Correndo Dá Dor de Dente

Não. Você não leu errado, nem eu coloquei acento onde não devia…

Certa vez atendi uma paciente que chegou no consultório reclamando de dor de dente. Quando isso acontece, nós dentistas costumamos fazer um monte de perguntas pra tentar entender como é essa dor. Ela é constante ou vai e volta? É em um dente específico ou numa região maior que não dá pra definir? Dói com alimentos quentes? Dói com água gelada? Fiz todas essas perguntas.

Dói.

A paciente me respondeu de acordo com o que sentia. Não me pareceu haver nada de errado com o dente que ela me apontava, um molar superior. Fiz mais um teste, o de vitalidade pulpar, que consiste em encostar um algodãozinho gelado no dente e pedir para o paciente dizer o que sente enquanto xinga sua mãe mentalmente. Nesse caso, se o paciente diz “não sinto nada”, ironicamente, é pior: canal. O dente “morreu”.

Mas o dente dela respondia da forma esperada. Radiografei. A radiografia também demonstrava estar tudo dentro dos padrões de normalidade. Aí, quando eu já havia jogado a tolha, ela me diz: “Doutora, se eu não corresse a chuva me pegava… e eu chegava aqui toda ensopada! E quanto mais rápido eu corria, mais o meu dente doía!’.

A-há! Dente não dói quando a gente corre. E foi aí que eu me toquei: sinusite. 🙂

Sinusite, etimologicamente, quer dizer sinus (espaço ou cavidade) +  ite (inflamação): a inflamação de uma cavidade. E as cavidades em questão são espaços que existem dentro dos ossos da face (que são ocos), também chamados de “seios”, os seios paranasais. O normal é que o líquido (muco) que está dentro dessas cavidades escoe para as fossas nasais. Quando isso não acontece a contento, eis a sinusite.

Seios da face

Quem já teve sinusite sabe que quando a gente se movimenta bruscamente (como numa corrida) ou abaixa muito a cabeça, parece que tem um gongo retumbando dentro do nosso cérebro. É um peso, uma pressão, uma sensação horrorosa. E as raízes dos nossos dentes superiores ficam bem embaixo dessas cavidades que eu citei. Portanto, não é nada incomum o paciente achar que os sintomas de uma sinusite têm origem dentária.

Bem resumidamente, são 4 os tipos de sinusite:

  • Sinusite infecciosa: obstrução nasal, secreção purulenta (pus) e febre.
  • Sinusite alérgica: obstrução nasal, coriza clara e abundante e espirros constantes.
  • Sinusite traumática: causada por diferença de pressão. Não há, necessariamente, obstrução nasal. É aquela dor que aparece num mergulho mais profundo ou numa viagem de avião.
  • Sinusite crônica: a drenagem do muco é comprometida de forma permanente, e a mucosa fica espessa e fibrosa.

O tratamento consiste em drenar (tirar) o ranho muco que fica retido nos espaços ósseos. A administração de medicamentos depende da origem da sinusite, passando por antibióticos, anti-alérgicos e anti-inflamatórios. Tudo isso, é claro, com prescrição do seu médico ou dentista. Nunca se auto-medique! Até porque é enorme a chance de você tomar o remédio errado…

Agora você já sabe que correr não DÁ dor de dente. E que também não adianta ficar correndo DA dor de dente… e muito menos do dentista, seja por medo, falta de tempo ou falta de dinheiro (as explicações mais comuns). Porque, fazendo isso, um dia a dor te alcança. E aí não adianta reclamar que a anestesia “não pega”…

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

173 comentários

  1. Ola Dra,
    Ha uns 15 dias tenho tido dores de cabeça, dor nos olhos, no ouvido umas pontadas, nariz super congestionado com muita secreção verde, tosse… enfim vários sintomas de gripe ou sinusite. Porem ha dois dias nao posso bater o pé no chão ou descer escadas nem balançar q cabeça que os dentes SUPERIORES parecem se mexer e da uma agonia horrível… uma dorzinha bem leve porem chatinha a sensação de incômodo. Será que faz parte da sinusite?

  2. Olá dra. Se puder ajudar neste caso estranho, ando tendo uma dor insistente no incisivo central direito superior. Uma dor muito próxima a sensibilidade dentária, contudo a real dor e acima na gengiva. Que inclusive ao apertar a pele por cima logo abaixo do nariz vem uma dor e pressão forte.

    Neste caso nao ocorreu crescimento de bolhas na raiz, ela continua normal, so um pouco inchada no contato com o dente. Porem este mesmo dente ha um tempo atrás (2 anos no máximo) teve uma rachadura ou quebra pequenina próxima a gengiva, fui no dentista e simplesmente colocou uma massa e fim, e a partir desta quebra passei a ter uma sensibilidade que melhorou muito após a limpeza de tártaro pois a gengiva desceu e ficou no lugar certo.

    Só que na minha situação atual que já dura 3 dias, não sei por que dói, mas a sensibilidade com gelo não afeta tanto, apesar do quente dar um leve conforto e as gengivas sagram levemente ao contato do fio dental.

    E uma característica curiosa e o alívio da condição ao deitar.

    1. Luiza, dor à palpação pode ser sinal de problema de canal. Mas talvez, no seu caso, seja só a sensibilidade dentinária, mesmo… associada à gengivite, pois sangramento gengival é sintoma clássico de gengivite. Enfim… procure um dentista pra avaliar.

  3. Oi, doutora! Tenho 12 anos e o meu terceiro dente do lado esquerdo esta mole. Atrás e dos lados esta solto, mas a frente esta colada! E o dente permanente esta com a pontinha, e doi um pouco pra mexer no dente, sinto uma agulhada quando tento puxar. Oq eu faço?? Eu admito que tenho medinho e receio de arrancar dente, como posso arranca-lo sem sentir NADINHA e não ter medo?? Eu ainda posso esperar quanto tempo?? Ele pode cair naturalmente mesmo nascendo o outro? Não quero ter dente torto, me ajude! Obg.

  4. Doutora, quando faço algum movimento brusco com a cabeça ou quando deito na cama que da aquela batida de leves na cabeça meu dente dói, e como se fosse uma agulhada, o que pode ser, estou morrendo de medo de ser canal, morro de medo de dentista… 🙁

    1. Larissa, dente superior? Pode até ser sinusite. Também pode ser problema de canal, porque quando deitamos aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que exacerba sintomas inflamatórios (se o “nervo” do dente estiver inflamado, por exemplo). Procure um dentista pra avaliar, assim você fica sabendo do que se trata e pode nem ser o que você está achando. 😉

  5. Boa tarde, dra. Ana. Vê só. Faço alguns canais numa clínica escola aqui do estado. Por sinal uma clínica muito boa, com professores extremamente capacitados e até os estudantes mantêm uma postura profissional digna de troféu. Voltando. Comecei a fazer um canal no dente pré molar superior, mas, após duas sessões, o canal foi interrompido e coberto com ionômero de vidro, pois não poderão concluir mais este ano, por conta do recesso. Temo, pois o mesmo dói muito, e as dores são intermitentes. No começo as dores eram de grande frequencia mas de pequena duração e amplitude. Agora, as dores são intensas, mais frequentes e de grande duração. Doi muito, muito mesmo. Essas dores nao começam por conta de alimento ou alguma outra coisa, iniciam “do nada” e e perduram de forma progressiva até irem diminuindo e eu nao sentir mais. Hoje mesmo já doeu 6 vezes! E tenho percebido que pioram quando nado, ou corro. Tenho medo de acontecer algo pior com meu dente e sei lá, resultar em algo serio e grave. Existe a possibilidade disso acontecer?

    1. Ainoã, o fato da dor piorar quando você se exercita é sinal de que o problema é inflamatório, pois o aumento de fluxo sanguíneo exacerba os sintomas inflamatórios. Não acho que vá acontecer “algo pior” com o seu dente, nada que leve você a perdê-lo, por exemplo. Mas doer ele pode em qualquer momento, até que se conclua o tratamento de canal. Quando doer, sugiro que você procure um dentista (qualquer dentista) pra trocar o curativo, o que via de regra alivia a dor. Depois, quando as aulas voltarem, você termina o tratamento de canal.

  6. Bom dia, estava lendo os comentários e vi que sinto algo parecido com um cara aqui, enfim, sinto pressão nos dentes de baixo, os da frente, mas diferente do caso do cara aí eu sinto muita dor, e só passa a dor quando tomo remédio, eu escovo os dentes regularmente, pelo menos 2 vezes ao dia, e essas dores começaram há uns 4 dias, não fui ao dentista ainda por falta de tempo, pode me dar algum conselho para aliviar as dores? E o que pode ser? Não tenho machucados ou caries nesses dentes e nem a gengiva está inchada, e só sangra a parte superior da gengiva quando eu escovo, e nem sempre sangra, aguardo uma resposta, muito obrigado.

    1. Parece sensibilidade dentinária, Leo. Mas estou apenas supondo, você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Quanto antes você for ao dentista, antes resolve isso.

  7. Oii! Bom… Tenho 12 anos e estou com dentes que já caíram moles! Minha gengiva sangra só as vezes, ela fica não muito vermelha, meu pai já teve gengivite, tenho tendencia a ter tmb?? Eu tenho é medo de dentista, eu só fui uma única vez em toda minha vida, pq eu tinha caído de cara no chão: quebrei dente, caiu outro, os 2 centrais de cima ficaram moles, gengiva roxa e inchada, corte na boca e aftas. As vezes penso que tenho dente mole agora por causa desse trauma… Tipo as costas: se vc não cuida quando criança, vc adulto vai sofrer. Pode me ajudar??? Ah, e oq posso fazer pra me acalmar? Sempre que lembro dos dentes, meu coração acelera, fico com raiva de mim pq não cuidei dos dentes antes… Me ajude! Obg.

    1. Camila, é possível que alguns dentes seus estejam moles hoje por causa da batida, sim. Por outro lado, outros podem estar moles simplesmente porque é hora dos permanentes nascerem, o que é esperado na sua idade. Compreendo que você tenha medo, mas só um dentista pode ajudar. É preciso entender o que está causando essa mobilidade dentária pra sugerir uma solução, um tratamento… e só quem pode fazer isso é um dentista. Peça que um responsável acompanhe você pra fazer uma avaliação, tenha em mente que para o seu bem e é só um exame. Talvez não seja necessário nenhum tratamento ou ele seja mais simples do que você imagina. Coragem. 🙂

      1. Obg, doutora. Mas… Tenho mais dúvidas: a batida foi quando eu tinha 6 anos, mesmo assim tem chance de ser a causa dos meus dentes moles?? 3 dentes meus de leite estão moles, se eu arrancar um deles, os permanentes moles vão cair tmb?? Obg, dnv. ^^

  8. Boa noite doutora, preciso muito da sua ajuda, pois fui no dentista e tinha uma restauração pra fazer no incisivo frontal, ele fez, disse que nao tirou a carie toda, mas ia tampar com a restauração e disse que se eu sentisse dor no dente era caso de canal. Pois hj estou com medo, pois nao consigo encostar nem a lingua no meu dente que é uma dor imensa, sinto que ele tá meio inchado, se eu ao menos encostar devagar um dente no outro, é caso de dor tremenda, me ajuda, me fala oq pode ser, como posso aliviar, se vai ser necessario o canal ou oq ainda pode fazer ! (até ao tomar agua normal natural, ele doi). Obrigado.

    1. Peterson, dor espontânea não é bom sinal… pode ser necessário tratamento de canal, sim. O que você tem é uma pulpite, uma inflamação do “nervo” do dente. Essa inflamação pode ser reversível ou não. Uma estratégia é remover essa restauração por uns dias e deixar só com um curativo, pra ver como o seu dente vai se comportar. Se a dor não diminuir, aí deve ser preciso tratar o canal, mesmo.

  9. Olá Drª, estou sentindo há um tempo dores repentinas e agudas nos dentes e gengivas superiores e inferiores, do lado direito, chegando até a doer o olho e ouvido, ambos do lado da dor. Fui ao dentista recentemente e ele disse que teria que investigar pois não havia nenhum dente cariado. O que pode ser? Sinto muitas dores quando consumo alimentos gelados ou quentes nesse lado também.
    Obrigada!

    1. Mylena, é como sua dentista disse: é preciso investigar. Se não há cárie, há outro motivo. O motivo pode ser a gengiva, o canal de algum dente (sim, mesmo sem cárie), sensibilidade dentinária… depende.

  10. Olá boa tarde! Eu também sinto os meus dentes superiores doerem quando eu corro ou quando faço um movimento mais rápido, tipo descer as escadas depressa, e percebi também que um dia desses bati de leve a minha cabeça na cabeceira da cama e os meus dentes superiores doeram, alem disso de vez em quando eu sinto eles serem pressionados sem estar fazendo nenhum movimento, eu sofro de sinusite, será que pode ser por causa disso ? Agradecida desde já pelo seu esclarecimento.

  11. Sinto dor no dente, mas apesar de todos os exames não descobrem o que pode ser, ao tocar no dente quando me alimento sinto dor intensa e as vezes não para, mas as vezes eu não sinto dor, as vezes começa sozinha a dor e intensa, e apesar de todos os exames ninguem consegue descobrir, alguma dica?

    1. Jéssica, se nem com base nos exames ninguém consegue descobrir, imagina eu que nem vi os exames ou examinei você… 😉 Sugiro a avaliação de um dentista especialista em Endodontia.

  12. Olá, bom dia.
    Meu nome é Diego, sou de Sorocaba, interior de São Paulo.
    Estou muito curioso para entender o que está acontecendo com os meus dentes.
    Eu não sinto dor nenhuma, mas sinto uma pressão muito forte como se alguém estivesse apertando meus dentes um contra o outro, isso dos dois lados.
    Quando começo a sentir isso eu mastigo ou mexo a mandíbula e o desconforto (pressão) logo passa. Já faz uns 4 meses que estou assim, e como não tenho muito tempo e não chega a me incomodar tanto, eu nunca procurei saber sobre isso. Agradeceria se pudesse tentar me explicar.
    Abraço.

    1. Diego, difícil dizer do que se trata quando o sintoma é uma “sensação”… afinal é algo muito subjetivo. Uma possibilidade é que você esteja apertando / rangendo os dentes durante a noite, isso talvez altere minimamente a posição dos seus dentes e os seus contatos dentários. Quando você mastiga ou mexe a mandíbula, as coisas “voltam para o lugar”, o que traz alívio. Outra hipótese é que haja algum problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso), mesmo que pequeno ou inicial. Enfim… é preciso uma avaliação mais criteriosa pra determinar o que está acontecendo e se é preciso intervir de alguma forma.

  13. Olá, tenho sensibilidade nos dentes, porém tem uns dias que um único dente esta doendo quando faço o ato de fechar a boca e encostar um dente no outro, doi mesmo aquela dor fina, mas não é constante, só quando encosto um no outro, o que pode ser?

    1. Priscila, é preciso avaliar. Pode ser desde cárie até um problema de canal ou na gengiva. Não dá pra afirmar nada só com base no seu relato. Procure um dentista.

  14. Boa noite! Estou com uma dor no incisivo (dente 11) muito forte, porém ele parece estar com uma parestesia, ele parece anestesiado e dói. E a dor começa no dente e sobe até o topo do meu nariz do lado esquerdo do meu rosto. Só melhora com anti-inflamatório, porém o efeito passa muito rápido. Fui ao dentista e ela abriu o dente e constatou um canal, fez um curativo e deixou o canal aberto ontem para drenar a inflamação… porém a dor NÃO passa… é terrível. O que pode estar acontecendo?

    1. Gabriela, exatamente o que você descreve… esse dente entrou em pulpite irreversível e necrosou. Por isso dói tanto, há um abscesso que está drenando. Assim que a infecção estiver controlada e o tratamento de canal concluído, isso se resolve.

  15. Oi boa noite, entao nao é sempre, mas sempre quando corro, ou faço qualquer exercicio fisico que force o corpo, na parte inferior maxilar os dentes doem, parece que vai cair, o que pode ser? Se puder responder agradeço desde ja.

    1. Evandro, provavelmente algo inflamatório, que torna mais aparentes esses sintomas pelo aumento do fluxo sanguíneo quando você faz esforço físico. Procure um dentista pra avaliar.

  16. Olá Dra. uso aparelho ha um ano.
    Estou com muita dor em um dos meus dentes, ja tirei radiografia e não deu nenhum problema, também não é nenhum problema de cárie.
    Estou com dor no dente, dor no maxilar (parece que ele esta travado) e dor de ouvido.
    O que poderia ser ?

    1. Vitor, depende. Pode ser problema articular ou em outro dente próximo, por exemplo. Mas difícil sugerir uma razão pra essa dor só com base na sua descrição.

  17. Quando faço exercícios físicos como correr, andar de bicicleta… sinto dor nos dentes inferiores da frente. Tenho Rinite alérgica, pode estar relacionado a essa dor como a sinusite? Pode ser outra causa? O que fazer ?

  18. Boa noite. Quando tomo ou como algo quente sinto o lado esquerdo todo da boca, incluindo dentes, gengiva e nariz doer e arder, será que é sinusite? Minha cabeça está meio oca. Comecei uma hidro há 2 semanas.

    1. Simone, pode até ser… mas essa não é uma associação comum. Sugiro a avaliação de um otorrinolaringologista.

  19. Olá Dra!
    Sinto em um único dente superior do fundo tipo de um choquinho, mas isso acontece só quando eu corro ou pulo, o que pode ser?
    Isso começou de repente!

    1. Provavelmente sinusite, Karen. Persistindo os sintomas, procure um médico (otorrinolaringologista) pra avaliar.

      1. Acredito que pode ser mesmo, pois esta semana estive bastante gripada, com o nariz bem congestionado. E foi depois disso que comecei a sentir esse incômodo no dente.

  20. Olá doutora, preciso que me responda com urgência por favor. Tenho um desconforto nos dentes molares e tenho a parte dos dentes do ciso que ainda não nasceram muito sensíveis. Pode ser o dente do ciso que vem ai? Obrigada!

  21. Boa tarde,

    Fui ao Dentista em Outubro do ano de 2015, senti uma pressão e dor nos dentes inferiores, lado esquerdo, ai o Dr. me pediu uma radiografia panorâmica e la estava o siso, e também apareceu um pseudocisto mucoso de retenção do seio maxilar esquerdo, ai retirei o dente do siso por causa da dor e depois de uns 30 dias voltei a treinar musculação apos 02 meses voltou a mesma dor no dente na parte de trás, inferior, tipo de um choque, uma pressão quando eu mastigo, ate acordo a noite com a dor, e quando desloco meu maxilar para o lado esquerdo ai sinto, parece que doi a raiz do dente, ai meu dentista falou que pode ser por causa do problema que apresentou no raio x, mas pelo que vi a explicação da Doutora iria doer os dentes superiores, correto ou não? Por gentileza, pode me ajudar????

    1. Fábio, em se tratando do pseudocisto mucoso de retenção, sim, poderia causar incômodo nos dentes de cima. Já a dor nos dentes inferiores pode ser uma nevralgia, sensibilidade dentinária… e até reflexo de um problema articular.

  22. Bom dia Dra.
    Estou com um incômodo do qual não consigo entender. Tenho 31 anos e tem uma semana que sinto uma pressão nos meus dentes da frente na parte inferior (são encavalados esses 4 dentes), não é dor, não está sensível a pressão da mordida, ao toque nem mesmo ao frio ou ao calor. É somente uma pressão que eu descrevo mais ou menos como se fosse a pressão que sentia quando meu aparelho ortodôntico era ajustado. Minhas gengivas estão ok, nada de sangramento, retração, secreções ou inchaço. Sou fumante esporádico e raramente fumo mais que 4 ou 5 cigarros numa noite de fim de semana, e não passo 1 dia sequer sem escovar meus dentes 2 vezes ao dia. A dra. poderia me dar uma orientação do que pode ser e que tipo de profissional eu devo procurar? Grato!

    1. Mauro, pode ser uma nevralgia… não me parece algo de origem dentária. Sugiro a avaliação de um dentista especialista e DTM e Dor Orofacial.

  23. Dra., bom dia, eu estou sentindo tontura e dor de cabeça, queria saber se é porque eu não arranquei o dente do siso. Eu tenho q arrancar mesmo esse dente.

    1. Lucas, dor de cabeça até pode ser um sintoma do siso “incomodando”… já tontura, não é comum. Sugiro uma avalição médica e, se você nunca fez uma radiografia pra avaliar os sisos, também é uma boa ideia. Nesse caso, procure um dentista.

  24. Olá dra. Ana, estou sentindo dores no dente da frente e dormência na gengiva, o que pode ser? O que devo fazer ?
    Obrigada.

  25. Olá doutora! Achei o seu artigo enquanto procurava uma resposta pro meu problema e notei que você é muito atenciosa quanto às dúvidas, então tenho uma pergunta.
    Desde o começo deste ano venho sentido algo estranho, que aconteceu de repente. É no último dente do lado direito da parte superior (não sei o nome). Sinto como se ele tivesse “crescido” de tamanho, pois quando fecho a boca, apenas sinto esse dente tocando o dente correspondente de baixo, sendo que o restante dos dentes ou não se tocam ou se tocam muito pouco, situação que ainda desvia a minha mandíbula um pouco pra direita. Sinto também, que quando há o toque de qualquer dente de cima com qualquer de baixo, eu sinto a estrutura deles firmes, mas quando toco o tal dente “crescido”, ele parece “mole”. Não está mole, mas é como se algo na estrutura dele estivesse “frouxa”. Também comecei a sentir algumas dores bem leves e esporádicas; hoje mesmo eu senti esse dente doer enquanto eu abaixei a cabeça. A cada dia que passa surge algum sintoma novo.
    Comecei a usar aparelho móvel semana retrasada e minha orto ativou ele essa semana, sendo que a situação piorou muito. Senti o dente tão “crescido”, que meus outros dentes superiores e inferiores ficaram visivelmente afastados uns dos outros ao fechar a boca.
    Sei que não tem muito a ver com o assunto do post, mas estou desesperada.
    Se puder responder, ficarei grata!

    1. Vanessa, parece que esse dente, por algum motivo, extruiu. Ele, cresceu, “saiu” da gengiva, causando um contato prematuro (o fato dele tocar no dente correspondente no arco oposto antes dos outros). Isso pode revelar uma pericementite, que é a inflamação dos tecidos em volta da raiz do seu dente. A própria movimentação ortodôntica pode ter causado isso. A solução pode ser simples, talvez um pequeno desgaste que elimine o contato prematuro já resolva o problema. Entre em contato com a sua ortodontista e relate esses sintomas.

  26. Oi boa noite!!!
    Está acontecendo uma coisa estranha cmg, toda vez que balanço minha cabeça, sinto uma dor só em um dente, no dente que se coloca o anel do aparelho… só dói quando faço esse movimento… E é uma dor como se tivesse algo dentro do dente, balançando… Preciso me preocupar???

    1. Lara, pode ser sinusite, como explico no texto. Não que você precise ficar preocupada, mas na próxima consulta, alerte seu ortodontista quanto a isso, pra ele avaliar esse dente e ver se está tudo ok.

  27. Oi Ana,
    Estou com algo intrigantemente insuportável, sim uma pressão nos dentes da frente na arcada de baixo, esses entre as presas, os chamados “atacantes”, estou desconfiado que os dentes do fundo estão os espremendo e essa moléstia, esse infortúnio que eu sinto, são os dentes se encavalando uns por cima dos outros, se for isso o caso realmente, eu retirando os dentes do siso, irá resolver o problema?
    E o que posso fazer de imediato para aliviar essa pressão? Pois eu já estou ficando louco pensando em arrancar os dentes com um alicate!

    1. Marcio, os sisos, quando nascem, não “empurram” os demais dentes… isso é lenda. Então, extrair os sisos, não resolveria o problema. Eu explico sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html

      Suspeito que você tenha sensibilidade dentinária ou alguma dor de origem não dentária, que irradia pra região de dentes anteriores inferiores. Sobre sensibilidade dentinária eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html

  28. Olá Ana. Estou meio perdida no meu caso, vê se pode me ajudar rs.
    Há uns 3 meses atrás comecei com uma dor de cabeça, e dor nos dentes da frente e da direita da parte de baixo. Uma dor chata, mas passado os dias ela foi sumindo. Sendo que nesse fim de semana voltou com tudo, essa mesma dor nos dentes de baixo, dando até dor de ouvido horrível e dor de cabeça. Dentista especialista em qual área eu poderia procurar? Ou alguma outra área específica para saber o que ocasiona essa dor e o tratamento, pois é insuportável, até se balançar a cabeça doi. O que devo fazer?
    Obrigada.

  29. Olá dra, estou sentindo uma dor imensa no incisivo central direito, as vezes até lateja, como se a dor fosse na raiz do dente, e fora que essa dor vai e vem, e quando vem passa de 3 dias pra frente. Estou viajando, por isso ainda não fui ao meu dentista. O que você acha que pode ser? E o que devo fazer?

    1. Layane, dor espontânea, latejante e “como se fosse na raiz” costuma ser problema de canal. O ideal é procurar seu (ou um) dentista assim que possível pra ver o que está acontecendo.

  30. Estou com o nariz congestionado, com secreção amarela e dor nos dentes do lado esquerdo, superior e posterior, todo o lado esquerdo. Já sofro com isso a anos, procurei 3 dentistas, um deles tirou a obturação antiga, obturou novamente mas a dor permanece até hoje, ela vai e volta, principalmente o molar. Quando ataca muito dói todo o lado esquerdo da boca. O que será?

    1. Diéli, não me parece, em princípio, dor de origem dentária. Parece ser sinusite recorrente. Procure um otorrinolaringologista pra avaliar.

  31. Terminei meu tratamento clínico e na última consulta o dentista obturou o dente que faltava e fez o procedimento de limpeza. Ocorre que 5 horas após esse procedimento fui fazer atividade física na academia e passei o domingo todo com dor de cabeça e hoje (segunda) dores insuportáveis nos dentes, inclusive com sensibilidade alta. Não há cárie, canal, extração. Aplicou-se flúor ? O dentista não mencionou se poderia ou não praticar atividade física.

    1. Felipe, o flúor costuma diminuir a sensibilidade, e não aumentá-la. Se você fez uma raspagem mais profunda, a sensibilidade pode ser por isso. Mas, via de regra, é algo passageiro. Se continuar assim, sem sinal de melhora, procure seu dentista pra avaliar.

  32. Uau estou gripada e ontem comecei a sentir dor num dente superior… fiquei procurando alguma cárie nele rss nada… Então deve ser sinusite mesmo, ! Obrigada!

  33. Doutora, sempre que pratico exercício físico, e somente quando pratico exercício físico, sinto sensibilidade nos incisivos inferiores, especialmente os centrais, e muita sensibilidade na gengiva dessa região. E quando paro continua doendo por um tempo, mas não é bem uma dor, e sim uma sensibilidade… Imagino que nada tenha a ver com sinusite, embora eu não consiga pensar numa explicação. O que pode ser?

    1. Sara, a prática de exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo no corpo todo, e na região desses dentes também. O que talvez esteja acontecendo é que há uma pequena inflamação nessa área, e o fluxo sanguíneo aumentado faz os sintomas dessa inflamação ficarem mais fortes (no seu caso, de “nada” pra “alguma sensibilidade”). Seria interessante uma avaliação mais específica dessa região e desses dentes.

  34. Oi dra., nessa semana estou sentindo muita dor no dente quando ando ou corro, mas não tenho sinusite, é o terceiro dente do lado esquerdo de tras pra frente, o de cima e de baixo. Mas no momento n posso procurar um dentista, vc saberia me dizer o que pode ser??

    1. Alice, certeza que você não está com sinusite? Porque se não for sinusite, pode ser um problema de canal, por exemplo. É preciso avaliar.

      1. Olá Doutora.
        Eu venho tendo uma dor “aguda” no segundo dente superior de trás para frente do lado esquerdo quando meus pés tocam o chão com muita força, corro, pulo ou faço movimentos bruscos com a cabeça, a dor aparece apenas no instante do movimento, quando paro com os movimentos a dor também passa. Li o texto e fiquei aliviado sabendo que poderia não ser um problema dentário. Mas eu fiz um tratamento de canal nesse dente em que a dor aparece a alguns meses atrás e essa dor só se manifestou agora. Esta dor está se manifestando por consequência do canal feito no dente? Ou é a sinusite? Se for sinusite. Qual médico devo procurar?

        1. Emerson, parece ser uma sinusite, mas sinusites podem ter origem dentária (odontogênica) também. Procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  35. Bom dia! Li seu post, e comigo acontece a mesma coisa mas… é com um implante. Tenho seis superiores, com um protocolo Branemark. Vamos dizer os implantes assim, 3 em cada lado, sendo um ‘canino’, um ‘pré-molar’, e um outro ‘molar’, mais ou menos a posição de cada um. O ‘molar’ do meu lado direito doi quando corro ou pulo. É uma dor suportável, mais pra incômodo. Isto também acontece quando mastigo diretamente sobre ele. Sofri uma fratura de nariz em um acidente automobilístico, e em uma tomografia, houve menção a ‘retenção de muco’. Será que é isso? Tipo sinusite? Obrigado pela atenção!!!

    1. Ruy, pode ser sinusite, sim. Eu falo sobre isso (é em outro blog, em linguagem mais técnica) aqui –> http://raiosxis.com/cisto-de-retencao-mucoso-pseudocisto-antral

      O vídeo mostra bem o que ocorre, a retenção de muco no seio maxilar surge a partir de um bloqueio parcial do ducto das glândulas seromucosas ou da invaginação do epitélio. O muco não é colocado pra fora e se acumula, podendo ser causa de sinusite.

  36. Eu li o texto, mas meus sintomas não são exatamente os mesmos. Tenho sinusite (não sei se sinusite é uma coisa perene, mas enfim, uma vez por ano ela ataca). E também tenho disfunção da ATM, uso a placa pra dormir, sinto dores fortes no maxilar principalmente ao fim do dia, tenho os estalos ao mastigar.
    Durante alguns períodos da vida, ao fazer atividade aeróbica, meu maxilar inferior “soltava”, a impressão é que estão todos os dentes de baixo descolando, é bem estranho. Parece que a parte inferior da boca expande, doí demais. Tenho feito bastante exercícios, e fazia tempo que não sentia isso.
    Essa semana eu estou com a sinusite atacada (bem pouco), mas hoje fui jogar handebol, e meu Deus, parecia que meus dentes inferiores iam cair. Dói demaaaaaaais…

    Eu nem sei qual tipo de dentista procurar, porque não faço ideia de com que isso possa estar relacionado.

    Agradeço muito seu conselho.

    1. Paula, eu sugiro avaliação com um dentista especialista em periodontia e outro especialista em DTM e Dor Orofacial. É necessário uma diagnóstico mais preciso pra propor qualquer tratamento.

  37. Dra., sinto uma dor (que parece um choque de quando faz obturação) quando pulo ou corro, só em um dente. Mas quando mastigo, escovo ou como nada doi…E há semanas meu nariz não para de escorrer… Provavelmente é sinusite? O que fazer? Obrigada.

    1. Pode ser sim, Isabela. Se os sintomas persistirem, procure um médico otorrinolaringologista pra avaliar.

  38. Olá, meu dente de cima lá atras doi quando jogo a cabeça pra frente, e quando desço escadas e o pé toca o chao forte, pode ser sinusite? Pois eu estava com nariz entupido esses dias, mas passou, só que continua essa dor no dente qnd faço as coisas.

  39. Boa tarde, doutora!

    Meu caso é um pouco diferente, quando pratico atividade física muito intensa não doem meus dentes, mas sim a gengiva, parece que ela fica extremamente sensível e isso vem acompanhado de um gosto diferente na boca, não sei identificar do que seria. Gostaria de saber por que sinto essa dor e se deveria procurar um médico ou dentista pra me orientar em algum tratamento.

        1. Eu acho que seria legal procurar um médico pra um exame geral. Perguntei do gosto metálico porque ele pode revelar uma série de problemas de saúde que não têm origem necessariamente na boca, como diabetes, disgeusia (perda de paladar) e diminuição do fluxo salivar. É importante investigar, também, se pode ter a ver com algum remédio que você tenha ingerido, etc..

  40. Ola Dra. Tenho uma duvida, fiz um tratamento dentário completo, troquei todas minhas restaurações e arranquei sisos para colocar aparelho. Na verdade fui ao dentista por um único exclusivo dente, mas checando as radiografias não tinha nada neste dente, foi ai que minha dentista disse que poderia ser o siso, torno que poderia estar afetando o mesmo ok, tirei os sisos! Um dia doeu um pouco e como esta tava tranquila e achando que era psicológico, abriu meu dente me mostrou que não tinha nada e o fechou com uma nova restauração. Ok, achei que tava resolvido! Mas hoje comendo comidas quentes e frias este dente voltou a incomodar, doi somente com quentes, e frio da um choque horrível. O que pode ser? Sendo que ele não tem nada, nem mesmo os dentes vizinhos? Antes ele doía mais não era sensibilidade, era do nada, agora é com quente ou frio. O que pode ser? Pode ser carie? Sendo que ela abriu e não havia nada. Desde já agradeço a atenção, doutora =) Bjusss

    1. Carla, dor com alimentos e bebidas quentes costuma ser sinal de problema de canal, mesmo que o dente aparente não ter nada. É preciso investigar melhor.

    1. Pode ser sinusite, como explico no texto, Bruna. Procure um dentista pra afastar – ou confirmar – a possibilidade de problema de origem dentária. Se não for um problema dentário, é provável que seja sinusite.

    1. Escovar os dentes demais não causa sensibilidade dentária, mas com força, pode ser. De qualquer forma: como posso ajudar você?

  41. Meu dentista fala que é sensibilidade, mas to com medo porque só DOI a hora que corro e pulo, na hora de comer não DOI, sera que pode ser canal?

    1. Pode, Larissa. Pode ser canal, pode ser sinusite… seu dentista precisa avaliar com critério. Você disse pra ele que dói nesses momentos? É um dente de cima?

    1. Larissa, você leu o texto? Se for um dente superior, pode ser sinusite. Procure um dentista pra afastar (ou confirmar) dor de origem dentária. Se não houver origem dentária, pode ser sinusite.

  42. Eu me identifiquei com esse caso em partes. Eu prático capoeira, e todas as vezes que começo a me exercitar meus dentes superiores da frente e direita ficam com sensação de dormência. É normal?

    1. Poliana, não diria que é normal… mas, se acontece, alguma causa tem. Pode ter alguma coisa a ver com o aumento do fluxo sanguíneo na região quando você se exercita. De qualquer forma, se não é algo que incomoda você e passa de forma espontânea, acho que você não precisa se preocupar.

  43. Olá doutora! Estou passando por um tratamento de canal no incisivo lateral esquerdo. Ocorre que quando estou em casa, moro no terceiro andar, o dente ao lado, incisivo central esquerdo dói muito e o lateral, que está sendo tratado, também apresenta sensibilidade. Comentei o fato com o endodontista e ele disse que o dente do lado pode estar sensível. Receitou analgésico, paracetamol, mas o efeito passa muito rapidamente. Isso é natural? Ou devo insistir que ele prescreva algo mais eficaz? É por causa da “altitude”? A pressão atmosférica? Ou será que eu tenho dor em excesso? Obrigada.

    1. Rita, acho improvável que a pressão atmosférica tenha a ver com o fato, já que você não mora num andar tão alto. Creio que os tecidos em volta do seu incisivo lateral estejam inflamados, o que acaba trazendo sensibilidade também para o incisivo central. Sob esse ponto de vista, a dor irradiada não é de surpreender. Converse com o seu dentista, talvez trocando a medicação ou alterando o intervalo entre as doses você possa passar por essa fase mais “chata” com maior conforto.

  44. Olá Ana Tokus, tudo bom?
    Gostaria de dizer, primeiramente, que gostei do blog!
    Sobre o meu caso: ao praticar exercícios físicos aeróbicos (correr, jogar futebol) sinto uma espécie de “dor” no segundo molar do lado direito e esquerdo (ambos são obturados) e também no incisivo central (dente aparentemente saudável).
    A espécie de dor que eu sinto pode ser descrita da seguinte forma: no começo do exercício não sinto nada; ao ficar mais intenso, sinto uma espécie de ardencia nesses dentes, sinto como se o ph da minha boca estivesse mudando e atacando somente esses dentes.
    Quanto a sensibilidade a liquidos gelados é quase nula.
    Abraços e desde já obrigado.

    1. Augusto, a prática de exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo também na região da face… uma possibilidade é que esses dentes estejam um pouco “inflamados” (de forma subclínica mesmo, sem sintomas) e quando o fluxo sanguíneo aumenta isso potencializa os sintomas inflamatórios. Estou só teorizando, claro, mas explicaria a ocasião em que você sente esse desconforto.

  45. Ola doutora, percebi outro dia que ao pular meu dente superior, o 3º dente (daqueles de morder) quando pulo sinto umas dores nele, pode ser sinusite ?

    1. Pode ser sim, Lucas. A dor na face ao se fazer movimentos bruscos ou de impacto é um sinal característico de sinusite.

  46. Dra. Estou com uma dor muito chata do lado direito, como se fosse na raiz dos dentes, tudo começou quando eu pisava com o pé direito e doia no local, agora virou uma dor constante. Fui em uma dentista hoje que olhou, olhou, tirou radiografia, fez um teste encostando alguma coisa e falou que não tem nada, que poderiaaa ser sinusite. E não me deu nada para dor, e otorrino consegui marcar só para daqui duas semanas! =( Continua doendo muito no local, ainda fico pensando que pode ser carie, ou canal, mas a dentista falou que realmente não era. É possivel que seja sinusite conforme a Dra. explicou? É muito ruim, me atrapalha demais a dor, e nem quero mais pisar. O dorflex ajuda muito mas me deixa dopada =( Muito obrigada.

  47. Olá Doutora! Fico feliz em ver que as perguntas realmente são respondidas. Já tive essa sensação de estar com dor de dente e não saber especificar em qual doía ao caminhar, correr ou pular. Mas como não era uma dor muito forte não procurei ajuda médica e ela passou. Agora sinto novamente a mesma dor, será mesmo sinusite? Mas ela não poderia ter desaparecido sozinha na primeira vez, poderia? Eu realmente espirro muito, meu nariz vive pingando e principalmente à noite fica congestionado. Será sinusite alérgica? Quem devo procurar o médico ou o dentista e qual o exame deve ser feito para verificar se é sinusite? Desde já muito obrigada. Seu artigo é ótimo muito esclarecedor.

    1. Oi Fabiane, eu respondo sempre. Eu acho que, a partir do momento em que eu permito a pergunta, é justo que eu responda. Às vezes essa minha orientação inicial é o que faltava pra pessoa procurar ajuda profissional, então eu não posso deixar a chance passar! 😉

      Então… se a dor for em dentes de cima, mesmo sem você saber qual(is), pode ser sinusite, sim. Às vezes a sinusite vai e vem sozinha, principalmente a alérgica. Já que a suspeita é essa, eu acho melhor procurar um médico otorrinolaringologista. Uma radiografia panorâmica ou uma tomografia podem oferecer dados importante, além do próprio exame clínico.

  48. OLÁ DOUTORA, GOSTEI MUITO DA MATÉRIA, ESTOU PASSANDO PELO PROCESSO DO CANAL E DA SINUSITE. GOSTARIA DE SABER O QUE É UM GONGO RETUMBANDO NO CEREBRO, POIS TENHO UMA SENSAÇÃO ESTRANHA, COMO SE FOSSE TONTURA MAS NÃO E. OBRIGADA. UM ABRAÇO, CECILIA.

    1. É difícil explicar, Cecilia… é um peso, uma pressão… provavelmente é a sensação estranha que você relatar estar sentindo (uma tontura que não é tontura). Ou seja, é possível que você tenha sinusite.

  49. Boa noite, doutora.
    Há 2 semanas atrás fiz a extração dos 4 dentes do siso, já tirei os pontos e tal. Mas esta semana, na segunda-feira (15/04), comecei a sentir uma dor, muita dor nos dentes superiores direitos, estou com 3 dentes meio dormentes, e 3 doendo muito. E essa dor sobe pela face, como se fosse uma sinusite. Eu sei que parece exagero, mas é uma dor muito, muito, forte heheheh. Amanhã vou no dentista para ele poder diagnosticar o problema mas gostaria de saber sua opinião sobre.

    Obrigado !

    1. Vinícius, pode ser uma parestesia (conjunto de sensações “estranhas” causadas geralmente pelo inchaço da região, o que comprime um nervo); pode ser que durante a cirurgia esses dentes que estão doendo tenham sido usados como apoio, o que colocou uma força grande sobre eles deixando-os sensíveis; e pode ser uma sinusite mesmo, mas aí poderia haver uma comunicação buco-sinusal (entre a boca e as vias aéreas), mas pelo seu relato não temos motivo pra pensar nisso. Enfim, é preciso avaliar.

      1. Fui na sexta e ele não encontrou nada. Porém hoje, apareceu uma bolha na gengiva e voltei lá. Ele disse que provavelmente foi algum fragmento minimo de osso que pode ter entrado durante a cirurgia, ele abriu a bolha e tal, só saiu sangue, nada de pus. Pediu pra eu aguardar até quarta, pra vermos se meu corpo consegue expulsar sozinho, prescreveu anti-inflamatorio e disse pra eu fazer bastante compressa com água morna. Se não melhorar até quarta, ele vai radiografar e tirar.

  50. Bom dia, doutora!!
    Olha só, ha mais ou menos 30 dias eu retirei o aparelho dentário dos dentes (da arcada superior). Pois bem, estou com um probleminha!!
    Quando ando, corro ou desço as escadas, eu sinto uma pequena dor, ou melhor dizendo, um desconforto na arcada superior. Esse desconforto é em um lado só (do meu lado esquerdo) . Não consigo definir qual é o dente!! Poderia ser uma sinusite ou poderia ser por causa da retirada do aparelho dentário?
    OBS: nesta ultima semana tive um gripe forte, tomei uns antigripais e também fluimicil, sendo que agora já estou 95 % melhor, mas o desconforto no dente ainda continua!!
    Muito obrigado!!!

    1. Juliano, sua descrição é BEM característica de sinusite. Não acho que o problema seja dentário. Se persistir, procure um médico pra avaliar.

  51. Dra. Vou colocar uma ponte fixa mas tenho uma dúvida, se um dos dentes ganhar cárie, é preciso substituir tudo ou dá para retirar e colocar de novo?

    1. Rafaela, você fala em se colocar a ponte e, depois de algum tempo, os dentes que apoiam a prótese cariarem? Bom, é uma situação não muito comum, já que esses dentes também seriam coroas. Nesse caso, só se houvesse uma desadaptação grande ou se essas cáries ocorressem em raiz. Já numa ponte adesiva, onde são apenas feitos apoios nos dentes vizinhos ao espaço, a chance disso acontecer é real. De qualquer forma, nos dois casos a probabilidade de ter que substituir a ponte fixa inteira é bem grande. Primeiramente porque é difícil remover essa prótese sem estragá-la e, também, porque a remoção das cáries e a posterior restauração dos dentes de apoio certamente modificaria o “encaixe” da prótese, e ela não serviria mais.

  52. Gengiva inflamada ha 3 semanas, tomo amoxicilina, faco bochecho com cha de romã, mas nao passa, a dor so aumenta, tenho dentista marcado so daqui a 5 dias o que devo tomar?

    1. Daniela, sua gengiva está inflamada de forma geral ou em algum lugar específico? Sai sangue quando você escova? Onde dói?

  53. Oi doutora, tudo bom?
    Desde hoje cedo estou sentindo uma sensação estranha nos 4 dentes da frente (superiores)… é como se estivessem tão limpos, mas tão limpos que incomodassem… é como se tivesse saído de uma limpeza no dentista (e olha que fiz isso há uns 3 meses e acho que ainda não preciso voltar no profissional rs rs).
    Enquanto escrevia esta minha pergunta, me lembrei que a única coisa diferente que comi e que imagino que seja ácida, é a lichia, uma frutinha que experimentei ontem e comi umas 5 ou 6! Será que poderia ser isso? O que eu faço?
    Obrigada…
    bjos

    1. Jeane, provavelmente foi a lichia, sim. Além de ser ácida, ele deve ter provocado um efeito abrasivo que causou essa sensação de “dentes lisos” (e limpos) que você relata. Mas que bom, né?! 🙂

      1. Obrigada doutora… realmente hoje já não sinto mais nada, mas que estava incomodando muito estava!
        Não comerei tantas mais!!! kkkkkkkkk
        Obrigada mesmo!!!
        😀

  54. To morrendo de dor, mas no local ainda não tem o dente, está nascendo ainda, provavelmente seja o siso, tá doendo muito, o que faço?

  55. No meu caso é diferente de muitos q li, eu tirei o aparelho ha alguns dias e dai entao todos os meus dentes estao doendo, uma dor infernal, nao sei mais o q fazer, me responda, sera q posso ter algum tipo de carie interna? Tipo na raiz do dente? A dor é terrivel.

    1. Ronelle, o que você relata não é algo comum. Creio que sua dor pode nem ter origem dentária, e o fato dela ter aparecido justo ao remover o aparelho pode ser apenas uma coincidência. Procure o seu dentista e relate esses sintomas, será preciso examinar você para sugerir alguma solução.

  56. Oi!
    E se a dor for nos dentes inferiores? Não sou muito de me exercitar, mas toda vez que preciso correr, ou andar de bicicleta, ou algum esforço que faça com que minha respiração fique ofegante, sinto uma dor muito forte em toda a arcada inferior… sinto essa dor há muito anos, mas eu sempre achei que fosse normal. Você tem ideia do que seja?

  57. Ana,
    Estou com uma sinusite odontogênica, estou tomando antibiótico e antinflamatório. O Otorrino informou que devo procurar um dentista após o término da medicação, pergunto ? Por que isso ocorre ? O dente que dói tive que “reconstruí-lo” pq ele quebrou, a dentista deixou aberto por aprox. 2 meses (porque eu usava aparelho fixo e a banda do aparelho era ao lado do dente quebrado e o molde não ficaria perfeito), durante este tempo não senti absolutamente nada no dente, agora me aparece esse problema ? Vou ter que abrir o dente ou seja, vou perder o que fiz no dente ? Se não época eu não sentia nada pq depois de 4 meses isso acontece ?

    Abs.

    1. Ana, a sinusite odontogênica acontece quando um dente superior “transfere” uma infecção por bactérias para os seios maxilares, que são cavidades intra-ósseas que ficam acima desses dentes. As bactérias são provenientes de problemas de canal ou periodontais (dps tecidos de suporte dos dentes) ou, ainda, quando fragmentos de raízes dentárias são empurrados para dentro dos seios maxilares durante uma extração.

      É possível que o seu dente não tenha incomodado exatamente por estar aberto… quando foi fechado, a proliferação bacteriana criou uma “pressão” que levou à dor. Sim, parece que você vai ter que reabrir o dente para tratar (ou retratar) o canal.

  58. Pois é, vim novamente aqui pois agora sei aonde procurar ajuda “dentística” na internet hehehehe!
    Fiz uma extração a aproximadamente 4 meses, depois de já ter passado por uma apicectomia mal sucedida…pelo que entendi, criei um abcesso ou algo parecido com inflamação e foi impossível salvar o dente!! Hj comecei a sentir dor a cada passo que eu dava, próximo ao local da extração…fiquei bem preocupada achando que poderia estar com tudo inflamado etc e que teria que passar por outra cirurgia (fiquei traumatizada em ter perdido este dente). Creio que meu problema seja sinusite mesmo pois estou bem resfriada e com bastante “ranho” kkkkk!!!
    Um grande abraço!
    Adoro esse Blog

  59. Estou com isso, estava mt preocupado, pensei q fosse algo mt grave, essa noite tive um pesadelo que o dente ficava mole e ele saia sozinho e ae resolvi procurar na net pra ver o que podia ser, ao ler o seu post fiquei mais tranquilo, estou gripado, nem sabia q eu tinha sinusite, qnd eu ando ou corro ou faço movimentos bruscos o dente do lado direito dói, mas ainda bem q n é nada grave.

    1. Gustavo, não é grave mas incomoda pra caramba… já tive sinusite também, é bem chato. Procure um médico pra tratar.

  60. Excelente texto, doutora! Sinto uma dor insuportável em um dente superior há pelo menos uns dois anos. Passei em vários dentistas, fiz dezenas de raio-X, até que a última me disse que podia ser sinusite e me pediu uma radiografia panorâmica, que acabei de fazer e identificou hipertrofia da concha nasal. Já vou levar o resultado para ela e consultar um otorrino. Minha dúvida é se é normal que essa dor de dente por esse motivo (e eu sinto exatamente o que sua paciente indicou) seja em apenas um dente. Por que não nos outros que estão próximos?
    Parabéns pelo texto e obrigada!

    1. Mônica, essa dor costuma ser difusa, ou seja, não dá pra identificar com muita precisão o local da dor. Mas, em alguns casos (como o seu), pode haver essa sensação em algum lugar mais específico… é apenas uma variação. Tomara que o problema tenha sido mesmo identificado e você possa, finalmente, tratá-lo de acordo. Obrigada pelo comentário e pela visita. Abraço!

  61. E quando a dor é na arcada inferior? Sempre que faço exercícios aeróbicos como correr, bicicleta e etc. Por favor mande resposta para meu e-mail se puder. Abraços.

    1. José… certamente não é sinusite. Confesso que nunca um paciente se queixou comigo sobre dores em mandíbula ao praticar exercícios ou movimentos bruscos. Pode ser algo de origem dentária mesmo.

  62. Me senti salva agora…

    Tenho sinusite ha uns 3 anos, e como trabalho na area contábil, sempre tem um ar condicionado em cima da minha cabeça… geralmente nessa época de frio sinto dores terriveis por causa da sinusite… nunca senti dor de dente na minha vida toda, e já estava tão desesperada q estava pensando em sair do trabalho e ir arrancar meus dentes o qnto antes… o problema seria só descobrir qual é o dente?Ppq é uma dorzinha que não fica especificamente no dente, fica na região… Bom, vou continuar com os tratamentos indicados pelo meu médico anteriormente e rezar pra passar logo…. mas pelo menos agora eu sei q não necessariamente eu tenha q arrancar todos os meus dentes fora… rs

    Otimo post!

  63. Preciso de uma ajuda, sei que automedicação é errado mas marquei consulta para ser feito tratamento de canal se não me engano do 26 e ele começou a doer e é só 5a-feira dia 8/06/2012 a consulta. O que eu posso tomar para que alivie um pouco a dor pelo menos para dormir?

    1. Marcelo, quem tem dor não pode esperar 1 semana. Procure um serviço de urgência em Odontologia na sua cidade… um dentista 24 horas ou pronto-socorro odontológico. Você pode até tomar um analgésico por conta própria, mas o efeito dele é um “tiro no escuro”.

  64. Nossa… que ajudaa!!
    Fiz uma viagem de avião e sofri demais na descida 2x. Uma dor insuportável e que não dava pra distinguir de onde vinha. Cheguei em casa e a dor foi piorando, piorando; por fim achei que fosse algum problema nos dentes, já que a dor se instalou muito intensa nesta regiao. Tentei marcar dentista, mas desconfiei da sinusite..Vim procurar ajuda na internet e descobri este post. Ufa, o problema realmente é a sinusite, agora vi que é possivel sentir esta dor terrível de dente por causa das inflamações nos seios da face. Muito obrigada, Ana Tokus. Isso foi de grande valia.
    Agora o pior é saber que terei que voltar p casa daqui a dois dias, e corro o risco de sentir esta dor denovo..

    abçs

    1. Que bom, Neila! Fico muito feliz em ter ajudado. E fico aqui torcendo para que a sua volta para casa não seja tão “sofrida”… abraço e obrigada pela visita! 🙂

  65. Olá,

    Passei por uma cirurgia de implante (junho de 2011). Durante o procedimento, meu dentista percebeu que a massa óssea do local (dente 26) estava reduzida. Ele disse que na verdade havia a presença de uma boa quantidade de muco no local. Disse tb que o raio-x mostrou isso como se fosse massa óssea. No final, a cirurgia foi ok, mas eu fiquei na dúvida: é normal o aparecimento de muco no local onde havia um dente? Lembrando que este dente (26) foi extraído o ano passado (agosto de 2010), pois apresentava fraturas na raiz e o aparecimento de fístulas.
    Agradeço antecipadamente,

    Ulisses.

  66. Ana,
    Vc mais uma vez surpreendeu.
    Um texto muito bem escrito e muito didático.
    Os pacientes com sinusite também relatam dor ao subir escadas. A Dra Érica lembrou muito oportunamente da radiografia dos seios maxilares.
    Parabéns, lindona! bjs

  67. Ana, você escreve demaaaaaaaaaaaais! Parabéns mesmo. Considero seu blog como o melhor da odontosfera. Tanto para dentistas e universitário como para pacientes. Post maravilhoso.

        1. Olá, eu tenho sinusite alérgica e tive dor de dente, fui ao dentista e fiz tratamento de canal, faz 3 semanas, meu dente está aberto pois está drenando a sinusite pelo canal, qual o procedimento para este meu caso? Já tomei antibiótico e não consegue sanar está infecção, o que devo fazer? Obrigado.

          1. Sandra, o que deve estar drenando pelo canal é o pus da infecção do canal, e não o muco da sinusite. Pra que isso estivesse acontecendo, seria necessário que houvesse uma comunicação buco-sinusal ( https://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html ), e aí o problema seria bem mais sério e essa comunicação teria que ser fechada cirurgicamente. A solução para o caso é tratar o canal e controlar a infecção. Embora você tenha dito que já tratou o canal, se o tratamento tivesse sido terminado, o dente não estaria drenando. Converse com o seu dentista para finalizar o tratamento, se houver necessidade de qualquer medicação (inclusive antibiótica), ele irá prescrever.

  68. Prezados colegas, amei o texto e muito oportunos os comentários. Quero acrescentar que para nós dentistas, a radiografia dos seios maxilares na técnica Water’s pode auxiliar muito no diagnóstico da sinusite. Esse exame é bastante eficaz para eliminar as dúvidas do paciente. A opacificação em um ou em ambos os seios maxilares é característica de inflamação, chamada de sinusite e deve ser tratada devidamente. Abraços a todos!
    Dra Érica Madeira – Radiologista e Ortodontista – CRO 5698.

    1. Foi pra fazer piadinha, mas é fato: se eu só disser “muco”, tem gente que não sabe do que se trata… RANHO É UNIVERSAL! 😀

  69. Já tive alguns casos parecidos… a última além de sinusite tinha uma queimadura na bochecha pois sempre deixava um halls preto alojado ali (era fumante) e chegou com o diagnóstico de câncer aeuhuaehaeuh demorou 1 semana pra eu descobrir que era culpa da bala!

    Parabéns Tokus, já já imprimo seus textos e coloco pros meus pacientes lerem na sala de espera!

    😛

  70. Mais um excelente post, Ana! Parabéns!!! Ah, eu tb já sonhei que perdia os dentes…ou seria um pesadelo??? 😀

  71. Já senti essa dor e é realmente incômoda! Doía muito na região apical dos meus molares superiores. Um dia acabei tendo um pesadelo onde eu tirava uma radiografia de mim mesmo e encontrava uma lesão radiolúcida enorme que tomava toda a minha face, hahaha! #AcadêmicoDoDesespero!
    Post excelente!

    1. Ahahaha! Dentista é tudo neurótico mesmo… não conheço um que nunca tenha sonhado que perdia um dente, tinha uma lesão, ficava banguela…

      Obrigada, Victor! 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista