Uma coisa que eu sempre notei que os pacientes confundem muito é implante e pino (ou núcleo). E são duas coisas fundamentalmente diferentes, já que um implante substitui a raiz de um dente perdido, enquanto um pino se apoia na raiz de um dente ainda viável. Ou seja: num caso tem dente, no outro não. Mas vamos por partes…
Tudo o que você precisa saber sobre implantes está no post Implantes Dentários: Um Guia. Mas não custa nada relembrar: o implante dentário é uma prótese de raiz, ou seja, um “parafuso” de titânio que é colocado no osso e, sobre ele, é instalada a prótese sobre implante, que corresponde à coroa do dente perdido. Portanto, para se instalar um implante é necessário que você não tenha o dente em questão (ou porque você o perdeu, ou porque ele não existe).
Já os núcleos metálicos fundidos e os pinos pré-fabricados são encaixados na raiz do dente. Vamos considerar que, por algum motivo, a coroa de um dente foi destruída (por uma fratura, por cárie, etc.), mas a raiz desse dente está lá bonitinha, intacta. Nesse caso, é possível tratar o canal dessa raiz e instalar nela um núcleo ou pino, e sobre eles é que vai a coroa protética. Portanto, para se instalar um núcleo ou pino é necessária uma raiz dentária viável.
Percebe como são coisas bem diferentes? Pra tirar qualquer dúvida, veja a ilustração abaixo:
Os núcleos metálicos fundidos são “pinos personalizados”, pois o canal do dente do paciente é moldado pelo dentista e o núcleo é fabricado sob medida num laboratório de prótese. São feitos de ligas metálicas, geralmente níquel-cromo. Já os pinos pré-fabricados são ajustados aos canais do dente. Podem ser feitos de vários materiais como, por exemplo, fibra de carbono e fibra de vidro.
Acho que agora ficou claro que pinos e implantes são coisas bem diferentes. Se não ficou, pergunte! 😉
688 comentários
Olá Dra. Ana,
Tinha uma coroa no incisivo esquerdo que tinha a coloração meio cinza, a gengiva também ficava escura. Aí o dentista optou por trocar o pino que era de metal por um claro e trocar a coroa. Ele trocou o pino e fiz a primeira prova da coroa sem metal e o problema permanece. Ele disse que o problema é a raiz do dente que escureceu e está interferindo na cor da coroa. Tem outras soluções para isso além da troca do pino e da coroa? Obrigado.
Daniel, provavelmente sua gengiva é mais fina e transparente nessa região. Seria bom um periodontista avaliar pra ver a possibilidade de alguma intervenção gengival que resolva isso.
Olá! Doutora,
Parabéns por todas as informações aqui prestadas, pois são de grande relevância a sociedade.
Ha quase uma mês conclui um tratamento de canal no dente 46, no qual foi diagnosticada uma inflamação na polpa, este dente já havia sido restaurado duas vezes, a primeira há +- 20 anos com amalgama e a segunda restauração foi feita ha 5 anos com resina sobre amalgama, no qual o dentista que tratei na época me informou que deixaria parte da restauração de amalgama, pois correria o risco de canal.
E neste ano de 2016 como mencionado anteriormente tive uma inflamação neste dente (46), no qual foi efetuado o tratamento de canal.
Efetuei o tratamento de canal em uma clinica, e aparentemente não tive problemas, conclui o tratamento do canal com endodontista, contudo devido uma atendimento muito superficial por parte do endodontista, preferi concluir o tratamento (restauração) em com outro local e profissional.
Após, fui a outro dentista onde estou efetuando a restauração do dente em questão, me foi indicado uma restauração onlay (emax) com pino de fibra de vidro. Mas para minha surpresa a dentista atual me informou que um canal dos três canais do dente foi selado com amalgama, e devido a isso um dos canais que seriam inserido um pino de vidro não seria possível, pois teria o risco de perda do dente caso no momento de preparo para o pino ocorresse uma perfuração do canal radicular, e com isso foi efetuado somente a colocação de um pino no total de dois, e a amalgama que esta selando um canal foi mantida. Após efetuado a preparação para o onlay onde foi colocado resina sobre a amalgama, sendo que a dentista atual pediu 15 dias para preparar o onlay.
Minha dúvida é:
– O procedimento de utilizar amalgama para selar canal é utilizado atualmente? Pois não me foi avisado que seria utilizado amalgama no tratamento de canal, somente guta-percha.
– A amalgama mantida no interior do dente pode ser absorvida pelo organismo, mesmo com o canal tratado e abaixo da restauração de resina?
– A amalgama abaixo de uma restauração de resina pode comprometer a resistência da restauração de resina e emax?
Desde já muito Obrigado. E sucesso a todos que fazem deste site realidade.
Mateus, até onde eu entendo (e eu não sou especialista em Endodontia), o amálgama, no tratamento endodôntico, só é usado na obturação retrógrada (cirurgia paraendodôntica onde o dente é acessado através da pontinha da raiz, e não pela coroa), não no selamento de canais. Mas se sua preocupação é o fato de um dos canais não estar suportando o pino, sem problema, geralmente o pino principal, mais comprido, fica num dos canais só, os outros são só um “apoio”. O amálgama no interior do dente não é absorvido pelo organismo (sem se ele estivesse fora do dente seria). Não sei o tamanho desse “selamento com amálgama, mas creio que ele não interferirá na resistência da restauração como um todo.
Boa tarde. Qualquer raiz pode automaticamente receber o pino e a coroa?
Não, Anderson. Cada caso é um caso. Raízes curtas ou associadas a problemas periodontais não podem, por exemplo.
Dra. Conheço tantos casos de gente que colocou pino e protese que caem de vez em quando. Apesar de ter uma raiz saudavel não seria mais seguro fazer um implante?
Pergunto pois necessito para os dois dentes da frente, e tenho medo de passar vergonha se ficarem caindo.
Não Ana, não dá pra dizer que uma coroa sobre implante é mais segura que uma coroa sobre um pino no dente, nesse sentido.
Olá doutora, boa noite, o meu dente 14 está fraturado, tem cerca de 50% da coroa do dente, ao visitar a dentista ela disse que seria possivel restaura-lo fazendo canal e colocando uma fibra de vidro para auxiliar a restauração (obturação) do dente, é possível isso mesmo? Pois ela não é quem faz o canal, vou visitar a dentista do canal na quinta feira, se sim, há alguma possibilidade de não ser suficiente a fibra + restauração??
É possível sim, Gustavo. É o dentista quem avalia o tipo de restauração necessário. Se sua dentista acredita que o pino de fibra + a restauração direta são suficientes, sem problema.
Ola doutora, eu fiz um canal no meu dente em 2013, ai ele acabou quebrando agora em 2016, nesse mes quebrou só a parte de fora dele do lado que da pra ver, seria melhor o pino ou implante? Na vdd ja tinha lascado um pouquinho antes do lado de fora q da pra ver, demorei para procurar um dentista, ai fui comer uma coisa dura, quebrou so do lado de fora não do lado de dentro da boca, o que seria melhor pino ou implante?
Ariádna, talvez nem uma coisa nem outra. Dependendo do que sobrou da coroa do seu dente, dê pra fazer apenas um bloco. Mas supondo que seja preciso coroa e a raiz do seu dente está ok, não é preciso implante, pois o pino e a coroa vão apoiados na própria raiz do dente. Implante seria necessário caso não houvesse mais a raiz.
Boa noite, tenho um pino no dente da frente que foi colocado por uma fratura que tive quando criança. Esse dente foi tratado canal e é mais escuro que os outros. Posso fazer um tratamento de faceta de porcelana nos meus dentes, incluindo esse que esta com o pino? Meu medo e o desgaste que terá que ser feito. Grata.
Analu, em princípio pode. Mas é preciso avaliar o quanto de tecido esse dente perdeu, porque se foi muito, pode estar indicada uma coroa, não uma faceta. É questão de avaliar.
Oi, doutora, tudo bem?
Quebrei o dente há alguns meses e precisei fazer o tratamento de canal. Foi excelente! Mas quando fui fazer a coroa, os problemas começaram. Nenhum provisório ficou totalmente fixo na minha boca e coloquei a peça definitiva há dois dias e ela soltou hoje. Procurei um dentista diferente, ele colou a peça novamente e disse que o pino está muito curto e que terei que procurar a dentista que fez o tratamento para fazer uma cirurgia, trocar o pino e fazer uma nova peça. Isso tem algum fundamento?
Bárbara, pode ter. Faça isso, procure o dentista que fez a coroa e o pino pra reavaliar.
Olá tudo bem, ha um ano atrás fiz um canal e coloquei fibra de vidro nesse mesmo dente, hoje ele se partiu, devo retirar a raiz ou daria pra aproveitar a raiz, ou seria melhor extrair e implantar? Porém estou tratando de uma perda óssea na gengiva, muito grato, da um retorno blz
Se o que se partiu foi só a coroa, deve ser possível aproveitar a raiz e fazer pino e coroa protética, Humberto. Se der, recomendo que você faça isso, a não ser que a viabilidade dessa raiz seja duvidosa e seu dentista indique a extração.
Bom dia Dra, ha mais ou menos 10 anos atrás tive um processo de Reabsorçao Interna, provavelmente causada por uso de aparelho ortodontico na infancia (dos 14 aos 16). A mesma foi tratada na ABO, com tratamento do canal e uso do MTA, no local, estando td bem até este ano.
Agora estou com 48 anos, e No mes de Junho agora fui atropelada por uma moto, caindo de rosto no chao, quebrou meu nariz e arrebentou minha boca, bem em cima do dente tratado que é bem abaixo do nariz, incisivo direito, eu acho. Um mes depois percebi o dente se movendo de novo e um pequeno abscesso na gengiva em cima dele. Fui ao dentista, tirou Raio X, e lá esta novamente a reabsorção. Ele disse que meu dente já era e que terei que fazer um implante, o que é absurdamente caro, 3.000,00. Não tenho como fazer isso hoje, olhando o Raio X tenho a impressão de que ainda há raiz para ser aproveitar e colocar um pivo.
Será que é possível, em se tratando de um retorno de reabsorção, ainda aproveitar a raiz já tratada com MTA? A endodontista, disse que em função de ser esse tipo de Material, ela não conseguiria mexer no dente com o MTA.
Estou muito triste, não queria perder o dente da frente. O que faço??
Desde já agradeço sua atenção a tds que lhe escrevem.
Rejane, você fala em reabsorção interna, mas sua descrição é de reabsorção externa. Acho que é esse o caso. Pode até ainda haver raiz pra se colocar pino e coroa… mas a questão é: até quando? Dependendo da situação, se o prognóstico for ruim, não vale a pena manter o dente. Porque aí, acaba ficando mais caro ainda… você faz o “pivô”, não dá certo, e você acaba tendo que extrair o dente e fazer implante do mesmo jeito. Se o implante é uma solução cara no momento, sugiro: OU fazer uma prótese removível até que você tenha condições de fazer o implante (o que garantiria a estética, a função e a manutenção do espaço do implante) OU fazer uma ponte fixa. No caso da ponte fixa, seria preciso desgastar os dentes as lado do espaço do dente extraído, que serviriam de apoio para a ponte.
Coloquei um pino em vidro e uma coroa em porcelana não durou 08 meses o trabalho, caiu tudo, da outra vez que fiz durou 10 anos, pino em metal mais porcelana. Refiz o trabalho com o material acima. O que pode ter ocorrido? Foi no dente da frente, o esquerdo.
Valdenir, talvez seja só o caso de recimentar. Alguma interferência oclusal pode ter facilitado o desprendimento da coroa e do pino. Converse com o seu dentista.
Boa tarde Dra, eu estou numa situação que não sei como resolver, JÁ fui a vários dentistas, porém continuo com muita dúvida no que fazer. Meu caso é o seguinte: tenho um canal no dente 37 que, aliás, ja foi retratado e agora quebrou toda a sua lateral de fora, e o dente que fica do lado dele tbem é um canal, fui a dois dentistas um me aconselhou colocar pinos e blocos de porcelana, outro falou em fazer uma gengivoplastia e colocar um pino de fibra de vidro / bloco porcelana… Já não sei mais o que pensar, poderia me ajudar ???????
Antônia, são soluções legítimas e muito parecidas, na verdade. A diferença é a gengivoplastia. Se você tem uma problema estético gengival, ou se a gengiva está invadindo o espaço do pino (nesse caso seria uma gengivectomia), deve ser necessária essa pequena cirurgia, sim. Converse com o seu dentista pra ele explicar pra você se é esse o caso.
Olá Dra. Ana!
Há 4 anos atras coloquei uma coroa total de porcelana metal free, com núcleo de pino em fibra de vidro, (dente 11) por uma questão de estética, pois meu dente era quebrado e eu já nao estava satisfeita com as facetas de resina.
Enfim… adorei o trabalho, foram os melhores 4 anos com esse meu “novo sorriso”… Porém, nesse ano aparentemente minha prótese começou a “desnivelar”, estou com uma hipótese de cisto entre os dentes 11, 21 até o canino, e irei fazer a cirurgia para remoção do mesmo…
Porém, logo que surgiu esse suposto cisto, minha gengiva do dente de porcelana estava inchada, indicando possível retratamento de canal, o que achamos na época que poderia ser apenas um abscesso… enfim…
Foi removida minha porcelana, removendo o pino de fibra de vidro e retratado o canal deste dente.
Mas como o cisto permaneceu, foi quando aprofundamos e fizemos mais exames, até aí ok…. Já vamos resolver esse problema…
Agora o meu maior problema, que me deixa amargurada…. O meu dentista, já salvou meu dente da prótese, só que dessa vez ele ao invés de recolocar um pino de fibra de vidro novamente, preferiu o pino de metal fundido, que segundo ele será melhor agora…
Questionei a parte estética e ele disse que nao irá mudar nada… que hoje em dia os pinos são modernos, cobertos por zirconia.
Não cheguei a ver esse pino, ele já instalou… Estou bem tensa, pois já no provisório, noto uma cor mais acinzentada, olhei com o espelho por trás e vejo uma coisa bastante escura realmente…. não estou confortável…
Eu era muito feliz com o outro dente de porcelana, e com o outro pino, mas talvez ele não seja tão seguro quanto esse…. será que seja isso?
Uma outra dúvida que me surge seria sobre a naturalidade da cor da nova coroa… será que vai ser igual a que eu tinha? Será natural? Será total de porcelana como a outra?
Veja se consegue sanar minhas dúvidas, estou bastante agoniada.
Desculpa o desabafo! Um beijo.
Daniela, o provisório é mais translúcido… então a “sombra” do pino acaba aparecendo. Não sei qual tipo de prótese seu dentista pretende fazer, eu imagino que seja uma metalocerâmica. Nesse caso, o revestimento interno de metal da coroa não vai deixar o pino aparecer. Esteticamente a coroa metalocerâmica oferece uma estética ótima. O pino metálico (núcleo metálico fundido) é feito sob medida, pois o conduto do dente é moldado, o que tende a gerar uma melhor adaptação. Creio que por esse motivo seu dentista optou pelo pino metálico, agora.
Agradeço suas respostas Dra. Ana!
Conversando com ele, o mesmo disse que não utilizará a metaloceramica, e sim a coroa com a base em zirconia, que segundo ele o copping é totalmente branco (não transparente), o que nesse caso cobriria o metal também… Enfim… como sou leiga, vou confiar.
Qual sua opinião sobre isso?
Ok! Esse tipo de coroa é bem estética, o coping branco-opaco deve “esconder” o pino, sim.
Dra. Ana, tive um problema no canal do dente 27, foi feito o tratamento só que a coroa do dente esta metade quebrada, estou com duvida se uso bloco ou metaloceramica agora para corrigir. Poderia me ajudar?
Thales, essa não é uma decisão que você tenha que tomar sozinho. Depende da avaliação do seu dentista quanto à necessidade de um bloco ou de uma coroa. Mas se metade da coroa do dente quebrou, provavelmente será preciso coroa protética.
Doutora, tive um pivô cimentado, que hoje está bem desgastado, quando procurei ajuda o dentista ficou com medo de quebrar a raiz, lendo os comentários vi sobre fazer um implante dentário, seria a única solução? Sofro bastante com isso.
Silvia, se a raiz estiver boa, ainda pode ser reaproveitada. Remover a coroa é possível, se preciso, até, desgastando ela toda. Já o pino é mais complicado… se for preciso substituí-lo, não é tão simples removê-lo sem danos à raiz. Mas é possível, também. Se não, será preciso implante ou outro tipo de solução protética (ponte removível, ponte fixa, etc.).
Dra, quanto custam esses procedimentos?
Você quer saber a diferença de valor entre um pino e um implante, Silvia? A prótese com pino é bem mais em conta que um implante, mas o valor exato depende do caso. É preciso avaliar.
Boa noite Dra. Ana, tenho uma coroa fixada em um pino que nesse ano caiu pela segunda vez, há um motivo especifico para isso? Minha dentista disse na ultima recolocação que utilizaria um cimento que adere ao molhado pois minha boca saliva muito, porem esse cimento não é o melhor em quesito de fixação. Tem cimento que fixa mais que o outro?
Posso manter o dente somente com o pino ate aguardar a consulta com o dentista. Obrigado, sempre estou de olho no seu blog 🙂
Abçs.
Rogério, certamente há. A questão é identificar esse motivo: a umidade, alguma desadaptação, alguma interferência oclusal… depende. Existem vários tipos de cimentos, com propriedades diferentes. O ideal é recimentar o pino e a coroa assim que possível.
Dra. Ana, parabéns pelo seu trabalho. Suas respostas aos comentários são claras e extremamente profissionais. Há cerca de 20 anos, quando ainda era adolescente, fraturei os dentes 11 e 21. Na ocasião foi feito o tratamento de canal dos dois dentes e restauração com resina. Há 6 anos decidi melhorar a estética e foram colocadas duas coroas de porcelana, mas não foi usado nenhum pino. Essa semana um dos dentes fraturou enquanto eu estava comendo. Ao consultar dois profissionais, as opiniões se divergem. Um recomenda a utilização de um núcleo metálico de ouro. O segundo prefere utilizar o pino de fibra de vidro e disse que não se usa mais ouro. Vi em seus comentários que o de fibra é mais estético e tem a flexibilidade mais próxima da dentina, então me parece a melhor opção atualmente (mais moderna), inclusive por causa do custo. Então minha pergunta é: qual seria a desvantagem de usar o pino de fibra de vidro?
Thiago, o pino de fibra de vidro é excelente, é estético e com módulo de elasticidade próximo ao da dentina, como você bem lembrou. O núcleo metálico é uma solução mais “clássica”, digamos assim, mas se a coroa não for de porcelana pura, também é uma boa solução. A desvantagem maior do pino de fibra de vidro é que ele é pré-fabricado, diferente do núcleo metálico, que é feito sob medida. Mas se bem cimentado, não chega a ser um grande problema.
Olá Doutora, apareceu uma mancha no meu provisório, parecendo que derreteu o esmalte dentário. Teria como recuperar e ficar bom esteticamente ?
Vinícius, qual o material do provisório? Essa mancha é como se estivesse mostrando o metal por baixo da porcelana?
Oi Dra., fiz um um implante so que o ferrinho que segura o dente quebrou dentro da coroa, estou com dente em maos, ainda tem como reaproveitar o ferro que ficou dentro da coroa… estou desesperado.
Anderson, será preciso remover essa pecinha e substituí-la. Em princípio dá pra resolver, sim. Procure seu dentista pra avaliar.
Perdi o meu dente da frente, restando apenas a raiz, tratei o canal, coloquei o pino metálico e a coroa. Agora o pino metálico se soltou inteiro de dentro da raiz, caindo. Teria como colar somente o pino, ou teria que fazer um novo? Será que fraturou a raiz? Grato.
Em princípio tem sim, Everson. Pelo seu relato, não me parece ser caso de fratura de raiz, mas é preciso avaliar.
Tudo bem Dra. Ana, foi feita uma protese dentária no meu dente 15, apos 20 dias soltou o pino junto com a coroa, voltei no consultorio e foi cimentado novamente, depois de quatro meses infeccionou e quando retornei ele quis extrair a raiz, eu não concordei, pelo que descobri com outros dentistas o problema estava na raiz do meu dente que é curta demais, minha pergunta seria: não dava pra prever antes que poderia não dar certo esse procedimento por conta da raiz ser curta? Ele não teria que me alertar sobre esse risco?
Obrigado
Sirval, se a raiz é curta, sim, daria pra saber antes. Mas geralmente o problema é o pino ser curto com relação à raiz, e não simplesmente a raiz ser curta. Se a raiz é curta, o pino vai ser mais curto, claro… mas ele precisa ter mais ou menos 2/3 do comprimento da raiz. Se não tem, deve ser esse o motivo da falta de retenção.
Boa tarde, fui na dentista e ela colocou uma liga metalica no meu dente para o encaixe do provisorio. Essa liga metálica apita em portas de detectores de metais?
Não, Elaine. A quantidade de metal é muito pequena pra isso.
Olá, existe alguma altura mínima da raiz para que seja possível realizar a colocação do pino?
Pois a raiz está saudável, porém é curta, aproximadamente o mesmo tamanho da coroa, e foi indicado a colocação de implante.
Não, o que se considera é a “regra dos 2/3”, ou seja, o pino deve ter o comprimento de 2/3 da raiz. Mas se a raiz for muito curta, pode ser que não comporte um pino, mesmo.
Olá, eu tenho um bloco no meu dente superior esquerdo logo atrás do canino, não sei qual a numeração dele. Enfim coloquei esse bloco há 4 anos atras após um canal. Dentro desse período de tempo ele já descolou 3 vezes. E agora está um pouco quebrado, tá uma aparência feia que está me incomodando. Quando coloquei o dentista me confirmou que ia durar em média 10 anos. Porém não durou intacto nem 3 anos. Estou muito frustrada com isso. Um outro dentista me informou que era necessário que fosse colocado um pino e coroa. Esse bloco é branquinho, e meu plano não cobre esse. Então gostaria de saber se colocar um pino com coroa seria uma boa, para nao ter que passar por essa situacao de ficar saindo, e se uma coroa de porcelana seria mais indicado e qual a duração média?
Aguardado resposta, grata desde já.
Jessica, é uma questão de indicação… se o bloco não está “parando”, pode ser que haja indicação de coroa, sim, pois bloco parece não oferecer a resistência necessária. Uma coroa de porcelana pode durar vários anos, depende dos hábitos do paciente (alimentação, higiene, etc.).
Fazer implantes dentários não é esta barbadinha que relatam. 1º) informe-se no fórum de sua cidade se o dentista escolhido não tem processo. 2º) pesquise no Google no mínimo 10 horas para saber: como é feito ? Que tipo de implantes o dentista usa ? O implante é importado ou nacional ? O dente será de zircônia ou porcelana ? Qual a diferença técnica dos materiais ? Quanto tempo demora ? Fazer tomografia para analisar o osso e possíveis problemas existentes ? etc… etc… etc… Não caia nesta onda de que é uma barbada. Não é. CUIDADO. Aqui em Porto Alegre eu não sabia de nada e não tive um alerta e um dentista charlatão *** que tem mais de 30 processos por erro odontológico, causou-me uma tortura odontológica que perdurou por mais de um ano, além de ter um custo bastante elevado. Quebrou meu dente para fazer implantes e vários outros problemas graves que eu só vim a saber após pesquisas e saber o porquê do ocorrido. NOVAMENTE CUIDADO tem vários *** por aí com sorriso fácil e uma incompetência profissional gigante.
Adalberto, sua insatisfação é compreensível, mas eu não vou publicar o nome do seu (ex) dentista. Não insista. Se você tem um problema com ele, resolva com ele, seja diretamente ou por meios legais. Este espaço é pra tirar a dúvida das pessoas, se há uma denúncia, cabe ao CRO (Conselho Regional de Odontologia) do RS atender você.
Em tempo: fazer implante nunca foi “barbada”. Nem para o dentista, nem para o paciente.
Dra. Ana, bom dia! Primeiro, queria agradecer pelo seu trabalho voluntário, que eu acho incrível! Muito obrigada!
Essa foto do núcleo metálico fundido é igualzinha ao meu problema: mesmo dente e mesmo lugar, mas SEM o tal núcleo metálico. Minha coroa foi colocada em cima desse “pedaço” de dente, que aparece na foto (o núcleo de metal não foi feito) e a coroa vive caindo. Segundo: todas minhas 4 coroas, da frente superior, foram postas com pino de titânio, segundo o dentista. Mas, estão bambas, desde o início, e uma delas caiu. Minhas perguntas são: 1- a falta do núcleo metálico é que faz a coroa cair toda hora, não é? 2- Seria melhor fazer esse núcleo de metal nos dentes da frente também? Obrigadíssima!
Walquiria, obrigada. 🙂
Esses pinos de titânio seriam implantes ou você ainda tem as raízes dos dentes (e os pinos estão apoiados nas raízes)? A falta do núcleo ou pino pode ser, sim, a causa do problema. Mas não dá pra afirmar só com base no seu relato, pode haver algum problema de interferência oclusal, por exemplo, que leva a coroa a se deslocar recorrentemente. Converse com o seu dentista.
Oi Dra.
Ha uns quatro anos foi feito (pino + coroa) no dente 15, no qual já se tem um canal. Depois essa coroa quebrou e procurei um dentista, ele tirou um molde e no outro dia fez uma coroa direta em Cerômero, quando ele finalizou percebi que o dente ficou cinza, esteticamente ficou feio… Depois de uns 30 minutos quando olhei no espelho, percebi que a parte de trás estava aparecendo o pino. Reclamei pra ele e ele me falou que quem fez o meu pino, o fez alto e grosso. Por isso que saiu e a cor ficou cinza. Fiquei insegura e argumentei que ele teria que ter me dado a opção para que, o dente ficasse perfeito. A minha pergunta é, qual o melhor tipo de coroa a fazer, ou se teria que fazer algo no pino para baixar?
Polyana, em princípio, se a coroa não “cabia”, o pino deveria ter sido desgastado ou trocado. Da mesma forma, se a cor da coroa está mais escura que os dentes, ela deveria ter sido feita mais clara (afinal, no caso de coroa direta, a cor é selecionada na hora pelo dentista).
Boa tarde doutora, gostaria de saber se compensa fazer uma coroa de porcelana em um dente sadio só por ele estar um pouco escuro.
Se esse dente escurecido incomoda você, compensa. Se não, não.
Valdirene, não compensa em nenhuma hipótese, nunca mesmo! Coroa se solta, quebra, é frágil. O dente natural tem toda a força, fica ali fixado sem nunca preocupar a gente com nada dessa vida! Olhe todos os comentários das pessoas aqui e, preste atenção em quantos problemas enfrentamos! Bom dia!
Walquiria, é sempre melhor intervir o menos possível, sem dúvida. Mas se o escurecimento de um dente incomoda esteticamente, alguma coisa vai ter que ser feita: clareamento, faceta, coroa… depende. Coroas via de regra não se soltam, nem quebram (muito menos!), nem são frágeis. Se há uma coroa e ela está se soltando recorrentemente, é porque há alguma coisa errada, talvez uma interferência oclusal, por exemplo. Enfim, cada caso é um caso e precisa ser considerado de forma específica. A pergunta da Valdirene foi especificamente sobre coroa, por isso minha resposta.
Boa tarde, tinha um dente incisivo com deficiência, nasceu menor e era muito parecido com um dente quebrado, queria muito completar, fui em um dentista e o mesmo informou que teria que por uma coroa de porcelana utilizando um núcleo metálico só que já fui para algumas sessões e o mesmo ainda está colocando o núcleo, estou muito agoniado pq o mesmo não conseguiu fazer meu canal e tive que fazer com outra pessoa e perdi a confiança, em quanto tempo mais ou menos é finalizado um procedimento desse? Desde já grato.
Fillipe, o fato do seu dentista não fazer o canal não diz nada sobre a competência dele. Nem todo dentista realiza todo tipo de procedimento, assim como o médico cardiologista não engessa uma perna, por exemplo. Só uma questão de especialidade. Pra colocar o pino e fazer a coroa leva entre 3 a 4 sessões, tem todo um protocolo a ser seguido (isso além das sessões do tratamento de canal).
Em qual situação pode ser feita o ONLAY no lugar no pino e a coroa?
Vai depender do que você ainda tem de coroa remanescente e qual a situação dela.
Entendi.
Qual é o procedimento que reaproveita o dente? tenho um colega que teve uma parte do dente destruida e o dentista substituiu essa parte destruida por metal.
Att,
É feita uma “prótese” chamada de ONLAY. Essa “protese” é encaixada no lugar onde foi quebrado o dente.
Bom dia!
Dra tudo bem?
Tenho um dente na parte superior que vai ser preciso fazer coroa.
Minha duvida e que esse dente está com as duas paredes boas, so o meio que está destruido devido ao canal feito. A minha pergunta é: para colocar o pino e a coroa eu preciso destruir as paredes do dente ou nao é preciso?
Bom dia Samuel,
Sim, o dente é totalmente “destruído” ficando somente a raiz. Depois é colocado um pino dentro da raiz e feito um preparo do pino para receber a prótese.
Dra. Ana, boa tarde. Td bem? Me tira uma dúvida. Eu já fiz tratamento com aparelho e terminei faz uns 10 anos. Tenho a contenção mas está bem velhinha, o fio da parte superior quebrou. Já não está mais em condições de uso. Eu usava mais à noite, para dormir. Porém já faz algum tempo que não uso. Quando coloco elas, eu sinto que faz muita pressão para entrar. Entendo que o fato de não usá-las sempre faz com que os dentes se movimentem. Nesse meio tempo, extraí os 4 dentes do ciso. Passei em uma dentista para fazer uma nova contenção, porém ela disse que não acha necessário, mas que se eu quiser, ela faz. Ela disse que não teve muita alteração na mordida, que deu uma leve movimentada mas que na opinião dela, não precisa.
Qual a opinião da senhora ?
Katia, se já faz um tempo que você não usa, também acho que não precisa. Eu não faria.
Obrigada !
Olá, eu fiz canal num molar e preciso fazer uma coroa, um dentista me falou que teria que ser a metalocerâmica. Gostaria de saber qual a diferença entre esse tipo de coroa e a coroa de metal fundido? Eu não ligo pra estética, é um dente do fundo, pra mim o mais importante é ser de material resistente e que preserve o que restou do dente, eu ainda tenho parte da parede do dente, a parede interna do dente não tem mais, mas a parte externa ainda tem. Fico em dúvida, pois a diferença no valor é gritante. Pelo que entendi pesquisando a coroa metaloceramica por dentro é metal fundido e por fora a parte branca da ceramica pra ficar esteticamente bonito correto? A parte de fora de ceramica não pode ser feita de amalgama? Obrigada desde já.
Mariana, se você não se importa com a estética, faça a coroa metálica. É um ótimo material, muito resistente. A metalocerâmica é como você descreveu, metal por dentro, cerâmica por fora, pra ficar estética. Amálgama é um material restaurador direto, não se usa em coroas.
Fui fazer um tratamento de canal com um dentista aqui em Porto Alegre e o mesmo quebrou a raiz do meu dente pelo excesso de força empregada. No meu caso só implante dentário, já que a raiz foi fratura. Só fiquei sabendo porque por conta própria fiz uma tomografia. Retornando ao consultório o dentista quis fazer o implante o que eu não concordei. Grato pelas informações neste site. Desde já agradeço.
E no que eu posso ajudar, Adalberto?
Dra. Bom dia,
Tudo bem?
Parabéns pelo canal, obrigada desde já pelo esclarecimento das duvidas.
Então, fiz uma coroa com pino (porcelana com metal dentro) porque só a porcelana eu quebrei umas 3x. Só que agora após um tempo, a gengiva está ficando roxa, escura, e as vezes sangra, será que terei que fazer implante? Será que o organismo não aceitou esse material ou será que existe um tratamento apenas para essa gengiva?
Obrigada.
Olivia, não acho que seja um problema de “rejeição”… parece um problema gengival motivado por algum problema de adaptação dessa coroa. Procure seu dentista pra reavaliar.
Dra. Ana, eu tenho 14 anos e meu segundo molar esquerdo esta destruido com um buraco no meio, e eu tenho dois dentes no ceu da boca a mais, que não são usados para substituir meu segundo molar, eu tenho q fazer protese ou implante ou devo usar os dentes do ceu da boca ? E tem como eu ir no dentista sem minha mãe ? Agradeço se responder todas minhas duvidas.
Fabricio, se for possível usar esses dentes supranumerários, é uma ótima ideia usá-los. É preciso que um ortodontista avalie pra ver se essa é uma opção no seu caso. Você é menor de idade, precisa da autorização de um responsável pra ser atendido pelo dentista. Sua mãe não precisa estar junto com você dentro do consultório no momento do atendimento, mas tem que assinar uma autorização pra que você seja examinado e tratado (se for o caso).
Olá Dra., tratei canal em um canino e minha dentista falou que precisarei usar coroa e bloco no que vai ser tratado o outro canal, so que estou com medo…! Faz medo por coroa e bloco ??? Obg dra., aguardo rsp bjss
Adry, em dente com canal tratado o dentista pode “mexer” à vontade que não dói. Nem coroa, nem bloco. Pode ficar tranquila.
Boa Tarde Dra.
Obrigada pela resposta anterior.
A coroa foi colocada agora no pino, exatamente conforme a Sra havia explicado, porém a dentista fez todo o procedimento e ja cimentou definitivamente, eu notei que ficou um pouco menor o dente e ela fez uma espécie de “emenda” na ponta para dar uma alongada no dente, porém eu fiquei um pouco insegura com o serviço tendo em vista que a coroa é porcelana e esta “emenda” que ela fez não é o mesmo material, pois ela usou até a luz azul para fixar quando emendou, portanto eu acredito que esse material é resina. Então estou com medo da durabilidade ser diferente da coroa de porcelana.
Posso solicitar outra coroa de porcelana para que o serviço fique melhor? Ou ja estando cimentado definitivamente não pode mais trocar?
É normal ocorrer essa emenda? Ou não?
Obrigada.
Patricia
Patricia, sugiro que você converse com a sua dentista e ela explique melhor pra você que procedimento que realizou com a resina. Porque não se “emenda” cerâmica com resina, a resina não se fixa. Então não tenho certeza, pelo seu relato, exatamente o que ela fez.
#Ana
Quebrei um dente da frente faz uns meses, dai coloquei um pino no começo dos dias, tudo normal, já se passaram 2 meses e agora estou sentido dores…
O que eu devo fazer ?
Antensiosamente Wilkinson
Retorne no seu dentista pra reavaliar, Wilkinson. Deve ser algum processo inflamatório.
Olá doutora! Eu quebrei meu dente da frente bem abaixo da raiz (ainda dentro da gengiva) e tive q colocar um pino. Ainda estou com um dente provisório, mas com esse dente está com a gengiva alta, é como se a raiz tivesse exposta! Será q quando eu colocar o definitivo a gengiva vai “descer” ?
Não entendi, Carlos. Você diz que o dente quebrou subgengivalmente mas que a raiz está exposta, e essas são situações opostas. Me explique melhor, por favor.
É como se a dentista tivesse coberto a raiz também para fazer esse dente provisório. Então ele começa lá em cima onde quebrou, ficando assim bem maior q os outros.
Entendi. Na verdade o que ocorre é uma recessão gengival… sua gengiva “subiu” porque o término do dente está mais alto, também. A prótese não vai resolver o problema gengival, esse dente deve ficar parecendo mais “comprido”, sim. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em Periodontia (gengiva).
Boa tarde, doutora. Minha dúvida é: estou com um dente que já foi feito canal mas agora ele quebrou, nao totalmente. Mas um pedaço que vai até a gengiva. Minha dentista disse que vou precisar fazer aumento de coroa, vou ter q colocar o implante com a coroa de porcelana. Mas ao fazer o aumento de coroa vai ter pontos no local. O que não entendi é quando se faz implantes ainda se tem dentes? E se vai ser aumento de coroa com implante ou o núcleo que nao entendi muito bem, o q entendi mesmo foi a parte da coroa de porcelana. Por que de dar pontos? Ou nao, ela vai mesmo é extrair o restante do dente para colocar o implante?
Francielia, pela sua descrição você não vai fazer implante, mas colocar um pino (núcleo) sobre a própria raiz do seu dente. O aumento de coroa clínica é uma pequena cirurgia gengival que expõe o término da raiz do seu dente, ela deve estar muito profunda, não dá pra adaptar a coroa sem essa cirurgia. São dados pontos, sim.
Olá Doutora. Estou muito apreensiva em decidir sobre colocar essa coroa do seu artigo ou o implante. Eu sofri um acidente de moto com 15 anos e meus dentes 12 e 22 saíram da raiz, e meu 11 sofreu um trauma onde vinha desde então tratando (há 6 anos). Tive que esperar completar minha maioridade e então fiz os implantes no 12 e 22, faz 2 semanas que eu coloquei a coroa de porcelana neles finalizando este processo. Porém como eu passo gratuitamente em faculdade para fazer o canal do 11, quando dei entrada com o mesmo pessoal da faculdade para fazer os implantes eles meio que deixaram de lado meu tratamento de canal pra focar nos implantes. E ocorreu de eu ter marcado a consulta para retorno do tratamento de canal e minha coroa do 11 simplesmente quebrou, por besteira, roendo unha (um hábito normal meu). Porém quando passei na consulta meu dentista insistiu que eu fizesse essa coroa com o pino na raiz, que não precisaria eu extrair essa raiz para colocar um implante de titânio. Porém uma própria aluna me disse que não da pra saber o quão fina essa minha raiz esta, já que foram aplicados vários medicamentos e instrumentação, durante 6 anos de tratamento. Eu gostaria de extrair e já me livrar dessa raiz já que se der algum problema futuro eu teria que retirar tudo e fazer implante. Uma coisa que eu já posso fazer agora e evitar futuras dores de cabeça, já que carrego este dente defeituoso por um longo tempo. E além disso ouvi falar que essa coroa em questão de estética com o tempo vai ficando feio, sendo que o implante deixa a estética bem mais bonita. O que a senhora acha, devo fazer a coroa ou o implante? Pois não aguento mais, queria me livrar logo e ter intervalos mais longos ao dentista, pois normalmente tenho que ir toda segunda, não aguento mais.
Ellen, se a raiz do seu dente está boa, o melhor é fazer pino e coroa. O implante serve pra substituir a raiz de um dente perdido… mas, se a raiz existe e está boa, pra que implante? Não dá pra afirmar que você vai ter problema nessa raiz ou que a estética vai ficar comprometida com o tempo, essas são só suposições, não consequências a serem aguardadas. Uma tomografia pode mostrar exatamente as condições dessa raiz.
Boa tarde Doutora, fiz canal no meu último dente da frente e minha dentista disse que tenho que colocar uma coroa de resina. A minha pergunta é: como tenho que por aparelho, eu posso por o aparelho primeiro e depois colocar a coroa de resina??
Pelo contrário, Daniele… se é preciso a coroa, sugiro que você faça antes. O bráquete vai colado na coroa.
Boa noite, primeiramente obrigada por esclarecer nossas dúvidas!!!
Estou fazendo alguns orçamentos para implante, em um deles me ofereceram colocar dois dentes em um único pino, no caso os quatro dentes da frente seriam colocados dois pinos (incisivo central e lateral superiores), seria para a diminuição de custos. A senhora acha viável? Ficaria firme? Segundo a análise da tomografia não será necessário enxerto ósseo.
É viável sim, Maria Jane. Nem todo implante precisa ser unitário.
Bom dia Dra., ha dois anos eu coloquei um nucleo metalico e a minha boca, lingua, encheu de feridas tipo sapinho. Fui ao medico ele me passou uma bateria de exames de sangue e ate o de fungos, mas todos deram negativo pra qualquer tipo de doenca, e o de fungos tambem deu negativo para fungos (candida), entao eu gostaria de saber da senhora se isso pode ser pela rejeicao do nucleo de metal, porque eu sou muito alergica a qualquer tipo de metal. Desde ja agradeco.
Pode, Josiene. Mas se é apenas um núcleo, e não um implante, ele está “escondido” dentro da prótese, não fica em contato direto com a sua mucosa. É preciso investigar.
Ola, foi feito canal do meu dente da frente. Ja fiz clareamento interno, mas nao ficou da mesma cor dos outros. Voltei na clinica e o dentista falou que o melhor seria colacar uma coroa de zirconia. Gostaria de saber se ela vai ficar caindo?
Em princípio, não há motivo pra isso, Jessica.
Oi. Tenho uma prótese, porem sempre solta, vou e cimento. A dentista depois de longas esperas da autorizaçao do plano, disse que a raiz nao esta boa, mas n quero fazer implante.
Alessandra, faça outro tipo de prótese, então. Uma ponte fixa, por exemplo.
Bom Dia,
Dra. tenho um dente da frente que me causa muitos problemas, mais de 10 anos atras ele quebrou, como a raiz estava boa fui indicada a fazer pino e coroa, o tratamento foi um trauma pois como é dente da frente fiquei na duvida na estética, durante o tratamento o dente descolava muito, saia do consultorio e 20 min o dente estava solto, terminei o tratamento e de ano em ano o dente solta e tenho de colar. Esse ano uma dentista que me atendeu me aconselhou refazer tudo, pois segundo ela o pino nao estava até o final da raiz e isso faz com que ele solte muito.
Iniciei novamente o tratamento com essa dentista, minha duvida é a seguinte: o pino é preso no dente de porcelana e encaixado na raiz? Não entendi, estou com medo de estar colocando pivo e pagando por um outro tratamento, qdo o dente é de porcelana fica com uma cinta escura com o passar do tempo perto da raiz? Quanto tempo leva esse tipo de tratamento normalmente? Eu estou com um dente provisório colado dos lados, pois ainda está sem pino, é normal?
O que fazer para o provisório nao ficar descolando durante o tratamento, como devo pedir para que a dentista cole melhor o dente?
Agradeço muito se puder me responder Dra.
Obrigada.
Patricia, o pino é fixado na raiz e a coroa fixada no pino, ou seja, pino e coroa são 2 peças diferentes. Quando o pino é curto, pode acontecer dele se soltar da raiz e não se soltar da coroa, aí a impressão que dá é que é uma peça só. A “cinta escura” pode aparecer quando a gengiva está mais fininha, meio transparente, deixando aparecer ou a parte metálica que está por dentro da coroa de porcelana (no caso de coroa metalocerâmica) ou o próprio pino. O processo todo, desde a moldagem pra confecção do pino até a cimentação da coroa em definitivo, geralmente leva umas 4 sessões. Se não há pino ainda, é comum que o provisório esteja apoiado nos dentes ao lado. Provisório é algo complicado mesmo, porque ele não pode ser cimentado com um cimento “definitivo” (já que terá que ser ser removido entre sessões) e cimentos provisórios não garantem boa fixação. Assim que for colocado o pino e o provisório for fixado nele, a chance do provisório cair diminui bastante.
Oi, quebrei meu dente 11 no meio e to fazendo canal, a raiz vai continuar no local. A dentista me perguntou se eu quero extrair todo o dente e colocar o pino e peça de porcelana ou por cima do dente quebrado fazer uma preparação e acrescentar o restante de porcelana. Tenho uma provisoria ha 1 ano no local completando o pedaço que quebrou. Optei em tirar o dente todo, pois do outro jeito ela falou que pode ficar com cor diferente com o tempo o dente da peça de porcelana. Sera que to fazendo uma boa escolha?
Marcio, a prótese que vai em cima do implante ou da própria raiz do seu dente são iguais… se feita de material durável (porcelana, por exemplo), não há razão pra alteração de cor. Se a raiz do seu dente é viável, não vejo motivo pra extraí-la… afinal o implante nada mais é que uma “prótese de raiz”, e você não precisa de uma “prótese de raiz se tiver” uma raiz boa que pode ser usada pra apoiar a coroa protética.
Boa tarde, Drª Ana! Tenho um pino de metal no dente da frente e irei fazer uma coroa de porcelana, pois a que uso é de resina e está comprometendo a estética. Entretanto quero saber se posso colocar essa coroa de porcelana por cima desse pino metálico, pois já ouvi dizer que pelo fato da coroa ser de porcelana, ela é translúcida e ficaria com o pino meio aparente, com um aspecto acinzentado. Não quero trocar o pino por um de fibra de carbono (estético) por dois motivos: tenho medo de fraturar o dente e também já ouvi dizer que ele sai com frequência, então já me disseram que o ideal seria colocar uma coroa metalocerâmica, mas tenho medo daquela temível linha escura na margem, com o passar dos anos. O que você me aconselharia? Me ajude, por favor! Agradeço!
Marcelo, se você quer manter o pino, aconselho a coroa metalocerâmica. Com o preparo subgengival, não há razão pra gengiva ficar escura ou haver problema estético na margem da gengiva.
Olá Dra. Fiz canal nos dois dentes frontais superiores, mas a minha gengiva ficou escura, uso pinos e coroas ha mais de quinze anos, mas acho que não foram os pinos que escureceram a gengiva, provavelmente canal mal feito, mesmo porque não fiz com especialista. Será possível clarear a gengiva, mesmo que seja através de um procedimento cirúrgico?
Edna, provavelmente não é a gengiva que está escura, ela só está (ou é) mais fina e transparente, o que acaba deixando o escuro dos pinos aparecer (ou da própria raiz do dente). Sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (Dentística) ou Prótese.
Boa noite doutora, gostaria de saber o seguinte, faz 4 meses coloquei uma protese de porcelana fixa com 8 dentes superiores frontal, sendo 2 pinos de um lado e 2 de outro lado, o restante sao so os dentes mesmo, porem faz 4 meses que o dentista colou minha protese permanente e agora estou notando que 1 dos pinos se soltou, e o que fazer se ja foi feito a cimentação permanente? Obrigada. Regina
Já conversamos no Facebook, né?! 😉
Boa noite, doutora. Meu dentista vai colocar uma coroa em um dente posterior de cima, lado esquerdo, será necessário fazer o tratamento do canal? Eu fraturei o dente, mas felizmente não sinto dor, fizeram uma restauração provisória, após tirar a parte quebrada. E a colocação do pino de fibra para instalar a coroa, com o tempo poderá causar inflamação, infecção, sendo necessária sua retirada? Ou poderia ser colocada a coroa, sem o pino? E a duração dessa coroa, daria para prever, ou depende da manutenção?
Quando puder responder-me, agradeço.
Norma, se vai ser preciso pino (e via de regra é preciso), tem que tratar o canal, sim. Colocar uma coroa num dente sem pino é possível, mas sempre se corre o risco do dente começar a doer depois da coroa instalada e se perder todo o trabalho (e o $$$).
Doutora, boa tarde! Qual é o melhor e tem mais durabilidade? O pino ou o implante? Se é pra gastar e fazer o tratamento, qual seria o mais interessante? Tenho um dente que está com fratura, o dentista me indicou os dois tratamentos mas não soube me dizer qual é o melhor em termos de resistência e durabilidade… Agradeço resposta.
Ed, é que não é nem uma questão de escolha… se você tem uma raiz viável pra receber um pino, por que fazer implante? Afinal, um implante nada mais é do que uma “prótese de raiz”. Se a raiz está boa, use-a… não há vantagem de fazer implante, nesse caso. As duas soluções são resistentes e duráveis, tudo vai depender de serem bem executadas e bem cuidadas depois de instaladas.
Boa tarde!
Tenho uma coroa com pino de metal no incisivo lateral. A coroa por ser translúcida deixa transparecer a cor metálica do pino e isso me incomoda. O dentista disse que dá para remover o pino e trocá-lo por um de fibra de vibro. Isso é possível mesmo, doutora Ana? Pode trazer problemas para o dente? Já tenho esse pino faz uns 25 anos.
É possível sim, Bernadete. Claro que remover um pino traz alguns riscos, mas todo procedimento sempre tem alguma chance de dar errado. Se incomoda tanto você esteticamente, acho que vale a pena tentar.
Oi, Dra, tenho 25 anos. Tive um problema onde perdi meia coroa, em um dente que ja possuia canal (primeiro molar). A linha de fratura é inferior à gengiva, muito próxima da raiz. O dentista disse que um núcleo e coroa seria arriscado, pois uma mordida muito forte poderia danificar a raiz, devido à baixa resiliência do material do núcleo e o contato com a raiz. Então sugeriu de uma vez o implante. Qual sua opinião. Obrigado.
Se puder me mandar um email agradeço. Pois preciso tomar uma decisão rápida.
Gui, vale a avaliação do seu dentista. Mas, geralmente, o núcleo metálico “dá conta”, sim.
Esse é o problema, o “geralmente”. Pois se não der certo, é inviável gastar nas duas técnicas devido ao preço elevado. Tenho medo de fazer o núcleo e acontecer o que ele falou e depois ter de gastar novamente com o implante. Também tenho medo de fazer o implante sem necessidade. Queria saber se existe mesmo a relação do núcleo em contato muito próximo contra a “bifurcação” da raiz ser motivo para não dar certo. Obrigado.
Sua preocupação é compreensível, Gui. Se seu dentista acha arriscada a tentativa do núcleo, então partam de uma vez para o implante. Sim, essa proximidade com a “bifurcação” (furca) pode ser um problema.
Olá Dra. Ana,
Bati o queixo e houve uma trinca horizontal um pouco acima da gengiva em um incisivo “de baixo”. Não está totalmente trincado, e dá para ver a trinca apenas na parte traseira do dente, a frontal está ótima. Não está apresentando nenhuma dor e etc. O dentista, ha dois meses atrás, colocou uma massinha, fixando o fraturado através dos dentes do lado, mas não houve calcificação como prometido. Qual seria o tratamento? Caso precisasse trocar a coroa, como a própria está intacta, poderia utiliza-la? Ou poderia colar ela entre o espaçamento da trinca?
Thomas, se a trinca for só no esmalte, não havendo dor, nem seria preciso intervir. Já se for uma fratura mesmo, que envolva dentina também,o tratamento depende do tamanho da fratura. A união entre as 2 partes de um dente fraturado não “calcifica” nunca, isso não acontece. Não entendi, você fala em trocar a coroa mas, pela sua descrição, você não usa coroa protética.
Bom dia;
Sim, realmente houve uma fratura, o dente chega até a “inclinar” para frente. Mas se eu puxo ele para cima, ele não sai, existe uma parte fixa ainda. De modo visual frontal, se eu sorrio ele não demonstra traumas, mas na parte de trás sim. Gostaria de saber se há um aproveitamento do dente, ou teria substituir por uma coroa.
Obs: achei que coroa seria a parte de cima do dente natural também.
Sim, existe a coroa protética e a natural, mas como você usou o verbo “trocar” e não “fazer” uma coroa, fiquei em dúvida se você já tinha uma prótese ou não. Pela sua descrição é caso para coroa protética, mesmo… não daria pra aproveitar o seu dente, só a raiz dele. A não ser que esse fragmento quebrado seja pequeno, no máximo uns 25% da coroa… mas mesmo assim, é uma restauração de sucesso duvidoso em se tratando de um incisivo.
Ola, irei fazer um procedimento para colocar o pino, pelo oq eu sei é so o primeiro passo (um preparatório para colocar o pino), so tenho uma simples duvida, apos esse procedimento pode ingerir bebida alcoólica apos 24h normalmente? Sem problemas?
Pode, Willer.
Olá! Com quais exames o dentista consegue avaliar se a raiz está apta a sustentar o pino? Fui ao dentista pelo Sesc e, somente olhando o dente, ela profissional disse que não poderia ser utilizado o “pino”, tratamento que o Sesc cobre a baixo custo. Como estou desempregada e sem plano de saúde, foi o único recurso viável financeiramente ao qual tive acesso, porém, não fiquei satisfeita com o diagnóstico que me pareceu de descaso.
Beatriz, às vezes o aspecto clínico já mostra que uma raiz não é viável para sustentar um pino (presença de cárie, mobilidade, depende do caso). De qualquer forma, o ideal é fazer uma radiografia pra confirmar.
Boa tarde,
Parabéns pelo site, muito elucidativo.
Tenho um canal feito há mais de 10 anos, cuja coroa recentemente soltou. Dois dentistas me disseram que o pino é muito curto, e que por isso o pino deveria ser retirado e fazer um novo. Fiquei com receio se o dente resiste a essa retirada de uma peça colada há tantos anos ali (PERGUNTA 1). O segundo dentista que consultei é especialista e mestre em implantes, ele disse que o canal não foi feito satisfatoriamente e que há uma infiltração iniciando, que poderia se tornar mais invasiva com o tempo e que é melhor extrair o dente e fazer um implante de titânio. Estou apreensiva com essa extração, pois é um procedimento cirúrgico, com medo de não me adaptar ao implante etc. Quais os riscos da cirurgia de extração e da colocação de implante (PERGUNTA 2)?
Adriana, remover um pino nunca é um procedimento fácil, mas é possível… assim como é possível que a raiz permaneça viável para ter o canal retratado e receber o novo pino. Se o pino for removido a contento e a raiz estiver ok, acho que vale a pena mantê-la. Os riscos da cirurgia de implante são os de qualquer cirurgia. Não vejo razão pra você não se adaptar ao implante, ele é apenas uma “prótese de raiz”, digamos assim. Em vez da coroa se apoiar na raiz do seu dente, se apoiaria no implante, que é uma parafuso que vai no osso. Essa é uma decisão conjunta entre você e o seu dentista.
Olha nunca fiz essa coroa de núcleo, porém tenho dois implantes, ambos na parte de cima nos dentes laterais, eu acredito que a sensação é a mesma do pino no núcleo, porque ambas são peças colocadas ali, e não é natural do seu corpo. Eu me adaptei super ao meus implantes, já tem 1 ano e meio da colocação do parafuso de titânio, e meu osso está completamente cicatrizado quando se observa no raio x. Estou precisando resolver agora se coloco esse pino de núcleo ou se retiro e faço logo o implante, em um outro dente que a coroa quebrou, e estou decidida em gastar um pouco mais pois o implante é muito difícil de dar rejeição, e fica muito mais fixo, já o núcleo vc tem que fazer canal, colocar pino e a coroa, e se der infiltração tem que remover o pino e colocar um novo. No implante não tem isso, você coloca e a única coisa que vai ter que fazer de manutenção é a coroa de porcelana que dura em média 10 anos.
Bom, Ellen… converse com o seu dentista e façam como acharem melhor. Mas não se empolgue tanto, implante não é mágica… tudo depende da integração dele com o periodonto (osso e gengiva), o que nem sempre é como o paciente espera.
Pode morder normalmente com a coroa de um dente frontal?
Elas costumam se soltar de vez ou dá para perceber quando estão para se soltar?
Pode, Daniela. Quando acontece de soltar, ela costuma ficar “frouxa”, antes. Mas a coroa soltar é uma exceção, não a regra.
Doutora, tem algum artigo passo a passo de como colocar pinos e núcleos metálicos fundidos?
Obrigado!
Jean, via de regra é com cimento de fosfato de zinco, sem muito segredo:
1. Proporcionar o pó e líquido e manipular até que se obtenha a consistência de fio de bala.
2. Pincelar o cimento na porção intra-radicular do NMF e introduzi-lo no canal radicular.
3. Pressionar até que flua todo o excesso de cimento e ocorra o completo assentamento.
4. Manter pressão digital por um minuto, aguardar o início da presa do cimento e após 20 a 30 minutos da cimentação, remover os excessos com pontas diamantadas em baixa rotação. Radiografar.
O repreparo do NMF (porção coronária) deve ser realizado somente após 24 horas, quando se dá a presa toda do cimento, para que não se comprometa a qualidade da cimentação. 🙂
Boa noite doutora, a senhora pode me informar se o procedimento de ponte é coberto pelo rol da ANS atualmente (2016)? E qual é o nome técnico desse procedimento? Obrigada.
Creio que não, Ana. Dei uma olhada no Rol e só encontrei coroas unitárias (os 4 primeiros procedimentos da página 9) –> http://bit.ly/1RKTwMA . A “ponte” é uma prótese parcial removível ou fixa, depende do caso.
Bom dia Doutora,
Fiz um implante ja tem 8 meses, a coroa definitiva está quase pronta no laboratório, mas hoje a minha coroa provisória caiu, ainda da pra encaixar só que está molenga.
Eu perdi o implante?
Teria como eu colar a coroa de alguma forma até ir ao dentista?
Obrigado.
Não José, o implante está seguro, é só a coroa. Não fixe a coroa por conta própria, você não tem material pra isso. Procure seu dentista.
Dra. Ana eu gostaria de saber se quando a gengiva do dentinho está partida não é possível colocar o pino e a coroa.
Marina, como assim “gengiva partida”?
Acho que uma gengiva curta ou com rachaduras, não sei explicar bem, mas gostaria de saber se o facto de a gengiva estar em mau estado impede a colocação de um pino e coroa.
Em princípio não impede, não. Se a raiz do dente estiver boa (e o osso em volta dela), a gengiva acaba ficando boa, também.
Fiz 3 implantes semana passada, os 2 últimos embaixo e o penúltimo em cima. Ainda estou com os pontos. Estou achando estranho porque não vejo o pino de cima. Isso é normal, ele não aparece ? Os dois de baixo vejo normal.
Marcela, o normal é que você não veja, mesmo. O parafuso fica escondido sob a gengiva, até que seja hora de reabrir pra colocar os cicatrizadores (que darão forma à gengiva) e fazer as coroas.
Boa tarde, eu fiz um canal do dente e ele quebrou no lado interno e passei muito tempo sem ir no dentista, essa semana consegui ir e me disse que iria fazer um tratamento e colocar uma pino, e após a limpeza ela disse que não tinha condições de colocar o pino porque a raiz iria ficar curta, e no processo de mastigação o pino não aguentaria, o único caso seria extração desse dente, eu não queria extrair esse dente, teria um procedimento diferente que não fizesse perder esse dente (n° 25) ?
Ronaldo, vale a avaliação do dentista. Se precisa de pino e não dá pra colocar pino, pode ser caso de extração, mesmo. Mas você pode consultar um dentista especialista em prótese (Protesista), se quiser, antes de tomar qualquer decisão.
Dra., boa noite, tenho muuuita sensibilidade no meu dente de porcelana… pq isso acontece? E ele ficou escurecido por causa da cor do pino… tem como trocar o pino ?
Lia, se o dente tem canal tratado (e deve ter, pois tem pino), não faz sentido que a sensibilidade seja do canal. Então deve ser algo gengival / periodontal. Você sente o dente “alto”? Quanto ao pino, se ele for trocado, será preciso trocar tudo, coroa e pino.
Olá! Tenho um pino aproveitando a raiz do dente 1º molar inferior e uma coroa metalocerâmica, faz uns 5 anos. Essa coroa lascou muito pouco no encaixe dos dentes, digo, onde se faz pressão para morder. Não sei se ocasionado por uma pedrinha no meio da comida ou pela pressão exercida, pois senti como se fosse um pequeno estalo na região. Fui verificar e notei que ficou como se tivesse perdido o revestimento de porcelana, mas o tamanho visível do metal é de um buraquinho bem pequeno (talvez 1 milímetro). Só estou querendo restaurar por não saber se o fato de ter ficado a parte metálica a mostra (pequeno buraco) irá ocasionar algum mal maior.
A pergunta é: Dadas as pequenas proporções, é possível realizar restauração desse tipo de material (porcelana x metal) sem retirar a coroa?
Cristiano, pode até ser possível um conserto dessa coroa… mas, pra isso, ela terá que ser removida pra voltar para o laboratório de prótese. Mas, via de regra, acaba-se fazendo uma coroa nova mesmo, porque é complicado manter o preparo do dente íntegro na remoção, assim como a própria prótese. Converse com o seu dentista.
Olá Doutora Ana.
Bastante esclarecedor o texto!
Tenho um dente que foi tratado canal, há anos, mas o dente-fake que estava por cima do pino saiu. Consultei um dentista, e na radiografia ele disse que no meio da raiz tem um “escuro”, ele disse ser uma possível lesão. Ele sugeriu que é melhor ser colocado um implante.
Minha pergunta é: se ainda tem a raiz, e pode ser colocado um outro pino, tem necessidade de um implante? Essa lesão que ele disse, realmente pode aumentar e acabar com a raiz do dentinho?
Márcia, “no meio da raiz” onde? Pergunto porque pode ser uma reabsorção radicular interna, e aí pode estar indicada a extração, mesmo. Já se for uma lesão “na ponta” da raiz, pode ser necessário remover o pino, retratar o canal e fazer novos pino e coroa. Mas dependendo da situação e do trabalho envolvido, TALVEZ não valha a pena. Enfim… vale a avaliação do seu dentista a respeito.
Dra. fiz um canal há mais 15 anos, no dente 21, tenho atualmente 36 anos, sou asmática desde os 3 anos, frequentemente vou a dentista, a cada 1 ano no máximo, faz 2 anos que este dente ficou escuro e a dentista resolveu fazer um clareamento por dentro do dente, o dente estava aparentemente normal, sem dor, sem nenhuma queixa, mas essa semana o dente quebrou, estava ingerindo laranja, fizemos RX, a raiz está boa, porém o canal está um pouco abaixo “cone”, terei que “retratar” o canal, para que o pino possa ser fixado melhor e aumente o tamanho da raiz (não sei explicar corretamente). Fiz a escolha da “coroa” de porcelana (tanto por dentro quanto por fora), porque tenho leve retração de gengiva.
Mas tenho ainda muitas dúvidas…
Por se tratar de apenas 1 dente, ser o dente da frente, verifico que minha mãe usa coroa e cai de vez em quando, poderia fazer um implante ao invés de colocar essa coroa?
Não tenho noção de preços e achei o preço dessa peça muito caro, mas a dentista ao me mostrar os moldes dos dois dentes, esteticamente optei pela coroa totalmente de porcelana, mas falando com uma amiga até ela sugeriu que eu fosse ver uma outra dentista sobre a probabilidade de fazer implante, porque o implante é duradouro e mais barato.
Kícia, se a coroa da sua mãe se solta recorrentemente, é porque deve haver alguma interferência quando ela morde. A coroa que vai sobre um implante pode se soltar da mesma forma que a coroa que vai sobre um pino na raiz. Então, em princípio, não vejo qualquer vantagem em se extrair esse dente e fazer implante.
Bom dia… Perdi quatro dentes na frente ha uns 10 anos, o implante ainda não coube no meu bolso, qual outra opção me daria, gostaria de algo que não demonstra tanto, hoje uso a protese removivel.
A outra possibilidade, fora implante e prótese removível, seria a prótese (ponte) fixa, Kelly. Mas pra isso seria preciso desgastar dentes… e se você pretende fazer implantes um dia, não seria uma boa ideia.
Olá Dra. Ana!
Vou colocar uma coroa toda de prata, eu posso trocar ela depois por uma de cerâmica? Depois de quanto tempo posso fazer isso?
Pode, Camilla. Quando você quiser.
Boa tarde, Dra. Ana.
Essa semana minha dentista colocou uma coroa fixa no meu canino superior, mas não fiquei satisfeita com a estética da colocação. Posso pedir pra ela recolocar?
Dejaine, qual o problema com a “colocação”? Porque a coroa é feita sob medida, mesmo que seja cimentada de novo, deve ficar igual.
Olá, obrigada por responder tão rápido! Então, os meus dentes são bem juntinhos e a coroa ficou um pouquinho afastada de um dos dentes. Com o meu olhar de leiga, tenho a impressão de que talvez, na colocação, o encaixe poderia ter sido feito de outra forma. Tanto é que tenho dificuldade para passar o fio dental de um dos lados e do outro ficou um pequeno espaço que não tenho no restante dos dentes.
Entendi. Bom… é uma possibilidade que a cimentação não tenha sido feita com a coroa bem encaixada, mas não é algo comum de acontecer. De qualquer forma, vale pedir para o seu dentista reavaliar.
Ok. Muito obrigada!
Oi Ana, queria tirar uma duvida…
Tenho um dente de porcelana há mais de 10 anos… e agora ele se soltou…
Ele tem um pino dentro dele tb d porcelana, me parece… se encaixa no orificio do restante do meu dente… como se fosse uma coroa…
Percebi q o pino esta corroido no meio dele tb…
Agora nao sei se esse pino ficava colado dentro na parte de cima… sei q esta bem fixado no dente de porcelana.. ainda p ajudar caiu qdo passava o fio… e quebrou um pouquinho atras… a frente esta perfeita…
Desde ja obgda.
Qua a sua dúvida, Celia? Pino e coroa, via de regra, são independentes. Antigamente se fazia uma peça só, o que o pessoal chamava de “pivô”, mas hoje não se faz mais.
Dra. Ana Tokus
Fiz um tratamento de canal no dente 26 superior esquerdo. O dentista é especializado somente em canal. Após 15 dias um outro dentista fez a restauração do dente colocando um pino de fibra de vidro.
Esta restauração já tem 45 dias e o dente apresenta uma sensibilidade independente de mastigação ou não. Já tomei 12 comprimidos de ibuprofeno 600 mg e a sensibilidade (dor contínua) não cessou.
Já voltei no dentista que fez o canal, ela tirou uma radiografia e disse que não tem nenhuma inflamação. A dor passa a impressão que o pino está encostando em algum ponto sensível da gengiva. “Isto é possível” ?????
Tenho um retorno no dia 26.04 com a dentista que fez a restauração.
Estou pensando em pedir para ela tirar o pino de fibra de vidro para ver se a dor passa.
Você acha que vale a pena ??
SE PUDER COMENTAR ATRAVÉS DO MEU E-MAIL FICAREI MUITO AGRADECIDO.
Pedro, a dor pode ser gengival ou periodontal e não ter nada a ver com o pino e o tratamento de canal. Acho precipitado remover o pino, porque não é assim tão fácil (há risco de fratura da raiz do dente, por exemplo) e nada indica que a dor vai parar se isso for feito.
Meus Deus !!!!! O que faço então, Dra. Ana?
Este dente nº 26 superior apresentou uma pontada esporádica somente no momento da mastigação. Gastei uma grana para fazer o canal e a restauração com pino de fibra de vidro, agora a dor é constante e enjoada, estou evitando mastigar do lado esquerdo para não traumatizar o dente. Se opto por tirar o pino corro o risco de fraturar a raiz e perder o dente. Qual seria o melhor procedimento, essa dor constante já está prejudicando o meu sono.
Eu acho que você devia esperar… converse com o seu dentista, talvez ele prescreva um anti-inflamatório e isso, em si, resolva o problema.
Olá dra. Ana! Meu dente da frente no qual tinha sido tratado com canal quebrou, o dentista após fazer um raio x indicou a extração e o implante alegando que minha raiz era muito curta para fazer outro procedimento. Fiz a extração e a colocação do parafuso para o implante no mesmo dia e levei muitos pontos, achei que o dentista fosse colocar um dente provisório, mas ele colocou o meu próprio dente que foi extraído colado aos do lado e me orientou a voltar depois de 14 dias para tirar os pontos, acabei esquecendo de perguntar se vou ficar com meu próprio dente colado só durante os 14 dias de recuperação e após colocar um provisório ou se vou ficar com ele pelo período de 3 meses que é o tempo estipulado pelo dentista pra colocação do definitivo. Poderia me esclarecer se o procedimento de utilizar meu próprio dente está correto e quanto tempo ele pode ficar colado aos dentes do lado, pois estou com medo que ele solte ou atrapalhe a recuperação da gengiva.
Lidiane, usar o próprio dente é uma alternativa válida e bem em conta… já que dispensa a confecção de uma prótese provisória. Se se dente-provisório estiver bem adaptado, ótimo. Não sei se a intenção do seu dentista é trocar seu dente por um provisório protético, mas se ele não avisou você e nem cobrou por isso (afinal, a confecção do provisório tem um custo), acredito que não. Pra ter certeza do que ele pretende, só conversando com ele.
Olá Dra. Ana.
Tudo bem?
Gostaria de saber qual a especialização na área de odontologia para a retirada de um pino de um canal já realizado? Pois preciso refazer o canal, devido a novas perdas de parte do meu dente, e a endontista que eu fui me informou que ela não retira o pino, apenas trata e refaz o canal. Minha outra dentista que é clinica geral e me disse também que não faz e agora não sei qual especialidade procurar para a retirada deste pino.
Aguardo seu retorno.
Grata desde de já.
Cibele, geralmente os endodontistas fazem. Mas se a sua não faz, procure outro endodontista ou um protesista. Ambos podem ajudar.
Oi doutora, tenho um dente molar superior que esta me causando dor, ele esta cariado e perdeu uma parte de sua camada superior, esta entrando comida e me causando dor, mas ha 4 dias amanheci com um inchaço na raiz do dente e esta dando para ver o inchaço na bochecha, e ao pegar no local do inchaço na bochecha sinto dor e uma uma bolsa, estou com medo de ser um abscesso, apesar da dentista dizer que e gengivite, e o tratamento que ela sugeriu é o canal com pino e coroa.
O que a senhora acha????
Obs.: ocorre sangramento quando passo o fio dental e as vezes quando escovo.
Katia, pode ser um abscesso, sim. Se a causa for o canal do dente – e sua dentista diagnosticou que é -, é caso pra tratamento de canal, mesmo. Também há gengivite, mas essa é uma outra questão. Continue fazendo uma boa higienização, o sangramento deve ceder.
Hoje ela fez a drenagem e começou o canal, ainda ficou inchado, ela disse que o edema fica depois da drenagem, quanto tempo demora para o edema sumir????
Poucos dias. Uns 3, talvez.
Olá, dra.
Gostaria de saber: os dentes tratados que receberem pinos de fibra de vidro são passíveis de desidratação e podem quebrar, como após um tratamento de canal, por exemplo? Num caso em que há ainda coroa parcial no dente, se há o risco de desidratação e essa coroa fraturar é mais indicado um implante ou o pino com o bloco?
Estou passando por um caso desse e gostaria de avaliar se devo investir no pino de fibra de vidro ou tentar um implante diretamente.
Obrigado!!
Cleyson, se há tanto remanescente dentário como você relata, não vejo razão alguma pra implante. O dente com pino de fibra de vidro fica bem reforçado, mesmo desidratado, até porque ele reidrata rapidinho.
Ola doutora, estou fazendo um tratamento q vou usar pino e coroa, minha duvida é: essa cora sai ou e fixa?
É fixa, Maria Cicera. O pino vai cimentado na raiz do dente e a coroa vai cimentada no pino.
Dra. vou precisar usar coroa no 1º molar, pois não há mais como restaurá-lo. Estou com medo referente ao mau cheiro e acúmulos de alimentos que não saem com a escovação, pois uma pessoa conhecida minha que tem coroa disse que é horrível. Gostaria de saber se é verdade e se é inevitável o mau cheiro, e quanto tempo pode durar uma coroa? Posso levar uma vida normal e comer de tudo? E qual o melhor tipo de coroa pra se colocar?
Desde já te agradeço, e parabéns pelo excelentíssimo trabalho na internet!
Luciano, o mau cheiro não é uma consequência direta da coroa… mas da má higienização. Essa má higienização pode ser por falta de disciplina da pessoa e/ou por alguma desadaptação da coroa (degraus, espaços entre coroa e a gengiva), etc.. Então, uma coroa bem adaptada, bem cimentada e bem higienizada nunca dará esse tipo de problema. O material mais estético é a porcelana, mas há as opções de metal (nem todo mundo gosta porque é pouco estético, e só dá pra fazer em dentes do fundo, mas é um ótimo material), metalocerâmica e resina. A resina tem boa estética, é mais em conta e, também, menos durável. O material mais usado costuma ser a combinação entre metal (por dentro) e cerâmica (por fora), a metalocerâmica.
Muito obrigado Dra.
Abraço.
Bom dia doutora, estou a realizar uma coroa em metaloceramica do dente 26, de inicio a dentista ficou em duvida com o raio x, do dente estar com problema na raiz, e pediu um raio x mais especifico, e mesmo assim ficou em duvida, estou sentindo um leve desconforto, pois a massinha caiu um pedaço e esta um buraco nesse dente que só tenho menos da metade dele, mesmo assim tirou o molde e ñ me deu segurança alguma de que vai ficar bom, estou com muito medo de estar com problemas nesse dente e perde-lo, será que corro esse risco? Ah outra coisa, ela me disse que seriam mais oito consultas até a definitiva, demora esse tempo todo mesmo? Obrigada, doutora.
Aline, e sua dentista especificou o que seria o “problema na raiz”? Alguma lesão? Fratura? Sim, a confecção de uma coroa pode levar várias sessões.
Olá doutora, estou com um pouco de receio de continuar o tratamento com a mesma dentista. Vou contar brevemente minha história. Há quase sete anos eu tenho um canal tratado no dente 37, na época foi colocado um bloquinho de metal imitando meu dente. Final do ano passado (dezembro) esse bloco soltou quando passava o fio dental. Fui ao dentista de posto de saúde público e o mesmo disse que tinha uma cárie nesse mesmo dente, ele retirou a cárie e colocou curativo. Procurei uma clínica e a dentista da prótese tirou uma radiografia e disse que colocaria um pino de metal e um bloco por cima. Me mandou para endodontia para dar um pouco de profundidade para colocar o pino. Voltei nela. O pino de metal foi moldado e e a dentista foi colocar no dente 37 para ver como ficou. Tirou e colocou umas 2 ou 3 vezes e foi perguntando se ainda estava alto e foi rebaixando. Eu disse que estava ok. Quando foi tentar tirar para poder cimentar o pino não quis sair mais. Chamou até a colega (outra dentista) para ver se ela conseguia. Ela disse que estava muito retentivo. Enfim, estou com o pino no dente sem estar cimentado e com o dente provisório em cima aguardando minha consulta dia 07/04 chegar para ver o que ela vai fazer. Sinceramente, estou com medo da dentista. Medo desse pino do nada se soltar e eu engasgar com ele. Existe a possibilidade da dentista colocar um dente definitivo sem o pino estar cimentado? Nas consultas anteriores ouvi de uma outra dentista que o aconselhável era ela colocar um pino de fibra de vidro, mas ela acabou moldando o PMF. Gostaria de um conselho. Atenciosamente. Carolyne.
Carolyne, se o pino estiver bem encaixadinho, até dá pra fazer a coroa definitiva. Mas eu acho que, por mais retentivo que esteja, esse pino sai, sim. Talvez seja o caso de usar um aparelho de ultrassom pra removê-lo.
Olá Dra. Ana, fui fazer avaliação com 2 dentistas. O primeiro falou que eu teria que retratar um dente que já tinha feito canal na região posterior e em seguida colocar um bloco. Porém o segundo falou que tenho que retratar o canal e colocar pino mais a coroa pois o dente esta desgastado (buraco no meio do dente). Agora estou em dúvida de qual procedimento deverei fazer. A senhora sabe informar qual procedimento deve ser mais indicado pois tenho muito medo de fazer o que seria menos adequado para o meu caso.
Vanessa, só com base na sua descrição não posso afirmar o que é mais indicado. Depende, basicamente, da quantidade de tecido dentário perdido. Se todas as paredes do dente existem (é só um “buraco” no meio), o bloco deve ser suficiente. Já se a perda tecidual representar mais de 50% da coroa, há indicação de coroa protética.
Olá Doutora Ana, inicialmente parabéns pelo trabalho, há 3 anos sofri um acidente e tive que fazer a extração do primeiro e do segundo molar inferior, desde então não coloquei nenhuma prótese no lugar, acontece que os dois dentes superiores na direção deles estão descendo, estou querendo colocar implante, uma dúvida esses dois dentes questão descendo, vão voltar para o lugar depois que eu fizer o implante ou existe alguma técnica para que essa parte que esta descendo “entre” novamente para dentro da gengiva? Muito obrigado pela atenção.
Leandro, só com as próteses esses dentes não vão “entrar” de novo na gengiva (intruir). Mas é possível intruí-los com aparelho ortodôntico (não necessariamente o aparelho todo, mas algum dispositivo, como o uso de mini-implantes elásticos, por exemplo). Procure um ortodontista pra avaliar.
Dra! O novo dentista da minha namorada colocou pino de fibra de vidro nos dois dentes incisivos, no da frente maior e no menor. Ele colocou pois os dentes dela estavam escuros devido a um canal erroneo do dentista anterior, quando ele terminou o tratamento ficou tipo uma sombra pequena entre os dois dentes devido a gengiva nao estar fechada ao redor do dente, ele disse q o dentista anterior tinha feito o procedimento anterior totalmente errado. Disse q o incisivo menor é torto. Gostaria de saber se minha namorada pode colocar aparelho com dois pinos de vidro nos dois dentes colocados e se tem alguma contraindicaçao, tambem gostaria de perguntar se a gengiva volta ao normal com o tempo ou se tem q fazer uma plastica na gengiva.
Cesar, sim, em princípio é possível instalar o aparelho normalmente. Quanto à gengiva, sugiro a avaliação de um dentista especialista em periodontia… essa “sombra” pode ser pela ausência da papila interdental, por uma questão anatômica do próprio dente… depende do caso. Pode ser preciso correção cirúrgica, sim, mas não dá pra afirmar isso só com base no seu relato.
Doutora Ana, boa tarde, como relatei anteriormente fiz canal em dois dentes devido a uma inflamação, dentes estes que não tinham cárie. Fui a dois dentistas, um deles me indicou apenas fazer uma restauração simples pois os dentes tiveram um desgaste mínimo. Já o outro dentista indicou que eu coloque pino (sem coroa), pois segundo ele isto vai deixar meus dentes mais fortes. Sei que a senhora não poderá me dar um diagnóstico pois não me examinou, mas a senhora vê algum problema em se colocar pino sem necessidade? Isso traria algum prejuízo aos meus dentes? Estou confusa e não sei em qual dos dois vou realizar a restauração, vale lembrar que o dentista que fez o canal me disse que não seria necessario colocar pino. Desde já agradeço.
Ana, difícil afirmar que não há necessidade de pino, no seu caso. Um dentista julga que há, outro julga que não há… e a divergência de opiniões é algo comum. Na minha opinião, de forma geral, restaurar um dente que tem tratamento de canal com um pino intra-radicular é uma ótima ideia, pois confere mais resistência ao conjunto pino + restauração.
OLÁ DRA. Gostaria de saber se é necessário desgastar o dente para colocar o pino, tenho q fazê-lo, porém meu dentista é uma indicação, estou na dúvida. Será q vc pode esclarecer, mt obrigado.
Soliria, se a ideia for fazer coroa completa, sim, é preciso desgaste. Vai ficar só a raiz e o pino.
Boa noite Dra. Ana, eu fiz o procedimento de canal e introdução de pino de fibra de vidro recentemente, porém não pude colocar a coroa de porcelana agora devido ao valor alto, então minha dentista fez uma restauração com resina mesmo, gostaria de saber se posso mastigar normalmente ou terei que cortar alguns alimentos duros e mastigar do outro lado, e quanto tempo mais ou menos essa restauração dura, o dente que tratei é o 47 e me incomoda muito não poder mastigar direito com medo de quebrar a restauração.
Foi feita uma restauração direta (aquela que o dentista faz na hora), Naiana? Se sim, e a indicação é de coroa, é bom evitar alimentos mais duros, sim. Seu dente está frágil, e uma fratura pode acontecer. O melhor seria fazer uma coroa de material mais barato (resina), por enquanto, sobre esse mesmo pino. Quando você puder, faz a de porcelana.
Acho que foi a restauração direta sim, e aquela coroa provisória que alguns planos oferecem seria uma boa opção? Ou elas duram so o tempo de preparo de uma coroa fixa? Há uma diferença entre a restauração direta e uma coroa de resina? Obrigada!
A coroa, por definição, é uma restauração indireta. Digamos assim: “direto” é tudo o que o dentista faz “na hora” na boca… “indireto” são as peças feitas em laboratório de prótese e cimentadas, apenas, pelo dentista. Sim, uma coroa provisória em resina, por exemplo, serviria por algum tempo (até 1 ano, mais ou menos… ou mais, dependendo dos hábitos de higiene e alimentação do paciente).
Doutora, fiz um implante, e agora vou colocar a coroa, como estou sem dinheiro, o dentista sugeriu colocar uma de resina, mas daquele material de dentadura, pergunto um coisa, como essa coroa não tem metal, essa coroa de resina se encaixaria bem ?
Grato.
Sim Toninho, é uma boa opção, e mais em conta. É menos durável, mas dá tempo de você economizar pra fazer uma coroa de material melhor, depois.
Boa tarde, possuo um implante dentario, gostaria de saber se é possivel fazer a troca do dente do implante ou isso é arriscado?
Att.
É possível sim, Camila.
Bom dia doutora, minha coroa ficou pronta, porém na hora de colocar ficou uma parte pequena mais escura aparecendo em uma determinada area, segundo a minha dentista não tem muito o que fazer nesse caso, pois ela disse q minha gengiva é muito fina e na hora q ela coloca tipo um fio dental (que não é fio dental) para moldar, a gengiva pode acabar cedendo, então mesmo fazendo outro molde de coroa ela falou q a gengiva pode abaixar novamente e continuar assim. Eu gostaria de uma opinião sua sobre isso e se acha q esse problema é algo q pode acontecer mesmo ou se aconselha a pedir pra tentar fazer de novo? Obrigado.
Pode acontecer sim, Lucas. A gengiva às vezes é meio delgada e transparente, e se a coroa tem metal também (uma metalocerâmica, por exemplo), pode ficar uma região mais escurecida na união com a gengiva.
Bom, tenho 14 anos…
Com 8 anos de idade quebrei o dente na escola (já era o permanente), e o dente se quebrou pela metade \ como essa barra.
Bom, coloquei uma resina, e ela depois de 6 anos está trincada…
Tem como retirar ela e o resto do dente, e colocar um pino ? =/
Rafael, tem. Mas talvez nem seja o caso de fazer pino, mas de trocar a restauração. Procure um dentista pra avaliar.
Boa noite doutora, precisei fazer canal em dois dentes devido a uma inflamação, porém nenhum dos dois possuia cárie, ou seja, foram desgastados bem pouco para realização do canal. Porém, agora o dentista que fui para fazer a restauração dos dentes, disse que precisarei colocar pino em ambos, devido ao fato de eu sofrer de bruxismo, e assim os pinos impediriam que os dentes se quebrem. Vale ressaltar que ela não irá colocar coroa nos dentes. Sendo assim, as minhas perguntas são as seguintes:
É normal este procedimento em dentes com pouca perda de dentina?
Para colocar estes pinos, meus dentes serão mais desgastados?
É possível colocar o pino e não colocar posteriormente coroa no dente?
Desde já agradeço, e parabenizo pelo excelente trabalho.
Carol, sim, restaurações diretas podem ser retidas a pino caso o dentista julgue necessário. Se você tem bruxismo, é um bom motivo, dada a força excessiva a que essa restauração eventualmente estará sujeita. Provavelmente não será necessário desgaste e, se for preciso, só pra adequar o preparo. Portanto sim, é possível fazer pino e não fazer coroa.
Dra. Ana, boa tarde!! Um pessoa portadora de HIV, pode fazer procedimentos como colocação de pino, coroa e implantes?
Sim Ana, normalmente. Quanto à parte cirúrgica, apenas é necessário que os exames estejam em dia pra diminuir a chance de problemas.
Ok, muito obrigada.
Dra. Boa Noite!
Há mais de 20 anos caí de bicicleta e quebrei um dente da frente, sendo necessário colocar um pino e a coroa. No ano passado, como sempre faço, fui ao dentista e ele me pediu um raio x da arcada completa e viu que seria necessário retratar o canal da raiz do dente, onde existe o pino e a coroa, e me encaminhou para uma dentista especialista em canal. Fato é que a Dentista não está conseguindo remover o pino. Na minha primeira visita utilizou o ultrassom e o pino nem se mexeu. Pediu para que eu retornasse na semana que vem, quando segundo ela tentará remover o pino com uma broca específica. Estou meio apreensivo com a situação, temendo que a raiz seja fraturada. O que a senhora acha dessa situação. É mesmo motivo de preocupação?
Um pouco, Márcio. Remoção de pino não costuma ser uma tarefa fácil, mas é possível. Até pode acontecer uma fratura, mas me parece que sua endodontista está sendo cuidadosa.
Dra, me ajude… meu molar inferior quebrou ao meio, meu dentista retirou um dos pedaços e viu que havia uns resquicios brancos bem no fundo, ele estava na duvida se era o osso do dente ou um pedaço da raiz do dente que deve ter ficado lá ao ser fraturado… ele comentou que se for a raiz, terá que retira-la e que não poderá colocar pino e coroa e sim terá que fazer um implante… mas ao final ele conseguiu visualizar melhor e disse que pode ser o osso do dente mesmo, fechou o mesmo e pediu para retornar em outra sessão para termos essa certeza!!!! Me ajuda, ele esta correto? Devo procurar outro profissional para avaliar, pois confesso que ele me deixou bem confusa e insegura?!!! É assim mesmo? Me ajuda, por favor!!! Não gostaria que fosse um implante, pois custa muito mais caro, realmente não conseguirei colocar o pino? Mesmo tendo a outra metade do dente intacta?
Muito muito obrigada!!!
Não sei, Graciela… sem examinar você não tenho como saber. A questão é: se pelo menos a raiz do seu dente estiver ok, não importa se a coroa quebrou inteira ou só metade, dá pra fazer canal + pino + coroa. Já se a fratura chega na raiz, deve ser caso de extração.
Dra., qual o melhor método? Digo, que traga de volta a vida normal, de comer c segurança? Ou ambos são iguais? Perdi a coroa total porem a raiz está intacta, não sabia do outro procedimento. E estava pensando em arrancar a raiz e fazer o implante. Por exemplo, com os 2 métodos é possível morder uma maçã ? Como se fosse um dente normal? No momento estou com um pivo provisório que foi feito com meu próprio dente… porem de vez em quando sinto mau cheiro… e ele esta mole a ponto de cair agora… me ajude…
Não é nem uma questão de escolha, Thamires… mas de indicação. Se a raiz do seu dente está intacta, o melhor é fazer pino e coroa. A diferença básica entre implante + coroa e pino + coroa é só o apoio da prótese. No seu caso, você tem um “implante natural”, digamos assim, que é a raiz do seu próprio dente. Extraí-la e fazer implante, portanto, não faz sentido. Sim, é possível morder uma maçã com segurança com os 2 tipos de prótese.
Bom dia Dra Ana. Meu dente da frente de tanto restauro precisou ser afinado como se fosse um pino, e o dentista colocou uma coroa direto nele, só que dois dias depois soltou. Sera que o procedimento não foi correto?
Acontece, Carlos. É preciso recimentar e checar se há alguma interferência na hora que você morde que possa ter causado isso.
Dra. Ana Tokus, como é bom saber a causa das coisas! Agora sei que tenho um pino no meu segundo pré-molar superior e não um implante. Gostaria de perguntar sobre o seguinte problema: há trinta anos esse pino foi colocado. Há uns dez anos a coroa de porcelana caiu e foi substituída. Há um ano apareceu uma bolha de pus acima do primeiro pré-molar. A minha dentista fez uma boa limpeza na boca e na raiz desse dente e tomei antibiótico e anti-inflamatório além de muito suco de laranja e fiquei bem. Não me dou bem com esses remédios pois uso fenitoína, o que causa mais sono e abatimento ainda. No Natal o problema voltou. Tratei com os mesmos remédios e assim que a bolha sumiu o endodontista tratou o canal e fechou o primeiro pré-molar definitivamente semana passada. Logo que voltei a usar normalmente esse lado da boca – o direito – comi justamente atum em lata, que assim como chocolate, camarão e etc. não sei não. Terça-feira o segundo pré-molar ficou muito sensível e não pude mastigar nada. Tinha tomado muito calor à tarde. Tomei água gelada, chupei gelo, melhorou, dormi e acordei com sensação de inchaço na gengiva mas sem dor. Hoje apareceu a bolha de pus no primeiro pré-molar novamente, é uma fístula. Quando tratou o canal, o meu dentista radiografou e o edema estava entre os dois dentes. Sei que ele teve certa dúvida por conta disso. Só estarei com ele dia 15. Será que a senhora pode me falar alguma coisa sobre essa bolha e esses dois dentes?
Luis, parece que a origem da infecção é o primeiro pré-molar, mesmo. O segundo pré deve ter ficar sensível pela proximidade, uma dor periodontal, não do canal, em si. O pus deve drenar nos próximos dias, aí dia 15 seu dentista reavalia. Agora é acomapanhar.
Doutora Ana, muito obrigado. Drenou sozinho ontem mesmo. Vou aguardar até dia 15. Tomarei muito suco de laranja, comerei uns alhozinhos de leve e até um bochecho com sal marinho. Já percebi que a fenitoina interfere negativamente na minha cicatrização. É uma droga com alguns efeitos colaterais, afinal de contas. Desejo um ótimo carnaval e que Deus lhe abençoe.
Que bom, Luis. Se cuide! 😉
Ola boa noite, Ana
Agradeço pelas informacoes no seu site. Muito uteis. Mas ainda tenho uma duvida, vou colocar uma coroa metalica, e depois quero colocar aparelho, passei em um consultorio odontologico e a dentista me informou que o aparelho nao seguraria na coroa de metal. E agora?
Edson, é complicado de fixar o bráquete no metal, mesmo. O ideal, nesse caso, é usar uma coroa provisória (que pode ser de resina, um material barato) durante o tratamento ortodôntico, e só colocar a coroa metálica depois. Isso é bom até pra não estragar uma coroa “cara” ao remover o bráquete.
Bom dia, fiz a colocação de pino e coroa ha 1 ano aproximadamente, ontem doeu na mastigação e persiste, o que pode ser? (dói só quando mastigo) e existe um tempo de vida de um pino colocado na raiz?
Leandro, provavelmente uma pequena pericementite, uma inflamação em volta da raiz do dente. Geralmente um pequeno desgaste na coroa elimina o contato prematuro e resolve o problema. Procure seu dentista pra avaliar.
Não existe um tempo de duração definido pra um pino. Pode durar muitos anos.
Doutora, ha 7 dias fiz a colocação do pino e da coroa do meu dente 14, porem a protese ficou com uma impressão que meio mole, e quando passo a lingua na protese sinto tipo um arranhao.
Isso e normal?
Não Rafael, nem uma coisa nem outra. Sugiro que você procure seu dentista pra checar a adaptação da coroa.
Olá doutora, boa tarde, em primeiro ligar gostei muito do seu blog. Estou com uma dúvida, o meu dentista me informou que eu teria que fazer o núcleo do meu dente 15 24 e a coroa em cerâmica 15 24, gostaria de saber se o profissional que eu procuro é um dentista que faz prótese ou implante?
Muito obrigada.
Prótese, Israela. Embora até um clínico geral possa ajudar. Núcleos são pinos que são encaixados na raiz do próprio dente… se você fosse extrair esses dentes, aí sim precisaria de um implantodontista.
Olá doutora, hoje dia 16/01/16 foi colocado no meu 1 molar um pino e uma coroa provisoria, pois a definitiva em porcelana vai ser moldada, a dentista deu uma desgastada na minha gengiva, até consigo ver q ela “comeu” um pouco da gengiva e disse que a coroa provisoria era mais pra proteger a gengiva, queria saber se eu posso passar o fio dental normalmente nessa parte desgastada, pois ao passar saiu sangue e isso não acontecia, e com relação à gengiva mais desgastada, ela cresce de novo em quantos dias? Obrigado por sempre responder.
Lucas, pode sim. Evite apenas se doer, mas escove bem o local. A coroa provisória vai dar formato à gengiva “desgastada”, pode ficar tranquilo.
Olá, boa tarde dra.
Gostaria de tirar algumas dúvidas. Fui ao dentista e fiz o tratamento de canal, e ela indicou a colocação do pino e coroa de vidro, gostaria de saber qual seria a diferença entre a de vidro e da de porcelana, qual seria a melhor opção, qual ficaria com uma estética melhor ?
Elizabete, a coroa é de porcelana de qualquer forma (metal + porcelana OU porcelana pura, mesmo). O que é de FIBRA de vidro é o pin, que é muito bom e estético. Se a coroa for de porcelana pura, o pino de fibra de vidro não é tão opaco quando o de metal, então é mais estético. Já se a coroa for metalocerâmica, o pino pode ser metálico ou de fibra de vidro, é esteticamente irrelevante.
Olá doutora, os meus dois primeiros molares inferiores estão com cárie, desde os 11 anos eu tenho problema nesses dentes, já fiz restauração, e agora a restauração caiu dos dois dentes e o dente está quebrando e ficando cada vez maior o buraco, quebrou até um pedacinho na lateral já, mas do lado de dentro da boca. Hj eu olhei no espelho e vi que pelo buraco de um dente já tá aparecendo a gengiva, mas o outro não. No meu caso, é mais provável ter que extrair os dois dentes, ou pelo menos o que está aparecendo a gengiva já? Ou ainda existe alguma possível solução pra não ter que extrair? Desde já agradeço.
Pode haver solução sim, Aline. É preciso remover a cárie e ver “quanto de dente” vai sobrar… a partir daí, propor o tipo adequado de restauração (restauração direta, bloco ou pino + coroa). Caso a cárie já tenha comprometido as raízes dos seus dentes, infelizmente é caso de extração. Procure um dentista pra avaliar assim que possível.
Dra. Ana, primeiro, parabéns e obrigado pelo blog e pela disposição em esclarecer! Gostaria de ter sua opinião: tenho um pino e coroa há mais de 20 anos. A coroa já está feia, e um bom dentista que tive, já aposentado, recomendava que, se o lado estético não me incomoda, que eu esperasse a coroa cair (de vez em quando ela caía) em vez de removê-la para novo tratamento, devido ao risco de lesão na raiz.
O problema é que sempre que a coroa cai é numa época ruim para tratamentos — fim de ano, p. ex. Hoje a coroa caiu depois de 7 anos… e às vésperas do período de férias penso que terei que recimentar, talvez até com outro dentista, se a minha atual já tiver saído de vérias… e pode ocorrer de durar mais 7 anos, e assim vou adiando a troca da coroa.
O que acha? Esse raciocínio “conservador” se justifica ainda hoje?
Carlos, conservar costuma ser uma coisa boa. Mas me parece, que no seu caso, já é hora de uma coroa nova. Se a raiz do seu dente continua viável, sem problemas: basta trocar a coroa. Uma coroa bem adaptada não vai ficar caindo. No momento, procure um dentista disponível pra recimentar a prótese. E, mesmo que ela não caia logo, seria bom fazer uma nova logo que o período de recessos passar.
Dra. Ana, obrigado pela resposta. Na época, recimentei a coroa (minha dentista sairia de férias no dia seguinte!) e agora começamos o procedimento para uma nova coroa.
Agora estou naquele momento tenso (risos), pois pelo que entendi minha dentista “aumentou” o espaço para o pino novo, a coroa antiga com o pino antigo estão servindo como provisórios até o pino + coroa novos ficarem prontos e… como o pino antigo era pequeno, o espaço agora é maior, e o cimento é provisório… a dentista me disse que quase com certeza vai cair, devido ao pino não adaptado e ao cimento provisório, pelo que entendi com menor fixação.
Nem consigo comer, com medo de o dito cair e eu engolir. É meu dente da frente…
Minha dentista disse que, se cair, passo lá para ela recimentar, mas não terá fixação. Se cair no fim de semana, posso, segundo ela, colocar uma gota de super bonder na parte do pino encostada na coroa (que vai encostar no dente), ou corega, ou mesmo chiclete! Teria medo de usar super bonder, então peguei uma amostra grátis de corega…
Devo apenas relaxar e ficar banguela se cair? Sugestões para eventuais fixações emergenciais? Segundo minha dentista, quando o pino novo ficar pronto (5 a 7 dias úteis), mesmo a coroa provisória terá melhor fixação.
Pois é Carlos… é tenso. 😉
Uma sugestão, se houver espaço pra isso, é colocar um fio ortodôntico por trás dos seus dentes, unindo esse provisório ao dente ao lado. É uma fixação mais confiável.
Oola, meu dente provisorio descolou, só posso estar colando no dentista mesmo ou tem algum metodo que posso estar fazendo em casa para colar ? Detalhe, eles meio que recusaram de colar, é que no momento estou meio apertado e não posso estar pagando pelo permanente.
Rick, só no dentista. Se o dentista não quis colar, possivelmente essa coroa está ruim e vai soltar novamente. Se você está “apertado” no momento, talvez seja o caso de fazer uma nova coroa provisória, melhor adaptada.
Boa tarde Dra. Ana,
Primeiramente peço desculpas por ter enviado novamente esta pergunta. Na verdade eu não lembro em qual tópico eu havia enviado.
Refiz recentemente uma coroa que estava sempre caindo. Perguntei ao meu dentista se não seria caso para implante dentário, ele disse que não.
A coroa ficou com um “jogo”, não ficou 100% fixa. O dentista disse para fazermos um implante e que essa coroa pode ser aproveitada no implante, e no caso eu só perderia o pino.
Gostaria de saber se procede essa informação. É possível aproveitar a coroa para o implante ?
Mauro, não recebi essa pergunta. Tem umas 2 ou 3 respondidas, mas eram outras. Enfim… 🙂
Desconheço uma forma de aproveitar uma coroa comum como coroa sobre implante. A não ser que a ideia do seu dentista seja usá-la como provisório durante um certo tempo. De qualquer forma, depois teria que ser feita outra.
Bom dia Dra. Ana,
Vou verificar com ele, acho que não entendi direito.
Na sua opinião, foi um erro dele não ter partido de imediato para o implante dentário ? Posso pedir ressarcimento ou ainda abatimento no custo do implante ?
Não sei, Mauro… as condições do tratamento podem ter mudado, não dá pra afirmar, pelo seu relato, se antes já havia indicação de implante.
Boa tarde Dra. Ana,
Tirei a dúvida com o meu dentista. Ele ficou constrangido por não ter dado certo o pino e a coroa e, sem eu pedir, disse para fazermos o implante e para isso cobrou apenas metade do valor. Ele julgou ser correto ao conceder este desconto. Tiramos o raio x panoramico e verificou-se uma grande infecção na raiz e ele disse que realmente é caso para implante. Já agendei para a próxima semana a extração da raiz e colocação do implante. Neste caso, a única forma de corrigir o problema seria o implante mesmo ou seria viável o tratamento do canal ? Outro detalhe, colocar o implante já na extração é melhor, ou é melhor extrair, aguardar a cicatrização e só assim instalar o implante ? Aproveito para desejar-lhe um ótimo ano, com muitas bençãos para você e sua família !
Vale a avaliação do seu dentista a respeito, Mauro. Se a infecção é realmente grande, o sucesso do tratamento de canal pode ser duvidoso, e aí seu dentista julgou melhor já partir para o implante. Como há infecção, o ideal é extrair e só depois fazer o implante, não na mesma sessão.
Um feliz ano novo pra você também! 🙂
Bom dia,
Estou com uma duvida, comecei a fazer um tratamento de coroa em uma clinica, porem não estava satisfeita e agora vou finalizar o tratamento em outra clinica, sera q terei algum problema, ou o dentista podera se recusar a finalizar?
Obrigada !!!
Monica, em princípio sem problema, é um direito seu. Se um outro dentista pode se recusar a finalizar? Pode, não há obrigatoriedade em atender qualquer paciente, fora em caso de urgência e se o dentista for o único disponível. Mas não acho que você terá problemas quanto a isso.
Fiz implante dos cinco dentes inferiores traseiros, 2 a direita e três a esquerda. Ficou um vão em baixo do dente que acumula comida e é difícil de limpar. Isso é normal?
Zuleide, acontece. Nesse caso, use uma escova interdental pra ajudar na higienização, com ela você consegue limpar por baixo da prótese. E o fio dental, também.
Olá Ana! Quando eu era criança, caí e bati meus dentes em uma pedra, cerca de 4 dentes da frente foram quebrados, fiz restauração em todos. Entretanto, algum tempo depois um dos dentes da frente começou a doer, fui ao dentista e tive que fazer um canal, como eu tinha pouca idade, minha raiz não estava totalmente formada, por isso fiz por etapas e então deu tudo certo. Em 2013 o dente voltou a doer e fui na mesma dentista, tive que retratar o canal, já que minha raiz havia crescido. Durante o tratamento o dente fraturou, e eu também estava com uma infecção, tive que recorrer a outro profissional e fiz um implante. Coloquei o implante em um único dia, em dezembro de 2013, mas tive que aguardar 6 meses com um prótese provisória par a formação de osso no parafuso. Depois de 6 meses e após algumas provas coloquei o dente definitivo, porém o dente sempre caía e a partir de então minhas visitas ao consultório dentário se tornaram frequentes, ora para recolocar o dente e em outras para trocar o intermediário (como a dentista explicou, o responsável por ligar o parafuso a prótese). Já se passaram quase dois anos e ainda não estou tendo sucesso. Toda vez que eu ia ao consultório, a prótese não se encaixava direito com a arcada inferior, o que era solucionado com a raspagem do implante, porém ela raspou tanto que a parte metálica do dente apareceu e então ela passou a raspar os dentes da frente da arcada inferior. Gostaria de saber se isso é normal!
Desde já agradeço e desculpe o discurso enorme.
Não diria que é normal, Wesley… é uma situação de exceção. Mas o ajuste da “mordida” é comum, às vezes desgastando a prótese, às vezes desgastando (pouco, apenas em esmalte) o dente.
Ola, fiz uma cirurgia de implante ha 6 meses no dente canino, uso aparelho ha 5 anos, ja paguei 1200,00 e o valor total é de 1700,00, porem por motivos pessoais interrompi meu tratamento e provavelmente vou a outro dentista… gostaria de saber se a coroa ficara bem mais cara q a cirurgia ?
Isso varia muito, Dayane. Pode custar até a mesma coisa, depende muito do tipo de coroa, do laboratório que vai confeccionar a prótese, etc.. Só avaliando pra saber.
Olá, Dra. Ana, boa tarde! Me ajude, eu fiz canal no canino tem uns dez anos, e hoje se quebrou uma boa parte dele. Estou desesperada, será que posso colocar um pino, ou já perdi esse dente? Só vou poder ir na dentista na terça feira. Obrigada!
Luciana, se a fratura não tiver atingido a raiz do dente, será possível colocar um pino e uma coroa, sim.
Bom dia doutora,
Tenho uma coroa de porcelana completa no dente 11, desde 2009, em 2012 tive que trocar a coroa pois ao morder um alimento mais duro ela se partiu. Agora no feriado 12/10, enquanto eu estava almoçando senti ela solta, quando fui olhar o nucleo está solto, saiu o pino junto com a coroa. Vou ter q pagar pra colocar tudo de novo?
Cris, talvez seja só o caso de recimentar o pino + coroa. Se for só isso, você vai pagar apenas esse procedimento, que não costuma ser caro, não.
Boa tarde, Dra. Ana
Tenho algumas proteses (pivo), como eram chamados há alguns anos.
Eles estão com a resina gasta e escura. Eu posso trocar por outra resina mantendo os mesmo pinos? Esteticamente são feios, e por tras dos dentes é dourado, tenho como trocar e deixar o mais natural possivel proximo de dentes naturais?
Obrigada.
Regina, o que antigamente as pessoas chamavam de “pivô” era uma protése em que a coroa e o pino eram uma peça só, o que não se faz mais. Hoje o pino é separado da coroa. Se as suas próteses forem assim (pino separado da coroa), e os pinos estiverem bons, dá pra mantê-los, sim, e só refazer as coroas, com boa estética. Procure um dentista pra avaliar.
Muito obrigada pela resposta. Vou avaliar com um dentista, na verdade não sei se no meu caso são separadas.
Oi Ana
Tudo bem?
Olha, tenho um implante em torno de uns três anos e agora a coroa sobre ele rachou ao meio, acho que não soltou porque uso aparelho ortodôntico.
Este implante fica na parte inferior é o de trás, onde há maior força na mastigação.
Eu posso perder meu implante ou é só moldar nova coroa?
bjos
Elen, é um implante mesmo ou um pino sobre uma raiz? Enfim… se o que quebrou foi só a coroa, em princípio é só fazer uma coroa nova.
Boa noite Dra, fiz uma coroa metalocerâmica no dente da frente e achei q ficou com o tamanho menor q o dente do lado, o dente ficou curto, como poderia ser feito o reparo? Pode ser feito no consultório com resina ou é necessário enviar para o laboratório? Obrigada!
Eurides, seria preciso remover a coroa e enviar para o laboratório. Converse com o seu dentista.
Dra. Ana, ha exatamente um ano e 5 meses coloquei um pino (paguei o valor de 1.350,00 reais), porem hoje esse dente começou a doer muito e esta tão sensivel que ate mesmo para beber algo ele doi. Acredito que isso nao seja normal, ou é? Isso é um sinal de que o procedimento foi mal feito? O que devo fazer? Obs: ainda faço acompanhamento com esta dentista pois uso aparelho.
Não é normal não, Paloma. Entre em contato com a sua dentista e relate o problema, pra que ela possa reavaliar e verificar o que está acontecendo.
Dra,
Tinha uma coroa no dente 26 há muitos anos, sem nunca ter tido dor ou qualquer outro problema. Ano passado esta coroa apresentou uma rachadura pequena, mas que estava me incomodando. Fui a um dentista, que me indicou que a trocasse por uma nova.
Fiz o tratamento, mas não sei dizer exatamente o que ele trocou, pois o atendimento sempre foi muito atropelado e sem abertura para perguntas. Mais ou menos um mês após a instalação da nova coroa, comecei a sentir dores fortes ao mastigar. Voltei ao dentista duas vezes, mas ele apenas desgastou a coroa e me disse que não havia nada de errado com o trabalho. Continuei sentindo dores ao mastigar, e logo as dores começaram a persistir por DIAS após o episódio da mastigação dolorosa.
Hoje fui a um outro dentista, que me examinou e pediu uma tomografia para verificar se não há fratura na raiz do dente. Ele deu algumas batidinhas em vários lugares do dente, e senti bastante dor quando ele bateu bem no meio do dente, de baixo pra cima. Ele disse que pode ser fratura da raiz, e se isto for confirmado, será necessário extrair o dente e colocar um implante.
Estou muito apreensiva e preocupada, tanto com relação ao procedimento em si quanto com os custos envolvidos, visto que mal acabei de pagar pela coroa e o implante é bem caro…
Gostaria de saber como é o procedimento de extração neste caso, quando o paciente tem uma coroa metalocerâmica recém colocada e a raiz fraturada. É muito traumático extrair essa raiz? E a colocação do implante seria em um segundo momento, envolvendo uma outra cirurgia? Quanto tempo vou ficar sem poder mastigar?
E por último, gostaria da sua opinião sobre o que pode ter levado a esta possível fratura. Pode ter sido no processo de retirar a coroa antiga e colocar uma nova? É comum acontecer isso?
Desde já, agradeço muito a atenção e boa vontade. Muito obrigada!
Tatiana, a extração é como se fosse de um dente sem coroa protética, não muda nada. A colocação do implante, em condições específicas, pode ser feita até na mesma cirurgia da extração. Mas só dá pra saber se é possível isso no momento do procedimento, se as condições forem ideais. Se não, aguarda-se uns meses pra haver formação de osso e, depois, faz-se o implante numa nova cirurgia. O tempo em que vai ficar mais complicado mastigar sobre o dente (ou a falta dele, no caso) é o mesmo do que numa extração comum… você vai ter que cuidar por 1 ou 2 semanas. Difícil dizer o que causou a fratura… alguma coisa que você mordeu, algum local mais frágil no preparo que não resistiu às forças mastigatórias ou, como você sugere, a retirada da coroa antiga. Mas não há como saber agora. Acontece.
Boa noite, Dra. Ana.
É possível que pinos sejam rejeitados pelo dente ou estejam maior que o normal a ser comportado ?
Estou no meio de um tratamento, mas o dente está doendo muito após ter colocado dois pinos (dente quinze) para fixar coroa na parte posterior. A impressão que tenho é que o dente vai explodir…
Obrigada.
Rosa, rejeitado não, mas o pino pode estar maior que o ideal, sim, tanto em altura quanto em largura. Mas pode ser que o problema seja outro também, alguma coisa no canal do dente, por exemplo. Converse com o seu dentista.
Dra.,
Estou em dúvida sobre o trabalho realizado em meus dentes.
O dois dentes da frente sofreram um pancada ha 10 anos e hoje procurando o dentista para realizar um clareamento o mesmo recomendou a faceta dentária. Gostei da ideia e paguei o tratamento.
Após o tratamento me veio a supresa, ao comer um hambúrguer meu dente caiu e assim descobri que ele tinha feito uma prótese ao invés da faceta.
O que eu gostaria de entender é se esse tratamento é nomeado também como faceta.
Pois agora estou restringido a comer pelo fato do dente vir a cair.
Marcos, com “prótese” você quer dizer uma coroa completa? Não, faceta é uma coisa, coroa é outra. A faceta é uma restauração que é feita apenas na parte da frente do dente, incluindo a incisal (a ponta, a parte que morde), então pode haver um pequeno preparo (desgaste) na parte de trás do dente, por segurança. Mas a coroa completa desgasta praticamente todo o dente. De uma forma ou de outra, você pode comer normalmente, se caiu dessa vez nao quer dizer que vai cair sempre. Acontece.
Dra. Colocando a coroa com o pino de metal, gostaria de saber se eu passar em um detector de metal ele apita.
Matheus, como a quantidade de metal é bem pequena e geralmente uma liga de níquel-cromo, os detectores de metal não apitam. Eu nunca vi isso acontecer, pelo menos.
Boa noite, Doutora Ana
Tenho um único implante de titânio no dente 36.
Estou fazendo o ajuste da coroa e o Dentista disse que talvez possa fazer um desgaste milimétrico nos dentes naturais vizinhos superiores para o ajuste da coroa de porcelana.
É normal fazer este desgaste dos dentes vizinhos?
Sim, Ademir. É algo mínimo mesmo, questão de ajuste.
Bom dia, Doutora. Tenho seis piores na parte superior, só que já estão feios e gastos, será que posso trocar todos inclusive os pinos? Pois são antigos também, foram colocados há mais de 13 anos. Obrigada.
Denise, as coroas sim, os pinos depende. Se ele estiverem bem adaptados, não recomendo a troca. A remoção deles é bem complicada e pode comprometer e estrutura do dente. Procure um dentista pra avaliar.
Olá doutora, boa noite!
Eu tenho um pino feito e minha prótese provisória acabou soltando esses dias… O detalhe é que minha boca toda está com um cheiro e gosto horrível… Saberia me dizer se tem alguma relação com a prótese que caiu? Eu consigo até encaixar, porém ela não fica firme e provavelmente entra comida e etc… Mesmo eu limpando creio não ser higiênico. Seria um caso inflamatório? Obrigada desde já pela atenção e deixo meus parabéns ao seu trabalho e a disponibilidade com todos aqui no seu site.
Pamela, pode ter a ver com a prótese solta, sim. Coroas mal adaptadas ou soltas costumam reter resíduos sob si, o que causa mau odor. Procure seu dentista pra avaliar e, se a adaptação da coroa ainda estiver ok, recimentá-la.
Boa noite, Dra. Ana Tokus.
Seria interessante adicionar uma observação ao artigo com relação ao material utilizado nas próteses e a ressonância magnética. Essa é uma preocupação recorrente em pacientes. Vale lembrar que o titânio, apesar de ser um metal, não é um material com propriedades magnéticas, não recebendo assim restrições quanto a utilização da MRI.
Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação;
Cumprimentos.
Obrigada pela sugestão, John. Em breve devo escrever um post especificamente sobre isso. Abraço!
Boa tarde Dra., meu dente foi quebrando e hoje só tem a raiz, minha dentista falou que teria que colocar um pino com coroa, daí fiquei confusa, esse pino com coroa sai ou quebra, posso comer normalmente?
Como funciona, tenho medo de colocar e depois ter que gastar mais ainda, tendo que fazer um implante, pois paguei quase mil so em um dente.
Poderia me explicar melhor sobre esse pino e coroa?
Obrigada.
Aline, é como eu explico no texto e mostro na imagem, o pino é uma estrutura, geralmente metálica, que vai encaixada na própria raiz de um dente, após tratamento de canal (veja a figura). Se a raiz está boa, não há razão alguma para o pino ou a coroa caírem. É seguro sim, você pode comer normalmente.
Boa noite, doutora. Coloquei o pino de fibra de vidro hj e está muito dolorido uma dor que chega incomodar, é normal? Será q foi colocado o pino errado?
Desde agradeço.
Gabriela, o problema não deve ser o pino em si, creio que a restauração esteja um pouco “alta”, e isso gera desconforto. Procure seu dentista pra reabaliar, se for isso, um ajuste (desgaste) na restauração deve resolver o problema.
Se está preso ha tanto tempo esse pino pode ter sido colado na raiz ? Se for o caso tem como saber antes de mexer? Estou sem saber o que fazer. Se tiver colado é possivel a remoção?
É certo que ele está “colado” na raiz… só que ele e a prótese são um conjunto só, ou seja, ao puxar a coroa ele deve vir junto. Não fique preocupado com questões técnicas, sobre como foi feito e como será removido… deixe que o seu dentista se preocupe com isso, é o trabalho dele. Ele vai radiografar, e se por acaso ele achar que haverá algum problema na remoção, vai conversar com você antes de fazer.
Agradeço o carinho por responder, não durmo ha uma semana por causa disso, uma tristeza sem fim.
Fique tranquilo, não vejo nenhum motivo pra esse pino não sair. 🙂
Fiz um provisório de emergência com um pino pré-fabricado no dente da frente que está intacto ha mais de 2 anos, o outro dentista avaliou e disse que o trabalho foi bem feito, mas como é provisório aconselhou a refazer. Tenho medo que aconteça algo com a raiz ao tirar esse pino. Qual a sua opinião, devo mexer em algo que está sem problemas?
Se é provisório, deve “mexer” sim. Esse tipo de pino é de fácil remoção, via de regra ele está preso à prótese, e não ao dente… e é dessa forma justamente pra que não cause danos à raiz quando ele for removido pra se fazer o núcleo (o pino “oficial”, feito especialmente para o conduto da raiz do paciente), que é muito mais seguro.
Entendi, em relação a gengiva estar escura o que devo fazer para amenizar?
Aí é uma questão estética mais ampla… é preciso verificar o motivo pra sugerir alguma solução. Sua gengiva deve ser mais “fina”, o que a deixa um pouco transparente… se a raiz do seu dente estiver escurecida, isso acaba aparecendo através da gengiva. Então, não deve ser a gengiva que está escura, mas o que está por baixo dela. Enfim, é questão de avaliar.
Bom noite, doutora! Estou com 5 meses de gestação, acabei de perder um dente da frente. Ha dez anos atrás sofri um trauma nesse mesmo dente, foi feito o tratamento de canal e uma faceta de resina para segurá-lo. No entanto durante esses dez anos minha gengiva parecia estar inflamada, sempre dolorida… mas o dente estava firme, com a gravidez meu dente se soltou da raiz. Não sei se faço um implante ou pino e coroa, em relação a estética, qual ficaria melhor? Lembrando que minha gengiva é meia escura, acredito que seja pelo fato do canal realizado, já que o dente era escuro. Pode me orientar? Implante ou pino e coroa, posso fazer mesmo estando grávida?
Dayane, o resultado estético é o mesmo. Se a raiz do seu dente ainda for viável, o mais rápido e barato é fazer pino + coroa, o que dá pra fazer mesmo grávida já que não é um procedimento invasivo (embora você vá precisar de pelo menos 1 radiografia).
Voltei doutora, se eu nao colocar nada onde nao tem os dentes 37 e 46 tem perigo de que depois que eu tirar o aparelho os dentes da parte de baixo voltem a entortar mesmo com a contençao? O doutor disse nao vai adianta nada colocar protese fixa ou removivel pq eu vou estragar 2 dentes bons, e o melhor é o implante, ele disse, uma duvida, o dente em acrilco é provisorio ou permanente, é que a doutora disse que o dente em acrilico cria mais placa do que o de porcelana.
O risco existe, Mario. Mas não é só esse o problema… os dentes que faltam são importantes pra mastigação e, ausência deles, pode entortar outros dentes. Você deveria pensar seriamente em fazer próteses. O melhor funcional e esteticamente é o implante, mesmo. O material acrílico é usado em provisórios.
Boa noite Doutora,
Vou ter que fazer a remoção de uma coroa de porcelana e o pino de fibra de vidro. Sei que existe a possibilidade de fratura da raiz durante a retirada desse pino, mas é comum ou geralmente é removido sem danos ? O dentista tem como fazer um provisorio com a mesma cor dos dentes vizinhos (C1), e mesmo que seja mais caro, qual o melhor material e mais bonito pra fazer provisorio ?
Luiz, via de regra a remoção do pino é feita sem danos pra raiz, a fratura de raiz é uma situação de exceção. Sim, é possível fazer um provisório da cor necessária, o material do provisório é uma resina, um cerômero ofereceria uma ótima estética. Converse com o seu dentista.
Muito bom.
Pesquisando na internet, percebi que o provisório é feito na hora pelo próprio dentista no consultório, no caso do material ser o de cerômero, poderia ser feito no consultório ou apenas em laboratório ?
Sabe informar se a diferença de preço de um provisório com resina para um de cerômero é muito grande ?
Muito obrigado.
Pode ser feito tanto pelo dentista quanto em laboratório. Geralmente quando é uma questão de urgência (o paciente chega com um dente da frente quebrado, por exemplo), o dentista mesmo faz. Mas, nesse caso, a resina usada é do tipo acrílica. Pra fazer de cerômero tem que ser em laboratório. A diferença de investimento pode ser grande quando o provisório é feito em laboratório, até o triplo do valor.
Pelo que o dentista tinha falado, parece que ele vai remover o pino e fazer o provisório na mesma consulta. Estou com receio de ficar feio, mesmo que seja por pouco tempo. A resina acrílica tb pode ser manipulada para a cor C1 ?
Sim, a cor da resina vem pronta. A cor C1 costuma “combinar” com a cor 61 da resina acrílica… aí depende da marca e do que o seu dentista tem no consultório.
Ola Dra. Ha dois anos tive dores horriveis do lado direito do rosto. Fui em varios dentistas e nada foi descoberto. Encaminhada ao neurologista ele disse que possivelmente era neuralgia do trigemeo. Apos tratamento medicamentoso a dor passou por mais de um ano, quando, na raiz do primeiro molar inferior direito, apareceu um abscesso. Era o lado da dor e esse dente sempre foi muito sensivel, apos eu trocar a amalgama por resina ha 5 anos. Novamente no dentista, devido ao abscesso, ele optou por realizar um tratamento de canal (embora nao apareça alteraçoes na radiografia, tampouco ha carie no dente). Ja fizemos duas sessoes e apesar das muitas anestesias (ele disse que sou muito sensivel a dor), em varios momentos senti dores muito fortes. Ele explicou que os meus canais sao estreitos. Tambem mencionou que talvez nao seja necessario colocar pino… mas que a coroa e necessaria. Por favor, moro na Asia e nao confio muito em medicos e dentistas por aqui, alem dos preços exorbitantes… gostaria da sua opiniao se os procedimentos tomados por ele estao corretos e a coroa indicada para esse dente (ele sugere zirconia… mas fica muito cara… a clinica tambem oferece a metaloceramica que é metade do valor, dentre outras).
Nao sei se é metaloceramica… o nome que consta por aqui e Porcelain-fused-to-metal (PFM)…
Agradeço desde ja sua atençao.
Rita, não vejo nada de “diferente” no tratamento proposto. A coroa pode ser feita em vários materiais, entre eles resina (menos estética, menos durável), metalocerâmica e porcelana pura. A metalocerâmica e a porcelana tem durabilidade parecida, a porcelana pura é um pouco mais estética. Mas se estamos falando de um dente posterior, na minha opinião a metalocerâmica já é suficiente… vai ficar bonito e funcional.
Dra, gostaria de saber se em tratamentos de restaurações (dentes molares) tbm se usa pino, ou só coroa ?
Obs: cerca de 1/3 do dente foi quebrado.
Israel, também se usa pinos. Depende do caso. Se ainda há 2/3 do dente, talvez não haja necessidade, um bloco, por exemplo, resolveria. Vale a avaliação do dentista.
Boa tarde, Doutora!
Meu dente nº 36 possui uma área grande de restauração, e recentemente esta restauração “afundou” quando comi pipoca, o que tem me deixado com bastante dor ao comer ou beber qualquer coisa.
O meu dentista indicou que eu teria que colocar uma “coroa inlay”, mas o meu plano não cobre. Aí outro dentista falou que eu poderia tratar o canal e colocar uma outra prótese com pino. Este tratamento sim o meu plano cobre.
Minha dúvida é: será que vale a pena tratar o canal só para poder ser atendido pelo plano, ou será que existe uma outra alternativa à essa “coroa inlay” que não precise tratar o canal?
Marcelo, se o seu dente não tem indicação de tratamento de canal, não acho que “vale a pena” tratar só que o plano cubra o procedimento. Faça a inlay, que nada mais é do que uma restauração indireta (uma peça confeccionada em laboratório de prótese e cimentada sobre seu dente já preparado pelo dentista), um procedimento muito mais simples do que canal + pino + coroa.
Olá boa tarde, estou grávida de 24 semanas e tive que colocar um pivo provisório, devido o meu dente da frente ter quebrado, ai queria saber se eu no parto posso permanecer com o pivo.
Pq só em pensar em ficar banguela logo nesse dia me apavora.
Jhenifer, pode sim! Não há necessidade alguma de remover a prótese por causa do parto.
Ola doutora, o seu esclarecimento ja me ajudou muito a entender sobre o assunto, mas estou com duvidas e vou tentar ser breve, pois preciso de uma orientação antes de fazer algo que desconheço.
Meus dentes 11 e 21, estão com problemas, ambos tinham uma “jaqueta”, nunca precisei fazer canal, nunca doeram (…) porém um deles apareceu e esporádico um cisto, acredito ser devido a umas pancadas q levei nele ha tempo, é dificil vir mas vem, a cada ano – depende. Ja o outro o que ocorreu com ele foi que quebrou. E sempre tive uma boa assepsia, com fio e escovinha especiais (3x ao dia e toda a boca, e enxaguante bucal a noite com uma escova q o doutor me passou OralB 34), e o do lado do 21 tenho um prótese movel e do lado do 11 outro pivô. De resto não tenho muito dentes, só mesmo o canino (1) e um molar, o resto foi se quebrando ou tive q extrair e uso monte móvel. Os q quebraram, como não doiam, eu deixei para não “murchar a gengiva”…
Enfim, agora vou fazer uma panoramica para analisar o cisto, pois disse ele q conforme for pode desaparecer se o dente for extraído.
E queria fazer implante, ja ha muito tempo, pois alem – na minha concepção de ficar melhor – não machuca minha boca.
Porém pensei em fazer os 4 da frente (que segundo o dentista vou ter q extrair?) e mais dois nos fundos… pois não estou com tanto dinheiro para fazer tudo. Os que ficarão p depois e q no momento pensei em usar a ponta no lugar p depois fazer esses também…
Porém, o dentista disse q não ficará bom. E disse também q o ideal é eu tirar todos os restantes e colocar uma completa – que pra mim parece uma dentadura com pino – e para isso vou ter q usar um dentadura provisória. Só que olhando para esse implante total, la no consultorio, vi que aparece uma “gengiva” por cima… então acredito que isto para os dentes da frente vai ficar horrivel!!! Ou estou enganada?
Enfim estou com todas essas dúvidas pois vou TER q fazer algo q não me disponho de dinheiro e sim por necessidade e tenho medo de estar fazendo errado.
Seria possivel fazer essa completa mas sem aparecer “essa gengiva” por cima?
Qual o procedimento seria melhor pra mim agora?
Outra coisa, eu fumo, infelizmente, pois minha médica não deixou eu parar devido a problemas psicológicos (depressão e ansiedade)… é outra coisa q atrapalha muito pra mim, pois a unica coisa q não queria q acontecesse é eu ter q usar dentadura… :'(
Se eu diminuir o cigarro, ajuda? Ou devo parar de fumar ou NÃO posso fazer os implantes?
A doutora poderia me orientar?
Desde ja obrigada.
Rosana, eu concordo com o seu dentista: pela sua descrição, considerando que você tem muitas perdas dentárias e pretende reabilitar com implantes, o melhor a se fazer uma prótese total sobre implante. Sim, é uma dentadura, mas essa dentadura pode ser fixa (protocolo), você não precisa ficar tirando. Sim, essa prótese tem gengiva, mas pode dicar tranquila, não fica horrível, não! Com um bom trabalho de caracterização, fica bem natural. Quanto ao cigarro, se você fumar durante o pró-operatório e também depois, corre um sério risco de perder os implantes… e é como você disse, o dinheiro não está sobrando, então o ideal é parar de fumar, o que vai trazer só benefícios pra você. Quanto à depressão e ansiedade, compreendo, mas existem outras de se tratar esses problemas.
Dra. Ana, em primeiro lugar parabéns pelo seu Blog!
Um dos meus dentes da frente ficou com a raiz e até a metade do dente escuro, devido a um canal que fiz ha muitos anos, tentei clareamento endógeno e não deu certo, então procurei uma dentista para colocar uma faceta de porcelana. Esta dentista desgastou tanto o meu dente, que a própria achou melhor eu colocar uma coroa de porcelana. 1° colocou um pino para dar sustentação ao caquinho de dente que ainda havia e nisso ficou um tira e poe do provisório que já vem há 3 meses, praticamente de 15 e 15 dias! Por fim na última consulta ela quebrou meu dente e ficou apenas a raiz e um ponta de dente, o pino e o resto do dente quebrou!!! Eu quase morri de tristeza e estou deprimida! Ela me disse que é só colar o pino pq ainda tem a raíz. Resultado, estou ainda de provisório que está bambo e latejando. Por favor me diz se eu vou ter que colocar um pino intradental ou se só colar resolve, porque não estou confiando nesta profissional. Estou desolada!
Elizete, sua tristeza é compreensível, mas se a ideia é colocar uma coroa de porcelana, vai ficar só mesmo a raiz e o pino. Eu imagino que sua dentista não tivesse ainda removido todo o resto da coroa porque não havia necessidade até então, mas agora há. Em princípio, é só fazer o pino e a coroa, e seu sorriso estará completamente reabilitado.
Parabéns Dra. Ana Tokus !
Bela profissional e muito esclarecedora. Nem precisei perguntar, pois nas perguntas e respostas me certo ficaram ao que devo proceder.
Abraço.
😀
Doutora, muito obrigada por me responder. Estava ansiosa por isso…
E é como te relatei doutora, é uma coroa e uma faceta coladas uma na outra. Ou seja, “dentes” 21 e 11 colados um no outro. Sendo que quando cheguei ao consultório no dia de colocar vi os dois separados, mas depois que ela colocou na minha boca, ela colou os dois, e não me falou nada. Só depois de umas 3 horas (pois este foi o tempo que ela mandou eu não mexer pra colar melhor), quando fui escovar os dentes e passar fio dental que fui ver que o fio não entrava. Voltei ao consultorio no mesmo dia para perguntar sobre isso, e só então ela me falou que o procedimento era esse mesmo, eles teriam que ficar coladinhos pra faceta não cair. Já pesquisei em vários blogs, no Youtube, etc.. pra ver se alguém falava que o certo é ficar colados, mas não vejo nenhum relato desse tipo. O pior é que estou até com medo de ir fazer uma avaliação em outro dentista, pois não vou ter dinheiro no momento pra refazer esses procedimentos, pois tenho ainda cinco faturas no cartão de credito pra pagar por esse serviço que, sinceramente, não gostei.
Quando disse a ela que eu não queria que eles ficassem grudados e perguntei se ainda poderia separar, ela foi categórica, disse: nem pensar. E ainda falou que eu iria me acostumar, e que só queria me ver no mês de novembro ou dezembro, pra fazer uma avaliação de rotina. E ainda mandou eu caprichar na higiene, pra não criar tartaro. Mas como, se não entra o fio dental??
Como poderia resolver isso, doutora?
Vou voltar na clinica e tentar conversar com ela de novo, apesar de saber que ela vai me falar o mesmo que ela disse antes.
Obrigada, doutora. Desculpe pelo desabafo.
Dalva, se você viu as 2 peças separadas antes da dentista cimentá-las é porque – salvo seja algum tipo de solução que eu desconheça – elas deveriam ficar separadas depois de cimentadas. O que eu ACHO que aconteceu é que na hora de cimentar sua dentista se descuidou e acabou “grudando” as 2 peças. Se você conversar novamente com ele e ela não admitir isso, eu acho que você tem total liberdade pra procurar uma outra avaliação, porque se for só sobra de cimento, ainda deve dar pra separar.
Olá doutora. Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor. Eu gostaria muito de tê-la como minha dentista, pois a doutora passa muita clareza e muita confiança. Confiança essa que eu procurei na dentista que acabei de passar, e infelizmente não encontrei. Doutora, fui a essa clinica para trocar um pivô muito antigo. Era daqueles pivôs que iam tipo um ferrinho no lugar do pino de hj. E depois de mais de 15 anos esse “dente” ficou desgastado, com um furinho. Por isso fui troca-lo. Quando passei pela dentista ela me disse que seria melhor fazer de porcelana (dente 21) o resultado seria melhor. Concordei, apesar do preço ter ficado bem altinho. Depois que ela tirou o pivo antigo ela me falou que não ficaria um trabalho perfeito se eu não mexesse o dente vizinho, o 11, pois ele tinha resina, e ela me convenceu a fazer uma faceta de porcelana também, para que o resultado ficasse excelente. Porem, comecei a perder a confiança nela depois que ela confeccionou pra mim um par de provisórios horrorosos. Fiquei com vergonha de abrir a boca por mais de um mês. Quando conversava com ela a respeito ela só me pedia paciencia pois ela estava trabalhando minha gengiva. Por fim, chegou o grande dia de colocar os definitivos, mas em cima na gengiva ficou super estranho, uma gengiva bem mais alta que a outra. Ela na hora falou q iria abaixar depois de uma semana e ficar iguais. Mentira. Não abaixou. Outra coisa, achei que seriam dois dentes independentes, uma coroa e uma faceta, porem ela uniu, colou os dois, coroa e faceta, impossibilitando assim de passar o fio dental no meio, entre os dentes, sem contar que em cima na parte da gengiva, por eles estarem colados, a gengiva esta ficando reta, sem aquele formato de gengiva. Voltei la para falar, mas ela disse que esse era o procedimento correto para que a faceta não caísse. Lhe pergunto, é assim mesmo? Isso esta correto? E mais, ela não usou um fio retrator de gengiva na hora de colocar nem a coroa , nem a faceta, e eles não ficaram por dentro da gengiva, ficaram meio assim por cima sabe. Só sei que a estética que eu esperava não vi, e sinto que gastei um dinheirao por um trabalho mal feito. Estou ficando deprimida já por causa disso, sem falar q p dente qo ela desgastou e colocou a faceta, esta me incomodando, pois esta começando a doer. Tem 20 dias que ela terminou. Preciso de uma palavra sua. Me responda por favor.
Dalva, se é uma coroa e uma faceta, não faz sentido que eles estejam unidos… aliás, nem que fossem 2 coroas, considerando que você ainda tem as raízes desses dentes. Os provisórios ficarem “estranhos” é normal, mas a estética final, não. Muitas vezes é uma questão de costume, pois o paciente tem “dentes novos” de uma hora pra outra, o que pode ser bem estranho inicialmente. Mas me parece que, no seu caso, há um problema de adaptação, também. Enfim… eu acho que você vai ter que procurar outro dentista pra avaliar, seria interessante a opinião de um dentsta especialista em dentística e/ou prótese.
Olá Drª Ana, eu fiz um implante no primeiro molar inferior direito, isso já faz 6 meses, acontece o seguinte, que proximo a gengiva fica uma sombra escura, da a impressão que a coroa nao ficou abaixo da gengiva e quando vou passar o fio dental ele passa por baixo da coroa,isto significa que fica alojado residuos, isto é normal pois tenho um outro implante e não acontece isso. Desde já agradeço sua atenção.
Edineia, acho que não é só impressão sua, a coroa não deve estar tão subgengival quanto deveria, o que realmente pode causar o acúmulo de resíduos se hpuver algum “degrau”. Procure fazer uma higienização rigorosa, e converse com o seu dentista. Essa “sombra” que você relata não tem como ser removida, é resultado da combinação de uma gengiva “fina” e de um material mais opaco da coroa, apenas fazendo outra pra resolver.
Ola doutora Ana, tenho uma duvida, pq um implante é caro, em torno de 2 mil reais, eu uso aparelho mas a dentista disse agora que eu tbm terei que fazer implante nos elementos 37 e 46, é pq os dentes do lado do espaço ficam inclinando, nao entendi, a senhora sabe me dizer se tem esses implantes pelo SUS e qual o material usado pra eu pesquisar, pq no particular achei caro, dai na faculdade vejo quanto sai, tem umas que cobram so material, a senhora sabe dizer mais ou menos o valor?
Mario, quando há um espaço sem dente na gengiva, a tendências dos dentes ao lado é de se inclinarem em direção a esse espaço, como se fossem fechá-lo, e aí os dentes entortam. Por isso a necessidade de fazer prótese. Mas a prótese não precisa ser necessariamente um implante, pode ser uma prótese fixa ou removível, que são opções mais baratas. Implantes pelo SUS ainda não é realidade, infelizmente, então a melhor sugestão que eu possa dar é procurar uma faculdade mesmo, se você for fazer implante, vai sair BEM mais em conta. Os implantes são de titânio, mas não adianta muito você pesquisar por isso, depende do tipo de implante que vai ser utilizado, marca, técnica, etc..
Obrigada, Doutora.
Estou no dentista e é isso mesmo que vou fazer, canal e ver como sera… obrigada pela resposta.
Oi Doutora.
Eu tive uma queda ha uma semana e perdi meu dente da frente, ele saiu inteiro, fui pro hospital e cerca de 1:10h depois mantive esse dente embaixo da lingua pra nao morrer.
Neste mesmo dia no hospital o medico usou uma fita (propia pra isso) pra deixar o dente mais ou menos no lugar (mas ficou bem abaixo).
No dia seguinte passei pelo dentista que fixou meu dente na gengiva e colocou um tipo de aparelho para mante-lo no lugar e entao me passou outro especialista no qual vou ter consulta na semana q vem. Ou seja, 11 dias apos a perda.
Vc acha q ha possibilidade de conseguir “usar” meu dente? Ou as chances sao minimas e terei de colocar protese?
Eu nao moro no Brasil, sou estudante na Australia, mas estou com viagem marcada para passar ferias ai dia 10 de junho. Vc acha que meu problema pode ser “resolvido” nesse tempo?
Me ajuda com essa duvida, por favor.
Mto obrigada.
Nara, quando se reimplanta um dente, as chances de haver reabsorção da raiz dele e, um dia, você perdê-lo, são reais. Pra tentar minimizar essas chances, costuma ser indicado o tratamento de canal, que é o que o dentista para o qual você encaminhada deve fazer. Enfim: talvez o canal seja tratado e o seu dente mantido por longos anos, pra sempre até. Mas talvez você tenha problemas… é questão de ver como o seu organismo vai reagir ao tratamento.
Doutora, fiz uma cirurgia para colocar um pino para depois colocar o dente do implante. Trabalho com o público, o médico pediu repouso, porém eu só consegui dormir durante a noite, mas repouso do trabalho zero. A senhora acha que vai ficar alguma sequela?
Maria, não. Se o seu trabalho não exige muito esforço físico, tudo bem.
Olá Dra, obrigada pelo post, muito esclarecedor.
Creio q eu tenha um pino com coroa. Tive um dente que precisei fazer canal, mas o dente se quebrou inteiro, ficou só uma parede, então o dentista colocou um pino e a coroa. Na época, achava que era um implante, e na verdade o dentista não explicou bem sobre o procedimento.
Minha dúvida é: geralmente o material do pino e da coroa é feito do q? A coroa é branquinha, apenas escura entre o “dente” e a gengiva, como se tivesse um “cimento”.
Estou perguntando pois estava lendo sobre infecção por mercúrio (cheguei nisso pesquisando alguns sintomas que tenho e não descubro o motivo) por pessoas que possuem amálgama em restaurações, e fiquei chocada. Será que meu procedimento corre o risco de ter mercúrio, ou algo assim? Ou só conversando com o dentista da época mesmo? Dá pra saber o material do pino através de algum exame, ou só removendo a coroa?
Obrigada!!!
Flávia, o mais comum é o pino metálico (uma liga de níquel-cromo), e a coroa metalocerâmica (metal por dentro, revestido de porcelana). Pela sua descrição é o seu caso. Pode ficar tranquila, não há mercúrio na sua coroa ou pino, o mercúrio não é usado em prótese, apenas em restaurações de amálgama.
Boa tarde, dra.
Tenho que fazer um canal, o meu dentista falou que eu posso colocar aquelas proteses metalicas (meu convenio cobre), mas ele não trabalha com essa protese.
Minha pergunta é, eu posso fazer o canal com esse dentista e colocar a protese metalica em outro dentista?
Obrigada.
Pode sim, Luciana.
Boa noite! Espero que tudo corra bem em sua vida pessoal!
Após 5 anos, um dos 4 implantes inferiores a que me submeti, quebrou. Por favor, gostaria de obter sua opinião a respeito. Trata-se de prótese sobre implante. Não restou elementos naturais.
Att
Regina
Regina, o que quebrou? O implante (parafuso) mesmo? Ou a prótese? É uma coroa ou uma ponte? Quebrou mesmo ou soltou? Me explique melhor, por favor.
Há muitos anos fiz um canal em um dos dentes superiores na frente, recentemente a minha dentista me indicou uma faceta de resina, fiz mas não durou 2 meses, se soltou inteira, colei e em menos de um mês saiu novamente. Agora não posso mais optar em não usar, pois meu dente foi desgastado e está mais feio do que antes. Ela esta tentando me convencer a colocar uma coroa, mas pesquisei e achei horrível! O que devo fazer?
Não poderia fazer de porcelana, me ajude, estou desesperada!
Obrigada.
Rosemayre, não é comum que facetas se soltem assim tão facilmente. É uma faceta de resina direta (a dentista fez “na hora”) ou foi feita em laboratório? Ela pode ser feita em porcelana, sim.
Boa noite, eu fraturei os meus 2 dentes da frente e então coloquei coroa nos 2, o problema é que não durou nem 1 mês e quebrou o núcleo do meu dente, dos 2 dentes, eu ainda não sei o que devo fazer, se coloco os pinos de fibra de vidro ou faço implante p/ ficar resistente.
Sera que você pode me ajudar?
Edilson, os núcleos quebraram mesmo ou se soltaram? Se só soltaram, podem ser recimentados. Se ainda for possível manter as raízes, é melhor – e mais barato – do que fazer implantes. Vale a avaliação do seu dentista quanto a isso.
Doutora, minha dentista ao avaliar meus dois dentes frontais superiores, os grandões, ambos com canal tratado, me indicou coroa de porcelana emax sem o pino. Gostaria de saber se é seguro não colocar o pino e quais as contraindicações. Mesmo sem o pino é possível que ocorra a retração na gengiva? E o fato de ter reabsorção, isso altera o meu quadro? Estou preocupada pois já vou realizar o procedimento no próximo dia 28. Desde já agradeço sua resposta.
Tupaciara, do ponto de vista funcional, é seguro sim. Se não haverá pino, não deve haver tratamento de canal também, e isso pode trazer alguma sensibilidade. A presença ou ausência do pino não tem a ver com a ocorrência de recessão gengival. Você tem reabsorção de quê? Óssea? Radicular?
Não entendi a colocação da doutora: “se não haverá pino não deverá ser tratado o canal”, mas a moça já disse que os canais foram tratados.
É verdade, ela disse. O que quis dizer é que se não houvesse tratamento de canal e fosse usado pino, seria obrigatório o tratamento de canal, já que o pino é encaixado na raiz. Mas não é o caso.
Dra., bom dia. Meus dentes são bem cuidados, mas as duas vezes que doeram, precisei tratar o canal, pq os dentes já estavam perdidos. Um dos dentes tratados quebrou. Foi feita uma cirurgia para aumentar a coroa. Não adiantou e quebrou de novo. A orientação foi a prótese. Tratei o canal novamente, mas surgiram outros problemas que me tomaram tempo e energia (estou me recuperando de uma cirurgia e com outra marcada). Resultado: fiquei com o dente com curativo e depois aberto. Hoje percebi que este dente está frouxo. Daí lhe pergunto: há alguma chance de eu não ter perdido completamente esse dente/raiz? Nunca fui posta a par de que poderia cair o dente. E pra variar essas coisas sempre acontecem em final de semana (prolongado). Se puder me responder, agradeço.
Fernanda, é preciso verificar se o dente está mole mesmo ou se, por acaso, ele não está fraturado. Se for fratura e ela se restringir à coroa, certamente é algo que dá pra resolver com pino e coroa protética. Se a fratura chegou às raízes, deve ser caso de extração. Se não houver fratura alguma, o problema deve ser periodontal, pu seja, nos tecidos de suporte do dente (osso e gengiva). Enfim: é preciso avaliar, mas seu dente deve ter tratamento, sim.
Boa noite Ana Tokus,
Bem, estou com um problema onde meu dente canino superior nao desceu devido a varias complicações que tive, como um odontoma na parte que ficaria o canino… bem hoje fui fazer uma avaliação e meu dentista informou que nao tem como o meu dente descer… teria que extrair ele, sendo que pelo raio x vejo que a raiz esta do lado um pouco do nariz, mas o dente esta aparecendo devido a tentativa de descer ele por outra doutora anos atras… tenho algum risco de extrair esse dente ?? Fui informado que devo proceder com implante com enxerto osseo, o valor de um implante canino pode ser mais ou menos quanto ? No aguardo obrigado…
Bruno, qualquer cirurgia envolve riscos, mas não vejo, pelo seu relato, razão pra preocupação. Quanto a valores, depende muito do caso, é preciso avaliar junto ao implantodontista.
Sim doutora, fiz canal, mas foi em outra clinica ha dois, anos antes de meu dente quebrar. Ela fala que vai finalizar na próxima semana mas nunca termina, falou também que minha gengiva tava inflamada e q quando ela cortava a gengiva tornava crescer, eu já to pensando em desistir.
Ah, então não é por causa do canal, mas pela gengiva que sangra toda vez que sua dentista “mexe”… e aí não dá pta moldar ou cimentar a peça. Procure higienizar bem a região, provavelmente é uma gengivite local.
Dra. Ana, gostaria de saber quanto tempo demora para fazer um tratamento de canal e mais um nucleo e uma coroa. É que moro fora do pais e preciso saber se teria chance de me tratar no Brasil.
Depende, Cristiane… mas façamos uma “conta” rápida: de 2 a 3 sessões pra tratar o canal, 2 sessões pra moldar e cimentar o núcleo e mais umas 3 sessões pra fazer a coroa. Considerando sempre 1 consulta por semana, arredondando, 1 mês e meio. Mas se houver pressa, é questão de conversar com o dentista e diminuir o intervalo entre as consultas, quando possível.
Dr°., boa noite.
Há dois anos fiz canal em 2 dentes e percebi que uns 2/3 meses os mesmos dentes “lançaram” bem no cantinho, fazendo que a gengiva em volta desses dentes ficasse aparente mais funda, como se tivesse inchada, e DOI quando mastigo qualquer coisa em cima. Tenho consulta marcada para o final do mês mas estou com medo de precisar fazer canal dnv ou outro procedimento que eu venha sentir dor (msm com anestesia sofri um pouco com o procedimento de canal e restauração). Será que devo ter que colocar bloco ? Boa noite.
Raissa, não dá pra dizer, só pelo seu relato, se o inchaço na gengiva é de origem gengival mesmo (uma gengivite, por exemplo), ou por causa de um abscesso caudaso pela infecção no canal de um dente, por exemplo. É preciso que seu dentista identifique o que está causando isso pra tratar de acordo. Em princípio, não tem nada a ver com bloco.
Ola. Doutora, estou fazendo um tratamento colocando um pino e uma porcelana, já faz 8 meses de tratamento. Queria saber se é normal demorar tanto tempo assim?
Depende, Josuel. Foi feito canal, também? Seu dentista deu alguma razão pra demora?
Boa noite,
Os meus quatro dentes superiores da frente são próteses de cerâmica com pino que são fixados na raiz. Fui tirar uma radiografia total a pedido do dentista e foi identificado que o 12 está com uma possível rarefação óssea periapical/área de reparo ósseo acima do dente. Não queria de maneira alguma ter que trocar essa prótese. Portanto tenho as seguintes dúvidas:
1) não me incomoda e aparentemente não existe evolução, preciso mexer realmente ou posso conviver com isso ?
2) caso necessário algum tratamento, obrigatoriamente tem que remover a prótese ?
3) tem como o dentista retirara prótese cujo pino está fixado nela sem danificar ?
Me aconselhe aí, quero ao máximo não ter que trocar a prótese.
Muito obrigado !!!!
Em tempo, visualmente está tudo ok e não sinto nenhum tipo de dor. Será que o fato desse dente estar encostando de leve no dente embaixo quando mordo seja a causa disso ? Será que valeria a pena ajustar essa mordida e aguardar alguma redução do sintoma ?
Gustavo, pelo laudo radiográfico você não tem necessariamente um problema em curso, mas em processo de resolução… me parece que essa rarefação óssea não está progredindo, mas sumindo. Se for esse o caso, não há necessidade de nenhuma intervenção ou tratamento. Mas se fosse preciso um retratamento de canal, por exemplo, a prótese e o pino teriam que ser removidos, o que os danificaria. Outra possibilidade seria uma apicectomia, uma pequena cirurgia em que se remove a lesão diretamente, pela gengiva.
Doutora,
Estarei indo ao dentista semana que vem, sobre o meu relato acima, faltei esclarecer:
– quando pressiono com a ponta do dedo na parte de trás do dente, sinto um incômodo, na frente não.
– sinto às vezes aquela sensação de dente crescido.
– já é um dente com canal que foi realizado há mais de oito anos, acredito que essa inflamacao foi oriunda de uma pancada que levei um pouco acima, não tocou no dente, foi acima dos lábios.
Enfim, estou muitooo preocupado. Não posso de maneira alguma ter que trocar essa protese .
Tem alguma solução, não se pode tratar com algum tipo de antibiótico ?
Em caso negativo, tem como só com o procedimento de apicectomia resolver o problema ?
Me traga notícias boas !!!!
Abs
Então, Gustavo… é como eu disse… PODE SER que a apicectomia resolva. A sensação de “dente crescido” que você relata é que não é um bom sinal, pode ser sinal de infecção… a apicectomia é feita mais em caso de problema crônico, não agudo… mas é questão de avaliar. Antibiótico pode fazer parte do tratamento, mas, via de regra, não resolve o problema sozinho.
Boa noite, Doutora.
Acabo de retornar do endodontista, parecer:
– retratação do canal
Ou seja, retirada da minha coroa de porcelana e do pino de fibra de vidro, para posterior tratamento do canal. O doutor até que cogitou a possibilidade do protético conseguir retirar a coroa sem danificá-la.
Consegui, no mesmo dia, consulta com o dentista especialista em prótese, porém achei ele um pouco radical/frio, nem sequer falou em possibilidade de um possível aproveitamento da coroa atual, foi logo falando em cortar a coroa e remover o pino, dando a sensação de que ele estava mais interessado na nova coroa do que um esforço para tentar aproveitar a atual.
Dúvida Doutora, lógico sabendo que é uma opinião sem ver o caso clínico:
– existe alguma possibilidade dele tentar aproveitar a atual coroa ?
– em caso de remoção, ele falou que tem com enviar o material extraído da coroa para o laboratório fazer a mesma cor no novo material, PROCEDE ?
Como falei, os quatro dentes da frente são coroas (faz oito anos), meu receio é esse dente ficar com coloração diferente dos outros, visto que ele já é diferente do canino, que é natural.
– Enfim, a senhora acredita que o resultado final, em termos de estética, seja idêntica a situação atual hoje do meu dente (formato, espessura, tamanho e cor), será que 100% de chances de ser idêntica, já que tudo é moldado e feito com tecnologia ???
Muito obrigado, seu trabalho é muito bom, parabéns !!!
Gustavo, a possibilidade de aporveitar a mesma coroa existe, mas eu não seria tão otimista nesse sentido. Isso porque a chance de danificar a coroa na remoção realmente é grande. Além disso, o retratamento de canal exige a remoção do pino, e ele sem dúvida teria que ser trocado. Adaptar uma coroa existente num pino novo é BEM complicado. Sim, se o protético tiver a sua coroa antiga em mãos, pode fazer uma nova de características idênticas, afinal ele tem ali todas as informações estéticas de que precisa, além do modelo dos seus dentes, em si.
Bom dia Dra. Ana, parabéns pelo Blog, ele é muito esclarecedor e tira muito as nossas duvidas. Bom, tenho 26 anos e semana passada eu quebrei o dente 15, não sei explicar como ou motivo, mas acho que ele já estava fraco, dai no dia seguinte fui ao dentista, pois acreditava que seria nessesario colocar um bloco, dai quando a dentista fez o raio X, ela contatou que eu já havia um canal em perfeito estado no dente que se quebrou, no entanto quando ela retirou a obturação disse que não daria para colocar o bloco, pois eu tinha pouco dente, e vai ser necessário colocar um pino com coroa de porcelana, mas tenho muito medo de colocar o pino, pois como eu uso aparelho ortodôntico tenho medo desse pino se movimentar e sair em pouco tempo, e assim jogar dinheiro fora. A dentista falou que não tem perigo de movimento, pois os meus dentes já estão retos. Mesmo depois te colocar esse pino com coroa, prende-lo ao dente 14, para deixa-lo mais seguro?
Mesmo assim estou com medo. Ps: Esse pino com coroa, e o mesmo dente pivô???
Tiago, a possibilidade do pino / coroa se soltar por causa do aparelho não é maior do que sem o aparelho, pelo contrário. Eu só sugiro que, até que você remova o aparelho, use uma coroa provisória em resina, porque a colagem / remoção do bráquete pode estragá-la. Depois de concluído o tratamento ortodôntico, você faz uma coroa nova (o pino será o mesmo). “Pivô” é como as pessoas chamavam antigamente próteses que não eram independentes do pino, ou seja, pino e coroa eram uma coisa só. Hoje pino e coroa são coisas separadas, mas as pessoas continuam usando o termo.
Boa noite doutora. Eu uso uma prótese removível há alguns anos, eu posso substitui-la por um implante dentário?
Em princípio, pode sim, Vera. Procure um dentista / implantodontista e faça uma avaliação.
Oi Dra. Ana, eu tenho problema de falta de dentes, usei aparelho por quase 5 anos, tenho 32 anos e anda tenho 3 dentes de leite, so que um esta caindo e não tenho condições de fazer um implante, gostaria de saber se há algum outro procedimento que possa ser feito. Desde ja agradeço.
Chaiane, prótese (ponte) fixa ou removível, apoiada nos demais dentes. Procure um dentista pra avaliar.
Dra., eu tenho um pivô provisório e devido a falta de dinheiro fiquei com ele por alguns anos, e esse dente nunca caiu, creio que esteja bem cimentado, e essa semana tenho consulta só que estou com uma grande duvida, gostaria de saber se é verdade que pivôs ficam caindo toda hora? Ou sera melhor mesmo um implante?? É o dente da frente.
Luiza, o seu relato comprova que não é verdade de que pivôs ficam caindo toda hora. Pode cair? Pode, mas essa não é regra. O implante obrigaria você a extrair a raiz do seu dente e, se ela está boa pra sustentar um pino e uma coroa, não há razão pra isso.
Dra., tenho uma ponte fixa inteira na parte superior, após uma consulta ao dentista foi constatado que tenho que retratar 7 canais que estão com pinos. Só que a endodontista falou que talvez não consiga retirar os pinos sem danificar as raízes e daí terá que realizar a extração…
Nesse caso fiquei na dúvida se não seria melhor realizar o protocolo.
Mônica, dependendo do estado dessas raízes, talvez seja melhor extraí-las, mesmo. Mas só vai dar pra saber se será possível aproveitá-las após a tentativa de remover esses pinos.
Ola doutora, bom, fiz um canal e quando fui tampar ele a dentista viu q a coroa dele tinha quebrado, é o dente 24, então me indicou colocar o pino mais coroa, so q ela viu q a raiz do meu dente e bem curta e falou q pode ser q o pino não fique preso, e se não ficar vai ter q extrair o dente, isso é verdade? Não tenho outra possibilidade? Pois a raiz esta boa, so q ela falou q é curta.
Quanto mais curto o pino, menor a retenção, Sulamita… ou seja, maior a possibilidade da coroa se desprender. Se você estiver disposta a fazer o pino e coroa mesmo assim, ok.
Olá doutora, eu moro no interior e minha família durante muito tempo não teve condições de me pagar um dentista. Tive cárie no meu molar, e ela progrediu, metade do dente quebrou e se foi. E a outra metade está normal ha bastante tempo, e tem um buraco no que se foi. O que pode ser feito? Pode completar com resina? E minha irma tem um dente obturado cariado e quebrou um pouco tbm e está inchado o rosto e sem dor. O Que deve ser feito? Obrigada.
Ju, depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se não foi muito, dá pra preencher com resina. Se for, será preciso bloco – uma “pecinha” feita em laboratório de prótese – ou até coroa. No caso da sua irmã pode haver problema de canal, então, além da restauração, pode ser necessário tratamento de canal. Procurem um dentista pra avaliar.
Boa tarde!!
Gostaria de saber se o melhor é colocar o pino (núcleo) ou fazer o implante. É que já fiz tratamento de canal (durou 10 anos), agora parece que ocorreu uma fratura no dente. É possível colocar pino? Qual opção seria a melhor tendo a raiz do dente? (o médico dentista indicou implante, embora não foi feito nenhum procedimento a não ser uma analise).
Abraços…
Silva, se a fratura foi na raiz, há indicação de extração. E se for preciso extrair, é caso para implante, não há como colocar pino, pois não haverá mais raiz. Já se a raiz do dente estiver boa, é possível fazer pino e coroa, normalmente.
Em qnts dias fica pronto um implante?
Sirlene, o processo todo pode ser demorado… algo em torno de 6 meses entre a instalação do implante e a colocação da prótese que, vai de regra, ainda é provisória. Procure um dentista / implantodontista e faça uma avaliação.
Bom dia, Doutora
Vou fazer uma restauração em um dos dentes superiores da frente, e queria saber se o dente depois de restaurado fica da mesma cor que os outros? Ou será perceptível a obturação?
Obrigada!
Fica sim, Rosana. Se bem feita e tendo a cor bem escolhida, a restauração fica imperceptível.
Gostaria de saber se uma coroa e pino em adoro está no valor de 1.200 reais, pois achei um pouco salgado o preço. Tenho febre reumatica e por esse motivo fico com medo de ir em qualquer dentista mais esse achei muito alto.
Mariana, depende do material (seu corretor deve ter trocado o nome do material por “adoro”, e eu não identifiquei o que seria ;)) e do laboratório de prótese que vai confeccionar o pino e a coroa. Mas não achei muito fora do valor.
Olá, tenho uma duvida quanto ao implante dentario! Já faz 7 meses que coloquei o pino de titanio para a colocação de um dente substituto, so que depois que coloquei o pino de titanio no lugar onde esta encaixado os pinos a minha gengiva esta escura. Queria saber se depois de colocar a protese fixa essa mancha saira?
Marcella, provavelmente não. A gengiva deve estar mais “fina” no local, o que a deixa transparente. Converse com o seu dentista, talvez se a coroa estiver bem adaptada à gengiva e mais subgengival, a mancha não apareça.
E tem como colocar alguma enxerto na area que esta escura para que ela nao apareça?
Marcela, talvez, dependendo do caso. Sugiro que você procure um dentista especialista em gengiva (periodontista) e faça uma avaliação.
Doutora,
Tenho um dente com pino e coroa, acontece que já caiu duas vezes e agora soltou tbm o pino, estou com um buraco onde ficava cimentado o pivô. Quanto tempo poderei permanecer assim e qual o risco?
Joilma, o risco é do tratamento de canal recontaminar e você ter que tratar o canal de novo, além de ter cárie, gengivite e, até, perder o dente por causa disso, pois a raiz não estará mais apta a apoiar o pino e a coroa. Canais expostos ao meio bucal por 30 dias, via de regra, precisam ser retratados.
Oi doutora, como vai?
Doutora, eu terminei o tratamento de canal no dente 25, porem meu dentista colocou o cimento odontológico para depois terminar a outra parte. Só que está doendo, ele me disse que iria doer pelo menos uns 3 dias, mas já faz 04 dias e nada de parar. Bom, isso é normal? Obrigado.
Aelson, certa sensibilidade é esperada depois de alguns dias da conclusão do tratamento de canal, sim. A tendência é a dor ir diminuindo aos poucos. Se isso não acontecer, procure seu dentista pra reavaliar.
Coloquei o “parafuso” do implante segunda (09/02) no lugar do dente que foi extraído (dente 24). Agora tenho que esperar de 4 a 6 meses para colocar a prótese fixa. Minha gengiva será reaberta no ato do procedimento ou o parafuso ficará exporto por esse tempo? Outra dúvida, hoje faz dois dias da cirurgia e estou comendo arroz, feijão, macarrão, almôndegas bovinas, ovos, legumes, frutas… estou só evitando comer carne suína e crustáceos. Posso continuar me alimentando desta forma?
Breno, sua gengiva será reaberta na época apropriada, via de regra o implante fica coberto pela gengiva. Sim, você pode continuar se alimentando normalmente, inclusive de carne de porco e frutos do mar, se quiser.
Olá doutora Ana! Suas respostas são muito esclarecedoras. Sou a Tupaciara e tenho canal em dois dentes frontais superiores levemente escurecidos ha mais de 9 anos, porém com muita restauração, a parte de trás do dente é praticamente só resina. Hoje tirei uma radiografia e meu dentista disse que o canal está bom, porém ele percebeu que está havendo reabsorção que pode ter sido por pancada ou por movimentação de um aparelho ortodôntico que usei ha 5 anos atrás. Me disse que o melhor é colocar coroa de cerâmica pura e acompanhar anualmente a evolução da absorção. Outra dentista me indicou coroa de cerâmica com micropartícula de porcelana. Qual o mais indicado pra dentes frontais? Tenho muito receio de coroas, confesso que preferia uma faceta, até porque meus dentes não estão tão escuros e o desgaste é menor, mas dizem que tenho muita resina. Ou quem sabe um clareamento, embora os dentistas que fui não me aconselharam por acharem que o resultado não fica bom. Minha insatisfação é totalmente estética, só quero meus dentes com canal brancos como os outros. Fora a cor, eles não me incomodam em nada. O que acha doutora, a coroa não é muito radical? Que outro procedimento estético você me indicaria? Coroa em dente com reabsorção não pode ser perigoso? Me desculpa por tantas perguntas, mas desde já agradeço pela resposta. OBRIGADA!
Tupaciara, uma coroa cerâmica pura ou com partículas de porcelana é basicamente a mesma coisa. O tipo de cerâmica pode variar um pouco, mas diria que cerâmica e porcelana são “sinônimos genéricos” nesse caso. Se os seus dentes têm muitas restaurações, realmente não dá pra fazer facetas. Aí estaria indicada a coroa, mesmo. O fato dos dentes terem reabsorção não contraindica as coroas. O clareamento é uma opção, mas aí teria que se trocar todas as restaurações… acho até que valeria a tentativa, mas tenha em mente que nem sempre o dente chega à cor dos demais.
Olá Doutora, devido a um pequeno acidente um de meus dentes superiores da frente sofreram uma lesão vindo a quebrar, o dentista que me atendeu me disse que terei que colocar um pino e depois um dente de porcelana. Gostaria de saber nos dias atuais, qual o melhor material disponível no Brasil em resistência/segurança para o pino, e esteticamente qual o melhor material para a confecção do dente???
Ricardo, os pinos de fibra de vidro / fibra de carbono são mais estéticos e têm módulo de elasticidade mais parecido com o da dentina (tecido “interno” dos dentes) do que os pinos metálicos, mais comumente usados. Isso confere uma maior resistência do conjunto raiz-pino. O material mais estético – e bastante resistente, também – para a confecção da coroa é a porcelana pura, ou seja, isenta de metal.
Dra. Ana, vou precisar fazer um canal no dente 22, sendo que gostaria de saber se precisarei colocar pino, já que eu ouvi dizer que o dente fica fraco e sem resistência.
Luciana, depende da quantidade de tecido dentário perdido. Não é verdade que o dente fica frágil, ele só fica frágil se não for restaurado adequadamente depois do tratamento de canal.
Estou só com 3 dentes da frente com mobilidade, e os bons são 2 ultimos do lado direito e o ultimo do lado esquerdo, bons da parte superior da boca, para fazer implante pode já extrair e colocar o pino ou tem que esperar 3 meses depois das extrações para colocar os pinos, pois tenho medo de cirurgia e já queria fazer tudo de uma vez, tem como Dra.? Tenho osso normal, não tenho perda óssea.
Cristina, nem sempre dá pra extrair os dentes e fazer o implante na mesma cirurgia, depende do caso. E às vezes isso só pode ser decidido durante a cirurgia. Então, a resposta é sim, dá, mas não em todo caso.
Bom dia! Tenho um canal realizado há mais ou menos 20 anos no dente incisivo lateral direito superior e quando foi no dia 27/11/14 a coroa estava com a restauração bamba, fui a uma dentista e a mesma me informou que não haveria mais como restaura-la e que havia se quebrado mais uma parte “boa” do dente e com isso não iria segurar restauração. A solução seria retirar esta coroa que sobrou, colocar um pino e coroa protética. Me prometeu que ficaria perfeita e que o procedimento seria simples. Eu desesperada, deixei. Só que ela não radiografou meu dente e cimentou definitivamente um pino. O protético fez o dente e o mesmo colou, ele mesmo, ela nem olhou. Tudo no mesmo dia. Sai do consultório chorando, ficou horrível. Procurei outro dentista que radiografou o dente e constatou lesão periapical e disse q o pino instalado não aguentaria uma coroa de porcelana. A solução seria tentar retirar este pino, retratar o canal e refazer o trabalho. O mesmo me alertou que durante o procedimento minha raiz pode fraturar e teria que partir para um implante. Fui em outro dentista e o mesmo disse para fazer a proservação desta lesão e se for preciso realizar a apicectomia para não correr o risco de fraturar o dente. Estou deprimida e preocupada e vejo que isso tudo ocorreu pela imperícia da primeira dentista. Quero processa-la por todo esse transtorno que ela me causou. Estou me consultando com este dentista que recomendou a proservação. Não tenho nenhum sintoma de dor. O que a senhora acha do meu caso?
Carla, acho que o mais prudente é fazer a proservação, mesmo. Se o problema for só a lesão periapical e não o pino em si, ele pode permanecer e ser feita uma coroa de porcelana, como você pretendia. Não precisa ficar deprimida, ainda dá pra resolver. 🙂
Doutora, fui em uma dentista, fiz canal, colocou um pino com coroa de porcelana, mas não gostei e caiu três vezes… Agora parece que há infecção… Estou com medo, pois paguei 700.00 e não estou contente com o resultado caiu, infeccionou já vai fazer um ano, eu acho que ela esta ganhando tempo, o que eu faço?
Sueli, onde há infecção? Na gengiva? No canal? Sua dentista afirmou que há uma infecção? Me explique melhor a situação…
Bom dia,
Preciso fazer uma coroa com pino, a Dra. me disse duas opções: 1ª é mais barata pois a coroa é de resina, 2ª muito mais cara pois a coroa é de porcelana. O que eu quero saber é qual seria a melhor opção na sua concepção e se existe algum risco em ambos os procedimentos. Agradeço sua atenção.
Quiteria, a opção mais resistente e mais bonita é a coroa de porcelana, sem dúvida. Até por isso ela é mais cara. Não sei a que tipo de riscos você se refere, mas via de regra esse é um procedimento muito seguro, consiste mais em moldagens e provas.
Dra, bom dia!
Tenho uns canais a fazer e também irei precisar de pino, neste caso, após todo o processo poderei por aparelho? Já que na parte inferior já uso! É possível fazer canais em dois dentes no mesmo dia?
Obrigada!
Alcione
Alcione, sim, um dente com pino pode ser movimentado com aparelho, também. E sim, é possível tratar o canal de 2 dentes no mesmo dia, mas seria uma sessão BEM longa, dependendo do dente. Dificilmente o dentista / endodontista faria isso em dentes de trás, que tem vários canais, mas talvez fosse possível em dentes anteriores, que tem 1 canal só. O ideal mesmo e tratar um de cada vez.
Olá! Em 2008 realizei um implante e coloquei um pino de metal… Porém me incomoda demais, pois minha gengiva fica mais escura onde foi colocado o pino. Li sobre os pinos de porcelana e os pinos de vidro… É possível realizar alguma cirurgia para que eu possa tirar esse pino de metal e substituir por algum deles? Obrigada!!
Débora, se for um pino intra-radicular, é possível substituí-lo, sim, por outro de fibra de vidro, por exemplo. Mas se for um implante, ou seja, um parafuso fixo no osso, já é mais complicado. Até existem implantes de zircônia, que é um material mais estético, mas não são tão comuns e certamente são bem mais caros. É questão de avaliar junto a um implantodontista.
Boa tarde! Coloquei um pino de vidro no dente n° 12 ha duas semanas, o dentista não me orientou sobre esses tipos de pino, só falou que ele não escurece como o de metal. Tenho medo de fraturar a raiz e evito comer alimentos mais duros. Minha dúvida é: esses tipos de pino de vidro são mais frágeis que o de metal? Quais os cuidados que devo tomar?
Ruth, na verdade é um pino de FIBRA de vidro. Ele é muito resistente e até melhor que o de metal, pois é um material com propriedades mais parecidas com as do próprio dente. Pode ficar tranquila e mastigar sem medo. 🙂
Boa noite, queria tirar uma duvida. Solicitei ao dentista um orçamento de clareamento dentário, principalmente nos dentes 21 e 22, porque devido ao canal ficaram escuros, mas achei o valor salgado. Queria uma opinião. Tenho dois canais nos dentes 21 e 22, o dentista disse que precisaria fazer clareamento interno de cada um, custando 200 reais cada dente, e ele disse q vai colocar um pino de fibra de 200. Total de 600. E o clareamento de todos os dentes pra finalizar r$ 700,00, ou seja, ele me cobrou 1300 reais a vista para clareamento interno dos dois dentes, com pino de fibra e o clareamento dos dentes restantes. Queria opinião de profissional, se realmente os valores correspondem, e se é necessario um pino nesses dentes. Obrigado.
Tiago, não tenho como afirmar a necessidade de pino nos seus dentes sem examiná-lo, mas não é incomum que seja preciso. Dentes com tratamento de canal podem perder muito tecido, e aí, sem o pino, pode ficar frágeis. Com relação a valores, cada dentista tem liberdade pra fazer seus próprios honorários, e a noção de caro e barato varia de pessoa pra pessoa, de região pra região. Eu, particularmente, não achei o valor fora do normal.
DRA. ANA, JA FAZ 4 MESES Q COLOQUEI OS PINOS, AGORA PRA FINALIZAR VEM AS COROAS NE? E ESSAS COROAS DOI PRA COLOCAR, PRECISA DE REPOUSO DE QUANTOS DIAS ??
Adriana, pinos mesmo ou implantes? De qualquer forma, não dói e não requer repouso.
Dra. ha uns 6 anos atrás coloquei pino no meu dente e agora esse mesmo dente começou a incomodar caso eu aperte a gengiva, meu dentista pediu uma tomografia e me disse que tinha uma infecção e que teria que retirar o pino e o dente porcelanato e fazer um implante… assim foi feito… até o momento de retirar o dente correu tudo bem, quando ele foi colocar o provisório disse que nao tinha osso suficiente devido a infecção… agora ele colou um dente provisório com super bonder e me disse que tenho que esperar pelo menos 70 dias que ele colocou colageno, pra ver se vai resolver. Mas não posso comer nada que esse dente cai… não tenho mais vida social porque tenho medo desse dente cair… Minha duvida é a seguinte, teria como o dentista ter visto antes da cirurgia que não tinha osso suficiente, ou não?
Marlene, em tese teria, sim. Mas talvez o dentista não tenha tido escolha e o osso tenha sido retirado durante a extração, tanto pela infecção quanto pela própria dificuldade da cirurgia (osteotomia). Converse com ele pra elaborar um prótese diferente, talvez removível, mas que ofereça a segurança ao comer e ao falar / sorrir que você precisa.
Dra, boa tarde!
Mais uma vez venho através desse canal tirar uma dúvida.
Fiz um implante dos dentes 11 e 21 em setembro/13… em novembro/14 a coroa de um dos dentes bambeou, fui até a dentista que recimentou o dente, porém agora, cerca de 2 meses após, a coroa voltou a bambear.
Ainda não é a coroa definitiva.
É normal ficar bambeando essas coroas? Após colocar a coroa definitiva esse problema tende a acabar ou vou ficar convivendo com isso?
Não mordo alimentos duros, tipo maçã e pão, para justamente evitar esses problemas.
Jean, assim como a coroa é provisória, o cimento também é, porque essa coroa terá que ser removida quando a “oficial” estiver pronta, então o cimento não pode ser definitivo. Dessa forma, às vezes acontece dela se soltar. Após a confecção da coroa nova, isso não deve mais acontecer.
Boa noite,
Fiz um canal ha mais ou menos 1 ano e meio, acredito que seja o implante em que colocou se o dente metal por completo, por cima tinha um bloco branco que não deixava ver que o dente era de metal, no entanto se olhasse por trás do dente dava se pra perceber o canal. Pois bem, estava eu comendo uma pipoca tranquilamente então notei que tinha soltado a parte branca do dente, ficou então somente o ferro, idéntico ao da foto. Não é um dente tão na frente, pra conversar não se nota o tal dente preto de ferro, no entanto se sorrir muito da pra ver. O problema começa porque moro nos EUA e tratamento de dentista aquí é muito caro, só pra olharem este dente pagarei muito caro, no entanto, retornarei ao Brasil em 8 meses, estava pensando que poderia deixar para colocar esse novo bloco quando voltar, iria apenas não sorrir muito por aqui. Corro risco de alguma complicação esperar esses 8 meses para tratar? Até então, pelo fato da estética eu aguentaria os 8 meses, mas se for caso de agravar minha saúde teria que fazer um esforço e me tratar aqui. Obrigado Dra., pela atenção.
Fagner, pelo que entendi você tinha uma coroa estética com pino metálico, e essa coroa se desprendeu, deixando o pino à mostra. Se o pino estiver bem cimentado, ele está protegendo o interior do dente, o que é ótimo. O risso que você corre em aguardar tanto tempo só com o pino é da gengiva “crescer” e cobrir parte do preparo (não o pino em si, mas a raiz do dente) e também de desenvolver cárie e gengivite local, pois nessa região a higienização é mais difícil e a possibilidade de retenção de resíduos e placa bacteriana é maior. Portanto: se não der pra resolver por aí mesmo, mantenha uma higiene rigorosa do local onde está o pino. Quando você chegar aqui no Brasil, será preciso avaliar se está tudo ok ou se será necessário algum procedimento antes de fazer uma nova coroa.
Fiz implante dentario na parte superior, no entanto a tampinha que vai rosqueada no implante desparafusou, devo ter engolido, pois bem, hoje é antevéspera de natal, só vou ter contato com o dentista daqui dez dias, como procedo?
Agnaldo, agora não há muito o que fazer além de aguardar pelo retorno do seu dentista. Deverá ser colocada outra “tampinha”, então vai ser necessário reabrir a sua gengiva pra instalá-la. Mas o implante, em princípio, está seguro.
Gente, pelo amor de Deus, me ajudem. Estou desesperada. Preciso fazer 2 implantes, além de obturações, mas o medo não me deixa sair de casa. Fiquei traumatizada depois de uma cirurgia que fiz ao retirar o siso, gritava de dor, 5 anestesias não foram o suficiente, fiquei meses tomando remédios, pois continuava sentindo dor, nossa, não tenho coragem de ir ao dentista. Já pensei no implante sem cortes, mas quando vou ler sobre os mesmos não aguento de agonia e paro.
Suzana, se tem um conselho que posso dar é: NÃO LEIA SOBRE OS ASPECTOS TÉCNICOS DE QUALQUER PROCEDIMENTO DENTÁRIO, ainda mais se você tem fobia. Não ajuda em nada e, ainda por cima, pode ser bastante assustador. Deixe isso pros dentistas, é problema só nosso. Compreendo sua ansiedade a respeito, mas sugiro que, antes de qualquer coisa, procure um dentista pra fazer uma avaliação e ter a correta dimensão dos tratamentos que precisa. É só um exame, não dói, não machuca e não precisa de anestesia. Sabendo do que precisa, você pode ir fazendo aos poucos, no seu próprio ritmo. Sugiro, também, que você procure apoio psicológico… um psicoterapeuta pode ajudar.
Oi Dra! Estou fazendo o implante do segundo molar, mas a prótese ficou muito pequena em relação aos outros dentes, tanto no comprimento quanto na largura. A dentista da clínica onde estou realizando o procedimento diz que é porque o meu dente original era um pouco curvado. Gostaria de saber se realmente é impossível fazer uma prótese do mesmo tamanho dos demais, para que não dê tanta diferença na estética.
Léa, independentemente de como era o dente, a prótese que o substitui tem que obedecer algumas regras. Ela precisa encostar nos dentes ao lado dela e também no dente antagonista (o de cima ou de baixo, depende do caso). A prótese não tem que ser igualzinha ao dente perdido, mas se sua prótese não cumpre essas exigências, tem alguma coisa errada. Converse com sua dentista.
Oi Dra. Há uns 3 anos fiz canal e coloquei uma coroa de porcelana no dente. Essa coroa veio a se desfazer e eu fui a outro dentista. Ele me indicou fazer uma coroa de matalocerâmica, pois, sendo um dente destinado diretamente à mastigação, isso evitaria o desgaste acelerado da coroa. Ontem coloquei uma coroa provisória que em 24h veio a se soltar do núcleo de metal colocado. Meu dentista viajou para um congresso, só regressando em 10 dias. O fato de ficar com esse núcleo devidamente cimentado e colocado pode comprometer o tratamento? Desde já muito obrigada.
Karoline, o maior problema de ficar apenas com o núcleo é que a gengiva pode invadir o espaço da prótese e ser necessária uma pequena cirurgia de correção. O ideal seria procurar um outro dentista pra fazer a recimentação.
Oi Dra.
Fiz um tratamento de canal há uns 05 anos atrás e correu tudo bem. Há uns dois meses atrás começou a ter discreta mobilidade e depois de uns 02 meses a coroa caiu; o pino ficou. Fui em outra dentista e ela disse que o pino do canal está com mobilidade e vou precisar extrair esse dente, para que eu não contamine a raiz com bactérias, já que está com muita mobilidade. Marquei a extração para a próxima quinta. O que eu faço? Me responda! Bjs.
Rosemeire, se não há o que fazer, infelizmente a saída é extrair. Feita a extração, será preciso pensar numa prótese… nesse caso, em se tratando de um dente só, o ideal é implante ou ponte fixa. É um dente da frente ou de trás?
Da frente, doutora. Mas como uso uma ponte móvel, o que ela vai fazer para me ajudar até eu implantar, será colar mais um dente num espaço dessa ponte para que eu junte grana e faça um implante. Se eu insistir para que ela refaça o canal, mesmo vendo a mobilidade, corro o risco de piorar ainda mais a situação né?
Se houvesse a possibilidade de resolver o problema tratando o canal, seu dentista teria dado essa opção, Rosemeire. Não é questão de você insistir.
Dra. acabou de extrair. O dente só estava seguro pelo pino! Ela nem precisou puxar o dente que saiu com raiz e tudo. Realmente, não havia mais nada o que fazer. Fez uma radiografia e estava tudo ok. Vou me preparar financeiramente para implantar um dente ano que vem!
Que pena ter que extrair, mas se não havia jeito, melhor assim. Agora é pensar no implante / prótese.
Dra. eu fiz um tratamento de canal e foi colocado um núcleo metálico (pino) e posteriormente a coroa metalocerâmica, dente superior nº 13, uma semana depois a coroa deu uma leve afrouxada, voltei na dentista e ela me falou que na hora da cimentação pode ter ocorrido uma bolha causando essa leve mobilidade da coroa, e ela me deu duas alternativas: ou eu aguardava mais um pouco para ver como se comportava a coroa ou ela iria destruir a peça e mandar fazer outra. Minha dúvida é a seguinte: a coroa esta com uma pequena mobilidade e não está incomodando, e me parece que mesmo com este pequeno problema me parece firme. Eu pergunto se deixando dessa forma futuramente poderá comprometer toda a estrutura, ou é melhor a dentista destruir a peça e mandar fazer outra? Ela ja me falou que é somente a coroa que deu uma leve afrouxada, porém aparentemente tá firme, inclusive ela tentou remover a coroa normalmente e não conseguiu, ai me falou que somente desgastando a peça.
James, não acho que seja o caso de remover agora, não vejo vantagem. Apenas fique de olho se a gengiva não começa a inchar, se não estão acumulando resíduos alimentares por baixo da coroa (causando mau cheiro, etc.)… se não, se um dia a coroa afrouxar MESMO, vocês recimentam.
Olá Dra, fiz tratamento de canal no 21 e 22… depois do tratamento minha dentista sugeriu que eu coloca-se pino e fizesse o coroamento… os dentes perderam a cor devido ao problema de canal e ela disse que não voltaria a ficar tão branco… quanto tempo leva o tratamento para colocar esses pinos e fazer o coroamento? Tem alguma contraindicação, pino, tipo, risco de quebra com facilidade… e se é preciso tá fazendo manutenção.
Edu, leva de 3 a 4 sessões. Os pinos geralmente são metálicos, mas há outros materiais, como fibra de vidro e fibra de carbono. Todos eles são bons, os de fibra são mais estéticos. Não, não há necessidade de manutenção, embora seja interessante avaliações periódicas (anuais, por exemplo) pra ver se está tudo ok com a adaptação das peças.
Dra, tive um problema no dente 37 onde foi necessário a extração do mesmo.
Gostaria de saber se posso ficar sem esse dente ou se é necessário implante… se eu ficar sem esse dente, quais problemas podem ocorrer?
Obrigado!
Jean, esse texto e o vídeo respondem a sua pergunta. –> https://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html
Dra. Ana boa noite, gostaria de saber, fiz a cirurgia para por o implante, ja tenho o pino no lugar da raiz, devido a cicatrizacao e problemas financeiros nao coloquei ainda o dente, ja faz um ano e meio, nao ha problema, eu consigo ainda por o dente mesmo depois de td esse tempo ou e preciso fazer outra cirugia? Obrigada.
Se o implante estiver bem osseointegrado, é possível fazer a prótese normalmente, Lucy. Procure um dentista pra avaliar.
Boa noite, tenho 2 questoes, se possivel, tinha uma protese fixa, esta soltou inteira, fui em um dentista para cimentar, ele disse que o pino esta quebrado, metade dentro da coroa, outra metade fixado na raiz, pra refazer este trabalho, ou seja, a remoçao desta metade do pino que esta dentro, vou perder a raiz do meu dente? O dente vizinho tinha um provisorio, tbem quebrou, mas este o pino ficou inteiro, mas fui mexer, o pino era de rosca e saiu, nao fui em dentista de imediato, passado um tempo, fui ao dentista, ele disse que aquele pino ja nao serve pra nada e tenho que fazer um implante, e tem ocorrido fistula dentaria na regiao deste dente, estou sempre a base de antibiotico pra desinchar e acabar com infecçao e pus. Agradeço pela informaçao, pois moro fora do Brasil e tenho receio de ser atendida por profissionais que nao sao brasileiros.
Obrigada mais uma vez!
Claudya, é possível remover o fragmento de pino, porém não é muito fácil. Em alguns pode estar indicada a extração do dente, sim. Quanto à fístula, é preciso investigar qual a origem dela e tratar de acordo… não adianta tomar antibióticos se, em conjunto, não for feito algum procedimento que remova o foco de infecção.
Ola Ana, tudo bem? Minha duvida e sobre ponte fixa, gostaria de saber se ela é segura, quais os pros e os contras? Durabilidade, manutençao, corre o risco de soltar, amarelar, estragar os dentes de apoio? Fica entrando alimento entre a ponte e a gengiva? Esteticamente fica bem natural? E na questao de preço em comparaçao do preço do implante, seria o mesmo valor, ou seria mais barato, tipo metade do preço ? No caso falta um dente na frente e dois juntos na lateral mais pro fundo da boca, no caso ficaria assim, na frente um dente e duas capinhas, e na lateral dois dente e duas capinhas ? Uso ponte removivel, eu acho muito feio os ganchinhos, no caso dessas ponte fixas pra desgastar os dentes de apoio precisa de anestesia.? E esse desgaste é profundo? O q vc me indicaria em relaçao ao custo beneficio, grata.
Roseli, se você tiver condições financeiras, por se tratar de poucos dentes, eu sugiro que você faça implantes. A prótese fixa é uma boa solução, com boa estética, mas requer o desgaste dos dentes de apoio (sim, é um desgaste “profundo”, que requer anestesia, e sem volta) e é preciso disciplina na higienização. Geralmente se faz o tratamento de canal dos dentes de apoio, o que seria mais um custo. A prótese fixa vai sair mais em conta, mas não muito… talvez 2/3 do valor do implante.
DRA. eu meti implantes mas nao estou nada satisfeita porque os dentes não são todos iguais e certos, por dentro são altos e incomodam me, de um lado eu meti 8 em cima e 3 de cada lado em baixo, só não percebo porque o dentista não me pos dente por dente se em baixo eram só 3, acho os grandes, os de cima do lado direito não estão certos, acho os altos, não me sinto nada bem com eles, se soubesse o que sei hoje nunca punha implantes, em cima tive que levar uma barra porque o dentista diz que são 8 dentes e que tinha que ser assim e em baixo 3 dentes, eu penso que podia ser dente por dente, não pos tambem uma barra e os dentes são enormes, me doi na gengiva e sinto me desiludida, não meti placa dentaria porque dizem que e complicada a habituação, mas os implantes tb não são faceis, pelo menos os meus nao consigo andar com isto, e paguei 2 mil e tal euros, estou desanimada, gostava que me desse a sua opinião, obrigada.
Maria de Lurdes, difícil opinar sem ver você… pode ter sido um erro de planejamento, pode ser que a sua expectativa com relação ao tratamento fosse outras e faltou diálogo pra se esclarecer as coisas, pode ser que seja só uma questão de adaptação pessoal à nova situação. Enfim… eu acho que você devia levar essas dúvidas e reclamações ao seu dentista, dessa forma ele pode explicar o que pretendia, as limitações do tratamento e o que ele ainda pode fazer para que você fique satisfeita.
Olá Ana,
Há aproximadamente um ano, um dente que já havia tratado canal sofreu uma fratura e quebrou. Procurei minha dentista e ela disse que apenas a coroa tinha sido fraturada e a raiz do dente ainda estava intacta. Ela então sugeriu a colocação de um pino metálico e uma coroa de porcelana. Depois de um ano estou convivendo com alguns problemas que tem me incomodado muito. O primeiro refere-se ao escurecimento de minha gengiva próximo a coroa. Além disso, existe um espaço entre a coroa e a gengiva que acumula muita sujeira o que torna impraticável qualquer método eficaz de limpeza, gerando um odor bastante desagradável. Por fim, parece haver um espaço entre os dois dentes (a coroa e o dente vizinho) que faz com que o alimento entre e lesione a gengiva, causando, muitas vezes, dor e inflamação local. Por esses motivos tenho evitado mastigar do lado em que o pino foi colocado desde que esses problemas passaram a me incomodar. Gostaria de perguntar se esses problemas são comuns a quem se submete a esse tipo de procedimento, além disso gostaria de saber se essa situação pode levar a problemas futuros mais sérios e se existe solução que não envolva refazer todo o procedimento?
Jean, esses problemas demonstram que a coroa não está bem adaptada. Sim, a retenção de resíduos pode levar a problemas futuros mais sérios e, infelizmente, a solução é fazer uma coroa nova. Como o problema é de adaptação, não há como aproveitar a mesma coroa.
Olá Dra. Quebrei um dente… usando aparelho ele forçou tanto que quebrou bem em cima… fui ao dentista e ela pediu uma periapical, para ver ser consegue recuperar com um pino ou alguma coisa… no detalhamento eu li condutos radiculares obturados em nível terço apical. Ainda vou levar o exame para a dentista pois a mesma não está na cidade… mas com isso vc sabe me dizer se terei como colocar o pino?
Carla, “condutos radiculares obturados em nível de terço apical” significa que o seu dente tem os canais tratados, apenas isso. Pra colocar pino é necessário tratar o canal, então, em princípio, se a raiz do seu dente estiver ok, poderá receber o pino.
Dra. Ana, boa tarde ! Irei colocar duas próteses (pino) provisórias essa semana com aparelho, corre o risco das próteses ficarem soltando ? Pois já passei por isso e não gostaria de passar, a dentista me disse que depois de 2 anos, quando os dentes ficarem certinhos, tenho que colocar 2 de porcelana, estou ansioso pra ver como vai ficar rsrs…
Não Rodrigo, pelo contrário. As coroas provisórias, bem cimentadas, devem aguentar bem o uso do aparelho ortodôntico.
Boa noite Drª Ana, tenho 23 anos, alguns meses atrás realizei um canal no ultimo dente superior esquerdo, após esse fato ele quebrou pela metade, exatamente a metade, ficou a lateral esquerda e a coroa, apenas esta meio que com um buraco, tudo que como fica preso, de tanto passar a escova não sei, a metade que restou esta mole, até evito comer desse lado e hoje fui em outro dentista e ele disse que é caso de extração, mas esse dente não irá me fazer falta? Depois dele o meu siso já apontou e o dentista disse que terei que extrair, mas se já vou extrair o quebrado, pq terei que tirar o siso se terá espaço?
Diana, por se tratar do segundo molar, ele fará pouca falta funcional e esteticamente falando. Mas é preciso considerar que o espaço que ele deixará com a extração pode causar muitos problemas pra você, outros dentes podem entortar, inclusive (veja aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html ). Quanto ao siso, existem vários motivos para extraí-lo além da falta de espaço… converse com o seu dentista sobre os motivos, no seu caso.
Boa Tarde Drª Ana, fiz dois implantes dia 07/11/2014 na parte superior, um deles tive que extrair o restante do dente que havia, coloquei o implante no mesmo dia, hoje 11/11/2014 sinto muita dor no local dos pontos, é normal ? Tem algo que possa fazer para aliviar a dor?
Estou tomando antibiótico, anti-inflamatório e Dorflex pra dor.
Carla
Carla, como a sua cirurgia é recente, é esperado um pouco de dor. Não dá pra afirmar que haja algo errado, mas não hesite em procurar seu dentista se achar necessário.
Dra, fiz um implante em setembro/13, estava usando o aparelho ortodôntico fixo até hoje e o implante também estava normal, porém agora bambeou… fiz o implante nos 2 dentes frontais superiores (11 e 21), se não estou enganado… apenas 1 dos implantes está bambo…. pra variar a dentista está viajando, o que posso fazer pra esperar uma semana com esse dente bambo? E se a coroa soltar, como devo proceder? Em tempo, estou tendo muita ânsia de vômito com o aparelho ortodôntico removível (praticamente não dá pra usar).
Jean, pelo que entendi o problema é que a coroa sobre implante está soltando, o implante, pelo que me parece, está ok. Na ausência da sua dentista, você pode procurar outro dentista pra verificar se é preciso recimentar ou “apertar” a coroa. Quanto à ânsia, é um problema relativamente comum… às vezes o melhor é tentar outro tipo de contenção, porque se o paciente não usa, não adianta nada. Converse com o seu ortodontista.
Boa tarde,
Qual o melhor pino metálico ou pré-fabricado ?
Mauro, os dois são bons, apenas têm propriedades diferentes. O pino metálico é bom porque é personalizado e encaixa direitinho no canal do dente, porém é menos estético. O pré-fabricado precisa ser adaptado, porém é mais estético (no caso de um não-metálico, é claro). Cada caso é um caso.
Dra. Fiz implante de um dente em cima com implante osseo e deu super certo, tinha uma ponte fixa embaixo, o sexto dente do meio pra tras, ha muitos anos, fiz os exames necessarios e foi constatado que tinha condicoes de implantar na regiao, porem 3 meses apos colocar o cicatrizador o implante saiu junto e perdi tudo, a dentista disse que podia reimplantar, porem a chance era de 50% de dar certo, mas ela ia tirar uma radiografia para verificar a situacao do osso, ela nao me mostrou e disse que na regiao eu tinha falha ossea, eu pedi a ela pra fazer com enxerto (visto que eu tenho perda de dentes na parte tras), e eu quero muito implantar este dente por garantia, pois estou com 58 anos, ela falou que enxerto embaixo desbarranca, e verdade? Como assim se eu vi na internet varios implantes osseos embaixo, e o certo seria desbarrancar em cima, onde fiz o enxerto, mas deu super certo como disse, ela encerrou o assunto e esta refazendo a ponte, mas tambem nao para o pino, nao sei se ela nao pos o cimento provisorio, o que aconteceu, e verdade que nao se faz enxerto osseo na parte inferior?
Perla, o enxerto ósseo pode ser feito na parte de baixo, sim. Sua dentista deve ter detectado algum fator local pra não fazer o enxerto ou pra achar que ele poderia “desbarrancar”.
Boa tarde Dra. Eu quebrei um dente ha três meses atrás, um dente superior da parte frontal. Foi aproveitado o trabalho de canal e colocado um pino e posteriormente a coroa provisória. Na semana passada a dentista colocou a coroa definitiva, que 4 dias depois o dente deu uma leve afrouxada e minha dentista encontra-se viajando. Minha duvida é porque o dente foi cimentado para ficar definitivamente, sera que ela vai conseguir tirar somente a coroa ou a coroa junto com o pino ou sera que vai danificar toda a estrutura? E mais, o que pode ter acontecido para o dente ficar um pouco frouxo?
José, se a coroa estiver frouxa, será fácil removê-la, não deve haver dano. Já se o dente é que tem mobilidade, é provável que a coroa esteja “batendo errado” no dente de baixo, sendo necessário um ajuste.
Coloquei pino e coroa ha 2 anos e a coroa caiu, isso é normal ? O dentista que eu fiz nao trabalha mais aqui, tenho que procurar outro dentista, o que ele ira fazer?
Kassia, acontece. Se ela só descolou, basta procurar outro dentista pra recimentar.
Ha um mes fiz implante de dois pinos inferiores, eu tinha somente 5 dentes na frente, nao tinha mas osso, a minha dentista achou melhor extrair, e o correto ou poderia fazer enxerto? Vai segurar os dentes definitivo? Quanto tempo leva para poder fazer os implantes dos dentes?
Odete, se os dentes não tinham mais suporte ósseo suficiente, infelizmente era caso para extração, mesmo. A necessidade de enxerto depende do planejamento do caso, quem julga essa necessidade é o dentista / implantodontista. Sim, seus implantes devem segurar a prótese definitiva, que geralmente pode ser instalada depois de 4-6 meses.
Olá Drª.
Meu dente superior quebrou praticamente todo, ficou um pequeno pedaço em uma das laterais, o restante ficou pela gengiva. Eu tenho tratamento de canal neste, o que poderia ser feito? Será que irá precisar de pivô?
Graziele, como a coroa já está praticamente comprometida, o ideal é pino + coroa protética (o que as pessoas chamam de “pivô”). Já que você já tem o canal tratado, fica mais fácil.
Boa noite Dra. Meu sonho sempre foi fazer implante, perdi os 4 dentes da frente, parte superior, ainda criança, mas tenho muito medo, meus amigos dizem que é horrível que eu não devo arriscar, que a recuperação é difícil… O pior é que tenho que fazer enxerto na gengiva e esperar alguns meses para fazer o implante. Gostaria de saber se é verdade que o implante é menos doloroso que o enxerto e como é a recuperação? Será que vale a pena arriscar? Já sou uma senhora de 50 anos. Maria S.
Maria, toda cirurgia gengival traz algum desconforto pós-operatório, o que geralmente se resolve em até 1 semana. Eu não classificaria nem o enxerto nem o implante como de recuperação “horrível”. É preciso pensar no benefício, na qualidade de vida que a colocação de implantes vai trazer. Se você confia no seu dentista / implantodontista, não vejo sua decisão em fazer implante como “arriscar”. Seus amigos não estão sendo objetivos e nem têm que conviver com a falta de 4 dentes da frente. Eu acho que se você quiser e tiver condições financeiras, é o melhor caminho. Se fosse em mim, eu faria.
Como havia comentado antes quebrei o dente da frente, agora depois de grande ele escureceu. Procurei a Dentista e foi feito canal. E comecei um clareamento, ela me disse que pode ser que nao fique totalmente igual, mas ja achei que ficou bom, farei mais uma ou duas sessões do clareamento. Quanto ao dente quebrado, ele continua colado, esse dente pode ficar colado sem problema? Ou recostituir de resina? No caso de colocar pino eu acho que teria que desgastar muito o dente, ja que meu dente da frente tem um tamanho um pouco grande, e quebrou em diagonal, na metade. Qual procedimento ela devera tomar? O que vc me aconselha com sua experiência e sabedoria na área?
Henrique, o fragmento pode ficar colado, sim. Como você está fazendo o clareamento, é preciso verificar se o fragmento vai ficar da mesma cor do resto do dente… senão, o melhor talvez seja fazer uma restauração ou faceta. Não me parece caso para pino, mesmo. Vale a avaliação do seu dentista quanto a isso.
Tenho uma coroa com pino há mais de 20 anos e ela tá desgastada e feia. Tem como trocar? E qual especialidade de dentista eu procuro?
Tem sim, Elisângela. Você pode procurar um dentista clínico geral, mas se prefere um especialista, procure um dentista especialista em prótese (protesista).
Bom dia Dra.
Essa “estranheza” que eu achava, transformou-se agora num leve incomodo, com dor moderada, bem leve. Será que houve algum problema (alguma fratura na raiz)? Terei que retirar a coroa e o pino para averiguar ou com o raio X dá pra ver ?
Mais uma vez agradeço pela sua atenção e está de parabéns pelo site !
Em princípio não é preciso remover pino e coroa, Mauro. Também não acho, pelo seu relato, que seja caso de fratura de raiz. Certamente seu dentista vai querer radiografar antes de uma atitude mais invasiva.
Oi, tudo bem?
Por gentileza, me esclareça uma duvida.
Tive que colocar dois canais com núcleo nos dentes da frente, o dentista tirou o molde e mandou para o laboratório para fazer as coroas de porcelana,
depois de uma semana as coroas chegaram, mas não encaixaram…
Ele me deixou muito preocupada porque ele disse que isso nunca aconteceu (ele disse que “não sabe o que aconteceu”), ele fez outro molde, perguntei que dia seria a próxima consulta e ele disse que não sabe e que ele iria me ligar. Minha duvida é: ele errou ao tirar o molde, você já teve ou conhece um caso parecido? Como posso proceder nesse caso?
Desde de já agradeço pela resposta.
Kelly, não é incomum que trabalhos vindos do laboratório tenham problema de adaptação, e o problema pode ter ocorrido tanto na hora da moldagem quanto em algum processo realizado no laboratório. Mas seu dentista fez o que qualquer dentista faria, refez a moldagem pra pedir as coroas de novo. Portanto, você não tem que fazer nada, apenas aguardar ele ligar pra instalar as coroas novas.
Bom dia Dra.,
Fiz um pino e coroa há duas semanas aproximadamente. Sinto um leve desconforto, parece que esse pino está pesado, uma sensação estranha, embora esteja bem fixo, é normal isso ? Existe um tempo para o organismo adaptar-se a este novo componente (pino e coroa) ?
Mauro, alguns pacientes relatam essa “estranheza”. Mas isso não revela um problema, necessariamente. Creio ser mais questão de adaptação, mesmo. Cada pessoa se adapta a seu próprio tempo, pode levar 1 mês ou 2.
Coloquei pino nos dois molares de baixo em janeiro, na época eu não tive dinheiro pra fazer as coroas de porcelana e fiquei com os provisórios.
Eles não duram mais do que dois meses colados e caem novamente (não ao mesmo tempo).
É normal cair tanto assim? O que eu devo evitar de fazer/comer pra durar mais um pouco?
Se eu trocar pelas coroas de porcelana para de cair?
Carol, se eles estão cimentados com um cimento provisório, é esperado que eles caiam, sim. Se você fizer as coroas de porcelana, além da adaptação e do material ser melhor, o cimento usado pra cimentação será mais resistente. Então as coroas vão para de cair, sim.
Boa noite dra. Estou fazendo um implante. Já coloquei o pino há 3 semanas, mas nem coloquei o provisório ainda, pois minha gengiva cresceu e tive que fazer uma mini plástica ontem. Hoje quando levantei pra escovar os dentes vi o brilho do pino despontando. Estava saindo. Fui direto para o consultório e o dr. acha que tive algum trauma. Com certeza de minha parte não bati, não mastiguei nem machuquei o local, o que pode ter ocorrido ? Será que foi na hora da anestesia ele apertou demais justo em cima do pino ? Fiquei mto. chateada com esse episódio. Obrigada desde já!
Difícil dizer, já que você não associa isso a nenhum evento de trauma, Jane. Mas isso não significa que seu implante esteja perdido.
Muito esclarecedor doutora, boa tarde. Bem, há um ano e quatro meses fiz um protocolo sobre implantes que foi avaliado pela doutora da seguinte forma: como tenho 3 dentes naturais, a dra. usou-os como pilar, depois de tratar o canal desgastou-os, implantou mais 2 pinos de titanio, aguardei o prazo de 6 meses, durante as provas ja foi constatado a perda de um implante, mas disse-me que tudo bem, ainda teria 4, e cimentou a coroa. Há uns 6 meses começou a afrouxar, mas por motivo maior estava em outro estado, assim não tive como consulta-la. Ontem durante a escovação veio abaixo o implante cimentado na coroa intacta, e os 3 dentes simplesmente haviam apodrecido. Peguei o primeiro voo com um pano na cara, consultei-a e ela me disse que faria um enxerto para fortalecer a região implantada, tentaria novos implantes, e no lugar dos dentes naturais vai instalar um tal de núcleo, isso tudo sem onerar nenhum adicional, fui clara que não confio mais, o que a senhora acha do novo procedimento?
Derliene, pelo que entendi sua dentista vai aproveitar as raízes dos dentes naturais como apoio, acrescentando pinos neles, além de fazer enxerto ósseo. São procedimentos válidos.
Dra. boa noite! Tenho um pino no dente da frente e a gengiva está um pouco escura, bem pouco, mas bem em cima do dente. Tem como tirar isso? Obrigado!
Rafhael, tem. O problema costuma ser a cor da raiz, o tipo de pino (metálico), o material da prótese e a pouca profundidade do preparo do dente. Pra resolver é preciso fazer uma coroa nova.
Boa Tarde.
Dra. há 20 dias tive um problema com um dente canino, ele quebrou rente a gengiva, fui ao dentista e atualmente ele colou um pivô provisório, até ficar pronto o definitivo, mas tenho uma duvida, o pivô provisório não esta fixo, ao escovar os dentes sinto ele se mover como se estivesse solto, então vem a minha duvida se o pivô definitivo também ficara assim, pois com ele se movendo não me sinto segura, penso que a qualquer momento ele poderá cair.
Será que isso está relacionado com a raiz do dente, que mesmo com o tratamento de canal ainda assim não tem porte para segurar o pivô ? O meu dentista disse que ficara seguro, mas gostaria de ouvir a sua opinião. Desde já agradeço
att. Eva
Eva, o que se move é o pivô mesmo, certo? A raiz do seu dente não apresenta mobilidade? De qualquer forma, não há motivos pra que a coroa definitiva não fique firme, já que o material e o cimento usados na fixação dela serão diferentes, bem mais resistentes.
Olá, Dra. Ana!
Antes de mais nada, parabéns pelo blog!
Minha dúvida:
Meus dois laterais superiores estão quebrados (só restam as raízes dos mesmos) há anos. Um destes já tem tratamento de canal; o outro, foi apenas iniciado o tratamento, colocado curativo, mas o curativo caiu e por impossibilidade financeira à epoca, acabei sem ter como terminar o tratamento e a raiz ficou toda aberta. Agora que voltei ao dentista, este me disse que a melhor opção é a extração dos dentes.
A alegação do dentista é que não compensa colar pino e coroa, haja vista uma das raizes ter cáries (a que ficou aberta) e a outra, por ja fazer muito tempo que fiz o tratamento de canal e não coloquei o pino na época do mesmo.
Estou com problemas de autoestima por ter essas falhas e não posso custear implantes. E acredito (crença leiga) que, esteticamente, pino e coroa fiquem melhor que uma prótese removível.
Quanto a dúvida, raizes cariadas podem ser tratadas para receber (e comportar) bem pinos e coroas?
Ou no caso, só me restariam as extrações mesmo?
Um forte abraço, e mais uma vez, parabéns pela iniciativa de divulgar conhecimento.
Luciana, não que não seja possível… mas é improvável que raízes cariadas suportem bem pino e coroa. Primeiro seria preciso remover as cáries e restaurar a raiz, e pra isso já seria preciso uma cirurgia gengival, de forma a expor as cavidades para serem tratadas. Isso feito, ainda é preciso considerar se o que sobrou tem resistência pra aguentar as forças que incidirão sobre o conjunto ao se instalar pino e coroa. Por fim, talvez esteticamente não fique legal, até pela necessidade de cirurgia gengival. Enfim… me parece que, no seu caso, extrair e resolver de outra forma é o melhor. Se implantes não são opção, pode-se pensar em ponte fixa ou removível. A prótese removível pode oferecer um resultado muito bom esteticamente, provavelmente melhor do que fazer coroas sobre raízes em condições duvidosas. Tudo é questão de indicação e planejamento.
Já passou dos 30 dias, sim…
Tu poderia me dizer uma média de preço (de tanto à tanto) com o material de porcelana ???
Gostaria de saber porque não tenho tempo, e quando eu for já estou com todo o dinheiro para pagar…
Marcelo, não há valor médio, isso varia muito. Depende do profissional, do laboratório de prótese, da peça, em si… é preciso procurar um dentista / especialista em prótese pra avaliar.
No caso, tem uma média de valores pra pino + coroa ? Dado o valor vcs especialistas dão desconto ?
A colocação de pino + coroa tem validade, se sim quanto tempo mais ou menos ?
Ficaria muito grato se puder me responder, pois já quero começar a preparar o bolso ! rs
Obrigado pela resposta !
Thiago, essas perguntas são BEM específicas… não dá pra responder sem examinar você clinicamente. O valor varia com o material, com o profissional, etc.. A “validade” depende também do material, dos hábitos de higiene e alimentação do paciente, etc.. Procure um dentista / especialista em prótese pra avaliar. Com relação ao desconto, é questão de conversar.
Boa noite Drª, coloquei um pino no dente, e um ano após o dente partiu no meio, cogitei a possibilidade de extrair o dente, mas decidi fazer novamente o mesmo serviço feito anteriormente, tem possibilidade ou terei que fazer um implante?
O implante corre o risco de ter que fazer um Re-implante se o dente quebrar ou é algo dificil?
Obrigado pela resposta.
Thiago, se a fratura não atingiu a raiz do dente – o que inviabilizaria mantê-lo -, em princípio, dá pra fazer novo pino e coroa, sim. O implante só estaria indicado em caso de extração do dente todo (coroa + raiz).
Olá, Doutora Ana …
Meu primeiro pré molar inferior tem o canal já feito, mas a obturação trincou e acabou caindo, em menos de dois dias o resto da coroa quebrou inteira e fiquei somente com a raiz do dente e o material que fez o canal exposto… Gostaria de saber se eu terei que refazer o canal ou posso colocar direto o pino e a coroa (a raiz do dente está intacta) ??? Ah, gostaria de saber a média de preço que gastarei para colocar o pino e a coroa deste dente ???
Obrigado…
Marcelo, quando foi isso? Se fizer mais de 30 dias, via de regra, fica indicado o retratamento de canal. Isso porque o material que está dentro do canal se recontamina com bactérias da própria boca. Mas depende da avaliação do seu dentista, se ele achar que está ok e que dá pra fazer o pino…
Com relação a valores, é preciso avaliar. Cada caso é um caso, e depende de outros fatores, como material da prótese, etc..
Doutora, bom dia e parabéns pelo seu blog, estou em um processo de colocar pino e coroa, o canal já foi tratado e a dentista bateu um raio x antes de medir o pino, o canal esta pronto ha um mês, semana passada fui no dentista pra medir o pino e uma semana depois ficou pronto, ontem fui no consultório e ela tirou o curativo do dente pra colocar o pino e ver se realmente o pino foi confeccionado certo, so que eu vou ter que fazer uma pequena cirurgia na gengiva (cortar um pedaço), por razões particulares optei fazer a cirurgia a próxima semana, a dentista colocou o curativo de volta no dente… enfim, depois disso feito os outros dentes vizinhos a esse tratado estao um pouco sensíveis, isso é normal e depois passa? Aconteceu isso outra vez quando fiz o canal e depois parou.
Desde de já muito obrigado.
Robson, é comum que os tecidos em volta da raiz do dente fiquem meio doloridos depois de terminado um tratamento de canal, dando a impressão de dor em dentes vizinhos. Deve ser um problema passageiro.
Primeiramente, agradeço muitíssimo por responder-me e pela ideia desse site. Continuando a respeito do meu caso… Já que não foi feito o ideal, que seria eu já estar com um provisório… pode dar algum outro problema ou o “dano” maior seria o crescimento da gengiva? Quero dizer… posso perder o pino? Dar uma infecção ou algo mais grave? Estou com medo…
Em princípio, não. O pino exposto não representa problema, em si, mas o remanescente dentário exposto, sim, há chance de infiltração, cárie, etc.. Enfim… assim que possível, é bom cimentar a coroa.
Doutora, quanto tempo um dente pode ficar apenas com o pino (núcleo) sem colocar uma provisória ou qualquer coisa? Isso é comum? Pois estou há 01 semana apenas com o pino (núcleo) e o doutor disse que não há problema… por favor gostaria de sua opinião. Grata!
AnaKris, não há um prazo pra isso… mas o ideal é que seja instalado um provisório junto com o núcleo, pra já ir acostumando a gengiva à futura prótese e pra evitar que ela “cresça” por cima do pino.
Se ela clarear quantas sessões terão que ser feitas? Entao, foi quebrado metade do dente, o dente e da frente, a outra metade sera constituida de resina ? Como isso podera ser feito, pode dar diferença de cor?
Depende do caso… 1, 2, 3 ou mais. Sim, a parte perdida do dente deve ser restaurada com resina. Não é pra dar diferença de cor, por isso sua dentista deve fazer primeiro o clareamento e só depois a restauração, pra fazer da cor certa.
Olá, estou fazendo canal, ha várias sessões vem colocando remédio no dente (bem danificado, coroa destruída) e ele ainda doi um pouquinho, pois ainda tem infecção, o dentista pediu que eu tomasse anti-inflamatorio, a minha dúvida é se não parar totalmente de doer o que terá que ser feito? Pode colocar o núcleo ainda sentindo incomodar?
Nara, deve parar de doer, sim. Mas pode ficar um pouquinho sensível mesmo depois do canal tratado, porque leva um tempo para os tecidos em volta da ponta da raiz do dente cicatrizarem / desinflamarem. Mesmo assim, dá pra instalar o núcleo.
Mais uma duvida, o pino de carbono é muito mais caro de que o fundido? Vou colocar coroa de resina, e nos dentes da frente, se for colocar o pino fundido, vai ficar bom?
Talvez uns 25% mais caro, mas varia. O pino metálico fundido pode trazer bons resultados estéticos também, basta que a regina não seja muito transparente, mais opaca.
Vou colocar pino em tres dentes da frente, gostaria de saber qual é melhor, se pino fundido ou de carbono, e tbm se é muito caro e qual a diferença. Vou colocar coroa de resina, qual e durabilidade?
Talita, depende do caso. Tanto o pino metálico quanto o de fibra de carbono são bons, mas o de fibra de carbono é mais estético (dependendo do material da coroa que será feita) e tem coeficiente de elasticidade mais parecido com o do dente, o que é desejável. A durabilidade da coroa varia com os hábitos de higiene e alimentação da pessoa. Uma coroa de resina, em tese, dura menos que uma metalocerâmica ou de porcelana.
Quebrei um dente quando era criança, ai ele foi so colado, agora ele escureceu a metade da parte da raiz, passei com minha dentista, ela falou que precisarei fazer o canal e um clareamento interno, seria necessário colocar um pino, ja que raiz esta boa, essa metade do dente que foi colado, sera reaproveitada? Se sim, como?
Henrique, creio que não. Se será feito clareamento interno é porque sua dentista não pretende fazer coroa, mas acho improvável que o fragmento colado ainda possa ser reaproveitado. Imagino que ela pretenda restaurar seu dente com resina.
Fiz um canal e meu dente por estar muito fino quebrou o lado… minha dentista marcou para amanha o procedimento, acho que pra botar pino e coroa (me corrija se estiver errado), porem ela me mostrou um molde de como seria, e ele é prateado. Queria saber se é revestido de algum material branco ou se fica o dente “feio” mesmo.
Petterson, não tenho como afirmar que o tratamento consiste em pino + coroa apenas com base no seu relato, pode ser isso, mas pode ser um bloco, também. Da mesma forma, o material da prótese varia, ela pode ser totalmente metálica, pode ser de resina da cor do dente, pode ser uma combinação de metal com porcelana, etc.. Converse com a sua dentista, há várias possibilidades. Se você não quer que o dente fique “feio”, pode optar por um material mais estético.
Ah, e a sua pergunta não sumiu… é que os comentários não são publicados de forma automática, todos eles passam por moderação. É uma forma de evitar spam, palavrões, falta de educação, etc.. Eu costumo publicar as perguntas já junto com a resposta, em até 72 horas, como fiz agora. 🙂
Olá Dra,
Eu estou no fim do meu tratamento ortodôntico, e fiz canal no dente 15 no início deste ano, e por consequência ele ficou pequeno e escurecido (cerca de 1/3 do dente já estava comprometido) e devido a isso fica em desajuste com a estética dos demais, nesse caso, qual o melhor a se fazer: trocar o canal por um implante ou existe algum outro procedimento que resolveria? Desde já agradeço os esclarecimentos.
Gustavo, uma possibilidade é fazer um clareamento interno, como explico aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html
Qual a diferença de preço e durabilidade dos tratamentos abaixo:
(1) canal+pino de fibra+cimentação direta
(2) canal+bloco+coroa
Agradeço se puder responder.
Telmo, primeiramente: depende da indicação, ou seja, do que o paciente precisa. Se ele precisa de bloco, faz-se bloco; se ele precisa de coroa, faz-se coroa. Se o dentista realizar o tratamento não indicado, além de não haver vantagem para o paciente, pode haver prejuízo. Considerando que haja necessidade de tratamento de canal, pergunto:
1. Canal + pino de fibra + cimentação de quê? Um bloco ou uma coroa?
2. Canal + bloco + coroa: não dá. Ou faz-se o bloco (que seria uma “coroa parcial”, digamos assim) ou faz-se a coroa.
Se a sua pergunta é com relação a qual é o mais caro, bloco ou coroa, considerando ambas do mesmo material, geralmente é a coroa. Quanto à durabilidade, ambas são duráveis se bem indicadas, como expliquei no início.
Obrigado Dra., parece que agora ficou pior… apareceu uma pequena fistula sobre a gengiva… será que terei que retratar o canal ou raiz está fraturada ? O pior é ter que aguardar…
Se não há mobilidade do dente ou problema gengival, a fístula deve ser por causa do canal, mesmo.
Desde já agradeço, Dra. Ana, mas só um detalhe: ele vai sair de férias e só vai poder implantar o pino daqui uns 15 dias, haverá algum problema aguardar este tempo ? Outra coisa, há riscos dessa coroa cair com o tempo ? É melhor manter a raiz do que o implante, correto ? Obrigado e mais uma vez agradeço pelas orientações.
Dá pra aguardar, sim. Risco da coroa cair sempre há, mas com o núcleo novo as chances diminuem bastante. Minha tendência – e a da maioria dos dentistas – é, se for possível, manter o dente. A não ser que manter o dente não seja vantajoso para o paciente, mas geralmente é. No seu caso, me parece que é.
Dra. Ana,
O 1º dentista disse que “até” poderia fazer, mas que eu poderia ter problema daqui uns 2 anos, que poderia inchar a gengiva devido a raiz não estar 100% e perder o trabalho, ai sugeriu o implante, não sei se por ser o implante um tratamento mais caro. Já o 2º garantiu que não há necessidade de implante, que o pino e coroa resolvem o problema e nenhum momento condenou a raiz…
E agora o que faço, arrisco a coroa ?
Difícil opinar sem ver, Mauro. Alguns dentistas são mais realistas, outros mais otimistas. Se o segundo dentista garante que dá e você estiver disposto a tentar, acho que vale a tentativa.
Bom dia, Dra.
Tenho um pino e coroa que por diversas vezes caiu e foi recolocado. Fui a 2 dentistas, um deles me disse que a raiz não está 100% e seria melhor fazer um implante, outro que já conheço há mais tempo, disse que dá pra fazer um novo pino tranquilamente. Minha dúvida é se a raiz realmente não estiver 100 % é possível colocar o pino ? Ou é melhor colocar um implante ?
Mauro, depende do que seria “não estar 100%”. Ao meu ver, ou a raiz é viável ou não é. O primeiro dentista explicou o que seria esse “não estar 100%”?
Ola Dra., tenho uma duvida…
Sofri um acidente no trabalho e infelizmente quebrei meu Incisivo Central. Fui a um consultório e a dentista fez apenas um tratamento de canal e me avisou que a hora que eu quiser posso colocar o pino, eis minha duvida: somente uma vez é o suficiente pra se fazer o canal e colocar o pino, e apos coloca-lo é seguro eu comer normalmente como antes ou terei restrições?
Leonardo, o canal pode ser feito em apenas uma sessão. Já pra fazer o pino, são necessárias pelo menos 2 sessões: 1 pra moldar e outra pra cimentar o pino. Isso se estivermos falando de pino + coroa (prótese), se o pino for apenas pra deixar uma restauração mais resistente, a sua dentista pode fazer em 1 sessão só. Com o dente bem restaurado (ou com a prótese bem cimentada), você poderá comer normalmente. Mas, claro, bom senso é sempre bem-vindo. 😉
Ola Dra., tenho panico de anestesia. Meu dente da frente amoleceu, está quase caindo. Posso ter perdido a raiz? Outra duvida, quando toma aquela anestesia que nos tapa o nariz, é impressão ou interrompe mesmo a respiração? Ficar sem respirar pelo nariz quase me enlouquece. Grata.
Sylvia, o dente pode estar mole tanto pela reabsorção da raiz quanto por um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). É preciso avaliar você pra saber qual é o problema. Sobre a anestesia, em parte é impressão e em parte pode ser por um pequeno inchaço na região, o que dificulta a passagem do ar. Mas a anestesia, em si, não bloqueia a passagem do ar.
Olá Dra, tenho um pino / coroa, e ontem comendo uma bala caiu o pino fraudado na coroa, como uso invisalign lavei bem, coloquei no lugar e o aparelho segura, meu dentista me atenderá semana que vem, tudo bem esperar este tempo? O que será feito, a recolocarão do mesmo pino no local?! Limpei bem o “buraco” com enxaguante bucal pq estava com um cheiro não muito agradável… Espero poder continuar meu tratamento com invisalign, que isso não atrapalhe !! Obrigada.
Marcella, em princípio será necessário apenas recimentar pino + coroa. O ideal seria fazer isso assim que possível, pra gengiva não invadir o espaço do pino e da coroa. Quanto ao Invisalign, isso não deve interferir no ser tratamento.
Olá Drª,
Fiz um tratamento de canal (no dente do lado do canino), na hora de colocar o a “massinha” ficou alto, falei pra dentista, mas ela disse que depois melhoraria, meu dente fraturou e quebrou metade do meu dente, voltei nela e ela me disse que meu plano não cobria e que me cobraria R$800,00 pra colocação de pino. Eu sem saber o que fazer acabei não voltando nela, pois se tenho plano é por não dispor assim da quantia, enfim, estou assim há uns 3 meses e lembro da dentista ter me dito que minha raiz não estava fraturada e que isso era bom… Mas semana retrasada fui comer um pão, senti um “crec” na raiz.
Contudo tenho 2 perguntas: ainda posso colocar um pino se a raiz estiver quebrada.
E se plano dental que cobre prótese, cobre meu caso.
Obrigada.
Luisi, se a raiz quebrou, infelizmente, é caso pra extração. O pino se apoia justamente na raiz, se ela está fraturada não há como. É preciso entrar em contato com o seu convênio pra ver que procedimentos de prótese ele cobre ou não, varia muito.
Pois é, quebrou mesmo. Vou ter de fazer um implante…
Fui em uma dentista e ela me disse que ela faria a extração, colocaria um provisório, e que como não tenho condições de colocar um implante de R$2.000,00 que eu procurasse alguma faculdade que normalmente faz cobrando-se apenas o material.
Mas minha pergunta é: posso fazer a extração e aguardar o chamado, ou tenho que esperar por uma eventual avaliação da faculdade? Estou com o dente com muita infiltração, foi uma fratura na parede vestibular, se eu colocar uma massa cirurgica para aguardar pode ser uma saída?
Tô triste de perder meu dente, colocar um dente postiço, mas fazer o que…? Quando a cabeça não pensa o corpo padece…
Pode aguardar sim, Luisi… mas o ideal é que não seja muito, pra que se preserve o osso local e seja possível fazer o implante sem problemas depois. Sugiro que você faça a extração e coloque uma prótese provisória removível, de forma a proteger o local enquanto aguarda atendimento pra fazer o implante.
Boa tarde Dra. Ana
Tratei o canal do meu dente e vou precisar por um pino + coroa, gostaria de saber se posso por uma coroa metálica e depois substituir por uma da cor do dente, pois no momento não tenho condições de por outra melhor. Que Deus continue abençoando a Dra. por esclarecer tantas dúvidas que as vezes os dentistas nos deixam. Desde já muito, grata!
Pode sim, Valdirene. Mas só se você quiser, por uma questão de estética, pois a coroa metálica já é feita com um material muito bom, embora não seja muito bonita.
E por nada, fico feliz em ajudar. 🙂
Dra. Ana, muito obrigada pelos esclarecimentos. Realmente estou insatisfeita, pois não imaginei que esse fosse o resultado final. A dentista que me trata parecia ser uma boa profissional, mas no quesito relacionamento e diálogo ela é péssima.
Seu blog é muito útil! Mais uma vez, muito obrigada!
Por nada, Leila. Fico aqui torcendo pra tudo se resolver. 😉
Ola doutora, tudo bem, vou colocar pino, quero saber se é seguro e se corre o risco de cair.
Deuriane, risco de cair sempre há. Mas se o pino e a prótese estiverem bem adaptados e cimentados, não deve acontecer.
Dra. Ana,
Desculpe, só agora me dei conta que eu não havia mencionado: os implantes foram nos molares inferiores e a dentista desgastou um pouco os meus dentes superiores (mas não permiti que ela continuasse).
Faltou espaço mesmo, Leila. Sua dentista buscou desgastar os dentes pra não ter que desgastar demais as coroas.
Bom dia!
Dra. Ana, foram implantes (com os pinos parafusados no osso). Meus dentes são pequenos e parece que a dentista só percebeu isso depois. Ela colocou uns provisórios, acreditando que meus dentes superiores subiriam um pouco (fiquei com eles uns 6 meses). Ela começou a desgastar meus dentes superiores para que ela pudesse ter uma camada maior de porcelana sobre as próteses. Agora ela finalizou as peças de porcelana, mas estão aparecendo uns pontos cinzas no meio (que acredito serem os pinos), mas não quero que fique assim! Eles já estão praticamente lisos (sem os sulcos) e ainda com os pinos aparecendo?! Não foi isso que esperei.
Pelo que entendi não há espaço suficiente para a aplicação da porcelana, Leila. Como as coroas dos seus dentes são curtas, diminui o espaço protético. Aí, ao ajustar as próteses quando da instalação delas, sua dentista foi desgastando e acabou expondo o interior da coroa (coping), que imagino ser metálico. Enfim… talvez tenha havido erro de planejamento ou fosse necessário algum outro procedimento anterior pra ganhar espaço (um tratamento ortodôntico, por exemplo, pra adequar o espaço protético). Exponha sua insatisfação a ela pra que vocês possam pensar, juntas, numa solução.
Boa noite!
Dra. fiz um tratamento de implante (2 pinos) em molares, porém, após a colocação dos pinos a dentista percebeu que minha mordida era curta e começou a desgastar meus dentes superiores, o que me incomodou (visto que ela não havia me explicado a respeito). Mencionei que eu não concordava com esse desgaste e ela finalizou as peças de porcelana de forma que ficaram expostos os pinos (meio cinza). Isso está correto? Não tinha outra solução?
Leila, não entendi se você fez realmente implantes ou se foram pinos apoiados nas raízes dos molares (prótese fixa). Os desgastes foram feitos em que dentes (em dentes mesmo ou nas próteses)? Me explique melhor pra eu poder te ajudar.
Bom dra, primeiramente boa tarde. Eu estava com uma infiltração no meu dente molar superior, fruto de uma restauração mal sucedida que fiz há 2 anos, em virtude disso comecei a sentir dores, foi quando procurei um novo dentista que iniciou um tratamento de canal. A clínica que procurei passava por mudanças em seu corpo profissional, tanto que o meu dente foi aberto no dia 05 de maio e apenas no dia 05 de junho iniciei o tratamento de canal. Eu precisava ter feito um bloco nesse dente após o tratamento, e nesse período até a confecção do bloco meu dente partiu, sendo necessária a colocação de um pino. Entretanto a clínica não quer se responsabilizar financeiramente por ele, quer que eu arque com toda a despesa da implantação de um pino e coroa, sendo que eu não tive culpa, já que o dente foi fissurando aos poucos ao longo de um mês, já que eles não tinham profissionais capazes de terminar o “serviço”. Nas 3 vezes que fui atendida, passei por três profissionais diferentes, isso é certo? O que devo fazer? Procuro um advogado nesse meio tempo, será que corro o risco de ter alguma infecção / complicação por estar com esse dente aberto?
Grata desde já. Ah, e parabéns pelo site, muito esclarecedores os seus posts.
Débora, complicado isso… é compreensível sua insatisfação, mas não dá pra afirmar que a clínica foi responsável pela quebra do seu dente. A demora ajudou, sem dúvida, mas não causou, entende? Você poderia ter procurado outro dentista / clínica nesse período. Enfim… se você se sente prejudicada, pode procurar seus direitos. Mas tenha em mente que será preciso provar que houve imperícia / imprudência / negligência por parte do(s) profissional(is). O seu dente aberto é um porta de entrada de bactérias no seu organismo, portanto pode haver infecção, sim. Por isso, não o deixe aberto… procure outro dentista pra, pelo menos, fazer um curativo. Fico aqui na torcida pra que dê tudo certo.
Olá, Ana. Eu fiz uma coroa sobre núcleo recentemente e estive pesquisando sobre as técnicas, para saber se foi tudo feito adequadamente. Vi que existe a técnica com fio retrator. Essa técnica é obrigatória ou depende do caso? O dentista que me atendeu, na última moldagem, apenas jogou um espécie de silicone azul claro de consistência mole por cima da gengiva e em seguida pôs a moldeira por cima com o material mais duro dentro, imagino que para imprimir aquele espaçamento necessário da gengiva. Não foi usado o fio retrator. Esta técnica é válida também? Obrigado.
Paulo, é válido também… o uso do fio retrator depende da necessidade de afastar a gengiva. Algumas técnicas usam outras formas de afastamento gengival, como o casquete.
Dra.
Quebrei metade do meu dente da frente, na parte de cima, e o meu dentista disse que quebrou muito perto da raiz, e não vai ter como restaurar o dente, o que vai ser feito ? E qual é o tempo desse processo ? Parabéns pelo blog, & muito obrigado pela atenção.
Leandro, provavelmente seu dentista pretende fazer uma coroa OU ele quis dizer que só vai dar pra restaurar depois de fazer uma pequena cirurgia gengival. Depende do caso. Se for coroa, pode levar umas 3 ou 4 sessões pra finalizar, e nesse tempo você usaria uma coroa provisória.
Ana,
Estou com uma dúvida, meu dentista disse que meu dente da frente, onde fiz clareamento interno, precisaria de um pino para ter uma maior segurança. Fiz este procedimento, porém ele meu disse que colocaria um pino de fibra de vidro, mas estou achando que ele colocou um de metal. Qual a diferença entre eles? O que ele colocou nao foi para laboratorio… ele mesmo adequou no consultorio…
Obrigada.
Dileusa, tanto o pino de fibra quanto o metálico podem ser adaptados pelo dentista no consultório. No caso do metálico, teria que ser um pino pré-fabricado, usado apenas para próteses provisórias. O núcleo metálico fundido, que tem adaptação ótima, necessita de laboratório de prótese pra ser confeccionado. Já o de fibra de vidro é feito pelo dentista mesmo, então, se ele disse que o faria, não vejo razão pra acharmos que não fez. Você está desconfiada por qual motivo?
Boa noite, Ana,
Meu dente canino teve uma rachadura na obturação e o dentista me disse que ele está muito fraquinho e que não aguenta outra restauração, fez canal e me disse que tenho que colocar um pino e a coroa, mas, na frente o dente está perfeitinho, ele me disse que atrás está ralinho. Estou muito preocupada. O que você me diz dessa situação? Será que não teria um outro procedimento para que seja aproveitado a estrutura do dente?
Joeli, se boa parte da coroa está com a estrutura prejudicada, a indicação de é pino e coroa mesmo, aproveitando a estrutura radicular do dente. O canino é um dente muito exigido, uma restauração direta provavelmente não seria capaz de oferecer a resistência que ele precisa.
Ana, obrigada pela atenção. Ajudou muito, me deixando mais tranquilizada.
😉
Em 2006 fui colocar aparelho ortodôntico e o dentista avaliou que eu deveria colocar uma prótese em um dente que eu já havia realizado tratamento de canal anteriormente, pois a restauração do dente estava muito fraca. É um dente superior, que recebeu uma coroa provisória durante o tratamento. Depois que retirei o aparelho, fiz a coroa permanente. Esse ano fui em um dentista fazer uma limpeza e uma revisão geral. E ela disse que tinha muito espaço entre a prótese e o dente do lado. Duas semanas depois caiu núcleo e coroa enquanto eu escovava os dentes. Então fui a outro dentista e ele disse que o melhor seria fazer implante, voltei na dentista que tinha feito a limpeza e ela disse que eu poderia retratar o canal e colocar outro núcleo e coroa. Decidi fazer o que ela disse. Me parece que esta fazendo um bom trabalho, mas ela cortou atrás e disse que fez uma gengivectomia, isso já faz três semanas. Estou passando fio dental normal e não sangra, mas está machucado ainda, é normal? Demora muito para cicatrizar? Outra dúvida é se gengiva inchada ao redor dos dentes, sem sangramento pode ser inflamação na gengiva?
Paula, me parece que ela está fazendo um bom trabalho, também. Sim, é normal que esteja meio “machucado” ainda, dada a cirurgia recente. O tempo de cicatrização varia de pessoa para pessoa, mas geralmente não passa de 1 mês (quando a intervenção é só na gengiva). Sim, inchaço mesmo sem sangramento pode ser sinal de gengivite, mas o mais comum é que sangre. Se a sua pergunta se refere apenas ao local da cirurgia, é esperado certo inchaço e inflamação, comuns durante o processo de cicatrização.
Obrigada Ana e parabéns pelo excelente blog, já esclareci muitas duvidas aqui. Gostaria de mais dois auxílios, é normal sentir sensibilidade ao mastigar no dente que tem o núcleo com o provisório? Com o outra protese eu mastigava normalmente qualquer alimento e agora sinto sensibilidade em mastigar com esse dente alimentos macios, faz três dias que coloquei o núcleo e o provisório. A questão da gengiva, tenho inchaço ao redor de alguns dentes da frente e tenho já uma leve retração em um dente. Mas não tenho nenhum sangramento ao passar fio dental, e nem ao escovar os dentes, minha dentista me receitou gargarejo com flúor, mas não sei se devo procurar um periodontista, pois me preocupo se não é gengivite, mesmo sem sangramento.
Não é normal, Paula. Uma possibilidade é que o provisório esteja um pouco “alto”, encostando no arco oposto antes dos demais dentes. Se você for ficar mais tranquila, procure um periodontista, embora, se houver necessidade, sua dentista mesmo poderá encaminhar você.
Olá Dra. Ana Tokus,
Gostaria de saber qual seria o mais adequado para o meu caso, se coloco implante, prótese fixa ou pino e em média quanto seria? Sou de Maceió. E se a senhora tem alguma clinica para indicar por aqui.
Não tenho os dentes 18 ao 13, 22, 25 ao 28, 47, 31 ao 38; o 23 fiz um canal mas quebrou ainda tenho a raiz.
Muito obrigada pela atenção.
Beatriz, o implante é, do ponto de vista funcional e provavelmente estético, a melhor opção. Mas também é a mais cara e, no seu caso, seriam vários (não necessariamente um por dente perdido, mas o necessário pra se fazer algumas “pontes” pelo menos). Quanto a valores, varia MUITO, pois depende de uma série de fatores que só com o exame clínico e radiografias / tomografia se obtêm. É preciso procurar um dentista / implantodontista pra avaliar.
Olá, Dra. Ana!
Estou grávida de 24 semanas, tinha um dente pré-molar tratado com canal há mais ou menos 5 anos. Esse dente quebrou e me parece que só ficou a raiz. Fui ao dentista e ele indicou a colocação de um pino e prótese provisória até que eu possa finalizar o tratamento após o parto. Questionei sobre a necessidade de anestésico e RX. O RX será necessário para ver a raiz (usarei o colete de proteção), mas queria saber se normalmente precisa de anestesia e antiinflamatório nessa intervenção. Gostaria de realizar o procedimento com segurança e que ter garantida a proteção do local nesse momento. Qual é a sua opinião? Obrigada!!!
Daniele, não deve haver necessidade nem de anestesia (o canal já está tratado), nem de medicação. Pode ficar tranquila.
Boa tarde.
Como já relatei anteriormente, estava sem o provisório, fui ao dentista para provar a parte de dentro da coroa, não me lembro o nome. Quando terminei, ele já ia me dispensar, perguntei do provisório. Acreditem, ele disse que não colocou porque EU DISSE QUE NÃO QUERIA POR. Falei para ele que no orçamento que fiz paguei por um PINO, PROVISÓRIO E COROA, como eu iria falar que não queria um provisório se o provisório já estava pago? Ele concordou e ficou quieto, fez o provisório, reclamando de dor nas mãos, se fazer o provisório dá dor nas mãos devia procurar outra profissão ou então não cobrar o provisório e avisar que não faz o provisório. Pelo que a doutora me respondeu, o provisório é necessário ou o paciente pode optar por não colocá-lo? Outra pergunta, depois que coloquei o provisório minha boca e língua ficaram irritadas, bem perto deste dente, isto é normal?
Parabéns pelo seu blog, por esclarecer nossas dúvidas de forma clara e objetiva.
Angela, via de regra o provisório é obrigatório sim, pra preparar a gengiva e guardar o espaço da coroa definitiva. Dependendo do preparo (desgaste) do dente, a gengiva pode invadir o espaço da prótese (“subir” no dente) e impedir a correta cimentação da coroa definitiva. A irritação na sua gengiva provavelmente se deve ao material usado pra fazer o provisório, que é uma resina acrílica. Essa resina é resultado da mistura de um líquido e um pó, e o liquido é potencialmente irritativo.
Boa noite! A técnica flapless é confiável???
Sim, Patricia. A técnica consiste em instalar o implante sem cortar a gengiva. Mas não é possível realizá-la em todo paciente, depende do caso e da indicação do implantodontista.
Dra. tira uma duvida minha, eu coloquei um dente com pino já sendo o definitivo, só que esses dias percebi que estava ficando meio mole e logo hoje, domingo, ele veio a cair, assim que eu estava passando o fio dental, sei que ali tenho que ter muito cuido, mas infelizmente caiu e eu agora to com o pino aparecendo, o que eu faço? Sei que tenho que ir no dentista mas caso isso ocorra e justamente quando temos que sair no mesmo dia ou trabalhar que é meu caso, tem alguma cola especifica pra isso?
Infelizmente não tem não, Samantha. Só um dentista pra colar sua prótese direitinho.
Muito obrigada Dra.
Boa noite!
Quebrei meu dente, fiz tratamento de canal e vou colocar coroa. Depois que tratei o canal, meu dente ficou dolorido por dois dias. Coloquei o pino, mas bem na hora que encaixou senti uma dor horrível, depois toda vez que vou comer dói e continua doendo por uns 30 minutos. Isto é normal? O dentista não colocou provisório nem mesmo uma massinha em cima do pino, será que é por isso que dói quando eu como? Eu não estou mastigando com ele. Paguei por um dente provisório mas quando ele será colocado? Não deveria ser colocado agora antes da coroa ficar pronta, afinal já tirei o molde para coroa e já coloquei o pino.
Fico aguardando sua resposta e agradeço pela atenção.
Não Angela, geralmente a colocação do pino não dói. Sim, a dor pode ter a ver com a exposição do pino, já que as forças mastigatórias estão incidindo diretamente sobre ele. O mais comum é que o pino e o provisório sejam instalados juntos, até pra evitar isso… você tem razão, a hora de instalar o provisório é JÁ.
Olá, boa tarde. Há 5 anos fiz um canal e ficou esteticamente perfeito e gostei muito do resultado. Hoje perdi o bloco. Fui ao dentista para colocar um curativo e a médica avaliou e disse que sera preciso colocar pino e coroa. Irei fazer esse procedimento com o mesmo dentista que fez meu canal. Gostaria de saber se esse procedimento é bom esteticamente e se é recomendável?
Sim Daniela, pino e coroa oferecem tanto resistência quanto estética ao dente. Provavelmente o bloco que você tinha era grande e talvez até, ao perdê-lo, você tenha perdido um pouco mais de tecido dentário junto… por isso a indicação de pino + coroa, é mais seguro e resistente.
Dra. Ana, parabéns pelo seu blog. Vc consegue ser simples e clara, e transmite o conhecimento de forma perfeita! Aprendi muito e, sobretudo, sanei minhas dúvidas.
Obrigada, Laura! Fico feliz em ajudar. 🙂
Bom dia Dra., há um mês coloquei um implante e hoje percebi q esta mole e aparecendo fora da gengiva, é na parte superior da boca, é normal ou estou perdendo o implante?
Camila, você já usa a prótese (coroa) ou está apenas com o implante (pino)? Se o que está mole é a coroa, pode ser que ela apenas esteja solta… apertá-la ou cimentá-la (dependendo do tipo), deve resolver. Se você ainda não usa a prótese, aí é mais complicado… pode ser que o implante esteja perdido, mesmo. Procure seu dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.
Oi Doutora, tudo bem?
1º- Neste procedimento (canal + pino + coroa) existe diferença no orçamento; por exemplo; dentes como o 21, 11, 41 são mais valorizados do que o 37 pela questão de sorrimos e eles são os primeiros a “dar as caras”?
2º- Quanto você acredita que custe em média este procedimento feito por um profissional de renome, utilizando materiais como a coroa de cerâmica pura ou a coroa metalocerâmica, não tenho certeza, mas é aquela que com o passar dos anos não deixa transparecer o pino.
Muito grato.
Renato, geralmente não há essa diferença não, a não ser que consideremos que dentes anteriores, por requisitarem uma estética mais aprimorada, geralmente exigem materiais mais específicos e, portanto, mais caros. Uma coroa posterior pode ser feita de material resinoso, metalocerâmico e até inteira de metal… alguns pacientes não se importam muito e terão uma ótima coroa, funcionalmente falando. Mas, levando em conta o seu exemplo: uma coroa metalocerâmica em dente anterior ou posterior costuma custar o mesmo, o que pode variar é o custo de confecção do pino, que em dentes posteriores às vezes precisa ser bipartido. Mas aí, a coroa posterior custaria até mais do que a anterior. Enfim: depende muito do que o laboratório de prótese vai cobrar do dentista que, por sua vez, vai repassar o “prejuízo” 😉 para o paciente.
Quanto a “custo médio”, isso não existe. As variáveis são muitas… já vi coroas muito parecidas por valores muito diferentes. Depende do local, do renome do profissional (como você citou), do laboratório de prótese envolvido (e aí entra o renome dele, também), etc.. Você vai encontrar tanto por R$ 500,00 quanto por R$ 5.000,00.
A prótese mais estética é a de porcelana pura.
Boa tarde Dra. Ana, gostaria de saber qual o prazo de durabilidade de um pino dentário, pq minha mãe colocou dois pinos há dois anos e ambos amoleceram e tiveram q ser retirados por outro dentista. Agora ela terá que fazer um implante, gostaria de saber se o dentista que colocou os pinos tem responsabilidade e quais são as atitudes que devo tomar frente a essa situação.
Desde de já, agradeço!
Raiane, pelo seu relato me parece que não foram os pinos que amoleceram, mas os dentes. Digo isso porque você falou em implantes, então as raízes dos dentes, que apoiavam os pinos, não devem mais ser viáveis. O que levou a isso? Provavelmente um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). Sendo isso, o dentista provavelmente não tem nada a ver com o ocorrido. Em tese um pino intra-radicular pode durar a vida toda, depende do caso, da correta confecção e dos cuidados que o paciente tem com ele.
Ola Ana. Quando criança tive um tombo e o meu dente frontal superior esquerdo teve absorção de raiz. Essa raiz era bem pequena mas o quadro era estavel. Quando me casei em 2010 resolvi fazer uma estetica neste dente pq era muito escuro. O dentista me convenceu na epoca de colocar um núcleo preenchido p fazer uma coroa. Na época percebi q ficou uma sombra preta na gengiva logo acima do dente, mas hoje percebo q minha gengiva esta cada dia mais escura. Estou muito preocupada com o que pode estar acontecendo. Att Milena.
Milena, não deve estar acontecendo nada demais, pelo menos não no sentido de uma infecção / inflamação ou mais reabsorção. A sombra escura na gengiva provavelmente é consequência da própria “transparência” dela, pois o núcleo / pino deve ser mais escuro que a gengiva. Se não for o pino, sua coroa deve ser metalocerâmica e deve ter um “colarinho” metálico nela, e é ele que faz sombra por baixo da gengiva. Uma forma de resolver isso é substituir a sua coroa por uma metal free (porcelana pura), assim como o pino, se for metálico.
Olá Ana, como vais? Eu fiz a colocação dos pinos de titânio. Eles deram pontos e etc.. Será que na segunda fase vão cortar para colocar o implante?
Fernando, posteriormente serão colocados cicatrizadores (pequenos parafusos) para dar formato à sua gengiva, pra que a prótese fique bem adaptada a ela. Aí será preciso fazer pequenos cortes pra expor os implantes e encaixar neles os cicatrizadores.
Lá nesta clinica eu acho que eles me cobraram um preço abusivo. Me cobraram 1.200 reais pela raiz de titânio, mais 1.200 pelo implante, e mais 350,00 reais por carie…
Abusivo não é, João. Depende do que vocês combinaram. Já vi tratamentos mais baratos e, certamente, já vi mais caros também. Mas é um direito seu tratar-se onde quiser.
Olá, bom dia Dra. Ana Tokus. Eu queria tirar uma duvida… Fiz o implante da raiz de titânio, só que eu não gostei da clinica, posso terminar o procedimento em outra clinica? Ou estou preso a eles? OBG!
João, você pode, sim, fazer a prótese com outro dentista. Porém, é importante que você saiba qual a marca / tipo de implante que foi feito, pra que a confecção da prótese fique mais fácil. Não que o novo dentista não possa “descobrir” mas, dependendo da marca, é bem difícil de identificar (e essa é uma informação essencial).
Olá dentista Ana, eu recentemente refiz um dente q tinha bloco e núcleo metalizado, porém tinha carie ao redor e o dentista tbm disse que o dente está esclerosado. Ele deixou o dente bem rente a gengiva e foi colado com o núcleo, só q eu vi q no “ombro” do dente a cor é escura, será q ainda tem cárie nesse dente? Ou é dente esclerosado? E agora já q ele colocou a coroa de porcelana, será q vai infeccionar por dentro?
João, provavelmente esse escurecimento é dentina esclerosada mesmo, que é uma dentina mais “forte” que o dente fabrica pra se defender em caso de cárie. Se a cárie já foi removida, não há problema algum, ficou só essa dentina “diferente” mesmo, que é saudável.
Ana, boa tarde, tenho que colocar pino. A minha dúvida é se a colocação do pino tem q ser sempre com coroa, porque no meu caso, o plano já cobre o pino mas ainda falta um tempo para a coroa. Posso colocar o pino e aguardar o termino da carência para o segundo procedimento ou isso não existe?
Ana, você vai ter que usar uma coroa provisória no período em que aguarda a carência do plano. O problema de ficar só com o pino é que a gengiva pode (e provavelmente vai) invadir o espaço do preparo (literalmente ela vai “subir no dente”), o que inviabilizaria a colocação da coroa definitiva, mais tarde, a não ser que fosse feita uma cirurgia gengival de correção. Esse provisório pode ser de material barato, resina acrílica por exemplo, mas precisa estar presente pra preparar o espaço gengival da coroa.
Olá Dra!
Bom tenho um dente com canal que está muito destruído. Meu dentista disse que ia colocar um núcleo e depois uma coroa de porcelana. Meu medo é porque eu nunca passei por isso e queria saber se doi para colocar esse núcleo? Pega anestesia? É no dente 45.
Obrigada!
Elisabeth, com o canal tratado não tem nem chance de doer, pois o nervo do seu dente não existe mais. Não precisa nem de anestesia. Seu dentista vai desgastar a coroa do seu dente, moldar pra fazer o pino, instalar o pino, moldá-lo e, sobre ele, vai a coroa nova.
Boa noite, tenho há uns 10 anos um pino no dente frontal com uma prótese de cerâmica, pino este preso usando meu próprio dente. Ele foi recortado bem rente a minha gengiva, quase não aparece o dente natural. Ocorre que a prótese colocada, com o passar dos anos, a camada está ficando fina, está começando a aparecer o pino de metal. A dúvida é a seguinte: para colocar um novo dente, deverei trocar o pino tb? Ou tem como trocar apenas o dente, aproveitando o pino já instalado? Pq imagino que para trocar o pino, devido ao tempo que ele já está colocado seria mais complexo. E se for trocar apenas a prótese, como seria feito? Seria raspando até eliminar a prótese, quebrando ela aos poucos… Obrigado.
Marcelo, geralmente é possível aproveitar o pino, sim. A não ser que ele esteja mal adaptado ou o tratamento de canal tenha algum problema, o que não parece ser o caso. Seria necessário remover a sua coroa atual pra fazer a coroa nova. O dentista primeiro tenta tirar a prótese inteira, mas nem sempre dá… quando não dá, é preciso desgastá-la. De qualquer forma, removendo-a inteira ou não, você usará uma prótese provisória até que a nova coroa esteja pronta, porque o preparo sempre muda e sua coroa atual não deve mais servir nesse período.
Olá, doutora. Bom, estou meio preocupada com um dente meu que se localiza ao lado de um implante que foi terminado há pouco tempo.
O meu incisivo lateral esquerdo era incluso e teve que ser removido quando eu tinha 15 anos (hoje estou com 22). Com esta mesma idade eu pus o aparelho e só vim a começar o implante quase no final do tratamento ortodôntico.
Como eu estava usando contenção inferior, eu tive que tirá-la para que a prótese definitiva fosse posta. A questão é que, ainda na mesma semana que o implante foi concluído, eu senti que o incisivo central, vizinho, fico meio “mole”. Eu chegava a sentir um “estalo”, como se ele fosse pra trás e depois voltasse ao lugar, não sei se por causa da língua. Não uso mais a contenção, porém esse dente continua com esta pequena mobilidade e estou realmente preocupada.
Segundo um ortodontista a que fui, ao examinar o raio x ele me disse que a altura do osso onde fizeram o implante não está uniforme com o restante e que, talvez por conta disso, o dente vizinho esteja “se mexendo”. Porém eu acho que talvez tenha sido no momento em que a contenção foi recolocada, pois como a doutora estava ocupada e eu viajaria no dia seguinte, a assistente dela que a colocou de volta.
Bom, eu sei que somente com palavras fica difícil dar um diagnóstico, mas, pelo que você conhece, o que pode talvez estar acontecendo?
Obrigada pela atenção.
Jessica, não acho que essa mobilidade tenha a ver com a contenção. Dente permanente com mobilidade ou é consequência da aplicação de alguma força momentânea (movimentação ortodôntica ou contato inapropriado com o dente do arco oposto, por exemplo) ou é problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, nesse caso, osso). Se essa mobilidade não diminuir nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar. Às vezes é questão de fazer um pequeno ajuste (desgaste) oclusal e tudo se resolve.
Oi, terminei o tratamento de canal do meu 1 molar inferior, agora tenho que por uma coroa, se precisar por um pino e núcleo terei que usar novamente o isolamento absoluto? Aquilo é horrível, me deixa tenso.
É muito improvável, Igor. Em procedimentos que envolvem prótese o dentista precisa verificar a toda hora a “mordida” do paciente, e se você estiver com isolamento isso fica inviável.
Bom dia dra.
O meu dente 25 após tratamento de canal quebrou muito rente a gengiva, não sobrando nenhuma parede. Qual o melhor núcleo para colocar? O de fibra de vidro ou metálico? Não posso pagar por um implante.
Aguardo e obrigado pela sua atenção.
Alexandre, depende do caso… ambos os núcleos são bons, mas o de fibra de vidro é mais estético e tem um módulo de elasticidade mais parecido com o do dente (o que deixa o conjunto pino + raiz mais resistente). Se a raiz está viável, nem seria caso pra implante, mesmo.
Meu dente tá seguro só no pino e tá inflamado na gengiva?
Francisco, procure um dentista pra avaliar a adaptação do pino / coroa. A gengiva deve estar inflamada porque está acumulando resíduos de alimentos por baixo da coroa.
Bom dia Dra. Ana Tokus; Bom, meu problema é um pouco mais complicado. Sofri um acidente há 5 anos e quebrei os quatro dentes da frente de cima. Na epoca eu iniciei um tratamento e parei. O dentista apenas furou meus dentes ate na raiz, e depois cobriu os buraquinhos com uma resina e fez tipo um dente provisorio para tapar e proteger os buraquinhos. Mas com o passar do tempo as resinas foram quebrando e os buraquinhos ficaram expostos, consequentemente foram ficando pretos por dentro. Minha duvida seria se eu corro o risco de perder as raizes dos dente e nao ter jeito de colocar os pinos. Iniciei um tratamento numa faculdade aqui de Belo Horizonte. Num deles a aluna que me atende ja colocou um provisorio e a raiz dele estava preta, mais deu pra colocar, o outro, quebrou recentemente. E quando fui ver, ele esta todo preto por dentro. Obs: Sou fumante, Dra. Ana.
Rafael, não vejo razão pra você perder esses dentes (até pela conduta da sua “dentista”, que está fazendo os provisórios normalmente). Pelo que entendi, na ocasião do acidente o dentista abriu esses dentes pra canal (não sei se foi feita só a abertura / curativo ou se eles foram efetivamente tratados). Se esses canais foram tratados, é perfeitamente possível colocar um pino em cada dente e, sobre os pinos, coroas. O escurecimento dos dentes não significa necessariamente problema… a dentina (tecido dentário que está por baixo do esmalte) às vezes escurece, mesmo, pois fica mais “dura” e resistente pra se proteger frente à uma agressão. E o fumo pode piorar esse escurecimento, também.
Obrigado Dra. Ana, suas respostas sao muito transparentes e me ajuda muito. Há 5 anos que estou com esses dente furados e preparados para o canal. Mas como nunca deram problema, ou me incomodavam, eu fui deixando. Mas agora consegui um tratamento pela PUC aqui de Belo Horizonte. Como falei na primeira pergunta, eles estao furados ate na raiz, e durante esses 5 anos, apenas tinha um dente de resina cobrindo e protegendo os buraquinhos. Mas agora as resinas quebraram e quando fui ver, por dentro dos buraquinho do canal, esta tudo preto… Meu tratamento la na PUC é por etapas, comecei tratar um dente apenas, e ele ja esta com um provisorio aqui, e o outro q esta escuro por dentro, quebrou recentemente. Dra, mais uma pergunta: É normal o provisorio soltar, ou ficar bambo?
É sim Rafael, principalmente porque o cimento usado pra fixar o provisório também é provisório… ele tem que facilitar a remoção da coroa, que precisará ser removida recorrentemente durante o tratamento.
Gostaria de saber o seguinte, quebrei os dois dentes da frente, a metade deles, aii fui ao dentista, arrumou dois pinos, gostaria de saber o seguinte: por que ainda não consigo morder direito, sera q vai voltar ao normal e tbm gostaria de saber se futuramente pinos não dão problemas.
Diego, pode ser porque dói um pouco (o que é esperado em caso de trauma / batida). É comum que a região fique sensível por um tempo. Sim, deve voltar ao normal em alguns dias. Não, não há razão pra que seus pinos deem problema. Geralmente, o que se troca de forma periódica é a prótese / coroa que se apoia no pino.
Ana, por favor, a minha dentista começou fazer um tratamento em mim e me disse que faria 3 implantes… paguei metade do valor e hoje lendo sobre implantes após conversar com uma amiga, descobri que a dentista me enganou. Na verdade colocou um pivô e paguei por implante… o que posso fazer? Estou muito aflita… obrigado.
Eliane, entre em contato com ela e peça explicações. Acontece muito, também, do paciente confundir uma coisa com a outra (não estou “defendendo” sua dentista, mas a confusão é bem comum, tanto que resolvi escrever esse texto pra explicar). Enfim… se dava pra fazer um pivô, melhor, já que aí a própria raiz do dente apoia a prótese… e nem haveria indicação para implante. Conversem… costuma ser o melhor caminho. Se realmente ela tiver cobrado a mais, uma possibilidade é reverter esse valor em outros tratamentos necessário no futuro (ou devolver seu dinheiro).
Oi, boa noite! Obrigada pelo seu post, bem esclarecedor. Eu também tenho uma pergunta, como todo mundo rs. Eu precisei ha um tempo atrás arrancar o dente terceiro maior da arcarda inferior do lado esquerdo, o problema é que estou querendo fazer um implante desse dente, mas minha mordida está um pouco errada, meus dentes são certos, seria só para corrigir a mordida, nesse caso posso fazer o implante e usar o aparelho para corrigir a mordida, pois o implante é fixo. Desde já, obrigada.
Jéssica, se o dente extraído foi um siso (terceiro maior?), não há necessidade de substituí-lo com implante, A NÃO SER que você (seu dentista, no caso) pretenda apoiar uma outra prótese nesse dente (aí você teria a falta de outros dentes). Se você estiver falando de um primeiro molar, aí sim o implante faz mais sentido. Até dá pra fazer o implante antes de usar aparelho (ou durante), mas vale aí a avaliação do deu dentista / ortodontista. O ideal é fazer o implante apenas depois do tratamento ortodôntico finalizado, com o espaço para o implante adequado.
Tenho uma prótese de 04 elementos que era fixada em dois dentes que continham pinos, no entanto um desses pinos deu fratura de raiz, ai fui ao dentista e ele fez um implante nesse dente e fixou uma nova prótese no implante e do outro lado no dente com pino. Venho sentindo muita dor nos dentes ultimamente, fui a um dentista que me disse que não se apóia uma prótese em um implante e um dente com pino porque o lado do implante é muito forte e o outro não ! Gostaria de saber se isso é verdade e qual o procedimento a fazer nesse caso, pois estou com muita dor!
Soely, realmente, apoiar uma ponte fixa em implante e núcleo gera uma distribuição desigual das forças. Um dos motivos é que o núcleo (pino) está apoiado em uma raiz dentária, que tem ligamento periodontal, por tanto, um certo amortecimento. Já o lado do implante é totalmente fixo ao osso, o amortecimento não existe. Isso coloca tensão / flexão bem grandes sobre a prótese como um todo. Se a dor é por causa disso, não tenho como afirmar. Mas a solução seria um novo planejamento protético.
Oi Ana!!!! Morro de medo de dentista, mas amo seu blog e tem me ajudado muito!… É o seguinte, vou ter que colocar coroa num molar superior, esse dente já tem o canal tratado mas tá quase todo quebrado, só resta um pequeno pedaço, será que tem que por pino?… E se tiver, esse procedimento é doloroso?
Que bom que o blog tem ajudado, Patricia!
Considerando que o molar já está quase todo quebrado, certamente será necessário pino. Mas se o canal já foi tratado, você pode ficar tranquila: não dói absolutamente nada, já que o dente não tem mais nervo.
Olá Ana, eu queria saber aproximadamente o preço de um pino, nao precisa ser exato, pode ser um minimo e maximo que esse tratamento pode custar, eu estou com um dente quebrado e acho que meu caso daria pra por um pino, mas estou sem trabalhar e tenho um dinheiro guardado e queria me programar pra um gasto como esse.
Rosangela, é difícil responder a sua pergunta sem uma avaliação clínica… porque existem vários tipos de pinos e, sobre eles, podem ser instaladas vários tipos de coroas, de vários materiais. Ainda, pode ser que nem seja preciso usar um pino. Enfim, procure um dentista pra avaliar… é a melhor forma de obter uma previsão de custo.
Ola Ana…
Tenho 03 dentes na frente que fiz canal ha uns 10 anos, depois vi que ele tava tipo trincando, fui no dentista e coloquei resina nesses dentes, so com o tempo ele ta amarelando . Gostaria de saber sobre a coroa de porcelana, como e feita? Esse pino que eles falam, como e o procedimento que coloca no dente?
obg.
Suely
Suely, como os dentes já têm tratamento de canal, é preciso remover uma parte da obturação do canal pra dar espaço pra encaixar o pino na raiz. Aí, sobre esse pino, vai encaixada a coroa protética (como na imagem do post). A coroa natural do seu dente será totalmente desgastada. Não dói e, enquanto a coroa definitiva não fica pronta, você usa uma provisória.
Olá, Ana, tudo bem?
Como você responde às pessoas sem ser por e-mail?
Gostaria de saber como coloco um Núcleo Metálico Fundido no conduto já preparado para encaminhar o paciente para verificação através de raio x se o NMF preencheu totalmente o preparo, antes de cimentar o NMF.
Maria Angelica, eu respondo aqui mesmo no blog, através de comentário. É que tem pessoas que perguntam aqui e querem receber a resposta por e-mail, se eu fizer dessa forma dá muito mais trabalho, perco muito tempo e a resposta da pergunta, fora daqui, pode deixar de beneficiar outra pessoa que tenha a mesma dúvida. Então a pessoa entra no post e vê a resposta.
Confesso que não sei se entendi a sua pergunta. Você quer saber como verificar a adaptação do NMF via radiografia antes de cimentar? Se a sua intenção é encaminhar o paciente pra fazer isso numa clínica de radiologia, por exemplo, fica complicado… porque seria preciso remover curativo ou provisório. Nesse caso, acho mais interessante encaminhar pra um colega que tenha o aparelho de Raios X no consultório pra fazer essa verificação.
Olá Ana, tenho um molar inferior com coroa semi destruida, mas ainda há algumas paredes. Já fiz o canal. Preciso colocar pino (núcleo) e coroa. Alguns profissionais me indicaram pino de fibra de vidro, disseram que dá para fazer e restaurar com resina (o que reduziria o custo). Já outros insistem em núcleo de metal, que a restauração com fibra de vidro e resina não surtiriam bom resultado. Pergunto se há restrições quanto à aplicação de pino de fibra de vidro pelo estado do dente, em detrimento do núcleo metálico. Desde já agradeço!
Mário, eu acho que vai muito do dentista que você consulta. Tanto o núcleo metálico fundido quanto o pino de fibra de vidro são bons e se aplicam ao seu caso. O NMF é feito sob medida, então a adaptação dele, em tese, é perfeita. Já o pino de fibra de vidro é pré-fabricado (será adaptado aos condutos do dente do paciente pelo dentista), mas seu coeficiente de elasticidade é muito próximo do coeficiente do dente, o que confere bastante resistência. Enfim, embora não tenha avaliado o seu caso clinicamente, me parece que os dois tipos de núcleo podem ser usados no seu caso.
Olá! Tive q extrair um dente e minha dúvida é se colocar implante no lugar poderei usar aparelho? Ou devo colocar o aparelho e depois colocar o implante? Obrigado adorei o blog!
Margareth, se o espaço para a instalação do implante estiver adequado, é possível fazer o implante antes (ou até durante) o tratamento ortodôntico. Já se for preciso “criar” o espaço adequado, o melhor é fazer o implante depois. Eu falo mais sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/12/quem-tem-implante-pode-usar-aparelho.html
Olá!!! Tudo bem? Eu fiz canal em um dos meus dentes da frente há mais ou menos 10 anos e agora ele ficou mole, segundo o dentista, eu devo ter batido, dado uma mordida mais forte porque ele analisou e viu que a coroa do meu dente está quase toda rompida, ele trocou a massinha e ele ficou mais firme novamente, mas ele disse que a qualquer momento esse dente pode cair. A pergunta é: a única solução seria colocar um pino? Obrigada desde já…
Aline, pelo que entendi o seu dentista restaurou o dente mas a restauração é MUITO grande, portanto não é o ideal. Sim, nesse caso, considerando que você já tem o canal tratado, a indicação seria de pino e coroa (pivô).
Olá Dra., minha dúvida é a respeito do núcleo, vou ter que colocar e gostaria de saber se ele vai ser colocado na base do que resta do dente ou na raiz? E se for na raiz, esse núcleo vai dentro da gengiva?
Grata!
O núcleo vai encaixado na raiz, Francine. Não tem nada a ver com a gengiva diretamente. O que resta do seu dente será desgastado e ficará só a raiz, que vai receber, então, o núcleo.
Doutora, tenho canal nos dentes da frente ja faz alguns anos, e ontem a dentista disse que terei que colocar pino. Como vai ser feito, se ainda tenho parte do dente… e depois posso usar aparelho ortodôntico normalmente? Grata.
Gabriela, como explico no texto, o pino é encaixado na raiz do dente e, sobre ele, é que vai a coroa protética. Se ainda há parte da coroa do dente, ela será desgastada pelo dentista pra dar lugar ao pino. E sim, é possível usar aparelho normalmente, mas nesse caso seria bom usar uma coroa provisória durante o tratamento ortodôntico e fazer uma “mais cara” só depois, pois a colagem do bráquete pode estragar a prótese.
Oi, seria possivel fazer um nucleo já com a coroa todo em metal?? Tipo coroa com espiga?? Sou protetica e uma dentista iniciante me pediu para fazer esse trabalho, sabe quais sao as restriçoes?? Grata,
Posso fazer mas não sei se ela poderia colocar isso na boca da paciente, e com qual metal, tipo goldent ou cobalto crom?
Maria Cristina, não sei se entendi bem a proposta… seria um núcleo + uma coroa metálica numa peça só? Ou seja, o tal “pivô” que se usava antigamente? Acho que até dá, mas não vejo o benefício disso (tanto é que, que eu saiba, essa prática foi aposentada, é mais chato de adaptar, etc.). Já que a dentista não tem muita experiência (e se entendi certo), sugira pra ela núcleo e coroa separados.
Oi, boa tarde! Estou com uma dúvida e um pouco confuso em relação às orientações de dois dentistas que recebi.
Preciso usar aparelho e, inclusive, tirei recentemente o siso para “liberar” espaço para reajustar a posição dos dentes inferiores. Quando eu arranquei o siso, notei que ficou um espaço livre e os dois molares foram ficando moles e mudando de posição – creio que eles estavam se reajustando ao espaço vazio vizinho, correto? O problema é que o primeiro molar subiu um pouco e quando eu mordia, sentia o mesmo (tipo uma restauração que fica alta).
Nesse espaço de tempo, enquanto eu aguardava a próxima consulta, este meu molar que “subiu”, quebrou a metade verticalmente quando eu mastigava e precisarei fazer uma “coroa nucleada do elemento 37” (tem escrito desse jeito no encaminhamento – obs: eu já fiz nacal nesse dente). A minha dúvida é: posso usar aparelho sem problemas após a coroa? A restrição seria no caso do implante, pois este não permitiria a movimentação do dente, correto? No caso da coroa nucleada, o dente irá mover com o aparelho sem problemas, não é?
Eu estava pensando na possibilidade de usar logo o aparelho (a parte do dente que quebrou foi interna – a parte de fora dele ainda está intacta e dá para colocar o aparelho) e arrumar todos os dentes nos lugares e fazer a coroa depois, o que a senhora acha? Nesse período, ficaria sem mastigar no lado do dente quebrado (como estou agora) e com uma dieta livre alimentos duros.
Grato! Parabéns pelo site!
Isso mesmo Felipe, se a raiz do dente for mantida (é núcleo + coroa preenchem esse requisito) é possível movimentá-lo normalmente, o que não seria possível no caso de um implante (uma vez instalado num local, lá ele fica). Mas não acho uma boa ideia deixar a coroa pra depois do tratamento ortodôntico, porque esse dente ficaria muito frágil durante esse tempo e mastigar de um lado só pode causar uma série de problemas pra você. Sugiro o seguinte: faça o núcleo e a coroa, mas uma coroa provisória, mais barata, só pra usar durante o tratamento. Tirando o aparelho, você troca a coroa por uma de um material melhor. O núcleo (pino) é o mesmo, não é preciso trocar.
Bom dia,
Obrigada pelos esclarecimentos. Acho que no meu caso nem vai precisar da utilização de pino? Pois minha coroa metálica foi utilizada pino. Obrigada mais uma vez, doutora, pelas dicas dadas.
Se houver pino, em princípio ele pode permanecer, seria só o caso de trocar a coroa, mesmo.
Bom dia,
Meu molar inferior já tem canal tratado e com uma coroa metálica, só que teve cárie entre o dente da frente com a coroa sendo preciso abrir parte desta coroa, após a retirada da carie foi restaurada com resina (só o espaço aberto, pois o restante da coroa está perfeita), que no dia seguinte caiu por completo, sem o menor esforço, ficou sem apoio do lado que foi aberto e agora vou perder o dente, não tem como recuperar esta coroa metálica? Desde já agradeço.
Patricia, se a coroa fosse em resina até daria pra fazer esse conserto que você relata. Mas se a coroa é metálica, a resina cai mesmo… pois não são materiais compatíveis, eles não “grudam”. O ideal, nesse momento, seria fazer uma coroa nova. Uma possibilidade TALVEZ seria remover a coroa, reparar o “buraco” e cimentá-la novamente, mas se isso é possível depende da avaliação do seu dentista e do técnico do laboratório de prótese.
Oi boa tarde, meu dente superior, o segundo pre-molar, quebrou e ficou so um lado da parede do dente, já fiz o canal, e agora queria saber o que tenho q fazer nele. Se o único jeito e colocar uma coroa. A raiz do dente esta boa assim mostrou no raio x.
Obg pela atençao.
Dadas as condições do seu dente, creio que só pino e coroa resolvem, Luciana.
Bom dia!!!
O caso dela é o mesmo do que o meu, pois qual é o melhor pino esteticamente? Fica feio? Ou é melhor colocar implante pois é mais definitivo, o pino pode cair?
Abraço.
Tharcisio, se a raiz do dente é viável, o melhor costuma ser o pino. Esteticamente, sendo ambos bem feitos, o resultado é muito parecido… não dá pra dizer que o implante é melhor nesse sentido. O pino pode cair sim, mas o implante, da mesma forma, pode não se integrar ao osso (embora não seja tão comum isso acontecer).
Tenho PINO nos 5 dentes superiores da frente, há uns 5 anos, mas achei que ficou grande ou pra frente (me acho dentuça), a dentista me disse que era falta de costume etc e assim ficou, mesmo assim após tanto tempo continuo achando muito grande, sei lá, posso colocar aparelho pra puxar um pouco pra dentro? Outra coisa, pelo menos uma vez por ano um deles solta e eu tenho que ir até ela pra colar, será que não é a posição? Minha dentista é muito gentil e eu gosto muito dela, mas o consultório é longe, vou uma vez por ano para ver os implantes (dentes fundo).
Marilany, a sua dúvida faz sentido… sim, a sua impressão de “dentes grandes” pode ser causada não pelo tamanho em si, mas pelo posicionamento deles, projetados para frente. Nesse caso, sim, é possível usar aparelho pra corrigir isso. Procure um ortodontista pra avaliar. E o descolamento constante da(s) coroa(s) realmente pode ser consequência da projeção dos seus dentes.
Dra. Ana, tudo bem?! Então, eu tenho um pino estético onde já foi instalada a prótese definitiva no dente 12. Na última sessão, ainda colado com a cola provisória, a Dra. fez os ajustes, pois notei que ainda estava alto… na ocasião falei q já estava bom…. daí ela colou definitivo… a dúvida é: cheguei em casa e durante essa semana sinto o dente de baixo batendo no de cima pouca coisa… Será que seu eu voltar lá ainda dá p/ ajustar mais um pouco ou tem perigo de fraturar o definitivo? Ou será que é falta de costume? Ou se deixar assim corro o risco de mais pra frente ele ficar com mobilidade? Um abraço !
Karina, o correto é fazer o ajuste. Como a coroa já foi cimentada em definitivo, terá que ser feito o desgaste diretamente na boca. Isso não é um problema em si, se houver espaço pra esse ajuste, ok. O problema é quando se trata de uma prótese metalocerâmica, por exemplo, e a camada de cerâmica é muito fina, nesse caso um desgaste poderia expor o metal que está por baixo da cerâmica. Mas se não for o caso, é só ajustar, polir e pronto.
Seja qual for o motivo ou tratamento, qualquer dos casos é trágico. Bom mesmo é ter dente natural e saudável.
Um implante que não tenha um preço muito alto.
Tarciana, não entendi se você está me fazendo uma pergunta ou afirmando que um pino é mais barato que um implante (dado o assunto do texto). Bom, sim, é. Se você estiver me perguntando onde encontra um implante que não tenha um preço muito alto, sugiro que você faça algumas avaliações pra averiguar. Tente nas faculdades de Odontologia e associações, onde o atendimento é feito pelos alunos de especialização em implantodontia, a preço de custo. Veja: https://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.