Clareamento Dental: Um Guia


Quem nunca quis fazer um clareamento? Se você não quis, conhece quem quer… ou fez. Ou, pelo menos, tem curiosidade de saber como é que funciona e SE funciona esse tal de clareamento dental. Então vamos lá!

Fica branquinho!

Existem 3 tipos básicos de clareamento dental. O caseiro, o de consultório e o a laser (que também é de consultório). Nem todo mundo está apto a fazer um clareamento. Quem determina isso é o cirurgião-dentista, através de um exame clínico e da anamnese (aquele monte de perguntas sobre a sua saúde). Vamos diferenciar as modalidades:

1. Clareamento caseiro: como o próprio nome sugere, é um tipo de clareamento que o paciente faz em casa. Mas, que fique claro: não é algo que o paciente faz “sozinho”. Esse é aquele clareamento das moldeiras (já ouvi pessoas falando em “molduras” e “plaquinhas”). Funciona assim: o dentista molda os seus dentes superiores e inferiores e confecciona 2 molderinhas personalizadas, que só servem em você. Junto com as moldeiras você receberá algumas bisnagas do gel clareador. A quantidade depende do fabricante e da indicação do profissional. Cada espaço correspondente a um dente na moldeira receberá uma gotinha do gel, e você dormirá (ou permanecerá pelo tempo indicado) com as plaquinhas encaixadas nos dentes. E não, não adianta encher a moldeira de gel e achar que assim os dentes vão clarear mais… o máximo que vai acontecer é o produto extravasar e você o engolir (o que não mata, mas engorda :)). O tempo de tratamento varia, pode ser de 1 semana, 2 semanas, 3 semanas…

2. Clareamento de consultório: o gel é aplicado diretamente pelo dentista. Cada profissional segue o protocolo que prefere, mas comumente faz-se de 2 a 3 sessões e, em cada sessão, de 2 a 3 aplicações do gel. Para o uso desse clareador há necessidade de isolamento da gengiva, porque o gel pode provocar queimaduras sérias! Para acelerar a ação do gel pode-se usar ativação por luz, então se o dentista apontar pra você uma pistola com uma luz azul na ponta não se preocupe: não é assalto. 😀

3. Clareamento a laser: o preferido dos pacientes. 9 entre 10 que aparecem nos nossos consultórios querem um a laser! Esse tipo de clareamento é muito parecido com o de consultório, mas normalmente é feito com um gel específico (ou não!) e esse gel é ativado com o uso de um aparelho de laser próprio para esse fim. Clareia mais que os outros? Há controvérsias. Não há comprovação alguma nesse sentido.

As substâncias clareadoras utilizadas são o Peróxido de Carbamida ou o Peróxido de Hidrogênio, que podem se apresentar em concentrações variadas (de 1,5% a 35%, mais ou menos). Qual gel e qual concentração serão determinados pelo seu dentista. O produto pode ser, também, manipulado em farmácia. As técnicas acima podem ser combinadas (realizadas em paralelo) para um melhor resultado. Converse com o seu dentista!

Todo clareamento traz sensibilidade dentária. Para alguns mais, para outros menos. Essa sensibilidade é transitória e costuma incomodar até o dia seguinte ao clareamento. Mais que isso, avise o seu dentista! Embora não seja regra, o clareamento a laser parece trazer mais sensibilidade, enquanto o de moldeira, menos. Alguns produtos clareadores já têm incorporados à fórmula substâncias dessensibilizantes. Ainda, a aplicação de flúor após as sessões costuma diminuir o problema.

E a pergunta que não quer calar: qual é o melhor clareamento? Todos funcionam. Todos são bons. E todos têm benefícios e possíveis efeitos colaterais. Na minha opinião não há um deles que clareie mais que os outros. A maior diferença ainda está na “pressa” do paciente. O clareamento caseiro leva mais tempo, por isso o resultado final não é imediato. Mas, até por ser gradual, é uma excelente opção, pois clareia uniformemente e com menos riscos de sensibilidade, dada a concentração menor do gel.

E as pastas de dentes “clareadoras”, funcionam? Não. Os creme dentais, quando possuem as substâncias clareadoras, as têm em concentrações irrisórias. O que pode acontecer é a pasta de dentes funcionar como agente abrasivo e, dessa forma, acaba ajudando a eliminar manchas superficiais do esmalte do dente. Mas é só.

E aqueles produtos que a gente compra pela Internet e em lojas não especializadas, resolvem? Não. É pega-trouxa. Use, se tiver coragem, por sua conta e risco… só não venha choramingar no meu consultório depois! Ah, e por favor: passe longe de receitas “caseiras” de clareamento, do tipo sal, bicarbonato e limão… essas porras (desculpe!) não funcionam!

Na fila das prioridades odontológicas o clareamento está nas últimas posições. Acontece muito do paciente procurar o dentista já com a ideia de fazer um clareamento, e não há problema nenhum nisso. Porém, nem sempre será possível realizá-lo de forma imediata. Na semana passada, por exemplo, uma paciente me procurou com essa ideia. Ao realizar o exame clínico, a última coisa que me veio à cabeça foi fazer um clareamento! Ela apresentava problemas gengivais sérios, doença periodontal ativa, dentes com mobilidade, alvéolos (os buracos onde os dentes ficam) em cicatrização por extrações recentes devidas à “piorréia” (odeio esse termo), dentes que precisavam de tratamento de canal e restauração por causa de cáries profundas.

Lembre-se: todo clareamento deve ser feito sob supervisão profissional, inclusive o caseiro. Isso porque se trata de um procedimento que envolve a saúde do paciente, independentemente dele estar o realizando por motivos estéticos. Você pode ser alérgico a um dos componentes da fórmula do gel, ter algum problema de gengiva do qual nem saiba, etc.. E, feito o clareamento, caso você possua restaurações e/ou próteses nos dentes anteriores, você terá que substituir todas elas. Isso porque o gel clareador só age sobre dentes naturais! Ou seja, o que não for dente vai continuar amarelo…

Enfim… quer fazer um clareamento dental? Faça do jeito certo: procure um dentista e faça uma avaliação. Talvez você tenha uma grata surpresa ao perceber que aquele cupom de desconto que você queria comprar não era tanta economia assim… e a sua saúde agradece! 🙂

Compartilhe:

Categoria: Dentística

941 comentários

  1. Dra, comecei o clareamento caseiro ontem. Quando tirei o molde, meus dentes estavam com umas manchinhas brancas, isso é normal? Pq ta me incomodando muito pelo fato de ser os dentes da frente.

  2. Olá, faz 4 dias que estou usando whitness perfect 22% (estou deixando 1 hora, será que é o suficiente?!?! Posso deixar mais tempo?!? Qto?!?!) tive uma leve mudança já, como já foi dito a parte inferior está meio transparente, está com algumas manchinhas brancas… mas parece que está clareando sim… os dentes de baixo é que parecem que estão demorando bem mais para clarear… Aguardo resposta… obrigada.

    1. Gislaine, o fabricante recomenda 1 hora de uso diário mesmo, mas isso pode mudar de acordo com a indicação do seu dentista. Os dentes podem ficar com aparência manchada ou transparente, mas a cor costuma uniformizar com o passar dos dias.

  3. Doutora, eu quero iniciar o tratamento em casa do whiteness 22%. Preciso ir no dentista antes para qual procedimento? Seria uma limpeza?

    1. Se preciso “limpeza”, sim. Mas você tem que ir no dentista, na verdade, pra ver se você pode fazer clareamento e de que tipo, que concentração. Todo clareamento é supervisionado pelo dentista, inclusive o caseiro.

  4. Dra, estou ficando preocupada, pois não sei se é normal sentir os dentes (incisivos centrais e laterais do arco superior) latejando quase o dia inteiro depois que tiro as moldeiras. Quando deixo as moldeiras por duas horas, não sinto nada. Já quando durmo com elas (fico 6h em média) no dia seguinte fico com essa sensação de latejamento…
    Sabe me dizer porque isso está acontecendo? (faz 1 mês e meio que estou fazendo o clareamento, com peroxido de hidrogenio 7,5% recomendado pela dentista).
    Ouvi dizer que esse latejamento é sintoma de canal… Estou bem preocupada… Aguardo sua resposta. Obrigada!

    1. Sabrina, todo clareamento pode trazer algum tipo de sensibilidade, porém passageira. Se está acontecendo isso, o melhor seria interromper o tratamento e ver como seus dentes vão reagir. Via de regra, a sensibilidade regride em 2 ou 3 dias. Mais que isso, é preciso reavaliar. Converse com o seu dentista.

  5. Olá! Fiz um clareamenta ha algum tempo… e coloquei resinas nas pontas dos dentes e fechei um diastema. Como tomo muito café, percebi que a raiz do dente está um pouco mais escurecida. Gostaria de saber se é possível fazer clareamento para igualar a resina? Prejudica a resina? E a laser?

    1. Deylane, o dente pode ser clareado, a resina não. Então, se o dente estiver mais escuro que a resina, é possível clarear. Não prejudica a resina, nem se o clareamento for a laser. Converse com o seu dentista.

  6. Ola doutora Ana, venho aqui parabeniza-la pelo excelente trabalho nesse blog, as duvidas a Sra esclarece de forma simples e objetiva, deixando o mais leigo dos leigos satisfeito e esclarecido, não desmerecendo os demais seu blog é o melhor do Brasil.

  7. Olá Ana, estou fazendo clareamento caseiro já faz três semanas, percebo um bom resultado, mas acontece que próximo a gengiva o dente permanece amarelado, ou seja, parte bem mais claro e parte amarelado, saberia me responder o porquê disso?

    1. Anderson, porque o tecido dentário que é clareado é a dentina, que fica por baixo do esmalte. E perto da gengiva os dentes têm mais dentina, portanto tendem a ser mais amarelados.

  8. Boa Tarde Dra., fiz minha primeira sessão de clareamento a laser segunda-feira, onde o Dentista realizou uma limpeza e polimento muito da meia boca, na qual me deixou bastante intrigada, pois ele apenas passou um ferrinho entre os dentes, não foi em todos e a escova apenas nos da frente, fiquei me perguntando pois paguei o valor da limpeza normal, a limpeza deveria ser feita em todos os dentes não? Ou ele ainda vai realizar a limpeza completa? Sendo que o importante é limpar os dentes antes da primeira sessão, correto?
    Obrigada,
    Bjs

    1. Mariana, o “ferrinho” deve ser uma ponta de ultrassom, usado pra remover tártaro. Na “limpeza” não é necessário que sempre os dentes sejam escovados, depende do tipo de “limpeza”. Se você não tem mais tártaro nem placa bacteriana, ok, resolvido.

  9. Bom, fiz meu clareamento com whiteness simple 16%, tenho 17 anos, durante o uso do gel estava extremamente branco, agora parei de usar faz 1 semana e ja esta amarelo de novo… O que devo fazer? Paguei caro pra ter dentes brancos por 1 mes :S

    Nao tomo cafe, e nem refri, corante… fiz tudo certinho.

    1. Gilmar, na minha opinião você apenas se acostumou com a cor. Foi feita tomada de cor antes do clareamento, ou fotos? Só assim pra conformar se realmente os dentes amarelaram, mas acho improvável. Converse com o seu dentista.

  10. Boa tarde,

    Comecei o clareamento caseiro (Whiteness Perfect 16%) e na segunda aplicação na parte de cima da boca presenciei uma pequena mancha bem mais clara, o que me deu bastante angustia uma vez que é o dente da frente. O que devo fazer? Essa mancha sairá ? Suspender por um tempo esse tratamento?

  11. Olá, Dra! Parabéns pelo excelente blog! Estou fazendo clareamento e estou na segunda seringa. A primeira foi carbamida 16% e a segunda é hidrogenio 7% se não me engano… Ocorre que com essa segunda seringa comecei a notar forte sensibilidade apenas na minha restauração que fiz dia 17 de agosto. É normal essa sensibilidade maior nesse dente? Pois nos outros praticamente não sinto sensibilidade… Desde já agradeço sua atenção!

    1. Pode ser normal sim, Sabrina. Qualquer clareamento tem potencial pra deixar os dentes sensíveis, e se há um dente que foi restaurado recentemente, a chance é maior. Via de regra, é um sintoma passageiro e que se resolve espontaneamente.

  12. Boa tarde, já fiz clareamento caseiro, mas não me recordo qual gel utilizei. Como ainda tenho as moldeiras, gostaria de fazer novamente.
    Encontrei esse gel Clareador Dental White Class 7,5% – FGM. Gostaria de saber sua opinião. White Class com cálcio é um sistema de clareamento dental à base de peróxido de hidrogênio na concentração de 7,5%. Contém gel clareador de uso caseiro ministrado pelo paciente sob a supervisão de um dentista. Possui pH próximo ao neutro, alto teor de água, nitrato de potássio e fluoreto de sódio como dessensibilizantes. Tem como diferencial a adição de cálcio à sua formulação, que tem a finalidade de minimizar o processo de desmineralização do esmalte dental.

    1. Lenilvana, como a bula do produto esclarece, “gel clareador de uso caseiro ministrado pelo paciente sob a supervisão de um dentista”. Procure um dentista.

  13. Doutora, estou fazendo clareamento caseiro há 3 semanas e estou satisfeito com o meu resultado, porém noto que perto da gengiva, ainda há um tom amarelado. Li que é por causa da quantidade da dentina que há perto da gengiva. Não teria uma maneira de clarear essa parte próxima a gengiva? Talvez com o tratamento a laser? Desde já, muito obrigado pela atenção!

    1. Victor, a cor tende a uniformizar. Mas a tendência é perto da gengiva ficar um pouquinho mais amarelado sim, tem a ver com a estrutura do dente, mesmo. O clareamento a laser tem o mesmo efeito que outros tipos de clareamento.

  14. Olá doutora,

    Estou fazendo o clareamento dental com gel Whiteness Perfect 10%. Estou na minha terceira seringa e até agora não notei diferença nenhuma no resultado! No início imaginei que pudesse ser porque a moldeira inferior está muito frouxa. Mesmo assim prossegui com o tratamento, mas mesmo assim, os dentes superiores (cuja moldeira esta ok) não mudaram de cor. Por que?

    Além disso o meu dentista informou que uma seringa (30g) seria suficiente para uma semana, mas dura muito mais que isso caso eu coloque uma gotinha como ele recomendou. E caso eu coloque bastante dura duas! O tratamento que inicialmente deveria durar um mês está durando dois e eu ainda n noto diferença 🙁

    1. Maria, ou é algum problema no gel (ou na quantidade do gel), ou na sua percepção. Acredite, acontece quando o resultado é muito sutil. Foi feita tomada de cor antes do clareamento pra comparar? Fotos?

  15. Olá Dra. Ana! Estou com dúvidas quanto a fazer o clareamento dental, não sei se você pode me ajudar com sua opinião. Tenho 2 dentes frontais com tratamento de canal bem antigos e escurecidos, e fiz avaliação para fazer clareamento e após colocar facetas nestes 2. O que mais me incomoda na verdade é a falta de homogeneidade na cor dos dentes, nem acho que os demais dentes sejam tão amarelos, mas os com canal tratado são bem destoantes.
    Minha dúvida é porque tenho muitas restaurações nos dentes posteriores, inclusive algumas em amalgama, e não pretendo trocar logo após o clareamento. Será que com o clareamento as restaurações ficarão muito mais visíveis?
    Por outro lado, as facetas não são baratas, aí fico pensando que colocar elas da cor que estão meus dentes, parece que não é tão interessante, já que mexe bastante no dente. Mas tenho receio de os dentes voltarem a cor normal e as facetas ficarem mais claras, com o passar dos meses… estou super indecisa.
    E caso eu faça o clareamento agora, posso ficar fazendo manutenção sempre que precisar?
    Não sei o que vale mais a pena. :-/
    Obrigada!

    1. Daniele, as restaurações em amálgama nos dentes posteriores vão permanecer tão aparentes quanto são hoje… o clareamento não é feito em dentes posteriores, apenas até pré-molares, e só na face vestibular (a “frente” dos dentes). Quanto aos 2 dentes anteriores com tratamento de canal, eu sugiro um clareamento interno e externo, e apenas o externo (obviamente) nos demais dentes. Tendo a cor estabilizado, você faz as facetas obedecendo a “nova cor” dos seus dentes. Sim, é possível fazer novamente o clareamento quando a cor dos outros dentes começar a ficar diferente. Mas estou apenas supondo que essa seja a melhor estratégia baseada no que você me contou. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, talvez ele sugira outra solução.

      1. Muito obrigada pelo retorno Dra. Ana!! Vou verificar a possibilidade de realizar o clareamento interno, e em último caso a colocação de faceta (eu não queria desgastar os dentes, mas talvez seja a solução).

        Uma outra dúvida que surgiu, tenho lido seu blog e li outras páginas na internet sobre facetas e clareamento também: existe um prazo específico para a colocação de facetas após o clareamento externo?? Eu li que (além da cor do dente que pode mudar por conta da desidratação) o clareamento pode afetar na “colagem” da faceta, e esse seria um motivo das facetas se soltarem.

        Agradeço novamente!!

        1. Não, não existe um prazo específico. O que se recomenda é que se aguarde de 2 semanas a 1 mês para o resultado do clareamento estabilizar antes de se fazer as facetas. Quanto à adesão, depende do caso, mas pode haver alguma resistência adesiva dos dentes clareados devido efeitos dos agentes clareadores, sim.

    1. Gabriela, no momento do clareamento não, já que as moldeiras não caberiam. Remova pra fazer o clareamento e, passando o tempo sugerido pelo seu dentista para o uso das moldeiras (geralmente algo entre 2 e 4 horas), coloque o aparelho novamente.

  16. Boa tarde Dra. Estou fazendo o clareamento dentário caseiro e estou utilizando o gel Whiteness Perfect 22%, gostaria de saber se tem problema dormir com as moldeiras? Pois nas instruções do produto dizem para usar no máximo até 4h diárias.

    1. Faça como seu dentista tiver orientado você, Leticia. O gel vai agir apenas pelo tempo que deve, mesmo que você use a moldeira a noite toda.

  17. Olá, eu fiz ano passado clareamento caseiro e sobrou 03 seringas, resolvi usar agora, mas vi que venceu há 04 meses. Tem algum problema usar?

    1. Não aconselho, Larissa. Tão fora da validade não dá pra saber se o gel pode causar alguma reação e se ele ainda é capaz de clarear os dentes.

  18. Olá, Dra.
    Parabéns pelo blog e competência!
    Iniciei meu clareamento caseiro ontem (carbamida 16%), iniciando só no arco de cima. Mas notei que a moldeira (FEITA PELA DENTISTA) não abrange 100% uns 3 dentes meus, fica sobrando um pedacinho muito pequeno próximo a gengiva. Isso compromete a eficácia do clareamento?

      1. Coloquei as moldeiras agora para verificar. A de cima não cobre totalmente um canino, um incisivo lateral e os incisivos centrais (fica faltando um pouquinho de moldeira para cobrir o dente por completo). Na parte de baixo verifiquei o mesmo problema de canino a canino. Hoje será o terceiro dia de clareamento. Tenho consulta marcada dia 04/11. Não sei se prossigo até lá ou se esses espacinhos podem comprometer o resultado. Desde já, agradeço, Dra.

        1. Se você tem dúvida e logo haverá nova consulta, interrompa o clareamento e espere pra conversar com a dentista. Realmente, a moldeira precisa englobar toda a parte vestibular dos dentes.

  19. Ola dra. Estou fazendo clareamento há 3 semanas (22%), mas noto que meus dentes estao brancos somente do meio pra baixo e nas pontas estão transparentes, isso é normal? Ahh e próximo a raiz ainda vejo amarelo 🙁

    1. Marcela, é sim. A cor do dente tende a uniformizar com o passar dos dias. Isso acontece porque o que é clareado é a dentina, o tecido dentário que está por baixo do esmalte, e há muito mais dentina na parte do dente próxima à gengiva que na ponta dele.

  20. Olá Doutora!
    Estou no quinto dia do clareamento com moldeira, indicado pelo dentista, tudo certinho.
    A minha dúvida é com relação a moldeira, pois estou notando que ela está ficando amarelada.
    Hoje, por exemplo ficou um amarelado bem nítido na moldeira na região dos últimos dentes superiores, da impressão que sai sangue da minha gengiva e mancha a moldeira.
    Isso é normal? Posso continuar o tratamento com a moldeira assim ou vai manchar meu dentes?

  21. Olá Dra, boa noite.
    Há mais ou menos 2 anos, coloquei lentes de contato dentais em meus dentes superiores e inferiores, para correção de diastemas.
    Agora, passado esse tempo, sinto que meus dentes não estão brancos como no início. É perceptível que os 2 centrais superiores estão mais amarelados se comparados aos laterais. Imagino que seja por conta de alimentos e bebidas como café e vinho e de meu péssimo hábito de fumar.
    Gostaria de saber se há como clarear novamente esses dentes.
    Desde já, agradeço muito pela sua atenção.

    1. Carla, não. Como as lentes de contato / facetas são restaurações, a única forma de alterar a cor é fazendo lentes novas.

      1. Olá Dra, obrigada por responder prontamente.
        O dentista havia me informado que, uma vez que a lente é muito fina e que o dente é translúcido, um clareamento na parte de dentro do dente os deixaria brancos novamente. Essa informação não procede?

        1. Carla, até procede. Se a lente for bem fina e transparente mesmo, o clareamento interno pode ajudar. Só tentando pra ver.

  22. Olá Dra., estou usando o opalescence 20% e nas primeiras horas já percebi q manchou o dente. O que será que fiz de errado? Como devo espalhar o gel na moldeira uma vez que ele é espesso? Obrigada.

    1. Viviane, manchou como? A cor vai uniformizando com o tempo, não deve ficar manchado. É uma gotinha de gel na moldeira por dente. Como a moldeira fica bem encostada na superfície do esmalte, basta encaixá-la para o gel se espalhar.

      1. Olá Dra., ficou manchado da forma que a parte inferior do dente que encosta na moldeira ficou branca e a parte de cima continua amarelada. O gel não está se espalhando direito. Sem falar que os dentes estão esbranquiçados em certas partes. Estou com receio de continuar o tratamento.

        1. Pode ser que, realmente, o gel não esteja tocando toda a superfície do esmalte. Nesse caso, deve ser preciso colocar um pouco mais de gel na moldeira. Por outro lado, a parte do dente que fica mais próxima à gengiva é mais amarelada mesmo, porque ali tem mais dentina, que é o tecido dentário que fica por baixo do esmalte e que sofre a ação do gel. As partes esbranquiçadas tendem a se uniformizar com o resto da cor do dente com o passar dos dias. Converse com o seu dentista.

  23. Olá, depois de uma semana de tratamento caseiro (opalescence 20%) meu dentista mudou, disse que agora tenho que usar duas vezes ao dia, (2h de manhã e 2h a noite), achei estranho… porque a maioria só é uma vez ao dia. O que você acha?

    1. Deylane, é seu dentista quem indica a forma de usar o clareador. Se ele julga ser melhor dessa forma no seu caso, ok.

    1. Cada caso é um caso, Hellen. Depende da avaliação do seu dentista. Não dá pra dizer que um deles clareia mais que o outro.

  24. Boa tarde!
    A principio, o dentista que fez meu clareamento disse que faria no consultório, e que duas sessões já seriam o suficientes para deixar meus dentes bem brancos. Não sei a porcentagem que ele usou, mas fiz duas sessões, em dias separados, de aproximadamente 20 minutos cada uma delas. Ele não usou o laser, só deixou o gel agir nos dentes por esse tempo.
    Não vi grandes resultados nessas duas sessões, meus dentes não estavam amarelados, imaginei que o resultado seria um dente bem branquinho, assim como ele mesmo disse.
    Achei que fosse coisa da minha cabeça, mas nem as pessoas em minha volta notaram a diferença.
    Disse a ele que queria mais uma sessão, porém o mesmo disse que eu teria que pagar a mais.
    Se em duas sessões não resolveu, acredito que gastar dinheiro para fazer mais uma não irá fazer tanta diferença.
    Foi ai que pensei em migrar para as de moldeira, talvez complete o tom que o dente se encontra e consiga atingir o resultado que tanto queria. :/

    1. Entendo. O clareamento com moldeiras é uma tentativa… mas talvez seus dentes já tenham atingido um limite de clareamento. Depende, cada caso é um caso. Eu até acho que vale tentar.

  25. Olá dra! Estou fazendo clareamento caseiro ha 3 dias indicado pela minha dentista, mas percebi que apareceram riscos branco de centro dos meus 2 dentes da frente (antes do clareamento não tinha)… isso é comum? Ele sai depois? Help me!

    1. Isabela, provavelmente não trincas de esmalte que já existiam sim, mas ficaram mais evidentes com o clareamento, e aí finalmente as enxergou. Esse tipo de trinca é bem comum, não precisa se preocupar. Não deixa seu dente mais frágil e só é um problema quando há dor associada.

  26. Olá, Dra. Ana!
    Estou fazendo o clareamento caseiro com Whiteness Simple 22% com moldeira confeccionada, estou evitando os alimentos com corantes e afins. Desde a 1ª aplicação notei na ponta dos dentes um tom muito branco, estou na 7ª aplicação mas o tom do dente em si ainda está amarelado. Com a concentração Simple 22% é necessária quantas aplicações para perceber alguma diferença? Demora tanto assim?

    1. Cada caso é um caso, Thaci. Não há uma quantidade de aplicações específica pra que o clareamento mostre resultado, até porque o resultado é variável (sem contar a expectativa do paciente, que às vezes quer um resultado que não pode ser atingido por uma questão de limitação pessoal, mesmo). Nas pontas dos dentes há menos dentina, então a tendência é essa região ser mais clara, ao contrário da área mais próxima à gengiva.

  27. Olá, dentista. Eu estou na segunda semana do tratamento com whiteness 16%. Eu não tive nenhuma sensibilidade. Eu iniciei numa quinta e no próximo sábado, 9 dias depois, eu já vinha notando uma boa diferença na cor dos meus dentes. Estavam bem mais claros. Continuei o tratamento normalmente e estou na segunda seringa, do total de cinco. Acontece que nesta semana eu não estou achando meus dentes claros mais, como eu notei no sábado mencionado, por exemplo. Parece que voltaram a amarelar e está com a cor inicial. Isso é possível? Mesmo com o uso contínuo do produto? Eu estava muito satisfeito com o resultado ganho em 1 semana, mas agora eu estou triste porque parece que o clareamento falhou. Estou evitando ingerir alimentos e líquidos escuros, e quando ingiro, sempre é após as 2 horas de espera quando tiro a moldeira e sempre escovo em seguida com sensodyne branqueador. Nesse prazo, eu ingeri apenas 1 xicara de café em um único dia, mesmo assim com cuidado para não encostar nos dentes da frente e fazendo a escovação em seguida. Obrigado e parabéns pelo blog!

    1. Leandro, o clareamento pode estar chegando a um limite de resultado, e esse limite varia de pessoa pra pessoa. Ele não falhou, o que ocorre é que você já deve ter se habituado à nova cor. Seu dentista fez fotos iniciais? Anotou a cor na escala antes do clareamento pra comparar com o resultado obtido? Essas são formas objetivas de avaliar o resultado do clareamento, se não fica muito subjetivo, baseado só em percepção pessoal.

  28. Olá, Doutora. Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo trabalho.

    Há uns 2 ou 3 anos fiz clareamento dental em consultório (duas sessões) e meus dentes ficaram brancos como papel, quase azuis!
    No entanto, como tomo muito café, eles estão amarelados novamente. Estou fazendo o tratamento em casa (sem tomar café), com o whiteness perfect de 16%, no entanto acabou a primeira semana e não vi nenhum resultado muito nítido. Esse tratamento tem o potencial de deixar meus dentes claros como foi no consultório??

    Obrigada!

    1. Em princípio tem, Luiza. O clareamento caseiro é mais gradual, os resultados demoram mais pra aparecerem, mesmo. Converse com o seu dentista.

  29. Eu retornei a fazer meu clareamento caseiro com a Whiteness Simple, sempre fiz com a de 16% só que troquei de dentista e ele me deu de 10%. Qual a diferença?

    1. Boa tarde Thaís,

      A diferença é que o de 10% é um pouco mais “fraco”, porém, terá o mesmo resultado que o de 16%. O que pode acontecer é demorar um pouco mais para chegar ao fim do tratamento.

  30. Estou fazendo o clareamento caseiro, mas quando coloco a moldeira com o gel sinto umas fisgadas bem forte nos dentes,isso é normal? Ou devo parar com o clareamento?

    1. Bom dia Yasmine,

      Sim, essas fisgadas são normais. O clareamento tem esse “probleminha” de sensibilidade em 100% dos casos. Na minha clínica eu indico para meus paciente a pasta Colgate Sentitive Pro-Alívio. Encontra em qualquer farmácia ou mercado.

  31. Dra. Vou começar um clareamento caseiro supervisionado. Fui no dentista e ele já me deu o kit e no mesmo dia fez uma limpeza. Dessa limpeza fiquei com a gengiva bem irritada e acabei usando periogard que eu já tinha em casa (por conta própria), três vezes. Ouvi dizer que mancha os dentes 🙁 ai fiquei com vergonha de perguntar ao meu dentista. Posso começar o clareamento normal? Vai interferir? Ou preciso fazer outra limpeza?

    1. Deylane, o Periogard só mancha os dentes se for usado muitos dias continuadamente. Apenas não use mais e pode começar o clareamento normalmente.

  32. Terminei meu tratamento de 1 mes, usei 2 seringas, eu fui ao dentista, fiz limpeza, estava tudo em ordem, mas comprei um kit recomendada por amigos que fizeram e sei que muita gente compra, witheness perfect 22%, posso continuar fazendo uma vez por semana para nao afetar os dentes? E pode clarear mais meus dentes? Obrigada pela atenção, muuuito util esse blog.

  33. Dra. estou fazendo tratamento ha 3 semanas com meu dentista, para ele chegou a um resultado bom, disse que é “a natureza do meu dente, que nao vai clarear mais”, mas nao estou satisfeita, so as pontas dos meus dentes ficaram brancas, ainda vejo partes amareladas nos meus dentes, posso prolongar o tratamento ate chegar ao resultado que eu desejo? Estou usando gel 16%. Queria fazer pelo menos 6 semanas, e se nao chegar ao resultado ai desisto ! E ja fiz 3 semanas, nas ultimas seria usando a concentração de 22%.

    1. Julia, nada garante que os seus dentes vão clarear mais, talvez você só perca tempo e $. Mas se seu dentista estiver de acordo, você pode continuar o clareamento, sim. Vai que, né?! Converse com ele.

  34. Dra, qual o tempo máximo que eu posso fazer clareamento? Eu usei 4 seringas, mas comprei um kit com mais 5 seringas, eu preciso dar uma pausa pra continuar o tratamento com as seringas novas ou posso continuar desde já? Obrigada.

  35. Boa tarde, estou fazendo o clareamento com Whiteness Perfect 16%, foi recomendado pelo dentista de 3 a 4 hrs por dia, porem depois de 1 hr de uso, começo a salivar muito, gostaria de saber se isto pode cortar o efeito do clareamento ?

      1. Dra., estou preocupado, estou fazendo clareamento desde o dia 06/09 com Whiteness Perfect 16%, os dentes clarearam um pouco, porem ao jogar a luz de led da câmera do meu celular percebi que tem 1 risco em cada dente incisivo central do arco superior, nos meus 2 dentes da frente, agora só posso voltar no dentista dia 12, suspendi o uso, estou meio preocupado de isso ser um trincado, meus dentes vão partir ????? Me ferrei…

        1. Não se ferrou não, Fred… 🙂 Sim, essas linhas provavelmente são trincas, mas trincas apenas em esmalte. E é certo que essas trincas já existiam antes, só que com o clareamento você passou a enxergá-las. Isso não quer dizer que os seus dentes estão quebrados, esse tipo de trinca APENAS EM ESMALTE é muito comum e não coloca seus dentes em perigo. Não há necessidade de intervenção, a não ser que você sinta dor. Se não é o caso, não se preocupe.

  36. Ola boa noite…
    Estou pesquisando em meu cel pra tentar esclarecer uma duvida… estava lendo as duvidas e nao observei nenhuma com a informação que desejo…
    ESTOU FAZENDO O TRATAMENTO HA UMA SEMANA COM A SEGUINTE RECOMENDAÇÃO: “USE AO DEITAR”. POREM ESTOU COM PRESSA PRA ACABAR AS SERINGAS E SABENDO QUE O TEMPO DE REAÇÃO DO GEL NO DENTE É NO MAXIMO 2 HORAS ESTOU CURIOSO PRA SABER SE EXISTE UM INTERVALO DE DESCANSO “MENOR QUE 24HRS ENTRE APLICAÇÕES DE GEL…
    EXEMPLO, FAZ 3 HORAS QUE RETIREI O MOLDE. JA PODERIA APLICAR NOVAMENTE, FAZENDO UMAS 3 OU 4 APLICAÇOES POR DIA????

    Obrigado e desde ja agradeço a paciencia e compreensao!!

    1. Luiz, não dá pra ter pressa… aliás, os melhores resultados com clareamento são obtidos justamente quando se faz um clareamento gradual, às vezes mais longo e com uma concentração mais baixa do gel clareador. Sinceramente não acho que seus dentes vão clarear mais rápido se você “correr”… geralmente o fabricante do gel indica um intervalo de 24 horas entre as aplicações, até pra que diminua a chance de sensibilidade dentinária.

  37. Ola, bom dia Dra, meus dentes sao saudaveis, fiz limpeza de tartato etc… quero começar com whiteness perfect 44% ao inves do 22%, voce ja usou este 44% ou o 22% recomenda? Se eu usar certinho nao terei problemas, certo ? Pergunto isso pois do 44% nao ha relatos na net, nao acho quase nada, acho so do 16% e do 22%. Obrigado.

  38. Oi dra. Meu dentista me receitou um clareamento caseiro. E disse que caso eu possa pagar, seria ótima uma sessão de consultório para um melhor resultado. O caseiro por si só não é capaz de chegar a um resultado máximo? É realmente preciso? Sempre ouvi falar que tanto o caseiro quanto o de consultório chegavam ao mesmo ponto de branco. Dai não entendi… O que você acha?

    1. Helane, é que um potencializa o outro. Pode-se chegar ao um melhor resultado mais rápido. Mas se você fizer o caseiro por mais tempo, também pode chegar lá. Isso varia de pessoa pra pessoa.

  39. Olá Dra. Bom dia! Vou começar essa semana clareamento dental caseiro, gel opalescence 20%, e a dentista disse que posso dormir com esse gel. Só que a alguns anos atrás eu fiz esse clareamento e ele me mandou passar apenas duas horas. Gostaria de saber se não vai fazer mal eu dormir com ele? Perguntei a dentista e ela disse que não, mas gostaria de saber uma segunda opinião. Aguardo!

    1. Rita, não há problema. Mas o gel só vai agir durante o tempo informado pelo fabricante (geralmente umas 2 horas), e não a noite toda. Dormir com as moldeiras é mais uma questão de comodidade, mesmo.

  40. Olá Dra.
    Comecei a fazer clareamento caseiro com moldeiras há 3 dias com OPALESCENCE 16%, a dentista pediu para usar durante 3h, mas eu uso 1h:30; 2h no máximo.
    A minha questão é se é normal eu sentir um fervilhado e aumentar a produção de saliva durante o tempo que estou com a moldeira?
    Desde já agradeço ?????

  41. Bom dia, dra! Extraí 2 sisos semana passada e mais dois sisos ontem. A minha dentista recomendou o uso de periogard por 14 dias, que já iniciei depois da primeira extração. Acontece que ainda estou fazendo o clareamento dental caseiro que termina em 10 dias. O uso do periorgad não vai atrapalhar o clareamento?

      1. O que a senhora acha que vai comprometer mais o clareamento? Se eu continuar fazendo e usando periogard ou se eu parar o clareamento agora e voltar a fazer depois que terminar com o Periogard? Ou eu poderia trocar o Periogard por outro enxaguante e, em caso positivo, qual seria o melhor enxaguante? Desculpe tantas perguntas, mas é que antes de fazer as extrações dos sisos perguntei a minha dentista se não era melhor esperar terminar o clareamento e ela me disse que não havia problema porque a moldeira não atinge os sisos. Não gostaria de voltar a esse assunto com ela, mas gostaria muito de ouvir sua opinião, pois a tenho em alta consideração e confiança. Obrigada!

        1. Na minha opinião a prioridade, agora, é o pós-operatório. Eu acho que você deveria interromper o clareamento e retomá-lo depois. Não há razão pra que o clareamento seja comprometido por causa disso.

  42. Olá Dra.
    Tenho diastema e durante 6 anos usei aparelho ortodôntico, que no meu caso os dentes voltaram todos para o mesmo lugar, faz 8 anos que preencho os espaços com resina e pretendo brevemente fazer clareamento. Preciso retirar a resina pra fazer o procedimento?
    Ficar sem a resinas me incomoda muito… =(

    1. Andrade, retirar não. Mas após o clareamento será preciso trocar todas elas, porque os dentes vão clarear e as restaurações não… então vai dar diferença de cor.

  43. Posso iniciar o clareamento com whiteness perfect 16 % e terminar com 22 %? O 16 % nao esta clareando da maneira que eu gostaria.

    1. Jaqueline, as concentrações. Se for usado pelo mesmo tempo, o de 22%, em tese, clareia mais. Mas se o de 16% for usado por mais tempo, pode-se chegar ao mesmo resultado, e com – potencialmente – menos sensibilidade dentinária.

  44. Doutora, é possível escolher os dentes que se quer clarear? Ou geralmente é feito de uma presa a outra? Pois eu gostaria de clarear 1 ou 2 dentes depois das minhas presas, mas não sei se é possível… outra dúvida, o clareamento caseiro é feito nos dentes de baixo também?

    1. Lívian, o clareamento é feito, geralmente, de pré-molares pra frente. Se o sorriso do paciente for muito amplo, pode até ser feito em dentes mais posteriores. Vale a indicação do dentista a respeito. Sim, o clareamento caseiro é feito nos dentes de cima e de baixo.

  45. Olá, estou fazendo clareamento com moldeira e está doendo a pontinha dos dentes inferiores, isso é normal?? E também gostaria de saber se posso fazer o clareamento com moldeiras e a laser ao mesmo tempo?

    1. Beatriz, sim, todo clareamento pode causar algum nível de sensibilidade dentinária. Se seu dentista sugerir a associação desses tipos de clareamento, tudo bem.

  46. As diferentes concentrações de peróxido de Carbamida do Whiteness Perfect influenciam no resultado final, na sensibilidade, ou na gravidade das feridas por ventura causadas se o gel encostar na gengiva?
    Meus dentes caninos superiores são mais amarelados que os demais. Ao fazer o tratamento, eles clarearão e ficaram uniforme como os demais no mesmo tempo ou eu terei que usar a moldeira mais tempo que os demais, com gel apenas nos dois dentes, para chegar na mesma cor? Obrigado!

    1. Leandro, no resultado final provavelmente não, bastaria o paciente fazer o clareamento por mais tempo pra obter o mesmo resultado com um gel de menor concentração. Um gel de maior concentração tende a dar mais sensibilidade. O gel não causa feridas na gengiva, se estiver causando, interrompa imediatamente o clareamento e converse com o seu dentista. Os caninos são mais amarelados que os outros dentes mesmo, em todas as pessoas. Esses são dentes mais “bojudos”, com mais dentina, que é o tecido dentário que é clareado, por isso são mais amarelos. Se seu dentista achar que você deve clarear só os caninos por algum período, ok. Mas não há garantia de que a cor será exatamente a mesma.

  47. Olá doutora, pretendo iniciar o tratamento de clareamento e gostaria de saber quanto sai em média a moldeira e se o plano cobre. Além disso, a moldeira serve para corrigir os dentes?

    1. Mariana, se o convênio cobrir o clareamento (geralmente não cobre), cobre a moldeira, também. Não, esse tipo de moldeira é flexível e não serve pra corrigir o posicionamento dos dentes.

  48. Bom dia,Meu dentista pediu que eu fizesse meu clareamento com o whiteness perfect 22% utilizando papel aluminio para “encapar” os dentes ao inves da moldeira, isso é correto?

    1. Thayná, desconheço essa “técnica”. Na minha opinião é essencial uma moldeira bem adaptada pra que o clareamento seja eficaz.

  49. Ola Dra. tenho uma duvida… meu dentista pediu que eu escolhesse entre whiteness simples ou perfect ou class… haveria alguma diferença entre os dois? Um clareia “melhor” ou “mais rapido” que o outro? Ou alguma outra diferença?

    1. Maria, eles são muito parecidos… se seu dentista quer que você escolha, deveria explicar as diferenças pra você (ou melhor: deveria dizer pra você qual clareador é melhor no seu caso… afinal ele é o dentista 😉 ). Mas não, nenhum deles clareia mais rápido, isso varia de pessoa pra pessoa.

    2. Bom dia, gostaria de saber se eu Clareador Dental Whiteness Perfect 22% por uma hora por dia se vai fazer o mesmo efeito ser for usar a noite toda.

      1. Dayane, a recomendação do fabricante é, para a concentração de 22%, usar o clareador 1 hora por dia. Nada garante que se você usar mais que isso vai haver algum benefício. Ou seja: siga a recomendação do seu dentista a respeito.

    1. Os 2 são super parecidos, ambos são peróxido de carbamida a 10, 16 ou 22 % e contêm dessensibilizantes na fórmula (flúor e íons de potássio). Converse com o seu dentista pra ver qual é o mais indicado pra você.

  50. Bom dia, só passando para lhe parabenizar por toda essa atenção prestada, esclarecendo minuciosamente cada dúvida postada. É a primeira vez que vejo um profissional com esta paciência e empenho. Lhe desejo muito sucesso!

  51. Posso usar o aparelho móvel logo depois de acabar o clareamento? Os dentes não ficam sensíveis e corre perigo de quebrar? (ouvi pessoas falarem que durante o clareamento os dentes quebram mais fácil “?”) porque meu aparelho móvel fica bem apertadinho rs, obrigado!

  52. Boa Tarde Dra.
    Iniciei o clareamento ontem com (Claridex 16%) que o dentista me passou, gostaria de saber se ele funciona??? Pois já pesquisei e não li nada a respeito.

    Desde já agradeço a atenção.

    1. Sonia, o Claridex é um gel clareador à base de peróxido de carbamida, da Biodinâmica. Nunca usei, mas o princípio ativo é o mesmo de outros clareadores caseiros. Não tem razão pra não funcionar. 😉

  53. Olá ! Estou fazendo clareamento caseiro, e noto que entra muita saliva na moldeira. Gostaria de saber se a saliva tira o produto, e se afeta o tratamento. Obrigada.

  54. Olá doutora, estou pensando em clarear meus dentes, desde criança depois dos dentes de leite meus dentes (todos) foram bem amarelados, muito mesmo, não sei se for por motivos de tomar muita coca e café ou genetica, mas isso é uma coisa que me incomoda bastante principalmente para tirar fotos e autoestima em geral, queria começar um tratamento de clareamento, mas fui em uma dentista e ela me disse que eu precisaria colocar aparelho, queria saber se eu fizesse agora me atrapalharia em algo no futuro ou não, se é melhor colocar o aparelho primeiro ou posso colocar depois e tambem a media de preço para cada clareamento.

    1. Pedro, você pode fazer antes de colocar aparelho ou depois. Só não é possível durante. Eu sugiro que você faça depois pois, se fizer antes, o resultado vai ficar “escondido” atrás do aparelho, não vale a pena. Com relação a valores, converse com a sua dentista.

  55. Boa tarde Dra!

    Estou fazendo clareamento com as moldeiras há 2 meses e o resultado é ótimo, porém meus dentes de baixo e de cima estão amarelados nos cantos e perto da gengiva. Será que estou aplicando de maneira errada o gel nas moldeiras? Meu dentista recomendou que colocasse um gota no meio de cada dente, e é o que eu tenho feito…

    Muito obrigada!!

    Att,

    1. Creio que não, Tairine. Essas regiões têm mais dentina, que é o tecido que fica por baixo do esmalte e dá cor ao dente. Por isso pode ficar um pouco mais amarelado nessas áreas.

  56. Olá doutora, estou fazendo o tratamento caseiro ha pouco mais de 4 semanas e pra ser sincera não estou feliz com o resultado. Antes de iniciar o tratamento falei com minha dentista que tenho manchinhas brancas nos dentes desde os 10 anos por conta do fluor que usava na escola, ela disse que com o clareamento iria sair tudo, comecei com a seringa de 10% porque tenho muita sensibilidade e depois de 2 semanas comecei a usar a de 16%, nao sei o que esta acontecendo, mas até agora não noto nenhuma diferença e meus dentes continuam com as manchinhas brancas. Estou fazendo tudo que minha dentista disse, primeiro usar fio dental, escovar bem os dentes e colocar um pingo em cada dente do molde, depois de dormir tiro o molde, lavo bem e escovo os dentes, também estou evitando tomar café e refrigerante. Só as vezes quando meus dentes estão muito sensíveis eu não uso o molde na noite. Pode me dizer o que está acontecendo? Por que está demorando tanto pra dar resultado? Vou na minha dentista essa semana, mas não quero discutir por algo que não tenho experiencia, é chato confiar na pessoa, gastar uma grana e ainda sair prejudicada e insatisfeita.

    1. Letícia, o clareamento costuma ajudar em casos de fluorose, sim. Mas garantir resultado de 100% é BEM complicado… cada organismo se comporta de forma diferente, portanto os resultados não são iguais pra todas as pessoas. Você está fazendo como orientado, pela sua descrição. Foi feito tomada de cor e fotos iniciais? Pergunto porque é a melhor forma de avaliar os resultados, já que com o passar dos dias a gente se acostuma com a cor dos dentes e começa a não ver mais mudança.

      1. Então, ela tirou apenas uma foto, mas nao fez tomada de cor. Esta semana vou lá e vamos ver a diferença. Gostaria de pegar a bisnaga de 22%, mas tenho um pouco de receio, pois meus dentes são bem sensíveis principalmente em um que fiz obturação e na semana seguinte comecei o tratamento, o sensodine tem me ajudado, mas as vezes tem que ser só a base de remédio mesmo.

        1. Bom, a foto já é como se fosse uma tomada de cor (se se mantiver a mesma luz na foto final). É bem provável que uma concentração mais alta cause sensibilidade. Não associe a concentração do gel com o resultado do clareamento, o resultado alcançado vai ser o mesmo com uma concentração mais alta ou mais baixa, o que varia é o tempo pra se chegar ao resultado.

  57. Boa tarde, Dra. Ana!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Iniciarei meu tratamento de clareamento com o Whiteness Perfect.

    Meu dúvida é se posso realizar o tratamento utilizando as duas moldeiras simultaneamente ou preciso fazer primeiro os dentes superiores e após os inferiores.

    Muito obrigado!

    1. Gabriel, geralmente o dentista sugere que se faça primeiro um arco e depois o outro para fins de comparação… é mais fácil de ver o resultado. Mas na prática, nada impede que se faça o clareamento ao mesmo tempo nos 2 arcos.

  58. Bom dia dra. Ana! Depois que a dentista tirou o molde da moldeira que vou usar para clareamento caseiro, minhas gengivas estão inchadas e doendo. Antes de fazer o clareamento ela vai fazer uma raspagem. É possível fazer a raspagem com a gengiva desse jeito?

    1. Valentina, depende. Se a gengiva estiver muito inchada e doendo, não. Mas não é comum que a moldagem crie esse tipo de problema.

  59. Olá, comprei uma moldeira termomoldavel, em casa eu moldei conforme orientação na caixa, porém ela não faz o formato de cada dente como uma moldeira feita no dentista, mas ela ficou no formato da boca, encaixa direitinho, estou usando o whiteness perfect 22% há exatamente 10 dias e não estou sentindo muita diferença, demora assim mesmo para clarear?

    Estou usando à noite para dormir e percebo que fica muita saliva na moldeira, isso atrapalha o tratamento?

    O fato de a moldeira ser termomoldavel influencia negativamente no tratamento?

    Verifiquei que é necessário uma gota em cada parte da moldeira, estou colocando o gel em toda moldeira e depois dou uma espalhada com a ponta da seringa por toda extensão da moldeira sem deixar próxima a gengiva, dessa forma será que o gel está tendo contato direto com dente?

    Existe a possibilidade das termomoldeiras não serem indicadas para tratamento de clareamento?

    1. Mimi, moldeiras termomoldáveis não são adequadas para clareamento dental. Elas tem que ser personalizadas ao contorno dos seus dentes, e sem dúvida o uso delas prejudica o resultado do clareamento. Converse com o seu dentista.

  60. Dra. Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber, pois estou fazendo um clareamento, se posso trocar o gel de 16 para 22% sem problemas… gostaria de trocar na última semana, que será a próxima.
    Obrigado.

      1. Kkk desculpe-me, eu troquei, mas não o consultei. Rsrs

        Obrigado pela resposta e atenção.

        Na verdade, talvez esteja sendo imprudente, mas estou usando agora o de hidrogênio e carbamida, o de Hid. 7,5% e o de Carb. 16%, e também aumentei a quantidade de uso. Ele clareou um pouco mais. Obrigado.

    1. Boa noite,
      Dra., iniciei o clareamento pelo método caseiro, e o meu dentista disse que tenho que passar o dia todo com a moldeira, e a noite também, só tirar parar comer, isso é necessário mesmo? E cada vez que tirar tenho quw aplicar o gel.

      1. Simony, depende do tipo de gel que você está usando, cada fabricante tem uma recomendação diferente. Mas geralmente se usa a moldeira apenas umas 2 horas por dia, ou só pra dormir.

  61. Olá Doutora Ana, excelente post e parabéns pelo seu trabalho.
    Estou usando contenção móvel ha um mês 24h, e gostaria muito de começar um tratamento de clareamento. Meu dentista disse que não haveria problema, mesmo assim gostaria da opinião de outro profissional. É a melhor opção? Já que preciso ficar com o móvel direto.

    Atenciosamente.

    1. Mariana, clareamento com moldeiras ou no consultório? De qualquer forma, nos dois casos é possível. No clareamento com moldeiras, a maioria dos géis age por umas 2 horas, e nessas duas horas, claro, você vai ter que tirar a contenção. No caso do clareamento em consultório, saindo da consulta já dá pra colocar o aparelho removível novamente.

  62. Olá! Após o clareamento em consultório, quantos dias devo aguardar para poder voltar a tomar café, chá, coca-cola, e a comer comidas com molho vermelho e chocolate?

  63. Dra, fiz um clareamento no consultório no começo do ano. Fiz umas 4 sessões com umas três aplicações em cada com a dentista. Tive que trocar 4 resinas dos dentes da frente, o que encareceu o tratamento. Não notei muita diferença, e ela comentou que a anvisa proibiu o uso de um gel usado em consultório que era bem potente, e clareava o dente de qualquer pessoa com so uma sessão. Continuei o tratamento em casa com um gel chamado Power bleaching 18%. Continuo nao vendo muita diferença. Minha família, com supervisão da dentista, tem o hábito de usar o gel caseiro por muitos meses e tem os dente super brancos, porém o meu nao chega. O que pode estar acontecendo? Senti que joguei dinheiro fora. A única solução seriam as lentes de contato ou pode ser a marca do gel?

    1. Barbara, é que cada pessoa tem um limite de branqueamento dentário. Tem gente que clareia os dentes “facinho”, outras pessoas que, mesmo que insistam no clareamento, não vão ver grande diferença. Tem a questão da expectativa também… “muito branco” pra você é diferente de “muito branco” pra mim ou pra outras pessoas. É percepção pessoal, mesmo. Sim, facetas resolveriam o problema, já a cor pode ser escolhida. Mas pense bem antes de fazer, porque via de regra é um processo irreversível.

  64. Querida Ana, estou adorando sua pagina, obrigado por ajudar tantas pessoas ! Estou fazendo clareamento caseiro com moldeira e gel clareador opalescence 16%, estou notando que estão surgindo manchas brancas nas extremidades dos meus dentes, eu já tinha uma pequena e leve diferença de cor nas pontas dos dentes, mas era imperceptivel, e agora está ficando cada vez mais notavel, isso é normal ? Elas em algum determinado momento iram parar de clarear e assim aos poucos os dentes irão ficar com uma cor uniforme ? Isso pode estar acontecendo por imprudência minha na aplicação do gel na moldeira ou algo parecido ? É normal no meio dessas aplicações os dentes irem ficando mais claros em umas parte e em outras não ?
    É normal a entrada de saliva dentro da moldeira ? Isso não atrapalha a ação do gel e por isso surgem essas manchas ?
    Caso eu extrapole o tempo maximo de uso do produto nos dentes, quais seriam as consequencias ?
    Desde já muito obrigado, tenho certeza que essas não são duvidas exclusivamente minhas e sim de muitas pessoas!

    Dra. estou achando que o gel não está entrando em contato com toda superficie do dente, estou com medo de colocar mais produto e ele vazar e ficar na gengiva, quais seriam as consequencias disso ? Quais seriam as consequencias de o gel não entrar em contato com toda superficie do dente sempre ?

    Aguardo suas respostas, muito obrigado !

    1. Oi Luckson, durante o clareamento os dentes podem parecer manchados, sim. Mas a tendência é a cor ir uniformizando. A entrada de saliva na moldeira é impossível de evitar, é assim mesmo. O gel tem um tempo de ação, se você passar desse tempo, em princípio, não acontece nada, pois ele só vai agir por 1 ou 2 horas. O que pode acontecer é haver sensibilidade dentinária, que é um efeito colateral comum em clareamentos. Se a moldeira é personalizada sobre o modelo dos seus dentes, o gel entra em contato com a superfície do dente de forma homogênea, sim. O contato com a gengiva pode causar uma gengivite marginal, mas se estiver vazando muito, é porque você exagerou na quantidade. É uma gotinha pequena por dente.

  65. Doutora, meu dentista me deu o whiteness simple por uma semana, depois quando fui pegar outro gel, ele me deu outro diferente, bem maior, SEM MARCA, tem apenas uma folha colada com o nome da farmacia onde foi comprado e as informacoes (peroxido de carbamida 16/ data de validade etc). Por acaso você ja viu um desse? O que é? Genérico? Sera eficaz?

    1. Arthur, esse é um gel clareador do mesmo tipo do Whiteness Simple, só que ele é feito em farmácia de manipulação em vez de ser comprado pronto. Em princípio, funciona da mesma forma.

  66. Olá Dra. Estou fazendo um clareamento dental com whiteness 22%, sexta feira ja vai fazer 2 semanas e não vi diferença nenhuma ainda, meu dente é grande e amarelo e nos caninos e molares é mais amarelo ainda, gostaria de saber se existe a possibilidade dos dentes serem imunes ao clareamento ou se continuar utilizando ainda posso ver resultados?

    1. Amanda, às vezes a expectativa do paciente é uma e o potencial dos dentes braquearem é outra. Existe um limite, e esse limite é pessoal, varia de caso pra caso. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de mudar o clareador ou a técnica, intercalar com sessões no consultório… depende.

  67. Doutora, fiz as moldeiras no dentista e ja estou usando whiteness simple 16% ha 5 dias, porém não notei nenhuma diferença na cor dos dentes. Também estou sentindo a moldeira de baixa um pouco frouxa em algumas partes (não fica totalmente colada a gengiva) isso pode atrapalhar? Percebo que salivo muito dentro das moldeiras, por quê? Estou com medo de não ter resultado.

    1. Luis, em algumas pessoas o resultado demora mais pra aparecer, mesmo. Ainda, sua expectativa pode ser uma, mas nem sempre o resultado possível vai atendê-la. Se a moldeira é personalizada, não se preocupe, ela deve estar cumprindo bem a sua função, sim. Entra um pouco de saliva, mesmo.

  68. Fiz um tratamento caseiro em dezembro, recebi 3 bisnagas do clareamento, porém nao segui a risca, e não o concluí. Qual o prazo de validade para utilização ?

  69. Olá,
    Comecei um clareamento dental caseiro ha 3 dias, estou usando o gel whiteness perfect 22%. A dentista me recomendou ficar com ele à noite pra dormir (umas 6 horas diárias) porém pra essa concentração isso não seria muito tempo?
    Já possuo dentes sensíveis, e nesses dias a sensibilidade aumentou e sinto umas “fisgadas” no dente… isso é normal?

    1. Caroline, se sua dentista indicou dessa forma, não há problema… apenas não é necessário. O gel vai agir por até 2 horas, depois disso não age mais. Então você poderia fazer o clareamento até durante o dia. Indica-se fazer durante o sono por uma questão de praticidade.

  70. Ana, estou com uma mancha interna no dente da frente, foi preciso fazer canal, ele aplicou gel clareando dentro do canal, vou fazer outra sessão do gel, queria saber com quanto tempo a mancha sai, tô com medo de não sair pq é no dente da frente e a mancha é grande.

    1. Larissa, cada caso é um caso. Há a possibilidade do dente não clarear tanto quanto você deseja, sim. Se isso acontecer, ainda há a opção de fazer uma faceta, por exemplo.

  71. Olá, tenho uma dúvida, o dentista me passou um clareamento no consultório e disse q em um só dia e em 45 min ja clareia os dentes, achei estranho, pois meus dentes são amarelados, e doutora, se a caso for certo o clareamento, é feito dentro dos dentes tb ou so por fora? Ele disse q só pode por fora, mas meus dentes são amarelados por dentro tb obrg.

    1. Ana, sim, em uma sessão já é possível ver resultados. Mas podem ser feitas mais sessões se o seu dentista achar necessário. O clareamento é feito só na parte de fora dos dentes, de segundo a segundo pré-molar. Nas parte de trás, não (até porque não aparece, e esse é um procedimento essencialmente estético).

  72. Ola Dra. Ana.
    Primeiramente parabéns pelo blog, ele e ótimo.
    Estou finalizando meu clareamento caseiro, possuo 2 restaurações e preciso trocar, após finalizar o clareamento preciso esperar alguns dias para trocar estas restaurações?
    Muito obrigada.

  73. Comecei o clareamento caseiro ontem (com orientação da minha dentista). Só que a moldeira da parte de cima ficou escorregando e tive q ficar pressionando com os dentes de baixo para segura-lá. Isso é normal ou confeccionaram a moldeira de cima errada?

    1. Priscilla, nem tem muito como confeccionar errado… ela é feita com vácuo, sobre um modelo de gesso dos seus dentes. Acontece. 😉

  74. Boa tarde.
    Tenho um dente atrás que foi feito canal e terei de fazer uma coroa. Ainda não fiz a coroa, mas o dente está tratado e fechado. Posso fazer o clareamento tambem neste dente?
    Obrigada.

    1. Ademir, geralmente o clareamento se faz só de pré-molar a pré-molar. Se esse dente “atrás” for um molar, ele nem entra no clareamento. Ainda, se a ideia é fazer coroa, por que clareá-lo? De qualquer forma, respondendo sua pergunta, sim, é possível incluí-lo no clareamento.

  75. Boa tarde, Doutora.
    Poderia nos informar quais os riscos de se fazer o clareamento com whiteness perfect 16%, com moldeira feita por um protético, se houver algum dente cariado?

    1. Leandra, “com moldeira feita por um protético” significa “sem supervisão de um dentista”? Se sim, já começa errado… afinal nenhum dentista autorizaria um clareamento em alguém que precisa tratar uma cárie. Questão de prioridade. Pode haver sensibilidade dentinária e, dependendo do caso, se o gel entrar em contato íntimo com a dentina e/ou a polpa (“nervo” do dente), pode terminar em canal.

  76. Bom dia Dra. Fiz o tratamento com meu dentista e ele me passou 4 bisnagas de 22%. Já faz 2 meses que acabou o tratamento e gostaria de voltar, pois quero clarear mais. Eu posso dar continuidade como tratamento ou o uso contínuo por um determinado tempo pode prejudicar os dentes? Obrigada.

    1. Caroline, converse com o seu dentista. Talvez você seus dentes já tenham chegado ao máximo do branqueamento, e aí não adiantaria continuar, pois eles não clareariam mais. Melhor seu dentista avaliar antes.

  77. Oi dra, então eu tenho resinas nos meus 4 dentes da frente para “aumentar o tamanho deles” e eu queria saber se ao colocar o molde ele pode “corroer” a minha resina fazendo com que diminua meus dentes, ou algum tipo de complicação. Agradeço a resposta desde ja. Beijo.

  78. Oi, Dra!
    Queria saber se por um acaso há problema em comer certas frutas durante o tratamento… ou tomar o suco delas, como de uva por exemplo, ou laranja já que não é recomendado tomar refrigerante!
    Outra coisa que ia perguntar é, depois que acaba o tratamento, é preciso ficar quanto tempo sem poder comer as restrições?
    Obrigada!

    1. Letícia, a restrição é a qualquer alimento ou líquido escuro ou com corantes. Então, suco de uva e de laranja podem prejudicar o resultado do clareamento, sim. É melhor tomar um refrigerante “transparente” (Sprite, por exemplo) do que suco de uva. O ideal é evitar essas bebidas por pelo menos 2 semanas depois do término do clareamento.

  79. Dra, tenho retração gengival em vários dentes, apesar de ter 22 anos (minha gengiva é fraca, forte escovação durante a adolescência e tratamento ortodôntico sem muita responsabilidade da minha parte).

    Quero fazer clareamento dental e gostaria de saber qual a melhor indicação pro meu caso.

    Imagino que no consultório, com protetores gengivais, seja mais adequado. Mas fico com receio que a cor dos meus dentes vai ficar muito díspare a cor dos dentes com a raiz exposta.

    O que poderia ser feito, afinal? Será que posso fazer clareamento? Qual o mais indicado?

    1. No seu caso eu aconselho o clareamento em consultório sim, Fernanda. É preciso avaliar o tamanho dessas recessões, porque realmente pode haver alguma diferença entre a cor da raiz e da coroa. Uma alternativa, nesse caso, seria fazer restaurações. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Dra, minha bisnaga venceu em janeiro deste ano, mas ainda tem suficiente para usar mais uma única vez, será que posso usar? Qual risco?

  80. Olá Doutora, iniciei meu clareamento com porcentagem de 22% há duas semanas e não estou tendo resultados nos dentes de baixo. Minha dentista disse que é assim mesmo, que os de baixo demoram a clarear. Isso procede ?

    1. Pode proceder no seu caso, Rafael. Pode haver alguma diferença de resultados, considerando o tempo pra atingi-los, nos arcos superior e inferior.

  81. Ola doutora. Gostaria de tirar uma duvida. Estou fazendo o clareamento enquanto durmo, porem quando pego no sono acabo respirando atraves da boca e ela fica aberta. Isso influencia no tratamento? Minha dentista me orientou que assim q aplica-se o gel os dentes deveriam permanecer como uma leve mordida para segurar as moldeiras e nao permitir que o gel vase. Tenho consulta apenas daqui 2 semanas, e ficarei muito grata se puder me esclarecer isto. Obrigada!

    1. Lilian, se as moldeiras estão bem adaptadas, você não deve ter problemas. Uma forma de resolver isso é fazer o clareamento durante o dia (ou pelo menos acordada), já que o gel geralmente atua por até 2 horas, então não há necessidade de usar a noite toda.

  82. Parabéns Ana, excelente explicação. Gostaria de tirar algumas dúvidas, comecei fazer o tratamento de clareamento caseiro, meu dentista me passou 2 seringas sendo uma Clareador Whiteness Perfect 16% uma seringa azul e uma outra meio transparente e cinza com 22%. Minha dúvida e a seguinte, ele me disse para não usar a seringa azul de 16% embaixo, apenas a branca de 22%, pois a azul contei um efeito mais forte que poderia machucar minha gengiva na parte de baixo. Minha dúvida e a seguinte, não teria que ser ao contrario será? Pois a branca contem mais porcentagem do que a azul, eu já finalizei a parte de baixo com a seringa branca de 22% e quando comecei os resultados apareceram em questão de 3 a 4 dias, comecei a parte de cima faz 2 dias já e ainda não vi nenhuma mudança, então estou meio encanado, afinal a parte de cima é a que eu mais quero que apareça e fique branco. Obrigado desde já.

    1. Obrigada, Altair 🙂 Pois é… acho que o seu dentista inverteu na hora de explicar. Porque a maior concentração, a “mais forte”, é a de 22%, mesmo. Converse com ele.

  83. Fui na dentista fazer um clareamento e ela me passou o caseiro, me deu o peroxido de carbamida 16% e falou que é pra usar durante 3 semanas, o problema é que ela só me deu uma seringa, falei q nao dava e ela falou que era só uma gotinha, mas acho que nao vai dar pra 3 semanas não, o que faço?

    1. Use racionalmente, só uma gotinha. Se acabar antes das 3 semanas (eu também acho que vai), você pede mais para a sua dentista.

  84. Olá, Ana! Parabéns pela paciência e dedicação!
    Estou fazendo o clareamento e ao término dele vou colocar 2 lentes de porcelana nos dentes da frente.
    Minha dúvida é: depois de colocar as lentes, caso eu queira clarear, vou ter q trocar as lentes?

    1. 😉

      Patricia, como você está clareando os dentes antes de colocar as lentes, elas já terão a cor mais clara. Quando seus dentes começarem a escurecer com o passar dos meses, as lentes continuarão da mesma cor… então, se você fizer mais um clareamento depois, só os dentes clarearão… e as lentes não precisarão ser trocadas.

  85. Boa noite. Comecei a fazer o clareamento de 16%, estou dormindo com as moldeiras mas não me acostumo de jeito nenhum, como demoro pra conseguiu dormir com as moldeiras sinto que entra saliva nelas, isso pode interferir na ação do produto ? Obrigada!

  86. Ola ! Gostaria de saber quantas semanas se pode fazer o clareamento de moldeiras? Passando muitos dias a mais pode dar algum problema ? Eu comecei clareamento final de janeiro e como eu não estava satisfeita com o resultado, a doutora semana passada ainda me passou mais um gel clareador, sera que já não é tempo demais que estou fazendo? Sempre ouvi dizer que se ficar muitos dias fazendo é prejudicial aos dentes.

    1. Iraci, sob supervisão do dentista você não precisa se preocupar com isso… sua dentista está atenta a sinais e sintomas e contraindiquem a continuação do tratamento. Geralmente faz-se até umas 5 semanas, mas se sua dentista julgar ok continuar, sem problema.

  87. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Bruno Paz, e recentemente fiz uma consulta com minha odontologista para que eu pudesse fazer um clareamento dental caseiro. Fiz as moldeiras, e comprei o gel clareador white class 7,5%, com peróxido de hidrogênio. Segundo a minha odontologista, 30 minutos diários seriam o suficiente para que o resultado fosse satisfatório. E vi algumas pesquisas que realmente dizem que o tempo de quebra da reação (para a transformação em água e oxigênio) é de 30 minutos, e que acima desse tempo, ficar com as moldeiras na boca é besteira. Porém, a indicação desse gel clareador de 7,5% com peróxido de hidrogênio, é deixar as moldeiras na boca por 1 hora.
    E agora? Continuo por 30 minutos, ou começo a deixar por 1 hora?
    Estou fazendo o clareamento há 3 semanas (exatamente hoje faz 3 semanas), e sinceramente, não clareou muito ainda não…
    Fiquei em dúvida se estou fazendo corretamente ou não.
    Obrigado, desde já.

    1. Bruno, se o fabricante sugere 1 hora, use por 1 hora. É um tempo pequeno e, mesmo que o gel não faça efeito o tempo todo, mal não faz.

  88. Ola Ana ! Uma pergunta: eu estou no final de um clareamento, comecei fazendo em casa com “moldeiras”, e uma sessão eu fiz no consultório, ai eu percebi que clareou bem mais, fiquei bem feliz com o resultado, só que com 3 dias depois eu percebi que o branco não permaneceu, voltou ao q estava antes quando eu fazia de moldeiras !! A minha duvida é por que ele não ficou com o branco q estava no dia que foi feito ? É normal ele perder a cor em tão poucos dias ??

    1. Vanessa, eu não acho que o branco não durou… eu acho que você se acostumou à nova cor, o que é bem comum. Foi feita alguma tomada de cor? Foto em luz adequada? Se não, não há como ter uma boa percepção dos resultados, fica muito subjetivo. Às vezes a expectativa do paciente é uma, mas o resultado obtido é outro. Converse com o seu dentista a respeito.

      1. Então Ana, eu comentei com o dentista e nem ele soube me dizer certo, também achou estranho. No meu caso não é que eu tenha me acostumado com a cor, realmente eu notei a diferença nas fotos e principalmente num dentinho pivô quando estava mais claro os demais dentes esse pivô mostrava mais escuro e agora ele não está destacando tanto. Sera que o procedimento, produtos que o dentista utilizou não era confiável ? E agora estou em duvida de fazer outra sessão e acontecer a mesma coisa.

  89. Dra. boa tarde!

    Fazia clareamento com Whiteness Perfect 16% e ficavam algumas manchinhas brancas nos dentes da frente, com o tempo saiu. Agora depois de dois anos estou começando com o de 22%, porém as mesmas manchas aparecem novamente, só que mais fortes e demoram mais para sair. Estou fazendo algo de errado, tem alguma coisa que eu possa fazer ou é normal esta reação? Obrigada, parabéns pelo blog. Beijo.

    1. É normal, Caroline. Geralmente a causa dessas manchas é a desidratação do dente, o que se resolve com o passar dos dias.

      1. Acabei de tirar minhas moldeiras e percebi isso nos dentes de cima, levei um susto e logo vim pesquisar. Tenho 2 manchas de fluorose e não preciso de mais algumas rs
        Posso continuar usando normalmente ou devo dar um tempo?

    1. Elisa, eles são muito parecidos, ambos são à base de peróxido de carbamida (10%, 16% ou 22%) e contém fluoreto de sódio e nitrato de potássio como agentes dessensibilizantes. Não dá pra dizer que um é melhor que o outro, a indicação de um ou outro depende do dentista após exame.

  90. Boa noite, estou fazendo o clareamento com o whiteness perfect 16%, porem tenho uma duvida, enquanto estou com a moldeira posso beber agua? O produto nao vai sair?

  91. Dra. Boa noite!
    Fiz clareamento há mais ou menos 5 anos atrás. Outubro do ano passado voltei ao dentista para fazer novamente. Porém, não vi diferença com 2 seringas de 15% (não lembro a marca). Hoje comprei mais 2 seringas de 22% da whiteness perfect, vou começar a usa-las com a moldeira que já tenho. Entretanto, mês passado usei antibióticos fortes durante 22 dias. Posso fazer o tratamento mesmo assim?

    1. Boa noite. O gel do meu branqueamento passou o prazo 9 meses, e perigoso de voltar a usar? Estava fechado e intacto, nunca o utilizei.
      Obrigada.

      1. Melhor não usar, Barbara. Não que seja perigoso, mas não dá pra garantir que ele ainda seja capaz de clarear seus dentes.

  92. Oi Boa Tarde,

    Tenho sensibilidade nos dentes, minha gengiva as vezes tem sangramento quando vou fazer limpeza, queria saber se nesse caso posso fazer clareamento e qual é o mais indicado, se necessito fazer algum exame especifico antes, ou procurar um profissional especifico.

    1. Gleicy, sangramento gengival é um sintoma clássico de gengivite. Se você tem gengivite, antes de fazer o clareamento é preciso tratar a gengivite. Por outro lado, sangrar durante a “limpeza” no dentista não é certeza de gengivite… então, você precisa conversar com o seu dentista, se estiver tudo ok, pode fazer o clareamento. Ele mesmo vai indicar qual o tipo de clareamento mais indicado no seu caso.

  93. Olá Dra.,
    Gostaria de saber sobre as diferenças das porcentagens dos géis clareadores (10%, 16%, 22%). Comprei o de 22% e pretendo aplicar antes de dormir. Posso ficar com ele por mais de 6 horas? Já ouvi falar que ele age por 1 hora e depois não faz mais efeito. Verdade? Já fiz o clareamento com o de 10%, então esse seria para retocar. Obrigada.

    1. “Pretende” como, Graziella? Seu dentista indicou o uso do 22%? Sim, o gel só age por um determinado período (geralmente umas 2 horas, depende da marca), mesmo que você fique mais tempo com ele. A diferença é de concentração.

    1. Como assim, Vitória? Em vez de usar a moldeira? Não, porque o gel pra clareamento caseiro precisa ficar umas 2 horas sobre os dentes, en íntimo contato, não dá pra fazer isso sem moldeira. Já no clareamento em consultório, ele é aplicado diretamente, sem moldeira, mas o gel é outro e isso é feito com proteção gengival, por uns 15 a 20 minutos.

  94. Bom dia Dra. Ana, iniciei meu clareamento caseiro tem 5 dias com o Whiteness Simple 16%, percebo que a parte mais proxima da gengiva é bem mais dificil de clarear, do meio do dente pra baixo ta bem clarinho e o resto ta clareando bem lentamente, eu coloco o gel em forma de gota, será preciso espalhar na moldeira pra ele entrar em contato com essa parte superior? Tenho medo de encostar na gengiva. Meu dentista disse que farei durante 3 ou 4 semanas mas consultei um amigo meu que também é dentista e ele disse que só pode no máximo 15 dias, pois senão prejudicarei minha dentição, e agora? rs… Gostei muito do seu site, parabéns!! Abraço.

    1. Luiz, durante o clareamento a cor não fica bem uniforme mesmo, mas vai ficando com o tempo. O que acontece é que perto da gengiva tem mais dentina, que é o tecido dentário que fica por baixo do esmalte, e é a dentina que é clareada. Então nessa região demora mais pra clarear. O clareamento pode ser feito por 3, 4, 5 semanas… depende da indicação do seu dentista. Claro que há dentistas que indicam menos tempo, outros mais.

      1. Então o gel pra fazer efeito não necessariamente precisa estar em atrito com o local a ser clareado? Sempre coloco gel em um lugar, não o espalho pelo molde.

        1. Precisa sim, com toda a superfície a ser clareada. Mas quando a moldeira é personalizada, o gel se espalha por toda a superfície do dente pelo simples gesto de encaixá-la. Por isso é que aquelas moldeiras termomoldáveis não servem pra clareamento.

  95. Dra. O clareamento a laser demora quanto tempo por sessão mais ou menos? Quantos minutos em média é necessário ficar de boca aberta aguardando?

    E o caseiro? Quanto tempo preciso ficar com o molde na boca na maioria dos casos?

    1. Depende do número de aplicações por sessão… geralmente são feitas de 1 a 3 aplicações de 15 minutos. No caso do clareamento caseiro, depende do que recomenda o fabricante do gel, mas costuma ser algo em torno de 2 horas. Muita gente dorme com as moldeiras, sem problema (o gel só age pelas 2 horas, mesmo).

      1. Legal! Obrigado Ana.

        Clareamento é um plano para um futuro um pouco distante ainda, ainda vai demorar uns 2~3 anos rsrsrs, mas com certeza optarei pelo clareamento a laser, se a tecnologia não mudar e criar novas opções até lá!

        1. Sugiro o clareamento caseiro, com moldeiras. O processo é mais lento, o resultado mais estável e a sensibilidade durante o tratamento costuma ser menor. Se eu fosse fazer em mim, faria o caseiro. 😉

  96. Olá, recentemente tive uma pancada no meu dente da frente, e o mesmo escureceu e foi necessário fazer canal, após o canal a minha dentista me propôs fazer o clareamento interno a laser, fiz o clareamento e o meu dente clareou demais, está muito branco, parecendo uma folha de papel, devido a isso resolvi fazer o clareamento em todos os outros dentes para que chegasse ao mesmo tom ou algo parecido, mas continua muito diferente. Você tem alguma sugestão para o meu caso? Por favor?

    1. Que inusitado, Juliana… geralmente o problema é o clareamento interno não chegar ao resultado pretendido, e não “passar” dele. Se não for possível clarear mais os outros dentes, a solução acaba sendo restauradora: fazer uma faceta com a cor adequada no dente com canal.

  97. Doutora, estou doida pra fazer clareamento, mas minha dentista diz que antes preciso fazer a limpeza e esperar alguns meses…
    É isso mesmo? Depois de quanto tempo da limpeza posso fazer o clareamento?

    1. Isadora, uma “limpeza básica” 😉 não exige que se aguarde pra fazer o clareamento. Imagino, então, que você tenha feito uma raspagem mais profunda… aí é preciso aguardar uma boa cicatrização, sim. Nâo diria meses… mais algumas semanas, pelo menos.

  98. Dra. Meu dentista mandou que eu escolhesse meu gel… Whiteness perfect 22% ou Opalescence 20%, cada um com preço diferente. Ele disse que os dois são bons. Qual a senhora acha melhor dos dois?

    1. Deylane, realmente os 2 são bons. O Whiteness é mais popular, mas o Opalescence tem uma “fama” muito boa entre os dentistas que trabalham com estética. Se o problema for financeiro, pode escolher o mais barato, você estará usando um bom produto de qualquer forma.

  99. Boa tarde Dra. Ana,
    Fiz uma sessão de clareamento a laser, há muitos anos atrás, e quase morri de dor. Passei três dias sem conseguir conversar, sentindo choques em todos os dentes e chorei muito, pois além de não clarear, minha gengiva retraiu e fiquei um ano (UM ANO!) sem conseguir comer alimentos ácidos, como frutas, pois arrepiava muito. Há seis meses, procurei novamente um dentista e ele me recomendou o tratamento caseiro. Fez a moldeira e me deu 2 tipos de gel, um com 7,5% e outro com 10%. O de menor concentração, indicou usar pelo menos 3hrs por dia. Comecei por ele, consegui deixar apenas 30min, e já comecei a sentir choquinhos e retirei. Não foi na gengiva, coloquei bem pouquinho e senti apenas nos dentes. A sensibilidade durou dois dias e desisti…
    Tem algum tratamento que eu possa fazer para “selar” os meus dentes e conseguir realizar enfim um clareamento? Já me falaram que essa sensibilidade extrema ocorre por causa da porosidade e falta de esmalte nos dentes. Já usei sensodine repair and protect, escovo 3x no mínimo por dia, uso fio dental, enxaguante bucal Listerine… enfim, eu tento de tudo mas meus dentes parecem nunca fortes o suficiente para receber um clareamento… E eles estão bem amarelos… Você teria alguma solução para o meu caso?

    1. Larissa, a aplicação de flúor gel (incolor) entre as sessões pode ajudar bastante. Você usaria o gel clareador, lavaria a moldeira e a boca e, em seguida, aplicaria o flúor com a própria moldeira, por uns 3 minutos. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

  100. Olá doutora, gostaria de tirar uma dúvida sobre o procedimento que minha dentista utiliza em mim. Me mudei de cidade ha pouco tempo, e queria fazer claremento, marquei com ela (que eu não conhecia) e comecei. Só fiz uma consulta até agora, mas eu estranhei o método dela, ela aplicou um gel, e depois o creme clareador, sem proteger a gengiva (pelo o que eu senti), mas não ardeu nem nada, porém ela apenas deixou o gel clareador uns 10 minutos, eu fiz uma cara de dor, porque tinha ardido um dente inferior, e ela tirou o gel por completo e me mandou pra casa, disse que quando doesse ela tinha que tirar, no entanto quando o gel estava no dente, ela ficava massageando com uma escovinha, e colocando aquela luz por um tempo, quando eu saí de lá não vi resultado nenhum. Bom, só queria saber se o que ela está fazendo é certo, porque eu não conheço ninguém que tivesse feito desse modo (eu ainda tenho mais 3 sessões).
    Desde já, obrigada!!

    1. Samia, ela deve ter protegido a gengiva, sim… você não deve nem ter notado, pois se usa um tipo de resina pra isso, e sua aplicação não dói nem nada. O tempo de aplicação do gel depende da indicação do dentista, mas são sessões curtas mesmo, 10, 15, 20 minutos, dependendo do tipo de gel. Ela tirou foto ou registrou a cor dos seus dentes antes do clareamento? Porque às vezes na primeira sessão é difícil notar muita diferença, aí com a foto / registro de cor fica mais fácil.

  101. Olá Dra. Ana, boa noite!
    Adquiri o kit whiteness perfect 16% com o meu dentista há um tempo atrás. No entanto, acabei não usando na época e resolvi usar agora. Mas, não sei se o produto ja está ou não vencido. Sei que a validade do produto é de dois anos. Mas, não sei se a data impressa na seringa é de fabricação ou vencimento. Grata.

    1. Mariana, tem as duas datas, na verdade. Tô com uma seringa aqui e está assim: FAB/ LOT 080915 e, embaixo, 2017 MAY. Esse “um tempo atrás” foi quando?

      1. Olá Dra, então embaixo deve ser a validade mesmo, já que a sua é maio/2017. Eu não lembro quanto tempo tem 🙁
        Na minha, está assim: FAB/LOT 041012 e embaixo, 2014 Jun.
        Por ter uma data apenas, achei que pudesse ser de fabricação pois não tem escrito “validade”.
        Muito obrigada!

  102. Dra, ontem comecei o tratamento com o whiteness perfect 16% (recomendado pelo meu dentista), mas só vou nele quarta feira para fazer a moldeira, então olhando em alguns sites, resolvi comprar uma moldeira termo moldavel. Fiz tudo como o recomendado, dormi com a moldeira termo moldavel e o gel e hoje acordei com a gengiva irritada, escura e dói muito pra escovar os dentes. Principalmente entre os dois dentes da frente a gengiva está bem escura. É normal? Devo interromper o tratamento por 4 dias (até eu ir ao meu dentista)? A gengiva voltará ao normal nesse prazo? E quanto tempo demora para a moldeira ficar pronta?

    1. Alice, se você tivesse feito “tudo como o recomendado” teria aguardado a confecção das moldeiras. 😉

      Moldeiras termoldáveis NÃO SERVEM pra fazer clareamento. As moldeiras de clareamento são personalizadas, “sob medida”. Se não, acontece o que você está relatando: o gel “escapa” da moldeira e irrita a gengiva. Você perde gel, o gel usado não entra em contato com toda a superfície do dente (porque a moldeira nao se adapta bem) e a gengiva sofre. A gengiva vai voltar ao normal, mas agora é preciso interromper o tratamento… tomara que em 4 dias melhore. A confecção da moldeira costuma ser rápida (até de um dia para o outro), depende se o seu dentista mesmo faz ou se ele manda o modelo em gesso pra um laboratório de prótese.

      Contenha a ansiedade, ok?!

  103. Boa noite, Doutora. Tenho os dentes um pouco amarelados e quero fazer clareamento. Mas tenho resinas em muitos dentes. Será que vou precisar troca-las para ter um resultado mais satisfatório?

  104. SOCORRO DOUTORA!! Fiz hoje a primeira sessão de clareamento a laser, e meus dentes não eram muito amarelos e não tinham nenhuma mancha. Eu quis fazer para clarear um pouquinho mais, e fiz com um ótimo dentista, porém em seguida do clareamento vi que meus dentes estavam todos manchados, com manchas brancas,e mais escuras, e meus dentes não clarearam! Já faz 10 horas que fiz o clareamento, e estou desesperada, o que eu faço, Doutora? ME AJUDE POR FAVOR!

  105. Então, fiz o clareamento já faz um tempo. Mas quando comprei mais uma bisnaga do clareador com o dentista, percebi que a minha moldura (de silicone, onde coloca o clareador) estava com umas manchinhas vermelhas. Acredito ser o resto de produto, por mais que eu tenha retirado certinho. Tentei limpar com escova e pasta de dente mas não consegui. O que eu tenho que fazer? Será que se eu usar normalmente, essas manchas irão aparecer no meu dente?

  106. Dra, estou viajando e esqueci minhas moldeiras, mas não queria interromper o tratamento, posso comprar um par daquelas moldeiras termomoldáveis para quebrar galho?

  107. Boa Noite Doutora.

    Hoje completa 4 dias que estou fazendo o clareamento, minha gengiva está machucada. Quando coloco a moldeira, as primeiras horas sinto uma ardência, mas depois alivia. Isto é esperado? Usar a pasta sensodyne interfere no resultado?

    Desde já agradeço pela atenção.

    1. Wender, a pasta não ajuda muito, porque seu problema é gengival, não de sensibilidade dentinária. Sugiro que você não interrompa o clareamento por uns 2 dias, pra sua gengiva se recuperar. E coloque só uma gotinha de gel em cada espaço da moldeira, creio que você pode estar colocando muito gel, ele extravasa e irrita a sua gengiva.

      1. Obrigada doutora, segui suas recomendações e as irritações na gengiva está melhorando. Quarta-feira, quando minha dentista voltar do feriado, farei uma visita para melhor avaliação.

        Mais uma vez obrigado e tenha bom feriado.

  108. Boa noite Dra. Ana !!! Adorei o seu blog !! Estou na 2 sessão do clareamento de consultório e estou percebendo que meus dentes ficam brancos no dia do clareamento e no dia seguinte eles ficam amarelos, não como antes de começar o clareamento, mas mais amarelos do que o dia anterior, e não estou comendo alimentos com corantes, há algum outro motivo para isso estar acontecendo ?

    1. Iara, é que durante o clareamento os dentes desidratam, por você ficar muito tempo de boca aberta. Aí eles parecem mais claros. Além disso, tem o “impacto” inicial, pois inicialmente você vai perceber seus dentes mais claros, mas depois vai se acostumando com a cor.

  109. Boa dia Dra! Espetacular e esclarecedora sua pagina! Comecei a usar o clareamento whiteness 22% por indicação da minha dentista que fez o molde e me entregou o produto com as orientações! A minha dentista entrou em licença maternidade e não peguei o telefone particular dela! Enfim… ontem foi a primeira vez que fui usar o produto e ao colocar a moldeira nos dentes senti “queimando” aquela “gengivinha” que fica entre os dentes superiores frontais! A gengiva ficou branca na hora e não consegui ficar muito com a moldeira e tirei! Hoje a gengiva esta com a coloração normal porem um pouco dolorida! Quando posso tentar fazer novamente? Imagino que não tenha como fugir do produto encostar novamente nessa gengiva pois ela fica entre os dentes! Teria algum produto que eu possa passar na gengiva antes de colocar a moldeira para protegê-la?
    Obrigada.
    Carolina

    1. Carolina, obrigada. 🙂 Você deve ter colocado muito gel na moldeira, aí ele extravasou. Algumas pessoas têm a gengiva mais sensível mesmo, parece sr o seu caso. Sugiro que você aguarde uns 2 dias pra usar a moldeira novamente, e que não coloque mais do que uma gotinha (INHA) de gel em cada espaço da moldeira.

  110. Olá Doutora Ana,

    Obrigado pelo excelente conteúdo, me ajudou bastante nas ultimas semanas, principalmente porque eu tinha um medo enorme da bendita anestesia!
    Eu tinha duas cáries profundas, ambas nos terceiros molares inferiores, que foram retiradas e fiz as restaurações. Além disso, retirei o tártaro que havia acumulado na arcada inferior e fiz aquela limpeza com o jato de bicarbonato seguido do Flúor. Tudo foi feito tem umas duas semanas. Posso realizar o clareamento dental sem problemas? Voltei para a faculdade hoje, que é em outra cidade, e quando começar o tratamento, só poderei ir ao dentista uma vez ao mês, ou até uma vez a cada dois meses no máximo, isso seria um problema para o clareamento caseiro? Não queria trocar de dentista para fazer o clareamento. Além disso, um dos meus colegas de república cursa Odontologia na UNICAMP, e disse que era tranquilo fazer clareamento por conta própria, que era só confeccionar a moldeira ou usar uma “genérica” com cuidado e seguir as recomendações do gel que eu comprasse, respeitando o tempo máximo de aplicação, mas fiquei com medo de seguir dessa forma, pois até com o acompanhamento do dentista tenho receio de fazer o clareamento caseiro e doer bastante, quem dirá fazendo por conta própria. Tenho certeza de que o adequado é procurar um dentista para o tratamento, e com certeza só farei com um dentista FORMADO, mas o clareamento caseiro é realmente tranquilo? Posso ter algum tipo de reação ou complicação? É arriscado?

    Parabéns pelo excelente trabalho, doutora!

    1. Gabriel, sim, você já pode começar o clareamento. O clareamento caseiro costuma durar mais ou menos 1 mês, então você pode pegar as moldeiras e o gel na consulta, quando o dentista vai orientar você sobre como proceder, e depois de um mês fazer uma nova consulta pra avaliar os resultados. Moldeira “genérica” não existe, ela precisa ser presonalizada e bem adaptada aos dentes, senão o clareamento não dá certo, porque o gel não fica em contato íntimo com a superfície do dente. Diga ao seu colega – meu futuro colega – que a minha vontade é colocar ele no colo e dar uns tapas na bunda pegar ele pela orelha 😛 . Realmente o clareamento caseiro é tranquilo, mas isso quando tudo acontece dentro do que se espera. O que pode dar errado, basicamente, é a ocorrência de alguma reação gengival e, principalmente, sensibilidade dentinária. Pra esses casos, o dentista é muito útil. 😉

  111. Doutora, eu estou fazendo clareamento com o whiteness simple 16%, e após 5 dias de tratamento eu nao consigo observar nenhuma mudança, nem sensibilidade. Eu nao estou confortável utilizando o whiteness simple, pois eu tenho a sensação de que o perfect é muito mais eficiente. Acha válido eu pedir para mudar pro perfect pro meu dentista? E se o perfect e o simple sao tao similares, pq a grande diferença de preço entre os dois? Obrigada doutora, beijos.

    1. Louise, taí uma ótima pergunta… não sei dizer qual a razão da diferença de preço, porque eles são muito parecidos. Acho válido conversar com o seu dentista sim, porque é mais ou menos como pasta de dente, a que é boa pra mim pode não ser boa pra você… o gel que funciona bem em um paciente pode não funcionar bem pra outro.

    1. Estou fazendo clareamento ha uma semana. E não percebi nenhuma mudança, o dentista me indicou 15 dias com moldeira. O dente ainda vai clarear? Posso passar de 15 dias?

      1. Se ainda há gel e você não tem tido sensibilidade, em princípio não há problema de prosseguir com o clareamento por mais tempo. Converse com o seu dentista.

  112. Olá Dra. Vou comecar um clareamento, e o gel que o meu médico deu é um tal de Opalescence (20%). Mas a maioria que vejo não é esse gel. Você conhece esse gel? Será que é bom? Ou tem melhores? N queria jogar dinheiro fora rsrs

  113. Olá Dra.,
    Minha dentista receitou peróxido de carbamida 16% por 7 dias, 8h diárias durante o sono.
    Achei um período curto e muito tempo de uso da moldeira comparado ao que vi por aí. É seguro, posso confiar?
    Obrigada.

  114. Dra, estou fazendo o clareamento. Posso tomar chá matte natural? Não sei o q tomo no café da manhã mais rsrs.
    Eu estava fazendo algo parecido com farinha lactea, porém um pouco mais fraco, pra que eu pudesse tomar. Mas é enjoativo. O chá tb mancha?

    1. Mancha e mancha bastante, Fernanda. Se você não é adepta do leite puro 🙂 , tome chá ou café com leite de canudinho… é uma forma da bebida não entrar em contato direto com a parte dos dentes que está sendo clareada.

        1. Tomando cuidado para o líquido não entrar em contato com as faces dos dentes em clareamento… ok. Pode comer pizza e lanches sim, mas procure evitar coisas muito coloridas… e higienize e seguida.

  115. Dra. Ana, parabéns pelo BLOG.
    Antes de fazer esta pergunta, li todos os tópicos e uma questão não ficou muito clara.
    Sobre vegetais verdes (brócolis, espinafre, rúcula). Há alguma restrição?
    Sou adepto de sucos desintoxicantes que apresentam uma coloração bem esverdeada! Isso pode interferir no tratamento ?
    Vinhos brancos (prosseccos, champanhe, espumantes) podem ser consumidos ?

    1. Pedro, os vinhos mais claros, em princípio, ok. Quanto aos sucos com vegetais, eles podem interferir sim, mas dá pra “driblar” isso usando canudinho, pois assim se evita o contato do líquido com a face vestibular (da frente) dos dentes anteriores.

  116. Ola dra. Gostaria de dar inicio no clareamento (22%) por minha conta em risco, mas gostaria de saber se vai clarear a resina. Pois quebrei o dente da frente e o mesmo foi restaurado. Posteriormente ao clareamento eu terei que trocar “a pontinha” ??

    Bom início de ano e obrigada por sempre tirar nossas dúvidas!

    1. Amanda, sim, a resina terá que ser trocada após o clareamento (que eu não recomendo que você faça por sua conta e risco, mas enfim…).

      1. BOM DIA, ANA 🙂 !! ADOREI ESSE BLOG !! ESTOU USANDO HA 4 DIAS O whiteness perfect 22% E APÓS O SEGUNDO DIA, COMECEI A SENTIR UMA PEQUENA ARDÊNCIA NA GENGIVA. ISSO É NORMAL ? TEM ALGO QUE POSSA DIMINUIR ESSA ARDÊNCIA ? (MAIS UMA VEZ AMEI ESSE BLOG) 😛

  117. Oi, boa noite. Queria tirar uma duvida. Comprei o clareador e as placas de moldeiras quadradas, porém não sei como faço para molda-las em minha boca, tentei morna-lá e coloquei em minha boca, mas era quente demais, cortei elas no meio pois são muitos grandes, como faço para molda-las em casa?

    1. Ismael, não há como moldar esse tipo de placa em casa, elas não são moldáveis diretamente na boca, e sim sobre modelos de gesso. É preciso um aparelho chamado “plastificadora”, que às vezes nem o dentista tem, só o laboratório de prótese… então o dentista molda o paciente, confecciona os modelos e manda para o protético fazer a placas. Converse com o seu dentista.

    2. Essas moldeiras termomoldaveis servem para fazer o clareamento ? É igual as que os dentistas confeccionam sob medida de cada paciente ? E qualquer dentista pode fazer a moldeira exata para fazer o clareamento ?

      1. Rodrigo, não, as moldeiras termomoldáveis nção são adequadas pra fazer clareamento, a adaptação delas é ruim, nem se compara às moldeiras feitas sob medida. Sim, qualquer dentista pode fazer as moldeiras… se ele não tiver o aparelho (plastificadora), ele molda o paciente e manda os modelos para um laboratório de prótese confeccionar as moldeiras.

      1. Os dentes devem estar limpos sim, Rodrigo… isso proporciona um contato adequado do gel com a superfície do esmalte dos dentes. Escove normalmente com pasta, mas aguarde pelo menos meia hora pra usar as moldeiras com o gel.

  118. Boa tarde!
    Iniciei uma tratamento caseiro com a dentista, após 5 dias do uso do gel senti fortes dores nos dentes 31 e 41, corri pra dentista e fiz uma radiografia, que constatou displasia e sugeriu um teste pulpar. Procurei um endodontista que realizou o teste e constatou a morte do dente 41 que causou uma necrose entre os dentes 41 e 31. Fiz uma radiografia panorâmica 5 dias antes de iniciar o clareamento e não tinha nenhum problema nos dentes mencionados. O clareamento pode ter causado a morte desse dente? O gel que foi utilizado é da FGM.

    1. Juliana, displasia cementária periapical? Imagem radiolúcida (mais escura que o osso)? Porque, se for isso, duas considerações: 1. é um achado radiográfico, não necessita de tratamento e não causa necrose pulpar e 2. Não acho que em apenas 5 dias essa displasia ia surgir… eu acho que, como você fez uma panorâmica, a displasia ficou escondida na sombra da coluna vertebral. Quando foi feita a periapical, que é um exame bem mais nítido pra região do 31 e do 41, a displasia pode ser vista. Portanto, ela já existia antes do clareamento (minha teoria).

      Se o clareamento pode causar necrose pulpar? Pode. Não é comum, mas acontece.

  119. Olá Ana, tudo bem!!!
    Parabéns pela sua dedicação e carinho… amei o site… com certeza vc é uma pessoa muito abençoada.
    Comecei ha 1 semana a fazer clareamento caseiro com Whitenes Perfect 16% recomendado pela minha dentista… e durante esse período reparei que em 4 dentes teve tipo uma retração da gengiva e esta começando a aparecer a raiz… falei com a minha dentista e ela disse que é normal… estou preocupada pq não me sinto 100% segura depois de ver isso… será que é por causa da moldeira… fiz a minha com ela, porém ficou meio larga e vasa o gel… tenho muita salivação também quando uso…. será que é melhor eu comprar uma moldeira termomoldavel para substituir… pq não fica barato ter que fazer outra.

    1. Claudineia, obrigada. 🙂 A recessão não tem a ver com o clareamento, com o gel ou com a moldeira… é coincidência. Você só notou isso durante o clareamento ou antes? A moldeira termomoldável nunca será tão adaptada quanto a personalizada, mesmo que a personalizada esteja “larga”.

      1. Olá Ana… só percebi durante o clareamento mesmo, nem minha dentista percebeu antes… essa salivação excessiva é normal mesmo?

    2. Olá Ana, é normal o gel relar na gengiva que fica bem no meio dos 2 dentes da frente ?? No meu caso rela, isso causa algum problema na gengivinha ? Tenho um pouco de medo de danificar, pq fica vermelho.

      1. Rafaela, no clareamento caseiro um pouco do gel acaba encostando na gengiva, porque é diferente do clareamento no consultório, quando o dentista isola totalmente a gengiva. Pode causar alguma irritação, mas geralmente não mais que isso.

  120. Bom dia ! Estou fazendo o clareamento com o 22% há 9 dias e estava indo tudo muito bem, dois dias para cá, meus dois dentes da frente, que são bem grandes, estão com uma mancha, como se tivesse clareado apenas do meio para baixo, é bem visível como se fosse um divisor, antes passava apenas um risco de gel na moleira, mas sempre espalhava com o dedo, isso está me preocupando, será que vai sair? E por que será que aconteceu isso?
    Muito obrigada, parabéns pelo seu trabalho!

    1. Fernanda, sim. A tendência é da cor ir uniformizando. Isso pode ter a ver com a distribuição do gel, por exemplo, ou ser por causa de uma desidratação passageira do dente.

  121. Olá, Doutora. Parabéns pelo blog!
    Eu iniciei o tratamento hoje, com o Whitness Perfect 22%. Não tive nenhum problema considerável em relação a sensibilidade. Porém, apareceram manchas nas extremidades dos dentes. Eu percebi que elas amenizaram depois de algumas horas que eu tirei as moldeiras, e li também que a tendência é que elas amenizem ainda mais e uniformizem em relação aos outros dentes após o tratamento, pois trata-se de uma “desmineralização” a qual é recuperada posteriormente.
    Não é nada absurdo, mas também não seria algo agradável de se conviver após o tratamento. Mas na sua opinião é algo que devo me preocupar ou pensar em interromper o tratamento ? Ou é algo que realmente melhora após o mesmo?
    Grato !

  122. Olá Ana Tokus boa tarde, muito gentil de sua parte esclarecer as duvidas!!!

    Bom, gostaria de saber o seguinte, ja tem 4 meses que retirei o aparelho e agora meu dentista fez o clareamento a laser em consultorio no dia 28/11, e agora dia 06/12/15 me passou o tratamento de clareamento de bisnaga powerbleaching BM4 16% por 3 semanas para clarear mais, disse que meus dentes são grau 4 e não ficaram branquinhos, e depois fará as resinas na mesma tonalidade, mas sera que se eu usar por mais algum tempo pode ser que meus dentes fiquem mais claros, ou seja, fiquem mais branquinhos, queria esse resultado.
    Obrigada pela atenção!!!

    1. Rita, os dentes têm um limite de clareamento, e esse limite é pessoal. Quando se chega ao limite, não adianta mais usar o gel, os dentes não vão ficar mais brancos.

      1. Dra. Ana, deixa eu esclarecer uma duvida, o tratamento com o gel em moldeira deu para somente 11 dias, uma deu apenas para 4 dias, dai diminui a quantidade e a segunda acabou com 7 dias, mas fazer o clareamento apenas com 2 bisnagas é o suficiente? Estou achando que teria q fazer por mais uma semana? Qual seu ponto de vista? Obrigada.

  123. Boa tarde, Ana. Vou começar um clareamento com o Whiteness Perfect 22, a dentista recomendou que utilizasse a moldeira 4h por dia, mas vi nas indicações do produto que esse deve ser usado durante 1h por dia.
    E agora? O que recomenda?
    Grata,

    1. Diana, você pode fazer como a sua dentista disse se não houver sensibilidade, mas na minha opinião nem é necessário, pois o gel só vai agir pelo tempo recomendado pelo fabricante.

  124. Ola, Doutora Ana! Parabens pelo Blog! muito esclarecedor.
    Eu tenho uma duvida… Usei aparelho fixo em meus dentes ha uns 3 anos atras… hoje, sinto necessidade de fazer um clareamento. Pesquisei e optei pelo whiteness 22%. Apos a retirada do aparelho, hoje eu noto que ficaram pequenas manchinhas de cola, aonde foram colados os braquetes. Isso vai interferir no meu clareamento??
    Agradeço desde já!!

    1. Vai, Julio. É preciso remover esses resíduos e deixar a superfície do esmalte totalmente livre, se não o gel clareador não tem como agir nesses locais. Converse com o seu dentista.

      1. Obrigado, Doutora Ana!
        Vou passar com meu dentista pra fazer essa remoçao dos residuos de cola e fazer uma limpeza geral antes de fazer o clareamento. Continue esclarecendo as duvidas de nós, internautas, pois é de grande ajuda. Otimo Final de ano e Sucesso. Obrigado.

  125. Adorei esse site, gostaria de tirar algumas dúvidas…

    Estou usando o whiteness perfect 22%, amanhã estará completando 7 dias, e por enquanto só notei diferença nos 4 dentes da frente da parte superior, eles a partir do 3º dia foram ficando com manchas brancas, e agora estão com bem mais, mas acredito que até o fim do tratamento eles fiquem todos dessa cor das manchas, mas os outros dentes não tiveram diferença nenhuma, sabe me dizer se vai demorar muito para clarearem?

    Eu durmo com a moldeira, e quando acordo tenho MUITA sensibilidade, fico até meio dia ou mais com dor e sensibilidade. Estou usando sensodine mas não adianta muito não!

    No total tenho 4 seringas, será que os outros dentes que ainda não tiveram diferença vão clarear? E ficar todo uniformes?

    Obrigada.

    1. Kamila, sim, a tendência é que todos os dentes clareiem e, os com manchas, fiquem com a cor uniforme. Quanto à sensibilidade, é um efeito colateral presente em quase todo clareamento. Se estiver demais, interrompa o clareamento por alguns dias. Converse com o seu dentista.

  126. Olá Dra Ana. Primeiramente gostaria de elogiar o site e todas as dicas.

    Minha pergunta é… Comprei 2 seringas do whiteness 22% com meu dentista mas só conseguirei fazer 2 semanas e meia de tratamento agora pois irei viajar nas férias e não quero fazer o claramento durante a viagem. Posso fazer agora essas 2 semanas e meia e quando voltar continuar com o tratamento??? Tem alguma contra indicação de cessar o tratamento e dar sequência após mais ou menos 1 mês???

    Muito obrigada,
    Carolina

    1. Pode, Carolina. Em principio não há contraindicação, mas eu acho mais efetivo deixar o clareamento pra depois da viagem, aí você faz direitinho.

  127. Olá, fiz clareamento dental no final do ano passado, no consultório. Porém junto com isso, a dentista me deu seringas para usar em casa, e sobrou, eu posso usá-las? Elas tem data de validade? A minha não está indicando nada…

    1. Amanda, elas têm data de validade sim, Amanda. Deveria constar na própria seringa mas, se não consta, só na embalagem original, que deve ter ficado com a sua dentista. Sem saber a validade, o ideal é não usar.

  128. Oi Dra.
    Já fiz clareamento ha uns 2 anos e meio atras, com a concentração de 16%. E os meus dentes vieram a amarelar novamente, posso fazer o 22% agora?

  129. Boa noite Dra. Ana!!
    Comecei com o clareamento white perfect 22% faço, ha 5 dias, ate entao nao senti nenhuma sensibilidade, nada de dor, coloco a moldeira durante a noite e so tiro na parte da manha, é normal nao sentir nada? Ou meus dentes nao estao reagindo ao clareamento? Outra coisa, apareceram alguma manchas nos dentes, ao decorrer do procedimento elas somem?

    Desde já agradeço!!

  130. Olá doutora! Gostaria de saber se é possível fazer o clareamento caseiro usando aparelho móvel. Ele pode interferir no resultado final? E também uso a contenção nos dentes de baixo, tem algum problema ?

    1. Laura, é possível sim, só não dá pra usar o aparelho e a moldeira de clareamento ao mesmo tempo. A contenção inferior fixa não atrapalha, porque ela é colada atrás dos dentes, e não na frente, onde é feito o clareamento.

  131. Olá doutora!
    Comprei o clareamento perfect 22%. Minha duvida é de quanto tempo tenho que utilizar o clareamento por dia, se devo dormir com a moldeira, se devo ficar uma hora e meia, estou um pouco perdida.
    Obrigada.

    1. Seu dentista pode (e deve) tirar essas dúvidas, Izabela. 🙂

      Na bula do Whiteness Perfect recomenda-se o “tempo de uso: 3 a 4 horas diárias para as concentrações 10% e 16% e 1 hora diária para a concentração 22%”.

  132. Oi Dra,
    Estou fazendo clareamento 22% e estou no segundo dia. Ontem quando tirei a moldeira e o produto do meu dente percebi que meu dente da frente tem tipo um arranhão, está trincado, mas só consigo ver com uma luz bem clara. o quê devo fazer? É perigoso continuar o tratamento? E indo ao dentista é possível uma correção? Outra coisa, comprei fluor em gel incolor para não dar sensibilidade, como aplico? Obrigada!!!!!

    1. Rafaela, provavelmente você tem uma trinca de esmalte mas, se não há sensibilidade ou dor, não é algo que mereça grande preocupação. Essa trinca deve se restringir ao esmalte, portanto não coloca em perigo a estrutura do dente e, portanto, não seria preciso o dentista intervir. Mas é o que eu ACHO baseada na sua descrição, o ideal seria uma avaliação clínica com um dentista. O flúor em gel pode ser aplicado com a própria moldeira do clareamento.

    1. Os 2 são super parecidos, ambos são peróxido de carbamida a 10, 16 ou 22 % e contêm dessensibilizantes na fórmula (flúor e íons de potássio). Vale a avaliação do dentista sobre qual é o mais indicado pra cada caso.

  133. Pode usar o gel por quanto tempo? Meu dentista me deu uma bisnaga e disse pra usar toda na parte de cima só… Nao senti sensibilidade, mas to achando muito tempo, visto que já estou na quarta semana e nao acabou…

  134. Olá, Bom Dia
    Ana, vou começar a fazer o tratamento de clareamento, mas a minha duvida é que eu nado e gostaria de saber se tem algum problema com o contato da água com os dentes devido a química usada para fazer a limpeza da piscina.
    Desde já obrigado e parabéns pelo blog .

  135. Olá Ana! Eu queria saber se o whiteness simple é tão eficaz quanto o whiteness perfect? Eu já usei o perfect e deu um ótimo resultado, e aí, sem querer comprei o simple por engano, mas não to vendo tanta eficácia nele, não. Vale a pena usar esse simple? Ou o perfect é melhor?

    1. Victor, os 2 são super parecidos, ambos são peróxido de carbamida a 10, 16 ou 22 % e contêm dessensibilizantes na fórmula (flúor e íons de potássio). Se um parece ser menos eficiente, usa-se o outro. Converse com o seu dentista.

  136. Ana, bom dia! Estou fazendo clareamento, já estou na terceira seringa, estou usando whiteness perfect 16%, meus dentes clarearam bem, as pessoas percebem a diferença, mas os dentes inferiores, próximo a gengiva ainda estão bem amarelos (os dentes de trás), será que clareia mais? Os dentes da parte superior (do canino para trás) também estão bem amarelos próximo a gengiva, o que fazer? Como proceder?

    1. Isso é esperado, Mara. Mais próximo à gengiva a camada de dentina, que fica por baixo do esmalte do dente e é o tecido dentário que é clareado, é mais espessa… portanto, tende a ser mais amarela. Com o passar dos dias a cor dos dentes deve uniformizar.

  137. Ola Dra, estou fazendo clareamento ha 1 semana, modo caseiro, e pingo de nada em cada molde de dente, o problema é que quando vai dando 40 minutos q estou com molde começa vir uns choques nos dentes de baixo. Um choque, arrepio sei la, mas some, mas é horrível, é normal, tem alguma coisa q posso fazer pra evitar? Outra duvida, esses danones q a gente faz caseiro, com gelatina de morango, tem algum problema eu tomar? Faz amarela os dentes?

    1. Daniela, todo clareamento dental pode causar sensibilidade, é assim mesmo. Tem problema tomar esse tipo de iogurte sim, por causa dos corantes que ele contém. Pode prejudicar o resultado do tratamento.

  138. Bom dia, Ana!
    Bom, comecei a fazer um clareamento caseiro ontem, com o Whiteness Simple a 16% e estou sentindo uma leve sensibilidade. Eu queria saber se eu posso utilizar o verniz de flúor Duraphat nos dentes após o clareamento diário. Sou estudante de Odontologia, tenho esse verniz mas nunca usei, e já ouvi falar sobre o uso após o clareamento. Obrigada Ana, beijinhoss.

    1. Karine, embora o Duraphat provavelmente reduzisse a sensibilidade, ele cria uma película sobre o dente, o que prejudicaria a ação do gel por alterar o contato dele com a superfície dentária. O ideal é fazer bochechos com flúor (incolor, daqueles manipulados) após a remoção das moldeiras.

  139. Dra., que site maravilhoso e quanto carinho ao responder as duvidas!
    A minha é:
    Fiz clareamento em dezembro de 2014 e sobrou meia bisnaga.
    Venceu ha 3 meses, em Julho de 2015.
    Posso usar mais algumas vezes ou posso correr riscos muito serios?
    Obrigada 🙂

    1. Ana, obrigada. 🙂

      Eu acho que você não deveria usar o produto fora da validade, ele não deve funcionar como deveria e, ainda, pode causar algum tipo de reação indesejável. É um risco que não vale meia bisnaga de clareador. 😉

  140. Oi doutora, eu estou fazendo o clareamento caseiro e fiz as moldeiras com meu dentista, so que elas estao bambas nos meus dentes, isso atrapalha no processo ?

  141. Olá Doutora, boa tarde!!!
    Ia iniciar o tratamento de clareamento junto ao meu plano dentário, recebi todo o material, moldeiras, bisnaga, gel, só que já faz um tempo, na época acabei deixando de lado e não fiz, será que essa bisnaga ainda presta, procurei a validade e não achei, tenho medo de usá-las e estragar os meus dentes. Agora sem plano fica complicado ir no dentista para pegar um novo gel! Se eu usar e estiver fora da validade será que me fará mal?!

  142. Boa noite, Doutora!
    Usei aparelho por 3 anos e meio e meus dentes ficaram perfeitos, até são claros, mas os caninos me incomodam por serem mais amarelados. Comprei o clareador Whiteness Perfect 22% e veio com 4 seringas, e as duas moldeiras que deviam ser colocadas na água. Moldei elas, mas ficou meio que largas, como eu tinha uma moldeira da parte superior de quando tirei o meu aparelho comecei a usar ela, mas a parte de baixo usei a que veio no kit, no meu dentista está R$100,00 para fazer cada uma, então continuei usando a superior sob medida e a inferior termo moldável. Percebi que os dentes deram uma clareada sim e estou no sétimo dia de tratamento, mas os caninos ainda estão mais amarelos, devo passar o gel apenas nos caninos? Tive sensibilidade forte apenas em um dia que foi o dia que dormi com a moldeira, tem problema? Pois agora uso no máximo uma hora e meia e retiro. Também sinto uma certa ardência na gengiva quando coloco a moldeira com o gel, mas é suportável e aparecem também manchas brancas em meus dentes depois que retiro a moldeira, isso quer dizer que meus dentes vão se uniformizar da cor da mancha branca?
    Obrigado! Aguardo sua resposta.

    1. Luiz, essas moldeiras são inapropriadas, inclusive a de cima, pelo que entendi ela não é uma moldeira de clareamento, mas uma contenção removível pós-tratamento ortodôntico (corrija-me se eu estiver errada). Os caninos são dentes que possuem uma camada mais grossa de dentina, que é o tecido dentário que fica por baixo do esmalte, e é a dentina que sofre a ação do gel clareador. Como há mais dentina nos caninos, eles tendem a ser mais amarelados que os outros dentes. Pode ser feito o clareamento só nos caninos sim, mas isso não garante que a cor deles fique igual a dos outros dentes. Dormir com a moldeira não é um problema em si, pois o gel só age por um tempo determinado, e não durante a noite toda. A ardência na gengiva ocorre porque o gel está escapando pelas moldeiras que, como já alertei, são inapropriadas. As manchas brancas são comuns durante o clareamento, a cor tende a uniformizar com o passar dos dias.

    1. Como assim “só pode ser colocada uma vez”, Rita? Os caninos costumam ficar um pouco mais amarelos que os outros dentes mesmo, porque a camada do dente que é clareada é a dentina, que fica por baixo do esmalte, e os caninos têm mais dentina (uma camada mais espessa) que os outros dentes.

  143. Mas entre as duas substâncias, qual é a mais eficaz ? No caso o Whiteness Class, poderia ser considerado melhor por conter esses agente dessensibilizante?

    1. Do ponto de vista do resultado, ambos são eficazes. Não dá pra dizer que um é melhor que o outro… se a pessoa tem mais tendência a ter sensibilidade, pode estar indicado o Whiteness Class. Vale o julgamento do dentista a respeito.

  144. Boa noite, fiz o clareamento com o perfect 22%, dormia com a moldeira, ao acordar e retirar doía muito, no mínimo 24 hrs para passar, não notei diferença. Consultei uma dentista e ela disse para parar imediatamente com o 22% e que nunca deveria ser usado, e sim, um mais fraco, o 10%. Vou comprar o gel novamente, minha dúvida é entre o perfect e o class, qual a porcentagem devo usar e se realmente o que a dentista falou está correto.
    Desde já, obrigado, parabéns pela educação e atenção com a dúvida alheia.
    Beijos!

    1. Alisson, sensibilidade durante o clareamento é algo esperado. Se você teve sensibilidade com o 22%, use o 16% ou 10%, como sua dentista sugeriu. O Whiteness Perfect é à base de peróxido de carbamida e o Whiteness Class, além de conter cálcio e dessensibilizantes em sua fórmula, é à base de peróxido de hidrogênio (nesse caso, as concentrações são mais baixas).

  145. Qual o tempo maximo do tratamento com moldeiras? Meu dente ta branco do meio pro final, mas a raiz ainda continua amarela e ja vai acabar meu tratamento de 3 semanas, e ainda tenho muito gel… o que você aconselha? Continuo?

    1. Elane, se seu dentista não se opuser, continue. A cor dos dentes vai ficando mais uniforme com o passar dos dias, eles ficam mais amarelados próximo à gengiva porque nesse local há mais dentina, que é o tecido que fica por baxo do esmalte do dente, e que é efetivamente clareado.

  146. Ola doutora, este site é ótimo!
    Comecei a usar o clareamento 16%, mas estou preocupada. Minha dentista não me disse nada, porem desde pequena meu pai sempre cuidou muito bem dos meus dentes… Então desde quando me entendo por gente, não me lembro de ter tido uma cárie ou ter feito alguma obturação. Eu tirei o aparelho ha pouco tempo, desta forma, meus dentes estão amarelados, a dentista me indicou o clareamento mas não me orientou nada quanto as resinas. Eu acredito que tenho porque sabe aquela massinha cinza? Não tenho nenhuma, me lembro somente de no ano passado outro dentista ter colocado algo com aquele aparelho que emite uma luz azul, alegando que alguns dentes estavam com a raiz exposta, só isto! Agora estou com medo de começar a usar e alguns dentes ficarem brancos e outros amarelos, o que faço?

    1. Natalia, se sua dentista indicou o clareamento, ela vai orientar você sobre isso. Realmente, o gel só clareia dentes naturais, e não restaurações. Se a restauração que você tem foi feita em um dente posterior, que não entra no clareamento (geralmente o clareamento é feito até pré-molares e na parte vestibular, ou seja, da frente deles), você não precisa se preocupar. Já se a restauração está num dente anterior, por vestibular, aí ela terá que ser trocada após o clareamento.

    1. Patrícia, o Whiteness Perfect é à base de peróxido de carbamida e o Whiteness Class, além de conter cálcio e dessensibilizantes em sua fórmula, é à base de peróxido de hidrogênio.

  147. Boa noite,
    Estou a fazer ha 7 dias whiteness perfect 22%, notei alguma diferença mas não ficaram assim tão brancos como esperava. A minha pergunta é: os dentes ficam mesmo brancos? Deve-se usar durante quanto tempo? Tenho amigas k tem os dentes bastante brancos mas os meus não ficam, por que será? Muito obrigada, você responde mesmo a tudo, bom trabalho k você faz aqui.

    1. Claudia, os dentes ficam mais brancos, sim. Mas cada pessoa tem um limite de branqueamento, alguns ficam com os dentes bem brancos e outros nem tanto, com o mesmo produto e o mesmo tempo de tratamento. E, chagando ao limite, os dentes não clareiam mais.

  148. Fiz 2 sessões de clareameto a luz no consultorio e ficou muito bacana. Mas 4 dias apos a ultima sessão tomei um xicara de cafe com leite e ele manchou =(. Simplesmente voltou a ficar amarelo, fiquei arrasada! O q posso fazer?

    1. Fernanda, não há muito o que fazer a não ser clarear novamente. Tente usar uma pasta do tipo Whitening por alguns dias pra ver se ajuda, mas que não passe de 1 semana, essas pastas são muito abrasivas.

  149. Obrigado pela resposta doutora, eu evito sempre, alias durante os treinos que faço na academia bebo uma bebida recuperadora mas sempre com as moldeiras (sem gel) para não entrar em contacto directo com os dentes. No caso do pequeno almoço que falei não tem chocolate, mas a proteina em pó dissolvida na água juntamente com a manteiga de amendoim, sim fica uma cor castanha tipo chocolate, mas durante o branqueamento posso comer com as moldeiras também, e como falei, executo sempre a lavagem e escovação a cada refeição 🙂 Obrigado.

  150. Ola Doutora, estou usando peróxido de carbamida 16% ao dormir, tento acordar e retirar as moldeiras e esperar 1/2h para tomar o peq almoço. Porem meu peq almoço contém (aveia + manteiga de amendoim + proteina em po de chocolate). Ainda assim exaguo os dentes, uso fio dentário e escovo com a pasta Vitis Withening após cada refeição (cerca de 5-6 vezes ao dia). Devo me preocupar ou continuar a ter esta higiene bucal sem preocupar com resultados?
    Obrigado.

    1. Continue com a higienização bucal frequente sim, Rui. O que pode influenciar no resultado do clareamento é ingerir bebidas / comidas mais escuras ou com corantes, nesse caso eu sugiro evitar o chocolate.

  151. Dra., eu estou fazendo o clareamento caseiro com as moldeiras de peróxido de carbamida 16%, já estou no sétimo dia num total de 15… E já estou vendo os resultados, estou gostando muito… Minha duvida é que minha doutora me deu uma seringa apenas com 5ml… E já estou na metade do tratamento, porem não usei nem 1\3 da seringa… Vai sobrar muito produto… Ela disse q essa seringa é o suficiente… Eu estou usando apenas uma gota em cada dente… E ele se espalha bem… Tentei colocar uma gota maior em cada dente… Mas acaba escapando e arde a gengiva… O que eu faço com o que sobrar? Posso continuar usando?… Não queria desperdiçar… Esse peróxido. Tem data de validade? Eu não guardo na geladeira… Apenas em temperatura ambiente mesmo.

    1. Que bom, Jessica… sinal de que você não está desperdiçando gel. Uma gotinha por dente é suficiente. O gel tem validade sim, então se você não estiver sentindo muita sensibilidade, pode continuar usando o gel até acabar.

  152. Dra. To fazendo o clareamento 22%… ha 8 dias. Quando tiro a moldeira, ficam manchas brancas na ponta. Depois começa a clarear mais, mas ainda fica um pouco de manchado (branco), tipo do meio do dente pra baixo. Isso é normal? Vai uniformizar ainda será? Minha dentista n quis ver, mas acho estranho.

  153. Dra, estou no 5o dia do caseiro wp22%. Estou sentindo pouca sensibilidade, mas hoje quando tirei a moldeira, passei a lingua nos dentes da frente e senti um “pontinho”, eu so sinto, nao consigo ver… E nao sai por nada. Escovo e continuo sentindo. O que pode ser?

  154. O site mais doce que já vi… como responde amorosa. Parabéns!

    Queria te perguntar qual a diferenca entre whiteness perfect e whiteness simple? Obrigada.

    1. Obrigada, Rita! <3

      O Perfect tem dessensibilizantes adicionados à fórmula do gel clareador. Como todo clareamento tem potencial de causar sensibilidade, é uma forma de prevenir isso.

  155. Dra, estou fazendo o wp22% e estou no terceiro dia, e não vejo diferença… Só manchinhas brancas na ponta do dente. Será que não esta espalhando o gel? A partir de que dia começamos a ver resultado? Obrigada.

    1. Deylane, isso varia de pessoa pra pessoa… algumas pessoas já percebem a diferença no segundo dia, outras levam 5 ou 7 dias. Se a moldeira está ok, basta uma gotinha do gel pra que ele seja suficiente pra cobrir toda a superfície do dente.

  156. Boa noite Dra. Ana,
    Se puder me fazer a gentileza em me ajudar com uma dúvida. É o seguinte, uso contenção nos dentes inferiores, daquele modelo que se coloca por trás dos dentes, a questão é, dá pra eu fazer clareamento mesmo assim, pois não quero fazer o a laser e sim aquele que se usa uma “moldeira“, e aí vem o problema, tem como confecciona-la dessa forma? Pois na parte de traseira em tese deveria ser maior pra compensar o volume e encaixar. Obrigado 🙂

    1. Sem problemas, Diego. Basta que você seja moldado com a contenção pra fazer as moldeiras, o que, claro, será feito. A presença da contenção não interfere em nada no clareamento.

    1. Deilane, você até encontra enxaguantes com flúor, mas o flúor pra bochecho, mesmo, é manipulado. Aí seria preciso levar a prescrição do seu dentista numa farmácia de manipulação.

  157. Doutora, primeiramente obrigada pela atenção.
    Gostaria de tirar uma duvida.
    Usei o clareamento caseiro há um ano, mas com o meu dentista. Perfect 16%, e hoje encontrei em um site por um terço o valor que paguei…
    Posso usar esse mesmo que vi na internet? E posso reusar minha moldeira?
    E qual vc me indicaria? Perfect ou simple? Obrigada.

    1. Camila, eu não recomendo que você faça clareamento por conta própria. Todo clareamento deve ser supervisionado por um dentista. E claro, um clareamento supervisionado sempre será mais caro, pois há os honorários do dentista, ele não “revende” o gel, simplesmente. Enfim… tanto o Whiteness Perfect quanto o Simple são bons, mas sem exminar você não sei qual seria melhor no seu caso. O Perfect tem dessensibilizantes na fórmula. Sim, em princípio, é possível usar as mesmas moldeiras.

  158. Olá, fiz a primeira aplicação (whiteness perfect 22%) e não senti nada de sensibilidade ainda, ainda posso sentir? Outra dúvida é que quando tirei a moldeira, percebi duas manchinhas brancas na ponta do dente, o que pode ser?

    1. Pode sentir sim, Hellane. A cor dos dentes ainda vai estabilizar, não é incomum que durante o clareamento apareçam essas manchinhas.

  159. Bom Dia Dra,

    Primeiramente parabéns pelo seu site, que é muito esclarecedor, por favor veja minha situação:

    Fiz um clareamento ha uns 5 anos atrás em duas sessões com o foto alguma coisa rs, e o resultado ficou excelente, eu tenho aquelas manchas de fluor e na época isso ficou imperceptivel, porem com o tempo ele perdeu aquele brancoo 100%, e estou fazendo outro, ja estou na segunda sessão (o método agora é um que não precisa do led, ele só coloca e retira o gel).

    Enfim estou bem preocupado pq o resultado não está tão satisfatório quanto o do primeiro clareamento, a impressão é que clareou ainda mais as manchinhas brancas que tenho… fora a sensibilidade no primeiro dia que é terrivel, será que essas manchas tendem a sair com o tempo? O produto a ser usado pode ser de qualidade inferior ao primeiro tratamento? Paguei muito caro por isto, estou decepcionado. Obrigado.

    1. Matheus, nem acho que seja uma questão de qualidade, mas de tipo / marca do produto. Organismos diferentes respondem de forma diferente a tratamentos diferentes. Seria bom se você soubesse que gel foi usado da outra vez, mas só seu dentista anterior pode esclarecer isso. As manchas tendem a diminuir sim, e a cor do dente estabilizar.

  160. Olá Dra. Bom dia!
    Iniciei na última quarta feira o clareamento caseiro (com moldeiras e gel 22%). Bom, gostaria de saber o tempo que leva para começar a ver o resultado? Meus dentes se encaixariam na cor 5 e fui recomendada a usar as moldeiras por 2 meses, porém não estou notando melhoras, e minha consulta é só na próxima semana. Obrigada!

    1. Isso varia de pessoa pra pessoa, Kamila. Tem gente que ve resultados já na primeira aplicação, tem gente que só depois de 1 semana.

  161. Olá Ana, estou com uma dúvida, estou tentando engravidar e iniciei um tratamento de clareamento, você acha que devo posso continuar ou devo interromper e fazer no período que eu tenho certeza de não estar grávida? Abraço.

    1. Aline, o clareamento é caseiro? Se sim, vai levar de 3 a 5 semanas. Se você começou a tentar engravidar agora, vai levar mais tempo que isso. Não é necessário, mas fica a seu critério: se você preferir aguardar pra fazer o clareamento, ok.

  162. Fiz clareamento caseiro com supervisão de dentista há 3 anos, com peroxido de carbamida 10%. Agora comprei peroxido de hidrogenio 17% para refazer e não sei por quanto devo devo usar a moldeira diariamente.
    30, 60 ou mais minutos?

  163. Olá, estou operada de um cisto em casa, confeccionei as moldeiras com meu dentista, e ja me deu o gel… Só que ainda tenho q ir fazer a limpeza, e não posso sair agora. Posso começar sem fazer a limpeza, e só depois quando eu melhorar ir lá? Aguardo!

    1. Helane, o ideal é fazer a “limpeza” antes do clareamento. Se houver tártaro supragengival, ele pode prejudicar o clareamento.

  164. Boa tarde,
    Terminei o clareamento a laser e caseiro faz 2 semanas, no início senti os dentes bem claros, agora nem tanto. Como ainda tenho uma seringa 16%, gostaria de saber se eu usar por mais uma semana vai voltar a ficar mais claro. Aproveitando o contato, gostaria de saber se o uso de fluor em gel ajuda a combater a sensibilidade.
    Desde já agradecida.

    1. Roberta, se você não teve muita sensibilidade durante o tratamento, pode usar a outra seringa, sim. Sim, o flúor ajuda a combater a sensibilidade.

  165. Olá doutora! Estou usando o whiteness perfect 22% há exatamente 12 dias (ou seja 12 aplicações), estou no inicio da segunda bisnaga, uso na hora de dormir e fico com ele a noite toda, porém ainda não consegui ver um clareamento efetivo, ou perceptível. Estou preocupado e um pouco chateado, visto que estou tendo os cuidados necessários (não tomo café, não bebo refri, não uso creme dental colorido etc). Espero que até o término do tratamento ele clareie (no total são 4 bisnagas), mas o que vc acha que pode ter acontecido?

    1. Lucas, nem toda pessoa vai conseguir um “super” clareamento. Os dentes têm um certo limite de branqueamento, isso varia de pessoa pra pessoa. Da mesma forma, pra algumas pessoas o clareamento demora mais pra mostrar resultados. Mas ainda há 3 bisnagas, então há boas chances dos seus dentes clarearem.

  166. Bom dia! Parabens pelo blog. Muito esclarecedor, e vc de uma gentileza ímpar. Bem, comecei a usar o gel clareador a 16% carbamida em casa. Ontem iniciei a terceira bisnaga. Nao estou notando muito o clareamento. Bem, sei que nao posso tomar café mas tenho feito uso com canudinho e assim que acabo bochecho com colgate plax whitenning e escovo em seguida e bochecho outra vez. Isto prejudica o clareamento?? Obg desde já. Att Vania

    1. Obrigada, Vania. 🙂

      Você está usando o gel por quanto tempo a cada aplicação? Não, em princípio isso não prejudica o clareamento, a não ser que o enxaguante seja colorido.

  167. Doutora, tenho 14 Anos… coloquei aparelho fixo já fez 1 semana, acho meus dentes amarelados, seria possível q com essa idade eu faça um clareamento ?

    1. Hadson, não recomendo o clareamento no seu caso por 2 motivos: 1. Você ainda é muito novo e as raízes dos seus dentes ainda estão em formação, o que poderia prejudicar esse processo e 2. Não dá pra fazer o clareamento usando o aparelho fixo, pois o gel não agiria por baixo dos bráquetes e seus dentes ficariam manchados. Enfim: aguarde a conclusão do tratamento ortodôntico e, pelo menos, seus 16 anos… aí você faz o clareamento. 🙂

  168. Boa noite doutora.

    Estou fazendo o claramento há três semanas e tem dado resultado. Hoje bebi uma lata de um refrigerante citrus, ou seja, bem ácido. Mas de imediato escovei os dentes na esperança de que não afetasse. Agora quando confiro os dentes parece que o claramento regrediu. Devo me preocupar, ou é coisa da minha cabeça?

    1. Sandro, acho que é impressão sua. Ainda mais porque o Citrus é um refrigerante claro, seria bem pior se fosse Coca ou guaraná, por exemplo.

  169. Iniciei o tratamento caseiro ontem, coloquei aproximadamente 00:00h e notei que dava algumas fisgadas em alguns dentes aleatórios, mas nada que incomodasse, dormi, as 4:00h acordei sentindo muita dor, principalmente nos dentes que tem a contenção, a dor é na raiz do dente, tive que tirar, e ao escovar os dentes senti muito sensível a gengiva, quase não consegui remover o gel, nisso minha pressão baixou e praticamente desmaiei, procurei meu dentista ele me passou um anti-inflamatório, (diclofenaco), e disse pra diminuir a quantidade de gel, intercalar entre os dentes, mas que e normal. Mas eu estou com muita dor ainda, e com bastante medo de usar novamente, a dor é quase insuportável.

  170. Olá. Boa noite. Fiz um clareamento dentário. A laser. Depois de três sessões, aguardei duas semanas pra ver como ficava, percebi que começou a aparecer umas pintinhas bem pequenas mesmo na cor preta em um dente, depois foi passando para os dentes do lado. E qndo percebi já tinha cinco dentes com pontinhos preto nos dentes. Fui ao meu dentista ele não soube dizer do se tratava. Tive q fazer limpeza pra sair os pontinhos pretos. Vou aguardar pra ver se vai voltar a parecer. Não sabemos a causa disso. Pode me ajudar? Já viu algo do tipo? Por favor. Aguardo resposta. Pode enviar no email q cadatrei ao escrever este comentário. Desde já agradeço.

    1. Amanda, nunca vi isso acontecer na prática. Mas provavelmente foi algum tipo de pigmentação, resultado de alguma bebida / comida que você ingeriu durante o processo de clareamento.

  171. Olá Ana! Comecei meu clareamento no domingo com o whiteness perfect 22%. Minha dentista recomendou usar a noite durante o sono, ou seja, em torno de 8 horas. Mas aqui vejo muitas pessoas dizendo que usam em torno de 50 minutos a 1 hora com essa concentração. Estou fazendo errado? Corro algum risco? Até agora não senti nenhum pingo de sensibilidade ou desconforto e estou indo para o terceiro dia.

    1. Lucas, não tem problema usar o gel por mais tempo, porque ele só vai agir por 1 ou 2 horas. Sua dentista recomendou o uso noturno por uma questão de comodidade, apenas. Enquanto você dorme, o gel age pelo tempo que tem que agir.

  172. Olá Drª Ana !

    Fiz ha pouco tempo uma obturação que teve que reconstruir parte do meu dente da frente. E agora, essa parte restaurada está aos poucos ficando escura! Tô apavorada porque já está dando pra perceber nas fotos !
    Existe algum creme dental que clareie um pouco essa resina? E se ficar muito escura, o que eu faço? Me ajude por favor!

    1. Michele, isso não é comum de acontecer. Você costuma beber muito café, coca, comer alimentos com muitos corantes? Não há como clarear a resina, só trocando.

  173. Boa noite,
    Comecei com o tratamento white22 e fiquei com umas manchas brancas nos dentes da frente… Isso é normal? Acaba por sair essas manchas? E quanto tempo precisa para sair essas manchas?
    Muito obrigada.

  174. Dra.
    Bom dia

    Estou pensando em comprar o produto Gel Clareador Dental Whiteness 22% para fazer o clareamento caseiro. Usei aparelho por muitos anos, meus dentes nao são manchados e nem muito amarelos, acredito que o efeito seja rapido, porém tenho uma duvida, tenho contenção nos dentes de baixo, há algum problema? e quanto a dentes que ja tive caries e tenho restauração? Há risco deles ficarem mais sensiveis do que o normal? Devo dosar a quantidade de produtos nesses dentes com obturação?

    Obrigada
    Aguardo sua resposta

    1. Priscila, quem indica a concentração e tipo de gel a ser usado é o seu dentista, porque o clareamento caseiro, embora feito em casa, é sempre supervisionado pelo dentista… e um dos vários motivos de ser assim é justamente o tipo de dúvidas que você tem. Não, a contenção fica por trás dos dentes, então não interfere em nada no clareamento, pois ele será feito só na parte da frente dos dentes. O clareamento não deixa os dentes mais sensíveis por eles terem restaurações, mas todo clareamento pode levar à sensibilidade dentinária transitória (em dentes restaurados ou não). É uma gotinha por dente e, CUIDADO, se você tiver restaurações em dentes anteriores, elas terão que ser trocadas após o clareamento, pois vão parecer amarelas. Enfim: converse com o seu dentista.

  175. Olá doutora,
    Enfim terminei a segunda semana do clareamento dentário com o gel claridex 16%, e meus dentes ainda estão muito amarelados… amanha irei na dentista pegar outro gel. Como meus dentes são amarelos desde infância (n sei o motivo), tem tendência demorar muito tempo pra eles clarearem? Pq preciso por aparelho logo e estou muito preocupado.

    1. Michel, nem todas as pessoas ficam com os dentes branquinhos ao fazer clareamento. Existe um limite de branquamento, e esse limite é pessoal. Então, talvez seus dentes não clareiem muito maisdo que já clarearam.

  176. Ola doutora !! Eu por ter fluorose fiz o tratamento da microabrasao, so q pra mim somente suavizou, as manchas amareladas ainda permanecem. Se eu optar fazer um clareamento elimina essas manchas, ou já existe um tratamento mais especializado nessa área?

    1. Bruno, o clareamento pode ajudar, mas não dá pra afirmar que vai resolver. Em alguns casos, a solução é a restauração estética (faceta).

  177. Primeiramente, parabéns pela atenção e dedicação demonstrada neste blog. Consegui (e tenho certeza que não só eu) tirar todas as minhas dúvidas em relação ao clareamento. Parabéns e obrigada também.

    Agora só tenho uma dúvida com relação a locomoção do gel (a seringa). Quanto tempo posso deixá-lo fora da geladeira? No caso de uma viagem, posso levá-lo ou devo interromper o tratamento?

    Desde já, agradeço por mais uma!

    1. Laryssa, obrigada 🙂 . Depende das recomendações do fabricante do gel clareador. Geralmente a recomendação é manter o gel em local fresco, algo entre 10 e 25oC, não sendo necessária refrigeração. Então daria pra levar junto numa viagem sim, desde que respeitada essa regra.

  178. Dra. eu estou usando whiteness pefect 22 % e quando eu usei pegou um pouco de gel na gengiva e ficou como uma gota branca e ardendo, o que será? Devo parar o tratamento? Essa mancha na gengiva branca parecendo afta é normal ela sai? Obrigada.

    1. É uma pequena queimadura da gengiva, pelo gel. Vai sarar, mas leva uns dias. Converse com o seu dentista, ele pode aplicar um neutralizador, se necessário.

  179. Boa tarde doutora. Fiz um implante do dente 31, falei com ele q estava fazendo o clareamento, inclusive na mesma clínica ele disse q podia terminar o clareamento na parte de cima da arcada dentária e na parte de de baixo depois. De 40 dias apos ter feito o implante perguntei várias vezes se afetaria o implante se fizesse o clareamento em cima por ser tão recente, ele disse q nao teria problema, mas estou preocupada. O que acha?

    1. Concordo com ele, Fernanda. Você não vai fazer o clareamento “por cima” do implante, apenas nos outros dentes. Confie no seu dentista.

  180. Boa tarde dra. Ha cerca de dois meses terminei um clareamento a laser no qual fiz três sessões. O resultado foi satisfatório, contudo hj na hora que fui escovar os dentes após o almoco me apavorei. Meus dentes estão muito manchados, amarelados, mais do que antes do clareamento. Quando acordei não estavam assim. Eu sou bem cuidadosa, até porque o tratamento foi doloroso e caro. Já procurei minha dentista para verificar o que fazer mas ela ainda não me atendeu. Qual a sua opinião a respeito? Obrigada.

    1. Rita, estranho que você tenha notado esse manchamento de um dia para o outro… creio que possa ser apenas uma desidratação momentânea, isso geralmente deixa os dentes manchados, mas é algo transitório e que se resolve com a reidratação pela própria saliva.

  181. Dra… Me ajuda! rs
    Estou fazendo clareamento com o gel Whitness Perfect 22%… Uso ha uma semana, em torno de 50 min por dia. Porém ontem coloquei a moldeira com o gel e acabei dormindo, fiquei com ele por umas 2 horas e meia. Hoje acordei com dor nos dentes da frente. Será que fez algo com meu dente? Estou com muito medo. Pois nos outros dias não senti isso…

    1. Bruna, em princípio não há problema, pois o gel só age durante um determinado tempo. Sensibilidade durante o clareamento é um sintoma esperado.

  182. Olá Drª Ana, boa tarde!
    Sábado dia 08 vou fazer minha 3ª sessão de clareamento, mas a tarde eu tenho uma festinha pra ir… Posso consumir bebida alcoólica, como cerveja, caipirinha, caipifrutas e etc? Te agradeço pela resposta desde já.
    Bjs.

    1. Nanda, o problema não é a bebida alcoólica, mas as comidas e bebidas coloridas, que podem prejudicar o clareamento. Se você for consumir, faça com um canudinho, assim o líquido não entra em contato com as faces dos dentes que estão sendo clareadas.

  183. Boa tarde, Dra. Ana!
    Faz 8 dias que terminei meu clareamento com moldeira, fiz o procedimento por 4 semanas usando o gel white class 7,5%, notei que no terceiro dia meus dentes clarearam bem, porem depois de duas semanas nao notei mais diferença, e tem dias que parecem que estao meio amarelados, tem dias que nao. A minha duvida é se posso seguir fazendo por mais uma semana ou ou ate ficarem bem mais brancos ou se posso fazer uma seçao de clareamento a laser?
    Isso prejudicaria meus dentes?
    Desde já agradeço pela sua atençao.
    Att… Pâmela

    1. Pâmela, depende da indicação do seu dentista quanto a isso. Se ele achar que necessário aplicar o gel por mais uma semana, ok. Quanto ao clareamento a laser, em princípio é possível sim, mas ele costuma trazer bastante sensibilidade, ainda mais se você já está fazendo um outro clareamento em paralelo. Converse com o seu dentista.

  184. Ola Dra. Fiz clareamento no consultório a primeira sessão, e a dentista me disse q faremos mais uma. Porem estou percebendo que tem algumas partes amarelas no meu dente da frente e tb nos caninos ? É normal? Sera que esse amarelo ira sair no próximo clareamento ? Obg

    1. Lety, a cor tende a uniformizar com o passar dos dias. Sobre os caninos, eles são dentes que têm uma camada maior de dentina que os demais, e é justamente a dentina (tecido que fica por baixo do esmalte) que é clareada. Então eles sempre tendem a ficar um pouquinho mais amarelados que os outros dentes.

  185. Bom dia, Drª Ana… Comecei com o clareamento caseiro ontem, e tenho duas dúvidas… A primeira é a seguinte: Meu dentista disse que devo colocar uma “gota” do gel, em média no tamanho de um grão de arroz, em cada espaço para o dente na moldeira. Porém, ao fazer isso, percebi que o gel não entrou em contato com todo o dente, mas só nas pontas, pois meus dentes ficaram com manchinhas brancas nas pontas… Que quantidade do gel eu devo usar?
    Minha segunda dúvida é a respeito dos cremes dentais… como devo evitar coisas com “cor”, os cremes dentais vermelhos, verdes… também prejudicam? Obrigada…

    1. Bruna, uma gota costuma ser suficiente. Você diz que o gel não entrou em contato com toda a superfície do dente porque visualizou isso ou por causa das manchinhas nas pontas? Se foi por causa da manchas, esse tipo de efeito pode ocorrer, às vezes leva alguns dias pra cor do dente uniformizar. Já se você realmente faltou gel, coloque mais um pouco. Prefira as pastas de dente brancas, as coloridas, em tese, podem prejudicar o clareamento, sim, embora a espuma que se forma não seja colorida, mas branca.

  186. Doutora, pesquisei um pouco sobre os alimentos e bebidas que não podem ser ingeridos e encontrei em um site que refrigerante de limão (sprite) pode ser consumido durante o clareamento, verdade ou mito? E outra, caso ou beba suco de laranja de canudo, isso pode interferir no resultado do clareamento? Agradeço desde já.

    1. Até pode, Patrick… pois é uma bebida clara. A dica do canudo é verdadeira, dá pra tomar até café se for de canudo e se realmente o café (ou o suco de laranja, enfim) não entrar em contato com as superfícies dentárias que estão sendo clareadas.

  187. Oi Doutora Ana…
    Olha eu aqui de novo, estou no final da 2ª seringa e estou usando peroxido de carbamida 16%, ainda não notei muita diferença nos meus dentes, não ficaram sensíveis como estava com medo, porem não percebi muita diferença na cor, alguns dentes estão bem amarelos ainda. Também percebi que os dentes da frente estão com uma especie de rachadura, mas são linhas apenas que parecem rachaduras, desenhos finos. Gostaria de saber se devo me preocupar e se as três seringas não deram o resultado esperado, devo comprar mais…???

    1. É assim mesmo Gill, nem todo mundo vai chegar a ter dentes branquíssimos, depende do limite de cada um. As “rachaduras” devem ser fissuras no esmalte, não foram causadas pelo clareamento, apenas ficaram mais aparentes, mas certamente você já as tinha. Quanto a comprar mais seringas, não, você deve conversar com o seu dentista e ver o que ele sugere.

  188. Olá Drª, boa noite. Fiz clareamento e terminei há 3 dias, sei que tomar sucos ácidos prejudica o esmalte, mas interfere em alguma coisa do clareamento por estar recente? Parabéns pela matéria.

    1. No clareamento em si, não, Julia… mas seus dentes podem ficar sensíveis. Melhor evitar, e evite bebidas escuras, também.

  189. Olá Ana! No momento estou usando aparelho móvel somente para dormir. Gostaria de fazer clareamento. Tem algum problema de manchar o dente pelo uso do aparelho móvel? Obrigada.

    1. Não Nilcéia, mas, claro, não dá pra usar a moldeira de clareamento e o aparelho ao mesmo tempo. Você vai ter que fazer o clareamento durante o dia, quando não estiver usando o aparelho. Converse com o seu dentista.

  190. Olá, boa noite,

    Dra. fiz clareamento faz uns três anos. Agora estou fazendo de novo…
    Quando fiz, o dentista me passou uma marca “white class”… agora nessa segunda vez, mudei de dentista e ela passou uma outra marca (Whiteness perfect)
    Gostaria de saber se tem problema, se pode manchar os dentes ou ter alguma reação por não ser da mesma marca.
    Obrigada desde já.

    1. Jéssica, White Class e Whiteness Perfect são 2 tipos de clareador da mesma marca, a FGM. Não há problema em utilizar clareadores diferentes em clareamentos diferentes, não vai causar manchas, não. Vale a avaliação e indicação do seu dentista.

  191. Dra, bom dia!
    Gostaria de saber se posso comer feijoada durante o tratamento? E o feijão comum?
    Estou fazendo o tratamento caseiro há duas semanas.
    Desde já agradeço.

  192. Olá doutora Ana,
    Estou fazendo clareamento caseiro pela segunda vez e no meu kit vieram 8 seringas, sendo que uma (em cor diferenciada) é resina multiuso laboratorial. Gostaria de saber para que serve essa resina e quando devo usá-la, pois meu dentista não me falou dessa seringa.
    Obrigada!

    1. Lais, isso é pra uso do dentista ou do protético, não sei nem por que é que veio isso num kit de clareamento. Provavelmente é um brinde, mas pra você não serve pra nada. Dê pro seu dentista. 🙂

  193. Olá doutora, comecei a fazer o clareamento dental com a moldeira com o produto de 10%. Meu dentista me indicou a permanecer 2h no total com o produto. Hoje foi meu primeiro dia com o processo de clareamento e notei que alguns dentes estão com manchas brancas e fiquei preocupada… Isso é normal?

  194. Olá Doutora Ana,

    Estou usando uma moldeira termo moldável e acabou que um dos dentes da frente da parte superior não ficou totalmente coberto pela moldeira. É uma parte pequena superior do dente perto da gengiva. Tem algum problema? O gel precisa estar em contato com toda a superfície do dente para fazer efeito?! O que eu faço?!

    Obrigada!

    1. Cissa, a moldeira termo moldável não é adequada pra fazer clareamento, porque o gel precisa entrar em contato com toda a superfície do dente sim, sob pena de haver manchas. Você precisa de moldeiras personalizadas. Converse com o seu dentista.

  195. Boa noite Dra. Ana !
    Obrigada pela atenção. Estou fazendo o clareamento com peroxido de carbamida 16% , utilizo o anticoncepcional Yasmin.
    Gostaria de saber se pode cortar o efeito do meu anticoncepcional, pesquisei muito mas estou com duvida…
    Obrigada pela atenção.

  196. Olá Dra. Tenho um pouco de resina nos dentes da frente, e de acordo com o que vi nas perguntas anteriores o clareamento caseiro não clareia também a resina e isso pode dar uma diferença na cor.
    Me aconselharia a fazer o clareamento e após chegar no tom que desejo (claro que um tom mais natural), ir a dentista trocar todas as restaurações, resinas dos dentes?? Assim eu consigo deixa-los da mesma cor ??

    Parabéns pela postagem e por se dispor a responder nossas perguntas!!

    1. Gabrielle, a estratégia realmente é essa: primeiro o clareamento e depois a troca das restaurações de acordo com a cor que os dentes ficaram. 🙂

    1. Não há problema com a salivação, Alan. Se as moldeiras são personalizadas, ou seja, ajustadas aos seus dentes, a saliva não entra nelas (ou entra pouco, sem prejuízo para o clareamento). Converse com o seu dentista.

  197. Dra. bom dia,

    Primeiramente parabéns pela disponibilidade em responder às perguntas, eu li suas respostas acerca d consequencia de se tomar ou comer alimentos proibidos durante o tratamento p clarear. Infelizmente andei tomando café, comendo chocolate durante o período d tratamento (ainda estou clareando), foram pouquíssimas vezes, isso significa q esses deslizes n tem conserto? Mesmo eu tendo escovado em seguida? E a continuação do tratamento n vai resolver mais ? N vai clarear essas manchas q provavelmente esses alimentos causaram? N estou mais ingerindo esses alimentos, n tem chance de clarear mais Dra? Obgda pela atenção, bjs

    1. Luiza, é que esses alimentos prejudicam a efetividade do clareamento. Mas isso não quer dizer que os seus dentes vão ficar manchados. Sim, se você continuar fazendo o clareamento, seus dentes devem clarear mais (desde que não tenha chegado ao máximo possível, e esse limite é individual, depende da pessoa).

  198. Olá! Estou fazendo o clareamento há 4 dias com peróxido de carbamina 16% e notei que alguns dentes (os da frente) estão mais brancos que os caninos e os molares e pré molares. Isso é normal? No fim do tratamento todos ficarão da mesma cor? Obrigado!

    1. É sim, Thulliu. Os caninos (principalmente) e os molares são dentes que têm a dentina mais espessa (dentina é o tecido dentário que fica por baixo do esmalte, é a dentina que clareia), por isso parecem mais amarelos. A tendência é do tom dos dentes ficar mais “padrão”, mas pode haver essa diferença até 2 semanas após o clareamento.

  199. Drª, fiz clareamento dental hj 04/07 e senti um incomodo (as vezes parecia que estava colocando um ácido rsrsrsr, mas passava logo) entre o dente e a gengiva, isso é normal? So vou retornar ao dentista na terça-feira 07/07, o que deve usar para melhorar ate lá?

    1. Luzia, clareamento de consultório (feito pelo dentista)? Acredito que um pouquinho de gel tenha escapado por baixo da barreira gengival e encostado na gengiva… o que fez ela arder. Quando isso acontece durante o procedimento, avise seu dentista, há um produto neutralizador que acompanha o gel e pode ser colocado na hora pra parar de arder. Se isso não foi feito, ok, a gengiva pode estar meio dolorida e esbranquiçada, mas é algo que se resolve espontaneamente.

  200. Bom Dia, Dra!

    Estou fazendo o clareamento com gel 22% whiteness perfect há 2 semanas, notei sim uma leve diferença, mas não como na primeira vez que fiz o clareamento (há 3 anos atrás), onde ficaram super brancos.
    Por recomendação devo utilizar por fato de gel ser de 22%. Em uma hora ele não fica tão branco como fica quando acabo dormindo com a moldeira. Há algum problema de ficar com o gel de 22% mais que uma hora em contato com os dentes?
    P q dessa vez não está clareando como clareou há 3 anos atrás?
    Porque logo no inicio do dente, proximo a gengiva não clareia? Isso pq passo o dedo na moldeira na parte externa para espalhar o gel por todo o dente.
    Com o termino da segunda seringa, caso não tenha o resultado esperado, pretendo comprar a terceira seringa. Há limite de tempo para o tratamento?
    (claro que não vou ficar clareando por 2 meses ou mais, creio eu que nem pode, estou enganada ?)

    Aguardo seu retorno.
    Parabéns pelo site,muito esclarecedor.

    1. Michelle, o gel vai agir apenas pelo tempo indicado pelo fabricante (aí depende do gel). Então se você dormir com a moldeira, passado esse tempo, o gel para de agir. Então, não tem problema. Cada vez que se faz um clareamento a situaçao é diferente, a dieta e os hábitos mudam, então não dá pra esperar sempre os mesmos resultados. O tempo de tratamento depende da indicação do seu dentista… geralmente algo entre 3 ou 4 semanas. Não dá pra ficar 2 meses fazendo clareamento, sob pena de ter problemas de sensibilidade dentinária e, até, de canal.

  201. Ola doutora, estou usando um clareador caseiro que o dentista recomendou, um gel Peróxido de Carbamida a 16%, ele disse que tenho que usar 2 horas por dia, eu uso pela parte da noite, mas no 5° dia acabei dormindo com o clareador, fiquei mais de 6 horas com o clareador. O tratamento pode nao dar mais certo, o que pode acontecer?

    1. Sem problema, Emerson. O gel só agiu durante as 2 horas em que o fabricante do produto recomenda o uso, depois disso não fez mas efeito algum, então é como se você tivesse removido o produto depois desse tempo.

  202. Oi, Ana!

    Fiz clareamento há dois dias e hoje, sem querer, comi aquele prato “frango xadrez” do China in Box, que vem coberto de molho shoyo. Só lembrei que não podia quando estava na metade da refeição. Escovei o dente em seguida com uma pasta clareadora, que estou usando para manter. Enfim, você acha que pode amarelar, mesmo eu tendo escovado logo depois? Eu achei que escureceu, mas pode ser neurose minha.

    Bjs

    1. Dayana, pode prejudicar um pouco o resultado do seu clareamento, sim. Mas acontece, agora é tentar evitar novos episódios como esse. 😉

  203. Olá Dra., fiz clareamento hoje pela segunda vez, com o gel no consultório, estou com muita sensibilidade e não consigo dormir, já passei bastante a pasta sensitive-pro alívio e não está adiantando, o que posso fazer?

    1. Evelyn, é possível tomar um analgésico. Mas fique tranquila, essa sensibilidade é passageira, em 24 a 48 horas você já deve estar sem dor.

  204. Olá, doutora. Estou em processo de claramento e tenho preenchimento com resina nos seis dentes da frente, e acho que meus dentes são daqueles com mais resistência ao clareamento. Só que mais feio do que dentes amarelos são dentes com parte branca (resina) e parte amarela, concorda? Caso ele não fique da mesma cor do preenchimento, é certo tirar a resina?

    1. Nanda, não é só “certo”, se você fizer o clareamento e não quiser ter dentes de 2 cores, será obrigatório trocar todas essas restaurações anteriores. Então pense bem antes de fazer o clareamento, se é isso mesmo que você quer.

  205. Olá, eu estou fazendo um clareamento caseiro com o produto Whiteness Perfect 16% – FGM, estou no segundo dia, notei que já começou a clarear, porém algumas regiões do dente estão um pouquinho mais claras que em outras, isto é normal ? Por estar no segundo dia ? Com o tempo a cor ficará uniforme ? Posso continuar usando normalmente?
    Outra dúvida, no rótulo do produto fala pra ficar com ele por 4 horas, mas eu posso dormir e retira-lo apenas no outro dia ? ( obs: durmo em média 6 horas diárias), tem problema?
    Desde já agradeço.

    1. Sim Ana, a cor dos seus dentes vai se estabilizar ainda, então é normal que haja regiões mais amareladas. Se você usar por mais de 4 horas não tem problema, o gel só vai agir 4 horas. Converse com o seu dentista.

  206. Olá Dra, fiz 2 sessões e parece que está a mesma coisa… A minha dentista disse que vai mais umas 3 sessões… Ela passa o Gel deixa um pouco e tira e passa de volta e tira… acho que foi em torno de 25~30 minutos (as duas aplicações) do gel. Será que é assim mesmo?

    1. É assim mesmo, Emerson. Talvez seus dentes já estejam perto de um limite de clareamento, limite que varia de pessoa pra pessoa.

      1. Olá Dra, terminei minhas sessões de clareamento e tenho duas dúvidas… Quando vou poder começar a tomar café, refrigerante de volta, tenho que esperar algum tempo pra não manchar de repente? E a outra dúvida é… meus dentes vao manchando de volta como qualquer dente normal né? Ou por eu ter feito o clareamento ele fica muito manchado com o passar do tempo e serei obrigado a refazer o clareamento?

        1. O ideal é que você aguarde pelo menos uma 2 semanas após o clareamento pra voltar a ingerir esse tipo de bebida. Sim, seus dentes vão “manchando” de volta como qualquer dente normal… daqui a uns 2 anos, você pode fazer outro clareamento (até antes, depende do caso e da indicação do seu dentista).

  207. Olá Dra, fiz a primeira sessão hoje do clareamento dental no consultório, deu uma clareada, é normal não clarear de primeira né? Outra dúvida é se eu posso comer carne, arroz, feijão? kk :s

    1. Emerson, se “deu uma clareada” é porque clareou de primeira 😉 . Mas é assim, não fica SUPER BRANCO logo de cara, até porque em algumas pessoas clareia mais, em outras menos. Você pode comer sim, apenas evite alimentos com muitos corantes, principalmente industrializados (sucos e refrigerantes) e café.

      1. Dra, eu mesmo sabendo que não podia, mesmo assim não resisti e tomei café, e refrigerante, bem poucooo, só que agora que fui perceber que meus dentes parecem estar mais amarelados ‘-‘ poderia amarelar assim Dra., tão rápido? Tenho mais sessões ainda… Fiz só a primeira.

        1. Pode sim, Emerson. O gel clareador deixa o esmalte mais poroso, com maior acesso à dentina, que a tecido dentário que é efetivamente clareado. Por isso, realmente evite essas bebidas mais escuras. A minha sugestão é: não beba. Mas se for beber, dica: só de canudinho (inclusive café).

  208. Boa tarde Ana. Meus dentes inferiores frontais são desalinhados ou apinhados, não sei dizer, mas foi resultado da infância qdo os de leite caíram e nasceram os permanentes maiores q os de leite e ficaram sem espaço pra alinhar. O resultado disso é q tudo q eu como fica preso entre esses dentes. Já vi q vou ter q usar aparelho e já estou um pouco velhinho pra isso (vou fazer 29 rsrs), mas vou encarar. Pq qdo vou a rua não posso comer nada, senão gruda a comida entre os dentes e não tenho como tirar! Nem com fio dental sai, só com a ponta da escova puxando pra cima, um verdadeiro ritual 8^O Por causa dessa desalinhamento notei uma coisinha branca entre dois desses dentes q parece resto de comida colada, mas passei fio dental, esfreguei muito com a escova e até sangrou, ai parei de tentar tirar. Será q deu tártaro? 3 meses atrás fiz limpeza, será q a dentista deixou passar batido? Ela usa uma maquininha q parece um sensor intraoral q gira e solta um jatinho d’água enquanto limpa, depois aplica flúor. Pode ser carie tb essa coisinha branca?
    Desculpe o texto longo!

    1. Apinhamento é um ótimo motivo pra usar aparelho… como você mesmo notou, isso dificulta bastante a higienização. A “coisinha branca” pode ser cárie em estágio inicial se for como uma mancha, e pode ser tártaro se estiver em relevo, mesmo após a limpeza, pois pode ser tártaro DE NOVO. Eu acho que seria legal fazer uma avaliação com um ortodontista.

  209. Olá Dra, tenho clareamento agendado, mas acho que vou desistir, porque tenho restaurações em meus dentes e estou com medo de dar diferença e ter que trocar todas as restaurações por novas… O que acha Dra? Se tivesse como eu mandar uma foto pra você ver eu ficaria muito grato. Obrigado! 😀

    1. Emerson, se forem restaurações em dentes anteriores (de canino a canino), na parte da frente deles, você terá que trocá-las sim, porque vai dar diferença na cor, já que o gel só clareia dentes naturais, não restaurações. Se forem em dentes posteriores (de pré-molares pra trás), sem problema. Você até pode me mandar a foto, mas talvez eu nem consiga ver essas restaurações na foto. Se quiser –> medodedentista@gmail.com

      1. Dra, foi extraído meus dois primeiros pré-molares superiores, e agora só fiquei com os outros dois pré-molares secundários. E um deles tem restauração, será que não vai aparecer no clareamento? Dra, será que vai ser feito o clareamento de pré-molar à pré-molar? Também é feito no molar? Já que não tenho o pré-molar secundário… :s

        1. O clareamento costuma ser feito de pré a pré. Se a restauração que você tem no pré-molar não for na frente dele, na face voltada pra fora, não tem problema nenhum, ela não vai se destacar por causa do clareamento. Molares não são clareados, a não ser em situações bem específicas, como quando a pessoa tem o sorriso “largo”.

          1. Obrigado Dra, estou mais aliviado agora… Então não terei problemas, já que a restauração não é na frente, pra fora… Obrigado… Te amo, sempre salvando as pessoas… 😉

          2. Não vejo impedimento pra fazer o clareamento, Emerson. Se não há restaurações onde o gel será aplicado, sem problema.

  210. 1 – qual clareia mais (deixa mais branco), consultório ou o caseiro?

    2 – 400,00 à 600,00 reais tá no preço médio da tabela ABO?

    3 – Ana, não tenho tido tempo pra usar fio dental. Correria na faculdade tenho tido nem tempo de dormir. Será q faz mal? To escovando bem após todas as refeições e usando o antisséptico diariamente. Mas o fio dental vai ficar pras férias. To indo até barbudo pra faculdade as vezes pq não tenho tempo de fazer a barba. Tá seria a coisa.

    1. Tinin, nenhum deles clareia mais. O de consultório clareia mais rápido, mas pode dar mais sensibilidade. O caseiro clareia mais gradualmente, com menor chance de sensibilidade dentinária. O valor varia, pois há várias tabelas da ABO, praticamente cada estado tem uma. Achei até “em conta” 🙂 . Quanto ao fio dental, compreendo que a vida anda corrida, mas aí é uma questão de prioridades. Se você tem tempo pra comer, tomar banho e ir ao banheiro, tem tempo pra usar o fio dental. Só escovar os dentes não é suficiente, a escova não limpa entre os dentes e, mais dia menos dia, você terá cáries entre os dentes.

  211. Boa tarde Dra. Estou há 1 semana fazendo o clareamento com o whiteness 22% e dessa vez comprei por conta própria, pois já é a terceira vez que faço, e sempre 1 vez por ano. E dessa vez ele não ta dando diferença, e a parte inferior dos dentes está muito amarelada ainda, perto da gengiva, enquanto as outras partes não, inclusive a de cima está normal. Será que o gel não está chegando ali em baixo? E reparei varias manchinhas depois que comecei o clareamento, é normal?? Aguardo resposta e desde já agradeço! ?

    Em quanto tempo que a diferença começa a aparecer? To quase desistindo já, pq as manchinhas só aumentam e acho que o gel não está ficando nos dentes… :/

    1. Carol, por isso é que todo clareamento dental, inclusive o caseiro, precisa de supervisão profissional. Eu não sei a razão da parte de baixo estar mais amarelada, pode ser realmente um problema na distribuição do gel, um apinhamento dentário, pode ser placa bacteriana, tártaro… depende. O clareameno, via de regra, não mancha os dentes, pode ser que essas manchas sejam por causa de uma desidratação temporária. O tempo para os resultados aparecerem varia de pessoa pra pessoa, 2 dias, 10 dias…

  212. Olá!!! Parabéns pela atenção que você dá aos seus leitores, respondendo pacientemente todos os comentários!
    Eu estou fazendo clareamento em casa com as moldeiras “moles”, mas não me adaptei com elas.
    Possuo placas de silicone para bruxismo e pra alterar a posição de um dente e gostaria de saber se posso colocar o gel nelas!
    Obrigada e beijos.

  213. Oi Dra, tudo bem?

    Comecei a fazer o tratamento de clareamento caseiro com orientação do dentista. Antes de iniciar o tratamento ele já me alertou que clarearia no máximo 3 tons. Como conheço pessoas que fizeram, pesquisei na internet e vi que o resultado normalmente vai além, nem liguei.
    Todavia, depois de 7 dias o resultado tinha sido praticamente zero (estou usando o whiteness perfect 22% ). Daí o dentista já me desmotivou dizendo, o que eu já tinha visto por aqui, que tem dente que clareia mto e outros quase nada. Poxa, mas que falta de sorte.
    Continuo usando já faz 17 dias, e li aqui que a maioria com esse tempo já usaram pelo menos umas 2 seringas, e eu mal mal acabei a primeira. Fiquei bem “cismado” com isso, pois ele disse que eu colocasse pouco gel, e eu fiz isso (confesso que depois dos 7 dias aumentei um pouco a quantidade pra ver o que daria).
    Clareou mais um pouco, mas ainda não está legal, tá amarelado (meus dentes eram amarelados, mas nem tanto).
    Será que devo aumentar ainda mais?? Ou meus dentes são amarelos de um jeito que não clareiam?? Poxa, tô chateado com isso… eles são alinhadinhos, mas amarelos…

    Enfim, esse é meu dilema, haha. Espero que possa me dar seu opinião sobre o assunto, embora eu ache que estou no grupo dos sem sorte com isso. hehe

    Abraço 😉

    1. Lucas, realmente, pessoas diferentes têm respostas diferentes ao uso do gel clareador, alguns dentes clareiam mais, outros menos. Não adianta colocar mais gel do que o necessário, os dentes não vão clarear mais por isso, é bem pouquinho mesmo, uma gotinha por dente. Se você não tem tido sensibilidade dentinária, continue usando o gel até acabar.

      1. Dra, eu poderia fazer o clareamento a laser para ver se obtenho um resultado maior?? Ou pelo fato de meus dentes não clarearem tanto com o gel isso nada resolveria?
        Caso resolvesse, seria bom esperar um tempo depois que acabar o clareamento caseiro?

        Obrigado! 🙂

        1. Não há garantia alguma que o clareamento a laser vai trazer um melhor resultado, Lucas… além disso, a chance de você ter sensibilidade dentinária durante esse tipo de clareamento é bem maior. Você pode tentar se quiser. Se seus dentes não estiverem sensíveis, pode ser logo em seguida do clreamento caseiro.

  214. Olá dra. Ana!

    Excelente conteúdo postado no blog! Parabéns!

    Vamos a minha dúvida. Tem 15 dias que estou fazendo o clareamento caseiro com o Whiteness perfect 16%. Por meus dentes serem pequenos ainda não terminei a primeira seringa, falta um pouco menos da metade. O dentista me passou três e pediu que eu voltasse quando acabasse a segunda. Eles não estão branquíssimos mas já clarearam bem comparando as fotos. Posso usar a segunda seringa mesmo que o clareamento dure mais tempo, porque imagino que a segunda seringa também vai demorar quase um mês para acabar. Ou será que eles já chegaram no máximo de clareamento possível?

    Abraço! Obrigada!

    1. Pode usar sim, Renata. Mas realmente, pode ser que seus dentes cheguem ao máximo de braqueamento possível nesse meio tempo. Se você notar que não clareiam mais, relate isso ao dentista na próxima consulta.

  215. Ola, comecei a fazer hj o clareamento com moldeiras, gostaria de saber se depois de tirar as moldeiras já pode escovar os dentes ? E se já pode comer logo q tira?

    1. Pode escovar sim, Isabelle. De preferência, espere pelo menos meia hora antes de comer, evite alimentos escuros / com corantes.

  216. Olá Doutora! Já fiz 3 sessões de clareamento a laser. Costumo tomar um pouco de café, mas faço a escovação ou o enxague da boca logo em seguida. O consumo do café pode atrapalhar o tratamento? Obrigado.

    1. Pode atrapalhar sim, Monroe, independentemente de você enxaguar a boca depois, porque o café pode pigmentar os dentes ao entrar em contato com a superfície deles que, durante o processo de clareamento, está mais “porosa”.

  217. Olá, fiz cinco sessões de clareamento, notei diferença, mas como tenho resina nos dois dentes da frente, não clareou muito… Pedi para ela clarear a parte interna da resina, mas ela disse que não poderia fazer, para nao comprometer os dentes futuramente, outra profissional disse que posso pedir para fazer uma faceta, n sei se é assim que se escreve. Como devo prosseguir? Bjs e obrigada.

    1. Andressa, essas restaurações terão que ser trocadas, porque vão parecer amareladas com os dentes clareados. Fazer facetas é uma opção.

  218. Olá,

    Comprei o kit de clareamento Dental Caseiro Whiteness Perfect 16% e o Desensibilize KF 0,2%, caso eu tenha sensibilidade.

    O problema é que eu tenho fluorose e minha duvida é, fazendo o clareamento a fluorose pode clarear ainda mais (é supeeer branca) com o clareamento, ou só os dentes irão clarear e a fluorose vai permanecer com a mesma cor ?
    Meu dentista me recomendou não fazer a microabrasão, ele diz que com o tempo meu dente pode ficar fraco pq é um tratamento agressivo.

    1. Kaine, a fluorose é uma alteração no esmalte dos dentes, e o gel clareador age sobre a dentina, que é o teciso dentário que fica logo abaixo do esmalte. Então, o clareamento não vai deixar as manchas de fluorose mais claras, pelo contrário, já que a dentina por baixo delas vai ficar mais branca.

  219. Olá, Doutora!

    Estou fazendo o clareamento caseiro com o Whiteness Simple 16%, porém, sempre leio muito sobre o Whiteness Perfect. Qual a diferença entre eles? O Whiteness Perfect é melhor que o Simple? Eles clareiam de forma igual?

    Ah, e nos meus dentes inferiores percebo que estão mais brancos da metade pra cima e perto da gengiva estão mais amarelados… Estou fazendo o clareamento há uma semana e ainda tenho mais duas bisnagas, será que estes dentes vão clarear uniformemente?

    Obrigada!

    1. Gabriela, eles são muito parecidos, ambos são à base de peróxido de carbamida (10%, 16% ou 22%) e contém fluoreto de sódio e nitrato de potássio como agentes dessensibilizantes. Não dá pra dizer que um é melhor que o outro, a indicação de um ou outro depende do dentista após exame. Quando mais próximo da gengiva, mas dentina o dente tem, por isso essa é uma região mais amarelada, mesmo. Mas a cor vai estabilizar depois de alguns dias, não deve ficar manchado, mas uniforme.

  220. Boa tarde, Dra.
    Vou fazer clareamento caseiro, se eu fizer a plaquinha antes de fazer a limpeza, dá alguma diferença no tamanho??

    1. Não, Thainá. A não ser que você tenha MUITO tártaro, inclusive na parte da frente dos dentes. Acho que não, né?! 😉

    1. Daniel, seria interessante um intervalo um pouco maior, de 1 ano e meio, pelo menos. Mas depende da indicação do seu dentista.

    1. Camila, como o acesso para colocar o gel clareador dentro do dente geralmente é feito pela parte de trás dele, nesse caso seria preciso remover a contenção. Mas é possível recolocá-la depois.

  221. Boa tarde. Ana, eu acabei de fazer tratamento dentário, inclusive fiz um tratamento de canal em um dente da frente, gostaria de saber se posso fazer clareamento, ou se deveria te-lo feito antes de fazer o canal.
    Muito obrigada, você é “massa”.

    1. Lu, <3

      Pode fazer o clareamento sim, tanto externo quanto interno (para dentes com tratamento de canal). O melhor é fazer o clareamento depois do tratamento, mesmo.

    1. Geralmente são facetas, mesmo. Pode notar que não é apenas a cor dos dentes que fica mais clara, mas o formato deles que fica mais bonito. Isso se obtém com facetas, ou com as “lentes de contato”, tipo bem fino de faceta que está na moda agora.

  222. Olá! Estou fazendo clareamento com moldeiras ha 1 semana, meu dentista me deu uma bisnaga de gel que eu não sei a porcentagem da açao e 2 moldeiras próprias para o meu dente, e ainda não senti mudança nenhuma! Nem na cor, e nem na sensibilidade. Quando eu coloco as moldeiras, sinto o gosto do gel junto com a saliva, e parece que mesmo eu colocando bem pouquinho, ele extravassa todinho da moldeira, pela grande quantidade de saliva que entra na moldeira.
    Será que não está fazendo efeito?

    1. Mayara, é normal extravasar um pouco, a saliva meio que se mistura ao gel, mesmo. Creio estar fazendo efeito sim, talvez não tão rápido quanto você esperava.

  223. Olá Dra. Ana, fiz clareamento ha 3 meses e os resultados foram satisfatorios. Qual o intervalo minimo recomendado para que eu faça o clareamento novamente? Tem algum problema de afetar o esmalte do dente? Devido à alimentação nao recomendada para quem fez clareamento, a cor mudou e gostaria de usar o gel durante uma semana pra clarear novamente. Grato.

    1. Marco, seria prudente aguardar pelo menos 1 ano pra fazer um novo clareamento. O esmalte do dente, em princípio, está seguro, mas é importante dar esse intervalo pra não “irritar” o nervo do dente, o que pode levar à sensibilidade dentinária e, até, a um tratamento de canal.

  224. Seu blog é muito esclarecedor. Parabéns!

    Comecei clareamento dentário com moldeiras em janeiro desse ano com seringa WHITE CLASS 6%. Não estou satisfeita com o resultado, está demorando muito para clarear! Segui todas as orientações da dentista, uso as moldeiras 1h30min por dia. Tenho muita sensibilidade nos incisivos superiores. O que devo fazer? O mais indicado seria um gel clareador com mais de 10%?

    1. Nicole, quanto à concentração do gel, vale a indicação do seu dentista. E acho que ele tem razão, pois mesmo com uma concentração mais baixa você tem tido sensibilidade. O gel de 6% clareia da mesma forma que um de maior concentração, mas deve demorar mais.

  225. Sra. Ana Tokus, parabéns pelo post. Esse cuidado para não tomar líguidos escuros, deve-se ter principalmente no período do tratamento (aplicação do clareador)? Ou deve-se ter sempre?

    Obs.: estou fazendo clareamento com Whiteness.

    1. Principalmente no período do clareamento, Ricardo. E também umas 2 semanas depois de já ter concluído o clareamento, pois a cor ainda estará se estabilizando. Claro que, quanto mais se ingere líquidos ou alimentos escuros / com corantes, menos tempo vai durar o resultado do clareamento.

  226. Drª, bom dia. Acho q fiz besteira. Acabei de fazer ha menos de 2 semanas 8 obturações com resina, 4 molares e 3 caninos e 1 frontal superior (uma pontinha só). Sendo q meus dentes TODOS estão amarelados (nunca fiz clareamento). A dentista colocou a resina um pouco mais amarelada pra ficar da cor dos meus dentes, mas penso q eu deveria ter feito o clareamento antes de obturar, não é? E agora? Se fizer clareamento AGORA vou ter q refazer tudo? Pow, paguei R$ 800 pilas. =(

    1. Renato, realmente, o clareamento deveria ter sido feito antes das resinas, se você tinha intenção de fazer clareamento. Mas o clareamento é feito apenas em dentes anteriores, então as restaurações nos molares não interferem em nada. No caso dos caninos, foram feitas na parte da frente deles? Se foi por trás, sem problema, também. Já a restauração da pontinha do dente da frente, se você fizer o clareamento, precisará ser trocada. Então, nem tudo está perdido. 🙂

      1. Boa tarde Drª, obrigado pela orientação. E eu me equivoquei, não foram os caninos q obturei, foram os pré-molares.
        A dentista me disse q eu teria q usar aparelho por pouco mais de um ano, nesse caso posso fazer o clareamento antes de colocar o aparelho e qdo retirar posso fazer novamente?

        1. Se foram os prés, da mesma forma, se as restaurações não são nas faces externas deles, sem problema. Sim, você pode fazer o clareamento antes e depois do aparelho, mas eu acho que antes não vale tanto a pena, já que a colagem dos bráquetes vai esconder o resultado.

  227. Boa tarde Doutora,

    Eu sofri um trauma no meu dente incisivo central, de forma que deveria ter tratado o canal dele.
    Ocorre que a dentista me explicou que ele calcificou completamente, o que inviabiliza o tratamento de canal.

    O problema é que esse dente esta muito amarelado em relaçao aos meus outros dentes. Entao a dentista me sugeriu um clareamento externo nesse dente. Outra dentista me sugeriu a colocaçao de uma faceta.

    Gostaria de saber se é possivel o clareamento externo em um dente que esta calcificado e tambem se é possivel que o clareamento seja feito apenas nele pois estou satisfeita com a cor dos meus outros dentes.
    Obrigada!

    1. Mi, sim, é possível clarear externamente um dente com canal calcificado, e o clareamento pode ser feito só nele, sim. Como sua dentista explicou.

  228. Dra, faz 2 semanas e meia que estou fazendo o clareamento porém não estou achando o resultado satisfatório.
    Tenho evitado alguns alimentos que a dentista falou, tipo coca, beterraba, açaí, dentre outros.
    Procurei no seu blog mas não encontrei uma lista com alimentos que devem ser evitados, por acaso vc tem alguma lista desse tipo para disponibilizar?
    Se não tiver, por favor me esclareça sobre os alimentos abaixo se pode ou não consumir.
    Feijão, refrescos artificiais (caju, abacaxi, manga), iogurtes (morango, pêssego).
    Obrigado pela atenção.
    Um forte abraço.

    1. J, evite: comidas e bebidas ácidas e que tenham corantes, sejam eles naturais ou – principalmente – artificiais. Claro que isso limita bastante as opções, mas dá pra usar alguns “truques”, como tomar líquidos escuros (café, vinho, sucos) com canudinho, pois assim eles não entram em contato com as faces clareadas dos dentes anteriores. Feijão, prefira o carioca em vez do preto. Iogurte pode, sim.

  229. Há mais ou menos 1 ano quebrei um pedaço do meu dente, fiz a restauração e fiz canal neste dente, mas meu dente acabou escurecendo e vou colocar aparelho agora. Queria saber se antes de colocar o aparelho teria como fazer o clareamento interno ou só depois de retirar o aparelho, se puder me responder agradecerei muito.

  230. Olá Drª Ana, gostaria de parabenizá-la pelo post, e perguntar: eu tenho um kit de clareamento whiteness, sendo que uma bisnaga é de 16% e a outra de 22%. Estou em dúvida, qual é mais indicada para cada arcada (superior e inferior) ?

    1. Daniella, não há essa relação entre o arco clareado e a concentração do gel. O gel de 16% vai clarear mais lentamente, mas não quer dizer que vai clarear menos que o de 22%, se considerarmos o resultado final. A indicação da concentração depende mais da propensão à sensibilidade que o paciente tem, e quem avalia isso é o dentista, por meio do exame clínico e da anamnese.

  231. Olá Dra. Ana, gosto muito do seu blog. Parabéns!
    Então… gostaria de saber se no caso do clareamento caseiro as duas moldeiras (inferior e superior) podem servir de barra de contenção, já que eu vou tirar o aparelho daqui a 1 mês e logo após vou querer fazer o clareamento.

    1. Eduardo, não dá, porque a moldeira de clareamento é flexível, e a contenção precisa ser rígida, se não for ela não mantém a posição dos dentes.

        1. Você pode até fazer o clareamento durante os meses em que vai ter que usar a contenção, mas quando estiver usando a moldeira, não vai ter como estar com a contenção. Nas horas em que estiver fazendo o clareamento, será preciso remover a contenção.

  232. Dra, aproveitando que VC ainda não viu e respondeu meu post, vou fazer outra pergunta. Meus dentes estão ficando muito sensíveis, tem algo que possa passar ou tomar pra aliviar essa sensibilidade?
    Obrigada pela atenção.

  233. Dra, guardar o peróxido de carbamida na geladeira diminui a eficiência do gel?
    Estou usando na concentração de 16% faz uma semana mas não acho que os dentes estão clareando.

  234. Estou fazendo clareamento no consultório, fiz duas sessões e na segunda a dentista fez o gel três vezes, sai de lá com os dentes mais claros, mas porém manchados, no terceiro dia meus dentes já estavam escuros de novo, e olha que escovo umas 20 vezes por dia, no quarto dia tomei leite com achocolatado, e no quinto tomei um pouco de leite com café, pouquíssimo café, e escovei os dentes imediatamente, e meus dentes estão escuros de novo, vou fazer o caseiro, será que vai resolver, será que foram esses 2 deslizes que escureceram meus dentes?

    1. Carla, a cor dos dentes durante o clareamento nem sempre fica uniforme, mas essas “manchas” vão desaparecendo. Estou certa de que seus dentes não escureceram como eram no início, o que ocorre é que você vai se habituando à nova cor dos dentes, por isso é sempre bom fazer uma foto do antes e do depois. Sim, tomar líquidos escuros pode prejudicar o resultado imediato do clareamento.

  235. Olá!

    Estou fazendo o clareamento caseiro com minha dentista 22%, tenho sorte de não sentir sensibilidade nenhuma… somente os meus caninos não estão completamente brancos como os outros. O que posso fazer para clarea-los?

    1. Yuri, os caninos são dentes mais bojudos, os seja, eles são mais “grossos”, têm mais dentina que os outros dentes. E é exatamente a dentina (o tecido que está logo abaixo do esmalte) que dá cor aos dentes. Por isso é que eles são mais amarelados, e isso em qualquer pessoa. É possível fazer o clareamento só nos caninos por alguns dias, pra ver se eles clareiam um pouco mais, mas não é garantido que isso aconteça, até porque cada um tem um limite de branqueamento diferente: quando se atinge esse limite, os dentes não clareiam mais.

  236. Olá! Adorei o texto, mas ainda tenho uma dúvida: vejo todo mundo falando do Whiteness Perfect, mas não vejo ninguém falar do que a minha dentista me indicou, que é o Total Blanc 16%. Você já ouviu falar? É bom? Meus dentes ja são naturalmente claros, mas queria ficar com os dentes bem brancos, será que é possível no clareamento caseiro?

    1. O Whiteness Perfect é da FGM, e o Total Blanc da DFL, apenas fabricantes diferentes… ambos são muito bons. Nem sempre é possível ficar com os dentes “bem brancos”, Thaise… isso porque cada pessoa tem um limite de branqueamento dos dentes, quando se atinge esse limite os dentes não clareiam mais, não importa o método de clareamento nem o tempo de uso do gel. Mas sim, em tese é possível clarear bem os dentes com o clareamento caseiro.

  237. Oi Dra. Ana, parabéns pelo post e por abrir esse espaço para interagir com os leitores, tinha várias dúvidas parecidas com a de outras pessoas e foi bastante esclarecedor =)

    Eu estou na segunda semana do clareamento com moldeiras, e até agora obtive um resultado satisfatório. O problema tem sido realmente a dor digna de pesadelo, que resultou até mesmo em 3kg a menos na balança já que eu não consigo comer nada, além de sopa e vitamina.

    Isso porque o meu dentista tinha orientado que as moldeiras deveriam ser usadas por 8h diárias todos os dias e que eu não deveria cessar o uso, mesmo em hipótese de desconforto, dor ou sensibilidade… e foi viajar. Ou seja, fiquei 15 dias seguidos usando mesmo sentindo uma dor absurda e sem contato com ele.

    Não sei qual a concentração do gel, pois ele me entregou uma bisnaga grande para 30 dias, como um daqueles tubos de farmácia de manipulação e não possui especificações como a concentração do principio ativo.

    Agora vou fazer como a senhora orientou e vou dar intervalo de 2 dias sem uso para ver se a dor melhora, mas gostaria de saber se a dor permanecer há alguma solução oral, ou remédio que eu possa fazer o uso e que não precise fazer a aplicação no consultório ou necessite de receita, já que ele ainda está viajando?

    Obrigada.

    1. Isso Jessica, interrompa o uso por enquanto. Você pode fazer bochecho com um enxaguante bucal com flúor, ajuda a diminuir a sensibilidade. Mas, além de ter flúor, seria preciso que o enxaguante fosse incolor, pra não prejudicar o clareamento.

  238. Boa tarde…

    Eu faço o clareamento dentario quando vou dormir, mas as vezes o sono aperta e faço de manhã. A saliva atrapalha o tratamento? Pq já me falaram que quando estamos dormindo produzimos menos saliva!

    1. Laís, é verdade, quando dormimos produzimos menos saliva. Mas as moldeiras são personalizadas, então se adaptam exatamente aos seus dentes. O pouco de saliva que porventura entre nelas não interfere de forma relevante no clareamento.

  239. Olá, bom dia, estou fazendo o clareamento caseiro, comecei com a parte superior e gostei do resultado, não tive problemas com sensibilidade, agora estou usando na parte inferior, usei 2 dias e não estou aguentando mais de sensibilidade ou dor, não sei nem como explicar, isso é normal?
    Porém está funcionando!!!

    1. Everaldo, todo clareamento tem potencial de causar sensibilidade, então dá pra dizer que é “normal”. Mas, se você não está aguentando, sugiro interromper. Converse com o seu dentista a respeito.

  240. Boa tarde, tem 15 dias que estou fazendo o clareamento em casa, uso a Mixday e deixo 1 hora, estou 5 dias sem fazer pois meus dentes estão sensíveis e comi tudo que não podia, chocolate, café, suco de limão e muitas outras coisas, e eles estavam branquinhos e agora amarelaram tudo, como fiquei uns dias sem fazer se eu voltar eles branqueiam de novo por eu ter comido essas coisas??

  241. Olá dra, boas tardes, meu clareamento ja terminou e estou satisfeito com o resultado, só fico um pouco recetivo, pois os meus dentes estão brancos e outras vezes mais amarelados dependendo da luminosidade do local onde estou, mas penso ser normal isso. Mas restam me duas duvidas. Primeiro é sobre a lavagem. Desde o tratamento que larguei refrigerantes, cafés, chocolates não como, tabaco deixei (pelos vistos tambem melhorei em saúde alem da oral muito bom), mas como ia perguntar, eu como 6x ao dia e a cada refeição lavo os dentes por 2min e faço uso do fio dentário após. Acha que estou a fazer bem ou lavar sempre que como, neste caso 6x é demais? Outra pergunta é, qual a pasta que aconselha? Sendo que eu uso sempre uma de marca e branqueadora.

    1. João, não há problema algum em escovar os dentes após cada refeição, pelo contrário! Não existe “lavar os dentes demais”, a escovação é benéfica se feita com critério e dentro da técnica. Pastas de dente “clareadoras” são mais abrasivas, então sugiro que você use outro tipo de creme dental para uso contínuo. As marcas e tipos são muito parecidas no fim das contas, as 2 características mais importantes são: ter cerca de 1100 ppm de flúor e ser pouco abrasiva. Uma pasta que gosto é a Colgate Neutraçúcar.

  242. Olá, bom dia.

    Fiz o clareamento ha um certo tempo com o Whitness 22% com a moldura caseira. Não cheguei nem perto do resultado que gostaria. Por esse motivo resolvi fazer novamente o clareamento com a moldura feita no consultório. No formato exato dos meus dentes.

    Já faz 2 semanas que estou a fazer e não percebi grande mudança.
    Por acaso a marca do gel pode dar um outro resultado?

    Uso o Whitness 22% (1 hora por dia), se eu usar o gel da 3m posso ter um outro resultado?

    1. Mudar o gel é uma possibilidade, Glauco… mas desconfio que os seus dentes já atingiram um máximo de branqueamento – que varia de pessoa para pessoa – e não vão mais clarear. Enfim, não custa tentar. Converse com o seu dentista.

  243. Olá doutora, em primeiro lugar queria parabenizar pelo excelente post, muito bom mesmo 😀
    Mas tou aqui com duvidas, eu tou fazendo um clareamento dental e uso as moldeiras a dormir. Quando acordo os meus dentes tão completamente brancos, nota-se mesmo uma grande diferença e deixo passar 30 min ate tomar o pequeno almoço para o dente nao absorver tanto pigmento, por isso tou fazendo tudo como meu dentista mandou. Porém passando algum tempo de acordar e ver os dentes brancos, eles parecem voltar ao normal e estabilizam a cor. A duvida é, tendo eu 4 bisnagas e tendo usado apenas 1 mais metade de outra, ainda vou ter resultados visiveis parecidos com a cor quando acordo ou os resultados serao identicos a cor quando estabiliza?

    Obrigado e continuação da otima pagina 😀

    1. Paulo, seu dentes ainda devem clarear, mas não dá pra “quantificar” os resultados dessa forma. Se eu fosse tomar alguma cor como referência, tomaria a cor “estabilizada”.

  244. Ola, obrigado pelas respostas, Doutora.
    Ao fim de quantos dias depois de começar o branqueamento devemos notar realmente diferenças? Eu já comecei ha 5 dias e não noto assim muito para já, tenho medo que seja por estar a usar duas vezes ao dia.
    Obrigado.

    1. Isso varia de pessoa pra pessoa, João… tem gente que vê resultados surpreendentes em 2 dias, tem gente que não vê muita diferença em 2 semanas de uso do gel. O que ocorre é que os dentes das pessoas têm diferentes potenciais de clareamento e, além disso, depende muito do quão amarelos eram os dentes no início do tratamento.

  245. Nossa que delícia de blog… passei horas lendo as matérias… Parabéns!!!
    Dra. Estou neste momento utilizando o Póla night 16% e estou na terceira noite, o resultado é visível, desde o primeiro dia branqueou muuuito, porém minhas gengivas estão machucadas, e nos dentes superiores da frente notei que formou um buraco, com a perda da gengiva bem no meio dos dentes por cerca de uns 3mm, é normal? Irá se regenerar após o final do tratamento?

    1. Obrigada, Ellen. 🙂

      Não, não é normal. Sugiro que você interrompa o clareamento e relate esse problema para o seu dentista. Pode ser só uma reação inflamatória local, mas não dá pra afirmar que a gengiva vai voltar ao normal… por isso é melhor parar e ver o que está acontecendo.

  246. Obrigado pela resposta, doutora. Eu estou a usar Poladay peroxido de hidrogénio de concentração 7.5%. Comecei ha dois dias a usar 1.30h durante a tarde e uso também durante a noite e não tenho sentido dores ou sensibilidade por isso que uso assim. O meu medo e duvida era saber se nao estarei a estragar o dente (esmalte) e por ai.

    Obrigado.

    1. João, não é questão de estragar o esmalte, mas de prejudicar a polpa (nervo) dos seus dentes. Por isso é que há um protocolo de uso e todo clareamento precisa de supervisão do dentista.

  247. Obrigado doutora, mas acha que teria algum problema usar duas vezes sendo que uma vez é a dormir e outra é 1h por dia? É que hoje acordei e já notava o branquear dos dentes, mas depois do almoço voltaram ao que estavam.

    1. João, depende do gel que você está usando e é essencial a opinião do SEU dentista a respeito, já que ele conhece suas condições bucais. Mas de forma geral eu não recomendo que se use o gel mais de uma vez ao dia, o protocolo é 1x ao dia por determinado tempo. Você nota os dentes mais brancos quando acorda porque dorme com as moldeiras, é natural que a cor estabilize um tempo após removê-las.

  248. Olá doutora, excelente post. Eu uso as minhas moldeiras com gel de peróxido de hidrogênio 7.5%. Será que podia usar também 1:30h por dia para alem de usar a dormir?

    1. João, geralmente se usa apenas pelo período indicado pelo dentista 1 vez por dia. Mas depende da orientação dele. Converse com o seu dentista.

  249. Olá doutora, adorei o seu post, esclareceu e muito, ainda assim tenho umas duvidas. Eu estou fazendo um branqueamento dentário, comecei mesmo hoje. Meu dentista me aconselhou a usar as moldeiras por 1.30h/2h e se não sentir sensibilidade até poderia dormir com elas, mas nos primeiros dias usar por aquelas horas só para ver como meus dentes reagem. Ainda assim restam-me duvidas que são: passando quanto tempo de retirar as moldeiras posso voltar a comer? E se é seguro lavar os dentes após o seu uso ou se devo esperar 30 min pelo menos como ja li nuns blogues?

    Obrigado e continuação do excelente trabalho.

    1. Rui, ao remover as moldeiras você pode escovar os dentes sim, de forma suave. Pra comer, seria bom aguardar de 30 minutos a 1 hora, por causa dos corantes que os alimentos possuem.

  250. Boa tarde, Doutora. Primeiro gostaria de parabenizar pelo site que é muito bom e com informações realmente úteis. Acabei de tirar o meu aparelho e decidi fazer o clareamento. Tive muita sensibilidade, fiz uma sessão de quase duas horas onde a dentista aplicava o produto, aguardava 15 minutos, tirava e aplicava novamente. Ela repetiu este procedimento três vezes. Daqui a duas semanas volto no consultório para fazer o clareamento em casa, pois decidimos unir os dois tratamentos. Minha maior dúvida é qual pasta de dente é recomendada para usar no dia a dia, pois não quero prejudicar o tratamento e se geralmente o tratamento em casa é tão dolorido quanto o do consultório. Só mais uma coisa: vi que refrigerante não é recomendado devido ao corante, mas é h2O de limão, teria algum problema ? Muito obrigada por seu tempo e dividir seu talento com os demais. Bjs

    1. Giselle, use uma pasta de dentes pouco abrasiva e branca. A quantidade de flúor – que ajuda a diminuir a possível sensibilidade durante o tratamento – é meio padrão, então não tem erro. O clareamento caseiro costuma causar menos sensibilidade que o de consultório. Pode tomar refrigerante sem corante sim, mas ainda prefira fazê-lo com um canudinho, porque essa é uma bebida ácida e o clareamento “abre os poros” – digamos assim 😉 – dos dentes.

  251. Olá Doutora, estou fazendo clareamento, fiz uma sessão no consultório, e vou fazer na moldeira em casa, depois irei fazer mais uma no consultório, e continuar com moldeira. Estou com uma dúvida em relação à alimentação. Sei que é necessário evitar bebidas e comidas escuras, mas isso até quanto tempo? Ou seja, quanto tempo após eu tirar a moldeira ou fizer o laser os meus dentes estão sujeitos a pigmentação, pois vi um comentário de 24h, tá certo esse prazo? Grata.

    1. Lilian, eu evitaria por umas 2 semanas, pelo menos. Os dentes ficam mais susceptíveis a incorporar pigmentos logo após um clareamento.

  252. Oi bom dia !!!! Tudo bem, doutora ??
    Eu e a minha noiva fizemos um clareamento na dentista, terminamos semana passada, 4 seringas em casa com a moldeira e 3 sessões de laser na clinica. O dente da minha noiva ficou branco, porém o meu melhorou bem, mas tirando os 4 da frente ainda estao amarelos, tanto em cima quanto embaixo, principalmente embaixo, bem amarelos. Posso comprar na internet em site de confiança uma seringa de 35 % ou de 22 % e usar para melhorar onde ainda esta amarelo, estou pensando em usar umas 2 seringas, pode ?

    Obrigado.

    1. Wilian, converse com a sua dentista. Se estiver indicada a continuação do clareamento, é possível fazer. Mas em alguns casos, os dentes simplesmente branquearam o máximo possível, o que varia de pessoa pra pessoa. Então pode não adiantar nada continuar. Enfim… é questão de avaliar.

  253. OLÁ DOUTORA, FUI AO DENTISTA FAZER UMA AVALIAÇÃO, A DENTISTA DISSE QUE PRECISARIA FAZER 2 RESTAURAÇÕES, LIMPEZA COM REMOÇÃO DE TÁRTARO QUE EU JÁ SABIA, E SUGERIU CLAREAMENTO. TUDO BEM, PAGUEI E COMECEI A FAZER, ANTES DISSO TIVE QUE EXTRAIR OS SISOS SUPERIORES E O FIZ, RETORNEI NA SEMANA SEGUINTE PRA RETIRAR OS PONTOS E COMEÇAR O TRATAMENTO. PEGUEI AS PLACAS PARA CLAREAMENTO E ELA MANDOU FAZER CLAREAMENTO CASEIRO PRA DEPOIS DE 10 DIAS RETORNAR E FAZER A LIMPEZA E REMOÇÃO DE TÁRTAROS. ISSO NÃO TÁ CERTO NÉ? EU AINDA QUESTIONEI FALANDO QUE NÃO SERIA PRIMEIRO LIMPEZA… RESTAURAÇÃO… E O RUIM É QUE É UMA CLINICA Q TEM VÁRIOS DENTISTAS, DE 3 A 4 DENTISTAS, E CADA DIA QUE SE VAI DEPENDE DA SORTE DE VER QUAL QUE VAI CHAMAR PRA DAR CONTINUIDADE AO TRATAMENTO… SENDO QUE OS OUTROS 2 SUGERIRAM A LIMPEZA PRIMEIRO, E PELO QUE JÁ LI TAMBÉM. ESTOU CERTA SOBRE QUAL A ORDEM?? E QUANTO AS RESTAURAÇÕES TAMBÉM? GRATA.

    1. Sheila, sim, em princípio faz-se a parte clínica (restaurações, “limpeza”, etc.) e deixa-se o clareamento por último, até por não ser prioridade. Mas como a clareamento vai agir apenas sobre as faces externas dos dentes anteriores e geralmente nesses locais não há tártaro, você não deve ter problemas. Se não fosse assim, sua dentista teria feito de outra forma.

  254. Olá, estou fazendo o tratamento e gostaria de saber quanto tempo demora para que eu possa perceber os resultados, estou fazendo ha 1 semana e ainda não notei nenhuma melhora!

    1. Jéssica, se a pessoa tem os dentes bem amarelados, pode notar a diferença já no dia seguinte. Já quando o branqueamento é mais sutil, pode demorar mais. Varia de pessoa pra pessoa. Por isso o dentista costuma marcar a cor dos dentes do paciente (existe uma escala pra isso) e tirar fotos antes de começar o clareamento, pra poder comparar depois.

  255. Olá,
    Estou com muita dificuldade em comer… Porque tudo é dolorido!!! Cansei de batata, macarrão, arroz, peixe, frango, suco de limão e vitamina de banana… Você teria uma lista de coisas que eu posso comer?

    1. Vivian, você está fazendo clareamento ou já fez? Se está fazendo e a sensibilidade é muita, talvez seja melhor interromper. O que seu dentista diz a respeito? Foi aplicado flúor ou algum tipo de dessensibilizante? O que você tem que evitar são alimentos / bebidas muito escuros e/ou com corantes, apenas.

  256. Dra… comecei um clareamento com moldeira whiteness perfect 16 % ha 7 meses atrás, nesse tempo que fiz o clareamento fiz 2 semanas de clareamento com moldeira e 1 seção a laser com gel 35 % e parei o tratamento pois me deu muita sensibilidade oa laser… 6 meses se passaram e eu comecei o uso da moldeira de novo só que com o gel 22%, estou no 4 dia mas não vi muitas mudanças, será que pelo fato de ter começado e parado não faz mais efeito?

    1. José, eu acho que, pelo pouco tempo que se passou desde o último clareamento, seus dentes não vão parecer tão brancos ao serem clareados agora, pois eles não devem estar muito amarelados ainda. A sua percepção pessoal, digamos assim, não será de grandes resultados. Não é que não faça mais efeito, mas eles vão clarear pouco, já que existe um limite de branqueamento pra cada indivíduo.

  257. Prezadissima Dra. Ana,

    Passei so pra lhe agradecer esse maravilhoso trabalho diário de responder todas essas dúvidas. Saiba que vc tem ajudado muita gente e contribuído pra melhorar esse mundo. Muito muito obrigada por fazer a diferença.
    Ano passado precisei duas vezes de suas doces palavras para me acalmar quando estava com muitas dores de dente, e aquela palavra que voce me deu dizendo que iria passar foi uma mão amiga. Muito obrigada.

    1. Eu é que agradeço, Adriana. Eu acho que nunca se deve fazer qualquer coisa esperando gratidão ou reconhecimento, porque esse não deve ser o objetivo. Mas quando eles vêm, é muito bom e um incentivo pra continuar trabalhando. Fico muito feliz de ter ajudado de alguma forma. Abração! 🙂

  258. Olá Ana, estou fazendo um clareamento caseiro, utilizo o whiteness perfect 16%, já estou no final da primeira bisnaga, no inicio até que estava apresentando resultado, mas cometi o erro de tomar um danone de morango e imediatamente meus dentes ficaram com uma coloração escura, mesmo assim continuei o tratamento, isso já faz umas 2 semanas e até agora meus dentes não estão ficando mais claros, o que devo fazer? Será que preciso suspender o uso por algum tempo e depois retornar? Aguardo sua ajuda, agradeço desde já!

    1. João, como assim “imediatamente”? Quando você tomou o iogurte fazia quanto tempo que tinha removido as moldeiras? De qualquer forma, se você não vê mais resultado, seria bom fazer um intervalo entre 1 bisnaga e outra.

  259. Olá Ana,

    Eu terminei o tratamento durante as 4 semanas, porém na última semana acabei saindo das restrições e no meu cardápio entrou ketchup, carne (sanduíche), sprite, uísque, cerveja, e pra piorar no último dia eu ganhei chocolates de uma amiga que trouxe da Europa (amiga do mal). Senti que os dentes ficaram manchados e aquele tom branco que estava acabou perdendo…

    Para reiniciar o tratamento, devo esperar quanto tempo? E podes explicar o porquê? Leio alguns sites que é de 3 em 3 meses e outros falam 6 meses.

    1. Cleber, eu sugiro pelo menos 6 meses de intervalo entre um clareamento e outro, tanto pra evitar sensibilidade dentinária e proteger os “nervos” dos seus dentes quanto pra permitir que os tecidos dentários se recuperem, já que o gel clareador “abre os poros” do esmalte pra chegar à dentina (o tecido dentário que é clareado), digamos assim.

  260. Ola Dra.,
    Estou com uma duvida, sempre fiz clareamento com gel 16% e dormia com o gel, mas desta vez optei pelo de 22%, no qual diz que devo utilizar por 1 hora. Mas tenho náuseas, e gostaria de saber se o gel sendo 22% posso também dormir com a moldeira? Qual o tempo ideal para o gel 22% agir corretamente? Grata e parabéns pelo blog.

    1. Depende da marca do clareador e da recomendação do seu dentista, Luciana. Mas se o tempo de ação do gel é de 1 hora, ficar mais tempo com as moldeiras (dormir com elas, por exemplo), não faz com que o gel aja mais tempo. Você pode dormir com elas, mas não fará diferença no resultado.

  261. Olá Ana,

    Parabéns pela atenção e dedicação em responder dúvidas de todas as pessoas inerentes ao clareamento.

    Eu comecei o tratamento “errado”, ou seja, aplicando o whiteness perfect 22% demasiadamente, uma seringa durou dois dias na minha mão, tudo por ignorância e pesquisando sobre aplicações eu bati neste blog. A dúvida é o seguinte: meus dentes estão clareando, porém o dente “canino” está mais amarelado que os outros e na arcada dentária inferior, o clareamento está surtindo efeito na “metade” dos dentes ou seja, clareia a parte superior dos dentes mas a de baixo que é a parte perto da gengiva está amarelado, deixando uma mistura uniforme amarelo-branco, isso seria normal? Com o tempo desaparece?

    Em relação a quantidade de horas, quanto mais horas melhor? Estou utilizando 1 hora 30 minutos, dormir mais tratá benefícios? Estou utilizando já ha uma semana e o resultado após a aplicação está sendo gradativamente menor, é normal ? Pois vi que o próprio site do produto recomenda-se 3 semanas ~ 4 semanas.

    1. Cleber, seu dentista não orientou você quanto à utilização do gel? O tempo de utilização depende da recomendação do fabricante e da indicação do dentista. O gel age apenas nesse tempo, então usar por mais tempo não adianta. O branqueamento dos dentes tem um limite, chega-se a um ponto em que o clareamento não progride mais, e esse limite varia de pessoa pra pessoa.

      O dente canino é mais “bojudo” que os demais dentes, ou seja, sua estrutura é mais robusta e ele tem mais dentina, que é o tecido dentário que fica logo abaixo do esmalte e é onde o clareamento age. Então ele é mesmo mais amarelado que os demais dentes, isso em qualquer pessoa (umas mais, outras menos). Quanto à falta de uniformidade na cor obtida com o clareamento, a tendência é disso ir melhorando aos poucos.

  262. Olá Dra. Ana!

    Adorei o artigo sobre clareamento. Vou acompanhar mais de perto o blog…
    Minha dúvida é: quando iniciei o clareamento caseiro, minha dentista falou que usaríamos 3 seringas, inicialmente ela me deixou levar para casa 2 seringas Whiteness Perfetc 16%, e disse que eu deveria fazer uma consulta de revisão ao final da 2ª seringa e então ela me entregaria a 3ª seringa. Porém estou achando que 16% está sendo uma concentração baixa, porque não sinto sensibilidade (e estou no 7º dia de tratamento) como as outras pessoas dizem sentir. Também achei que não clareou como eu achei que clarearia em uma semana de tratamento.
    A pergunta é: quando eu for na revisão, posso pedir para que a 3ª seringa seja de concentração 22% para potencializar o clareamento, ou você acha que apesar de em 1 semana eu não ter notado diferença o de 16% ainda tem está em tempo de apresentar alguma resposta?

    Obrigada!

    1. Carla, o parâmetro pra determinar a concentração adequada do gel não é sensibilidade do paciente… tem pessoas que sentem muita sensibilidade com concentrações baixas, tem pessoas que não sentem nenhuma sensibilidade com concentrações altas. “As pessoas” dizem muita coisa, não leve muito à sério experiências pessoais de terceiros… cada caso é um caso. Você até pode pedir pra sua dentista uma concentração maior, mas quem vai determinar a necessidade disso é ela. O gel de 16% pode ainda ser efetivo, sim. Existe um limite de branqueamento que varia de pessoa pra pessoa, às vezes o paciente quer dentes muito mais brancos mas os dentes não clareiam mais, pois chegou-se a esse limite.

  263. Gostei muito do blog, parabéns, muito esclarecedor!!!

    Estou fazendo clareamento caseiro, com orientação da minha dentista, com o produto pola night 16%. A dentista me forneceu 4 bisnagas. Nas duas primeiras (1 semana cada bisnaga), não tive praticamente nenhuma sensibilidade, estou terminando a terceira bisnaga e estou com muita sensibilidade, tanto que deixei de usar por 2 dias para ver se melhora. Uma colega disse que é pq estou usando por muito tempo (uso durante toda noite, 6h em média). Ela me disse que eu deveria usar somente 1h30, mas minha dentista disse que era para dormir com a moldeira. Minha pergunta é, devo seguir minha dentista ou minha colega? O tempo de uso do gel pode agravar a sensibilidade?
    Vi que existem produtos desensibilizantes, devem ser aplicados somente pelo dentista?

    O resultado está me agradando muito, será que devo parar por causa dessa sensibilidade imensa? Parece até uma sinfonia do mal na minha boca!! Tenho consulta com minha dentista no final do mês, para finalizar o tratamento com a aplicação de flúor.
    Obrigada!

    1. Eliana, geralmente se recomenda dormir com a moldeira por uma questão de praticidade, mas o gel não atua durante 6h… a ação do Pola Night dura em torno de 1 hora (segundo o fabricante). Dormir com as moldeiras é apenas prático, mas desnecessário. Não, usar as moldeiras por mais tempo não agrava a sensibilidade, já que o gel pára de atuar depois de 1 hora. Dessensibilizantes, sim, devem ser aplicados apenas pelo dentista. A sensibilidade é uma consequência bem comum em clareamentos, se está muito forte aconselho que você pare de usar o gel por uns 2 dias.

      1. Dra. Ana, muitissimo obrigada pela resposta, bem esclarecedora. Fiz o que você recomendou e a sensibilidade melhorou bastante. Fiquei 2 dias sem usar e agora estou usando a quarta e última bisnaga de gel sem problemas.

        Mais uma vez parabéns pelo site!!! 😉

    1. A contenção é pelo lado “de dentro” dos dentes, né?! Então pode, Natalia. O nome da substância clareadora na verdade é peroxido de hidrogênio (ou carbamida).

  264. Ana, qual a diferença entre o gel whit class 7 1/2 para o 10% e 16%? Eu já usei o 7 1/2 ha uns 4 anos e gostaria de usar novamente, ai estou na duvida em qual comprar, e quantos dias eu posso usar e quantas horas por dia, como já faz tempo que usei acabei esquecendo.
    Obrigado, Junior.

    1. Junior, a diferença é a concentração do produto. Quanto maior a concentração, EM TESE mais rápido o clareamento – e isso não quer dizer que “clareia mais” – e maior a possibilidade de sensibilidade dentinária durante o tratamento. O tempo de tratamento e de uso diário do gel depende da indicação do fabricante (consta na embalagem) e da avaliação do dentista. Por isso, procure um dentista.

  265. Bom dia, Dra! Parabéns pela página!
    Procurei nas perguntas alguma que tivesse a minha dúvida mas não encontrei, então lá vai:

    Tenho uma bisnaga de WP 22% que ficou com a ponteira uns 8 meses… comecei a utiliza-la com a moldeira certinha (de consultório) há uns 5 dias… Mas agora lendo essas duvidas comecei a achar que o gel pode não estar mais fazendo efeito…
    Tive muita sensibilidade nos primeiros dias (já tenho dentes naturalmente sensíveis) como da ultima vez que utilizei.

    Essa sensibilidade é um sinal de que o gel ainda está fazendo efeito (dentro da validade)?

    Ou a sensibilidade é comum no gel, ele fazendo efeito ou não?

    Obrigada pela atenção!

    1. Thaisa, é um sinal de que o gel está fazendo efeito, sim. Se o produto estiver dentro do prazo de validade e você não o tiver guardado em condições muito adversas, sem problema.

  266. Estou usando o clareamento caseiro, tem 8 dias que estou usando na parte superior, meu clareador é da whiteness simple de 22% e com apenas 1 seringa eu ja acho que esta em um tom de branco bom, e tem 7 dias que uso na parte de baixo, e quase nao vi resultado ainda, devo parar de usar na parte de cima porque cheguei em um tom desejado ou tem que continuar usando até completar os 14 dias recomendado pela dentista ? E a parte inferior será que nao vai clarear ? Obrigada 🙂

    1. Nathalia, faça como o seu dentista recomendou. Pode continuar usando em cima, não vai “clarear demais”, cada organismo tem um limite. Os dentes de baixo devem clarear, também.

  267. Olá! Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber quais os riscos de se realizar sessões de clareamento a laser em intervalos menores do que 1 semana. Estou na dúvida, pois meu dentista havia me informado que era necessário esperar, no mínimo, 7 dias, mas hoje, no primeiro dia, ao fim da consulta, ele me disse que havia realizado duas sessões no mesmo dia. Nunca tive dentes sensíveis, mas hoje não estou aguentando de tanta dor.
    Desde já agradeço!

    1. Tábata, o risco é de ter muita sensibilidade dentinária, o que você já relata. Felizmente, esse sintoma é passageiro. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um analgésico.

  268. Dra. Ana,
    Apesar de todos os cuidados preventivos com a dentição de meu filho (7 anos) os dentes permanentes estão nascendo manchados (manchas brancas e acastanhadas), sugerindo pelas minhas pesquisas na internet, fluorose dentária moderada. Triste imaginar como cuidados em excesso, como aplicações frequentes de Flúor no consultório, escovações regulares e escolha de cremes dentais com Flúor, a partir dos 3 anos, foram os responsáveis por isso. Pelo que recordo, não usávamos em excesso e recomendávamos a ele que não engolisse, mas não dá para garantir. A pergunta é: qual sua experiência o resultado do clareamento nesses casos e a partir de quantos anos poderia ser tentado. Tenho receio de isso possa tornar-se um motivo de complexo para ele. Tinha uma linda dentição de leite… Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    1. Daniel, pra manchas acastanhadas de fluorose o clareamento não é efetivo, não vai clareá-las. É uma fluorose mais severa. E seu filho só poderia fazer o clareamento mais tarde, depois dos 16 anos, pelo menos. A solução, nesse caso, é fazer restaurações estéticas, essas podem ser feitas já. Procure um odontopediatra e um dentista especialista em estética pra avaliarem em conjunto (se possível).

  269. Ola, parabéns pelo blog!
    Eu estou fazendo clareamento de consultório combinado com o caseiro. Já fiz 2 sessões de consultório e 9 dias de caseiro. Sempre que saio do consultório, eu vejo que deu uma leve diferença no clareamento, realmente parece que branqueou. Porém passando 2 dias parece que voltou a escurecer, isso é possível? Obs: Eu realmente não consigo ficar sem coca-cola, eu tomo de canudo e logo após escovo os dentes sempre que bebo, isso adianta?)
    Obrigado,
    Marcelo

    1. Marcelo, não acho que tenha escurecido… acho que seus olhos se habituaram à nova cor dos dentes, é uma “ilusão de óptica”, digamos assim. Quanto a beber Coca, não é uma boa ideia, mas a estratégia do canudinho funciona, sim. 🙂

    1. A diferença é a concentração do clareador, Fabiane. 22% é mais concentrado. Mas não tem melhor, o uso de uma ou outra concentração depende da indicação do seu dentista para o seu caso.

  270. Olá doutora,
    Fiz um clareamento a laser em 2009, retoquei em 2011 com moldeira (clareamento feito com acompanhamento de um dentista) e agora vou retocar novamente, dessa vez estou pensando em usar a mesma moldeira e um gel de 22%… Gostaria de saber se o gel de 22% é muito forte e se pode fazer mal para o dente? Também gostaria de saber se é necessário o acompanhamento de um dentista e se é necessário fazer radiografia dos dentes antes do retoque?
    Desde já agradeço.
    Bjs.

    1. Priscila, sempre é necessário o acompanhamento de um dentista. O gel de 22% é tão seguro quanto os de outras concentrações, mas todos podem gerar sensibilidade dentinária passageira. Não é necessário radiografia prévia, a não ser que o dentista detecte a necessidade no exame clínico / anamnese.

  271. Fazer o clareamento com moldeiras termossensíveis tem o mesmo efeito que a moldeira de silicone? Ahahaha adorei seu blog. Parabéns!

    1. Obrigada, Mirelle 🙂 . Não, a adaptação das moldeiras termossensíveis é bem pior, o gel não fica bem distribuído e em contato íntimo com os dentes.

  272. Olá Dra. Primeiramente quero te parabenizar pelo site, eu adorei, muito bom e esclarecedor 🙂
    Eu to ficando louca rs… Estou fazendo tratamento de clareamento caseiro, e sinceramente não estou muita satisfeita, pra falar a verdade, eu notei sim uma diferença, pois eles estavam muito amarelados e ficava com vergonha até de sorrir, mas como usava aparelho, tive que esperar tirar, e assim que tirei, primeira coisa que fiz foi o clareamento. Nos primeiros dias, minha gengiva ficou muita machucada e meu dentista me disse para interromper e só voltar qnd melhorar, fiquei muito triste pq tardou o processo e olha que tive q interromper por duas vezes, ele disse que eu devo está colocando muito gel e estava atingindo minha gengiva. Ele me deu duas seringas e disse que cada duraria uma semana, mas qnd o gel acabar, eu só ir lá que ele me dá mais, pq o tratamento é de 4 semanas, acontece que estou na última seringa e estou tão triste 🙁 Eles não estão como eu queria, meus caninos estão amarelinhos e os inferiores mais que os superiores. Não vou voltar lá pra pedir mais gel, até pq ele disse que eram 4 semanas, ou seja, quatro seringas e nem tenho cara de ir lá e pedir rs.. Daí estava pensando em comprar um tratamento clareador, só pra ter o gel mesmo, mas o que a dra. me orienta? Não quero comprar qlqlr um, queria um bom, que não prejudicasse a saúde dos meus dentes, então qual a Dra. me orienta a comprar… acha que devo fazer isso msm, ou não? Desde já agradeço 🙂

    1. Priscila, você deve voltar no seu dentista sim, pra que ele oriente você. Provavelmente o problema não é o gel, o que acontece é que algumas pessoas conseguem resultados melhores no clareamento e outras não, nem sempre é possível se chegar ao “branco desejado”, há um limite. Os caninos são mais amarelados que os outros dentes porque são mais “bojudos”, têm mais dentina… mas isso acontece pra todas as pessoas. Enfim… converse com o seu dentista. Talvez ele prolongue o tratamento por mais 1 ou 2 semanas.

  273. Olá doutora!
    Tenho gel clareador peróxido de carbamida 16% e quero fazer o clareamento de dia. Gostaria de saber quanto tempo devo deixar a moldura de silicone no dente durante o dia?

    Obrigada!

  274. Olá doutora!

    Tenho retração nos caninos na parte superior e inferior da boca, gostaria de saber qual o tipo de clareamento mais indicado para mim?

    Adorei seu blog, é sensacional!

    1. Obrigada, Daniele. 🙂

      Por causa das retrações, sugiro que você não faça o clareamento caseiro (com moldeira), mas o de consultório. Nele o dentista vai usar um protetor de gengiva que vai isolar a parte da raiz do seu dente que está exposta, diminuindo a chance de sensibilidade durante o tratamento.

  275. OLA DOUTORA, BOM TENHO UM SERIO PROBLEMA, MEUS DENTES DO FUNDO TÊM MANCHAS AMARELADAS EM VOLTA DE TODO O DENTE, CREIO EU QUE SEJA FLUOROSE, COMO VENHO PESQUISANDO NA INTERNET. QUERO SABER QUAL O CLAREAMENTO IDEAL PARA ELIMINAR ESSAS MANCHAS?

  276. Entao doutora, os kits de branqueamento e tratamentos caseiros é só para clareamento exterior certo ? O clareamento interior é só no consultorio do dentista, correcto?

    Muito obrigada pelo esclarecimento mais uma vez…
    Cumprimentos.

    1. Sim, o clareamento interno só pode ser feito pelo dentista. O externo, por sua vez, pode ser feito até em casa, mas sempre com supervisão do dentista.

  277. Ola, bom dia Doutora,

    Para dentes com coloração amarelada interiormente, qual o kit de branqueamento que voce aconselha… ou nao existe um produto para clarear o interior do dente, apenas o exterior?? Pois já fiz clareamento exterior, mas os dentes continuam amarelados.

    Desde já muito obrigada.
    Cumprimentos

    1. Maria, o clareamento interno existe, mas só é indicado para dentes que têm tratamento de canal, é uma situação bem específica. Se os seus dentes não clareiam mais, pode ser que você já tenha chegado num limite, que varia de pessoa pra pessoa.

  278. Olá, Ana! Eu comecei o clareamento caseiro (com moldeiras) e tive um pequeno problema: passei gel demais, que acabou entrando em contato com a gengiva. Na hora ardeu bastante. Pela manhã eu reparei que uma pequena parte da gengiva ficou um pouco machucada. Não estou sentido incômodo, mas o local ficou com uma coloração diferente do normal. Queria saber se isso pode causar algum tipo de problema mais sério.
    Grato!!

    1. Não Pedro, não deve haver nenhuma consequência mais séria. A coloração da gengiva vai voltar ao normal logo, o que aconteceu é que você “clareou” a gengiva também. 😉

  279. Olá Dra. Ana,
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog e principalmente pela atenção e consideração com os seus leitores, respondendo a todas as perguntas.
    Bom, já usei Whiteness Perfect 16%, recomendado pela minha dentista, e tive ótimo resultado. Porém, ganhei um kit do White Class com cálcio 7 1/2 da minha irmã que iniciou um tratamento e desistiu, em função da alta sensibilidade que sentiu (felizmente não tenho esse problema). As minhas perguntas são: o resultado de White Class é muito diferente do Whiteness Perfect (sei que são princípios ativos diferentes)? Qual dos dois você recomenda? Obrigada.

    1. Claudia, pra você ver como varia de pessoa pra pessoa mesmo: o White Class costuma das muito menos sensibilidade dentinária. Se você não teve problemas com o Whiteness Perfect, certamente não terá com o White Class. Em termos de resultado, é muito parecido. O Whiteness Perfect é peróxido de carbamida (peróxido de hidrogênio + ureia) a 16%, enquanto o White Class é peróxido de hidrogênio a 7,5%.

      1. Olá, doutora Ana! Gostaria de saber se posso fazer uso do gel clareador Whitennes Perfect 16%. Estou amamentando meu filho de 2 anos e 8 meses. OBRIGADA!!!

  280. Oi Ana. Ganhei um kit whitness perfect ha alguns meses, porem so comecei a usar agora.
    As seringas estão dentro do prazo de validade, porem, estou achando o gel muito consistente. Esta muuito gelatinoso.
    É possivel que esteja estragado?
    Ah… mantive em temperatura ambiente
    Obrigada! !

    1. Pode ser, Deborah… geralmente o gel não é tão consistente. Se as seringas estavam bem fechadas, sem problema em mantê-las em temperatura ambiente.

  281. Boa tarde, estou usando o WHITENESS CLASS 10 %, o mais forte desta serie (4%, 6%, 7% 1/2 e 10 %). Era para ficar por 30 minutos, antes de dormir. Porém algumas vezes acabei dormindo com o produto por mais de 8 horas… tem problema ? Obrigado.