Fui no dentista e quase morri!

Tenho CERTEZA que você já ouviu alguma história escabrosa de consultório que continha essa frase no meio. Do tipo: “Eu estava com uma dor horrível no dente aí fui no dentista e quase morri! A anestesia não pegava, mas mesmo assim ele abriu o meu dente… não volto lá nem amarrado!” ou “Marquei pra extrair o meu siso, mas fui no dentista e quase morri! Ele ficou uma 3 horas lá cavocando e puxando, e eu lá de boca aberta…”.

Já repararam que todas as histórias que ouvimos sobre coisas que aconteceram dentro de um consultório odontológico descrevem dor e sofrimento? Dia desses um leitor do blog me perguntou, aflito, se a cirurgia de remoção do siso é realmente tão horrível quanto dizem… ele precisava extrair os 4 e, baseado nas histórias que ouviu por aí, estava bastante assustado.

Senão...

Você pode interpretar essa “estatística” de 2 formas: ou todo procedimento odontológico é doloroso a ponto de levar o paciente a encarar a morte, ou (e é essa a minha teoria) as pessoas só saem contando por aí suas experiências no dentista quando a coisa não sai exatamente como planejado! Deixem-me exemplificar…

Primeira situação: Dona Maria vai ao dentista pois, infelizmente, tem um dente que precisa ser extraído. O dentista faz a anestesia e começa a cirurgia. Após alguns minutos, ele proclama: “Pronto, já terminamos!”. Faz-se a sutura. Dona Maria vai pra casa feliz e segue todas as recomendações pós-operatórias do seu dentista.

Segunda situação: imaginem a mesma história, só que…

  • A Dona Maria já chegou no consultório com dor de dente;
  • Como estava tudo inflamado, a anestesia “não pegou”;
  • Quando o dentista segurou o dente com o boticão, ele se partiu em 12 pedaços, o que transformou 1 extração em 12;
  • Na hora de suturar (dar os pontos), foram 30 minutos só pra fazer parar de sangrar;
  • Quando chegou em casa, a primeira coisa que a Dona Maria fez foi cuspir na pia e fumar um cigarro (afinal de contas, ela tava nervosa)!

A Dona Maria contou assim pra vizinha:

“Meniiina, nem te conto o que me aconteceu no dentista! QUASE MORRI! Cheguei lá com um dente doendo, e nem tava doendo tanto… antes não tivesse ido! O homem me deitou naquela cadeira lá deles e me enfiou aquela luz horrorosa na cara, fiquei cega! Aí me manda abrir a boca e vem com aquela agulha do tamanho de uma chave de fenda… e nem me avisa! Foi enfiando aquilo na minha gengiba! Entrou rasgando, parecia que queimava! Nem pra passar uma pomadinha…. Aí a anestesia que ele usa acho que é meio fajuta, porque não funcionava! E ele foi me agulhando, me agulhando… e só doia mais. Aí, quando ele pegou aquele alicate lá, meu dente quebrou inteiro! Acho que era a primeira vez que ele tirava um dente, só pode! Fiquei 2 horas de boca aberta, sangrando… acho que perdi uns 1o litros de sangue… tô até pálida, não tô? Cheguei em casa cuspindo sangue… tive que fumar um cigarrinho, né?! Afinal de contas, eu merecia depois de tanto sofrimento… o dentista até disse que não podia, mas ele nem vai ficar sabendo…”

A primeira situação é a ideal e, pasmem, acontece muito mais do que a segunda. E qual delas a gente ouve sendo contada mais vezes e de forma mais entusiasmada? A explicação é simples: a segunda situação dá uma história muito mais interessante que a primeira, que certamente será recontada e lembrada por muito tempo. E não bastasse a versão “cheia de realidade” da Dona Maria, a sua vizinha, quando passar a história pra frente, também vai deixar um “toque pessoal”. “Meniiiiina, você não sabe o que aconteceu com a Dona Maria no dentista…”

Situações chatas, desconfortáveis e momentos de dor podem acontecer, de fato, dentro de um consultório odontológico. Mas não se assuste com o que você ouve por aí… não viva o medo dos outros! Cada caso é um caso, e cada pessoa dá as cores que quer às experiências que vive. Se você quiser diminuir as chances de algo dar errado no dentista, o melhor conselho que posso dar é: visite-o regularmente. Suas histórias vão ficar chatas pra caramba, mas disso você não morre mais. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

257 comentários

  1. Dra… Estou desesperada. Pelo amor de Deus me dê um help. Estou com um dente que o caso dele é canal. Porém estou grávida de 15 semanas. Meu obstetra liberou o tratamento com anestesia sem vasoconstritor. Eu nesse período já estava chorando de dor… Parece que todos meus dentes doem junto com esse. Estava tomando Paracetamol e aguentando a dor. Com muito custo encontrei um dentista boa e que me aceitou como paciente. Com dor fui no consultório com a esperança de resolver meu problema. Mas ela deu anestesia e nada dela funcionar. Não pegou!!! Ela ia mexer e eu chorava de dor! Ela deu anestesia até dentro do dente e qnd ela colocou o motor eu quase morri de dor. Ela desistiu e alegou que minha polpa estava muito viva (vermelha). E que ela iria colocar um curativo e fechar. Sai de lá sabendo que as dores seguintes seriam muito piores… Pelo que eu percebi ela nem conseguiu tirar a cárie pq a dor era desesperada. Nunca senti tanta dor!!! A questão é a seguinte, eu não sei o que fazer… Eu estou com dor, meu obstetra me receitou msm gestante Profenid (eu só estou tomando pelo desespero) mas nem com Profenid isso essa dor some. Tô perdida e desesperada, hj no desespero da dor fui pro hospital. E lá o clínico que me atendeu, disse que não poderia fazer nada e que era para eu voltar na dentista. Vou voltar e se a anestesia não pegar de novo?! Queria extrair pra acabar com esse sofrimento mas como extrair se meu dente tá doendo?

    1. Situação complicada, Suzana. O anestésico sem vasoconstritor é mais fraco (não que seja mesmo, mas o vasoconstritor prolonga e mantém o efeito anestésico), e parece que não está sendo suficiente. Eu realmente acho que não há necessidade de você usar anestésico sem vaso, é meio que “costume” do médico indicar esse tipo de anestésico quando há necessidade de tratamento odontológico. Mas se assim foi indicado… converse com a sua dentista.

  2. Boa noite Dra. Preciso fazer restauração em 4 dentes do fundo, 2 de cima e 2 embaixo. Porem o dentista me informou que os dois dentes de cima precisaria de canal, pois estava muito fundo e antes de eu fazer a restauraçao eu estava sentindo dores terriveis. Fiz as restauraçoes e precisaria voltar pra fazer o canal mas eu nao fui. Nisso se passou uns 5 meses mais ou menos. Só que agora onde estava com os curativos da restauraçao na parte de cima começou a doer muuuito. Fui ao dentista correndo e claro que ele me chamou a atençao por nao ter ido terminar o procedimento. Ele detectou uma inflamaçao no dente que estava doendo. Me passou amoxicilina por 7 dias e anti-inflamatorio por 3 dias. Estou sentindo a melhora nos dentes porem estou com muito medo de fazer o canal, pois sofro de ansiedade e posso ter uma crise na hora do procedimento.

    1. Danielle, compreendo. Mas não muda o fato de que você precisa de tratamento. Converse com o seu dentista, há maneiras de controlar a ansiedade durante o tratamento odontológico. Confie no seu dentista.

  3. Boa tarde, eu extrai meu dente vai fazer 3 dias, to inchado e com um pequena dor, queria saber se poderei voltar a trabalhar normalmente no 4º dia, é que trabalho carregando pequenos pesos, e ainda ficou uma pedaço da raiz tem algum problema, ou a dentista fez pra não me prejudicar, pois a doutora disse pra voltar lá em um mês pra retirar e em uma semana tirar os pontos

  4. Bom dia!
    Eu tirei 3 sisos (dois superiores e um inferior, que estava incluso) há mais de um mês e percebi que na região do que estava embaixo, a região da bochecha está unida a gengiva, não tem um espaço entre os dois, como tem do outro lado. Eu levei pontos na bochecha no dia da cirurgia, mas achei que ia voltar ao normal. Vai ficar assim ou o espaço vai voltar?

    Obrigada desde já!

  5. Boa noite doutora. Fui hoje no dentista após sentir uma dor terrível em um dos sisos, perda de apetite e mal conseguir abrir a boca. Gostaria de saber se é normal o siso nascer na lateral pela parte interna da gengiva.

    1. Bom dia Maria.

      O siso é um dente um tanto quanto “problemático”. Por ele ser o último dente a “nascer”, geralmente não tem espaço suficiente para ele se encaixar no lugar certinho. Esses probleminhas com sisos são normais sim, porém, é preciso na maioria das vezes fazer extração do siso para que ele não venha prejudicar os dentes vizinhos.

  6. Olá doutora, eu fiz canal em um dente, ela fez em 4 etapas, e tem outro dente que ela disse que tem que fazer canal tbm, e essa semana eu tive uma dor que parecia que eram todos os dente que doiam e uma dor no rosto tbm, ate o vento que batia doia o dente, se eu tomar a agua fria ele doi e com agua quente ele não doi, gostaria de saber se esse dente tem mesmo que fazer canal ou eu só posso restaurar ele. Não queria fazer canal pq é muito sofrimento e é no dente molar.

    1. Marcela, vale a avaliação da sua dentista a respeito. Se ela avaliou que precisa tratar o canal, não tenho razão pra duvidar. Não é uma questão de escolha, mas de indicação. Se precisa, precisa.

  7. Ola doutora, fui na dentista na sexta passada, ela me anestesiou, dai quando ela terminou e eu vim pra casa, logo que começou a passar o efeito minha garganta começou a doer forte, depois de uns 2 dias passou e fiquei com gripe, me deu dor, mas agora to sentindo um certo incomodo ao respirar… tem algo a ver com a anestesia? Fui no medico, eles disseram que esta tudo normal, coração, pulmao o que pode ser?

  8. Boa tarde Doutora, Meu Dente Siso Nasceu só de Um Lado da Boca, Porem Nesse Mesmo Lado da Boca Nasceu um Pedaço e O outro Pedaço esta encoberto, Isso e Normal ? Siso pode causar Mal Hálito ? Qual Problema Ke Pode Me Causar ?

    1. Siso pode causar mau hálito na medida que a higienização do local, quando ele está nascendo, é mais complicada. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, porque a gengiva que está encobrindo parte do siso pode inflamar e causar inflamação, infecção, dor, etc..

  9. Ei doutora, nessa Sexta Feira DPS de Escovar os Dentes na hora do Almoço, Comecei sentir um Gosto amargo na Boca, e Passar dos Dias Tem Diminuído o Gosto Ke Quase Não to Mais Sentindo Gosto Amargo, O que Pode Ser Isso ??

    1. Os motivos disso podem ser vários, Marcelo. Algum fator local como alteração do fluxo salivar, presença de saburra lingual, cáseos (resíduos que se prendem nas amígdalas), doença periodontal, etc.. Também, pode ser por causa de doenças metabólicas, diabetes, etc.. Portanto, é preciso um exame bem criterioso pra entender a causa no seu caso em específico.

  10. Oi doutora, já comentei aqui antes. Vou falar minha situação e quero uma opinião sua por alto.
    Tive cárie, minha dentista disse que foi muito profunda, mas que dava pra fazer um curativo de ionomero de vidro e esperar… Estou há 6 meses com ele. Vai ficar assim pro resto da vida? Qual seria o sinal que a cárie progrediu? De vez em quando (principalmente agora, por isso estou aqui) sinto uma leve dor, muito leve, quase imperceptível nesse dente… será um sinal ruim?? To com medo de ter que fazer canal… pode me ajudar?

    1. Pedro, não é pra ficar assim “pra sempre” não… era pra você já ter restaurado esse dente depois de uns 40 dias do curativo. Em princípio, parece que deu tudo certo e não será necessário tratar canal, mesmo com essa pequena sensibilidade que você sente. É hora de reavaliar. Procure sua dentista pra tratar de acordo.

      1. Obrigado mais uma vez por responder.
        Da ultima vez que fui nela (há 3 meses atrás), eu a questionei se não deveria ao menos trocar o curativo, ela disse que não, passou a maquininha rapidamente, colocou mais ionômero de vidro, e disse pra deixar quieto… Hoje, quando li seu comentário, mandei uma mensagem no whatsapp dela questionando se eu poderia ficar tranquilo com esse “curativo”, ela respondeu que sim e colocou uma carinha ainda de feliz.

        Aparentemente ele está tampando bem, e forte, eu tinha reparado que estava formando um amarronzado em volta, tive medo de ser cárie, mas quando fui nela, ela olhou, deu uma incrementada e disse que estava tudo certo…

        Ela é uma boa dentista e desde anos que vou nela… Será que devo procurar outro profissional então???

        Muito obrigado.

        1. Então pergunte pra ela: “Se está tudo ok, por que não restaurar logo o dente? O que estamos esperando?”. Estou curiosa. 🙂

  11. Olá Dra. Ana, já faz algum tempo que meu dente do siso inferior do lado esquerdo nasceu apenas “um pedaço”, e a outra parte está encoberta pela gengiva.
    E há um dia eu comecei a sentir fortes dores nele, e notei que ele estava com secreção de pus e sangue. Fui a um dentista de emergência, que tirou 2 raios-x e concluiu que estava muito inflamado e havia comprometido o dente.
    Como ele era da emergência não tinha autorização para extrair.
    Então passou antibiótico e anti-inflamatório para que eu tratasse em casa e assim que a inflamação passasse eu procurasse um dentista para extrair o dente.
    Estou tomando os remédios que ele passou e mais um comprimido para aliviar a dor, porém o alívio é temporário. Estou sofrendo muito, a Dra. acha que eu poderia extrair o dente mesmo com essa inflamação? Ou sugere que eu aguarde a inflamação se controlar, para poder extrair? Obrigada desde já!

    1. Amanda, assim que possível procure um dentista pra extrair o dente. O dentista vai avaliar e, se ele achar que já dá pra extrair, não há problema.

  12. Dra. Ana, boa tarde! Parabéns pelo blog. Estou em tratamento de canal do siso. Tenho pavor de dentista (e agora ainda mais). Embora minha dentista tenha uma paciência imensa, sofri muito para a abertura do dente, foram 4 anestesias + 1 direta no nervo, a cada agulhada uma dor enorme dentro do dente. Enfim a broquinha começou a raspar, mas sinto que um dos lados dessa broca encosta em algo que começa a dor outra vez e precisa parar. Ela fez o curativo e pronto. Qdo passou anestesia uma dor que irradiava para todos os dentes mais o ouvido… uma noite em claro. Voltei e ela aplicou laser interno e na altura do trigemeo. Um alivio, entrou com antibiótico e ok. Ontem voltei para concluir o tratamento e tudo outra vez, sinto a broca bater em algo que doi mto e agora no fundo do dente também, não consegui aguentar para terminar e aqui estou eu novamente com dor. Dra. o que devo fazer? A anestesia não pega como deveria? Ha algum sedativo que ela possa receitar antes? Sei que preciso terminar o tratamento, mas não estou conseguindo, tenho vontade de desistir logo. Por favor, pode me orientar? Obrigada.

    1. Nina, só pra eu entender, por que é que você está tratando o canal de um siso? Esse dente é apoio de alguma prótese?

      1. Ola Dra. Ana, não ele não é apoio. Eu apesar dos 53 anos ainda tenho os sisos e a dentista me disse que as raizes são muito boas e que eu os utilizo na mastigação, disse também que seria uma judiação tira-los. Tenho também um problema que não é bruxismo (eu esqueci o nome), mas que são os meus sisos que estão segurando a “bronca”. Eu travo muito os dentes dormindo (ja furei dois aparelhos). É esse o motivo do tratamento. Ah, ela justificou também que se por algum motivo no futuro eu precisar de uma prótese eles (os sisos) me ajudarão. Está errado? Devo tira-los?
        Obrigada pelo retorno.

        1. Sem dúvida, Nina, se um dia você precisar de prótese esses sisos serão úteis. Mas por que você precisaria? Os seus outros molares estão com problemas? Pergunto porque, dado o “sofrimento” envolvido no tratamento de canal desses sisos – dentes que, via de regra, acabam sendo extraídos mesmo -, seria mais fácil optar pela extração. Mas não há nada de errado em mantê-los, depende do caso. Eu acho que se sua dentista quer mantê-los, ela deve ter boas razões pra isso.

  13. Oi DRa., os meus dentes sisos nasceram todos os 4 bem posicionados, porém estava com dor em um deles (o superior) e o dentista tirou o raio x e disse que tem uma cárie profunda e ele deve ser extraído. Não tem nenhuma possibilidade de fazer um tratamento de canal? Não queria extrair esse dente porque não tenho um dente, o segundo pré molar inferior, pois não nasceu, depois que foi extraído o dente de leite!

    1. Kênia, se a sua ideia é fechar o espaço do dente que não nasceu com aparelho, sugiro primeiramente a avaliação de um ortodontista pra ver se isso é possível no seu caso. Se for, talvez manter o siso seja uma boa ideia, mesmo (e aí é preciso tratar de acordo, com restauração ou tratamento de canal, o que for necessário). Se não, o melhor – e mais fácil – é extraí-lo.

  14. Ola Dra. Fiz uma obturação no meu dente mais ou menos uns dois anos e agora ele está doendo pra caramba, ja tomei muitos antibióticos e anti-inflamatorios e bco de desinflamar, será q a anestesia pega para extrair, o q mais quero e ficar livre logo.

    1. Luciana, nada na sua descrição mas faz achar que seja caso de extração. “Se livrar logo” extraindo um dente que não precisa ser extraído é um péssimo negócio, porque você vai ter que usar prótese para o resto da vida. Tomar um monte de remédios por conta própria também não ajuda, pelo contrário. Antibiótico, então… 🙁

      Procure um dentista logo pra avaliar e determinar a causa disso. Removendo-se a causa da dor, ela passa.

    2. Doutora, fui fazer um tratamento de canal no dente frontal e ao aplicar a anestesia aconteceu de o liquido subir pro meu nariz e descer pela garganta, anestesiando tudo, menos o local que deveria, ou seja, engoli a anestesia. A dentista disse que nunca tinha visto isso! Fiquei em panico, senti que minha garganta estava fechando e senti muita taquicardia. Foi angustiante! O que pode ter acontecido?

      1. Cleo, pode ter acontecido exatamente o que você sugeriu… embora eu também nunca tenha visto isso acontecer dessa forma: o anestésico entrou no seio maxilar através do dente e saiu pela garganta. Bem inusitado.

  15. Olá doutora! Preciso tratar o canal do dente! Porém já fiz tres tentivas e já troquei o profissional, mas o que acontece sempre é a mesma coisa…. Chego passando mt mal e vomito no consultorio e eles acabam me liberando pois não tem condiçao de fazer o tratamento! O que posso fazer?! Ja estou em tratamento psicologico, mas o dente está aberto tem uns 4 meses…
    Outra coisa, esse canal foi descoberto por um acaso… Nunca senti dor ou algo parecido nesse dente, mas a dentista quis tirar uma mancha pretinha q era bem pequena e nisso ficamos 1 hora e ela abriu um buraco enorme e ficou apavorada com o tamanho da carie e eu n senti nada! O pior é q as radiografias não mostraram absolutamente nada… Isso é normal? A radiografia n devia acusar algo?! Ela agora quer abrir toda e qualquer mancha q aparece… Deixo fazer isso?! Isso é se eu conseguir me controlar!
    Aguardo seu retorno, desde já obrigada!!

    1. Thuanne, o dente está aberto ou com curativo? Se está com curativo, ok, é possível aguardar até que você se sinta mais segura pra tratar. Se uma cárie é tão grande como você relata, ela aparece sim na radiografia. Não é o caso de sair “abrindo manchas”… o que vale é o diagnóstico do dentista, que leva em conta o aspecto clínico, sintomas, exames de imagem, etc..

  16. Boa tarde, doutora, estou com muita dor em um dente da frente, no incisivo central, sabe e uma dor ao toque horrível, quando não mexo nele sinto dor ainda, mas não é muito. Fui ao dentista, fiz o raio X e não deu nada, ela disse. Disse pra continuar a tomar amoxilina, nimisulida e dipirona, estou tomando esses remédios por conta q fiz um canal em um dente de trás, fiz o canal em uma quinta feira, aí ela me passou esses remédios, aí no domingo comecei a sentir dor no dente da frente, aí fui lá como disse e ela me falou q não tinha nada no dente e talvez seria inflamação na polpa do dente e pediu pra continuar com a medicação. Mas estou tomando certinho e não vejo melhora, não consigo comer por conta da dor, tá horrivel. O q faço agora? Não tô aguentando de tanta dor, se eu encostar nele só já quase choro de dor. Bjos

    1. Pamela, mesmo que a radiografia não tenha mostrado nenhuma alteração relevante, é óbvio que esse dente tem alguma coisa no canal ou na gengiva em volta dele. Pela sua descrição (dor espontânea), me parece canal. Sua dentista precisa reavaliar.

  17. Dra. Ana,
    Ontem eu tive uma experiência bem traumática.
    Fui ao dentista, tinha feito uma restauração e o dente continuou doendo, ou seja, canal.
    Esse dente estava com mancha por fora e um minusculo buraquinho ja tinha 1 ano por ai.
    Não sentia dor, mas para tratar melhor dele e recuperar fiz a restauração.
    Pra quê? Esse dente começou a doer no mesmo dia, fiquei 1 semana a base de remédio…
    Foi no molar esquerdo, pois bem, fui iniciar o processo de canal, iria injetar remédio para desinflamar e tudo mais, meu Deus tomei 2 anestesias e nada de pegar, na 3° anestesia não conseguia engolir saliva, a dor na garganta era insuportavel, senti que ia morrer.
    Tive dificuldades em respirar, entrei em desespero fui parar no pronto socorro de ambulância.
    Tive que esperar o efeito passar, e eu preciso fazer esse canal.
    Foi negligência do dentista, é normal???
    Como faço para enfim acabar com essa dor de dente?
    A carie pode perfurar o dente por dentro?
    To em pânico só de saber que terei que passar por tudo aquilo de novo. []

    1. Angela, não vejo negligência do seu dentista… me parece que você teve uma crise de ansiedade, que é a “reação” mais comum da anestesia (que nada tem a ver com o anestésico, é uma reação psicossomática). Pra acabar com a dor de dente, você tem que tratar esse canal… e não, você não tem que passar por tudo isso de novo! Procure se manter calma, converse com o seu dentista sobre métodos de controle da ansiedade, sedação, etc.. Sim, uma cárie pode “furar” o dente por dentro… ele parece íntegro por fora (ou apenas com uma cárie pequena), mas por dentro está bem cariado.

  18. Boa tarde doutora… eu vim aqui semana retrasada falar sobre uma dor que sentia no dente, o qual a senhora disse q era pus querendo sair e tal. Nao havia conseguido arrancar a primeira vez pq doia muito, passei uma semana no antibiotico e voltei p arrancar… A anestesia pegou melhor mas na hora de mexer no dente ainda doia… ai a dentista falou q eu tinha que me livrar dakele, dente q a decisao era minha… pois eu ja havia passado uma semana no antibiotico… Doeu… gemi… mas ela conseguiu arrancar… Um dente bem grande msm. rsrs… Faz 8 dias hoje q arranquei e voltei ontem la p ela tirar o ponto… so q avisei p ela q ainda sentia gosto de pus e sangue na boca. Ela avaliou e disse q nao ia tirar o ponto ainda pois ainda tinha uma gota de sangue e disse p eu nao mexer no local por nada. Nao lavar nem com agua. Achei estranho pq todos falam q ten q limpar o local. O buraco e enorme. Falei p ela q as vezes cai resto de comida dentro e ela disse p eu nao me preocupar com isso. Q ela nao keria q eu mexesse p nao provocar hemorragia. So q hoje caiu um caroço de arroz e eu tive q tirar… ai começou a sangrar muito. Coloquei a gaze e agora parou. Ta certo isso de nao limpar? Essa dentista ha anos e anos aqui no bairro. Se fosse outra nao conhecida eu ja teria mudado. Mas achei muito estranho ela ter dito isso. O q eu devo fazer ja que nao posso limpar? E normal esse sangramento q houve hoje? Que eu faço p nao sangrar mais? Ela disse p eu voltar depois de terça p tirar os pontos. Ah e o dente que ela arrancou disse q aparentemente nao tinha nada… a obturaçao estava perfeita e nao entende pq doeu tanto. Pq sera? Bjs desde ja agradeço sua atençao.

    1. Michele, se sua dentista disse pra não enxaguar o local e não remover resíduos diretamente do local porque podia sangrar, você fez isso e sangrou… NÃO FAÇA ISSO. É uma recomendação específica para o seu caso, que em princípio parece estranha, mas me parece óbvio que fazia sentido na sua situação. Continue higienizando os demais dentes normalmente. A dor que você sentia no dente não precisava ter nada a ver com a restauração, podia ser do canal, periodontal… depende do caso.

  19. Bom dia, Dra. Ana

    Há mais ou menos 12 dias atras meu dente siso inferior esquerdo começou a doer e a inchar. Fui no hospital e dentista de emergência, foi detectada infecção, fiquei internada e troquei muitas vezes de antibióticos. Fiz uma panorâmica e viram que meus dentes sisos nasceram perfeitinhos, separadinhos, só que estou com uma inflamação num deles. Fui ontem num cirurgião maxilo buco facial e ele me sugeriu não tirar o dente, assim como nenhum dos outros sisos, pois meus dentes de cima (siso e do lado) se apoiam neste siso infeccionado. Então me sugeriu tratamento de canal nesse dente siso. Eu confesso que fiquei meio sem reação pois sempre ouvi que é melhor tirar os sisos. Até pensei em ver outra opinião de cirurgião, mas só consegui consulta pro mês que vem e minha cara ainda está infeccionada e inchada. O que você acha, faço mesmo o tratamento de canal?

    Abraço

    Andressa

    1. Andressa, pra que um buco tenha sugerido manter um dente que tem dado tanto incômodo, imagino que haja uma razão forte… talvez proximidade com o nervo, por exemplo. Porque tratar canal de siso é inusitado, a não ser que esse siso realmente precise ser mantido. Se o motivo de tratar o canal e manter o dente é apenas o fato de haver dentes antagonistas ocluindo com ele, acho um motivo fraco. Pode-se extrair esse e o siso de cima também, por exemplo.

  20. Olá Dra!

    Fiz um tratamento de canal que terminou nessa terça. E hoje comecei a sentir fortes dores no dente, e toda sua volta. A dor é muito intensa, como se tudo estivesse inflamado, doi minha bochecha, os outros dentes etc. Não consigo nem dormir, porque quando durmo meu dente de cima bate no de baixo e a dor é bem intensa. Acho estranho estar assim já que o canal “mata” o dente, certo ? Logo, não deveriamos sentir nada nele.

    A Dentista que fez o procedimento não me passou nada para tomar, e so poderei ir nela agora na outra semana, quando ela atende. Você acha que eu devo procurar outro dentista para avaliar ?

    Outra coisa foi que percebi no raio x apos o tratamento, uma mancha escura abaixo da raiz do dente, e como não vejo essa mesma mancha escura no 1º raio x feito antes do tratamento, achei estranho.

    Claro, eu sou leiga no assunto e devido a dor esta me passando um monte de coisa na cabeça.

    Desde já agradeço,

    1. Patricia, o tratamento de canal “mata” o “nervo” do dente, mas todos os tecidos em volta das raízes dos dentes continuam vivos e sensíveis. A dor que você relata me parece mais periodontal (desses tecidos), tanto que ela ocorre quando você encosta um dente no outro, e não de forma espontânea. De qualquer forma, se sua dentista não está disponível pra reavaliar, sim, você pode procurar outro, depois você conversa com ela. Mas estando o tratamento de canal ok, o outro dentista não deve encontrar alteração, e a dor ocorre pela processo inflamatório que ainda está se resolvendo.

  21. Olá Ana! Semana passada comentei aqui que estava fazendo um tratamento de canal e que a anestesia demorava a pegar, e só pegou quando ela deu dentro do dente. Porém hoje voltei pra tentar terminar o canal depois de ter tomado os remédios que ela passou, e fui atendida por uma outra dentista especialista em canal. Só que a anestesia que ela aplicou não pegou nem na gengiva… Depois de aplicar umas 6 vezes dentro do dente, ela conseguiu fazer um canal mas o outro ainda doi muito, segundo ela por estar muito inflamado e ter um abscesso no final da raiz. Então ela aplicava e aplicada, e quando colocava a agulha pra limpar não conseguia chegar na metade que já doia muito! Pode ser que seja por causa da anestesia que ela aplicou? Já que nas outras vezes que fui com as outras dentistas eles aplicavam anestesia mais forte, de cirurgia, pra poder pegar, e ela, como não sabia que eu teria dificuldade, aplicou uma mais fraca? Mas então pq conseguiu fazer um canal e o outro não? O certo não é esperar a inflamação passar e depois continuar? Ela não me passou nenhum remédio, mesmo depois que perguntei. Disse que ia colocar um remédio dentro pra tentar terminar de “matar” e esperar uma semana pra eu voltar lá. Será que vou sentir muita dor??? Não seria melhor eu tomar outro antibiótico antes de voltar? Estou com muito medo pq ela aplicou 6 vezes dentro do dente e foi horrível pq continuei sentido, nem a bochecha ficou dormente, e quando sai de lá já começou a doer o dente, como se não estivesse anestesiado… Inclusive ainda dói. Não seria melhor extrair o dente? Já que toda vez que ela enfia aquela agulha quero morrer? Hoje foi a primeira vez que chorei de dor! Pq será que nos dentes de cima não sinto nada mas nós de baixo até uma restauração simples me faz sentir tanta dor? E a anestesia não pega! A hora que ela começou a colocar a agulha eu tremia forte como se estivesse em frente a um iceberg, de tanto medo!!!!!! Não sei se volto lá semana que vem ou se me suicido!!!!

    1. Ana, CALMA. Sim, o problema pode ser o tipo de anestésico, talvez o que essa dentista usou seja mais fraco. Cada canal de um dente tem uma uma história diferente, às vezes, no mesmo dente, um canal está vivo e o outro “morto”… então um pode doer e o outro não. A inflamação não precisa não existir pra que se possa tratar o canal, basta apenas que esteja sob controle. A medicação deve agir durante esta semana e, na próxima sessão, as coisas tendem a ser mais fáceis.

  22. Olá Drª, não sei se vc lembra de mim, da dúvida do Resprin… nem teve problema em me responder depois pq no dia o dentista não fez o procedimento de terminar o canal, pois ele percebeu q/ minha garganta estava um pouquinho inchada, daí ele disse q/ era melhor não aplicar anestesia, pois eu poderia começar a puxar o ar… daí me dispensou… fiquei vários dias tomando anti-inflamatório, às vzs marcando retorno e desmarcando por causa da garganta… na terça finalmente fui nele, mas ainda sentia algo bem de leve na garganta… daí ele trocou o curativo pq tinha sangrado um pouco a gengiva… amanhã ele finalizará… não sei se ele usará anestesia ou não… sinto q/ minha garganta ainda está um pouquinho inflamada… coisa q/ quase nem dá p/ se sentir… mesmo assim será q/ é perigoso eu levar anestesia? Estou c/ medo…

  23. Oi dra. Ana. O meu ultimo dente antes do juizo (q ja foi arrancado) tinha uma leve dor raras vezes… So q nessa quarta feira começou uma dor intensa q so parava com agua gelada no começo… depois nem isso… nem ibuprofeno tava mais dando jeito. Eh o dente do lado direito embaixo… aparentemente nao tinha abscesso… Fui na dentista gemendo de dor e ela falou q atras dele tinha uma pequena abertura que ela nao sabia se era da obturaçao ou nao sei o q… tava c tanta dor q nao entendi o q ela quis dizer… falou q dava p arrancar… ela deu tanta anestesia, quando segurava o dente com o alicate nao doida. Mas quando ela movimentava doia muito… E eu doida p arrancar aquele dente pq ja arranquei os dentes do juizo e sei como e o alivio quando arranca… So q ela nao conseguiu pq doia muito, muito msm. Ate com a anestesia eu sentia ainda a dor no dente… Ai ela me passou acido mefenamico e cefalexina durante 7 dias de 6 em 6 hrs… Comecei a tomar ontem, mas quando doi eh terrivel, doi a ponta do meu maxilar direito ate a ponta do ouvido… ate os furos q ela deu da anestesia doem. Pq tanta dor ja que nao sinto gosto de pus na boca ? Parece q alguma coisa quer sair de dentro do dente e ele ta fechado impedindo. DOI na alma. Me diga alguma coisa, o q pode ser isso?

    1. Michele, quando a dor de dente melhora com água gelada é sinal de necrose pulpar. O dente “morreu”. Essa dor toda que você sente é do canal. Se estivesse saindo pus não haveria tanta dor, porque é bem como você descreveu: “parece que alguma coisa quer sair de dentro do dente e ele ta fechado impedindo”. Essa “alguma coisa” é o pus. Quando / se ele sair por um “buraquinho” na gengiva (fístula), a dor vai diminuir. O mais importante, agora, é extrair logo esse dente.

        1. Pode ter, se estamos falando de um dente de trás. A inflamação e o inchaço podem chegar à área da articulação, e causar trismo (dificuldade de abrir a boca).

  24. Olá Dra. Ana.
    Queria tirar algumas dúvidas com você.
    Ha três meses fiz a extração de um dos dentes siso, sendo o inferior.
    Quando tomei a anestesia me deu mal estar, dando náuseas e vômito. Mas foi passando.
    Depois de iniciar a cirurgia, eu estava sentindo como se minha garganta estivesse sendo obstruída. Você acha que pode ser algum tipo de alergia a anestesia?
    A curiosidade é pq tenho que extrair outro no final da semana.

  25. Olá Dra.
    Hoje fui ao dentista para extrair os dentes do siso (no caso dois dentes), em ambos cheguei a fazer o processo de canal, mas não chegou a terminar, estavam apenas com o curativo. Bom, ele aplicou a anestesia e começou o processo de extração, porém, o primeiro (superior) ele encontrou dificuldade e o dente chegou a quebrar as laterais, devido ao canal ter terminado. Depois de um bom tempo, desistiu alegando que poderia afetar o osso se caso continuasse perfurando.
    Minha dúvida começa agora… Ele receitou 3 medicamentos, pediu para que fizesse um raio-X e que voltasse daqui a uma semana, porém o meu dente (ou pelo menos o resto dele), ficou aberto e sangrando… Esse procedimento foi o mais correto ?
    Obrigado desde já.

    1. José, na impossibilidade de terminar a cirurgia, melhor interrompê-la. Não foi dado ponto? O resto do dente aparece ou está todo sob a gengiva?

        1. Se o fragmento de dente está sob a gengiva, seu dente não está aberto… a gengiva está. E ela fica aberta, mesmo com pontos, porque a cicatrização gengival é por segunda intenção, diferente da pele, em que se unem as bordas do ferimento na sutura. Evite cuspir e fazer bochechos pra não estimular o sangramento.

  26. Posso misturar corticoide com Spidufen 600? Quantos saches posso usar do spidufem por dia?? Na bula diz que aumenta ulcera misturar com corticoide. Tirei o siso.

    Obrigado!!

    1. José, de 3 a 4 sachês por dia (dose máxima de 2400 mg/dia, ou seja, 4 x 600 mg). Na bula diz que o Spidufen em associação com corticosteroides “aumenta o risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal”. Ou seja, aumenta a chance, mas não quer dizer que cause isso.

  27. BOA TARDE!
    TENHO ALERGIA A DIPIRONA, PARACETAMOL E AMANHÃ PRECISO FAZER A EXTRAÇÃO DE UM DENTE A PRIMEIRA DENTISTA QUE EU PROCUREI DISSE QUE EU PODERIA MORRER NA CADEIRA DELA POR CAUSA DA ANESTESIA E NÃO QUIS FAZER O PROCEDIMENTO, JA A SEGUNDA DENTISTA DISSE QUE NÃO TERIA PROBLEMA ALGUM JÁ QUE NA ANESTESIA NÃO TEM NENHUM DESSES COMPONENTES. ME PERGUNTA É NA SUA OPINIÃO POSSO TOMAR A ANESTESIA SEM PROBLEMAS OU ACHA MELHOR QUE EU TOME UM ANTI-ALÉRGICO 2 HORAS ANTES?

    1. Rayane, na bula desses medicamentos não constam interações importantes com anestésicos locais. Então, acho que você não precisa se preocupar.

  28. Bom dia Drª, fui ao dentista hoje e ele disse que tenho que extrair os 4 dentes siso. Como morro de medo de dentista, quero fazer com a anestesia geral. Quais cuidados devo ter? Obrigada.

  29. Sou de novo kkkkk
    Tirei os dois últimos dentes hoje!! Graças a Deus… o de cima saiu tranquilo e o de baixo ela teve que usar o motor várias vezes, eu sentia cheiro de queimado… e o de baixo saiu todo quebrado…

    A pergunta de hoje é: na sua opinião, eu já sem os 4 sisos, há chance dos dentes entortarem? Ou eu posso parar de usar o aparelho móvel?

    Obrigado! Obs: ainda está saindo sangue vivo…

    1. Há chance sim, Breno… porque não são os sisos que entortam os outros dentes. Todo tratamento ortodôntico tem potencial de recidiva (dos dentes entortarem novamente um pouquinho).

  30. Boa noite dra. Ana!
    Tenho 20 anos e estou fazendo clareamento caseiro com peróxido de carbamida a 22%. Acha essa concentração forte para uma polpa jovem?

    1. Não, Pedro. Ha vários aspectos a se analisar quando se indica uma concentração de gel clareador, vale a avaliação do dentista a respeito.

  31. Boa noite, fiz tratamento de canal e não consegui deixar a dentista colocar um “véu” azul no dente para tratar, que ela dizia que servia para isolar o dente, eu tive muita ânsia de vômito e ela fez o procedimento sem… acontece que lendo na internet eu descobri que um tratamento de canal é muito prejudicial, causa um foco de infecção permanente e que o ideal seria implante… e agora estou mais preocupada ainda, sabendo que o meu procedimento ainda não foi totalmente seguro… me fala com sinceridade o que vc acha disso.

    1. Brenda, não acredite em tudo o que você lê na Internet. Essa “teoria” de que tratamento de canal CAUSA infecção (e não TRATA a infecção) se apoia na vida e obra de um dentista chamado Weston Price (1870-1948) que defendia a “Odontologia Holística”. Os experimentos de Price são superficiais e sem método científico algum. O tratamento de canal não causa infecção, ele remove uma infecção pré-existente. E em caso de insucesso na remoção da infecção, ainda assim não foi o tratamento de canal que causou a infecção. Não consigo ser mais sincera que isso. 😉

  32. Uma pessoa ansiosa e tensa na cirurgia dos sisos inclusos pode atrapalhar a cirurgia ao ponto de piorar o pós-operatório, ou não influencia tanto assim?

    Pois eu tirei 2 sisos e mexi muito (não percebia), dessa vez a médica me passou um calmante antes… será que favoreceria até no pós, ou só no ato cirúrgico mesmo?

    Obrigado, Matheus

    1. Matheus, pode atrapalhar, sim… e, da mesma forma, piorar o pós-operatório. Quanto menos sua dentista precisar “mexer”, menos “chato” deve ser seu pós-operatório (é a tendência, pelo menos). E quanto mais você ficar inquieto, mais demora a cirurgia. Então o calmante ajuda, sim.

  33. Boa noite, minha dentista quer que eu faça alguns procedimentos, isso inclui Profdent, aplicação de flúor e ultrassom. Pode me dizer o que é cada coisas dessas? O preço ficou em 140 reais.

    1. Rafael, imagino que com “profdent” ela esteja falando de profilaxia, que é uma escovação feita pelo dentista em baixa rotação com uma escovinha circular (escova de Robinson). A aplicação de flúor é feita com ele em gel, com algodão ou usando moldeiras pra isso. O gel fica sobre os dentes alguns minutos, você cospe e pronto. O ultrassom é um aparelho usado pra remover tártaro. Então, em resumo, esses 3 procedimentos se enquadrariam em “limpeza”.

  34. Olá doutora! vou passar o receituário que a minha dentista passou pra cirurgia dos dois sisos ( amos includo ) na horizontal o de baixo…

    Uso interno:
    1-Amoxicilina 875mg ——- 14 capsulas
    Tomar 02 capsulas 01 hora antes da cirurgia.
    Após a cirurgia e a primeira tomada, tomar 01 capsula de 12/12 horas

    2- Predsin 20 mg ———— 01 caixa
    Tomar 02 comprimidos 01 hora antes da cirurgia.
    Após a cirurgia e a primeira tomada, tomar 01 comprimido de 12/12 horas

    Uso externo
    1- Periogard ———- 1 frasco
    Para bochechos com 10 ml 3x ao dia. Iniciar os bochechos no dia anterior a cirurgia.

    Acha certo esses remédios? Acho um absurdo tomar isso tudo de antibiótico…
    Ela me recomendou Diazepam também, já me deu um comprimido pra tomar 1 hora antes da cirurgia porque quando fui tirar os dois fiquei muito agitada e com falta de ar…

    Outra questão, vou tirar esses dois dentes faltando 10 dias para viajar pra os Estados Unidos, acha arriscado?? Ela disse que não, no máximo a alimentação vai tá chata pra comer…

    1. Paula, não vejo problema algum. O único antibiótico aí é a Amoxicilina (o Predsin é um anti-inflamatório e o Periogard um bochecho à base de clorexidina). Se sua dentista julga necessário, considerando a anamnese e o exame clinico, ok. Em princípio, 10 dias são suficientes pra uma boa recuperação inicial.

  35. Você acha que em 6 meses o siso pode mexer?
    Eu já fiz vários raios x odontológicos (vários mesmo) pra canal, pra aparelho, pra siso… no total foram uns 25… sem exagero…

    E eu já fiz tomografia na cabeça… Ou seja, é muita radiação, tem estudos que comprovam o potencial de causar cancer em só 1 tomografia, imagina nesses outros exames juntos…
    Não gostaria de fazer outro… já fico com a conciencia pesada.

  36. Tirei meu siso ha umas duas semanas atrás, só que o local onde foi anestesiado, ao lado do dente da frente e perto da bochecha, está machucado, estava rente à gengiva, só que agora está formando um buraco… poderia me ajudar? Não sei o que está acontecendo e o meu dentista só abre agora no ano que vem…
    (o lugar onde foi a retirada do siso já está normal, essa área é que está me incomodando).

      1. Tipo, antes era bem lisinho, rente à gengiva, só que agora fica como uma cavidade que ta acumulando comida, só consigo tirar com um jato da seringa…

        1. O siso era inferior? Porque em extrações de sisos inferiores, o “buraco” na gengiva pode levar semanas pra se fechar. Se não estamos falando do “buraco” onde estava o dente, mas de outro, no local onde foi dada a anestesia, pode ser um pequeno ponto de necrose. Mas estou apenas supondo, difícil dizer ao certo apenas com base na sua descrição. Enfim… continue higienizando bem, a seringa é uma boa estratégia e, assim que seu dentista retornar, procure-o pra reavaliar.

  37. Outra perguntinha kkkk
    Aquele Raio X que eu fiz que mostra a situação do siso, se eu adiar a retirada do siso pra julho… terei que fazer outra radiografia??

  38. Última pergunta: tem algo que eu possa fazer do tipo nutricional para evitar um pós-operatório chato? Os dois que eu tirei fiquei mais de 7 dias sem abrir a boca… bem chato…

    Um feliz natal pra você e sua família!

    1. Não, Breno. Se nutricionalmente você não tem nenhuma deficiência, já está ótimo. A forma como o pós-operatório se dá tem mais a ver com a própria cirurgia em si, com a forma que o organismo da pessoa reage (imprevisível) e com os cuidados em seguir as orientações pós-cirúrgicas do dentista.

  39. Boa tarde, conhece uma substância chamada Xilitol? Tem respaldo científico para prevenção de cárie? Parei de usar dentifrício fluoretado e estou usando um orgânico, sem teste em animais, nem uso de corantes, porém diz que contém esse agente que é anti-cárie. O que você acha?

    1. Sim Paula, o xilitol é um açúcar. Porém as bactérias que causam cáries não são capazes de metabolizá-lo, então se depender da presença de xilitol na boca, elas “morrem de fome”. Além disso, por não metabolizá-lo, não ocorre a formação de ácidos que propiciam a formação de cáries. Mas tenha em mente que você não come só xilitol, sua dieta contém um monte de outros alimentos que possuem açúcares que são metabolizados pela bactérias. Então escovar os dentes com xilitol não traz benefício algum de forma direta, seria como escovar os dentes com água (água também não causa cárie). O importante é a remoção mecânica da placa bacteriana, ou seja, escovar os dentes direitinho e após cada refeição. Como adoçante, substituindo a sacarose – essa sim, bastante cariogênica -, acho uma ótima ideia usar xilitol.

  40. Obrigado pela ajuda… no meu caso, tem que fazer odontossecção pra quebrar o osso, certo? A anestesia pega bem no osso?? Já to sofrendo antes da hora… putz, odeio isso…

    1. Deve ser preciso fazer odontossecção (cortar o dente) e osteotomia (cortar o osso), mas não se preocupe com isso, esses são detalhes técnicos. Pra você não muda nada, no máximo um pós-operatório mais “chato” (esperado quando é preciso osteotomia). A anestesia “pega” bem no osso, sim. Procure ficar tranquilo.

  41. Oi doutora,
    Tenho prolapso da válvula mitral com regurgitação leve, fiz a cirurgia do siso sem saber que tinha, agora em janeiro vou tirar os outros 2 do outro lado, devo avisar a dentista que agora eu tenho?
    Isso é um fator de risco?

    1. Paula, sim, você sempre deve avisar o dentista quando tem alguma questão de saúde geral. Em caso de prolapso da válvula mitral é protocolo fazer profilaxia com antibióticos antes de tratamentos dentários ou gengivais (tratamentos de canal, cirurgias, etc.). Mas fique tranquila, é só precaução.

    1. Recebi sim, Breno. Não diria que é crítica, é uma situação bem comum, até. Mas realmente há uma chance desse siso reabsorver a raiz do segundo molar, e aí seria preciso extrair ambos. CHANCE, não certeza… então daria pra acompanhar apenas, mas é um risco que você corre.

  42. Boa noite, gostaria da sua sinceridade.
    Não tem como negar que existem vários casos de morte após retirada do dente do siso.
    Basta jogar no google “siso morte” que você verá que geralmente é sempre após a extração… uns dizem que sofreu algo no coração, outros falam que é a anestesia, outros dizem que é infecção… mas na sua opinião, qual a causa principal pra esse tipo de coisa aconteceu??
    Isso que me deixa com medo…

    1. Marcelo, com toda sinceridade: pessoas morrem em extrações dentárias? Morrem. Mas tenha em mente que pessoas morrem até dormindo… então por que não morreriam em extrações dentárias? O que ocorre é que é MUITO difícil de alguém morrer em uma cirurgia bucal, porque não se está lidando com órgãos vitais. Então, quando acontece, a mídia fica alvoroçada, é a notícia que eles “queriam”. A extração dentária (como implantes, enxertos ósseos, etc.) é uma das poucas cirurgias que se faz em ambiente ambulatorial (consultório), então quando o paciente tem alguma emergência, leva um tempo pra se chegar ao hospital… e esse é um fator complicador. E geralmente o que é essa emergência? Choque anafilático (que tem a ver com a anestesia, mas é raríssimo), infarto, parada cardíaca, etc.. Note que a maioria dessas mortes são decorrentes da extração dentária, mas não acontecem durante da extração, mas por complicações pós-operatórias (como a Angina de Ludwig, uma doença infecciosa séria e potencialmente letal dos tecidos do assoalho da boca) e septicemia (infecção generalizada). A causa? Via de regra o paciente deixou de contar alguma coisa importante sobre sua saúde geral para o dentista (porque esqueceu, porque não sabia ou porque omitiu de propósito, mesmo): diabetes, problemas cardíacos, alergias, etc.. Outras possibilidades são complicações operatórias que não dá pra se prever e, por fim, erro do dentista. O que eu quero que você entenda é: pode acontecer… mas há mais chance de alguém morrer com um raio caindo em sua cabeça do que numa cirurgia dentária (isso estatisticamente falando).

  43. Boa noite!
    Meu dente não é amarelado como de um fumante, mas ele não é clarinho, e tem um aspecto opaco. Gostaria de dar uma clareada, porém eles são sensíveis (não muito), mas são sensíveis o suficiente para eu ter que beber água gelada sem deixá-la muito tempo no dente, senão doi… Acha que o clareamento pioraria o quadro? Dizem que deixa tão sensível…

    1. Marcela, todo clareamento dentário pode causar sensibilidade passageira, ou seja, enquanto se faz o tratamento e até 2 dias depois. Mas, via de regra, é uma sensibilidade suportável.

  44. Boa noite, existe alguma relação entre vitamina D e cárie? Eu já vi um video na internet de um médico renomado de medicina Ortomolecular e ele disse que cárie é prevenida com dieta (evitar sacarose), boa higiene mecânica e fio dental, que nós não precisamos de flúor na pasta etc… Sei que vc é dentista e vai critica-lo por não ser dentista, mas a minha pergunta é em relação a vitamina D… parece que é algum estudo recente… Se vc souber me esclarecer, obrigada!

    1. Laura, a vitamina D age reduzindo processos inflamatórios e tem impacto direto no metabolismo do cálcio, o que interfere, é claro, na mineralização dos dentes. Alguns estudos associam a ingestão de vitamina D a uma redução de 50% de cárie em crianças. Pois é: EM CRIANÇAS. Por que? Porque nelas os dentes ainda estão em formação / mineralização, dentro da gengiva. Já em adultos o metabolismo do cálcio não é tão decisivo nesse sentido, porque os dentes já estão totalmente formados. Então aquela história de que “beber leite porque tem cálcio deixa os dentes fortes” é lenda.

      Quanto ao flúor, o médico tem razão: a cárie pode ser evitada com dieta e higiene adequadas. O flúor é um fator de prevenção (essencial num país como o nosso), mas se a pessoa come um monte de doces e não escova os dentes direito depois, vai ter cárie, com ou sem flúor.

  45. Oi… sou eu de novo… (Breno do siso), acabei de voltar da dentista e ela disse que se eu não tirar pode me dar reabsorção óssea por pressão.

    O dente não me incomoda nada, absolutamente… mas ela disse que pode entortar também… e eu ja usei aparelho…

    Os dois primeiros que eu tirei foi um inferno… fiquei 15 dias sem abrir a boca direito… e até o 8 dia ainda saia sangue pela manhã… vou ter que passar tudo isso de novo… fora a cirurgia que eu tenho panico, cheio de avental na minha cara sem poder mexer… aquele motor quebrando meu dente… a anestesia pega? Pega… mas tem uma certa hora quando vai fundo que doi mesmo com anestesia…

    Enfim… Obrigado =( vou ter que tirá-los

  46. Boa noite…

    Eu tirei 2 sisos, e faltam mais 2 do outro lado, o de baixo está bem na horizontal e incluso, mas eu perguntei pra minha dentista se tinha urgencia pra tirar os outros dois e ela riu e disse que não…

    Não to querendo tirar, você acha que é burrice? Pela sua prática, vc acha arriscado dar um tumor ou outra coisa? Pela dor não, porque se eu sentir eu posso ir.

    1. Breno, se não urgência, não se preocupe. Dentes inclusos, de forma geral, têm indicação de extração, mas isso não quer dizer que é obrigatório extrair… às vezes é só o caso de acompanhar. Chance de cistos e tumores há, mas é baixissima. Não acho que acompanhar seja “burrice”, pelo contrário, às vezes é a decisão mais sábia. 😉

      1. Obrigado, te acho super profissional em querer nos ajudar… eu não tenho com quem conversar, e você me deu a resposta que eu queria ouvir, acompanhar sem dúvidas, depois que tive uma cárie que deu canal nunca mais fico longe do dentista… no mínimo 3 vezes por ano eu vou… Muito obrigado, tenha uma boa tarde!

  47. Olá Doutora, é o seguinte, faz tempo que não vou ao dentista e resolvi ir para ver como está a saúde dos meus dentes. Pois bem, eu acho que devo ter problema de estomago, porque não é possível. Minha mae foi “olhar” meus dentes, e eu não consigo abrir a boca muito, que já me da vontade de vomitar, independende se eu comi ou não, independente do dia. Sempre acontece isso. Eu mal consigo escovar a lingua, apenas bem na pontinha, só de pensar em colocar a escova mais pro fim da língua já me da vontade de vomitar e eu tenho de fechar a boca rapido.
    Será que teria como o dentista colocar anestesia? Mesmo que meus dentes estejam em perfeito estado, não tenha carie nem nada, só para ele fazer uma vistoria? E caso não tenha nada mesmo, eu pensei em ver a possibilidade de fazer clareamento. Teria como fazer na mesma hora? Aproveitando que eu ja estou lá, e que estaria anestesiado??
    Obrigado.

    1. Bruno, não acho que a anestesia resolveria o seu problema, porque você continuaria consciente e sentindo estímulos de pressão. Mas talvez a sedação com gás seja uma boa ideia, pois deixaria você relaxado. O clareamento pode ser feito no consultório sim, mas difícilmente você fará “na hora”, porque é um tratamento que requer um certo planejamento e tempo para ser executado, mas é só questão de agendar uma nova consulta. Sobre analgesia inalatória eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html

  48. Ola Doutora, operei faz 4 dias e tive um pós operatório horrivel, hoje consegui abrir a boca e percebi que a bochecha esta costurada junto com a gengiva e me incomoda bastante, preciso ir tirar o ponto antes ? Ou é normal?

    1. Marcelly, é assim mesmo. Dependendo da incisão feita pelo dentista, a bochecha acaba evando pontos, também. Mas a remoção do ponto (que não precisa ser antecipada) vai resolver o incômodo.

  49. Tenho um problema que esta me parecendo mais comum do que eu achava, tenho que tratar um canal, mas as anestesias não fazem efeito na minha boca, ou melhor a minha boca adormece mas quando o dentista começa a mexer sinto tudo, a dor é muito intensa. O que devo fazer para tratar meu canal sem sentir dor?

    Se possivel me envie a sua resposta tambem para o meu email.

    Obrigado.

    1. Almir, se a sua boca amortece, é porque a anestesia fez efeito. O que pode haver é alguma variação anatômica sua ou necessidade de um anestésico mais forte. Converse com o seu dentista sobre isso.

  50. Fui no dentista extrair o siso e sai de la com ele e cheia de dor, depois de muitos puxões das 18 as 19 horas o dentista pediu pra retornar outro dia e tomar Diazepan antes da consulta. Ta doendo muito… machucado, cheio de sangue, e o dente nem saiu do lugar. To péssima… o q eu faco? Soh me receitou dipirona. To arrasada. A anestesia não pega.

    1. Lea, faça como seu dentista sugeriu / prescreveu… marque um novo horário e tome a medicação um pouco antes consulta. Pelo que entendi o seu dentista nem conseguiu “mexer” muito, pois você não deixou.

  51. Meu dentista me passou um remedio pra tomar durante 7 dias, e no dia em que ele me passou o remedio ele disse que tava infeccionado e era isso, tava doendo, mas logo no mesmo dia quando comecei a tomar o remedio que ele me mandou comprar, logo no primeiro dia parou de doer, mas criou um inchaço na parte da gengiva, tou falando da parte dos dentes de cima. Mas dps de uns 2 dias desinchou provavelmente por causa do remedio, e agora tá normal, de boam sem dor, sem inflamação, sem nada de incomodo, ele só é estragado, mas fora isso ele n ta com nada de dor e nem inchado. Queria saber se quando eu for arrancar ele amanhã, se a anestesia vá pegar normal sem problemas ? O dente que falo é o ultimo, ela vai arrancar por causa do dente que tá nascendo atras.

    1. Leandro, se você já tomou a medicação pra controlar a infecção / inflamação, em princípio a anestesia vai funcionar normalmente. Acho que você não precisa se preocupar.

  52. Oi… Tive um tipo de cárie profunda, minha odontopediatra retirou o que deu pra tirar, e colocou um curativo chamado ionomero de vidro e mandou eu aguardar. Tenho 21 anos, você acha que ela está prorrogando um tratamento de canal? Ou isso pode de fato recuperar o dente? Ela disse que a cárie era muito extensa…

  53. Dra., estou com um dente inferior, penultimo antes do siso, que vinha doendo muito, ja havia quebrado a obturacao, fui ao dentista, a anestesia nao pegou, senti uma dor horrivel, fui pra casa e tomei diclofenaco e azitromicina.
    Voltei ontem depois de mais de uma semana e depois de duas anestesias ainda nao pegou, e ainda automaticamente meu peito e minha cabeca doeram, fiquei zonza, vim pra casa e meu peito ainda continua doendo, acho que foi efeito da anestesia, meu organismo nao aceitou. Agora marcou pra mais 10 dias. O que eu faco, ela nao pega, eu ja tenho medo de dentista, agora da anestesia, nao vejo a hora de fazer esse canal e acabar com essa dor, mas esta sendo muito dificil, me ajuda… Obrigada.

    1. Tatiana, a ansiedade com relação ao atendimento diminuiu o limiar de dor, ou seja, é mais fácil sentir dor. Pode ser isso que esteja acontecendo, não é que a anestesia “não pegue”, é que seu organismo interpreta qualquer estímulo como dor. Então, procure ficar calma, converse com o seu dentista.

  54. Olá!

    Já tirei os dentes de siso superiores, amanhã vou extrair os dois de baixo, mas como tenho medo, o meu dentista me recomendou Diazepan, para controlar minha ansiedade. Gostaria de saber se posso tomar esse medicamento e se ele não vai me causar nenhuma reação quando da aplicação da anestesia local para a extração.

    Obrigada.

    1. Claro que pode, Elisabete. Se houvesse a possibilidade de alguma interação indesejada com a anestesia, seu dentista nem teria prescrito. Confie nele.

  55. Olá Dra., estou sentindo muita dor no meu último dente na parte de baixo da boca, o meu dentista colocou uma prótese com seis dentes juntos e por isso até usou um dente bom para poder, segundo ele, ficar mais firme a prótese. Como estava sentindo dor neste último dente, que antes era obturado mas sadio, ele resolveu fazer canal, só que a anestesia não pegou, e depois de sentir uma dor insuportável eu não deixei ele continuar, me receitou amoxilina e já estava tomando ibuprofeno, só que agora nem consigo comer de dor, ele deixou meu dente aberto, só com algodão e pediu que tomasse a medicação e voltasse em uma semana, e agora que eu já havia pago a prótese disse que vai me custar mais 600,00 este canal, por favor me diga, isso é correto? Obrigado dra. por favor me ajude!

    1. Lucy, cada procedimento tem um valor separado. Se durante o tratamento constatou-se a necessidade de tratar o canal, os custos aumentam, infelizmente.

  56. Dra. Ana, por favor me ajuda!!
    Como eu havia dito, fiz a cirurgia! Hoje já estou 100% melhor, consigo comer normalmente e abrir a boca normal. Porém não sei te explicar, mas tem uma cavidade aberta (um buraco parece que é na junção bochecha/gengiva do último siso inferior), hoje eu cismei que estava com mau hálito, peguei uma seringa com água e joguei dentro dessa cavidade e, resumidamente, quase vomitei (juro! Sem exagero), muito fétido e sujeira lá dentro desse buraco, não sei mais que fazer! Minha cirurgiã disse que isso fecha de dentro pra fora! O que vc acha disso??? É normal esse buraco??? E essa sujeirada???

    1. É assim mesmo, Caio. O odor fétido tem origem no acúmulo de resíduos alimentares no local, por isso é importante fazer a higienização – pode ser com a seringa, é uma boa estratégia – sempre depois das refeições. Dessa forma não há acúmulo de resíduos e o mau hálito vai diminuir drasticamente. Realmente, a cicatrização da gengiva se dará por segunda intenção, então o “buraco” pode levar algumas semanas pra se fechar.

  57. Olá, te mandei uma foto pelo facebook (via inbox), pode dar uma olhadinha por favor e me dar um parecer?
    Obrigada.

    1. Flavia, o que aparece na foto é uma coleção de resíduos, além da própria gengiva em cicatrização. O local pode ficar com um aspecto “estranho”, mesmo. Se não há outros sintomas importantes (dor, inchaço, febre), pode ficar tranquila.

  58. Boa noite. Tirei o siso faz 6 dias e parece que tem um rasgado na minha bochecha, como se não tivesse costurado, e agora está dando tipo uma manchinha branca ali… parece até comida que agarrou, mas minha mãe viu e disse que é o próprio do organismo cicatrizando… existe isso? É como se fosse um alimento que agarrou e não sai por nada, estou escovando só de um lado o dente, e fazendo bochecho com Periogard. O que pode ser essa manchinha esbranquiçada??

    1. Realmente pode ser apenas a gengiva ou a mucosa em cicatrização, Isauro. Se não houver outros sintomas importantes, ok.

  59. Parabéns pela iniciativa do blog, muito interessante!
    Fiz a primeira sessão de canal há 3 dias (retirada do nervo e curativo), e estava com muito medo antes do procedimento, pois sempre que vou tratar cáries, eu sinto dor na hora da broca (mesmo com anestesia)… então eu pensei “poxa, então pra fazer canal eu vou morrer!!!” Mas o que aconteceu foi que tive a sorte de ser tratado por uma profissional muito atenciosa, que parava sempre que eu dava sinal com a mão… ia devagar… aplicava mais um pouco de anestesia… e realmente senti um pouco de dor até que ela conseguisse deixar parte do nervo exposto… mas, então, a partir deste momento, ela aplicou uma agulhada de anestésico DIRETAMENTE no nervo, e ainda avisou: “esta agulhada vai doer, e se não doer é pq eu não apliquei no lugar certo!”… senti então uma dor aguda na hora da agulhada, mas agora vem a parte boa: o meu nervo foi completamente anestesiado!! Vivaaa!!!! Zerou a dor!!! E eu fiquei muito feliz (risos rsrsrsrs)… a dentista então conseguiu ir até o fim sem dor alguma.
    Bom, após passar por isso, acredito que a diferença entre um tratamento com dor suportável e uma sessão de tortura, como foi descrito por alguns aqui, depende muito da paciência / competência do dentista, que no meu caso mostrou uma real preocupação em minimizar a minha dor.
    Agora, estou me preparando para a próxima etapa… e com menos medo desta vez!!! hehe….

  60. Dra, é normal ver um buraco onde foi retirado o siso incluso?
    Ainda está com ponto, já estou comendo de tudo, embora não consiga abrir a boca totalmente, incomoda.
    Outra pergunta é: só passar Periogard previne cárie no pós operatório? Já que não consigo abrir a boca para escovar direito.

    1. É sim, Gabriel. O “buraco” leva semanas pra se fechar. O Periogard pode ajudar bastante nessa fase, em que você não consegue higienizar direito pela dificuldade de abrir a boca, pelo inchaço, etc..

  61. Obrigado pela atenção, não imaginava que o pós-operatório seria tão ruim. Mal consigo abrir a boca para “limpar” os dentes. Mastigar mesmo que leve doi e parece que vai rasgar a sutura. Pior que a minha cirurgiã disse que cicatrização perfeita só depois de 1 mês… To sofrendo, desisti de tirar os outros dois que estão na mesma situacão.

    1. Cada cirurgia é uma história diferente, Fernando. Não é porque seu pós-operatório esta sendo mais “chato” que isso vai se repetir no futuro.

  62. O q acontece se eu tirar os 2 sisos esquerdos e não tirar os dois direitos ???
    Sinceramente, não imaginava ser tão ruim o pós-operatório (a cirurgia também), estou com o canto da boca até fissurado, o de baixo que é o culpado… tava muito mal posicionado.

    1. Fernando, se não houver indicação de extração dos sisos direitos, nada. Se houver, depende do motivo. Pode-se manter uma infecção, pode colocar em risco outros dentes, pode haver dor…

  63. Tirei meu siso também tem mais de 24 horas, mas parece que se eu mexer a boca vai puxar e arrebentar os pontos, tem chance depois de 24 horas da cirurgia… mesmo doendo, se eu mexer e falar etc.. corre risco de sangrar de novo ou ja esta bem cicatrizado?

    1. Corre o risco de sangrar de novo, Luiz. Uma boa cicatrização inicial MESMO, só daqui a 1 semana. E o fato de você ainda ter pontos também pode causar pequenos sangramentos se a mucosa for “esticada” (ao falar, comer, abrir a boca).

  64. Passou sim, Paracetamol, se dor. Mas minha madrinha é dentista clinica e disse que o melhor seria Spidufen ou no pior dos casos Dipirona. Ela disse que Paracetamol é muito fraco. O maxilar está bem dolorido tambem. Não consigo escovar o dente (só passo Periogard) e o pior não é isso: o pior é saber que tenho o outro lado pra tirar na mesma condição ??

  65. Nossa, foi muito rapido!
    Bem, eu liguei pra minha cirurgiã e ela disse que pode ser esse outro sim.
    Mas que ódio desse atendente! Acho que vou ligar e reclamar.

    Dra. Ana, está doendo demais, não consigo nem escovar os dentes… Meu Deus

    1. Suas extrações são bem recentes, a dor é esperada. Você está tomando algum analgésico em específico ou só o anti-inflamatório e o antibiótico? Se não está, talvez seja o caso da sua dentista prescrever um analgésico também (embora o anti-inflamatório já ajude no controle da dor).

      Eu tinha acabado de responder as perguntas mais recentes quando a sua chegou, por isso foi rapidinho. 🙂

  66. Oi doutora, se possivel me responda rápido.
    Tirei os 2 sisos ontem, o de cima saiu em 3 minutos, o de baixo foi tenso, ela triturou ele todo, ele não conseguia sair!
    A minha pergunta é: ela tinha mandado eu comprar Predisin para tomar de 12/12h junto com a Amoxicilina. Só que o vendedor da farmácia me vendeu Predinisolona ao invés de Predinisona. Faz muita diferença?? Obs: ta inchado.

    1. Fernando, a prednisona e a prednisolona são anti-inflamatórios esteroidais (corticoides). Ambos apresentam o mesmo mecanismo de ação, tendo efeito anti-inflamatório equivalente. No entanto, a prednisona é um pró-fármaco, ou seja, originalmente é inativa, sendo convertida no fígado a prednisolona, que é o fármaco propriamente dito. Se o paciente apresentar algum tipo de disfunção hepática, por exemplo, a conversão da prednisona em prednisolona pode ser comprometida e, assim, a terapia não atingirá seus objetivos. Pode ser necessário, também, um ajuste de dose ao trocar um medicamento contendo prednisona para um contendo predinisolona e vice-versa, o que deve ser feito pelo médico / dentista. Pontanto, tanto a prednisolona quanto a prednisona possuem a mesma finalidade terapêutica, porém, cabe ao médico / dentista avaliar qual dos dois medicamentos será melhor para o paciente. Em resumo: não faz muita diferença se você está com o fígado ok, mas o vendedor da farmácia não tem competência pra trocar a medicação segundo a “opinião” dele. O ideal MESMO seria você voltar lá e trocar pelo medicamento como foi prescrito.

      Tá bom rápido assim? 😉

  67. Nossa dra. Ana, muito obrigado! Vc me acalmou um pouco! Só não gostei do depoimento da dra. Neusa! Que história é essa que odontosecção pode sentir alguma dor? Eu não ligo da anestesia doer, pode me espetar a vontade! Eu ligo de sentir dor no motorzinho! Pq no meu caso terá que partir o siso e o osso ????

    1. Então, Fernando… ela é cirurgiã e falou de acordo com a experiência dela, mas tenha em mente que essa não é a regra, mas uma exceção. Fique tranquilo, não temos razão alguma pra achar que você se enquadra na exceção. 🙂

  68. O que seria a reação adversa a anestesia? Eu sinto taquicardia sempre… junta com o nervoso e minha pressão muda.
    Outra pergunta: a anestesia usada no tratamento endodontico é a mesma para exodontico (siso) ??? Ou a do siso é mais perigosa??

    1. A anestesia local não é perigosa, Fernando… pelo contrãrio, é MUITO segura. Sim, o líquido anestésico pra endo e exo é o mesmo, o que muda é a forma de anestesiar. Reação adversa seria qualquer resposta ruim que a anestesia provoque no organismo, como uma alergia, mas isso é raríssimo. Via de regra quando um paciente passa mal por causa da anestesia, o que causa o problema é a ansiedade… não a anestesia, em si.

  69. Qual tratamento geralmente é mais doloroso (paciente reclama) e que a anestesia pode não pegar bem: extração de siso horizontal e incluso ou tratamento de canal??

    1. Bruna, nenhum tratamento é doloroso… por isso é que existe anestesia. Se a anestesia não “pegar”, é porque a gengiva está muito inflamada, o que quer dizer que a pessoa só procurou o dentista quando a situação era muito ruim. Essa situação é mais comum em casos de tratamento de canal, mas é importante frisar que não é o tratamento de canal que causa a dor, mas a demora do paciente em procurar atendimento. Aí, claro, quando o dentista “mexer”, vai doer.

  70. Bom saber! Obrigado Dra. Ana.
    Por que será algumas pessoas têm indicação de tirar o siso na anestesia geral??? A empregada da minha casa ao invés de me ajudar, atrapalhou. Ela foi tirar o dela que também é inferior e a dentista disse pra ela fazer com anestesia geral… pq será???

    1. Pedro, as indicações para anestesia geral em atendimento odontológico são:

      – Pacientes com fobia de dentista (FOBIA, não medo);
      – Pacientes que não conseguem abrir a boca (trismo);
      – Pacientes que têm reações adversas aos anestésicos locais;
      – Pacientes incapacitados física e/ou mentalmente;
      – Crianças não-cooperativas;
      – Procedimentos muito invasivos ou traumatizantes (cirurgia ortognática, por exemplo) ou demorados.

      Considerando as possibilidades, imagino que sua empregada tenha fobia. Mas certeza mesmo, só perguntando pra dentista dela. Uma opção muito mais acessível é fazer o procedimento com analgesia inalatória (gás), eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html

  71. To na mesma situação que esse cara aí de baixo.
    Eu vou tirar meu siso. O que vc acha pior na extração do inferior incluso? A hora que parte ao meio ou na hora de tirar o osso? A anestesia dá conta mesmo? Eu senti dor pra tirar cárie uma vez e era superficial… imagina partir o dente! kkkkk
    Sou froxo mesmo, tenho muito medo, mas minha dentista é professora de cirurgia da universidade… acho que ela vai saber anestesiar bem, né??

    1. Pedro, nem uma coisa sem outra: você não sente nenhuma delas, afinal de contas vai estar anestesiado! Pode ficar tranquilo, em situações normais a anestesia da conta, e tenho certeza que sua dentista sabe anestesiar, senão não iam nem dar um diploma pra ela… imagina, então, deixar ela dar aula… 😉

  72. Entendi! Vou relaxar mesmo…
    Mas vc acha que tirando 2 (1 em cima tranquilo e um de baixo incluso com mau posicionamento) o pós-operatório vai ser muito ruim? Uns 3 dias no máximo??

    1. O pós-operatório do de baixo, em tese, deve ser um pouco mais “chato”. Eu acho que 3 dias é ser bastante otimista, creio que 1 semana é um prazo mais realista.

  73. Olá, boa tarde.
    Tenho 20 anos e tenho retração de gengiva segundo minha dentista (procurei no google e não parece com as fotos), acredito que meu caso seja leve, mas isso está atrapalhando muito a minha qualidade de vida, única coisa que ela me passou foi uma pasta “sensitive”, mas toda vez que como algo gelado dói, ou quando vou bochechar para cuspir a água, se eu não fizer bem lentamente e com pouca água, doi demais.
    Não é em todos os dentes, acho que tenho em uns 4 apenas. Existe algo que possa passar para melhorar? Obrigado.
    Abraço.

    1. Ivan, a retração gengival não requer tratamento necessariamente, a não ser se for muito grande, quando há sintomas ou pela questão estética. No seu caso, em que há sensibilidade, as pastas de dente para dentes sensíveis podem ajudar, sim. Outra possibilidade é a aplicação de dessensibilizantes específicos, o que é feito pelo dentista. EU falo mais sobre o assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html

  74. Dra, minha amiga tirou o siso e o dentista meio que costurou a gengiva dela junto com a bochecha, e também ela sempre mordia a bochecha por isso, diz ela que foi horrivel, antes não ter tirado o siso… Preciso tirar o meu e estou com medo desse pós-operatório, os meus são inclusos. Sempre acontece isso? Tem algo para amenizar isso?

    1. Júlia, dependendo da incisão (corte) que o dentista fez, é dessa forma mesmo que se dá os pontos. Isso é necessário em dentes inclusos, aqueles que não nasceram ainda. Mas cada caso é um caso, nem sempre é feita essa incisão e dados os pontos assim.

  75. Tenho 18 anos e vou tirar o 4 dentes do siso, semana que vem tiro 2 de um lado, depois 2 de outro, tenho prolapso da valvula mitral, a cirurgiã me passou muitos remédios pra tomar (6 dias seguidos) eu achava que era 1 hora antes apenas…

    A minha pergunta é: algumas pessoas relatam que sentem dor na hora da extração, tem chance da anestesia não pegar? Ela me passou um DIAZEPAM também, mas to com muito medo porque ela disse que embaixo está dificil de tirar, será que eu vou sentir dor?? Dificil dizer né?? To tenso.

    1. Pedro, a forma de se fazer a profilaxia medicamentosa varia de paciente pra paciente. Pode ser dias antes, pode ser 1 hora antes, depende do caso. Não vejo razão, pelo seu relato, pra anestesia não funcionar normalmente. Apenas tome a medicação prescrita e tente ficar tranquilo. 🙂

    1. Claudia, não é muito comum, mas algumas pessoas têm ânsia, sim… geralmente em anestesias de dentes posteriores.

  76. Oi! Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    A anestesia é para impedir o impulso nervoso para o cérebro, certo?
    Ou seja, só a dor! Mas por que que geralmente quando tomamos anestesia ficamos com o lado paralisado? Minha mãe mesmo ficou 2 horas sem piscar o olho direito. Qual a relação do músculo com a dor?

    1. Não Vinícius, se o anestésico entrar em contato com um nervo motor, vai anestesiar esse nervo… e pode causar uma paralisia temporária, sim. No caso da sua mãe, deve ter ocorrido uma paralisia temporária do nervo facial, o que levou a uma paralisia unilateral e à incapacidade de usar certos músculos. Nesse período, metade do rosto da pessoa pode parecer “caído” ou ela não conseguir não consegue piscar, por exemplo.

  77. Olá, sou cirurgiã especialista em exodontia, e de fato, alguns pacientes sentem dor na odontossecção, mesmo com a total anestesia realizada, às vezes pela anatomia do indivíduo não conseguimos anestesiar por completo a área tratada. Parece que só o barulho da broca eles já reclamam. Aí eu vou fazendo e parando, fazendo e parando até conseguir completamente.
    Respondendo ao Fernando, a osteotomia (retirada do osso da região) é de total importância para a extração do terceiro molar, pois sem ela não sairia o dente. Fique bem relaxado no momento da cirurgia, tome os remédios indicados e boa sorte.

  78. Entendi sua explicação. Tive trauma de um canal que eu fiz no último dente que a anestesia não pegou muito bem (nem estava inflamado, foi um canal para evitar uma possivel dor) e ainda assim senti dor na hora da broca. Será que na extração do siso (na hora da broca igual o canal) pra partir o dente eu irei sentir essa mesma dor??

    1. Não há razão pra dor, seu siso é um dente, em princípio, sem comprometimento nenhum (inflamação, infecção), ele não deve ter problemas pra ser anestesiado.

  79. Vc disse que em alguns casos tem que abrir partir o dente e quebrar um pouco do OSSO?? Pra que isso? É dolorido, não era para ter anestesia geral?

    1. Em qualquer cirurgia de dente incluso (dente dentro do osso, que ainda não nasceu) é necessário remover o osso que está por cima do dente para extraí-lo. É uma questão de lógica, não há como remover o dente sem remover o osso… assim como não dá pra desenterrar alguma coisa sem remover a terra que está por cima. Mas essa é uma questão técnica, não se preocupe com isso, a anestesia local faz o controle da dor sem problema. E não é QUEBRAR osso, é REMOVER. Já o dente às vezes precisa ser cortado ao meio, por exemplo, apenas pelo fato de ser mais fácil removê-lo em 2 partes do que inteiro, e isso diminui a necessidade de remover tanto osso. Enfim: fique tranquilo e confie no seu dentista.

  80. DOUTORA, VI NA INTERNET QUE TEVE UMA MULHER QUE MORREU NA CIRURGIA USANDO ANTIDEPRESSIVO.

    EU USO O MESMO DELA (PAROXETINA) E VOU TIRAR OS 4 SISOS, ESTOU COM MEDO. TEM ALGUMA RELAÇÃO ANTIDEPRESSIVOS COM MORRER NA CIRURGIA DENTÁRIA?? ME AJUDA! OBRIGADA.

    1. Lara, certamente foi uma coincidência. A causa da morte deve ter sido outra. Na bula da Paroxetina não consta nenhuma interação medicamentosa relevante com anestésicos locais, se é essa sua dúvida.

  81. Olá, eu retirei o siso inferior esquerdo, mas na hora que a cirurgiã foi usar a broca para partir o dente ao meio eu vi estrela de tanta dor. Ela me garantiu ter anestesiado bem, aliás, ela achou que foi exagero, mas jamais, só eu sei o que senti. De fato, pra arrancar não sente nada (eu pelo menos) só senti uma pressão puxando, como se fosse rasgar, mas antes de puxar na hora que ela partiu o dente eu senti muita dor, queimação dentro do dente. Como pode eu não sentir dor nenhuma na cirurgia e sentir na hora de partir o dente???

    1. Difícil dizer ao certo, Patrícia… provavelmente a dor não foi no dente em si, mas no periodonto (no osso sob o dente).

  82. Boa tarde! Obrigado por nos ajudar com as respostas nesse site!
    Tenho um caso parecido com o do garoto aí em cima: tenho que retirar os 2 inferiores que estão impactados e inclinados, empurrando os outros. A dentista consegue tirar sem quebrar o dente ou vai ter que quebrar, usar a broca, rachar o osso…? Tenho pavor daquele barulho.

    1. Fernando, dependendo do caso, não tem jeito: tem que abrir, cortar o dente e remover um pouco de osso. Mas essa é uma questão técnica, pra você não muda muito, é tudo feito com anestesia local e todo cuidado. O barulho é um “mal necessário”. 🙂

  83. Já ouviu falar num médico inteligentíssimo que chama Dr. Lair Ribeiro? Então, sou médica e faço curso de Medicina Ortomolecular com ele. E ele diz que tratamento de canal causa um foco de infecção que atrapalha na saúde do paciente. Ele disse também que nos EUA, o oncologista antes de tratar um paciente pede uma panorâmica do dente para certificar que não houve tratamento endodôntico, se sim, ele fala pro paciente extrair o dente ou ele não atende o paciente. O que você, como dentista acha disso? Será que isso seria um tratamento mal tratado ou TODO tratamento causa isso?

    1. Mônica, sim, até já li alguns livros do Dr. Lair. Conheço essa teoria, mas ela não tem embasamento científico nenhum. Ela não se apoia em ciência, mas na vida e obra de um dentista chamado Weston Price (1870-1948) que defendia a “Odontologia Holística”. Os experimentos de Price são reconhecidamente superficiais e sem método científico algum. O tratamento de canal não causa infecção, ele remove uma infecção pré-existente. E em caso de insucesso na remoção da infecção, ainda assim não foi o tratamento de canal que causou a infecção. Eu acho que se esse oncologista sugere a extração de dentes com canais bem tratados, ele deveria pagar pelas próteses que os pacientes vão precisar.

  84. Oi! Minha dentista disse que terei que extrair os 4 sisos. Os de cima ela disse que está “tranquilo” pra extrair. Os de baixo ela dise que estão mal posicionados e o osso atrapalha. Terá que cortar o dente no meio, e fazer outras coisas pra poder retirar… Mas meu limiar a dor é baixo, até tirar uma pequena lesão de cárie (com anestesia) eu senti dor… O que vc acha que devo falar pra ela? Outra coisa: existe reação a anestesia e morrer na hora??

    1. Caio, independente do seu limiar de dor, a anestesia deve dar conta do recado… segundo seu relato, não tenho razão pra duvidar disso. Sim, você deve levar qualquer dúvida e/ou informação que ache relevante para a sua dentista, é essencial que ela saiba. A chance de você morrer por causa de uma anestesia odontológica é menor do que a de um raio cair na sua cabeça. SÉRIO. 😉

  85. Hoje quase morri para fazer um canal (tentar). Já tinha feito antes e realmente nao doeu nada. Fui tranqüila até começar o procedimento. Parecia uma cadeira de tortura medieval, nunca senti tanta dor e após quase 3 hs de cadeira nao tive condições de continuar, ja q a dentista nao tinha nem conseguido preparar o dente para o canal. O problema é que agora estou APAVORADA e nao quero terminar, e tomei doses cavalares de anestesia. Pergunto: será que no retorno vai doer assim? O que pode ter acontecido??????

    1. Cada dente é uma história diferente, Sandra. A infecção é diferente, a anatomia do dente é diferente, a dificuldade de instrumentação é diferente… e o que o paciente sente durante o tratamento pode variar, também. Mas não dá pra dizer que vai doer de novo, principalmente se, no momento, o dente não está doendo.

  86. Bem, eu fui no dentista fazer um canal e pensa numa dor terrivel! A anestesia não pegou… e depois eu ainda tive que ouvir ele me dando lição de moral pra escovar dentes, putz isso me deu uma raiva.

    1. Soares, eu não sei de que forma o dentista falou com você – afinal de contas, respeito é fundamental – mas é obrigação do dentista orientar sobre higiene bucal se ele nota que o paciente está tendo dificuldades. Não é “lição de moral”, é nosso trabalho. Se por acaso ele fez isso de uma forma desrespeitosa, deixe claro que você não gostou e que esse tipo de atitude não ajuda você, pelo contrário.

  87. Dra. adorei suas postagens 🙂
    Tenho os 4 sisos e os dois inferiores são os que mais me dão problemas… o esquerdo ora fica com uma capinha de gengiva inflamada porque entra comida lá embaixo, ora dá dores agudas e lancinantes que me fazem ter vontade de esbofetear meu proprio rosto… o.O
    Um tempo desses tomei tanto Ibuprofeno (que dava resultado antes) e não vi efeito que tive que partir pra Amoxicilina… Tirou a dor com a mão em menos de 1 minuto 😀
    Dra., seguinte:
    Neste siso eu sinto uma dor aguda, como se fora uma picada de agulha, “marromeno” no meio do dente… se eu coloco a escova lá, ou passo o dedo por cima, parece que tem algum buraco em cima dele muito sensivel… Marquei uma consulta dia 06/01/2014, mas gostaria de alguma opinião (embasada em sua vida odontologica) sobre o que possa ser isso… cárie? 3 dias antes da morte?? kkkkkk
    O que me recomenda, dra? Limpeza dos dentes e extração de sisos depois ou o caminho inverso??
    Forte abraço, conterranea ^^

    1. Carlos, os sintomas que você relata parecem de uma pericoronarite, a inflamação / infecção da gengiva que recobre o siso. Mas sua descrição, além da pericoronarite, me fez pensar em cárie, também. Então parece que você tem um siso cariado AND com pericoronarite. Havendo indicação de extração, o ideal é fazer a limpeza antes, mas vale a avaliação do seu dentista quanto a isso.

      De qualquer foma, acho que você deve ter pelo menos uns 6 meses de vida, ainda. 😀 (MUITO MUITO mais que isso, espero) 😉

  88. Minha dentista tirou carie dos meus 2 dentes de trás e fechou com ionômero de vidro e mandou eu esperar… Faz mais de meses que estou com esse “curativo” no dente… De vez enquando ele doi, mas doi 1 minuto e passa rápido. Será um sinal que deu canal???? To com mt medo.

    1. Caio, era pra esperar… mas nem tanto! É preciso fazer a restauração adequada do dente. Pela sua descrição não dá pra afirmar que haja problema de canal. É preciso avaliar. Procure sua dentista.

  89. Meu tratamento de canal se completou há mais de 5 meses, um dente apenas, e o outro ela fechou com um material e mandou eu esperar… será que já deu o tempo de esperar? Será que ele já se reconstruiu e não será necessário o canal?

    Segunda pergunta, minha dentista nunca comentou de tirar o siso comigo, mas minha endodontista (que fez esse canal) pela radiografia do canal, ela disse que meu dente do siso estava bem torto… mas eu não sinto absolutamente nada, e já usei aparelho ortodontico… o que vc acha? Se eu não tirar ele agora, faz muito mal?

    1. Gabriel, se o dente não doeu nesses 5 meses, acredito que não será necessário canal. É preciso reavaliar pra ver se é isso mesmo. Nem todo siso tem indicação de extração, cada caso é um caso. Ele estar torto pode ser um motivo pra extraí-lo, mas não necessariamente. Converse com a sua dentista pra ver o que ela acha, seria bom fazer uma radiografia panorâmica.

  90. É, Ana! Concordo com você! Estava procurando a raiz do meu ex-dente siso, e acabei encontrando sua postagem. Há 15 anos tive de extrair o siso inferior esquerdo. O Profissional, muito habilidoso, ao ter quebrado a pontinha de uma terceira raiz, que segundo ele, estava na posição horizontal (tipo prego batido a ponta) passou realmente mais de três horas tentando retirar essa pontinha de raiz. Quando ele se apoderou da caneta para retirar espirrou sangue em seu jaleco e óculos! Quase desmaio, e depois de várias tentativas eu pedi para parar. Não sei como ficou, o fato é que ele não incomodou mais, afinal, não estava mais ali. Bom, mas esse facto traumático abriu uma jurisprudência no meu cérebro, e ontem, depois de muito protelar porque sabia que eram três raízes, como três bananas que nascem juntas e uma pontinha (maldita pontinha virada) fui ao dentista e sofri horrores, inclusive dor aguda e profunda, a cada enfiada de um instrumento para retirar o pedaço de esporão. Já desistindo (foi tanta anestesia que meu retrato 3×4 ficou anestesiado) ele retirou o pedacinho menor que uma unha de galinha. A pergunta: faria algum mal ele ter deixado aquela porcaria ali e ter evitado que eu sofresse tanto? Quase tive um filho! Obrigado, Doutora!

    1. Carlos, sinceramente? Considerando o tempo decorrido e a ausência de sintomas, eu não teria mexido (principalmente se fosse em MIM) 😉 . A possibilidade de alguma complicação até existe, mas aí é questão de considerar a relação custo-benefício: qual foi o benefício REAL, pra você, da remoção desse fragmento? Na prática, parece, nenhuma. E o custo? Um procedimento invasivo, sofrido e um pós-operatório de alguns dias. Enfim: cada caso é um caso.

      (desculpe, sem desrespeito ao seu sofrimento, mas eu ri: “Estava procurando a raiz do meu ex-dente siso, e acabei encontrando sua postagem” e “abriu uma jurisprudência no meu cérebro” e “foi tanta anestesia que meu retrato 3×4 ficou anestesiado”. Sem dúvida, seu bom humor sobreviveu à cirurgia. 😀 )

  91. Olá! Acabei de voltar do dentista, ele colocou a obturação e agora quando eu mordo eu sinto dor e uma sensação que o dente ficou alto… Sendo que ele mandou eu morder varias vezes… Ele disse que um pouco alto não tem problema, é normal??

  92. Boa noite!
    Fiz tratamento de canal e minha endodontista fechou com “massinha” e me mandou voltar na dentista pra “fechar” o dente. Cheguei nela, ela disse que meu dente tinha quebrado. E me passou pra outro dentista… Acha estranho isso? Parece que estou sendo enrolado. Ela disse que ele vai fazer o “molde” do dente etc…
    É dolorido? Demora muito? Me deixa a par do assunto. Obrigado!

    1. Caio, se o dente quebrou é não dá mais pra restaurar de forma direta, o jeito é fazer bloco ou coroa (depende do caso)… estranho por que? Tem dentistas que não fazem restaurações indiretas (bloco) e prótese, então sua dentista encaminhou pra um colega. Não dói e deve demorar umas 3 sessões.

  93. Oi, já ouvi dizer que raio X faz mal, e minha dentista tem me feito muito raio X. Parece preocupação demais, mas não é, só o ortodontista me pediu 3 esse ano. Ai fui na dentista e ela me pediu mais algumas (tudo do dente lógico), depois eu tive que ir na endodontista pra resolver um problema de canal antigo que deu infiltração, ela me pediu mais vários, umas até que fazia no proprio consultorio sem proteção de pescoço e nada… to com medo, pois meu pai morreu de tumor de cabeça.

  94. Mas se for com vc por exemplo, vc deixaria? Ou tem alguma restrição??

    Ela mandou eu tomar Spidufen 600 por 5 dias antes, eu esqueci de tomar, adianta tomar hoje? (vou nela amanhã)

    1. Eu deixaria sim. Em princípio, não há restrição. O Spidufen é pra dor, se você Não está com dor, não precisa tomar.

  95. Tenho síndrome do Pânico e meu psiquiatra me receita Rivotril nos momentos de crise, mas ainda nunca usei… será que da proxima vez que eu for na dentista e eu posso tomar pra ficar menos tenso? Ou dá efeito colateral por causa da anestesia??

    1. Na bula do Rivotril (clonazepam) não consta nada com relação a interações com anestésicos locais, Gabriel. Apenas informe o seu dentista caso você tome / pretenda tomar, é importante que ele saiba.

  96. Oi doutora Ana, ve se você pode me ajudar, segundo minha dentista eu tive 3 cáries muitos extensas, então ela tirou as cáries e colocou um obturação provisória a base de alguma coisa de vidro (não me lembro o nome todo) e disse que por meu dente ser considerado “dente novo” ela esperaria uns 60 dias e então vai abri-lo novamente e ver se precisa ser canal. Mas me diz o que vc acha… ela tá bem pessimista… o que posso fazer pra essa dentina se constituir logo?

    1. É “ionômero de vidro”, Breno. Esse é um material que libera flúor e ajuda a dentina a se remineralizar. Infelizmente não há o que você possa fazer pra ajudar, o que poderia ser feito sua dentista já fez. É torcer pra que seu dente reaja bem e se evite o tratamento de canal.

  97. O que eu achava realmente aconteceu, não posso dizer que foi um sofrimento, pois minha dentista foi uma fofa e muito paciente (pois precisou kkk), mas eu senti bastante dor, mesmo com as “milhares” de anestesias que ela me deu… mas resumindo: ela mandou eu voltar semana que vem pra terminar porque devido a demora de eu ter deixado ela fazer, acabou “comendo” muito o horário dela. Moral da história: terei que voltar nela semana que vem, será que essa segunda parte é menos dolorosa??? E pra piorar ela mandou eu fazer mais RAIO X e avisou que eu terei que tirar OS SISOS !!!!!!! É demais pra mim, realmente é NECESSARIO????

    É normal sentir dor no dente que ela está tratando??

    1. Gabriel, se tiver faltado apenas a obturação do canal (o preenchimento dele com um material para vedá-lo), ta;vez nem precise anestesiar você. Sim, é comum que o dente fique meio sensível durante o tratamento.

      Quanto aos sisos, se é necessário ou não extraí-los no seu caso, não tenho como afirmar. Seria necessário um exame clínico e uma radiografia pra isso. Mas se sua dentista diz que precisa, minha tendência é achar que sim, também. 🙂

    1. Desconheço uma estatística tão exata assim, Bia. Mas eu diria que todos aqueles que esperaram até o último minuto pra procurar o dentista (quando a dor já é extrema), terão problemas…

  98. Não quero desanimar os dois não, mas quando eu fui fazer tratamento de canal (ultimo dente inferior) minha dentista (uma das melhores da cidade) disse que não doeria… fui super tranquila e confiante, mas me parece que a anestesia não funcionou direito… doeu pra caramba, mas sorte que foi apenas um dente!! Esse papo que “não doi” pode ser a maioria das vezes, mas tem gente que sente dor sim, como no meu caso.

      1. Quais variáveis? Simplesmente fui na mais conhecida endodontista da minha cidade, a área não estava inflamada nem nada.

        1. Além de um ou outro fator, as próprias pessoas são variáveis, Luiza. Cada organismo é único, cada pessoa tem um limiar de dor; o que causa dor em você não causa dor em outra pessoa (e vice-versa). Quem dera pudéssemos afirmar com toda certeza o que o paciente vai ou não sentir! O que a gente dá é uma previsão, com base no que mais ocorre (como você mesma disse).

          1. Mas e então doutora, vou fazer meu canal semana que vem!! Como fazer pra não ter chance de sentir dor? Devo falar com ela que meu limiar a dor é baixo??

          2. Deve! É importante que você deixe claro para o dentista esse aspecto, pra que ele possa ajudá-lo.

  99. Estou com a situação idêntica do Gabriel, sinto muita dor sempre que vou no dentista, mesmo com anestesia…

    Dra. Ana, tirando essas opções de sedação que são inviáveis até terça feira, o que você acha que devo fazer pra não sofrer no meu tratamento de canal? Nunca fiz e por isso não sei se doi, mas pra tirar cárie (com anestesia) doeu muito!!!! Repito: mesmo com anestesia senti dor… imagina pra fazer canal ????

    Socorro Dra. Ana, será que eu vou sofrer tambem???

    1. Pedro, se o seu dente não está doendo no momento, não há razão pra doer durante o tratamento de canal. Uma opção de sedação mais imediata é a via oral, mas aí é preciso conversar com o seu dentista com um pouco de antecedência (hoje) pra que ele prescreva um ansiolítico e você possa tomá-lo 1 hora antes do procedimento.

  100. Olá Ana!
    Meu nome é Gabriel, tenho 18 anos e sou muito nervoso. Já tirei 2 cáries na minha vida (com a mesma dentista minha e da minha família) e senti bastante dor. Hoje, descobri que vou ter que fazer tratamento de canal no ultimo molar inferior. A minha pergunta é: eu sendo tão sensível a dor assim, será que eu vou sofrer tanto na cadeira dessa nova dentista?
    Eu possuo sopro (prolapso da valvula mitral) eu preciso fazer antibioticoterapia antes do procedimento para evitar endocardite ou não precisa para fazer canal?

    Obrigado!! Espero sua resposta.

    1. Gabriel, as pessoas são diferentes mesmo com relação à forma como reagem à dor. Se o seu limiar à dor é mais baixo (ou seja, você sente dor antes que as outras pessoas), talvez seja o caso de usar algum tipo de sedação, como a analgesia inalatória (gás). E sim, a profilaxia de endocardite infecciosa deve ser indicada sempre que houver tratamentos dentários ou gengivais, tratamento de canal ou cirurgias em pacientes portadores de prolapso da válvula mitral.

  101. Fiz a extração do dente 28. A anestesia pegou na gengiva e na lingua, mas o lábio e o dente estavam doendo muito.
    Sem pedir minha opinião o dr. decidiu continuar a cirurgia.
    Chorei o procedimento todo, senti dor o tempo todo na polpa do dente e acredito que na gengiva abaixo do dente também.
    A cirurgia durou 4h e no final a anestesia ja tinha passado e ele continuou o procedimento sem anestesia, retirou um ultimo pedaço de raiz e deu pontos comigo chorando de dor e pulando da cadeira.
    Era uma dor tão forte que por vezes achei que iria desmaiar.
    No final do procedimento o dr. disse que a dor foi por o dente estar no canal mandibular.
    Minha duvida eh se ele seguiu o procedimento correto ou devo fazer alguma reclamação no plano de saúde ou no conselho regional?

    1. Caroline, às vezes a anestesia não “pega” e, mesmo assim, não dá pra parar no meio. Ainda, nem sempre o dentista tem a noção real da dor do paciente, por isso é importante que o paciente se manifeste quanto a isso durante o procedimento.

  102. Estou muito traumatizada, ontem fui retirar meus 2 dentes do siso e a anestesia não pegou, mas mesmo assim a dentista tentou tirar, senti uma dor horrível, enfim não aguentei, ela quebrou um pedaço do meu dente aí parou o procedimento e agora estou aki com o dente na boca, ta doendo não consigo comer. To tomando Amoxilina e Lisador. Quero saber se ele vai voltar ao normal (colar de novo, e a gengiva vai colar no dente), porque ele não estava inflamado nem eu estava nervosa, afinal todos me falavam que esse procedimento era indolor. SOCORROOOOO!!!!

    1. Bruna, agora que sua dentista começou a extração, não dá pra deixar só metade do dente na boca. A cirurgia terá que ser terminada em outra oportunidade, mesmo que o dente e a gengiva “colem de novo”.

      1. Vou tentar novamente na semana que vem, mas com outra dentista, espero q desta vez dê certo (que a anestesia pegue) porque senão eu desisto… só com anestesia geral… rsrsrs

  103. Ri demais! Muito bom pra refletir… Realmente, as pessoas só contam a “parte ruim”. Precisei fazer extração dos terceiros molares e a coisa toda foi MUITO mais tranquila do que me disseram que seria… O procedimento super rápido e sem dor nenhuma…
    E já tratei de contar essa “estória chata” por aí! 🙂

  104. Ana, estou realmente apavorada, com medo ser o “caso não ideal”. Meu siso está inflamado e infeccionado. Estou tomando antibiótico e nimesulida. Espontaneamente ele não doi mais, no entanto qualquer pressão sobre ele causa muita dor. Estou a ponto de desistir de extraí-lo, de me suicidar, de tomar qualquer atitude insana. Pois comecei a ler alguns artigos sobre essa bendita anestesia que “não pega” no dente doente. Em suma, vc acha possível extrair um dente que estava inflamado e infeccionado? Será muito torturante? Porque caso seja, prefiro esperar a situação chegar no nível da internação médica e fazer com anestesia geral.

    1. Daiane, se você já está tomando antibiótico e anti-inflamatório, a infecção e a inflamação já estão sendo tratadas. Dessa forma, não vejo razão para a anestesia não “pegar” quando o dente for extraído. Geralmente isso acontece em situação limítrofes, de urgência mesmo. Mas, no seu caso, com a profilaxia antibiótica, não há razão. Não espere piorar não, assim que você terminar de tomar o antibiótico já dá pra fazer a extração.

  105. Parabéns pelo Blog: estou aprendendo muito e tirando algumas dúvidas. Sem exagero, desde às 17h00 de hoje (quando cheguei do consultório) não parei de ler, rs.

  106. Faço um tratamento endodôntico com um excelente profissional, muito responsável. uns dois dias antes de minha visita, o rosto estava bem “inchado” na região do dente e doendo um pouco, uma dor suportável, mas contínua. É a minha segunda visita, onde ele limou mais o dente e preparou o canal, mas como estou com um abscesso na gengiva, sobre o dente, ele não aplicou a anestesia até sumir esse abscesso, acho.

    Mas vou pra história também, rs: o marido de uma colega de Universidade chegou lá, bem nervoso, também pra fazer o mesmo tratamento. Quando eu saí ele me perguntou: “E aí Paulo, doeu muito?” Eu, como sou muito mal coloquei a mão no queixo, fiz uma cara bem “penosa” e paciente (eu tenho certa cara de “santo sofredor” dizem, rs) e falei: “Rapaz, doeu demais! Estou todo mole aqui” Kkkkkkkkkkkkkkkk.

    O pobre ficou branco e com mais medo… Só que pro meu azar, o doutor ouviu toda a conversa e não gostou muito, rs… Eu rapidamente “desdisse” tudo e convenci meu colega de que realmente não doía.

    P.S. eu ia avisá-lo de qualquer modo que não doía mas depois de um tempinho, rsrs. Mas a cara ligeiramente “feia” do doutor com a “brincadeira” me fez rapidamente falar a verdade: que não doía. (se bem que quando ele colocou uma espécie de agulha no canal do dente doeu um pouco, mas ele não havia anestesiado ainda; com a anestesia, realmente não senti nada)

  107. Mas eu ri, eu ri demais das histórias da Dona Maria, exatamente porque é assim mesmo, existem mais pessoas dispostas a nos assustar do que nos tranquilizar, por isso nem dou ouvidos, eu fiz tudo o que o dentista mandou e estava medicada antes da extração e mesmo ele tendo “cavucado”, kkkkkkk, para tirar o sisto que se formou e limpar bem a gengiva, fiz direitinho td o que ele mandou na pós extração e foi tudo tranquilo. Cada dia mais sou fã desses posts e me tranquilizo para o tratamento que vou fazer. bjs

  108. Olha vai parecer piada, mas eu tbm passei por essa da “Dona Maria”! kkk
    Na verdade extraí os 4 sisos, mas qdo fui tirar o primeiro tive uma reação alérgica a anestesia e ao invés de pegar na gengiva se espalhou por todo o meu rosto que foi inchando totalmente até eu não abrir mais os olhos, fiquei toda deformada por uns 2 dias, e pior, a dentista já tinha aberto o dente e eu tive que arranca-lo a sangue frio, a cirurgia demorou 2 horas e meia, quase morri! kkk
    E mesmo assim voltei pra arrancar os outros 3, só que aí tomei um anti-alergico antes! E pasmem… foi tranquilo em 10 min. ela arrancou os outros.
    Agora tive um problema com um dente que era canal antigo, condenaram meu dentinho e tive que tira-lo. Fui na mesma dentista… e novamente “quase morri”!
    Dessa vez foi bem a historia da Dona Maria, já estava doendo muito, dai qdo ela foi tirar ele quebrou em milhares de pedaços e a anestesia não pegou direito… foram duas horas de sofrimento, qdo acabou e eu pensei ufa! Que nada… ai que bicho começou a doer mesmo… foram 3 dias de desespero tomando 2 tylex a cada 4 horas e nada da dor passar, tive que esperar passar o fim de semana, minha dentista comprar uma broca de longo alcance porque tinha ficado uma farpinha de dente colado no meu osso que não saia nem a pau… volto eu pra “cadeira do horror” e adivinha, a anestesia não pegou e lá se foi 1 hora no sofrimento eu já tinha até feito os “pedidos finais” kkkk (agora é engraçado). Qdo ela conseguiu encontrar o maldido e aí a bonita da anestesia resolveu fazer efeito! Nos ultimos 10 minutos ela resolve fazer efeito, ai que ódio! Depois de desgastar meu osso todinho na unha! Ai sim fiquei o resto do dia anestesiada. Agora estou aqui toda dolorida, costuradinha. Mas pelo menos aquela dor de dente terrivel passou… E a minha dentista é uma fofa, me liga toda hora pra ver se estou melhor!
    Mas de uma coisa eu tenho certeza… dor de dente não é coisa de Deus! É a pior dor do mundo, e olha que eu já tive filho de parto normal! kkk
    Boa sorte… nem todo caso é igual mesmo! Até qdo é a mesma pessoa, arranquei 3 numa boa e em 2 “quase morri”! Bjsss

    1. Patrícia, obrigada pelo “assustador” porém muito bem humorado testemunho. Melhoras pra você! Abraço! 😉

  109. Oi tudo bom? Doutora eu tenho 13 anos e um dente meu se rompeu, ta so as “raizes” para dentro da gengiva, ta doendo muito e estou com a bochecha inchada, o musculo de baixo do queixo esta doendo, quero saber como vao fazer para extrai-lo sendo que so tem a raiz para dentro, obrigado doutora.

    1. Marcelo, primeiramente é preciso verificar se é mesmo caso para extração. Se as raízes estiverem viáveis, não há necessidade de extraí-las… pode-se usá-las como apoio para uma coroa protética. Se for caso para extração, o dentista possui instrumentos específicos para esses casos, quando o dente se quebra rente a gengiva. Tem como extrair sim, fique tranquilo.

  110. HAHAHAHAHAHA!

    Chorei de tanto rir!
    Verdade verdadeira (kkkkkkkkkkkkkk!).

    “não viva o medo dos outros!”. Esse lema, eu peguei para mim.

  111. É… realmente as pessoas costumam aumentar o conto, mas juro que fui arrancar meus 4 sisos e saí do consultório topando em TODAS as pilastras na minha frente. A anestesia foi tanta que me deixou vesga! Haja paciência de passar o resto do dia (até o efeito da anestesia passar por completo) vendo tudo dobrado!
    #baitasusto e #medodedentistaprorestodavida!

  112. kkkk quando era mais novo tirei 2 siso por ele não estar irrompido (tava bem fundo) o dentista ficou cavocando, ou melhor procurando e rasgando, uma hora ele soltou uma exclamação, já aflito perguntei Tirouuu !? o dentista: Não, acheiii !!!
    Sei q segui todo o pós-operatório, acabei dormindo com o saco de gelo na cara, peguei uma p.. de uma dor de garganta e ainda fiquei cuspindo sangue durante 3 dias.
    Ele pediu pra voltar na outra semana pra tirar os outros 2, voltei lá 2 anos depois pq tava indo pro Japão, e como todos sabem o pessoal lá nao é muito bom.
    Como o dente tava quase irrompendo ae foi rapidinho.
    Agora to no 4º sem de odonto e tenho um prof q consegue fazer uma exodontia de 3º molar em 15 seg.

  113. É exatamente o que eu explico quando o paciente elogia uma endo sem dor.
    _Fulano disse que fazer canal DOI pra CACETE.
    A questão é que o cara vai ao dentista quando a dor já não responde aos BO da farmacia e ele ficou a noite sem dormir.
    Daí o cara associa aquela dor ao tratamento de canal. E eu é que pago o pato!

  114. Ri muito, apesar de entender que o texto é sério. Entendo também que cuidar dos dentes (com hábitos de higiene) além de mostrar uma preocução com a saúde, evita muitos transtornos com procedimentos cirúrgicos (e destaque a palavra), que não são equivalentes a fazer as unhas, ou cortar os cabelos. São procedimentos invasivos que devem ser de última eleição.
    E no tratamento de canal, que também aterroriza a muitos (no imaginário, claro) segue a mesma lógica anterior. Entretanto, com o ganho de conhecimento das últimas décadas, muitos estão se surpreendendo com o que veem (e deixam de sentir) na cadeira do dentista.
    Se algo der errado, e você experimenta complicações no tratamento, pensa o que poderia ter sido feito para evitar a se chegar naquele estado.

    Um forte abraço, Dra Ana. 😀

  115. Perfeito!!!!… Sempre escuto dos meus pacientes coisas terriveis sobre os colegas que atendem na mesma região que a minha… “Sabe aquele Dr. Fulano la da outra rua? Nunca mais volto nele! Quase morrii!!”

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista