Como Limpar Sua Dentadura

Taí uma pergunta que de vez em quando me fazem e que vale um post exclusivo pra respondê-la: “Dra., como é que limpo minha dentadura?”. Não tem segredo, mas vale dar algumas dicas. Essas dicas valem para próteses removíveis de forma geral, parciais ou totais (entenda a diferença entre esses tipos de prótese aqui: Prótese em Odontologia: Um Guia).

Higienize sua prótese após cada refeição, da mesma forma que faria se tivesse os dentes.

Escova para dentadura
Escova para dentadura

Siga os passos:

  1. Remova a prótese e CUIDADO onde você a coloca. É bem nessa hora que acontece a maioria dos acidentes que levam à quebra da prótese, quando ela cai no chão ou dentro da pia, mesmo. Deixe-a dentro da pia com um pouco de água, por exemplo, ou num copo (não um copo na beira da pia, mas dentro dela, pra diminuir a chance de acidentes). Outra dica é colocar uma toalha dentro da pia, assim, se a prótese cair, a tolha vai amortecer o impacto.
    .
  2. Use uma escova macia. Pode ser escova de dentes? Até pode… mas não precisa ser. O importante é que seja uma escova macia. Existem escovas próprias pra limpeza de próteses (veja a foto, acima), sugiro que você adquira uma. Essas escovas, que podem ser compradas na farmácia, têm cabo anatômico e cerdas com as pontas arredondadas, e têm 2 lados: um lado com mais cerdas pra limpeza da parte de fora da prótese e outro lado com menos cerdas pra limpar a dentadura por dentro.
    .
  3. Escove sua prótese usando pasta de dentes não-abrasiva (as abrasivas podem riscar a dentadura, o que a deixa feia com o passar do tempo e facilita a retenção de resíduos alimentares) ou, simplesmente, sabão neutro.
    .
  4. Enxágue a prótese em água corrente. Não use água quente, pra não correr o risco de deformá-la e ela perder a adaptação à sua boca.
    .
  5. Confira se você limpou direito! Se precisar, escove e enxágue novamente.
    .
  6. Pelo menos 1 vez por semana deixe sua prótese num copo d’água com 2 gotas de água sanitária durante 30 minutos. Enxágue BEM pra tirar o gosto de Quiboa. 🙂 Uma alternativa (mais cara) é usar pastilhas efervescentes pra fazer essa higienização semanal. A vantagem é que fica um gostinho de menta depois. Você pode escovar a prótese com a solução efervescente, também.
    .
  7. Coloque a prótese novamente. Mas antes, faça um bochecho com água ou enxaguante bucal e massageie a sua gengiva com uma escova de dentes macia. Lembre-se, ela agora está limpinha… sua boca deve estar limpa pra recebê-la, também.

O vídeo abaixo, da Dra. Lilian Guedes, ajuda a entender:

Precisa tirar a prótese pra dormir?

Eu não diria que é obrigatório, mas é o ideal. A questão é que muita gente tem vergonha ou não se sente confortável em tirar a dentadura… nem pra dormir. Uma vez fiz uma prótese total superior para uma senhora e, quando recomendei que ela dormisse sem, ela me afirmou ser impossível, já que o seu marido não sabia que ela usava prótese e, assim, ele descobriria. Pois é. Num caso – surpreendente – como esse…

De qualquer forma, é importante remover a dentadura pra dormir para que os tecidos bucais não fiquem sob a ação da prótese e, também, pra diminuir a proliferação de microrganismos. Dormir com a dentadura pode levar à diminuição da sua estabilidade e da sua retenção, já que a pessoa tende a apertar os “dentes” durante o sono, o que configura uma parafunção (hábito atípico prejudicial).

Cuide bem da sua prótese!

É importante ter em mente que usar prótese total não significa nunca mais ter que ir ao dentista. Já expliquei aqui no blog que dentista não cuida só de dente, então esteja ciente: sua gengiva (mucosa), língua, etc. continuam precisando de supervisão, assim como a própria dentadura, que um dia vai se desgastar e precisará ser trocada. Quer que sua prótese dure mais? Cuide bem dela. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Prótese

Marcadores:

35 comentários

  1. Dra. Ana, minha mãe extraiu todos os dentes e na mesma cirurgia ja foram colocados dois pinos de titanio parafuso no osso para daqui quatro meses fazer o implante para colocação da overdenture na parte inferior da boca, mas neste meio tempo ela teve um avc. Será q ela pode ficar com esses pinos dentro da gengiva no osso sem precisar retirar? Ja q nao vai mais fazer os implantes. Vai somente fazer a dentadura definitiva.

    1. Adriana, pela sua descrição os implantes já foram feitos… por que não continuar como planejado? A sua ideia é fazer uma dentadura normal, sem ser sobre implantes? Me explique melhor, por favor.

      1. Sim dra., os implantes ja foram feitos, mas estão dentro da gengiva. Como ela sofreu o avc nós não queremos mais dar prosseguimento para colocação da overdenture, e sim de uma dentadura convencional. Tem algum problema em deixar os implantes dentro da gengiva?

        1. Adriana, não é o ideal… mas, em princípio, ok. Só acho que, com os implantes já instalados, o trabalho em se fazer a prótese sobre implantes ou sem implantes é o mesmo.

  2. Oi dr(a), Tudo Bem ?
    Nao Sei Se estou no Post Certo, Porque o Assunto e Dentadura e o meu caso e pouco parecido, entao to com Gosto Amargo na Boca, e descobri que e a Parte de cima que provoca esse gosto amargo, Conhecido como “Céu da Boca” ou Palato, e na parte de cima da boca ta amarelado, e eu coloquei a lingua ta com gosto parecendo dipirona, e hj bebi agua e bochechei em cima da parte amarelada e a agua ficou com gosto amargo, tipo dipirona, e perguntei meu colega hj na escola se estava com mau halito, ele falo ke sim, Como Acabar Com Esse Gosto Ruim na Boca e o Gosto ruim na Parte de cima que esta provocando mau halito e gosto ruim ? Ate mesmo com minha lingua eu coloco a ponto e sinto gosto amarguissimo, Como Ter Palato Saudavel ? Cor normal ? Me ajuda por favor.

    1. Figueiredo, o gosto amargo na sua boca não deve vir do palato, mas do fundo da língua, que é onde estão as papilas linguais que sentem mais o gosto amargo. A grande maioria dos casos de mau hálito tem origem na própria boca, ou seja, em alguma dificuldade de higienização. Procure escovar bem os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, usar direitinho o fio dental (comida entre os dentes dá mau hálito) e beber bastante água. Se mesmo assim o gosto amargo nãos e resolver, procure um dentista pra avaliar.

  3. Boa noite. Sempre cuido bem dos meus dentes, escovando após as refeições, fazendo limpeza no dentista a cada 6 meses, mas recentemente tive uma experiência q me fez repensar nas informações q se passam pela TV de modo geral. Durante apenas UM mês mudei meus hábitos de higiene bucal e foi o tempo necessário para aparecer uma quantidade significativa de tártaros nos meus dentes, o q me levaram a ter q fazer uma nova limpeza para remove-los e voltar ao antigo hábito mais pesado de cuidados. O q mudei nesse UM mês foi passar a escovar os dentes conforme se diz na TV no mínimo 2 vezes ao dia. Foi o q fiz. No intervalo de algumas refeições acabei apenas passando água na boca sem escovar, sem usar fio dental e sem antisséptico, e deu no q deu.
    Enfim… entendi na prática por “mal” que tenho q escovar os dentes após TODAS as vezes que me alimentar, seja uma refeição, seja um biscoito.
    Esses tártaros são umas criaturinhas de outro planeta, imPLACÁVEIS !! :-/

    1. É verdade, logo depois que a gente come a placa bacteriana já começa a se formar. Se ela for acumulando e não for removida recorrentemente, vira tártaro… e aí complica. Por isso o ideal é escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição.

  4. Oi, doutora!
    Não uso prótese, mas uso a plaquinha de acrílico rígido pra dormir, por conta do bruxismo. Escovo ela pela manhã quando vou escovar meus dentes, e deixo ela uma vez a cada 15 dias em um copo com água e uma colher de água sanitária. É assim mesmo? Porque minha dentista só me disse pra escovar junto com a escovação da manhã mesmo, mas pesquisando no Google vi que algumas pessoas higienizam assim…
    Aproveitando… costumo passar fio dental todos os dias após as refeições, mas na semana passada o fio acabou, e como fiquei de repouso por uns dias, não pude ir até a farmácia pra comprar, aqui perto só tem um que não consegui me adaptar, firme demais, meio “seco”, o que uso é mais elástico e encerado. Após uma semana sem usar, ontem consegui comprar o de sempre, MAS pra minha surpresa, sangrou na hora de passar em dois dentes, além disso, muitos doeram na passada, nas duas vezes que usei ontem, e hoje também! Eu mantive minha saúde bucal normalmente, exceto pela fato de não usar o fio por uma semana. Isso é comum? É pra diminuir com o passar dos dias?
    Obrigada!

    1. Pode fazer a limpeza da placa assim mesmo, Ketlen. Sem problemas. O sangramento gengival deve ser por conta de gengivite, algo esperado pela ausência do uso do fio dental nesses dias. Apenas retorne a usá-lo a cada escovação e o sangramento vai sumir.

  5. Dra. Ana, bom dia!
    Sei que não é o mesmo assunto da postagem, mas como eu devo higienizar o aparelho móvel de contenção? Eu devo utilizar uma escova de cerdas duras, posso usar bicarbonato de sódio para escovar o aparelho, ou colocar em solução em um copo de água?

    Também gostaria de saber se é possível “apertar” o aparelho de contenção. Estou sentindo ele folgado na boca, e um espaço entre os incisivos se abriu. Estou utilizando a contenção 23h por dia, retirando apenas para me alimentar e fazer a escovação. Sinceramente não sei se estou fazendo algo errado, retirando a “proteção”, “cola” durante a escovação do aparelho. Estou escovando com bicarbonato.

    Acha que é possível fazer pequenas correções, fechar esse pequeno espaço aberto entre os incisivos apenas com o aparelho móvel, ou terei que voltar ao fixo?

    1. Gabriela, escovar seu aparelho é suficiente. As pastas com bicarbonato de sódio costumam ser mais abrasivas, então procure por uma que seja menos. Sim, é possível ajustar / apertar seu aparelho removível e, dependendo do espaço que abriu entre os incisivos, ele talvez se feche assim. Se não, só com aparelho fixo novamente ou restaurações. Converse com o seu dentista.

  6. Dra. Ana boa tarde. Pra limpar o aparelho estava usando a interdental cônica compacta da oral b, mas como ja quebrou estou decidindo entre outras duas, a Curaprox e a Edel. Sendo uma o dobro do valor da outra justifica pela qualidade? E tem diferença de tamanho? Estou vendo q tem de vários tamanhos, 0,4mm 0,5mm 0,7mm etc… influencia em algo a espessura?

    1. Luiz, acho que em se tratando de escovas interdentais, não se justifica. Ambas são boas. A escova dental da Curaprox é excelente, a melhor na minha opinião, mas a interdental é muito parecida com as outras. Outra marca boa é a TePe. Tem de vários tamanhos sim, cada pessoa de adapta a um tamanho, depende do caso.

  7. Eu tenho um problema serio, em media em dois meses todas as minhas restaurações de resina caem. Isso mesmo, apenas dois meses. Foram 3 profissionais diferentes, e agora vou pro quarto. Queria uma luz no seguinte: Qual é a melhor marca/modelo de resina ? Pelo o que vi, atualmente a filtek z350 seria a melhor opção ? Quais outras opções existem pra fechar um canal tirando a resina e o ouro e amalgama ? Existe a opção de fechar um canal com porcelana ou essas são apenas para estetica ? Para remoção de uma mesma carie, aquele gel papa carie ou algum similar demora quanto mais de tempo em relação ao motorzinho ?

    1. Francisco, se as suas restaurações TODAS se soltam em tão pouco tempo, desconfio que o problema não seja – só – a resina usada. A Z350 é excelente, mas se o problema for outro, como por exemplo o hábito do bruxismo (que coloca muita força em dentes e restaurações), as restaurações vão continuar a se deslocar. Restaurações estéticas podem ser feitas de resina (direta ou indireta) e de cerâmica, um dente com tratamento de canal pode ser restaurado com ambos os materiais. O Papa Cárie só serve pra remoção de cárie muito pequenininhas, em odontopediatria. Em adultos, a remoção é feita com o “motorzinho”, mesmo.

  8. Boa noite.
    Doutora, na segunda extrai o dente do siso inferior direito. Estou tomando os medicamentos. Gostaria de saber em quantos dias posso retirar os pontos? E quanto tempo posso comer aquele churrasco?
    É normal sentir uma fisgada na região aonde tiramos o dente do siso? Como se fosse um choque, dependendo do movimento da boca?

    1. Leonardo, geralmente os pontos são removidos depois de 1 semana da extração. O churrasco não é proibido, apenas corte a carne em pedacinhos pequenos e mastigue com cuidado, é mais bom senso, mesmo. Sim, pode haver incômodo, “fisgadas” e etc..

  9. Excelente post, muito útil, parabéns! Aproveitando, qual destas duas pastas que vou citar é menos abrasiva: colgate total 12 clean mint ou colgate total 12 professional gengiva saudáveis? Preciso saber uma marca que seja menos abrasiva possível, pois tenho retração gengival e também para escovação das PRÓTESES da minha mãezinha. Grata.

    1. Kátia, obrigada. A abrasividade não costuma vir determinada na embalagem, mas essas pastas são muito parecidas… provavelmente a abrasividade é a mesma. Certeza, só entrando em contato com o fabricante.

        1. Não sei dizer exatamente a abrasividade delas, como eu disse, é preciso entrar em contato com o fabricante pra obter essa informação. Mas não acho elas muito abrasivas, não.

      1. Oi, dra. Ana… recebi uma ligação ainda pouco da Palmolive, pois naquele dia perguntei sobre a abrasividade das 2 pastas e me retornaram agora, mas apenas me disseram que o valor da abrasividade está dentro das normas da Anvisa e que essas informações são confidenciais… nem discuti, deixei p lá, ou seja, vc compra algo da marca mas não tem o direito de saber muito sobre ela… affffffff

        1. “Informações confidenciais” é ÓTIMO, Kátia. Parece até que você perguntou a senha do cartão do banco deles… 😛

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista