Prótese em Odontologia: Um Guia

A maioria das pessoas não sabe a diferença entre os tipos de próteses odontológicas. Fixas, removíveis, totais, parciais, unitárias, sobre implantes…. É muito comum o paciente chegar no consultório dizendo que quer um implante quando, na verdade, precisa de uma coroa. Ou pedir uma dentadura quando ao seu caso se aplica uma PPR (prótese parcial removível). Vamos arrumar essa bagunça?

Como diria meu amigo Jack, “vamos por partes”. Quem precisa de prótese? Quem perdeu um, vários ou todos os dentes. Às vezes nem é necessário ter perdido o dente inteiro, mas apenas a coroa dele. Lembrando que todo dente possui coroa (a parte que está fora da gengiva, que você enxerga) e raiz (que segura a coroa).

As próteses existem em duas modalidades: fixas e removíveis. Prótese “móvel” não existe, a não ser que você esteja falando daquela dentadura dançarina que a sua avó não consegue manter dentro da boca :D. As fixas você não tira nunca, nem pra higienizar. As removíveis, sim.

Dadas as devidas explicações básicas, deixe-me esclarecer do que se trata cada um dos tipos mais comuns de próteses odontológicas:

Prótese Total: é a famosa dentadura. Como o próprio nome denuncia, é uma prótese que substitui todos os dentes de um arco. Normalmente quem usa perdeu os dentes ao longo da vida, aos poucos, quase sempre por doença periodontal. É possível associar a prótese total com implantes, para garantir que a dentadura permaneça sempre no lugar certo. Antigamente, idoso usar dentadura era regra. Hoje em dia, felizmente, as coisas têm mudado, e já tem muito vovô e vovó por aí com a boca cheia de dentes naturais, em bom estado. É a “extração” dando lugar à “prevenção”! :)

Prótese Parcial Removível: ou, para os íntimos, PPR. Para os MUITO íntimos, “perereca”. Mas por favor, não use esse termo porque, além de ser horroroso, pode provocar algumas confusões de duplo sentido :P. Esse é o tipo de prótese que se usa para substituir um grupo de dentes perdidos. A “ponte removível” se apoia nos dentes remanescentes e sua estrutura pode ser confeccionada com vários materiais: metal (ligas de cobalto-cromo, por exemplo. Já ouviu falar em “roach”? Então, a PPR com estrutura metálica é a dita-cuja), resina acrílica (aí é que o pessoal chama de “perereca”) e resina flexível. Esta última é uma opção estética e bem aceita hoje em dia, já que disfarça muito bem aqueles “ferrinhos” que aparecem nas PPR com estrutura metálica. Os dentes das PPRs são feitos em resina.

Prótese Parcial Fixa: substitui um ou mais dentes perdidos. São feitos preparos (desgastes) nos dentes de apoio, e o número de elementos necessários é adicionado no intervalo desdentado. Os dentes protéticos ficam “suspensos”, por isso são chamados de “pontes”. Essas próteses podem ser feitas de vários materiais: cerâmica (porcelana), apenas metal, metal revestido por cerâmica ou um material estético plástico e, ainda, resina.

Prótese Fixa Unitária: substitui a coroa de um dente perdido. Normalmente, é usada quando o dente é destruído por cárie ou se quebra deixando muito pouco tecido sadio, por vezes apenas a raiz. Então, trata-se o canal da raiz, coloca-se um núcleo (pino) nessa raiz e a coroa é encaixada no pino. É possivel colocar uma coroa em um dente sem tratamento de canal também, para isso desgasta-se a coroa pra que ela fique com o formato de um pino e voilà. Se isso é possível de ser feito para um caso em especial, cabe ao cirurgião-dentista avaliar.

Prótese Sobre Implante: é uma coroa parecida com a PFU, só que é instalada sobre um implante, e não sobre a raiz de um dente.

Implante: embora não pareça, o implante é uma prótese: uma prótese de raiz! Quando você perde um dente inteiro, coroa e raiz, é possível instalar um implante, que nada mais é que um “parafuso” que é inserido no osso e, em cima dele, vai a PSI. No fundo, é super simples. O problema é quando não tem osso suficiente para colocar o implante, aí tem que fazer enxerto ósseo, ou seja, “colocar osso”  pra deixar mais espesso o local.

Pronto, agora você não se perde mais! Como você deve ter percebido, existem várias soluções para o mesmo problema… umas mais caras, outras mais baratas… o importante é você e seu dentista conversarem a respeito e decidirem juntos o que é mais indicado para o seu caso e para o seu bolso. Mas garanto: banguela você não fica. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Prótese | Marcadores: , ,

88

  1. Quem me dera ter tido uma aula de prótese assim na faculdade!
    Agora fica mais fácil escolher qual usar… NOT!

    • Na nossa idade já tem que ir escolhendo o modelo… NOT! :D

  2. Muito bom Dra. Ana – sugiro uma versão deste post com os nomes populares das próteses (só perereca não vale!) pra gente já logo saber qual o problema do pivot, jaqueta … hehehehe.

    • É verdade Guilherme… vou fazer um update aí… :D

  3. Para os MUITO íntimos, “perereca”! Rachei aqui… hahahaha :D Não estava esperando na leitura…

  4. Vai ajudar muita gente a tirar dúvidas com os nomes das diversas próteses.
    Parabéns Ana!

  5. É muito complicado fazer enxerto ósseo?

    • Carolina, não é algo complicado. A técnica é relativamente simples… é preciso abrir a gengiva e colocar o osso lá, que pode ser um pedaço só ou vários pedacinhos. O osso pode ser removido do próprio paciente ou vir de um banco de ossos. O mais chato é o pós-cirúrgico, que pode ser um pouco sofrido… mas nada que cumprir as orientações do dentista e tomar a medicação não dê jeito.

  6. Fiz minha prótese total há uns 6 meses no México mas não tenho intenção de voltar lá. A inferior teve que levar uma camada de silicone porque eu sentia muitas dores na mordida e por alguma razão a protética preferiu acolchoar, o que me fez sentir muito bem. Mas agora, em função das escovadas, essa camada está se rompendo e criando bolsas esbranquiçadas. A renovação do silicone é um procedimento simples e rápido, tipo se faz no mesmo dia?

    • Vera, geralmente para reembasamentos como esse a prótese precisa ir para o laboratório. Em alguns casos, e usando materiais específicos, o dentista mesmo pode fazer no consultório, mas não é o padrão. Quando a prótese vai para o laboratório, ou ela vai num dia e volta no seguinte ou vai bem cedo e retorna no mesmo dia, no fim do dia. É uma questão de combinar com seu dentista.

      • Sabendo isso, eu vou procurar um dentista que possa fazer no consultório. A de lá do México fazia lá mesmo. É que eu nem posso pensar em vir pra casa banguela :-) Obrigada pela atenção, Ana!

  7. Obrigada, vou passar por um procedimento que vc citou e suas dicas me ajudaram…

  8. Muito esclarecedor ! Linguagem simples com explicações muito claras. Parabéns !

    • Obrigada, Mari! :)

  9. Dra. O meu antepenultimo dente deu uma tricada e la fui eu ao dentista, chegando la ele foi fazer a restauração e nisso o dente ficou bambo e ele me garantiu que tinha que extrair mas nem pediu raio x nem nada. Ai. Agora to sem o dente e nao tenho dinheiro pra o implante entao qual seria o método fixo mais barato que a dra. Me indica? Obrigada.

    • É Mai… dependendo da fratura, não tem jeito mesmo. Em se tratando de um dente só, a prótese removível, embora seja a opção mais barata, acaba não sendo a melhor solução, pois faz-se toda uma estrutura por causa de um dente só. O melhor, funcionalmente, é o implante (que é o mais caro também). Portanto, acredito que no seu caso o ideal seja uma ponte fixa que se apoie nos dentes ao lado do espaço. São feitos preparos nesses dentes e a prótese vai colada neles.

  10. Bom, se eu extrair o dente hoje, em quantos dias posso colocar a protese, Ana? Pois trabalho com pessoas, e tenho dois dentes da frente que falta pouco pra sair, e nao posso ficar banguelo. rs
    Quantos dias em media, e qual metodo mais rapido?

    • Marcos, é possível instalar uma prótese provisória no dia da extração mesmo. Porém, pra isso, há necessidade de planejamento. Você vai precisar fazer uma consulta prévia com o dentista pra moldar e confeccionar a prótese e, no dia da extração, seu dentista já terá ela em mãos para instalá-la de forma imediata.

  11. Boa tarde Ana Tokus, é que eu tenho 4 dentes na frente obturados e no meu lado direito da boca na parte de cima faltam 5 dentes e embaixo no lado direito falta 2 dentes e no lado esquerdo de baixo 4 dentes e o meu dentista falou que eu teria que colocar aparelho pois os meus dentes de baixo estão tortos o quê faço, eu quase não tenho dente na boca e tenho que colocar aparelho, me responda por favor, Grata!!!!

    • Silvania, você não é obrigada a colocar aparelho se não quiser. Mas se os dentes estão tortos, o aparelho pode ajudar sim, reposicionando-os adequadamente para, em seguida, fazer uma prótese (implante, ponte fixa ou removível) e fechar esses espaços. Vai melhorar sua estética e a mastigação também.

  12. Eu tenho uma protese provisoria “perereca” só em um dente da frente. Tem como eu botar aparelho?

    • Carlos Alberto, tem sim. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  13. Boa tarde, Dra Ana, estou preocupado com um tratamento q fiz ha pouco, fui a uma clinica para fazer 6 implantes… o médico alegou q meus dentes restantes estavam frouxos e com muitas restaurações… acabou me convencendo a revestir eles com coroas de porcelana… o trabalho não ficou como esperado… minha mordida esta errada, além das coroas se soltarem com frequencia. Estou preocupado, pois ele desgastou todos os meus dentes… sera q perdi todos eles… ou tem como refazer o trabalho com um profissional sério e competente?

    • Bortolasso, nada indica que você tenha perdido os seus dentes… se as coroas não estão satisfatórias, você pode, sim, procurar um outro dentista e fazer coroas novas.

  14. Dra. Ana, tenho 4 dentes q eu to com muita vontade de tirar, mas nao quero ficar sem dente nenhum dia, o q eles costumam fazer nessa situaçao?

  15. Dra., existe alguma possibilidade de caso fragmentos de palha de aço usada na limpeza de panelas vá para a boca e machuque a gengiva por exemplo, causar algum tipo de doença nos dentes que os faça cair?

    • Não, Katia. Nunca ouvi (ou presenciei) nada parecido.

  16. Boa tarde

    Fiz um enxerto osseo superior faz 03 meses, no entanto ainda sinto dor em um dos lados, pois houve uma infecção e com 01 mes tive que reabrir limpar e colocar antibioticos, alem de tomar também antibioticos. Minha médica diz que estou clinicamente bem, pediu pra que eu esperasse um pouco mais pra fazer a tomografia, porém o que será que esta ocorrendo, sinto dor quando estou usando a protese e quando falo, em que ha uma movimentação da face. Isto é normal ou pode ter ocorrido algum erro medico?
    O que me intriga é que do outro lado nada sinto, inclusive ja vejo o parafuso que sustenta o osso.
    Ja do outro lado onde devido a infecção se formou uma fistula, ainda ha um ponto amarelinho sem secreção, e um pouco dolorido ao toque. Como ja vai fazer tres meses irei fazer uma tomografia. Poderia esclarecer estas duvidas, pois apesar da infecção não existir mais, porque então sinto dor.

    • Elenilda, toda cirurgia envolve riscos, e um dos mais comuns é a infecção. Mesmo agindo de forma a preveni-la, às vezes ela aparece, e aí o jeito é tratar pra que ela seja controlada. Pelo que percebi, foi isso que aconteceu no seu caso… mas o importante é que foi possível resolvê-la. A dor, nesse caso, não é de surpreender, já que seu organismo ainda está se recuperando (você relata que “ainda há um ponto amarelinho”). Enfim, a tendência, com o controle da infecção, é a dor se resolver também.

  17. Tenho uma dúvida sobre a classificaçao de Kennedy para PPR.
    Qndo a classe nao sofrer modificaçao, por que nao posso escrever a frase “sem modificaçao” ???
    Exemplo: Classe II sem modificaçao.

    • Carol, isso é questão de prova? Deve ser um critério do seu professor. Mas se não há modificação, realmente o alerta “sem modificação” é desnecessário.

  18. Ola Dra, fiz uma extração de um dos dentes da frente, do qual tinha um pino e foi verificada duas fraturas, sai do dentista com uma prótese provisoria, mas a gengiva ta muito feia e murcha, tenho chorado muito, por favor me indique um tipo de protese que não tenha ferros pois fico com sensações ruins, não consigo usar. To me sentindo um bagaço.

    • Sara, prótese sem grampos (e sem ser implante) só tem de 2 tipos: prótese parcial removível flexível (que é feita inteiramente com uma resina flexível) ou prótese fixa, que se apoie nos dentes ao lado do dente perdido. No segundo caso, é preciso fazer desgastes nesses dentes, então se você pretende fazer um implante futuramente, talvez não seja uma boa ideia. Converse com o seu dentista sobre essas possibilidades.

  19. Dra. Ana, fiz uma coroa em um dente há uns anos atrás, semana passada ela caiu e o dente tá mt dolorido e parte da face inchada. Minha pergunta é: é possível q meu dentista tenha feito um tratamento colocando uma coroa sem fazer o canal??? Isso é correto?

    • É possível sim, Josy. Embora geralmente os dentes que recebem coroa tenham o seus canais tratados, isso não é uma regra. Uma coroa pode ser instalada sobre um dente vital, também, apenas fazendo um preparo (desgaste) nele.

  20. … e se ele fez o canal é normal q ao cair a coroa, esse dente comece a doer tanto a ponto de dar bolha na raíz? E ele tem q fazer outro tratamento sem q isso gere custo para mim???

    • Alguma infecções são mais resistentes e, mesmo com o canal tratado, o dente pode infeccionar de novo.

  21. Drª, fiz implante de 2 dentes ha 8 dias, porém ainda estou com o queixo e labios adormecidos como se estivessem sob anestesia. Sinto formigamento, queimar. O meu dentista passou uma vitamina do complexo b, mas ainda nao tive nenhuma melhora, também tenho sentido mal estar como se estivesse com a pressao baixa. Nao sinto nenhuma dor no local da cirurgia, só esse desconforto. Preciso de ajuda, até quando essa dormencia nos labios vai permanecer?

    • Ivanilda, a sensação de dormência que você relata se chama “parestesia”, e é uma complicação relativamente comum após cirurgias dentárias. Não há como precisar em quanto tempo a dormência vai passar, pode demorar dias, semanas ou meses… mas a maioria das parestesias e totalmente reversível. Tem um texto só sobre o tema aqui: http://medodedentista.com.br/2012/07/parestesia-e-culpa-do-dentista.html

  22. Doutora, minha mãe perdeu apenas um dente da frente na arcada superior, ela está esperando ou melhor enrolando para fazer um implante, eu sugeri a ela que colocasse uma ppr, aquela dos ferrinhos, ela disse que deve incomodar muito e que deve ficar dançando na boca rsrs, mas acho que se a ppr for bem feita não vai ficar dançando, vai? Os outros dentes estão em perfeito estado, li tambem o que vc falou sobre a ppr flexivel, poderia falar mais um pouco delas para mim? Obrigada doutora, bjs

    • Maria Helena, sim, a PPR bem feita e com bom apoio e retenção não fica “dançando” na boca e nem machuca. A PPR feita com material flexível é mais estética que a convencional de armação metálica, pois não tem grampos (ou os “grampos” têm a cor da gengiva, então são bem discretos).

  23. Obrigada doutora pela resposta, minha mãe foi em um dentista que disse que se ela colocasse uma ppr iria ficar horrivel e que o implante era melhor, concordo que um implante seria bem melhor, mas as nossas condiçoes financeiras nao permitem isto no momento, ele teve a capacidade de dizer para minha mãe que cada vez que ela fosse falar a ppr poderia sair da boca rsrs, achei um absurdo, mas vc poderia me explicar melhor sobre as ppr flexiveis? Ela fica bem firminha na boca? Obrigada por suas explicaçoes, sou leiga neste assunto e gostaria muito de ajudar minha mãe que anda muito triste e sem autoestima!

    • Fica firme, sim! A maior dificuldade de retenção em próteses removíveis é a da prótese total (dentadura), porque ela se apoia só em gengiva. Mas a PPR se apoia, também, nos dentes do próprio paciente, o que costuma ser suficiente para garantir a sua estabilidade. A grande diferença da PPR convencional (de estrutura metálica) e a flexível é que a flexível é feita completamente em resina, e nessa resina é inserido um componente que a torna flexível. Por ser inteiramente de resina, ela é mais estética.

  24. Muito obrigada doutora, a senhora ops vc rsrs afinal vc é tão jovem e bonita, então como eu ia dizendo vc me ajudou muito, engraçado como a falta de um dente pode mexer tanto com o psicologico de uma pessoa, ai quando encontramos pessoas erradas para dar maus conselhos a coisa piora, vou procurar um bom dentista e conversar sobre a ppr de resina, desde já muito obrigada mesmo… DEUS te abençoe!

    • Fico feliz em ajudar, Maria Helena. E obrigada. :)

  25. Doutora, caiu meu dente da frente pq eu comecei um tratamento d canal e nao terminei. Ele caiu inteiro. Qual a melhor protese p por sem ser implante? Da p fazer ponte no dente da frente? Ou e melhor pivo?

    • Larissa, eu imagino que ao dizer “dente inteiro” você se refira apenas à coroa do dente, e não à raiz (que ainda deve estar dentro da gengiva). Se a raiz do dente ainda for viável, é possível tratar o canal, colocar um pino nessa raiz e, sobre o pino, uma coroa (pivô). Ja se a raiz não estiver boa, será preciso extraí-la e fazer ou uma ponte fixa (apoiada nos dentes do lado) ou uma ponte removível. Aí é preciso decidir o que é melhor no seu caso. A prótese fixa é mais cara que a removível.

  26. Dra. gostaria muito de fazer implante… mas tenho apenas 6 dentes superiores na parte de trás, faltam 6 na frente, é possivel fazer só esses 6 dente q ficam na frente? Como posso saber quanto ficaria o custo? Bgd.

    • É possível sim, Cleide! Procure um dentista (implantodontista) e faça uma avaliação, pra ver se é melhor (e mais barato, por que não) fazer implantes unitários ou uma prótese parcial fixa ou removível com menos implantes.

  27. Ana Tokus, fiz um implante ano passado e coloquei um provisório sobre o implante. Hoje eu fui fazer um orçamento para colocar o dente definitivo em metaloceramica… levei um susto, ficou assim:
    1.200 no consultório + 350,00 do laboratório
    Total: 1550 reais !!
    Fiquei muito assustada com o valor! Meu colega fez ha 1 mês com outro dentista por 850,00 a vista a coroa em metaloceramica, já incluso o laboratório!!! Porque essa diferença grande?
    Pelo que eu entendi 350 é a coroa e os componentes e 1200 é o trabalho do profissional… estou pensando certo? Abraços.

    • Sueli, R$ 850,00 tá MUITO barato… acho que não é um valor pra se basear. Eu não trabalho com prótese sobre implante, mas minha colega que trabalha cobra bem mais que isso. O preço varia porque muda o laboratório, muda o dentista, muda o material. Acho que a conta deve ser essa mesmo, R$ 1200,00 do dentista e R$ 350,00 do laboratório (embora geralmente o dentista nem faça essa distinção para o paciente).

  28. Minha dentista montou primeiro a parte de cima do meu aparelho sendo que tenho a falta dos molares 24, 26 e 28, existe dois espaços entres esses dentes então ela disse q a parte de cima já montou todo aparelho sendo q só tem o braquete até o dente 23. No primeiro dia da consulta ela comentou em fechar esses espaços, mas agora diz q preciso de uma protese. Estou com dúvidas se esse é o tratamento certo, repor os dentes perdidos com protese ou se movimentar os molares, e qdo coloco as proteses se é de imediato ou no fim do tratamento?

    • Fernanda, a possibilidade de fechar esses espaços com o aparelho existe, mas depende de, principalmente, se há osso suficiente nesses espaços para movimentar os dentes. Quanto mais tempo você perdeu esses dentes, menos osso (é a tendência). Por se tratarem de 2 dentes perdidos, em tese o melhor seria colocar próteses mesmo, por causa do encaixe da mordida. Essas próteses seriam colocadas ao término do tratamento ortodôntico, a não ser que os espaços estejam bem adequados e que realmente esses dentes não serão movimentados.

  29. Tenho perda óssea, e já me falaram que não posso colocar implante, pois não tenho gengiva e vou precisar fazer enxerto, não teria uma forma de colocar implante sem ser móvel (dentadura). Obrigada.

    • Regina, se não há osso suficiente e você quer uma prótese fixa, não tem jeito: só fazendo enxerto ósseo.

  30. Perdi um dente, o 3º molar, e minha dentista recomendou que eu fizesse implante ou prótese fixa também conhecida como ponte. A principio eu achei que nem precisava (era só um dente), mas ela me disse que os demais dentes podem girar, ou seja, entortar, e que eles se movimentam para fechar esse espaço.

    Mas minha pergunta é: qual a melhor solução para esse caso, e esteticamente falando, qual ficaria melhor ?

    • Duarte, imagino que você tenha perdido outro molar, não o terceiro. O terceiro é o siso, e seria bem improvável um implante nessa região…. imagino, então, que tenha perdido o primeiro ou o segundo molar. Enfim, isso que a sua dentista lhe explicou pode acontecer, sim. Do ponto de vista funcional, o implante é uma solução melhor e mais moderna. A ponte fixa é uma boa alternativa, porém haveria necessidade de preparar (desgastar) os dentes ao lado do espaço para encaixar a prótese. Enfim, como é 1 dente só, eu optaria pelo implante.

      • Doutora, na verdade é o último dente que tenho na arcada inferior, acredito que seja o 2º molar como vc havia dito. O implante é mais caro em relação à prótese, então penso na prótese como melhor solução, quais são as vantagens e desvantagens se falando em prótese fixa ?

        • A vantagem é o valor menor. As desvantagens são a necessidade de desgastar os dentes ao lado para apoiar a prótese e a higienização, que é um pouco mais complicada (é preciso entrar com o fio dental e uma escova especial pra limpar por baixo da coroa, o que não é necessário em caso de implante).

          • Doutora, agradeço a atenção e obrigado pelas respostas. Além disso o blog é excelente, com posts muito sugestivos e esclarecedores. Mais uma vez obrigado !

          • ;)

  31. Dra., protese flexivel é melhor que a convencional? É fixa tambem ou precisa de um produto para fixar?

    • Não Edson, não dá pra dizer que é melhor. É mais estética, certamente… mas algumas pessoas se adaptam melhor a um tipo e outras a outro. Não, se a prótese é parcial (a pessoa ainda tem dentes naturais pra ajudar a mantê-la em posição), não há necessidade de usar um produto pra fixar.

  32. Tenho uma duvida: para fazer enxerto osseo tem q ser com o meu dentista? Outra duvida, pedi todos os dentes de cima, quantos implantes tenho que fazer para colocar uma fixa, poderia colocar um protese parcial se fizer 2 implantes?

    • Angela, se for um enxerto ósseo em região de boca, tem que ser feito por UM dentista… não precisa ser o SEU, mas tem que ser dentista. A prótese total do tipo overdenture (removível) precisa de pelo menos 3 implantes, já a protocolo (fixa), no mínimo 5. Se você não tem nenhum dente em cima, a prótese do tipo parcial não se aplica ao seu caso.

  33. Dra. Ana, coloquei uma prótese parcial móvel, mas ela ficou com os grampos muito visíveis, paguei caro para as minhas posses e estou muito descontente, não sorria porque não tinha os dentes e agora não sorrio porque aparece esse monte de metal na boca :( será que há uma maneira de eu mandar fazer um revestimento nestas partes metálicas? Obs: meu dentista não me explicou que os grampos iriam ficar aparecendo. Obrigada, muito bom seu blog!

    • Tatyana, infelizmente não. Não há um material ou tinta que revista esses grampos de forma satisfatória. No seu caso, uma prótese flexível, sem estrutura metálica, teria deixado você mais satisfeita. Enfim: só fazendo uma prótese nova.

      • Dra., muito grata pela resposta, então, no momento não tenho condições de fazer outra, ela ficou perfeitamente ajustada na gengiva, estou com vontade de cortar os grampos e fixar com corega rsrrs. Mas uma vez muito obrigada por dedicar seu tempo a me responder.

        • Ahauaha, não faça isso não, Tatyana. Ela provavelmente vai perder a retenção. Converse com o seu dentista.

  34. Bom dia Dra. Ana, minha dúvida é a seguinte: eu tenho uma ponte fixa nos 3 dentes da frente, bem esses “dentes” ficaram terrivelmente amarelos depois de algum tempo, achei que fosse pelo fato de eu ser fumante, mas um dentista me disse que a resina usada que era de qualidade inferior, alguma coisa a ver com confecção a quente e a frio, pelo que entendi, apesar de eu ter pago por uma ponte fixa permanente, o material usado seria para proteses provisórias, bom, queria saber se existe mesmo resinas diferentes, de melhor ou pior qualidade, obrigada, um abraço.

    • Sim Mareli, existem resinas que são mais resistentes, mais estéticas… depende. Geralmente os provisórios são feitos de resina acrílica, que pigmenta mais fácil, mesmo. Nesse caso, o hábito de fumar pode influenciar bastante.

  35. Coloquei uma ponte com grampos PPR no Dentista Popular, só que não consigo usar, fico com ansia de vomito e tenho que retirar logo, esta ponte são dos dentes laterais, setimo de cada lado na parte superior, tenho 6 dentes na frente naturais que ajudam a fixar a ponte com grampos. Qual é o meu problema de rejeição o material, tinha que ser outro tipo, a fixa, a RPI ou implante, ou tem algum remédio para combater esta ansia de vomito e rejeição?

    • Conrado, não deve ter nada a ver com o material da prótese, não. Uma possibilidade é que a parte dela que vai no céu da boca esteja invadindo o seu palato mole (a parte que fica mais ao fundo, perto da garganta), o que causa a ânsia.

  36. Dra., qual protese é melhor, a flex ou a com grampos??

    • Do ponto de vista funcional, as duas são muito boas, Reginaldo. A flexível é apenas mais estética (já que não ficam grampos metálicos aparentes) e, em alguns casos, mais confortável pra colocar e tirar.

  37. OLA, ESTOU MUITO TRISTE, ACABO DE CHEGAR DO DENTISTA E ELE ME DISSE QUE MEU ANTIGO PIVO DO DENTE DA FRENTE ESTA CONDENADO, FALOU QUE EU PRECISO FAZER UM IMPLANTE, MAS TENHO MEDO, E O VALOR NAO ME AGRADOU, QUERIA SO TROCAR, MAS ELE DISSE QUE ATE PODE FAZER MAS QUE PODERIA CAIR, MAS TAMBEM NAO ME DISSE QUANDO PODE SER, HOJE OU A DAQUI A CINCO ANOS, MEU PIVO JA DURA VINTE CINCO ANOS, COMO ESTA ESCURA A MINHA GENGIVA QUERIA TROCAR, MAS AI ELE ME DESANIMOU, NAO DOI NADA MEUS PIVOS, E SO UM QUE ATRAS DELE FEZ UM BURACO, AI FUI SO TAMPANDO COM CURATIVO MESMO NO OUTO DENTISTA, A CONDENAÇÃO DELE É JUSTA OU SO QUER GANHAR UM A MAIS?

    • Roselene, pelo seu relato não vejo razão pra duvidar da opinião do seu dentista. Se ele examinou e condenou o dente, creio ser esse o caminho. Além do implante, há a possibilidade de colocar uma ponte fixa ou removível, que são soluções mais baratas.

  38. Doutora, estou fazendo tratamento depois de 15 anos sem ir ao dentista, perdi muitos dentes, e tenho um problema com a minha mandíbula que estala e chega a travar, extrai o primeiro dente que era do siso semana passada, me faltam diversos dentes especialmente do lado esquerdo, minha pergunta e a seguinte: existe alguma prótese que pode ser usada durante o tratamento, porque naum consigo mastigar mais alimento algum, faltaram três dentes no lado superior esquerdo, dois no inferior esquerdo, dois no inferior direito e dois no superior direito…

    • Vivian, dá pra fazer uma prótese provisória, acrílica, sim. Procure um dentista pra avaliar.

  39. Doutora… tirei todos os dentes superiores e tenho 6 inferiores (dianteiros). O dentista disse que vou usar uma protese durante uns 6 meses e depois posso fazer a fixa. PERGUNTA : 1 – Melhor é a articulada (silicone) isso eu já li, queria saber se ela precisa ser arrumada a cada modificação (desinchaço) da gengiva ? 2 – Ja tive uma protese de um dente que pegava muito o céu da boca e me dava nauseas, isso vou ter que enfrentar com esta nova dentadura ? 3 – A inferior posso fazer articulada tb (sustentada pelos 6 dianteiros) ?

    • Roberto, não sei se entendi o que você quer dizer com “articulada”. A prótese imediata provisória, usada até que a gengiva cicatrize, é acrílica. Sim, é provável que ela tenha que ser desgastada a cada consulta, se estiver machucando você. Ela deve cobrir o céu da sua boca por completo por uma questão de retenção, senão ela pode ficar caindo. No arco inferior, é possível fazer uma prótese parcial removível flexível OU com estrutura metálica OU, dependendo do caso, uma prótese fixa.

  40. Olá, Dra. Ana
    No caso, eu perdi um canino inferior e uso aparelho ortodôntico para alinhar os dentes e depois implantar. Meu ortodontista tem mantido o espaço do dente faltante com um dente de estoque preso ao arco e um fio metálico com resina atrás do dente (o dente de estoque fica preso ao do lado com um fio de metal e resina). Porém, a estabilidade não tem sido boa pois a resina sempre cai. Estou pensando em encomendar uma prótese até eu implantar… Qual o tipo de prótese você me recomendaria num caso desses ? Teria uma idéia de custo de uma protese provisória de um elemento?

    Eu quero uma prótese de um ou dois elementos dentários que não prejudicasse a movimentação ortodôntica e nem fosse preciso desgastar dentes do lado para colocação. Enfim, uma prótese só pra preencher espaço esteticamente até o implante. Qual tipo de prótese seria mais adequada nesse caso?

    Grande abraço e parabéns ao seu trabalho de esclarecimento aqui no blog!

    • Ricardo, teria que ser uma prótese parcial removível, daquelas acrílicas. Aí, a cada consulta, seu dentista faria desgastes nela pra não restringir a movimentação dos dentes. Converse com ele pra ver se essa é uma possibilidade no seu caso.

      • Muito obrigado pela resposta Dra. Ana. Vou falar com meu ortodontista.

        Grande abraço.

        PS.: Esse seu blog é excelente. Meus parabéns!

        • ;)

  41. Dra. me da uma informacao, alem da protese de silicone flexivel, tem a de silicone dura tambem?!

    • Na verdade não existe prótese dentária de silicone, Sergio. Existem, sim, próteses parciais em resina, e essa resina pode ser flexível ou rígida. Então, respondendo a sua pergunta: existe, mas não é de silicone. :)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>