tivesse mandado o idiota usar super bonder ele iria sorrindo fazer sua asneira. O fato de o dentista fazer tal brincadeira é para mostrar o quanto somos idiotas em querer resolver as coisas de nossa maneira, por comodismo medo ou paõduragem. Que tal fazer uma cirurgia cardíaca sozinho?

    • Fiz isso não para segurar o pivô, mas para suprir o buraco de uma restauração que caiu, e funcionou, fui em uma festa e ninguém reparou, depois no outro dia fui ao dentista numa boa, rssrsrs

    • Se não tem nada para acrescentar, fique calado!

  4. Já me aconteceu quase tudo que foi escrito e realmente tem louco pra tudo mas o pior é esperar tanto para seu dente definitivo ficar pronto e ver o seu privisório voar da boca ao falar, e ser o da frente … o que fazer? Não sendo dona de uma conta bancária para sair na boa e fazer outro provisorio, e dai? Qual será o ótimo conselho… hilário.

    • Beatris, geralmente os provisórios que “voam” são os da frente mesmo. Mas não há necessidade nenhuma de fazer um novo (a não ser que você perca ele), basta recolar o mesmo… e quem sabe fazer isso é o dentista. Os provisórios são colados com um cimento provisório, por um motivo simples: quando a prótese definitiva chegar, eles precisam ser removidos de forma fácil, sem estragar o que está embaixo deles. Por isso que de vez em quando eles caem mesmo!

      Não acho hilário quando o dente da frente de alguém cai enquanto fala. O “ótimo” conselho já foi dado no post: procure um dentista e cole o provisório novamente.

  5. TODOS ESSES COMENTÁRIOS NAO RESPONDERAM O QUE DEVO FAZER, PORQUE MEU PIVO ESTA SOLTO E ESTOU LONGE DO DENTISTA NUM FIM DE SEMANA, QUE NAO ATENDE. E AGORA COMO COLO SEM USAR SUPER BONDER?

    • R., então cole com Super Bonder. Se acontecer algo parecido com o foi descrito no post, não dá pra dizer que você não sabia, né?! Boa sorte.

  6. EU COLO O MEU PROVISORIO COM SUPER BONDE!
    CASO ALGUEM PRESSISE USAR A COLA
    USAR POUCA COLA E SEMPLE QUE PODER PROCURA UM DENTISTA.

    • Se você tá falando, quem sou eu pra discordar, né?! ;)

  7. ALGUNS DENTISTAS INDICAM SUPER BONDE ORIGINAL

    • Ahhauuahhahha!

  8. Ana Tokus VAMOS FACILITAR PARA NOSSOS CRIENTES!

    • Opa! Com certeza! O mais fácil é procurar um dentista e pedir pra ele colar direito. :D

  9. oi?

    • Pois não, Bruno?

  10. Tinha uma bendita paciente minha que vivia colando com Super Bonder… Ai eu inventei pra ela que dava câncer de estomago… Incrivel… Ela começou a achar tempo pra aparecer nas consultas! Engraçado que antes de eu dizer isso ela vivia sem tempo e fora de mão do consultorio…. hehehehe

    • Ahhauuahha! Persuasiva você, hein?! :)

  11. Às vezes, uma historinha faz tooooooda diferença… rsss :D

  12. Ana Tokus VC É LINDA!
    COM TODO RESPEITO.

    • Obrigada, Bruno. ;)

  13. hahah usar trident pra segurar pivo foi massa!kkkkkkkkk

  14. Em 1983, coloquei as minhas primeiras proteses fixas superiores, a fixação durou até meados de 2006, quando eu passei num destes ditos especialista Odontologos para, possivel restauração ou então troca da mesma,lembrando que a restauração e ou a troca seria por desgaste da resina e não porque estivessem soltas ou outra coisa qualquer(manutenção obrigatória).De lá para k nuca mais tive sossego.Passei por varios Odontólogo, um pior que o outro.Hoje estou quase sem dente e sem suporte osseo para fixação de proteses.Conclusão: estou com uma protese fixa superior frontal de cinco elemento,sendo suportado por duas fixação à direita e uma à esquerda.Vocês acham que issas fixação são suficiente para manter essa protese na minha boca?Pos bem,não…ela permanece de 5 a 7 dias e logo sai.Quanto mais eu devo gastar para que tudo isso acabe.Será que os profissionais de antigamente eram melhores ou as escolas de hoje não estão formando Odontólogos?

  15. Mas tem dentista que é ruim demais por aí…. Onde já se viu tirar a coroa que era “o dente” do proprio paciente para por um pivô e depois essa merda só fica caindo…. Esse cara é bom….. Heim…. é porque não é a boca da mãe dele…

    • Gustavo, você tá falando de quem? Do seu dentista? Uma coroa nunca é o próprio dente do paciente… um pivô (uma prótese unitária) é instalada sim sobre a raiz do dente do paciente, mas é uma coroa protética. Quando não há mais como manter essa raiz, só extraindo e usando uma ponte fixa, removível ou uma prótese adesiva. Se fica caindo algum motivo tem: um hábito seu, alguma questão anatômica ou até a qualidade do cimento. Tem que ver isso aê, hein?!

    • Bom se for um dentista coroa (não a coroa do dente) a mãe talvez nem precisa mais. Indique a boca do proprio … !!!

  16. Já ouvi falar que cimento, esse de construção mesmo, é a mesma coisa do odontológico(sem impurezas, é claro), isso procede?

    • Não Willer, isso não procede. Cimentos odontológicos têm propriedades específicas para funcionarem bem dentro da boca, como uma maior resistência ao ambiente úmido provocado pela saliva, por exemplo. Ainda, cada cimento tem seu uso particular (e são vários tipos), e nem todo cimento de uso odontológico serve para colar uma prótese.

  17. Tenho um pivo, e ele esta frouxo. Não chegou a cair, mas estou com medo que isso aconteça. E o dente do lado desse pivo apareceu uma cárie. Também estou com medo de fazer uma restauração nesse dente e o pivo cair de vez. Queria saber se será necessário fazer um outro pivo, ou é só arrumar esse mesmo? o Custo é muito alto? Fazem 07 anos que tenho esse pivo.

    • Juliana, depende da adaptação desse pivô. Se ele estiver frouxo porque apenas descolou, é só colar de volta. Mas se ele estiver solto por estar mal adaptado, ou seja, porque o encaixe dele se perdeu, aí o melhor é fazer um novo, até pra garantir que ele não afrouxe novamente e até caia. O custo depende do material da prótese, do laboratório, do dentista… o ideal é procurar um e avaliar de forma específica.

  18. Daí o cidadão não cuida de seus dentes a vida toda, daí, sente dor, perde o dente, sua auto-estima vai ao chão. Vem o Dentista tira sua dor na emergência, te livra de infecções e complicações em sua saúde, restaura seu dente, te devolve o sorriso, sua auto-estima fazendo o que ralou pra aprender com amor e dedicação em sua boca que nem você gostava. E ainda encontramos gente que fala besteira! Parabéns aos Dentistas, vocês são e serão sempre abençoados!

  19. Daí o cidadão não cuida de seus dentes podres a vida toda, sente dor, perde o dente, sua auto-estima vai ao chão. Vem o Dentista tira sua dor na emergência, te livra de infecções e complicações em sua saúde, restaura seu dente, te devolve o sorriso, sua auto-estima fazendo o que ralou pra aprender com amor e dedicação em sua boca que nem você gostava e ainda acha caro??. Parabéns aos Dentistas, vocês são e serão sempre abençoados por Deus!

  20. Meu pivo descolou novamente, gostaria de saber porque ocorre isso com tanta frequencia (em média 3x por ano) e quais os valores médios praticados por uma protese definitiva?

    Minha dentista pediu 1,800… esse é o preço médio? Tem uma especie de “prazo de validade”? É um dente da frente (um canino superior)

    Desde já agradeço as respostas e parabéns pelo blog!

    • Luis, se sua prótese é provisória ela provavelmente está cimentada (colada) com um cimento provisório também, porque a ideia é que essa prótese só fique na boca durante a confecção da definitiva, ou seja, no máximo 6 meses. Como ela precisa ser removida várias vezes nesse processo, a “cola” não pode ser muito forte.

      Preço médio não há. Depende da sua dentista, do laborátorio de prótese, do material da prótese, etc.. Prazo de validade também é algo relativo, já que a duração da prótese está muito ligada aos hábitos alimentares e de higiene do paciente. Mas, tudo colaborando, é coisa para muitos anos… 10, 15, 20… depende.

      • 6 meses… eu tenho essa protese já tem uns 2 anos kkkkk

        enfim… eu espero colocar a definitiva em breve, o problema é que me falta tempo ($$$) pra isso… infelizmente =/

        • Ahauaha! Pois é Luis… isso acontece bastante. O ideal é 6 meses, mas são muito comuns relatos como o seu. Quando você puder colocar a definitiva, esse “cai-cai” para. :)

  21. Infelizmente eu tive que colar com super bonder, pois fui ao dentista logo depois que caiu e ela me remarcou pra uma semana depois, fui novamente e ela me disse pra voltar na outra semana pra fazer um raio x pra saber se fraturou ou se apenas soltou o ‘pivô ‘ . O problema é que não dava mais pra aguentar, não podia comer na rua porque tinha que tirar o pivô , também precisava tirar pra dormir e toda hora ficava com medo de cair enquanto falava… tenho ainda 2 trabalhos pra apresentar essa semana na aula, então não teve jeito …:(

  22. Parabens pelo site… sempre me perguntei sobre o tal super bonder no dente, e hj por curiosidade encontrei muitos falando a respeito. Sempre que possivel estarei de olho no site que a partir de hj estara entre meus favoritos. Claro, alem do Super Bonder, quero me informar ainda mais sobre saude bucal. Abraco a todos!

    • Obrigada pela visita e pelo comentário, Fabio. Apareça sempre que quiser! :)

      • Estou com um dente provisorio, ele esta bambo e sinto cheiro ruim, o que faço?

        • Lu, procure um dentista. Além de colá-lo novamente é possível melhorar a adaptação dele… esse cheiro ruim provavelmente ocorre porque há algum lugar mal adaptado por onde estão entrando resíduos de comida, e você não consegue limpar direito quando escova os dentes.

          • Muito obrigado.

  23. Olá, tbm tenho dois provisórios um do lado do outro da frente ainda, aperto muito os dentes quando durmo por tres vezes acordei com dentes quebrados na boca! Estes provisorios vivem soltos, minha duvida é se da carie neste burraquinho (nao sei o nome, rsrsrs) q fica o pino?

    • Gui, dá cárie sim. Ali onde o pino se fixa é raiz, e raiz também é dente… por isso pode ficar cariada. Por isso é importante pensar em fazer as próteses definitivas assim que for possível, para acabar com esse “cai-cai”. :)

      • Muito obrigada Ana, sua profissão é linda, são uns artistas!!!

  24. Estou com um pivô desde 1970 era guri e numa partida de basquete dei com a boca na cabeça e outro jogador. Meu professor de biologia era dentista e me tratou. Há tres dias senti que começou a soltar. Há alguns anos 3 ou 4, procurei um dentista pra falar do meu pivo. O dentista queria arrumá-lo novamente por 2 mil reais.
    Não fiz. Mas que bom que estou lendo essas coisas nesse site. Parabéns.

  25. Adoroo suas respostas vc á nota 10 doutora!!!!!

    • Obrigada, Michelle! :)

  26. Olá, doutora Ana.
    Lendo todos esses posts me surgiu uma dúvida aqui.. rs

    Posso usar cimento odontológico para construir uma casa?
    É mais barato que cimento de construção?
    Será eficiente mesmo para regiões mais frias? rsrs

    To brincando…

    Parabéns dra., e obrigado, pela sua paciência conosco.

    Cesar

    • Ahauahauaha Cesar!

      Olha… acho que você até poderia usar cimento odontológico para construir uma casa… mas, pensando no custo, essa casa ia sair MUITO CARO, viu?! Proporcionalmente, considerando que o cimento de dentista é bem mais caro e a quantidade que vem em ambas as embalagens, HAJA CIMENTO ODONTOLÓGICO! Mas acho que seria uma casa bem quentinha nos dias frios… :D

      Abraço e obrigada pela visita!

  27. Essa é verdade… tinha uma prótese… teve uma época em que eu acordei sem o dente e percebi que havia engolido, fui ao médico e ele me disse que eu iria liberar a protese sem problemas…comentei com minha amiga e ela disse:” olha amanha tu fica de butuca vigiando quando voce notar que defecou o dente voce o lava bem lavadinho e desinfeta e pode colocar de novo na boca… ah usa superbond pra colar… eu já fiz isso duas vezes… mas eu preferi ir ao dentista… coisa nojenta não?… ah ela é dama da sociedade e tem grana… ah ela lava o pano de passar na casa dentro do vaso sanitário … disse que é ótimo…

  28. Dra… quem tem uma coroa pode cimentar… e como é o nome desse cimento utilizado?

    • Nathalia, pra cimentar uma coroa que soltou é preciso procurar um dentista, pois o material adequado e usado pra isso só é vendido em lojas especializadas e apenas para cirurgiões-dentistas… além disso, é preciso saber manipulá-los também. Existem vários tipos de cimeto, depende do caso. Eles podem ser definitivos (como alguns cimentos resinosos e o de fosfato de zinco) ou provisórios, usados nos casos em que o paciente está fazendo a prótese “oficial” e a temporária precisa ser removida em cada consulta.

  29. Dra Ana – Boa tarde!

    É fato que as obturações tem que ser trocadas com o passar dos anos?
    O motivo seria a possibilidade de estar desenvolvendo cárie no interior? Porque não podemos trocar nossas obturações como se fosse uma cirurgia. Exemplo: apos 5 horas teria todas elas restauradas. Muito obrigada. Sou leiga. Um abraço.
    Parabéns pelos comentários.

    • Boa tarde, Vania. As restaurações de resina inevitavelmente um dia terão que ser trocadas. Embora se tenha evoluído muito nessa área, ainda não existe uma resina que vença o tempo e a infiltração marginal (sim, o dente pode começar a cariar pelas laterais e por baixo da restauração). Pode levar anos, mas um dia e restauração terá que ser trocada. Já as de amálgama (as metálicas), embora sejam menos estéticas, podem durar “pra sempre”.

      É possível sim fazer todas as restaurações de uma vez só, mas isso exigiria ou muita resistência do paciente (horas de boca aberta) ou que o tratamento fosse feito sob anestesia geral. É uma possibilidade, mas tem seu custo.

  30. Prezados Doutores…
    Estou amando este espaço,e aproveitando o ensejo gostaria de tirar algumas dúvidas que me perturbam o sono!
    Bom… por uma infelicidade da vida, fui premiada com agenesia, meus 2 incisivos laterais nunca deram o ar da graça, sempre fui extremamente complexada, sorrir sempre foi uma tortura, até que por muitos anos usei aparelho p/ abrir espaço e colocar um implante, acontece que um mês após o implante surgiu uma fístula bem em cima onde foi feita a cirurgia (pior é que na parte da frente :( ),estou muito temerosa que isso venha me fazer perder o implante, já que me custou muitíssimo caro, e já não bastasse essa preocupação hoje, meu dente provisório que fica colado no braquet do aparelho resolveu cair, bem quando estava comendo junto de meus amigos, chorei muito p/ muitos pode parecer engraçado, mas me sinto humilhada com essa situação, como hoje é sábado a noite, minha única solução foi lançar mão do aclamado SUPERBONDER, colei o dentinho no braquet, mas ,será que vai durar até eu conseguir marcar uma consulta com meu dentista Drs? Há o risco de eu estar conversando com um ”affair” meu e o dente cair? E a fístula? Estou extremamente chateada com minha situação, o maior sonho da minha vida seria ter um sorriso com todos os dentes e de preferencia meus…
    Grata por lerem, no aguardo da resposta :)

    • Aline, o Super Bonder deve resolver provisoriamente sim, mas quanto tempo vai durar é sempre uma surpresa…

      Quanto à fístula, é importante rastreá-la para verificar se tem a ver com o implante instalado. Só por ela existir, não quer dizer que você vá perder o implante… mas é preciso intervir. Possivelmente haverá necessidade de medicação antibiótica.

  31. Colei um provisório no núcleo fixo com super bonder ela vai sair? vai demorar quanto tempo? pois meu dentista não atende no sabado e foi justamente ai que ela caiu e eu tinha que fazer uma leitura na igreja então não teve jeito, queria realmente saber quanto tempo leva para a saliva fazer com que a cola perca seu efeito?

    • Izabela, essa é uma previsão que não dá pra fazer… pode ser que seu provisório caia a qualquer momento e pode ser que ninguém consiga tirá-lo, nem você nem seu dentista, sem ter que destruir a coroa. De qualquer forma, ainda bem que é uma coroa provisória… é possível que você tenha que fazer outra. Bom, vamos torcer pra que ela descole, né?! ;)

  32. O meu não apenas caiu, mas quebrou uma hora antes de uma reunião. Imagine meu desespero…rs Consegui colocar um pequeno pedaço de papel toalha umedecido para fazer pressão. Não pensei no Trident Agora corro atrás do dentista para resolver.
    Pior é saber que minha dentista, que me atendia desde a adolescência, se aposentou. Pouts, eu só confiava nela =(

  33. Olá, Dra. Ana!
    O meu pivô, caiu. No entanto, não usei super bonder; usei um pedacinho de fio dental para apertar o pino à gengiva. Só que sentir uma dor muito forte e formou uma bolsa na gengiva. É normal sentir dor quando o pivô cai, Dra.?
    Obrigado

    • Nilson, não é normal não. É importante que você procure um dentista o mais rápido possível, pois a bolsa que você relata pode levar a um problema mais sério no osso que segura a raiz do seu dente e ele pode, até, ficar mole.

  34. Ana , vc é boa mesmo… aí vai um como devo proceder… tenho um implante 47 em fase final moldagem, meu 46 quebrou uma das raizes que suportava a coroa, vou extrair o 45 e o 46, colocar um implante no 45, e colocar uma ponte de 3 elementos fixada no 45 e 47 . Esse processo é demorado, já cortamos a coroa do 45 e colocamos um provisorio e o 46 está balançando, posso colar com um cimento mais forte do que com o cimento provisorio, ou vai atrapalhar a moldagem antes das extrações. A dra falou que ia soltar logo, e realmente já está balançando o 46 e o provisorio do 45.

    • Edson, até pode. Mas sempre haverá uma grande chance de, pra conseguir tirar os prvisórios e moldar, ter que destruí-los. Nada que novos provisórios não resolvam…

  35. Dra., deixando de considerar o fator econômico e priorizando outros como saúde, estética e mais alguns que a Sra, enquanto profissional da área, mencionaria, qual é melhor: uma prótese removível ou um implante? Eu tinha uma coroa no dente da frente e foi constatado que ela está fraturada ou seja, perdi o dente segundo a dentista. Agora estou numa grande dúvida sob qual opção escolher. Abraços.

    • Nilson, do ponto de vista funcional, certamente o implante. O implante devolve mais de 90% da funcionalidade para o paciente, ou seja, é “quase” um dente de verdade. Além disso, por se tratar de 1 dente só, é a solução mais indicada, e os cuidados com a higienização serão a mesma que você teria que ter se fosse o seu dente natural.

      • Dra. Ana, nem sei como lhe agradecer mas… muito obrigado!

  36. E claro se você perguntar a um dentista se colar o dente com super bonde e correto. já mais ele vai dizer que sim, e mesmo que você perguntar a um médico se tomar remédio caseira cura ele vai dizer que não. Só sei que correto ou não eu tenho dois dentes com pino que colei provisório com ( Super Bonde gel) aquele que tem o tubinho preto já faz mais de anos e nunca doei e nem caiu ficou beleza pura…

    • Ok, Maluco Belesa… espero que você seja feliz como “já mais” foi. :)

  37. Boa tarde!

    Gostaria de esclarecer algumas duvidas.
    Qual o pino mais indicado para uso em coroas dentarias?
    Minha mãe possui uma coroa de porcelana em um dos incisivos superiores e com cerca de 8 meses a mesma descolou. O pino utilizado foi de fibra de vidro e a dentista comentou que poderia ser uma rejeicao ao material utilizado. Isso pode realmente acontecer? Qual a conduta mais indicada neste caso para proceder o tratamento? Seria mais indicado um implante?

    • Luana, o material do pino, basicamente, precisa ser compatível com o material do cimento odontológico usado. Mas, mesmo assim, às vezes acontece de descolar. E aí é colar de novo. O pino de fibra de vidro é mais estético e bastante usado em conjunto com coroas de porcelana.

      Não seria caso para implante, já que isso implicaria extrair o dente da sua mãe, e a raiz, pelo seu relato, ainda é viável.

  38. Obrigado pelo esclarecimento Ana, mas tenho mais uma pergunta.
    Tenho um molar que tratei canal a + ou- 2 anos e que necessita de uma coroa. Nesse tempo todo fiquei com o curativo, não deveria eu sei, mas outro dentista que procurei disse que eu teria que realizar outro tratamento de canal deste dente antes de por a coroa. Não sinto dor nem tenho problemas com a gengiva, esse procedimento é realmente necessário?

    • Luana, o material usado no curativo não é feito pra ficar muito tempo na boca, portanto, com o tempo, ele pode se tornar poroso e deixar que a saliva (e todas as bactérias que nela estão) entre em contato com o canal tratado. Quando isso acontece por mais de 30 dias, a indicação é de retratar o canal. O seu dentista deve ter avaliado que isso aconteceu.

  39. Ana Tokus. Eu tentei colar o meu com Super Bonder. So que fique por pouco tempo, ate eu ler aqui no blog. Sera que vai dar algum problema na minha RAIZ? ( mas minha raiz n esta morta ? ) Deu tempo de meu Organismo Sugar ? É que vou fazer Faceta ai ele diminuiu meu dente bastante 3 mm de cada lado. Ta um tokin. Aii ele colocou um provisorio ate ficar pronto o dente da cirugia. aii soltou durante a espera, e ele ta ausente =/ oque eu faço ?

    Obrigado Ana Tokus
    Tenha um Bom Dia

    • Pedro, não se preocupe, não deve haver nenhum problema porque o Super Bonder costuma não agredir a gengiva (nem a raiz). PODE, mas não é comum. Se preciso, procure outro dentista apenas pra recolar o provisório.

  40. Há dentistas na praça que, caso fossem engenheiros civis, estariam soterrados a maioria de seus clientes. O nível de ensino diz tudo. Fui 3 vezes numa clínica recolocar uma prótese (planos: 2, BRADESCO, UNIMED) e a mesma não segurava mais de 3 a 5 dias. Procurei um particular, por indicação claro! A prótese dura quase um ano no local. Pergunto aos nobres odontólogos: a culpa é de quem ? Do material empregado ou inaptidão; já que, cimento não fala.

    • Aldo, e há engenheiros civis na praça que, se fossem médicos, estariam enchendo o IML (essa analogia é ótima, podemos ficar horas aqui só fazendo isso). :)

      É difícil julgar um caso isolado, principalmente sem nenhum outro dado mais palpável. Pode ser o tipo de cimento, pode ser que o paciente tenha dado uma “lambida” no local da cimentação quando o dentista virou de costas (é só uma suposição, não estou dizendo que você fez isso), pode ser mesmo inaptidão… mas uma coisa me chamou a atenção no seu relato: quando o serviço passou do convênio para o particular, a coisa funcionou. Também é uma suposição, mas se considerarmos que o convênio costuma repassar um valor bem menor ao profissional do que o que ele ganharia pelo mesmo procedimento de forma particular, sobram bem menos recursos para se comprar um cimento de melhor marca, concorda?! Mas vá saber…

  41. Boa Noite Dra Ana!

    Bom, estou usado aparelho para abrir espaço pois meu penultimo dente eu perdi quando ainda era pequeno, ele deitou no espaço porem meu dentista falou de implante mas não tenho osso, terei que realizer um enxerto, porem me falta dim dim, ai me falou da protese fixa adesiva, que é mais barata… como ela funciona e terei problemas futuros com ela, e fica boa , não entra alimento nela, nem sei como ela é…

    • Oi Rodrigo! A prótese adesiva é uma ponte fixa de 3 elementos, ou seja: a prótese do dente que está faltando vai se apoiar nos 2 dentes vizinhos ao espaço. Vai ser feito um pequeno preparo (desgaste) nesses 2 dentes de apoio, não tem jeito de fazer de outra forma, mas é coisa pouca. Não entra alimento nela não, mas podem ficar resíduos por baixo dela. Nada que não se resolva com fio dental e uma escova interdental. :)

  42. Olá doutora!!!!! Tenho uma coroa feita sobre um pedaço de dente que ficou em minha boca depois que um dente feito canal se quebrou, só que essa coroa está se soltando, gostaria de saber se posso colar com super bonder, pois meu dentista falou para eu fazer um implante, mas fica muito caro 1.400 reais e eu não tenho dinheiro para isso. Obrigado pelo site.

    • Maria Lucia, melhor não. Se a raiz do seu dente estiver ainda viável, é possível fazer uma nova coroa (de resina, por exemplo, que é mais em conta), melhor adaptada, sobre ela… aí não haveria necessidade de implante.

  43. Doutora, ha uns doze anos atras fiz dois pivos na frente, nunca cairam, mas eles cederam nao estao rentes a gengiva e o pedaço de dente que foi usado esta aparecendo, vou ter que fazer um novo pivo ou so uma manutenção? Obgada!!!

    • Jailma, depende. Se as próteses estiverem apenas soltas, basta cimentá-las na posição certa novamente. Já se houver algum problema real de adaptação ou se as próteses estiverem desgastadas / deterioradas, o ideal seria fazer novas coroas. Mas, pelo seu relato, parece ser suficiente uma nova cimentação.

  44. Meu dente pivo esta mole, esta quase caindo tem como colar de volta e quanto tempo demora.

    • Higor, tem como colar sim e costuma ser coisa rápida, uns 15 minutos. Procure um dentista.

  45. Muito obrigado pela ajuda, tinha medo que demorasse porque eu tenho uma festa pra ir e eu não quero ir com o dente quebrado kkk

  46. O meu é original, tem 2 anos e hj caiu e o que eu faço?

    • Corra num dentista pra recimentar. :)

  47. Dra. Estou com um implante provisório que completou 2 meses, porém o mesmo acabou de cair. Posso retirar para dormir, até que amanheça e eu possa ir ao dentista colar? Será que por uma noite ocorre alguma alteração na gengiva, no pino?? Posso perder todo o trabalho do implante?? É urgente!!!!!

    • Patrícia, você deve estar com uma prótese provisória com pino (se bem entendi), pois não existe “implante provisório”. E sim, você pode guardar a prótese de um dia para o outro e levá-la no dia seguinte para o dentista recimentar.

  48. Coloquei uma coroa definitiva, em um dente do fundo. Este dentista não fez uma provisória, já fez logo a definitva e colocou. Este dente havia entortado, porque extrai um dente vizinho quando era criança. Acontece que a coroa ficou balançando e ele disse que é da mobilidade do dente, eu não sabia que ia ficar deste jeito dá impressão que vai cair mas ele disse que está bem firme.
    Agradeço a atenção.

    • Maria, se o “balanço” é da mobilidade do dente é importante fazer uma avaliação periodontal (dos tecidos de suporte dos seus dentes, gengiva, osso…). Você passou por tratamento periodontal recentemente? Se não, é bem possível que haja necessidade. Porque realmente: pode ser que a coroa esteja bem fixa, mas o dente não.

  49. Dra., a dentadura inferior da minha mãe caiu e quebrou um dente bem o do meio, da parte da frente, ele soltou inteiro, posso colar com super bonder ou voce me indicaria outra maneira?!

    • Paulo, até pode. Mas é preciso tomar MUITO cuidado para não colar o dente fora de posição. O ideal, mesmo, é procurar um dentista para fazer um reparo.

  50. Boa tarde.
    A situação atual da minha arcada superior é complicada… Bons mesmo (pelo menos firmes) eu tenho apenas os 2 caninos. Uso uma prótese parcial, construída com 2 dentes frontais direitos e alguns para o fundo da boca, tanto de um lado como de outro. Para fixação da mesma, junto ao canino direito, à direita dele, tenho um pivô… até aqui, a situação está relativamente boa.
    O problema é que a sustentação do outro lado, no canino esquerdo, é *auxiliada* por dois dentes (ainda) naturais mas que estão em mau estado… e estão moles (na verdade desde que coloquei a prótese).
    Quando coloquei a prótese há 3 anos residia em São Paulo – logo em seguida me mudei e depois disso não fiz mais visitas ao dentista – e o dentista colou (para firmar e dar um pouco mais de sustentação e por mais tempo, sem ligar muito para a estética e sim para a mastigação) creio que com cimento, o canino direito aos dois dentes naturais ao seu lado (já meio moles na época, na verdade com o objetivo de dar uma vida um pouco mais longa àquela prótese). Com o tempo esse cimento soltou e queria colar novamente pois confio apenas neste dentista (me desculpem os que lerem… é realmente um problema psicológico, eu sei) e vou (mesmo) procurá-lo perto do fim do ano, qdo passarei uma semana em São Paulo (veja q estou em Florianópolis) – não tenho como ir antes (na verdade tenho um pavor horroroso mesmo – uma verdadeira fobia de dentista… agora, só de escrever, estou suando frio, já marquei consultas para ver se resolvia isso mas na hora h eu me mando antes de ser atendido – mas isso é uma longa história, desculpem me estender) .
    Enfim… essa solução que alguns aqui comentaram, de usar super bonder, acha que poderia ser usada no meu caso, para colar os 3 dentes naturais (um se fixando no outro) entre si, tanto pela frente como por trás, até ir a este dentista? Envergonhado… Ricardo.

    • Ricardo, não tenha vergonha. Você está procurando ajuda, e isso é louvável… não é motivo pra vergonha. Eu acho que o Super Bonder não colaria seus dentes, por causa da superfície lisa do esmalte. O que poderia ser feito é uma “esplintagem”, que consiste em unir os dentes com um fio ortodôntico. Mas aí você precisaria procurar um (outro) dentista.

      • Ok, dra.
        Obrigado pelo retorno.

  51. Boa tarde doutora, minha situação é a seguinte: possuo uma coroa definitiva em porcelana na frente, porém por alguns anos ele ficou bem, de uma hora para outra começou a cair constantemente ate que descobri que era a posição errada que era colado, depois estabilizou por alguns meses e depois começou a cair novamente ate que minhas dentistas descobriram que eu tinha bruxismo, então o toque dos dentes fazia ela soltar, agora uso uma placa para dormir ajustada de forma a não haver toque na coroa, ja tem quase um ano. Gostaria de saber quantos anos uma coroa costuma ficar cimentada? E posso fazer um implante de carga imediata, pois tenho medo de fazer o implante de prazo normal de 6 meses com provisório para esperar criar osso no pino implantado, se esse ja cai imagina um provisório, ja tenho ate cimento odontológico em casa com medo que a coroa caia. Obrigada.

    • Tatiana, depende muito. Em tese, não havendo nenhum tipo de interferência como você relata, ela deveria ficar cimentada até que seja removida para ser substituída. A carga imediata é possível em casos muito específicos, não saberia dizer sem examinar você… mas é uma possibilidade.

  52. Olá Doutora, tudo bem?
    Sou estudante de Odontologia e estou com um paciente que possui nucleo metálico fundido no dente 21. Este paciente queixa-se de que essa prótese está caindo quando ele fala ou come. Gostaria que me enviasse por e-mail o passo-passo de uma cimentação provisória, pois nao acho confiável alguns sites e o livro que tenho nao diz a respeito deste assunto! Obrigada.

    Att.

    • Lorena, a cimentação com cimentos provisórios é geralmente muito simples… basta misturar a pasta base com a pasta catalisadora e pronto. O importante é manter o campo bem seco e, principalmente, checar se não há algum contato prematuro… geralmente é isso que faz próteses provisórias se soltarem, um contato não desejado entre a coroa e o arco oposto.

  53. Bom dia.
    Tenho um piercing no dente que coloquei no dentista, mas agora caiu-me, gostava de o colar novamente, mas não queria gastar muito dinheiro. Existe alguma cola ou produto para fixar o brilhante ao dente sem ter que ir ao dentista.
    Obrigado.

    • Não, Carla. O piercing é fixado com resina, o que demanda alguns equipamentos/instrumentos que só o dentista tem.

  54. Boa noite Doutora, passo parte do ano nos EUA e agora estarei aqui ate metade de maio. Tive um problema dentario que gostaria de esclarecer. Tenho uma protese fixa metaloceramica revestida que e sustentada pelos caninos pois nao tinha ossos para implante e tambem tive problemas para implante de osso. Deixei de usar minha placa de mordida por um mes (tenho bruxismo) e minha protese do lado esquerdo ficou levemente solta. O problema e que gera um odor desagradavel. Fui ao dentista daqui e ele me disse que nao e possivel retirar a protese e fazer uma limpeza e colocar o cimento de novo mesmo que ela nao quebrar, ele ja fez isso e nao funciona. Disse que posso ficar com ela mais um pouco, nao vai cair ja, mas o odor e desagradavel e nao sei se oferece perigo minha gengiva esta inchada, muito.
    Acontece que o preco dessa protese e cara, fica em 5000 dolares e ele nem e especialista.
    Seria muito pedir a sua opiniao?
    Voce acha que devo consultar outro dentista aqui? Posso esperar ate ir ao Brasil > ?
    O dentista daqui falou que esse odor e da saliva, ele tirou raio x e disse que esta ok a raiz dos caninos.
    Por favor se puder me de uma opiniao, estou desesperada, tenho enxaqueca cronica que faço tratamento e adivinhe, estou mal de stress
    Muito obrigada por sua atencao desde ja
    um abraco
    Rita Barbano

    • Rita, o problema deve ser a adaptação da prótese. Deve haver desadaptações por onde entram resíduos alimentares, o que causa mau odor e inflamação na gengiva. Você até pode aguardar até maio, mas nesse período vai ter que higienizar MUITO BEM a sua prótese, para garantir que os resíduos não se acumulem.

  55. Gente, as respostas são muito viajadas. Daqui a pouco tem gente falando de time de futebol. Vamos voltar ao assunto. Sou um paciente, tenho consulta na semana que vem, minha coroa provisoria caiu e hoje é feriado de sexta feira. O que eu faço para segurar a coroa por mais 3 dias? Corega? Super Bonder? Cola de Sapateiro? Tenaz? Cola de farinha de trigo? Preciso de uma dica prática e rápida. Obrigado a todos.

    • Ricardo, a recomendação pra você ou pra qualquer outra pessoa é sempre a mesma: procure um dentista. Se o seu não atende no feriado (o que é bem provável), procure outro. Se não tem outro… complicou. Você pode até colar com Super Bonder… mas por sua conta e risco. Aí vamos ficar torcendo pra você não colar ela fora de posição e pra que seu dentista consiga tirar depois sem ter que destruir a coroa inteira. Boa sorte!

  56. Doutora me diga, caiu o meu dente que tinha o pino, dai eu uso as vezes o famoso super bonder… olha, colar cola, mas logo cai… preciso de um otimo lugar que possa colocar um pino ou dente… se possivel a sra. poderia me dizer aonde atende e se sai caro… se possivel pode me mandar um email que eu entro em contato com a sra, obgda… Kakau

    • Kakau, o valor depende do dente em questão, do tipo de prótese, etc.. É preciso avaliar. Eu atendo em Curitiba.

  57. Doutora, tenho um pivo que solta sempre em finais de semana ou feriados (oh sorte danada), gostaria de saber se posso colar num desses dias com superciano, uma cola parecida com super bonder.

    • Evaldo, como expliquei no texto, de preferência não.

  58. Doutora, me indique um cimento de qualidade para colar meu pivô.
    Já fui assistente de dentista tenho um pouco de habilidade com esse trabalho….Obrigada

    • Renata, depende. Esse pivô é um provisório ou a ideia é cimentá-lo “pra ficar”? Se for provisório, cimentos como o Provy ou o de hidróxido de cálcio devem resolver (mas, como têm caráter provisório, não são “sensacionais”). Se a ideia é colar de vez, um cimento de fosfato de zinco basta.

  59. Dra. Ana, boa tarde.

    Perdi 3 dentes ha um tempo atrás. Ano passado me foi indicada uma dentista onde a mesma me informou que poderia ser colocada uma PONTE FIXA. Após um ano, feito em março de 2012, comecei a ter problemas em novembro desse mesmo ano. Resultado, a ponte já caiu 3X (ela colou com uma cola especial, fazendo sempre questão de dizer que era um material super caro). Na terceira vez colou com cimento próprio utilizado por vcs. Também caiu. Estou triste, não sei mais o que fazer. Estou em uma fase delicada da minha vida, não estou trabalhando e sem dinheiro para nem sequer consultar outro dentista. Dra. Ana, a responsabilidade ainda não é dela? Por favor, peço apenas que me oriente, pois o que paguei por esses dentes foi bem caro. Atenciosamente, Roberta Almeida.

    • Roberta, é preciso verificar se não há alguma interferência quando você morde. Muitas vezes o problema nem é o tipo de cimento usado pelo dentista, mas alguma parte da prótese que está batendo “errado” nos dentes do arco oposto… isso coloca uma força grande sobre a ponte e a desloca. A responsabilidade é da sua dentista sim, algum motivo existe pra isso acontecer… é questão de identificá-lo.

  60. Olá Dra., obrigada pelo retorno. Resolvi marcar uma consulta com uma outra profissional. Fui informada que ela precisava ter colocado um núcleo tb na outra base (molar). E que como só tinha um não estava dando a sustentação suficiente. Outro agravante seria se a raiz estivesse fraturada, aí perderia todo o trabalho. Vou falar com ela hj a tarde. O que não pode acontecer é ficar indo a cada semana colar o dente. Vou tentar chamá-la à responsabilidade. Obrigadão.

  61. Olá, há 2 anos coloquei implantes totais em cima e embaixo e aí começaram meus problemas… um dos dentes já caiu duas vezes e ontem, o dente da frente quebrou !!!! Hoje a noite tenho um jantar inadiável e minha dentista não pode me atender !!! Só amanhã…
    Li tudo descrito acima, mas estou sem saída mesmo… quero saber se posso colar o dente com super bonder para aguentar atá amanhã… obrigada.

    • Herminia… até pode. Mas imagina se o danado resolve cair no meio do jantar? O ideal MESMO seria procurar outro dentista. Mas compreendo sua situação.

  62. Ola Dra, gostaria de saber se vou ter sempre problemas com meu pivô? Foi colocado apenas ha quatro dias e ja esta solto, é normal em tão pouco tempo? É o de cima da frente, obrigada.

    • Lu, difícil dizer sem examinar você e sem saber de que dente se trata, de que material, que tipo de coroa. Mas, acontece.

  63. Olá, antes de mais nada feliz 2013 a todos!

    Desculpe nao me identificar, mas sou uma pessoa do meio artistico e acho melhor assim, porém meu relato é verdadeiro e acredito que seja valido mante-lo aqui, vamos lá:
    Eu sou uma pessoa que evita remédios e extravagancias e morro de medo de reação alergica etc… porém na virada do ano eu estava em um evento com pessoas do meio e de repente senti que o pivo estava solto, fui ao WC e fiz um bochecho e de repente o dente soltou e pensei: F….!
    Sai de mansinho e fui a um mercado próximo (disfarçado, claro, com boné e óculos escuro). Mesmo de boca fechada uma sensação que todos sabiam do meu problema, comprei a famosa cola original e fui pro carro (me conectei a internet e estudei este blog e outros de cabo a rabo e decidi colar, afinal eu estava a trabalho e tinha que voltar pro evento, pois bem “FICOU MELHOR DO QUE ESTAVA ANTES”… fiz minha parte do trabalho e liguei pra minha dentista perguntando: e aí dra., posso tomar bebida alcoolica após usar super bonder? kkk ela disse: Fique a vontade! Mas nao dirija!

    É isso ae pessoal que está lendo este em momento de desespero, senta a cola na bagaça mesmo e seja feliz!!! OBS: SOMENTE EM EMERGENCIA, USE BEM POUCA COLA E DEPOIS VÁ AO DENTISTA!

    Busque no Google Cianocrilato na matéria do Wikipédia (substitui pontos até em cirurgias de coração e cabeça).

    Dra. Ana Tokus vc é gata mesmo viu… se eu nao tivesse vergonha dos meus dentes eu casaria com vc fácil fácil… ah, mas ja sou casada! Te roubava pra mim! Bjs gt!

    • Ahauahauaha! Valeu pelo testemunho (e pelos elogios – são seus olhos). :)

      O duro é que agora eu não vou dormir tentando imaginar quem é você… :D

  64. Xiii então é curiosa que nem eu rsrrs, ah mas tenho vergonha de vdd de falar que tenho os dentes zuados e sabe qual a causa disso? Coca-cola desde criança diariamente, confesso que te procurei no Facebook mas nao achei rsrs, qq hora me revelo pra vc e depois que tiver amizade digo: “lembra o tal cara do blog? Então, sou eu kkkk” agora cuide da minha boca e beije-a kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkk ACHEI!!!!!!!!!!!!!!! Ô cidade pra ter gt bonita viu… mas parei as msgs por aqui pra nao bagunçar com o blog, xau, bj

    • É, Coca-Cola, como tudo que é gostoso, não é lá muito bom para os dentes. Ok, espero você cantar “Esse Cara Sou Eu” pra mim, no Facebook. :D

      Eu nem vou dizer que eu sou casada, porque você falou que ia me roubar mesmo… então não adianta! :P Abração!

  65. Desculpe as brincadeiras, vi no face que é casada e uma brincadeira mesmo que sem maldade nao é legal, aliás nasceu no mesmo dia que eu kkkkkkkkkkkk, se fosse orkut eu estaria denunciado rsrsrsr. Adorei o video de formatura rsrs

    • Opa, tá dando dicas… vou pesquisar. :)

  66. Passei só pra tomar um cafezinho da tarde e perguntar o que acontece se eu engolir um pivo?

    • Você, em no máximo 2 dias, defecará um pivô. :D (sério, em princípio seu organismo se encarregará de “eliminá-lo”). Acontece!

      • Nem durmo direito… aquele pino corre o risco de perfurar intestino?

        • Essa possibilidade até existe. Mas não é algo que aconteça sempre… seria uma fatalidade.

  67. Dra. Boa tarde ! Gostaria de saber quanto tempo é a durabilidade da cola que o dentista usará na coroa definitiva (no meu caso é o da frente) morro de medo de pagar mico, ficar banguela… Um abraço.

    • Karina, não existe um prazo mínimo ou máximo para a durabilidade do cimento (até porque existem de vários tipos). Mas a ideia é que a prótese nunca caia ou precise ser removida (a não ser no dia que você queira fazer uma prótese nova). Portanto, é pra durar “pra sempre”.

  68. Obrigada, Dra. Você me passa tanta segurança… e que assim seja, e uma segunda opinião sempre é importante para o paciente. Fazer o que né, já estou aceitando a idéia… Também quero lhe agradecer pelo trabalho sério que você desenvolve aqui do blog, pela sua disponibilidade, boa vontade e paciência com todos nós. Um abraço.

    • Obrigada Karina, fico feliz em ajudar. :)

  69. Olá Dra. Ana,
    Há seis meses atrás coloquei 2 coroas de porcelana na parte inferior, sendo os ultimos da arcada dentaria. O que acho estranho é o mau cheiro que fica no fio dental, na propria coroa quando passo os dedos sobre elas e nesses ultimos dias um incomodo que não chega ser uma dor! Enfim, me sinto constrangida em namorar meu proprio marido e até ter uma simples aproximação.
    O responsavel pela clinica diz ser normal, marquei com o dentista que fez o procedimento e gostaria de ir mais informada caso tenha que argumentar. Acredito que este fato não seja normal e fico preocupada com as consequencias no futuro.
    Agradeço pela atenção.

    • Katia, uma possibilidade é que essas coroas não estejam bem adaptadas, ou seja, que existam regiões nas suas bordas que estejam acumulando resíduos alimentares. Esses resíduos ficam ali por muito tempo e, por isso, ocorre o cheiro ruim que você relata. É preciso que o seu dentista avalie, pra determinar uma forma de “vedar” esses espaços (sendo esse mesmo o caso, lembre-se que é apenas uma “teoria” minha, já que não examinei você). Dependendo do caso, chega a ser necessário, até, trocar a prótese.

  70. Dra. Ana…

    Em consequencia de uma queda quebrei um dente da frente no ano de 99, e como já havia feito o canal naquele dente foi colocado um pino na raiz e uma protese definitiva de porcelana… só que pelo menos duas vezes no ano ela caía e tinha que colar novamente… depois de 3 anos o pino partiu e foi preciso colocar outro pino e feito outra protese… só que de resina… que apos colada continuava caindo, então foi retirado e colocado uma provisória, porém acabou ficando definitiva e acredite foi a que mais durou sem cair, porém há uma ano meu dentista me alertou que a minha protese provisória estava machucando minha gengiva porque não encaixava perfeitamente e que era melhor eu fazer logo a definitiva… e no mês de dezembro passado resolvi que queria clarear os dentes e então faria a definitiva… porém notei que no final do tratamento de clareamento (caseiro) a minha protese estava mole… e na finalização do clareamento o dentista ao retirar minha protese notou que a raiz estava mole, então não era a protese e sim a raiz que estava fraturada… ele colou novamente meu provisório, mesmo a raiz estando mole ainda segura, e como tinha que viajar no dia seguinte não houve outra alternativa e marcou pra fazer a retirada da minha raiz. Então ele disse que não teria mais como colocar a definitiva da mesma forma e me sugeriu a protese adesiva ou implante… queria sua opinião sobre as proteses adesivas… elas vão ficar descolando também? Duram quanto tempo em média? E quanto à mastigação… por exemplo, vou poder morder uma maçã com uma protese adesiva?
    Agradeço desde já
    Uma abraço Simone Souza

    • Simone, a vantagem da prótese adesiva é que a necessidade de desgaste nos dentes ao lado do espaço é mínima. Mas realmente, ela não é tão segura quanto uma ponte fixa, por exemplo, que significariam 3 coroas ao invés de uma (já que os dentes de apoio da prótese fixa também recebem coroas). Se você vai poder morder uma maçã com uma prótese adesiva? Sim. Se ela pode cair? Pode, mas não deve. É realmente uma questão que depende de uma série de fatores, mas a prótese adesiva é uma solução válida, sim.

  71. Drª Ana,
    Comecei a fazer um canal do primeiro molar inferior em dezembro de 2011, em julho de 2012 um lado do dente quebrou e tive que fazer um aumento de coroa, e a dentista continuou a tratar o canal, cerca de uma vez ao mês eu vou para trocar o curativo, só que agora em janeiro estava marcado para fechar o canal e o dente quebrou a outra metade, resumindo, eu não entendo pq demora tanto, pois outras pessoas relatam que fecharam um canal em 4 ou 5 consultas, eu já estou com um ano e 1 mês e o dente já quebrou todo, ela disse que vai fechar e me enviar para colocar um núcleo e uma coroa, isso é normal acontecer?

    • Elizângela, seu dente está doendo? Geralmente quando o dentista demora pra fechar o canal é porque o paciente relata dor. Se não há dor, pode ser que a anatomia dos canais do seu dente seja desfavorável, com canais curvos e/ou atrésicos (estreitos). E se a coroa do dente já está quase totalmente destruída, a solução acaba sendo núcleo e coroa, mesmo.

  72. Oiiiii passei só pra dizer que lembrei de vc, lembra de mim? Esse cara sou EU kkk bj

    • :P

  73. Ola Dra.,
    Coloquei há tres meses um pino na raiz do meu dente frontal e uma coroa. Ele esta bem encaixado na gengiva, tanto q o fio dental nem passa por ele. Mas quando aperto minha gengiva sai uma saliva fétida, como se o dente estivesse muito cariado. Estou com mau hálito por isso, e gostaria de saber o que a sra acha? Muito obrigada e sucesso!

    • Regina, geralmente quando há odor é porque a coroa não está bem adaptada, podem estar entrando resíduos de alimentos por algum local. Seria bom seu dentista reavaliar.

  74. Gostaria de saber se: Um dentista que faz um procedimento de canal, e usa > aspiração nasal, para detectar se o canal está pronto para ser fechado, sem Raio X está correto? No caso de um procedimento de canal, se o aluno que está fazendo o curso quebrar a lima dentro do dente, a Professora pode aprovar? E no futuro, este corpo metálico fechado no canal, não poderá causar efeitos adversos ? Um dente cariado, com uma falha ou quebra, pode ser recuperado? O profissional tem recursos para restaurar e colocar pinos coroa etc ? Ou tem que arrancar ?

    • Mestry, sem radiografia é difícil finalizar um tratamento de canal, pois não se tem noção da qualidade da obturação. No caso de fratura de lima dentro do canal, depende muito de onde a lima quebrou… se for um pedaço pequeno e num local onde não dá pra remover (a ponta da raiz, por exemplo), o pedacinho pode ficar dentro do dente mesmo, e ficará agregado à própria obturação, sem prejuízo para o paciente. Nesse caso, a professora aprovaria, sim. Sobre o dente cariado/quebrado, tudo depende de quanto tecido dentário se perdeu… mas certamente em ambos os casos o profissional tem recursos para ou restaurar ou fazer uma coroa. Fraturas simples não são motivo pra extrair um dente.

  75. Ola! Tudo bem? Gostaria de saber sobre dentes sensiveis, estou com retração na gengiva e dói muito com frio, gelado ,etc. A dentista fez uma resina pra tampar a parte sensivel, este procedimento é correto? Pois tenho outro na frente com mesmo problema só não dói, mas a raiz esta exposta e escurecida, ela disse q vai fazer uma resina ali tmbm, será q vai ficar feio? Estou com medo. Desde ja agradeço, somos amigas no Facebook, Lu Almeida Marques.

    • Oi Lu, tudo bem e você? Sim, um dos procedimentos possíveis para tratar os dentes sensíveis é restaurar. Não acho que o seu dente vá ficar feio, pelo contrário. Veja esse texto sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html

      • Oi Dra., obrigada, adorei o texto, esclareceu varias dúvidas, qualquer dia te falo se melhorou ou não, bjs.

  76. Dra. eu sei q vai falar que não e que não é o certo e tals, mas eu tenho festa hj e meu pivo tá mole (ainda não caiu) mas eu to tomando maior cuidado com isso, caso caia eu posso usar o famoso bonder sem que ele me mate?

    • Ahauahuahaha Carlo! É que o meu compromisso com os leitores do blog é orientar de forma correta. MAS, pode ficar tranquilo… disso você não morre. :)

  77. Nossa, tô surpresa em saber que tantas pessoas já usaram o super bonder para fins odontológicos, só que no meu caso é um pouco diferente, já faz um bom tempo que estou usando este recurso para colar uma prótese fixa de metal e cerâmica de seis elementos em que a cerâmica de um dos elementos quebrou no formato do dente com contornos regulares onde a aderência da cola é perfeita. Fui ao dentista, mas não pude fazer no momento devido ser necessário fazer uma nova peça e estar fora do meu orçamento. Dias atrás observei que a mucosa oral próximo ao dente que colo mais ou menos duas vezes por mês se tiver bastante cuidado encontrava-se
    hiperemiada e fiquei com medo e fui pesquisar sobre o éter de cianoacrilato e notei que usado para fins cirúrgicos, minha dúvida é, estou correndo risco?

    • Gloria, essa hiperemia provavelmente é decorrente de uma gengivite causada pela própria má adaptação da peça à gengiva. Cada vez que você cola, a prótese vai ficando menos adaptada e essa desadaptação cria espaços por onde entram resíduos alimentares, causando gengivite (pela dificuldade e às vezes até impossibilidade de higienizar). Mas o cianoacrilato é bastante biocompatível, ou seja, não é comum que ele cause reações alérgicas ou algo parecido (tanto é que, como você bem citou, é usado para fechar incisões em cirurgias).

  78. Ola meu nome é Luiz tenho 39 anos sou medico com especializaçao em endocrinologia, não achei nada legal o tipo de discussão aqui, em verdade vos digo o melhor tratamento é a escova de dentes e a higiene bucal pois tenho 39 anos e nunca tive uma dor de dente, uma carie ou tartaro, nao fumo e não mastigo um chiclete sem que depois escove meus dentes e mais tenho todos os meus dentes inclusive os do ciso.

    • Entendo a sua colocação Luiz quanto a higienização, mas no caso dos pivôs a maioria usa por motivos de ter quebrado o dente, é diferente de ter deixado de escovar. Quebrar um dente pode acontecer com qualquer um, por mais que você escove os seus tão bem escovados e ter todos eles na boca, não lhe garante que se meter a boca ao cair um tombo, ou acontecer algum acidante de carro, moto, bike, skate etc algum desses seus dentes fique intacto, acidentes acontecem. ;)

  79. Gostaria de saber como faço a higiene do pivo que engoli, antes de ir ao dentista.

    Obrigada.

    • D, em princípio é só lavar com água e sabão. Dependendo do material da prótese, ela pode ser esterilizada antes de ser recimentada, seu dentista pode fazer isso no consultório mesmo.

  80. Hoje em dia esses cimentos não valem nada, duram muito pouco, porque são hidrossolúveis. Saudades daquela cola que demorava uns 20 anos para cair um pivo.

  81. Oi Ana!!! Faz uns 3 meses que coloquei uma protese definitiva sobre raiz. E hoje ela soltou. Da para colocar de novo? Tenho medo que solte outra vez. Estou ate pensando em extrair a raiz e fazer um implante. Alias!! O implante mais protese e pra sempre ou dura tambem 10, 15… 20 anos? Por favor me ajude!! :( bjos!!

    • Ramon, Dá pra cimentar de novo sim, Ramon. Se a sua raiz é viável, não vejo razão pra extração e implante. Isso não garantiria que a prótese nunca mais cairia. Quanse nada na Odontologia é para sempre… sejam implantes, coroas, restaurações, etc. Sempre chegará o dia em que será necessário algum tipo de “manutenção” (troca da coroa, substituição de uma restauração, etc.). O implante (o “parafuso” de que se fixa o osso), em princípio, é “para sempre” (embora a prótese que vai sobre ele, provavelmente não). Mas isso também depende dos hábitos do paciente (higiene, alimentação, etc.).

  82. Olá doutora, eu uso pivô e já passei por cada uma pelo fato de ele cair em público, nossa desespero total, eu colo com superbonder, meu dente quebrou de um tombo quando ainda era criança, e é bem na frente :( poxa, é a minha maior tristeza, se pudesse voltar naquele dia e evitar o desastre, estou com 37 anos e sinto muito pelo meu dente, estava correndo na rua de mãos dadas com uma coleguinha rsrs coisas de criança mesmo, fazer o quê, o tempo não volta, o que me incomoda é o fato de ele cair e o fato da gengiva que fica escura, minha pergunta é: eu posso mudar para um implante? obs: vou evitar a superbonder depois deste post da doutora rsrs abraços :)

    • Andreia, em princípio, pode sim! É questão de avaliar como está a estrutura óssea da região e ver se ela aceita um implante (e imagino que aceite, pois a própria presença da raiz + pivô evita que se perca osso em longo prazo). Procure um implantodontista pra avaliar.

  83. Tenho um pivo que coloquei ha seis meses, mas esses dias ele caiu do nada, fui na dentista e ela colou novamente. Gostaria de saber se vai ficar caindo assim? Isso é certo?

    • Luca, acontece. Não dá pra dizer que vai acontecer sempre só porque caiu dessa vez.

  84. Fiz o canal e coloquei o pino e o dente provisório, só que o provisório saiu e o pino quebrou, terei que colocar outro pino, já que esta quase no dia de colocar o dente de porcelana?

    • Ana, se o pino quebrou é preciso, sim, colocar outro. E provavelmente será preciso moldar você novamente, pra que a prótese de porcelana encaixe no pino novo.

  85. Doutores !!!
    Ri muito com algumas histórias acima e me desesperei com algumas delas, pois acho que meu caso é muito mais trágico, quando tinha 14 anos perdi meu dente da frente, coloquei um pivô que durou até agora (tenho 33) porém ele soltou e a raiz esta detonada, sei que não terá mais jeito a não ser o implante, mas minha duvida: vai ter que tirar a raiz que esta estragada, até cicatrizar, para colocar o implante, ficarei sem dente?

    • Não Val, dá pra colocar uma prótese removível pra aguardar uns 6 meses até que seja possível apoiar a prótese no implante. Em alguns casos dá até pra colocar um provisório sobre o próprio implante, o que se chama “carga imediata”. Mas se dá pra fazer isso no seu caso, o dentista vai verificar no momento da instalação do implante.

  86. Outro meio de colagem que está sendo utilizado por algumas pessoas e que é muito mais poderoso que a própria SuperBOND é a massa plástica IBERÊ que, misturada com catalisador para dar rigidez, acaba se tornando uma pedra dificil de ser quebrada. Há alguns dentistas norte-americanos que estão utilizando essa técnica por entenderem que em alguns casos o cimento odontológico à base de zinco nem sempre resolve por definitivo a fixação do pivot ou até mesmo do pino na raiz. Eu, curioso que sou, fiz uma experiência com uma raiz de um dente meu que eu tinha guardado de uns anos para cá e um núcleo (pino) de metal. Assim que realizei a mistura da massa plástica e posicionei o núcleo para a colagem, passados alguns segundos, tentei retirar o pino da raiz e não consegui, logo, decidi apelar para um alicate de ponta, ficou tão rigido, mas tão rigido que a raiz do dente quebrou mas o núcleo (pino) não saiu mais.

    • Kirk, eu não duvido que a massa plástica seja capaz dessa performance. A questão é que não é desejável que um cimento (ou qualquer material usado pra colar pinos e próteses) não ofereça um meio de remoção. Porque se houver necessidade de remoção do pino por algum motivo (um retratamento de canal, por exemplo) e não for possível fazê-lo, perdeu-se o dente. Além disso, sempre há a chance da pessoa colar a coroa / pino fora de posição… e aí, já era. Enfim, não recomendo.

      • Olá, Ana, agradeço o retorno e acabei esquecendo de parabenizá-la pelo conteúdo do seu site, muito rico em informações de fácil compreensão. Quem lê o seu site vai entender que ter medo de dentista é coisa do passado (rs).
        Voltando ao assunto postado anteriormente, eu entendi a sua posição e está corretíssima pq sempre há a necessidade de remoção do pino e a retratação do canal. Contudo esse procedimento é em último caso mesmo quando todos os meios de colagem foram excedidos. De qualquer forma foi apenas um lembrete dos meios utilizados em outros países. Gde abraço e mais uma vez parabéns!

  87. Olá Ana! Eu tenho uma coroa definitiva de porcelana desde 2008 e hoje ela soltou! Como eu uso aparelho fixo, ela está meio que “pendurada”. Minha dúvida é a seguinte: parece que o dente em que ela estava fixada quebrou um pedaço e ele ficou menor ainda. Será que dá para recolocar essa mesma coroa num menor pedaço de dente? Sei que tenho que ir ao dentista, mas como é domingo a noite eu só queria aliviar a consciência. Desde já fico muito agradecida! Um abraço!!!

    • Alice, se o dente quebrou, provavelmente não dá pra aproveitar a coroa. Depende do material dela, também.

  88. Doutora,
    Tenho um problema no dente 24, tive uma carie nele ha uns 7 anos atrás… o tempo passou e nunca mexi nesse dente, quando me doeu ja tive que fazer um tratamento de canal… esse tratamento de canal caiu, depois o dente foi restaurado, mas foi colocado muita massa, só que ficou muito bem feito… mas se passaram três anos, e como vou colocar aparelho, preciso deixar o sorriso em dia, e meu dentista mandou arrumá-lo… avaliei com dois dentistas, entre eles, a melhor da cidade, e a única solução é pivô… Tenho muito receio com isso, tenho medo que caia… Como vou colocar aparelho ela achou melhor eu ficar com o provisório durante o uso do aparelho, não terá problema de cair né? E o fixo eu posso me sentir tranquila que ele deixará meu sorriso normal?

    • Sim Brenda, o melhor é usar uma coroa provisória durante o tratamento ortodôntico. Não há razão pra cair por causa do aparelho, pelo contrário, a coroa ficará presa ao bráquete, então a chance de descolar é até menor. Depois de concluído o uso do aparelho, você pode fazer a coroa “oficial”… seu sorriso vai ficar ótimo, tenho certeza. :)

  89. Doutora Ana,
    Fiz 4 coroas, já definitivas, 3 meses depois começaram a cair. Elas não tem pino. Agora da ultima vez que cairam a dentista disse que as raízes estão fraturadas e vou ter que colocar uma prótese removível. Estou preocupada, pois gastei um dinheiro considerável que vai ser perdido, vou ter outro gasto e para colocar uma coisa que não queria.
    É normal isso ou pode ter havido uma falha por parte dela?

    • Eliana, se as raízes estão fraturadas, é quase certo que o jeito é extrair, mesmo. A questão é: quando elas fraturaram? Seus dentes estavam moles antes de colocar as coroas? Você diz que não há pino nessas coroas, foram feitos preparos (“desgastes”) no próprio dente? Há tratamento de canal? (é pra eu entender o quadro clínico…) :)

      • Sim, todos tiveram os canais tratados e eles não estavam moles quando foram colocadas as coras. Se foi feito preparo, desgaste acho que sim, mas como sou leiga não posso afirmar com certeza. A dentista agora propôs colocar uma prótese movel sem retirar as raízes para evitar perda óssea para um futuro implante.
        O que vc acha ?

        • Eliana, não sei… essa história tá toda estranha. E não quero ser injusta, porque estou me baseando apenas no seu relato, não tive a oportunidade de examinar você nem de conversar com a sua dentista. Mas se as raízes estão fraturadas, na minha opinião, elas têm indicação de extração imediata. Mantê-las sob uma prótese pode ser um problema pois elas vão reter placa, além de representarem um provável foco de infecção. Se der pra você fazer as extrações e os implantes JÁ, melhor. Aí, com os implantes em posição, você pode usar a prótese removível pelo tempo de cicatrização / osteointegração (de 4 a 6 meses) e, depois, fazer as coroas.

  90. Drª, uso aparelho há mais ou menos 1 ano e 06 meses, e comecei a fazer um tratamento de canal, o dentista fez todo o procedimento direitinho na 1ª sessão, e logo após me falou pra voltar depois (04 sessões), até ae beleza! Depois de alguns dias, antes de voltar ao dentista, eu estava em minha casa quando senti o meu dente quebrando um pedacinho, na hora fiquei desesperada e gostaria de saber o que vai acontecer com esse dente. Será se vai ser preciso um implante? Ou se terei de passar por algum procedimento cirurgico? Ouvi falar de uma colocaçao de pino, qual a diferença entre ele e um implante? Responda-me, pois ainda não compareci para dar continuidade ao tratamento de canal, pois estou apavoradissimaaa… !!!!! De já agradeço…

  91. Tenho uma protese dupla frontal provisoria, mas definitiva por falta de cash, se soltaram, e a dra. que realizou a colocação não está mais na clinica, outra pode colar?

    • Antonio, você pode procurar qualquer outro dentista.

  92. Dra. Ana tudo bem ?

    Fui ao dentista ha 10 anos atrás e ele colocou um pino intra-radicular, voltei ao dentista para fazer a troca do dente porque estava ficando muito escuro por causa do canal !!! E esse outro dentista usou o mesmo pino porque o trabalho do outro dentista tinha ficado ótimo !! Ai vai a pergunta, coloquei um provisório, depois coloquei um dente de porcelana (metal) e meu dentista teria colado com um cimento provisório, passaram 6 meses e ontem meu dente caiu. Isso é normal ? Hoje voltei ao dentista e ele colou com fosfato de zinco, é bom ? E qual a durabilidade desse cimento ?

    Desde já agradeço !!!

    • É bom sim, Fabio, o cimento de fosfato de zinco é muito usado pra cimentar coroas metalocerâmicas. Se a coroa estiver bem adaptada, a durabilidade é excelente.

  93. Muito obrigado pela resposta, então fico muito tranquilo !!!
    Continue com esse trabalho maravilhoso, dando suporte para todos que são leigos no assunto, ou seja, para todos !!!

    Parabéns !!!

    Obs : E com o Cimento Fosfato de Zinco tem perigo de cair de novo?

    Beijos !! Bom trabalho

    • Obrigada, Fabio :). Com qualquer cimento sempre há o a chance de descolar, mas acho muito improvável no seu caso.

  94. Quem usa pivo pode colocar aparelho fixo? No meu caso ele eh na frente.

    • Pode sim Babi, o bráquete do aparelho é colado no pivô.

  95. Olá, estou precisando muito da sua opinião. Por uns 13 anos tive uma coroa no primeiro pré-molar que nunca me deu trabalho, mas em 2009, nem lembro porque, tive que tratar novamente o canal (microscopicamente) e refazer a coroa. Tudo bem até o começo deste ano quando começou a cheirar o fio dental e indo ao dentista descobriu-se que o dente estava ficando bambo. Nova coroa, paguei novamente o mesmo dentista, e agora sinto que o fio dental continua com mau cheiro. Já voltei ao dentista e ele pediu para usar aquela escovinha minúscula entre os dentes. Disse também que o cheiro poderia ser da perda óssea, pois tenho 69 anos. A minha impressão é que existe um minúsculo degrau bem no encontro da gengiva com o dente (na parte da frente) e é bem aí que passo o fio dental e sinto o cheiro. Devo voltar ao dentista na próxima semana e gostaria de uma orientação antes disso. Pode existir mau cheiro por perda óssea? Me parece difícil. A minha impressão é que é problema de encaixe, adaptação do dente. Agradeço muito a resposta.

    • Kika, me parece o mesmo. Embora problemas periodontais possam causar odor, a explicação mais simples ainda é que haja alguma desadaptação na peça OU que a própria anatomia da sua gengiva + dente (ou coroa, no caso) seja desfavorável e retentiva. Nos dois casos, ficam retidos resíduos alimentares (por mais que você se esforce em removê-los), o que causa o mau cheiro.

      • Obrigada Dra. Ana. Tenho a impressão que vou ter que fazer nova coroa, pois esse é o único dente que acontece isso.

  96. Ola…
    Gostaria de perguntar a vcs dentistas se quando um pivo com coroa cai da boca do cliente ha ressarcimento, pois fiz meu pivo com coroa ha tres meses, a coroa vive caindo e eu sempre indo colar no dentista, e hoje por ventura o pino caiu com a coroa, tem como colar ou eu terei que fazer outro tirando o dinheiro do meu bolso?

    • Tem como recimentar sim, Marcos, desde que o pino não tenha entortado. Converse com o seu dentista.

  97. Meu pivo saiu e a base da raiz rachou, colo sempre com cola maluca, mas sai todo dia pois durmo empurrando o dente para frente, o que faço, não posso pagar um implante no momento.

    • Sol, o problema é que o seu pivô já não deve mais estar bem adaptado à raiz, ainda mais se a raiz estiver fraturada. Aí é colar e cair, mesmo. A solução mais “em conta” seria extrair essa raiz (que me perece não ser mais viável) e fazer uma ponte fixa ou ponte removível provisória. Representa um gasto, sem dúvida, mas muito menos do que o que você gastaria com um implante.

  98. Gente, parem de chamar a dentista de “doutora”. Ela não tem doutorado em odontologia disso eu tenho certeza. Ela é simplesmente graduada na área de odontologia e com alguma especialização o que não dá o direito de usar o título de “doutora”.
    Doutor não é pronome de tratamento . Doutor é título acadêmico.
    Eita Brasil “devoluido”.

    • Kirk, 90% das pessoas que fazem perguntas aqui no blog (ou que são meus pacientes) me chama de “doutora”, e não vejo necessidade nenhuma de “corrigi-las”. Médicos e advogados também são tratados assim, com título acadêmico ou não. É hábito, um sinal de respeito, só isso. Meu médico, por exemplo, sabe que eu sou dentista e me chama de “doutora”, mesmo que eu nunca tenha sugerido isso a ele (e pra ninguém aqui). Portanto, deixe que as pessoas me chamem como elas quiserem, desde que isso seja feito dentro da boa educação… Sra. Ana, Dra. Ana ou Ana, ué. Achei interessante você dizer que “tem certeza que eu não tenho doutorado e sou ~simplesmente~ graduada em Odontologia”, achei que não nos conhecíamos.

  99. Parabéns pelo site.
    Queria saber se uma pessoa pode ficar usando a prótese temporária de acrílico por vários e vários anos. Me assustei com o preço de uma prótese de porcelana, e por enquanto estou usando uma temporária. Se dependesse de mim, eu usaria essa temporária para sempre rs rs rs, pois está perfeita, e nem dá pra notar que é temporaria. O dentista me perguntou quando eu faria a definitiva, e aí eu falei que “pensaria no caso”. Mas a verdade é que fiquei com vergonha de dizer que não teria condições de bancar uma de porcelana. rs rs. É um dente que já fez canal e tem um pivô.

    • Marcos, o acrílico é um material BEM provisório mesmo, que não tem as características necessárias pra ficar por longos períodos na boca (pouca resistência, além de ser um material mais poroso e que pigmenta fácil). Se a questão é financeira, uma boa ideia é fazer uma prótese definitiva de material mais barato… a coroa não precisa ser de porcelana, necessariamente. Uma boa opção é uma coroa metaloplástica, que tem o interior em metal e a parte de fora num tipo de resina mais resistente. Se for um dente de trás, pode ser feita, até, uma coroa só de metal.

  100. Olá, Ana! tudo bom?

    Tenho um pivô e tenho sentido ele estranho, com um odor ruim e sangrando. Fui ao dentista e ele disse que nao existe a possibilidade de retira-lo e colar de novo, que precisamos esperar ele cair pq ele está fraco e disse que não faz ideia de quando ele pode cair. A pergunta é: estou indo para uma viagem de 15 dias pro exterior semana que vem. Corre mesmo risco dele cair na viagem? Qual sua dica? E é normal esse tipo de posição do dentista?

    Muito obrigada e desculpa a amolação! ;)

    • Paul, se você não estivesse com viagem marcada até poderia até esperar. Mas dadas as circunstâncias, principalmente pelo sangramento / odor, acho melhor remover. Mas se você remover, realmente não dá pra colar o mesmo de volta… será preciso fazer um novo, mesmo que provisório, melhor adaptado e que favoreça a recuperação da sua gengiva. Imagino que o receio do dentista seja de remover o pivô e a situação não ser boa, necessitando de algum procedimento mais invasivo (uma cirurgia gengival, por exemplo).

  101. Muito obrigada pela sua delicadeza e pronta resposta, Drª Ana! O pivô caiu agora à noite e vou amanhã tentar ver como resolver isso. Espero que eu consiga meu dente de volta. hehe

    • ;)

  102. Olá Doutora,

    Tenho uma prótese provisória de material acrílico, essa prótese é composta de apenas dois dentes. No momento não tenho condições financeiras para fazer uma definitiva, estou providenciando isso. O problema é que um dos dentes descolou, estou muito deprimida e não quero colar com super bond, tem algum material que eu possa manusear para colar até conseguir fazer a temporária? Vi em um dos posts que você falou da Provy, gostaria de saber se tem algum outro mais barato e de boa qualidade. Ou se aqueles fixadores da Córega resolveriam o caso. Onde comprar pela internet. Aguardo resposta ansiosa. :-(

    • Gleice, procure um dentista pra colar pra você! É a melhor alternativa. Compreendo a dificuldade financeira, mas esse tipo de procedimento costuma ser bem em conta, mais em conta do que você comprar um cimento odontológico (o que geralmente só é vendido em casa especializadas e para dentistas) e colar sozinha… lembrando que ainda há o risco de você colar errado, fora de posição, etc..

  103. Olá, Ana!!! Preciso de um HELP!!!
    Sou dentista mas nunca me aconteceu isso… fui cimentar um núcleo, ele estava bem adaptado, porém na hr da cimentação o cimento endureceu muito rápido e ele colou acima do término… não consegui remover, e agora ? O que poderia ser feito? Alguma sugestão??? Fiquei meio assustada, tentei remover, mas achei que poderia fraturar o dente e deixei daquele jeito, coloquei o provisório para pensar no que fazer!!! Alguma sugestão para remove-lo??? Aguardo… obrigada!!! Claudia.

    • Remoção de núcleo é sempre um problema, né?! Ficou MUITO acima do término? Se não, eu desgastaria o núcleo, mesmo. Acho que, nesse caso, dá menos problema pra você e para o paciente.

  104. Olá Dra. Tenho um on lay (é assim que se escreve?) num canino superior, na face externa. Resolveu cair e fui na dentista que fez o material e ela colou já umas quatro vezes. Indaguei se ela tava usando o cimento certo, e ela disse que era cimento resinoso. Sei lá! Que tipo de cimento deve ser usado pra colar on lay, afinal? Acho que ela tem só um tipo de cimento e “empurra” este! Eu vou nela pq o material ainda tá na garantia.

    • Martha, depende do material do onlay (é junto ;)), e por ser canino deve ser uma faceta. Geralmente se usa cimento resinoso mesmo, é mais estético.

      • Obrigada pela resposta. O material é acrílico.

  105. Meu pivo caiu o pino e eu colei com super bonder várias vezes, durante uns 5 anos, e agora o canal quebrou, to pensando em eu mesmo fazer a cirurgia e colocar um pino, já moldei uma nova coroa e fiz um pino com aço inox 316L, pergunta: como consigo tirar esses cacos da raiz e como é fixado o pino no maxilar?

    • Nilton, sério? Isso não é tarefa pra se fazer em casa, e muito menos sozinho. Procure um dentista.

  106. Bom, tenho um dente que fiz canal ha uns oito anos, está escuro e tem uma restauração do lado… fui ao dentista no intuito de colocar uma faceta de porcelana mas ele me falou que a coroa seria melhor… mas me indicou o aparelho ortodontico primeiro (apesar de aparentemente meus dentes não precisarem, pois não tem nenhum muito torto) e depois a colocação da coroa… nao queria colocar aparelho porque pretendo me casar ano que vem e queria sorrir bastante com a faceta. Queria saber se posso colocar aparelho em dente com faceta ou coroa, e se a coroa é mais segura que a faceta? A coroa corre o risco de cair? Qual a sua durabilidade? Aparelho em dente com canal pode ocasionar algum problema no dente… ou ate deixá-lo mais escuro? Não sei o que fazer… tenho medo de perder esse dente, de mexer nele e ficar pior do que está.

    • Didi, se você não tem nenhuma queixa com relação à sua mordida ou ao alinhamento dos seus dentes, não é obrigada a usar aparelho. Quanto à escolha por coroa ou faceta, depende muito das condições do dente… mas em princípio, tanto faceta quanto coroa são bem seguros, ambos pode se soltar mais isso é BEM incomum. A coroa ofereceria mais resistência em longo prazo, apenas. Não, o uso de aparelho não prejudica dentes com tratamento de canal nem causa maior escurecimento deles.

  107. Tem como substituir um pivô de resina já colocado, por um de porcelana? É porque o de resina amarela.

    • Tem sim, Gledson. Se o canal do dente e o pino / núcleo estiverem ok, é questão apenas de substituir a coroa.

  108. O difícil é encontrar um dentista que tenha boa vontade de atender no horário em que não estou trabalhando (ou seja, a noite ou aos sábados), que cobre um
    preço JUSTO, ou seja, que EU não precise me desfazer dos meus bens para pagar o tratamento, e que faça o serviço direito.

    Está cada vez mais difícil, para não dizer impossível, encontrar um bom (nem digo excelente) profissional.

    Já me submeti a vários profissionais que ou cobram absurdamente caro, ou fazem serviço “porco”.

    Desculpem o desabafo…

    • Antonio, fique à vontade pra desabafar… mas eu acho que a noção de “preço justo” é subjetiva. Como determinar o que é justo? É o que o paciente pode pagar? É o que equivale (?!) ao benefício que o dentista pode oferecer? A questão do horário é complicada mesmo, eu, por exemplo, tenho horário pra buscar meu filho na escola, etc… portanto só consigo atender em horário comercial (que é quando ele está na escola). Enfim… eu acho que está faltando você procurar mais um pouco por um profissional que se enquadre no que você procura.

  109. Oi Doutora. Eu tenho um pivô, que ao redor da gengiva está escuro. Parece um contorno preto. Por favor, qual seria a solução para tirar o contorno da gengiva escura do pivô? Grata, Elaine.

    • Elaine, é a gengiva ou o pivô que está escuro? Pelo que parece, você se refere à gengiva. Esse tipo de efeito que faz a gengiva parecer acinzentada é comum em coroas metalocerâmicas (ou metaloplásticas), que são metálicas por dentro e de material mais estético por fora. Ou seja: a solução seria um preparo (desgaste do dente) mais subgengival e/ou uma coroa de material totalmente estético (só de resina ou só de porcelana, por exemplo).

  110. Olá Drª, tudo bem? Tenho um pivô que foi colocado há alguns dias, o núcleo é metálico, a raiz é muito fraca, e o tratamento de canal foi mal feito, a restauração do canal “passou” do final da raiz. O problema que agora está com mau cheiro… socorro! O quê me aconselhas a fazer? Obrigado!!!! Abraço!

    • Adriane, sem sempre quando a obturação do canal ultrapassa o finalzinho da raiz significa que o canal foi mal feito… às vezes é até desejável que o cimento obturador extravase um pouquinho (em casos de lesões periapicais – na pontinha da raiz – , por exemplo). O mau cheiro não deve ter nada a ver com o canal, provavelmente é por causa de alguma desadaptação desse pivô, o que favorece a entrada de resíduos alimentares por baixo dele que, ao não serem removidos, causam mau cheiro. Sugiro que você procure seu dentista pra verificar se existem mesmo esses espaços e, sendo o caso, procure resolver o problema.

  111. Boa tarde, minha protese provisoria caiu no sabado, ai ontem de manha colei com super bonder, coloquei pouca para nao correr o risco de pegar na gengiva ou os dentes vizinhos, quinta irei no dentista, a minha duvida eh como ele vai tirar essa protese para colar de novo? Usei uma cola Threebond, ha risco de quebrar a protese ou tem algum equipamento que ajude na remoçao da protese ?
    Obrigado.

    • Gustavo, TOMARA que seu dentista consiga remover a prótese sem problemas. Sim, quebrá-la é uma possibilidade… mas sendo provisória, caso não seja possível a remoção, o mais prudente é desgastá-la. Existem equipamentos, sim, que auxiliam o dentista a fazer a remoção.

  112. Ana Tokus, Bom dia.

    Veja meu caso, eu tenho um pino com coroa e cai direto ! Fui no dentista segunda feira (11/11) colar e já está soltinho de novo. Nesse caso o que fazer, já que a cola que a Dr. usa não esta resolvendo; seria o caso de colocar um implante mesmo ? Ou a dor de cabeça é a mesma ?

    Grata.

    • Caroline, provavelmente não é só a “cola” o problema… é quase certo que há alguma interferência oclusal, ou seja, essa coroa está batendo de forma “errada” nos dentes do arco oposto, o que a desloca e descola. Seria bom seu dentista checar a sua “mordida”, um simples ajuste / desgaste pode ser a solução.

  113. Olá, Ana

    Tenho uma prótese de porcelana fixa. Ontem soltou dois dentes, sei que o melhor caso é ir ao dentista, porém é feriado emendado com o final de semana, preciso de uma solução imediata, qual o nome da cola mais apropriada? Nesse caso para prótese não provisória.

    • O problema, Sidney, é que esse tipo de cimento só é vendido em casas especializadas (dentais ou dentárias), que só vendem pra dentistas (mediante comprovação)… e certamente elas também estarão fechadas no feriado. Além disso, são necessários instrumentos específicos pra manipular o cimento (espátula, placa de vidro, etc.), que só dentistas têm. O cimento pode ser o de Fosfato de Zinco, mas o jeito mais fácil de resolver o seu problema é procurar um atendimento 24 horas ou pronto-socorro odontológico.

  114. Oi, Dra.! Você não vai acreditar no que vou lhe contar: uso uma prótese tipo Branemark (fixa) e um dos dentes dela se quebrou em pedaços quando comia algo. Fui ao dentista e ele refez tudo com material resinoso e me cobrou um fortuna (R$ 350). Dois meses depois essa emenda soltou-se de novo e eu não pesei duas vezes, já que não era dente meu e sim de prótese: colei o pedaço com Superbonder e num é que ficou perfeitinho e fixo, tão bom quanto da primeira vez. Moral da história: economizei uma grana pra fazer um trabalho que custaria uma nota no dentista. Ok, não se deve fazer isso com dentes reais, mas o meu já era uma prótese mesmo e foi só um pinguinho de cola… Abraços e parabéns pelo site!

    • Eu acredito, Rafaela! A Super Bonder pode “quebrar um galhão” de vez em quando. Vamos torcer pra que dure mesmo e pra que sua prótese não tenha nenhum tipo de infiltração… fique de olho se começar a dar alguma irritação gengival, sangramento, mau cheiro, etc..

  115. Oi, Dra! faz quatro anos que uso uma prótese fixa, um lado dela se quebrou quando eu estava comendo, procurei o meu dentista, ele colou, no outro dia caiu, eu liguei para ele, a atendente disse que ele estava viajando, mas ligaria para ele, depois ele retornou a ligação marcando uma consulta para daqui a 15 dias, e ainda me deu o recado que ele me mandou que era para eu usar cola super bonder até a proxima consulta.

    • Dulciliana, se ele recomendou…

      Mas eu não sugiro, seria melhor procurar outro dentista pra colar a prótese.

  116. Olá Drª, tudo bem? Tenho um pivô que foi colocado há algum tempo, mas não se adaptou bem, já foi colado várias vezes e cai sempre, a raiz é muito fraca. Meu dentista disse que vai fixar um pino na raiz e vai moldar o dente à mão com pincel (acho que é isso). Ele está fazendo de tudo p/ salvar essa raiz, disse que vai ficar mais pela estética mesmo. Gostaria de sua opinião quanto aos cuidados e a durabilidade deste trabalho. Obrigado!

    • Oi, Adriane :). O que o seu dentista pretende fazer é usar uma técnica um pouco diferente pra confecção do pino, visando uma melhor adaptação. Na prática, pra você, não muda muita coisa, o pino será mandado para o laboratório pra ser fundido, depois será cimentado nessa raiz e, sobre o conjunto, vai a coroa. Dessa forma, os episódios de descolamento devem parar, já que o pino confere muito mais resistência (atualmente você deve estar sem pino ou com um pino pré-fabricado, que tem uma adaptação bem pior).

  117. Olá, Ana. Não sei se tem a ver com o post, mas estou fazendo tratamento para por pino e coroa nos dois primeiros-molares inferiores (dos lados esquerdo e direito). A dentista não moldou o núcleo ainda pois disse que o laboratório estava fechado já por conta do final de ano e deixou os dois provisórios de resina colados, acredito que com aquele cimento odonto, sendo que um deles ela fez um pino com um clipe de papel, pois o conduto do dente em questão já havia sido preparado. Ocorre que ontem descolaram estes dois provisórios. A clínica só volta a funcionar dia 7 de janeiro. Queria saber se dá para aguardar esses 14 dias ou se pode dar algum problema na gengiva pela exposição/contato com alimentos, pois um deles eu já tenho o canal tratado e o conduto do pino preparado também. Notei que a gengiva de um dos dentes onde o provisório ficava por cima fica um pouco avermelhada também, pelo que percebi, mais depois da alimentação. Obrigado pelo trabalho e um abraço.

    • Então, Paulo… não é o ideal ficar sem os provisórios, porque são eles que preparam a gengiva para receber a futura coroa e evitam, também, que ela cresça sobre o dente já preparado. Dá pra aguardar, mas sempre se corre o risco de alguma surpresa…

  118. Dra. Ana, adorei o site. Objetivamente é o seguinte: tenho um pivo, creio que pre molar, que ficou anos sem cair. Já tem o preparo tudo direito, raiz feita e tal. Qual a cola / cimento que devo usar definitiva? Digo porque como é recente que saiu ela esta encaixando justinho. E os dentistas aqui de perto são todos incompetentes. Já fiz coroa com eles e não durou 8 meses pra cair. Creio que a Super Bonder soltará com a salivação. Quero então usar produto resistente e que fixe mesmo pra valer. Importante: tenho habilidade manual e cuidados pra isso. Só preciso mesmo é do produto indicado. Obrigado e parabéns por suas postagens.

    • Paulo, cimentos odontológicos só são vendidos em casas especializadas e para dentistas, não acho que você vá conseguir comprar. E tem o instrumental pra manipulá-lo também, que certamente você não possui. O ideal MESMO é procurar um dentista, então, que seja competente ;). Mas sabe, nem sempre o problema é o cimento… às vezes o se pivô está “batendo” no dente do arco oposto de um jeito desfavorável, e essa é uma causa muito comum do descolamento de próteses. Então é questão de avaliar. Não seu o material da sua coroa, mas o cimento de fosfato de zinco costuma ser meio “universal” pra essas coisas.

  119. Bom dia, estou com um grande problema:
    Quando era criança sofri um acidente e quebrei o dente da frente, depois as coisas pioraram e acabei perdendo todo o dente, os provisórios (nunca tive condições de pagar um tratamento digno) sempre foram removíveis, sempre deram problema, até que fiz um bem legal, mas como preciso de um implante, os espaços ficaram muito grandes, então acabei colocando um aparelho fixo ontem, pois bem, agora estou com este problema: o dente da frente, acho que é o 11, está preso no aparelho, porém está meio torto, abaixo dos outros dentes superiores, e claro, está totalmente mole pois está preso apenas no aparelho, o dentista disse q nao dá pra fixar nos dentes do lado pq senao o aparelho nao puxaria eles para diminuir o espaço, bom, estou louco para arrancar este dente do braquete, para colar certo, porém sei que nao devo fazer isso. A dúvida é: o dentista tem que arrumar só na próxima manutenção, ou ele deve pelo menos deixar alinhado? E como vou comer alguma coisa? Eu nao consigo morder nem uma banana, pois sinto insegurança, tem como fazer alguma coisa pra deixar ele mais fixado?

    • Weslley, essa é uma forma bem comum de fixar coroas anteriores, com um bráquete no próprio arco. Sim, é puramente estético e praticamente nada funcional. Realmente, não dá pra usar uma prótese fixa, isso restringiria a movimentação dentária. Uma possibilidade seria usar um prótese removível, mas isso também é complicado, seria preciso ajustes (desgastes) periódicos nessa prótese pra que ela também não restrinja a movimentação dos dentes. De qualquer forma: sim, seu ortodontista pode e deve alinhar melhor esse “dente”, pode até ser antes da próxima consulta agendada, questão de vocês combinarem. Mas mais fixo que isso é improvável que fique, porque o arco redondo permite que a prótese gire.

  120. Boa tarde,
    Minha protese dentaria rachou, porem rachou longe do pino metalico, só uma lasca dela esta meio solta, posso colar com super bonder ? Pois meu dentista não quer colar, ele quer fazer outra protese. Lembrando que ela nao saiu do pino metalico ela esta totalmente segura, porem um canto dela rachou e quando como tenho a sensação que ela vai sair junto com a comida e vou acabar engolindo.

    • Emmanuel, acho improvável que apenas com Super Bonder esse fragmento da prótese se fixe. Além disso, criou-se ali um local de infiltração, o que pode trazer um monte de problemas em médio prazo, como cárie na raiz do dente e gengivite (pelo acúmulo de resíduos alimentares, já que essa “falha” é um ponto retentivo). O ideal é realmente fazer outra coroa.

  121. Quanto tempo é longo prazo rs?
    Só vou dispor da grana daqui uns 3 meses :(
    O q posso fazer para amenizar esta infiltração ?

    • Depende muito da situação… do que é feita a coroa? Resina? Porcelana? Metal + porcelana? Se for de resina, por exemplo, até dá pra tentar um “conserto” provisório, mas mesmo assim só um dentista teria como fazê-lo. Acho que a melhor recomendação que posso dar nessa situação é: higienize muito bem o local pra não acumular resíduos alimentares e evitar problemas durante esses 3 meses.

  122. É de porcelana, obrigado pelas dicas, vou efetuar bastante limpeza no local.
    Parabéns pelo site !

  123. Olá Dra. Bom Dia. O meu dente frontal de porcelana quebrou (uma parte pequena) e perdi o pedacinho pra colar. Fui em vários dentistas e eles me dizem que não tem conserto mais. Eles colocam uma resina que não dura nada. Pergunto se não tem como fazer uma restauração de porcelana mesmo e depois colar com cimento?
    Parabéns pelas orientações e profissionalismo.

    • Se se trata de uma coroa de porcelana, realmente não tem como, Carlos. É preciso fazer uma nova, esse tipo de material não aceita bem “consertos”, ainda mais num material diferente. Uma possibilidade é que seu dentista consiga remover essa coroa sem danos a ela (o que não é muito fácil) e que seja feito um reparo no laboratório de prótese.

  124. Olá Doutora! Meu Pivô caiu hoje pela manhã e como é feriado os consultórios da Cidade estão fechados. Bom, o que ta me chamando a atenção é que numa outra situação de queda desse mesmo Pivô dava pra ver um pino com aparência metálica enfiado no canal do tal dente, mas dessa vez não estou vendo nada a não ser a base do dente e o canal tapado. É assim mesmo??

    • Benedito, o pino deve ter saído junto com o pivô. Dá pra recimentar os dois, de qualquer forma.

  125. Doutora, a restauração do meu dente da frente caiu, e hoje nenhum dentista trabalha, ela caiu e eu consegui guardar, posso colar com o que, pois tenho uma festa para ir hj e está beeeem visivel :(

    • Maria Antonia, só vi sua pergunta agora. Enfim… colar a restauração provisoriamente (com Super Bonder mesmo) é uma possibilidade, mas a chance dela descolar no meio da festa é enorme… corre-se o risco.

  126. Dra. Ana Tokus
    Agradeço o espaço que a senhora nos concede e afirmo com toda a certeza que uma das causas que mais distanciam os pacientes do dentista é aquele barulho do motorzinho. Parece que é psicólogico. Com tantas invenções já deveriam ter fabricado um motorzinho silencioso.

  127. Olá Drª Ana, gostaria de uma opinião… tenho um pivô horrível que não tem mais jeito, ele tem mau cheiro e a raiz é muito fraca, quase não tem raiz, meu dentista já avisou que é uma questão de tempo e vou perder a raiz. Quais as opções que existem para substituir esse dente, além do implante? A questão é que já gastei demais e não tenho como pagar um implante agora. É o dente logo atrás do canino… Obrigado!

    • Adriane, as opções são prótese (ponte) fixa apoiada nos dentes ao lado OU prótese removível. Ambas vão resolver o problema. A desvantagem da prótese fixa é a necessidade de desgastar os dentes ao lado do espaço do dente faltante pra fazer o apoio. A desvantagem da prótese removível é justamente o fato de ter que colocá-la e tirá-la, ainda mais em se tratando de um dente só. Se você pretende fazer um implante no futuro, opte pela prótese removível, agora.

  128. Meu dente provisorio caiu, quantos dias posso aguardar pra recolocar?

    • Dirah, faça isso o mais rápido possível… que não passe de 1 semana, por exemplo. Sempre há a possibilidade da gengiva “crescer” por cima da raiz / pino, aí o provisório não entra mais e será preciso cortar a gengiva excedente.

      • Essa foto é vc mesma?

        • Do avatar, Luiz? Sim. :)

  129. Boa tarde.
    Doutora (linda por sinal), se eu não tivesse a idade de 57 anos, juro que… rsss.

    Pergunto: tenho uns implantes sobre protese fixa (um tombo de moto na minha juventude, acabou com meus dentes e minha juventude junto), e depois de um certo tempo começou a cair meio seguida, conversei com minha dentista sobre a duração do cimento de zinco, e ela me disse que existe um cimento no Japão que é o BICHO… rsss… cola mesmo. Existe de fato este cimento e posso importar para minha dentista usar? Quando inventarem a maquina do tempo… volto a falar contigo…

    • Obrigada, Ruy. ;)

      Então… sinceramente, não conheço esse cimento japonês “milagroso”… mas se sua dentista souber o nome e você estiver disposto a comprá-lo, por que não?

  130. Dra, estava com minha protese ha 2 anos. Quando fui comer uma barrinha de cereal, senti ela dar um estalo na granola e caiu. Fui no Dentista, que me cobrou 250 somente para limpar o cimento e colar ela. Apos limpar o cimento dela, ele disse que tava folgada. Mesmo assim colou. No outro dia, a mesma caiu sem eu comer nada. Ela é definitiva. Tem como saber se houve algo de errado? Porque ele disse que talvez necessite de outra.

    • Fabio, pelo que percebo sua coroa perdeu adaptação… você pode cimentar outra vez, mas é muito provável que ela caia novamente. A melhor opção é fazer uma nova, mesmo.

  131. Olá dra., eu gostaria de saber se é possível tirar o pino de uma jaqueta que eu fiz no dente da frente. O problema é que ela escureceu, por ser de acrílico, no meu dente não deu para ser jaqueta de porcelana devido a uma queda na infância, que ficou torto o dente. Gostaria de saber se dá para remover a raiz, ou seja, arrancar o pino ou todo o dente para colocação de um implante dentário, ou é difícil remover o dente ou pino?

    • Gledson, tanto dá pra remover só o pino quando a raiz inteira. Mas pino é mais difícil de remover, talvez não dê. Procure um dentista pra avaliar o que pode ser feito.

  132. Já que o assunto é sobre pivô, gostaria de fazer uma pergunta. Eu tenho um pivô há 11 anos, só que de uns tempos para cá ao redor dele a gengiva dói e quando passo fio dental sangra, é uma dorzinha bem chata e inconveniente. Durante muito tempo eu não usei fio dental nele porque tinha medo que ele saisse, mas agora passo fio dental 3 vezes ao dia e uso enxaguante bucal após escovar, porque não sara? Obrigada!

    • Cristina, provavelmente a adaptação entre o pivô e a gengiva não está mais adequada, o que permite a entrada de resíduos alimentares e causa uma gengivite local. Não sara porque provavelmente nem a escova nem o fio dental alcançam todas as reentrâncias pra limpar com eficiência. Procure um dentista pra avaliar, é bem provável a necessidade de trocar o pivô.

  133. Ola Dra. Ana,
    Eu tenho 3 canais em 3 dentes da frente feito 5 anos atras. As restauracoes estao manchadas e queria resolver isso, pois esta feio. A dentista me indicou fazer 3 coroas. As restauracoes sao grandes mas nem tanto ao ponto de nao consiguir refaze-los. Na verdade eh claro que a estetica influencia muito, pois sempre fica aparecendo as sombras da obturacao por mais nova que seja. Ao mesmo tempo, tenho medo de fazer um desgaste desnecessario e talvez a coroa seria uma opcao para o futuro? Teria uma outra forma de fazer restauracoes com menos frequencia? Ou a coroa eh uma intervencao que vale a pena neste caso? O mais estranho eh que qd eu perguntei sobre a vida util da ponte, ela disse 5 anos. Entao, melhor fazer a restauracao, ja que tb foi feita ha 5 anos atras… estou muito confusa! Muito obrigada pela sua ajuda.

    • Paula, se é possível restaurar de forma direta, você pode optar por isso. Outra possibilidade, que fica entre a restauração e a coroa, é fazer facetas. A coroa é a solução mais invasiva e provavelmente a mais interessante esteticamente. É questão de avaliar a relação custo-benefício considerando as possibilidades de tratamento.

      • Obrigada novamente,
        Fiz um clareamento no consultorio para dar inicio ao tratamento e todas as manchas sairam pra minha surpresa!
        Entao nao sera necessario nem trocar as restauracoes por um tempo… curioso que ate a minha dentista se chocou com o resultado… pra completar so tive uma dorzinha a noite mas de manha ja estava td bem! Talvez se eu nao tivesse tomada a decisao de fazer o clareamento, eu nao teria essa agradavel surpresa! :)

        • Melhor assim, Paula! Então que estava manchado não eram as restaurações, mas os dentes, mesmo.

  134. Doutora, tive um dente quebrado e não foi possível “salvar”, restou a opção de fazer a coroa dele. Minha dentista me informou que a coroa pode cair. Estou muito triste, nervosa e angustiada, sou professora, sou jovem, não quero nunca correr o risco de estar dando aulas e acabar sem o dente. Tenho plano de saúde, será que há a indicação de, ao invés de fazer a coroa, fazer um implante? Estou com o provisório, estou com medo de falar, morrendo de vergonha, medo de comer e não consigo dormir de ansiedade. Choro todos os dias, não converso mais com as pessoas. Estou pensando em procurar um emprego em uma área que não exija este contato com pessoas.
    Qual seria a indicação para acabar com este medo e insegurança? O implante faria mais por mim?
    Por favor, me ajude, estou triste. Grata, desde já.

    • Manu, CALMA. Deu pra “salvar” o seu dente, sim… a coroa serve pra isso mesmo. Sua dentista tem que ser franca com você, e é verdade: pode cair. Mas isso é EXCEÇÃO, não regra. Um coroa bem feita, bem adaptada, bem cimentada, não tem motivo nenhum pra cair. A coroa que vai sobre o implante pode cair tanto quanto a coroa que vai sobre um pino encaixado na raiz (seu caso)… então implante não é uma solução melhor no seu caso. Procure se acalmar e entenda a coroa como um procedimento que vai devolver a estética e a função do seu dente, e não como uma “cruz” pra você carregar pro resto da vida. Tem muita gente jovem usando prótese por aí, é super comum, e as pessoas não notam porque quem não é dentista não consegue diferenciar uma coroa protética de um dente natural… e a ideia é essa, mesmo! Não precisa trocar de emprego, não precisa chorar, não precisa se sentir pior que as outras pessoas. Compreendo sua tristeza, mas garanto pra você: tem solução.

  135. Dra. fiz uma coroa de porcelana recentemente em um dos dentes do fundo na parte superior, a coroa foi no particular, mas o canal e uma cirurgia periodontológica (alguma coisa assim) que cortou uma parte da gengiva foi no plano. Enfim, esta coroa esta caindo frequentemente, algo como 2 vezes por ano, entra resíduos num vão entre a coroa e o dente, no qual mesmo eu passando o fio dental as vezes a gengiva irrita. Mas o pior esta sendo essa queda frequente, comentei com o dentista que fez a coroa, ele concorda, mas apenas cimenta a coroa novamente. Agora caiu novamente (3 vezes no último ano).
    Estava pensando inclusive em partir para um pivô, mas após ler seu blog fiquei na dúvida. Esta questão de entrar comida está errada, o dentista tem como corrigir isso, será que é melhor procurar outro profissional, ou devo mesmo partir para um pivô? Eu sei que sem me examinar não dá para dar uma opinião definitiva, mas é que eu gostaria de um solução definitiva, porque ficar com este problema toda hora é deveras desagradável.
    Grato desde já.

    • Dionisio, você tem uma coroa sem pino, então… é isso? De qualquer forma, se a coroa não está bem adaptada, a solução é trocá-la, mesmo. A opção com pino costuma ser mais segura.

  136. Minha coroa é com pino mesmo, o problema é a questão de cair logo e de resíduos que estão entrando entre a gengiva e a coroa, eu pensei em arrancar o dente (só tem a raiz na verdade) e por uma pivô fixo, mas fiquei na dúvida se essa seria a melhor solução ou se a coroa não ficou boa porque não foi bem feita talvez.

    • Há uma confusão de nomes aí, Dionisio (problema nenhum, você não é obrigado a saber): pelo que entendi você tem uma coroa com pino (que as pessoas chamam popularmente de pivô) e está pensando em extrair a raiz que suporta o pino e fazer um implante (um parafuso que vai no osso e que substitui a raiz do dente). Bom… se a raiz do seu dente ainda for viável, com canal tratado e bom suporte ósseo, vale a pena fazer uma nova coroa. Um implante é como uma prótese de raiz, e pra quê prótese se você tem uma boa raiz? Já se a raiz não estiver boa, aí sim, o melhor é extrair e fazer implante + prótese sobre implante. Quanto à adaptação atual da sua prótese, ela parece ter perdido adaptação e precisará ser substituída de uma forma ou de outra.

  137. Bom dia,

    Meu pivô (provisório) acabou de cair, ja li algumas respostas tuas qto ao uso do super bonder “por sua conta em risco”, ok, estou ciente, mas minha pergunta é: hj não consegui dentista onde moro aberto pra colar o dente, existe então alguma cola, para colar provisoriamente o dente, que eu compre em farmácias? Existe algum produto q possa usar pra segurar até amanhã q não seja o super bonder e q eu tenha acesso facilmente?

    • Sua situação é compreensível, Karina. Nem sempre há um dentista à disposição. Mas infelizmente não há algo na farmácia que possa fixar sua prótese de forma segura, os cimentos odontológicos são vendidos apenas em casas especializadas e é preciso saber prepará-los e ter o instrumental pra isso, também. Por isso é que tanta gente, no “aperto”, recorre à Super Bonder…

  138. Ola. Uma peça muito antiga soltou exatamente no momento em q cheguei a outra cidade. Domungo a noite. :'(
    Nao to sentindo dor, mas tenho medo de começar a doer. Posso colar a peça com super bonder?

    • Cris, poder, pode. Mas não aconselho, pelos motivos que expliquei no texto. O ideal é aguardar o dia amanhecer e procurar um dentista pra recimentar a peça.

  139. Ana, comprei o provy para colar meu provisório. Como se usa? Veio duas bisnagas!!

    • Thiago, o Provy é um cimento à base de óxido de zinco e eugenol. Tem que misturar as 2, e não pode demorar muito porque pega presa rápido. Mas olha… não aconselho que você faça isso sozinho… a chance de não dar tempo de colar ou de você demorar pra colocar em posição (ou posicionar errado) é grande. Aí o provisório fica cheio de cimento, e é chato pra remover.

  140. O cimento de hidróxido de cálcio é para colar proteses provisória? Qual é a marca que encontro na farmácia?

    • Sim, entre outras coisas, Luana. Isso não se compra na farmácia, é um cimento exclusivo para uso odontológico, pelo dentista.

  141. Olá Ana, boa noite. Tem algum cimento provisório que vem apenas uma bisnaga? Se tiver, deve ser mais prático do que aqueles que vem duas bisnagas.

    • Não Iris, não há, a base e o catalisador precisam ser misturados pra que o cimento pegue presa.

  142. Caramba!!! E agora o que eu faço? Ri tanto com as postagens que o meu dente caiu no tapete peludo e agora não acho. Socorrooooooooooooooooo.

    • Ahuahuahua, Neuzira! :D

  143. Ana, vc disse para os colegas acima que a base deve ser misturada com o catalisador, qual é a quantidade dos dois? Qual devo colocar mais? Pode demorar aproximadamente quanto tempo? Pq pra colocar na posição certa leva um tempo ^^

    • Leia o que escrevi para o Paulo Ricardo, por favor.

  144. Oi Ana!!! Como faz pra remover o cimento?

    • Leia o que escrevi para o Paulo Ricardo, por favor.

  145. Vende provy na farmacia??? Vende algum cimento ou cola provisória pra eu colar meu provisório?

    • Leia o que escrevi para o Paulo Ricardo, por favor.

  146. Eu vi em um site que existe cimento em pó, como se faz para colar? Deve misturar?

    • Como pelo IP do computador do Paulo Ricardo, Carlos, Ariel, Iris, Luana e Thiago é o mesmo :D , vou responder de uma vez só: procure um dentista pra resolver isso. Cimentos de uso odontológico não são vendidos na farmácia, e isso tem um motivo: apenas dentistas estão aptos a manipulá-los, não só pelo conhecimento técnico, mas porque existe instrumental próprio pra isso (e também pra remover o cimento caso a cimentação não esteja bem feita).

  147. Boa noite, tenho um implante e esta mole, ele me falou que perdi o implante. Ate colou ele com outro dente do lado, mas ja esta mole de novo, e o pior que estou longe do meu dentista, pergunto: posso fixar ele com o que ate ir ao meu dentista??? Estou com um pouco de urgencia, gostaria da resposta, obrigado…

    • Julio, procure outro dentista em caráter de urgência.

  148. Eu tenho uma restauração no dente com um pino de metal, o problema é que a restauração quebrou eu fui ao dentista que colou com massa de cimento e recomendou uma coroa de porcelana, mais adiante eu vou fazer, o problema é que a massa de cimento soltou e eu estou querendo usar Super Bonder.

    • Moacyr, não recomendo… não é o material apropriado. Procure seu dentista pra recimentar.

  149. Havia engolido meu dente provisório (que acho ser de acrílico) e encontrei naturalmente e cuidadosamente depois…
    Posso utiliza novamente? Se sim, qual melhor forma de higieniza-lo?
    Grato!

    • Elmo, até pode. O ideal seria esterilizá-lo (em autoclave), mas isso poderia deformá-lo, dependendo do material. Lave-o bem e leve ao dentista. Se der pra esterilizar…

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>