Eu Odeio Dentista!

Certeza que já aconteceu com você, colega: o paciente chega, senta na sua cadeira e desabafa: eu odeio dentista! Eu não me assusto mais com isso, mas acho que vale uma reflexão a respeito. Por que é que as pessoas odeiam tanto seus dentistas?

Aí é que está: elas não odeiam SEUS dentistas. Aliás, as pessoas que têm um dentista pra “chamar de seu”, via de regra, não odeiam nenhum dentista. Isso porque, felizmente, acharam sua “alma-gêmea odontológica”, o profissional no qual confiam. E, embora tenha gente que ainda acredita que dentista serve pra tapar buracos, muitos já se deram conta do nosso real propósito: promover saúde.

Comunidades do Orkut que "odeiam" dentistas

O dentista que se odeia por aí é o dentista-estereótipo, e esse, até eu odeio. Estereótipo é, por definição, um “comportamento desprovido de originalidade e de adequação à situação presente, caracterizado pela repetição automática de um modelo anterior, anônimo ou impessoal”. Dá pra falar horas sobre isso mas, em resumo, é o seguinte: não gostar de dentistas é um comportamento aprendido, um sentimento baseado em um personagem malvado que não existe: o ser malévolo que faz extrações sem anestesia e cutuca um dente só pra ele doer. Aliás, quem aí nunca foi ameaçado na infância com aquela injeção ENORME que o dentista daria em caso de mau comportamento?

Acho interessante quando a pessoa larga um eu odeio dentista bem na nossa cara e depois se dá conta da indelicadeza. Aí vem um “nada pessoal, doutora!”. Mas convenhamos: é difícil não levar pelo menos um pouquinho pro lado pessoal. Eu, por exemplo, odeio suco de caju. Imagine: eu chego na sua casa e você me oferece um copo de suco de caju. Aí eu olho pra você e falo: “Eu não quero isso, eu odeio suco de caju! Mas não é nada pessoal com você, porque eu odeio TODOS os sucos de caju do mundo!”. A explicação ajudou você a se sentir menos ofendido? Pois é.

E vamos falar a verdade: ninguém odeia (mesmo) dentista. O que as pessoas sentem não é ódio, é medo. É aflição por causa do barulho do motorzinho… é vergonha de admitir que a atenção que a higiene bucal merece não está sendo dada. É, também, falta de informação e ansiedade relacionadas ao tratamento odontológico: nunca se sabe o que há do outro lado da porta da sala de espera

No Orkut existe uma série de comunidades relacionadas ao desprazer de visitar o dentista. Na soma, são mais de 30 mil pessoas declarando seu “ódio”. É gente pra caramba, mas odiando pelos mesmos 2 ou 3 motivos de sempre. Pra elas, eu ofereço mais de  100 motivos pra não odiar os dentistas… será que eu convenço? 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

17 comentários

  1. Olá, não deu certo meu tracionamento e meu canino não veio, após 8 meses ele se mexeu 2mm, entao ela disse q eu teria q colocar um implante (o q eu nao quero fazer de jeito nenhum), e como eu sei q vc é uma otima dentista vim ver se tinha uma outra possibilidade,e vi q tinha como trazer o pre-molar para frente, tenho uma duvida, fica bonito esteticamente? N dando para perceber q n eh um canino? E eu sei que cada pessoa reage de um jeito, mas aproximadamente quanto tempo demora para juntar os dentes? Obrigada.

    1. Sim Juliana, uma possibilidade seria extrair o seu canino e fechar o espaço com aparelho, levando o pré-molar para o lugar do canino. Esteticamente não fica perfeito, pois caninos e pré-molares são dentes bem diferentes, mas é possível “transformar” o pré-molar em canino com coroa (prótese) ou restauração. Enfim: é possível e não é incomum esse tipo de solução, a maioria dos pacientes fica bem satisfeita com o resultado.

      1. Para “puxar” os dentes para fechar o espaço do canino demora muito? Eu sei que cada pessoa tem um sistema diferente, mas aproximadamente quanto tempo demora para a maioria dos pacientes? MUITO obrigada!

  2. Eu sofri demais com dentista na época eu tinha uns 7-8 anos.
    Anestesia não fazia efeito de tanto nervoso que eu tinha, foi dado 5 injeções e nada resultava, enquanto isso o dentista troglodita ia fuçando fuçando fuçando meu dentinho. Até que minha boca era só sangue, como se não bastasse, ele me acertou um tapa na cara… (lógico, isso trouxe consequências pra ele) mas como vê eu tenho um motivo terrível pra não ir no dentista.
    Neste momento estou bem precisada de ir… Mas o passado me apavora.
    🙁 ajudaaaaa

    1. Maria, 2 coisas: você não é mais criança (então ninguém vai obrigá-la a fazer o que não quer, além de já saber se defender) e esse dentista é UM dentista… existem muitos outros que podem ajudá-la como você precisa e merece. Procure um profissional no qual você sinta confiança, uma dica é pedir indicação para seus amigos… eles sempre conhecem um dentista legal. Gostaria que você lesse esse texto, acho que pode ajudar –> https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html

      E se precisar conversar, fico à disposição. 🙂

  3. Oi, eu também tenho medo de dentista… não é somente vergonha, sei lá parece que comigo é mais dificil do que com os outros. Não consigo abrir a boca totalmente (no consultorio), tenho muita dificuldade. Fico nervosa, não respiro direito com aquela mangueira na boca, já cheguei ao ponto de engasgar e cuspir sangue na dentista… ai mo dels… tenho pavor. Faz 3 anos e pouco que não vou, agora mudei de cidade e vou ter que ir na marra. To com dores e preciso de ajuda. O mais “legal” é q tenho plano de saúde odontologico… rs… quer dizer, nem é pelo money, é o pavor mesmo que me congela. Preciso de ajuda please… por favor, me orienta dra… abraço!

    1. Adri, uma coisa que percebo nos pacientes que sofrem de fobia é a tentativa de racionalizar o medo, o que é até compreensível. Sabe por que com você é mais difícil que com os outros? Porque os outros não são você, ou seja, cada pessoa lida de forma particular com seus medos. O importante é que você reconheça isso e procure ajuda. Você já buscou auxílio psicológico? Pode ajudar bastante. Uma dica que posso dar é: não se compare com quem não tem medo de dentista. É frustrante e não ajuda em nada. Se precisar conversar, [email protected].

  4. Oi Cristiane! Te desejo boa sorte! Ainda não tive a mesma coragem, mal consigo sair do lugar. Tenho fobia e toda vez que tento marcar alguma consulta eu desmarco ou então tenho surtos de pânico… Não sei por onde tentar mais…

  5. OI ANA! FIQUEI MUITO FELIZ AO VER SEU BLOG, POIS NUNCA IMAGINEI QUE HOUVESSE UM BLOG PRA ENCORAJAR ALGUÉM PRA IR AO DENTISTA. NA MADRUGADA ANTERIOR, ACORDEI DE TANTO PENSAR EM DENTISTA E RESOLVI PROCURAR NA NET ALGO QUE ME ENCORAJASSE. ENCONTREI SEU BLOG E CONFESSO QUE BASEADO NAS INFORMAÇÕES TIVE A CORAGEM DE MARCAR UMA CONSULTA COM O TEMÍVEL DENTISTA, ESTOU MUUUUITO ANSIOSA E FALEI COM ELE SOBRE MINHA FOBIA COM UMA MISTURA DE VERGONHA E ELE PEDIU PRA QUE EU FOSSE LÁ PORQUE UMA AVALIAÇÃO NÃO DÓI NADA. ESTOU COM PRATICAMENTE TODOS OS DENTES COMPROMETIDOS E AINDA FAÇO USO DE UMA PRÓTESE PROVISÓRIA. ESTES PROBLEMAS BUCAIS ME DEIXAM ALÉM DE ENVERGONHADA, SEM VONTADE DE CONCLUIR MEUS PLANOS. AGORA SEJA O QUE DEUS QUISER, NÃO VOU DESISTIR CUSTE NO QUE CUSTAR DOA O QUE DOER, POIS SEI QUE NO FINAL EU SEREI A MAIS PREVALECIDA. TENHO ESPERANÇA DE MELHORAR MINHA ESTIMA E RELACIONAMENTO, POIS SEI QUE MEU MARIDO TEM NOJO DE MIM. E NEM SELINHO NÃO ME DÁ MAIS, PRINCIPALMENTE DE MANHÃ, SEI QUE O HÁLITO É PÉSSIMO. ANA, AINDA VOLTO NESSE BLOG TE CONTANDO QUE TUDO FOI RESOLVIDO E QUE A FELICIDADE VAI VOLTAR A ME ACOMPANHAR. TEMOS MILHOES DE MOTIVOS PRA SORRIR E É NESSA HORA QUE MORRO DE VERGONHA POIS ME FALTA O PRINCIPAL… OS DENTES. OBRIGADA.

    1. Cristiane, tenho certeza que vai dar tudo certo e a sua vida (e a sua saúde) vai melhorar muito. Fico à disposição no que você precisar, e aguardo (boas) notícias suas. 🙂

  6. “E vamos falar a verdade: ninguém odeia (mesmo) dentista. O que as pessoas sentem não é ódio, é medo.”

    Eu não tenho medo e nunca tive, é ódio mesmo. Tive que usar aparelho por 3 anos, em cima e embaixo enquanto o problema era apenas em cima, inventaram um monte de coisas, inclusive ter que usar o aparelho que fica fora da boca, eu não usei porque não quis, percebi que era completamente inútil, troquei de dentista e não precisei fazer nada daquelas coisas inventadas. Os dentistas inventam coisas para que a gente continue pagando. Depois que tirei, nem móvel usei e meus dentes continuam ótimos. Meus pais obturaram os dentes e depois que meu pai passou por toda aquela tortura (eu nunca obturei, mas dizem que dói MESMO) foi informado a ele que não era necessária, minha mãe não teve isso, porém ela disse que seus dentes não estavam no ponto de precisar obturar. Nunca, jamais vou tirar da cabeça que dentistas INVENTAM COISAS. Nunca. Ah, quase esqueci: Quase todos que conheço precisaram usar aparelho de novo, eu não precisei e não segui o que precisava, apenas fora ajustado os meus dois dentes da frente que estavam tortos. Não precisei de 3 anos para isso, eles enrolaram meus pais todo esse tempo. 🙂

    1. Alice, eu acredito que você tenha ódio (você foi bem clara, inclusive). Mas todo ele é baseado na sua percepção de como as coisas acontecem, e não na realidade. Vamos por partes.

      Não existe problema ortodôntico “apenas em cima”, pois a mordida é resultado do encaixe entre a parte de cima e a parte de baixo, como a tampa e a panela. Sim, os seus dentes de cima poderiam ser mais desalinhados do que os de baixo, mas isso não garante que os de baixo estão na posição correta. O AEB (aparelho extrabucal) é usado para fazer os molares encaixarem da forma correta, e não há vantagem nenhuma em o dentista indicá-lo pra você… ele não vai ganhar mais dinheiro com isso. Agora, pra que o AEB faça o seu trabalho é essencial a colaboração do paciente… se você não usou porque julgou desnecessário, perdeu tempo. Só lamento por você. O outro dentista que você procurou, das suas uma: ou fez o que o AEB deveria ter feito de outra forma ou, simplesmente, ignorou o problema de mordida e apenas “alinhou os seus dentes” como você queria. Mas isso não é ortodontia…

      Após o término do tratamento ortodôntico é essencial o uso das contenções (aparelho removível em cima, contenção fixa embaixo, geralmente). Isso porque os dentes têm uma tendência a se “reacomodarem”, e isso pode fazer com que eles entortem novamente. Essa fase faz parte de qualquer tratamento ortodôntico. Se os seus dentes não entortaram mesmo sem você ter usado as contenções, foi PURA SORTE. Bom pra você.

      Sobre as restaurações “desnecessárias” que o seu pai fez, depois que elas foram feitas não há como saber se elas eram necessárias ou não. Quando se olha uma restauração pronta, você só pode dizer que ela está ali… e não se ela foi necessária ou não. Não consigo imaginar o motivo de um dentista dizer para o paciente que as restaurações que outro dentista fez foram desnecessárias. Só se for pra parecer FODÃO. O nome disso é falta de ética, e o Código de Ética Odontológica prevê punição. Mas, pela sua lógica, o “dentista bom” é esse… vá entender.

      Enfim, se você acha que “ajustar os 2 dentes da frente” é fazer tratamento ortodôntico, ok. Mas não é. Se você acha que dentistas inventam coisas, ok. Mas é apenas a sua opinião. A opinião de alguém que não é dentista e não entende NADA de Odontologia. Continue nos odiando se você quiser… mas saiba que isso faz mal SÓ PRA VOCÊ. E espero, do fundo meu coração, que você esteja escovando os dentes direitinho… pra não “precisar” de dentista mesmo. Porque se você precisar, provavelmente não vai procurar um por puro orgulho e arrogância. Boa sorte.

  7. Nas indelicadas horas que o paciente solta um “eu odeio dentista” sempre mando minha pérola “o importante é EU não odiar o paciente”. Alguns medrosos riem, outros percebem o tamanho do pobrema* 😛

  8. Acredito que os colegas homens nunca ouviram isso, mas nós mulheres ouvimos constantemente:
    – Duas coisas que eu detesto: dentista e ginecologista!
    Pra nós mulheres, dá a real dimensão de quanto elas detestam dentista, pq “Eu tb odeio ginecologista, mas não digo isso a ele quando vou a uma consulta!”
    e como tudo na vida tem dois lados, e eu adoro suco de caju, ainda hei de encontrar alguém que AME dentista, e não seja casado com ele né Fabrício!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista